Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quarta-feira, 25 de maio de 2005 - Nº 1288 Edições Anteriores

Pe na Areia Inteligraph Cemar Boats

Região
Litoral tem 2º maior taxa de homicídio
Cidade vai ganhar Guarda e secretaria
Nova frente-fria chega à região


Caraguatatuba
MP questiona uso de animais em rodeio em Caraguá
Condomínio quer ação do MP em Caraguá
Agricultores de Caraguá na Agri Show
Alunos do Ceprolin participam de palestra sobre Qualidade de Vida
Prefeitura vai analisar Berbigão Vongoli durante um ano
2º Encontro de Viola na Praia encerra Campanha do Agasalho no Espaço Bijos
Sabesp e Fundo Social iniciam a “Campanha do Agasalho 2005”
Procon fala sobre direitos do consumidor para funcionários da SABESP
Módulo oferece curso preparatório para o ENEM
Aluno de Caraguá é um dos finalistas no Concurso ‘Opera Prima’
Bikers participam da 3ª Etapa do Campeonato Paulista de Bicicross
Comitiva de Caraguá visita a Guarda Mirim de Arujá
O PL – Partido Liberal lança “Concurso de Redação” no estado de São Paulo


Ilhabela
G-5 mantém apoio a Manoel Marcos, mas ataca secretariado
Câmara de Ilhabela aprova projeto para diminuir filas em bancos

São Sebastião
São Sebastião fecha aterro e envia lixo para Tremembé
Forte ressaca isola moradores de ilhas
Caminhoneiros apelam por fim da proibição de tráfego na Costa Sul
Presos tentam nova fuga da cadeia no fim de semana
Ambulante afirma que seu carrinho foi quebrado pela prefeitura
Teixeira cobra repasse de verba para melhorias no Rio Boiçucanga

Ubatuba
Ubatuba sedia encontro nacional de pára-quedistas
Prefeitura e permissionários de quiosques buscam soluções
Basquete a caminho das semifinais
Conselhos Gestores das Unidades de Saúde exercitam a cidadania em Ubatuba
Fundart participa de curso de Gestão e Preservação do Patrimônio Histórico
Balcão de Empregos de Ubatuba promove novo curso de capacitação profissional
Compromisso à Bandeira 2005
Jahia Bettero vence primeira etapa do OkDok Paulista de Surf
Atletas de Ubatuba no 5º Ilhabela Corpore Terra & Mar


Seções
Carta do Leitor
Foto do Dia


Notícias da Região Topo

Litoral tem 2º maior taxa de homicídio
São Sebastião e Caraguá estão entre cidades com maior índice de assassinato no Estado, diz Unesco

Litoral Norte - Famosas pelas praias paradisíacas e demais belezas naturais, São Sebastião e Caraguatatuba estão nas primeiras colocações do ranking de municípios do Estado com maior taxa de homicídios proporcional (assassinato por cada 100 mil habitantes), de acordo com o "Mapa da Violência de São Paulo" --estudo inédito lançado ontem em São Paulo.
Segundo a pesquisa, feita pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), São Sebastião tem a 2º maior taxa de homicídios do Estado (81,8 casos a cada 100 mil habitantes) e Caraguá é a 3º colocada do ranking (81 por 100 mil). Itapecerica da Serra --com 88,5 casos por 100 mil-- é a 1º do ranking.
Além dos homicídios, o estudo analisa também as taxas de mortes em acidentes de transporte e suicídios das 645 cidades paulistas. Além desses três índices, o "Mapa da Violência de SP" inclui a "Taxa Conjunta de Violência" --que soma as outras três taxas. Nessa "taxa conjunta", São Sebastião ocupa a 9º e Caraguá a 11º posição em todo o Estado.
Os índices foram calculados por meio de registros contidos no Sistema de Informações sobre Mortalidade do Ministério da Saúde. Os municípios com até 150 mil habitantes tiveram como indicadores as médias das taxas de mortalidade de 2001 a 2003. Já as cidades com população superior a 150 mil, tiveram as taxas referentes a 2003.
RISCO - Na avaliação do especialista José Vicente da Silva Filho, ex-secretário nacional de segurança pública, os dados são preocupantes. "Esses dados são preocupantes há muito tempo. Não é um problema de população flutuante, são indicadores que precisam ser observados, já que o padrão geral do Estado é de redução."
O especialista afirmou que a falta de opções de emprego, o aumento da população e as condições sociais degradadas são os principais fatores na ocorrência dos homicídios no Litoral Norte.
OUTRO LADO - O secretário de Segurança Pública, Saulo de Castro Abreu Filho, afirmou que quando a taxa de crimes por 100 mil habitantes é aplicada em município com população inferior, pode haver "distorção" dos dados.
O Estado afirmou que os municípios citados como os que registraram maior número de homicídios tiveram alteração nos índices no 1ª trimestre deste ano. São Sebastião está em 7ª lugar, com taxa de 9,99 e Caraguá está em 30ª, com taxa de 5,81.
De acordo com revisão feita pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em 2004, São Sebastião possui 70 mil habitantes e Caraguá, 92 mil.
A delegada seccional de São Sebastião, Elaine Maria Biasoli Pacheco, afirmou que se reunirá com os prefeitos do Litoral para traçar ações conjuntas de combate ao crime. De acordo com ela, 60% dos homicídios ocorridos na região são solucionados. (Fonte: ValeParaibano)

Cidade vai ganhar Guarda e secretaria

Litoral Norte - O prefeito Juan Garcia (PPS) afirmou, por meio da assessoria, que não se surpreendeu com os dados revelados pelo estudo da Unesco e classificou a segurança pública no Litoral Norte como "catastrófica". Garcia disse que a prefeitura investe em programas sociais e está criando uma secretaria e uma guarda civil municipal.
Haverá também investimento em vigilância eletrônica, com a instalação de câmeras. O prefeito criticou a falta de investimento em efetivo e tecnologia no Litoral Norte.
A Prefeitura de Caraguatatuba informou ontem, por meio da assessoria de imprensa, que o programa de governo do prefeito José Pereira de Aguilar (PSDB) prevê a criação de uma Guarda Municipal e Secretaria de Segurança Pública na cidade. De acordo com a administração, 100% das crianças com idade para o ensino fundamental estão na escola. (Fonte: ValeParaibano)

Nova frente-fria chega à região

Litoral Norte - Uma nova frente fria deve chegar ao Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira nesta quarta-feira, ocasionando nebulosidade e pancadas de chuvas ao longo do dia em toda a região, segundo previsão fornecida pelo Cptec (Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos).
Segundo o meteorologista Marcos Sanches, na sexta-feira o tempo deve melhorar no Vale e Serra da Mantiqueira, mas o Litoral Norte permanecerá nublado, devido à formação de nuvens baixas.
FRIO - A temperatura deve começar a cair ainda mais a partir de amanhã, feriado de Corpus Christi, em toda a região. O Vale do Paraíba terá máxima de 22ºC e mínima de 18ºC. Na Serra da Mantiqueira estão previstas temperatura mínima de 12ºC e máxima de 17ºC. No Litoral Norte, a mínima deverá ser de 20ºC e máxima de 24ºC.
Segundo previsões do Cptec, hoje a temperatura mínima deve chegar a 9ºC na Serra da Mantiqueira; 15ºC, no Vale do Paraíba; e 18ªC no Litoral Norte. Segundo o Cptec, hoje e amanhã, o Litoral Norte deve ter ondas de até quatro metros de altura em alto-mar. (Fonte: ValeParaibano)

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba

MP questiona uso de animais em rodeio em Caraguá

Caraguatatuba - A realização do Caraguá Rodeio Fest, em Caraguatatuba, dependerá de uma vistoria que será feita pela Polícia Militar nos animais escalados para as provas de montaria. Caso seja comprovado maus-tratos nos animais o evento será impedido pela Justiça de ser realizado.
O Ministério Público protocolou anteontem uma ação civil pública contra a realização das provas de montarias, temendo possíveis maus-tratos aos animais.
Segundo o promotor Moacir Witaker, o MP não questiona a realização dos shows e da festa, mas é contra as provas que possam causar algum tipo de sofrimento nos animais.
O juiz da 2ª Vara de Caraguatatuba, Cândido Alexandre Munhoz Perez, autorizou o rodeio apenas após uma vistoria nos animais pela PM amanhã, antes do início da festa.
Os organizadores garantem que os equipamentos utilizados nas montarias --sedem (corda que amarra a virilha do animal) e as esporas não causarão ferimentos nos animais.
RECURSO - O advogado Marcelo Moreira de Lima disse que, em caso de impedimento, os organizadores impetrarão um mandado de segurança na Justiça para tentar garantir a realização do rodeio.
Segundo Vera Nunes, uma das organizadoras do evento, o Caraguá Rodeio Fest deverá receber cerca de 20 mil pessoas entre amanhã e domingo. Além das provas de montaria em touros e cavalos, haverá também shows e barracas com comidas típicas. Os ingressos custam R$ 5. (Fonte: ValeParaibano)

Condomínio quer ação do MP em Caraguá

Caraguatatuba - Os moradores do Loteamento Mar Verde 1 e 2, na Praia da Mococa, querem que o Ministério Público de Caraguatatuba apure a transformação do loteamento em condomínio fechado, conforme projeto aprovado pela Câmara. Segundo Urbano Jacomino Neto, a transformação do loteamento em condomínio teria sido feita sem aval dos moradores. Neto pretende entregar ao MP uma série de documentos que comprovariam irregularidades no loteamento. A prefeitura informou que o projeto encontra-se na Assessoria Jurídica. O vereador Francisco Carlos Marcelino (PSDB), autor do projeto, e o administrador do Mar Verde, Ricardo Huzian, não foram localizados para comentar o assunto. (Fonte: ValeParaibano)

 Agricultores de Caraguá na Agri Show
Os agricultores contaram com o apoio das Prefeituras Municipais, Sebrae e Senar para participarem do evento, no qual atualizaram-se e compraram equipamentos modernos.

Caraguatatuba - Uma caravana de quatro ônibus levou agricultores e estudantes do Litoral Norte e Vale do Paraíba à cidade de Ribeirão Preto para participarem da maior feira de agricultura do País: a Agri Show.
Por meio da parceria que envolveu Prefeituras Municipais, SEBRAE e SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), os participantes receberam transporte gratuito, os ingressos para a feira e tiveram que arcar apenas com as despesas de alimentação.
Os agricultores de Caraguatatuba saíram às 22 horas da última quarta-feira com destino a São José dos Campos. A chegada ocorreu na manhã da quinta-feira e durante todo o dia os participantes tiveram contato com a moderna tecnologia utilizada no campo.
Os destaques ficaram por conta da apresentação de máquinas e implementos destinados a agricultura familiar, que foi feita no próprio campo, e da palestra apresentada no stand do SEBRAE sobre a criação de búfalos, proferida pelo Professor André Mendes, do Departamento de Produção e Exploração Animal da UNESP.
Os agricultores de Caraguatatuba foram acompanhados pelo presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, Sr. Mauro Andrade Silva e o diretor de Agricultura e Pesca da Secretaria de Meio Ambiente, Sr. Cesar Vieira Bisetto.
Para o presidente do Conselho Municipal de Caraguatatuba, atividades como esta, que contam com a parceria da Prefeitura Municipal, servem de estímulo para que o homem permaneça no campo, produzindo cada vez mais, e com qualidade de vida. “Não importa que tenhamos dormido duas noites em um ônibus. O mais importante é que aprendemos e até tivemos a oportunidade de comprar equipamentos modernos a preços acessíveis”, disse. (Fonte: PMC)

Alunos do Ceprolin participam de palestra sobre Qualidade de Vida
Objetivo da palestra é despertar nos alunos a importância de realizar um trabalho com segurança para promover a melhoria da qualidade de vida

Caraguatatuba - A palestra “Qualidade de Vida com ênfase em Segurança no Trabalho”, proferida pelo Prof° Eng° Wilson Schmidt Cardoso, da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca de Caraguatatuba, lotou o auditório do Ceprolin (Centro de Educação Profissional do Litoral Norte) na última segunda-feira, dia 23, a partir das 19h30. As turmas dos cursos de Eletricidade, de Turismo e convidados foram o público da palestra.
“É fundamental para esses alunos adquirirem conhecimentos sobre os cuidados necessários, quanto à postura, meio ambiente, segurança do ser humano e qualidade de vida”, disse Cardoso.
O evento teve início com uma abordagem sobre o comportamento do brasileiro dentro do contexto da realidade, da cultura e da educação em relação ao estilo de vida próprio da região do Litoral Norte.
Foram citados temas como postura, ética, cidadania, cultura brasileira, cultura mundial, leis, direitos e deveres, respeito, conscientização, trabalho, família, paz e religião, solidariedade, educação, saúde, meio ambiente e a importância da garantia da qualidade de vida.
“Tais pontos foram colocados de modo a orientar os estudantes a se posicionarem dentro da sociedade, sempre atendendo às exigências das Leis de Segurança no Trabalho, Segurança no Trânsito, Segurança Doméstica, enfim, Segurança na Vida”, informou o palestrante.
Ele acrescentou que, com a conscientização e a prática dos conceitos tratados, todos poderão obter uma real qualidade de vida. “O que quer que façamos, devemos fazer com atenção, amor, respeito e com muita qualidade, pois é com esse diferencial que estaremos sempre um passo à frente!”, finalizou. (Fonte: PMC)

Prefeitura vai analisar Berbigão Vongoli durante um ano
Ao contrário do alerta na imprensa, a prefeitura informa que os Berbigões Vongoli não estão contaminados, de acordo com análise do Laboratório Adolfo Luts. Entretando não recomenda o consumo no período de um ano, enquanto novas análises serão realizadas.

Caraguatatuba - A Secretaria de Saúde de Caraguatatuba informou que de acordo com o laudo do departamento de microbiologia do Laboratório Adolfo Lutz, os Berbigões (Vongoli) das praias do Centro, Indaiá e Porto Novo não estão contaminados com Coliformes Fecais, Staphyloccous Coagulase ou Salmonella, conforme divulgado na imprensa dia 7 de abril, de acordo com o alerta da Ong Instituto Brasilis de Ubatuba.
Entretanto mesmo tendo sido constatada a não contaminação, as secretarias de Meio Ambiente e Saúde viram a necessidade de um monitoramento por meio de novas análises a cada três meses no período de um ano.
A Secretaria de Saúde não recomenda o consumo do Berbigão até que outras análises sejam feitas neste período para que seja constatada a não contaminação. Este tipo de molusco costuma ser retirado da orla urbana, onde pode haver, em potencial, todo tipo de contaminação por microorganismos, visto que somos uma cidade balneária e recebemos um grande fluxo turístico.
O setor de Zoonoses acha que a população deve aguardar os próximos resultados, principalmente na temporada de verão, quando a freqüência de turistas é bem maior. Serão realizadas pela Prefeitura a coleta e a análise do laboratório, a cada três meses, até o ano que vem.
Na opinião da diretora do setor de Zoonoses de Caraguá, Jorah Maria Hoppmann, há vários motivos para que o Berbigão não seja coletado nem consumido. 'Além de não sabermos a procedência do molusco, existe a proibição do cultivo ou coleta de qualquer pescado sem a licença dos órgãos competentes".
Mexilhão pode ser consumido:
A prefeitura esclarece que o mesmo problema não ocorre com os mexilhões da Praia da Cocanha, que tem cultivo diferenciado e em local adequado e licenciado, além de passarem por fiscalização do Ibama. Os produtores de mexilhão da Praia da Cocanha dizem que a venda dos mariscos foi prejudicada com a denúncia na imprensa, porque as pessoas estão achando que tratam-se do mesmo molusco. (Fonte: PMC)

2º Encontro de Viola na Praia encerra Campanha do Agasalho no Espaço Bijos
O 2º Encontro de Viola na Praia reunirá violeiros da região do Litoral Norte e Vale do Paraíba para uma confraternização e comemoração o encerramento da Campanha do Agasalho 2005

Caraguatatuba - A Campanha do Agasalho 2005, promovida pelo Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, por meio da SABESP em parceria com as prefeituras do Litoral Norte será encerrada com chave-de-ouro, por meio do 2º Encontro de Viola n Praia, que acontecerá no dia 25 de junho, a partir das 19h, no Espaço Bijos.
Em 2004, o 1º Encontro de Viola na Praia também aconteceu no Espaço Bijos reunindo centenas de pessoas. Segundo avalia a Assessoria de Imprensa da Sabesp, apesar da campanha ter seu encerramento oficial um dia antes desse evento, esta é a última chance de arrecadação, uma vez que o valor da entrada é a doação de um agasalho. Além disso, os próprios violeiros, vindos de outros municípios trazem doações de agasalhos para participar do evento.
O encontro de violeiros contará com a presença da sra. Arlete Arce, esposa do sr. Mauro Arce, da Secretaria de Recursos Hídricos do Estado de São Paulo, e primeiras-damas e representantes do Fundo Social. A sra. Rose Carrijo Aguilar, presidente do Fundo Social de Solidarieade de Caraguatatuba, também já confirmou presença no encerramento da campanha.
O 2º Encontro de Viola na Praia é aberto à comunidade, sendo que, o único quesito importante para a participação no evento é a doação de agasalhos. Participe! Dia 25 de junho, 19h, no Espaço Bijos. (Fonte: PMC)

Sabesp e Fundo Social iniciam a “Campanha do Agasalho 2005”
A Sabesp, que anualmente realiza junto aos Fundos Sociais do Governo do Estado de São Paulo a “Campanha do Agasalho”, está iniciando a arrecadação de agasalhos neste ano. A meta para o LN é de 60 mil peças, baseada no recorde atingido em 2004, de 35 mil peças somente em Caraguá

Caraguatatuba - A Campanha do Agasalho 2005, promovida pelo Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, por meio da SABESP em parceria com Secretarias Municipais, Diretoria Regional de Ensino e outras entidades, teve início na última quarta-feira 18, durante a primeira reunião para definição de estratégias para arrecadação de agasalhos.
O encontro aconteceu na ETA (Estação de Tratamento de Água) do Porto Novo e reuniu representantes de diversos órgãos, entre eles a Prefeitura de Caraguá, Fundo Social, Sabesp, Escoteiros, GAC Albatroz polícias Civil, Militar, Ambiental e Rodoviária, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, entre outros.
De acordo com a Assessoria de Imprensa da Sabesp, essa primeira reunião teve como objetivo apresentar aos presentes o funcionamento da campanha dentro da empresa, bem como a cultura de arrecadação de agasalhos, que acontece há anos na instituição.
Neste ano, já foi traçado o plano de arrecadação. A principal ação será a grande carreata que acontecerá no dia 4 de junho (primeiro sábado do mês) em Caraguatatuba. A concentração será no Corpo de Bombeiros a partir das 7h. Durante todo o dia, essa carreata, que contará com 20 veículos, 3 ônibus, 3 caminhões e 6 motos, além da participação de cerca de 400 voluntários, passará por vários bairros da cidade, solicitando a doação de um agasalho. De acordo com a Assessoria da Sabesp, em 2004, a carreata passou pela região central, que possui muitas casas de veraneio. A idéia, neste ano, é iniciar a ação pelos bairros mais populosos.
Antes da carreata, voluntários passarão pelos bairros a serem visitados no dia 4 de junho, com alguns dias de antecedência, distribuindo sacolas de plástico da Sabesp com um bilhete sobre a doação de agasalhos.
A solidariedade tem crescido a cada ano em Caraguatatuba. Em 2002, a arrecadação de agasalhos foi praticamente inexpressiva. Em 2003 foram arrecadadas 600 peças, e no ano passado, com o apoio das escolas da rede municipal e estadual, além da carreata, foi atingido um número recorde de 35 mil peças.
Com essa arrecadação, a Sabesp lançou um novo desafio à cidade: conseguir mobilizar a população para a doação de 60 mil agasalhos. A campanha termina no dia 24 de junho e haverá urnas para arrecadação nas unidades escolares, bancos, postos de combustíveis e todas as agências da Sabesp.
Nesta terça-feira 24, foi realizada a 2ª reunião de estratégias para a campanha, na ETA do Porto Novo, para acertar os últimos detalhes antes da grande carreata.
Participe você também. Doe um agasalho! (Fonte: PMC)

Procon fala sobre direitos do consumidor para funcionários da SABESP
Funcionários da Sabesp se reuniram na sede regional na última terça-feira para discutir os direitos do consumidor, durante uma reunião com representantes do PROCON de Caraguá

Caraguatatuba - O PROCON, órgão de defesa do consumidor, representado pela procuradora assistente, dra. Luci Machado Pinto, reuniu na última terça-feira, funcionários da SABESP para discutir assuntos relacionados aos direitos do consumidor.
De acordo com a Assessoria de Imprensa da empresa, a reunião aconteceu na sede regional, localizada próximo a ponte do bairro Indaiá, na Avenida da Praia.
Desde o início do ano, o PROCON vem realizando esse trabalho de orientação à população, com o objetivo de esclarecer sobre os principais direitos do consumidor. Essa palestra é baseada nos casos apresentados ao PROCON, no que diz respeito a reclamações sobre o comércio em geral.
No início deste mês, a dra. Luci Machado Pinto esteve na EMEF do Casa Branca esclarecendo dúvidas dos alunos de EJA (Educação de Jovens e Adultos).
A palestra com os funcionários da SABESP também abordou essa temática e mostrou os tipos de reclamações que chegam ao órgão de defesa do consumidor, e as maneiras de evitar situações desse tipo.
Para o PROCON, palestras como essa têm como enfoque principal o Código de Defesa do Consumidor e a partir disso, as pessoas sentem-se mais orientadas sobre seus direitos, podendo exercer de maneira plena sua cidadania. (Fonte: PMC)

Módulo oferece curso preparatório para o ENEM

Caraguatatuba - O Colégio Módulo,está promovendo um curso intensivo com o objetivo de preparar o aluno para o ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio. O Módulo é pioneiro na iniciativa de promover um curso preparatório para o exame.
O objetivo da Instituição é oferecer maiores chances a alunos do Litoral Norte de conseguirem a bolsa de estudo do ProUni - Programa Universidade para Todos e a ingressarem em Universidades. O Enem é a primeira exigência para que o aluno possa concorrer à bolsa do Prouni e também conta pontos na nota do vestibular de universidades estaduais e federais.
Segundo o professor Carlos Costa, o Enem é quase que a nota de ingresso a faculdade, já que o resultado pode significar 20% a mais na nota do vestibular, sendo que a única que tem peso menor em porcentagem é a Unicamp-Universidade de Campinas.
O Curso Intensivo Enem terá duração de duas semanas. Mais do que trabalhar o conteúdo das diversas disciplinas, o curso pretende ensinar o aluno a resolver as questões e os problemas ocorridos com maior freqüência no Enem.
O conteúdo também foi baseado nos simulados disponíveis na internet pelos mais conceituados sistemas de ensino do país e principalmente nas provas do Enem, realizadas até o ano de 2004.
As matrículas podem ser feitas até o dia 31 de maio. Serão 12 semanas de aula, com início em 1º de junho e término em 19 de agosto. O curso será realizado de segunda a sexta-feira, das 14 às 18 horas, com cinco aulas de 45 minutos.
O curso compreenderá 36 horas de matemática, 36 de biologia, 36 de química, 36 de Física, 36 de gramática, 24 de redação, 24 de geografia, 24 de história, 24 de literatura e 24 horas de interpretação geral de texto.
Mais informações pelo telefone 3897-2044 e 3897-2043. (Fonte: Módulo)

Aluno de Caraguá é um dos finalistas no Concurso ‘Opera Prima’
O Concurso Nacional de Trabalhos de Graduação em Arquitetura e Urbanismo é o mais importante evento de premiação de estudantes de Arquitetura do Brasil

Caraguatatuba - O aluno Gustavo Julião de Oliveira, formado na 1ª turma do curso de Arquitetura e Urbanismo das Faculdades Integradas Módulo, em Caraguá, está entre os 25 finalistas do Concurso Nacional de Trabalhos de Graduação em Arquitetura e Urbanismo "Opera Prima", com o trabalho "CER - Centro de Esportes Radicais", orientado pela Profa. Giselle Graça Bahiense de Lyra.
O concurso é o mais importante evento de premiação de estudantes de Arquitetura do Brasil. Em 2005 chegou em sua 17ª Edição. O ‘Opera Prima’ reuniu em torno de 400 trabalhos, representando 235 escolas de todo o Brasil. Foram selecionados 25 trabalhos, dos quais apenas 5 serão "Premiados", cabendo aos demais o grifo de "Menção Honrosa". Os premiados somente serão conhecidos em evento ainda a ser realizado.
  Cada escola pôde enviar somente 1 de cada 10 trabalhos de formandos do ano de 2004. Entre os finalistas, figuram alunos da Universidade do Vale do Rio dos Sinos e PUC (RS); Universidade Federal de Santa Catarina e Universidade Regional de Blumenau (SC); PUC e Centro Universitário Positivo (PR); Universidade Federal do Rio de Janeiro (RJ), Universidade Federal da Bahia (BA); Universidade Federal da Paraíba (PB); Universidade de Fortaleza (CE), Universidade de Brasília (DF); Universidade Federal de Minas Gerais (MG); Universidade Federal do Pará (PA); Universidade Presbiteriana Mackenzie, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo/USP e, finalmente, as Faculdades Integradas Módulo.
O coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo das Faculdades Integradas Módulo, Prof. Maurício Ribeiro da  Silva, o resultado foi notável não só pelo prêmio como também pelas escolas finalistas. “Parabéns ao colega Arquiteto Gustavo e à Profa. Giselle. A dupla nos mostra que só é pequeno quem pensa pequeno”.
Para acessar a lista completa de finalistas, basta acessar o site: http://www.projetandocompvc.com.br/opera_prima/index.asp

Bikers participam da 3ª Etapa do Campeonato Paulista de Bicicross

Caraguatatuba - A 3ª etapa do Campeonato Paulista aconteceu neste domingo, dia 22 de maio na cidade de Americana. Mesmo com a chuva que rolou na noite de sábado não atrapalhou em nada, deixando o piso da pista de Americana um pouco pesado o que exigiu muito dos pilotos ali presentes.
Com uma pista de 380 mts muito bem trabalhada pelos integrantes do AMERICANA BICICROSS CLUBE , obstáculos bem feitos e dando segurança para todas as categorias, as corridas se deram inicio as 10:30hrs e com termino e premiação as 16 hrs.
Participaram 420 pilotos vindo de São Paulo, Brasília e Minas Gerais.
A equipe do Caraguatatuba Bicicross Clube / Secretaria de esportes / J.Bike, participou com 17 pilotos,conseguindo bons resultados, sendo que em três categorias a disputa pelo titulo estadual e de ponto a ponto.
Os destaques foram Matheus Prazeres (J.Bike / bigbox / Modulo) na categoria 7 anos experts, que ficou em 3º lugar na etapa e agora é 2º no ranking geral, Evandro “Oreia” Castilho (Academia Olímpica / Versátil / Caraguá Veículos / Gel Castilho) na categoria 14 anos experts, que também ficou em 3º lugar na etapa e é 2º no ranking geral e finalmente Fábio Almeida, 3º colocado na etapa e 3º no ranking na categoria 7 anos novatos.
Outros pilotos que participaram e conseguiram classificação foram:
Beatriz Almeida, categoria girls 9/10 anos – 4º lugar;
Julia Cruz, categoria girls 9/10 anos – 5º lugar;
Taciane Alves, categoria girls 11/13 anos – 6º lugar;
Carolina Spielkamp, categoria 14/16 anos – 6º lugar;
Rodrigo Sampaio, categoria 16/17 anos novatos – 6º lugar;
Jorge dos Santos, categoria 14/15 anos novatos – 8º lugar;
Danilo “Seco” Oliveira, categoria 16 anos experts – 10º lugar;
Alexandre Lima, categoria 17/24 anos experts – 15º lugar;
Alessandro Fernandes, categoria 14/15 anos novatos 16º lugar.

Comitiva de Caraguá visita a Guarda Mirim de Arujá

Caraguatatuba - Uma comitiva de Caraguatatuba visitou a cidade de Arujá no início do mês de maio, para conhecer melhor o funcionalismo da Guarda Mirim da cidade, que existe desde 1986 e é referência na região.
Na comitiva estavam Paulo Pereira Pardim, chefe do gabinete do Presidente da Câmara, Vereador Juarez Pardim, que estava de licença médica e não pode viajar na data, Capitão Stanellis, comandante do Corpo de Bombeiros de Caraguá e D. Neuza Aparecida Moreira Correa, diretora da Escola Vereador Benedito Paes Sobrinho do bairro Perequê-Mirim, bombeiros mirins, pais e alunos e todos foram recebidos pelo Prefeito de Arujá, Sr. Genésio Severinoe sua Vice-Prefeita e Secretária da Educação, Virginia Alegri.
O objetivo da visita foi obter maior conhecimento sobre o trabalho e a estrutura da Guarda Mirim e durante a visita os alunos se apresentaram como em cerimônia de formatura.
A Guarda Mirim de Arujá conta com 170 alunos e está sob o comando do Sr. Helio Rosa, Comandante da Guarda Mirim. Ele conta que para fazer parte do corpo de alunos é preciso ter entre 12 e 18 anos, residir no município e estar regularmente matriculado na escola. “O objetivo do nosso trabalho é ingressar o aluno na sociedade através do civismo e cidadania e preparando-o também para o mercado de trabalho” afirma o Comandante.
Esta visita a Arujá deu-se pelo comprometimento que o vereador Juarez Pardim tem com a população em trazer a Guarda Mirim à nossa cidade. Em outra ocasião o Presidente Pardim recebeu um grupo formado por moradores do bairro Perequê-Mirim, zona sul da cidade, liderados pela diretora da Escola Vereador Benedito Paes Sobrinho, D. Neuza Aparecida Moreira Correa, alunos, professores, pais de alunos e voluntários. Na ocasião entregaram ao Presidente um abaixo-assinado com mais de 200 nomes, para que a sede da Guarda Mirim da cidade seja nesta escola do bairro, com o objetivo de preparar os adolescentes de 14 anos para o 1º emprego e de 16 anos como trabalhadores, com registro em carteira.
”A criação da Guarda Mirim de Caraguá é um sonho antigo, uma luta minha de anos atrás e vamos pleitear uma parceria com a Prefeitura Municipal de Caraguatatuba para instalar a Guarda Mirim, este ano ainda. Estamos visitando algumas cidades para conhecer melhor como funciona a Guarda Mirim delas, pois precisamos colher todas as informações possíveis para que este projeto seja o melhor para nossos jovens” disse Pardim. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Partido Liberal lança “Concurso de Redação” no estado de São Paulo

Caraguatatuba - O “Concurso de Redação Alvaro Valle”, é um evento cultural, promovido pelo Instituto Alvaro Valle, do Partido Liberal, em parceria com o Diretório Regional do PL-SP, destinado a jovens e adolescentes, na faixa etária de 16 a 25 anos, regularmente matriculados no ensino fundamental, médio ou superior, bem como os já graduados que comprovem a colação de grau universitário e que residem em qualquer município do estado de São Paulo.
Temas para a Redação:
- O papel do jovem na vida política;
- A renovação da classe política;
- Liberalismo Social: desenvolvimento e compromisso social;
- O jovem na organização do Estado;
- A organização e a ação política do cidadão;
- Soluções para a segurança pública.
A inscrição é gratuita e a ficha para se inscrever poderá ser obtida no site: www.pl.org.br/sp ou nos gabinetes dos Vereadores do Partido Liberal – PL, Omar Kazon e Cristian Baduca Filho na Câmara Municipal de Caraguatatuba.
A redação e a ficha de inscrição, devidamente preenchida, deverão ser entregues nos gabinetes dos vereadores ou postadas no Correio até 30 de Junho/05.
Serão selecionados os 3 melhores trabalhos das seguintes categorias: Ensino Fundamental / Médio e Ensino Superior (Universitário) que serão avaliados pela comissão julgadora formada por professores da Universidade Federal de Brasília.
Os autores das redações apresentadas ao Concurso, participarão de um Seminário que será realizado em São Paulo, em Agosto de 2005, onde será discutido o tema: “A juventude e as grandes transformações na sociedade”, onde receberão certificado de participação e será feita a divulgação dos premiados. Os 3 primeiros colocados em cada categoria do Concurso receberão Diploma de Excelência e os seguintes prêmios:
- UMA VIAGEM DE 3 DIAS A BRASÍLIA, COM DIREITO A ACOMPANHANTE, PASSAGEM AÉREA, HOSPEDAGEM EM HOTEL 5 ESTRELAS COM AS REFEIÇÕES INCLUSAS E TRASLADO.
Durante a viagem, que tem por objetivo realizar encontro com representantes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário bem como conhecer um pouco da rotina da vida política na Capital da República. A data da viagem será divulgada no dia da premiação.
- OS ESTABELECIMENTOS DE ENSINO INDICADOS NAS FICHAS DE INSCRIÇÃO DOS 3 PRIMEIROS COLOCADOS DE CADA CATEGORIA RECEBERÃO, UM DVD PLAYER
- OS 3 PROFESSORES INDICADOS DE CADA CATEGORIA, PARTICIPARÃO DA VIAGEM A BRASÍLIA.
- O PRIMEIRO COLOCADO DE CADA CATEGORIA RECEBERÁ, ALÉM DA VIAGEM, UM NOTEBOOK.
Retire o regulamento completo e a ficha de inscrição do “Concurso de Redação Alvaro Valle” nos gabinetes dos vereadores Cristian Baduca Filho(PL) e Omar Kazon(PL) na Câmara Municipal de Caraguatatuba.
Para maiores informações: 3897-2546 / 3897-2571. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Programa Ação Litoral

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

G-5 mantém apoio a Manoel Marcos, mas ataca secretariado

Ilhabela - Os vereadores José Roberto de Campos (PMN), Guilherme Henrique Maia Vieira (PMDB), Zeca do São Pedro (PTB), Marcio Garcia de Souza(PL) e Carlos Alberto de Oliveira Pinto (PMDB) se uniram e montaram o que chamam de G-5 (Grupo dos Cinco). O intuito dessa união, dizem, é fortalecer a Câmara e fazer uma política democrática, unindo vários partidos.
Segundo eles, o grupo não ficará contra a administração, mas quer ter uma força maior para exercer seu papel político e, principalmente, fiscalizar as secretarias. Eles consideram que existem “irregularidades em algumas secretarias”.
Esta iniciativa partiu dos cinco vereadores em função de desentendimentos na Secretaria de Meio Ambiente. O motivo maior seriam respostas da secretária, Maria Inês Fazzini Biondi, que denominaram como “mal educadas”, a requerimentos apresentados pela Câmara.
O vereador Carlos Alberto de Oliveira Pinto destaca que durante quatro anos foi aliado do prefeito e que irá manter sua postura. “O que queremos é a valorização do legislativo e aumentar a credibilidade da administração, doa a quem doer”, declarou o vereador. “Não queremos derrubar e nem prejudicar o prefeito, e sim combater os cupins que estão corroendo a administração
O prefeito pode contar com nosso grupo para fazer parte da base de sustentação, mas jamais da base de bajulação. Melhor fazer parte do grupo que visa o interesse do povo do que daqueles que visam o próprio interesse”, completa o vereador José Roberto de Campos, o Beto.
Já o vereador Marcio Garcia quer uma ‘limpeza’ em alguns setores da prefeitura. “Somos contra o lado ruim das pessoas que estão na administração. Todos aqueles que têm algo a temer, que coloquem suas barbas de molho, pois a batata vai assar”, ameaça.
“Nossa intenção é combater o câncer que está dentro da administração. Essa união cresceu de homens de palavra, que respeitam o voto do povo”, completa Guilherme Vieira.
Zeca do São Pedro anuncia o mesmo posicionamento. “Sempre estive do lado do prefeito e continuarei. Sou contra alguns desprezos de algumas secretarias, exijo respeito. Como vereador tenho que fiscalizar, estou muito decepcionado com pessoas da Secretaria do Meio Ambiente”, finaliza. (Fonte: Imprensa Livre)

Câmara de Ilhabela aprova projeto para diminuir filas em bancos

Ilhabela - Os vereadores ilhabelenses aprovaram por unanimidade, o Projeto de Lei de autoria da Vereadora Nanci Peres de Araújo Zanato (PTB), que regulamenta de atendimento ao público nos estabelecimentos bancários do Município, instituindo senhas para os usuários, e obriga a colocação de bancos para os clientes sentarem enquanto aguardam o atendimento.
Segundo a Lei, o tempo de espera para atendimento deverá ser de 20 minutos em dias normais e de até 30 minutos em véspera ou após feriados prolongados. O número de cadeiras deverá ser suficiente para que todos os clientes aguardem atendimento sentados e o não cumprimento da Lei poderá implicar em multa e até mesmo a suspensão do alvará de funcionamento.
Os parlamentares aprovaram ainda, três projetos de Lei de denominação de Via Pública, de autoria do presidente da Casa, vereador Luiz Antônio dos Santos, Luiz Lobo(PL), Jadiel Vieira, Keko(PV) e Márcio Garcia de Souza(PL), respectivamente, além de duas moções de Apelo, de autoria do vereador José Roberto de Campos, Beto(PMN), endereçada ao Governador Geraldo Alckimin, visando melhorias na rodovia SP 55. A outra, pede a volta do tenente André Luiz Paes, ao comando do 3° Batalhão da Polícia Militar de Ilhabela.
Aprovaram uma terceira moção, de Repúdio, para a secretária do Meio Ambiente, Maria Inês Fazzini Biondi e o diretor da mesma secretaria, Ricardo Martins Silva, de autoria dos vereadores José Jorge Pereira, Zeca do São Pedro(PTB), Marcio Garcia(PL), Guilherme Henrique Maia Vieira, Dr Guilherme(PMDB), Carlos Alberto de Oliveira Pinto, Carlinhos(PMDB) e Beto(PMN).
Três projetos de Lei de autoria do Legislativo e dois de autoria do Executivo foram apresentados e encaminhados às Comissões Permanentes da Casa. A próxima sessão ordinária da Câmara de Ilhabela acontece em 6 de junho, às 19horas. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

São Sebastião fecha aterro e envia lixo para Tremembé

São Sebastião - O prefeito de São Sebastião, Juan Pons Garcia (PPS), afirmou ontem que as atividades no aterro sanitário da Praia da Baleia serão encerradas no próximo dia 30. O lixo do município será levado para um aterro particular na cidade de Tremembé, no Vale do Paraíba.
O aterro havia sido interditado no final do ano passado pela justiça local, que acatou uma ação civil pública protocolada pela Sociedade Amigos da Praia da Baleia em 1998. Na ocasião, a justiça deu um prazo de 180 dias para a prefeitura deixar de armazenar lixo no local.
Garcia informou que a prefeitura alugou uma área particular na região central para fazer o transbordo do lixo até Tremembé. A prefeitura gasta cerca de R$ 700 mil mensais para coletar e armazenar o lixo produzido na cidade. São recolhidas diarimente 60 toneladas de lixo. Na temporada, o volume do lixo aumenta para 180 toneladas diárias.
Segundo o prefeito, o transbordo do lixo será realizado até que seja implantado o aterro regional em Caraguatatuba, que vai atender as quatro cidades da região.
CENTRO - Caraguá foi escolhida para sediar o Cittres (Centro Integrado Tecnológico de Tratamento de Resíduos Sólidos) por um grupo de trabalho formado por representantes das quatro prefeituras da região, da Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental) e da Secretaria do Estado do Meio Ambiente.
O aterro sanitário de Caraguá deverá ser desativado até o mês de julho. O de Ilhabela foi desativado o ano passado e o aterro de Ubatuba necessita de obras para continuar operando. (Fonte: ValeParaibano)

Forte ressaca isola moradores de ilhas
Navegação até Ilhabela e São Sebastião está perigosa por conta de ondas de até três metros de altura

São Sebastião - A forte ressaca registrada nos últimos dias nas praias do Litoral Norte têm impedido os moradores das ilhas de São Sebastião e Ilhabela de chegarem ao continente. As ondas, que alcançam até três metros de altura, impossibilitam a aproximação das embarcações nas ilhas.
A ressaca, que anteontem derrubou árvores, afundou um barco e alagou avenidas e quiosques à beira-mar, perdeu sua força no continente, mas continua perigosa em alto-mar.
As ondas de até três metros de altura impedem que os barcos cheguem até as ilhas de Búzios e Vitória, em Ilhabela, e de Montão do Trigo, em São Sebastião.
Na ilha de Búzios, que fica a uma hora de barco partindo de Ilhabela, moram 296 pessoas. A maioria das famílias de Búzios vive da pesca e do artesanato.
Durante a ressaca, os pescadores sobem suas canoas para locais mais seguros para evitar que a força da maré leve as embarcações para alto-mar.
"EXÍLIO" - A artesã Benedita Aparecida Leite Costa deixou Búzios na sexta-feira para dar aula de artesanato em Ilhabela. Ela permanece desde sábado na ilha porque as condições do mar agitado impedem seu retorno à Búzios.
"Nossas embarcações são pequenas e não conseguem vencer a força das ondas. Nas proximidades de Búzios as ondas chegam a três metros de altura", afirmou.
Benedita teve sorte de não ficar desamparada. Ela optou em permanecer na casa da filha e só retornar a Búzios amanhã ou sexta-feira, caso melhorem as condições do tempo e do mar.
SUFOCO - A professora Benedita Salgues que deixou ontem a ilha de Montão de Trigo em direção ao bairro de Barra do Una, em São Sebastião, disse que fez uma viagem bastante arriscada, devido ao mar revolto, mas que não teve outra alternativa.
"Minha mãe de 90 anos sofreu um derrame cerebral e encontra-se na UTI de um hospital. Passamos maus momentos durante a travessia até o iate clube de Barra do Una, por causa das enormes ondas e dos fortes ventos em alto mar", afirmou.
Segundo Benedita, a viagem foi feita em uma lancha cedida pelo iate clube. Ela afirmou que os moradores de Montão do Trigo estão praticamente isolados porque suas embarcações, de pequeno porte, não conseguem vencer a força das ondas. Um total de 50 pessoas vive em Montão do Trigo.
O diretor das comunidades tradicionais de Ilhabela, Benedito Dória, afirmou que no período das ressacas fica muito difícil prestar qualquer assistência aos moradores da ilhas e comunidades isoladas. "Em caso de emergência temos que acionar o helicóptero Águia da Polícia Militar. É o único meio de chegar a esses locais", disse. (Fonte: ValeParaibano)

Caminhoneiros apelam por fim da proibição de tráfego na Costa Sul

DER afirma que não há possibilidade de alterar limite de peso de caminhões por conta das condições da rodovia

São Sebastião - A Coopertrans (Cooperativa de Transporte de Cargas de São Sebastião) está fazendo um apelo às autoridades do município para revisão da portaria do DER (Departamento de Estradas e Rodagem) que proíbe o tráfego de caminhões acima de 15 toneladas no trecho da SP-55 entre Praia Grande e Baleia, na Costa Sul.
Outro problema apontado pelo presidente da cooperativa, José Benes Filho, o Pepisco, é o fechamento da barreira de Barra do Una. “Como o DER não tem balança para aferir o peso, eles multam nossos caminhões vazios ou cheios.
Vazio, um caminhão pesa 8 toneladas. Agora, fecharam o acesso à nossa barreira, o único trabalho que tínhamos. O impressionante é que a rodovia tem milhares de acessos ilegais e a cooperativa trabalhando com 70 caminhões é um transtorno”, desabafou.
Pepisco cita que grandes empresas trafegam normalmente com a obtenção de liminares judiciais.
“A Enob, empresa coletora de lixo, não tem problemas com seus caminhões trucks e fazem o transbordo diariamente, apoiada pela lei e pela prefeitura. Nós caminhoneiros ficamos na marginalidade, sendo humilhados, trabalhando de noite, de madrugada, sempre apavorado em saber se a Polícia Rodoviária vai nos multar ou nos prender”.
O presidente da Coopertrans disse ainda que luta para que os serviços existentes na cidade sejam repassados aos caminhoneiros locais. “Infelizmente empresas de fora estão aí e quando precisam, terceirizam com mais empresas de outros municípios. O único meio de haver justiça e uma distribuição de renda é fazer com que as autoridades apóiem o cooperativismo”, concluiu.
O DER informou ontem, por meio de sua assessoria de imprensa, que não há possibilidade de alterar o limite de peso de caminhões por conta das condições da rodovia, isto é, pavimento e segurança. Na última terça-feira, durante sessão da Câmara, o órgão estadual foi alvo de duras críticas do vereador Wagner Teixeira, que deverá buscar apoio junto a lideranças políticas do Estado. (GG) (Fonte: Imprensa Livre)

Presos tentam nova fuga da cadeia no fim de semana

São Sebastião - A cadeia pública da cidade sofreu uma tentativa de fuga no final de semana. Presos da cela 10, que abrigava 16 pessoas, tentaram escapar por uma “tereza” na madrugada de sábado. A atenção de policiais civis da ronda operacional evitou a fuga. A descoberta acabou alterando os ânimos dos 162 detentos, precisando da presença de reforço para conter os ânimos.
O setor operacional havia recebido uma denúncia anônima de que entre a noite e madrugada de sábado, haveria fuga. Os policiais fizeram uma vigília no local. Eles chegaram a ouvir barulho suspeito e movimentação estranha.
Após serrar grades da cela dez, um grupo atingiu o pátio e já estava escalando a corda, quando os policiais, no telhado, impediram a fuga, dando um tiro para o alto de advertência. Uma revista na cela encontrou um alicate, um pedaço de serra, além da Tereza no pátio. O material foi apreendido.
A cela dez ficou desativada para reparo. A tentativa de fuga foi registrada no 1° Distrito Policial. Na semana anterior, a fuga por tereza teve sucesso. Onze presos conseguiram escapar por este tipo de corda, feita de tecidos. Quatro foram recapturados em seguida, ficando sete foragidos. (Fonte: Imprensa Livre)

Ambulante afirma que seu carrinho foi quebrado pela prefeitura

São Sebastião - O vendedor ambulante José dos Anjos Pereira Oliveira afirma que seu carrinho foi quebrado por funcionários da prefeitura.
Oliveira, que é deficiente físico (não tem a perna esquerda), compareceu à redação do Imprensa Livre, ontem, acompanhado pelo presidente da Associação dos Deficientes de São Sebastião, Alden Melo de Aguiar.
Oliveira é ambulante da Praia do Guaecá, na região central de São Sebastião. Ele usa o carrinho para a preparação e venda de lanches aos banhistas. Recentemente a prefeitura anunciou que os ambulantes não mais poderiam manter os carrinhos nas praias, fechados, durante a noite. A prefeitura cedeu um terreno municipal, bem em frente à praia do Guaecá, para que os ambulantes colocassem seus veículos ou equipamentos. Em caso de desrespeito à ordem os carrinhos seriam apreendidos, o que ocorreu com o de Oliveira.
Ele afirma que não teve condição de deixar seu carrinho no terreno citado em razão da distância e dificuldade de transporte. Diz que ingressou mandado de segurança, com pedido liminar, para a manutenção do carrinho na praia, após o expediente, concedido e depois cassado. “Respeito a ordem judicial, mas não aceito prejuízo causado no meu carrinho”, completa Oliveira.
Ele explica que ao buscar seu carrinho em pátio da prefeitura constatou os danos. Ontem, o Imprensa Livre comunicou a queixa de Oliveira à prefeitura, mas não houve retorno até o fechamento desta edição. (Fonte: Imprensa Livre)

Teixeira cobra repasse de verba para melhorias no Rio Boiçucanga

São Sebastião - O vereador Wagner Teixeira apresentou requerimento na sessão desta terça-feira, 24, cobrando o repasse da verba destinada à conclusão das obras no Rio Boiçucanga.
Segundo Teixeira, o projeto de lei aprovado ao final de 2004, que estima a receita e despesas para 2005, prevê o repasse de R$400 mil para as referidas obras.
“É uma emenda que coloquei durante meu mandato anterior e até o momento nenhum centavo foi repassado. A obra está paralisada desde o começo do ano”, reclama o vereador.
O engenheiro Marcelo Nogueira, responsável pelas obras, explica que precisa ser colocada uma rampa de acesso ao rio para evitar a erosão do solo provocada pelo avanço da maré.
Na última segunda-feira, a maré causou danos à estrutura do rancho dos pescadores, local utilizado para reformas nas embarcações.
Além disso, Nogueira revela que o projeto prevê a construção de píer flutuante, deck, calçamento, iluminação e paisagismo.
“São serviços fundamentais, que não podem ser adiados por muito tempo, sob o risco de comprometer o trabalho que foi executado anteriormente”, adverte o engenheiro.
Teixeira conta que desde que começaram as obras, em 2002, época em que era sub-prefeito da Costa Sul, a navegabilidade do rio melhorou consideravelmente.
“Antes os barcos encalhavam na entrada do rio, os pescadores sofriam para sair e dependiam de maré cheia. Hoje esse problema não existe mais”, comenta.
Nos últimos anos foram abertas mais duas marinas e ampliada a que já existia. “Isso representa desenvolvimento e geração de emprego”, destaca o vereador.
A Marina Club Boiçucanga, que está em fase de construção, terá capacidade para 170 embarcações. O gerente Dorival dos Passos, estima que serão contratados cerca de 30 funcionários.
A melhora nas condições do rio também levaram o pescador Íon de Matos a construir um barco de grande porte. Entretanto, ele não esconde preocupação com o andamento da obra. “Nesse ano as coisas estão meio paradas, não fizeram mais nada no rio. Se existe um dinheiro disponível não entendo porque não está sendo usado”, questiona. (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)
 
Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Ubatuba

Ubatuba sedia encontro nacional de pára-quedistas
O feriado de Corpus Christi promete ser agitado na cidade de Ubatuba.

Ubatuba - O litoral paulista será palco do Boogie, uma confraternização nacional de pára-quedistas realizada pela Secretaria de Turismo de Ubatuba, organizada pelo Centro Azul do Vento em parceria com a Cia. Radical Sports - Adventures. Neste evento, atletas do Brasil inteiro mostram a verdadeira paixão pelo esporte, pois saltam por puro prazer, sem competir.
Ubatuba tem uma das vistas aéreas mais bonitas do mundo. O litoral bem recortado e as montanhas chegando às praias deixam o visual da cidade encantador para quem olha do céu. Além disso, o aeroporto fica no centro da cidade a um passo da praia, o que torna Ubatuba ainda mais atraente para um salto de pára-quedas. A cidade será também o palco da segunda etapa do Circuito Brasileiro Chevrolet Montana de Pára-quedismo.
O evento será aberto ao público, que é convidado a assistir um verdadeiro show no céu. Serão disponibilizados saltos duplos para quem tiver vontade e coragem de se aventurar. O preço é R$ 414,00 e o salto pode ser pré-agendado ou decidido na hora.
Os pára-quedistas que pretenderem participar do evento devem se inscrever previamente na Azul do Vento, pelo telefone (19) 3246.0455.
Mais informações na Secretaria de Turismo de Ubatuba, (12) 3833.7300, Cia. Radical (12) 3833.1598 ou pelo site www.azuldovento.com.br 

Prefeitura e permissionários de quiosques buscam soluções
Música nos quiosques foi a pauta das discussões; moradores reclamam do volume do som

Ubatuba - Cerca de 40 permissionários de quiosques de Ubatuba estiveram reunidos na manhã de hoje, 24, na Prefeitura com a Chefe de Gabinete, Silvana Niel, a chefe da Seção de Fiscalização Lucilene Tavares e a Assessora de Assuntos Externos Denise Martins Silveira. Os permissionários eram das praias da Maranduba, Sununga, Praia Grande e Itaguá.
A convocação da reunião partiu da Prefeitura, tendo em vista o grande número de reclamações recebidas por parte dos moradores que residem próximos aos quiosques quanto ao volume e horário de som nos módulos. Os permissionários se comprometeram a nomear dois representantes por praia para compor uma comissão de negociação para a adequação da execução de música, quanto ao horário e aos decibéis.
A Prefeitura também irá conversar com permissionários de quiosques de outras praias, para que eles indiquem representantes para fazerem parte da comissão de negociação. (Fonte: PMU).

Basquete a caminho das semifinais
No adulto Docelar se classifica por antecipação

Ubatuba - A rodada do fim de semana dos campeonatos municipais de basquete apontou o primeiro classificado para a fase semifinal do masculino adulto.
Na primeira partida da noite o time de Móveis Docelar venceu Hlera por 78 a 73 e garantiu matematicamente uma das vagas para a fase semifinal de competição. Foi a quarta vitória da equipe que permanece invicta na competição. No segundo jogo a equipe do Tortilhão bateu o Objetivo por 80 a 67.
Na classificação geral Móveis Docelar lidera com quatro vitórias; Tortilhão e Hlera tem duas vitórias e duas derrotas cada. Com uma vitória e duas derrotas aparecem Tachão e Clínica de Fraturas e a equipe do Objetivo aparece com uma vitória e três derrotas.
Escolinha – No campeonato da Escolinha Municipal a equipe da SurfNet conquistou sua segunda vitória ao bater a equipe de Ubatuba Automóveis por 63 a 60. A equipe do Mercado 24 horas venceu a Eletro Norte por 33 a 25 e se recuperou da derrota na primeira rodada. Vale lembrar que a primeira fase serve para indicar o emparceiramento nas semifinais e a rodada final acontece na próxima sexta-feira, 27. (Fonte: PMU)

Conselhos Gestores das Unidades de Saúde exercitam a cidadania
Essa iniciativa representa uma novidade no Litoral Norte: a população ajudando a administrar as unidades de saúde das regiões


Ubatuba - A Secretaria de Saúde, em parceria com o Comus (Conselho Municipal de Saúde), está colocando em prática uma das principais diretrizes do plano de governo do prefeito Eduardo César em Ubatuba. São os CGUs (Conselhos Gestores de Unidades), trazendo para a área da saúde a política participativa. Membros da sociedade civil organizada são eleitos para participar da administração das unidades de saúde dos bairros. Num primeiro momento, os CGUs estão sendo implantados nas unidades da Maranduba, Ipiranguinha e Poruba.
O conselho é composto por três representantes da comunidade local, dois funcionários da unidade em questão, e um representante da Secretaria de Saúde. Esse grupo será responsável por fiscalizar, sugerir ações, agilizar o processo administrativo e verificar de perto as necessidades da população. O prefeito Eduardo César explica que a participação da comunidade ajudará a determinar o funcionamento das unidades. “Quem conhece de perto e depende dos serviços de uma unidade de saúde, sabe melhor do que ninguém quais são as suas necessidades. A participação popular é um instrumento capaz de provocar mudanças profundas na sociedade. Nós esperamos os cidadãos se envolvam cada vez mais e que a forma de se fazer saúde evolua bastante no município”, reforçou o prefeito.
Em agosto, os conselheiros farão um curso de capacitação promovido pela Secretaria Estadual de Saúde. Dessa forma, eles entrarão em contato com as diretrizes do SUS (Sistema Único de Saúde), conhecerão as condições de saúde do município, as necessidades e deficiências das unidades. Além disso, preceitos da constituição e formas legais da participação popular serão passados.
O grande objetivo da criação desse instrumento é tornar a atenção básica eficiente e promover um trabalho de prevenção que possibilite a diminuição de ocorrências hospitalares. Segundo o secretário de saúde, Dr. Marcos da Silveira Franco, investir em prevenção é investir em saúde. “Enquanto não fizermos um sério trabalho de prevenção, as pessoas continuarão ficando doentes por motivos que poderiam facilmente ser evitados”. (Fonte: PMU)

Fundart participa de curso de Gestão e Preservação do Patrimônio Histórico

Ubatuba - O presidente da FUNDART (Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba), Martiniano Viana, acompanhado da monitora Dulce Guedes e do assessor patrimonial, Marcelo Rezende, participou do Curso de Gestão e Preservação do Patrimônio Histórico, oferecido pela Delegacia Regional de Cultura no último dia 18, em Lorena.
O curso fala, não só de edificação, mas mostra um pouco da história e da arquitetura. Marcelo Rezende explica que a experiência foi muito proveitosa, pois serviu para aperfeiçoar o conhecimento técnico dos gestores de cultura de Ubatuba. “Nós aprendemos um pouco mais sobre como utilizar o espaço, como transitar dentro dele e como realizar a manutenção.”
Além do conhecimento adquirido, as relações travadas no encontro foram de grande importância, segundo Martiniano, presidente da Fundação. “Pudemos desenvolver diálogos com autoridades e gestores do setor de cultura. Esse bom relacionamento é fundamental para desenvolvermos parcerias para os projetos da Fundação de Ubatuba”. (fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)

Balcão de Empregos promove novo curso de capacitação profissional
Primeira turma recebe certificados dia 30

Ubatuba - “Preparando para o mercado” é o tema da palestra que a Secretaria de Assistência Social de Ubatuba, através do Balcão de Empregos, promove no próximo dia 31, à partir das 9horas. Destinado basicamente a quem busca o primeiro emprego, serão abordados temas como preparação de curriculum e apresentação pessoal. Os participantes receberão apostilas e o curso constará no curriculum que é encaminhado às empresas através do Balcão de Empregos. A palestra será ministrada pela facilitadora Joyce Souza. Para participar é necessário estar cadastrado no Balcão de Empregos mantido pela Secretaria, que fica na Rua Paraná, 375.
Estão programadas outras palestras até o mês de julho, segundo informações de Eduardo Ilário, chefe de assuntos administrativos da Secretaria de Assistência Social. “Nossa idéia é preparar as pessoas que buscam o Balcão de Empregos para que as vagas sejam preenchidas cada vez mais por pessoas com dinâmica e que atuem em várias frentes,” disse Ilário. Para o mês de junho estão programados os cursos de “Atendimento ao Cliente” (20/6) e “Motivados para vencer: buscando a capacitação profissional”(27/6).
Certificados - No próximo dia 30 acontecerá a entrega dos certificados aos trinta e oito participantes do primeiro curso “Motivados para vencer: buscando a capacitação profissional”, realizado no início do mês. A cerimônia acontecerá no prédio da Secretaria de Educação, às 17h. (Fonte: PMU)

Compromisso à Bandeira 2005

Ubatuba - A 82ª Junta de Serviço Militar de Ubatuba realizará no próximo dia 3 de junho a solenidade de Compromisso à Bandeira. Deverão se apresentar os jovens dispensados do Serviço Militar Inicial no ano de 2005. A Cerimônia acontecerá no Ginásio Municipal de Esportes Tubão, à partir das 10h e deverá contar com a presença do prefeito Eduardo César, Presidente da Junta, do 1º Tenente do Exército José Nicodemos da Silva, delegado da 8ª Delegacia do Serviço Militar, e outras autoridades civis e militares.
Segundo Adilson Cordeiro, secretário da Junta, cerca de 400 jovens devem comparecer ao Tubão. “É importante que os convocados compareçam, pois sem o certificado de dispensa, não é possível tirar passaporte, nem tomar posse em cargos públicos, matricular-se em universidades, entre outras dificuldades”. Quem, por algum motivo não puder participar da cerimônia, terá que aguardar o agendamento de uma nova data, no segundo semestre, para receber seu certificado.
Posse – O prefeito Eduardo César tomará posse como presidente da 82ª Junta de Serviço Militar de Ubatuba, em cerimônia a ser realizada no CAVEX (Comando da Aviação do Exército), em Taubaté, no próximo dia 31. Entre as atribuições, o prefeito terá a competência de fornecer pessoal, material e condições estruturais para colocar em andamento os trabalhos realizados pelo Exército, através da Junta Militar, em Ubatuba. (Fonte: PMU)

Jahia Bettero vence primeira etapa do OkDok Paulista de Surf

Ubatuba - Jahia Bettero vence a categoria feminino da 1ª Etapa do OkDok Paulista de Surf no último fim de semana, dias 21 e 22 de maio, realizadana Praia de Itamambuca, em Ubatuba. Junto com outro atleta de Ubatuba, Alex Cunha, da categoria Open, somou 4.610 pontos contra 2.706 dos grandes rivais, os surfistas de Guarujá.
Com a organização da Federação Paulista de Surf, a prova teve a colaboração da Prefeitura de Ubatuba e da Associação Ubatuba de Surf. A etapa teve ondas de até 2 metros de altura e 144 competidores de 14 cidades do Estado. Outro grande destaque da competição foi Ricardo Toledo, de Ubatuba, único a participar de três categorias e finalistas em duas, sendo o vice na long e o 3o colocado entre os masters.
Jahia e Toledo são atletas do programa Bolsa-Esporte, das Faculdades Integradas Módulo. Jahia foi vice-campeã em 2004. "Estou muito feliz, por ganhar em casa. Ano passado também ganhei a 1a etapa, mas dessa vez não vou dar mole e vou bem em todas, se Deus quiser", destacou Jahia, que está com 21 anos de idade e esse ano se forma em Educação Física. A atleta foi premiada com R$ 400,00 e uma prancha Ripwave.
Samira Amaral, ubatubense que mora em Santos, foi a vice-campeã. Simone Nunes, de Peruíbe, ficou em 3o lugar e a novata Lívia Lopes, outro talento local, terminou em 4º. A campeã de 2004, Luana Coutinho, também de Ubatuba, foi derrotada na semifinal, ficando na 5a posição.
Na master, Amaro garantiu a sua 1a vitória na categoria para surfistas com mais de 35 anos.
A vitória foi mais comemorada ainda pela dobradinha feita com o irmão mais velho, Neno Matos (bicampeão brasileiro e paulista master), de 44 anos. Ricardinho, em sua 2a final do dia, terminou como o 3o colocado, enquanto que Douglas Lima, representando São Sebastião, ficou em 4o lugar. Já o atual campeão, Almir Salazar, de Santos, perdeu nas quartas-de-final, ficando em 9o lugar.
Na última decisão do dia, a festa foi redobrada. Além de ser de Ubatuba, Alex Cunha é um dos talentos revelados pela Escolinha de Surf do Zecão, instalada há nove anos em Itamambuca.
A disputa foi acirrada contra outro destaque que treina em Itamambuca, Wiggolly Dantas, um dos mais novos do evento, com 15 anos de idade, mas com grande experiência em títulos.
Ainda na final, Robert Lima, de Guarujá, foi o 3o colocado e João Santana, outro surfista de Ubatuba, completou o pódio.

CATEGORIA OPEN
1 – Alex Cunha – Ubatuba – 1.000 pontos
2 – Wiggolly Dantas – Ubatuba – 900 pontos
3 – Robert Lima – Guarujá – 810 pontos
4 – João Santana – Ubatuba – 729 pontos
5 – João Carlos Chaves – São Paulo – 656 pontos
5 – Adriano Camargo – São Sebastião – 656 pontos
7 – Eduardo Silva – Ubatuba – 531 pontos
7 – Wellington Carane – Ubatuba – 531 pontos
 
CATEGORIA MASTER
1 – Amaro Matos – Guarujá – 1.000 pontos
2 – Neno Matos – Guarujá – 900 pontos
3 – Ricardo Toledo – Ubatuba – 810 pontos
4 – Douglas Lima – São Sebastião - 729
5 – Petrônio Lucas – Mongaguá – 656 pontos
5 – Paulo Matos – Guarujá – 656 pontos
7 – Sérgio Guimarães – Peruíbe – 656 pontos
7 – Magnus Dias – Guarujá – 531 pontos
 
CATEGORIA FEMININA
1 – Jahia Bettero – Ubatuba – 1.000 pontos
2 – Samira Amaral – Santos – 900 pontos
3 – Simone Nunes – Peruíbe – 810 pontos
4 – Lívia Lopes – Ubatuba – 729 pontos
5 – Luana Coutinho – Ubatuba – 656 pontos
5 – Geórgia Paschoal – Guarujá – 656 pontos
7 – Leila Eustáquio – Ubatuba – 531 pontos
7 – Veridiana Saldanha – Ubatuba – 531 pontos
 
CATEGORIA LONGBOARD
1 – Jaime Viúdes – Itanhaém – 1.000 pontos
2 – Ricardo Toledo – Ubatuba – 900 pontos
3 – Danilo Rodrigo – Guarujá – 810 pontos
4 – Murilo Graciola – Guarujá – 729 pontos
5 – Alexsandro Abolição – São Sebastião – 656 pontos
5 – Ronaldo Aranha – Ubatuba – 656 pontos
7 – Carlos Bahia – São Sebastião – 531 pontos
7 – Jonas Lima – Itanhaém – 531 pontos
 
DISPUTA POR CIDADES
1 – Ubatuba – 4.610 (1.000 pontos)
2 – Guarujá – 2.706 (900 pontos)
3 – São Sebastião – 2.306 (810 pontos)
4 – Peruíbe – 1.993 (729 pontos)
5 – Itanhaém – 1.728 (656 pontos)
6 – Santos – 1.726 (590 pontos)
7 – São Vicente – 1.652 (531 pontos)
8 – Mongaguá – 1.414 (470 pontos)
9 – São Paulo – 1.308 (430 pontos)
10 – Praia Grande – 1.288 (385 pontos) (Fonte: Módulo)

Atletas de Ubatuba no 5º Ilhabela Corpore Terra & Mar

Ubatuba - Jorge Eduardo dos Santos Oliveira foi mais uma vez premiado na natação. Desta vez, foi no 5º Ilhabela Corpore Terra & Mar, uma prova de revezamento de corrida e natação. O atleta nadou 1.500 metros para a equipe VO2 de São Paulo, no último dia 21.
A equipe composta por seis atletas: Manoel Alves, Amilton de Souza, Aldemário Oliveira, Rosângela, além de Jorge Eduardo e Antonio Carlos Marildo José, foi a vice-campeã e recebeu o troféu das mãos do secretário de Esporte e Lazer do Estado de São Paulo, Larls Grael.
Os atletas disputaram com outras 130 equipes e 800 atletas de todo o estado de São Paulo, um percurso de 1.500 metros de natação e 21 km de corrida. A equipe vencedora foi a Iron Man e a terceira colocada a TopTet. A prova de revezamento da Montevérgice e Power Bar teve o apoio da Secretaria de Esporte e Lazer do Estado de São Paulo.
Jorge Eduardo dos Santos e Antonio Carlos Marildo José são de Ubatuba. Jorge é atleta do programa bolsa-esporte das Faculdades Integradas Módulo e cursa o 1º ano do curso Sistemas de Informação.
O atleta contou que o apoio da Montevérgice foi fundamental para a equipe. “Pudemos contar com total apoio do patrocinador do evento, que acompanhou e orientou os atletas durante toda a prova. Agradeço ao patrocinador pela oportunidade de competir em uma prova tão importante e às Faculdades Integradas Módulo pelo apoio nos estudos”, disse o atleta. (Fonte: Módulo)

Ação Litoral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Ponte da Maranduba - Promessas, promessas e promessas... Não só os turistas,mas nós moradores precisamos do acesso á escola Virginia Melle da Silva Lefevre, precisamos da ponte urgente para levarmos nossos filhos para a escola, e agora? De bicicleta corremos perigo, e de carro temos que dar uma volta pela pista. Afinal para que serve o abusivo imposto pago todos os anos para a Prefeitura ?????
Faz um mês que a ponte caiu!!!!!!!!!!

Fabiana Freitas Silva
Maranduba, Ubatuba, SP


Ainda os quiosques II - Senhor Editor. Em respeito aos leitores desse conceituado periódico e ao Dr. Thomas Gottheiner, respondo à indagação por ele formulada na edição do dia 24:
Nada jamais me impediu de “sustentar publicamente o entendimento” que o ilustre causídico afirma, equivocadamente, que apenas “ora” defendo. Sempre o sustentei, seja em público, seja em privado, e o próprio Dr. Thomas sabe muito bem disso, bastando apenas que puxe um pouco pela memória, pois já tivemos oportunidade de conversar a respeito.
Se “ora” o trouxe ao conhecimento de um maior número de cidadãos de Ubatuba, o fiz convicto de que a informação transmitida é oportuna e útil à nossa comunidade nestes novos tempos de grande e angustiante esperança de resgate.
Posso dizer com todas as letras e com a consciência do dever cumprido que, nas duas vezes em que fui titular da Secretaria de Arquitetura e Urbanismo, sempre pautei minhas ações em relação ao tema pelo “entendimento” que expressei no artigo “Quiosques da Praia Grande”. Quem quer que se disponha a fazê-lo, poderá verificar os processos administrativos municipais – que são documentos públicos - referentes a “módulo” e que tenham tramitado na SAU durante os períodos em que lá estive, que não encontrará em meus despachos e pareceres outro “entendimento” senão aquele esposado no referido artigo. Todas as reformas e ampliações de módulos especiais de comércio de praia de que tive conhecimento foram imediatamente embargadas e, quando não respeitado o embargo, devidamente multadas. Em alguns dos processos mais recentes, verificará que recomendei a cassação das permissões de uso e/ou a demolição do quiosque.
Em outros processos, verificará que sempre que foi solicitado meu parecer a respeito da ocupação de algum espaço em alguma praia (vocês não imaginam quantas pessoas querem e tentam apropriar-se de pedaços de praia...), ainda que eventualmente arriscando perder algum amigo, sempre sustentei o entendimento de que praia é bem de uso comum do povo e, portanto, não deve ser apropriado por quem quer que seja. Tenho para mim, inclusive, que o assunto no qual mais me empenhei em minha mais recente passagem pela SAU, foi exatamente a implantação do “Projeto ORLA” em Ubatuba, que visa resgatar o uso público dos terrenos de marinha de domínio da União, em contraposição à tradicional ocupação por uns poucos privilegiados.
Quanto ao que me “impediu (...) implementar as medidas que agora sugere adequadas e necessárias para o caso”, creio que a resposta já encontra-se suficientemente explicitada no próprio artigo que escrevi, quando alerto para o fato de que só as ações da SAU de nada adiantarão, se não houver também a enérgica ação da Secretaria de Fazenda e Planejamento e a vontade política do Senhor Prefeito (aproveito o ensejo para adicionar também a vontade política e espírito público dos Senhores Vereadores, uma vez que o “lobby” dos quiosqueiros, historicamente, não tem sido fraco em nossa cidade...).
Creio que o que me impediu de implementar as referidas medidas, àquela época, é o que também me impede de implementá-las agora, ou seja, o simples fato de que nunca tive e não tenho, efetivamente, poder para fazê-lo. O que não me impede e nunca me impediu de demonstrar o que penso. À época, como servidor público, reportando-me às instâncias administrativas municipais cabíveis e “ora”, como simples cidadão, reportando-me ao grande público leitor e, também e pelo mesmo meio, às mesmas e a outras instâncias públicas se alguma atenção dignarem-se a prestar às minhas palavras.
Bem sabe o Dr. Thomas, que já passou pela experiência de ser um quase Secretário Municipal de Meio Ambiente, que uma andorinha só não faz verão algum. Juntas, porém, podem fazer um verão e tanto. Sozinho, isolado, até mesmo o Senhor Prefeito pouco pode fazer. No entanto, se mais e mais pessoas o apoiarem em determinada causa, mais força ele terá para lutar por ela e para vencê-la.
É este o sentido de minha manifestação. Que os cidadãos de bem desta cidade se manifestem, ocupem os espaços de cidadania e sejam os grandes vitoriosos nesta luta em defesa e resgate do interesse público, de nossa paisagem, de nossa economia, enfim, de nossas vidas.

Gilmar Rocha
Arquiteto e urbanista, caiçara aculturado, cidadão de Ubatuba

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br
O envio de foto caracteriza autorizada a sua publicação e identifica o remetente como autor.

Ubatuba

Escuna na Ribeira - Emilio Campi

Escuna na Ribeira
©Emilio Campi


Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor

contador, formmail cgi, recursos de e-mail gratis para web site