Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Sexta-feira, 10 de junho de 2005 - Nº 1297 Edições Anteriores

Pousada Albatroz Inteligraph Cemar Boats

Região
Governo agiliza base de gás no litoral
São Sebastião "briga" para sediar base
Pesquisa da UNITAU reúne países da América Latina
Região terá novo comandante na PM
Cai de 31 para 16 o número de praias poluídas


Caraguatatuba
Base de Gás Natural será instalada em Caraguá
Alunos participam de plantio de árvores e oficinas da reciclagem na Semana do Meio Ambiente
Pesquisa da UNITAU reúne países da América Latina
Caraguá faz passeata contra o desarmamento
Agenda 21 do Litoral Norte promove concurso nas escolas
Futebol Areia é atração no Festival do Camarão
Braço de Ferro de Caraguá é vice no Torneio em São José dos Campos


Ilhabela
-

São Sebastião
USP faz exposição fotográfica em São Sebastião
Fechamento do aterro na Baleia
Festa de São Pedro agita Boiçucanga
Atletas sebastianenses passam em peneira de basquete para times nacionais e internacionais
Surfistas paulistanos dropam em Juquehy

Ubatuba
Prefeitura requer bloqueio de bens do ex-funcionário
Produtor de filme "Tourists" doa computadores a Prefeitura
Pós-Graduação em Administração Pública em Ubatuba
Ubatuba formará mais uma Turma de EMPRETECOS
Tradicional Festa de São Pedro acontece em novo local esse ano
Agenda cheia para os amantes do esporte em Ubatuba
Basquete de Ubatuba faz pausa nesta semana
No Dia dos Namorados tem promoção para ajudar Santa Casa

Seções
Artigo
Opinião
Carta do Leitor
Foto do Dia


Notícias da Região Topo

Governo agiliza base de gás no litoral
Crise na distribuição do produto pela Bolívia faz país adiantar projeto de unidade processadora de gás natural

Litoral Norte - A crise política e social que assola a Bolívia e a possível nacionalização do gás explorado no país pela Petrobras está fazendo com que a empresa agilize a exploração da jazida do Campo de Mexilhão, localizado no Litoral Norte de São Paulo.
Caraguatatuba, São Sebastião e cidades da Baixada Santista brigam pela sede da unidade de processamento do gás dessa jazida.
Segundo a Petrobras, o Brasil recebe por dia 28 milhões de metros cúbicos de gás boliviano. Um total de 40% do gás importado daquele país é consumido em São Paulo. O gás boliviano representa 75% do consumo do Estado de São Paulo.
A jazida do Campo de Mexilhão foi descoberta em abril do ano passado. O potencial da reserva é de 420 bilhões de metros cúbicos, a maior jazida de gás natural já encontrada no país.
INSTALAÇÃO - O prefeito de Caraguatatuba, José Pereira de Aguilar(PSDB), afirmou ontem que, devido à crise na Bolívia, a Petrobras já teria decidido agilizar a exploração da bacia de gás do Campo de Mexilhões, situada a 127 quilômetros de Ilhabela, prevista para ser iniciada em 2009.
Segundo o prefeito, na próxima semana a Petrobras deverá anunciar oficialmente que Caraguatatuba será sede da unidade de processamento de gás do Campo de Mexilhões, cujas operações seriam antecipadas para 2008.
Aguilar afirmou que os técnicos da empresa estarão na semana que vem no município para definir a área onde será instalada a base da unidade de processamento.
Serão vistoriadas três áreas na região sul da cidade, nos bairros do Travessão, Pegoreli e Rio Claro.
Segundo ele, a base utilizará uma área de 700 mil a 1 milhão de metros quadrados. Ontem, os engenheiros da Petrobras Waldemar Tavares, gerente de Meio Ambiente da estatal no Rio de Janeiro, e Guilherme Mendonça, de Campinas, estiveram reunidos com o prefeito, mas não quiseram falar com a imprensa.
De acordo com documentação enviada pela Petrobras ao prefeito, a licitação para contratação da empresa que executará as obras deverá ocorrer ainda este ano.
Deverão ser investidos no projeto cerca de US$ 1 bilhão. Ainda de acordo com o projeto, o gás será enviado através de gasoduto submarino a uma distância de 145 quilômetros até a unidade de processamento de Caraguatatuba.
MALHA - Uma linha de gasoduto --de 68 quilômetros-- levará o gás até o município de Taubaté, onde atingiria a malha sudeste de gasodutos.
"A instalação da unidade de processamento em nossa cidade irá gerar empregos e aumentar nossa arrecadação, agilizando o desenvolvimento do município", afirmou o prefeito.
Segundo ele, as demais cidades também deverão ser beneficiadas com a instalação da base de gás em sua cidade.
A assessoria de imprensa da Petrobras não confirmou o assunto ontem. O diretor do departamento de Gás e Energia da Petrobras, Ildo Sauer, responsável pelo setor e que poderia falar sobre o assunto, está no exterior.
O prefeito de São Sebastião, Juan Pons Garcia (PPS), afirmou que nada ainda teria sido definido pela Petrobras (leia texto nesta página).
O ambientalista Eduardo Hipólito do Rego disse ontem que a maior preocupação é quanto o desmatamento de áreas dentro do Parque Estadual da Serra do Mar para a instalação dos gasodutos. Segundo ele, a base de gás é segura e não provoca poluição. (Fonte: ValeParaibano)

São Sebastião "briga" para sediar base

Litoral Norte - "Torcemos para que a unidade de processamento seja no Litoral Norte, mas até agora não existe qualquer decisão da empresa", afirmou ontem o prefeito de São Sebastião, Juan Pons Garcia (PPS).
O município luta para ser a sede da base de gás juntamente com Caraguatatuba.
Garcia disse que a empresa deverá definir a cidade que sediará a unidade de processamento do Campo de Mexilhão até o final do mês. "Por enquanto, não existe nenhuma definição, apenas comentários", afirmou.
Segundo ele, o presidente da Petrobras, José Eduardo Dutra, e o diretor do Departamento de Gás e Energia, Ildo Sauer, teriam garantido que a decisão ainda dependeria de estudos dos técnicos da empresa, que ainda não teriam sido concluídos.
Garcia e os vereadores querem levar a base do Campo de Mexilhão para São Sebastião. Recentemente, a Câmara de Vereadores alterou a LOM (Lei Orgânica Municipal) para permitir a instalação da base e de gasodutos no município.
A lei anterior, elaborada na década de 90, impedia a armazenagem e a estocagem de gás no município. A lei foi criada para impedir a Petrobras de armazenar gás em cavernas no município. Com a criação da lei, a empresa abandonou o projeto. (Fonte: ValeParaibano)

Pesquisa da UNITAU reúne países da América Latina
Estudos são direcionados para mapeamento e controle de microalgas marinhas nocivas

Litoral Norte - A Universidade de Taubaté está desenvolvendo um projeto de pesquisa que pretende unir diversos países da América Latina em prol do controle e estudo da proliferação de microalgas marinhas nocivas nos oceanos. A profa Dra. Maria Célia Villac é a coordenadora local do projeto, que tem como tema a “Floração de microalgas potencialmente nocivas do litoral do Estado de São Paulo.”
Segundo a oceanógrafa, 6% das microalgas são nocivas. Elas produzem toxinas que podem ser transmitidas pela cadeia alimentar, como é o caso de mariscos que consomem as microalgas e depois são consumidos pelo homem. Essa contaminação é prejudicial tanto para a fauna marinha quanto para o ser humano, podendo causar problemas respiratórios e gastro-intestinais.
Para atingir a meta de formação de recursos humanos no combate as microalgas, no período de março a maio foi realizado um curso sobre “Taxionomia de Microalgas Nocivas”. Os quinze participantes foram escolhidos mediante seleção e assistiram às aulas de nove instrutores provenientes de diferentes países, como Portugal e Dinamarca. Dentre os alunos, quatro eram do Brasil e o restante de países da América Latina.
O curso, que aconteceu no Centro de Biologia Marinha da USP (Cebimar), em São Sebastião, contou com o apoio da Comissão Oceonográfica Intergovernamental (COI) da Unesco. O programa foi dividido em duas partes. No início, os participantes tiveram aulas à distância e, para a conclusão do curso, foi organizado o encontro presencial, que reforçou a parte prática.
O projeto, trazido para o estado pela profa Dra Maria Célia, teve início em fevereiro do ano passado e é uma parceria entre a Fapesp e a Cetesb. O principal objetivo é fazer um levantamento da composição das microalgas do litoral. A coleta é realizada uma vez por mês e a meta é fazer o acompanhamento das amostras, junto com a Cetesb, para monitorar as microalgas e os projetos de maricultura (cultura de mariscos) e, consequentemente, proteger as atividades pesqueiras no litoral. (Fonte: UNITAU)

Região terá novo comandante na PM

Litoral Norte - A região terá novo comandante na próxima semana. A mudança foi publicada no Diário Oficial (DO) do último dia 1°. A Polícia Militar de São Sebastião, Ilhabela, Caraguatatuba e Ubatuba, será comandada pelo tenente-coronel Eduardo Luiz Carbonari, que entra no lugar do major Milton Pouza Júnior, e no sub-comando terá o major Vicente Perine Júnior.
Segundo a justificativa no DO, a troca trata-se de “conveniência de serviço”. O coronel Carbonari era do Batalhão da região de Campinas. Já o major Pouza segue para comandar o Batalhão da zona leste de São José dos Campos. Os novos oficiais deverão estar se apresentando em seus postos na próxima segunda-feira.
A mudança nos comandos da PM também se estenderá as Companhias dos municípios. Oficialmente já foi publicada a troca da PM de São Sebastião e Ilhabela. No lugar do capitão Fernando Marcos de Pedroso, que segue para Barueri, entra o capitão Ivo de Oliveira Lopes Júnior, de São José dos Campos.
O capitão Ivo já trabalhou no Litoral Norte, região que já conhece, tendo inclusive passado de tenente para capitão quando atuava em Cara-guatatuba.
Informações não ofi-ciais dão conta que os comandos das outras cidades da região também terão mudanças, que ainda não foram publicadas no Diário Oficial.
A reportagem não conseguiu contato na tarde de ontem com o coronel Sérgio Teixeira Alves, comandante dos Batalhões do Litoral Norte, Vale do Paraíba e Serra da Mantiqueira, que também tomou posse do cargo recentemente. (Fonte: Imprensa Livre)

Cai de 31 para 16 o número de praias poluídas

Litoral Norte - O novo laudo da Cetesb revela que 16 praias do Litoral Paulista estão poluídas por esgoto doméstico. Pelo laudo anterior, válido até terça-feira, eram 31 praias impróprias para banho.
Deixaram a lista das comprometidas todas as praias de Santos, monitoradas pela Cetesb: Ponta da Praia, Aparecida, Embaré, Bo-queirão, Gonzaga e José Menino. Também deixaram o rol das poluídas, as praias da Enseada, Santa Rita e Itaguá (em Ubatuba), Sino e Siriuba (Ilhabela), Divisa, Itararé e Ilha Porchat (São Vicente). Entrou para a lista das comprometidas a praia do Pinto em Ilhabela (veja quadro ao lado).
A praia de Boracéia, na região Sul de São Sebastião, continua imprópria pela segunda semana consecutiva. Desde 2001, esta praia nunca ficou imprópria para banho. A de Paúba, também na Costa Sul, se mantém imprópria pela terceira semana consecutiva; desde maio de 2004, Paúba estava livre de poluição.
Para a apuração em cada praia, a Cetesb coleta cinco amostras de água semanais, sempre aos domingos. Caso mais de uma amostra apresente quantidade de entero-cocos acima de 100 ml de água, a praia é classificada “imprópria”. Enterococos são bactérias existentes nas fezes humanas.
Conforme a Cetesb, as praias de Paúba e Boracéia nesta semana apresentaram número de enterococos abaixo de 100. Porém, em razão de resultados anteriores que refletem nas classificações seguintes (resultado das últimas cinco amostras coletas aos domingo), as praias continuam impróprias.
No dia 22 de maio, a praia de Boracéia apresentou 340 enterococos em uma amostra e no dia 29, 220. Já a praia de Paúba, apresentou 124 enterococos na amostra do dia 15 e 144 na amostra do dia 22 de maio. Ainda segundo os técnicos da Cetesb, chuvas podem ser a razão da poluição destas praias, em maio, porque não há qualquer outra indicação sobre o motivo da poluição. (NA)
As praias poluídas Litoral Norte
Ubatuba: Perequê Mirim e Lázaro
Caraguatatuba: Centro
São Sebastião: Prainha, São Francisco, Arrastão, Pontal da Cruz, Deserta, Porto Grande, Paúba e Boracéia
Ilhabela: Pinto
Baixada Santista
Bertioga: nenhuma
Guarujá: Perequê e Enseada
Santos: nenhuma
São Vicente: Milionários e Gonzaguinha
Praia Grande: nenhuma
Mongaguá: nenhuma
Itanhaém: nenhuma
Litoral Sul
Peruíbe, Iguape e Ilha Comprida: Nenhuma praia poluída. (Fonte: Imprensa Livre)

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba

Base de Gás Natural será instalada em Caraguá
Técnicos da Petrobrás confirmam: Caraguá receberá a instalação da Unidade Processadora de Gás Natural

Caraguatatuba -Técnicos e diretores da Petrobrás visitaram o prefeito de Caraguatatuba, José Pereira de Aguilar (PSDB), na última quinta-feira, dia 9. O encontro aconteceu às 15 horas, no gabinete do prefeito, com objetivo de anunciar a instalação da Unidade Processadora de Gás Natural no município.
Segundo informações obtidas no projeto elaborado pela Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca de Caraguatatuba, a cidade tem os aspectos geográficos, geológicos e ambientais mais favoráveis do Litoral Norte para receber a obra.
A área, que será doada por meio de iniciativa do prefeito José Pereira de Aguilar (PSDB), para a implantação, será próxima às casas populares do bairro Pegorelli e os dutos, que serão construídos subterraneamente não irão provocar impacto ambiental grave, ao passarem pelo município.
“Temos as condições mais favoráveis, pois o gás é proveniente da Bacia de Mexilhões e tem que ser levado até Taubaté pelos dutos que, preferencialmente, devem estar em linha reta”, explicou.
O projeto, enviado por Caraguá, para a Petrobrás, mostra a viabilidade da implantação no município sob outros aspectos como a criação de um pólo que completa o trabalho já realizado pela empresa em São Sebastião.
“A atuação da Petrobrás em Caraguatatuba vai gerar um desenvolvimento regional com responsabilidade ambiental”, afirmou Mansano.
O projeto básico da instalação, que vem sendo elaborado pela Petrobrás, deverá ser finalizado no início de 2006. A licitação da plataforma de Mexilhão deve ser lançada nessa época.
O prefeito Aguilar decretou a formação de uma Comissão Especial para assessorar, realizar estudos, apresentar propostas e acompanhar os trabalhos junto à Petrobrás no município. Seu objetivo será, inicialmente, promover a qualificação de moradores da cidade para atuarem na Base de Gás, além de realizar estudos para o controle da migração em Caraguá.
Fazem parte dela o procurador jurídico, Ailton de Carvalho Júnior, a secretária de Planejamento Economia e Gestão, Luz Marina P. de Aquino, o secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, Auracy Mansano Filho, e o corregedor administrativo municipal, Antônio Feliciano Valladão de Souza. (Fonte: PMC)

Alunos participam de plantio de árvores e oficinas da reciclagem na Semana do Meio Ambiente
Atividades de plantio de mudas e oficinas de reciclagem integraram estudantes das escolas do município com alunos da APAE

Caraguatatuba - Procurando incentivar a preservação de nossas árvores, a Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca de Caraguatatuba programou para o último dia 8, quarta-feira, o plantio de mudas em dois pontos da cidade, em comemoração à Semana do Meio Ambiente.
Às 9h30, os alunos da EMEI “Profª. Maria de Lourdes Lucarelli Perez”, do bairro Indaiá, e da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) fizeram o plantio de 30 mudas na Avenida São Paulo, no bairro Jardim Primavera. No período da tarde, a partir das 15h30, outras 30 mudas foram plantadas pelos alunos da EMEI/EMEF “Profª. Maria Aparecida Ujio”, do bairro Porto Novo, nas margens do Rio Juqueriquerê.
Na quinta-feira, dia 9, uma oficina de reciclagem foi ministrada por 25 alunos da APAE, às 9 horas, para cerca de 30 alunos de várias escolas do município. A oficina foi sobre reaproveitamento e reciclagem de materiais como garrafas pet e papel.
Para encerrar a programação, às 13h da sexta-feira, dia 10, haverá, no auditório da Fundacc (Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba), uma apresentação das escolas estaduais que fazem parte do Projeto Terra, Água e Arte; a exibição de um filme sobre preservação ambiental; e uma palestra com o secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca de Caraguá, Auracy Mansano Filho, que falará sobre temas relacionados à importância da preservação ambiental. (Fonte: PMC)

Caraguá faz passeata contra o desarmamento
Toda a comunidade está convidada a participar da passeata, trajando camiseta branca em símbolo da paz.

Caraguatatuba - A Secretaria Municipal de Educação irá promover uma passeata no próximo dia 10, em prol da Campanha do Desarmamento e lançamento do Dia Municipal do Desarmamento, com o objetivo de conscientização do tema 'Segurança não se faz com armas'.
O evento tem o apoio da Câmara Municipal e contará com a presença do prefeito José Pereira de Aguilar, vereadores, secretários e outras autoridades do município.
A passeata será realizada no dia 10 de junho, com concentração na Praça de Eventos, às 9 horas. Toda a comunidade está convidada a participar da passeata, trajando camiseta branca, simbolizando a paz.
A Lei Municipal 1075/03 proíbe a comercialização de armas de brinquedo semelhante a armas verdadeiras.
A passeata está sendo promovida em virtude da comemoração da Semana Nacional do Desarmamento, comemorada em outubro. (Fonte: PMC)

Procissão Marítima de Santo Antonio sai às 9 horas do Massaguaçu

Caraguatatuba - A Igreja convida donos de embarcações para participar da Procissão Marítima em homenagem a Santo Antonio que acontece no próximo sábado, 11 de junho, como parte da programação da Festa do padroeiro da cidade.
A paróquia Santo Antonio deve sair com uma embarcação com capacidade para cerca de 50 pessoas. Não há lugares disponíveis nesta embarcação já que os ingressos estão sendo distribuídos durante a festa social da paróquia .
A saída está marcada para as 9 horas, de frente a Capela Santa Cruz, no Massaguaçu e chegada na praia do Camaroeiro de onde a imagem segue em carro aberto até a Igreja Matriz. Os interessados devem entrar em contato com a secretaria paroquial para mais informações. (Fonte: PMC)

Agenda 21 do Litoral Norte promove concurso nas escolas
Secretarias de Meio Ambiente, de Educação e Saúde, Ongs, e Diretorias de Ensino do litoral estarão unidas para projetar as ações da Agenda 21 por meio de um concurso com estudantes


Caraguatatuba - Os alunos de todas as escolas da rede de ensino de Caraguatatuba, Ubatuba, São Sebastião e Ilhabela serão convidados a participar de um concurso que definirá a comunicação visual e o marketing da Agenda 21. A idéia é definir o mascote e o slogan do projeto, que serão divulgados através da agenda da cidade.
Poderão participar alunos de 1º a 8º ano, EJA (Educação de Jovens e Adultos), Supletivo, Ensino Médio, Ensino Superior e Educação Especial.
A Agenda 21 existe com o objetivo de detectar os problemas da comunidade, buscando soluções juntamente com os moradores das cidades. As igrejas, associações, Ongs, PSF (Programa de Saúde da Família) e escolas devem estar envolvidas para contribuírem no planejamento do projeto.
Pesquisa:
Na dia 3 de junho, membros da Agenda 21 de Caraguá reuniram-se na Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, com o secretário Auracy Mansano Filho para discutirem sobre uma pesquisa que será aplicada no município, com objetivo de informar a população sobre o projeto e levantar as necessidades da comunidade. Representantes da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), da Associação de Engenheiros e Arquitetos, das secretarias de Educação e de Turismo, de escolas estaduais, além de ambientalistas participaram do encontro.
Saiba o que é Agenda 21 - A Agenda 21 pretende melhorar a qualidade de vida, preservando o meio ambiente no planeta. Seu principal lema é a conscientização local e a ação local. Grupos de trabalho em todo mundo vêm preparando e colocando em prática as diretrizes de sua Agenda 21.
Após vários congressos e relatórios produzidos em todo o mundo, foi criado um tratado entre 179 países para definir que governo e população devem juntos levantar suas necessidades.
Segundo a pesquisadora científica da Secretaria de Pesca do Estado, Zuleica Beyruth, uma pesquisa do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) mostrou o quanto haverá queda na qualidade de vida no planeta devido ao crescimento populacional. “Essa é uma preocupação de todo o mundo e a Agenda 21 veio para organizar o desenvolvimento sem prejudicar o meio ambiente”, afirmou.
No Litoral Norte, foi feito um diagnóstico enviado para o Fundo Nacional de Meio Ambiente, que propõe iniciar a Agenda 21 da região. A meta agora, é envolver 10% da população no projeto. Para participar, as pessoas devem procurar a Secretaria de Meio Ambiente de sua cidade. (Fonte: PMC)

Futebol Areia é atração no Festival do Camarão
As competições organizadas pela Secretaria de Esportes e Recreação acontecem durante todos os dias do festival

Caraguatatuba - Durante a realização da 8ª edição do Festival do Camarão, que vai de 10 a 13, sexta-feira, sábado, domingo e segunda-feira, respectivamente, na Praia do Camaroeiro, a Secretaria de Esportes e Recreação está organizando o Futebol de Areia visando a integração entre os pescadores da região.
No dia 10, sexta-feira, as competições terão início às 16h30, com disputas entre as equipes Badejo e tubarão. No dia 11, sábado, a partir das 10h, acontece mais 5 jogos. A equipe Traíra enfrenta a equipe Garoupa; a equipe Arraia enfrenta a equipe Marlin; a equipe Timbale da Grota enfrenta o vencedor do jogo da sexta-feira, e a equipe Salmão enfrenta a equipe Tainha. Já no dia 12, domingo, acontece a semifinal da competição. O vencedor entre as equipes Traíra e Garoupa enfrenta o vencedor entre as equipes Arraia e Marlin. O vencedor entre as equipes Timbale da Grota e o seu adversário, que é o vencedor do jogo de sexta-feira, enfrenta o vencedor do jogo entre Salmão e Tainha.
Na segunda-feira, dia 13, acontece a final do Campeonato. As equipes finalistas serão decididas nos jogos de domingo.
Os vencedores receberão troféus e medalhas. (Fonte: PMC)

Braço de Ferro de Caraguá é vice no Torneio em São José dos Campos

Caraguatatuba - BA Oliveira foi vice-campeão no Torneio de Braço Ferro ‘Marco Antonio de Oliveira’, realizado no dia 5 de junho, em memória ao campeão Marcos Antonio de Oliveira (Marcão).
Cerca de 400 pessoas prestigiaram o evento que aconteceu em São José dos Campos. Participaram 43 atletas em 5 categorias. Sete atletas representaram Caraguatatuba. BA é atleta do programa Bolsa-Esporte das Faculdades Integradas Módulo, onde cursa Educação Física.
O atleta também conta com o apoio da Super Forma Suplementos, Academia Big Brother e Clinica Municipal de Fisioterapia de Caraguá.
Resultados:
Categoria até 60 k
Campeão = Adriano Luglio,
Vice campeão = Josemar Rodrigues
Categoria ate 70 k
Campeão = Eldo Lopes
Vice ca/ = Marcelo Silverio
Categoria ate 80 k
Campeão = Bruno Santos
Vice ca/ = B.A Oliveira - Caraguá
Categoria ate 90 k
Campeão = Maichael de Paula
Vice ca/ = Alex Carvalho
Cat/ Acima de 90 k
Campeão = Rogerio Aparecido
Vice ca/ = Renato Barto (Fonte: Módulo)

Programa Ação Litoral

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

-

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

USP faz exposição fotográfica em São Sebastião
Exposição fotográfica mostra ações de estudantes da USP junto às comunidades no interior e no litoral paulista

São Sebastião - Será inaugurada dia 15 de junho, em São Sebastião (no teatro Municipal, Av. Altino Arantes, nº 2) a exposição fotográfica “Estação USP”, promovida pela Universidade de São Paulo. A mostra inclui 30 painéis fotográficos que contam a história da atuação de estudantes da USP junto à comunidade no interior e no litoral paulista. A exposição itinerante permanece no local até o dia 27 de junho quando retornará para São Paulo.
No mesmo dia e local, será feita a abertura das atividades da IV Edição da Estação USP na cidade de São Sebastião, com atividades voltadas para a conscientização da preservação da natureza. Tem trilha subaquática, visita monitorada, passeio pelas praias e contato direto com espécies que vivem no mar. Na rua da praia, no centro de São Sebastião, a Estação USP também vai promover a apresentação de peças teatrais, curso de capoeira e recreação infantil, com samba de roda, a puxada de rede, o maculelê, entre outras manifestações da cultura afro. Neste mesmo dia (15-06), os coordenadores destas atividades estarão no local para entrevistas. As ações da Estação USP começam dia 16 de julho e vai até o dia 24.
Estação USP - A Estação USP é um programa de extensão universitária da Universidade de São Paulo, que ocorre todo ano, no mês de julho, em cidades do interior e do litoral paulista, levando gratuitamente cultura, esporte e lazer para a população. Somente em 2004 as atividades atingiram cerca de 15 mil pessoas e aconteceram simultaneamente nas cidades de Brotas, Mococa, São Carlos, São Pedro e São Sebastião.
Além de peças teatrais, mostra de cinema, shows de música, atividades físicas e de nutrição, a Estação USP promoveu oficinas de cinema, de teatro e visitas monitoradas ao ecossistema costeiro do litoral norte do estado de São Paulo. As atividades são produzidas e desenvolvidas por estudantes da USP, sob a coordenação de professores de suas respectivas áreas – Escola de Educação Física e Esportes, Faculdade de Saúde Pública, Escola de Comunicações e Artes e Centro de Biologia Marinha.
Para a Universidade, a Estação USP pressupõe um contato mais próximo do ensino acadêmico com a sociedade e cria a possibilidade da difusão do conhecimento científico gerado nas unidades de ensino e pesquisa. Para os alunos que participam do programa, é uma oportunidade de aprimorar sua formação e colocar em prática o conhecimento teórico adquirido em sala de aula.
A Estação USP conta com apoio dos municípios envolvidos, patrocínio da Tim e Nossa Caixa e tem apoio cultural da Artesp (Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo) e Maxpress.
Mais informações: Lupercio Tomaz ou Ivanir Ferreira no telefone (011) 3091-4806 ou nos emails markccs@usp.br, ivanir@usp.br (011)8145-3428 Profa. Valéria Flora (012)3862-7149/9714-1943 (coordenadora das visitas monitoradas).
Prof. Gladson (011) 9277-8983 (pesquisador da USP de Capoeira).
Secretaria de Turismo de São Sebastião: (012) 3892-4806/2620.

Fechamento do aterro na Baleia

São Sebastião - A Cetesb (Companhia Estadual de Tecnologia de Saneamento Ambiental) esteve ontem (08/06) pela manhã, no Aterro Sanitário da Baleia realizando vistoria e oficializando a interdição da área, conforme determinação judicial. Desde o último dia 30 de maio, a Prefeitura de São Sebastião já havia encerrado as atividades de disposição dos resíduos domiciliares do município no local, quando iniciou o processo de ‘exportação’ do lixo para o aterro sanitário de Tremembé que está apto para a atividade. Na ocasião foi realizada lacração cívica do acesso dos veículos e equipamentos utilizados no processamento, movimentação e disposição final dos resíduos, incluindo cinco caminhões homogenizadores e uma máquina compactadora da empresa Faber, responsável pelo tratamento mecânico biológico no aterro. De acordo com a Cetesb, ficou liberado apenas o acesso ao tanque de acumulação de chorume, cujo bombeamento deve prosseguir para o transporte à estação de tratamento de esgoto que fica em Juquehy, para evitar um possível derramamento do resíduo. Cerca de oito caminhões, com capacidade para 15 mil litros cada, são transportados diariamente para a estação de tratamento. Apesar de o tanque comportar até 1 milhão e 400 mil litros de chorume, com a possível interrupção do transporte para a estação de tratamento e com a possibilidade de fortes chuvas corre-se um alto risco de o tanque vir a transbordar. PMSS

Festa de São Pedro agita Boiçucanga

São Sebastião - Acontece todas as sextas, sábados e domingos de junho a Festa de São Pedro, em Boiçucanga. A festa é realizada na Praça da Mentira, sempre a partir das 20 horas.
A festa, que já existe há 30 anos, teve seu início no dia três de junho (sexta-feira) e se estenderá até dia três de julho (domingo). Segundo uma das organizadoras da festa, Talita de Assis Passos, cerca de 300 pessoas visitam a quermesse nos dias de festa para prestigiar os shows musicais de artistas da cidade e jogar bingo. “A prefeitura está dando o seu apoio com as bandas musicais e com a aparelhagem do som”, disse a organizadora.
Para as crianças, o evento oferece brincadeiras como pau de sebo, corrida do ovo na colher, corrida do saco e a tradicional quadrilha, composta por estudantes das escolas do bairro e por moradores da Rua Hilarião Crisólogo de Mattos. Um telão também foi montado para apresentação de fotos caiçaras antigas. “Como é muito difícil ter eventos no bairro, mostramos em festa junina mesmo, porque queremos resgatar a Cultura Caiçara, que está um pouco esquecida”, disse a organizadora. O local também conta com 18 barracas, sendo que cada uma delas contribui, por noite, com a importância de 10 reais que é revertido para a compra de brinquedos (prendas) das crianças que participam das brincadeiras. Segundo Passos, o que sobrar do dinheiro das prendas será utilizado para reforma da capela Imaculada Conceição de Boiçucanga.
O Secretário de Cultura e Turismo, Júlio Buzi, disse que todas as festas juninas da cidade são importantes, independente do bairro em que ela aconteça. “O importante é que não haja coincidência de datas, assim todos podem aproveitar mais as festas”, disse.
A festa de São Pedro tem o apoio da Prefeitura de São Sebastião e dos comerciantes locais. PMSS

Atletas sebastianenses passam em peneira de basquete para times nacionais e internacionais

São Sebastião - No último final de semana seis jovens atletas do basquete sebastianense foram selecionados em uma peneira entre que selecionava jogadores para o time profissional Figueirense em Santa Catarina e outro em Nova Jersey, Estados Unidos.
O técnico Ricardo Rosa explica que mais de 50 atletas de todo o país disputavam as vagas, mas a escolha dos sebastianenses foi o resultado de muito esforço. “Para mim é muito gratificante ver o meu trabalho dando resultados como estes. Acaba sendo um incentivo para que as outras crianças entrem nas escolinhas de esporte do município”.
Pedro Francisco Malafaia Bonfim, 17, foi selecionado para realizar intercâmbio em Nova Jersey e aguarda ser chamado.
O jovem David Malafaia Bonfim, 15, que irá para Santa Catarina, está na expectativa de poder experimentar morar em outra cidade, um lugar que seja totalmente diferente do ambiente em que vive. Segundo ele, este é um dos pontos positivos por ter passado na peneira. “Outra vida, outras pessoas, isso é muito legal, criar independência. Sei que me superei, vi que tinham muitos atletas melhores que eu, e escolheram a mim”, disse.
Para Francisco Ferreira Bonfim, pai de David e Pedro, ver os filhos conquistando vitórias é um orgulho, e promete apóia-los na decisão de ir embora ou não.
“Vou sentir saudades, mas já que o meu pai não pode me dar isso, não vou proibi-los de realizarem seus sonhos”.
A Sejuv mantém cinco escolinhas de basquete, para as idades de 9 a 18 anos. PMSS

Surfistas paulistanos dropam em Juquehy
A terceira etapa do Circuito Maresia SP Contest recebe surfistas da Zona Oeste

São Sebastião - Os surfistas da Capital têm encontro marcado para os dias 18 e 19 de junho. Rumo à praia de Juquehy, em São Sebastião, eles prometem mostrar que, apesar de morarem distantes das ondas, têm muito surf no pé. Dando seqüência às seletivas do Circuito Maresia SP Contest, agora será a vez dos surfistas da Zona Oeste comandar o show na água.
Nesta terceira etapa serão conhecidos os atletas que representarão a região no Confronto Final. E eles vão cheios de vontade para Juquehy. Isso porquê, essa é a primeira vez que a praia recebe uma etapa do circuito. A falta de ondas na praia no último final de semana, data programada para ter ocorrido o evento, fez com que a estréia das disputas fosse adiada por duas semanas.
Os surfistas moradores da Zona Oeste torcem para que as ondas apareçam no Litoral Norte de São Paulo para arrepiar nas ondas do pico. Estão em jogo as categorias Open ZO, Júnior ZO e Longboard ZO. Os atletas de São Sebastião poderão se inscrever na categoria Open Local.
Os surfistas também poderão mostrar a sua radicalidade na Tent Beach Expression Session, bateria exclusiva para manobras radicais, válida somente para os surfistas da Zona Oeste. Aquele que executar com perfeição a manobra mais radical sem perder o controle da prancha levará para casa uma prancha zerada da Glasser mais kits da Maresia e BHS.
No ano passado, quem saiu feliz de Mongaguá, palco da etapa, foi Guilherme Decanine. O morador da Consolação fez a festa. Ele conseguiu marcar uma pontuação alta e ainda saiu da água antes de terminar a bateria para comemorar a vitória na categoria Open. O surfista ainda deixou os seus adversários em combinação precisando de notas acima de oito pontos. Ainda de quebra, foi o mais radical e com um Ollie frontside 360º levou a Tent Beach Expression Session.
Marcelo Melo também teve o que comemorar. Em uma final muito disputada, ele tirou o caneco das mãos de Michel Bondezan e, com uma boa onda no final da bateria, levou a Longboard e sagrou-se bicampeão do circuito. Já Rafael Esteves venceu a Junior deixando o seu irmão Felipe para trás.
Os surfistas de outras regiões da Capital também poderão correr na SP Trials. A categoria é como um campeonato paralelo ao evento. Ela foi incluída este ano no circuito para aumentar as chances de cada competidor garantir a sua vaga no Confronto Final, que acontecerá em outubro. Os surfistas podem se inscrever nas categorias Open e Longboard. Ao final do circuito, os 16 melhores colocados estarão classificados para o Confronto Final.
Quem ainda não fez a sua inscrição poderá ir às lojas autorizadas. No ato, o atleta deverá comprovar que mora na região. As vagas nas categorias estão divididas na devida quantidade: Open ZO (64 vagas), Júnior ZO (8 vagas) e Longboard ZO (16 vagas). Informações no telefone (11) 3262-0075 ou (11) 9527-7280, falar com Eduardo Nascimento.
O IV Circuito Maresia SP Contest tem o patrocínio principal da Maresia Boardtech. A terceira seletiva conta com o apoio da Ala Moana, Wape, Board Shop e Natural Surf Shop, Teccel, Gretta Silk, Associação de Surf de São Sebastião, Prefeitura de São Sebastião, Turco Loco, Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer. Expression Session: Tent Beach Boardshop. Board Sponsor: Glasser Future Surf Boards. Acessory Sponsor: BHS. Organização: Event Tools Promoções e Eventos. Realização: Federação Paulista de Surf e Associação de Surf da Grande São Paulo.

Locais de inscrição:
Zona Oeste (valor R$ 50,00):
Ala Moana: (11) 3731-5512
Wape: (11) 3735-2293
Natural Surf Shop: (11) 4198-5362
Tent Beach West Plaza: (011) 3801-3043
SP Trails Open e Longboard – (valor R$ 40,00):
Nas lojas da Tent Beach, localizadas em:
Center Norte: (011) 6222-2735
Shopping Ibirapuera: (011) 5532-1363
Shopping Tatuapé: (11) 6197-2228
Mega Store: (011) 4994-4364

Premiação da terceira seletiva do Circuito Maresia SP Contest 2005

Open ZO
1.º Passagem Aérea SP-Rj-SP, Prancha Glasser / Kit BHS (1 capa emborrachada refletiva 6’4 + 1 Leash Comp) / Kit Maresia Boardtech
2.º Bloco Teccel / Kit BHS (1 Soft Rack + 1 Leash Comp) / Kit Maresia Boardtech
3.º Kit BHS (1 capa camisinha 6’4 + 1 Leash Comp) / Kit Maresia Boardtech
4.º Kit BHS (1 Leash Comp) / Kit Maresia Boardtech

Júnior ZO
1.º Kit BHS (1 capa emborrachada refletiva 6’4 + 1 Leash Comp) / Kit Maresia Boardtech
2.º Kit BHS (1 Soft Rack + 1 Leash Comp) / Kit Maresia Boardtech
3.º Kit BHS (1 capa camisinha 6’4 + 1 Leash Comp) / Kit Maresia Boardtech
4.º Kit BHS (1 Leash Comp) /Kit Maresia Boardtech

Longboard ZO
1.º Longboard Glasser / Kit BHS (1 capa emborrachada refletiva 9’6 + 1 Leash Lon 9’0) / Kit Maresia Boardtech
2.º Kit BHS (1 Soft Rack + 1 Leash Long 9’0) / Kit Maresia Boardtech
3.º Kit BHS (1 capa camisinha 9’6 + 1 Leash Comp) / Kit Maresia Boardtech
4.º Kit BHS (1 Leash Long 9’6) / Kit Maresia Boardtech

SP Trials Open
1.º 1 Bloco Teccel / Kit BHS (1 capa emborrachada refletiva 6’4 + 1 Leash Comp) / Kit Maresia
2.º Kit BHS (1 Soft Rack + 1 Leash Comp) / Kit Maresia Boardtech
3.º Kit BHS (1 capa camisinha 6’4 + 1 Leash Comp) / Kit Maresia Boardtech
4.º Kit BHS (1 Leash Comp) /Kit Maresia Boardtech

SP Trials Longboard
1.º Kit BHS (1 capa emborrachada refletiva 6’4 + 1 Leash Comp) / Kit Maresia
2.º Kit BHS (1 Soft Rack + 1 Leash Comp) / Kit Maresia Boardtech
3.º Kit BHS (1 capa camisinha 6’4 + 1 Leash Comp) / Kit Maresia Boardtech
4.º Kit BHS (1 Leash Comp) /Kit Maresia Boardtech

Tent Beach Expression Session
Prancha Glasser / Kit BHS (Acessórios) / Kit Maresia

Open Local
1.º Prancha Glasser / Kit BHS (1 capa emborrachada refletiva 6’4 + 1 Leash Comp) / Kit Maresia Boardtech
2.º Kit BHS (1 Soft Rack + 1 Leash Comp) / Kit Maresia Boardtech
3.º Kit BHS (1 capa camisinha 6’4 + 1 Leash Comp) / Kit Maresia Boardtech
4.º Kit BHS (1 Leash Comp) / Kit Maresia Boardtech (Fonte: Fama Assessoria)
 
Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Ubatuba

Prefeitura requer bloqueio de bens do ex-funcionário
Ação pede bloqueio dos bens de ex-funcionário demitido por suposta fraude e de sua namorada e sócia

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba protocolou hoje, 9, junto ao Fórum uma ação de Medida Cautelar Inominada contra Alvelino Almeida da Cruz Junior, ex-funcionário público municipal e de sua sócia e namorada. A ação tem como objetivo o bloqueio dos bens dos acusados e o ressarcimento dos danos causados ao patrimônio público pelos desvios ocorridos na folha de pagamento da Prefeitura. Além disso, a Prefeitura ainda solicita a condenação de Alvelino por atos de improbidade pelas condutas ilícitas lesando os cofres públicos.
Segundo o Banco Banespa, a namorada e sócio do ex-funcionário aparece no relatório de pagamento nominal dos servidores do mês de dezembro de 2004. De acordo com a ação, a Secretaria de Administração, ainda na fase de apuração, encontrou na Seção de Pessoal, local onde é elaborada a folha de pagamento, um disquete contendo informações relacionadas com a transmissão eletrônica, ao Banco Banespa, do mês de outubro de 2004, onde também notou-se, novamente, a transferência de valores em nome da namorada de Alvelino, pessoa não vinculada ao quadro dos servidores municipais.
A Prefeitura estima que deva ser ressarcido ao cofres públicos mais de R$ 300 mil, levando em conta a média de transferências ocorridas desde outubro do ano passado.
Alvelino de Almeida era Encarregado do Setor de Cálculos e Salário desde 1º de janeiro de 2001. Segundo a ação, “a Administração preocupada em alcançar o ressarcimento dos valores aos cofres públicos recorre ao Judiciário para ter a presente medida deferida; pois como se verifica, mesmo a “olho nu” o patrimônio adquirido pelo requerido Alvelino, em tão pouco tempo, aparentemente, não é compatível com o que o mesmo percebia de salário mensal (R$1.349,43).” (Fonte: PMC)

Produtor de filme "Tourists" doa computadores a Prefeitura

Ubatuba - O prefeito Eduardo César recebeu ontem, 9, a doação de três microcomputadores feita pela produção do filme “Tourists”, que há cerca de um mês vem sendo realizado no município.
Os microcomputadores foram doados para a Biblioteca Municipal e poderá ser utilizado pelo público para realizar pesquisas na internet. Segundo o prefeito “trata-se de mais uma parceria que visa o bem da comunidade”. “Estamos felizes em poder dotar a nossa biblioteca com mais esse recurso”, enfatizou.
Segundo Caíque Martins Ferreira, dono da produtora Movie Makers, que em parceria com uma produtora norte americana realiza o filme, praticamente 90 por cento da película está sendo rodada em Ubatuba. “Durante sete semanas, a nossa equipe, composta por mais de 100 pessoas, se hospedou em Ubatuba e utilizou-se de toda a sua infra-estrutura, desde restaurantes até aluguéis de vans e contratação de figurantes. Segundo Caíque, apenas uma pequena parte do filme será locado na Chapada Diamantina. E o crédito, de acordo com ele, será dado a Ubatuba, cidade que foi escolhida por contar com todos os requisitos que o filme pedia, como cachoeiras, praias, florestas, despenhadeiros e até favela. (Fonte: PMC)

Pós-Graduação em Administração Pública em Ubatuba

Ubatuba - A Universidade de Taubaté, campus Ubatuba, inicia neste mês o curso de Pós Graduação em Administração Pública. A aula inaugural acontece neste sábado, dia 11 de junho, às 10 horas, com o professor Dr. Edson Aparecida de Araújo Querido Oliveira, coordenador dos Cursos de Pós-Graduação em Administração. As matrículas ainda podem ser realizadas até amanhã, dia 10. Mais informações pelos telefones (12) 3832-2460 ou 3833-1750. O Campus da Unitau em Ubatuba está localizado na avenida Castro Alves, 393, no bairro do Itaguá. (Fonte: PMC)

Ubatuba formará mais uma Turma de EMPRETECOS

Ubatuba - A cidade de Ubatuba ganhará na próxima terça-feira, dia 14, a 3ª Turma de Empretecos, que durante 9 dias participaram de uma verdadeira maratona, aprendendo e conhecendo novas ferramentas que os auxiliarão a otimizar e melhorar o rendimento de suas empresas, e com isso, revitalizar a economia local.
O seminário Empretec baseia-se no fato de o sucesso empresarial não depender apenas da habilidade dos empreendedores para o gerenciamento dos negócios ou de condições favoráveis estabelecidas por políticas governamentais, voltadas ao crescimento econômico em um ambiente de livre mercado. Segundo o programa, existem comportamentos e características pessoais, como iniciativa e persistência, que marcam os empresários bem-sucedidos.
As pessoas interessadas em participar de futuros seminário devem procurar o Associação Comercial de Ubatuba, Av. Dona Maria Alves, 587 - Centro - Ubatuba (12) 3832-1449. (Fonte: Litoral Virtual)

Tradicional Festa de São Pedro acontece em novo local esse ano
Essa tradição teve início em 1923, quando o padre caiçara Francisco Lino dos Passos, celebrou uma missa no mar

Ubatuba - Este ano, a 82ª edição da tradicional Festa de São Pedro, em Ubatuba, será realizada no espaço ao lado do Aeroporto da cidade, visando proporcionar maior conforto e segurança aos visitantes. O evento cresce a cada ano e a Ilha dos Pescadores não comporta mais tanta gente. Durante toda a semana, que vai de 24 a 29 de junho, a expectativa é receber mais de 20 mil pessoas, entre moradores e turistas.
A programação da festa está relacionada à cultura caiçara, valorizando o artista local e os artistas que trabalham com a arte regional. Música, procissão marítima e terrestre, danças folclóricas, tainha assada, corrida de canoas e muitas outras atrações fazem parte dessa festa. Vale a pena conferir! (Fonte: PMC)

PROGRAMAÇÃO - 24 a 29 de Junho de 2005 - Aeroporto de Ubatuba

24/JUNHO
19h - Benção da Vila dos Pescadores - Morro da Prainha
19h30 - Procissão do Mastro - do Morro da Prainha ao Aeroporto
20h - Levantamento de Mastro e abertura da Capela de São Pedro - Aeroporto
20h30 - Apresentação da Quadrilha “Itapoá” - Aeroporto
21h - Concurso para escolha da Rainha dos Pescadores - Aeroporto
22h - Show - Banda Criativa – Aeroporto

25/JUNHO
20h - Apresentação de grupo folclórico:
Dança da Fita do Bairro do Itaguá
21h - Shows - Grupo Tupínambras e Grupo Rio Acima – Aeroporto

26/JUNHO
14h - Corrida de Canoas - Praia do Cruzeiro
20h - Apresentação da Banda Lira Padre Anchieta - Aeroporto
22h - Show - Banda D’Jahga – Aeroporto

27/JUNHO
20h - Apresentação dos grupos folclóricos:
Fandango Caiçara e Caiçarada das Violas
21h - Shows - Sexteto Caiçara e Banda USINA S/A – Aeroporto

28/JUNHO
20h - Apresentação do grupo parafolclórico: Alto do Boi de Conchas
21h - Shows - Grupo Artigo 5º e Zé Cupido e Cláudio do Vale – Aeroporto

29/JUNHO
14h30 - Procissão Terrestre
15h - Procissão Marítima e Benção dos Anzóis
17h - Missa Campal - no pátio do Mercado de Peixe
20h - Apresentação da Retreta Maestro Pedrinho - Aeroporto
22h - Show de encerramento com a Banda San Francisco - Aeroporto (Fonte: PMC)

Agenda cheia para os amantes do esporte em Ubatuba
Futebol, vôlei e natação marcam presença no fim-de-semana esportivo

Ubatuba - Mais um fim-de-semana movimentado para o esporte em Ubatuba. Programe-se e divirta-se.
Futebol - Neste sábado, 11 o campeonato da Escolinha Municipal de Futebol Rubens Salles prossegue com as partidas começando às 9 da manhã no Estádio Ciccilo Matarazzo. Confira a rodada: Mercado 24 Horas X Irmãos Ribeiro, Smidi Calçados X Marconi, Varejão Santa Rita X Ismael Comida Caseira, Rei do Camarão X Jija Locadora, Rossi Calçados X Quiosque Vovô Almiro.
A segunda rodada do Campeonato Interbairros 2005 vai movimentar as quatro regiões da cidade no sábado. O campo da Emdurb recebe à partir das 8h30 a partida de estréia do Jardim Carolina, que enfrenta o Ipiranguinha. Na seqüência o Valense tenta a reabilitação contra o Lírio Bela Vista, autor da maior goleada da primeira rodada. Em Itamambuca, à partir das 9h, jogam Estufa I X Sumidouro e Perequê Açu X Itamambuca. No mesmo horário a região Sul acompanha as partidas Maranduba X Saco da Ribeira e Lagoinha X Sertão da Quina. No Itaguá a equipe da casa enfrenta a equipe do União dos Bairros. O time da Silop enfrentará o Itaguá.
Vôlei - As partidas de volta do play-off da fase semifinal masculina da Livovali acontecem no final de semana no Ginásio de Esportes Tubão. No sábado, 11, às 15h, o time infantil recebe a equipe de Taubaté, e no domingo,12, é a vez da equipe infanto juvenil enfrentar Caraguá. Ubatuba se classifica para as finais em caso de vitória nas duas categorias, já que venceu os jogos de ida. O terceiro jogo, se necessário, também acontece no Tubão em data a ser definida.
Feminino – A equipe infantil feminino da Secretaria de Esporte e Lazer enfrenta Jambeiro no jogo de volta do play-off da Taça Prata da Livovali. A partida acontece no sábado à partir das 11h30 no Tubão. No jogo de ida, Ubatuba venceu por três sets a zero.
Natação - No domingo, dia 12, na praia da Almada a primeira etapa do 9º Circuito de Águas Abertas. O Circuito é dividido em quatro percursos: 250, 500, 1000 e 3000 metros. A organização premiará as três melhores equipes com troféus e os oito melhores classificados em cada categoria. Ao final do circuito serão premiados os três melhores atletas do ranking. A largada está prevista para as 9 da manhã. (Fonte: PMC)

Basquete de Ubatuba faz pausa nesta semana
A partir do dia 17 só os vencedores continuam na disputa

Ubatuba - Os campeonatos municipais de basquete de Ubatuba param neste final de semana, mas na próxima semana, voltam com tudo para a disputa das semifinais. O torneio da Escolinha Municipal entra em quadra na tarde de sexta, dia 17, às 16h30 para as partidas SurfNet X Eletronorte e Ubatuba automóveis X Mercado 24 Horas.
Ainda no dia 17, à noite, é a vez das semifinais do torneio Adulto Masculino. Os jogos Docelar X Clínica de Fraturas e Hlera X Tortilhão vão esquentar a noite.
A Copa Tamires Barbosa de Basquete Feminino tem as partidas semifinais disputadas no sábado, 18, à partir das 11h. As partidas Maria Alves Ferragens X Pescados Katito e Restaurante Senzala X Sanets Dedetizadora definem os finalistas. Todas as partidas serão disputadas no Ginásio de Esportes Tubão. (Fonte: PMC)

No Dia dos Namorados tem promoção para ajudar Santa Casa

Ubatuba - A Santa Casa está divulgando os locais em que o faturamento da noite de 11 de junho, véspera do Dia dos Namorados, reverterá parcialmente para a instituição, que vem promovendo eventos destinados à captação de fundos.
São o Bar do Lalo, no Itaguá (próximo ao Shopping Porto Itaguá) com a “Noite à Luz de Velas”, música ao vivo e petiscos; a Cervejaria Anexo, que realizará um evento com pizza, vinho e música para os casais, ao custo de 25 reais por casal com 50% do lucro destinado à Santa Casa; e o Hotel Ninho do Falcão, na praia de Itamambuca, que também fará uma festa para os casais nessa noite.
Maiores informações com o setor de Captação de Recursos na Administração da Santa Casa, pelo tel.(12) 3833-4161, com Margarida ou Eliana. (Fonte: Imprensa Livre)

Ação Litoral
 
Artigo Topo

Brasil, mostra a tua cara
Joca Diniz

Caso estivesse vivo, o cantor e compositor Cazuza teria elementos riquíssimos para descrever o Brasil do século 21.
Cazuza lamentavelmente constataria que as piscinas continuam cheias de ratos e as idéias não correspondem aos fatos.
As idéias que o Partido dos Trabalhadores sempre sustentou nos palanques, não se confirmaram na pratica do Governo Federal.
O PT vendeu esperança a uma nação que, por falta de opção, acabou acreditando no canto da sereia.
Administrar um pais como o nosso, não é para qualquer partido político. Tudo isso é muito complexo para um povo que não tem escolaridade, não tem assistência médica, não tem casa própria e acaba sendo coagido a trocar seu voto por uma proteção paternalista momentânea.
O PT que sempre criticou a alta de juros, a não abertura de CPI’s e, o toma lá mas vota aqui, enquanto governo aplica os mesmos venenos dessa política nefasta.
A nação acreditou num projeto de governo mas, o PT no executivo, revelou um projeto de poder.
Enquanto o mercado financeiro se delicia com essa política de juros de agiotas e nada para o social, a oposição assiste de camarote pois, afinal, quanto pior, melhor.
Só o empréstimo para aposentados já passou da casa dos 6 bilhões de reais. Como diria Cazuza, que país é esse ?
Mas cabe aqui um reconhecimento. Esse reconhecimento sem dúvida alguma vai para a nossa Polícia Federal que tem desmantelado quadrilhas por todo o pais que atuavam em diversos setores, sobretudo, na tênue linha do público-privado.
Não dá para esquecer do caso da Ministra Benedita da Silva; não dá para esquecer do Valdomiro Diniz, não dá para aceitar a Embratur abrindo escritórios no exterior e pagando mais de 8.500 Euros, por mês, para gerentes que sequer falam inglês.
Por outro lado, a Polícia de São Paulo também mostra sua competência ao utilizar a inteligência para desbaratar quadrilhas ligadas ao trafico de drogas. Aliás, é justamente o alto índice de criminalidade e a Febem que são o calcanhar de Aquiles do Governador de São Paulo.
Seriam essas ações das polícias meros componentes de marketing de uma disputa eleitoral antecipada ?
Lamentavelmente, a compra de votos de Deputados Federais não é única, diariamente acompanhamos notícias dos rincões do Brasil e tomamos conhecimento dessa prática também entre Deputados Estaduais e Vereadores. Seriam esses casos solucionados no âmbito policial ?
São por essas e outras que necessitamos tanto da propalada esperada Reforma Política com fidelidade partidária, é claro.
Cazuza certamente só não imaginaria um desfecho de sua composição melódica com o epicentro da crise, o algoz do governo federal, Deputado Roberto Jefferson, cantando numa noite solitária a famosa opera napolitana, coração partido.

Joca Diniz
Mtb 37008
Santos, SP

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Parabéns Vizinhos - Sou leitora assídua do Boletim Litoral Virtual, por onde procuro me atualizar do que acontece no nosso litoral, e através deste respeitado meio gostaria de parabenizar a administração das cidades de Ubatuba e Caraguatatuba e apresentar minha inveja pela atuação deles uma vez que sou caiçara sebastianense...
Meus parabéns ao Prefeito Eduardo César pela austeridade com que vem conduzindo a administração pública e o apoio que tem dado a TODOS os segmentos da sociedade.
Em Caraguá salta-me aos olhos o apoio a classe dos trabalhadores da pesca que tem tido o apoio para que possam exercer suas funções com honestidade e respeito e principalmente RECONHECIMENTO.
Reconhecimento que tem faltado em São Sebastião, onde pescadores são presos sem direito a defesa, vítimas da necessidade de Mega Operações serem destaques na mídia... Onde posso ler a defesa ou a opinião dos mestres que foram presos por pescarem para o sustento de suas famílias????
Acredito que o meio de comunicação há de dar palavra a outra parte ou não???
Atenciosamente

Adriana Puertas
São Sebastião, SP


A segunda - A segunda, a terceira, a quarta e a quinta vão de lambuja tambem....
Sr. Prefeito: Agradecido pela atenção dispensada, pois não houveram mais criticas oficiais sobre a minha insatisfação com sua assessoria.
Também fiquei contente de saber que o Secretário do Meio Ambiente sobre quem relatei uma desavença ocorrida com a Guarda Municipal tenha se retratado para assumir de vez a secretaria, é isso mesmo, pisou na bola é só se levantar e começar a jogar de novo.
Como me dispus a ajudar...e discutir sobre administração pública....
Vou lembrando mais uma vez o que falei sobre o Banespa.
O tempo dele já era, procure bancos mais eficientes no atendimento e com melhor tecnologia para cuidar das finanças Municipais, o rapaz desviou, porém o Prefeito também é responsável ou não é?
Muda logo de banco, será para o bem de todos, ninguém agüenta mais, uma hora é baixa que não chega, outrora é dinheiro que some....
Outra coisa, a oposição ta dentro do seu quintal, cuidado com ela, ta louca pra te pegar, ta mais fácil se aliar à antiga do que com a nova.
Tentaram uma CPI, que não passou, vão propor outra, que se a situação tentar barrar não vai pegar bem, e o pior é que podem tentar uma terceira, que aí o bicho pega, o negocio ta feio na Vigilância Sanitária, é preciso dar uma olhadinha melhor por lá...
Aproveitando o assunto pergunto:
A chefia tem sede onde?
Aqui ou em Brasília?
Não é mais barato ser aqui?
Assim a Prefeitura não precisa pagar passagem de avião pra lá e pra cá, aí sobra mais dinheiro pra comprar carro e investir aqui, tem muita vistoria atrasada por falta de carro. E as multas, que erão raras e na casa dos reais passarão a ser varias e para a casa dos dez mil reais, vai quebrar muita gente, tem gente que não consegue nem pagar o aluguel....quem dirá as multas.....
E o abençoado do AVCB, da uma olhadinha como funciona na Prefeitura de Caragua, lá o Prefeito resolveu e ainda arrecada para dar o prazo.
Escute quem pode ajudar, fico feliz com as palavras que ouvi do Charles logo cedo, disse ele: “O Prefeito não é mais o mesmo de janeiro, ta mudando, e pra melhor.”
Como já disse acredito no seu trabalho, e torço por ele, mesmo porque será o saneador para quem administrar depois de 2008.
Um abraço e boa sorte.

César Prates
Regularize@estadao.com.br
Ubatuba, SP

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br

Atenção! - A sessão Foto do Dia passará a divulgar também fotos de pessoas da região. Esta será nossa forma de homenagear e prestigiar pessoas de destaque no Litoral Norte. As fotos enviadas deverão ser no enquadramento "close" podendo ser coloria ou PB, no tamanho mínimo de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi. O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma..

Pessoas:

Gente: Jurabelo

Jurabelo
©Emilio Campi

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor

contador, formmail cgi, recursos de e-mail gratis para web site