Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quarta-feira, 01 de junho de 2005 - Nº 1290 Edições Anteriores

Pe na Areia Inteligraph Cemar Boats

Região
Litoral Norte exibe atrações regionais em Salão do Turismo


Caraguatatuba
Prefeito veta fechamento de bairros
Pesca do Camarão
Construção do Mercado Municipal
Caraguá promove 1º Seminário de Gestão Territorial
Prefeitura de Caraguá contrata médicos
Saúde tem aumento de demanda, de gastos e de investimentos
Prefeitura de Caraguá contrata médicos
Saúde de Caraguá treina enfermeiros da rede pública
Batendo um Bolão
Campeãs de karatê trazem medalhas para Caraguá
Baduca – 1 Ano de Falecimento
Pardim é entrevistado no Antonio Leite Livre
Celso Pereira ganha apoio na questão do Massaguaçu
Aguilar assume compromisso com Aurimar


Ilhabela
Tucanos de Ilhabela participam do 8º congresso nacional do PSDB

São Sebastião
Secretaria da Saúde promove ações no Dia Municipal de luta conta a AIDS
Oposição cobra minuta e barra votação de mudança no PSF
Estudante de Caraguá dá palestra em São Sebastião

Ubatuba
CPI dos Quiosques é rejeitada em sessão longa e acalorada
Vereador institui “Semana Hans Staden” em Ubatuba
Comunidades quilombolas se unem para reivindicar direito às terras
Guarda Municipal comemora onze anos com futebol
Ubatuba realiza ações no Dia Municipal de Combate à AIDS
Ubatuba sediará encontro de órgãos ambientais
Garotada mantém boa média de gols no campeonato da Escolinha Rubens Salles

Seções
Carta do Leitor
Foto do Dia


Notícias da Região Topo

Litoral Norte exibe atrações regionais em Salão do Turismo

Litoral Norte - As quatro cidades do Litoral Norte estarão presentes no Salão do Turismo-Roteiros do Brasil, que acontece de hoje até domingo, no Expo Center Norte, em São Paulo. O salão é realizado pelo Ministério do Turismo com apoio do governo do Estado de São Paulo. As cidades de Ubatuba, Caraguatatuba, São Sebastião e Ilhabela decidiram resgatar os objetivos da Fundação Linha Verde, criada há 20 anos, e investir num roteiro regional. Na capital, o Litoral Norte terá como principal produto um roteiro de ecoturismo envolvendo as quatros cidades da região. Trilhas a pé, de jipe ou de bicicleta pelos parques estaduais da Serra do Mar, esportes radicais como surfe e asa-delta e praias são alguns dos atrativos oferecidos na feira. No estande do Litoral Norte serão distribuídos 25 mil folhetos mostrando os atrativos da região. Cerca de 100 mil pessoas devem visitar o evento. "Atualmente, existe vontade política e apoio do Estado e União pela valorização da regionalização do nosso turismo", afirmou o secretário de Turismo de Ubatuba, Luiz Felipe Azevedo. Segundo ele, a Fundação Linha Verde não vingou no passado justamente por falta de integração política. Segundo o secretário de turismo de Caraguá, Ricardo de Lima Ribeiro, o Circuito Litoral Norte Paulista terá como objetivos acabar com a sazonalidade do turismo local.
"Uma pesquisa mostrou que o turista passa no máximo cinco dias por ano em um mesmo local. Com o roteiro regional pretendemos aumentar sua permanência na região para pelo menos oito dias", disse.
Os quatro municípios decidiram manter a mesma proposta em outras cinco feiras, entre elas, a realizada pela Abav (Associação Brasileira de Agências de Viagens) no Rio de Janeiro, em outubro. (Fonte: ValeParaibano)

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba

Prefeito veta fechamento de bairros

Caraguatatuba - O prefeito de Caraguatatuba, José Pereira de Aguilar (PSDB), vetou o projeto de lei aprovado pela Câmara que transformava em condomínios fechados os loteamentos Park Imperial, no Massaguaçu e Mar Verde 1 e 2, na praia da Mococa.
Segundo Aguilar, a medida seria irregular pois nos dois locais existem áreas públicas e pontos turísticos. O prefeito afirmou ainda que o loteamento Mar Verde 1 e 2 não está totalmente legalizado.
Caso os vereadores derrubem o veto e promulguem a lei, a prefeitura pretende ingressar na Justiça para impedir a transformação dos loteamentos em condomínios fechados.
O projeto de lei, de autoria do vereador Francisco Carlos Marcelino (PSDB), também não conta com o respaldo dos moradores. "Não fomos consultados pelo vereador e além do mais, parte do loteamento está embargado judicialmente por problemas ambientais", afirmou Urbano Neto, um dos moradores do Mar Verde 2.
Segundo ele, os moradores vão levar o caso ao conhecimento do Ministério Público.
O presidente da Câmara, Juarez Pardim (PPS) afirmou que o veto de Aguilar ao projeto ainda não chegou à câmara.
Segundo ele, para derrubar o veto serão necessários seis votos favoráveis ao projeto. "Vamos discutir o veto e avaliar o que é melhor para a cidade", disse. (Fonte: ValeParaibano)

Pesca do Camarão

Caraguatatuba - Pescadores de Caraguatatuba participaram ontem à tarde, na praia do Camaroeiro, da cerimônia de bênção de suas embarcações para o reinício da captura do camarão, liberada a partir de hoje pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis). O pescador do bairro de Massaguaçu Manoel Messias Soares, 78 anos, foi homenageado. Ontem, o Ibama apreendeu 1,5 tonelada de camarão capturada irregularmente no Litoral Norte. (Fonte: ValeParaibano)

Construção do Mercado Municipal

Caraguatatuba - O prefeito de Caraguatatuba, José Pereira de Aguilar reúne-se nesta terça-feira, dia 31 de maio, às 19h30, com os representantes do Conselho de Desenvolvimento Rural e da Pesca, na Casa da Agricultura (próximo ao Posto de Saúde do Centro), para anunciar a construção do mercado municipal. O objetivo do prefeito é ouvir os agricultores e produtores, já que o Mercado deverá atender às suas necessidades e expectativas. (Fonte: PMC)

Caraguá promove 1º Seminário de Gestão Territorial
O prefeito de Caraguá, especialistas e secretários municipais promovem debates e palestras sobre biodiversidade do litoral, gerenciamento costeiro, gestão do Parque Estadual, Plano Diretor Municipal e outros temas.

Caraguatatuba - Em Caraguá, o Dia do Meio Ambiente (comemorado em 5 de junho) começa a ser lembrado com o 1º Seminário de Gestão Territorial Caraguatatuba-SP, que acontece na próxima sexta-feira, dia 3. Quem promove o evento é o Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA) de São Paulo e a Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos (AEAA) de Caraguá.
O Seminário acontece no Auditório das Faculdades Integradas Módulo e oferece discussões e debates sobre temas como biodiversidade do litoral, gerenciamento costeiro, gestão do Parque Estadual, Plano Diretor Municipal, e outros, abordados por especialistas e autoridades municipais como os secretários de Planejamento, Meio Ambiente, e Urbanismo, Habitação e Trânsito, de Caraguatatuba.
O evento é aberto ao público e conta com o apoio da Prefeitura Municipal, Faculdades Integradas Módulo, Instituto Ambiental Ponto Azul, Instituto Onda Verde e Ong Vale Verde.
O evento será aberto às 14 horas com presença de autoridades. Das 14h15 às 15h, André Miragaia da Ong Vale Verde apresenta um diagnóstico ambiental sob o tema ‘‘Biodiversidade do Litoral Norte – O que você tem a ver com isso?’.
Das 15h às 15h30, a pesquisadora científica, Zuleika Beyhath, fala sobre ‘Agenda 21 do Litoral Norte - Integrar e Mobilizar’.
Das 15h30 às 16h, o Dr. Marcos Lopes Couto, presidente do Gerco, advogado e ambientalista ministra a palestra sobre Gerenciamento Costeiro e Zoneamento Ecológico e Econômico no Litoral Norte.
Das 16h às 16h30, o engenheiro do Instituto Florestal, Ivan Soares aborda o tema Plano de Gestão do Parque Estadual – Uso e Desenvolvimento Sustentável.
Das 16h30 às 17h, o engenheiro do CREA, Luis Carlos Alcântara falará sobre ‘Acessibilidade: uma adequação urbana’.
Das 17h30 às 18h, estará em destaque o projeto Orla - diretrizes para o usos e ocupação da orla de Caraguatatuba, com a secretária Municipal de Planejamento, Luz Marina Poddis de Aquino.
Das 18h às 18h30, o Secretário de Meio Ambiente, Auracy Mansano fala sobre o Comitê de Bacias Hidrográficas no Litoral Norte e a gestão dos recursos hídricos.
Das 18h30 às 19h, o vice-presidente da AEAAC, Paulo André Ribeiro, vai falar sobre Estatuto da Cidade como instrumento para a regularização urbana.
Das 19h às 19h30, o Secretário de Urbanismo, Habitação e Trânsito, Leandro Borella abordará o Plano Diretor Municipal como proposta para o desenvolvimento nos próximos 10 anos.
Das 19h30 às 19h45, o presidente do CREA, engenheiro José de Paula Afonso fala da importância do profissional na gestão das cidades.
Das 19h45 às 20h, o prefeito José Pereira de Aguilar, aborda o tema 'Caraguatatuba Viver é Aqui hoje e no futuro'. Das 20h às 21h o evento será finalizado com uma Mesa Redonda. (Fonte: PMC)

Prefeitura de Caraguá contrata médicos
Médicos interessados devem procurar a Secretaria Municipal de Saúde.

Caraguatatuba - A Prefeitura de Caraguatatuba irá contratar, por meio da Secretaria de Saúde, três médicos para atuarem no PSF-Programa Saúde da Família. Os médicos serão contratados para trabalharem no PSF dos bairros Perequê Mirim, Porto Novo e Tinga. Os interessados devem procurar a Secretaria Municipal de Saúde, por meio dos telefones 3882-5415. (Fonte: PMC)

Saúde tem aumento de demanda, de gastos e de investimentos
O aumento da demanda foi constatado na prestação de contas do dia 19 de maio. Prefeito diz que quer investir na saúde preventiva. A contratação de dois especialistas, 15 dentistas, 5 auxiliares, agentes comunitários de saúde, agentes de combate a dengue e mais três médicos (em vias de contratação) são alguns dos primeiros passos para atender o grande déficit da Saúde.

Caraguatatuba - O aumento da demanda na rede pública de Saúde foi comprovado na prestação de contas da Secretaria Municipal de Saúde, em 19 de maio, na Câmara Municipal, assim como o número de atendimentos e o custo dos serviços prestados. Este ano a Saúde terá um orçamento de R$ 26.375 milhões, que eqüivale a 16% do orçamento. No primeiro trimestre foram aplicados R$ 5.733,870 milhões.
Visando atender às necessidades da população, a prefeitura contratou dois médicos especialistas, um angiologista (vascular) e um oncologista, e ainda quer contratar mais três médicos para atuarem no PSF - Programa Saúde da Família, nos bairros Perequê Mirim, Porto Novo e Tinga.
"Embora não pareça, a Saúde está tendo êxito na administração. Em apenas três meses de transição e tendo que renovar contratos, registramos aumento no atendimento prestado em todos os setores. Quero aumentar ainda mais os investimentos, principalmente na Saúde Preventiva com o fortalecimento do PSF, programa que está sendo complementado com novos agentes e médicos", disse o prefeito.
Aguilar também considera preventivo o investimento em Saúde Bucal, por isso contratou 15 dentistas e 5 auxiliares de Consultório Dentário. No primeiro trimestre a Saúde Bucal realizou 13.830 consultas, enquanto que no mesmo período do ano passado foram 7.917. Nos procedimentos coletivos das escolas, foram atendidas 41.364 crianças, e no ano passado 35.270; e, na triagem das escolas foram examinadas 7.112 crianças, sendo que 2.492 estão em tratamento. Além disso foram 357 atendimentos especializados este ano e 266 no ano passado.
A Saúde investiu 315% a mais em medicamentos básicos, R$ 343.694 mil, ao passo que no mesmo período do ano passado foram comprados pela Prefeitura R$ 169.424 mil. O repasse de medicamentos do Governo Federal e Estadual também foi maior este ano: R$ 308.780 mil; no ano passado o repasse foi de R$ 285.743.
As consultas médicas e os exames de patologia e diagnoses aumentaram, foram 51.516 exames (em 2004 foram 46.455); e 52.421 consultas médicas (em 2004 foram 40.751); e mais 8.028 consultas com especialistas (em 2004 foram 5.175).
Os exames para DST (Doenças Sexualmente Transmissíveis) e AIDS também aumentaram, foram 4.025 este ano e 2.316 no ano passado.
As internações também aumentaram, Caraguá atendeu 1.525 pessoas, sendo 170 de outros municípios.
A saúde prestou 1.340 atendimentos com Ortopedista. O atendimento em fisioterapia também foi maior no primeiro trimestre de 2005, com 8.138 procedimentos (em 2004 foram 4.935). A saúde emprestou mais órteses e próteses: 305 ao todo, enquanto que em 2004 foram emprestados 57 equipamentos como cadeiras de roda, bengalas, muletas e outros.
A demanda do PSF na Central Reguladora de Vagas também foi bem maior este ano: 8.028 atendimentos contra 5.175 no ano passado.
O investimento em transportes e manutenção de veículos também foi grande no primeiro trimestre do ano. Foram realizados 3.388 atendimentos locais; e para fora do município foram transportados 2.742 pacientes mais 748 acompanhantes, com uma média de 10 atendimentos por dia aos hospitais de referência como Ribeirão Preto, Campinas, Jundiaí, Bragança Paulista, Santo André, Baurú e outros. Para prestar tantos atendimentos a Saúde recuperou 70% da frota.
A água no município também foi fiscalizada pela Saúde. De acordo com a Vigilância Sanitária, a qualidade no sistema público melhorou e os índices apontam que no exame bacteriológico a água alcançou 94,4% (em 2004 estava em 85%); quanto ao cloro a água alcançou a marca de 100% (em 2004 foi de 75%); quanto ao flúor a marca foi de 94,4% (em 2004 foi de 42,8%). A Saúde também fiscalizou a água nos sistemas particulares que apontaram 100% de qualidade em todos os quesitos (em 2004 a média foi de 87%).
A Dengue foi outra preocupação da Saúde que contratou nova equipe de combate ao Aedes Aegypts. O registro foi de 0 casos até agora, contra 167 ano passado. (Fonte: PMC)

Prefeitura de Caraguá contrata médicos
Médicos interessados devem procurar a Secretaria Municipal de Saúde.

Caraguatatuba - A Prefeitura de Caraguatatuba irá contratar, por meio da Secretaria de Saúde, três médicos para atuarem no PSF-Programa Saúde da Família. Os médicos serão contratados para trabalharem no PSF dos bairros Perequê Mirim, Porto Novo e Tinga. Os interessados devem procurar a Secretaria Municipal de Saúde, por meio dos telefones 3882-5415. (Fonte: PMC)

Saúde de Caraguá treina enfermeiros da rede pública
Os enfermeiros serão treinados a fazer as primeiros atendimentos à crianças até 5 anos em consultas de rotina

Caraguatatuba - Para melhor atender a comunidade, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Divisão de Assistência à Saúde irá realizar no dia 1º de junho, quarta-feira, às 14h, no auditório do Ceprolin (Centro Profissionalizante do Litoral Norte) um treinamento sobre Puericultura na Atenção Básica.
O treinamento será ministrado pela médica pediatra, do Núcleo Regional de Saúde, Shirley Aparecida Romeiro.
O curso que é direcionado para enfermeiros do PSF (Programa de Saúde da Família) tem o objetivo é reciclar os profissionais para que eles possam estar fazendo atendimentos de triagem à crianças até cinco anos de idade que fazem consultas rotina.
Para mais informações 3882-5025 com Valéria, coordenadora do PSF. (Fonte: PMC)

Batendo um Bolão

Caraguatatuba - Em visita que vem fazendo em vários locais da cidade, o prefeito de Caraguatatuba José Pereira Aguilar (PSDB) esteve na Escola Estadual "Ismael Iglesias", no bairro Barranco Alto, na última segunda-feira, dia 30, onde "bateu um bolão" com os alunos da escola, que comemoram a integração com o chefe do executivo. (Fonte: PMC)

Campeãs de karatê trazem medalhas para Caraguá
Cinco meninas, entre 7 e 13 anos, se destacaram em competições regionais e estaduais, e são promessa de vitória no Brasileiro

Caraguatatuba - Até se perdeu a conta de quantas medalhas essas campeãs trouxeram para Caraguatatuba. As meninas Beatriz D´Avila, de 7 anos, Larissa Suzuki, de 10 anos, Karen Steffany, de 12 anos, Jéssica Dias e Deborah Cristine, de 13 anos, apresentaram apenas algumas das conquistadas em disputas mais recentes.
Depois de disputarem o Paulista de Karatê Boys, no último dia 28, sábado, no Ginásio do Ibirapuera, elas devem seguir para a competição acirrada do Campeonato Brasileiro.
O treinador Edson Mendes do Amaral, mais conhecido como Edinho, fez questão de enfatizar que todas elas têm sido destaque no município e regionalmente também.
“Inclusive algumas delas irão participar do Campeonato Brasileiro e são promessa para novas medalhas”, adiantou ele.
Ele informou também que elas são as únicas karatecas do Litoral Norte que obtiveram classificação para o 15º Campeonato Paulista de Karatê Boys, onde Beatriz conquistou duas medalhas de prata e uma de bronze, Karen, Deborah e Jéssica conquistaram, cada uma, uma de prata e Larissa uma de bronze.
“É importante ressaltar que somente elas, entre competidores do Vale do Paraíba e do Litoral Norte, trouxeram medalhas para casa”, comemorou.
Segundo o treinador, o projeto desenvolvido tem um caráter social muito significativo. “Tudo começa com um objetivo social e por meio disso, descobrimos alguns talentos que são destaque”, finalizou. (Fonte: PMC)

Baduca – 1 Ano de Falecimento

Caraguatatuba - A última terça-feira – 31 de maio, foi lembrado o primeiro ano da morte do meu saudoso pai e Vereador João Rodrigues de Godoy Filho – Baduca, vitimado por um ataque cardíaco fulminante.
É com saudade e muita alegria que lembro de meu pai; Político honesto e voltado para as causas sociais, Pai amantíssimo e zeloso por sua família, homem íntegro e dedicado ao trabalho.
Melhor do que lembrar de meu pai é reviver nos últimos 12 meses o que sucedeu a sua morte: O anexo dos Vereadores na Câmara Municipal de Caraguatatuba tem o seu nome e a minha eleição, onde segui a trajetória de meu pai, elegendo-me e mantendo o nome da família nos bons caminhos da política.
Saudade, esperança de um mundo melhor, mais humano e justo. É isto que guardo de meu pai, do fundo do coração, com alegria e força para viver.
Quero agradecer as manifestações e presença na missa do 1º aniversário de sua morte, celebrada na Igreja Matriz – Santo Antonio, ontem – quarta-feira, às 19 horas. Vocês, amigos, parentes, Vereadores e munícipes são a principal prova do trabalho feito por meu pai e a marca deixada por ele.
Obrigado!!!
Cristian Alves de Godoi, mãe e irmãos. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Pardim é entrevistado no Antonio Leite Livre
Vereador ocupa 2 blocos do programa falando sobre política e respondendo aos ouvintes

Caraguatatuba - O Vereador e Presidente da Câmara Municipal de Caraguatatuba, Juarez Pereira Pardim (PPS), foi entrevistado na tarde de hoje – 31 de maio pelo radialista Antonio Leite no programa que leva o seu nome “Antonio Leite Livre”, exibido de segunda à sexta-feira pela TV Band Vale. A entrevista durou 2 blocos do programa e nela o Parlamentar falou sobre política e respondeu aos ouvintes.
O radialista ocupa uma posição privilegiada no ibope perante o horário, com larga diferença entre os concorrentes. Atualmente o programa abrange o Vale do Paraíba, Sul de Minas, Serra da Mantiqueira, Litoral Norte e Litoral Sul, com um público estimado em 2 milhões de pessoas.
O Vereador estava acompanhado do seu colega de Vereança, Celso Pereira – Celsinho (PSDB), amigo particular do radialista que agendou a entrevista. Durante os 2 blocos do programa Pardim respondeu a perguntas formuladas via fone pelos ouvintes, sobre a situação do bairro Pontal Santamarina, a posição política do Prefeito com o vice e a situação da erosão na praia de Massaguaçu.
Pardim esclareceu que a situação do Pontal Santamarina só se resolverá quando forem executadas as obras de esgoto no local. “Qualquer obra feita antes do esgoto fará com que o contribuinte pague 2 vezes pelo mesmo trabalho”, disse. Com relação ao suposto desentendimento entre o Prefeito Aguilar e seu vice Lúcio Fernandes, Pardim foi claro. “Desconheço qualquer turbulência na relação deles. O que tenho ciência é de uma carta do vice se afastando. Eu só acho que ao invés de criticar as pessoas deveriam apoiar o Prefeito pelas melhorias na cidade”, frisou.
Ao final, falou sobre a situação da praia de Massaguaçu, juntamente com o seu colega Celso Pereira, ressaltando que o Governador tem obrigação de resolver a questão. “O PSDB inviabilizou a candidatura do PPS tirando Aguilar do partido e sendo assim, deveria resolver esta questão o quanto antes”. Pardim achou proveitosa a sua entrevista e ao final do programa foi convidado a retornar pelo próprio Antonio Leite. “É muito bom expressar as idéias e opiniões, principalmente num veículo como a Televisão e num programa de prestígio como o de Antonio Leite”, concluiu. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Celso Pereira ganha apoio na questão do Massaguaçu
Radialista Antonio Leite cobra solução de Alckmin, Antonio Carlos e Dario Lopes

Caraguatatuba - O Vereador Celso Pereira – Celsinho (PSDB), da Câmara Municipal de Caraguatatuba ganhou um forte aliado quanto ao problema de erosão na praia de Massaguaçu, na zona norte da cidade. O radialista Antonio Leite, da TV Band Vale cobrou ao vivo o Governador Alckmin e o Secretário dos Transportes Dario Rais Lopes, e colocou em questão a popularidade do ex-Prefeito Antonio Carlos da Silva (PSDB) para solucionar a questão durante o seu programa, “Antonio Leite Livre”.
O Parlamentar foi o responsável pela entrevista do Presidente da Câmara de Caraguatatuba, Juarez Pereira Pardim (PPS), na tarde de hoje – 31 de maio, no programa “Antonio Leite Livre”, veiculada diariamente pela TV Band Vale. Amigo particular do radialista, Celso Pereira e Juarez Pardim dividiram os 2 blocos do programa desta terça-feira.
Entre uma questão e outra sobre política e condições dos bairros, principalmente o Pontal Santamarina, o Vereador respondeu a perguntas envolvendo a erosão que está destruindo a praia de Massaguaçu, na zona norte da cidade. Celso frisou que tem como aliados o Prefeito Aguilar (PSDB) e o Deputado Estadual Ricardo Trípoli (PSDB) e já enviou Requerimento ao Secretário dos Transportes, Dario Rais Lopes.
O radialista Antonio Leite, polêmico e contundente em suas opiniões e indagações, colocou em questão a popularidade do ex-Prefeito Antonio Carlos da Silva (PSDB). “Quando você (Antonio Carlos) era Prefeito, chamava o Governador de ‘Geraldinho’. Agora quero ver a sua força perante o Governador para resolver a questão do Massaguaçu”, disse. Antonio Leite disse também que irá convidar para uma entrevista o Secretário Dario Rais Lopes e irá indagá-lo sobre o problema do Massaguaçu. Celso Pereira tenta uma audiência com o Governador, para levar o Prefeito Aguilar e juntos pedirem por obras urgentes na praia.
Ao final o Vereador ficou contente com a entrevista. “Fui somente para acompanhar o Presidente da Câmara e acabei ganhando um grande aliado na questão da erosão no Massaguaçu”, finalizou. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Aguilar assume compromisso com Aurimar
Prefeito vai implantar Ensino Médio na escola Ismael Iglesias

Caraguatatuba - O Prefeito de Caraguatatuba, José Pereira de Aguilar (PSDB), assumiu compromisso com o Vereador Aurimar Mansano (PTB), da Câmara Municipal local, de implantar o Ensino Médio na escola Ismael Iglesias, no bairro do Barranco Alto. A visita se deu na última segunda-feira – 30 de maio.
O Parlamentar, no seu terceiro mandato, tem como base eleitoral a Segurança Pública, Saúde e Educação, já tendo assumido na gestão anterior a Presidência da Comissão de Assuntos Relevantes da Saúde, prestando um enorme serviço a comunidade.
Na visita feita no dia 30, juntamente com o Prefeito Aguilar, ambos visitaram e conheceram detalhadamente suas dependências, além de seus professores, diretores e funcionários, quando participaram de atividades com os alunos, como um jogo de futebol.
Durante a visita, onde esteve presente também a Presidente da Sociedade Amigos do Barranco Alto – Adnalva Ribeiro Ferreira – “Dina”, o Vereador falou da antiga reivindicação da comunidade, que é a implantação do Ensino Médio naquela escola.
Aguilar por sua vez assumiu prontamente o compromisso de construir de 4 a 6 salas naquela escola, seja com verba municipal, estadual ou de parcerias, para a implantação do Ensino Médio naquele bairro. Dentre os trabalhos realizados pelo Vereador ao longo destes anos, está o pedido de implantação da escola em tempo integral, dentre outros.
Para o Vereador a vida de um Parlamentar é feita desta maneira, de vitórias diárias. “A cada dia estamos mais próximos do Executivo e diariamente temos conquistado melhorias solicitadas pela população. Este é o trabalho do Vereador, conquistar aquilo que o povo quer, que o povo almeja”, concluiu. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Programa Ação Litoral

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Tucanos de Ilhabela participam do 8º congresso nacional do PSDB
O evento foi realizado no último sábado dia 21, em São Paulo

Ilhabela - O encontro do Partido da Social Democracia Brasileira aconteceu no anhebi em contou com a presença do ex-presidente Fernando Henrrique Cardoso, do Governador Geraldo Alckimin e do prefeito de São Paulo José Serra entre outras lideranças do estado.
Em pauta o aperfeiçoamento dos mecanismos de comunicação com a sociedade, resaltando "O JEITO TUCANO DE GOVERNAR, muito trabalho, pouco discurso e muita ação".
Os membros da Executiva Municipal do PSDB de Ilhabela estiveram presentes: a ex-vereadora Maria das Graças de Souza Ferreira a Gracinha, a atual secretária do Meio Ambiente, Maria InÊs Fazzine, o Diretor da Saúde Márcio Tenório e Gislene Alves, ja articulando apoio visando as convenções municipais que se aproximam e confirmar a fundamental importância da parceria do Estado c/ o Município para o desenvolvimento da cidade.
Segundo nota informada pelos membros da executiva municipal do PSDB, "em meio a multidão aclamando Geraldo alckimin para Presidente do Brasil, foi possível um momento de atenção para Ilhabela que deverá receber verbas para reforma do centro de saúde da vila e o tão esperado caminhão coletor de lixo, que o governador sinalizou positivamente. (Fonte: Correio do Litoral)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Secretaria da Saúde promove ações no Dia Municipal de luta conta a AIDS

São Sebastião - Neste dia primeiro de junho, quarta-feira, é comemorado o Dia Municipal de Luta contra a AIDS. Para marcar a data a Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde, estará promovendo uma série de ações que visam sensibilizar a população para reduzir a incidência de casos da doença no município. Neste sentido, às 16 horas, no Teatro Municipal será apresentada a peça teatral “Jovem sim! E daí?”, voltada ao público jovem de escolas da rede municipal com entrada franca.
Para a comunidade em geral, no mesmo dia, às 20 horas, também no Teatro Municipal, será apresentada a comédia popular “Cobrindo a megera, de olho na fera”, com ingressos a preço popular de R$ 5,00, que serão revertidos ao Fundo Social de Solidariedade, que repassa a verba arrecadada para as entidades assistenciais da cidade.
De acordo com a médica do Centro Municipal de Infectologia- CEMIN, Selma Vieira Lemos Cunha, ainda hoje, de forma geral, as pessoas sabem muito pouco sobre a aids. “Os preconceitos, muitas vezes estão aliados à ignorância e ao medo. Aids não pega no convívio diário, aids não pega com beijos e abraços, ou beber no mesmo copo. Aids é uma doença crônica grave, e seus portadores necessitam de convívio, compreensão e carinho”, destaca.
Ela conta que neste Dia Municipal de Luta contra a AIDS busca-se salientar que a única medida de prevenção segura é o uso de camisinha, feminina ou masculina, em todas as relações. “Muitas pessoas são portadoras do vírus e não sabem e nem aparentam, podendo ficar assim por muitos anos: portanto, não podemos confiar em impressões de que o parceiro é tranqüilo e tem poucos relacionamentos, ou de que ele aparentemente é são. Estimular crianças e jovens a ter atitudes responsáveis desde cedo, inclusive com questões ligadas à sua saúde, manter sempre um canal aberto para diálogo franco e aberto sobre todos os assuntos, e procurar informações corretas é, sem dúvida, o melhor caminho para se conseguir uma boa prevenção dessa doença”, explica.
A doença tem tratamento, mas continua sendo muito grave, pois os pacientes tem que tomar medicações pelo resto de suas vidas, sem poder falhar, para controle da atividade do vírus. Por isso, a importância dela ser amplamente prevenida.
A médica do CEMIN alerta que o diagnóstico deve ser precoce para facilitar o tratamento. “Se existe dúvida, sempre é melhor se fazer o diagnóstico precoce do estado de portador, do que se descobrir a doença em estágio avançado, facilita a prevenção de novos contágios, facilita um controle melhor da saúde e a instrução do tratamento no momento adequado, antes que ocorram seqüelas”, afirma.
Em São Sebastião, orientação sobre prevenção de AIDS e outras DSTs e distribuição de preservativos masculinos e femininos são feitas em todas as unidades básicas de saúde. Exames gratuitos para diagnóstico, tratamento e acompanhamento dos casos, com equipe treinada e multidisciplinar, assim como orientação e aconselhamento sobre práticas seguras de sexo, estão disponíveis no Centro Municipal e Infectologia, localizado a rua Benjamin Constant, 92, Centro. Mais informações pelo telefone 3892-6126. (Fonte: PMSS)

Oposição cobra minuta e barra votação de mudança no PSF

São Sebastião - Apesar de ter maioria na Câmara, a bancada governista não conseguiu, ontem à noite, votar em regime de urgência o projeto de lei 026/2005, de autoria do prefeito Juan Garcia, que autoriza a celebração de convênio entre a Prefeitura de São Sebastião e entidades ligadas à área da saúde.
Trata-se da mudança do convênio do PSF (Programa de Saúde da Família) que, atualmente, está ligado à Irmandade Coração de Jesus, provedora do Hospital de Clínicas.
Para um projeto ser votado com urgência há necessidade da assinatura de pelo menos sete dos dez vereadores. A bancada governista é formada por Robson Ceará (líder do governo), Luiz Antônio de Santana Barroso, o Coringa (vice-líder), Dalton Silva, Carlos Augusto Senatore, o Guto, e Marcelo Filho do Marinho. Além dos cinco, o presidente da Câmara, Wagner Teixeira, também assinou o requerimento, porém ainda era preciso obter mais uma assinatura.
Os quatro vereadores de oposição, José Cardim de Souza, Marcos Leopoldino, Modesto Koji Ono, o Kotian, e Solange Rodrigues de A-raújo Ramos, mantiveram seus posicionamentos e não aceitaram o regime de urgência especial. Por força do regimento, a minoria venceu a maioria e barrou a votação.
O líder do governo Robson Ceará ainda tentou convencer o grupo, sem sucesso. “Me comprometo a ir até o prefeito e trazer a minuta. Temos de tirar a questão política e resolver esta situação”, declarou Ceará.
Marcos Leopoldino rebateu as declarações do vereador governista. “Não vou assinar porque o prefeito é médico, advogado e tem por obrigação saber de lei. Manda para cá um projeto errôneo”, manifestou o vereador da oposição.
Kotian disse que a Procuradoria Jurídica da Câmara considerou a proposta inconstitucional por não especificar com que será firmado o convênio. “Não tem a minuta com os valores e a quem se destina. Votaremos a favor assim que vier”.
Diante do impasse, Wagner Teixeira propôs uma nova sessão ainda esta semana. “Que tragam o convênio e nós convocamos a extraordinária”, concluiu o presidente da Câmara.
Leopoldino garantiu que, com a minuta, vota a favor. “Me comprometo com meu voto, mas duvido que traga o convênio”, a-diantou o vereador. “Tenho certeza que o prefeito vai enviar”, respondeu o líder do governo Robson Ceará.
O projeto - A proposta enviada à Câmara no dia 3 de maio especifica em seu artigo 1º o seguinte: “Fica o Poder Executivo autorizado a celebrar convênios com outros municípios, habilitados nas condições de gestão de saúde, definidas pelo Ministério da Saúde, bem como entidades filantrópicas sem fins lucrativos, autarquias ligadas à União, Estado e Município, ONGs (Organizações Não Governamentais) e Oscip (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), visando a conjunção de esforços para gestão, implantação, coordenação e execução de programas e ações de saúde”.
Já o artigo 2º do projeto de lei define que os convênios serão regulamentados por meio de decreto. “Existem hoje, em termos nacionais, institutos e fundações, reconhecidamente competentes e que não deixam a desejar aos maiores centros de excelência em qualquer lugar do mundo.
Não podemos, de forma alguma, para o bem de toda uma população, que anseia por tratamentos mais resolutivos e eficazes, ignorar esses fatos e perdermos a oportunidade de sonharmos em poder contar com a evolução, que é muito mais rápida, dos tratamentos de saúde e disponibiliza-los à nossa população”, justificou o prefeito, em ofício enviado à Câmara.
Ontem à tarde, funcionários de postos do PSF participaram de reunião com vereadores e à noite estiveram na sessão. “Queremos sair do hospital, mas que vá para a instituição correta. Queremos a garantia da recontratação e transparência”, disse Célia Regina Santana, do PSF do Pontal da Cruz. (Fonte: Imprensa Livre)

Estudante de Caraguá dá palestra em São Sebastião

São Sebastião - O aluno do curso de Ciências Biológicas das Faculdades Integradas Módulo, Alexandre Porfírio, irá ministrar uma palestra sobre Educação Ambiental e Animais Tóxicos Marinhos, aos alunos de Administração e de Gestão Ambiental da FASS-Faculdade de São Sebastião, na sexta-feira, dia 3, às 20h40.
O projeto é da Ong Caravela, da qual Porfírio é pesquisador. O sucesso das ações da ONG tem repercutido fora de Caraguatatuba. Além de São Sebastião, outros municípios como Ilhabela, Assis e Joboticabal aderiram os projetos da Ong, abrindo espaço para os estudantes e pesquisadores disseminarem as informações por meio de palestras e cursos sobre toxicologia marinha e educação ambiental.
O aluno é pesquisador Sênior na área de recursos ambientais e toxicologia de animais marinhos, como o Baiacu, por exemplo. Atualmente o aluno desenvolve pesquisas sobre o nível de intoxicação que este e outros peixes podem causar.
Pesquisas sobre os efeitos da toxicologia marinha também são realizadas pela Dra. Melisa Sakamoto, da Ong Caravela, e pelo Dr. José Carlos, do Cebimar, em São Sebastião. Os resultados revelam que a toxina está presente na maioria dos Baiacus da região.
“Muitas pessoas não sabem mas consumir o Baiacu com as glândulas do veneno tetrodotoxina pode causar parada respiratória e até o óbito”, explica o aluno. Para que o Baiacú seja consumido sem este riscos, a glândula venenosa do peixe deve ser retirada.
Outra espécie marinha pesquisada pelo aluno é a alga do gênero Porfíria, popularmente conhecida como Nori. “Embora ainda não comercializada no Brasil, a alga tem importância econômica na nossa região, pois é bastante consumida em outros países. O objetivo da pesquisa é incentivar pescadores a cultivarem a alga no Litoral Norte, onde há grande incidência desta espécie”, explica o estudante.
Outra pesquisa do aluno diz respeito ao monitoramento do nível hídrico em áreas de risco. Porfírio estuda formas para medir o nível de área que penetra no solo dessas áreas, com o objetivo de implantar espécies vegetais para a contenção dessas áreas tão comuns em todo o Litoral Norte. (Fonte: Módulo)
 
Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Ubatuba

CPI dos Quiosques é rejeitada em sessão longa e acalorada

Ubatuba - Com o plenário lotado de munícipes, a 17ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Ubatuba, teve discussões e manifestações sobre a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito para apurar possíveis irregularidades nos comér-cios de praia em módulos especiais (quiosques).
Após vários vereadores se manifestarem, dando suas opiniões, o Projeto de Decreto Legislativo de n° 002/05, da Mesa, foi rejeitado com cinco votos contra e quatro a favor. Votaram contra a instalação da CPI os vereadores Charles Medeiros (PSDB), Claudinho Gulli (PMDB), Gerson de Oliveira (PMDB), Marcos Francisco (PSC) e Romerson de Oliveira (PFL). A favor votaram Edílson Félix (PSC), Luciana Machado (PDT), Osmar de Souza (PFL) e Ricardo Cortes (PV).
Antes disso e da votação dos itens da ordem do dia, falaram na tribuna popular dois cidadãos: Maria do Carmo dos Santos e Lincoln Bastos. Este último falou sobre sua Ong Ciência e Natureza Ecológica e a necessidade de uma lei de utilidade pública para a mesma e denunciou já ter entrado duas vezes com processo para obtê-la, ocasiões nas quais o processo foi extraviado e posteriormente rejeitado.
O vereador Charles Medeiros pediu a palavra para pronunciar-se na tribuna, alegando ter se inscrito para tal, porém o presidente da Casa, Jairo dos Santos (PT) negou a palavra ao vereador e pediu que ele se retirasse. “Fique ciente que o senhor desacatou o regimento interno da Casa e afrontou a mesa diretora”, disse Jairo dos Santos, após o vereador do PSDB ter se exaltado com a impossibilidade de falar na tribuna.
A discussão foi acalorada e terminou com Jairo dos Santos pedindo a avaliação de comissão de ética para o ve-reador Charles Medeiros, dizendo que ele faltou com a verdade ao dizer que tinha se inscrito para falar.
Em seguida o advogado Thomas De Carle, representando o presidente da OAB de Ubatuba, defendeu a instalação da CPI para os quiosques, dizendo que ela não traria prejuízos a ninguém e seria uma forma de dar transparência ao mecanismo de funcionamento dos módulos especiais.
Charles Medeiros manifestou ser contrário à CPI e sugeriu um fórum de discussão “extremamente ampla e irrestrita” para a regularização de todas as fatias da so-ciedade. Já Jairo dos Santos, favorável à instalação da Comissão de Inquérito, disse “ou a gente organiza a cidade para que todos vivam dignamente ou vamos penar. A CPI não é para punir e sim apontar possíveis falhas que possam ser corrigidas”.
A maioria dos demais vereadores justificou seu voto quanto ao decreto que instalaria a CPI e que em seguida foi votado e rejeitado.
Os presentes no plenário manifestavam-se a cada fala, vaiando e aplaudindo, de acordo com seus ideais, e quando foi anunciado o voto final, do vereador Romerson de Oliveira, boa parte das pessoas se levantou ao som de vaias e gritos.
Os demais 30 itens da ordem do dia, incluindo projetos de lei, moções, pedidos de informação e requerimentos, foram aprovados por unanimidade.
Um dos homenageados foi o presidente da Fundação da Criança e do Adolescente (FUNDAC), Luiz Bitetti da Silva, “pelo excelente trabalho que vem desenvolvendo”. A moção foi de autoria do vereador Claudinho Gulli.
Após três horas de sessão, o presidente encerrou-a, dando a notícia de que o Incra havia solicitado a desapro-priação das terras do quilombola da Caçandoca, para alívio dos moradores que estão sofrendo ameaça de despejo. (Fonte: Ana Gabriela Fernandes/Imprensa Livre

Vereador institui “Semana Hans Staden” em Ubatuba

Ubatuba - Foi aprovado ontem na Câmara de Ubatuba o Projeto de Lei de autoria do vereador Charles Medeiros (PSDB), que trata da instituição da “Semana Hans Staden”, a comemorar-se, a cada ano, no mês de agosto.
Hans Staden foi, ao que se sabe, o primeiro homem civilizado a chegar em Ubatuba. Ele, que serviu como artilheiro no forte de Bertioga, nas lutas entre portugueses e tamoios, foi aprisionado e levado para Iperoig, onde permaneceu cativo durante vários meses, até que um francês, Guilherme Moner, comandante de um navio ali aportado, o resgatou.
Isso aconteceu por volta de 1554, data da fundação de São Paulo. De volta a sua terra, Staden, relata a experiência no livro Duas viagens ao Brasil, documento importantíssimo para a história do país e principalmente de Ubatuba.
“A história de Hans Staden foi contada em toda a Europa e nós não aproveitamos isso turisticamente. Entrei em contato com a embaixada alemã e estamos tentando tornar Ubatuba cidade-irmã de Honberg, cidade natal de Hans Staden. A escolha de agosto foi justamente por ser férias européias, na idéia de trazer o turista pra cá”, explica Charles Medeiros. (Fonte: Ana Gabriela Fernandes/Imprensa Livre)

Comunidades quilombolas se unem para reivindicar direito às terras

Ubatuba - Representantes de comunidades remanescentes de quilombo da região do Vale do Ribeira estiveram reunidos durante todo o dia de ontem com moradores da comunidade quilombola da Caçandoca, na região Sul de Ubatuba.
O Presidente da Comissão de Direitos Humanos, José Gilmar Giorgetto, o vereador de Guaratinguetá e representante do Itesp (Instituto de Terras do Estado de São Paulo), Otávio Cândido da Silva Júnior, e a diretora de Proteção do PatrimônioAfro-Brasileiro da Fundação Palmares, Maria Bernardete Lopes Silva, também estavam presentes no encontro, falando sobre todo o problema que envolve a posse de terras e as ameaças de despejo dos quilombolas.
No mês passado foi concedida pelo Tribunal de Justiça de São Paulo uma liminar de reintegração de posse de 210 hectares de uma área ocupada há mais de 120 anos pela comunidade na Caçandoca, a favor da Imobiliária Continental, que reivindica a posse da terra desde 1997.
Uma comissão composta pelos Movimentos Negro e Quilombola entregou, no último dia 13, uma carta aberta à Secretaria de Justiça do Estado de São Paulo exigindo especial atenção ao problema das comunidades quilombolas do estado. E o Itesp ingressou no Tribunal de Justiça de São Paulo com um agravo de instrumento reivindicando a suspensão da liminar.
A comunidade da Caçandoca, representada por Antônio dos Santos, realizou a reunião de ontem a fim de esclarecer a todos os moradores a real situação e unir forças com outros quilombolas na luta por seus direitos.
“Este é um momento de mudança e de uma decisão positiva com apoio de movimentos governamentais e não governamentais de todo o Brasil”, diz Seu Antonio, se referindo à visita do Secretário de Justiça e Defesa da Cidadania, Hédio Silva Júnior, que solicitou ao Itesp o ingresso do agravo, e de outros órgãos, como a SEPPIR (Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial), a Fundação Cultural Palmares e o Incra.
“Isso demonstra que a sociedade vem reconhecendo a dívida que tem com os remanescentes de quilombola no Brasil”, afirma Antonio.
Durante a reunião foi decidido entre os componentes das comunidades ali presentes a realização de uma grande encontro nacional de quilombolas na Caçandoca, marcado para os dias 21, 22 e 23 de julho. “Nossos ancestrais lutaram muito pelas terras e por isso nós não podemos desistir. Se nos unirmos seremos fortes”, disse um representante de quilombola do Vale do Ribeira.
Bernardete Lopes, da Fundação Cultural Palmares, falou sobre seu trabalho de luta a favor dos quilombolas e manifestou seu apoio ao encontro nacional. “Sempre fico feliz quando estou perto dos quilombolas. Não se é feliz quando se luta pela felicidade individual”, disse Bernardete, que já trabalhava com os remanescentes de quilombo 12 anos antes de entrar na Fundação.
Em requerimento de apoio às Entidades do Movimento Negro e Quilombola, Otávio Cândido da Silva Júnior, ressalta o fato de “os quilombolas terem sido vítimas de intimidações violentas e ameaças de expulsão por conta da disputa de terra” e pede que seja realizada a desapropriação do terreno, “como prevê o Decreto do Governo Federal nº 4.887/2003, defendida pela Frente Parlamentar Pró-Quilombolas da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo e discutida com o Incra a agilização no processo de titulação das terras da comunidade quilombola da Caçandoca, que já se arrasta há oito anos”.
A Caçandoca é composta por 48 famílias e em 2002 foi reconhecida por laudo antropológico do Itesp como comunidade remanescente de quilombo. A área é muito valorizada em razão da localização e freqüentemente é alvo da especulação imobiliária paulista. (Fonte: Ana Gabriela Fernandes/Imprensa Livre)

Guarda Municipal comemora onze anos com futebol

Ubatuba - A Guarda Municipal de Ubatuba (GMU) comemorou nesta terça feira, 31, onze anos de existência. Para comemorar a nova data uma partida de futebol foi realizada no estádio Ciccilo Matarazzo entre as equipes da Guarda e do 17º GBS do Corpo de Bombeiros, com vitória da equipe da Guarda por 5 a 1. Para a Guarda Municipal marcaram Pedro (3), Barbosa (1) e Morau (Tenente PM, convidado 1), enquanto Fileto marcou o gol de honra dos Bombeiros. O comando da Guarda deve realizar uma cerimônia solene no próximo sábado, em local ainda a ser definido.
A Guarda Municipal de Ubatuba (GMU) é uma corporação amparada pela Constituição Federal de 1988. Tem por finalidade a proteção de bens, serviços e instalações do poder público municipal.
Ao completar onze anos de trabalho prestados à comunidade, a GMU vem conquistando cada vez mais a admiração e o respeito da população, através da prestação de serviços de segurança e auxílios à população. Várias ocorrências atendidas pela GMU também foram alvos de elogios da imprensa e comunidade local.
Diversos criminosos e procurados da Justiça foram presos em flagrante durante as rondas patrimoniais nos logradouros públicos e prédios municipais. Tudo isso fez que a GMU fosse reconhecida nos limites do município como a principal amiga, protetora a aliada da população ubatubense.
Pioneiros - A primeira turma de guardas municipais foi formada em 1995. Composta inicialmente por 30 pessoas, o grupo teve como paraninfo o atual Governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin. Na época, a corporação estava no seu primeiro comando, formado pelo tenente da Polícia Militar Hércules Barbosa (comandante “in memorian”), tenente da PM da reserva José Marques da Nóbrega Netto (sub-comandante) e pelo tenente da PM da reserva, Ricardo Egídio Benetti (inspetor-chefe).
Corporação Atual - Composta por 61 Guardas Municipais sendo 17 femininos, um inspetor chefe, um sub-comandante e um comandante.
Viaturas - Possui quatro veículos de modelo Parati, uma Kombi, duas motos CG Honda, três XLR Honda e 10 motos NXR125cc. (Fonte: PMU)

Ubatuba realiza ações no Dia Municipal de Combate à AIDS

Ubatuba - No próximo dia 3, sexta-feira, acontece o Dia Municipal de Combate à AIDS, em Ubatuba. Nesse dia, a EPAA (Equipe de Prevenção e Atenção à AIDS) irá realizar um trabalho de conscientização no Calçadão da Av. Dona Maria Alves, das 9 às 16 horas. O objetivo do evento, além de estimular a prevenção e prestar esclarecimentos sobre as doenças sexualmente transmissíveis, é promover um envolvimento da comunidade com os trabalhos realizados pela EPAA.
Sábado, dia 4, cerca de 550 funcionários da área de Saúde passarão por uma capacitação que tem como tema “Ética e Preconceito”. Será um dia de palestras, que acontecerá no Horto Florestal, com profissionais especializados no atendimento e tratamento de pessoas com AIDS. Segundo a coordenadora da EPAA, Dra. Graça Gil, “a meta do encontro é preparar esses funcionários para receber, acolher e orientar as pessoas que necessitam de ajuda, afastando todas as formas de preconceito e exercitando a ética na profissão”.
O trabalho da EPAA - A EPAA iniciou suas atividades em 1989, quando apareceram os primeiros casos de AIDS no município. O trabalho dessa equipe se resume em procurar melhorar a qualidade de vida dos portadores de HIV e promover a prevenção na comunidade. Para tanto, diversas ações vêm sendo realizadas ao longo desses anos. Desde o acolhimento do paciente, com orientação e acompanhamento psicológico, até tratamento médico e odontológico, exames laboratoriais e medicamentos são benefícios garantidos ao soro-positivo que procura a EPAA. Para conhecer o trabalho do EPPA, ligue para: 3832-5353.
Mensagem especial do EPAA: "Nós estamos com você!" - Cada um de nós é um ser diferente e isso já faz toda a diferença, pois temos uma personalidade, uma essência e uma história. Talvez várias, que podem ser contadas de muitas formas, porém de uma maneira somente nossa.
Somos humanos, seres em “ebulição”, transformação e superação. Superamos até mesmo o que parece impossível, numa busca constante pela própria felicidade. Ela pode estar aqui e ali, refletindo o que existe dentro de nós, porque a verdadeira felicidade é um estado de espírito.
Você precisa conquistá-la, não apenas por toda vida, mas principalmente, AGORA.
Cuide-se. Ame-se. Informe-se! Mude seus conceitos, se preciso for e deixe de lado os preconceitos...
Você é muito mais que um problema. Você está acima de qualquer discriminação. Fortaleça-se. Erga a cabeça e caminhe, vivendo um minuto de cada vez, um dia a cada dia. Tenha a certeza: você é um ser forte, especial e único. E lembre-se: você não está só. Nós estamos com você. (Fonte: PMU)

Ubatuba sediará encontro de órgãos ambientais
Evento busca a integração dos órgãos ambientais e Ministério Público

Ubatuba - O Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte (CBH-LN) realizará na próxima segunda-feira, 6 de junho, o II Encontro de Integração dos Órgãos Ambientais e Ministério Público. O evento contará com a presença dos quatro prefeitos do Litoral Norte, secretários municipais de Obras, Meio Ambiente, Planejamento, Assuntos Jurídicos e representantes de vários órgãos estaduais.
O encontro busca estabelecer a integração dos órgãos ambientais nas esferas municipal, estadual e federal e com o Ministério Público, buscando padronizar procedimentos frente aos processos de licenciamento, fiscalização, laudos e pareceres, atendimento a denúncias, troca de experiências e entendimentos das legislações pertinentes.
O evento, que conta com o apoio da Prefeitura de Ubatuba, acontecerá no Auditório da Unitau, no bairro do Itaguá, em Ubatuba. A abertura está programada para às 10 horas com encerramento às 17 horas. (Fonte: PMU)

Garotada mantém boa média de gols no campeonato da Escolinha Rubens Salles

Ubatuba - A segunda rodada do Campeonato da Escolinha Municipal Rubens Salles foi realizada no último sábado, dia 28, no Estádio Municipal. Com 25 gols marcados (quatro a menos que a rodada inaugural), algumas equipes começam a se destacar. Irmãos Ribeiro, Vovô Almiro, Jija e Rossi somam duas vitórias, Marconi e Mercado 24 Horas uma vitória. As demais ainda não venceram nenhuma partida.
Confira os resultados da rodada: Rei do Camarão 1 X 3 Irmãos Ribeiro, Quiosque Vovô Almiro 5 X 3 Marconi, Jija Locadora 6X 0 Ismael Comida Caseira, Rossi Calçados 3 X 1 Varejão Santa Rita, Smidi Calçados 1 X 2 Mercado 24 horas. A próxima rodada acontece no sábado, dia 4 a partir das 10 da manhã no Estádio Municipal Ciccilo Matarazzo. (Fonte: PMU)

Ação Litoral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Quiosques I - Não entendi por que na publicação do dia 31/05, onde divulgava quais as pautas da Sessão da Câmara deste mesmo dia, não foi divulgada a CPI DOS QUIOSQUES, será que para não ter uma grande representatividade da população que queria sua aprovação?
Pois bem, eu fui, sai daqui do Sertão da Quina, quase divisa do Município, para ter uma grande decepção, ela não foi aprovada, foram 5 votos contra: Biguá, Charles Medeiros, Marquinho Tio Sam, Mico e Claudinho e 4 votos a favor Luciana Machado, Osmar, Edilson Felix e Dr. Ricardo.
Me espantei como ocorre inversão de valores na cabeça do ser humano, primeiro foi com o Dr. Ricardo, que pelo seu pronunciamento, parece que agora caiu a ficha e quer realmente trabalhar pelo bem geral, ótimo, mas na contra mão veio o Claudinho, que passou por cima de todos nós... nós que esperávamos a resposta da confiança que nele depositamos, fiquei decepcionada com aquele não a aprovação da CPI, porque não deveriam ser investigados ? tem medo ? Vou te dizer uma coisa, se a polícia chegar na porta da minha casa e disser que quer entrar suspeitando que esteja escondendo foragidos ou outra coisa, não vou nem pedir trazerem ordem judicial, vou abrir a porta e mandar entrar, porque eu sei quem sou e não tenho nada a esconder e é isso exatamente que não está acontecendo aí, se queremos moralizar temos que começar com o primeiro passo e ele tem que ser para frente, não para traz.
As coisas estão bem claras só não vê quem não quer.
As fotos que o Emilio colocou dos quiosques de Caraguá não tem nada a ver com Ubatuba, o extensão da praia das duas cidades são totalmente diferente alem de que a praia de Caraguá infelizmente já não serve para banhistas ou então eles não viriam de lá para se refrescarem nas praias de Ubatuba.
Na carta do Maick Wallace onde ele diz que as construções tem que ser modernizadas, vou te falar uma coisa, a poucos dias fui conhecer Trindade, um pequeno vilarejo mas muito receptivo, praias maravilhosas, quiosques de bambu e sapé, tudo rústico e tipicamente caiçara. Fora de temporada ou feriado e as pousadas cheias, e tudo muito caro, recebendo um turismo de nível bem melhor que o nosso. O que você acha que as pessoas das grandes cidades vão procurar na beira da praia ? Um monte de construções ? mesas e cadeiras até a beira da água ? sons ensurdecedores?
ISSO NÃO PODE FICAR ASSIM. vAMOS VER O QUE ESSA COMISSÃO VAI FAZER... VAMOS VER RONALDO DIAS ...
A população tem que se manifestar.

Bel Dergham
Sertão da Quina
Ubatuba, SP


Quiosques II - Fico pensando como a Prefeitura pode pensar em aumentar o turismo na cidade de Ubatuba,se ela própria não apóia o melhoramento dos quiosques da Praia Grande, visto que tal melhoria só ira gerar benefícios para a própria cidade, trazendo mais turistas e gerando mais empregos. Sou totalmente a favor da reforma destes quiosques pois sou turista e quero o melhor que a cidade possa oferecer para mim e para toda a minha família!!!!!!

Ana Carolina Arasczewski Paschoal
São José dos Campos, SP


Quiosques III - Emilio! Parabéns pelas fotos apresentadas sobre os quiosques de Caraguá! E retrucando a alguns comentários de pessoas que se desagradaram com essa sua atitude, acredito que temos que ir pra frente, modernizar sim, melhorar sim. De que adianta essa discussão toda sobre os quiosques na praia grande? Porque ninguém fala sobre a droga (me desculpe não encontrar outra expressão) que se encontra a Avenida principal da cidade???
Apenas um desabafo de uma moradora indignada....

Ana Pavão Moreira
Ubatuba, SP


Lixo I - Eu gostaria de manifestar novamente a minha indignação referente à quantidade de lixo jogado nas vias públicas de nossa cidade, hoje, ao ir em direção à Av. Iperoig por volta das 16:00h fiz questão de observar nossa Av. Prof. Thomaz Galhardo, que os servidores municipais limparam no mesmo dia. Infelizmente não tive surpresa, estava toda suja, com papéis, copos e até casca de banana; é mole. Pessoal, novamente peço a todos, vamos manter nossa cidade limpa, o que adianta, uns limpam e outros sujam. Vamos ligar o DESCONFIOMETRO gente, pois como já disse, Educação vem de berço, mas existem pessoas que acham que não há problema em um papelzinho no chão, claro, em Ubatuba quase não chove. Para um bom entendedor meia palavra basta.

Alex Ismael dos Santos
Ubatuba, SP


Lixo II - Afinal o lixão existente na rua ari vieira em frente ao numero 155, no bairro Estufa II é clandestino ou não. Com a palavra as autoridades da saúde. Parece choro de viuva. Só lamentação. e providência?? Nada. (continua funcionando com portão fechado, novo alerta!)

Claudio Severino Reis
Contribuinte e cidadão de Ubatuba


Muda - Aos meus amigos, eventualmente preocupados com minha saúde, pois acometido de reação alérgica à vacina tomada, aviso ter o hábito de escrever, assumir e assinar o que seja de minha autoria e comporte assinatura.
Agradeço, de qualquer forma, a lembrança de minhas bissextas participações em problemas de cidadania.
Contudo, na minha idade, referência a fantasmas sempre dá a sensação arrepiante de que estão falando de corda em casa de enforcado ...
Com bronquite alérgica, com as vias respiratórias irritadas e ânimo baixo, estou como canário na muda: não tenho cantado.
Mas não posso deixar de notar que a passarinhada está agitada, cantando, enfeitando nossa Ubatuba com grande gorjeio, demonstando que quando há ambiente todos participam.
Alguns para tentar construir, outros para tentarem mistificar, alguns para tentarem encobrir velhos rastros, mas, sem dúvida, e é o que me impressiona positivamente, todos estão empenhados em participar.
As participações negativas são resultado à ação cidadã positiva de outros:
"À ação corresponde reação de mesma intensidade, em sentido contário".
Será que a maldição de Cunhambebe deu algum sinal de enfraquecimento ??? Será que, como já disse o grande bardo, " ... outro canto mais alto se alevanta .." ???
Até eu me descubro com esperança de redenção ... Na minha idade é uma ilusão de juventude inesperada.
Que Deus nos ajude nesta jornada de participação social que explode nos jornais e que espero, seja o início da redenção cívica de nossa comunidade.
Antes tarde do que nunca ...

Roberto de Mamede Costa Leite
Ubatuba, SP


Meio ambiente - Em razão das questões que envolvem o município de Caraguatatuba, e a importância de informar a sociedade sobre o que se tem discutido e definido atualmente em relação a gestão do espaço territorial da cidade, a realização do Seminário proposto pela Associação dos Engenheiros Arquitetos e Agronomos deste município e CREA-SP com o Apoio da Prefeitura de Caraguatatuba e Faculdades Intergradas Módulo e colaboração do Instituto Onda Verde, Instituto Ponto Azul e Vale Verde, tem o seguinte objetivo: apresentar e discutir vários temas e fóruns que estão acontecendo em nossa região, envolvendo a sociedade para integrarem-se e sensibilizarem-se com a importância da participação popular nas tomadas de decisões;
a.. para o desenvolvimento do município,
b.. para a preservação de nossos recursos naturais,
c.. para a melhoria da qualidade de vida da população e
d.. para garantia de uma geração futura digna e consciente do espaço que ocupa.
A Seminario visa a integração dos atores gestores e a sociedade na busca do envolvimento de todos para a concepção de um resultado que atenda o máximo de satisfação e dos objetivos propostos.
Maiores informações com Arq Paulo André 97664907 ou 38824663 Sueli.

Arq Paulo André
Vice Presidente da Associação de Engenheiros e Arquitetos de Caraguatatuba

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br
O envio de foto caracteriza autorizada a sua publicação e identifica o remetente como autor.

Ubatuba

Praia da Picinguaba - Carlos Castro

Praia da Picinguaba
©Carlos Castro


Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor

contador, formmail cgi, recursos de e-mail gratis para web site