Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Sexta-feira, 18 de março de 2005 - Nº 1242 Edições Anteriores

Litoral Virtual Disk Denuncia

Região
-

Caraguatatuba
Projeto-piloto de padronização de calçadas é apresentado em Caraguá
Projeto de monitoramento por câmara é apresentado em Caraguá
Secretaria de Turismo quer maior participação de hoteleiros em Caraguá
Caraguá seleciona atletas para o JORI
Esporte abre inscrições para Torneio de Truco
Aurimar reitera pedido de Hospital Regional
Aurimar consegue prorrogação de horário nas UBS's
Deputado Faria de Sá consegue aumento para Delegados de Polícia
Câmara aprova denominações de rua
Aurimar é homenageado em formatura no Módulo

Ilhabela
Prefeito determina o repasse de mercadoria apreendida no município
Câmara Municipal de Ilhabela já pode convocar audiências públicas
Prefeitura promove autuações sobre a colocação de podas em vias públicas

São Sebastião
Proibição em Alcatrazes gera alívio
Pescadores cobram dívida da Petrobras
Juan entrega van ao Programa de Reabilitação em sessão solene
Vereador pede isenção de imposto para taxistas de São Sebastião
Projeto autoriza contratação de profissional para atuar com surdos e mudos
Moradores da Vila Baiana pedem lombada em trecho da rodovia
Legislativo aprova projeto que institui feriado municipal
Câmara de São Sebastião cria vagas para estagiários


Ubatuba
3º Desafio SkateBoard Forca em Ubatuba
Polícia apreende 62 aves silvestres em Ubatuba
Ubatuba estuda implantação de recifes artificiais
Setur irá promover "Ubatuba na baixa temporada"
Secretários visitam Maranduba e anunciam projetos para desenvolvimento da região
Cemitérios da Região Norte serão recuperados
Sertão do Cambucá recebe melhorias
Ubatuba tem importante participação no Conselho Estadual de Saúde
Ubatuba terá terminal turístico digital
Estagiários atuam em vários setores da Prefeitura
Copa Ubatuba de Vôlei de Praia Masculino acontece domingo na Praia Grande
Atletas de Ubatuba na final do campeonato estadual de Jiu Jitsu
Copa Ubatuba de Vôlei de Praia Masculino acontece domingo na Praia Grande
Principais judocas do Estado se reúnem em Ubatuba
Fundo Social encaminha doações
Vereadores acompanham licitação na prefeitura

Seções
Artigo
Opinião
Carta do Leitor
Foto do Dia


Notícias da Região Topo

Litoral Norte

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá BIL -= Bolsa de  Imóveis do Litoral Salete

Projeto-piloto de padronização de calçadas é apresentado em Caraguá
Padronização facilitará a tráfego de pedestres e portadores de necessidades especiais

Caraguatatuba - Visando ao bem-estar de pedestres e, principalmente, de portadores de necessidades especiais, a prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, Habitação e Trânsito, apresentou, na última terça-feira, dia 17, um projeto-piloto de padronização de calçadas a comerciantes do Centro da cidade. Inicialmente, o projeto deve ser implantado no trecho que compreende as ruas Altino Arantes, Sebastião Mariano Nepomuceno e Major Ayres.
Segundo o secretário de Urbanismo, Habitação e Trânsito, eng. Leandro Borella Barbosa, a idéia é padronizar as calçadas de toda a região central e, mais tarde, de toda a cidade.
“A padronização facilitará o tráfego das pessoas, pois as calçadas, além de serem alargadas, terão a mesma altura das guias. As ruas serão estreitadas e os estacionamentos desses locais serão colocados no mesmo lado”, explicou.
Segundo ele, atualmente, a rua possui uma largura de 8m90cm e as calçadas 2m45cm. “Com a padronização, a calçada passará a ter 3m30cm de largura, nos pontos maiores, e 2m45cm, nos mais estreitos. A rua passará a ter 6 metros e os estacionamentos, que hoje estão do lado esquerdo da rua, passarão para o lado direito, ficando junto com os pontos de carga e descarga de mercadorias”, garantiu o secretário.
O engenheiro informou ainda que a travessia de pedestres passará a ter a mesma altura que as calçadas, facilitando a passagem dos portadores de necessidades especiais.
Após conhecer o projeto-piloto e analisar o croqui, os comerciantes o aprovaram e fizeram sugestões, como a padronização também das fachadas. “Vamos fazer um levantamento de custos dentro dos questionamentos e sugestões. Na próxima semana, esse levantamento já estará pronto e vamos nos reunir novamente para a aprovação final. Inicialmente, vamos implantar o projeto-piloto, depois, vamos padronizar a região central e, no futuro, vamos fazer esse trabalho em toda a cidade“, finalizou o secretário. (Fonte: PMC)

Projeto de monitoramento por câmara é apresentado em Caraguá
O sistema pode ser instalado com câmeras tradicionais ou em tótens com sistema giratório. Objetivo é a inibição de possíveis atos de criminalidade.

Caraguatatuba - Um novo projeto de monitoramento por câmera foi apresentado ao prefeito de Caraguatatuba, José Pereira de Aguilar e secretários de Urbanismo, Habitação e Trânsito, Leandro Borella; de Obras Públicas, Raul Pesci; e ao diretor da DITRAN (Divisão de Trânsito) Celso Rapaci. Também estiveram presentes o vereador Omar Kazon e representantes do comércio local, no dia 17, quarta-feira. O projeto foi apresentado pelo Coronel Antônio Fernando Galasso, que faz assessoria para empresas que fornecem os serviços.
Segundo Galasso, o projeto ajuda a polícia a mapear e inibir possíveis atos de criminalidade. O sistema pode ser instalado com câmeras tradicionais ou em totens com câmeras giratórias, nos pontos estratégicos. As imagens são captadas e armazenadas em um banco de dados que permite o reconhecimento de placas de veículos roubados com seqüestro em andamento e até atos de vandalismo. Na central de informações, a tela ou monitor tem capacidade para visualização de 64 câmeras que são monitoradas 24h por dia, por um operador.
O sistema permite a instalação de câmeras em escolas, hospitais e órgãos públicos. A internet é outro meio para a instalação das câmeras. “A iniciativa privada local pode ser parceira nesse projeto, pois o sistema permite a instalação de câmeras no comércio para que o comerciante acesse sua loja através da internet. Em caso de assalto, a central é acionada e o contato com a polícia é feito pelo operador via rádio.”
Galasso disse ainda que o sistema é todo digital com antena a cada 30 ou 40 km. Esse sistema já foi instalado nas cidades de Valinhos, São Caetano do Sul, Praia Grande, no estado de São Paulo e em Volta Redonda, no Rio de Janeiro. Segundo ele, nos Estados Unidos e Europa, um sistema igual obteve bons resultados.
A prefeitura quer aumentar a segurança com a instalação do sistema de monitoramento por câmara na cidade, principalmente durante as festividades que acontecem durante todo o ano. Outros projetos já foram apresentados e o prefeito Aguilar, junto com os secretários, está analisando para verificar o melhor sistema para ser instalado na cidade. (Fonte: PMC)

Secretaria de Turismo quer maior participação de hoteleiros em Caraguá
Encontro conscientizou hoteleiros sobre a importância de participar das ações turísticas do município.

Caraguatatuba - O secretário municipal de Turismo de Caraguatatuba, Ricardo de Lima Ribeiro, reuniu-se com hoteleiros do município na quarta-feira, dia 16, para falar sobre o plano de turismo no município. O encontro aconteceu no Ceprolin e estiveram presentes 14 hoteleiros da cidade.
Participaram da reunião os proprietários das Pousadas: Casa Grande, Mega Rá, Villa Dell Mare, Aruan, Martin de Sá, Barril de Pólvora, Fazenda Ambientalista Disparada, e dos Hotéis: Francis, Tropical, Areia Branca, Guanabara, Residence Sol de Verão, Vitória e Paradise Chalés.
O objetivo da reunião foi apresentar as ações da Secretaria de Turismo para este ano e conscientizar os hoteleiros sobre a importância da participação da Associação de Hotéis e Pousadas nas ações turísticas municipais. Segundo o secretário, o encontro foi o primeiro passo de muitas ações. "Embora nem todos os hoteleiros tenham participado, conseguimos informar o grupo sobre a importância de se cadastrarem à Associação de Hotéis e Pousadas. Queremos ter o maior número possível de hoteleiros associados. Só assim a rede hoteleira estará bem representada e ganhará força diante das ações municipais", explicou Ribeiro.
A nova proposta da Secretaria é a de privilegiar os hotéis associados e criar um canal de comunicação representativo da sociedade. A primeira iniciativa será incluir os hotéis associados no Postos de Informações Turísticas. "Quanto maior for a associação, maior será o comprometimento de todos", enfatiza Ricardo.  (Fonte: PMC)

Caraguá seleciona atletas para o JORI
A seleção dos atletas será realizada nas modalidades Malha, Bocha, Atletismo, Natação e Jogos de Salão.

Caraguatatuba - Os atletas da melhor idade podem se preparar. A Secretaria de Esportes e Recreação de Caraguatatuba irá selecionar no próximo sábado, dia 19, atletas para o JORI (Jogos Regionais do Idoso), que será realizado de 7 a 10 de abril, na cidade de São Vicente.
A seletiva será realizada nas modalidades Malha, Bocha, Atletismo, Natação e Jogos de Salão.
Os interessados devem comparecer ao CEMUG (Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves), às 9 horas. Mais informações pelos telefones 3888-4110 ou 3887-1165, com o professor Dado.  (Fonte: PMC)
 
Esporte abre inscrições para Torneio de Truco
As inscrições, para duplas de todo o município vão até o dia 31, quinta-feira

Caraguatatuba - A Secretaria de Esportes e Recreação de Caraguá abriu as inscrições para o Torneio Municipal de Truco. As competições irão acontecer durante as comemorações do aniversário de 148 anos de emancipação político-administrativa da cidade.
Segundo o secretário de Esportes e Recreação, Nivaldo Rodrigues Alves, no ano passado, houve grande participação de duplas no evento, e neste ano, a secretaria está repetindo a edição, com o objetivo de atrair mais amantes da modalidade para as disputas.
"Esperamos que, neste ano, muitos truqueiros compareçam para prestigiar e participar do evento", disse o coordenador de Recreação, Leandro Domingos.
Para se inscrever, a dupla interessada deve procurar por Carol ou Manoeli no CEMUG (Centro Esportivo Municipal “Ubaldo Gonçalves”), das 8h às 17h, até o dia 31, quinta-feira, levando a carteira de identidade (RG).
Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (12) 3887-1165 ou 3888-4110. O CEMUG fica na Avenida José Herculano, nº 50, no bairro Jardim Britânia, em Caraguatatuba.  (Fonte: PMC)

Aurimar reitera pedido de Hospital Regional
Vereador cobra unidade regional para o Litoral Norte

Caraguatatuba - O Vereador Aurimar Mansano (PTB), da Câmara Municipal de Caraguatatuba está reiterando, através de Requerimento, informações sobre a construção ou instalação de um Hospital Regional no Litoral Norte. O Parlamentar está cobrando uma posição do atual Secretário Estadual da Saúde, Roberto Barradas, sobre o plano de ação da pasta para a região.
Na última gestão o Parlamentar presidiu a Comissão de Assuntos Relevantes (CAR), da Saúde na Câmara de Caraguá, visitando todas as UBS’s da cidade, resultando em ofícios, pedidos e até denúncias, sobre erros e falta de condições em alguns locais.
Dentro dos planos do Vereador, que combina a tríade Saúde, Educação e Segurança Pública em sua plataforma de trabalho, está a vinda do Hospital Regional para o Litoral Norte, com sede em Caraguatatuba, que resultou em ações em 2001, quando foi recebido em audiência pelo então Secretário-Adjunto do Ministério da Saúde, Roberto Barradas.
Na ocasião o Secretário-Adjunto informou ao Vereador que o plano de ação para a região do Vale do Paraíba e Litoral Norte era a efetivação de um Hospital Regional em São José dos Campos ou em Taubaté, o que ocorreu em 2004 com a desapropriação do antigo Hospital Santa Izabel.
Em 2002 o Vereador empreendeu ações no mês de dezembro, quando da visita do Secretário Estadual José da Silva Guedes, junto com o Governador Geraldo Alckmin, para a entrega de ambulâncias para o Litoral Norte e Vale do Paraíba, visando também a criação da unidade hospitalar na região.
Para o Vereador o Hospital Regional resolverá os problemas de falta de leitos nas cidades da região, bem como a demora para a realização de exames e cirurgias de emergência e eletivas. De acordo com uma entrevista feita em 2004, o então Secretário Municipal de Saúde, Pedro Norberto dos Santos calculou que Caraguatatuba necessita de 200 leitos. Atualmente a Casa de Saúde Stella Maris conta com 86 leitos e com a obra da Maternidade, passará a ter 100 leitos. “Estamos nesta luta há 4 anos por uma melhoria vital na qualidade de vida da população”, disse.
Neste momento o Parlamentar empreende esforços para uma audiência com o atual Secretário Estadual da Saúde, Roberto Barradas. “Ele e o Governador Alckmin cumpriram a promessa e criaram o Hospital Regional em Taubaté, agora falta a segunda parte do planejamento, com uma unidade em Caraguatatuba”, frisou. O Vereador aposta no clima reinante de regionalização que tomou conta do Litoral Norte. “Precisamos muito deste Hospital Regional. Hoje nossos cidadãos são tratados nos corredores, de maneira restrita e sem o devido atendimento e tratamento que deveriam ter. Queremos este hospital e vou lutar por ele”, finalizou. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Aurimar consegue prorrogação de horário nas UBS’s
Vereador vem lutando há 8 anos pelo aumento no horário de atendimento

Caraguatatuba - O Vereador Aurimar Mansano (PTB), da Câmara Municipal de Caraguatatuba obteve vitória sobre uma luta de 8 anos na área da Saúde. A Prefeitura de Caraguatatuba respondeu favoravelmente com a prorrogação do horário de atendimento das UBS’s, primeiramente nos bairros do Porto Novo, Massaguaçu e Tinga.
O Vereador Aurimar Mansano é Delegado de Polícia Civil afastado e está no seu terceiro mandato no Legislativo local. Sua base de trabalho resume-se a Educação, Saúde e Segurança Pública. Desde que foi eleito tem lutado pela ampliação do horário de atendimento nas UBS’s consideradas pontos chave na cidade; Porto Novo, Massaguaçu e Tinga.
Na gestão passada o então Secretário de Saúde Pedro Norberto dos Santos admitiu que o horário de atendimento seria ampliado para às 20 horas (atualmente o horário vai até às 18 horas) e que o primeiro teste seria na UBS do Porto Novo. Com a mudança no governo municipal o Vereador reiterou pedido, através do Requerimento 001/05, datado de janeiro deste ano.
A resposta do Requerimento não poderia ser mais favorável. Segundo a Diretora de Planejamento, Priscila Meyer, assim que o Executivo realizar Concurso Público e reorganizar a Secretaria Municipal de Saúde o novo horário será implantado nas UBS’s citadas das 7 às 21 horas nas clínicas básicas; Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria e Clínica Geral, com base no Pronto Atendimento.
Para Aurimar é importantíssimo que isto aconteça o mais rápido possível, pois atualmente a Casa de Saúde Stella Maris sofre com o aumento abrupto e constante de seu atendimento no Pronto-Socorro, o que dificulta a qualidade no tratamento das emergências. “Podemos equilibrar a procura ampliando o atendimento nestas UBS’s, que são consideradas estratégicas na cidade, pois estão instaladas em bairros de grande densidade populacional”, frisou. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Deputado Faria de Sá consegue aumento para Delegados de Polícia
Aumento salarial será embutido em artigo da Constituição que versa sobre atualização para Funcionários Públicos

Caraguatatuba - O Vereador Germino de Souza – Germínio (PPS), da Câmara Municipal de Caraguatatuba, recebeu de seu parceiro político e representante, o Deputado Federal Arnaldo Faria de Sá (PTB/SP), a informação de que foi incluída na Carta Magna a atualização salarial dos Delegados de Polícia Civil. Para mostrar a boa nova o Vereador entregou uma cópia do documento enviado pelo Deputado a Delegada Titular de Polícia Civil, Elizabeth Maluf.
No documento – transcrição do texto do debate e das alegações do Deputado, Arnaldo Faria de Sá elabora uma Emenda à Constituição, especificamente ao artigo 37 – inciso 9 da Constituição Federal, salvaguardando aos Delegados de Polícia de carreira, Advogados, Agentes Fiscais Tributários dos Estados e Distrito Federal e aos Defensores Públicos a prerrogativa do artigo citado.
Segundo o Vereador a intenção do Deputado é a de proteger esta classe formada de lutadores em prol da lei e da ordem, dando-lhes os direitos reservados também aos Servidores Públicos. Germino ressalta ainda que este benefício veio em boa hora, visto que com salários atualizados e verdadeiros haverá uma maior procura e empenho por parte destes profissionais.
O Parlamentar entregou uma cópia do documento no final da tarde de ontem para a Delegada Titular de Polícia Civil de Caraguatatuba, Elizabeth Maluf, que irá, conseqüentemente, repassar a informação aos outros colegas. “Estamos trabalhando, seja pela Saúde, Educação, pelo Deficiente, pela Segurança Pública. Onde necessitar do apoio deste Vereador eu estarei para ajudar ao povo mais carente”, finalizou. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Câmara aprova denominações de rua
Enfermeiros e Guardadores de Carro participaram da Sessão

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba realizou nesta terça-feira – 15 de março, a sua 8ª Sessão Ordinária semanal, com a aprovação de 2 Projetos de Lei, de autoria do Vereador Aurimar Mansano (PTB) e com a participação de vários grupos da Sociedade Civil Organizada na sessão.
As galerias da Câmara Municipal de Caraguatatuba estiveram lotadas na Sessão Ordinária semanal desta terça-feira – 15 de março, contrariando todos os conceitos de que haveria redução de público, com o início das transmissões via TV a Cabo – NET, através do canal 30. Grupos de moradores de diversos bairros, bem como dos Auxiliares de Enfermagem da Prefeitura e dos Guardadores de Carro, ocuparam as cadeiras das galerias para diversas reivindicações.
Foram aprovados os 2 projetos constantes na Ordem do Dia, todos de autoria do Vereador Aurimar Mansano (PTB). O primeiro denomina de Benedita dos Santos Oliveira a atual rua 9 (nove), localizada no Loteamento Jardim dos Sindicatos, no bairro do Porto Novo. O segundo e último projeto denomina de Vereador Caetano José de Oliveira a quadra esportiva do CIEFI – Centro Integrado de Ensino Fundamental e Infantil, localizado no bairro do Barranco Alto.
No Expediente foram lidos e encaminhados às Comissões Permanentes 2 Projetos de Lei, sendo um deles o Veto Parcial do Executivo quanto ao Orçamento 2005. Após a leitura, foram lidos, discutidos, votados e aprovados 2 Requerimentos e 1 Moção. Os Requerimentos versam sobre a possibilidade de construção do Hospital Regional na cidade e sobre o subsídio de 50% no pagamento da mensalidade do curso de Enfermagem.
No Intervalo foram lidas 141 Indicações. Esta sessão foi transmitida ao vivo pela TV a Cabo – NET, no seu canal 30.

Aurimar é homenageado em formatura no Módulo
Vereador recebe placa durante colação de grau da turma de Letras e Pedagogia

Caraguatatuba - O Vereador Aurimar Mansano (PTB), da Câmara Municipal de Caraguatatuba foi homenageado no último sábado – 12 de março, durante a Colação de Grau da turma de Letras e Pedagogia das Faculdades Integradas Módulo. Como forma de homenagem o Parlamentar recebeu uma placa por sua atuação junto a comunidade em prol da Educação.
A turma de Letras e Pedagogia das Faculdades Integradas Módulo convidou o Vereador Aurimar Mansano para ser o Patrono da turma, que colou grau no último sábado – 12 de março. Durante as festividades, os formandos entregaram ao Vereador uma placa, em homenagem a sua atuação como Vereador em prol da Educação.
A Colação de Grau aconteceu no ginásio poli esportivo da unidade de Ensino Superior e reuniu além dos formandos, professores, amigos, parentes e o Vice-Presidente da Mantenedora, o professor Ângelo Nogueira Fonseca.
No seu discurso o Vereador ressaltou o trabalho feito em prol da Educação nos últimos anos em Caraguatatuba e reforçou a tese que os investimentos em Educação reduziriam em muito os índices de criminalidade e violência. “Quando a criança recebe a devida educação, seja ela escolar ou familiar a sua formação para a maioridade é melhor, pois cria-se um cidadão, um pesquisador, um dirigente trilhado nos melhores caminhos da democracia e da comunidade”, disse. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Programa Ação Litoral

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Prefeito determina o repasse de mercadoria apreendida no município

Ilhabela - A Divisão de Fiscalização da Prefeitura de Ilhabela, efetuou a apreensão de uma carga de produtos contendo: 06 ededrons (solteiro); 06 jogos de lençol (solteiro); 02 jogos de cama (solteiro); 02 Kits de roupa de cama (solteiro), 04 jogos de roupa de cama (casal) duplo, com 4 peças cada; 04 ededrons (casal) e 04 Kits de roupa de cama e travesseiro (casal), com 05 peças cada.
“Toda essa mercadoria foi apreendida, por estar sendo comercializada sem autorização”, esclareceu o diretor da Divisão, Ronaldo Alves de Souza.
Nesta quarta-feira, 17, por determinação do prefeito Manoel Marcos, a Divisão de Fiscalização efetuou o repasse da mercadoria, dividida entre o Fundo Municipal de Saúde e o Fundo Social de Solidariedade de Ilhabela. (Fonte: PMI)

Câmara Municipal de Ilhabela já pode convocar audiências públicas

Ilhabela - Foi aprovado na sessão de ordinária do Legislativo Ilhabelense, em segunda e última discussão, o projeto de emenda a Lei Orgânica 01/2005, de autoria do presidente da Casa, vereador Luiz Antônio dos Santos, Luiz Lobo(PL).
Com isso, a Câmara Municipal passa a ter competência para convocar audiências públicas, ato que antes cabia somente ao Poder Executivo. Os parlamentares votaram e aprovaram também os requerimentos de número 137 a 145/2005.
No uso da Tribuna, todos os vereadores parabenizaram o prefeito Manoel Marcos e o secretário da Educação, professor Antônio Cornélio, pelas inaugurações da creche Terezinha de Jesus Ferreira e da escola municipal Profª. Ophélia Reale Montanhesi, que aconteceram no fim de semana.
As obras foram classificadas pelos edis como de ‘vital importância para o desenvolvimento do município’, além de dar mais credibilidade à Administração, uma vez que foram promessas de campanha.
“Os maiores beneficiados são as crianças, que ganham um lugar digno para ficar”, disse a vereadora Nanci Peres de Araújo Zanato(PTB).
SABESP e Saneamento Básico - O presidente Luiz Lobo(PL) lembrou novamente o problema gerado pelas obras de extensão de água nos bairros do sul da Ilha, que, segundo a SABESP, estão paradas há dois anos por falta de licença ambiental.
A preocupação do parlamentar se dá principalmente, porque em meados de abril ou maio, a SP131, que liga a Barra Velha ao Borrifos, será recapeada e se as obras da SABESP não forem feitas antes do recapeamento, o serviço ficará perdido. “É um absurdo em pleno século XXI não termos extensão da rede de água do Curral até o Borrifos. Um descaso”, disse o presidente.
“E se a SABESP não terminar as obras antes do recapeamento, terá que abrir novos buracos destruindo o novo asfalto”, continuou.
Joadir Capucho(PPS), falou sobre saneamento básico.
“O saneamento básico é competência do Poder Público, seja ele Estado, União ou Município. É um direito do cidadão”.
O vereador enviou no começo do ano um requerimento com questionamentos nesse sentido ao poder Executivo e nesta semana teve a resposta, onde o prefeito afirma já ter verba acertada para ser destinada às obras de Saneamento.
Marcio Garcia(PL), parabenizou os colegas que se reelegeram e há anos lutam pelas obras de Saneamento, Calçamento e infra-estrutura do município.
“Vemos que agora isso está se tornando realidade e necessitamos que isso aconteça, porque levantamos essa bandeira e acreditamos no prefeito”.
Pequena Conquista, porém de grande relevância - O vereador Carlos Alberto de Oliveira Pinto, Carlinhos(PMDB) anunciou uma conquista dos moradores do bairro Água Branca e adjacências. Depois de anos de luta, o itinerário do ônibus mudou, passando por outras ruas do bairro, beneficiando um número maior de moradores.
“Agradeço aos meus colegas que votaram e aprovaram os requerimentos que pediram essa mudança”, disse o vereador.
Zeca do São Pedro(PTB) e José Roberto de Campos(PMN) também agradeceram a empresa Auto Viação por atender as primeiras reivindicações colocadas em reunião realizada no mês passado: todos os ônibus que vão para o sul da Ilha agora param no final da estrada, a pedido dos munícipes.
Além disso, os intervalos de horário dos ônibus do bairro para Armação diminuíram. Beto(PMN) lembrou que ainda faltam mais horários de ônibus no bairro do Carijós e uma nova linha que atenda o Morro dos Mineiros.
“Na inauguração da escola Maria Ophélia, o ônibus dos integrantes da Fanfarra Municipal subiu a ladeira do Morro dos Mineiros. Acredito que se o ônibus da fanfarra conseguiu subir, o ônibus da Auto Viação também sobe”, cutucou o parlamentar.
Rumo à ANP - Jadiel Vieira, o Keko(PV) divulgou aos colegas as informações recebidas do engenheiro Fernando Borgens, do IPGBS (Implantação de Projetos de Gás na Bacia de Santos), que falam sobre a base de Gás Natural que será implantada na região. Segundo Keko, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia Estatística) já determinou que as jazidas de gás estão em águas ilhabelenses, portanto, a cidade receberia os royalties de “município produtor”.
Para confirmar essas informações e esclarecer dúvidas em relação ao assunto, o parlamentar revelou que está agendando uma visita a ANP (Agência Nacional de Petróleo), no Rio de Janeiro, para ele e os demais membros da Comissão de Assuntos Relevantes. (Fonte: Correio do Litoral)

Prefeitura promove autuações sobre a colocação de podas em vias públicas

Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, realizou na semana passada várias autuações no município sobre a colocação de podas em vias públicas.
As autuações foram feitas pelos fiscais municipais, amparadas pela lei 310/89, artigo 3º, alterada pela lei 826/89, onde diz que é proibido colocar podas em vias públicas. O valor é de R$ 97,76/dia.
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente orienta os munícipes e turistas para estarem colocando as podas em sacos de plásticos nos dias de coleta para que a Prefeitura possa retirar. O caminhão de coleta de podas, que funciona às quintas e sextas-feiras, recolhe apenas podas de jardim, gramas e folhas; galhos e troncos somente mediante pagamento de taxa.
Maiores informações na Secretaria Municipal de Meio Ambiente, através do telefone (12) 3896 3757. (Fonte: Correio do Litoral)

Notícias de São Sebastião Topo

Litoral Virtual Superchic

Proibição em Alcatrazes gera alívio

São Sebastião - A decisão do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) em suspender os exercícios de tiros da Marinha no arquipélago de Alcatrazes agradou os ambientalistas do Litoral Norte.
O Ibama aplicou anteontem uma multa de R$ 1.050 milhão pelos danos causados pelo incêndio ocorrido no arquipélago em 30 de novembro de 2005. O órgão federal também decidiu suspender os tiros no arquipélago. A Marinha tem 20 dias para recorrer da decisão.
A ambientalista Shirley Pacheco, do Instituto Mar e Terra de São Sebastião, afirmou que a medida adotada pelo Ibama abre caminho para uma discussão definitiva sobre o destino do arquipélago.
"Acredito que a sociedade e o governo devem definir de vez a transformação de Alcatrazes em uma área de conservação nacional ou até mesmo em uma unidade de conservação aberta à visitação pública", disse.
O presidente da OAB de São Sebastião, Luiz Tadeu de Oliveira Prado, afirmou que a sociedade "clama" pela transformação de Alcatrazes em uma unidade de conservação nacional.
"Sabemos da importância do papel da Marinha, mas já está na hora dela parar com os exercícios de tiro em Alcatrazes", disse.
O biólogo Fausto Pires de Campos, da Sociedade de Defesa do Litoral Brasileiro, afirmou ontem que o Ibama cumpriu o seu papel ao aplicar as multas e na suspensão dos tiros no arquipélago.
Alcatrazes fica a 40 quilômetros de São Sebastião e é formado por cinco ilhas, ilhotes e parcéis (recifes que afloram à água). (Fonte: ValeParaibano)

Pescadores cobram dívida da Petrobras
Grupo de São Sebastião encaminha ação na Justiça para requerer pagamento de serviços prestados à estatal em 2003

São Sebastião - Um grupo de 31 pescadores de São Sebastião cobra na Justiça por serviços prestados à Petrobras em 2003. As ações encaminhadas ao Juizado de Pequenas Causas da 2ª Vara da cidade serão agrupadas em uma ação coletiva nos próximos dias.
O presidente da Colônia de Pesca de São Sebastião, Guilmer Tavares, afirmou que a dívida é referente ao serviço prestado pelos 31 pescadores, entre os dias 3 e 6 de junho de 2003, quando o navio Nordic Marita derramou óleo no mar.
Segundo ele, a Petrobras contratou 51 pescadores para o trabalho, mas apenas 20 deles teriam recebido o pagamento.
Tavares afirmou que, conforme acordo feito com a empresa, seria pago R$ 750 por dia aos barcos de pesca e outros R$ 750 pelo serviço realizado à noite.
"A Petrobras acabou deixando de pagar parte dos pescadores, que agora tentam na Justiça receber o que a empresa deve a eles", disse.
Segundo Tavares, o pescador Gilberto Guilherme, do barco Bela Esperança, do bairro São Francisco, teria ainda a receber R$ 3.500 da empresa.
"Na audiência realizada no dia 10, o advogado da Colônia de Pesca foi orientado a reunir todas as cobranças em uma única ação coletiva, o que poderá agilizar o pagamento por parte da Petrobras", disse.
Outro Lado - O gerente do Terminal da Petrobras em São Sebastião, Geraldo Marfurte, afirmou ontem que a empresa fez o pagamento aos pescadores contratados na época para a limpeza do óleo.
Segundo ele, o que pode estar ocorrendo é que alguns pescadores não concordaram com os valores pagos e resolveram recorrer à Justiça.
"A Petrobras é uma empresa séria que honra seus compromissos. É um direito deles recorrerem à Justiça. A empresa tem todos os comprovantes. Vamos aguardar a decisão judicial sobre o caso", afirmou.
Marfurte disse que o pescador Gilberto Guilherme recebeu um total de R$ 5.250 pelo serviço prestado em 2003. (Fonte: Salim Buriham/ValeParaibano)

Juan entrega van ao Programa de Reabilitação em sessão solene

São Sebastião - O prefeito de São Sebastião, Juan Garcia, entregou ontem à tarde, durante sessão solene da Câmara em comemoração ao 369º aniversário de emancipação político-administrativa do município, uma van adaptada ao transporte de portadores de deficiência para o Programa Municipal de Reabilitação.
Trata-se de um veículo Mercedes Sprinter, que conta com elevador e espaço interno para cadeiras de rodas.
Segundo a coordenadora de Projetos e Programas da Secretaria de Saúde, Elisete Nossabein, o veículo chegou por meio de uma parceria com o Governo Federal. Ela informou que a van auxiliará na locomoção de pacientes dos dois centros de reabilitação, localizados na rua Ubatuba, 118, na Vila Amélia, e na avenida Walkir Vergani, em frente ao Pronto-Socorro, em Boiçucanga.
De acordo com a coordenadora, cerca de 1,8 mil pessoas são atendidas nas duas unidades de saúde. “Equipamentos na área de fonoaudiologia também serão enviados para a cidade e isso vai ajudar muito”, comemorou Elisete Nossabein.
Juan falou sobre a chegada do veículo na tribuna da Câmara. “Queria entregar hoje uma nova frota, com cerca de 30 carros novos, mas problemas burocráticos nos impediram, mas estamos realizando um sonho de valorização do deficiente. Em 1997, criamos a Semana do Deficiente Físico. A modéstia do presente não tem valor calculado para as pessoas que vão utilizá-lo”, declarou o prefeito.
Parceria política - Ainda na tribuna, Juan Garcia ressaltou que a relação entre prefeitura e Câmara é de parceria. “Nunca fomos adversários. Estamos nos entendendo bem, aí a coisa vai ser mais rápida”, disse o prefeito.
Sobre o aniversário da cidade, Juan relembrou a história da emancipação e comentou as perspectivas de desenvolvimento.
“Temos orgulho em ver que São Sebastião desponta no cenário nacional. Novos acessos, expansão do porto, Petrobras investindo pesado, o gás descoberto na Bacia de Mexilhões. Isso nos diferencia. Em pouco tempo, o terminal exportará álcool, pois está mudando a matriz energética mundial. Temos um futuro promissor”, concluiu.
O presidente da Câmara, Wagner Teixeira, apontou como principal desafio do município a questão do gás. “Precisamos agora unir forças para que a cidade receba a base de apoio da jazida de gás, descoberta em águas de Ilhabela. É preciso que nós, agentes políticos, e sociedade civil nos unamos para que o município continue se desenvolvendo economicamente, mas de maneira sustentável e permanente, sem agredir o meio ambiente e a qualidade de vida de nossa população”.
Teixeira também comentou a nova postura da Câmara. “Nestes três meses percebemos sua vontade. Não mediremos esforços para lhe apoiar nesta empreitada”, manifestou o presidente do Legislativo ao prefeito Juan Garcia.
A sessão solene teve a presença dos vereadores Modesto Koji Ono (vice-presidente), Marcelo Filho do Marinho, Solange Rodrigues, Dalton José da Silva, Luiz Antônio de Santana Barroso, o Coringa, Marcos Leopoldino e Robson Ceará, além de secretários municipais, autoridades civis e militares, e muitos moradores. Na noite de ontem, a Câmara abriu uma exposição de quadros pintados por cinco artistas plásticos da cidade: Marcelo Brasil, Bia Martins, Concilia Caldeira, Edna Mattos e José Martins. (Fonte: Imprensa Livre)

Vereador pede isenção de imposto para taxistas de São Sebastião

São Sebastião - Isentar os taxistas do valor cobrado em relação ao ISS (Imposto Sobre Serviços). Este é o objetivo do vereador Luís Antônio de Santana Barroso (PFL), o ‘Coringa’, por meio de requerimento aprovado em sessão ordinária realizada no último dia 15.
Coringa alega que a crise financeira do país está prejudicando a categoria ao ter que pagar o tributo.
Ele pergunta ao prefeito Juan Garcia (PPS) se a administração poderia, caso não conceda a isenção, reduzir o valor do imposto que é cobrado ou parcelar
o pagamento.
“Em outras cidades não é cobrado o ISS dos taxistas. Aqui em São Sebastião faz tempo que se cobra e é um valor alto”, reclama. Para Coringa, o tributo arrecadado dos taxistas não representa praticamente nada no orçamento do município, pois, segundo ele, dá para contar no dedo o número de profissionais que atuam na cidade.
“Realmente os taxistas sofrem com o pouco movimento de passageiros e ainda são obrigados a pagar algumas taxas que acabam fazendo falta no orçamento deles”, disse o líder do governo na Câmara, Robson Wilson dos Santos (PPS).
O taxista Lucimar Martins Nogueira, 31, o ‘Tinho’, que atua no ramo há cerca de oito anos disse que paga de ISS algo em torno de R$300,00 ao ano. “Na cidade de Taubaté a quantia é de R$80,00 por ano”, compara.
Segundo ele, o parcelamento já existe, mas ainda assim o valor cobrado é alto para a cidade, já que não dispõe de muito movimento de passageiros. “No começo do mês é que realizamos mais corrida, pois é época de pagamento e os usuários utilizam o táxi para levar suas compras de mercado”, afirma.
Nogueira declarou que o seu lucro médio ao mês gira em torno de R$800,00.
Entretanto, a importância também é utilizada na manutenção do veículo, abastecimento, entre outras despesas.
Tinho reclama, ainda, dos taxistas que têm ponto fixo nos bairros do Arrastão e São Francisco atuarem constantemente próximos dos supermercados da região central. “Cada um tem direito a permanecer nesses locais duas vezes por mês, mas não é o que acontece. A gente reclama para a fiscalização tributária e ela não faz nada, não existe autuação”, enfatiza.
Já o taxista José Lourival da Silva Nascimento, 38, declarou que em outras cidades como São José dos Campos e São Paulo, capital, o valor do tributo gira entre R$30,00 e R$40,00.
Em São Sebastião, conforme afirmou, a importância paga para o exercício de 2.005 ficou na faixa de R$200,00. “No ano passado paguei R$109,00”, declara.
“Além de pagar caro não temos benfeitoria nenhuma. Olha só a guia da rua, é alta e prejudica o embarque de idosos e deficientes”, avalia. Os pontos de táxi também estão, em sua opinião, em péssimas condições.
Ele, que atua no ramo há aproximadamente seis anos, informou que tem um ganho em torno de R$1.700,00, mas precisa utilizar a quantia na manutenção e abastecimento do veículo, além das despesas pessoais. (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Projeto autoriza contratação de profissional para atuar com surdos e mudos

São Sebastião - A Câmara de São Sebastião está analisando o projeto de lei 008/05, de autoria do vereador Marcelo Mattos (PP), que dispõe sobre a manutenção de profissional apto a interpretar a linguagem dos surdos e mudos na rede municipal de saúde.
A proposta também autoriza a Prefeitura a manter profissionais em autarquias e prestadoras de serviços hospitalares que recebem repasse financeiro da municipalidade.
De acordo com o projeto, os trabalhadores em questão deverão estar a disposição das unidades pelo período de 24 horas ou durante o funcionamento do local para realizar o pronto atendimento aos deficientes.
O objetivo da lei é atender, principalmente, casos de estupro e violência sexual, vítimas da violência urbana, acidentes e os casos de emergência.
Segundo o autor, a iniciativa cumpre o dever constitucional previsto no ‘Estatuto dos deficientes’ visando oferecer dignidade ao portador de deficiência auditiva e da fala em relação ao atendimento clínico hospitalar.
O artigo 5º do decreto federal 5.296/04, que trata do atendimento prioritário, estabelece que os órgãos da administração pública direta, indireta e fundacional, as empresas prestadoras de serviços públicos e as instituições financeiras devem dispensar atendimento prioritário as pessoas portadoras de deficiências ou com mobilidade reduzida.
“Cabe aos Estados, Municípios e Distrito Federal, no âmbito de suas competências, criar instrumentos para a efetiva implantação e o controle do atendimento”, diz o artigo 7º do referido decreto.
O projeto está nas comissões. (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Moradores da Vila Baiana pedem lombada em trecho da rodovia

São Sebastião - O trecho da rodovia SP-55, que passa entre Barra do Sahy e Vila Baiana, tem causado reclamações de pedestres que utilizam o local. Eles alegam que na altura do Km 172, onde existe um acesso a Barra do Sahy, a travessia é feita de forma perigosa.
“Os veículos passam por aqui em alta velocidade. Os alunos que atravessam a rodovia para ir à escola correm o risco de atropelamentos”, alerta o representante da Sociedade Amigos da Vila Baiana, José Carlos Ferreira.
Os moradores afirmam que acidentes ocorrem com freqüência naquele trecho.
A dona de casa Maria Luciene conta que seu filho de 13 anos foi atropelado em novembro do ano passado. O menino foi hospitalizado com fraturas na perna. “É uma preocupação toda vez que meus filhos vão para a escola”, declara Maria.
A doméstica Rosenilda de Jesus confirma o perigo: “Eu atravesso correndo, não me sinto segura”, revela.
Em razão destas reclamações, a vereadora Solange Ramos (sem partido), apresentou requerimento, durante a última sessão da Câmara realizada terça-feira, 15, solicitando a colocação de lombada no local.
“Espero que o DER tome as devidas providências para reduzir o risco de acidentes”, ressalta Solange. A vereadora ainda propõe a construção de uma passarela.
Segundo o vereador Wagner Teixeira (PV), o governo do estado tinha projeto de construir um túnel que passaria por debaixo da rodovia para atender aos moradores de Barra do Sahy e Vila Baiana. “O túnel não apareceu, mudaram o projeto e o perigo continua”, lamenta. (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Legislativo aprova projeto que institui feriado municipal

São Sebastião - Foi aprovado, durante sessão ordinária realizada terça-feira, 15, o projeto de lei que institui feriado municipal no dia 16 de março em comemoração à emancipação político-administrativa de São Sebastião.
O autor do projeto, vereador Marcos Leopoldino (sem partido), explica que a medida visa atender funcionários de bancos, fórum, cartórios e empresas privadas que não eram contemplados pelo ponto facultativo.
O projeto foi votado em regime de urgência e contou com o aval de todos os vereadores presentes. Ele será encaminhado ao Executivo para sanção. (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Câmara de São Sebastião cria vagas para estagiários

São Sebastião - Os vereadores de São Sebastião aprovaram, em regime de urgência, na última sessão ordinária, 15, o projeto de decreto legislativo 05/05, de autoria da Mesa Diretora, que dispõe sobre o estágio de estudantes de cursos profissionalizantes e dos ensinos médio, especial e superior na Câmara Municipal.
“Essa proposta visa atender a classe estudantil que, muitas vezes, não consegue uma colocação no mercado de trabalho. É uma oportunidade para que os alunos se desenvolvam na área em que estudam, colocando em prática o seu aprendizado”, justifica o presidente Wagner Teixeira (PV).
O estágio somente poderá ser realizado nos departamentos que tenham condições de oferecer experiência prática na linha de formação do aluno.
A presidência da Casa fica autorizada a firmar contrato nos moldes e anuência do CIEE (Centro de Integração Empresa Escola), após ouvir o responsável pela respectiva área. Cada setor poderá ter, no máximo, dois estagiários.
A proposta, no entanto, não estipula o número total de vagas.
A carga horária será de 120 horas mensais, correspondendo a jornada diária de seis horas, em dias úteis, não inferior a um semestre letivo, compatibilizando suas atividades com o horário escolar do beneficiado.
O ingresso ao estágio permitirá ao estudante de cursos profissionalizantes e de ensino médio e especial uma remuneração na ordem de R$396,00 ao mês. Já aos alunos de ensino superior o valor a ser concedido será de R$ 528,00. O auxílio-estágio será reajustado anualmente por índice oficial, firmado em contrato.
Os interessados inscritos no CIEE serão selecionados conforme os seguintes critérios: ter estudado no município o ensino fundamental por dois anos para preencher as vagas de cursos médios profissionalizantes ou regular e o mesmo período no ensino médio da cidade para as vagas de nível superior. O projeto também destina 10% das vagas para estudantes portadores de necessidades especiais.
O estágio não poderá ser realizado pelo aluno que abandonar o curso, trancar a matrícula e/ou ser reprovado pela instituição.
O projeto foi encaminhado à promulgação. (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Mary´s Cunhambebe vem ai...

3º Desafio SkateBoard Forca em Ubatuba

Ubatuba - A Loja Luck Skate Shop apresenta o 3º Desafio SkateBoard Forca que será realizada no dia 19 de março (sábado) à partir das 14h00 na pista pública de skate - na Praça Trópico de Capricórnio em frente ao Aeroporto e praia do Cruzeiro em Ubatuba. As inscrições serão limitadas a 16 vagas por categoria - iniciante e amador - podendo ser feita na loja Luck ao lado da pista de Skate. Durante o evento vai rolar sorteio de brindes para o público.
O evento conta com patrocínios: Luck Skate Shop, Sick Mind, Dietskateboards e HD. Conta também com o apoio da Body Skull Art, HLera Video Bar, QPizza, Revendedora autorizada Tim - Vic Cell, Chaveiro Ligeirinho, Bomba Burguer, Brochi Surfboards, Shark Lan House, Camping Tio Gato, STEEL Skateboards. Colaboração: Secretária de esporte e lazer e Prefeitura Municipal de Ubatuba.
Cobertura: Canabrava Filmagens, Ubanaboa, Jornal A Cidade, + Sakte Mag e Litoral Virtual. (Fonte: Jullyany - Chucky)

Polícia apreende 62 aves silvestres em Ubatuba

Ubatuba - A Polícia Ambiental de Ubatuba apreendeu ontem 62 aves silvestres que seriam vendidas ilegalmente na cidade. A apreensão foi realizada por volta das 6h, em um sítio na Estrada do Farol, no bairro Ponta Grossa. Segundo a polícia, o local já estava sendo monitorado havia alguns meses. O suspeito Manoel Francisco dos Santos, 44 anos, deve responder por crime ambiental em liberdade. Junto com as aves foram apreendidas 66 gaiolas além de outros apetrechos. As aves foram levadas para a Fundação Animália, em São Sebastião, onde passarão por um processo de reabilitação antes de voltarem para o meio ambiente.

Ubatuba estuda implantação de recifes artificiais

Ubatuba - Técnicos da Fundação de Estudos e Pesquisas Aquáticas - Fundespa, estiveram na terça-feira reunidos com o secretário de Turismo, Luiz Felipe Azevedo, e com representantes da Associação dos Mergulhadores de Ubatuba e da Ong Cunhambebe, discutindo propostas para a implantação de recifes artificiais no município.
Segundo o secretário, esse projeto necessitará da união entre Ong’s, entidades representativas, Colônia de Pesca Z10, comunidades e prefeitura.
Os recifes artificiais são estruturas pré-fabricadas de concreto, com o objetivo de atrair peixes e organismos marinhos, criando ecossistemas artificiais semelhantes aos substratos rochosos, beneficiando as atividades de mergulho, pesca esportiva e profissional, contribuindo para a conservação da biodiversidade e dos recursos pesqueiros através da criação de áreas de proteção.
A proposta inicial seria a implantação no Poruba, devido às opções de mangue, praia e rio que o local oferece. O investimento é da ordem de R$ 300 a R$ 500 mil e teria apoio da iniciativa privada e do governo. Para Luiz Felipe, a implantação dos recifes irá promover a recuperação e proteção dos recursos pesqueiros contra a pesca predatória de arrasto de fundo, praticada indiscriminadamente pela frota industrial, destruindo organismos que vivem no fundo do mar.
Navio - A proposta de afundamento de um navio em um parcel próximo à Ilha da Rapada, região norte de Ubatuba, também foi apresentada na reunião. O navio naufragado seria utilizado como local de visitação para mergulhadores. O projeto deverá ser apresentado ao Ibama.
Cais do Porto - A Fundespa também apresentará um projeto para transformar o Cais do Porto, na praia do Itaguá, em local que possibilite a atracação de cruzeiros turísticos. Inicialmente será necessária a reforma completa do local, já condenado pelo IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas). Dois anos de trabalho seriam necessários para a recuperação completa do local. (Fonte: Imprensa Livre)

Setur irá promover “Ubatuba na baixa temporada”
Campanha específica busca atrair turistas nos próximos meses

Ubatuba - A Secretaria Municipal de Turismo está elaborando uma campanha institucional junto à Associação Comercial, Associação de Pousadas e Hotéis e Sindicato de Hotéis, Bares e Restaurantes para atrair turistas para Ubatuba nos próximos meses, considerados baixa temporada. A secretaria elaborou um plano de mídia para televisão e jornais que será veiculado na região de Campinas e Vale do Paraíba, onde mostrará preços promocionais em vários segmentos do comércio da cidade. Os comerciais serão veiculados todas as quartas, quintas e sextas-feiras de abril.
Segundo Luiz Felipe Azevedo, secretário de Turismo, Ubatuba sofre muito com a sazonalidade do turismo. “Estaremos promovendo a primeira campanha municipal de baixa temporada. Em abril e maio as condições climáticas são boas, a cidade não está lotada e os turistas devem aproveitar os descontos em todos os setores”, diz
Temporada - O secretário avalia que a temporada 2004/2005 foi equilibrada e que as condições climáticas do período favoreceram diversos comerciantes. “O equilíbrio de sol e chuva no período contemplou os comerciantes que dependem do bom tempo e também os que lucram com os dias de chuva”. Ubatuba recebeu de dezembro 2004 a 15 de fevereiro deste ano 600 mil turistas. Pelo Centro de Informações Turísticas passaram sete mil pessoas. (Fonte: PMU)

Secretários visitam Maranduba e anunciam projetos para desenvolvimento da região sul
Paulo Shiri (SEMA), Sidney Giraud (SAU), Lucio Flávio (Serviço Funerário Municipal) e Mario Clarassoti (ARS) reuniram-se para discutir ações imediatas

Ubatuba - Mario Clarassoti, administrador da Regional Sul do município, recebeu a visita dos secretários municipais Sidney Giraud (SAU) e Paulo Shiri (SEMA), que vistoriaram diversas áreas por solicitação do prefeito municipal Eduardo de Souza Cesar. Durante a visita, Mario promoveu reunião para discutir as ações solicitadas. Além dos secretários, estiveram presentes ainda Lucio Flávio da Silva, chefe do Serviço Funerário Municipal, Roberto Júnior,
responsável pela Regional Norte e Alexandre, técnico ambiental da SEMA.
Cemitério - Dentre os vários temas discutidos durante o encontro, a indicação para uma área onde será instalado o novo cemitério municipal, ganhou reforço pela disposição de um empresário da região em doar cerca de 3 mil metros quadrados para instalação dessa unidade. Três opções de área foram visitadas pelos secretários, que deverão decidir sobre o melhor local para instalação, levando-se em conta o tipo de construção, critério de urbanização e questões ambientais. "Essa visita representa um grande passo para nossa região; primeiro pela extrema importância das secretarias representadas e depois, porque a região nunca foi tão valorizada pela presença de secretários com vontade de trabalhar e promover o desenvolvimento de projetos para a nossa comunidade", disse Clarassoti. Ao visitar as áreas apresentadas como opção para a instalação do cemitério, Paulo Shiri, defendeu um local que ecologicamente melhor estará adequado a esse tipo de construção.
Praças - Sideny Giraud aproveitou a reunião para falar sobre a revitalização de todas as praças da região. "o prefeito pediu que a nossa secretaria levantasse todas as praças e espaços ociosos, elaborando projetos e colocando em prática ações efetivas visando a recuperação, arborização e revitalização,
humanizando assim esse importante tipo espaço para toda a sociedade", lembrou o secretário. Nessa sexta feira 18, equipe da secretaria do meio ambiente esteve inspecionando e fotografando esses espaços para realização de estudos ambientais. (Fonte: PMU)

Cemitérios da Região Norte serão recuperados
Lucio Flávio e Roberto Júnior visitaram as duas unidades existentes na Praia do Estaleiro (Ubatumirim) e no Camburí

Ubatuba - O responsável pela Regional Norte, Roberto Júnior acionou o Serviço Funerário Municipal para atender a visita nos cemitérios do Camburí e Ubatumirim, objetivando a recuperação e humanização daquelas unidades. O chefe do Serviço Funerário Municipal Lucio Flávio da Silva, constatou algumas deficiências e já iniciou uma série de providências para sanar tais irregularidades. "Notamos que no cemitério do Estaleiro, na praia de Ubatumirim, apesar da limpeza impecável e a unidade estar muito bem cuidada pelo funcionário municipal sr. Rafael, será necessário a construção de uma pequena mureta, instalação de alambrado e um portão de entrada; e a exemplo do que estamos fazendo no cemitério do Ipiranguinha, estaremos identificando todos os túmulos com lápide (placa com inscrições do nome, datas e número da campa). A falta desse tipo de indentificação foi quase uma unanimidade em todos os cemitérios que visitamos", disse Lúcio, disposto a mudar esse quadro.
Já no cemitério do Camburí, foi constatado o mesmo quadro encontrado em outras unidades, que apesar de murado e com portal de entrada, o acesso ao cemitério somente é possível através de um camping, instalado no local. "Em contato com o proprietário do camping, ele se dispôs a ceder uma alternativa de acesso ao lado de seu terreno para que em dia de sepultamentos o cortejo não tenha que passar entre as barracas", concluiu o chefe do Serviço Funerário. (Fonte: PMU)

Sertão do Cambucá recebe melhorias
Júnior utilizou retroescavadeira, caminhões e motoniveladora para execução dos serviços

Ubatuba - Esta semana Roberto Júnior, responsável pela Regional Norte executou diversos serviços de melhoria nas estradas e vicinais entre Itamambuca e Picinguaba. No Sertão do Cambucá, a ARN executou os serviços de terraplanagem no leito da vicianl que liga a Rio-Santos ao núcleo do bairro.
Além dos 4km de extensão beneficiados com patrolamento e material, foram executados serviços de abertura de valas para escoamento das águas pluviais em uma extensão de 2km em cada lado da estrada. “esses trabalhos vão ter continuidade a cada semana em diversos bairros da região e estaremos sempre atendendo as prioridades e cumprindo nosso cronograma de trabalho. O prefeito Eduardo César esteve visitando nossa região essa semana e determinou ações constantes para manter a população bem atendida em suas reivindicações e necessidades”, disse Júnior que agora pretende levar para a região uma quadra de esportes através da Secretaria de Esportes e Lazer do município. “É necessário e muito importante a implantação de atividades esportivas na região, o nosso jovem e a população experimente esse tipo de integração, além da geração de saúde para todos”, finalizou o administrador da regional. (Fonte: PMU)

Ubatuba tem importante participação no Conselho Estadual de Saúde
A representatividade do Secretário Municipal no estado significa mais facilidade na captação de recursos para a saúde em Ubatuba

Ubatuba - O Secretário Municipal de Saúde, Dr. Marcos da Silveira Franco foi eleito vice-presidente do Conselho dos Secretários Municipais de Saúde (Cosens), no 8º Congresso de Campos do Jordão, que aconteceu entre os dias 9 e 12 de março. Participaram da eleição todos os secretários municipais de saúde do estado que estavam presentes no congresso. Dr. Marcos é conhecido por sua luta pela criação do SUS (Sistema Único de Saúde) nas esferas municipal, estadual e federal.
Entre as novas atribuições, definidas a partir das eleições, estão tarefas importantes, como compor a mesa do Conselho Estadual de Saúde e ajudar a definir estratégias e políticas de saúde dos municípios de São Paulo, além de interferir nos repasses de recursos do estado. Para Ubatuba, essa representatividade é importante, pois contribui para que mais recursos estaduais sejam obtidos para a saúde de Ubatuba. (Fonte: PMU)

Ubatuba terá terminal turístico digital
Até o final do mês de abril o Centro de Informações Turísticas terá um terminal digital

Ubatuba - O secretário de Turismo, Luiz Felipe de Azevedo, anunciou nesta semana que será instalado no Centro de Informações do município o terminal digital turis, que fornece informações turísticas em inglês, português e espanhol. Já instalado em 38 cidades como Rio de Janeiro, Porto Seguro, Havana (Cuba), Ouro Preto, Araxá, a empresa que administra o terminal cobra uma anuidade de R$ 600,00 das empresas participantes.
“O terminal turístico é uma atividade de fomento e informação ao turista. É uma proposta de trabalho para que o trade turístico divulgue seus trabalhos, já que o usuário poderá acessar Ubatuba de qualquer terminal”, explicou Azevedo. O sistema disponibiliza informações de hotéis, pousadas, restaurantes, artesanato, agências de automóveis, serviços bancários, médicos, artistas plásticos, além dos roteiros turísticos.
De acordo com Solange Sangenito, idealizadora do projeto, o sistema de navegação não tem segredo. O usuário visualiza primeiramente o mapa do Brasil dividido em regiões. Com um simples toque na tela, ele escolhe a região e, em seguida, o Estado desejado. A partir daí, utilizando o mesmo procedimento de toque, surge um leque de opções: turismo ecológico, rural, de negócios, de aventura, cidades históricas, capital, litoral, entre outros tópicos, variando de cidade para cidade. E dentro de cada um deles, há ainda uma nova divisão, onde o usuário escolhe entre o que ver o visitar, onde comer, onde comprar, onde ficar, lazer e serviços de utilidade pública. (Fonte: PMU)

Estagiários atuam em vários setores da Prefeitura

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba, por meio de processo seletivo, contratou 15 estagiários de nível técnico nas áreas de Administração, Secretariado, Contabilidade e Turismo, que começaram a desenvolver suas atividades nesta semana.
São seis estagiários atuando na secretaria de Administração, um na Contabilidade, quatro na secretaria de Turismo e quatro para o secretariado. A carga horária varia de quatro a seis horas. O estágio é válido por um ano.
Além dos técnicos, a Prefeitura ainda conta com cinco estagiários de nível superior, sendo dois na secretaria de Assuntos Jurídicos e três no Esporte e Lazer. Para o nível superior o estágio é válido por dois anos e a carga horário é de seis horas. (Fonte: PMU)

Copa Ubatuba de Vôlei de Praia Masculino acontece domingo na Praia Grande

Ubatuba - Cresce a expectativa dos atletas para a 1ª Copa Ubatuba de Vôlei de Praia Masculino. Muitas duplas já compareceram à Secretaria de Esporte e Lazer para se inscrever. A organização lembra que o prazo final termina nesta sexta-feira, dia 18, às 18 h. As partidas acontecem a partir das 9 h do domingo, dia 20, no canto direito da Praia Grande.
As duplas participantes receberão camisetas alusivas ao torneio. As partidas da fase classificatória serão disputadas em um set de 15 pontos. A final acontece em melhor de três sets. A ª Copa Ubatuba de Vôlei de Praia Masculino é realizada pela Secretaria de Esporte e Lazer, com apoio do Quiosque Cantão, Pizzaria Bucaneiros e 100% Brasil. (Fonte: PMU)

Atletas de Ubatuba na final do campeonato estadual de Jiu Jitsu

Ubatuba - Ubatuba foi bem representada na primeira seletiva da 9ª Taça São Paulo de Jiu Jitsu, organizada pela Federação do Estado de São Paulo de Jiu Jitsu (FESP). Uma delegação de vinte atletas da academia Mestre Wilson esteve presente ao ginásio Baby Barioni, na capital e conseguiu classificar onze atletas para a final estadual que acontece em junho.
O regulamento prevê a classificação dos quatro primeiros colocados de cada categoria para a final e os atletas que obtiveram vaga nesta primeira eliminatória foram: Faixa Preta Alessandro de Souza (1º) e Trajano Medrado (3º); Faixa Roxa: Wanderlei Leite (3º): Faixa Azul: Rodrigo Diniz (3º), Maira Prado (1º), Leandro Pereira (3º) e Reginaldo (1º); Faixa Branca: Maira Alexandre (2º), Renato Guatura (1º), Mateus de Souza (1º) e Leandro Salles (4º).
Os professores Trajano Medrado e Alessandro de Souza esperam classificar mais atletas, pois ainda resta a etapa regional, que será disputada em Pindamonhangaba no dia 3 de abril, e na repescagem, dia 8 de maio em São Paulo. Ainda em abril. os atletas da academia Mestre Wilson participarão da Copa Brasil na Vila Olímpica em Duque de Caxias (RJ).
Os atletas contaram com o apoio da Prefeitura Municipal de Ubatuba, através das secretarias de Esporte e Lazer e de Educação. (Fonte: PMU)

Copa Ubatuba de Vôlei de Praia Masculino acontece domingo na Praia Grande

Ubatuba - Cresce a expectativa dos atletas para a 1ª Copa Ubatuba de Vôlei de Praia Masculino. Muitas duplas já compareceram à Secretaria de Esporte e Lazer para se inscrever. A organização lembra que o prazo final termina nesta sexta-feira, dia 18, às 18 h. As partidas acontecem a partir das 9 h do domingo, dia 20, no canto direito da Praia Grande.
As duplas participantes receberão camisetas alusivas ao torneio. As partidas da fase classificatória serão disputadas em um set de 15 pontos. A final acontece em melhor de três sets. A ª Copa Ubatuba de Vôlei de Praia Masculino é realizada pela Secretaria de Esporte e Lazer, com apoio do Quiosque Cantão, Pizzaria Bucaneiros e 100% Brasil. (Fonte: PMU)

Principais judocas do Estado se reúnem em Ubatuba

Ubatuba - O ginásio de esportes Tubão será palco no dia 3 de abril da 1ª Copa Cidade de Ubatuba de Judô, evento reconhecido pela Federação Paulista. O evento reunirá cerca de 800 atletas das principais academias do sudeste brasileiro, com participação já confirmada de atletas do Rio de janeiro e Minas Gerais.
O secretário Municipal de Esporte e Lazer, Bittencourt Jr., está confiante no sucesso do torneio. “Ubatuba sempre teve tradição no judô e o torneio de aniversário da cidade é prova disso. Por isso introduzimos mais uma data para fortalecer o esporte na cidade”, disse o secretário.
O atleta Marino Jr., coordenador de judô da secretaria, afirma que Ubatuba vai ganhar com a inclusão dessa nova data. “Nossa idéia é colocar Ubatuba entre as oito melhores classificadas nos Jogos Regionais deste ano, para em 2006 lutarmos pelo topo do pódio”, declarou Marino. A 1ª Copa Cidade de Ubatuba de Judô é uma realização da secretaria de Esporte e Lazer. (Fonte: PMU)

Fundo Social encaminha doações

Ubatuba - O Fundo Social de Solidariedade de Ubatuba encaminhou os alimentos não perecíveis que foram arrecadados pelo parque de diversões Trombini na oitava campanha do quilo. Mais de meia tonelada de alimentos foi doada durante o evento. As entidades beneficiadas foram: Comunidade Emaús, Missão Jesus é Luz e Pastoral da Saúde. A presidente do Fundo Social, Denise Barbosa Montemor César agradece mais uma vez a participação da sociedade ubatubense. (Fonte: PMU)

Vereadores acompanham licitação na prefeitura

Ubatuba - Vereadores acompanham processo de licitação na Prefeitura de Ubatuba. O presidente da Câmara, Jairo dos Santos (PT), os vereadores Luciana Machado (PDT), Cláudio Gulli, o Claudinho (PMDB) e Osmar de Souza (PFL) participaram da abertura dos envelopes contendo a documentação e proposta comercial referente à tomada de preços, para construção do Espaço de Convivência e Entretenimento, Feira Hippie. De acordo com Jairo dos Santos, a fiscalização é uma função precípua do Legislativo, que deverá se tornar rotineira na sua administração.Duas empresas, a Construtora Lindenbach Ltda e a Wasser Engenharia e Meio Ambiente Ltda – que não compareceu - estão concorrendo.
Representantes da ASAAU – Associação de Solidariedade dos Artistas e Artesãos de Ubatuba – entidade interessada na construção do Espaço da Feira Hippie - também participaram do ato. Os documentos agora,vão para análise da Comissão e da Secretaria de Obras. O resultado será divulgado no Diário Oficial do Município.
Antes da abertura do trabalho, o presidente da Comissão de Licitações, José Pinto de Souza Americano, disse que achou muito bom o comparecimento dos vereadores. “Fico feliz em fazer parceria. Estamos somando forças para melhorar nossa cidade”, concluiu Americano. (Fonte: Câmara Municipal de Ubatuba)
 

Ação Litoral

Artigo Topo

FEBEM em Ubatuba
Rui Alves Grilo

“Não me convidaram pra esta festa pobre
que os homens armaram pra lhe convencer
a pagar sem ver toda essa droga
que já vem malhada
antes de eu nascer.
Brasil, mostra a tua cara...” (Cazuza)


Você quer que uma FEBEM seja instalada em Ubatuba? Acredito que não.
No entanto não existe grupo que exista sem regras. Para a sobrevivência do grupo ou sociedade, aquele que transgride as regras está sujeito à punição.
Por outro lado, não existe transformação sem a contestação. Geralmente aquele que contesta o padrão vigente paga um alto preço e é preciso ser muito forte para resistir às pressões do meio social. Todo o progresso originado dessa atitude, geralmente só muito mais tarde é valorizado e reconhecido. Como exemplo podemos citar Jesus Cristo, Zumbi, Chiquinha Gonzaga. Martin Luther King, Mandela...
A adolescência é um período de formação e de afirmação da personalidade. Para isso, o jovem questiona tudo, experimenta tudo para ver quais são os limites e possibilidades. Para o adulto, nem sempre é fácil essa convivência e esse desafio contínuo representado pelo outro em busca de espaço.
O jovem busca seu espaço na sociedade, numa sociedade competitiva e individualista, onde vale mais ter do que ser, onde quem não consome está por fora. A roupa vale mais pela etiqueta do que pela finalidade de abrigar e proteger o corpo. A roupa de marca custa caro, embora possa ser feita do mesmo tecido de uma outra qualquer. Os meios de comunicação de massa, a todo instante, apelam aos jovens para que consumam todo tipo de produto, nem sempre necessário e, aos quais uma pequena minoria tem acesso. Se você não consome você não é nada. A percepção dessa desigualdade leva, ou ao ódio e desejo que conseguir esses produtos a qualquer custo, ou à atitude de passividade e resignação, esperando o reino e a igualdade no além.
É preciso remar contra a maré e criar o sonho. Mostrar que o consumo não deve ser o objetivo de vida, pois o consumo desenfreado será o fim da humanidade pelo esgotamento de seus recursos naturais. É preciso levar o jovem a valorizar o seu potencial criativo e que ele seja sujeito de suas escolhas. Que ele não sinta aquilo que o Belchior diz na sua música “Como nossos pais” : “Eles venceram e o sinal está fechado para nós, que somos jovens...”.
Ninguém quer a Febem porque sabe que é uma instituição falida, que não atinge o objetivo de ressocializar o menor infrator e reintegrá-lo à sociedade. Por outro lado é necessário fazer alguma coisa para impedir que a sociedade e o próprio jovem sejam prejudicados por atitudes impensadas e pelo emprego da violência.
O Jardim Ângela, em São Paulo, era um bairro que convivia com esse problema, exibindo as mais altas taxas de mortalidade juvenil por meios violentos. Cansados de esperar pelo poder público, toda a comunidade se mobilizou para criar esse sonho. Assim surgiu o Projeto RAC – Redescobrindo o Adolescente na Comunidade. Além do sucesso na recuperação de adolescentes em regime de liberdade assistida (LA), acabam de lançar um livro com o mesmo nome, para avaliar e socializar a experiência. O livro saiu pela Cortez Editora e estamos nos mobilizando para trazer a equipe para um debate aqui em Ubatuba, porque como diz um provérbio: “É melhor acender um fósforo do que amaldiçoar a escuridão”.

Rui Alves Grilo
Ubatuba, SP

Opinião Topo

Raposas em pele de cordeiros
Ronaldo Dias

O controle do número de ônibus de “turismo de um dia” é necessário devido as limitantes das infraestruturas de acesso (rodovias) viárias (locais) além de local apropriado para receber e oferecer a este público o mínimo de serviço receptivo, para atender suas necessidades (dimensionamento do terminal, sanitários, banhos, segurança etc). O número, adequado a nossa infraestrutura é de 40 ônibus. Fiquei sabendo que alguns espertalhões imaginem, há muito tempo, passaram a comprar grandes quantidades (30, 50,100) de senhas de acesso para ônibus por R$ 30,00 da COMTUR (como se fossem proprietários de hotéis) e revendiam, tais senhas (com a maior cada de pau do mundo) (para quantos ônibus aparecessem interessados), por R$ 300,00. Isto feito direcionavam, cinicamente (estes ônibus) para (seus) estacionamentos clandestinos (onde ofereciam aos passageiros, entre outras coisas, maiôs e biquínis encalhados em suas lojinhas, por preços, bem baratinhos). Empresários!!! Os espertalhões agora perderam a mamata. A partir desta semana, a coisa vai mudar de figura e o bicho vai pegar! Será o fim desta esperta e lucrativa “artimanha”. O que não é aceitável é que além dos prejuízos a COMTUR, estes espertalhões fizeram a cidade (que os recebeu de braços abertos) e, todos seus cidadãos de bobos. É muito pior do que cuspir no prato que lhe foi oferecido. Viu Salim?

Ronaldo Dias
Ubatuba, SP

Carta do Leitor Topo

Qual não foi minha surpresa ao ler esta matéria!!!

Ubatuba recebe melhorias em vias
Ubatuba - A Secretaria de Obras de Ubatuba começou obras de melhorias em ruas e avenidas dos bairros Perequê-Açu, Jardim Anchieta e centro, que estavam em condições precárias. A rua Rio de Janeiro recebeu pavimentação asfáltica em toda sua extensão, e a avenida São Paulo, atingida pelas chuvas do início do ano, foi totalmente nivelada e recebeu serviços de paisagismo no canteiro central. As ruas Borba Gato e Anhanguera, no Jardim Anchieta, tiveram levantamento de caixas de areia com obras executadas em parceria com a comunidade. A assessoria de imprensa da prefeitura informou que obras de melhorias continuará em toda a cidade. (Fonte: ValeParaibano)

Fiquei indignada, pois moro no Perequê-Açú, na Rua Anhanguera, nº. 63 - lá está um horror, a SABESP fez buracos no meio da rua, a quase dois anos, que até hoje não foram fechados, o mato que vem crescendo nestes buracos já atinge a quase 1/2 metro de altura. Várias solicitações junto a SABESP e a Prefeitura já foram feitas, ficam num jogo de empurra-empurra, ninguém quer assumir a regulamentação da pavimentação da rua, é um descaso só. Quanto a Rua Borba Gato, também não vi nenhuma execução de obras. Agora uma pergunta: Se o que estão dizendo que estas obras estão sendo feitas, pergunto, quem está pagando por uma coisa que não existe?

Angela Maria de Araújo Faria
Ubatuba, SP

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br
O envio de foto caracteriza autorizada a sua publicação e identifica o remetente como autor.

Ubatuba

Praia Vermelha do Norte - Emilio Campi

Praia Vermelha do Norte
©Emilio Campi


Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Editora Assistente: Jullyany Roberta Cruz


GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor