Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Segunda-feira, 14 de março de 2005 - Nº 1238 Edições Anteriores

Litoral Virtual Disk Denuncia

Região
Prefeitos se reúnem com Secretário Executivo de Turismo

Caraguatatuba
Caminho de Santo Antonio é parcialmente traçado
Caraguá tem mais 2 casos de meningite
Unidades de Saúde e PSF orientam população sobre a meningite
MACC recebe exposição de Isabel Galvanese com cerâmica e mosaico
Caraguá quer implantar sistema de monitoramento por câmera da USP
Caraguá realiza primeira Taça de Futsal Feminino
Caraguá realiza a Copa Tiradentes de Futsal e Copa SESC
1400 cartões do “Bolsa Família” já podem ser retirados na CEF

Ilhabela
-

São Sebastião
Liminar judicial: “Lei do Passe Livre” terá de ser cumprida
São Sebastião promove feira da solidariedade no centro
Prefeitura de São Sebastião inicia obras no município
ASA-D e Grupo Adocicado promovem oficina e venda de chocolate diet
Secretário de Esportes anuncia reformas e novas construções

Ubatuba
Alemães realizam projeto em Ubatuba
Dr. Ricardo pede informações sobre utilização de veículos do Legislativo
Fortaleza e Praia Brava na pauta de trabalho do vereador Edílson Félix
Prefeito pede serviço telefônico na região norte
Ubatuba melhora a iluminação de praças
Secretaria de Obras executa serviços em várias ruas do município
Ubatuba se prepara para a Soccer do Brasil Cup 2005
Abril será agitado para o surf em Ubatuba
Projeto Fundart Jovem 2005 apresenta novos talentos em Ubatuba


Seções
Foto do Dia


Notícias da Região Topo

Prefeitos se reúnem com Secretário Executivo de Turismo

Litoral Norte - O Secretário Executivo de Turismo, da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo do Estado de São Paulo, se reuniu na última sexta-feira (11) em Ilhabela com os quatro prefeitos e secretários municipais de Turismo do Litoral Norte para discutir questões referentes ao turismo regional. Um dos objetivos da reunião foi coordenar ações integradas para efetiva implantação do Circuito Turístico Costa Verde, esclarecendo os prefeitos da importância da regionalização e do valor que a região deve ter e pode aperfeiçoar como ícone do turismo no estado de São Paulo. Outro objetivo foi o de estabelecer um calendário de atividades que contemplem áreas afins, visando a eficiência do turismo receptivo e divulgação sistematizada para beneficiar a microregião do Litoral Norte. (Fonte: PMSS)

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá BIL -= Bolsa de  Imóveis do Litoral Salete

Caminho de Santo Antonio é parcialmente traçado
A primeira etapa percorreu o trajeto que vai da igreja Matriz até a escola do Canta Galo, incluindo o Morro de Santo Antônio. O percurso foi de 4.830 metros e durou 2h35min.

Caraguatatuba - O 'Caminho de Santo Antonio' foi traçado parcialmente nesta quinta-feira, dia 10, por um grupo de 25 pessoas, entre elas o secretário municipal de Turismo, Ricardo Ribeiro, a diretora de eventos, Karla Moraes, o diretor regional do Sebrae, Mauro Medeiros, e a coordenadora de projetos em Caraguá, Maria Aparecida Medeiros, além de representantes das secretarias municipais de Esporte e Recreação, Ditran, Defesa Civil, GACC-Grupo de Auxílio Civil de Caraguatatuba, Fundação Cultural, o Padre Dislau Nurczyk, a presidente da Associação de Hotéis e Pousadas, Marília Sarmento Machado, entre outros.
A visita técnica incluiu o percurso que vai da Igreja Matriz até a escola do bairro Canta Galo, incluindo o Morro de Santo Antônio. A caminhada teve 4.830 metros e duração de 2h35min, dados apontados pelo GPS. Segundo Karla Moraes, o grupo não pôde continuar a caminhada devido a compromissos de alguns integrantes para o período da tarde.
Na segunda-feira, dia 14, 18 horas, o grupo se reunirá para definir a data do próximo percurso. Também será debatido o percurso já que a maioria dos participantes considerou a subida do morro relativamente difícil. O Morro de Santo Antônio tem 2.430 metros e foi concluído em 1h26min.
Segundo a técnica do Sebrae, Maria Aparecida Medeiros, a primeira caminhada foi lenta devido às necessidades técnicas, como definição de dos pontos de apoio, placas de sinalização, lixieras. "Foi uma visita técnica, deu para sentir o grau de dificuldade e concluir que a subida ao Morro exige bastante esforço físico. O percurso deve incluir a passagem pela Serraria, Canta Galo, Martin de Sá, Prainha, Pedra da Freira, Avenida da Praia e Rio Santo Antonio, em frente ao Teatro Municipal.
O padre Dislau Nurczyk participou da caminhada, aprovou o trajeto e já está pensando na programação para o dia inaugural. "A Igreja precisava criar uma ambiente para falar um pouco sobre Santo Antônio, acho que nos locais de parada devem ser colocadas mensagens e no alto do Morro poderíamos fazer um missa campal com as benção e até uma pequena encenação da vida de Santo Antônio", disse.
Segundo os organizadores, está previsto para o dia 12 de junho, a inauguração do Caminho de Santo Antonio. (Fonte: PMC)

Caraguá tem mais 2 casos de meningite
Secretaria da Saúde descarta risco de epidemia na cidade; em São José e Caraguá quatro pessoas morreram este ano

Caraguatatuba - As cidades de São José dos Campos e Caraguatatuba já registraram 15 casos de meningite este ano. Nas duas cidades, quatro pessoas morreram por causa da doença desde o início do ano. Mais dois casos de meningite foram registrados em Caraguá anteontem.
A meningite é uma infecção bacteriana, transmitida no contato direto de pessoa a pessoa, por via respiratória. Os sintomas são febre alta, dores de cabeça, náuseas, vômito e rigidez na nuca. Em algumas situações, constata-se manchas roxas pelo corpo.
Segundo a Secretaria da Saúde de São José dos Campos, foram registrados este ano nove casos de meningite e dois óbitos. No ano passado, a doença infectou 115 pessoas, causando a morte de sete delas.
A Secretaria da Saúde de Caraguatatuba registrou até ontem seis casos de meningite e duas mortes. Segundo a Vigilância Epidemiológica, em 2004 foram dez casos positivos e quatro mortes.
Os dois últimos casos da doença foram registrados anteontem no bairro do Perequê-Mirim, região sul de Caraguá. Uma mulher de 37 anos e uma adolescente de 14 anos da mesma família adquiriram a meningite tipo C e estão hospitalizadas.
Segundo a Secretaria da Saúde de Caraguatatuba, apesar de serem da mesma família --tia e sobrinha--, as duas foram infectadas por uma terceira pessoa, que seria a portadora da bactéria, mas que não desenvolveu a doença.
A coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Caraguá, Luciana Fadel, afirmou que foram adotadas todas as medidas preventivas junto às duas famílias e na escola estadual Benedito Paes Sobrinho, no Perequê-Mirim, onde a adolescente estuda.
Uma mulher de 27 anos, moradora do bairro do Tinga, e um menino de 2 anos, do bairro do Golfinho, morreram este ano de meningite.
PREVENÇÃO - As secretarias da Saúde das duas cidades informaram que o número de casos registrados desde o início do ano está dentro dos padrões. As duas secretarias afastaram a possibilidade de epidemia da doença.
A Secretaria da Saúde de São José dos Campos informou que tem feito ações educativas nas escolas públicas e particulares e nas salas de espera das UBS (Unidades Básicas de Saúde), orientando os pais sobre os riscos e sintomas da doença.
Segundo a secretaria, quando os casos são identificados são feitas ações de contenção pela Vigilância Epidemiológica junto aos familiares para evitar novos casos da doença.
A Vigilância também tem feito um monitoramento constante junto aos hospitais públicos e particulares e nos laboratórios da cidade.
A Secretaria Estadual da Saúde informou ontem que este ano já foram registrados dois casos da doença em Jacareí, um em Caçapava e um em Ilhabela, sem registro de mortes.
Em 2005 foram contabilizados 662 casos de meningite no Estado com 42 mortes. No ano passado, foram 9.014 casos e 952 mortes por meningite. (Fonte: Salim Buriham/ValeParaibano)

Unidades de Saúde e PSF orientam população sobre a meningite

Caraguatatuba - A prefeitura intensificou as informações sobre os cuidados que a população deve tomar para prevenir a meningite. Os quatro casos de meningite confirmados em Caraguatatuba preocuparam a população nos últimos dias. Mas segundo a equipe da Vigilância Epidemiológica de Caraguá, não há motivo para preocupação pois não se trata de um surto ou uma epidemia já que os casos são isolados.
Caraguá registrou este ano 4 casos de meningite, com dois óbitos. Um dos óbitos foi causado por um tipo de meningite bacteriana não identificada e os outros pela meningite meningocócica, que também é bacteriana. Os dois últimos casos confirmados de meningite menigocócica do sub grupo C estão sendo devidamente medicadas e passam bem.
Segundo a enfermeira Luciana Fadel, as vacinas não tem efeito duradouro, e além disso têm maior efeito em crianças de até 4 anos e apenas contra alguns tipos de bactérias, não sendo uma alternativa 100% eficaz de imunização, razão pela qual não é feito uma campanha de vacinação na rede pública.
Mas a doença pode ser evitada. Segundo a enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica, Luciana Fadel, todas as Unidades de Saúde e equipes do PSF-Programa Saúde da Família estão sendo orientados a reforçar as informações sobre prevenção e a importância do diagnóstico rápido.
A população está sendo orientada a evitar locais fechados e ambientes aglomerados, pois favorecem a contaminação. É preciso evitar as janelas fechadas, pois no outono e no inverno, essas condições favorecem a proliferação das bactérias e vírus. A meningite pode ser causada por bactérias, vírus ou fungos. O agente transmissor geralmente é um adulto que está infectado nas vias respiratórias mas não desenvolve a doença, apenas a transmite por contato respiratório.
A orientação também diz respeito a atenção quanto a sintomas como vômito, dor de cabeça, febre alta, dor na perna, dor na nuca e manchas no corpo. Se a criança ou adulto apresentarem estes sintomas deve-se procurar um médico o mais rápido possível.
A Vigilância Epidemiológica já medicou os 'comunicantes' e está investigando os parentes e pessoas de contato mais próximo das duas últimas pacientes com meningite confirmada.
No ano passado, foram registrados 10 casos e 4 óbitos. (Fonte: PMC)

MACC recebe exposição de Isabel Galvanese com cerâmica e mosaico
O Museu de Caraguá recebe a partir de 12 de março a exposição em mosaico e cerâmica da artista plástica Isabel Galvanese.

Caraguatatuba - A FUNDACC – Fundação educacional e Cultural de Caraguatatuba, por meio do MACC – Museu de Arte e Cultura do município, realizam no próximo sábado 12, às 10h, a abertura oficial da exposição da artista plástica Isabel Galvanese intitulada “Releitura como forma de criação”.
Estarão em exposição oito obras em cerâmica e mosaico recriadas por Isabel e inspiradas em obras de um grande pintor da Arte Moderna Brasileira: Milton Da Costa.
Para o artista plástico Antônio Carelli, que faz um breve prefácio sobre o trabalho de Isabel Galvanese, “toda releitura implica no remanejamento das linhas, formas e das cores, na busca apaixonada de relações ocultas, inerentes à obra estudada. Inversamente à cópia, uma recriação. Trata-se de o nascimento de uma nova obra, de cunho pessoal”, explica, citando uma frase de Van Gohg “difícil é saber onde termina o estudo e onde começa a obra de arte”.
A exposição já esteve no Espaço Vila Abre, em São Sebastião durante o mês de janeiro. Especialmente para essa exposição no MACC, Galvanese preparou um novo trabalho, um mosaico de 1,22m x 1,44m . A artista considera essa exposição muito importante pois vê o MACC como um dos locais mais adequados para receber exposições de arte plásticas - “Criei uma identidade artística com Caraguá, pois venho de São Sebastião uma vez por semana para o curso de desenho vivo que faço com outros artistas de todo litoral norte, tendo como professor Antonio Carelli e gosto muito daqui” comenta a artista.
“Releitura como forma de criação” estará em exposição no MACC de 13 de março a 10 de abril, das 10h às 18h (exceto às segundas-feiras). O Museu de Caraguá fica na praça Cândido Motta nº 72, no Centro. Prestigie! (Fonte: PMC)

Caraguá quer implantar sistema de monitoramento por câmera da USP
O sistema de monitoramento irá inibir ações irregulares na cidade principalmente em eventos

Caraguatatuba - A prefeitura de Caraguá quer aumentar a segurança com a implantação do sistema de monitoramento por câmera. O prefeito José Pereira de Aguilar, acompanhado pelo secretário de Urbanismo, Habitação e Trânsito, Leandro Borella, o diretor da Ditran (Divisão de Trânsito), Celso Rapaci e o diretor da Divisão de Informática, Luiz Henrique Restane Rocha, esteve, na quinta-feira, 10, no campus da USP (Universidade de São Paulo), da cidade de São Carlos, onde conheceram um sistema de monitoramento por câmera, apresentado pelo professor Vanderlei Salvador Bagnato, que é coordenador do Instituto de Física do Grupo Ótico de São Carlos, Luiz Antonio Gussen, coordenador das Relações Universidade Empresa, e representantes da Polícia Militar, responsável pela implantação do sistema piloto em São Carlos.
Durante a visita, o prefeito e sua equipe conheceram o funcionamento do sistema piloto que já está monitorando ações irregulares na cidade, e ainda discutiram com a Polícia sobre a aplicação e os bons resultados do sistema implantado.
O prefeito Aguilar quer implantar o sistema em Caraguá para inibir a ação de criminosos e facilitar o trabalho da polícia, aumentando a segurança nas ruas e principalmente nos eventos que acontecem na cidade.
O secretário Leandro Borella, disse que esse sistema é mais simples que os já apresentados, e por isso tem um custo mais baixo, embora com a mesma eficiência que os outros. "O sistema funciona em uma central, onde o monitoramento é feito com vídeo e um operador atuando 24 horas. Constatando qualquer ocorrência, os órgãos responsáveis são acionados e até mesmo orientados via rádio".
O secretário disse ainda que o monitoramento vai ajudar no sistema de trânsito da cidade. “A intenção é instalar de três a quatro câmeras na região central, onde o fluxo de pessoas é maior, de acordo com as necessidades vamos instalar em todo o município".
O sistema de monitoramento ainda está em negociação, a data para instalação ainda não foi definida. (Fonte: PMC)

Caraguá realiza primeira Taça de Futsal Feminino
As inscrições estão abertas de 14 de março, segunda-feira até o dia 29 de abril, sexta-feira

Caraguatatuba - A Secretaria de Esportes e Recreação de Caraguatatuba em parceria com a LIFUSAC (Liga de Futebol de Salão de Caraguatatuba) e a equipe Geração Independente irão realizar a “Primeira Taça Cidade de Caraguatatuba de Futsal Feminino”. As inscrições podem ser feitas de 14 de março, segunda-feira a 29 de abril, sexta-feira, no CEMUG (Centro Municipal Ubaldo Gonçalves).
Os jogos terão início no dia 7 de maio, sábado, e com término previsto para o dia 4 de junho, sábado, no CEMUG. A premiação será troféus e medalhas para o campeão, vice e terceiro colocado.
Para mais informações os interessados deve entrar em contato com a LIFUSAC no telefone 3887-8038, com Paulino Chininha, na Secretaria de Esportes no telefone 3888-4110 ou 3887-1165 com Professor Lê ou com Marcelo no telefone 3881-2100. (Fonte: PMC)

Caraguá realiza a Copa Tiradentes de Futsal e Copa SESC
As inscrições podem ser feitas no CEMUG (Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves)

Caraguatatuba - A Secretaria de Esportes e Recreação de Caraguatatuba está realizando as copas Tiradentes de Futsal e Copa SESC, com a participação de atletas do Litoral Norte.
Poderão participar da copa Tiradentes todas as unidades da Polícia Militar do Litoral Norte. A confirmação das equipes pode ser feita até o dia 17, quinta-feira. Os jogos serão realizados no CEMUG (Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves).
Para participar da copa SESC, as empresas, sindicatos, associações, indústrias e comércios tem que ter endereços no município e se inscreverem até o dia 24, quinta-feira, às 19h, quando as equipes deverão apresentar ao Conselho Arbitral as fichas de inscrições devidamente preenchidas.
Só poderão ser inscritos atletas que sejam funcionários da empresa sob a comprovação do vínculo trabalhista, como carteira ou contrato de trabalho, exceto para atletas que atuem na posição de goleiro.
Na copa Tiradentes serão premiados com troféus os três primeiros colocados.
Na copa SESC serão premiadas com troféus e medalhas, a equipe campeã, a vice e a terceira colocada. Serão premiados com troféu o artilheiro da competição e o goleiro menos vazado.
A data de início das competições ainda não está definida. (Fonte: PMC)

1400 cartões do “Bolsa Família” já podem ser retirados na CEF
As escolas municipais estão com a listagem das famílias contempladas pelo Programa Bolsa Família. A distribuição do cartão acontece na Caixa Econômica Federal em Caraguá

Caraguatatuba - A Prefeitura Municipal de Caraguatatuba, por meio das Secretarias de Educação, Assistência Social e Saúde, está realizando um trabalho de informação social às famílias de alunos pertencentes à rede municipal de ensino.
O Programa Bolsa Família, do Governo Federal, faz parte da unificação de programas como Vale-gás, Bolsa Escola, entre outras, viabilizadas por meio do Cadastro Único.
Segundo informou o setor de Integração de Cadastros da Secretaria Municipal de Educação, muitas famílias não sabem que foram contempladas, e com isso, grande parte dos cartões encontra-se à disposição no banco Caixa Econômica Federal, já com o benefício em conta. Para agilizar esse processo, foram enviadas listagens das famílias beneficiadas às unidades escolares e Assistência Social, para que os pais de alunos e familiares em geral confiram se foram beneficiados.
De acordo com o setor de Integração de Cadastros, para retirar o cartão, basta que o cidadão cadastrado compareça à Caixa com o documento de identidade, certidão de nascimento ou outro. No momento da retirada, será registrada uma senha, e assim, o cidadão poderá retirar o benefício todos os meses.
No entanto, é importante esclarecer que o benefício do Bolsa Família pode ser cortado caso o aluno em idade escolar (7 a 15 anos) não freqüente as aulas. Segundo o Governo Federal, a freqüência escolar é enviada mensalmente, e no terceiro mês que o aluno apresentar freqüência inferior a 85%, a criança poderá ser excluída do Programa. Outro ponto importante é que as famílias que têm crianças de zero a 6 anos também podem receber o benefício, desde que estejam cadastradas e realizem mensalmente a pesagem nas Unidades Básicas de Saúde.
Caraguatatuba recebeu 1.400 cartões que totalizam um benefício de R$ 200 mil/mês, que acabam revertidos para o próprio comércio local. É importante que as famílias compareçam à escola mais próxima de casa e verifiquem a lista dos beneficiados. Os cartões já estão à espera do cidadão na Caixa Econômica Federal. Informe-se. (Fonte: PMC)

Programa Ação Litoral

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Ilhabela

Notícias de São Sebastião Topo

Litoral Virtual Superchic

Liminar judicial: “Lei do Passe Livre” terá de ser cumprida
Projeto foi promulgado na Câmara em 2002, mas nunca chegou a entrar em vigor

São Sebastião - A APDSS (Associação dos Portadores de Deficiência de São Sebastião) conseguiu, no último dia 3, uma liminar judicial para que a “Lei do Passe Livre” seja cumprida. Com isso, a prefeitura terá fornecer credenciais aos portadores deficiência, que terão direito de utilizar o transporte coletivo urbano gratuitamente.
A liminar sobre a Ação Civil Pública, impetrada pela APDSS em agosto do ano passado, foi concedida pelo juiz da 2ª Vara da Comarca de São Sebastião, Luiz Antônio Carrer. Ele cita o “grave risco de dano irremediável aos portadores de deficiência, pois necessitam do transporte coletivo para locomoção, diante do princípio constitucional à dignidade da pessoa humana”.
Carrer ainda ressalta que a lei municipal 1.565/02 estabeleceu o transporte coletivo urbano gratuito desde que comprovada a deficiência pela Secretaria de Saúde. “O Poder Executivo deve cumprir a referida lei, podendo disciplinar por decreto a forma como será feito o procedimento de fornecimento de credenciais, porém, nunca em desacordo com a lei municipal em comento”, relatou.
Desde que foi aprovada em 2002, a lei que nunca chegou a entrar em vigor é alvo de muita polêmica. Promulgada pelo então presidente da Câmara, José Luiz Ribeiro, após o ex-prefeito Paulo Julião ter se negado a sancioná-la sob a alegação de incons-titucionalidade, a “Lei do Passe Livre” motivou várias discussões.
Há exatamente um ano, o presidente da APDSS, Alden Mello de Aguiar, o ex-secretário de Saúde, Paulo Jorge Souza Campos, e o ex-vereador Marquinho Souza, autor do projeto que originou a lei, participaram de uma reunião na sede da Autoviass (Auto Viação São Sebastião), concessionária do transporte coletivo na cidade. Neste encontro, o diretor da empresa, Luiz Carlos Soares declarou que “passe livre”, de acordo com a lei, só seria possível de duas formas: com o aumento da tarifa dos ônibus para cobrir os gastos dos beneficiários ou pelo fornecimento de subsídios da prefeitura.
Na época, Soares informou que a Autoviass já oferecia transporte gratuito para deficientes físicos locomo-tores, visuais, mentais, além de idosos e aidéticos. Contudo, ele salientou que, com a nova lei, o número de beneficiados cresceria muito.
Ontem à tarde, em entrevista ao Imprensa Livre, o presidente da APDSS já comemorava a obtenção da liminar justiça. “É uma vitória. Que a prefeitura faça agora o seu papel e forneça as credenciais aos portadores de deficiência”, disse Aguiar. “O passe livre ajuda muito na inclusão social dos deficientes”, completou.
Ele salienta que a ação protocolada pela associação nunca discutiu a constitucio-nalidade da legislação vigente. “A lei foi promulgada e queremos que seja cumprida, só isso. Todos os portadores de deficiência deverão ir à Secretaria de Saúde para fazer o creden-ciamento”, ressaltou o presidente da entidade.
Alden Mello de Aguiar afirma ter participado de uma reunião com o atual secretário municipal de Saúde, Antônio Guilherme Duarte de Carvalho, que teria garantido o cumprimento da lei nesta administração. “Ele apenas nos pediu 15 dias para regularizar a situação e, enquanto isso, saiu a liminar”, finalizou. A reportagem não conseguiu obter as informações junto à prefeitura até o fechamento desta edição.
No dia 15 de agosto, às 15h00, conforme a decisão do juiz Luiz Antônio Carrer, haverá uma audiência de conciliação para que, posteriormente, a sentença seja expedida. Hoje, a APDSS tem aproximadamente 500 associados.
O endereço da entidade é rua Capitão Luiz Soares, 201, casa 1, no Centro. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3893-2886. (Fonte: Imprensa Livre)

São Sebastião promove feira da solidariedade no centro

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião e o Fundo Social de Solidariedade promovem a 1ª Feira da Solidariedade, que acontecerá entre 16 e 20 de março. O evento será realizado no calçadão próximo ao prédio da Secretaria de Cultura e Turismo, na região central da cidade, e contará com mostra de artesanato e exposição de arte. Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura, a feira apresentará trabalhos desenvolvidos por mulheres dos bairros Boracéia, Rio Silveiras e Canto do Mar, em São Sebastião. Cerca de 22 expositoras, incluindo artesãs experientes e iniciantes, levarão seus trabalhos para mostrar e divulgar as novidades em artigos decorativos, utilidades domésticas e produtos de uso pessoal, como roupas personalizadas e bijuterias, entre outros acessórios. Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura, o objetivo da 1º Feira da Solidariedade de São Sebastião é proporcionar aos moradores e interessados meios alternativos para geração de renda para o orçamento familiar ou para captação de recursos financeiros para serem destinados a entidades filantrópicas, grupos assistenciais e projetos sociais mantidos secretarias municipais. Com a realização da feira, a prefeitura pretende oferecer uma nova opção de lazer para o público e para os turistas que estiverem na cidade durante a semana do evento. As artesãs pretendem mostrar o passo-a-passo do trabalho para incentivar as pessoas que têm interesse em aprender artesanato. Mais informações sobre a 1ª Feira da Solidariedade de São Sebastião podem ser obtidas pelo telefone (12) 3892-2569. (Fonte: ValeParaibano)

Prefeitura de São Sebastião inicia obras no município

São Sebastião  - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Obras, comunica que está em andamento um planejamento que deverá até o final deste ano trazer uma série de melhorias em obras para o município.
Algumas obras foram licitadas ainda no ano passado, mas acabaram não sendo concretizadas, como é o caso da Praça do Surfe em Maresias e o Centro Cultural de Cambury, que segundo o secretário municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semur), Thales Guilherme Carlini, devem ser iniciadas dentro de trinta dias. Ele explica que as obras contam com recursos do DADE (Departamento de Apoio e Desenvolvimento das Estâncias) e quase chagaram a se perder devido a demora no andamento dos projetos. A empresa JR Construtora e Terraplanagem Ltda ganhou a licitação e deverá realizar a construção dos dois projetos.
O Centro Cultural de Cambury, que será construído em terreno localizado entre as ruas Estrada do Cambury e Uberlândia, está orçado em R$ 88 mil e terá um salão de exposições e dois sanitários. Já a Praça do Surfe ficará ao lado do Corpo de Bombeiros, em frente a praia de Maresias, e seu valor está estimado em 467 mil. Ela terá playground , podium para as competições de surf, mesas para jogos, e estará adequada para o uso do deficiente físico.
No Centro a expectativa é com a revitalização da Rua da Praia, que tem previsão para ser iniciada a partir do segundo semestre deste ano e deverá trazer uma reformulação urbanística para toda a extensão da avenida Altino Arantes. O projeto prevê um calçadão, jardim, praça de alimentação, cobertura padronizada para os comércios, rua com mão dupla e estacionamento. Carlini explica que este projeto ainda está em fase final de estudo pelo Departamento de Planejamento da Semur. O custo da obra está previsto em R$ 700 mil e ainda este semestre deve ser iniciado o processo de licitação.
A obra do novo Fórum de São Sebastião, no Topovaradouro, que deverá abrigar as 1ª e 2ª Varas, responsáveis pelo trabalho judiciário na cidade foi dada como finalizada pela administração anterior, mas acabou apresentando alguns problemas que impediram a inauguração do prédio, como falta de energia elétrica e de drenagem. Ocorre que a Prefeitura, no ano passado, estava em débito com a empresa Bandeirante Energia o que impossibilitou o fornecimento de energia. Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente e Obras já está acordado com a empresa e até o final da próxima semana a energia elétrica será ligada. Em relação ao problema dos alagamentos o secretário explica que já contatou a empresa Com Engenharia e Comércio, contratada para execução da obra, que justificou que o sistema de drenagem não estava incluso na planilha da obra. Assim, ele afirma que a Prefeitura está realizando estudos para tentar viabilizar este serviço de drenagem o mais rápido possível. (Fonte: PMSS)

ASA-D e Grupo Adocicado promovem oficina e venda de chocolate diet

São Sebastião - Com a proximidade da páscoa a ASA-D (Associação Sebastinense de Apoio ao Diabético) e o Grupo Adocicado que faz parte do programa municipal de Diabetes e Hipertensão desenvolvido pela Secretaria Municipal da Saúde (Sesau) promoveram uma Oficina de Chocolate Diet. A oficina contou com a participação de cerca de 40 pessoas. Os participantes receberam primeiro uma aula teórica realizada na última quarta-feira, e na sexta-feira (11/03) tiveram a aula prática, onde puderam expor todo o conhecimento adquirido confeccionando os chocolates dietéticos. O próximo passo será a vender os chocolates na própria ASA-D.
A oficina contou ainda com apoio da Secretaria da Educação (Seduc), que por meio do Ceprom disponibilizou o professor Arnaldo de Morais para aplicar a oficina. Ele conta que esta é a primeira vez que ele ministra uma oficina de chocolate diet em São Sebastião. Quem participou aprendeu todo o procedimento para confeccionar bombons, trufas e ovos de páscoa, além de dicas sobre a temperatura ideal do chocolate, embalagens e higiene.
O professor explica que existe uma diferença entre o chocolate diet e o light. Este último é utilizado para alimentos que apresentem redução de pelo menos 25 % do valor calórico total. Já o chocolate diet tem uma diferença calórica muito pequena, apenas 16 calorias a menos, não sendo recomendado para regimes de emagrecimento, mas sim para atender a quem não pode consumir açúcar, como é o caso dos diabéticos.
Participaram da oficina prática, na sexta-feira (11/03), o secretário municipal da Saúde Guilherme Duarte de Carvalho e representando o secretário da Educação, Paulo Henrique Santana, esteve o chefe de divisão do Ceprom, Fábio Marcelo Pereira, que já sinalizou a intenção em apoiar outras oficinas como doces e salgados dietéticos em parceria com a ASA-D e com o Grupo Adocicado.
Lélia de Freitas Santos fez o curso especialmente para atender aos desejos de seu filho, Edson da Silva Araújo Filho, de 12 anos, que adora chocolate e foi diagnosticado como diabético há um ano. “Está chegando a páscoa e é difícil encontrar chocolates dietéticos aqui na cidade e os que encontramos são muito caros e criança sempre gosta de chocolate”, explica.
Já para Simone Martins o curso apresentou variações de recheios que não se encontra facilmente no comércio local. “Quando encontramos o chocolate dietético é aquele simples sem recheio. Aqui aprendemos a usar geléias de frutas, castanhas e até trufas tudo diet”, afirma.
Segundo a presidente da ASA-D, Vanessa Ferreira Peixoto, o objetivo agora é que os associados iniciem uma produção de chocolates caseiros dietéticos, que poderão ser adquiridos na própria ASA-D, localizada na rua José David do Vale, 33, Centro (na sede do Sindsev), ou por encomendas pelo telefone (12) 3892-4699. (Fonte: PMSS)

Secretário de Esportes anuncia reformas e novas construções

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, através da Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer (Sejuv), anuncia reformas de quadras e novas construções.
Será reformado o Estádio Municipal Otoniel Santos, no Topovaradouro, onde será feito reparo nos alambrados e pintura das quadras, as quadras de Juquey e Barra do Una também serão reformadas.
Segundo o secretario da Sejuv, Anthero Ventura Alves Neto, até o mês de abril será iniciado a construção do Centro de Regatas, no terreno próprio da Prefeitura, no bairro do Pontal da Cruz e será construído aos poucos, conforme as necessidades, disse Neto.
A secretaria está com projetos de construção de duas quadras de areia e uma de futebol no bairro do Itatinga e também de uma piscina para treinamento e hidromassagem, no bairro da Topolândia. A piscina vai medir 25m por 12 e meio e será semi-olímpica.
"Estaremos fazendo serviços de melhoria no campo de futebol na Alameda Santana, no Pontal da Cruz. O nosso objetivo é colocar as instalações esportivas em bom estado o mais breve possível. É direito da população ter um espaço adequado para a prática do esporte e lazer”, relata o secretário.
Ele lembra ainda que a Prefeitura está com inscrições abertas para as modalidades de futsal, basquete, ginástica, handebol, entre outras. Maiores informações nos telefones (12) 3892-2062 ou 3892-6257, falar com a Nadilma. (Fonte: PMSS)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Mary´s Cunhambebe vem ai...

Alemães realizam projeto em Ubatuba

Ubatuba - Cinco estudantes da Universidade Hamburgo-Harburgm, na Alemanha, desenvolvem em Ubatuba um projeto urbanístico de revitalização da Ilha dos Pescadores, reduto dos pescadores artesanais da cidade.
David Fisher, Calle Meier, David Senger, Johannes Zahn e Ronny Brehmer, com idades entre 23 e 26 anos, estudam engenharia e planejamento urbano na Alemanha e decidiram realizar um estágio em Ubatuba.
"Fizemos uma viagem entre São Paulo e Rio de Janeiro pelo litoral e ficamos encantados com Ubatuba. Retornamos a Hamburgo e decidimos propor à universidade um trabalho urbanístico na cidade", afirmou Fisher.
Segundo ele, além das belezas naturais, o grupo de estudantes ficou surpreso com o fato de Ubatuba não ter prédios acima de quatro andares e com o grande número de pessoas que utiliza a bicicleta como meio de transporte.
O projeto iniciado na Ilha dos Pescadores será finalizado este mês. "Entendemos que a Ilha dos Pescadores tinha grande potencial turístico", afirmou o estudante.
Segundo o administrador do Mercado de Peixe, Edgar Marques, a iniciativa pode levar turistas e moradores a valorizarem o local.
Entre as ações desenvolvidas pelo grupo de universitários estão a confecção de cartões postais e a introdução da venda de sanduíches à base de frutos do mar no mercado de peixes.
O grupo desenvolveu ainda um projeto que contempla um shopping, restaurantes e uma marina, integrados à Ilha dos Pescadores.
VALORIZAÇÃO - "Trata-se de um trabalho importantíssimo para a valorização do turismo local", afirmou o secretário de Turismo de Ubatuba, Luiz Felipe Azevedo.
Segundo ele, a idéia é integrar a Ilha dos Pescadores ao acervo cultural e histórico existente nas proximidades.
Sábado foi feita uma oficina de pratos de peixes à moda alemã, na Ilha dos Pescadores, a partir das 10h.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (12) 3833-1245. (Fonte: ValeParaibano)

Dr. Ricardo pede informações sobre utilização de veículos do Legislativo

Ubatuba - Com o objetivo de fazer com que a presidência da Câmara desenvolva um bom trabalho o vereador Dr. Ricardo (PFL) tem apresentado diversos questionamentos relativos aos serviços do Legislativo. O último, através de ofício, foi em relação a utilização dos veículos da Câmara pelos vereadores. De acordo com Dr. Ricardo uma das perguntas feitas ao presidente indagava se existia um controle ou uma relação das pessoas que ocupam os carros e qual a finalidade da viagem de cada um, “laconicamente o nosso presidente respondeu apenas com um sim, quando a gente gostaria de ter uma resposta mais justificada, onde pudesse citar para onde se dirigem os carros, qual as distâncias percorridas pelo veículo, com qual finalidade, e acho que isso é importante para que, estatisticamente, o município possa ter uma noção do custo que o Legislativo arca com transporte de pacientes ou clientes sem a necessidade do vereador estar presente”, explicou Dr. Ricardo, que ainda acredita que alguns transportes de assistencialismo sejam ilegais, “se a presidência acabasse com esse serviço social utilizando os veículos da Câmara haveria uma diminuição de custos, o que por sua vez agradaria o munícipe”, disse. O vereador afirmou que desistiu da utilização dos veículos nos dias estipulados por sorteio, uma vez que existe uma pressão das pessoas que pretendem viajar para visitar parentes ou procurar serviços médicos em outras cidades, “não é função da Câmara estar fornecendo carro nesses casos, mas sim de uma assistência social mais adequada da prefeitura. Não tenho utilizado o veículo da Câmara e estarei solicitando com antecedência apenas quando precisar fazer algo relacionado com nossa vereança”.
Dr. Ricardo disse que nesses quatro anos no Legislativo nunca solicitou os veículos para transporte de pacientes, “como médico não vejo a necessidade de solicitar veículos da Câmara para o transporte de pacientes. Quando acho isso necessário solicito uma ambulância ou um carro da assistência social ou mesmo da secretaria de saúde. Se por ventura algum assessor meu usufruiu dessa vantagem irei cobrar desse assessor para que ele passe a fazer o que é pedido para ele por mim”. Os carros são utilizados em sistema de sorteio, que define um dia da semana para cada vereador, “se no dia designado para o meu gabinete não houver nenhuma missão em relação a vereança o carro ficará parado, pois pretendo continuar com a idéia de que não se tenha gastos em forma de assistencialismo”.
Para Dr. Ricardo a maioria das respostas do presidente não foram satisfatórias e, sendo assim, pretende continuar solicitando esclarecimentos sobre a utilização dos veículos. (Fonte: Laura Ennes)

Fortaleza e Praia Brava na pauta de trabalho do vereador Edílson Félix

(edilson.jpg) Ubatuba - Escola Municipal onde um único professor dá aulas para quatro séries ao mesmo tempo; Posto de Saúde que não tem geladeira para armazenar as vacinas, não tem local para vacinação, sala de espera, nem sequer uma linha telefônica. Foi o que constatou o vereador Edílson Félix (PSC), que visitou estes estabelecimentos nos bairros de Fortaleza e Praia Brava, esta semana. Ele garantiu que vai pedir providências urgentes às Secretarias da Educação e da Saúde do Município.
Mas, os problemas dos bairros não param por aí. Ainda esta semana, Félix esteve reunido com representantes da Associação de Moradores de Praia Brava e Fortaleza e com o chefe de Parques e Trilhas da Secretaria do Meio Ambiente, César Augusto de Almeida. Os moradores reivindicam melhoria e limpeza nas bordas da estrada que dá acesso à comunidade que, segundo eles, está em péssimas condições de tráfego.
Outras emergências apontadas pelo vereador são: encontrar uma forma de escoamento das águas das chuvas na rua Dom João, na Praia Brava; alargar as pontes e providenciar o desgaste de uma parede de pedra na estrada Ver. José Alves Barreto, via de acesso aos dois bairros – Praia Brava e Fortaleza. O objetivo é alargar a rua que fica entre o paredão e uma pirambeira. Este local, de acordo com os moradores, já foi palco de vários acidentes, inclusive com vítimas fatais. Félix já solicitou a presença de um engenheiro da Prefeitura para estudar as soluções.
O Turismo local também entrou na pauta de reunião. A comunidade pede monitoramento, guias turísticos e placas indicativas das riquezas naturais e das belezas da região. César Augusto de Almeida, Chefe de Parques e Trilhas, se colocou à disposição e prometeu apresentar um projeto sobre a questão. (Fonte: Câmara Municipal de Ubatuba)

Prefeito pede serviço telefônico na região norte

Ubatuba - Através de ofício endereçado a Superintendência Regional da Telefônica, o prefeito Eduardo César está solicitando que seja implantado o serviço telefônico fixo nos bairros da região norte do município, como Camburi, Picinguaba, Ubatumirim (sertão e arredores), Almada e Poruba. De acordo com o Plano de Metas da Anatel, toda localidade com mais de 300 habitantes deverá ter o serviço telefônico fixo comutado, com acesso individual até 31 de dezembro de 2005.
No ofício, o prefeito informa ainda à Telefônica, que todas as localidades que estão pleiteando a implantação do serviço telefônico possuem quatro escolas, cinco postos de saúde e arruamento reconhecido pela municipalidade. (Fonte: PMU)

Ubatuba melhora a iluminação de praças

Ubatuba - A Secretaria de Obras de Ubatuba está melhorando a iluminação das praças do centro. Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura, as praças vêm recebendo melhorias em seu sistema de iluminação para garantir conforto e segurança à população. A Secretaria de Obras já executou reparos nas praças Exaltação à Santa Cruz e 13 de Maio, ambas no centro. Diversas lâmpadas e reatores foram trocados, luminárias recuperadas e fiação reparada, informou a Secretaria. A assessoria informou que outras praças serão beneficiadas pela equipe de funcionários contratados para atuar nas praças de Ubatuba. (Fonte: ValeParaibano)

Secretaria de Obras executa serviços em várias ruas do município

Ubatuba - Diversas ruas da cidade receberam, nos últimos dias, melhorias por parte da Secretaria Municipal de Obras. No Perequê-Açu foram concluídas obras que há muito eram reivindicadas pela população. A rua Rio de Janeiro, por exemplo, recebeu pavimentação asfáltica em toda a sua extensão e a avenida São Paulo, que ficou em condições precárias após as chuvas do início do ano, foi totalmente nivelada e recebeu serviços de ajardinamento em seu canteiro central.
No Jardim Anchieta, na Praia Grande, as ruas Borba Gato e Anhanguera tiveram levantamento de caixas de areia, obras executadas em parceria com a comunidade. Na região central, a prefeitura acionou a Sabesp para solucionar problemas de infiltração na rua Cel. Ernesto de Oliveira e Avenida Liberdade, que provocavam afundamento do asfalto. A empresa atendeu de imediato e conteve os vazamentos, possibilitando o reparo nos locais. (Fonte: PMU)

Ubatuba se prepara para a Soccer do Brasil Cup 2005
Evento deve reunir jovens de vários países


Ubatuba - Os organizadores da Soccer do Brasil Cup estiveram reunidos com o prefeito Eduardo César e apresentaram a proposta para a realização do evento deste ano em Ubatuba. Realizada há dois anos na cidade, a competição teve a participação, no ano passado, de nove equipes do exterior, com destaque para os representativos de UNAM e Pato Baeza do México, alem de diversas equipes brasileiras, totalizando 38 participantes.
O Diretor da Soccer do Brasil, Andrés Córdoba, diz que a edição deste ano tem tudo para ser um sucesso. “A edição 2005 já conta com o compromisso de participação de equipes do Chile, Peru, Espanha, México, Costa Rica, Argentina e Portugal. Um completo trabalho de divulgação do torneio, em mais de 50 países, está sendo realizado com o propósito de garantir a presença de um número cada vez maior de equipes estrangeiras”, afirmou Córdoba.
O torneio conta com 6 categorias e terá a participação de meninos de 9 a 17 anos, meninas acima de 15 anos e uma especial com maiores de 18 anos.
Além do esporte, o torneio também movimenta o turismo da cidade. “Precisaremos de hotéis com capacidade para receber muita gente, com serviço de pensão completa. O torneio também poderá dar emprego para muita gente”, acredita Córdoba. “Podemos citar o exemplo do México, que em 2003 enviou uma delegação de 30 pessoas. Em 2004 vieram 220 pessoas para Ubatuba”, completou.
O evento também tem seu lado social, como explica o diretor: “Estaremos convidando equipes do Litoral Norte e do Vale do Paraíba que não possuam condições de enviar delegações para entrar em contato conosco pois tentaremos viabilizar a vinda desses atletas”, disse Córdoba.
Maiores informações sobre a Soccer do Brasil Cup 2005 podem ser obtidas através do telefone 11 3034-0890 ou do site www.soccerdobrasil.com.br (Fonte: PMU)

Abril será agitado para o surf em Ubatuba

Ubatuba - O mês de abril trará grande eventos para o surf em Ubatuba. A agitação começa com a disputa do Circuito Petrobrás de Surf Feminino de 1 a 3 em Itamambuca, com premiação de R$ 15 mil na categoria principal e R$ 2 mil na Longboard. Essa competição também é válida pela divisão de acesso do Circuito Brasileiro Profissional e indicará as oito surfistas que completam o grupo feminino do SuperSurf em 2006.
Em 2005 o circuito Petrobrás faz uma campanha contra a anorexia entre jovens, já que, segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, o índice da doença cresceu muito nos últimos anos. Mais uma vez o surfe feminino vai se engajar na causa, ajudando a combater e esclarecer a doença. Outra iniciativa importante é que a organização do circuito Petrobrás estará aceitando doações de roupas de borracha, lycras, pranchas, cordinhas, entre outros acessórios, para a escolinha de surfe do Zecão, de Ubatuba, que pegou fogo mês passado. As colaboradoras estarão concorrendo a diversos brindes.
No fim-de-semana seguinte, 9 e 10 de abril, começa o principal campeonato do País na revelação de novos talentos, o Hang Loose Surf Attack, também na Praia de Itamambuca. O campeonato será disputado em cinco categorias: Júnior (até 18 anos), Mirim (no máximo 16), Iniciantes (limite de 14), Estreantes ou Infantil (12) e Petit (10 anos). Como no ano passado, o evento vai contar com atrações fora do mar, como tenda de alongamento e aquecimento para os atletas antes das disputas e jogos para o público. Em 2004 Wiggolly Dantas ficou com o título na Mirim enquanto Filipe Toledo garantiu o primeiro lugar na Petit. (Fonte: PMU)

Projeto Fundart Jovem 2005 apresenta novos talentos em Ubatuba

Ubatuba - Na última quarta-feira, dia 9, a Fundart abriu suas portas para os jovens de Ubatuba. O que antes era o Sarau e Dia dos Novos, agora chama-se FUNDART JOVEM. Apesar do nome, pessoas de todas as idades participaram da primeira versão do evento em 2005. O primeiro encontro reuniu vinte pessoas entre profissionais da Fundart, voluntários e convidados.
Os participantes puderam ouvir música nacional e internacional com as guitarras e vozes de Thomas Rodrigues e César Luiz, além de poesias com a interpretação de Luiz Gustavo e trechos de um conto estudantil narrado pelo professor Rui Grilo. O coordenador de eventos, Jorge Lee, diz que a idéia é abrir um canal de comunicação e expressão artística da juventude ubatubense com toda a sociedade. “O objetivo é focar a juventude de nossa cidade, que não tem oportunidades, vez e voz. O FUNDART JOVEM representa uma miscelânea cultural onde todas as tribos se reúnem e trocam informações”.
Um dos pontos fortes do encontro foi a decisão dos jovens Márcia Cristina de Paula, André Luiz dos Santos Souza, Luiza de Lima e Tiago Nunes, de criar um jornal para divulgar suas atividades na comunidade. A Fundart, através de seus grupos setoriais, colocou-se à disposição para ajudar a realizar o projeto. O prof. Rui Grilo, coordenador do projeto, convida os jovens a participarem ativamente do projeto, dando sugestões e levando diferentes tipos de arte jovem ao público de Ubatuba. “Esperamos que, cada vez mais, muitos projetos e eventos sejam realizados por meio dos jovens”. A próxima edição acontecerá dia 24 de março, quinta-feira, às 21h. (Fonte: PMU)

Ação Litoral

Artigo Topo

Cenas do Cotidiano III
Irineu Nalin

Escorria grande quantidade de água na lateral da pista de cooper do Parque Alfredo Volpi, mais conhecido como Bosque do Morumbi. Uma reserva de mata nativa muito agradável para caminhadas e utilizado para treinamento por atletas de ponta. Não era dia de chuva e a água provinha de fora do Parque descendo em grande volume suas alamedas até o lago. Ao encontrar um funcionário do Parque perguntei: o que estava acontecendo, já que a água transbordava em uma parte da pista e dificultava a passagem. Respondeu tratar-se de um cano danificado da Sabesp fora do Parque.
Para evitar esse transtorno mudei o circuito. Em uma das voltas pelo novo trajeto encontro um cidadão que diz que isso já fazia 24 horas. Em outra, ao passar por aquele funcionário, presencio uma Senhora revoltada dizendo a ele que deveria tomar providências. Responde que o problema era externo. Mas, a água esta invadindo o Parque. Ora, é água limpa e se a Senhora estiver preocupada entre em contato com a Sabesp, pois pelo que sei isso já foi feito pelo pessoal de uma obra.
Esse grande desperdício de água tratada e que custa muito caro para o bolso do consumidor ocorreu bem próximo da sede do Governo do Estado - Palácio dos Bandeirantes.
Apesar das constantes campanhas de economia de consumo, essa empresa tem sido muito negligente em casos como esse. Fechar o registro da adutora danificada é um processo simples e que não demanda muito tempo. Mas, para isso é preciso eficiência.
Na praia do Guaecá em São Sebastião foi instalada por empreiteiras contratadas pela Sabesp uma nova rede que continua seca. Isso faz mais de um ano mas, o mais incrível é que essa obra foi feita ao lado de outra rede também seca que está enterrada nas ruas há muitos anos e que os engenheiros da Sabesp desconhecem. A que funciona, com precariedade, é aquela originalmente instalada pelo loteador que com mais de 40 anos encontra-se subdimensionada e freqüentemente passa pelos mesmos problemas, cujos reparos demoram uma semana.
Muitos municípios não aderiram, quando do processo de encampação e criação dessa companhia, permanecendo com seus sistemas próprios, sem alterar a qualidade e com custos operacionais menores .
Parece que já esta na hora de retomar a proposta de descentralização dessa empresa, seguindo critérios geográficos por bacia hidrográfica, como forma de resolver o problema de seu gigantismo e ineficiência. Uma equação técnica não muito complexa se não fosse os interesses políticos que aproveita essa estrutura para abrigar nas gerencias pessoas sem qualificação técnica, ligadas a facções de apoio ao grupo no poder.


Irineu Nalin
Consulte Aqui Artigos Anteriores
 Ir.11/03/05

Opinião Topo

FUNDART Jovem
Rui A. Grilo

“Eles venceram e o sinal está fechado pra nós que somos jovens...”  (Belchior)

Na década de 70, Belchior já apontava o sentimento de impotência da juventude perante o mundo adulto e a sensação de que nada vai mudar. Se não há perspectiva de mudança e o mundo é esse de enorme disparidade social só resta a atitude de revolta ou a apatia. Em um mundo em que só é valorizado quem consome, quem não tem os meios para consumir está marginalizado. Daí a sensação de não pertencer.
Os técnicos que trabalham com jovens em situação de risco apontam como um dos maiores fatores para o jovem cair na marginalidade é a sensação de não-pertencimento, a perda de laços, de vínculos afetivos e sociais. Portanto, toda atividade que favorece e fortalece a formação desses vínculos ajudam na prevenção contra as drogas e contra a marginalidade.
Um dos motivos de vir morar em Ubatuba era a violência da região em que vivia. Todos os anos morriam assassinados mais de 600 jovens, na faixa dos 15 aos 25 anos de idade.
Se queremos a transformação e acreditamos que um outro mundo é possível, é preciso remar contra a maré do individualismo e do consumismo. É preciso criar situações em que os jovens se encontrem com outros jovens e adultos em situações de alegria, de descontração, de discussão de valores e de criação de projetos coletivos.
Na quarta-feira, 09 de março, reiniciamos uma nova fase do SARAU – Dia dos Novos, com o nome de FUNDART JOVEM. Os momentos que antecederam o evento eram de apreensão e de medo de não acontecer. A Paula, a outra coordenadora, que fazia a ponte com o grupo de artes cênicas não pode comparecer porque estava no Rio. Na frente, quase ninguém. De repente, do outro lado da rua ouviu-se um violão e via-se dois ou três jovens. Aos poucos, foram aparecendo mais alguns.
A reunião foi na praça, em frente. O grupo era pequeno mas aconchegante. Havia um clima de afeto, confiança e respeito. Logo depois surgiram os pais dos jovens que iam tocar... Discutiu-se um pouco sobre os objetivos da atividade. Foram-se alternando músicas, poesias, depoimentos...
A falta de aparelhagem de som obrigou o grupo a ficar mais próximo. Apesar das dificuldades, o grupo decidiu passar de evento mensal para quinzenal.
Faltava uma foto para registrar o acontecimento. De repente o Emilio do Litoral Virtual apareceu e salvou a cena.
O próximo será no dia 24/03 às 20 horas.
VENHA PARTICIPAR CONOSCO AJUDANDO A CONSTRUIR UM NOVO AMANHÃ.

Rui A. Grilo
Ubatuba, SP

Carta do Leitor Topo

Rodovia Oswaldo ‘Caça Níqueis’ Cruz... - ...é a rodovia que deveria servir os usuários que transitam de Taubaté a Ubatuba, ou vice versa, com acessos a diversas outras pequenas cidades.
Quando coloco o verbo no condicional – deveria -, é que outra está sendo a destinação do referido caminho.
Ele está sendo usado para arrecadar multas, usando de ‘expedientes’ que, se legais, tudo indica, passariam longe da ética que deve nortear as ações dos indivíduos, sejam eles públicos ou privados.
Assim, uma rodovia deve ter uma velocidade permitida. No caso da SP- 125, básicos 80 ou 90 km/h. Trechos onde devem ser tomadas mais cautelas, ela deveria ser sinalizada sobre a dificuldade. Exemplo: ATENÇÃO - curva fechada, pedaço sem acostamento, etc ...
Jamais, nestas ocasiões, deveria ser determinado, expressamente, a alteração do limite de velocidade.
O motorista é pessoa habilitada para agir convenientemente nas diversas situações.
Assim, quando em uma subida ou descida, ou num trecho bastante tranqüilo, encontramos duas ou três velocidades diferentes permitidas, devemos pensar em motivações diversas das usuais para a segurança da rodovia. É, o que tudo indica, ocorre na OCruz.
Antigamente, o ‘furor arrecadatório’ da rodovia era exercido entre os quilômetros 22 e 14, mais ou menos, local de boas retas, todas elas demarcadas com faixas duplas, impedindo a ultrapassagem, apesar de serem locais seguros e ideais para ultrapassar.
Nunca constituiu qualquer mistério para os motoristas acostumados com a 125, a aparente razão de tamanho desatino, que até hoje permanece.
Sempre, nos fins destas retas, no meio do capizal, à beira do caminho, havia viatura com policial portando evidente e ostensivo talão de multas.
Hoje, com o radar, este sistema antiquado de arrecadar, demorado e trabalhoso para o que autua, ficou defasado. Um radar faz todo o ‘serviço’ automaticamente, com grande rapidez e eficiências, sem deixar escapar qualquer coitado que ao fim de uma baixada ultrapassou um quilómetro, muitas das vezes não dos 80 quilómetros básicos, mas daquelas marcações arbitrárias, inexplicáveis e aleatórias que foram estabelecidas.
É de ver que o sistema é tão bom para ‘arrecadar’ que já tem terceirizado, na posse do radar, em carro particular, que procede como os policiais, ocultando-se no capinzal ou atrás da árvore.
Será que qualquer ação, lícita e/ou legal, contra condutores de veículos que são pessoas honestas, até prova em contrário, necessita que seu agente se oculte ???
É triste ver uma Polícia Rodoviária que sempre foi orgulho dos paulistas, estar se prestando a ser agente de arrecadação.
Sei, de viva voz, que há policiais que não se conformam com este papel.
Até quando teremos de nos submeter a tamanha injustiça e sangria ???

Roberto de Mamede Costa Leite
Ubatuba, SP

Coleta Seletiva, a lenda - Tanto se falou da famosa coleta seletiva, porém o serviço não foi esclarecido, nem executado.
Ao tentar ligar para o número divulgado (3833-2846), ora ocupado, ora sem resposta, até que enfim um funcionário mal informado, disse que estavam disponíveis 20.000 sacos, que seriam distribuídos a partir do dia 21 de fevereiro.
Até hoje estamos juntando lixo e nada de sacos ou qualquer orientação por parte da municipalidade.
O telefone agora esta fora do ar.
Sabemos que a coleta seletiva, além de diminuir o volume de lixo nos aterros, ainda gera renda para as pessoas envolvidas no processo.
O que fazer?

Roberto Russo
Ubatuba, SP

O Cliente não tem razão - Dia desses resolvi comprar um yakisoba e rolinhos primavera no Restaurante Oriental, Rua Tupi, 83 - Ubatuba/SP
Os rolinhos primavera eram rolinhos de repolho com uns dois fiozinhos de cenoura. Mas o pior foi o yakisoba, eu pedi pra viagem, cheguei em casa e me servi. Estava com o mesmo gosto do arroz quando queima.
Estava com fome e comi uma parte, não resisti e retornei ao estabelecimento para trocar ou recuperar parte do dinheiro.
O correto seria pedirem desculpas e trocar por outro.
Pra minha surpresa, a atendente abriu e comeu uma porção (anti-higiênico, pois eu cheguei a devolver do meu prato), sorriu e disse: - Não tá com gosto de queimado.
Depois de muita discussão, saiu um chinês da cozinha dizendo em voz alta: - 20 ano que eu faz comida, nunca 1 pessoa reclamou, etc...
Nesse impasse, eles não sabiam mais o que fazer, então abriu o caixa, devolveu parte do dinheiro e ainda continou falando em voz alta pros outros clientes que estavam no restaurante, se justificando.
Pode até ser que a comida seja boa, que eu tenha dado azar, mas alguém acha que eu posso indicar esse lugar?

Dalzel Bernardino Bueno Camargo
Ubatuba, SP

Vereador Claudinho - Parabéns CLAUDINHO, enfim entregaram o que já era seu. Muitos choraram com você mas valeu cada lágrima, porque hoje você é um vitorioso, nunca se esqueça que: não se vence uma batalha sem que nela tenha lutado. Se você venceu foi porque lutou pelos seus direitos e agora poderá lutar pelos direitos do povo de Ubatuba, muita força, pois, muitas batalhas virão.

Bel Dergham
Sertão da Quina
Ubatuba, SP

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br
O envio de foto caracteriza autorizada a sua publicação e identifica o remetente como autor.

Ontem e Hoje...
 

Avenida Iperoig na década de 60

Avenida Iperoig 2005

Avenida Iperoig, Ubatuba


Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Editora Assistente: Jullyany Roberta Cruz


GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor