Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Terça-feira, 10 de maio de 2005 - Nº 1277 Edições Anteriores

Litoral Virtual Inteligraph

Região
-


Caraguatatuba
Piloto de Caraguá fica em 3º lugar no Campeonato Brasileiro de BMX
4ª Conferência Municipal de Saúde
Vacinação contra gripe continua em Caraguá
Torneio de Futebol Veterano chega ao fim
Terceira rodada da Fase sub-regional dos Jogos Abertos da Juventude


Ilhabela
Prefeito de Ilhabela ganha direito de voltar ao cargo
Esporte Clube Ilhabela pode ganhar Sistema Acústico

São Sebastião
Presos fogem de cadeia em São Sebastião
Campanha de vacinação de idosos supera meta de cobertura
Programa ‘Padaria Artesanal’ é retomado com curso no Jaraguá
Ciama diploma gestantes do curso de aleitamento materno
Câmara analisa projeto que estabelece diretrizes para 2006
Resíduos sólidos e disposição final de lixo’ voltam a ser tema do CODIVAP

Ubatuba
Tornados assustam turistas em Ubatuba
Secretário de Turismo de Ubatuba desmente a volta da cobrança da taxa
Escolinha Municipal de Surf completa série de visitas ao Projeto Tamar
Ubatuba busca participação na 2ª Conferência Nacional das Cidades
Mães recebem homenagem
Ubatuba terá feiras em locais e dias diferentes
Karatê de Ubatuba conquista seis medalhas no Paulista Wadokai
Ubatuba briga por vagas na fase regional dos Jogos da Juventude
Emoção na abertura do Municipal Feminino de Basquete
Vôlei conquista mais uma vitória na Liga
Ordem do Dia da 14ª Sessão Ordinária da Câmara de Ubatuba

Seções
Opinião
Carta do Leitor
Foto do Dia


Notícias da Região Topo

-

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba

Piloto de Caraguá fica em 3º lugar no Campeonato Brasileiro de BMX

Caraguatatuba - O biker Matheus Prazeres (J.Bike / big Box / Modulo), foi o grande destaque da equipe de Caraguatatuba na disputa da 1º e 2º etapas do campeonato Brasileiro de Bicicross, disputado no ultimo dia 7 e 8 de maio de 2005, na cidade Paulínia – SP, obtendo a 3º colocação na categoria 7 anos. O jovem piloto venceu a 1º bateria, porem na 2º bateria sofreu uma queda, que tirou da disputa do titulo, mesmo chegando em 2º e 3º lugares nas demais baterias, pois nesta categoria estavam os melhores pilotos do Brasil.
Atualmente Matheus Prazeres é líder do Campeonato Paulista em sua categoria e forte candidato ao titulo estadual, vale informar que o jovem piloto, alem do bicicross, o mesmo faz parte da equipe de natação de Caraguatatuba e é aluno da Escola de Surfe da Prefeitura, tratando-se de umas das futuras promessas do esporte do Litoral Norte.
Também participaram desta etapa, o pequeno Lucas Prazeres (J.bike / bigbox / Curumim) de apenas 4 anos que competiu na categoria até 6 anos e não se intimidou com o tamanho dos demais pilotos, dando trabalho para os demais em todas as 6 baterias disputadas e no final ficou em 9º lugar dentre 14 pilotos inscritos, Lucas Prazeres é irmão do Matheus Prazeres e também é aluno da escolinha de Surf.
O outro pilotos que participou do Brasileiro, foi o Piloto da Ilha Bela que corre por Caraguatatuba Bicicross Clube no Campeonato Estadual, Renye Oliveira (Mônaco), que ficou em 4º lugar na categoria 9 anos, isto após estar liderando a sua categoria até a prova final, porem sofreu uma distensão muscular, mas mesmo assim com muita raça permaneceu na disputa conseguindo o excelente 4º lugar.
A próxima disputa das promessas do BMX do litoral Norte acontecerá nos próximos domingo dia 15 de maio em Jacareí na disputa da 2º etapa da Copa Jacareiense, a mais antiga prova do País e depois no dia 22 de maio e a vez da 2º etapa do Campeonato Paulista que será realizado em Americana – SP.
A participação dos Pilotos de Caraguatatuba na disputa do Campeonato Brasileiro só foi possível graças a ajuda da empresários de Caraguatatuba, mais precisamente a Loja de Bicicletas J.Bike, da loja de ferramentas big box, do Colégio Modulo e do Centro Educacional Curumim que ajudaram na inscrição, transporte e hospedagem.
O evento contou com a presença de 360 pilotos de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Espírito Santo, Distrito Federal, Goiás, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Paraíba e Rio Grande do Norte. A organização foi da Confederação Brasileira de Bicicross, realização do Paulínia Racing Clube, secretaria de esportes e Prefeitura Municipal de Paulínia.

4ª Conferência Municipal de Saúde

Caraguatatuba - A 4ª Conferência Municipal de Saúde de Caraguatatuba reuniu em torno de 200 pessoas, no Teatro Municipal Mário Covas no último sábado e domingo, dias 6 e 7, com a participação de funcionários da Secretaria Municipal, prestadores de serviços e população. Autoridades também prestigiaram a conferência como o Deputado Estadual, Roberto Gouveia, o prefeito de São Sebastião, Juan Pons Garcia, o secretário municipal de Saúde de Ubatuba, Marcos da Silveira Franco, a diretora técnica do Núcleo Regional de Sáude de Caraguatatuba, Derci de Fátima Andolfo e outros.
Os usuários foram bem representados pelas Associações de Moradores de Bairros, a Pastoral da Criança, a APAE, o Centro do Professorado Paulista, a Associação dos Aposentados, a Casa de Recuperação de Dependentes Químico Luz do Caminho, a Igreja Nossa Sra. da Glória e a do Divino Espírito Santo, por meio dos delegados eleitos nas 53 pré-conferências realizadas no período de 1 de março a 15 de abril.
Durante a Conferência foram debatidos assuntos pertinentes a rede básica, financiamentos, recursos humanos, abastecimento e distribuição de medicamentos e equipamentos, COMUS, Conselhos Gestores, programas e projetos, PACS e PSF e Controle Social.
O secretário de Saúde, João Correia Senna Filho que a conferência é um instrumento fundamental para que o município defina com clareza suas metas e responsabilidades na área de saúde. "É de grande importância estarmos reunidos com representantes de entidade, conselhos, profissionais da área e autoridades para a realização de uma discussão democrática e saudável sobre o futuro da saúde no município".
O Deputado Estadual, Roberto Gouveia, autor do projeto de lei que estabelece o Código Nacional de Direitos dos Usuários das Ações e Serviços de Saúde e do PLP 1/03, que regulamenta o financiamento do SUS, disse que a prefeitura de Caraguá está no caminho certo ao realizar a conferência municipal de Saúde. "Precisamos fazer um SUS com responsabilidade, com as mãos do poder público, da sociedade, da família, das empresas, só assim colocaremos em prática um dos melhores sistemas de saúde do mundo", disse o deputado, lembrando uma das leis que mais lhe foram prazerosas, a Lei do Direito do Usuário e disse que ela começa pela Educação. Um plano de saúde para mim começa a prevenção em saúde".
O Secretário Municipal de Ubatuba, Dr. Marcos Silveira Franco, também elogiou a iniciativa do prefeito e do secretário de Saúde. "Isso é um grande avanço, significa que está havendo uma integração entre o poder público e a população. É assim que faz um SUS". O secretário falou com maestria sobre a regulamentação do SUS a partir da Lei Orgânica, gestão plena, financiamentos, a lei de responsabilidade sanitária e outros momentos que marcam a história do SUS.
A advogada e assistente social, Dra. Margarida Maria, outra conferencista, apresentou um histórico completo do SUS, lembrando a sociedade que para exercer a cidadania e o controle social é preciso entrar nos conselhos gestores ou conselhos municipais e principalmente estar unida. "Não é fácil, é preciso se organizar, buscar soluções, defender direitos. A defesa da vida é dever de todos".
O prefeito Aguilar parabenizou o secretário municipal de Saúde e disse que foi corajosa a atitude de ouvir o povo em todas as reivindicações feitas até agora. "Estamos tendo a coragem de fazer com que a população caminhe junto, para que possamos atingir nossos objetivos. Deixo de fazer uma obra mas não deixo de fazer algo pela Saúde. Nem tudo está como eu gostaria, como o PSF por exemplo, que é de grande importância por exercer um trabalho preventivo, mas vamos melhorá-lo. Também quero melhorar o atendimento nas unidades e no Pronto Socorro. Peço a união, a fiscalização e ajuda de todos para construirmos juntos o Plano Municipal de Saúde".
A prefeitura e a Fundacc prestaram homenagens ao presidente do Caraguá Prev, à Dra. Dercy de Fátima Andolfo e aos conferencistas. (Fonte: PMC)

Vacinação contra gripe continua em Caraguá
Caraguá vacinou 5.292 idosos, o equivalente a 69,39% da meta da Secretaria que é de 7.626 idosos. A secretaria espera vacinar pelo menos 70% dos idosos até sexta-feira.

Caraguatatuba - A Secretaria Municipal de Saúde de Caraguá deu continuidade à campanha de vacinação contra gripe para idosos. O decisão foi tomada pela Secretaria porque a meta estipulada ainda não foi atingida.
Foram vacinados até a última sexta-feira, dia 6, um total de 5.292 pessoas, o que equivale a 69,39% da meta, que era de 7.626 idosos.
Segundo a diretora da Vigilância Epidemiológica de Caraguá, Luciana Fadel, a meta da Secretaria é de vacinar pelo menos 70% dos idosos. Segundo Luciana, a meta deverá ser atingida até sexta-feira, com a continuidade da vacinação nas Unidades de Sáude.
Quem ainda não tomou a vacina contra a gripe deve procurar qualquer Unidade de Sáude para receber a dose. (Fonte: PMC)

Torneio de Futebol Veterano chega ao fim
Além dos três primeiros colocados da competição, também foram premiados o goleiro menos vazado e o artilheiro da competição

Caraguatatuba - O Torneio Municipal de Futebol Veterano acima de 40 troféu “José Dias Paes Lima” organizado pela LICAF (Liga Caraguatatubense de Futebol) com apoio da Secretaria de Esportes e Recreação eve a final no sábado, dia 7. A competição aconteceu no Esporte Clube Indaiá.
Disputaram o primeiro lugar da competição a equipe da Pré-Engenharia e a equipe do Esporte Clube Tabatinga. A disputa foi acirrada entre as equipes. A competição terminou em zero a zero. A decisão foi para os pênaltis, a Pré-Engenharia levou a melhor e venceu de 3 a 2.
Na disputa pelo terceiro lugar, a equipe Esporte Clube Primavera enfrentou a equipe Clube Atlético Guarani. A disputa também foi acirrada, mas a equipe do Esporte Clube Primavera não deu chance ao adversário e venceu de 3 a zero.
As equipes vencedoras foram premiadas com troféus e medalhas.
Foram também premiados o goleiro mais vazado e o artilheiro da competição.
O torneio teve início no dia 19 de fevereiro com a participação de 14 equipes, nas chaves A. B e C.
Compôs a chave A as equipes Fluminense B, C.A. Guarani A, C.A. Guarani B e Cai e Sara. Na chave B estão as equipes C.A Fortaleza, E.C. Primavera, Pré-Engenharia e E.C Indaiá. Já na chave C estão as equipes A.A. Corinthinhas, Tabatinga, E.C São José e Fluminense A. (Fonte: PMC)

Terceira rodada da Fase sub-regional dos Jogos Abertos da Juventude
A fase sub-regional tem terceira rodada com competições acirradas. Todas as equipes lutam para garantir uma vaga na fase regional da competição. Os vencedores desta rodada se classificam para a fase regional

Caraguatatuba - A terceira rodada da fase sub-regional dos Jogos Abertos da Juventude acontece hoje dia 10, terça-feira, a partir das 19h, com competições na modalidade de Futsal entre as equipes de Caraguá e São Sebastião. Na modalidade Basquete masculino, Caraguá enfrenta a equipe de Ubatuba. No Futebol de Campo, Caraguá enfrenta também a equipe de Ubatuba. As disputas acontecem no CEMUG (Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves). Já no Ginásio de Esportes do bairro do Poiares, a equipe de São Sebastião enfrenta a equipe de Ubatuba, na modalidade de Voleibol masculino.
A equipe vencedora da terceira rodada da competição estará classificada para a fase regional, que acontece no Vale do Paraíba, a cidade sede ainda não foi definida pelos organizadores do evento.
A competição que é organizada pela Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer em conjunto com a coordenadoria de Esporte e Lazer, Inspetoria Regional de Esporte e Lazer de Caraguá e Secretaria de Esportes e Recreação teve a segunda rodada do campeonato no final de semana, dia 6, sexta-feira.
A primeira competição aconteceu no CEMUG (Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves) com a disputa da modalidade Futebol de Campo. A equipe de Ubatuba enfrentou a equipe de São Sebastião. As duas equipes brigaram para garantir uma vaga na próxima rodada da competição, mas Ubatuba levou a melhor e venceu o adversário de 2 a 1.
No Ginásio de Esportes do Tinga aconteceu a competição de Handebol masculino e feminino. Nas duas categorias a equipe da casa enfrentou a equipe de Ilhabela. No feminino Caraguá perdeu de 6 a 24, no masculino a equipe da casa não deu chance aos adversários e venceu de 10 a 5. (Fonte: PMC)

Programa Ação Litoral

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Prefeito de Ilhabela ganha direito de voltar ao cargo
Juiz mantém Manoel Marcos na função até análise de denúncia pelo TRE

Ilhabela - O juiz eleitoral de São Sebastião, Luiz Antonio Carrer, acatou ontem o recurso impetrado pelo prefeito de Ilhabela, Manoel Marcos de Jesus Ferreira (PTB), que teve o mandato cassado na última quinta-feira por suposto abuso de poder econômico e do uso da máquina administrativa na campanha de 2004.
Em dezembro, a coligação 'Competência e Honestidade' e a candidata a vereadora Mônica Gomes (PSDB) denunciaram Ferreira por suposto crime eleitoral.
O prefeito foi acusado de utilizar funcionários públicos e equipamentos da administração em um comício realizado em setembro por sua coligação no bairro do Portinho.
Com a decisão de Carrer, o prefeito mantém-se no cargo até julgamento do caso pelo TRE (Tribunal Regional Eleitoral).
Os advogados de Ferreira ingressaram também com uma medida cautelar no TRE, mas diante da decisão do juiz de São Sebastião, não aguardaram o parecer os desembargadores do tribunal.
"Visando evitar a convocação de novas eleições de forma precipitada, diante do recurso previsto, com a entrega provisória do cargo ao presidente da Câmara de Vereadores e, posteriormente, o representado ser reconduzido ao cargo, no caso de provimento do seu recurso, entendo que o efeito suspensivo merece ser concedido. Como tal posicionamento sérios transtornos e prejuízos à administração Municipal e a população, serão evitados", afirmou Carrer, em sua decisão.
Ferreira não foi localizado ontem para comentar o assunto. Ele não compareceu ontem à prefeitura, permanecendo na capital, reunido com seus advogados.
"No TRE serão seis juízes para avaliar o caso, temos certeza de que iremos reverter a sentença concedida em primeira instância", afirmou o advogado do prefeito, Hélio Silveira.
Segundo Silveira, caso Manoel Marcos fosse afastado do cargo, enquanto o recurso estivesse em fase de apreciação pelo TRE, poderia ocorrer uma 'instabilidade político-administrativa no município, com grandes prejuízos à população local'.
A oposição não ficou surpresa com a decisão de Carrer de manter o prefeito no cargo.
PREJUÍZO- Segundo o candidato derrotado à prefeitura Antonio Colucci (PSDB), o juiz tomou uma decisão tecnicamente correta, pois se o prefeito fosse afastado, antes da apreciação do TRE, o município seria prejudicado.
"As acusações são graves e muito bem fundamentadas, dificilmente o prefeito conseguirá reverter a decisão de primeira instância no TRE", disse Colucci.
A candidata a vereadora Mônica Gomes (PSDB), moradora do bairro do Portinho, que foi autora da denúncia formal contra o prefeito reeleito, disse que está bastante tranquila pois tem certeza de que o TRE manterá a cassação do prefeito.
"Estou bastante confiante de que tanto o TRE como o TSE se pronunciarão pela cassação do prefeito devido às irregularidades cometidas pela sua coligação nas eleições do ano passado", disse.
Manoel Marcos também é investigado pelo Ministério Público e por meio de inquérito policial na Delegacia Seccional de São Sebastião por supostas irregularidades na liberação de loteamentos em áreas de preservação ambiental em Ilhabela. (Fonte: ValeParaibano)

Esporte Clube Ilhabela pode ganhar Sistema Acústico

Ilhabela - Foi aprovado na sessão de Câmara de 02 de maio, um requerimento de autoria do presidente da Casa, vereador Luiz Antônio dos Santos, Luiz Lobo(PL), solicitando do poder Executivo, a colocação de sistema acústico no Esporte Clube Ilhabela. O clube, que foi declarado de utilidade pública através da Lei 05/1953, não pode mais promover os tradicionais bailes por conta de liminar judicial, movida por moradores próximos que se dizem incomodados com o barulho.
Por ser o único espaço de Lazer deste tipo na cidade e ainda, por fazer parte da história do município, sendo palco de eventos de suma importância, como posse de Prefeitos e Vereadores, bailes tradicionais de aniversário da cidade e carnaval, é que o presidente da Câmara resolveu apelar ao Executivo, uma vez que a diretoria do Clube não tem recursos suficientes para realizar a obra. “Peço a ajuda da Prefeitura, pois os benefícios certamente serão revertidos para todos os munícipes”, justifica Luiz Lobo.
O parlamentar diz entender o lado dos munícipes que moram aos arredores do Clube, que se dizem incomodados com o barulho, mas lembra que ao ser fundado, em novembro de 1952, existiam poucas residências no local, e que ao construírem perto do Clube, as pessoas ignoraram os possíveis problemas com as atividades de lazer exercidas no local. “Concordo plenamente com os moradores que são prejudicadas pelo barulho, mas precisamos achar uma alternativa que beneficie os dois lados, e não fechar o único clube na cidade que proporciona lazer à crianças, jovens e adultos”, argumenta Lobo.
A prefeitura tem quinze dias para responder ao requerimento. Para facilitar o trabalho do Executivo, o vereador anexou à sua matéria, dois orçamentos de implantação de acústica para servir de parâmetro. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Presos fogem de cadeia em São Sebastião

São Sebastião - Um grupo de 11 presos fugiu anteontem da Cadeia Pública de São Sebastião, por volta das 13h, durante o banho de sol, quando 159 detentos estavam fora das celas. Foi a segunda fuga registrada na unidade este ano.
Os presos escaparam através de um buraco aberto na tela que protege o teto do pátio da cadeia. Com uma corda improvisada com lençóis, eles conseguiram chegar à parte externa da unidade.
A movimentação foi percebida por um carcereiro, que acionou o alarme. A Polícia Militar cercou a cadeia, impedindo que um número maior de presos fugisse.
Dos 11 foragidos, 4 foram recapturados, 2 deles próximo à cadeia. Até o final da tarde de ontem, o restante ainda estava foragido.
O diretor da cadeia, Fábio Luis Machado, não foi localizado para comentar a fuga. Os foragidos aguardavam condenações por crimes de assalto e tráfico de drogas. O buraco na tela foi reparado na manhã de ontem.
A cadeia tem capacidade para 60 detentos mas abrigava no domingo 159 presos. A cadeia havia sido interditada pela Justiça no ano passado, devido à precariedade e à superlotação.
A última fuga ocorreu em abril, quando um menor fugiu serrando as grades da cela em que estava. Em dezembro do ano passado, 16 presos conseguiram fugir utilizando um túnel feito em uma das celas. (Fonte: ValeParaibano)

Campanha de vacinação de idosos supera meta de cobertura

São Sebastião - A sexta edição da Campanha Nacional de Vacinação do Idoso encerrada na última sexta-feira, dia 06, superou a expectativa da Prefeitura de São Sebastião. A Secretaria Municipal da Saúde (Sesau) esperava atingir uma cobertura de 70% da população alvo, composta de 4.521 idosos no município (fonte IBGE). De acordo com o departamento de Controle de Doenças e Programas da Secretaria da Saúde, foram vacinados 3.393 pessoas com idade acima de 60 anos, total que representa uma cobertura de 75,05%.
Para a diretora do departamento de Controle de Doenças e Programas, Márcia Saavedra, esse número de cobertura vacinal tem aumentado nos últimos anos. “A população está se conscientizando da importância da vacina”, conta.
De acordo com o secretário da Saúde, Guilherme Duarte de Carvalho, estas campanhas têm como objetivo reduzir a MORBI (mortalidade causada pelo vírus influenza e suas complicações). “Com a vacina as pessoas adquirem mais resistência principalmente no inverno, quando mais doenças podem ocorrer”, enfatiza.
A eficácia da vacina contra a influenza, mais conhecida como gripe, para prevenção da doença em pessoas com mais de 60 anos é de 30 a 40 %. No entanto, os reais benefícios dessa vacina estão na capacidade de prevenir a pneumonia viral primária ou bacteriana secundária, a hospitalização e a morte principalmente em pessoas com doenças crônicas cardiovasculares e pulmonares.
Segundo a diretora, no início da campanha muitas pessoas tinham dúvidas sobre a eficácia da vacina, pois algumas apresentavam sintomas parecidos com o da gripe após serem vacinados. “A vacina contra o vírus influenza não induz a manifestação de gripe ou aparecimento de sintomas de infecções de vias aéreas superiores. A associação temporal de doenças respiratórias após a vacinação poderá ocorrer neste período, coincidentemente, em decorrência da maior incidência destas doenças durante o outono e inverno” explica Saavedra.
No período também foram aplicadas 59 doses da vacina contra pneumococo, que é destinada aos idosos acamados e visa prevenir o aparecimento da pneumonia. Saavedra explica que o número é pequeno pois trata-se de uma dose única, onde quem tomou no ano passado não precisou repetir este ano.
As vacinas foram disponibilizadas nos Postos de Saúde da Família e Unidades Básicas de Saúde (UBS) ao longo do município, por duas semanas, no período de 25 de abril a seis de maio. (Fonte: PMSS)

Programa ‘Padaria Artesanal’ é retomado com curso no Jaraguá

São Sebastião - A presidente do Fundo Social de Solidariedade de São Sebastião, Rosa Maria Mota, ao lado do prefeito Dr. Juan Garcia, acompanhou o início de um curso de padaria artesanal realizada na manhã de hoje (09/05) e que vai até sexta-feira, no Centro Comunitário do bairro do Jaraguá, na Costa Norte do município. Cerca de 30 pessoas serão certificadas ao final, totalizando uma carga horária de 24 horas de duração O projeto ‘Padarias Artesanais’ nasceu já há algum tempo como uma iniciativa do Fundo Social do Estado, mas acabou ficando desativado na cidade. Ao assumir a presidência do Fundo Social de Solidariedade de São Sebastião, a primeira dama, buscou a reativação do programa que tem como objetivos principais a capacitação profissional, a melhoria na qualidade da alimentação e a geração de emprego e renda.
Para o prefeito Dr. Juan Garcia, a participação da comunidade nestas iniciativas que exercitem a solidariedade educacional e não o assistencialismo é muito relevante. “Estamos vendo o resgate da dignidade da população carente por intermédio da capacitação profissional, geração de renda e emprego. Queremos sempre adotar ferramentas como este curso, que fortalecem as lideranças comunitárias e podem gerar o início de toda uma transformação na comunidade, desde o resgate da dignidade até o verdadeiro exercício da cidadania”, disse o prefeito.
A panificação artesanal consiste na elaboração de pães por processos caseiros, sem a utilização de equipamentos especiais ou conservantes. Para a viabilização do projeto são capacitadas, em todo o Estado, pessoas indicadas pelos Fundos Sociais Municipais e entidades cadastradas. Na prática, cada entidade ou escola indica dois participantes que, após um dia de curso no Fundo Social do Estado, recebem um certificado da Secretaria da Agricultura e tornam-se multiplicadores nas suas comunidades, repassando as instruções recebidas. Ao todo, já foram capacitados mais de 13 mil agentes multiplicadores em todo o Estado. Em São Sebastião duas pessoas se tornaram multiplicadoras do programa, uma delas é Elis Regina, que está ministrando o curso no bairro do Jaraguá.
Para fazer a abertura do curso foi convidado o pastor Fernando da Topolândia, que já possui uma história profissional de sucesso ligada a panificação e que foi iniciada com um curso como o que está sendo oferecido no Jaraguá. “Nunca é tarde para se aprender. O sucesso de cada um irá depender da determinação e perseverança, é preciso saber aproveitar esta oportunidade”, disse o pastor aos iniciantes.
O Centro Comunitário do Jaraguá já recebeu por meio do Fundo Social, o Kit de Padaria Artesanal, compostos por um forno de inox, batedeira, liquidificador, balança, assadeiras de alumínio e um botijão de gás, doados pelo Fundo Social do Estado. O Fundo Social Municipal também conseguiu uma doação de farinha de trigo e todos os demais materiais necessários para a viabilização do curso serão cedidos pela Prefeitura de São Sebastião.
Atualmente há quase 7 mil padarias implantadas em todo o Estado e em 1.900 entidades da Capital. Lu Alckmin, presidente do Fundo Social do Estado também credita o sucesso desse trabalho ao empenho e à participação das primeiras-damas dos municípios, às presidentes das entidades sociais, lideranças comunitárias e aos diversos parceiros do projeto.
Na sexta-feira, dia 13, às 16 horas, acontece o encerramento do curso com entrega de certificados no centro comunitário do bairro, que contará novamente com as presenças da presidente do Fundo Social de Solidariedade e do prefeito. Segundo a primeira dama, todos os participantes serão estimulados a dar continuidade nas atividades, se aprimorando cada vez mais. De acordo com ela, esta iniciativa também será estendida para outros bairros. (Fonte: PMSS)

Ciama diploma gestantes do curso de aleitamento materno

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, através do Centro de Incentivo ao Aleitamento Materno (Ciama), realizou hoje, dia 09, na Videoteca Municipal, a formatura dos 50 participantes da 37ª turma do curso de Aleitamento Materno para gestantes e mães orientadoras, que teve duração de quatro meses. A solenidade contou com as presenças da coordenadora do Ciama e do Banco de Leite, a enfermeira Carla Maria Bruço, da coordenadora de Programas da Secretaria da Saúde, Elizete Nossabein e da presidente do Fundo Social de Solidariedade, a primeira dama Rosa Maria Mota.
Dos 50 participantes, foram diplomados 20 gestantes e 30 casais. Segundo Carla Bruço esta é a 3ª turma de homens que são diplomados e a 37ª de mulheres. Duas doadoras do Banco de Leite, Edilza Ciqueira Santos, do Pontal da Cruz e Maria Tatiane de Souza Pareira, de Boracéia também foram homenageadas pelo Fundo Social de Solidariedade por terem registrado a maior quantidade de leite doado ao banco. Segundo a coordenadora do Banco de Leite elas doaram, cada uma, cerca de 14 litros por semana. Para a primeira dama, o objetivo da ação é divulgar as vantagens e a importância da amamentação na saúde da mãe e da criança e despertar a consciência pública. “Para fortalecer a cultura da amamentação é preciso prestigiar, cultivar e divulgar este ato”, justifica a presidente do Fundo Social.
Segundo a coordenadora do Ciama e do Banco de Leite, a amamentação também é uma aliada na luta contra a fome. “Uma criança que mama no peito além de mais saudável, gera menos gastos para a família, que poderá investir o dinheiro que gastaria com substitutos do leite humano em outros gêneros alimentícios”, completa a coordenadora.
“A atual administração da Prefeitura tem nos ajudado bastante”, conta Bruço. “Também contamos com apoio constante do Fundo Social e da Secretaria da Saúde”, completa.
Cursos - As inscrições para a 38ª turma do curso de Aleitamento Materno para gestantes e mães orientadoras já estão abertas. Os interessados devem comparecer no próximo dia 16 de maio, às 14 horas, na Videoteca Municipal. O curso para gestantes acontece às segundas-feiras, das 14h às 16h e é ministrado por uma equipe multidisciplinar formada por psicólogos, obstetras, dentistas, terapeutas ocupacionais, entre outros. Outra opção é participar do curso na sede do Ciama, às quartas-feiras, também das 14 às 16 horas. Já o curso para os pais ou casais acontece as segundas-feiras, às 19h30, também na sede do Ciama.
De acordo com Bruço também podem participar mães, avós e outros familiares que tenham interesse em obter mais informações sobre o aleitamento materno.
No curso para gestantes são abordados temas como “Aids e Vida a Dois”, “Direitos da Gestante e da Mãe que Trabalha”, “Composição do Leite Materno”, “O Trabalho de Parto”, “Alimentação para Gestante”, “Conhecimento do Aparelho Reprodutor Feminino e Masculino”, “Planejamento Familiar”, “Aspectos Psicológicos da Gravidez”, entre muitos outros.
No curso para mães orientadoras, as alunas aprendem sobre “Prevenção de Problemas Ortodônticos”, “Ouvir e Aprender – Habilidades de Aconselhamento”, “Cuidados com a Puerpera e Recém Nascidos”, “Amamentação e Fonoaudiologia”, “Cuidados com o Leite Humano Doado”, “Direitos da Gestante”, entre outros assuntos.
A sede do Ciama fica na Av Manoel Hypólito do Rego, nº 1.100, no bairro Pontal da Cruz. Mais informações também podem ser obtidas pelo telefone 3892-5381. Neste telefone o Ciama também agenda visitas para coletar leite materno de possíveis doadoras. (Fonte: PMSS)

Câmara analisa projeto que estabelece diretrizes para 2006

São Sebastião - A Câmara de São Sebastião está analisando projeto de lei 024/05, de autoria do Poder Executivo, que estabelece as diretrizes a serem definidas na elaboração da lei orçamentária para o ano de 2.006.
Segundo o prefeito Juan Garcia (PPS), a proposta atende os programas de governo e as novas exigências contidas na Lei de Responsabilidade Fiscal, devendo destacar as metas fiscais para as receitas, despesas, resultado primário e nominal, montante da dívida pública, e aos três exercícios seguintes, que serão dispostos no PPA (Plano Plurianual).
Em relação ao anexo de riscos fiscais, o prefeito informa, segundo levantamentos preliminares, que deixou de apresentar pelo fato do município não vislumbrar situações que permitam existir tais perigos. “Os planos e metas igualmente deixam de figurar na presente propositura, uma vez que os mesmos integrarão o plano plurianual. O superávit orçamentário servirá para atender ajustes e saldar compromissos a fim de manter o equilíbrio financeiro”, afirma.
A lei orçamentária não consignará recursos para o início de novos projetos se não estiverem adequadamente atendidos os em andamento e contempladas as despesas de conservação do patrimônio público. A reserva de contingência deverá atender as seguintes finalidades: cobertura de créditos adicionais suplementares; atender passivos contingentes e outros riscos e eventos fiscais imprevistos, fixada em 2% da receita corrente líquida, cuja utilização será mediante créditos adicionais abertos à sua conta; e capitalização do regime próprio de previdência social dos servidores municipais.
A Prefeitura encaminhará à Câmara, quando preciso, projetos de lei propondo alterações na legislação, inclusive na que dispõe sobre tributos municipais, se necessárias à preservação do equilíbrio das contas públicas e a geração de recursos para investimentos ou, ainda, para a manutenção ou ampliação das atividades próprias do município.
Na hipótese do gasto com o pessoal estipulado pela lei de responsabilidade fiscal chegar ao seu limite, a realização de horas extraordinárias pelos funcionários só poderá ocorrer nos casos de calamidade pública; na execução de programas emergenciais de saúde pública ou em situações de extrema gravidade, reconhecida pelo prefeito.
A administração municipal fica autorizada a arcar com as despesas das Polícias Militar e Civil; Juntas Militar e de Conciliação Trabalhista; Fórum; IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística); Polícia Rodoviária; Ciretran; e Convênios com órgãos dos governos federal e estadual, desde que firmados os respectivos convênios e haja recursos disponíveis.
De acordo com o projeto, serão consideradas irrelevantes as despesas realizadas até o valor de R$8mil para aquisição de bens ou prestação de serviços e de R$15mil no caso de realização de obras públicas ou atividades de engenharia.
O estabelecimento das metas e prioridades da municipalidade para o ano de 2.006 será feito, excepcionalmente, no âmbito do PPA do período 2.006 a 2.009, cujo projeto de lei será enviado ao Poder Legislativo no prazo fixado no ADCT (Ato das Disposições Constitucionais Transitórias), artigo 35, § 2º, inciso I, ou seja, até o mês de agosto de 2.005. Neste mesmo mês também deve ser remetido o projeto relativo a LOA (Lei Orçamentária Anual). Ambos devem ser devolvidos a sanção até o dia 15 de dezembro. A proposta está nas comissões. (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Resíduos sólidos e disposição final de lixo’ voltam a ser tema do CODIVAP

São Sebastião - A quarta reunião ordinária do Conselho de Prefeitos do Consórcio de Desenvolvimento Integrado do Vale do Paraíba, Mantiqueira e Litoral Norte (CODIVAP), realizada na última sexta-feira (06/05) em Cachoeira Paulista, voltou a discutir o tema Resíduos Sólidos e disposição final de lixo.
O assunto foi abordado pelo Diretor da Cetesb, Otávio Okano e pelo assistente executivo da Cetesb, Arento Savasto Neto. Segundo Okano, houve no Estado uma melhoria na disposição final dos resíduos sólidos, sendo que sete municípios já foram contemplados por um consórcio do governo federal para buscarem, em conjunto, soluções para este problema. Ainda segundo Okano, no litoral norte a dificuldade para achar um local adequado é maior, devido as grandes áreas de preservação existentes. “Mas nada impede que os municípios façam um consórcio e busquem a solução em conjunto”, afirmou. Ele ainda disse que cerca de 70% dos municípios da região abrangida pelo CODIVAP dispõem seus resíduos de forma adequada, ou pelo menos, controlada. “Queremos obter para o futuro a melhoria da qualidade de vida, a diminuição de incidência de doenças e para isso temos que trabalhar o foco do problema, enfim, fazer tratamento de esgoto e pensar na correta disposição de lixo”, completa.
O prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, também se pronunciou. Ele afirmou que o litoral norte realmente tem grandes dificuldades para achar o local adequado para a disposição do lixo, mas que as quatro cidades estão trabalhando em conjunto, todas com muito envolvimento, buscando a criação de um aterro sanitário regional. “Já está apontada uma área pela comissão de técnicos das quatro cidades e tudo está dentro dos requisitos técnicos necessários”, disse. O prefeito ainda solicitou da Cetesb que seja agilizada o máximo possível a autorização para o funcionamento desse aterro. “Se agilizarmos isso poderemos fazer o aterro ainda este ano, senão o custo na temporada para que as quatro cidades façam o transbordo será altíssimo”, concluiu e recebeu de Okama a garantia de que a Cetesb irá agilizar o processo.
A reunião do CODIVAP também abordou outros temas de interesse público como a iluminação pública, a segurança nos municípios, Banco do Povo Paulista e lei dos consórcios.
Voz do Senado - O senador Aluisio Mercadante garantiu presença na reunião do CODIVAP. Durante seu pronunciamento ele assumiu compromisso, juntamente com a deputada federal Ângela Guadagnin e com deputado estadual Marcelo Ortiz, para ajudar a concretizar um projeto de criação de uma universidade federal na região do Vale do Paraíba. Os deputados também se pronunciaram e falaram da necessidade da criação desta universidade, dizendo que as reivindicações devem ser feitas em conjunto, por todas as 41 cidades que participam do CODIVAP, para que o pedido tenha mais força. (Fonte: PMSS)
 
Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Ubatuba

Tornados assustam turistas em Ubatuba
Fenômenos se formaram na costa e se dissiparam em alto-mar; banhistas deixaram as praias com medo da tempestade

Ubatuba - Dois tornados atingiram anteontem a costa de Ubatuba levando medo e apreensão aos moradores à beira-mar. Uma mulher chegou a passar mal quando percebeu a aproximação de um dos tornados na praia Vermelha do Norte.
Segundo a Defesa Civil, não houve registro de vítimas ou danos no município com a passagem dos tornados.
Os tornados ocorridos em oceano são cientificamente denominados de "tromba d'água". Trata-se de um fenômeno meteorológico que consiste na formação de redemoinho de vento, que se forma a partir de uma nuvem negra e se prolonga até o mar. O tornado tem formato de um cone invertido, de côr cinza claro.
Os tornados em Ubatuba ocorreram entre 16h30 e 17h, a partir da formação de uma nuvem negra nas proximidades da Ilha Anchieta. O fenômeno foi visto nas praias Toninhas, Grande, Tenório, Itaguá, Cruzeiro, Vermelha e Itamambuca.
Segundo moradores e turistas ouvidos pelo ValeParaibano, o primeiro tornado foi observado a 6 quilômetros da praia do Itaguá; o segundo, a 2 quilômetros da praia Vermelha do Norte. Várias pessoas chegaram a filmar e a fotografar as ocorrências.
"Fiquei com muito medo. Pensei que fosse um furacão se aproximando da costa. Passei a ficar mais tranquila quando percebi que o tornado seguia em outra direção", afirmou Maria Estela Santos, que estava na praia das Toninhas, quando percebeu o fenômeno.
Segundo ela, algumas pessoas deixaram a praia preocupadas com o tornado. O velejador José Ferreira, 41 anos, estava em seu barco, um veleiro de cinco metros de comprimento, quando viu o tornado.
"Foi a primeira vez que vi um tornado, antes só tinha visto pela televisão. Não fiquei assustado porque percebi que ele seguia em direção ao alto-mar", afirmou.
FENÔMENO - Segundo pesquisadores do Cptec (Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos), órgão ligado ao Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), em Cachoeira Paulista, o tornado em mar aberto é um fenômeno que eventualmente ocorre no Litoral Norte.
O Cptec pretende utilizar as fotos e os filmes feitos em Ubatuba para estudar os tornados ocorridos anteontem na cidade.
"Acontece que nem sempre suas ocorrências são registradas como aconteceu domingo, quando filmaram e fotografaram a passagem deles por Ubatuba", afirmou a pesquisadora Viviane Algarve.
Ela disse que os tornados de oceano tradicionalmente ocorrem longe da costa.
O meteorologista Marcos Sanches afirmou que o tornado de oceano, conhecido cientificamente como tromba d'água, ocorre apenas em determinadas condições climáticas, principalmente entre o fim da estação das chuvas e a chegada do período de seca.
"A tromba d'água é resultado do encontro de massas de ar frio e quente. Houve a formação de uma nuvem de chuva forte que, com a força dos ventos, originou um deslocamento em forma de redemoinho em direção ao mar", afirmou.
Segundo Sanches, os satélites do Inpe não conseguem "ver" a formação do tornado ou tromba d'água. "Os satélites conseguem identificar apenas a formação de nuvens e a chegada da frente fria", afirmou.
Sanches disse que não é possível avaliar a intensidade dos tornados devido à falta de dados técnicos. Segundo ele, no Brasil, principalmente nos Estados de Santa Catarina e Paraná, os tornados chegam atingir no máximo 100 quilômetros por hora.
A tromba d'água é resultado do encontro de massas de ar frio e quente. Houve a formação de uma nuvem de chuva forte que, com a força dos ventos, originou um desolocamento em forma de redemoinho em direção ao mar. (Fonte: ValeParaibano)

Secretário de Turismo de Ubatuba desmente a volta da cobrança da taxa

Ubatuba - Durante a semana que passou, começaram a circular pela mídia notícias dando conta de que voltaria a ser cobrada a taxa no valor de R$ 3 por veículo, pelo período de 12 horas, para uso dos bolsões de estacionamento existentes nas praias Grande, Tenório, Maranduba e Lagoinha, em Ubatuba.
O secretário de Turismo de Ubatuba, Luís Felipe Azevedo, desmentiu a notícia e criticou a iniciativa de alguns acionistas da Comtur e a própria mídia que, segundo ele, estariam ´plantando` informações incorretas a respeito do assunto.
"A volta da cobrança da taxa de estacionamento só vai ocorrer quando forem feitas benfeitorias nos bolsões e aperfeiçoamento do sistema, para verdadeiramente beneficiar turistas e comunidade", adverte.
"Foi compromisso de campanha do prefeito Eduardo César a interrupção da cobrança para moralizar a situação, portanto não teria lógica abandonar essa premissa".
Azevedo, demonstrando irritação sobre a nova polêmica que foi criada pelo ´boato`, alfinetou: "a cobrança da taxa pode até ser aspiração de alguns acionistas, mas não tem cabimento, nem ética se manifestarem dessa forma. Denota falta de seriedade".
O secretário informou que para viabilizar os investimentos necessários
está trabalhando com duas propostas. A primeira opção, mais modesta e de execução a curto prazo - aproximadamente seis meses -, seria realizada com recursos de empréstimo contraído junto a Caixa Econômica Federal para obras de calçamento dos bolsões de estacionamento com bloquetes, instalação de cancelas e obras de urbanização.
A outra - com execução prevista para os próximos dois anos -, envolve um arrojado projeto viário e urbanístico para a Praia Grande, orçado em R$ 20 milhões, que incluiria entre as obras um túnel cortando o Morro das Toninhas até a Praia Grande e a construção de seis pistas expressas, com uma via destinada aos serviços emergenciais, ciclovia e calçadão.
Nesse caso, existe um trabalho sendo realizado buscando viabilizar o projeto em parceria com empresas patrocinadoras pertencentes à Associação Brasileira de Gastronomia, Hospitalidade e Turismo.
O secretário destacou os resultados positivos da campanha institucional que promove o potencial turístico do município durante a baixa estação, e que está sendo veiculada por uma emissora de TV.
"Durante o feriado prolongado de Tiradentes, realizamos uma pesquisa com mais de cem estabelecimentos formais de hospedagem do município e constatamos uma ocupação média, de 80% dos leitos, o que nos deixou otimistas para estender essa mesma campanha às emissoras das regiões de Campinas e Ribeirão Preto", disse Azevedo.
Otimista, o secretário destaca os próximos eventos do calendário turístico de Ubatuba. "No próximo dia 15 de maio acontece a 36ª Travessia Internacional de Ubatuba, que promete ser um sucesso, e em junho teremos a tradicional Festa de São Pedro, também conhecida como Festa da Tainha, que terá como novidade a realização em mais três pontos do município: as praias de Picingüaba e Camburi e na praia de Maranduba".
Outras importantes realizações serão a entrada em serviço do ´tóten multimídia`, que ficará localizado na Secretaria de Turismo e prestará informações sobre meios de hospedagem, gastronomia e pontos turísticos de Ubatuba; e do ´Portal Receptivo da Maranduba`. (Fonte: Correio do Litoral)

Escolinha Municipal de Surf completa série de visitas ao Projeto Tamar

Ubatuba - A base de Ubatuba do Projeto Tamar recebeu mais um grupo de alunos de Escolinha Municipal de Surf, da Secretaria de Esporte e Lazer de Ubatuba. Desta vez os alunos da Praia Grande, alguns acompanhados por seus pais, puderam conhecer todas as instalações da base, inclusive a quarentena, onde ficam as tartarugas que foram capturadas e passam por tratamentos antes de serem devolvidas ao mar.
O que mais chamou a atenção dos alunos foi o material coletado no estômago de uma tartaruga após uma necrópsia realizada naquele dia. A oficina de reciclagem de papel, mantida pelo Tamar, e que beneficia principalmente jovens carentes, despertou curiosidade dos jovens, que se comprometeram a separar o lixo em suas casas. Ao final do passeio eles discutiram com os monitores a importância da preservação do meio ambiente.
Novas ações estão programadas para breve nesta parceria Escolinha Municipal de Surf / Projeto Tamar. (Fonte: PMU)

Ubatuba busca participação na 2ª Conferência Nacional das Cidades
Participação da comunidade é fundamental para a elaboração do Plano Diretor

Ubatuba - O secretário de Arquitetura e Urbanismo da Prefeitura de Ubatuba, Ary Jardim de Azevedo, estará amanhã, 10, na Tribuna Popular da Câmara Municipal. Representando o prefeito Eduardo César (PL), o secretário fará a convocatória para a 2ª Conferência Nacional das Cidades, que ocorrerá no mês de novembro em Brasília.
Será formada uma comissão preparatória constituída por representantes dos poderes judiciário, legislativo e executivo, OAB de Ubatuba, Associação Comercial e Industrial de Ubatuba, Associação de Bairros e Associação de Engenheiros e Arquitetos de Ubatuba. A comissão terá como prioridade discussões de assuntos ligados às políticas públicas, habitacionais, turismo, mobilidade urbana e transportes, reforma urbana e política de saneamento e meio ambiente. “As propostas definidas serão defendidas no encontro estadual na tentativa de elegermos delegados para a Conferência Nacional em novembro”, explicou o secretário. (Fonte: PMU)

Mães recebem homenagem

Ubatuba - Aproximadamente cento e cinquenta pessoas participaram da homenagem às mães do projeto Atividade Física e Cidadania, promovida pela equipe de monitores, no Ubatuba Tênis Clube. Atividades como gincana, dança e hidroginástica fizeram parte da programação. O evento contou ainda com a apresentação da equipe que representou Ubatuba nos Jogos da Melhor Idade, disputados em março, em São Vicente.
Sidney Rocha, coordenador de Esportes Comunitários da Secretaria de Esporte e Lazer disse que “mais que a festa em si, o importante foi a reunião de todas as áreas da cidade onde o projeto é desenvolvido. Num mesmo lugar tivemos pessoas da Maranduba, do Ipiranguinha, da Estufa, enfim, de todos os bairros onde o projeto está implantado. Essa integração é ótima para o pessoal,” disse. Ao final foram distribuídos diversos brindes e um bolo gigante foi cortado, ao som de “parabéns” para as mães. (Fonte: PMU)

Ubatuba terá feiras em locais e dias diferentes

Ubatuba - A partir dessa terça, dia 10, Ubatuba terá feiras em diferentes locais e dias durante a semana. As novas feiras acontecerão nos bairros Estufa II, às terças-feiras, Ilha dos Pescadores às quartas e no Ipiranguinha, às quintas-feiras. Trata-se da realização de mais um compromisso de governo, assumido durante a campanha do prefeito Eduardo César.
Antes, a única feira de Ubatuba funcionava aos sábados na Praça Bip, próximo à entrada da cidade. O projeto nasceu da necessidade de trazer a feira mais para perto dos moradores de bairros. Além disso, a proposta de ampliar o número de feiras na cidade visa valorizar o produtor local. Durante a semana, apenas feirantes de Ubatuba poderão comercializar seus produtos. Até agora, são 25 feirantes cadastrados. O próximo passo é padronizar visualmente as barracas e separar as feiras por setores.
Nas terças, a feira acontece no Bairro Estufa II, em frente à Marfiauto Veículos; quarta é dia de feira na Ilha dos Pescadores, ao lado do Mercado de Peixe; na quinta, o bairro Ipiranguinha recebe a feira na Rua dos Coqueirais. A feira da Praça Bip continua aos sábados. (Fonte: PMU)

Karatê de Ubatuba conquista seis medalhas no Paulista Wadokai

Ubatuba - A equipe de Karatê da academia Biodance voltou com seis medalhas do Campeonato Paulista de Novos Talentos estilo Wadokai, realizado neste domingo, 8, no Tênis Clube Paulista, na capital. Duas medalhas de ouro, duas de prata e duas de bronze animaram os comandados de Marcelo Oliveira, técnico da equipe de Ubatuba nos Jogos Regionais, que vai continuar observando atletas visando a competição.
Valdemir Nogueira e Bruno Leite Castilho foram campeão e vice no shiai kumite, categoria 8 a 10 anos. Victor Diogo foi bronze no shiai kumite, categoria 11 a 13 anos. Augusto Felizardo e Renato foram campeão e vice no shiai kumite, faixa verde categoria até 70 Kg. Edinaldo Muniz Oliveira (Jabá) ficou com o bronze na faixa preta categoria absoluto. A delegação viajou com 15 atletas e contou com o apoio da Secretaria de Esporte e Lazer. (Fonte: PMU)

Ubatuba briga por vagas na fase regional dos Jogos da Juventude

Ubatuba - As equipes de futebol, vôlei e basquete masculino de Ubatuba disputam nesta terça-feira, 10, em Caraguatatuba vagas para a fase regional dos Jogos da Juventude. O futebol vai a campo contra Caraguá, após vencer São Sebastião por 2 a 1. O basquete, que venceu São Sebastião, disputa a vaga contra Caraguá, enquanto o vôlei, que eliminou Caraguá enfrenta São Sebastião. Após a fase regional os vencedores prosseguem para a estadual, e em caso de vitória partem para a disputa do nacional. (Fonte: PMU)

Emoção na abertura do Municipal Feminino de Basquete

Ubatuba - A cerimônia de abertura da Copa Tamires Barbosa de Basquete Feminino foi marcada por muita emoção. Após o desfile de apresentação das equipes e o hasteamento das bandeiras, foram prestadas homenagens a ex-atleta Tamires. Morta em novembro do ano passado, vítima de atropelamento, Tamires praticava diversos esportes na cidade, entre eles o basquete. Sidney Rocha, da Secretaria de Esporte e Lazer, organizador do torneio, chorou ao relembrar da dedicação da atleta. “Tenho certeza que ela estaria aqui, pronta para mais um desafio. Ela deixou muitas saudades,” disse. Muitas das jogadoras também se emocionaram neste momento. A família de Tamires esteve presente ao Ginásio de Esportes Tubão e recebeu camisetas alusivas ao evento.
Com a bola rolando, a equipe da Sanets venceu o Katito por 42 a 32. No jogo seguinte a equipe Maria Alves derrotou o Senzala por 46 a 26. A próxima rodada acontece dia 14 à partir das 11 da manhã com as partidas Restaurante Senzala X Pescados Katito e Sanets Dedetizadora X Maria Alves Ferragens.
Escolinha – As equipes que disputarão o campeonato da Escolinha Municipal também participaram da cerimônia de abertura e prestaram o juramento do atleta, mas eles só jogam nesta sexta-feira, dia 13. A rodada de abertura apresenta às 16h30 o jogo SurfNet Locadora X Mercado 24 horas e Eletronorte X Ubatuba Automóveis. O torneio terá jogos todas as sextas às 16h30.
Masculino – Nas partidas válidas pela terceira rodada do Municipal Masculino, as equipes da Clínica de Fraturas e Hlera conquistaram vitórias sobre Objetivo e Tortilhão, respectivamente. A primeira vitória da Clínica foi suada por apenas um ponto, 69 a 68. No jogo de fundo, a equipe do Tortilhão terminou a partida com apenas três jogadores em quadra e não resistiu às investidas da equipe do Hlera e foi derrotada por 92 a 88.
A próxima rodada acontece na sexta-feira, 13, à partir das 19h com as partidas Clínica de Fraturas Ubatuba X Móveis Docelar e Objetivo X Tachão. (Fonte: PMU)

Vôlei conquista mais uma vitória na Liga
Equipe Infanto Juvenil masculino vence Taubaté e segue firme rumo às semifinais

Ubatuba - Em uma tarde inspirada, a equipe de vôlei Infanto Juvenil de Ubatuba venceu a equipe de Taubaté, por 3 sets a 0 parciais de 25/6, 25/10 e 25/10. A partida foi disputada na tarde de sábado no Ginásio de Esportes Tubão. A equipe agora soma três vitórias e uma derrota e ainda disputa duas partidas pela fase classificatória, ambas contra o Atleta Cidadão, de São José dos Campos. A primeira será disputada neste sábado, 14, na casa do adversário. (Fonte: PMU)

Ordem do Dia da 14ª Sessão Ordinária da Câmara de Ubatuba

Ubatuba - O Vereador Jairo dos Santos - PT, Presidente da Câmara Municipal de Ubatuba, anuncia a Ordem do Dia da 14ª Sessão Ordinária desta Casa, a realizar-se no dia 10 de maio de 2005, às 20:00 horas, constituída de Projetos de Lei e outras proposições abaixo relacionadas:
ORDEM DO DIA:
EM ÚNICA DISCUSSÃO:
01 – Projeto de Lei nº 34/05, do Executivo, autoriza o Executivo a promover a desapropriação de área para fins de implantação de Parque Industrial.
02 – Projeto de Lei nº 35/05, do Executivo, altera a Lei nº 2.650/05, que dispõe sobre o Regime Próprio de Previdência Social - RPPS, quanto à composição do Conselho de Administração.
03 – Projeto de Lei nº 36/05, do Executivo, dispõe sobre autorização para o poder Executivo receber como doação Quadra Poliesportiva.
04 – Moção nº 20/05, do Ver. Ricardo Cortes – PV, de Congratulações, para os profissionais do Programa de Saúde da Criança.
05 – Moção nº 21/05, do Ver. Edílson Félix – PSC, de Congratulações, ao Sr Reinaldo Anjos, professor de Dança de Salão, pelos títulos conquistados, elevando e destacando o nome de Ubatuba nas esferas regional, estadual e federal.
06 – Pedido de Informação nº 38/05, do Ver. Ricardo Cortes - PV, sobre a reforma da escolinha de Surf do Zecão, na praia da Itamambuca.
07 – Pedido de Informação nº 39/05, do Ver. Ricardo Cortes - PV, sobre a coleta de lixo, e a empresa que está realizando, nas praias da Fazenda, Almada, Camburi e Núcleo Picinguaba.
08 – Requerimento nº 151/05, do Ver. Osmar de Souza – PFL, à Sabesp, solução dos problemas na captação de água da Sabesp, próxima a Cachoeira dos Macacos, no bairro do Ipiranguinha.
09 - Requerimento nº 152/05, do Ver. Osmar de Souza – PFL, à Telefônica, instalação de um orelhão, no campo de futebol do Itaguá.
10 - Requerimento nº 153/05, do Ver. Charles Medeiros – PSDB, ao Instituto Florestal do Estado, agilizando nos tramites internos para a viabilização e execução da parceria com a Elektro, para fins de fornecimento de energia elétrica as comunidades mais distantes.
11 – Requerimento nº 154/05, do Ver. Charles Medeiros – PSDB, à Secretaria Estadual de Educação, reforma das antigas escolas desativadas, da Caçandoca e Saco das Bananas, para projetos de Meio Ambiente, Eco-Turismo e Turismo.
12 – Requerimento nº 155/05, do Ver. Charles Medeiros - PSDB, à Secretaria da Juventude, Esporte e Laser do Estado, parceria com a Prefeitura Municipal, no intuito de viabilização de projeto de um Centro de Esporte, Laser e Entretenimento, no bairro da Estufa II.
13 – Requerimento nº 156/05, do Ver Charles Medeiros – PSDB, ao Parque Estadual da Serra do Mar - Núcleo Picinguaba, esclarecimento sobre o procedimento adotado pelo Parque, para efetivação da instalação de rede de energia elétrica nas comunidades do bairro Camburi, Fazenda da Caixa, Sertão do Cubatã, Praia Brava da Almada, Cabeçuda, Canto da Paciência e Sertão do Ubatumirim.
14 – Requerimento nº 157/05, do Ver. Charles Medeiros – PSDB, ao DAEE, celebração de convenio com a Prefeitura Municipal, para realizar serviço de limpeza e desassoreamento dos rios Grandes, Tavares, Acaraú, Ubatumirim, Maranduba e Indaiá.
15 – Requerimento nº 158/05, da Verª Luciana Machado – PDT, à Elektro, execução de serviço de extensão de rede elétrica, na rua José Pedro, no bairro do Sertão da Quina.
16 – Requerimento nº 159/05, do Ver. Romerson de Oliveira – PFL, à Elektro, vistoria da rua Pedro Cabral Barbosa, no bairro do Perequê-Mirim, na altura do nº 394, afim de avaliar as condições em que se encontra o poste de energia.
17 – Requerimento nº 160/05, do Ver. Claudinho Gulli - PMDB, à Sabesp, instalação de um arco, na tubulação, liberando o fluxo do rio Tavares. (Fonte: Câmara Municipal de Ubatuba)

Ação Litoral

Opinião Topo

Carta Resposta Aberta à População
Bi Mello

Ubatuba, 05 de maio de 2005.
Jorge Lee,
Entendo a revolta de quem recém assume função em uma Fundação de Arte e Cultura mantida pelo Poder Público. Em 1997, na então gestão municipal de Zizinho Vigneron, passei a integrar a Diretoria Executiva da Fundart – Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba – na função de Assessora Administrativa. Eu vinha com minha experiência de empresas privadas e também fiquei indignada com o descaso que a Fundação recebeu da administração Paulo Ramos e de algumas outras que a antecederam – não devendo generalizar, pois sempre há os que fazem jus a suas responsabilidades, cumprindo os seus deveres com lisura e dedicação.
Apesar da situação deplorável com a qual vocês se depararam neste ano – após outra interminável gestão Paulo Ramos –, afirmo que nem se compara à que encontramos à época, pois grandes foram os avanços conquistados durante a Presidência de Eliana Inglese. Democraticamente, com grande competência e pulso forte, comandou-nos na conquista de mudanças de base como a reforma do Estatuto e Regimento Interno que após exaustivas e intermináveis reuniões, às quais a presença e a participação do Conselho Deliberativo – juntamente com a Diretoria Executiva – era incentivada e exigida, buscava dar um basta àquele “cabide de empregos” e às improbidades administrativas a que nós, comunidade e cidadãos, estávamos submetidos.
Em 2000, ao término de nossa gestão, passamos a Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba com todas as contas em dia e em pleno e bom andamento mas, infelizmente, vocês a receberam novamente “quebrada”.
O enorme rombo financeiro que recebemos havia sido sanado. A inadmissível dívida de FGTS dos funcionários que não era recolhido há mais de dois anos estava paga. A exorbitante dívida com o INSS que vinha desde o tempo do prefeito Nélio de Carvalho havia sido parcelada e grande parte desta dívida também já havia sido paga durante nossa administração.
O Quadro de Funcionários que contava com 120 pessoas, foi adequado às reais necessidades e enxuto para 47 funcionários, isso após enfrentarmos muitas adversidades para fazer cumprir-se a Lei através de um Processo Seletivo, exigido há anos pelo Tribunal de Contas, quando não simplesmente “demos emprego” a nossos amigos, companheiros e irmãos e sim aos selecionados por mérito para cada uma das funções previstas no Estatuto.
Assim, demoramos mais de dois anos para conseguir colocar as finanças em ordem mas, nem por isso, deixamos de investir e trabalhar pelo desenvolvimento cultural de Ubatuba. Foram feitos investimentos de grande porte nos vinte e três cursos oferecidos concomitantemente para atender a toda a população; na difusão e perpetuação da cultura caiçara, ressaltando as atividades retomadas como a Folia de Reis, a Festa do Divino e, principalmente, a pesquisa feita com caiçaras “das antigas” e o seu registro resultante no livro Os Caiçaras Contam; no resgate, produção, viabilização e impressão dos CDs Canto Caiçara e João Alegre; na Lira Padre Anchieta; na reforma do prédio da Biblioteca, na abertura e expansão de seu acervo e na aquisição e disponibilização de computadores com acesso à Internet para seus usuários; na reforma da parte elétrica de todo o andar térreo do Sobradão do Porto, na construção do Auditório, na retomada do prédio da Cadeia Velha e a instalação do Museu, na recuperação do terreno das Ruínas da Lagoinha com sua limpeza, iluminação e toda a infra estrutura necessária para sua visitação e preservação, dentre outros, sempre com o apoio do Prefeito Zizinho, sem termos que nos submeter a qualquer tipo de ingerência.
Conforme laudo, orientação e deliberação dos órgãos superiores, providenciamos que o Casarão tivesse o segundo e o terceiro andar desocupados, pois sua deterioração já era alarmante oferecendo perigo não só ao Patrimônio Histórico Cultural e Público, mas também a todos os seus usuários. Finalmente ao apagar das luzes, em parceria com o Governo do Estado, viabilizamos o Projeto de Restauro do Casarão do Porto, já formatado para captação de verba através da Lei Rouanet e de outras Leis de Incentivo Fiscal, que também foi entregue às mãos da nova/velha administração, juntamente com demais documentos e dossiês, conforme registrado em Livro Ata.
Assim, pontuo com orgulho parte do árduo e interminável trabalho que desenvolvemos como Diretoria Executiva da Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba, sob a competente orientação de Lili Inglese, e ao lado da querida e inquestionável Olivia de Carle Gottheiner – Assessora Cultural – e de toda a equipe da Fundart. Juntos criamos um ambiente de alegria, companheirismo e eficiência que poucas vezes temos o privilégio de desfrutar.
Desta forma sugiro que sejam lidos os Livros Ata para acesso a muitas informações esclarecedoras e que se aprofundem no conhecimento do Estatuto e do Regimento Interno da Fundart, pois aí está o caminho viável para a efetivação de todas as aspirações ao desenvolvimento, fomentação e apoio à Cultura.
Durante a nossa gestão fizemos um minucioso levantamento e registro do Patrimônio da Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba, providenciando sua devida documentação. As preocupantes declarações do atual presidente Martiniano Viana “...Nós herdamos a Fundart sucateada, em termos de equipamentos...” indicam que o melhor caminho a seguir é que se faça novamente verificação detalhada do Patrimônio encontrado e que seja feito um Boletim de Ocorrência para que posteriores providências legais sejam tomadas.
Espero que após esta “ativada de memória” haja maior cuidado e deferência ao citar quem trabalhou séria e arduamente em prol da comunidade e não, conforme suas palavras publicadas, citar levianamente com simplórias e superficiais generalizações como “os dirigentes anteriores”, ou mesmo “nas últimas gestões da FUNDART”.
É justo que – ainda conforme suas palavras – “...a indignação pela impunidade dos dirigentes anteriores causa mal estar e desconforto”. Mais justo ainda é que sejam feitas as devidas ressalvas a administrações idôneas que atuaram com transparência, probidade e competência ao assumirem o compromisso de administrar O BEM PÚBLICO realmente em prol da comunidade e da população e não em benefício próprio e de seus comparsas.
Cordialmente,

Bi Mello

P.S.: mais uma vez, reafirmamos nosso compromisso com o “estar somando” à atual administração, compromisso este assumido publicamente por Eliana Inglese - Lili, na presença do Sr. Vice Prefeito Domingos dos Santos, por ocasião da posse da atual Diretoria Executiva da Fundart, ocorrida no presente ano, na sede da Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba.

Carta do Leitor Topo

Missa em Caraguá - Gostaria de registrar meu total apoio ao Padre Dislau Nurczyk. Sou morador de Jundiaí-SP, e vou muito a Caragua, achei espetacular o respeito que é dado ao seu Matiko, pois ele sobe no altar junto com o Padre Dislau Nurczyk e deita-se ate o termino da Missa. Simplesmente lindo!

Franklin Teixeira
Jundiaí, SP


Parabéns - Primeiramente ao Litoral Virtual pela grande audiência. Segundo para a PM que bateu na porta do lixão da Rua Ari Vieira, localizado em frente ao numero 155, na Estufa II. Não sei se foi visita de cortesia? E a secretaria de obras e a vigilância sanitária???

Claudio Severino Reis
Contribuinte e cidadão
Ubatuba, SP


Agradecimento - Eu, Mauricio Abrãao proprietario de uma residencia no sertão do Ubatumirim região norte de Ubatuba, estive no dia 9 de maio na sede administrativa do Instituto Florestal Núcleo Picinguaba onde fui ouvido pela Sra Eliane Simões (Diretora) e fui informado que ela foi chamada na sexta feira passada em uma reunião de emergência onde o assunto foi a energização da região Norte que contou com representantes do Ministério de Minas e Energia, Secretaria de Energia do Estado, Secretaria do Meio Ambiente , da Elektro e Superiores dela . E que varias medidas estão sendo tomadas para libertação das ligações . Aproveito para enfatizar e agradecer o trabalho do Eng. Eletricista Edson Bettin quando ao acompanhamento do processo para instalação da energia elétrica na região norte de Ubatuba.

Mauricio Abraão
Ubatuba, SP


Festa Junina da Região Sul - Nesse ano as creches , CEI MEI Leonor Mendes – CEI Creche Travessão I e CIEFI Grazziela se organizaram para juntos realizarem a “FESTANÇA DA REGIÃO SUL” que será realizada no Ciase (Centro Integrado de Ações Sócio-Educativas), no dia 04 DE JUNHO do corrente ano, a partir das 15 horas. Vimos, com isso, solicitar de Vossa Senhoria apoio na divulgação desse evento.
Na certeza de contar com seu pronto atendimento, desde já agradecemos e aproveitamos também para pedir que nos envie dados de seu estabelecimento para fazermos nosso agradecimentos em público a altura que esse comércio merece..
Atenciosamente,

Grazziela Fracalanza
João Fernando Lopes
Maria Auxiliadora
Samira Ap.G.Leite
Diretores membros da Comissão Organizadora


Andrade - Sou morador de Ubatuba e gostaria que publicassem minhas palavras que refletem o anseio de parentes e amigos do Sr. Andrade Henrique, ex vereador desta cidade e candidato a vice-prefeito nas ultimas eleições. Gostaria de agradecer o carinho dos amigos e de todos que expressaram seu apoio para este cidadão ubatubense justamente momento em que o mesmo se submeteu a uma cirurgia para a remoção de um dos Rins... Obrigado ao sr. chefe de redação do jornal pela atenção e compreensão. Força Andrade, muita saúde pra você.

Ademar Santos
Cirurgião Dentista
Ubatuba, SP


Agredindo a História - De longa data venho afirmando que alguns de nossos políticos se consideram os iniciadores da História. Nada do que foi feito antes merece consideração e apreço. Para eles a História começou o dia que galgaram o poder. O passado só deixou como herança mofo, bolor, musgo e coisas erradas para serem consertadas.
Freqüentemente essa desmoralização do passado é feita para ocultar mazelas do presente, dos mais diversos graus e matizes e pouco visíveis à população em geral. Também para desviar a atenção da própria incompetência.
As causas para essa negação do passado estão ligadas à falta de conhecimento histórico e administrativo daqueles que se sentem vivenciando o momento definitivo da história. Só esse desconhecimento pode explicar a falta de fundamentação histórica e técnica das razões alegadas, pela Secretaria Municipal de Educação, para desativar a EM Ernesmar de Oliveira, no bairro da Praia Dura.
Aquela escola, como tantas outras, tem uma longa história de serviços prestados. Existiram protagonistas, dessa história, e não podem ser esquecidos ou desconsiderados.
A primeira sala de aula, a cozinha e os banheiros, dessa unidade escolar, foram construídas em 1975. A estrutura do telhado nunca foi modificada.
A segunda sala de aula, a secretaria e a diretoria foram construídas, em 1983, acompanhando a estrutura existente. Naquele mesmo ano foi construído também o Posto de Saúde. Ninguém solicitou, em todos esses anos, mudanças na estrutura do telhado. Isso leva a pensar que, os atuais administradores, não avaliaram convenientemente os efeitos da maior tromba d´agua acontecida na história daquela escola.
Durante o período, 1975 a 2000, o prédio prestou serviços como escola estadual. Em janeiro de 2000 foi assumido pela Prefeitura e continuou a prestar serviços sem maiores problemas. Em 2003 o telhado foi consertado, uma nova sala construída, a toque de caixa, para atender a demanda crescente, e reformada a cozinha e os sanitários. Os serviços foram feitos sem prejuízo do atendimento aos alunos e por um custo insignificante. A Sra. Secretária Municipal de Educação ao afirmar : “considero que a reforma feita, em 2003, foi um desperdício”(Ubatuba Víbora 07-05-05) deu, no mínimo, um atestado de desconhecimento da realidade existente, naquele momento, e das melhorias que foram feitas na escola.
A seguir a Sra. Secretária afirma: “Nós vamos ter que refazer o telhado, rever a questão da sala construída em cima da fossa, as instalações elétricas e a pintura, enquanto poderíamos estar realizando novos projetos”.
Fazer o que a Sra. Secretária relaciona acima é muito pouco. Isso terá que ser feito, em todas as escolas e no prédio da Secretaria, constantemente. Já que desativou a escola não pode pensar pequeno. O ideal será pensar grande, projetar soluções para o futuro. Em 2003 foi desapropriada a área contígua à escola, com mais de 900 m2, visando remover o Posto de Saúde, por estar em local inadequado e a escola estar interferindo nos seus serviços, construir novas salas de aula habilitando-a para atender a Educação infantil, ampliar a cozinha, o refeitório, as áreas de recreação e criar ambientes amplos e arejados que permitam atender, confortavelmente e com qualidade, maior número de alunos.
Agora, a Secretaria, dispõe de espaço para desenvolver um projeto grandioso que, pensando com visão de futuro, foi preparado pela administração 2001 – 2004. Fazer ou não fazer, o que é possível e necessário, depende dos atuais dirigentes. Receberam o caminho aberto e previsão orçamentária para isso.
A frase: “enquanto poderíamos estar realizando novos projetos” confirma as declarações que a Sra. Secretária tem feito, tantas vezes, em público e em privado. Não conhecia a realidade da Secretaria e continua sem conhece-la. Caso queira ter sucesso terá que, organizar equipes que, paralelamente, cuidem da manutenção e da construção de novas escolas. O que está acontecendo, na Secretária Municipal de Educação, é conseqüência da desestruturação das equipes existentes, sem colocar, no lugar, as pessoas adequadas e com conhecimento da Prefeitura para dar continuidade ao que vinha sendo feito. Seria bom para o município constituir, com urgência, equipes experimentadas e boas condições de trabalho.
Não dá mais para culpar o passado. Cada ator deve assumir suas competências e incompetências. A história não costuma ser agredida impunemente.

Corsino Aliste Mezquita
RG 2.976.292 – 3
Ubatuba, SP

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br
O envio de foto caracteriza autorizada a sua publicação e identifica o remetente como autor.

Ubatuba

Praia do Sul Ilha Anchieta - Fuçada

Praia do Sul Ilhas Anchieta
©Fuçada


Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Editora Assistente: Jullyany Roberta Cruz


GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor