Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Terça-feira, 08 de março de 2005 - Nº 1234 Edições Anteriores

Litoral Virtual Nautica

Região
-

Caraguatatuba
CIEFI do Perequê-Mirim ganha 900 kits escolares do programa Bandeirante Energia
Caminho de Santo Antonio será traçado em Caraguá
Atriz Débora Falabella apresenta “Noites Brancas” em Caraguá
Prefeitura, Sabesp e Correios promovem 'Dia da Multi-Ação'
Caraguá quer melhorar o receptivo turístico
Caraguá '148 anos'
Tendas prometem agitar a Praça
Skate, futevolei, streetball
Abertas inscrições para oficina de História em Quadrinhos
Câmara discute contribuição para CaraguaPrev

Ilhabela
Dia Internacional da Mulher
Comissão Permanente de Segurança de Ilhabela realiza primeira reunião

São Sebastião
Prefeito informa valor gasto no carnaval de Boiçucanga
Pronto Socorro de Boiçucanga recebe doação
Prefeitura reúne membros de entidades assistencias
Prefeito Juan Garcia esclarece ações demolitórias e anuncia obras para a Costa Sul

Ubatuba
Charles Medeiros reivindica apoio ás comunidades isoladas sem energia elétrica.
Charles Medeiros quer casas populares
Claudinho será diplomado e empossado


Seções
Artigo
Opinião
Carta do Leitor
Foto do Dia


Notícias da Região Topo

Litoral Norte

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá BIL -= Bolsa de  Imóveis do Litoral Salete

CIEFI do Perequê-Mirim ganha 900 kits escolares do programa Bandeirante Energia
O projeto social “Bandeirante Comunidade – Educação” que durante três anos beneficiou a comunidade do Casa Branca, em 2005 passou a firmar nova parceria, contribuindo agora com CIEFI Perequê-Mirim

Caraguatatuba - A EBE – Empresa Bandeirante de Energia, que atua em trabalhos sociais no município há 3 anos, está transferindo em 2005, o benefício referente aos kits escolares, do CIEFI do bairro Casa Branca para o bairro Perequê-Mirim.
Segundo explicou Paulo Ramicelli, coordenador do projeto “Bandeirante Comunidade – Educação”, o objetivo do programa é atuar numa comunidade carente por três anos tornando-se um agente transformador, e após esse período, um novo bairro é escolhido para receber as ações sociais da empresa, que atua em várias cidades do Estado de São Paulo.
Nesse ano, os alunos do CIEFI “Geraldo de Lima”, no bairro Perequê-Mirim, região Sul de Caraguatatuba, foram beneficiados com kits escolares compostos por uma bolsa, 2 cadernos, 3 lápis pretos, 3 canetas, 1 caixa com giz de cera, 1 caixa com lápis de cor, borracha, apontador, cola, tesoura e uma régua. De acordo com Ramicelli, a nova comunidade beneficiada é mais numerosa e a quantidade de kits escolares distribuídos nesse ano foi maior que em 2004, quando a unidade escolar do bairro Casa Branca recebeu 650 kits.
No Perequê-Mirim, 900 alunos do 1º ao 4º ano do Ensino Fundamental foram beneficiados com o programa. A Secretária de Educação, Silmara Selma Mattiazzo, que na ocasião representou também o prefeito de Caraguá, José Pereira de Aguilar, falou da importância dessa parceria. “Estou muito feliz que o CIEFI do Perequê tenha sido escolhido para receber esse benefício, porque eu fui diretora de escola nessa região e sei das necessidades da população local. Por isso, estar aqui, participando dessa entrega de materiais escolares é motivo de muita alegria e ficamos todos muito agradecidos pelo presente”, disse.
Em seguida, foram distribuídos os kits e o representante da Bandeirante Energia, Paulo Ramicelli entregou ao diretor da unidade escolar, Prof. Dimas Germano da Silva, a placa que deve ser afixada na escola, indicando que ali existe uma ação social da EBE.
Para a mãe de aluno e membro do Conselho Escolar, Eliana da Silva Nascimento, que tem um filho no 2º ano, esse benefício é motivo de comemoração. “Nossa comunidade é bastante carente, e parcerias como essa são sempre bem vindas. A escola está em festa e as crianças estão muito felizes e motivadas a estudar”, declarou.
Em retribuição ao presente recebido pela Bandeirante, os alunos do Perequê apresentaram um número de dança que pôde ser assistido por pais de alunos e toda a comunidade. (Fonte: PMC)

Caraguá traça Caminho de Santo Antônio em Caraguá
O caminho irá incluir pontos turísticos e religiosos da cidade.

Caraguatatuba - Caraguatatuba - O Caminho de Santo Antônio será traçado nesta quinta-feira, dia 10, junto com as secretarias Municipais de Turismo e Obras Públicas, Fundação Cultural, Paróquias, Associação de Hotéis e Pousadas, Faculdades Integradas Módulo, Oficina de Turismo, o idealizador do Projeto de Santo Antonio, Carlos Bartolomeu Cavalcanti e o Sebrae, que apóia e patrocina parte das ações do projeto Santo Antônio de Caraguatatuba.
O grupo sai da Igreja Matriz às 8 horas e segue em direção ao Morro de Santo Antônio, Martin de Sá, Prainha, Pedra da Freira, Rio Santo Antonio e Teatro, pontos turísticos que farão parte do roteiro e que serão sinalizados nesta quinta-feira. A criação do Caminho de Santo Antônio visa incrementar o turismo religioso, por meio da valorização de Santo Antônio, o santo padroeiro da cidade.
O roteiro faz parte do Projeto de Santo Antônio, idealizado pelo publicitário Carlos Bartolomeu Cavalcanti e desenvolvido pela Associação de Hotéis e Pousadas em parceria com o Sebrae, a Secretaria de Turismo e a Fundação Cultural. O projeto está em fase de implantação desde o ano passado.
O caminho de Santo Antônio, a construção de uma Capela, em frente ao Rio que leva o nome do padroeiro, e a instalação de uma imagem do santo no alto do Morro de Santo Antônio, estão previstos no projeto, que tem o apoio da igreja católica e já promoveu diversos eventos no ano passado, oficializando o mês de junho como o mês de Santo Antônio. Entre os eventos realizados estão a Procissão Marítima, o Arraiá da Praia, palestras sobre a vida do padroeiro e outras atividades. (Fonte: PMC)

Atriz Débora Falabella apresenta “Noites Brancas” em Caraguá
A atriz global Débora Falabella (A Duda, da novela Senhora do Destino, da Rede Globo) se apresenta no Teatro Mário Covas, de 18 a 20 de março em Caraguá

Caraguatatuba- A Prefeitura Municipal de Caraguatatuba e a FUNDACC – Fundação Educacional e Cultural recebem nos dias 18, 19 e 20 de março a peça teatral “Noites Brancas”, no Teatro Mátrio Covas.
O espetáculo traz no elenco a atriz Débora Falabella (a Duda da novela Senhora do Destino), e o ator Luis Artur (premiado em diversos festivais brasileiros de teatro), num texto do clássico de Dostoiévski escrito em 1838, adaptado pelo jornalista e escritor Edmundo Novaes Gomes e dirigido por Yara Novaes.
A peça narra o encontro entre a jovem Nástenka (Débora) e um homem sonhador, num cenário bastante romântico, onde a jovem, criada com sua avó cega e uma empregada surda, entrega-se facilmente a qualquer emoção que possa libertá-la do ambiente tedioso ao qual está submetida. Já o homem sonhador (Luis Arthur), busca não a felicidade eterna, mas um instante feliz que justifique toda a sua existência. Noites Brancas é uma história de amor, sonho e solidão, resultante de uma intensa experimentação física, emocional e intelectual, que dá vida a um clássico da dramaturgia mundial, e já foi levado ao cinema pelo diretor italiano Luchino Visconti.
Segundo a atriz Débora Falabella, que recebeu convite para encenar outros textos, participar dessa montagem é gratificante. “Não queria apenas fazer teatro por fazer. Esse texto de Dostoiévski é muito bonito e romântico, mas tem uma dureza própria do autor. Identifiquei-me com a personagem porque apesar de sonhadora, é também bastante prática e busca por meio do sonho coisas concretas. Fico me perguntando se ela não seria apenas fruto da imaginação do homem sonhador, que é quem narra toda a história”, enfatiza a atriz.
Para Luis Arthur, é um desafio levar o público a acreditar em sua absoluta paixão por Nástenka. “O sonhador, é um ser complexo que nem tem nome, não se materializa, não vive nesse mundo e é um apaixonado que brinca e ironiza sua própria solidão”, explicou.
A peça Noites Brancas será apresentada no Teatro Mário Covas na sexta-feira 18, e sábado 19, às 21h, e no domingo, dia 20 de março, às 18h. Os ingressos estarão à venda antecipadamente na FUNDACC e no Teatro Mário Covas. Mais informações pelo telefone (12) 3881-2623. Prestigie! Culture-se! Vá ao teatro! (Fonte: PMC)

Prefeitura, Sabesp e Correios promovem 'Dia da Multi-Ação'
Objetivo é informar é prestar serviços aos bairros mais necessitados, informando sobre Tarifa Social da Sabesp. Quatro equipes motorizadas farão a inspeção nos bairros Olaria e Casa Branca.

Caraguatatuba - A Prefeitura, a Sabesp e o Correio atenderão a população dos bairros Olaria e Casa Branca no próximo dia 12, sábado, com o 'Dia da Multi-Ação, que tem como um dos objetivos informar a população sobre os novos critérios da Tarifa Social da Sabesp.
A iniciativa é da secretaria municipal de Assistência Social, que convidou as empresas para orientar a população de bairros mais necessitados sobre os benefícios de serviços como o Tarifa Social, que oferece descontos na conta de água, cobrando taxas menores de famílias que comprovem a necessidade.
A Sabesp está apoiando a campanha e irá prestar atendimento e informações sobre a Tarifa Social. Além de falar sobre inadimplência, vazamento, água e esgoto, instalações, parcelamento de contas, os moradores irão assistir vídeos e receber folhetos educativos.
Quatro equipes motorizadas farão a inspeção imediata nas casas dos moradores que se cadastrarem e se adequarem às exigências da empresa. De acordo com o novo critério, o morador tem que se enquadrar na categoria residencial, possuir renda familiar de até três salários mínimos ou estar desempregado, comprovar consumo de energia elétrica de até 170 kw/mês e consumo de água de até 10 mil litros/mês.
O Correio também é parceiro no 'Dia da Multi-Ação' e fará o cadastramento e recadastramento de CPF dos moradores dos dois bairros. Segundo a diretora da Assistência Social, Cilce Fabrette, a ação será estendida ao outros bairros no município. (Fonte: PMC)

Caraguá quer melhorar o receptivo turístico
Sebrae convida os interessados para as reuniões do Programa de Desenvolvimento do Turismo Receptivo

Caraguatatuba - O Sebrae-SP convida os interessados para participar do PDTR-Plano de Desenvolvimento do Turismo Receptivo em Caraguatatuba, desenvolvido a pedido do Contur-Conselho Municipal de Turismo, no ano passado.
O PDTR é discutido em reuniões semanais com a participação de representantes do Comtur, Fundação Cultural de Caraguatatuba, Faculdades Integradas Módulo e secretarias municipais.
'Estamos buscando soluções para o desenvolvimento do turismo auto-sustentável, por isso é importante termos a participação de segmentos ligados ao Turismo, já que o objetivo em comum é o aperfeiçoamento da prestação de serviços para atrair um número cada vez maior de turistas o ano inteiro para a cidade ", diz Maria Aparecida de Medeiros, do Sebrae.
"O PDTR é uma ferramenta importante porque discute e busca soluções para o Turismo e por isso pode auxiliar o nosso trabalho", conta a diretora de eventos da secretaria de Turismo, Karla Moraes.
As reuniões semanais promovem oficinas, dinâmicas de grupo e oportunidades de discussão sobre temas relacionados ao turismo. Mais informações pelo telefone (12) 3922-2977, com Cida. (Fonte: PMC)

Caraguá '148 anos'
O município de Caraguatatuba completa 148 anos de emancipação político administrativa, dia 20 de abril.

Caraguatatuba - A prefeitura de Caraguá deu início aos preparativos para as comemorações do aniversário de Caraguatatuba, que acontece no dia 20 de abril. O período de 17 a 24 de abril terá muitas atividades promovidas pelas secretarias municipais de Turismo, Saúde, Esporte e Recreação, Educação, Assistência Social, Ditran e FUNDACC-Fundação Cultural e Educacional de Caraguatatuba se uniram para realizar uma grande festa, em comemoração aos 148 anos de emancipação político administrativa.
As comemorações começam com a programação da FUNDACC, no dia 9 com o show humorístico de Chico Anísio "Eu conto vocês cantam', no Teatro Municipal Mário Covas; dias 15 e 16, 'Carro de Paulista, também no TMC; e no dia 20, a peça 'Contos de Areia', da Fundacc; dia 21 é a vez da Orquestra Sinfônica da Polícia Militar; dia 23 e 24 a peça ' a verdadeira diferença entre os sexos' ( confirmar).
A FUNDACC também está preparando a Feira do Livro da Livraria Nobel, que deverá acontecer de 20 a 24 no saguão do Teatro Municipal. (confirmar).
No dia 20, às 6h, a alvorada com a Banda Municipal dará início à grande festa. Às 8h, o hasteamento dos pavilhões no MACC-Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba, no Pólo Cultural e em seguida acontece a inauguração do Sistema de Climatização do Museu. Ainda no dia 20, será inaugurado pela Fundacc e Setur, o Salão de Exposições Paulo Motti, juntamente com o receptivo de turismo na Praça Diógenes Ribeiro de Lima.
Neste dia a FUNDACC vai comemorar junto com os pescadores a denominação da Praça do Camaroeiro, homenageando um pescador artesanal da região com uma obra escultórica.
A prefeitura irá comemorar ainda o lançamento da Pedra Fundamental da obra de pavimentação da Avenida da Praia do Indaiá, trecho do Rio Lagoa às Colônias de Férias. Outra obra a ser lançada é o calçamento da estrada do Morro de Santo Antonio.
Uma grande festa aberta a população vai acontecer na praça de Eventos, com a participação de todas as secretarias municipais. Do dia 20 ao dia 24, o público poderá participar de atividades como gincanas, recreação, brinquedos, filmes educativos e muitas outras, para crianças e melhor idade. Na Praça acontecerão ainda shows musicais e apresentações de dança.
No dia 20, a Praça será aberta para as crianças, com recreação das 16 às 20h, e nas Tendas das Secretarias Municipais, muitas exposições e avaliação médica e dentária. Das 17 às 19h a terceira idade poderá praticar voley adaptado. Às 19h começa a apresentação de dança do projeto 'Água Fonte da Juventude', da Secretaria de Educação. Às 22 h tem início o show musical no palco.
Das 9 às 12h, as atividades na Praça serão abertas com todos os brinquedos a disposição crianças do ensino infantil da rede municipal, sob a responsabilidade da Secretaria de Educação. Das 10 às 12h alunos das Escolas Estaduais Thomaz Ribeiro de Lima e Alaor Xavier Junqueira farão uma apresentação de dança.
No dia 21, das 9 às 11h, os brinquedos serão direcionadas aos alunos da rede municipal de ensino fundamental I, que serão monitorados por estagiários da Secretaria de Esporte.
As atividades ao público estarão abertas das 16 às 20h, com todas as tendas abertas. Também haverá neste dia apresentação de esquetes (peça teatral de 15 min) às 17h e às 18h; apresentação de dança com o projeto 'Àgua Fonte da Juventude, às 19h; dança com grupos da Fundação Cultural, no palco, às 19h30; e show católico a partir das 22h.
No dia 22, quem se diverte logo pela manhã são os alunos da rede municipal de educação do Ensino Fundamental II. As atividades ao público começam as 16h e vão até 20h, além de esquetes às 17h e 18h, dança às 19h e show infantil no palco às 22h.
No dia 23, a programação continua das 16h ás 20h, com show gospel às 21h no palco da Praça de Eventos. Dia 24, as atividades continuam no mesmo horário, com show de bandas locais a partir das 21h. (Fonte: PMC)

Tendas prometem agitar a Praça

Caraguatatuba - As tendas das Secretarias Municipais prometem ser a grande atração e em clima de festa, cada uma apresenta ao público o que considera mais interessante, como o projeto 'Água, Fonte da Juventude, dos alunos das Escolas Estaduais Thomaz Ribeiro de Lima e Avelino Ferreira, que será um dos atrativos da Tenda da Educação.
A Tenda da Cultura levará depoimentos orais do projeto 'Recontando Caraguá', exposição da peça 'Destaque do Mês' e exposição e venda de produção literária. Também haverá exposição e venda de artesanato identitário em taboa e cerâmica do projeto Terramar, além da tenda dos bonecões que irão brincar com o público.
A Tenda da Ditran levará ao público filmes educativos e folhetos informativos sobre faixa de pedestre, uso de bicicletas e outros.
A Tenda do Esporte promete muita animação com recreação para todas as idades: chinelão, perna de pau, bambolê, oficina de pipa e pintura, além da tenda de carteado com dominó, carta, baralho e dama, para a terceira idade.
Na Tenda da Saúde, o objetivo é a prevenção, por isso a equipe da Saúde Bucal levará orientações sobre escovação e sobre o atendimento nas Unidades de Saúde. Também haverá distribuição de folhetos apresentação de vídeos institucionais. A equipe a Saúde fará aferição de pressão arterial e pesagem. O CAPS-Centro de Atendimento Psicossocial divulgará o atendimentos à crianças e adolescentes em situação especial. A UAMI-Unidade de Atendimento a Moléstias Infecto-Contagiosas, informará sobre o programa DST/AIDS, com a exposição de banners e distribuição de materiais informativos. A Saúde Coletiva abordará doenças como a dengue, tuberculose, meningite, hanseníase e hepatite A, com a Vigilância Epidemiológica. A Vigilância Sanitária dará orientações sobre a qualidade da água e conservação de alimentos; e a Seção de Zoonose orientará sobre vacinação de animais e presença de animais na praia. Além dos trabalhos nas tendas, uma equipe vai circular pela Praça fazendo divulgação do projeto. (Fonte: PMC)

Skate, futevolei, streetball

Caraguatatuba - No domingo, dia 24, a secretaria municipal de Esporte e Recreação promove três campeonatos esportivos na programação de aniversário da cidade, na Praça de Skate Ton Ferreira. O de skate, o de futvolei e o de streetball.
As inscrições estão abertas para todo o estado de São Paulo. O campeonato de skate será realizado nas categorias individual mirim, iniciantes, feminino, long board e master. O futvolei na categoria dupla masculino, e o streetball na categoria trio masculino.
As provas começam a partir das 10h. Durante a semana ou na data do eventos, até 9h30, as inscrições serão gratuitas. Mais informações pelos telefones 3887-1165/3887-5922. (Fonte: PMC)

Abertas inscrições para oficina de História em Quadrinhos
O objetivo da oficina é formar profissionais na área

Caraguatatuba - A Fundacc (Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba) está com inscrições abertas para a oficina cultural de História em Quadrinhos estilo Manga (japonês) e Traço Americano. A oficina acontece às terças e quintas, das 17h30 às 19h30, as inscrições podem ser feitas na Fundacc ou no local das aulas, que fica na Rua Santos Dumont, 140, no Centro.
Para participar da oficina, os interessados não precisam saber desenhar, a idade mínima para inscrição é de 10 anos. Para assistirem as aulas o aluno precisa levar lápis, papel e borracha.
Este é o quarto ano que a Fundacc realiza a oficina. Nos anos anteriores cerca de 30 pessoas participaram das aulas. A expectativa é que este ano o número de pessoas participantes da oficina seja maior que nos anos anteriores. A proposta é fazer com que mais pessoas da cidade aprendam a fazer historinhas, pois o objetivo do curso é formar profissionais na área.
Para mais informações sobre a oficina ligue para 3883-3727. A fundacc fica na Rua Santa Cruz, 396, Centro. (Fonte: PMC)

Câmara discute contribuição para CaraguaPrev
Projeto já foi discutido e adiado; Entidade quer aumento de 2,5%

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba realiza nesta terça-feira, dia 8 de março a sua 6ª Sessão Ordinária semanal, a partir das 19h30, com transmissão ao vivo pela NET – TV a Cabo. Na Ordem do Dia apenas a discussão do aumento na contribuição dos Servidores Públicos Municipais, de 8,5% para 11%.
Este aumento valerá para os funcionários da Câmara e Prefeitura que forem concursados e estiverem sob o regime Estatutário. Esta propositura foi discutida na Sessão Extraordinária do dia 3 de março, mas foi adiado a pedido do Líder do Prefeito na Câmara, Vereador AG Pereira (PTB), pois não havia unanimidade entre os Parlamentares sobre o assunto.
A não concordância se baseia no valor do aumento da contribuição, visto que relacionado a atualização salarial dos Servidores Públicos Municipais da Prefeitura, não trará grandes ganhos aos funcionários, que tiveram recentemente 5,8% de atualização, que deduzido do aumento em discussão, reduzirá para 3,3%. Sendo um Projeto de Lei, necessita de maioria simples para ser aprovado. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)
 

Programa Ação Litoral

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Dia Internacional da Mulher

Ilhabela - Hoje, dia 8 de março, será comemorado o dia Internacional da Mulher. A Câmara estará homenageando algumas que na verdade estarão representando todas as mulheres do município. Por isso, na pauta da sessão ordinária, ficou determinado, até o momento, que nenhum projeto, requerimento entre outros serão discutidos
Segue os nomes das mulheres a serem homenageadas por cada vereador. A sessão terá início a partir das 17 horas no plenário. O evento é aberto a comunidade.

Sra: Éster Correa de Santana
Vereador: Luis Antonio Santana Barroso

Sra: Maria Barbosa Vírgilio dos Santos
Vereador: Carlos Augusto Azevedo Senatore

Sra: Jovelina dos Santos Mattos
Vereador: Marcelo de Mattos

Sra. Leída Santos Nogueira
Vereador: Robson Wilson dos Santos

Sra. Dra: Arlete Maria de Carvalho Neves
Vereador: Modesto Koji Ono

Sra. Rosení Benedito Vieira
Vereador: Marcos Aurélio Leopoldino dos Santos

Sra. Geni Amaral dos Santos
Vereadora: Solange Araújo Ramos

Sra: Éder Ávila
Vereador: Wagner Teixeira

Sra: Demézia Pimenta da Silva
Vereador: Dalton José da Silva

Sra. Aurora Lopes Cunha Cardim ( in memorian)
Vereador: José Cardim de Souza. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Comissão Permanente de Segurança de Ilhabela realiza primeira reunião

Ilhabela - A Comissão Permanente de Segurança se reuniu na quarta-feira para sua primeira reunião ordinária nas dependências da Câmara Municipal de Ilhabela.
Dos quinze membros que formam a Comissão, onze compareceram: o presidente da Casa, vereador Luiz Antônio dos Santos(PL), José Roberto de Campos, o Beto(PMN), Carlos Alberto de O. Pinto, o Carlinhos(PMDB) e o companheiro de partido, o vereador Guilherme Henrique Maia Vieira, o Dr. Guilherme representando o Legislativo.
O juiz de Direito de Ilhabela, Dr. Josué Vilela Pimentel, compareceu representando o Poder Judiciário, o vice-prefeito Antônio Carlos Cajado Simões, marcou presença em nome do Poder Executivo, o Sargento Jesus, da Policia Militar, o advogado José Valério, do Conselho Tutelar, o empresário Edílson Moretto, representou o CONSEG (Conselho de Segurança) e a Associação de Bares, Hotéis, Restaurantes e Similares, Orlando Antônio Ferreira representou as Associações de Bairro e o jornalista Nivaldo Simões, representou a Loja Maçônica.
Na platéia, estavam presentes o vereador Joadir Capucho(PPS) e os munícipes James Aboud e Manoel Sérgio de Jesus. Os representantes que não puderam comparecer justificaram ausência em virtude de compromissos assumidos anteriormente.
Cada instituição apresentou sugestões sobre temas e ações que devem ser estudadas para formar o Plano de Segurança para Ilhabela. Num próximo encontro, os integrantes da Comissão devem elencar as prioridades e dar início às ações, que deverão apresentar resultados em curto, médio e longo prazo.
As sugestões iniciais foram as seguintes: Criação de uma segunda Vara na Ilha para “desafogar” o Poder Judiciário, criação da Guarda Municipal e da Guarda Mirim, para auxiliar as Polícias Civil e Militar na busca de dados, além de fornecer informações turísticas e conseqüentemente criar novas atividades para a juventude ilhabelense. Segundo o Conselho Tutelar, os índices de pequenos delitos envolvendo jovens vêm aumentando e a falta de oportunidades é uma das causas do aumento da violência.
Rondas noturnas, maior fiscalização na balsa, inclusive com a construção de um Centro de Triagem, contando com a presença de Assistentes Sociais e monitoramentos por câmeras também foram citados.
O aumento do efetivo das polícias Militar e Civil, novamente foi lembrado, porém, a Comissão chegou a um consenso de que devem tomar atitudes alternativas e imediatas para resolver o problema.
A contratação de uma empresa especializada para elaborar um Planejamento Estratégico para a Segurança da cidade, medidas de compensação financeira para a “elite” que quiser construir na Ilha, pagando taxas quer seriam revertidas em ações sociais, a contenção do Cadastro de áreas territoriais ou mesmo a transformação por parte da prefeitura em áreas públicas, foram algumas das medidas elencadas para amenizar o problema da ocupação desordenada, assim como a emissão da CITI (Carteira de Identificação do Trabalhador de Ilhabela), que deverá ser emitida também pela prefeitura.
Na área social, as comunidades tradicionais foram lembradas, assim como ações de reinserção da população carcerária à sociedade e educação nas escolas, com palestras sobre os diversos temas que abrange a Segurança. A próxima reunião da Comissão Permanente de Segurança acontecerá no dia 16 de março, quarta-feira, às 19h na Câmara Municipal. (Fonte: Correio do Litoral)

Notícias de São Sebastião Topo

Litoral Virtual Superchic

Prefeito informa valor gasto no carnaval de Boiçucanga

São Sebastião - Em ofício enviado ao presidente da Câmara, Wagner Teixeira (PV), o prefeito Juan Garcia (PPS) informa que o valor gasto para realizar o carnaval de
2.005 em Boiçucanga ficou em aproximadamente R$43mil. A informação foi encaminhada em função de um requerimento apresentado pela presidência da Casa, datado em 10 de fevereiro passado. Nele, Teixeira também indagou qual o nome da banda contratada para atuar no bairro. Conforme a resposta, a banda chama-se ‘Doce Prazer’. O prefeito respondeu ainda um outro requerimento protocolado pelo presidente, que questiona a suspensão dos pagamentos da diferença de horas extraordinárias ao funcionalismo municipal. Segundo Garcia, falta previsão legal para dar continuidade nos pagamentos. Ele declara que o cumprimento acertado entre o sindicato da categoria e a Prefeitura será retomado, na conformidade da existência de previsão legal. (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Pronto Socorro de Boiçucanga recebe doação

São Sebastião - O Pronto Socorro (PS) de Boiçucanga recebeu na última sexta-feira (04/02) uma mesa ginecológica. A doação foi feita por um grupo de holandeses que há dez anos visitam o bairro para competir e confraternizar com o time da casa, Boiçucanga Futebol Clube.
O Prefeito, Dr Juan Garcia, esteve no local para agradecer a doação e falou da importância de gestos como este. “As pessoas dão muita importância quando o ato tem valor financeiro, eu valorizo quando o ato tem valor moral, como este que um valor inestimável no meu conceito, pois é algo dado de bom coração com intenção de ajudar”. Sobre a Saúde ele afirmou que ela é uma das principais prioridades de seu governo. “A Saúde é uma das metas da administração, uma das que a gente vê com muito carinho”, disse o Prefeito que lembrou ainda de outra intenção de sua administração que visa integrar todo o município por meio de uma rede informatizada de informações. Para que isso aconteça, ele explicou que duas torres serão construídas, uma no Montão de Trigo e outra em Ilhabela.
Segundo a enfermeira responsável pelo plantão, Elizabete Aparecida dos Santos, trata-se de uma importante aquisição para a unidade de saúde. “O único equipamento que tínhamos já estava ultrapassado, sem uma das perneiras. Esta nova mesa irá substituir e tranqüilizar os partos emergenciais que necessitem ser feitos na unidade”, conta.
Ainda durante a visita o Prefeito falou de suas intenções para a Costa Sul. “Espero que na nossa administração a gente consiga transformar São Sebastião em um município único, sem São Sebastião do Sul e do Norte. Para isso a administração estará sediada toda semana na Costa Sul. Toda quarta-feira todos os secretários municipais virão para a Sub-Prefeitura, se deslocando por todo o dia entre os demais bairros. Adianto que assim será, durante todos os quatro anos desta administração”, afirma.
O Prefeito também fez um convite. “A partir de maio toda a comunidade está convidada a fazer parte das discussões do orçamento participativo, que não será feitos via computador, mas sim via conversa com os moradores de cada bairro. Assim, aos poucos, iremos priorizar os investimentos que a comunidade julgar fundamentais” explicou. Segundo ele, o orçamento será dividido e parte dele será destinado a ações da Prefeitura e a outra parte será utilizada da forma que a comunidade julgar melhor.
“Até o final deste ano faremos em São Sebastião uma coisa pioneira. Iremos investir 20 milhões do tesouro municipal em obras e coisas que vocês vão ver ao longo do município”, anunciou o Prefeito que citou dentre algumas destas obras para a Costa Sul, a centralização dos serviços de Saúde, a construção de um Centro Esportivo e de um novo cemitério para a região. Ele conta que todos os cemitérios municipais estão impedidos de funcionar pela vigilância sanitária.
A solenidade de entrega do equipamento reuniu um a série de autoridades, entre eles estava representando o secretário municipal da Saúde, Antônio Guilherme Duarte de Carvalho, o diretor administrativo da Sesau (Secretaria da Sáude), Darcy de Souza, o secretário de Governo, Paulo Rogério Motta, o Sub-Prefeito da Costa Sul, Edvaldo Reimberg, o presidente da Câmara Municipal, Wagner Teixeira, entre outros. (Fonte: PMSS)

Prefeitura reúne membros de entidades assistencias

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Assistência Social (Sedeas), reuniu mais de trinta membros de entidades assistenciais que recebem recurso financeiro da Prefeitura. O objetivo foi esclarecer questões sobre o repasse de verbas municipais e também o projeto de lei que foi enviado para a Câmara e autoriza a Prefeitura a celebrar convênios e conceder subvenções através de repasses financeiros a entidades civis assistenciais. Segundo o Prefeito, como está, a lei 1674/2004 dificulta o processo sendo necessária uma aprovação anual para reajuste de valores.
De acordo com o Prefeito o projeto de lei que já foi enviado para a Câmara tornaria mais ágil a relação entre poder público e entidades em razão de não possuir anexos contendo relação de valores. Segundo ele estes dados contidos na lei obrigam que a mesma seja aprovada pela Câmara todos os anos. Sendo os convênios reincididos em 31 de dezembro, todos os anos, as entidades acabam tendo que aguardar o término do recesso da Câmara para poder aprovar a lei e então retomar os convênios. Neste processo as entidades chegam a ficar com quase dois meses de atraso no repasse da verba.
Seria uma lei meramente autorizativa, segundo o Prefeito, que permitiria que os convênios fossem firmados mediante decreto. Quanto a fiscalização, ela permaneceria sendo feita pela Câmara Municipal.
Sobre a redução em até 20 % das verbas repassadas pela Prefeitura, o Prefeito explicou que não foi uma imposição, mas um pedido, assim como está sendo aplicado em toda a administração. “Seremos extremamente criteriosos, controlando cada centavo que está sendo depositado, seja onde for, queremos ter controle absoluto do dinheiro. E isso se aplica a toda administração, todas as secretarias vão cortar 20% do seu custeio. Nós começamos dando o exemplo, cortamos 35% dos cargos de confiança do Prefeito, haviam 110 prédios alugados, destes já devolvemos 20 e devemos devolver ainda mais, pois queremos enxugar a máquina. Nessa linha, pedimos para que as entidades fossem nossas parceiras e que tentassem reduzir o seu custo, na medida do possível”, disse.
O secretário municipal da Sedeas, Carlos Roberto Berringer Favery, lembra ainda que em nenhum momento foi imposto que as verbas não seriam repassadas caso os 20% não fossem reduzidos. Segundo ele a medida é para suprir a carência em outros lugares. “Não queremos tirar, mas sim distribuir por todo o município”, conta.
A reunião serviu também para apresentar como ficou o balanço para este ano. Foi solicitado pelas 11 entidades que a Prefeitura auxilia repassando recursos financeiros do tesouro municipal, um total de R$ 2.197.982,00, para 14 projetos. No último convênio autorizado pela Prefeitura de São Sebastião, firmado no ano passado, as entidades da cidade receberam R$ 1.588.420,32, para 16 projetos. O secretário explica que o número de projetos diminuiu de 16 para 14 pois o presidente do programa Nosso Lar, desenvolvido com crianças e adolescentes do Jaraguá, pediu para retirar o programa que deverá passar por um período de reestruturação. E a Fundamar deixou de fazer parte do projeto Viração com a mudança do mesmo para o bairro da Topolândia. A entidade já apresentou novo projeto de Escola Náutica que deverá ser analisado na primeira reunião do Conselho Municipal de Assistência Social (Comas).
“Mesmo pedindo para reduzir os custos, em relação ao ano passado, a maioria das entidades teve seu repasse ampliado”, afirma o secretário. Como exemplo ele menciona a Associação Antialcoólicos, que foi a entidade que mais conseguiu reduzir os custos, chegando a uma economia de 13%. Ainda assim, ela ampliou seu número de atendimentos em 15 % e obteve um crescimento nos recursos financeiros recebidos da Prefeitura de 23% em relação ao repassado no ano passado.
O berçário Santana praticamente dobrou sua capacidade de atendimentos, de 50 passou para 100 crianças beneficiadas. No Morro do Abrigo, o berçário Amigos da Criança teve um aumento no número de atendimentos em 340% e na arrecadação o acréscimo foi de 30% em relação a 2004.
No geral, segundo o secretário da Sedeas, o crescimento dos repasses para as entidades neste ano ficou em torno de 3 a 110 %. Já o número de atendimentos também foi estimulado para que houvesse uma ampliação que girou entre 15 e 560%. (Fonte: PMSS)

Prefeito Juan Garcia esclarece ações demolitórias e anuncia obras para a Costa Sul durante reunião do Conseg

São Sebastião - Na última reunião do Conseg (Conselho de Segurança) realizada na sexta-feira (04/03), no bairro de Boiçucanga na Costa Sul do município, o Prefeito de São Sebastião ao lado de uma série de autoridades locais esclareceu algumas ações adotadas pela Prefeitura nos últimos dias como o congelamento das áreas de ocupações irregulares.
“A atual administração não vai tirar nehuma pessoa de dentro de qualquer casa em qualquer lugar que esteja. Ninguém vai ser retirado do lugar onde está. Nós vamos impedir o crescimento”, esta foi a primeira justicativa do Prefeito ao inciar a reunião do Conseg.
O Prefeito explicou que a intenção da Prefeitura é congelar as áreas de ocupações irregulares no município.
“A primeira medida é total combate a expansão. Serão levantadas todas as áreas com ocupação irregular no município e iremos congelá-las. Todos esses núcleos serão sinalizados com outdoor, onde será advertido a todos, como se necessário fosse, mas parece que é, que não é permitida nenhuma nova edificação. Toda e qualquer nova edificação será imediatamente demolida. Não é algo contra as pessoas, é para que se discipline e para que eu possa ter um ponto de partida para poder propor algo para a comunidade, independente de onde ela esteja nós vamos propor algo”, explicou.
Ele informou que uma equipe de fiscais será deslocada para a Costa Sul, onde cada fiscal será responsável por um número determinado de núcleos e sobre ele terá responsabilidade efetiva. Além disso a Prefeitura pretende contar com a colaboração da comunidade.
“Em a gente desconhecendo alguma área, esperamos que a população nos indique onde há uma ocupação irregular, loteamento clandestino, onde se esteja negociando terras que não podem ser negociadas, enganando a população”, pede o Prefeito.
Segundo o Prefeito a ocupação desordenada, não regularizada, não é prerrogativa da Costa Sul, mas sim de todo município, sendo que na Costa Sul é mais intensificada. Para lidar com isso ele assumiu um compromisso de inciar um trabalho para conter esse tipo de ocupação. Contudo, de acordo com o Prefeito, a intenção não é meramente contensão ou repressão, mas também oferecer algo para a população.
“A medida é de contensão mas com oportunidade para que essas pessoas se acomodem dentro do nosso município”, conta.
Propondo alternativas - Num segundo momento serão identificadas todas as áreas públicas do município, e próximas a todas as áreas de ocupação que sejam passíveis de desapropriação pela Prefeitura. O objetivo da administração é propor pequenos núcleos habitacionais, destinados às pessoas destas áreas irregulares.
“Isso nós não vamos fazer num estalar de dedos, existe um planejamento que vamos seguir. Vamos congelar, identificar as áreas, e propor o Habiteto”, explica o Prefeito.
Neste programa Habiteto, o Governo do Estado dá 12 mil para cada casa e a Prefeitura completa com o que for preciso para concluir a casa.
“Não é nosso interesse propor nenhum projeto de multidão de casas populares. Pretendemos relocar as pessoas que estão em locais mais comprometidos, dando infra-estrutura necessária”, enfatiza.
O Prefeito disse ainda que fará o possível para regularizar a situação destas pessoas.
“As áreas onde tivermos de fazer algum contato com o Ministério Público ou com o proprietário das áreas invadidas nós o faremos, caso a caso, para regularizar a expansão. Vamos cumprir o que falamos durante a campanha e que talvez seja responsável por ter nos conduzido ao governo de São Sebastião”.
A Prefeitura tem uma meta que é a de dar condições de habitabilidade a essas pessoas que atualmente estão em áreas invadidas.
“O princípio é o seguinte, onde tiver gente morando, nós vamos cuidar, mas nós vamos impedir que piore as condições de vida do local”, finalizou o Prefeito.
Para a presidente da Associação de Moradores da Vila Baiana (Amovila) que esteve presente na reunião as justificativas do Prefeito são convincentes.
“Ficamos tristes pelo modo como foi feito, mas estamos satisfeitos com as explicações. E se ele realmente cumprir tudo o que falou ficaremos satisfeitos. Queremos tirar a imagem de que ali é uma favela, que só tem marginal. Tem muita gente ruim tem, mas isso tem em todo lugar. A grande maioria é gente trabalhadora”, explica. (Fonte: Correio do Litoral)

Notícias de Ubatuba Topo


Restaurante Solar das Águas Cantantes Mary´s Casa na Fortaleza

Charles Medeiros reivindica apoio ás comunidades isoladas sem energia elétrica.

Ubatuba - Em visita ao Deputado Ricardo Trípoli-PSDB, o Vereador Charles Medeiros PSDB de Ubatuba, encaminhou documentos relacionados ao Projeto Luz Para Todos, também solicitou apoio junto aos Órgãos Públicos Estadual e Federal para agilizar os trâmites relacionados aos projetos de eletrificação das comunidades mais afastadas, como Camburi ao Norte, Praia do Perez e Caçandoca ao Sul.
Segundo Medeiros, o andamento dos documentos junto á ELÈKTRO já estão bem avançados, por isso a importância dos encaminhamentos junto aos Órgãos competentes.Trípoli se colocou a disposição dos interesses Ubatubenses. O deputado já teria encaminhado Ofício (CM Nº. 79/04 de Charles Medeiros) que solicita apoio aos moradores da Praia do Perez aos Órgãos competentes. O Deputado informou ainda que pretende fazer uma visita á Ubatuba e acompanhar “in loco” esta demanda. O que ocorre com nossa comunidade que vive nos extremos do Município, é um verdadeiro desrespeito á pessoa humana, temos que mudar este quadro, pois é responsabilidade de todos. Termina Charles Medeiros. (Fonte: Ezequiel dos Santos)

Charles Medeiros quer casas populares

Ubatuba - O vereador Charles Medeiros, do PSDB, esteve em São Paulo onde visitou o CDHU, empresa presidida pelo ex-prefeito de Caraguatatuba Antonio Carlos, também do PSDB. Em almoço informal, Charles e Antonio Carlos discutiram aspectos do crescimento desordenado do Litoral Norte e particularmente de Ubatuba, que vem apresentando significativo aumento demográfico. Antonio Carlos que conhece bem a gravidade dos problemas apontados salientou que não poupará esforços no sentido de atender às reivindicações apresentadas pelo vereador ubatubense. Continuando a linha de raciocínio ele ressaltou a importância do trabalho que Charles vem desenvolvendo no sentido de estreitar os laços do município com o Governo do Estado. A pauta da reunião girou em torno da construção de 500 casas populares em Ubatuba. Charles quis saber quais as providências que deverão ser tomadas para que essa aspiração se torne realidade. Antonio Carlos disse ser possível a criação de uma parceria entre o município e o CDHU, afirmando que isso só depende de entendimentos entre o executivo municipal e a empresa, que está aberta e receptiva às autoridades ubatubenses. A iniciativa do vereador Charles Medeiros é um passo importante numa direção que só trará benefícios para a cidade. Ubatuba precisa de maior contato e maior intercâmbio com o governo de Geraldo Alckmin, que tem um carinho muito grande pela cidade. (Fonte: Ezequiel dos Santos)

Claudinho será diplomado e empossado

Ubatuba - A justiça deu ganho de causa ao candidato do PMDB, Cláudio Francisco Gulli, eleito em outubro passado e impossibilitado de assumir devido ao impasse jurídico decorrente da candidatura de Benedito Julião Matheus de Souza. Como os leitores devem lembrar, Julião apresentou dupla filiação e concorreu sub judice, após ter a candidatura indeferida em todas as instâncias da Justiça Eleitoral. Seus votos foram considerados nulos e Claudinho ganhou. O PTB recorreu e a Justiça Eleitoral decidiu por bem considerar válidos os votos de Julião. Mandou que fossem computados para o partido do candidato, o PTB. A recontagem alterou o coeficiente eleitoral, fazendo com que ocorresse a diplomação de Silvio Márcio de Paula. Claudinho entrou com uma liminar pedindo a anulação da decisão e recebeu deferimento, ou seja, sentença favorável. Provavelmente amanhã já estará ocupando uma cadeira na Câmara Municipal de Ubatuba. Abaixo um trecho do despacho da juíza Susana Camargo.
... Dessa forma, é o caso de conceder a liminar pleiteada para, reconhecer como nulos os votos obtidos por BENEDITO JULIÃO MATHEUS DE SOUZA candidato a vereador pelo PARTIDO TRABALHSITA BRASILEIRO - PTB, determinando-se o recálculo do coeficiente eleitoral para a eleição proporcional no município de Ubatuba/SP, anulando-se o diploma expedido ao candidato SILVIO MÁRCIO DE PAULA e determinando a diplomação e posse do requerente como vereador eleito pelo PARTIDO DO MOVIMENTO DEMOCRÁTICO BRASILEIRO - PMDB, até decisão final a ser proferida nos autos dos Recursos Cíveis nº 23.650 e 24.118. (Fonte: Ubatuba Víbora)

Ação Litoral

Artigo Topo

Mulheres
Marcia Martino

O mundo é feito por diversos tipos de mulheres:
Mulheres que curam com a força do seu amor...
Mulheres que aliviam dores com a sua compaixão...
Mulheres que cantam o que a gente sente...
Mulheres que escrevem o que a gente sente...
Mulheres glamourosas...
Mulheres maravilhosas...
Mulheres que nos fazem rir...
Mulheres batalhadoras...
Mulheres talentosas.
O Mundo também é feito por outros tipos de mulheres,
nem tão conhecidas ou famosas...
Mulheres que deixam para trás tudo o que têm,
em busca de uma vida nova...
Mulheres que, todos os dias, encontram-se diante
de um novo começo...
Mulheres que sofrem diante das injustiças...
Mulheres que sofrem diante de perdas inexplicáveis...
Mães amorosas...
Mulheres que se submetem a duras regras...
Mulheres que se perguntam qual será o seu destino...
Mulheres que têm escritos na face todos os dias de sua vida.

TODAS, mulheres especiais...
Todas, mulheres tão bonitas quanto qualquer Estrela,
porque lutam todos os dias para fazer do Mundo um lugar
melhor para se viver.

8 de Março dia Internacional da Mulher
Parabéns para todas as mulheres!

Marcia Martino
Ubatuba, SP

Opinião Topo

Frango Á Termidor!
Ronaldo Dias

Cozinhar é muito mais! Não basta ler vários livros de receitas, reproduzir a da vovó muito menos da famosa Dna Benta. Não basta, saber os ingredientes que compõe uma receita, não basta saber fazer o molho, não basta saber temperar, não basta, misturar tudo e “levar ao forno”. Cozinhar é uma arte de Chefs. A arte da combinação exata. O resultado é sentido e apreciado na essência, pelos bons gurmets. Assim todas as reproduções de receitas, grandes invenções ou descobertas da culinária seguem um mínimo de regras básicas. Simples? O título da matéria imagine, foi tirado de uma faixa, que anunciava promoções de um restaurante local, como sendo a “sugestão do chefe”. Podemos facilmente concluir que em terra de famintos basta apresentar uma receita de “omelete” para ser aclamado chef.

Ronaldo Dias
Ubatuba, SP

Carta do Leitor Topo

Dia Internacional da Mulher - Trabalho, Dedicação, Carinho, Perseverança e Amor.
Que 8 de Março, dia Internacional da Mulher, seja muito mais que uma singela data comemorativa, seja o reconhecimento da importância da Mulher no desenvolvimento da Humanidade.
São os votos do vereador.

Charles Medeiros e família
Ubatuba, SP

Ora, Ora, Ora Bolas! - Conceitos do mundo de gente grande:
* O tratado não é caro nem barato, é o justo.
* Compromisso assumido tem que ser honrado.
* Conta feita tem que ser paga.
* Empresa tem que dar lucro.
* Não existe negócio ruim, existe boa e má administração.
* Honestidade não é virtude, é obrigação.
COMTUR :
* Mercado de ações é, e sempre será, operação de risco. O investidor pode auferir lucro ou acumular prejuizo.
* As metas propostas, quando de sua criação, não foram atingidas.
* Suas contas não foram e não estão sendo pagas.
* Não dá lucro, não tem patrimonio e consequentemente não tem liquidez.
* A COMTUR de Santa Catarina(?) que foi sua inspiração vai muito bem cumprindo sua missão satisfatoiamente.
Assim como não são necessarias mentes iluminadas na elaboração de um mega-projeto para varrer as ruas e tapar decente e definitivamente seus buracos e outras cositas mas, não é necessaria a opinião de adam smith para saber o que fazer com a COMTUR.
O que é pitoresco é que muitos defendem a empresa e muitas suas alegações embora não tenham apresentado nenhuma solução ou se prontificado a fazer o cheque para resgate do calote.
Não existe coelho para se tirar da cartola ou se liquida a empresa ou paga-se a divida e começa-se vida nova.
O resto é o resto , joguinho de recriminações mútuas ,nhãn nhãn nhãn e blá blá blá que não são os caminhos que conduzem a decisões acertadas práticas e inteligentes e contribuem na criação de uma atmosfera de mal estar e ceticismo.

Ezio Pastore
Ubatuba, SP

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br
O envio de foto caracteriza autorizada a sua publicação e identifica o remetente como autor.

Caraguatatuba-SP

Cocanha, Mococa e Tabatinga - Emilio Campi


Cocanha, Mococa e Tabatinga
 ©Emilio Campi


Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Editora Assistente: Jullyany Roberta Cruz


GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor