Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quarta-feira, 30 de março de 2005 - Nº 1249 Edições Anteriores

Litoral Virtual Inteligraph

Região
Piora qualidade das praias da região
Saneamento precisa de investimento


Caraguatatuba
Caraguá dá início ao projeto 'Diagnóstico do município'
Pré-conferências de Saúde são prorrogadas
Morre Leopoldo Ferreira Louzada
Teatro Mario Covas apresenta Chico Anysio
Confira a agenda do Teatro Mario Covas até o dia 30 de abril:
Saúde presta contas na Câmara Municipal
Dirigentes de Ensino são exonerados
Padarias equipam 12 escolas do litoral

Ilhabela
Câmara de Ilhabela reprova Projeto de Licitações na Internet
Vereador quer Hospital Regional para o Litoral Norte
TJ exige inquérito em Ilhabela
Evento anticorrupção reúne 150


São Sebastião
Votação de projeto que regulamenta instalação de cercas elétricas
Peruanos são presos em São Sebastião


Ubatuba
Presidente da Câmara de Ubatuba Entrega Lista de Reivindicações ao Governador do Estado
Fundart faz recadastramento de pessoas interessadas em receber informações
Associações e ONG’s devem procurar a Prefeitura
2º Top Tuning de Ubatuba recebeu grande público
Vereador Claudinho Ouve Reivindicações da Presidente da Apae
Tamar faz primeira soltura de tartarugas em Ubatuba

Seções
Artigo
Carta do Leitor
Foto do Dia


Notícias da Região Topo

Piora qualidade das praias da região
Indaiá, em Caraguá, passou mais da metade do ano poluída; falta de saneamento e chuvas colaboraram, diz Cetesb

Litoral Norte - Levantamento da Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental) aponta que 51% das praias analisadas semanalmente estiveram impróprias para o banho em algum período do ano passado. Os dados são do Relatório de Qualidades das Águas Litorâneas de 2004, divulgado ontem. Em 2003, o índice de praias poluídas foi de 46%.
O balanço apontou que praias como Itaguá e Perequê-Mirim, em Ubatuba, Centro e Indaiá, em Caraguá, e Pinto, em Ilhabela, passaram mais da metade do ano impróprias.
Segundo a gerente do Setor de Águas Litorâneas da Cetesb, Cláudia Lamparelli, a piora na qualidade das praias do Litoral Norte em 2004 foi causada pelas chuvas que atingiram a região ao longo do ano. "As chuvas acabaram fazendo com que o esgoto, lançado nos córregos e rios, poluíssem as praias", afirmou.
Cláudia disse ainda que praias como Paúba e Barra do Una, em São Sebastião, Cocanha, em Caraguá, e Curral, em Ilhabela, que há muitos anos não apresentavam poluição, em 2004, estiveram impróprias durante algumas semanas, devido às chuvas.
Segundo Cláudia, outro fatores contribuíram para a piora, como falta de saneamento básico e o crescimento populacional.
"Ilhabela, por exemplo, tem apenas 2% da população atendida por coleta e tratamento de esgoto. Em algumas cidades, constatamos que a população não liga seu esgoto à rede da Sabesp, evitando assim a poluição dos córregos e rios que deságuam nas praias", disse.
A Cetesb coleta amostras de água nas praias, semanalmente, desde 1970. No Litoral Norte, são analisados 80 pontos.
Uma praia é considerada imprópria para banho quando nas análises laboratoriais são constatadas densidades de coliformes fecais superiores a 1.000 NMP/100 mililitros, em duas das cinco amostras consecutivas.
RIOS - A Cetesb também analisou a balneabilidade dos rios da região. Em três deles --Acaraú, em Ubatuba, e Ipiranga e Santa Izabel, em São Sebastião-- foi constatada qualidade insatisfatória devido à presença de esgoto doméstico.
Foram constatadas ainda alta quantidade de fósforo e de matéria orgânica e baixo índice de oxigênio nas águas dos três rios. Os demais apresentaram boa balneabilidade.
Outra novidade no relatório divulgado ontem pela empresa foi a análise de algas coletadas em dez praias do Litoral Norte.
A pesquisa, feita em parceria com a Unitau (Universidade de Taubaté), pretende catalogar as espécies existentes no Litoral Norte, principalmente, as que oferecem risco à saúde devido à alta toxidade. (Fonte: ValeParaibano)

Saneamento precisa de investimento

Litoral Norte - A ambientalista Marcela Sobral, do Aquário de Ilhabela, afirmou que é preciso fazer investimentos em saneamento básico para reduzir a poluição nas praias da região.
Segundo ela, sem esses investimentos, as praias continuarão sendo poluídas pelo esgoto doméstico. "A poluição das praias prejudica a região como um todo", disse Marcela.
O prefeito de Caraguá, José Pereira Aguilar (PSDB), afirmou que está procurando agilizar junto ao governo do Estado as obras de saneamento na cidade.
Aguilar disse ainda que também fez uma parceria com a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado) para fiscalizar as residências que ainda não ligaram seus sistemas à rede coletora da empresa.
O gerente regional da Sabesp, José Ricardo Amadei, afirmou que, até o final de 2007, 60% das moradias da região estarão com seus sistemas de esgoto ligados à rede coletora da empresa.
Atualmente, segundo ele, 30% das moradias do Litoral Norte são beneficiadas com coleta e tratamento de esgoto.
A falta de saneamento básico é apontado pela Cetesb como um dos fatores que colaborou para a piora na qualidade das praias no ano passado. (Fonte: ValeParaibano)

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá BIL -= Bolsa de  Imóveis do Litoral Salete

Caraguá dá início ao projeto 'Diagnóstico do município'
Por meio de um levantamento histórico demográfico e turístico, a prefeitura quer melhorar o atendimento aos turistas e facilitar a vinda de investidores para o município.

Caraguatatuba - As Secretarias Municipais de Turismo e Planejamento de Caraguá deram início ao projeto 'Diagnóstico do Município', que tem como um dos objetivos melhorar a qualidade de vida em Caraguá. O assunto foi discutido em reunião entre os secretários municipais de Turismo, Ricardo de Lima Ribeiro, e de Planejamento, Luz Marina Aparecida Poddis de Aquino, com coordenadores dos cursos de Turismo, Sistemas de Informação, História, Arquitetura, Administração e Biologia, das Faculdades Integradas Módulo, além de funcionários das respectivas secretarias.
Na reunião, os secretários e suas equipes técnicas apresentaram o projeto Diagnóstico do Município, que visa fazer um levantamento histórico demográfico e turístico da cidade por meio de pesquisas que será realizado em parceria com as Faculdades Integradas Módulo.
Por meio do levantamento histórico demográfico, a prefeitura quer melhorar o atendimento aos turistas e investidores. "Nosso objetivo é facilitar a vinda de investidores para o município, gerando emprego e renda para a população. Além disso, precisamos encontrar alternativas para atrair turistas para o município o ano inteiro", disse a secretária de Planejamento.
Os coordenadores dos cursos envolvidos receberam uma cópia de cada formulário para que possam dar sugestões para facilitar ou complementar o trabalho, de acordo com suas especialidades. Os questionários são específicos e visam obter a maior quantidade possível de informações sobre cada segmento: atrativos turísticos, históricos e culturais, eventos folclóricos e populares, meios de hospedagem, campings, colônias de férias, agências de turismo receptivo, entretenimento, estrutura para eventos, locadora de veículos, compras, estrutura náutica, imobiliárias, artesanato, culinária, folclore, transporte, segurança, terminal de passageiros e saúde.
As entrevistas serão realizadas em cada bairro, com formulários de todos os segmentos. Para que o levantamento seja o mais fiel possível, os alunos serão preparados para aplicar as pesquisas, que tiveram a metodologia baseada em modelos usados pela Embratur e outras empresas do ramo.
O trabalho dos alunos é fundamental para o resultado final. "Eles irão oferecer mais do que podemos dar em troca, mas em compensação poderemos retribuir com a experiência que o trabalho irá proporcionar para o currículo de cada participante, além das horas acadêmicas complementares", comentou o secretário de Turismo, Ricardo de Lima Ribeiro. (Fonte: PMC)

Pré-conferências de Saúde são prorrogadas
Para ampliar ainda mais a participação da população nas pré-conferências municipais, a Secretaria de Saúde prorrogou a data para o agendamento de reuniões, para o dia 15 de abril.

Caraguatatuba - A Secretaria de Saúde prorrogou a data para o agendamento das pré-conferências, visando ampliar a participação da população. O novo prazo para as reuniões é dia 15 de abril, e até lá a população poderá debater sobre as mudanças que achar necessárias para melhorar o atendimento pelo SUS no município, e eleger os delegados para representá-la na Conferência Municipal de Saúde,.
O objetivo da Secretaria Municipal de Saúde é definir o Plano Municipal de Saúde para os próximos quatro anos, de acordo com as necessidades da população. As pré-conferências levantam, junto aos usuários, as propostas que serão debatidas na Conferência Municipal de Saúde, que vai acontecer nos dias 6 e 7 de maio, no Teatro Municipal Mário Covas, sob o tema 'O SUS que temos no município e o SUS que queremos'.
Na quarta-feira, dia 30, acontecem duas pré-conferências, uma no Centro de Fisioterapia, às 10h, na Av. Paraná, 92, Jd. Primavera. E a outra na Paróquia Santo Antonio, às 20h, na Praça Cândido Mota, 35, Centro.
No dia 31, quinta-feira, acontecem três pré-conferências: Centro do Professorado Paulista, às 15h, na Rua Engenheiro João Fonseca, 77, Centro; - Arte de Viver - Reciclagem, às 16h, na Rua Três, 121, Caputera; - e na Associação de Bairro do Travessão, às 21h, na Rua Guarujá, 381, Travessão (Escola Alaor).
Ainda está em tempo de dar as sugestões para melhorar o SUS no município. O agendamento deve ser feito das 8h30 ás 16h, na Rua São José dos Campos, nº 127, Centro, ou pelos telefones 3883-9966 ou 3882-2291, com Fabiana.  (Fonte: PMC)

Morre Leopoldo Ferreira Louzada
Um dos caiçaras mais antigos de Caraguatatuba

Caraguatatuba - Caraguatatuba perdeu no dia 25 de março, sexta-feira, uma figura ilustre de sua história: Leopoldo Ferreira Louzada, caiçara nascido no Camaroeiro no dia oito de maio de1904. Com 100 anos, trazia na memória cenas, passagens, histórias, causos e contos sobre a cidade que tanto amava. Numa última homenagem, familiares, autoridades e amigos estiveram presentes em seu enterro, na manhã de sábado, 26, no Cemitério Municipal de Caraguatatuba.
Leopoldo Ferreira Louzada, nasceu na cidade de Caraguatatuba em oito de maio de 1904, no bairro do Camaroeiro, filho de Bernardo Ferreira Louzada e de Benedita Maria das Dores.
Ainda não tinha idade escolar quando seus pais se transferiram de residência para o bairro Rio do Ouro. Estudou até o 3º ano primário, tendo que deixar a escola para auxiliar seu pai na lavoura.
Foi um dos primeiros funcionários da Fazenda dos Ingleses, onde prestou valiosa contribuição para o desenvolvimento desta empresa que se fixou no município em 1927. Trabalhou na Prefeitura de Caraguatatuba. Foi Servidor do D.E.R Departamento de Estradas e Rodagem do Estado de São Paulo, aposentando-se nesta empresa. Lutou como voluntário em um dos mais brilhantes movimentos cívicos da História do Brasil Republicano, a Revolução Constitucionalista de 1932.
Homem simples, católico, exemplar chefe de família, Sr. Leopoldo foi uma das memórias vivas da cidade, herdou de seu avô e de seu pai o amor pela Congada de São Benedito. Foi, durante décadas, integrante desta manifestação folclórica de velha tradição regional dentro de nosso Litoral Norte e pela qual lutou tanto pela sua preservação.
Grande amigo e parceiro da Fundacc colaborou com suas memórias, para a recuperação da história de Caraguatatuba, e o material coletado foi transformado em livros de causos e contos, tendo também a figura de ‘seu’ Leopoldo como o contador das histórias para as crianças. No dia 20 de abril de 2004, numa grande festa, a Fundacc e a Prefeitura Municipal, numa homenagem ainda em vida, prestando-lhe uma homenagem, deram seu nome à Biblioteca de Artes no Pólo Cultural Profª Adaly Coelho Passos.
Também em 2004, foi realizado um vídeo documental onde ‘seu’ Leopoldo, foi o protagonista, contando como era o Camaroeiro e a pesca quando ele ainda era criança em Caraguatatuba. Conta também lendas e fala de seu amor pela cidade. Ao final, ele abençoa a festa e os pescadores de Caraguatatuba. Realizado pela Fundacc, com direção da jornalista Adriana Coutinho, o vídeo “Pesca artesanal – Patrimônio Imaterial” foi produzido para o 7º Festival do Camarão. (Fonte: Fundacc)

Teatro Mario Covas apresenta Chico Anysio
Abrindo a programação cultural em comemoração aos 148 anos de Caraguatatuba, Chico Anysio estará em Caraguatatuba no dia 9 com seu show “Eu Conto, Eles Cantam”. A programação segue até dia 30 de abril com muita música, dança e teatro.

Caraguatatuba - A Prefeitura Municipal e a Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba em comemoração aos 148 Anos de Emancipação Político-Administrativa de Caraguatatuba, realizam no Teatro Mario Covas uma extensa programação artística, com espetáculos teatrais, musicais e ballet. As apresentações acontecem entre os dias 9 e 30 de abril.
Abrindo a programação, no dia 9 de abril às 21 horas, o comediante Chico Anysio apresenta seu show de humor e música “Eu Conto, Eles Cantam”, com direção de André Lucas. A classificação etária é de 16 anos. Os ingressos a R$ 40,00(inteira) e R$ 20,00(meia), podem ser adquiridos a partir do dia 30, quarta-feira, no Caraguá Praia Shopping, nas lojas Nice Calçados e Center Trevo, ambas em Caraguatatuba e São Sebastião. O Teatro Mario Covas possui 600 lugares, e fica na Avenida Goiás, 187, no Indaiá. Informações pelo telefone (12) 3881 2623.

O espetáculo - “Eu conto, vocês cantam”, que encerrou recentemente sua terceira temporada no Rio de Janeiro, foi feito para dar à platéia este presente: o prazer de cantar. São diversos sucessos da MPB, com as letras projetadas num telão. No repertório, canções como “Eu sei que vou te amar”, “Sambam do Avião”, “Emoções”, entre outras.
Este novo show de Chico Anysio é um encontro do artista com a platéia, onde há interação total através das canções, que todos cantarão com ele. E é preciso que cantem, porque Chico Anysio não é um cantor, ele é apenas um companheiro do público no momento de cantar as canções do espetáculo. Além disso, ele irá contar as piadas e estórias que o consagraram mestre do humor brasileiro. Frank Sinatra já dizia: “Tony Bennett canta tão bem quanto nós pensamos cantar quando estamos no chuveiro". E nós adoramos cantar. Cantamos no banho, para fazer os filhos dormirem, numa festa, nos videoquês e cada vez que uma chance se apresenta, nós cantamos.
Com aproximadamente uma hora e meia de duração, seu 17º show é bem feito, produzido com competência e glamour. Realmente imperdível porque é, sem dúvida, o melhor show de sua carreira. (Assessoria de imprensa: Lana Araújo (21)2446.7022 / 8111.5460 ) (Fonte: Fundacc)

Confira a agenda do Teatro Mario Covas até o dia 30 de abril

Caraguatatuba - Dia 9 de abril – sábado - Chico Anysio – “Eu Conto, Eles Cantam” às 21 horas - Ingressos – R$40,00(inteira) e R$20,00(meia) no Caraguá Shopping, Center Trevo e Nice Calçados – lojas de Caraguatatuba e São Sebastião. No Teatro Mario Covas, das 14 às 18 horas.

Dia 17 – domingo - Espetáculo Infantil - Inventa Desinventa, às 17 horas Ingressos a R$10,00(inteira) e R$ 5,00(meia) à venda na Fundacc (das 9 às 17h) e no Teatro Mario Covas (das 14 às 18h) e no MACC – Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (das 10 às 18 h) a partir do dia 11.

Dia 20 de Abril – Aniversário de Caraguatatuba - quarta-feira – “Contos de Areia” – teatro dança e música - uma produção da Fundacc, às 20h30 – ingressos a R$10,00(inteira) - levando uma embalagem mínima com 400 gramas de leite em pó, o ingresso sai por 5,00(meia entrada). Os ingressos devem ser trocados antecipadamente na Fundacc, MACC e no Teatro Mario Covas.

Dia 21 de Abril – quinta-feira - Banda Sinfônica da Polícia Militar do Estado de São Paulo, às 21 horas – Entrada: uma embalagem mínima com 400 gramas de leite em pó. A troca de ingressos deve ser feita antecipadamente no MACC, Fundacc e Teatro Mario Covas.

Dia 22 – sexta-feira - Pedrinho Mattar – “Meu Piano Favorito” às 21 horas Ingressos a R$20,00(inteira) e R$10,00(meia) – Ingressos à venda na Fundacc, MACC e Teatro Mario Covas.

Dias 23 e 24 – sábado e domingo - XY – Espetáculo de Dança e Teatro – “A Verdadeira Diferença entre os Sexos”, `as 21 horas – Ingressos a R$ 20,00(inteira) e R$10,00(meia)

Dia 29 e 30 – sexta e sábado – 21 horas - Cisne Negro Cia. de Dança – Espetáculo “Anéis e Trama” – Ingressos a R$10,00 - levando uma embalagem mínima com 400 gramas de leite em pó, o ingresso sai por R$5,00, que deverá ser trocado antecipadamente na Fundacc, MACC e Teatro Mario Covas. (Fonte: Fundacc)

Saúde presta contas na Câmara Municipal
O Secretário Municipal de Saúde de Caraguá, João Corrêa Senna Filho, prestou contas sobre os serviços prestados no quarto trimestre de 2004, na Câmara Municipal, dia 23 de março.

Caraguatatuba - Representantes da Secretaria Municipal de Saúde, do Conselho Municipal de Saúde e da população de Caraguá assistiram a prestação de contas dos serviços da Saúde no quarto trimestre de 2004, com o secretário municipal de Saúde, João Corrêa Senna Filho. O vereador Omar kazon, o diretor de assistência à Saúde, Maurício Oliveira Silva, o chefe do Fundo Municipal, Erick Leonardo Inoue, a diretora de planejamento Priscila Meyer, a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Glades Lima e outros acompanharam a prestação.
O secretário apresentou os números de todos os setores da Saúde, desde campanhas até o Programa Saúde da Família. Um dos segmentos elogiados, segundo o secretário, foi o da Saúde Bucal, que computou 59.303 procedimentos, sendo 19.518 em atenção básica, 39.340 na coletiva e 445 na especializada.
Na rede básica, foram registrados no último trimestre do ano, 187.121 atendimentos em ações básicas, 24.050 em ações especializadas e 1.745 exames. Na Casa de Saúde Stela Maris, foram registrados 35.570 atendimentos em ações básicas, 6.096 em atendimento especializado, e 46.106 em exames laboratoriais, entre rede e pronto socorro. O número de internações foi de 1.489, sendo que 1.338 foram de emergência e 152 agendadas. Também foram internados 114 usuários de outros municípios. Na clínica obstétrica, foram feitos 150 partos normais e 199 cesarianas.
Os números da Saúde Coletiva também foram apresentados. No Programa de Qualidade da Água nos sistemas públicos, a Vigilância Sanitária detectou que 99% dos exames bacteriológicos atendem o padrão de qualidade, já quanto ao cloro, 88%, e ao flúor 92%. Nos sistemas particulares, o bacteriológico atende a 84% dos padrões, o de cloro 86% e quanto ao flúor 100%.
A V.E. também atuou no controle da dengue, efetuando 9.625 bloqueios, 1.513 pesquisas de armadilha e 203 armadilhas em pontos estratégicos.
Também foi apresentado o trabalho da Vigilância Sanitária, que liberou 130 licenças de funcionamento e 75 para novos estabelecimentos; e da Zoonoses, que vacinou 18.128 cães e 1.877 gatos.
Quanto ao transporte no município, foram atendidos pela ambulância 4.126 chamados. Quanto ao tratamento fora do município o número foi de 3.457 pacientes e 1.211 acompanhantes. A média mensal foi de 221 viagens.
O Fundo Municipal de Saúde recebeu no último trimestre uma receita de 3.675 milhões, entre verbas próprias, da União e do Estado, tendo pago 7.755 milhões de despesas. No ano de 2004, foram aplicados 24,86% em Saúde, mais do que o preconizado pela Escala Constitucional, que é de 15%. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Dirigentes de Ensino são exonerados

Caraguatatuba - A Secretaria Estadual da Educação exonerou ontem os dirigentes regionais de Ensino de Caraguatatuba e Jacareí.
O coordenador de Ensino do interior, Hélcio Selmi, não foi localizado ontem para comentar a exoneração dos dirigentes. A secretaria informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que as substituições não tiveram motivações políticas, mas apenas estruturais.
O ex-dirigente regional de Ensino de Caraguatatuba Laércio Albaricci pediu demissão anteontem ao ser informado que seria substituído do cargo que ocupa por meio de concurso desde 1995.
Albaricci, que é delegado do diretório do PSDB em Caraguá, disse que as mudanças têm como objetivo atender à nova composição política do governo.
"Preferi pedir demissão para evitar problemas", afirmou Albaricci, que pretende reassumir a direção da escola Colônia dos Pescadores, em Caraguá.
A secretaria informou que os novos dirigentes serão indicados pelos diretores da região. Quatro nomes serão sugeridos ao secretário estadual da Educação, Gabriel Chalita, para ocupar a direção de ensino do Litoral Norte. (Fonte: ValeParaibano)

Padarias equipam 12 escolas do litoral

Caraguatatuba - Doze escolas do Litoral Norte vão ganhar kits de padarias comunitárias do Fundo de Solidariedade do Estado. Unidades escolares dos quatro municípios da região foram contempladas com o programa desenvolvido pelo governo estadual.
Caraguatatuba é a cidade que ganhou mais kits --um total de cinco. São Sebastião vai ganhar quatro; Ubatuba, dois, e Ilhabela, um. Segundo a assessoria de imprensa do Fundo de Solidariedade, a região já tem 22 escolas dotadas com os kits de padarias artesanais.
As padarias vão ser implantadas nas escolas que já integram o programa Escola Família, desenvolvido pela Secretaria Estadual de EducaçÃo. São unidades de ensino que abrem as portas nos finais de semana para a prática de atividades culturais, esportivas e de lazer.
Renda - As padarias artesanais fazem parte do programa de Capacitação, Geração de Empregos e Renda do Fundo de Solidariedade. O objetivo é capacitar pessoas para a produção de pães por processos caseiros.
O Fundo de Solidariedade informou que já foram distribuídos 6.500 kits em todo o Estado. Além das escolas, também recebem o material entidades sociais e núcleos de favelas.
Cada kit contém um forno inox, um botijão de gás, formas, uma batedeira, um liquidificador, balança e assadeiras. (Fonte: ValeParaibano)

Programa Ação Litoral

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Câmara de Ilhabela reprova Projeto de Licitações na Internet

Ilhabela - Os parlamentares ilhabelenses reprovaram por 5 votos a 3, o projeto de Lei 02/2005, de autoria do vice-presidente ilhéu, vereador José Roberto de Campos, Beto(PMN), que dispunha sobre a obrigatoriedade de manutenção de registros atualizados na Internet, do andamento das licitações e de compras efetuadas na esfera municipal. O projeto recebeu três pareceres favoráveis nas Comissões Permanentes, porém, na hora da votação, Jadiel Vieira, Keko(PV), Nanci Peres de Araújo Zanato(PTB), José Jorge Pereira, Zeca do São Pedro(PTB), Joadir Luiz Capucho, Professor Joadir(PPS) e Márcio Garcia(PL) deram votos contrários.
A vereadora Nanci(PTB), alegou que foi alertada por uma munícipe, levantando a hipótese de que o projeto prejudicaria os micro-empresários locais, já que com a divulgação dos processos de compra na rede internacional de computadores, empresários de todos os estados poderiam concorrer com os empresários locais, oferecendo preços melhores e causando a falência de estabelecimentos locais. “Não podemos tirar o pão de nossos comerciantes”, disse.
José Roberto(PMN) rebateu dizendo que seu projeto não tinha o objetivo de prejudicar nenhum morador local, pois as compras de até R$8 mil continuariam sendo feitas na cidade, sem que fosse necessário abrir processo de licitação. “Quero deixar bem claro que o objetivo do projeto é dar transparência aos processos de compras e ver se o erário não está sendo surrupiado”.
O parlamentar alegou ainda que os processos já são divulgados no Diário do Estado e que seriam colocados na Internet depois de efetuadas as compras, apenas para um maior acompanhamento da população. E desafiou: “Se me derem nome de um comerciante local que já ganhou algum processo de licitação, eu retiro o projeto”. E após a reprovação, Beto desabafou: “A Câmara de Ilhabela não quer que a população tenha acesso às contas públicas”.
Keko(PV), rebateu a afirmação do colega, dizendo que todo cidadão tem acesso sim às contas públicas, que ficam à disposição nos órgãos responsáveis. Professor Joadir(PPS) e Keko(PV) argumentaram também que já existe transparência nos projetos de licitação, que são divulgados no Diário Oficial do Município e no Diário do Estado, como o próprio Beto(PMN) havia dito. Joadir (PPS) disse ainda que é preciso existir equilíbrio entre poder público, comerciantes e trabalhadores.
O vereador Carlos Alberto de Oliveira Pinto, Carlinhos(PMDB), favorável ao projeto, disse que os empresários locais não sairiam perdendo, já que as compras pequenas continuariam sendo feitas aqui sem licitação e quanto as maiores, se fossem feitas com outras empresas, por preços mais baixos, trariam benefícios econômicos para a cidade.
O outro projeto que estava na Ordem do Dia, de autoria da Vereadora Nanci(PTB), dispondo sobre denominação de Via Pública, foi retirado pela vereadora, em virtude de pedidos de alguns comerciantes. Os edis aprovaram na mesma noite um parecer da Comissão de Obras, de número 01/2005, autorizando uma construção em faixa de marinha, com votos contrários dos vereadores Guilherme Henrique Vieira Maia, Dr. Guilherme(PMDB) e Beto(PMN). Votaram e aprovaram também os requerimentos 146 ao 166/2005, além de duas Moções, uma de Louvor, direcionada ao Rotary Clube Ilhabela, pelos 100 anos de existência no Brasil e 30 anos na cidade, proposta pelos parlamentares Carlinhos(PMDB) e Beto(PMN) e outra de Apelo por um Hospital Regional para o Litoral Norte, direcionada a todos os órgãos públicos regionais e estaduais também de autoria do vereador Carlinhos(PMDB) juntamente com seu colega de partido, Dr. Guilherme Maia.

CEI só depois de irregularidades comprovadas - Após as denúncias de comercialização de terrenos em área de preservação ambiental e dentro do Parque Estadual envolvendo o nome da imobiliária do qual o prefeito Manoel Marcos é sócio e está afastado, o vice-presidente da Casa, José Roberto(PMN) propôs a criação de uma Comissão Especial de Inquérito (CEI) para apurar os fatos.
Os vereadores Guilherme(PMDB) e Keko(PV) endereçaram requerimentos à prefeitura, ao DEPRN (Departamento Estadual de Proteção aos Recursos Naturais) e ao 4Parque Estadual para entender melhor o problema, já que há muita divergência de informação.
Márcio Garcia(PL), Keko(PV), Zeca(PTB), o presidente Luiz Lobo(PL) e a líder do prefeito na Câmara, vereadora Nanci(PTB), usaram a tribuna e declararam-se favoráveis a abertura da CEI, desde que haja provas de que os terrenos estão realmente em área de Parque. “Vamos esperar as respostas dos requerimentos para termos fatos concretos que possibilitem abertura ou não de CEI”, disse o vereador Keko.
Nanci fez um discurso emocionado e defendeu veementemente a administração de Manoel Marcos, que, segundo ela, está incomodando a oposição por ser uma administração que tem dado bons frutos. “Nós não somos omissos, apenas não queremos fazer denúncias infundadas. Se ficar provado que existe irregularidade, seremos os primeiros a instaurar a CEI”, disse Márcio Garcia, que também defendeu a sinceridade e integridade do prefeito. “Essas denúncias têm cunho político”.
Keko(PV) disse que no início do seu mandato, por diversas vezes, entrou com pedidos ou apoiou CEIs para investigar denúncias, que em muitas vezes, não deram em nada por serem feitas em cima de fatos infundados. “Por isso só vou me manifestar após receber as respostas aos meus requerimentos”.
Zeca do São Pedro(PTB) também acredita que se trata de “politicagem”, já que para ele o prefeito está trabalhando bem e incomodando a oposição. “Se eu, que trabalhei oito anos pela população, sem ganhar nada até conseguir me eleger, em menos de dois meses de trabalho já fui chamado de ladrão, imagina o prefeito Manoel Marcos que tanto fez por nossa gente”.
Luiz Lobo(PL) disse que não iria condenar nem defender o prefeito e, não entrando no mérito da reportagem, deixou questionamentos em relação a alguns fatos apontados na matéria. Luiz Lobo comentou que o loteamento existe há trinta anos, mas só agora levantaram essa polêmica. Lembrou ainda que não há só uma imobiliária vendendo lotes no local, e questionou ainda o critério de licenças ambientais expedidas pelo DEPRN, pois há diversos casos de construções de grande porte edificadas praticamente dentro de riachos e cachoeiras com autorização do órgão estadual.
Beto(PMN) frisou novamente que a Câmara não pode ser omissa em relação a este e a nenhum outro assunto, finalizando com uma frase de Dante Alighieri: “Os lugares mais quentes do inferno estão reservados para aqueles que são neutros”. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Vereador quer Hospital Regional para o Litoral Norte

Ilhabela - Foi aprovada na sessão de Câmara da última segunda-feira, a Moção de Apelo 06/2005, de autoria do vereador ilhabelense Carlos Alberto de Oliveira Pinto, Carlinhos(PMDB), pedindo o empenho dos prefeitos, vereadores e secretários municipais de Saúde da região, para a criação de um Hospital Regional do Litoral Norte. Os parlamentares Guilherme Henrique Vieira Maia, Dr. Guilherme(PMDB) e José Roberto de Campos, Beto(PMN), são co-autores da Moção.
Na justificativa, Carlinhos(PMDB) cita que é extremamente necessário a criação deste hospital, em virtude do grande número de pessoas que vive nas quatro cidades, sem contar com os visitantes em época de temporada, passando a somar uma população de quase dois milhões de pessoas. Além disso, os municípios ganhariam economicamente, já que o transporte de pacientes seria para uma distância menor, diminuindo ainda, os riscos de acidentes com esses munícipes.
O vereador apresentou, durante a sessão, alguns dados da secretaria de Saúde da Ilha, que dão conta que a cidade economizaria perto de R$40 mil por mês com um Hospital Regional. “Já passou do tempo de termos um Hospital Regional aqui. Precisamos nos mobilizar e unir forças por esta questão”, disse o parlamentar.
Segundo Carlinhos, a Moção faz parte de uma ação integrada com vereadores das quatro cidades do Litoral, que também estão empenhados por esta causa. O presidente da Casa, vereador Luiz Antônio dos Santos, Luiz Lobo(PL), parabenizou o colega pela iniciativa e se comprometeu a levar a reivindicação aos quatro presidentes das Câmaras, para que o Hospital Regional também seja uma das reivindicações da Câmara Litoral e disse ainda que Caraguatatuba seria a cidade ideal para sediar o Hospital. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

TJ exige inquérito em Ilhabela

Ilhabela - O segundo vice-presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Jarbas Coimbra Mazoni, mandou instaurar inquérito policial para apurar o suposto envolvimento do prefeito de Ilhabela, Manoel Marcos de Jesus Ferreira (PTB), com cadastramento e lançamento indevido de tributos, além de expedição irregular de alvará de construção.
Mazoni também deu 30 dias de prazo para realização das 'diligências necessárias' e conclusão das investigações.
Em seu despacho, o desembargador acatou pedido feito em 2 de março pela Procuradoria-Geral de Justiça, que, entre outras coisas, solicitou que o prefeito seja ouvido, o código tributário municipal enviado e a perícia contábil em transações da prefeitura realizada.
Até ontem a ordem do TJ ainda não havia chegado à Delegacia Seccional de São Sebastião.
O coordenador do Setor de Crimes de Prefeitos da Procuradoria-Geral de Justiça, Luiz Roque Lombardo Barbosa, explicou que o pedido de inquérito foi formulado a partir de representação enviada ao Ministério Público com denúncias de fraudes.
Entre elas, a compra irregular de um terreno na ilha feita por meio de documentação fraudulenta.
"Não podemos prejulgar. Estamos requisitando o inquérito justamente para investigar os fatos e pedir a oitiva do prefeito", explica Barbosa.
REUNIÃO- Na próxima terça-feira, promotores se reunirão em Ilhabela para avaliar as supostas irregularidades apontadas pelo DEPRN (Departamento Estadual de Proteção dos Recursos Naturais).
O laudo constatou que 60% dos 190 lotes do loteamento Siriúba 2, no Morro do Elefante, estão inseridos, total ou parcialmente, em áreas de preservação.
Algumas imobiliárias de cidade, entre elas, a Imobiliária Ilhabela, que tem entre seus sócios o prefeito Manoel Marcos de Jesus Ferreira (PTB), estariam comercializando lotes em áreas de preservação.
O promotor Daniel Fink, coordenador do Centro de Apoio Operacional de Urbanismo e Meio Ambiente do Estado de São Paulo, afirmou que o MP deverá promover ações para coibir a ocupação das áreas de preservação.
Segundo ele, as ações deverão ser definidas pelos promotores Elaine Taborda --promotora ambiental do Litoral Norte e Carlos Eduardo Bresciane-- promotor de Habitação e Urbanismo de Ilhabela.
"Nosso objetivo não é apenas apurar possíveis irregularidades existente no loteamento Siriúba 2, mas também qual é a realidade do parque estadual de Ilhabela", disse Fink. (Fonte: ValeParaibano)

Evento anticorrupção reúne 150

Ilhabela - Cerca de 150 pessoas superlotaram ontem à noite o plenário da Câmara de Ilhabela para acompanhar palestra anticorrupção feita pela Auditar (União dos Auditores Federais de Controle Externo).
A Auditar promove o projeto A1M (Adote Um Município) dentro do programa Caravana 'Todos Contra a Corrupção' que percorrerá várias cidades brasileiras este ano. Ilhabela foi a primeira cidade a receber a caravana. Os auditores explicaram aos presentes as atribuições do Executivo e do Legislativo e orientaram os moradores sobre como fiscalizar o repasse de verbas estaduais e federais.
No período da tarde, antes da paletra, os auditores tiveram uma reunião com sete dos nove vereadores da ilha. No encontro foram abordados assuntos técnicos referentes à elaboração do plano diretor e do orçamento municipal.
O presidente da Câmara, Luiz Lobo (PL), solicitou à Auditar assessoria na elaboração do plano diretor de Ilhabela.
Ausência - O prefeito Manoel Marcos de Jesus Ferreira (PTB) não participou da reunião e nem da palestra, alegando compromissos na capital.
Em entrevistas anteriores, Manoel Marcos negou qualquer irregularidade na liberação para construções no Morro do Elefante e disse estar afastado do controle da imobiliária Ilhabela.
Ele atribui as acusações de suposto favorecimento no caso a uma manobra articulada por seus opositores.
CEI - Os vereadores José Roberto Campos (PMN) e Carlos Alberto de Oliveira Pinto (PMDB) protocolaram requerimentos na Câmara cobrando explicações da prefeitura sobre as denúncias do MP.
Caso as informações fornecidas sejam consideradas 'insuficientes' para elucidar o caso, os vereadores estudam a possibilidade de solicitar a abertura de uma CEI (Comissão Especial de Inquérito) ou mesmo de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar o caso.
Não podemos prejulgar. Estamos requisitando o inquérito justamente para investigar os fatos e pedir a oitiva do prefeito sobre o caso apurado pelo Ministério Público
Do coordenador do Setor de Crimes de Prefeitos da Procuradoria-Geral de Justiça, Luiz Roque Lombardo Barbosa (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Notícias de São Sebastião Topo

Litoral Virtual Superchic

Votação de projeto que regulamenta instalação de cercas elétricas é adiada

São Sebastião - A votação do projeto de lei complementar 001/05, de autoria do vereador José Cardim de Souza (PP), que dispõe sobre a instalação de cercas
energizadas destinadas a proteção de imóveis em São Sebastião, foi adiada por dez dias em sessão ordinária realizada nesta terça-feira, 29, a pedido
do presidente da Câmara, Wagner Teixeira (PV).
“Há controvérsias em relação a proposta porque falam que engenheiro civil não poderá assinar projeto, só engenheiro elétrico. O pedido de vistas seria
para tirar dúvidas a respeito da matéria junto com a comissão de obras e engenheiro da Casa”, justificou Teixeira.
Segundo o autor, o projeto é uma reivindicação da associação dos engenheiros e arquitetos da cidade, cujo objetivo é oferecer mais segurança
a população. “Temos um monte de cercas e não há nenhuma regulamentação. Estamos autorizando o prefeito a fazer isso através de engenheiro
responsável”, salientou Cardim. De acordo com a proposta, todas as cercas dotadas de corrente elétrica serão classificadas como energizadas, ficando incluídas na mesma legislação aquelas que utilizem outras denominações como eletrônicas, elétricas, eletrificadas ou outras similares.
Em todas as instalações energizadas serão obrigatórias a indicação de um engenheiro eletricista, na condição de responsável técnico, e a apresentação
da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) de projeto e execução. Na ausência de normas técnicas brasileiras, as cercas energizadas deverão
obedecer às regulamentações técnicas internacionais editadas pela IEC (International Eletrotechnical Commission), que regem a matéria.
A cada cinco metros de cerca fica obrigatória a instalação de placas de advertência, devendo ser colocada ainda nos portões e/ou portas de acesso
existentes ao longo do muro e em cada mudança de sua direção. Todas as sinalizações deverão ter seu texto e símbolos voltados para ambos lados,
devendo ser amarela a cor de fundo das placas e preta a escrita, além de obedecer às dimensões mínimas. É necessária também a colocação de alguma
imagem, de cor preta, dando a interpretação de que se trata de um sistema dotado de energia elétrica, que pode transmitir choque.
Pela proposta, fica proibida a utilização de arames farpados ou similares.
Na parte superior de muros, grades, telas ou outras estruturas, a altura mínima do primeiro fio de arame energizado deverá ser de dois metros em
relação ao nível do solo da parte externa do imóvel cercado. Quando a cerca possuir fios desde o nível do solo, os mesmos deverão ser separados da parte
externa do imóvel e cercados por meio de outras delimitações (telas, muros, grades ou similares).
Para a instalação de cerca energizada em linhas divisórias de imóveis deve haver concordância dos proprietários envolvidos. Na hipótese de existir
recusa por parte dos donos de áreas vizinhas, a referida cerca só poderá ser instalada com um ângulo de 45º de inclinação para dentro do imóvel
beneficiado. A penalidade para quem infringir a lei é a aplicação de uma multa no valor
de R$260, 00, sendo o dobro em caso de reincidência. (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Peruanos são presos em São Sebastião

São Sebastião - A DIG (Delegacia de Investigações Gerais) de São Sebastião prendeu ontem na região central de São Paulo uma quadrilha de peruanos que durante um ano teria aplicado golpes utilizando dólares falsos. Os principais alvos seriam as cidades turísticas, incluindo o Litoral Norte.
De acordo com a Polícia Civil, a quadrilha estava sendo investigada havia um ano e aplicaria golpes usando dólares falsos --adquirindo produtos e depois revendendo-os.
Foram presos José Fernandez Carmona, 39 anos, July Felicita Montalvo, 38 anos, Lesly Joana Montalvo, 20 anos, e M.L., 17 anos. Os peruanos, que estão no Brasil há três anos, foram detidos por uso de moeda falsa.
De acordo com a DIG, os suspeitos foram reconhecidos na tarde de ontem por funcionários de um hotel de Ubatuba, que teria sido vítima do golpe. Os quatro suspeitos, que disseram estar ilegalmente no país há três anos, foram encaminhados para a Polícia Federal. (Fonte: ValeParaibano)
 

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Ameu Cunhambebe vem ai...

Presidente da Câmara de Ubatuba Entrega Lista de Reivindicações ao Governador do Estado

Ubatuba - O presidente da Câmara Municipal de Ubatuba, Jairo dos Santos, entregou ao Governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, um documento contendo uma série de reivindicações que visam resolver problemas comuns de toda a região do Litoral Norte. O governador esteve em Ubatuba, no sábado de Aleluia, 26, para inaugurar obras no Aeroporto da cidade.
Entre as prioridades colocadas pelo vereador de Jairo dos Santos estão:
As obras de coleta e tratamento de esgoto doméstico, principal responsável pela poluição dos rios e do mar em todo o Litoral Norte;
Uma política habitacional para remanejar as famílias que ocupam os mananciais que abastecem toda a população das cidades e os turistas;
A construção de um campus da Universidade de São Paulo, com cursos de Biologia, Oceanografia e Botânica, qualificando profissionais para estudos e pesquisas de nossa imensa biodiversidade florestal e marinha, além de cursos de Hotelaria e Turismo para a formação de mão de obra qualificada para atender a grande demanda de turistas estrangeiros que buscam conhecer a beleza e a riqueza das florestas e dos mares da região. Ainda na área da Educação, o presidente da Câmara pediu esforço urgente para a reforma das Escolas Estaduais existentes no município.
Para o setor da Saúde, Jairo dos Santos reivindica a construção de um Hospital Regional para desafogar as Santas Casas, que normalmente passam por grandes dificuldades e pioram muito na temporada e nos feriados prolongados. De acordo com o parlamentar, o Hospital Regional terá grande importância até pela medida de segurança, para atender possíveis vítimas de acidentes, uma vez que já estão funcionando em São Sebastião os tanques de armazenamento de petróleo da empresa Petrobrás, além dos reservatórios de gás natural proveniente dos campos encontrados em águas litorâneas que brevemente serão instalados em Caraguatatuba. A Usina Nuclear de Angra dos Reis, município fluminense, é também, segundo o vereador, um outro ponto de perigo eminente de algum vazamento radioativo.
No documento, o presidente da Câmara de Ubatuba, Jairo dos Santos, pede ainda ao governador Alckmin empenho na aplicação do Decreto Estadual 49.215, de 07 de dezembro de 2 004, que trata do Zoneamento Ecológico Econômico, conforme termos estabelecidos pela Lei Estadual l0 019 de junho de 1 998 - de Gerenciamento Costeiro - com ressalvas no artigo 31. Para Jairo, o artigo atinge de forma injusta os caiçaras e quilombolas, uma vez que limita o espaço da pesca artesanal para esta população que vive basicamente da atividade. (Fonte: PMU)

Fundart faz recadastramento de pessoas interessadas em receber informações
Envie seu e-mail para contato e fique por dentro da agenda cultural de Ubatuba

Ubatuba - A Fundart (Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba) está recadastrando pessoas físicas e jurídicas para o envio de sua programação cultural mensal através da Internet. A programação cultural do mês de março foi praticamente triplicada se comparada com a de fevereiro. Agora, o objetivo é ampliar a difusão das atividades e fazer com que a comunidade ubatubense participe cada vez mais dos eventos culturais promovidos pela Fundart.
Essa idéia de ampliar o contato com os internautas faz parte de um trabalho de socialização e troca de informações. O coordenador de eventos, Jorge Lee explica que a sugestão da Fundart é que os internautas colaborem, passando adiante as informações, imprimindo cópias da programação para quem não tem acesso à rede. “Dessa forma, uma parcela expressiva dos moradores de Ubatuba ficará informada sobre as atividades culturais realizadas na cidade. A intenção é oferecer à comunidade programas freqüentes, que sirvam também como atrativos aos turistas na baixa temporada”, complementa Lee.
Por motivos administrativos e operacionais, a Fundart ainda não está recadastrando pessoas para o envio de correspondências pelos Correios, mas a programação impressa está disponível em sua sede, o Casarão do Porto, situado na Praça Anchieta, 38, ou em diversos estabelecimentos espalhados pelo município.
As pessoas que quiserem receber a programação da Fundart pela Internet devem proceder da seguinte forma:

- Colocar no item assunto, do seu e-mail, a que categoria você pertence. Você pode escolher uma dessas opções:

- Comunidade
- ONG / OCIP
- Instituição – religiosa
- Instituição – desenvolvimento social
- Empresa – hotel/pousada
- Empresa – comércio
- Empresa – turismo
- Profissionais liberais

Depois, enviar para: jorgelee.event@fundart.com.br Cadastre-se e não fique de fora dos nossos eventos! (Fonte: PMU)

Associações e ONG’s devem procurar a Prefeitura

Ubatuba - A Assessoria de Assuntos Comunitários solicita que todas as Associações e ONG’s de Ubatuba façam seu cadastramento junto à Prefeitura. Os representantes deverão entrar em contato com a Assessoria pelo telefone 3833-3099 ou se dirigir até a sede, localizada na rua Maranhão, 536, centro. O cadastramento se faz necessário para a atualização de dados junto a Prefeitura. (Fonte: PMU)

Secretário de Administração deixa Prefeitura
Em seu lugar, assume interinamente o Secretário de Finanças, que passa a responder por duas pastas

Ubatuba - O Secretário de Administração da Prefeitura de Ubatuba, Sizenando Cristo, informou ao prefeito Eduardo César que estará deixando a Secretaria na próxima semana em virtude de um convite irrecusável que recebeu para retornar a iniciativa privada. Em seu lugar, interinamente, ficará o Secretário de Finanças, Gilson Ferreira da Silva.
Segundo Cristo, que até o final do ano passado morava em São Paulo e trabalhava como consultor de empresas e professor de faculdade, a proposta que ele acaba de receber é imperdível. “Além do emprego na área onde sempre atuei,mais especificamente em organização e gerência de empresas, também voltarei a dar aulas na Fasp de pós graduação e MBA”, disse. (Fonte: PMU)

2º Top Tuning de Ubatuba recebeu grande público

Ubatuba - Ubatuba recebeu no último domingo, 27, toda a beleza e potência dos carros “Tunados” que participaram do 2º Top Tuning de Ubatuba. Foram 62 máquinas que participaram das categorias Som (24 estilos), Tuning (8 estilos), Rebaixados (2 estilos) e Mini Tuning. A equipe Rejeitados, da cidade de Guararema, foi a mais premiada, com nove vencedores.
No tuning os destaques foram Luciano Ribeiro com 890 pontos na categoria passeio pequeno e Fernando Henrique da Tuning Action com o Astra. Participação especial também de dois veículos que foram matéria de revista, o Golf de Luis Renato Santos e o Gol de Wagner Arruda.
Nas motos, Cleber Moraes, o pioneiro na participação nesta categoria apresentou sua possante CB 500 nitro, um verdadeiro show. Nas categorias do som Ricardo Caetano de Guararema virou 160,4 db na categoria Trio Pro Livre no seu e no SPL Wagner Caciano, com seu Corsa, alcançou 157,1 dbs na Profissional. O competidor de Ubatuba melhor classificado foi Luiz Augusto da Silva Barbosa da Kall Som com seu Gol que atingiu 141,8 db na categoria SPL amador. O 2º Top Tuning de Ubatuba foi realizado pela 101% eventos e contou com o apoio da Secretaria Municipal de Turismo. (Fonte: PMU)

Vereador Claudinho Ouve Reivindicações da Presidente da Apae

Ubatuba - A presidente da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Ubatuba, Mia Mafalda, quer que os alunos da entidade utilizem a quadra esportiva da Polícia Militar Ambiental para a prática de exercícios físicos. Ela esteve nesta terça-feira, 29, no gabinete do vereador Claudinho Gulli (PMDB), junto com o tesoureiro da APAE, José Geraldo, e informou ao vereador da existência de dois ofícios com o pedido (15/05 e 16/05) já enviados à Prefeitura .O vereador se colocou à inteira disposição para reforçar os ofícios e ainda encaminhar uma indicação ao prefeito Eduardo César para que a Polícia Militar Ambiental ceda a quadra aos alunos da APAE às segundas, terças e quintas-feiras.E, atendendo a outra reivindicação de Mia Mafalda, Claudinho vai solicitar também da Prefeitura a limpeza da Praça Ayrton Senna, situada próximo à entidade. (Fonte: Câmara Municipal de Ubatuba)

Tamar faz primeira soltura de tartarugas em Ubatuba

Ubatuba - O projeto Tamar (Tartarugas Marinhas) realizou anteontem na Praia Grande, em Ubatuba, a soltura de 15 filhotes de tartarugas da espécie cabeçuda. É a primeira vez que o nascimento dos animais é registrado no Estado, segundo o Tamar.
As tartarugas soltas anteontem à tarde foram desovadas no dia 16 de janeiro na Praia Grande.
O local do ninho foi isolado e demarcado pelos técnicos do Tamar. Dos 52 ovos, nasceram 18 filhotes. Três deles permaneceram na base do Tamar para estudos.
A diretora do Tamar, a oceanóloga Berenice Gallo, afirmou que o nascimento de tartarugas no litoral de São Paulo é um fato inédito, porque a região é considerada área de alimentação.
Segundo ela, a área de reprodução se estende entre o litoral do Rio de Janeiro e o Nordeste.
Berenice afirmou que no ninho localizado em 1º de janeiro, na Praia do Tenório, não houve registro de nascimento. Segundo ela, tratava-se de uma tartaruga da mesma espécie.
Desde sua instalação em Ubatuba, em 1991, o Tamar catalogou cerca de 5.000 tartarugas. Espécies demarcadas pelo Tamar já foram localizadas no Uruguai e no litoral do Espírito Santo. (Fonte: ValeParaibano)
 



ELEIÇÃO PARA ASSOCIAÇÃO COMERCIAL 2005

No dia 30, próxima quarta-feira das 14h às 18h, estará sendo realizada a eleição para composição da nova diretoria da ACE (Associação comercial); e nós da CHAPA 1 estaremos competindo para melhorar a entidade e promover ações definitivas em favor de toda a classe comercial do município. Veja nossas METAS E OBJETIVOS abaixo:

1. Buscar parcerias junto a grandes empresas para promoção de eventos, visando atrair receptividade turística durante a baixa estação, além de divulgar o nome da cidade na mídia impressa, televisiva e virtual em nível nacional;
2. Promover cursos de capacitação de gestão e planejamento para pequeno e médio empresário, bem como para funcionários, capacitando-os para um melhor atendimento ao cliente;
3. Buscar parceria junto a PMU para promover o combate ao comércio irregular, objetivando valorizar o pequeno e médio empresário cumpridor de suas obrigações fiscais, que é quem realmente traz divisas para o município;
4. Apoio ao filiado na elaboração de planos de metas e projetos de desenvolvimento comercial;
5. Desenvolver projetos para valorizar as datas comemorativas, como dia das mães, pais, crianças, secretária, internacional da mulher, Páscoa, Natal etc. visando atrair mais consumidores para o comércio local;
6. Parceria com a PMU, visando intermediar ações para promover a restauração e manutenção de praças públicas e locais para apresentações populares;
7. Descentralização de ações junto aos comerciantes estabelecidos ao longo do município, buscando a reintegração na entidade, mostrando vantagens aos comerciantes de todas as regiões, expandindo assim, o número de filiados;
8. Reeditar a publicação periódica (informativo mensal) para manter comerciantes e a comunidade informados sobre as ações promovidas pela ACE em defesa do desenvolvimento do município e do comércio local;
9. Promover eventos internos periódicos para manter a integração dos filiados, fomentando discussões de ações e projetos comuns;
10. Adquirir sede própria.

CHAPA 1

Presidente: Ahmad Khalil Barakat (Kibe)
Comerciante, proprietário das empresas Prupé e Kipé Calçados. Trabalha no comércio local há mais de 15 anos. Qualificado pelo SEBRAE-ONU no seminário Empretec.
Tem 31 anos e conta com uma equipe jovem com ideais empreendedores. Tel.: 3832-3553

Vice-presidente: Marcos Fushimi Velloso (Tibúrcio)
Tem 31 anos, comerciante, formado em Direito, é proprietário da Casa Velloso-Vidronorte.
Qualificado pelo SEBRAE-ONU no seminário Empretec. Tel.: 3832-1976

1o Tesoureiro: Racine Cardoso de Lima Júnior
Tem 30 anos, proprietário da World Music, World Telecom e Bar Amanari.
Qualificado pelo SEBRAE-ONU no seminário Empretec. Tel.: 9141-1313

2o Tesoureiro: Bruno Stefani
Tem 27 anos, formado em Técnico em Administração, é sócio-gerente da King Tell.
Trabalhou 8 anos na ACE, ocupando cargo de gerente administrativo. Tel.: 3832-5080

1o Secretário: Alfredo Luiz Cunha Corrêa Filho (Alfredinho)
Tem 35 anos, formado em Administração de Empresas, proprietário do restaurante Senzala.
Qualificado pelo SEBRAE-ONU no seminário Empretec. Tel.: 3832-1788

2o Secretário: Valdir Zarpelão
Tem 55 anos, contador, proprietário do Quiosque Golfinhos, reside em Ubatuba há mais de 10 anos. Sempre atuante para atrair melhorias na Praia Grande. Tel.: 3835-1208

Ação Litoral

Artigo Topo

A Obrigação de Agradecer
Ronaldo Dias

A presença do governador para a “entrega” de obras para a cidade, não contemplam, de longe, nossas necessidades. Embora todos os investimentos em educação têm indiscutivelmente, seu mérito, os demais somam muito pouco, pelo que ele tem oferecido a outros municípios, pelo simples critério do número de eleitores. Em nossa contrapartida, oferecemos (gratuitamente) a todos os visitantes (a maioria do Estado de São Paulo) o nosso “melhor perfume”. Nossa Natureza e nosso meio ambiente. Recapar uma estrada com um traçado de 30 anos, sem nenhuma correção, sem acesso de pedestres entre bairros: (Praia Grande -Toninhas) (Toninhas –Enseada) (Perequê-Mirim – Saco da ribeira) (Lázaro – Rio Escuro – Dura) (Dura – Lagoinha) é no mínimo, falta de respeito com o cidadão e desídia com a sua segurança, quando sem alternativa, é obrigado a andar ( literalmente) pelos acostamentos. AS ilhas (assassinas) da Praia Grande, agora (colocaram hoje) com inúmeras placas, mostram a total falta de planejamento e, de critérios técnicos que foi tratada a obra. Precisamos é de acesso com infra-estrutura destinada ao turismo. Inclusive aeroporto. Meias-solas não atendem as expectativas dos turistas muito menos servem para o alardeado “despertar” do Estado, para esta atividade econômica. É preciso deixar o palanque para os votos e, a realidade técnica para investimentos que contemplem o desenvolvimento econômico do nosso município, tão “controlado” pelas imposições legais do Estado. Precisamos de atracadouros públicos, da privatização do Píer do Saco da Ribeira, de sistema viário para distribuição do crescente fluxo de trafego que as reformas nas rodovias irão de toda forma causar. Os visitantes chegaram pelas estradas reformadas... E aqui? Vão para onde? Por onde? Precisamos de investimentos que nos libertem definitivamente desta tutela de cabresto que gera a obrigação de agradecer. Precisamos e merecemos investimentos de porte em nossa infra-estrutura, pois temos vocação e um excelente e cobiçado produto turístico. O resto, sim, fica por nossa conta.

Ronaldo Dias

Carta do Leitor Topo

Fórmula Mágica - Quando qualquer prefeito quizer avaliar o peso dos conselhos que recebe, pode utilizar, sem receio de errar, a seguinte fórmula:
Considere, de imediato, o que o interloctor tem a ganhar com o conselho. O passo seguinte é definitivo: Investigue ou avalie o que o interloctor tem a perder na cidade. O resultado é surpreendente. Além de melhorar o índice de acertos em suas decisões, poderá parar de perder tempo, dando ouvidos a palpites errados, de quem não tem o que perder por aqui.

Ronaldo Dias
Ubatuba, SP

Obrigado Exmo. Sr. Governador, Dr. Geraldo Alckmin - Compareci, na condição de cidadão, à recepção, de Vossa Excelência, no Aeroporto de Ubatuba, na esperança que estivessem presentes representações de todos os bairros que receberam obras, conveniadas com o Governo do Estado, nos últimos quatro anos. Infelizmente a visita foi bastante rápida e isso não foi possível. Em atenção a essa falha gostaria agradecer, a Vossa Excelência e ao seu Governo, os convênios mantidos entre as Secretarias de Educação do Estado e da Prefeitura de Ubatuba, em parcerias que frutificaram em ações de grande interesse educacional, assim como benéficas ao município. Frutos dessas parcerias estão presentes em todos o bairros. Relacionaremos a seguir as principais ações.
O processo, bem sucedido, de municipalização do ensino de 1ª a 4ª séries com a incorporação, ao patrimônio do Município, da Escola Altimira Silva Abirached, no bairro do Itaguá e a posterior reforma realizada pela Fundação para o Desenvolvimento da Educação- FDE – sem ônus para o município.
As reformas das escolas estaduais Aurelina Ferreira e Idalina do Amaral Graça realizadas diretamente pela Fundação para o Desenvolvimento da Educação – FDE.
As ampliações, em parceria com a Prefeitura, das escolas Áurea Moreira Rachou, no Sertão da Quina, Madre Maria da Gloria, no Parque dos Ministérios e Escola Indígena Boa Vista.
As reformas, em parceria com a Prefeitura, das escolas estaduais: Florentina Martins Sanchez, no bairro do Perequê Mirim, Sueli Ap. Figueira dos Santos, na Estufa I, Esteves da Silva, no Centro e Dionísia Bueno Velloso, no Perequê Açu.
A cobertura das quadras das escolas estaduais: Áurea Moreira Rachou, no Sertão da Quina, Florentina Martins Sanches, no Perequê Mirim, Aurelina Ferreira, na Estufa II, Cap. Deolindo de Oliveira Santos, no Centro e Dionísia Bueno Velloso, no Perequê Açu.
A construção das escolas municipais, em parceria com a Prefeitura: Sebastiana Luiza
de Oliveira Prado, no Bairro do Araribá, Nativa Fernandes Faria, no Sertão da Quina, Semíramis Prado de Oliveira, no Saco da Ribeira-Lázaro, Maria da Cruz Barreto, no Perequê Mirim, Josefina Giglio Silva, na Estufa II, José de Souza Simeão,nos bairros do Taquaral-Vila Suré e a do Perequê Açu, no bairro do mesmo nome.
Autorização para construir e aprovação dos projetos, pela Fundação para o Desenvolvimento da Educação –FDE- das escolas municipais do Ipiranguinha (doze salas de aula) e do Horto-Figueira (seis salas de aula)
Excelentíssimo Sr. Governador, na condição de participante ativo da História da Educação de Ubatuba, nos últimos trinta e dois anos, posso afirmar que em nenhum quadrante dessa História houve parceria tão generosa e eficiente como no quadriênio 2001-2004. Estivemos envolvidos nessas ações não podemos deixar de agradecer ao Seu Governo, ao do saudoso Governador Mário Covas Júnior e às equipes da Secretaria de Estado da Educação que tão atenciosas foram no desenvolvimento dos processos burocráticos necessários a tantas e tão diversas realizações.
Com admiração a Sua Pessoa e ao Seu Governo apresento-lhe respeitosas saudações.

Corsino Aliste Mezquita
Ubatuba, SP

Associação Náutica de Ubatuba - Prezados Associados; As recentes alterações no quadro diretivo da ASSOCIAÇÃO NÁUTICA DE UBATUBA exigem a convocação de uma A G E para eleger o Diretor Técnico. Neste sentido, tenho o prazer de CONVIDAR V. Sas. a comparecerem, dia 30 de março de 2005, em primeira chamada às 19:00 horas e em segunda chamada às 19:30 horas, à nova sede da associação, sita na R. Raimundo Correia 497, a Assembléia Geral Extraordinária especialmente designada para este fim.
Atenciosamente

Gustavo Adolfo Franco Ferreira
Presidente
Associação Náutica de Ubatuba

Associação dos Deficientes de Ubatuba - Primeiro quero agradecer pelo espaço democrático cedido a Comunidade do Litoral Norte, e pelas características da região, um diário pela internet, atende bem as necessidades da Comunidade em se comunicar e trocar informações.
A ADUBA tem em suas diretrizes, muito mais de que o trabalho assistencial de atendimento a uma comunidade hoje superior a 1000 associados, a defesa do direito de por volta os mais de 7 mil portadores de algum tipo de deficiência em nossa Cidade, levando em consideração que, o Censo do Governo indica 14,5% da População e que Ubatuba tem 70.000 habitantes.
O Prefeito Eduardo César através da Secretaria de Arquitetura e Urbanismo, notificou mais de 90 prédios que prestam serviços de atendimento ao publico, a adequarem-se a Legislação Federal, estes vem sendo intimados e entende que, há uma denuncia da ADUBA quanto a esta situação.
Embora a ADUBA tenha feito grande trabalho de orientação aos núcleos religiosos do Município, Empresas e Setores Públicos, e com pouquíssimas exceções fomos atendidos, cabe aos Moradores informar que a Entidade é solidária a questão financeira e social que Ubatuba se encontra. Entendemos e assim por diversas vezes junto a Promotoria da Pessoa Portadora de Deficiência, foram feitos vários acordos de condutas, como com o Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e na SAU PMU, ultimo acordo com a UNITAU. Esclarecemos que não são denuncias da ADUBA, mas sim constatação que em Ubatuba não há o habito de se cumprir a LEI.
Enquanto reclamamos que, não há turistas freqüentando nossa Cidade e porque não dizer Região, quantos Hotéis adaptados temos para receber 10% do turismo que é Portador de Deficiência, ou o Deficiente não passeia.
Estamos fornecendo ao comercio local, a mais de 2 anos, as medidas necessárias a adequação dos estabelecimentos a nova Legislação e, não somente a ADUBA, mas sim a Sociedade e Justiça cobrarão esta nova postura com o Portador de Deficiência, pois nós não queremos caridade e sim respeito.
No caso da UNITAU, processo corre na promotoria a mais de 2 anos, e a mesma nunca se interessou pelo respeito a Pessoa Portadora de Deficiência, hoje curso Direito no MODULO em Caraguatatuba, e tenho orgulho de pagar a mensalidade e ser bem atendido, a Faculdade possui banheiros adaptados, elevador, rampas, vaga de estacionamento e esta contratando Profissionais Portadores de Deficiência para trabalha em seu quadro de funcionário, sem qualquer intervenção ou solicitação da Federação das Pessoas Portadoras de Deficiência do Litoral Norte, pois sabe que é um ato de cidadania.
Vejamos a UNITAU, o prédio além de não estar adaptado a uso de todos, nem habites se possui. Por que o morador humilde tem sua casa embargada, o comerciante tem seu alvará suspenso e a Faculdade esta acima da LEI? Não recebem todos agentes políticos para fazer-nos cumpri-la? A Lei é para alguns e não para todos? Ubatuba esta no velho oeste onde o dinheiro é o gatilho mais rápido? Pode a Prefeitura Municipal destinar recursos a uma Organização que não esta dentro da Lei?
Estas perguntas tenham certeza, serão respondidas pelos órgãos competentes. Talvez contestando o que lhes informa, mas talvez cumprindo seu papel social, de representantes da Lei e da Ordem.

André Luiz dos Santos
Diretor Presidente ADUBA
Associação dos Deficientes de Ubatuba SP

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br
O envio de foto caracteriza autorizada a sua publicação e identifica o remetente como autor.

Ubatuba

Praia da Maranduba / Emilio Campi

Praia da Maranduba
©Emilio Campi


Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Editora Assistente: Jullyany Roberta Cruz


GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor