Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Terça-feira, 31 de maio de 2005 - Nº 1290 Edições Anteriores

Pe na Areia Inteligraph Cemar Boats

Região
Estado confirma obras na Rio-Santos
Defeso do camarão muda de época


Caraguatatuba
8º Festival do Camarão realiza a cerimônia Barcos ao Mar
Conheça o pescador homenageado neste festival
Mês de Santo Antonio em Caraguatatuba
Caraguá realiza Semana do Meio Ambiente
Caraguá vence o Dia do Desafio
Parcerias com a Saúde atendem pacientes de Caraguá para catarata e mamografia
Servidores da prefeitura elegem membros da CIPA em Caraguá
Futsal feminino teve duas rodadas no fim de semana
Caraguá vence disputa da Copa Vanguarda
Ciclistas de Caraguá são ouro em Mogi
Equipe de Karatê de Caraguá conquista sete medalhas em São Paulo
Câmara vota projeto sobre Emprego e Educação
Câmara e Prefeitura agitam o Challenge Day
Maior apreensão de crack do ano é feita em Caraguá


Ilhabela
Abertas hoje inscrições para Semana Internacional de Vela de Ilhabela
Jogo Comemorativo dos dez anos da conquista da Copa Zito por Ilhabela
3ª etapa do IV Circuito Municipal de Maratonas Aquáticas de Ilhabela
Corpos são encontrados em Ilhabela

São Sebastião
Alunos da escola de Toque Toque Pequeno visitam Câmara
Câmara vota projeto que cassa alvará dos estabelecimentos que adulterarem combustíveis
Área de transbordo não tem licença ambiental
Prefeitura chegou a pedir prorrogação do prazo de fechamento do depósito da Baleia

Ubatuba
Audiência Pública apresenta contas do primeiro quadrimestre
Ubatuba participará do Salão do Turismo
Está chegando o dia da tradicional Festa de São Pedro em Ubatuba
Ubatuba prepara-se para o III Congresso Ágape Internacional
Boas Novas para o paciente de câncer de Ubatuba
Instituto combate despejo em quilombo
“Oficina de Dança” conquista 3º lugar na mostra competitiva “Litoral em Dança”
Hora de decisão no basquete de Ubatuba
Continuam as surpresas na Copa Canecão de futmesa em Ubatuba
Ordem do Dia da 17ª Sessão Ordinária Ubatuba

Seções
Carta do Leitor
Foto do Dia


Notícias da Região Topo

Estado confirma obras na Rio-Santos
Rodovia terá obras de contenção em dois quilômetros no trecho do Massaguaçu. Objetivo é impedir o avanço do mar

Litoral Norte - O problema de erosão, que atinge diretamente todos os motoristas que trafegam pela rodovia Rio-Santos no trecho conhecido como “retão do Massaguaçu”, na costa norte da cidade, vai começar a ser combatido.
De acordo com o DER (Departamento de Estradas e Rodagem), o projeto já está pronto e falta apenas o fechamento da documentação necessária para a abertura de uma licitação, com o objetivo de selecionar a empresa que será responsável pela obra.
Um muro de arrimo, construído com pedras para impedir que o mar alcance o asfalto, será erguido no trecho situado entre os quilômetros 88 e 90. A obra foi decidida por técnicos do DER, que vistoriaram o local recentemente.
A necessidade do início rápido de uma obra para conter a erosão no Massaguaçu foi encaminhada ao governador Geraldo Alckmin através de um relatório elaborado pelo prefeito José Aguilar, conforme noticiado pelo Imprensa livre, no início do mês passado. Na solicitação constavam fotos da erosão, parecer técnico e uma carta pedindo solução em curto prazo.
O avanço da maré no Massaguaçu, principalmente nos dias de ressaca, já provocou a destruição de uma das alças de uma rotatória, estrago de dois quiosques e o derrubamento de seis coqueiros na orla. De acordo com o gerente de uma empresa de publicidade e morador do bairro há 15 anos, Paulo Miranda, o “problema se agrava há cada ano e já deveria estar resolvido há muito tempo”.
Na opinião de Miranda, caso a obra não seja iniciada rapidamente, os motoristas podem sofrer as conseqüências nos próximos meses. “Tradicionalmente as ondas que acontecem no inverno, durante os meses de julho e agosto, são as maiores do ano.
Do jeito que o mar já chegou perto da pista nas ressacas que ocorreram em 2005, acredito que a água pode alcançar o asfalto e bloquear o tráfego de veículos”, afirma.
A obra de contenção da erosão está prevista para durar cinco meses. O valor não foi divulgado. (Fonte: Imprensa Livre)

Defeso do camarão muda de época

Litoral Norte - O Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente) vai mudar o período do defeso do camarão em 2006. O defeso --período em que é proibida a pesca de cinco espécies de camarão no sul e sudeste, terminou à 0h de hoje.
O período do defeso é definido pelo Cepsul (Centro de Pesquisa e Gestão de Recursos Pesqueiros do Litoral Sudeste e Sul), centro especializado do Ibama no estudo da pesca que fica em Itajaí (SC).
Segundo o chefe do Cepsul, biólogo Luiz Fernando Rodrigues, o período do defeso será alterado em 2006 atendendo antiga reivindicação dos pescadores. O novo período ainda não foi definido. Rodrigues afirmou que o defeso é realizado entre março e maio para proteger o camarão-rosa, quando se dá sua migração dos mangues para o alto-mar.
Os pescadores do Litoral Norte querem que o defeso seja realizado entre os meses de novembro e janeiro. "Nessa época, o camarão-sete-barbas está em fase de desova e sua pesca deve ser evitada", afirmou o presidente da colônia de pesca de São Sebastião, Guilmer Tavares. "O período do defeso do rosa é justamente a melhor época para captura do sete-barbas", disse.
O pescador Luiz Castro, de Ilhabela, afirmou que com o defeso nos meses de novembro a janeiro, os pescadores poderão utilizar seus barcos para turismo e pesca esportiva. "Como defeso atual ocorre em período de baixa temporada, fica díficil a gente sobreviver em outras atividades", disse. (Fonte: ValeParaibano)

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba

8º Festival do Camarão realiza a cerimônia Barcos ao Mar
Evento abre a pesca do crustáceo no dia 31 em Caraguatatuba

Caraguatatuba - A Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, a Prefeitura Municipal e a Associação de Pescadores do Camaroeiro realizam o 8º Festival do Camarão nos dias 10,11, 12 e 13 de junho na praia do Camaroeiro. A abertura oficial do evento está prevista para o dia 10, às 18 horas.
Reunindo a cultura e as tradições caiçaras, a gastronomia, arte e artesanato, literatura e áudios visuais, e apresentações de grupos folclóricos e musicais, o Festival do Camarão promove o encontro do caiçara pescador com o resto da comunidade e também com turistas, revitalizando e preservando a cultura local.
Dando início às ações do Festival do Camarão, acontece no dia 31 de maio, às 17 horas, no Entreposto de pesca do Camaroeiro, a cerimônia Barcos ao Mar, com a benção dos barcos que voltam à pesca após o período do defeso do Camarão.
Participam desse momento os pescadores e suas famílias. Está prevista também uma pequena procissão com São Pedro Pescador pelo Camaroeiro, realizada pelos pescadores.
Durante a cerimônia Barcos ao Mar, será homenageado, como em todos as outros festivais do camarão, um pescador antigo, escolhido pelos pescadores. O indicado deste ano foi o Sr. Manoel Messias Soares, do bairro do Massaguaçu. (Fonte: PMC)

Conheça o pescador homenageado neste festival

Caraguatatuba - ‘Seu’ Messias é Filho de Benedito Inácio Soares e Maria Antônia da Silva Soares, nasceu em 12 de abril 1927 na Fazenda Paraíso no Bairro Massaguaçu, Sertão dos Tourinhos.
‘Seu’ Messias, como é conhecido, viveu a vida inteira no Massaguaçu. Além de pescar trabalhava na lavoura da Fazenda Paraíso onde cresceu auxiliando seu pai na plantação de feijão, arroz, na produção da farinha de mandioca, fubá e farinha de milho. Os produtos eram produzidos para o consumo da família e também para a venda no centro de Caraguá. Os alimentos para serem vendidos eram transportados em mulas que eram guiadas pelas antigas picadas sob a linha de telégrafo.
No Massaguacu estudou até a quarta série e hoje, com uma memória invejável, relembra nomes dos antigos professores da Escola Rural e da escola Mista do Massaguaçu como: Osiris Nepomuceno, Profº Isidoro e Dona Mariquinha.
Na mocidade iniciou a vida de pescador, porém, tinha o sonho de ser cantor, chegou a formar uma dupla de viola que percorreu várias cidades chegando a conhecer um mundo totalmente diferente daquele onde nasceu e foi criado.
Não tendo muito sucesso na vida de cantor retornou para Caraguatatuba para dar continuidade à vida pesqueira, que era um dos meios de sobrevivência na época. Chegou a fabricar suas próprias canoas a remo e nelas viajava para longe ao lado de companheiros pescadores.
Uma das experiências contadas pelo ‘seu’ Messias nos tempos da pesca artesanal era o conhecimento que possuíam ao identificar um peixe antes mesmo de ser trazido à flor da água. Seu Messias se orgulha de ter sido um dos pescadores que possuiu a carteira de matrícula fornecida pela Marinha.
Segundo ele, durante o tempo que trabalhou na pesca artesanal procurou outras atividades como pedreiro e motorista de caminhão para auxiliar no sustento da família, pois só a pesca já não era suficiente.
Na década de 70, comprou um motor para adaptar seu barco, segundo ele, os barcos grandes já estavam prejudicando a pesca artesanal que começava a desaparecer.
Entre muitas histórias contadas por ele, relembrou alguns fatos ocorridos na história da nossa cidade como o período da imigração japonesa em Caraguatatuba no final dos anos 40, a catástrofe de 1967, onde ajudou a socorrer as vítimas e outros episódios que relembra com clareza e que nos faz valorizar ainda mais as memórias vivas presentes em nosso Litoral Norte.
Hoje, aos 78 anos de idade, não vive mais da pesca, mas guarda com carinho os antigos apetrechos. Vive ao lado da esposa Maria Fernandes Soares e dos filhos no Sertão dos tourinhos, onde nasceu e foi criado. (Fonte: PMC)

Mês de Santo Antonio em Caraguatatuba

Caraguatatuba - Junho é o mês oficial de Santo Antonio de Caraguatatuba... e e para comemorar a Prefeitura, a Fundacc, a Igreja Católica, a Associação de Hotéis e os restaurantes se reúnem para fazer um mês de festas para; o Festival do Camarão, a Rota do Camarão, a inauguração do Caminho de Santo Antonio, o Casamento Comunitário, a Procissão Marítima são alguns dos atrativos.
A Fundacc e a Secretaria de Turismo já estão com quase tudo pronto para o 8º Festival do Camarão, que vai acontecer no Camaroeiro, nos dias 10, 11, 12 e 13 de junho. A festa promete sucesso com a venda dos pratos típicos preparados pelas famílias dos pescadores e a venda de camarão fresco a preços baixos.
Como o término do defeso, que é o período de proibição da pesca do camarão, pescadores vão saem à captura do camarão e prometem toneladas do pescado. A tradicional saída, denominada 'Barcos ao Mar', acontece nesta terça-feira, 31 de maio, às 17h30, na Praia do Camaroeiro, com a benção aos barcos pelo Padre Dislau Nurckzyk e homenagem aos pescadores..
O Festival do Camarão é um festa que apresenta não só a culinária caiçara como também os costumes, a cultura, tudo na areia da Praia do Camaroeiro, ao som de música de gente da terra e da região. A Fundacc apresenta ainda a Tenda das Artes, com exposição de artes e artesanato e diversas outras produções das Oficinas Culturais como dança e capoeira.
A festa promove agradáveis momentos de união e diversão, com opções para adultos e crianças, que vão da gastronomia à recreação durante o dia e também à noite.

Rota do Camarão - Com inovações, a Rota do Camarão será um dos grandes atrativos gstronômicos do ano. Os proprietários de restaurantes de Caraguatatuba aderiram em massa a Rota do Camarão 2005, que vai acontecer durante o período de 9 de junho a 7 de julho, inclusive durante o 8º Festival do Camarão (de 10 a 12 de junho). A inovação esse ano é o maior número de participantes e a maior duração da rota.
Cada restaurante participante irá oferecer durante o período, pratos à base de camarão à preços promocionais. Segundo a proprietária do 'O Mirante da Orla', Isaura Vilella, a Rota do Camarão já tem em torno de 50 restaurantes. "A idéia é unir os proprietários de restaurantes e fortalecer este segmento na cidade".
Entre os já confirmados estão os restaurantes Cachaçaria Água Doce, o Guaruçá, o Tapera Branca, Golfinhos, o Ostra e Ouriço, O Mirante da Orla, a Pizzaria San Genaro. Os quiosqueiros também estão aderindo a Rota.
A Rota deverá fortalecer o setor gastronômico da cidade. Segundo o diretor de Turismo, Gilson Cabrera, a idéia da Secretaria de Turismo e dos proprietários de restaurantes é oferecer mais um atrativo turístico nesta época do ano. "Os donos de restaurantes estão criando um associação e se reunindo com a idéia de realizar vários eventos gastronômicos na cidade. Este será o primeiro passo para que Caraguá caminhe para se transformar em um centro gastronômico. ", disse.

Caminho de Santo Antonio - Toda a comunidade está convidada para o lançamento oficial do Caminho de Santo Antonio, que vai acontecer no dia 12 de junho com uma missa de inauguração, a ser celebrada pelo Padre Dislau Nurkzyk, às 8 horas, no alto do Morro do Santo Antonio.
O Caminho de Santo Antonio foi definido este ano por técnicos do Sebrae, secretarias municipais de Turismo e Meio Ambiente, Fundação Cultural, Ditran, Associação de Hotéis e Pousadas, Faculdades Integradas Módulo e outros.
O trajeto inclui a igreja, o Mirante de Santo Antonio, as praias Martin de Sá, Prainha, Pedra da Freira, Avenida da Praia e Ponte do Rio Santo Antonio, em frente ao Teatro Municipal.

Casamento Comunitário - O Casamento Comunitário em Caraguá vai acontecer no dia 13 de junho na Igreja Matriz, às 11 horas. A cerimônia este ano vai reunir 40 casais. A igreja Católica promove o casamento comunitário no município desde 1999.
No mesmo dia, às 18 horas a Diocese realiza a Procissão Luminosa de Santo Antonio no centro da cidade e em seguida a missa
A Procissão Marítima de Santo Antonio irá acontecer no dia 11 de junho. (Fonte: PMC)

Caraguá realiza Semana do Meio Ambiente
Durante toda a semana, alunos das redes municipal e estadual de ensino participarão de visitas, farão trilhas e plantarão mudas na cidade

Caraguatatuba - A Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca de Caraguatatuba irá realizar uma série de eventos, com estudantes do município, para comemorar a Semana do Meio Ambiente, que acontece de 6 a 10 de junho.
Na segunda-feira, dia 6, os alunos da Escola Estadual “Ismael Iglesias” (bairro Barranco Alto) farão uma visita à ETA (Estação de Tratamento de Água) do bairro Porto Novo, a partir das 9h30. No local, as crianças poderão aprender o funcionamento e a importância da estação para o abastecimento de água no município.
Dia 7, terça-feira, estudantes de duas escolas, EMEF “Profª. Antônia Antunes Arouca” (bairro Massaguaçu) e Escola Estadual “Ismael Iglesias”, percorrerão uma trilha a pé pelo Parque Estadual da Serra do Mar, a partir das 9 horas. A caminhada será monitorada e, durante o percurso, as crianças receberão informações sobre a fauna e a flora do local.
Procurando incentivar a preservação de nossas árvores, a secretaria programou para o dia 8, quarta-feira, o plantio de mudas em dois pontos da cidade. A partir das 9h30, os alunos da EMEI “Profª. Maria de Lourdes Lucarelli Perez”, do bairro Indaiá, e da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) irão plantar 30 mudas na Avenida São Paulo, no bairro Jardim Primavera. E no período da tarde, a partir das 15h30, o plantio de outras 30 mudas será realizado por alunos da EMEI/EMEF “Profª. Maria Aparecida Ujio”, do bairro Porto Novo, nas margens do Rio Juqueriquerê.
Na quinta-feira, dia 9, uma oficina cultural será ministrada pelos alunos da APAE, às 9 horas. A oficina deverá ser sobre reaproveitamento e reciclagem de materiais.
E para encerrar a programação, às 13h da sexta-feira, dia 10, haverá uma apresentação das escolas estaduais que fazem parte do Projeto Terra, Água e Arte; a exibição de um filme sobre preservação ambiental; e uma palestra com o secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca de Caraguá, Auracy Mansano Filho, que falará sobre temas relacionados à importância da preservação ambiental. (Fonte: PMC)

Caraguá vence o Dia do Desafio
Caraguá conseguiu mobilizar 60.45% da população. Nos anos anteriores a cidade venceu todas as competições, com exceção dos anos de 1998 e 1999.

Caraguatatuba - O Challenge Day, mais conhecido como o Dia do Desafio, aconteceu no último dia 25 de maio, quarta-feira, mobilizando grande parte da população de Caraguatatuba. A cidade adversária foi Danlí, que fica no estado de El Salvador, em Honduras, e Caraguá venceu com a participação de 47.708 pessoas, o equivalente a 60,45% da população. A cidade adversária teve a participação de 15.800 pessoas, o que corresponde a 26,33% da população.
O evento aconteceu em vários pontos da cidade, com a realização de 15 minutos de atividade física. As atividades foram desenvolvidas nos núcleos esportivos, escolas municipais e estaduais, academias, Corpo de Bombeiros, Câmara Municipal, prefeitura, iniciativa privada entre outros. Ao todo foram mais de 130 locais, onde as diversas atividades foram desenvolvidas.
“Nem mesmo a chuva e o fio desanimaram a população e todos aderiram a campanha”, declarou Renato Aguilar, diretor de Recreação da Secretaria de Esportes e coordenador do evento na cidade.
Nos últimos anos, a população caraguatatubense tem levado a sério o Dia do Desafio. No ano passado, Caraguá venceu a cidade de Cadereyta de Montes, no México. A cidade adversária mobilizou 14.611 pessoas e a cidade litorânea conseguiu mobilizar 49.107 pessoas. Os únicos anos em que Caraguá perdeu a competição do Dia do Desafio foi em 1998 e 1999, os anos seguintes foram todos de vitória.
O Dia do Desafio acontece no Brasil desde 1995 e é coordenado pelo SESC de São Paulo desde 1998. (Fonte: PMC)

Parcerias com a Saúde atendem pacientes de Caraguá para catarata e mamografia
Caraguá participou do mutirão promovido em Caçapava para uma triagem que atendeu pacientes dos 12 municípios da DIR XXI-Diretoria Regional de Saúde. Caraguá também conseguiu 300 mamografias.

Caraguatatuba - Caraguá é um dos municípios que terão seus pacientes com catarata atendidos em Caçapava, por meio da parceria do Ministério da Saúde com a Secretaria de Saúde de Caçapava.
A parceria está proporcionando o atendimento a pacientes dos 12 municípios pertencentes a DIR XXI - Diretoria Regional de Saúde, que inclui o Vale do Paraíba e o Litoral Norte. Todos os pacientes receberão a cirurgia para eliminar a Catarata, sem custo algum. no Hospital de Caçapava.
Caraguá levou seus 46 pacientes para Caçapava no sábado, dia 21 de maio, para que participassem de uma triagem no hospital do município. Um mutirão no Hospital atendeu os 12 municípios da região. Após a triagem os pacientes terão a cirurgia agendada, caso seja comprovada a necessidade.
O Serviço Social da Secretaria de Saúde de Caraguá encaminhou os pacientes cadastrados há mais tempo e que necessitavam de maior urgência no atendimento.
Mutirão de Mamografia
A Secretaria de Saúde de Caraguatatuba contou com financiamentos do Estado e parceiros na região para promover um mutirão de mamografia que atendeu 300 pacientes do município, de 7 a 14 de maio. Os exames foram possibilitados também pela parceria realizada com a Tomocenter, Casa de Saúde Stella Maris e Santa Casa de São Sebastião. (Fonte: PMC)

Servidores da prefeitura elegem membros da CIPA em Caraguá
A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes será composta por 18 membros, sendo 9 titulares e 9 suplentes

Caraguatatuba - A CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), para a gestão 2005-2006, já tem seus membros titulares e suplentes eleitos. As eleições ocorreram nos dias 9 e 10 de maio e, em segunda chamada, somente para a Secretaria Municipal de Educação nos dias 19 e 20 de maio. A votação foi dividida para que todas as secretarias pudessem participar.
A comissão foi composta por 18 membros, sendo 9 titulares e 9 suplentes. Todos participam das discussões e reuniões, mas os suplentes não têm direito a voto em decisões.
No total, foram computados 1.099 votos sendo os titulares: Jota (35 votos), Alex (19 votos) e Dimas (19 votos), da Secretaria de Serviços Públicos (Regionais Centro e Norte), Islando (71 votos), da Secretaria de Administração, Mauro da Contabilidade (61 votos), da Secretaria de Fazenda, Carlos da Visa (60 votos), da Secretaria de Saúde, Durvalino (18 votos) e Alemão (7 votos), da Secretaria de Serviços Públicos (Regional Sul) e Diene do RH (340 votos), da Secretaria da Educação. Os suplentes são: Fausto, Jarrão e Fico, da Secretaria de Serviços Públicos (Regional Centro), Vanmer Ribeiro, da Ditran, Carlos Eduardo, da Secretaria da Fazenda, Tadeu da Manutenção, da Secretaria de Saúde, Roberto Japonês e Jonas, da Secretaria de Serviços Públicos (Regional Sul) e Roberto Ribeiro, da Secretaria da Educação.
Todos os membros eleitos pelos servidores farão um curso de formação dentro de 30 dias. As aulas apresentarão noções de prevenção de acidentes e doenças no trabalho, além de cuidados gerais com a saúde do trabalhador. (Fonte: PMC)

Futsal feminino teve duas rodadas no fim de semana
As próximas competições acontecem no dia 4, Sábado, no CEMUG

Caraguatatuba - A 1ª Taça Cidade de Caraguá de Futsal Feminino, realizada pela secretaria de Esportes e Recreação de Caraguatatuba, teve mais duas rodadas no final de semana, dias 28 e 29, sábado e domingo respectivamente, no CEMUG (Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves).
No dia 28, a equipe Barra Velha (Ilhabela) enfrentou a equipe Geração Independente (Caraguá) e perdeu de 3 a 6. Já no dia 29, a equipe SEJUL (São Sebastião) enfrentou a equipe Projeto Integração (Caraguá) e venceu de 10 a 1. No mesmo dia, a equipe Geração Independente (Caraguá) teria que enfrentar a equipe Ilha da Princesa (Ilhabela), o adversário não compareceu para a disputa e a equipe caraguatatubense venceu por WO.
A próxima rodada da competição acontece no dia 4, Sábado, a partir das 19, no CEMUG e a equipe Ilha da Princesa (Ilhabela) enfrenta a equipe Barra Velha (Ilhabela), em seguida, a equipe C.A. Poiares (Caraguá) enfrenta a equipe SEJUL (São Sebastião).
As competições da 1ª Taça Cidade de Caraguám de Futsal tiveram início no dia 21. A final da competição está prevista para o dia 17 de junho. (Fonte: PMC)

Caraguá vence disputa da Copa Vanguarda
Após vencer o segundo jogo da competição, a equipe caraguatatubense aguarda o próximo adversário

Caraguatatuba - A equipe de Futsal de Caraguatatuba venceu a equipe de São Francisco Xavier de 5 a 4, o segundo jogo disputado pela cidade pela 7ª Copa Vanguarda de Futsal. A competição aconteceu na sexta-feira, dia 27, no CIASE (Centro Integrado de Ações Sócio Educativo), no bairro Travessão.
Caraguá que faz parte do grupo composto pelas cidades de São Bento do Sapucaí e São Francisco Xavier tem uma derrota. A equipe aguarda a resultado do jogo entre as cidades adversárias, que acontece dia 30, segunda-feira, no SESI, em São José dos Campos, para saber quem será o próximo adversário.
A Copa Vanguarda teve início dia 14, sábado, no SESC em São José dos Campos e Caraguatatuba participou do jogo de abertura e perdeu de 6 a 2 para a equipe da cidade de São Bento do Sapucaí.
Este é o principal evento esportivo promovido pela Rede Vanguarda e envolve mais de 600 esportistas. Participa do evento, cerca de 46 municípios do Vale do Paraíba, Vale Histórico, Serra da Mantiqueira, Região Bragantina e Litoral Norte.
Até o final da competição serão realizados mais de 30 jogos. O final da copa está previsto para o dia 2 de julho.
Para mais informações acesse o site www.vanguarda.tv  - (Fonte: PMC)

Ciclistas de Caraguá são ouro em Mogi
O campeonato atraiu cerca de 250 participantes e os atletas caraguatatubenses foram os melhores

Caraguatatuba - Dois atletas da Associação de Ciclistas de Caraguá sagraram-se campeões do 4º Campeonato Regional de Moutain Bike. O evento aconteceu no dia 29, domingo, em Mogi das Cruzes.
Na competição que tiveram cerca de 250 participantes, os atletas caraguatatubenses João Carlos Ferreira, na categoria Master A (30 a 39 anos) venceu a etapa. Na categoria Sênior A, Alexandre Magno, na categoria Sub-30 (20 a 29 anos) também venceu a prova. Já o atleta Gustavo Rodolfo terminou a prova em 4º lugar.
O trajeto foi pelas estradas da região, o percurso tinha longas subidas, mas o que predominou foi as retas que atingiu 40km por hora. A falta de sinalização prejudicou vários atletas, porém os caraguatatubenses não deram chance aos adversários e trouxeram ótimos resultados para a cidade.
A equipe de Caraguá tem o apoio da Secretaria Municipal de Esportes e Recreação, lojas J. Bike e W´Reds, Imobiliária Tabatinga, Quiosque Prainha, Rádio Caraguá FM, Madeireira Boturussu e Stúdio Personal. (Fonte: PMC)

Equipe de Karatê de Caraguá conquista sete medalhas em São Paulo
Foram mais de 800 atletas de todo o estado e a equipe Caraguatatunse conquistou 5 medalhas de prata e 2 de bronze. A equipe foi Campeã em Ubatuba no dia 22, pelo Gran Prix Nunes de Karaté

Caraguatatuba - A equipe de Karatê da Secretaria de Esportes e Recreação de Caraguatatuba, comandada pelo Professor Edson Mendes do Amaral (Edinho) participou, no domingo, dia 29, da final do 15º Campeonato Paulista de Karatê Boys (até 13 anos) e conquistaram 5 medalhas de prata e 2 de broze para a cidade. O evento aconteceu no Ginásio do Ibirapuera em São Paulo.
A atleta Beatriz D’Avila Medeiros, competiu nas categorias Kata e Shiai e conquistou duas medalhas de prata, respectivamente. Beatriz foi convidada para competir na equipe da federação e conquistou a medalha de bronze. Os demais atletas competiram na categoria Shiai. As atletas Karen Steffani, Déborah Cristine, Jéssica Ferreira conquistaram medalhas de prata, já Larissa Suzuki ficou com a medalha de prata. Os atletas Leonardo ferreira, Juan Freire, Luiz Wagner e Gabriel D’Avila não conquistaram Medalhas.
A equipe que já conquistou, só neste ano, três título de camepã, competiu com mais de 800 atletas de todo o estado. Cerca de cinco mil pessoa foram ao estádio para apreciar o evento.
Os caraguatatubense foram os únicos atletas do Litoral Norte que foram classificados para o campeonato. As cidades do Vale do Paraíba que participaram da competição não conquistaram medalhas.
“A disputa foi muito dífícil, mas considero que fomos muito bem. Disputamos com grandes nomes do Karatê paulista. Vamos continuar treinado muito para termos sempre ótimos resultados”, disse Edinho.
A última competição que a equipe sagrou-se campeã foi no dia 22, domingo, em Ubatuba, na disputa pelo Gran Prix Nunes de Karaté. A equipe, com apenas 9 atletas, competiu com mais de 220 participantes e trouxe 9 medalhas de ouro, 6 de prata e 9 de bronze e conquistou 272 pontos na contagem final, enquanto que a 2ª colocada teve apenas 126 pontos. (Fonte: PMC)

Câmara vota projeto sobre Emprego e Educação
Propostas visam garantir assistência e contratação

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba vota nesta terça-feira – 31 de maio, durante a sua 18ª Sessão Ordinária semanal, proposituras de autoria dos Vereadores que versam sobre Geração de Emprego e Renda e Assistência Escolar para alunos com problema de aprendizado. A Sessão tem início às 19h30 com transmissão simultânea pelo canal 30 da NET – TV a Cabo e Rádio Caraguá FM 89,5 Mhz.
O projeto do Vereador Juarez Pereira Pardim (PPS), atual Presidente da Câmara dispõe sobre a garantia de assistência aos alunos da rede pública municipal com problemas no aprendizado e integração escolar. A proposta visa manter um profissional adequado para o trato com crianças com estes problemas.
Já o projeto de autoria do Vereador Omar Kazon (PL), fala na reserva de pelo menos 80% das vagas para trabalhadores locais, em empresas que estejam operando no município e recebam incentivos fiscais. O Parlamentar quer com isso resolver grande parte da falta de emprego e de renda entre os trabalhadores locais. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Câmara e Prefeitura agitam o Challenge Day
Funcionários dos 2 Poderes lotam rua para atividade física

Caraguatatuba - O Challenge Day – Dia do Desafio, foi levado com seriedade e ao mesmo tempo com muito humor pelos funcionários da Câmara e da Prefeitura Municipal de Caraguatatuba. Na tarde de ontem – 25 de maio, cerca de 80 pessoas participaram em frente ao prédio do Legislativo dos 15 minutos obrigatórios de atividade física. Este ano a disputa é com a cidade de Danli – Honduras.
Estiveram reunidos funcionários, assessores e Vereadores da Câmara Municipal, bem como funcionários do Paço Municipal e da Secretaria Municipal de Administração. A atividade física foi feita em frente ao prédio da Secretaria de Administração, na rua Siqueira Campos, sob a animação do professor Marílio e sua equipe e com o mini trio elétrico da Marlone Som.
Ao invés de axé e outros ritmos alucinantes o professor Marílio optou por ginástica localizada e aeróbica de baixo impacto. O encontro dos poderes reuniu mais de 100 pessoas que observaram a movimentação dos bravos funcionários, sob o cuidado do Ditran (Divisão Municipal de Trânsito), que orientou o tráfego no local.
Ao final foram distribuídas camisetas para os melhores “ginastas”. Além de driblar a inatividade física, o Challenge Day contribuiu para a aproximação dos funcionários das 2 casas do poder na cidade. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Maior apreensão de crack do ano é feita em Caraguá

Caraguatatuba - Uma operação conjunta feita pelas polícias Civil e Militar de Caraguatatuba resultou na maior apreensão de crack realizada na cidade este ano. Um total de 666 pedras de crack foram apreendidas no último sábado em uma casa no bairro do Benfica,na região central. Duas pessoas foram presas na operação. Segundo a delegada Elizabeth Maluf Zago, a apreensão de crack ocorreu graças a uma denúncia anônima. A droga foi encontrada em um dos quartos da casa ocupada pelo casal R.A.S e R.M.S. (Fonte: ValeParaibano)

Programa Ação Litoral

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Abertas hoje inscrições para Semana Internacional de Vela de Ilhabela

Ilhabela - Dada a largada para o evento de vela mais tradicional no Brasil. A 32ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela, que acontece entre os dias 8 e 16 de julho, está com as inscrições abertas a partir de hoje.
São esperados mais de 3 mil velejadores na cidade e no Yacht Club Ilhabela (YCI), além de dezenas de milhares de turistas, mostrando a força do esporte. As inscrições devem ser feitas pelo site www.svilhabela.com.br. O número recorde de participantes é de 189 barcos, obtido em 2004.
A programação oficial começa no dia 8, com as primeiras regatas de Monotipos. A competição segue até o dia 10, com disputas nas classes Tornado, Laser, Finn, Hc 16, HC 14, 420 , Kite Surf, Windsurf, Day Sailer, Dingue, Snipe, Holder, Optimist (categorias Veterano Juvenil, Infantil, Mirim, Feminino e Principiante), Aclass, Rádio Controle e Star.
No dia 9 será disputada a regata Alcatrazes por Boreste - Marinha do Brasil, com barcos das classes IMS, algumas divisões das classes ORC Club, BRA-RGS, Bico de Proa e Multicasco A (32 pés ou mais).
Também no dia 9 será realizada a regata Ilha de Toque-Toque, que tem barcos das outras divisões das classes ORC Club, BRA-RGS, Bico de Proa e Multicasco, todos com comprimento maior ou igual a 21 pés.
O Yacht Club de Ilhabela também será sede de atividades paralelas, shows, e canoas de cerveja, além da recreação infantil e aulas diárias de ginástica. No Race Vilage, localizado na Vila, haverá palestras, exibição de filmes ao ar livre, recreação infantil, aulas de ginástica e exposição de imagens das regatas. Segundo assessoria do evento, o impacto econômico em Ilhabela deve chegar a R$ 7 milhões.
Como acontece anualmente, a competição deverá reunir grandes nomes da vela brasileira, como o atual tricampeão e um dos favoritos ao título Eduardo Souza Ramos, medalha de prata na classe Soling no Pan-Americano de Porto Rico-1979 e porta-bandeira do Brasil na Olimpíada de Los Angeles-1984. Torben Grael, Lars Grael, Robert Scheidt, Alan Adler, Guga Zarif e muitos outros nomes da vela nacional, além das principais equipes de velejadores da Argentina, Uruguai e Chile.
Também são aguardados atletas de outros esportes, que terão novos desafios a bordo dos diferentes e competitivos veleiros de oceano.
Organizada pelo Yacht Club de Ilhabela e pela Impact Sports Marketing, com apoio da Prefeitura Municipal de Ilhabela, FBVM (Federação Brasileira de Vela e Motor), ABVO (Associação Brasileira de Veleiros de Oceano), Marinha do Brasil, Secretaria da Juventude Esportes e Lazer do Governo do Estado de São Paulo, Capitania dos Portos de São Sebastião, Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer de Ilhabela, Associação Comercial e Industrial de Ilhabela e Associação de Bares, Hotéis, Restaurantes e Similares de Ilhabela e outras entidades, a Semana Internacional de Vela possui responsabilidade técnica da FBVM, da diretoria de vela do Yacht Club Ilhabela e de juízes internacionais e nacionais de Vela. Os patrocínios são do Banco Real ABN AMRO, Mitsubishi Motors, Semp Toshiba, Nivea Sun e TAM. (Fonte: Imprensa Livre)

Jogo Comemorativo dos dez anos da conquista da Copa Zito por Ilhabela

Ilhabela - A seleção de Ilhabela, que foi campeã da Copa Zito em 1995 provou que ainda joga muito futebol, goleando a seleção de Monteiro Lobato por 6x1. O jogo aconteceu no sábado, 28, no Campo do Portinho em Ilhabela.
O evento contou com a presença do ex-atleta Jósé Eli de Miranda, o Zito, bi-campeão mundial pelo Santos FC e bi-campeão pela seleção brasileira.
Após o jogo, os presentes assistiram, em meio a um churrasco de confraternização, a cenas do jogo de 1995. O próximo jogo será em Monteiro Lobato, onde a seleção da cidade vai tentar, pela terceira vez, vencer a seleção de Ilhabela. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

3ª etapa do IV Circuito Municipal de Maratonas Aquáticas de Ilhabela

Ilhabela - No próximo domingo, dia 5 de junho, acontecerá a 3ª etapa do IV Circuito Municipal de Maratonas Aquáticas de Ilhabela 2005. A travessia será na costa norte do município, da Praia do Barreiros até a Praia do Sino, cerca de 2,5 Km de percurso. A concentração será a partir das 9h na praia do Barreiros e a largada está prevista para as 10h30 com local a definir no dia da prova. A prova de incentivo Menor e Melhor Idade acontecerá logo após o término da prova principal.
O campeonato é aberto para todas as categorias, já a prova de incentivo Menor e Melhor idade foi criada exclusivamente para que nadadores iniciantes, a partir dos 5 anos, possam participar.
Receberão medalhas os três primeiros lugares de cada categoria e certificados para todos que completarem o percurso além do sorteio de camisetas do evento. Ao final das sete etapas do calendário deste ano, será feita a premiação para os melhores do ranking 2005 de Ilhabela.
As inscrições poderão ser feitas no site www.ativo.com ou no dia da prova no local da largada. A inscrição é de R$10,00 para a prova principal e R$5,00 para a prova de incentivo mais um quilo de alimento não perecível.
As maratonas aquáticas de Ilhabela contam com a parceria da Secretaria Municipal de Esportes, Juventude e Laser de Ilhabela além dos comércios locais: Auto Viação e Turismo Ilhabela, Centro Náutico Ilhabela, João Ilha Materiais de Construção, Harry Imóveis, Restaurante Viana, Braga Estamparia, Supermercado Central, Imagem Comunicação.

Serviço:
Data: 5/6/2005 - Domingo
Horário: concentração a partir das 9h, largada as 10h30
Inscrições: no local - Praia Barreiros (Norte), site www.ativo.com (abertas para todas as idades)
Percurso: Praia Barreiros até Praia do Sino (2,5km) ou o inverso dependendo da correnteza
Taxa prova principal: R$10,00 + 1 quilo de alimento não perecível
Taxa prova menor e melhor idade: R$5,00 + 1 quilo de alimento não perecível
Informações: Harry 12 9715 5656 ou Bia 12 9141 3106
Medalhas para os 3 primeiros lugares de cada categoria, certificado e sorteio de camisetas
Confira as próximas etapas do IV Campeonato Municipal de Maratonas Aquáticas de Ilhabela 2005:

3ª Etapa - 05 de junho as 10h30

Percurso: Barreiros / Pedra do Sino - 2,5 km

4ª Etapa - 28 de agosto as 10h30

Percurso: Travessia do Canal de São Sebastião (a confirmar em junho) - 6 km

5ª Etapa - 02 de outubro as 10h30
Percurso: Praia Grande / Ilhote (Ilha das Cabras) - 4 km

6ª Etapa - 20 de novembro as 10h30
Percurso: Perequê / Centro Náutico - 2 km

7ª Etapa - 04 de dezembro as 10h30
Percurso: Pedra do Sino / Vila ou ao inverso (a confirmar no dia) - 3,8 km
(Neste dia teremos a premiação final)

Corpos são encontrados em Ilhabela

Ilhabela - O delegado de Ilhabela, José Luiz Tibiriçá, encaminhará às outras delegacias da região dados sobre um homem encontrado morto no domingo na praia da Siríuba e ainda não identificado pela polícia local.
Segundo Tibiriçá, trata-se de um homem com idade entre 35 e 40 anos, trajando roupa de neoprene (utilizada na prática de mergulho ou surfe) e tênis. O corpo foi encaminhado ao IML (Instituto Médico Legal), de São Sebastião.
Um outro corpo encontrado no domingo, próximo a cachoeira da Água Branca, também foi encaminhado ao IML. Segundo o delegado,trata-se de um morador da ilha, cuja família havia denunciado seu desaparecimento à polícia na semana passada. (Fonte: ValeParaibano)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Alunos da escola de Toque Toque Pequeno visitam Câmara

São Sebastião - Cerca de 35 alunos da E.M. João Gabriel Santana, situada em Toque Toque Pequeno, visitaram a Câmara de São Sebastião, na manhã de hoje, 30.
No plenário, o chefe de gabinete, Luís Figueiredo, explicou às crianças como ocorrem as sessões, o papel do vereador e as responsabilidades do Legislativo.
O aluno Giovane Ramos, de 10 anos, aproveitou a oportunidade para utilizar a tribuna, onde reivindicou reforma na quadra de esporte e reclamou do lixo nas ruas.
Além do exercício de cidadania, a diretora Natalia Delgado destaca a importância dos alunos conhecerem os três Poderes – Executivo, Legislativo e Judiciário. Também foram realizadas visitas ao fórum e ao Paço Municipal.
A professora Íris Mingroni comenta que esse trabalho faz parte de um projeto que tem como objetivo conhecer a história e formação da cidade através do seu patrimônio.
“Estamos levando as crianças nos prédios históricos para que elas saibam como desenvolveu o município”, declara Íris que também aproveitou a ocasião para solicitar ao presidente da Casa a implantação de uma sala de informática na escola: “A alfabetização digital é fundamental como auxílio do aprendizado. Hoje fomos à videoteca assistir um CD-Rom sobre os patrimônios históricos, mas o ideal seria ter esse recurso disponível na escola”, argumenta.
Para o presidente da Câmara, Wagner Teixeira, a iniciativa vem ao encontro da filosofia da Casa.
“As pessoas precisam saber quais as atribuições do Legislativo, pois existe muita confusão sobre até onde vai o poder do vereador. A Câmara está de portas abertas para receber outras escolas”, declara Teixeira. “É importante que desde cedo as crianças criem uma consciência a respeito das funções do Legislativo”, completa.
Quantos às reivindicações, Teixeira garante que serão encaminhadas à Prefeitura. (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Câmara vota projeto que cassa alvará dos estabelecimentos que adulterarem combustíveis

São Sebastião  - Os vereadores de São Sebastião votam nesta terça-feira, 31, o projeto de lei 022/05, de autoria do presidente da Câmara Wagner Teixeira (PV), que dispõe sobre a cassação de alvará de funcionamento dos estabelecimentos que realizarem adulteração em combustíveis.
De acordo com a proposta, a autorização será nula ao comerciante que adquirir, distribuir, transportar, estocar ou revender derivados de petróleo, gás natural e suas frações recuperáveis, álcool etílico, hidratos e demais combustíveis líquidos carburantes em desconformidade com as especificações estabelecidas pelo órgão regulador responsável.
A constatação de adulteração do combustível, por meio de laudo da ANP (Agência Nacional de Petróleo) ou entidade credenciada para elaborar exames ou análises de padrão de qualidade, será considerada como infração grave.
Verificada a violação, o Poder Público deverá determinar a abertura de processo administrativo, permitindo ampla defesa ao acusado para só depois da decisão, em caso positivo, cassar a licença.
O projeto estabelece, ainda, que a sociedade empresarial e os sócios que tiverem a autorização cassada pela prática de ato ilícito ficam proibidos de obter novo alvará pelo período de cinco anos.
A Prefeitura fica autorizada a firmar convênio com a ANP, e entidades que com ela mantenham convênio, para a elaboração de laudos que comprovem os casos de adulteração, assim como para o recebimento de informações atualizadas sobre os estabelecimentos que fraudarem combustíveis.
A Câmara vota, ainda, o projeto de emenda a lei orgânica 001/05, de autoria do Poder Executivo, que institui como símbolo turístico do município a obra conhecida como “O peixe”; o projeto de decreto legislativo 007/05, de autoria do presidente Wagner Teixeira, que concede título de cidadão sebastianense ao presidente da Petrobrás/Transpetro, José Eduardo Dutra; e duas moções, sendo uma de apelo ao secretário estadual de transportes, Dario Pais Lopes, e a outra de aplausos à equipe masculina de basquete mirim de São Sebastião. Ambas foram protocoladas pelos parlamentares Luiz Antônio de Santana Barroso (PFL), o ‘Coringa’, e Dalton José da Silva (PL), respectivamente.
Cerca de cinco requerimentos devem ser votados e, aproximadamente, 30 indicações serão lidas. A pauta, no entanto, pode sofrer alteração. (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Área de transbordo não tem licença ambiental

São Sebastião  - A Prefeitura de São Sebastião desativou, ontem, o depósito de lixo da Baleia, na Costa Sul, iniciando o processo de ‘exportação’ para o aterro sanitário de Tremembé, no Vale do Paraíba. Acompanhando de secretários municipais, o prefeito Juan Garcia esteve no terreno cedido pela Cnaga (Companhia Nacional de Armazéns Gerais e Alfân-degados) para transbordo, triagem de sucata e depósito de podas e entulho.
O Imprensa Livre entrou em contato com a Cetesb (Companhia Estadual de Tecnologia e Saneamento Ambiental) para obter informações sobre o licenciamento. Segundo a assessoria de imprensa, a área não tem licença da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, nem da própria Cetesb. Fiscais do órgão ambiental devem vistoriar o local ainda esta semana.
Ontem, o prefeito Juan Garcia disse que o RAP (Relatório Ambiental Preliminar) já vem sendo preparado e será encaminhado à Secretaria Estadual de Meio Ambiente para obtenção da licença. Enquanto isso, conforme explicou, o transbordo (operação de passagem do lixo dos caminhões-coletores para as carretas) será realizado na zona portuária, da Dersa. Juan ressalta que a área localizada ao lado do córrego Mãe Isabel “pertence ao município” e já abriga tal atividade.
Durante a visita ao terreno, o prefeito mostrou os locais onde serão construídos um galpão para triagem de sucata e uma rampa de carregamento das carretas. Parte do terreno será reservada para podas e entulhos. “Vamos conseguir uma licença definitiva”, enfatizou o prefeito, referindo-se a área cedida pela Cnaga.
O comodato será válido por dez anos. Juan Garcia descartou qualquer risco de contaminação no processo de transbordo do lixo.
Para ele, a desativação do depósito de lixo da praia da Baleia deve ser comemorada. “Isso representa uma vitória para quem defendia a questão do lixo.
O que se buscava há tanto tempo, fizemos em quatro meses. A área da Baleia será usada para coleta seletiva e também receberá entulho e podas da Costa Sul. A recuperação do passivo (lixo acumulado) será feita pela Faber, uma empresa que já conhece a situação. Acredito que seja recuperado em três anos”.
Juan considera a antecipação do encerramento do depósito de lixo da Baleia que, pelo prazo dado pela Justiça deveria ocorrer até o próximo dia 8, como uma homenagem a Semana do Meio Ambiente. Ainda ontem, ele visitou o lixão na Costa Sul.
O prefeito também reafirmou uma estimativa de economia de 30% com a ‘exportação’ do lixo, mas não informou os valores. De acordo com o coordenador regional da Enob, Delmo Conti Pescuma, a previsão é que quatro carretas viajem diariamente para Tremembé, levando cerca de 120 toneladas de lixo.
A Enob, responsável pela limpeza pública da cidade, contratou duas empresas, a Trans Pica-Pau, de São Paulo, que fará o transporte, e a Sasa Sistemas Ambientais, pertencente ao grupo francês Ônix, que administra o aterro sanitário no Vale.
No final da tarde de ontem, após denúncia de moradores sobre corte de morro, a Polícia Ambiental vistoriou a área da Topolândia. Não foi constatada nenhuma irregularidade. (Fonte: Imprensa Livre)

Prefeitura chegou a pedir prorrogação do prazo de fechamento do depósito da Baleia

São Sebastião  - Apesar de ter iniciado a exportação do lixo para Tremembé, ontem pela manhã, a Prefeitura de São Sebastião chegou a pedir à Justiça, na semana passada, a prorrogação do prazo para encerramento do depósito da Baleia. Em dezembro, o juiz da 1ª Vara, Fernando Henrique Pinto, citou a prefeitura para que encerrasse as atividades em 180 dias, prazo que vence no próximo dia 8.
Em reportagem publicada pelo Imprensa Livre no último dia 25, o prefeito Juan Garcia disse que em “homenagem à Semana do Meio Ambiente decidiu antecipar o fechamento”. Contudo, segundo o promotor Bruno Márcio de Azevedo, a prefeitura protocolou pedido de prorrogação do prazo. “Pediram a dilação do prazo por mais 90 dias, mas no jornal o próprio prefeito disse que vai começar a exportar o lixo”, citou o promotor.
Ele se manifestou pelo indeferimento do pedido. “Acredito que o juiz também vai indeferir o pedido”, frisou Azevedo. O Ministério Público irá oficiar a Cetesb para saber se há licença ambiental.
No final do ano passado, o juiz Fernando Henrique Pinto providenciou a execução do acórdão do Tribunal de Justiça do Estado, de julho de 2003, em razão de danos ambientais e riscos à saúde pública. A decisão do TJ também implica em adequar o destino do lixo produzido na cidade e recuperar a qualidade ambiental da área da Baleia. Esta ação judicial foi movida em 1989 pela Sociedade Amigos da Praia da Baleia e, posteriormente, pelo Ministério Público. (Fonte: Imprensa Livre)
 
Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Ubatuba

Audiência Pública apresenta contas do primeiro quadrimestre

Ubatuba - O Poder Executivo, através da Secretaria de Fazenda e Planejamento da Prefeitura de Ubatuba apresentou ontem, dia 30, à população da cidade a prestação de contas do período de janeiro a abril de 2005. Durante a audiência pública, prevista por lei, a administração municipal apresentou os demonstrativos da receita e da despesa do município nesse primeiro quadrimestre, além de planilhas comparativas com exercícios anteriores.
Segundo Vera Lúcia Ramos, chefe do Setor de Contabilidade, a receita da Prefeitura até abril foi de R$ 36.086.922,19, sendo que a maior parte, cerca de 52% desse total, é oriunda da arrecadação tributária, ou seja, a cobrança de impostos, entre eles, o IPTU, que representa 40% do total dos tributos. A segunda maior receita de Ubatuba vem das transferências correntes, com um total de 45%, que são as receitas externas, como o ICMS, FPM, Fundef, IPVA, entre outros. Comparativamente, 2005 teve a maior arrecadação no primeiro quadrimestre quando comparado com os últimos cinco anos. Em 2004, a receita de janeiro até abril foi de R$ 35.015.815; em 2003 foi de R$ 31.643.768, em 2002 foi de R$ 35.523,225 e em 2001 foi de R$ 23.353.819. Isso sem contar que não houve atualização monetária do IPTU de 2004 para 2005.
Despesas - As despesas da Prefeitura são divididas entre suas várias secretarias e neste primeiro quadrimestre foi de R$ 35.513.037,38. Desse total, foram repassados para a Câmara Municipal R$ 1.510.000, e empenhados para a secretaria de obras, R$ 1.671.880; educação R$ 10.496.731; Administração R$ 2.125.750; Saúde R$ 7.701.350; Sema R$ 3.433.010, Encargos Gerais R$ 4.354.95; Fazenda R$ 533.054; Assessoria de Gabinete R$ 595.210; Assistência Social R$ 480.429; CPD R$ 117.686; Defesa Civil R$ 30.841; Guarda Municipal R$ 65.895; Regional Sul R$ 73.481; Jurídico R$ 355.987; Arquitetura e Urbanismo R$ 263.788; Trânsito R$ 341.412; Pesca e Abastecimento R$ 157.589, Esporte e Lazer R$ 354.862; Turismo R$ 298.480 e Iluminação Pública R$ 551.495. As despesas com pessoal e encargos correspondeu a R$ 44.103.657,53, ou seja, 50,02% do total da receita corrente líquida que é de R$ 88.164.161.
Segundo o secretário de Fazenda e Planejamento, Gilson Ferreira da Silva, que coordenou a audiência pública na noite de ontem, apesar da arrecadação desse primeiro quadrimestre ter sido maior quando comparado com os anos anteriores, a receita ainda é insuficiente para novos investimentos. “Do total do orçamento, temos por obrigatoriedade de lei aplicar pelo menos 25% na educação, 15% na saúde e cerca de 50% está comprometido com pessoal”, afirmou. (Fonte: PMU)

Ubatuba participará do Salão do Turismo
Circuito Litoral Norte apresentará suas potencialidades aos mercados nacional e internacional e buscará a geração de novas demandas para a ampliação da oferta turística

Ubatuba - Ubatuba estará participando de 1 a 5 de junho do Salão do Turismo – Roteiros do Brasil, que acontecerá no Expo Center Norte, em São Paulo, dentro do Circuito Litoral Norte Paulista. O prefeito de Ubatuba, Eduardo César (PL) e o Secretário de Turismo Luiz Felipe de Azevedo estarão participando da abertura que terá as presenças do Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva e do Ministro do Turismo, Walfrido dos Mares Guia.
Segundo estimativas do Ministério do Turismo, cerca de 100 mil pessoas deverão visitar o evento durante os cinco dias. Gestores públicos, micro e pequenos empreendedores, profissionais do setor, operadores e agentes de viagem, profissionais da imprensa, pesquisadores, professores, estudantes, e especialmente, público em geral irão conhecer de perto o que cada Circuito irá apresentar.
Ubatuba apresentará pacotes turísticos com opções de pousadas, hotéis (3, 4 e 5 estrelas) e receptivos, todos cadastrados junto a Embratur. “É um passo histórico. Foram quatro meses de elaboração de projeto para vendermos o Litoral Norte como um todo, já que o Salão visa gerar demanda para os novos destinos turísticos”, comemorou Luiz Felipe Azevedo, Secretário de Turismo de Ubatuba.
Para cumprir seu objetivo e alcançar os resultados esperados, o Salão do Turismo – Roteiros do Brasil está dividido em módulos:
- Feira / Vitrine: exposição dos roteiros turísticos e dos produtos associados (artesanato, gastronomia, mostra cultural dos destinos e outros);
- Rodada de Negócios: oportunidade de encontro e comercialização entre os agentes de mercado;
- Núcleo de Conhecimento: palestras, oficinas, entre outros, com vistas à troca de experiências e à ampliação do conhecimento sobre a atividade turística.
Potencial turístico - Ainda durante o Salão do Turismo, será apresentado um diagnóstico sobre o potencial turístico do Litoral Norte, elaborado pela Chias Marketing, agência contratada pelo Ministério do Turismo para a elaboração do diagnóstico do plano “Cores do Brasil, uma avaliação nacional dos 111 municípios que farão parte dos roteiros turísticos do Brasil. Cada secretaria estadual de Turismo indicou um circuito que representa um potencial turístico em sua região. “A avaliação de Ubatuba foi interessante pois seu potencial turístico é muito grande. Todos conhecerão os resultados no Salão do Turismo”, esclareceu Luciana Zanin, consultora da Chias. (Fonte: PMU)

Está chegando o dia da tradicional Festa de São Pedro em Ubatuba
Festa de São Pedro Pescador é organizada pela Fundart, dura 6 dias e está na sua 82ª edição

Ubatuba - Em junho, de 24 a 29, acontece uma das mais populares festas de Ubatuba. É a comemoração do dia de São Pedro, o Santo Padroeiro dos Pescadores. Essa tradição teve início em 1923, quando o padre caiçara Francisco Lino dos Passos, celebrou uma missa no mar. Desde então, a festa vem sendo realizada e cresce a cada ano, atraindo turistas e cativando a comunidade.
A procissão dos barcos coloridos e enfeitados emociona o público ao sair da Barra dos Pescadores num dia de céu azul, típico de inverno ubatubense. Seguem-se missa campal e queima de fogos. Durante os cinco dias de evento, acontecem apresentações folclóricas e shows musicais. Um dos destaques da festa é a tradicional tainha assada à moda caiçara. No dia 24, tem a eleição da “Rainha dos Pescadores”. A organização da festa está a cargo da Fundart - Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba.

Atenção, moças bonitas! - As inscrições para o concurso “Rainha dos Pescadores” estão abertas. Se você tem de 16 a 22 anos, garanta sua participação na sede da Fundart, das 8h às 12h e das 14h às 18h. (Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)

Um pouquinho de história... - Para realizar a missa no mar, em 1923, foi necessário fundear uma grande balsa, a mais ou menos trinta metros de distância da praia. Para isso, foram usadas as canoas diversas canoas, amarradas umas às outras e cobertas com pranchões de madeira, que se transformaram em um altar improvisado. O lugar escolhido foi em frente ao Casarão do Senhor Gabriel Costa, uma residência, localizada em uma área que corresponde hoje à frente do Aeroporto.
Naquela época, Ubatuba não possuía uma imagem de São Pedro. Somente 19 anos depois, em 1942, um padre alemão chamado Hans Beil, doa ao município a imagem do padroeiro.
No início, várias praias ao longo da costa prestavam suas homenagens ao Santo. Rezava-se durante nove noites até o dia de São Pedro – 29 de junho. Segundo os estudos do folclorista Nei Martins, no dia 29 não podia faltar uma “alvorada”, uma procissão pelas ruas. Cada um levava uma tocha feita de bambu, embebida com azeite de nogueira, chamada pelos caiçaras de “fiofó” ou “fifo”. Após a alvorada, os pescadores levantavam o mastro de São Pedro e armavam uma grande fogueira, onde a criançada lançava galhos com folhas verdes das árvores de abricó, provocando uma série de estalos.
A procissão marítima teve início somente em 29 de junho de 1954, uma segunda-feira, com poucos barcos, mas uma quantidade enorme de canoas. Como era novidade, o povo se aglomerou na entrada da barra do Rio Grande, agitando lenços brancos, enquanto o foguetório anunciava a saída do andor que estava sendo levado pelo barco “Iara” do Senhor Freitas.
De lá para cá, muitas mudanças aconteceram, diversas atrações foram acrescentadas. A escolha da “Rainha dos Pescadores” também virou tradição, assim como as barraquinhas com comidas típicas, a tainha assada, as danças de quadrilha e as apresentações de grupos folclóricos.
Aos poucos, a procissão no mar foi se firmando como parte da tradição, com barcos enfeitados com folhas de bambu, coco pindova e bandeiras de papel colorido. Atualmente, 29 de junho é feriado em Ubatuba e nesse dia, os pescadores trazem São Pedro em procissão da Igreja Matriz até a barra do Rio Grande e seguem a procissão com seus barcos enfeitados. Um dos barcos leva a imagem do Santo e todos percorrem a baia de Ubatuba, onde é feita a benção dos Anzóis. (Fonte: Nei Martins – Folclorista e colaboradores) (Fonte: PMU)

Ubatuba prepara-se para o III Congresso Ágape Internacional

Ubatuba - A Igreja Evangélica Ágape vai realizar, de 9 a 12 de junho, de 5ª feira a domingo, o III Congresso Ágape Internacional. Todos os esforços têm sido concentrados para aprontar o Novo Templo para sediar o evento que vem equipar e fortalecer o Corpo de Cristo para executar os arrojados projetos que Deus tem preparado para Sua Igreja. Com o tema: “Vinho Novo em Odres Novos” (Mt 9:17), o congresso vai reunir os membros das Igrejas Ágape em Paraty, São Paulo, Taubaté, Portugal, e das células da Ágape em Caraguatatuba, São José dos Campos, Poços de Caldas, Estados Unidos e da da África. Espera-se também a presença dos mais de 500 visitantes de outras igrejas de Ubatuba e de diversas cidades, que estiveram presentes nos anos anteriores, para quatro dias de louvor, palavra revelada e transmissão da unção que o Senhor tem derramado sobre Ubatuba.
Essa participação demonstra o quanto a Igreja Ágape é respeitada e reconhecida no Brasil.
A organização e infra-estrutura estão sendo preparadas pelos próprios membros da igreja, como nos anos anteriores. A entrada é franca.

III Congresso Ágape Internacional
Tema: “Vinho Novo em Odres Novos” (Mt 9:17)

O evento contará com as ministrações do ap. Alexandre Nunes, prª Kátia Nunes, pr. Samuel Bandeira, de Portugal, Anderson Ferreira - missionário na África e dos convidados de São Paulo e Caçapava, ap. Paulo de Tarso da Igreja Apostólica Betlehen e pr. Hugo Vitor da Igreja Nacional do Senhor Jesus Cristo (INSEJEC).
A estrutura envolve 120 voluntários, todos membros da Ágape, entre organizadores e equipes de: montagem, recepção, vendas nos stands de livros, CDs, fitas de vídeo, camisetas, setor de alimentação, divulgação, palco, som, iluminação, filmagem, decoração, recepção e limpeza.
A divulgação do evento será direcionada, com chamadas na rádio Costa Azul, no programa da Rede Ágape, na TV Ubatuba, canal 4, no programa Rede Ágape na TV e no site da igreja www.igrejaagapedeubatuba.org.br. Haverá distribuição de 3600 folder’s e de 200 cartazes.
As palestras terão cobertura da TV Ubatuba, canal 4 (à cabo) programa da Rede Ágape, e serão gravadas em cds e fitas de vídeo, que estarão à disposição na Livraria Semente Ágape, Rua Cel. Domiciano, 615 – no Centro de Ubatuba.
O louvor e adoração a Deus serão dirigidos pelo Ministério Vento do Espírito, da Igreja Ágape.

“Quatro dias de louvor e palavra revelada”

Preletores:

Ap. Alexandre A. Nunes - Autor de “Teu Rosto Resplandecerá”. É pastor-presidente da Igreja Evangélica Ágape - Ministério Ubatuba, tem como marcas de seu ministério o evangelismo e estabelecimento e fortalecimento de igrejas. É presidente do Conselho de Ministros Evangélicos de Ubatuba, membro do Conselho Nacional de Apóstolos e representante do Brasil na CONELA - Confraternidade Evangélica Latino-americana.

Prª Kátia G. Nunes - Dirige a Igreja Evangélica Ágape juntamente com seu marido (ap. Alexandre). Responsável pela organização do “Projeto José” (que supre as necessidades alimentares dos membros) e pelo ousado projeto de “Restauração do Tabernáculo de Davi” (oração e adoração 24 horas ao dia, já em andamento há mais de um ano).

Pr. Samuel Bandeira - É pastor da Igreja Evangélica Ágape - Ministério Ubatuba, em Lisboa, Portugal. Tem estabelecido a comunhão entre portugueses, brasileiros e africanos, estabelecendo uma forte liderança local.

Anderson Ferreira - É missionário da Igreja Evangélica Ágape, enviado por Ubatuba juntamente com sua esposa e filha para Maputo (Moçambique). Através do esporte pretende alcançar seu alvo (foi chamado pelo Senhor para a África).

Ap. Paulo de Tarso Cavalcante Fernandes - É o pastor-presidente da Igreja Apostólica Betlehen. Teve um encontro pessoal com o Senhor Jesus em 1.997. Recebeu um peso de amor e intercessão pelo povo judeu para um ministério que ele declara ser seu Primogênito. Desenvolveu na Igreja Betlehem um ministério pastoral aliado com um forte e frutífero ministério de ensino. Foi confirmado no Ofício Apostólico diante das Redes Apostólicas que Deus tem levantado nesta nação, sendo ungido, abençoado e comissionado neste chamado pelos apóstolos Mauro Alves, Arles Marques, Neuza Itioka, Alexandre Nunes e Rony Chaves.
 
Pr. Hugo Vitor de Moura Jr. - É pastor-presidente da Igreja Nacional do Senhor Jesus Cristo (INSEJEC), em Caçapava - SP. Teve um encontro pessoal com Cristo em dezembro de 1986 e há 18 anos tem servido ao Senhor.
Chamado ao Ministério Pastoral em junho de 2001, tem um ministério marcado por uma unção de ensino.
Informações e entrevistas com Denise Fonseca – 9766-8744 ou 3833/9513

Boas Novas para o paciente de câncer de Ubatuba
Sociedade se organiza para apoiar pacientes com câncer

Ubatuba - Em 2 de maio, no auditório da Câmara Municipal, Ubatuba foi presenteada com a fundação da SAPO – UBA – Sociedade de Apoio aos Pacientes Oncológicos de Ubatuba. Em assembléia aberta, com a presença de 28 pessoas interessadas na causa, foi aprovado o estatuto e realizada a eleição, por unanimidade, da diretoria da entidade.
Classificada como OSCIP - Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, a SAPO - UBA foi criada com o intuito de organizar um panorama da situação dos pacientes com câncer do município - quantos são, quais suas necessidades mais prementes e com quais recursos podem contar - bem como estudar medidas que auxiliem na prevenção e tratamento da doença, de forma a delinear uma proposta adequada de trabalho.
Abriu-se a discussão da necessidade de criação da entidade na tarde de 7 de março, durante a mesa-redonda sobre a Saúde da Mulher, evento promovido pela Coordenadoria da Mulher da Prefeitura e pelo Fundo Social de Solidariedade, com o apoio da Câmara Municipal, das Secretarias da Saúde e da Assistência Social.
Naquela data, participaram da mesa, presidida por Nalva Barbosa, Coordenadora da Coordenadoria da Mulher, o Vice-Prefeito Domingos Fábio dos Santos, Kátia Nunes, Secretária da Assistência Social, Dr. Marcos Silveira Franco, Secretário da Saúde, e duas participantes da SAPO - UBA, Maria Joana, assistente social aposentada, e Mônica Ciari, diretora de escola licenciada, que agora pertencem à SAPO - UBA.
O Vice-Prefeito Domingos discorreu a respeito da situação em geral da mulher no município de Ubatuba, informando o alarmante aumento do número de mortes de mulheres por câncer. Manifestou também seu apoio à implantação da entidade de assistência ao portador de câncer.
Kátia Nunes falou dos recursos que podem ser disponibilizados para os pacientes de câncer, como por exemplo, cestas básicas.

Saúde realiza mutirão para zerar pedidos de mamografia - Durante a mesa redonda, o Dr. Marcos fez uma explanação sobre a situação em que se encontrava o município em relação à detecção precoce dos mais comuns cânceres femininos: de útero e de mama, com pouquíssimos exames sendo feitos mensalmente, o que resultava em meses de espera para as mulheres, com as terríveis conseqüências disso. “Quanto mais tarde se diagnostica o câncer, menores são as chances de sobrevivência e maiores os custos do tratamento”, disse.
O Secretário da Saúde trouxe boas notícias de que foram concluídas as negociações para aumentar o número de exames preventivos de câncer do útero, e os exames estão sendo realizados normalmente, e de que está em andamento a licitação para a contratação de serviço de mamografias, aqui mesmo no município.
A Secretaria de Saúde informou que de 7 a 14 de maio todos os exames de mamografia pendentes, solicitados desde o ano passado, estarão sendo realizados em esquema de mutirão, e que será zerado o saldo devedor.
A outra boa notícia dada na ocasião foi a de que existe a intenção por parte da Secretaria da Saúde de implantar uma sala de quimioterapia e realizar aqui mesmo em Ubatuba as cirurgias mais simples necessárias ao tratamento do câncer. Isto implicará na contratação de médico oncologista, uma necessidade das mais sentidas pelos pacientes de câncer.
Maria Joana e Mônica falaram sobre as dificuldades encontradas nas tentativas anteriores de estabelecer uma entidade desse tipo.
Após discussão com todos os presentes, foi consensual a decisão pela criação da OSCIP, uma vez que esse tipo de organização permite o estabelecimento de parcerias com o governo, como por exemplo, o uso de equipamento público, como a sala e o telefone da Secretaria da Saúde, onde funcionará a SAPO - UBA.

Diretoria:
Presidente – Maria Joana Monte Claro
Vice-Presidente: Sônia Maria de L. B. Bergamaschi
1ª Tesoureira: Sônia Regina da Nóbrega Souza
2ª Tesoureira: Vera Lúcia Arnoni Leite de Abreu
1ª Secretária: Denise Fonseca
2ª Secretária: Tereza Alves de Oliveira
Conselho Fiscal
Efetivos:
Mônica Baptista Ciari
Lourdes Moreira
Nalva Barbosa
Suplentes:
Cesário Amarildo Prado
Virgínia L. Medeiros
Maria Carlota B. Marchetto
Jornalista: Denise Fonseca
Foto: Miguel Angel
Informações e entrevistas: Denise Fonseca – 9766-8744 – 3833-9513

Instituto combate despejo em quilombo

Ubatuba - O Itesp (Instituto de Terras do Estado de São Paulo) ingressou na última sexta-feira, no Tribunal de Justiça de São Paulo, com um agravo de instrumento reivindicando a suspensão da liminar que autoriza a reintegração de posse da área do Quilombo da Caçandoca, na costa sul de Ubatuba.
A entrada do recurso foi uma determinação da Secretaria de Justiça do Estado de São Paulo, que quer evitar que as 47 famílias que vivem no quilombo sejam despejadas.
O quilombo ocupa uma área de 900 hectares --240 deles são reivindicados desde 1997 pela Urbanizadora Continental, que conseguiu a liminar de reintegração de posse no início deste mês.
O secretário de Justiça, Hédio Silva Júnior, afirmou que solicitou ao Itesp o ingresso do agravo porque o problema é de interesse do Estado.
Segundo o secretário, para que a comunidade possa permanecer de vez na área é necessário que seja definido se a terra é de natureza pública ou particular. "Se for pública, o processo para que o quilombo permaneça no local é bem rápido. Se for particular o Incra desapropriará a área para que a comunidade permaneça no lugar."
PROTESTO - Hoje os descendentes de escravos que vivem no Caçandoca ameaçam fazer, pela manhã, um protesto na rodovia Rio-Santos, próximo à entrada do quilombo.
Débora Tamara Nascimento dos Santos, 25 anos, que vive na comunidade, disse que eles decidiram realizar a mobilização porque ouviram dizer que a reintegração de posse ocorreria hoje. VALE

“Oficina de Dança” conquista 3º lugar na mostra competitiva “Litoral em Dança”
Grupo da dança da Fundart se apresentou em Caraguá, no mostra Litoral em Dança

Ubatuba - O grupo “Oficina de Dança”, da Fundart (Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba) participou da mostra competitiva “Litoral em Dança”, que aconteceu em Caraguatatuba, durante os dias 20, 21 e 22 de maio. Ubatuba foi representada por 28 bailarinas, divididas em três categorias, com 4 coreografias elaboradas pela professora Alessandra Penha. O grupo premiado foi da categoria infantil (6 a 9 anos), com a coreografia “Caminho Suave”.
A “Oficina de Dança” existe desde 1997. Neste ano, foram matriculadas mais de 200 alunas de diversas regiões de Ubatuba. A professora Alessandra Penha diz que a proposta do curso é o ensino da técnica de ballet clássico e acadêmico como forma de acesso da população à cultura. Segundo ela, “outro aspecto relevante, é a utilização das aulas para estimular o crescimento pessoal por meio da observação da postura correta e da disciplina”.
Entre as outras categorias que participaram do evento, concorreram: juvenil (10 a 13 anos), com a coreografia “Vida de Boneca”; adulto, realizando a coreografia “Pássaro Real” e um duo de Ballet Clássico, com a coreografia “Brilho da Lua”. Essa apresentação especial foi premiada em Campos do Jordão em 2004. (Fonte: PMU)

Hora de decisão no basquete de Ubatuba
Torneios masculino e feminino já conhecem semifinalistas

Ubatuba - Os torneios municipais de basquete em Ubatuba estão chegando na suas fases decisivas. Na sexta-feira, 27, aconteceu a penúltima rodada do campeonato masculino adulto. No primeiro jogo da noite a equipe da Clínica de Fraturas venceu o Tachão por 82 a 58 e assegurou vaga nas semifinais. Na outra partida Hlera venceu o Objetivo por 83 a 77 e também está matematicamente classificado. Com os resultados as equipes do Tortilhão e Docelar, que folgaram na rodada, também garantiram acesso à próxima fase. A última rodada, que definirá as partidas da fase semifinal contará com as partidas Tortilhão X Clinica e Docelar X Tachão, e acontece nesta sexta-feira, 3, à partir das 19h no Ginásio de Esportes Tubão.
Feminino - No sábado aconteceu a última rodada da fase classificatória da Copa Tamires Barbosa. A equipe do Maria Alves Ferragens venceu o Katito por 32 a 19, enquanto o Senzala derrotou a equipe da Sanets por 37 a 33. As semifinais acontecem no dia 18. A equipe do Maria Alves terminou invicta e agora enfrenta o Katito, que terminou na quarta posição, na semifinal. O outro jogo é entre Senzala e Sanets.
Escolinha – As partidas da última rodada da fase classificatória do campeonato da escolinha municipal de basquete foi transferida para esta sexta-feira, 3, devido ao feriado prolongado. As partidas SurfNet X Eletro Norte e Ubatuba Automóveis X Mercado 24 horas serão realizadas no Ginásio Tubão à partir das 16h30. (Fonte: PMU)

Continuam as surpresas na Copa Canecão de futmesa em Ubatuba

Ubatuba - As zebras continuam soltas na disputa da Copa Canecão de futebol de mesa. Dos favoritos ao título, só André Rafael e Adauto Júlio justificaram essa condição. A maior decepção do torneio é Ralph Solera (bí-campeão da Copa Canecão), que não conseguiu se classificar e agora vai disputar o sétimo lugar.
Pelo Grupo "A", André Rafael terminou em primeiro e garantiu vaga na Semi-Final. Sílvio Fonseca, a grande surpresa do grupo, classificou-se em segundo, deixando o líder do ranking local, Ednelson Prado, na terceira posição. Os dois disputarão a repescagem por uma vaga na Semi-Final. Fábio Aparecido, que surpreendeu a todos ao golear Ralph Solera e tirá-lo da disputa, quase tomou a vaga de Ednelson, mas no confronto direto, foi o atual campeão metropolitano quem se classificou.
No Grupo "B", Adauto Júlio, em grande fase, carimbou o passaporte para a Semi-Final, terminando em primeiro. Sérgio Godoy, a sensação do torneio e do ano, também está classificado e, juntamente com Alexandre Augusto ou Daniel Gusmão, disputará a repescagem por uma vaga na Semi-Final. No complemento da rodada, Daniel precisa de uma vitória para se garantir. Caso perca ou empate, Alexandre é quem avança na competição.
A Copa Canecão, realizada pela Associação Ubatubense de Futebol de Mesa (www.futmesaubatuba.com.br) com o apoio da Secretaria de Esportes e Lazer, termina no próximo Sábado, 4 de Junho. As partidas são realizadas na FUNDAC (av. Thomas Galhardo S/N - ao lado do Tubão), das 19:00 as 22:00. A entrada é franca para os visitantes. (Fonte: AUFM)

Ordem do Dia da 17ª Sessão Ordinária Ubatuba

Ubatuba - O Vereador Jairo dos Santos - PT, Presidente da Câmara Municipal de Ubatuba, anuncia a Ordem do Dia da 17ª Sessão Ordinária desta Casa, a realizar-se no dia 31 de maio de 2005, às 20:00 horas, constituída de Projetos de Lei e outras proposições abaixo relacionadas:
ORDEM DO DIA - EM ÚNICA DISCUSSÃO:
01 - Projeto de Lei nº 039/05, do Ver. Charles Medeiros – PSDB, que institui a “Semana Hans Staden”, a comemorar-se, a cada ano, no mês de agosto.
02 – Projeto de Lei nº 044/05, do Ver. Edílson Félix - PSC, que dá a denominação de “Rua Benedito Francisco Siqueira – ‘Seu Dito’”, a uma travessa da rua Maria Divina Ferreira, no bairro Morro das Moças.
03 – Moção nº 29/05, do Ver. Charles Medeiros – PSDB, de Congratulações, aos idealizadores do estande de Ubatuba na Facilpa 2005, organizado pelos empresários Carlos da Linort, Nelsinho Ferrari e equipe e aos demais empresários do nosso município.
04 – Moção nº 30/05, do Ver. Gerson de Oliveira – PMDB, de Congratulações, à TV Globo, pelos seus 40 anos de instalação.
05 – Moção nº 31/05, do Ver. Claudinho Gulli - PMDB, de Congratulações, ao Presidente da Fundação da Criança e Adolescente – FUNDAC, o Dr Luiz Bitetti da Silva e aos funcionários dessa Fundação, pelo excelente trabalho que vem desenvolvendo.
06 – Pedido de Informação nº 49/05, do Ver. Ricardo Cortes – PV, sobre terreno da prefeitura utilizado pelo Camping Clube Brasil.
07 – Pedido de Informação nº 50/05, do Ver. Jairo dos Santos – PT, esclarecimento e posicionamento a respeito do Plano Extraordinário de Obras Edital 014/96.
08 – Pedido de Informação nº 51/05, do Ver. Romerson de Oliveira – PFL, sobre a estrada principal dos bairros do Corcovado e Sertão da Quina.
09 – Pedido de Informação nº 52/05, do Ver. Romerson de Oliveira – PFL, sobre a contratação de especialistas médicas nas áreas de Urologia e Otorrinolaringologia.
10 – Requerimento nº 178/05, do Ver. Romerson de Oliveira – PFL, ao DER, reparos na lombada localizada na avenida Marginal – SP-55, no bairro do Perequê-Mirim.
11 – Requerimento nº 179/05, do Ver. Romerson de Oliveira – PFL, à Telefônica, instalação de um telefone público na rua Oscarino Cunha nº 08 no bairro do Perequê-Mirim.
12 – Requerimento nº 180/05, do Ver. Romerson de Oliveira – PFL, à Empresa de ônibus Cidade de Ubatuba, o acréscimo de mais dois horários de ônibus, sendo as 12:20 e 18:00 horas.
13 – Requerimento nº 181/05, do Ver. Romerson de Oliveira – PFL, à Telefônica, extensão da rede telefônica da praia do Ubatumirim.
14 – Requerimento nº 182/05, do Ver. Romerson de Oliveira – PFL, à Telefônica, instalação de um telefone público na altura do nº 95 da rua Afonso Barbosa, no bairro do Rio Escuro.
15 – Requerimento nº 183/05, do Ver. Romerson de Oliveira – PFL, à Elektro, ampliação da rede secundária entre os números 340 e 345 da rua Jacatirão I no bairro do Perequê-Mirim e instalação de uma luminária no nº 345 da mesma rua.
16 – Requerimento nº 184/05, do Ver. Romerson de Oliveira – PFL, à Empresa Cidade de Ubatuba, que mantenha os horários de ônibus para o bairro da Cachoeira dos Macacos nos fins de semana e feriados, e acrescente mais um horário em cada período.
17 – Requerimento nº 185/05, da Verª Luciana Machado – PDT, ao Governo do Estado, reconstrução da ponte do rio Maranduba, sito a av. dos Expedicionários, no bairro da Maranduba.
18 – Requerimento nº 186/05, da Verª Luciana Machado – PDT, ao Governo do Estado, reconstrução da ponte do rio da Laje, no bairro do Sertão da Quina.
19 – Requerimento nº 187/05, da Verª Luciana Machado – PDT, ao Governo do Estado, recapeamento da estrada do Sertão da Quina, no bairro da Maranduba.
20 – Requerimento nº 188/05, do Ver. Marcos Francisco – PSC, à Sabesp, extensão da implantação de rede de esgoto da rua Acre, da esquina da rua Amazonas até a rua Sergipe, no bairro Parque Guarani.
21 – Requerimento nº 189/05, do Ver. Marcos Francisco – PSC, à Elektro, revisão e troca de luminárias no farol da barra.
22 – Requerimento nº 190/05, do Ver. Jairo dos Santos – PT, ao DER, reparos na Rodovia SP-55 nos quilômetros 66 e 68 e instalação de um redutor de velocidade no trecho dos quilômetros 75-76.
23 – Requerimento nº 191/05, do Ver. Charles Medeiros – PSDB, à Telefônica, instalação de um telefone comunitário nas proximidades da casa do “Norinho”, na vila da Praia Vermelha, no bairro da Praia Vermelha do Norte.
24 - Requerimento nº 192/05, do Ver. Charles Medeiros – PSDB, à Tim Telefônica Celular, estudos para telefonia celular na Região Sul.
25 – Requerimento nº 193/05, do Ver. Charles Medeiros – PSDB, à Tim Telecomunicação, instalação de uma antena de telefonia móvel de forma que possa contemplar os bairros da Região Norte de Ubatuba.
26 – Requerimento nº 194/05, do Ver. Charles Medeiros – PSDB, à Sabesp, prolongamento de rede de água a partir do nº 121 da rua Belmont Buther, no bairro do Perequê-Açú.
27 – Requerimento nº 195/05, do Ver. Charles Medeiros – PSDB, ao Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo, cópia de estudos geológicos, biológicos, bacteriológicos, balneabilidade entre outros, realizados na costa deste município, nos últimos três anos.
28 – Requerimento nº 196/05, do Ver. Osmar de Souza – PFL, à Telefônica, instalação de um orelhão, próximo ao nº 460, na rua Engenho Velho, no bairro da Lagoinha.
29 – Requerimento nº 197/05, do Ver Osmar de Souza – PFL, à Telefônica, instalação de orelhão na Vila Califórnia, no bairro da Lagoinha.
30 – Requerimento nº 198/05, do Ver. Osmar de Souza – PFL, à Telefônica, instalação de um orelhão, próximo ao nº 560, na rua das Galhetas, no bairro da Tabatinga. (Fonte: Câmara Municipal de Ubatuba)

Ação Litoral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Convite - Sábado que vem, 4 de junho é o dia do IV Festival De Música e Paródia Escola Tancredo. Dos 21 inscritos, foram escolhidos 15. o resultado da pré-seleção está divulgado na escola. A apresentação dos concorrentes começará às 19 horas e a premiação será na mesma noite. A entrada é um quilo de alimento não perecível (exceto sal), que será encaminhado para uma instituição beneficente. Venha prestigiar.

Mariana Moreira Vieira
Ubatuba, SP


Quiosques I - Caro Emilio. Quanto as fotos mostradas dos quiosques de Caraguá com seu feliz comentário, tenho a observar que não são de praia, mas sim do centro, então se tivermos que comparar com os nossos, seria da feirinha da Cidade, aí sim, uma vergonha ainda maior.
Quanto aos quiosques de praia. assim como toda e qualquer obra realizada na Cidade, principalmente no que se refere ao seu corredor principal, aquele que denominávamos de Corredor Turístico, precisam de regras claras, ou de se obedecer as que existem.
Infelizmente não é o que ocorre, é lamentável o nível de construções e do comércio neste corredor desde a entrada da Cidade (Portal nunca ativado) até a Praia Grande, da vergonha.

Fernando Pedreira
Maranduba, Ubatuba, SP


Quiosques II - Caro Emílio, quero crer que suas obs, quanto aos quiosques de Caraguá, foram bem intencionadas apesar de não configurarem semelhança alguma com os nossos problemas criados pelos "quiosques". Se me permite a intromissão, já que a assina com a responsabilidade de editor do Litoral Virtual, sua manifestação (neste momento) ficou inoportuna e, extremamente desagradável. Reflexão.
Todos queremos e precisamos que as coisas deem certo por aqui. O caso quiosoque é um, entre tantos dos nossos problemas. Na verdade, é preciso pensar e agir pelo coletivo e devolver ou remunerar o coletivo pelo uso comercial daquilo que lhe pertence. Quiosque virar restaurante, se for do interesse coletivo e, com licitação, porque não? Se estiver faltando restaurantes, até carrinhos de lanche podem virar restaurante e ter música ao vivo. Para tanto, basta que atenda o interesse coletivo e, seja feita a licitação para que todos possam concorrer em igualdade de condições. Enquanto isso não acontecer, e permanecer para benefício apenas de poucos, o que é de todos, sempre haverá discórdia e talvez, estas coisas negativas, sejam a razão da falta de coisas positivas.

Ronaldo Dias
Ubatuba, SP


Quiosques III - Emilio. Infelizmente da forma como voce veiculou a "noticia" sobre os quiosques de Caraguá, denota sua concordância com a reforma e "modernização" dos quiosques da Praia Grande. Seu recado esta dado de forma clara: olhem para Caraguá a cidade que deu "certo" (se comparada a Ubatuba, deu muitíssimo). Lá tem quiosque e dos grandes(a foto comprova), além do que, tocam música ao vivo e todos gostam. Viva os quiosques de Caraguá (dito subliminarmente). O que eu estou pedindo é uma reportagem um pouco mais completa. Na Praia Grande por exemplo, existem trinta quiosques em mil e trezentos metros de praia. A cada 43 metros um quiosque. Em Caraguá quantos são na praia do centro? Cinco, seis distribuídos ao longo de quantos quilometros? Aqui não se cumpre a lei há mais de 15 anos. E lá. Houve licitação. Os quiosques cumprem o determinado pela lei? Podem funcionar até que horas? Inúmeras questões, que sem dúvida, um bom jornalismo dá conta facilmente, levando informações suficiente, para os leitores se balizarem nesta discussão. Me desculpe mas sua notícia ficou parcial e pela metade.
Atenciosamente,

Guilherme F. de Assis
Ubatuba, SP


Quiosques IV - Excelente atitude do Senhor Emilio Campi, demonstrando em algumas imagens tudo o que se poderia utilizar para contestar aos diversos comentários e deturpações relacionadas aos Quiosqueiros de Ubatuba!!!
Infelizmente uma "meia duzia" de pessoas tentam por vezes manipular a opinião popular, resultando num retrocesso. Como pudemos observar nas imagens apresentadas neste conceituado meio de comunicação na data de 30/05/2005, os quiosques de Caraguatatuba, que nada lembram aos nossos, vem colaborando com o aquecimento turístico, trazendo uma opção, não só ao Turista, como também ao próprio morador, oferecendo um lugar agradável, música ao vivo e infra instrutura adequada (com sanitários, etc). Será que a Promotoria do Meio Ambiente do Litoral Norte, somente esta interessada em "proteger" os "peixinhos" da praia do Itaguá? Será que na orla da praia do Centro de Caraguatatuba não existem "peixes" para proteger? ou será que é algo pessoal?
A situação ora indefinida na Praia Grande, se deve a um projeto antigo e antiquado, devendo-se adequá-lo aos parâmetros atuais. Ubatuba, não diferente ao restante do país, sofre com o alarmante índice de desemprego, sendo os Quiosques uma alternativa de emprego a centenas de pessoas e suas respectivas familias.
Espero que haja um bom senso dos nossos vereadores, da administração pública, dos quiosqueiros e principalmente da promotoria do meio ambiente. Devendo ser criado um modelo arquitetônico padronizado aos quiosques.

Maick Walace
Pós-Graduando em Direito Público


Vacina contra gripe - Excelente a campanha de vacinação dos idosos contra a gripe. Louvável e de grande repercução na saúde de todos nós.
Contudo, há o seguinte problema que só agora, custosamente, identifiquei.
Neste anos, após a vacinação, sempre senti reação que foi aumentando e, neste ano, está muito forte, estando eu com bronquite alérgica desde a aplicação.
Por acaso, minha mulher assistindo TV deu com entrevista de médico que contraindica a vacina aos portadores de alergia ao iodo, bem como àqueles que apresentam picos altos de febre quando doentes.
Talvez haja outras patologias que impediriam a aplicação da vacina e que não foi ouvida por minha cara metade.
Assim, pessoalmente, não deveria nunca ter tomado a vacina. Paciência. Doravante não mais a tomarei.
Para nosso público que a toma, anualmente, não custaria a própria enfermeira que a aplica perguntar ao vacinando se êle é alérgico a iodo ou sujeito a picos de febre alta quando doente. Em caso positivo, não aplicar a vacina e remeter a 'vítima' ao médico.
Evitar-se-á, com esta simples pergunta, grandes problemas para todos, quer para quem aplica, quer para quem não a deve tomar.
Escrevo a presente na condição de vítima e de vivente que, reconhecidamente, de 'médico e de louco tenho um pouco'.

Roberto de Mamede Costa Leite
Ubatuba, SP

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br
O envio de foto caracteriza autorizada a sua publicação e identifica o remetente como autor.

Caraguatatuba

Ilhote da Cocanha- Emilio Campi

Ilhote da Cocanha
©Emilio Campi


Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor

contador, formmail cgi, recursos de e-mail gratis para web site