Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Sexta-feira, 17 de junho de 2005 - Nº 1302 Edições Anteriores

Pousada Albatroz Inteligraph Cemar Boats

Região
Atletas se destacam no Circuito de Águas Abertas


Caraguatatuba
Blitz aponta 260 empresas irregulares
Juíza de Caraguá limita acesso de crianças e adolescentes à Lan-Houses
Aguilar participará do lançamento do programa Ação Jovem em SJC
Caraguá define segurança e organização do 49º Jogos Regionais
Prefeitura de Caraguá reduz gastos em cerca de 20% nos prédios públicos
APAE será beneficiada com mutirão no Dia Nacional do Bombeiro
Alunos do Módulo em parceria com AMEC promovem o evento CEL
Aurimar quer cursos para Estação de Gás
AG Pereira quer adotar a Tabatinga
Aurimar quer melhorias para o Morro do Algodão
Câmara aprova alteração no Zoneamento
Celsinho aprova Moção para Antonio Leite


Ilhabela
Monotipos abrem a Semana de Vela de Ilhabela no dia 8 de julho
Nadadora ilhabelense é vice paulista de maratona aquática
Ilhabela participa da 5ª e última etapa da Câmara do Turismo Náutico
Vereador questiona demora no reinício das obras da quadra society da Praia Grande

São Sebastião
Câmara cobra aumento de efetivo e criação de 2ª Companhia da PM
Ex-ouvidor dirigia bêbado, diz laudo do IML
Prefeitura patrocina velejador sebastianense em mundial na Suíça
Campanha do Agasalho percorre os bairros neste sábado
Programa “SEDUC nas Escolas” leva orientação e suporte técnico as escolas da rede
Seduc contrata professores para Recuperação Paralela e Substituição
Vereadora Solange apresenta trabalhos legislativos à comunidade de Maresias

Ubatuba
Ubatuba busca linhas regulares em aeroporto
MP pede auditoria em contas de Ubatuba
Incêndio atinge encosta de praia
Rio da Prata quer preservar casa
ONG quer licitação em quiosques de Ubatuba
Prefeito acha ação `política'
Odirlei Coutinho consegue a melhor nota no WQS da Bahia
Ubatuba poderá ter beneficiadora de pescado
Parcelamento de débitos continua até o final de julho
Casanga e Ranário agora são áreas congeladas em Ubatuba
Rio Escuro recebe prefeito Eduardo César e comitiva
Campo Beira Rio será totalmente restaurado
Sertão do Ingá poderá ganhar linha exclusiva de ônibus
Empresário promove torneio de surf na Maranduba
Procon registra aumento de atendimentos
Ubatuba integra Projeto Orla
Muita criatividade na exposição de artesanatos da Fundart
Campeonato Fraldinha tem rodada importante neste final de semana
Basquete de Ubatuba define finalistas
Obras de Ubatuba seguem para a fase regional do Mapa Cultural Paulista
Convite para audiência pública na Câmrara Municipal

Seções
Carta do Leitor
Foto do Dia


Notícias da Região Topo

Atletas se destacam no Circuito de Águas Abertas

Litoral Norte - Os atletas Luis Cláudio Graglia (Huka) e Ricardo Toledo, de Ubatuba, conquistaram mais uma vez posições privilegiadas entre os atletas de todo o Litoral Norte, Vale do Paraíba e interior do Estado. Os atletas disputaram no último domingo, dia 12, a 1ª etapa do 9º Circuito de Águas Abertas, em Ubatuba.
O evento foi realizado pela Prefeitura Municipal de Ubatuba e a prova aconteceu na Praia da Almada, reunindo cerca de 200 atletas em disputas de 250 e 500 metros, na categoria infantil; e 1 mil e 3 mil metros, na categoria adulto.
Huka, que é atleta do programa Bolsa-Esporte das Faculdades Integradas Módulo ficou em 3º lugar na categoria 30 a 39 anos, na prova de 3 mil metros; e Ricardo Toledo, também do programa Bolsa-Esporte, foi o vice-campeão na categoria 31 a 39 anos, na prova de mil metros; e em 5º lugar na classificação geral. Toledo também trabalhou na organização do evento pela Secretaria de Esportes de Ubatuba.
Iron Man - Huka disputou no último dia 29, o ‘Iron Man Telecom Brasil’ no dia 29 de maio, em Florianópolis, ficando em 33º lugar na categoria 35 a 39 anos e na 163ª posição na classificação geral, entre os 1.200 atletas de 41 países participantes. Embora não tenha ficado entre os primeiros colocados, o atleta considerou o resultado muito bom pelo nível técnico dos atletas participantes da da prova, tendo sido uma de suas melhores provas. (Fonte: Módulo)

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba

Blitz aponta 260 empresas irregulares

Caraguatatuba - Blitz feita pela Prefeitura de Caraguatatuba em 420 empresas mostra que existem pelo menos 260 estabelecimentos irregulares na região central da cidade.
Entre as irregularidades encontradas estão a falta de alvará de funcionamento e débitos com o ISS (Imposto Sobre Serviço).
Todas as 260 empresas foram notificadas, e os proprietários terão prazo de dez dias para regularizar a situação, sob risco de a empresa ser fechada.
Segundo o chefe da Fiscalização, Nilo Sérgio de Oliveira, além do alvará estão sendo checados também a apresentação do auto de vistoria dos Bombeiros, a inscrição estadual e laudo da Vigilância Sanitária.
Um estabelecimento foi lacrado por não cumprir as normas. O presidente da Associação Comercial, Jorge Washington de Camargo, não foi localizado.
O município tem cerca de 7 mil estabelecimentos comerciais. (Fonte: ValeParaibano)

 Juíza de Caraguá limita acesso de crianças e adolescentes à Lan-Houses
Crianças menores de 10 anos só poderão freqüentar acompanhados de responsáveis. Não será permitido o ingresso de menores de 15 anos das 22 às 6h e, a partir de 15 anos, só com autorização dos pais.

Caraguatatuba - A Juíza da 3ª Vara da Infância e Juventude de Caraguatatuba, Regiane dos Santos, baixou a portaria nº 001/05, na dia 6 de junho passado, para disciplinar a freqüência de crianças e adolescentes às Lan-Houses*, casas de games e internet. Os proprietários têm 60 dias a partir desta data para regularizarem seus estabelecimentos.
De acordo com a portaria, os proprietários, diretores, gerentes e funcionários de empresas que exploram o ramo de prestação de serviços de informática com locação de computadores e acesso a internet poderão permitir o ingresso de crianças e adolescentes, após devidamente autorizados pelo Juízo através de Alvará e pelos pais através de documento escrito.
A Fiscalização do Comércio da Prefeitura, que tem em torno de 20 Lan-Houses cadastradas, começa esta semana a informar os proprietários sobre a portaria. Segundo o chefe da Fiscalização, Nilo Sérgio de Oliveira, somente a partir do prazo estipulado (60 dias), a prefeitura fará blitz e juntamente com o Conselho Tutelar tomará as providências cabíveis.
Na opinião da coordenadora do Conselho Tutelar, Cíntia Fernandes, a portaria é muito importante porque há muitas denúncias de pais que não conseguem mais controlar os filhos diante das horas que permanecem nas Lan-Houses.
Cíntia Fernandes disse que a Fiscalização do Comércio está sendo informada sobre a portaria, para que passem a fiscalizar os estabelecimentos. Segundo ela, a Juíza irá julgar os casos conforme o Artigo 258 do Estatuto da Criança e do Adolescente, que regulamenta o acesso de criança ou adolescente a locais de diversão. De acordo com a Lei, a multa é de vinte salários de referência; em caso de reincidência, a autoridade judiciária poderá determinar o fechamento do estabelecimento por até quinze dias.
As novas regras:
De acordo com a Portaria, as crianças menores de 10 anos de idade somente poderão ingressar e permanecer nas Lans Houses acompanhados de pai, mãe ou responsável. Não será permitido o ingresso de menores de 15 anos no horário entre as 22 horas e 6 horas. A partir dos 15 anos é permitida a permanência neste horário, desde que autorizados por documento escrito pelos pais ou responsáveis.
O requerimento para obtenção do Alvará ao Juízo será instruído com Licença de Funcionamento da Prefeitura Municipal e o Auto de Vistoria expedido pelo Corpo de Bombeiros, atestando a segurança para freqüência do público.
O documento que trata da autorização dos pais ou responsáveis legais poderá ser confeccionado pela empresa requerente ou pelos próprios responsáveis, e ficará arquivado na empresa, pelo prazo de 60 dias, período em que poderá ser exigida a sua apresentação pelo Juizado.
Será dispensável a autorização quando os pais ou responsáveis permanecerem acompanhando o menor durante as sessões.
*Lan-Houses são casas de games e máquinas de última geração ligadas à rede, utilizadas por quem joga ou quer se conectar ao mundo através da internet. A maioria das casas possuem café e lanchonete e são conhecidas como Café Internet. (Fonte: PMC)

Aguilar participará do lançamento do programa Ação Jovem em SJC
O prefeito de Caraguatatuba, José Pereira de Aguilar e a Secretária de Assistência Social, Antonia Aparecida Marcelino, participam nesta sexta-feira 17, do lançamento do programa Ação Jovem, do Governo do Estado, que acontecerá em São José dos Campos

Caraguatatuba - A SEADS (Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social), lançará em São José dos Campos o programa Ação Jovem. A solenidade acontecerá na sede da Prefeitura de SJC, com a presença da Secretária de Estado, Maria Helena Guimarães de Castro.
O prefeito de Caraguatatuba, José Pereira de Aguilar e a Secretária Municipal de Assistência Social, Antonia Aparecida Marcelino participarão do evento, uma vez que o projeto beneficiará o município.
A implantação do programa, de acordo com o Governo do Estado, permitirá que 2.420 jovens entre 15 e 24 anos, com renda familiar até 2 salários mínimos, residentes em regiões de alta concentração de pobreza e com ensino fundamental ou médio incompletos, tenham a possibilidade de receber uma bolsa-auxílio no valor de R$ 60,00 mensais durante 1 (um) ano, sob a condição de retornarem à escola. Esse benefício é renovável no ano seguinte, mediante a comprovação de permanência na escola. Após a adesão ao programa, os municípios informarão à população questões referentes ao cadastramento.
Criado em 2004, o programa incentiva o jovem a voltar para a escola e já beneficiou mais de 13,5 mil jovens da região Metropolitana de São Paulo, Baixada Santista, Campinas, entre outros.
Em São José dos Campos, nesta sexta-feira 17, às 11h, 9 cidades farão adesão ao programa, entre elas SJC, Caraguatatuba, Taubaté, Campos do Jordão, Guaratinguetá, Pindamonhangaba, Jacareí, Lorena e Caçapava.
A meta de atendimento da SEADS para 2005 foi ampliada para 100 mil jovens, e conseqüentemente, as cidades do Vale do Paraíba e Litoral Norte puderam aderir ao Ação Jovem, adquirindo benefícios paras jovens da região. Segundo a SEADS, o lançamento do programa na região, permitirá ainda uma parceria com a Escola da Juventude, outro projeto pertencente à Secretaria Estadual de Educação, que beneficia jovens carentes de até 24 anos, permitindo o curso de Ensino Médio nos finais de semana. (Fonte: PMC)

Caraguá define segurança e organização do 49º Jogos Regionais

Caraguatatuba - Os secretários municipais de Esportes e Recreação, Saúde, Obras, Urbanismo e Trânsito, de Caraguatatuba, além de autoridades policiais civis e militares do município, concederam uma entrevista coletiva à imprensa nesta quinta-feira 16, no auditório do Ceprolin - Centro Profissionalizante do Litoral Norte, para divulgar informações sobre segurança e infra-estrutura nos 49º Jogos Regionais, considerado o 4º maior evento em concentração de atletas do mundo, perdendo apenas para a Copa do Mundo, Jogos Olímpicos e Jogos da Juventude.
O 49º Jogos Regionais reunirá de 4 a 17 de julho em Caraguá, cerca de 8 mil pessoas entre atletas, equipes técnicas e membros do Comitê Dirigente, da Secretaria da Juventude, Esportes e Lazer do Estado de SP. O evento movimentará a cidade, atraindo em torno de 10 mil pessoas que acompanharão os jogos diariamente.
Segundo o secretário de Esportes e Recreação de Caraguatatuba e presidente da Comissão Organizadora, Nivaldo Alves, a prefeitura está priorizando a organização e a segurança dos Jogos. "Caraguá é uma das 49 cidades da região que consegue realizar 100% dos jogos com estrutura própria, além disso, foi considerada pela coordenadoria da Secretaria da Juventude, Esportes e Lazer, a melhor, no que diz respeito à organização dos jogos nos últimos 14 anos. Segundo ele, 34 municípios já confirmaram a participação nos jogos deste ano.
Para garantir a segurança de moradores e visitantes durante o período dos Jogos, as polícias Militar e Civil fizeram um estudo, levantando as principais ocorrências do ano passado, com o objetivo de se preparar para evitar que os mesmos problemas de 2004 aconteçam novamente, e atender de maneira mais eficaz ainda aos possíveis problemas causados pelo aumento da população e do movimento na cidade.
Na coletiva foi apresentado à imprensa o atual Comandante da Polícia Militar - Unidade de Caraguatatuba, Capitão Marcos Antônio Marcondes de Carvalho. Segundo o comandante, o Batalhão já está providenciando o apoio para os jogos. A idéia é passar aos visitantes a sensação de segurança e mostrar que Caraguá está estruturada. Para isso, os policiais já foram orientados sobre o evento. A Polícia contará com reforço de 30 policiais e de veículos da ronda escolar, que estarão disponíveis durante as férias de julho, além de motocicletas e bases móveis.
A Delegada de Polícia Civil de Caraguatatuba, Dra. Elizabeth Maluf Zago de Carvalho, disse que será montada uma delegacia móvel e uma equipe de composta por delegado, escrivão e investigador, no Centro Esportivo. Com isso, as ocorrências poderão ser registradas no próprio local, com possibilidade de lavrar flagrante.
Ela disse ainda que a previsão da polícia é de que haja um público de 3 a 4 mil pessoas a mais na cidade para a abertura dos jogos. "Este ano vamos inovar o atendimento, fazendo um trabalho de prevenção. Com isso evitaremos, ou reduziremos o número de ocorrências. Será uma ação eficiente, porém discreta, para não assustar os visitantes. Vamos orientar as delegações quanto a conduta dos atletas, já que as ocorrências do ano passado, em grande parte, estiveram relacionadas ao comportamento dos esportistas”. Mais orientações serão disponibilizadas durante o Congresso Técnico, que acontece na próxima terça-feira 21, às 18h, no Teatro Mário Covas, em Caraguá.
A dra. Elizabeth, responsável pelo DP de Caraguá, acrescentou ainda, que a Delegada Seccional do Litoral Norte, Eliane Maria Biazoli Pacheco, também colaborará com o evento e já está programada para reforçar o efetivo policial caso haja necessidade. A Delegada de Caraguá, solicitou, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação, que cada cidade traga além da delegação, dois seguranças, “isso vai colaborar com a disciplina interna dos atletas”, explicou a dra. Elizabeth. As polícia civil trabalhará com 8 viaturas caracterizadas. A prevenção quanto a furtos de veículos também é uma preocupação. A Delegada disse a Polícia Rodoviária fará o controle da rodovia.
O Capitão do Corpo de Bombeiros, José Eduardo Stanelis de Aquino, disse que os 40 bombeiros pertencentes ao 11º GB (Grupamento de Bombeiros) se dividirão em três turnos. Stanelis acrescentou que o bombeiro vai trabalhar em conjunto com as ambulâncias que estarão à disposição do evento. O Corpo de Bombeiros conta com duas viaturas de resgate, sendo uma delas a ABSR-01 (Auto Bomba, Salvamento e Resgate) e uma de incêndio, que já estão equipadas para atender emergências durante os Jogos.
Apoio médico especial para os Jogos
A secretaria Municipal de Saúde, colocará à disposição dos Jogos, uma Unidade Móvel com equipe técnica, no Centro Esportivo Municipal para prestar atendimentos de emergência. O secretário de Saúde, dr. João Correia Senna Filho, disse ainda que será disponibilizada uma ambulância para cada local de jogo.
Conforme explicou dr. Senna, onde houver disputa das modalidades: Judô, Karatê, Capoeria, Tae Kwon Do e Kung Fu, haverá uma ambulância com equipe de médico e enfermeiros. Nos locais de competições de ciclismo e bicicross, será disponibilizada uma ambulância. E nos outros locais, haverá sempre um enfermeiro de plantão, além das duas unidades que estarão de sobreaviso para atendimento dos atletas em caso de acidente.
A Secretaria de Saúde possui 8 ambulâncias à disposição do Jogos, mas como o atendimento no município não pode parar, está prevista também a locação de veículos de fora, se houver necessidade. Senna informou ainda que será viabilizado um veículo especializado com UTI para atender emergências.
Uma Unidade Odontológica móvel com equipe técnica ficará no Centro Esportivo Municipal durante todo o evento. Duas unidades estarão preparadas para receber pacientes com traumas dentários e faciais, além dos Serviços Odontológicos Especializados do Tinga e da Unidade do Porto Novo que também serão disponibilizados. Segundo o diretor da Divisão de Saúde Bucal, dr. Olegário Alves Santos, os profissionais da Odontologia estão recebendo treinamento para atender casos específicos de acidentes no esporte, como os diversos tipos de fraturas dentárias e fraturas da face. Os serviços Bucomaxilar da Santa Casa também estarão disponíveis para os atletas.
A infra-estrutura - Durante a coletiva, o secretário de Obras Públicas, Raul Pesci, disse que os trabalhos de reforma tiveram de ser acelerados já que a confirmação dos jogos aconteceu há poucos meses. Mas ainda assim, os resultados são positivos, uma vez que todas as obras de manutenção e reparos das praças esportivas que estavam previstas foram realizadas.
O secretário contou que os investimentos nessas obras estão em torno de R$ 150 mil. "A preocupação no setor de obras é com a estrutura para receber as delegações. As escolas municipais já estão recebendo as reformas necessárias e as do Estado também deverão receber alguns reparos para alojar os atletas", disse.
As praças esportivas que serão usadas são aquelas que oferecem melhores condições para as provas, como o campo do Centro Esportivo Municipal, o Campo do Indaiá, o do Porto Novo e o do Travessão. Também há uma parceria com o Clube XV de Novembro e assim, a cidade terá mais um campo à disposição. São vinte e um locais disponíveis para os jogos, entre campos, ginásios e quadras, inclusive a Pista de Bicicross, que foi reformada para o evento.
Urbanismo e Trânsito - O secretário de Urbanismo, Habitação e Trânsito, Leandro Borella, contou que toda a sinalização para o acesso aos alojamentos e locais dos jogos já está pronta. "São 211 banners só para sinalizar", disse.
O diretor da Divisão de Trânsito (Ditran) , cel. Celso Rapacci, disse que o diferencial no ano passado foi a sinalização, e que nesse ano o padrão de qualidade continua o mesmo. Rapacci explicou ainda que está preparando as operações de trânsito para momentos como a abertura oficial dos jogos e a Prova de Ciclismo – momentos que exigem maior controle do trânsito local. Na abertura, a Ditran fará uma operação na entrada e no estacionamento do Ginásio Municipal de Esportes, onde será realizada a cerimônia, que pode contar com a presença do Governador do Estado, conforme declarou a delegada dra. Elizabeth. A Ditran usará todo o seu efetivo, composto por 43 agentes de trânsito e trabalhará das 8h às zero horas.
As Modalidades - Segundo o secretário municipal de esportes, Caraguá participará de todas as modalidades. Quanto às equipes que representarão a cidade, Nivaldo Alves disse que o município fez parceria com o Estado para a formação de equipes de ginástica rítmica, handebol, xadrez e outras modalidades. (Fonte: PMC)

Prefeitura de Caraguá reduz gastos em cerca de 20% nos prédios públicos
Nos últimos cinco meses a Prefeitura tem trabalhado no sentido de reduzir custos nos prédios públicos. O resultado registrado neste mês foi de 20% de redução de custos de água, telefone, folha de pagamento, e outros encargos, o que será revertido em benefício da própria população

Caraguatatuba - A Prefeitura de Caraguatatuba, desde o início da nova gestão vem procurando realizar um trabalho de qualidade em todas as secretarias, com custos reduzidos. A diminuição de custos vem sendo trabalhada com os funcionários de todas as secretarias e resultou numa economia de 20%, de acordo com os atuais registros da Secretaria de Administração.
Entre os principais gastos reduzidos estão as contas de água, telefone, folha de pagamento, e outros encargos.
Essa medida tem como principal objetivo uma economia para a geração de novos recursos para investir em obras e outros atendimentos da Prefeitura para a população.
Alguns números apresentados pela Administração mostram o aumento significativo da receita no município. O Cemitério Municipal é um dos exemplos dessa iniciativa da Prefeitura. Nos primeiros cincos meses da atual gestão, apresentou uma receita em torno de R$ 8 mil. No mesmo período, em 2004, o valor registrado foi de R$ 4 mil e tem relação com serviços de velório, sepultamento, entre outros. Nesse caso, a receita aumentou em 100%.
A Rodoviária, de janeiro até maio apresentou uma receita equivalente a R$ 65 mil, relacionada a encargos de embarque, desembarque, serviços e taxas. Esses são apenas dois exemplos, no entanto, a Prefeitura está atuando, e fiscalizando para que o dinheiro público seja gasto com obras e benefícios em favor da comunidade. (Fonte: PMC)

APAE será beneficiada com mutirão no Dia Nacional do Bombeiro
A APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) será beneficiada no dia 2 de julho, data em que se comemora o Dia Nacional do Bombeiro. O 11º GB de Caraguatatuba está organizando um grande mutirão para pintura e pequenos reparos na instituição

Caraguatatuba - O 11º GB – Grupamento de Bombeiros, com sede em Caraguatatuba, está preparando uma comemoração diferente para o dia 2 de julho – data em que é celebrado o Dia Nacional do Bombeiro.
Segundo explicou o capitão José Eduardo Stanelis de Aquino, nos anos anteriores a comemoração acontecia na própria sede dos bombeiros, por meio de solenidades formais. “Neste ano, queremos comemorar o Dia do Bombeiro servindo à comunidade. Acreditamos que esse é o papel do bombeiro, e não poderia haver melhor celebração do que auxiliar uma instituição como a APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais). Esperamos que nosso gesto estimule outros grupos no auxílio às várias entidades existentes no município”, explicou.
A ação social que comemorará o Dia Nacional do Bombeiro, em 2 de julho, terá como principal objetivo a pintura do prédio da APAE, e pequenos consertos na área interna da instituição.
Segundo o capitão Stanelis, os bombeiros estão arrecadando materiais elétricos e de pintura para a execução do serviço. “Quanto mais arrecadarmos melhor será. Já temos 50 voluntários cadastrados, além do próprio efetivo do GB. Entre eles estão os Bombeiros Mirins, a Ditran, entre outros. Mas convidamos todos a participar dessa ação social”, disse.
Voluntários podem obter maiores informações ou realizar o cadastramento na sede dos bombeiros, na avenida Aristides Anísio dos Santos, no bairro Indaiá, ou obter maiores informações pelos telefones (12) 3883-1717 e 3883-1043. (Fonte: PMC)

Alunos do Módulo em parceria com AMEC promovem o evento CEL

Caraguatatuba - Os alunos do curso de Educação Física das Faculdades Integradas Módulo em parceria com AMEC promovem o evento CEL (Cultura, Esporte e Lazer), no dia 18 de junho de 2005, das 9:00 hs às 13:00 hs, no CIASE do Travessão, Rua Guarujá.
O evento tem por objetivo incentivar a atividade física como qualidade de vida. Terá avaliação física (pressão arterial e glicemia) e atividades físicas com jogos possíveis e adaptados permitindo a participação de todo o público de diferentes idades e condições físicas.
Público alvo: pessoas previamente inscritas no CIASE do Travessão, devendo comparecer com a carteira de identificação.

Aurimar quer cursos para Estação de Gás
Vereador deseja preparar mão de obra para Petrobrás

Caraguatatuba - Antes mesmo da Estação de Gás Natural da Petrobrás (Petróleo Brasileiro S.A.), que será instalada em Caraguatatuba tornar-se realidade o Vereador Aurimar Mansano (PTB), da Câmara Municipal de Caraguatatuba já está pensando na futura mão de obra que deverá trabalhar nela. Requerimento do Parlamentar quer saber da possibilidade do Ceprolin (Centro Profissionalizante do Litoral Norte) formar mão de obra específica para o empreendimento.
A Estação de Gás Natural que a Petrobrás irá instalar em Caraguatatuba, servirá para o tratamento e distribuição da jazida de gás natural descoberta pela estatal na bacia de Mexilhão, na região de Santos, no Litoral Sul do estado e distante 165 quilômetros de Caraguatatuba.
Estão previstos 2 (dois) anos de obras e investimentos na ordem de US$ 1 Bilhão, com uma vazão diária de 15 milhões de metros cúbicos de gás, para uma reserva de aproximadamente 420 bilhões de metros cúbicos de gás, com a geração de empregos diretos e indiretos e aumento dos royalties e do repasse de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) para a Prefeitura Municipal.
Pensando nos empregos diretos e indiretos e no corporativismo que isto pode gerar, com o emprego da mão de obra local, o Vereador elaborou Requerimento, que foi aprovado na última Sessão Ordinária da Câmara, pedindo informações ao Prefeito Aguilar (PSDB) sobre a possibilidade de o Ceprolin realizar cursos específicos, visando a capacitação dos trabalhadores de Caraguatatuba para os trabalhos de construção, operação e manutenção da futura Estação de Distribuição e Tratamento de Gás Natural.
No Requerimento o Vereador pergunta qual a possibilidade do Ceprolin oferecer estes cursos à população e qual a data que poderiam ser iniciados tais cursos. O Parlamentar pergunta se a resposta for negativa, qual o entrave para esta realização.
Para Aurimar Mansano não há tempo a perder quando se fala em Educação. “Tenho certeza que a Estação de Gás será instalada em Caraguatatuba e baseado nesta certeza, não podemos perder tempo em formar e capacitar os nossos jovens e adultos nesta tarefa que será grandiosa e trará benefícios dos mais variados, seja para o povo, seja para a cidade, para a melhoria de vida e o aumento na geração de renda da população”, frisou. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

AG Pereira quer adotar a Tabatinga
Parlamentar quer ser o representante daquela comunidade

Caraguatatuba - O Vereador Aureliano Gonçalves Pereira – AG Pereira (PTB), da Câmara Municipal de Caraguatatuba esteve na manhã de hoje – quarta-feira, 15 de junho, para verificar a realização de seus pedidos junto ao Secretário de Serviços Municipais, Roberti Costa. O Parlamentar deseja “adotar” o bairro da Tabatinga, visto que não há representante eleito ali.
A Prefeitura tem trabalhado no bairro da Tabatinga desde terça-feira, quando realizou a roçada da praça e do Centro Comunitário do bairro, que fica em frente e hoje, quando houve a colocação de material na rua Galdino Cruz e a limpeza da margem do rio Tabatinga. O próximo trabalho a ser realizado será o nivelamento mecânico de todas as ruas do bairro. Ainda na quarta-feira o Vereador visitou a UBS do bairro, ouvindo relatos dos funcionários e constatando a situação do local.
O Vereador declarou que deseja “adotar” o bairro da Tabatinga, pois o mesmo não teve um representante eleito nas últimas eleições, ampliando assim as suas bases eleitorais. Os problemas encontrados no bairro foram detectados por uma contribuinte, de nome Lídia de Jesus Antunes, que o Vereador chama de “Ouvidora”.
O que para alguns o aumento de base eleitoral significa mais votos e chances de reeleição, para AG Pereira representa aumento na demanda de trabalho. “Se um Vereador aumenta suas bases eleitorais, certamente terá mais chances com os eleitores, mas terá também mais problemas a sanar, mais reclamações a ouvir e mais trabalhos a realizar, ressaltando ainda mais o valor social da função de Legislador”, finalizou. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Aurimar quer melhorias para o Morro do Algodão
Vereador elaborou Requerimentos para aquela comunidade

Caraguatatuba - O Vereador Aurimar Mansano (PTB), da Câmara Municipal de Caraguatatuba tem cada vez mais reforçado a sua atuação dentro de suas bases eleitorais. Fato visível foram os vários Requerimentos elaborados para o Morro do Algodão, na zona sul da cidade.
O Vereador Aurimar Mansano é Delegado de Polícia Civil licenciado do cargo, estando no seu terceiro mandato junto ao Parlamento Municipal local. No Legislativo ocupa a cadeira da Vice-Presidência e já foi Presidente da Comissão de Assuntos Relevantes da Saúde, na gestão passada. Sua diretriz de ação se baseia no tripé Saúde, Educação e Segurança Pública e suas bases eleitorais estão espalhadas pela zona sul da cidade.
Com base neste plano de ação, o Parlamentar elaborou um conjunto de Requerimentos para o Morro do Algodão, visando a melhoria da infraestrutura daquela comunidade, altamente ocupada por moradores locais e com uma relativa densidade demográfica de turistas e veranistas.
Os Requerimentos em questão pedem a colocação de guias e sarjetas em todo o bairro, com exceção as ruas que já tenham esta benfeitoria – Requerimento ainda não votado; a transformação da antiga UBS (Unidade Básica de Saúde) do bairro em Oficina Escola Cultural, administrada pela Fundacc (Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba) – Requerimento 090/05 e a colocação imediata, de médico Ginecologista e Pediatra na nova UBS do bairro – Requerimento 091/05.
Estes pedidos visam atender as áreas da Saúde, do Lazer e Cultura, do trânsito e manutenção das vias públicas. “Estamos trabalhando bairro por bairro, rua por rua, comunidade por comunidade. É o famoso trabalho de formiguinha, mas que tem um resultado, a melhoria do bem comum, da cidadania e da qualidade de vida dos nossos eleitores”, disse. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Câmara aprova alteração no Zoneamento
Vereador autoriza que quadrilátero venda produtos perigosos

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba aprovou durante a sua 20ª Sessão Ordinária semanal, alteração na Lei de Uso do Solo e Zoneamento – Lei 200/92, proposta do Vereador Celso Pereira – Celsinho (PSDB), que autoriza a venda de produtos perigosos num quadrilátero que vai do centro da cidade até a Martin de Sá. O projeto Circo-Escola do Vereador Aurimar Mansano (PTB), foi adiado por 2 sessões a pedido do autor.
A alteração da Lei 200/92, proposta por Celso Pereira, compreende as Avenidas Dr. Arthur Costa Filho, Miguel Varlez, Frei Pacífico Wagner e Presciliana de Castilho até a avenida Paulo Ferraz da Silva Porto, no bairro de Martin de Sá, permitindo que nestas vias públicas os pontos comerciais possam vender produtos perigosos. O Vereador autor considera que sendo corredores comerciais, não se pode restringir alguns tipos de produtos.
O Projeto Circo-Escola, do Vereador Aurimar Mansano (PTB), foi adiado por 2 sessões a pedido do autor e em decorrência do horário, não foi votado o projeto do Vereador Aureliano Gonçalves Pereira – AG Pereira (PTB), que cria a Guarda Escolar nas escolas da rede pública municipal de ensino.
Durante o Expediente foram lidos e encaminhados às Comissões Permanentes 3 Projetos de Lei, bem como foram votados 7 Requerimentos e 1 Moção. Durante o intervalo foram lidas 41 Indicações.
Esta Sessão Ordinária semanal foi transmitida ao vivo pela Rádio Caraguá FM 89,5 Mhz e pelo canal 30 da NET – TV a Cabo. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Celsinho aprova Moção para Antonio Leite
Parlamentar homenageia Decano do rádio no Vale do Paraíba

Caraguatatuba - O Vereador Celso Pereira – Celsinho (PSDB), da Câmara Municipal de Caraguatatuba, aprovou nesta terça-feira – 14 de junho, durante a 20ª Sessão Ordinária semanal, Moção de Congratulações ao Radialista Antonio Leite. A Moção se baseou nos serviços prestados e foi aprovada por unanimidade.
O Radialista Antonio Leite é um dos últimos decanos da Comunicação falada no Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira ainda em atividade, tendo iniciado sua vida profissional em 1959, na Rádio Clube de São José dos Campos, tendo passado pela Rádio Piratininga e atualmente na FM Rádio Planeta.
Contundente, polêmico, direto e objetivo são os adjetivos mais comuns dados ao radialista, que pelo sucesso alcançado, foi contratado pela TV Band Vale, para comandar, de um estúdio montado para ele em São José dos Campos, o programa “Antonio Leite Livre”, de segunda a sexta-feira, a partir das 12h55.
As últimas pesquisas mostram a credibilidade do profissional. Os índices chegam a casa dos 40%, com um share de 70% dos aparelhos ligados no horário, com uma audiência estimada em cerca de 2 milhões de pessoas, distribuídas entre o Vale do Paraíba, Litoral Norte, Litoral Sul, Serra da Mantiqueira e algumas cidades do Sul de Minas Gerais.
A Moção dada por Celso Pereira reflete o carinho que o Litoral Norte, em especial, Caraguatatuba, dedicam diariamente ao seu programa. Em conseqüência disto, há sempre alguém da região na pauta diária do seu programa televisivo.
Para o Vereador uma de suas maiores obrigações e homenagear um profissional que faz algo de bom pela cidade e região. “O Litoral Norte, a nossa Caraguatatuba é sempre notícia no programa deste conceituado radialista e nada melhor do que agradecer a ele, homenageando-o com uma Moção, pelos serviços que tem prestado a favor de nossa cidade, de nosso povo e do nosso progresso”, frisou. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Programa Ação Litoral

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Monotipos abrem a Semana de Vela de Ilhabela no dia 8 de julho

Ilhabela - O Clube Municipal de Iatismo de Ilhabela, no Pequeá, será palco mais uma vez da maior competição náutica da América Latina, a 32ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela.
O evento, realizado entre os dias 8 e 16 de julho, estreará 2005 com a Semana de Monotipos, que promete agitar o litoral de São Paulo.
A competição de Monotipos começa no dia 8 e segue até 10 de julho.
Este ano participarão as classes Tornado, Laser (Standard, Radial, Masculino/Feminino e 4.7), Finn, Hc 16, HC 14, 420 , Kite Surf, Windsurf, Day Sailer, Dingue, Snipe, Holder, Optimist (categorias Veterano Juvenil, Infantil, Mirim, Feminino e Principiante), Aclass, Rádio Controle e Star.
A programação da Semana de Monotipos prevê a disputa de nove regatas, com até quatro no mesmo circuito. No dia 8, será dado o primeiro tiro de largada às 12h00, com o início da regata previsto para as 13h00. No fim da série, às 20h00, será realizada a abertura oficial do evento, com show pirotécnico no centro da cidade.
No dia 9, o tiro será às 11h00, uma hora antes da primeira regata. Para as 17h00 os organizadores programaram um churrasco de confraternização. As regatas do último dia começarão às 12h00. E às 19h00 haverá uma festa de encerramento, no Race Village, local que será inaugurado durante a Semana de Vela e é mais uma opção de lazer para o público. No local a Prefeitura realizará shows, palestras, exibição de filmes, exposições e a novidade, um telão com as melhores imagens das regatas do dia.
No final de todas as etapas serão sorteados brindes dos patrocinadores, na tradicional Canoa da Cerveja.
Inscrições - Os organizadores da 32ª Semana de Vela de Ilhabela estimam que milhares de velejadores e turistas passem pela cidade e no Yacht Club. Os interessados ainda podem se inscrever. O preenchimento da ficha pode ser feito de duas formas: pelo site da Semana de Vela, www.svilhabela.com.br, com o pagamento por depósito bancário, ou pelo portal ativo.com, via cartão de crédito.
Os participantes deverão pagar taxas que variam de acordo com o período da inscrição, de R$ 80,00 a R$ 110,00 por tripulante. O comprovante de pagamento juntamente com a ficha devem ser enviados para o fax (11) 5502 6720, da Impact Sports. (Fonte: Imprensa Livre)

Nadadora ilhabelense é vice paulista de maratona aquática

Ilhabela - A nadadora Ilhabelense Maíra de Souza Moraes, que nada pela Unimonte de Santos, participou no último domingo da 5ª Etapa do Campeonato Paulista de Maratonas A-quáticas. A prova aconteceu na cidade de Fartura e reuniu mais de 900 atletas.
As condições não estavam perfeitas para natação, com vento forte, água fria e muita marola exigindo muita resistência dos atletas. Maíra, que nadou a prova de 7 km, cruzou o funil em terceiro lugar na sua categoria, e mantém a posição de vice-campeã no ranking paulista. (Fonte: Imprensa Livre)

Ilhabela participa da 5ª e última etapa da Câmara do Turismo Náutico

Ilhabela - Na última sexta-feira, 10 de junho, o Secretário de Turismo e Fomento de Ilhabela, Ricardo Fazzini Dias, participou da 5ª e última reunião da Câmara Temática de Infra-Estrutura do Turismo Náutico, no Forte de Copacabana, no Rio de Janeiro.
Nesta última reunião, foi apresentado pelo Presidente da Brasilcruise (Associação Brasileira dos Portos de Cruzeiros Marítimos), Carlos Eduardo Bueno Neto, as propostas para melhorias dos Portos de Cruzeiros Marítimos.
O diretor do Centro Náutico da Bahia, José Raimundo de Abreu Zacarias, também apresentou um projeto, um modelo de Marina Pública.
Zacarias apresentou o Centro Náutico da Bahia, que é uma Marina Pública, criada pelo Governo do Estado da Bahia, com o objetivo de capitar eventos internacionais, hoje, ela realiza 27 eventos internacionais, que gera uma enorme movimentação econômica no Estado.
Também foi comentado que existem 38 mil veleiros viajando pelo mundo, só que os mesmos não vêm ao Brasil pela falta de estruturas náuticas que ofereçam segurança na navegação.
Ilhabela está escalada junto com mais outros 22 pontos na Costa Brasileira, para que suas infra-estruturas necessárias para o turismo náutico sejam desenvolvidas urgentemente, pela falta de espaço em virtude do excesso de demanda náutica; pelo controle de poluentes; pela melhor fiscalização de mão de obra e das embarcações, e pela segurança. Assim, a cidade, expôs durante a reunião, um projeto a ser desenvolvido.
O Ministério do Turismo, está chamando para si, o debate para que esses projetos tenham aprovação internacional em tempo recorde. Ele também está classificando e credenciando as infra-estruturas já existentes, orientando-as no sentido de melhoras suas instalações.
Baseado nesses dados, é que o Ministério, quer criar projetos modelos de Marinas bem equacionadas do ponto de vista técnico ambiental, econômico e jurídico. Propiciando financiamento em Marinas Públicas com recursos do próprio Ministério do Turismo, em ou áreas particulares através do BNDS (Banco Nacional de Desenvolvimento Social).
Indagado ao Prefeito Municipal, Manoel Marcos de Jesus Ferreira, o mesmo afirmou: “Esta é uma das mais importantes vocações do Município e o projeto integrado com o centro de convenções irá ajudar, e muito, a combater a sazonalidade, promovendo geração de emprego e renda”.
O Secretário Municipal de Turismo e Fomento, Ricardo Fazzini Dias, esclareceu que: “Com o final dos trabalhos, o relator, Cláudio Amaral, estará enviando o projeto, com urgência, ao Ministro do Turismo, Walfrido Mares Guia, para aprovação”. (Fonte: PMI)

Vereador questiona demora no reinício das obras da quadra society da Praia Grande

Ilhabela - O presidente da Câmara Municipal de Ilhabela, vereador Luiz Antônio dos Santos, Luiz Lobo(PL) encaminhou requerimento endereçado à Prefeitura questionando o embargo das obras da quadra poliesportiva e do campo de futebol society do bairro da Praia Grande.
O impasse acontece desde 2002, quando as obras foram paralisadas por força de uma liminar. Na justificativa, o presidente explica que já existem documentos necessários para resolver as pendências judiciais. O fato paralisação durar mais de três anos, gera também muito desconforto para os esportistas da região. A prefeitura deve responder em 15 dias aos questionamentos, esclarecendo se vai reiniciar ou não as obras. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Câmara cobra aumento de efetivo e criação de 2ª Companhia da PM

São Sebastião - A ‘onda de violência’ que tem assustado moradores da cidade foi alvo de muita discussão durante a sessão da Câmara, na última terça-feira. O vereador Wagner Teixeira (PV) apresentou um requerimento direcionado ao governador Geraldo Alckmin para criação da 2ª Companhia de Polícia Militar.
Aprovado por unanimidade, o pedido também será encaminhado ao secretário estadual de Segurança Pública, Saulo de Castro; presidente da Assembléia Legislativa, Rodrigo Garcia; coronel Elizeu Éclair Teixeira Borges, comandante geral da Polícia Militar; e coronel Sérgio Teixeira Alves, comandante da PM do Litoral Norte, Vale do Paraíba e Serra da Mantiqueira.
“Sabemos do trabalho desenvolvido pela Polícia Militar e Civil, mas também sabemos que não fazem mais por falta de estrutura e efetivo.
O município cresce 6% ao ano e o efetivo não. Uma amiga nossa passou por mais um constrangimento, agora mais duas amigas no Arrastão. Um funcionário da Câmara teve os dois cachorros mortos. A bandidagem escolheu o Litoral Norte. Este é um desabafo de quem clama por segurança no município”, declarou Teixeira.
Ele citou os casos da ex-vereadora Eulália de Oliveira, assaltada no último final de semana no bairro Toque-Toque Pequeno, na Costa Sul, e da família do empresário Vilson Costa, também vítima de roubo, na segunda-feira, no Arrastão, na região central. “Estamos no meio do fogo cruzado entre PCC e Comando Vermelho”, comentou o vereador e policial civil Carlos Augusto Senatore (sem partido), o Guto, referindo-se à posição geográfica da cidade, que fica entre São Paulo e Rio de Janeiro, onde atuam tais organizações criminosas.
Guto disse que uma delegacia no bairro Juquehy já foi autorizada pela Secretaria Estadual de Segurança Pública. “Estive conversando com o Dr. Saulo para reforçar o efetivo”, afirmou o vereador.
Já o vereador Luiz Antônio de Santana Barroso (PFL), o Coringa, informou que estará reunido amanhã com o presidente da Assembléia Legislativo, Rodrigo Garcia, e também com o vice-governador, Cláudio Lembo, ambos de seu partido. “Antes de vir turista para a cidade, temos de nos preocupar com nosso cidadão. Esta Casa tem mesmo que se manifestar”, declarou Coringa.
O líder do governo na Câmara, vereador Robson Ceará (PPS), falou sobre a falta de estrutura das polícias. “Enquanto o elemento está com AR-15, automática, o policial usa um 38. Temos de combater a bandidagem de hoje, mas também não deixar surgirem novos. Vou cobrar o Arnaldo Jardim, o João Hermann, deputados do meu partido, pois eles têm de cobrar o governador”.
Para o vereador Dalton José da Silva (PL), a Prefeitura de São Sebastião deveria instalar câmeras de segurança nos bairros. “Já existe estudo, segundo o prefeito”, apontou Silva.
Em entrevista no final do mês passado, o prefeito Juan Garcia disse que irá promover uma reforma administrativa na prefeitura, na qual está prevista a criação da Secretaria Municipal de Segurança. Além de abrigar Defesa Civil, Guarda Patrimonial e Detraf, a pasta deverá auxiliar na instalação da Guarda Civil Municipal, uma antiga reivindicação da comunidade e promessa de campanha do atual prefeito. A reforma depende de aprovação da Câmara.
Na tribuna, a vereadora Solange Rodrigues de Araújo Ramos (PTB) também reclamou das condições de segurança. “Daqui a pouco vai ser melhor morar no CDP e deixar o ladrão aqui do lado de fora”, ironizou.
OAB deve organizar manifesto - A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) Subsecção São Sebastião-Ilhabela deverá organizar um manifesto por mais segurança no município. “É extremamente importante que o povo se una para exigir das autoridades que isso seja resolvido”, enfatizou o presidente da entidade, Luiz
Segundo ele, o problema da falta de efetivo policial se arrasta há anos. “Desde 1994 o efetivo é o mesmo, sendo que na época tínhamos a metade da população. Sem pressão, vai continuar, morre um aqui, outro assaltado ali, e nós continuaremos chorando pelas vítimas”, declarou o advogado.
Para ele, tanto a classe quanto à comunidade deve se unir para cobrar reforço na segurança pública. “Hoje, não escolhem mais dia, nem horário, em todos os lugares do município. Faz cerca de 6 meses da nossa caminhada pela paz e já estudamos um novo manifesto para mudarmos esta situação”.
Luiz Tadeu considerou ainda que “as autoridades não devem medir esforços para dar segurança à população, usando da transparência nas atitudes”.
A passeada da paz citada pelo presidente da OAB foi realizado no dia 30 de novembro do ano passado e reuniu cerca de mil pessoas.
O manifesto foi organizado, na época, depois da morte da jovem Josiane Pereira de Jesus, vítima de uma bala perdida, na Topolândia. (Fonte: Imprensa Livre)

Ex-ouvidor dirigia bêbado, diz laudo do IML
Análise de amostra de sangue confirma embriaguez no momento do acidente que matou empresário de S. Sebastião

São Sebastião - O ex-ouvidor da Polícia do Estado, Itajiba Farias Ferreira Cravo, estava embriagado e dirigia na contramão no momento do acidente, ocorrido em São Sebastião, que causou a morte do empresário Luiz dos Santos Rodrigues, 43 anos, segundo apontam laudos técnicos encaminhados à polícia.
O acidente ocorreu no dia 13 de março, no km 174,5 da rodovia Manoel Hypólito do Rego, nas proximidades da Praia Preta.
Cravo alegou na ocasião que o motociclista tinha invadido a sua mão de direção e que, antes do acidente, havia tomado apenas três cervejas pequenas.
Segundo o delegado Múcio Matos Monteiro de Alvarenga, o laudo do IML (Instituto Médico Legal) de Santos (SP), que foi anexado esta semana ao inquérito, comprovou que o ex-ouvidor encontrava-se embriagado no momento do acidente.
Alvarenga afirmou que a constatação foi feita a partir de amostra de sangue colhida do ex-ouvidor no dia do acidente. Ele disse ainda que o laudo técnico do IC (Instituto de Criminalística) também comprovou que o veículo dirigido por Cravo estava na contramão. O inquérito será concluído em 30 dias e encaminhado à Justiça.
O ValeParaibano não conseguiu contato ontem com o ex-ouvidor, que foi indiciado por dirigir embriagado, que prevê pena de seis meses a três anos de detenção, e por homicídio culposo (sem intenção) ao volante, pena de dois a quatro anos. Cravo foi exonerado do cargo pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB). Salim Burihan/VALE

Prefeitura patrocina velejador sebastianense em mundial na Suíça

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião vai patrocinar o velejador Fábio Melchert (foto) no Campeonato Mundial de Vela, que será realizado em St. Moriz, na Suí-ça, entre os dias 25 de julho e 5 de agosto. Na última terça-feira, a Câmara aprovou por unanimidade o projeto de lei 35/2005, autorizando a abertura de crédito adicional para o patrocínio de até o limite de R$ 10 mil.
Isto ajudará o atleta não só na competição, mas também nos treinamentos. Da equipe que deverá representar o atleta no mundial da classe Optimist, três dos cinco velejadores são do Litoral Norte. Além de Fábio Melchert, também integram a delegação Ronyon Silva e Baepi Pinna, ambos de Ilhabela.
Os cariocas Lucas Mesquita e Rodrigo Hasselmann completam a equipe verde-amarela.As vagas foram definidas em abril, durante o Sul-Brasileiro, em Porto Alegre. Também foram computados os pontos do Campeonato Brasileiro, disputado em Niterói.
O vereador José Cardim de Souza (PP), que faz parte da bancada de oposição, elogiou a iniciativa do prefeito Juan Garcia. “É aquilo que esperamos do prefeito, sensibilidade. Como fez o ex-prefeito, que patrocinou o irmão Gabriel, a Rogéria Cozendey no judô. Esse é o jeito de governar que espero do senhor prefeito”, declarou Cardim.
Já o presidente da Câmara, Wagner Teixeira (PV), aproveitou para pedir apoio em relação à participação de dois surfistas da Costa Sul em competição na França.
“A cidade precisa ter a marca e é importante o atleta da casa poder representá-la. Tenho certeza que também vai ajudar os surfistas”, completou o líder do governo, vereador Robson Ceará (PPS). (Fonte: Imprensa Livre)

Campanha do Agasalho percorre os bairros neste sábado

São Sebastião - Será realizado neste sábado (18/06), um “Arrastão Solidário” entre os bairros da Topolândia e São Francisco, que visa arrecadar o maior número roupas, calçados, agasalhos e cobertores para a Campanha do Agasalho 2005. Nesta quinta e sexta-feira (16 e 17/06) uma equipe de voluntários esteve percorrendo o local, explicando a ação e entregando sacolinhas da campanha que tem o slogan “Você Solidário: Todos Quentinhos!”.
O arrastão será feito em parceria entre o Fundo Social de Solidariedade, a Sabesp, o Corpo de Bombeiros, contando ainda com o apoio do supermercado Pão de Açúcar.
O Fundo Social de Solidariedade sensibilizou diversos funcionários da Prefeitura, que voluntariamente estarão participando da campanha, visitando as residências e recolhendo as doações na manhã deste sábado, dia 18. Uma carreata também acompanhará o arrastão para mobilizar o maior número de pessoas.
A campanha do agasalho acontece em todo o Estado e foi lançada no município pelo Fundo Social de Solidariedade, no último dia (06/06), em parceria com a Associação Comercial e com o apoio da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Transpetro.
Durante 41 dias, o Fundo Social de Solidariedade irá pilotar a arrecadação de roupas, calçados e cobertores que se estende até o dia 16 de julho.
A presidente do Fundo Social, Rosa Maria Mota, conta que a intenção é a de facilitar a participação. “Além das dezenas de pontos de coleta por toda a cidade e parcerias com empresas e instituições, para garantir o sucesso dessa campanha, estaremos também realizando eventos promocionais para estimular a participação de toda a cidade”, disse.
Neste sentido, no próximo dia 26 de junho, um “Passeio Ciclístico da Solidariedade”, organizado pela Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Juventude , Esporte e Lazer e o Fundo Social de Solidariedade, em prol da campanha, promete reunir muitas pessoas. Com saída marcada para as 10 horas, na Rua da Praia, os interessados em participar do passeio solidário só precisam doar um agasalho.
Como participar: Diversas empresas já aderiram à campanha e instalaram postos de arrecadação em suas instalações, como o Supermercado do Canto do Mar, Casa do Canto (São Francisco), Shopping Villa Mares (Arrastão), Videolocadora Videomar (Pontal da Cruz), Corpo de Bombeiros (Cnetro), Tebar Praia Clube (Centro), Supermercado Garça (Centro), Sorveteria Rocha e Paço Municipal. Na Costa Sul os postos de coleta estarão distribuídos nos seguintes locais: Shopping Mix (Maresias), Shopping de Boiçucanga, Supermercado Costa Azul (Juquehy) e Yathc Clube Barra do Una.
Outras formas de participação poderão ser articuladas por escolas, grupos organizados, serviços, bancos entre outros, organizando arrecadações para contribuir com os mais necessitados. As doações podem ser entregues na sede do Fundo Social ou ainda ligando para o telefone 3892-2084 e solicitando a retirada no local.
O Fundo Social fará o repasse adotando critério sócio-econômico e triagem. "Vamos buscar o público que mais precisa dessas roupas e agasalhos ao longo do município. Visamos atingir também as comunidades mais isoladas como a indígena, as dos sertões de Cambury, Barra do Una, Maresias, além da comunidade da Ilha Montão de Trigo”, explicou a presidente do Fundo Social. (Fonte: PMSS)

Programa “SEDUC” leva orientação e suporte técnico as escolas da rede

São Sebastião - Diante da necessidade de se identificar e sanar os problemas cotidianos das escolas da rede municipal de ensino é que nasceu o programa “SEDUC nas Escolas”, que está sendo desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação.
Semanalmente uma equipe multidisciplinar da secretaria, formada por coordenadores, supervisores, chefe de rede física, chefe de tecnologia da informação, chefe de serviços educacionais, nutricionista, entre outros, visita uma escola da rede municipal para oferecer um atendimento personalizado, identificar os problemas que a escola apresenta e gerar um relatório que deverá culminar da resolução dos mesmos.
O programa teve início em meados de maio nas escolas da Costa Sul do município e já beneficiou até o momento mais de 15 unidades escolares localizadas nos bairros de Barra do Una, Juquehy, Barra do Sahy, Boiçucanga e Maresias.
O secretário de Educação, Paulo Henrique Santana, explica que o programa foi iniciado na Costa Sul devido a grande dificuldade que os professores tinham em ir até a secretaria, que fica no centro da cidade.
“Normalmente quem acaba tendo mais contato com a secretaria somos nós diretores, pois a extensão territorial do nosso município acaba sendo um fator dificultante para que o funcionário ou a comunidade procure a secretaria no Centro”, disse Maria Bitencourt Alves, diretora da EM Maria Virgínia e da EMEI Pirlim Pim Pim, em Barra do Una.
Segundo conta o secretário da Educação, a idéia inicial era apenas estreitar os laços entre a secretaria e as unidades escolares, mas o programa acabou se aprimorando e hoje está levando muitos benefícios para as escolas. “Hoje levo uma equipe comigo, que é quem garante o sucesso do programa, onde cada profissional está responsável por verificar todos os problemas que a escola apresenta e acima de tudo, buscar soluções para eles. Também participo, pois acho importante que a figura do secretário não seja algo distante da comunidade escolar”, disse Santana.
Como Funciona - Nesta quarta-feira, dia 15, o programa esteve em Barra do Una, atendendo a EM Maria Virgínia, EMEI Pirlim Pim Pim, EM Sebastiana Costa Bittencourt e a EM Abras do Uma, localizada no Sertão do bairro. Enquanto os professores deixaram a sala de aula para serem ouvidos pelos supervisores e coordenadores de ensino fundamental e de educação infantil, seus alunos participaram de uma descontraída mesa redonda onde puderam expor suas opiniões sobre a escola e em seguida participaram de uma macro-ginástica. Paralelo a isso, a conselheira tutelar agendou com a psicopedagoga da unidade uma nova reunião para os pais sobre o projeto Reflexão: Família Escola. O secretário Paulo Henrique atendeu a pais, funcionários e direção. O chefe de serviços educacionais e a nutricionista visitaram a cozinha para saber a qualidade dos serviços prestados pela empresa terceirizada que cuida da merenda escolar no município, a COAN. Enquanto isso, o chefe de tecnologia da informação fez um arquivo salvo de todos os documentos da secretaria da escola, atualizou o antivírus dos micros, fez manutenção em outros e ainda deu dicas e orientações sobre informática para professores e funcionários.
O professor Walter Santo Mescoleto, que leciona na rede municipal desde seu início, ficou surpreso e satisfeito com o programa. “Estávamos nos sentindo desamparados aqui na Costa Sul. As visitas esporádicas da Secretaria, nunca contaram com esta estrutura e dificilmente o secretário comparecia também”, disse.
Já o chefe de rede física responsável por serviços como encanamento, pintura, fiação elétrica, limpeza, entre outros, vistoriou todo o prédio que, apesar de ter sido inaugurado no final do ano passado, ainda na administração anterior, já apresenta uma série de problemas como falta de espaço físico para recreação, problemas com a bomba injetora que leva água para as caixas d`água, não possui mesas para a merenda e além disso, a construção desse novo prédio que abriga a EM Maria Virgínia e a EMEI Pirlim Pim Pim, trouxe problemas para a escola mais antiga que fica ao lado, a EM Sebastiana Costa Bittencourt, que por ter ficado com o nível do solo mais baixo, em relação à nova escola, está apresentando alagamentos com as chuvas. Para evitar os alagamentos a Prefeitura já solicitou a construção de um dreno no local permitirá o escoamento das águas das chuvas.
O programa, que começou timidamente na Costa Sul, será também expandido para as escolas da Costa Norte.
Mais Serviços: Além dos profissionais da Secretaria Municipal da Educação o programa conta também com um membro do Conselho Tutelar, que leva orientações e recebe denúncias de pais e professores e um fiscal da Vigilância Sanitária que faz uma vistoria na unidade, tanto na parte de estrutura física, quanto de higiene nos refeitórios, cozinhas e sanitários. “Quando constatamos alguma irregularidade a escola e a secretaria são notificadas para que tomem as devidas providências”, explica o fiscal sanitário Alexandro Nunes.
Segundo o secretário de Educação a intenção é ampliar ainda mais. “Estamos buscando parcerias com outras secretarias, assim como esta com a de Saúde e também com outras entidades como a OAB e Polícia Militar para levar mais prestação de serviços e orientação a comunidade. Também temos como meta incluir no programa, reuniões sobre a escola, com a comunidade no final de cada visita”, finalizou Santana.
Resultados: Francisca Maria Grandchamp conta que depois que a escola que dirige, a EM Dulce César de Maresias, recebeu o programa, já obteve respostas rápidas e diversos resultados positivos.
A diretora explicou que a obra foi inaugurada e paga, ainda na administração passada e ficaram diversos problemas estruturais a resolver.
Contudo, diversas reivindicações já foram atendidas, afirma a diretora. Os vidros e calhas já foram instalados, de acordo com a SEDUC já foi solicitado a compra das mesas para a merenda e de ventiladores. A rua da escola já recebeu iluminação, foi rebaixada, nivelada e uma vala foi aberta para escoar a água e evitar alagamentos, tendo em vista que a escola foi construída abaixo do nível da rua. Segundo o secretário durante o programa uma outra reivindicação feita pelos moradores foi sobre a merenda. “Acionamos a empresa e ela mandou uma nutricionista na escola para melhorá-la”, concluiu. (Fonte: PMSS)

Seduc contrata professores para Recuperação Paralela e Substituição

São Sebastião - A Secretaria Municipal de Educação (Seduc) contratou em maio 32 professores substitutos e 15 para a recuperação paralela para suprir a demanda das escolas municipais. Pensando em melhorar o rendimento dos alunos da rede municipal e não precisar dispensá-los na falta de algum professor, a Seduc tomou essa atitude e garante que os resultados já começaram a aparecer.
Segundo a diretora do departamento administrativo da Seduc, Daniella Cristina Motta Michelucci, os professores foram contratados conforme a necessidade das escolas. “Contratamos esses professores para cobrir as faltas eventuais, evitando ter que dispensar alunos”, disse.
Em relação à recuperação paralela, os alunos que estão em atraso e precisam de apoio pedagógico são convocados e os pais são devidamente avisados, pois a recuperação acontece em um horário contrário ao período de aula. “Comunicamos os pais para que se conscientizem e mandem seu filho para a recuperação, que acontece duas vezes por semana”. Michelucci também afirma que esse tipo de orientação acontece principalmente para as matérias de Matemática e Língua Portuguesa. “Como são poucas crianças no horário da recuperação, o professor pode dar mais atenção e o aluno entender e tirar dúvidas”, explica.
A diretora ressalta que todas as escolas de 1ª a 4ª série estavam pedindo a recuperação para a Seduc.
Pedagógico - A diretora pedagógica de educação, Genoveva Pons Garcia, ressalta que todos os professores, inclusive os novos, passarão por um ciclo de palestras em julho para a capacitação e avaliação do progresso dos alunos com os programas. “Essa reciclagem será realizada durante uma semana, para que os professores aprendam novas formas de lidar com os alunos”, disse.
Para acabar com o problema de falta de professores, a diretora pedagógica afirma que pretende fazer com que os professores as agendem, para que assim seja dada continuidade ao trabalho que está sendo desenvolvido na sala de aula, mesmo com a ausência do professor titular.
Escolas - A cidade possui 54 escolas municipais, incluindo a APAE (Associação dos Pais e Amigos de Excepcionais) e a escola da Ilha do Montão de Trigo. No total, segundo dados do senso estudantil de março de 2005, somam-se 15.274 alunos.
Segundo a diretora da EMEI Arco Íris de Barequeçaba, Edilene Alves de Matos Campos, os programas de recuperação, que iniciaram há três semanas, já aparecem resultados.
“Estamos em fase de adaptação, mas na questão da substituição não precisamos ir tão longe para buscar um professor e não precisamos dispensar alunos”. (Fonte: PMSS)

Vereadora apresenta trabalhos legislativos à comunidade de Maresias

São Sebastião - A vereadora Solange Rodrigues de Araújo Ramos (PTB) esteve ontem a noite, 15, apresentando à comunidade de Maresias, na Costa Sul de São Sebastião, todos os trabalhos que foram protocolados na Câmara desde o início da sua legislatura.
O encontro ocorreu em um estabelecimento comercial, situado na Vila Bom Jesus, e contou com a presença de aproximadamente 80 pessoas.
O objetivo da vereadora é dar satisfação à população com relação ao que vem sendo realizado no Poder Legislativo, além de ouvir os reclamos dos munícipes. O último e primeiro encontro aconteceu no dia 18 de fevereiro de 2.005, no mesmo bairro.
Até o mês de maio, conforme informa, a parlamentar enviou ao prefeito Juan Garcia (PPS) cerca de 48 indicações e 14 requerimentos referente as áreas da saúde, educação, saneamento básico, infra-estrutura, dentre outras, cujas respostas recebidas do Poder Executivo foram comunicadas à comunidade durante o encontro. Uma delas diz respeito as demolições de construções que ocorreram na região, sem a ciência dos proprietários.
“Teve gente que não teve notificação e mesmo assim sua obra foi demolida”, afirma.
Outra informação transmitida pela vereadora está relacionada a empreiteira responsável pela construção da escola municipal do bairro, cujo prédio foi edificado mais baixo que o nível da rua. “A idéia é apresentar um processo contra a firma”.
Diversas cobranças foram feitas à vereadora como, por exemplo, a implantação de plantão médico na unidade de saúde; a reabertura da farmácia pública; o aumento do efetivo das polícias civil e militar; o funcionamento da piscina existente na escola municipal que, de acordo com a moradora Iracema Brandina, estaria com problemas de ordem estrutural; a efetivação de uma ambulância 24 horas a disposição da comunidade.
Entretanto, a reivindicação mais apresentada pela comunidade foi em relação ao estado precário das ruas. Para os moradores, a Prefeitura precisa colocar material adequado, como saibro, nas vias públicas do bairro para evitar lama, buracos e facilitar o tráfego de veículos.
A questão da iluminação pública também foi comentada. O faxineiro Eduardo Miranda Batista, 29, declarou que levou um abaixo-assinado à Prefeitura cobrando a implantação da rede de energia elétrica na rua da Cesp, desde a gestão passada, mas até o momento nada foi executado no local. “A iluminação pública é um problema aqui”, comenta. Segundo ele, já houve tentativa de homicídio na rua.
Ele também falou sobre a dificuldade dos moradores, principalmente da Vila Bom Jesus, em conseguir a escritura definitiva de seus terrenos. Segundo Batista, a área em questão seria de um ‘posseiro’ que estaria requerendo o local. “Fomos à justiça e o juiz disse que o pessoal deve pagar, vender ou perder. Daí perguntei se eu pagar ele vai me dar a escritura? O juiz respondeu que não, só um papel assinado pelo dono. Então é a mesma coisa que comprar de um clandestino”, reclama.
Uma das alternativas para o prefeito solucionar a situação, segundo Solange, seria a desapropriação do terreno em troca do alto valor da dívida, com relação ao IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), que o proprietário tem com a administração municipal.
O congelamento de áreas irregulares também foi discutido durante o encontro. Uma das moradoras presentes quis saber se estes locais vão ser realmente legalizados.
De acordo com a vereadora, apenas 188 casas foram cadastradas pela Prefeitura no bairro de Maresias. “Está faltando muita gente”, reclama.
Ela orientou os cidadãos que não possuem escritura do terreno a se dirigir até a Delegacia de Polícia, em Boiçucanga, levando duas testemunhas, e registrar um Boletim de Ocorrência. “O mesmo procedimento serve para aqueles que tem somente o terreno”, disse Solange. Enquanto isso não for realizado, o Ministério Público impede a legalização das áreas até porque, segundo a parlamentar, o MP possui um mapeamento aéreo do que existe atualmente nesses locais. “Se fizer uma parede a mais o prefeito fica impedido de legalizar”, declara.
O fechamento e a abertura de estabelecimentos comerciais em determinados pontos do bairro foi outro assunto abordado pelos moradores.
Conforme a vereadora, a lei de uso e ocupação do solo deverá ser alterada. A partir disso, segundo Solange, a administração irá verificar onde será permitida a abertura de novos prédios comerciais. “Hoje, dependendo do local, se abrir a Prefeitura fecha”, conclui. (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)
 
Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Ubatuba

Ubatuba busca linhas regulares em aeroporto

Ubatuba - O prefeito de Ubatuba, Eduardo César (PL), se reunirá hoje, às 14h, no Rio de Janeiro, com o diretor do DAC (Departamento de Aviação Civil), major Jorge Godinho Bareto Neto, para cobrar a modernização dos equipamentos do Aeroporto Gastão Madeira. César vai reivindicar que o aeroporto receba linhas regulares nos fins-de-semana. "Acreditamos que o aeroporto possa agilizar o movimento turístico em nossa região", disse. O aeroporto, inaugurado há mais de 30 anos, foi recentemente reformado pelo Estado. A reunião no DAC foi agendada pela deputada federal Mariângela Duarte (PT). (Fonte: ValeParaibano)

MP pede auditoria em contas de Ubatuba

Ubatuba - O Ministério Público de Ubatuba pediu ao Tribunal de Contas do Estado uma auditoria nas contas da prefeitura. Segundo o promotor Osvaldo de Oliveira Coelho, a auditoria pode ajudar o MP a apurar o suposto desvio de verba da folha de pagamento. O prefeito Eduardo César (PL) considerou importante a decisão. "Com a auditoria, poderemos apurar, inclusive, se teria havido desvio em outros setores da prefeitura." O promotor afirmou que já colheu depoimento de duas sócias do ex-servidor Alvelino Almeida Júnior, exonerado pela prefeitura após ter sido apontado como um dos responsáveis pelo desvio de R$ 300 mil da folha de pagamento. (Fonte: ValeParaibano)

Incêndio atinge encosta de praia

Ubatuba - Um incêndio atingiu anteontem uma área de cerca de 6.000 metros quadrados nas encostas da Praia Vermelha do Norte em Ubatuba. O fogo teve início às 19h e foi controlado por volta das 22h. Dez homens da Defesa Civil e da Polícia Florestal atuaram no combate ao fogo. Segundo o coordenador da Defesa Civil, Pedro Mariano, o incêndio pode ter sido criminoso. Mariano afirmou que a mata, bastante seca pela falta de chuvas, facilitou a propagação do fogo. Não havia nenhuma residência próxima ao local atingido pelo incêndio. A Prefeitura de Ubatuba estuda a implantação de uma unidade de combate a incêndios no município. (Fonte: ValeParaibano)

Rio da Prata quer preservar casa

Ubatuba - Moradores da Vila do Rio da Prata, em Ubatuba, estão se mobilizando para transformar uma casa com mais de 100 anos, feita de barro e talos de palmito, em um centro comunitário. No projeto, está prevista a construção de um galpão para a realização de cursos e atividades no bairro que, segundo eles, está abandonado.
A cozinheira Maria do Carmo da Cruz Santos Comende, 48 anos, presidente da associação de moradores, disse que alugou o espaço no início do ano por temer a degradação. Desde então, ela iniciou um trabalho junto à comunidade para implantar um espaço de atividades regulares no local.
"Queremos construir um galpão de 12 por 8 metros para abrigar cursos. Já temos voluntários para dar aulas de capoeira, proteção ambiental, artesanato e outros", afirmou.
Para arrecadar fundos para o galpão, os moradores vão promover no dia 9 de julho uma festa junina.
A casa foi utilizada até 2004 pelo programa Alfabetização Solidária, do governo federal, promovido na vila por uma parceria com a Unitau (Universidade de Taubaté).
ABANDONO - Os moradores do bairro, que fica próximo à divisa com Caraguatatuba, dizem que o local está abandonado.
"O acesso e as ruas são de terra e estão todos esburacados. Tem o problema com iluminação. Estudo à noite, fico com medo", afirmou a estudante Jaqueline Maria dos Santos Lima, 16 anos.
OUTRO LADO - A assessoria de Assuntos Comunitários da prefeitura informou que está sendo analisada a possibilidade jurídica de ajudar a comunidade na questão do galpão. Como a área é particular, recursos públicos não podem ser investidos.
Segundo o setor, a área de Arquitetura e Urbanismo foi comunicada sobre a casa e vai analisar a viabilidade de um eventual tombamento. Caso a necessidade seja real, o processo segue para o Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico Arqueológico e Turístico).
Quanto aos problemas da localidade, a assessoria disse estar aberta à associação de moradores, para assim poder tomar as medidas cabíveis. (Fonte: ValeParaibano)

ONG quer licitação em quiosques de Ubatuba

Ubatuba - A ONG (organização não-governamental) Movimento em Defesa de Ubatuba (MDU) protocolou anteontem uma ação civil pública na Justiça de Ubatuba pedindo a suspensão das concessões dos 98 quiosques localizados na orla da cidade, 30 deles na praia Grande.
A lém da suspensão, que retiraria os atuais permissionários, as autorizações para obras de construção, reforma ou ampliação de quiosques também seria extinta, segundo o pedido da ONG.
Segundo o presidente da MDU, Robson Sandin, a ação é contra a prefeitura e os atuais "quiosqueiros" das praias por uso indevido de espaço público, danos ambientais e evasão de receita fiscal.
O prefeito Eduardo César (PL) diz que a ação é política.
O advogado da entidade, Thomas de Carle, diz que os quiosques estão em situação irregular. Segundo ele, uma lei municipal de 1986 determina que os permissionários os utilizem por cinco anos e, após este prazo, haveria uma licitação pública para concessão de nova permissão de uso.
"A licitação nunca foi feita e várias alterações na legislação permitiram a venda dos quiosques, que por lei pertencem ao município. As reformas e ampliações, sem critérios, descaracterizaram os quiosques e provocaram danos ambientais", afirma Carle.
O município de Ubatuba possui 101 quiosques, sendo 98 deles nas praias. A praia Grande, a mais frequentada, tem 30. O permissionário paga uma taxa mensal de R$ 1.738,75 à prefeitura. Em caso de transferência do comércio, a prefeitura cobra uma taxa de R$ 6.954,00. (Fonte: Salim Buriham/ValeParaibano)

Prefeito acha ação `política'

Ubatuba - O prefeito de Ubatuba, Eduardo César, afirmou ontem que sua administração tem disciplinado os quiosques.
César diz que a ação é "meramente política". "O MDU ficou calado durante todos esses anos, e apenas agora resolveu se manifestar. No ano passado, foram construídos três novos quiosques na praia Grande e a entidade em nenhum momento se manifestou", afirma.
O promotor Osvaldo de Oliveira Coelho disse que aguardava um parecer da promotora do Meio Ambiente, Elaine Taborda, para se manifestar. Antonio Carlos da Silva, dono de quiosque na praia Grande, afirmou que os permissionários sempre acataram as normas estabelecidas. (Fonte: ValeParaibano)

Odirlei Coutinho consegue a melhor nota no WQS da Bahia
O ubatubense Odirlei Coutinho, que chegou das Ilhas Maldivas na terça

Ubatuba - Eles só chegaram no Brasil na terça-feira à noite, ainda estão sob efeito da diferença de fuso horário, mas estrearam quebrando recordes no Billabong Costa do Sauipe WQS. Primeiro foi o campeão da etapa encerrada no último domingo nas Ilhas Maldivas, o sul-africano Daniel Redman, que arrancou uma nota 8,5 logo em sua primeira onda surfada na Bahia.
Duas baterias depois, o ubatubense Odirlei Coutinho foi melhor ainda e recebeu nota 9, a maior dos dois primeiros dias de disputas no evento de nível 5 estrelas que está marcando a estréia da Bahia no Circuito Mundial de Surfe Profissional. A expectativa é de que os recordes continuem caindo, já que hoje começam a estrear os principais cabeças-de-chave do evento, que vai até domingo.
As condições do mar ainda estão difíceis, mas bem melhores do que no primeiro dia, com séries constantes variando entre 1 e 1,5 metros de altura.
A nota 8 do cearense Heitor Alves no primeiro dia chegou perto de ser superada por três vezes no início do dia, pelo havaiano Cheyne Magnusson, pelo norte-americano Ryan Helm e pelo ubatubense Edgar Bischof, com todos recebendo iguais 7,83 pontos em suas melhores apresentações.
Mas, os recordes só começaram a cair mesmo depois de uma pancada de chuva que deixou o mar mais liso e com ondas mais longas na Costa do Sauípe.
O carioca Bruno Santos elevou a marca de maior pontuação para 14,26 pontos na 12a bateria. Na disputa seguinte, o sul-africano Daniel Redman ampliou o de maior nota para 8,5, mas Odirlei Coutinho quebrou tudo ao receber uma nota 9 em sua terceira onda, para totalizar 15,33 pontos de 20 possíveis. No momento, é dele o prêmio de US$ 600 da Kustom Best Wave, oferecido para quem tirar a maior nota da competição.
“Eu nem sabia deste prêmio, mas fiquei amarradão de achar aquela onda. Ela abriu uma parede longa, consegui acertar duas manobras fortes lá dentro e fiz ela até a beira, foi show, apesar de ainda estar sentindo muito cansaço da viagem das Maldivas”, contou Odirlei Coutinho, que elogiou a realização do Billabong.
“Muito legal ter este campeonato importante pelo WQS, principalmente aqui no Nordeste, para incentivar os surfistas daqui que não têm muita chance de viajar lá para fora”, falou Odirlei, que derrotou três estrangeiros em sua bateria: os norte-americanos Che Stang e Anthony Petruso e o recordista do primeiro dia, o australiano Dean McColl.
Outro grande destaque de ontem foi o sul-africano Daniel Redman, que no domingo conquistou o título do WQS 6 estrelas das Maldivas e pulou da 66a para a quarta posição no ranking que classifica 15 surfistas para o WCT (World Championship Tour). (Fonte: Imprensa Livre)

Ubatuba poderá ter beneficiadora de pescado

Ubatuba - A implantação de uma beneficiadora de pescado em Ubatuba foi o tema da reunião que o prefeito Eduardo César manteve na semana passada com uma equipe da USP. Esse projeto vem sendo desenvolvido desde 2001 pela equipe da professora Marília Oetterer, da ESALQ- USP (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo), pelo Ministério da Agricultura e pelo Instituto de Pesca, Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios e Secretaria de Agricultura e Abastecimento.
O projeto apresentado ao prefeito atenderia a pescadores e maricultores que poderiam processar seus produtos, com a qualidade e os aspectos de higiene e administração da empresa, conforme critérios estabelecidos pelo Serviço de Inspeção Federal – SIF. As comunidades envolvidas também se beneficiariam com a produção, vindo a comercializá-los com um padrão que possibilite até a exportação do marisco e dos pescados.
Segundo Valéria Cress Gelli, do Instituto de Pesca, a beneficiadora processaria mexilhões, camarões e peixes. “A produção de mexilhões atinge cerca de cem toneladas ano e os camarões e peixes completariam a demanda da beneficiadora”, diz Valéria. “Os pescados e mexilhões seriam processados e expedidos, prontos para ser embalados, congelados ou enlatados, de acordo com a necessidade do produtor’, completa. Ainda segundo ela, o prefeito Eduardo César mostrou-se interessado no projeto, e tem a intenção de implantar a estrutura na região.
O projeto - O custo de implantação do projeto da USP gira em torno de R$ 100 mil cabendo a prefeitura buscar o local para as instalações. A professora da USP, Marília Oetterer, explica que a escolha do litoral norte viabilizou a pesquisa. “Ubatuba oferece todas as condições ideais para o desenvolvimento do estudo”, disse. Ainda segundo a professora, “tornando-se cooperados, os produtores passam a estabelecer o cultivo de forma sustentável, atendendo à demanda, conforme estabelece a legislação e não de forma clandestina e intermitente como vem sendo conduzida”. (Fonte: PMU)

Parcelamento de débitos continua até o final de julho
Contribuinte pode procurar Prefeitura de Ubatuba para pagar débitos municipais à vista , em 30 ou até 48 parcelas

Ubatuba - Com o vigor da Lei 2668/05, que dispõe sobre a concessão de incentivo fiscal para pagamento de débitos, a Prefeitura de Ubatuba registrou até agora 198 pagamentos em cota única, representando R$ 258.373,63 e 625 acordos, o que corresponde a R$ 1.583.500,63. Segundo o secretário de Fazenda e Planejamento do município, Gilson Ferreira da Silva, “essa é uma oportunidade para que os contribuintes em débito com a Prefeitura possam usufruir dos benefícios da lei”.
Os benefícios - Até o dia 29 de julho a Prefeitura de Ubatuba continua com o parcelamento dos débitos municipais (IPTU, taxas de alvará, vistorias, multas e outros) inscritos em dívida ativa ou ajuizados. Segundo a Lei que trata da concessão de incentivo fiscal para o pagamento de débitos, o contribuinte para usufruir dos benefícios deverá estar em dia com todos os tributos de 2005.
O contribuinte pode optar pelo parcelamento em até 30 meses, sem incidência de juros; em 48 parcelas, com juros e multas ou o pagamento à vista com isenção de qualquer taxa. As parcelas não podem ser inferiores a R$ 50,00. Para os débitos ajuizados é necessário o pagamento das custas processuais e dos honorários advocatícios. Quem optar pelo parcelamento deve comprovar a condição de proprietário ou caso contrário nomear um procurador. Para facilitar a localização dos débitos, a Prefeitura solicita que o interessado traga o número de identificação do imóvel. (Fonte: PMU)

Casanga e Ranário agora são áreas congeladas em Ubatuba
O objetivo do congelamento é impedir que a área continue a ser invadida ocasionando problemas ambientais e sociais

Ubatuba - Durante essa semana uma equipe da Prefeitura de Ubatuba esteve nos bairros da Casanga e na região do Ranário (Itamambuca), onde realizaram a localização das casas por meio de GPS e as medições da área ocupada pela residência. A equipe, composta por funcionários das secretarias do Meio Ambiente, Arquitetura e Urbanismo, Assistência Social, Assessoria de Assuntos Comunitários e com o apoio da Guarda Municipal, deu continuidade ao processo de congelamento dos núcleos de preservação ocupados irregularmente no município. Na Casanga foram identificadas 48 habitações e no Ranário 22, onde as mesmas foram numeradas e fotografadas.
Na próxima semana, assistentes sociais da Secretaria de Assistência Social irão cadastrar as famílias que lá residem. Placas serão afixadas nas entradas dos bairros informando que os núcleos foram congelados e que a partir da data da colocação qualquer nova construção será demolida. Segundo Claudinei Salgado, da Assessoria de Assuntos Comunitários, essas áreas estão próximas do rio Itamambuca que ocasiona bandeira vermelha da Cetesb na praia que leva o mesmo nome, um dos cartões postais da cidade.
Desde o início dos trabalhos já foram congeladas as áreas do Morro da Pipoca, com 39 casas, e na Vila Indaiá I e II, com 31 residências. (Fonte: PMU)

Rio Escuro recebe prefeito Eduardo César e comitiva
Prefeito, cinco secretários, vereadores e assessores municipais se reúnem para discutir benefícios e anunciar trabalhos no bairro

Ubatuba - Nessa quinta-feira, o prefeito Eduardo César (PL) foi recebido pela comunidade do Rio Escuro na Escola Maria das Dores Carpinetti, acompanhado dos secretários Pulo Pires “Shiri” (Meio Ambiente), Isabel Roseli “Bebel” (Educação), João Paulo Rolim (Obras), Bittencourt Jr. (Esportes), Dr. Marcos Silveira (Saúde) e Mauro Freitas (Assessor de Governo), além de assessores e do engenheiro Virgílio Guatura. Estiveram presentes ainda, representando o Legislativo Municipal, os vereadores Romerson Oliveira “Mico” (PFL) e Charles Medeiros (PSDB).
O encontro que aconteceu das 17 às 19 hs, foi marcado pelo anúncio da construção de uma quadra poliesportiva no bairro, reforma da EMEI, início de algumas obras de caráter emergencial, ações em defesa do meio ambiente e melhoria do sistema de atendimento na área de saúde, com projeto de implantação de um posto de atendimento à comunidade, além de outras importantes ações que deverão ser implementadas pelo prefeito, sua equipe e apoio da comunidade local.
Durante o evento o prefeito falou sobre a disposição em atender a todas as comunidades indistintamente. “Dentro do que temos, estamos fazendo o melhor para toda a população do município e com o Rio Escuro não está sendo diferente. Nossos assessores estarão sempre à disposição de todos para proceder qualquer tipo de atendimento, exercendo o dever de buscar a solução para todos os problemas dentro do limite de cada setor”, disse Eduardo, otimista com a receptividade positiva da população.
O administrador da Regional Sul, Mario Clarassoti, que se fez representado, falou sobre os trabalhos que estão sendo realizados nas Ruas Pavão (galeria), Beira Rio (ponte e 50m tubulação) e Rua da Paz (canalização de córrego). “estaremos sempre atentos aos anseios da comunidade do Rio Escuro, atendendo também ao objetivo de nosso prefeito, que é promover o bem coletivo”, disse Clarassoti. (Fonte: Magalhães)

Campo Beira Rio será totalmente restaurado

Ubatuba - Há pouco mais de um mês, o prefeito Eduardo César, autorizou ao administrador da RS, Mario Clarassoti, promover ações na busca de atender aos desportistas da região, consolidando assim a garantia de benefícios para toda a classe. Com a implantação da escolinha de surf pela Secretaria de Esportes em abril, a região iniciou uma trajetória de projetos que deverão atender a diversas modalidades esportivas. O futebol regional agora também terá a sua vez. Após mais de 20 anos na busca soluções para atender aos atletas e clubes com a reforma do campo de futebol Beira Rio, a comunidade desportiva recebeu a garantia de uma reforma geral na área, construção de vestiários, banco de reservas e estacionamento.
“A Regional Sul já iniciou os serviços de terraplanagem e na próxima semana estaremos com equipe procedendo a medição e elaborando projeto para instalação da estrutura solicitada pelo prefeito Eduardo César, disse Lucio Flavio, presidente da LUF – Liga Ubatubense de Futebol. Lúcio lembrou ainda, a construção do banco de reservas e manutenção do campo da Maranduba, que já está sendo utilizado para jogos de campeonato este ano.  (Fonte: Magalhães)

Sertão do Ingá poderá ganhar linha exclusiva de ônibus

Ubatuba - Atendendo aos anseios da comunidade do Ingá, o administrador da Regional Sul, Mario Clarassoti, recebeu Cláudio Nunes de Campos, técnico da empresa de transporte coletivo Cidade de Ubatuba, para vistoriar o acesso ao bairro, visando implantar uma linha regular de ônibus para atender aquela comunidade. “O que seria apenas horários alternados para estudantes, resolvemos atender a comunidade com uma linha regular e horários mais frequentes. Para isso o técnico da empresa está analisando essa implantação, o que representa um grande avanço para toda a comunidade local e atende a vontade do prefeito Eduardo, que é promover o melhor para todos”, disse Mario. “É bom lembrar ainda, que durante a visita desse técnico, ficou definida a implantação do ponto de ônibus na entrada da Rua Califórnia, na Morada Vitória, praia da Lagoinha, atendendo aos moradores e estudantes que sofriam com a insegurança de desembarcar longe do local”, concluiu o administrador. (Fonte: Magalhães)

Empresário promove torneio de surf na Maranduba

Ubatuba - O empresário Ricardo Camps, estará promovendo o Surf-torneio, na Maranduba no próximo sábado, dia 18, das 8 às 17hs. O evento que deverá reunir cerca de 50 atletas da região e contará com as categorias iniciante, masculino open e feminino open. Serão distribuídos troféus para os primeiros colocados e brindes diversos.
Camps é um incentivador do esporte há mais de 30 anos e envolve jovens de todas as faixas etárias visando a integração social, proporcionando terapia ocupacional e desenvolvimento intelectual de cada participante.
“Aqui na região existem muitos talentos e precisamos despertar a vocação desses jovens para o esporte. Além desse objetivo, estamos também promovendo a integração social e proporcionando uma ocupação positiva para todos” disse Ricardo Camps. “Estes são os principais objetivos. Nosso trabalho não visa lucro; faço tudo isso por prazer”, concluiu o empresário, que dirige a KMPS SURFBOARDS, hoje apóia a escolinha municipal de surfe, com empréstimo pranchas e estrutura para os alunos da região. Camps lembrou ainda, que contou com apoio de vários comerciantes da Maranduba para realização do torneio e transmite agradecimento à todos.
Para os alunos da escolinha municipal de surf as inscrições serão gratuitas. Os atletas que estão fora da escolinha pagarão uma taxa simbólica de R$ 5,00. As inscrições estão abertas na Av. Marginal, 1064 – Maranduba. Informações Tel: (12) 3849-5188. (Fonte: Magalhães)

Procon registra aumento de atendimentos

Ubatuba - O PROCON (Órgão de Defesa do Consumidor) de Ubatuba divulgou nesta semana que até o dia 15 de junho registrou 989 atendimentos ao consumidor. O número é o mesmo registrado durante o atendimento de todo o ano de 2004. “Acreditamos que atingimos esse índice devido ao nosso horário de funcionamento, que desde o início dessa nova gestão é das 8 às 18 horas sem intervalo para o almoço”, explicou Henrique Zwibelber, coordenador do Procon.
Desde o dia 23 de maio o Procon está em novo endereço e está localizado na avenida Dona Maria Alves, 890, centro, no prédio em frente ao Paço Municipal. Os telefones do órgão de Defesa do Consumidor são 3833-3022 e 3833-5446 e 3832-6509. (Fonte: PMU)

Ubatuba integra Projeto Orla
Prefeitura de Ubatuba assinou convênio na semana passada; projeto visa uma gestão sustentável nas cidades litorâneas

Ubatuba - O município de Ubatuba assinou na semana passada convênio para a celebração do Projeto Orla. Além de Ubatuba outras 12 prefeituras também foram conveniadas. O Projeto Orla busca ações no litoral para evitar danos ao meio ambiente em face da ocupação urbana e da exploração econômica. É uma ação conjunta entre o Ministério do Meio Ambiente, por meio da Secretaria de Qualidade Ambiental e Ministério do Planejamento através da Secretaria de Patrimônio da União. O projeto fornece apoio técnico e capacitação a municípios para que possam planejar a ocupação de sua orla marítima. Hoje a Prefeitura de Ubatuba conta com um profissional capacitado.
Dentre as ações que estão previstas no projeto estão a elaboração e a revisão de planos diretores municipais e a ampliação da participação social na gestão da orla. O convênio tem a validade de cinco anos. “O projeto irá nos ajudar a disciplinar atividades de ocupação ao longo da orla marítima e ainda com o Plano Diretor e a gestão compartilhada com o Parque Estadual da Serra do Mar”, adiantou o secretário de Arquitetura e Urbanismo Ary Jardim.
Novas cidades que integraram o Projeto Orla:
1 – Ubatuba (SP)
2 – Cabo Frio (RJ)
3 – Parati (RJ)
4 - Cabedelo (PB)
5 - João Pessoa (PB)
6 – Tamandaré (PE)
7 – Rio Formoso (PE)
8 – Sirinhaém (PE)
9 – São José da Coroa Grande (PE)
10 – Balneário de Camboriú (SC)
11 – Itajaí (SC)
12 – Macapá (AP)
13 – Beberibe (CE)
(Fonte: PMU)

Muita criatividade na exposição de artesanatos da Fundart

Ubatuba - Mais de cem artesãos numa só exposição. Uma incrível viagem pelas técnicas, materiais e cores. Cada objeto demonstra a ilimitada criatividade, a habilidade das mãos humanas, a inspiração soprada pela brisa ubatubense. Esse é o panorama encontrado pelos visitantes da exposição de artesanato da Fundart – Fundação de Arte e Cultura, que teve sua abertura no último dia 14, com mais de 300 pessoas presentes.
O local, Casarão do Porto, antiga construção colonial de Félix Guizard, atual sede da Fundart. Na exposição, bonecas de pano, cachecóis, bolsas de diversos estilos, roupas, cerâmicas, quadros, porcelanas, esculturas em madeira, durepox e argila; bijouterias, enfeites feitos de sementes ou fibras de coco, móveis... Difícil saber por onde começar a olhar, impossível querer comprar uma peça só. Enfim, um verdadeiro deleite para quem gosta de arte e artesanato. Os preços variam de R$ 0,50 a R$250,00. Muitas peças de bom gosto por preços acessíveis.
Organizada pelo grupo setorial de artesanatos da Fundart, essa é uma das maiores exposições de artesanatos legítimos que já aconteceu no município. A conselheira do grupo, Helena Otoni Tiacchi explica que essa iniciativa significa um processo de valorização e resgate da cultura e da arte caiçara. “Estamos lutando por um espaço para o artesão ubatubense. Queremos que essa atividade seja reconhecida como parte importante da nossa economia local. Se pudéssemos encontrar matéria-prima na cidade e se o comércio nos desse mais apoio, o dinheiro giraria no próprio município. Essa é a nossa luta.”
A exposição pode ser apreciada de segunda a sexta, das 9h às 12h e das 14h às 18h. Sábados e domingos, das 16 às 22 horas, até o dia 30 de julho. O Casarão do Porto fica na Praça Anchieta, 38 – Centro. Para mais informações: (12) 3833-7000 / 7001. (Fonte: PMU)

Campeonato Fraldinha tem rodada importante neste final de semana
Equipes buscam melhorar posição na tabela de classificação

Ubatuba - O campeonato da Escolinha Rubens Salles chega a sua quinta rodada. O torneio é disputado em pontos corridos e a rodada desta semana marca a passagem para a segunda metade da competição. As equipes já marcaram 89 gols, média de 4,45 por partida. A equipe de Rossi Calçados tem 100% de aproveitamento. Nas quatro partidas disputadas marcou quinze gols e sofreu cinco, conquistando os doze pontos que disputou.
Na outra ponta da tabela aparece a equipe O Rei do Camarão, que ainda não pontuou no torneio. O melhor ataque pertence à equipe de Jija Locadora que já balançou a rede do adversário 18 vezes e é também a defesa menos vazada, sofrendo apenas 2 gols. A defesa mais vazada é a do Ismael Comida Caseira, que já sofreu 17 gols.
A rodada deste sábado tem início às 10h, no Estádio Ciccilo Matarazzo com os seguintes jogos:
Rei do Camarão X Rossi Calçados, Mercado 24 Horas X Jija, Ismael Comida Caseira X Marconi, Smidi Calçados X Quiosque Vovô Almiro.
Classificação após 4 rodadas: 1º - Rossi Calçados, 12 pts ; 2º - Irmãos Ribeiro, Jija Locadora e Vovô Almiro 9 pts.; 5º - Mercado 24 Horas, 7 pts ; 6º - Marconi e Smidi, 4 pts. ; 8º Varejão 3 pts. ; 9º Ismael, 1 pt 10º Rei do Camarão 0 pt. (Fonte: Assessoria de Comunicação PMU)

Basquete de Ubatuba define finalistas
Após duas semanas de descanso, equipes partem para as semifinais

Ubatuba - O torneio de basquete da Escolinha Municipal entra em quadra na tarde desta sexta, 17, para as partidas da fase semifinal. Às 16h30 jogam SurfNet X Eletronorte e na sequência Ubatuba Automóveis X Mercado 24 Horas. Os vencedores fazem a final dia 24, enquanto
quem perder disputa a medalha de bronze. O torneio Adulto Masculino também tem as partidas semifinais disputadas nesta sexta-feira. Os jogos Docelar X Clínica de Fraturas e Hlera X Tortilhão vão esquentar a noite no Ginásio de Esportes Tubão.
As partidas semifinais da Copa Tamires Barbosa de Basquete Feminino serão disputadas no sábado, 18, à partir das 11h. Os jogos entre Maria Alves Ferragens X Pescados Katito e Restaurante Senzala X Sanets Dedetizadora definem os finalistas. As partidas também acontecem no Tubão. A final feminina acontece dia 25. (Fonte: PMU)

Obras de Ubatuba seguem para a fase regional do Mapa Cultural Paulista

Ubatuba - A etapa municipal do Mapa Cultural Paulista mostrou, mais uma vez, que Ubatuba é um recanto que abriga talentosos artistas, das mais diversas áreas. Ao todo, foram 34 trabalhos aprovados, entre dança, artes plásticas, canto coral, desenhos de humor, contos, poesias e fotografias. Na fase regional, os trabalhos serão encaminhados para diferentes cidades do Litoral Norte e Vale do Paraíba.
O Mapa Cultural Paulista objetiva identificar e ressaltar a produção cultural do interior de São Paulo em treze regiões, com as cidades sedes das expressões artísticas. O projeto promove o intercâmbio regional, o mapeamento dos produtores culturais e suas atividades, divulgando o talento desses artistas, proporcionando o apoio e a visibilidade necessária.
A iniciativa do Governo de São Paulo, em parceria com as Prefeituras Municipais, tem sido uma poderosa alavanca para o desenvolvimento cultural no Estado de São Paulo. O Mapa Cultural Paulista cresce a cada ano, abrangendo novas cidades e regiões. Em 2003-2004, participaram 316 municípios, com 1663 inscrições. A premiação varia entre R$ 1.800 e R$5.000. (Fonte: PMU)

Confira os classificados na fase municipal do mapa cultural paulista

Canto coral
1- Alexandre Augusto Tavares
- Worth is the Lamb – Bíblia – Georg F. Handel
- Sicut Cervus – Bíblia – G.P. da Palestrina
- Alma de Cristo – S. Inácio de Loyola
- El Menú – Dangoa 1941 (Letra e Música)

Dança
1- Azul Marinho Cultural (Responsável: Gisela Papado Poulos)
- Coreografia: “A mulher em quatro tempos: a infância, a adolescência, a maturidade e a morte”.

Conto
1- José Antonio Gordilho Teixeira de Freitas
- A incrível história de Abracadabra, o Palhaço que virou mágico

Poesia
1- Domingos Fábio dos Santos
- Tio Benedito e outros pássaros

Artes Plásticas
1- Osvaldo Pires de Oliveira Júnior
- A Cruz
- Radiografia D’Alma
- Tramas
2- Wladimir Ferreira da Silva
- Pesca no Cruzeiro
- Canoa com Tralha de Arrasto
- Remendando a Rede
3- François Henri Louis Guérin
- Foliões
- Procissão Marítima de São Pedro
- Boi de Conchas

Desenho de Humor
1- Jussara Cordeiro Guimarães
- Todo artirta tem que ir aonde o povo está
- O surfe é um esporte em constante evolução
- A ponte da Ressaca
2- Franklin Espíndola de Oliveira
- Sutileza
- Inverno
- Verãããão

Fotografia
1- Paulo Sérgio dos Santos
- Bem Distante
- Buscando o Céu
- Salvação
- Banho de Sol
- Flutuar
2- Luciana Monteiro Comitre
- Conjunto de fotos: “Movimento”
3- Juliano da Silva
- Paisagens que retratam norte, sul e centro de Ubatuba
4- Maxiliano de Oliveira Silva
- Aves do Brasil
- Caiu na Rede, é Peixe!
- Lugar Especial
- Terra, Mar e Céu
5- Tiago Salles Rizzo
- Série de fotografias, sem interferências digitais, onde prevalece a busca de um olhar singular a partir de formas comuns. (Fonte: PMU)

Convite para audiência pública na Câmrara Municipal

Ubatuba - O presidente da Câmara Municipal de Ubatuba, Jairo dos Santos, PT, convida toda a população da cidade para participar de audiência pública, que será realizada no plenário da Casa de Leis, no dia 21 de junho, terça-feira, às nove horas da manhã, com a presença do engenheiro Ricardo Manckel Amadei, superintendente da Unidade de Negócios da SABESP, no Litoral Norte.
Tratamento do esgoto da cidade, fornecimento de água potável e municipalização dos serviços estão entre os temas de discussão.
A audiência pública, pedida pelo vereador Gerson de Oliveira, PFL, durante a sexta sessão de Câmara, dia 15 de março, vai dar oportunidade para a população ouvir os esclarecimentos da SABESP sobre a falta de saneamento básico na cidade.
“É muito importante a participação de todos os munícipes nesta questão porque a falta de saneamento básico tem causado muitas doenças como hepatite, verminoses e micoses e a participação popular sempre é um grande reforço para agilizar soluções”, disse Jairo dos Santos. (Fonte: Câmara Municipal de Ubatuba)

Ação Litoral
 
Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Esperança do Início - Que Raimundo Correa nos perdõe o plágio, mas hoje "Vai-se a primeira pomba escorraçada ...". Que Deus queira que outras, logo depois, também ruflando as asas, sacudindo as penas (quem sabe as da devida condenação), levantem voo.
Que algumas, ao menos, 'waldomirando', se vejam nas malhas de Justiça.
Quem sabe seja o início de nossa redenção, 505 anos já perdidos.
O Brasil precisa e agradece. E aqui?

Roberto de Mamede Costa Leite
Ubatuba, SP

Amo Ubatuba - Oi. Gosto muito de Ubatuba, como não posso morar aí, faço viagem virtual... por isso peço que continuem trabalhando para que eu continue passeando e sabendo das noticias da minha querida Iperoig... voces são atualizados e ligados nos assuntos que me fazem sentir como se estivesse aí... por favor continuem assim ... tá bom... e tá bonito... e manda mais que eu quero... Sou fã do site... Um abraço... da turista que é recebida por Ubatuba como se fosse filha da terra.

Vania Maria Lelis
via e-mail


Ação e Reação - Às vezes nos deparamos com procedimentos que nos parecem em uma primeira análise radicais ou inadequados. Se analisarmos mais fundo, indo até as prováveis causas, percebemos que os mesmos podem ser classificados como uma reação à ações anteriormente tomadas.
É o que me parece ser a Ação Civil Pública proposta pelo MDU contra os quiosques e a Prefeitura Municipal: Uma reação às obras iniciadas a cerca de 1 mês atrás na Praia Grande pelos permissionários/proprietários de meia dúzia de quiosques e que representa na verdade uma gota d água em um processo de quase 2 décadas de irregularidades maiores ou menores sempre ocorridas com a anuência explícita ou não da Câmara dos Vereadores e Prefeitura Municipal.
Agora, parte da sociedade protesta junto ao poder judiciário através de uma ONG cobrando que se cumpra a lei.
Esta questão, de concessão e uso de espaços públicos na cidade é ao mesmo tempo legal, social, ambiental e política.
Não há dúvidas de que os quiosques de praia são prestadores de serviços necessários a uma cidade turística que tem em suas praias seu maior “produto turístico”. Todo usuário de praias acaba se utilizando dos serviços prestados por um quiosque em maior ou menor grau. Este tipo de atividade, se bem executada e dentro de padrões arquitetônicos, estéticos, sanitários e ambientais que levem em consideração a preservação da paisagem, a não ocupação de grandes áreas na praia (pelo quiosque, varandas e mesas), a correta disposição dos dejetos líquidos e sólidos, a execução de música ambiente ou ao vivo sem amplificação e em volumes aceitáveis aos usuários da praia e vizinhos bem como a excelência e qualidade dos serviços, contribui para o turismo de qualidade. Quem dos leitores nunca se utilizou de um quiosque?
Os quiosques, se trabalhando corretamente do ponto de vista da economia formal também tem sua contribuição social. Geram receita e empregos na cidade.
O problema começa quando, há muitos anos e por razões políticas, a Prefeitura e Câmara começaram a permitir em certos locais um número maior de quiosques do que seria aconselhável, passaram a fazer vistas grossas à exigências de formalização da atividade tal como licitações, bem como às obras de ampliação e vendas das permissões de alguns (e não todos) permissionários.
Esta estratégia adotada pelo executivo e judiciário de “empurrar com a barriga” levou ao impasse atual que vai dividir a sociedade ao invés de uni-la. Todos queremos uma Ubatuba melhor e devemos nos unir por ela. Por causa de meia dúzia de políticos ausentes e oportunistas e permissionários que quiseram ir além dos limites, todo um setor da sociedade poderá ser prejudicado.
Acredito que esta seja uma hora para debater esta e outras questões de nossa cidade de uma forma mais ampla. Volto aqui a insistir nos Conselhos Municipais de Turismo e Meio Ambiente. Se já existissem, nunca teríamos chegado a este ponto. Tenho certeza de que neste e em muitos outros problemas da cidade, o melhor caminho seria o do consenso.

Hugo Gallo
Ubatuba, SP

O respeito às Leis - O posicionamento do MDU a respeito dos quiosques de Ubatuba é uma ação pertinente e que chega com pelo menos 14 anos de atraso.
Afinal, a lei que criou estes equipamentos turísticos previa que a permissão para a exploração dos serviços fosse de apenas cinco anos.
Porém, como Ubatuba é uma cidade de características bem próprias, a lei não foi respeitada e uma verdadeira farra do boi foi realizada com a permissões públicas.
Claro vão se erguer aqueles que dirão que houve mudanças na lei e que as negociações foram liberadas. Ocorre que as regras, como é comum acontecer em Ubatuba, foram mudadas com o jogo em andamento.
Não é uma posição, é bom que se diga, contra a pessoa dos quiosqueiros (mesmo porque existem pessoas que considero muito e que atuam no ramo), mas contra o desrespeito à lei. O mesmo desrespeito que permite a colocação de um número absurdo de mesas e cadeiras pelas areias das praias, muito além do que a lei estabelece.
A situação existente com relação às permissões dos quiosques ocorre de maneira bem parecida com as permissões da Feira Hippie, que foram negociadas a esmo, durante muitos anos.
Novamente, esclareço que nada há contra os integrantes da feira, mas contra a situação de leis que não são cumpridas, ou são modificadas por interesses deste ou daquele político.
Recentemente, ao falar sobre o caso do desvio de dinheiro na prefeitura, ressaltei a boa atitude do prefeito Eduardo César que deu início ao verdadeiros resgate moral de Ubatuba. Diante da ação do MDU, venho novamente me referir ao prefeito e lembrá-lo que o resgate não pode ocorrer pela metade, deve ser completo, até como forma de recuperação da auto estima da população de Ubatuba.
Por isso, prefeito, não ceda às pressões. Seja justo e prime pelo cumprimento da lei.
A questão dos quiosques, entendo, fere interesses, mas lembre-se, o senhor foi eleito para defender os da população e, tenho certeza, é isso que o povo espera e acreditamos vai ser feito pelo senhor.
Força e não desista, este é o caminho. Ubatuba precisa aprender a respeitar as leis e não a manipulá-las. Se elas tem de ser cumpridas, que sejam por todos e não apenas pela massa sofrida em benefício de poucos.

Ednelson Prado
Jornalista – MTB 35173
e-mail: ednelsonfsprado@terra.com.br

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br

Atenção! - A sessão Foto do Dia passará a divulgar também fotos de pessoas da região. Esta será nossa forma de homenagear e prestigiar pessoas de destaque no Litoral Norte. As fotos enviadas deverão ser no enquadramento "close" podendo ser coloria ou PB, no tamanho mínimo de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi. O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma..

Ubatuba:

Vista parcial de Ubatuba - Emilio Campi

Vista parcial de Ubatuba
©Emilio Campi

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor

contador, formmail cgi, recursos de e-mail gratis para web site