Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Sexta-feira, 18 de fevereiro de 2005 - Nº 1222 Edições Anteriores

Litoral Virtual Nautica

Região
Presidentes definem Estatuto da Câmara Litoral
Litoral negocia aterro regional
Conhecer o litoral virou moda
Sem consenso, Sociedade Civil Organizada de Ubatuba elege seus representantes para o GERCO/LN

Caraguatatuba
2ª Regata de Vela Oceânica em Caraguá
PAT de Caraguá busca vagas de emprego
Novas modalidades esportivas estão com inscrições abertas
Saúde de Caraguá discute nova política de funcionamento do setor
Caraguá sedia campeonato de Futebol

Ilhabela
Ilhabela recebe os dirigentes de turismo do Litoral Norte

São Sebastião
Incêndio em barco deixa 2 feridos
Posto de Atendimento gera mais de 120 vagas no mês de janeiro
Unibanco inaugura agência e doa elevador
OAB recebe novas queixas de agentes do Detraf
Projeto de lei quer regulamentar instalação de cercas elétricas
Pioneiro do rap nacional em Boiçucanga
Acontece neste domingo prova de canoa havaiana em Boracéia

Ubatuba
Ubatuba é destaque em quatro emissoras de tevê
Copa Fonseca movimenta o Futebol de Mesa em Ubatuba
PSF expande atuação para melhor atender à comunidade
Hóspede usa sonífero em roubo a hotel
Prefeitura convida para Audiência Pública

Seções
Carta do Leitor
Foto do Dia


Notícias da Região Topo

Presidentes definem Estatuto da Câmara Litoral

Litoral Norte - Os presidentes das Câmaras das quatro cidades do Litoral Norte se reuniram em Ubatuba na última quarta-feira para dar seguimento às negociações sobre a implantação da Câmara Regional. Luiz Antônio dos Santos, Luiz Lobo(PL Ilhabela), Wagner Teixeira(PV São Sebastião), Juarez Pardim(PPS Caraguatatuba) e o anfitrião Jairo Santos(PT) definiram o Estatuto que vai reger a entidade e encaminharam para análise do Assessor Jurídico da Casa de Leis Ubatubense, Dr. Orlando Vicente Sales.
Em seguida, os quatro presidentes concederam uma entrevista ao vivo para o radialista Ari Matos, da Rádio Costa Azul AM 1.140KHZ também em Ubatuba. O objetivo desta Câmara Unificada será buscar soluções junto aos governos Estadual e Federal para problemas comuns das quatro cidades, como geração de empregos, segurança e outros.
Após a entrevista, os presidentes seguiram para Caraguatatuba, onde se reuniram com o prefeito de São Sebastião, Juan Garcia para discutir outro tema relevante `as quatro cidades, ou seja, a implantação de um Aterro Sanitário no Litoral Norte. Esta questão será discutida junto aos demais prefeitos da região no próximo dia 02 de marco, numa reunião no gabinete do prefeito Juan Garcia.

Litoral negocia aterro regional
Prefeitos e vereadores das quatro cidades do Litoral Norte buscam sensibilizar a população para a instalação de um aterro sanitário regional.

Litoral Norte - Reuniões e workshops estão sendo agendados. Na tarde de ontem, em Caraguatatuba, o prefeito de São Sebastião, Juan Pons Garcia (PPS), participou de uma reunião com os presidentes das Câmaras das quatro cidades com o objetivo de expor a necessidade de sensibilizar a comunidade local. Por sua vez, os presidentes repassarão o conteúdo da reunião aos demais vereadores.
Uma nova reunião de avaliação com os presidentes das Câmaras foi definida para o dia 2 de março em São Sebastião. No dia 15 de março, em horário a ser definido, acontecerá em São Sebastião um workshop no Teatro Municipal, com a participação de especialistas em meio ambiente, entidades ligadas ao tema, lideranças comunitárias, representantes dos governos estadual e municipal.
200 TONELADAS - Juntas, Caraguatatuba, Ubatuba, São Sebastião e Ilhabela produzem cerca de 200 toneladas de lixo por dia. Na temporada, esta quantidade de lixo chega a triplicar.
"A deposição do lixo gerado pelas quatro cidades acaba sendo um bom negócio para a iniciativa privada", afirmou Garcia.
A opinião é compartilhada pelo presidente da Câmara de São Sebastião, vereador Wagner Teixeira (PV). "O lixo gera lucro", afirmou Teixeira.
Para o presidente da Câmara de Ubatuba, Jairo Felipe Félix dos Santos (PT), as ações de conscientização devem ser reforçadas com trabalhos de educação ambiental nas escolas das cidades.
A responsabilidade do Estado na decisão sobre a cidade que receberá o aterro foi reforçada pelo presidente da Câmara de Ilhabela, Luiz Antonio dos Santos (PL). "É a Cetesb que vai decidir onde será o aterro." (Fonte: Câmara Municipal de Ubatuba)

Conhecer o litoral virou moda
Para chegar a região a distância não importa; banhistas vêm de todas as partes de São Paulo e até de outros Estados

Litoral Norte - Destino preferido dos turistas durante os dias mais quentes do ano, como dizem, o Litoral Norte está na moda.
Seja pelas belas e badaladas praias ou pela natureza exuberante, os turistas lotam as areias e faz da região um dos points mais frequentados do Estado.
"Está na moda vir para o Litoral Norte. Todos que conheço já vieram passar, pelo menos, uma semana aqui", disse a paulistana Caroline Hsieh, 26 anos, que está em Ubatuba.
As praias badaladas fazem sucesso, principalmente, entre os jovens. Na lista das preferidas estão a de Maresias, em São Sebastião, e a de Itamambuca, em Ubatuba.
Para frequentar os lugares mais agitados do verão a distância não importa. Os banhistas vêm de todas as partes de São Paulo e até de outros Estados.
O estudante Oswaldo César Batista Moraes, 23 anos, saiu com a namorada, Marcela Muniz, 21 anos, de Itapira, na região de Campinas, para conhecer Itamambuca.
"Já conhecíamos a fama de Itamambuca, mas só agora conseguimos conferir de perto tudo isso. Queríamos vir para cá por causa da beleza da praia e da agitação da noite", disse. (Fonte: ValeParaibano)

Sem consenso, Sociedade Civil Organizada de Ubatuba elege seus representantes para o GERCO/LN

Litoral Norte - Nesta última sexta-feria, 11/02, ocorreu em Caraguatatuba a eleição para a composição dos representantes das Organizações Não Governamentais no Grupo Setorial de Coordenação do Gerenciamento Costeiro, setor Litoral Norte.
Cada município da região escolheu 4 entidades (2 titulares e 2 suplentes) responsáveis, no período de 2005-2007, pelo desenvolvimento do Plano de Ação e Gestão, Sistema de Informações e Monitoramento e Fiscalização, instrumento estes que, somados ao Zoneamento Ecológico-Econômico, formam o Plano Estadual de GERCO.
As entidades de Ubatuba passaram por um processo bastante conturbado para definir seus indicados. Uma vez que um grupo de entidades apresentou uma chapa, composta por OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), AAEU (Associação dos Arquitetos e Engenheiros de Ubatuba), STR (Sindicato dos Trabalhadores Rurais) e MDU (Movimento em Defesa de Ubatuba), para acoupar todos os cargos disponívies.
E um outro grupo, representado pelo CEAU (Coletivo das Entidades Ambientalistas de Ubatuba), que questionou a participação da OAB e propôs a todos as entidades presentes que chegassem a um consenso na escolha dos nomes para ocupar as vagas, uma vez o coletivo indicava a ASSU (Associação Socioambientalista Somos Ubatuba) e o MDU (como titular e suplente) para a composição do grupo.
Com muita discusão e sem entendimento, a questão foi levada a voto. Sendo eleitos os representantes da OAB e AAEU como titulares e STR e MDU como seus suplentes.
Os eleitos afirmaram perante todos o compromisso de dar a maior publicidade possível aos trabalhos para que assim todas as entidades interessadas possam participar ou se fazer bem representadas.

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá BIL -= Bolsa de  Imóveis do Litoral Salete

2ª Regata de Vela Oceânica em Caraguá
O 2ª Regata de Vela Oceânica abre o VI Campeonato de Vela Oceânica de Ubatuba, nos próximos nos dias 19 e 20, no Yate Clube da Praia Martin de Sá, a partir das 13h

Caraguatatuba - Caraguá vai ser mais uma vez roteiro da regata de veleiros oceânicos. Desta vez é a 2ª Regata de Vela Oceânica de Caraguatatuba, que acontece no próximo final de semana, 19 e 20, no Yate Clube Martin de Sá a partir das 13h. A prova terá validade para a primeira etapa do VI Campeonato de Vela Oceânica de Ubatuba.
Foram convidadas as classes Ranger 22, Fast 23 e Especial, sendo incluídos juntos os barcos Atol 23, Oday 23 e outros modelos com 23 pés. De acordo com a programação, no dia 19, às 13 horas começam as incrições e entrega da instrução da regata, às 13h30 inicia a regata de percurso. No domingo, dia 20, ao meio dia serão realizadas duas regatas tipo Barla-Sota.
A premiação será de troféu e medalhas para os 1º, 2º e 3 º lugares, e o troféu transitório Água do Mar para o campeão geral.
A regata será disputada em tempo real e por ordem de chegada. Após a regata será oferecido aos participantes, canoa de cerveja e entrega da premiação.
O evento está sendo organizado pela Racional Turismo e conta com oapoio da Secretaria Municipal de Turismo. A previsão dos organizadores é de que 15 barcos vindos de cidade como Santos, Ilhabela, Ubatuba e Caraguá participem do evento. Segundo o organizador, Cláudio Ramires, o objetivo é trazer para Caraguá, em 2006, uma das etapas do Campeonato Paulista.
Para o secretário de Turismo, Ricardo de Lima Ribeiro, eventos como este proporcionam lazer aos moradores e atraem turistas para a cidade. "Estamos no final de uma temporada e o nosso objetivo é continuar atraindo turistas para a cidade", concluiu Ricardo.
As incrições estão abertas. Para mais informações ligue (12) 3842-0304/ 9769-1710 com Alexandre Martinho. PMC

PAT de Caraguá busca vagas de emprego
Um funcionário visitará empresários para captar vagas de emprego durante a baixa temporada

Caraguatatuba - O PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) de Caraguatatuba, irá a partir de segunda-feira, dia 21, percorrer a cidade visitando empresários/comerciantes de diversos ramos do comércio local em busca de vagas de emprego para as pessoas cadastradas.
Durante a visita, que será feita por um funcionário treinado os empresários serão cadastrados no banco de dados do PAT sem nenhum custo, e os candidatos a vagas de emprego serão encaminhados a esses futuros empregadores, que farão a entrevista e, possivelmente, a admissão.
Na primeira semana, as visitas acontecerão na região central e nas semanas posteriores serão visitados os bairros.
Segundo a diretora interina do PAT, Cilce Fabrette, esse sistema de busca de vagas aconteceu quando o PAT foi implantado na cidade. “Com a procura tanto dos candidatos como dos empresários, esse sistema acabou. Agora com o pequeno número de vagas que temos e a baixa temporada, que acaba reduzindo o número de empregos na cidade, resolvemos retomar esse sistema na esperança de conquistar mais vagas”, concluiu.
Cilce disse ainda que os empresários novos que se instalaram no município não têm conhecimento do trabalho do PAT, por isso não fazem uso desse sistema, que funciona como um balcão de empregos. “Essa vai ser uma maneira deles conhecerem o nosso trabalho.”
Atualmente o PAT trabalha com seis funcionários. Em dezembro, foram atendidas 1.239 pessoas, das quais 1.066 foram encaminhadas e 280 admitidas. No mês de janeiro, foram 1.447 atendidos, 1.393 encaminhados e 117 admitidos. No pré-carnaval foram atendidas 400 pessoas. Desse número, 337 foram encaminhadas e 9 admitidas.
O PAT fica na rua Taubaté, 520, no Sumaré e tem vagas disponíveis de ajudante geral, cabeleireiro, caseiro, garçom, vendedor, entre outros. PMC

Novas modalidades esportivas estão com inscrições abertas
As escolinhas de Beach Soccer, Vôlei de Praia e futebol de campo estão com inscrições abertas

Caraguatatuba - Estão abertas as inscrições para novas modalidades esportivas nas escolinhas de esporte da prefeitura. O Beach Soccer, Vôlei de praia e futebol de Campo masculino e feminino farão parte das modalidades esportivas que as crianças e adolescentes poderão se inscrever.
As escolinhas de Beach Soccer e Vôlei de Praia serão 2ª, 4ª e 6ª, das 14h às 18h, na praia do Indaiá, ao lado da pista de Bicicross. Para as pessoas interessadas somente na escolinha de Beach Soccer, as aulas acontecem 3ª e 5ª, das 8h às 12h, no mesmo local. As inscrições serão ser feitas no local.
Essas duas modalidades são para crianças e adolescentes com idade entre 11 e 16 anos com Mário de Oliveira, que estará de plantão no local, será necessário uma foto e xerox da carteira de identidade.
As inscrições para a escolinha de futebol de campo masculino e feminino estão abertas no CEMUG (Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves) para crianças com idade entre 10 e 14 anos (para nascidos entre 1991 a 1995), a partir das 8h30. Para as categorias masculina as inscrições serão 2ª, 4ª e 6ª e na categoria feminino 3ª e 5ª. Será necessário, para as aulas, chuteira, meia, calção e caneleira.
Os exames médicos serão fornecidos gratuitamente pela Secretaria Municipal de Esportes e Recreação.
Mais informações ligue 388-4110 ou 3887-1165
Para a escolinha de Beach Soccer e Vôlei de Praia falar com Leandro ou Renato e para a escolinha de futebol de campo falar com Vitor.
O CEMUG fica na Avenida José Herculano, 50, Jardim Britânia. PMC

Saúde de Caraguá discute nova política de funcionamento do setor
A Secretaria de Saúde de Caraguá irá iniciar, neste mês, as pré-conferências municipais para definir a nova política do setor na cidade

Caraguatatuba - Melhorar a Saúde em Caraguatatuba: essa é a tônica da Secretaria de Saúde ao convocar funcionários do setor, e sociedade civil e organizada para as pré-conferências municipais, que antecedem a 4ª Conferência Municipal de Saúde. O tema do evento, neste ano, será o SUS (Sistema Único de Saúde).
Para ministrarem as pré-conferências, parte dos funcionários da Saúde irá participar de um treinamento na próxima terça-feira, dia 22 de fevereiro, às 18h, no Ceprolin (Centro de Educação Profissional do Litoral Norte). Intitulada “O SUS que temos no município e o que queremos”, a palestra será proferida pelo Doutor em Saúde Pública, Gilson de Carvalho, sendo apresentados os objetivos da 4ª Conferência Municipal, um breve histórico do SUS, o regimento interno, e em seguida, será realizado um debate para esclarecimento de dúvidas.
As pré-conferências irão acontecer no mês de março, e em cada uma delas, serão eleitos dois delegados e um suplente, que representarão o seu grupo ou bairro na conferência municipal que acontecerá em abril. O objetivo principal da pré-conferência é o fechamento de propostas, estimulando a participação da sociedade e a compreensão sobre controle social, modelos assistenciais e promotoria pública na área da Saúde.
As conferências são uma exigência do governo estadual. No município, a realização da conferência municipal é determinada pelo secretário de Saúde, pelo Conselho de Saúde e principalmente pelo prefeito.
A última conferência municipal aconteceu em Caraguá, no ano de 2000, ano em que a população promoveu em torno de 140 pré-conferências.
Todo cidadão e todo órgão da sociedade pode e deve participar, como igrejas, SABs (Sociedade de Amigos do Bairro), associações, clubes, etc. (Fonte: PMC)

Caraguá sedia campeonato de Futebol
As primeiras equipes disputam no próximo final de semana, sábado, dia 19 e domingo, dia 20, no campo do Indaiá

Caraguatatuba - O Campeonato de Futebol de Campo acima de 40 anos terá início no próximo final de semana, sábado, dia 19 e domingo, dia 20, a partir das 14h, no campo do E.C Indaiá, com a participação dos times que compõem as chaves A. B e C. O evento é organizado pela LICAF (Liga Caraguatatubense de Futebol) com apoio da Secretaria de Esportes e Recreação.
Compõem a chave A as equipes Fluminense B, C.A. Guarani A, C.A. Guarani B e Cai e Sara. Na chave B estão as equipes C.A Fortaleza, E.C. Primavera, Pré-Engenharia e E.C Indaiá. Já na chave C estão as equipes A.A. Corinthinhas, Tabatinga, E.C São José e Fluminense A.
No sábado, as primeiras disputas serão entre as equipes Fluminense B X C.A. Guarani B e C.A Guarani A X Cai e Sara. Já no domingo, as disputas serão entre as equipes do A.A. Corinthinhas X Tabatinga e E.C São José X Fluminense A.
A próxima rodada do campeonato acontece no dia 26, sábado, com disputas entre as equipes C.A. Fortaleza X E.C. Primavera e Pré-Engenharia X E.C Indaiá. (Fonte: PMC)

Programa Ação Litoral

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Ilhabela recebe os dirigentes de turismo do Litoral Norte

Ilhabela - Aconteceu em Ilhabela, nesta quinta-feira, dia 17 de fevereiro, no espaço do Restaurante Aeroilha, um encontro entre os dirigentes do Turismo no Litoral Norte, visando a regionalização do Turismo.
Para discutir as metas do turismo na região, estiveram presentes os secretários de Tursimo: Ricardo Fazzini, de Ilhabela; Ricardo de Lima Ribeiro, de Caraguatatuba; Julio Cezar Elias Buzi, de São Sebastião e Luiz Felipe Bacellar de Azevedo, de Ubatuba.
Também participaram Patrícia Ortiz, diretora presidente do Comtur de Ubatuba, Cíntia Manfredini, diretora Administrativa do Comtur de Ubatuba, Francine Dal Pozzo, Assessora de Turismo da secretaria Executiva do Estado de São Paulo, Paulo de Tarso, delegado Regional de Turismo, Alfredo Cyrillo, diretor de Turismo de Ilhabela e Rafael Oliveira Morais, diretor de Operações Turísticas de Ilhabela.
Entre as metas propostas, uma delas, em caráter de urgência, foi a reativação da Fundação da Linha Verde, a qual fazem parte os quatro municípios do Litoral Norte (Ilhabela, São Sebastião, Caraguatatuba e Ubatuba).
Na ocasião, os dirigentes marcaram o encontro dos prefeitos e secretários de Turismo do Litoral Norte, para o próximo mês (a ser confirmada segundo as agendas dos prefeitos). A pauta proposta para o próximo encontro foi a Sinalização Internacional como padrão regional; Centros de Informação Turística Integrados; Padronização de panfletagem – bilíngüe; Segurança – PM/Civil/Guarda Municipal/ Rodov. Federal e Estadual; Saúde – principais hospitais e especializações; Transporte Turístico Regional – Lei de Incentivo; Aeroportos – linhas regulares; Portos – Comerciais e Cruzeiros Marítimos; Mídia – Valores cobrados pelos veículos; Pacotes Turísticos Regionais: pontos fortes a serem explorados e pontos fracos a serem corrigidos;
Uso do nome do município para eventos e/ou Websites (empresas estão se utilizando dos nomes das cidades para criarem e venderem produtos sem que o município forneça autorização ou, como te acontecido recentemente, sem que a administração municipal tenha sequer conhecimento do mesmo.
Regulamentação e normatização - O delegado Regional de Turismo, Paulo de Tarso, esclareceu a importância da integração dos municípios para a regionalização do Turismo, visto que a região do Cone Leste Paulista (Litoral,Serra da Mantiqueira e Vale Paraibano), recebe em média 14 milhões de visitantes por ano.
Aproveitando a oportunidade, Tarso sugeriu que o prefeito de Ilhabela, Manoel Marcos, coordene os trabalhos da agenda.
Para o secretário de Turismo de Ilhabela, Ricardo Fazzini, a integração dos municípios é fundamental para promover a região, segundo o conceito, tanto da secretaria de Turismo do Estado, quanto do Ministério do Turismo. “Só como região é que obteremos recursos financeiros dos órgãos estaduais e federais”, completou Fazzini. (Fonte: Imprensa Livre)

Notícias de São Sebastião Topo

Litoral Virtual Superchic

Incêndio em barco deixa 2 feridos

São Sebastião - Duas pessoas ficaram gravemente feridas e outra sofreu intoxicação por fumaça em um incêndio ontem em um barco pesqueiro a 500 metros da praia de Barequeçaba, na costa norte de São Sebastião.
Segundo o Corpo de Bombeiros, o acidente ocorreu às 17h15, quando a casa de máquinas do barco --de aproximadamente 24 metros de comprimento-- pegou fogo. A suspeita é que tenha havido um vazamento de óleo hidráulico, que atingiu a turbina aquecida.
Os bombeiros informaram que o grupo de 23 tripulantes havia acabado de chegar de Itajaí, em Santa Catarina, para pescar atum na região.
Com o incêndio, João da Silva Ribal, 60 anos, que estava na casa de máquinas, ficou com 90% do corpo queimado.
Segundo os bombeiros, Ribal se jogou no mar e depois foi socorrido e levado em estado grave ao pronto-socorro da cidade. O pescador Elder Bruno Silva Costa, 44 anos, também foi levado com queimaduras pelo corpo.
O tripulante Nute Elói Pasquale, tentou socorrer as vítimas da casa de máquinas e respirou muita fumaça. Ele foi levado para o hospital com dificuldades respiratórias e liberado em seguida.
Segundo o primeiro-tenente Danilo de Oliveira Godoy, 32 anos, o incêndio durou menos de 15 minutos e foi controlado pelos próprios tripulantes, que carregavam seis extintores na embarcação.
O barco foi rebocado para o cais da Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S/A). Os demais tripulantes foram liberados. (Fonte: ValeParaibano)

Posto de Atendimento gera mais de 120 vagas no mês de janeiro

São Sebastião - Foram ofertadas no Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de São Sebastião, no mês de janeiro de 2005, 125 vagas de trabalho, sendo que 81 foram preenchidas. Além disso, mais de 1.500 pessoas passaram pelo PAT e 434 foram encaminhadas.
Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico e Assistência Social, Carlos Roberto Berringer Favery, a maioria das vagas preenchidas foram de empregada doméstica, ajudante de cozinha, vendedor externo, garçom, professor de educação física, vendedor interno, varredor de rua, coletor, ajudante geral, entre outros.
Juntamente com o PAT, há o atendimento do Banco do Povo Paulista, um programa que visa o fortalecimento dos pequenos empreendedores, formais e informais, que promovem o desenvolvimento social, gerando emprego e renda. O Banco é uma parceria entre o Governo do Estado de São Paulo e as Prefeituras Municipais que estão ligadas ao programa.
“Os Micros empreendedores ou profissionais autônomos, formais e informais, que pretendam iniciar um micro empreendimento e que necessitam de equipamento ou matérias para transformação ou revenda deverão residir no município onde exista o Banco do Povo Paulista, o cliente não poderá ter restrição ao SPC e SERASA, deve apresentar um avalista, ser maior de idade ou emancipado, obrigatoriamente apresentar cópia autenticada do comprovante da participação e aproveitamento do curso de capacitação profissional promovido pela Prefeitura Municipal ou Instituição Promotora de Treinamento, que ficará anexo ao processo”, disse Favery.
Os valores iniciais para esta linha de crédito são de R$ 200,00 a R$ 600,00, de acordo com a estimativa de faturamento de empreendimento a ser montado.
Os valores dos financiamentos concedidos com recursos do Fundo de Investimentos de Credito Produtivo Popular de São Paulo variam de R$ 200,00 à R$ 25.000,00. Para as pessoas Física ou Jurídica o recurso vai de R$ 200,00 a 5.000,00, para quem quer abrir um negócio o recurso está entre R$ 200,00 a 600,00 e para as Cooperativas e Associações Legalizadas o recurso é de R$ 200,00 a 25.000,00.
O prazo de financiamentos para Capital de Giro é de seis meses (sem alienação), já para os Investimento Fixo as parcelas poderão ser feitas em até 18 meses (com alienação) e para o equipamento de informática as parcelas poderão ser feitas em 12 meses (com alienação). As taxas de juros são de 1,0% ao mês (prestações fixas). Os bens que podem ser financiados são: material de construção aplicado em reforma do imóvel do empreendimento (exclui-se mão de obra), autorizado apenas em imóveis próprios ou imóveis com contrato de locação, onde conste clausula exclusiva sobre reforma e ampliações; aplicativos (software) que não contenham certificado de licença de uso do fabricante, em nome do cliente; animal para tração que seja para uso exclusivo do empreendimento, automóveis, camionetas e utilitários, bicicletas, motocicletas, veículos aquáticos, máquinas, equipamento, matéria prima e mercadoria, desde que utilizados nos empreendimentos.
“Os munícipes do centro da cidade são os que mais usam o Banco do Povo, 37%, em seguida são os munícipes do bairro da Topolândia com 12%. Quem trabalha como pescador, ambulante, artesão ou por conta própria também poderão tentar o financiamento”, concluiu Favery.
Foram atendidas no Banco do Povo em 2004, 478 pessoas, dessas 54 assinaram contratos. (Fonte: PMSS)

Unibanco inaugura agência e doa elevador

São Sebastião - O Unibanco inaugurou ontem pela manhã, na avenida Guarda Mor Lobo Viana, nº 180, no Centro de São Sebastião, sua primeira agência no Litoral Norte. A abertura foi marcada por um café da manhã aos novos clientes.
O prefeito de São Sebastião, Juan Garcia, abriu a conta corrente nº 1. Além dele, secretários municipais e outras autoridades do município estiveram na inauguração.
Na ocasião, o Unibanco oficializou a doação de um elevador a Irmandade Coração de Jesus, mantenedora do Hospital de Clínicas de São Sebastião.
O equipamento, que custou cerca de R$ 80 mil, vai auxiliar no encaminhamento de pacientes para o centro cirúrgico e UTI (Unidade de Terapia Intensiva), localizados no piso superior do hospital.
A agência bancária tem aproximadamente 600 metros quadrados e está dividida em dois andares.
Entre as novidades oferecidas, está o atendimento personalizado, com gerentes exclusivos para cada tipo de cliente: Uniclass (renda acima de R$ 4 mil e empresas), Exclusivo (renda de R$ 1 mil a R$ 4 mil) e Especial (renda de R$ 350 a R$ 1 mil). Ou seja, são três gerentes atuando diretamente no banco. Eles também fazem atendimento em domicílio.
Além disso, a agência do Unibanco foi preparada para atender os portadores de deficiência física, com vaga exclusiva no estacionamento, banheiro e caixas adaptados.
Outra novidade é o sistema tarifa zero, que oferece desconto para aplicadores e também a correntistas. No programa Cheque N-Dias, o cliente ganha dez dias sem juros para uso do limite especial sem juros.
Um lançamento do Unibanco é o Plano Único de Consórcio de Imóveis. Após três anos, o cliente recebe a carta de crédito. Normalmente, a liberação ocorre em 60 meses.
A nova agência ainda dispõe de caixas eletrônicos 24 horas. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3891-4500. (Fonte: Imprensa Livre)

OAB recebe novas queixas de agentes do Detraf

São Sebastião - O advogado Luiz Tadeu de Oliveira Prado, presidente da OAB (Ordem dos Advogados dos Brasil), subsecção São Sebastião/Ilhabela, afirma ter recebido queixas de vários agentes do Detraf (Departamento de Tráfego de São Sebastião).
Conforme Prado, as reclamações dão conta de que os funcionários estão sob ameaça de responderem processo administrativo. As pressões seriam da chefia do departamento.
Segundo o presidente da OAB, as pressões se deveriam pelo fato de várias dos agentes já terem buscado ajuda da OAB porque estariam sendo obrigados a turno de trabalho de 12 horas, o que excederia a jornal normal de 40 horas semanais. Esta questão foi publicada no dia 11 deste mês pelo Imprensa Livre. Na ocasião, a OAB se dispôs a conciliar tais divergências a fim de solucionar o problema, por meio de contato com a prefeitura.
Ainda na mesma ocasião, o secretário de governo de São Sebastião, Paulo Rogério Mota, via assessoria de imprensa, declarou que a prefeitura, o Detraf e o Sindicato dos Servidores de São Sebastião estão em conversação sobre a jornada dos funcionários do Detraf. Também garantiu que não existe nenhuma obrigação para que os servidores excedam a jornada normal.
Com as novas queixas de agentes do Detraf, quanto ao ao risco de responderem a processo administrativos em razão de terem apresentado as reclamações à OAB, Prado considera estar ocorrendo mal entendido “já que a então plataforma de governo do prefeito Juan Pons Garcia foi de total transparência”. Prado ainda diz que alguns agentes estariam sob ameaça de trabalhar em locais da cidade mais distantes, a título de represália.
O presidente da OAB ainda supõe que o fato desta instituição ter anunciado que estaria disponível para a conciliação inicial, fez com que o problema da jornada excessiva fosse resolvido. “Os agentes estão trabalhando por oito horas/dia, sob acordo de ambos os lados”.
A Prefeitura - Nota oficial encaminhada ontem pela assessoria de imprensa da Prefeitura de São Sebastião apresenta sobre o caso a seguinte resposta: ”Conforme solicitado segue parecer da Prefeitura de São Sebastião sobre reclamação de funcionários do Detraf.
Segundo o secretário de Governo, Paulo Rogério Motta: “Nenhum funcionário do Detraf está sendo perseguido ou pressionado. A lotação dos funcionários é feita de acordo com a necessidade da Prefeitura”. (Fonte: Imprensa Livre)

Projeto de lei quer regulamentar instalação de cercas elétricas

São Sebastião - O projeto de lei complementar 001/05, de autoria do vereador José Cardim de Souza (PP), poderá regulamentar a instalação de cercas energizadas destinadas à proteção de imóveis no município. A proposta apresentada na última sessão foi encaminhada às comissões permanentes.
Cardim disse que a idéia é definir regras para a instalação. “Apresentei este projeto porque existem normas nacionais e internacionais que regem o sistema elétrico e as cercas elétricas devem seguir regras.
Cada vez mais um número maior de residências adere ao sistema e nós queremos que se tenha um responsável. Pois se acontecer um acidente amanhã ou depois, o dono não ficará em uma situação delicada”, explicou. Ele lembra, por exemplo, que as cercas elétricas não podem ser feitas de arame farpado.
De acordo com o projeto, todas as cercas dotadas de corrente elétrica serão classificadas como energizadas, ficando incluídas na mesma legislação aquelas que utilizem outras denominações como eletrônicas, elétricas, eletrificadas ou similares. Em todas as instalações energizadas será obrigatória a indicação de um engenheiro eletricista, na condição de responsável técnico, e a apresentação da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) de projeto e execução.
Na ausência de normas técnicas brasileiras, as cercas energizadas deverão obedecer às regulamentações técnicas internacionais editadas pela IEC (International Eletrotechnical Commission), que regem a matéria. A cada cinco metros de cerca fica obrigatória a instalação de placas de advertência, devendo ser colocada ainda nos portões e/ou portas de acesso existentes ao longo do muro e em cada mudança de sua direção.
Todas as sinalizações deverão ter seu texto e símbolos voltados para ambos lados, devendo ser amarela a cor de fundo das placas e preta a escrita, além de obedecer às dimensões mínimas. É necessária também a colocação de alguma imagem, de cor preta, dando a interpretação de que se trata de um sistema dotado de energia elétrica, que pode transmitir choque.
Na parte superior de muros, grades, telas ou outras estruturas, a altura mínima do primeiro fio de arame energizado deverá ser de dois metros em relação ao nível do solo da parte externa do imóvel cercado. Quando a cerca possuir fios desde o nível do solo, os mesmos deverão ser separados da parte externa do imóvel e cercados por meio de outras delimitações (telas, muros, grades ou similares).
Para a instalação de cerca energizada em linhas divisórias de imóveis deverá haver concordância dos proprietários envolvidos. Na hipótese de existir recusa por parte dos donos de áreas vizinhas, a referida cerca só poderá ser instalada com um ângulo de 45º de inclinação para dentro do imóvel beneficiado.
A penalidade para quem infringir a lei é a aplicação de uma multa no valor de R$ 260,00, sendo o dobro em caso de reincidência. Ainda não há data para votação do projeto. (Fonte: ValeParaibano)

Pioneiro do rap nacional em Boiçucanga

São Sebastião - Acontece neste sábado, no bar Tribus, em Boiçucanga, a apresentação do artista Thaide, considerado um dos pioneiros do rap nacional. Os ingressos custam R$ 10 para os homens e as mulheres que chegarem até a meia-noite não pagam. Após esse horário o ingresso feminino sai por R$ 5.
Thaide e o seu parceiro DJ Hum foram responsáveis pela composição de alguns clássicos do rap brasileiro, tais como: “Corpo Fechado”, “Malandragem dá um tempo”, “Apresento meu amigo” e “Senhor Tempo Bom”.
“É um grande prazer apoiar um evento como esse. É importante que os jovens de São Sebastião possuam opções diferen-ciadas de entretenimento e que não custam fortunas por algumas horas de diversão”, disse Gioni dos Santos, presidente da Ascam (Associação de Surfe de Cambury), que está apoiando a apresentação do músico.
O evento contará também com a participação dos artistas Riva Decibéis, que intitula seu trabalho como “o rap do mangue de São Sebastião”, e do grupo A Máfia, da capital de São Paulo. Outro atrativo da noite será o lançamento do livro “Pergunte a quem conhece”, escrito por Thaide.
“O livro conta como foram os primeiros ‘rachas de break’ e o início da fundação Backspin Crew, que é a principal equipe de break (estilo de dança) do país. Conta também um pouco da cena da São Bento e fala sobre a formação e a separação da dupla DJ Hum e Thaide, relatando os desafios das primeiras gravações”, informou a assessoria de imprensa do músico Thaide.
Os fãs do rap demonstram entusiasmo com a apresentação do músico. “Em São Sebastião muita gente curte o rap. O Thaide é um dos principais representantes do gênero e nós sempre ouvimos falar sobre ele e conhecemos as suas músicas. Agora vamos ter a oportunidade de curtir tudo isso ao vivo”, contou Magno Oliveira, morador em Boiçucanga. (Fonte: Imprensa Livre)

Acontece neste domingo prova de canoa havaiana em Boracéia

São Sebastião - Acontece neste domingo dia 20, a partir da 10 horas, a prova de canoagem “Fast Shark Canoas Polinésia Boracéia 2005”, no canto sul da praia de Boracéia.
Segundo o organizador do evento Eco Sport Brasil, Josias Fontes de Carvalho, estão sendo esperadas a participação de aproximadamente 12 equipes na categoria OC-6, sendo cinco de Bertioga, duas de Boracéia, uma de São Vicente, três de Santos e uma de Guarujá e mais 30 (trinta) atletas na categoria OC-1, totalizando uma participação de 102 atletas.
Irão participar categorias OC-6 Masculina, com seis homens remando, OC-6 Mista, três Mulheres e Três Homens, OC-1 Masculina e OC-1 Feminina .
“As equipes irão disputar entre si, em forma de baterias, percorrendo um circuito de aproximadamente sete quilometros demarcados por bóias, em frente à praia, de forma que todo o espectador assista toda a disputa da praia”, concluiu Carvalho.
As inscrições poderão ser realizadas no dia e local do evento. Os interessados deverão pagar uma taca de R$ 40,00 para a classe OC-6 e R$ 10,00 para a classe OC-1 por pessoa. A largada está marcada para as 10 horas.
A Canoa Polinésia OC-6 é uma embarcação feita de fibra de vidro, com 12 metros de comprimento onde seis pessoas remam de forma ciclonizadas, já a OC-1 também feita de fibra com 4 metros de comprimento é própria para uma pessoa remar.
A organização do evento é da Eco Sport Brasil e da Base de Canoas Polinésia – Shark-Boracéia e tem o apoio da Prefeitura de São Sebastião.
Está confirmada a presença da equipe “Brucutus”, que foi campeã Brasileira de 2004, finaliza Carvalho.
A história da canoa havaiana - Existentes há 3 mil anos como meio de transporte nas ilhas da Polinésia e responsável pela colonização das ilhas do Pacífico, principalmente o Havaí, as canoas havaianas eram feitas de madeira koa, mas hoje, devido à proteção ao meio ambiente, são produzidas em fibra de vidro, ganhando cores variadas.
O material é moderno, mas a aparência é milenar. Longas, elas medem 14 metros, tem apenas 50 cm de largura e um estabilizador lateral (chamado de ama), fixado por dois suportes (os yakos). Pesam 180 quilos e podem atingir até 18 km por hora.
Nesse esporte, a cultura havaiana é totalmente preservada e o objetivo é trabalhar em equipe, com sinergia. O fundamental é o sincronismo, as remadas compassadas, para que a canoa tenha um bom desempenho.
A embarcação conta com seis remadores e cada um tem uma função específica. O número um, ou voga (quem fica na frente), por exemplo, dá o ritmo do barco. Já o número seis, ou leme (que fica na outra extremidade), é o responsável pela direção do barco, função mais importante da equipe.
O “HIP HO” é um comando originário da Polinésia, que pode ser ouvido durante as remadas. O grito serve para que os remadores troquem a remada de lado.
A cada 20 ou 25 remadas, um dos integrantes do time grita “Hip” e na seqüência os outros componentes completam com o “Ho”, passando os remos para o outro lado do barco, para que não haja um desgaste muito grande. (Fonte: Correio do Litoral)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Mary´s Casa na Fortaleza

Ubatuba é destaque em quatro emissoras de tevê
SBT, Record, MTV e Canção Nova gravam programas na cidade

Ubatuba - Na próximo domingo, dia 20, desembarca em Ubatuba uma equipe do programa Domingo Espetacular, da Rede Record, para fazer uma grande reportagem para a “Série Praias Espetaculares”. A série já produziu matérias no Ceará, Bahia, Alagoas e Rio de Janeiro e segundo a produtora do programa, Lela Ribeiro, Ubatuba foi escolhida para representar o estado de São Paulo em função das suas belas praias.
Todo o apoio logístico – guias, lancha, veículo 4x4, helicóptero, ultraleve – está sendo montado pela Secretaria de Turismo, que tem conseguido envolver a comunidade e empresários da cidade nesse grande projeto de divulgar Ubatuba a nível nacional. “Desde já precisamos agradecer o apoio decisivo desses empresários que estão sendo fundamentais para que de fato nosso turismo possa ter o crescimento que merece”, diz Luiz Felipe Azevedo, secretário de Turismo.
“Pelo roteiro inicial, vamos apresentar à equipe as praias mais selvagens de Ubatuba – Brava de Almada, Brava do Camburi, Puruba, Prumirim -, algumas cachoeiras, as ilhas do Prumirim e do Mar Virado, além de vilas de pescadores e a aldeia indígena Boa Vista”, conta Luiz Felipe. Segundo ele, o programa quer mostrar também, como vive o povo da região, quais seus costumes, o que produzem, o artesanato local, seus personagens e curiosidades. A equipe ficará três dias em Ubatuba. Ainda não está definido quando o programa irá ao ar.
Ubatuba no Gugu - Na última quarta-feira, dia 16, quem esteve na cidade foi o Rodolfo, repórter do Programa do Gugu, do SBT. Rodolfo esteve na casa do Clodovil fazendo uma longa entrevista com o estilista e apresentador sobre vários assuntos, entre eles, a necessidade de se promover Ubatuba a nível nacional. Acompanhando a reportagem, a convite de Clodovil, esteve o secretário de Turismo, Luiz Felipe, que também foi entrevistado pelo programa.
MTV na Praia Vermelha - No último final de semana o agito ficou por conta da MTV, que aportou na Praia Vermelha do Norte com uma mega estrutura e transformou Ubatuba no ponto central da programação de verão da emissora durante esses três dias. No domingo, dia 13, o VJ Marcos Mion e a modelo Mariana Weickert comandaram o programa “Na Areia” e o público, que compareceu em massa, foi ao delírio com as brincadeiras e em especial com o show com o cantor Supla. Além da Secretaria de Esporte e Lazer de Ubatuba que apoiou o evento, a Secretaria de Turismo cuidou da parte logística da produção das reportagens, buscando parcerias para viabilizar guias especializados, helicóptero e ultra leve para as imagens aéreas.
Canção Nova - A tevê Canção Nova, de Cachoeira Paulista, também esteve fazendo uma série de reportagens em Ubatuba no último final de semana. Segundo o secretário de Turismo, Luiz Felipe, a equipe da emissora percorreu trilhas e praias do norte do município, visitou a Ilha Anchieta, além de várias cachoeiras. “Temos que agradecer, novamente, aos empresários da cidade que disponibilizaram helicóptero e ultraleve para as imagens aéreas e especialmente o Restaurante Ismael, que patrocinou a alimentação da equipe”. ( (Fonte: PMU)

Copa Fonseca movimenta o Futebol de Mesa em Ubatuba

Ubatuba - O futebol de mesa de Ubatuba está a todo vapor. Neste sábado, 19, a Associação Ubatubense de Futebol de Mesa (AUFM), promove a décima edição da “Copa Fonseca”, em homenagem a Silvio Fonseca, um dos fundadores da entidade. O torneio acontece a partir das 14 horas na Escola Capitão Deolindo. Durante a semana, o presidente da AUFM, Ralph Solera, esteve reunido com o Secretário Municipal de Esporte e Lazer, Bittencourt Jr. e recebeu a notícia que toda a premiação dos torneios de 2005 será cedida pela Secretaria. “Esse apoio da Secretaria de Esporte foi bem vindo. São catorze competições no ano e vamos ganhar todos os troféus e medalhas”, comemorou Solera. “O Secretário já praticou o esporte e sabe como é importante essa ajuda”, completou.
A prática do futebol de mesa vem crescendo na cidade e o nível dos praticantes é muito bom. Em 2004 o resultado mais expressivo foi a conquista da medalha de prata, com André Rafael, nos Jogos Regionais, disputados em Caraguá. O Secretário de Esporte vê com satisfação o desempenho dos botonistas. “A Secretaria fará o que for possível para o fortalecimento do futmesa. Além da premiação, vamos disponibilizar toda nossa infra-estrutura para a realização de um torneio regional em breve”, garantiu Bittencourt. O Secretário ainda se comprometeu a solicitar junto aos organizadores dos Jogos Regionais 2005 a inclusão do futmesa na programação oficial. Os interessados em participar dos torneios devem entrar em contato através do telefone 9744-6745. ( (Fonte: PMU)

PSF expande atuação para melhor atender à comunidade
A função do Programa de Saúde da Família é prestar assistência contínua à comunidade, acompanhando a saúde da criança, do adulto, da mulher e do idoso que vive no território sob sua responsabilidade

Ubatuba - O Programa de Saúde da Família (PSF) está passando por uma reestruturação em Ubatuba, que visa melhor atender à comunidade e descentralizar o atendimento na Santa Casa. Esse ano, todas as equipes estão completas, ou seja, 100% dos bairros contam com clínico geral, enfermeiro e auxiliar de enfermagem. Os bairros dispõem também de agentes de saúde, com um número que varia de 4 a 6, de acordo com o tamanho e a necessidade.
Os agentes de saúde são o elo entre a equipe e o morador, realizando visitas domiciliares periódicas para informar-se sobre a saúde das pessoas. Caso alguém precise de atendimento médico, o encaminhamento é feito pelo agente. O médico, que é clínico geral, tem condições de atender todos os casos, encaminhando para especialistas as situações que fogem de seu campo de atuação. Quando o paciente não tem condições de se locomover, o médico pode ir visitá-lo pessoalmente.
A Secretaria de Saúde disponibiliza atendimentos especializados nas áreas de pediatria, cardiologia, ginecologia, dermatologia, infectologia e saúde mental. Para problemas crônicos, como diabetes e hipertensão, o tratamento está garantido, bem como a distribuição de remédios para as pessoas cadastradas. O acompanhamento, nesses casos, é feito periodicamente na casa do paciente. Exames diversos também estão sendo disponibilizados para a população.
O PSF é um serviço que integra e colabora com o sistema de saúde local. Atualmente, o grande obstáculo do PSF para um funcionamento mais eficiente, segundo a coordenadora de Serviços de Saúde, Cinthia Cristo, é a falta de informação da comunidade em relação a esse programa. “As pessoas ainda não sabem que a maior parte dos seus problemas de saúde pode ser resolvida ou encaminhada sem precisar sair do próprio bairro. Muita gente acaba procurando a Santa Casa sem necessidade. Isso compromete tanto o trabalho do hospital quanto o do PSF, além de representar um desgaste desnecessário para o paciente”.
Para a implantação deste serviço, é necessário disponibilizar profissionais capazes de orientar e cuidar da saúde das famílias. Em contrapartida, a participação da comunidade é fundamental para o bom funcionamento do programa. A chefe da assistência à saúde, Mirza Zanon ressalta ainda que: “O trabalho da equipe do PSF torna-se muito mais eficaz na medida em que a população participa e compreende o funcionamento da unidade”.

Seguem os nomes de médicos e enfermeiros atuantes em cada região:

 

Bairro

Enfermeiro

Médico

Tabatinga

Margareta

Solange

Maranduba

Rita

Marcus Fabrício

Sertão da Quina

Heydi

Sandra

Lagoinha

Daniel

Alexandre

Fortaleza/Dura/Corcovado/Rio Escuro

Maria Fernanda

Caio

Lázaro / Ribeira / Enseada

Maria Alice

Wagner

Perequê-Mirim

Fernanda

Cottini

Itaguá/PraiaGrande/Toninhas

Kátia

Camargo

Estufa I

Priscila

Antônio Mauri

Estufa II

Ana

Marcela

Sumaré

Julia

Camila

Umuarama

Karina

Graziela

Carolina / Ressaca

Francesca

Maria

Sesmaria

Andréia

Roberto

Bela Vista

Beth Prado

Haydeé

Ipiranguinha

Hiroko

Adauto

Vale do Sol

Loreto

Theófilo

Pé da Serra

Sandra

Miguel

Perequê-Açu I

Rhavena

Rosa

Perequê-Açu II

Suely

Sandra Roncali

Taquaral

Margarete

Diley

Norte I (até o Poruba)

Maysa

Marcus Alexandre

Norte II (do Poruba até Sertão do Ubatumirim

Leila

MarcusAlexandre

 (Fonte: PMU)

Hóspede usa sonífero em roubo a hotel

Ubatuba - O Hotel Porto Fino, no bairro do Itaguá, em Ubatuba, foi assaltado por um falso hóspede na madrugada de ontem.
Segundo a polícia, foram levados 16 televisões de 14 polegadas, três de 20 polegadas, um telefone sem fio e enxovais.
O assaltante teria se hospedado no hotel na terça-feira, portando documentos falsos com o nome de Luiz Mastriz. O crime ocorreu após o retorno do suspeito da rua, por volta da 1h30, quando ele teria oferecido um doce ao recepcionista.
Após comer o doce, que conteria algum produto sonífero, o recepcionista dormiu, o que possibilitou a retirada do molho de chaves dos quartos. Os aparelhos foram retirados apenas dos quartos vazios. A polícia informou que ainda não tem pistas do suspeito.
DISFARCE - No último dia 24, uma quadrilha formada por sete homens roubou cerca de R$ 40 mil do Cash Bingo, em São José, após frequentar o local por cerca de um mês como clientes. O disfarce possibilitou aos assaltantes conhecer a rotina do bingo, para executar o assalto no momento adequado. (Fonte: ValeParaibano)

Prefeitura convida para Audiência Pública

Ubatuba - A Prefeitura Municipal está convidando a população de Ubatuba para uma audiência pública para o próximo dia 24, a partir das 19 horas, na Câmara Municipal. A audiência é para apresentar a execução financeira e orçamentária do 3º quadrimestre de 2004, conforme prevê a lei federal de Responsabilidade Fiscal. (Fonte: PMU)


Ação Litoral
 
Carta do Leitor Topo

COMTUR - Em todos esses anos de Ubatuba, e por ter participado de outras gestões anteriores a esta, nunca vi a COMTUR ser tão bem administrada como está sendo feita pela Sra. Patrícia Ortiz. O motivo é tão obvio e ninguém quer ver.
A COMTUR tem que ser administrada por uma pessoa que em primeiro lugar goste de Ubatuba e se preocupe pela preservação do meio Ambiente e a Sra. Patrícia Ortiz e esta pessoa, em segundo lugar que entenda de turismo e tenha noção real do que é administrar alguma coisa e mais uma vez a Sra. Patrícia Ortiz tem esta capacidade. Creio que está na hora de parar com as diferenças e picuinhas políticas e pensar em Ubatuba, o atual Prefeito diz querer ver o melhor por Ubatuba então mostre-se superior as divergências políticas que não levam a lugar nenhum e dê uma chance para alguém quem tem tanta boa vontade em fazer alguma coisa boa por Ubatuba. E não se esqueça que por traz de tudo isso tem uma Universidade em Ubatuba, formando profissionais capacitados para a área e que poderão estar ajudando a Sra. Patrícia Ortiz bem como o Sr. Felipe Secretário de Turismo. È apenas um desabafo de alguém que acredita muito em Ubatuba.

Sandra Costa de Oliveira
aluna do 4º. Ano do Curso de Administração
com Habilitação em Hotelaria e Turismo da UNITAU
Ubatuba, SP

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br
O envio de foto caracteriza autorizada a sua publicação e identifica o remetente como autor.

Ubatuba-SP

Praia do Prumirim - Emilio Campi


Praia do Prumirim
 ©Emilio Campi


Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Editora Assistente: Jullyany Roberta Cruz


GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor