Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Sexta-feira, 15 de abril de 2005 - Nº 1261 Edições Anteriores

Litoral Virtual Inteligraph

Região
-


Caraguatatuba
Filho atropela e mata a mãe em Caraguá
Prefeitura de Caraguá economiza até 40% em iluminação pública
Prova Pedestre 'Aniversário de Caraguá' acontece no dia 21
Teatro Mario Covas apresenta Inventa-Desinventa
Caraguá está em festa
Caraguá abre inscrições para programa de formação do projeto “Cata-Vento”
ONG ensina primeiros socorros em acidentes marinhos para bombeiros-mirim


Ilhabela
Modelo turístico adotado em Ilhabela é referência para outras cidades
Visita

São Sebastião
Câmara pede cópia de processos que teriam sido fraudados
Vereador envia requerimento ao governador pedindo Hospital Regional
Vereador pede criação de faixa exclusiva para agilizar tráfego de ambulância
Agenda Esportiva – Período de 15 a 17/04/2005
Escola promove ação de cidadania


Ubatuba
Ladrões roubam patrimônio público de Ubatuba
Atletas ubatubenses participam da Maratona Internacional de São Paulo
Funcionários de obras da prefeitura participam de curso de capacitação
Alunos de Ubatuba ganham transporte

Seções
Carta do Leitor
Foto do Dia


Notícias da Região Topo

Litoral Norte -

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá BIL -= Bolsa de  Imóveis do Litoral Salete

Filho atropela e mata a mãe em Caraguá

Caraguatatuba - Uma viagem de férias acabou se transformando em tragédia anteontem em Caraguatatuba. O economista paulista Sérgio Ricardo Gastaldo de Oliveira, 38 anos, atropelou a própria mãe, Dionice Gastaldo de Oliveira, 70 anos, após um banho de mar na Prainha.
Dionice, que teve a cabeça e o tórax esmagados, morreu ao dar entrada na Santa Casa da cidade.
Oliveira foi indiciado por homicídio culposo (quando não há intenção de matar) e pode ser condenado de 2 a 4 anos de reclusão.
A polícia fez exame de embriaguez em Oliveira, mas nada foi constatado. Na delegacia, ele alegou que, na praia, teria tomado duas latas de cerveja e uma de refrigerante.
Bastante abalado, ele mesmo cuidou ontem do transporte do corpo da mãe para a capital. A família pretende cremar o corpo no Cemitério da Vila Alpina, após liberação da Justiça. Por se tratar de morte violenta, a cremação depende de autorização judicial.
Fatalidade - A delegada titular de Caraguatatuba, Elizabeth Maluf, disse foi feita perícia no carro e no local do acidente. Ela afirmou ainda que pretende ouvir os parentes da vítima, apenas para saber qual era o relacionamento entre mãe e filho.
"Tudo indica que foi uma grande fatalidade", afirmou. Segundo ela, após a mãe ser socorrida ao hospital, Oliveira se apresentou na delegacia para registrar o acidente.
"Ele ficou sabendo na delegacia que a mãe não tinha resistido aos ferimentos e tinha falecido", disse a delegada.
Segundo depoimento prestado por Oliveira, ele estava em férias com a mãe no Litoral Norte. Anteontem, eles deixaram São Sebastião para conhecer a Prainha, em Caraguá.
Por volta das 16h30, quando preparava-se para deixar a praia, Oliveira ligou o carro, que estaria engatado e com a trava de câmbio, saiu de ré, atingindo a mãe que estava atrás do veículo.
Oliveira disse à polícia que não tinha visto a mãe passar por trás do carro, antes de dar a partida. Após ouvir o grito de Dionice, ele teria descido rapidamente do carro, quando teria encontrado a mulher caída no chão ferida.
Desesperado, ele teria feito respiração boca-a-boca e massagens na mãe procurando reanimá-la, enquanto aguardava a chegada do resgate. Ontem, ele não quis comentar o assunto. (Fonte: ValeParaibano)

Prefeitura de Caraguá economiza até 40% em iluminação pública
Objetivo da prefeitura é além de economizar, melhorar a eficiência da iluminação e promover a conscientização do consumo racional de energia para evitar o racionamento

Caraguatatuba - O prefeito de Caraguá, José Pereira de Aguilar (PSDB), recebeu o gerente de Relações Comerciais da Bandeirante Energia, João Barbosa dos Reis Neto, nesta quinta-feira, dia 14, para uma visita técnica no município. O objetivo da visita foi discutir novas idéias sobre diminuição do consumo de energia elétrica na cidade inteira.
No encontro, o gerente propôs fazer a troca das lâmpadas, instaladas nos postes de iluminação pública, por outras que aumentam a claridade e diminuem o consumo. “Iremos trocar as de 400 watts de mercúrio por outras de 250 watts de sódio, que são mais eficientes, pois além de iluminarem 25% mais, consomem menos energia, chegando a uma economia que varia entre 30% e 40%”, disse o gerente.
Segundo ele, o objetivo da empresa é promover a conscientização da importância do consumo reduzido, além de melhorar a qualidade da iluminação pública no município.
“A melhoria significa segurança, acima de tudo, mas também visamos ao consumo consciente para evitar racionamentos, como tivemos na época do ‘Apagão’”, afirmou.
A Avenida Anchieta, no Centro, receberá as primeiras lâmpadas novas, além de novos braços de luminária chamados “bico de ganso”. O início das trocas será em maio na região central da cidade, mais tarde, os bairros também receberão o benefício. (Fonte: PMC)

Prova Pedestre 'Aniversário de Caraguá' acontece no dia 21

Pedestres de idade acima de 9 anos podem participar da prova que terá percursos de 500 metros a 8 km.

Caraguatatuba - A Prova Pedestre “Aniversário de Caraguá realizada pela Secretaria de Esportes e Recreação, em comemoração ao aniversário de 148 anos da cidade, acontece no dia 21, quinta-feira, na Praça de Eventos”.
Os horários das provas foram divididos por categoria. Na Ligeirinho, a largada acontece às 8h30; na Papa-léguas, largada às 8h45; na Pernalonga, largada às 9h e nas demais, largada as 9h30.
As categoria estão divididas da seguinte maneira: Ligeirinho – 9 a 10 anos (ano base 1996 a 1995): Masculino e Feminino; Papa-léguas – 11 a 13 anos (ano base 1994 a 1992): Masculino e Feminino; Pernalonga – 14 a 15 anos (ano base 1991 a 1990): Masculino e Feminino; Juvenil – 16 a 19 anos (ano base 1989 a 1986): Masculino e Feminino; Adulto – 20 a 30 anos (ano base 1985 a 1975): Masculino e Feminino; Pré-Veterano – 31 a 40 anos (ano base 1974 a 1965): Masculino e Feminino; Veteranos – 41 a 50 anos (ano base 1964 a 1955): Masculino e Feminino; Veteraníssimo - acima de 51 anos (ano base 1954): Masculino e Feminino.
As distâncias foram definidas de acordo com as categorias: na Ligeirinho o percurso será de 500 mts, saindo do Shopping com o retorno em frente ao Hotel Areia Branca e chegada na Praça de Eventos. Na categoria Papa-léguas o percurso será de 1 Km, saindo do Shopping com o retorno na Rua Prestes Maia (no trevo) e chegada na Praça de Eventos. Na categoria Pernalonga o percurso será de 2 Km, saindo do Shopping com o retorno na Ponte do Rio Santo Antônio (próximo ao Bicicross) e chegada na Praça de Eventos. Nas demais categorias 8 Km, saindo do Shopping com o retorno na Ponte do Rio Lagoa e chegada na Praça de Eventos.
A premiação com medalhas será oferecida aos 300 primeiros atletas, e troféus para Campeão, Vice-Campeão e 3º colocados de toda categoria. Não haverá premiação geral.  (Fonte: PMC)

Teatro Mario Covas apresenta Inventa-Desinventa com sua fórmula mágica para crianças
Crianças e adultos vão mergulhar no mundo infantil onde os monstros são transformados em amigos. Inventa-Desinventa é uma viagem que resgata nosso tesouro mais precioso, nossa possibilidade de inventar e desinventar, nossa capacidade de criar.No Teatro Mario Covas, no dia 17, domingo. Imperdível.

Caraguatatuba - O Teatro Mario Covas apresenta no dia 17 de abril, domingo, às17 horas, o espetáculo infantil Inventa Desinventa, de Claudia Vasconcelos, direção de Juca Rodrigues, fazendo parte da programação dos 148 Anos de Emancipação Político -Administrativa de Caraguatatuba. No elenco, Rodrigo Ramos, Juca Rodrigues e Vanessa Bruno.
Rodrigo Ramos, ator iniciado nas Oficinas Culturais da Fundacc, é quem traz para Caraguá o espetáculo “Inventa Desinventa”. Em São Paulo nos últimos cinco anos, trabalhou ao lado de Thiago Lacerda, Maria Fernanda Cândido em “O Evangelho”, de Saramago; e foi realizou trabalhos com Celso Frateschi, Roberto Lage, José Possi Neto e Antunes Filho.
Inventa-Desinventa é uma fórmula mágica que ensina as crianças a não sentir medo. É possível que a criança supere o medo? É possível que dê conta de suas inseguranças a partir de seus próprios recursos? Inventa-Desinventa é uma história que responde a estas questões com um grande SIM. A criança pode vencer o medo, e apelando unicamente para seu imaginário.
Inventa-Desinventa conta a viagem de uma criança por seu mundo interior, povoado - como o mundo de todas as crianças - por seres fantásticos e arquetípicos. Nesta viagem encontra a fórmula mágica, que deve entoar nos momentos de perigo a fim de superá-los. A fórmula é 'inventa-desinventa, desinventar é inventar uma coisa no lugar de outra'.
De aventura em aventura, a criança não apenas supera o medo, através da fórmula, mas revela para si mesma aquilo que possibilita vencer todos os tipos de problema: a criatividade. E provoca: quantos desses medos e problemas não passam de invenções?
Inventa-Desinventa, portanto, é uma viagem que resgata nosso tesouro mais precioso, nossa possibilidade de inventar e desinventar, nossa capacidade de criar.
Para aprender a fórmula, Teodoro passou por muitas aventuras. Enfrentou monstros e fantasma, conheceu uma "saci perereca" e ficou amigo de um homenzinho muito esquisito. Agora Teodoro vai ensinar para você a fórmula mágica. Um, dois, três: Inventa-Desinventa!
Inventa-Desinventa estreou dia 12 de junho 2004 no Centro Cultural São Paulo, sala Paulo Emílio Salles Gomes. Lá cumpriu temporada de um mês. O espetáculo esteve também em cartaz no Teatro Cacilda Becker e no Teatro Humbolt e apresentou-se no Sesc Santo Amaro.
Ator Rodrigo Ramos em Caraguá - Esse espetáculo traz de volta aos palcos de Caraguatatuba o ator Rodrigo Ramos Guimarães, que iniciou sua carreira em teatro na FUNDACC - Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba - em 1996, atuando nos espetáculos
“Perdoa-me Por Me Traíres” de Nelson Rodrigues, direção Carlos Palmer, “O Grande Amor de Nossas Vidas” de Consuelo de Castro, direção Roney Rissely
e “O Que Fazem os Vaga-lumes de Dia?” textos de Luis Fernando Veríssimo dirigidos por Leon Berenstein.
Trabalhou como ator e assistente de direção de Leon Berenstein no Concerto Água-Viva Coral e dirigiu o “Arco-Íris da Esperança” de Andréa Tuffi, espetáculo infantil de educação e conscientização ambiental, misturando circo, teatro e manipulação de bonecos.
Em São Paulo desde 2000, participou como ator, de “Bonitinha Mas Ordinária” na Oficina de Tragédias Cariocas, coordenada por Cibele Forjaz.
Esteve envolvido por mais de dois anos no Ágora CDT – Centro para Desenvolvimento Teatral, fundado por Roberto Lage e Celso Frateschi onde trabalhou em “Ufa, Que Perigo!”, espetáculo censura-livre de Augusto Francisco, fruto de uma pesquisa sobre o conceito de signo gestual e verbal dirigido por Roberto Lage e também em “A Porta e O Muro” texto de Getúlio Alho, direção
Juca Rodrigues para o Projeto Dramaturgia – Ágora Metrópolis, Século XXI.
Em 2003 atuou no espetáculo “O Evangelho Segundo Jesus Cristo” de Maria Adelaide Amaral baseado no livro homônimo de José Saramago, sob direção de José Possi Neto, com Tiago Lacerda, Maria Fernanda Candido, Celso Frateschi e grande elenco.
Na televisão fez participação especial para “Turma do Gueto” exibido na TV Record. Em cinema participou de dois curtas- metragens em 16 e 35mm.
No ano de 2004 trabalhou nos espetáculos “Os Justos” de Albert Camus, direção de Robertp Lage e “Inventa – Desinventa” de Claudia Vasconcellos, com direção de Juca Rodrigues.
Também em 2004 e 2005 participou do CPT – Centro de Pesquisa Teatral, coordenado por Antunes Filho, onde cursou Introdução ao Método do Ator, atuando e dirigindo cenas de sua autoria.
Inventa-Desinventa - Teodoro, sua irmãzinha Iara e o amigo Raimundo estão em casa, numa noite de chuva e trovões. Por mais que Raimundo e Iara tentem tranqüilizá-lo, Teodoro sente medo. Medo do escuro, medo da chuva, um medo indefinido que não sabe explicar. É dentro do sonho que resolve seu medo. Teodoro faz uma viagem pelo mundo dos sonhos, tendo como guia o sempre apressado Não-monstro (homenzinho muito esquisito) e uma Fada malandrinha. Teodoro passa por muitas provas, enfrenta o monstro da meia-noite e o monstro cosquento; trava contato com uma saci perereca; conhece o intrigante casal chorão, dois camponeses que roubam a própria plantação; vence um fantasma; e assiste encantado ao desenrolar da história de um cientista que só sabe inventar coisas horrorozinhas.
Teodoro, em meio a tantas aventuras, descobre que é ele mesmo que inventa seus medos, que inventa monstros e fantasmas, e que só ele pode desinventá-los. Seguindo a fórmula "inventa-desinventa, desinventar é inventar outra coisa no lugar", Teodoro inventa no lugar de seus medos muitas surpresas para si mesmo e para os espectadores. Regressando de seu sonho, já não sente medo da chuva nem de nada, e comemora com Iara e Raimundo sua alegria. (Fonte: Fundacc)

Caraguá está em festa
Aos 148 anos o município comemora com moradores turistas e veranistas, as novas conquistas da administração. Homenagens, inaugurações e lançamentos de obras, além de atividades esportivas e culturais para todas as idades estão na programação.

Caraguatatuba - Caraguá comemora 148 anos no dia 20 de abril e para comemorar, a prefeitura preparou uma grande festa que vai até o dia 24 de abril, com atividades esportivas e recreativas, inaugurações, shows musicais, recreação, teatro, feira do livro e outras que prometem agitar Caraguá durante os próximos dias.
Turistas e Veranistas poderão comemorar juntos essa grande festa. Todas as secretarias municipais junto com a Fundação Cultural e Educacional estão envolvidas neste grande evento. No próximo final de semana, atrações esportivas e culturais dão continuidade às festividades do mês de abril.
Dia 17 - Às 10h, encerramento da Regata de Vela, na Praia da Tabatinga e às 17h teatro infantil com a peça 'Inventa, desinventa', no Teatro Municipal.
Dia 20 - No dia 20, às 6h, a Alvorada com a Banda Municipal dará início à grande festa. Às 8h, acontece o hasteamento dos pavilhões no Pólo Cultural Profª. Adaly Coelho Passos. Em seguida, às 8h30, acontece a inauguração do Sistema de Climatização do Museu e o lançamento do projeto de urbanização da Avenida da Praia, no trecho do Rio Lagoa às Colônias de Férias. Às 9h terá início a “Caminhada pela Paz”, do Macc ao Camaroeiro. Às 10h, a FUNDACC vai homenagear o pescador artesanal “Benedito Joaquim do Nascimento", com a nominação da Praça do Camaroeiro. Às 11h será inaugurado o Núcleo Integrado de Atendimento Social, no bairro Porto Novo. Às 17h começa a missa em ação de graças, na igreja Matriz. Às 18h30, será inaugurada a iluminação da Rodovia Castelo Branco, no Sumaré. No mesmo dia, às 19h30, a FUNDACC abre a Feira do Livro - Livraria Nobel, que permanece até o dia 24 no hall do Teatro Municipal Mário Covas. Às 20h começa o espetáculo 'Contos de Areia', com produção da Fundacc, no Teatro. Às 22h terá início o show musical com a dupla sertaneja Gian & Giovani, na Praça de Eventos.
De 20 a 24 - Uma grande festa aberta a população vai acontecer na Praça de Eventos, na Avenida da Praia. O público poderá participar de atividades como gincanas, recreação, brinquedos, filmes educativos, atividades para a melhor idade, exposições e avaliação médica e dentária, nas tendas das secretarias municipais. Das 9h às 11, brinquedos para as crianças das escolas municipais e estaduais. Das 16h às 20h, brinquedos e recreação para as crianças em geral, gincanas, filmes educativos, atividades para a melhor idade como vôlei adaptado, exposições e avaliação médica e dentária, tendas dos projetos sociais, atividades das secretarias municipais e Fundacc. Às 18h30 apresentação do Coral Água Viva, às 19h com os alunos das Escolas Estaduais Thomaz Ribeiro de Lima e Alaor Xavier Junqueira, do projeto 'Água Fonte da Juventude'. Às 19h30, apresentação do Corpo de Baile da Fundacc, das 20h às 21h apresentação de Dança com Cia Alma. No Teatro Municipal haverá a Feira do Livro.
Dia 21 - No dia 21, as atividades acontecem na praça de eventos. Das 9 às 11h, os brinquedos serão direcionadas aos alunos da rede municipal de ensino fundamental I, com as Secretarias de Esportes, Turismo e Educação. As atividades ao público estarão abertas das 16 às 20h, com todas as tendas abertas. Também haverá neste dia apresentação de esquetes (peça teatral de 15 min) às 17h e às 18h; apresentação de dança com o projeto “Àgua Fonte da Juventude, às 19h; dança com o Corpo de Baile da Fundação Cultural, e às 22h, show gospel, no palco da Praça de Eventos. Às 21 horas, a Banda Sinfônica da Polícia Militar se apresenta no Teatro Municipal Mário Covas.
Dia 22 - No dia 22, quem se diverte logo pela manhã são os alunos da rede municipal de educação do Ensino Fundamental II. As atividades ao público começam as 16h e vão até 20h, além de esquetes às 17h e 18h, dança 'Água Fonte da Juventude', Corpo de Baile às 19h30, e show com banda local, às 22h, tudo na Praça de Eventos. A grande atração musical será Julinho Marassi e Gutemberg, às 22h.
Dia 23 - No dia 23, a programação começa com a abertura do Campeonato High Fly de Vôo Livre. As atividades na Praça de Eventos continuam das 16h ás 20h. E no teatro Municipal, às 21h, a peça “XY - A verdadeira diferença entre os sexos” . Às 20h, a banda 'Feira Livre' agita a Praça de Eventos.
A grande atração será o show com banda da Canção Nova com o cantor Dunga, às 21h, no palco da Praça de Eventos. Dia 24, o animação fica por conta da banda Feira Livre, às 22h.
Dias 29 e 30 - Nos dias 29 e 30, às 21h, o Teatro Municipal apresenta o espetáculo 'Anéis e Tramas', com Cisne Negro Cia de Dança.
Tendas prometem agitar a Praça - As tendas das Secretarias Municipais serão as grandes atrações, com projetos como 'Água, Fonte da Juventude, dos alunos das Escolas Estaduais Thomaz Ribeiro de Lima e Avelino Ferreira, que será um dos atrativos da Tenda da Educação.
A Tenda da Cultura levará depoimentos orais do projeto 'Recontando Caraguá', exposição da peça 'Destaque do Mês' e exposição e venda de produção literária. Também haverá exposição e venda de artesanato identitário em taboa e cerâmica do projeto Terramar, além da tenda dos bonecões que irão brincar com o público.
A Tenda da Ditran levará ao público filmes educativos e folhetos informativos sobre faixa de pedestre, uso de bicicletas e outros.
A Tenda do Esporte promete muita animação com recreação para todas as idades: chinelão, perna de pau, bambolê, oficina de pipa e pintura, além da tenda de carteado com dominó, carta, baralho e dama, para a terceira idade.
Na Tenda da Saúde, o objetivo é a prevenção, por isso a equipe da Saúde Bucal levará orientações sobre escovação e sobre o atendimento nas Unidades de Saúde. Também haverá distribuição de folhetos apresentação de vídeos institucionais. A equipe a Saúde fará aferição de pressão arterial e pesagem. O CAPS-Centro de Atendimento Psicossocial divulgará o atendimentos à crianças e adolescentes em situação especial. A UAMI-Unidade de Atendimento a Moléstias Infecto-Contagiosas, informará sobre o programa DST/AIDS, com a exposição de banners e distribuição de materiais informativos. A Saúde Coletiva abordará doenças como a dengue, tuberculose, meningite, hanseníase e hepatite A, com a Vigilância Epidemiológica. A Vigilância Sanitária dará orientações sobre a qualidade da água e conservação de alimentos; e a Seção de Zoonose orientará sobre vacinação de animais e presença de animais na praia. Além dos trabalhos nas tendas, uma equipe vai circular pela Praça fazendo divulgação do projeto.
A ONG Caravela é uma das participantes da Tenda do Meio Ambiente, e levará para a Praça de Eventos um aquário marinho com diversos tipos de peixes. A ONG também levará ao público infantil e adulto, informações sobre como prevenir e tratar ferimentos ou intoxicações com animais marinhos. O apoio é das Faculdades Integradas Módulo. (Fonte: PMC)

Educação de Caraguá abre inscrições para programa de formação do projeto “Cata-Vento”
Professores das redes municipal e estadual de Caraguatatuba poderão participar de curso sobre educação e trabalho infantil, por meio do projeto Cata-Vento

Caraguatatuba - Professores da rede municipal e estadual poderão participar do curso “Educação e Trabalho Infantil: construindo novos espaços”, que será ministrado em Caraguatatuba de maio a novembro de 2005, com carga horária total de 100h/aula.
Essa capacitação será ministrada por meio do projeto Cata-Vento, desenvolvido pela Fundação Orsa em parceria com o Governo Federal, OIT (Organización Internacional del Trabajo), Instituto Âmbar, ANDI – Agência de Notícias dos Direitos da Infância e Save Children, e tem como principal objetivo a erradicação do trabalho infantil no Brasil.
Em 2004, a Fundação Orsa, iniciou por intermédio do Projeto Cata-Vento, um mapeamento em Caraguatatuba, que visou a obtenção de dados atuais sobre a situação da exploração sexual como trabalho infantil em Caraguatatuba.
Somente quatro cidades do Estado de São Paulo, incluindo Caraguatatuba, terão acesso a esse curso, e conseqüentemente, terá a atuação do projeto Cata-Vento. Entre eles estão São Paulo, Campinas e Itapeva.
O curso, que tem duração de seis meses visa ampliar a visão dos educadores da rede pública com relação à exploração infantil nos mais diferentes aspectos.
As unidades escolares interessadas em cadastrar professores para o curso devem entrar em contato com Elaine Berg, na Secretaria Municipal de Educação de Caraguatatuba, pelo telefone (12) 3897-7013. As inscrições estarão abertas até 6 de maio.  (Fonte: PMC)

ONG ensina primeiros socorros em acidentes marinhos para bombeiros-mirim

Caraguatatuba - Os participantes do projeto ‘SOS Bombeiros no Resgate da Cidadania’, participam nesta sexta-feira, dia 15, de um curso de capacitação sobre primeiros socorros em acidentes com animais marinhos, ministrado pela ONG Caravela, das 9 às 16 horas, na Secretaria Municipal de Educação.
Os participantes são estudantes de 11 a 15 anos que aprendem com o Corpo de Bombeiros de Caraguá, noções de cidadania, primeiros socorros, procedimentos de salvamento e resgate utilizados pelo bombeiros e muitos outros conhecimentos.
Nesta sexta, os futuros bombeiros-mirins irão aprender a identificar os animais marinhos prejudiciais ao homem e os não prejudiciais, os sintomas em casos de intoxicações e queimaduras, e os cuidados a serem tomados em casos de acidentes.
O curso será ministrado pela professora Melisa Sakamoto, o técnico em radiologia, Alexandre Porfírio e professor de jardinagem Tiago Martin, ambos estudantes do 2º ano do curso de Biologia das Faculdades Integradas Módulo.
A ONG Caravela, que tem o apoio das Faculdades Integradas Módulo, da Sabesp e da StarNort, vem realizando diversos cursos para profissionais da área da Saúde, estudantes e outros interessados em aprender um pouco mais sobre a vida marinha.
A diretora executiva da ONG Projeto Caravela, Melisa Sakamoto, acredita que o trabalho desenvolvido pela ONG é de grande importância para todo o município que, assim como outras cidades litorâneas, vem sofrendo com a proliferação das águas-vivas e algas tóxicas. “É cada vez mais importante despertar o interesse dos jovens nessa área de pesquisa, que tem escassez de informações e por isso precisa muito desses profissionais. Existe um mercado grande para profissionais especializados em Biologia Marinha”, explicou.
Segundo Sakamoto, o índice de toxicidade da flora e da fauna marinhas deve-se a poluição do mar, por isso acontecem tantas ocorrências com intoxicações com pescados, um exemplo causado pela poluição é a maré vermelha. “Mesmo quem vive longe do mar não está livre do problema, pois poderá intoxicar-se comendo um pescado lá em cima. Por isso as informações sobre os animais marinhos é cada vez mais importante, principalmente para quem mora no litoral e está mais susceptível a sofrer algum tipo de intoxicação pela ingestão de organismos marinhos”, explica.
As intoxicações, segundo Melisa, podem provocar desde diarréias até perda de memória temporária. Peixes e mexilhões, por exemplo, podem intoxicar as pessoas, sem estarem estragados, porém contaminados por toxinas, como os casos divulgados nos noticiários dos últimos dias.
Mas nem só de acidentes vive o projeto. A ONG também vem ensinando sobre a vida dessas espécies, mostrando para as crianças aquelas espécies inofensivas, que podem ser tocadas e apreciadas. A ONG utiliza um aquário com exemplares de espécies como estrela do mar, pepino, bolacha do mar, ouriço e outros, para que os participantes possam conhecer de perto cada uma delas. (Fonte: Módulo)

Programa Ação Litoral

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Modelo turístico adotado em Ilhabela é referência para outras cidades

Ilhabela - Uma comitiva de empresários e autoridades das cidades de Itapema, Porto Belo e Bombinhas, cidades do interior de Santa Catarina, participou de uma missão técnica na cidade de Ilhabela para conhecer toda a infra-estrutura turística adotada na cidade.
Assuntos como segurança, receptivo de navios, ecoturismo e eventos foram debatidos no encontro.
Segundo o prefeito de Ilhabela, Manoel Marcos de Jesus Ferreira, destacou que o investimento em turismo serve também como fonte geradora de empregos.
“Este intercâmbio é muito importante e fundamental para percebemos que os problemas das cidades são semelhantes. A procura por emprego é grande e todos nós sabemos que não é fácil gerar vagas na indústria do turismo quando esse setor não trabalha com capacidade e profissionalismo”.
Já o secretário de Turismo e Fomento, Ricardo Fazzini, falou da importância da parceria com o Sebrae e associações locais.
“A entidade tem sido parceira da prefeitura. O maior desafio para manter o turismo economicamente ativo é investir fora da temporada, como por exemplo, nós temos a Semana Internacional de Vela e o Match Race. Por isso as parcerias são sempre bem vindas”.
Considerado modelo nacional, um dos pontos fortes discutidos no encontro, entre outros assuntos, foi o receptivo de navios de cruzeiros.
E Ricardo Fazzini destacou o crescimento das paradas, que aumentou de13 no primeiro ano de gestão do prefeito Manoel Marcos para 40, na temporada 2004/2005.
“Na temporada 2003/2004 recebemos na cidade 27 mil turistas contra 35 mil em 2004/2005. Para a temporada 2005/2006 esperamos 60 mil turistas”.
Além do prefeito Manoel Marcos e o secretário de Turismo e Fomento, Ricardo Fazzini, participaram da reunião o presidente da Câmara de Ilhabela, Luiz Lobo, o agente de articulação do SEBRAE de Tijucas e Costa Esmeralda, Sergio Cardoso, Vice-presidente do Convention Bureau, Antonio Cotrim Paulo de Tarso, delegado Regional de Turismo, Mauro Medeiros, gerente SEBRAE São Paulo, Jô, representante do SEBRAE na região, Marcelo Carlos, presidente da Associação Comercial de Ilhabela, Werner Benz, representante da Associação dos Hotéis de Ilhabela, o prefeito de Itapema, Clóvis José da Rocha, o prefeito de Porto Belo, Albert Stadler, o prefeito Bombinhas, Júlio César Ribeiro, e a comitiva das respectivas cidades (Fonte: PMI)

Visita

Ilhabela - O presidente da Câmara de Ilhabela, vereador Luiz Antônio dos Santos, Luiz Lobo(PL), recebeu na tarde de ontem em seu gabinete, a visita de uma comitiva de prefeitos, vice-prefeitos presidente da Câmara e vereadores das cidades de Porto Belo e Itapema, em Santa Catarina. Ivalci Cecilio Simas, presidente da Camara de Itapema, juntamente com seu colega parlamentar Sergio Roberto Lyra, o prefeito Clovis Jose da Rocha, e o secretário municipal da Indústria e Comércio, Jurandir Schaidt Kilinski ,vieram conhecer as belezas da Ilha, acompanhados do prefeito e vice-prefeito da cidade de Porto Belo, Albert Stadlel e Giovanni Voltolini, respectivamente. As autoridades políticas trocaram informações sobre suas cidades, a fim de implantar projetos que possam ser aplicados para benefício geral dos munícipes. (Fonte: PMI)
 

Notícias de São Sebastião Topo

Litoral Virtual Superchic

Câmara pede cópia de processos que teriam sido fraudados na Prefeitura

São Sebastião - Obter cópia de aproximadamente 100 processos referentes a aprovação de obras na Prefeitura de São Sebastião, que teriam sido fraudados por
servidores públicos. Trata-se de um requerimento do presidente da Câmara, Wagner Teixeira (PV), aprovado em sessão ordinária realizada no último dia
12. “Tive conhecimento do caso pela mídia, mas uma denúncia sem identificação é suspeita. Em todo caso estou pedindo cópia dos documentos para que esta
Casa, por meio da comissão de obras e meio ambiente, verifique a veracidade. A denúncia, segundo ele, está sendo analisada pela Procuradoria Ambiental
por determinação do prefeito Juan Garcia. “Essa Casa não pode se calar diante do problema, pois a população precisa saber o que aconteceu”, destaca.
O vereador José Cardim de Souza (PP) fez questão de salientar que a suposta fraude ocorreu no governo do ex-prefeito João Siqueira, entre os anos de
1.997 e 2.000. “Pode ficar no ar que a irregularidade ocorreu no governo do ex-prefeito Paulo Julião”, acredita. Segundo ele, são 24 processos daquela administração que teriam sido fraudados. “Na gestão passada existem quatro e, se houve, foi porque veio com vício de alguém que vinha fazendo na época do João Siqueira, mas que acabou sendo cortado. Não há esse tipo de coisa no governo passado”, defende Cardim. “O ex-prefeito Paulo Julião acabou com as irregularidades cometidas por determinados servidores. Por isso é que houve a abertura de processos administrativos”, completou o parlamentar Dalton José da Silva (PL). “Vamos esperar as apurações. Com certeza nomes irão aparecer”, conclui o vereador Luís Antônio de Santana Barroso (PFL), o ‘Coringa’. (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Vereador envia requerimento ao governador pedindo Hospital Regional no Litoral Norte

São Sebastião - O vereador José Cardim de Souza (PP), apresentou requerimento durante a sessão da Câmara realizada nesta terça-feira, 12, solicitando a construção de um Hospital Regional.
O documento será encaminhado ao governador Geraldo Alckmin e conta com o aval de todos os vereadores.
“Os hospitais da região não são suficientes para suprir as necessidades da população das quatro cidades do Litoral Norte. Os pacientes são obrigados a se deslocarem para a capital ou Vale do Paraíba, gerando transtornos e despesas”, justifica Cardim.
Ele entende que a idéia é oferecer maior agilidade aos atendimentos médicos evitando que o paciente dependa da Prefeitura para o transporte e agendamento de consultas em outras cidades. Cardim espera que o hospital seja incluído ainda no plano de obras deste ano.
“A região possui cerca de 250 mil pessoas. Na temporada esse número chega a atingir dois milhões. Acredito que o governador vai se sensibilizar com a nossa causa”, comenta o vereador destacando a importância dos prefeitos da região se unirem em busca deste objetivo.
É o que pensa também o presidente da Câmara, Wagner Teixeira, que durante a sessão apresentou moção de aplauso e reconhecimento à iniciativa do Legislativo de Ubatuba pela criação de uma frente parlamentar para implantação do Hospital Regional.
Teixeira comenta que soluções para os problemas que afetam os quatro municípios devem ser pensadas em nível regional, como já vem ocorrendo com a questão do lixo e da segurança. (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Vereador pede criação de faixa exclusiva para agilizar tráfego de ambulância e carros oficiais

São Sebastião - Criar um corredor específico na rua Capitão Luiz Soares, região central da cidade, visando agilizar o tráfego de ambulâncias e carros oficiais que se
dirigem e/ou saem do Pronto Socorro. Este é o objetivo do vereador Luís Antônio de Santana Barroso (PFL), o ‘Coringa’, por meio de requerimento
aprovado em sessão ordinária realizada no último dia 12. A faixa exclusiva, segundo ele, seria iniciada em frente ao Hospital das Clínicas e terminaria na avenida Antônio Januário do Nascimento, com saída para o bairro da Topolândia e Costa Sul do município. Hoje as ambulâncias passam pelo cruzamento da rua Marechal Deodoro da Fonseca com avenida Guarda Mor Lobo Viana ou contornam a Prefeitura. “Em caso de algum acidente, o percurso utilizado atualmente pode prejudicar o resgate de vítimas principalmente na alta temporada de verão quando o fluxo de veículos é intenso”, frisa Coringa. “Em um minuto pode-se salvar vidas”, destaca. “Senão puder ser o ano inteiro que seja pelo menos na temporada”, completa. Em junho do ano passado, o ex-vereador Aldo Pedro Conelian Junior, que também atuou como secretário municipal de saúde, também propôs essa medida a administração passada. Na ocasião, alguns motoristas de ambulâncias afirmaram que, nos casos de urgência em direção ao sul da cidade, saíam do Pronto Socorro pela contra-mão com o objetivo de chegar rápido ao local da ocorrência. Tal atitude, no entanto, poderia provocar acidente. Outros disseram que o tráfego para o norte do município é bem mais rápido.
Contudo, os motoristas evitam trafegar pelas ruas Armando Sales de Oliveira e Auta Pinder devido a existência de semáforos. O motivo, segundo eles,
seria pelo fato de haver muitos carros parados nesses locais, principalmente nos feriados e férias de verão. Naquela época, o encarregado administrativo do DETRAF (Departamento de Tráfego), declarou que a possibilidade de criar uma faixa exclusiva para atender as ambulâncias era muito difícil porque prejudicaria o estacionamento de veículos particulares. Em outro requerimento, o vereador Coringa solicita a criação de um estacionamento entre o Pronto Socorro e o Centro de Saúde, sobre o córrego do Outeiro. Para ele, a Prefeitura poderia tampar o local e permitir somente o estacionamento de ambulâncias, viaturas do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Rodoviária, enfim, de carros oficiais. “Ali é um espaço morto que poderia ser utilizado”, conclui.  (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Agenda Esportiva – Período de 15 a 17/04/2005

São Sebastião - 15 a 17/04 – 2ª Etapa do Circuito Brasileiro de Surf Amador – às 8h00 na Praia de Maresias com a participação de atletas sebastianenses.
16/04 – Campeonato da Liga Paulista de Vôlei Máster Feminino – às 17h00 em São Paulo/SP;
SÃO SEBASTIÃO X CLUBE CERAT
16 – Jogo Amistoso de Basquete Masculino – Categorias Infantil e Cadete – às 8h30 no Ginásio Municipal de Esportes José de Souza Gringo, em São Sebastião, sob o comando do Professor Ricardo Rosa;
SÃO SEBASTIÃO X CARAGUATATUBA
16/04 – Jogo Amistoso de Futebol de Campo Masculino – às 9h00 como preparação para os Joguinhos da Juventude e Jogos Regionais sob o comando do Professor Áureo Rego;
SÃO SEBASTIÃO X CARAGUATATUBA
16/04 – Campeonato de Atletismo – em Pindamonhangaba com a participação do velocista sebastianense José Carlos Nunes Pereira, que disputará a prova dos 100 metros rasos. O atleta foi o único medalhista da equipe sebastianense nos Jogos Regionais/2004 e, hoje, com o tempo de 10”90, terá grandes chances de medalha nesta competição.
16/04 – Campeonato de Basquete e Tarde de Lazer, às 17h00 na Praça de Eventos na Rua da Praia. A tarde de Lazer contará com várias brincadeiras e recreação para crianças. A Clínica de Basquete contará com a presença dos professores de Educação Física e seus atletas que estarão à disposição para oferecer demonstrações da modalidade, serão montadas quadras de Basquete nas categorias Oficial, Mirim Baby, Adaptado, 21 e Streetball, onde todos poderão participar das atividades e realizar partidas junto com os atletas sebastianenses.
17/04 – Campeonato de Atletismo – no Ibirapuera, em São Paulo, com a participação do velocista sebastianense José Carlos Nunes Pereira, que disputará a prova de 100 metros rasos. O atleta foi o único medalhista da equipe sebastianense nos Jogos Regionais/2004 e, hoje, com o tempo de 10”90, terá grandes chances de medalha nesta competição.
17/04 – Campeonato de Atletismo – às 8h00, em Campinas com a participação de 04 atletas do Grupo de Rua de São Sebastião que participarão da prova de 10 km.
17/04 – Campeonato de Xadrez – em Tremembé com a participação de atletas sebastianenses.
17/04 – Campeonato de Bocha Feminino – em Santos com a participação de atletas sebastianenses.
17/04 – Jogo pelo Campeonato da Liga de Malha de Taubaté – às 9h00 em Tremembé com a participação da equipe sebastianense. (Fonte: PMSS)

Escola promove ação de cidadania

São Sebastião - A EMEI Mundo Encantado, do Canto do Mar, realizou hoje (14/04) uma ação de cidadania que mobilizou tanto os alunos da escola quanto a comunidade que tiveram a oportunidade de tirar seu documento de identidade. A ação faz parte do projeto “Conhecendo meu lugar na sociedade”, desenvolvido pela EMEI neste primeiro bimestre.
Hoje funcionários da Delegacia Seccional de São Sebastião estiveram na escola durante todo o dia concluindo o trabalho iniciado na última terça-feira, quando os alunos tiveram a oportunidade de tirar as fotos para o documento por R$ 5,00.
Segundo a diretora da escola, a professora Maria Aparecida do Carmo Sampaio, a idéia do projeto é trabalhar a identidade e os valores das crianças, aproveitando o lema da Secretaria de Educação “Educação por uma vida cidadã”. “Resolvemos abrir esse espaço envolvendo a comunidade para que as crianças reconheçam que fazem parte da sociedade e o documento é um dos meios para que esta criança se sinta inserida no meio em que vive”, conclui Sampaio.
Para a Auxiliar de Necropsia Policial da Seccional de São Sebastião, Agnes Pereira da Motta, a comunidade se beneficia de atitudes como essa. “É muito bom irmos até o local em que moram , pois muitas vezes eles não têm como vir até nós para fazer o documento do filho ou o seu próprio”, disse.
A dona de casa Vanessa Gomes da Silva, que tem uma filha que estuda na escola, também resolveu tirar a segunda via do seu RG, para atualizar o nome de casada. “Achei essa ação muito boa, pois facilita a vida da gente”, disse. (Fonte: PMSS)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Ameu Bucaneiros

Ladrões roubam patrimônio público de Ubatuba
A prefeitura inicia uma campanha e mobiliza a comunidade a denunciar roubos

Ubatuba- Uma modalidade diferente de roubo está sendo praticada em Ubatuba. Na Rua Liberdade, na Praça Matriz, no Calçadão da Maria Alves e outras ruas da cidade, ladrões estão roubando grelhas de ferro que protegem os bueiros e fiações elétricas, com o objetivo de vender o material.
Os prejuízos para a comunidade são muitos: o buraco aberto pode provocar acidentes graves entre pedestres, ciclistas e motoristas. Além disso, esse tipo de material custa caro, o lixo e o entulho arrastado pelas águas das chuvas vai direto para as galerias de escoamento, entupindo e provocando alagamentos.
Você que é cidadão, contribuinte da nossa cidade, não permita que isso continue acontecendo. Denuncie movimentação suspeita ou ferro-velho clandestino.
Você pode ligar para:
Guarda Municipal: 3833-1014
Secretaria de Obras: 3833-7116
Polícia Civil: 190  (Fonte: PMU)

Atletas ubatubenses participam da Maratona Internacional de São Paulo
O percurso é longo e difícil, mas os atletas estão se preparando desde dezembro para essa prova

Ubatuba - Ubatuba será bem representada na XI Maratona Internacional de São Paulo, que acontecerá no próximo dia 17. Além da maratona de 42 km, tem outras provas menores, como: caminhada, 5 e 10 km. Cinco atletas ubatubenses realizarão a prova de 10 km. A maratona mais longa será competida pelo atleta Joaquim Gonçalves Filho, de 41 anos.
Essa é a maior prova brasileira da modalidade em número de participantes e seu percurso é considerado difícil por ter muitas ladeiras. Apesar disso, todos os anos, a prova conta com a participação de, aproximadamente, 6 mil participantes. Joaquim diz que seu primeiro desafio é completar a maratona. “Depois, se eu conseguir fazer a prova em 3,5 horas, eu entro para o ranking, será uma conquista a mais”.
Os atletas ubatubenses que participarão da prova de 10 km também estão demonstrando talento e persistência. Rildo Ribeiro dos Santos, de 21 anos é uma promessa no esporte e desponta agora no cenário regional. Antônio Carlos de Jesus ganhou 10 das 12 provas que competiu em 2004. Claudia Regina dos Santos presença feminina garantida nas provas.
Joaquim é um exemplo de vida. Ele começou a correr há quatro anos e já acumula seis pódiuns em sua carreira. Ele comenta, com um sorriso: “Nunca é tarde para começar um sonho...”
Os atletas agradecem o apoio da Secretaria de Esportes, do Restaurante Baleia Branca, do ortopedista Dr. Ricardo Cortes e da fisioterapeuta Karina Baker.  (Fonte: PMU)

Funcionários de obras da prefeitura participam de curso de capacitação
O curso diz respeito a situações de risco na área de aterro sanitário.
A CETESB exige capacitação para aprovação de projetos nessa área.


Ubatuba - No início dessa semana, 12 funcionários da Secretaria de Obras de Ubatuba receberam o certificado de conclusão do curso “Introdução às Técnicas de Análise Ambiental e Análise Preliminar de Risco”. que foi patrocinado pelo IAAP (Instituto de Apoio à Ação Participativa) e ministrado pelo bioquímico Dr. Francisco José Chaves.
O objetivo dessa capacitação foi ensinar aos funcionários, formas de prever riscos e tomar medidas em relação ao aterro sanitário e à coleta de lixo realizada em Ubatuba. O encarregado pela coleta seletiva, Marlom Lopes Moraes, um dos participantes, disse que o curso mostrou situações do dia-a-dia e, por isso, é bastante proveitoso. “Desde a coleta, até a disposição final, existem problemas que podem ocorrer. O professor nos mostrou como contornar essas situações para minimizar os transtornos causados pelos imprevistos”. (Fonte: PMU)

Alunos de Ubatuba ganham transporte

Ubatuba - Cerca de 3.100 alunos do ensino fundamental e médio de Ubatuba receberão passes escolares para o transporte público até as escolas em que estudam. Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura, o benefício surgiu com o convênio firmado entre a Secretaria Municipal de Educação com a Secretaria de Educação do Estado com o objetivo de atender os estudantes de baixa-renda. Os passes deverão ser retirados pelo aluno na diretoria da escola onde está matriculado. Segundo a prefeitura, antes do convênio firmado, somente os alunos do ensino fundamental tinham direito ao passe. O benefício vai custar anualmente cerca de R$ 41 mil. (Fonte: ValeParaibano)
 

Ação Litoral

Carta do Leitor Topo

Ponte da Maranduba - Promessas,promessas e promessas... Não só os turistas,mas nós moradores precisamos do acesso á escola Virginia Melle da Silva Lefevre, precisamos da ponte urgente para levarmos nossos filhos para a escola, e agora ? De bicicleta corremos perigo, e de carro temos que dar uma volta pela pista. Afinal para que serve o abusivo imposto pago todos os anos para a Prefeitura ?????

Fabiana Freitas
Maranduba
Ubatuba, SP

Ainda os ""Muros"" - Ainda bem que esta coluna é democrática, assim todos podem manifestar suas opiniões, contras ou pró, assim é a verdadeira democracia de um pais. Que seria do azul se todos gostassem do vermelho!
Com todo respeito a discordância do Sr. Alexandre Antonakis, manifestou-se contrário a obrigatoriedade de se levantar nos terrenos baldios, muros, calçadas e obrigar os seus proprietários a limpeza dos mesmos, alega que essa medida não não irá diminuir os animais peçonhentos, cobras, ratos e outros insetos, visto que moramos numa região litorânea e que somos os intrusos.
Sr. Alexandre, o senhor em parte tem razão, somos os intrusos, mas... isto não quer dizer que tenhamos que conviver com ratos , cobras , caramujos, matagal e o lixo no terreno do vizinho ( quase sempre é um mal educado que joga o lixo na porta alheia).
Impossível deter o tempo, realmente seria ótimo se pudéssemos viver sem muros , cobras e lagartos, mas essa não é a nossa realidade, a verdade é aquela do nosso cotidiano, raro é um terreno baldio limpo, a prefeitura não tem obrigação de limpar propriedades particulares , ela trabalha para administrar o bem estar público, e só há uma maneira, notificando e penalizando os contribuintes faltosos, o ideal seria a conscientização de todos, mas isso é utopia.
Todos nós sabemos que os assuntos de qualquer administração publica, seja municipal, estadual ou federal é coisa séria e importante.
Também sabemos que quanto mais asfalto, concreto e obstruções, mais difícil é a absorção da água, mas esse não seria o motivo para andarmos comendo poeira, se S.Paulo inunda com qualquer garoa, 40% é culpa da população que faz dos canais, depósitos de lixo, garrafas , pneus etc... etc... e isso acontece em qualquer cidade, não é privilégio de S,.Paulo.Os outros 60% fica por conta do sistema obsoleto de captação das águas pluviais.
A medida do seu prefeito, é uma medida acertada , custo praticamente zero e vai trazer benefícios para o senhor e todos os munícipes de Caraguá.
Espero que nosso prefeito Juan também pense sobre o assunto.
Abraços

Francisco J. Marsiglia
São Sebastião, SP

Esgoto no Litoral - Fico feliz, em dedicar alguns minutos na leitura do Jornal Litoral virtual, o qual já faz parte do meu cotidiano pelo menos uns 20 meses. Tenho imóvel em Caraguatatuba, mais precisamente na Praia das Palmeiras.
O conteúdo dos comentários, errados ou corretos, são excepcionais.
Um dos que me chamou a atenção a ponto de dedicar-me estas linhas foi o do Sr. ANTONIO MARCOS CAPOBIANO,
Prezado Senhor, seu comentário deveria ser encaminhado ao GOVERNADOR, PREFEITO, PRESIDENTE DA CÂMARA, AOS VEREADORES, A SOCIEDADE CIVIL ORGANIZADA, ETC.,,
Quando o PODER... tem vontade, a OBRA é realizada, seja como for, veja o exemplo da duplicação da RIO SANTOS.
Mas esgoto, ora esgoto ninguém vê, talvez não de VOTOS, não tem inauguração.
Nas Palmeiras me informaram que existe ESGOTO, e até hoje não foi ligado, e já tenho meu imóvel há mais de 02 anos.
Um dia conversando com uma AMIGA MEDICA, falei que estava indo ao PARAÍSO, logo veio a pergunta. ONDE FICA?
No LITORAL NORTE, quase que a mulher morre de RIR,
Então perguntei. O que foi?
NÃO SABIA, QUE PISAR/NADAR/ no esgoto tinha VIRADO PARAÍSO.
Quando será que vão realmente pensar o TURISMO com inteligência, quando será que vão tomar providencias, é melhor nem pensar ou melhor sonhar que alguém tome conhecimento dos argumentos do Sr. ANTONIO MARCOS CAPOBIANCO o qual não conheço, mas fico feliz em saber que alguém nesta terra se preocupa.
Gratos pela atenção

Rubens C. Araujo
Via e-mail

Convites:
 

UbaNaBoa

ACE Caragua

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br
O envio de foto caracteriza autorizada a sua publicação e identifica o remetente como autor.

Ubatuba

Rio Escuro - Praia Dura / Emilio Campi

Rio Escuro/Praia Dura
©Emilio Campi


Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Editora Assistente: Jullyany Roberta Cruz


GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor