Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Terça-feira, 21 de junho de 2005 - Nº 1304 Edições Anteriores

Pousada Albatroz Inteligraph Cemar Boats

Região
Atlas mostra perfil do Litoral Norte
`Verdes' apóiam a criação do atlas


Caraguatatuba
Jovens de Caraguá receberão bolsa-auxílio
Secretário de Saúde recebe moção de congratulações da Câmara de Caraguá
“Neversário do Nerso” no Teatro Mario Covas
Peça “Zona Contaminada” vence etapa municipal e leva 10 premiações
Ciclistas de Caraguá lideram prova em Silveiras
Atletas disputam quartas de final da Copa de Futebol Seniores
Equipe de xadrez se destaca no Circuito Vale Paraibano de Xadrez
Alunos do Ceprolin assistem a Palestra sobre primeiros socorros e prevenção de acidentes
Nota de falecimento
Câmara vota segundo turno do CDP
O evento CEL no Ciase – Região Sul
Notas culturais da Fundacc


Ilhabela
Funcionários Públicos querem o cumprimento da Lei que lhes assegura meia-entrada em Casas de Shows

São Sebastião
Hospital suspense cirurgias eletivas
Prefeitura estuda acionar a Justiça
Vereador vai até a Assembléia Legislativa cobrar mais policiais e viaturas
Vereadores votam apenas uma moção de aplausos durante sessão desta terça-feira

Ubatuba
Corrida de Canoas, mais uma tradição ubatubense na festa de São Pedro
Ilha Anchieta teve dia festivo
Aeroporto de Ubatuba será avaliado por equipe do DAC
Secretário de Assuntos Jurídicos deixa Prefeitura de Ubatuba
População de Ubatuba dá show de solidariedade
Rossi vence e mantém liderança no campeonato Fraldinha de Ubatuba
Palestra Programa de Desenvolvimento de Turismo Receptivo na ACIU
ACIU e Prefeitura incentivam Pregão Eletrônico
Clodovil festeja aniversário com almoço, em Ubatuba
André Rafael fatura a Taça Cidade de Ubatuba de futmesa
Pauta da Sessão da Câmara de Ubatuba para 21/06

Seções
Artigo
Carta do Leitor
Foto do Dia


Notícias da Região Topo

Atlas mostra perfil do Litoral Norte
Publicação, lançada da Secretaria de Meio Ambiente, conta história e retrata diagnóstico ecológico e econômico

Litoral Norte - A Secretaria de Estado do Meio Ambiente lança na próxima quinta-feira um atlas que aborda aspectos ecológicos, sociais e econômicos do Litoral Norte.
O atlas traça uma radiografia da região, a partir do zoneamento ecológico e econômico, oferecendo dados considerados fundamentais para o desenvolvimento ordenado do Litoral Norte.
A publicação, com 112 páginas, terá 2.000 exemplares, que serão distribuídos às prefeituras, escolas, entidades e instituições.
O documento resgata também o processo histórico de ocupação do Litoral Norte, seus efeitos sobre o patrimônio genético da Mata Atlântica e sobre a população existente em seu território, desde a descoberta do Brasil até os tempos atuais.
Segundo o secretário de Estado do Meio Ambiente, José Goldemberg, com a publicação do atlas o Estado está dando a sua contribuição para a preservação do patrimônio de valor "incalculável" que são os recursos naturais do Litoral Norte.
"Somente planejando e estabelecendo critérios para o uso e ocupação do solo, por meio do zoneamento das atividades, poderemos garantir a preservação desses recursos, com sustentabilidade para as gerações futuras", disse Goldemberg.
VOCAÇÃO - Segundo ele, o trabalho é constituído também por uma contribuição fundamental para o desenvolvimento sustentável da região, diagnosticando e caracterizando vocações para as diferentes áreas, visando o desenvolvimento econômico de forma consentânea com a qualidade ambiental.
O atlas é dividido em quatro capítulos. Um Olhar Sobre a História --que trata de fatos históricos das quatro cidades; Patrimônio Natural Histórico, Étnico, Cultural e Paisagístico --que procura identificar as comunidades indígenas, quilombolas e caiçaras; Caracterização Social e Ambiental --dados populacionais--, e Legislação --que enumera as unidades de conservação e lei ambientais da área.
O atlas será lançado às 18 horas de quinta-feira, no Consulado Britânico, em São Paulo, pelo secretário Goldemberg, em solenidade que contará com as presenças de prefeitos, vereadores e ONGs (organizações não-governamentais). (Fonte: ValeParaibano)

`Verdes' apóiam a criação do atlas

Litoral Norte - O ambientalista Eduardo Hypólito do Rego, de São Sebastião, afirmou que o atlas elaborado pela Secretaria de Meio Ambiente traça um raio-X do Litoral Norte, servindo como parâmetro para o desenvolvimento sustentável da região.
Segundo ele, trata-se de um documento que aponta os problemas ambientais e oferece alternativas para um crescimento disciplinado. "Os dados servirão para orientar as prefeituras a planejarem um melhor futuro para a região", disse.
O secretário de Meio Ambiente de Caraguatatuba, Auracy Mansano, disse que o atlas será de grande utilidade na implantação do plano diretor do município. "O atlas planeja nosso futuro, sem deixar de analisar os fatores sociais e econômicos", afirmou.
O Litoral Norte foi a primeira região do país a elaborar o zoneamento ecológico e econômico.
O documento, assinado pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB) em dezembro do ano passado, tornou possível fiscalização e licenciamento de empreendimentos e atividades em conformidade com o desenvolvimento sustentável. (Fonte: ValeParaibano)

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba

Jovens de Caraguá receberão bolsa-auxílio
Jovens de Caraguatatuba e de outros municípios da região receberão 2.420 bolsa-auxílio de R$ 60,00 mensais para terminarem o ensino médio. Caraguá será beneficiada com cem bolsas.

Caraguatatuba - O prefeito de Caraguatuba, José Pereira de Aguilar, assinou o termo de adesão ao programa 'Ação Jovem', no dia 17 de junho, em São José dos Campos juntamente com prefeitos e representantes de outros 9 municípios da região do Vale do Paraíba.
Participaram da cerimônia a Secretária Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social, Maria Helena Guimarães de Castro, o prefeito de São José dos Campos Eduardo Cury, além prefeitos e representantes dos outros municípios beneficiados. A secretária de Assistência Municipal de Caraguá, Antonia Aparecida Decanini Marcelino e a primeira dama Rose Aguilar também estiveram presentes.
Maria Helena Guimarães de Castro esteve disse durante a cerimônia que o objetivo do programa é incentivar a volta ou a permanência de jovens na escola. Ela explicou que o município se encarrega de enviar boletins de freqüência para a Secretaria Estadual, que avalia o desempenho dos alunos beneficiados. Os jovens beneficiados que não permanecerem na escola perderão o direito à bolsa.
A implantação do programa permitirá que 2.420 jovens na faixa etária de 15 a 24 anos, com renda familiar de até dois salários mínimos, com ensino fundamental ou médio incompletos, recebam uma bolsa-auxílio de R$60,00 mensais durante um ano. A bolsa é renovável por igual período, mediante a permanência na escola.
Os jovens interessados devem procurar a Secretaria Municipal de Assistência Social, onde serão cadastrados. A secretária de Caraguá informou que em breve os jovens de Caraguá serão cadastrados para programa Ação Jovem. "Vou fazer uma reunião com a minha equipe para definir como será feita a distribuição da Bolsa-auxílio em nossa cidade", disse.
Além de Caraguá, que foi beneficiada com 100 bolsas de estudo, também receberão o programa os municípios de São José dos Campos (1.200), Guaratinguetá (100), Pindamonhangaba (200), Jacareí (300), Lorena (100), Caçapava (70). Campos do Jordão (50) e Taubaté (300).
O Ação Jovem foi criado em julho de 2004 e já beneficiou mais de 13.500 jovens da região metropolitana de São Paulo. Segundo a secretária estadual, a meta de atendimento em 2005 será ampliada para 100 mil jovens e consequentemente todos os municípios terão mais vagas até o final do ano.
Na região o programa também irá beneficiar jovens carentes com até 24 anos, que cursam nível médio aos finais de semana, por meio de uma parceria com a Secretaria Estadual de Educação. (Fonte: PMC)

Secretário de Saúde recebe moção de congratulações da Câmara de Caraguá
A melhoria na qualidade de atendimento na área da Saúde proporcionou ao Secretário, dr. João Correia Senna Filho uma moção de congratulações aprovada por unanimidade na Câmara de Caraguatatuba

Caraguatatuba - O Secretário de Saúde da Prefeitura de Caraguatatuba, dr. João Correia Senna Filho, recebeu da Câmara Municipal a Moção de Congratulações nº 15/05, pelo desempenho de sua pasta na atual administração.
O documento, apresentado no plenário pelo vereador Francisco Carlos Marcelino (Carlinhos da farmácia), foi aprovado com unanimidade pelo legislativo.
De acordo com a moção, Senna foi homenageado “pelo seu desempenho frente às atividades da Secretaria de Saúde, seu dinamismo na tomada de decisões, que chega a nos dar um pouco de esperança para a solução dos problemas de saúde dos nossos munícipes, servindo para engrandecer todo o sistema que é tão sofrido em qualquer administração” – palavras retiradas do documento oficial.
Dr. Senna é natural de Herculândia(interior de SP), tem 62 anos, é casado e pai de 4 filhos. Formado em advocacia, possui grande vivência política, tendo atuado em cargos de grande responsabilidade em outros estados, entre eles Recife e Manaus.
Em Caraguatatuba, o atual Secretário de Saúde assumiu, em 2001 a Secretaria de Administração, e desde então continua na Prefeitura de Caraguá, cuidando atualmente da área de Saúde, a convite do prefeito José Pereira de Aguilar.
De acordo com o vereador Francisco Carlos Marcelino, a justificativa para a moção é de que “com apenas cinco meses de trabalho, os resultados do desempenho de dr. Senna na Saúde já são visíveis, pois atualmente as Unidades Básicas de Saúde estão atendendo aos munícipes com mais agilidade e bom atendimento por meio dos médicos da rede”, explicou.
Para o dr. Senna, receber essa moção dá uma sensação de dever cumprido. “Fico muito feliz com esse reconhecimento, mas quero dividir essa homenagem com toda minha equipe da Saúde, sem a qual não seria possível ter esse reconhecimento por parte do legislativo. Quando falo em equipe, me refiro desde o médico até o servidor que atua na área administrativa. Me sinto mais orgulhoso ainda, porque moro em São Sebastião, e esse fator não influenciou na concessão dessa homenagem. Creio que quando o reconhecimento vem por parte da Câmara, na verdade vem também da própria população, a quem os vereadores representam. Estou muito grato com esse presente, e estendo meu agradecimento não só aos meus funcionários, mas acima de tudo ao prefeito José Pereira de Aguilar”, finalizou. (Fonte: PMC)

“Neversário do Nerso” no Teatro Mario Covas

Caraguatatuba - O Teatro Mario Covas apresenta o show “Neversário do Nerso” no dia 2 de julho às 21 horas.A concepção do show conta com a garimpagem dos novos causos e a seleção das melhores piadas de sua carreira.
Os ingressos a R$20,00 podem ser adquiridos no Teatro Mario Covas. Mais informações pelo telefone (12) 3881 2623.
Pedro Bismark comemora 20 anos de carreira e divide a festa com o público através de seu novo show, sugestivamente batizado de Neversário do Nerso.
Nesses 20 anos muita coisa mudou no Brasil e no mundo, e assim também a carreira desse mineiro de Muriaé, que adotou a cidade de Juiz de Fora e foi carinhosamente acolhido por ela. Dos palcos da cidade e turnês pela região ele partiu para a consagração nacional através da Escolinha do Professor Raymundo. O Brasil inteiro pôde então conhecer sua mais famosa criação – o ingênuo e simpático caipira Nerso da Capitinga.
Muitos personagens surgiram ao longo do tempo, como travesti irreverente ‘Neiva Zelina’, o bêbado ‘Pudim de Cachaça’, e sua eterna implicância com as sogras, a lavadeira Marieta e sua simplicidade de mulher do povo e romântico conquistador Astolfo. Alguns desses personagens participaram de todos os shows de Pedro Bismarck, outros fizeram apenas parte de alguns deles. Mas todos estarão dividindo o palco com o Nerso, para que as novas platéias tenham a oportunidade de conhecer e também para que o público fiel, que o acompanha desde o início da carreira nos bares de Juiz de Fora possa relembrar.
A concepção do show com a garimpagem dos novos causos, e a seleção das melhores piadas de sua carreira, ficou a cargo do próprio Pedro e da diretora Lúcia Martins. O show conta ainda com a trilha sonora de Sérgio Leite e figurino de Lúcia Sobreira. A produção e a supervisão geral ficaram a cargo de Geraldo Magela Lauro.
Nos intervalos do espetáculo, enquanto o artista se prepara para dar vida a cada um dos personagens, o público poderá assistir num telão de vídeos às confusões e trapalhadas em que Nerso e o primo Gervásio se metem na tentativa de fazer um bolo de aniversário. O filme conta com as participações especiais de Tarcísio Santos, como primo Gervásio e de Toninho Dutra como o dono do Armazém da Capitinga. Para sua realização foram criados especialmente cenários e locações que envolvem vários profissionais da cidade, do projeto à execução.
Só uma coisa não mudou ao longo desses 20 anos: o carisma e a extraordinária capacidade de fazer rir deste mineiro querido pelo Brasil inteiro.Para quem procura diversão, nada melhor do que se juntar a Pedro Bismarck para soprar essas 20 velinhas. (Fonte: Fundacc)

Peça “Zona Contaminada” vence etapa municipal e leva 10 premiações
O TEC (Teatro Experimental de Caraguatatuba), venceu a etapa municipal do Mapa Cultural Paulista e garantiu 10 premiações. A comissão julgadora avaliou três peças considerando itens como maturidade de concepção, criatividade e técnica. O resultado e a certificação dos prêmios se deu no dia 16, após a última apresentação

Caraguatatuba - Três grupos participaram da etapa municipal do Mapa Cultural Paulista, na modalidade Teatro. A Cia. Genérico, sob a direção de Rafael Andrade, apresentou a peça “Por um fio”, de Maria Clara Machado – uma comédia que conta a invenção do telefone. O TEC (Teatro Experimental de Caraguatatuba – da FUNDACC), apresentou-se com a peça “Zona Contaminada”, de Caio Fernando Abreu. O enredo conta a história de duas irmãs, Carmem e Vera, únicas sobreviventes de uma grande radioatividade. Os atores foram dirigidos por Junior Magresco.
A última apresentação narrou a história de Felini e abordou temas relacionados à pobreza, drogas e morte. Apresentada pelo grupo Metamorfoses, a peça teve a direção assinada por Gisela Oliveira.
A comissão julgadora foi composta pelo presidente da Comissão Municipal Setorial de Artes Cênicas, dr. Pedro Norberto dos Santos, pelo professor de teatro e mímica, Alejo Linares e pelo jornalista especializado em Cultura, Ricardo Hiar. Os itens avaliados foram maturidade de concepção, criatividade e técnica.
Após a terceira e última apresentação do Mapa, os jurados se reuniram para a escolha do grupo vencedor e entrega dos destaques. O grupo escolhido para representar Caraguatatuba na etapa regional, prevista para acontecer em São José dos Campos, no mês de novembro, foi o TEC com a peça Zona Contaminada, além de melhor espetáculo, os jurados concederam ao grupo prêmios de melhor sonoplastia, cenário, iluminação, figurinos, melhor atriz(Lala Machado), melhor ator (Marcelo Mantovani), melhor atriz coadjuvante(Rosana Castro), melhor ator coadjuvante(Ângelo Pereira) e melhor direção (Junior Magresco), totalizando 10 destaques.
A Cia. Genérico conquistou dois prêmios, entre eles melhor maquiagem e ator revelação (Jonathan Rocha). O grupo Metamorfoses ganhou menção honrosa pelo trabalho realizado com a comunidade do bairro Pegorelli e prêmio de ator revelação para Wendell Araújo. (Fonte: PMC)

Ciclistas de Caraguá lideram prova em Silveiras
Além de Francisco Alves e Selmo Alves os outros três caraguatatubenses conseguiram pontuação na competição

Caraguatatuba - Os ciclistas caraguatatubenses Francisco Alves do Nascimento, na categoria Máster B, e Selmo Alves, na categoria Sênior A, venceram a 1ª etapa do Campeonato Vale Paraibano válido pelos campeonatos de Montanha e Contra o Relógio. O evento aconteceu no domingo, dia 19, em Silveiras e teve a participação de 150 atletas.
A equipe de Caraguá, que conta com o apoio da Secretaria de Esportes e Recreação, lojas J. Bike e W'Reds, Madeireira Boturussu, Quiosque Prainha, Stúdio Personal e Rádio Caraguá FM, marcou presença com apenas 5 atletas nas categorias Máster B, Sub-30 e Sênior A.
O percurso tinha 180km de estrada com aproximadamente 10km de subidas muito inclinadas, onde muitos atletas empurraram suas bikes e alguns não conseguiram terminar a prova, as descidas tinham curvas acentuadas e vários atletas sofreram pequenos acidentes. Mesmo com muitos obstáculos todos os ciclistas de Caraguá conseguiram pontuação.
Sérgio Minato, na categoria Sênior A, terminou a prova na 8ª posição. Na categoria Sub-30, Jefferson Bonifácio também terminou em 8º e Gustavo Rodolfo em 15º. (Fonte: PMC)

Atletas disputam quartas de final da Copa de Futebol Seniores
A segunda fase será realizada após as Jogos Regionais que acontece de 4 a 17 de julho em Caraguá

Caraguatatuba - As disputas das quartas de final do 11ª Copa de Futebol Seniores 2005 aconteceu no final de semana, dias 15 e 19, quarta-feira e domingo, respectivamente, com disputas acirradas entre os atletas que lutam para garantir uma vaga na próxima fase da competição. As jogos aconteceram no CEMUG (Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves), Estádio Municipal José Geraldo Fernandes da Silva, “Baianinho” (antigo campo do Brasília), e no Esporte Clube Indaiá.
Na disputa de quarta-feira, a equipe Fluminense F. C. enfrentou a equipe A.A. Corinthians B e perdeu de 1 a 2. Já no domingo, várias equipes se enfrentaram na esperança da conquista da vaga. A equipe E. C. Barranco alto enfrentou a equipe A.A. Corinthians e empataram de 1 a 1; a equipe C. A.
União Colonial enfrentou a equipe E. C. Águia Dourada e também empataram de 2 a 2; a equipe C. A. Fortaleza enfrentou a equipe Fluminense F. C e venceu de 2 a 1; a equipe C.A. Guarani A enfrentou a equipe E. C. São José e venceu de 4 a 1 e a equipe E. C. Tabatinga venceu a equipe C. A. fortaleza B de 3 a 1.
As semifinais da competição acontece no dia 26, domingo. No Estádio Municipal José Geraldo Fernandes da Silva, “Baianinho” (antigo campo do Brasília), no bairro Porto Novo, equipe E. C. Casa Branca enfrenta a equipe E. C. Barcelona; a equipe A.A. Corinthians enfrenta a equipe Xororó F. C e a equipe E. C. Primavera enfrenta a equipe Força Jovem F. C. Já no Esporte Clube Indaiá, a equipe E. C. Tabatinga enfrenta a equipe C.A. Poiares e a equipe Fluminense F. C enfrenta a equipe C. A. Guarani B.
A Segunda fase da copa acontece após a realização da 49ª edição dos Jogos Regionais, que será no período de 4 a 17 de julho, em Caraguá. PMC

Equipe de xadrez se destaca no Circuito Vale Paraibano de Xadrez
Equipe vai representar Caraguá nos Jogos Regionais.

Caraguatatuba - A equipe de xadrez de Caraguá fez bonito no 5º Circuito Valeparaibano de Xadrez. Entre os 19 enxadristas da equipe, os destaques foram o professor Francisco Medeiros, o Chiquinho, que foi o campeão na classificação geral e na categoria Absoluto, e Fábio Alves Lins Junior, 13 anos, que foi o vice-campeão na categoria sub 15.
O Circuito foi realizado em Pindamonhangaba no último domingo, 19, reunindo 74 atletas do Vale do Paraíba e Litoral Norte.
Outro atletas da equipe, que tem o apoio da Secretaria de Esportes e Recreação de Caraguá, que também se destacou foi Nícolas Dias Padilha, em décimo lugar.
O resultado da equipe vem sendo conquistado há alguns anos, com as aulas do Professor Chiquinho e a contínua formação de equipes. Caraguá tem hoje várias feras no xadrez.
Fabinho é uma delas. Joga xadrez há dois anos e já tem uma coleção de títulos. Foi campeão Paulista de Xadrez Dinâmico em 2004, campeão na 4ª etapa Paulista do Litoral Norte, campeão do Troféu Antonio Carlos da Silva, o inter-bairros em Caraguá, campeão da Copa Bolha de Xadrez, entre outros títulos.
O enxadrista vai representar Caraguá no 49º Jogos Regionais, o que será um excelente treino para quem quer ser campeão brasileiro e mestre de xadrez. A próxima etapa do Circuito Valeparaibano de Xadrez vai acontecer no dia 21 de agosto em Caraguá.
Além do apoio da Secretaria de Esportes e Recreação do município, Fabinho conta com o apoio do Supermercado Formigão e do Vereador Germínio. (Fonte: PMC)

Alunos do Ceprolin assistem a Palestra sobre primeiros socorros e prevenção de acidentes

Caraguatatuba - Os alunos do Curso de Gestão Empresarial do Ceprolin (Centro de Educação Profissional do Litoral Norte) assistiram uma palestra sobre Primeiros Socorros e Noções de Prevenção de Incêndios. O evento aconteceu na sexta-feira, dia 17, às 20h e fez parte do conteúdo da disciplina de Segurança do Trabalho e foi proferida pelo Sub-tenente do Corpo de Bombeiros, Nestor Vicente Costa.
A palestra fez parte do projeto de implementação de ações de conscientização para a melhoria da qualidade de Vida para o Ser Humano do engenheiro e assistente Técnico de Meio Ambiente, Wilson Schimit Cardoso.
Durante o evento, os alunos receberam instruções sobre alguns procedimentos básicos a serem seguidos em caso de acidentes como, fraturas, hemorragias, paradas cardíacas, envenenamentos, queimaduras, estado de choque e causas de incêndios, também foi passada a teoria dos diversos tipos de fraturas e queimaduras e como avaliar uma pessoa em estado de choque. "Algo importante para aprendermos a preparar uma vítima de uma ocorrência até a chegada dos paramédicos ou bombeiros", disse Cardoso.
Ele disse ainda que fez o convite ao Sub-tenente pela experiência dos 30 anos de profissão e por considerá-lo um mestre na área. "Fiquei satisfeito com o resultado da palestra, que durou três horas. Lamento esse assunto não ser tratado com todos os alunos da rede municipal de ensino, para as pessoas de ensino superior, qualificação profissional e para todos os cidadãos que vivem em sociedade, ainda terei a oportunidade de viver esta realidade", finalizou. (Fonte: PMC)

Nota de falecimento

Caraguatatuba - A Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Caraguatatuba, vem por meio desta, informar o falecimento da professora Edna Nogueira Ferraz, ocorrido nesta segunda-feira, 20 de junho de 2005. A educadora, era atuante na Educação Municipal desde 1997 e responsável pelo setor de Demanda e atribuição de aulas a professores da rede. A professora Edna tinha cerca de 40 anos de trabalho na Educação, tendo aposentado-se pelo Estado como assistente de direção em meados de 1996/1997.
Durante o período de transição, do ex-prefeito Antonio Carlos para o atual prefeito José Pereira de Aguilar, a professora teve papel fundamental, atuando junto à pasta da Educação para a mudança de gestão.
A professora Edna era admirada por seu temperamento extrovertido e deixará saudades nos funcionários da Educação Municipal, colegas da rede Estadual e, certamente, muitos alunos. (Fonte: PMC)

Câmara vota segundo turno do CDP
Legislativo vota também Feira de Artesanato e atendimento para Policiais

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba vota na 21ª Sessão Ordinária semanal desta semana – 21 de junho, Projeto de Emenda à Lei Orgânica Municipal (Pelom), em segundo turno, que libera a construção de estabelecimentos penais no município. O projeto já foi aprovado em primeiro turno.
O Projeto de Emenda a LOM (Lei Orgânica Municipal) 004/05 termina com a proibição de construção de estabelecimentos penais em Caraguatatuba. A propositura tem autoria no Executivo e está direcionada a construção do CDP (Centro de Detenção Provisória) em Caraguatatuba, no momento em fase de preparação do Edital para construção e entrega estimada em dezembro deste ano.
Na pauta consta também Projeto de Lei do Vereador Francisco Carlos Marcelino – Carlinhos da Farmácia (PSDB), que oficializa a Feira Municipal de Arte e Artesanato da Martin de Sá. Ainda na Ordem do Dia há propositura do Vereador Omar Kazon (PL), que concede garantia especial aos Policiais Civis e Militares no atendimento bancário.
As Sessões Ordinárias semanais da Câmara Municipal de Caraguatatuba tem início às 19h30 com entrada franca à população. Há também a alternativa de poder assistir a sessão pelo canal 30 da NET – TV a Cabo ou pela Rádio Caraguá FM – 89,5 Mhz. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

O evento CEL no Ciase – Região Sul

Caraguatatuba - O Evento CEL (Cultura, Esporte e Lazer), numa parceria do Módulo com AMEC e Secretaria de Educação e Cultura da Prefeitura Municipal de Caraguatatuba, agitou a região Sul no CIASE do Travessão.
Cerca de 200 pessoas prestigiaram o evento, recebendo avaliação física com exame da pressão arterial, glicemia e adipometria. Participaram também do surf na piscina, basquetebol, artes marciais, GRD (ginástica rítmica desportiva), voleibol, atletismo e futebol, tudo monitorado pelos alunos do 3º semestre de Educação Física do Módulo.
O algodão doce e a cama elástica foram outros atrativos para o público, que recebeu também, brindes de algumas modalidades esportiva, tais como brinquedos das Lojas Irmãos Carvalho de São Sebastião, bola de basquetebol do aluno Leandro Pereira, medalhas das Artes Marciais, o brinquedo barangandão do GRD e muito balão de gás (bexiga).
Para finalizar o evento, as alunas de GRD da monitora Arlete Aparecida Gonçalves Leite apresentaram belíssimas coreografias emocionando o público.
O evento foi muito elogiado e a população saiu com “ar de quero mais”.

Notas culturais da Fundacc

Procissão de São Pedro dia 29 - A comunidade de São Pedro do bairro Ipiranga realiza no dia 29 a procissão em homenagem ao santo, saindo do Entreposto de Pesca do Camaroeiro em direção à paróquia de São Pedro, às 18 horas. Nos dias 01, 02 e 03 de julho acontece a festa social na paróquia Santa Terezinha – Capela São Pedro- Rua Zacarias Arouca, 240, no bairro Ipiranga.

Concerto do Projeto Guri - O projeto Guri – Pólo Caraguatatuba realiza concerto no dia 24 de junho, sexta-feira, às 20h30, na praça Dr. Cândido Motta. Com 54 integrantes, a orquestra e o coral do Guri apresentará um repertório com 10 músicas como “3 Melodias Brasileiras, e “Trenzinho Caipira”, de Villa Lobos; “A Paz”, de Zizi Possi, “Marcha Para Um Jovem”, de Sam Mestiço, entre outras.

Cinema nos bairros - O projeto Itinerante da Fundacc percorre os bairros da cidade, e realiza projeções de cinema nos centros culturais e escolas. As sessões acontecem às 19 horas, e a entrada é franca. Confira quando o projeto chega ao seu bairro.
Travessão - segunda-feira
Rio do ouro - terça - feira
Ipiranga e Jetuba – quarta-feira
Canta Galo – Massaguaçu - quinta-feira
Perequê-Mirim – Pegorelli - sexta-feira
Mais informações na Fundacc – (12) 3883 3737/3883 3727.

“Neversário do Nerso” no Teatro Mario Covas - Pedro Bismark comemora 20 anos de carreira no Teatro Mario Covas com o show “Neversário do Nerso” e divide a festa com o público no dia 2 de julho às 21 horas.
A concepção do show com a garimpagem dos novos causos e a seleção das melhores piadas de sua carreira.
Os ingressos a R$20,00 podem ser adquiridos no Teatro Mario Covas. Mais informações pelo telefone (12) 3881 2623.

Exposições no MACC – Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba
Visitação de Terça a Domingo, das 10 às 18 Horas, com entrada franca
“Dos Cafezais Aos Salões” - Até dia 7 de Agosto – Enfocando o Café , a exposição mostra painéis com textos e fotografias, objetos utilizados para tortura dos escravos nas antigas fazendas, peças de vestuário, objetos, entre outras, vindos de vários museus de São Paulo e interior do estado.
Marinhas do Litoral Norte” – do artista Sauro De Col
Retratando as Praias do Litoral Norte o artista, que já expôs por todo o Brasil e no exterior, mostra em Caraguatatuba cerca de 19 Telas(Óleo Sobre Tela) até dia 24 de Julho no MACC.
Projeto “Dança nos Bairros” – Levando espetáculos de dança do Corpo de Baile, acontece no dia 28 às 19h00 no Rio do Ouro – Louzada.
Café Musical - O maestro Zé Maria realiza nas noites de sexta-feira, com início às 19H00, o encontro de músicos Café Musical na Praça do Caiçara, onde a cada edição, convida músicos da cidade e entre um cafézinho e uma música, rola um bom bate papo. (Fonte: Fundacc)

Programa Ação Litoral

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Funcionários Públicos querem o cumprimento da Lei que lhes assegura meia-entrada em Casas de Shows

Ilhabela - Funcionários públicos procuraram o presidente da Câmara de Ilhabela, vereador Luiz Antônio dos Santos, Luiz Lobo (PL), questionando o não cumprimento da Lei 115/2002, de sua autoria, que assegura o direito a meia-entrada em locais de shows, praças desportivas, clubes, casas de diversões,clube de danças, salões de bailes e similares dentro da cidade. Segundo relataram, um estabelecimento do tipo negou o desconto a alguns funcionários no último fim de semana.
A lei foi sancionada pelo prefeito Manoel Marcos em julho de 2002, mas ainda há comércios que se recusam a conceder o desconto. A lei diz que o não-cumprimento implica em multa de R$2.000,00 e que o desconto deve ser adquirido na bilheteria do local, mediante apresentação de documento comprobatório de funcionário público. Luiz Lobo(PL) afirmou que vai entrar em contato com o setor de Fiscalização da prefeitura, para que assegurem o cumprimento da referida Lei. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Hospital suspense cirurgias eletivas
Por problemas financeiros, atendimento deixa de ser prestado pelo único hospital de São Sebastião em julho

São Sebastião - A provedoria do Hospital de São Sebastião decidiu suspender as cirurgias eletivas a partir de julho. Devido a uma crise financeira, cerca de 30 cirurgias deixarão de ser agendadas mensalmente pelo hospital.
Segundo o provedor Décio Galvão, a decisão foi tomada a partir das dificuldades financeiras enfrentadas pela casa.
Segundo Galvão, as cirurgias que estavam agendadas para o mês de junho serão cumpridas normalmente.
"A partir de julho, os pacientes terão que pagar pelas cirurgias ou procurar outros hospitais da região", disse Galvão. A prefeitura pretende acionar a Justiça para que o hospital mantenha o agendamento de operações (leia texto abaixo).
A Secretaria da Saúde vai enviar hoje um ofício à diretoria do hospital solicitando informações sobre quantas pessoas estão sem agendamento.
O provedor afirmou que os hospital está com dificuldades para manter as cirurgias devido ao déficit no orçamento e a falta de medicamentos. "Em maio, por exemplo, registramos R$ 762 mil de despesas e R$ 537 mil de faturamento, ou seja, um déficit de R$ 235 mil", afirmou.
Segundo ele, o hospital vem cobrando um maior repasse de verbas por parte da prefeitura, mas os recursos a mais não são repassados. Galvão disse que a legislação permite que a prefeitura repasse até R$ 260 mil mensais ao hospital, mas o repasse recebido tem sido de R$ 150 mil por mês.
"Caso a prefeitura se responsabilize pelo pagamento dos medicamentos, o hospital manterá o agendamento das cirurgias em julho. Caso contrário, as cirurgias eletivas não serão agendadas", disse.
O hospital encaminhará nesta terça-feira à prefeitura uma listagem com os medicamentos utilizados nas cirurgias. "Aguardamos uma resposta positiva por parte da administração", disse.
O hospital é o único da cidade. As dívidas chegam a R$ 3,5 milhões, sendo R$ 2,6 milhões referente ao fundo de garantia. No mês passado, devido à crise financeira, o hospital já havia reduzido o atendimento do SUS (Sistema Único de Saúde) em 40% e reduzido de 10 para 1 cirurgia eletiva por semana.
O provedor desconhece a informação de que a Prefeitura pode acionar a Justiça para normalizar as cirurgias no hospital e não iria comentar o assunto enquanto não tivesse detalhes sobre esta intenção.
O hospital está adotando outras medidas para reduzir as despesas, entre elas a suspensão de férias de funcionários (para não precisar dispor de recursos para pagar os encargos) e troca do vale-alimentação por uma cesta básica adquirida pelo hospital. VALE

Prefeitura estuda acionar a Justiça

São Sebastião - O secretário de Saúde de São Sebastião, Antonio Guilherme Duarte de Carvalho, afirmou ontem, por meio da assessoria de imprensa, que a prefeitura poderá recorrer à Justiça para manter o agendamento das cirurgias eletivas pelo hospital.
Carvalho disse que antes de acionar a Justiça pretendia checar com o hospital se realmente será cancelado o agendamento das cirurgias a partir de julho. Segundo ele, os pacientes que necessitam das cirurgias não podem ser prejudicados.
Para o secretário, o hospital não teria autonomia para suspender o agendamento das operações. Segundo a provedoria, com o cancelamento das cirurgias eletivas, o hospital faria apenas as cirurgias de urgência e emergência.
Carvalho disse que aguarda o envio da lista de medicamentos solicitados pelo hospital. Segundo ele, apesar de cobrar ajuda da prefeitura, o hospital tem demorado para enviar a listagem dos medicamentos necessários. VALE

Vereador vai até a Assembléia Legislativa cobrar mais policiais e viaturas

São Sebastião - Na semana passada, o vereador Carlos Augusto Senatore (sem partido), o ‘Guto’, esteve na Assembléia Legislativa de São Paulo reunido com a deputada estadual Maria Lúcia Amary (PSDB) cobrando o aumento no número do efetivo das polícias Militar e Civil de São Sebastião, além de mais viaturas e
equipamentos.
Segundo a assessoria de comunicação do gabinete da deputada, a solicitação será apresentada ao Secretário Estadual da Segurança Pública, Saulo de Castro Abreu Filho. Amary, que também integra a comissão de assuntos municipais daquela Casa, afirmou ainda que fará uma indicação ao governador Geraldo Alckmin (PSDB) solicitando melhoria para a questão da segurança em São Sebastião. “Nossa preocupação com a segurança é primordial, pois a tranqüilidade da população, que trabalha todos os dias para o seu sustento precisa ter garantias de um policiamento cada vez mais ostensivo e preventivo”, enfatiza.
Há alguns meses o município vem registrando índices cada vez maiores de criminalidade. Algumas ocorrências foram entregues pelo vereador à deputada.
Na última sessão da Câmara de São Sebastião a questão foi bastante discutida entre os parlamentares.
“Estamos no meio do fogo cruzado entre o PCC e o Comando Vermelho”, disse Guto, que também é policial civil, naquela ocasião, referindo-se a posição geográfica da cidade, que fica entre São Paulo e Rio de Janeiro, onde atuam duas organizações criminosas.
O armamento utilizado pelas polícias também foi abordado na Câmara. O líder do governo, vereador Robson Wilson dos Santos (PPS), criticou o fato dos policiais utilizarem um 38 enquanto que os bandidos usam armas automáticas, AR-15, entre outros arsenais.
Para o parlamentar Dalton José da Silva (PL), o ideal seria a instalação de câmeras de segurança em todo o município, assim como fez a cidade de Praia Grande, que conseguiu reduzir o índice de violência com o auxílio deste instrumento.
Já o presidente da Casa, Wagner Teixeira (PV), apresentou um requerimento direcionado ao governador Geraldo Alckmin solicitando a criação da 2ª Companhia de Polícia Militar, cujo objetivo é aumentar o efetivo na cidade, que não acompanha o crescimento populacional. (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Vereadores votam apenas uma moção de aplausos durante sessão desta terça-feira

São Sebastião - A Câmara de São Sebastião deve votar amanhã, 21, em sessão ordinária, apenas uma moção de aplausos e reconhecimento ao CIAMA (Centro de Incentivo ao Aleitamento Materno), de autoria do vereador Marcos Leopoldino (sem partido), pelos relevantes serviços prestados à comunidade.
Os vereadores votam ainda três pareceres a projetos do Poder Executivo: um que altera a lei municipal 1.450/00, que elege o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) em substituição a UFIR (Unidade Fiscal de Referência); o outro que muda a lei 1.317/98, referente ao Código Tributário; e o último que dispõe sobre a composição de membros no Sindicato dos Servidores Públicos Municipais.
Os parlamentares também apreciam e votam o parecer ao projeto de lei 029/05, de autoria do presidente da Câmara, Wagner Teixeira (PV), que disciplina as aulas de surf no município.
Além disso, será feita a leitura de dois projetos de lei complementares, ambos de autoria do vereador Luiz Antônio de Santana Barroso (PFL), o ‘Coringa’, que estabelecem a altura máxima dos muros de vedação em três metros tanto para a Costa Sul como para a Costa Norte; e de uma moção de congratulações a Terêncio Augusto Sales Anderson, pela conquista do vice-campeonato paulista de Pesca Submarina.
Cerca de cinco requerimentos serão votados e 33 indicações deverão ser lidas.
A sessão, entretanto, pode sofrer alterações. (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)
 
Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Ubatuba

Corrida de Canoas, mais uma tradição ubatubense na festa de São Pedro

Ubatuba - Fim de tarde na praia do Itaguá. O Professor Joaquim Lauro observava o cerco de um cardume de tainhas na Praia da Pedra Grande, próxima ao cais do porto. Lá, ao longe, dois caiçaras conversavam, cada um em sua canoa, quando surgiu a proposta:
- Vamos “porfiá” (disputar) até o Armazém do Jaca e “molhar a güela” (tomar um gole de pinga).
Dito isso, os dois pescadores saíram remando em velocidade crescente, rumo à Praia do Itaguá. Naquele momento, em 1957, nascia a corrida de canoas. O Professor Joaquim, ao assistir a disputa, teve logo uma idéia e colocou no papel. No dia seguinte, a notícia corria entre os pescadores: Ia acontecer uma corrida de canoas na cidade.
Dois meses depois, na Festa de Nossa Senhora das Dores, padroeira do bairro do Itaguá, acontecia a 1ª Corrida de Canoas de Ubatuba. Venceu a canoa Maria Comprida, de propriedade do pescador João Augusto. Daqueles tempos para cá, a corrida tornou-se tradição e foi adotada também por São Sebastião
Hoje, a Corrida de Canoas é organizada pela Fundart (Fundação e Arte e Cultura de Ubatuba) realizada todos os anos na Festa de São Pedro Pescador, padroeiro da cidade. A festa começa no próximo dia 24. A Corrida de Canoas acontece no dia 26, com largada na Praia do Cruzeiro, às 14 horas. (Fonte: PMU)

Ilha Anchieta teve dia festivo
Solenidade marca aniversário do Levante e Encontro dos Sobreviventes da Rebelião da Ilha Anchieta

Ubatuba - Um bom público acompanhou no sábado, 18, a solenidade do 53º aniversário do Levante do Presídio da Ilha Anchieta e o 8º Encontro dos Sobreviventes da Rebelião da Ilha Anchieta. O evento, promovido pela Comissão Pró-Resgate Histórico da Ilha Anchieta, entidades de classe da Polícia Militar e o Parque Estadual da Ilha Anchieta homenageou os policiais militares e civis que morreram no levante ocorrido em 20 de junho de 1952.
Após a missa celebrada por Frei Aldo e a apresentação da Lira Padre Anchieta os convidados seguiram em direção à vila militar onde o vice-prefeito Domingos dos Santos e o deputado estadual Cel.Ubiratan Guimarães depositaram uma coroa de flores na Capela do policial militar Laurindo Santa Cruz.
Idealizado pelo tenente Samuel Messias de Oliveira o evento deste ano trazia a paz como mensagem principal. Tanto a homilia do culto, como o discurso das autoridades enfatizaram o tema. Entre os homenageados Viviane Buchianeri, diretora do Parque Estadual da Ilha Anchieta, Domingos dos Santos, vice-prefeito e algumas autoridades militares.
Após o lanche, os “Filhos da Ilha”, como são chamados os sobreviventes, se reuniram para relembrar os fatos ocorridos antes e durante a rebelião. Prestigiaram o evento, que teve o apoio da Prefeitura, os secretários de Turismo, Luiz Felipe Azevedo, de Arquitetura e Urbanismo, Ary Jardim de Azevedo, a chefe de gabinete Silvana Niel e coordenadores e membros de diversos grupos setoriais da Fundart. (Fonte: PMU)

Aeroporto de Ubatuba será avaliado por equipe do DAC
Necessidades para a implantação de linhas comerciais serão apresentadas ao Daesp

Ubatuba - O vice-prefeito de Ubatuba, Domingos dos Santos (PT) e o secretário municipal de Turismo, Luiz Felipe de Azevedo, estiveram reunidos na última sexta-feira, 17, no Rio de Janeiro com o diretor do Departamento de Aviação Civil (DAC) Major Brigadeiro do Ar Jorge Godinho Barreto Nery e com a deputada federal Mariângela Duarte (PT-SP). Na pauta das discussões estava a viabilidade do Aeroporto Gastão Madeira receber linhas aéreas comerciais. Dentro de um mês técnicos do DAC visitarão o aeroporto de Ubatuba para um levantamento completo. Esta avaliação de viabilidade técnica de equipamentos deverá ser apresentada ao DAESP (Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo).
Para a liberação de recursos é necessário que o DAC cumpra as prioridades apresentadas pelo Daesp, sendo que Ubatuba não está inserida nestas prioridades. Segundo Luiz Felipe a Prefeitura de Ubatuba irá solicitar a inclusão do município para receber os benefícios.
Heliporto - Luiz Felipe adiantou que vem mantendo contato com empresários interessados em outras melhorias no Aeroporto. Segundo o secretário está se estudando a viabilidade de um heliporto para Ubatuba. (Fonte: PMU)

Secretário de Assuntos Jurídicos deixa Prefeitura de Ubatuba
Em seu lugar, assume o advogado Marcelo Mourão

Ubatuba - O advogado Anderson de Souza não é mais o Secretário de Assuntos Jurídicos da Prefeitura Municipal de Ubatuba. A pasta agora passa a ser ocupada pelo advogado Marcelo Mourão.
Marcelo Santos Mourão é graduado pela PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica), e pós-graduado (lato-sensu) em Direito do Estado, pela Universidade Estácio de Sá, no Rio de Janeiro.
Logo após concluir a graduação, iniciando a advocacia na Capital do Estado do Rio de Janeiro, Marcelo Mourão deu continuidade na sua formação através da participação no “Congresso Internacional de Direito de Família” e no “VIII Simpósio de Direito Comparado Luso-Brasileiro”, realizados pelo Instituto de Direito Comparado Luso-Brasileiro, em 1991.
Com a mudança para Ubatuba, Marcelo Mourão abraçou a advocacia no escritório que foi iniciado por seu bisavô, Dr. Alberto Santos, em companhia (e aprendendo) com seu avô, Dr. Edgard Magalhães dos Santos e de sua mãe, Dra. Regina Mourão completando quatro gerações de advogados.
No ano de 1997, assumiu o cargo de Secretário Jurídico do Município de Ubatuba, função que exerceu até o ano de 2000. Ainda em 2000, em junho e julho, participou de dois cursos sobre “A Lei de Responsabilidade Fiscal”, ministrados pelo IBRAP – Instituto Brasileiro de Administração Pública e IBAM – Instituto Brasileiro de Administração Municipal, respectivamente. (Fonte: PMU)

População de Ubatuba dá show de solidariedade
Número de agasalhos doados deve superar a casa dos vinte mil

Ubatuba - A Carreata do Agasalho foi mais um exemplo da solidariedade da população de Ubatuba. No sábado, 18, dezenas de voluntários percorreram a cidade coletando agasalhos e cobertores para a Campanha do Agasalho 2005. Três carreatas deixaram a Av. Iperoig, por volta das 9 horas sentido Itamambuca, Maranduba e Ipiranguinha. Ainda no período da manhã a presidente do Fundo de Solidariedade de Ubatuba, Denise César compareceu à Escola Capitão Deolindo, onde recebeu uma doação de cerca de nove mil agasalhos, arrecadados pelas escolas estaduais de Ubatuba, durante a Gincana da Solidariedade.
Ao final do dia, todo material coletado foi levado até a central de atendimento da Sabesp, no centro, onde será feita a contagem durante essa semana. Participaram das atividades do dia 18 voluntários da Prefeitura Municipal, Sabesp, Elektro, Correios, Associação Comercial, Guarda Mirim, Rotary Club, Associação dos Aposentados, Paróquias da Igreja Católica, Igrejas evangélicas e várias Sociedades Amigos de Bairros. Com o tema "Vamos juntos enfrentar essa onda de frio" a campanha prossegue até o dia 23 e você ainda pode colaborar levando sua doação a um dos postos de arrecadação.

Postos de Arrecadação:

Prefeitura Municipal de Ubatuba
Av. Dona Maria Alves, 865

Secretaria de Assistência Social
R. Paraná, 375

Ginásio de Esportes Tubão
R. Professor Thomaz Galhardo S/Nº, Centro

Sabesp
Av. Dona Maria Alves, 885, Centro

Elektro
R. das Hortencias, 125, Jardim Carolina

Correios
R. Cel. Ernesto de Oliveira, 178, Centro

Ubadesklimp
Av. Prof. Thomaz Galhardo, 932 - Centro

Auto Posto Kamomê
Rod. Gov Mario Covas, km 50 - Estufa I

Auto Posto Utiyama
Av. Dona Maria Alves, 376 - Centro

Auto Posto Andorinha do Mar
Av. Marginal, 774 - Praia Grande

Associação Aposentados de Ubatuba
R. Sebastião Benedito da Rocha, 95 - Silop

Associação Comercial e Empresarial de Ubatuba
Av. Dona Maria Alves, 587, Centro

Guarda Mirim de Ubatuba
R. Pinheiros, 120 - Estufa 2

Banco do Brasil
Praça Nóbrega, 682, Centro

Rádio Gaivota
R. Dr. Esteves da Silva, 147 salas 113,114, Centro

Sociedade Amigos do Itamambuca
Av. Itamambuca 1.021

Supermercado Paulista - Lázaro
Rodovia SP 55 Km 249

Supermercado Porto Ribeira
Av Marginal - Lázaro

Farmácia Praia do Lázaro
Av Marginal - Lázaro
(Fonte: PMU)

Rossi vence e mantém liderança no campeonato Fraldinha de Ubatuba

Ubatuba - Ninguém segura a equipe de Rossi Calçados no campeonato da categoria Fraldinha da Escolinha Municipal de Futebol Rubens Salles. Na quinta rodada, disputada sábado, 18, a equipe manteve sua invencibilidade, ao vencer a equipe do Rei do Camarão por 1 a 0. Em seu encalço está a equipe da Jija Locadora, que também venceu e ocupa a segunda posição na tabela de classificação. No total foram marcados 19 gols e apenas um empate foi registrado. Confira os resultados: Rei do Camarão 0 X 1 Rossi Calçados, Mercado 24 Horas 1 X 3 Jija, Ismael Comida Caseira 0 X 4 Marconi, Smidi Calçados 2 X 2 Quiosque Vovô Almiro, Varejão Santa Rita 3 X 2 Irmãos Ribeiro
Classificação após 5 rodadas: 1º - Rossi, 15 pts ; 2º - Jija 12 pts ; 3º - Vovô Almiro 10 pts ; 2º - Irmãos Ribeiro 9 pts.; 5º - Mercado 24 Horas e Marconi 7 pts ; 6º - Smidi, e Varejão 5 pts. ; 9º Ismael, 1 pt ; 10º Rei do Camarão 0 pt. (Fonte: PMU)

Palestra Programa de Desenvolvimento de Turismo Receptivo na ACIU

Ubatuba - Acontecerá hoje, dia 21 de junho (terça-feira), às 19h30 a Palestra do PDTR (Programa de Desenvolvimento de Turismo Receptivo) na ACIU (Associação Comercial e Industrial de Ubatuba).
O PDTR é uma ferramenta, com metodologia e tecnologia próprias, desenvolvida pelo Sebrae-SP para facilitar a implementação do Processo de Desenvolvimento Sustentável do Turismo Receptivo no Estado de São Paulo.
O PDTR está sendo aplicado em 128 municípios do Estado de São Paulo envolvendo 3560 empresários e empreendedores da Cadeia Produtiva do Turismo.
Por meio de sua tecnologia identifica qual é a situação do Sistema de Recepção a Turistas de uma localidade ou região. A partir disso, por meio da transferência de conhecimentos e disponibilização de instrumentos, conduz à elaboração de projetos de aprimoramento desse sistema.
O processo de desenvolvimento acontece a partir da identificação da vocação turística da localidade. Esta vocação é identificada por meio da constatação e avaliação dos recursos naturais e culturais existentes na localidade.
O PDTR é dirigido a grupos interessados na organização, sistematização e desenvolvimento do turismo receptivo. Pode ser aplicado preferencialmente para grupos formais e organizados: COMTUR (Conselhos Municipais de Turismo), Associações Comerciais e Empresariais, Cooperativas e outras organizações similares. Trabalha também com grupos informais conduzindo-os à formalização (grupos de produtores e proprietários rurais interessados em Turismo Rural).
Temas de Projetos fomentados pelo PDTR
· Sensibilização e Envolvimento da Comunidade para Turismo;
· Capacitação de Empresários e Operacionais da Cadeia Produtiva do Turismo;
· Desenvolvimento de Produtos Turísticos Atrativos (Destinos Turísticos);
· Estrutura de Recepção a Turistas;
· Gestão e Qualidade da Atividade
Turística;
· Comercialização de Destinos e Produtos Turísticos.(Fonte: ACIU)

ACIU e Prefeitura incentivam Pregão Eletrônico
Secretaria de Administração da prefeitura em parceria com a ACIU pretende concientizar os comerciantes para que eles se cadastrem no departamento de compra da prefeitura.

Ubatuba - Uma das maiores preocupações do secretário de administração Silvio Bonfiglioli Neto é que não existe um grande interesse por parte de alguns comerciantes em participar dos pedidos de compra e de fornecer produtos para a Prefeitura. “Nós fazemos convites e o pessoal não está participando das concorrências, queremos saber o porque” diz.
Sendo assim, o Secretário pede para que os comerciantes regularizem sua situação junto a Prefeitura e verifiquem se o cadastro está correto. “O que eu quero fazer é que os comerciantes se cadastrem no nosso departamento de compras e todos eles fiquem credenciados a poder participar de todo tipo de concorrência, como uma tomada de preço, uma carta-convite, uma compra até um pouco menor, para que o dinheiro permaneça na cidade”.
Silvio diz também, que alguns produtos o nosso comércio não poderá fornecer por motivos de quantidade e preço, mas todos os pedidos de compra (PC) devem ser cotados, também na cidade, com os nossos comerciantes, fazendo com que o preço caia. Ele acredita que com isso o comércio venderá e lucrará mais, por conseqüência gerará mais emprego e com a contratação de pessoas o nível de carência e necessidade será bem menor.
O próximo passo do secretário é implantar o “Pregão”, uma modalidade que visa dinamizar o processo de compra.
A ACIU vai dispor para os associados da lei e das exigências da Prefeitura.
Retire sua cópia no balcão de atendimento. Informações na ACIU (12) 3832 1449. (Fonte: ACIU)

Clodovil festeja aniversário com almoço, em Ubatuba

Ubatuba - Sábado de comilança, parabéns e muitas risadas em Ubatuba, São Paulo. Na tarde do último sábado, dia 18, Clodovil Hernandes comemorou mais uma primavera, ao lado de seus grandes amigos. A festa ocorreu na super casa de Clodovil, em Ubatuba (SP), e reuniu um seleto grupo de amigos, além de políticos da região. Entre eles estavam os prefeitos de Ubatuba, Caraguatatuba e Paraty.
Animadíssimo e esbanjando bom humor, Clodovil ofereceu aos convidados uma Paella, preparada pela chef espanhola Dona Sagrário. O prato estava pra lá de caprichado e recebeu elogios de todos.
Cobertura exclusiva e perfumada - A equipe do programa Domingo Legal, apresentado por Gugu Liberato no SBT, registrou tudinho com exclusividade e o repórter maluco Rodolfo Carlos divertiu os convidados com suas tiradas e perguntas indiscretas. Para criar suspense, ele presenteou o estilista com uma caixa enorme. Clodovil agradeceu, mas não queria revelar aos convidados qual o seu conteúdo. Mais tarde, OFuxico conseguiu apurar que o mimo trazia vários produtos de beleza da marca L'Ocittane, entre eles gel de esfoliação para o corpo, hidratante, Gel Doucha, sabonete líquido e sabonetes em barra.
Silhueta nota 10! - Clodovil, que completou 68 anos, ainda fez questão de mostrar que está em plena forma. E exibiu, sem vergonha, as marcas das cirurgia plástica e lipoaspiração, às quais se submeteu recentemente.
O apresentador esbanjou irreverência e ainda surpreendeu o câmera, ao abaixar as calças e mostrar sua nova silhueta. Por: Andréia Takano. (Fonte: O Fuxico)

André Rafael fatura a Taça Cidade de Ubatuba de futmesa

Ubatuba - Terminou no último Sábado, a 5ª edição da Taça Cidade de Ubatuba de futebol de mesa, segundo Grand Slam (circuito dos 5 principais torneios da cidade) de 2005.
André Rafael, melhor botonista ubatubense em 2003 e 2004, sagrou-se bí-campeão do evento, ao bater Ednelson Prado na finalíssima, que reuniu os dois primeiros colocados do ranking municipal. Alexandre Augusto completou o pódio ficando com a terceira colocação.
Os destaques do evento foram a goleada de André no segundo jogo da final, o maior placar em finais da História da AUFM, e a campanha de Sérgio Godoy, a surpresa da temporada, que alcançou sua primeira Semi-Final de um Grand Slam.
Iniciado semana passada, o torneio recomeçou neste Sábado já nas Semi-Finais. Na parte de cima da chave, Ednelson Prado, líder do ranking local e campeão Metropolitano, bateu Alexandre Augusto por 3x2 e 3x1. Na outra Semi-Final, André passou com tranquilidade por Sérgio Godoy, a revelação do ano, ganhando por 3x0 e 3x0.
As decisões de colocação final dos 8 primeiros colocados foram as seguintes: Fábio Ap. Silva venceu Thiago Naressi por 3x0 e 3x0 e ficou em 7°. Adauto Júlio bateu Ralph Solera por 2x1 e 2x2 e ficou em 5°. Alexandre Augusto venceu Sérgio Godoy por 5x0 e 3x0 e terminou na 3ª posição.
Na grande final, André buscava o bí-campeonato da Taça Ubatuba e Ednelson, seu primeiro título na competição. O primeiro jogo foi muito equilibrado, com os dois botonistas alternando-se na liderança do placar, que terminou em 3x3. No segundo jogo, a surpresa: o inspirado André massacrou impiedosamente um abatido Ednelson, marcando 9x1 e quebrando um récorde que durava desde 1997. O placar é o mais dilatado em finais da História da AUFM e a segunda maior goleada da entidade em todos os tempos (em 1995, Ralph Solera ganhou de Luciano Calliani por 10x0).
A Taça Ubatuba foi promovida pela AUFM (www.futmesaubatuba.com.br) com o apoio da SEL (Secretaria de Esportes e Lazer), InfoDesign e FUNDAC, local onde são realizados todos os torneios da entidade. Os botonistas ubatubenses voltam às mesas em Julho para a disputa do Torneio de Inverno. (Fonte: AUFM)

Pauta da Sessão da Câmara de Ubatuba para 21/06

Ubatuba - Ordem do Dia da 20ª Sessão Ordinária, a realizar-se no dia 21 de junho de 2005, às 20h00, na Câmara Municipal de Ubatuba, avenida Iperoig, 218 - Centro.
01 - Substitutivo ao Projeto de Lei n° 38/05, do Ver. Gerson de Oliveira - PMDB, que altera o artigo 11 da Lei 1.667/ 97, que dispõe sobre o comércio expansionista.
02 - Projeto de Lei n° 042/ 05, do Executivo, que dispõe sobre as Diretrizes Orçamentárias para elaboração do Orçamento do Município para o Exercício de 2.006.
03 - Projeto de Lei n° 48/05, do Ver. Claudinho Gulli - PMDB, que altera a denominação da Praça localizada na rua Guarani, em frente ao aeroporto "Gastão Madeira" a qual passa a denominar-se "Praça Trópico de Capricórnio".
04 - Projeto de Decreto Legislativo n° 003/05, da Mesa da Câmara Municipal, que constitui Comissão Parlamentar de Inquérito - CPI, para apuração de responsabilidade através da folha de pagamento dos servidores da Prefeitura Municipal.
05 - Moção n° 38/05, do Ver. Ricardo Cortes - PV, de Congratulações, aos alunos, para a assistente de coordenação, para a responsável pela coordenação e treinamento, para o proprietário B-P English, pelo recebimento do Certificado Internacional da Universidade de Cambridge.
06 - Pedido de Informação n° 60/05, do Ver. Ricardo Cortes - PV, sobre a participação do Município no Salão de Turismo - Roteiros do Brasil.
07 - Pedidos de Informação n° 61/05, do Ver. Ricardo Cortes - PV, sobre os representantes do Circuito Litoral Norte.
08 - Pedido de Informação n° 62/05, do Ver. Romerson de Oliveira - PFL, sobre a ciclovia que liga o bairro Saco da Ribeira ao Perequê-Mirim.
09 - Pedido de Informação n° 63/05, do Ver. Edílson Felix - PSC, sobre a Administração do Mercado Municipal de Peixes.
10 - Requerimento n° 219/ 05, do Ver. Edílson Felix - PSC, à Sabesp, reparos na rede de fornecimento de água da rua da Cascata, na altura do n° 1040, no bairro do Ipiranguinha.
11 - Requerimento n° 220/ 05, do Ver. Edílson Felix - PSC, à Sabesp, reparos na rede de fornecimento de água, na rua 06, no bairro do Vale do Sol.
12 - Requerimento n° 221/ 05, da Verª Luciana Machado - PDT, ao Governador do Estado de São Paulo, verba para a conclusão das obras, e aquisição dos equipamentos RX e UTI móvel para a Unidade Mista de Saúde, do bairro da Maranduba.
13 - Requerimento n° 222/ 05, da Verª Luciana Machado - PDT, à Elektro, instalação de luminárias para a rua Del Rey, no bairro Sesmaria.
14 - Requerimento n° 223/ 05, da Verª Luciana Machado - PDT, à Sabesp, providenciar a liberação da rede de esgoto da rua Benedito Rodrigues Pereira, em frente ao n° 67, no bairro da Estufa II.
15 - Requerimento n° 224/05, da Verª Luciana Machado PDT, ao Depto. Aeroviário do Estado de São Paulo - DAESP, instalação luminárias na passagem que liga a Av. Guarani e a rua Antonio C. Ribeiro.
16 - Requerimento n° 225/ 05, do Ver. Charles Medeiros - PSDB, ao Secretário da Casa Civil, construção de uma nova ponte sobre o rio Maranduba, no bairro da Maranduba.
17 - Requerimento n° 226/ 05, do Ver. Romerson de Oliveira - PFL, à Elektro, iluminação da rua Principal, até a altura da rua Tamanduá, no bairro do Rio Escuro.
18 - Requerimento n° 227/ 05, do Ver. Romerson de Oliveira - PFL, à Guarda Municipal, policiamento preventivo na Escola Cap. Deolindo de Oliveira Santos.
19 - Requerimento n° 228/ 05, do Ver. Romerson de Oliveira - PFL, à Telefônica, instalação de um telefone público, na rua Corcovado, na altura dos nºs 65 e 67, do bairro do Taquaral.
20 - Requerimento n° 229/ 05, do Ver. Romerson de Oliveira - PFL, à Elektro, realize a troca de 02 (duas) lâmpadas na praia do Lázaro, no canto esquerdo, no bairro do Lázaro.
21 - Requerimento n° 230/ 05, do Ver. Osmar de Souza - PFL, à Telefônica, instalação de um orelhão na rua Serra Verde, próximo ao n° 515, no bairro do Perequê-Mirim.
22 - Requerimento n° 231/ 05, do Ver. Osmar de Souza - PFL, à Telefônica, instalação de um orelhão na rua Rio de Janeiro, no bairro do Perequê-Açú.
23 - Requerimento n° 232/ 05, do Ver. Ricardo Cortes - PV, ao Governo do Estado de São Paulo, promova a indicação de um médico lotado no serviço público do Estado de São Paulo, para atender as demandas da Delegacia de Polícia de Ubatuba. (Fonte: O Guaruçá)

Ação Litoral
 
Artigo Topo

A Urbanização da Praia Grande em Ubatuba
Arquiteto Renato Nunes

Um dos problemas mais graves de Ubatuba está na orla da Praia Grande. Atraídos por suas ondas, cenário paisagístico, localização central visível e convidativa, milhares de pessoas ali se concentram, obstruindo na temporada e nos longos feriados, a única via de ligação costeira entre o norte e o sul do município e parte integrante do sistema rodoviário do Estado e do país. Velhos hábitos, muita negligência administrativa e um descontrolado processo de favorecimento eleitoreiro criaram e alimentaram o problema.
A crescente degradação física e econômica que já se reflete em todo bairro motivou os diretores da cooperativa de moradores da Praia Grande, os mesmos que promoveram e implantaram o sistema de saneamento local, a procurar uma solução nova e eficaz que não dependesse dos limitadíssimos recursos financeiros do município, e que também permitisse a elevação do padrão econômico de seus freqüentadores e pudesse ser implantada em outras praias em benefício do turismo de Ubatuba.
Através da ABRESI, uma entidade de âmbito nacional ligada à Confederação Nacional do Turismo e que congrega todos os fabricantes de alimentos, bebidas, hotelaria e restaurantes, foi estabelecido o contato com os futuros patrocinadores, que financiariam a obra em troca do direito de imagem e mensagens publicitárias por prazo determinado, como se faz em todos os lugares do mundo onde a enorme concentração de público significa um potencial gerador de recursos.
O projeto que elaborei a pedido dos diretores daquela cooperativa para ser implantado a custo zero para os cofres do município foi concluído em 2003 e baseia-se nos seguintes pontos:
Retirada total dos automóveis estacionados na orla e implantação de um sistema terceirizado de estacionamento combinado com a criação de um transporte circular local com tarifa integrada à guarda dos automóveis, que unirá os espaços de estacionamento situados ao fundo da Praia Grande aos diversos pontos de desembarque junto ao futuro calçadão da praia.
Criação de um amplo jardim com ciclovia, calçadas, depósitos e sanitários semi enterrados, na área onde se encontram os atuais estacionamentos.
Duplicação da pista com três faixas de rolamento em cada uma, com reentrâncias para parada de ônibus, equipados com pergolados sombreados para abrigar a instalação de serviços de apoio ao público como telefones, banca de jornais, posto de atendimento médico, policial, de bombeiros, caixas eletrônicos, etc
Diante da impossibilidade física de se duplicar a pista na curva de acesso à Praia das Toninhas, está prevista no orçamento a abertura de um pequeno túnel de ligação da nova avenida da Praia Grande com a rodovia das Toninhas.
Redução do tamanho dos atuais quiosques às dimensões compatíveis com o projeto original, visando liberar o espaço circundante para usofruto visual e utilização dos jardins e ciclovia pelo público em geral.
Entretanto, as dificuldades de se tratar em ano eleitoral das extensas implicações de um projeto de intervenção urbana, prejudicaram o processo e fizeram com que o debate sobre o assunto ficasse restrito aos setores mais diretamente envolvidos com o comércio na Praia Grande. É preciso agora inserir na decisão o conjunto da comunidade, representado por aqueles que se utilizam do sistema viário da orla e os demais setores econômicos que sofrem as conseqüências do descontrole urbano da Praia Grande.
Solicito ao prezado amigo editor deste jornal a publicação das imagens do projeto Praia Grande:

   

   

Renato Nunes
Arquiteto
Ubatuba, SP

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Julgamento emblemático - Na última quarta-feira, o Órgão Especial do Tribunal de Justiça de São Paulo, que é composto pelos vinte e cinco desembargadores de maior Antigüidade no cargo, julgou procedente a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIN) proposta pelo Procurador Geral de Justiça do Estado de São Paulo na época, Dr. Luis Antonio Marrey, hoje Secretário de Assuntos Jurídicos da Prefeitura de São Paulo.
A ação foi proposta com base em uma Representação e um abaixo assinado, com 4.000 assinaturas, encaminhados ao chefe do Ministério Público Estadual pela Federação Pró Costa Atlântica, contra a malfadada e inconstitucional Lei nº 39/03, que alterou o Uso e Ocupação do Solo da Costa Sul de São Sebastião, aprovada pela Câmara em regime de urgência especial, sem consulta pública e sancionada pelo Prefeito Paulo Julião, mesmo depois de toda sociedade organizada e o COMDURB-Conselho Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo pedirem o veto.
Em março de 2004, o Presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, Dr Luiz Tâmbara, concedeu liminar suspendendo os efeitos das inconstitucionais Leis nº 38 e nº 39, que alteraram o zoneamento municipal, em áreas específicas e claramente direcionadas a interesses particulares. Entretanto, sua decisão liminar foi concedida com efeito “ex nunc”, ou seja, a partir daquela data, sem retroagir, não atingindo, assim, as licenças/autorizações já concedidas, que, portanto, aguardavam o julgamento em definitivo da ação.
Posteriormente, em junho de 2004, a Câmara Municipal de São Sebastião aprovou um projeto revogando as Leis. Contudo, o Prefeito Paulo Julião vetou o artigo que retroagia a revogação desde a edição das Leis, mantendo todas as licenças/autorizações já aprovadas pela Prefeitura. A seguir, a Câmara Municipal e Prefeitura enviaram um ofício ao Tribunal de Justiça informando que as Leis haviam sido revogadas. Sustentava a Prefeitura que a Ação Direta de Inconstitucionalidade não poderia ser julgada, no mérito, pois as Leis já estavam revogadas .O Procurador Geral de Justiça, por sua vez, sustentou a necessidade de julgamento da ação, independentemente da revogação.
Iniciado o Julgamento, os desembargadores discutiram sobre a possibilidade de apreciação do mérito, embora a inconstitucionalidade das Leis fosse evidente. Após dois pedidos de adiamento, o primeiro pelo Des. Laerte Nordi, a ação foi finalmente julgada na última quarta-feira.
Decidiram os desembargadores que a ADIN deveria ser julgada no mérito e declararam inconstitucionais as Leis, especialmente para atingir todas as licenças/autorizações já expedidas pela Prefeitura.
O julgamento foi emocionante. O relator Des. Denser de Sá votou pela extinção da ação, sem o julgamento do mérito, por entender que a ADIN teria perdido o objeto. Em seguida, o Des. Laerte Nordi, afirmou com veemência, que “se trata de uma manobra do prefeito e dos empreendedores beneficiados em prejuízo da coletividade”. E continuou: “Quanto à inconstitucionalidade não existe dúvida”. Depois de um discurso inflamado conclamando o Tribunal a exercer suas responsabilidades com a sociedade, outros quinze desembargadores acompanharam o voto do Des. Laerte Nordi, julgando procedente a ADIN e eliminando um perigoso precedente.
A grande novidade dessa emocionante sessão do Tribunal de Justiça, que tive de assistir da porta, pois não sabia que era necessário terno e a gravata, foi que se estabeleceu um novo paradigma no julgamento desse tipo de ação.
Tudo isso motiva e demonstra que a atuação da sociedade, em busca de um interesse legítimo, com convicção e boa fé, no fim, é contemplada com a Justiça.
Neste caso fez-se Justiça. Parabéns aos Desembargadores, ao Ministério Público, e a toda sociedade organizada que se mobilizou de forma muito bem articulada.

Teo Balieiro
Presidente da Federação Pró Costa Atlântica
www.procostaatlantica.org.br


Ataque a barcos no litoral - Venho com muito pesar informar uma ocorrência que tomei conhecimento ontem durante a noite.
Ontem fui informado que no decorrer da semana passada meu veleiro monotipo que estava hospedado na praia de Boiçucanga - (Litoral Norte de São Paulo) sofreu um ataque de um homem bêbado. O citado cidadão teve a capacidade e crueldade de agredir com aproximadamente 30 facadas a embarcação e depois a capotou.
Na semana passada o cidadão ameaçou outros velejadores, dizendo que se eles não tirassem os barcos da praia ele os furaria. Nessa semana houve um evento em que o mesmo cidadão teve um de seus ímpetos destrutivos e foi parado por caiçaras locais que sempre tiveram grande apreço pelos velejadores e os barcos. Nitidamente o cidadão estava drogado e alcoolizado, e essa não foi a primeira vez que esse tipo de absurdo ocorreu, mas das outras vezes foram só ameaças desagradáveis e sem o menor fundamento. Na noite de quarta para quinta feira, não satisfeito somente com as ameaças, o cidadão voltou até os barcos e munido de uma peixeira atacou o veleiro.
Logo fico imaginando que atitude tomar diante de tal circunstancia, primeiramente porque nunca pude imaginar o que leva tal pessoa a um ato destes, por mais insatisfeito que o cidadão pudesse estar, por mais que em qualquer momento alguém de alguma forma pudesse ter-lo agredido de qualquer maneira, uma atitude assim é inexplicável e inadmissível ao um barco que não polui, não faz barulho, não incomoda e que principalmente nunca houve qualquer ocorrência de acidentes ou quaisquer incidentes em 3 anos de convívio pacífico com toda a comunidade local e com os turistas e banhistas do litoral.
Estarei descendo este final de semana para ver o tamanho dos estragos aferidos pelo cidadão a minha embarcação e procurando identificar e denunciar este a policia, que espero tomar as devidas atitudes cabíveis em relação a este evento.
Uma pessoa que tem a capacidade de esfaquear um barco por mais 2 vezes não tinha intenção de apenas depredar, tinha fúria, hoje ele aferiu esta fúria a um barco, amanhã a um turista ou morador ou deus saiba ao que.
Hoje como freqüentador e ex-morador de Boiçucanga me faz temer por aqueles que ficam e espero que este evento abra os olhos de uma comunidade que endossa uma atitude destas em silencio, nossas casas são assaltadas por pessoas que todos sabem quem são, as pessoas sofrem aressões e ameaças constantemente e permanecem no silencio.
Há menos de 3 finais de semana da semana vela de ilha bela que venho participando á 3 anos consecutivos meu barco foi polidamente estropiado por um louco drogado e meu pesar fica com não poder mais navegar em local que eu tinha tanta estima e apreciação.
Estou encaminhando este mesmo e-mail para as diversas comunidades de vela que participo, para meu grupo do orkut denominado “Boiçucanga”, para a prefeitura do município, para a policia civil no litoral norte, para as mídias cabíveis aos quais temos contatos e relacionamentos ha tantos anos para ver que atitudes serão tomadas em relação a este evento.
Obrigado a todos.

Fabio Potenza
São Paulo, SP


Ponte da Maranduba - Sra. Fabiana Freitas Silva, nao adianta mais reclamar, so teremos a ponte novamente, mesmo que com tecnologia primitiva como alegou um vereador, quando novamente nos unirmos. Na sexta feira passada, fomos alertados que um amigo nosso acabava de ser assaltado, e se a ponte estivesse em
condições com certeza os meliantes estariam preso, pois a viatura que foi solicitada, teve que dar aquela volta e os bandidos fugiram de moto passando por
mim bem em cima da Ponte.
Fala-se que o DADE ja liberou verba, que a defesa Civil idem, que no Orcamento do Municipio foi designado uma verba para a construcao, so que ate agora
nao se viu nada, ate quando vamos ter que esperar. sem se falar nas promessas de campanha.

Jose Carlos Cusato
Maranduba, Ubatuba, SP


Usinas de gás ou catástrofes à vista? - Quem não se lembra de Vila Vintém? Quem não lê ou ouve todos os dias nos meios de comunicação os acidentes com estas usinas e com os condutores de petróleo? Agora é o gás, talvez muito mais perigoso?
Então porque todos correm atrás deste tal de beneficiamento de gás? Por causa dos Royaltes?
E quem será responsável pelos acidentes que poderão acontecer? Os mesmos que estão correndo atrás dos "GAZDÓLARES"?
Quem garante que a vinda destes investimentos trarão emprego e renda para os nossos moradores?
E o Turismo? Como fica? Principalmente depois de um acidente?
Não seria mais lógico que corrêssemos atrás de projetos turísticos e vivêssemos de nossas vocações?
Estes investimentos sim tenho absoluta certeza que trariam emprego e renda para os nossos munícipes, bem como garantiriam as nossas áreas de preservação ambiental.
Acredito até que poderíamos ir contra estas propostas já adiantando que caso sejamos prejudicados por qualquer acidente seriamos muito bem indenizados.
Podemos baseados nisso pleitear os "GAZDÓLARES" bem como os Petrodólares que hoje, e digo hoje, pois tivemos outro acidente no Tebar, e estamos sujeitos a sofrer com tais acidentes.

Fernando Pedreira
Maranduba, Ubatuba, SP


“Forro Descaiçara” - O País está assustado com as atuais notícias na política da esfera federal, onde revela práticas fisiológicas, clientelismo e corrupção. É o desmoronamento do PT, na sua vida administrativa. Com isso vai, não somente o dinheiro do povo, mas o bem de maior valor, que é a “esperança”. O pior é que o mesmo vem acontecendo também em nosso município, quando a Câmara Municipal de Ubatuba é gerenciada pelo PT – de Jairo dos Santos, irmão do ex-vereador Domingos dos Santos.
A Câmara municipal de Ubatuba, nunca esteve tão inchada de funcionários e nunca se gastou tanto. O estranho é que nada se vê de novo. As sessões e a Mesa ofendem os munícipes em suas casas em transmissão pela Kaybee. Existem certas coisas que o cidadão tem o direito de não ver.
Ubatuba somente vai melhorar quando existir conscientização de que a comunidade é responsável e não os gestores. Sim, responsáveis através do exercício da cidadania cobatendo os NABABOS da política local.
Nesta questão de cidadania, sou obrigado a prestar as minhas honrarias e solidariedade ao Dr. Vicente Malta Pagliuso, que sempre foi um soldado da cidadania neste rincão. No ano passado, por conta de sua atuação, ganhou um abaixo assinado de repúdio e por pouco não obteve o título da C.M. - “ Moção derepúdio” , que estava sendo promovida por um nobre ex-vereador e um ex-assessor de outro vereador. Este ano o Dr. Vicente conseguiu de dois a quatro inquéritos policiais, em razão de ter feito um pedido de informação junto à Câmara Municipal, ressaltando-se, que este pedido não foi atendido. O que se pedia era o nome completo dos vereadores com as respectivas qualificações e a relação dos funcionários, funções, salários e onde se encontram lotados. Pasmem, isto resultou em instauração de inquérito policial, pela prática de crime de calúnia. Assim, o PT que sempre atacou, de todas as formas o antigo governo municipal, abusando de seu linguajar, agora é tolerância ZERO; até injusto.
Mas, na verdade é que no seu exercício da cidadania, preocupado com o marasmo que reina na cidade e a laxismo que hoje é a Câmara Municipal, fato notório, o Advgado referido, propôs AÇÃO POPULAR, contra os componentes da mesa, processo n. 552-05 em trâmite na Segunda Vara desta Comarca, questionando, o número de assessores, que permanece o mesmo, em que pese a diminuição de três vereanças. Segundo a ação, deveriam deixar de existir 9 assessores, que custam ao erário, considerando salário base, encargos e verbas rescisórias, em torno de R$ 360.000,00/ano, que daria para comprar várias ambulâncias ou construir a nova sede da Câmara Municipal junto ao Forum na Estufa II, em local já reservado para este fim em gestões anteriores. Além dos assessores fantasmas, possivelmente, existem àqueles funcionários com desvios de finalidades; ou seja: na portaria uma função e na vida prática outra função inferior, devido a sua desqualificação, ganhando mais que outros funcionários, que desempenham as mesmas funções.... Asism é a Câmara Municipal de Ubatuba, na gestão do Petista JAIRO DOS SANTOS –“inchada, cara ao erário e com possíveis práticas fisiológicas, clientelismo e talvez corrupção na acepção geral do termo; a atual mesa é um fiasco, hoje, motivo de chacotas nas esquinas da cidade, tipo “quem for favoráveis que se levantem os que for contrários fiquem de pé”. Dizem até, considerando a apatia da Mesa, que quem manda mesmo hoje na Câmara é o Direitor, um advogado proveniente de Caraguatatuba, que reside há alguns poucos anos em nossa cidade. Ubatuba, com certeza, merece coisa melhor!!!
Para finalizar, uma curiosidade, o acessor do Vereador Jairo, presidente da associação dos caiçaras, é um argentino. Nada se tem contra estrangeiros ou argentinos, trata-se de um povo de valor. Entende-se, que naquela função não exista caiçara competente. Mas, como dito acima, não deixa de ser curioso. Ubatuba merece coisa melhor; precisamos, urgentemente, realmente, resgatar Ubatuba, com suas lindas praias, Ubatuba, sim, sim, sim. “A corte bailava enquanto a monarquia desmoronava”

Robson Chagas
Presidente do PMN
Ubatuba, SP

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br

Atenção! - A sessão Foto do Dia passará a divulgar também fotos de pessoas da região. Esta será nossa forma de homenagear e prestigiar pessoas de destaque no Litoral Norte. As fotos enviadas deverão ser no enquadramento "close" podendo ser coloria ou PB, no tamanho mínimo de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi. O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma..

Ubatuba:

Baía de Ubatuba - Emilio Campi

Baía de Ubatuba
©Emilio Campi

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor

contador, formmail cgi, recursos de e-mail gratis para web site