Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Sexta-feira, 03 de junho de 2005 - Nº 1292 Edições Anteriores

Pe na Areia Inteligraph Cemar Boats

Região
-


Caraguatatuba
Prefeitura apoia Exército para treinos em Caraguá
Prefeitura realiza obras para abrigar os Jogos Regionais 2005
Caraguá treina enfermeiros para atender bebês e crianças
Atletas de Caraguá se destacam no Campeonato Paulista de Down Hill
Aurimar quer ampliar tratamento dentário em Caraguá


Ilhabela
Donizete, chefe de gabinete e Manoel Marcos, é o novo alvo do G-5

São Sebastião
Desvio de verba ameaça PSF em São Sebastião
Provedor diz que população foi beneficiada
Maresias recebe nova sinalização para núcleos congelados
Grupo de advogados pede criação de Vara Distrital da Costa Sul
Secretaria da Saúde dá instruções para obtenção da credencial do Passe Livre

Ubatuba
Filme americano emprega 80 e movimenta praias de Ubatuba
800 pessoas participaram das seleções
Quilombolas de Caçandoca podem perder terra para imobiliária
Claudinho Gulli entrega Moção de Congratulações ao presidente da FUNDAC
Câmara Setorial de Ubatuba leva vereadores às comunidades
Rodoviária apreende mais de 100 peças de queijo mineiro no bagageiro de ônibus
Secretaria de Obras executa serviço em várias frentes
Muro de contenção na orla do Itaguá começa a ser restaurado
Prefeito recebe visita de autor de livro sobre Ubatuba
Prefeitura orienta entrega dos cartões do Bolsa Família
Semana do Meio Ambiente em Ubatuba
Secretaria de Assistência Social prepara para o primeiro emprego
Fundart expõe obras selecionadas para o Mapa Cultural Paulista
Surfistas entram na onda contra o frio em Ubatuba
Surfistas brasileiros serão homenageados em Ubatuba
Secretaria de Esporte e Lazer divulga atividades para o fim de semana
Campeonato Fraldinha anima manhãs de sábado
Picinguaba recebe o “Recreando em seu Bairro” neste domingo
Vacinação contra poliomelite começa mais cedo em Ubatuba

Seções
Opinião
Carta do Leitor
Foto do Dia


Notícias da Região Topo

-

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba

Prefeitura apoia Exército para treinos em Caraguá
Exército fará novos treinamentos na cidade e prestarão serviços sociais, médicos e odontológicos à população, de 12 a 17 de setembro.

Caraguatatuba - Representantes da 2ª Divisão do Comando Operacional do Exército de São Paulo solicitaram o apoio da prefeitura de Caraguá, em reunião com o prefeito José Pereira de Aguilar, em seu gabinete, nesta quinta-feira, 2 de junho. A finalidade do treinamento é repetir o exercício de outubro do ano passado, preparando o exército para uma nova escalada para o Haiti, que deverá ocorrer de dezembro de 2004 a junho de 2006, e para outras solicitações governamentais.
O Major Alexandre Golvea Mosca explicou que serão simulados pelo exército, operações de segurança, patrulhamento, reconhecimento de área e outras ações de segurança pública. Para a simulação serão montadas zonas de operações em ginásios esportivos, escolas e outros locais que a prefeitura disponibilizar.
Durante o treinamento na cidade, que deverá acontecer de 12 a 17 de setembro, os soldados prestarão serviços sociais e atendimento médico e odontológico nos bairros onde houver maior necessidade, Caraguatatuba foi novamente escolhida pelo exército por oferecer topografia ideal para atender às necessidades das ações e apresentar boas condições de segurança que a tropa possa desenvolver suas operações.
Segundo o Major Alexandre Golvea Mosca, chefe da divisão, a cidade apresenta baixo fluxo de veículos e pessoas, comparada à cidades metropolitanas. "Não queremos causar congestionamentos e nem atrapalhar o andamento das atividades do município".
O prefeito Aguilar garantiu todo o apoio ao exército. "Acho importante a presença do exército na cidade, entendo que a cidade pode oferecer a estrutura necessária e que a presença do exército durante os treinamentos trarão maior segurança a população", disse Aguilar.
Aguilar solicitou ao Major, ao Capitão Cristiano Lemes Garcia e ao Tenente Valter Silva Cruz, ambos do Centro de Instrução de Operação de Garantia da Lei e da Ordem, uma nova visita à cidade para o reconhecimento dos locais da operação, que ficou marcada para o dia 14 de junho. (Fonte: PMC)

Prefeitura realiza obras para abrigar os Jogos Regionais 2005
Ginásios esportivos receberão novos bicicletários e bebedouros, revisão dos sistemas elétrico e hidráulico, e reparos nos telhados e pisos das quadras

Caraguatatuba - A Secretaria de Obras Públicas de Caraguatatuba está trabalhando em pequenas e médias reformas nos locais que abrigarão as disputas e os alojamentos do 49º Jogos Regionais. O evento acontece de 4 a 17 de julho no município, com organização da Secretaria de Esportes e Recreação e realização da Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer do Estado de São Paulo.
A preocupação das duas secretarias é entregar ginásios, quadras, campos, piscinas, alojamentos, etc., em perfeitas condições de uso, aos atletas e comissões técnicas participantes, vindos de mais de 40 cidades do estado.
Em alguns ginásios, os reparos já vêm acontecendo a todo vapor. Os do Barranco Alto, do Morro do Algodão e do Massaguaçu estão recebendo obras de construção de bebedouros, reforma do piso da quadra, revisão do sistema elétrico e colocação de bicicletário para estacionamento de cerca de 40 bicicletas.
Nos ginásios do Poiares e do Tinga estão sendo feitos reparos nos telhados, construções de bebedouros, colocações de chuveiros, instalações de bicicletários e revisão em todo o sistema hidráulico e o elétrico.
No bairro Olaria, o ginásio passará por reforma no telhado, substituição dos condutores de águas pluviais, instalação de bicicletário e revisão dos sistemas elétrico e hidráulico.
O CEMUG (Centro Esportivo Municipal “Ubaldo Gonçalves”), que abrigará a festa de Abertura Oficial no dia 4 de julho, às 19h, receberá reparos na pista de atletismo.
Segundo informações da Secretaria de Obras Públicas, são poucas as necessidades de reforma nos locais envolvidos no evento, visto que muita coisa foi feita no ano passado, quando a cidade sediou a 48ª edição dos Jogos Regionais.
O investimento em reformas nesses locais e em outros, que ainda passarão por obras, gira em torno de R$ 100 mil. (Fonte: PMC)

Caraguá treina enfermeiros para atender bebês e crianças
Enfermeiros são atualizados para fazer as primeiros atendimentos à crianças de até 5 anos em consultas de rotina

Caraguatatuba - A Secretaria Municipal de Saúde de Caraguá promoveu na quarta-feira, dia 1º de maio, um treinamento de Puericultura para os enfermeiros do Programa Saúde da Família e da rede básica, com a finalidade de melhorar e padronizar o atendimento na triagem de bebês e crianças de até cinco anos, feita por enfermeiros.
Cerca de 25 enfermeiros participaram da palestra com a Pediatra do Núcleo Regional de Saúde, Dra. Shirlei Aparecida Romeiro, no Ceprolin (Centro Profissionalizante do LN). Os profissionais foram orientados sobre as queixas mais comuns das mães e conscientizados sobre a importância da prevenção de doenças.
"É importante que os enfermeiros saibam conscientizar os pais para o acompanhamento do crescimento e desenvolvimento da criança, que deve ser feito por meio de consultas freqüentes ao médico", explicou a coordenadora do PSF, Valéria Cristiane Rosa e Silva.
Segundo ela, a proposta de atualização para os enfermeiros surgiu das reuniões entre o PSF e o Comitê de Mortalidade Materna e Infantil de Caraguá, do qual a pediatra Dra. Romeiro é membro. O Comitê é formado por médicos, enfermeiros, respresentantes do COREN-Conselho Regional de Enfermagem, pediatras e funcionários da Santa Casa.
O treinamento foi o primeiro de uma série de atualizações que serão proporcionadas aos enfermeiros. O próximo tema será a DST/AIDS e irá acontecer no dia 14 de junho, às 14 horas, no Ceprolin. (Fonte: PMC)

Atletas de Caraguá se destacam no Campeonato Paulista de Down Hill

Caraguatatuba - Os pilotos de Caraguá mostraram competência na 2ª etapa do Campeonato Paulista de Dow Hill. Dessa vez, o "encontro" aconteceu em Gomeral no feriado de 26 à 29/05, tendo como pano de fundo o Vale do Paraíba e as cidades Guaratinguetá e Aparecida.
Cinco dos 160 atletas participantes são de Caraguá. Não só participantes como vencedores, como Felipe Cambusano de Faria, que foi o campeão da categoria Juvenil Full, com 6:29:10; Pascoal Martinez Filho foi o vice campeão na categoria Máster B, com 8:20:00; e Rafael de Lima Neto ficou em terceiro lugar na mesma categoria, com 11:22:06.
Luiz Alexandre P. M. Rodrigues, também de Caraguá, foi outro destaque do Campeonato, conquistando a terceira posição na categoria Uni-rígida, com o tempo de 7’08”, seguido por Lucas Takanashi Kaazy, que conquistou a quarta colocação na categoria Rígida Junior.
O atleta Luiz Alexandre P. M. Rodrigues é integrante do Programa Bolsa-Esporte das Faculdades Integradas Módulo. Ele cursa o 5º semestre do curso de Educação Física.
A pista do Gomeral é considerada uma das melhores pistas do circuito Paulista, porque proporciona uma "descida" bem divertida. São vários momentos de descarga de adrenalina e os desafios são constantes. Imaginem invadir a Serra da Mantiqueira e presenciar os bikers "se jogando" 2.700m trilha abaixo, desafiando várias regras de equilíbrio e velocidade... Ali, as leis da gravidade são meras teorias...
Segundo os participantes, além da presença de pilotos cariocas e mineiros na competição (o que aumenta consideravelmente a competitividade), o Departamento de Downhill da FPC apresentou algumas novidades que demonstram o interesse do Sr. João Diogo (Diretor da FPC) de contribuir para a profissionalização da modalidade.
E a 3ª etapa do Campeonato Paulista de Down Hill vai reunir pilotos de todo o estado em Caraguá, no dia 24 de junho. (Fonte: Módulo)

Aurimar quer ampliar tratamento dentário em Caraguá
Vereador aprovou Requerimento pedindo informações sobre o assunto

Caraguatatuba - O Vereador Aurimar Mansano (PTB), da Câmara Municipal de Caraguatatuba, aprovou Requerimento de nº 82/2005, na última Sessão Ordinária semanal, pedindo informações sobre ampliação no tratamento dentário na rede pública. O Parlamentar tomou conhecimento de que o tratamento executado é primário.
O Parlamentar alega na justificativa que o tratamento bucal feito na rede pública municipal limita-se a limpeza bucal e restauração de cárie dentária, sendo que os demais tratamentos, como prótese dentária e tratamento de canal não são realizados, devido aos altos custos.
Para Aurimar de nada adianta tal procedimento, se a maioria da população, que é carente, não pode tratar do canal e ter uma prótese, devido aos altos custos deste tipo de tratamento. Baseado nisso o Vereador pede informações ao Executivo sobre a realização deste tipo de trabalho.
O Vereador reitera que a maioria da população não tem como ir aos consultórios particulares para proceder a estes tratamentos. Este tratamento primário, dado pelo Poder Público, limita a ação dos contribuintes e os condena a ser eternos “desdentados”.
No Requerimento aprovado, Aurimar pergunta quantas UBS (Unidade Básica de Saúde) tem tratamento bucal na cidade; Quantos especialistas do tipo Endodontista o município possui; Se há possibilidade das UBS realizarem tratamento de canal e prótese dentária, sendo positiva a resposta o Vereador pergunta quando este serviço teria início e no caso da resposta negativa quais são as dificuldades e entraves encontrados.
Segundo o Vereador não há alto custo para um tratamento prioritário ao contribuinte. “O tratamento de canal e a prótese dentária tem um alto custo, mas feito em grande quantidade este preço é reduzido, podendo ser feito para muitos, sem contar o grande valor social que o Executivo estará cumprindo com seus eleitores, com seus contribuintes”, concluiu. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Programa Ação Litoral

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Donizete, chefe de gabinete e Manoel Marcos, é o novo alvo do G-5

Ilhabela - O grupo de verea-dores G-5, formado pelos vereadores José Roberto de Campos (PMN), Carlos Alberto de Oliveira Pinto (PMDB), Guilherme Henrique Maia Vieira (PMDB), Marcio Garcia de Souza (PL) e Zeca do São Pedro (PTB) pediu em requerimento informações sobre o chefe de gabinete José Donizete da Silva.
O G-5 pretende fiscalizar todas as secretarias e pessoas que exercem cargo de “primeiro escalão” na administração.
O primeiro alvo foi a Secretaria de Meio Ambiente, o que resultou em Moção de Repúdio para a secretária Maria Inês Fazzini Biondi no mês passado.
Agora o alvo está sendo o chefe de gabinete do prefeito. Os vereadores estão questionando a função administrativa do Chefe de Gabinete, pedem no requerimento a cópia de declaração de bens, quantos subordinados ele possui, a função de cada subordinado, escolaridade e valor dos salários de cada um deles.
O vereador Marcio Garcia de Souza(PL) garantiu não ter “nada contra Donizete”:
“Assinei o requerimento em solidariedade ao grupo. Pelo contrário, todos os pedidos que faço tenho sido atendido. Por exemplo, consegui através do Donizete a iluminação do campo de futebol de areia no Bairro do Leandro e a iluminação da Rua da Senzala, entre outros”, afirmou.
“Não vejo motivo para preo-cupações. A vida de quem tem cargo público tem que ser transparente” comentou o vereador Carlinhos.
“Não tenho nada contra o Chefe de Gabinete. Estamos apenas fiscalizando” completou Zeca do São Pedro.
O autor do requerimento, vereador Beto, e o vereador Dr. Guilherme não foram encontrados pela reportagem. Segundo a assessoria de imprensa da Câmara eles estavam viajando. (Fonte: Imprensa Livre)

Donizete, chefe de gabineterRespondendo às perguntas do requerimento:

José Donizete da Silva começou sua vida política em 1988, quando se candidatou a vereador, alcançando cargo de suplente. Nos pleitos de 1992 a 2002 foi o vereador mais votado de Ilhabela, exercendo a função de presidente do Legislativo.

Imprensa Livre - Qual é a função de Chefe de Gabinete?
Donizete - Dirigir, assessorar e coordenar os trabalhos do órgão executivo e estabelecer as relações públicas referentes aos assuntos de interesse do município; assistir pessoalmente ao prefeito, bem como preparar e expedir a sua correspondência; cuidar da agenda do prefeito; preparar e expedir os atos do prefeito; atender o publico em geral na ausência do prefeito; organizar, numerar e manter sob sua responsabilidade originais de leis, decretos, portarias e outros atos normativos pertinentes ao Executivo Municipal; responsabilizar-se pela execução das atividades de expediente e de apoio administrativo do gabinete; organizar o serviço de transporte oficial; assessorar e representar o prefeito em solenidades oficiais e extra-oficiais na ausência do vice-prefeito e do secretário municipal de governo; encaminhar ao prefeito as pessoas que o procurarem ou marcar-lhes audiências segundo recomendações do próprio prefeito; prestar assessoria ao prefeito, no tocante à coordenação dos assuntos de natureza política, caso solicitado;promover e coordenar o relacionamento da prefeitura com a Câmara Municipal, as entidades de classes, as instituições federais, estaduais e de outros municípios; zelar pela organização e limpeza do gabinete do prefeito e desempenhar outras atividades afins.
Destas funções a maior parte do meu tempo é dedicado ao atendimento ao público, para você ter uma idéia, nestes cinco meses de administração já atendi cerca de 1300 em meu gabinete com os mais diversos tipos de pedidos, onde envolveram vários setores da prefeitura.

Imprensa Livre - Com relação à declaração de bens o que você tem a dizer?
Donizete - Minha declaração de bens e os demais documentos exigidos pelo Executivo, para qualquer cargo de confiança, encontram-se à disposição no Departamento de Recursos Humanos da Prefeitura de Ilhabela; assim como na secretaria administrativa da Câmara.

Imprensa Livre - Quanto ao valor do seu salário?
Donizete - O salário de chefe de gabinete foi aprovado pela própria Câmara em 2004, assim como os demais salários dos funcionários do Executivo. Portanto é um documento público, não tenho nada a esconder.

Imprensa Livre - Quantos funcionários são subordinados a você?
Donizete - A estrutura do gabinete do prefeito conta com 12 funcionários que auxiliam tanto o chefe de gabinete quanto ao prefeito, ligado diretamente ao atendimento da chefia de gabinete apenas uma funcionária. (Fonte: Imprensa Livre)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Desvio de verba ameaça PSF em São Sebastião
Auditoria constata falha na aplicação de recursos federais; programa que atende 27 mil pacientes pode ser suspenso

São Sebastião - O Ministério do Trabalho constatou, em auditoria realizada na Irmandade Santa Casa de Misericórdia Coração de Jesus de São Sebastião, um suposto desvio de mais de R$ 1 milhão dos recursos do PSF (Programa de Saúde da Família) e do Programa de Agentes Comunitários de Saúde para custear despesas do Hospital de Clínicas, mantido pela instituição.
A descoberta da possível fraude ameaça paralisar todo o sistema de atendimento básico de saúde no município.
O PSF é o principal programa sanitário local e realiza mensalmente 27 mil atendimentos, de acordo com a prefeitura.
O projeto é considerado pelo governo como a 'principal portal de acesso' da população ao SUS (Sistema Único de Saúde).
O PSF foi implantado na cidade em 2001 e é custeado com recursos destinados pelo governo federal e pelo poder público municipal na proporção de 30% e 70%, respectivamente.
O teto mensal de verba do programa é de cerca de R$ 490 mil. O município firmou um convênio com a Santa Casa para que a instituição seja a gerenciadora financeira do programa.
FISCALIZAÇÃO- Segundo ao auditor do Ministério do Trabalho em São Sebastião, Cláudio Augusto Tarifa, na inspeção realizada nas contas do programa foi constatado que parte dos recursos para pagamento de encargos sociais dos 253 funcionários do PSF teria sido desviada para cobrir outras despesas do hospital.
Durante a inspeção, o auditor teria identificado também que a Irmandade de Misericórdia deixou de recolher o FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) dos empregados do Hospital de Clínicas.
Ele prepara um relatório que será enviado na próxima semana ao Ministério Público do Estado e à Procuradoria Geral do Trabalho.
NOTIFICAÇÃO- O auditor do Ministério do Trabalho informou que hoje a prefeitura será notificada sobre a situação financeira e fiscal do PSF e terá prazo de dez dias para sanar as irregularidades e romper o convênio com a Irmandade de Misericórdia.
"Caso isto não ocorra, as autoridades municipais correm o risco de responder por improbidade administrativa", disse o fiscal.
O provedor da Irmandade de Misericórdia, Décio Moreira Galvão, confirmou ontem ao ValeParaibano que a instituição utilizou recursos do Programa de Saúde da Família, mas garantiu que o dinheiro foi empregado 'em benefício da população' (leia texto nesta página).
EMERGÊNCIA- Diante do impasse, a prefeitura procura alternativas para evitar um colapso no atendimento, caso seja obrigada a romper o convênio com a Irmandade para o gerenciamento do Programa de Saúde da Família.
O prefeito Juan Pons Garcia (PPS) disse ontem, por intermédio de sua assessoria, que está preocupado com a situação e estuda soluções emergenciais.
Ele enviou um projeto à Câmara no qual solicita autorização para firmar convênios com outras instituições para evitar a paralisação do PSF. Como o projeto tratava genéricamente do assunto, os vereadores recusaram a proposta.
Ontem, Garcia enviou novos esclarecimentos ao Legislativo sobre a questão e os vereadores marcaram para hoje a realização de uma sessão extraordinária, às 18h, para apreciar a proposta.
O PSF é o carro-chefe do atendimento básico à saúde e desenvolve ações de assistência à mulher, à criança, aos hipertensos e diabéticos entre outros procedimentos. (Fonte: ValeParaibano)

Provedor diz que população foi beneficiada

São Sebastião - O provedor da Irmandade de Misericórdia de São Sebastião, Décio Moreira Galvão, confirmou ontem ao ValeParaibano que a instituição usou recursos destinados ao Programa de Saúde da Família, mas garantiu que o dinheiro foi aplicado em medidas 'benéficas à população'.
"Isto ocorreu durante a gestão passada. Acho que, em razão das dificuldades financeiras do hospital, a administração decidiu utilizar o dinheiro disponível do PSF para pagar despesas hospitalares", afirmou o provedor.
Para Galvão, 63 anos, que é ex-prefeito (tendo exercido a chefia do Executivo no mandato 1979-85) e também já foi diretor de Planejamento da prefeitura, a verba foi empregada em atividades de utilidade pública, já que o hospital é filantrópico.
"É preciso entender que o dinheiro foi utilizado em benefício da população, pois 90% dos atendimentos do Hospital de Clínicas são para o SUS", disse o provedor.
Galvão estima ainda que a dívida com o PSF seja da ordem de R$ 800 mil.
Segundo ele, o hospital atende, em média, 6.000 pessoas por mês, tem uma receita mensal de R$ 400 mil e uma despesa estimada em R$ 600 mil.
APURAÇÃO- Segundo a auditoria do Ministério do Trabalho, o caso será encaminhado para o Ministério Público para uma apuração detalhada.
A Irmandade firmou convênio com a prefeitura para gerenciar financeiramente o programa preventivo, que está em vigor desde 2001 na cidade do Litoral Norte. (Fonte: ValeParaibano)

Maresias recebe nova sinalização para núcleos congelados

São Sebastião - Equipe da Secretaria do Meio Ambiente e Urbanismo (SEMUR) esteve nesta quarta-feira (01/06) no bairro de Maresias, na Costa Sul do município, para recolocar as placas de sinalização das áreas congeladas numa ação integrada com a Polícia Militar e outras autoridades municipais. A medida foi necessária devido a ações de vandalismo praticadas contra a sinalização na última semana.
Duas placas localizadas no bairro foram atingidas, a da rua Caraguatá, que foi pichada e a da rua Porto Seguro que foi queimada.
O secretário de Meio Ambiente e Urbanismo, Thales Guilherme Carlini, atribuiu a ação a pessoas isoladas que estariam insatisfeitas com a implantação do Programa de Congelamento. Segundo ele, pessoas que faziam loteamentos clandestinos e irregulares nestas áreas e hoje estariam proibidos de agir desta forma, estariam tentando afetar o Programa.
A ação integrada contou com acompanhamento da Polícia Militar, do secretário de Meio Ambiente e Urbanismo, Thales Guilherme Carlini, do sub-prefeito da Costa Sul, Edvaldo Reimberg, além de técnicos da sub-prefeitura e da Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura.
Para Carlini é uma tentativa inútil, pois a própria comunidade do local está integrada e participativa no programa. “Os próprios moradores do local denunciam estes atos isolados e demonstram que não concordam com estas ações”, afirma.
Para José Ramiro da Rocha Correia, morador a dois anos da rua Colombo, que também faz parte do programa e teve uma placa instalada em frente a sua residência, garante que irá zelar para que nenhum vandalismo aconteça. “Já estou cadastrado no programa e pretendo adquirir o IPTU e também regularizar minha situação junto à prefeitura. Por isso vou ajudar e não quero que nada de errado aconteça”, explicou.
A Prefeitura de São Sebastião continua com as ações do Programa de Congelamento de Áreas, além do cadastramento e sinalização. Uma série de vistorias estão sendo realizadas nos núcleos para evitar o crescimento desordenado nestas áreas.
Para denunciar novas construções ou ações de vandalismo basta ligar para os telefones 0800-7725307, no 199, ou ainda na SEMUR 3892-6000 ou 3892-1568. (Fonte: PMSS)

Grupo de advogados pede criação de Vara Distrital da Costa Sul

São Sebastião - Atendendo a uma solicitação de um grupo de advogados da Costa Sul, da qual também faz parte, o vice-prefeito de São Sebastião Paulo Henrique Ribeiro Santana, esteve na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, na terça-feira (31/05), pedindo apoio ao vice-presidente da casa, deputado Jorge Caruso, no sentido de se implantar uma Vara Distrital na Costa Sul do município.
A Comissão para Criação da Vara Distrital da Costa Sul de São Sebastião, que é formada por um grupo de advogados inscritos na Subsecção da OAB de São Sebastião/Ilhabela e moradores da Costa Sul, alega que devido a grande extensão geográfica do município e ao elevado índice populacional, que gira em torno de 30 mil habitantes só na Costa Sul, seria necessário a implantação da Vara na região.
De acordo com o presidente da comissão, Cláudio Galano Schiavetti, quando os moradores do local necessitam de assistência jurisdicional, acabam tendo que se deslocar uma enorme distância até o centro da cidade, onde está localizado o Fórum. “Tais deslocamentos geram despesas muito dispendiosas para a população mais carente que tem que arcar com transporte, alimentação, entre outros”, afirma.
Outro motivo que justifica a criação da Vara Distrital na Costa Sul, segundo a comissão, é o enorme número de feitos que tramitam pelas duas Varas atuais existentes no município, hoje há cerca de 34 mil em andamento, sendo que a cada ano 7,5 mil novos são distribuídos. Segundo o grupo com a nova Vara na Costa Sul o serviço seria desafogado e agilizado, dando andamento dos feitos.
No pedido o grupo também sugere, como melhor opção para comportar a Vara, o bairro de Boiçucanga, que atualmente possui boa infra-estrutura e localiza-se na região central da Costa Sul. O bairro já conta atualmente com cartório de registro civil e tabelionato, rede bancária, agência de correios, Sub-prefeitura, Distrito Policial e centro comercial.
O deputado, que recebeu o vice-prefeito, se propôs a intermediar junto ao Governo do Estado para tentar viabilizar o pedido. (Fonte: PMSS)

Secretaria da Saúde dá instruções para obtenção da credencial Passe Livre

São Sebastião - A Secretaria da Saúde de São Sebastião está divulgando as instruções para obtenção da credencial do Passe Livre. Trata-se de uma concessão do “passe livre” aos portadores de deficiência, que mediante a credencial, têm direito a transporte gratuito nos ônibus urbanos do município.
Os interessados devem apresentar laudo médico, com data recente ainda deste ano, com CID, carimbo e assinatura do médico, duas fotos, xerox de comprovante de residência e cópia do RG e CPF do paciente.
Os cadastros e agendamentos para avaliações com equipe de reabilitação deverão ser feitos de segunda a sexta-feira, das 10h às 12 horas ou das 13h às 16 horas, em diferentes locais ao longo do município. No Centro da cidade as opções são o Centro de Reabilitação Municipal (Rua Ubatuba, 118; tel: 392-3733), no Centro Municipal de Infectologia – Cemin (Rua Benjamin Constant, 92, tel: 392-3470) ou ainda no Centro de Saúde II (Rua Capitão Luiz Soares, 1950, tel: 392-6044).
O Centro de Atenção Psicossocial – Caps, localizado na Rua Itaú, 294, no Pontal da Cruz também estará efetuando os cadastros.
Já na Costa Sul, o atendimento será realizado na Unidade de Reabilitação José Teixeira, na Avenida Walquir Vergani, 1050, no bairro de Boiçucanga e informações podem ser obtidas pelo telefone 365-4008. (Fonte: PMSS)
 
Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Ubatuba

Filme americano emprega 80 e movimenta praias de Ubatuba
Produção de US$ 10 milhões será lançada em janeiro de 2006 nos EUA

Ubatuba - A empresa cinematográfica norte-americana 2929 Entertainment está filmando em Ubatuba o longa-metragem "Tourists" ("Turistas", em português), filme orçado em US$ 10 milhões e que será lançado nos cinemas dos Estados Unidos em janeiro de 2006.
A produção prevê também locações na Chapada Diamantina, interior da Bahia, e deve ser distribuída nos EUA e Europa pela Warner Bros e pela Fox, duas gigantes do mercado internacional de cinema.
Além de agitar a cidade, as filmagens nas praias do Promirim e Almada geraram cerca de 80 empregos diretos em Ubatuba. Pessoas comuns participam do longa-metragem como figurantes, ou dão apoio e suporte na montagem dos cenários, na segurança, na cozinha e no auxílio com transportes (leia texto abaixo).
O filme é dirigido por John Stockwell, 42 anos, e mescla jovens atores norte-americanos, ingleses, australianos e brasileiros. Entre os americanos estão Josh Duhamel ("Las Vegas"), Melissa George ("Alias") e Olívia Wilde ("0C"), todos seriados de TV a cabo.
Participam também do filme os atores globais Agles Steib, o Michael Jachson da novela "Senhora do Destino", Andrea Leal (da novela "Kubanacan"), Vanessa Bueno (da série "Malhação"), e Miguel Lunardi, ator carioca de teatro.
Segundo o produtor e um dos roteiristas do filme, Raul Guterres, 35 anos, que é brasileiro e foi um dos responsáveis pela escolha de Ubatuba para as locações, o longa mistura aventura e suspense, mostrando uma viagem de férias de seis jovens por um país tropical.
Após serem roubados e se perderem, acabam ficando nas mãos de um psicopata especializado em tráfico de órgãos.
Stockwell dirige seu quinto longa-metragem. Ele que foi um dos astros de "Top Gun" ("Ases Indomáveis"), sucesso de 86 e que teve Tom Cruise como principal protagonista. Seu filme mais conhecido, "A Onda dos Sonhos", de 2002, lançou as atrizes Kate Bostworth e Michele Rodrigues e foi lançado no Brasil.
"Está sendo maravilhoso filmar no Brasil, um país de praias bonitas, comida deliciosa e pessoas muito amigáveis", disse Stockwell, que surfa há oito anos e aproveita os intervalos das filmagens para pegar ondas em Itamambuca.
Ele afirma que adorou a picanha na tábua e a pizza que são servidas pelos restaurantes da cidade.
O ator brasileiro Agles Steib, 20 anos, disse que está participando de seu primeiro longa e que trabalhar com Stockwell está sendo uma grande experiência. No filme, Steib interpreta o personagem Kiko, que fica amigo dos jovens aventureiros ajudando-os a escapar de situações perigosas. (Fonte: Salim Buriham/ValeParaibano)

800 pessoas participaram das seleções

Ubatuba - Cerca de 800 moradores de Ubatuba compareceram aos testes de seleção feitos pela produtora Movie Makers em um dos hotéis da cidade. Foram contratadas 80 pessoas.
Cada contratado recebe diárias que variam de R$ 40 a R$ 60. As filmagens, que tiveram início no dia 20 de maio, serão encerradas no próximo dia 25 de junho.
Emmanuel Cordeiro, 27 anos, que estava desempregado havia seis meses, vai receber R$ 1.200 para trabalhar durante 30 dias como segurança nos sets de filmagem. " É um bico gostoso e com boa remuneração", disse.
A estudante Stephane Moreira, 16 anos, recebeu R$ 120 para atuar como doublê nas cenas rodadas na cachoeira do Prumirim. "A gente tem um pouco de dificuldade para conviver com os artistas estrangeiros, mas os brasileiros nos dão muita atenção", afirmou.
Claudinei Alves dos Santos, 26 anos, é um veterano em participar das produções feitas em Ubatuba. Santos, que faz figuração no filme, já participou de quatro produções, entre elas "Hans Staden", "Doramundo" e "Tainá 2".
"A experiência ajudou bastante para garantir emprego neste filme", disse. As locações vem sendo feitas nas praias do Prumirim e Almada e nos bairros Monte Valério e Taquaral. (Fonte: Salim Buriham/ValeParaibano)

Quilombolas de Caçandoca podem perder terra para imobiliária
As 60 famílias da comunidade que vive em Ubatuba vêm sendo ameaçadas de expulsão e podem perder a terra que há mais de um século pertenceu a seus antepassados. Manifestação no centro de São Paulo, realizada na última sexta-feira, 13/5, pediu que o governo estadual garanta a titulação da terra.

Ubatuba - A Universidade de Brasília (UnB) divulgou no começo do mês o número atualizado de comunidades quilombolas no Brasil. De acordo com o Segundo Cadastro Municipal dos Territórios Quilombolas, produzido pelo Centro de Cartografia Aplicada e Informação Geográfica da universidade, existem hoje 2.228 comunidades remanescentes de quilombos no País. Deste total, apenas 70 estão com a situação fundiária regularizada. O placar desfavorável é recheado de casos emblemáticos das dificuldades dos territórios quilombolas em serem reconhecidos e titulados.
Uma das situações mais graves é a da comunidade de Caçandoca, localizada no município de Ubatuba, litoral de São Paulo. Apesar de o Instituto de Terras de São Paulo (Itesp) ter reconhecido a área como território quilombola, no ano de 2000, as 60 famílias que ali vivem - descendentes dos antigos trabalhadores de uma fazenda de café que havia na região, e cuja ocupação da terra remete às últimas décadas do século XIX - podem ser despejadas a qualquer momento de suas casas. Isso porque um juiz da comarca de Ubatuba, Antonio Mansur Filho, decidiu em abril passado revalidar uma liminar concedida em 1998 à Urbanizadora Continental, que reivindica a propriedade da terra. Caçandoca é uma praia localizada em um dos trechos mais valorizados no litoral norte de São Paulo, cercada de casas de veraneio e condomínios de luxo.
Na sexta-feira passada, 13 de maio, a situação dos quilombolas de Caçandoca foi denunciada em protesto no centro de São Paulo que reuniu cerca de 300 pessoas. Na ocasião, organizações e representantes do movimento quilombola entregaram ao secretário de Justiça do Estado, Alexandre de Moraes, uma carta reivindicado a titulação da terra. “A reintegração de posse é um abuso e uma concessão inaceitável à especulação imobiliária”, afirma o deputado estadual Simão Pedro (PT-SP). O secretário estadual de Justiça, em seu último dia no cargo, afirmou que a luta dos quilombolas é uma prioridade do governo do estado e que, por isso, o Itesp participa do processo em defesa da comunidade de Caçandoca. Diante da possibilidade de despejo das famílias, entretanto, o deputado Simão Pedro defende que o território seja desapropriado pelo Incra. “O governo federal deve tomar parte nesse processo com um decreto que acabe com o litígio”.
Em uma reunião na semana passada com representantes da Continental, diretores do Incra em São Paulo, acompanhados de membros da Secretaria Especial de Promoção da Igualdade Racial (Seppir) e do governo estadual, estabeleceram uma negociação para a resolução do impasse. "A idéia é firmar um acordo judicial no qual a empresa fixe um valor para a compra da área pelo governo federal a fim de definir a permanência dos quilombolas", explica Carlos Eduardo Trindade, sub-secretário para Comunidades Tradicionais da Seppir. "O acordo visa agilizar o processo, mas caso a empresa se negue a negociar o Incra já se comprometeu com a desapropriação. A retirada da comunidade está fora de cogitação". A Continental deve dar uma resposta ainda esta semana. Para evitar a expulsão das famílias pela polícia antes desta definição, o governo federal tenta mobilizar a secretaria de Justiça de São Paulo.

Caso se arrasta na Justiça desde 1998 - As ações do governo de São Paulo, contudo, pouco conseguiram além de postergar o desfecho desfavorável aos quilombolas. O caso de Caçandoca se arrasta na Justiça desde 1998, quando a imobiliária Continental - que havia construído em 1974 um condomínio de alto padrão na praia do Pulso, vizinha à de Caçandoca - conseguiu na Justiça Estadual em Ubatuba a liminar de reintegração de posse. A liminar só não foi cumprida porque, no ano seguinte, o governo estadual entrou com uma Ação Discriminatória para averiguar se a área em disputa é terra devoluta, ou seja, pública. "A Procuradoria Geral do Estado questiona a autenticidade do título de propriedade da empresa", afirma Carlos Henrique Gomes, assessor técnico do Itesp. O processo ficou suspenso por um ano. Até hoje, porém, a Ação Discriminatória não foi concluída e a Continental continua alegando ser a proprietária do imóvel.
Em 2001 o caso foi novamente paralisado quando o Ministério Público Federal (MPF) solicitou a transferência do processo à Justiça Federal. Após inúmeras idas e vindas entre os advogados da empresa, MPF e defensores da comunidade, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu no final de 2004 que a contenda deve permanecer na esfera da Justiça Estadual. A sentença do STF não pode mais ser contestada judicialmente. A analista de desenvolvimento fundiário do Itesp, Daniela Correa da Silva, que acompanha o caso de Caçandoca desde seu princípio, afirma que o Poder Judiciário se revela preconceituoso com a causa quilombola e que não vê chance para a comunidade da praia de Ubatuba sem a intervenção do governo federal.
Ao longo deste anos, o conflito entre os moradores e a incorporadora foi marcado por agressões, famílias expulsas, intimidações e até bloqueio de estrada para impedir o acesso da comunidade ao transporte público. Hoje, a comunidade de Caçandoca vive em precárias condições, muitas famílias em cabanas de lona, sem água ou esgoto. A advogada dos quilombolas de Caçandoca, Juliana Gracioli, afirma que os moradores vêm sofrendo novas ameaças nas últimas semanas por parte de oficiais de justiça que visitam as casas afirmando que todos serão expulsos se não forem embora por conta própria. "Isso tudo baseado em uma reintegração de posse concedida em liminar proferida há sete anos", destaca Juliana. "Trata-se de um resquício da ditadura atentando contra pessoas de idade e crianças". (Fonte: Socioambiental)

Claudinho Gulli entrega Moção de Congratulações ao presidente da Fundac

Ubatuba - O presidente da FUNDAC – Fundação da Criança e do Adolescente, Luiz Bitetti da Silva recebeu Moção de Congratulações na Sessão de Câmara, na terça-feira, dia 31 de maio. O vereador Claudinho Gulli, PMDB, ao prestar a homenagem, destacou o “relevante trabalho” de Bitetti que, além de realizar obras na sede, mudou a filosofia da FUNDAC.
De acordo com Claudinho, Bitetti recuperou a dignidade da criança e do adolescente, que passaram a receber acompanhamento de Psicólogo, Assistente Social e Pedagogo, com orientação inclusive para os familiares dos menores, ajudando na reestruturação familiar. (Fonte: Câmara Municipal de Ubatuba)

Câmara Setorial de Ubatuba leva vereadores às comunidades
Iniciativa do presidente Jairo dos Santos muito elogiada pela população e pelos parlamentares.

Ubatuba - No dia 23 de maio, apesar da garoa e do friozinho, representantes de sete comunidades da Regional Sul, quatro vereadores e dois assessores parlamentares compareceram à primeira plenária da Câmara Setorial, no Centro de Eventos do Hotel Água Doce, na Praia Dura.
O presidente da Câmara, Jairo dos Santos, PT, os vereadores Claudinho Gulli, PMDB, Edílson Félix, PSC, Osmar de Souza, PFL e os assessores parlamentares Fernando Furtado, representando a vereadora Luciana Machado, PDT, e Mara E. de Souza, representando o vereador Ricardo Cortes, PV, compuseram a mesa e ouviram as reivindicações das comunidades.
As maiores queixas da população dos bairros são basicamente as mesmas: Ruas em péssimas condições de tráfego; Postos de Saúde em prédios danificados, sem estrutura de atendimento, com falta de médicos, dentistas, remédios, equipamentos e ambulância; novas Escolas, principalmente no bairro da Caçandoca que não tem nenhuma; Contratação de professor de Educação Física para a Rede Municipal; Cursos Profissionalizantes; Computadores nas Escolas; Curso Supletivo; Quadras poliesportivas; Centros de lazer; Controle dos animais, principalmente cachorros que ficam soltos sujando as ruas; Desassoreamento dos rios e Segurança.
Os representantes das Associações pediram a instalação de uma Delegacia de Polícia Civil na Região e sugeriram que as rondas sejam feitas por policiais que conheçam os bairros.
Os moradores da Maranduba pedem a urbanização do Porto da Cruz e da Praça da Maranduba.
Em relação à pavimentação das ruas do Balneário Santa Cruz, já existe um projeto aprovado na Prefeitura. Mas, segundo o representante da Associação, Fernando Pedreira, para que a obra seja iniciada, é necessário incluí-la no orçamento do próximo ano.Então, a luta da comunidade, que busca o empenho dos vereadores, é para que isso ocorra de fato.
Entre os inúmeros pedidos e queixas, uma denúncia provocou maior interesse dos vereadores: a possibilidade do campo de futebol da Maranduba, utilizado pela população há mais de 40 anos, retornar à Empresa de Loteamento local. De acordo com Maria Cruz, presidente da AMMA – Associação de Moradores da Maranduba, já houve uma investida frustrada neste sentido, há algum tempo. O vereador Edílson Félix sugeriu aos usuários do Campo que façam um abaixo assinado a fim de fortalecer o encaminhamento do pedido à Prefeitura.
Um outro fato que, segundo o presidente da SABARÁ – Sociedade de Amigos de Bairro do Araribá, Maurício R. de Andrade, causou indignação, revolta e transtorno na vida dos moradores e comerciantes locais foi a alteração do nome da Estrada do Araribá, por rua Pedro Amorim.Maurício afirmou que este projeto é inócuo, uma vez que “há tantos outros problemas graves e prioritários que precisam ser resolvidos”. O presidente da SABARÁ pediu para que os vereadores revissem a Lei.Ele e todos os moradores esperam que a rua volte ter o mesmo nome de antes. A falta de um representante da Prefeitura foi sentida e criticada por todos os participantes da reunião. (Fonte: Câmara Municipal de Ubatuba)

Rodoviária apreende mais de 100 peças de queijo mineiro no bagageiro de ônibus

Ubatuba - A Polícia Rodoviária Federal em conjunto com uma equipe de vigilância sanitária da prefeitura apreendeu, na manhã de ontem, 137 peças de queijo mineiro, totalizando aproximadamente 75 gramas, que estavam sendo transportados no bagageiro de um ônibus da União do Litoral.
Segundo a polícia, o ônibus vinha de Teófilo Otoni/MG carregando 15 passageiros com destino a São Sebastião, quando foi interceptado, durante fiscalização de rotina, no posto da praia do Félix, na BR-101.
Conforme a polícia, as peças de queijo eram transportadas sem os padrões de identidade, qualidade e segurança, podendo colocar em risco a saúde humana.
A vigilância foi acionada, realizando a apreensão e destruição do produto, que estava impróprio para consumo, pois era carregado sem refrigeração e controle de qualidade.
O setor sanitário ainda lavrou um auto de infração. Como nenhum passageiro se apresentou como dono da carga, o documento foi assinado pelo motorista, que se tornou responsável. (Fonte: Imprensa Livre)

Secretaria de Obras executa serviço em várias frentes

Ubatuba - A Secretaria de Obras concluiu, nessa semana, os trabalhos na ponte da Avenida Mato Grosso com a Rua Paderewisk, no Perequê-Açu. A ponte é uma importante via de acesso ao bairro da Pedreira e no local foi feita uma nova cabeceira e serviços de reforço e prevenção para suportar chuvas pesadas. No bairro do Lázaro foram concluídos reparos no muro de arrimo da rua das Laranjeiras, que a exemplo da ponte, havia sido danificado devido às fortes chuvas de maio.
No centro, equipes da secretaria executam trabalhos de limpeza e pintura de sarjetas. Também o prédio do Mercado Municipal de Peixe recebeu uma nova pintura. Na Estufa II diversas ruas receberam nivelamento e limpeza de sarjetas. (Fonte: PMU)

Muro de contenção na orla do Itaguá começa a ser restaurado

Ubatuba - A Secretaria de Obras iniciou na semana passada a obra de recuperação do muro de arrimo da avenida Leovigildo Dias Vieira, na praia do Itaguá que desabou no último dia 23 devido a ressaca que atingiu o litoral norte. Cerca de cem metros de muro estão sendo construídos, pois além dos 20 metros que cederam à força das fortes ondas, havia outras rachaduras e também uma rampa de acesso que apresentava alto estado de deterioração. Na obra do muro será implantado aproximadamente 20 tubos de concreto para colocação de brocas a 1,20 metros abaixo do solo para dar maior resistência aos impactos sofridos por eventuais ressacas.
Segundo Welson Clarindo, o Paraíba, chefe de serviço de obras públicas da PMU, o trabalho deve durar cerca de quatro meses. “Estamos trabalhando com uma equipe que varia entre três a cinco pedreiros, e se o tempo ajudar devemos entregar a obra até setembro”. Quanto à rampa, Paraíba explicou que se trata de uma obra necessária, “pois ela já estava bem desgastada,com ferragens à mostra e atrapalhando o movimento de pedestres no calçadão. Vamos colocar duas escadas para o acesso à praia”. (Fonte: PMU)

Prefeito recebe visita de autor de livro sobre Ubatuba

Ubatuba - O prefeito Eduardo César recebeu na manhã de ontem (2) o jornalista Ricardo Arnt, que está escrevendo um livro sobre Ubatuba e Paraty. Segundo o jornalista, o livro foi encomendado pelo empresário Luis Roberto Silveira Pinto, do grupo Samcil, a maior rede privada de hospitais do Brasil, além de ser o quinto maior plano de saúde do país. Luis Roberto mantém uma casa de veraneio na Ilha dos Porcos Pequenos, próximo a Praia da Almada e é um grande apaixonado pela região norte de Ubatuba e sul de Paraty. “Estou ainda na fase de coleta de dados, mas o livro vai tratar exatamente desse último refúgio ecológico do nosso litoral”, disse Arnt, que durante vários anos respondeu pela edição do Jornal Nacional, da Tevê Globo. (Fonte: PMU)

Prefeitura orienta entrega dos cartões do Bolsa Família
94 famílias receberão os cartões na próxima semana

Ubatuba - O prefeito de Ubatuba, Eduardo César (PL) participou na manhã de ontem (02) da entrega do manual de instrução dos cartões do programa Bolsa Família e o encaminhamento para o atendimento na Caixa Econômica Federal (CEF) para 94 famílias. As famílias, já cadastradas, foram recebidas na escola municipal Tancredo Neves onde receberam instruções sobre o funcionamento do cartão. Estiveram presentes o Assessor de Governo Mauro Freitas, a secretária de Educação Isabel de Souza Leite e toda a coordenação do Cadastramento Único.
A Prefeitura de Ubatuba, em entendimento com CEF negociou um atendimento diferenciado para a entrega dos cartões, que será realizado nos dias 7, 8 e 9 de junho, das 9 às 11 horas. Em breve discurso, o prefeito Eduardo César ressaltou a importância das famílias controlarem a presença escolar de seus filhos para que elas possam receber o benefício. “Queremos o melhor para todos, queremos que cada cidadão que viva aqui tenha orgulho de sua cidade e para isso não estamos medindo esforços para melhorar a qualidade de vida da nossa comunidade”, enfatizou.
Como funciona - O Bolsa Família é um programa de transferência de renda destinado às famílias em situação de pobreza, com renda per capita de até R$ 100 mensais, que associa à transferência do benefício financeiro o acesso aos direitos sociais básicos - saúde, alimentação, educação e assistência social. Sendo assim, o Governo Federal impõe como condições para o recebimento do benefício: manter em dia a caderneta de vacinação, comprovar presença na escola, freqüentar os postos de saúde, participar de atividades de orientação alimentar e nutricional e participar de programas de alfabetização e cursos profissionalizantes
Benefícios - O Bolsa Família foi criado para atender duas finalidades básicas: enfrentar o maior desafio da sociedade brasileira, que é o de combater a miséria e a exclusão social, e também promover a emancipação das famílias mais pobres.
Por decisão do presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva , o Bolsa Família unificou todos os benefícios sociais (Bolsa Escola, Bolsa Alimentação, Cartão Alimentação e o Auxílio Gás) do governo federal num único programa. A medida proporcionou mais agilidade na liberação do dinheiro a quem precisa, reduziu burocracias e criou mais facilidade no controle dos recursos, dando assim mais transparência ao programa. (Fonte: PMU)

Semana do Meio Ambiente em Ubatuba

Ubatuba - A Associação Socioambientalista Somos Ubatuba (ASSU) e a Secretaria do Meio Ambiente de Ubatuba (SEMA) promovem entre 04 e 11 de junho, a Semana do Meio Ambiente, com atividades voltadas à sensibilização e ação cidadã para o cuidado ambiental de nosso município, para um público de cerca de 2000 pessoas, entre moradores e turistas.
Este cuidado envolve não apenas a preservação da Natureza presente em nossa cidade, mas também de nossa cultura e das relações sociais que aqui existem.
A abertura da Semana do Meio Ambiente ocorrerá no sábado, dia 4 de junho, a partir das 16 horas, quando será montada uma tenda na Praça Capricórnio (Itaguá) para a realização de Oficinas de Arte-reciclagem, Pintura e Maquilagem ecológica e Plantio de mudas, além de atendimento ao público e disponibilização de material informativo sobre o meio ambiente de Ubatuba.
No domingo, 5 de junho, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, em parceria com a FUNDART (Fundação de Arte e Cultura) e com o CEAU (Coletivo de Entidades Ambientalistas de Ubatuba) serão realizados, a partir das 18 horas no Auditório da FUNDART, uma Mostra de Vídeos ecológicos, a Apresentação de trabalhos de educação e preservação ambiental desenvolvidos em nossa cidade pela sociedade civil organizada e órgãos governamentais, além de um delicioso Show Musical da Banda Tupinambras.
A Semana do Meio Ambiente será finalizada com uma divertida Gincana Ecológica realizada nas Escolas Capitão Deolindo de Oliveira, Padre Anchieta e Dr. Esteves da Silva, com a participação de mais de 1300 alunos, uma oportunidade de educar com muita alegria nossos jovens, futuro de Ubatuba, para o cuidado ambiental de nossa cidade.
Em sintonia com uma preocupação ambiental que é mundial, a ASSU e a SEMA sentem-se satisfeitos em poder contribuir localmente com a construção de uma cidade mais ecológica. (Fonte: ASSU)

Secretaria de Assistência Social prepara para o primeiro emprego

Ubatuba - A Secretaria de Assistência Social de Ubatuba promoveu no dia 31 de maio mais uma palestra para capacitação profissional das pessoas que estão cadastradas no Balcão de Empregos. Desta vez 48 pessoas assistiram à palestra “Preparando para o mercado de trabalho”, com a facilitadora Joyce Santos, que abordou temas como desempenho e carreira, empregabilidade, mercado de trabalho, curriculum e entrevista.
Segundo Eduardo Ilário, chefe de assuntos administrativos da Secretaria de Assistência Social e coordenador do projeto primeiro emprego, esses candidatos saem na frente quando entram em contato com o empregador. “Hoje em dia o empregador escolhe as pessoas mais capacitadas para ocupar as vagas. Um curso a mais sempre dá vantagem aos candidatos”, diz.
O coordenador salientou ainda que a maioria dos participantes era de jovens, que permaneceram após o término da palestra para obter ainda mais informações, tamanho o interesse pelo assunto. Ainda segundo Ilário foi entregue uma apostila aos participantes para a continuidade do estudo em casa. A entrega dos certificados de participação aconteceu no dia 1º de junho.
Para este mês estão programados os cursos de “Atendimento ao Cliente” (20/6) e “Motivados para vencer: buscando a capacitação profissional”(27/6). Para participar é necessário estar cadastrado no Balcão de Empregos da Secretaria.
Certificados – No dia 30 aconteceu a entrega dos certificados para os participantes do curso “Motivados para vencer: buscando a capacitação profissional”, realizado no início do mês. Estiveram presentes à cerimônia, o vice-prefeito Domingos dos Santos, a secretária de Assistência Social, Kátia Nunes e a presidente do Fundo Social Denise César.
A Secretaria de Assistência Social informa às pessoas que passaram pelos cursos de capacitação e não receberam seus certificados, que os mesmos podem ser retirados em horário comercial na Rua Paraná, 375. No primeiro semestre oitenta e seis pessoas assistiram às palestras promovidas pelo Balcão de Empregos. (Fonte: PMU)

Fundart expõe obras selecionadas para o Mapa Cultural Paulista

Ubatuba - Começa hoje, dia 3, na Fundart (Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba) a exposição da etapa municipal do Mapa Cultural Paulista, com obras de artistas ubatubenses. Serão apresentados os trabalhos de desenho de humor, fotografia e artes plásticas.
O Mapa Cultural Paulista representa um avanço na política cultural, seja pelo intercâmbio nas regiões, valorizando novos talentos, com um movimento que une as mais distantes e diferentes culturas regionais. Em 2003-2004 mobilizou 316 municípios com 1663 inscrições. Confira! (Fonte: PMU)

Surfistas entram na onda contra o frio em Ubatuba

Ubatuba - Os surfistas de Ubatuba se engajaram na Campanha do Agasalho 2005, promovida pelo Fundo Social de Solidariedade de Ubatuba. Com o tema “Vamos juntos nessa onda contra o frio” eles posaram para fotos, gravaram um vídeo que deverá ser veiculado em emissoras de tevê e deram depoimentos que serão utilizados em spots de rádio.
Os surfistas Renato Galvão (atual campeão brasileiro), Suelen Naraísa (vice campeã brasileira), Ricardo Toledo, Zecão , Matheus Toledo, Filipe Toledo, Diego Santos e diversas crianças estavam animados em participar da campanha e atuaram como verdadeiros profissionais diante das câmeras. A campanha deverá ir ao ar nos próximos dias e servirá como incentivo para a população colaborar doando agasalhos. Os atletas aproveitaram e autografaram algumas camisetas que serão utilizadas pelo Fundo Social como um meio para estimular a arrecadação de agasalhos. (Fonte: PMU)

Empresa nacional patrocina o 1º Campeonato Brasileiro Profissional Master que trará a nostalgia dos anos 80

Ubatuba - O nascimento da empresa South to South se confunde com o inicio da profissionalização do surf brasileiro. Fundada em 1988, ela, que sempre esteve antenada com a essência e a história do esporte, sabe da importância de valorizar o passado e deseja resgatar os tempos áureos do inicio da profissionalização do surf, em meados dos anos 80. Em uma atitude inédita no País será realizado o 1o Campeonato Brasileiro Profissional Master, distribuindo R$ 20 mil em premiação.
Idealizador do evento, Maurício Fagundes, empresário e surfista, proprietário da South to South, aposta na iniciativa que reunirá surfistas com mais de 35 anos, entre os dias 6 e 7 de agosto. “Muito mais que um simples campeonato, o evento será uma homenagem aos surfistas de uma geração de ouro do surf brasileiro. Muitos foram e ainda são ídolos e raramente são lembrados pela mídia especializada”, analisa.
Reconhecendo o valor dessa história, o empresário deseja mostrar para a nova geração quem são os precursores da promissora carreira de surfista profissional que vem atraindo muitos candidatos. “Estamos com a sensação de que iremos fazer justiça, valorizando o passado. Precisamos passar para a nova e a futura geração do esporte que esses caras quebravam e ainda quebram as ondas. Temos muito o que aprender com eles”.
O local escolhido para a realização do campeonato foi a praia de Itamambuca, localizada no litoral Norte de São Paulo, no município de Ubatuba. O motivo é explicado pelo Maurício. “Itamambuca é um lugar especial para a história do surf brasileiro. Palco dos antigos festivais, que tem todo um charme e vibração, isto é, a verdadeira alma do surf”.
“Vamos resgatar as velhas rixas os velhos duelos que até hoje são lembrados. Mais do que uma competição o evento será um encontro de velhos amigos. O clima que imperava na época era de camaradagem, apesar de serem rivais nas ondas”, comenta Maurício, que trabalhou na elaboração de um ranking reunindo os melhores surfistas desde 1987, quando teve o primeiro campeonato profissional.
“O critério de convidados foi o mais justo possível, pois levantamos os rankings finais da Abrasp desde a sua criação em 87 até o último resultado de 2004. Fizemos um ranking histórico como se fosse um único circuito. Depois filtramos os primeiros 96 nomes que estão com 35 anos em diante”, explica. O número de convidados é para comportar o cronograma de dois dias de competição.
Para o presidente da Abrasp, Associação Brasileira de Surf Profissional, Pedro Muller, 38 anos, que no ano passado entrou mais uma vez para a história ao vencer a quarta etapa do Super Surf, em plena Itamambuca, o evento será um marco e já está gerando expectativas. “O campeonato está fazendo o maior barulho aqui no Rio de Janeiro. Ninguém quer ficar de fora”. Na ocasião serão comemorados os 18 anos da Abrasp.
Procedimento para inscrições – Os atletas que se encontram na lista de convidados terão prioridade às inscrições até o dia 15 de julho. Caso haja alguma vaga, será aberto, até o dia 30, para outros surfistas, com nascimento a partir de 1970. Prioridade para atletas que sejam ou que foram profissionais. O valor da inscrição é de R$ 100 e deve ser feita em uma das contas da Abrasp. Mais informações pelos telefones (21) 2223-0614 ou (48) 232-1009.

Bancos:
ITAÚ - Agência: 0289 - Conta: 24732-2
BRADESCO - Agência: 3469-0 - Conta: 10347-0
UNIBANCO - Agência: 0476 - Conta: 202885-2

Lista de convidados em ordem alfabética, sujeito à confirmação dos atletas:
Adalvo Argolo
Adriano Vasconcelos
Alexandre Herdy
Alexandre Piola
Almir Salazar
Amaro do Tombo
Amauri Piu
Antar Teixeira
Beto Cavalhero
Carlos Burle
Carlos Kehot
Carlos Santos
Cauli Rodrigues
Claudio Marroquim
Dada Figueiredo
Daniel Miranda
Davi Husadel
Davi Ribeiro
Douglas Lima
Edinho
Eduardo Bolonha
Eduardo Coutinho
Eraldo Gueiros
Fabio Gouveia
Fabio Quencas
Fernando Bittencourt
Fernando Correa
Fernando Graça
Flavio Padaratz
Fred Dorey
Fred Guaraná
Gugu de Cabo Frio
Guilherme Gross
Guto Carvalho
Helio Bittencourt
Hilton do Vale
Icaro Cavalhero
Ivan Junkes
Jair de Oliveira
Jânio Argolo
Jerônimo Teles
João Mauricio Jabour
Joca Junior
Joca Seco
Jojó de Olivença
Jorge Bayley
José Anníbal
Julio Adler
Junior Maciel
Kias de Souza
Leandro Breda
Léo Chinês
Luís Vasconcelos
Luiz Neguinho
Magnus Dias
Marcelo Boscoli
Marcelo Nana
Marcelo Peixe
Marcio Orelha
Marco Leite
Marcos Ritchie
Marcus Brasa
Maurício Orelinha
Miguel Kuri
Nelson Ferreira
Neno do Tombo
Olimpinho
Paulo do Tombo
Paulo Kid
Paulo Mota
Paulo Rabelo
Paulo Zulu
Pedro Muller
Picuruta Salazar
Renan Rocha
Renato Phebo
Ricardo Bocão
Ricardo Chagas
Ricardo Tatuí
Ricardo Toledo
Roberto Casquinha
Rodolfo Lima
Rodrigo Munhoz
Rodrigo Resende
Rogério Alemão
Rosaldo Cavalcante
Saulo Fidalgo
Saulo Lyra
Sérgio Noronha
Tadeu Pereira
Tequinho do Tombo
Tinguinha Lima
Wagner Pupo
Zé Paulo
Zé Radiola
Zecão  (Fonte: Fama Assessoria)

Secretaria de Esporte e Lazer divulga atividades para o fim de semana

Ubatuba - A secretaria de Esporte e Lazer promoverá uma série de atividades a partir desta sexta-feira, 3. O campeonato da Escolinha Municipal de Basquete dá a largada, com a última rodada da fase classificatória, no Ginásio de Esporte Tubão. As partidas SurfNet X Eletro Norte e Ubatuba Automóveis X Mercado 24 horas serão realizadas à partir das 16h30. Os adultos também definem classificação para a semifinal à partir das 19h com as partidas Tortilhão X Clínica e Docelar X Tachão.
No sábado acontece a terceira rodada do torneio, à partir das 10h, com os seguintes jogos: Smidi Calçados X Varejão Santa Rita, Mercado 24 Horas X Ismael Comida Caseira, Rossi Calçados X Marconi, Jija Locadora X Irmãos Ribeiro e Rei do Camarão X Quiosque Vovô Almiro.
A equipe de recreação estará na Estufa II, na sede da SABE (Sociedade Amigos do Bairro da estufa) à partir das 9h com muitas atividades para toda a comunidade do bairro e adjacências. No domingo o Tubão será palco do Campeonato Regional de Kung Fu e Tai Chi Chuan, à partir das 9h.
A região Norte recebe no domingo o projeto Recreando em Seu Bairro, desta vez na Picinguaba, também à partir das 9h. (Fonte: PMU)

Campeonato Fraldinha anima manhãs de sábado

Ubatuba - O campeonato da Escolinha Municipal de Futebol Rubens Salles tem feito muita gente acordar cedo. Além dos pais dos atletas, que fazem questão de acompanhar as jogadas dos pimpolhos, muita gente tem aproveitado as manhãs de sábado para assistir as partidas disputadas no estádio Ciccillo Matarazzo.
Neste sábado acontece a terceira rodada do torneio, à partir das 10h, com os seguintes jogos: Smidi Calçados X Varejão Santa Rita, Mercado 24 Horas X Ismael Comida Caseira, Rossi Calçados X Marconi, Jija Locadora X Irmãos Ribeiro e Rei do Camarão X Quiosque Vovô Almiro. A equipe Jija Locadora tem o melhor ataque (13 gols) e a melhor defesa pois ainda não sofreu nenhum gol, após duas rodadas. (Fonte: PMU)

Picinguaba recebe o “Recreando em seu Bairro” neste domingo

Ubatuba - A Secretaria de Esportes e Lazer promoverá no domingo dia 5, no bairro da Picinguaba, região norte do município, a terceira edição do projeto “Recreando em seu Bairro”. O evento é destinado a todas as idades, onde os moradores podem aproveitar a manhã de domingo para atividades físicas e recreativas, com monitores da Secretaria. A estrutura oferece quadras de vôlei, futebol, queimada, jogos de mesa e gincanas, entre outras atividades.
Entre as atrações do “Recreando” a cama elástica, onde as crianças do bairro fazem filas para realizar acrobacias. As crianças também terão um espaço para pintura, desenho, colagens e outras artes. O “Recreando em seu Bairro” na Picinguaba acontece a partir das 9h. (Fonte: PMU)

Vacinação contra poliomelite começa mais cedo em Ubatuba

Ubatuba - No próximo dia 11 de junho, acontece a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomelite. Em Ubatuba, as crianças de 0 a 5 anos começarão a ser vacinadas no dia 6, em diversos postos e unidades de saúde do município. Essa doença está sendo erradicada no mundo, mas o vírus ainda existe em alguns lugares, por isso, é fundamental que todas as crianças sejam vacinadas.
A poliomelite, ou paralisia infantil, como também é conhecida, é uma doença contagiosa, transmitida pelo poliovírus através das vias aéreas superiores, caracterizada por causar uma paralisia de início súbito, geralmente em membros inferiores. Os sintomas da poliomelite são: febre, mal estar, dor de cabeça, acompanhada ou não de paralisia.
No início da década de 80, houve uma grande incidência da doença no Brasil, deixando milhares de deficientes físicos por ano. No fim dos anos 80, a doença foi controlada na maior parte do mundo, devido às ações de imunização. Ainda hoje, pode-se observar um grande número de pessoas com a síndrome pós-pólio, seqüelas deixadas pela infecção.
O objetivo das campanhas de vacinação em massa é produzir uma extensa disseminação do vírus vacinal, que competirá com a circulação do vírus selvagem, interrompendo a cadeia de transmissão da doença. A coordenadora da vigilância epidemiológica, Eliana Arantes, diz que, “embora não tenhamos mais a doença em nosso país, a vacinação é o único meio de manter ausente a circulação do vírus no meio-ambiente.” (Fonte: PMU)

Cronograma da Campanha Nacional de Vacinação Antecipada
1a Etapa – de 06 a 10 de Junho de 2005 - Ubatuba.  (Fonte: PMU)

 

2a feira

06/06/2005

3a feira

07/06/2005

4a feira

08/06/2005

5a feira

09/06/2005

6a feira

10/06/2005

Manhã

 

 

 

 

PAS Itamambuca

PAS Puruba

PAS Camburi

PAS Picinguaba

 

 

PAS Praia Dura

Sertão do Ingá-Casa da D.Luzia

Indaiá-volante

Cambucá-Igreja

PAS Itamambuca

PAS Puruba

PAS Picinguaba

 

PAS Corcovado

Pedreira-Capela

Vila Santana-Casa da D.Marisete

Morro da s Moças-Capela

PAS Taquaral

PAS Itamambuca

PAS Puruba

PAS Sertão do Ubatumirim

PAS Picinguaba

 

Unidade Mista da Maranduba

Bonete-volante

Casanga(Taquaral)-volante

Praia do Félix-Bar do Paulinho

PAS Itamambuca

PAS Puruba

PAS Picinguaba

PAS Sertão do Ubatumirim

Vale do Sol-Assembléia de Deus

PAS Sertão da Quina

Unidade Mista da Maranduba

PAS Fortaleza

Cachoeira dos Macacos-Casa da acs Ezilda

PAS Itamambuca

PAS Puruba

Almada-Centro Cultural

PAS Sertão da Quina

PAS Picinguaba

 

Tarde

 

 

 

 

PAS Itamambuca

PAS Puruba

Camburi-volante

PAS Picinguaba

PAS Praia Dura

Sertão do Ingá-Casa da D.Luzia

Parque dos Ministérios-Lar Avivalista

Barra Seca-volante

Puruba-volante

PAS Itamambuca

PAS Puruba

PAS Picinguaba

PAS Corcovado

Sumidouro-Capela

PAS Taquaral

PAS Itamambuca

PAS Puruba

Sertão do Ubatumirim-volante

PAS Picinguaba

 

Unidade Mista da Maranduba

Bonete-volante

Colônia de Férias do Horto-Ass. de Deus

Casanga(Taquaral)-volante

Promirim-Casa da Gilda

Praia do Léo-volante

Praia Vermelha do Norte-volante

PAS Itamambuca

PAS Puruba

PAS Picinguaba

Vale do Sol-Assembléia de Deus

PÁS Sertão da Quina

PAS Sertão do Ubatumirim

Unidade Mista da Maranduba

PAS Fortaleza

Monte Valério-Casa da Carmosa

Cachoeira dos Macacos-Casa da acs Ezilda

PAS Itamambuca

PAS Puruba

Picinguaba-volante

PÁS Sertão da Quina

PAS Picinguaba

 

 

 

Dia Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo
1ª Etapa/2005 - 11/06/2005 - Relação de Postos de Vacinação:

No.

Posto de Vacinação

Tipo do posto

Local de funcionamento

Endereço

Telefone

Enfermeiro responsável

01

Perequê Açu

Fixo

PAS Perequê Açu

Rua Néri José Dias, 80

38338600

Rhavena

02

Centro

Fixo

Ambulatório de Especialidades

Avenida Rio Grande do Sul, 710 Centro

38338580

Bet Lucinda

03

Praça 13 de Maio

Fixo

COMTUR

Praça 13 de Maio, 200

38341062

Júlia

04

Ipiranguinha I

Fixo

PAS Ipiranguinha

Rua da Assembléia, 114

38325110

Hiroko

05

Ipiranguinha II

Fixo

EMEI Helena Maria Mendes Silva

Rua da Cascata, 1478

38337700

Loretto

06

Figueira

Fixo

Projeto Alavanca

Rodovia Oswaldo Cruz, s/n

-

Sandra

07

Marafunda

Fixo

EM Prefeito Silvino Teixeira Leite

Rua Laurentina Braga, 210

38361820

Beth Prado

08

Sesmaria

Fixo

EM Sr. João Alexandre

Estrada Municipal UBT-253, 240

38336588

Andréa

09

Estufa I

Fixo

Creche Francisquinho

Avenida Vasco da Gama, 35

38321350

Alessandra e Priscila

10

Itaguá

Fixo

UNIMEI Itaguá

Rua Rodrigues de Abreu, 414

38338602

Kátia

11

Praia Grande

Fixo

Imobiliária Tamoios

Avenida Marginal, 466

38351737

Francesca

12

Toninhas

Fixo

Hotel Candeias

Rua Comendador Miranda, 52

38421962

Francesca

13

Perequê Mirim

Fixo

PAS Perequê Mirim

Rua Benedito Henrique, 236

38423500

Lúcia e Rita

14

Sertão do Perequê Mirim

Fixo

EM Maria da Cruz

Rua Pedra Verde, 294

38420322

Lúcia e Rita

15

Saco da Ribeira

Fixo

PAS Saco da Ribeira

Avenida Plínio França, s/n

38423535

Maria Alice e Eliane

16

Maranduba

Fixo

Unidade Mista da Maranduba

Avenida do Engenho, 298

38495001

Margareta

17

Lagoinha

Fixo

EM Agostinho A. Silva

Rodovia SP 55, s/n

38433330

Daniel

18

Rio Escuro

Fixo

PAS Rio Escuro

Rua Avestruz, 35

38423000

Maria Fernanda

19

Estufa II

Fixo

Unidade do Programa de Saúde da Família

Rua Italgino M. Oliveira, 29

38332550

Ana

20

Enseada

Fixo

Capela Santa Rita

Rua Luzia Maciel Leite, 66

38420152

Karina

21

Sertão da Quina

Fixo

PAS Sertão da Quina

Rua João Baily, 1723

38495700

Heidy

Ação Litoral

Opinião Topo

"Nana nenê"
Ronaldo Dias


Dentre tantas mazelas oficiais, a mais perniciosa tem sido o descaso com a educação. O resultado é péssimo. Temos hordas de "alfabetizados" e (ditos) graduados, que não entendem absolutamente nada do que lêem. Graduados emitem pareceres baseados em fundamentos tão precários quanto sua lamentável formação intelectual. Estes, por óbvio, não conseguem colocação profissional em suas respectivas graduações e, engrossam as fileiras dos excluídos, muito mais pela simples incapacidade de exercer suas profissões, do que pelos altos índices do desemprego. Outro tipo de educação que está faltando, talvez pelo crescente índice de impunidade, é aquele simples, que não se aprende em nenhuma escola, construído durante a infância, pouco a pouco, no dia a dia, com carinho, afeto, compreensão e, principalmente com os exemplos "dentro de casa". Mais importante que a primeira, a educação do "berço" , tem a função principal de formar o caráter do indivíduo. Apenas os formandos nos bons bancos escolares ou no "berço" é que serão diplomados pela vida. Àqueles que se enganam, resta apenas a frustração narcisa da contemplação. Ostentações sem conteúdo para sustentar. Discutem apenas pessoas. Vamos aguardar uma reviravolta no ensino. Ou, na educação!

Ronaldo Dias
Ubatuba, SP

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Convite - O Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia e a Associação dos Engenheiros, Arquitetos de Ubatuba têm o prazer de convidar V. Sa. para participar das Palestras: "Acessibilidade e Mobilidade Urbana" - "Plano Diretor - buscando uma cidade para todos". Palestrante: Engº Luiz Carlos de Alcântara - Conselheiro e Coordenador do GT-Acessibilidade do CREA-SP. Palestrante: Engº Maria Rita de Cássia Singolano - Conselheira e Coordenadora do GT- Habitação do CREA-SP.
Data: 07 de Junho de 2005 (terça-feira) - Horário: 19 horas
Local: Associação Comercial e Industrial de Ubatuba
Endereço: Rua Dona Maria Alves, 587 Centro cep - 11680-000
Confirmar pelo telefone: (12) 3832.1929
Apoio: Associação Comercial e Industrial de Ubatuba

Associação dos Engenheiros, Arquitetos de Ubatuba
Ubatuba, SP


MSQ - Movimento dos Sem Quiosque - Prezados, editores e leitores, li com muito cuidado a carta do leitor MAIK WALACE, e quero tecer algumas considerações:
A construção de quiosques de sapé e bambu, já teve seu lugar na história de Ubatuba, tempo em que não se tinha infra-estrutura suficiente para permitir um melhor uso do espaço urbano, nem mesmo uma necessidade de maior oferta de produtos e condições, para melhor acolher os turistas.
Entre optar por um ou por outro, preferiria hospedar-me no hotel Recanto das Toninhas, ou em outros tantos, que me dariam um maior conforto e segurança, sem o onus de ter o peso na conciência de estar colaborando com maus empresários, que usam o espaço público, sem dar a menor contrapartida de impostos, que todos os cidadãos normais são obrigados a pagar. Não sou elitista, como o hotel acima citado, cito também a pousada do meu amigo João, lá no Félix, a qual não me recordo no momento o nome, mas ela está lá. Aproveito também, que não há muito tempo atrás, esse mesmo João, quis construir um quiosque para atendimento ao público da praia, em sua propriedade, com todas as exigências da Secretária de Saúde e não lhe foi possível, pois a Associação dos Amigos do Félix, o orientou que não seria algo de bom para a praia e ele, no enteresse maior da comunidade, achou por bem, não terminar o projeto.
Quando se fala em MEIA DÚZIA de possoas, é tão bom que existam esta MEIA DÚZIA de cidadaõs conscientes de suas responsabilidades sociais, em vez de tempos passados, que nem mesmo uma quarto de meia dúzia, se faziam ouvir. Tomara que a sua presença ao debate, nos torne em MILHARES DE DÚZIAS. Seja bem vindo, a cidade precisa de pessoas que critiquem, que busquem soluções e que ajudem a melhorar o ambiente do meio que nós vivemos e que será, esse mesmo MEIO AMBIENTE, que deixaremos de herança para nossos filhos!
Quanto a adquirir a permissão de operar um quiosque, é justamente o que pretendo fazer, oferecendo às pessoas interessadas na possibilidade de concorrerem a uma liberação de uma licença, após a oficialização do movimeto, com o objetivo de se solicitar ao poder público a abertura de licitação, para que os futuros associados possam concorrer a um quiosque, que ocupe o espaço público, mas, devidamente legalizado; documentado; adequado e com sua finalidade socialmente engajada.
Em observação à poluição da baia do Itaguá e Iperoig, é uma questão, tanto educacional, quanto de falta de fiscalização, pois, no devido momento que se coibir os esgotos clandestinos e houver uma campanha de educação da população, não teremos mais essas praias poluídas.
Fico feliz com sua colocação, a respeito do famigerado parquinho. É uma luta de longa data e que nunca nos ausentamos do embate. Nos ajude também, nesta batalha, fortalecendo a comunidade para que sejamos respeitados.
Quanto a construção de quisosques, na avenida do centro, não há necessidade, pois temos uma boa infraestrutura de restaurantes que podem atender a demanda. O problema, é que se demorar mais tempo para tomarmos atitudes no sentido de melhorarmos, o MEIO em que vivemos, esses restaurantes fechem suas portas, pois, há muito tempo eles estão sendo asfixiados pela concorrência injusta, tamto dos quiosques, quanto dos carrinhos de lanches. Não convém perdemos mais tempo para solucionar, ou ajudar a solucionar, os desmandos de administrações passadas, que não tinham nenhum compromisso com a melhora da nossa cidade.
Para finhalizar, aqui vai o meu parabéns aos vereadores: DR.RICARDO (PV); EDILSON FELIX (PSC); OSMAR e LUCIANA, pela coragem de defenderem suas e nossas posições, frizando tão somente, não foi uma atitude circense, pois não somos palhaços (com o devido respeito aos atores circenses que tem este papel), foi uma atitude corajosa de CIDADÃOS comprometidos com toda a sociedade, todo o AMBIENTE em que vivem e participam socialmente. Até que enfim, a sociedade pode se manifestar e ser ouvida. Não interprete de modo errado minhas palavras, TODOS precisamos de TODOS, então, vamos aos debates e defendamos nossas posições com convicção, para que possamos chegar a um entendimento comum, em busca de melhora para TODOS.
Sempre, o meu muito obrigado a todos, cordialmente,

Wagner Aparecido Nogueira
Ubatuba, SP


Nada melhor que após a festa - Gostaria de Parabenizar a Sabesp pelo pronto atendimento que prestou em menos de 24 horas, após a veiculação da matéria "Parabéns pra você", referente a um buraco que estava entre a Avenida Antonio Carlos Ribeiro esquina com Av Guaicurus no Bairro do Itaguá:

    

Lembrando que não devemos usar este veículo de comunicação só pra falar dos problemas da Cidade, más também para levarmos a população que as autoridades de nossa Cidade estão de olhos e se empenhando o máximo para que sane os problemas, portanto meus agradecimentos a toda a equipe da Sabesp e ao Caro Colega e Amigo Emilio Campi, por colaborar com a reportagem.

Ozéias Amaro de Oliveira
Ubatuba, SP

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br
O envio de foto caracteriza autorizada a sua publicação e identifica o remetente como autor.

Ubatuba

Praia do Lanço/Picinguaba - Carlos Castro

Praia do Lanço/Picinguaba
©Carlos Castro


Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor

contador, formmail cgi, recursos de e-mail gratis para web site