Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Terça-feira, 05 de abril de 2005 - Nº 1253 Edições Anteriores

Litoral Virtual Inteligraph

Região
-


Caraguatatuba
Caraguá está mapeando entidades que realizam alfabetização de Adultos
Fundo Social de Caraguá lança campanha 'Doe sem dó, doe de coração'
Caraguá terá Festival de Vôo Livre
Prefeitura e Ministério Publico juntos em favor da Criança e do Adolescente
Prova Natatória 'Cidade de Caraguatatuba' abre inscrições
Campeonato de Bicicross agita fim de semana em Caraguá
Campeonato de Canoagem Oceânica tem inscrições abertas
Câmara Municipal e Colégio Tableau se unem para desenvolver Projeto para Estagiários na área da Saúde
Presidente Pardim quer mutirão contra Caramujo
Inscrições para eleições da CIPA começaram nesta segunda-feira em Caraguá
Lar dos idosos recebe carinho na páscoa
1º Festival de Rua do Litoral Norte será lançado no Módulo, dia 7


Ilhabela
Match Race Brasil acontecerá em Ilhabela no mês de maio
Temporada 2004/2005 Aponta Números Surpreendentes
Prefeito Manoel Marcos Inaugurou a Nova Escola no Bairro da Água Branca
Secretaria Municipal do Meio Ambiente Cumpre a Primeira Etapa do Programa Lixo Legal


São Sebastião
Entidades recebem repasse de verbas
Reunião do CODIVAP levanta questões polêmicas
CIEE abre inscrições para Processo Seletivo
Ordem do Dia
Eleições da CIPA serão realizadas este mês
Prefeitura realiza audiência pública
Surfistas querem limitar vagas para escolinhas


Ubatuba
Ubatuba pode entrar em estado de alerta devido às fortes chuvas
Notícias da Associação Comercial de Ubatuba
Clube Atlético Ipiranguinha comemora 20 anos com festa
Ubatuba já conta com 5 aparelhos telefônicos para deficientes auditivos
Vereador Osmar de Souza ouve queixas dos moradores da Praia Grande
Presidente da câmara de Ubatuba recebe resposta da CODASP
Vereador Mico cria lei que facilita pagamento de alvarás
Metropolitano de futmesa termina no próximo Sábado
Fundart divulga programação para abril


Seções
Opinião
Carta do Leitor
Foto do Dia


Notícias da Região Topo

Litoral Norte

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá BIL -= Bolsa de  Imóveis do Litoral Salete

Caraguá está mapeando entidades que realizam alfabetização de Adultos

Caraguatatuba- A Secretaria Municipal de Educação de Caraguatatuba, objetivando auxiliar o Ministério da Educação e Secretaria de Estado da Educação, está solicitando o apoio de todos visando identificar entidades que realizem trabalhos de alfabetização.
O “Mapeamento Nacional das Iniciativas de Alfabetização de Jovens e Adultos”, é uma iniciativa da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, do MEC, que tem como finalidade identificar e cadastrar nas próprias cidades e no Distrito Federal programas e projetos desenvolvidos para alfabetizar jovens e adultos, sejam eles governamentais ou não. Entidades e demais organizações também estão convidadas a comparecer à Secretaria Municipal de Educação para o preenchimento do cadastro.
Qualquer entidade que possua projeto desse tipo deve realizar o cadastramento, comparecendo na sede da Secretaria Municipal de Educação de Caraguatatuba até o dia 15 de abril. Os dados serão enviados aos governos Estadual e Federal, que dessa forma poderão ter o perfil do nível de escolaridade do cidadão brasileiro. É muito importante a participação de todos. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (12) 3897-7006.
Educação de Caraguá participou de videoconferência sobre o mapeamento - Caraguatatuba saiu na frente com relação ao mapeamento nacional das iniciativas de alfabetização de jovens e adultos. A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Educação, participou de uma videoconferência que teve como principal objetivo esclarecer e capacitar os representantes de prefeituras de todo o Estado, simultaneamente, para o cadastramento das entidades que alfabetizam adultos fora das unidades escolares.
Essa videoconferência aconteceu no dia 24 de março, na E.E. Maisa Teodoro, em São Sebastião, com a participação das Supervisoras Karina Soares e Cláudia Burihan, e da representante do setor de Informática, Patrícia Helena.
A Secretaria de Estado da Educação e o MEC – Ministério da Educação e Cultura desejam intensificar e cadastrar as entidades que realizam essa alfabetização. Serão mapeados 645 municípios incluindo Caraguatatuba. Mais informações pelo telefone (12) 3897-7006. (Fonte: PMC)

Fundo Social de Caraguá lança campanha 'Doe sem dó, doe de coração'
As doações podem ser móveis, roupas, calçados, eletrodomésticos e irão abastecer o Bazar da Assistência Social no Travessão.

Caraguatatuba - O Fundo Social de Caraguatatuba acaba de lançar a campanha 'Doe sem dó, doe de coração', visando incentivar a doação de móveis, eletrodomésticos, roupas, sapatos, objetos e outros utensílios domésticos para ajudar a comunidade carente do município.
As doações irão abastecer o Bazar do novo núcleo da Assistência Social, no bairro do Travessão. "O objetivo é doar para quem tem necessidade e vender para quem pode pagar", explica a diretora de eventos da Assistência Social, Cilce Fabrette. Segundo ela, tudo será vendido a preços baixos, e a população carente, que já passou pela triagem da Secretaria, poderá ganhar móveis, roupas e outros, de acordo com a necessidade.
O núcleo será inaugurado no dia 20 de abril, junto com as comemorações do aniversário da cidade. O bazar estará aberto diariamente, das 8 às 17 horas, na Avenida José Herculano, no Travessão.
Para fazer doações, a população deve ligar para a Secretaria de Assistência Social, (3897-7066/3897-7065) e solicitar um caminhão, ou ir até a secretaria e entregar pessoalmente a doação. A Secretaria fica na Avenida Bahia, 845, Indaiá.
O novo núcleo de Assistência Social passará a atender a população da região Sul com os programas de geração de renda, atendimento com psicólogos, assistentes sociais, cadastro e outros serviços à população. A secretaria espera atender em torno de 80 pessoa por dia no local.  (Fonte: PMC)

Caraguá terá Festival de Vôo Livre
Mais do que uma competição, o evento quer promover a integração de novos e antigos pilotos, trazendo para a cidade o colorido no céu e o status de capital de Vôo Livre.

Caraguatatuba - O Festival 'High Fly' de Vôo Livre deverá atrair para Caraguatatuba em abril, pilotos do Vale do Paraíba, Rio de Janeiro, São Paulo e Sul de Minas. O festival também trará para a cidade o status de capital do Vôo Livre.
O evento vai acontecer na praia do Centro como parte da programação do aniversário de 148 anos de emancipação político administrativa de Caraguá. O Festival 'High Fly' de Vôo Livre está sendo realizado pelo piloto e instrutor de Vôo Livre José Mário e Secretaria Municipal de Turismo.
Segundo o organizador, José Mário, o festival vai ser realizado nos moldes dos antigos campeonatos, resgatando algumas regras utilizados nas provas da década de 70, como fazer o piloto arremessar um saquinho com o seu número em um determinado ponto, antes de pousar no alvo.
O evento é aberto a convidados e deverá ter um número restrito de pilotos. "A intenção é promover um encontro para a confraternização dos pilotos e não apenas para competição", disse José Mário.
De acordo com o instrutor, foram convidados pilotos que voaram em Caraguá na década de 70, resgatando a tradição da Asa Delta na cidade que foi uma das pioneiras a incentivar a prática do Vôo Livre no país. O evento contará com tenda vip e distribuição de brindes no local da prova, que será transmitida pela Internet.
O evento tem o apoio do Colégio Módulo e das empresas Só Líquidos, Nelplac, Israel Veículos, Academia Forma Atlética, Point do Acaí, Stúdio D'Ro, Adega Balalaika, TecNall, TV Canção Nova, Jornal Expressão Caiçara e Rota 33. (Fonte: PMC)

Prefeitura e Ministério Publico juntos em favor da Criança e do Adolescente

Caraguatatuba - A melhoria no atendimento a crianças em risco foi o tema discutido na manhã desta segunda-feira 4, no gabinete da Prefeitura de Caraguatatuba. Estiveram reunidos o prefeito José Pereira de Aguilar, secretários Municipais, entidades assistências e a Promotora dos Direitos da Criança e do Adolescente, Dra. Maria Cristina Tadeu Garcia.
A Dra. Maria Cristina solicitou essa reunião para que os processos que lidam com o bem estar da criança fossem atendidos como emergenciais. “Esse é o primeiro passo para a integração total entre todos que se preocupam com o bem estar das crianças e adolescentes. Se cuidarmos de nossas crianças hoje, resolveremos a criminalidade de amanhã”, afirmou a promotora.
A Secretaria de Saúde informou que está sendo criada uma comissão de atenção à Infância e Adolescência em situação especial e que, com essa comissão, os trabalhos fluirão com mais rapidez. Esse grupo será formado por representantes das secretarias municipais de Saúde, Educação, Assistência e Esportes, da secretaria Estadual de Educação, Segurança Pública e saúde, Conselho Tutelar, Febem e Poder Judiciário.
A discussão incluiu também a atuação da Assistência Social e das entidades no abrigo onde essas crianças permanecem, e como resolver o maior problema que hoje aflige o adolescente de todo o país: o uso de entorpecentes.
O prefeito José Pereira de Aguilar, ressaltou a importância dessa integração e pediu a seus secretários que o problema seja tratado com prioridade. “O que eu quero é administrar bem. Favorecendo aquele que mais precisa”, ressaltou Aguilar.
O prefeito lembrou ainda que o preventivo é mais barato e o curativo além de caro dói mais. Aguilar encerrou falando de seu projeto para que, com o dinheiro do INSS, que será recolhido na construção do CDP em nossa cidade, seja construído um Centro de Recuperação.  (Fonte: PMC)

Prova Natatória 'Cidade de Caraguatatuba' abre inscrições
A competição terá 13 categorias e premiará com medalhas os 150 primeiros que completarem a prova e troféus para os três primeiros colocados

Caraguatatuba - A secretaria de Esportes e Recreação de Caraguá está realizando uma série de eventos esportivos para comemorar o aniversário de 148 anos da cidade. A Prova Natatória de Águas Abertas “Cidade de Caraguatatuba”, que faz parte da programação, acontece no dia 16, sábado, às 9h, na praia Matin de Sá. A prova Natatória está com inscrições abertas até o dia 15, sexta-feira, para atletas do município e região. Os interessados devem preencher corretamente a ficha de inscrição disponível na Secretaria de Esportes e Recreação, organizadora do evento, ou pelo site da prefeitura www.caraguatatuba.sp.gov.br. Os atletas deverão se inscrever somente na sua categoria.
A competição será constituída de 13 categorias: Pré Mirim 7/8 anos, Mirim 9/10 anos, Petiz 11/12 anos, Infantil 13/14 anos, Juvenil 15/16 anos, Júnior 17 a 19 anos, Sênior 20 a 24 anos, Master A 25 a 29 anos, Master B, 30 a 34 anos, Master C 35 a 39 anos, Master D 40 a 44 anos, Master E 45 a 49 anos, Master F acima de 50 anos, masculino e feminino
O percurso será retangular com bóias de 250 a 500 metros para todas as categorias, exceto para a Pré-Mirim que será feito com caiaque. A distância será de 300 metros para Pré-Mirim, 500 metros para Mirim, Petiz e Infantil e de 1000 metros para as demais categorias.
Cada equipe fica responsável por preservar e observar as condições técnicas e físicas de seus atletas. No dia da prova, se as condições climáticas não forem favoráveis à realização do evento, a organização poderá tomar providências como retardar o início da prova, alterar o seu percurso, retirar atletas da água que estejam colocando sua integridade em risco e, até mesmo determinar junto com promotores e órgãos de segurança pelo adiamento da competição para os próximos 30 dias. Caso isso aconteça, os competidores inscritos continuam com suas inscrições para o próximo dia marcado, porém não será permitida a reabertura das inscrições nem a desistência dos atletas já inscritos.
Serão premiados com medalhas os 150 primeiros atletas a completarem a prova. Receberão troféus, do primeiro ao terceiro colocado.
Todos os atletas deverão levar os equipamentos obrigatórios, como sunga ou maiô, touca e óculos. Durante a prova não será permitido o uso de materiais e acessórios que facilitem a flutuação.
Mais informações ligue 3888-4110 ou 3887-1165 (Fonte: PMC)

Campeonato de Bicicross agita fim de semana em Caraguá
A expectativa é que três mil pessoas compareçam na cidade para prestigiar o evento, que acontece no dia 10, domingo, na pista Ton Ferreira, no Indaiá

Caraguatatuba - O fim de semana em Caraguá promete ser de muita emoção. No dia 10, domingo, acontece na pista Ton Ferreira, no bairro Indaiá, a 2ª etapa do Campeonato Paulista de Bicicross. Organizado pela Caraguá Bicicross Clube e pela Federação Paulista de Bicicross e apoiado pela Secretaria de Esportes e Recreação, o evento fará parte das comemorações dos 148 anos do aniversário da cidade.
A expectativa dos organizadores do evento é que 400 pilotos vindos dos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e de São Paulo compareçam ao evento para disputar 32 categorias, sendo 28 no masculino e 4 feminino, nas modalidades aro 20 e aro 24 (cruiser). O público estimado é de três mil pessoas.
O evento contará ainda com a presença de pilotos, como Person Paulette, Daivlin Baltazer, Gustavo Chiara, Mauro Aquino e Daniel Brito selecionados pela equipe olímpica do Brasil para disputar os Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008. O piloto caraguatatubense, Evandro Castilho, 3º colocado no campeonato Pan-Americano, que aconteceu, nos dias 25 e 26 de março, em Sorocaba, também estará presente no evento.
A Secretaria de Esportes e Recreação em conjunto com a Secretaria de Obras Públicas da prefeitura reformaram a pista para atender as exigências da FPBX (Federação Paulista de Bicicross), que fez uma vistoria técnica no local, no dia 2, sábado e aprovou a reforma.
Mais informações (11) 9664-8482 com Marcus Prazeres  (Fonte: PMC)

Campeonato de Canoagem Oceânica tem inscrições abertas
A Secretaria de Esportes irá fornecer alojamento para as equipes que solicitarem com antecedência

Caraguatatuba - A secretaria de Esportes e Recreação de Caraguatatuba abriu inscrições para o Campeonato de Canoagem Oceânica Troféu "Edvaldo Fernandes Soares". Os atletas podem se inscrever até o dia 23, sábado. O formulário de inscrição está disponível no site www.caraguatatuba.sp.gov.br ou na Secretaria de Esportes. Os atletas podem enviar suas inscrições devidamente preenchidas e assinadas pelo telefax 3887-1165 ramal 22 ou pelo e-mail renato.esportes@caraguatatuba.sp.gov.br a/c do professor Renato Aguilar.
A competição de Canoagem Oceânica acontece no dia 24, domingo, às 9h, na praia Matin de Sá, em comemoração ao aniversário de 148 anos de Caraguá. A competição será dividida nas classes I caiaques - com comprimento mínimo de 4,60m; II - caiaques com comprimento mínimo de 4,30m e máximo de 4,59; III - caiaques com comprimento mínimo de 4m e máximo de 4,29m. As categorias são: Júnior(de 15 a 18 anos), Sênior (19 a 34 anos), Master (de 35 a 44 anos), Super Master (de 35 a 60 anos). Não será autorizada a participação de atletas com caiaques utilizados em provas de velocidade, maratona e descida.
Para equipes de outras cidades, a Secretaria de Esportes irá fornecer alojamentos para aqueles que solicitarem com antecedência, a secretaria terá disponível 80 vagas.
O percurso será de 10 a 12 km, saindo da praia da Matin de Sá em um circuito triangular de bóia na orla marítima . O posto de controle ficará no Yate Clube Martin de Sá.
Para a segurança dos atletas, será obrigatória a identificação do atleta, o uso de saia de respingos e o colete salva-vidas. O porte de água durante a competição será de responsabilidade do atleta. Os três primeiros colocados de cada categoria e a associação com o maior número de pontos serão premiados com troféus.
Para mais informações ligue 3888-4110 ou 3887-1165 com o professor Renato Aguilar. (Fonte: PMC)

Câmara Municipal e Colégio Tableau se unem para desenvolver Projeto para Estagiários na área da Saúde

Caraguatatuba - Sexta-feira, 1º de Abril, o Presidente da Câmara Municipal, Juarez Pardim (PPS) recebeu em seu gabinete a Dra. Sandra Mari Araújo, Enfermeira Obstetra e Coordenadora Geral dos Cursos Técnicos do Colégio Tableau para tratarem de um Projeto para estagiários na área da Saúde em Caraguatatuba.
Nesta primeira reunião a Dra. Sandra veio apresentar e solicitar uma parceria da Câmara Municipal neste Projeto que visa estágio para estudantes da área técnica de saúde nos cursos de Enfermagem, Radiologia, Biodiagnóstico, Prótese Dentária e Farmácia e ao mesmo tempo fazer atendimento à comunidade.
A idéia é que este Projeto se desenvolva da seguinte forma: O Colégio Tableau necessita que os alunos destes cursos façam estágio e que de certa forma estão tendo dificuldade para conseguir vagas para os estudantes, assim o Colégio Tableau entraria com a estrutura física, com a mão de obra especializada, como os alunos estagiários e professores, supervisionando o estágio e ao mesmo tempo fazendo atendimento à população que, no entender do Presidente Juarez Pardim é mais que bem vida esta idéia devido às dificuldades ao atendimento a população na área da saúde.
”Nós temos que abraçar idéias boas e que dêem frutos saudáveis. A proposta do Colégio Tableau é muito interessante e vem de encontro com as atuais necessidades da comunidade. É com muito prazer que estou abraçando um Projeto como este, ainda mais se tratando de educação e saúde, farei o possível para viabilizar este Projeto”, disse Pardim. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Presidente Pardim quer mutirão contra Caramujo
Vereador faz solicitação urgente ao Prefeito Aguilar

Caraguatatuba- O Presidente da Câmara Municipal de Caraguatatuba, Vereador Juarez Pereira Pardim (PPS), elaborou ofício no final da última semana ao Prefeito José Pereira de Aguilar (PSDB), solicitando uma medida urgente e resolutiva quanto a epidemia de Caramujos que continua a infestar o município. No ofício o Presidente adverte que os Caramujos já chegaram ao centro da cidade e que algo precisa ser feito rapidamente.
Os Caramujos que infestam o município são do tipo Africano e possivelmente foram despejados na rede pública de esgoto por um ou mais empreendedores do cultivo de escargot que não tiveram êxito financeiro e por causa disso, destruíram todo o cultivo. O problema é que estes Caramujos misturados ao esgoto, tornam-se efetivamente tóxicos, podendo trazer doenças e outros males, além de queimar a mão de quem o segura sem proteção.
O problema é que os Caramujos agora estão chegando ao centro da cidade, trazendo além dos malefícios da saúde, graves conseqüências ao Turismo.
Segundo o ofício do Presidente da Câmara o aparecimento dos Caramujos se da com maior freqüência nos terrenos baldios, mas no centro da cidade estão sendo vistos em casas de veraneio e em terrenos limpos.
O Vereador Pardim adverte que os incautos, principalmente as crianças podem pegar estes Caramujos, desconhecendo a grave doença que podem contrair. Pardim frisa que precisamos nos proteger, pois até o momento não se tem conhecimento de alguma doença oriunda deste contato..
Para prevenir maiores males, o Presidente da Câmara está solicitando do Prefeito José Pereira de Aguilar (PSDB) que sejam feitos Mutirões Comunitários, numa parceria da Secretaria Municipal de Saúde, Sociedade Amigos de Bairro e outros órgãos, inclusive o Parlamento Municipal para exterminar de uma vez por todas este problema social e de saúde.
Segundo Pardim nada seria pior do que uma epidemia de Caramujos infestando a população, principalmente as crianças. “Devemos arregaçar as mangas e trabalhar pelo bem comum. Seja Executivo ou Legislativo, temos uma dívida com a população que nos elegeu e não podemos ficar inertes quanto a este problema”, concluiu. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Inscrições para eleições da CIPA começaram nesta segunda-feira
Funcionários eleitos poderão participar de perto das ações e campanhas, voltadas aos cuidados com a saúde e a integridade física dos funcionários da prefeitura de Caraguá

Caraguatatuba - As inscrições para as eleições da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) da prefeitura de Caraguá abriram nesta segunda-feira, dia 4 de abril, e se encerram no próximo dia 19, terça-feira. Ao todo são 18 vagas, sendo 9 titulares e 9 membros suplentes.
A CIPA é uma comissão, formada por funcionários públicos municipais, que tem como missão organizar e participar de ações e campanhas pela melhoria das condições de trabalho de todos aqueles que atuam na prefeitura. Essa comissão acompanha tudo de perto para garantir a saúde e a integridade física dos servidores.
As eleições dos membros serão realizadas nos dias 9 e 10 de maio, (segunda e terça), das 9h30 às 17h, em cinco locais diferentes: no Paço Municipal, nas Regionais Centro e Sul da Secretaria de Serviços Públicos, na Secretaria de Educação e na Secretaria de Saúde.
Haverá também uma “urna volante” que percorrerá, das 9h30 às 16h30, as Unidades de Saúde da Família, as escolas municipais e outras unidades onde trabalham funcionários públicos.
A apuração acontecerá no dia 11 de maio, quarta-feira, a partir das 9h30, na sala de reuniões da Secretaria de Administração.
Para mais informações, o edital está disponível no site: www.caraguatatuba.sp.gov.br (Fonte: PMC)

Lar dos idosos recebe carinho na páscoa

Caraguatatuba - Há dez anos, o Colégio Módulo leva amor e carinho aos idosos do Lar Vila Vicentina, através do projeto ‘Páscoa Solidária’. Este ano os idosos receberam presentes e o carinho dos alunos de 1ª a 4ª série, no dia 23 de abril, dias antes da Páscoa.
Além da visita e dos presentes, o Colégio Módulo levou um convidado especial esse ano, o sr. Manoel Messias, que apresentou um show de violino acompanhado pelo filho Ronie Messias, no violão. A aluna Carol Resende Cabrino também homenageou os idosos com uma apresentação musical.
Através do projeto ‘Páscoa Solidária’, os alunos foram conscientizados pelas professoras Ana Paula, Andréa, Stela e Fabiana, sobre a importância que o idoso tem no nosso dia a dia, pela sabedoria e pelo conhecimento que eles passam a todos nós.
“O Módulo é pioneiro neste projeto, há dez anos levamos nossos alunos ao Lar Vicentina para presenteá-los com um pouquinho de amor e carinho. Além de ensinar aos nosso alunos sobre a importância do idosos, queremos oferecer uma atenção especial aos idosos”.
Para as professoras, a visita também teve um cunho educativo, pois ajudou a mostrar aos alunos noções de respeito e de valor à família. (Fonte: Módulo)

1º Festival de Rua do Litoral Norte será lançado no Módulo, dia 7

Caraguatatuba - O auditório das Faculdades Integradas Módulo, em Caraguá, será palco do lançamento do 1º Festival de Rua do Litoral Norte, no próximo dia 7, às 14 horas. Um grande evento artístico cultural que conta com o financiamento do DARC-Departamento de Atividades Regionais da Cultura da Secretaria de Estado da Cultura e propõe apresentações de espetáculos de Teatro de Rua nas quatro cidades do Litoral Norte.
O grupo busca parcerias com autoridades políticas e culturais, fundações, associações e empreendedores sensíveis às ações culturais, por isso convida a todos para o lançamento do projeto, que acontece em Caraguá. O 1º Festival de Rua do Litoral Norte é resultado do 1º Festival de Rua de São Sebastião, que aconteceu no município entre 12 de janeiro e 5 de fevereiro de 2004, reunindo 8 grupos artísticos, vindos de São Paulo, Garanhuns, Recife, que realizaram 22 apresentações teatrais na Praça da Igreja Matriz.
O evento inteiro atraiu 7.666 pessoas ao longo de todas as apresentações e contou com uma média de público de 333 pessoas por noite. O interesse do público foi confirmado na apresentação do dia 26 de janeiro do ano passado, que mesmo com a chuva fina, manteve crianças e adultos durante os 50 minutos de espetáculo.
O festival é uma proposta de regionalização de um evento municipal, compondo um calendário comum às 4 cidades da região. “Temos a perspectiva de realizar 13 apresentações de espetáculos de teatro de rua, distribuídos em todo o litoral, além de realizar uma oficina de teatro de rua em cada cidade. Nosso objetivo é despertar nas pessoas o interesse pelo aprofundamento técnico e estético na prática das artes cênicas”, disse o diretor artístico Lucciano Draetta.
O projeto tem outros objetivos que dizem respeito à valorização do espaço público. “A ocupação da praça, que raramente recebe eventos tão intensos, serve como elemento de transformação do olhar do munícipe sobre os espaços urbanos. Os patrimônios públicos, que às vezes sofrem ação de vandalismo ou de deterioração pelo tempo, podem fazer parte da vida das pessoas não apenas como solo em que se anda, mas como local de aprendizado, convivência social e recreação”, disse o diretor. (Fonte: Módulo)

Programa Ação Litoral

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Match Race Brasil acontecerá em Ilhabela no mês de maio

Ilhabela - O prefeito de Ilhabela, Manoel Marcos, juntamente com o secretário municipal de Turismo, Ricardo Fazzini e o diretor de Turismo Alfredo Cyrillo, estiveram em reunião na empresa “Vela Brasil”, organizadora do evento Match Race Brasil, nesta quarta-feira, 30, em São Paulo, para acertar os últimos detalhes do evento, que acontecerá em Ilhabela, de 19 a 22 de maio.
O Match Race foi realizado pela primeira vez no Brasil, em 2002, na Semana de Vela de Ilhabela . É uma competição diferente do que se costuma ver nas regatas, os barcos sempre disputam de 2 em 2 e não todos de uma vez.
Para este ano, a competição conta com 08 equipes renomadas: 06 nacional e 02 internacionais.
De acordo com o prefeito Manoel Marcos, o evento contribui para a economia local, beneficiando os hotéis e o comércio em geral, no mês de baixa temporada.

Temporada 2004/2005 Aponta Números Surpreendentes
A temporada de cruzeiros 2004/2005, trouxe para a economia de Ilhabela cerca de R$4.427.140,00

Ilhabela - Durante a temporada 2004/2005 de Cruzeiros, Ilhabela recebeu cerca de 30.535 pessoas, arrecadando para o município uma média de R$4.427.140,00.
As estimativas foram levantadas pela Secretaria Municipal de Turismo e Fomento, através de questionários aplicados nos turistas durante os desembarques.
Na média em geral dos 31 navios, que pararam no canal da cidade, estiveram 46.973 passageiros embarcados, sendo que, 65% dos mesmos, desembarcaram no centro histórico (Vila).
A síntese realizada, apontou como um dos atrativos mais procurados, os elementos naturais locais, ou seja, um dos pontos fortes da cidade. Outros pontos fortes da cidade apontados pelos visitantes foram a limpeza pública e o receptivo turístico organizado pela Prefeitura. Por outro lado, os preços e os borrachudos, ainda são os pontos negativos, que a cidade precisa buscar soluções.
A pesquisa mostrou resultados surpreendentes, apontando que 54% dos entrevistados, não conheciam a cidade, porém, todos pretendem retornar.
Para o Prefeito Municipal, Manoel Marcos de Jesus Ferreira, a pesquisa realizada mostra que os Receptivos dos Navios são grandes geradores de empregos e rendas, determinando assim a Secretaria Municipal de Turismo e Fomento, concentrar forças para aumentar ainda mais o mercado.
O prefeito Manoel Marcos, juntamente com o Secretário Municipal de Turismo e Fomento, Ricardo Fazzini Dias e o Diretor Municipal de Turismo, Alfredo Cyrillo, estiveram em reunião dias 30 e 31 de março e 01 de abril em São Paulo, com as Companhias de Cruzeiros, para obter um acréscimo de 50% de navios, podendo chegar na temporada de 2005/2006 a um número de mais de 40 escalas, objetivando a visitação de mais de 100.000 turistas. (Fonte: PMI)

Prefeito Manoel Marcos Inaugurou a Nova Escola no Bairro da Água Branca
Ilhabela conta com mais 700 vagas na rede de Ensino do Município

Ilhabela - Neste sábado, dia 02 de abril, o prefeito de Ilhabela, Manoel Marcos, juntamente com o secretário municipal de Educação, professor Antonio Cornélio de Morais Filho, inaugurou mais uma Escola no Município.
O nome da Escola foi em homenagem ao Professor José Antonio Verzegnassi”, conhecido por todos como professor Lula. Está instalada no Bairro da Água Branca, na Rua Angelina Pinto de Oliveira, no. 305, ocupando uma área de 1670 m2., o novo centro estudantil oferece 700 vagas e conta com10 salas de aula, laboratório, sala para prática de Educação Artística e outra de informática, uma biblioteca, duas salas de reforço, uma sala para alunos portadores de deficiência auditiva, um pátio coberto com arquibancada, um palco para desenvolvimento de projetos voltados ao teatro, espaços reservados para a parte administrativa, coordenadoria, secretaria, sala de professores, cozinha, refeitório e depósito para a merenda escolar, além de uma área de gramado, que em breve irá receber uma quadra poliesportiva, com vestiários e arquibancada.
O Professor Cornélio, dirigindo-se ao prefeito, afirmou “quem constrói escolas, planta o futuro”. Aproveitou o momento, para agradecer não só, aos vereadores presentes, como também aos vereadores que em 2001, aprovaram o Projeto de Lei que instituiu a municipalização da Educação em Ilhabela.
O prefeito foi recebido pela população, com faixas de agradecimentos. Em seu discurso, homenageou a professora Dumara, esposa do professor Lula, lembrando que foi sua primeira professora, “quem me ensinou a escrever, pegando em minha mão”. Ressaltou que, em três meses do seu segundo mandato, já inaugurou uma creche e duas escolas, esclarecendo que só foi possível a construção da Escola no Bairro da Água Branca, após o transbordo do lixo de Ilhabela, pois o mesmo era depositado neste Bairro, causando aos moradores, o desconforto do mau cheiro e acúmulo de moscas.
Fazendo contas, esclareceu que são 2.120 vagas nas 06 escolas construídas em sua administração e 370 vagas em escolas ampliadas, somando 2.490 vagas na Educação Infantil, Ensino Fundamental de 1a. a 4a. série e Educação de Jovens e Adultos, sendo que destas vagas, 50 são para o Telecurso 2000, na Escola do Bonete, sem esquecer de contar as 666 vagas nas creches do município.
Para o prefeito Manoel Marcos, o trabalho desenvolvido com amor, para a educação de “nossas” crianças , é extremamente compensatório, “pois é delas o futuro de nossa cidade”.
Além de um grande número de alunos da rede municipal de ensino, estiveram presentes na inauguração: Marileia Nunes Viana, chefe de gabinete da Secretaria Estadual de Educação, representando o governador do Estado, Geraldo Alckmin e o secretário Estadual da Educação Gabriel Chalita; os vereadores: Luiz Lobo, Carlos Alberto de Oliveira Pinto, Marcio Garcia, José Jorge Pereira, Nanci Peres de Araújo, José Roberto Campos e Jadiel Vieira; secretários municipais; funcionários públicos e pais de alunos.
O evento contou com a apresentação da Banda Marcial de Ilhabela e do grupo de dança do “Pés no Chão”.
No encerramento da inauguração, os funcionários da rede municipal de Ensino presentearam o secretário de Educação, professor Cornélio, em homenagem ao seu aniversário, com um quadro, com a reprodução em grafite do seu retrato, do artista plástico de Ilhabela, Tarso de Castro. (Fonte: PMI)

Secretaria Municipal do Meio Ambiente Cumpre a Primeira Etapa do Programa Lixo Legal
Foram analisadas 04 toneladas de lixo doméstico

Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela, através da Secretaria do Meio Ambiente, deu início na tarde de segunda-feira,04, ao Projeto Lixo Legal, desenvolvido em parceria da Prefeitura Municipal com a Associação Mantenedora do Aquário de Ilhabela e financiado com recursos do Fehidro, Fundo Estadual de Recursos Hídricos.
O objetivo do programa é ter conhecimento do potencial do lixo produzido em Ilhabela, através de análise do lixo doméstico de cada Bairro, e identificar quanto de plástico, de alumínio e papel encontra-se misturado ao lixo orgânico.
Esta primeira averiguação, feita com o lixo do Sul da Ilha, faz parte de uma série que acontecerá nos dias 11,12,18 e 19 de abril e 09 de maio, sempre na Praça da Mangueira às 13:30 horas.
Segundo Marcela Sobral, coordenadora do programa Lixo Legal, foram analisadas 4 toneladas de lixo, “notamos que o lixo estava muito molhado, parecendo que houve descaso no descarte e, muita sacolinha de supermercado que é feita de um plástico muito fino”. “Notamos também que a maior parte do lixo vem dos Restaurantes e, ainda que havia pouco papelão e garrafas plásticas misturadas, parece que já separam estes materiais, porque não separar os outros recicláveis”?
Como conclusão, foi notado pelo grupo, que houve muito desperdício de restos de comida misturado com recicláveis que poderiam ser comercializados.
Esta análise contou com a participação da secretária do Meio Ambiente, Maria Inêz Fazzini Biondi, a coordenadora do Programa Lixo Legal, Marcela Sobral, o diretor de Saúde, Marcio Tenório, a coordenadora do PSF, Márcia Pinna, dos agentes comunitários do Sul da Ilha, do presidente do Centro de Triagem, Divino e do presidente do Aquário de Ilhabela, Lucília Spiritus.  (Fonte: PMI)

Notícias de São Sebastião Topo

Litoral Virtual Superchic

Entidades recebem repasse de verbas

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião firmou hoje convênio com as entidades assistenciais da cidade, pondo fim ao atraso do repasse dos recursos financeiros. Após assinatura do convênio, realizada na manhã de hoje (01/04) no gabinete, as 12 instituições receberam a verba referente aos meses de fevereiro e março. Quase R$ 300 mil foram repassados às entidades que apresentaram 14 projetos aprovados pelo Conselho Municipal de Assistência Social.
A assinatura pôs fim ao dilema que as entidades vivenciavam todo início de ano, com o atraso na liberação dos recursos. De acordo com o Prefeito a nova lei torna mais ágil a relação entre poder público e entidades em razão de não possuir anexos contendo relação de valores. Segundo ele, estes dados contidos na antiga lei de nº 1674/2004, faziam com que a mesma tivesse que ser aprovada pela Câmara todos os anos. Sendo os convênios rescindidos em 31 de dezembro, todos os anos, as entidades acabavam tendo que aguardar o término do recesso da Câmara, para então retomar os convênios. Neste processo, as entidades normalmente ficavam com dois meses de atraso no repasse da verba.
“Queríamos fazer uma lei que não causasse esse transtorno todo início de ano. A lei agora funciona de maneira mais ágil. Por decreto a Prefeitura pode fazer os repasses e alterar valores”, disse o Prefeito.
Representantes das 12 entidades compareceram para assinar o convênio e receber os recursos financeiros que beneficiarão ao todo 14 projetos. Com a nova lei a seleção das entidades continua dependendo de projeto que deverá passar por aprovação do Conselho Municipal de Assistência Social, que também discute os valores a serem repassados. Já a Câmara recebe trimestralmente das entidades relatório para fazer a fiscalização.
O secretário de Desenvolvimento Econômico e Assistência Social, Carlos Roberto Berringer Favery, afirmou que a mudança trará grandes ganhos para as entidades parceiras da prefeitura. “Agora os repasses de novos convênios poderão ser feitos no início de janeiro e não mais após recesso do legislativo”, justifica.
Quem também acredita que as entidades serão beneficiadas é o presidente da APAE (Associação de Pais e Amigos do Excepcional), Edson de Moraes. “Agora a tendência é melhorar, teremos mais tranqüilidade para administrar com mais segurança e poder planejar nossas contas”, comemora. (Fonte: PMSS)

Reunião do CODIVAP levanta questões polêmicas

São Sebastião - Aconteceu hoje durante todo o dia em Taubaté a terceira reunião ordinária do Consórcio de Desenvolvimento Integrado do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Mantiqueira (CODIVAP), que contou com a presença de prefeitos, primeiras damas, secretários de Turismo e presidentes de associações comerciais da região.
O encontro teve uma pauta extensa e tratou os seguintes assuntos: ações da Rede Bandeirantes na região, recursos hídricos, direito de passagem e uso do solo pelas empresas de energia elétrica, telefonia e outros, disposição final de resíduos sólidos, programas e projetos do Ministério da Cultura, saúde pública, segurança e sinalização nas vias públicas e programa nacional de crédito fundiário.
Paralelo as atividades voltadas aos prefeitos, o CODIVAP também deu início hoje a uma programação voltada para as primeira damas, com o chamado CODIVAP Mulher. O CODIVAP Turismo também teve início, além do CODIVAP ACI (Associações Comerciais e Industriais).
O prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia foi um dos palestrantes do dia. Ele falou sobre as questões do direito de passagem e uso do solo pelas empresas de energia elétrica, telefonia e outros e disposição final de resíduos sólidos. No seu pronunciamento o prefeito pediu ajuda aos colegas do executivo para que unam forças com ele e assinem a carta compromisso que foi redigida no Workshop “Resíduos Sólidos – Soluções para o Litoral Norte”. “Precisamos no Litoral Norte de uma área para o aterro sanitário regional. Há uma comissão técnica que está discutindo os pontos envolvidos no assunto, mas é necessário que a Cetesb agilize a aprovação do local indicado para o aterro”, disse o prefeito.
Garcia também levantou a questão referente ao pagamento de tributos pelas empresas privadas que utilizam o solo dos municípios. Segundo ele é justo que estas empresas paguem para instalar seus postes nas ruas da cidade e que a lei número 1364 de dois de fevereiro de 2003 e o decreto número 44756 de 18 de maio de 2004 são mau interpretados, desfavorecendo os municípios, que deixam de ganhar impostos que poderiam ser revertidos em benefícios para a comunidade. “Peço para que o consórcio determine uma comissão de estudos para derrubar a interpretação errônea da lei que impede a retribuição de tarifa de uso do solo por parte das empresas privadas”, declarou Garcia.

CIEE abre inscrições para Processo Seletivo

São Sebastião - O Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), realizará um Processo Seletivo no próximo dia nove de abril, para classificar candidatos para suprir as vagas de estágio para estudantes do Ensino Médio, Técnico e Universitário do município, que serão disponibilizadas após a assinatura de convênio a ser firmado em breve pela Prefeitura e a entidade. As inscrições serão feitas nos próximos dias seis e sete de abril (quarta e quinta-feira), das 8 às 16 horas, na sede do CIEE em São Sebastião, localizada na avenida Guarda Mor Lobo Viana, 219, no Centro.
São requisitos para a inscrição ter idade mínima de 16 anos, ter estudado dois anos no município. Também é exigido que o candidato resida na cidade, mediante apresentação de atestado de residência no Município há dois anos e estar matriculado para o ano letivo de 2005.
Os interessados que já sejam cadastrados na entidade também devem, antes do processo seletivo, atualizar seu cadastro junto ao site www.ciee.org.br.
A prova será realizada na Escola Municipal Henrique Botelho, situada a rua Caraguatatuba, n° 203, no Bairro Vila Amélia nos seguintes horários: Ensino Médio e Técnico, início às 9 horas e Ensino Superior, com início às 10h30.
O CIEE fará a divulgação dos resultados no dia 12 de abril. Após a assinatura do convênio e conseqüente abertura de novas vagas os estudantes serão convocados seguindo a pontuação total atribuída e o curso pela área levando em consideração o perfil da vaga.
Uma cota de 10% das vagas será ocupada por estudantes portadores de deficiência. Este Processo Seletivo terá validade até 31 de dezembro deste ano ou quando esgotarem os candidatos. De acordo com o representante do CIEE de São Sebastião, Marcelo Muniz Paixão, as inscrições são gratuitas.
O último convênio firmado entre o CIEE e a Prefeitura de São Sebastião, encerrou em 31 de dezembro do ano passado. A Prefeitura informou que este novo convênio irá manter o valor da bolsa-auxílio mensal, que ajuda no transporte, lazer, alimentação, pagamento do curso, entre outros, que é de R$ 528,00, para o Ensino Superior e de R$ 396,00, para o Ensino Médio e Técnico.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3893-2453. (Fonte: PMSS)

Ordem do Dia
Pauta da Sessão Ordinária do dia 05/04/2005 de São Sebastião

São Sebastião - 1 - Solicito ao Sr. Secretário que proceda a leitura do Projeto de Lei nº 003/05 de autoria do Executivo que “Altera a lei nº 1650/03 que dispõe sobre a contribuição do Município para Aprecesp”. – Em discussão, em votação, aqueles que estão de acordo permaneçam como estão. Aprovado por unanimidade. O Projeto será encaminhado à Sanção.

2 – Solicito ao Sr. Secretário que proceda a leitura do Projeto de Lei nº 004/05 de autoria do Executivo que “Autoriza o Município a contribuir com a Associação Paulista de Município - APM”. – Em discussão, em votação, aqueles que estão de acordo permaneçam como estão. Aprovado por unanimidade. O Projeto será encaminhado à Sanção.

3 - Solicito ao Sr. Secretário que proceda a leitura do Projeto de Decreto Legislativo nº 06/05 de autoria da Mesa Diretora que “Dispõe sobre a alteração do Decreto Legislativo nº 05/05, que versa sobre estágio dos estudantes”. – Em discussão, em votação, aqueles que estão de acordo permaneçam como estão. Aprovado por unanimidade. O Projeto será encaminhado à Promulgação.

4 – Solicito ao Sr. Secretário que a leitura da Moção nº 10/05 de autoria do Vereador Coringa, de Aplausos e Reconhecimento a Direção do Jornal Imprensa Livre. Em discussão, em votação, aqueles que estão de acordo permaneçam como estão. Aprovado por unanimidade. A Moção será encaminhada ao homenageado.

5 - Não havendo mais matéria para ser apreciada na Ordem do Dia, faz uso da Tribuna o vereador............. Não havendo mais vereadores inscritos para o uso da Tribuna, solicito ao Sr. Secretário que verifique a folha de presença dos Senhores Vereadores.

Nada mais havendo a tratar, declaro encerrada a presente sessão e convido todos os presentes a saudarem o Pavilhão Nacional. (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Eleições da CIPA serão realizadas este mês

São Sebastião - A eleição da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) da Prefeitura de São Sebastião será realizada nos dias 13, 14 e 15 de abril em postos espalhados por todo o município, no período das 9 às 16 horas. Nestes dias serão eleitos os membros que representarão o funcionalismo público da cidade na comissão.
No centro da cidade a eleição será realizada no Sindicato dos Servidores Públicos (SINDSERV). Na Costa Norte, os funcionários públicos poderão votar na Regional Costa Norte. Já na Costa Sul a eleição será realizada na Regional de Maresias, Regional de Juquehy e no pátio de transportes de Boiçucanga. Além destes postos fixos, haverá urnas itinerantes em todos os bairros da cidade.
A CIPA foi criada pela lei municipal número 1375/99 e é composta por um presidente, um vice-presidente, um secretário e representantes titulares e suplentes dos empregados e do empregador.
As atribuições da CIPA são discutir os acidentes ocorridos, promover anualmente a Semana Interna de Prevenção de Acidente do Trabalho (SIPAT), divulgar aos trabalhadores informações relativas à segurança e saúde no trabalho, entre outros.
É de responsabilidade do presidente convocar os membros para reunião, presidir as reuniões e encaminhar as recomendações aprovadas e acompanhar sua execução, além de designar membros da CIPA para investigar os casos de acidentes de trabalho.
“A CIPA tem como objetivo observar e relatar condições de risco e solicitar medidas para reduzir ou neutralizar a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador”, disse o secretário de Administração, Alberto Guilherme Carlini. (Fonte: PMSS)

Prefeitura realiza audiência pública

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião realiza neste sábado (09/04) uma audiência pública na Escola Estadual Walkir Vergani, situada a Praça Elpídeo Romão Teixeira, 220, em Boiçucanga. A reunião será realizada às nove horas e terá como pautas questões referentes ao Plano Pluri Anual (PPA) e as Leis de Dotação Orçamentária (LDO).
Durante a audiência a população que reside nos bairros entre Guaecá e Boracéia poderá apresentar sugestões e apontar o que existe de prioridade em cada bairro, reivindicações que serão colocadas no PPA. As pessoas também poderão apontar o que deve estar contido na LDO e que, conseqüentemente, deverá ser executado no próximo ano.
Para o secretário municipal da Fazenda, Amin Nossabein, esta é uma oportunidade para a população participar dos processos decisórios da administração. Ele afirma que todas as Associações Amigos de Bairro da Costa Sul foram convidadas a participar da audiência e a população em geral também poderá estar presente. “Esta é uma chance para a população colocar seus problemas e apontar as prioridades do bairro em que moram, assim a Prefeitura toma conhecimento do que o cidadão realmente precisa”, disse.
O secretário também afirmou que todos os secretários municipais participarão da audiência que será dividida em dois momentos. No período das 9 às 10 horas a reunião será coletiva, com todos os secretários e bairros. A partir das 10 horas, cada bairro será discutido individualmente em salas separadas, com os secretários atendendo em sistema de rodízio. (Fonte: PMSS)

Surfistas querem limitar vagas para escolinhas

São Sebastião - Uma comissão formada por surfistas de São Sebastião esteve reunida na manhã de hoje, 4, na Câmara Municipal com o presidente da Casa, Wagner Teixeira, e procuradores jurídicos.
O encontro serviu para definir itens do projeto de lei que está sendo formulado para regulamentação das escolinhas de surf na cidade.
A principal reivindicação dos surfistas é a limitação de vagas por praia. “É necessário que exista um controle de modo a garantir a segurança de alunos e banhistas”, justifica o presidente da Associação de Surf de Camburi, Gioni dos Santos.
A idéia é delimitar uma área para banhistas e outra para as escolinhas desenvolverem suas atividades. Os critérios utilizados seriam a extensão da praia e freqüência de banhistas.
A medida visa também evitar que duas ou mais escolinhas ocupem o mesmo espaço.
Desta forma, Maresias dispõe de seis vagas, Cambury três e Camburizinho uma. Guaecá, Boracéia, Baleia e Juquehy ficam com quatro vagas cada.
“Hoje demos mais um passo importante. O projeto está sendo discutido amplamente para que ocorra tudo dentro da legalidade”, destaca Teixeira.
Os interessados devem entregar um croqui constando a localização da escolinha até a próxima segunda-feira, 11, na Câmara. No mesmo local está agendada, para o dia 2 de maio, às 10hs30, a apresentação do anteprojeto. (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Ameu Bucaneiros

Ubatuba pode entrar em estado de alerta devido às fortes chuvas
Falta água e pessoas desabrigadas podem levar prefeitura a decretar estado de alerta em todo município
 
Ubatuba - As chuvas que caíram na última madrugada, aliada a ventos fortes, causaram interrupção do sistema de telefonia fixa, celulares e acesso a internet em quase toda Ubatuba. A situação somente voltou ao normal por volta do meio dia.

Vários pontos de alagamento em todo o município, principalmente próximo aos rios e riachos, causaram grande movimentação da Defesa Civil, que sem comunicação, fez o possível dentro da suas possibilidade.

Falta de água - Na região central está faltando água no sistema da Sabesp. O motivo é a qualidade da água que está inadequada para consumo. Segundo informações da Sabesp atraves do telefone 195 não existe previsão para a regularização do fornecimento.

Barcos sobre Pier - Na Ilha dos Pescadores, dois barcos de pesca foram lançados em cima do calçamento que margeia o Mercado de Peixes. Uma das embarcações teve seu casco perfurado pela quina do pier de atracamento, comprometendo sua flutuabilidade.

A prefeitura pretende realizar um vôo de helicóptero sobre as regiões afetadas para fotografar e encaminhar as imagens ao governo do estado solicitando que seja decretada estado de alerta em todos município.
(Fonte: Litoral Virtual)

Notícias da Associação Comercial de Ubatuba

Ubatuba - Em Assembléia Geral Ordinária realizada no último dia 30 de março foi eleita a nova Diretoria da Associação Comercial para o biênio 2005/2006, que ficou assim constituída:
Diretor Presidente: Ahmad Khalil Barakat (Prupé Calçados);
Vice-Presidente: Marcos Fushimi Velloso (Casa Velloso);
1.º Secretário: Alfredo Luiz Cunha Correa Filho (Restaurante Sensala);
2.º Secretário: Valdir Zarpelão (Quiosque Golfinhos);
1.º Tesoureiro: Racine Cardoso de Lima Junior (World Music Center);
2.º Tesoureiro: Bruno Stefani (Kingtell).
Compareceram à Assembléia 180 associados e a chapa 01 recebeu 121 votos e a chapa 2, 59 votos.
Conselho Deliberativo
Foram eleitos os cinco membros do Conselho Deliberativo que ficou assim constituído: Jaime Athaíde Gonçalves (Rossi Calçados) com 44 votos; Rui Teixeira Leite (Móveis Teixeira Leite) com 34 votos; Eduardo Cardoso de Lima (Center Tudo) com 31 votos; Marco Antônio Saad Ferreira (Vidraçaria Nova) com 19 votos e Antônio Carlos Brun Júnior (A Casa dos Pneus) com 13 votos.
***
PARCERIA COM SEBRAE
Projeto “Empretec”
A segunda palestra sobre o Curso “Empretec” foi antecipada para o dia 7 de abril, sexta-feira, às 19:00 horas, e será realizada no Salão de Eventos da Associação.
O curso está previsto para o período de 25 de abril a 4 de maio de 2005.
A palestra é gratuita e destinada a especialmente a empresários.

Palestras Sebrae/SP
A primeira palestra Sebrae deste ano para Ubatuba será sobre o tema “Entendendo Custos, Despesas e Preço de Vendas” e acontecerá no próximo dia 6 de abril, quinta-feira, às 19:00 horas, no Salão de Eventos da Associação.
Estão disponíveis no balcão de atendimento listas de inscrição para as seguintes palestras:
Lidando com a inadimplência
Terceirização
Vigilância Sanitária
Como analisar o mercado
Como divulgar sua empresa
Marketing de serviços
Marketing na internet
O MKT de relacionamento na conquista e manutenção de clientes
Sensibilizando para organização e limpeza

PARCERIA WELB
Projeto Profissionalizando-se para Vender
A prova classificatória para os cursos de Hotelaria e Administração será realizada dia 03/04/05, domingo, a partir das 8:00 horas na Escola Capitão Deolindo.

Seminário de Turismo e Negócios
A Welb estará promovendo o 1.º Seminário de Turismo e Negócios nos dias 4, 5 e 6 de abril. As palestras são gratuitas. Inscrições somente para proprietários e funcionários de restaurantes, hotéis e pousadas pelo telefone: (12) 3832-1340. Palestrantes: Luiz Felipe Azevedo, Secretário de Turismo, Leandro Lagoz, Especialista em Turismo, e Ézio Rizzi, economista.

Clube Atlético Ipiranguinha comemora 20 anos com festa

Ubatuba - O Clube Atlético Ipiranguinha completa 20 anos com muitas comemorações. A agremiação promove três noites de festa de 8 a 10 de abril. No dia 8, a animação fica a cargo da Banda D’Jahga. Sábado, dia 9, grande bingo e no domingo, 10, haverá a escolha da garota C. A. I. Os eventos começam sempre ás 20 h. O presidente do Clube José Cristiano Briet convida a todos para prestigiarem o evento. “O Ipiranguinha oferece a festa e gostaríamos de contar com a presença de simpatizantes de todos os times de Ubatuba. Receberemos a todos de braços abertos e com muita alegria”, garantiu o presidente. A festa do C.A..I. tem o apoio da Prefeitura Municipal de Ubatuba através da Secretaria de Turismo e Fundart, além da Brahma. (Fonte: PMU)

Ubatuba já conta com 5 aparelhos telefônicos para deficientes auditivos

Ubatuba - Graças ao empenho do vereador Dr. Ricardo (PFL) a cidade de Ubatuba conta agora com cinco aparelhos telefônicos para deficientes auditivos que estão instalados na Santa Casa, ADUBA, Delegacia de Policia, Câmara Municipal e Escola Tancredo Neves.
Para o vereador esta é uma grande conquista que vai beneficiar a comunidade local e aos turistas, que terão acesso a vários locais para poderem se comunicar com parentes ou amigos distantes. “Nossa luta dentro do Legislativo é para buscar cada vez mais benefícios para a população em todos os setores. A instalação desses aparelhos foi uma grande conquista, agora estamos tentando consolidar os projetos que a gente fez, solicitando que o prefeito aplique esse projetos e tenho certeza que estamos caminhando para um futuro melhor, uma vez que o nosso relacionamento com o prefeito é bastante amigável, que ele tem atendido a várias reivindicações nossas e que o relacionamento com a presidência da Câmara está melhorando, visto que já passou aquele momento de eleição para presidência, onde os grupos se fazem oposição”, esclareceu Dr. Ricardo.
A divulgação dos telefones será feita por diversos meios de comunicação, pela internet e no site do vereador, www.drricardocortes.com.br que está em construção. Além disso o vereador estará solicitando à prefeitura que sinalize os locais onde os aparelhos estão instalados. LAURA

Vereador Osmar de Souza ouve queixas dos moradores da Praia Grande

Ubatuba - O vereador Osmar de Souza (PFL) esteve reunido, nesta quinta-feira, 31 de março, com moradores, representantes da Associação de Bairro, secretário de Assuntos Comunitários, Claudinei Salgado, e com o assessor Ibiapara Ubiratan, da Secretaria de Obras, no bairro da Praia Grande, região central da cidade
Os moradores pediram o apoio do vereador para a realização do serviço de capina, urbanização das praças, saneamento básico, bloquetes, guias e sarjetas. Para a realização das obras, a comunidade sugere um trabalho em parceria com a Prefeitura, envolvendo materiais e mão de obra. O vereador Osmar de Souza garantiu aos moradores encaminhar as reivindicações ao prefeito Eduardo César.(Fonte: Câmara Municipal de Ubatuba)

Presidente da câmara de Ubatuba recebe resposta da CODASP
Só falta liberação de verba para a estrada do Camburi

Ubatuba - O presidente da Câmara Municipal, Jairo dos Santos (PT) recebeu, esta semana, resposta ao ofício 02-03-05, enviado ao diretor presidente da CODASP – Companhia de Desenvolvimento Agrícola de São Paulo, José Bernardo Ortiz, pedindo informações sobre a pavimentação da estrada do Camburi (projeto Melhor Caminho), em Ubatuba. Ortiz disse que o projeto de pavimentação está pronto e orçado, só aguardando a liberação da verba pelo governador Geraldo Alkmin para a execução da obra. Jairo dos Santos enviou o ofício à CODASP no dia 10 de março próximo passado. (Fonte: Câmara Municipal de Ubatuba)

Vereador Mico cria lei que facilita pagamento de alvarás

Ubatuba - Os comerciantes de Ubatuba terão até dez meses para pagar os alvarás de funcionamento.
O Projeto de Lei do vereador Romerson de Oliveira (Mico) - PFL – foi aprovado por unanimidade na sessão ordinária de 22 de março. De acordo com Mico, Ubatuba é uma cidade que ainda vive de temporada e fora dela, os donos de estabelecimentos sentem maiores dificuldades para cumprir os compromissos tributários. “Essa foi a forma que encontrei na Legislação vigente de ajudar os comerciantes de nossa cidade, sem afetar a receita da Prefeitura”, afirmou Mico. (Fonte: Câmara Municipal de Ubatuba)

Metropolitano de futmesa termina no próximo Sábado

Ubatuba - O mais importante evento promovido pela AUFM (Associação Ubatubense de Futebol de Mesa) no 1º semestre, o Campeonato Metropolitano, será encerrado no próximo Sábado, 9 de Abril, quando serão disputadas as últimas 4 rodadas da competição.
Dos participantes, apenas 4 continuam com chances de levantar o caneco: Ednelson Prado, Ralph Solera, Adauto Júlio e André Rafael.
O líder isolado e com 100% de aproveitamento, Ednelson Prado, necessita apenas de 1 vitória nos 4 jogos que lhe restam, para garantir seu 3º título
de Grand Slam, e interromper uma seqüência histórica de André Rafael, que venceu os 5 torneios integrantes do circuito Grand Slam em 2004.
No último Sábado, os destaques foram os confrontos entre os primeiros colocados: Adauto venceu André e chegou à vice-liderança juntamente com
Ralph, que perdeu de virada para Ednelson, possibilitando ao rival a manutenção da ponta na tabela e da invencibilidade. Com os resultados, Ednelson ficou à apenas 2 pontos de Ralph no ranking municipal. O Campeonato Metropolitano, que está sendo disputado no colégio Capitão Deolindo (centro), terá suas rodadas finais no Sábado, 9 de Abril, à partir das 14:00h. Mais detalhes do evento no site da associação www.futmesaubatuba.com.br. A entrada é franca para os visitantes e a AUFM mantém mesas montadas para que os curiosos possam "experimentar" um pouco da modalidade. (Fonte: AUFM)

Fundart divulga programação para abril
Bandeira do Divino deu início à programação

Ubatuba - A FUNDART (Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba) deu início a sua programação cultural de abril no último sábado, 2, com a tradicional saída da Bandeira do Divino, na Paróquia Exaltação da Santa Cruz. Ainda no sábado houve a exibição do filme “O que é isso companheiro?”, no Cine Clube da Fundart. No domingo o evento “Música na Praça” trouxe a exibição do Sexteto Caiçara. Acompanhe a programação para os próximos dias:

Dia 07 - 21h00 – Praça Anchieta
PARCEIROS DA CULTURA
MÚSICA AO VIVO - Fundart e Bar do Pirata

Dia 09 – 20h45
Praça Exaltação à Santa Cruz
MÚSICA NA PRAÇA
RETRETA MAESTRO PEDRINHO

Dia 10 - 16h00 - Casarão do Porto
CINE CLUBE INFANTIL - “Procurando Nemo” (dublado)

Dia 13 - 20h00 - Casarão do Porto
FUNDART JOVEM - Espaço de Expressão Artística
da Juventude Ubatubense

Dia 14 - 20h00 – Casarão do Porto
CINE CLUBE - “BAGDÁ CAFÉ” (legendado)

Dia 15 - 20h30 – Casarão do Porto
PALESTRA “O IDEAL DE VIAJAR”
Lançamento do Livro
“TERREAR 2 – O Ideal de Viajar”
de Marcos Bernardes Gil

Dia 16 - 20h00 - Casarão do Porto
CINE CLUBE - “Meu Japão Brasileiro” – Mazzaropi

Dia 17 - 16h00 - Casarão do Porto
CINE CLUBE INFANTIL - “Turma da Mônica” (dublado)
20h45 – Praça Exaltação à Santa Cruz
MÚSICA NA PRAÇA
BANDA LIRA PADRE ANCHIETA

Dia 18 – 11h00 e 13h00
MÚSICA NAS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL
SEXTETO CAIÇARA

Dia 19 – 20H00 - Casarão do Porto
EXPOSIÇÃO DE ARTE INDÍGENA
Trabalhos das Aldeias Renascer e Boa Vista
Danças e Cantos ao vivo
da Cultura Guarani (Aldeia Boa Vista)
A exposição continua até 24 de abril
das 09h00 às 12h00 e das 14h00 às 18h00
11h00 e 13h00
MÚSICA NAS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL
DUO MARÉ MADEIRA

Dia 20 - 20h00 - Casarão do Porto
QUARTA LITERÁRIA – TEMAS INDÍGENAS
Leitura e interpretação de contos,
poesias e outros textos

Dia 21 - 21h00 – Praça Anchieta
PARCEIROS DA CULTURA
MÚSICA AO VIVO - Fundart e Bar do Pirata

Dia 22 - 20h00 - Casarão do Porto
CINE CLUBE - “Hans Staden. O filme” (legendado)

Dia 23 - 20h00 - Casarão do Porto
SERESTAS E SERESTEIROS
Encontro de Cantadores e outros artistas

Dia 24 - 16h00 - Casarão do Porto
CINE CLUBE INFANTIL - “O Rei Leão” (dublado)
19h00 – CINE DEBATE
“CRONICAMENTE INVIÁVEL”
Direção: Sérgio Bianchi
Coordenação do debate: Prof. Rui Alves Grilo
Participação de comentaristas convidados.
20h45 - Praça Exaltação à Santa Cruz
MÚSICA NA PRAÇA
BANDA LIRA PADRE ANCHIETA

Dia 27 - 20h00 - Casarão do Porto
FUNDART JOVEM - Espaço de Expressão Artística
da Juventude Ubatubense

Dia 28 - 20h00 - Casarão do Porto
LEITURA BRANCA
Leitura performática de textos de espetáculos teatrais
clássicos e contemporâneos
11h00 e 13h00
MÚSICA NAS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL
QUINTETO DE CORDAS, SOPROS E PERCUSSÃO

Dia 29 - 20h00 - Casarão do Porto
CINE CLUBE - “CURTAS EM VÍDEO”
Vídeos 2001/2002 selecionados no Mapa
Cultural Paulista (Governo Estadual)
11h00 e 13h00
MÚSICA NAS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL
QUINTETO TUPINAMBRÁS (Fonte: PMU)
 

Ação Litoral

Artigo Topo

O Turismo na voz do povo!
Ronaldo Dias

O Turismo é uma excelente atividade econômica por suas características intrínsecas. Porém suas ações de suporte não podem e, não devem, causar danos e incômodos para a população local. Assim, não são compatíveis o Lixo, sujeira, trânsito, barulho, desrespeito, uso abusivo dos espaços e, principalmente, a falta de educação com o povo que o recebe. A população não pode ser prejudicada, muita menos preterida. Ela tem de ser a principal beneficiária. A desorganização da atividade turística somada a sua equivocada identificação com o veraneio têm causado prejuízos imensuráveis. A falta de conhecimento técnico e de planejamento coíbe seu desenvolvimento, dando amplo espaço aos espertalhões de plantão para tirar todo tipo de “vantagens”, boicotando ordenamentos legais, morais e éticos, alinhando-se aos que ”assediam” turistas com insistentes ofertas de produtos ou serviços de qualidade ou legalidade duvidosa. A protelação desta organização nos tem mostrado que, a cada ano perdemos um bom pedaço do que temos de melhor para usar e, para oferecer: A nossa natureza. A cada ano o desgaste é maior, por muito menos. A cada ano, principalmente a relação custo benefício para a população, piora. Muito! Assim vamos “abaixando a nossa bola”? Até quando? Até onde? A população fica cada vez mais impaciente pela falta de resultados efetivos. Difama, pela falta de capacidade política e administrativa os governantes. Questiona suas escolhas quando estes são incapazes de ordenar uma atividade tão benéfica, tão lucrativa, de sucesso comprovado nos quatro cantos do mundo! Esta é a voz do povo.

Ronaldo Dias
Ubatuba, SP

Carta do Leitor Topo

Nova indústria de multas - CUIDADO! Voce, motorista desavisado, que se utiliza da Rodovia Oswaldo Cruz com destino ao Vale do Paraíba e vice-versa, para suas viagens de negócios ou de lazer, não ultrapasse em hipótese nenhuma, os limites de velocidade indicados nas dezenas de placas de sinalização que de repente "apareceram" ao longo daquela rodovia. Segundo consta, atualmente, a famosa "Estrada para Taubaté" conta com o arsenal de 08, eu disse, oito RADARES instalados sorrateiramente atrás de "moitas", "barrancos", "placas", etc... e devidamente operados por cidadãos civis. Esses "operadores" de radar, evidentemente que devem ganhar por produtividade, tendo em vista, a quantidade de multas que vêm sendo aplicadas naquela Rodovia, em razão do excesso de velocidade imprimidos pelos "Barrichelos" da vida.
Em minha modesta opinião, não vejo com bons olhos, este tipo de atitude por parte dos órgãos fiscalizadores de trânsito, no caso especifico, acredito, do Detran do Estado de São Paulo.
Exponho portanto, algumas considerações que devem ser objeto de reflexão por parte das autoridades competentes ao caso:
1. O limite de 80 quilometros por hora, estabelecido para a Rodovia Oswaldo Cruz, em determinados trechos até se justifica. No entanto, é de se considerar que esse limite vigora desde os tempos dos famosos Fusquinhas, Variantes e demais veiculos nacionais da epoca, dotados de nenhuma tecnologia de segurança. Oras, os tempos são outros. Os veiculos, infinitamente superiores tecnologicamente aos de então. Compare os desempenhos de suspensão, freios, motor, estabilidade, etc... do carro mais popular de hoje, com aqueles de antigamente. Não se jujstifica, por esse aspecto, a manutenção de limite relativamente baixo de velocidade. O bom senso, acredito eu, recomendaria um limite de 100 km/hora.
2. Motoristas imprudentes, existirão em todas as épocas. A presença desse tipo de fiscalização, não inibe as "loucuras" praticadas por inúmeros "irresponsáveis" ao volante. Péssimos motoristas existiram, existem e sempre existirão. Cabe a presença ostensiva da Policia Rodoviária, para inibir essas práticas. Cabe a Justiça agir sumariamente para penalizar os "bêbados ao volante".
3. A conduta "invisivel" dos atuais agentes de trânsito, ocupantes dessa nova função pública de OPERADORES DE RADAR , se constitui numa conduta covarde. O Estado está terceirizando na verdade, o exercício da covardia explicita. Esconder-se atrás de moitas, barrancos, placas, com o objetivo único de arrecadar numerários para a Fazenda Pública, é uma atitude covarde e inconsenquente. É o Estado ensinando ao cidadão, que ele deve agir ocultamente, de forma obscura. Esse tipo de exemplo não pode ser concebido. É condenável.
4. Em conversa com algumas pessoas, ficamos sabendo que alguns Policiais Militares Rodoviários NÃO CONCORDAM com essa terceirização. Mas de certa forma, eles também se "escondem" atrás de moitas para "arrecadar" multas para o Estado.
Não quero me alongar no assunto, mais gostaria que os inúmeros leitores desse periodico, também se manifestassem à respeito do assunto, uma vez que o interesse e os direitos do cidadão, estão sendo feridos. Mais uma vez.

Luiz Marino Jacob
Ubatuba, SP

Avoado - A falta de informação pode nos conduzir a erro. Recentemente em visita a nossa cidade o governador alardeou seus (mal) feitos por aqui. Dentre eles a reforma do aeroporto (dele). Quem sabe ou quem entende, um pouco que seja de aviação, sabe as limitações técnicas deste campo de pouso. As dimensões e, a posição da pista, não favorecem o pouso e a decolagem de aeronaves de maior porte, (com capacidade maior do que 30 passageiros). Estas limitações do campo inviabilizam economicamente, qualquer rota comercial. Inviabilizam até mesmo os vôos (Charters) de jatos fretados que poderiam beneficiar (em muito) nosso destino. Infelizmente, esta é a realidade. O aeroporto (dele) serve mais aos nossos vizinhos (de Laranjeiras) do que ao nosso “avoado” turismo.

Ronaldo Dias
Ubatuba, SP

Eleição da ACE - Olá amigos! Acredito que deve ser do conhecimento de todos que ganhamos a eleição da Associação Comercial dia 30/03 por 121 a 59.Me desculpem pela demora mas o dia ontem foi muito corrido,queria agradecer a todos que ajudaram e nos apoiaram desde a formação da chapa até a eleição,obrigado pela força que nos deram,obrigado a todos os diretores pelo empenho e determinação. Obrigado Emílio Campi, Mauro Lauro e Russo da Radio Gaivota, Sr.Fernando da Maranduba meu amigo empreteco, Paulo Rico,Youssef da Artspuma, Ronaldo Topstop, Valtão do Varejão, Marcos da Gefran, Jaime da Rossi, Edu Racine, não posso esquecer meu grande amigo Magalhães acessor de comunicação da Prefeitura, Café, Charles Medeiros, etc.....
Bom melhor ir parando, pq se for para colocar todos na lista ela ia ser muito extensa, me desculpem os que deixei de colocar mas com certeza todos foram muito importante.
Segue resultado do novo quadro da ACEU:

Presidente:Ahmad Khalil Barakat
Vice Presidente:Marcos Fushimi Velloso
1ºTesoureiro:Racine Cardoso de Lima Jr.
2ºTesoureiro:Bruno Stefani
1ºSecretário:Alfredo Luiz C.Corrêa Filho
2ºSecretário:Valdir Zarpelão

Novo Conselho
Jaime Ataide Gonçalves
Rui Teixeira Leite
Eduardo Cardoso de Lima
Marcos Saad
Antonio C.Brun Jr.
Abraços

Ahmad K. Barakat
Prupé Calçados
(12)3832-3553 (12)3832-7414 fax



Enpretec - Para muitos apenas um curso, mas na verdade um seminario comportamental e quem o fez nunca mais será o mesmo. Verá seus negocios, sua vida, sua familia e até seus principios com uma lucidez e abrangencia nunca antes vista.
Hoje na cidade de Ubatuba somos uns 100 Empretecos e que eu saiba todos crescendo dentro do possivel, com reais objetivos de melhorar seus negocios e sua cidade ao mesmo tempo.
Voce acha que poderia ter um negocio lucrativo numa cidade afundando???
Ou acha que seu negocio afundaria em uma cidade lucrativa crescendo??
È por aí. Ou sobe voce na vida, seus negocios, sua cidade, juntos ou a subida é ínfima e deveras desgastante.
E aí vai minha indicação para voce melhorar seus negocios e concecutivamente nossa cidade (palestra dia 07/04/05) na associação comercial às 19,00 horas sobre EMPRETEC um produto da ONU. Não que voce precise mas conhecimento nunca é demais.
Gostaria de parabenizar a chapa que venceu a eleição da associação comercial de ubatuba, e que é formada em 90% de Empretecos.
Valeu moçada agora é só mostrar o que voces sabem fazer, BOA SORTE.
Para uma Ubatuba melhor; façamos nossa parte.

Alexandre Di Monaco
Ubatuba, SP

Srs. Vereadores da Camara Municipal de Ubatuba - Peço uma atenção especial ao votar o Projeto de Lei nº 027/05 da autoria do Vereador Gerson de Oliveira , onde estabelece prazo de 30 dias para que o proprietário de obra em infração proceda a sua regularização, sem que com isso tenha que paralizar a obra.
Imaginem quantos galpões, tipo aquele que surgiu na avenida da praia do centro de Ubatuba poderão estar surgindo em todo município, galpões que serão alugados boxes a comerciantes que vêm desfrutar das temporadas e depois vão embora levando o dinheiro ganho aqui e ainda mais, tipo de obra que desvaloriza e descaracteriza nossa cidade.
Voces sabem que muitas outras irregularidades, surgirão junto com a aprovação de um projeto de lei tão sem responsabilidade. Então pensem bem antes de votar, vejam o que queremos para Ubatuba, e tambem gostaria de estar pedindo ao Emilio Campi o favor de publicar o nome dos vereadores que votaram contra e a favor deste projeto, não sei se terei condições de ir a sessão da Camara mas sei que muitos que não irão, gostariam de saber o resultado e os nomes, por favor Emilio, me atenda.

Bel Dergham
Sertão da Quina
Ubatuba, SP

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br
O envio de foto caracteriza autorizada a sua publicação e identifica o remetente como autor.

Ubatuba

Praia da Maranduba / Emilio Campi

Praia da Maranduba
©Emilio Campi


Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Editora Assistente: Jullyany Roberta Cruz


GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor