Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Segunda-feira, 02 de maio de 2005 - Nº 1271 Edições Anteriores

Litoral Virtual Inteligraph

Região
-


Caraguatatuba
Fiscalização da Prefeitura recebe 10 novas motos
Professores de Educação Infantil participam de capacitação do IBM KidSmart em Caraguá
5ª Semana da Redação Contábil, em Caraguá de 2 a 4 de maio
Caraguá viabiliza 2ª via de IPTU e guia de recolhimento de ISS Retenção, pela internet
CEI do bairro Olaria comemora 2º aniversário homenageando parceiros e voluntários
PROCON faz palestra sobre direitos do consumidor para turma de EJA da EMEF Casa Branca
PL agora tem partido jovem em Caraguatatuba


Ilhabela
Vereador quer construção de ponte na Cachoeira da Vista
Visita Jovem

São Sebastião
Convênio entre Prefeitura, Sindserv e Unibanco oferece benefício para servidor
Boracéia cria Associação da Terceira Idade

Ubatuba
Prefeitura e Promotoria buscam soluções para problemas antigos do município
Secretaria de Educação expõe trabalho de crianças do ensino fundamental
Santa Casa realiza “Baladas de Outono” em maio
Ponte recuperada no Perequê-Açu
Senador Eduardo Suplicy recebe o presidente Jairo dos Santos
Comunidade do Ipiranguinha eclama:
A Unidade Mista de Saúde é a própria imagem do abandono
Ubatuba dá Show de dança em São Paulo
Homenagem à Defesa Civil de Ubatuba
Campanha de vacinação contra a gripe

Seções
Artigo
Opinião
Carta do Leitor
Foto do Dia


Notícias da Região Topo

-

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba

Fiscalização da Prefeitura recebe 10 novas motos
Prefeitura investe na fiscalização do comércio e urbanismo com a compra de 10 motos.

Caraguatatuba - O Prefeito Municipal, José Pereira de Aguilar recebeu, nesta sexta-feira 29, as chaves das 10 motos que serão usadas na fiscalização do comércio e urbanismo.
A compra das motos foi feita por intermédio de licitação e a vencedora foi a empresa Nipakh Honda, com sede em nossa cidade. O empresário Eduardo Antunes Agostinho, proprietário da revendedora, entregou pessoalmente as chaves, em evento realizado na Nipakh pela manhã.
Para o prefeito a compra das motos significou economia e geração de renda para o município.
 “Fizemos uma economia muito grande na compra destas motos, que hoje tem o valor de mercado de R$ 7.180,00 (tabela Fipe) e pagamos somente R$ 6.900,00, e o melhor ainda é que prestigiamos um comerciante de nossa cidade, gerando empregos para nossa gente” ressaltou Aguilar.
Estiveram presentes na cerimônia o Deputado Estadual Ricardo Tripolli; secretários municipais da Fazenda, José Edvaldo Del Vale; de Saúde, João Correia Senna Filho; de Urbanismo, Leandro Borella, de Obras, Raul Pesci Júniro; o presidente da Câmara Juarez Pardim e os vereadores Baduquinha, Carlinhos da Farmácia e A. G. Pereira.  (Fonte: PMC)

Professores de Educação Infantil participam de capacitação do IBM KidSmart em Caraguá
Caraguatatuba saiu na frente por meio da parceria entre a Prefeitura e a IMB, que está doando 53 terminais equipados para todas as classes de Educação Infantil do município

Caraguatatuba - Os professores de Educação Infantil da rede municipal de Caraguatatuba, participaram nesta quinta e sexta-feira, 28 e 29 de abril, do programa de formação continuada, integrante do projeto KidSmart, da IBM, que está sendo implantado na cidade.
Por meio da OMEP (Organização Mundial para Educação Pré-Escolar) - uma instituição sem fins lucrativos que atua no Brasil há 50 anos, a IBM chegou a Caraguatatuba. Representada pela dra. Vera Melis, a OMEP avaliou positivamente a cidade no sentido de receber amplamente esse programa KidSmart, que em outros municípios contemplou apenas aulas classes de Educação Infantil.
Segundo explicou a supervisora da área de Informática da Secretaria Municipal de Educação, Cláudia Burihan, essa segunda capacitação presencial reuniu 115 professores em dois dias. “Nós fizemos contas de e-mail para todos os professores envolvidos, porque nessa nova etapa eles passam a participar de um curso de formação à distância, no qual é necessário alimentar um site criado especialmente para o projeto KidSmart em Caraguatatuba. Com isso, alguns educadores, que não estavam familiarizados com a internet, se sentiram motivados. Isso prova que o programa beneficia e inclui no mundo digital não somente as crianças, mas também os professores”, explicou.
A supervisora enfatizou ainda que esses profissionais participarão de seis encontros presenciais, e terão encontros com as formadoras locais e professoras de Educação Infantil da rede de Caraguá, Ângela Maria Pereira dos Santos e Elisângela Cristine Ros. Os demais encontros acontecerão por meio do website e chats. Essa segunda capacitação presencial, que terminou nesta sexta-feira 29, contou com a participação da representante da OMEP, dra. Vera Melis, que informou estar com viagem prevista para Montreal, no Canadá, no mês de maio, para participar do World Forum On Early Care Education. “Nesse ano levarei a experiência do IBM KidSmart tendo Caraguá como exemplo, já que essa cidade é a primeira em todo Brasil a ter um curso de formação à distância na área de Educação Infantil, sem ônus para os participantes e para a própria prefeitura”, finalizou a dra. Vera. Os terminais coloridos, especificamente montados para atender crianças de 4 a 6 anos, doados pela IBM estão prestes a chegar nas unidades escolares, segundo informou a SME. O objetivo do programa KidSmart é integrar a tecnologia IBM às situações de aprendizagem da educação infantil, permitindo que às crianças brinquem e aprendam ao mesmo tempo. (Fonte: PMC)

5ª Semana da Redação Contábil, em Caraguá de 2 a 4 de maio
O evento terá a presença de autoridades debatendo sobre a imprescindível parceria entre a contabilidade e a administração para uma gestão responsável.

Caraguatatuba - O curso de Ciências Contábeis das Faculdades Integradas Módulo, promove em Caraguá, na semana que vem, de 2 a 4 de maio, a 5ª Semana da Redação Contábil, que sob o tema ‘Contabilidade e Administração: parceria imprescindível em uma gestão responsável’ oferecerá palestras e debates, painéis e mesas redondas aos alunos da Faculdade e ao público interessado.
O evento será aberto no dia 2, às 19 horas, no campus do centro, com a mesa redonda: ‘O papel do profissional contábil no planejamento gerencial e tributário das empresas’, que terá como mediador o professor Dimas Otaviano Noronha e, como convidados, o presidente da Aecc(Associação dos Escritórios de Contabilidade de Caraguatatuba), Alfredo de Mendonça Simões e, o vice-presidente da Aecc, Dorly de Oliveira, além do presidente da Associação Comercial e Industrial de Caraguatatuba, Jorge Washington Camargo e, ainda, os empresários Paulo Márcio Baptista de M. Noronha, da Econorte – Concessionária Ford e Luiz Flávio Rubniker, da Center Trevo de Caraguatatuba.
No dia 3, também às 19 horas, um painel com o professor Carlos Leon Júnior tratará o tema ‘Fontes de financiamentos para as pequenas empresas: o papel da contabilidade’, juntamente com os convidados Ivan Roberto Scheider, gerente geral da Caixa Econômica e Ronaldo Guibo, gerente de pessoa jurídica do Banco do Brasil, agência de Caraguatatuba.
E no dia 4, no mesmo horário, o coordenador do evento e do curso de Ciências Contábeis, professor Alberto M. Cherrer ministrará a palestra ‘Academia e prática: semelhanças e diferenças’ junto com o gerente geral de contabilidade do grupo empresarial Siemens, Emerson Weslei Dias.
Mais informações com o Professor Cherrer (12) 9127-7756, ou no Módulo, pelo telefone 3897 - 2000/2043/2044. (Fonte: Módulo)

Caraguá viabiliza 2ª via de IPTU e guia de recolhimento de ISS Retenção, pela internet

Caraguatatuba - A prefeitura de Caraguatatuba acaba de colocar à disposição de empresas prestadoras de serviços e contribuintes, acesso à guia de guia de recolhimento do ISS Retenção e a 2ª via do carnê do IPTU 2005.
A secretaria da Fazenda disponibilizou o serviço no site da prefeitura. om o novo serviço a prefeitura facilita e aumenta a arrecadação do imposto que muitas vezes deixava de ser pago. Segundo explicou o assessor financeiro da Secretaria da Fazenda, o fato de a empresa ter que vir até o município para efetuar o pagamento do ISS Retenção, dificultava a arrecadação. “Muitas empresas deixavam de pagar as taxas e acabavam recolhendo em outros municípios a retenção que deveria ser feita aqui, ou então pagavam com juros e multas pelo atraso”.
Com o novo serviço, o município garante a arrecadação dos impostos, e o empresário pode pagar suas taxas com facilidade e sem os juros e multas ocasionados pelo atraso no pagamento.
Para obter a guia do recolhimento do ISS Retenção, basta acessar o site da prefeitura www.caraguatatuba.sp.gov.br, preencher o formulário com os dados do prestador e do tomador de serviços e do serviço prestado, e o interessado terá a opção de emitir a guia para que possa efetuar o pagamento em qualquer banco do sistema de compensação.
Outra inovação no site da prefeitura é a segunda via do carnê de IPTU 2005, o contribuinte deve acessar a mesma página e terá a possibilidade de imprimir a segunda via do carnê, basta digitar o número de inscrição e imprimir.
Com o novo serviço, o prefeito de Caraguá, José Pereira de Aguilar, está cumprindo uma das metas do seu governo, que é oferecer vantagens e facilidades ao contribuinte e aos prestadores de serviços, por isso e desenvolve no momento a implantação de novos serviços pela internet, como a guia para recolhimento do ITBI - Imposto de Transmissão de Bens Intervivos, do ISS Variável, entre outros. (Fonte: PMC)

CEI do bairro Olaria comemora 2º aniversário homenageando parceiros e voluntários
Durante a festa de 2º aniversário do Centro de Educação Infantil do bairro Olaria, foram entregues 24 homenagens a amigos do CEI, empresas parceiras e voluntários da comunidade

Caraguatatuba - O CEI (Centro de Educação Infantil) “Profª Aparecida Maria Pires de Meneses, do bairro Olaria, que atende crianças de zero a 6 anos por meio de uma parceria entre a Prefeitura e a Fundação Orsa comemorou nesta sexta-feira 29, seu 2º aniversário, desde sua inauguração, em abril de 2003, quando o então vice-prefeito José Pereira de Aguilar, representando a Prefeitura, entregou à comunidade O CEI e a quadra poliesportiva.
Com a presença de cerca de 500 pessoas, entre pais de alunos e membros da comunidade, a diretora da unidade, Myrella Alcione de Oliveira Fernandes fez o uso da palavra falando da importância de compartilhar com todos a comemoração de aniversário, bem como a trajetória do CEI, que contou com grandes parceiros, entre empresas, amigos da escola, voluntários e pais de alunos.
Foram entregues 24 homenagens, entre elas para a representante de bairro, D. Sônia, que aproveitou a ocasião para dividir essa homenagem com toda a equipe do CEI, pelo carinho e cuidado com as crianças do bairro.
Outras homenagens de destaque ficaram para a Secretaria de Esportes, equipe do PSF – Programa de Saúde da Família do Olaria, empresas de comunicação visual, Nenê Mafra, que corta os cabelos das crianças gratuitamente e outras grandes parcerias como a psicóloga Maria Wânia Martins de Carvalho, a assistente social, Neiva Venture, a técnica da Fundação Orsa, Mara Regina Miranda Ribeiro, entre outras.
Encerrando as homenagens, a diretora chamou ao palco o proprietário da casa de eventos Espaço Máxima, Luiz Henrique Abreu, que em 2004 promoveu uma festa para arrecadação de brinquedos para o Natal das crianças e finalizou chamando a Assessora de Comunicação da Prefeitura de Caraguá, Maria Luiza Baracat Vieira, para receber uma homenagem em agradecimento às doações e incentivo às atividades realizadas no CEI. A Assessora, que na ocasião representou também o prefeito José Pereira de Aguilar, falou do carinho especial que tem pelo CEI Olaria e da grande e longa amizade com a diretora, o que resultou no acompanhamento de tudo que aconteceu nesses dois anos na escola. “Eu acompanhei muitos momentos vividos aqui e gostaria de dizer a vocês todos, que essa equipe trabalha com muita dedicação por essas crianças, e é por isso que sinto muito orgulho, não apenas de receber essa homenagem, mas de fazer parte dessa história”, finalizou.
Em seguida, as crianças do Grupos I, II e EMEI apresentaram números de dança, emocionando toda a platéia. (Fonte: PMC)

PROCON faz palestra sobre direitos do consumidor para turma de EJA da EMEF Casa Branca
Direitos e deveres do consumidor é tema de palestra que será ministrada para os alunos das turmas de EJA do bairro Casa Branca no dia 2 de maio

Caraguatatuba - O PROCON, órgão de defesa do consumidor, representado pela procuradora assistente, dra. Luci Machado Pinto, a convite da EMEF “Benedita Pinto Ferreira”, do bairro Casa Branca, em Caraguatatuba, discutirá assuntos relacionados aos direitos do consumidor com alunos de EJA (Educação de Jovens e Adultos).
Segundo explicou a dra Luci Machado Pinto, a palestra terá como enfoque principal o Código de Defesa do Consumidor e a partir disso, os alunos estarão mais orientados sobre seus direitos, podendo exercer de maneira plena sua cidadania.
A palestra acontecerá na EMEF “Prof Oswaldo Ferreira”, também no Casa Branca, na próxima segunda-feira, 2 de maio, às 19h e terá a participação de todas as turmas de EJA da EMEF Benedita Pinto. (Fonte: PMC)

PL agora tem partido jovem em Caraguatatuba

Caraguatatuba - A noite de quinta feira, 28 de Abril foi histórica para o PL – Partido Liberal. Em Caraguatatuba, vários jovens se reuniram na Câmara Municipal para fundarem o primeiro Partido Jovem do Litoral Norte, o PL Jovem, “braço” do Partido Liberal.
A criação do PL Jovem se deu por iniciativa de um grupo de amigos que se reuniram para discutir sobre ideais, o que poderiam fazer para ajudarem nos problemas da cidade e o que poderiam fazer para tornar realidade estas idéias, no mesmo local se encontrava o Vereador Omar Kazon (PL), vereador reeleito pela 3ª vez em nossa cidade e que, achando interessante a conversa, principalmente em se tratando de jovens interessados no bem comum da sociedade, apresentou a eles a idéia de se formar o PL Jovem na cidade. Muitos encontros ocorreram desde então e mais jovens foram se aproximaram do grupo, apoiando totalmente a iniciativa. Pronto! Estava criado o Partido Jovem do PL, e no dia 28 de Abril de 2005 ocorreu a formalização do Partido Jovem, com a eleição da mesa diretora.
Kazon comenta que o PL já estava com idéia de ampliar sua base no litoral norte, “Hoje o PL tem 540 pessoas filiadas ao partido, a vontade desses jovens aqui presentes em realizar algo em benefício da comunidade vem de encontro com os ideais de nosso Partido. A união de grupos, ONG’s, associações vem sempre somar e acrescentar, eu e o Vereador Baduca Filho, também do PL convidamos a participar pessoas que tem em mente ajudar o próximo”.
O Presidente eleito do PL Jovem, Wagner Ramiro, o Waguinho, disse que “O objetivo do Partido Jovem é o comprometimento com a cidade, a conscientização do cidadão, resgatando valores, valorizando a cultura caiçara e principalmente realizando projetos que beneficiam a comunidade carente da nossa cidade.”
O primeiro Projeto que o PL Jovem vai desenvolver, já está confirmado, será na Festa do Trabalhador, que será realizada na Praça de Eventos, domingo, 1º de Maio, com uma tenda em parceria com o “Comitê Grupo de Amigos”, onde será oferecido aos jovens “Noções de comportamento para seu primeiro emprego”. As dicas serão dadas pelo Professor Ratieri, orientando o jovem a conseguir seu primeiro emprego, com noções de como se portar na primeira entrevista, de como se vestir, o que fazer e falar.
”São pequenas ações como esta que acreditamos ser uma semente plantada para um futuro melhor, explanou Waguinho.” (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Programa Ação Litoral

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Vereador quer construção de ponte na Cachoeira da Vista

Ilhabela - Foi aprovado na última sessão da Câmara Ilhabelense um requerimento de autoria do vereador Carlos Alberto de Oliveira Pinto, o Carlinhos(PMDB). Nele, o parlamentar pede que o Executivo estude a possibilidade de ser construída uma ponte na Cachoeira da Vista, na estrada que dá acesso ao bairro Sepituba, região sul do município.
Apesar de existir estrada no local, a construção se faz necessária, segundo o parlamentar, porque em dias de chuva forte, o nível da água sobe a uma altura mínima de um metro, (como aponta Carlinhos na foto), impedindo a passagem. “A construção da ponte é de extrema importância para os moradores da região e do Bonete, que utilizam a mesma estrada”, justifica o vereador.
Alguns moradores do bairro Sepituba estiveram presentes na sessão e ficaram muito satisfeitos com a iniciativa do vereador. “Precisamos nos mobilizar, pois já houve óbito de uma criança que nasceu prematura e os pais não conseguiram chegar ao hospital por causa do alto nível da água”, encerra Carlinhos. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Visita Jovem

Ilhabela- O presidente da Câmara de Ilhabela, vereador Luiz Antônio dos Santos, Luiz Lobo(PL), recebeu na tarde de sexta-feira, em seu gabinete, um grupo de estudantes que fazem parte do Superação Jovem, um projeto da Escola da Família. Os jovens, alunos da Escola Estadual Dr. Gabriel Ribeiro dos Santos, sob a supervisão do Prof. Jaílson Gomes da Silva, apresentaram ao presidente algumas propostas dos projetos desenvolvidos por eles, em diversos segmentos da cidade. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Convênio entre Prefeitura, Sindserv e Unibanco oferece benefício para servidor

São Sebastião - Os servidores públicos serão beneficiados com a celebração de um convênio firmado hoje (29/04) entre a Prefeitura de São Sebastião, o Sindicato dos Servidores e o Unibanco, que prevê empréstimos com taxas de juros mais baixas.
A assinatura do convênio contou com as presenças do prefeito Dr. Juan Garcia, do secretário da Fazenda Amin Nossabein, do presidente do Sindserv Afonso da Silva Vale, que estava acompanhado de Roberto Vicente e do gerente geral do Unibanco em São Sebastião, Dialino Rabelo e dos membros da diretoria de governo do Unibanco, Fábio Pedro de Souza e Marcelo Fornasari.
Segundo o presidente do Sindserv, antes os empréstimos eram feitos por uma parceria com o Sudameris, que não possui agência da cidade. “Os bancos locais não aderiram a essa proposta de baixar os juros para o servidor e o Sudameris, que é um banco de Santos, foi o único que na época abraçou esta idéia”, explica Vale.
O sindicato conta que as taxas de juros oferecidas pelo Sudameris estão em torno R$ 2,69 a R$ 2,93 e com este novo convênio o Unibanco estará oferecendo taxas de R$ 1,75 a R$ 2,50. Para o prefeito este é mais um empenho da atual administração em buscar melhores linhas para que os servidores não sejam achatados pelo sistema financeiro.
Segundo conta o secretário da Fazenda Amin Nossabein esta é uma medida que além de beneficiar o servidor também ajudará a cidade. “Optamos por um banco que possuísse agência na cidade. Isto faz com que aumente a geração de empregos e que os recursos sejam investidos no próprio município”, comenta.
Nossabein destaca ainda outras vantagens como a diminuição da Taxa de Abertura de Crédito (TAC) cobrada pelos bancos quando é feito um financiamento. “Teremos uma TAC única de R$ 30,00 por empréstimo independente do valor a ser financiado. Segundo o Sindserv a TAC mínima cobrada pelo Sudameris é de R$ 50,00 por empréstimo, podendo ainda sofrer acréscimos de acordo com o valor a ser financiado”, explica o secretário da Fazenda.
Com a parceria com o Unibanco o servidor também deixará de ter que pagar pelo seguro prestamista, que quita toda a dívida caso o cliente venha a falecer.
O presidente do Sindserv explica que os servidores que já possuem contratados firmados com o Sudameris poderão optar em permanecer com o mesmo banco ou em migrar para o Unibanco.
Marcelo Fornasari, da diretoria de governo do Unibanco, destaca que o banco que está com uma agência bancária na cidade a pouco tempo e tem como objetivos proporcionar uma condição especial de empréstimo ao servidor além de buscar uma valorização local para o banco. “Estamos fazendo a primeira de muitas parcerias que pretendemos firmar com a Prefeitura de São Sebastião”, finaliza. (Fonte: PMSS)

Boracéia cria Associação da Terceira Idade

São Sebastião - Agora os idosos da Costa Sul do município já podem contar com uma Associação da Terceira Idade, fundada no último dia 23 de abril, por moradores de Boracéia. Com apenas uma semana de formação ela já conta com mais de 40 associados. Uma diretoria provisória foi montada até que se faça a assembléia geral.
Como presidente, no momento, está um dos fundadores Osvaldo Trentini, que conta como surgiu a idéia. “Eu morava em outra cidade e já tinha experiências do tipo, ao vir morar em Boracéia notei que os idosos não tinham muitas atividades, então procurei ajuda na Prefeitura, onde fui orientado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Assistência Social e a Secretaria de Cultura e Turismo, fundando assim, a Associação da Terceira Idade de Boracéia”, relata.
Trentini diz ainda que o apoio recebido pela Prefeitura foi além. “O Fundo Social de Solidariedade também está nos apoiando, confeccionando camisetas, acessórios e fornecendo lanche para a entidade”, relata.
A expectativa do presidente da entidade é de que ela consiga reunir um grande número de associados em todo o município. “Já estamos entrando em contato com comunidades dos bairros vizinhos como Barra do Una, Engenho, entre outros. Queremos associados em todo o município”, conta.
Todos os sábados das 17h às 23 horas na Escola Municipal de Boracéia será realizado o Baile da Terceira Idade, aberto a toda a comunidade. Um super bingo também está sendo programado, mas não foi agendada uma data.
Dentre as atividades que os associados já estão desenvolvendo está a ginástica matinal e as caminhadas na praia. Trentini conta que existe a intenção de se ampliar a programação incluindo passeios e outras atividades.
Os interessados em se associar, que tenham mais de 40 anos, podem entrar em contato pelo telefone (11) 9553-6657 ou indo até a sede localizada no Centro Comunitário do bairro de Boracéia. (Fonte: PMSS)
 
Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Ubatuba

Nova diretoria toma posse da Associação Comercial de Ubatuba

Ubatuba - Em solenidade realizada na última sexta-feira, 29, a Associação Comercial e Empresarial de Ubatuba (ACEU) empossou a nova diretoria, eleita para o biênio 2005/2007.
O evento contou com a presença do prefeito Eduardo Cesar, do deputado estadual Ricardo Tripoli, do vereador Charles Medeiros, autoridades locais, empresários e comerciantes.
Dalva Maria dos Santos, a ex-presidente, após as homenagens, empossou a nova administração, presidida pelo comerciante Ahmad Kalil Barakat ("Kibe").
Segue algumas fotos do evento:

    

    

     

    
Fotos: Emilio Campi/Litoral Virtual

Prefeitura e Promotoria buscam soluções para problemas antigos do município
Ocupações irregulares, loteamentos clandestinos e a falta de acessos para portadores de necessidades especiais foram alguns dos temas discutidos na reunião

Ubatuba - O Promotor de Justiça da Área de Habitação e Cidadania de Ubatuba, Dr. Oswaldo de Oliveira Coelho esteve ontem, 28, reunido com o prefeito de Ubatuba Eduardo César (PL), discutindo assuntos como loteamentos clandestinos, ocupações irregulares e acessos para deficientes físicos em prédios públicos. O Secretário de Assuntos Jurídicos, Anderson de Souza, também participou da reunião.
O acesso de deficientes físicos a prédios públicos, solicitado pela Promotoria, já teve início por parte da Prefeitura no início dessa gestão. O prefeito informou ainda que o Programa Saúde da Família já tem um cadastro de todos os deficientes físicos de Ubatuba e que está sendo criado o Conselho Municipal do Deficiente, que irá direcionar as ações do município que envolvam o deficiente físico.
A Promotoria solicitou que a Prefeitura seja mais enérgica na supervisão de invasões de áreas (públicas, de risco, de preservação e loteamentos), o que ocorre em grande incidência em Ubatuba. O prefeito informou que está reestruturando a Secretaria de Arquitetura e Urbanismo (S A U ) para que possa implantar um sistema, juntamente com a Guarda Municipal, para monitorar com mais rigor essas áreas e conter as invasões.
Segundo o prefeito Eduardo César, o Promotor se colocou à disposição para estar participando de reuniões com comunidades, com o objetivo de orientar e educar a população quanto a invasão de áreas públicas e suas conseqüências. “Acredito que essa reunião só trouxe resultados positivos para a cidade, onde a Prefeitura e Promotoria estão procurando solucionar, em conjunto, problemas antigos”, afirmou César. O Promotor finalizou o encontro afirmando que a Prefeitura tem poder de polícia para atuar em face das construções flagrantemente irregulares, adotando rotinas administrativas para agilizar a desocupação. (Fonte: PMU)

Secretaria de Educação expõe trabalho de crianças do ensino fundamental
O objetivo é incentivar as crianças a gostarem de arte e ensinar a elas técnicas que podem virar uma profissão futuramente

Ubatuba - A Secretaria Municipal de Educação de Ubatuba está realizando uma exposição dos trabalhos artesanais de crianças de 1ª a 4ª série da escola Municipal Maria Salete. Os artesanatos são resultado de uma oficina de arte que funciona na escola. O material produzido fica exposto e pode ser vendido na escola.
São bolsas em borracha de E.V.A, caixinhas em argila e imãs de geladeira em biscuit. As crianças fizeram também belos trabalhos com materiais recicláveis, do tipo: sacolinhas com caixas longa-vida, porta-lápis de latas e vasos decorativos de papel. Outras obras que chamam a atenção são as reproduções de pinturas de artistas brasileiros, como Tarsila do Amaral e Portinari.
A exposição começou na 6ª feira, dia 29 e ficará na Secretaria de Educação (Rua Gastão Madeira, 110) até o próximo dia 10. Após, outras escolas terão a mesma oportunidade. (Fonte: PMU)

Santa Casa realiza “Baladas de Outono” em maio

Ubatuba - A Santa Casa de Ubatuba realiza, durante o mês de maio, uma série de três baladas de outono em parceria com casas noturnas da cidade, com o objetivo de arrecadar fundos para a entidade. Os estabelecimentos cederam 100% do valor arrecadado na portaria para a Santa Casa. Toda a arrecadação será revertida para aquisição de material e equipamentos.
O primeiro evento será a Balada de Outono, que acontecerá dia 6 na Sprint, com o DJ Flávio. No dia 13, a diversão é garantida no Bar do Beethoven e no dia 27, é a vez do Amanari. O valor dos ingressos antecipados é 8 reais e 10 reais na portaria.
A participação da comunidade é muito importante. Compareça! Mais informações pelo telefone 3833-4161
Locais de venda de convites:
- Administração da Santa Casa (Margarida ou Eliana)
- Ubatuba Show Dog (Vilmar)
- Administração da Prefeitura (Kátia ou Evaldo)
- Banca do Joe
- Net Educativa
- MS Filmagens
- Madeireiro (Fonte: PMU)

Ponte recuperada no Perequê-Açu

Ubatuba - A obra da ponte da Avenida Mato Grosso com a Rua Paderewisk, no Perequê-Açú foi concluída na última sexta-feira, 29. Foram gastos 21 dias e 40 sacos de cimento além do trabalho de 4 homens em média por dia. Foi feita nova cabeceira e também serviço de reforço e prevenção para agüentar chuvas pesadas. A ponte precisou ser reconstruída, após ter sido quase que totalmente destruída pelas fortes chuvas do início do mês. (Fonte: PMU)

Senador Eduardo Suplicy recebe o presidente Jairo dos Santos

Ubatuba - O presidente da Câmara de Ubatuba, Jairo dos Santos (PT) esteve com o senador Eduardo Suplicy (PT), nesta quinta-feira, dia 28, no gabinete do senador, em Brasília.
Jairo colocou para Suplicy as necessidades do povo caiçara, como o direito de permanecer na terra e a integração nos projetos de desenvolvimento sustentável, mostrando o contexto de Ubatuba, município localizado na Serra do Mar, que sofre as contradições originadas pelo tombamento da maior parte de sua área geográfica. O senador, que tem uma história de afeto por Ubatuba, se colocou à disposição de Jairo para intervir sobre as questões no âmbito Federal.
Eduardo Suplicy também demonstrou interesse em participar da IV Audiência Pública de Terra Caiçara, no dia 27 de agosto próximo. (Fonte: Câmara Municipal de Ubatuba)

Comunidade do Ipiranguinha eclama:
A Unidade Mista de Saúde é a própria imagem do abandono


Ubatuba - A comunidade do Ipiranguinha pediu e o vereador Edílson Félix visitou, na terça-feira, 26 de abril, a Unidade Mista de Saúde daquele bairro, para constatar as precárias condições de atendimento a que vem sendo submetida a população do bairro.
Redes elétrica e hidráulica em péssimas condições, com caixa d´água precisando de reparos (desde a inauguração da Unidade), telhas quebradas, piso esburacado, falta de capina e a sujeira na frente do prédio: a Unidade Mista é a própria imagem do abandono.
Além das urgentes medidas de recuperação do prédio, Edílson Félix prometeu cobrar do Executivo para que providencie também os reparos necessários na sala de inalação, que não pode ser utilizada em dias de chuva, e para a falta de medicamentos e material para curativos.
Segundo Félix, “as Unidades Mistas de Saúde foram criadas para desafogar o atendimento ambulatorial na Santa Casa. Para cumprir essa missão, é preciso que o Executivo preste atenção e recupere a UMS do Ipiranguinha. O bairro, o mais populoso do município, merece esta atenção”. (Fonte: edilsonfelix@camaraubatuba.sp.gov.br)

Ubatuba dá Show de dança em São Paulo

Ubatuba - Foi realizado no último final de semana, no Teatro Paulo Autran, em São Paulo o Concurso de Dança de Salão e Sapateado Americano, com a participação de dançarinos de todo o país.
O professor de danças Reinaldo Anjos, representando nossa cidade, acompanhado de sua aluna Leila Resende, de Caraguatatuba, com um tango que uniu a qualidade das duas cidades do Litoral Norte no estilo sapateado, capela e teatro cômico, conquistou os jurados e foi muito aplaudido pelo público, onde conquistou o primeiro lugar do concurso.
Anjos já possui uma coleção de 28 troféus, em pouco menos de 3 anos de competição nesta modalidade cultural muito competitiva, onde às vezes tem que encarar jurados severos e internacionais.
O dançarino tem recebido apoio de amigos como do Ver. Edílson Félix, do comerciante Grilo, Jane Lucindo e Mazinho Dias. Atualmente dá aulas para adultos no Ubatuba Tênis Clube e para crianças das escolas Mário Covas, no Ipiranguinha, e Silvino Teixeira Leite, na Marafunda. Informações: 3833-4479 / 3833-9802. (Fonte: edilsonfelix@camaraubatuba.sp.gov.br)

Homenagem à Defesa Civil de Ubatuba

Ubatuba - O vereador Ricardo Cortes (PV) homenageou os integrantes da Defesa Civil de Ubatuba, na sessão de Câmara do dia 19 de abril.
Na Moção de Congratulações, o vereador destacou o brilhante trabalho dos voluntários que sempre se desdobram para atender a todos. Ricardo Cortes lembrou a luta dos homens e mulheres, “que não medem esforços para atuar em locais isolados e de difícil acesso”, como, por exemplo, na ocasião das chuvas fortes que transtornaram a cidade.
A marca da solidariedade da Defesa Civil, segundo o vereador, está presente no dia a dia e vai desde a limpeza das casas, depois de um alagamento, até o socorro de pessoas ilhadas e o transporte dos feridos ao hospital.
Ricardo Cortes reuniu, nesta Moção de Congratulações à Defesa Civil, o sentimento de gratidão de toda a população de Ubatuba, pelos relevantes serviços prestados pela entidade. (Fonte: Câmara Municipal de Ubatuba)

Campanha de vacinação contra a gripe

Ubatuba - A campanha nacional de vacinação contra a gripe entrará em sua 2ª semana. Até quinta-feira, 28, foram vacinados 31% dos idosos do município. A expectativa da Secretaria de Saúde de Ubatuba é vacinar 85% até o final da próxima semana. Sábado, dia 30, acontece um grande evento no antigo Terminal Turístico do Bairro Perequê-Açu.

Acompanhe o cronograma de vacinação para a esta semana:

 

 

 

02/05/2005

Segunda feira

03/05/2005

Terça feira

04/05/2005

Quarta feira

05/05/2005

Quinta feira

06/05/2005

Sexta feira

M

A

N

H

Ã

PAS Maranduba

PAS Sertão da Quina

PAS Rio Escuro

PAS Corcovado

PAS Saco da Ribeira

PAS Perequê Mirim

PAS Itaquá

PAS Ipiranguinha

PAS Perequê Açu

PAS Itamambuca

PAS Puruba

PAS Piciguaba

PAS Camburi

 

PAS Maranduba

PAS Corcovado

Aldeia Renascer-Posto

PAS Saco da Ribeira

PAS Perequê Mirim

PAS Itaquá

PAS Ipiranguinha

PAS Perequê Açu

PAS Itamambuca

PAS Puruba

PAS Piciguaba

PAS Taquaral

Casanga- volante

 

PAS Maranduba

PAS Corcovado

PAS Praia Dura

PAS Saco da Ribeira

PAS Perequê Mirim

PAS Itaquá

PAS Ipiranguinha

PAS Perequê Açu

PAS Itamambuca

PAS Puruba

PAS Piciguaba

PAS Sertão do Ubatumirim

PAS Estufa II

 

PAS Maranduba

PAS Corcovado

Bonete – escola

PAS Saco da Ribeira

PAS Perequê Mirim

PAS Itaquá

PAS Ipiranguinha

PAS Perequê Açu

PAS Itamambuca

PAS Puruba

PAS Piciguaba

PAS Taquaral

Indaiá-volante

Rio da Prata-casa do Valdomiro

Caçandoca

 

 

PAS Maranduba

PAS Sertão da Quina

PAS Rio Escuro

PAS Saco da Ribeira

PAS Perequê Mirim

PAS Itaquá

PAS Ipiranguinha

PAS Perequê Açu

PAS Itamambuca

PAS Puruba

PAS Piciguaba

PAS Corcovado

PAS Estufa II

T

A

R

D

E

PAS Maranduba

PAS Sertão da Quina

PAS Rio Escuro

PAS Corcovado

PAS Saco da Ribeira

PAS Perequê Mirim

PAS Itaquá

PAS Ipiranguinha

PAS Perequê Açu

PAS Itamambuca

PAS Puruba

PAS Piciguaba

 

PAS Maranduba

PAS Corcovado

PAS Saco da Ribeira

PAS Perequê Mirim

PAS Itaquá

PAS Ipiranguinha

PAS Perequê Açu

PAS Itamambuca

PAS Puruba

PAS Piciguaba

Figueira- Projeto Alavanca

PAS Taquaral

 

 

PAS Maranduba

PAS Corcovado

PAS Praia Dura

PAS Saco da Ribeira

PAS Perequê Mirim

PAS Itaquá

PAS Ipiranguinha

PAS Perequê Açu

PAS Itamambuca

PAS Puruba

PAS Piciguaba

PAS Estufa II

PAS Maranduba

PAS Corcovado

PAS Saco da Ribeira

PAS Perequê Mirim

PAS Itaquá

PAS Ipiranguinha

PAS Perequê Açu

PAS Itamambuca

PAS Puruba

PAS Piciguaba

 PAS Taquaral

Tabatinga –Condomínio Paramar

Caçandoca

 

 

PAS Maranduba

PAS Sertão da Quina

PAS Rio Escuro

PAS Corcovado

PAS Saco da Ribeira

PAS Perequê Mirim

PAS Itaquá

PAS Ipiranguinha

PAS Perequê Açu

PAS Itamambuca

PAS Puruba

PAS Piciguaba

PAS Estufa II

 

Ação Litoral

Artigo Topo

Elvis não morreu
Carlos Rizzo


Foi assim que os americanos do norte classificaram a importância do fato. Para a Ornitologia o reaparecimento de uma ave dada como extinta durante 50 anos se compararia, em extraordinário, a um retorno do rei do rock. O Campephilus principalii, ou Ivory woodpecker, ou ainda o pica-pau do bico de marfim, foi novamente observado. O ultimo registro dele era um filme em preto e branco rodado em 1950. Agora, todos os cientistas deverão registra-lo com todas as cores, matizes e sons que as novas tecnologias nos oferecem.
O interessante é que parte deste crédito devemos às entidades de caça. A legislação estadunidense reconhece o esporte da caça, mas para cada hectare liberado para a atividade, as entidades são obrigadas a recuperar outro tanto em ambiente degradado. Uma formula simples, que aplicada há mais de 50 anos, resulta em déficit de áreas a serem recuperadas. Nos Estados Unidos, as entidades ligadas à caça colocam os ambientalistas de carteirinha no chinelo.
No Brasil andamos na contra mão. Caçar é roubo de propriedade publica, a legislação pune severamente o caçador preso em atividade, mas pune brandamente se o caçador matar o policial que o ameaça com detenção. Resultado. No meio do mato o caçador surpreendido pela policia não tem dúvidas sobre o que deve fazer para não ser preso. O Policial Ambiental na segurança da cidade com sua vida sem valer nada no meio do mato, não tem dúvidas sobre como fazer para continuar vivo. Entre estas certezas as nossas espécies estão sumindo.
Em Ubatuba onde temos 80% do território incluído em área de preservação a mata é o paraíso dos caçadores e dos degradadores de plantão. Não bastasse o desamparo legal aos policiais, muitos dos ambientalistas assalariados ainda estão voltando à pé de Woodstock. Ainda não descobriram que a morte das espécies pela caça, pela degradação ambiental ou pela omissão, é a mesma coisa.
Outros ainda têm a cara de pau de se intitular proprietários de áreas de preservação ambiental, mas não tem o mínimo pudor quando o verdinho dos dólares aparece na frente. A Fazenda Angelim no bairro do Taquaral é o pior exemplo. Diz-se área de preservação, tem site na internet, mas, há dois anos atrás alugou seu pedaço para a locação do filme “Flying vírus” Uma aventura neurótica norte americana (seria pleonasmo?) combatendo um vírus mundialmente mortal com tiros e explosões no meio da Mata Atlântica. Em pleno abril de 2005 alugaram novamente para um evento tecno-musical movido a muitos decibéis e muitos outros que tais. Foi êxtase puro para os aficionados do melodioso putz-putz da musica eletrônica e um inferno, por 24 horas ininterruptas, para os moradores do bairro do Taquaral.
A fazenda Angelim é um dos redutos de um pássaro endêmico em Ubatuba e em vias de extinção segundo a Bird Life international, o Ibama e o nosso Comitê das Bacias Hidrogáficas no seu relatório 46.172 pag. 5-13.
Depois do filme “flying vírus” este pássaro reapareceu somente no ano passado, em setembro. Depois do êxtase tecno-musical não temos como precisar o que acontecerá.
Enquanto isso os nossos assalariados ambientalistas estão discutindo entre si, não sabem como proteger um patrimônio mundial em uma propriedade particular.
Se nos Estados Unidos eles estão festejando a volta do Ivory woodpecker e continuam acreditando que Elvis vai voltar. Em Ubatuba estamos enterrando espécies que nem conhecemos ao som tecno-musical do putz-putz, sob tilintar das moedas enchendo os bolsos de poucos, corroendo e destruindo o patrimônio de todos.

Carlos Rizzo
Ubatuba, SP

Opinião Topo

Pequenos Assassinatos
Ronaldo Dias

Assassinato tem tamanho? Assassinato é assassinato. Não tem grande ou pequeno. Titulo de filme! O Roubo, por exemplo, não importa o objeto ou a quantia, roubo é roubo. Pequenos roubos? O cara assaltou o banco, e roubou, apenas, R$ 50,00. Quase nada. Um tiquinho de roubo. Outro, já roubou R$ 5.000,00 do banco. Digamos, foi um roubo médio? A partir de quanto um roubo pode ser considerado, um grande roubo? Assim, nasceu em NY – USA A Tolerância ZERO. As autoridades policiais concluíram que, o descaso e a permissividade com as pequenas contravenções eram a base e, uma das principais causas dos altos dos índices de crimes, cada vez mais audaciosos e, cada vez mais violentos. Tudo isso, para falar, novamente, das bicicletas na contra-mão. Agora, ao contrário das desculpas anteriores, de que o leito carroçável era incompatível com este meio de transporte, há inúmeras ruas asfaltadas, que dão acesso a inúmeras alternativas de trafego, aos mais diferentes locais da cidade e, mesmo assim, continuam, indóceis, trafegando pela contra-mão. Continuam andando em filas duplas ou triplas, aos pares e aos trios. Quem se importa? Sozinhos, com garupas, com caronas no cano e, até mesmo, na cadeirinha, bebês. Sim, adultos (mães, pais, tias...) expondo irresponsavelmente, crianças, a risco de vida, nas garupas de suas bicicletas. Todos, “cheios de razão” ofendem, acintosa e violentamente os assustados e atônitos motoristas e, os indefesos pedestres, por estarem imaginem, utilizando as vias públicas e as calçadas, dentro das regras impostas pela legislação do trânsito. Quais seriam as dificuldades das autoridades responsáveis para, imporem, ordem e de disciplina, a todos esses “pequenos contraventores”? Não são eles, potenciais candidatos a autores de “pequenos crimes”? Qual o número de acidentes provocados por estes ciclistas? Quais são todos os custos destes acidentes? Onde os acidentados são atendidos? Na Santa Casa, que está “passado o chapéu” pela falta até de anti-séptico? Causas e conseqüências! Qual a moral para a punição, se a regra não é para todos? Em breve, serão as motos, no futuro, os automóveis. Pequenas tolerâncias, bases para grandes contravenções. Péssimo predicado para quem vive do turismo. Andar por aí é o que turista mais faz por aqui. Continuemos aguardando...

Ronaldo Dias
Ubatuba, SP

Carta do Leitor Topo

Ciclovia - Gostaria que a guarda municipal verificasse os abusos de ciclistas que em vez de andar na ciclovia andam nas calcadas que foi feita para as pessoas andarem e as bicicletas. Passam pela calcadas e as vezes até em altas velocidades assustando as pessoas que andam nas calcadas e as vezes com prancha que só faltam enfiar nas costas das pessoas. A guarda municipal deveria fiscalizar e punir se for necessario esses que andam nas calcadas da Av. 9 de julho. Agradeço a atençao de V.s. e intervenha junto a guarda municipal um amelhor fiscalização.

Ivanildo Fonseca
Ubatuba, SP


Agradecimento - Agradeço a atenção do sr. Paulo André C. Ribeiro quanto ao esclarecimento sobre as ações planejadas e já em execução com referência ao Rio Guaxinduba e gostaria, na medida do possível, de poder participar do plano que será desenvolvido junto com a população local; deixo meu email para contato: arletecneves@uol.com.br . Grata.

Arlete Neves
Caraguatatuba, SP


Traseiros - Lulla lá, manda que levantemos os traseiros, contra os juros estratosféricos que pagamos. Levantar para irmos à Brasília? Venezuela? Ou Cuba? Enquanto isso, os bancos ficam nos esperando, tranquilamente, sentados. Esta, não foi uma sugestão inteligente ou, de quem entende do assunto. Perdeu mais uma oportunidade de ficar calado. A continuar, descobrirá em 2006, tardiamente, que traseiros tem outras serventias.

Ronaldo Dias
Ubatuba, SP


Será que alguém consegue entender? E conseguiria me explicar?!... - Em um momento no qual o Litoral Norte é visitado por jornalistas estrangeiros, com o intuito de divulgá-lo no exterior, principalmente Europa, a título de incremento do turismo na região; temos como contraponto; não é de hoje, aliás desde o início de seu governo; um chefe do Executivo de um desses municípios, empenhado em trazer para esse mesmo litoral que deslumbra tanto nossos visitantes,( visto que com os jornalistas holandeses que visitaram-nos, nessa última semana, não foi diferente, conforme noticiado nesse jornal virtual), um presídio, com todos os transtornos que acompanham tal instituição.
Pergunto a todos os cidadãos e a comunidade em geral, como pode haver um empenho nesse sentido? Será que a comunidade de fato quer a instalação de tal presídio na região? Como foi eleito de maneira democrática, realmente deveria se fazer o governo para a maioria! Qual será, pergunto de novo, o desejo real dessa maioria? Seria bom que essa maioria, desse voz a esse desejo, sob pena de ver, irremediavelmente, sua vida piorada, com a instalação dessa instituição por aqui. Impressão minha ou as ações tem sido tomadas, à surdina, celeremente, no sentido de trazê-la? Vamos comunidade, vamos nos mexer! Quem for contra reúna abaixo-assinados nas mais diversas entidades representativas desse local, e também nas nossas ruas. Vamos dar voz aos nossos desejos! Não nos calemos, para não nos arrependermos depois! Se formos muitos, contrários a essa idéia, não será possível ignorar nossa vontade política, principalmente porque através dela é que tais pessoas podem ocupar tais cargos.
Adicionalmente, o local escolhido para a instalação de tal presídio é um dos mais bem preservados, belos, além de ser região adjacente a mananciais, nesse município. Onde estarão nossas vozes defensoras da ecologia e ambiente desse local? Não estou conseguindo ouvi-las.
É preciso lembrar ainda, que na Assembléia Legislativa de nosso estado há uma lei em tramitação para impedir a instalação de presídios, em estâncias turísticas, como é esse caso. Vamos pressionar nossos parlamentares para que tal lei seja aprovada o quanto antes, pois tal representante do Executivo desse município, está fazendo seu “lobby”, no sentido de que o governador do Estado aprove a vinda do presídio, o quanto antes.
Será que as divisas que o turismo trazem para a região não tem nenhuma significação para os orçamentos e melhorias da qualidade de vida na região?
Pensem também na degradação da qualidade de vida daquela população dos bairros mais vizinhos ao presídio. Comunidade essa trabalhadora, pacata, habituada a conviver com a tranqüilidade e que através de seus ofícios, contribuem com a produção de alimentos dentro desse município, a qual é crucial para o abastecimento e sustento de tais munícipes. Isso sem falar da degradação do valor e vilipendiamento sistemático das propriedades ali instaladas. Já pensaram na dificuldade futura de conseguir linha de financiamento para a produção de alimentos, quando tais propriedades valerem pouco mais que nada. Pois já é fato que o tal terreno para a instalação de tal presídio vai ser ou foi adquirido por cerca de R$0,60 o metro quadrado, conforme referido nesse mesmo periódico, pela prefeitura local. Atentem para o fato de um metro quadrado desse solo litorâneo, de boa qualidade, ser adquirido por um valor menor que o de um cafezinho! Não lhes parece escandaloso?
Para encerrar: um governo que vem implementando atividades inconstitucionais, como a cobrança de taxas ilegais, na prefeitura (matéria também anteriormente, veiculada nesse periódico); que tipo de devir poderá trazer para nossa região? Que comunidade pode ganhar com a construção e instalação de um presídio? Será que queremos isso?! Não lhes parece que o inverso seria melhor? Mais emprego, mais educação, mais respeito, mais cidadania de consistência? E como cidadania se constrói, passa a passo é que devemos dar voz aos nossos desejos! Desde já meu desejo, para essa situação é não e o de Vocês? Manifestem-Se!

Paulo Cesar de Paula Souza
Cidadão desse Litoral Norte, aqui de Ubatuba


Pedágio nas Praias de Ubatuba - Parabéns ao Sr. Prefeito de Ubatuba por suspender a cobrança da taxa de estacionamento nas praias de Ubatuba, pois os usuários sequer sabiam porque esta maldita taxa era cobrada, já que o usuário não tinha absolutamente nada em benefícios. Na maioria das praias não tem o mínimo sequer de infraestrutura, com um banheiro público, obrigando os usuários a usar o mar para suas necessidades fisiológicas, onde tem uma estrutura cpenga, como é o caso da praia de maranduba, a utilização desta estrutura quase sempre em péssimo estado, também requer o pagamento de uma outra taxa de uso.
Como costumo dizer, o litoral peca por explorar o turista quando deveria explorar o turismo de forma consciente para que ele cresça.

Dirceu Astorga Emmã
Caraguatatuba, SP


Nome de Rua - Espero que algum vereador leia isso. Resido à 10 anos em uma Av. que se chamava Atlântica, sem perguntar aos moradores dessa Av. se queriam ou não o nome foi mudado prá Geraldo.....(esqueci o resto). Acontece que durante todo esse tempo todos meus cadastros ( bancários, comerciais, receita federal-prá citar alguns exemplos) estão com o nome antigo, e agora estamos tendo problemas com a correspondência pois o correio devolve como endereço desconhecido. Vejam o trabalho e o desconforto que isso vai causar a todos moradores dessa Av. , pois com certeza nenhum vereador vai se preocupar em localizar os locais com endereço antigo para fazer a mudança por nós. Sem contar que Av. Atlântica é um nome sugestivo,simpático, bonito e charmoso. Já pensou no Rio de Janeiro alguém tentar mudar o nome da Av. que tem lá com o mesmo nome? Será que conseguiria?
Logicamente não tenho nada contra o nome, a pessoa, ou seus familiares ( do Geraldo), o que chamo a atenção aqui é que os moradores deveriam ser consultados, pois vai causar transtornos. Escrevo como Caraguatatubense que sou de Coração, pois resido à 19 anos nessa cidade que apredí amar. Essa é minha opinião e logicamente respeito a dos outros, mas mudar o nome duma avenida em frente à esse lindo oceano, prá qualquer outro nome é no mínimo de um extremo mal gosto.

Nicésio S. Pereira
Av. Atlântica - Jd. Aruan
Caraguatatuba, SP


Comunicado - O Vice-Almirante Diretor de Portos e Costas, autoridade responsável pela formação de profissionais aquaviários em todo o território nacional, acatou solicitação da Associação Náutica de Ubatuba e estendeu aos Marinheiros Auxiliares de Máquinas formados em dezembro de 2004, o direito de optar por inscrição na seção de Convés. A inscrição na Seção de Convés concede competência para comando de embarcações nos limites da NORMAM 13.
A Delegacia da Capitania dos Portos em São Sebastião já realizou, sem ônus, transferência de seção para um de nossos associados.
A Associação Náutica de Ubatuba está relacionando os interessados na transferência pelo telefone (012) 9731-1431.

Franco Ferreira
Associação Náutica de Ubatuba


Emplacar Bicicletas: quem sabe funciona aqui... - Prefeitura começa a emplacar bicicletas.
O departamento de trânsito da Prefeitura de Morro Agudo está emplacando as aproximadamente 18 mil bicicletas que circulam na cidade na tentativa de reduzir o número de acidentes e evitar furtos. Em média, 150 bicicletas estão recebendo as placas diariamente. O objetivo do departamento, que iniciou o processo na terça-feira, é emplacar todas as bicicletas em quatro meses. Após esse período, a prefeitura deve promover uma campanha de conscientização para orientar os ciclistas a não transitar na contramão nem na calçada.
Após a campanha, as bicicletas que cometerem infrações de trânsito poderão receber multas da Polícia Militar de R$ 10 -para isso, um decreto que prevê a aplicação de multas ainda terá que ser aprovado pela Câmara. Segundo a assessora pedagógica do departamento, Regiane Aparecida de Souza Ribeiro, 26, o objetivo da campanha, denominada “Emplaque essa Idéia”, é orientar os ciclistas e reduzir o número de acidentes envolvendo bicicletas. No ano passado, cinco pessoas morreram no trânsito de Morro Agudo, contra uma morte registrada em 2003.
A idéia de emplacar as bicicletas surgiu depois que a vizinha São Joaquim da Barra implantou o método. O modelo foi trazido de Ilha Solteira.
“Nós soubemos que o método deu bons resultados em Ilha Solteira e resolvemos implantá-lo na cidade”, disse Regiane. Apesar disso, em Batatais a prefeitura tentou emplacar as bicicletas há cerca de sete anos, mas a medida durou pouco tempo.
Especialista - Uma especialista em trânsito viajou de Ilha Solteira a Morro Agudo para ajudar a organizar o programa. Além de receber uma placa, o ciclista ganha uma carteirinha com dados pessoais. Com o sistema de pesquisa de placas da Polícia Militar, os policiais conseguem identificar a bicicleta e o seu proprietário.
O lavrador Edson Aparecido Marinho, 27, disse ter gostado da idéia, principalmente pela questão da segurança. “Agora vai ficar mais difícil alguém furtar a minha bicicleta.” Mesmo assim, o lavrador admitiu que, até ontem à tarde -quando sua bicicleta foi emplacada-, transitava na contramão. “Quase bati de frente com um carro no domingo passado”, disse.
A dona-de-casa Nádia Aparecida de Lima Andrade, 25, disse que aprovou o emplacamento e já levou três bicicletas da família para receber as placas.

Fonte:
Katiucia Magalhães-Folhapress/Cosmo Ribeirão Preto

 

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br
O envio de foto caracteriza autorizada a sua publicação e identifica o remetente como autor.

Ubatuba

Loro da Graça - Emilio Campi

Loro da Graça
©Emilio Campi


Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Editora Assistente: Jullyany Roberta Cruz


GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor