Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quarta-feira, 23 de março de 2005 - Nº 1245 Edições Anteriores

Litoral Virtual Disk Denuncia

Região
-


Caraguatatuba
Acusada de armar menor é presa
Conselho Deliberativo do Fundo Social é nomeado no gabinete do prefeito Aguilar
Secretaria de Esportes de Caraguá firma convênio com as Faculdades Módulo
Caraguá realiza amistoso de futebol de Campo
“Anjos de Prata” premiado em Brasília em 2004 foi apresentado no auditório da FUNDACC
Estudantes assistem palestra e participam de evento no Dia Mundial da Água
Morre ex-Vereador Ivan Ferreira Fonseca
Baduca Filho consegue Mercado Municipal
Delegadas visitam oficialmente a Câmara Municipal de Caraguatatuba


Ilhabela
Projeto Educação Ambiental Ilhabela tem “Lixo Legal”
Prefeito de Ilhabela em busca de recursos para obras de infra-estrutura
Expediente Suspenso
Reunião da Comissão de Assuntos Relevantes

São Sebastião
São Sebastião tem programação especial para o feriado
Vereadora pede que escola abandonada vire biblioteca


Ubatuba
Ubatuba divulga eventos na mídia
Programação da Senan Santa em Ubatuba
Faixas avisam usuários que cobrança dos estacionamentos está suspensa
Promirim e Auto Posto fazem a final do torneio do Estaleiro
Ubatuba intensifica apreensão de animais soltos em vias públicas
Charles Medeiros solicita recuparação de estradas para Ubatuba
Dia da vacinação contra a raiva animal
Secretaria de Agricultura e Pesca recupera trator
Edílson Carlos e Pedro conquistam 1ª Copa Ubatuba de Vôlei de Praia

Seções
Carta do Leitor
Foto do Dia


Notícias da Região Topo

-

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá BIL -= Bolsa de  Imóveis do Litoral Salete

Acusada de armar menor é presa

Caraguatatuba - Rosiene Auxiliadora Inocêncio, 40 anos, foi presa ontem em Caraguatatuba acusada de fornecer armas para um grupo de menores praticar assaltos na cidade. Ela foi denunciada por roubo, formação de quadrilha e corrupção de menores.
Segundo o comandante interino da Polícia Militar de Caraguá, tenente Marcus Fernando de Oliveira, Rosiene foi denunciada pelos menores, que teriam assaltado anteontem uma casa no Porto Novo.
Os suspeitos fugiram levando um carro e vários objetos. As vítimas acionaram a PM, que localizou o grupo no Perequê-Mirim.
"Conseguimos identificar os assaltantes por causa de uma nota de US$ 1 roubada", disse Oliveira.
Foram presos Rodrigo Gomes da Costa e os menores C.S.R. e D.L.O.P., 17 anos, e D.S. e F.C., 16 anos.
O grupo teria dito à PM que as armas, dois revólveres calibre 32, tinham sido fornecidos por Rosiene. Ela foi detida em casa, na Martin de Sá.
Segundo Oliveira, há suspeita de que Rosiene também tenha fornecido armas para uma quadrilha que assaltou uma imobiliária na Martin de Sá, no final de semana.
Segundo a delegada Elizabeth Maluf, a suspeita foi levada para a Cadeia Pública de Ubatuba. Os menores foram colocados à disposição da Vara da Infância e Juventude. VALE

Conselho Deliberativo do Fundo Social é nomeado no gabinete do prefeito Aguilar
O Fundo Social de Solidariedade de Caraguatatuba, nesta terça-feira 22, representantes de diversas entidades no gabinete do prefeito José Pereira de Aguilar, para a nomeação de seu Conselho Deliberativo

Caraguatatuba - A Prefeitura Municipal de Caraguatatuba, por meio do Fundo Social de Solidariedade e Secretaria de Assistência Social, reuniu nesta terça-feira 22, representantes de diversas instituições para a constituição do Conselho Deliberativo do Fundo Social.
Estiveram presentes no encontro o prefeito José Pereira de Aguilar, a Sra. Rosângela Carrijo Leite de Aguilar, presidente do Fundo Social, o sr. José Edvaldo Del Vale, da Prefeitura Municipal, a sra. Cilce Aparecida Fabrete, representando a Assistência Social, juntamente com a Secretária da área Social, Antônia Decanini Marcelino, o sr. Dislau Nurczyk, novo padre de Caraguá que representou a igreja católica, o sr. Fábio Moraes Lopes e a sra. Selma Meyer Fontes, do Rotary Club Caraguatatuba, o dr. José Ernesto Ghedin Servidei, do Lions, sra. Maria Luiza Baracat Vieira, Assessora de Comunicação da Prefeitura de Caraguá, a sra. Vera Lúcia Moreira Peixoto, do Centro de Convivência da Terceira Idade e a sra. Hydie Souza Lima, representando a comunidade. Outros membros do Conselho não puderam estar presentes à reunião, entre eles a sra. Maria Aparecida de Fátima Araújo Cunha, da comunidade do Rio do Ouro, e o sr. José Maurício do Rosário, presidente da Associação dos pastores da igreja evangélica. Segundo explicou o prefeito Aguilar, é motivo de muita alegria poder contar com membros da sociedade voluntariamente para a reativação do Conselho Deliberativo do Fundo Social. “Nós sabemos que cada um aqui tem suas atribuições diárias e reservou um espaço para estar aqui. Na verdade eu sempre imaginei que para um trabalho dar certo, tem de ser realizado em grupo. Temos a certeza de que foram escolhidas as pessoas certas para participar desse Conselho, que tem poder de decidir as ações do Fundo Social, que é o órgão capaz de arrecadar verbas para a realização de ações da Assistência Social no município”, disse Aguilar.
Aguilar declarou ainda que o Social vai ter prioridade nesse primeiro momento. No entanto, as outras Secretarias também terão atenção especial.
Para a presidente do Fundo Social, Rosângela Leite Carrijo Aguilar, o Fundo Social tem como prioridade mobilizar a comunidade e atender os problemas sociais em parceria com a Assistência Social. “Nós, como Conselho Deliberativo podemos articular campanhas e realizar projetos sociais para a melhoria da qualidade de vida das famílias em situação de risco social. Nossa primeira ação envolveu os idosos que representarão Caraguaatatuba no JORI (Jogos Regionais do Idoso), e estamos ansiosos para a inauguração do Núcleo de Atendimento Integrado, que será nosso projeto piloto na região Sul de Caraguatatuba”, disse Rose. A Secretária de Assistência Social, Antonia Decanini Marcelino se declarou bastante feliz com a reativação do Fundo Social de Solidariedade. “O Fundo tem a legalidade pra ser o grande arrecadador para a Assistência Social. Com isso todos nós ganhamos, primeiro com a inauguração do Núcleo, no Travessão, que terá cursos de geração de renda e um espaço para arrecadação de doações ao Fundo Social, no dia 20 de abril, e em segundo lugar porque o Fundo Social, ativo, junto à Secretaria de Assistência, lutará para transformar a sociedade”, finalizou. (Fonte: PMC)

Secretaria de Esportes de Caraguá firma convênio com as Faculdades Módulo
Com a parceria entre a Secretaria Municipal de Esporte e Recreação e as Faculdades Integradas Módulo, as praças esportivos em Caraguá terão atividades diárias em todos os bairros do município

Caraguatatuba - A Secretaria de Esportes e Recreação de Caraguatatuba e as Faculdades Integradas Módulo firmaram convênio com o objetivo de levar os alunos do curso de Educação Física a cumprir horas de estágio nos núcleos esportivos do município.
A concretização da parceria aconteceu na sexta-feira, dia 18, no Auditório Angelo Nogueira, no Campus da Faculdade. Estiveram presentes o secretário de Esportes, Nivaldo Alves, acompanhado do diretor técnico, Luiz Cláudio Passos Ribeiro dos Santos e o diretor de Recreação, Renato Aguilar e os representantes da Faculdade, Prof. Dr. Alcides Scaglia, professor Sérgio Burihan, professora Milene Bastos e a coordenadora central de estágio Profa. Dra. Silvia Cristina de Oliveira Quadros. Também estiveram presentes os alunos do 1º, 3º e 5º semestre do curso de Educação física.
Durante o encontro, os representantes da Faculdade apresentaram aos alunos a grade curricular de estágio e o secretário Nivaldo informou como eles serão avaliados. "Vamos formar uma comissão que vai analisar os trabalhos desenvolvidos de cada um. Os dois que tiverem melhor desempenho serão escolhidos para receber uma bolsa auxílio."
O professor Luiz Cláudio mostrou aos alunos a calendário municipal de esportes 2005, com os eventos nos quais os alunos poderão fazer seus estágios.
Os alunos também foram convidados para participar das festividades do aniversário de 148 anos de emancipação político administrativa da cidade, em abril.
No final do encontro, o secretário agradeceu a entidade por mais essa parceria, e aos alunos, pela aceitação do projeto, que visa um trabalho social e ao mesmo tempo a experiência para os futuros profissionais.
Caraguá tem 27 praças esportivas, atingindo quase 100% dos bairros, onde são oferecidos vôlei, basquete, natação, hidroginástica, ginástica rítmica e artística, futebol de campo, futebol, futsal e outros. Ao todo são quase trinta modalidades. As aulas começaram no dia 1º e os estagiários começam a atuar em abril. Só no CEMUG há em torno de mil alunos, e nas outras praças esportivas, de 150 a 200 em cada. No CIASE a estimativa é de mais de 2 mil pessoas. (Fonte: PMC)

Caraguá realiza amistoso de futebol de Campo
A equipe de Caraguá enfrenta a equipe de São José dos Campos, na sexta-feira, dia 25, no CEMUG

Caraguatatuba - A equipe de Futebol de Campo sub-18 da Secretaria de Esportes e Recreação de Caraguatatuba irá enfrentar na sexta-feira, 25, a equipe da cidade de São José dos Campos. A competição acontece no CEMUG (Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves).
O evento que será aberto ao público, visa a preparação dos atletas selecionados na peneira de futebol, que aconteceu em fevereiro, para os Jogos Abertos da Juventude, que acontecem em abril, e as competições da 49ª edição dos Jogos Regionais, que acontecem de 4 a 17 de julho em Caraguá.
“Os atletas de Caraguá já estão sendo preparados para as duas competições. Esse amistoso servirá para que os atletas sintam a responsabilidade das competições, enfrentando outras equipes”, declarou Vitor M. F. Neto, o coordenador de esportes. O CEMUG fica na Avenida José Herculano, 50, Jardim Britânia. (Fonte: PMC)

“Anjos de Prata” premiado em Brasília em 2004 foi apresentado no auditório da FUNDACC

Caraguatatuba - O projeto “Anjos de Prata”, desenvolvido pela professora Marilene Mendonça Abel, com alunos do 1º ano do Ensino Fundamental e vovôs e vovós desses estudantes, objetivando fazer intercâmbio cultural e social com a terceira idade, para o resgate de valores, foi apresentado no auditório da FUNDACC – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba.
Com temáticas relacionadas à família, a professora Marilene criou esse trabalho na ocasião em que lecionava no CIEFI “Prof ª Maria Aparecida Ujio”, no Porto Novo.
Em 2003, o trabalho foi finalista do prêmio Professor Destaque, instituído pela Secretaria Municipal de Educação, ficando com a 3ª colocação na modalidade Ensino Fundamental. Em 2004, a professora inscreveu o “Anjos de Prata” no prêmio “Incentivo à Educação Fundamental”, promovido pelo Ministério da Educação e Fundação Bünge, e para a grande satisfação de todos envolvidos nessa atividade, Caraguatatuba, por meio da professora Marilene Abel, foi uma das 20 vencedoras do prêmio que teve a participação de cidades de todo o Brasil. Ainda em 2004, a educadora foi convidada a ir a Brasília (DF), onde recebeu das mãos do presidente da República um troféu lapidado em bronze puro e um certificado pela conquista do prêmio.
Segundo Marilene, além de valorizar o idoso, o trabalho teve como proposta a reflexão sobre a velhice e como ela é encarada pelas crianças em faixa etária a partir dos 7 anos.
Nesta segunda-feira, 21 de março, cerca de 140 professores, coordenadores e diretores da rede municipal compareceram à apresentação do projeto, que aconteceu no auditório da FUNDACC, com a participação de idosos e alunos do CIEFI do Porto Novo. De acordo com a Secretaria de Educação, essa apresentação visou mostrar aos profissionais atuantes na Educação Municipal, o trabalho desenvolvido em sala-de-aula e premiado nacionalmente.
A partir dessa primeira mostra, a professora Marilene Abel, que hoje atua no CIEFI do bairro Casa Branca, terá uma série de apresentações em várias cidades do Estado, assim como os demais professores vencedores do prêmio. Nesta quarta-feira 23, Marilene Abel fará a exibição do projeto na capital Paulista. (Fonte: PMC)

Estudantes assistem palestra e participam de evento no Dia Mundial da Água

Caraguatatuba - Em comemoração ao Dia Mundial da Água, em 22 de março, a Secretária Executiva do CBH-Comitê de Bacias Hhidrográficas - LN, Rosa Maria Machini, proferiu a palestra ‘Água: disponibilidade, qualidade e gestão’ para os estudantes do curso de Ciências Biológicas das Faculdades Integradas Módulo.
O professor Leonardo Cunha, do curso de Arquitetura, apresentou a palestrante aos alunos e o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Auracy Mansano fez uma breve apresentação, lembrando que foi a ONU-Organização das Nações Unidas que instituiu o Dia Mundial da Água, na ECO de 1992, e lembrando da importância de preservarmos a água.
A palestrante fez comentários gerais sobre a água como um bem escasso e sobre a pressão enfrentada em todo o mundo pelas mais diversas fontes de poluição, como a falta de saneamento básico, a poluição industrial e agrícola, o desmatamento e outros. Rosa Maria fez uma retrospectiva sobre a evolução da conscientização sobre a importância da água e de sua preservação desde a década de 70 até os dias atuais, fazendo um paralelo com as grandes conferências mundiais da água e seus resultados. Também falou sobre a demanda da água no mundo, mostrando onde sobra e onde falta água.
De acordo com a Secretária Executiva, o CBH está analisando os projetos apresentados na região este ano. Segundo Rosa Maria Machini, o CBH conta com recursos na ordem de R$ 1,4 milhão para projetos de preservação, recuperação, educação ambiental ou outros que tragam benefícios para a água. O CBH estará aceitando projetos até o dia 7 de abril.
O secretário de Meio Ambiente de Caraguá, Auracy Mansano, apresentou ao CBH um projeto de drenagem que vai beneficiar boa parte da região Sul no município, pois visa melhorar o escoamento da água que vai para ao Rio Juqueriquerê. O objetivo é evitar a contaminação da água. Mansano disse que 72% das doenças registradas nos hospitais tem origem na veiculação hídrica. “Caraguá é a maior planície da região e por isso tem dificuldades para escoar a água. Este projeto vai evitar as enchentes e a contaminação da água”, disse.
Durante o dia, estudantes do 5º ano da EMEF Profa. Maria Tereza de Souza Castro (Getuba) e E.E. Colônia dos Pescadores, e autoridades visitaram a Estação de Tratamento de Água do Porto Novo, onde houve plantio de árvores e apresentações de dança. O evento foi programado pela Secretaria de Meio Ambiente e contou com a participação das duas escolas. Além do secretário Auracy Mansano, estiveram presentes os secretários de Planejamento e Obras, o superintendente da Sabesp, Ong´s Onda Verde, Acaju, Caravela e outras.
Na opinião do secretário, o evento foi de grande importância porque mostrou para as crianças o trabalho e os investimentos utilizados para tratar a água. “Eles puderam conhecer as características da água desde o momento em que ela é captada até a fase final do tratamento, quando ela é entregue à população”, disse Mansano. (Fonte: Módulo)

Morre ex-Vereador Ivan Ferreira Fonseca
Legislou por 8 anos; morte veio por infarto

Caraguatatuba - Faleceu na tarde desta segunda-feira – 21 de março, o Ex-Vereador Ivan Ferreira Fonseca, de 79 anos, vítima de infarto fulminante. O ex-Parlamentar legislou por 8 anos e trabalhou no alto escalão da Prefeitura Municipal nas décadas de 60 e 70. O corpo foi velado na Câmara e enterrado na terça-feira no Cemitério Municipal.
Ivan Ferreira Fonseca tinha 79 anos e foi Vereador de 1952 à 1955 e de 1956 à 1959, tendo sido Primeiro Secretário da Câmara em 1957, quando das comemorações do Primeiro Centenário de Caraguatatuba.
Saindo do Legislativo ingresso no Executivo, aonde chegou ao cargo de Secretário Geral nas gestões dos ex-Prefeitos Sílvio Luís dos Santos – o Sílvio Careca, Geraldo Nogueira da Silva – Boneca e Tereza Cury Nogueira – Terezinha, finalizando a carreira e aposentando-se como Procurador Jurídico da Prefeitura.
Ao mesmo tempo Ivan Ferreira Fonseca dividiu sua vida com o ramo imobiliário, fundando a Jan Imóveis – nome dado em homenagem a sua esposa, Jandira, sendo um dos mais antigos corretores de Caraguatatuba e do Litoral Norte.
O corpo do ex-Parlamentar foi velado no plenário Benedito Zacarias Arouca, da Câmara Municipal e enterrado na tarde de terça-feira, às 16h30. O Prefeito Municipal José Pereira de Aguilar (PSDB), decretou Luto Oficial por 3 (três) dias e as bandeiras do município foram colocadas a meio-pau. O Vereador Francisco Carlos Marcelino – Carlinhos da Farmácia (PSDB), representou a Câmara durante o enterro. O ex-Vereador e Corretor de Imóveis deixou 3 filhos e netos. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Baduca Filho consegue Mercado Municipal
Prefeito Aguilar confirmou que obra sai este ano

Caraguatatuba - O Vereador Cristian Alves de Godoi – Baduca Filho (PL) fez recentemente um pedido verbal ao Prefeito José Pereira de Aguilar (PSDB), sobre a instalação do Mercado Municipal. Este pedido tornou-se uma indicação que posteriormente foi aceita pelo chefe do Executivo. Há possibilidades da obra estar sendo iniciada até o final deste ano.
O Mercado Municipal é uma antiga reivindicação da população local, que perdeu o antigo mercado em meados da década de 80. Esta aspiração também consta do Plano de Governo do Prefeito Aguilar.
A confirmação de que a obra deverá estar iniciada até o final do ano partiu do próprio Prefeito, em encontro recente com o Parlamentar, que usou este artifício durante a sua campanha para Vereador.
Baduca Filho insiste que o Mercado Municipal deverá ser instalado no centro da cidade, para favorecer todos os segmentos da sociedade, além de ser um ponto estratégico para a locomoção da população. “Quem vai ao centro resolver seus problemas, poderá fazer suas compras de horti, fruti e granjeiros”, disse.
O Vereador baseia o seu pedido na farta zona agrícola da cidade, que diariamente envia produtos para o Ceasa e outros distribuidores. “Temos todo tipo de hortaliças, verduras e legumes que atenderão a demanda de nossa população”, frisou.
Para o Parlamentar não se pode esquecer que o Mercado Municipal irá gerar empregos – diretos e indiretos, renda e divisas. “Os agricultores terão que contratar funcionários e ao redor do mercado sempre proliferam os comércios relacionados ao empreendimento. Ao final todos, inclusive a cidade, irão ganhar com a medida”, finalizou. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Delegadas visitam oficialmente a Câmara Municipal de Caraguatatuba

Caraguatatuba - O Presidente Juarez Pardim (PPS) recebeu na manhã de terça-feira, 22 de março, a visita oficial da Delegada Seccional Dra. Elaine Maria Biazolla, da Delegada Titular de Caraguatatuba, Dra. Elizabeth Maluf Zago de Carvalho, do Investigador de Polícia Chefe da Seccional, Sr. João Carlos Bernardo e do Escrivão de Polícia Chefe da Seccional, Sr. Armando Hassan.
Durante a visita, em que todos conheceram as dependências da Casa de Leis, Pardim se prontificou a se unir com as delegadas de Polícia no intuito de reivindicarem mais policiamento efetivo para nossa região. “Estarei convidando o prefeito Aguilar para juntos irmos até São Paulo falar com nosso Secretário de Segurança Pública, Dr. Saulo Castro de Abreu e com o Delegado Geral do Estado de São Paulo, Dr. Marco Antonio Desgualdo. “Iremos reivindicar mais policiamento para nossa cidade, pois é descabida a situação atual, a população aumenta, os crimes também e são poucos os policiais, precisamos de mais segurança”, diz Pardim.
Aproveitando a visita, o Presidente solicitou à Delegada Seccional que seja feito um trabalho mais intenso por parte da polícia em nossa cidade. Ela prontamente acatou o pedido do Presidente e solicitou ao investigador presente, que seja iniciado imediatamente uma ação mais ostensiva na cidade.
Pardim agradeceu a visita e disse “Um trabalho desenvolvido em prol da comunidade, firmado em parcerias como esta, só pode dar bons frutos. É somando forças que se obtém os melhores resultados”. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Programa Ação Litoral

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Projeto Educação Ambiental Ilhabela tem “Lixo Legal”

Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela, em parceria com a Associação Mantenedora Aquário, através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Associação Centro de Triagem de materiais recicláveis, com recurso do FEHIDRO, está desenvolvendo o Projeto de Educação Ambiental, “Lixo Legal”.
Nesta segunda-feira, 21, aconteceu a apresentação do Projeto “Lixo Legal”, no Anfiteatro do Paço Municipal, aos agentes comunitários de Saúde.
A palestra foi ministrada por Marcela Sobral, coordenadora do Projeto, no sentido de orientar os agentes da Saúde quanto ao seu papel no processo de mobilização dos moradores, no que diz respeito ao problema da destinação correta do lixo domiciliar.
Segundo Marcela, esta é a 1a. ação de um processo continuado, que incentivará a reflexão de cada indivíduo sobre o consenso e o destino do lixo doméstico. “Essas ações vizarão garantir o sentimento do coletivo, e do papel de cada um, para a melhoria da qualidade de nossa vida, e do ambiente de nossa cidade”, esclareceu Marcela.
Dentro do cronograma previsto, à próxima ação será de análise e caracterização dos resíduos sólidos domésticos, de cada Bairro.
O caminhão de coleta, com uma amostra do lixo de cada Bairro, será encaminhado à Praça da Mangueira, para que seu conteúdo seja classificado e mensurado pelos agentes Comunitários de Saúde, na presença da população.
Datas:
- 04 de abril – 13:30 horas – Coleta do Sul da Ilha
- 11 “ - “ - Coleta do Norte da Ilha
- 12 “ - “ - Coleta Perequê e Água Branca
- 18 “ - “ - Coleta da Barra Velha e Gleba 2
- 19 “ - “ - Coleta da Barra Velha, Gleba 1, Reino e Green Park
- 09 de maio - 13:30 horas - Coleta do Perequê, Cocaia e Costa Bela
Maria Inez Fazzini Biondi, secretária municipal do Meio Ambiente, reforça a importância da presença da população no ato da análise, e incentiva o comparecimento de todos na Praça da Mangueira, nas datas e horários programados.
Para maiores informações, Projeto Lixo Legal, tel.: 3896.1154 e Secretaria do Meio Ambiente, te.: 3896.3832. (Fonte: PMI)

Prefeito de Ilhabela em busca de recursos para obras de infra-estrutura

Ilhabela - O prefeito de Ilhabela, Manoel Marcos, juntamente com os prefeitos do Litoral Norte, participou de uma audiência, em São Paulo, nesta segunda-feira, 21, com o presidente da Codasp (Companhia de Desenvolvimento Agrícola de São Paulo), José Bernardo Ortiz, onde os quatro prefeitos foram em busca de recursos para obras de infra-estrutura.
A principal reivindicação do prefeito Manoel Marcos foi a perenização da estrada que liga a Ponta das Canas ao Jabaquara (norte da Ilha), incluindo na obra, o sistema de drenagem.
Na ocasião salientou ter autorizado com recursos próprios do município a construção de novas pontes para alguns bairros. “Em 2002, assinei um convênio e cansei de esperar. Desta forma, estamos propondo que, como vamos fazer as pontes, que recuperem a estrada”, ressaltou Manoel Marcos. (Fonte: PMI)

Expediente Suspenso

Ilhabela - O presidente da Câmara de Ilhabela, vereador Luiz Antônio dos Santos, Luiz Lobo(PL), determinou, através da portaria 009/2005, a suspensão do expediente da Câmara Municipal nos dias 24 e 25 de março, “quinta-feira Santa e sexta-feira da Paixão”, respectivamente. A Casa de Leis deve reiniciar suas atividades normais na próxima segunda-feira, 28, quando acontece a última sessão ordinária de março, às 19h, no Plenário. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Reunião da Comissão de Assuntos Relevantes

Ilhabela - Os vereadores Ilhabelenses que formam a Comissão de Assuntos Relevantes para estudar questões relacionadas à instalação da Base de Gás Natural se reuniram ontem nas dependências da Câmara. Jadiel Vieira, Keko(PV),
apresentou aos colegas Carlos Alberto de Oliveira Pinto, Carlinhos(PMDB) e Márcio Garcia(PL) os dados técnicos recebidos do engenheiro Fernando Borgens, responsável pelo IPGBS (Implantação de Projetos de Gás na Bacia de Santos). A procuradora chefe da Casa de Leis, Dra. Ivone Lopes Granado também participou da reunião. A Comissão deve agendar uma visita à ANP (Agência Nacional do Petróleo) para conhecer maiores detalhes sobre a base de Gás que será construída provavelmente em Caraguatatuba e vai explorar as jazidas que se encontram em águas ilhabelenses. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Notícias de São Sebastião Topo

Litoral Virtual Superchic

São Sebastião tem programação especial para o feriado

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião preparou uma programação especial para este feriado de Páscoa. Na próxima sexta-feira da Paixão, dia 25, às 21 horas, o Teatro Municipal recebe o lançamento do show acústico “O beco”, da Banda Sofisma. No sábado, também às 21 horas, o Teatro é palco para a peça “Recital de Humor”, do humorista Sergio Rabello. No mesmo dia, a partir das 22 horas a Rua da Praia terá um Baile de Aleluia, com entrada franca com show da banda local Classe A e da cantora convidada Beth Ávila. No domingo, às 21 horas, em frente a Secretaria de Cultura e Turismo tem apresentação da Banda Municipal Maestro Manoel Ladislau de Matos, sob regência do Maestro Almir Clemente.
A Banda Sofisma tem nove anos de trabalho, é uma banda de blues em que transparecem todas as fortes influências da música dos anos 70, conseguindo hoje se expressar bem em vários gêneros musicais. "Esse trabalho recupera para o rock nacional o espaço perdido dos guitarristas, dos riffs fortes e solos elaborados, naturais do rock'n roll clássico. Tudo na dose certa para agradar o público e conquistar um espaço crescente no cenário musical brasileiro", afirma o guitarrista Luciano.
O novo trabalho levou seis meses para ser produzido e tem faixas de Luciano Assunção (guitarras) e Victor Puttomatti (vocal), que são os formadores da banda. A Sofisma é composta, ainda, por Leandro Ebarra (baixo), Luis Nunes (teclados) e Pedro Michelucci (bateria). "A faixa etária vai dos 17 aos 27 anos e, por isso, navegamos tranqüilamente, por vários estilos e referências musicais dos anos 60 a 2000", finaliza ele.
Já o show de Sergio Rabello, baseado numa visão peculiar de encarar a vida e de contar histórias do cotidiano, extraindo dele momentos de muito humor, promete agradar ao público. Em “Recital de humor” ele apresenta números originais cujos títulos já fazem antever muito riso como “Os fins justificam os E-mails”, “Os três V: Vivaldi, Verdi e Veethoven”, “Não respeito a pontuação e ponto final”, “Político brasileiro: É primário ou é reincidente?”, “Só escapa da receita quem não tem receita”, “Tour econômico: 19 países em 11 dias”, “Ou você adota a política de resultados ou aceita os resultados da política”, “Indo a fundo nas notícias que estão à tona”, entre outros.
Os ingressos para a apresentação da Banda Sofisma estarão a venda antecipadamente na loja 775, no Fama Shopping, a R$ 10,00. Já os ingressos para o show de Sergio Rabello, poderão ser adquiridos antecipadamente nos seguintes postos de vendas, Via Violeta, Satélite Livraria, Discomania ou Midys Celulares. O valor da entrada inteira é de R$ 30,00. Levando um ovo de páscoa, de qualquer tamanho, no dia do espetáculo paga-se meia. No sábado a partir das 14 horas a bilheteria do Teatro também estará aberta para venda de ingressos. (Fonte: PMSS)

Vereadora pede que escola abandonada vire biblioteca

São Sebastião - Uma escola desativada há mais de 10 anos no bairro de Toque Toque Grande pode se transformar em uma biblioteca municipal. Pelo menos é o que propõe a vereadora Solange Ramos (sem partido) em requerimento que será apresentado durante sessão ordinária desta terça-feira, 22.
Ela conta que essa é uma reivindicação antiga da comunidade e vai atender não só aos moradores locais, mas também dos bairros próximos como Guaecá, Calhetas e Toque Toque Pequeno. “As crianças seriam beneficiadas com a oportunidade de contar com um acervo literário importante para o aprendizado. Além disso, tem os jovens e adultos que cursam o supletivo, e que poderão realizar pesquisas escolares”, destaca Solange.
A sociedade amigos do bairro afirma que os livros seriam adquiridos através de doações. Segundo Silvia Gomara Daffre, membro da entidade, diversas pessoas que souberam da idéia estão se comprometendo a doar livros.
O zelador do prédio, Waldir de Moura acredita que o local possui um espaço adequado para implantação da biblioteca.
“A área está servindo como um depósito de material da Prefeitura. Seriam necessários alguns ajustes, mas no geral está tudo de acordo”, explica Moura que demonstra ansiedade pelo reaproveitamento do local. “Trabalho aqui há 34 anos. É uma judiação ver uma área como esta sendo utilizada apenas como depósito”, lamenta.
De acordo com o diretor da sociedade amigos de Toque Toque Grande, Rodrigo Cezário, na próxima semana está agendada uma reunião na Secretaria da Educação para definir de que forma vai funcionar a parceria com a Prefeitura. “Queremos recuperar um espaço ocioso interagindo com a comunidade”, resume Cezário. (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Mary´s Cunhambebe vem ai...

Ubatuba divulga eventos na mídia
Secretaria de Turismo produz comercial sobre Paixão de Cristo e Tunning em Ubatuba

Ubatuba - Os comerciais sobre a encenação da Paixão de Cristo e a etapa do Tunning estarão sendo veiculados nesta quarta e quinta-feira, 23 e 24 de março, na Rede Vanguarda. Os spots, de 15 segundos cada serão intercalados nas grades comerciais dos programas Bom Dia Brasil, Mais Você, Vanguarda 1ª edição, Sessão da Tarde, Programa do Jô e Jornal da Globo. Os comerciais foram produzidos pela empresa Digital Motion, de Ubatuba, de Emílio Campi e Eduardo Cury Russo.

Paixão de Cristo - O espetáculo da apresentação da Paixão de Cristo em Ubatuba será realizado na sexta-feira, dia 25, às 21 horas. Este ano, o itinerário sofreu alterações, utilizando alguns lugares do Centro como cenários. Depois do Aeroporto, o grupo vira na Rua Liberdade e segue pela Rua Salvador Correa. A primeira queda de Cristo acontece em frente ao cemitério, a segunda em frente à Igreja e a terceira em frente à Fundart. Depois, a crucificação acontecerá no Morro da Prainha. O espetáculo, realizado pela Fundart, envolve cerca de 200 pessoas.

Tunning - A etapa do Campeonato de Tunning em Ubatuba será realizada na Praça BIP, a partir das 10 horas. no próximo domingo, dia 27 .O evento contará com cerca de 200 veículos, competindo nas modalidades tunning, som automotivo e rebaixados. O tunning são carros personalizados, com alterações nas partes externa e mecânica, com pinturas diferenciadas, rebaixados e com potentes equipamentos de som. (Fonte: PMU)

Programação da Semana Santa em Ubatuba

Programinha cultural para hoje à noite (quarta-feira) - Início de outono, noites de temperatura agradável, céu estrelado, lua crescente e brisa suave com cheiro de mar. Clima perfeito para passear pelo Centro de Ubatuba e depois ouvir boa música no Espaço Cultural da Fundart. Hoje, quarta-feira, 23, tem apresentação do Sexteto da Fundart, às 20 horas no Casarão do Porto. A banda tocará clássicos do jazz, bossa nova e MPB.

Sexta-feira tem Paixão de Cristo - No dia 25, sexta-feira, acontece a tradicional apresentação da Paixão de Cristo em Ubatuba. O espetáculo, nesse ano, promete surpresas e muita emoção aos espectadores. A apresentação inicia às 21 horas, com o nascimento de Cristo e se desenrola até o seu julgamento num palco montado no Aeroporto. Depois, a encenação segue pela Rua Salvador Correa, atrás da Avenida Iperoig, até a Fundart, onde Cristo cai pela terceira vez. Finalmente, Jesus será crucificado no alto do Morro da Prainha.

Sábado de Aleluia é dia de malhar o Judas! - Não perca a oportunidade de participar dessa brincadeira tradicional na nossa cidade. No Centro, o evento acontecerá na Praça Exaltação à Santa Cruz. A diversão está garantida a partir da 20 horas, com o concurso do Mister Judas, promovido numa parceria entre o Museu Caiçara e a Fundart. O melhor Judas ganhará um prêmio de cem reais e ficará exposto no Museu Caiçara durante um ano. O boneco vencedor será malhado no ano que vem. Será feita também uma exposição fotográfica da malhação nos anos anteriores.
Além da malhação, diversas manifestações culturais acontecerão durante essa noite. No coreto, o cantador caiçara João Alegre apresentará suas composições regionais. O Boi-topéia e o boi de Conchas também marcarão presença, assim como o grupo folclórico “O Guaruçá”.
A Malhação do Judas acontecerá em mais dez bairros diferentes, a partir das 12 horas do sábado. A Fundart promoveu uma oficina de máscaras do Judas durante as duas últimas semanas e as máscaras produzidas, bem como as balas para rechear os bonecos, serão doadas para os bairros.
O professor Nei Martins, estudioso do folclore e das manifestações caiçaras reitera o convite à população: “A cultura caiçara só se mantém viva com a participação da comunidade. Leve sua família para compartilhar conosco de um momento evento saudável e rico.” (Fonte: PMU)

Faixas avisam usuários que cobrança dos estacionamentos está suspensa
Viaturas da Guarda Municipal farão rondas durante todo o feriadão da Semana Santa para coibir cobranças irregulares

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba, através do seu setor de trânsito, colocou várias faixas nas praias Grande, Tenório, Maranduba e Lagoinha avisando aos usuários que a cobrança da taxa de estacionamento está suspensa. Além disso, a faixa informa que a Guarda Municipal pode ser acionada pelos telefones 3833-1014, 3833-3949 e 38361050, caso a cobrança esteja sendo efetuada. Homens da Guarda também estarão fazendo ronda pelas praias para coibir qualquer ação nesse sentido.
A cobrança foi suspensa no início do mês de março pela juíza da 1ª Vara da Comarca de Ubatuba, Eva Lobo Chaib Dias Jorge. Antes disso, logo no início de sua administração, o prefeito Eduardo César havia editado um decreto suspendendo a cobrança. Porém, essa cobrança foi questionada pela Comtur que conseguiu uma liminar que suspendeu temporariamente os efeitos do decreto. Agora o decreto voltou a ter efeito legal e segundo Eduardo César apenas com benefícios aos turistas e um controle rígido dos valores arrecadados, a cobrança poderá ser reativada. (Fonte: PMU)

Promirim e Auto Posto fazem a final do torneio do Estaleiro
Partida final do torneio acontece dia 6 de abril

Ubatuba - Após duas partidas com muitos gols foram conhecidos os finalistas do 8º Torneio de Futebol de Praia do Estaleiro. Na partida de abertura a equipe do Auto Posto impôs seu ritmo de jogo, aproveitou-se de uma bobeira da defesa do time J R Parafusos e abriu o placar. A partir daí a equipe do Auto Posto começou a se destacar pela rápida movimentação e foi ampliando o placar até o apito final, garantindo o placar de 4 a 2 e a vaga na final do torneio.
No jogo de fundo, as equipes do Promirim e Estaleiro partiram com tudo em busca da vitória, sem se preocupar muito com a defesa. O Promirim aproveitou um erro de marcação e num chute de longa distância abriu o placar. Aberto o caminho para a vitória o Promirim ainda marcou mais cinco gols. As duas chances que o Estaleiro teve foram aproveitadas e o placar final de 6 a 2 para o Promirim o qualificou para disputar a grande final no próximo dia 6 de abril.
Promirim e Auto Posto se enfrentaram na última rodada da primeira fase e o Auto Posto venceu por 2 a 1 quebrando a invencibilidade do Promirim. Agora as equipes voltam a se encontrar na final, que promete ser emocionante.
A rodada começa às 10 da manhã com a decisão do terceiro lugar, com a partida onde o J R Parafuso enfrenta a equipe do Estaleiro. Na seqüência a grande final entre Promirim e Auto Posto. Os organizadores ainda prometem algumas surpresas para abrilhantar a festa de encerramento. O torneio tem o apoio da Secretaria de Esporte e Lazer de Ubatuba. (Fonte: PMU)

Ubatuba intensifica apreensão de animais soltos em vias públicas
Animais abandonados provocam grandes transtornos no trânsito, podendo causar acidentes e doenças, além de sujar as ruas por onde passam

Ubatuba - A Vigilância Sanitária de Ubatuba informa que, a partir de abril, a apreensão dos animais de grande porte (eqüinos e bovinos) que estiverem soltos nas vias públicas, será intensificada. Essa ação está sendo ampliada, devido à aliança formada entre Secretaria Municipal de Saúde, Centro de Controle de Zoonoses, Polícia Rodoviária Federal e outros órgãos municipais e estaduais.
Os animais apreendidos poderão ser leiloados, doados ou até mesmo sacrificados, dependendo do seu estado de saúde. Os proprietários terão até 96 horas para solicitar a devolução, após pagamento de uma multa que varia de acordo com o local onde o animal foi encontrado. Em caso de reincidência, o animal poderá ser desapropriado.
A entrega será feita mediante apresentação dos seguintes documentos: cópia do RG e CPF do proprietário; comprovante de posse do animal, com declaração de três testemunhas; comprovante de vacina anti-rábica e comprovante do local onde o animal irá permanecer. A lei determina que o espaço para criar eqüinos e bovinos deve ser cercado, com uma área mínimo de 100 m².
Animais abandonados provocam grandes transtornos no trânsito, podendo causar acidentes e doenças, além de sujar as ruas por onde passam. O chefe da saúde coletiva, Antônio de Araújo diz que são diversos os problemas de saúde que podem ser causados pelos dejetos deixados por eqüinos e bovinos. “Os proprietários dos animais devem cuidar para que eles tenham uma boa qualidade de vida, espaço adequado e vacinação necessária. Se esses fatores não forem respeitados, o animal passa a ser uma ameaça para a segurança pública.” (Fonte: PMU)

Charles Medeiros solicita recuparação de estradas para Ubatuba

Ubatuba - No último dia 21, na sede da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, em São Paulo, o vereador Charles Medeiros e o presidente do PSDB de Ubatuba, Marcos Machado de Alcântara, se encontraram com o ex-prefeito de Taubaté e atual presidente da Codasp (Companhia de Desenvolvimento Agrícola do Estado de São Paulo), José Bernardo Ortiz. Na ocasião Medeiros solicitou apoio para a recuperação de estradas dentro do município de Ubatuba. No Oficio n° 167/05 acompanhado de mapas das localidades, o vereador solicita estudos e viabilização de melhorias em três estradas: Camburi, Araribá e Sertão do Ubatumirim.
Ortiz comenta que a estrada do Camburi é prioridade em Ubatuba. No caso do Camburi, Medeiros explica todo o sofrimento que a comunidade vem passando depois da criação do Parque, comenta ainda que muitos moradores tentam sobreviver realizando tarefas que vinham fazendo a gerações, plantar e colher dentro do parque, por conta disso são tratadas como bandidas, como margina is pelo Poder Público, famílias que moram lá a cinco gerações, vivem à margem da miséria e do desenvolvimento em pleno século 21. Nesse caso também, existe um documento, onde o secretário de Meio Ambiente de Estado, José Goldemberg, reconhece a necessidade e o sofrimento daquele povo, complementa Medeiros. Após as explicações do vereador sobre o caso Camburi, Ortiz ligou para Dr. Orlando, Assessor do Governador, solicitando agilização nos trâmites para a possível liberação do recapeamento da estrada mencionada.
Ortiz comenta que conhece bem a região e que caso das estradas do bairro do Araribá e Sertão do Ubatumirim, mandará um engenheiro da Companhia para realizar uma vistoria técnica no local, solicitou cópias de documentos relacionados ao Parque e parabenizou Medeiros pela luta que vem desenvolvendo frente ao legislativo de Ubatuba. Aproveitando a oportunidade, Medeiros parabeniza o Governador Geraldo Alckmin pela excelente escolha do companheiro do PSDB para a presidê ncia da Codasp, “Acredito na competência do companheiro Bernardo Ortiz à frente da Companhia, tenho certeza que o Vale do Paraíba e Litoral Norte serão beneficiadas com essa escolha, Ortiz é um grande profissional”, afirma Charles Medeiros. (Fonte: Ezequiel dos Santos)

Dia da vacinação contra a raiva animal

Ubatuba - A Vigilância Sanitária de Ubatuba informa que será realizada vacinação contra raiva animal para cães e gatos no calçadão da avenida Dona Maria Alves, no dia 31 de março, das 8 às 16 horas. Só poderão tomar a vacina os animais que não foram vacinados em 2004 e os animais com mais de 8 meses de idade. (Fonte: PMU)

Secretaria de Agricultura e Pesca recupera trator
Máquina necessitava de reparos desde 1998

Ubatuba - A Secretaria de Agricultura colocou à disposição dos agricultores de Ubatuba um trator Valmet, que estava fora de uso há tempos por falta de manutenção. O trator passou por uma revisão geral, onde diversas peças danificadas foram trocadas. Uma atenção especial dos mecânicos foi destinada a parte hidráulica e ao sistema de freios, que foram totalmente substituídos.
Esse conserto se fez necessário para auxiliar os pequenos produtores e evitar quebra da safra, pois é tempo de colheita para diversas culturas. Para utilizar o trator, o produtor deve efetuar cadastramento junto a Secretaria de Agricultura. Um técnico fará a vistoria da área e havendo a necessidade, o uso trator será liberado conforme a ordem de chegada dos pedidos.
Outro trator que também estava danificado passa por reparos para ser utilizado em breve na região Sul . (Fonte: PMU)

Edílson Carlos e Pedro conquistam 1ª Copa Ubatuba de Vôlei de Praia

Ubatuba - A dupla Edílson Carlos e Pedro foi a campeã da 1ª Copa Ubatuba de Vôlei de Praia. Na final eles derrotaram Antônio e Renan por dois sets a zero, parciais de 15/13 e 15/10. O evento aconteceu no último domingo, dia 20, na Praia Grande e reuniu 12 duplas da cidade. Na decisão pela medalha de bronze a dupla Valdir e Caio venceu Paulo e Rafael pelo placar de 15 a 11. O secretário municipal de Esporte e Lazer, Bittencourt Jr disse que “por ser o primeiro evento da modalidade o número de duplas até foi bom. Espero que a partir de agora aumente o interesse dos jogadores de Ubatuba e das cidades vizinhas e mais duplas venham participar”.
Mais uma vez Bittencourt lembrou que pretende atuar em toda a cidade, e não apenas no centro. “Já estamos viabilizando torneios semelhantes nas regiões Sul e Norte da cidade”, completou. Os vencedores receberam medalhas, pizzas e camisetas alusivas ao evento. A 1ª Copa Ubatuba de Vôlei de Praia Masculino foi realizada pela Secretaria de Esporte e Lazer, com apoio do Quiosque Cantão, Pizzaria Bucaneiros e 100% Brasil. (Fonte: PMU)

Ação Litoral

Carta do Leitor Topo

Cunhambebe - Que pena a saída de Sidney Giraud da SAU. Nesta Ubatuba de sinais trocados, pela maldição de Cunhambebe, vai-se uma das poucas esperanças deste novo governo. Patrícia Ortiz também se foi.
Apesar do aviso do Prof. Corsino, parece que estamos entrando, até por inércia, no reino ideal dos 'abutres', que abundam onde há material não recolhido, abandonado,
Aqui no Felix, apesar de queixa de n° 123/05 feita na Vigilância Sanitária, há mais de mês, a infiltração de fossa no rio continua sem qualquer exame das autoridades ditas (in???) competentes.
Os restos de cascas de coco que a Prefeitura, há mais de mês, comprometeu-se a retirar, aqui remanescem, empilhadas e intocadas.
Oremos, irmãos.

Roberto de Mamede Costa Leite
Ubatuba, SP


Poluição no Pontal da Cruz - Prezado senhor, segue fotos da poluição ocorrida na praia do Pontal Da Cruz - São Sebastião - SP, no ultimo domingo, face ação de uma bomba de recalque da Sabesp, as fotos tiradas são de autoria do senhor Flavio:

     

     

Atecipadamente obrigado.

Luiz Faria
São Sebastião, SP

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br
O envio de foto caracteriza autorizada a sua publicação e identifica o remetente como autor.

Ubatuba

Praia Grande - Emilio Campi

Praia Grande
©Emilio Campi


Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Editora Assistente: Jullyany Roberta Cruz


GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor