Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Sexta-feira, 08 de abril de 2005 - Nº 1256 Edições Anteriores

Litoral Virtual Inteligraph

Região
Começaram as inscrições para o Enem 2005

Caraguatatuba
Campeonato de Bicicross é adiado
Prefeitura de Caraguá abre parcelamento para IPTU e informa que não haverá Anistia
Triatleta se destaca entre os primeiros no PowerBar/ Reebok Triathlon Long Distance
Caratecas de Caraguá derrubaram adversários no Zembu-Kai

Ilhabela
Tudo pronto para 4ª edição da Maratona Aquática de Ilhabela
Pinga da Toca faz cachaça há quatro décadas no arquipélago
Off-road é emoção garantida
Fortes chuvas deixam ruas alagadas na ilha


São Sebastião
Definidos os semifinalistas da copa do Engenho de futebol de areia
Escola e Cooperativa de Pesca são alvo de assaltantes no bairro São Francisco
Jovem é baleado no Itatinga e morre no Hospital das Clínicas
Igreja Matriz transmitirá sepultamento em tempo real


Ubatuba
Conselho da Ilha Anchieta cria quatro Câmaras Técnicas
Nova geração do surfe mostra a cara
Vigilância Sanitária promove treinamento para vendedores de caldo-de-cana
Prefeitura de Ubatuba apresenta 100 primeiros dias de governo
Recreando em seu bairro começa neste domingo na Estufa 2
Aposentado é feito refém em Ubatuba
Suspeito é morto após enfrentar PM
Metropolitano de botão será decidido neste sábado


Seções
Foto do Dia


Notícias da Região Topo

Começaram as inscrições para o Enem 2005

Litoral Norte - Desde o dia 4 de abril, as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), oferecido pelo Governo Federal, estão abertas para os estudantes que irão concluir o Ensino Médio em 2005. Para quem já tem o diploma, as inscrições começam no próximo dia 25 e vão até o dia 6 de maio.
A novidade para este ano é que mais municípios do estado participarão: 153 ao todo, facilitando o acesso dos estudantes aos locais de prova.
Os participantes carentes e de escola pública têm direito a isenção do pagamento da taxa para o Enem se apresentarem declaração de carências. Aos demais, o valor cobrado será de R$ 35. O exame não é obrigatório, mas o Ministério da Educação (MEC) acredita que, em 2005, a procura pelo Enem vá crescer devido a distribuição de bolsas do Programa Universidade para Todos (ProUni).
O Enem também pode ser usado como forma alternativa de acesso a 400 universidades do país ou ao mercado de trabalho. Por isso o Governo Federal ampliou os locais para a realização do teste em 727 cidade.
No ano passado, mais de um milhão e meio de estudantes fizeram as provas. Para o coordenador geral do Enem, Dorivan Ferreira, mesmo quem não vai entrar na disputa do ProUni deve participar do processo.
A prova acontece no dia 28 de agosto e traz 63 questões de múltipla escolha e uma redação, que avaliam o conhecimento geral do aluno. O resultado é enviado para a casa do estudante com duas notas: uma para a parte objetiva do teste e a outra, para a produção de texto. O total de cada uma é de 100 pontos.
Os alunos do terceiro ano do Ensino Médio já podem se inscrever para o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) nas próprias secretarias das escolas estaduais. As inscrições que começaram no dia 4 de abril vão até o dia 15. Os alunos da rede pública contam com isenção da taxa de inscrição de R$ 35,00.
O resultado do exame pode ser usado como parte da composição da nota do processo de seleção de universidades públicas e privadas. Porém, ele só é obrigatório aos candidatos do programa ProUni (Programa Universidade para Todos) do MEC (Ministério da Educação).
Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail: enem@inep.gov.br (Fonte: Correio do Litoral)

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá BIL -= Bolsa de  Imóveis do Litoral Salete

Campeonato de Bicicross é adiado
A expectativa é que três mil pessoas compareçam na cidade para prestigiar o evento, que acontece no dia 10, domingo, na pista Ton Ferreira, no Indaiá

Caraguatatuba - Devido as fortes chuvas dos últimos dias a 2ª etapa do Campeonato Paulista de Bicicross foi adiado para o dia 24, domingo, na Pista Ton Ferreira, no bairro Indaiá em Caraguá.
O campeonato, que promete atrair amantes do esporte de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro, é Organizado pela Caraguá Bicicross Clube e pela Federação Paulista de Bicicross e apoiado pela Secretaria de Esportes e Recreação fará parte das comemorações dos 148 anos do aniversário da cidade.
A expectativa dos organizadores do evento é que 400 pilotos compareçam ao evento para disputar 32 categorias, sendo 28 no masculino e 4 feminino, nas modalidades aro 20 e aro 24 (cruiser). O público estimado é de três mil pessoas.
O evento contará ainda com a presença de pilotos, como Person Paulette, Daivlin Baltazer, Gustavo Chiara, Mauro Aquino e Daniel Brito selecionados pela equipe olímpica do Brasil para disputar os Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008. O piloto caraguatatubense, Evandro Castilho, 3º colocado no campeonato Pan-Americano, que aconteceu, nos dias 25 e 26 de março, em Sorocaba, também estará presente no evento.
A Secretaria de Esportes e Recreação em conjunto com a Secretaria de Obras Públicas da prefeitura reformaram a pista para atender as exigências da FPBX (Federação Paulista de Bicicross), que fez uma vistoria técnica no local, no dia 2, sábado e aprovou a reforma.
Mais informações (11) 9664-8482 com Marcus Prazeres. (Fonte: PMC)

Prefeitura de Caraguá abre parcelamento para IPTU e informa que não haverá Anistia
Estão abertas as negociações para parcelamento de IPTU (Imposto sobre Propriedade Predial e Territorial Urbana) a todos os contribuintes inadimplentes com a Prefeitura de Caraguá

Caraguatatuba - A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio do setor Jurídico, está iniciando as negociações referentes a pagamento de IPTU (Imposto sobre Propriedade Predial e Territorial Urbana), para contribuintes em situação de atraso.
Segundo declarou o prefeito José Pereira de Aguilar durante entrevista à rádio, “durante os próximos anos não será concedida anistia aos contribuintes inadimplentes em respeito aos munícipes que pagam seus impostos em dia, mas a Prefeitura quer auxiliar os cidadãos que estejam nesse tipo de situação, e por isso, a Procuradoria Fiscal está aberta para receber as pessoas e estudar possibilidades de parcelamento dos impostos em atraso”, explicou Aguilar.
Segundo informou a Procuradora Fiscal da Prefeitura de Caraguá, Dra. Eliane Inês Santos Pereira, “muitas pessoas passam anos sem pagar o imposto aguardando a abertura de anistia”, explicou, completando que, “existe sim, o caso de famílias que não conseguem pagar em dia o IPTU, e por esse motivo temos o parcelamento dessa dívida em até 36 vezes, ou em casos especiais, acima de 5 anos de atraso, estamos abertos a estudar novas formas de parcelamento que facilite a quitação do débito por parte do munícipe, porque o objetivo da Prefeitura não é levar o contribuinte à Justiça e sim receber os impostos”, declarou a advogada e procuradora da Prefeitura.
Outro ponto importante é que no caso de atraso de IPTU referente ao ano de 2003, a Prefeitura já está iniciando execução fiscal. No entanto, mesmo nesses casos, existe a possibilidade de parcelamento. “A execução fiscal deve ser evitada porque acarreta ao contribuinte, o valor corrigido dos impostos e ainda as custas processuais”, explicou a Dra. Eliane.
Para os munícipes com IPTU do ano de 2004 em atraso, ainda existe a possibilidade de parcelamento sem execução. Mais informações podem ser obtidas na Prefeitura Municipal de Caraguá, na Procuradoria Fiscal ou Secretaria da Fazenda. (Fonte: PMC)

Triatleta se destaca entre os primeiros no PowerBar/ Reebok Triathlon Long Distance

Caraguatatuba - O triatleta Luiz Cláudio Graglia (Huka) foi o segundo colocado na categoria 35-39 anos, no Power Bar / Reebok Triathlon Long Distance, realizado em Ubatuba no último domingo, 3 de abril. Na classificação geral, o atleta foi o 11º colocado.
A triatleta Carla Moreno, conquistou o bicampeonato do PowerBar/ Reebok Triathlon Long Distance, com o tempo de 4h55min26seg. A segunda colocada foi Maona Holck, com 5h03min26seg. No masculino, o campeão foi o argentino radicado em Santos Oscar Galindez.
Luiz Cláudio (Huka), como é mais conhecido, é atleta do programa Bolsa-Esporte das Faculdades Integradas Módulo, em Caraguatatuba, onde cursa Educação Física. Huka garantiu estar bem preparado para encarar a seletiva sul-americana de Iron Man em Florianópolis, no mês de maio, uma prova de força que vai reunir atletas de todo o mundo. A seletiva é a única que classifica para o mundial do Iron Man no Hawai, que ocorrerá no mês de maio, em Florianópolis. (Fonte: Módulo)

Caratecas de Caraguá derrubaram adversários no Zembu-Kai

Caraguatatuba - Os 27 caratecas do município conquistaram oito medalhas de ouro, oito de prata e 11 de bronze. Não se amedrontaram durante as lutas pelo 30° Torneio Zembu-Kai, no último domingo, na Capital Paulista, e com este resultado foram os campeões da competição.
De acordo com a secretaria de Esportes, foram disputadas o Kata (técnicas de ataque e defesa) e Shiai Kumite, reunindo 23 equipes filiadas a associações ou clubes – com a participação de 245 atletas.
O técnico dos caratecas, Edson Mendes do Amaral, disse que mais uma vez ficou satisfeito com os resultados obtidos pela equipe. “Estou muito feliz em trabalhar com eles, todos são muito esforçados. Agora já estamos preparados para competir na final do Campeonato Paulista que ocorrerá no mês de maio”.
Judô - Ainda em Caraguatatuba, outro praticante de artes marciais - desta vez o judô - também trouxe importante conquista ao município. Trata-se do judoca Arthur Zumbano, que venceu o 1° Torneio Aberto de Judô Cidade de Ubatuba, na categoria Sênior Ligeiro. O campeonato, que aconteceu no último domingo, reuniu 50 atletas de Ubatuba, Caraguá e São José dos Campos. (Fonte: Imprensa Livre)

Programa Ação Litoral

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Tudo pronto para 4ª edição da Maratona Aquática de Ilhabela

Ilhabela - A 4ª edição do Campeonato de Maratonas Aquáticas será aberta no próximo domingo. A disputa, que engloba todas as idades, une nadadores da região, interior do Estado e ABC paulista. A prova de abertura terá um percurso de três quilômetros.
De acordo com o setor, a largada está prevista para as 10h30, na praia Itaquanduba, em frente ao restaurante Deck, terminando na Vila, onde ocorrerá a premiação. A assessoria informou que receberão medalhas os três primeiros lugares de cada categoria, mas todos os competidores que cumprirem o trajeto recebem também certificados – haverá ainda sorteio de brindes.
Ainda de acordo com a assessoria de imprensa, ao final das sete etapas já definidas para este ano, os nadadores que se destacarem também receberão prêmios correspondentes aos melhores do ranking municipal 2005.
Inscrições - As inscrições podem ser feitas até o dia da prova, momentos antes da largada. O custo é de R$10 e um quilo de alimento não perecível. A organização informa que, a partir da segunda etapa, interessados poderão se inscrever somente pelo site www.ativo.com (Fonte: Imprensa Livre)

Pinga da Toca faz cachaça há quatro décadas no arquipélago
Alambique é um dos principais atrativos da fazenda, um dos roteiros turísticos mais visitados em Ilhabela

Ilhabela - Há mais de quatro décadas, a família de Etienne Van Sebroeck, 61 anos, prepara a 'Pinga da Toca', uma bebida artesanal, que sobrevive há várias gerações.
O alambique é um dos principais atrativos da Fazenda da Toca, um dos roteiros turísticos mais visitados em Ilhabela.
O ambiente rústico, com os tonéis de madeira e grandes rodas d'água, utilizados para a fabricação da pinga, instiga o visitante a degustar a bebida e relaxar em uma das mesas feitas com troncos de árvores.
Os mais resistentes preferem a 'pinga branca', que tem o gosto mais forte. Já aqueles que desejam apenas voltar um pouco no tempo, escolhem a 'pinga amarela', com menor teor alcoólico.
Quando a família comprou a Fazenda da Toca, em 1958, já existia o engenho de aguardente e eles continuaram a tradição.
"A melhor época para fazer a pinga é entre os meses de junho a dezembro, quando a cana-de-açúcar fica bem doce", explica Etienne.
Para fazer a pinga, ele transporta a cana-de-açúcar da praia da Enseada até o engenho, onde faz a garapa. Em seguida, o líquido passa por um processo de fermentação e se transforma em vinho. Após 6 a 8 horas, no alambique, fica pronta a cachaça.
"A venda é pouca, só faço a pinga para manter a tradição", conta.
Entreterimento - Além de apreciar uma bebida tradicional, o passeio pela fazenda da Cachoeira da Toca oferece outros atrativos.
Uma opção de lazer é percorrer uma trilha onde está a ruína da casa do Pirata Borges que, segundo a lenda, era um temido traficante de escravos.
Um banho nas águas cristalinas da cachoeira também é uma excelente maneira de se refrescar e renovar a energia.
"Gostamos de ficar na piscina onde a queda da cachoeira é como se fosse uma espécie de massagem natural", conta o casal do Guarujá, Marcos Reis, 29 anos, e Ângela Lisboa, 22 anos.
Para quem gosta de aventura, as pedras que envolvem a cachoeira são usadas na prática de algumas loucuras acrobáticas ou para escorregar, uma espécie de tobogã natural.
Importantíssimo: Para aproveitar o passeio não pode esquecer de passar repelente para se livrar dos insetos indesejados. (Fonte: ValeParaibano)

Off-road é emoção garantida
No arquipélago de Ilhabela, amantes do esporte se aventuram com seus jipes tração 4x4 na estrada de Castelhanos

Ilhabela - A estrada da praia de Castelhanos, no arquipélago de Ilhabela, atrai muitos praticantes do off-road, o esporte fora da estrada. Na alta temporada, cerca de 300 veículos por dia percorrem a trilha que dá acesso à linda e misteriosa praia.
Movidos a veículos 4x4, os aventureiros que vivem com os pés (e a cabeça) no barro, procuram a estrada em razão das condições meteorológicas locais, com chuvas periódicas e alto nível de umidade.
A Castelhanos tem 22 quilômetros de extensão, saindo do nível do mar e chegando a mais de 800 metros de altitude, com ótimos desafios para os jipeiros.
Até chegar na praia, o percurso tem duração de 1 hora e meia, com vários trechos que merecem atenção. Para facilitar o resgate, no caso de acidentes ou quebra dos veículos, os jipeiros deram nomes aos pontos mais perigosos --Imbiruçú, Canas, Morro do Sabão, Volta Grande e Mãe D'água.
Esses locais são muito escorregadios, de inclinação acentuada e tem pedras enormes. Ainda assim, são freqüentes as quedas de árvores e desmoronamento de barrancos, o que dá mais emoção ao passeio.
Por essas e outras razões, é fundamental ter um carro apropriado antes de se aventurar na trilha.
"Não basta ter um 4x4, é preciso conhecer o veículo para não virar jipeiro de shopping, aquele que faz a trilha com o mesmo pneu que usa para andar na cidade porque desconhece a necessidade de usar um especial para barro", conta César Augusto Martins, 36 anos.
Segundo ele, que há 16 anos se aventura na estrada, os chamados jipeiros de shopping também dirigem em alta velocidade pela estrada e dá um 'trabalhão' para os jipeiros que usam com frequência a estrada.
A trilha de Castelhanos atravessa vários rios e cachoeiras e, em vários momentos, quem não está acostumado com o esporte, pensa que o veículo não conseguirá passar devido à lama na estrada.
"Para nós não existe nada impossível e quanto mais barro melhor. Basta dirigir com o carro na marcha reduzida, acelerar e não frear nunca", ensina Christian Allis Fanti, 29 anos, que há cinco anos faz off-road levando os turistas para conhecer a praia.
"É comum algumas pessoas sentirem medo e pedir para voltar, mas a gente conversa e explica que o passeio é seguro, que basta ter atenção", conta.
O casal de namorados Tiago Paes, 24 anos, e Maria Isabel, 23 anos, de Sorocaba, sempre fazem trilha de moto e curtiram a aventura no jipe. "Fomos apreciando a paisagem", contam.
A paulista Paula Tchalian, 19 anos, que estava acompanhada da mãe, Sueli Tchalian D'attilio, 47 anos, adorou a adrenalina do passeio. "Achei bem radical. Gostei de ver a natureza preservada, mas estou até com dor no pescoço", disse.
A Lokal Adventure fica à avenida Princesa Isabel, 171, Perequê. O telefone é (12) 3896-5777. O preço do passeio é R$ 50, com saída para as 10h e chegada às 18h. (Fonte: ValeParaibano)

Fortes chuvas deixam ruas alagadas na ilha

Ilhabela - Desde a ultima segunda-feira, devido a fortes chuvas, muitos bairros ficaram com problemas de alagamento. Os principais foram o Jardim Éden, Barra Velha, Água Branca e Itaquanduba. Alguns pontos ficaram com até 30 cm de água dentro das residências.
A estrada que vai para Praia de Castelhanos, segundo informações da administração do Parque Estadual, teve alguns desabamentos de terra, mas ontem no período da manhã os obstáculos foram removidos. Mesmo assim a estrada encontra-se com problemas e muito ruim.
A chuva causou problemas maiores na Praia do Bonete. Segundo informações da Defesa Civil a praia encontra-se isolada, não sendo possível chegar nem pelo mar, nem por trilha. Há falta de energia, porque a casa do gerador foi alagada e a linha do turbo que alimenta a turbina geradora teve problemas. (Fonte: Imprensa Livre)

Notícias de São Sebastião Topo

Litoral Virtual Superchic

Definidos os semifinalistas da copa do Engenho de futebol de areia

São Sebastião - Os semifinalistas da 3ª Copa do Engenho de futebol de areia foram definidos no último fim de semana, depois da terceira rodada. Na ocasião, de acordo com os resultados, o time Sítio Velho empatou em 3 a 3 com o House e a equipe Costa Esmeralda venceu, por W.0, o Catarinense.
A ‘lavada’ ficou por conta do Iate Clube Barra do Una que marcou 7 a 1 contra o Djarli. Depois, o Paranaense com um gol de diferença venceu o Tabajara – por 4 a 3. Com isso, passaram a semifinal do torneio os times Sítio Velho e Iate Clube - pelo grupo A, e Tabajara e Paranaense defendendo o grupo B. Os jogos da semi acontecem hoje à noite, na praia do Engenho, Costa Sul do município.
A organização informa que a primeira fase terminou com saldo positivo. Foram disputados 12 jogos em que foram marcados 52 gols. O ataque mais agressivo ficou por conta do Iate Clube Barra do Una que, até agora, balançou a rede 11 vezes. Ainda de acordo com os organizadores, o artilheiro do campeonato é o jogador Cesinha com quatro gols. Foram distribuídos 32 cartões amarelos e seis vermelhos. (Fonte: Imprensa Livre)

Escola e Cooperativa de Pesca são alvo de assaltantes no bairro São Francisco

São Sebastião - A Escola Estadual Nair Ferreira Neves e a Cooperativa de Pesca, ambas no bairro São Francisco, foram alvos de assaltantes esta semana. Embora os dois tenham sido cometidos por uma dupla, a polícia não sabe se são da mesma autoria.
O último crime aconteceu na cooperativa e ocorreu em plena luz do dia de terça-feira. Eram quase 13h00, quando dois assaltantes invadiram primeiramente o escritório da entidade, rendendo duas cooperadas.
Armado com revólver, um dos assaltantes apontou para cabeça de uma delas, querendo dinheiro. A mulher chegou a informar ao intruso que no local eram guardados apenas documentos, não havendo nada valioso.
No meio desta discussão, uma outra mulher, que não sabia do crime, entrou no escritório. Ao perceber que era um assalto, ela saiu correndo. Um dos assaltantes seguiu a mulher e acabou entrando no salão da cooperativa onde acontece a venda ao público.
No local se encontravam mais cinco cooperadas, que também foram rendidas. Naquele horário não havia clientes. Em uma ação rápida, o assaltante armado foi até o caixa, retirando pouco mais de R$ 900 entre cheque e dinheiro e fugindo em direção à praia.
A Polícia Militar chegou a ser chamada, não localizando os suspeitos após patrulha-mento. É o primeiro roubo registrado na cooperativa, comandada por pescadores, em três anos de criação.
Placas de computador - O roubo anterior aconteceu na escola Estadual Nair Ferreira Neves, na madrugada de segunda-feira. Dois desconhecidos encapuzados invadiram a casa da caseira F.M.M., de 52 anos, rendendo sua família.
Com as chaves da secretaria, eles entraram nas salas da direção, coordenação e informática, deixando tudo revirado.
O alvo dos assaltantes era os computadores, mas curiosamente, eles não levaram os aparelhos, retirando apenas as placas, deixando-os desmontados pela sala.
O roubo durou cerca de uma hora, período também em que a família do caseiro ficou trancada em um dos quartos da casa, enquanto a dupla vasculhava a escola. Além das placas dos computadores, eles levaram um videogame e objetos do caseiro.
A direção da escola lamentou o roubo. Além do prejuízo material, para a direção a comunidade também sai prejudicada, uma vez que os computadores eram usados por moradores nos finais de semana. A unidade atende cerca de 700 alunos do ensino fundamental, médio e supletivo. (Fonte: Imprensa Livre)

Jovem é baleado no Itatinga e morre no Hospital das Clínicas

São Sebastião - Um jovem, identificado como Clebinho, foi baleado na manhã de ontem na Travessa Santana Neves, no bairro do Itatinga. Com um tiro na testa, ele foi socorrido para o Hospital das Clínicas, vindo a morrer horas depois na UTI (Unidade de Terapia Intensiva).
O Corpo de Bombeiros recebeu um chamado anônimo de que havia uma pessoa baleada no local. Sem documentos e identificado apenas como Clebinho, ele foi levado ao hospital. A Polícia Militar também foi avisada, encontrando o resgate atendendo a vítima.
No final da tarde, ele não resistiu ao ferimento vindo a morrer. O corpo de Clebinho, que seria conhecido nos meios policiais, foi levado ao IML (Instituto Médico Legal). (Fonte: Imprensa Livre)

Igreja Matriz transmitirá sepultamento em tempo real

São Sebastião - Assim como as milhares de pessoas que estarão no Vaticano, os católicos da cidade também poderão acompanhar em tempo real o sepultamento do papa João Paulo II, que acontece amanhã. A partir da 5h00, os fiéis sebastianenses poderão se reunir na Igreja Matriz, no centro, onde será realizada uma missa em homenagem ao papa e haverá a exibição do sepultamento por meio de um telão.
De acordo com o padre Jaime Matheus, pároco da matriz, o intuito de realizar a missa e instalar o telão para transmitir as imagens do Vaticano é possibilitar que todas as pessoas interessadas acompanhem a despedida do papa. Por esse motivo foi marcada a missa no horário, que apesar de ser bem cedo, ocorrerá no mesmo momento da missa em Roma.
“Queremos acompanhar toda a cerimônia e já que lá a missa vai começar às 10h00, resolvemos iniciá-la no mesmo horário, que é o equivalente às 5h00 no Brasil”, explicou.
Depois da missa, será iniciada a cerimônia de sepultamento, que poderá variar entre 3 e 4 horas. Padre Jaime adianta que o telão ficará ligado até o enterro do papa. Ontem técnicos estiveram na Matriz para estudar a viabilidade da transmissão das imagens em tempo real e constataram que será possível receber os sinais via satélite e permitir que os fiéis acompanhem pelo telão.
“Tínhamos os recursos de multimídia instalados no interior da igreja e por isso pensei na possibilidade de fazer a última homenagem ao papa. Toda a comunidade poderá acompanhar o sepultamento de João Paulo II, independente de religião”, finalizou. (Fonte: Imprensa Livre)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Ameu Bucaneiros

Conselho da Ilha Anchieta cria quatro Câmaras Técnicas

Ubatuba - O Conselho Consultivo do Parque Esta-dual da Ilha Anchieta, em Ubatuba, reuniu-se na última segunda feira para a elaboração da agenda de trabalho deste ano. No encontro, foram formadas quatro CTs (Câmaras Técnicas) temáticas e nomeados os coordenadores e seus respectivos vices.
As câmaras estão assim definidas: CT - Regulamentação da Visitação Pública (Juliana Marcondes Bussolotti e Cássio de Sá Lima); CT - Diagnóstico de Pesquisa (ZuleiKa Beyruth e Rose Mary Reis Duarte); CT Divulgação e Eventos (Martimiano Nelson Viana e Samuel Messias de Oliveira); CT - Demarcação de Área Marinha (Roberto Francine Jr. e César Augusto de Almeida).
O trabalho das câmaras técnicas é importante principalmente na inserção da comunidade na gestão do parque, buscando soluções aos problemas relacionados com os uso das áreas naturais. As câmaras também são destinadas a compatibilizar a proteção do parque e os serviços ambientais que ele oferece com o bem estar dos visitantes e da comunidade envolvida.
O Conselho Consultivo do Parque Estadual da Ilha Anchieta foi oficializado por meio de portaria do Instituto Florestal que designa os representante da sociedade civil, instituições privadas e governamentais para apoiar a gestão do parque, buscando fortalecer os programas de uso público, pesquisa e proteção ambiental.
Estão representados empresários e proprietários de escunas, associação de monitores de ecoturismo de Ubatuba, associação cunhambebe, Colônia dos Pescadores, Projeto Tartarugas Marinhas, Universidade do Estado de São Paulo, Instituto de Pesca, Fundação Florestal, secretaria de Turismo, secretaria do Meio Ambiente de Ubatuba, Associação Comercial, Fundação da Arte e Cultura de Ubatuba, Ordem dos Advogados do Brasil, Rádio FM Gaivota, Estação Ecológica Tupinambás, Universidade de Taubaté, Comissão Pró-Resgate Histórico da Ilha Anchieta, Associação Brasileira de Ecológica e de Prevenção a Poluição das Águas e do Ar, Comitê de Bacias Hidrográfica do Litoral Norte e Polícia Ambiental. (Fonte: Imprensa Livre)

Nova geração do surfe mostra a cara

Ubatuba - Ubatuba recebe, neste fim de semana, a nova geração do surfe brasileiro. Na Praia de Itamambuca estarão as maiores promessas da modalidade, para a disputa da etapa de abertura do Hang Loose Surf Attack, considerado um dos principais torneios para as categorias de base do País.
Entre outras feras, na competição estarão os quatro novos talentos escolhidos no Festival Natural Art Caça Talentos, realizado em Guarujá, no início do ano.
Dois deles estarão correndo "em casa". Gustavo Araújo, 14 anos, atual campeão local na categoria iniciantes e competindo agora entre os mirins (até 16 anos), e Marco Aurélio, 13 anos, tentando vitória na iniciantes (no máximo 14 anos). O grupo conta, também, com Magno Pacheco, de Guarujá, também na mirim, e Jefferson Silva, de Bertioga, entre os juniores (limite de 18 anos).
Campeonato de base - O Hang Loose Surf Attack vale pelo Circuito Paulista para surfistas com até 18 anos, divididos nas categorias petit (até 10 anos), estreantes ou infantil (no máximo 12), iniciantes (limite de 14 anos), mirim (até 16) e júnior (até 18).
O campeonato, que completa 18 anos de história, também vale como seletiva para o Brasileiro Amador, que será disputado na Praia de Maresias, em São Sebastião, entre os dias 15 e 17, para os surfistas juniores, mirins e iniciantes. (Fonte: ValeParaibano)

Vigilância Sanitária promove treinamento para vendedores de caldo-de-cana
O Ministério da Saúde registrou em março, 28 casos de doença de chagas relacionados ao consumo de caldo-de-cana no Brasil

Ubatuba - A incidência de casos de Mal de Chagas provocados pelo caldo cana contaminado tem preocupado comerciantes e consumidores em Ubatuba. Por essa razão, a Vigilância Sanitária realizará, na sede da Secretaria de Saúde, dia 15 de abril, um curso de treinamento para os vendedores de caldo de cana do município. O objetivo do curso é orientar os comerciantes sobre a melhor forma de armazenamento e métodos de desinfecção da cana e da moenda.
A contaminação está ocorrendo em alguns locais do Brasil, devido à incidência de barbeiros contaminados pelo protozoário trypanosoma cruzi e à má higienização da matéria-prima e das máquinas utilizadas no processo. Em Ubatuba, a vigilância sanitária não tem notícias de barbeiros infectados, mas parte da cana utilizada vem de outros municípios, o que pode ocasionar a migração da doença.
Por essa razão, o município está tomando uma medida preventiva. A saúde coletiva orienta à população a não consumir o produto, até que os comerciantes sejam orientados. A nutricionista da vigilância sanitária, Claudia Raffaelli explica que os estabelecimentos estão sendo vistoriados. “Nós estamos visitando todos os pontos de venda e convocando os comerciantes a participarem do treinamento, para que o produto possa ser vendido com segurança e tranqüilidade.”
O treinamento acontecerá às 9h do dia 15, no piso superior da Secretaria de Saúde, localizado na av. Rio Grande do Sul, 710. Mais informações, pelo telefone 3832-6810 (Fonte: PMU)

Prefeitura de Ubatuba apresenta 100 primeiros dias de governo
A comunidade está convidada a assistir às apresentações de todas as secretarias do novo governo

Ubatuba- Na próxima terça-feira, 12, a partir das 18h30, a nova administração municipal fará uma apresentação dos 100 primeiros dias de governo. A população de Ubatuba está convidada a assistir a apresentação que acontecerá na Câmara Municipal. Todos os secretários estarão presentes, juntamente com o prefeito Eduardo César e o vice-prefeito Domingos dos Santos, para mostrar as principais ações realizadas nesse período.
Essa apresentação faz parte do plano de governo do prefeito Eduardo César, que propõe transparência administrativa e participação popular. Segundo ele, é importante que a população esteja ciente dos acontecimentos no município, para poder opinar e direcionar as ações da prefeitura. “Nós estamos colocando as informações da prefeitura à disposição e ao alcance da população. Gostaríamos que todos participassem desse processo democrático para podermos administrar a cidade de acordo com os anseios da comunidade”, disse o prefeito, reforçando o convite à população: “Gostaríamos de poder contar com um grande número de cidadãos de Ubatuba nessa terça-feira, na Câmara Municipal, para assistir a nossa apresentação”. (Fonte: PMU)

Recreando em seu bairro começa neste domingo na Estufa 2
O evento terá práticas esportivas, gincanas, atividades artísticas e culturais

Ubatuba - A Secretaria de Esporte e Lazer promove neste domingo, 10, a primeira edição do “Recreando em Seu Bairro”. O bairro da Estufa 2 foi o escolhido para o início das atividades e a comunidade poderá se divertir a valer com quadras de vôlei, futebol e queimada.
Além dessas atividades os monitores promoverão gincanas e coordenarão a participação nos jogos de mesa. Uma tenda será montada para a garotada soltar a criatividade através de colagens, desenhos, modelagem de bexigas e pintura facial. Entre as atividades mais concorridas devem estar a cama elástica e a confecção de brinquedos com material reciclado.
Através de parcerias firmadas com a Fundart e academias de esportes da cidade, as crianças ainda poderão contar com atividades que darão noções de teatro, dança e artes marciais.
A Secretaria de Saúde participará com equipe do PSF aferindo pressão dos adultos e prestando outros esclarecimentos. O “Recreando em Seu Bairro” começa as 8 da manhã na praça Maracanã. O próximo bairro que receberá evento é o Ipiranguinha, no dia 8 de maio. (Fonte: PMU)

Aposentado é feito refém em Ubatuba

Ubatuba - Um aposentado de 71 anos foi feito refém durante um assalto em Ubatuba. O crime aconteceu na noite de anteontem. Segundo a polícia, dois homens armados invadiram a casa da vítima, no bairro do Itaguá, um dos mais frequentados pelos turistas. A dupla roubou dinheiro, cheques e jóias e fugiu no carro da família. A polícia não soube informar a quantia roubada. O aposentado foi levado pelos bandidos e libertado durante a madrugada na estrada da Cachoeira dos Macacos. O veículo também foi encontrado no bairro Ipiranguinha. (Fonte: ValeParaibano)

Suspeito é morto após enfrentar PM


Ubatuba - Um homem ainda não identificado pela Polícia Civil de Ubatuba foi morto anteontem após enfrentar a Polícia Militar armado com uma pistola de brinquedo. O suspeito teria roubado a bolsa de uma mulher no bairro Pedreira Alta. A vítima comunicou o roubo à PM, que passou a procurar o assaltante. Segundo a polícia, quando foi localizado, o suspeito não acatou a ordem de abordagem. Ele teria apontado a pistola na direção dos PMs, que reagiram, e acabou ferido na cabeça. Ele foi socorrido, mas morreu na Santa Casa. Segundo a Polícia Civil, o homem utilizava uma réplica de uma pistola calibre 635 para praticar assaltos. (Fonte: ValeParaibano)

Metropolitano de botão será decidido neste sábado

Ubatuba - A Associação Ubatubense de Futebol de Mesa informa que no próximo sábado serão realizadas as quatro rodadas decisivas do Campeonato Metropolitano de botão. O evento foi o mais importante promovido pela entidade no primeiro semestre do ano.
Conforme a AUFM, apenas quatro participantes continuam com chances de levar o título. São eles: Ednelson Prado, Ralph Solera, Adauto Júlio e André Rafael.
Prado continua sendo o líder com 100% de aproveitamento. A associação diz que, para ele, é preciso apenas uma vitória nas quatro últimas partidas, que lhe restam.
Com os resultados das partidas na semana passada, Ednelson Prado está apenas dois pontos atrás de Solera no ranking municipal. O Campeonato Municipal Metropolitano está sendo disputado no Colégio Capitão Deolindo, no Centro. Mais informações em www.futmesaubatuba.com.br

Ação Litoral

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br
O envio de foto caracteriza autorizada a sua publicação e identifica o remetente como autor.

Ubatuba

Praia da Maranduba / Emilio Campi

Praia da Maranduba
©Emilio Campi


Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Editora Assistente: Jullyany Roberta Cruz


GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor