Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Terça-feira, 14 de junho de 2005 - Nº 1299 Edições Anteriores

Pousada Albatroz Inteligraph Cemar Boats

Região
Jornal busca novos quadrinistas


Caraguatatuba
Caraguá quer as causas de erosão
Caragua realiza cadastro de entidades


Ilhabela
Encontro com Luiza Erundina
Vereador quer Agência do Banco Itaú em Ilhabela
Semana das Missões

São Sebastião
Juiz proíbe lixo em área da Dersa
São Sebastião busca tratamento para lixo
São Sebastião recebe exposição fotográfica de estudantes da USP
Prefeitura abre inscrições para Bolsa Auxílio Desemprego
MT afirma que São Sebastião tem poucos casos registrados de trabalho infantil
Sesau continua campanha contra Poliomielite até sexta-feira
Mestre Dominguinhos traz novas experiências adquiridas em encontro internacional de Capoeira de Angola
Vereadores devem votar apenas duas moções durante sessão ordinária de hoje

Ubatuba
Ubatuba entra na briga para sediar base de gás
Ubatuba quer CPI para apurar desvio
Começa a edição 2005 da Taça Cidade de Ubatuba de futmesa
Ordem do Dia da Câmara Municipal de Ubatuba

Seções
Carta do Leitor
Foto do Dia


Notícias da Região Topo

Jornal busca novos quadrinistas

Litoral Norte - Cartunistas do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira terão até o dia 31 de agosto para se inscrever no "1º Concurso Quadrinhos do Vale", promovido pelo jornal ValeParaibano, com apoio da Diretoria Regional de Ensino.
Podem participar estudantes de todas as idades, profissionais da área, amadores e iniciantes que moram na região. Para se inscrever, basta imprimir e preencher a ficha disponível no site www.valeparaibano.com.br e anexá-la à HQ, que deverá ter o formato de tira.
O material e a ficha deverão ser entregues na sede do jornal ValeParaibano, em São José dos Campos, ou nas sucursais de Jacareí, Taubaté, Guaratinguetá e Caraguatatuba.
As 20 melhores tiras farão parte da mostra de cartuns do concurso. Os quatro vencedores terão seus trabalhos publicados e poderão ser contratados pelo jornal. O melhor cartunista-mirim (até 14 anos) receberá um prêmio especial a ser estipulado pela organização do concurso.
1º Concurso Quadrinhos do Vale - Informações (0xx12) 3947-2000. (Fonte: ValeParaibano)

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba

Caraguá quer as causas de erosão

Caraguatatuba - A Prefeitura de Caraguatatuba quer que o Estado realize estudos para diagnosticar as causas da erosão que atinge a praia de Massaguaçu.
Segundo o prefeito José Pereira de Aguilar (PSDB) é preciso descobrir o que está provocando as erosões que já destruíram dois quiosques à beira-mar e parte do acostamento da rodovia Rio-Santos.
No sábado, Aguilar reuniu-se com moradores do bairro e representantes do Instituto Oceanográfico da USP (Universidade de São Paulo) e da Fundesp (Fundação de Estudos e Pesquisas Aquáticas) para discutir o assunto.
"Queremos tomarmos providências e evitar novos prejuízos à praia", disse o secretário do Meio Ambiente, Auracy Mansano.
O oceanógrafo Roberto Ávila, da Fundespa, disse que o muro de contenção é uma medida emergencial para proteger a rodovia, mas que estudos mais específicos devem ser realizados para apurar as causas da erosão. (Fonte: ValeParaibano)

Caragua realiza cadastro de entidades

Caraguatatuba - O Fundo Social de Solidariedade de Caraguatatuba, por meio da Prefeitura Municipal, solicita às instituições filantrópicas da cidade que entrem em contato pelo telefone (12) 3887-3011 para realização de um pré-cadastro referente à Campanha do Agasalho 2005. Esse contato serve para que as instituições recebam a quantidade necessária de agasalhos para doar a famílias carentes. A triagem dos agasalhos arrecadados será feita em parceria entre a Prefeitura e a Sabesp, prevista para o dia 24 de junho, final da campanha. A distribuição às entidades está prevista para o começo de julho. (Fonte: ValeParaibano)

Programa Ação Litoral

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Encontro com Luiza Erundina

Ilhabela - O presidente do PSB (Partido Socialista Brasileiro) de Ilhabela, o ex-vereador José Garcia de Souza, se reuniu nesta semana com a deputada federal Luiza Erundina em São Paulo.
Em pauta, foi discutida a vinda da Deputada à cidade, para reforçar a legenda no município bem como em todo o Litoral Norte.
José Garcia aproveitou a oportunidade para reinvindicar melhorias para a Ilha. CMI

Vereador quer Agência do Banco Itaú em Ilhabela

Ilhabela - O vereador José Jorge Pereira, Zeca do São Pedro (PTB), solicita, através de requerimento, que seja reaberta a agência do banco Itaú em Ilhabela. Hoje, a cidade conta apenas com um caixa eletrônico.
O parlamentar justifica que foi procurado por clientes do banco solicitando a reabertura da agência, pois quando precisam fazer alguma transação bancária, há a necessidade de ir até São Sebastião. "É um desrespeito com a população, pois existem pessoas que não conseguem mexer no caixa eletrônico sem auxilio, além disso, a máquina não faz todos os serviços bancários", comenta Zeca do São Pedro.
O presidente da Câmara, vereador Luiz Antônio dos Santos, Luiz Lobo(PL) também é autor de várias matérias, desde 2001, solicitando que o Banco do Itaú atenda a população durante todo os dias úteis do ano e não somente no período da temporada. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Semana das Missões

Ilhabela - A Igreja Assembléia de Deus, Ministério de Santos, encerrou na segunda-feira, a semana das Missões. Este ano, o tema meditado foi " Povo Alegre, Coração Perfeito". A congregação realiza missões em Ilhabela há 73 anos.
O evento contou com a presença do missionário africano Issacar Chavda, natural da República do Congo. Issacar falou sobre as experiênicias boas e as dificuldades que enfrentam os missionários, que levam a Palavra de Deus para diversos países.
O vereador Marcio Garcia, presbítero da Igreja Assembléia de Deus participou do encontro e falou da importância das Missões. "O trabalho dos missionários é de grande importância, pois eles vão a diversos países, conhecem outras culturas, superam as dificuldades, sempre evangelizando e resgatando vidas". (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Juiz proíbe lixo em área da Dersa

São Sebastião - O juiz Luiz Antonio Carrer, da 2º Vara de São Sebastião, concedeu liminar à Dersa que obriga a prefeitura local a deixar no prazo de 180 dias uma área no bairro da Topolândia que vinha sendo utilizada para fazer o transbordo do lixo com destino a Tremembé. Dersa e prefeitura brigam pela posse da área desde o mês passado. A prefeitura promete recorrer da decisão. No sábado, a prefeitura não fez o transbordo porque os caminhões não tiveram acesso a área. Ao todo são 60 toneladas de lixo por dia. (Fonte: ValeParaibano)

São Sebastião busca tratamento para lixo

São Sebastião - O prefeito de São Sebastião, Juan Pons Garcia (PPS), viaja amanhã para Frankfurt, na Alemanha, onde irá conhecer novas tecnologias para tratamento do lixo. Acompanham o prefeito os secretários de Meio Ambiente, Thale Carlini, e de Administração, Guilherme Carlini, e os vereadores Wagner Teixeira (PV) e Robson Ceará (PPS). Todas as despesas serão financiadas pela empresa Faber Ambra, que até alguns meses atrás era responsável pelo tratamento do aterro da Praia da Baleia. (Fonte: ValeParaibano)

São Sebastião recebe exposição fotográfica de estudantes da USP

São Sebastião - Será inaugurada nesta quarta -feira (15/06), no Teatro Municipal (Av. Altino Arantes, nº 2) a exposição fotográfica "Estação USP", promovida pela Universidade de São Paulo. A mostra inclui 30 painéis fotográficos que contam a história da atuação de estudantes da USP junto à comunidade no interior e no litoral paulista. A exposição itinerante permanece no local até o dia 27 de junho quando retornará para São Paulo.
A mostra fotográfica faz parte da "IV Edição da Estação USP", que ocorre já há quatro anos. O evento conta com apoio da Prefeitura de São Sebastião que está oferecendo toda infra-estrutura para realização do evento.
No mês de julho São Sebastião receberá a segunda etapa do projeto, que apresentará uma série de atividades voltadas para a conscientização da preservação da natureza. A programação conta com trilha subaquática, visita monitorada, passeio pelas praias e contato direto com espécies que vivem no mar. Na Rua da Praia, no Centro de São Sebastião, a Estação USP também vai promover a apresentação de peças teatrais, curso de capoeira e recreação infantil, com samba de roda, a puxada de rede, o maculelê, entre outras manifestações da cultura afro. As ações da Estação USP começam dia 16 de julho e prosseguem até o dia 24.
Estação USP
A Estação USP é um programa de extensão universitária da Universidade de São Paulo, que ocorre todo ano, no mês de julho, em cidades do interior e do litoral paulista, levando gratuitamente cultura, esporte e lazer para a população. Somente em 2004 as atividades atingiram cerca de 15 mil pessoas. Neste ano as atividades acontecem simultaneamente nas cidades de Brotas, Mococa, São Carlos, São Pedro e São Sebastião.
Além de peças teatrais, mostra de cinema, shows de música, atividades físicas e de nutrição, a Estação USP promoveu oficinas de cinema, de teatro e visitas monitoradas ao ecossistema costeiro do litoral norte do estado de São Paulo. As atividades são produzidas e desenvolvidas por estudantes da USP, sob a coordenação de professores de suas respectivas áreas - Escola de Educação Física e Esportes, Faculdade de Saúde Pública, Escola de Comunicações e Artes e Centro de Biologia Marinha.
Para a Universidade, a Estação USP pressupõe um contato mais próximo do ensino acadêmico com a sociedade e cria a possibilidade da difusão do conhecimento científico gerado nas unidades de ensino e pesquisa. Para os alunos que participam do programa, é uma oportunidade de aprimorar sua formação e colocar em prática o conhecimento teórico adquirido em sala de aula.
A Estação USP conta com apoio dos municípios envolvidos, patrocínio da Tim e Nossa Caixa e tem apoio cultural da Artesp (Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo) e Maxpress.
Mais informações:
Lupercio Tomaz ou Ivanir Ferreira no telefone (011) 3091-4806 ou nos emails markccs@usp.br, ivanir@usp.br (011)8145-3428
Profa. Valéria Flora (012)3862-7149/9714-1943 (coordenadora das visitas monitoradas).
Prof. Gladson (011) 9277-8983 (pesquisador da USP de Capoeira).
Secretaria de Turismo de São Sebastião: (012) 3892-4806/2620. (Fonte: PMSS)

Prefeitura abre inscrições para Bolsa Auxílio Desemprego

São Sebastião - Nesta terça-feira, dia 14, a Prefeitura de São Sebastião estará recebendo as inscrições para a Bolsa Auxílio Desemprego para moradores dos bairros Enseada, Canto do Mar e Jaraguá, que deverão comparecer no período das 9 às 12 horas, na Regional da Costa Norte, localizada na Avenida Emílio Granato, 200, no bairro da Enseada.
Os interessados devem ter mais de 18 anos e apresentar documento de identidade, CPF, carteira de trabalho, título de leitor, certificado de reservista, certidão de casamento e a de nascimento dos filhos.
A medida está sendo adotada para cumprir a lei municipal número1745/2005, que institui o "Programa Emergencial de Auxílio-Desemprego", tem o objetivo de assegurar aos menos favorecidos cidadãos sebastianenses a condição de suprirem suas necessidades básicas mais urgentes. Segundo o prefeito, Dr. Juan Garcia, que criou o projeto de lei que deu origem a lei municipal, para muitos chefes de família já não é possível esperar pelos resultados de um crescimento econômico, que certamente ocorrerá, em nosso município.
Trata-se de uma medida emergencial, tendo em vista que os contratos serão firmados por um ano, podendo ser prorrogados por mais um. O salário será de R$ 300,00, mais R$ 50,00 equivalente a cesta básica e auxílio-transporte, se necessário.
Para ser um possível beneficiário de uma das 300 vagas para serviços gerais, que serão chamados de acordo com a necessidade, o interessado tem que estar desempregado por no mínimo seis meses e não pode estar recebendo seguro desemprego ou qualquer outro benefício oferecido pelo governo, além de ser morador no município há pelo menos dois anos. Serão utilizados como critério de desempate o maior valor de encargos familiares e tempo de desemprego.
Após o período de inscrições a Prefeitura fará uma pré avaliação e posteriormente, os casos que necessitarem receberão a visita de uma assistente social.
Confira os postos e dias de inscrição:
Os interessados devem se inscrever na área onde residem:
Costa Norte e Centro:
Moradores da Enseada, Canto do Mar ou Jaraguá
Local: Regional Costa Norte (Avenida Emílio Granato, 200, no bairro da Enseada)
Dia: 14 de junho, das 9 às 12 horas
Moradores das Cigarras, São Francisco, Morro do Abrigo ou Portal da Olaria
Local: Praça da Figueira, 389, bairro São Francisco
Dia: 16 de junho, das 9 às 12 horas
Moradores da Topolândia, Itatinga, Olaria, Varadouro, Barequeçaba ou Guaecá
Local: Centro Comunitário da Topolândia (Rua Antônio Pereira da Silva, 170)
Dia: 23 de junho, das 9 às 16 horas
Moradores do Centro, Pontal da Cruz, Vila Amélia, Porto Grande
Local: Sedeas, ao lado do Paço Municipal (Rua Prefeito João Cupertino dos Santos, 245)
Dia: 28 de junho, das 9 às 12 horas
Costa Sul:
Moradores de Boiçucanga ou Cambury
Local: Plantão Social - Pátio de Transportes de Boiçucanga (Avenida Walkir Vergani, 70, bairro Boiçucanga)
Dia: 15 de junho, das 9 às 12 horas
Moradores de Maresias, Toque-Toque ou Paúba
Local: Regional de Maresias (Alameda Água Branca, 750)
Dia: 21 de junho, das 9 às 12 horas
Moradores de Juquehy, Barra do Sahy, Barra do Una ou Boracéia
Local: Regional de Juquehy (Rua Benedito Maurício Faustino, 101)
Dia: 22 de junho, das 9 às 12 horas. (Fonte: PMSS)

MT afirma que São Sebastião tem poucos casos registrados de trabalho infantil

São Sebastião - "Atuo em São Sebastião há mais de cinco anos e até o momento não recebemos denuncias de trabalho infantil de crianças menores de 14 anos", disse o auditor fiscal do Ministério do Trabalho em São Sebastião, Dr. Cláudio Tarifa, na abertura do evento realizado na sexta-feira (10/06), organizado pelas Secretarias de Desenvolvimento Econômico e Assistência Social (Sedeas) e da Educação (Seduc) que buscou sensibilização da população para o Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil.
O objetivo da mobilização é sensibilizar toda a sociedade e gestores públicos para que a infância seja, de fato, um tempo de brincar e aprender, de estudo e lazer. O 12 de junho - Dia Mundial contra o Trabalho Infantil vem sendo comemorado desde 2002, a partir de uma iniciativa da OIT - Organização Internacional do Trabalho. Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD 2003), do IBGE, o Brasil tem 2,7 milhões de crianças e adolescentes, na faixa dos 5 aos 15 anos, explorados no trabalho infantil. A legislação brasileira proíbe o trabalho de crianças e adolescentes com idade inferior a 16 anos.
Tarifa explicou que o trabalho é proibido para toda criança ou adolescente com idade inferior a 16 anos, exceto os que estão na condição de aprendizes, com idade entre 14 e 16 anos. Contudo, ele conta que o município já apresenta denuncias de trabalho adolescente, principalmente nos comércios, que quando descobertos são penalizados e multados pelo Ministério do Trabalho.
Para o prefeito, apesar do município não ter focos identificados de trabalho infantil, é necessário ficar atento para a questão, devido ao elevado crescimento populacional que a cidade vem enfrentando e que está ocasionando alto índice de desemprego. "São Sebastião corre um alto risco de ter esses dados sobre o trabalho infantil agravados se não investirmos em qualificação profissional para os pais de nossas crianças e jovens, para que as mesmas não tenham que trocar a infância por trabalho. Neste sentido também, a Administração está voltada para recuperar os espaços dos jovens", concluiu o prefeito. No entanto, destacou que a violência econômica, a falta de oportunidades e de consciência, a migração, assim como as desistências escolares reforçam os motivos para que as crianças se integrem a força produtiva do país.
O auditor fiscal do Ministério do Trabalho atentou ainda para outra questão. "Temos informações de trabalho infantil doméstico na cidade, mas sem denuncias documentadas", disse o auditor.
Representando o secretário da Educação, Paulo Henrique Santana, a diretora do departamento Pedagógico da Seduc, Genoveva Pons Garcia, falou sobre a importância indispensável, da infância na formação do indivíduo. "O trabalho infantil está entrando muito sutilmente na cidade, pode ser que não esteja incluído, ainda, nos dados estatísticos, mas é preciso ter consciência, e sobretudo atitudes sobre esse problema", acrescentou a diretora.
Os trabalhos domésticos, a venda de jornais e mercadorias nas esquinas, olhar carros são algumas das atividades que empregam a mão de obra infantil. As piores formas de trabalho infantil são aquelas que privam às pessoas menores de idade de seu direito à educação ou representam perigo para saúde, seu crescimento e sua vida; a exploração comercial sexual é uma das piores.
Na ocasião, também foram apresentados projetos que a Sedeas vem desenvolvendo no município como o Garoçá, Arteiro, Viração e Cidadão Criança. O secretário da pasta, Carlos Roberto Berringer Favery, anunciou os trabalhos sócio-educativos como uma arma para combater o trabalho infantil. "Sabendo dos resultados positivos que estes projetos trazem, estaremos empenhados neste segundo semestre em implantá-los também na Costa Sul do município", disse.
Já a Polícia Militar apresentou como funciona o PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência), por meio das experiências do soldado Egberto Jacinto dos Santos, instrutor do programa em São Sebastião.
O evento organizado em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Conselho Tutelar e Poder Judiciário, contou também com a presença de diversas autoridades além das já citadas, a primeira dama Rosa Maria Mota, o sub-prefeito da Costa Sul Edvaldo Reimberg, o comandante interino do 20º BPMI, Milton Pousa Junior, e o sub-comandante interino, Eduardo dos Santos Rosmaninho, entre outras. (Fonte: PMSS)

Sesau continua campanha contra Poliomielite até sexta-feira

São Sebastião - A Secretaria Municipal de Saúde de São Sebastião (Sesau) continua durante esta semana, até sexta-feira (17/06) a campanha de vacinação contra poliomielite nos postos fixos de saúde.
No último sábado (11/06), dia da primeira fase da multivacinação, os Postos de Saúde da Família (PSF) e postos volantes atenderam o total de 6261 crianças menores de cinco anos, o equivalente a 92,52% da meta municipal, de 6777 crianças.
Cerca de 300 funcionários estiveram empenhados na campanha a fim de cumprir a meta municipal.
No ano passado, durante a primeira fase, 6.293 crianças foram vacinadas, representando uma cobertura de 93% do número estipulado pela Secretaria Municipal da Saúde.
A segunda fase será no dia 20 de agosto deste ano. (Fonte: PMSS)

Mestre Dominguinhos traz novas experiências adquiridas em encontro internacional de Capoeira de Angola

São Sebastião - Depois de ficar cerca de vinte dias participando de diversas oficinas e encontros internacionais na Europa, Domingos Aloízio de Faria, mais conhecido por Mestre Dominguinhos, volta a São Sebastião ansioso para transmitir aos seus alunos todo o conhecimento e experiência adquiridos neste intercâmbio. Atualmente o mestre leciona em três Escolinhas de Capoeira da Prefeitura de São Sebastião.
Dominguinhos pratica a arte há 28 anos e participou pela terceira vez deste encontro que visa trazer uma integração entre os mestres de diversos países, além de ser um marco para a capoeira de angola na Europa. O seu roteiro incluía representar a cidade de São Sebastião no III Encontro Internacional de Capoeira de Angola, que aconteceu entre os dias 26 e 29 de maio na cidade de Marseille, na França e também o encontro “Vadiação de Brigthon”, organizado pelo grupo Amazonas Capoeira, na Inglaterra, nos dias três, quatro e cinco de junho.
O mestre conta que este intercâmbio só foi possível com os apoios recebidos da Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo e do Fundo Social de Solidariedade, que também doaram 30 camisetas e brindes da cidade para que o mestre pudesse presentear os companheiros de outros países. Ele também lembra que foi essencial a organização da Associação Marseille Metisse e Escola de Capoeira Angola Filhos de Angola.
Durante as oficinas ele conta que se sentiu em casa. “A maioria dos mestres que difundem a capoeira em outros países são brasileiros”, explica. Exemplos disso são o mestre baiano Camaleão, que hoje reside e trabalha e Marseille, na França e o professor Boneco que também é brasileiro e hoje mora na Inglaterra.
Oficinas Culturais - Para o mestre, que dá aulas nas oficinas culturais da Prefeitura de São Sebastião, é importante que se divulgue a capoeira não apenas como um a luta. “A capoeira deve ser ensinada além dos golpes. O aluno precisa saber sua importância histórica, fundamentos, filosofia, respeito ao próximo e a cultura. Ela nasceu como uma luta, mas hoje é uma arte e não uma disputa”, explica.
Segundo o mestre a capoeira proporciona equilíbrio, concentração, aumento dos reflexos e de toda coordenação motora. “Além disso, o contato com a capoeira é um mergulho na história do País”, afirma.
Dominguinhos hoje dá aulas nas Oficinas Culturais na Escola Morro do Abrigo (3ª e 5ª, das 17h30 Às 22 horas), no Centro Comunitário do Jaraguá (2ª e 4ª, das 17h Às 22 horas) e na Escola Canto do Mar (3ª e 5ª, das 8h30 às 11 horas e das 14h às 16 horas). Adultos e crianças podem participar das Oficinas Culturais que além de capoeira, oferecem opções como teatro e xadrez. Os interessados em participar devem ligar para a Secretaria de Cultura e Turismo pelo telefone 3892-2620. (Fonte: PMSS)

Vereadores devem votar apenas duas moções durante sessão ordinária desta terça-feira

São Sebastião - Os vereadores de São Sebastião devem votar hoje, 14, em sessão ordinária, apenas duas moções. Uma homenageia os alunos e direção da Escola Municipal de Juquehy pela 2ª colocação obtida em concurso realizado pela EBE (Empresa Bandeirante de Energia), e a outra pede apoio ao Presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, visando impedir o fechamento do Hospital de Clínicas da cidade.
A Câmara analisa, ainda, dois vetos do prefeito Juan Garcia (PPS). O primeiro está relacionado ao projeto de lei 012/05, de autoria do vereador Marcelo Mattos dos Santos (PMDB), que institui o título de ‘Educador do Ano’ ; e o segundo diz respeito ao projeto de lei complementar 002/05, de autoria do parlamentar José Cardim de Souza (PP), que dispõe sobre o licenciamento de obras no município.
Uma moção de apelo ao comandante da Polícia Militar, apresentada pelo vereador Robson Wilson dos Santos (PPS), e um projeto de lei protocolado pelo edil Dalton José da Silva (PL), que altera a lei municipal 1.470/05, referente ao estágio de estudantes na Prefeitura, também devem ser lidos.
Cerca de três requerimentos devem ser votados, além da leitura de aproximadamente 100 indicações. A pauta, no entanto, pode sofrer alterações. (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)
 
Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Ubatuba

Ubatuba entra na briga para sediar base de gás

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba decidiu entrar na disputa pela sede da unidade de processamento de gás que a Petrobras pretende instalar no Litoral Norte. A unidade deverá processar o gás proveniente do Campo de Mexilhão, localizado a 165 quilômetros de Caraguatatuba. Ontem, o prefeito Eduardo César (PL) esteve na sede da Petrobras e da ANP (Agência Nacional de Petróleo), no Rio de Janeiro, para oferecer áreas no município para abrigar a unidade de processamento. Na reunião com o diretor de Exploração de Produção, Guilherme Estrela, o prefeito colocou à disposição da empresa áreas no bairro da Estufa 2 e Ipiranguinha para instalação da base de gás. (Fonte: ValeParaibano)

Ubatuba quer CPI para apurar desvio

Ubatuba - A mesa diretora da Câmara de Ubatuba propõe hoje a instalação de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para apurar o suposto desvio de dinheiro da folha de pagamento da prefeitura. O objetivo é investigar irregularidades que teriam envolvido o dinheiro destinado ao pagamento dos servidores nos últimos seis anos.
A proposta é assinada pelos vereadores Jairo dos Santos (PT), Luciana Machado (PDT), Edson Felix (PSC) e Osmar de Souza (PFL) e será lida na sessão de hoje. A votação acontece no dia 21.
"Pretendemos apurar desde quando o golpe vem sendo aplicado, quais as pessoas envolvidas e quanto foi desviado", afirmou Santos.
Segundo ele, a CPI pretende ouvir o ex-prefeito Paulo Ramos (PFL), os atuais e ex-secretários de Administração e Finanças, o ex-servidor Alvelino Almeida Júnior e funcionários da prefeitura.
Ramos não foi localizado ontem para comentar o assunto. O ex-servidor foi contratado em 1999, durante sua gestão, para cuidar da folha de pagamento e era a única pessoa a ter acesso à senha para depósito aos servidores.
DESFALQUE - Almeida Júnior foi exonerado na terça-feira passada, acusado de ter desviado cerca de R$ 30 mil da folha de pagamento, utilizando contas com nomes fictícios. Segundo a prefeitura, um levantamento preliminar apurou desfalque de R$ 300 mil, de outubro até o mês passado. A Polícia Civil e o Ministério Público investigam o caso.
Seu advogado, Luiz Cláudio Leite, afirmou que Júnior vai falar sobre o caso somente em juízo. (Fonte: ValeParaibano)

Começa a edição 2005 da Taça Cidade de Ubatuba de futmesa

Ubatuba - Foram disputadas no último Sábado, as fases iniciais da 5ª edição da Taça Cidade de Ubatuba de futebol de mesa, segundo Grand Slam (circuito dos 5 principais torneios de Ubatuba) de 2005. A Taça Ubatuba é promovida pela AUFM (www.futmesaubatuba.com.br) com o apoio da SEL (Secretaria de Esportes e Lazer), InfoDesign e FUNDAC, local onde são realizados todos os torneios da entidade.
Neste torneio, os participantes enfrentam-se em eliminatória simples (mata-mata) em duas partidas. Após a disputa das fases iniciais, o evento já conhece seus semi-finalistas: Alexandre Augusto, Ednelson Prado (líder do ranking ubatubense), Sérgio Godoy e André Rafael (campeão em 2004). Alexandre venceu nas Quartas, Thiago Naressi, vencendo por 0x0 e 5x0.
Ednelson bateu o rival de longa data, Ralph Solera, por 2x1 e 3x2. Do outro lado da chave, os semi-finalistas só conseguiram suas vagas nos pênaltis:
Sérgio ganhou de Sílvio Fonseca (0x1 e 1x0) e André Rafael tirou Adauto Júlio (2x1 e 2x3).
Nas fases anteriores, o destaque foi o confronto entre Fábio Aparecido e Adauto Júlio, onde Fábio quase surpreendeu, empatando o primeiro jogo em 0x0 e perdendo o segundo por 2x0, sofrendo os 2 gols no segundo tempo da partida.
Dos semi-finalistas, o único que já conquistou o torneio é André, campeão no ano passado. Caso conquiste o bí-campeonato, André igualará Fernando Macedo
com 2 títulos.
A Taça Ubatuba, termina no próximo Sábado, 18 de Junho. As partidas são realizadas na FUNDAC (av. Thomas Galhardo S/N - ao lado do Tubão), das 19:00 às 22:00. A entrada é franca para os visitantes. (Fonte: AUFM)

Ordem do Dia da Câmara Municipal de Ubatuba

Ubatuba - O Vereador Jairo dos Santos - PT, Presidente da Câmara Municipal de Ubatuba, anuncia a Ordem do Dia da 19ª Sessão Ordinária desta Casa, a realizar-se no dia 14 de junho de 2005, às 20:00 horas, constituída de Projetos de Lei e outras proposições abaixo relacionadas:
ORDEM DO DIA:
EM ÚNICA DISCUSSÃO:
01 – Projeto de Lei nº 018/05, do Ver. Charles Medeiros – PSDB, que dá denominação de “Professor José Carlos Pereira” a EMEI do Centro, localizada à rua Paraná.
02 – Substitutivo ao Projeto de Lei nº 38/05, do Ver. Gerson de Oliveira - PMDB, que altera o artigo 11 da Lei 1.667/97, que dispõe sobre o comercio expansionista.
03 – Projeto de Lei nº 042/05, do Executivo, que dispõe sobre as Diretrizes Orçamentárias para elaboração do Orçamento do Município para o Exercício de 2.006.
04 – Pedido de Informação nº 58/05, do Ver. Edílson Félix – PSC, sobre a situação dos 5 (cinco) módulos especiais de praia, autorizados pela Lei 1339/94, para ajudar na manutenção das entidades assistenciais do Município.
05 – Pedido de Informação nº 59/05, do Ver. Ricardo Cortes – PV, cópias de todas as permissões de uso de módulos especiais instalados em nosso Município.
06 – Requerimento nº 210/05, da Verª. Luciana Machado – PDT, à Sabesp, sobre construção de estações elevatórias para o sistema de esgoto do Município.
07 – Requerimento nº 211/05, do Verª. Luciana Machado – PDT, à Sabesp, sobre o sistema de saneamento básico, em diversas ruas do bairro da Estufa I.
08 – Requerimento nº 212/05, do Verª. Luciana Machado – PDT, à Telefônica, informações sobre data prevista para instalação das linhas de telefonia fixas, no bairro do Sertão do Ingá.
09 – Requerimento nº 213/05, do Ver. Charles Medeiros – PSDB, à Secretaria Estadual da Agricultura e Abastecimento, a doação de um trator tracionado para Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Pesa, da Prefeitura Municipal de Ubatuba.
10 – Requerimento nº 214/05, do Ver. Claudinho Gulli – PMDB, à Telefônica, instalação de um orelhão comunitário, na esquina entre as ruas São Paulo e rua Amazonas, no bairro da Lagoinha.
11 – Requerimento nº 215/05, do Ver. Osmar de Souza – PFL, à Telefônica,instalação de um orelhão na rua Paranaense, no bairro da Estufa II.
12 – Requerimento nº 216/05, do Ver. Osmar de Souza – PFl, à Telefônica, instalação de um orelhão na rua Flamengo, no bairro da Estufa II.
13 – Requerimento nº 217/05, do Ver. Osmar de Souza – PFL, à Telefônica, instalação de um orelhão na rua Ary Vieira, próximo ao supermercado Maná, no bairro da Estufa II.
14 – Requerimento nº 218/05, do Ver. Romerson de Oliveira – PFL, a Elektro, poda de galhos de uma amendoeira na rua Elídio Pato, em frente ao nº 201, no bairro das Toninhas. (Fonte: Câmara Municipal de Ubatuba)

Ação Litoral
 
Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Ganhadoras da Promoção Dia dos Namorados - A Associação Comercial de Ubatuba informa os nomes das ganhadoras da promoção do Dia dos Namorados, conforme sorteiro realizado dia 11 de junho de 2005, nas dependências da Associação:
- Jussara Aparecida - Perequê-Açu
- Ângela Pereira - Perequê-Açu
- Joice Fernandes - Centro
Sem mais, saudações.

Celio M. Stefani
Gerente da ACIU


Foto do Dia Pessoas I - Parabéns, lembrar do passado e acrescentar ideais ao futuro. Em nossa cidade temos exemplos de pessoas que nos fizeram crescer, e tenho certeza que nesta nova coluna de seu informativo teremos grandes recordações.
Um abraço.

Luiz Bischof
Ubatuba, SP


Foto do Dia Pessoas II - Obrigado por homenagear o Sr Pedro Lucindo, (Pedrinho da Agência). É com muita emoção que li estas mensagens, pois eu trabalhei com ele no Expresso Rodoviaria Atlântico, sei como ele era, a amizade que ele tinha.
Seu Pedrinho... que saudades... que bons tempos!

Guido Carlota
via e-mail


Errata - Estive em Ubatuba durante o fim de semana e pude sentir o clima criado a respeito das denúncias apuradas na prefeitura. diante do que ouvi, percebe-se, ou é possível crer que muita coisa há para ser desvendado em todo o esquema que existia na manipulação dos números depositados em contas suspeitas.
Pior, como era de se esperar, ou imaginar, pode ser que haja muita gente envolvida, e gente grande. Esperamos, e temos certeza, que o atual prefeito nãop medirá esforços para esclarecer todos os fatos e denunciar todos os envolvidos, mesmo que isso signifique apontar peixes graudos, de outras administrações, caso estejam envolvidos.
Mas, aproveito a oportunidade, para desfazer uma injustiça quanto ao que escrevi semana passada, a respeito do assunto.
Na oportunidade, falei sobre os fracos secretários da atual administração. Fui injusto ao não adicionar as seguintes palavras: em sua grande maioria. POis da forma como escrevi, coloquei no mesmo pacote pessoas que tem se comportado da maneira como se espera que atue um secretário. É o caso, por exemplo, do secretário de esportes, Bittencourt Júnior, que, apesar da pouca idade, tem mostrado competência, organizaão e seriedade. Um garoto de futuro. Claro, existem outros que também merecem ficar fora de um listão de fracos assessores, como o Felipão, mas há outros sobre os quais é melhor nem se falar, senão vai ficar complicado.
Bem, desfeita a injustiça, reitero apoio à postura fiscalizadora do atual prefeito e deixo o pedido que, acredito seja o da maioria dos ubatubenses, não ceda, não se enfraquea, pelo contrário. Prefeito, vá até o fim, apure os fatos e denuncie todos os envolvidos, pois assim estará resgatando Ubatuba do mar de lamas que boa parte dos políticos a colocou, ao longo dos últimos anos.

Ednelson Prado
Jornalista - MTB 35173
ednelsonfsprado@terra.com.br


Farra da Câmara de Ubatuba - No ano passado (2004), por iniciativa do vereador Gerson de Oliveira (PMDB), a Câmara Municipal alterou a Lei Orgânica do Município de Ubatuba, reduzindo de 13 para 10 o número de vereadores. A população acreditou que com isto haveria uma grande redução nas despesas da casa, pois seriam diminuídos os gastos com 3 (três) gabinetes e toda a infra-estrutura parlamentar pertinente.
O Legislativo Municipal iniciou seus trabalhos no ano de 2005 com apenas 9 (nove) dos 10 (dez) vereadores que o compõe. Este fato teve como causa o impasse judicial ocasionado pela disputa existente, na época, entre os candidatos a uma das vagas, Claudinho (Cláudio Francisco Gulli) e Silvinho Só Bênçãos (Silvio Marcio de Paula).
Aqui vale um aparte. O vencedor da contenda foi Cláudio Francisco Gulli que participou de sua primeira sessão (6ª Sessão Ordinária) no dia 15 de março de 2005. Foram 73 (setenta e três) dias sem que a população do município notasse a ausência de um vereador na composição do Legislativo Municipal. Ficou demonstrado que a Câmara poderia ser composta por 9 (nove) vereadores, como era o projeto inicial apresentado por Gerson.
Lembro-me muito bem da economia alardeada quando das discussões sobre a redução do número de vereadores. Que engano! Hoje podemos constatar que apesar do número de vereadores ter diminuído, os gastos aumentaram e novos concursos públicos foram e/ou serão abertos.
Inspirado em seu mentor maior que após ter sido eleito aumentou o número de ministérios para um total de 35, criou mais de 40.000 novos cargos na administração direta, criou também 26 novas empresas estatais, o petista, Jairo dos Santos, presidente da Câmara Municipal de Ubatuba nada fez para diminuir os gastos da Câmara Municipal.
A não extinção e a lotação dos cargos excedentes (com a diminuição do número de vereadores) nos fazem questionar sobre a razão para tal procedimento. Para quais vereadores foram destinados estes cargos excedentes de provimento em comissão? Os "ganhadores" dos cargos são todos componentes da Mesa da Câmara? Teriam esses cargos sido objeto de algum acordo, tipo "mensalão"? Por que a assessoria de comunicação da Câmara divulga somente o trabalho de alguns vereadores e sempre são os dos mesmos? Uns podem mais que outros? Em nome da transparência tão alardeada, não seria a hora de responder a estas e muitas outras perguntas que rodam nas conversas sobre a política local?
Lendo a matéria "Cargos em comissão: Alguma coisa a esconder?", publicada no jornal "A Cidade" (11 de junho de 2005, pág. 10), pergunto se não seria o caso do vereador Edílson Félix, dando o exemplo, tornar público o resultado das questões aqui levantadas e só então argüir o executivo sobre o mesmo assunto.
A condução dos trabalhos da Câmara Municipal de Ubatuba vem demonstrando a ignorância funcional de seus administradores. Basta assistir a uma sessão para se notar uma pequena parte da deficiência existente.
Um ano passa rápido, mas pode deixar muitos prejuízos.

Luiz Roberto de Moura
Ubatuba, SP


Lembranças Históricas - Os processos educacionais foram sempre, para mim, objeto de diversos estudos, curiosidades, acontecimentos ocasionais, programados e planejados, assim como realizações as mais diversas.
Coincidências colocaram Ubatuba no meu caminho. No curso universitário de licenciatura em Geografia fui solicitado a fazer um trabalho sobre analfabetismo, no Estado de São Paulo, nos censos de l950 e 1960. Foi o meu primeiro contato com Ubatuba. O município, naqueles dois censos, estava no grupo de maior índice de analfabetismo junto com os outros municípios do Litoral Norte, do Litoral Sul e do Pontal do Paranapanema. Era algo por volta de 80%(oitenta por cento). Posição nada satisfatória.
Coincidências e circunstâncias acabaram, seis anos depois, daquele trabalho, fazendo que minha vida estivesse envolvida no contexto observado na pesquisa.
Entretanto, nos treze anos transcorridos entre o censo de 1960 e março de l973, grandes progressos houve na educação, em Ubatuba. Escolas rurais foram criadas, em quase todos os bairros do município, por obra dos governos do Estado, do Município, da Sra. Virgínia Melle da Silva Lefevre e de outras pessoas. Professores escolheram Ubatuba para realizar os trabalhos de alfabetização e pessoas da comunidade se incorporaram nesse empreendimento. O imenso campo, existente para ser trabalhado, foi lavrado com grandes esforços, sacrifícios e atos heróicos. Alguns desses heróis estão entre nós colaborando para uma Ubatuba melhor.
A EE. Cap. Deolindo de Oliveira Santos foi criada para atender as crianças de 5ª a 8ª séries e logo depois, com a construção do prédio atual, atendeu também o 2° grau (hoje Ensino Médio).
Movimento juvenil resultou na criação da Escola Municipal de Comércio ( 1969) (hoje EM Presidente Tancredo Almeida Neves) que tanto tem contribuído para o ensino técnico em nossa cidade.
A partir de 1973, a união de Estado e Município, em grande esforço coletivo, criaram novas escolas, cursos de MOBRAL,SUPLETIVO, MAGISTÉRIO, EDIFICAÇÕES, ENFERMAGEM, EDUCAÇÃO INFANTIL, CRECHES e atraíram grande número de professores, especialistas e pedagogos, quase todos jovens, idealistas e formados em faculdades que, com novas técnicas, deram um grande impulso à educação, aumentando, sensivelmente, a escolaridade de toda a juventude de Ubatuba.
Surgiram também as escolas particulares para enriquecer e diversificar os ambientes escolares. Ultimamente chegou a Universidade coroando um processo de realizações e avanços constantes.
A união de forças recuperaram, em Ubatuba, o atraso em que se encontrava a educação até os anos de 1960. Esse atraso histórico, tanto da educação brasileira como da de Ubatuba, fizeram que, o Dr. Cláudio de Moura Castro, atribuísse, ao tataravô, a culpa do atraso da EDUCAÇÃO BRASILEIRA e registrasse como informação curiosa para nós ubatubenses:
"Durante todo o Império, não houve prédios escolares em São Paulo nem móveis didáticos. Em Ubatuba, por exemplo, os alunos tinham de estudar em pé".("A culpa é do tataravô". Revista Veja, ano 38, N° 23, de 08-06-05, pg.22).
Os investimentos maciços em educação e a educação de qualidade serão sempre o melhor caminho para incentivar o progresso e o desenvolvimento de nossa cidade.
Não podemos permitir que nossos tataranetos continuem a dizer, como Cláudio de Moura Castro, "A culpa é do tataravô".

Corsino Aliste Mezquita
RG 2.976.292-3
Ubatuba, SP

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br

Atenção! - A sessão Foto do Dia passará a divulgar também fotos de pessoas da região. Esta será nossa forma de homenagear e prestigiar pessoas de destaque no Litoral Norte. As fotos enviadas deverão ser no enquadramento "close" podendo ser coloria ou PB, no tamanho mínimo de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi. O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma..

Ubatuba:

Praia do Itaguá - Nelson Schmidt

Praia do Itaguá
©Nelson Schmidt

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor

contador, formmail cgi, recursos de e-mail gratis para web site