Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quarta-feira, 27 de abril de 2005 - Nº 1268 Edições Anteriores

Litoral Virtual Inteligraph

Região
Prefeitos e secretários disputam partida comemorativa de Futebol Society
Prefeitos são eleitos presidentes das Juntas Militares


Caraguatatuba
MP pede anulação de concurso para motoristas em Caraguá
Projeto Resgate ao Mar leva troféus na prova de Canoagem na Martin de Sá
Estudantes de Caraguá no V Festival Nacional do Índio
Palestra vai orientar hipertensos e diabéticos em Caraguá
Atletas confirmam a boa fama no atletismo
Módulo promove 4ª Semana da Voz
Teatro Mario Covas apresenta Ballet Cisne Negro
Caraguá promove Festa do Trabalho no dia 1º de maio
Caraguá quer vacinar 6 mil idosos na campanha contra gripe
Equipe “Águias” vence V Torneio Paulista de Basquete Sobre Rodas
Ceprolin abre inscrições para cursos de hidráulica e autocad 2000
Cantor Dunga leva cerca de 10 mil pessoas à Praça de Eventos
Polícia abre inquérito sobre morte por Meningite
Aurimar apresenta propostas de Investimento no PPA
Câmara de Caraguá vota nomes de rua


Ilhabela
Câmara pode conceder título de Cidadão Honorário à Geraldo Alckimin
Turistas param para fotografar luar e acabam vítimas de roubo

São Sebastião
Ex-prefeitos culpam comissão por liberação de obra irregular
Turista morre afogado na praia de Camburi
Antiga cadeia foi palco de lendas e causos no centro de São Sebastião
Lei do Passe Livre: prefeitura entra com recurso no TJ contra multa
Ronda da Polícia Civil prende suspeitos de roubos na Costa Sul

Ubatuba
Ônibus invade casa no centro de Ubatuba

Animais abandonados provocam problemas no município
Charles Medeiros parabeniza filho de Ubatuba homenageado em Caraguatatuba
Basquete de Ubatuba tem destaque especial neste sábado
Inclusão Social – Ubatuba Continua o Debate
FUNDART abre inscrições para a fase municipal do Mapa Cultural Paulista

Seções
Artigo
Carta do Leitor
Foto do Dia


Notícias da Região Topo

Prefeitos e secretários disputam partida comemorativa de Futebol Society

Litoral Norte - Em comemoração ao aniversário de Caraguá, acontece neste sábado, dia 30 uma partida envolvendo o primeiro escalão das administrações municipais de Caraguá e Ubatuba.
A idéia da partida surgiu em uma conversa entre o Secretário de Esporte e lazer de Ubatuba, Bittencourt Jr. e o Secretário de Urbanismo, Habitação e Trânsito de Caraguá, Leandro Barbosa. Após vários contatos, ficou acertado que a partida acontecerá no sábado, a partir das 11 h na quadra da Academic Soccer, em Caraguá.
A equipe de Ubatuba está praticamente definida e deve entrar em quadra com Bittencourt Jr (Esporte) no gol. Na zaga existe uma grande disputa por uma vaga para atuar ao lado do prefeito Eduardo César e Délcio Sato (AEG). O titular sairá de uma lista que tem os nomes de Silvio Bonfiglioli (Administração) Marcos Silveira (Saúde) e José Roberto (Regional Norte) . O ataque confirmado com Carvalho (Guarda Municipal), Maurinho (Assessor de Governo) e João Paulo (Obras). O banco de reservas tem diversas armas secretas, como Rene Nakaya (Assuntos Comunitários), Luiz Felipe (Turismo), Paulo Sri (Meio Ambiente).
O secretário Bittencourt Jr que responde pela escalação da equipe pede total dedicação do ataque, pois garante que, pelo menos o empate está garantido. “Com o gol fechado e a zaga compacta que nós temos, vamos depender somente do ataque para voltar com um bom resultado”, declarou o secretário. (Fonte: PMU)

Prefeitos são eleitos presidentes das Juntas Militares

Litoral Norte - Onze prefeitos participaram hoje (26/04) de uma solenidade cívico-militar onde assumiram a presidência das Juntas de Serviço Militar de suas respectivas cidades. Dentre eles, representando o Litoral Norte, estavam o prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, o prefeito de Caraguatatuba, José Pereira de Aguilar e representando o prefeito de Ilhabela, Manoel Marcos, estava o seu vice, Antônio Carlos Cajado Simões.
A solenidade realizada em São José dos Campos também reuniu diversas autoridades civis e militares, além dos secretários das Juntas de Serviço Militar das cidades de Jacareí, São José dos Campos, Caçapava, Paraibuna, Monteiro Lobato, Jambeiro, Igaratá e Santa Branca. Ubatuba que está vinculada a outra região e não esteve presente.
Na ocasião, os prefeitos que assinaram o termo de posse e foram diplomados, tomaram ciência das atribuições que estavam assumindo ao presidir a junta de Serviço Militar, que seria a responsabilidade de instalação e manutenção das Juntas de Serviço Militar, onde cabe ao município administrativo instalar e manter adequadamente a junta incluindo sede, pessoal e material.
O prefeito de São Sebastião foi acompanhado pelo secretário da Junta de Serviço Militar de São Sebastião Cristiano Gomes dos Santos e a auxiliar, Sandra Zenira Rezende. A solenidade contou com a presença do Coronel de Infantaria de São José dos Campos, Luiz Alberto Martins Bringel, do Tenente Coronel chefe da 4ª CSM de São Paulo Robson José Vieira de Carvalho e do Delegado da 7ª Delegacia de Serviço Militar de São José dos Campos, Paulo Roberto Rodrigues. (Fonte: PMSS)

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá BIL -= Bolsa de  Imóveis do Litoral Salete

MP pede anulação de concurso para motoristas em Caraguá

Caraguatatuba - O Ministério Público de Caraguatatuba pediu a anulação de um concurso público para contratação de motoristas, realizado em novembro de 2003 pela prefeitura.
A Promotoria quer ainda que a prefeitura devolva a taxa de inscrição, no valor de R$ 20 para as mil pessoas inscritas no concurso. Pelo menos 45 pessoas foram contratadas pela prefeitura.
O promotor Moacyr Witaker Cohn de Assumpção moveu uma ação civil pública a partir de denúncias de irregularidades encaminhadas pelo advogado Álvaro Trindade e por outros participantes do concurso público.
O juiz Alexandre Dalberto Barbosa notificou a prefeitura, o ex-prefeito Antonio Carlos da Silva (PSDB) e a comissão organizadora a apresentarem suas defesas no prazo de 15 dias.
Na ação, o promotor sustenta que foram constatadas 'várias irregularidades' na elaboração do concurso.
O representante do MP cita como exemplo a inscrição de candidatos sem carteira de habilitação. A ação ainda informa que candidatos fizeram teste na direção de caminhão, sem possuírem a devida habilitação para este fim.
Na prova prática, que valeu 100 pontos, o dobro da prova escrita, a avaliação teria ficado a critério do examinador, o que configuraria outra irregularidade no processo seletivo.
Assumpção chegou a pedir a instauração de inquérito policial contra os responsáveis pelo concurso por terem permitido que pessoas sem habilitação dirigissem caminhão na prova prática.
Para o promotor, a comissão organizadora frustrou a licitude do concurso público e o ex-prefeito Antonio Carlos da Silva teria sido omisso ao permitir a continuidade do certame, embora tivesse conhecimento das irregularidades.
OUTRO LADO- O ex-prefeito afirmou ontem que as alegações são 'improcedentes'. Segundo ele, foi contratada uma empresa para a realização das provas e formada uma comissão para acompanhar o concurso. "Apenas homologuei o resultado do concurso", afirmou.
O presidente da comissão organizadora, Ailton de Carvalho, afirmou que as possíveis irregularidades apontadas pelo promotor poderão ser sanadas pela prefeitura. Segundo ele, foram contratados apenas os candidatos aprovados no certame. (Fonte: ValeParaibano)

Projeto Resgate ao Mar leva troféus na prova de Canoagem na Martin de Sá

Caraguatatuba- Os alunos do projeto Resgate ao Mar, apoiado pela Fundacc, adolescentes da Cocanha, participaram do Campeonato de Canoagem em comemoração aos 148 anos de Caraguá e obtiveram boas colocações em suas categorias. A prova reuniu na praia Martin de Sá, no dia 24 de abril, domingo, 56 participantes vindos de São Paulo, São Vicente, Santos, Angra dos Reis e também do Piauí. Os alunos Caio Ricardo ficou em 12º lugar, Felipe Ferreira em 9ºlular. Já Rafael Cortês pegou a 14º colocação, e o grande destaque do projeto Resgate ao Mar foi Richard Kremer, com a 1ª colocação em sua categoria. O instrutor, Tirso da Rocha Neves, comenta que os seus alunos vêm se dedicando bastante ao esporte e já estão colhendo os frutos. Parabéns aos atletas caiçaras! (Fonte: PMC)

Estudantes de Caraguá no V Festival Nacional do Índio

Caraguatatuba - Os alunos do curso de História das Faculdades Integradas Módulo participaram e registraram o V Festival Nacional do Índio, que aconteceu em Bertioga entre os dias 14 a 17 de abril. Estiveram presentes 10 etnias, entre elas os Canelas, recém contatados, alguns grupos do Xingu e os grupos Guaranis do Litoral Norte.
Os indígenas apresentaram danças, rituais, canto, artesanato, lutas femininas e masculinas, a tradicional corrida de toras - a maior atração da festa, competição de arco e flecha e workshops de artesanato e culinária. Houve ainda o Fórum Nacional Indígena, no qual foram discutidos com autoridades governamentais e lideranças indígenas, questões acerca das necessidades e direitos dos índios no Brasil.
A festa reuniu cerca de cinco mil pessoas, vindas de diversas regiões do Brasil e também muitos estrangeiros. Na abertura da Festa foi anunciada a presença das instituições educacionais, inclusive as Faculdades Integradas Módulo.
“Esta foi uma grande oportunidade para os alunos entenderem um pouco mais sobre a questão indígena e a diversidade étnica do país”, disse a professora Priscila Enrique de Oliveira, mestre em história/etnologia, que coordenou a viagem. (Fonte: Módulo)

Palestra vai orientar hipertensos e diabéticos em Caraguá

Caraguatatuba - O CIASE-Centro Integrado de Ações Sócio-Educativas, em Caraguá, promoverá a palestra sobre hipertensão e diabetes, aberta a população no próximo dia 30. Os convidados Dr. Pedro Norberto e a professora de nutrição Valéria Cristina Rosa, coordenadora do PSF, irão abordar o tema ‘Qualidade de Vida e Saúde para Hipertensos e Diabéticos’, visando orientar sobre a prevenção, o controle e os cuidados com as doenças.
A palestra vai acontecer no CIASE, às 10 horas. Qualquer pessoa poderá participar. “Achei importante realizar esta palestra porque com os excelentes resultados do projeto ‘Não à hipertensão e a diabetes’, os idosos estão achando que podem aumentar a carga de exercícios, passando a freqüentar outras aulas e diariamente, só que eles não sabem sobre os riscos que podem estar correndo pois cada um tem seus limites, embora se sintam em plena”, explica a Dra. Milene Oliveira Bastos, professora das Faculdades Integradas Módulo e coordenadora do programa.
O programa vem sendo realizado há mais de dois anos em Caraguá. Coordenados pela professora Milene, os alunos do curso de Educação Física acompanham os idosos nos exercícios adaptados para controlar a hipertensão, a diabetes e a obesidade.
O programa inclui acompanhamento médico que administra o uso dos medicamentos, uma técnica de enfermagem do PSF-Programa Saúde da Família e os monitores que orientam os participantes no trabalho cardio-vascular fora e dentro da água.
Os resultados positivos são comprovados e acompanhados pelo Dr. Maurice Mansour, da Unidade de Saúde do Travessão e Porto Novo, que também atuam no projeto. “O uso de medicamentos e o peso dos pacientes são reduzidos e a qualidade de vida aumenta”.
O programa já aconteceu em parceria com outras Unidades de Saúde, no Centro de Convivência Estrela do Mar, e nas Academias Linha D´Água e Forma Atlética. Atualmente atende 60 idosos no CIASE, e com outros 70 na fila de espera, o programa vem obtendo excelentes resultados com os participantes. (Fonte: Módulo)

Atletas confirmam a boa fama no atletismo

Caraguatatuba - Atletas do programa bolsa-esporte das Faculdades Integradas Módulo tiveram um ótimo desempenho na Prova Pedestre Cidade de Caraguatatuba, realizada durante as comemorações do aniversário de 148 anos do município. A prova aconteceu no dia 21 e foi promovida pela Secretaria de Esportes e Recreação.
Mais uma vez o atleta de Ilhabela, João Alves de Araújo foi destaque. Entre os cerca de 200 atletas de diversas categorias, e vindos de várias cidades do estado, João Alves, com o seu brilhante desempenho, foi campeão na categoria veterano e quarto colocado na classificação geral. Segundo o atleta, a prova valeu como um treinamento para as próximas competições.
Outro atleta do Módulo que se destacou foi Deissomar Ferreira Santos, que ficou em 9º lugar na categoria adulto e em 15º na classificação geral. O evento também contou com a participação de alunos das Faculdades Integradas Módulo que atuaram na organização do evento, contando como horas de atividade acadêmica.
Maratona de São Paulo: João Alves também fez bonito na Maratona de São Paulo, ficando em sexto lugar na corrida de 10 km, com o tempo de 36:03 min, em uma disputa com mais de 2 mil atletas brasileiros e estrangeiros. A maratona aconteceu no dia 17 de abril e reuniu 8 mil atletas em provas de 42 km, 10 km, 5 km e até caminhada de 5 km. (Fonte: Módulo)

Módulo promove 4ª Semana da Voz

Caraguatatuba - Os alunos do curso de Letras das Faculdades Integradas Módulo promovem durante toda esta semana, até o dia 29 de abril, a ‘4ª Semana da Voz’. O objetivo é ampliar e articular o conteúdo da disciplina ‘Linguagem, Estética e Expressão Cultural III’ aproveitando a Campanha Nacional da Voz, da Sociedade Brasileira de Laringologia e Voz, que durante esta semana informa e conscientiza a população sobre hábitos saudáveis e a utilização correta da voz.
Segundo o professor da disciplina, Edson Santos Silva, um dos objetivos é conscientizar alunos e professores sobre os cuidados com a voz. “O festival é uma forma de contextualizar conteúdos trabalhados em classe, enfatizar a função social da leitura e da escrita e proporcionar aos alunos a oportunidade de vivenciarem processos aplicáveis à sala de aula, além de divulgar o curso de letras”, explicou.
Quem quiser prestigiar o Festival de Paródias pode comparecer à Unidade do Centro das Faculdades Integradas Módulo. As apresentações acontecem diariamente no intervalo, das 20h40 às 20h50, na Tenda cultural (pátio entre a unidade III e Biblioteca), com intervalo cultural, a partir das 20h40.
Na sexta-feira, serão premiados os três primeiros colocados, escolhidos pela comissão julgadora formada por três alunos do 5º semestre de Letras.
Na Semana da Voz, os alunos aproveitam para divulgar informações sobre os cuidados, dando algumas dicas como o bom sono e bom funcionamento digestivo por meio da alimentação leve e variada, ingerir muita água em temperatura ambiente, fazer exercícios leves, falar articuladamente, com conforto e sem exageros, desenvolver a musicalidade, fazer boa higiene bucal com visitas regulares ao dentista, usar roupas confortáveis adequadas ao clima, fazer exercícios vocais regularmente, evitar vida sedentária, automedicação, drogas, exercícios pesados, falar em excesso e muito alto e, exposição excessiva ao ar condicionado. (Fonte: Módulo)

Teatro Mario Covas apresenta Ballet Cisne Negro
Comemorando 28 anos de existência, o Ballet Cisne Negro apresenta duas coreografias no Teatro Mario Covas, em Caraguatatuba, neste final de semana.

Caraguatatuba - Comemorando aniversário, a cidade de Caraguatatuba em seus 148 anos, encerra a programação com a apresentação da Cisne Negro Cia. de Dança, uma das mais conceituadas do país, em seu 28º aniversário, com o apoio cultural da Bandeirante Energia. A cia apresenta as coreografias “Anéis” sob a direção de Danny Bittencourt e “Trama”, com a direção de Rui Moreira. A direção Artística é de Hulda Bittencourt.
Cisne Negro faz duas apresentações no Teatro Mario Covas, nos dias 29 e 30, às 21 horas. Os ingressos custam R$ 10,00, mas doando uma embalagem de leite em pó (mínimo 400 g) o ingresso sai por R$ 5,00. Os ingressos podem ser adquiridos no Teatro Mario Covas a partir das 14 horas e no MACC, das 10 às 18 horas. A arrecadação será destinada para entidades assistenciais do município.
“O espetáculo ‘Anéis’ induz a imagens, movimentos, ao próprio objeto, a união, ao elo, a brincadeira de infância, enfim, tudo isso somando a bela criação musical de Adriana Calcanhoto que dá um resultado contemporâneo sobre a obra” – comenta Danny Bittencourt sobre Anéis.
“Observando os brincantes e suas brincadeiras, as festas populares, os folguedos, seus personagens místicos, criamos danças que revelam um pouco desta complexa trama de simplicidade, que mostra o transcendente e o contagiante caminho da alegria neste país” - fala Rui Moreira, coreógrafo de “Trama”.
O grupo comemora seus 28 anos de existência olhando para o futuro, sempre pronto para levar a sua inovadora dança aos quatro cantos do planeta.
Cisne Negro é considerada uma das melhores companhias do país, congrega a originalidade, a tradição e a preocupação de formar novas platéias, buscando públicos capazes de apreciar a inovação e a beleza. Inovou unindo bailarinas do então já famoso Estúdio de Ballet Cisne Negro com alguns atletas da Faculdade de Educação Física da USP, resultando numa dança enegética, espontânea, e de grande qualidade técnica e artística. Uma dança laureada por diversos prêmios. Seus trabalhos têm sido apresentados nas principais cidades do Brasil e, na Inglaterra, Estados Unidos, Canadá, Espanha, Uruguai, Paraguai, Argentina, Alemanha, Moçambique, África do Sul, e Chile. Sucesso de crítica e de público, em 2005, o grupo comemora 28 anos de existência.
O elenco da cia. é formado por Alessandra Herszkowicz, Andressa Miyazato, Carolina Turri, Demis Moretti, Denise Siqueira, Fabiana Fornes, Fábio Pinheiro, Felix Valentim, Joel de Oliveira, Lorena Merlino, Patrícia Alquezar, Rossana Boccia, Vladimir Condereche, e os estagiários Carlos Chaerles, Marcelo Germano, Thaís Figueiredo. (Fonte: PMC)

Caraguá promove Festa do Trabalho no dia 1º de maio
A prefeitura está preparando uma grande festa para o trabalhador, no dia 1º, com serviços gratuitos como corte de cabelo, xerox, fotos, Cic e Rg, tudo na Praça de Eventos.

Caraguatatuba - A Secretaria de Assistência Social de Caraguá está preparando a Festa do Trabalho para o dia 1º de maio e irá oferecer das 8 às 13 horas, muitas atividades e serviços gratuitos à população, na Praça de Eventos.
Estão apoiando a realização do evento as secretarias de Turismo, Esporte, Saúde, Educação, Ditran e parceiros como a Sabesp, o Correio, a Delegacia, a Copiadora Costa Prado, o Procon, o PAT-Posto de Atendimento ao Trabalhador, Cine Fotos.
A Festa do Trabalho vai oferecer corte de cabelo gratuito em três tendas, que serão montadas para o grupo de 15 cabeleireiros voluntários prestarem o atendimento à população.
O evento dará total apoio àqueles que estão à procura de emprego, o Correio estará emitindo CPF e RG; a Sabesp vai oferecer informações sobre tarifa social e taxas, instalações e cortes, parcelamentos, além de vídeos educativos e distribuição de folhetos. A Copiadora Costa Prado prestará serviços de xerox gratuitamente. O Fundo Social oferecerá o serviço de fotos 3 x 4, necessários para as documentações, com a Cine Fotos. O PAT oferecerá serviços de cadastramento e encaminhamento para emprego.
A saúde do trabalhador também será lembrada. A Secretaria de Saúde irá tratar de prevenção e orientação sobre doenças, com verificação de pressão arterial e distribuição de material informativo.
A Ditran também prestará serviços de orientação para o trânsito em uma tenda com vídeos educativos e distribuição de folhetos. As secretarias de Turismo e Esporte também são parceiras e oferecerão recreação e show musical. (Fonte: PMC)

Caraguá quer vacinar 6 mil idosos na campanha contra gripe
A secretaria de Saúde irá vacinar idosos com idade acima de 60 anos, e também renais crônicos, cardiopatas e diabéticos, até o dia 6 de maio.

Caraguatatuba - A Secretaria de Saúde de Caraguá iniciou nesta segunda-feira a campanha de vacinação contra gripe para idosos. Também poderão receber a vacina diabéticos, renais crônicos e cardiopatas, independente da idade. O período de vacinação vai até o dia 6 de maio, incluindo o sábado, dia 30, no horário das 8 às 17 horas.
A Vigilância Epidemiológica espera vacinar pelo menos os 6 mil idosos do município, mas poderá vacinar um número maior de pessoas, já que recebeu mais unidades da vacina este ano. No ano passado, foram imunizados 5.380 idosos.
Para ser vacinado, basta que o usuário procure a Unidade de Saúde. Para os diabéticos, renais crônicos e cardiopatas basta informar os enfermeiros, para receberem a vacina.
Além da vacina Influenza - contra gripe, também estão disponíveis nos postos, a dupla adulto para quem não terminou o esquema ou quer iniciar, e a vacina contra a pneumococo, bactéria causadora de pneumonias, otites, sinusites, faringites e meningites, esta apenas para acamados, hospitalizados e quem mora em azilos.
Turistas também podem tomar a vacina nas Unidades de Saúde de Caraguá. A equipe da Vigilância Epidemiológica pede que o usuário leve a carteirinha de vacinação, quem não tiver poderá fazer na hora. (Fonte: PMC)

Equipe “Águias” vence V Torneio Paulista de Basquete Sobre Rodas
Caraguatatuba sediou de 19 a 23 de março o V Torneio Paulista de Basquete Sobre Rodas, recebendo 240 atletas de quatro estados brasileiros, incluindo 9 jogadores da seleção que representou o Brasil nas Pára-Olimpíadas em Athenas

Caraguatatuba - O V Torneio Paulista de Basquete Sobre Rodas, que agitou Caraguatatuba de 19 a 23 de abril, foi encerrado com chave-de-ouro, numa disputa acirrada entre as equipes Águias de Cadeiras de Rodas, e AEDREHC(Associação Esportiva da Div. De Reabilitação do Hospital das Clínicas), ambas da Capital paulista.
A partida decisiva aconteceu no CEMUG (Centro Esportivo Ubaldo Gonçalves), no último sábado 23, e contou com a participação de centenas de pessoas que, da arquibancada, torceram pelos seus jogadores favoritos.
As eliminatórias aconteceram no ginásio do Tinga (próximo à escola Lúcio Jacinto dos Santos, que alojou os atletas) e no CEMUG, entre equipes da 1ª e 2ª divisão.
O V Torneio Paulista de Basquete Sobre Rodas foi realizado por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Caraguatatuba, a Secretaria da Juventude, Esportes e Lazer do Estado de São Paulo e Federação Paulista de Basquete Sobre Rodas.
Esse evento trouxe a Caraguatatuba durante as comemorações dos 148 anos da cidade, cerca de 240 equipes de quatro estados brasileiros, entre eles São Paulo, Goiás, Pará e Santa Catarina. Um dos destaques do torneio foi a participação da equipe feminina de Basquete Sobre Rodas All Star, de Goiânia(GO).
Outro destaque foi o comparecimento de nove atletas que representaram o Brasil na seleção brasileira, durante os jogos pára-olímpicos de Athenas em 2004.
Após o encerramento do último jogo e a vitória do “Águias de Cadeiras-de-Rodas”, foi feita a cerimônia de premiação, com a participação do Secretário de Esportes, Nivaldo Gonçalves, que na ocasião representou o prefeito José Pereira de Aguilar, do Presidente da Federação Paulista de Basquete Sobre Rodas, João Bentim, dos Diretores de Esportes e Recreação, Luiz Cláudio Passos Ribeiro dos Santos, Renato Aguilar, e do professor de Ed. Física e técnico de Basquete do CEMUG, Rubens de Castro.
Na 2ª divisão, o 3º lugar ficou para a equipe GADECAMP – Grupo de Amigos dos Deficientes Esportistas de Campinas, o 2º lugar para a CPSP – Clube dos Paraplégicos de São Paulo e 1º lugar para a ADFISA – Associação dos Deficientes Físicos de Santos. Houve uma premiação especial para a equipe feminina de Goiás. Ainda na 2ª divisão, houve prêmio de melhor cestinha do torneio, para Edinho, do GADECAMP, e melhor jogador, para Léo, da ADFISA.
Na 1ª divisão, a equipe da ADD – Associação Desportiva de Deficientes – Magic Hands ficou com a 3ª colocação. O 2º lugar ficou para a AEDREHC – Associação Esportiva da Div. De Reabilitação do Hospital das Clínicas – São Paulo e o campeão do V Torneio Paulista de Basquete Sobre Rodas foi o time
Águias de Cadeira-de-rodas, de São Paulo. O melhor cestinha da 1ª divisão foi o atleta Marquinhos, da AEDREHC, e o troféu de melhor jogador ficou para Anderson, do Águias de Cadeiras-de-Rodas.
Todas as equipes receberam troféus e medalhas das mãos das autoridades presentes e em seguida o Secretário de Esportes, Nivaldo Alves falou da satisfação em ter sediado um evento desse porte. “Ficamos muito felizes com a realização desse torneio e pretendemos coloca-lo no calendário oficial da cidade. Se não for possível, já nos disponibilizamos a sediar pelos menos uma etapa do campeonato paulista. Esse foi um grande aprendizado para todos nós. Parabéns a todos”, disse.
O Presidente da Federação Paulista de Basquete Sobre Rodas aproveitou para agradecer à Prefeitura pela infra-estrutura e atendimento com relação ao torneio e revelou-se bastante satisfeito com a recepção dada às equipes e ao próprio evento. “Esses dias foram ótimos. Caraguá é uma cidade muito bonita e bastante acessível aos atletas. Essa etapa final, ocorre sempre entre as mesmas equipes e é sempre muito bom ver a garra com que lutam para levar esse troféu. Parabéns a todos os participantes”, finalizou João Bentim, dando por encerrado o torneio paulista. (Fonte: PMC)

Ceprolin abre inscrições para cursos de hidráulica e autocad 2000

Caraguatatuba - A Fundacc está com inscrições abertas para os cursos de extensão de hidráulica e autocad 2000 no Ceprolin. Para o curso de hidráulica a carga horária é de 60 horas/aula, com início dia 2 de maio e término dia 15 de junho. As aulas acontecem as segundas e quartas-feiras, das 19 às 22 horas. O número de alunos é de 20 por turma e não há pré-requisito nenhum. O valor do curso é de dois pagamentos de R$ 10,00.
Já para o curso de Autocad 2000 a carga horária é de 36 horas, aos sábados, das 8 às 12 horas, do dia 7 de maio a 2 de julho.
O número de alunos é de 20 alunos por turma e o custo é de duas parcelas de R$ 75,00. Como pré-requisito o aluno deve ter domínio do uso de windows e desenho técnico e deve ter idade mínima de 18 anos.
Mais informações pelo telefone (12) 3888-3888. O Ceprolin fica na Rua Rio Grande do Norte, 450, Indaiá. (Fonte: Fundacc)

Cantor Dunga leva cerca de 10 mil pessoas à Praça de Eventos
Antes do Show o padre Marcos fez uma emocionante benção à cidade e aos presentes, o público acompanhou emocionados

Caraguatatuba - O cantor Dunga da Canção Nova foi um dos atrativos de Caraguatatuba em comemoração ao aniversário dos 148 anos da cidade. O show de evangelização aconteceu no sábado, dia 23, na Praça de Eventos e cerca de 10 mil pessoas compareceram para prestigiar o evento.
Estiveram presentes na apresentação do cantor o prefeito, José Pereira de Aguilar, acompanhado da primeira dama, Rose Aguilar, o deputado estadual, Salvador Zimbaldi e o padre diocesano de Caraguá, Pe. Marcos Vinícius, que representou o bispo Don Fernando Mason.
Antes do show o público que esperava ansioso pela apresentação do cantor, não conteve a ansiedade e cantaram as suas músicas e gritaram o seu nome.
Antes da apresentação do cantor, o prefeito Aguilar agradeceu a presença do público e disse que nos cem dias de administração ele se preocupou em fazer uma administração visando todas as áreas. “Caraguá ganhou um presente em seu aniversário, espero que no ano que vem seja melhor que este, e com certeza traremos de novo um show da canção nova, que vem trazer alegria, paz, amor e falar de Deus”.
O Senador Zimbaldi disse que não basta trabalhar no congresso pelo social, todo político tem que ajudar o prefeito a dar condições de vida à população. “A luta em favor da vida e da família são os pontos altos da igreja, em todos os sentidos. Devemos lutar pela comunidade católica. Quando instalamos repetidoras da Canção Nova em uma cidade estamos evangelizando. Devemos lutar sempre pela evangelização e qualidade de vida da população.”
Antes da apresentação, o Pe. Marcos abençoou os presentes e a cidade, com uma emocionante oração, o público orou com o padre em um gesto de fraternidade.
O cantor Dunga falou do seu carinho pela cidade, e que a iniciativa do prefeito em trazer um show de evangelização foi nobre. Pois as canções traduzem paz e união para as famílias.
“Há cinco anos eu estive em Caraguá fazendo show, estive também em São Sebastião e Ubatuba, mas hoje foi de muito importância pra mim, é a primeira vez que o nosso show é incluso em festividades como o aniversário da cidade”. Ele disse ainda que pretende voltar à cidade e se possível, para fazer o programa da PHN, ao vivo.
Dunga cantou músicas que fazem parte da turnê, Rota 33. “Rota significa estrada, caminho a percorrer e 33 a trajetória de cristo (idade de cristo), que marca um novo tempo, essas músicas são de incentivo para que cada um conte sua história a alguém, que quer dizer Caminho Seguro, que é o nome do nosso novo CD que será lançado no dia 14 de maio”.
A TV canção nova está localizada na cidade de Cachoeira Paulista, no Vale do Paraíba, atualmente a emissora possui 517 repetidoras, no Brasil são mais de cinco mil municípios que a emissora evangeliza. (Fonte: PMC)

Polícia abre inquérito sobre morte por Meningite
Depoimento do pai do garoto ao Vereador Aurimar contribuíram para abertura do caso

Caraguatatuba - A Delegacia de Polícia Civil em Caraguatatuba abriu inquérito para apurar a morte do garoto Y.E.P.S., de 2 anos e 1 mês por Meningite, ocorrida em 4 de março. A Polícia decidiu abrir o inquérito depois de receber a declaração do pai do menor, M.E.T.S., feita ao Vereador Aurimar Mansano (PTB), da Câmara Municipal de Caraguatatuba.
O inquérito de nº 15/05, está nas mãos da Delegada Maria Amélia Giubin, da Delegacia de Defesa da Mulher, que após ouvir as partes irá remeter uma conclusão ao Ministério Público. Neste inquérito serão ouvidos os pais do menor, os médicos citados nos seus relatos e a direção da Casa de Saúde Stella Maris (Santa Casa). Com os depoimentos e a conclusão da autoridade policial, o Ministério Público decide se continua ou não o caso e o encaminha ao Fórum para o trâmite normal.
Tudo começou com o pai do menor procurando o Vereador Aurimar Mansano, reclamando do atendimento recebido por seu filho no início do mês passado, quando apresentava estado febril, forte dores e a perna esquerda constantemente esticada. Até dezembro do ano passado, o Vereador Aurimar Mansano era o Presidente da Comissão de Assuntos Relevantes (CAR), da Saúde na Câmara Municipal, que ao contrário das demais, vigorou de 2001 a 2004.
O mau atendimento apregoado pelo pai do menor teve início na noite de 3 de março e culminou com a morte do garoto na tarde do dia 4. O pai conta que o garoto foi atendido por um médico de nome João Morete, que constatou apenas anemia. O garoto voltou para casa, mas o pai continuava preocupado, pois o seu estado não apresentava melhora. No dia seguinte foi atendido prontamente pelos médicos Elizabethe, Romário e Hugo, apresentando vômitos. Foi feita a internação do garoto e exames mais apurados que constataram a Meningite. Infelizmente o trabalho todo não surtiu efeito, pois a criança faleceu por volta das 15 horas.
Para o Vereador medidas urgentes precisam ser tomadas. “É um círculo vicioso e mortal. A Santa Casa não pode atender a todos pois não tem estrutura e carece de melhor atendimento, entretanto, as UBS dos bairros mais populosos deveriam prestar este atendimento, visando reduzir a demanda do P.S. da Santa Casa”, concluiu. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Aurimar apresenta propostas de Investimento no PPA
Na relação constam pedidos em diversas áreas

Caraguatatuba - O Vereador Aurimar Mansano (PTB), da Câmara Municipal de Caraguatatuba, apresentou na primeira Audiência Pública sobre PPA (Plano Plurianual de Investimentos) e LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias), realizada na tarde do último dia 15 de abril, suas propostas. Estas propostas englobam a Educação, Pavimentação, Saúde, Cultura. Esporte e Lazer. A segunda e última Audiência acontece nesta segunda-feira – 25 de abril às 15 horas.
As propostas foram apresentadas na Audiência Pública e serão encaminhadas à Prefeitura, para estudo e análise. Caso sejam entendidas como necessárias e prioritárias, serão incluídas na LDO e posteriormente, no Orçamento de 2006. As propostas não necessitam de discussão e aprovação pelos Vereadores, apenas da aceitação do Prefeito, mediante necessidade, prioridade e verba em caixa para a sua realização.
No total foram 21 propostas nas áreas da Educação, Saúde, Esporte, Lazer, Pavimentação e Cultura. Quanto a pavimentação, o Vereador apresentou as seguintes propostas; Calçamento do bairro Jardim Porto Novo, ponte ligando o Morro do Algodão ao Barranco Alto, Calçamento do Morro do Algodão, Pavimentação do Barranco Alto e pavimentação com bloquetes da rua São Jorge na Praia das Palmeiras. Sobre esta rua o Vereador solicitou também a colocação de tubos para fechar as valas que correm a céu aberto.
Ainda sobre pavimentação, mas derivando para a urbanização, o Vereador requisitou a urbanização das praças do Jardim Porto Novo. Falando em Educação o Parlamentar pediu verba para a criação da Guarda Mirim Municipal e a construção de uma escola de Ensino Fundamental no bairro do Travessão.
Com relação a Cultura Mansano quer transformar a antiga UBS (Unidade Básica de Saúde) do Morro do Algodão em Centro Cultural e pediu a criação do Circo Escola. Em termos de Educação e Assistência Social o Vereador pediu a construção de uma Creche no bairro do Barranco Alto e no bairro do Indaiá ou Aruan, bem como uma UBS em um destes bairros. Como o Vereador tem suas bases eleitorais na zona sul da cidade, os pedidos são voltados diretamente para este setor do município.
Quanto ao Esporte e Lazer, Aurimar Mansano pediu a construção de uma quadra poliesportiva e quadra de malha no Porto Novo, para substituir a que foi desativada em relação as obras de duplicação da SP-55, uma quadra de Bocha e Malha e um campo de futebol no Barranco Alto.
Mas foi na Saúde que o Vereador concentrou seus pedidos. A conversão da antiga escola do Barranco Alto numa UBS, a destinação de verbas para o pronto atendimento das UBS da cidade, a destinação de verba para o funcionamento das UBS do Porto Novo, Massaguaçu e Tinga até às 21 horas, a construção de uma UBS no bairro do Pegorelli e a aquisição de aparelho de RX nas UBS do Porto Novo e Massaguaçu.
Segundo o Parlamentar estas propostas fazem dele o papel de ‘mediador’. “Estamos trabalhando há 3 mandatos e conhecemos os problemas da região sul. Ao mesmo tempo, ouvimos a população e encaminhamos suas solicitações e reivindicações, tentando levar a eles uma melhor qualidade de vida, mais cidadania, mais estrutura, mais conforto”, disse. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Câmara de Caraguá vota nomes de rua
Legislativo discute e analisa denominação de vias públicas

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba irá discutir, analisar e votar apenas 2 denominações de vias públicas na Ordem do Dia da 12ª Sessão Ordinária semanal. Os projetos constantes foram protocolados em 2004 e não tinham sido votados até o final do ano passado.
O Vereador Celso Pereira – Celsinho (PSDB) quer denominar rua Herik Maik Onofre a atual rua 6 (Seis) do Loteamento Jardim do Sol, no bairro do Massaguaçu.
Já o Vereador Aureliano Gonçalves Pereira – AG Pereira (PTB), quer denominar de Pedro Reginaldo da Costa a atual avenida 2 (Dois), no Loteamento Balneário Golfinho.
Com a aprovação o projeto segue um longo trâmite até tornar oficial o novo nome. Primeiramente o Prefeito Municipal, no caso José Pereira de Aguilar (PSDB), recebe o projeto e precisa sancioná-lo. Após a sua sanção, o projeto segue para o setor de Cadastro da Prefeitura, que irá a devida alteração no mapa oficial do município.
Em seguida a alteração do Cadastro, o nome da nova rua de Caraguatatuba é enviado para os órgãos públicos de primeira necessidade, as chamadas concessionárias vitais, como: Bandeirante, Sabesp, Telefônica e os órgãos de Segurança Pública, Polícias Militar e Civil, Bombeiros e Salva-Mar.
Este trâmite é necessário, para que toda a estrutura da Sociedade Civil Organizada tenha acesso as alterações, evitando assim erros, devoluções e atrasos. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Programa Ação Litoral

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Câmara pode conceder título de Cidadão Honorário à Geraldo Alckimin

Ilhabela - Foi encaminhado à Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara do arquipélago, na sessão de segunda-feira, um projeto de Decreto Legislativo n°002/2005, de autoria do presidente da Casa, vereador Luiz Antônio dos Santos, Luiz Lobo(PL), que concede o título de Cidadão Honorário de Ilhabela ao governador do Estado, Geraldo José Rodrigues Alckimin Filho, pelos relevantes serviços prestados à cidade. A comissão tem quinze dias para exarar parecer favorável ou contrário ao decreto. Na mesma sessão, os parlamentares ilhabelenses votaram e aprovaram os requerimentos de n°200 a 218/2005.
Moções - Os edis aprovaram uma moção de Louvor de autoria do vereador Joadir Luiz Capucho(PPS), com o apoio dos vereadores Márcio Garcia(PL) e Jadiel Vieira, Keko(PV), para os funcionários da Transpetro/Petrobras, pela excelência no atendimento dispensado à eles, por ocasião da visita que fizeram ao navio Rebelo XV e às instalações da Transpetro.
O presidente Luiz Lobo(PL) propôs também uma moção verbal de Pesar pelo falecimento do senhor Sebastião Mariano, pai do ex-vereador Almir Mariano. Os presentes fizeram um minuto de silêncio em memória do munícipe.
Emenda - Foi aceita por unanimidade uma emenda proposta pela comissão de Justiça e Redação, adicionando um artigo ao projeto 05/2005, que cria o título de Destaque Cultural no município. O projeto continua sendo analisado pelas comissões permanentes da Casa.
Tribuna Popular - O atleta Oswaldo Castro e Silva usou a tribuna para parabenizar a prefeitura pela criação da Secretaria de Esportes, mas pediu que este departamento seja mais flexível com os atletas ilhabelenses. Segundo Oswaldo, um grupo de estudantes o procurou para reclamar sobre uma quadra que permanecia fechada enquanto eles queriam usufruir do local que é público.
Silva anunciou também que a equipe de atletismo da cidade ainda não conseguiu patrocínio para participar da prova de 105 km, no próximo dia 21 de maio. “Mas independente disso, agradeço o vereador Luiz Lobo e o ex-vereador José Donizette, que sempre se empenharam em ajudar nossa equipe”.
Oswaldo também defendeu o trabalho da secretaria de Saúde, na pessoa do diretor Márcio Tenório. Para ele, a cidade tem uma estrutura privilegiada em relação a outros lugares da região, mas criticou o fato da prefeitura investir R$100 mil reais no Projeto Verão, na temporada, como atrativo para turistas e moradores e não ter R$70 mil reais para comprar um mamógrafo para ajudar na prevenção ao câncer de mama nas mulheres ilhabelenses.
Vereadores na Tribuna - A vereadora Nanci Peres de Araújo Zanato(PTB) usou a tribuna para parabenizar a eleição do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais. A parlamentar desejou boa sorte à nova diretoria. “Espero que vocês tenham uma linha de trabalho voltada ao funcionário”. Joadir Luiz Capucho, Professor Joadir(PPS), também deu seu apoio à nova diretoria. “Que vocês possam desenvolver todo trabalho de forma significativa, que reflita realmente na vida do funcionário”.
O vereador também falou sobre as matérias veiculadas no Estadão. “Não considero o jornal como imprensa marrom, vejo uma imprensa séria, mas que pode estar divulgando informações com erro”. Professor Joadir(PPS) acredita que o momento não é de acusar ou defender, e sim de se realizar um estudo específico, pois as informações que os órgãos responsáveis responderam aos requerimentos contêm contradições, o que dificulta o trabalho. “Temos que manter a calma e estudar detalhadamente o caso. A forma com que foi divulgada a imagem de Ilhabela não foi correta. Não é certo dizer que esta Casa está omissa e não fiscaliza nada”.
José Jorge Pereira, Zeca do São Pedro(PTB) fez um desabafo e repudiou o comportamento de alguns diretores e secretários municipais, que, segundo ele, usam a força de seus cargos para menosprezar os funcionários públicos. “Vou levar ao conhecimento do prefeito, porque não admito desacato com os funcionários públicos”.
O parlamentar Guilherme Henrique Maia Vieira, Dr. Guilherme(PMDB) também criticou a postura de alguns secretários, que responderam ao seu requerimento de forma evasiva, por conta de um erro de digitação. “Acho que faltou boa vontade, bom senso e boa concordância”, disse o vereador, que fez um apelo ao prefeito, para que seus requerimentos sejam atendidos, pois todos visam o bem estar da população. “Queremos ser solidários ao prefeito, mas se tiver que incomodar os grandes em prol do bem estar dos mais humildes, eu vou incomodar”.
Luiz Lobo(PL) falou sobre as matérias veiculadas no Estadão, onde o técnico da secretaria estadual do Meio Ambiente afirma que o código Florestal proíbe a construção de empreendimentos em área de APP (área de preservação permanente), salvo quando as obras são de interesse social ou público. “Achei estranho, pois o senhor Renato Herera, do DEPRN (departamento estadual de proteção aos recursos naturais), vem deferindo autorizações para construções de inúmeras mansões na Ilha, em APP e nenhuma tem interesse social ou público”.
O presidente falou também sobre a segurança, lamentando o assalto a uma loja de conveniência da cidade, desta vez, com uma pessoa baleada. “Não sei mais o que fazer, estamos de mãos atadas”, disse o vereador, que revelou estar impaciente por mandar tantos requerimentos, pedir aumento do efetivo e não ser atendido.
Na semana passada, Luiz Lobo(PL) esteve juntamente com o vereador José Roberto de Campos, Beto(PMN) e o presidente do Conseg ilhabelense, Wolf Lindmayer, mas foram atendidos novamente por outro representante do secretário de Segurança Pública do Estado. “Espero que esta Casa aprove o decreto legislativo de minha autoria, para que o governador venha receber o título de Cidadão Honorário de Ilhabela e que possamos cobrar melhorias na segurança diretamente a ele”. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Turistas param para fotografar luar e acabam vítimas de roubo

Ilhabela - Duas turistas se deram mal ao pararem para fotografar o luar na praia do Itaguassu, na madrugada de domingo. Elas foram vítimas de dois assaltantes. Um deles chegou a dar um tiro na porta do carro.
A advogada F.M.Z., de 28 anos, e a estilista M.S.J.A., de 29 anos, ambas de São Paulo, voltavam de um restaurante da Vila, quando não resistindo à bela paisagem, pararam, estacionando o carro em cima da calçada.
Quando as duas estavam na areia, uma delas percebeu que uma moto escura com dois ocupantes também parou. Parece que este veículo já estava seguindo as vítimas desde a Vila.
A advogada e a estilista correram para dentro do carro. No momento que a motorista fechava a porta, um tiro foi disparado, atingindo a lataria. A dupla anunciou o crime. As vítimas decidiram não reagir, entregando os objetos pessoais.
Os assaltantes fugiram em seguida, rumo ignorado. A Polícia Militar foi avisada, fazendo patrulhamento pela cidade, mas sem encontrar os suspeitos. (Fonte: Imprensa Livre)

Notícias de São Sebastião Topo

Litoral Virtual Superchic

Ex-prefeitos culpam comissão por liberação de obra irregular

São Sebastião - O ex-prefeito de São Sebastião Paulo Julião (PSDB) afirmou ontem que a aprovação de obras por meio de processos fraudulentos teria ocorrido após aprovação de uma lei pela Câmara em 97, que autorizou a regularização de obras e construções clandestinas existentes no município.
Ele disse que quando assumiu o cargo em 2001 chegou a apurar algumas denúncias, por meio de sindicância administrativa, mas que não tem conhecimento se houve demissão ou afastamento de funcionários. "A Secretaria de Obras sempre foi um setor muito complicado", afirmou.
O ValeParaibano teve acesso ontem à lei nº 1.194/97 de autoria do então vereador Nivio Faustino (PMDB), que permitiu que as obras clandestinas ou irregulares fossem regularizadas apenas com a apresentação de um croqui e relatório fotográfico. A documentação complementar exigida pela prefeitura poderia ser anexada ao processo em um prazo de até 180 dias.
O ex-prefeito João Siqueira (PSB) afirmou ontem que desconhecia a existência de processos irregulares de liberação de obras durante a sua administração, período em que a lei de regularização de obras clandestinas foi aprovada pelos vereadores.
Segundo ele, quando a lei foi aprovada criou-se uma Comissão de Regularização de Construção, composta pelo diretor de Obras Particulares da prefeitura, um engenheiro indicado pela Associação de Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos da cidade e um profissional indicado pela Câmara para análise dos processos.
"Se existiu alguma irregularidade a responsabilidade cabe aos integrantes da comissão, afinal foram eles que liberaram as obras", disse.
Siqueira afirmou ainda que é favorável a apuração do caso, bem como, da punição dos responsáveis.
A atual administração após constatar as fraudes, anulou as autorizações concedidas e instaura hoje inquérito policial para que a polícia civil identifique os responsáveis pelas adulterações nos documentos.
Os processos fraudulentos liberaram construções irregulares de hotéis, pousadas, condomínios e casas em praias. (Fonte: ValeParaibano)

Turista morre afogado na praia de Camburi

São Sebastião - O turista Antiogenes Albert Silva, de 25 anos, de Carapicuiba (SP), morreu afogado ontem na praia de Camburi na costa sul de São Sebastião. Silva chegou a ser retirado da água pelo Salvamar, mas morreu ao chegar no pronto-socorro. Segundo informou o Salvamar, ele e a namorada, Viviane Cardoso, também de 25 anos, entraram no mar por volta das 16h de ontem e foram levados pela forte correnteza. Viviane teria conseguido retornar à praia, mas o namorado, acabou se afogando. As condições do mar ontem à tarde eram bastante inadequadas para banho, devido às ondas e a forte correnteza, segundo avaliação do Salvamar. (Fonte: ValeParaibano)

Antiga cadeia foi palco de lendas e causos no centro de São Sebastião

São Sebastião - Palco de algumas das lendas mais curiosas da cultura caiçara, o prédio da antiga cadeia de São Sebastião ainda guarda características da arquitetura original do século 18. A carceragem do local, que também abrigou a Câmara, já recebeu um prisioneiro "celeste".
O prédio da Casa de Câmara e Cadeia de São Sebastião foi construído em uma época em que a violência urbana pouco se parecia com a criminalidade dos dias atuais.
Segundo Edvaldo Nascimento, do setor de Patrimônio Histórico da prefeitura e morador antigo da cidade, a maior parte dos presos que passaram pela cadeia eram bêbados e responsáveis por delitos menores. "Quando era garoto, lembro que os presos ficavam na janela das celas e pediam para garotada comprar pinga pra eles beberem", afirmou.
A construção do prédio teve início no século 18, em um período em que a cidade passava por um processo de crescimento, passando de um pequeno povoado para uma vila com autonomia político-administrativa. Por esse motivo, a Casa de Câmara e Cadeia era a instituição responsável pela legislação, administração e policiamento da vila, seguindo o modelo estabelecido pela colonização portuguesa.
O prédio foi erguido de acordo com as características da arquitetura civil do século 18, com a fachada simétrica de alvenaria, com linhas que eram comuns aos edifícios públicos da época, como a escadaria externa e a fachada imponente.
Do período em que serviu como Câmara --atividade exercida até a década de 1920-- e cadeia, a população guarda histórias curiosas sobre os acontecimentos que rondavam a cidade naqueles tempos. Nascimento relembrou uma história que aconteceu na carceragem da prisão e até foi transformada em filme: a lenda de João Baleia.
Segundo o caiçara, João Baleia era um homem mal-encarado que vivia em Ilhabela há 200 anos atrás e costumava causar terror entre o povoado de Sebastião, quando vinha com sua canoa para o continente. "Era um homem brigão e o povo pedia para São Sebastião dar lição nele".
Certo dia, o homem foi encontrado morto em frente à igreja e a principal suspeita do crime era a imagem de São Sebastião, que foi julgada e condenada a cumprir pena pelo assassinato de João Baleia.
"A imagem ficou presa por cinco anos. Em dias de procissão, o delegado assinava uma autorização para a imagem poder sair", afirmou Nascimento. A história ganhou uma versão cinematográfica em 1975 com o filme "O Dia que o Santo Pecou".
As atividades na antiga cadeia foram encerradas em 1960. O prédio foi tombado pelo Patrimônio Histórico da cidade e permaneceu fechado até passar a abrigar o batalhão da Polícia Militar. (Fonte: ValeParaibano)

Lei do Passe Livre: prefeitura entra com recurso no TJ contra multa

São Sebastião - A prefeitura de São Sebastião entrou com um pedido de “agravo de instrumento” junto ao Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo para não ter que pagar multa por não cumprir a lei municipal 1.562/02, que prevê o passe livre para deficientes no transporte coletivo urbano.
Conforme reportagem publicada pelo Imprensa Livre no último fim de semana, uma liminar expedida pelo juiz da 2ª Vara, Luiz Antônio Carrer, determinava o pagamento de R$ 1 mil/dia. Tal decisão consta no Diário Oficial da União do dia 7 de abril.
Ontem, a assessoria de imprensa da prefeitura informou que, em razão da apresentação do agravo de instrumento, a liminar que prevê a multa está suspensa até que se tenha resposta do TJ. A assessoria também frisou que o advogado Antônio Nizolli, assessor jurídico da secretaria municipal de Saúde, disse que o decreto que regulamentará a lei está em fase final de elaboração e deve ser assinado entre as próximas semanas. A prefeitura considera que a lei municipal que regulamenta o passe livre é muito ampla e necessita de alterações.
Na reportagem do último sábado, o advogado Rodrigo Vicente Luca, que representa a APDSS (Associação dos Portadores de Deficiência de São Sebastião), lembrou que no dia 3 de março deste ano o juiz concedeu uma liminar sobre a ação civil pública impetrada pela entidade em agosto do ano passado, na qual a prefeitura teria que cumprir o que determina a lei 1.565/02.
Ou seja, a administração municipal teria de fornecer credenciais aos portadores de deficiência, que passariam a ter direito de utilizar o transporte coletivo urbano gratuitamente. Contudo, como não havia a determinação da multa em caso de descumprimento, a associação ingressou um “embargo de declaração”, a fim de corrigir a medida.
Com isso, a prefeitura tinha dez dias para começar a cumprir a lei, prazo que venceu no dia 18, justamente o dia em que foi apresentado o “agravo de instrumento” junto ao Tribunal de Justiça. Em agosto haverá uma audiência conciliatória, envolvendo a associação e prefeitura. (GG) (Fonte: Imprensa Livre)

Ronda da Polícia Civil prende suspeitos de roubos na Costa Sul

São Sebastião - A ronda operacional da Delegacia Seccional da Polícia Civil prendeu na madrugada de sábado quatro suspeitos dos roubos ocorridos na Costa Sul. Pelo menos há seis meses a quadrilha, de Vicente de Carvalho, estaria agindo na região.
O setor da Polícia Civil patrulhava o bairro, visando dois roubos em Juquehy e outro em um condomínio na Praia Preta, quando deparou com duas pessoas em bicicletas, apresentando atitudes suspeitas.
Antes da abordagem, esta dupla sumiu.
Posteriormente, os policiais encontraram os dois a pé, e mais outros dois suspeitos, após informações de populares que viram eles jogarem dois revólveres no meio fio. As armas, calibres 38, foram apreendidas.
Em conjunto com a Polícia Militar, o setor da Civil, conduziu a quadrilha ao 2° Distrito Policial, onde uma das vítimas do roubo na Praia Preta os reconheceu. S.A., de 19 anos, G.C.P., de 23 anos, e mais dois adolescentes de 16 e 17 anos, são de Vicente de Carvalho.
A quadrilha vinha para o Litoral Norte, geralmente dois em cada moto, para fazer o crime na região. Juquehy era mais visada por ter um acesso melhor, além de facilidade na fuga, já que tem várias saídas e esconderijos.
Os quatro ficaram recolhidos na cadeia pública local. G. já responde por um assalto. O delegado Múcio Alvarenga, do 2° DP, área onde os crimes foram registrados, disse dois deles já foram identificados em um roubo ocorrido em Barra do Una, em outubro do ano passado.
Conforme o delegado, as investigações prosseguem, levantando outros assaltos na região que podem ter sido praticados pela quadrilha. O delegado pede cooperação de possíveis vítimas, uma vez que o fato delas serem de outras cidades e muitas vezes não comparecem para reconhecimento, dificulta o trabalho policial.
Policiais civis atuam em rondas noturnas - A Delegacia Seccional conta atualmente com uma equipe montada com poli- ciais civis treinados da região e vindos de fora, para atuar em rondas operacionais nas cidades do Litoral Norte.
O setor, comandado diretamente pela delegada Seccional Elaine Maria Biazolla e o chefe de investigação João Bernardo, trabalha no estilo do GOE (Grupo de Operação Especial) da Polícia Civil de São Paulo.
A ronda foi uma das criações da delegada Seccional ao assumir a região recentemente. As operações acontecem de acordo com a criminalidade em determinada área, com base nas ocorrências registradas nos distritos policiais que passam pela análise da Seccional.
Quando um suspeito é preso pela ronda, ele é conduzido ao distrito policial onde o crime ocorreu e as investigações são dirigidas para o delegado responsável pelo distrito. (Fonte: Imprensa Livre)
 
Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Ameu Bucaneiros

Ônibus invade casa no centro de Ubatuba

Ubatuba - Um ônibus da empresa Cidade de Ubatuba colidiu ontem por volta das 19:40h com uma casa próximo ao cruzamento da Av. Rio Grande do Sul com a Rua Maria Vitória Jean, no centro de Ubatuba.

     
A colisão derrubou a parede abrindo um buraco na sala da casa, que estava vazia no momento.

Segundo o encarregado de tráfego, Claudio Nunes de Campos, o veículo estava sendo recolhido para limpeza quando era conduzido pelo motorista Antonio Pereira, que ao fazer a curva, perdeu o controle, colidindo com a residência. Campos assegurou que a empresa se responsabilizará por todos os prejuízos causados. (Fonte: Litoral Virtual)

Animais abandonados provocam problemas no município

O ideal é fazer com que a população se conscientize e mantenha seus bichos de estimação dentro dos limites da casa, evitando acidentes, doenças e pestes

Ubatuba - O Centro de Controle de Zoonoses vem, mais uma vez, pedir para a população colaborar, não permitindo que os animais de estimação fiquem soltos nas ruas. Cavalos, cachorros e gatos soltos pelas vias públicas provocam grandes problemas, como transmissão de doenças e insetos, acidentes, sujeira e mau cheiro. Fora isso, sofrem maus tratos e brigam entre si.
No caso dos cachorros, quando as cadelas ficam no cio, a situação se agrava ainda mais. Devido à grande quantidade de cães em volta da fêmea, o risco de agressão e acidentes aumenta. Outro inconveniente é a fecundação indiscriminada, que aumenta ainda mais a população canina. A agente de saneamento, Mônica Moreira, diz que o lugar do animal de estimação é em casa, protegido e bem alimentado, livre de pestes e doenças. “Os maiores problemas que temos é com os animais semi-domiciliares, aqueles que têm casa, mas vivem nas ruas”.
Animais de grande porte - Os cavalos abandonados em Ubatuba provocam problemas sérios para a comunidade. Além dos acidentes automobilísticos, eles trazem para o perímetro urbano o chamado carrapato-estrela que é transmissor de duas graves doenças: a febre maculosa, que parece uma gripe e pode matar em dez dias e a doença de Lime que acomete as articulações. Deixar o animal solto pode resultar em prejuízo para o dono, que precisará pagar uma multa para recuperá-lo.
Pombos - Pombos também são vilões da saúde pública. Eles também provocam doenças graves. Zoonoses como toxoplasmose, gastroenterite, histoplasmose, arbovirose e outras são exemplos de males causados pelo pombo. Além disso, piolho transmitido por ele provoca dermatoses diversas. Suas fezes são corrosivas, causando danos a patrimônios públicos e particulares e provocando doenças ocupacionais em trabalhadores da limpeza pública.
Matar pombos é crime, por isso, a solução sugerida pela vigilância sanitária de Ubatuba é não alimentar as aves que vivem na cidade. O alimento fácil, sempre à disposição, provoca uma procriação descontrolada da ave, que é transmissora de diversas doenças. (fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)
Animais de grande porte - Os cavalos abandonados em Ubatuba provocam problemas sérios para a comunidade. Além dos acidentes automobilísticos, eles trazem para o perímetro urbano o chamado carrapato-estrela que é transmissor de duas graves doenças: a febre maculosa, que parece uma gripe e pode matar em dez dias e a doença de Lime que acomete as articulações.
Deixar o animal solto pode resultar em prejuízo para o dono, que precisará pagar uma multa para recuperá-lo A agente de saneamento, Mônica Moreira, diz que o lugar do animal de estimação é em casa, protegido e bem alimentado, livre de pestes e doenças. “Os maiores problemas que temos é com os animais semi-domiciliares, aqueles que têm casa, mas vivem nas ruas”. (Fonte: PMU)

Charles Medeiros parabeniza filho de Ubatuba homenageado em Caraguá

Ubatuba - Na última quarta-feira, 20, o vereador Charles Medeiros participou das festividades do aniversário da Cidade de Caraguatatuba. No evento foram homenageados os pescadores do litoral norte na pessoa do Senhor Benedito Joaquim do Nascimento, mais conhecido como Seu Bidico. O prefeito Aguilar deu o nome do pescador Bidico à antiga praça do Camaroeiro, onde foi erguido um monumento aos pescadores e um pavilhão com as quatro bandeiras das cidades do Litoral Norte.
Estiveram presentes, os prefeitos e os presidentes das câmaras do litoral norte e o deputado estadual Padre Afonso Lobato. Curiosamente, Charles Medeiros em conversa com seu Bidico, descobriu que ele é filho de Ubatuba, morador da Tabatinga e que pescou com gente conhecida da região Sul, como Chico Romão.
“ Foi uma grata surpresa. Conversando com o homenageado descobri que o velho pescador é natural de Ubatuba. Isto mostra que mais do nunca é tempo de reforçar os laços regionais. Que seu Bidico seja um exemplo. Cidadãos da terra, como ele, com o suor do trabalho conquistaram o nosso merecido respeito. Parabéns seu Bidico, seguindo os mesmos caminhos de Idalina Graça o senhor está valorizando a terra tamoia, terra de todos nós”, finalizou Medeiros.
(Fonte: Assessoria Charles Medeiros)

Basquete de Ubatuba tem destaque especial neste sábado

Ubatuba - O basquete masculino de Ubatuba entra em quadra neste sábado, dia 30, para uma série de partidas. No período da manhã o Ginásio de Esportes Tubão recebe a 2ª rodada da Liga Litoral Norte/Serra do Mar. A partir das 10 horas São Sebastião enfrenta Caraguá e na partida de fundo a equipe de Ubatuba enfrenta Paraibuna. As duas partidas são válidas pela categoria Mirim.
Na seqüência acontecem duas partidas amistosas contra São Sebastião, nas categorias Infantil e Sub 21. O técnico da Secretaria de Esporte e Lazer, Fábio Medeiros observará os atletas para definição da equipe que disputará os regionais em Caraguatatuba. Em 2004 Ubatuba ficou na 4ª posição na categoria Livre. “Foi um resultado muito bom, mas pelo regulamento só podemos enviar uma equipe. Por isso mesmo vou analisar também os atletas da Sub 21”, disse Medeiros. “Esse á apenas o primeiro de uma série de amistosos e vamos observar todos atentamente para levarmos o que temos de melhor para os Regionais”, completou o técnico. (Fonte: PMU)

Inclusão Social – Ubatuba Continua o Debate

Ubatuba - Vários grupos e instituições, vêm discutindo e desenvolvendo ações visando a inclusão social de diferentes setores da sociedade. Assim, a Fundart tem dado continuidade à programações variadas: Serestas e Seresteiros, Cine-Debate, Fundart Jovem (que surgiu com o nome de Sarau – Dia dos Novos).
Neste ano, em parceria com a Coordenadoria da Mulher, foram realizados vários eventos na Semana da Mulher.
A continuidade desses trabalhos se ampliou graças ao apoio da Secretaria de Educação e de alguns comerciantes e instituições que estão ajudando a custear essas atividades. Assim, tivemos no início do ano letivo uma palestra e debate sobre a questão do preconceito e da diversidade étnico-cultural.
Dados os altos índices de gravidez na adolescência e de problemas de violência contra a mulher e contra adolescentes e crianças, às vezes praticados pelos próprios adolescentes, está sendo planejado e executado uma estratégia de sensibilização da comunidade para uma melhor compreensão desses problemas e busca de alternativas. Assim, teremos os seguintes eventos:
Dia 30/04/05 às 15 h na Câmara Municipal de Ubatuba.
Palestra: “A Educação na América Latina – Políticas e Práticas de Inclusão Social” .
Palestrante: Padre Mauricio Cusin – Assessor das Equipes Docentes da América Latina
Dia 04/05/05 às 19 h 30 min na Escola Estadual “Idalina Graça”, no Ipiranguinha
Palestra: A Cultura do Hip Hop
Palestrante: Ferréz – Autor dos livros “Capão Pecado” e “ Manual Prático do Ódio” colunista da revista Caros Amigos e Premiado pela Associação Paulista de Críticos de Arte como melhor projeto de literatura de 2001. Participação destacada na Feira Internacional de Literatura de Paraty.
Dia 13/05 às 19 h na Escola Municipal “Padre Anchieta”
Lançamento do livro e debate sobre o PROJETO RAC – RECONSTRUINDO O ADOLESCENTE EM COMUNIDADE.
O livro descreve o processo de organização do bairro Jardim Ângela, em São Paulo, para enfrentar o problema da violência e do extermínio de mais de 600 jovens por ano.

FUNDART abre inscrições para a fase municipal do Mapa Cultural Paulista

Ubatuba - O Mapa Cultural Paulista objetiva identificar e ressaltar a produção cultural do interior e do litoral de São Paulo em treze regiões, com as expressões artísticas; Artes Plásticas, Canto Coral, Dança, Desenho de Humor, Fotografia, Literatura - Conto & Poesia, Teatro e Vídeo.
O Mapa Cultural Paulista representa um avanço na política cultural, seja pelo intercâmbio nas regiões, valorizando novos talentos, com um movimento que une as mais distantes e diferentes culturas regionais. Em 2003-2004 mobilizou 316 municípios com 1663 inscrições.
Inscrições da fase municipal – Ubatuba – de 27 de abril a 30 de maio – 2005 na Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba.
Aquisição de fotocópia do regulamento e retirada da ficha de inscrição na Biblioteca de Ubatuba – praça 13 de maio – centro.
DE 01 A 12 DE JUNHO – 2005
Escolha e exposição dos trabalhos.

MODALIDADES:

Artes Plásticas
O artista pode inscrever no máximo 3 trabalhos.
Serão escolhidos 3 artistas.
Idade: livre.

Canto Coral
O grupo pode inscrever no máximo 4 trabalhos totalizando 15 minutos.
Será escolhido um grupo.
Idade: a partir de 14 anos.

Dança
O grupo pode inscrever no máximo 1 trabalho.
Será escolhido um grupo.
Idade: a partir de 14 anos.

Desenho de Humor
O desenhista pode inscrever: 1 cartum e 2 charges / 3 caricaturas / 2 charges e 1 caricatura / 2 caricaturas e 1 charge / 1 charge, 1 cartum e 1 caricatura.
Serão escolhidos 2 desenhistas.
Idade: a partir de 15 anos.

Fotografia
O fotógrafo pode inscrever no máximo 5 trabalhos.
Serão escolhidos 10 fotógrafos.
Idade: livre.

Conto
O escritor pode inscrever no máximo 3 trabalhos.
Será escolhido 1 escritor.
Idade: livre.

Poesia
O poeta pode inscrever no máximo 3 trabalhos.
Será escolhido 1 poeta.
Idade: livre.

Teatro
O grupo pode inscrever no máximo 1 trabalho.
Será escolhido 1 grupo.
Idade: livre.

Vídeo
O videomaker pode inscrever no máximo 1 trabalho totalizando 15 minutos.
Será escolhido 1 vídeo.
Idade: livre.

Maiores informações, leia o regulamento na Biblioteca de Ubatuba, na Fundart, no Museu Washington de Oliveira ou acesse o site: http://www.darc.sp.gov.br/
DARC - Departamento de Atividades Regionais da Cultura
Governo do Estado de São Paulo - Rua Mauá, 51 - 2º andar - sala 238/239- Luz
Cep: 01028-900 - São Paulo - SP.  Tel/Fax: (011) 3351-8125 / 3351-8126.
(Fonte: Fundart)

Ação Litoral

Artigo Topo

Um Paço Municipal?
Renato Nunes

Muito interessante e oportuna a sugestão do jornalista Sidney Borges ao Jairo dos Santos, presidente da Câmara Municipal de Ubatuba, para que a escolha do projeto de arquitetura da nossa nova Casa de Leis se faça através de um amplo concurso entre os arquitetos brasileiros. Poderá inclusive ser internacional, o que dará enorme visibilidade à Ubatuba. Essa é a forma tradicional e corretíssima de se resolver questão de tamanha envergadura. No Brasil existem dezenas de exemplos, a começar por Brasília. Em alguns países europeus a lei obriga que todos os projetos de obras públicas, desde um simples abrigo de ônibus até edifícios mais complexos, sejam escolhidos por meio de um concurso de idéias, prática salutar que promove os jovens, e assegura a limpeza do processo. O Instituto de Arquitetos do Brasil tem longa tradição, experiência e legitimidade jurídica para organizar concursos públicos de arquitetura e pode nos ajudar nessa tarefa.
Quanto ao terreno, aproveito a “bola levantada” por nosso jornalista sobre o tema e repito aqui a sugestão que fiz aos dois últimos prefeitos desta cidade, como secretário municipal e como estudioso dos problemas urbanos, para sua escolha sem qualquer custo para os cofres municipais. Sabemos que quando foi implantado, o pátio de obras da Prefeitura situava-se em local distante do centro, em terreno grande, barato e sem calçamento, pois se tratava de espaço para abrigar serviços de apoio, conserto de máquinas pesadas e veículos do município. Hoje esse terreno é central, altamente urbanizado e caro demais para a função que exerce. Sem grande esforço e a custo quase zero esse setor de serviços pode ser deslocado para as terras da ENDURB ou outro local afastado, liberando inteiramente aquela quadra central para a implantação de um amplo e bonito Paço Municipal. Se levarmos em conta que também falta ao município espaço para atividades culturais, esse Paço Municipal poderia conter além da sede da Prefeitura e a nova Câmara, um eficiente complexo cultural composto de um grande auditório com palco, duas salas menores para ensaios e apresentações, espaços adequados para oficinas culturais e uma nova e ampla biblioteca. A lei federal de incentivos fiscais para a cultura garantirá facilmente o financiamento de grande parte das obras. Tenho certeza de que um concurso de arquitetura com esse tema atrairá numerosos arquitetos e a atenção de todo país e do exterior. É só querer.

Renato Nunes
Ubatuba, SP

Carta do Leitor Topo

Ponte da Maranduba - Promessas, promessas e promessas... Não só os turistas, mas nós moradores precisamos do acesso á escola Virginia Melle da Silva Lefevre, precisamos da ponte urgente para levarmos nossos filhos para a escola. E agora? De bicicleta corremos perigo, e de carro temos que dar uma volta pela pista. Afinal para que serve o abusivo imposto pago todos os anos para a Prefeitura ?????

Fabiana Freitas
Maranduba, Ubatuba, SP


Passagem sob a Rio-Santos - Gostaria de sugerir à atual administração municipal que, ou termine aquela passagem, que mais parece uma caverna sob a Rio-Santos, liberando o trânsito ao menos para carros de passeio, ou a batize com o nome do prefeito anterior e deixa como está.
A cidade está perdendo uma ótima oportunidade de integrar o bairro da Estufa II, aliviar o trânsito na estrada, encurtar caminho, facilitar a vida dos "eleitores", e, principalmente de uma utilização do dinheiro público da maneira que se é esperado.
Se a questão for picuinha política, volto à insistir, ponham ao menos uma placa com nome do ex...

Dino Mottinelli Filho
Trav Marília, 24
Ubatuba, SP


Resposta à Arlete Neves - Prezada Arlete, em esclarecimentos a algumas ações referentes á preservação e saneamento do Rio Guaxinduba, venho lembrar que a Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Caraguatatuba (AEAA-C) junto com o Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte (CBH-LN), estao desenvolvendo vários projetos e ações para este fim, como por exemplo: está em desenvolvimento do Projeto de Educação Ambiental e Revitalização da Bacia do Rio Guaxinduba no trecho compreendendo o bairro do Cantagalo, que se encontra hoje em finalização da primeira fase do projeto que é o diagnostico ambiental e sócio econômico do bairro, na segunda fase terá inicio a construção de uma proposta participativa com a população local e circunvizinhas, para elaboração de um projeto para o bairro visando a qualidade ambiental, a regularização fundiária e a geração de emprego e renda com o potencial turístico que a região apresenta. Contamos com a participação de todos. Em seqüência o Rio Guaxinduba sofre grande influência de poluição dos bairros Olaria e Casa Branca que também esta recebendo um projeto que é o Programa de Saneamento Ambiental Integrado, elaborado pela AEAA-C onde junto com sabesp e prefeitura estaremos promovendo as interligações das residências a rede pública de esgotamento sanitário, coleta seletiva dos resíduos e educação ambiental com a população local para melhoria da qualidade de qualidade. São com essas iniciativas e participações e parcerias que acreditamos que de ponto em ponto costuraremos um ambiente equilibrado entre preservação e o uso adequado do espaço urbano.

Paulo André C. Ribeiro
Arquiteto e ambientalista
Caraguatatuba, SP


Projeto de Lei - Quero apenas deixar um breve recado ao nobre deputado Estadual Ubiratan Guimarães (PTB), e as cadeias precárias já existentes nas cidades do litoral norte, não significam também um" risco muito grande para a comunidade local e para os turistas"???? Parodiando um comentário feito hoje pelo comunicador Forlim em seu pograma matinal, onde estão nossas lideranças políticas para tentarem ao menos conversar com o sr. Governador e mostrar a ele as verdadeiras necessidades da nossa região!!!!! Quanto ao embargo do DER é com pesar que se percebe o descaso do orgão com o cidadão que durante a noite, para se locomover de um ponto a outro na cidade é obrigado a vários malabarismos para evitar acidentes na "nova" rodovia, mal sinalizada e sinuosa; aqui volto a citar o Forlim, criou-se um "verdadeiro muro de Berlim" cortando a nossa Caraguá!!!!

Arlete Neves
Caraguatatuba, SP


Duende Politizado - No folclore político brasileiro existe uma lenda, segundo a qual, os prefeitos que assumem por primeira vez os cargos, são visitados, no calar da noite, no gabinete da Prefeitura, por um Duende que deposita, sobre a mesa de trabalho, três envelopes lacrados com a seguinte observação externa:
1°- Abrir na primeira crise.
2°- Abrir na segunda crise.
3°- Abrir na terceira crise, caso exista.

PRIMEIRO ENVELOPE - Aqueles que já viveram a experiência contam que no primeiro envelope está escrito: “Quando enfrente a primeira crise de governo procure livrar-se dela culpando seu antecessor, a desestruturação da Prefeitura, as falhas no orçamento deixado, a falta de dinheiro, as dívidas, etc”.
Alguns cuidados a serem observados:
Antes de criticar verifique se a crise não foi originada por não ter cumprido as promessas de campanha;
Reflita sobre si mesmo. Pode estar sendo a causa da crise por continuar com discurso de palanque. Administrar exige serenidade, estudo, sabedoria e muito trabalho;
Não fale em falta de dinheiro se seu Secretário de Fazenda elogiou em ato público as finanças recebida da administração anterior, disse que estavam saneadas e relacionou os depósitos constantes em contas bancárias, no dia 3l de dezembro do ano anterior.
Tenha cuidado e moderação com a crítica aos buracos das ruas, eles poder ter-se originado na sua administração. Todo dia se originam dezenas de buracos e, não sendo tampados, mesmo os anteriores passam a serem seus.
Não se exponha publicando falhas de manutenção facilmente corrigíveis, culpando o passado. Os culpados, certamente, são seus assessores incompetentes.
Não conceda poderes administrativos especiais a ninguém que não tenha formação adequada e experiência para exerce-los. Mantenha as rédeas pessoalmente.

SEGUNDO ENVELOPE - Ocorrendo a segunda crise e para tentar se livrar da mesma, o Duende recomenda: “Demita o secretariado”.
Cuidados.
Não se esqueça que foi você que os nomeou, disse que eram pessoas competentes, teriam autonomia de ação, ninguém interferiria no seu trabalho e que tentou convencer a todos que eram pessoas honestas, impolutas e que nunca os demitiria.

TERCEIRO ENVELOPE - Caso exista a terceira crise, o Duende é impiedoso. Determina preparar três envelopes iguais aos recebidos e deixar sobre a mesa para seu sucessor.

O Duende, mesmo parecendo marciano, sabe que, alguns novos prefeitos, são bastante impetuosos, não resistem à curiosidade e quando encontram os envelopes sobre a mesa abrem o primeiro imediatamente. Afoitos e ansiosos que se encontram saem disparando diatribes contra o passado sem atentar para os cuidados recomendados e, com isso, e a falta de realizações, caem logo no descrédito e suscitam saudades do passado.
Almejando agradar cabos eleitorais, patrocinadores de campanha e amigos de bairro ou de igreja desautorizam secretários, os convidam a se omitirem, a praticar irregularidades, a deixar passar fatos que prejudicam a comunidade e que, conseqüentemente contrariam a ética administrativa e a consciência cidadã. Esses secretários, sendo sérios, se demitem e procuram outros afazeres onde sua consciência e seu futuro não sejam colocados em risco.
Não estou informado sobre a passagem do Duende por Ubatuba.

Corsino Aliste Mezquita
RG 2.976.292 – 3
Ubatuba, SP

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br
O envio de foto caracteriza autorizada a sua publicação e identifica o remetente como autor.

São Sebastião

Barra de Boiçucanga

Barra de Boiçucanga
©Roberto Schmid


Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Editora Assistente: Jullyany Roberta Cruz


GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor