Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Terça-feira, 12 de abril de 2005 - Nº 1258 Edições Anteriores

Litoral Virtual Inteligraph

Região
Comitê de Bacias Hidrográfias avalia projetos do Litoral Norte, dia 13, em Caraguá
Comitê do Litoral na luta contra a dengue

Caraguatatuba
Top Vip 2004 Troféu Malu Baracat destaca os melhores do ano neste sábado 16
IV Regata de Monotipos acontece no fim de semana em Caraguá
Prefeitura de Caraguá abre parcelamento para IPTU e informa que não haverá Anistia
Campeonato de Bicicross é adiado
Educação de Caraguá marcou presença no Fórum Estadual da UNDIME em SP
Bandeirante Energia realiza concurso fotográfico “O Melhor Lugar é Aqui”
Caraguá discute nova Lei de Diretrizes Orçamentárias
Caraguá é a vencedora da 1ª etapa do Paulista de Canoagem, em Santos
PM abre inscrições para mulheres
Caraguá inaugura Núcleo Integrado de Atendimento Social

Ilhabela
Vereador sugere convênio alternativo para adiantamento das obras da SABESP em Ilhabela
IV Circuito Maratonas Aquáticas inicia com sucesso em Ilhabela
Porto Belo de Olho na Receptividade de Navios de Cruzeiros de Ilhabela
Prefeito Manoel Marcos lança Balcão de Empregos


São Sebastião
Sindicato da Construção Civil pede proteção ao trabalhador local
Câmara sebastianense vota dois projetos nesta terça-feira
Prefeitura inicia orçamento participativo com audiência pública na Costa Sul


Ubatuba
Passe escolar estadual tem nova distribuição
Vereador de Ilha Bela visitou Charles Medeiros
Charles Medeiros em Araribá.
1º Chrrasco de Confraternização da Associação dos Estudantes Universitários de Ubatuba


Seções
Opinião
Foto do Dia


Notícias da Região Topo

Comitê de Bacias Hidrográfias avalia projetos do Litoral Norte, dia 13, em Caraguá
A secretaria de Meio Ambiente de Caraguá concorre a recursos do Fehidro com projeto de canalização de um vala de drenagem na região Sul, que irá evitar enchentes e veiculação de doenças hídricas.

Litoral Norte  - O Comitê de Bacias Hidrográficas-CBH fará uma pré-análise dos projetos das quatro secretarias municipais de Meio Ambiente do Litoral Norte na próxima quarta-feira, dia 13. Os municípios estarão concorrendo à verbas do Fehidro-Fundo Estadual de Recursos Hídricos para a realização dos projetos. O encontro acontecerá às 9h30, na Secretaria de Educação de Caraguá, para uma pré-análise da Câmara Técnica de Saneamento, Turismo e Educação Ambiental e Planejamento, do CBH
De acordo com a Secretária Executiva do CBH, Rosa Maria Machini, o CBH conta com recursos na ordem de R$ 1,4 milhão para projetos de preservação, recuperação, educação ambiental ou outros que tragam benefícios para a água
O secretário de Meio Ambiente de Caraguá, Auracy Mansano, irá apresentar um projeto de canalização de um vala de drenagem na Avenida de Alta tensão, no bairro Travessão, que fica na região sul. O trecho a ser canalizado será de 535.00m lineares e sua importância.
Segundo o secretário, o projeto vai beneficiar boa parte da região Sul no município, pois visa melhorar o escoamento da água que vai para ao Rio Juqueriquerê. O objetivo é evitar a contaminação da água. Mansano disse que 72% das doenças registradas nos hospitais tem origem na veiculação hídrica. “Caraguá é a maior planície da região e por isso tem dificuldades para escoar a água. Este projeto vai evitar as enchentes e a contaminação da água”, disse.
O projeto visa controlar a ocorrência de enchentes no bairro e contribuir com a melhoria da qualidade de vida do moradores, eliminando reservatórios propícios à veiculação de transmissão de algumas doenças como diarréia, hepatite A, leptospirose e esquistossomose, além de contribuir com a manutenção, limpeza e desobstrução do canal, facilitar a vazão da vala e melhorar o aspecto visual dos bairros em questão.
A meta da secretaria é de finalizar a canalização em cinco meses e reduzir em pelo menos 50% os índices de doenças de veiculação hídrica na região.
A apresentação final será marcada pelo Comitê para que os projetos sejam mostrados e analisados pela Câmara Técnica de Planejamento do Comitê de Bacias Hidrográficas-LN. A Câmara é formada por membros do Comitê, órgãos públicos estaduais e municipais e sociedade civil organizada. (Fonte: PMC)

Comitê do Litoral na luta contra a dengue
Comitê quer criar novo material de divulgação para conscientizar população e veranistas, que não acreditam que os criadouros podem estar dentro de seus imóveis. Ralos, sanitários, sifões, tanques, piscinas, barcos, e o lixo em terrenos baldios ainda são criadouros do mosquito da dengue no litoral.

Litoral Norte  - A Dengue foi tema de discussão na sétima reunião do Comitê de Combate a Dengue do Litoral Norte, representado por diretores, técnicos e coordenadores de Zoonoses e Vigilância Epidemiológica dos quatro municípios, diretoria técnica e equipe da SUCEN-Superintendência de Controle de Endemias, Núcleo Regional de Saúde de Caraguatatuba e DIR XXI-Diretoria Regional de Sáude Estadual. Na reunião esteve presente a diretora técnica da Sucen, Celeste Cristina de Azevedo, o diretor da Vigilância Epidemiológica da DIR, Antonio Carlos Vanzeli, a diretora da Vigilância Epidemiológica no Núcleo Regional de Saúde de Caraguá, Rose Meire Cestari Jaia, a diretora técnica do CCD-Núcleo de Comunicação da secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, Cláudia Maliverni, e assessores de comunicação das quatro cidades do Litoral Norte para decidirem em conjunto como será produzido o material informativo sobre a dengue.
O Comitê pediu a ajuda dos setores de comunicação para a escolha do modelo ideal para divulgação, pois o objetivo é a prevenção e por isso os meios de comunicação a serem usados terão o desafio de conseguir informar e conscientizar, ao mesmo tempo, a população, os veranistas e também profissionais da área. Os profissionais irão se reunir com a equipe de controle da dengue no próximo dia 19 para analisarem todos os materiais impressos até agora e quais os resultados obtidos. Os técnicos trarão além da folheteria, alguns exemplares de criadouro do mosquito da dengue. A intenção dos profissionais é tentar evitar erros já cometidos nestes materiais.
Segundo a diretora técnica do Núcleo de Comunicação da Vigilância Epidemiológica do Estado, Cláudia Malinverni, o trabalho de divulgação e orientação é muito importante, lembrando que o Governo de Estado direciona verbas, nesse momento, para outras campanhas inerentes ao inverno. Ela orientou o Comitê a buscar recursos na região e se colocou a disposição para ajudar, inclusive na tentativa de recursos junto ao estado. O Comitê passará a partir de agora a divulgar artigos sobre a dengue na região, no BEPA-Boletim Epidemiológico Paulista www.cve.saude.sp.gov.br, que tem como público alvo profissionais da área e da imprensa. O primeiro artigo deverá ser assinados pelos quatro secretários municipais de Saúde.
O Comitê inter-municipal, impulsionado pelos índices elevados no últimos anos nas cidades do litoral e a mudança de governo, foi criado em janeiro deste ano com o intuito de unificar o trabalho de combate a dengue já que as quatro cidades possuem características comuns. Desde que foi criado, o Comitê vem promovendo treinamento dos agentes comunitários de saúde e de zoonoses (que controlam a dengue), técnicos, médicos e enfermeiros; definiu a complementação das equipes de cada município; elaborou um plano de contingência visando o atendimento de casos de dengue, inclusive dengue hemorrágica. Segundo a enfermeira da V.E. de Caraguá, Luciana Fadel, a região precisa estar preparada para atender a dengue hemorrágica, pois o litoral já tem os três tipos de soropositivos.
Para a diretora técnica da Sucen, Celeste Cristina de Azevedo, o material de informação será fundamental porque a população ainda não se conscientizou de que larva é mosquito. Na opinião dos técnicos, um dos problemas enfrentados no litoral são as casas de veranistas.
Segundo a coordenadora do Plano Municipal de Controle da Dengue da Zoonoses de Caraguá, Ceci Oliveira Penteado, o material foi pedido porque nem veranistas nem moradores acreditam que dentro do seu imóvel possa haver criadouros do mosquito da dengue. "Os pneus, vasos e xaxins não são mais problemas, agora precisamos orientar sobre outros criadouros, como ralos de água pluvial, sanitários abertos, sifões de pias e tanques sem uso, latas de tinta, roupas a dias de molho (produtos de limpeza evaporam), piscinas abandonas (casas de máquinas), lajes, calhas, barcos, lixos jogados em terrenos baldios e vários objetos utilizados pelo Aedes Aegypt. (Fonte: PMC)

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá BIL -= Bolsa de  Imóveis do Litoral Salete


Top Vip 2004 Troféu Malu Baracat destaca os melhores do ano neste sábado 16
O Top Vip 2004 Troféu Malu Baracat será entregue aos homenageados no próximo sábado 20, em noite de gala no Hotel Pousada Tabatinga

Caraguatatuba - O programa VIP, da Tv Band Vale, comandando pelo apresentador Tarcísio Matheus reunirá no próximo sábado, 16 de abril, comerciantes, empresários, políticos, profissionais liberais, entre outros, para a entrega do Top VIP 2004 Troféu Malu Baracat, que acontecerá na Pousada Tabatinga, em Caraguatatuba, a partir das 21 horas
Essa é a segunda edição do prêmio Top Vip, promovido pelo programa VIP, que em 2003 premiou representantes da sociedade, homenageando a jornalista Selma Gallo, que teve seu nome no troféu concedido aos laureados de 2003.
Segundo explicou o apresentador Tarcísio Matheus, essa premiação é uma forma de destacar pessoas que merecem ser lembradas por seu trabalho, nos mais variados ramos. “O programa VIP escolhe os homenageados de acordo com sua colaboração na cidade. Existem muitas pessoas a serem homenageadas ainda, a cada ano estaremos destacando esses profissionais que marcam a história do município, e ainda, homenageando uma pessoa que levará o nome do Troféu, como as jornalistas Selma Gallo e Malu Baracat, que foram fundamentais na minha carreira profissional”, disse.
Além da entrega do Troféu Malu Baracat aos 50 homenageados de 2004, a festa contará com o show humorístico de Nelson Freitas (do programa Zorra Total), que foi uma das grandes atrações do Teatro Vanguarda, em janeiro deste ano, em Caraguá, e a participação do ator global Raul Gazolla (da novela América).
A animação musical ficará por conta da cantora Mary Jane, que participou do programa Fama, com o melhor do rock, disco, dance, black e trance. Essa cantora estudou música em Los Angeles, gravou pela Buinding Records e fez turnê pela Europa. Acompanhada pelos músicos Ralphye e Paul Baez, Mary Jane está com novo show intitulado “Eletron Mary Jane”, que agrada e atrai público de todas as idades.
Segundo destacou Tarcísio Matheus, organizador do evento, a entrega do Troféu não é um evento fechado. “É uma grande festa, com música e show humorístico da melhor qualidade. É ainda um evento que para pessoas que gostam de requinte e bom gosto, sem precisar ir aos grandes centros. A idéia é levar o Top Vip às demais cidades do Litoral Norte, nos próximos anos, uma vez que esse evento já é aguardado anualmente em Caraguá”.
É importante lembrar que o traje é Blacktie e os ingressos são limitados. Para participar da festa basta adquirir o convite no bar do Hélio, ou pelo telefone (12)9721-2723. O Top Vip 2004 é realizado pelo Programa Vip, e tem o apoio do Buffet Tingá, Akilika Modas, Expressão Caiçara e Caraguá FM. Participe! (Fonte: PMC)

IV Regata de Monotipos acontece no fim de semana em Caraguá
A competição acontece nos dias 16 e 17 de abril, em Caraguá e valerá para a 2ª etapa do 5º Circuito de Vela do Litoral Norte e Vale do Paraíba

Caraguatatuba - Caraguá será sede da 6ª Regata de Monotipos que será realizada nos dias 16 e 17 de abril, sábado e domingo, na praia da Tabatinga. O evento que é organizado pela Secretaria Municipal de Esportes e Recreação, Projeto Vento em Popa e apoio da iniciativa privada, é mais um dos atrativos em comemoração ao aniversário de 148 anos da cidade (20 de abril). A competição também valerá para segunda etapa a 5º Circuito de Vela do Litoral Norte e Vale do Paraíba.
As classes participantes são: Laser, categoria standard e 4.7; Holder, nas categorias geral, A, B, pré-master e iniciantes; Optimist, nas categorias iniciantes, juvenil, infantil e mirim; Hobier Cat e Day Sailer.
A programação do evento terá início no sábado, dia 16, às 12h, com a oficialização das inscrições e entrega das camisetas do evento, logo após, acontecerá a cerimônia de abertura. Às 13h terão início as competições.
Já no dia 17, domingo, as competições começam às 11h com previsão para terminar às 12h, com a premiação. Serão premiados do 1º ao 3º colocado.
Os atletas terão de levar, nos dias da prova, colete salva-vidas e equipamento de segurança obrigatório, a falta do mesmo implicará na desclassificação do atleta.
Para mais informações ligue (12) 3883- 9185, com José Roberto ou (12) 3884-5425/9773-7261, com Pedro Moliterno. (Fonte: PMC)

Prefeitura de Caraguá abre parcelamento para IPTU e informa que não haverá Anistia
Estão abertas as negociações para parcelamento de IPTU (Imposto sobre Propriedade Predial e Territorial Urbana) a todos os contribuintes inadimplentes com a Prefeitura de Caraguá

Caraguatatuba - A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio do setor Jurídico, está iniciando as negociações referentes a pagamento de IPTU (Imposto sobre Propriedade Predial e Territorial Urbana), para contribuintes em situação de atraso.
Segundo declarou o prefeito José Pereira de Aguilar durante entrevista à rádio, “durante os próximos anos não será concedida anistia aos contribuintes inadimplentes em respeito aos munícipes que pagam seus impostos em dia, mas a Prefeitura quer auxiliar os cidadãos que estejam nesse tipo de situação, e por isso, a Procuradoria Fiscal está aberta para receber as pessoas e estudar possibilidades de parcelamento dos impostos em atraso”, explicou Aguilar.
Segundo informou a Procuradora Fiscal da Prefeitura de Caraguá, Dra. Eliane Inês Santos Pereira, “muitas pessoas passam anos sem pagar o imposto aguardando a abertura de anistia”, explicou, completando que, “existe sim, o caso de famílias que não conseguem pagar em dia o IPTU, e por esse motivo temos o parcelamento dessa dívida em até 36 vezes, ou em casos especiais, acima de 5 anos de atraso, estamos abertos a estudar novas formas de parcelamento que facilite a quitação do débito por parte do munícipe, porque o objetivo da Prefeitura não é levar o contribuinte à Justiça e sim receber os impostos”, declarou a advogada e procuradora da Prefeitura.
Outro ponto importante é que no caso de atraso de IPTU referente ao ano de 2003, a Prefeitura já está iniciando execução fiscal. No entanto, mesmo nesses casos, existe a possibilidade de parcelamento. “A execução fiscal deve ser evitada porque acarreta ao contribuinte, o valor corrigido dos impostos e ainda as custas processuais”, explicou a Dra. Eliane.
Para os munícipes com IPTU do ano de 2004 em atraso, ainda existe a possibilidade de parcelamento sem execução. Mais informações podem ser obtidas na Prefeitura Municipal de Caraguá, na Procuradoria Fiscal ou Secretaria da Fazenda. (Fonte: PMC)

Campeonato de Bicicross é adiado
A expectativa é que três mil pessoas compareçam na cidade para prestigiar o evento, que acontece no dia 10, domingo, na pista Ton Ferreira, no Indaiá

Caraguatatuba - Devido as fortes chuvas dos últimos dias a 2ª etapa do Campeonato Paulista de Bicicross foi adiado para o dia 24, domingo, na Pista Ton Ferreira, no bairro Indaiá em Caraguá.
O campeonato, que promete atrair amantes do esporte de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro, é Organizado pela Caraguá Bicicross Clube e pela Federação Paulista de Bicicross e apoiado pela Secretaria de Esportes e Recreação fará parte das comemorações dos 148 anos do aniversário da cidade.
A expectativa dos organizadores do evento é que 400 pilotos compareçam ao evento para disputar 32 categorias, sendo 28 no masculino e 4 feminino, nas modalidades aro 20 e aro 24 (cruiser). O público estimado é de três mil pessoas.
O evento contará ainda com a presença de pilotos, como Person Paulette, Daivlin Baltazer, Gustavo Chiara, Mauro Aquino e Daniel Brito selecionados pela equipe olímpica do Brasil para disputar os Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008. O piloto caraguatatubense, Evandro Castilho, 3º colocado no campeonato Pan-Americano, que aconteceu, nos dias 25 e 26 de março, em Sorocaba, também estará presente no evento.
A Secretaria de Esportes e Recreação em conjunto com a Secretaria de Obras Públicas da prefeitura reformaram a pista para atender as exigências da FPBX (Federação Paulista de Bicicross), que fez uma vistoria técnica no local, no dia 2, sábado e aprovou a reforma.
Mais informações (11) 9664-8482 com Marcus Prazeres. (Fonte: PMC)

Educação de Caraguá marcou presença no Fórum Estadual da UNDIME em SP
“Organização e Financiamento da Educação Municipal” foi o tema discutido durante o Fórum Estadual da UNDIME (União Nacional de Dirigentes municipais em Educação), realizado de 6 a 8 de abril na Capital paulista, com a participação de Caraguatatuba

Caraguatatuba - A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria Municipal de Educação, marcou presença no Fórum Estadual da UNDIME(União Nacional de Dirigentes Municipais em Educação), realizado de 6 a 8 de abril, em São Paulo.
A Secretária de Educação de Caraguatatuba, Silmara Selma Mattiazzo participou da abertura do evento, no dia 6 de abril, e acompanhou as discussões relacionadas ao tema “Organização e Financiamento da Educação Municipal”, juntamente com representantes de outros municípios do Estado de São Paulo.
O evento teve como principal objetivo eleger o Conselho Fiscal, e representantes, além da Diretoria Executiva da UNDIME-SP. Esse fórum contou com a participação de autoridades federais e estaduais, como o Secretário da Educação, Gabriel Chalita, entre outros.
Durante a abertura, no dia 6, os dirigentes participantes do evento puderam apreciar a apresentação da Orquestra Filarmônica de São Bernardo do Campo, e nesta quinta-feira 7, o momento cultural ficou por conta do coral da escola “Prefeito Aldino Pinotti”. Estiveram na pauta do dia: ciclo de palestras, debates e painéis de discussão. Nesta sexta-feira 8, o evento encerrou-se com a assembléia para eleição e posse da nova Diretoria da UNDIME para 2005. (Fonte: PMC)

Bandeirante Energia realiza concurso fotográfico “O Melhor Lugar é Aqui”
Estão abertas as inscrições para o concurso fotográfico REVELE SUA CIDADE – uma iniciativa da Empresa Bandeirante Energia com apoio da Kodak e Ministério da Cultura. O tema é “O Melhor Lugar é Aqui”

Caraguatatuba - O concurso fotográfico REVELE SUA CIDADE – “O Melhor Lugar é Aqui” em Educação), realizado pela Bandeirante Energia com o apoio da Kodak e Ministério da Cultura, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, tem como objetivo revelar locais históricos e pitorescos das cidades onde a Bandeirante atua como concessionária de energia elétrica.
Podem participar do concurso fotográfico pessoas residentes nas seguintes cidades: Aparecida, Biritiba Mirim, Caçapava, Cachoeira Paulista, Canas, Caraguatatuba, Cruzeiro, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Guaratinguetá, Guarulhos, Itaquaquecetuba, Jacareí, Jambeiro, Lorena, Mogi das Cruzes, Monteiro Lobato, Pindamonhangaba, Poá, Potim, Roseira, Salesópolis, Santa Branca, São José dos Campos, São Sebastião, Suzano, Taubaté e Tremembé.
Serão premiadas 56 fotos, sendo R$ 3 mil para o 1º lugar, além de uma câmera fotográfica digital CX7220 Kodak, uma câmera fotográfica EC300 Kodak, um livro de fotografia e menção honrosa. Há premiação em dinheiro de R$ 2.500, para o 2º lugar e R$ 2 mil para o 3º colocado. Ambas colocações ganham câmeras EC300 Kodak.
As inscrições estão abertas até 18 de junho. Serão selecionadas as 2 melhores fotos de cada cidade obedecendo aos critérios de originalidade e qualidade técnica. Mais informações sobre o regulamento, seleção e premiação podem ser obtidas pelo telefone (11) 3023-3040 ou pelo e-mail revele@kavantan.com.br Participe! (Fonte: PMC)

Caraguá discute nova Lei de Diretrizes Orçamentárias
Objetivo é nortear os trabalhos da prefeitura para o próximo ano

Caraguatatuba - A primeira reunião para discutir sobre a nova Lei de Diretrizes Orçamentárias de Caraguatatuba aconteceu na manhã da última sexta-feira, dia 8, no auditório multimídia do Ceprolin (Centro de Educação Profissional do Litoral Norte). A lei irá nortear os trabalhos da prefeitura em 2006. Participaram do encontro todos os secretários municipais e alguns diretores, que juntos, farão um levantamento de ações que devem ser consideradas prioridade.
“O Tribunal de Contas sempre regulamentou e fiscalizou a distribuição de recursos dos municípios por meio de três instrumentos: o PPA (Plano Plurianual), a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) e a LOA (Lei Orçamentária Anual). Neste momento, estamos elaborando a LDO”, explicou a secretária de Planejamento, Economia e Gestão, Luz Marina P. de Aquino, que está coordenando os levantamentos.
Segundo ela, o PPA trata das despesas de capital e de despesas relativas aos programas de educação continuada, é feito no 1º ano de governo e tem duração de quatro anos. A LDO, que deve ser compatível com o PPA, é feita anualmente e serve para definir metas e prioridades da administração pública para o ano seguinte. E a LOA é a lei que especifica exatamente a previsão de receita anual.
“Após o levantamento das prioridades, feito por todas as secretarias municipais, o projeto de lei será apresentado à população através de Audiência Pública”, disse. Ela acrescentou que a participação da população é muito importante nas audiências para que dê sugestões, pois serão definidas as obras e as ações prioritárias que serão efetivamente realizadas durante o próximo ano.
“A primeira audiência pública deve ocorrer dentro de dez dias na Câmara Municipal”, informou a secretária.
Após as audiências públicas, o projeto vai para votação na Câmara. (Fonte: PMC)

Caraguá é a vencedora da 1ª etapa do Paulista de Canoagem, em Santos

Além da equipe ser a vencedora na classificação geral, os canoístas ficaram entre os primeiros em todas as categorias disputadas.

Caraguatatuba - A equipe de Canoagem Oceânica de Caraguá foi novamente campeã. Desta vez foi em Santos, no domingo, 3 de abril, quando aconteceu a 1ª Etapa do Campeonato Paulista de Canoagem Oceânica, com a participação de mais de 120 atletas de São Paulo e de outros estados. A equipe contou com o apoio da Secretaria Municipal de Esportes e Recreação de Caraguá. Os canoístas percorreram 15 km pela Praia do Gonzaga. Além do título de campeã, a equipe caraguatatubense se destacou nas várias categorias disputadas. Na categoria Oceano Duplo Senior, Pedro Paulo e Edneder Soares foram os campeões; na Oceânico Duplo Junior, Tafarel da Costa Soares e Erick Everton ficaram em segundo lugar; na Classe II Master, outro campeão da equipe, Edvaldo Fernandes Soares; na Classe III Junior, Rafael de Carvalho foi o campeão, João Paulo dos Santos Caetano foi o segundo, e Willian Fabrício foi o terceiro colocado. Na classe III Master, tivemos outro campeão, Humberto Nepomuceno Santana, e em segundo lugar, Antônio Cortez do Espírito Santos; na Classe III Feminino, a segunda colocada foi Elen Fernandes, e a terceira Juliana Vieira; na categoria Oceânica Individual Super Master o campeão foi Ary Antônio de Carvalho.
Escolinha de canoagem - A equipe de Caraguá é formada pelos irmãos Soares e os ex-alunos da escolinha capitaneada por um dos irmãos, na Praia do Garcez, onde fica a Pedra da Freira. A antiga escolinha formou parte dos atletas que hoje compõem a equipe de Caraguá, e que vem representando muito bem a cidade em diversas competições realizadas em todos os estados brasileiros. Os irmãos Soares já pensam no dia de amanhã. A nova escolinha está preparando crianças de seis anos de idade em diante para compor a equipe no futuro.
Aniversário da Cidade 'Troféu Edvaldo Fernandes Soares' - A equipe de Caraguá se prepara para a competição de canoagem Aniversário da Cidade, 'Troféu Edvaldo Fernandes Soares', que acontece em 24 de abril. A homenagem a este antigo canoísta vai acontecer na Praia Martin de Sá, como parte da programação das festividades comemorativas aos 148 anos da cidade. "A molecada de 13 /14 anos está treinando duro para a prova", disse Elen Fernandes Soares. (Fonte: PMC)

PM abre inscrições para mulheres
Inscrições para a polícia feminina devem ser feitas nos dias 18 e 19 via Internet

Caraguatatuba - Estão abertas as inscrições do Concurso Público para o preenchimento de 350 (trezentas e cinqüenta) vagas para Soldado Feminino PM 2ª Classe, para servir em todo o Estado de São Paulo, preferencialmente, nas áreas circunscricionadas pelo CPC (Comando de Policiamento da Capital) e CPM (Comando de Policiamento Metropolitano).
As inscrições deverão ser feitas somente via internet, nos dias 18 e 19 de abril de 2005, através do site: www.nossacaixa.com.br do Banco Nossa Caixa. As candidatas deverão acessar, nos dias 18 e 19 de abril de 2005, o site no qual constará um "link" para todas as informações relativas à inscrição. Na impossibilidade de acesso à internet, as candidatas deverão procurar os postos do poupatempo, infocentro, ou unidades de Policia Militar.

Para a candidata se inscrever são necessárias as seguintes condições:
ser brasileira;
ter idade compreendida entre 18 (dezoito) e 30(trinta) anos;
ter concluído o curso de ensino médio ou equivalente até a data da inscrição, comprovado por meio de documento expedido por órgão competente;
ter estatura mínima, descalça e descoberta, de 1,60m;
estar em dia com as obrigações eleitorais e no pleno exercício dos direitos políticos, mediante a apresentação de certidão expedida pela Justiça Eleitoral;
se funcionária pública, não ter respondido ou não estar respondendo a Processo Administrativo, cujo fundamento possa incompatibilizá-la com a função policial militar;
não possuir antecedentes criminais;
as condições de inscrição citadas anteriormente deverão ser comprovadas quando da convocação para entrega de documentação.
Não será efetivada a inscrição da candidata, caso haja qualquer descumprimento das instruções contidas no edital.
O concurso público para ingresso na Corporação, na graduação de soldado Feminino PM 2ª Classe, constará de provas e títulos, devendo a candidata, no ato da inscrição, tomar ciência do período em que será divulgada a hora e o local da realização da primeira etapa, a prova de escolaridade (Partes I e II), que será no dia 22 de maio de 2005.
O concurso será composto de:
- Prova de escolaridade (Partes I e II);
- Prova de condicionamento físico;
- Exames médicos;
- Exames psicológicos;
- Entrega de documentação, e investigação social.
Em qualquer das etapas do concurso, a candidata, além de estar portando a ficha de inscrição e documento de identidade (RG) original, deverá assinar a lista de presença, sendo que a ausência de assinatura caracteriza a sua falta.
Em caso de dúvidas, as candidatas poderão procurar uma Unidade da Polícia Militar do Estado de São Paulo mais próxima de sua residência, ou obter maiores informações pelo Disque PM 0800-555190 ou site: www.polmil.sp.gov.br, ou então, na Diretoria de Pessoal através de Divisão de Seleção e Alistamento, situado na Av. Cruzeiro do Sul, 260, Canindé - 1º andar - São Paulo - SP - Cep 03033-020 - Fones: (011) 3327-7825 Fax (011) 3327-7830. (Fonte: PMC)

Caraguá inaugura Núcleo Integrado de Atendimento Social
A região Sul contará com atendimento social e psicossocial, bazar da solidariedade, PAT e os novos cursos de geração de renda como manicure, cabeleireiro, cintos e bolsas, estamparia e muitos outros.

Caraguatatuba - A Prefeitura de Caraguá inaugura no dia 20 de abril o Núcleo Integrado de Atendimento Social, no bairro do Porto Novo, Zona Sul da cidade. O novo espaço da Secretaria de Assistência Social e Fundo Social do Município vai oferecer atendimento à população de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h30.
O Núcleo Integrado de Atendimento Social também contará com Plantão Social, Posto de Atendimento ao Trabalhador-PAT, atendimento psicossocial, grupo de capacitação, avaliação, Bazar da Solidariedade, além dos novos projetos de geração de renda, agora intitulados 'Feito aqui, feito por nós'.
A secretaria de Assistência Social incrementou os projetos de geração de renda este ano, incluindo novos cursos como Confecção de Lingerie, Manicure e Pedicure, Customização, Bolsas e Cintos Artesanais, Embalagens Artesanais, Cabeleireiro, Estamparia, Tricô e Crochê, Pintura em Tecido e Boneca de Pano.
Funcionamento:
Atendimento Social - de 2ª a 6ª, das 8 às 17h30.
Plantão Social - 2ª, 4ª e 6ª, das 8 às 11h e das 13 às 16h30.
PAT - 3ª e 5ª.
Atendimento Psicossocial - 2ª, 3ª, 4ª e 5ª, das 8 às 12h e das 14h às 17h.
Grupo de Capacitação - 2ª a 5ª, das 8 às 12h e das 14 às 17h.
Avaliação - 6ª feira, das 9 às 12h e das 14h às 17h.
Bazar da Solidariedade - 2ª a 6ª, das 8 às 12h e das 14 às 17h.

Endereço:  Núcleo Integrado de Atendimento Social - Avenida José Herculano, 6.900, Porto Novo. (Fonte: PMC)

Programa Ação Litoral

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Vereador sugere convênio alternativo para adiantamento das obras da SABESP em Ilhabela

Ilhabela - Foi aprovado na última sessão ordinária da Câmara Ilhabelense, um requerimento de autoria do vereador Joadir Luiz Capucho, Professor Joadir(PPS), com o apoio do vereador Jadiel Vieira, Keko(PV), que questiona a possibilidade do Executivo firmar uma espécie de convênio de compensação com a SABESP, para acelerar as obras de Saneamento Básico no Município.
Nos próximos anos, a empresa deve investir o equivalente a R$18 milhões de reais em Saneamento Básico na Ilha, mas para que a cidade toda seja saneada, serão necessários mais R$12 milhões de investimento. A idéia do Professor Joadir(PPS) é que a prefeitura atue como uma ‘financiadora’, disponibilizando esse montante para que as obras sejam completadas e, posteriormente, quando os contribuintes começarem a pagar a taxa pelo serviço da rede coletora de esgoto, esta seja revertida aos cofres públicos da prefeitura, até que seja quitado o valor do ‘financiamento’. “Depois, a arrecadação continuaria sendo da SABESP”, explica o parlamentar.
“A prefeitura precisa procurar um instrumento jurídico que possibilite a realização do convênio, só para questão de adiantamento da obra”, conclui o vereador, que está preocupado com a situação do Saneamento Básico da cidade. Na justificativa de seu requerimento, Joadir lembra que o acesso a serviços de qualidade é direito social básico assegurado constitucionalmente a todos e entre outros fatores, o investimento em Saneamento Básico constitui também, em um poderoso instrumento de combate às doenças e é imprescindível para o desenvolvimento social de uma cidade. (Fonte: PMI)

IV Circuito Maratonas Aquáticas inicia com sucesso em Ilhabela

Ilhabela - A 1ª etapa do IV Circuito de Maratonas Aquáticas de Ilhabela iniciou com muito sucesso no último domingo, dia 10, em Ilhabela. A largada aconteceu as 10h45, em frente ao restaurante Deck, na praia do Itaquanduba.
O evento reuniu mais de 50 nadadores que vieram de diversas cidades do estado entre elas Santos, São Paulo, Itu, São José dos Campos, Pindamonhangaba, Piracicaba, Mauá, Caraguatatuba. A cidade de Jacareí foi muito bem representada por sua equipe, São Sebastião, também participou com a equipe da Academia do Alemão, além da equipe de Ilhabela.
O tempo bom animou os competidores, mas, apesar da maré a favor, a prova exigiu muita resistência e concentração dos atletas devido ao grande trafego de embarcações. Dois nadadores santistas foram os primeiros a completar o percurso de 3 km, da praia do Itaquanduba até a Vila. Estreando no campeonato de Ilhabela, Clayton Silva Diniz (Categoria E/Estilo do Corpo/Atsei) e João Alexandre Rodrigues (Categoria D/Estilo do Corpo/Atsei) completaram a prova em 39 minutos.
Em segundo lugar na classificação geral ficou o nadador ilhabelense Harry Finger (Categoria H/Harry Imóveis) e em terceiro André Schardalach Cabral (Categoria D/Academia do Alemão) de São Sebastião.
No feminino, a santista Kelly Cristina Lopes (Categoria B/ Unimonte) chegou em primeiro lugar, seguida pela ilhabelense Maíra de Souza Moraes (Categoria C/Unimonte). Em terceiro na geral feminina chegou a nadadora Juliana Pastore Newman (Categoria D) de São Paulo.
Continuando a tradição das maratonas aquáticas de Ilhabela, depois do fim da prova principal aconteceu a largada da Prova de incentivo Menor e Melhor Idade, criada para que os iniciantes no esporte pudessem participar. Cleusa de Santana Santos, Iraídes Marta de Santana, Maria Elizabeth Padilla, José Luiz de Oliveira Junior, Pedro Reale e Luna Augusto de Figueiredo Rodrigues, de apenas 5 anos, participaram desta prova, completando um percurso de 100 metros.
A premiação aconteceu na Barraca do Samba, na Vila, e contou com a presença do Secretário Municipal de Esportes, Beto de Mazinho, Secretário Municipal de Turismo, Ricardo Fazzini, Secretário de Educação, Antonio Cornélio e a Diretora Regional de Ensino, Edna Paula Roma Teixeira.
A 2ª etapa do IV Circuito de Maratonas Aquáticas de Ilhabela 2005 acontecerá dia 1 de maio (domingo), na Praia Grande (sul de Ilhabela), com percurso de 2,5 km. As inscrições para esta etapa já podem ser feitas através do site www.ativo.com ou momentos antes no local da prova. A taxa é R$10,00 para a prova principal e de R$5,00 para a prova Melhor e Menor Idade mais 1 quilo de alimento não perecível a serem entregues no dia da prova.
O IV Circuito Municipal de Maratonas Aquáticas de Ilhabela 2005 é realizado em parceira com a Prefeitura Municipal de Ilhabela, através da organização da Secretaria de Secretaria Municipal de Esportes, Juventude e Laser de Ilhabela, apoio marítimo com botes do Projeto Navegar, Ambulância da Secretaria Municipal de Saúde, Departamento de Trânsito e parceira com comércios: Auto Viação e Turismo Ilhabela, Centro Náutico Ilhabela, João Ilha Materiais de Construção, Harry Imóveis, Restaurante Vianna, Braga Estamparia, Supermercado Central, Imagem Comunicação. Apoiaram nesta etapa o Restaurante Deck e Barraca do Samba.

Classificação por categoria
Cat. A masculino
1º Gustavo Mendes dos Santos – Linha D’Água – Caraguatatuba
2º Sohan Bello e Silva – Asca – Ilhabela

Cat. A feminino
1º Moana Reinmann Kojin – Ilhabela

Cat. B masculino
1º Felipe Chicrighini – Itú
2º Eros Santiago Pinna – Harry Imóveis – Ilhabela
3º João Paulo Silva – Ilhabela

Cat. B feminino
1º Kelly Cristina Lopes – Unimonte – Santos
2º Ana Cláudia Joma – Caraguatatuba

Cat. C masculino

1º Juliano Santos de Carvalho – Sr. Cochilo – Ilhabela
2º Bruno Linhares – São Sebastião

Cat. C feminino
1º Maíra de Souza Moraes – Unimonte – Santos
2º Regina Nonato – Academia do Alemão – São Sebastião
3ª Shaiane Carolina Pereira da Silva – ADC Embraer - Jacareí

Cat. D masculino
1º João Alexandre Rodrigues – Estilo do corpo/Atsei - Santos
2º André Scharlach Cabral – Academia do Alemão – São Sebastião
3ª Eduardo Salinas – Nancy Zanatto – Ilhabela

Cat. D feminino
1º Juliana Pastori Newmann – São Paulo
2º Fernanda de Mendonça - Caraguatatuba
3ª Lilian Regina de Oliveira Barbosa – ADC Embraer - São José dos Campos

Cat. E masculino
1º Clayton Silva Diniz – Estilo do Corpo - Santos
2º Tiago Mosmann Couto – Vídeo Mar – São Sebastião
3ª Fábio Nunes – Alfa Calçados/Benê Music/Farma Vida – São Sebastião

Cat. E feminino
1º Cristiana Magalhães Lescreck – Santos

Cat. F masculino
1º Carlos Alberto da Silva – Ass. Atlética Ferroviário
2º Francisco Pacífico Arouca – Aquático Baroni - Jacareí
3ª Minoru Nelson Kajiya – São Sebastião
4º José Ricardo dos Reis Silva – Ilhabela
5º Acácio Borges – Ilhabela

Cat. G masculino
1º Adrian Kojin – Ilhabela
2º César Garcia – Nelo Garcia – Piracicaba
3º Luiz Pereira Bueno – Lav Sec – Ilhabela
4º Gerson da Silva – Gercon – Mauá
5º Pablo Melero – Ilhabela

Cat. G feminino

1º Catia Silva – Caraguatatuba
2º Selma Sandoval – Ilhabela
3º Márcia de Pinho Tamasiro – Adidas – São Sebastião

Cat. H masculino
1º Harry Finger – Harry imóveis – Ilhabela
2º Manoel Benedito Carvalho – Náutica/ Mil Tintas – Ilhabela

Cat. I masculino
1º Joaquim Roberto de Oliveira – ADC Embraer – São José dos Campos
2º Pedro Basílio – Ilhabela

Cat. K masculino
1º Mario Bello - Ilhabela (Fonte: Paula Ferreira)

Porto Belo de Olho na Receptividade de Navios de Cruzeiros de Ilhabela

Ilhabela - O Secretário de Turismo, Marcos Aurélio Jaques e o Presidente do COMTUR de Porto Belo – SC, Alexandre Stodieck, estiveram na última sexta-feira, 08 de abril, com o Secretário Municipal de Turismo e Fomento, Ricardo Fazzini, para uma visita técnica nas instalações dos receptivos de navios de cruzeiros.
Como Ilhabela é considerada um dos melhores portos do Brasil, a intenção da visita dessas autoridades, foi de buscar informações para implantar um receptivo público em Porto Belo, nos moldes de Ilhabela, já que a cidade não possui tal estrutura e recebe os navios de cruzeiros no Iate Clube Porto Belo.
Na ocasião tiveram uma palestra com o Secretário Fazzini, a respeito de como funciona o sistema de atracação na cidade.
Porto Belo é uma ilha de Santa Catarina , com condições parecidas com Ilhabela, porém, com apenas 1/3 de seu tamanho. Passou a receber os navios de cruzeiros na temporada 1997/1998, e em sua última temporada, 16 cruzeiros marítimos estiveram atracados em suas águas.
O Receptivo de Navios de Cruzeiros em Ilhabela - Ilhabela é conhecida internacionalmente por suas condições naturais de atracação, e por ser o porto mais próximo de desembarque dos “tenders” (cerca de três minutos de travessia). Suas condições de navegação possuem poucos problemas com as diversidades da natureza, o que não ocorre em outros portos.
A estrutura montada pela Prefeitura Municipal, com quiosque de informações turísticas, serviços de receptivos, ambulância, policiamento, promoção de cursos de capacitação para os profissionais que trabalham com o turismo na “Ilha”, são fatores que colocam Ilhabela no topo dos municípios que recebem navios de cruzeiros. Ilhabela recebeu 31 navios de cruzeiros na Temporada 2004/2005, cerca de 47.000 turistas, e para a próxima temporada acredita superar esses números. (Fonte: PMI)

Prefeito Manoel Marcos lança Balcão de Empregos
Projeto faz parte do Programa de Solidariedade ao Trabalhador de Ilhabela

Ilhabela - O prefeito Manoel Marcos lançou na manhã de ontem, durante entrevista na Rádio Beira Mar, o Balcão de Empregos da Prefeitura Municipal de Ilhabela. A ação faz parte dos compromissos assumidos por Manoel Marcos em seu Plano de Governo e está sendo coordenada pela secretária da Assistência Social, Célia Reale Ferreira. “O Balcão de Empregos está inserido em nosso Programa de Solidariedade ao Trabalhador de Ilhabela”, informa a secretária.
O cadastro na Prefeitura, através da Secretaria da Assistência Social, começará a ser feito no dia 15 de abril, próxima sexta-feira. No primeiro dia, fichas para cadastramento, tanto para empresários quanto para funcionários e autônomos, serão encartadas no Diário, apoiador do lançamento da campanha que também contará com cartazes nos bairros.
A partir da próxima semana, tanto o empresário que tiver uma vaga como quem procura uma oportunidade de trabalho deve se cadastrar diretamente na Secretaria da Assistência Social. Para usufruir do Programa, o trabalhador deve comprovar pelo menos dois anos de residência em Ilhabela. “A restrição é para evitar que pessoas de fora sejam atraídas por vagas que queremos garantir para os nossos trabalhadores”, afirma o prefeito Manoel Marcos. Já o anúncio de vagas estará aberto a empresários de todo o Litoral Norte.
Além de atender a oferta e procura de vagas de emprego, o Balcão vai beneficiar também os trabalhadores autônomos com inscrição municipal, na categoria elementar: vigias, doceiras, faxineiras, camareiras, cumins, garçons, etc, que terão divulgação contínua do trabalho que oferecem através dos jornais. Para o autônomo ainda não inscrito, a taxa a ser paga na Prefeitura é de cerca de R$ 60 por ano. A listagem para publicação de vagas e candidatos será atualizada diarimente.
“Este valor não daria para pagar um único anúncio; fazer a inscrição compensa porque as pessoas vão saber que existimos”, avalia a doceira Juliana Moreira.
O lançamento do Programa faz parte da comemoração do Dia do Trabalhador em Ilhabela. Outra ação está programada para o dia 1º de maio: através da Secretaria Municipal de Educação, será feito o lançamento do Centro Técnico Profissionalizante, na Barra Velha, outro compromisso do Plano de Governo de Manoel Marcos.  (Fonte: PMI)

Notícias de São Sebastião Topo

Litoral Virtual Superchic

Sindicato da Construção Civil pede proteção ao trabalhador local

São Sebastião - A proteção e qualificação do trabalhador de São Sebastião foram os assuntos tratados na reunião entre o diretor do Sindicato da Construção Civil no Litoral Norte, Antonio Carlos Monteiro, e o vereador Robson dos Santos, o “Robson Ceará”.
O encontro, realizado na manhã de hoje, 11, no gabinete do vereador, teve como objetivo discutir métodos a serem aplicados visando favorecer o aproveitamento da mão de obra local juntos às empresas instaladas no município.
Para Santos, as empresas que preenchem o quadro de funcionários com trabalhadores de outros lugares comprometem a infra-estrutura da cidade. “Após o término da obra, a empresa vai embora, e essas pessoas acabam ficando por aqui, aumentando o número de desempregados”, explica.
O diretor do sindicato acredita que a principal saída é a qualificação profissional. “Deveriam ser criados cursos direcionados à mão de obra local. Desta forma, o trabalhador de São Sebastião poderia se adequar às exigências do mercado”, comenta Monteiro.
Para isto, o vereador revela que está sendo estudada uma parceria entre Prefeitura e Petrobrás visando a implantação de uma unidade móvel do Senai. “Existe essa possibilidade e esperamos que ela se concretize para oferecer uma grande oportunidade de qualificação profissional à população do município”, destaca Santos.
A proteção ao trabalhador local foi defendida também na última sessão da Câmara, realizada na terça-feira passada, dia 5. Na oportunidade, os vereadores questionaram a ‘importação’ de mão de obra por empreiteiras que atuam no município. (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Câmara sebastianense vota dois projetos nesta terça-feira


São Sebastião - A Câmara de São Sebastião vota dois projetos de lei complementar durante sessão ordinária a ser realizada nesta terça-feira, 12, a partir das 17hs.
Constam na ordem do dia as propostas que dispõem sobre aprovação e licenciamento de edificação junto à Secretaria de Obras e Meio Ambiente, e o que trata da instalação de cercas energizadas destinadas à proteção de perímetros de imóveis. Ambas são de autoria do vereador José Cardim de Souza (PP).
Também será concedida uma moção de aplausos à direção do Jornal Imprensa Livre.
Está prevista no expediente a leitura do parecer da Comissão de Justiça ao Projeto de Resolução 02/05, referente à alteração da Resolução 06/03, que versa sobre Declaração de Utilidade Pública, além da leitura da moção de aplausos ao Grupamento de Buscas do Corpo de Bombeiros.
Entram em pauta ainda, requerimentos que abordam, entre outros assuntos, implantação de Hospital Regional, rotatórias na Avenida Guarda Mor Lobo Viana, criação de corredor de trânsito para ambulância e carros oficiais, melhorias no campo de futebol de Boracéia e isenção de imposto ao trabalhador autônomo da construção civil.  (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Prefeitura inicia orçamento participativo com audiência pública na Costa Sul
Com o objetivo de oferecer mecanismos que possibilitem a participação da população na definição de políticas municipais, a Prefeitura de São Sebastião realizou no último sábado, dia 09, na Escola Estadual Walkir Vergani, em Boiçucanga, uma Audiência Pública, aberta a toda a comunidade da Costa Sul, com o intuito de colher informações para compor o PPA e a LDO.

São Sebastião - Durante a audiência a população que reside nos bairros entre Guaecá e Boracéia pode apresentar sugestões e apontar o que existe de prioridade em cada bairro. Além de toda a sociedade civil, também foram convidados representantes das SAB´s (Sociedade Amigos de Bairro) da região.
O Prefeito Dr. Juan Garcia considerou a iniciativa pioneira. “Muito se fala sobre orçamento participativo, mas quem pratica mesmo, são poucos”, disse. Também afirmou ter ficado satisfeito com o evento que teve a participação dos secretários e apoio da comunidade. “Olhando a administração vejo que todos estão integrados. E olhando para a população, noto que eles estão iniciando um processo de credibilidade nesse governo. E isso é bom, pois possibilitará dividir esta gestão municipal entre poder público e sociedade, criando uma cultura do diálogo e do compromisso mútuo”, declarou.
Segundo o secretário da Fazenda, Amin Nossabein, as prioridades elencadas pela população serão consideradas na elaboração do PPA (Plano Plurianual) e LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias). Ele diz ainda que a medida permite um maior controle social do orçamento e das finanças públicas, além da maior transparência na elaboração e execução do orçamento.
O PPA é o principal instrumento de planejamento da administração municipal. É a partir das orientações e objetivos estratégicos definidos no PPA e de seus programas e ações que são elaborados a LDO (que define as prioridades de gastos do ano seguinte) e a Lei Orçamentária Anual (LOA).
Muitas das reivindicações foram consensos entre a população. As mais citadas e tidas como prioridades por muitos moradores é o saneamento básico, considerado um dos maiores problemas do município, ao lado da questão da disposição dos resíduos sólidos. Muitos não apenas expuseram suas sugestões, como também as trouxeram e entregaram redigidas à equipe de secretários. A população também reivindicou a ampliação das oficinas culturais no município, desenvolvimento do ecoturismo, fiscalização intensa nas áreas de ocupação irregular, criação de um espaço para os artistas e artesãos na Costa Sul, padronização dos espaços de trabalho dos ambulantes entre outras.
Para a Saúde, por exemplo, foi pedida uma melhor estrutura física para os PSF´s (Programa de Saúde da Família), mais oferta de profissionais da área como médicos e enfermeiros, um centro de controle de vetores e zoonoses para a Costa Sul, ações que reduzam pragas como a do caramujo, pernilongos, borrachudos e mosquito da dengue, maior fiscalização e aplicação de multas, por parte da Vigilância Sanitária às pessoas que levarem animais à praia.
Já na Educação as solicitações mais constantes pediam maior segurança no transporte escolar, reformas nas instalações físicas das escolas municipais da Costa Sul, projetos educativos sobre educação ambiental intensos nas escolas, aberturas de novas creches e ampliação de vagas, ampliação do acervo da biblioteca municipal da região (localizada na Praça Pôr-do Sol), ampliação da mão de obra qualificada por meio da criação de cursos profissionalizantes direcionados a atividades desenvolvidas na Costa Sul.
A munícipe Dircéia Arruda de Oliveira, que é membro da Sociedade Amigos de Maresias, do Conseg (Conselho de Segurança) e do Conselho Gestor do PSF (Programa de Saúde da Família) de Maresias, afirma ter ficado surpresa, mas satisfeita coma medida. “Achei muito importante esta medida adotada pela atual administração e espero que estas oportunidades, onde podemos nos manifestar enquanto cidadãos, tenham continuidade ao longo dos quatro anos”, pede. Giovanni Momo, membro da Spreserv (Sociedade de Preservação Ambiental da Praia de Santiago), julgou “fantástica” a saída dos secretários do gabinete para se encontrar com a comunidade, ouvindo os anseios e as dificuldades. “Eu acho que uma boa administração deve funcionar assim, com secretários na rua, como vi aqui. No gabinete, devem ficar os técnicos e a parte administrativa. Certamente, se prosseguir neste caminho, este será um dos grandes governos na Prefeitura de São Sebastião”, concluiu. As experiências concretas de discussão do orçamento participativo se iniciaram em Vila Velha no Espírito Santo e em Porto Alegre no Rio Grande do Sul, a partir de 1986. Mas foi em Porto Alegre, a partir de 1989, que a experiência ganhou maior visibilidade sendo premiada nacional e internacionalmente. Entre os anos de 1997 e 2000, 140 municípios brasileiros iniciaram um processo que visava a implementação o orçamento participativo. Mas deste total, apenas 60 realizaram esta experiência durante os quatro anos de governo, isto é o que aponta a pesquisa realizada pelo Fórum Nacional de Participação Popular – FNPP, publicada em 2003. A pesquisa mostrou ainda que a região Sudeste concentrava o maior número de experiências deste tipo, com 45,6%, seguida pela região Sul, com 37,8%, Nordeste com 13,6% e por último a região Norte com apenas 3%. O estudo permite constatar ainda uma grande desigualdade na implantação do orçamento participativo no Brasil e mostra que os processos iniciados nem sempre têm sua continuidade assegurada. (Fonte: PMSS)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Ameu Bucaneiros

Passe escolar estadual tem nova distribuição
Convênio entre a Prefeitura de Ubatuba e a Secretaria Estadual de Educação amplia distribuição de passe escolar

Ubatuba - A Secretaria de Educação da Prefeitura de Ubatuba firmou convênio com a Secretaria de Educação do Estado para a distribuição de 3.250 passes escolares para alunos do ensino fundamental e médio. Desde o dia 1º de abril os alunos já podem retirar os passes nas diretorias das escolas.
Anteriormente só tinham direito ao passes os alunos do ensino fundamental. Agora, com a contrapartida anual de R$ 41.253.240,00 por parte da Prefeitura o benefício foi ampliado. O valor total do convênio chega a R$ 593.640,00 onde a Prefeitura custeia 47,37% do montante. (Fonte: PMU)

Vereador de Ilha Bela visitou Charles Medeiros
Charles Medeiros e Carlos Alberto, vereadores lutando pelo hospital

Ubatuba - O Vereador Charles Medeiros, do PSDB, recebeu na última quarta-feira, na Câmara de Ubatuba, a visita do vereador de Ilhabela, Carlos Alberto, do PMDB. A visita teve como propósito a estruturação da Frente Parlamentar em prol do Hospital Regional do Litoral Norte.
Durante sua estada em Ubatuba, o vereador "Carlinhos", como é conhecido, esteve no programa de entrevistas "Ponto de Encontro", da Rádio Gaivota Fm, onde participou de entrevista ao lado do vereador Charles Medeiros.
Os vereadores responderam às perguntas dos ouvintes e dos entrevistadores, Mauro Lauro e Russo. O tema foi a importância da implantação do Hospital Regional. Ele cumprirá a missão de atender dignamente à população do Litoral Norte.
Charles Medeiros aproveitou a ocasião para afirmar que "a construção do hospital é uma reivindicação justa da população do Litoral Norte e ele, que tem um compromisso com essa população, tudo fará para que o anseio se torne realidade". (Fonte: Ezequiel dos Santos)

Charles Medeiros em Araribá.
O vereador Charles Medeiros chegando para visitar a estrada de Araribá

Ubatuba - No último dia 4, o vereador Charles Medeiros visitou a estrada do Araribá. Em sua companhia estiveram os engenheiros Rafael Irineu e Glauco Faria de Almeida. A visita teve por finalidade iniciar levantamentos técnicos, visando às obras que em breve terão início. O engenheiro Glauco pertence aos quadros da Codasp (Companhia de Desenvolvimento Agrícola do Estado de São Paulo), cujo presidente é o ex-prefeito de Taubaté, José Bernardo Ortiz. No último dia 21, em São Paulo, Medeiros e Ortiz estiveram reunidos para tratar de problemas referentes às estradas do Cambury, Sertão da Quina e Araribá, sendo que na ocasião o vereador, através do ofício 167/05, solicitou pavimentação para as estradas referidas. A recepção ao pedido do vereador não poderia ter sido melhor. Ortiz é um político com profundo conhecimento de Ubatuba. Ele sabe que essas estradas terão papel significativo no desenvolvimento da região Sul do município. Durante a visita o engenheiro Glauco tirou fotos e vistoriou pontos críticos da estrada. O administrador da Regional Sul, Mário Clarassoti também foi procurado pelo vereador e participou das conversas. Aproveitando o ensejo o engenheiro Glauco fez esclarecimentos da maior importância sobre o funcionamento da parceria prefeitura-estado, cujo bom funcionamento só trará benefícios à comunidade. Voltando ao tema das obras, o administrador Mário mostrou uma área onde será retirado material de apoio e onde poderá, no futuro, ser erguido um novo cemitério para a região. A propósito dessa intenção, o vereador Charles Medeiros enviou, no dia 10 de janeiro de 2005, o ofício 14/05 endereçado à secretária da promoção social, Sra. Kátia Regina Gomes Nunes. Neste é solicitada a construção do cemitério visando atender às necessidades mais prementes da região. Nas conversas que se seguiram foi tocado num tema doloroso para Ubatuba. A procrastinação da administração anterior fez com que perdêssemos a oportunidade da construção de pontes metálicas na região. Havia verbas e disposição por parte do Estado. A Prefeitura, cujo único trabalho era a entrega de documentos, não o fez em tempo hábil. Charles lamentou e reafirmou sua vontade de trabalhar para que situações como essa não voltem a acontecer. “A cidade não pode perder oportunidades de desenvolvimento, nosso trabalho será sempre no sentido de construir. Jamais deixaremos de cumprir nossas obrigações. Temos um compromisso com o povo, dele nunca abriremos mão”. (Fonte: Ezequiel dos Santos)

1º Chrrasco de Confraternização da Associação dos Estudantes Universitários de Ubatuba

Ubatuba - O intúito desta mensagem é divulgar o 1º churrasco de confraternização da AEUU, no último sábado dia 09/04/05 que contou com a presença do nosso prefeito municipal Sr. Eduardo de Sousa Cesar do Acessor José Pinto de Saouza Americano e do Acessor de Assuntos Comunitários Sr. Luis Claudinei Salgado e cerca de 200 associados, tal evento foi um sucesso. Teve como organizadores o o presidente a Associação Alex Ismael dos Santos e o diretor de eventos Ozéias Amaro de Oliveira e como colaboradores o Sr. Marcelo martins. Durante o churrasco o diretor de eventos Ozéias Amaro de Oliveira agradeceu os pratrocinadores do evento e que nada saiu da entidade e ressaltou principalmente o empresa São José que vem prestando um excelente serviço para a associação e passou a palavra ao Presidente da Associação que agradeceu a presença dos associados e também agradeceu o repasse da Prefeitura no valor de R$ 328.000,00 no ano de 2005, que mostra o seu total apoia ao estudantes em seguida a palavra foi passada ao Sr. Prefeito que elogiou a associação pelo evento e mostrou o seu respeito pela entidade.
O evento começou por volta das 16:00h e teve como atrativo a banda Ramam que agitou o pessoal.
Esses Comerciantes apóiam os estudantes de Ubatuba - Rodoviário E Turismo São José, Quiosque Asa Branca, Imobiliaria Gobbo, Advocacia Benedito Marcos Ferreira.Sucolândia, Djalma Auto Center, Esquina Das Modas, Rei Do Peixe, Panificadora El Shadai, Banda Ramam, Supermercado Rosado, Supermercado Aquarius.  (Fonte: PMU)

Ação Litoral

Opinião Topo

CUSPIR PARA CIMA .,..
Roberto de Mamede Costa Leite

Ubatuba, mais uma vez, sofreu com as chuvas. Enchentes várias e desabrigados que, normalmente, moram em beiras de rios.
Beira de rio é área de preservação natural, local que deve estar revestido de mata ciliar. É o que deve acontecer.
Contudo, e tal é fato público e notório, as margens destes rios e mananciais estão sendo ocupadas desde muito, rara vez legalmente.
Legalmente eis que as leis de preservação são recentes.
A maior parte das vezes é invasão e/ou ocupação ilegal. Via de regra, por barracos e ‘puxadinhos’, em invasões ou favelas.
O poder público tem, aqui em Ubatuba, estado em silencio e/ou omissivo, deixando de fazer o que lhe compete.
As razões da desídia ???
Podemos enumerar algumas, entre tantas: bom mocismo, campanha eleitoral com acomodação de eleitores vindos do norte de Minas ou sul da Bahia, grilagem, loteamentos clandestinos, falta de plano diretor eficientes, falta de vontade política, etc ...
Quando os (ir)responsáveis são instados a cumprirem com seus deveres e impedirem a devastação, saem com a hipócrita expressão de que o absurdo constitui um ‘problema social’. PROBLEMA SOCIAL teremos com a favelização crescente de Ubatuba, quando o remanescente de turismo ainda existente cessar seu fluxo.
Cospem para cima, e suas prevaricações recairão sobre a cabeça de toda comunidade.
Enfim, tudo que todo mundo está careca de ver e saber.
O Sr. Governador aqui esteve na 4a. feira e declarou, quase textualmente, na televisão: ‘vamos construir para os desabrigados, mas em locais mais altos ...’
Gente fina e político bom sabe como dizer que a culpa cabe, via de regra, àqueles que foram residir onde não podiam, quer pelo bom senso, quer pela lei e pelo Direito.
Em suma, disse o Sr. Governador, que a maioria dos atingidos cuspiu para cima.
Neste tema de semear o errado e colher a safra maldita, não há como deixar de notar a advertência do Prof. Corsino, em seu artigo ‘HAJA PACIÊNCIA’ (Litoral Virtual de 060405), quando alerta para o aumento dos gastos da folha de pagamento da novel administração, com a nomeação de grande número de comissionados, recebendo mais do que os concursados e que ainda são beneficiados por polpudas gratificações, espécie de dizimo, sabe-se lá por que.
É grande a insatisfação que sentem com a injustiça os funcionários que fazem andar o Paço. ´É pessoal competente, concursado e de carreira que se vê relegado, apesar de saberem que continuarão, como sempre, a fazer a cidade andar.
Mais ainda: a benesse onera a folha de pagamento, tornando cada vez mais minguados os recursos para administrar a cidade.
‘Just in case’, é mais que tempo de começar o trabalho ... 11 de abril, há prestação de contas na Câmara. Estão todos curiosos ...
Assim, dilapidar os recursos com benesses a aliados é cuspir para cima, eis que faltarão recursos para investir na solução dos problemas de Ubatuba, inviabilizando a efetiva e, eventualmente, profícua administração deste novo governo.
Os cidadãos eleitores que não forem atendidos em suas expectativas de terem uma cidade bem administrada lembrar-se-ão de seus problemas nas próximas eleições.
Qualquer político, que vive do voto, investindo nos cabos eleitorais, deixará de ter meios de bem administrar e haurir o reconhecimento público, que se traduz em votos.
Em suma, ele terá dado imensa cuspida para cima.

Roberto de Mamede Costa Leite
Ubatuba, SP

Carta do Leitor Topo

Curiosidade do Nosso Turismo - Dificilmente você encontrará em um único lugar tanta vocação turística: praias, ecológico, histórico, cultural, gastronômico, aventura, contemplativo, esportes radicais, trilhas, observação de pássaros, esportes náuticos, mergulhos, pesca, biológico, fora a Mata Atlântica que adentra ao mar ou vice-versa.
No entanto, recentemente tivemos como atrativo dois eventos que nada condizem com nossas vocações, ou seja, religioso e carros tunados, este último com uma rejeição dos comerciantes deste lugar em função dos sons dos automóveis nas praias e avenidas.Num passado recente foi lançada a pedra fundamental de um Centro de Convenções, para o turismo de negócios, projeto grandioso e ousado.
Enquanto isto vemos as notícias diariamente: BID libera 20 milhões de dólares para projetos eco-turísticos da Mata Atlântica, JBIC (Japan Bank for International Cooperation) disponibiliza 350 milhões de dólares para saneamento ambiental e o DADE 115 milhões de reais para apoio ao desenvolvimento das Estâncias.
Tudo voltado, é claro, para PROJETOS NA ÁREA DE TURISMO ECOLÓGICO, mas onde estão os nossos projetos? Onde estão as nossas parcerias? Principalmente no que tange as PPPs, ou alguém duvida que com projetos sérios os Mega Resorts iriam economizar nos investimentos nessa região?
O grande problema, acredito, é a mania de se olhar a galinha do vizinho, ela é sempre mais gorda, deixemos os eventos para Caraguatatuba, as Convenções para Campos do Jordão, as peregrinações para Aparecida e Guará, e tratemos das nossas vocações, se não forem suficientes então inventemos uns “milagresinhos” atribuídos a Anchieta e Hans Stadem quem sabe?

Fernando Pedreira
Maranduba
Ubatuba, SP

Terrenos Baldios - Ponto para o prefeito de Caraguá, vai obrigar aos proprietários de terrenos baldios a limpeza, calçamento e muro. Essa medida não traz custo aos cofre do município e só beneficia a população, evita-se o acumulo de lixo,ratos e os caramujos que infestam esses terrenos.
Mesmo com 80% dos proprietários morando fora da cidade, eles recebem os carnes do IPTU, e devem trazer seus endereços atualizados, não vejo problema para aplicação da Lei , quanto mais cedo começar , melhor para a população.
Em Bragança Paulista, essa medida não é novidade , já vem sendo usada a muitos anos e com sucesso, caso o proprietário do terreno não atenda as notificações para limpeza, calçamento e muro do terreno, a prefeitura executa o serviço através de uma empreiteira e cobra do proprietário o custo mais taxa de administração.
Tai Juan ....idéias boas devem ser postas em pratica.

Marsiglia
São Sebastião, SP

Melhora na pavimentação da estada da Baleia - Estive este final de semana na praia da Baleia e percebi que foi feita uma melhora considerável na pavimentação da rua da praia. gostaria de saber se foi feita pela prefeitura ou pela sociedade de amigos SABALEIA???
Gostaria de salientar apenas que as novas lombadas não possuem nenhuma sinalização e por serem da mesma cor da pavimentação ficam dificeis de serem avistadas de longe.

Carlos Eduardo Pena
Via E-mail

Homenagem a uma grande amiga - Hoje perdemos uma grande amiga, a menina de família caiçara, que viveu sempre as margens desta grande Mata Atlântica. Como Deus foi bom conosco, por permitir que pudéssemos desfrutar durante tanto tempo desta companhia, desta amizade, desta pessoa que aprendeu a amar e a respeitar o meio ambiente e a se preocupar com as causas ambientais.Eliana desde cedo se preocupava com a comunidade e cultura caiçara, quando trabalhou na Câmara teve a oportunidade de conhecer e ficar mais perto dos problemas que afetavam a cidade que tanto amava. Foi uma mulher intelectualizada, mas nunca se afastou ou esqueceu suas origens, ao contrario falava com orgulho, e com a dignidade de um caiçara.Com a intenção de fazer um trabalho mais realista em prol de Ubatuba, se enveredou na política, muitas vezes foi mal interpretada pelos insensatos que talvez não soubesse do amor que ela sentia por esta cidade, e pelos seus cidadãos.Falava com entusiasmo dos pratos feito com peixes, alguns feito na areia, que fazia tão bem e o divulgava sempre falando este é o verdadeiro caiçara. Há alguns anos mais uma vez mostrou sua força, coragem e determinação ao abraçar mais uma causa, ela quis o que ninguém queria, que era defender a
inocência, e foi ser a voz dos animais maltratados, abandonados, os colocava no colo, abraçava, tratava suas feridas, e dava a todos eles a chance de
viver ou morrer com dignidade. Os amou tanto, que muitas vezes esqueceu-se de si, mas nunca em momento algum deixou de sorrir ou de atender um animal.Nunca deixou de amar e amar. Seu sonho não se realizou completamente ainda, mas ele sempre se fará presente em cada carinha dos animais de rua, em cada vida que for salva por aqueles que com certeza continuarão sua luta para a conquista de um sonho, um ideal que só os grandes de alma podem ter.
Então para você dedico o trecho deste salmo:

Ainda que falasse a língua dos homens sem amor eu nada seria...
Ainda que eu falasse a língua dos anjos sem amor eu nada seria...
O amor nunca falha...
Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor...mas o maior é o amor

Eliana Você Foi Maior
Paula Vialta de Moura
Ubatuba, SP

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br
O envio de foto caracteriza autorizada a sua publicação e identifica o remetente como autor.

Ubatuba

Praia da Maranduba / Emilio Campi

Praia da Maranduba
©Emilio Campi


Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Editora Assistente: Jullyany Roberta Cruz


GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor