Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Sexta-feira, 13 de maio de 2005 - Nº 1280 Edições Anteriores

Litoral Virtual Inteligraph

Região
União faz roteiro turístico do Litoral Norte
Atletas do litoral se destacam em Pinda
Educação Física Módulo tem maior conceito que a média do país, segundo Enade
Especialista em Educação Física Escolar elogia o curso


Caraguatatuba
Traficante ocupa praça em Caraguá
Prefeitura vai fiscalizar a Feira de Artesananto
Aguilar atende reivindicação da ACE Caraguatatuba e assina Decreto para parcelamento de Taxa de Licença
Caraguá abre posto na região sul
Olimpíada Colegial segue a todo vapor
CRESS realiza evento em comemoração ao Dia do Assistente Social
Escola de Caraguá recebe circo no dia 14
Fundacc apresenta Coppélia do Corpo de Baile
Aurimar mais segurança na SP-55
Germino reafirma apoio ao fechamento da SP-55


Ilhabela
-

São Sebastião
Secretarias da Educação e da Saúde sensibilizam funcionários para Agenda 21
SOS Samaritanos de São Sebastião é o primeiro a ter serviço de 0800
Vereador cobra Festa Junina em Boiçucanga

Ubatuba
Banespa explica transtorno no pagamento dos servidores da Prefeitura
Ubatuba irá disciplinar trânsito de bicicletas
Tamar ensina reciclagem e cidadania em Ubatuba
Estradas da região norte recebem reparos
Final da Liga de Basquete sofre alteração de local
Santa Casa promove “Noite Argentina”
Itaguá realiza Festa do Divino à moda caiçara
“Redescobrindo o Adolescente” visita Ubatuba e traz experiências
Festa do Trabalhador foi sucesso segundo organização
Sexta e sábado tem basquete no Tubão
Região Sul tem Soccer 5 feminino neste domingo
Comunicado à Comunidade
Areeiros fazem passeata no centro de Ubatuba
Vereador Osmar de Souza resolve problemas da Região Sul

Seções
Artigo
Opinião
Carta do Leitor
Foto do Dia


Notícias da Região Topo

União faz roteiro turístico do Litoral Norte
Região será incluída em programa do Ministério do Turismo que vai divulgar cidades no Brasil e no exterior

Litoral Norte - As cidades do Litoral Norte recebem neste fim-de-semana a visita da consultora Luciana Zani, enviada pelo Ministério do Turismo para avaliar o potencial turístico da região.
O roteiro será apresentado no 1º Salão de Turismo - Roteiros do Brasil, que acontecerá entre os dias 1º e 5 de junho, no ExpoCenter Norte, na capital.
Luciana estará amanhã em Ilhabela e São Sebastião e, no domingo, em Ubatuba e Caraguatatuba. Ela vai conhecer os produtos oferecidos pelas cidades da região, que fará parte do "Circuito Turístico do Litoral Norte", programa que será divulgado no Brasil e no exterior pelo Ministério do Turismo, com apoio da Secretaria de Turismo do Estado.
A representante do Ministério do Turismo irá visitar a trilha de Castelhanos, em Ilhabela, o centro histórico e as praias da costa sul de São Sebastião, o parque estadual e o mirante do Santo Antônio, em Caraguá, e fará um sobrevôo de helicóptero em Ubatuba.
ECOTURISMO - Segundo o secretário de Turismo de Ilhabela, Ricardo Fazzini, as quatro cidades decidiram priorizar o ecoturismo como o produto turístico da região. "Trata-se de um produto que vem atraindo o interesse de milhares de turistas no país e no exterior", afirmou.
Fazzini disse ainda que o ecoturismo pode ser explorado durante todo o ano e não apenas no verão. Ele afirmou que o "Roteiro Litoral Norte" será trabalhado pela empresa Chias Marketing, contratada pelo Ministério do Turismo. (Fonte: ValeParaibano)

Atletas do litoral se destacam em Pinda

Litoral Norte - O atleta João Alves de Araújo, de Ilhabela, mais uma vez vence uma corrida, desta vez foi a 3ª Etapa do 1º Circuito de Corrida de Rua de Pindamonhangaba 2005, na qual João Alves foi campeão em sua categoria e terceiro colocado na classificação geral.
A prova aconteceu no último domingo, dia 8, reunindo centenas de atletas para uma disputa de 10km de percurso. O desafio aconteceu no município de Pindamonhangaba.
Outro atleta do litoral que participou da corrida foi Deissomar Ferreira Santos que também participou da prova, ficando em 8º lugar em sua categoria e em 9º lugar na classificação geral.
Os dois atletas são integrantes do programa Bolsa-Esporte e competem representando não só a instituição como também o Litoral Norte.
João Alves considerou o seu melhor desempenho deste ano, já que completou a prova em 33’34’’seg. Deissomar também gostou do seu desempenho, que foi de 36’06’’.
João Alves participa no próximo fim de semana, da prova da Polícia Militar em Ubatuba e pretende chegar entre os primeiros colocados. Este é o objetivo do atleta que acredita que está em tempos de boa forma. (Fonte: Módulo)

Educação Física Módulo tem maior conceito que a média do país, segundo Enade

Litoral Norte - O curso de Educação Física das Faculdades Integradas Módulo, em Caraguatatuba, recebeu média 2,9 no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), realizado no dia 7 de novembro de 2004. A coordenação do curso e a Direção das Faculdades comemoram o resultado já que a nota média dos alunos concluintes foi maior na instituição (35,7) do que a média no país (33,8).
O curso recebeu uma nota 2.9 que equivale ao conceito 3, e ficamos por 0.1 para atingirmos um conceito 4. Acredito que foi um excelente resultado porque com apenas 2 turmas formadas conseguimos uma nota superior a muita universidade tradicional”, diz o coordenador do curso de Educação Física, Prof. Dr. Alcides Scaglia.
O Enade como parte do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), tem por objetivo medir o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos previstos nas diretrizes curriculares do curso de graduação, tanto quanto às habilidades do aluno para atender às exigências decorrentes da evolução do conhecimento e às suas competências para compreender temas exteriores ao âmbito específico de sua profissão, ligados a realidade brasileira e mundial e a outras áreas de conhecimento.
O Enade incluiu grupos de estudantes selecionados por amostragem, que se encontravam em momentos distintos de sua graduação, como por exemplo, um grupo que se encontrava o final do primeiro ano e outro grupo, considerado concluinte, que estava cursando o último ano. Os dois grupos de estudantes foram submetidos à mesma prova.
A nota final do curso é baseada no desempenho dos alunos concluintes, no desempenho dos alunos ingressantes e o desempenho dos dois na sua formação geral. Participaram do exame 118 alunos ingressantes e 63 concluintes, a média final entre os dois: ingressantes (2,5) e concluintes (3,1) foi de 2,9, faltando 1 ponto para o conceito 3.
A Diretora Acadêmica, Profa. Dra. Silvia Quadros, afirma que o resultado apresentado deve-se ao trabalho integrado da equipe – coordenação, docentes e discentes, que na prática do desenvolvimento do projeto pedagógico integram a teoria e prática.
O coordenador do curso, Prof. Dr. Alcides Scaglia, achou o resultado muito bom. “Ficamos muito bem classificados, até com nota melhor que muitas universidades. Nosso curso é novo e traz um proposta inovadora e renovadora para a área”. (Fonte: Módulo)

Especialista em Educação Física Escolar elogia o curso

Litoral Norte - A 3ª Semana Acadêmica de Educação Física contou com a ilustre presença do especialista em Educação Física Escolar, Josimar Daólio, professor livre docente da Unicamp, que ministrou uma palestra aos alunos do Módulo.
Jocimar Daólio elogiou o evento promovido pelos estudantes e parabenizou a Faculdade. Ele disse que em sua opinião o curso de Educação Física de Caraguá está entre os melhores do Brasil, que tem hoje mais de 500 cursos. “A melhor saída para tornar uma aula produtiva é tirar o aluno da relação formal da sala de aula. Promover um evento acadêmico é super-educativo”, disse.
O especialista visitou o CIASE-Centro Integrado de Atendimento Sócio Educativo, e conheceu o trabalho desenvolvido pela Associação Módulo de Educação e Cultura e da Prefeitura Municipal. “A idéia de ter uma construção pública voltada para ações sócio culturais e esportivas é muito interessante. Mais do que a atividade física, o importante é a vivência que o espaço proporciona neste pólo de cultura e educação, isso é maravilhoso, todos ganham com isso”, disse.
* Jocimar Daólio é o autor do tradicional livro ‘Da Cultura do Corpo’, cujo conteúdo vai cair no próximo concurso público da rede estadual, além de outros lançamentos como ’Educação Física e o Conceito de Cultura’, e ainda ‘Cultura, Educação Física e Futebol’. (Fonte: Módulo)

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba

Traficante ocupa praça em Caraguá

Caraguatatuba - A tradicional Feira de Artesanato de Caraguatatuba, realizada nos finais de semana na praça Diógenes Ribeiro de Lima, vem sendo utilizada para o tráfico de drogas e a prostituição. A prefeitura e a Polícia Militar preparam operações especiais para combater as ocorrências no local.
A feira, que reúne cerca de 100 artesãos, é considerada o segundo maior ponto de visitação turística no município, depois das praias.
A denúncia de que traficantes e prostitutas estariam frequentando a feira chegou ao conhecimento do prefeito José Pereira de Aguilar (PSDB) esta semana.
Anteontem, Aguilar se reuniu com representantes dos artesãos, da PM e Fundação Cultural para discutir o assunto.
O artesão Juliano Junqueira afirmou que todo espaço público com grande movimentação turística está sujeito à presença de traficantes e prostitutas. "Cabe às autoridades impedir a criminalidade", afirmou.
Segundo o artesão, as garotas de programa que frequentavam a avenida da praia passaram a ocupar os espaços da feira devido à grande circulação de pessoas, principalmente, turistas.
"Não podemos permitir que um espaço tão importante para a cidade seja degradado, por isso, solicitei o apoio dos artesãos e da polícia para que possamos impedir o tráfico e a prostituição", afirmou Aguilar.
MEDIDAS - Segundo o prefeito, a praça terá um vigia 24 horas e fiscais nos fins-de-semana. Aguilar disse ainda que a PM fará operações no local. O prefeito pretende também instalar câmeras de vídeo para monitorar a praça.
OPERAÇÃO - O comandante da PM local, capitão Walter Padula, disse que desconhecia a presença de traficantes e prostitutas na feira. Segundo ele, serão realizadas operações na feira e também na pista de skate, outro local que seria frequentado por usuários e traficantes.
A prefeitura também decidiu coibir a venda de produtos de procedência duvidosa e falso artesanato na feira. Segundo Aguilar, os artesãos que comercializarem produtos industrializados na feira perderão suas licenças e as mercadorias serão apreendidas. (Fonte: ValeParaibano)

Prefeitura vai fiscalizar a Feira de Artesananto
Prefeitura passa a fiscalizar a Feira de Artesanato e a Praça Diógenes Ribeiro de Lima.

Caraguatatuba - O prefeito Aguilar reuniu-se com os artesãos de Caraguá na última terça-feira, dia 10, para discutir sobre assuntos relacionados a Feira de Artesanato e à Praça Diógenes Ribeiro de Lima.
Participaram da reunião, além de quase cem artesãos, a assessora jurídica da Fundacc, Tânia de Jesus Suarez Barboza Trunckl, o Tenente PM Marcus de Oliveira, o secretário de Turismo, Ricardo de Lima Ribeiro, os Vereadores Baduca Filho, Lobinho e Omaz Kazon, além da presidente da Fundação Cultural de Caraguatatuba, Eloísa Aparecida A. A. de Oliveira. Segundo Oliveira, a desestruturação comportamental de alguns artesãos estaria comprometendo a estrutura da Feira de Artesananto na cidade.
Entre os problemas apontados pela presidente e pelo prefeito estão a revenda de artigos proibidos e endereço falso usado pelo artesão, atitudes que vão contra a Lei 892 - 15/12 de 2000 regulamentada pelo decreto 85/maio de 2001. A insistência dos revendedores em permanecer na feira já foi motivo de ameaças à ex-presidente da Comissão de Artesanato de Caraguá, Neiva Canto, motivo pelo qual saiu do cargo.
Segundo o prefeito Aguilar, as denúncias de depredação da Praça e ações de traficantes e prostitutas no local são negativas e mais sérias ainda, podendo até comprometer o bom andamento da Feira. Aguilar questionou os artesãos e pediu a ajuda dos profissionais liberais na fiscalizar do local. "A feira de Artesanato é uma referência turística para o município e por isso quero ajudar e apoiar a todos, quero valorizar o trabalho de vocês, mas não vou admitir essas irregularidades".
Segundo a Dra. Tânia, os artesãos têm mecanismos legais para brigarem contra os que não querem se adequar às regras que garantem o bom andamento da Feira. Segundo os artesão, ter de enfrentar sozinhos o problema seria difícil pois eles não tem força de polícia. Os artesãos, por unanimidade, pediram a presença de um fiscal da Prefeitura e a maior atuação da Polícia Militar no local. O prefeito Aguilar garantiu a presença de um fiscal no local até que a Comissão se fortaleça. Segundo ele, o funcionário escalado irá fiscalizar a feira e também fará visitas às oficinas dos artesãos para comprovar a veracidade da produção e obter conhecimentos sobre artesanato.
O prefeito pediu ajuda aos artesãos quanto à fiscalização e preservação da Praça. 'Se ninguém depredar, não teremos mais lâmpadas quebradas ou queimadas e nem os problemas com a falta de iluminação que vem facilitando a ação de marginais", disse.  (Fonte: PMC)

Prefeito atende reivindicação da ACE Caraguatatuba
Aguilar assina Decreto para parcelamento de Taxa de Licença


Caraguatatuba - Conforme proposta da Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba, o prefeito José Pereira de Aguilar assinou Decreto que estabelece critérios e prazos de parcelamento do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza- ISSQN e Taxa de Licença para Publicidade. Este parcelamento será feito em até 06 vezes mensais consecutivas. Atendendo a reivindicação da Associação dos Escritórios de Contabilidade de Caraguatatuba e de alguns comerciantes associados, a ACE pediu ao Prefeito o parcelamento da referida taxa que na gestão passada era cobrada em até 05 parcelas. Aguilar entendeu a reivindicação da ACE e reconheceu que os comerciantes teriam dificuldades para o pagamento à vista desta taxa e com este decreto estaria ajudando as micro e pequenas empresas do município. A assinatura do Decreto nº 75/05 aconteceu no Gabinete do Prefeito dia 10 de maio de 2005 e contou com a presença do presidente da ACE Caraguatatuba Engº Jorge Washington de Camargo e do vice presidente Paulo Roberto Gatto Bijos. (Fonte: ACE-Caraguá)

Caraguá abre posto na região sul

Caraguatatuba - A Prefeitura de Caraguatatuba instalou uma unidade de atendimento do PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) e do Banco do Povo na região sul do município.
A iniciativa tem como objetivo descentralizar o atendimento e garantir os serviços e benefícios do PAT aos moradores dos bairros mais afastados do centro.
O atendimento está sendo feito às terças e quinta-feiras, das 8h às 17h, nas dependências do Núcleo Integrado de Assistência Social do bairro do Porto Novo.
Segundo a diretora do PAT, Elmar Farias Ferreira, os desempregados da região sul tinham dificuldades de se dirigirem ao posto do centro, devido à falta de dinheiro para a condução.
A atendente Daniela Aparecida dos Santos afirmou que cerca de cem pessoas tem feito o cadastramento na unidade do PAT do Porto Novo. Segundo ela, a unidade também está cadastrando as vagas no comércio da região para encaminhamento dos desempregados.
A unidade está instalada na avenida José Herculano, s/n e maiores informações podem ser obtidas pelo telefone (012) 3887-5585. (Fonte: ValeParaibano)

Olimpíada Colegial segue a todo vapor
Com apenas dois dias de competição, as equipes das escolas Thomaz e Avelar conquistaram vagas na final da competição

Caraguatatuba - Com competições acirradas, a Olimpíada Colegial teve o terceiro dia de disputa e duas equipes já estão classificadas para a fase final da modalidade. A final da olimpíada está prevista para o dia 24, terça-feira, no CEMUG (Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves).
As competições aconteceram na manhã desta quinta-feira, dia 12, na modalidade Futsal masculino e feminino. Na masculino, a equipe Thomaz enfrentou a equipe Maria Ester. Na briga pela vitoria, as equipes empataram de 2 a 2. A escola Thomaz levou vantagem por ter uma ponto a mais que a equipe Maria Ester e se classificou para a final. A equipe Avelar enfrentou a equipe Alcides e também venceu de 4 a 3, como contava com um ponto a mais que seu adversário, também foi classificado para a final da competição. Já a equipe da escola Ângelo enfrentou a equipe Colônia e empatou de 2 a 2. Na categoria feminino, a equipe Avela enfrentou a equipe Avelino e perdeu de 3 a 11.
A próxima rodada da competição acontece amanhã, dia 13, a partir da 8h, no CEMUG. No Futsal masculino, a equipe Thomaz enfrenta a equipe Maria Ester, a equipe Colônia enfrenta a equipe Ângelo e a equipe Alcides enfrenta a equipe Avelar . Já no feminino, a equipe do Alcides enfrenta a equipe do Colônia.
A competição que teve início na terça-feira, dia 10, está sendo organizada pela Secretaria de Estado da Educação e pela Coordenadoria de Ensino do Interior, em conjunto com a diretoria de Ensino e a Secretaria de Esportes e Recreação de Caraguatatuba. (Fonte: PMC)

CRESS realiza evento em comemoração ao Dia do Assistente Social
É a primeira vez que o CRESS participa de evento na região

Caraguatatuba - Para comemorar o Dia do Assistente Social, comemorado no dia 15, domingo, o CRESS (Conselho Regional de Serviço Social) por meio do Escritório Regional de Taubaté irá promover nesta sexta-feira, dia 13, das 16h às 21h, no Ceprolin (Centro Profissionalizante do Litoral Norte), em Caraguá, uma palestra para os Assistentes Sociais do Litoral Norte.
Intitulada "Prática Profissional e Ética na Conteporaneidade", a palestra será ministrada pelas Assistentes Sociais do CRESS, Rosângela Sossalote e Marluce Gomes da Silva que também é Agente Social da entidade.
“Esta é a primeira vez que o CRESS participa de eventos na região, geralmente os eventos aconteciam nas cidades do Vale do Paraíba”, declarou Márcia Coelho, Assistente Social e organizadora do evento em Caraguá.
O Ceprolin fica na Avenida Rio Grande do Sul, 450, Indaiá. Para mais informações (12) 3897-7066. (Fonte: PMC)

Escola de Caraguá recebe circo no dia 14
O objetivo do espetáculo é conscientizar crianças e adultos sobre o exercício da cidadania e responsabilidade social

Caraguatatuba - O CEI (Centro de Educação Infantil) Profª Aparecida Maria Pires de Meneses, do bairro Olaria receberá no sábado, dia 14, às 19h, o Circo Navegador, que apresentará o espetáculo “No Olho da Rua”. O espetáculo terá duração de 50 minutos.
O espetáculo tem como função lançar uma aprovação quanto ao exercício da cidadania e de responsabilidade na construção de uma sociedade digna e justa, formando indivíduos mais críticos, criativos e sensíveis.
No espetáculo, os palhaços Dum Dum e Jereca conduzem o público nas memórias dos melhores momento do circo e envolvem as crianças com as trapalhadas clássicas e a ingenuidade dos personagens. Os dois palhaços fazem às vezes da tradicional charanga (banda de circo) e preenche o espaço com muita música.
O Circo navegador surgiu em 1996, no teatro paulistano em busca da fusão do teatro, circo, dança, e música. Ganhou diversos prêmios e foi reconhecido pelos críticos e público devido o sucesso do grupo.
O espetáculo será gratuito e aberto ao público.
Para mais informações acesse o site: www.circonavegador.com.br  (Fonte: PMC)

Fundacc apresenta Coppélia do Corpo de Baile
Evento abre o Litoral em Dança dias 18 e 19 de maio

Caraguatatuba - Abrindo em grande estilo o Litoral em Dança, que acontece entre os dias 19 e 22 de maio, a Fundacc apresenta a primeira grande produção do Corpo de Baile de Caraguatatuba, um balé de repertório – Coppélia, sob a direção, adaptação e remontagem de Cristina Neves. A apresentação acontece nos dias 18 e 19 de maio, às 20 horas, no Teatro Mario Covas.
No dia 18, o público será composto por familiares dos bailarinos, funcionários e alunos das oficinas culturais da Fundacc, imprensa e comunidade em geral. Para este dia, os convites podem ser retirados na Fundacc em troca de uma embalagem de leite em pó de no mínimo 400 gramas, que serão destinados a entidades assistenciais do município. Já no dia 19, para abertura oficial do Litoral em Dança serão convidadas as autoridades e artistas do Litoral Norte.
Nesta montagem, os bailarinos do Corpo de Baile, 17 no total, contam também com a participação especial do solista Osnei de Oliveira, de São Paulo.
“Estamos ensaiando há seis meses exaustivamente, para apresentar pela primeira vez no Litoral Norte um balé de repertório montado por bailarinos da região. Coppélia tem a duração de 1h30m, com várias trocas de cenários, estes, produzidos pelo artista Jac Costa e sua equipe. A Fundacc totalmente envolvida nessa produção, que mostra evolução da dança na cidade” comenta Neves.
Ela também explica um pouco sobre a história do balé e como surgiu Coppélia: - “Depois de repetições de seres etéreos nas criações românticas, o povo francês em 1870 esperava por algo novo. É assim que nasceu Coppélia, ou ‘A moça dos olhos de Esmalte’, um ballet cheio de novidades para a época, mas que não perdia o ar do Romantismo. Uma curiosidade é que, seguindo-se as tendências de tornar a dança uma ocupação das mulheres, o Franz da estréia era interpretado por uma mulher, vestida de homem. Outro fato interessante em Coppélia é que as danças que estavam na moda no século XIX foram introduzidas na peça, como as Mazurcas, as Czardas e a valsa. Aliás, a valsa de Coppélia foi muito conhecida e difundida no Brasil na era do rádio. Conta-se que na década de 1940, a Rádio Nacional tocava a valsa todos os dias, antes da novela das 20h, horário mais nobre na época” - finaliza a coreógrafa.
Coppélia - Na casa do Dr Coppélius, em uma vila na Cracóvia, aparece uma nova moça, que chama a atenção de Franz, um belo jovem da vila. Mal sabe ele que Coppélia, a moça que não lhe dá atenção, é apenas uma boneca, e Swanilda, sua noiva, já sabe que ele está galanteando a moça-boneca.
Durante uma festa da vila, Dr. Coppélius perde a chave de sua casa, que é encontrada por Swanilda. Ela não perde tempo e, junto com suas amigas, entra na casa do misterioso velho, onde encontram muitos bonecos e invenções. Para a surpresas de todos, descobrem que Coppélia é apenas uma boneca, tão perfeita que parece humana. Mas o Dr Coppélius entra em casa e as garotas se escondem, sendo que Swanilda veste as roupas da boneca, fingindo ser ela. Nesse momento, Franz está do lado de fora da casa, tentando entrar no quarto de Coppélia com uma escada, pela janela. Logo, o velho descobre a presença do rapaz e resolve embriagá-lo com vinho para, através de bruxaria, passar sua alma à boneca, dando vida á sua mais perfeita criação.
Swanilda percebe toda a trama, e como está vestida de Coppélia, começa a dançar por toda a casa, fazendo uma enorme bagunça e desesperando o pobre Dr Coppélius, que pensa ter perdido o controle sobre suas invenções. Quando finalmente consegue despertar Franz, que dormia embriagado, Swanilda mostra a ele toda a verdade, e os dois fogem felizes, dançando.
Dr Coppélius percebe que foi enganado e fica desolado, abraçando pateticamente a sua boneca.
Na festa de casamento de Swanilda e Franz, diante de tanta felicidade, o velho é perdoado, e ganha de presente o dote de Swanilda pra reconstruir tudo que ela havia destruído com sua bagunça. (Fonte: Fundacc)

Aurimar mais segurança na SP-55
Vereador encaminhou Requerimento ao Governador Alckmin

Caraguatatuba - O Vereador Aurimar Mansano (PTB), da Câmara Municipal de Caraguatatuba encaminhou recentemente Requerimento de sua autoria, pedindo mais segurança na SP-55 (Rodovia Prestes Maia), no trecho que compreende a avenida José Herculano, na zona sul da cidade. Este trecho representa boa parte da população da cidade, bem como 50% de toda zona sul.
No Requerimento o Parlamentar requer providências do Governo do Estado, quanto aos equipamentos de segurança na SP-55 - Rodovia Prestes Maia, que tem percurso de Ubatuba a São Sebastião, passando por Caraguatatuba.
O Vereador aproveita para citar o grande número de acidentes ocorridos no trecho da José Herculano e pergunta se o Governo sabe quais as estatísticas destes acidentes no sentido Ubatuba.
Ainda no Requerimento o Vereador critica a duplicação da rodovia, que cortou a cidade no meio, deixando os contribuintes de ambos os lados da SP-55 sem qualquer segurança para trafegar e atravessar a estrada quando necessitarem.
Mansano aproveita para criticar também que ao invés de recebermos os equipamentos de segurança para o trânsito o quanto antes, a cidade é “presenteada” com um CDP (Centro de Detenção Provisória) e uma Estação de Resíduos Sólidos (Aterro Sanitário).
O Vereador reafirma ser favorável a duplicação da SP-55, mas quanto à obra feita tem ressalvas. “Eu nunca iria pedir para atrapalhar o desenvolvimento da região, mas é válido lembrar que o sonho era a de que esta obra fosse feita ao redor das áreas urbanas e com mais segurança do que agora”, desabafa. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Germino reafirma apoio ao fechamento da SP-55
Entidades confirmam que fecharão SP-55 no domingo à tarde

Caraguatatuba - O Vereador Germino de Souza (PPS), da Câmara Municipal de Caraguatatuba confirmou através de sua Assessoria Parlamentar que apóia o fechamento da SP-55 neste domingo, às 15 horas pela imediata instalação de equipamentos de trânsito. Presidentes de SABs estiveram no seu gabinete na tarde desta quinta-feira. O Vereador pretende estar no local na hora da manifestação.
Os Presidentes das SAB (Sociedade Amigos de Bairro) da Praia das Palmeiras e Porto Novo, respectivamente Raimundo Nonato e Isaías de Souza Filho, estiveram na tarde desta quinta-feira no gabinete do Vereador Germino de Souza (PPS) e foram recebidos por sua Assessoria Parlamentar. O motivo da visita foi reafirmar o apoio do Vereador a causa das entidades, que pretendem fazer uma manifestação pacífica – fechar a rodovia SP-55 às 15 horas do próximo domingo – 15 de maio. O local de fechamento será a cabeceira das pontes sobre o rio Juqueriquerê, nos 2 sentidos.
Os Presidentes contam que fizeram um Abaixo-Assinado com mais de 1.600 assinaturas, pedindo a instalação de sinalização aérea e terrestre, como faixa de pedestres e redutor de velocidade, além de policiamento efetivo e constante, municipalização e iluminação. De acordo com os Presidentes de SAB o DER (Departamento Estadual de Estradas e Rodagens) prometeu fazer todas as instalações requeridas até o dia 30 de junho, data limite para o término da obra.
As entidades não concordaram com a resposta do DER. “Então até o dia 30 de junho a população da zona sul estará a mercê da sorte. Quantas vidas serão ceifadas até esta data”, disse Raimundo Nonato, da SAB da Praia das Palmeiras. De acordo com Isaías de Souza Filho a manifestação acontece porque o DER não costuma cumprir promessas. “Queremos soluções imediatas, não aceitamos promessas, pois as anteriores não foram cumpridas”, frisou. Os Presidentes disseram que a manifestação só será cancelada se houver, antes da data agendada uma reunião do DER e Polícia Rodoviária com os Presidentes de SAB da zona sul.
No encontro os Nonato e Souza Filho disseram estar representando, além de suas SABs, as comunidades do Golfinho, Britânia e Pontal Santamarina, além de outras comunidades. O fechamento se dará em dia e horário estratégico, pois neste horário há intenso tráfego de motoristas vindos de Ilhabela e São Sebastião.
O Vereador relatou, através de sua Assessoria Parlamentar que apóia integralmente o movimento e deverá estar presente a manifestação na data e horário marcado, pois não aceita a morosidade da Secretaria Estadual dos Transportes quanto à segurança dos pedestres e motoristas. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Programa Ação Litoral

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

-

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Secretarias da Educação e Saúde sensibilizam funcionários para Agenda 21

São Sebastião - Como parte do programa que visa implementar a Agenda 21 no Litoral Norte a Prefeitura de São Sebastião, por meio das Secretarias da Educação e da Saúde, está realizando a sensibilização dos funcionários destas áreas que serão multiplicadores dentro do processo de elaboração da Agenda 21. Reuniões em grupos estão sendo realizadas num programa de interfaces entre secretarias. Na última terça-feira, dia 10, foi a vez de um grupo de cerca de 40 enfermeiros, médicos e dentistas participarem da palestra ministrada pela diretora pedagógica, Genoveva Pons Garcia e a coordenadora pedagógica, Marisa de Jesus Ferraz Januário, ambas da SEDUC.
A Prefeitura de São Sebastião já assumiu compromisso no processo de construção da Agenda 21 Regional do Litoral Norte e tem participado com um número expressivo de participantes. As estratégias de sensibilização e mobilização que serão aplicadas nas escolas, nas Ong´s, nos agentes de Saúde e das SAB´s (Sociedade Amigos de Bairros).
Agenda 21, em termos mundiais, é um programa para este século que expressa o desejo de 172 países, entre eles o Brasil. A meta é firmar compromisso entre todas as pessoas, organizações, associações, entidades e instituições para garantir justiça social, equilíbrio econômico, qualidade de vida e respeito à natureza. Este é um projeto que conta com o financiamento do Fundo Nacional do Meio Ambiente que repassa recursos do Banco Mundial.
Uma das vantagens para os municípios que possuem processo de Agenda 21 formalmente instituído é a aquisição de um selo que aumentam as chances de obter financiamentos estaduais e federais para seus projetos.
A previsão para a conclusão e redação final da Agenda 21 para o Litoral Norte é de um ano e meio de acordo com a coordenação do projeto. (Fonte: PMSS)

SOS Samaritanos de São Sebastião é o primeiro a ter serviço de 0800

São Sebastião  - O trabalho do SOS Samaritanos, inspirado no CVV - Centro de Valorização da Vida, tem postos de atendimento em todo o país. A unidade de São Sebastião, de acordo com o presidente da instituição e voluntário, Albino Zerbeto Filho, é o primeiro a ter uma linha de atendimento gratuito. Ele explica que a entidade, que presta um valioso serviço de prevenção contra o suicídio, recebeu a doação inédita do número 0800-7700641 da Prefeitura de São Sebastião. A nova linha irá ajudar a entidade a atender um número de maior de pessoas que, sozinhas, não conseguem resolver ou suavizar os seus problemas, prestando assistência emocional e espiritual.
Nestes dois anos de existência, plantando sementes de alegria e otimismo, espalhando paz e esperança, o SOS Samaritanos de São Sebastião vem realizando, além dos atendimentos telefônicos, atendimentos pessoais na sua sede, localizada na rua Auta Pinder, 218, no Centro. O serviço conta atualmente com 22 plantonistas que doam quatro horas do seu tempo, semanalmente, pelo prazer de servir ao próximo. São voluntários cuja meta é oferecer ajuda às pessoas que têm dificuldades para suportar e superar dores, mágoas, frustrações, melindres, ressentimentos, perdas e enfermidades em geral. Atendendo a uma média mensal de 80 telefonemas e visitas ao mês, com palavras compreensivas e estimulantes, ouvindo sem repreensão, eles usam como ferramenta de trabalho apenas o telefone e a boa vontade.
Para o coordenador e voluntário Massami Onishi, o programa poderia passar a ser um CVV, desde que oferecesse um atendimento 24 horas, o que ainda não á possível devido ao número reduzido de voluntários. “Nosso atendimento é das 10 às 22 horas, pois é difícil conseguir pessoas dispostas a se doar para o programa. Elas também acabam tendo que passar por um treinamento e isso dificulta um pouco”, explica.
A tesoureira e voluntária, Ninfa Cardeado Santos, ressalta o caráter confidencial e sigiloso dos atendimentos e explica que a antiga linha ainda está funcionando. “Esperamos com esta linha ampliar o número de atendimentos e reduzir os gastos”. Segundo conta, a entidade era mantida pelos próprios voluntários. “Os gastos que em média, chegavam a R$ 200,00 mensais eram divididos entre nós mesmos”, diz. (Fonte: PMSS)

Vereador cobra Festa Junina em Boiçucanga

São Sebastião - O vereador Wagner Teixeira (PV) enviou um requerimento durante a sessão ocorrida na última terça-feira, 10, querendo saber da possibilidade da Prefeitura promover a Festa Junina em Boiçucanga.
Para Teixeira, trata-se de um dos maiores eventos culturais promovidos no município. Ele cita os estados do Nordeste como exemplo a ser seguido: “A Festa Junina nesses estados atraem milhões de turistas de várias partes do mundo, movimentando a economia local e gerando empregos”, destaca o vereador.
Teixeira quer que seja cumprida a lei municipal nº 1643, promulgada em 2003, que determina a realização da Festa Junina no Centro e em Boiçucanga.
“Já enviei uma indicação sobre o assunto. Como não obtive resposta, entrei com um requerimento para saber o que o Executivo está fazendo para cumprir a referida lei”, justifica.
Uma comissão organizadora está tentando conseguir, junto à Prefeitura, material para a montagem das barracas. A atendente Talita dos Passos, integrante da comissão, diz que está esperando a resposta da Prefeitura para saber se vai poder contar com esse material.
“Esperamos que a Prefeitura possa nos ajudar, caso contrário vamos recorrer aos comerciantes”, declara Talita.
Outra dificuldade encontrada diz respeito à iluminação do local.
O pescador Jair Rodrigues de Assis, de 67 anos, diz que a Festa Junina sempre foi motivo de orgulho para os moradores de Boiçucanga. “É uma festa tradicional no bairro. Vem muita gente de outros bairros e cidades. O momento mais aguardado é a apresentação da quadrilha”, comenta.
Para a dona de casa Rosa Maria dos Santos, a festividade serve também para ganhar uma renda extra na venda de doces e salgados. “No ano passado cheguei a tirar uma média de R$130 por dia. É uma renda importante principalmente fora de temporada que não temos muita coisa por aqui”, afirma Rosa.
Independente da decisão da Prefeitura, Teixeira garantiu que vai apoiar a realização do evento, assim como já o fez no ano passado. (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)
 
Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Ubatuba

Banespa explica transtorno no pagamento dos servidores da Prefeitura
Documento entregue a administração afirma que atraso foi provocado devido a lentidão atípica do sistema da agência

Ubatuba - Um problema no sistema operacional causou, na manhã da última sexta-feira, 6, um princípio de tumulto na agência do Banespa em Ubatuba. Dezenas de funcionários da prefeitura ao tentar efetuar saques referentes ao pagamento do mês de abril não conseguiram retirar seu dinheiro. Surgiram diversos boatos e o número de funcionários públicos descontentes foi aumentando o que acabou provocando a presença da Polícia para evitar tumultos. Segundo a gerente local, Rosana Carpinetti Miar, o problema ocorreu devido a lentidão atípica do sistema na agência, conforme documento encaminhado ao prefeito.
O documento, datado de 11 de maio contém o seguinte texto: “Informamos que todos os lançamentos foram efetuados e a conclusão de tais créditos deu-se às 7:40 horas de 6/5/2005, em decorrência de lentidão atípica em nossos sistemas, já solucionada,sem que nenhum prejuízo fosse causado aos funcionários. Lamentamos eventuais transtornos que tenham sido causados em consultas de saldo ou solicitações de saques em horário anterior ao acima indicado, mas ressaltamos que todos os créditos foram devidamente disponibilizados nas respectivas contas na data e horário acima indicados.” Assinam o documento Rosana Carpinetti Miar, gerente geral, e Wellington Dutra, gerente de operações do Banespa.
Em função dos boatos o prefeito Eduardo César concedeu entrevista à imprensa local esclarecendo os fatos. “É preciso deixar claro que o problema foi do banco. Houve uma boataria de pessoas mal intencionadas dizendo que o pagamento seria parcelado. Outro boato dizia que o dinheiro não havia sido depositado. Faço questão de dizer que a prefeitura tem honrado todos os seus pagamentos em dia, pois a arrecadação, apesar de não ser a ideal, devido a não atualização do imposto pela administração anterior, ela vem suprindo as necessidades. Estamos inclusive lançando um programa para aumentar a arrecadação municipal, através da cobrança de impostos que nunca foram pagos por muitos contribuintes,” disse o prefeito.
Sobre a questão do aumento salarial o prefeito disse que as negociações continuam. “Estamos em conversação com o Sindicato dos Funcionários Públicos, discutindo o reajuste, e esperamos chegar em breve a um acordo,” disse. Eduardo declarou ainda que a união é fundamental para o crescimento da cidade. “Torcer contra a prefeitura é torcer contra o município”, concluiu o prefeito. (Fonte: PMU)

Ubatuba irá disciplinar trânsito de bicicletas
Consultor da Abraciclo esteve em Ubatuba nesta semana e sugeriu à Prefeitura contratação de especialista; cidade tem hoje um dos maiores índices de bicicleta por habitante do país

Ubatuba - O prefeito de Ubatuba, Eduardo César (PL) nomeou uma comissão interna de estudos com o objetivo de solucionar o trânsito de bicicletas na cidade. A comissão é composta por representantes da secretaria de Arquitetura e Urbanismo, Guarda Municipal, secretaria de Meio Ambiente, Assessoria de Assuntos Comunitários, Gabinete e serviço de trânsito. A Câmara Municipal esteve representada pelo vereador Charles Medeiros. “Queremos uma solução real e um trânsito organizado para os ciclistas”, enfatizou Eduardo César.
Na última sexta-feira, 6, a comissão esteve reunida no Gabinete do Prefeito e optou por localizar um consultor especialista em trânsito de bicicletas. O contato foi feito com Moacyr Alberto Paes, diretor executivo da ABRACICLO – Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares –, que sugeriu que o assunto fosse tratado por um arquiteto urbanista. “Será necessário a elaboração de um estudo para o uso correto da bicicleta, onde se tenha maior fluidez e segurança no trânsito. Temos que conscientizar a população quanto ao uso correto da bicicleta”, explicou Paes.
anteontem, 11, a comissão e o diretor da Abraciclo estiveram nos principais pontos críticos da cidade para uma análise real do problema. “Teremos que começar com uma campanha educativa nas escolas e depois para toda a cidade. Estudaremos também a ampliação da instalação de paraciclos, ou seja, estacionamento para bicicletas no centro, onde buscaremos o apoio da iniciativa privada”, adiantou Ronaldo Lopes, chefe do serviço municipal de trânsito. Só para se ter uma noção do volume de bicicletas na cidade, em um único dia transitam no cruzamento das ruas Professor Thomaz Galhardo com Rio Grande do Sul cerca de 25 mil bicicletas, segundo estimativa do Serviço Municipal de Trânsito baseada em um levantamento realizado em 2001.
Hoje Ubatuba tem cerca de 70 mil bicicletas, segundo estimativas do serviço municipal de trânsito. E a população da cidade, segundo o IBGE está em torno de 80 mil habitantes. “Cogita-se que Ubatuba tenha hoje um dos maiores índices de bicicleta por habitante do país”, lembra Ronaldo Lopes. Os locais por onde circulam a maior parte das bicicletas são as ruas Thomaz Galhardo, Conceição, Maria Alves e Rio Grande do Sul, no centro. No Perequê-Açu a concentração está na avenida Padre Manoel da Nóbrega. No Ipiranguinha e adjacências, apesar da ciclovia, a maioria circula na rodovia Oswaldo Cruz. Na Rodovia BR 101, no trecho do trevo de Taubaté até o trevo do Indaiá também é grande o número de ciclistas. (Fonte: PMU)

Tamar ensina reciclagem e cidadania em Ubatuba
Em parceria com a Prefeitura Municipal e empresas da cidade a Oficina de Papel do Projeto Tamar-Ibama em Ubatuba atende 20 jovens da comunidade

Ubatuba - O Projeto Tamar-Ibama, em Ubatuba, vem realizando desde 1997 um importante trabalho com jovens do município. São meninos e meninas que estão aprendendo a reciclar papel e descobrindo nessa atividade uma fonte de renda, um grupo de amigos e uma nova perspectiva de vida. O objetivo da oficina é contribuir com a formação dos adolescentes, oferecendo a eles condições de competir no mercado de trabalho. Atualmente, são vinte jovens que participam do projeto, com uma fila de espera de, aproximadamente, 200 adolescentes.
Mãos na massa - Os adolescentes aprendem a transformar o papel já reciclado por eles em cartões de visita, convites coloridos e bloquinhos de recados. Além disso, confeccionam sacolas em papel craft, vendidas para a loja do Projeto Tamar e comércio local. Essas sacolas são personalizadas de acordo com a necessidade do cliente. Eles ganham 60% do lucro obtido na venda do material produzido e 40% fica para a compra de material e manutenção da oficina.
Além do aprendizado sobre reciclagem, os jovens participam de palestras, passeios e cursos oferecidos por parceiros do Tamar nesse projeto. A coordenadora da Oficina, Liliane de Oliveira explica que a renda é um incentivo, mas o objetivo é bem maior. “Nossa principal preocupação é a formação do caráter, da cidadania dos jovens que passam por aqui”.
Parcerias - A parceria com empresas locais é fundamental para a ampliação trabalho. Elas podem contribuir consumindo os produtos confeccionados na oficina ou oferecendo cursos e oportunidades aos meninos. Exemplos dessa parceria são a Zeus Informática que se dispôs a ensinar computação aos jovens e o Clube Tem Tênis, que abriu seu espaço para que eles pudessem praticar o esporte. Liliane ressalta a importância da parceria das empresas locais. “Nós estamos empenhados em preparar os meninos para o mercado de trabalho e para a vida em sociedade. Quanto mais pessoas estiverem envolvidas nesse ideal, mais nós poderemos fazer por eles”.
A prefeitura de Ubatuba também apóia essa iniciativa. O convênio com a administração municipal oferece aos jovens suporte , em várias atividades, além de recursos financeiros utilizados no pagamento de pessoal e o lanche diário.
O começo da história - No início, o objetivo do Tamar era de realizar um projeto que tirasse das ruas as crianças que ficavam tomando conta de carros Então, surgiu a idéia de implantar uma horta comunitária no próprio espaço do Tamar, proporcionando a esses jovens um ambiente saudável, com lazer, cidadania e consciência ecológica.
Os meninos aprendiam a plantar, cuidar da terra e cultivar hortaliças. Como retorno da atividade, levavam para casa a produção obtida. Berenice, coordenadora do Tamar em Ubatuba, explica que o trabalho de conscientização era feito simultaneamente. “Nós ficávamos ali, mexendo na terra junto com eles e batendo papo. Íamos conhecendo a realidade de cada um e buscando orientar no que fosse necessário”.
Encontrando o caminho das pedras - Com o passar do tempo e das experiências, o grupo foi percebendo que não bastava oferecer aos meninos a colheita da horta. Muitos precisavam auxiliar na complementação da renda e, por essa razão, acabavam abandonando o projeto, voltando para as ruas. A solução era criar uma oficina que tivesse o mesmo caráter social, mas que gerasse renda.
Assim, em 1997, nasceu a Oficina de Papel em Ubatuba, utilizando a idéia de outra base do Tamar, no Espírito Santo. A princípio a atividade era apenas produção de sacolas de papel craft. Depois, com as sobras de papel das sacolinhas e mais a quantidade de papel utilizada na própria base, foi lançada a proposta de reciclar esse material.
Bons frutos - Ao longo desses oito anos de trabalho, muitos resultados foram obtidos. Quando os adolescentes completam 18 anos, eles deixam a oficina liberando a vaga para novos integrantes, mas a equipe do Tamar procura dar a eles uma colocação no mercado, de acordo com suas potencialidades. Alguns deles permanecem na base, como é o caso do estudante Tiago Carvalho Leite, de 24 anos. Ele entrou na Oficina com 15 anos e logo demonstrou interesse especial pelas tartarugas. Inicialmente, foi contratado para ajudar na manutenção dos tanques, depois passou para o atendimento ao público. Atualmente, ele cursa o 3º ano da faculdade de biologia e trabalha junto com o veterinário do Tamar, no centro de reabilitação de tartarugas, que chegam feridas ou debilitadas à base.
Tiago tem o sonho de seguir sua carreira em alto mar, dar sua contribuição à vida marinha trabalhando com tubarões. Ele conta que tem fascínio por esse bicho, que é considerado o grande vilão dos mares. “As pessoas têm uma visão errada do tubarão. Ele é o topo da cadeia alimentar marinha e precisa ser preservado. Não basta proteger apenas as tartarugas, se o seu principal predador está sendo caçado. Todos os animais desta cadeia alimentar precisam ser preservados.”
Para o prefeito Eduardo César, que logo no início do seu mandato renovou o convênio com o Tamar “iniciativas como essa, que unem entidades, ong´s e empresas em torno de um ideal maior, podem significar o desenvolvimento de uma comunidade. Ainda segundo Eduardo, investir nas crianças e nos adolescentes é construir um futuro com menos violência, mais oportunidades e esclarecimento. (Fonte: PMU)

Estradas da região norte recebem reparos

Ubatuba - Uma equipe da Secretaria de Obras, composta por 15 servidores esteve essa semana realizando uma série de trabalhos importantes na região norte. Entre eles, dois de extrema necessidade foram executados na quarta-feira, 11. O primeiro foi uma operação tapa buraco na estrada da Picinguaba, que se encontrava em estado precário devido as fortes chuvas de abril. A equipe fez trabalhos de recuperação do solo e operação tapa buraco em diversos trechos da estrada.
Já na Almada, o serviço foi mais complicado. Além da recuperação do solo e operação tapa buraco foi feita a retirada de barreiras que impediam trechos da via. A mais complicada foi a retirada de uma grande pedra que ocupava mais da metade da pista, e colocava em risco os usuários, principalmente dos ocupantes dos veículos de grande porte, que faziam malabarismos para passar pelo trecho interditado. (Fonte: PMU)

Final da Liga de Basquete sofre alteração de local

Ubatuba - A partida final da categoria mirim masculino da Liga de Basquete Litoral Norte/Serra do Mar, que será disputada entre as equipes de Ubatuba e São Sebastião, que aconteceria neste sábado, 14, à tarde em Caraguatatuba, foi transferida para o ginásio José Gringo, na cidade de São Sebastião, no período da manhã. A equipe, treinada por Fábio Medeiros realizou seu último treino coletivo na quinta-feira, já que nesta sexta, acontece a abertura do campeonato da escolinha. “Entraremos em quadra como franco-atiradores. Os favoritos são eles, mas se derem chance ao nosso time poderemos surpreendê-los”, avisa o técnico. (Fonte: PMU)

Santa Casa promove “Noite Argentina”

Ubatuba - A Santa Casa de Ubatuba realizará no dia 14 de maio, no Bar do Lalo, a “Noite Argentina”. O convite a R$ 20,00 dará direito a ensaladas, empanados e assados. As bebidas não estão incluídas no valor. A “Noite Argentina” ainda terá música ao vivo. Parte da renda será revertida para a Santa Casa. O Bar do Lalo está localizado na avenida Milton de Holanda Maia, 160, no bairro do Itaguá, próximo ao Itaguá Porto Shopping. Convites antecipados podem ser adquiridos no Setor de Captação de Recursos da Santa Casa, com Margarida ou Eliana pelo telefone (12) 3833-4161. (Fonte: PMU)

Itaguá realiza Festa do Divino à moda caiçara

Ubatuba - Esse fim de semana tem Festa do Divino à moda antiga no bairro do Itaguá, em Ubatuba. Nesse bairro, a comunidade busca manter e resgatar a festividade à moda caiçara, com brincadeiras, comes e bebes e muita diversão. De quinta feira, 12, até domingo, 15, muita coisa boa, tipicamente caiçara vai acontecer. Procissões, shows, grupos folclóricos, comidas típicas, encontro das bandeiras e queima de fogos.
O folclorista Nei Martins, diz que a comunidade está se empenhando em resgatar, cada vez mais, a cultura caiçara. “Queremos rever os detalhes e buscar elementos compatíveis à nova realidade, para não deixar morrer a tradição. Queremos que a nossa cultura caiçara se mantenha, seja uma marca da cidade e mais um belo atrativo”.
A comemoração em homenagem ao Divino Espírito Santo veio das nossas origens portuguesas no final do século 19. Seu símbolo é a pomba branca e as sete fitas coloridas representam os sete dons divinos do Espírito Santo: Sabedoria, Entendimento, Ciência, Conselho, Fortaleza, Piedade e Temor a Deus.

Programação:

Dias 12, 13, 14 e 15 de Maio
Tríduo ao Divino Espírito Santo

Dia 12
19 horas – Procissão e Folia do Divino
20 horas – Celebração da palavra
21 horas – Grupo Folclórico e Show Musical

Dia 13
19 horas – Procissão e Folia do Divino
20 horas - Celebração da Santa Missa
21 horas – Grupo Folclórico e Show Musical

Dia 14
19 horas – Procissão e Folia do Divino
20 horas – Celebração da palavra
COROAÇÃO do Imperador e abertura da casa do Império

Dia 15
06 horas - Alvorada com a Banda Musical pelas principais ruas do bairro
07 horas – Na cantina da capela é oferecido um café caiçara: bolo de fubá, café de cana, biju, pixé, batata doce, mandioca cozida e banana da terra
10 horas – Procissão das esmolas
12 horas – Almoço caiçara na Cantina- prato típico “Azul Marinho”, R$ 5,00 o prato
19 horas – Encontro das Bandeiras na casa do Imperador
19h30 – Procissão do Fogo
20 horas – Missa campal e escolha do novo Imperador, para a festa de 2006 seguidos de queima de fogos. (Fonte: PMU)

“Redescobrindo o Adolescente” visita Ubatuba e traz experiências
A parceria entre Coordenadoria da Mulher, Fundart e Secretaria Municipal de Educação em Ubatuba está resultando na realização de boas palestras para a comunidade

Ubatuba - Nessa sexta-feira, 13, acontece um congresso sobre o Projeto “Redescobrindo o Adolescente na Comunidade” (Rac) na Escola Municipal Padre Anchieta. No evento, acontece o lançamento do livro, que leva o mesmo nome do projeto. Psicólogos, educadores, assistentes e adolescentes que participam do Rac, na periferia de São Paulo, trarão para a nossa cidade as experiências que deram certo e uma troca de experiências com a comunidade ubatubense.
O projeto vem sendo realizado desde 2000 no distrito Jardim Ângela, em São Paulo, com o objetivo de promover um ambiente que estimule o desenvolvimento pessoal e social dos adolescentes, proporcionando a eles novas perspectivas e a construção de um projeto de vida.
Para os jovens que se envolveram em práticas delituosas, o projeto representa uma oportunidade de reorganização de sua vida a partir de atitudes e valores fundados numa base ética e nos direitos humanos. Para os demais adolescentes da comunidade, o projeto é um espaço de vivências construtivas e aprendizagens que ajudam a descobrir e desenvolver as aptidões e capacidades de cada um.
O livro sistematiza as respostas pedagógicas encontradas pelo Rac para diferentes circunstâncias na vida dos adolescentes, baseado em suas experiências positivas. O grupo leva para outras comunidades o bom exemplo.
Nalva Barbosa, da Coordenadoria da Mulher, da Prefeitura de Ubatuba, diz que trazer projetos como esse, que deram certo em outros lugares, é enriquecedor. “Nesse contato, podemos aprender com as medidas que foram implantadas em um bairro onde a maioria dos jovens vivia em situação de risco. Nós estamos iniciando uma luta contra questões como a gravidez precoce, a prostituição infantil e as drogas”. (Fonte: PMU)

Festa do Trabalhador foi sucesso segundo organização
Festa para Trabalhador de Ubatuba reúne milhares de pessoas no Ipiranguinha

Ubatuba - A “5ª Festa do Trabalhador” realizada pela Sociedade Amigos do Bairro do Ipiranguinha (SABI) foi um sucesso, segundo os organizadores. “Recebemos aproximadamente cinco mil pessoas por noite, sem contar com as que participaram das atividades diurnas,” conta o presidente da SABI, Almiro Santos Penha.
Na sexta-feira, o público foi brindado com três shows musicais de bandas de Ubatuba. No sábado pela manhã houve prestação de serviços para a comunidade - corte de cabelo gratuito, medição da pressão arterial, preenchimento de currículo, posto de atendimento do INSS, assessoria jurídica, Conselho Tutelar, stand de exposição da SABI, bazar da solidariedade. À noite, após a benção do pároco e um breve discurso do prefeito Eduardo César, que parabenizou todos os trabalhadores de Ubatuba, o público teve a chance de conferir os sucessos de Marcos Fernandes “O Mineirinho do Forró” e da banda “Chiclete da Águia”.
O domingo começou com recreação para todas as idades, com o Projeto “Recreando em Seu Bairro”, da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer. No período da tarde, após apresentação de um show infantil, houve exibição de malabarismo em motos com o “Grupo Domínio e Ousadia” , show com Almir Neto e Banda. No encerramento da festa, a animação ficou por conta do show com o cantor André Marthins, com uma grande queima de fogos. “Quero agradecer a presença de todos, a administração municipal, e a todos os patrocinadores que colaboraram para o sucesso da festa,” disse Almiro. (Fonte: PMU)

Sexta e sábado tem basquete no Tubão
Três torneios movimentam Ginásio de Ubatuba

Ubatuba - Começa nesta sexta-feira, 13, o Campeonato Municipal da Escolinha de Basquete da Secretaria de Esporte e Lazer de Ubatuba. A partir das 16h30, no Ginásio de Esportes Tubão, jogam SurfNet e Mercado 24 horas; Eletro Norte e Ubatuba Automóveis fazem o jogo de fundo. A fase classificatória termina dia 27, com as partidas acontecendo as sextas.
Masculino Adulto – A quarta rodada do masculino marca duas partidas para essa sexta-feira no Tubão; Clínica X Docelar é o jogo das 19h e a partida Objetivo X Tachão fecha a rodada. A equipe de Móveis Docelar está invicta, porem disputou apenas um jogo; na sua cola está o time de Hlera (que folga nessa rodada), com duas vitórias e uma derrota..
Feminino – A Copa Tamires Barbosa terá a segunda rodada neste Sábado,14. A partir das 11h jogam no Tubão, Senzala X Katito e Sanets X Maria Alves. Na abertura Sanets e Maria Alves venceram seus jogos. A fase classificatória termina no dia 28 de maio. (Fonte: PMU)

Região Sul tem Soccer 5 feminino neste domingo

Ubatuba - A praia da Lagoinha, em Ubatuba, recebe neste domingo, 15, o torneio de Soccer 5 feminino, a partir das 9 horas. As expectativas da organização são otimistas. “Acho que o torneio vai ser um sucesso pois até agora quinze times já se inscreveram, superando a primeira edição, que contou com oito equipes participantes”, disse Damião Celestino, do departamento de Futebol da Secretaria.
A equipe do Sumidouro campeã do primeiro torneio deve defender seu título na região Sul. As equipes serão formadas por cinco atletas, sem goleiro. O torneio deve contar com 16 equipes disputando partidas com dois tempos de 10 minutos e em caso de empate, a decisão será por tiros livres alternados. A quadra terá demarcação de 30 X 15 e os gols 1,20 X 1,20. Cada equipe pode inscrever até oito componentes (três reservas) e as inscrições podem ser feitas na sede da Secretaria, que fica atrás do Ginásio de Esportes Tubão até esta sexta-feira, 13. O sorteio da ordem dos jogos acontecerá às 8h30 e as partidas começam às 9 horas ao lado do quiosque Quebras Mar. O Soccer 5 Feminino é uma realização da Secretaria de Esporte e Lazer e conta com o apoio de Image Estética, Esquina das Modas, Restaurante Tortilhão, Dra. Daniela Fuchs e quiosque Quebra’s Mar. (Fonte: PMU)

Comunicado à Comunidade

Ubatuba - Cancelado Banda no Bairro - Sertão da Quina 14 de Maio - Sábado - Às 20h30.
O evento "Banda no Bairro", com apresentação da Banda Lira Padre Anchieta, no bairro do Sertão da Quina, está cancelado.
Motivo: a escola onde a banda estaria se apresentando estará fechada em virtude da participação de alunos e professores em outro evento na cidade.
A Sociedade Lira Padre Anchieta pede a compreensão da comunidade e compromete-se a marcar nova data que será confirmada em breve. (Fonte: Fundart)

Areeiros fazem passeata no centro de Ubatuba

Ubatuba - Areeiros de Ubatuba se mobilizam para tentar sensibilizar a população e os órgãos públicos para os problemas da categoria. Cerca de 400 manifestantes vão sair em passeata, nesta sexta-feira, 13, às 9 horas da manhã, da Praça Nóbrega, centro da cidade, em direção à Prefeitura Municipal. De acordo com a COOPAREIA – Cooperativa de Trabalho da Extração de Minérios Derivados de Ubatuba – eles querem a regularização profissional e autorização Ambiental para que possam voltar a trabalhar com dignidade e respeito. (Fonte: Câmara Municipal de Ubatuba)

Vereador Osmar de Souza resolve problemas da Região Sul

Ubatuba - Moradores da Região Sul da cidade, funcionários da Prefeitura e o vereador Osmar de Souza – PFL - vão realizar um mutirão para arrumar as ruas dos bairros, na próxima segunda-feira, dia 16 de maio. Eles vão dar maior atenção à Estrada do Sertão da Quina, principal via de acesso local, que se encontra totalmente esburacada.
Osmar relatou ao prefeito Eduardo César as dificuldades e os transtornos pelos quais passam os moradores em decorrência das péssimas condições de tráfego em toda a região e foi, segundo ele, prontamente atendido.
O vereador agradece ao prefeito e à Regional Sul pela atenção dispensada.
Caçandoca - A estrada da Caçandoca já tem uma nova tubulação para melhor escoamento das águas. Os trabalhos da Regional Sul, no dia 10 de maio, foram acompanhados de perto pelo vereador Osmar de Souza que atendeu os pedidos dos moradores. (Fonte: Câmara Municipal de Ubatuba)

Ação Litoral

Artigo Topo

Aos puros de espírito e gratos pela vida
Parabéns Ubanaboa.com pelo seu primeiro ano

Ubatuba é sem dúvida uma região privilegiada e privilegiadas são as pessoas que nela habitam. Cada mente e coração que foram encantados pela magia dessa terra tem um desejo contido, um ideal, uma missão. Quanto custa fazer valer o direito de nossa cidade crescer, desenvolver e evoluir. Custa a coragem de enfrentar desafios. Aqueles desafios que nem sempre são visíveis e, às vezes, totalmente previsíveis. Tenho comigo que todas as pessoas que daqui tiram o seu sustento físico e espiritual buscam alguma forma de serem úteis e de devolverem a essa dádiva divina, que é Ubatuba, um pouco da energia renovadora que ela oferece expontaneamente.
Acredito que muita gente teve momentos difíceis como vários que passei desde que aqui cheguei. Inexplicavelmente há pessoas que se fecham em seus pensamentos, outras que são omissas quando deveriam lutar pelas coisas que acreditam e outras que simplesmente ignoram quem chega e precisa de acolhida. Não sou eu quem diz, mas a fama de Ubatuba é a de uma cidade inóspita e fria com os turistas e novos moradores.
Em minha opinião, os governantes são responsáveis pelo clima emocional humano de uma cidade. Tudo depende da filosofia e do espírito que se pretende estabelecer em função do crescimento demográfico, do desenvolvimento social e da evolução individual. Meu trabalho, entre outros que realizo, é promover o Planejamento de Vida, o Entusiasmo e a Motivação das pessoas. Conversando com amigos, vizinhos e colegas de trabalho, percebi o quanto estamos distantes de ser um povo pleno em felicidade e esperança. O que fazer diante de tal fato? Fazer as malas e voltar? Ficar e silenciar passivamente enquanto o novo e inovador esbarram no antigo e conservador? Não busco com isso ter razão sobre tudo e todos, mas o que teria sido de Ubatuba se não tivéssemos Cicillo Matarazzo, Gastão Madeira, Thomaz Galhardo, Felix Guizard, Manuel Baltazar, Madre Glória, Seo Filhinho, Virgínia Lefreve, Idalina e sua Graça e todos os demais que manifestaram seus desejos e ideais de uma Ubatuba promissora?
Quantas vezes investimos nossas fichas em questões perdidas? Para mim Ubatuba não é uma questão perdida. É sim um elemento motivador que só será ideal quando os puros de espírito e gratos pela vida comandarem as ações que nossa cidade tanto necessita. Ser puro de espírito não é estar num estado extasiante e acima do humano. É compreender que todos temos o direito e o dever de construir momentos de felicidade a partir do outro, do semelhante. Ser grato pela vida é aceitar que o sol se põe e se levanta em ciclos perfeitos e contínuos. Tudo o que espero de Ubatuba, além de sua natureza exuberante, é que as pessoas insatisfeitas com o status quo se manifestem e mostrem que o novo sempre vem e que os paradigmas devem ser quebrados todos os dias, a cada segundo.
O site e o programa de rádio www.ubanaboa.com  (PARAAABBBÉÉÉNNSS!) são umas dessas referências positivas para a cidade, assim como o programa FUNDART JOVEM da Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba. A partir deles começa a existir uma centelha de esperança para nossa cidade, jocosamente apelidada de TUBIACANGA por alguns e de SUCUPIRA por outros. É importante aprender com os experientes da melhor idade, ouvir suas histórias e suas saídas para questões aparentemente insolúveis. É importante recarregar as energias e criar laços com a juventude que será governante. É importante ter vistas para o futuro que está sempre chegando quando menos esperamos.
Uma frase que define bem tudo isso é: “O passado é história, o futuro é mistério e o presente é dádiva.”
Amigos. Tenham fé e esperança em seus próprios ideais, pois é público e notório que vocês são puros de espírito e gratos pela vida.
Parabéns!

Jorge Lee
Comunicólogo, Consultor de Planejamento de Vida,
Entusiasmo e Motivação e atualmente coordena projetos,
eventos e oficinas para Fundart de Ubatuba

Opinião Topo

Ubatuba discute projetos para combater a violência
Dá para ficar de braços cruzados quando mais de 600 jovens são assassinados anualmente?

Hoje, dia 13/05 às 19 h, na Escola Municipal Pe. Anchieta, a Comunidade Santos Mártires do Jardim Ângela, Zona Sul de São Paulo, estará lançando o seu livro Projeto RAC – Reconstruindo o Adolescente em Comunidade.
O livro, lançado pela Editora Cortez, uma das mais importantes editoras na área educacional, contou com o patrocínio da Telefônica.
Nele, a equipe do Projeto narra todo o esforço da comunidade para impedir a continuidade da extrema violência que ceifava anualmente a vida de mais de 600 jovens. Hoje, o Jardim Ângela é um ponto de referência e de estudo no que se refere a projetos bem sucedidos de inclusão de jovens em situação de risco.
Ontem, numa reunião que fizemos com jovens na FUNDART, um adolescente disse:
“Essa situação de crianças drogadas, cheirando pó, armadas, dando tiro para cima e para baixo já está ficando normal.”
Dá para aceitar essa situação como normal?
Como disse o escritor Ferréz no Ipiranguinha: “Eu gostaria que o Ipiranguinha não se tornasse um bairro como o meu (Capão Redondo). Quase todos os meus colegas estão mortos e se estou vivo ainda é porque acreditei que a leitura podia fazer diferença em minha vida. Depois que publiquei Capão Pecado, comecei a ter um espaço que nunca tive. Pude visitar os espaços de Paris descritos no livro Madame Bovary, de Flaubert, e muitos lugares do Brasil. Por isso, é preciso que a gente não abandone o sonho”.
A palestra é o fruto de um trabalho integrado entre a Secretaria de Educação do Município, a Coordenadoria da Mulher e a Fundart.
Também contou com o patrocínio do Ubatuba Palace Hotel, do Restaurante Ismael e do Hipermercado da Carne.

Rui Alves Grilo
Ubatuba, SP

Carta do Leitor Topo

Lapso - Sobre o Artigo "Ainda a defesa de um CDP no Litoral Norte", um incidente lamentável ocorreu, na transmissão do artigo, anexado a um e-mail estritamnte de órdem pessoal.
Já me desculpei à pessoa amiga pelo ocorrido e desejo pedir desculpas, também, aos leitores. Lamento profundamente o ocorrido.

Ernesto F. Cardoso Jr
Ubatuba, SP


Fazendo jus - Ainda não sou eleitor de Ubatuba, porém como cidadão devo fazer jus ao trabalho do Sr. Eduardo César, nosso prefeito, e ao Sr. Luis Felipe, secretario de turismo. Certamente as condições que ambos encontraram a cidade fariam qualquer um desistir.
Acho muito importante que todos participem com críticas e opiniões, mas sinto-me na obrigação de me posicionar em favor destes profissionais (que ninguém pode negar), que vem com todo entusiasmo, lutando por uma cidade melhor.
Sugestões, cobranças sempre devem ser feitas e com certeza será de grande valia à nossa cidade. Pensem... ficar atrás de um computador e escrever textos até que não e muito difícil. Portanto, ao escreverem, imaginem a estrutura que ambos estão trabalhando e em tão pouco tempo executando ações emergenciais necessárias para Ubatuba.
Quero aproveitar aqui para parabenizar o Sr. Eduardo César pela determinação com que agiu no Morro da Pipoca e ao Sr. Luiz Felipe pela seriedade, execução, participação e apoio às atividades desenvolvidas nesta cidade.P.S. Nem por isso deixarão de receber minhas críticas e sugestões, porem sempre terão também as parabenizações quando acertarem.

Gerson Peres Campos
Ubatuba, SP


Ao amigo Felipe, Engenheiro Mecânico - Caro Felipe, ao ler a sua indignação quanto à qualidade nos serviços prestados pela Empresa RODOVIÁRIO E TURISMO SÃO JOSÉ LTDA, não pude deixar de conferir a resposta do Orgão Responsável (ANTT), qual não foi minha surpresa que mesmo diante de outras reclamações, conforme este memso Orgão informou, pasmem... na página 56 do relatório de 2004 ( http://www.antt.gov.br/destaques/RelatorioANUAL2004.pdf ), a citada empresa de transportes, teve sua quassificação tida como "ACIMA DO ESPERADO" o que será que foi analizado? A maravilhosa frota de "sucatas" ou os "super-freios" será?? Já fui usuário desta empresa, (devido ao trajeto até a Universidade de taubaté, em meu curso de Graduação em Ciencias Juridicas) e convivi com a situação que até a presente data ainda persiste, ou seja falta de manuntenção adequada aos Ônibus, bem como a renovação da Frota, pois como sabemos, o trecho (TAUBATÉ-UBATUBA) a que são submetidos esses veículos, nem carro de Rally aguenta, devido as curvas acenduadas, buracos, e principalmente as condições da serra que exige de qualquer veículo, esforço fora do comum. Já fiquei várias e várias vezes no meio da estrada, perdendo dias de aula, em onibus que em épocas de chuvas mais chovia dentro do que fora, janelas que não fechavam, cintos de segurança inexistentes, higiene nem se conta, pois sabiamos quando o onibus havia sido "limpo" pelo "agradável aroma do querosene que passavam no interior do onibus... enfim após vivenciado todos esses e muitos outros problemas, me pergunto: COMO SERÁ VIAJAR EM EMPRESAS QUE ESTA EM SITUAÇÃO NORMAL OU ABAIXO DO ESPERADO?? DEUS ME LIVRE!!!!!

Maick Walace Agostinho
Bacharel em Ciências Jurídicas


ANTT - Parabens à ANTT pela resposta enviada à este site, apesar de tal atitude ser um fato normal, ela nunca é tomada pela Prefeitura de Ubatuba,, a qual, numa absoluta demonstração de falta de respeito, nunca se dignou à responder ou comentar nenhuma das sugestões ou reclamações aqui veiculadas.
Que sirva de exemplo aos nossos ilustres administradores, se é que eles conhecem a internet, caso contrário eu é que peço desculpas.

Dino Mottinelli Filho
Ubatuba, SP


Ainda sobre o CDP - Estou mandando uma réplica sobre o artigo do CDP, publicado em 12/05/2005. Solidarizo-me com a percepção do Sr Dirceu Astorga e digo que tais desmandos não devem se esquecidos por nós, na hora de votar. Vamos em frente. A vocês do Litoral Virtual, agradeço mais uma vez pela oportunidade de deleitar e atuar nesse espaço profícuo da cidadania:
Parece que o que imperou foi a miopia e a tendenciosa defesa de interesses próprios?
Com profundo pesar, verifico que as pessoas preferem defender incondicionalmente, de maneira muito parcial, seus próprios interesses. Ou seria algo diferente? De outro modo não se abriu o debate para uma visão social mais macro e processual das condições que levam a uma situação de tamanha repressão, procurando-se apenas abordar as conseqüências, da maneira mais simplista possível. Procurou-se apenas descrever os fatos de sua realidade de interesse; querendo descaracterizar uma outra realidade que a eles não parece haver interesse, em enxergar. Visto que parece atuarem como vigilantes, dos interesses de uma classe sócio-economicamente dominante e de sua ideologia própria. Citar fatos que estão ocorrendo no nosso meio, ainda que muito graves não podem desqualificar, a legitimidade de apresentar a outra realidade sócio-econômicamente menos favorecida, sobre a qual se manifesta a face mais dura da violência e da repressão. O que se apresentou foi apenas o produto final de uma situação secular de desigualdade e exclusão, no nosso país, através de tais fatos. O que propus foi um debate mais abrangente, das causas determinantes deste processo histórico, crônico e mal resolvido. Denominar CDP ou penitenciária a meu ver, é firula, uma vez que são instituições carcerárias, destinadas a restringir a liberdade individual, daqueles, assim chamados, de infratores, pelas leis. Preocupa-me muito mais, por quem as leis são elaboradas, senão pelas classes dominantes e por assim dizer, eivadas dos interesses de tal classe, sobre o panorama histórico social, vigente, no momento, em que são elaboradas e aprovadas.
A despeito das tendenciosidades ditas no texto sobre CDP, vale a pena recordar que não existe isenção nem sequer na ciência, uma vez que a subjetividade do observador, sempre desempenha, papel de interferência, na análise dos resultados observados, para qualquer fenômeno, como bem descreveu, o notório físico alemão, Max Planck, sobre o método científico. Demonstrando desde então que o método científico, idealizado por René Descartes, tinha limitações, como até então não se havia percebido até o início do século passado. Portanto, após um conhecimento científico produzido sobre um método idealizado há mais de trezentos anos, visto que sua concepção remete-se ao século XVII. No mundo científico atual é cada vez maior o número de cientistas preocupados com a limitação do método científico cartesiano e que vem estudando eventuais complementações possíveis, para ele ou mesmo modificacões. Tem-se observado de forma inconteste que ele não dá conta, de fenômenos sutis e subjetivos.
Lembrando de Francis Bacon, na verdade foi um filósofo pré-científico, a despeito de ser contemporâneo de Descartes, cuja teoria da ideologia, originou-se de um pressuposto e deu origem ao empirismo, o qual historicamente, mostrou suas imperfeições. Nesse ponto para nós, revela uma das tendenciosidades desse texto anterior , sobre o CDP. Isto posto, para questionar que modernidade que há nisso, visto que estamos falando de conhecimentos gerados há quase quatrocentos anos? Onde está a modernidade, a atualidade, a contemporaneidade de tais ensinamentos? Preferiria aqui, citar o filósofo francês, contemporâneo, Gilles Deleuze que nos ensina que em todo processo, existe um núcleo metaestável, passível de ser desconstruído e reconstruído, a todo momento. Tais princípios parecem ser muito mais verdadeiros para nossos cibernéticos tempos em contraposição ao mundo pré-enciclopédico, habitados por Bacon e Descartes. Quero dizer com isso que os espíritos contemporâneos, devem ser muito mais afeitos ao debate, não se deixando capturar por ditos simplesmente autoritários e imediatistas, impregnados de um pragmatismo inescrupuloso. Hoje, mais do que nunca, não há verdades absolutas. É preciso lembrar do que Foucault nos diz, ainda em seu livro: “Vigiar e Punir”, onde a classe dominante não vive sem a classe dominada, em um processo de interdependência, onde a simples eliminação de uma, determinaria a extinção de outra e onde a dinâmica das relações se faz sobre um prisma de dominação, da primeira pela segunda.
Há ainda a citar, que um certo ministro da propaganda da Alemanha nazista, levou à exaustão o método indutivo, de Francis Bacon; propagando que “uma mentira sistematicamente repetida passa a ter efeito de verdade”. Com tal tática, conseguiu-se mergulhar o mundo na Segunda Grande Guerra, com tamanho tributo de vidas, para a Humanidade. Mais uma vez demonstrando que o processo civilizatório do Ocidente é orientado pela “pulsão de morte” (Freud). Será que já esquecemos de um tal de Goebbels, ministro da propaganda de Hitler?
Na contemporaneidade, existem outros fatores que a aumentam a gravidade dos determinantes dos processos históricos atuais. Por exemplo: com freqüência cada vez maior, vê-se o capital financiando e interferindo nos resultados científicos, com o fim espúrio de se gerar somente mais lucros e conseqüentemente mais capital, pura e simplesmente; de uma forma bastante positivista, inescrupulosa e palpável, como é o caso de se gerar cada vez mais patologias, com fármacos correlatos; também embasados em experimentação; pela indústria farmacêutica, uma das maiores acionistas de indústrias bélicas no mundo... Vejam só! Onde está a isenção científica contemporânea? Segunda falácia do texto anterior.
Não podemos esquecer ainda, que a história sempre é escrita pelos que vencem a guerra que em análise final, também trata-se da classe dominante. Não nos parece muito Darwiniano e animalesco?
Seria ainda, apriorístico e preconceituoso, falar de uma realidade social embasada por estatísticas de órgãos oficiais?
Não nos esqueçamos ainda que em Ciências Sociais não se é lícito aplicar padrões como em Ciências Naturais mas sim, aplicar modelos, com todas as variações que podem lhes ser próprias. Onde ficaria a tão propalada isenção científica, sabendo-se que o homem envolvido é a própria subjetividade em trânsito?
É por aí que me pronuncio, reflitam vocês, manifestem-se! Só a interação entre as várias subjetividades, pode enriquecer e legitimar o processo democrático de cidadania. Desqualificar é simplesmente, empobrecer e matar uma realidade, manifesta. Autoritarismo é o empobrecimento da subjetividade! Ademais, falsos notórios e pragmáticos podem conduzir, em suas caudas, o cordão dos aduladores, incapazes de mergulhar, em suas profundezas e produzirem, juízos próprios. Existiria tolice maior?!

Paulo C. de Paula Souza
Ubatuba, SP

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br
O envio de foto caracteriza autorizada a sua publicação e identifica o remetente como autor.

Ubatuba

Praia do Alto - Paulo Rogério

Praia do Alto
©Paulo Rogério


Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Editora Assistente: Jullyany Roberta Cruz


GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor