Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Terça-feira, 15 de março de 2005 - Nº 1239 Edições Anteriores

Litoral Virtual Disk Denuncia

Região
-

Caraguatatuba
Pardim Recebe Mestranda da Unesp
Arnaldo Faria de Sá visita Câmara de Caraguá
Vereador recebe explicações da Universidade São Marcos
Câmara vota denominação de rua Pauta da Sessão tem 2 projetos
Grupo armado assalta Sabesp em Caraguá

Ilhabela
Ilhabela Sedia o Encontro de Planejamento e Desenvolvimento de Turismo
Prefeito Manoel Marcos Entregou a População a Maior Creche de Ilhabela
Projeto Navegar vai de vento em popa

São Sebastião
Câmara de São Sebastião apresenta sete projetos de lei, apenas um é da Prefeitura
Jurídico da Câmara aponta irregularidade em projeto que destina verba para entidades
Equipe da Prefeitura visita Ilha Montão de Trigo
Em comemoração aos 369 anos de São Sebastião, Petrobras traz música de qualidade
Alckmin demite ouvidor da polícia após ser preso acusado de dirigir embriagado
Ouvidor nega ter culpa no acidente

Pauta da Sessão ordinária do dia 15/03/2005

Ubatuba
Vagas abertas para curso de desenho e pintura com giz pastel na Fundart
Encontro com prefeitos do Litoral Norte Discutem regionalização do turismo
Prefeitura promove cursos de educação ambiental
Começa a escolha dos componentes do Conselho Municipal de Educação
Começa o Metropolitano de Futebol de Mesa em Ubatuba
Dominique Com.Vida
Oficina de Judas
Concurso Mister Judas - Regulamento
Ordem do Dia da 6ª Sessão Ordinária


Seções
Carta do Leitor
Foto do Dia


Notícias da Região Topo

Litoral Norte -

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá BIL -= Bolsa de  Imóveis do Litoral Salete

Pardim Recebe Mestranda da Unesp Que Pede Apoio Para Projeto Audio Visual Sobre a Vida Caiçara

Caraguatatuba - O Presidente da Câmara Municipal de Caraguatatuba, Juarez Pardim recebeu na tarde de sexta-feira, 11 de março, Silvia Regina Paes, membro da ONG de Caraguatatuba, ACAJU – Associação Caiçara Amigos do Rio Juqueriquerê.
Silvia está fazendo a dissertação de Mestrado com o título “Espaço da Vida, Espaço da Morte na Trajetória Caiçara”, na UNESP – Universidade do Estado de São Paulo, que em conjunto com o CEIMAM – Centro de Estudos Indígenas Miguel Angel Mendes, desenvolveu um Projeto denominado “Consciência Caiçara”, que trata da relação e conhecimento do caiçara com a natureza.
O objetivo da reunião foi solicitar o apoio da Câmara para que seja viabilizado financeiramente este projeto que será em forma de documentário áudio-visual, projeto este que será disponibilizado para rede de ensino municipal, como material pedagógico para os alunos e professores, e exibidos também em eventos e workshops sobre meio ambiente. Os palnos são para que no futuro próximo seja exibido pela TV Cultura.
É uma forma de divulgação da nossa região, da nossa cultura e da relação do caiçara com o meio ambiente.
Juarez Pardim se comprometeu a colaborar com a mestranda Silvia e se prontificou a apresentá-la a empresas que possivelmente queiram patrocinar este Projeto tão importante sobre a vida caiçara.
Em breve estarão marcando a primeira reunião com a Petrobrás, empresa que muito se interessa pela preservação do meio ambiente e da cultura de nossa região. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Arnaldo Faria de Sá visita Câmara de Caraguá
Visita foi rápida e antecedeu inauguração do Juizado Especial Federal

Caraguatatuba - O Deputado Federal Arnaldo Faria de Sá (PTB/SP), visitou por alguns minutos a Câmara Municipal de Caraguatatuba na tarde desta sexta-feira – 11 de março. A visita foi de agradecimento e fortalecimento dos laços políticos e antecedeu a inauguração do Juizado Especial Federal.
O Deputado foi recepcionado por um grupo de Auxiliares de Enfermagem da rede pública municipal que fazem curso superior na Univap, pelo Presidente da Câmara, Vereador Juarez Pereira Pardim (PPS), correligionários, amigos, Secretários Municipais, simpatizantes do Deputado e pelo parceiro e representante, o Vereador Germino de Souza (PPS).
O encontro se deu no plenário Benedito Zacarias Arouca e durou cerca de 15 minutos. O Presidente Pardim agradeceu a visita e entregou um ofício, requisitando do Parlamentar um equipamento de Ultra-Som, para instalação na rede pública municipal de Saúde.
Já o Vereador Germino agradeceu a visita do Deputado e congratulou-o pela vinda do Juizado Especial Federal. O Deputado agradeceu as manifestações de carinho e reforçou os laços políticos e de amizade com o Vereador Germino. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Vereador recebe explicações da Universidade São Marcos
Parlamentar Omar Kazon foi apurar denúncia de uso indevido de benefício

Caraguatatuba - O Vereador Omar Kazon (PL), da Câmara Municipal de Caraguatatuba esteve na manhã desta sexta-feira, 11 de março, com dirigentes da Universidade São Marcos, que tem um Hotel Escola em fase final de construção na praia de Massaguaçu. O encontro serviu para tirar dúvidas com respeito a uso indevido de benefícios dados pelo Executivo.
Há cerca de 3 meses o Vereador Omar Kazon recebeu informações de que a Universidade São Marcos, que tem um Hotel Escola em fase final de construção, na praia de Massaguaçu – zona norte da cidade, estaria vendendo o prédio, o que até prova em contrário, contrariava a lei no que diz respeito ao uso indevido de benefícios dados pelo Poder Executivo na gestão anterior.
Segundo consta, entidade ou empresa que for beneficiada pelo Poder Público, no que tange a utilização de áreas públicas, não pode vender a área que lhe foi doada. Ao mesmo tempo o Parlamentar recebeu informações de moradores e veranistas de que a área onde se encontra o Hotel Escola era uma praça, que foi doada pelo Executivo.
Para dirimir as dúvidas o Vereador enviou mensagem para a direção da Universidade São Marcos pedindo explicações. A direção da entidade de ensino em nível superior enviou para Caraguatatuba o Engenheiro Ricardo Oliveira, autor da obra e o Assessor de Comunicação Institucional, o jornalista Júlio Moreno.
O Encontro se deu na manhã desta sexta-feira, nas dependências do Hotel Escola, onde o Vereador aproveitou para conhecer o prédio e suas funções.
Segundo Ricardo Oliveira o Hotel Escola está construído numa área pertencente a uma quadra, datada de 1977 e as plantas comprovam que a quadra sempre esteve ali e nunca foi uma praça pública. As áreas pertencentes a Prefeitura neste loteamento estão localizadas no fundo do Loteamento.
O Engenheiro explica também que o Hotel Escola era projeto de um dos diretores da Universidade, mas com a sua saída, anos depois, a direção da São Marcos achou por bem destinar verbas para outros projetos da instituição, diminuindo o volume de obras em Caraguatatuba.
O Hotel Escola tem financiamento do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Social) na ordem de R$ 3 milhões, faltando mais R$ 1 milhão para a conclusão final. De acordo com o assessor Júlio Moreno, a intenção da instituição é a de comercializar o local e não vendê-lo, fazendo uma parceria com algum grupo hoteleiro, nacional ou estrangeiro, para o funcionamento do hotel e ao mesmo tempo, para os cursos de especialização, aprimoramento e estágio dos alunos do curso superior de Hotelaria.
O Hotel Escola conta com 50 apartamentos, salão de convenções, piscinas, sauna, salão de jogos, mezanino, deck, salão de refeições, elevador, estacionamento, mini-lavanderia e dormitório para os alunos. Cada apartamento tem 26 metros², sendo dotado de aquecimento central, cofre, TV 29 polegadas, frigobar, varanda, ar-condicionado, sistema de economia de energia, conexão com TV por Assinatura e cama cambiável, que tanto pode ser de casal como se torna 2 de solteiro.
Tanto o Engenheiro como o Assessor de Comunicação pediram a ajuda do Vereador para solucionar o problema e encontrar um grupo hoteleiro que possa ativar o hotel e dar apoio para os alunos da São Marcos.
Já o Vereador Omar Kazon vislumbrou que a ativação do hotel poderia gerar alguns empregos diretos e indiretos, bem como no futuro, que alguns moradores locais possam conseguir bolsas de estudo na entidade. “O encontro foi proveitoso e pude tirar as dúvidas necessárias. Espero poder ajudar a entidade a resolver sua situação, bem como apoiar a geração de empregos no município”, disse. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Câmara vota denominação de rua Pauta da Sessão tem 2 projetos do Vereador Aurimar Mansano

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba discute nesta terça-feira – 15 de março, durante a sua 8ª Sessão Ordinária semanal projetos de lei do Vereador Aurimar Mansano (PTB). De acordo com o Regimento Interno, nada impede que os Vereadores discutam qualquer propositura em Regime de Urgência, desde que consigam 7 assinaturas.
Apenas 2 projetos do Vereador Aurimar Mansano constam da Ordem do Dia da 8ª Sessão Ordinária semanal, que tem início às 19h30 e com transmissão via TV a Cabo – NET, pelo canal 30.
O primeiro projeto denomina de rua Benedita dos Santos Oliveira a atual rua Nove, localizada no Jardim dos Sindicatos, no bairro do Porto Novo, na região sul da cidade.
O segundo e último projeto da noite também é de autoria do Vereador Aurimar Mansano e denomina a quadra poliesportiva do CIEFI (Centro Integrado de Educação Fundamental e Infantil) do bairro Barranco Alto, também na zona sul da cidade de Vereador Caetano José de Oliveira.
Estes projetos dependem de maioria simples para sua aprovação. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Grupo armado assalta Sabesp em Caraguá

Caraguatatuba - Uma quadrilha composta por sete homens armados com uma metralhadora, pistolas e revólveres assaltou na madrugada de ontem a Superintendência da Unidade de Negócios da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado), na estrada do Rio Claro, em Caraguatatuba.
Segundo a Polícia Militar, o assalto teve início por volta da meia-noite de anteontem quando os assaltantes chegaram ao local e renderam os quatro vigilantes e um operador. Todos foram mantidos numa guarita, sob ameaça de morte.
Os assaltantes invadiram vários departamentos em busca de computadores. Os reféns permaneceram deitados no chão e vigiados por um homem armado até as 2h30 de ontem. Antes de fugirem, os assaltantes destruíram uma fita de vídeo que tinha a gravação do assalto.
Segundo o superintendente da Sabesp, José Ricardo Amadei, foram levados 24 computadores. O prejuízo foi avaliado em R$ 60 mil. Amadei afirmou que a Sabesp irá aumentar a segurança no local.
Até o início da noite de ontem, não havia pistas dos assaltantes. (Fonte: ValeParaibano)
 

Programa Ação Litoral

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

 Ilhabela Sedia o Encontro de Planejamento e Desenvolvimento de Turismo - Costa Verde

Ilhabela- Sexta-feira, dia 11, aconteceu em Ilhabela, nas dependências do Yacht Club, o Encontro de Planejamento e Desenvolvimento de Turismo do Circuito Turístico Costa Verde, agendado por Paulo de Tarso, Delegado Regional de Turismo e vice-presidente do Conselho Pró Turismo do Cone Leste Paulista.
A reunião foi liderada pelo secretário executivo de Turismo, da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo de São Paulo, Marco Antonio Castello Branco, e contou com a presença dos 4 prefeitos do Litoral Norte, Manoel Marcos de Jesus Ferreira (Ilhabela), Juan Garcia (São Sebastião), José Aguilar (Caraguatatuba) e Eduardo de Souza Cezar (Ubatuba), juntamente com os secretários de Turismo, Ricardo Fazzini, Julio Cezar Elias Buzi, Ricardo de Lima Ribeiro e Luiz Felipe Azevedo, respectivamente. Alfredo Cyrillo, presidente interino da “Linha Verde”, também participou do Encontro.
O motivo do Encontro foi para discutir questões referentes ao turismo regional; coordenar ações integradas para efetiva implantação do Circuito Turístico Costa Verde,e também estabelecer um calendário de atividades que contemple os 4 municípios.
Foram apresentadas duas palestras: “Caminhos para o Desenvolvimento do Cone Leste Paulista”, por Paulo de Tarso, e “A regionalização do Turismo”, pelo secretário Marco Antonio Castello Branco.
Castello Branco anunciou, que um Calendário de atividades para 2006 já está programado, porém as ações para a temporada de inverno, já começam neste ano, “Inverno na Praia”, com programações culturais e esportivas.
Para o prefeito de Ilhabela, Manoel Marcos, a integração dos 4 municípios vizinhos se faz necessária, para benefício do turismo da região do Litoral Norte. (Fonte: PMI)

Prefeito Manoel Marcos Entregou A População A Maior Creche De Ilhabela

Ilhabela - O prefeito de Ilhabela, Manoel Marcos, juntamente com o secretário de Educação professor Antonio Cornélio, o presidente da Associação Creche de Ilhabela, Antonio Marques e a diretora Pedagógica, professora Catarina Roeffero, inaugurou nesta sexta-feira, dia 11, a 7a. creche do município, situada no Bairro da Barra Velha. A maior creche da cidade, com capacidade para atender 360 crianças, em suas modernas instalações.
A nova creche, recebeu o nome de “Dona Terezinha de Jesus Ferreira”, mãe do prefeito Manoel Marcos, por indicação em 2004, do então presidente da Câmara vereador José Donizete, justa homenagem àquela que foi a primeira presidente da Associação Creche de Ilhabela, declarou Donizete.
A realização da obra ficou a cargo da Secretaria Municipal de Educação, contando com a incansável dedicação do secretário professor Cornélio, que não mediu esforços para proporcionar às crianças um ambiente agradável e acolhedor.
Segundo o prefeito Manoel Marcos, a construção desta creche foi um compromisso assumido com a população ilhabelense que junto com as outras seis unidades, aumenta para 560 o número de crianças atendidas, proporcionando para mães que trabalham fora de casa, a tranqüilidade de saber que suas crianças estão sendo assistidas por profissionais da área.
Além dos familiares de dona Terezinha, e a população que compareceu em grande número, estiveram presentes o vice-prefeito de Ilhabela, Antonio Carls Cajado Simões; os prefeitos de São Sebastião, Juan Pons Garcia e, o de Ubatuba, Eduardo de Souza Cezar; o deputado Federal Julio Semeghini; o secretário Executivo de Turismo do Estado de São Paulo, Marco Antonio Castello Branco; o presidente da Câmara vereador Luís Lobo, vereadores de Ilhabela, autoridades locais e regionais, secretários municipais e funcionários públicos.
Para abrilhantar a festa, aconteceu a apresentação da Banda Marcial Municipal de Ilhabela, sob a regência do maestro Adiel Pedro
No encerramento da festividade, dona Terezinha, discursou agradecendo à todos o carinho e a amizade que sempre dedicaram à ela, a seu marido Eurípedes, e hoje ao filho Manoel Marcos, declarando emocionada “hoje é um dia muito especial para mim. Nasci nessa Ilha encantada que todos dizem ser uma jóia rara, encrustada num recanto do Litoral Norte de São Paulo, hoje conhecida como “Capital da Vela”. É com muita alegria e felicidade que recebo essa homenagem a mim dedicada, dando meu nome a essa creche, que abrigará crianças de toda comunidade. Felicidade essa que posso compartilhar com todos os meus descendentes, pois me foi oferecida em vida essa oportunidade. Por uma coincidência divina, a creche fica ao lado da Escola que tem o nome do meu marido, que juntos os nomes: Terezinha e Eurípedes, perpetuarão para a eternidade na história de Ilhabela”. (Fonte: PMI)

Projeto Navegar vai de vento em popa

Ilhabela - Iniciou em fevereiro de 2005, a sexta turma do Projeto Navegar, com 120 crianças. A renovação do convênio da Prefeitura Municipal de Ilhabela com o Ministério de Esportes de Brasília, foi graças ao bom trabalho realizado no ano de 2004, sendo que de 40 núcleos apenas 10 estavam em funcionamento e 4 foram renovados, Ilhabela foi um deles.
O Projeto atende 150 crianças, sendo 120 alunos novos e 30 alunos remanejados do curso anterior, estudantes da rede pública de ensino, com idade entre 08 e 14 anos. Com apenas 3 semanas de atividade o curso não possui mais vagas.
O Projeto conta hoje, com 9 profissionais, sendo coordenado por Nilton César, supervisor Márcio Reis, instrutores Eduardo e Marcelo de Jesus, monitores Mário Sérgio Junior, Antônio Junior e Marcelo Silva, marinheiro Bruno de Jesus e a coordenadora Pedagógica Rita Reale, que foi cedida pela Secretaria Estadual da Educação para dar suporte ao Projeto.
O curso é ministrado em 4 turmas, sendo : 2º e 4º das 9hs às 12hs e das 14hs às 17hs e de 3º e 5º das 9hs às 12hs e das 14hs às 17hs. O Projeto funciona na Rua Bartolomeu de Gusmão, 140 – Pequeá. Maiores informações pelo telefone 3896 6737. (Fonte: PMI)

Notícias de São Sebastião Topo

Litoral Virtual Superchic

Câmara de São Sebastião apresenta sete projetos de lei, apenas um é da Prefeitura

São Sebastião  - A Câmara de São Sebastião apresenta na próxima sessão ordinária, que acontece hj, 15, cerca de sete projetos de lei. Todos estão no expediente e são de autoria do vereador Marcelo Mattos (PP). Apenas um foi protocolado pela administração municipal.
Os parlamentares devem votar somente, conforme a pauta, duas moções de aplausos e reconhecimento. Uma dirigida a Associação dos Portadores de Deficiências e a outra ao gerente da Transpetro/Petrobras, Geraldo Marfurte.
Também devem ser votados aproximadamente 13 requerimentos endereçados ao prefeito Juan Garcia (PPS). Um deles convoca o secretário municipal de desenvolvimento econômico e assistência social, Carlos Roberto Favery, a prestar esclarecimentos sobre sua pasta.
Outros assuntos também serão abordados por meio dos requerimentos como, por exemplo, a contratação de caminhões que prestam serviços à Prefeitura; a implantação de ônibus para o transporte de universitários que estudam na cidade de Guarujá e o atendimento feito na área de dermatologia do Centro de Saúde, região central.
Dentre os projetos a serem lidos está o que autoriza o Poder Executivo a celebrar convênio e conceder subvenções financeiras a entidades civis; o que institui a semana municipal de deficientes; o que dispõe sobre a manutenção de profissional para interpretar a linguagem dos surdos-mudos na rede municipal de saúde; o que determina a realização de consultas médicas e exames no prazo de sete dias; o que institui o título de educador do ano; o que dispõe sobre a obrigatoriedade de atendimento sem fila nas agências bancárias da cidade e o que trata da divulgação da relação de medicamentos, por meio da Internet, no site oficial da Prefeitura.
O 1º secretário da Mesa deve ler ainda cerca de 89 indicações ao plenário.
Vale ressaltar que a pauta está sujeita a alteração. (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Jurídico da Câmara aponta irregularidade em projeto que destina verba para entidades de São Sebastião

São Sebastião  - Em reunião promovida pela Câmara de São Sebastião hoje a tarde, 14, entre vereadores e representantes de algumas entidades assistenciais, o jurídico da Casa, afirmou que há irregularidade no projeto de lei 006/05, de autoria do Poder Executivo, que autoriza a celebração de convênio e o repasse de verba as entidades assistenciais e civis do município.
Conforme parecer jurídico, a matéria fere a Lei de Responsabilidade Fiscal, em seu artigo 26, pois não estaria seguindo determinadas regras como, por exemplo, informar o nome do beneficiário, o valor monetário a ser concedido, a rubrica orçamentária e o objeto do convênio. Se tornando desta forma uma lei genérica, absolutamente irregular.
O vereador José Cardim de Souza (PP), que preside a comissão de justiça, legislação e redação da Câmara, anunciou que será contra a proposta. “Já estou com o parecer pronto pela rejeição e derrubada do projeto do jeito que está”, disse. Ele declarou ser favorável a iniciativa desde que beneficie somente as entidades assistenciais e não ONG’s, sociedade amigos e clubes esportivos.
O presidente Wagner Teixeira (PV) afirmou que está a disposição da Prefeitura para colocar a matéria, toda reformulada, na pauta de amanhã de maneira que seja apreciada e votada em regime de urgência.
A proposta da Prefeitura autoriza o repasse de recursos financeiros para entidades civis assistenciais, culturais, educacionais e/ou esportivas, sociais e/ou filantrópicas, ONG’s e OSCIP’s (organização da sociedade civil de interesse público) e determina que os convênios sejam regulamentados por meio de decreto.
“A Lei não é ilegal”. Esta foi a declaração dada pelo prefeito aos vereadores e representantes entidades que estiveram em seu gabinete ainda na tarde de ontem.
De acordo com ele, a Lei é autorizativa, ou seja, apenas permite o convênio com entidades desde que sejam cumpridas algumas exigências também constante em Lei.
“A Lei não nos obriga a firmar convênio com entidades. Ela apenas nos autoriza. Por isso não há necessidade do impacto financeiro como está sendo solicitado”, afirmou o prefeito.
Ainda segundo ele, o impacto financeiro só será necessário quando o convênio for firmado direto com a entidade.
No entanto, ficou definido durante a reunião, que amanhã antes da sessão, vereadores estarão reunidos com o jurídico da Casa para analisar as afirmações colocadas pelo Executivo.
“Não podemos tomar nenhuma atitude que lá na frente venha prejudicar as entidades. Nosso intuito é ajudar todos os segmentos, porém precisamos estar esclarecidos quanto a legalidade do projeto”, finalizou a vereadora Solange Araújo. (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Equipe da Prefeitura visita Ilha Montão de Trigo

São Sebastião - Uma equipe da Prefeitura de São Sebastião esteve visitando a comunidade da Ilha Montão de Trigo no sábado, 12 de março. O grupo foi formado pelo Vice-Prefeito e secretário da Educação, Paulo Henrique Santana, do Sub-Prefeito Edvaldo Reimberg, de funcionários da Secretaria da Educação (Seduc) e da Sub-Prefeitura da Costa Sul. O objetivo da visita foi verificar as condições das instalações da escola municipal Montão de Trigo e da vida da comunidade local, além de levar doações de roupas, livros para-didáticos e alimentos.
O grupo foi recepcionado com um almoço preparado pela professora Benedita Salgues e por moradores da ilha. Com 61 anos esta professora conta que lecionar e morar na ilha foi uma opção. “Quando cheguei aqui cerca de 96% da população estava analfabeta e hoje já estão 80% alfabetizados”. Ela explica ainda o segredo desse sucesso. “Dou aluas em três períodos, começo às 8 horas e vou até às 21h30, incluindo aulas para jovens e adultos”.
A equipe da Prefeitura fez um levantamento dos reparos e consertos que precisam ser feitos na escola. Segundo o Sub-Prefeito assim que o material for adquirido pela Prefeitura uma nova viagem à ilha será feita para efetuar o trabalho. Alguns pequenos reparos que não demandavam material específico, foram feitos de imediato.
Devido à falta de fossas e de banheiros nas casas, os moradores fazem suas necessidades na mata, o que provoca a poluição das nascentes que abastecem de água os habitantes. Das 16 casas apenas uma tem banheiro e foi construído recentemente na casa do pescador Venildo Oliveira, de 33 anos, casado e pai de dois filhos. Fora esse, apenas a escola possui sanitário.
Para a professora Benedita Salgues, que trabalha e mora na ilha há três anos, esta é das prioridades da ilha, construir fossas sépticas para as outras famílias. Ela fez ainda outros pedidos ao Vice-Prefeito e secretário da Educação Paulo Henrique Santana. Segundo ela é necessária também uma atenção maior para os pescadores que, além de não terem onde armazenar o peixe, estão sendo prejudicados pela atuação de grandes embarcações nas proximidades da ilha. “A maioria delas é do Sul do país, elas vêm fazendo a limpa e chegam a arrastar também as redes dos nossos pescadores deixando muitos desesperados sem o seu instrumento de trabalho”, denuncia.
Um salão coberto também é um sonho de dona Benê, como é mais conhecida. Segundo ela nos dias de chuva ou sol muito forte fica difícil dar aulas de artesanato. A escola é muito pequena, contando apenas com uma cozinha, um quarto, dois banheiros e uma pequena sala onde são ministradas as aulas. Esta área coberta serviria também para abrigar equipes de Saúde que ao visitarem a ilha para atender a comunidade teriam onde examinar os pacientes.
A professora conta que na administração passada um valor de seis mil reais foi disponibilizado para que se fizesse uma reforma. Contudo o dinheiro foi pago e quase nada realizado. “Briguei por diversas vezes com os rapazes que vieram fazer a obra pois, além de mal feito deixaram coisas inacabadas como o muro de contenção de águas na lateral e nos fundos da escola. Quando chove a água desce forte pelo morro e entra na escola. Os encanamentos e o telhado também apresentam problemas”, lamenta.
Revoltada ela diz ainda que no ano passado o descaso da Prefeitura foi tanto que a comunidade quase passou fome. “Recebemos durante todo o ano apenas três cestas básicas da Prefeitura. Se não fosse a ajuda de parceiros como o Iate Clube de Barra do Una a comunidade teria até passado fome”, explica. Os associados do Iate Clube Barra do Una sempre tem colaborado com a comunidade da ilha, com doações de cestas básicas, ovos de páscoa e roupas.
A ilha fica a 16 km da praia de Barra do Una, na costa sul, tem 249 hectares de área e começou a ser habitada por volta de 1700, por dois irmãos portugueses, cujo navio naufragou nas proximidades. Eles conseguiram chegar ao continente e trouxeram duas índias de Juquehy para morar na ilha. Hoje moram na ilha 14 famílias, todas elas com parentesco entre si, e vivendo da pesca. São 14 crianças e 36 adultos. (Fonte: PMSS)

Em comemoração aos 369 anos de São Sebastião, Petrobras traz música de qualidade

São Sebastião - Um meio de abastecer a energia através da música de talentosos jovens. Na próxima quinta-feira, 17, em comemoração aos 369 anos de emancipação
política-administrativa, a Petrobras apresentará a Orquestra Didática Baccareli, no Teatro Municipal, às 21 horas com entrada franca. Trazendo
música de qualidade para alimentar o espírito do sebastianense, que tem por objetivo iniciar e aperfeiçoar crianças e adolescentes no estudo de
instrumentos. Com o patrocínio da Petrobras, jovens da comunidade de Heliópolis, em São Paulo, têm a oportunidade de se desenvolver na carreira de músico. Este é um dos projetos desenvolvidos pelo Instituto Baccarelli, que tem por missão oferecer formação musical de excelência para crianças e jovens
oriundos de famílias e comunidades carentes, associando-a a outras linguagens artísticas e complementando sua educação pela família e pela
escola. Para o gerente do TEBAR, engenheiro Geraldo Marfurte este patrocínio mostra mais uma vez a importância que a Petrobras vem dando para o
resgate cultural, principalmente para as crianças e jovens vindos das comunidades menos favorecidas. (Fonte: Transpetro)

Alckmin demite ouvidor da polícia após ser preso acusado de dirigir embriagado
Itajiba Farias Cravo se envolveu em acidente em São Sebastião que causou a morte de um motociclista

São Sebastião - O governador Geraldo Alckmin demitiu ontem o ouvidor da Polícia do Estado de São Paulo, Itajiba Farias Ferreira Cravo, 44 anos, após o seu envolvimento em um acidente automobilístico, anteontem à noite, em São Sebastião, que provocou a morte do empresário Luiz dos Santos Rodrigues, 43 anos.
Um exame clínico constatou que Itajiba estaria embriagado no momento do acidente. O ouvidor foi preso em flagrante. Ele pagou fiança de R$ 1.140 e foi posto em liberdade na manhã de ontem.
Em nota oficial divulgada no início da noite de ontem, Alckmin afirmou que "o evento em que o senhor Itajiba se envolveu é incompatível com o exercício das funções de ouvidor da Polícia de São Paulo".
O governador solicitou ao Condepe (Conselho Estadual da Defesa da Pessoa Humana) que elabore uma nova lista tríplice para que um novo ouvidor seja nomeado.
Itajiba admitiu ontem, em São Paulo, que tinha bebido na hora do almoço, mas negou que estivesse embriagado no momento do acidente (leia texto abaixo).
Acidente - O acidente aconteceu às 20h30 do último domingo, no km 174,5 da rodovia Manoel Hypólito do Rego, nas proximidades da praia Preta, na costa sul de São Sebastião.
Rodrigues seguia de motocicleta para Barra do Sahy, onde iria buscar a filha mais nova, quando foi atingido pelo Gurgel, ano 1977, dirigido pelo ouvidor.
Segundo a Polícia Rodoviária, o ouvidor teria atingido o motociclista na contra-mão. Rodrigues teve morte instantânea. Itajiba sofreu um corte no braço esquerdo e escoriações pelo corpo, sendo socorrido e medicado no pronto-socorro de Boiçucanga.
No local, Itajiba teria recebido voz de prisão por parte do policial rodoviário José Olário Ribeiro Filho, devido à suposta embriaguez.
O ouvidor foi encaminhado ao 1º Distrito Policial de São Sebastião por volta das 23h. Segundo o delegado plantonista José Luiz Tibiriçá, um exame clínico elaborado pelo médico legista Marcelo Saad confirmou o estado de embriaguez do ouvidor.
Itajiba foi levado ao hospital da cidade onde foi colhida amostra de sangue para análise no IML (Instituto Médico Legal) de Santos. O resultado sairá dentro de cinco dias.
Depoimento - Segundo Tibiriçá, o ouvidor afirmou na delegacia que o acidente foi causado pela imprudência do motociclista que teria invadido a sua mão de direção.
No depoimento, o ouvidor declarou que ingeriu três cervejas long neck. Segundo Tibiriçá, o ouvidor foi indiciado por homicídio culposo, crime que prevê detenção de dois a quatro anos, e por embriaguez, que prevê de seis meses a três anos de detenção.
O ouvidor deixou ontem São Sebastião por volta das 7h, após um amigo da ouvidoria ter pago a fiança.
Em Barra do Una, a morte de Rodrigues abalou a comunidade local. Rodrigues era casado e tinha três filhas. Ele tinha uma empresa de terraplanagem.
Cerca de 120 pessoas participaram do velório. O irmão Belmiro Rodrigues afirmou que toda a família encontrava-se muito abalada com o ocorrido. Ele considerou um "absurdo" o fato do ouvidor ter sido liberado após pagamento de fiança. (Fonte: ValeParaibano)

Ouvidor nega ter culpa no acidente

São Sebastião - Itajiba Farias Ferreira Cravo soube de sua demissão por volta das 18h de ontem, quando estava reunido com a imprensa no Hotel Holiday Inn, em São Paulo, para falar sobre o acidente em São Sebastião.
Ele não quis se pronunciar sobre a demissão. Itajiba disse que estava bastante abalado com o ocorrido, mas que não teve culpa no acidente.
Segundo ele, o motociclista estava trafegando na contra-mão quando houve a colisão. Ele negou que estivesse embriagado no momento do acidente, alegando que tinha consumido três cervejas long necks.
Foi o segundo incidente envolvendo o ouvidor da polícia no Litoral Norte. Em janeiro, Itajiba envolveu-se em uma discussão com um garçom e o proprietário de um restaurante da costa sul.
Na ocasião, ele teria desacatado policiais militares. O caso está
sendo apurado pela Corregedoria da Polícia de São Paulo e corre em sigilo. (Fonte: ValeParaibano)

Pauta da Sessão Ordinária do Dia 15/03/2005

São Sebastião - Presidência do Vereador WAGNER TEIXEIRA

INTRODUÇÃO

1 - Invocando a proteção divina e havendo número legal de Vereadores, declaro aberta a Sétima Sessão Ordinária da Nona Reunião da Câmara Municipal de São Sebastião, biênio de 2005/2006.
2 – Solicito ao Sr. Secretário que proceda a leitura de um trecho Bíblico.
3- Solicito ao Senhor Secretário que proceda a leitura do Expediente.
4 – Solicito ao Sr. Secretário que proceda a leitura das Indicações.
5 – Solicito ao Sr. Secretário que proceda a leitura dos Requerimentos.
6 – Solicito ao Sr. Secretário que proceda a leitura do Projeto de Lei nº 006/05 de autoria do Executivo que “Autoriza o Poder Executivo a celebrar convênio e conceder subvenções através de repasses financeiros a Entidade Civis.” – O Projeto será encaminhado as Comissões para emitirem seus pareceres.
7 – Solicito ao Sr. Secretário que proceda a leitura do Projeto de Lei nº 007/05 de autoria do Vereador Marcelo Mattos que “Altera a Lei nº 1211/97 que instituiu a Semana Municipal de Deficientes.” - O Projeto será encaminhado as Comissões para emitirem seus pareceres.
8 - Solicito ao Sr. Secretário que proceda a leitura do Projeto de Lei nº 008/05 de autoria do Vereador Marcelo Mattos que “Dispõe sobre a manutenção de profissional apto a interpretar a linguagem dos surdos-mudos na rede municipal de saúde.” - O Projeto será encaminhado as Comissões para emitirem seus pareceres.
9 - Solicito ao Sr. Secretário que proceda a leitura do Projeto de Lei nº 009/05 de autoria do Vereador Marcelo Mattos que “Dispõe sobre a divulgação, na pagina oficial da Prefeitura na Internet, relação de medicamentos.” - O Projeto será encaminhado as Comissões para emitirem seus pareceres.
10 - Solicito ao Sr. Secretário que proceda a leitura do Projeto de Lei nº 010/05 de autoria do Vereador Marcelo Mattos que “Determina que as consultas médicas e exame de saúde da Rede Municipal sejam realizadas no prazo de sete dias.” - O Projeto será encaminhado as Comissões para emitirem seus pareceres.
11 - Solicito ao Sr. Secretário que proceda a leitura do Projeto de Lei nº 011/05 de autoria do Vereador Marcelo Mattos que “Dispõe sobre a obrigatoriedade de atendimento sem fila nas agências bancárias do Município.” - O Projeto será encaminhado as Comissões para emitirem seus pareceres.
12 - Solicito ao Sr. Secretário que proceda a leitura do Projeto de Lei nº 012/05 de autoria do Vereador Marcelo Mattos que “Institui o Título de Educador do Ano.” - O Projeto será encaminhado as Comissões para emitirem seus pareceres.
13 – Solicito ao Sr. Secretário que proceda a leitura do Projeto de Lei nº 13/05 de autoria do Vereador Marcos Leopoldino que “Dispõe sobre o Feriado Municipal que menciona e dá outras providências”. - O Projeto será encaminhado as Comissões para emitirem seus pareceres.
14 – Solicito ao Sr. Secretário que proceda a leitura do Projeto de Decreto Legislativo nº 004/05 de autoria da Mesa Diretora que “Regulamenta a Modalidade de Licitação denominada PREGÃO, instituída pela Lei Federal nº 10.520/02.’ – O Projeto será encaminhado as Comissões para emitirem seus pareceres.
15 - Solicito ao Sr. Secretário que proceda a leitura do Projeto de Resolução nº 002/05 de autoria do Vereador Marcelo Mattos que “Dispõe sobre a alteração da Resolução nº 006/2003 – Utilidade Pública.” - O Projeto será encaminhado as Comissões para emitirem seus pareceres.
16 - Não havendo matéria a ser apreciada no Expediente, faz uso da palavra na Tribuna o vereador.......... Não havendo mais vereadores inscrito para uso da Tribuna, passamos a Ordem do Dia.

ORDEM DO DIA

1 – Solicito ao Sr. Secretário que proceda a leitura do Parecer da Comissão de Justiça ao Projeto de Decreto Legislativo nº004/05 de autoria da Mesa Diretora que Regulamenta a modalidade de licitação denominada PREGÃO ELETRÔNICO” – Em discussão, em votação, aqueles que estão de acordo permaneçam como estão. Aprovado por unanimidade. Em discussão o Projeto, em votação, aqueles que estão de acordo permaneçam como estão. Aprovado por unanimidade.O Projeto será encaminhado a Promulgação.
2 - Solicito ao Sr. Secretário que proceda a leitura da Moção nº 004/05 de autoria do Vereador Marcelo Mattos de “Aplausos e Reconhecimento a Associação dos Portadores de Deficiências”. – Em discussão, em votação, aqueles que estão de acordo permaneçam como estão. Aprovado por unanimidade. A Moção será encaminhada ao Homenageado.
3 – Solicito ao Sr. Secretário que proceda a leitura da Moção nº 006/05 de autoria do Vereador Wagner Teixeira de “Aplausos e Reconhecimento ao Ilmo. Sr. Geraldo Marfurte Gerente da Transpetro/Petrobrás”. – Em discussão, em votação, aqueles que estão de acordo permaneçam como estão. Aprovado por unanimidade. A Moção será encaminhada ao Homenageado.
4 - Não havendo mais matéria para ser apreciada na Ordem do Dia, faz uso da Tribuna o vereador............. Não havendo mais vereadores para uso da tribuna, solicito ao Senhor Secretário que verifique a folha de presença dos Senhores Vereadores.
Nada mais havendo a tratar, declaro encerrada a presente sessão e convido todos os presentes a saudarem o Pavilhão Nacional. (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Mary´s Cunhambebe vem ai...

Vagas abertas para curso de desenho e pintura com giz pastel na Fundart

Ubatuba- A Fundart (Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba) anuncia que ainda dá tempo de se inscrever para o curso de desenho e pintura com giz pastel, ministrado pelo professor Benjamin González. Esse curso é uma das novidades este ano. O trabalho com giz pastel é uma técnica que une suavidade e riqueza de cores sobre o papel. As aulas já começaram e acontecem às segundas-feiras, das 9 às 12h. Então, não perca tempo, inscreva-se já!
Para abril, estão programadas aberturas de novos cursos e oficinas, com o resultado da captação de projetos, que estão sendo analisados. (Fonte: PMU)

Encontro com prefeitos do Litoral Norte Discutem regionalização do turismo

Ubatuba- O prefeito de Ubatuba, Eduardo César e o secretário de turismo, Luiz Felipe de Azevedo participaram na última sexta-feira, de um encontro com o Secretário Estadual de Turismo, Marco Antônio Castello Branco para discutir a criação do Circuito Turístico Costa Verde. Além de Ubatuba, estavam presentes os prefeitos de Caraguá, São Sebastião e Ilha Bela e seus respectivos secretários de turismo. Segundo o secretário estadual, o turismo não será mais tratado a nível de município e sim por região. De acordo com ele, os investimentos, tanto do governo estadual como do federal, irão priorizar as regiões que se organizarem e oferecerem roteiros e calendário de eventos em conjunto.
Durante a reunião ficou definido que as quatro cidades irão estudar um roteiro turístico para ser comercializado por agências de viagem em feiras promocionais do setor. A primeira delas será em abril, em São Paulo, e irá reunir agências de todo Brasil. Em junho acontece um salão nacional de turismo e em outubro o SP Boat Show, onde serão lançados os roteiros das águas doce e salgada do estado, coordenados pelo mergulhador Lawrence Whaba. A outra solicitação do governo estadual é que os municípios se organizem também para montar, em conjunto, um calendário de eventos turísticos que deverá ser, amplamente, divulgado para todo o Estado.
Boa notícia - Algumas propostas foram lançadas para discussão e amadurecimento. Entre elas, a criação de um centro de informações turísticas do Circuito Costa Verde, no trecho inicial da Rodovia dos Tamoios. A boa notícia do evento foi trazida pelo secretário Marco Antônio Castello Branco: a Secretaria Estadual do Meio Ambiente estará repassando uma verba de 20 milhões de dólares destinada a melhorias dos parques estaduais. “Como os parques representam uma boa alavanca para o ecoturismo - um produto que deverá fazer parte do Circuito Costa Verde -, a notícia não poderia ser melhor”, avaliou Luiz Felipe. (Fonte: PMU)

Prefeitura promove cursos de educação ambiental
O primeiro é destinado aos vendedores ambulantes de Ubatuba

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba, através da Secretaria da Educação, está formando um grupo de educação ambiental, com o objetivo de informar e esclarecer diversos segmentos da comunidade em relação à preservação do meio-ambiente. Nessa terça, dia 15, acontece um curso voltado para os vendedores ambulantes que atuam no município. O curso começa às 13h, na Escola Padre Anchieta e será ministrado pelos educadores ambientais: José Carlos Firme e Vânia Carrozzo.
Os ambulantes receberão informações sobre formas de atuar como agentes ambientais, venda de produtos artesanais com materiais reciclados e sobre os riscos causados por problemas ecológicos. Serão propostas mudanças para o setor, tais como: padronização de uniformes e barracas e criação de um selo para ambulantes que participam das ações ambientais do município. Segundo o professor Firme, “o objetivo desse projeto é melhorar a qualidade de vida e ajudar a promover um desenvolvimento ordenado em Ubatuba”.(Fonte: PMU)

Começa a escolha dos componentes do Conselho Municipal de Educação

Ubatuba - Teve início nesta segunda-feira, 14, o processo de escolha para o Conselho Municipal de Educação de Ubatuba. No primeiro dia foram escolhidos por eleição, os representantes das Associações de Pais e Mestres e do Magistério Estadual, Municipal e Particular.
Foi grande o número de interessados em compor o Conselho e isso agradou a Secretária Municipal, Isabel Roseli de Souza Leite. “É importante o trabalho conjunto para se chegar a um acordo para solucionar os problemas da educação”.
O mandato dos conselheiros tem duração de dois anos e os membros tem por função fiscalizar o trabalho da rede de ensino, e sugerir medidas no que tange à organização e ao funcionamento da rede de ensino.
Antônio Correia de Oliveira Filho, eleito representante das APM’s, se surpreendeu com a presença e participação das pessoas. “Eram 17 candidatos, nunca houve tamanho interesse em participar ativamente dos rumos da educação no município. Espero que esse interesse permaneça durante toda a duração do mandato”, disse Antônio. Os representantes das APMs sugeriram a criação de um fórum permanente das APM’s, para discussão das propostas que serão levadas ao CME.
O Conselho Municipal de Educação aguarda agora a indicação dos representantes do Gabinete, secretarias de Educação, Saúde, Esporte e Lazer, Delegacia Regional de Ensino e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e seus respectivos suplentes. O mandato dos conselheiros tem a duração de dois anos. (Fonte: PMU)

Começa o Metropolitano de Futebol de Mesa em Ubatuba


Ubatuba - Começou neste Sábado a edição 2005 do Campeonato Metropolitano de Futebol de Mesa, organizado pela AUFM e patrocinado pela Secretaria de Esportes de Ubatuba. O Metropolitano é o maior torneio de futmesa disputado em Ubatuba no 1° semestre, e o primeiro evento do Grand Slam (circuito dos 5 mais
importantes torneios da cidade) da temporada.
Nas rodadas de abertura, destaque para a estréia do jornalista Luis Filho na entidade. Luis, botonista de longa data, ficou afastado das mesas por uma
década inteira, mas filiou-se à AUFM esta semana, para voltar a dar suas "palhetadas". Ednélson Prado, outro jornalista, lidera isoladamente a
competição, sendo o único com 100% de aproveitamento até aqui. Em segundo, 2 pontos atrás, está André Rafael, "Palheta de Ouro" em 2004 e atual
bí-campeão do Metropolitano. Na terceira posição está Ralph Solera, maior campeão do evento, com 3 títulos na bagagem.
Os participantes do Metropolitano vão jogar todos-contra-todos na 1ª Fase, e apenas os 4 melhores estarão classificados para a Fase Final. Os botonistas
que não conseguirem passar de fase, estarão automaticamente classificados para a disputa da Copa Canecão, num sistema que lembra bastante os
eliminados da 1ª Fase da Liga dos Campeões da Europa de futebol, que passam a disputar a Copa da UEFA.
O Campeonato Metropolitano, que está sendo disputado no colégio Capitão Deolindo (centro), continua no próximo Sábado, à partir das 16:00h. A
entrada é franca para os visitantes e a AUFM mantém mesas montadas para que os curiosos possam "experimentar" um pouco da modalidade. Mais detalhes no
site da associação www.futmesaubatuba.hpg.com.br  (Fonte: AUFM)

Dominique Com.Vida

Ubatuba - Neste sábado, 19 de março, das 13h às 17h, à rua das Orquídeas, 210, no Jardim Carolina, haverá a apresentação do Projeto de Educação Ambiental do Colégio Dominique. A comunidade está convidada para prestigiar o levantamento realizado pelos alunos dos problemas ambientais de Ubatuba; acompanhar apresentações artísticas, registros fotográficos, gincanas de conscientização e palestras com especialistas que irão abordar os temas: Água e esgotos na cidade; Situação dos rios; Lixo e reciclagem; Manipulação de alimentos não industrializados; Alimentação saudável; Espécies em extinção; Crescimento urbano e preservação de florestas; Saneamento básico e doenças; Funcionamento de ONGs e Ecoturismo. Para participar basta levar um reciclável (latinha, pet, etc.). O Dominique Com.Vida faz parte do projeto pedagógico da escola e traz o lema Educação Ambiental e Solidariedade formando cidadãos. Vale conferir.

Oficina de Judas
DIA 19/03 – 13:00 horas – Prédio da FUNDART
Realização Museu Caiçara com apoio da FUNDART

Ubatuba - Destinado à Multiplicadores (professores de Educação Artística, artesões, Agentes Culturais de Associações e entidades diversas, etc.)
A oficina de Judas tem o objetivo de ensinar a arte de confeccionar o boneco de Judas à professores de Educação artísticas, artesões, agentes culturais de associações e entidades culturais; estes por sua vez, terão a incumbência de propagar a arte aprendida à pessoas interessadas de suas escolas, bairros e entidade.
Limite de vagas: O curso terá a capacidade para atender 15(quinze) pessoas, conforme ordem de inscrição.
Material oferecido: Isopor, estilete, tesoura, cola, pinceis, tintas, arame e madeira.
Material requisitado: Jornal velho, Roupas e calçados velhos (calça, camisa, paletó, terno, sapato, chapéu, bonés, etc).
O interessado inscrito se obrigará a participar do concurso MISTER JUDAS (Veja regulamento)
Maiores informações: julinhomendes@terra.com.br 

Concurso Mister Judas - Regulamento

Ubatuba - O concurso MISTER JUDAS será uma realização do Museu Caiçara com apoio da FUNDART; tem o objetivo de incentivar a arte de confecção do boneco de Judas, dando ao primeiro colocado uma premiação de valorização à arte. Será premiado o BONECO do JUDAS que mais cair na simpatia do publico, de acordo com a votação popular que acontecerá no sábado de aleluia – 26/03 – às 20:00hrs. na praça da Matriz.
DOS PARTICIPANTES: Poderão participar todos os interessados do Litoral Norte Paulista e Sul Fluminense; individual ou em coletividade como: Escolas, Associações de Bairros, Instituições Sociais, etc.
DAS OBRAS: Os Judas deverão ser apresentados com CRACHÁ de identificação, deverão ter altura mínima de 1,50m. e máxima de 2,50m..
Deverão ser confeccionado com material que não ponha risco a segurança e a saúde publica, como por exemplo, não deverá conter pregos, material cortante.
O rosto do Judas não deverá ser representada por fotografias, fotocópias ou similar.
Os Judas representando personagens da sociedade local, nacional e internacional, que venha denegrir e ofender, será de responsabilidade de seu confeccionador, assinando ficha de inscrição.
DAS INSCRIÇÕES: Cada concorrente ou grupo poderá inscrever até 03 JUDAS; conforme ficha de inscrição. As inscrições poderão ser feitas na hora e no local da exposição. Os trabalhos poderão ser apresentados 1 hora antes do inicio do julgamento, ou seja, até 19 horas do dia 26/03/2005, na Praça da Matriz e ou antecipadamente na FUNDART.
DO JULGAMENTO: A comissão organizadora selecionará no local, o corpo de jurados que irão premiar o MISTER JUDAS e seu criador, sem distinção de categoria.
DA PREMIAÇÃO: Será premiado com Diploma de Honra ao Mérito, Faixa de Mister Judas e um valor monetário de R$100,00 (cem reais) ao confeccionador do MISTER JUDAS ganhador.
Obs.:O MISTER JUDAS ganhador, só será malhado na malhação do ano seguinte; este fará parte do acervo do Museu Caiçara durante o ano de seu reinado.
DAS DISPOSIÇÕES FINAIS. As Inscrições implicam a aceitação das normas estabelecidas por este regulamento. Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Organizadora.

Ordem do Dia da 6ª Sessão Ordinária

Ubatuba - O Vereador Jairo dos Santos - PT, Presidente da Câmara Municipal de Ubatuba, anuncia a Ordem do Dia da 6ª Sessão Ordinária desta Casa, a realizar-se no dia 15 de Março de 2005, às 20:00 horas, constituída de Projetos de Lei e outras proposições abaixo relacionadas:

ORDEM DO DIA:

EM ÚNICA DISCUSSÃO:
01 - PROJETO DE LEI N° 024/05, DO EXECUTIVO, que altera a Lei 2.634/04, excluindo da composição do Conselho Municipal para Assuntos da Pessoa Portadora de Deficiência o representante da Câmara Municipal.
02 - PEDIDO DE INFORMAÇÃO Nº 17/05, do Ver. CHARLES MEDEIROS - PSDB, sobre processo relacionado ao Caminho de Servidão em nosso Município.
03 - PEDIDO DE INFORMAÇÃO Nº 18/05, do Ver. RICARDO CORTES – PFL, sobre a distribuição da Merenda Escolar.
04 - REQUERIMENTO Nº 60/05, Ver. CHARLES MEDEIROS - PSDB, a Telefônica, instalação de linhas de telefonia fixa no bairro do Casanga.
05 - REQUERIMENTO Nº 61/05, Ver. ROMERSON DE OLIVEIRA - PFL, a Empresa de Ônibus Cidade de Ubatuba, colocação de uma linha de ônibus nos loteamentos Gurilândia Caiçara, Parque Paris e Jardim Luamar no bairro da Estufa II.
06 - REQUERIMENTO Nº 62/05, Ver. ROMERSON DE OLIVEIRA – PFL, a DNIT, colocação de uma lombada na Br-101 - Rodovia Rio-Santos, na entrada de acesso ao bairro da Estufa II, pela rua Ari Vieira.
07 - REQUERIMENTO Nº 63/05, Ver. ROMERSON DE OLIVEIRA – PFL, a Guarda Municipal, criar policiamento preventivo na forma de rondas escolares nas escolas municipais.
08 - REQUERIMENTO Nº 64/05, Ver. ROMERSON DE OLIVEIRA – PFL, a Sabesp, conclusão das obras de saneamento no Bairro e ligação definitiva da Rede Coletora de esgoto a Estação de tratamento da praia Grande.
09 - REQUERIMENTO Nº 65/05, Ver. CHARLES MEDEIROS - PSDB, a Vanguarda São José dos Campos, viabilização de um Posto Retransmissor de Sinal para a Região Sul.
10 - REQUERIMENTO Nº 66/05, Ver. CHARLES MEDEIROS - PSDB, à Vanguarda São José dos Campos, viabilização de um Posto Retransmissor de Sinal para a Região Norte.
11 - REQUERIMENTO Nº 67/05, Ver. CHARLES MEDEIROS - PSDB, a ELEKTRO, instalação de extensão de rede elétrica bem como a devida iluminação pública na Estrada Principal do Araribá.
12 - REQUERIMENTO Nº 68/05, Ver. CHARLES MEDEIROS – PSDB, ao Secretário de Educação do Estado de São Paulo, reforma da EEPG Idalina do Amaral Graça, no bairro do Ipiranguinha.
13 – REQUERIMENTO Nº 69/05, Ver. CHARLES MEDEIROS – PSDB, ao Secretário de Educação do Estado de São Paulo, reforma da EE Maria Alice Alves Pereira, no bairro da Marafunda.
14 – REQUERIMENTO Nº 70/05, Ver. CHARLES MEDEIROS – PSDB, ao DNIT, viabilize a implantação de um Portal receptivo turístico na divisa do nosso estado com o estado do Rio de Janeiro.
15 – REQUERIMENTO Nº 71/05, Ver. CHARLES MEDEIROS – PSDB, a ELEKTRO, implantação de iluminarias públicas entre a Rua Jacatirão, logo após o campo de futebol - acesso no bairro do Sertão da Quina e a entrada o bairro do Araribá.
16 – REQUERIMENTO Nº 72/05, Ver. CHARLES MEDEIROS – PSDB, a ANP - Agência Nacional de Petróleo que faça estudos visando o pagamento de royalties também na cidade de Ubatuba.
17 – REQUERIMENTO Nº 73/05, Ver. CHARLES MEDEIROS – PSDB, à SABESP, para que inclua a Ilha dos Pescadores no Projeto de conclusão de redes de esgoto do nosso Município.
18 – REQUERIMENTO Nº 74/05, Ver. CHARLES MEDEIROS – PSDB, a DNIT, modificação no trevo do Indaiá no bairro do Perequê-Açú.
19 - REQUERIMENTO Nº 75/05, Ver. CHARLES MEDEIROS – PSDB, ao Secretario de Educação do Estado de São Paulo, manutenção, pintura e limpeza da EEPG Profª Sueli Aparecida Figueira Santos, no Bairro da Estufa I.
20 – REQUERIMENTO Nº 76/05, Ver. EDILSON FÉLIX – PSC, à Telefônica, instalação de um aparelho público (orelhão) na Av Vale do Sol no n° 33 no Bar do Nilson, bairro Vale do Sol.
21 – REQUERIMENTO Nº 77/05, Ver. EDILSON FÉLIX – PSC, à SABESP, serviço de abastecimento de água no loteamento Gurilândia Caiçara no bairro da Estufa II.
22 – REQUERIMENTO 78/05, Ver. EDILSON FÉLIX – PSC, ao Correio, prolongue seu serviço de entrega até a rua Projetada no bairro Pé da Serra (colônia de férias).
23 – REQUERIMENTO 79/05, Ver. ROMERSON DE OLIVERIA - PFL, ao DNIT, limpeza e capinação das margens da BR-101 na altura do posto Kamome até a entrada da Ari Vieira no bairro da Estufa II.
24 – REQUERIMENTO 80/05, Ver. EDILSON FÉLIX – PSC, à SABESP, esclarecimento sobre a obra de rede esgoto realizada no bairro do Ipiranguinha.
25 – REQUERIMENTO 81/05, Ver. CHARLES MEDEIROS – PSDB, à SABESP, serviço de manutenção de uma caixa de inspeção na rua Martins Fontes, esquina com a avenida Castro Alves.
26 – REQUERIMENTO 82/05, Ver. LUCIANA MACHADO - PDT, à Secretaria de Estado da Cultura do Estado de São Paulo, da possibilidade de contemplação do “Informativo” Agenda Cultural da Semana “Nº 72.
27 – REQUERIMENTO 83/05, Ver. LUCIANA MACHADO - PDT, à Telefônica, instalação de um telefone público “Orelhão” na rua Bonsucesso no bairro do Corcovado. (Fonte: Câmara Municipal de Ubatuba)

Ação Litoral

Carta do Leitor Topo

Lixo - Prezado Roberto Russo. Com respeito à sua carta sobre 'coleta de lixo seletivo', quero me solidarizar com seu protesto.
Aqui no seu vizinho Felix, há mais de mês, peço coleta de lixo orgânico - cascas de coco -, e nada.
A Prefeitura, em seu 'departamento competente' (???), promete buscar e nada.
Com a presente, já dou notícia da omissão pela quarta vez, aqui no Litoral Virtual.
Outra omissão, objeto de reclamação na Vigilância Sanitária (123/2005), sobre derrame ou infiltração de fossa na desembocadura do rio do Felix, não mereceu qualquer providência de que eu tenha tomado conhecimento e olha que estou, diariamente, na praia.
É vazamento visível, que se constitui de três manchas de areia negra e nauseabunda, que exala odor de fossa.
Logo aqui no Felix, ainda cartão de visitas de Ubatuba, mercê de trabalho que desenvolvemos, particularmente, há mais de 20 anos, via da Associação dos Amigos da Praia do Felix.
Dizem que no período que medeia entre 90 e 180 dias do início de qualquer govêrno, é momento mágico para o governante recem empossado, época que ele deve aproveitar para agir e fazer o que pretende, pois neste início lhe serão perdoados ou relevados ações que, em seu resto de mandato, merecerão críticas ou descontentamentos tácitos ou expressos.
Não há qualquer sensação de que estas ações esperadas, aqui em Ubatuba, estariam sendo omitidas, também ???

Roberto de Mamede Costa Leite
Ubatuba, SP

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br
O envio de foto caracteriza autorizada a sua publicação e identifica o remetente como autor.

Ubatuba

Rio Poruba - Claudia Pilan

Rio Poruba
©Claudia Pilan


Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Editora Assistente: Jullyany Roberta Cruz


GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor