Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Sexta-feira, 04 de março de 2005 - Nº 1232 Edições Anteriores

Litoral Virtual Nautica

Região
Juan e Câmaras querem que Cetesb aponte local para aterro
Workshop “Resíduos sólidos” irá tratar a questão do lixo no LN
Reunião do Fórum Regional da Agenda 21

Caraguatatuba
Caraguá cancela aumento do prefeito
Servidores querem 23% de reajuste
Polícia faz apreensão de cocaína
Prefeitura apoia Guardadores de Carro
Prefeitura de Caraguá prepara novos dentistas e auxiliares
Equipe de vôlei Banespa chega em Caraguá
Prefeitura e Fundacc fazem homenagem a mulher
Conheça Rose Aguilar
Prefeito Aguilar assina convênios com entidades de Caraguá
Câmara mantêm Veto e aprova acompanhante
Vereador A.G. Pereira retorna à Câmara
Aposta Esportiva: Vestindo o inimigo

Ilhabela
Módulo capacita professores da Ilhabela
Pinga da Toca faz cachaça há quatro décadas no arquipélago

São Sebastião
Secretário faz primeiro encontro com comerciantes da Costa Sul
Canto do Mar recebe “Espaço Criança” neste sábado
Moradores impedem demolição de casas

Ubatuba
Camarão fresco a preço baixo movimentou o Mercado de Peixe
Ubatuba passa a seguir norma estadual para aprovação de projetos
Prefeitura de Ubatuba notifica 90 prédios
IV Exposição do Dia Internacional da Mulher
Lanche de peixe no mercado municipal
O Mapa Ruas da Cidade Setor Centro está sendo distribuído

Seções
Artigo
Opinião
Carta do Leitor
Foto do Dia


Notícias da Região Topo

Juan e Câmaras querem que Cetesb aponte local para aterro

Litoral Norte - O prefeito Juan Garcia e os presidentes de Câmara das quatro cidades do Litoral Norte vão pedir à Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental) que aponte uma área para que seja instalado um aterro sanitário regional.
A decisão de fazer tal solicitação foi definida ontem, durante reunião com representantes de Ilhabela, São Sebas-tião, Ubatuba e Caraguatatuba, ocorrida no gabinete de Juan Garcia e teve como objetivo definir a postura que os municípios irão adotar no workshop “Resíduos sólidos – a solução para o litoral norte”.
O workshop será realizado no Teatro Municipal de São Sebastião, no dia 15 e vai contar com as parcerias da ALNorte (Ambiental Litoral Norte) e a Federação Pró Costa Atlântica.
O evento terá a finalidade de integrar os quatro municípios, governo do Estado e sociedade civil organizada na discussão sobre a gestão regional dos resíduos sólidos. Além disso, deverão ser criados um grupo de trabalho e uma agenda para dar continuidade a esse assunto, para priorizar a destinação final dos resíduos e incentivar políticas públicas relacionadas à coleta seletiva e educação ambiental.
A reunião de ontem foi a segunda realizada pelo grupo, que vem discutindo ações para resolver problemas do Litoral Norte em conjunto. A cada edição, o prefeito e vereadores se reúnem numa cidade. O primeiro encontro aconteceu em Caraguá, onde teve início o projeto que prevê a criação da Câmara Regional para fortalecer as discussões de interesse do Litoral Norte.
Na reunião de ontem, o tema debatido foi a questão do lixo no Litoral Norte. Ela estava prevista para começar às 16h00, mas a pedido de Wagner Teixeira, que tinha uma viagem marcada, foi adiantada. Os participantes comentaram que todas as cidades da região estão com dificuldades nesse setor e precisam encontrar alternativas. Na semana passada, São Sebastião teve o aterro sanitário da Baleia interditado.
Outras cidades correm o mesmo risco se não mudarem a postura adotada em relação a coleta e armazenamento de lixo.
De acordo com Jairo Felipe Félix dos Santos, presidente da Câmara de Ubatuba, os municípios se uniram por se tratar de uma questão que envolve a todos. Ele disse que o legislativo ficou responsável por apresentar propostas para resolver o problema.
Santos comentou que ficou definido que cada Câmara iria fazer um projeto alternativo para o lixo. “Vamos contribuir com propostas para a destinação final dos resíduos sólidos na região. Essa é uma questão que atinge todos os municípios de forma igual”, completou.
O presidente da Câmara ainda destacou que apesar do aterro de Ubatuba estar sendo apontado como o aterro menos problemático da região, a situação está crítica e segundo previsão da Cetesb, até o final do ano ele estará ultrapassando sua capacidade de armazenamento. Jairo adiantou que Ubatuba deverá levar um projeto regional para o Workshop sobre resíduos sólidos. Ele espera que do encontro resultem ações para o governo estadual. (Fonte: Imprensa Livre)

Workshop “Resíduos sólidos” irá tratar a questão do lixo no LN

Litoral Norte - A reunião de ontem foi realizada a convite do prefeito Juan Garcia, que considera a questão do lixo como um problema em comum de todo o Litoral Norte. “Estamos na mesma encruzilhada e a questão do lixo é que nos une”, apontou.
De acordo com Garcia, há uma contra-indicação formal de que as cidades coloquem o lixo nos aterros atuais. Dessa forma, ele prevê que até o final do ano ninguém terá como armazenar o lixo na região.
O prefeito comenta que nesse caso as cidades têm duas opções: ou resolvem o problema individualmente, utilizando, por exemplo, a exportação, ou se unem para resolver em definitivo a questão. Ele considera que pelo que tudo indica, os municípios optam pela segunda opção.
Por esse motivo, os representantes chegaram a conclusão que irão pedir para a Cetesb apontar a área apropriada para o aterro. “Vamos questionar o órgão estadual que pode liberar esse funcionamento, para que nos mostre onde é possível depositar o lixo, se é que essa área existe por aqui. Se ele apontar algum local, vamos batalhar para conseguir regularizá-lo, para começar a utilizá-lo”, destacou.
Ele descarta a princípio a questão de que a área mais apropriada para o lixo seja Caraguá. “Não estou cogitando nada. Estou partindo sem nenhuma concepção para encontrar o local mais adequado para depositar os resíduos sólidos”, contou.
União do Litoral - Para Juan, hoje os quatro prefeitos do Litoral Norte possuem um grau de com-panheirismo grande e um amadurecimento político para dizer que lutasse melhor quando trabalham em união. Ele considera que o lixo pode mostrar o quanto os municípios têm força quando realizam parcerias. “Sozinho tudo fica mais difícil.
Acredito que juntos poderemos pensar em outros setores e fazer mais trabalhos regionais”, explicou. Segundo o prefeito, a região segue uma tendência que prevê mais trabalhos envolvendo as quatro cidades. “Tenho convicção de que os quatro municípios vão ser grande reduto de discussões políticas conjuntas”, definiu.
Em relação ao aterro regional, ele destaca que todos os prefeitos têm a pré-convicção de que precisam de uma solução administrativa com a melhor viabilidade econômica, com menor impacto ambien-tal. Ele ainda diz que do workshop deverão sair temas que terão um andamento paralelo ao projeto central, como educação ambiental.
Durante a reunião, Juan fez uma retrospectiva sobre o lixão de São Sebastião. Ele apontou que para exportar o lixo, cada cidade terá um gasto de 4 ou 5% do orçamento. O prefeito ainda falou que se o aterro da Baleia tivesse funcionando desde 2001 de acordo com as normas definidas na época, não teria chegado a situação que se encontra. (Fonte: Imprensa Livre)

Reunião do Fórum Regional da Agenda 21

Litoral Norte - A Próxima Reunião do Fórum Regional da Agenda 21 será realizada no dia 09/03/05 no Ceprolin, Centro Educacional Profissionalizante do Litoral Norte, Av. Rio Grande do Norte, 450, Indaiá, Caraguatatuba as 9:00 hs.
Nessa reunião o Fórum Regional da Agenda 21 vai completar os grupos de trabalho para discutir e definir suas funções, seus primeiros passos e eleger a coordenação de cada grupo.

Os Grupos de Trabalho são:
1. Coordenação Geral – relatora Zuleika Beyruth (Instituto de Pesca – APTA- SAASP)
2. Administração – relatora Maria Inês Fazzini Biondi (PMI SMA)
3. Pedagogia – relatora Cristiana Reis (IPEMA Ubatuba)
4. Comunicação – relator César (Divisão de Agricultura e Pesca Caraguatatuba)
5. Informação Técnica – relator Charles (SEMUR SS)
6. Mobilização Comunitária – relatora Juliana Zaina (Gondwana)
7. Rede 21 – relatora Cristiana Isola (Pés no Chão – Ilhabela)
8. Indicadores do Desenvolvimento Sustentável – relatora Roberto Bleier (Gondwana)

Calendário de Eventos com Participação da Agenda 21
17/02 – 16:00hs Reunião Saúde da Mulher em Ubatuba
17/02– 17:00 hs Reunião Saúde da Mulher em Ubatuba
19/02 - Início reforma prédio do Instituto de Pesca
24/02 – 18h00hs Reunião do setor Rural e Pesqueiro na Câmara Municipal de Ubatuba
02/03 – 18:00hs Reunião do Fórum da Agenda 21 de Ubatuba
02/03 – 12:00hs Apresentação na Radio Gaivota
03/03 - 10h00 Reunião da Agenda 21 São Sebastião na Videoteca Municipal, SS.
04/03 – 9:00hs Posse dos representantes do CBH LN 9h00 Ilhabela
07/03 – 14:00hs Mesa Redonda: Apoio à Mulher Paciente de Câncer de Ubatuba – Câmara Municipal de Ubatuba
07/03 – 16:00hs Educação Ambiental - MMA: Apresentação dos Projetos - Formação de Educadores Ambientais, Município Educador Sustentável e Salas Verdes. Aquário de Ubatuba.
07/03 – 18:00 hs Mesa Redonda: Introdução da Cultura Negra no Curriculum Escolar Antropóloga – Dra. Eliana Oliveira. Salão da Igreja S. Francisco, Ubatuba.
08/03 – 12:00hs Reunião dos Profissionais da Saúde Familiar e – NSC
09/03 – 9:00hs Reunião do Fórum Regional da Agenda 21 L Norte SP, no CEPROLIM
16/03 - 9h00hs Workshop Regional do Lixo, Teatro Municipal de São Sebastião
17/02 – 19:00 hs Vídeo sobre a Biodiversidade do Litoral Norte, no Auditório das Faculdades Integradas Módulo, Centro de Caraguatatuba/ Vale Verde.
17/03 18:00hs Reunião do Fórum da Agenda 21 de Ubatuba
01 a 03/04 - Primeiro Circuito da Petrobrás de Surf Feminino em Ubatuba – Praia de Itamambuca
Na II Reunião do Forum da Agenda 21 do Litoral Norte SP de 2005, realizada na Secretaria Municipal de Educação de Caraguatatuba, 16/02/05 das 10:00 as 14:00 hs tivemos a participação de 44 pessoas.

Você quer participar?

Faça sua inscrição como voluntário: preencha o termo de adesão individual e nos envie.
Faça a inscrição de sua Instituição: preencha o termo de adesão Institucional e nos envie.
Cadastre-se na Lista de Discussão: Para entrar no grupo de discussão entre em http://www.grupos.com.br/  escreva no espaço do pesquise: agenda21litoralnorte e na tela que aparecer clique assinar grupo.
Participe das Reuniões recebendo E-mail de zbeyruth@uol.com.br  Coordenadora do Projeto: Zuleika Beyruth do Instituto de Pesca da SAASP – APTA. Fone: (12) 9144 2977
Material sobre a Agenda 21 do Litoral Norte disponível: www.gaivota.fm.br ; www.salveitamambuca.org.br , www.ipemabrasil.org.br ; no BLOG: http://agenda21lnsp.blog.uol.com.br/ ; no ORKUT: mande seu e-mail que convidaremos você pra participar. Se você já está cadastrado no www.orkut.com  e o nosso é: agenda21lnsp.
Informe-se mais sobre a Agenda 21 no site do Ministério Meio Ambiente: www.mma.gov.br  em Agenda 21.

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá BIL -= Bolsa de  Imóveis do Litoral Salete


Caraguá cancela aumento do prefeito
Após pressão popular, Câmara revoga ato que concedeu 56,5% de reajuste; servidor quer agora negociar salários

Caraguatatuba - A mesa diretora da Câmara de Caraguatatuba revogou ontem o reajuste de 56,5% concedido aos salários do prefeito, vice e secretários municipais no final de janeiro. A decisão acontece após pressão popular e de entidades ligadas aos servidores e à política na cidade.
O presidente da Câmara, Juarez Pardim (PPS), disse que explicará somente hoje o motivo da revogação do ato da mesa nº 16/05.
Segundo Pardim, será divulgado novo percentual de reajuste a ser aplicado aos salários do prefeito, vice e secretários municipais.
O aumento de 56,5% concedido sem qualquer divulgação ao prefeito José Pereira Aguilar (PSDB), ao vice-prefeito e aos secretários revoltou os servidores municipais que, em janeiro, tiveram 5,8% de reposição salarial.
Com o reajuste, o salário de Aguilar passou para R$ 18.253 mensais e do vice e secretários, para R$ 4.985. O novo salário de Aguilar era superior aos vencimentos mensais do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do governador Geraldo Alckmin (PSDB).
Juristas e economistas consultados pelo ValeParaibano avaliaram o ato da mesa diretora da Câmara como ilegal. Entre as irregularidades apontadas estavam a atualização dos salários tendo como base o índice de maior percentual no mercado e as revisões retroativas a partir de 2000.
CONTRA - O Sindserv (Sindicato dos Servidores) e a ONG (Organização Não-Governamental) Olho Vivo chegaram a encaminhar representações ao Ministério Público reivindicando a suspensão do aumento.
A Diocese de Caraguatatuba, por meio da Pastoral Fé e Política, divulgou carta aberta condenando o reajuste. O MP iniciou investigações para apurar a legalidade e a constitucionalidade das novas remunerações.
O aumento de salários repercutiu negativamente na cidade. O prefeito decidiu então suspender temporariamente os efeitos do ato da mesa diretora da Câmara, reduzindo o valor dos salários para R$ 11.664 e R$ 3.186. Prefeito, vice e secretários não devolveram aos cofres públicos a diferença recebida a mais em janeiro.
O promotor Moacir Witaker Cohn de Assunpção não foi localizado ontem para comentar o assunto. Ele pretendia dar ontem um parecer sobre ao ato da mesa diretora da Câmara, mas teve que viajar para a capital.
SERVIDOR - O presidente da Olho Vivo, João Lúcio Teixeira, disse que a Câmara não tinha outra opção a não ser revogar o aumento. "Vamos acompanhar agora para saber qual a nova medida que será adotada pelos vereadores", disse.
O presidente do Sindserv, Hélio Santos, afirmou que tem informações de que reajustar o salário do prefeito, vice e secretários sem estender o benefício aos servidores seria legal. (Fonte: Salim Buriham/ValeParaibano)

Servidores querem 23% de reajuste

Caraguatatuba - O presidente do Sindserv (Sindicato dos Servidores de Caraguatatuba), Hélio Santos, afirmou ontem que o episódio do aumento dos salários deixou os servidores abatidos e indignados.
"Os servidores tiverem uma reposição salarial de 5,8% em janeiro, apesar de estarem há oito anos sem aumento real. Todos estão indignados e dispostos a entrarem em greve caso a prefeitura não aumente os salários da categoria", disse.
Santos, o advogado e um diretor do sindicato fizeram um plantão ontem no gabinete do prefeito, aguardando uma reunião na qual seria apresentada a pauta de reivindicações da categoria, entre elas, um aumento salarial de 23%.
Santos afirmou ainda que, de acordo com a LOM (Lei Orgânica Municipal), o reajuste do prefeito, vice e secretários municipais não poderá superar em 15 vezes o menor piso salarial da prefeitura, atualmente de R$ 285.
O reajuste também teria que ser estendido aos servidores, de acordo com o Estatuto dos Servidores Municipais. (Fonte: ValeParaibano)

Polícia faz apreensão de cocaína

Caraguatatuba - A Dise (Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes) de São José dos Campos apreendeu anteontem 1 kg de cocaína em poder de um comerciante de autopeças no bairro do Poiares, em Caraguatatuba.
Segundo o delegado Talis Prado Pinto, a droga estava em poder de um comerciante de 25 anos que integraria uma conexão de tráfico entre Caraguá e São José.
A cocaína, segundo o delegado, está avaliada em R$ 6.000. A droga teria sido fabricada em São Paulo e chegou a Caraguatatuba via Santos.
"Trata-se da rota Santos/Caraguá/São José dos Campos, que já há algum tempo vinha sendo investigada pelo setor de inteligência da Dise", disse Prado Pinto.
INVESTIGAÇÃO - Segundo ele, os integrantes da conexão em São José dos Campos e Caçapava já foram identificados e devem ser presos nos próximos dias.
O delegado afirmou que a prisão do comerciante de Caraguá ocorreu após uma investigação que durou vários meses.
"Pelos depósitos feitos por ele na conta bancária do fornecedor, acreditamos que há vários meses o comerciante era responsável pela droga que abastecia São José e Caçapava", afirmou.
Um total de 12 agentes da Dise participaram da operação realizada anteontem em Caraguá. A droga foi localizada sob a cama do comerciante que, após ter sido detido, teria confessado o crime.
O comerciante foi levado para São José dos Campos, onde prosseguem as investigações do caso. (Fonte: ValeParaibano)

Prefeitura apoia Guardadores de Carro
Guardadores querem prestar serviço diferenciado. Na reunião, foram apresentados modelos de car frash (tapa-sol) com imagens de pontos turísticos e eventos da cidade, que deverão ser distribuídos a turistas.

Caraguatatuba - Representantes da prefeitura de Caraguatatuba, da Associação Comercial e Industrial, do Corpo de Bombeiros e voluntários estiveram reunidos na manhã desta quinta-feira, dia 3, no Auditório Angelo Fonseca Nogueira, com os guardadores de carro, que querem desenvolver um Plano de Reestruturação da Associação dos Guardadores de Carro de Caraguatatuba.
A entidade foi representada na reunião por apenas 32 guardadores mas conta atualmente com 130 associados, sendo que o número atuante na baixa temporada cai para 80.
Os guardadores apresentaram propostas de trabalhar como agentes de informações turísticas, além de tomarem conta dos veículos. O secretário municipal de Turismo Ricardo Ribeiro, gostou da idéia e já está viabilizando junto à Assessoria de Comunicação da Prefeitura, a produção do layout do car fresh. Todos são ilustrados com fotos de pontos turísticos e eventos da cidade. A idéia é imprimir, e com o apoio de patrocinadores, promover a distribuição de car fresh (tapa-sol) para turistas. Os modelos foram apresentados na reunião.
O diretor de Turismo, Gilson Cabreira disse que a proposta dos guardadores é uma solução. "Atuando como agentes de informações turísticas, os guardadores ganham uma imagem positiva, a de prestadores de serviços, e ajudam a divulgar o município".
O capitão José Eduardo Stanellis, do Corpo de Bombeiros, disse que o comando irá oferecer cursos de primeiros socorros para os guardadores para que eles possam ajudar em casos de acidentes envolvendo pessoas na rua. Acho que a idéia de incrementar o trabalho dos guardadores para o atendimento ao turista passa uma forte imagem de cidade organizada. "Se o guardador atende bem, o motorista paga pelo serviço, nem é preciso pedir. Os guardadores tem um papel social importante na cidade, pois ajudam a zelar pela segurança. A sociedade precisa reconhecer isso".
A advogada da Secretaria de Assistência Social, Vera Albok e a Assistente Social, Rita de Cássia de Moraes Canuto, disseram que irão prestar serviços de orientação e assessoria jurídica aos guardadores. "Após uma revisão do atual estatuto da Associação iremos apresentar propostas de alterações que possam beneficiá-los como profissionais, já que a profissão de guardador de carro não é reconhecida legalmente. Tudo vai depender dos próprios guardadores, iremos fazer o que eles querem mas dentro da legalidade ". (Fonte: PMC)

Prefeitura de Caraguá prepara novos dentistas e auxiliares
O curso de preparação dos novos profissionais da saúde visa a padronização e qualidade no atendimento adontológico. O curso vai até o dia 4, sexta-feira

Caraguatatuba - Dez novos dentistas e cinco auxiliares de consultório dentário, aprovados no concurso público de 2004, estão recebendo um curso de preparação de trabalho para o serviço público odontológico. A capacitação teve início na quarta-feira, dia 2, e vai até sexta-feira, dia 4, das 13h às 16h, na EMEI/EMEF Lúcio Jacinto dos Santos, no Tinga .
O curso é oferecido pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio da divisão de Saúde Bucal e está sendo ministrado pelo diretor Olegário Alves Santos e pela coordenadora do programa, Maria Aparecida A. Siqueira.
Segundo Santos, o curso visa a padronização no atendimento em todos as UBS (Unidade Básica de Saúde) e nas escolas municipais, onde o programa acontece. “Passamos instruções sobre o preenchimento do formulário, e o mais importante que é a qualidade do trabalho a ser realizado”, disse Santos.
Caraguá tem dez UBS e 11 escolas que são atendidas pelo programa, o objetivo é criar mais três novos postos de atendimento, nas regiões do Rio do Ouro, Olaria e Getuba.
“Pretendemos conseguir mais profissionais para melhorar o atendimento, estamos ampliando a rede, novos equipamentos e instrumentos odontológicos, materiais de consumo”, finalizou. (Fonte: PMC)

Equipe de vôlei Banespa chega em Caraguá
Além dos treinos diários, a equipe fará um jogo treino aberto ao público no domingo, às 10h, no CEMUG.

Caraguatatuba - A equipe de vôlei do Banespa chegou na manhã desta quinta-feira, dia 3, em Caraguá, onde a equipe fará treinamentos de preparação para o Campeonato Estadual da Federação Paulista 2005 e a competição da 2ª divisão do Campeonato Paulista, que acontecem de abril a novembro, além de outras competições durante todo o ano. A equipe foi recepcionada pelo secretário de Esporte e Recreação, Nivaldo Alves, e seus diretores.
A equipe é composta por 24 atletas, sendo 11 da categoria juvenil e 14 da infanto-juvenil e a comissão técnica formada pelo técnico, assistente técnico, treinador físico e supervisor. Os visitantes farão os treinamentos e ficarão alojadas no CEMUG (Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves). A prefeitura cedeu toda a estrutura para que os atletas tenham uma boa estada na cidade.
Segundo o supervisor da equipe, Fernando Castro Maroni, mudar de ambiente gera efeitos positivos pois a comissão técnica tem a oportunidade de observar características nos atletas que no dia a dia não consegue perceber.
“Nós da comissão técnica precisamos conhecer melhor cada atleta, por isso vimos para cá, pois no nosso dia a dia não temos essa oportunidade, treinamos todos os dias e depois cada um vai para sua casa, aqui vamos ficar durante sete dias realizando nossa rotina em grupo, isso vai nos possibilitar novas observações. Os dois grupos vão ficar entrosados uns com os outros e também com a equipe técnica. Essa será uma ação social para que possamos trabalhar o resto do ano”, declarou Maroni.
“Treinar uma equipe longe da sua rotina é muito positivo. Vamos conhecer melhor cada atleta, inclusive os oito selecionados recentemente e integrá-los ao grupo. Durante os treinos vamos utilizar uma variação de praia e quadra, isso vai trazer um rendimento melhor nas competições e qualidade no trabalho físico e técnico. O nosso maior objetivo é formá-los para fazer parte da equipe de vôlei profissional e prepará-los para fazer carreira no esporte”, declarou o técnico da equipe, Alexandre Stanzioni.
Segundo Stanzioni, que morou muitos anos na cidade, a escolha por Caraguá foi devido ao bom relacionamento que tem com as pessoas e a receptividade que tiveram no ano passado. “Isso facilita o trabalho com os atletas”, declarou.
Além dos treinos, a equipe realizará no domingo, dia 06, às 10h, no CEMUG, um jogo treino que poderá ser assistido por toda a população. Os treinos que acontecem todos os dias das 16h às 20h também podem ser assistidos, durante os intervalos o público pode tirar dúvidas com os atletas.
No dia 4, quarta-feira, às 15h30, os atletas darão clínica de vôlei para os vinte e oito estagiários da secretaria de Esportes e Recreação. Já na terça-feira, dia 8, também às 15h, participam da clínica os professores da secretaria. Outros profissionais de Educação Física da cidade também podem participar. Mais informações ou confirmar participação, ligue 3887-1165 ou 3888-4110 e falar com o professor Dado. (Fonte: PMC)

Prefeitura e Fundacc fazem homenagem a mulher

Caraguatatuba - A prefeitura de Caraguá, por meio das secretarias de Esporte, Assistência Social e Saúde, em conjunto com a Fundação Cultural, promovem diversas atividades em homenagem a mulher no Dia 8 de Março - Dia Internacional da Mulher.
Dia 8
8h - Caminhada feminina com acompanhamento do professor Dagoberto e monitores. Saída: Praça de Eventos.
Abertura da 'Tenda da Saúde', na Praça Cândido Motta, com atendimento da equipe da Secretaria da Saúde, para aferição de pressão arterial, orientação sobre a saúde da mulher e divulgação da Carta Mundial à Mulher. Das 8 às 22 horas.
9h30 - Ginástica 'Leve' com atividades 'Volta à calma', na Praça do Coreto.
16h - Encontro dos Membros do Clube da Mulher, na Sorveteria Rocha.
17h - Exposição sobre a mulher no MACC-Museu de Arte e Cultura.
19h - Missa na Igreja Santo Antonio (Matriz), em intenção das mulheres.
20h - Vídeo sobre a mulher, na praça Cândido Motta.
Show com música ao vivo, Praça Cândido Motta.
Distribuição de rosas, Praça Cândido Motta.
De 7 a 11 - A Fundacc convida para os filmes dedicados à mulher, na Videoteca Lúcio Braun, na Praça do Caiçara, sempre às 20 horas. (Fonte: PMC)

Conheça Rose Aguilar

Caraguatatuba - Rosângela Leite Carrijo de Aguilar é uma das mulheres que se destacam a frente da administração pública em Caraguatatuba. Como primeira dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, seu trabalho reflete o perfil da mulher brasileira, tendo que pensar nas crianças, nos idosos, na família e na sociedade.
Na vida pessoal, a preocupação não é diferente, afinal Rose Aguilar, como é carinhosamente chamada, também tem dupla jornada como esposa de Aguilar desde 1978 e mãe de Renato Leite Carrijo de Aguilar e José Pereira de Aguilar Junior. Nasceu em Fernandópolis, interior de São Paulo. Mudou-se ainda criança para Caraguá e estudou no Cene - Colégio e Escola Normal Estadual em São Sebastião.
Filha do político Dario Leite Carrijo, que foi vereador em São Sebastião, de 1973 a 1987 (época em que o cargo de Vereador não era remunerado), Rose lembra-se de uma frase repetida com muita alegria "... política é trabalhar para o povo e servir a comunidade...".
Ela que esteve ao lado de Aguilar em toda a sua carreira política, desde 1988, participando dos eventos, das ações e reuniões, conta que estar a frente, comandando um , é muito diferente, começando pela comparação com a profissão anterior, que era totalmente operacional. Rose trabalhou 20 anos na Sabesp, e após cursar Administração nas Faculdades Integradas Módulo, passou a responder como analista econômico financeiro.
"Agora os desafios são outros, o trabalho é bem mais amplo, há muitas coisas novas, mas estou adorando a experiência" . Sobre os primeiros meses presidindo o Fundo Social, Rose conta que está contando com grande apoio da prefeitura.
Fundo Social prestigia a Mulher - A mulher está incluída em todas as ações que serão realizados pelo Fundo Social em parceria com a Secretaria de Assistência Social. Os projetos de geração de renda, por exemplo, prestigiarão a mulher com os cursos de cabeleireiro, manicure e os que já existiam como pintura em tecido, crochê, bonecas de pano e a padaria artesanal. A primeira dama está enviando um projeto ao Fundo Social do Estado, solicitando recursos para ampliação das padarias artesanais.
Os idosos também receberão a atenção do Fundo Social, com a criação do Centro de Convivência Diário, que será criado de acordo com o Programa de Governo. "Aqui a mulher também está entre as nossas preocupações já que a idosa merece receber em troca todo o amor e carinho dedicado a família". (Fonte: PMC)

Prefeito Aguilar assina convênios com entidades de Caraguá
Em seu gabinete, o prefeito José Pereira de Aguilar recebeu nesta quinta-feira 3, representantes das entidades beneficentes para renovação de convênios

Caraguatatuba - O prefeito José Pereira de Aguilar assinou na manhã desta quinta-feira 3, convênios com diversas entidades beneficentes de Caraguatatuba. A reunião para renovação do repasse de verbas aconteceu no gabinete de Aguilar e contou com a presença do sr. Tarcísio Silveira Prado, do Asilo Vila Vicentina, sr. Osmar Curti, do Instituto Pró + Vida, sr. Irany Benedito da Silva, do Centro de Convivência da 3ª Idade “Estrela do Mar, sra. Rosana Regina Santana de Campos, da Fraternidade Maria Meira (responsável pelo Lar Cinzel), dra. Madalena Maria Fachini, da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), sra. Vilma Trigo de Medeiros, da APAMI (Associação de Proteção à Maternidade e Infância no Período Neonatal, sra. Ana Alves de Azevedo, da Casa Beija Flor, sr. Carlos Tobias Lima Filho, da SOAPROC (Sociedade de Amparo e Apoio à Criança) e Ednei Moreira, representando a Fundação Orsa, que administra junto à Prefeitura de Caraguá o CIEC (Centro Integrado de Educação e Cidadania) “Ciranda do Crescer” I.
Durante o encontro, que contou também com a presença da Secretária de Assistência Social, Antonia Marcelino e outros participantes, foram discutidos temas referentes aos projetos de geração de renda que estão sendo feitos pelas entidades com as famílias envolvidas. A SOAPROC tem realizado atividades de geração de renda nos fins-de-semana envolvendo a comunidade, e segundo afirmou a direção da instituição, o retorno tem sido imediato, “as famílias participantes estão conseguindo produzir e vender, mesmo que em pequenas quantidades”, disse.
O mesmo acontece na Casa Beija Flor, que além do trabalho de geração de renda, realiza também um projeto terapêutico com 90 famílias. Segundo a sra. Ana Alves de Azevedo, presidente dessa entidade, a instituição tem realizado um bom trabalho graças ao apoio da Prefeitura Municipal, e da equipe que atua no local com muita dedicação. Para Ednei Moreira, que atua no CIEC I – uma instituição que abriga crianças de zero a 12 anos em situação de risco pessoal e social, além do apoio da Prefeitura, algo que tem sido fundamental nos últimos meses é o intercâmbio feito junto à Casa Beija-Flor, que atua com pais de crianças assistidas pelo CIEC.
Para a SOAPROC, o ideal seria que todas as entidades se integrassem para que em situações urgentes, uma instituição pudesse amparar a outra, ou mesmo, para que cada entidade conhecesse o trabalho feito por outras instituições beneficentes da cidade. Essa idéia foi apoiada pela Secretária de Assistência Social, Antonia Marcelino, que apóia a todas mas entende a necessidade de integração das mesmas para troca de experiências.
Antes de renovar os convênios, o prefeito Aguilar falou do importante trabalho realizado pela Assistência e Fundo Social por meio dessas instituições. “Eu percebi que não adianta trazer a indústria, porque ela traz a alta tecnologia e requer funcionários capacitados que, na grande maioria, vêm de fora. Precisamos abrir os olhos para nossa realidade que está na geração de renda com diferentes tipos de oficinas como pães, bonecas e outras. Capacitando nossa população estaremos resolvendo parte do problema social do município. Portanto, a Prefeitura irá apoiar as pequenas fábricas que queiram fazer esse tipo de trabalho”, declarou Aguilar. Em seguida, foram assinados os convênios de repasse de verbas para o ano de 2005, com a proposta de integração das instituições por meio da Secretaria de Assistência Social. (Fonte: PMC)

Câmara mantêm Veto e aprova acompanhante
Parlamento nega parcelamento e aceita profissional médico em ambulância

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba realizou na última terça-feira, 1º de março, Sessão Ordinária semanal, que continha em sua Ordem do Dia, Veto Parcial do Executivo quanto a projeto de autoria do finado Parlamentar João Rodrigues de Godoy Filho – Baduca (PL) e do atual Presidente da Câmara, Juarez Pereira Pardim – Juarez Pardim (PPS). O Veto foi mantido e o projeto aprovado.
O Veto Parcial foi o último elaborado pelo ex-prefeito Antonio Carlos da Silva (PSDB) e nega o parcelamento a aqueles que tem construções clandestinas e desejam regularizá-las. Já o projeto de Pardim, obriga o Executivo a colocar um profissional da área médica, médico, enfermeiro, auxiliar de enfermagem, acompanhando os pacientes no interior das ambulâncias municipais. O Veto foi mantido e o projeto aprovado.
No Expediente foram lidos e encaminhados às Comissões Permanentes 5 projetos, além da discussão, votação e aprovação de 4 Requerimentos. No intervalo foram lidas 101 Indicações, que serão remetidas ao Prefeito Municipal.
Nesta quinta-feira, às 16 horas, a Câmara realizou a sua 2ª (segunda) Sessão Extraordinária e até o fechamento desta matéria, não tínhamos informações sobre os projetos aprovados. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Vereador A.G. Pereira retorna à Câmara
Parlamentar cumpre licença mas ainda em Fisioterapia

Caraguatatuba - O Vereador Aureliano Gonçalves Pereira – AG Pereira (PTB), da Câmara Municipal de Caraguatatuba, retornou nesta quinta-feira, dia 3 de março, durante Sessão Extraordinária, ao Parlamento Municipal. O Vereador estava afastado devido a uma licença médica.
O Parlamentar acidentou-se em janeiro, em Minas Gerais e teve fratura do braço direito. Hospitalizado, medicado e engessado, o Vereador permaneceu trabalhando normalmente, até que por orientação médica, foi recomendado a se ausentar do Parlamento Municipal para realização de Fisioterapia, obrigando-o a se afastar durante 15 dias. Neste período quem assumiu foi o Suplente de Vereador Valmir Gonçalves – Valmir da Colônia (PSDB).
O Vereador informa que está passando bem, com o braço ainda levemente inchado, mas numa situação melhor do que antes do início da Fisioterapia. “Estou bem melhor, ainda em tratamento médico, mas já retornei aos meus afazeres”, disse. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Aposta Esportiva: Vestindo o inimigo

Caraguatatuba - O Vereador Celso Pereira – Celsinho (PSDB), da Câmara Municipal de Caraguatatuba perdeu uma aposta para o empresário Aldo Navarro Magalhães, com base no clássico do último domingo, entre Corintians e São Paulo. A aposta foi a seguinte: O Vereador Celso, que é Corintiano, vestiria na Câmara a camisa do São Paulo e vice-versa o empresário durante todo o dia na sua loja, localizada no centro de Caraguatatuba. Como o “Coringão” perdeu de 1 x 0, restou ao Vereador vestir a camisa do “inimigo” e posar para as fotos para comprovar a façanha. O “pagamento” da aposta foi testemunhado por contribuintes e amigos do Parlamentar que estiveram na última terça no plenário da Casa de Leis. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Programa Ação Litoral

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Módulo capacita professores da Ilhabela
Professores do Curso de Pedagogia e Normal Superior promoveram oficinas, plenárias e reflexões relevantes das novas metodologias de ensino.

Ilhabela - Uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação de Ilhabela e o Instituto de Educação Superior das Faculdades Integradas Módulo, de Caraguatatuba, possibilitou a capacitação de 90 professores da rede pública ilhabelense.
A parceria entre o Instituto de Educação Superior das Faculdades Integradas Módulo aconteceu por meio da diretora acadêmica, Drª Sílvia O. Quadros e do Secretário de Educação do Município de Ilhabela, Profº Antonio Cornélio de Morais Filho, para desenvolver capacitações aos professores do Ensino Fundamental.
O projeto foi organizado e ministrado pelos professores do Curso de Pedagogia e Normal Superior, que promoveram oficinas, plenárias e reflexões relevantes das novas metodologias de ensino. O projeto de capacitação de professores, que teve o tema “Da competência leitora à competência escritora”, possibilitou o debate e a vivência entre os 90 professores sobre as práticas de leitura e escrita.
Segundo a coordenadora do Curso de Pedagogia, Maria Antônia de Lima Ribeiro Furgeri, as plenárias e as oficinas pedagógicas foram desenvolvidas através das metodologias modernas, possibilitando a interação do ensino e como a criança aprende no seu dia-a-dia em sala de aula, tornando-os escritores e leitores do mundo no qual estão inseridos.
Durante o mês de março estará acontecendo o segundo módulo da capacitação, quando serão trabalhados métodos que ensinam a lidar com as intervenções na (re)escrita para que o professor possa desenvolver junto aos seus alunos a capacidade de interpretar as relações de leitura e escrita que os envolvem no contexto educacional e de "mundo".
Através desse projeto, a Secretaria Municipal de Educação do município da Ilhabela busca, em parceria com o Instituto Superior de Educação das Faculdades Integradas Módulo, atingir a sua meta de qualidade no ensino e na aprendizagem. (Fonte: Módulo)

Pinga da Toca faz cachaça há quatro décadas no arquipélago
Alambique é um dos principais atrativos da fazenda, um dos roteiros turísticos mais visitados em Ilhabela

Ilhabela - Há mais de quatro décadas, a família de Etienne Van Sebroeck, 61 anos, prepara a 'Pinga da Toca', uma bebida artesanal, que sobrevive há várias gerações.
O alambique é um dos principais atrativos da Fazenda da Toca, um dos roteiros turísticos mais visitados em Ilhabela.
O ambiente rústico, com os tonéis de madeira e grandes rodas d'água, utilizados para a fabricação da pinga, instiga o visitante a degustar a bebida e relaxar em uma das mesas feitas com troncos de árvores.
Os mais resistentes preferem a 'pinga branca', que tem o gosto mais forte. Já aqueles que desejam apenas voltar um pouco no tempo, escolhem a 'pinga amarela', com menor teor alcoólico.
Quando a família comprou a Fazenda da Toca, em 1958, já existia o engenho de aguardente e eles continuaram a tradição.
"A melhor época para fazer a pinga é entre os meses de junho a dezembro, quando a cana-de-açúcar fica bem doce", explica Etienne.
Para fazer a pinga, ele transporta a cana-de-açúcar da praia da Enseada até o engenho, onde faz a garapa. Em seguida, o líquido passa por um processo de fermentação e se transforma em vinho. Após 6 a 8 horas, no alambique, fica pronta a cachaça.
"A venda é pouca, só faço a pinga para manter a tradição", conta.
ENTRETENIMENTO - Além de apreciar uma bebida tradicional, o passeio pela fazenda da Cachoeira da Toca oferece outros atrativos.
Uma opção de lazer é percorrer uma trilha onde está a ruína da casa do Pirata Borges que, segundo a lenda, era um temido traficante de escravos.
Um banho nas águas cristalinas da cachoeira também é uma excelente maneira de se refrescar e renovar a energia.
"Gostamos de ficar na piscina onde a queda da cachoeira é como se fosse uma espécie de massagem natural", conta o casal do Guarujá, Marcos Reis, 29 anos, e Ângela Lisboa, 22 anos.
Para quem gosta de aventura, as pedras que envolvem a cachoeira são usadas na prática de algumas loucuras acrobáticas ou para escorregar, uma espécie de tobogã natural.
Importantíssimo: Para aproveitar o passeio não pode esquecer de passar repelente para se livrar dos insetos indesejados. (Fonte: ValeParaibano)

Notícias de São Sebastião Topo

Litoral Virtual Superchic

Secretário faz primeiro encontro com comerciantes da Costa Sul

São Sebastião - Com o objetivo de discutir e encontrar soluções turísticas para o município de São Sebastião, o secretário municipal de Cultura e Turismo, Júlio César Elias Buzi, organizou seu primeiro encontro com grupo de comerciantes da Costa Sul, realizado ontem (02/03), na praia de Maresias.
Cerca de 20 comerciantes e representantes de entidades compareceram para iniciar um primeiro contato e tentar estabelecer uma integração entre poder público e iniciativa privada. Durante o encontro os empresários deram sugestões, opinaram e solicitaram algumas melhorias para o município. Para o empresário Hugo Caraffa, que possui uma pousada na praia de Maresias, as prioridades para o município são segurança e saneamento básico. Em sua maioria as solicitações feitas estavam ligadas a infra-estrutura, aspecto em que o município ainda é pouco favorecido.
Segundo Buzi, o encontro serviu para fortalecer e desenvolver parcerias. “Queremos um projeto em parceria para ter turismo o ano inteiro. São Sebastião tem muitos atrativos que precisam ser explorados da forma certa”. Ele disse ainda que atualmente o que existe no município é um turismo sazonal que dificulta o desenvolvimento turístico da região.
O secretário apresentou a idéia onde a Prefeitura está estudando a criação de um calendário anual para o município, com atrações fixas e que possam atrair o turista o ano todo. Para isso ele afirmou que conta com o apoio do comércio que também se mostrou interessado.
“A expectativa que temos em relação a essa nova administração é a de que se constitua um destino turístico sustentável para a cidade para que a gente consiga ter uma postura do que é o turismo na nossa região e que a Prefeitura dê a atenção que nós da Costa Sul merecemos”, enfatizou o presidente da Associação Costa dos Alcatrazes, Luiz Alberto Virgilio.
Também estiveram presentes representantes do Sebrae (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo), como o gerente da entidade em São José dos Campos e Litoral Norte Mauro Medeiros, que achou interessante a iniciativa. “O Sebrae vem desenvolvendo um trabalho turístico em algumas regiões e notamos que uma das maiores necessidades que se tem é essa integração que está acontecendo aqui. A idéia é fazer uma organização das forças locais, poder público, empresários, comunidade para aproveitar melhor o fluxo turístico e usufruir desse fluxo de uma forma consciente, fazendo com que essa força local tenha um maior rendimento e aproveitamento desse fluxo”, explica o representante do Sebrae.
O próximo encontro está marcado para o próximo dia 14, também na Costa Sul do município, mas ainda não tem local definido. Um número ainda maior de representantes do comércio da região deve participar. (Fonte: PMSS)

Canto do Mar recebe “Espaço Criança” neste sábado

São Sebastião - O Canto do Mar irá receber neste sábado, dia cinco de março, o programa “Espaço Criança”, organizado pela Prefeitura de São Sebastião, por meio da secretaria de Cultura e Turismo (Sectur). O local escolhido para sediar o evento foi a escola municipal Canto do Mar, localizada na rua do Parque, nº 30. A partir das 15 horas uma série de entretenimentos e atividades serão destinadas às crianças e jovens. Haverá apresentação de show de talentos infantil, teatros, dublagens, jogos educativos, brincadeiras, além de música e dança.
Todas as atividades serão orientadas e supervisionadas por profissionais da Sectur. Segundo o diretor de cultura Gleivson Gaspar, o projeto pretende despertar o interesse pelas manifestações culturais, para isso serão oferecidas atividades variadas e escolhidas de acordo com a preferência das crianças. Ele afirma ainda que desde o início do evento, no começo do ano, ele tem agradado muito e atraído um público diversificado incluindo crianças e adultos, por todos os bairros que já passou. O último bairro que recebeu a visita do projeto foi a praia de Barra do Una, na Costa Sul.
O evento acontecerá o ano todo, se deslocando em bairros diferentes no município. Ele faz parte de uma ação conjunta que está sendo desenvolvida entre as secretarias de Cultura e Turismo (Sectur) e a de Juventude, Esporte e Lazer (Sejuv), que visa entreter as tardes de sábado das crianças e jovens da cidade. Esta integração deverá ser estendida para outros bairros do município, incluindo também os bairros da Costa Sul. Segundo o diretor de eventos, o “Espaço Criança”, já vem sendo realizado desde o mês passado e teve grande aceitação do público agradando a crianças e adultos. A expectativa é que com a união dos dois projetos um número ainda maior compareça.
“Esse projeto é mágico, as músicas são verdadeiramente infantis, folclóricas, as brincadeiras são de cunho educativo e as pessoas envolvidas apostam no projeto e aprovam, todos sem exceção, adoram crianças”, afirma Gaspar. Ele conta ainda que Espaço Criança não tem custo para os cofres públicos. “O que existe é muita criatividade e ajuda de voluntários. A secretaria tem a certeza de que certa forma, agrada com muita simplicidade todas as faixas etárias, desde a criança até os vovôs e estamos a disposição para compartilhar idéias, discutir projetos, otimizar propostas culturais, enfim provocar um efetivo desenvolvimento cultural no município”, finaliza Gaspar. (Fonte: PMSS)

Moradores impedem demolição de casas

São Sebastião - Moradores do bairro Vila Baiana, em Barra do Sahy, costa sul de São Sebastião, impediram ontem os funcionários da prefeitura de demolirem barracos construídos em áreas de preservação permanente. Os funcionários da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo chegaram de manhã ao bairro, acompanhados da Polícia Ambiental e de funcionários do Núcelo do Parque Estadual de São Sebastião. Dois barracos foram demolidos até que os moradores decidiram questionar a ação da prefeitura. Pressionados, os funcionários decidiram interromper os trabalhos. O prefeito Juan Pons Garcia (PPS) afirmou que pretende "congelar" as ocupações em áreas de preservação permanente. (Fonte: ValeParaibano)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Mary´s Casa na Fortaleza

Camarão fresco a preço baixo movimentou o Mercado de Peixe
Produtores comemoram boa venda do produto

Ubatuba - A primeira experiência da nova administração do Mercado Municipal de Peixe de Ubatuba em relação a promoção na venda de pescados e crustáceos foi um sucesso. Centenas de pessoas foram ao Mercado nos dias 26 e 27 para aproveitar o último final de semana onde era possível adquirir camarões frescos, antes do período do defeso que começou ontem, dia 1 e vai até 31 de maio. Com o camarão sete barbas a quatro reais o quilo, tanto consumidores quanto produtores e comerciantes ficaram satisfeitos com o resultado da promoção. Segundo levantamento feito pela administração do Mercado, em 26 de fevereiro do ano passado foram comercializados 360 quilos do crustáceo. Neste ano 1.280 quilos foram vendidos na mesma data.
O Administrador Edgard Marques salientou que o sucesso da promoção deve ser creditado a confiança dos produtores. “Decidimos em cima da hora e ainda assim o resultado foi satisfatório”, lembrou Edgard. “Por sugestão dos produtores, estamos viabilizando a realização de promoções semanais ou quinzenais, para atender a população da cidade, sempre com um pescado em promoção”, disse Edgard. Segundo o administrador haverá também promoção em feriados e na alta temporada: “Já estamos bolando alguma coisa para a Semana Santa, onde tradicionalmente o consumo aumenta. Pelo menos um tipo de pescado será colocado a preço popular”, garantiu. (Fonte: PMU)

Ubatuba passa a seguir norma estadual para aprovação de projetos

Ubatuba - A secretaria de Arquitetura e Urbanismo (S. A. U.), atendendo decreto estadual e de acordo com convênio firmado entre o governo do Estado e o município de Ubatuba, determinou que, desde o dia 28 de fevereiro, todos os projetos de prédios plurihabitacionais e conjuntos de apartamentos habitacionais só serão aprovados pela secretaria com alvará do Corpo de Bombeiros.
Sidney Giraud, secretário de Arquitetura e Urbanismo, avalia que tal exigência deve ser feita em função da preocupação com a segurança dos moradores e, que todos os profissionais e técnicos da área devem ter a responsabilidade de adotar a medida.
A S. A. U. ainda orienta que o profissional da área de construção, antes de executar o projeto arquitetônico do prédio, analise, a nível de segurança, o Decreto Estadual nº 46076, de 31 de agosto de 2001, que institui o regulamento de segurança contra incêndio das edificações e área de risco.
Após a análise o responsável pelo projeto deverá encaminhá-lo para o Corpo de Bombeiros para sua aprovação e finalmente apresentá-lo a S A U para as verificações e liberação do projeto. (Fonte: Imprensa Livre)

Prefeitura de Ubatuba notifica 90 prédios

Ubatuba - A Secretaria de Urbanismo da Prefeitura de Ubatuba vai notificar os responsáveis por 90 prédios públicos para que os estabelecimentos implantem rampas e sanitários para portadores de deficiência. Segundo o secretário Sidney Geraud, a medida tem como objetivo acatar uma determinação do MP (Ministério Público) local. Os estabelecimentos, segundo ele, terão 30 dias para se adequarem as exigências da legislação brasileira que normatiza a acessibilidade de portadores de deficiência. Entre os 90 estabelecimentos públicos a serem notificados estão, escolas, igrejas, agências bancárias e até o Fórum do município. (Fonte: ValeParaibano)

IV Exposição do Dia Internacional da Mulher

Ubatuba - A Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba, por meio do seu Grupo Setorial de Artes Plásticas, sob a coordenação de Paulo Alves e Costa Simões, apresenta aproximadamente 100 obras de 40 artistas com o tema “MULHER” e com técnicas e estilos variados.
A Fundart faz sua homenagem às mulheres de nossa cidade e do mundo com trabalhos acadêmicos e contemporâneos divididos entre óleo sobre tela, acrílico, aquarela, esculturas em madeira e concreto celular.
Estará exposta também uma coletânea de imagens de fotógrafos de Ubatuba com mulheres notáveis que fizeram e fazem a nossa cidade.
A comunidade feminina está convidada para se ver retratada nas obras criadas pelos artistas de Ubatuba.
Anote em sua agenda: de 05 a 27 de março de 2005 - Das 14h00 às 22h00.
Sobradão do Porto – Praça Anchieta, Nº 38. (12) 3832-4584 / 3833-7000. (Fonte: Fundart)

Lanche de peixe no mercado municipal

Ubatuba - Neste sábado acontecerá o lançamento de um projeto de revitalização da Ilha dos Pescadores de Ubatuba. Os estudantes alemães David Fischer, David Senger, Johannes Zahn, Ronny Brehmer e Calle Meier estarão preparando um lanche a base de peixe para ser apreciado pelos visitantes do mercado.
A iniciativa faz parte de um projeto integrado de revitalização da Ilha dos Pescadores preparado pelos estudantes de arquitetura da Alemanha.
Venha prestigiar e conhecer mais sobre o projeto.

O Mapa Ruas da Cidade Setor Centro está sendo distribuído

Ubatuba - Graças à participação dos que seguem: Associação Comercial e Empresarial de Ubatuba, 1º Tabelião de Notas e Protestos de Títulos, Feira de Artesanato e Afins de Ubatuba, Pneu Car, Pronto Socorro Dentário 24 h, Gráfica Nagoya, Eudes Cabeleireiro Unissex, Disk Gás e Água Mineral AEL, Guincho 24 horas SJP, Via Massari Moda Masculina, Musical Gê, Ubaclin, Cyber Café Itaguá, Jornal A Cidade, Bel Mar Viagens e Câmbio, G -Tech Informática, Rádio Gaivota-FM, Rádio Costa Azul-AM, Ideal Contábil, Ubagás/Motogás, Ephe.com.br, Restaurante Prato Cheio, Eletro Norte, Litoral Saúde, Chaveiro Papa Léguas, Babalaorixa João D’Xangô Airá, Tapeçaria Rocas, Farmácia Naturaleza de Manipulação, Disk Rei do Marmitex, Disk Pizza e Restaurante Tio Sam, Prof. Márcio Ramos de Yoga Clássico, Prupé Calçados, Kipé Calçados e www.litoralvirtual.com.br, aos quais renovamos nosso agradecimento, serão distribuídos gratuitamente 5.000 exemplares do primeiro mapa por bairro de Ubatuba aos Órgãos Públicos, terminais de ônibus, empresas, associações, Centro de Informações Turísticas e outros locais de fluxo turístico. O próximo setor será Enseada, Santa Rita e Perequê-Mirim e já conta com: Chaveiro e Carimbos Rei das Chaves, Pneu Car, Ideal Contábil, Ubagás/Motogás, G-Tech Informática, Ephe.com.br, Jornal A Cidade, Rádio Costa Azul-AM, Rádio Gaivota-FM, Cyber Café Itaguá, Tapeçaria Rocas-Cássio, www.litoralvirtual.com.br, Restaurante Prato Cheio e Eletro Norte. Participe você também! (Fonte: Revista Local)
 
Ação Litoral
 
Artigo Topo

Macabea Ubatubana
Prof. Rui Alves Grilo

Na semana da mulher, um depoimento de uma jovem:
“Eu me sinto ridicularizada e explorada no meu emprego. Quando eu entrei para trabalhar, eles falaram que cada pessoa seria para uma função. Eu, por exemplo, só faria limpeza e trabalharia doze horas por dia, só final de semana. Mas tudo mentira !
Nós, os funcionários, temos que fazer de tudo: preparar, limpar, guardar e até servir os clientes. Sem dizer o horário, que são dezesseis horas por dia. Nós fazemos dois dias em um.
E o salário, então, eu nem comento. Uma mixaria. Quanto menos eles pagam, menos querem pagar.
E a humilhação? Somos quase tratados como escravos. Só dão comida porque são obrigados por lei; mas mesmo assim a mistura é uma só e os pratos são fiscalizados quanto à quantidade de arroz e feijão. E tem apenas dez minutos para comer e voltar ao trabalho.
Os patrões são todos sem coração. Não estão nem aí pros problemas dos outros. Só querem saber do serviço pronto e perfeito, senão leva bronca ou advertência.
Eu só trabalho lá mesmo por necessidade.”
Este texto foi produzido por uma aluna da Escola Estadual “Capitão Deolindo de Oliveira Santos” em novembro de 2003. Essa aluna, negra, pobre, de uns 16/17 anos me incomodava porque sentava na frente e sempre dormia na sala. Isso me irritava muito. No dia em que ela escreveu esse texto pude entender a situação em que ela vivia. Parece mentira que um adolescente, no século XXI ainda tenha essa jornada de trabalho.
Clarice Lispector é considerada por muitos a maior escritora brasileira e aquela que tem a maior quantidade de obras traduzidas no exterior. No entanto, sua escrita é considerada difícil e não estaria ao alcance do povo ou de pessoas não especializadas em literatura. Dizem que suas obras são muito elitistas e não falam do cotidiano de uma mulher comum.
“A Hora da Estrela” foi sua última obra e é considerada sua obra prima. Descreve a vida de uma jovem nordestina que vem morar no Rio de Janeiro, tentando sobreviver e entender seu novo espaço de vida, num mundo dominado pelos homens e pelo capital, num mundo onde o que vale é a aparência.
A partir da leitura de um trecho de um diálogo entre Macabea e Olímpico, solicitei aos alunos que relatassem uma situação em que eles se vissem como Macabea; daí surgiu o texto acima. Isso mostra que a escrita de Clarice está plena do sofrimento do povo e, principalmente da mulher.

Prof. Rui Alves Grilo
Ubatuba, SP

Opinião Topo

A COMTUR e Leonardo
Ronaldo Dias

Muito pertinente e lúcida a proposta do vereador Charles Medeiros, de uma audiência pública para discutir o futuro da COMTUR. De toda forma, como a criação da empresa foi feita através de lei, será naquela casa a propositura de sua respectiva revogação. O que, por outro lado, deixa uma série de dúvidas aos leitores e a mim, como acionista minoritário, são as afirmações e declarações do Sr. Gilheta indicado pela acionista majoritária como novo diretor presidente da empresa, para “avaliar sua viabilidade” Já, para esta afirmação, cabe esclarecer, que esta não é a função estatutária do presidente da empresa. Respeito a pessoa do Sr. Gilheta, pois não o conheço mas, aguardo a oferta da majoritária, aos acionistas minoritários, do seu Currículo, juntamente com suas credenciais, de experiências anteriores em trabalhos conclusivos de viabilidade econômica, prestados à outras empresas, em especial de economia mista,com objetivos estatutários de fomento econômico fundamentado no turismo. Seria o mínimo. De momento, é lamentável mas, preciso externar minha discordância de todas as suas afirmações, publicadas na edição de ontem do Litoralvirtual ( principalmente para não ser apontado, ou rotulado, como omisso).
“O fator nem é tanto financeiro, é o moral que está tendo peso maior no fechamento da Comtur. O Eduardo é um prefeito ético, que quer basear o governo na responsabilidade, coisa que a bandeira da COMTUR vai contra, com mais de 60 ações trabalhistas”. (Sr.Gilheta)
As imoralidades praticadas com a COMTUR, não foram feitas, sustentadas, muito menos praticadas pelos acionistas minoritários. A bandeira “da inconseqüência” para a COMTUR, sempre foi levantada pela majoritária, nos mesmos moldes de sua indicação. Imposta. Quanto a má administração, o Sr. como experto no assunto, deveria (já que deve ter reunido provas suficientes para embasar suas afirmações) indicar, já, sem mais delongas, todos os responsáveis. Não deixe ninguém de fora. Com todo respeito a sua pessoa, como já disse não o conheço, suas deduções, afirmações e conclusões são, no mínimo precipitadas. Quando afirma como exagero, ser a “mesma coisa” e, com os “mesmos objetivos”, SETUR E COMTUR e que “uma acaba atrapalhando a outra” são claros os sinais de que, suas afirmações, muito ao contrário do que afirma, não são os verdadeiros motivos por que “Ubatuba ainda esteja ainda engatinhando no turismo”. Como desconheço a reunião do Sr. prefeito “com os acionistas minoritários para o próximo dia 10”, principalmente porque, o senhor afirmou à imprensa, que a proposta aceita na Assembléia Geral do dia 24p.p, pela majoritária, (de ouvir as inúmeras sugestões administrativas, econômicas e estatutárias que viabilizariam facilmente a COMTUR e, que, seriam apresentadas ao Sr. Prefeito) estava prejudicada, devido ao “firme propósito da majoritária no fechamento da empresa”. Tal atitude, naquela oportunidade, provocou uma reação de desconforto e indignação, devido a falta de respeito com os acionistas minoritários reunidos, já há 5 longas horas atendendo a proposta da Assembléia Geral. Vamos então aguardar os acontecimentos, lembrando a “máxima” do Ítalo Leonardo.

Ronaldo Dias
Ubatuba, SP

Carta do Leitor Topo

O Guaruçá Agradece - Amigos, músicos, foliões, empresários, comerciantes e mídia local.
Através de sua colaboração e apoio conseguimos dar um pouco de alegria e entretenimento aos munícipes e turistas, que brincaram e se divertiram no Bloco O GUARUÇÁ, em três dias de carnaval.
Foi realmente um sucesso as apresentações do bloco O GUARUÇÁ, resgatando o carnaval de Ubatuba com as tradicionais marchinhas que embalaram os foliões: turistas e locais, tanto pela praia do Itaguá como pelas ruas centrais da cidade de Ubatuba.
Graças a você amigo colaborador, retomamos o verdadeiro carnaval de marchinhas de Ubatuba, com participação das famílias tradicionais de nossa sociedade. O bloco teve o acompanhamento musical de integrantes da Lira Padre Anchieta e percursionistas de renome de nossa cidade. Os foliões (turistas e locais) vestiram seu apoio, usando camisetas, chapéus, cantando as marchinhas, se divertindo junto à família e amigos, enfim, muitos não precisaram ir a cidade de São Luiz do Paraitinga, tendo aqui um opção para brincar o carnaval sadio e contagiante.
Não podemos esquecer também de agradecer o grande apoio dado pela FUNDART e SETUR que incentivaram o nosso carnaval.
O GUARUÇÁ saiu do buraco e está tornando-se um grupo folclórico e cultural de nossa cidade. Agora, com mais tempo, já estamos planejando o carnaval 2006, e desde já contamos com seu precioso apoio.
Obrigado. Ubatuba, fevereiro de 2005.

Julinho Mendes
Luiz Roberto de Moura
Ubatuba, SP


Sarau Dia dos Novos - Se você toca, dança, canta ou faz RAP e poesias, ou se quer apenas ouvir e apreciar venha participar no próximo sarau no dia 09/03/05 às 18 h 30 na FUNDART. Inscrições até dia 08 na FUNDART - Eventos. Com o objetivo de dar visibilidade aos novos talentos e ser um espaço de socialização, de festa e de alegria, a Paula e eu começamos esta atividade na FUNDART no segundo semestre de 2005.
Aos poucos, pessoas das mais diferentes idades e idéias começaram a se aproximar, reconhecendo este espaço como um espaço cultural aberto à participação.
Apresentamos um projeto para as Casas Pernambucanas que começou a colaborar com o patrocínio cultural. Após as férias e a mudança da administração municipal, estamos retomando esta atividade e contamos com você.

Rui Alves Grilo
Ubatuba, SP


Limpeza de Praças - Como já encaminhei, junto com os outros moradores nos últimos 8 anos, vários pedidos escritos e verbais à Prefeitura de Ubatuba para que providenciem a iluminação e manutenção da praça na esquina das ruas Marília x travessa Marília, no Itaguá, chamada de Pça Stos Dumont (há pça homônima
próxima ao Aquário nos mapas da prefeitura), aproveito matéria veiculada sobre o assunto na edição de hoje deste site, para mais uma vez tentar com que providências sejam tomadas.
Saliento que a "praça" só existe nos mapas da prefeitura, pois o local, que fica na beira de um mangue, só é mantido pelos esforços dos moradores locais, que são obrigados a pagar particulares para limpá-lo, bem como utilizar iluminação das residências para diminuir a completa escuridão no local, medidas tomadas não por estética, e sim por higiene e segurança do local, onde a totalidade dos habitantes são moradores fixos de Ubatuba, e não turistas.

Dino Mottinelli Filho
Ubatuba, SP


Terceirização da Merenda? - 1. Como medida preventiva gostaria comunicar aos mandatários da Prefeitura Municipal que nenhum dos que trabalharam comigo tem informado de nada do que atualmente está acontecendo. Conseqüentemente, é dispensável a caça às bruxas. Incomodar coitados com broncas descabidas e injustas é um ato de indignidade.
2. As informações que utilizarei neste artigo foram a mim transmitidas em dezembro de 2004 por integrantes da atual administração que não trabalharam na anterior. Foram transmitidas com toda a ingenuidade e pensando que estariam descobrindo o carrinho de uma só roda. Outras informações são do meu conhecimento faz muitos anos. Naquela oportunidade informaram que era um compromisso de campanha e que iria a acontecer.
Retruquei: “Falam ao Exmo. Sr. Prefeito Eleito que não cometa esse crime. As crianças, jovens e adultos que se alimentam nas escolas merecem respeito e não podem ser massa de manobra de interesses eleitoreiros e de supostos compromissos de campanha. Criamos uma estrutura de distribuição e serviço da merenda quase perfeita e decretamos a fome zero dentro do âmbito das escolas. A estrutura foi criada para resolver um grave problema social do município e não pode ser desmontada ou entregue a empresários particulares para pagar compromissos de campanha. Seria uma ignomínia e um retrocesso para o município. O nosso empenho em servir merenda abundante e de qualidade foi uma conseqüência da sensibilidade social da administração com os problemas dos alunos. Nosso programa de Merenda Escolar foi premiado em Brasília. Cabe à futura administração aperfeiçoa-lo e organizar as hortas comunitárias divulgadas na campanha”. Não sei se o recado foi dado. Caso tenha chegado ao conhecimento do Exmo. Sr. Prefeito parece não ter surtido efeito.
3. A terceirização da merenda está agora em todos os ambientes. Os interessados consideram-se no direito de caluniar a administração anterior e propagar mentiras as mais desbragadas.
4. Entre as mentiras e ou calúnias podemos destacar:
A - Os funcionários furtam a merenda e por isso gasta-se mais com sua administração direta. É uma ofensa de tal gravidade que só pode ser atribuída a irresponsáveis. Os esforçados, abnegados e prestativos funcionários não merecem essa injúria, esse desrespeito Só colocaria minha mão à palmatória se os diretores e vice-diretores que se encontram na estrutura central da administração de educação desenvolviam essa prática, sem que os responsáveis conhecermos. Também não acredito na hipótese.
B – Para provar isso virá uma empresa especializada fazer um levantamento e certamente vai indicar que é melhor e mais barato fazer a terceirização. O maior otário de Ubatuba sabe que a empresa vai provar que “focinho de porco é tomada e dá choque”. Podem dispensar o levantamento. Esse tipo de levantamento já existe, na Prefeitura, desde agosto de 2000, quando a administração da época embarcou em aventura semelhante com os resultados que todos conhecemos e que se traduziram em fome, revolta, todo tipo de limitações para as crianças, impossibilidade de repetir, proibição de funcionário e professor se alimentarem nas escolas mesmo naquelas mais afastadas e que a maior parte faz horário corrido. Foi um total desrespeito e agressão à autonomia das escolas e ao bom senso.
C – É mentira que o preço das mercadorias compradas para a merenda estivesse elevado. Prova contundente disso é que, já na atual administração, foi re-alinhado o preço da carne, da salsicha, do frango, (pasmem-se, também do frango que foi objeto de denúncia à Promotoria Pública). Como é Sr. Vice-Prefeito, agora não está superfaturado?
D – Também é mentira que não existam contratos abertos para a compra de alimentos e gás. Além de dispor desses contratos existem processos de compras rápidas que podem ser usados pelo poder público. É só saber administrar.
E - Também não procede que não existe verba e dinheiro para comprar merenda. No orçamento deste ano foram previstos R$. 2.500.000,00 (dois milhões e quinhentos mil reais) para a compra de alimentos e gás de cozinha. Quase 900.000,00 (novecentos mil) a maior que no exercício de 2004. Não é possível que falte dinheiro nesta época do ano. Nos quatro anos da administração anterior nunca faltou dinheiro para a merenda.
5 – A experiência de 2000 deixou alguma lições que foram vivenciadas por grande parte dos atuais ocupantes dos cargos em comissão da Secretaria Municipal de Educação e por grande número de professores e funcionários efetivos. Não é possível que em todo esse universo não exista energia para defender as causas da educação e obrigar à Administração Municipal a empregar os recursos da educação no atendimento aos alunos e só aos alunos. Entre as conseqüências de 2000 podemos destacar:
A – O custo da unidade de merenda (prato servido) passou de 0,14 (quatorze centavos) para 0,89 (oitenta e nove centavos). Sete vezes mais.Os cinqüenta dias de merenda terceirizada custaram aos cofres públicos mais que os cento e cinqüenta dias da administrada direta, naquele ano. Se mantido o contrato, em 2001, teriam-se gasto, com merenda de má qualidade, seis vezes mais do que gastamos com merenda de boa qualidade.
B – Não existia controle das merendas que eram servidas. Imaginem vocês estimativas feitas pela empresa fornecedora!
C – As crianças não podiam repetir.
D – Funcionários e professores não podiam se alimentar na escola, mesmo nas mais afastadas e nas quais parte da equipe da escola passa o dia todo.
E – Utilizaram equipamentos (geladeiras, fogões, freezer, liquidificadores, etc) da escola para fazer as refeições. Também usaram os utensílios e o espaço físico das escolas.
F – Os funcionários efetivos foram emprestados à empresa e por ela bastante desconsiderados e humilhados.
G – Nos 50 (cinqüenta) dias de aula que durou o programa os diretores falavam que não sabiam quem mandava na escola. Eles tinham perdido o controle.
H – Os custos desse desastre e da rescisão amigável do contrato foram pagos pela administração que se iniciou em primeiro de janeiro de 2001.
6 – As técnicas que atualmente estão sendo utilizadas são de mesmo estilo às utilizadas em 2000. Já estão deixando faltar merenda, nas escolas, para desmoralizar o sistema. Como pode desmoralizar-se um sistema que deu certo durante quatro anos e que foi elogiado por situação e oposição? Esperamos que quem seja desmoralizada seja a administração atual.
7 – Terceirizar a merenda é um ato de lesa - funcionário, lesa - criança, lesa - jovem e lesa - adulto que se alimenta na escola.
8 – Esperamos que antes que tomem quaisquer decisões o problema seja discutido com a sociedade e previamente aprovado pelo Conselho Municipal de Educação, pelo Conselho de Alimentação Escolar e pelo Sindicato dos Trabalhadores na Administração Pública Municipal. Se nossos administradores dos recursos sob responsabilidade da Secretária Municipal de Educação, os órgãos de controle, e o Sindicato não tomarem consciência que os recursos da educação são única e exclusivamente para atender programas educacionais teremos mais quatro anos de paralisia. Parar em educação é retrocesso.

Corsino Aliste Mezquita
RG 2976.292-3
Ubatuba, SP

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br
O envio de foto caracteriza autorizada a sua publicação e identifica o remetente como autor.

Ubatuba-SP

Ubatuba - Emilio Campi


Baía do Flamengo
 ©Emilio Campi


Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Editora Assistente: Jullyany Roberta Cruz


GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor