Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quarta-feira, 16 de março de 2005 - Nº 1240 Edições Anteriores

Litoral Virtual Disk Denuncia

Região
Litoral faz discussão de nova regra
Cidsade dos Anjos conquista 1º lugar no III Dança Verão de São Sebastião

Caraguatatuba
Moradores do Bela Vista em Caraguá cobram melhorias
Obras estão incluídas em projetos
Inauguração do Juizado Especial Federal em Caraguatatuba
Reunião define preparativos para os Jogos Regionais 2005
Selação de futsal acontece em Caraguá
Formandos são homenageados em Caraguá
Projeto de Lei de Utilidade Pública

Ilhabela
Marinha investiga acidente em Ilhabela
Luiz Lobo promove palestra sobre Legalidade da Taxa Ambiental na Ilha
Câmara Municipal já pode convocar audiências públicas

São Sebastião
Testemunha fala de acidente do ouvidor
São Sebastião festeja 369 anos com espetáculo da Filarmônica
Câmara aprova projeto que regulamenta 'pregão eletrônico'
Boiçucanga é alvo no combate à dengue
Projeto de lei para escolinhas de surf é discutido em Boiçucanga


Ubatuba
Ubatuba ensina cultura africana
Ubatuba se prepara para Semana de Combate à Tuberculose
Definidos semifinalistas do torneio do Estaleiro
Praia Grande recebe torneio de vôlei de praia em duplas
Ubatuba pronta para as feras do triathlon
Exposição "Flores da Mata Atlântica" encerra na próxima terça-feira
Museu Histórico Washington de Oliveira será reinaugurado nesta sexta-feira
Itamambuca será a primeira a receber o Hang Loose Surf Attack


Seções
Artigo
Carta do Leitor
Foto do Dia


Notícias da Região Topo

Litoral faz discussão de nova regra

Litoral Norte - Técnicos da Secretaria Estadual de Meio Ambiente iniciam hoje reuniões no Litoral Norte para esclarecer autoridades e entidades sobre o zoneamento costeiro, implantado este ano.
As reuniões vão até amanhã em Ilhabela, Caraguá e Ubatuba. Segundo Lúcia Sena, coordenadora de Planejamento Ambiental da SMA, o encontro servirá para esclarecer pontos polêmicos.
Em Caraguá, está sendo questionada a proibição da pesca desportiva na praia de Massaguaçu. Em São Sebastião, há reclamações quanto à redução de áreas para empreendimentos na costa sul. Ilhabela questiona a proibição da implantação de marinas.
Lúcia afirmou que o decreto somente poderá ser revisto dentro de cinco anos ou então por meio de novo decreto do governador.
Segundo ela, a pesca desportiva está enquadrada na mesma legislação da amadora e sujeita às mesmas restrições.
Sobre as marinas e empreendimentos, Lúcia afirmou que as restrições visam garantir qualidade ambiental à região. (Fonte: ValeParaibano)

Cidsade dos Anjos conquista 1º lugar no III Dança Verão de São Sebastião

Litoral Norte - No último domingo, dia 13 de março, o Grupo de Dança de Rua da FUNDACI participou do festival organizado pela RV Promoções, realizado no Teatro Municipal de São Sebastião, ganhando o 1º Lugar com a coreografia “Cidade dos Anjos”.
Sob o comando do professor Kleber Moreira, o grupo de bailarinos tem conquistado vários prêmios ao longo destes quatro anos, divulgando e representando Ilhabela em várias cidades, sempre atingindo ótimas colocações.
O professor Kleber Moreira aproveita para agradecer os participantes: Pabline, Fábia, Daine, Taise, Fabiana, Marcos, Cícero, Evandro e Evandro Oliveira, por terem sido competentes e acreditarem no seu trabalho, e espera que nos próximos festivais os grupos iniciantes possam também representar nossa cidade. Não deixando de agradecer a Presidente da FUNDACI e Secretária Municipal da Cultura – Maria Sônia Ferreira Dias e as coordenadoras Simone de Lucca e Maria Espiaut, pelo apoio e por acreditarem no talento destas crianças e adolescentes.
Informamos para as crianças que estiverem interessadas em fazer parte deste Grupo, que as inscrições continuam abertas nas Oficinas Culturais da FUNDACI da Barra Velha e Vila. Informações pelo fone: (12) 3896-1747, ou na Rua Dr. Carvalho, nº 80 – Centro. (Fonte: PMI)

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá BIL -= Bolsa de  Imóveis do Litoral Salete

Moradores do Bela Vista em Caraguá cobram melhorias
Comunidade reclama de vias não-pavimentadas e da falta de rede de esgoto

Caraguatatuba - Moradores do Jardim Bela Vista, em Caraguatatuba, reclamam das dificuldades enfrentadas no bairro devido à falta de infra-estrutura. Segundo eles, ruas e avenidas não são asfaltadas, não há rede de esgoto e a iluminação pública é precária.
O rio Guaixanduba, que passa próximo ao bairro, recebe o esgoto sem tratamento da rua Vitor Meirelles.
Segundo o aposentado Moacir Delfino do Carmo, 70 anos, as ruas do bairro pioram quando chove. "Como o rio está muito sujo, o risco de alguém se contaminar é grande, pois ele sempre transborda e a rua fica com muita lama."
O empresário Valter Frederico Engrich, 52 anos, disse que a situação do bairro está complicada. "Não temos saneamento básico e nem calçamento. Estamos esquecidos pela administração municipal. O pior é que pagamos os impostos em dia e nada é feito", afirmou.
Engrich disse que a prefeitura nunca consegue solucionar os problemas do bairro. "Já fui pessoalmente até a prefeitura e já reclamei por e-mail, mas não tive respostas. É uma questão que estamos esperando ser solucionada há 25 anos."
Segundo ele, na época de chuva, as ruas do bairro ficam intransitáveis. "Não aguentamos mais a situação. Queremos uma solução e o respeito da prefeitura."
Para o aposentado Gunther Hermann, 78 anos, que mora há 20 anos no bairro, a população local foi esquecida pelas autoridades do município. "É um descaso com todos nós, pois não fizeram nada para melhorar a infra-estrutura do bairro ou pelo menos minimizar o problema", disse.
REFORMA - A dona-de-casa Maria Darci Bonini, 66 anos, está sem terminar a reforma de sua casa há alguns meses. Ela depende da rede de esgoto que a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) deveria fornecer.
"Não posso finalizar as obras, pois dependo da rede de esgoto que não existe. Nós, moradores, só recebemos promessas na época de eleição, mas a obra concreta nunca vemos. É uma grande falta de respeito, pois todos prometem solução para a falta de infra-estrutura, mas nunca vemos o resultado", disse. (Fonte: ValeParaibano)

Obras estão incluídas em projetos

Caraguatatuba - O secretário de Obras da Prefeitura de Caraguatatuba, Raul Pesci Júnior, disse ontem, por meio da sua assessoria de imprensa, que a Divisão de Pavimentação executará o serviço das vias públicas do Jardim Bela Vista por meio do PCM (Plano Comunitário Municipal).
O plano é um convênio entre a prefeitura e moradores. A Secretaria do Meio Ambiente, Agricultura e Pesca informou que fará a limpeza do rio após autorização do Departamento de Água e Energia Elétrica do Estado de São Paulo.
SABESP - A assessoria de imprensa da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) informou que as obras para instalar a rede de esgoto nas ruas do bairro já está em processo de licitação. A previsão é começar as obras até o final do segundo semestre. (Fonte: ValeParaibano)

Inauguração do Juizado Especial Federal em Caraguatatuba

Caraguatatuba - Na tarde de sexta-feira, 11 de março, o Presidente da Câmara de Caraguatatuba, Juarez Pardim (PPS) esteve na inauguração da 35ª Subseção Judiciária do Estado de São Paulo, o Juizado Especial Federal do Litoral Norte, em Caraguatatuba.
Entre tantas autoridades presentes, Juarez esteve com o Deputado Federal Arnaldo Faria de Sá (PTB), com o diretor do Foro da Seção Judiciária do Estado de São Paulo, o Juiz Federal Mauricio Kato e também com o Juiz Federal Titular do Juizado Especial Federal de Caraguatatuba, Djalma Moreira Gomes.
Com a instalação do JEF em Caraguá, ações contra o FGTS, Sistema Financeiro de Habitação, Previdência e tributos federais serão julgados aqui mesmo, desde que não ultrapassem o valor de 60 salários mínimos. É mais uma conquista para o Litoral Norte pois teremos mais acesso, agilidade nos processos e economia para todos. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Reunião define preparativos para os Jogos Regionais 2005
A 49ª edição dos Jogos Regionais acontece, mais uma vez, em Caraguá no mês de julho, trazendo cerca de 8 mil pessoas para o município

Caraguatatuba - Caraguá será, pela segunda vez consecutiva, a sede dos Jogos Regionais. A 49ª edição do evento acontecerá, de 4 a 17 de julho, e a cidade espera receber cerca de 8 mil visitantes, o mesmo número do ano passado.
A primeira reunião, que aconteceu na última terça-feira, dia 15 de março, às 9h, na Secretaria Municipal de Educação, contou com a presença de secretários municipais, funcionários da prefeitura, representantes da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Associação Comercial e Empresarial, GAC (Grupo de Apoio Civil) Albatroz, além do prefeito José Pereira de Aguilar (PSDB) e do presidente do Comitê Organizador dos Jogos Regionais 2005, o secretário de Esportes e Recreação Nivaldo Rodrigues Alves.
O prefeito Aguilar abriu a reunião pedindo o apoio dos presentes. “Peço o apoio de todos vocês na realização desses Jogos, pois não vou medir esforços para que ele obtenha mais sucesso que no ano passado”.
Ele disse ainda que já autorizou o secretário de Obras Públicas, Raul Pesci Júnior, a fazer a drenagem dos campos de futebol para prepará-los bem para as competições.
Devido à experiência adquirida na edição anterior do evento, a expectativa do secretário de Esportes é muito boa. “Agora, sabemos como funciona e poderemos fazer um trabalho melhor, corrigindo possíveis falhas”.
Nivaldo Alves informou também que neste ano duas novas modalidades extras (Vela e Kung Fu) poderão entrar na disputa, trazendo cerca de 200 atletas a mais para participar dessas provas.
A Abertura Oficial do 49º Jogos Regionais será realizada no dia 4, segunda-feira, a partir das 20h, na Praça de Eventos, seguida por um show musical, voltado ao público jovem, sem banda definida.
Mascote
A escolha do mascote dos Jogos Regionais 2005 será feita por meio de um concurso com os alunos de 1ª a 8ª série da rede pública de ensino do município. Os desenhos deverão passar por julgamento no dia 28 de março, segunda-feira. PMC

Selação de futsal acontece em Caraguá
A seleção visa as competições dos Jogos da Juventude, que acontecem em abril e os Jogos Regionais, que acontecem em julho, em Caraguá.

Caraguatatuba - A Secretaria de Esportes e Recreação de Caraguatatuba estará selecionando no dia 16, quarta-feira, às 20h, atletas de futsal masculino, sub 18 e sub 21, visando às disputas dos Jogos da Juventude, que serão realizados no mês de abril, e a 49ª edição Jogos Regionais, que acontece de 4 a 17 de julho, em Caraguá.
A seleção será realizada na quadra poliesportiva do CEMUG (Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves).
Os interessados devem comparecer ao local e levar tênis, meia, camiseta e short. Mais informações na Secretaria de Esportes pelos telefones 3888-4110/3887-1165 com o professor Dado. O CEMUG fica na Avenida José Herculano, 50, Jardim Britânia. (Fonte: PMC)

Formandos são homenageados em Caraguá

Caraguatatuba - Educadores, familiares e autoridades prestigiaram a cerimônia de colação de grau da 15ª turma do curso de Pedagogia, 13ª turma do curso de Letras e da terceira de Educação Física, das Faculdades Integradas Módulo, realizada no último sábado, dia 12.
Compuseram a mesa solene a diretora das faculdades, Profa. Dra. Silvia Cristina de Oliveira Quadros; o diretor vice-presidente, Prof. Mestrando Ângelo Fonseca Nogueira Junior; a coordenadora do curso de Pedagogia e paraninfa, Profa. Mestre Maria Antonia de Lima Ribeiro Furgeri; o coordenador do curso de Letras, Prof. Doutorando Wellington de Oliveira; o coordenador do curso de Educação Física e Paraninfo Prof. Dr. Alcídes José Scaglia; os paraninfos Prof. Ms. Antonio Roberto Alves e Profa. Mestranda Enaida Rodrigue Gomes, o secretário geral Prof. João Evangelista de Assis e os patronos vereador Aurimar Mansano e Prof. Ms. Enrico Fuini Puggina.
Professores dos três cursos e a secretária Profa. Ângela Matilde Fogaça também compuseram a mesa solene.
O vereador e patrono dos cursos de Pedagogia e Letras, Aurimar Mansano, foi homenageado com uma placa, que foi entregue pela formanda Denise Piloneto. O vereador parabenizou formandos, professores e familiares. “Parabéns a todos que incentivaram e apoiaram os alunos que chegaram até aqui, e principalmente aos formandos. Sei que não foi fácil, que houveram muitos desafios e muitas vezes vontade de desistir. Diante desta grande crise, vocês são vitoriosos. Vocês são um presente para o Litoral Norte”.
A formanda Silvana Carolina Giorgeti Santos foi homenageada pelas Faculdades Integradas Módulo por ter apresentado o melhor trabalho de conclusão do curso de Pedagogia: ‘Portadores de Síndrome de Down no mercado de trabalho, pela pertinência e abrangência do tema em novos rumos da sociedade’; e a formanda Sueli Macedo Prado por ter tido o melhor desempenho.
No curso de Letras o destaque foi para a formanda Daiana Cristina de Carvalho com o trabalho de conclusão de curso ‘Um estudo de coesão nas perspectivas textual e discursiva’. As Faculdades homenagearam ainda a aluna Andréia Lunardi Laureano, pelo melhor desempenho.
No curso de Educação Física, Indiara Gomes foi a homenageada pelo trabalho ‘A dança no contexto escolar: expressão, identidade e autonomia’. O melhor desempenho foi para a formanda Roseli Maria Maia Camrago.
Professores e coordenadores também receberam homenagens. Um deles foi o paraninfo e Prof. Ms. Antonio Roberto Alves Felipe, que recebeu a placa da formanda Fernanda Alves Felippe. Outro foi o Prof. Doutorando Rodolfo José Rocha Rachid, que recebeu a placa da formanda Luciana Hanorato.
A professora Ms. Maria Antonia Lima Ribeiro Furgeri, paraninfo e coordenadora do curso de Pedagogia, também foi homenageada, recebendo a placa da aluna Evanilce Cristina Abranches. Outra homenageada foi a paraninfo Profa. Mestranda Enaida Rodrigues Gomes, esta pela formanda Daiana Cristina de Carvalho.
A profa. Doutorando Sandra da Silva Mitherhofer recebeu homenagem da formanda Glória Maria S. L. de Jesus. O Prof. Ms. Enrico Fuini Puggina e o Prof. Dr. Alcides José Scaglia, receberam a homenagem da formanda Roseli Maria Maia Camargo.
O carisma e a dedicação da funcionária Maria Laura Passos foi lembrado pelos alunos que a homenagearam por meio da formanda Tatiana Angeli Pacola. (Fonte: Módulo)

Projeto de Lei de Utilidade Pública
Associação dos Trabalhadores de Materiais Recicláveis de Caraguatatuba – Arte e Viver

Caraguatatuba - O Vereador Francisco Carlos Marcelino, o Carlinhos da Farmácia (PSDB), elaborou um Projeto de Lei, declarando como de Utilidade Pública a Associação dos Trabalhadores de Materiais Recicláveis de Caraguatatuba – Arte e Viver, entidade esta de caráter social e cultural, sem fins lucrativos.
A Associação tem como objetivo a prestação de quaisquer serviços que possam contribuir para o fomento e a racionalização das atividades com materiais recicláveis e a defesa das atividades econômicas, sociais e culturais.
O Vereador Carlinhos da Farmácia acredita que com este Projeto de Lei de Utilidade Pública, a entidade possa com sucesso, continuar prestando aos mais necessitados da sociedade caraguatatubense, uma opção de trabalho digna e justa.
O Projeto entra para a votação nesta Casa de Leis na semana que vem, dia 22 de março. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)
 

Programa Ação Litoral

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Marinha investiga acidente em Ilhabela

Ilhabela - A Delegacia da Capitania dos Portos de São Sebastião instaurou ontem inquérito para apurar acidente no último sábado, no canal. O engenheiro Reinaldo Stuhlberger, 44 anos, foi atropelado por uma lancha quando praticava windsurf perto da Ponta das Canas, em Ilhabela. O piloto da lancha teria fugido. O engenheiro foi socorrido por um bote e permanece internado no Hospital Albert Einstein, na capital. Segundo boletim médico, Stuhlberger sofreu múltiplas fraturas na bacia, coluna, costelas e uma contusão pulmonar. O quadro permanece estável. O inquérito deve apontar as causas do acidente e identificar os possíveis responsáveis.

Luiz Lobo promove palestra sobre Legalidade da Taxa Ambiental na Ilha

Ilhabela - O presidente da Câmara Municipal de Ilhabela, vereador Luiz Antônio dos Santos, Luiz Lobo(PL) promove na próxima sexta-feira, 18, às 19 horas, no Plenário da Câmara, palestra sobre “Legalidade da Taxa Ambiental em Ilhabela”. Para tratar do assunto, o presidente convidou o advogado Cléucio Santos Nunes, mestre em Direito pela Universidade Católica de Santos, professor de Direito Financeiro, Direito Tributário e Direito Administrativo nos cursos de Graduação e Especialização da Unisantos e de Graduação da Unip de Santos. Cléucio também é autor de livros sobre Direito Tributário e Direito Processual Civil.
Em fevereiro, Luiz Lobo, juntamente com o prefeito Manoel Marcos e o secretário de Turismo e Fomento Roberto Fazzini, foi conhecer de perto as questões administrativas e operacionais da Taxa de Preservação Ambiental existente no arquipélago de Fernando de Noronha, em Pernambuco. A sugestão do presidente é implantar uma taxa semelhante na Ilha, visando melhorar as condições do turismo e a qualidade de vida dos munícipes, uma vez que Ilhabela não tem estrutura para receber 120 mil turistas por dia, como acontece em épocas de temporada. Luiz Lobo espera que a participação da população nesta palestra seja efetiva, uma vez que o assunto é de interesse de todos. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Câmara Municipal já pode convocar audiências públicas

Ilhabela - Foi aprovado na sessão de ordinária do Legislativo Ilhabelense, em segunda e última discussão, o projeto de emenda a Lei Orgânica 01/2005, de autoria do presidente da Casa, vereador Luiz Antônio dos Santos, Luiz Lobo(PL). Com isso, a Câmara Municipal passa a ter competência para convocar audiências públicas, ato que antes cabia somente ao Poder Executivo. Os parlamentares votaram e aprovaram também os requerimentos de número 137 a 145/2005.
No uso da Tribuna, todos os vereadores parabenizaram o prefeito Manoel Marcos e o secretário da Educação, professor Antônio Cornélio, pelas inaugurações da creche Terezinha de Jesus Ferreira e da escola municipal Profª. Ophélia Reale Montanhesi, que aconteceram no fim de semana. As obras foram classificadas pelos edis como de ‘vital importância para o desenvolvimento do município’, além de dar mais credibilidade à Administração, uma vez que foram promessas de campanha. “Os maiores beneficiados são as crianças, que ganham um lugar digno para ficar”, disse a vereadora Nanci Peres de Araújo Zanato(PTB).
SABESP e Saneamento Básico - O presidente Luiz Lobo(PL) lembrou novamente o problema gerado pelas obras de extensão de água nos bairros do sul da Ilha, que, segundo a SABESP, estão paradas há dois anos por falta de licença ambiental. A preocupação do parlamentar se dá principalmente, porque em meados de abril ou maio, a SP131, que liga a Barra Velha ao Borrifos, será recapeada e se as obras da SABESP não forem feitas antes do recapeamento, o serviço ficará perdido. “É um absurdo em pleno século XXI não termos extensão da rede de água do Curral até o Borrifos. Um descaso”, disse o presidente. “E se a SABESP não terminar as obras antes do recapeamento, terá que abrir novos buracos destruindo o novo asfalto”, continuou.
Joadir Capucho(PPS), falou sobre saneamento básico. “O saneamento básico é competência do Poder Público, seja ele Estado, União ou Município. É um direito do cidadão”. O vereador enviou no começo do ano um requerimento com questionamentos nesse sentido ao poder Executivo e nesta semana teve a resposta, onde o prefeito afirma já ter verba acertada para ser destinada às obras de Saneamento.
Marcio Garcia(PL), parabenizou os colegas que se reelegeram e há anos lutam pelas obras de Saneamento, Calçamento e infra-estrutura do município. “Vemos que agora isso está se tornando realidade e necessitamos que isso aconteça, porque levantamos essa bandeira e acreditamos no prefeito”.
Pequena Conquista, porém de grande relevância - O vereador Carlos Alberto de Oliveira Pinto, Carlinhos(PMDB) anunciou uma conquista dos moradores do bairro Água Branca e adjacências. Depois de anos de luta, o itinerário do ônibus mudou, passando por outras ruas do bairro, beneficiando um número maior de moradores. “Agradeço aos meus colegas que votaram e aprovaram os requerimentos que pediram essa mudança”, disse o vereador.
Zeca do São Pedro(PTB) e José Roberto de Campos(PMN) também agradeceram a empresa Auto Viação por atender as primeiras reivindicações colocadas em reunião realizada no mês passado: todos os ônibus que vão para o sul da Ilha agora param no final da estrada, a pedido dos munícipes. Além disso, os intervalos de horário dos ônibus do bairro para Armação diminuíram. Beto(PMN) lembrou que ainda faltam mais horários de ônibus no bairro do Carijós e uma nova linha que atenda o Morro dos Mineiros. “Na inauguração da escola Maria Ophélia, o ônibus dos integrantes da Fanfarra Municipal subiu a ladeira do Morro dos Mineiros. Acredito que se o ônibus da fanfarra conseguiu subir, o ônibus da Auto Viação também sobe”, cutucou o parlamentar.
Rumo à ANP - Jadiel Vieira, o Keko(PV) divulgou aos colegas as informações recebidas do engenheiro Fernando Borgens, do IPGBS (Implantação de Projetos de Gás na Bacia de Santos), que falam sobre a base de Gás Natural que será implantada na região. Segundo Keko, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia Estatística) já determinou que as jazidas de gás estão em águas ilhabelenses, portanto, a cidade receberia os royalties de “município produtor”. Para confirmar essas informações e esclarecer dúvidas em relação ao assunto, o parlamentar revelou que está agendando uma visita a ANP (Agência Nacional de Petróleo), no Rio de Janeiro, para ele e os demais membros da Comissão de Assuntos Relevantes. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Notícias de São Sebastião Topo

Litoral Virtual Superchic

Testemunha fala de acidente do ouvidor

São Sebastião - O delegado Múcio Alvarenga, do 2º Distrito Policial de Boiçucanga, em São Sebastião, vai ouvir o depoimento do porteiro C.C., a única testemunha do acidente ocorrido na noite de domingo envolvendo o ex-ouvidor da Polícia do Estado de São Paulo, Itajiba Farias Ferreira Cravo.
Para a Polícia Civil, o depoimento da testemunha pode ajudar a esclarecer a responsabilidade pelo acidente, ocorrido no km 174,5 da rodovia Manoel Hypólito do Rego, nas proximidades da praia Preta, na costa sul de São Sebastião.
No acidente, morreu o empresário Luiz dos Santos Rodrigues, 43 anos, morador de Barra do Una.
Cravo, que chegou a ficar preso, foi demitido do cargo anteontem pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB). Segundo a polícia, Cravo estaria embriagado, dirigindo o Gurgel que colidiu com a moto do empresário.
Alvarenga afirmou que o depoimento do porteiro deverá esclarecer a responsabilidade pelo acidente.
Cravo alegou em seu depoimento que o motociclista teria invadido a sua mão de direção. Segundo a Polícia Rodoviária, Cravo é quem dirigia na contramão pela rodovia.
LAUDOS - Segundo Alvarenga, ainda não foram anexados ao inquérito o laudo do IML (Instituto Médico Legal), que avalia a dosagem alcóolica, e o laudo do IC (Instituto de Criminalística), feito no local do acidente.
A polícia investiga também os bares de Boiçucanga que teriam sido frequentados no domingo pelo ex-ouvidor.
Segundo a assessoria de imprensa da Ouvidoria, o chefe de gabinete Marcelo Vieira está responsável interinamente pelo órgão.  (Fonte: ValeParaibano)

São Sebastião festeja 369 anos com espetáculo da Filarmônica

São Sebastião - A Cia. Filarmônica de São Paulo é uma das atrações de hoje na Rua da Praia, em São Sebastião. O evento é uma promoção da prefeitura em comemoração aos 369 anos de emancipação político-administrativa do município. A programação na Rua da Praia conta ainda com a solenidade oficial de aniversário, às 8h, e com uma série de shows, a partir das 20h30. A Filarmônica de São Paulo se apresentará às 22h, com o show "The Beatles Songs", tendo como vocalistas Daniel Malozzi e Fábio Nestares, dois jovens intérpretes que, numa formação diferente, mostram as principais canções do repertório do grupo pop mais famoso e influente do mundo. Pontuado de divertidas participações do ator Luiz Ramalho, o show conta com um artefato cênico especialmente criado para a apresentação: um gerador de caracteres, que permite que a platéia acompanhe as letras e cante junto com a orquestra. Com dois anos em cartaz, o espetáculo "The Beatles Songs", com a Cia. Filarmônica, já realizou duas temporadas na capital paulista e em diversas cidades do Brasil. O espetáculo já foi visto por um público superior a 50 mil pessoas. Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura, a programação de aniversário de São Sebastião inclui também a Feira Solidariarte, no calçadão ao lado do prédio da Sectur (Secretaria de Turismo), a partir das 17h de hoje. A feira vai expor trabalhos manuais, artesanato, artigos de decoração, além de comidas e bebidas, tudo feito por entidades sociais do município. O evento está sendo realizado pelo Fundo Social de Solidariedade de São Sebastião e entidades Sociais da cidade. (Fonte: ValeParaibano)

Câmara aprova projeto que regulamenta ‘pregão eletrônico’

São Sebastião - A Câmara de São Sebastião aprovou na noite desta terça-feira, 15, em regime de urgência, o projeto de decreto legislativo 04/05, de autoria da Mesa Diretora, que regulamenta a modalidade de licitação denominada ‘pregão eletrônico’ para aquisição de bens e serviços comuns, por meio da utilização de recursos de tecnologia da informação – Licitação On-line.
“Esse serviço vai mostrar transparência para o Poder Legislativo”, declarou o vereador Marcos Leopoldino (sem partido). “Além de proporcionar transparência a medida vai oferecer economia para esta Casa”, acrescentou o líder do governo na Câmara, Robson Wilson dos Santos (PPS).
De acordo com a proposta, o caderno de licitação poderá ser obtido por meio da Internet, no site do Poder Legislativo, pelo qual se realizará o processo, em sessão pública.
O sistema utilizará recursos de criptografia e de autenticação que assegurem condições adequadas de segurança em todas as etapas do certame.
Para participar do pregão eletrônico a autoridade competente do órgão promotor da licitação, o pregoeiro, os membros da equipe de apoio, os operadores do sistema e os licitantes devem ser previamente credenciados junto ao provedor.
O credenciamento será feito pela atribuição de chave de identificação e de senha, pessoal e intransferível, para acesso ao sistema eletrônico.
Cabe a autoridade competente determinar a abertura de licitação; providenciar o credenciamento do pregoeiro e da respectiva equipe de apoio designados para a condução do pregão; decidir os recursos contra atos do pregoeiro e homologar o resultado da licitação e propor a celebração de contrato.
Ao pregoeiro compete, entre outros, a abertura e exame das propostas iniciais de preços apresentados por meio eletrônico e a condução dos procedimentos relativos aos lances e a escolha do lance de menor valor.
É responsabilidade da equipe de apoio elaborar o edital e auxiliar o pregoeiro na condução da sessão pública e na preparação da ata. O grupo em questão deverá ser integrado, em sua maioria, por servidores ocupantes de cargo efetivo da administração, preferencialmente pertencentes ao quadro permanente.
A convocação dos interessados será efetuada por meio de publicação de aviso em função dos seguintes limites: até o limite de R$80mil em jornal local e na Internet; acima de R$80mil até R$650mil em jornal local, no Diário Oficial do Estado e na Internet; e acima de R$ 650 mil em jornal local, no Diário Oficial do Estado, na Internet e em jornal de grande circulação regional.
Itens como água mineral, combustível e lubrificante, gás, açúcar, adoçante, café, chá, suco, copo descartável e em geral, material de escritório e de expediente, peças e acessórios para veículos, material de construção, de limpeza e de conservação são classificados como bens de consumo comuns. Os bens permanentes envolvem mobiliário, veículos automotivos em geral, microcomputador de mesa ou portátil, monitor, impressora, utensílios de uso geral e equipamentos diversos.
Já o serviço comum engloba, dentre outros, jornal, periódico, revista, televisão via satélite e a cabo, filmagem, fotografia, microfilmagem, eventos, confecção de uniformes, manutenção de bens imóveis e móveis, seguro saúde, telecomunicações de dados, de imagem e de voz, telefonia fixa e móvel, vale refeição, estacionamento de veículos, recarga de extintores, transporte, etc. O projeto foi encaminhado a promulgação. (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Boiçucanga é alvo no combate à dengue

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião realiza até a próxima sexta-feira, 18 de março, um “Arrastão no combate à Dengue”, no bairro de Boiçucanga, na Costa Sul do município. A operação foi iniciada na segunda-feira e tem por finalidade recolher o máximo de materiais que possam ser possíveis criadouros.
A medida está sendo adotada pela secretaria municipal de Saúde (Sesau), pois se constatou larvas do Aedes Aegypti, mais conhecido como mosquito da dengue no bairro. Segundo a diretora do departamento de controle de doenças e programas da Sesau, Márcia Savedra Monteiro, a Costa Sul não era uma região infestada, mas nos últimos dias a situação mudou.
“Já foram encontradas larvas do mosquito em Boiçucanga, então antes que ocorra uma proliferação estamos promovendo este arrastão que deverá ainda se estender a outros bairros”, conta a diretora.
A operação casa-a-casa de combate à dengue faz um trabalho diário de prevenção e orientação aos munícipes, os agentes passam fazendo uma vistoria nas residências e recolhendo todo o material que possa se tornar um criadouro ou que já seja, isto inclui pneus, vasos, garrafas, entre outros. Os agentes ensacam o material retirado e no final da tarde caminhões da Prefeitura passam recolhendo. A operação acontece durante todo o dia, das 9 às 17 horas e envolve 34 agentes de combate à dengue. Além disso, os terrenos localizados com mato alto e entulho estão sendo limpos por uma equipe da Sub-Prefeitura de Boiçucanga que está acompanhando os agentes.
“Nesta época de chuva, aumentam os criadouros principalmente em terrenos que não absorvem a água e a proliferação do mosquito é bem maior do que na época de estiagem”, explica a diretora. Só no primeiro dia do arrastão mais uma tonelada foi recolhida e amostras de larvas foram colhidas para exame.
“A comunidade é a maior parceira da administração no combate ao mosquito. Então vale lembrar que água limpa e parada não pode ficar acumulada, os pratos de vasos de plantas devem ser limpos diariamente, caixas d’água devem ser cobertas, manter a tampa do vaso sanitário fechada, observar sempre se objetos que possam acumular água estão secos e cobertos, limpar periodicamente as calhas de telhados e jamais despejar lixo em valas, valetas, margens de córregos e riachos, mantendo-os sempre desobstruídos,” comenta Marcia.
É importante salientar que existem receitas caseiras de combate ao mosquito e baratas,que têm eficiência comprovada cientificamente. “A proliferação do mosquito da espécie Aedes Aegypti, pode ser combatida colocando-se borra de café (pó úmido que resta depois do café ser coado) entre as folhas das plantas que acumulam água, como as bromélias. Nos pratinhos de coleta de água dos vasos e nos pratos de xaxins e nos locais da casa em que a água se acumula e fica parada, como terra do jardim ou poças que se formam com a água da chuva, deve ser colocada areia e nos ralos deve ser aplicado produto de limpeza”. A borra de café, a areia e o produto de limpeza impedem que o mosquito.
A Prefeitura tem um telefone onde as pessoas podem esclarecer suas dúvidas ou fazer denúncias: (12) 3892-1744 – ramal 213. (Fonte: PMSS)

Projeto de lei para escolinhas de surf é discutido em Boiçucanga

São Sebastião - O projeto de lei que está sendo formulado pela Câmara Municipal para disciplinar as escolinhas de surf do município voltou a ser discutido em reunião realizada segunda-feira, 14, na Praça Pôr do Sol, em Boiçucanga.
Cerca de 40 surfistas estiveram presentes no encontro que contou com a participação do vereador Wagner Teixeira (PV).
“O objetivo desta reunião foi o esclarecimento de dúvidas do campo jurídico. Trouxemos um profissional da área para que ele nos oriente a criar uma lei que atenda aos interesses dos surfistas dentro das possibilidades legais”, explicou Teixeira.
Uma das dúvidas que geraram polêmica diz respeito às exigências do CREF – Conselho Regional de Educação Física. O surfista José Paulo Ferreira é proprietário de uma escolinha na praia da Baleia. Ele afirma que já foi notificado pelo CREF por não atender algumas das normas. Entre elas está a obrigatoriedade de ter um profissional formado em Educação Física, e de possuir treinamento específico de salvamento e resgate do Corpo de Bombeiros.
Teixeira se prontificou a verificar essas exigências para que sejam adequadas na lei. Ele aconselha que cada pessoa que quiser abrir uma escolinha de surf deve constituir uma entidade civil, ou seja, abrir firma em cartório como pessoa jurídica, de modo a obter uma CNPJ.
Foi o que tentou fazer o empresário Lupércio Conde, que chegou a registrar uma empresa com o nome Maresias Sport Center, para funcionar como uma escolinha da modalidade. No entanto, Conde não conseguiu o alvará por não existir na Prefeitura uma regulamentação para esse tipo de atividade. “Espero que essa questão seja resolvida o mais breve possível para que agente possa desenvolver o nosso trabalho amparado por uma legislação”, comenta.
O presidente da Associação de Surf de São Sebastião, Gedeon Gonçalves dos Santos, acredita que as discussões estão evoluindo. “Foi importante os esclarecimentos prestados pelo procurador jurídico. Agora sabemos o que pode ou não ser incluído na lei”, declara Santos.
Na oportunidade os surfistas entregaram sugestões que serão analisadas pelo Legislativo. Uma próxima reunião foi agendada para o dia 4 de abril, às 10hs, no plenário da Câmara. (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Mary´s Cunhambebe vem ai...

Ubatuba ensina cultura africana

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba incluirá este ano o ensino de História da África, Cultura Afro e Afro-Brasileira, seguindo determinação do governo federal na lei 10639/03. Segundo a prefeitura, o conteúdo dos estudos engloba, além da história da África e dos africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o papel do negro na formação da sociedade nacional. Diretores, professores e funcionários da Educação participaram de uma palestra sobre a consciência negra e a importância da integração de raças no processo de inclusão social. Os professores receberão materiais e instruções para que possam elaborar as aulas. (Fonte: ValeParaibano)

Ubatuba se prepara para Semana de Combate à Tuberculose
O principal sintoma de suspeita da doença é a tosse que persiste por mais de três semanas. A orientação, nesse caso, é procurar o posto de saúde

Ubatuba - A próxima semana será marcada pelo Dia Mundial de Combate à Tuberculose, realizado no dia 24 de março. Em Ubatuba, o Programa de Tuberculose, em parceria com PSF (Programa de Saúde da Família)e a Vigilância Epidemiológica, deu início uma busca ativa de casos e sensibilização junto à comunidade. Durante essa e a próxima semana, as instituições fechadas (asilos, casas de recuperação e cadeia), lugares onde ocorrem maiores índices de casos estarão sendo visitados. Serão realizadas palestras salas de espera dos postos de saúde de diversos bairros do município.
A incidência de casos em Ubatuba está na média nacional, cerca de 45 casos por ano. Nos últimos anos, o Programa de Combate à Tuberculose de Ubatuba recebeu prêmios pelo índice de cura acima dos 85%. Segundo o Coordenador do Programa, Dr. Fernando Bergel, para que Ubatuba consiga manter o controle da tuberculose, é importante que toda a comunidade esteja atenta aos sintomas da doença. “Todos os indivíduos com tosse por mais de três semanas deve ser encaminhado aos postos de saúde para verificar se possui a doença”.
A doença - A tuberculose é causada por um microorganismo que acomete, principalmente, os pulmões. É transmitida através de gotas de saliva da pessoa contaminada, lançadas ao ar quando ela fala, canta, tosse ou espirra. O principal sintoma de suspeita da doença é a tosse persistente (mais de três semanas), podendo ocorrer falta de apetite, emagrecimento, febre e suores noturnos.
Para as pessoas que têm os sintomas, a orientação é procurar o posto de saúde mais próximo de sua residência para uma avaliação médica e coleta de exame de escarro, que é o método de escolha para o diagnóstico da tuberculose. Esse exame deve ser realizado em todos os casos suspeitos.
O tratamento - A tuberculose tem cura e o tratamento é gratuito, mas é fundamental que o paciente siga as orientações da equipe de saúde e tome todos os medicamentos corretamente. Essas medidas são importantes, porque o abandono do tratamento ocasiona nos microorganismos, uma resistência aos medicamentos, tornando-os ineficazes. Segundo o Dr. Bergel, essa atitude coloca em risco a vida do paciente e provoca a disseminação da doença. “O paciente com tuberculose resistente aos medicamentos representa uma ameaça para o controle da doença, pois dificulta o tratamento e pode transmitir o microorganismo resistente para outras pessoas”. (Fonte: PMU)

Definidos semifinalistas do torneio do Estaleiro

Ubatuba - A última rodada classificatória do torneio do Estaleiro foi emocionante. Na primeira partida do grupo “A” a equipe da Almada fez a sua parte e venceu Os Galácticos pelo placar de 3 a 0. Bastava torcer para que o Promirim, já classificado e invicto mantivesse sua boa campanha no jogo seguinte contra a equipe do Auto Posto, o que não ocorreu. O time do Auto Posto garantiu a segunda vaga do grupo “A”, com uma vitória por 2 a 1. Pelo grupo “B”, a equipe do Estaleiro venceu o time da Picinguaba por 1 a 0 e obteve a classificação para a semi-final. Fechando a rodada a equipe do JR Parafuso também venceu o Itamambuca por 1 a 0 e ficou com o primeiro lugar do grupo.
Para fechar a rodada do fim-de-semana, aconteceu um amistoso entre as equipes femininas do Estaleiro e Auto Posto, com vitória do Estaleiro por 3 a 0.
As partidas semifinais acontecem neste domingo, dia 20 a partir das 10 da manhã. Na primeira partida jogam JR Parafuso e Auto Posto. Fechando a fase semifinal acontece a partida entre Promirim e Estaleiro. Na seqüência acontecem partidas amistosas do feminino.O torneio tem o apoio da Secretaria de Esporte e Lazer de Ubatuba (Fonte: PMU)

Praia Grande recebe torneio de vôlei de praia em duplas

Ubatuba - O canto direito da praia grande estará movimentado neste domingo, dia 20. A Secretaria de Esporte e Lazer promove a 1ª Copa Ubatuba de Vôlei de Praia. As inscrições estão abertas na Secretaria de Esporte e Lazer e podem ser feitas até sexta-feira, dia 18. Podem se inscrever duplas masculinas com atletas a partir de quinze anos de idade.
As partidas da fase classificatória serão disputadas em um set de 15 pontos. A final acontece em melhor de três sets. As partidas acontecem a partir das 9 da manhã ao lado do Quiosque Cantão, o último da Praia Grande, sentido Caraguá. A 1ª Copa Ubatuba de Vôlei de Praia masculino tem o patrocínio do Quiosque Cantão. (Fonte: PMU)

Ubatuba pronta para as feras do triathlon

Ubatuba - Grandes nomes do triathlon brasileiro ao lado de diversos anônimos que participam da prova pelo prazer de praticar um esporte tão apaixonante estarão lado a lado desfrutando das belas paisagens e o percurso seletivo que Ubatuba oferece. Mais uma vez a cidade será palco de uma etapa do PowerBar / Reebok Triathlon Long Distance, no domingo, 3 de abril. O circuito
A disputa tem como grande atrativo o relevo de seu percurso. Afinal, as provas de ciclismo e corrida acabam sendo feitas em trechos com montanhas, exigindo bastante dos competidores. Além disso, o evento também funcionará como preparativo para o Ironman Brasil Telecom 2005, programado para 29 de maio, em Florianópolis (SC).
Na prova Long Distance os atletas terão pela frente 1.900 metros natação na baía da praia do Cruzeiro; 90km ciclismo na Br 101 em direção a Paraty, com retorno em Picinguaba e 21km de corrida, onde os atletas percorrerão três vezes o percurso de 7 km até o Cais do Porto.Os atletas da Short Distance farão percurso com 750m natação, 20km ciclismo com retorno na praia Vermelha do Norte e 5km corrida pela orla, com retorno no Itaguá.
Segundo dados da organização, 155 atletas já confirmaram presença na prova em Ubatuba. Os últimos vencedores em Ubatuba foram Oscar Galindez e Carla Moreno, que já confirmaram participação neste ano ao lado de outros grandes nomes do esporte.
Carla Moreno avisa que tem o Ironman e o Mundial como prioridadades. “Este ano minha atenção toda está para o Ironman em maio e depois para o meu grande objetivo, o Mundial, em setembro, no Japão. Tenho uma programação para me deixar com 100% do meu potencial nessa época”, disse.
Os triatletas Márcio Gouveia, Mônica Chiste, Ronaldo Teodoro, Douglas Costa Velho, Luis Cláudio “Huka” Graglia e Luis Cláudio “Jarrão” Gonçalves, de Ubatuba foram contemplados em um sorteio promovido pela Secretaria de Esporte e Lazer e ganharam as inscrições.
O circuito PowerBar/Reebok Triathlon Long Distance conta com o apoio da Secretaria de Esporte e Lazer.

PROGRAMAÇÃO OFICIAL

02/04 - Sábado
14hs - Início de entrega de kits do LONG DISTANCE e SHORT e Expo Sports
17hs - Congresso Técnico Long Distance e Short (obrigatório)
18hs - Término da entrega de Kits do LONG DISTANCE e SHORT
Ginasio de esportes de Ubatuba - Rua Prof. Tomas Galhardo, 875 - Centro

03/04 - Domingo
06hs - Abertura da Transição - Praia do Cruzeiro - Av Iperoig
07hs50 - Fechamento da Área de Transição
08hs - Largada Long Distance
08hs30 - Largada Short Distance
13hs - Inicio da Premiação Long Distance (Fonte: PMU)

Exposição “Flores da Mata Atlântica” encerra na próxima terça-feira
Esse é o segundo tema de uma série de exposições promovidas pela Secretaria de Turismo

Ubatuba - Essa é a última semana para prestigiar a exposição de artes plásticas com o tema “Flores e a Mata Atlântica”, no Centro de Informações Turísticas da Setur. São 30 quadros, de 10 artistas ubatubenses, utilizando técnicas diversas. No dia 22, a Setur abre espaço para o tema “O Corcovado de Ubatuba”, um dos maiores símbolos da nossa cidade.
As exposições temáticas na Setur não impõem restrições quanto à técnica e materiais utilizados. Elas podem conter fotografias, reportagens, cartazes e até trabalhos literários. O organizador das mostras, Carlos Rizzo, diz que as exposições estão fazendo sucesso. ”Todos reconhecem que o espaço é privilegiado, além da exposição para os turistas, a comunidade local tem visitado e elogiado muito os trabalhos. Rizzo conta ainda que, apesar de não haver a venda direta no espaço do Centro de Informações, quatro trabalhos foram vendidos pelos artistas na primeira exposição com o tema “Pássaros de Ubatuba”.
O segundo tema que agora está sendo “Flores e a Mata Atlântica” e a participação dos artistas inclui trabalhos científicos de pesquisas da nossa flora, diversas escolas de pintura e variação nos materiais utilizados. A escritora, folclorista e pesquisadora Fátima de Souza quando esteve visitando a exposição, lembrou que a flor da Primavera (bougan villea glabla) é a flor símbolo da cidade. Quem retratou a espécie em aquarela na exposição, foi a artista Norma Gomes.
O próximo tema, “O Corcovado de Ubatuba”, foi escolhido por ser uma imagem que representa nossa cidade. Carlos Rizzo fala sobre o pico: “Em dias claros quando o azul do céu salienta o traçado marcante do Corcovado temos a nítida visão da imensa, misteriosa e exuberante mata que representa cerca de 80% do nosso Município. Sem risco de exageros, o Corcovado de Ubatuba é o morro mais peculiar da Mata Atlântica do litoral norte de São Paulo”. (Fonte: PMU)

Museu Histórico Washington de Oliveira será reinaugurado nesta sexta-feira
Rodas de engenho de açúcar, objetos de Ciccilo Matarazzo e Seo Filhinho, utensílios indígenas e muito mais...

Ubatuba - O Museu Histórico Washington de Oliveira, localizado no antigo presídio de Ubatuba, será reinaugurado sexta-feira, dia 18, às 19h, com coquetel e apresentação da Banda Lira Padre Anchieta. A iniciativa da Fundart traz de volta fragmentos da história de Ubatuba, representados por objetos arqueológicos, peças do tempo dos engenhos de açúcar e dos escravos, quadros e pertences de personalidades que marcaram época.
Objetos que contam histórias - Entre as peças mais curiosas, tem um crânio humano pré-histórico, encontrado em Ubatuba; utensílios indígenas feitos de ossos e vestígios arqueológicos encontrados nas regiões do Itaguá e Tenório. O museu mostra também os ciclos econômicos, através de objetos de grandes fazendeiros, peças de alambiques e prensas de mandioca.
Entre as personalidades homenageadas no museu, figuram pessoas como: Baltazar da Cunha Fortes, construtor do Sobradão do Porto; Félix Guisard, dono da CTI (Cia. Taubaté Industrial) e responsável pela vinda da energia elétrica do município; Gastão Madeira, precursor da aviação; Idalina Graça, escritora; Ciccillo Matarazzo, prefeito de Ubatuba entre 1964 e 1969; Washington de Oliveira, o Seo Filhinho, farmacêutico e autor de Ubatuba Documentário, entre outros ilustres que ajudaram a escrever a história de Ubatuba.
População colabora com o acervo - A comunidade ubatubense está contribuindo para enriquecer o acervo do museu, fazendo doações. Peças que antes ficavam guardadas em suas casas, agora serão expostas. O assessor patrimonial da Fundart, Marcelo Rezende, diz que essa atitude tem um valor inestimável. “Peças, que por vezes ficam esquecidas, entulhadas em algum canto da casa, têm grande importância para nós, pois representam a materialização do nosso passado”. (Fonte: PMU)

Itamambuca será a primeira a receber o Hang Loose Surf Attack

Ubatuba - O Hang Loose Surf Attack será aberto oficialmente nos dias 9 e 10 de abril, na praia Itamambuca. A informação é da assessoria de imprensa do campeonato, considerado o principal do país no quesito revelação de talentos.
De acordo com o setor, o evento terá quatro etapas onde vão ser definidos cinco novos campeões estaduais nas categorias: Junior, mirim, iniciante, estreante ou infantil e também a petit, destinada para crianças de até 10 anos. E para eles, fora d’água, a organização preparou uma série de atrações como forma de ‘aquecimento’ antes das baterias, como jogos e uma tenda para alongamento.
Depois da etapa ubatubense, a próxima parada do circuito Hang Loose será em julho, a princípio, também nos dias 9 e 10 na praia dos Pescadores em Itanhaém.
De lá, nos dias 27 e 28 de agosto parte para Juquehy, na Costa Sul de São Sebastião e, a decisão, que fecha o surfe attack está marcada para os dias 8 e 9 de outubro na praia do Tombo, em Guarujá. Mais informações sobre a competição podem ser obtidas em www.fpsurf.com.br.
Mais Surfe - Ainda em Ubatuba, o mês de abril promete muita diversão para surfistas e adeptos do ‘estilo surfe’ de viver. E a ação começa antes do campeonato Hang Loose já entre os dias 1° e 3 com a disputa do Circuito Petrobras de Surfe Feminino também em Itamambuca.
Conforme a secretaria de Esportes, as competidoras concorrem a uma premiação de R$ 15 mil na categoria principal e R$ 2 mil na Longboard – a dos pranchões. E é justamente deste campeonato que saem oito atletas para completar o grupo feminino a disputar o SuperSurf. (MV) (Fonte: Imprensa Livre)

Ação Litoral

Artigo Topo

Lia de Barros
Herbert Marques

Perdemos Lia de Barros. Acometida de doença incurável, o destino quis ceifar prematuramente a vida de uma mulher que deixa seu nome registrado na história de Ubatuba, é o que esperam todos que a conheceram. Lia chegou em Ubatuba com a equipe do então prefeito Cicilo Matarazzo, ganhando a simpatia de todos que acompanharam aquela administração. Feliz, alegre, bonita, estonteantemente bonita, Lia colocou Ubatuba na mídia de todo o Brasil dando início a ciclo do turismo de elite que tomou conta da cidade por um bom tempo. Trabalhou incansavelmente na estrutura do turismo, desmontada posteriormente pelas administrações que sucederam a de Cicilo. Participou de todos os projetos de implantação daquilo que posteriormente foi considerado secundário, a industria do lazer.
Após esta época de ouro de Ubatuba, Lia se retirou para a vida privada, sem contudo perder sua simpatia, seu sorriso largo, seu coração generoso. E assim viveu até ontem, quando o destino determinou sua retirada do mundo dos vivos, sem contudo cair no esquecimento, como os simples mortais caem após sua morte.
Lia ficou. Vai ficar por muito tempo tenho certeza, mesmo que a cidade seja desprovida de memória.

Herbert Marques
Ubatuba, SP

Carta do Leitor Topo

Boi na praia de Boiçucanga - Tenho acompanhado o interesse de "todos" - governo e público - no intuito de melhorar o meio ambiente através de leituras e conversas nos mais variados locais. Porém, no último domingo (13/03/2005) pude contemplar pessoalmente a presença de um boi - bezerro adolescente- nadando nas águas da praia de boiçucanga. Agora como se não bastasse os cães que por lá passeiam - alguns com seus donos, outros abandonados - temos também a presença de gado. Pegunto:
- Qual será a próxima vítima? Sim, porque o boi passou por cima de duas pessoas que tomavam sol e também acabou sendo surrado para que saisse do mar.- Será que em outras praias, Baleia por exemplo, isso acontece?
- Onde está a fiscalização para que se faça cumprir a lei "proibido animais na praia".
Agradeço a atenção e oportunidade

Neide Scatolini
São Sebastião, SP

Sábado de Aleluia - G.R.C.E.S. Mocidade Sul da Ilha estará realizando no próximo sábado 26 de maio 2005, uma grande festa, celebrando seu batizado, tendo como madrinha a conceituada escola de samba Leandro de Itaquera do grupo especial do carnaval paulista, apresentando sua bateria nota 10 junto a mestre sala- porta bandeira, ala de passistas, harmonia e integrantes da diretoria.
Estarão presentes autoridades do município, e outras gremeações carnavalenses e comunidade local.
Este evento terá a característica de ser inédito na Ilhabela e de grande incentivo a cultura popular a través do carnaval.
Local quadra da praia grande a partir das 21 hs. Desde já contamos com a presença de vocês.

Miguel Angel Stecco
Ilhabela, SP

Título do Ubatuba Contry clube - Gostaria de vender meu titulo do Clube Ubatuba Country pelo valor de R$ 15.000,00 restando 13 parcelas de R$ 490,00 a pagar. Os interessados entrar em contato com Marcia Almeida. (11) 3123.1855.

Marcia Almeida
São Paulo, SP

Convite - Temos a satisfação de convidar V.Sa. para participar do Seminário “Alternativas de Saneamentos” a realizar-se dia 30/03/2005 das 9:00h às 17:30h no Auditório do Centro de Visitantes do Núcleo Picinguaba, situado na Praia da Fazenda (Km 11 – BR 101).
Este Seminário faz parte da terceira etapa do projeto elaborado pelo Instituto Florestal, através do Núcleo Pinciguaba do Parque Estadual da Serra do Mar, e colaboradores, financiado pelo FEHIDRO, que tem como objetivo:
Apresentar o diagnóstico sanitário ambiental da situação atual do bairro;
Definir as alternativas para captação da água, destinação de resíduo sólido e resíduo liquido para o bairro;
Definir a contribuição de cada instituição parceira e da comunidade para elaborar e efetuar o projeto;
Solicitamos a gentileza de confirmar sua presença até o dia 22/03/2005 pelos fone:
(12) 3832-9011 (Samantha) / 3832-1397 (Sandra) ou pelo e-mail npic@uol.com.br

Secretaria Estadual do Meio Ambiente
Instituto Florestal

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br
O envio de foto caracteriza autorizada a sua publicação e identifica o remetente como autor.

Ubatuba

Praia Vermelha do Norte - Emilio Campi

Praia Vermelha do Norte
©Emilio Campi


Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Editora Assistente: Jullyany Roberta Cruz


GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor