Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Sexta-feira, 29 de abril de 2005 - Nº 1270 Edições Anteriores

Litoral Virtual Inteligraph

Região
Mar agitado exige cautela no Litoral


Caraguatatuba
Entidade aponta cobrança de taxa ilegal em Caraguá
EMEF do Masaguaçu desenvolve projeto “Jovens Turistas”
Bombeiros de Caraguá ministraram treinamento com funcionários da Educação
Defesa Civil reúne-se em Caraguá
CEI Ipiranga está com vagas abertas para cursos de Crochê, Biscuit pelo Projeto CRIARTE
Escolas de Caraguá participam do 1º Festival de Atletismo
Encontro de produtores rurais
Câmara aprova novos nomes de rua


Ilhabela
Ilhabela recebe grupo de jornalistas holandeses em busca de reportagem local
Deputados ouvem Manoel Marcos sobre loteamentos de Ilhabela
Vereadores acompanharam o prefeito Manoel Marcos em visita à Assembléia Legislativa
Estado dará aval a obras sem passar pelo Ibama
Para instituto, medida é avanço

São Sebastião
Caso sobre ex-ouvidor é encerrado
Dia do Trabalhador com show do Grupo Sensação
Programação cultural e esportiva agita o município neste final de semana
Campanha do Dia das Mães da ACISS vai até o final do mês
Restaurantes e lanchonetes terão que adaptar cardápio para atender deficiente visual
Cano da Sabesp sob ponte provoca alagamentos em ruas e casas do bairro São Francisco
Vereadora cobra limpeza em reservatórios da Sabesp

Ubatuba
Feriado superou expectativas em Ubatuba
Jornalistas holandeses visitam Ubatuba
Medalhistas do Jiu Jitsu visitam secretário
Ubatuba avalia taxa nas praias
Aquário de Ubatuba e Projeto Tamar promovem curso
Surfista é resgatado após duas horas em apuros no mar
Ubatuba inicia projeto “Adote uma Praça”
Basquete e vôlei são atrações no final de semana esportivo
Pouso Alegre conhecerá a graça da Ginástica Rítmica de Ubatuba
Posto de Saúde do Perequê-Açu realiza evento para os idosos
Ciclovia do Itaguá ganha iluminação
Bairro do Ipiranguinha faz festa para trabalhador
Comunicado: Cineclube Fundart adiado
Novo contratado da Rádio Costa Azul
O Projeto Ruas da Cidade está o maior sucesso

Seções
Carta do Leitor
Foto do Dia


Notícias da Região Topo

Mar agitado exige cautela no Litoral
Salvamar aconselha distância de praias com ondas fortes e adiamento de passeios com barcos de recreio

Litoral Norte - O Salvamar (Salvamento Marítimo) recomenda que os proprietários de embarcações de recreio evitem navegar em função das condições do mar em algumas regiões do Litoral Norte. Segundo o Salvamar, os banhistas devem evitar o banho em praias consideradas de tombo, devido às ondas fortes.
O Inpe emitiu boletim informando que as ondas deverão ficar hoje com alturas em torno de 3 a 4 metros nas regiões Sudeste e Sul. A situação exige um estado de atenção das entidades que monitoram o mar.
Segundo o comandante do Salvamar no Litoral Norte, capitão Carlos Eduardo Smicelato, a partir de domingo as condições do mar devem melhorar bastante na região. Smicelato disse que a forte ressaca registrada nos últimos dias no litoral sul do Estado atingiu com menos intensidade as praias do Litoral Norte.
"Não podemos chamar de ressaca o que vimos por aqui, mas apenas de maré cheia, que em algumas praias tornou o mar revolto, sujeito a riscos", disse. Segundo ele, o Salvamar registrou 14 ocorrências nas praias da região entre segunda-feira e ontem. O caso mais grave foi a morte de um turista na praia de Camburi, devido à forte correnteza.
Na terça-feira à noite, o Salvamar resgatou de uma ilha um surfista de Jacareí, que surfava na praia do Sapê, em Ubatuba.
PESCA - Os pescadores do Litoral Norte evitaram sair com suas embarcações nos últimos dias, devido às condições do mar. "O mar permanece bastante agitado nas praias situadas atrás de Ilhabela impedindo que os pescadores utilizem seus barcos para chegar até o centro da ilha", disse o pescador Paulo Tavares, que mora na praia do Bonete. (Fonte: ValeParaibano)

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá BIL -= Bolsa de  Imóveis do Litoral Salete

Entidade aponta cobrança de taxa ilegal em Caraguá

Caraguatatuba - A ONG (Organização Não-Governamental) Olho Vivo, de Caraguatatuba, encaminha esta semana denúncia ao Ministério Público questionando a cobrança de uma taxa de R$ 38,90 pela prefeitura e Câmara para prestar informações aos munícipes.
Segundo o presidente da ONG, João Lúcio Teixeira, a cobrança seria inconstitucional. "A Constituição garante em seu artigo 5º, incisos 33 e 34, que o cidadão tem direito de obter informações gratuitas de órgão público, quando tratar-se de assunto de interesse particular ou coletivo", disse.
Para ele, a cobrança têm como objetivo impedir que as entidades ou cidadãos questionem atos da administração. "O pior é que, além da taxa, as informações prestadas deixam a desejar", afirmou.
Segundo ele, a organização pediu informações sobre o número de deficientes cadastrados na prefeitura e qual o motivo deles não terem acesso gratuito aos coletivos públicos, obtendo como resposta apenas que a administração iria tomar as providências cabíveis.
OUTRO LADO - A prefeitura informou que é cobrada uma taxa de R$ 6 para os requerimentos protocolados e que nos pedidos de cópias de contratos ou de documentos a taxa varia de acordo com o número de folhas.
A prefeitura informou ainda que a ONG não representa os deficientes da cidade e que por isso a resposta teria sido simplificada.
O presidente da Câmara, Juarez Pardim (PPS), não foi localizado para comentar o assunto. (Fonte: ValeParaibano)

EMEF do Masaguaçu desenvolve projeto “Jovens Turistas”
Atividades turísticas, roteiros de viagens e outros assuntos ligados turismo foram apresentados pelos alunos da EMEF Profª Antonia Antunes Arouca, durante evento na unidade escolar

Caraguatatuba - Os alunos da EMEF “Profª Antonia Antunes Arouca”, do bairro Massaguaçu, apresentaram nesta quinta-feira 28, o projeto “Jovens Turistas” para todos os estudantes, professores, equipe escolar e comunidade.
O trabalho foi desenvolvido pela professora Maria Aparecida dos Santos Bueno com alunos do 7º e 8º anos do Ensino Fundamental e teve como principal objetivo abordar questões relacionadas ao turismo, sob o tema “atividades turísticas”. Dentro dessa temática foram apresentados assuntos como excursões, passeios, roteiros de viagens, entre outros.
De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, os alunos fizeram apresentações de teatro, música, poemas e paródias e expuseram cartazes sobre turismo, mostrando que houve uma grande pesquisa sobre o tema nos últimos meses.
O projeto “Jovens Turistas” tem a finalidade de mostrar aos estudantes os diferentes tipos de turismo, os quais serão trabalhados durante o ano letivo de 2005, para estimular e incentivar atividades que saiam da teoria para a prática, ou seja, o trabalho de campo. Outro ponto importante é a divulgação e possível extensão desse projeto para outras escolas, uma vez que o turismo é a principal fonte de renda do município.
Segundo a direção escolar, participaram das apresentações cerca de 120 alunos. (Fonte: PMC)

Bombeiros ministraram treinamento com funcionários da Educação
O 11º Grupamento de Bombeiros de Caraguá realizou um treinamento envolvendo funcionários da Secretaria de Educação para o combate a incêndios

Caraguatatuba - O 11º GB – Grupamento de Bombeiros de Caraguatatuba realizou nesta terça-feira 26, um treinamento para o combate de incêndios.
Nessa última capacitação, estiveram envolvidos na simulação os funcionários da Secretaria Municipal de Educação. Outros setores da Prefeitura Municipal de Caraguatatuba também participarão desse treinamento, que é promovido anualmente pelo GB, objetivando capacitar as pessoas para agir de maneira mais tranqüila e segura em caso de incêndios e até mesmo com relação a primeiros socorros.
Por meio desse treinamento, os bombeiros abordam técnicas de prevenção e combate a incêndios, a montam uma simulação de evacuação de prédios, alertando sobre como isolar e verificar as áreas internas afetadas por um foco de incêndio, localizado ou não. Outra abordagem importante esteve relacionada ao resgate de vítimas.
Durante o treinamento, além de funcionários da Educação, estiveram também presentes os bombeiros mirins, representantes da Defesa Civil e Ditran – Divisão de Trânsito de Caraguatatuba.
Com relação à Secretaria de Educação, os funcionários foram orientados sobre o manuseio de extintores de incêndio, e após a demonstração, os bombeiros realizaram uma vistoria no prédio da SME, checando os componentes básicos para a segurança do local e finalizaram a visita dando dicas sobre as primeiras providências a serem tomadas em situações emergenciais. (Fonte: PMC)

Defesa Civil reúne-se em Caraguá
Representantes da Defesa Civil na esfera nacional, estadual e regional reúnem-se em Caraguá para fazer um balanço do PPDC-Plano Preventivo de Defesa Civil, que terminou em 31 de março.

Caraguatatuba - A Defesa Civil do Litoral Norte reuniu-se com a Redec-Coordenadoria Regional da Defesa Civil, Cedec-Coordenadoria Estadual da Defesa Civil, Sedec-Secretaria Federal da Defesa Civil, IG-Instituto Geológico de São Paulo, IPT-Instituto de Pesquisa Tecnológica, o Comandante PM do Litoral Norte, Major Milton Pouza Júnior, o Comandante PM de Caraguá, Cap. Valter Padulla, o chefe de gabinete José Pereira de Aguilar Júnior e outras autoridades, para uma análise do PPDC- Plano Preventivo de Defesa Civil.
A Defesa Civil dos quatro municípios do litoral apresentou um balanço da temporada de verão, com registros de escorregamentos, desabrigamentos e atendimentos durante o período do PPDC, de 1 de dezembro de 2004 a 31 de março de 2005. A reunião aconteceu na sede da Secretaria de Educação de Caraguá.
Segundo a presidente da Comdec-Comissão Municipal de Defesa Civil de Caraguatatuba, Cláudia G. Prado Ruiz, a análise do PPDC na região foi positiva, já que não houve óbitos. “Houveram alguns escorregamentos em todas as cidades do LN, mas a Defesa Civil conseguiu remover as famílias em tempo hábil em todas as situações. Podemos considerar o resultado bom apesar das chuvas do fim de março e do mês de abril, que afetaram diversos locais. Enfrentamos fenômenos naturais, como a maré alta e a chuva de cabeceira (chuva na serra do mar), ao mesmo tempo”, disse.
De acordo com o relatório do Comdec, foram atendidos em Caraguá 114 alagamentos/enchentes e 7 escorregamentos de terra de pequeno porte, dentro do período de vigência do PPDC de 1 de dezembro de 2004 a 31 de março de 2005. A Cedec apontou 224 desabrigados e 94 desalojados durante o PPDC no litoral.
O Major da PM, Luiz Dias, da Cedec-Coordenadoria do Estado, apresentou um balanço de todo o estado no período de 2004 a 2005. Segundo ele, em todo o estado houveram 5.156 desabrigados e 7.719 desalojados, sendo que 39 municípios decretaram de situação anormal. Em sua opinião, os registros indicam que os índices estão aumentando em todo o estado, por que as pessoas facilitam, e citou que dos acidentes registrados, 55% foram de inundações, 47% por desabamento e soterramento, e 4% por raios. “No litoral a situação deve continuar. A duplicação da Rodovia Tamoios e a dinamização do Porto trarão mais pessoas para as quatro cidades. As pessoas vão continuar morando em áreas de risco, regiões ribeirinhas, encostas, é um fenômeno social”, disse.
Na opinião do Major PM Milton Pouza Júnior, a Operação Verão não deu tanto trabalho quanto o período após o verão e o PPDC. “Os maiores problemas ocorreram em março e abril, com as chuvas fortes que surpreenderam a todos. Ubatuba foi o município mais afetado, em segundo foi Caraguatatuba”. (Fonte: PMC)

CEI Ipiranga está com vagas abertas para cursos de Crochê, Biscuit pelo Projeto CRIARTE
Para a comunidade do Ipiranga, estão sendo oferecidas várias modalidades como Tapeçaria, Bonecas, Bordados, Biscuit, trabalhos com Meia-de-Seda, Ponto Cruz entre outras. As vagas estão abertas e podem participar do bairro Ipiranga, Sumaré e imediações

Caraguatatuba - O Centro de Educação Infantil “Messias Mendes de Souza”, administrado por meio de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Caraguatatuba e a Fundação Orsa, realiza até o dia 10 de maio o projeto CRIARTE. As aulas tiveram início nesta segunda-feira 25, mas segundo explicou a coordenadora do projeto, Egilena dos Santos, as vagas ainda estão abertas.
No Ipiranga estão sendo ministradas aulas de Crochê, Ponto Cruz, Pintura em Tecido, Boneca, Biscuit, Tapeçaria, Bordados e trabalhos com Meia-de-Seda.
Esse projeto, que a cada mês beneficia um dos dez centros de educação infantil do município, é aberto a pais de alunos e toda comunidade.
Segundo Egilena, o CRIARTE acontecerá durante todo o ano, e atenderá as comunidades de acordo com as modalidades solicitadas, entre elas, cestaria, pintura em tecido, bijouteria, entre outros.
As aulas acontecem todos os dias, das 9h às 11h, e no período da tarde, das 14h às 16h, no CEI Ipiranga, que fica na avenida Brasil nº 1350, no trevo do Camaroeiro. Participe. (Fonte: PMC)

Escolas de Caraguá participam do 1º Festival de Atletismo

Caraguatatuba - Acontece nesta sexta-feira 29 o 1º Festival de Atletismo envolvendo unidades escolares. Essa é uma proposta da disciplina de Educação Física que objetiva preparar o aluno para práticas coletivas.
O evento será realizado no CEMUG – Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves durante todo o dia.
Participarão do festival de atletismo 150 alunos das EMEFs Benedita Pinto Ferreira, do Casa Branca, Maria Thereza Souza Castro, do Getuba, e Antonia Antunes Arouca, do Massaguaçu.
Por meio do atletismo, os alunos farão movimentos relacionados à corrida, salto, arremesso e outras atividades, sob orientação dos professores de Educação Física da rede municipal, e do supervisor Edvaldo Ormindo da Silva.
De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, o trabalho com movimentos tópicos para a iniciação do atletismo proporciona condições ao aluno de ter uma vivência de movimentos naturais que serão muito utilizados na prática de esportes coletivos no dia-a-dia. (Fonte: PMC)

Encontro de produtores rurais
No encontro serão discutidos a viabilidade da instalação do Programa Estadual de Microbacias Hidrográficas na região do Rio Claro, em Caraguá, e também sobre a realidade dos produtores locais.

Caraguatatuba - A Secretaria Municipal de Meio Ambiente Agricultura e Pesca e a Casa da Agricultura de Caraguatatuba promovem no dia 31 de abril, um encontro com os produtores rurais para discutir sobre a viabilidade da instalação do Programa Estadual de Microbacias Hidrográficas na região do Rio Claro e também para conhecer a realidade dos produtores locais.
A reunião vai acontecer, às 14 horas, na Fazenda Jatobá (Silvio Saito).
Mostra de Artesanato: A Casa da Agricultura de Caraguatatuba abre no próximo dia 4 de maio a mostra permanente de artesanato local regional ‘A Terra e o mar na arte – a terra, e o mar no olhar de quem nele vive, trabalha e se inspira.
A ação integra um projeto mais amplo que foi denominado pela Casa da Agricultura como ‘Arte – Empreendedorismo e Sustentabilidade’, que tem por objetivo apresentar o artesanato local, especialmente o que utiliza matéria prima da terra e do mar.
De acordo com a diretora da Casa da Agricultura, Neide Abatayguara, o objetivo é mostrar a relação da criação de arte com o meio ambiente do artesão, e ainda o potencial econômico e turístico, a possibilidade de geração de trabalho e renda e a visibilidade e valorização do artesanato local. (Fonte: PMC)

Câmara aprova novos nomes de rua
Discussão e votação foram tranqüilas; não houve projetos em Regime de Urgência.

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba aprovou na Ordem do Dia da sua 12ª Sessão Ordinária semanal, apenas projetos de lei de denominação de vias públicas. Foram apenas 2 projetos, que tiveram discussão e votação tranqüilas. Ao contrário das sessões anteriores não houve votação para propostas em Regime de Urgência.
Foram aprovadas apenas as denominações de autoria do Vereador Celso Pereira – Celsinho (PSDB), denominando rua Herik Maik Onofre a atual rua 6 (seis) no Loteamento Jardim do Sol, no bairro do Massaguaçu e do Vereador Aureliano Gonçalves Pereira – AG Pereira (PTB), denominando de avenida Pedro Reginaldo da Costa a atual avenida 2 (dois), situada no Loteamento Balneário Golfinho.
É intenção dos Vereadores denominar todas as vias públicas do município. Não há um cálculo oficial, mas estima-se que existam mais de mil vias, entre avenidas, ruas, praças, alamedas e vielas para serem denominadas.
Após a aprovação da propositura, todo um trâmite é iniciado para que a via pública ganhe a nova denominação. O trâmite tem início com a sanção do Prefeito José Pereira de Aguilar (PSDB), que remete o processo para o Setor de Cadastro, onde o mesmo se incumbe de alterar o mapa oficial e distribuir a nova denominação para os órgãos públicos e concessionários de primeira necessidade, como Polícia Militar, Civil, Bombeiros, Salva-Mar, Correios, Bandeirante, Telefônica, Sabesp entre outros.
No Expediente foram lidos e encaminhados às Comissões Permanentes 14 projetos de lei, bem como foram votadas e aprovadas 2 Moções e 1 Requerimento. No intervalo foram lidas 88 Indicações. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Programa Ação Litoral

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Ilhabela recebe grupo de jornalistas holandeses em busca de reportagem local

Ilhabela - Ilhabela recebeu na última segunda-feira, 25, três jornalistas de diferentes meios de imprensa da Holanda, que buscavam na beleza da cidade, levar matérias surpreendentes sobre o local.
A comitiva era composta por, a jornalista Thea Detign, De Telegraaf – em Amsterdam; o jornalista Frans Glessinaan, Met Parool – em Utrecht e a jornalista Ilse Marie Shceffers, Vakantie Magazine – em Doetinchem.
Os comunicadores ficaram hospedados no Porto Pacuíba Hotel, que em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo e Fomento e a Associação de Hotéis, Bares e Restaurantes de Ilhabela, cedeu hospedagem cortesia ao grupo.
Pela manhã de terça-feira, os correspondentes holandeses, visitaram junto com a empresa Maremar Turismo, a Praia de Castelhanos e a Cachoeira do Gato e ficaram maravilhados com o visual que lá encontraram e parabenizaram a atual administração pelo trabalho de preservação local que ocorre na cidade.
Após um city tour pela cidade, Thea, Frans e Ilse, foram recebidos em um jantar oficial no Porto Pacuíba Hotel, onde realizaram uma entrevista com o Secretário Municipal de Turismo e Fomento, Ricardo Fazzini Dias, na presença de outras autoridades locais, como a Presidente da Associação de Hotéis de Ilhabela, Maria Inês Ferreira e também o anfitrião na ocasião, o proprietário do Porto Pacuíba Hotel, Werner Bens.
O grupo de repórteres demonstrou muito interesse e admiração pela forma que ainda é preservada a Mata Atlântica, e não só a área da Mata Atlântica, mas também o município como um todo.Outro ponto que também os impressionou, foi a tradição ainda presente dos costumes caiçaras.
Para o secretário Fazzini, os press-turs realizados constantemente em nosso município, são de extrema importância para manter nossa cidade conhecida no exterior. A recepção de jornalistas em Ilhabela, deve ser feita com a máxima atenção para que esses veiculadores de opinião, tenham de nossa cidade, uma boa impressão e que mostrem aos seus leitores as ‘riquezas e maravilhas’ locais”, enfatizou Fazzini.
“Os comunicadores holandeses, deixaram a cidade dia 27 e saíram impressionados e contentes por terem realizado seus trabalhos e alcançado resultados positivos em relação as reportagens sobre a nossa cidade”, declarou Fazzini. PMI

Deputados ouvem Manoel Marcos sobre loteamentos de Ilhabela

Ilhabela - O prefeito de Ilhabela, Manoel Marcos de Jesus Ferreira (PTB), foi ouvido anteontem (27) na Assembléia Legislativa de São Paulo sobre as denúncias referentes a supostas irregularidades no loteamento Siriuba 2.
O Ministério Público investiga a liberação de lotes de forma irregular e construções em áreas de preservação ambiental.
O prefeito, acompanhado de oito vereadores, reuniu-se com os deputados Campos Machado (PTB), Carlinhos de Almeida (PT), Edson Aparecido (PSDB), Geraldo Lopes (PMDB) e Marcelo Bueno (PTB). Com plantas e fotos aéreas do loteamento, Manoel Marcos explicou aos deputados que nenhuma irregularidade teria sido cometida. "Expliquei aos deputados que as denúncias são meramente políticas e infundadas", disse.
O deputado Carlinhos de Almeida afirmou que ouviu as explicações do prefeito mas que ainda aguarda cópias dos documentos para se manifestar sobre o assunto. "Enviei um ofício à prefeitura cobrando informações sobre as possíveis irregularidades", afirmou.
O prefeito também esteve com os vereadores em uma audiência com o secretário de Estado do Meio Ambiente, José Goldemberg, para tratar do mesmo assunto. "Fiz questão de mostrar ao secretário que não existe nenhuma construção dentro do Parque Estadual da Serra do Mar", afirmou.
A Secretaria de Meio Ambiente não retornou às ligações para comentar o assunto. VALE

Vereadores acompanharam o prefeito Manoel Marcos em visita à Assembléia Legislativa

Ilhabela - Nesta terça-feira (26), o prefeito de Ilhabela, Manoel Marcos de Jesus Ferreira, acompanhado pelos vereadores: Carlos Alberto de Oliveira Pinto (PMDB), José Jorge Pereira (PTB), Nanci Peres de Araújo Zanato (PTB), Marcio Garcia (PL), José Roberto de Campos (PMN), Joadir Luiz Capucho (PPS), Guilherme Henrique Maia Vieira (PMDB) e Jadiel Vieira (PV), o chefe de Gabinete José Donizete da Silva (sem partido) e Priscilla Ferreira Dias (presidente do PFL em Ilhabela), estiveram em visita a Assembléia Legislativa de São Paulo.
Na ocasião, a comitiva, foi recebida pelos deputados: Campos Machado (líder do PTB), Carlinhos de Almeida (PT), Marcelo Bueno (PTB), Geraldo Lopes (PMDB) e Edson Aparecido (PSDB), que ouviram atentamente as explicações do prefeito, devidamente acompanhadas de documentações, que contrariam as informações contidas nas matérias divulgadas pelo jornal “O Estado de São Paulo”.
O prefeito Manoel Marcos declarou estar satisfeito com o resultado da visita, “tive oportunidade de ser ouvido pelo Legislativo do Estado, onde fui muito bem recebido por todos”. PMI

Estado dará aval a obras sem passar pelo Ibama
Construtores comemoram decisão sobre áreas de proteção

Ilhabela - Uma determinação do governo estadual promete causar uma queda-de-braço com ambientalistas. O decreto 49.566, publicado na segunda-feira no Diário Oficial, tira do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) a atribuição de permitir intervenções de baixo impacto ambiental em Áreas de Preservação Permanente (APPs), desde que respeitem o Código Florestal.
Segundo o decreto, as leis ambientais continuarão a ser seguidas, mas a autorização para as modificações - como construção de pequenas pontes e canalização de córregos - sairá mais rápido, porque as intervenções agora precisam ter só o aval do Estado e não mais do governo federal.
O texto estabelece quais são as alterações consideradas de baixo impacto ambiental e informa que o Departamento Estadual de Proteção de Recursos Ambientais (DEPRN) ficará responsável pelas autorizações - o órgão tem 300 técnicos nessa área.
A medida incomoda os ambientalistas. 'Quando se tira um órgão do processo, a análise é prejudicada', criticou o presidente do Instituto Brasileiro de Proteção Ambiental, Carlos Bocuhy. 'Outro ponto é que o Ibama está menos suscetível a pressões regionais que o DEPRN. O decreto não ajuda a população, e sim torna as coisas mais fáceis para os empreendedores.' Os construtores, de fato, comemoraram a decisão. Só lamentaram que a medida não tenha incluído outros dois itens: que o Estado também assumisse a liberação de obras de canalização de cursos d´água de qualquer tipo e de drenagem de águas pluviais. 'Desde o segundo semestre do ano passado começamos a pressionar o governo para fazer o decreto. Em março, tivemos reunião com o secretário (do Meio Ambiente, José Goldemberg) para fazer a reivindicação', contou o diretor de Meio Ambiente do Sindicato da Habitação (Secovi), Ronaldo Brani. 'Milhares de obras estavam paradas por conta disso.' Segundo Goldemberg, o decreto é legal e foi redigido em conjunto com o Ibama. 'De modo geral, ele beneficia empreendedores, mas nossa capacidade de análise está saturada. São 1.500 projetos parados por falta de aprovação do Ibama. Vamos montar uma força-tarefa para liberá-los.' O presidente da Comissão de Meio Ambiente da Ordem dos Advogados do Brasil (OABSP), Carlos Alberto São Severino, não vê problema no fato de o DEPRN autorizar obras pequenas. O mesmo não ocorre com intervenções grandes, como o Rodoanel. 'A autonomia do órgão é briga antiga e, a princípio, parece lógica.' O Ministério Público Estadual recebeu o decreto com estranheza. 'Faremos esta semana uma reunião oficial para analisar a sua legalidade', afirmou a promotora do Meio Ambiente Patrícia Aude. Também há críticas por parte do presidente do SOS Mata Atlântica, Mário Mantovani. 'Uma medida como essa não poderia sair em decreto, teria de ser resolução. Decreto não cria direitos e obrigações.
A pressão do setor imobiliário motivou essa medida.' A determinação passou a valer na data da publicação, 25 de abril. 'Vários empreendimentos já foram liberados', disse Brani, do Secovi, que não quis identificá-los.
Embora não esteja ligado a construtoras, um dos projetos com a papelada pronta para pedir autorização é o da Associação Pró-Moradia da Vila Progresso, que tenta há um ano e meio canalizar um córrego usado como lixão em Itaquera, zona leste. 'Já levamos multa por mexer na área. Temos mão-deobra e dinheiro da Prefeitura. Só agora poderemos mudar a situação', afirmou o presidente da associação, Ricardo Tadeu Garcia.
O decreto deve ser analisado em junho, numa audiência extraordinária do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama). 'Fomos pegos de surpresa.
São Paulo passou por cima de uma discussão que o Conama tem há meses. Há pontos discutíveis no decreto, principalmente na construção de rampas para embarcações. Existem milhares de empreendimentos no litoral norte que podem representar riscos às APPs', afirmou Antônio Carlos Herman de Vasconcellos Benjamin, procurador do Estado e conselheiro do Conama.
Em Ilhabela, por exemplo, Ministério Público e DEPRN atuam no combate à construção de píeres irregulares. A cidade é uma das que sofrem com intervenções ilegais em APPs, nascentes e até dentro do Parque Estadual de Ilhabela, onde é proibido construir. (Fonte: PMI)

Para instituto, medida é avanço
Gerente-executiva diz que decreto antecipa norma nacional

Ilhabela - A gerente-executiva do Ibama em São Paulo, Analice Novais Pereira, elogiou ontem o decreto do governo estadual que regionaliza a fiscalização de construções de pequeno porte em áreas de preservação permanente. 'É um avanço enorme', afirmou Analice. 'Trata-se de uma atitude pioneira, que trará ao mesmo tempo agilidade sem esquecer responsabilidade.' Analice afirmou que o decreto do governador Geraldo Alckmin sobre ações de baixo impacto ambiental é fruto de uma série de discussões realizadas ao longo dos últimos meses entre o Ibama e a Secretaria Estadual de Meio Ambiente. Ela disse que a medida adotada pelo Estado segue a linha de uma regulamentação sobre o tema que está sendo preparada preparada pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), com alcance nacional. 'O decreto de São Paulo se antecipa a essa regulamentação. Mas está perfeitamente de acordo com que o setor vem discutindo.' A gerente do Ibama negou que o decreto reduza os poderes do órgão em São Paulo. Segundo ela, até hoje não havia uma regulamentação clara sobre as intervenções de baixo impacto ambiental. Em alguns processos, o governo estadual pedia a anuência do Ibama. 'O procedimento nunca foi obrigatório', garantiu.
A partir do decreto, o Ibama deverá se manifestar apenas em processos específicos, como os que têm interesse social, os que envolvem áreas de mata atlântica ou prioritárias em termos de conservação. 'Tudo isso dará maior agilidade aos processos', garantiu.
(Fonte – Jornal O Estado de São Paulo – 28 de abril de 2005) (Fonte: PMI)

Pronunciamento do prefeito de Ilhabela, Manoel Marcos de Jesus Ferreira:
“Estava ansioso por esta notícia, que porá fim na disputa por terras em Ilhabela. Teremos, finalmente, a regularização fundiária no município”. (Fonte: PMI)

Notícias de São Sebastião Topo

Litoral Virtual Superchic

Caso sobre ex-ouvidor é encerrado

São Sebastião - A Polícia Civil de São Sebastião recebe na próxima semana o laudo sobre o local do acidente que envolveu o ex-ouvidor da Polícia do Estado, Itajiba Cravo, no dia 13 de março. Será a última peça colhida pela investigação, que em seguida relatará o caso à Justiça.
O acidente, que culminou na morte do empresário Luiz dos Santos Rodrigues, 43 anos, ocorreu no km 174,5 da rodovia Manoel Hypólito do Rego e resultou na demissão do então ouvidor. A vítima seguia de bicicleta para a Barra do Sahy, quando foi atingida pelo Gurgel de Cravo.
Segundo a Polícia Rodoviária, o ex-ouvidor atingiu o empresário na contramão. Exames revelaram que Cravo estava embriagado. O inquérito está na 2ª Vara Criminal, já que o prazo inicial de 30 dias para conclusão do caso foi encerrado. O delegado pediu extensão do prazo. O caso deve ser concluído como homicídio culposo (sem intenção).
O nome do novo ouvidor ainda não foi definido pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB). (Fonte: ValeParaibano)

Dia do Trabalhador com show do Grupo Sensação

São Sebastião - No próximo Sábado, dia 30, a partir das 21 horas, a Prefeitura de São Sebastião estará levando para o bairro da Topolândia o Show da Banda Sensação. O evento está sendo oferecido para marcar o Dia do Trabalhador, comemorado no dia primeiro de maio.
Segundo o secretário de Cultura e Turismo Júlio Buzi a Prefeitura está cumprindo com o compromisso assumido em campanha de descentralizar os shows. “Pretendemos levar as apresentações e shows para diversos bairros e não apenas na Rua da Praia”, conta. Seguindo as orientações do Detraf, o palco que mede 12 metros de largura, será montado na avenida Itatinga, próximo ao Centro Comunitário, indicado como o local mais adequado em termos de segurança e tráfego.
Foi em meados de 1986 que, na quadra da Camisa Verde e Branco, nasceu a idéia de reunir uma rapaziada para tocar e fazer samba. ''Minha família sempre foi ligada ao samba, e meu padrinho, o Tobias, sempre me incentivava a forma um grupo", conta Cogumelo um dos integrantes.
Os até então amigos Marquinhos, Carica, Elton, Cogumelo, João, Tuta e Gazu, começaram a cantar na noite de São Paulo, mas ainda não tinha pensado em um nome para o grupo.
Uma vez, no final de uma apresentação, perguntaram o nome do grupo. "Saiu de estalo, sensação. Ficou legal, e pegou", conta Cogumelo. O sucesso estourou com a música ''Pé no Chão'', conclui. (Fonte: PMSS)

Programação cultural e esportiva agita o município neste final de semana

São Sebastião - O final de semana terá uma série atividades culturais incluindo show, sarau, competições esportivas, além dos tradicionais Arte na Rua e Tarde de Lazer. Na sexta-feira, dia 29, a Escola Municipal Guiomar Aparecida da Conceição, no Cascalho em Boiçucanga, recebe às 19h30 a apresentação II Sarau dos Poetas da Costa Sul.
No sábado além do show do grupo de pagode Sensação, às 21 horas, no bairro da Topolândia, o dia também será animado para toda a família na Rua da Praia com o Arte na Rua que traz as apresentações de um grupo teatral da Topolândia das 18h às 20 horas e de grupos de dança das 19h30 às 22h30. As atividades recreativas e interativas também marcarão presença com jogos dramáticos, oficinas de teatro, peças teatrais, brincadeiras de expressão corporal e os sombras.
Nos próximos domingos, dias 01 e 08 de maio, excepcionalmente a Banda Municipal Maestro Manoel Ladislau de Mattos, regida pelo maestro Almir Clemente, não se apresentará em frente a Secretaria de Cultura e Turismo, no Centro, como de costume. Isto porque neste Domingo ela participa da Festa de Santa Cruz , no bairro Pontal da Cruz e no outro estará na Festa de São Benedito em Ilhabela.
Para os mais ligados no esporte no Sábado, na praça de eventos da Rua da Praia, a partir das 17 horas a Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer (Sejuv) leva a tradicional Tarde de Lazer e uma Clínica de Futsal. A Tarde de Lazer contará com várias brincadeiras e recreação para as crianças. Já a Clínica de Futsal disponibilizará uma equipe de professores e atletas da Sejuv para oferecer demonstrações e ensinar os principais fundamentos da modalidade. Serão montadas quadras de Futsal nas categorias Oficial, Baby, pré-Mirim, Mirim e Futetênis, onde todos poderão participar das atividades e realizar partidas junto com os atletas sebastianenses.
O domingo também promete atrações voltadas para o esporte, no Tebar Praia Clube, a partir das 9 horas, acontece a III Taça Cidade de São Sebastião de Judô, uma das etapas do Circuito Shihan. O evento promete reunir cerca de 150 atletas das escolinhas e equipes de treinamento da Prefeitura de São Sebastião e envolvendo também as equipes das cidades de Cruzeiro, Caçapava, Atibaia, São José dos Campos, Jacareí, Pindamonhangaba, Taubaté, Piquete, Guaratinguetá, Mogi das Cruzes, Suzano, Poá e Canas, totalizando aproximadamente 800 atletas.
No clube Amigos da Malha, no bairro Porto Grande, às 9 horas, acontece o jogo entre a equipe sebastianense e a equipe de Tremembé, pelo Campeonato da Liga Malha de Taubaté.
Um jogo amistoso de futebol de campo masculino, na categoria sub-18, entre as equipes de São Sebastião e Ilhabela, será realizado neste sábado, às 9 horas, no Estádio Municipal Otoniel Santos, em São Sebastião.
Dez atletas da Costa Sul de São Sebastião estarão no Guarujá representando o município na 1ª Etapa do Campeonato Brasileiro de Canoas Havaianas.
Fora da casa, a equipe sebastianense de Volei Master Feminino enfrenta Alphaville, pelo campeonato da Liga Paulista em São Paulo, também no sábado. (Fonte: PMSS)

Campanha do Dia das Mães da ACISS vai até o final do mês
“Faça sua mãe feliz” vai distribuir prêmios também entre os vendedores

São Sebastião - A campanha do Dia das Mães promovida este ano pela ACISS – Associação Comercial de São Sebastião –também vai premiar o funcionário que fez a venda ao sorteado.
A promoção, intitulada “Faça a sua mãe feliz”, começa nesta segunda-feira, 1º de maio, e se estenderá até o dia 27 de maio, com evento marcado para a Rua da Praia. “Vamos distribuir 50 mil cupons para os associados distribuírem aos consumidores, e nos cupons consta o espaço para o preenchimento do nome do comprador e um outro para o nome de quem realizou a venda”, revela o presidente da ACISS, Fábio Aranha.
Neste ano, serão sorteados uma máquina de lavar roupa, um televisor e um celular. Os vendedores concorrem a um celular e dois vale-compra em supermercado e loja. “Isso só foi possível graças à adesão de comerciantes na cidade que vêem na iniciativa da ACISS uma forma de estimular as vendas: Ótica Ponto de Vista, Shopping Villa Mares, Midys Celular, Copiadora Central e Maison Lilila”, nomeia Aranha.
Para o comércio, maio é sempre um mês de boas expectativas de negócios. Segundo pesquisas, o Dia das Mães é o segundo mais importante no calendário do comerciante, perdendo apenas para o Natal. Através da campanha, a ACISS prevê um aumento de cerca de 20% no número de consultas de crediário nos terminais da associação.
Páscoa Premiada - A ACISS – Associação Comercial de São Sebastião - realizou no fim-de-semana, no estacionamento da loja Lima Magazine, no centro da cidade, o sorteio dos produtos da campanha Páscoa Premiada, inédita em São Sebastião. Graças a ela, cresceu em torno de 10% o movimento no último mês, baseado no número de consultas de crédito dos comerciantes nos terminais da ACISS. “Foi um pedido dos próprios comerciantes, que se ressentem da queda nas vendas no período pós- temporada”, disse o presidente da ACISS, Fábio Aranha.
A Páscoa Premiada teve o apoio do jornal Correio do Litoral, Gráfica Costa Norte e Rádio Morada FM. Foram sorteados um disc-man para Ana Paula de Almeida, um DVD para Bruna Faria dos Santos, um micro computador para Antonio Domingos Ramos, e uma bicicleta. “Meu filho que vai gostar da bicicleta”, declarou o caminhoneiro José Hamilton da Silva, um dos sorteados. “Nós somos de Ilhabela e minha esposa veio fazer compras em São Sebastião. Pelo jeito, levou sorte”, completou. (Fonte: ACISS)

Restaurantes e lanchonetes terão que adaptar cardápio para atender deficiente visual

São Sebastião - Os restaurantes, lanchonetes, bares e estabelecimentos similares de São Sebastião terão que adaptar seus cardápios ou listas de preços a escrita Braille para atender portadores de deficiência visual.
Trata-se de um projeto de lei protocolado na Câmara Municipal pelo vereador Marcelo Mattos (PP) no último dia 27.
A proposta deve ser lida em sessão ordinária a ser realizada no próximo dia 3 para depois ser analisada pelas comissões do Poder Legislativo.
“É uma medida integralmente destinada a reduzir os muitos obstáculos que tanto dificultam o cotidiano dos deficientes. Aliás, muito nos admira que até hoje as adaptações não tenham sido efetivadas espontaneamente pelos próprios estabelecimentos”, observa o autor.
Segundo a matéria, a Prefeitura deverá ouvir entidades que prestam assistência as pessoas portadoras de deficiência e representantes do comércio para então definir os critérios e procedimentos a serem aplicados. (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Cano da Sabesp sob ponte provoca alagamentos em ruas e casas do bairro São Francisco

São Sebastião - Um cano da Sabesp sob a ponte situada na rua Antônio Peixoto da Silva, no bairro São Francisco, está provocando alagamentos em ruas e casas vizinhas. A afirmação é do vereador Dalton José da Silva (PL) que nesta semana abordou o assunto por meio de um requerimento durante sessão ordinária da Câmara de São Sebastião.
Segundo ele, o rio Pequê Mirim transborda em dias de fortes chuvas pelo fato da ponte ser baixa, o que impede a vazão da água, e o referido cano servir como barreira a todo tipo de entulho como, por exemplo, galhos de árvores. Silva está perguntando ao gerente da Sabesp em São Sebastião, José de Oliveira Paulo, se existem estudos no sentido de retirar a tubulação daquele local. “A situação foi alvo de vários requerimentos na legislatura passada por vários vereadores. Mais uma vez estou pedindo para que a Sabesp retire o cano”, reclama.
Ele também lamentou o fato da Prefeitura não ter elevado a altura da ponte visando dar mais vazão a água, impedir os alagamentos e evitar acidentes.
De acordo com Dalton, o problema naquele local já teria feito uma vítima fatal.
Para o vereador Carlos Augusto Senatore (PSDB), o ‘Guto’, os alagamentos ocorrem em vários lugares do município onde existem rios. O transbordamento acontece, conforme frisa, devido ao lixo que é jogado no leito do rio pelas próprias pessoas. “Precisamos desenvolver um trabalho, uma campanha, alertando a população sobre o problema de jogar lixo no rio”, propõe. (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Vereadora cobra limpeza em reservatórios da Sabesp

São Sebastião - A vereadora Solange Ramos apresentou requerimento durante a sessão da Câmara realizada na última terça-feira, 26, solicitando à direção da Sabesp informações a respeito da limpeza de reservatórios de captação de água.
De acordo com a parlamentar, ela tem sido procurada por moradores dos bairros de Maresias, São Francisco, Guaecá e Barra do Una que reclamam da qualidade da água.
Solange indaga a freqüência com a qual ocorre a limpeza dos reservatórios. “Eu visitei os reservatórios e constatei a situação lamentável em que se encontram. No bairro de São Francisco, os moradores alegam que o reservatório não é limpo há dois anos. Sabemos que a água suja pode reverter em doenças para a população, por isso é preocupante a água que está sendo consumida pelos moradores destes bairros”, justifica a vereadora.
Outro problema comentado é a falta de água verificada após fortes chuvas. Segundo a vereadora, uma escola de Maresias, com aproximadamente 1200 alunos, chegou a ficar quatro dias sem água.
Questionamentos aos serviços prestados pela Sabesp têm sido uma constante nas sessões da Câmara de São Sebastião. No início do mês, o vereador Wagner Teixeira também reclamou da qualidade da água em Boiçucanga.
“Não é possível que água barrenta seja própria para o consumo. A população não suporta mais o descaso com que a Sabesp trata São Sebastião”, declara Teixeira.
Na ocasião, o vereador enviou requerimento à Cetesb pedindo análise em toda a rede coletora de água no município.
Solange ainda sugere que a Câmara convide o gerente da Sabesp na cidade para prestar esclarecimentos. (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)
 
Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Ameu Bucaneiros

Feriado superou expectativas em Ubatuba
Movimento de turistas na cidade foi acima do esperado pelos comerciantes; Setur avalia que campanha fomentou o feriado

Ubatuba - O Feriado de 21 de Abril, geralmente considerado fraco pelos comerciantes, este ano superou expectativas e agradou a todos. Apesar dos serviços de meteorologia apontarem um feriado com muita chuva, o tempo surpreendeu e o sol apareceu para animar os visitantes. Uma pesquisa da Secretaria Municipal de Turismo de Ubatuba (SETUR) realizada em mais de 100 estabelecimentos formais de hospedagem constatou uma ocupação média de 80%.
Segundo Alfredo Corrêa, da Associação dos Restaurantes, o feriado surpreendeu o comércio. “Historicamente o feriado de 21 de abril é mais fraco, mas neste ano tivemos um fluxo de turistas muito bom”, afirmou Corrêa.
A Secretaria de Turismo credita o aumento ao volume de turistas em Ubatuba à campanha institucional que está sendo veiculada na região. “A Prefeitura tem como objetivo minimizar os picos de sazonalidade que ocorrem no decorrer do ano. Esta é a razão pela qual a Secretaria está investindo em televisão”, explica Luiz Felipe Azevedo, secretário de Turismo. Os comerciais serão veiculados todas as quartas, quintas e sextas-feiras de abril. A campanha continuará em maio com os comerciais sendo veiculados nas regiões de Campinas e Ribeirão Preto. (Fonte: PMU)

Jornalistas holandeses visitam Ubatuba

Ubatuba - Ubatuba recebeu nos dias 27 e 28 a visita de três jornalistas holandeses. Thea Detiger (De Telegraf), Ilse-Marie Scheffers (Vakantiemagazine) e Frans Glissennaar (Het Parool) estão participando de um Press Tour visitando cidades do Litoral Norte Paulista (Ilha Bela e Ubatuba) e Sul Fluminense (Paraty e Angra dos Reis).
Durante a passagem por Ubatuba, os holandeses puderam visitar as praias e conhecer pontos turísticos da cidade, onde destacaram a beleza da cachoeira do Prumirim. Chamou a atenção do grupo também a diversificação da fauna local, principalmente na área de ornitologia, muito difundida na Holanda. O secretário de Turismo, Luiz Felipe Azevedo entregou exemplares de um guia completo de observação de pássaros da região, inclusive os endêmicos. “Dentro de pouco tempo poderemos colher o fruto dessa visita, pois a divulgação dessas matérias no mercado europeu deverá trazer novos segmentos de turistas para Ubatuba. Vamos nos preparar para recebê-los de braços abertos”, disse o secretário.
Os jornalistas desfrutaram da cozinha local em um almoço típico no Restaurante Jangada, na praia da Almada e terminaram o dia com uma visita ao Projeto Tamar, acompanhados de Luiz Felipe e Berenice Gallo, coordenadora do Tamar em Ubatuba. “Eles ficaram maravilhados com o que viram aqui e pretendem inclusive colocar Ubatuba no roteiro de suas férias, para aproveitar melhor a cidade,” completou o secretário. (Fonte: PMU)

Medalhistas do Jiu Jitsu visitam secretário

Ubatuba - Os atletas do Jiu Jitsu que conquistaram medalhas na Copa Brasil de Jiu Jitsu disputada na Vila Olímpica de Duque de Caxias (RJ) estiveram reunidos com o secretário de Esporte e Lazer de Ubatuba, Bittencourt Jr. Os atletas Leandro Thomas (ouro), Vinícius Leite, Wladimir Vega, Trajano Medrado e Angélica Firme (bronze) acompanhados de Wanderlei Leite, Alessandro de Souza e Francisco Teodoro (4º lugar em suas categorias) apresentaram as medalhas conquistadas e parabenizaram o secretário pela iniciativa de apoiar a união das academias em torneios disputados fora da cidade.
Segundo o secretário Bittencourt Jr essa união só veio fortalecer o esporte. “As medalhas conquistadas são a prova que essa união foi muito salutar. Estamos iniciando esse trabalho com outras modalidades como judô, karatê e capoeira por exemplo”, frisou o secretário.
Judô - Neste final de semana o judô de Ubatuba estará disputando a 3ª Copa São Sebastião de Jiu Jitsu, válida pela 2ª etapa da Copa Shi-Han de judô no Ginásio do Tebar Praia Clube. (Fonte: PMU)

Ubatuba avalia taxa nas praias

Ubatuba - Uma comissão formada por acionistas da Comtur (Companhia de Turismo) de Ubatuba pretende reativar a empresa e retomar a cobrança de estacionamento nas praias da cidade.
O prefeito Eduardo César (PL) afirmou ontem (28) que a manutenção da empresa e o retorno da cobrança ainda dependem de discussão.
Segundo Jurandiau Lovizaro, um dos membros da comissão, os acionistas querem recuperar as finanças da empresa, que possui dívidas trabalhistas de R$ 2 milhões. Lovizaro disse que a taxa voltará a ser cobrada após reurbanização nas praias.
"Vamos conversar com os acionistas para saber se a empresa será mantida ou substituída. Queremos uma empresa que trabalhe pelo turismo de nossa cidade, não apenas para cobrar taxas", disse o prefeito.
A cobrança da taxa em quatro praias foi suspensa em março, por decisão do prefeito. A Comtur cobrava R$ 3 para estacionamento nas praias da Lagoinha, Maranduba, Grande e Tenório. (Fonte: ValeParaibano)

Aquário de Ubatuba e Projeto Tamar promovem curso

Ubatuba - O Aquário de Ubatuba e o Projeto Tamar promoverão o curso “Projeto Tamar Ibama - Conservação de Tartarugas Marinhas”. As aulas serão desenvolvidas nas dependências do aquário, entre os dias 9 e 12 de junho.
O curso é destinado a graduandos e graduados em biologia, veterinária, oceanografia e outros cursos correlatos, além de técnicos das prefeituras litorâneas, de unidades de conservação, aquários, zoológicos e instituições não governamentais ligadas à conservação marinha.
Os alunos terão aulas práticas e teóricas sobre a biologia das tartarugas, morfologia, anatomia, fisiologia, identificação, distribuição espacial, comportamento reprodutivo, hábitos alimentares, orientação, ameaças e aspectos legais, conservação de tartarugas marinhas no Brasil, conservação e desenvolvimento, marcação e soltura. O valor da inscrição até o dia 28 deste mês é de R$ 170,00. Mais informações podem ser obtidas pelo pelos telefones (12) 3832-1382/7491. (Fonte: Imprensa Livre)

Surfista é resgatado após duas horas em apuros no mar

Ubatuba - A forte ressaca que atingiu o litoral paulista na terça-feira não causou somente inundações. O surfista Carlos Roberto Pellegrini Filho, de 25 anos, ficou em apuros no mar de Maranduba e, graças ao trabalho de salva-vidas dos bombeiros, ele foi resgatado com sucesso.
Eram 19h30, quando o setor recebeu pedido de socorro de amigos de Pellegrini, morador em Jacareí. Ele tinha entrado na água para “surfar” e não tinha retornado, desaparecendo na correnteza do mar agitado. Dois botes com o sargento Jorge Luiz, cabo Castilho e soldados dos Reis e Felix foram fazer buscas.
Segundo o capitão Carlos Eduardo Smicelato, comandante do setor no Litoral Norte, a vítima foi localizada, duas horas depois de iniciada as buscas, próximo de uma ilha se segurando em pedras mar adentro, distante cerca de mil metros da praia. Ele foi levado ao pronto-socorro, onde recebeu cuidados médicos, sendo liberado em seguida. (Fonte: Imprensa Livre)

Ubatuba inicia projeto “Adote uma Praça”
A parceria entre prefeitura e comunidade pode resultar em belos espaços de convivência

Ubatuba - A Secretaria de Meio Ambiente de Ubatuba está colocando em prática uma lei que envolve a comunidade na adoção de praças e áreas verdes, com o objetivo de transformar esses locais em espaços de convivência, limpos e ajardinados. Desde o início do ano, um levantamento está sendo feito, no sentido de cadastrar todas as praças e áreas verdes existentes na cidade. Somente nos bairros Centro, Perequê Açu, Itaguá e Maranduba, já somam um total de cerca de 60 logradouros que podem virar praças.
A parceria entre a prefeitura e a comunidade é um procedimento simples. Qualquer empresa local, associação de bairro, entidade, ONG e, até mesmo, o cidadão pode “apadrinhar” uma praça. Existem responsabilidades e vantagens para ambas as partes.
O papel do adotante consiste em manter as praças limpas e bem cuidadas. A prefeitura se responsabiliza pelo desenvolvimento do projeto de implantação ou reforma, o pagamento de contas de água e luz, além de dar o apoio técnico e permissão para colocação de placa no local adotado, divulgando a parceria.
Ubatuba é uma cidade extensa, com centenas de locais que podem ser adotados. A prefeitura tem dificuldades técnicas e operacionais para manter todos esses lugares exclusivamente sob sua responsabilidade. As empresas que participam de projetos como esse vinculam sua imagem à responsabilidade social e o respeito ao meio ambiente. Se você se interessou por essa idéia, participe! O telefone da SEMA é 3833-4541. (Fonte: PMU)

Basquete e vôlei são atrações no final de semana esportivo

Ubatuba - O Ginásio de Esportes Tubão será palco de diversos eventos neste final de semana. Na sexta-feira, 29, acontece a segunda rodada do Municipal de Basquete Masculino. Na primeira partida um duelo entre duas equipes que venceram na primeira rodada: a equipe do Tortilhão enfrenta o time de Móveis Docelar. No jogo de fundo a equipe do Tachão tenta se reabilitar da derrota na primeira rodada enfrentando a equipe de Hlera, que venceu o jogo inicial.
No sábado, à partir das 10 horas, o basquete volta a quadra para a disputa da segunda rodada da Liga Litoral Norte/Serra do Mar na categoria mirim. A primeira partida é entre São Sebastião e Caraguá; Ubatuba e Paraibuna encerram a rodada. Na sequência o técnico da Secretaria de Esporte e Lazer, Fábio Medeiros, comandará as equipes Infantil e Sub 21 em amistosos contra São Sebastião. Os jogos servem para observar atletas que serão selecionados para disputar os Jogos Regionais.
Vôlei - No domingo o Tubão recebe as equipes de vôlei masculino e feminino em mais uma rodada da Livovali. As meninas comandadas por Geraldo Vanoni enfrentam a equipe de Pindamonhangaba, à partir das 14 horas.
Os atletas do Infantil Masculino jogam na sequência, defendendo uma invencibilidade de 3 jogos, enfrentando a equipe de São Sebastião. O técnico Marcos Jardim conta com a vitória para garantir a classificação rumo as semifinais da categoria . Em todos os eventos a entrada é franca. (Fonte: PMU)

Pouso Alegre conhecerá a graça da Ginástica Rítmica de Ubatuba

Ubatuba - Ubatuba já confirmou presença na 11ª Copa Sul Mineira de Ginástica, Dança e Acrobacia, que acontece na cidade de Pouso Alegre neste final de semana. Vinte atletas da Jê Academia representarão a cidade nesse evento onde as apresentações não terão caráter competitivo. “Isso vai permitir que as meninas se apresentem sem o stress dos torneios, o que deve aumentar a plasticidade dos movimentos,” acredita Jerusa Suguimoto, treinadora da equipe.
Nas coreografias, Ubatuba apresentará uma dança com ritmos latinos, outra de Street Gymn, finalizando com Mayara e Beatriz, solistas com diversas vitórias, que uniram suas apresentações e as transformaram em um dueto em GR.“Esse tipo de evento nos ajuda a observar a realidade da Ginástica Rítmica em outros centros e também para podermos analisar como poderemos incrementar nossas coreografias”, disse Jerusa.
A equipe vai a Minas com o apoio da Secretaria de Esporte e Lazer da Prefeitura Municipal de Ubatuba.(Fonte: PMU).

Posto de Saúde do Perequê-Açu realiza evento para os idosos

Ubatuba - Sábado, dia 30, o Posto de Saúde do Perequê-Açu estará realizando uma grande programação que faz parte da Campanha de Vacinação Contra a Gripe para idosos. O evento acontecerá no Terminal Turístico do bairro, com muita música, exposições, exames e palestras.
Além da programação com horários marcados, outras atividades acontecerão durante todo o dia nas salas do terminal turístico. O idoso poderá contar com sessões de relaxamento e estética com a Vitaderm Cosméticos, exposição de artesanato, danças, jogos, fisioterapia e produtos naturais, música ao vivo e exame de prevenção do câncer de boca.
Acompanhe e participe:
8:30 Abertura com apresentação da Banda Lira Padre Anchieta
9:00 Dinâmica de sensibilização c/ a pedagoga Fernanda Liberal
9:30 Café da manhã
10:00 Palestra “Envelhecer com Prazer” com o psicólogo Tom Blasques
13:00 Apresentação da crianças da Orquestra e Coral do Projeto Guri do Promirim
13:30 Palestra “Como vai sua memória” com a terapeuta ocupacional Patrícia Lopes Fontes
15:00 Dinâmica “Contando História” com a dra. Rosa Gil
16:30 Encerramento com apresentação de Dança do Ventre com a Oficina de Dança da Surreil
(Fonte: PMU)

Ciclovia do Itaguá ganha iluminação
Reparos no trevo no bairro do Perequê-Açu e recuperação de valas para escoamento de águas pluviais também estão sendo executados

Ubatuba - A Secretaria de Obras da Prefeitura de Ubatuba concluiu nos últimos dias a colocação de 14 postes, de 14 metros cada, para a iluminação, em mercúrio, da ciclovia do Itaguá, no trecho rotatória até a Ponte do Ingá. É um sistema de iluminação moderno que contém refletores voltados para a praia, além de iluminar a via pública. A obra foi realizada com recursos do DADE (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias), órgão vinculado à secretaria estadual de Turismo.
Já está em fase de tramitação o processo para colocação de postes de iluminação, de via pública e costeira, nos decks do Caís do Porto. Serão quatro postes, um em cada deck e a obra também será realizada com verbas do Dade.
Outros serviços - O Serviço Municipal de Trânsito está remodelando o trevo na avenida Felix Guisard, na confluência com a avenida Padre Manoel da Nóbrega, no bairro do Perequê-Açu. Além de melhorar o fluxo de veículos, esta modificação também deverá receber iluminação. Este trevo foi criado emergencialmente anos atrás, com o objetivo de organizar o trânsito no Carnaval e permaneceu até hoje, sem nenhum tipo de reparo.
Ainda no Perequê-Açu, funcionários da secretaria de Obras estão trabalhando na recuperação e desassoreamento de vala para escoamento de águas pluviais, na rua Imaculada Conceição, já que por este local escoa grande parte das águas do Sumidouro. (Fonte: PMU)

Bairro do Ipiranguinha faz festa para trabalhador

Ubatuba - A Sociedade Amigos do Bairro do Ipiranguinha (SABI) realiza a partir do dia 6 de maio a “5ª Festa do Trabalhador”. Serão três dias com muita animação e prestação de serviços. Almiro Santos Penha, presidente da SABI, faz questão de convidar os moradores de toda a cidade. “É uma festa para homenagear os trabalhadores de Ubatuba, por isso queremos comemorar com todos, da Tabatinga ao Camburi. Teremos eventos para toda a família do trabalhador durante os três dias da festa,” diz Almiro.
O presidente da associação lembra também que a festa faz parte do calendário de eventos da cidade. “O apoio que estamos recebendo da Prefeitura, em especial da Secretaria de Turismo irá contribuir muito para o sucesso da festa,” completa Almiro. Na sexta-feira a animação começa às 20 horas com show musical. Sábado e domingo as atividades têm inicio às 9 horas (confira programação abaixo) e todos os eventos são gratuitos. A “5ª Festa do Trabalhador” será realizada na área ao lado da ponte André Franco Montoro, na Rua da Cascata.
5ª Festa do Trabalhador - Programação:
6 de maio - sexta-feira
· 20 horas – Show musical - Bandas Aurora, Tribaltos, Pracaniz
7 de maio – sábado
· 9 horas – Prestação de serviço: Corte de cabelo gratuito, Medição da pressão arterial, preenchimento de currículo, posto de atendimento do INSS, Assessoria Jurídica, Conselho Tutelar, stand de exposição da SABI, bazar da solidariedade
· Esporte – Corrida Pedestre do Trabalhador, percurso 5 Km
· 18h30 – Missa Campal do Trabalhador
· 20h30 - Abertura oficial da “5ª Festa do Trabalhador”
· Show musical com Marcos Fernandes “O Mineirinho do Forró”
· Encerramento da noite com a Banda “Chiclete de Águia” da Bahia.
8 de maio – Domingo
· 9 horas – Festival de brincadeiras para crianças, festival de futebol de campo, apresentação de capoeira, desfile em homenagem ao profissionais, torneio de xadrez, apresentação de aeróbica, pinturas e outras atividades para crianças
· 14 horas – Show infantil com Waltinho Guimarães e sua turma,
· Homenagem às mães
· 16 horas - Show de acrobacia em motos com “Grupo Domínio e Ousadia”
· 20 horas - Show com Almir Neto e banda
· 22 horas - Show com André Martins (do programa Raul Gil)
· Encerramento da “5ª Festa do Trabalhador” com queima de fogos (Fonte: PMU)

Comunicado: Cineclube Fundart adiado

Ubatuba - Em decorrência das últimas chuvas que caíram sobre Ubatuba na quarta e quinta-feira, 20 e 21 de abril, os equipamentos do Cineclube e o auditório foram danificados. Diante da situação, a equipe da Fundart está adiando a sessão de cinema desta sexta-feira, dia 29 de abril, às 20h00. Gratos pela compreensão. (Fonte: Fundart)

Novo contratado da Rádio Costa Azul

Ubatuba - A mais nova contratação da Rádio Costa Azul é o radialista  Reginaldo José Antunes Mauricio, 38 anos, que vem fortalecer o quadro da emissora, Mauricio possui uma experiência de 23 anos na área de rádio. Com isso a Rádio Costa Azul vem se destacando cada vez mais, principalmente na área de jornalismo local e regional, levando a informação a população de Ubatuba. Na foto, Mauricio (à direita) e o radialista JB, apresentador do Programa Ponto de Vista da Radio Costa Azul. (Foto e Fonte: Fabio Lamonier)

O Projeto Ruas da Cidade está o maior sucesso

Ubatuba - São os mapas, bairro por bairro de Ubatuba, super atualizados e com enfoque turístico. O primeiro foi o Centro, depois a região da Enseada, Santa Rita e Perequê-Mirim.
O terceiro setor será o ITAGUÁ e já conta com a participação da: Belmar Viagens e Câmbio, Tigrão Auto Peças, Restaurante Prato Cheio, Eletro Norte, Rádio Gaivota-FM, Jornal A Cidade, Rádio Costa Azul-AM, Cyber Café Itaguá, Buffet Giorgio, Pneu Car, Ubagás/Motogás Distribuidor de Água e Gás, Tapeçaria Rocas-Cássio, Ideal Contábil, G-Tech Informática, Ephe.com.br, www.litoralvirtual.com.br, www.ubatubavibora.com , SJP Guincho 24h, AEL Distribuidor de Água e Gás, Via Massari Moda Masculina e Chaveiro e Carimbos Rei das Chaves.
Como são poucos espaços destinados a publicidade, proporcionando maior visibilidade aos anunciantes e mais da metade já estão ocupados, com rapidez o próximo setor estará circulando.
O plano de distribuição visa tanto os turistas como os moradores. Falando dos moradores, cada habitante da cidade deveria ser um receptivo turístico, simpático e atencioso, seja para simples informações solicitadas, bem como às maiores sugestões de passeios, entretenimento, onde ficar e onde comer. Com este pensamento vimos sugerindo ao longo dos tempos esta ação, seja a cada morador que encontramos, seja fornecendo nossos guias turísticos, mapas e outras publicações deste teor às instituições que lidam com o público diretamente.
Expressamos nosso especial agradecimento a todos que participam desta iniciativa, apoiando nosso trabalho e principalmente por estarem beneficiando a comunidade. (Fonte: Revista Local)

Ação Litoral

Carta do Leitor Topo

Requerimento da Câmara de Ubatuba - No Boletim da Câmara de 26/04 foi aprovado por unanimidade o requerimento 138/05 do Vereador Charles Medeiros ao DADE projetos a fim de fornecer melhorias aos acessos as praias de Ubatuba.
Pergunto: Não seria da competência da administração da Cidade apresentar projetos devidamente custeados reivindicando então as verbas necessárias para a execução dos projetos?
Estes projetos não deveriam estar calçados em projetos de desenvolvimento turísticos da região, com argumentos fortes no desenvolvimento do emprego etc. etc...?

Fernando Pedreira
Maranduba, Ubatuba, SP

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br
O envio de foto caracteriza autorizada a sua publicação e identifica o remetente como autor.

Ubatuba

Baía da Picinguaba - J. Junior

Baía da Picinguaba
© J.Junior


Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Editora Assistente: Jullyany Roberta Cruz


GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor