Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Terça-feira, 22 de fevereiro de 2005 - Nº 1224 Edições Anteriores

Litoral Virtual Nautica

Região
-

Caraguatatuba
2ª Regata de Vela Oceânica em Caraguá
Aguilar presenteia prefeito do Chile com Brasão de Armas de Caraguá
Módulo abre inscrições para Cursos de Pós-graduação
Secretaria de Turismo faz parceria com Faculdades Módulo
Coleta de Lixo na baixa temporada
Torneio de Futebol tem primeira rodada
Torneio Municipal de Futebol Aniversário da Cidade 2005
CIASE passa a funcionar á noite e abre mil vagas para natação
Começam as Sessões Ordinárias em Caraguá

Ilhabela
Vereadora quer unidade de Delegacia de Defesa da Mulher em Ilhabela
Vereador quer unidade do SENAC em Ilhabela

São Sebastião
Prefeito se reúne com presidente do SINDSERV
Câmara pretende repassar verba de R$80mil ao Hospital de Clínicas de São Sebastião
Vereadora reúne-se com comunidade em Maresias

Ubatuba
Posse na Fundart foi uma grande festa
Equipe da TV Record chega a Ubatuba
Começa a Copa Fonseca 2005
Pauta da Sessão da Câmara de Ubatuba para 22/02

Seções
Artigo
Opinião
Carta do Leitor
Foto do Dia


Notícias da Região Topo

-

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá BIL -= Bolsa de  Imóveis do Litoral Salete

2ª Regata de Vela Oceânica em Caraguá

Caraguatatuba - A 2ª Regata de Vela Oceânica de Caraguatatuba reuniu 15 veleiros na Praia Martin de Sá, no fim de semana, dias 19 e 20. Velejadores e tripulantes de Caraguá, Ubatuba, Ilhabela, São Sebastião, além de municípios como São Paulo, Campinas, Sumaré, Itatiba, Santos e outros, foram premiados com o bom tempo e excelentes ventos.
O evento foi organizado pela Racional Turismo e apoio da Secretaria de Turismo de Caraguá, valendo pontos para a primeira etapa do VI Campeonato de Vela Oceânica de Ubatuba, com etapa marcada para os dias 25 e 26 de março.
A regata do primeiro percurso aconteceu no sábado, com um percurso triangular. Os barcos tinham que dar duas voltas no percurso. No domingo, aconteceram duas regatas do tipo Barla Sota.
A regata foi dividida em duas categorias: Ranger 22 e Fast 23, e a Especial ORC Clube. Os três primeiros colocados de cada categoria receberam troféus e medalhas e o campeão geral ficou com o troféu Transitório 'Água do Mar'.
Nas categorias Ranger 22 e Ranger 23 pés, a embarcação Conquest, classe fast 23, de Ubatuba, foi a campeã, seguida pela KIM III, classe Fast 23, também de Ubatuba, e em terceiro, a Lastra de Caraguá, com o piloto Marcos Nascimento (Vavá).
Caraguá também foi destaque na categoria Mini Oceano. A embarcação Sir Black, do capitão Pedro Moliterno, foi a campeã. Em segundo lugar, ficou a embarcação Carol I, de Ilhabela; e em terceiro, Benavides, também de Caraguá.
Na categoria especial ORC Club, venceu a embarcação Capricórnio, classe cruiser 23, de Ubatuba e tripulação de São Paulo; em segundo lugar ficou a Asbar, classe delta 26, de Ubatuba e tripulação de São Paulo; e em terceiro lugar ficou a Cracatoa, stol 23, de Ubatuba e tripulação mista.
Quem levou o troféu transitório para casa este ano foi a tripulação do Conquest, que se no ano que vem vencer novamente, ficará definitivamente com o troféu.

Tabela de classificação

CAMPEONATO DE VELA OCEANICA BARCOS 22 / 23 PÉS

Col

Embarcação

CLASSE

Reg 1

Reg 2

Reg 3

TOTAL

1

CONQUEST

FAST 23

1

1

1

3

2

KIM III

FAST 23

2

3

2

7

3

LASTRA

FAST 23

4

2

3

9

4

CISCO KID

RANGER 22

3

4

4

11

5

PINOTE

FAST 23

5

5

6

16

6

KALUA

FAST 23

7

7

5

19

7

CAPRICORNIO

ESP 23

6

8

7

21

8

BYE BYE I

ESP 23

10

6

8

24

9

CRACATOA

ESP 23

8

9

9

26

  DNF = 10          

CAMPEONATO DA CLASSE ESPECIAL ORC CLUB

Col

Embarcação

CLASSE

Reg 1

Reg 2

Reg 3

TOTAL

1

CAPRICORNIO

Cruiser 23

1

1

2

4

2

ASBAR

Delta 26

2

3

1

6

3

CRACATOA

Atol 23

4

2

3

9

4

MALATESTA

J 24

3

4

7

14

5

BYE BYE 1

Oday 23

7

5

4

16

6

SLOCUM

Velamar 24

5

7

7

19

  DNF = 7          

CAMPEONATO DE VELA MINI-OCEANO

Col

Embarcação

CLASSE

Reg 1

Reg 2

Reg 3

TOTAL

1

SIR BLACKE

Pedro Moliterno e Equipe

1

1

1

3

2

CAROL I

Sr.Hamilton e Equipe

2

2

2

6

3

BENAVIDES

Daniel e Macarrão

4

4

4

12

  DNF = 4          

TROFÉU TRANSITÓRIO

COL

EMBARCAÇÃO

PONTOS PERDIDOS

COEFICIENTE

TOTAL

1

Conquest

3

4

12

2

Lastra

9

2

18

3

Capricórnio

21

1

21

4

Bye Bye I

24

1

24

5

Cracatoa

26

1

26

6

Kim III

7

4

28

7

Pinote

16

2

32

8

Kalua

19

2

38

9

Cisco Kid

11

4

44

Aguilar presenteia prefeito do Chile com Brasão de Armas de Caraguá
O Alcaide de Melipilla, no Chile, Fernando Pérez visitou nesta segunda-feira 21, o gabinete do prefeito de Caraguá, José Pereira de Aguilar

Caraguatatuba - O prefeito de Caraguatatuba, José Pereira de Aguilar, acompanhado de todo seu secretariado, recebeu na manhã desta segunda-feira 21, o Alcaide da cidade de Melipilla, no Chile, sr. Fernando Pérez Viallagrán, e mais quatro vereadores (conselheiros) chilenos, em seu gabinete durante um café-da-manhã no qual estiveram presentes autoridades da Polícia Militar, como o Major Pouza e o Capitão Padulla, além de autoridades locais.
Durante a visita, o Alcaide chileno contou com a colaboração de um membro de sua equipe, Vanderlei de Souza, que traduziu grande parte das palavras de Villagrán.
A visita do prefeito de Melipilla a Caraguatatuba tem como objetivo trazer o ballet folklórico “Alma Chilena”, de La Comuna de Macul, e estabelecer uma espécie de intercâmbio, para que jovens do Brasil e Chile possam trocar experiências e visitar países com culturas diferentes. Segundo traduziu Vanderlei, “a idéia é trazer a cultura jovem que tanto incentivamos em nosso país. Melipilla já possui esse tipo de parceria com outros países como Argentina e Uruguai, e no Brasil, esse intercâmbio já foi estabelecido nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Goiás e agora em São Paulo”, explicou, completando que, “o Chile está aberto para receber os jovens de Caraguatatuba e outros segmentos, para estabelecer essa troca de culturas e fortalecer as questões ligadas ao Mercosul”, disse.
Além dos jovens bailarinos, a região está recebendo também a visita de 45 funcionários públicos da Prefeitura de Melipilla, que estão em Ubatuba.
O prefeito José Pereira de Aguilar se mostrou bastante interessado em firmar uma parceria com o Chile nas áreas de Cultura, Turismo e Educação. “Nossa cidade está em festa por recebe-los aqui, e esperamos trocar muitas experiências, em vários segmentos”, declarou Aguilar, que aproveitou a ocasião para presentear o sr. Villagrán com o Brasão de Armas de Caraguatatuba.
Segundo o tradutor Vanderlei de Souza, o Alcaide de Melipilla também trouxe uma lembrança para o prefeito de Caraguatatuba, que será entregue antes da apresentação do Ballet “Alma Chilena”, no Teatro Mário Covas.
Vale lembrar que a apresentação é aberta ao público e os ingressos estão a venda no valor de R$5,00. A apresentação acontece nesta terça-feira 22, às 21h. Mais informações no TMC pelo telefone (12) 3881-2623. (Fonte: PMC)

Módulo abre inscrições para Cursos de Pós-graduação

Caraguatatuba - As inscrições para os cursos de pós-graduação oferecidos pelas Faculdades Integradas Módulo, em Caraguatatuba, estão abertas e vão até o dia 16 de março. Os cursos oferecidos focam a especialização do profissional de acordo com as necessidades do mercado de trabalho.
São cursos que vêm de encontro com a demanda da região, como gestão de Empreendimentos Turísticos, Bases Fisiológicas do Exercício e do Treinamento Desportivo, Gestão Comercial, Ciências em Saúde – Educação Física, Gestão de Recursos Humanos, Gestão de Organizações Escolares, Psicopedagogia, Língua Portuguesa e Literatura, Controladoria Aplicada aos Pequenos Negócios, e Ensino e Aprendizagem do Idioma Inglês como Língua Estrangeira.
O curso de Gestão de Recursos Humanos é indicado para profissionais que atuem ou tenham interesse em gestão de pessoas. O objetivo é ampliar a reflexão crítica e proporcionar subsídios para a compreensão do ambiente organizacional.
Já o curso Gestão de Empreendimentos Turísticos tem por objetivo qualificar profissionais da área, visando a exploração do negócio turístico de maneira sustentável, buscando a melhoria da qualidade dos serviços prestados e a satisfação do turista.
Em Gestão de Organizações Escolares o objetivo é a reflexão sobre as necessidades das organizações escolares e as ações práticas para o seu desenvolvimento. É indicado para profissionais de nível superior ligados a escolas, creches, academias.
Outro curso oferecido, Bases Fisiológicas do Exercício e do Treinamento Desportivo, é indicado para profissionais ligados à área de saúde, como professores de Educação Física, nutricionistas, fisioterapeutas, médicos. O objetivo é prover a atualização de conhecimentos e o aprofundamento científico sobre a relação entre a fisiologia do exercício e o treinamento desportivo.
Todos os cursos de pós-graduação terão carga horária total de no mínimo 360 horas e serão desenvolvidos em disciplinas distribuídas ao longo de aproximadamente 11 meses, ou seja, 45 dias letivos. As disciplinas serão desenvolvidas por professores, em sua maioria mestres e doutores. As aulas serão realizadas aos sábados, com carga horária diária de 8 horas (das 8 às 12h e das 13h30 às 17h30), sendo que nos meses de julho de 2005 e janeiro de 2006 serão realizadas 5 aulas em dias corridos, provavelmente no período noturno, para complementação da carga horária.
A freqüência às aulas é obrigatória, sendo exigido pelo menos 75% de freqüência em cada disciplina. O aluno será avaliado em cada disciplina por intermédio de provas e trabalhos cuja média não poderá ser inferior a 7,0. O curso somente será concluído com a elaboração e apresentação escrita e oral de uma monografia. A estrutura do curso está baseada nas normas estabelecidas pela resolução nº 1, de 3 de abril de 2001, do Conselho Nacional de Educação, Câmara de Educação Superior.
Os interessados devem procurar a secretaria geral, à Avenida Frei Pacífico Wagner, 653, Centro. Mais informações pelos telefones 3897-2043 e 3897-2043, ou pelo e-mail: modulo@modulo.br 

Secretaria de Turismo faz parceria com Faculdades Módulo

Caraguatatuba - A secretaria de Turismo de Caraguá irá trabalhar em conjunto com alunos das Faculdades Integradas Módulo para desenvolver diversas atividades que visam detectar as deficiências nos serviços prestados e melhorar o atendimento. O primeiro trabalho em conjunto, segundo Ricardo de Lima Ribeiro é o das centrais de Atendimento que serão instaladas em abril, em três pontos da cidade: terminal rodoviário, antiga sede da Polícia Rodoviária e Praça Diógenes Ribeiro de Lima.
As centrais são traillers móveis e contarão com o serviçais dos alunos para o atendimento. Os estudantes de Turismo serão capacitados para o trabalho, recebendo noções sobre pontos turísticos, praias, história da cidade, características geográficas. Cerca de 20 estudantes serão capacitados.
A secretaria também quer realizar pesquisas de opinião pública após cada evento realizado na cidade, visando detectar o perfil dos visitantes e opinião do público sobre a organização, os shows, além da idade, perfil sócio-econômico, idade.
'A intenção é subsidiar o trabalho do poder público e acumular banco de dados, que poderá ser utilizado para informar futuros investidores, por exemplo, sobre o perfil dos turistas que visitam a cidade. Também para avaliarmos, por meio das estatísticas, a satisfação dos turistas quanto aos serviços prestados como atendimento, hotelaria e outros", explica a Karla Passos de Moraes, assistente de programação turística e professora das Faculdades Integradas Módulo.
O diagnóstico do município é outro trabalho da secretaria envolverá estudantes, que poderão ser dos cursos de História, Arquitetura, Turismo e outros. O diagnóstico inclui pesquisas. (Fonte: PMC)

Coleta de Lixo na baixa temporada
A equipe da limpeza em Caraguá está atendendo em novos dias e horários na baixa temporada.

Caraguatatuba - A secretaria de Serviços Públicos de Caraguá está fazendo a coleta do lixo a partir das 4 horas, atendendo assim às exigências da Fazenda Serramar, que após a temporada muda o horário da entrada dos caminhões que descarregam o lixo no aterro. O horário descarga do lixo no aterro na baixa temporada para é das 7 às 17 horas. Por isso a equipe começa o trabalho às 4h.
A equipe da Secretaria de Serviços Públicos quer facilitar o atendimento ao público e divulga a escala da coleta na baixa temporada.
Na região central, setor 1, o motorista Clécio faz a coleta diariamente nas peixarias e avenidas principais como Dr. Arthur Costa Filho, Engº João Fonseca, Frei Pacífico Wagner e Prestes Maia, a partir das 4h da manhã. Ainda no setor 1, às segundas, terças e sextas-feiras, das 4 às 12h. Os bairros atendidos são: Jd. Estrela Dalva, Jd. Califórnia, Caputera, Jd. Francis e Ipiranga (peixarias). Nas terças, quintas e sábados, são atendidos os Centro, Jd. Primavera, Jd. Estrela D'Alva pela coleta mecanizada, e o Benfica (peixarias), das 4 às 12h.
No setor 2, é o motorista Nilson que entra em ação nos bairros Martin de Sá, Prainha e Balneário do Camburi-2, sempre às segundas, quartas e sextas. Os bairros Sumaré, Cidade Jardim, Jd. Terralão, Canta Galo e Jardim Forest, às terças, quintas e sábados, das 11 às 19h30.
A coleta do setor 3 atende o bairro Indaiá e faz o repasse das Av. Principais do Centro, nas segundas, quartas e sextas, das 11 às 19h30; e no bairro Jardim Aruan e Jd. Samambaia 3 e 1, além dos repasse nas avenidas principais centro, às terças e quintas, das 11 às 19h20. Quem cuida do setor são os motoristas Erasmo e Vaines.
No setor 4, o motorista Natalino e sua equipe farão a coleta nos bairros Ponte Seca, Jaraguazinho, Rio do Ouro e Jd. Jaqueira, sempre na segunda, quarta e sexta-feira, das 5 às 13h20. Já os bairros Guaxinduba, Jd. Casa Branca, Olaria, Jd. Samambaia, Jaqueira, Capricórnio 1, 2 e 3, Delfim Verde e Jd. Santa Rosa, na terça, quinta e sábado, das 5 às 13h20.
No setor 6, são atendidos os bairros Poiares, Jd. Gaivotas e Pontal Santa Marina, às segundas, quartas e sextas-feiras; e os bairros Tinga, Jd. Itaúna, Fazenda Serramar e Barranco Alto, às terças, quintas e sábados, das 5 às 13h20. (Fonte: PMC)

Torneio de Futebol tem primeira rodada
Veteramos mostram suas habilidades no torneio de futebol de campo, que teve a primeira rodada no último final de semana, 19, sábado e 20 domingo

Caraguatatuba - Atletas de futebol de Caraguatatuba estão disputando o Torneio Municipal de Futebol Veterano dos 40 - 2005, que teve a primeira rodada no final de semana, dia 19, sábado e dia 20, domingo, no campo do Indaiá, nas chaves A, B e C. O torneio que é organizado pela LICAF (Liga Caraguatatubense de Futebol) tem o apoio da Secretaria de Esportes e Recreação.
As disputas, que aconteceram sábado, foram acirradas entre as equipes da chave A. A equipe do Fluminense F.C. B não deu chance a equipe do C. A. Guarani B e venceu de 2 a zero. A equipe do C.A. Guarani também não deu chance a equipe do Cai e Sara e venceu de 2 a zero.
No domingo, a briga pela vitória foi entre as equipes da chave C. A equipe do A.A. Corinthinhas venceu a equipe E.C. Tabatinga de 5X2, e a equipe E.C. São José empatou com a equipe do Fluminense F. C. A de 3x3.
A próxima rodada do campeonato acontece o próximo sábado, dia 26, a partir das 14h, com disputas entre as equipes da chave B, no campo E.C. Indaiá e da chave A, no CEMUG (Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves). (Fonte: PMC)

Torneio Municipal de Futebol Aniversário da Cidade 2005

Caraguatatuba - A Secretaria de Esportes e Recreação de Caraguatatuba e LICAF (Liga Caraguatatubense de Futebol) informam que estão a disposição, a partir do dia 21, segunda-feira, na LICAF, as fichas de inscrição para o Torneio Municipal de Futebol, que acontece no aniversário da cidade. As equipes filiadas tem até o dia 3 de março, quinta-feira, para retirar suas fichas. A reunião para o Conselho Arbitral acontece no dia 4, sexta-feira, às 18h45.
A LICAF fica na Avenida José Herculano, 50, Jardim Britânia. PMC

CIASE passa a funcionar á noite e abre mil vagas para natação

Caraguatatuba - O CIASE - Centro Integrado de Atendimento Sócio Educativo, no Travessão em Caraguatatuba, abriu inscrições para diversas atividades esportivas. Embora tenha funcionado durante toda a temporada de verão, atendendo em média 300 pessoas, o CIASE está retomando as atividades após as férias escolares, e com novidades para a população.
Uma delas é que passa a funcionar à noite, outra é abertura de novas mil vagas para a natação. Até o ano passado, o CIASE oferecia 400 vagas para adultos e crianças. Para se inscrever os interessados têm de ser moradores da região Sul e devem fazer sua inscrição, passando pela avaliação médica oferecida no próprio centro, às sextas-feiras de manhã.
Outra novidade é que este ano a população poderá praticar handebol, tênis de quadra e tênis de mesa com acompanhamento profissional. As outras atividades oferecidas são capoeira (até 17 anos), ginástica rítmica (ate 17 anos), ginástica localizada (idade mínima de 14 anos), Escolinha de Circo, basquete, vôlei, futebol de campo e salão.
Aos finais de semana, o CIASE funciona como um clube aberto à comunidade. No sábado a piscina está aberta apenas pela manhã. As quadras e o campo de futebol ficam à disposição aos sábados e domingos. Para frequentar, basta fazer um ofício solicitando a reserva do espaço.
As atividades esportivas do CIASE são dadas por profissionais de Educação Física das Faculdades Integradas Módulo. Os projetos como Horta e Historiadores do Bairro, que estão sendo viabilizados para este ano, são coordenados por professores e coordenadores da Faculdade.
Segundo o coordenador do CIASE, João Fernando Lopes, na assembléia realizada na última terça-feira, 15, o CIASE conseguiu reunir 33 moradores da região, representando associações de moradores de bairros, clubes e outros segmentos, sendo que 13 participantes se propuseram a ajudar a administrar o CIASE. “Ficamos muito satisfeitos, pois trabalhar junto da comunidade era um de nossos objetivos. Envolver a comunidade significa, acima de tudo, o reconhecimento do nosso trabalho”, disse.
O CIASE é da prefeitura e é administrado pela AMEC-Associação Módulo de Educação e Cultura. Os projetos e atividades são coordenados por professores e coordenadores das Faculdades Integradas Módulo. (Fonte: Módulo)

Começam as Sessões Ordinárias em Caraguá
Parlamento retorna com as tradicionais reuniões depois de 22 dias de reforma

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba retorna com a sua costumeira Sessão Ordinária semanal, após 22 dias de reforma e do período de recesso. No recesso não houve atendimento e além do período de reforma a primeira sessão foi de Prestação de Contas do Prefeito Aguilar (PSDB).
Com o retorno das Sessões Ordinárias, os Vereadores voltam a se reunir toda terça-feira a partir das 19h30 no plenário Benedito Zacarias Arouca, no Parlamento Municipal local, localizado no centro da cidade.
A Sessão Ordinária continua sendo dividida entre Expediente e Ordem do Dia, com o Expediente acontecendo das 19h30 às 21 horas, onde são lidos os projetos protocolados e votadas as Moções e Requerimentos. Das 21 às 22 horas acontece a Tribuna do Vereador, onde os Parlamentares usam de tempo pré-determinado para o uso da palavra. Com intervalo de 15 minutos a partir das 22 horas são lidas as Indicações e a partir daí tem início a Ordem do Dia, com os projetos a serem votados e discutidos pelos Vereadores.
Neste reinício de ano Legislativo, apenas um projeto figura na Ordem do Dia e tem a autoria do Vereador Aurimar Mansano (PTB), quando revoga a Lei Municipal 1132/04 que atribui Utilidade Pública a Associação Combate Internacional do Câncer. A revogação se faz presente, visto que a entidade fechou o escritório que mantinha na cidade e transferiu-se para a capital do estado.
Segundo o setor de Expediente da Câmara, todos os projetos que não foram votados em 2004 foram arquivados e cabe ao Vereador, com base em Requerimento dirigido ao Presidente, a solicitação de desarquivamento, para posterior discussão e votação. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Programa Ação Litoral

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Vereadora quer unidade de Delegacia de Defesa da Mulher em Ilhabela

Ilhabela - A vereadora Nanci Peres de Araújo Zanato (PTB) encaminhou na última sessão de Câmara, um requerimento direcionado ao Secretário de Segurança Pública, Dr. Saulo Castro de Abreu Filho, solicitando a instalação de uma unidade da delegacia de defesa da mulher no município de Ilhabela.
A parlamentar está preocupada com os altos índices de violência contra a mulher em todo o país, em especial no arquipélago, onde os números de ocorrência contra mulheres têm aumentado com freqüência. “Infelizmente nosso município não escapa destas estatísticas. Além disso, está se tornando cada vez mais constante os casos de abusos contra nossas munícipes e o Poder Público não pode ficar alheio a isso”.
Nanci acredita que um órgão especializado com profissionais da área, trará melhores resultados, uma vez que as delegacias comuns vivem sobrecarregadas com tantos outros incidentes ligados à segurança e violência.
A pedido da vereadora, foram encaminhadas cópias do requerimento ao governador do Estado, Geraldo Alckmin, ao prefeito Manoel Marcos, à delegada Seccional Eliane Maria Bazolla, ao delegado da Policia Civil do arquipélago, Dr. Vanderlei Pagliarini de Almeida Filho e aos demais prefeitos do Litoral Norte. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Vereador quer unidade do SENAC em Ilhabela

Ilhabela - O vereador José Jorge Pereira, o Zeca do São Pedro(PTB) esteve na última quinta-feira,17 na Assembléia Legislativa em São Paulo, no gabinete do Deputado Estadual Marcelo Bueno, seu companheiro de partido. O objetivo da visita do parlamentar foi buscar o apoio do deputado para seu requerimento que será apresentado na próxima sessão, solicitando uma unidade do SENAC na Ilha.
“Nossos jovens precisam de alternativas profissionais e o SENAC tem diversos cursos na área de Hotelaria, Turismo, Gastronomia que podem ser ministrados em Ilhabela”, avalia o edil. O requerimento solicita ainda informações do poder Executivo sobre a possibilidade de se implantar aulas de inglês, espanhol e francês, em cursos rápidos de um ano, para que a cidade possa atender melhor os turistas estrangeiros que vêm à Ilha e muitas vezes encontram dificuldades na comunicação com os munícipes.
A idéia do vereador é que a unidade do SENAC seja instalada no prédio da escola Ana Leite Julião Torres, na Praia Grande, sul da Ilha, já que a escola deverá ganhar um novo prédio no bairro do Bexiga. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Notícias de São Sebastião Topo

Litoral Virtual Superchic

Prefeito se reúne com presidente do SINDSERV

São Sebastião - O Prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, recebeu hoje (21/02) em seu gabinete juntamente com os secretários de Administração, Assuntos Jurídicos e Governo, Alberto Carlini, Celso Luiz dos Sanatos e Paulo Roberto Mota, respectivamente, o presidente do Sindserv Afonso da Silva Vale. O ponto alto da reunião ficou por conta da declaração do prefeito de que hoje será assinada uma portaria elegendo uma comissão para estudar as questões referentes ao estatuto do magistério, plano de cargos e salários e a reforma do estatuto do servidor público. Farão parte desta comissão o secretário da Educação, Paulo Henrique Santana e seu assessor Boris Vaz, o secretário de Governo, Paulo Rogério Mota, o secretário de Administração Alberto Carlini, o secretário de Assuntos Jurídicos, Celso Luiz dos Santos e a assessora jurídica Daniela Costa Ferrete. (Fonte: PMSS)

Câmara pretende repassar verba de R$80mil ao Hospital de Clínicas de São Sebastião

São Sebastião - A Câmara de São Sebastião está estudando, juridicamente, a possibilidade de repassar cerca de 1% do seu orçamento anual à Irmandade Santa Casa ‘Coração de Jesus’, mantenedora do Hospital de Clínicas da cidade. A sugestão partiu do presidente da Casa, Wagner Teixeira (PV), durante homenagem realizada ao provedor da Santa Casa, Décio Moreira Galvão, na semana passada.
O orçamento da Câmara está em torno de R$8milhões ao ano. A idéia do presidente é destinar ao hospital cerca de R$6.600,00 ao mês, ou seja, algo em torno de R$80mil por ano. “O departamento jurídico está verificando a forma legal da Câmara poder colaborar com a entidade. Queremos que a Santa Casa possa honrar seus compromissos, além de investir em sua infra-estrutura, melhorando assim o atendimento à comunidade”, destaca Teixeira.
Segundo Galvão, a Irmandade depende praticamente dos serviços prestados ao SUS (Sistema Único de Saúde). Entretanto, ele ressalta que o hospital da cidade tem característica diferente. “A obrigação das Santas Casas é atender, no mínimo, 60% do público que procura o hospital. Aqui em São Sebastião o atendimento de pacientes associados ao SUS chega a 95%. Por isso que o hospital tem uma situação delicada. O serviço prestado ao SUS é subsidiado, ou seja, segue uma tabela, que é sempre mais barato do que se cobra no particular”, enfatiza.
No dia em que foi homenageado, o provedor declarou na tribuna do Poder Legislativo que administrar o hospital é uma tarefa árdua e difícil porque não há recurso próprio.
Caso haja legalidade no repasse do recurso, Galvão declarou que pretende investir na compra de equipamentos e manutenção das estruturas hospitalares.
“O que mais falta hoje é dinheiro na provedoria”, conclui. Atualmente, a Prefeitura repassa à Irmandade ‘Coração de Jesus’, a título de subvenção, aproximadamente R$200mil ao mês. (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Vereadora reúne-se com comunidade em Maresias

São Sebastião - A vereadora Solange Ramos (PV) promoveu, na última sexta-feira, 18, uma reunião com moradores de Maresias. Cerca de 65 pessoas participaram do encontro que serviu para a vereadora expor o trabalho que está sendo realizado por ela na Câmara Municipal.
No local foram montados painéis onde o público teve a oportunidade de conferir os 10 requerimentos e 30 indicações apresentadas por Solange nas sessões ordinárias.
A dona de casa, Luzia de Abreu, aprova a iniciativa: “O povo muitas vezes não sabe o que os vereadores estão fazendo. Por isso é importante ela colocar a comunidade a par do que acontece na Câmara”, comenta.
A parlamentar aproveitou a oportunidade para desmentir os boatos de que ela estaria saindo de Maresias. “Não mudei e não vou mudar nunca”, garante.
Solange acredita que foi eleita devido ao trabalho social que sempre desenvolveu no bairro. “Hoje o desafio é muito maior, pois tenho que atender aos moradores de outros bairros que me procuram”, revela.
Durante a reunião, a vereadora explicou que mantém um bom relacionamento com a Sub-Prefeitura. “Quando entro com um requerimento também procuro o pessoal da Sub-Prefeitura para acelerar o processo”, declara Solange que na próxima semana pretende inaugurar um escritório em Maresias para atender a comunidade local.
“O escritório vai ficar à disposição da população para que venha fazer suas reivindicações, cobranças e sugestões. O horário de funcionamento é das 9hs às 18hs, de segunda a sexta-feira, e aos sábados das 9hs às 14hs”, informa. (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Mary´s Casa na Fortaleza

Posse na Fundart foi uma grande festa
Evento mesclou discursos, teatro de bonecos e shows musicais

Ubatuba - A cerimônia de posse do novo presidente da Fundart e dos membros do Conselho Deliberativo no último sábado se transformou numa grande festa com direito a apresentações artísticas, culturais, discursos e um bem servido coquetel. O evento, que acabou só de madrugada, reuniu políticos, artistas, funcionários públicos, imprensa e uma boa parcela da comunidade de Ubatuba. Quem foi conferir de perto aprovou a receptividade dos anfitriões e sentiu que há algo de novo na cultura do município, além é claro, da nova direção.
Resgate da cultura - Em seu discurso, o novo presidente da Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba, Martiniano Nelson Viana, destacou o muito que há por fazer na cultura da cidade e seus planos imediatos para iniciar o grande trabalho que tem pela frente. “Já estamos em contato com vários órgãos do governo federal solicitando verbas para iniciarmos vários projetos, entre eles, a restauração do nosso Casarão, sede da Fundart”, disse Martiniano. Entusiasmado, o presidente falou ainda da necessidade de se resgatar a cultura caiçara, com o efetivo envolvimento da comunidade. “Já estamos elaborando alguns projetos e eventos com essa característica”, lembrou.
Também o vice-prefeito Domingos dos Santos usou a palavra para reforçar a necessidade dessa administração investir firme na cultura do município, trabalhando seriamente no resgate da cultura caiçara, preservando nossa história e valorizando os artistas e artesãos locais. “Queremos que a cultura de Ubatuba ocupe uma posição de destaque no cenário nacional e possa também ser um grande atrativo turístico para a nossa cidade”, enfatizou Domingos.
União da comunidade - Presente a festa de posse, o estilista e apresentador Clodovil Hernandez fez um rápido discurso falando da necessidade da união da população para fortalecer a cultura e o turismo de Ubatuba. “Apenas dessa forma, essa cidade maravilhosa – o lugar mais lindo do mundo – terá o destaque que merece e atrairá para cá turistas que realmente aqueçam a economia do município”, enfatizou.
Acompanhado da família e de vários assessores, o prefeito Eduardo César mostrou-se bastante satisfeito com o que viu. “É uma alegria constatar que a nova direção da cultura de Ubatuba está com tanto gás. É o que precisamos: dinamismo, coragem, ousadia, transparência, honestidade e sobretudo, participação popular. E pelo que tenho conversado com o Martiniano, é esse o caminho que a Fundação quer trilhar daqui em diante”, disse Eduardo César.
Noite artística - Diversos artistas se apresentaram na noite da posse, enchendo a praça do Casarão de música, alegria, vida e cor. A noite foi curta para tantos talentos, apesar das duas meia-noites de sábado. O artista ubatubense Jorge Lee iniciou a noite com a apresentação de um teatro de bonecos que encantou o público.Cantores como Dércio Marques, que é também um profundo conhecedor do folclore brasileiro, Daniela Lasalvia, que encantou o público com uma mistura de estilos e voz suave, Luiz Perequê cantor e compositor de Paraty e Zé Élder, cantor e compositor de Pouso Alegre. (Fonte: Assessoria de Comunicação PMU)

Equipe da TV Record chega a Ubatuba
Reportagem irá ao ar no Programa Espetacular, provavelmente no próximo domingo

Ubatuba - Desde domingo a noite está em Ubatuba a equipe do Programa Domingo Espetacular, da TV Record, trabalhando numa grande reportagem sobre as praias mais belas do Brasil. Segundo Tatiana Chiari, repórter da equipe, o programa mostrando Ubatuba deve ir ao ar no próximo domingo (27), no Programa Domingo Espetacular, que vai ar das 18 às 20h30.
A equipe completa, formada pela repórter, cinegrafista, auxiliar e motorista, passou a manhã de hoje sobrevoando as praias de Ubatuba captando as imagens aéreas. Nos próximos dois dias a equipe deverá visitar a Ilha Anchieta, Ilha do Mar Virado, vila de pescadores, aldeia indígena, comunidade quilombola, além de conhecer de perto as praias mais selvagens de Ubatuba. Os profissionais da Rede Record vão ainda entrevistar pescadores, artistas, artesãos, moradores da cidade e turistas.
De acordo com Tatiana, a reportagem mostrando Ubatuba faz parte da série As Praias Mais Espetaculares do Brasil, que já gravou cenas em Búzios, no Rio de Janeiro, Maragogi, em Alagoas e na paradisíaca Jericoacoara, no Ceará. Ubatuba, segundo a repórter, foi escolhida para representar o estado de São Paulo, no ranking das praias mais belas do Brasil. (Fonte: PMU)

Começa a Copa Fonseca 2005

Ubatuba - Foi realizada no último Sábado, 19 de Fevereiro, com o apoio da Secretaria de Esportes e Lazer da PMU, a 1ª Fase da Copa Fonseca de futmesa, torneio promovido pela AUFM (Associação Ubatubense de Futebol de Mesa) para homenagear Sílvio César Fonseca, a pessoa que mais tempo ficou na presidência da entidade.
Os participantes foram divididos em 2 Grupos nesta 1ª Fase, que já foi encerrada.
Pelo Grupo "A", Ralph Solera classificou-se em primeiro para as Semi-Finais, mostrando que continua em boa fase (foi campeão do Torneio de Verão em Janeiro e tirou de André Rafael a liderança do ranking após 2 anos). Em segundo na chave, ficou Ednelson Prado, que decidiu com Eduardo Ilário, em jogo da última rodada, qual dos dois seguiria adiante no torneio. Eduardo jogava pelo empate mas acabou perdendo o jogo e a vaga.
No grupo "B", André Rafael começou tropeçando, mas recuperou-se e acabou classificando-se em primeiro. Em segundo, terminou Flávio Bellard, a grande surpresa da Copa Fonseca, que tirou das Semi-Finais o Dr. Adauto Júlio, ao segurar um empate com o próprio Adauto na última rodada da 1ª Fase.
O torneio está sendo disputado com algumas regras experimentais, adotadas pela Federação Paulista este ano, mas os associados já deixaram bem claro que não aprovaram algumas mudanças, pedindo, inclusive, que elas sejam revogadas para o restante da temporada e só implantadas em 2006, se a Federação adotá-las definitivamente.
A Copa Fonseca termina no próximo Sábado, dia 26, com a realização da Fase Final. Os jogos são realizados na escola Capitão Deolindo, no centro, das 14:00 as 17:00h. A entrada é franca para os expectadores e a AUFM mantém mesas extras armadas no local, com todos os acessórios do esporte, para que os visitantes possam experimentar umas "palhetadas".
Mais detalhes do torneio e da associação no site da entidade www.futmesaubatuba.hpg.com.br

Pauta da Sessão da Câmara de Ubatuba para 22/02

Ubatuba - Ordem do Dia da 3ª Sessão Ordinária, a realizar-se no dia 22 de fevereiro de 2005, às 20h00, na Câmara Municipal de Ubatuba, avenida Iperoig, 218 - Centro.
01- REDAÇÃO FINAL AO PROJETO DE LEI Nº 01/05, DO EXECUTIVO, que autoriza firmar Convênio com Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; visando a instalação de escritório no Município.
02- PROJETO DE LEI Nº 51/04, do EXECUTIVO, que dispõe sobre a revogação da Lei 2.401/03; que autoriza a Concessão de Alvará de Funcionamento, mediante a apresentação do protocolo do pedido de vistoria da Vigilância Sanitária e do Corpo de Bombeiros.
03- PROJETO DE LEI N° 168/04, do Ver. MARCOS FRANCISCO - PSC, que obriga as agências Bancárias, a dos Correios e outros estabelecimentos em que haja grande afluxo de público, disponibilizarem sanitário e bebedouro, revogando a Lei 2.065/01.
04- MOÇÃO DE CONGRATULAÇÕES Nº 03/05, do Ver. CHARLES MEDEIROS - PSDB, ao Rotary Internacional pelos 100 anos de bons trabalhos desenvolvidos à humanidade.
05- MOÇÃO DE CONGRATULAÇÕES Nº 04/05, do Ver. CHARLES MEDEIROS - PSDB, a Radio Costa Azul, pelos 24 anos de bons serviços prestados à Comunidade Ubatubense e Região.
06- PEDIDO DE INFORMAÇÃO Nº 03/05, do Ver. CHARLES MEDEIROS - PSDB, da existência ou não de projeto para deslocar famílias que residem em áreas de risco, neste Município.
07- PEDIDO DE INFORMAÇÃO Nº 04/05, do Ver. CHARLES MEDEIROS - PSDB, quadro de funcionários da equipe atual do Programa de Saúde da Família (PSF), detalhando as equipes, data de admissão, área abrangida, cópia de todos os cadastros e ações que foram executadas até a presente data.
08- PEDIDO DE INFORMAÇÃO Nº 05/05, do Ver. RICARDO CORTES - PFL, a respeito do funcionamento e uso dos veículos desta Casa de Leis.
09- PEDIDO DE INFORMAÇÃO Nº 06/05, do Ver. RICARDO CORTES - PFL, informações sobre iluminação pública do Município, quanto à arrecadação e custeio, que ruas e bairros foram beneficiados, quais os pontos escuros no Município, previsão de investimento para este ano, quantas luminárias serão instaladas e qual a previsão para extensão de rede no Sertão do Ubatumirim, Sertão do Camburi, Cachoeira dos Macacos, Pé da Serra etc.
10 - PEDIDO DE INFORMAÇÃO Nº 07/05, do Ver. CHARLES MEDEIROS - PSDB, informações sobre telefonia fixa nos bairros que não possuem tal benfeitoria.
11 - REQUERIMENTO Nº 07/05, do Ver.CHARLES MEDEIROS - PSDB, ao Instituto de Pesca de São Paulo, que viabilize a implantação de uma "Escola de Pesca", no Município.
12 - REQUERIMENTO Nº 08/05, do Ver. CHARLES MEDEIROS - PSDB, ao DER, que viabilize lombada eletrônica, no km 75 da SP-55, em frente ao Mercado Uba-Oba, no bairro da Maranduba.
13 - REQUERIMENTO Nº 09/05, do Ver. CHARLES MEDEIROS - PSDB, a Casa Civil do Estado de São Paulo, que analise com urgência a solicitação dos pescadores de Ubatuba para a implantação de um Entreposto Pesqueiro e um Trapiche de Atracação na barra do rio Maranduba.
14 - REQUERIMENTO Nº 10/05, do Ver CHARLES MEDEIROS - PSDB, a SABESP, que analise com urgência o pedido da comunidade da Região Sul, para implantação de saneamento básico.
15 - REQUERIMENTO Nº 11/05 do Ver. CHARLES MEDEIROS - PSDB, ao DNIT, que analise com urgência os estudos que viabilizam a construção de túnel pré-moldado na Av. Vasco da Gama, que interliga os bairros da Estufa I e II.
16 - REQUERIMENTO Nº 12/05, do Ver. CHARLES MEDEIROS - PSDB, a Agência de Correio e Telégrafos, realizar estudos para a entrega de correspondências na rua Bonsucesso, no bairro do Corcovado.
17 - REQUERIMENTO Nº 13/05, do Ver. CHARLES MEDEIROS - PSDB, a Agência de Correio e Telégrafos, realizar estudos para a entrega de correspondências na rua Da Rocha, no bairro do Araribá.
18 - REQUERIMENTO Nº 14/05, do Ver. EDILSON FÉLIX - PSC, a construção de galerias pluviais nos córregos da rua Joaquim Amaro, no bairro do Ipiraguinha.
19 - REQUERIMENTO Nº 15/05, do Ver. OSMAR DE SOUZA - PFL, a TELEFÔNICA, instalação de um orelhão na rua Arrastão próximo ao nº 105, no bairro do Araribá.
20 - REQUERIMENTO Nº 16/05, do Ver. OSMAR DE SOUZA - PFL, ao DNER, providencie com urgência a capina das margens da rodovia SP-55, próximo ao bairro da Pedreira até a divisa com a cidade de Parati.
21 - REQUERIMENTO Nº 17/05, do Ver. MARCOS FRANCISCO - PSC, Serviço de iluminação pública na Rua Lorena no bairro da Estufa I; próximo ao n° 115.(Fonte: O Guaruçá)


Ação Litoral
 
Artigo Topo

Cenas do Cotidiano
Irineu Nalin

CENA 1: Fevereiro/05. O cidadão apresenta uma requisição em um dos setores de um hospital público e recebe a seguinte informação da funcionária: para este tipo de exame não temos mais vagas neste ano. Ao mesmo tempo em que anota no verso do formulário, completa: o Senhor deverá voltar aqui em Julho para saber quando estaremos abrindo a agenda para marcar o exame para o próximo ano.

COMENTÁRIO: Isso ocorre em um dos mais importantes Estados da Federação, que por coincidência ou não o Governador é médico. Parte resultante da escala de prioridade que se atribui na alocação dos recursos orçamentários em saúde e parte da falta de racionalidade e eficiência na aplicação dos recursos envolvidos. De fato, médico gosta de ver ambulatório lotado e fila no consultório, pecam como administradores e, utilizam isso como argumento de demanda para poder convencer os gestores do orçamento publico para ampliar as verbas. Falta investir muito na eficiência, principalmente dos recursos humanos envolvidos. A burocracia é do tamanho das filas. Falta concentrar o atendimento em um centro de triagem de clinica geral. O sistema vigente é voltado à requisição de muitos exames, não compatível com a carência de recursos de países em desenvolvimento. Como resultado o paciente fica um bom tempo sendo jogado para lá e para cá, atras desses exames, sem um diagnóstico; enquanto mais de 80%, segundo estatísticas, resultam em negativos e, portanto não teriam sido necessários. Isso eleva os custos do sistema e gera grande insatisfação aos pacientes. Falta investir muito na modernização administrativa, como, por exemplo, um setor único e central de atendimento e marcações de consultas informatizado, ao contrário da excessiva departamentalização existente hoje em cada hospital. Para quebrar esse circulo vicioso do péssimo atendimento e baixos salários de médicos e auxiliares é necessário ir em busca da eficácia. Isso é agravado mais ainda, pela falta de centros regionais especializados. O que mais se vê nos hospitais da capital paulista são a chegada de ambulâncias lotadas de pacientes provenientes de todas as regiões e Estados vizinhos.

CENA 2: Dois cidadãos conversam: Você sabe aquela obra ..., localizada ... Há já sei fica ali perto da ... Isso mesmo. Afinal, o que é aquilo. É um ... mas, está ocioso e permanece fechado, foi a Empresa de meu amigo que construiu e sabe ele teve que dar 30% por fora. Que absurdo mas, pelo menos ele ganhou algum dinheiro. Muito pelo contrário acabou não ganhando quase nada com essa empreitada.

COMENTÁRIO: É assim mesmo que as coisas estão funcionando por aqui. Na ânsia de ganharem a concorrência muitos empresários se submetem a corrupção. Como nesse caso, o contribuinte acabou pagando a conta 30% a mais, provavelmente para uma obra que sequer reivindicou, Não é por acaso que o inicio das chuvas de verão mostraram a qualidade de muitas dessas obras. Nunca se viu tantos acidentes rodoviários, com pontes levadas pelas chuvas, etc. Os empreiteiros achacados descontam na qualidade e o órgão público contratante não tem moral para fiscalizar e impor o padrão necessário. Parte do que falta na saúde, na educação, etc. foi parar nas mãos de políticos corruptos. Até quando ?

Ir.21/02/05
Irineu Nalin
Consulte aqui Artigos Anteriores

Opinião Topo

Quanto mais abaixamos...
Roberto de Mamede Costa Leite

Pertinentes todos os comentários do Sr. Ronaldo Dias com respeito à COMTUR. Também pertinente o reconhecimento do Sr. Prefeito de ser a atual presidente, D. Patrícia, pessoa competente e motivada.
Neste sentido há carta minha anteriormente publicada, titulada como ZONA MORTA, onde expuz ponto de vista de que é a COMTUR inviável.
Contudo, o que vem à baila na presente é a afirmativa do Sr. Ronaldo de que os acionistas minoritários não poderiam exercer seus direitos por estarem de alguma forma - são comerciante na cidade -, ao alvedrio do sócio majoritário, a Prefeitura, que os poderia perseguir.
É preocupação pertinente, ainda mais vinda de guerreiro lúcido como Ronaldo.
Quando de minhas críticas de cidadania à administração anterior à passada, de triste memória, demitiram minha mulher do cargo de professora municipal, trabalho que ela sempre desempenhou com o amor, talento, ética, respeito e competência que todos conhecem.
As 'razões' alegadas para a demissão ... ora, as razões ...
Contudo, continuamos a exercer nosso direito de cidadania e quando afrontados, respondemos.
Assim, podemos hoje reconhecer que o arbítrio se curva, mesmo que, por vezes, com tardança, ao sereno exercício de nossos direitos legais e de cidadania.
Isto tudo vem a baila para reconhecer, com o não exercício dos sócios minoritários da COMTUR de seus direitos, mais uma vez, a grande verdade da constatação popular de que
" Quanto mais abaixamos, mais nosso 'derrière' aparece ".

Roberto de Mamede Costa Leite
r-mamede@uol.com.br
Ubatuba, SP

Carta do Leitor Topo

Resposta ao Sr. Ronaldo Dias – Matéria do Litoral Virtual na Carta do Leitor - Segunda-feira, 21 de fevereiro de 2005 - Nº 1223. A COMTUR tem a explicitar sobre o roubo ocorrido dia 13/02/05, na praia da Maranduba, o que segue:
1.Existem "normas" e procedimentos administrativos internos para recolhimento e controle das guias de zona azul, provenientes da cobrança de estacionamento regulamentado.
2. Quanto aos procedimentos, especificamente no que tange o recolhimento de recursos provenientes de zona azul, não serão revelados publicamente, por motivos de segurança. Mas é obvio, que não estão nestes procedimentos a guarda de recursos na casa de funcionários.
3.Temos livros de controle de zona azul de 2004, entregues ao Tribunal de Contas do Estado de SP, e inspecionados pelo Conselho Fiscal. O de 2005 até a data de 24 de fevereiro, estará igualmente elaborado. Na Assembléia Ordinária de 2004, no dia 24 de fevereiro, serão entregues oficialmente também aos acionistas da COMTUR, constando em ata. Foram recolhidos impostos referentes no período de março de 2004 á janeiro de 2005, e tiradas notas fiscais sobre as guias vendidas.
4. A funcionária foi assaltada por duas pessoas que dirigiam uma moto, com capuz e armados, com testemunhas. A funcionária após o assalto procurou na Maranduba, o posto da polícia militar que a levou a fazer um Boletim de Ocorrência no centro, imediatamente após o furto alegando o roubo de aproximadamente quatro mil reais.
5.Imediatamente após o assalto o Coordenador de Zona Azul contatou a Diretoria Administrativa da COMTUR que fez o levantamento do dinheiro roubado totalizando R$ 3.318,00. Foi montado um processo administrativo interno na COMTUR, com o depoimento dos funcionários envolvidos. Esse processo administrativo foi enviado a Delegacia de Polícia para complementar o inquérito policial aberto sobre o roubo.
6. A Diretora Presidente esteve com os delegados de polícia e os mesmos informaram que ocorreram vários assaltos na região (sul) da cidade com as mesmas características, os assaltantes vinham de moto, encapuzados e assaltavam o comércio local, e está sendo objeto de investigação.
7. As "normas" e procedimentos internos administrativos e contábeis da Companhia Municipal de Turismo estão a inteira disposição para o conhecimento e acompanhamento de todos os acionistas. Quanto ao roubo, os procedimentos ou "normas" estão sendo cumpridos, os depoimentos colhidos e o inquérito policial está em andamento.
8. Aguardamos uma visita sua para o início de uma participação atuante e "in loco", pois sempre notamos a sua ânsia em opinar sobre os assuntos pertinentes a COMTUR, mas infelizmente à distância. Mesmo assim, sempre respeitamos a sua escolha, bem como observamos seus posicionamentos, sem quaisquer questionamentos anteriores.
9.Observamos ainda que a sua ultima presença em Assembléia Geral da Companhia, consta em ata de 17 de junho de 2003. Nunca houve a sua efetiva participação em Assembléias, consultas ou eventos pertinentes à Companhia, na atual administração, e por isso entendemos que tenha dúvidas com respeito as notas fiscais, controle efetivo e/ou outros assuntos dessa gestão.
10. Em 30 de julho de 1991, o Conselho de Administração, reuniu-se para a escolha de nova diretoria na COMTUR, onde elegeram o Sr. Ronaldo Dias como Diretor Presidente. A primeira deliberação desta reunião foi sobre os honorários da Diretoria que acabara de se eleger, segundo rege o estatuto da Companhia, "contrato social da empresa". Na gestão atual, assim como foi na gestão do Sr. Ronaldo Dias, os honorários da diretoria também foram pauta de reunião de Conselho Administrativo e ainda deliberados em Assembleia Geral, de 29 de abril de 2004.
11.Em caso de mais alguma crítica, dúvida, sugestão ou proposta concreta as portas da Companhia estiveram e estarão abertas nesta gestão para uma participação interventiva e atuante dos acionistas, nunca precisando de quaisquers subterfúgios para tal.
Atenciosamente,

Patricia Ortiz- Diretora Presidente
Cintia Manfredini - Diretora Adm. Financeira
Eduardo Frederico - Auditor Contábil


Competência - Ao ler a nota do Ronaldo não pude deixar de recordar o acontecido a alguns anos atras, ao notar funcionaria da Comtur passar correndo, esbofada, em rua central de nossa cidade, com uma caixa de sapato nas mãos, para levar as "ferias" do dia ao responsavel pelo fechamento do caixa, e ao indaga-la da correção e insegurança do procedimento, dizia-me; "está tudo registrado no canhoto, controladinho, guardado dentro da caixa...". Quanta organização pensei comigo mesmo! Tanto tempo passado e agora este tremendo azar do roubo!!!!!!!!! Vão ser competentes assim em... Osaka!! Vai ver é o pessoal que todo ano vai correr a prova de remo em Osaka representando o Brasil..........Enfim, mea culpa, nossa maxima culpa, pois fomos coniventes com estas e outras distorções que ocorreram e ocorre em nossa cidade, inclusive em aceitar que o poder publico, eleito e pago por nos, trabalhe primeiramente em seu proprio proveito, atendendo-nos com o que restar... ou não é assim?

Sergio Abreu
arquiteto-mestrando pelo IPT
Ubatuba, SP


COMTUR - A finalidade de uma empresa é o lucro que lhe possibilita alcançar seus objetivos. Quando uma empresa não gera lucro se descaracteriza, perde sua finalidade e não atinge suas metas. Se dona de um passivo e não tendo liquidez, sua falência é pedida e suas atividades encerradas, esse é o procedimento.
Assembléia no dia 24 para decidir o destino da COMTUR, nascida em 1991 e que vem sobrevivendo miserável e melancolicamente da cobrança de estacionamento, taxas de onibus e uso de instalações sanitárias, dona de uma dívida de R$ 2.400.000,00 conforme se noticia, pôr enquanto.
Se interesses pessoais e políticos não forem postos de lado é grande a possibilidade de uma avaliação distorcida. Existem os que enfatizam que a empresa é viável alguns já estiveram na sua administração e pôr isso talvez possa concluir que, ou não estão sinceros ou foram incompetentes. Empresa viável é sinônimo de lucro, para os que acreditam na COMTUR a receita é fácil, enfiem a mão no bolso acertem o caixa, resgatem o calote e coloquem as ações da COMTUR na bolsa de Nova Iorque.
Minha admiração e respeito pelo trabalho que vem sendo realizado na COMTUR pela Sra. Patrícia Ortiz e equipe.

Ezio Pastore
Ubatuba, SP


Bel Dergham - Quanto mais e mais pessoas tiverem atitudes, mais nossos anseios e necessidades serão atendidas. Parabéns pra você Bel Dergham. Sou seu fã.

Ronaldo Dias
Ubatuba, SP


Doação de feijão - Li sobre a doação de 44 toneladas de feijão ao Município de Ubatuba. Achei curioso que nossa cidade fosse contemplada com esse tipo de recurso, que mais parece próprio daquelas em estado de calamidade, em razão de secas, enchentes e tsunamis. De qualquer forma, "do cavalo dado não se olha os dentes". Não é assim o dito popular? Desejo apenas lembrar à assessoria de imprensa da PMU, que feijão não é cereal (como se noticiou) e, sim, legume.

Thomas De Carle
Ubatuba, SP


Retornando ao reino dos Corê Corês - Faz alguns anos, fazia minha caminhada, todos os dias, na praia do Perequê Açu. Lá cruzava, quase todos os dias com um Senhor que praticava a mesma atividade. Um determinado dia perguntou-me minha identidade.Informei meu nome. Ah! O Sr. escreve todas as semanas no jornal. Naquela época, o jornal A Cidade, publicava todas as semanas um artigo de minha autoria. Solicitou-me que publicasse um artigo sob o título de: Ubatuba Reino do Corê Corês. Sem perguntar seu nome questionei-lhe a intenção de seu pedido. “O Sr. sabe que reino dos Corê Corês é local de loquazes e palradores. Aqui em Ubatuba todos falam, falam, falam e ninguém faz nada. Nossos políticos não administram, nomeiam pessoas despreparadas para cargos de grande responsabilidade e ninguém reclama. Não tem cidadãos que façam valer seus direitos. Há evidências de nepotismo, de tolerância com pessoas que são nomeadas para cargos em comissão e só aparecem para retirar o salário no final do mês, etc. etc. etc.”.
Publiquei o artigo solicitado com o intuito de colaborar com o município. Apesar das evidências os políticos da época não gostaram e fui xingado. Político não costuma gostar da verdade. Detesta que as aberrações existentes, no poder público, mesmo sendo públicas, sejam publicadas.
Lembrei-me dessa história porque temos como chefe do Poder Executivo um dos políticos mais loquazes e palradores que Ubatuba já teve, na sua Câmara Municipal, na verbalização do moral, do ético, da legalidade, impessoalidade, publicidade e eficiência administrativa, no poder público.
Comparando a verbalização, acima citada, com algumas das portarias de nomeação em comissão de que tomamos conhecimentos nos levam a acreditar, com o interlocutor do Perequê Açu que continuamos a viver no Reino dos Corê Corês.
Existem exemplos particularmente agressivos à cidadania. Outros que por falta de formação adequada já estão criando problemas à administração e à cidade. Pessoas nomeadas para uma secretaria trabalhando em outra e sem preparo ou afinidade para as funções que deverá executar. A título de exemplo citaremos três casos: Nomeação de Supervisores de Obras e Fiscais de Obras Públicas a cidadãos que não sabem o que é um projeto, uma planta e que nunca analisaram uma planilha. Além da irregularidade na nomeação não estão exercendo a função. Nomeação de Assistente Técnico da Secretaria de Saúde cidadão que nenhuma formação específica tem para o cargo. O problema é sério e cabe ao Sr. Prefeito Municipal tomar providências imediatas. Caso contrário a Câmara Municipal deverá toma-las.
Entendemos que os cargos de provimento em comissão criados para cada secretaria são necessários para que ela desenvolva seus serviços com eficiência. Caso não sejam necessários devem ficar vagos. Repetimos ser uma agressão à cidadania nomear para eles pessoas que não possuem qualificação.
A coerência entre a palavra e a ação não costuma prejudicar nenhum político.

Corsino Aliste Mezquita
RG 2.976.292-3
Ubatuba, SP


Curso Minha Horta Orgânica - Iremos realizar no próximo dia 5 de março o II Curso de Compostagem e de Introdução à "Minha Horta Orgânica" (Vagas Limitadas). Se Você quiser mais informações é só solicitar pelo e-mail itagyba@editoraondas.com.br teremos prazer em enviar-lhe os detalhes.
Cordiais Saudações

Itagyba de Oliveira
Sítio Ondas - Agricultura Orgânica
Av. Walkir Vergani, 30 - Boiçucanga
Tel: 012- 3865-1126 (informações com Edna)


Caraguatatuba - Como normalmente só lembramos de escrever para criticar, desta vez gostaria de aproveitar o site para parabenizar a Prefeitura de Caraguá pelo excelente trabalho de renovação da Avenida da praia, mostrando que com vontade politica e bom senso, é possivel criar espaços agradáveis e civilizados. Se as demais Prefeituras tivessem o mesmo comportamento, teriamos um Litoral muito mais bonito e com mais apelo aos turistas.

Milton Golombek
São Paulo, SP


Declaração - Sobre declaração do vereador Kotian, publicado na seção curtas do Jornal Imprensa Livre do dia 19fev2005, como segue:

19/02 - SÃO SEBASTIÃO / ILHABELA
Quem te vê
Na Câmara, ele fez críticas a atual direção da entidade. "A SAMJU vinha desenvolvendo um trabalho em decorrência de uma autorização do prefeito anterior. Mas não havia nenhum documento válido que pudesse regularizar a obra. O atual prefeito notificou à entidade que apresentasse o documento exigido para continuação da obra, o que não foi respeitado. Por pressões ocultas, como diria Jânio Quadros, o prefeito agiu precipitado, mas agiu certo. As pessoas estão vindo de outras cidades, construindo casas às margens da areia da praia, e pensam que podem comprar o município com o dinheiro e o prestígio que eles acham que tem em qualquer lugar. As sociedades amigos de bairros deveriam estar presentes junto à população mais carente, porém, não é isso que ocorre, principalmente em Juquehy.
O que estão fazendo é um absurdo. Quem entende de segurança sabe que o portal não dificulta as ações dos bandidos.


Sobre a declaração do vereador Kotian, publicado no jornal Imprensa Livre, onde generaliza uma situação à todas as Sociedades Amigos de Bairro, afirmando que as SAB"s deveriam estar mais presentes junto à população carente, solicito que antes de mais nada, o nobre vereador passe a conhecer os trabalhos desenvolvidos pelas Sociedades, ou pelo menos que se conheça as referidas Sociedades de Amigos. Fazer declarações sem conhecimento de causa, demonstra o grau de preparo de pessoas que foram escolhidas, dentro de um processo democrático, para representar os interesses dos munícipes.
Lembro ainda, ao nobre vereador, que todos os diretores das SAB"s, são voluntários, que dedicam parte de seu tempo pessoal, para defender os interesses de um bairro como um todo, cobrando das autoridades, serviços básicos que é um direito do cidadão e dever do poder público.
Problemas há de existir em todas as áreas, porém cabe aos nossos representantes, conhecer e saber separar, para então resolve-los e não correr o risco de cair na mesmice de ficar apenas nas palavras vazias.
A Sociedade Amigos da Barra do Sahy, vem desenvolvendo vários trabalhos sociais no bairro e inclusive, chamando para si, responsabilidades que cabiam exclusivamente aos omissos governantes públicos de outrora.
Sendo assim, aproveito para convidar o nobre vereador Kotian, a conhecer nossa Sociedade de Amigos e assim ter novos parâmetros para novas declarações.

Eduardo Nunes
Coordenador da Soc Ami da Barra do Sahy
(12) 3863-7400 / 9766-4401
e-mail: sabsahy@uol.com.br
São Sebastião, SP

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br
O envio de foto caracteriza autorizada a sua publicação e identifica o remetente como autor.

Ubatuba-SP

Fim de tarde no Itaguá - Fabíola Lugão Viggiani


Fim de Tarde no Itaguá
 ©Fabíola Lugão Viggiani


Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Editora Assistente: Jullyany Roberta Cruz


GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor