Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Terça-feira, 15 de fevereiro de 2005 - Nº 1219 Edições Anteriores

Litoral Virtual Nautica

Região
Recorde de participação na eleição da sociedade civil para o CBH-LN e GERCO
Litoral Norte terá curso preparatório para exames da OAB
2005 pode ter recorde de calor
Exploração de bacia de gás coloca cidades da região em disputa política

Caraguatatuba
Ex-prefeito vira assessor de Emanuel
Projeto CRIARTE inicia aulas de Biscuit gratuitas no CEI do Rio do Ouro
Ousadia de Viver encerrou com chave-de-ouro a temporada de pagode em Caraguá
Núcleos esportivos abrem inscrições
Saúde de Caraguá discute nova política de funcionamento do setor
Comissão de esporte visita o secretário de esporte do estado Lars Grael
Calouros fogem da recepção no primeiro dia de aula

Ilhabela
Parque de Ilhabela terá verba para ecoturismo
Ilhabela avalia hoje taxa para turista

São Sebastião
Escolas promovem atividades especiais na volta as aulas
Sebastianenses participam de competição internacional em Noronha

Ubatuba
Reuniões da Agenda 21 prosseguem esta semana
Renovação de matrículas para escolinhas de esportes termina nesta quinta-feira
Aterro sanitário de Ubatuba é reativado
Boa Ação

Seções
Artigo
Opinião
Carta do Leitor
Foto do Dia


Notícias da Região Topo

Recorde de participação na eleição da sociedade civil para o CBH-LN e GERCO

Litoral Norte - Mais de 100 pessoas estiveram presentes na eleição da sociedade civil para o Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte e Gerenciamento Costeiro, dia 11, em Caraguatatuba. Foram eleitos 12 titulares e 12 suplentes de 8 categorias representativas da sociedade civil da região: associações de bairros, profissionais, ambientalistas, pescadores, agricultores e artesãos, interesses difusos, entidades de ensino superior e pesquisa, comércio e serviços. As entidades eleitas foram: Associações de Engenheiros e Arquitetos de Caraguatatuba e Ubatuba, Associações de bairros das Toninhas, Itaguá e Praia Dura por Ubatuba, Face Norte, Juquehy e Sahy por São Sebastião; as entidades ambientalistas ASSU, Onda Verde, Aquário de Ilhabela, Gondwana e Cunhambebe, Vale Verde, Ilhabela.Org, Educa Brasil; Associação dos Produtores Rurais do LN e Pólo Produtivo de Ubatuba; Colônias Z-14 e da Assoc. de Pescadores da Praia do Camaroeiro; Faculdades Módulo e AMEC; Pés no Chão e OAB São Sebastião. A disputa foi acirrada, com grande mobilização da sociedade civil, o que demonstra a importância que as instituições atribuem à sua participação na discussão das questões relativas ao Litoral Norte. Foram escolhidos ainda 4 representantes – 2 titulares e 2 suplentes – por município, para o Grupo Setorial de Coordenação do Litoral Norte do Gerenciamento Costeiro. A posse dos representantes do CBH-LN acontece dia 04 de março, a partir das 09:30 hs, em Ilhabela. Os representantes do GERCO serão empossados ainda em março, em data a ser definida pela Secretaria de Meio Ambiente. O CBH-LN tem composição tripartite entre órgãos estaduais, prefeituras e sociedade civil. Essa composição estará sendo totalmente renovada para o biênio 2005-2007. (Fonte: CBH-LN)

Litoral Norte terá curso preparatório para exames da OAB

Litoral Norte - Para atender aos moradores do Litoral Norte que eram obrigados a se deslocar para cidades do Vale do Paraíba ou mesmo São Paulo para realizar cursos preparatórios para o exame da Ordem dos Advogados do Brasil, o Exord Cursos Jurídicos iniciará suas atividades em Caraguatatuba, em parceria com as Faculdades Integradas Módulo.
A idéia da parceria surgiu em decorrência da crescente dificuldade imposta pela OAB para a aprovação no exame da Ordem e da inexistência deste serviço no litoral. "Poderemos atender tanto aos nossos alunos do curso de Direito, que ganham com a experiência específica do Exord no preparo de turmas para o exame da Ordem, como aos demais moradores da região, que terão um serviço especializado no preparo de candidatos para os concursos públicos", comentou Alexandre Gonçalves Nogueira, diretor geral das Faculdades Integradas Módulo.
Além dos materiais didáticos, corpo docente do preparatório, os resultados obtidos nos últimos exames demonstram a qualidade do ensino que será oferecido. “O índice de aprovação dos nossos candidatos tem sido superior ao geral divulgado pela OAB”, afirma Paulo Rebello, proprietário do Exord de São José dos Campos.
O primeiro curso oferecido será um extensivo para a primeira fase do exame 127 da Ordem. As aulas serão ministradas aos sábados, na unidade centro do Módulo.
As inscrições estão abertas e as aulas começam no dia 26 de fevereiro. Mais informações no site www.modulo.br  , pelos telefones (12) 3897-2000 (Módulo) ou (12) 3913 2703 (Exord). (Fonte: Módulo)

2005 pode ter recorde de calor

Litoral Norte - Uma combinação de fatores climáticos pode fazer de 2005 o ano mais quente desde o final do século 17, segundo especialistas da Nasa. Com a Terra absorvendo mais o calor do Sol e a previsão de um El Niño mais fraco, a tendência é de um forte aumento de temperatura nos próximos meses.
O ano passado entrou para a História como o quarto mais quente desde que começaram os registros de temperaturas. A temperatura média de 2004 foi de 14ºC, cerca de 1,5ºC mais quente do que a média dos últimos 100 anos. O recorde histórico é de 1998, seguido de 2002 e 2003.
“Há uma forte tendência de aquecimento desde os últimos 30 anos, que se deve primeiramente ao crescente acúmulo de gases poluentes na atmosfera”, disse James Hansen, do Instituto Goddard para Estudos Espaciais, da Nasa.
A absorção maior de calor se deve ao efeito estufa, provocado pelo acúmulo de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera - derivado da queima de combustíveis fósseis pelos veículos, indústria e agricultura, principalmente. Os gases impedem que a superfície da Terra reflita para o espaço grande parte do calor recebido do Sol.
Esta “energia extra” combinada com um El Nino fraco fazem prever um 2005 mais quente que 2003 e 2004, talvez mais quente ainda do que 1998, afirma a Nasa num comunicado.
Fatores naturais também podem contribuir momentaneamente para uma concentração maior de CO2 na atmosfera, como as erupções de vulcões. Segundo a Nasa, micropartículas vulcânicas e ácido sulfúrico lançado na alta atmosfera causaram alterações climáticas consideráveis nos anos de 1963, 1982 e 1991. (Fonte: Imprensa Livre)

Exploração de bacia de gás coloca cidades da região em disputa política

Litoral Norte - A perspectiva de acolher a base de gás natural descoberta na Bacia de Santos, possivelmente a ser instalada no Litoral Norte, está colocando cidades vizinhas num embate.
Caraguatatuba e São Sebastião se candidataram a receber o investimento e tratam de apresentar as vantagens que têm a oferecer, uma vez que estão em jogo a geração de empregos e a transferência de cotas de royalties pela produção do produto.
Por enquanto, Caraguá venceu o primeiro `round´ já que existem manifestações de que a cidade teria melhores condições técnicas para abrigar os dutos.
Mas a vizinha São Sebastião não desistiu e tentará nocautear a concorrente com uma dianteira: já possui instalações da Petrobras, empresa responsável pela exploração do produto.
Na última semana, o coordenador petista da macrorregião do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira, José Luiz Gonçalves, afirmou que existe uma definição certa: a de que a base ficará nesta região, descartando a possibilidade da participação do Litoral Sul na exploração do produto.
Ele apenas alertou que faltam estudos técnicos para definir em que cidade será instalada, o que aguçou ainda mais os ânimos dos políticos regionais.
"São Sebastião já é uma privilegiada por contar com um terminal da Petrobras. Nada mais justo se Caraguá receber essa base, já que geograficamente a cidade tem melhores condições", defende o presidente do Legislativo caraguatatubense, Juarez Pereira Pardim (PPS).
E se depender de força política, Pardim diz que as chances são grandes: até em Brasília já sabem da intenção dos caraguatatubenses de ficarem com a base.
"Estamos brigando por isso. Há um trabalho forte, de parceria com deputados que nos apóiam nesse projeto".
O mais importante, diz Pardim, é que o prefeito José Pereira de Aguilar (PSDB) acolheu a idéia e pretende lutar por esse investimento. Tanto que, nas próximas semanas, ele irá ao Rio de Janeiro conversar, ou melhor, fazer um `lobby´ com as lideranças da Petrobras.
Seus argumentos estão na ponta da língua. "Temos espaço físico a oferecer e, geograficamente, Caraguatatuba é a cidade com melhores condições para receber esta base".
Aguilar acha que primeiro, é preciso buscar definição da região a ser beneficiada.
"Quando falo da base de gás em Caraguatatuba é porque eu quero defender a cidade da qual eu sou prefeito, mas defendo que seja no Litoral Norte porque irá desenvolver a região, o Estado e o País com a mudança do modelo energético", avalia.
"Eu irei ao Rio de Janeiro para reforçar, pedir e fazer pressão política para que a base seja instalada em Caraguatatuba".
São Sebastião - Se o Legislativo de Caraguá está brigando, o de São Sebastião já se movimenta há muito mais tempo. Ano passado, o atual presidente da Câmara, Wagner Teixeira (PV), em companhia do ex-vereador Marco Antonio de Souza (PSDB) esteve no Rio de Janeiro.
Lá, tomou conhecimento de que seria preciso mudar as leis municipais para permitir a instalação da base, o que foi feito em acordo entre todos e rapidamente.
"Até mudamos a lei, mas uma coisa o presidente da Petrobras deixou bem clara: a escolha não dependerá de questões políticas, mas técnicas", lembra Teixeira.
O presidente da Câmara também está disposto a fazer com que São Sebastião seja beneficiada, independentemente da informação que lhe foi passada durante a reunião no Rio. "Nos afirmaram que levar os dutos para Caraguá teria um custo bem menor", alerta.
"É um parecer técnico. Hoje, só uma mudança radical faria com que a base ficasse aqui, mas temos todo o direito de tentar, e eu como vereador lutarei por isso".
Ele acredita que será preciso unir as forças do Legislativo e do Executivo para definir a questão.
"É um grande investimento e tudo o que acrescente ao Município é bem-vindo".
Apesar de dizer que existe um equívoco quando se afirma que há briga política pela base, o prefeito de São Sebastião, Juan Pons Garcia (PPS) argumenta: "A questão não é apenas geográfica, há uma série de outras variáveis envolvidas, até porque geografia por geografia,
Caraguá não leva vantagem alguma", avalia.
"Há também a estrutura física e toda a parte de suporte. Temos uma unidade da Petrobras instalada aqui, já com segurança. Temos estrutura portuária, água, eletricidade, e área disponível".
Até quando o tema envolve questões ambientais, o prefeito sebastianense acha que sua cidade sai ganhando. "Porque não haverá uma nova agressão a lugar nenhum, temos uma Petrobras instalada", lembra.
Para ele, São Sebastião tem vantagens maiores a oferecer, mas será preciso aguardar. Como a base só começará a produzir em 2007, até o final deste ano deverá haver uma definição.
Entidades desconhecem assunto - Em Caraguatatuba, o presidente da Organização Não Governamental Caraguatá, Pedro Raimundo, acha cedo para opinar sobre as vantagens ou desvantagens que a base traria quando está em discussão as agressões ao meio ambiente.
"Antes, eu teria de me aprofundar nessa discussão porque participei apenas de uma reunião sobre o tema".
Para ele, é preciso que a Petrobras convide os ambientalistas e preste esclarecimentos, inclusive técnicos, falando sobre as desvantagens da tubulação passar por Caraguatatuba.
"Toda alteração cria um impacto grande. Mas, tem de se ver as compensações. A Caraguatá não tem elementos para dar um parecer".
Já o membro da Comissão Municipal de Meio Ambiente da Ordem dos Advogados do Brasil de São Sebastião, José Mauro Botelho, faz sua avaliação.
"Pelo que dispomos de tecnologia, dá para trazer o gás sem agredir o meio ambiente, até porque já temos uma tubulação de óleo passando pela cidade".
Ele também desconhece profundamente o assunto, até porque durante as reuniões sobre o tema, discutiu-se muito mais sobre questões como geração de emprego e vantagens que a base traria.
"Agora, tem de se tomar cuidado e ver se há pessoas qualificadas para lidar com o gás. Até porque, agressão maior do que já foi feita antes, não deve haver", declara, referindo-se às instalações da Petrobras na cidade. (Fonte: Correio do Litoral)

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá BIL -= Bolsa de  Imóveis do Litoral Salete

Ex-prefeito vira assessor de Emanuel

Caraguatatuba - O ex-prefeito de Caraguatatuba Antonio Carlos da Silva (PSDB) tomou posse ontem como assessor da Secretaria de Habitação do Estado, comandada pelo ex-prefeito de São José Emanuel Fernandes (PSDB).
Com a nomeação de Silva, sobe para quatro o número de assessores do Vale 'importados' por Emanuel.
Já estão lotados na secretaria o empresário Fábio Lupion (secretário-adjunto), o ex-diretor da Urbam Sérgio Oliveira Alves (diretor de Obras) e o ex-secretário de Assuntos Jurídicos de São José Iwao Kikko (chefe de Gabinete).
Apesar de admitir que é pré-candidato à Assembléia em 2006, Antonio Carlos da Silva negou ontem o uso da pasta como 'degrau' político.
"Vou fazer um trabalho executivo. Se existe alguma chance política, ela foi construída ao longo dos oito anos que administrei Caraguá. Saí com mais de 90% de aprovação", afirmou.
Silva disse ter recebido convite do prefeito de São Paulo, José Serra (PSDB), para ser o subprefeito de Aricanduva, mas não aceitou.
Na Secretaria de Habitação, o tucano vai atuar principalmente no programa de erradicação de cortiços.
O ex-candidato a prefeito de Jacareí Maurício Haka (PSDB) deve ser o próximo assessor de Emanuel.
Haka confirmou ontem que recebeu convites do governador Geraldo Alckmin (PSDB) e até amanhã pretende tomar uma decisão. (Fonte: ValeParaibano)

Projeto CRIARTE inicia aulas de Biscuit gratuitas no CEI do Rio do Ouro
O CEI do bairro Rio do Ouro inicia o ano letivo abrindo os portões da escola para a participação de pais de alunos e comunidade no projeto CRIARTE que acontece até o final de fevereiro

Caraguatatuba - O CEI (Centro de Educação Infantil) “Profª Honorina Pacheco Corrêa”, do bairro Rio do Ouro, em Caraguatatuba, administrado por meio de uma parceria entre a Prefeitura e a Fundação Orsa, está iniciando as atividades que permitem a participação de toda a comunidade e proporcionam geração de renda.
O projeto CRIARTE, ministrado pela monitora Egilena dos Santos, acontece há 3 anos nos CEIs de Caraguá, e atende todos os bairros onde existe a parceria entre a Prefeitura de Caraguatatuba e a Fundação Orsa.
Segundo explicou Egilena, o trabalho será realizado durante todo o ano letivo, e atenderá as comunidades de acordo com as modalidades solicitadas, entre elas, cestaria, pintura em tecido, bijouteria, entre outros.
No bairro Rio do Ouro, o CRIARTE teve início no dia 11 de fevereiro e as vagas (que são limitadas) ainda continuam disponíveis no curso de Biscuit. As aulas acontecem das 9h às 11h, e das 14h às 16h e o curso é gratuito e aberto a toda comunidade. A previsão de término para essa primeira turma de 2005 é em 23 de fevereiro.
O CEI do Rio do Ouro fica na avenida Américo Timóteo do Rosário nº 255, no Rio do Ouro. Mais informações pelo telefone (12) 38835577. Participe.  (Fonte: PMC)

Ousadia de Viver encerrou com chave-de-ouro a temporada de pagode em Caraguá
 
Caraguatatuba - O grupo de samba e pagode Ousadia de Viver, que durante toda a temporada de verão fez apresentações em diversos lugares em Caraguatatuba, se despediu de seu público caiçara em clima de festa, num grande show que agitou os freqüentadores da praia do Indaiá, na altura do Quiosque 32 (o quiosque dos Amigos), durante toda a tarde do último sábado, 12 de fevereiro.
Os integrantes, moradores da Capital Paulista passaram a temporada inteira no Litoral Norte tocando clássicos do samba e pagode que circulam em todo território nacional, além de composições próprias. De acordo com o empresário da banda, estava prevista nessa temporada a gravação de um DVD da banda, durante as apresentações na Praça de Eventos, mas esse processo foi adiado, para uma melhor oportunidade, que deve acontecer aqui em Caraguatatuba, nos próximos meses. Existe ainda a possibilidade de que a banda retorne no mês de março para uma nova apresentação, mas enquanto isso, os músicos do Ousadia de Viver devem realizar apresentações na região paulistana, para a divulgação de seu trabalho, que em Caraguá atraiu público de todas as idades.
No quiosque, marcando a despedida da banda de pagode, estiveram presentes turistas, moradores, além dos integrantes do Bloco do Urso e Rádio Caraguá FM.  (Fonte: PMC)

Núcleos esportivos abrem inscrições
Os núcleos esportivos oferecem várias modalidades esportivas para crianças e adolescentes com idade entre 9 e 16 anos

Caraguatatuba - Os nove núcleos esportivos, da Secretaria de Esportes e Recreação de Caraguatatuba, estão com inscrições abertas para crianças e adolescentes do município, com idade entre 9 e 16 anos.
As modalidades esportivas são: basquete, vôlei, handebol, futsal e futebol de campo. Os núcleos ainda oferecem ginástica para a terceira idade.
Cada núcleo conta com um auxiliar administrativo, um professor de educação física e dois estagiários. Para se inscrever os pais devem comparecer nos núcleos esportivos no horário das 7h às 12h e das 14h às 19h, levar xerox da carteira de identidade e certidão de nascimento, fotos e exame médico, que pode ser feito nos UBS (Unidade Básica de Saúde) ou no CEMUG (Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves).
A expectativa é que todas as crianças e adolescentes da rede pública municipal também se inscrevam para as aulas. O objetivo da atual administração é formar profissionais. “Queremos que todas as crianças possam praticar alguma atividade esportiva depois da escola”, disse o secretário de Esporte e Recreação, Nivaldo Alves.
A secretaria irá oferecer aos alunos com talento para o esporte, vale-transporte, lanche e atendimento médico para treinar no CEMUG, com um técnico esportivo”.
As inscrições e as aulas são gratuitas.
Prestigie o esporte. Inscreva seu filho. (Fonte: PMC)

Saúde de Caraguá discute nova política de funcionamento do setor
A Secretaria de Saúde de Caraguá irá iniciar, neste mês, as pré-conferências municipais para definir a nova política do setor na cidade

Caraguatatuba - Melhorar a Saúde em Caraguatatuba: essa é a tônica da Secretaria de Saúde ao convocar funcionários do setor, e sociedade civil e organizada para as pré-conferências municipais, que antecedem a 4ª Conferência Municipal de Saúde. O tema do evento, neste ano, será o SUS (Sistema Único de Saúde).
Para ministrarem as pré-conferências, parte dos funcionários da Saúde irá participar de um treinamento na próxima terça-feira, dia 22 de fevereiro, às 18h, no Ceprolin (Centro de Educação Profissional do Litoral Norte). Intitulada “O SUS que temos no município e o que queremos”, a palestra será proferida pelo Doutor em Saúde Pública, Gilson de Carvalho, sendo apresentados os objetivos da 4ª Conferência Municipal, um breve histórico do SUS, o regimento interno, e em seguida, será realizado um debate para esclarecimento de dúvidas.
As pré-conferências irão acontecer no mês de março, e em cada uma delas, serão eleitos dois delegados e um suplente, que representarão o seu grupo ou bairro na conferência municipal que acontecerá em abril. O objetivo principal da pré-conferência é o fechamento de propostas, estimulando a participação da sociedade e a compreensão sobre controle social, modelos assistenciais e promotoria pública na área da Saúde.
As conferências são uma exigência do governo estadual. No município, a realização da conferência municipal é determinada pelo secretário de Saúde, pelo Conselho de Saúde e principalmente pelo prefeito.
A última conferência municipal aconteceu em Caraguá, no ano de 2000, ano em que a população promoveu em torno de 140 pré-conferências.
Todo cidadão e todo órgão da sociedade pode e deve participar, como igrejas, SABs (Sociedade de Amigos do Bairro), associações, clubes, etc. (Fonte: PMC)

Comissão de esporte visita o secretário de esporte do estado Lars Grael
Uma Comissão esportiva visita o secretário de Esporte Juventude e Lazer, do estado, Lars Grael, nesta segunda-feira, dia 14, para discutir o projeto "Vento em Popa” e conseguir recursos para o projeto

Caraguatatuba - O projeto “Vento em Popa” que tem como objetivo ensinar crianças e adolescentes com idades ente 6 e 15 anos à prática do esporte náutico será discutido em São Paulo, com o secretário de Esporte Juventude e Lazer, do estado, Lars Grael, e uma comissão formada pelo secretário de Esportes e Recreação de Caraguatatuba, Nivaldo Alves, o diretor de Recreação e Lazer, Renato Leite Carrijo Aguilar, e os idealizadores do projeto, Pedro Moliterno e José Roberto Garcia Abiatt, nesta segunda-feira, dia 14.
Durante a reunião, que acontece na Secretaria da Juventude Esporte e Lazer, em São Paulo, serão entregues ao secretário o projeto e documentos necessários para a análise.
O objetivo é conseguir, através do estado, recursos para dar continuidade ao projeto que já está em andamento, desde junho do ano passado.
O projeto “Vento em Popa” é a primeira escola de Vela de Caraguatatuba, localizada na praia da Tabatinga, que oferece aulas gratuitas a crianças e adolescentes. O principal objetivo dos idealizadores é inserir essas pessoas em práticas esportivas marítimas, visando à prática do iatismo e oportunizar o acesso ao esporte, ao lazer e a cultura, bem como a preparação para a cidadania e ao trabalho.
O curso oferece aos participantes noções de meio ambiente e conhecimentos sobre marinharia, segurança no mar e formação de atletas que venham representar Caraguá nessa modalidade esportiva dentro e fora da região.
Atualmente a escolinha conta com o apoio da prefeitura, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação e iniciativa privada. Durante as férias, o projeto foi destaque por oferecer crianças e adolescente do município e turistas aulas gratuitas.
Para saber mais sobre o projeto acesse www.netcafe.com.br/ventoempopa  (Fonte: PMC)

Calouros fogem da recepção no primeiro dia de aula
Trotes solidários têm preferência

Caraguatatuba - Fim de férias. Início das aulas? Também, mas o que agitou mesmo os corredores das Faculdades Integradas Módulo, nesta segunda-feira, em Caraguá, foram as tradicionais brincadeiras de veteranos para ‘bichos’. Enquanto os mais extrovertidos entravam na brincadeira, os mais tímidos fugiam para a sala de aula, onde se sentiam mais ‘seguros’.
Mas o clima predominante foi de confraternização entre os novos e velhos alunos, que agora passam a fazer parte da mesma ‘comunidade.
Pensando nisso, a direção da faculdade preparou uma programação com atividades que vão desde a apresentação da vida acadêmica aos alunos, passando por aulas magnas até o trote cidadania. Nesta segunda, a diretora acadêmica Sílvia Cristina de Oliveira Quadros levou orientações institucionais no auditório com quase 300 alunos.
Na quarta e quinta, 16 e 17, os alunos participarão de aulas magnas sobre o tema ‘ISE - Educador no contexto atual’ e ‘BACH e TEC – Profissional na sociedade de hoje’, com coordenadores e diretores da instituição.
Na sexta, dia 18, às 19 horas, haverá o ‘Trote Cidadania’ e em seguida show com Mara Amaral e Banda Audigy. O ‘trote Cidadania’ visa arrecadar brinquedos e livros para o CIASE – Centro Integrado de Atendimento Sócio-Educativo, no qual professores e coordenadores do Módulo desenvolvem projetos educacionais, culturais e sociais.
A intenção dos trotes é a integração. Mas qual será a opinião dos calouros. O aluno Daniel Forjaz acha que o trote é válido desde que se tenham limites. “O trote é na verdade uma tradição e o objetivo é integrar os novos alunos com os antigos. Acho que as brincadeiras são válidas, mas se for solidário melhor. Todo trote deveria ser solidário”.
De acordo com a aluna Tatiane Souza, que iniciou o curso de Biologia, os veteranos devem respeitar quem não gosta de certos tipos de brincadeiras, como por exemplo as pinturas no rosto, deixando para pintar apenas aqueles que topam. “Prefiro os trotes solidários”.
Já para a aluna Ana Paula, também do curso de Biologia, o trote faz parte da entrada na Faculdade. “A gente sofre tanto para entrar e por isso acho que o primeiro dia deva ser marcante. Gosto dos trotes mas acho que deveriam ser criadas novas brincadeiras a cada ano”.
A partir da segunda-feira, dia 21, os cursos serão apresentados aos alunos, no auditório ou nas salas de aula. (Fonte: Módulo)

Programa Ação Litoral

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Parque de Ilhabela terá verba para ecoturismo

Ilhabela - O governo de São Paulo está finalizando a assinatura de um financiamento de US$ 20 milhões do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para projetos de ecoturimo na Região da Mata Atlântica. Uma missão do BID estará em São Paulo, em março, para os últimos acertos do programa, que deverá beneficiar cinco parques estaduais --entre eles o de Ilhabela. O objetivo é organizar e consolidar os atrativos naturais dos parques estaduais, selecionados como produtos turísticos. (Fonte: ValeParaibano)

Ilhabela avalia hoje taxa para turista

Ilhabela - O prefeito de Ilhabela, Manoel Marcos de Jesus Ferreira (PTB), se reúne hoje às 15h com representantes do comércio, hotéis e entidades civis para discutir a implantação de uma taxa para turistas.
Segundo ele, a meta é saber o que a sociedade pensa da proposta, que quer restringir o número de turistas e assim preservar o meio ambiente e garantir um turismo de melhor qualidade.
O presidente da Câmara, Luiz Lobo (PL), autor da proposta, afirmou que gostaria também de implantar uma ficha migratória, na qual o visitante se identificaria, explicaria os motivos e o período de visita à ilha.
Ferreira e Lobo viajam para Fernando de Noronha no dia 22 para conhecer a legislação que garante a cobrança de taxa no arquipélago.
O presidente da Associação Comercial, Marcelo Freitas Carlos, disse que a proposta deve ser amplamente discutida.
Silvia Puglieri, secretária da Associação de Hotéis e Pousadas, afirmou que a entidade é a favor da implantação da taxa desde que não haja prejuízo para outros segmentos da ilha. (Fonte: ValeParaibano)

Notícias de São Sebastião Topo

Litoral Virtual Superchic

Escolas promovem atividades especiais na volta as aulas
Crianças são recepcionadas com muita festa e surpresas nas escolas da rede pública de São Sebastião

São Sebastião - Cerca de 13 mil alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental da rede municipal de Ensino iniciaram hoje (14/02) o ano letivo. A recepção em muitas escolas foi marcada por surpresas com atividades diferenciadas que visam promover um ambiente mais receptivo para os alunos.
A Escola Municipal de Educação Infantil Luciana da Silveira Gonçalves, mais conhecida por Chapeuzinho Vermelho, localizada no bairro São Francisco, preparou um projeto que tem como tema os animais. Segundo a diretora da escola, Ana Paula Bertini, as professoras pensaram em trabalhar na primeira semana de aula questões voltadas para a fauna, pois quando a criança fala sobre um animal, ela acaba falando do que ela está sentindo. “É possível, assim, saber se a criança está feliz ou angustiada por estar na escola”, conclui.
Durante esta semana as professoras estarão lendo histórias de animais e as crianças também terão a oportunidade de lidar com animais vivos. “O diferencial do projeto é esse, o animal tem valor terapêutico e estará auxiliando na adaptação das crianças na escola”, completa.
Para a professora Maria Amélia Monteiro, o projeto ajuda as professoras a conhecerem um pouco mais de cada criança. “Escolhi contar a história da Branca de Neve nesse primeiro dia, porque nela aparecem muitos animais, além disso, com a história é possível também falar sobre a questão das regras de convivência, já que os anões e a Branca de Neve têm que se adaptar uns aos outros para conviverem em harmonia”, explica.
Na Escola Municipal de Educação Fundamental Machado Rosa, a direção, juntamente com coordenação pedagógica e professores, organizaram para as crianças um dia de festa. As crianças, além de poderem exercitar seu lado artístico em sala de aula, desenvolvendo atividades de música e desenho, também tiveram a oportunidade de brincar em dois brinquedos do tipo pula-pula que foram montados na quadra da escola. Também se deliciaram com pipoca e algodão doce que foram servidos após a merenda. A preocupação da escola foi, em primeiro momento, oferecer um local agradável para as crianças. “Também pensamos em cuidar da parte física da escola, para torná-la mais atrativa, pois a criança tem que perceber que o ambiente foi preparado para ela”, afirma a coordenadora pedagógica da escola, Cátia Soares da Silva. Para as crianças, a festa surpresa foi agradável. “Estou gostando da escola hoje, pois tem cama elástica, pipoca e algodão doce, está muito legal”, disse aluna da segunda série, Larissa Lis Santos, de oito anos.
A Escola Municipal de Educação Infantil Branca de Neve, de Juqueí, também preparou uma semana diferente para seus alunos. Durante toda a semana estarão trabalhando com tema animais. Hoje, dia 14, os pais foram recepcionados e tiveram a oportunidade de conhecer a escola e os funcionários.
Segundo a diretora da escola, Sandra Pereira da Silva, esta é uma semana de acolhida, onde os professores, alunos e pais estão se adaptando. “Enfeitamos cada sala, como se fosse conto de fadas para receber os alunos”, disse a diretora.Os professores se reuniram e contaram a história da “A arca de Noé” para os alunos. Cada professor pintou seus alunos e depois eles fizeram encerramento no pátio da escola, dramatizando a história que ouviram. Para encerrar a semana o tema escolhido foi a história “A lebre e a tartaruga”. Durante a semana haverá uma oficina para confecção de máscaras, que serão usadas pelos alunos no encerramento da semana, numa festa de máscaras.
A rede municipal de São Sebastião possui nove creches, sendo duas filantrópicas conveniadas, 18 escolas de Educação Infantil e 24 do Ensino Fundamental. Os alunos que não estão estudando na escola do bairro em que residem, cujos pais fizeram devido cadastro junto à escola, já está recebendo o passe escolar. (Fonte: PMSS)

Sebastianenses participam de competição internacional em Noronha

São Sebastião - Os surfistas sebastianenses Thiago Camarão e Robson Santos, residentes nos bairros de Juquehy e Praia Preta, respectivamente, viajaram na última quinta-feira para a ilha de Fernando de Noronha, em Pernambuco, onde a partir de ontem acontece o Hang Loose Pro Contest 2005.
A competição é organizada todos os anos pela ASP (Association of Surfing Professionals) e além dos US$ 100 mil em premiação, o evento também oferece pontos para o WQS (World Qualifying Series), circuito de acesso para os atletas que almejam figurar entre a elite mundial do esporte.
Robson e Thiago representam a nova geração sebastianense e ambos vêm conquistando excelentes resultados no cenário nacional. Em 2004, Robson garantiu o título de campeão paulista na categoria Junior e Thiago faturou o campeonato brasileiro na categoria Mirim.
“Esse ano as coisas estão super favoráveis para o Thiago. Nós estamos trabalhando muito e vamos batalhar para que em 2005 ele alcance resultados ainda melhores do que no ano passado”, disse Margareth Pickler, mãe do atleta Thiago Camarão. “O Thiago sempre fica muito ansioso e feliz nos dias que antecedem grandes disputas. Eu sempre procuro conversar muito com ele e nós estamos rezando para que ele conquiste um bom resultado”, acrescentou Margareth.
O Hang Loose Pro segue até o dia 20 deste mês e possui característica de campeonato móvel, ou seja, o evento está agendado para acontecer na praia da Cacimba do Padre, mas dependendo das condições das ondas a competição pode ser transferida para outra praia. Todos os anos atletas consagrados e jovens talentos disputam o titulo do Hang Loose Pro nas ondas de Fernando de Noronha.
Na edição do ano passado, o sul-africano Warwick Wright encarou os tubos da Cacimba do Padre e conquistou a vitória. Vencer ou conquistar um bom resultado nesse evento pode fazer toda a diferença para um atleta profissional, principalmente para os jovens que estão iniciando as suas carreiras.
O Hang Loose Pro Contest 2005 conta com o patrocínio da empresa Hang Loose e está sendo organizado pela ASP sul-americana. Outras informações e fotos do evento podem ser acessadas no site da Associação Brasileira de Surf (Abrasp) - www.abrasp.com.br  ou www.hangloose.com.br  (Fonte: Imprensa Livre)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Mary´s Casa na Fortaleza

Reuniões da Agenda 21 prosseguem esta semana

Ubatuba - O grupo de trabalho Mutirão da Agenda 21 promoveu ontem na Câmara Municipal, reunião para prosseguimento dos seus trabalhos. Na quarta-feira, em Caraguatatuba, às 10h00, na secretaria de Educação do município, acontece reunião do Fórum Regional da Agenda 21 do Litoral Norte.
A entidade, a convite do Ministério do Meio Ambiente, participou de dois dias de palestras e debate do Fórum Social Mundial, que ocorreu em Porto Alegre/RS, trabalhando no Encontro das Agendas 21 locais. Estiveram representando o Litoral Norte de São Paulo Zuleika Beyruth – coordenadora do Projeto Agenda 21 Litoral Norte Integração e Mobilização; Juliana Bussolotti - Instituto Gondwana e Caio Marco Antônio - da ASSU.
A equipe convidou o representante da Agenda 21 da França para uma visita a Ubatuba e o coordenador da Rede 21 Paulistana e Paulista para ministrar um curso sobre formação de redes de mobilização.
Além desta participação, a Agenda 21 promoveu reuniões do Fórum Regional, onde ficou definido que serão sempre na primeira quarta-feira de cada mês, e municipais em São Sebastião e Ilhabela, quando se iniciaram os acordos para estruturar a mobilização nos respectivos municípios.
“É importante o comparecimento de todos para que os compromissos e ações sejam decididos participativa e democraticamente”, justifica Zuleika Beyruth – coordenadora do Projeto Agenda 21 Litoral Norte SP Integração e Mobilização.
A Agenda 21, em termos mundiais, é um programa para este século que expressa o desejo de 172 países, entre eles o Brasil. A Agenda 21 do Litoral Norte terá financiamento do Fundo Nacional do Meio Ambiente.
A meta é firmar compromisso entre todas as pessoas, organizações, associações, entidades e instituições para garantir justiça social, equilíbrio econômico, qualidade de vida e respeito à natureza.
Quem quiser participar do grupo de discussão pode cadastrar-se no agenda21litoral norte@grupos.com.br ou entrar em contato pelo e-mail zbeyruth@uol.com.br, ou ainda pelo fone (12) 9144-2977, para receber o termo de adesão.
O cadastro pode ser feito como entidade, se o pretendente for o presidente ou diretor, ou como indivíduo”, esclarece a coordenadora da Agenda 21. (Fonte: Imprensa Livre)

Renovação de matrículas para escolinhas de esportes termina nesta quinta-feira
Novas inscrições a partir do dia 21

Ubatuba - Termina nesta quinta-feira, 17, o período de renovação de matrícula para as escolinhas de esporte da Secretaria de Esporte e Lazer de Ubatuba. Nos primeiros dias a procura foi considerada razoável pelos coordenadores esportivos, com exceção da natação, que apresentou pequenas filas. Ao lado do surf, a natação é a atividade mais procurada entre as modalidades oferecidas.
Os coordenadores pedem ainda aos pais de alunos para que não deixem as renovações para a última hora, sob o risco de perderem as vagas. O secretário municipal Bittencourt Jr. garante que não haverá prorrogação de prazos. “Vamos renovar as matrículas só até o dia 17. Existe muita gente aguardando a chance de entrar nas escolinhas e queremos contemplar o maior número de interessados”, salientou Bittencourt. A grande novidade para 2005 é a inclusão da praia da Maranduba para aulas de surf, atendendo assim toda a região sul nessa modalidade. (Fonte: PMU)

Aterro sanitário de Ubatuba é reativado

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba informou que o aterro sanitário do município voltou a operar normalmente e o transbordo do lixo não será mais necessário. Segundo a Secretaria de Obras, com a operação normalizada foi possível dar continuidade à nova cava que estava com sua operacionalização comprometida por causa das chuvas desde o início do ano. A Secretaria de Obras informa que a melhor maneira para evitar o acúmulo de lixo no aterro é a sua separação. As pessoas interessadas em receber o serviço do caminhão da Coleta Seletiva deve solicitar o serviço por telefone (12) 3833-2846. (Fonte: ValeParaibano)

Boa Ação

Ubatuba - O professor de surfe José Carlos Maciel Rennó com crianças que receberam no último sábado material escolar na praia de Itamambuca, em Ubatuba. Foram distribuídos cadernos, canetas, lápis e borrachas para 60 crianças e adolescentes carentes, de 5 a 18 anos. O grupo faz parte da escola de surfe de Rennó, que ensina o esporte gratuitamente há 8 anos. A única exigência é estar frequentando a escola regularmente. "Muitos não serão surfistas profissionais, mas o que vale é o incentivo à educação", disse Rennó. (Fonte: ValeParaibano)


Ação Litoral
 
Artigo Topo

Segue outro assunto de interesse comum.

Abraços,
Regina Teixeira

Justiça proíbe cobrança de tarifa de assinatura telefônica

São Paulo - A Telecomunicações de São Paulo (Telefônica) está proibida de cobrar - sob pena de multa diária de R$ 10,00 por usuário - a tarifa mensal de assinatura. A proibição decorre de 31 liminares de efeito coletivo - cada uma delas beneficiando todos os assinantes do estado de São Paulo - que foram concedidas pela juíza Maria Lúcia Ribeiro de Castro Pizzotti Mendes, da 32ª Vara Cível Central da Capital.
As decisões foram publicadas no Diário Oficial de hoje e a Telefônica tem prazo de 48 horas para cumpri-las, inclusive deixando de inserir nas contas de fevereiro a tarifa de assinatura. Para voltar a cobrar a taxa, a Telefônica terá de derrubar todas as 31 liminares, mediante recursos ao Tribunal de Justiça.
As medidas foram concedidas numa ação civil pública proposta pelo Centro de Defesa do Consumidor e Cidadania - CDCON e 30 outras ações individuais diversas em favor de consumidores - pessoas físicas e jurídicas.
Polêmica - Todas as decisões tem a mesma redação. A juíza considera abusiva a cobrança da tarifa que se efetiva independentemente da utilização dos serviços. Isto é, a Telefônica cobrar tanto pela ligação como pela manutenção da linha telefônica. Assinala que o único fato gerador da cobrança é a realização da ligação. Assim, uma cobrança em decorrência da simples existência da linha é indevida e viola o Código de Defesa do Consumidor.
A Telefônica alegou que a concessão das liminares reduziria os lucros podendo até inviabilizar a empresa. A juíza não aceitou esse argumento ponderando que o lucro de empresa que detém a concessão de serviço público "não pode prevalecer a ponto de ensejar duplicidade de cobrança sobre o mesmo serviço, sob pena de enriquecimento ilícito". Assim ela determina que a Telefônica se limite "a cobrar pelos telefonemas, computados pela cobrança dos pulsos".
Telefônica vai apelar - A assessoria de imprensa da Telefônica disse que a empresa vai recorrer das decisões ao Tribunal de Justiça. Entretanto, é pacifico entendimento daquela Corte que decisões proferidas em ações individuais não tenha efeito coletivo.

Opinião Topo

Habitação Popular, mas com freio nas invasões
Antônio Marcos Capobianco

Parabéns ao Sr. Prefeito de S.Sebastião, Juan Garcia Pons, que vai tentar parceria com o Estado para construir casas populares e liberar áreas de proteção ambiental invadidas, inclusive na Tropicanga, em Boiçucanga. Lembro que, embora apareçam mais na mídia os assentamentos da Tropicanga, da Vila Bahiana (Sahy) e da Vila Pernambuco (Juquey), é Cambury que apresenta o maior potencial de problemas. Além do Areião e Vila Débora, agora temos o foco da Rua Lobo Guará e adjacências, onde se vende lote a R$10.000,00. Detalhe : consta que estão vendendo até área da prefeitura, aquela que foi reservada para a transferência do campo de futebol.
Sr. Prefeito, vamos verificar isso! Senão criamos a “indústria da habitação popular”, um saco sem fundo, com cada vez mais áreas “protegidas” sendo ocupadas, ecossistemas destruídos, praias condenadas e ruína geral da nossa terra. A Lei Lehman está aí (desde 1979) para punir criminalmente quem vende lotes clandestinos e em área sem infra-estrutura básica. E, no caso ainda se trata de área da municipalidade. É demais! Sua responsabilidade é muito grande e se não jogar duro com esses lobos será o fim.

Antônio Marcos Capobianco
São Sebastião, SP

Carta do Leitor Topo

-
 
Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br
O envio de foto caracteriza autorizada a sua publicação e identifica o remetente como autor.

Ubatuba-SP

Vista de Ubatuba - Emilio Campi


Vista de Ubatuba
 ©Emilio Campi


Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Editora Assistente: Jullyany Roberta Cruz


GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor