Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quinta-feira, 24 de março de 2005 - Nº 1246 Edições Anteriores

Litoral Virtual

Região
Presidentes finalizam estatuto da Câmara Litoral
Novos profissionais de Administração, Contábeis, Turismo e Arquitetura, no mercado
Testemunhas prestam depoimento no litoral


Caraguatatuba
Dia Mundial da Água é comemorado pelos estudantes de Caraguá
"Baile de Aleluia" acontece no Coreto do Massaguaçu neste sábado 26
Atleta de Caraguá se destaca no paulista de Down Hill em Minas Gerais
Pesquisa no Travessão revela um bairro de riquezas culturais pouco conhecidas
Litoral terá reforço no feriado
Caraguá eleva salários de secretários


Ilhabela
Vereadores Ilhabelenses fiscalizam obra supostamente irregular
Loteamento de Ilhabela é alvo de fiscalização do DEPRN

São Sebastião
Prefeitura de São Sebastião oferece aulas de natação
Câmara aprova projeto que autoriza contratação de estagiários na Prefeitura
Defesa Civil tem dia especial
Prefeitura dá início a sinalização em áreas congeladas na Costa Sul
Crianças comemoram a Páscoa em escola de Juquehy
Pescadores de Boiçucanga procuram Prefeitura para tentar regularizar obra na Barra
Idosos recebem doação do Fundo Social
São Sebastião ganha centro de informática
Porto faz o 1º embarque de açúcar


Ubatuba
Vigilante é assassinado após brigar em festa na Barra Seca
Casal é baleado por conhecido na porta de casa no Perequê-Açu

Seções
Carta do Leitor
Foto do Dia


Notícias da Região Topo

Presidentes finalizam estatuto da Câmara Litoral

Litoral Norte - Os presidentes das Câmaras Municipais do Litoral Norte se reuniram na tarde de quarta-feira em Ilhabela, para finalizar o estatuto que vai reger a Câmara Litoral. Luiz Antônio dos Santos, Luiz Lobo (PL – Ilhabela), Wagner Teixeira (PV- São Sebastião), Juarez Pardim (PPS – Caraguatatuba) e Jairo Santos (PT- Ubatuba) receberam a minuta do estatuto, que foi submetida a análise pelo procurador-chefe da Casa de Leis Ubatubense, Dr. Orlando Vicente Sales.
Ficou definido também que a Associação dos Vereadores da Câmara Regional do Litoral Norte de São Paulo terá além da mesa diretora, uma comissão, formada por vereadores das quatro cidades, que serão Conselheiros Fiscais e Suplentes. A próxima reunião deverá acontecer em Ubatuba, no início de Abril, onde será oficialmente fundada a Câmara Litoral.
Após o almoço com os presidentes, Luiz Lobo(PL) assistiu juntamente com o vice-presidente ilhéu José Roberto de Campos, Beto(PMN), Wagner Teixeira(PV), Jairo Santos(PT), o ex-vereador Catolé(PT), e alguns funcionários da Câmara, a uma demonstração da empresa Codeprom, que trabalha com o sistema de Votação Eletrônica. O serviço poderá ser implantado nas Câmaras do Litoral Norte, informatizando as sessões.

Novos profissionais de Administração, Contábeis, Turismo e Arquitetura, no mercado

Litoral Norte - O Litoral Norte está recebendo, a partir de agora, novos profissionais graduados em diversas áreas, com a formatura da sétima turma do curso de Administração, quinta turma de Ciências Contábeis, quarta turma do curso de Tecnologia em Turismo, e a primeira turma do curso de Arquitetura e Urbanismo das Faculdades Integradas Módulo, em Caraguá.
A cerimônia de colação de grau aconteceu no dia 19 de março, na Instituição, com a presença da diretora das Faculdades, Profa. Dra. Silvia Cristina de Oliveira Quadros; da diretora presidente, Profa. Mestranda Neusa Gonçalves Nogueira; do vice presidente, Prof. Mestrando Angelo Fonseca Nogueira Junior; do diretor da Instituição Módulo, Prof. Ms. Vasques Branquinho; e os coordenadores de Administração Profa. Doutoranda Maria do Carmo Cataldi Muterli; de Ciências Contábeis Prof. Mestrando Alberto Manoel Cherrer; de Turismo, Fernando Hanaoka; de Arquitetura e Urbanismo Prof. Doutorando Maurício Ribeiro da Silva; além dos paraninfos Prof. Dimas Otaviano Noronha, de Administração; Prof. Alberto Manuel Scherrer, de Contábeis; Prof. Fernando Hanaoka, de Turismo; Prof. Paulo Roberto Capelli, de Arquitetura, que compuseram a mesa solene.
A cerimônia foi marcada pelas inúmeras homenagens, uma delas foi oferecida pelo Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo, por meio do delegado Prof. Dimas Otaviano Noronha à aluna Débora dos Santos Gonzáles, pelo melhor desempenho no curso de Ciências Contábeis. A aluna também foi homenageada pelas faculdades. O aluno André Rodrigues Sarralheiro recebeu a homenagem da faculdade pelo melhor trabalho de conclusão do curso de Ciências Contábeis, sobre o tema ‘Algumas considerações sobre as ferramentas de controladoria aplicadas na área das microempresas de Caraguatatuba’.
As faculdades também prestaram homenagem ao formando Marco Aurélio Lima pelo melhor trabalho de conclusão do curso de Administração, com a monografia sobre o tema ‘Em busca das informações no Sistema de Processamento de Multas no Departamento de Trânsito da Prefeitura de São Sebastião’. Outro homenageado foi Carlos Antonio Carvalho Costa, que apresentou o melhor trabalho de conclusão de curso de Administração.
Os formandos de Arquitetura também receberam homenagens, Gustavo Julião Oliveira com o trabalho ‘Centro de Esportes Radicais’, e Alain Briatte Mantchev, pelo desempenho.
E aos formandos do curso superior de Tecnologia em Turismo, Emerson de Carvalho Kocis, pelo melhor trabalho, e Ednéia Maria Pereira, pelo desempenho.
Os professores também receberam homenagens dos alunos, como o patrono jarí Araújo da Silva, o paraninfo Prof. Dimas Otaviano Noronha, o Prof. Leo Reis Leite Junior, Prof. Odair Lelis Gonzáles, Prof. Ricardo Maroni Neto, Profa. Dilene Zaparoli, Prof. Leonardo Cunha Santos, Prof. Alexandre Gonçalves Nogueira, Prof. José Vasques Branquinho, Prof. Fernando Hanaoka, Prof. Ricardo de Lima Ribeiro.

Testemunhas prestam depoimento no litoral

Litoral Norte - A Polícia Civil de São Sebastião ouviu ontem duas testemunhas no inquérito que apura o acidente supostamente provocado pelo ex-ouvidor da Polícia do Estado, Itajiba Farias Ferreira de Castro. No dia 13, Itajiba se envolveu em um acidente na Rio-Santos, causando a morte de Luiz dos Santos Rodrigues, 43 anos. Itajiba foi detido acusado de dirigir embriagado e acabou demitido pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB). Ele foi liberado após pagar fiança. Ontem, o porteiro de um condomínio da Praia Preta e um jardineiro de Barra do Sahy prestaram depoimentos, feitos ao delegado Múcio de Alvarenga e ao promotor Fernando César Bourgogne. (Fonte: ValeParaibano)

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá BIL -= Bolsa de  Imóveis do Litoral Salete

Dia Mundial da Água é comemorado pelos estudantes de Caraguá durante visita à Sabesp

Caraguatatuba - O Dia Mundial da Água foi comemorado em grande estilo pelos alunos da rede pública de Caraguatatuba. A data, celebrada em 22 de março, foi instituída pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 1992, com o objetivo de mobilizar a população mundial a respeito da escassez da água, que já é uma realidade em muitos países.
Para comemorar essa importante data internacional, os alunos do 5º ano da EMEF “Profª Maria Thereza Souza Castro, do bairro Getuba, tiveram a oportunidade de visitar a ETA (Estação de Tratamento de Água) do Porto Novo, que é responsável pelo abastecimento não somente de Caraguatatuba mas também de São Sebastião.
Na ETA, os estudantes foram recepcionados pelo técnico Carlos Saraiva, que mostrou toda a estrutura da Estação, explicando todo o processo de tratamento da água bruta até a chegada nas torneiras. Saraiva ressaltou ainda a importância da preservação da água.
Em seguida, o Secretário de Meio Ambiente, Auracy Mansano, falou aos alunos presentes sobre a criação do Dia Internacional da Água e a necessidade de cuidar e preservar a água, que é um recurso natural finito e prova disso é que sua quantidade diminui a cada dia, com o crescimento da população mundial e a degradação dos mananciais. Durante o evento, outras autoridades marcaram presença, entre elas o Superintendente Regional da Sabesp, José Ricardo Manckel Amadei, Secretários Municipais, representantes das demais cidades do Litoral Norte, além da presença das supervisoras Rosana Albuquerque e Regina Espíndola, que na ocasião representaram a Secretária de Educação Silmara Selma Mattiazzo.
Após o pronunciamento das autoridades, foi exibido um vídeo explicando o uso racional da água, e em seguida os alunos da Escola Estadual Colônia dos Pescadores apresentaram um número de dança.
VOCÊ SABIA? O Brasil é detentor de grande parte da água existente no planeta, ou seja, cerca de 18% de água doce está em território brasileiro. Apesar de possuir esse bem precioso, é necessário fazer o uso racional uma vez que estando no Brasil a grande parte da água existente no mundo, cada cidadão brasileiro torna-se responsável pela preservação deste, que é considerado o mais precioso recurso natural do planeta. (Fonte: PMC)

“Baile de Aleluia” acontece no Coreto do Massaguaçu neste sábado 26

Caraguatatuba - Esse Carnaval fora de época pode se tornar um evento do calendário oficial do município. A festa começa às 21h no coreto do Massaguaçu
A Prefeitura Municipal de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Turismo, realizará neste sábado 26, o “Baile de Aleluia” no coreto da praça do Massaguaçu.
Trata-se de um Carnaval fora de época para animar o fim-de-semana dos moradores e turistas de Caraguatatuba. A festividade terá início às 21h, com animação de Popó da Percussão e Banda, além da presença do tradicional bloco Devotos da Cheirosa.
Segundo informações da Secretaria de Turismo, o objetivo da Administração Municipal é fazer com que esse evento faça parte do calendário oficial do município. A festa é aberta a todos com música ao vivo até às 3h. Participe. (Fonte: PMC)

Atleta de Caraguá se destaca no paulista de Down Hill em Minas Gerais

Caraguatatuba - Corredores de Down Hill de Caraguá se destacaram na primeira etapa do Campeonato Paulista de Down Hill, que reuniu no último fim de semana, em Socorro – MG, 187 atletas do estado de São Paulo e outros.
Um dos corredores foi Pascoal Martinez, que ficou em segundo lugar na categoria máster B. O outro foi Luis Alexandre Pereira M. Rodrigues, atleta do programa bolsa-esporte das Faculdades Integradas Módulo, em Caraguá, que foi um dos destaques, ficando em quinto lugar.
O atleta é aluno do último ano do curso de Educação Física e disputou na categoria Rígida Sênior, uma das mais difíceis porque utiliza uma bike sem suspensão. “A prova foi difícil porque competi com outros 27 corredores.
Luis Alexandre pratica Down Hill há dois anos e não quer mais parar. O próximo desafio que o corredor vai enfrentar é a prova de Guaratinguetá, que acontece no dia 22 de maio. Depois é o Campeonato Paulista em Mairinque, que fica perto de São Roque, onde foi campeão na última etapa. No mês de julho, é em Caraguatatuba, no Morro de Santo Antônio, que o atleta enfrentará fortes obstáculos. Em Caraguá, ele foi o 3º colocado no ano passado. Modulo

Pesquisa no Travessão revela um bairro de riquezas culturais pouco conhecidas
Uma grande feira livre, procissões que reúnem moradores antes do sol nascer, pescadores artesanais e uma comunidade integrada com a igreja são algumas das descobertas dos alunos das Faculdades Integradas Módulo, no bairro Travessão.

Caraguatatuba - O CIASE-Centro Integrado de Apoio Sócio-Educativo está mudando a vida de muitos moradores da região sul, em Caraguá. Um dos motivos é o projeto ‘História do Bairro’, desenvolvido por alunos dos cursos de História, Letras e Pedagogia das Faculdades Integradas Módulo. Além de pesquisas com moradores antigos do bairro, os alunos estão pesquisando e mapeando o bairro.
O projeto é mais uma alternativa oferecida pelo CIASE, onde os moradores podem participar de atividades esportivas e culturais gratuitas nas horas vagas, tudo oferecido por meio da parceria entre a Prefeitura Municipal e Faculdades Integradas Módulo. Além disso, os moradores agora poderão conhecer melhor a história do seu bairro.
O projeto ‘História do Bairro’ teve início no final de 2004 é está sendo dirigido pela coordenadora do curso de História, Rosângela Dias.
As entrevistas com os moradores e o mapeamento, que levanta tudo o que o bairro possui, como prédios históricos, escolas, igrejas, clubes e pontos de encontro da sociedade, está revelando um bairro de riquezas culturais pouco conhecidas.
Na opinião da professora Patrícia Dinamarco, o trabalho está valorizando a identidade local e incentivando a auto-estima da comunidade, além do exercício da cidadania. “A partir do momento em que se valoriza a identidade de uma comunidade, ela passa preservar suas práticas culturais”, disse. Segundo ela, a cidade também ganha no setor turístico porque o trabalho vai proporcionar a divulgação da diversidade cultural como atrativos até agora não conhecidos, que a cidade possui.
“A comunidade do bairro é muito integrada”, conta o estudante do curso de história, Joaquim Paulo da Silva. “Embora o caiçara tenha perdido bastante a sua identidade, o bairro ainda preserva tradições que se perpetuaram de pai para filho; ainda encontramos no bairro feiras livres enormes com venda de tudo, inclusive animais vivos como porco e galinha; as peixarias artesanais e os vendedores de peixe que circulam o bairro de bicicleta”, conta.
Segundo Silva, o Travessão tem uma comunidade muito integrada com a igreja. “Existe até um acordo entre de não promover festas no mesmo dia. De acordo com o aluno, os eventos promovidos pela igreja têm grande adesão da população. Ele conta que a igreja realizou cinco semanas de procissão, para Nossa Senhora da Glória, após a quaresma e contou com a participação de cerca de 300 pessoas em cada uma delas, mesmo tendo início antes do sol nascer. A última aconteceu na sexta, 18 de março. A missa, como sempre, começou às 5 horas.
A meta do grupo, que tem cerca de 22 alunos, é fazer um jornal com as informações levantadas, até o final do primeiro semestre, além de usar os resultados das pesquisas como material pedagógico. (Fonte: Módulo)

Litoral terá reforço no feriado

Caraguatatuba - As cidades do Litoral Norte terão o policiamento reforçado a partir de hoje em razão do feriado de Páscoa. O CPI-1 (Comando de Policiamento do Interior) designou 80 policiais militares, equipes da Rota (Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar) e um helicóptero para reforçar a segurança na região até domingo.
As cidades de Campos do Jordão, Aparecida e Guaratinguetá também terão reforço no policiamento.
Segundo o comandante do CPI-1, coronel Sérgio Teixeira Alves, o objetivo é a preservação da ordem e a garantia de tranquilidade de moradores e turistas durante o feriado.
O CPI-1 intensificará as ações preventivas também com o efetivo das unidades da região. Estão previstos bloqueios nos principais acessos e nos bairros com maiores índices de crimes.
O Litoral Norte deve receber no feriado cerca de 500 mil turistas, segundo previsão das prefeituras. O secretário de Turismo de Ubatuba, Luiz Felipe Azevedo, disse que o reforço garantirá tranquilidade aos moradores e turistas.
O secretário de Turismo de Caraguá, Ricardo de Lima Ribeiro, afirmou que o aumento do policiamento beneficia o turismo regional. (Fonte: ValeParaibano)

Caraguá eleva salários de secretários

Caraguatatuba - A Câmara de Caraguatatuba aprovou anteontem um reajuste de 56% nos salários dos 14 secretários e do vice-prefeito, Lúcio Fernandes (PSDB).
Com o aumento, os vencimentos dos políticos passarão de R$ 3.186 para R$ 4.985. Os servidores ameaçam parar em protesto pelo aumento.
A inflação em 2004, variou de 7% a 13%, de acordo com os diversos índices de preços.
O projeto foi apresentado pela mesa diretora. O vereador Aurimar Mansano (PTB) foi o único a se posicionar contra o aumento. Ele defende um reajuste para toda a categoria e não apenas para secretários e vice-prefeito.
"O prefeito [José Pereira Aguilar, PSDB] alegou que muitos secretários poderiam deixar o cargo devido ao baixo salário. Aguilar pediu ainda que no projeto não constasse qualquer reajuste em seu salário, que foi mantido na faixa de R$ 11.664", afirmou o presidente do Legislativo, Juarez Pardim (PPS).
Aguilar não foi localizado ontem para comentar o assunto. Sua assessoria afirmou que o prefeito deverá sancionar o projeto.
O presidente do Sindicato dos Servidores Municipais, Hélio Santos, considerou o reajuste 'absurdo'. "A categoria recebeu 5,8% de aumento em janeiro e os secretários são benficiados com 56% de reajuste. Não tem cabimento", afirmou.
Segundo ele, os servidores se reuniram ontem e ameaçam entrar em greve. Para o sindicalista, o projeto seria irregular pois qualquer reajuste aprovado deveria abranger todo o funcionalismo.
POLÊMICA- No início do mês, o prefeito Aguilar revogou por meio de decreto um reajuste que elevaria seu próprio salário para R$ 18.253 depois da polêmica gerada pelo aumento, aprovado pela mesa diretora do Legislativo. (Fonte: ValeParaibano)

Programa Ação Litoral

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Vereadores Ilhabelenses fiscalizam obra supostamente irregular

Ilhabela - Os vereadores ilhabelenses Márcio Garcia de Souza(PL) e José Jorge Pereira, o Zeca do São Pedro(PTB, foram fiscalizar uma obra supostamente irregular no bairro do Bexiga, sul da Ilha, na manhã de quarta-feira.
Eles constataram que a construção, localizada na rua Ana Leite Julião Torres, não tem a metragem correta (300 mt²) e nem respeita os 4 mt de distância da rua. Além disso, a escavação de um barranco de mais ou menos 6 mt de altura coloca em risco algumas casas do local. “Se tivermos uma grande chuva e essa casa desabar, quem será o responsável?” Indagam os edis.
Os Parlamentares devem entrar com requerimento, questionando o Poder Executivo, informações sobre a regularidade da obra e se a fiscalização já tomou conhecimento sobre as irregularidades e do risco que os moradores estão correndo por causa do barranco. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Loteamento de Ilhabela é alvo de fiscalização do DEPRN

Ilhabela - O DEPRN (Departamento Estadual de Proteção dos Recursos Naturais) fará um levantamento sobre as áreas existentes no loteamento Siriúba 1 em Ilhabela. O órgão quer apurar se existem lotes ou construções em áreas de preservação permanente ou pertencentes ao Parque Estadual da Serra do Mar.
Um laudo realizado no ano passado, no Loteamento Siriúba 2, localizado no Morro do Elefante, constatou que 60% dos 190 lotes apresentaram irregularidades por estarem inseridos, total ou parcialmente, em área do parque ou de preservação permanente.
Segundo o supervisor do DEPRN, em São Sebastião, Renato Herrera, o laudo feito no ano passado foi a pedido do Ministério Público de Ilhabela, que investiga possíveis ocupações irregulares nas áreas de preservação.
A promotora de Ilhabela, Miriam Neves de Oliveira, não foi localizada ontem pelo ValeParaibano para comentar o assunto.
A diretora do Parque Estadual de Ilhabela, Marília Brito, disse que aparentemente não existe nenhuma construção feita em área de parque ou de preservação permanente na ilha. O parque ocupa 85% do município de Ilhabela.
Após constatar irregularidades, o DEPRN solicitou embargo judicial da área. O Ministério Público de Ilhabela determinou a instauração de procedimento preparatório de inquérito civil público.
VENDA - Uma das imobiliárias que estaria vendendo os lotes em áreas de preservação seria a Imobiliária Ilhabela, que teve entre seus sócios o prefeito Manoel Marcos de Jesus Ferreira (PTB).
Ele afirmou que desde 2001 não tem qualquer participação na imobiliária e que, durante seu governo, apenas uma construção foi aprovada no local pela prefeitura, a partir do licenciamento concedido pelo DEPRN.
Ferreira afirmou que o loteamento foi aprovado em 1975 e que o parque foi criado em 1977. "A prefeitura só aprova projetos de edificação com aval dos órgãos ambientais."
Segundo ele, quem tem que fiscalizar as áreas de preservação e de parque seria o Estado. "A prefeitura tem interesse em preservar a ilha, um exemplo disso é a taxa de preservação ambiental que pretendemos criar em Ilhabela", afirmou.
Os compradores são seduzidos pela vista privilegiada, que garante uma panorâmica do mar de águas transparentes e a imensidão de árvores nativas do Parque Estadual. E pagam pelo metro quadrado do terreno --de 1.200 metros quadrados-- preços a partir de R$ 150.
A prefeitura só aprova projetos de edificação com aval de órgãos ambientais. A administração tem interesse em preservar a ilha Manoel Marcos de Jesus Ferreira é prefeito de Ilhabela. (Fonte: ValeParaibano)

Notícias de São Sebastião Topo

Litoral Virtual Superchic

Prefeitura de São Sebastião oferece aulas de natação

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da secretaria de Juventude, Esporte e Lazer (Sejuv), está oferecendo aulas natação para crianças acima dos 7 anos. A intenção é formar turmas de iniciação, aperfeiçoamento e treinamento.
De acordo com a secretaria, os interessados podem efetuar a inscrição no Hotel Recanto dos Pássaros, no bairro Porto Grande, no Clube Portal da Olaria e no Pris Hotel, em Barequeçaba
onde também acontecem as aulas, com o próprio professor. Para este ano a expectativa é de ampliação no atendimento com cerca de 200 novas vagas oferecidas no hotel, as quartas e sextas-feiras, das 14h às 18h.
No clube do Portal da Olaria, já estão em plena atividade as aulas de hidroginástica, com cerca de 150 alunos. Mais informações pelo telefone da Sejuv 3892-2062.
Confira os horários das inscrições e realizações das aulas de natação:

Hotel Recanto dos Pássaros (Porto Grande)
3ª e 5ª - 7h30 às 11h30 – professora Estela
3ª e 5ª - 14h00 às 21h00 – professor Paulinho
4ª e 6ª - 14h00 às 18h00 – professora Viviane

Clube Portal da Olaria:
3ª e 5ª - 8h30 às 12h30 – professor Adilson (Hidro)
3ª e 5ª - 14h00 às 18h00 – professor Valter
4ª e 6ª - 7h30 às 11h30 – professora Estela
4ª e 6ª - 14h00 às 18h00 – professor Valter

PRIS Hotel (Barequeçaba)
3ª e 5ª - 8h30 às 11h30 – professor Paulinho
2ª e 4ª - 14h às 18h – professor Paulinho

Câmara aprova projeto que autoriza contratação de estagiários na Prefeitura

São Sebastião - A Câmara Municipal aprovou por unanimidade, em regime de urgência especial durante a última sessão ordinária, 22, o projeto de lei 014/05, de autoria do Poder Executivo, que regulamenta a contratação de estagiários na Prefeitura de São Sebastião.
A proposta altera a lei 1.478/01, cuja correção da remuneração estaria, segundo o prefeito Juan Garcia (PPS), fixada de forma inadequada . “O
projeto decorre da necessidade de fixar nova jornada de trabalho ao estagiário, compatível com a nova realidade da administração, ressalta-se
que, embora alterada a carga horária, fica o estagiário preservado quanto a sua atividade escolar, pois poderá haver acomodação de horários, e ainda,
que o programa a que se destina está consignado na lei de diretrizes orçamentárias em vigor”, explica o prefeito.
De acordo com Garcia, a lei em vigor estabelece jornada diária de seis horas, ‘incompatível’ com a nova realidade da administração que retomou o
horário tradicional de oito horas. “É preciso registrar que a apresentação do relatório de impacto financeiro não se faz necessária, considerando que
os valores constantes na proposta em tela já vinham onerando o erário público no exercício anterior”, enfatiza.
O projeto recebeu, ainda, uma emenda aditiva, de autoria do vereador José Cardim de Souza (PP), que obriga o estagiário a ter estudado e residir no
município há, pelo menos, dois anos e estabelece uma cota de 10% para estudantes portadores de deficiências.
Os vereadores também adiantaram a votação da redação final em relação a proposta, que só seria votada na próxima sessão, para que o prefeito tenha
liberdade para sancionar a lei ainda esta semana. O artigo 1º do projeto estabelece que “a Prefeitura oferecerá oportunidade
de estágio a estudantes regularmente matriculados e que venham freqüentando, efetivamente, cursos profissionalizantes de ensino médio, superior, cursos
regulares de ensino médio e cursos de ensino especial”. A carga horária do estagiário será de 220 horas mensais, correspondentes à
jornada diária de oito horas. O valor do auxílio estágio será de R$396,00 para alunos do ensino médio,
profissionalizante ou regular, e do ensino especial; e de R$528,00 para estudantes de nível superior.
A correção do benefício será de acordo com o índice de reajuste dado ao servidor municipal, iniciando-se a partir de 2.006.
A concessão de oportunidade de estágio deverá abranger diversas áreas profissionais, mediante processo seletivo, desde que inscritos no CIEE
(Centro de Integração Empresa Escola), devendo ser tornado público. O vereador Modesto Kojy Ono (PTB), o ‘Kotian’, disse na tribuna da Câmara
que há mais de 600 alunos cadastrados no CIEE. Para ele, o número é baixo em relação a quantidade de estudantes no município. “Nós temos mais de 4mil
alunos de 2º grau na cidade e só 170 se inscreveram”, comparou Kotian. Já a vereador Solange Rodrigues de Araújo Ramos destacou a inclusão da
exigência de teste seletivo no projeto. “Com isso evita-se os cartuchos”, acredita. A proposta foi encaminhada à sanção. (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Defesa Civil tem dia especial

São Sebastião - No próximo domingo, dia 27 de março, é comemorado o Dia Municipal da Defesa Civil, como instituído pela lei municipal nº 1.099/96. Desde sua criação no município em 1981, a entidade já reúne mais de 24 anos de serviços prestados a comunidade sebastianense.
Só no início deste ano, nos meses de janeiro e fevereiro, a Defesa Civil já atendeu 117 ocorrências, além de 50 encaminhamentos a outros órgãos competentes. Dentre as ocorrências de maior destaque estão os casos registrados no mês de janeiro, de inundação na Baleia Verde e queda de um muro de arrimo na Vila Baiana, ambos localizados no bairro de Barra do Sahy e também formação de fendas no solo provocadas por erosão, conhecidas por voçoroca, ocorridas na Vila Queiroz, no bairro de Juquehy, todos na Costa Sul do município.
A Defesa Civil tem como objetivos promover a defesa permanente contra acidentes e desastres naturais provocados pelo homem, prevenir ou minimizar danos, socorrer e assistir a população atingida, reabilitar e recuperar áreas deterioradas, por acidentes ou desastres, atuar na iminência ou situações de acidentes e desastres, além de promover a articulação e coordenação do sistema municipal de defesa civil no município. Também é responsável pela elaboração de um Plano Municipal de defesa Civil que visa organizar as ações em caso de emergência e integrar recursos da comunidade com a participação de todos os seguimentos da sociedade buscando o bem estar maior.
De acordo com o chefe de divisão da Defesa Civil, Paulo Galeano, a última atualização deste Plano Municipal de Defesa Civil foi feita em 1996, devendo ter sido renovada em 2000, o que não ocorreu. Segundo ele, o plano está passando por uma atualização que em breve estará concluída. “Temos a intenção de fazer uma atualização anual e não mais de quatro em quatro anos como antes, para agilizar ainda mais o serviço da Defesa Civil”, conta. Outro serviço que está em andamento é a elaboração do PPDC (Plano Preventivo de Defesa Civil para escorregamento da Serra do Mar), onde é feito o controle do índice pluviométrico no município.
Como projetos a Defesa Civil tem um cadastramento geral das áreas de risco e conscientização da população que deverá ser iniciado no final do mês de abril, após o término do PPDC.
A Defesa Civil funciona diariamente com plantão de acionamento 24 horas e plantões nos finais de semana e feriados. Atualmente ela conta com um quadro de 13 funcionários.
Vale destacar ainda que existe o Código telefônico 199 - Disque Defesa Civil, serviço não tarifado, cuja finalidade é servir como canal de comunicação entre a população e órgãos locais de Defesa Civil nos casos de emergências. Quando necessário a Defesa Civil faz encaminhamento de ocorrências a outros órgãos competentes como a fiscalização ambiental, entre outros.
Histórico - A Defesa Civil foi instituída durante a 2ª Guerra Mundial, quando parte da população e forças auxiliares tratavam de minimizar os danos causados pelos bombardeios, epidemias e o pânico, que desnorteavam e matavam as pessoas menos preparadas. Para auxiliar a Cruz Vermelha, que cadastrava as pessoas e organizava a distribuição dos medicamentos, surgiu a Defesa Civil. Em São Sebastião, desde a sua descoberta, a defesa da cidade já se mostrava ativa quando nos ataques de piratas as guarnições militares da época. Prova disso são os canhões na Rua da Praia.
Em 1967 durante o período de chuvas no litoral, houve em Caraguatatuba o deslizamento de toda encosta da Serra do Mar, onde hoje passa a estrada, que soterrou parte da cidade, matando e destruindo muitas famílias. Como o Brasil, São Paulo não tinha o seu plano de Defesa Civil estruturado e não foi possível fazer muita coisa de imediato. Só em 1975, o governo implanta oficialmente o sistema estadual de Defesa Civil por decreto.
A Comissão Municipal de Defesa Civil – COMDEC foi criada em São Sebastião em 1981, que em 1993, sofreu uma reestruturação, sendo criada a Divisão de Defesa Civil que incorporou as funções de secretaria executiva, com a finalidade de identificar, mapear, cadastrar e desenvolver planos de trabalho nas áreas de risco, além de preparar a comunidade e formar voluntários treinados e qualificados para ações de Defesa Civil em todo o município.
A Divisão de Defesa Civil se destacou ao longo dos anos sendo considerada em 1994 a terceira melhor do Estado.
A Defesa Civil é a organização de toda a sociedade para a autodefesa e fundamenta-se no princípio de que nenhum governo, sozinho, consegue suprir a todas as necessidades dos cidadãos. Uma comunidade bem preparada é aquela que tem mais chances de sobreviver. É uma atividade permanente que se desenvolve através de ações desenvolvidas em quatro fases:

- Preventiva: quando medidas são adotadas visando a não ocorrência de desastres ou a preparação da população para os inevitáveis;
- Socorro: quando todo o esforço é feito no sentido de se evitar perdas humanas ou patrimoniais na área atingida por desastres;
- Assistencial: quando são criadas condições de abrigo, alimentação e atenção médica às vítimas e desabrigados;
- Recuperativa: quando investimentos são feitos objetivando o retorno, no mais curto espaço de tempo possível, das condições de vida comunitária existentes antes do evento e, simultaneamente, prevenindo-se ou procurando minimizar as conseqüências de futuros desastres. (Fonte: PMSS)

Prefeitura dá início a sinalização em áreas congeladas na Costa Sul

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semur) iniciou hoje (23/03) a sinalização nas áreas congeladas da
Costa Sul. A iniciativa faz parte do "Projeto de congelamento das áreas de ocupações irregulares" existentes ao longo do município. Os primeiros núcleos a receberem a sinalização foram as Vilas Baiana e Mosquito, localizadas no bairro de Barra do Sahy.
Cada Vila recebeu uma placa que identifica a área como sendo um Núcleo Congelado e que portanto é proibido construir no local, estando sujeito a
demolição quem o fizer.
Antes de se iniciar a fixação das placas, uma equipe técnica da Prefeitura reuniu representantes e moradores das Vilas, na Sub-Prefeitura, para
explicar como seria feita a ação e para pedir apoio da comunidade. Segundo a procuradora ambiental da Semur, Sueli Stropp, o Ministério Público já
sinalizou a intenção em ajudar a legalizar a situação destas áreas, caso seja feito efetivamente o congelamento das mesmas. Na reunião, ela explicou
aos moradores a importância de que cada um colabore denunciando novas construções. "Para que vocês tenham sua situação regularizada junto a
Prefeitura é necessário que façamos esse congelamento e que nada mais seja construído", disse.
Participaram da reunião representantes da secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo, da secretaria de Desenvolvimento Econômico e Assistência Social,
da Defesa Civil, da Polícia Militar Ambiental, do Parque Estadual da Serra do Mar, além de representantes da sociedade amigos de bairro de Barra do
Sahy e da Amovila (Associação de Moradores da Vila Baiana).
Para o Diretor do Parque Estadual da Serra do Mar, Edson Lobato, o que se está tentando é firmar um pacto social entre Estado, Município e população.
"Temos que aproveitar que o Ministério Público está disposto a regularizar a área e colaborar também evitando o crescimento das mesmas".
Segundo a chefe de divisão de saneamento e habitação da Semur, Claudia Lima de Castro, existem hoje no município 16 áreas de ocupação irregular que em breve deverão receber a mesma sinalização. "O Trabalho está sendo feito aos poucos, para que possamos sensibilizar a população para a importância desta
medida", explica.
De acordo com a procuradora ambiental a próxima ação da Prefeitura será a de mapear as áreas fazendo um cadastramento das pessoas
que residem no local, por meio da secretaria de Desenvolvimento Econômico e Assistência Social. "Para tal precisamos que os moradores recebam bem este
assistente social que irá trabalhar nesta pesquisa. Estamos tentando melhorar as condições de vida destas pessoas, mas para isso é preciso regularizar
a situação do local", comenta.
Alguns moradores questionaram sobre o tempo em que área irá permanecer congelada. Sobre isto, Stropp disse que enquanto a área estiver irregular
vai permanecer congelada. Ela conta que neste caso, dos núcleos das Vilas Baiana e Mosquito, existe uma ação litigiosa da qual a Prefeitura não é
parte. Sendo assim ela diz que o tempo do congelamento irá depender também de outros órgãos.
A procuradora informou aos moradores que está recolhendo toda a documentação dos moradores para saber qual é a real situação e que na próxima semana o
Ministério Público já deve dar andamento neste processo. Os moradores foram orientados a não fazerem nenhuma construção ou ampliação
de suas casas, pois segundo a procuradora a Prefeitura irá exercer seu papel de polícia fazendo a demolição das mesmas.
O tenente Marco Aurélio da Polícia Ambiental orientou aos moradores que compraram estes terrenos que denunciem quem fez o loteamento clandestino das
áreas para que a polícia possa apurar e penalizar os culpados. Segundo ele, recentemente foi preso um indivíduo que estava fazendo parcelamento
irregular do solo na região da Costa Sul. Neste sentido, as placas de congelamento possuem os números onde podem ser feitas as denuncias, pelo 0800-7725307, pelo 199 ou ainda pelo telefone do 2º DP de São Sebastião 3865-1163. (Fonte: PMSS)

Crianças comemoram a Páscoa em escola de Juquehy

São Sebastião - A Emei Branca de Neve, localizada no bairro de Juquehy, na Costa Sul, recebeu hoje (23/03) a visita do Vice-Prefeito e Secretário da Educação,
Paulo Henrique Ribeiro Santana e do Vereador Luís Augusto Senatore (o Guto). Ambos foram prestigiar as apresentações que as crianças prepararam para
comemorar a páscoa. O secretário da Educação visitou todas as salas de aula e foi apresentado às crianças. Ficou satisfeito após assistir, ao lado do vereador, a peça teatral encenada pelas crianças e professoras. "Essas atividades é que marcam a vida da criança, além de ressaltar o verdadeiro significado da páscoa, faz com que a criança desenvolva a socialização", conta. Segundo ele, todas as crianças da rede, incluindo alunos do Estado, do EJA (Educação de Jovens e Adultos), das creches, berçários e projetos, receberam hoje uma merenda diferenciada, com cachorro quente, suco e um ovo de páscoa, num total de 20.650 lanches. As 300 crianças da Educação Infantil que freqüentam a Branca de Neve além do ovo fornecido pela Prefeitura foram presenteadas também pelo vereador Guto, que cedeu 300 ovos para a escola. "Sabendo da carência destas crianças e pensando na felicidade delas, sempre que posso ajudo",comentou o vereador. (Fonte: PMSS)

Pescadores de Boiçucanga procuram Prefeitura para tentar regularizar obra na Barra

São Sebastião - Um grupo de pescadores da Barra, no bairro de Boiçucanga, procurou pela Prefeitura na manhã de hoje (23/03) para buscar apoio na tentativa de regularizar uma obra de desassoreamento do rio de Boiçucanga que está sendo feita pelos próprios pescadores. A obra está quase concluída e inclui
a construção de uma pracinha, de um muro de arrimo, além da arborização do local.
Segundo os pescadores, há cinco anos eles lutam pela obra que já está trazendo benefícios para o local. "Antes o canal ficava com apenas 30
centímetros de água, o que prejudicava a saída dos barcos. Com o desassoreamento e a construção desta obra o canal está sempre com pelo menos
dois metros de profundidade", conta o pescador Ercílio de Souza.
A obra foi feita com a mão de obra dos próprios moradores do local e as pedras retiradas do leito do rio com o desassoreamento foram utilizadas para
levantar o muro de arrimo.
No próximo dia 12 de abril, os pescadores têm uma audiência no Ministério Público. "Queremos que a Prefeitura nos ajude a regularizar a nossa
situação. A obra foi feia com estudos de universitários, além de um arquiteto que fez a planta para nós", explica o pescador .
O Prefeito visitou o local ao lado do vereador Wagner Teixeira e da procuradora ambiental Sueli Stropp. A procuradora solicitou documentação dos
pescadores para que possa estudar o caso e ver a possibilidade em ajuda-los. (Fonte: PMSS)

Idosos recebem doação do Fundo Social

São Sebastião - O Fundo Social de Solidariedade doou ontem (23/03) 20 kits de higiene, cinco pacotes de fraldas geriátricas e 40 litros de leite para o Lar Vicentino. Os produtos foram arrecadados no Teatro Municipal de São Sebastião durante os eventos da semana da mulher e aniversário da cidade, além de ter contado também com o apoio em forma de doação da Fraternidade Feminina Cruzeiro do Sul.
O propósito da doação foi, segundo a presidente do Fundo Social Rosa Maria Mota, mostrar para as pessoas que tudo o que está sendo arrecadado na cidade durante os eventos ou em doações rotineiras estão sendo encaminhadas para entidades que necessitem. “Temos um projeto chamado ‘Eu me cuido, eu me gosto’ que está sendo desenvolvido para que possamos resgatar a auto-estima das pessoas. Através dele estaremos distribuindo materiais de higiene não só aqui no Lar Vicentino, mas também em outros núcleos de idosos e crianças da cidade”, afirmou a presidente do Fundo.
Também participaram da visita o prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, o secretário de Cultura e Turismo, Júlio Buzi, o administrador do Teatro, Wilson Roberto Teotônio e o violinista Rafael Tavares, que apresentou-se para os senhores e senhoras que vivem no Lar. (Fonte: PMSS)

São Sebastião ganha centro de informática

São Sebastião - São Sebastião vai ganhar, a partir de abril, um Telecentro destinado ao programa social de inclusão digital desenvolvido pela Petrobras. O projeto vai beneficiar a população dos bairros Topolândia, Itatinga e Olaria.
Segundo a prefeitura, a previsão é que o Telecentro atenda anualmente cerca de 1.800 pessoas. O programa é destinado à população carente.
A prefeitura está preparando uma sala do centro comunitário no bairro Topolândia para receber o projeto. A ONG (Organização Não-Governamental) Sorri também participa do programa.
A Petrobras vai instalar 20 terminais de computador, sendo que cinco serão para uso da população em geral para acessar a Internet. A proposta da empresa é oferecer aulas gratuitas de informática para jovens e adultos.
"Hoje em dia a informática é uma ferramenta fundamental para a inclusão social", disse o gerente do Tebar (Terminal Marítimo Almirante Barroso), da Petrobras, engenheiro Geraldo Marfurte.
Seleção - Ele disse que a Petrobras selecionou 40 cidades em todo o país para implantar o projeto. "Ficamos muito felizes por São Sebastião ter sido selecionada. O projeto vai ser muito importante para a população carente da cidade."
O projeto Telecentro foi desenvolvido pelo governo federal e tem o apoio do Instituto de Tecnologia da Informação. O programa vai permitir à população ter acesso aos serviços públicos e privados por intermédio da rede mundial de computadores.
A prefeitura planeja implantar três turmas diárias com cursos de duração de 20 horas/aula. (Fonte: ValeParaibano)

Porto faz o 1º embarque de açúcar

São Sebastião - O navio Banglar Mayer fará, no próximo sábado, o embarque de 14 mil toneladas de açúcar para a Índia, pelo porto de São Sebastião. Esse será o primeiro embarque desse tipo de produto pelo porto. O carregamento é de responsabilidade da empresa Fretticargo Intermodal.
"Gradativamente está aumentando as exportações aqui, tanto de produtos ligados ao agronegócio quanto os de alto valor agregado, como veículos, por exemplo. Temos feito vários embarques de veículos da Volkswagen, para a Argentina e para o México", disse o gerente do porto, Paulo Rogério de Souza Almeida.
Expectativa - Segundo ele, a expectativa é que, em breve, a General Motors do Brasil estabeleça uma linha regular de exportação de seus carros. A Fiat também anunciou a intenção de embarcar carros para a Argentina e países da América Central.
Na semana passada, um navio com o carregamento de 1.020 carros da GM e 2.000 veículos da Volks saiu do porto de São Sebastião. Foi o segundo carregamento de mercadorias, via São Sebastião, feito pela GM.
Segundo o gerente, para que a GM estabeleça uma linha regular de exportação, falta apenas definir o armador que terá disponiblidade para o carregamento.
Um total de 14 toneladas de açúcar será embarcado pelo porto de S. Sebastião. (Fonte: ValeParaibano)
 

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Mary´s Cunhambebe vem ai...

Vigilante é assassinado após brigar em festa na Barra Seca

Ubatuba - Ubatuba - O vigilante Marcelo Damacena, de 24 anos, foi assassinado na madrugada de ontem, quando estava em uma festa no bairro Barra Seca. Momentos antes, ele teria brigado com a mulher do autor dos tiros.
Segundo a polícia, a vítima tinha fama de “valentão”. Por motivo ainda ignorado, ele teria discutido com uma mulher, que estava na festa. O namorado desta não teria gostado e também se envolveu na discussão.
Após o “bate-boca”, o homem, identificado como C., morador em Itamambuca, saiu, retornando momentos depois armado. Ele atirou contra Damacena, que foi atingido por quatro tiros no peito, abdômen, braço e costas.
O vigilante chegou a ser levado ao pronto-socorro, onde já chegou morto. A Polícia Militar esteve na festa, mas o autor dos tiros já tinha fugido. O homicídio foi registrado na delegacia. O vigilante foi enterrado na tarde de ontem, no cemitério da cidade. (Fonte: Imprensa Livre)

Casal é baleado por conhecido na porta de casa no Perequê-Açu

Ubatuba - O casal G.D.P., que faz 53 anos amanhã, e C.C., de 49 anos, foi baleado na porta da sala de casa na madrugada de ontem, na rua Josias Ramos Nogueira, bairro Perequê-Açu. O autor do crime seria W., que apareceu na residência, chamando por um filho do casal.
Uma testemunha contou à polícia que W., conhecido da família, apareceu chamando por G., que seria um filho do casal. Quem atendeu a porta foi a mãe, que foi logo atingida por dois disparos no peito e braço. O pai saiu em socorro à mulher e também recebeu um tiro no tórax.
Em seguida, W. fugiu tomando rumo ignorado. Um outro filho do casal que chamou a polícia e uma ambulância para os pais. Ele estava dormindo quando foi acordado pelos tiros, deparando com os dois no chão.
G. e C., que são ambulantes, foram levados ao pronto-socorro, ficando internados na Santa Casa. Segundo a polícia, W., que não foi localizado, estaria envolvido com tráfico de drogas. O motivo do crime seria acerto de contas. O homicídio foi registrado na delegacia da cidade. (Fonte: Imprensa Livre)

Ação Litoral

Artigo Topo

Os Abutres não são os Professores

Com o título de CUIDADO COM OS ABUTRES, o Prof. Corsino A. Mezquita, ex-secretario de Educação de Ubatuba, no site Litoral Virtual de 21/03, comenta uma conversa que teve com um técnico em aplicação das verbas da educação e em alguns trechos ele se refere de uma forma desrespeitosa com os professores. Concordo que há professores relapsos e muitos deles quando estão cansados de dar aulas, quando não agüentam mais o massacre de salas lotadas e más condições de trabalho, procuram um outro cargo ou função dentro da carreira do magistério ou da Secretaria de Educação. Abaixo reproduzo alguns trechos:
“Não serão abutres o Sr. Prefeito, o Secretário de Finanças, o de Administração e o Chefe do Serviço de Contabilidade. Na maioria das ações, serão responsáveis, junto com você, e te ajudarão a bem administrar os recursos da educação. Mesmo assim, cuidado também com eles.”
Se isso fosse verdade não haveria prefeitos cassados por corrupção administrativa. E ladrão faz tudo para não deixar pistas. E como a nossa justiça é lenta, quando se acham as provas, não valem mais porque o prazo prescreveu. Dificilmente um professor em sala de aula vai ser um abutre do tamanho do prefeito e de seus auxiliares mais próximos. Ladrão, quase sempre age em bando, em quadrilha.

- Educação se pratica na escola.

Se isso fosse verdade, ela seria responsável por quase todos os menores infratores pois se diz que a educação está universalizada, isto é, ela atende a quase todos, segundo as estatísticas oficiais.
Esta visão é muito simplista. Hoje mais do que nunca a educação se faz em todos lugares e, educação no sentido de formação está quase inviável de se fazer na escola devido ao número excessivo de alunos. Numa aula de cinqüenta minutos, com cinqüenta alunos presentes, teoricamente, cada um teria direito a apenas um minuto da atenção do professor..
A parte formativa que era feita em casa, hoje está sobre as costas do professor, devido ao fato dos pais terem que trabalhar. A criança e o adolescente necessitam de carinho, afeição, de educadores que os ouçam e lhes mostrem os limites e possibilidades. Quantas vezes ficamos agoniados por não podermos atender um aluno quando vem nos mostrar um texto, porque há uma fila de alunos também esperando a nossa atenção ou se estapeando no fundo da sala.
A Universidade de Brasília fez uma pesquisa de cunho nacional, na qual mostra que são justamente os professores mais comprometidos que estão em crise, em depressão, e não vêem mais saída, pois além dos baixos salários, são lhes negadas as condições necessárias para o desempenho digno da profissão. O nome dessa síndrome, burnout, não tem tradução mas equivaleria aproximadamente à expressão “o gás acabou”.
Além disso, não existem creches e escolas infantis em número suficiente para atender a clientela. E sabe-se que esses primeiros anos de vida são fundamentais para toda a vida porque é o momento em que a criança desenvolve o maior número de habilidades e conhecimentos. Então, grande parte dos alunos vem para a escola fundamental e média com grandes defasagens. Para se recuperar essas defasagens, a própria Secretaria de Educação, ao implantar o projeto de aceleração e correção do fluxo de aprendizagem, organizou as turmas com um menor número de alunos e divulgou que os resultados foram bastante positivos. Se é sabido que turmas muito numerosas são improdutivas e que depois é necessário gastar mais com recuperação e com os alunos reprovados, pois estes ocupam vagas que seriam destinadas a novos alunos, porque os governos insistem nessa política? Isso não é desvio de verba e mau uso das verbas públicas?
Diz-se que antigamente a escola era boa, mas era uma escola que atendia poucos e, mesmo entre os poucos que atendia, a grande maioria era excluída e não completava a escolaridade. A escola ampliou seu atendimento a quase todos e com os mesmos recursos, às custas do achatamento do salário dos professores. Para sobreviver, os professores são obrigados a dar aulas em vários lugares, em jornadas de até setenta horas semanais. Portanto, o próprio movimento dos professores sempre foi vigilante no sentido de denunciar os desvios de verbas públicas da educação, pois são verbas que também se destinam ao pagamento de seus salários.
A escola vive hoje uma crise muito profunda porque vivemos numa sociedade complexa para a qual a escola antiga não está preparada. Muitas pesquisas apontam a importância da escola mas também a necessidade de uma reformulação e de maior abertura para a sociedade. Ela é ao mesmo tempo fator de mudança e de conservação. Uma nova escola que atenda os anseios de uma nova sociedade e que contribua para a transformação da sociedade deve ser buscada na discussão e debate democrático com a própria sociedade pois é dela que vem os recursos financeiros.

Em outro trecho, esse “técnico” faz as seguintes advertências:

Organizações não governamentais ambientalistas ou assistencialistas virão solicitar patrocínio, professores, prédios, etc .Não atenda.Os professores são contratados ou nomeados para estarem na sala de aula ou nas atividades diretamente ligadas à Secretaria. Mande os professores para a sala de aula. Afaste os outros. São abutres.
Não devem faltar em Ubatuba aqueles professores que não querem dar aula, mas que desejam salvar o mundo com programas especiais (projetos) de educação ambiental para terceira idade, comunidades rurais, crianças em situação de rua etc
Pesquisas comprovam que as escolas que tem tido um melhor desempenho são justamente aquelas que se abrem para projetos em parceria com outras instituições da sociedade civil, especialmente no campo da educação ambiental, da cidadania, artes e esportes e que não se limitam a atividades no interior das escolas.

Rui Alves Grilo
Ubatuba, SP

Carta do Leitor Topo

Convite - APAE Ubatuba tem o prazer de convida-lo a participar dos trabalhos da artista plástica mediúnica (pintura em telas com as mãos) Sra. Solange Giro que vem pela 4ª vez ao Litoral Norte desenvolver trabalho filantrópico em prol das APAE's.
Em Ubatuba esse evento acontecerá no dia 24/03 - 5ª feira às 20 horas na Associação Comercial à Rua Dona Maria Alves, 587 - Centro.
Sua presença é muito importante e muitos nos honrará.
A APAE antecipadamente agradece.

APAE
Ubatuba

Ubatuba nunca irá para frente - Há mais de 20 dias,uma reforma em uma residência na Rua Guarani , próxima aos Restaurantes Perequim e Come-se Bem, está em andamento. E também há mais de 20 dias, entulho, lixo e materiais de construção estão "estacionados" na calçada em frente à casa, ocasionando ratos, baratas e outros bichos.
Eu pergunto: será que nenhum fiscal passa na Rua Guarani? Vamos passar a Semana Santa com o lixo e entulho na calçada?
Pobre Ubatuba................ nunca irá para frente.

Anna Letizia
Ubatuba, SP

"Projeto Bom Tem Que Ser Aprovado" - Essas foi a frase do nobre vereador Sr. Charles Medeiros a respeito do projeto de Lei nº 025/05 do EXECUTIVO, que disciplina o Estágio Remunerado no âmbito do Poder Executivo Municipal.Gostaria de agradecer o apoio a todos os vereadores, pois sebendo das dificuldades do estudantes Universitário hoje em Ubatuba, para trabalhar e estudar, principalmente se estudam fora do município, APROVARAM POR UNANIMIDADE o referido projeto. Gostaria de agradecer também, o Excelentíssimo prefeito municipal Sr. EDUARDO DE SOUZA CESAR, pela criação de tal projeto, pois mostra também o apoio e o seu respeito para com a classe estudantil.
Muito obrigado

Alex Ismael dos Santos
Presidente da A.E.U.U.
Associação dos Estudantes Universitários de Ubatuba
Ubatuba, SP

Coitado do Judas e de Nossa Cultura - E com grande sentimento de piedade que vejo o "programa cultural (???)" da malhação de Judas. Piedade, não pelo chamado Judas e sim pela tradição de malhá-lo e ainda com o apoio de uma Fundação Cultural.
Imagino que Jesus teria o mesmo sentimento, pois mesmo passados dois milênios, a nossa "cultura" ainda não perdoou o coitado do Judas.
Jesus para nos dar o exemplo foi o primeiro a perdoá-lo.
A Fundação de Arte e Cultura de nossa cidade poderiam aproveitar este tempo e estar ensinando as nossas crianças algumas historias de Jesus em forma de teatro ou musica.
Fica aqui meu protesto, e se estiver pecando em pensar assim permito que aqueles que estiverem sem pecados que me atirem a primeira pedra.

Gerson Peres Campos
Ubatuba, SP

A Competencia tem de ser reconhecida - Devo reconhecer, que é raro, fazermos uso deste veiculo de informação, sem estarmos tomado na maioria das vezes pelo sentimento de revolta. Contudo, desta vez é com muita alegria, que fazemos uso deste informativo, para com muito respeito e admiração, registrar o brilhante serviço prestado pelo Sr. Vicente, a nossa comunidade aqui da região sul. É importante destacar o envolvimento desse funcionário, com a qualidade de nossa saúde, levando em cada casa que visita, orientações, planejamento e agendando de atendimento médico, facilitando a vida de todos nós, numa atitude de carinho e respeito. Seu profissionalismo é incontestável, e seu compromisso com a saúde da comunidade é simplesmente louvável. Queríamos com certeza, que a administração pública contasse apenas com dez homens do quilate do Sr. Vicente, para que nossa cidade fosse outra. Parabéns e obrigado Sr. Vicente, pelo que já nos proporcionou ..... Parabéns Sr. Prefeito, por ter sabido aproveitar a parte boa herdada da administração passada. Ao Senhor Vicente o nosso MUITO OBRIGADO !

Carlos Sabatine
Maranduba
Ubatuba, SP

 

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br
O envio de foto caracteriza autorizada a sua publicação e identifica o remetente como autor.

Ubatuba

Praia Grande - Emilio Campi

Praia Grande
©Emilio Campi


Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Editora Assistente: Jullyany Roberta Cruz


GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor