Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quinta-feira, 16 de junho de 2005 - Nº 1301 Edições Anteriores

Pousada Albatroz Inteligraph Cemar Boats

Região
-


Caraguatatuba
Caraguá combate prostituição infantil
"Caraguá não tem turismo sexual"
Caraguá sedia 3ª etapa do Campeonato Paulista de Pesca
Futebol é atração do final de semana
Caraguá faz tratamento supervisionado da tuberculose
Semana Acadêmica: oportunidade de atualização para educadores em Caraguá
Festa Junina do CIASE
Caraguá quer vacinar mais 5% das crianças
Notícias Culturais da FUNDACC
Omar Kazon consegue do Prefeito benefícios para o bairro Morro do Algodão


Ilhabela
Centro de Triagem recorre ao Presidente da Câmara para superar dificuldades
Vereadora de Ubatuba visita Ilhabela

São Sebastião
Casa da Amizade faz doação para Pronto Socorro
Vereador Kotian assume presidência da Câmara de São Sebastião
Câmara homenageia policiais
Vereadores analisam veto total ao projeto que institui o título de ‘Educador do Ano’
Robson Ceará propõe aumento do salário adicional para eletricistas
Câmara derruba veto ao projeto que regulamenta instalação de cerca elétrica
Câmara altera lei dos estagiários

Ubatuba
CPI obtém 7 adesões em Ubatuba
Rebelião na Anchieta: 'Filhos da ilha' recebem homenagem
Motim virou filme e até livro
Ubatuba promove conferência sobre Direitos da Criança e do Adolescente
Campanha do agasalho vai às ruas em Ubatuba
Circuito de Águas Abertas movimentou a Praia da Almada
Atletas se destacam no Circuito de Águas Abertas
Guarda Municipal comemora 11 anos com solenidade festiva
ACIU se une com Associação dos Estudantes Universitários e Assessoria de Assuntos Comunitarios
Programa de Desenvolvimento de Turismo Receptivo na ACIU
Exército fará exercícios em Ubatuba em setembro
Região Norte receberá serviço telefônico
Secretaria de Educação realiza ciclo de palestras sobre meio ambiente
Ateneu Antenado acontece na Fundart

Seções
Carta do Leitor
Foto do Dia


Notícias da Região Topo

-

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba

Caraguá combate prostituição infantil
Projeto Cata-Vento tem missão de prevenir e erradicar trabalho infantil e exploração sexual de menores

Caraguatatuba - Será lançado hoje em Caraguatatuba o Projeto Cata-Vento, uma parceria entre a prefeitura, Fundação Orsa e a OIT (Organização Internacional do Trabalho) que tem como objetivo prevenir e erradicar o trabalho infantil e a exploração sexual de menores.
O projeto, que também está sendo realizado em outras cinco cidades do Estado, será lançado às 18h, no Teatro Mário Covas, durante um seminário que debaterá a erradicação do trabalho infantil. A coordenadora do Fórum Paulista de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil, Silvia Brunetti, será uma das palestrantes.
Em Caraguatatuba, a meta da OIT e da Fundação Orsa é retirar 171 crianças da exploração sexual comercial, e prevenir 84 novos casos. Um total de 106 famílias deverão ser atendidas pelo projeto Cata-Vento. As famílias serão incluídas e programas sociais do governo federal para manter crianças e adolescentes fora das ruas.
A delegada Elizabeth Maluf Zago, afirmou que um estudo realizado recentemente catalogou 34 menores, com idades entre 11 e 17 anos, envolvidos na prostituição infantil, em Caraguá e Ubatuba. "O projeto pretende fazer com que esses menores deixem a prostituição e retornem ao convívio da família e ao ambiente escolar", afirmou.
O Conselho Tutelar de Caraguá informou que, por ser uma cidade turística, Caraguá se torna local de fácil envolvimento das jovens com a prostituição (leia texto abaixo).
A coordenadora do Conselho Tutelar, Cintia Fernandes, afirmou que não existe nenhum registro de trabalho infantil na cidade. "Os menores que trabalham como ambulantes nas praias, por exemplo, frequentam escola e garantem que exercem a atividade apenas para ajudar os pais", disse.
Segundo Cintia, as menores envolvidas com a prostituição não são da cidade, mas de São José dos Campos. "Quando flagramos a atividade fazemos com que elas retornem as suas cidades de origem e ao convívio de seus familiares", afirmou. (Fonte: ValeParaibano)

"Caraguá não tem turismo sexual"

Caraguatatuba - Apesar dos principais pontos de prostituição estarem nas avenidas à beira-mar e nas vias de acesso a cidades vizinhas, a delegada Elizabeth Maluf Zago descarta a existência de turismo sexual em Caraguá.
"Não se enquadra ainda nesta situação", garantiu a delegada. Em Caraguá, as prostitutas, inclusive as menores, fazem ponto na praia central, avenidas Arthur Costa Filho, Geraldo Nogueira da Silva, Rio Branco (acesso a São Sebastião) e Castelo Branco (acesso à Ubatuba).
A maioria das meninas se envolvem na prostituição apenas para garantir sustento pessoal. "Muitas se prostituem para poder comprar roupas de marca", disse a coordenadora do Conselho Tutelar, Cintia Fernandes. (Fonte: ValeParaibano)

Caraguá sedia 3ª etapa do Campeonato Paulista de Pesca
Todos os peixes serão doados para as entidades Vida Nova, Luz do caminho e Divina Providência

Caraguatatuba - A cidade de Caraguatatuba será sede da 3ª etapa do Campeonato Paulista de Pesca e Lançamento, que acontece no domingo, dia 19, às 8h, na Praia do Indaiá.
O evento, que tem o apoio das Secretarias de Turismo e Assistência Social, irá reunir cerca 160 atletas, que irão disputar as categorias masculino, feminino, master e juvenil. Todos os atletas participantes da competição são filiados a Confederação Brasileira de Desportos.
Os pescados durante a competição serão doados para entidades assistencias Vida Nova, Luz do Caminho e Divina Providência, que retirarão os peixes no local da competição, após o término da prova.
Para mais informações acesse o site www.fppl.com.br  ou pelo telefone (11) 3672-0627/3875-4621 com Célia. (Fonte: Módulo)

Futebol é atração do final de semana
Todos as equipes estão lutando por uma vaga na segunda fase do campeonato, ainda sem data definida

Caraguatatuba - A 11ª Copa de Futebol Seniores-2005, organizada pela LICAF (Liga Caraguatatubense de Futebol) com apoio da Secretaria de Esportes e Recreação foi mais uma atração para os amantes do esporte no final de semana. Várias competições aconteceram pelas eliminatórias da primeira fase da copa. Os jogos foram realizados no CEMUG (Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves) e no Campo Esporte Clube Indaiá.
No dia 9, quinta-feira, no CEMUG, a equipe E. C. Sertão dos Tourinhos enfrentou a equipe C. A. Guarani A e venceu de 2 a 1. No dia 10, sexta-feira, também no CEMUG, a equipe E.C. Tabatinga enfrentou a equipe E. C. Barranco Alto e perdeu de 2 a 3. Já no dia 12, sábado, no mesmo local, foram disputados mais quatro jogos. A equipe C. A. União Colonial enfrentou a equipe E.C. São José e empataram de 3 a 3; a equipe E. C. Casa Branca enfrentou a equipe E. C. Primavera e perdeu de 1 a 3; a equipe C. A. Guarani A enfrentou a equipe A.A. Corinthians B e venceu de 6 a 3 e a equipe Força Jovem F. C. enfrentou E. C. Barcelona e empatou de 2 a 2.
Também no dia 12, uma rodada de competições aconteceu no Campo do Indaiá. A equipe C.A. Fortaleza enfrentou a equipe Xororó F. C. e venceu de 3 a 1 e a equipe C.A. Poiares enfrentou a equipe C. A. Fortaleza B e perdeu de 2 a 3.
No próximo final de semana acontece mais uma rodada de competições desta primeira fase. Os jogos serão realizados no Estádio Municipal José Geraldo Fernandes da Silva, “Baianinho” (antigo campo do Brasília), no bairro Porto Novo e no Esporte Clube Indaiá.
No Porto Novo, as competições começam às 11h. A equipe E. C Barranco Alto enfrenta a equipe A.A Corinthians; a equipe C. A União Colonial enfrenta a equipe E. C. Águia Dourada e a equipe C.A. fortaleza enfrenta a equipe Fluminense F.C. Já no Indaiá, às 13h30, a equipe C. A Guarani A enfrenta a equipe E. C São José e a equipe E. C Tabatinga enfrenta a equipe C. A Fortaleza B. (Fonte: Módulo)

Caraguá faz tratamento supervisionado da tuberculose
O objetivo do tratamento supervisionado é aumentar a chance de cura e reduzir o abandono e a resistência aos medicamentos

Caraguatatuba - A prefeitura de Caraguá está treinando os agentes comunitários e as equipes de enfermagem com a finalidade de preparar os profissionais para o controle da tuberculose. A Secretaria de Saúde de Caraguá iniciou u trabalho de controle dos comunicantes e a implantação do tratamento supervisionado da tuberculose no bairro do Perequê Mirim, no dia 23 de maio.
O projeto, por enquanto, é piloto e só está acontecendo no Perequê Mirim, mas deverá atender todos os bairros do município. O objetivo é tratar todos os pacientes da rede que tiverem com a doença.
Segundo a coordenadora do Programa de Controle de Tuberculose, Carla Aparecida Pereira, o tratamento diretamente supervisionado consiste na ingestão de medicamentos sob o acompanhamento de um profissional da Saúde, seja na Unidade de Saúde ou em domicílio. Ela explicou que os principais motivos do tratamento supervisionado são aumentar a chance de cura e reduzir o abandono e a resistência aos medicamentos.
O doente que adere ao tratamento supervisionado recebe como incentivo uma cesta básica mensal e café da manhã.
A Tuberculose é uma doença infecciosa crônica e contagiosa, causada pela bactéria 'Bacilo de Kock' que pode atingir a todos os órgãos, principalmente os pulmões. Para curar a tuberculose tem que ser tratada por seis meses seguidos sem interrupção. Os principais sintomas da Tuberculose são a tosse com catarro há mais de três semanas, falta de apetite, emagrecimento, dor no peito, suor noturno, febre baixa e cansaço fácil. (Fonte: Módulo)

Semana Acadêmica: oportunidade de atualização para educadores em Caraguá

Caraguatatuba - Os cursos de Pedagogia e Normal Superior das Faculdades Integradas Módulo promovem de 21 a 23 de junho a Semana Acadêmica, que irá debater durante todos os dias por meio de diversas atividades como palestras, oficinas e um fórum de debates o tema ‘A educação e cultura: a escola como formação do ser”.
O evento é dirigido a educadores, estudantes, professores e interessados na área da educação e uma oportunidade de atualização sobre as diversas áreas ligadas a educação escolar. Serão oferecidas 30 vagas em todas as oficinas e 360 para as palestras. As inscrições já estão abertas, no CAM (3897-2038/2041).
As atividades começam no dia 21, às 8 horas, com a oficina ‘Linguagem e cidadania: percorrendo a trajetória da Educação’, com a profa. Enaida Gomes e alunas do 5º semestre de Pedagogia, na sala 14.
A abertura oficial do evento acontece no dia 21, às 19h30, com uma apresentação de Dança de Rua dos alunos da Fundação Cultural de Caraguatatuba, no auditório na unidade do centro. A diretora Sílvia Cristina de Oliveira Quadros fará a abertura.
No mesmo dia, às 20h30, haverá palestra sobre o tema ‘Educação: a escola na formação do ser, com o Prof. Ms. Rodolfo José Rachid e a Profa. Ms. Priscila Henrique, no auditório. No mesmo horário será iniciada a oficina ‘O projeto interdisciplinar I, com Maria Rita Marcondes, na sala da biblioteca.
No dia 22, às 8 horas, os alunos do curso de Arquitetura apresentam o projeto ‘Brincando de Projetar’, na sala 13. Às 9h30, Érica Palumbo, membro Acubalin da Associação de Cultura Banto do Litoral Norte, apresenta a palestra ‘Herança Africana no Brasil’, no auditório.
Também no dia 22, às 19h30, haverá o Fórum de Educação de Jovens e Adultos, com a coordenação da Profa. Maria Zoe B. Bittencourt e alunos no Normal Superior e Pedagogia, no auditório.
Ainda no dia 22, às 21 horas, acontecem as oficinas: ‘Modelagem de barro para crianças: diversão e aprimoramento motor e intelectual’, com a Profa. Dra. Elizabeth Grillo, na sala 31; e ‘A música e sua função pedagógica: atividades para serem desenvolvidas na sala de aula infantil’, com a Profa. Ms. Karla Maria S. de Andrade, na sala 39.
No dia 22, às 21 horas, serão trabalhados vários temas, também abertos ao público, como ‘Artes visuais para 1ª a 4ª séries: a paz nos traços de Pablo Picasso’, com o Prof. Edson Santos Silva, na sala 54; ‘Contador de Histórias’, com a Profa. Enaida Rodrigues, na sala 34; ‘Cultura Caiçara’, com o Prof. Serginho Burihan, na sala 35; ‘Brinquedoteca’, com a Profa. Alciene Ribeiro F. da Silva, na sala 45; ‘Aprender e ensinar divertindo-se’, com a Profa. Ângela Matilde Fogaça, na sala 15; ‘A arte de aprender com a criatividade, com a Profa. Marlene Pereira Fontana; na sala 13; e ainda ‘O projeto interdisciplinar II, com Maria Rita Marcondes, na sala da biblioteca.
No dia 23, pela manhã, acontecem diversas oficinas como a de ‘Artes’, com a Profa. Elizabeth Grillo, na sala 13, às 7h30; ‘Novos olhares sobre a realidade: brincando com Picasso’, com a Porfa. Enaida Rodrigues e os alunos do 5º semestre de Pedagogia; na sala 15, às 9 horas; ‘Aprendendo e ensinar divertindo-se, com a Profa. Ângela Fogaça, na sala 13, às 9 horas;
O período da noite haverá uma palestra com o Prof. Edson Santos Silva e alunos ne Pedagogia e Normal Superior sobre o tema ‘A importância da arte no desenvolvimento cognitivo’, no auditório, às 19h30; e no mesmo horário a oficina ‘Projeto interdisciplinar III’, com Maria Rita Marcondes, na sala da biblioteca.
O enceramento acontece às 21h30 no auditório com uam apresentação da peça teatral ‘Contos de Areia’, com o grupo da Fundacc..
Mais informações com as responsáveis pelo evento, Profa. Ms. Maria Antonia de Lima Ribeiro Furgeri, coordenadora do curso de Pedagogia e Profa. Ms. Camila Beltrão Medina, coordenadora do curso Normal Superior. (Fonte: Módulo)

Festa Junina do CIASE
Mais de 3 mil pessoas prestigiaram a 'Festança da região Sul'

Caraguatatuba - A Festa Junina do CIASE-Centro Integrado de Ações Sócio Educativas, agitou a região Sul em Caraguá com uma fogueira gigante, touro-mecânico, brincadeiras dentro da quadra para crianças, inclusive com cama elástica, monitoradas pelos estagiários das Faculdades Integradas Módulo, além dos palhaços "sombras" da Fundacc, que também animaram a festa, deixando os moradores da região ainda mais descontraídos. Mais de 3 mil pessoas prestigiaram a festa.
O bingo foi outro atrativo da Festa Junina, com prêmios super disputados, entre eles duas bicicletas, um jogo de jantar, um tanquinho (tipo máquina de lavar) doado pela própia Amec (Associação Módulo de Educação e Cultura), e um bezerro.
Segundo os organizadores, a população saiu da festa com "ares de querer mais" pois às 22 horas já não havia mais alimentação disponível.
O touro mecânico foi a grande surpresa da noite e a grande atração, uma fogueira gigante, segundo os organizadores, a maior já vista em Caraguá.
Participaram da organização da festa, funcionários do CEI/EMEI Leonor Mendes de Barros e sua Diretora Maria Auxiliadora, o CEI/EMEI Profª Regina Célia Chapira Blaustein e sua diretora Samira Moura Leite, e do CEI/EMEI Célia Rocha Lobo e sua Diretora Graziela, além dos funcionários e colaboradors do CIASE.
Segundo o diretor do CIASE, a festa foi muito elogiada por todos, "Agradecemos aos comerciantes e à comunidade, que se empenharam para que a Festança da Região Sul desse certo ... e deu!", comemora Fernando Lopes. (Fonte: PMC)

Caraguá quer vacinar mais 5% das crianças
Campanha terá segunda etapa no dia 20 de agosto

Caraguatatuba - A primeira etapa da Campanha de Vacinação contra Poliomielite em Caraguá atingiu 90% das crianças de 0 a 5 anos; com um total de 7.255 vacinadas no dia 11. Segundo a enfermeira chefe da Vigilância Epidemiológia, Luciana Fadel, a população infantil desta faixa etária em Caraguá é de 8.127 crianças.
Caraguá continua com a vacinação em todas as Unidades de Saúde do município e espera vacinar os 5% das crianças que ainda não foram vacinadas. A meta é atingir pelo menos 95% do público alvo, até sexta-feira, dia 17, nas Unidades de Saúde.
A Campanha terá a segunda etapa no dia 20 de agosto. Todas as crianças de 0 a 5 anos deverão tomar a segunda dose da vacina. A Campanha vai acontecer nas Unidades de Saúde e algumas escolas.
A vacinação vai ocorrer em 11 Unidades de Saúde e 4 escolas no período das 8 às 17 horas. A equipe da Vigilância Epidemiológica lembra a todos que é necessário levar a caderneta de vacinação da criança.
Plantões no Comando da região Sul - UBS Perequê Mirim (Av. Jaraguá, s/n, 3887-8181); EMEF Massako Sone (R. Abra de Dentro, s/n, Pegorelli, 3887-2444), UBS Porto Novo (Av. José Herculano, 8550, 3888-3001) no CIEFI Profa. Maria Aparecida Ujio (Av. Primeiro de Maio, 285, Porto Novo, 3887-3836); UBS Morro do Algodão (R. Antonio dos Santos, 27, 3887-9100).
Plantões no Comando do Centro - PACS Centro (Av. Anchieta, 485, 3882-3082); UBS Jaraguazinho (R. Benedito Silveira Santana, 57, 3883-3500); EMEF Dr. Carlos de Almeida Rodrigues no Indaiá (Av. Pernambuco, 1101, 3882-4679); PSF do Tinga (R. Antonio dos Santos, s/n, 3883-3277); CEI Honorina Pacheco Correa no Rio do Ouro (Av. Américo Timóteo do Rosário, 255, 3883-5577).
Plantões no Comando Norte, PSF do Massaguaçu (R. Itália Basse Magni, s/n, 3884-1999; PSF Jd. Casa Branca (R. José Pedro O. Barbosa, 7, 3883-9077); USF Olaria (R. Marginal Ipiranga, 17, 3883-7007); PACS do Jetuba (R. Vinte e Quatro, s/n, 3884-4090); UBS da Tabatinga (R. Manoel Pereira dos Santos, s/n, 3884-5700).
Mais informações na Vigilância Epidemiológica pelo telefone 3883-9903. (Fonte: PMC)

Notícias Culturais da FUNDACC

Caraguatatuba - Destaque: 3 espetáculos teatrais gratuitos neste final de semana.
5ª mostra do projeto Ademar Guerra – região de Cone Leste Paulista - data: 17 a 19 de junho
Entrada Franca
LocaL:AUDITÓRIO MARISTELA DE OLIVEIRA
END.: Rua Santa Cruz, 396 - Centro
Informações: (12) 3883-3737

Dia 17/06 – Sexta - 21h – “Salomé” – Romance - Adulto
Grupo: Stigma Theatru - Jacareí - Orientação: Walter Cruz direção Geral: Allec D’leon
Salomé trata da essência do desejo humano, em um espetáculo que enfatiza uma linguagem extremamente lírica, poética e carregada de paixão e de sexo.
Salomé se passa durante a festa de aniversário do rei Herodes. De nada adianta a sensualidade das dançarinas exóticas e dos escravos nem a luxúria dos convidados.
Tudo gira em torno de Salomé, todos desejam Salomé, as Salomé só deseja João Batista, e este a rejeita. Esta é a tragédia que se encontra na Bíblia, e nos foi legada em magnífica forma teatral pelo gênio de Oscar Wilde. Em nome da sensualidade, da beleza, do desejo.

Dia 18/06 – sábado – 20h - “Pedro e Domitila” - Comédia - Adulto
Grupo CIA. TEATRAL IN-PRESSÃO – Jacareí
Orientação: Ênio Gonçalves autor: Ênio Gonçalves | Direção: Tom Gomes
Um episódio retumbante e picante da História do Brasil, no período colonial, onde as aventuras e desventuras de alcova vividas pelo Imperador D. Pedro I e a Marquesa de Santos (e outras personagens) contagiam o público, sendo encenadas a partir de uma representação Cômica FARSESCA.

Dia 19/06 – domingo - 19h – “Caiu no Chão é do Rei” – Comédia - Adulto
Grupo: SE A GENTE NÃO CONSEGUIR CARONA – Cruzeiro
Orientação: Marcelo Colavitto Autor: criação coletiva | Direção: Wallison Mendes
Dois velhos comerciantes disputam entre palavrões, planos e até um repente, dinheiro, uma jovem florista e o melhor ponto da feira; mas não contam com o último decreto do Rei, que impõe “ Caiu no Chão, é do Rei!” (Fonte: Fundacc)

Kazon consegue do Prefeito benefícios para o bairro Morro do Algodão

Caraguatatuba - O Vereador Omar Kazon (PL), sensibilizado com os problemas do bairro Morro do Algodão, se reuniu mais uma vez com a comunidade e com a presidente da Associação de Bairro, Carol, para discutirem alguns pedidos de melhorias no bairro. Depois desta reunião Kazon e Carol seguiram para o gabinete do prefeito Aguilar onde reivindicaram ao Chefe do Executivo a doação, por empréstimo, do uso do antigo Posto de Saúde do Morro do Algodão à comunidade do bairro.
O Prefeito comprometeu-se com o Vereador Kazon em atender a solicitação da Presidente da Associação, que tem o desejo de transformar aquele prédio público em um Centro Comunitário, nos moldes da Secretaria de Serviço Social, só que mantido e desenvolvido pela comunidade do bairro.
O Prefeito já determinou uma reforma no prédio, que inclui reparo do portão, pintura do prédio e colocação de alguns vidros que estavam quebrados.
A população e a Associação de Bairro do Morro do Algodão agradece o Prefeito e ao Vereador Omar Kazon por mais este pedido atendido. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Programa Ação Litoral

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Centro de Triagem recorre ao Presidente da Câmara para superar dificuldades

Ilhabela - O presidente da Câmara de Ilhabela, vereador Luiz Antônio dos Santos, Luiz Lobo(PL), visitou, na tarde de terça-feira,14, o Centro de Triagem de Ilhabela (CTI), acompanhado da ex-vereadora Maria das Graças, Gracinha(PSDB). Lobo foi convidado para ir até o local, pelo presidente da Associação do Centro de Triagem, José Divino Souza e pela coordenadora do CTI, Maria Lucia Prado, a Nega Malu.Os representantes do CTI pediram ajuda ao presidente Luiz Lobo, uma vez que, segundo relataram, vêm enfrentando dificuldades desde que precisam ‘disputar’ a coleta do lixo seletivo com outras pessoas.
Malu explicou que antigamente, os quarenta fardos de sucata, papelão e outros lixos recicláveis necessários para lotar um caminhão, eram conseguidos em, no máximo, uma semana de trabalho. “Hoje, precisamos de no mínimo 20 dias”. A coordenadora disse ainda que as 20 pessoas que trabalham no CTI dependem unicamente da renda que obtêm com a venda desses materiais.
Lobo teve a oportunidade de conhecer a sala de aula, montada pelos funcionários do CTI, onde 15 deles têm aulas de alfabetização. Malu explicou ao presidente que a professora que ensina aos alunos, foi gentilmente cedida pela secretaria de Educação, através da pessoa do secretário Antônio Cornélio de Moraes Filho.
O vereador sentiu-se preocupado com a situação dos funcionários do CTI e prometeu estudar um modo de resolver o problema. “Não é justo que caminhões clandestinos levem a única fonte de sustento dessa gente”, declarou. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Vereadora de Ubatuba visita Ilhabela

Ilhabela- A vereadora Luciana Machado (PDT) de Ubatuba, visitou a Câmara de Ilhabela na tarde de quarta-feira,14. Luciana veio acompanhada de seu assessor parlamentar e presidente do seu partido, Fernando Furtado.
O presidente do Legislativo Ilhéu, vereador Luiz Antônio dos Santos, Luiz Lobo (PL) fez as honras da Casa, acompanhado de seu vice, o vereador José Roberto de Campos, o Beto (PMN). No almoço, estiveram presentes a diretora da secretaria de Administração da Prefeitura de Ilhabela, Ana Maria Nogueira e o presidente do PL ilhabelense, Cláudio de Souza. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Casa da Amizade faz doação para Pronto Socorro

São Sebastião - Nesta terça-feira, (14/06) às 16 horas, houve a entrega de seis cadeiras de rodas para o Pronto Socorro Central. A entidade doadora foi a Casa da Amizade, uma Associação Rotariana mantida por familiares de rotarianos e que se destina a ajudar a comunidade local. O Secretário da Saúde, Guilherme Duarte de Carvalho, e três representantes da Casa da Amizade estiveram presentes na entrega.
O Secretário da Saúde destacou a importância da doação das cadeiras de rodas ao Pronto Socorro municipal, dizendo que elas serão utilizadas para que os pacientes possam chegar até a sala de exame mais confortavelmente e de maneira mais rápida. “A idéia é acelerar o processo de testes e exames”, afirma. Ele acrescentou que as cadeiras poderão ser utilizadas para a reabilitação de pacientes em suas casas nos casos de extrema urgência. “Se a pessoa for extremamente carente, ela poderá ir até a Assistência Social para conseguir uma cadeira definitiva”, conclui.
Uma das representantes da entidade, Márcia Murayama de Moraes, diz que a entidade promove eventos beneficentes, como por exemplo a venda de rifas, para que possa ser feito a compra desses equipamentos, mas a maior parte do investimento da doação das cadeiras de rodas aconteceu por meio dos empresários locais e de outras cidades, como São Paulo. Ela afirma também que foram doadas entre 10 e 18 cadeiras para o Hospital Municipal e fitas de teste para a ASA-D (Associação dos Diabéticos de São Sebastião). Atualmente a Casa da Amizade tem como projeto montar uma brinquedoteca, mas por enquanto esse projeto ainda não saiu do papel, pois eles afirmam ser um número pequeno de pessoas e não conseguem realizar tudo o que desejam, porém existem parcerias como com o Abrigo dos Anjos, a SASF, o Rotary (que repassou a verba para a entidade comprar as cadeiras) e o Serviço Social da Prefeitura.
O Pronto Socorro está aberto a doações de equipamentos ou qualquer outro utensílio em bom estado, que possam ser utilizados em suas dependências. O doador poderá entrar em contato com a Secretaria de Saúde através do telefone 3892-1744. (Fonte: PMSS)

Vereador Kotian assume presidência da Câmara de São Sebastião

São Sebastião - O vereador Modesto Koji Ono, o Kotian (PTB), assume de 15 a 30 de junho a presidência da Câmara do Município de São Sebastião. Durante estas duas semanas, o agora presidente do Legislativo presidirá duas sessões – uma no dia 21 de junho e outra no dia 28 de junho. Kotian afirma que desempenhará um papela digno do cargo no qual ele ocupa. “Honrarei com meus compromissos, servindo esta Casa de Leis”, informa. Kotian ainda utilizará todos os recursos da sala da presidência da Câmara para atender aos munícipes, além dos populares que já o procuram como vice-presidente.
O vereador exercerá o cargo devido à viagem do vereador Wagner Teixeira (PV) que realizou viagem à cidade de Elzey, estado de Colônia, Berlim da Alemanha Oriental. Segundo diz o decreto legislativo nº 1205, Kotian assume a presidência mediante autorização de viagem oficial”. O documento ainda diz que a missão oficial iniciou-se no último dia 15 e tem retorno estimado para o dia 15 do mesmo mês (junho).
O decreto também informa que as despesas da viagem serão de inteira responsabilidade dos “próprios orçamentários”.
Kotian fica então automaticamente empossado na funação de Presidente da Câmara Municipal, durante o afastamento ora autorizado do seu titular – no caso o vereador Wagner Teixeira.

Câmara homenageia policiais

São Sebastião - A Câmara de São Sebastião homenageou ontem, 14, durante sessão ordinária policiais civis e militares. A iniciativa se deu em reconhecimento à atuação dos homenageados em ocorrências de apreensão de drogas e tentativa de assalto. O presidente da Câmara, Wagner Teixeira, autor da moção, ressaltou a eficiência e o profissionalismo demonstrados nas ocasiões. “O trabalho da polícia na nossa região só não é melhor por falta de efetivo e estrutura. Faço um apelo ao governador Geraldo Alckimin para que atenda essa carência do município que vem sofrendo com ações de criminosos”, destacou. Os policiais homenageados foram Robson Toledo, Carlos Santos, Rodinilson de Souza, Fábio Pinheiro, José Vieira e Fabiano Siqueira. (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Vereadores analisam veto total ao projeto que institui o título de ‘Educador do Ano’
Prefeito alega que o título não funcionaria como um incentivador, mas como um discriminador perante a classe dos professores.

São Sebastião - Os vereadores de São Sebastião estão analisando o veto total do prefeito Juan Garcia (PPS) ao projeto de lei 012/05, de autoria do parlamentar Marcelo Matos dos Santos (PMDB), que institui o título de ‘Educador do Ano’.
Segundo o prefeito, os critérios estabelecidos nos artigos 2º e 3º da proposta possuem caráter ‘amplamente’ subjetivo, o que pode induzir a discriminação entre os profissionais da educação.
Um deles, de acordo com Garcia, está relacionado a proibição de indicar o professor que esteja respondendo a processos administrativos ou judiciais por crimes hediondos e de prevaricação. “Não vislumbramos um pré-julgamento (...). A administração estaria desqualificando um potencial indicado por um ilícito ainda não definitivamente apurado”, justifica.
Para ele, o título não funcionaria como um incentivador, mas como um discriminador perante a categoria.
“O projeto é excelente e a justificativa do prefeito não tem cabimento. A iniciativa valoriza os professores. A educação do município não merece esse veto”, avaliou o vereador Marcos Leopoldino (sem partido) ao fazer uso da tribuna durante sessão ordinária realizada na última terça-feira, 14.
Já o autor da propositura declarou que entende a posição do prefeito em relação ao fato.
A proposta estabelece que três professores, escolhidos pela própria classe, devem receber o título de ‘Educador do Ano’.
A matéria original determinava que a indicação deveria ser feita pelo secretário municipal de educação, mas uma emenda modificativa apresentada pelo parlamentar José Cardim de Souza (PP) alterou o projeto.
A indicação deverá conter o nome e o histórico do profissional com a respectiva síntese ou motivação.
A entrega do título será mediante a outorga de diplomas e medalhas para um professor da educação infantil, um do ensino fundamental e um do ensino médio.
O evento deve ocorrer anualmente em sessão solene, preferencialmente no dia 15 de outubro, quando se comemora o dia do professor. (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Robson Ceará propõe aumento do salário adicional para eletricistas

São Sebastião - O vereador Robson Ceará está solicitando, junto ao Executivo, o encaminhamento de um projeto de lei que aumente o salário adicional para os empregados do setor de energia elétrica, que trabalham em condições de periculosidade.
O requerimento foi apresentado durante a sessão desta terça-feira, 14, e pretende alterar a Lei Municipal 1250, promulgada em 1998, que regulamenta a Lei do FAPS e fixa o adicional de periculosidade em 20%.
De acordo com o vereador, a idéia é adequar à legislação federal, que estabelece a remuneração de 30% sobre o salário a receber, aos trabalhadores do setor de energia elétrica, desde que haja riscos na função.
Caso a medida seja adotada, o adicional de periculosidade que hoje é de R$90 passaria a cerca de R$300.
O aumento significativo ocorre porque o cálculo seria feito pelo salário-base do eletricista, que é de R$1.006, e não mais pelo valor inicial da tabela de vencimentos dos servidores municipais, ou seja, R$450.
A proposta agrada o eletricista Júlio Rivelino dos Passos, que atua na Regional de Boiçucanga. Ele conta que essa é uma reivindicação antiga da categoria.
Conforme a lei do município, tem direito ao benefício os funcionários que exercem atividades consideradas perigosas.
Cabe à Administração realizar uma prévia avaliação das condições de trabalho e expedir um laudo determinando a concessão ou não do adicional ao servidor. (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Câmara derruba veto ao projeto que regulamenta instalação de cerca elétrica

São Sebastião - A Câmara de São Sebastião derrubou ontem, 14, por unanimidade, o veto total do prefeito Juan Garcia (PPS) ao projeto de lei complementar 001/05, de autoria do vereador José Cardim de Souza (PP), que estabelece normas para a instalação de cercas elétricas destinadas à proteção de perímetros de imóveis.
Os parlamentares acompanharam o parecer da procuradoria jurídica da Casa, que se manifestou contrário ao veto.
Para vetar a proposta, o prefeito argumentou que há necessidade de informações em relação a alguns itens que seriam fundamentais para a segurança dos que podem ter contato acidental, principalmente crianças, com a eletricidade gerada pelas cercas como o tipo de corrente; potência; intervalo e duração de impulsos elétricos.
“O objetivo do projeto foi criar uma lei, já que tantas cercas existem sem nenhuma regulamentação, para que um profissional se responsabilize. Questões como corrente, amperagem, serão apresentadas no próprio projeto”, enfatiza Cardim.
Segundo o autor, o projeto é uma reivindicação da associação dos engenheiros e arquitetos da cidade, cujo objetivo é oferecer mais segurança a população.
Com a rejeição do veto, o presidente da Câmara, Wagner Teixeira (PV), deve promulgar a proposta para que ela se torne lei.
A proposta - De acordo com a proposta, todas as cercas dotadas de corrente elétrica serão classificadas como energizadas, ficando incluídas na mesma legislação aquelas que utilizem outras denominações como eletrônicas, elétricas, eletrificadas ou outras similares.
Na ausência de normas técnicas brasileiras, as cercas energizadas deverão obedecer às regulamentações técnicas internacionais editadas pela IEC (International Eletrotechnical Commission), que regem a matéria.
A cada cinco metros de cerca fica obrigatória a instalação de placas de advertência, devendo ser colocada ainda nos portões e/ou portas de acesso existentes ao longo do muro e em cada mudança de sua direção. Todas as sinalizações deverão ter seu texto e símbolos voltados para ambos lados, devendo ser amarela a cor de fundo das placas e preta a escrita, além de obedecer às dimensões mínimas. É necessária também a colocação de alguma imagem, de cor preta, dando a interpretação de que se trata de um sistema dotado de energia elétrica, que pode transmitir choque.
Pela proposta, fica proibida a utilização de arames farpados ou similares.
Na parte superior de muros, grades, telas ou outras estruturas, a altura mínima do primeiro fio de arame energizado deverá ser de dois metros em relação ao nível do solo da parte externa do imóvel cercado. Quando a cerca possuir fios desde o nível do solo, os mesmos deverão ser separados da parte externa do imóvel e cercados por meio de outras delimitações (telas, muros, grades ou similares).
Para a instalação de cerca energizada em linhas divisórias de imóveis deve haver concordância dos proprietários envolvidos. Na hipótese de existir recusa por parte dos donos de áreas vizinhas, a referida cerca só poderá ser instalada com um ângulo de 45º de inclinação para dentro do imóvel beneficiado.
A penalidade para quem infringir a lei é a aplicação de uma multa no valor de R$260, 00, sendo o dobro em caso de reincidência. (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Câmara altera lei dos estagiários

São Sebastião - Ser morador no município há 2 anos. Esta é a única exigência mantida na lei 1.470/05, para que os estudantes possam se inscrever no CIEE (Centro Integrado Empresa Escola) e obter o auxílio-estágio na Prefeitura de São Sebastião.
A alteração foi proposta pelo vereador Dalton José da Silva (PL), por meio do projeto de lei 033/05, aprovado por unanimidade, em regime de urgência, durante sessão ordinária realizada no último dia 14.
Pela atual legislação, o aluno também deve ter estudado na cidade o ensino fundamental pelo período de 2 anos, tanto para as vagas de cursos médios profissionalizantes ou regular como para as de nível superior. O projeto foi encaminhado à sanção. (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)
 
Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Ubatuba

CPI obtém 7 adesões em Ubatuba

Ubatuba - Sete dos dez vereadores de Ubatuba assinaram a criação da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito), que pretende apurar o desvio de dinheiro da folha de pagamento da prefeitura.
A CPI que foi proposta pela mesa diretora será colocada em votação na próxima terça-feira. O presidente da Câmara, Jairo dos Santos (PT), disse que na semana que vem serão definidos o presidente, relator e secretário da CPI que pretende apurar o montante de recursos desviados, desde quando o golpe vem sendo aplicado e os envolvidos.
O servidor Alvelino Almeida Júnior foi exonerado, acusado de ser um dos responsáveis pelo desvio de R$ 300 mil. A comissão de sindicância, criada pelo prefeito Eduardo César (PL) para apurar o caso, iniciou ontem seus trabalhos. (Fonte: ValeParaibano)

Rebelião na Anchieta: 'Filhos da ilha' recebem homenagem

Ubatuba - 'Os filhos da ilha', soldados e civis sobreviventes da rebelião ocorrida há 53 anos no antigo presídio de Ilha Anchieta, serão homenageados em Taubaté e Ubatuba. Na rebelião, considerada na época a maior já registrada, 10 pessoas morreram, entre soldados e civis, além de 118 presos.
Amanhã, em Taubaté, na sede do 5º BPM-I (Batalhão da Polícia Militar do Interior), será realizada uma missa e homenagens aos soldados sobreviventes e aos familiares dos que perderam a vida na rebelião.
No sábado, na Ilha Anchieta, haverá um culto ecumênico, visita às celas, exibição de um documentário e apresentação da Banda Lira Padre Anchieta.
O presídio na ilha foi implantado pelo Estado em 1908. A prisão era considerada bastante segura por estar localizada em uma ilha, distante 10 quilômetros do continente.
Isolados na ilha, os soldados passaram a levar seus familiares para o local. O presídio passou a ser conhecido entre os presos como 'Ilha do Diabo', devido à impossibilidade de fuga.
O presídio ganhou destaque no dia 20 de junho de 1952, quando os presos se rebelaram. O presídio tinha 72 policiais para cuidar de 465 presos.
Hoje, apenas cinco soldados que presenciaram a rebelião estão vivos.
HISTÓRIA - Segundo um dos sobreviventes, José Salomão das Chagas, hoje com 75 anos, a rebelião teve início às 8h15 do dia 20, quando 117 presos foram buscar lenha nas matas, escoltados por apenas nove soldados. Os presos dominaram os soldados e em seguida o presídio.
Na travessia da ilha para o continente, os presos feridos foram lançados ao mar para aliviar o peso do barco. Cerca de 50 teriam sido devorados por tubarões.
Segundo ele, a rebelião terminou às 5h do dia 21, quando um barco com soldados chegou à ilha para retomar o controle.
O presídio, desativado em 1955, transformou-se num dos pontos turísticos mais visitados de Ubatuba. (Fonte: ValeParaibano)

Motim virou filme e até livro

Ubatuba - A rebelião na Ilha Anchieta foi registrada em filme e em vários livros. O último diretor do presídio, o coronel da PM Paulo Viana, escreveu 'O Levante de Ilha Anchieta e Algo Mais'.
O tenente Samuel Messias de Oliveira, de Pindamonhangaba, lançou em 2000 'Ilha Anchieta, Rebelião, Fatos e Lendas', em sua terceira edição.
Oliveira conheceu o presídio em 98 e se interessou em relatar a rebelião ocorrida no local. Ele conta no livro que o motim começou a ser planejado um ano antes, pelo preso Álvaro Conceição Carvalho Farto, que orientou os demais presos a cativarem o comando até conquistarem a confiança de todos.
O executor da rebelião teria sido o preso João Pereira Lima, um ex-sargento da Aeronáutica. A rebelião também foi tema do filme italiano 'Mãos Sangrentas', rodado em 1952. A Unitau (Universidade de Taubaté) produziu um documentário sobre a rebelião. (Fonte: ValeParaibano)

Ubatuba promove conferência sobre Direitos da Criança e do Adolescente

Ubatuba - Ubatuba sediará amanhã a 2ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, no Salão de Eventos da Igreja São Francisco, a partir das 7h, com o tema "Controle Social - Participação e Garantia de Direitos - Por uma Política para a Criança". Essa conferência é o resultado de uma pesquisa feita com mais de 500 crianças dos mais diversos bairros, que fazem parte da Guarda Mirim. Essas crianças foram divididas em grupos de discussão e falaram sobre suas expectativas e sobre a atual situação do município em relação a elas. Cada grupo de discussão selecionou dois jovens para serem pré-delegados na conferência municipal. Nesse evento, serão escolhidos os delegados mirins que participarão da conferência estadual, a ser realizada em setembro, e da nacional, em novembro. Crianças e adolescentes fizeram diversos pedidos para mudar suas condições de vida. Desde a melhoria da qualidade de ensino até a preocupação com o turismo no município, os jovens demonstraram que estão interessados na mudança dos rumos da política nacional. Entre as principais reivindicações estão a necessidade de segurança e educação. Para a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Sônia Bonfim, nunca se falou tanto em paz como se fala hoje. Segundo ela, as crianças pedem mais disciplina, mais educação, mais opções de atividades esportivas e profissionalizantes. "Os jovens estão sentindo a necessidade de garantir o futuro, fugir das drogas e da miséria", disse. A conferência pretende também garantir subsídios para a criação de uma nova política nacional em relação aos jovens, refletindo a realidade atual e suas maiores necessidades. (Fonte: ValeParaibano)

Campanha do agasalho vai às ruas em Ubatuba
A Campanha do Agasalho 2005 em Ubatuba foi aberta oficialmente nesta quarta-feira, 15.

Ubatuba - O Fundo Social de Solidariedade promoveu um “Dia de Lazer” na Avenida Iperoig, que reuniu mais de duzentas e cinqüenta crianças. Participaram do evento a Sabesp, que apresentou seus veículos - entre eles um caminhão-pipa, que ofereceu água potável à garotada-, Correios, Polícia Rodoviária Federal, Elektro, Defesa Civil, Guarda Municipal e Moto Clube Cruz de Ferro. As crianças puderam conhecer equipamentos utilizados em resgate de vítimas de acidentes automobilísticos, materiais para retirada de colméias de abelhas, caminhões para limpeza de esgoto e reparos na rede elétrica, além das possantes motos do Moto Clube.
A Secretaria de Esporte e Lazer enviou monitores que coordenaram atividades esportivas e lúdicas durante todo o dia. Ao final do dia uma grande quantidade de agasalhos foi arrecadada e será encaminhada ao Fundo Social. A presidente do Fundo, Denise César, presente ao evento, ficou contente com o resultado e lembrou que a campanha continua. “Hoje foi só o primeiro dia. A coleta continua nos postos de arrecadação, e na Carreata do Agasalho, que acontece sábado. Contamos com a colaboração e participação de todos”, disse a primeira-dama. Os agasalhos podem ser entreguem em qualquer um dos postos de arrecadação, a qualquer dia da semana, mesmo após o dia 18. (Fonte: PMU)

Circuito de Águas Abertas movimentou a Praia da Almada
Bom público acompanhou de perto os nadadores da região

Ubatuba - A praia da Almada esteve em festa para a etapa inicial do 9º Circuito Ubatuba de Águas Abertas, no último domingo, 12. Mais de mil e quinhentas pessoas acompanharam a prova, que contou com mais de 250 atletas, representando vinte e um clubes, que caíram na água para a disputa de provas com percursos de 250, 500, 1000 e 3000 metros, divididos em trinta categorias.
Segundo a organização. os atletas mais novos tinham sete anos de idade enquanto o mais experiente, Romano Vilasco, competiu na categoria acima de sessenta e cinco anos. A equipe da Secretaria de Esporte e Lazer de Ubatuba ficou com o título por equipes, tendo a Winner/Swim América em segundo e o Atleta Cidadão, de São José dos Campos em terceiro. Segundo Fábio Lima, coordenador de eventos da secretaria, a etapa da Almada foi uma das melhores já realizadas nesses nove anos de Circuito. “O dia colaborou. Domingo de sol, mar calmo, praia cheia e atletas de nível. As academias saíram satisfeitas e isso só aumenta nossa responsabilidade para a próxima etapa, onde teremos que fazer igual, e se possível melhor”, disse.
Além da equipe da Secretaria de Esporte, competiram por Ubatuba a academia RH Positivo e Spazio. A segunda etapa do 9º Circuito Ubatuba de Águas Abertas, deverá ser realizada em agosto, em praia ainda a ser definida. O Circuito é uma realização da Secretaria de Esporte e Lazer e a primeira etapa teve o apoio de Sthill e Sociedade Amigos do bairro da Almada. (Fonte: PMU)

Atletas se destacam no Circuito de Águas Abertas

Ubatuba - Os atletas Luis Cláudio Graglia (Huka) e Ricardo Toledo, de Ubatuba, conquistaram mais uma vez posições privilegiadas entre os atletas de todo o Litoral Norte, Vale do Paraíba e interior do Estado. Os atletas disputaram no último domingo, dia 12, a 1ª etapa do 9º Circuito de Águas Abertas, em Ubatuba.
O evento foi realizado pela Prefeitura Municipal de Ubatuba e a prova aconteceu na Praia da Almada, reunindo cerca de 200 atletas em disputas de 250 e 500 metros, na categoria infantil; e 1 mil e 3 mil metros, na categoria adulto.
Huka, que é atleta do programa Bolsa-Esporte das Faculdades Integradas Módulo ficou em 3º lugar na categoria 30 a 39 anos, na prova de 3 mil metros; e Ricardo Toledo, também do programa Bolsa-Esporte, foi o vice-campeão na categoria 31 a 39 anos, na prova de mil metros; e em 5º lugar na classificação geral. Toledo também trabalhou na organização do evento pela Secretaria de Esportes de Ubatuba.
Iron Man
Huka disputou no último dia 29, o ‘Iron Man Telecom Brasil’ no dia 29 de maio, em Florianópolis, ficando em 33º lugar na categoria 35 a 39 anos e na 163ª posição na classificação geral, entre os 1.200 atletas de 41 países participantes. Embora não tenha ficado entre os primeiros colocados, o atleta considerou o resultado muito bom pelo nível técnico dos atletas participantes da da prova, tendo sido uma de suas melhores provas. (Fonte: Módulo)

Guarda Municipal comemora 11 anos com solenidade festiva

Ubatuba - O 11º aniversário da Guarda Municipal de Ubatuba foi comemorado no último sábado, 11, num evento festivo que reuniu o prefeito Eduardo César, o vice-prefeito Domingos dos Santos, secretários, assessores, o novo comandante da Polícia Militar de Ubatuba, o capitão Valter Padula, bem como os membros e oficiais da corporação.
Em seu discurso, o sub comandante da Guarda Municipal, Luiz Carlos de Carvalho, ressaltou o privilégio que a cidade de Ubatuba tem em possuir uma corporação municipal preocupada com a segurança da sua comunidade e de seu patrimônio, além de conseguir uma grande sintonia entre todas as corporações de segurança existentes na cidade. “Numa sociedade que vive ameaçada pela criminalidade e violência desmedida é um privilégio termos em nossa cidade estruturas policiais sincronizadas em só ideal: SEGURANÇA!”
Já o prefeito Eduardo César falou da luta de sua administração para que se tenha uma cidade com índices cada vez menores de criminalidade. “A Guarda precisa estar melhor equipada, o Quartel precisa de uma reforma e os nossos valorosos membros da corporação anseiam por um plano de carreira. Espero que no próximo aniversário da Guarda todas essas reivindicações já estejam atendidas, isso sem contar no aumento efetivo no número de homens, medida já sendo estudada pelo nosso setor Jurídico”, reforçou o prefeito.
Ainda na solenidade festiva, quatro integrantes da Guarda Municipal foram homenageados pela dedicação e comprometimento com a segurança da cidade. Receberam um diploma os guardas Osiel Hecher, Valmor Mariano Ballio, Alex Sandro dos Santos e Nerly Aparecido de Souza. (Fonte: PMU)

ACIU se une com Associação dos Estudantes Universitários e Assessoria de Assuntos Comunitarios

Ubatuba - No último dia 14 , o Presidente da A.C.I.U (Associação Comercial e Industrial de Ubatuba) Ahmad Khalil Barakat, o Presidente da A.E.U.U (Associação dos Estudantes Universitários de Ubatuba) Alex Ismael dos Santos e a Assessoria de Assuntos Comunitários da PMU Claudinei Salgado, participaram de uma reunião onde discutiram as dificuldades de emprego e estágios em Ubatuba. Um dos problemas levantados, é a questão dos estudantes universitários que enfrentam dificuldades por não terem condições financeiras para manter o curso e as despesas decorrentes dele por estudarem em outras cidades, ocasionando muitas vezes a desistência do curso. Diante dessa realidade a A.E.U.U estará realizando um sistema de cadastro de currículos para que possam viabilizar a colocação desses estudantes no mercado de trabalho, através do convênio com a A.C.I.U, que por sua vez estará informando o público e os associados sobre estagiários disponíveis para sua empresa. Segundo Claudinei, a Prefeitura realizou nesse ano a contratação de diversos estagiários de níveis Universitário e Técnico, além de poder apoiar ainda, através do balcão de empregos da Secretaria de Assistência Social. Já Alex vê a possibilidade de alguns cursos poderem estagiar em empresas do município, dessa forma, o universitário não precisará se deslocar à outras cidades, reduzindo assim, as despesas do estudante. (Fonte: ACIU)

Programa de Desenvolvimento de Turismo Receptivo na ACIU

Ubatuba - Acontecerá dia 21 de junho (terça-feira) às 19h30 a Palestra do PDTR (Programa de Desenvolvimento de Turismo Receptivo) na ACIU (Associação Comercial e Industrial de Ubatuba).
O PDTR é uma ferramenta, com metodologia e tecnologia próprias, desenvolvida pelo Sebrae-SP para facilitar a implementação do Processo de Desenvolvimento Sustentável do Turismo Receptivo no Estado de São Paulo.
O PDTR está sendo aplicado em 128 municípios do Estado de São Paulo envolvendo 3560 empresários e empreendedores da Cadeia Produtiva do Turismo.
Por meio de sua tecnologia identifica qual é a situação do Sistema de Recepção a Turistas de uma localidade ou região. A partir disso, por meio da transferência de conhecimentos e disponibilização de instrumentos, conduz à elaboração de projetos de aprimoramento desse sistema.
O processo de desenvolvimento acontece a partir da identificação da vocação turística da localidade. Esta vocação é identificada por meio da constatação e avaliação dos recursos naturais e culturais existentes na localidade.
O PDTR é dirigido a grupos interessados na organização, sistematização e desenvolvimento do turismo receptivo. Pode ser aplicado preferencialmente para grupos formais e organizados: COMTUR (Conselhos Municipais de Turismo), Associações Comerciais e Empresariais, Cooperativas e outras organizações similares. Trabalha também com grupos informais conduzindo-os à formalização (grupos de produtores e proprietários rurais interessados em Turismo Rural).
Temas de Projetos fomentados pelo PDTR
· Sensibilização e Envolvimento da Comunidade para Turismo;
· Capacitação de Empresários e Operacionais da Cadeia Produtiva do Turismo;
· Desenvolvimento de Produtos Turísticos Atrativos (Destinos Turísticos);
· Estrutura de Recepção a Turistas;
· Gestão e Qualidade da Atividade
Turística;
· Comercialização de Destinos e Produtos Turísticos. (Fonte: ACIU)

Exército fará exercícios em Ubatuba em setembro

Ubatuba - Oficiais de Operação da 2ª Divisão do Exército Brasileiro estiveram reunidos na manhã de hoje, no Gabinete do Prefeito para discutir a viabilidade da cidade receber, em setembro, pela primeira vez, tropas de soldados pra exercícios de garantia da lei e da ordem. Representantes da Polícia Militar, Civil, Instituto Florestal, Sabesp, Elektro, Aeroporto e Horto Florestal estiveram presentes a reunião para ouvir do major Alexandre Gouveia Mosca, as explicações de como será o treinamento das tropas e também apoiar a iniciativa do Exército.
Segundo o major Mosca, a operação acontecerá no período de 12 a 16 de setembro, ainda com um número indefinido de homens, já que será a partir da vistoria das áreas disponibilizadas pela prefeitura para o acampamento do soldados que sairá essa definição. “O nosso objetivo é treinar nossas tropas através de situações fictícias contra forças adversas, que serão representantes também pelos nossos soldados”, adiantou o major, que fez questão de deixar claro que a grande preocupação do Exército é não prejudicar o funcionamento da cidade. A tropa, estimada em dois mil homens, será dividida pelas cidades de Caraguatatuba, São Sebastião e Ubatuba. “Uma pequena parcela será destinada também a Ilha Bela, mais precisamente, na travessia da balsa”, adiantou o major.
Uma semana antes do exercício propriamente dito, virá uma equipe da Inteligência Militar, que definirá os exercícios que serão realizados durante o período de 12 a 16. Entre os exercícios que serão realizados em Ubatuba, estão inspeção de viaturas, desocupação de áreas públicas, resgate de reféns, tráfico de entorpecentes, entre outros. (Fonte: PMU)

Região Norte receberá serviço telefônico

Ubatuba - A Região Norte de Ubatuba receberá até o final do ano dez orelhões que serão distribuídos em cinco bairros. A reivindicação partiu da Prefeitura de Ubatuba. Os bairros do Cambucá, Praia do Poruba, Sertão do Ubatumirim e Praia do Engenho (Almada) receberão dois orelhões cada. A Prefeitura também já oficiou a Telefônica solicitando a integração também do Sertão do Poruba para a instalação de dois orelhões.
Na semana passada técnicos da Telefônica efetuaram testes nos bairros. Nestas localidades ainda não há sinal para o funcionamento de telefones celulares e lá já estão instaladas quatro escolas, cinco postos de saúde e arruamento reconhecido pela municipalidade.
No mês de fevereiro o prefeito Eduardo César, juntamente com José Roberto Júnior, representante da Regional Norte e o hoje Assessor de Expediente de Gabinete Délcio José Sato estiveram reunidos com o superintendente regional da Telefônica João Francisco Carvalhaes. (Fonte: PMU)

Secretaria de Educação realiza ciclo de palestras sobre meio ambiente
Será um dia inteiro de sensibilização para diretores de escolas municipais, estaduais e particulares sobre a importância de se criar um município educador

Ubatuba - A Secretaria Municipal de Educação de Ubatuba realizará, no próximo dia 24, o “I Ciclo de Palestras - Painel de Educação Ambiental”. Todos os diretores das escolas municipais, estaduais e particulares estão convidados a participar do evento que acontecerá durante todo o dia no Hotel São Charbel. O objetivo do ciclo de palestras é apresentar aos diretores de escolas as entidades, ong´s e pessoas que podem colaborar com a educação ambiental no município.
Representantes do MEC (Ministério de Educação) estarão presentes, falando sobre o programa “Vamos Cuidar do Brasil com as Escolas”, que visa construir um processo permanente de educação ambiental na escola e na comunidade. O Ministério do Meio Ambiente também trará representantes para falar sobre o programa “Município Educador Sustentável”, que busca criar diálogos entre os diversos setores organizados da sociedade municipal, com o objetivo de criar projetos e ações nos quais o cidadão se torna educador e difusor do conhecimento socioambiental.
Profissionais de diversos segmentos da sociedade ubatubense falarão sobre seus setores e sobre a contribuição que podem dar ao município no sentido de desenvolver projetos em parceria com os educadores. (Fonte: PMU)

Ateneu Antenado acontece na Fundart

Ubatuba - Nesta terça-feira (14), às 20 horas, na sede da Fundart - Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba, ocorreu o primeiro Ateneu Antenado. O evento que será realizado mensalmente tem como objetivos fomentar a criação literária e promover discussão sobre a cultura local. Organizado pelo Grupo Setorial de Literatura, é aberto à comunidade ubatubense.
"Já está mais que na hora de começarmos a discutir a cultura em nosso município. Só assim poderá nascer, de baixo para cima, uma política cultural que satisfaça as aspirações da nossa população", disse Luiz Roberto de Moura, coordenador do Grupo Setorial de Literatura, na abertura do evento.
Dentre os presentes estavam os coordenadores dos Grupos Setoriais de Artes Cênicas e Dança, José Antonio Gordilho Teixeira de Freitas; Folclore e Tradições Populares, Júlio César Mendes; Artes Plásticas, José Paulo Alves Barreto, História e Geografia, Carlos Augusto Rizzo e o presidente da Fundart, Martiniano Nelson Viana.
"Acredito que com esta união poderemos fazer muito pela cultura em nossa cidade", comentou Martiniano.
Luiz Moura aproveitou a oportunidade para anunciar os representantes de Ubatuba nas modalidades Conto e Poesia no Mapa Cultural Paulista. Os escolhidos foram: Poesia - Tio Benedito e outros pássaros de Domingos Fábio dos Santos e Conto - A incrível história do Abracadabra de Aiyan Zack. A classificação dos contos e poesias que participaram da escolha dos representantes de Ubatuba foi feita por professores da Universidade de Taubaté.
Julinho Mendes, Luiz Ballio, Carlos Rizzo, Martiniano Viana e Aiyan Zack contaram casos e declamaram poesias antes de se começar um debate sobre a cultura em Ubatuba. Todos os presentes participaram da discussão.
Com o intuito de iniciar uma troca de experiências sobre a criação literária, os participantes resolveram escrever poesias com o tema "Mar" para o debate do próximo encontro.
"A data do Ateneu Antenado será divulgada na programação da Fundart para o mês de julho de 2005", finalizou Luiz Moura, agradecendo a presença de todos.
A ocasião foi retratada pelo artista plástico François Henri Louis Guérin. (Fonte: O Guaruçá)

Ação Litoral
 
Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Vitória do FAPS - É com grande satisfação que recebo a notícia do convênio entre a Câmara de São Sebastião e a Prefeitura para utilização dos serviços da USO - Unidade de Saúde Ocupacional...
Tendo participado desde o início da existência do FAPS - Fundo de Aposentadorias e Pensões dos Servidores de São Sebastião, tenho motivos de sobra para comemorar tal fato, portanto parabéns Dr. Guilherme, e parabéns Vagner Teixeira pela consciência previdenciária, pois apenas contando com a atitude séria e comprometida de uma equipe como a da USO, é possível manter o equilíbrio necessário a boa saúde da previdência municipal.
E se alguém se perguntar: O que tem a ver previdência com USO, com o povo? Quem espera o sucesso em tudo reflete assim: Para que uma cidade prospere, é preciso que todos os seus segmentos sejam administrados com seriedade e honestidade. A medida que as contratações municipais sejam bem feitas - e para isso a USO se empenha; para o desempenho dos servidores sejam positivos e sadios e ai temos novamente o trabalho da USO, e as despesas com pessoal ativo e inativo estejam dentro das previsões legais - temos ai que contar com a seriedade da Sec. de Administração e da Câmara Municipal; teremos então menos encargos previdenciários, o que significa que os servidores participarão sempre com menores contribuições previdenciárias, o FAPS com menos despesas, e quando o FAPS conquista vitórias, todos os seus participantes conquistam também. Aproveito ainda este comentário para desejar muito boa sorte aos servidores da Câmara de São Sebastião, mandando um beijo especial a minha querida DETINHA!!!!
Atenciosamente,

Adriana Puertas
São Sebastião, SP


Dúvida - Acabo de ler, sobre a medida cautelar movida pela Prefeitura de Ubatuba, a seguinte notícia do LVirtual: "Ainda segundo o despacho, a juíza determinou o sigilo dos autos nos termos do artigo 151, I do Código de Processo Civil, por se tratar de bens públicos."
Em primeiro lugar, creio que a notícia falha ao reproduzir o dispositivo legal em que basear-se-ia a decretação do que, creio, seja 'Segredo de Justiça'.
O dispositivo que trata do assunto é o art. 155, I, do Código de Processo Civil.
Trata-se, ainda, de medida cautelar que dependerá do eventual ajuizamento de ação principal, pela Prefeitura, administradora dos bens públicos, ou seja, de nosso patrimônio.
Traduzindo, são procedimentos em defesa dos bens do distinto público desta cidade de Ubatuba, patrimônio social e público, que é administrado por funcionários públicos de carreira e dos eleitos para tanto, para fazê-lo em nosso nome.
Como e por que guardar segredo dos titulares, dos verdadeiros donos do patrimônio, dos mandantes dos eleitos, enfim, do distinto público, o que está ocorrendo para deslindamento dos problemas e das medidas para recuperação de seus bens e de sua dignidade ?
Como guardar segrêdo das providências e andamentos para apuração e acusação dos responsáveis por sua dilapidação, por seu roubo ?
O conhecimento do andamento do feito judicial e de seus acessórios, o que está sendo feito em favor da proteção do bem público, é satisfação diuturna que acalma o clamor popular aos que têm direito à tanto - o distinto público -.
Este distinto público, salvo melhor juízo, demonstra maturidade e tem direito a acompanharo andar da Justiça.
Este direito conquistou quando vota, quando recolhe seus impostos, quando dá seu trabalho e sofre as conseqüências da falta destes recursos públicos surrupiados.
É a satisfação possível pela falta criminosa que compromete, injustamente, sua segurança, sua saúde, sua educação, sua dignidade.
O que se deveria verificar, no momento, é se a decretação do 'Segredo de Justiça' atende providência objetivamente indisponível, legal e processualmente, ou se o é por deferimento a pedido de alguma das partes ...
Se for pela segunda hipótese, seria conviente que o distinto público seja informado quem pediu o SEGREDO DE JUSTIÇA, e as razões do pedido.
Nossa sociedade está madura para o exercício cívico de lidar com a verdade.

Roberto de Mamede Costa Leite
Ubatuba, SP

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br

Atenção! - A sessão Foto do Dia passará a divulgar também fotos de pessoas da região. Esta será nossa forma de homenagear e prestigiar pessoas de destaque no Litoral Norte. As fotos enviadas deverão ser no enquadramento "close" podendo ser coloria ou PB, no tamanho mínimo de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi. O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma..

Ubatuba:

Praia Vermelha do Centro - Emilio Campi

Praia Vermelha do Centro
©Emilio Campi

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor

contador, formmail cgi, recursos de e-mail gratis para web site