Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quarta-feira, 08 de junho de 2005 - Nº 1295 Edições Anteriores

Pousada Albatroz Inteligraph Cemar Boats

Região
Prefeitos cobram verba de estâncias


Caraguatatuba
Funcionários da Santa Casa de Caraguá são flagrados 'brincando' na sala de cirurgia
CRM diz que deve haver apuração
Comerciantes e motoristas divergem quanto à mão da rua Major Ayres
População recebe bem Mutirão de Conscientização da Acaju
Estudantes fazem trilha no Parque Estadual
Dentistas são treinados em Caraguá
Bikers mantem a vice-liderança do campeonato paulista de bicicross
Legislativo vota benefícios e focinheira
Câmara realiza Audiência Pública sobre LDO
Vacinação contra Poliomielite em Caraguá
Arraiá do CIEFI Porto Novo acontece neste sábado 11
Kung Fu de Caraguá conquista 2º lugar em Campeonato Regional


Ilhabela
Ilhabela, é a primeira cidade paulista a assinar parceria com o CONPET
Câmara de Ilhabela pode aprovar Lei que proíbe o Nepotismo

São Sebastião
Delegado da RF: novo acesso ao transbordo não fere leis aduaneiras
Oposição entra na Justiça contra lei que autoriza convênio do PSF
Mapa Cultural Paulista terá participação sebastianense em todas as modalidades
Bonecas mamãe sebastianenses ganham espaço no mercado mundial
Presidente da Câmara é empossado delegado do Confep em São Sebastião

Ubatuba
Eduardo César encontra desvio de dinheiro e funcionários fictícios
Prefeitura demite servidor acusado de desviar dinheiro da folha de pagamento em Ubatuba
Sindicato cobra rigor em investigação
Prefeitura de Ubatuba apura irregularidades na folha de pagamento
Salão do Turismo mostrou potencialidades do Litoral Norte
Projeto de Lei sobre a padronização dos quiosques é adiado
CREA promove palestra sobre acessibilidade em Ubatuba
Fundo Social recebe doações para Campanha do Agasalho
Obras na praia do Lázaro
Representantes da Prefeitura e vereador se reúnem com moradores do bairro Estufa
Capacitação sobre Aids reúne funcionários da saúde em Ubatuba
Semana do Meio Ambiente é comemorada com atividades em Ubatuba
Praia da Almada recebe a primeira etapa do circuito de Águas Abertas
Guarda Municipal faz apreensão de drogas durante ronda
Projeto prevê artesanato e ecoturismo na Caçandoca

Seções
Artigo
Opinião
Carta do Leitor
Foto do Dia


Notícias da Região Topo

Prefeitos cobram verba de estâncias
Os prefeitos das 14 estâncias turísticas do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira reclamam de atraso no repasse de verbas do governo do Estado.

Litoral Norte - Segundo os chefes do Executivo, metade dos recursos dos convênios celebrados entre as prefeituras e o DADE (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias) relativos a 2003 não foram liberados. Eles também alegam que ainda não receberam os repasses de 2004.
Em 24 de maio último, diretores da Aprecesp (Associação das Prefeituras de Cidades Estância do Estado de São Paulo) protocoloram no Palácio dos Bandeirantes um pedido de audiência com o governador Geraldo Alckmin (PSDB) para tratar do assunto.
Das 645 cidades de São Paulo, 67 são estâncias e têm direito garantido pela Constituição de receber verbas do DADE. O valor previsto para 2003 é de R$ 86,7 milhões.
"Esperamos que o governo do Estado libere o quanto antes as verbas a que temos direito já que o atraso nos repasses estão atrapalhando a execução de obras e melhorias", disse o prefeito de Ilhabela e 2º tesoureiro da Aprecesp, Manoel Marcos de Jesus Ferreira (PTB).
"O governador sempre se mostrou sensível às estâncias e acredito que resolverá rapidamente essa situação", afirmou o prefeito de Campos do Jordão e presidente do Codivap (Consórcio que reúne as 39 prefeituras da região), João Paulo Ismael (PMDB).
OUTRO LADO - O secretário executivo de Turismo do Estado de São Paulo, Marco Antônio Castello Branco, admitiu que os repasses estão atrasados mas disse que toda semana há liberação de verbas para as estâncias.
"Do total previsto para 2003, já repassamos 65%. O que não foi pago ainda foi devido ao atraso em obras, já que repassamos as parcelas de acordo com a execução das obras. Além disso, o Estado têm uma grande gama de investimentos em outros setores e nem sempre temos as verbas disponíveis para os repasses às estâncias. Mas garanto que toda semana liberamos recursos para as estâncias." (Fonte: ValeParaibano)

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba

Funcionários da Santa Casa são flagrados 'brincando' na sala de cirurgia
Direção instaura sindicância para apurar uso indevido do local; CRM pede punição

Caraguatatuba - A direção da Santa Casa de Caraguatatuba vai instaurar uma sindicância administrativa para apurar uma 'brincadeira' feita por auxiliares de enfermagem no centro cirúrgico do hospital. A investigação será realizada por uma comissão dos setores administrativo e clínico do hospital.
Três fotos encaminhadas esta semana ao ValeParaibano mostram funcionários do hospital, possivelmente auxiliares de enfermagem, brincando no centro cirúrgico do único hospital público da cidade. As fotografias mostram os funcionários em equipamentos e segurando aparelhos de uso do centro.
Em uma das fotos, a auxiliar de enfermagem V. simula uma cirurgia na enfermeira M., portando equipamentos cirúrgicos nas mãos. Em outra foto, a enfermeira M., deitada na maca do centro cirúrgico, simula uma conversa ao telefone celular.
A enfermeira está com os pés sem qualquer equipamento de proteção, como é exigido pelas normas sanitárias para evitar possíveis infecções durante as cirurgias.
O diretor regional do CRM (Conselho Regional de Medicina) no Vale do Paraíba, Pedro Henrique da Silveira, disse que o centro cirúrgico não é local para brincadeiras, devido ao risco de infecções, e que o caso deve ser apurado pelo Coren (Conselho Regional de Enfermagem) (leia texto nesta página).
DIREÇÃO - O ValeParaibano mostrou ontem as fotos à direção da Santa Casa de Caraguá, que confirmou que as imagens foram feitas no interior do centro cirúrgico e que as funcionárias que aparecem nas fotos pertencem à equipe de enfermagem do hospital.
A Santa Casa informou que será aberta uma sindicância interna para apurar o caso. As auxiliares de enfermagem que aparecem nas fotos serão convocadas para dar explicações sobre a brincadeira realizada no centro cirúrgico. Os nomes não foram revelados pela direção do hospital.
As fotos obtidas pelo ValeParaibano serão anexadas à sindicância, que deverá ser concluída dentro de um mês.
Caso seja confirmada a responsabilidade pela brincadeira, as funcionárias serão punidas de acordo com a gravidade da falha cometida, segundo informou a Santa Casa.
Segundo a direção da Santa Casa, o centro cirúrgico sempre foi preservado e utilizado apenas em caso de cirurgias eletivas ou de urgência.
A direção informou ainda que nunca houve qualquer denúncia de uso indevido do local.
A direção informou ainda que no centro cirúrgico são realizadas de 200 a 250 cirurgias mensalmente na cidade. O hospital tem 86 leitos, 36 deles destinados à clínica médica. (Fonte: Salim Buriham/ValeParaibano)

CRM diz que deve haver apuração

Caraguatatuba - O diretor regional do CRM (Conselho Regional de Medicina) do Vale do Paraíba, Pedro Henrique da Silveira, afirmou ontem que o caso de Caraguá deveria ser apurado pelo Coren (Conselho Regional de Enfermagem).
"Trata-se de uma brincadeira perigosa. O centro cirúrgico de um hospital é um local que deve ser preservado. Qualquer profissional que utilize o centro cirúrgico deve estar protegido da cabeça aos pés devido aos riscos de infecções", afirmou.
Segundo Silveira, o centro cirúrgico não é local para brincadeiras. Ele disse que o Coren deveria apurar se as enfermeiras que aparecem nas fotos são registradas no órgão. "Se pertencerem ao Coren, poderão ser penalizadas pelo órgão", disse Silveira.
Ele disse ainda que, caso as enfermeiras não sejam registradas no Coren, a direção da Santa Casa deveria puni-las administrativamente pelo uso indevido e pela brincadeira feita no interior do centro cirúrgico.
Nenhum representante do Coren foi localizado ontem após as 19h para comentar o caso. (Fonte: Salim Buriham/ValeParaibano)

Comerciantes e motoristas divergem quanto à mão da rua Major Ayres

Caraguatatuba - A alteração do tráfego da rua Major Ayres, que passou a ter sentido único de fluxo de trânsito a partir da meia-noite de ontem, é vista de forma distinta por comerciantes da rua e motoristas que trafegam freqüen-temente pela região central da cidade.
Na opinião de Douglas Ribeiro, funcionário de uma loja de suplemento alimentar na rua, a mudança é boa porque a via é estreita demais para ter carros em ambos os sentidos. “Diversas vezes já presenciei carros batendo nos retro-visores dos veículos que estão estacionados. Acredito que com uma única mão, esses pequenos acidentes serão evitados”, conta.
Para a proprietária de uma clínica de estética e beleza da rua Major Ayres, Leni dos Santos, o adequado não seria a alteração da via para sentido único.
“Da forma como está será horrível para o comércio, já que os motoristas terão que fazer uma grande volta caso desejem voltar ou não achem lugar para estacionar o carro. O mais adequado seria apenas a alteração do estacionamento para um único lado”, relata.
O mesmo parecer é exposto pelo proprietário de uma relojoaria da mesma via. Segundo Muniz, a alteração é muito ruim para o comércio local em razão da volta que os veículos terão que dar para passarem novamente pela rua. “O problema daqui é a velocidade dos carros. A rua é estreita, mas funciona”, diz.
Já os motoristas e ciclistas ouvidos pela reportagem possuem opinião favorável à alteração. “Creio que vai melhorar, com a rua em um único sentido, o cruzamento com a rua Tibiriçá Pimenta será mais tranqüilo. Mas isso só será possível afirmar com toda a certeza daqui há algumas semanas”, analisa o motorista Marcelo Garro.
A facilidade que o novo sentido da via proporciona ao fluxo dos veículos junto com as bicicletas é apontado como a principal melhora pela estudante Juliana Maria Pereira. “O pessoal anda de bicicleta no meio da rua e isso não vai mudar nunca. Com a via em um único sentido, facilita para os motoristas e ciclistas”, afirma.
O motoboy Kleber Praieiro demonstra relato similar. Para ele, todas as ruas que possuem tráfego intenso de carros, motos e bicicletas deveriam possuir “mão única”.
A opinião é reforçada pelo ciclista Augusto Rodrigues Torres. “Para quem anda de bicicleta sempre é melhor um único sentido. Essa rua é estreita e com a mudança os ciclistas terão mais espaço e não ficarão olhando para os dois lados”, argumenta.
O objetivo da Ditran com a mudança no sentido da rua é facilitar o fluxo e segurança do tráfego para diminuir o número de acidentes registrados na via; em 2004 foram dois e este ano, até março, um. (Fonte: Imprensa Livre)

População recebe bem Mutirão de Conscientização da Acaju

Caraguatatuba - O 1º Mutirão de Conscientização da Acaju (Associação Caiçara Juqueriquerê), realizado no último domingo e que consistiu na distribuição de panfletos explicativos sobre os problemas ecológicos decorrentes do lixo atirado no rio, foi considerado um sucesso pelo presidente da Associação, Pedro Paes.
De acordo com Paes, o grande destaque da atividade foi a boa receptividade da população e das marinas. “O pessoal nos recebeu muito bem, tanto nas cerca de 40 residências como nas seis marinas que visitamos. Distribuímos cerca de 200 panfletos nesses locais”, explica após salientar que 800 panfletos foram entregues em escolas dos bairros Barranco Alto, Morro do Algodão e Porto Novo.
“Alunos da escola estadual Ismael Inglesias participaram do mutirão”, completa. O presidente da Acaju explica também que constam nos panfletos telefones para os moradores entrarem em contato, caso o lixo situado em frente as residências não forem recolhidos freqüentemente.
“Estão os números da prefeitura, secretaria do meio ambiente e o da própria Acaju. É importante ligar não só para relatar a existência de lixo, como também entulhos e sobras de materiais de construção, que se não forem apanhados rapidamente, acabam no rio”, afirma.
Um mutirão de limpeza das margens e manguezais do rio está programado para ser realizado em aproximadamente duas semanas.
O cineasta Wilson Vicentini Gomes, que recentemente gravou um vídeo documentário sobre a contribuição da cultura indígena no meio ambiente, planeja fazer uma filmagem sobe a atividade ecológica, com a finalidade de divulgar as ações da Acaju. (Fonte: Imprensa Livre)

Estudantes fazem trilha no Parque Estadual
Objetivo foi apresentar a vegetação do parque aos alunos de 7ª e 8ª séries de duas escolas de Caraguá

Caraguatatuba - Cerca de 50 estudantes de duas escolas de Caraguá, da EMEF “Profª. Antônia Antunes Arouca”, no bairro Massaguaçu, e da Escola Estadual “Ismael Iglesias”, no bairro Barranco Alto, percorreram um quilômetro de trilha a pé pelo Parque Estadual da Serra do Mar, a partir das 9 horas, na última terça-feira, dia 7. O passeio fez parte da programação da Semana do Meio Ambiente de Caraguatatuba, organizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca.
A caminhada foi monitorada pelo secretário Auracy Mansano Filho, por dois funcionários da secretaria de Meio Ambiente, um da secretaria de Turismo, um bombeiro, e um inspetor da escola municipal que participou.
Durante o percurso, que levou cerca de 40 minutos, os alunos receberam explicações sobre a vegetação da Mata Atlântica, passando por dois rios, mas não conseguiram ver nenhum animal nativo.
Procurando incentivar a preservação de nossas árvores, a secretaria programou para amanhã, quarta-feira, dia 8, o plantio de mudas em dois pontos da cidade. A partir das 9h30, os alunos da EMEI “Profª. Maria de Lourdes Lucarelli Perez”, do bairro Indaiá, e da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) irão plantar 30 mudas na Avenida São Paulo, no bairro Jardim Primavera. E no período da tarde, a partir das 15h30, o plantio de outras 30 mudas será realizado por alunos da EMEI/EMEF “Profª. Maria Aparecida Ujio”, do bairro Porto Novo, nas margens do Rio Juqueriquerê. (Fonte: PMC)

Dentistas são treinados em Caraguá
A Saúde quer promover o atendimento humanizado e o respeito ao usuário. Uma das ações é o atendimento com hora marcada em todas as unidades.

Caraguatatuba - A Divisão de Saúde Bucal de Caraguatatuba promoveu um treinamento para 52 profissionais, entre dentistas e auxiliares da rede pública, na terça-feira, dia 7, no Centro Profissionalizante do Litoral Norte (Ceprolin). O treinamento visa a padronização do atendimento e a adequação às novas normas estabelecidas pela Secretaria de Saúde.
O diretor da Divisão, Olegário Alves Santos, um dos palestrantes, explicou que a Saúde quer promover um novo modelo de atendimento ao público, com humanização e respeito ao usuário. Uma das ações da Saúde Bucal é o atendimento com hora marcada em todas as unidades.
A saúde também quer padronizar do uso dos equipamentos. A Saúde conta hoje com 28 dentistas, 23 consultórios equipados, além de duas novas unidades que deverão iniciar em breve o atendimento, sendo uma móvel.
A Saúde Bucal de Caraguá está adequando o atendimento nas escolas. As equipes de trabalho terão de oferecer um atendimento padronizado nas 12 escolas que possuem consultórios equipados. Segundo Olegário, os procedimentos mais complexos não serão feitos nas escolas para evitar traumas ou medo no ambiente escolar.
Durante o treinamento, os dentistas também tiraram dúvidas relacionadas às normas de segurança sobre insalubridade, com o diretor da Divisão de Medicina e Segurança no Trabalho, Marcus da Costa Nunes Gomes.
Para o cirurgião dentista José Osmar Mello Toledo, o evento foi uma boa oportunidade para que os dentistas, principalmente os mais novos na rede, se informassem e tirassem dúvidas sobre o modelo de atendimento e as mudanças ocorridas. "Deveriam haver mais reuniões como essas. Muitas coisas estão mudando, está tudo mais organizado e a produtividade está melhor". (Fonte: PMC)

Bikers mantem a vice-liderança do campeonato paulista de bicicross

Caraguatatuba - Aconteceu na cidade de Jarinú-SP, região de Atibaia-SP a 3ª etapa do Campeonato Paulista de BMX, neste último final de semana, dias 04 e 05 de junho. A etapa reuniu 398 inscritos e mais uma vez contou com a presença de pilotos de outros estados, como Minas Gerais e Distrito Federal, abrilhantando ainda mais o evento. Com um dia ensolarado e uma pista técnica, com retas mais curtas e vários saltos, os pilotos tiveram de demonstrar precisão e habilidade.
Nesta etapa a equipe do Caraguatatuba Bicicross Clube, (www.caraguabmx.vilabol.uol.com.br),levou para a cidade de Jarinú 18 atletas que representaram a cidade de caragautatuba.
Os destaques foram, MATHEUS PRAZERES ( J.BIKE / big Box / MODULO ), que ficou em segundo lugar na categoria 7 anos experts e Evandro “Oreia” Castilho (Academia Olímpica / Versátil / Caraguá Veículos / Gel Castilho) , terceiro colocado na categoria 14 anos experts. Com esse resultado, Matheus Prazeres e Evandro “Oreia” Castilho, mantiveram-se na vice-liderança do ranking geral, restando ainda cinco etapas para o término do Campeonato Paulista.
Outro piloto que vem subindo no ranking foi Paulo “Baiano” Leal, que ficou em 4º lugar na categoria 12/13 anos novatos, subindo da 13º posição para a 7º posição do ranking geral, mostrando muita raça e vontade de vencer.mesmo participando somente de duas etapas
Os demais pilotos conseguiram os seguintes resultados:
Fabio Almeida, categoria 7 anos novatos – 3º lugar;
Renye Oliveira (MONACO / PRO SHOCK), categoria 9 anos experts – 3º lugar;
Beatriz Almeida, categoria girls 9/10 anos – 4º lugar;
Julia Cruz (JUNINHO BIKE SHOP), categoria girls 9/10 anos – 5º lugar;
Eduardo Cruz, categoria 10/11 anos novatos – 6º lugar;
Danilo “Kblo” Reis, categoria 16 anos experts – 10º lugar;
Rodolfo Correa, categoria 11 anos experts – 8º lugar;
Rodrigo Sampaio, categoria 16/17 anos novatos – 9º lugar;
Junior Ferreira, categoria 18 anos + novatos – 9º lugar;
Alexandre Lima, categoria 17/24 anos experts – 9º lugar e
Paulo “Mineiro” Carvalho, categoria 17/24 anos experts – 14º lugar.
A próxima etapa do Campeonato Paulista de BMX será realizada na pista Ton Ferreira, na cidade de Caraguatatuba-SP, nos dias 02 e 03 de julho, com a organização da Federação Paulista de BMX (www.fpbx.com.br), e depois no dia 10 de julho acontece a prova dentro dos Jogos regionais pelo 2º ano consecutivo.
Vale lembrar que o Bicicross fará sua estréia nos Jogos Olímpicos de Pequim em 2008, e hoje que o Brasil ocupa a 2ª colocação no Ranking Mundial por equipes e com grande chance de medalhas para o nosso pais. (Fonte: Marcus Prazeres - 11 9664-8482.)

Legislativo vota benefícios e focinheira
Vereadores apresentam propostas sobre dívidas e cachorros

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba, vota na noite desta terça-feira – 7 de junho, durante a sua 19ª Sessão Ordinária semanal, projetos de autoria apenas de Vereadores. Omar Kazon (PL) quer conceder benefícios para devedores e Agostinho Lobo de Oliveira – Lobinho (PSDB) quer oficializar a focinheira.
Assim como as outras sessões, esta também terão apresentação ao vivo pelo canal 30 da NET – TV a Cabo e pela Caraguá FM – 89,5 Mhz, a partir das 19h30.
De acordo com o projeto do Vereador Omar Kazon (PL), toda dívida municipal – inscrita ou não inscrita até o dia 31 de dezembro de 2004, estará isenta de multa e juros de mora se paga à vista, até o dia 30 de julho. Esta foi a forma que o Parlamentar encontrou para aumentar o caixa do município e reduzir os custos e o trâmite de uma cobrança judicial.
O Vereador Agostinho Lobo de Oliveira – Lobinho (PSDB), apresenta Projeto de Lei que proíbe a movimentação e permanência de cães ferozes sem a focinheira e a guia. Com isto o Parlamentar quer reduzir o índice de agressões e ferimentos cometidos por cães ferozes no município. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Câmara realiza Audiência Pública sobre LDO
No evento a Prefeitura apresenta suas propostas para o Orçamento

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba sedia nesta quarta-feira e no próximo dia 15 de junho, sempre às 16 horas, Audiências Públicas visando o Orçamento 2006 do Executivo. Neste encontro haverá somente a apresentação e o debate das obras da Prefeitura.
As Audiências Públicas que versam sobre a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias), visam a preparação para o Orçamento do próximo ano. No caso a Prefeitura apresentará suas intenções de obras e investimentos para 2006, que serão discutidas e debatidas com a comunidade.
Sendo aceitas e aprovadas as obras, as mesmas serão inseridas no Orçamento de 2006, que será discutido e votado em 2 turnos pelo Legislativo.
Além de membros da Câmara e Prefeitura, são esperadas as presenças de pessoas ligadas a diversas comunidades e a Sociedade Civil Organizada. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Vacinação contra Poliomielite em Caraguá
Campanha é oportunidade de colocar a caderneta em dia, inclusive com as vacinas contra Paralisia Infantil e Seguimento de Sarampo.

Caraguatatuba - A Secretaria Municipal de Saúde promove no dia 11 de junho a 1ª etapa da Campanha Nacional de Vacinação Contra Poliomielite, para crianças de 0 a 5 anos. A campanha vai envolver 160 funcionários da Saúde.
A vacinação vai ocorrer em 11 Unidades de Saúde, 4 escolas e um posto volante, no período das 8 às 17 horas. A equipe da Vigilância Epidemiológica lembra a todos que é necessário levar a caderneta de vacinação da criança pois na campanha também serão oferecidas as vacinas contra Paralisia Infantil e Seguimento de Sarampo, com exceção da EMEF do Pegorelli, CIEFI do Porto Novo, volante do Poço da Anta, EMEF do Indaiá, CEI do Rio do Ouro e PACS do Jetuba, que só terão a vacina contra Poliomielite.
Plantões no Comando da região Sul - UBS Perequê Mirim (Av. Jaraguá, s/n, 3887-8181); EMEF Massako Sone (R. Abra de Dentro, s/n, Pegorelli, 3887-2444), UBS Porto Novo (Av. José Herculano, 8550, 3888-3001) no CIEFI Profa. Maria Aparecida Ujio (Av. Primeiro de Maio, 285, Porto Novo, 3887-3836); UBS Morro do Algodão (R. Antonio dos Santos, 27, 3887-9100); e Poço da Anta (Piraçununga e Rio Claro).
Plantões no Comando do Centro - PACS Centro (Av. Anchieta, 485, 3882-3082); UBS Jaraguazinho (R. Benedito Silveira Santana, 57, 3883-3500); EMEF Dr. Carlos de Almeida Rodrigues no Indaiá (Av. Pernambuco, 1101, 3882-4679); PSF do Tinga (R. Antonio dos Santos, s/n, 3883-3277); CEI Honorina Pacheco Correa no Rio do Ouro (Av. Américo Timóteo do Rosário, 255, 3883-5577).
Plantões no Comando Norte, PSF do Massaguaçu (R. Itália Basse Magni, s/n, 3884-1999; PSF Jd. Casa Branca (R. José Pedro O. Barbosa, 7, 3883-9077); USF Olaria (R. Marginal Ipiranga, 17, 3883-7007); PACS do Jetuba (R. Vinte e Quatro, s/n, 3884-4090); UBS da Tabatinga (R. Manoel Pereira dos Santos, s/n, 3884-5700).
Mais informações na Vigilância Epidemiológica pelo telefone 3883-9903. (Fonte: PMC)

Arraiá do CIEFI Porto Novo acontece neste sábado 11
Em comemoração aos festejos de São João, a escola do Porto Novo realizará o tradicional “Arraiá” neste sábado 11, a partir das 15h

Caraguatatuba - O CIEFI (Centro Integrado de Ensino Fundamental e Infantil), “Profª Maria Aparecida Ujio”, localizado no bairro Porto Novo, em Caraguatatuba, realizará uma grande festa junina neste sábado 11, a partir das 15h.
“O Arraiá do CIEFI Porto Novo”, como é mais conhecida a comemoração a São João, terá a participação de alunos, com a apresentação de quadrilhas – tradicional dança junina.
Além dos números de dança, haverá barracas com comidas típicas para festejar a realização da festa, aberta aos pais de alunos e toda a comunidade. Participe. (Fonte: PMC)

Kung Fu de Caraguá conquista 2º lugar em Campeonato Regional
Além de classificar 10 atletas para os Jogos Regionais e Campeonato Paulista a equipe conquistou o 2º lugar da competição

Caraguatatuba - A Associação Long-Teh de Kung Fu e Tai-Chi-Chuan de Caraguatatuba participou com 17 atletas do 8º Campeonato Regional e Seletiva Paulista de Kung-Fu Wu-Shu 2005. As competições aconteceram no domingo, dia 5, em Ubatuba e a equipe conquistou o 2º lugar da competição, perdendo somente para a cidade de Ubatuba, anfitriã do evento, que participou com cerca de 30 atletas.
Competindo fora de casa, os artistas marciais não se amedrontaram com os 150 atletas vindos das cidades de Taubaté, São José dos Campos, Caçapava, Jacareí, Lorena, Campos do Jordão, Pindamonhangaba e Ubatuba, cidade sede do evento, e trouxeram para casa 12 medalhas de ouro, 9 de prata e 3 de bronze.
A equipe comandada pelo professor Benedito Fernandes dos Santos Filho, mais conhecido como Ditinho, também classificou 10 atletas para representar a cidade nos Jogos Regionais, que acontece de 4 a 17 de julho, em Caraguá, e no Campeonato Paulista, que acontece em agosto, na cidade de São Carlos.
A equipe caraguatatubense teve o apoio da Secretaria de Esportes e Recreação, Israel Veículos, salão de beleza Wilton Alves, El Som, Jair Transportes Executivos, Drogaria do Porto Novo, Clínica Veterinária Jurandir, Rádio Caraguá FM e Academia Long-Teh.
Para os interessados em praticar a arte marcial, a academia fica na rua Amazona, 831, Indaiá.
Confira a classificação da equipe de Caraguá:
Sérgio (Dragão) 1 ouro, 2 prata, 1 bronze
Renan Fernandes 2 ouro, 1 prata
Vilomar Novis 1 ouro, 1 prata
Marcelo Braga 1 ouro, 1 prata
Milton Fernandes 1 ouro
Valdirene Bibiano 1 ouro
Dayse Rodrigues 1 ouro
Lídia Novis 1 ouro
Diego Hiroshi 1 ouro
Diego Garcia 1 ouro
Gabriel Juqueira 1 ouro
Rafael Miranda 1 prata
Robson Guimarães 1 prata
Alessandro Lavor 1 prata
Marcelo Lima 1 prata
Wallasse David 1 bronze
Marcelo Manoel 1 bronze (Fonte: PMC)

Programa Ação Litoral

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Ilhabela, é a primeira cidade paulista a assinar parceria com o CONPET

Ilhabela - Aconteceu ontem no auditório da Prefeitura Municipal a assinatura da parceria do Conpet (Programa Nacional de Racionalização do Uso dos Derivados do Petróleo e do Gás Natural) com a prefeitura, através das secretarias de Meio Ambiente, Turismo e Educação. O programa, uma parceria com a Petrobras, tem como objetivo conscientizar e motivar as pessoas no consumo racional de energia.
O Conpet na Escola envolve a secretaria de Educação do município, incluindo a rede pública municipal e estadual. O Conpet desenvolveu um projeto especifico para a área educacional, que foca sua atuação direta com os professores, naturais multiplicadores de informação nas salas de aula. Para estimular a atividade a atividade de interação dos professores com os alunos sobre o assunto, o Conpet criou uma metodologia de acompanhamento do empenho dos professores no desenvolvimento de atividades extracurriculares.
As atividades devem focar a produção de textos e trabalhos que visem à eficiência energética, analisando os problemas vividos no dia-a-dia das pessoas.
O Programa Transportar é destinado aos motoristas, onde é feito um laudo com relatório completo do veículo de carga, com análise do diesel (densidade e temperatura), permitindo o acompanhamento de níveis de consumo e noções básicas de segurança. No caso dos dados indicarem má qualidade, o motorista é aconselhado a trocar de combustível.
Programa Etiquetagem de Fogões e Aquecedores a Gás, procura mostrar a economia e segurança para o consumidor, e tem como objetivo estimular a produção e utilização de aparelhos domésticos a gás mais eficientes e seguros.
A etiqueta afixada nos aparelhos classifica os diversos modelos de fogões e aquecedores quanto à eficiência energética. Com isso, a população poderá avaliar no momento da compra a melhor relação custo-benefiício. Aparelhos mais eficientes, que consomem menos gás, representam em longo prazo uma expressiva economia nas despesas domésticas.
O secretário de Turismo Ricardo Fazzini falou na solenidade de assinatura sobre o Plano Gestor de Turismo que vem sendo realizado no município, e depois comentou: “Ilhabela é um município que se preocupa com o meio ambiente. Não temos mais acumulo de lixo orgânico, pois é transportado para fora do município, sendo mais uma conquista da secretaria de Meio Ambiente”.
“Esta parceria com a Petrobrás é importante para Ilhabela e vem demonstrar como é possível fazer empresários e sociedade civil eternos aliados do poder público na preservação do meio ambiente e na melhorias da qualidade de vida”,acrescentou a secretária de Meio Ambiente, Maria Inês Fazzini Biondi.
O gerente de suporte do Conpet, Frederico Augusto Marinho, elogiou o município: “Apeser de Ilhabela não ter problema de poluição ambiental, acho importante os administradores terem preocupação de preservar o patrimônio ambiental”.
O prefeito Manoel Marcos começou seu discurso falando sobre o trabalho da secretária de Meio Ambiente: “A secretária vem fazendo muitos trabalhos em pouco tempo, e isto é muito importante. Vou destacar também o transporte do lixo, a cidade está limpa e bem cuidada, isto é o resultado de muito trabalho”. Manoel Marcos destacou também “o orgulho da rede municipal de ensino”, destacando fazer questão de investir na educação”.
Os vereadores Joadir Capucho e Jadiel Vieira, o Keko, destacaram a importância da parceria com a Petrobras e Keko lembrou que as iniciativas tomadas na área de meio ambiente, no município, já deveriam ter sido adotadas, em sua opinião, “há mais de dez anos”.
Após a reunião os convidados foram, com um ônibus da empresa Auto Viação e Turismo de Ilhabela, conhecer a Casa do Meio Ambiente e assistir como será feita a análise da emissão de poluentes e do combustível. (Fonte: Imprensa Livre)

Câmara de Ilhabela pode aprovar Lei que proíbe o Nepotismo

Ilhabela - A Câmara Municipal de Ilhabela pode aprovar uma Lei que proíbe o ‘nepotismo’ dentro da administração pública. A autoria é do vereador Guilherme Henrique Maia Vieira, Dr. Guilherme(PMDB), que contou com o apoio do colega José Roberto de Campos, Beto(PMN). O projeto 23/2005 proíbe a contratação de parentes até o 2° grau no âmbito da administração direta, indireta, autarquias e fundações do município.
Na justificativa, Dr. Guilherme afirma que a prática do nepotismo aplicada descaradamente em várias administrações públicas no país, precisa ser extirpada para que se tenha um serviço público profissional, qualificado, técnico e sério. O vereador afirmou ainda que está acompanhando a campanha de moralização presente em todo o país. Após a leitura, o projeto foi encaminhado para ser analisado pelas Comissões Permanentes e precisa de dois pareceres favoráveis para voltar ao Plenário e ir à votação.
Os parlamentares encaminharam mais seis projetos de Leis para as Comissões, dois de autoria do vereador Joadir Luiz Capucho, Professor Joadir(PPS), dois do vice-presidente da casa, Vereador José Roberto, Beto(PMN), um de autoria do vereador Carlos Alberto de Oliveira Pinto, Carlinhos(PMDB) e um da mesa diretora (Luiz Antônio dos Santos, Luiz Lobo(PL), José Roberto, Beto(PMN), Dr. Guilherme(PMDB) e Professor Joadir(PPS), que autoriza reajuste salarial de 8% para os funcionários da Câmara.
Na ordem do dia, foram aprovados dois projetos de Lei de denominação de via pública, de autoria dos vereadores Carlinhos(PMDB) e Professor Joadir(PPS). Os requerimentos de número 281 a 305 também receberam a aprovação dos parlamentares, que ainda aprovaram por unanimidade cinco moções: três de Louvor, duas delas de autoria do vereador José Jorge Pereira, o Zeca do São Pedro(PTB) dedicadas à diretoria de Fiscalização e à Secretaria de Educação da prefeitura de Ilhabela e uma de autoria do vereador José Roberto, Beto(PMN). Dr. Guilherme foi o autor da moção de Apelo para a instalação de um posto do Corpo de Bombeiros na cidade e o presidente Luiz Lobo apresentou uma moção de Pesar, pelo falecimento do caiçara José Ribeiro dos Santos, o eterno congueiro Zé de Alício.
Tribuna - O edil Beto(PMN), sugeriu que o prefeito Manoel Marcos peça afastamento do cargo, até que se apurem todas as denúncias sobre sua pessoa. “Estamos de preto, eu e meu amigo Dr. Guilherme, em luto, pela morte da transparência e moralidade em nosso município”, disparou. E desafiou o prefeito Manoel Marcos a abrir seu sigilo bancário para demonstrar transparência propondo quebrar o próprio sigilo e o de sua família.
Carlinhos(PMDB) também disse que está pronto a abrir o seu sigilo bancário, e teceu críticas ao atual presidente do Conseg Wolf Lindmayer, por conta de denúncias de munícipes que teriam sido mal atendidos ao procurá-lo para fazer a CITI (Carteira de Identificação do Trabalhador de Ilhabela). “Se não está disposto a fazer, deixe que outras pessoas façam”, sugeriu o parlamentar, que criticou também a empresa Elecktro, que não responde seus requerimentos há quatro meses. O vereador cobra uma posição da empresa, em relação ao caso de um adolescente que teve seus braços amputados num acidente com a fiação de rede elétrica. “Deixo registrado aqui minha indignação, e se a empresa não tomar providências, vou dar uma moção de Repúdio”.
Zeca do São Pedro(PTB) e Guilherme(PMDB) reafirmaram que o G-5 não vai ceder a ameaças e que não querem grandes obras, precisam apenas ser atendidos nas pequenas coisas que a população pede. “Sabemos que há dinheiro em caixa, queremos coisas simples, mas até agora não fomos atendidos. Não sou contra a administração, mas quero honestidade”, disse Zeca. “Nossa caminhada não é fácil, mas nosso grupo está unido pela fidelidade e verdadeiro amor por Ilhabela”, completou Dr. Guilherme(PMDB).
Márcio Garcia (PL) fez um discurso enfático, criticando novamente a secretária do Meio Ambiente, Maria Inês Fazzini Biondi, “que recebeu uma moção de Repúdio e age como se tivesse recebido uma moção de Louvor”. Declarou mais uma vez que o G-5 não é contra o prefeito, mas que exige respeito. “Estão dizendo que queremos dinheiro? Respeite os vereadores desta Casa de Leis”, disse indignado.
E continuou: “Não queremos dinheiro, queremos ser ouvidos. Nós votamos no Manoel Marcos não por dinheiro, mas por acreditar em sua capacidade, por isso queremos respeito. Não adianta vir com ameaças, não adianta atacar o lado pessoal de cada vereador. Chega de patifaria, não admito ser bem atendido como sempre fui e ver outros companheiros sem atendimento. Quero que todos os vereadores sejam recebidos de forma igual, porque somos uma família”.
A vereadora Nanci Peres de Araújo Zanato(PTB) defendeu o prefeito Manoel Marcos: “ Fico muito entristecida com todos estes ataques ao prefeito. Ele não merece porque trabalhou muito, foi reeleito e continua trabalhando. Não é justo que ele tenha sua imagem denegrida deste jeito. Continuarei sendo fiel a ele, por mais que denigram sua imagem. O prefeito merece minha defesa até que me provem o contrário”. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Delegado da RF: novo acesso ao transbordo não fere leis aduaneiras
Segundo José Antônio Gaeta Mendes, o Porto de São Sebastião correu o risco de ser “desalfandegado” por conta da passagem de caminhões de lixo pela zona aduaneira. Com isso, operações de importação e exportação estariam suspensas

São Sebastião - O delegado da Receita Federal, José Antônio Gaeta Mendes, afirmou ontem à tarde, em entrevista ao Imprensa Livre, que o novo acesso à estação de transbordo de lixo, no Porto de São Sebastião, não fere a legislação aduaneira.
Segundo ele, com a abertura do portão pela rua Benedito Frúgoli, na Topolândia, os caminhões deixarão de transitar pela faixa alfandegada. “O local de transbordo não está na zona primária, isto é, de operações aduaneiras, onde ficam os recintos alfandegados como pátios e armazéns.
A legislação aduaneira estabelece a proteção destes recintos e, com as obras em andamento no porto, os caminhões de lixo começaram a passar por esta zona alfandegada. Por isso é que intimamos a Dersa para que regularizasse esta situação. O bom senso prevaleceu e hoje, com o novo acesso, a situação é normal”, enfatizou o delegado.
Gaeta Mendes disse que caso os caminhões continuassem trafegando pela faixa alfandegada, o Porto de São Sebastião poderia ser “desalfandegado”. Desta forma, não poderia realizar qualquer tipo de atividade portuária, como importação e exportação.
“Isso já aconteceu uma vez com o terminal da Petrobras. Significa paralisar as atividades do porto, o que traria uma situação embaraçosa em um momento em que se fala em desenvolvimento portuário”, citou.
Mendes salienta que, na sexta-feira, chegou a conversar com o prefeito de São Sebas-tião, Juan Garcia, sobre a questão. “Não temos nada contra A ou B. Estamos cumprindo o que determina a lei”, concluiu o delegado da Receita Federal.
Retrospectiva - No último sábado, os caminhões de lixo da empresa Enob foram impedidos pela segunda vez de entrar no Porto/Dersa para o transbordo do lixo, o que já havia ocorrido na quarta-feira, 1º de junho. Na quinta, o juiz da 2ª Vara da Comarca de São Sebastião, Luiz Antonio Carrer, concedeu uma liminar para que o acesso dos caminhões de coleta e das carretas utilizadas na ‘exportação’ do lixo fosse liberado.
Ele atendeu o pedido do prefeito Juan Garcia, que relatou em um mandado de segurança o risco de “calamidade pública”. A determinação judicial foi acatada.
Contudo, no fim de semana, a Dersa voltou a proibir a entrada dos caminhões, estando disposta a pagar a multa prevista de R$ 50 mil/dia pelo descumprimento da liminar. A Prefeitura de São Sebastião protocolou um novo pedido à Justiça, que concedeu nova liminar, desta vez, autorizando a abertura do portão atrás da estação de transbordo.
O serviço de coleta não chegou a ser interrompido, assim como a ‘exportação’ do lixo para Tremembé. O transbordo será feito na área da Dersa, enquanto a empresa prepara o terreno cedido pelo Cnaga (Companhia Nacional de Armazéns Gerais e Alfandegados), na Topolândia, que ainda não pode ser utilizado por falta de licença ambiental.
O prefeito Juan Garcia afirma que a área pertence ao município. Já a Dersa, que move uma ação de reintegração de posse, garante ser a proprietária do terreno onde ocorre o transbordo do lixo. A empresa dispõe de documentos assinados pelos ex-prefeitos João Siqueira e Paulo Julião, os quais pediram permissão para uso da área.
Código de Segurança - No próximo dia 21, a Delegacia da Receita Federal em São Sebastião promoverá uma palestra sobre a aplicação do ISPS Code (International Ship & Port Security Code) ou Código Internacional para Proteção de Navios e Instalações Portuárias no Porto de São Sebastião. O evento será realizado no auditório do Sindipetro, das 14h00 às 16h00.
A palestra será ministrada pelo auditor fiscal Antônio Russo Filho, que trabalha no Porto de Santos. Também participa do encontro o inspetor José Guilherme Antunes Vasconcelos. “O ISPS Code são regras básicas de segurança contra ataques terroristas. Todos os navios que se destinarem aos Estados Unidos deverão estar homologados por este código”, adiantou o delegado José Antônio Gaeta Mendes.
No Brasil, apenas o Porto de Fortaleza, no Ceará, já tem esta homologação de segurança internacional. Os próximos portos que receberão o selo são Itajaí (SC) e Suape (PE). “Uma vigilância desta natureza aumentará a segurança aduaneira”, finalizou Mendes. (Fonte: Imprensa Livre)

Oposição entra na Justiça contra lei que autoriza convênio do PSF

São Sebastião - Os vereadores Marcos Leopoldino (sem partido), Modesto Koji Ono (PTB), o Kotian, e Solange Rodrigues de Araújo Ramos (PTB), todos de oposição, protocolaram ontem, no Ministério Público, um pedido de investigação sobre a aprovação do projeto de lei 026/2005, que “autoriza a Prefeitura a celebrar convênio com entidades nas questões relacionadas a ações na área de saúde”.
Trata-se da lei que prevê um novo convênio para gestão do PSF (Programa de Saúde da Família), hoje administrado pela Irmandade Coração de Jesus – Hospital de Clínicas de São Sebastião, da qual o Ministério Público apontou irregularidade quanto à falta de pagamento de FGTS de funcionários.
A proposta foi aprovada por 6 votos a 3, em sessão extraordinária, na última sexta-feira, apesar de ter recebido parecer contrário da Procuradoria Jurídica da Câmara e da Comissão de Justiça. E é justamente este o argumento utilizado pelos vereadores no ofício enviado ao MP. O grupo aponta a falta do nome da entidade e valor do novo convênio, questionado pelos advogados do Legislativo.
Para os três vereadores de oposição, o projeto foi aprovado com “vícios de ilegalidade e de técnica legislativa”.
Assim, Leo-poldino, Kotian e Solange pediram “apuração rigorosa dos fatos, instaurando ações próprias administrativas, bem como medidas judiciais que entender necessárias para a garantia e a segurança do interesse público”. Cópias do ofício apresentado ao Ministério Público também foram en-viadas à OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e à Procuradoria Geral do Estado.
Na sessão de ontem, os vereadores Marcos Leo-poldino e Kotian falaram sobre a decisão de procurar a Justiça. “Protocolamos esta petição inicial no Ministério Público porque jamais votamos contra o parecer jurídico da Casa e isso foi feito. Está cumprida nossa palavra e cabe à Justiça ver se isso foi legal”, declarou Leopoldino.
“Nosso jurídico deu parecer contrário porque veio uma minuta vazia e a Comissão de Justiça também foi contra”, completou o vereador Kotian. A vereadora Solange Rodrigues deixou a sessão antes do término em razão de uma febre alta e, por isso, não se manifestou na tribuna.
O vice-lider do governo na Câmara, Luiz Antônio de Santana Barroso (PFL), o Coringa, fez um breve comentário sobre o posicionamento dos vereadores. “O Leopoldino entrou na Justiça e exerce seu papel de cidadão, nada contra ou a favor”, resumiu.
O projeto de lei 26/2005, enviado à Câmara no dia 3 de maio e aprovado na semana passada, especifica em seu artigo 1º o seguinte: “Fica o Poder Executivo autorizado a celebrar convênios com outros municípios, habilitados nas condições de gestão de saúde, definidas pelo Ministério da Saúde, bem como entidades filantrópicas sem fins lucrativos, autarquias ligadas à União, Estado e Município, ONGs (Organizações Não Governamentais) e Oscip (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), visando a conjunção de esforços para gestão, implantação, coordenação e execução de programas e ações de saúde”. Já o artigo 2º do projeto de lei define que os convênios serão regulamentados por meio de decreto.
Na última sexta-feira, a Prefeitura de São Sebastião foi notificada pelo Ministério do Trabalho para regularizar o convênio do PSF no prazo de 10 dias.
Isto é, o convênio com a Irmandade Coração de Jesus terá de ser rompido para que um novo contrato seja assinado. A nova entidade ainda não foi divulgada. (GG) (Fonte: Imprensa Livre)

Mapa Cultural Paulista terá participação sebastianense em todas as modalidades

São Sebastião - O Mapa Cultural Paulista, na fase Municipal, que iniciou na última segunda-feira (06/06) e encerra no sábado (11/06), presencia uma nova performance sebastianense: 38 participantes soltando a imaginação.
O diretor de Cultura e Turismo, Gleivison Gaspar, explica que o primeiro desafio da secretaria foi restaurar a credibilidade do Mapa Cultural na fase Municipal, investindo também na propaganda, pois ele garante que muitas pessoas não queriam mais participar.
“Nossa propaganda foi muito frutífera, isso é notável diante do número de artistas que vieram nos procurar. São Sebastião será representado em todas as modalidades”.
Nesta fase, um artista de cada modalidade será escolhido para passar para a Regional.
“A sorte está lançada. Acreditamos em nossos artistas e é por isso que secretaria reconhece a participação de todos e os valoriza”, disse Gaspar.
Para o diretor a importância do Mapa Cultural para os participantes envolve o reconhecimento que eles terão em todo o Estado de São Paulo.
“Quem passar nas fases tem seus trabalhos impressos, expostos, é uma forma de mostrar o trabalho do artista e conseqüentemente o nome da cidade”, completa.
Durante toda a semana, até o dia do encerramento, todas as poesias e obras dos artistas estarão expostas no Teatro Municipal.
Saiba mais sobre o Mapa Cultural Paulista - A principal meta do projeto é percorrer o Estado de São Paulo, conhecer o artista e sua forma de atuação, ampliando os espaços culturais e incentivando a produção artística.
O projeto promove o intercâmbio regional, o mapeamento dos produtores culturais e suas atividades, divulgando o talento desses artistas, proporcionando o apoio e a visibilidade necessária a aqueles que merecem o nosso reconhecimento, tanto pelo empenho quanto pela qualidade dos trabalhos apresentados em suas expressões artísticas.
A iniciativa do Governo de São Paulo, que conta com o incentivo e a parceria das Prefeituras Municipais, tem sido uma poderosa alavanca para o desenvolvimento cultural no Estado de São Paulo. O melhor exemplo disto é o resultado do Mapa Cultural Paulista nestes últimos seis anos, haja vista o sempre crescente envolvimento das cidades, de seus artistas e da comunidade em geral, transformando-o em um projeto de sucesso, imprescindível ao meio cultural do Estado.
Confira as modalidades:
Artes Plásticas
Canto Coral
Conto Dança
Desenho de Humor
Fotografia Poesia
Teatro
Vídeo (Fonte: PMSS)

Bonecas mamãe sebastianenses ganham espaço no mercado mundial

São Sebastião - As bonecas de pano, a Dibe Mamãe, confeccionadas por funcionárias da Creche Diva Bernadino, localizada no bairro do Canto do Mar, além de fazerem sucesso na Inglaterra, agora são exportadas para muitos estados do país e também para quatro países da América Latina (Guatemala, Argentina, Bolívia e Equador).
No mês de maio, nos dias 17 a 20, a enfermeira obstetra e coordenadora do Ciama (Centro de Aleitamento Materno), Carla Maria Bruço, participou do 2º Congresso Internacional de Bancos de Leite Humano e o 4º Congresso Brasileiro de Bancos de Leite Humano e Aleitamento Materno, em Brasília, onde estavam presentes representantes da Inglaterra, França, Estados Unidos, Guatemala, Argentina, Bolívia e Equador, além de representantes de diversos estados do país.
A coordenadora explica que aproveitou a oportunidade para apresentar a boneca, que são utilizadas em creches e escolas, para que a criança se identifique com ela e percebam a importância da amamentação.
O Ciama do Mato Grosso do Sul pediu bonecas índias, já que na região o número de indígenas é grande.
“Em vista disso, pensamos também na japonesa, já que o Brasil é um país de tantas etnias, mostrando para a criança que todos devem amamentar”.
Os interessados em adquirir as bonecas podem ligar para o número 38611198. (Fonte: PMSS)

Presidente da Câmara é empossado delegado do Confep em São Sebastião

São Sebastião - O presidente da Câmara de São Sebastião, Wagner Teixeira (PV), foi empossado ontem, 6, na Assembléia Legislativa de São Paulo, no cargo de Delegado Municipal do Conselho Federal Parlamentar (Confep).
A cerimônia foi realizada no auditório André Franco Montoro e presidida pelo procurador do Confep, Irineu de Ascenção.
O Confep é uma organização de Sociedade de Interesse Público (OSCIP) na defesa dos direitos civis, públicos e privado, voltado a ética pública, parlamentar e empresarial, que tem como objetivo acompanhar as ações praticadas principalmente pelo Executivo e Legislativo, nas esferas municipal, estadual e federal.
Respaldando suas ações na Constituição Federal Brasileira, congrega membros disciplinares oriundos de diversos órgãos públicos e instituições privadas da sociedade.
Para o procurador do Confep, não basta apenas cobrar só dos governantes. "É necessário mobilizarmos e fazermos parte do processo. Criticar é fácil, mas participar das decisões é fundamental para a democracia", completou.
O presidente da Câmara, Wagner Teixeira, explica que a função do delegado do Confep é solidificar o órgão no município, presidindo suas sessões e fazendo do Comdi (Comitês Municipais de Disciplinas), mais um instrumento de defesa da sociedade que representam.
O Comdi conta ainda com dois membros disciplinares, que são personalidades da sociedade municipal indicadas pelo Confep para, junto ao delegado, acompanhar as ações do executivo, do legislativo e do setor privado, visando o crescimento e o desenvolvimento social, empresarial e econômico sustentável.
Em São Sebastião, foram indicados os empresários Lupércio Conde Júnior e Paulo Roberto Pierre Gil, ambos do setor hoteleiro, que também foram empossados ontem, 6, na Assembléia Legislativa.
Teixeira declara que o próximo passo é agendar uma reunião com os membros disciplinares e avaliar quais serão as metas a serem alcançadas e os rumos a serem seguidos. No entanto ele ressalta que a comunidade pode e deve participar com sugestões, já que todos os problemas detectados serão levados as esferas estadual e federal.
Vale lembrar que os membros do Confep contam com serviços de assessoria empresarial, tributária, fiscal e jurídica; intencâmbio interestadual entre os poderes público e privado; apoio técnico e assessorias nas ações envolvendo a administração pública e o legislativo, entre outros. (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)
 
Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Ubatuba

Eduardo César encontra desvio de dinheiro e funcionários fictícios

Ubatuba - O prefeito de Ubatuba, Eduardo César (PL), convocou para ontem a tarde uma coletiva com a imprensa para falar sobre a existência de indícios de desvio de dinheiro público na administração.
A descoberta aconteceu dentro da própria prefeitura e foi levantada pelos Secretários de Administração e Finanças. O Banco Banespa forneceu o demonstrativo relacionado à folha de pagamento e ficou constatado o valor de R$ 28.445,00 de diferença entre o valor empenhado e o valor real.
Para o prefeito isso é apenas “a ponta do iceberg”, sem informação precisa dos valores, mas com suspeita de estar acontecendo há vários anos e com a certeza de ser pelo menos desde outubro do ano passado.
Com a presença do delegado titular de Ubatuba, Fausto Moro Cardoso, e de quatro vereadores (Charles Medeiros, Claudinho Gulli, Gerson de Oliveira e Romerson de Oliveira), Eduardo César falou sobre seu compromisso com a cidade e sua administração, que segundo ele deve ser 100% séria.
“Será aberta uma sindicância e o inquérito será passado ao delegado. É imprescindível que se faça quebra de sigilo bancário de toda nossa equipe e da administração passada, dando mais transparência à questão”, diz Eduardo César.
O funcionário encarregado pelo setor da folha de pagamento foi exonerado. Ele era comissionado e trabalhava na Prefeitura desde 1999. “Foi uma surpresa desagradável”, disse o prefeito.
“É verdade que o fato é algo negativo, mas o lado positivo disso é que imediatamente está sendo feita a apuração e os responsáveis serão punidos. Paralelamente está tramitando a sindicância interna, representação na delegacia de polícia e ciência do Ministério Público”, explicou Eduardo César, dizendo que será feito também o ressarcimento do dinheiro desviado.
A representação, que será encaminhada à Delegacia Seccional de São Sebastião, foi assinada pelos secretários de Administração e de Finanças e recebida pelo delegado titular de Ubatuba. “Será instaurado de imediato inquérito policial para que possamos ouvir todas as pessoas mencionadas e fazer a parte de provas periciais que este caso requer”, disse Dr. Fausto.
“Este tipo de ação é importante para mostrar que na nossa cidade as pessoas que utilizam esses atalhos não podem se dar bem. Com tanta falta de recurso alguém fazer desvios em nome de funcionários que sequer existem...”, lamentou o prefeito explicando ainda que na folha de pagamento analisada não constavam os nomes dos funcionários que supostamente recebiam o dinheiro e sim códigos ou letras.
O valor era repassado para o banco, onde, de posse da senha, o suspeito (funcionário exonerado) o transferia para contas particulares de não funcionários.
O nome do funcionário suspeito não foi citado, e segundo Eduardo César ele era o único que possuía a senha do banco, trabalhava de madrugada, mas todos acreditavam na seriedade e competência dele. No Banespa deverá ser apurada a forma como o dinheiro saía da prefeitura e entrava na conta.
São quatro os “funcionários fictícios”, que na folha de pagamento do último mês constam como “BBB” (R$7.118,42), “AAA” (R$7.214,71), “CCC” (R$2.572,12) e “A.A.C” (R$7.034,71).
O sistema de informática da prefeitura é terceirizado por uma empresa chamada Selector, por meio da qual também é possível verificar todo o histórico do caso, já que esta também está lá administração passada.
Nerivaldo José de Lima, técnico da empresa detentora do software usado na prefeitura para fazer a folha de pagamento, explicou que o sistema é dotado de uma auditoria e que vasculhando a máquina usada pelo funcionário citado foram encontrados os desvios. “Nós só damos o suporte na empresa, o funcionário faz o que quer, mas vamos avaliar tudo o que ele fez”. (Fonte: Ana Gabriela Fernandes/Imprensa Livre)

Prefeitura demite servidor acusado de desviar dinheiro da folha de pagamento em Ubatuba
Funcionário é suspeito de transferir verba de salários para contas de 'fantasmas'; esquema teria começado em outubro

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba instaurou ontem sindicância administrativa e inquérito policial para apurar um suposto esquema de desvio de dinheiro destinado ao pagamento dos servidores municipais. O caso também será investigado pelo Ministério Público.
Segundo a prefeitura, o golpe estaria sendo aplicado desde outubro do ano passado. Mensalmente teriam sido desviados de R$ 28 mil a R$ 30 mil destinados ao pagamento dos servidores municipais.
Uma empresa será contratada para realizar uma auditoria na prefeitura. Segundo o prefeito Eduardo César (PL), por meio da auditoria, a prefeitura pretende apurar o montante de recursos públicos desviados, desde quando o esquema funciona e quais os servidores envolvidos.
A primeira medida adotada ontem pelo prefeito, assim que foi confirmado o desvio do dinheiro da folha de pagamento, foi a exoneração do encarregado da folha de pagamento, A.A.J..
A prefeitura, que preservou a identidade do acusado, quer a quebra do sigilo bancário de todos os servidores, inclusive dos que deixaram a administração no ano passado.
A.A.J. não foi localizado ontem para comentar o assunto e nem retornou as ligações feitas pelo ValeParaibano.
Segundo a prefeitura, o encarregado era funcionário de confiança e trabalhava no setor desde 99.
"Pretendemos apurar tudo devidamente e obrigar os responsáveis a ressarcirem os cofres públicos", afirmou o prefeito, em entrevista coletiva realizada na tarde de ontem na prefeitura.
O Sindicato dos Servidores Municipais informou ontem que vai acompanhar o caso e aguarda a punição dos responsáveis (leia texto nesta página).
DESVIO- O suposto golpe foi constatado pelo secretário de Administração, Silvio Bonfigioli Neto, que assumiu a secretaria há 40 dias.
Segundo ele, a prefeitura empenhou R$ 1.692.897,46 para pagamento dos 1.780 servidores no mês de maio, mas na checagem feita no Banco Banespa, apenas R$ 1.664.452,36 foram destinados aos servidores.
Segundo ele, R$ 28.465,00 foram distribuídos em outras quatro contas, com nomes fictícios.
A prefeitura pretende descobrir a quem pertencem as contas 'CCC' que recebeu depósito no valor de R$ 2.570,12; 'BBB', R$ 7.118,42; e 'AAA', R$ 7.214,71. Na conta do encarregado foram depositados este mês R$ 7.034,71.
Segundo informou a empresa Selectron, responsável pelo sistema de dados da secretaria, A.A.J. era a única pessoa a possuir a senha bancária da prefeitura e responsável pelo pagamento online da folha.
O delegado de Ubatuba, Fausto Cardoso, acompanhou ontem a entrevista coletiva na prefeitura. Ele afirmou ontem que o caso será investigado pela delegacia seccional, que deverá ouvir todos os servidores envolvidos na folha de pagamento, bem como, da Selectron e do banco responsável pelo repasse do dinheiro aos servidores.
Representantes do Banespa, procurados pela reportagem, não quiseram comentar o assunto. (Fonte: Salim Buriham/ValeParaibano)

Sindicato cobra rigor em investigação

Ubatuba - O Sindicato dos Servidores Municipais de Ubatuba informou ontem que pretende acompanhar de perto todas as investigações sobre o desvio dinheiro da folha de pagamento da prefeitura.
"Fomos surpreendidos com a confirmação do golpe. Para nós tudo não passava de uma fofoca", afirmou a presidente do sindicato, Gláucia Gomes da Silva.
Segundo ela, os servidores querem a 'total apuração do caso', bem como a punição dos responsáveis pela suposta fraude.
"Trata-se de uma acusação de desvio de dinheiro público. Os responsáveis devem devolver o que foi desviado dos cofres públicos", afirmou.
Gláucia disse que o encarregado da folha de pagamento, exonerado ontem pelo prefeito de Ubatuba, Eduardo César (PL), não procurou o sindicato desde sua contratação.
A.A.J. não era filiado ao sindicato. Pelo menos 1.100 servidores do total de 1.700 funcionários da administração são associados ao sindicato da categoria.
REAJUSTE- O sindicato negocia com a prefeitura um reajuste de 5% nos salários dos servidores municipais.
"Acreditamos que com a descoberta do golpe a prefeitura terá condições de atender as nossas reivindicações", afirmou Gláucia ontem ao ValeParaibano. (Fonte: ValeParaibano)

Entenda o Caso

* A prefeitura empenhou R$ 1.692.897,46 para pagamento dos 1.780 servidores no mês de maio, mas apenas R$ 1.664.452,36 foram destinados aos servidores;
* Segundo a prefeitura, R$ 28.465,00 foram distribuídos em outras quatro contas bancárias, com nomes fictícios;
* A conta denominada 'CCC' recebeu depósito no valor de R$ 2.570,12; a 'BBB', R$ 7.118,42 e 'AAA', R$ 7.214,71;
* Na conta do encarregado da folha de pagamento, A.A.J., foram depositados este mês R$ 7.034,71.
* Segundo a empresa Selectron, responsável pelo sistema de dados da secretaria, A.A.J. era a única pessoa a possuir a senha bancária da prefeitura e responsável pelo pagamento online da folha.
* Ontem, a prefeitura demite servidor suspeito e abre sindicância para investigar a denúncia de desvio do dinheiro da folha de pagamento;
Fonte: Prefeitura de Ubatuba. (Fonte: ValeParaibano)

Prefeitura de Ubatuba apura irregularidades na folha de pagamento
Ao descobrir indícios de desvio de dinheiro na folha de pagamento, Prefeitura de Ubatuba afasta funcionário suspeito e pede instalação de inquérito policial

Ubatuba - O prefeito de Ubatuba, Eduardo César convocou na tarde de ontem (7) uma coletiva com a imprensa para informar as medidas que estão sendo tomadas após descobrir indícios de irregularidades na folha de pagamento da Prefeitura. De acordo com o prefeito, a primeira medida foi exonerar o funcionário responsável pelo sistema de informática da folha de pagamento e pedir a instalação de inquérito policial para apurar os fatos.
O funcionário responsável pela entrada de dados no sistema e o seu envio para o banco, estava na função há mais de quatro anos e há indícios de que as irregularidades vinham acontecendo há bastante tempo, desde a administração anterior. Ao receber, na noite de ontem o relatório analítico do banco, a prefeitura confirmou a existência de irregularidades na folha de pagamento referente a maio, no valor de R$ 28.445,00.
Depois de exonerar o funcionário, o prefeito Eduardo César solicitou à Polícia Civil abertura de inquérito policial para averiguar as denúncias. Além disso, está em contato com o Ministério Público para que sejam tomadas todas as medidas necessárias. O prefeito Eduardo César também adiantou que irá contratar uma auditoria para chegar a raiz do problema e apontar os responsáveis pela suspeita de fraude.
“Convocamos essa coletiva porque queremos dar transparência total aos nossos atos e queremos que a imprensa acompanhe todos os passos dessa investigação até que tenhamos a punição exemplar dos responsáveis ou do responsável, com a devolução do dinheiro público,” adiantou o prefeito. Presente também a coletiva, o delegado titular de Ubatuba, Fausto Cardoso, afirmou que vai instaurar de imediato o inquérito policial que irá ouvir todas as partes envolvidas e iniciar a análise das provas periciais. Os vereadores Gerson de Oliveira, Charles Medeiros e Cláudio Gulli também acompanharam a coletiva. (Fonte: PMU)

Salão do Turismo mostrou potencialidades do Litoral Norte
Circuito Litoral Norte foi apresentado no Salão do Turismo que buscou a regionalização do turismo nacional

Ubatuba - A cidade de Ubatuba esteve presente no Salão do Turismo, realizado de 1 a 5 de junho no Expo Center Norte, em São Paulo que contou com as presenças do Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, do Ministro do Turismo, Walfrido dos Mares Guia e do Governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin.
O objetivo proposto pelo Ministério do Turismo para o salão foi a regionalização do turismo nacional, motivo pelo qual o mesmo também foi chamado de “Roteiros do Brasil”. O Litoral Norte de São Paulo esteve representado no “Circuito Litoral Norte Paulista”, projeto encampado pela Secretaria de Turismo do Estado e que vem sendo desenvolvido desde o início do ano pela coordenação regional da secretaria estadual.

Consórcio Intermunicipal - Todas as prefeituras, através de seus titulares, assim como todos os secretários de Turismo firmaram o consórcio intermunicipal em apenas quatro meses, fato jamais consolidado em gestões passadas. “Algumas pessoas que visitaram a Feira ficaram decepcionadas pelo fato de não encontrarem um stand exclusivo de Ubatuba. Acontece que a Feira preconizava o lançamento do Circuito Litoral Norte”, esclareceu o secretário de Turismo de Ubatuba, Luiz Felipe de Azevedo.
Para o evento foram preparados 10 mil folhetos do circuito apenas como complementação de material institucional de cada uma das regiões e que hoje estão à disposição no Centro de Informações Turísticas de Ubatuba. A Feira, segundo a organização do evento, foi considerada um sucesso de público, tendo recebido mais 100 mil pessoas durante o período. (Fonte: PMU)

Projeto de Lei sobre a padronização dos quiosques é adiado

Ubatuba - Muita gente compareceu ao plenário na 18ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Ubatuba.O motivo era principalmente a votação do Projeto de Lei nº 047/05, do vereador Jairo dos Santos (PT), que revoga a Lei 2.648/05, que estipula nova padronização dos módulos de praia estipulada pela Lei Municipal 840/86.
Porém, o vereador Osmar de Souza (PFL), pediu o adiamento do projeto por duas sessões, o que foi aprovado por unanimidade. Vários presentes vaiaram erguendo faixas com dizeres como “quiosque é gerador de emprego, não é ladrão” e “queremos trabalhar”.
Antes da Ordem do Dia o comerciante Vagner Aparecido Nogueira subiu à tribuna popular para falar sobre sua trajetória como comerciante desde a década de 80 e de como os comerciantes clandestinos e ambulantes atrapalham o comércio fixo.
Grande parte do plenário era composta por quiosqueiros de diversas praias do município, que gritavam e vaiavam enquanto o comerciante falava.
Vagner Nogueira falou também sobre a crise do comércio na cidade: “Quem não está quebrado é porque não atualizou seu passivo”.
Todos os demais itens da Ordem do Dia foram aprovados por unanimidade. Entre eles o Projeto de Resolução nº 004/05, do vereador Charles Medeiros (PSDB), que dispõe sobre a criação de Comissão Permanente de Saúde e Educação na Câmara. E o Projeto de Lei nº 045/05, do mesmo vereador, que dispõe sobre a criação de estacionamento de bicicletas em locais abertos à freqüência de público.
As duas moções que constavam da pauta se dirigiam a José Carlos Maciel Rennó, o Zecão, “em reconhecimento ao seu trabalho desenvolvido em prol da comunidade através da escolinha de Surf do Zecão” e ao Colégio e Faculdades Integrada Módulo, “em nome de seus proprietários e funcionários, pelos 30 anos de existência e bons serviços prestados ao litoral Norte de São Paulo”.
Os pedidos de informação e os requerimentos foram votados em bloco e aprovados. Referiam-se a infra-estrutura, saúde, repasse de imposto, obras e à construção da unidade de processamento e a base de distribuição de gás da Petrobrás no município.
No final da sessão o verea-dor Charles Medeiros falou sobre a denúncia de desvio de verba pública na prefeitura. “Agora vemos porque muitas vezes a administração não tem recursos. Eles somem nos ralos da corrupção. É um fato lamentável”.
Outro vereador a se manifestar foi Gerson de Oliveira, que disse acreditar que o prefeito esteja agindo com rigor na apuração dos fatos. O presidente da Casa, Jairo dos Santos (PT) disse ser a favor de uma CPI que investigue o caso: “A Câmara deve fazer algo nesse sentido”.  (Fonte: Ana Gabriela Fernandes/Imprensa Livre)

CREA promove palestra sobre acessibilidade em Ubatuba

Ubatuba - Com o objetivo de apresentar soluções para o Projeto de Acessibilidade no município e sua inserção no Plano Diretor, o engenheiro Luiz Carlos de Alcântara ministrou, na noite de ontem, uma palestra na Associação Comercial de Ubatuba.
O CREA (Conselho Regio-nal de Engenharia, arquitetura e Agronomia de São Paulo) possui diversas câmaras técnicas, entre elas o Grupo de Trabalho de Acessibilidade, do qual Luiz Carlos é coordenador. “O tema acessibilidade é o direito de ir e vir do cidadão e a partir do momento que virou lei, obrigando os profissionais a projetar as obras contemplando a acessibilidade, o CREA passou a ter uma importância fundamental de fiscalizar, capacitar e divulgar”.
O Plano Diretor, que deve ser adequado até outubro de 2006, tem que contemplar, para cidades com mais de 20 mil habitantes o plano de acessibilidade, com a pena de perder financiamentos e, segundo o engenheiro, de atender cerca de 15 a 20% da população.
“O número de deficientes físicos é de 10 a 15% de qualquer cidade, acrescentados a isso os obeso, as gestantes, os idosos, as crianças ou pessoas temporariamente com dificuldade de mobilidade, o número passa a corresponder a 40% da população”, explica Luiz Carlos, falando sobre a importância de todo e qualquer profissional querer trabalhar para esse público e sua inclusão social.
O conceito de “desenho universal”, de criar obras sem nenhum obstáculo, sem lugares especiais para os deficientes, foi citado na palestra.
“A criação de telefones públicos para qualquer cidadão, sem diferenciação e exceção, criando ambientes que todos possam utilizar é a verdadeira inclusão social”, disse Luiz Carlos de Alcântara, que ressaltou o fato de quando a obra já é projetada contemplando o “desenho universal” o acréscimo é de 1%, ao passo que se constrói e depois tem que adaptar chega a 20% de acréscimo na obra.
“Se imaginar que 10% do turismo de São Paulo poderia acessar uma praia em Ubatuba, porque não implantar a idéia e fazer a primeira praia acessível do Brasil?”.
Carlos Alberto Mendes de Carvalho, da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Ubatuba, também esteve presente e falou sobre a enorme importância da aplicação da acessibilidade no município.
A presidente do Conselho Tutelar, Iara Regina, alertou para a urgência de as pessoas portadoras de necessidades especiais procurarem os órgãos responsáveis e buscarem seus direitos garantidos por lei. (Fonte: Ana Gabriela Fernandes/Imprensa Livre)

Fundo Social recebe doações para Campanha do Agasalho

Ubatuba - O Fundo Social de Solidariedade de Ubatuba recebeu dos publicitários Emílio Campi e Eduardo Russo uma doação de peso para a Campanha do Agasalho. Foram doadas as produções de arte final do cartaz e spots para rádio e a produção do vídeo (filmagem e edição). A campanha que tem como slogan “Vamos juntos enfrentar esta onda de frio” será veiculada em emissoras regionais e locais, rádios e jornais locais. Se a Prefeitura fosse pagar pelos serviços iria arcar com R$ 1.650,00. “Acreditamos que a doação é uma forma de colaboração voluntária, já que se trata de uma campanha séria e nos alegramos em estar participando junto com o Fundo. Toda a comunidade deveria estar envolvida”, acredita Emílio Campi.

Postos de Arrecadação:

Prefeitura Municipal de Ubatuba
Av. Dona Maria Alves, 865

Secretaria de Assistência Social
R. Paraná, 375

Ginásio de Esportes Tubão
R. Professor Thomaz Galhardo S/Nº, Centro

Sabesp

Av. Dona Maria Alves, 88, Centro

Elektro

R. das Hortencias, 125, Jardim Carolina

Correios
R. Cel. Ernesto de Oliveira, 178, Centro

Ubadesklimp
Av. Prof. Thomaz Galhardo, 932 - Centro

Auto Posto Kamomê
Rod. Gov Mario Covas, km 50 – Estufa I

Auto Posto Utiyama
Av. Dona Maria Alves, 376 - Centro

Auto Posto Andorinha do Mar
Av. Marginal, 774 – Praia Grande

Associação Aposentados de Ubatuba
R. Sebastião Benedito da Rocha, 95 - Silop

Associação Comercial e Empresarial de Ubatuba
Av. Dona Maria Alves, 587, Centro

Guarda Mirim de Ubatuba

R. Pinheiros, 120 - Estufa 2

Banco do Brasil
Praça Nóbrega, 682, Centro

Rádio Gaivota
R. Dr. Esteves da Silva, 147 salas 113,114, Centro

Sociedade Amigos do Itamambuca
Av. Itamambuca 1.021

Supermercado Paulista – Lázaro
Rodovia SP 55 Km 249 . (Fonte: PMU)

Obras na praia do Lázaro

Ubatuba - A secretaria de Obras concluiu os trabalhos de recuperação de muro de arrimo, reconstrução de rampa e canaleta de drenagem de águas pluviais na Rua das Jaboticabeiras, no bairro do Lázaro e não na rua Laranjeiras como anunciamos anteriormente. Essas obras foram necessárias devido à forte chuva ocorrida no início do ano. A secretaria agora concluirá a obra com o serviço de jardinagem no local, que deverá ser executado nos próximos dias. (Fonte: PMU)

Representantes da Prefeitura e vereador se reúnem com moradores do bairro Estufa

Ubatuba - A comunidade da Estufa esteve reunida, na noite da última sexta-feira, 3, com representantes da prefeitura e o vereador Charles Medeiros. Estiveram presentes o secretário de Esporte e representantes das secretarias de Obra, Saúde e da Assessoria de Assuntos Comunitários, com o intuito de apresentar alguma reivindicações e propor ações de melhorias para o bairro.
“O encontro foi muito proveitoso, pois a comunidade mostrou que não quer ficar de braços cruzados. Eles fizeram cobranças e também apresentaram propostas de ações, que serão estudadas, tenho certeza que com muito carinho pela administração municipal”, disse Charles. “O vereador também tem como função intermediar o contato entre a população e a administração, mas nesse caso colocamos o executivo, o legislativo e a população sentados na mesma mesa, discutindo e chegando a um consenso para a solução dos problemas do bairro”, finalizou o vereador.
Para Claudinei Salgado, da Assessoria de Assuntos Comunitários, esse tipo de reunião é muito importante. “Ninguém conhece melhor os problemas do bairro que os moradores. São eles que devem definir as prioridades”, afirmou Salgado. “O vereador Charles, que mora no bairro e é um dos principais colaboradores da administração municipal na região, soube intermediar muito bem esse contato, colocando a população em contato direto com o poder executivo, que vai buscar a forma mais rápida de atender os pedidos da comunidade”, concluiu Salgado. (Fonte: PMU)

Capacitação sobre Aids reúne funcionários da saúde em Ubatuba

Ubatuba - O encontro promovido pela Secretaria de Saúde no Dia Municipal de Luta Contra a Aids, 4, no Horto, contou com a presença de mais de 400 funcionários da rede municipal de saúde. Foi um dia de palestras e discussões a respeito de ética e preconceito na profissão em relação à Aids. No dia anterior, a EPAA (Equipe de Prevenção e Atenção à Aids) realizou um trabalho de conscientização no calçadão da Maria Alves, com o objetivo de estimular a prevenção e promover um envolvimento da comunidade com o assunto.
Os palestrantes falaram sobre a importância de se deixar o preconceito de lado para lidar com os pacientes, realizar um bom acolhimento ao doente e respeitar a diversidade sexual. Segundo a auxiliar de enfermagem, Dinorah dos Santos, o encontro foi muito proveitoso, principalmente para a agentes comunitárias de saúde, que trabalham diretamente com as pessoas. “Os palestrantes utilizaram uma linguagem descontraída e isso facilitou o entendimento entre as pessoas”.
Nesse mesmo evento, a coordenação do EPAA passou das mãos da Dra. Graça Gil para o psicólogo Tom Blasques. Dra. Graça recebeu uma homenagem, por ter dedicado sua vida à saúde no município. São trinta anos, trabalhando em diversas áreas. Nos últimos três anos, ela coordenou o trabalho da EPAA. Emocionada, Dra. Graça disse que deseja continuar seu trabalho em outra área. “Minha contribuição ao EPAA já foi dada, agora quero colaborar como a área de odontologia, trabalhando nos bairros, junto com o PSF (Plano de Saúde da Família)”.
O trabalho da EPAA - A EPAA iniciou suas atividades em 1989, quando apareceram os primeiros casos de AIDS no município. O trabalho dessa equipe se resume em procurar melhorar a qualidade de vida dos portadores de HIV e promover a prevenção na comunidade. Para tanto, diversas ações vêm sendo realizadas ao longo desses anos. Desde o acolhimento do paciente, com orientação e acompanhamento psicológico, até tratamento médico e odontológico, exames laboratoriais e medicamentos são benefícios garantidos ao soro-positivo que procura a EPAA. Para conhecer o trabalho do EPPA, ligue para: 3832-5353. (Fonte: PMU)

Semana do Meio Ambiente é comemorada com atividades em Ubatuba

Ubatuba - Durante a Semana do Meio Ambiente, de 4 a 11 de junho, a ASSU (Associação Sócio-ambientalista Somos Ubatuba), em parceria com a SEMA (Secretaria do Meio Ambiente de Ubatuba) estarão promovendo atividades voltadas à sensibilização e ação cidadã para o cuidado ambiental de nosso município. A expectativa é atingir um público de cerca de 2000 pessoas até o final do evento, entre moradores e turistas.
A abertura da Semana do Meio Ambiente aconteceu no sábado, dia 4 de junho, numa tenda montada na Praça Capricórnio (Itaguá) para a realização de Oficinas de arte-reciclagem, pintura, maquilagem ecológica e plantio de mudas, além de atendimento ao público e disponibilização de material informativo sobre o meio ambiente de Ubatuba.
Domingo à noite, no auditório da FUNDART, ao som da banda Tupinambrás, houve a apresentação de algumas das entidades mais atuantes do município, entre as quais a própria ASSU, o Projeto TAMAR, uma representante da Agenda 21 local e a SEMA, representada pelo secretário do Meio Ambiente, Paulo Sri Pires. O Aquário de Ubatuba também colaborou cedendo equipamentos.
As comemorações pelo Dia Mundial de Meio Ambiente seguem nesta semana com Gincanas Ecológicas que acontecerão em três escolas da rede pública de ensino. Mais de 1300 alunos das escolas Capitão Deolindo de Oliveira, Padre Anchieta e Dr. Esteves da Silva participarão de gincanas ecológicas. A ambientalista Karina Sarilho fala que é preciso investir no futuro de Ubatuba, para o cuidado ambiental de nossa cidade. “Os jovens precisam estar em sintonia com uma preocupação ambiental, que é mundial. Este cuidado envolve não apenas a preservação da natureza presente em nossa cidade, mas também de nossa cultura e das relações sociais que aqui existem. A ASSU e a SEMA sentem-se satisfeitos em poder contribuir localmente com a construção de uma cidade mais ecológica”, completa Karina.
Durante todo o mês, Assu e Sema estarão realizando atividades relacionadas à comemoração do Dia Internacional do Meio Ambiente. Uma pesquisa de percepção ambiental, elaborada pela OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), que está sendo aplicada em outros 18 municípios do Estado de São Paulo, será desenvolvida em Ubatuba. (Fonte: PMU)

Praia da Almada recebe a primeira etapa do circuito de Águas Abertas

Ubatuba - A Secretaria de Esporte e Lazer promove neste domingo, dia 12, na praia da Almada a primeira etapa do 9º Circuito de Águas Abertas. Segundo o coordenador de eventos da secretaria, Fábio Lima, a competição é uma das maiores do Brasil. “São 30 categorias envolvendo atletas dos sete aos setenta anos. Ubatuba já tem tradição na natação, como pudemos sentir na Travessia. Nessa prova, que é basicamente regional, mobilizamos mais de quinhentas pessoas por etapa, entre atletas, acompanhantes e pessoal de trabalho”, destaca Fábio.
O Circuito é composto de quatro etapas e é dividido em quatro percursos: 250, 500, 1000 e 3000 metros. A organização premiará as três melhores equipes com troféus e os oito melhores classificados em cada categoria. Ao final do circuito serão premiados os três melhores atletas do ranking.
“Vamos receber cerca de vinte equipes da região e Grande São Paulo em todas as provas, e mais uma vez eles poderão conhecer Ubatuba de norte a sul, pois além da Almada, teremos provas no Lázaro, Perequê-Açu e a final acontecendo na Maranduba, em novembro”, finalizou Fábio.
As inscrições para a prova da Almada poder ser feitas até quinta-feira, 9, na Secretaria de Esporte e Lazer. A organização pede que, no ato da inscrição, os atletas levem um agasalho ou cobertor , que será encaminhado para a Campanha do Agasalho do Fundo Municipal de Solidariedade. (Fonte: PMU)

Guarda Municipal faz apreensão de drogas durante ronda

Ubatuba - Os guardas municipais Conrado e Flávio, durante rondas escolares na sexta-feira, 3, à noite, suspeitaram das atitudes de dois homens sentados em frente a EMEI Helena Maria Mendes Alves, no bairro do Ipiranguinha. Ao efetuarem a abordagem os guardas encontram 13 papelotes de cocaína e R$ 80,00. L. O. M. S, de 37 anos e J. C. D. de 24 anos foram encaminhados para a Delegacia de Polícia e enquadrados no artigo 12, tráfico de entorpecentes.
O comandante da Guarda Municipal, tenente Luiz Carlos de Carvalho, acredita que as rondas escolares têm começado a inibir as ações nas portas das escolas. “Apesar do efetivo ser pequeno e das rondas terem iniciado no mês de abril, acreditamos que nosso trabalho já está surtindo efeitos positivos”, avaliou o comandante. Nos bairros afastados do centro as rondas são realizadas por guardas em motos. (Fonte: PMU)

Projeto prevê artesanato e ecoturismo na Caçandoca

Ubatuba - O Itesp (Instituto de Terras do Estado de São Paulo) vai realizar projetos de desenvolvimento sustentável no Quilombo da Caçandoca, em Ubatuba. Entre os projetos previstos estão o ecoturismo, o cultivo de mexilhões e um centro de artesanato.
Os quilombolas da Caçandoca estiveram ameaçados de despejo até a semana passada. Apesar de viverem no local desde 1891, uma imobiliária obteve recentemente a reintegração de posse da área na Justiça de Ubatuba. O despejo foi evitado no último dia 31 de maio pelo Estado.
Uma liminar obtida pelo Itesp no Tribunal de Justiça suspendeu a reintegração e o despejo das famílias. O Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) reconheceu a posse da área pelos quilombolas e prepara a desapropriação da terra ocupada na Caçandoca.
Segundo o Itesp, os projetos terão como objetivo aproveitar o potencial do local para gerar renda aos quilombolas. Um total de 66 famílias vivem na Caçandoca, uma das praias mais visitadas e valorizadas de Ubatuba.
Um grupo de 32 moradores realizou um curso de turismo em 2003, promovido pelo Estado. Segundo o Itesp, a idéia é transformar os moradores em monitores de turismo para assessorar os turistas nas visitas às trilhas, praias e ruínas de uma antiga fazenda existente na região.
O instituto pretende também instalar no local um centro de visitação pública, onde deve ser exposto o artesanato confeccionado pelos moradores. O Itesp informou ainda que nos próximos dias deverá ocorrer o reconhecimento oficial do quilombo do bairro do Cambury, na região norte de Ubatuba.
No local vivem 50 famílias quilombolas. Assim que o relatório técnico-científico for concluído, os quilombos serão efetivados na área que pertence ao Estado. (Fonte: ValeParaibano)

Ação Litoral
 
Artigo Topo

Agora sim, começou o resgate. E ele é moral
Ednelson Prado

O resgate esperado na forma de obras e de um rumo econômico para Ubatuba ainda não veio. Já temos seis meses de administração e o marasmo parece ainda tomar conta da atual administração. Com um grupo de secretários fracos, Eduardo César, ainda não deslanchou. É certo, e claro, que tem boa vontade, mas, pelo que parece ainda não se livrou do sendo de legislador. Parece ainda não ter assimilado o cargo de prefeito. Mas, é uma situação que se pode até entender, pelo longo período em que esteve na Câmara Municipal.
Porém, é preciso que se ressalte que o resgate pode ter começado oficialmente ontem, terça-feira, dia 07 de junho, com a exoneração do funcionário responsável por desvio de verbas. O resgate ainda não veio em obras, mas pode estar vindo em moralidade e atitude de quem tem a responsabilidade de administrar o bem público.
É esta postura que há muito não se via em Ubatuba. A postura de quem quer transparência e seriedade com o trato com o dinheiro do povo.
Pode ser, então, que as amarras ainda existentes do cargo de vereador estejam se refletindo de maneira positiva em Eduardo César, que como vereador teve três legislaturas como fiscalizador do bem público.
Agora, como prefeito, soube como agir. De maneira rápida, antes que o assunto tomasse as ruas, virasse boatos e se transformasse em fofoca, ele agiu como o povo espera, com a rigidez e a severidade que a situação e o cargo exigiam.
Diante disso, venho parabenizar o atual prefeito, pois era isso que Ubatuba esperava dele. Afinal, o resgate moral é tão importante que o de infra-estrutura. Com moral, sem escândalos, sem políticos corruptos, Ubatuba pode lutar pelo reconhecimento merecido por suas belezas naturais.
Agora sim, pois é isso que o povo quer, o fim da bandalheira. Temos de deixar de ser terra de ninguém. E esse pode ser o começo.
Há muito que não tínhamos uma ação rápida, eficaz e de credibilidade. O resgate moral pode ser o reinicio para Ubatuba. Que dias melhores venham e que o atual prefeito mantenha essa postura: a da seriedade e o respeito com a população e o bem público.

Ednelson Prado
Jornalista – MTB 35173

Opinião Topo

A difícil arte de liderar
Jorge Lee

Liderança está diretamente relacionada a estímulo. Se você sabe estimular o outro, então, está um passo à frente dos líderes convencionais. Estimular e incentivar pessoas são ações aparentemente iguais, porém, existe uma diferença tênue que somente os mais sensíveis percebem. O dia a dia de um profissional, por exemplo, pode se tornar infinitamente mais produtivo se ele receber informações sobre o seu desempenho. Isso significa que deve haver uma divisão igualitária entre mostrar os erros e os acertos. Normalmente o que vemos e sofremos é a pressão pela produção com qualidade sem a devida contrapartida.
É muito mais fácil apontar os erros que as qualidades de uma pessoa. Se o ambiente no qual ela trabalha tiver característica pública, onde ela lida diretamente com pessoas o tempo todo, essa situação tende a se agravar. Isso ocorre por que há uma cobrança de resultados e de atenção ao tratamento pessoal bem maior que nos outros ambientes. O profissional que recebe a tarefa de liderar uma equipe precisa estar atento aos fatores que podem levar seus
colaboradores à estagnação e ao desestímulo. É comprovado que elogios são verdadeiras massagens no ego de um ser humano. Há quem diga que prefere sua
parte em dinheiro, mas todos nós sabemos como é gratificante ser reconhecido e elogiado perante as pessoas do meio em que vivemos.
Tenho dito com freqüência que um político, por exemplo, pode ser reeleito se souber estimular e incentivar seus colaboradores. O mesmo ocorre com o diretor, o presidente, o gerente, o supervisor, o coordenador, o chefe, a dona de casa. Administrar uma cidade, uma empresa ou uma casa é a mesma coisa. O que muda é o universo a ser experimentado. Sim, experimentar é a palavra correta nesta situação. Não há no mundo pessoa que tenha certeza de tudo o que deve fazer e quais decisões tomar. Há na verdade riscos calculados que minimizam o impacto dos erros.
O entusiasmo é resultado da soma de Estímulo+Incentivo. Uma operação matemática simples e que quase ninguém aplica no cotidiano. É bastante desestimulante ter que acordar todos os dias e trabalhar com pessoas que só buscam os defeitos e os erros. É comum presenciarmos momentos de desagregação familiar pela falta de carinho, afagos e diálogos. Um filho que só recebe “porradas” por meio de xingos, broncas e palavrões pode ser um bom filho? O que falta ao líder para perceber e colocar em prática o senso de justiça?
Em uma sociedade pobre, poluída, desempregada, corrompida, drogada e doente, por exemplo, só mesmo uma liderança humana, que tenha grandeza e paz de espírito suficientes pode trazer algum estímulo e incentivo. O desafio é não se deixar contaminar por essas situações aparentemente irremediáveis. Um verdadeiro líder sabe que a responsabilidade é sempre dele, mesmo que isso custe receber críticas e acusações injustas.
O exercício de reconhecer as qualidades das pessoas que nos cercam é uma demonstração de humildade e sabedoria. Você já elogiou alguém hoje? Não? Ainda
está em tempo.

Jorge Lee
Consultor de Planejamento de Vida,
Entusiasmo e Motivação


 
Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Convite - Caminhada Ecológica - Abrace Ubatuba - DOMINGO (DIA 12)
Local da concentração Ò Praça Capricórnio - Av. Iperoigui
Horário = 9:00 horas da manhã
Percurso = pela avenida até o Portinho do Itaguá
Venha com toda a família - convide o vizinho. Participe você também independente da sua simpatia por esse ou por aquele partido.
AJUDE NA CAMPANHA DO AGASALHO PARA ESTE INVERNO
DOE UM AGASALHO E GANHE UMA CAMISETA DO PV
Neste domingo o posto de troca será na Pça. Capricórnio.

PV - Partido Verde
Ubatuba, SP


A busca da verdade - Li ‘UMA CPI NÃO RESOLVERIA A QUESTÃO’, com a atenção que nos merece a inteligência, a acuidade e a dignidade com que seu autor, Sidney Borges, desenvolve seu trabalho de jornalista e cronista social.
Esta é das raras vezes em que discordo do ponto de vista do vibrante cronista.
Tenho, para mim, que o processo de busca da verdade é importantíssimo e, por assim dizer, já se justifica no desenvolvimento do próprio processo, seja qual for o resultado alcançado.
Se for bem conduzido, teremos como resultado a verdade ou, pelo menos, o que se conseguiu dela vislumbrar.
Se for mal conduzido, teremos a identidade de seus condutores, vislumbraremos suas condutas e suas razões para o descaminho.
A análise das razões do descaminho é também conhecimento de grande utilidade para todos, especialmente àqueles que vêm com olhos de ver.
É importante que os investigadores sejam também investigados, observados, seus métodos checados.
Para a sociedade a grande utilidade das CPIs é sua visibilidade.
É o que não acontece com as investigações dos órgãos do Estado. Não é raro que mesmo processos judiciais, quando esbarram em pessoas influentes, se cubram do ‘segredo de Justiça’. Não conheço processo nenhum, que não seja prévia e legalmente consignado como de segredo de Justiça – exemplo são os processos de Direito de Família -, onde José da Silva ou Maria das Dores tenham obtido esta privacidade processual de desnudamento público de seus pretensos atos.
Enfim, quando há abscesso, o tratamento é cortá-lo, expondo suas impurezas à transparência do ar puro, grande remédio para sua cura.
O mesmo acontece na sociedade. Os que necessitam esconder seus procedimentos não temem a opinião pública ( até em razão de saberem da ignorância do distinto publico do que ocorre ), mas temem a OPINIÃO PUBLICADA, que é a publicidade que nos dá uma CPI.
A verdade, mesmo que não seja aquela originalmente perseguida, é sempre útil: quando observarmos o encobrimento de seu processo de busca, observaremos quem está encobrindo e desvendaremos suas ‘razões’.
Seria como atirar no que vimos e atingirmos o que não vimos.
É processo que sempre vale a pena.
É importante identificarmos ‘QUEM TEM MEDO DA VERDADE ?’
Com meu afetuoso abraço, homenagem e admiração a Sidney Borges.

Roberto de Mamede Costa Leite
Ubatuba, SP

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br
O envio de foto caracteriza autorizada a sua publicação e identifica o remetente como autor.

Ubatuba

Artesanato Caiçara - Emilio Campi

Artesanato Caiçara
©Emilio Campi


Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor

contador, formmail cgi, recursos de e-mail gratis para web site