Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quarta-feira, 22 de junho de 2005 - Nº 1305 Edições Anteriores

Sol e Vida Inteligraph Uba-Uba

Região
Petrobras definirá até julho a exploração do gás da jazida de Mexilhão em conjunto com a Repsol


Caraguatatuba
Novo Comandante do Litoral reúne-se com o prefeito de Caraguatatuba
Artistas plásticos participam do Jardim das Artes na Praça Cândido Motta
Equipe de xadrez se destaca no Circuito Vale Paraibano de Xadrez
Semana Acadêmica vai até quinta-feira em Caraguá
Festa Junina da Câmara Municipal foi um sucesso!!!
Vereador Omar Kazon quer Batalhão da Polícia Militar em Caraguatatuba
Projeto de Saúde Bucal, uma parceria do Vereador Pardim, Colégio Tableau e Prefeitura


Ilhabela
Ilhabela proíbe cães na praia e aplica multa de R$ 1.000

São Sebastião
Polícia `importa' seis carcereiros
São Sebastião apresenta modelo de terceirização da merenda para Ubatuba
Terceirização gera benefícios em São Sebastião
Vereador Kotian visita escolas municipais de São Sebastião
Flávia Soares espera alcançar bom resultado na 2ª etapa da disputa

Ubatuba
Coleta seletiva em Ubatuba passa por mudanças de horários
Ubatuba conquista bons resultados nos Jogos Abertos da Juventude
Saúde Coletiva de Ubatuba realiza treinamento para toda a região
É hora de decisão nos campeonatos de basquete de Ubatuba

Seções
Artigo
Carta do Leitor
Foto do Dia


Notícias da Região Topo

Petrobras definirá até julho a exploração do gás da jazida de Mexilhão em conjunto com a Repsol

Litoral Norte - O diretor de exploração e produção da Petrobras, Guilherme Estrella, disse que a estatal deverá definir até julho as premissas básicas do acordo com a espanhola Repsol para o desenvolvimento da produção do campo de Mexilhão, em águas do arquipélago de Ilhabela.
De acordo com o executivo, o detalhamento do projeto será feito nos próximos meses.
"Não há pressa (na definição do acordo com a Repsol) porque a Petrobras já está explorando a área", afirmou.
Ele acrescentou que a estatal está no momento perfurando um poço horizontal na área para verificar a capacidade de produção do campo.
Estrella disse ainda que a Petrobras deverá avaliar as reservas do bloco BS-500 ((bloco exploratório na Bacia de Santos vizinho ao campo de Mexilhão, localizado no BS-400) até o fim do ano.
O diretor explicou que o projeto do BS-500 é mais complexo porque foi verificada a existência de óleo leve em seus reservatórios. Até julho, a Petrobras deverá apresentar a revisão do seu plano estratégico. (Fonte: Correio do Litoral)

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba

Novo Comandante do Litoral reúne-se com o prefeito de Caraguatatuba
Durante a reunião no gabinete do prefeito, foi discutida a possível transferência da sede do Batalhão de São Sebastião para Caraguatatuba. Prefeito apoia a construção do Batalhão no município e garante total apoio ao comando.

Caraguatatuba - O novo Comandante do 20º BPM/I Litoral Norte, Tenente Coronel PM Ivo Carbonari visitou o prefeito de Caraguatatuba José Pereira de Aguilar, em seu gabinete, nesta terça-feira, 21. O comandante, que tomou posse na segunda-feira, dia 20, em São Sebastião, estava acompanhado do sub-comandante do Litoral Norte Major PM FCMT Vicente Perine Junior, além do Capitão PM Padulla e ainda dos Capitães PM Marcondes, Rosmaninho e Marcos Fernando.
O Comandante Carbonari ocupou o lugar do Major PM Pousa, que era interino no Litoral Norte. Durante a reunião no gabinete do prefeito, foi discutida a possível transferência da sede do Batalhão de São Sebastião para Caraguatatuba. O prefeito Aguilar declarou ser favorável à construção do Batalhão no município e garantiu total apoio ao comando.
"Quero ser parceiro da Polícia Militar e por isso apoio a transferência do Batalhão para o nosso município. Estamos negociando com o Estado sobre a área do DER (Departamento de Estradas de Rodagem) que poderá ser disponibilizada para a construção do Batalhão", disse o prefeito.
De acordo com o Capitão Padulla, a obra será feita em conjunto com a Prefeitura e o Governo de Estado na área onde fica o DER. Segundo Padula já existe um projeto para a obra do Batalhão, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Obras. Padulla afirmou que o Batalhão em Caraguá fica estrategicamente bem localizado. "Caraguá é o centro geográfico do Litoral e como o prefeito Aguilar manifestou interesse em sediar o Batalhão, provavelmente será construído". (Fonte: PMC)

Artistas plásticos participam do Jardim das Artes na Praça Cândido Motta

Caraguatatuba - Como ponto de encontro de artistas da cidade e local para venda de suas obras, a Praça Dr. Cândido Motta está sendo inserida no roteiro de turismo cultural da cidade – a ‘Praça das Artes’.
A Fundacc criou o projeto para que os artistas da cidade divulguem seus trabalhos e assim, possam comercializá-los. O público pode conhecer a arte de cada artista, cada qual em sua modalidade como pintura, escultura, desenho, gravura e fotografia - “Esse projeto foi baseado num outro que acontece na cidade de Santos, e a partir dessa experiência vitoriosa, pensamos em implantá-lo em Caraguatatuba. Iniciado na Praça do Caiçara em janeiro deste ano, os artistas expuseram suas obras primeiramente neste local, numa fase experimental, atrelado às ações do MACC-Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba - comenta Eloiza Antunes, presidente da Fundacc“.
Os artistas nessa experiência acharam que a Praça Dr. Cândido Motta teria mais visibilidade para seus trabalhos e a Fundacc prontamente atendeu às solicitações, alterando o projeto inicial.
Na verdade, sempre houve a intenção de implantar na Praça do Caiçara uma extensão de arte para o público na rua, iniciado com o artista plástico Fabrin, escultor que chegando na cidade em 2003, teve lá seu espaço para trabalhar e expor suas obras – “A Fundacc abriu-me as portas e foi um grande incentivo para mim. Pude contar com apoio da instituição para mostrar meu trabalho. Hoje, na Praça Cândido Motta, o projeto Jardim das Artes contribui para divulgar as artes e as técnicas de cada artista, que está em contato direto com o público. Fazemos bons contatos, recebemos visitas em nossos ateliês, e estamos muito satisfeitos”- finaliza Fabrin.
Na verdade, os artistas da cidade sempre se dispuseram a expor suas obras nas praças como conta Raquel Hümmel – “Em 1995 nós nos reuníamos na praça em frente ao Fórum Municipal mas ficávamos muito afastados e isolados; depois conseguimos expor na Praça Cândido Motta, ao lado do coreto, mas não durou muito. Nós sempre pleiteamos um espaço para mostrar nossas obras – comenta.
O projeto já conta com 16 artistas cadastrados e funciona nos finais de semana e nos feriados das 15 às 22 horas. Cada artista pode permanecer no projeto por 90 dias, podendo ter ser prorrogado.
Os interessados devem preencher um cadastro na Fundacc, localizada na Rua Santa Cruz, 396, no centro de Caraguá. Mais informações pelos telefones (12) 3883 7555, 3883 3727, ou 3883 3737. (Fonte: Fundacc)

Equipe de xadrez se destaca no Circuito Vale Paraibano de Xadrez
Equipe vai representar Caraguá nos Jogos Regionais.

Caraguatatuba - A equipe de xadrez de Caraguá fez bonito no 5º Circuito Valeparaibano de Xadrez. Entre os 19 enxadristas da equipe, os destaques foram o professor Francisco Medeiros, o Chiquinho, que foi o campeão na classificação geral e na categoria Absoluto, e Fábio Alves Lins Junior, 13 anos, que foi o vice-campeão na categoria sub 15.
O Circuito foi realizado em Pindamonhangaba no último domingo, 19, reunindo 74 atletas do Vale do Paraíba e Litoral Norte.
Outro atletas da equipe, que tem o apoio da Secretaria de Esportes e Recreação de Caraguá, que também se destacou foi Nícolas Dias Padilha, em décimo lugar.
O resultado da equipe vem sendo conquistado há alguns anos, com as aulas do Professor Chiquinho e a contínua formação de equipes. Caraguá tem hoje várias feras no xadrez.
Fabinho é uma delas. Joga xadrez há dois anos e já tem uma coleção de títulos. Foi campeão Paulista de Xadrez Dinâmico em 2004, campeão na 4ª etapa Paulista do Litoral Norte, campeão do Troféu Antonio Carlos da Silva, o inter-bairros em Caraguá, campeão da Copa Bolha de Xadrez, entre outros títulos.
O enxadrista vai representar Caraguá no 49º Jogos Regionais, o que será um excelente treino para quem quer ser campeão brasileiro e mestre de xadrez. A próxima etapa do Circuito Valeparaibano de Xadrez vai acontecer no dia 21 de agosto em Caraguá.
Além do apoio da Secretaria de Esportes e Recreação do município, Fabinho conta com o apoio do Supermercado Formigão e do Vereador Germínio. (Fonte: PMC)

Semana Acadêmica vai até quinta-feira em Caraguá
Érica Palumbo, membro da Acubalin da Associação de Cultura Banto do Litoral Norte, apresenta a palestra ‘Herança Africana no Brasil’, nesta quarta-feira

Caraguatatuba - Os cursos de Pedagogia e Normal Superior das Faculdades Integradas Módulo estão promovendo até quinta-feira, dia 23 de junho, a Semana Acadêmica, que está debatendo durante todos os dias por meio de diversas atividades como palestras, oficinas e um fórum de debates o tema ‘A educação e cultura: a escola como formação do ser”.
O evento é dirigido a educadores, estudantes, professores e interessados na área da educação e uma oportunidade de atualização sobre as diversas áreas ligadas a educação escolar. Serão oferecidas 30 vagas em todas as oficinas e 360 para as palestras. As inscrições já estão abertas, no CAM (3897-2038/2041).
Nesta quarta-feira, dia 22, os alunos do curso de Arquitetura apresentam o projeto ‘Brincando de Projetar’, na sala 13. Às 9h30, Érica Palumbo, membro Acubalin da Associação de Cultura Banto do Litoral Norte, apresenta a palestra ‘Herança Africana no Brasil’, no auditório.
Às 19h30, haverá o Fórum de Educação de Jovens e Adultos, com a coordenação da Profa. Maria Zoe B. Bittencourt e alunos no Normal Superior e de Pedagogia, no auditório.
Às 21 horas, acontecem as oficinas: ‘Modelagem de barro para crianças: diversão e aprimoramento motor e intelectual’, com a Profa. Dra. Elizabeth Grillo, na sala 31; e ‘A música e sua função pedagógica: atividades para serem desenvolvidas na sala de aula infantil’, com a Profa. Ms. Karla Maria S. de Andrade, na sala 39.
Às 21 horas, serão trabalhados vários temas, também abertos ao público, como ‘Artes visuais para 1ª a 4ª séries: a paz nos traços de Pablo Picasso’, com o Prof. Edson Santos Silva, na sala 54; ‘Contador de Histórias’, com a Profa. Enaida Rodrigues, na sala 34; ‘Cultura Caiçara’, com o Prof. Serginho Burihan, na sala 35; ‘Brinquedoteca’, com a Profa. Alciene Ribeiro F. da Silva, na sala 45; ‘Aprender e ensinar divertindo-se’, com a Profa. Ângela Matilde Fogaça, na sala 15; ‘A arte de aprender com a criatividade, com a Profa. Marlene Pereira Fontana; na sala 13; e ainda ‘O projeto interdisciplinar II, com Maria Rita Marcondes, na sala da biblioteca.
Na quinta-feira, dia 23, pela manhã, acontecem diversas oficinas como a de ‘Artes’, com a Profa. Elizabeth Grillo, na sala 13, às 7h30; ‘Novos olhares sobre a realidade: brincando com Picasso’, com a Porfa. Enaida Rodrigues e os alunos do 5º semestre de Pedagogia; na sala 15, às 9 horas; ‘Aprendendo e ensinar divertindo-se, com a Profa. Ângela Fogaça, na sala 13, às 9 horas;
O período da noite haverá uma palestra com o Prof. Edson Santos Silva e alunos ne Pedagogia e Normal Superior sobre o tema ‘A importância da arte no desenvolvimento cognitivo’, no auditório, às 19h30; e no mesmo horário a oficina ‘Projeto interdisciplinar III’, com Maria Rita Marcondes, na sala da biblioteca.
O enceramento acontecerá às 21h30 no auditório com uma apresentação da peça teatral ‘Contos de Areia’, com o grupo da Fundacc..
Mais informações com as responsáveis pelo evento, Profa. Ms. Maria Antonia de Lima Ribeiro Furgeri, coordenadora do curso de Pedagogia e Profa. Ms. Camila Beltrão Medina, coordenadora do curso Normal Superior. (Fonte: Módulo)

Festa Junina da Câmara Municipal foi um sucesso!!!

Caraguatatuba - Os funcionários da Câmara Municipal realizaram sua tradicional Festa Junina na sexta-feira, 17 de Junho e o local escolhido foi o Clube XV de Novembro.
Com comida típica, bebida e muita diversão, quem foi ao Arraiá da Câmara se deliciou com a decoração, quadrilha, casamento caipira e a tradicional fogueira.
Os noivos – Paulinho Pardim e Wanda, casaram-se com a benção do Padre Gobetti e noiva foi conduzida ao “altar” pelo padrinho Aguilar.
A festança foi animada pela dupla sertaneja João Marcos e Juliano.
Estiveram presentes no Arraiá os Vereadores AG Pereira, Celsinho Pereira, Cristian Baduca, Gobetti e o Presidente da Câmara, Juarez Pardim.
A festa foi realizada pelos próprios funcionários que garantem... em Agosto terá mais festa. Aguardem!!! (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Vereador Omar Kazon quer Batalhão da Polícia Militar em Caraguatatuba

Caraguatatuba - Preocupado com a segurança da população do município e da região, o Vereador Omar Kazon (PL), através do Requerimento 61/2005 requer ao Governo do Estado, informações sobre a possibilidade de transferir o Batalhão da Polícia Militar do Litoral Norte, com sede em São Sebastião, para Caraguatatuba.
Kazon considera que a nossa região, por ser turística, há muito vem sofrendo com a falta de policiais, principalmente na temporada de verão, quando a população aumenta drasticamente e agora com a construção do CDP (Centro de Detenção Provisória) em nossa cidade, será necessário o aumento do efetivo policial.
“A população está com medo, não podemos ficar à mercê dos bandidos. Caraguatatuba cresce a cada dia e agora com a construção do CDP, o Governo tem obrigação de aumentar o número de policiais para dar mais segurança a população” afirma Kazon.
Em despacho com o Prefeito Aguilar, o Vereador Omar Kazon pediu para que levasse ao conhecimento do Governador Geraldo Alckmim e do Comando da Secretaria da Segurança do Estado a solicitação de doação do Prédio do DER, localizado a Rua Lorena, no bairro Sumaré. O Prefeito Aguilar apoiou totalmente o Vereador e em resposta enviou o Ofício 344/05-GP informando que a Prefeitura vem mantendo contato com a Secretaria do Estado de Segurança Pública, objetivando a instalação do Batalhão da Polícia Militar em Caraguatatuba, e que os primeiros estudos realizados apontam o referido imóvel para sede do Batalhão.
“Agora é só aguardar, trabalhamos incansavelmente para dar melhores condições de vida a população, não podemos ficar de braços cruzados diante do aumento da criminalidade em nossa cidade”, comenta Kazon. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Projeto de Saúde Bucal, uma parceria do Vereador Pardim, Colégio Tableau e Prefeitura

Caraguatatuba - O Presidente da Câmara Municipal de Caraguatatuba, Vereador Juarez Pardim (PPS) esteve reunido mais uma vez com a Dra. Sandra e Dra. Indira, coordenadoras técnicas do Colégio Tableau de Caraguatatuba para darem continuidade ao Projeto de Saúde Bucal, uma parceria do Vereador Pardim, Colégio Tableau e Prefeitura.
A reunião aconteceu dia 17 de junho no gabinete do Presidente, ficando definido que sexta-feira próxima, dia 24, acontecerá outra reunião entre o Vereador Pardim, o Secretário de Saúde, Dr. Senna, o diretor de Saúde Bucal da Prefeitura, Dr. Olegário e as coordenadoras do Tableau para definir o projeto.
Pardim acredita que este projeto é de extrema importância, pois a população carente há muito tempo solicita tratamento dentário com próteses. Atualmente na rede municipal o tratamento dentário consiste apenas de restaurações (cáries), limpeza e extrações.
“O Projeto Saúde Bucal consiste em atender a população carente com dentaduras e pontes, com ele pretendemos complementar o tratamento dentário que existe atualmente na rede pública. Eu e o Prefeito Aguilar vemos com bons olhos este projeto, pois a população carente será atendida por formandos do Colégio Tableau, por profissionais qualificados e que estes profissionais, no futuro, poderão atender também a demanda do Centro de Especialidades que a Prefeitura está prestes a implantar no município”, comenta o Vereador Pardim. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Programa Ação Litoral

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Ilhabela proíbe cães na praia e aplica multa de R$ 1.000

Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela deu início a uma campanha para coibir a presença de animais nas praias da cidade. Com base em uma lei municipal de 95, a prefeitura vai multar em R$ 1.000 os proprietários que levarem seus animais para passear à beira-mar.
A campanha está sendo desenvolvida pelas secretarias de Meio Ambiente e da Saúde: 18 estão sendo sinalizadas comunicando a proibição da presença de animais na orla, devido aos riscos de doenças como bicho geográfico e micoses.
No último fim-de-semana foram sinalizadas as praias Curral, Feiticeira, Grande, Perequê e Vila. Moradores, veranistas e turistas estão recebendo um folheto educativo, elaborado pela prefeitura, orientando sobre a lei em vigor, suas penalidades e os riscos oferecidos pela presença de cães e gatos nas areais das praias.
Segundo um levantamento feito pela ONG (Organização Não-Governamental) Ilhabela.org, a ilha tem 21 mil habitantes e 6.000 cães. Ainda de acordo com a ONG, o número de animais na ilha supera os parâmetros da OMS (Organização Mundial da Saúde), que estabelece como ideal um animal para cada 14 habitantes.
O prefeito Manoel Marcos de Jesus Ferreira (PTB) disse que pretende conscientizar moradores e veranistas de que praia não é lugar para animais.
"Trata-se de um grande desrespeito com a legislação em vigor e com a saúde pública", afirmou. Segundo ele, a fiscalização será feita por fiscais da Vigilância Sanitária e do Meio Ambiente, até mesmo, nos finais de semana.
Manoel Marcos rejeitou o pedido feito oficialmente por ambientalistas para criação de uma praia exclusiva para animais na ilha.
"Não concordei, por entender que é totalmente inviável", afirmou o prefeito. Segundo ele, a decisão foi tomada depois de uma consulta informal com os moradores.
Os ambientalistas pretendiam transformar um trecho de areia de cerca de 100 metros, situado entre as praias Perequê e Barra Velha, na primeira praia exclusiva para animais no Brasil. O local escolhido, próximo ao Ribeirão Água, não é frequentado pelos banhistas.
O ambientalista Ricardo Anderáos, autor da proposta, não foi localizado ontem para comentar o assunto.
REAÇÃO- O presidente da Associação de Hotéis e Pousadas de Ilhabela, Maria Inês Ferreira, considerou a campanha importante. "Infelizmente, a maioria das pessoas não tem a cultura de recolher as fezes de seus animais nas calçadas e praias", afirmou. (Fonte: ValeParaibano)
 

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Polícia `importa' seis carcereiros

São Sebastião - A Delegacia Seccional de São Sebastião decidiu reforçar a vigilância na Cadeia Pública da cidade. Para isso, "importou" seis carcereiros de Caraguatatuba, que já estão reforçando os plantões. Superlotada, a cadeia teve duas fugas nos últimos trinta dias.
A cadeia tem capacidade para 60 presos, mas abriga atualmente 150 detentos, distribuídos em dez celas. É a única em funcionamento no Litoral Norte. A cadeia de Caraguá foi desativada e a de Ubatuba é exclusiva para mulheres.
A cadeia de Ubatuba também enfrenta problemas de superlotação. Um total de 49 presas ocupam quatro celas. A cadeia tem capacidade para 24 detentas. Por causa da superlotação, várias presas estão dormindo no chão, devido à falta de colchões.
LOTAÇÃO - A delegada seccional Elaine Maria Biasoli Pacheco disse que dobrou o número de carcereiros nos plantões da cadeia devido à superlotação. "Escalamos quatro carcereiros por período", afirmou. Segundo ela, a delegacia vem tentando a remoção de presos junto à SAP (Secretaria de Administração Penitenciária).
O presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) em São Sebastião, Luiz Tadeu de Oliveira Prado, afirmou que a cadeia é uma "bomba prestes a explodir".
Segundo ele, o estabelecimento fica próximo a escolas, igrejas e faculdades, oferecendo grande risco para todos.
"É preciso alguma providência por parte das autoridades estaduais", afirmou Prado. A delegada seccional afirmou que com a implantação do CDP (Centro de Detenção Provisória) em Caraguatatuba, a cadeia deverá ser desativada.
A Secretaria de Administração Penitenciária não retornou as ligações feitas pelo ValeParaibano para comentar a superlotação nas cadeias da região e o andamento do processo de construção do CDP de Caraguatatuba. (Fonte: ValeParaibano)

 São Sebastião apresenta modelo de terceirização da merenda para Ubatuba

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião apresentou na manhã de ontem (21/06) o sistema de terceirização da merenda implantado no município desde 2003, a um grupo formado por integrantes do Conselho de Alimentação Escolar - CAE e por representantes da Secretaria Municipal de Educação de Ubatuba, que visitaram as escolas da rede municipal sebastianense.
A supervisora da Secretaria de Educação de Ubatuba, Rozemara Cabral de Carvalho, que representava a secretária de Educação de Ubatuba, Isabel Roseli de Souza Leite, explicou que o objetivo da visita foi conhecer o serviço terceirizado prestado em São Sebastião para estudar a viabilidade de implantação do mesmo em Ubatuba.
“Estamos buscando qualidade e menor custo, para isso estamos conhecendo as experiências de outras cidades para embasar nossa decisão. Se o modelo for aprovado pelo CAE, pelo grupo escolar e demais setores ligados a área, provavelmente no próximo ano, também estaremos adotando a terceirização”, disse a supervisora de Ubatuba.
Em São Sebastião, o grupo que já esteve também em Jacareí e Taubaté, foi recepcionado pelo secretário Municipal de Educação e vice-prefeito, Paulo Henrique Santana e por uma equipe da Secretaria Municipal de Educação de São Sebastião (SEDUC). A representante da COAN, empresa que presta serviços na alimentação escolar para o município, Priscila Liberato e o vereador Modesto Koji Ono (o Kotian), que atualmente está como presidente da Câmara e é conselheiro do CAE de São Sebastião, também acompanharam.
Durante o encontro o grupo de Ubatuba esclareceu dúvidas, conheceu o modelo e provou da merenda escolar, ao lado do secretário da Educação de São Sebastião Paulo Henrique e do vereador Kotian.
O grupo percorreu quatro escolas que atendem diferentes níveis de ensino, a Escola Municipal da Enseada, de Ensino Fundamental; a EMEI Chapeuzinho Vermelho, de Educação Infantil; a Creche Adriana Vasques Fernades, e a Escola Estadual Maisa Theodoro da Silva (SENE), do Ensino Médio, que apesar de ser estadual, tem a merenda fornecida pelo município.
O vereador Kotian, respondendo a um questionamento da vereadora de Ubatuba, Luciana Machado (PDT), que acompanhava o grupo, disse que o número de reclamações sobre o serviço terceirizado é pequeno. “Temos recebido mais elogios do que reclamações”, disse o vereador.
A Prefeitura de São Sebastião apesar da terceirização, manteve as merendeiras municipais, sendo feito apenas uma complementação de mão-de-obra por funcionárias admitidas pela empresa COAN.
A supervisora da Secretaria da Educação de Ubatuba agradeceu a atenção recebida. “Essa receptividade que recebemos de São Sebastião, que é uma cidade irmã e possui realidades semelhantes, prova que o Litoral Norte está interagindo e buscando a regionalização de suas ações, o que é muito positivo”, afirmou. (Fonte: PMSS)

Terceirização gera benefícios em São Sebastião

São Sebastião - São Sebastião iniciou a terceirização da merenda em 2003, ainda na administração anterior. De acordo com a nutricionista do município, Cláudia Lopes Félix, que acompanhou este processo de transição, no início houve um período mais complicado, de adaptação, mas que atualmente já foi superado.
Em 27 de julho de 2004, foi firmado um termo aditivo que previa mais um ano de vigência do contrato com a empresa COAN, que rescinde no próximo mês de julho. Mas, o secretário da Educação sebastianense, Paulo Henrique Santana já anunciou que será feito um novo aditamento com a empresa.
“Assim que assumi a pasta da Educação, procurei checar a qualidade do serviço oferecido pela empresa. Para isso, fizemos reuniões com o CAE e com o Conselho Municipal de Educação, onde foi definido coletivamente que haveria a continuação da empresa, que se propôs a aprimorar ainda mais o serviço”, disse. Ele também explicou que um relatório foi enviado às escolas para avaliar a terceirização, junto com a comunidade, onde o resultado, segundo conta, foi de 90% de aprovação.
Interromper a terceirização hoje, seria inviável segundo o secretário, pois com a adoção do sistema, o município desfez a estrutura que estava montada para atender a merenda escolar. “Para assumirmos novamente o serviço da merenda, o município enfrentaria problemas como a compra, transporte e controle dos gêneros alimentícios e a falta de equipamentos e funcionários para as cozinhas, que atualmente são mantidos pela COAN”, explicou o secretário.
Preocupada com a alimentação das crianças que freqüentam suas unidades escolares, a Prefeitura Municipal de São Sebastião investe, ao ano, mais de R$ 4,5 milhões em merenda escolar. A Prefeitura paga por refeição consumida pelos cerca de 15 mil alunos atendidos da rede e entidades conveniadas com o município, como berçários, entre outras. Cada café da manhã custa R$ 0,48 e a merenda sai por R$ 1,57 cada. Já a merenda das creches, que por funcionarem em período integral, incluem café da manhã, almoço e lanche da tarde, custa R$ 2,99.
O cardápio, bastante variado, conta com gêneros alimentícios perecíveis, além de todos os básicos não-perecíveis e os hortifrutigranjeiros.
Segundo a nutricionista da Prefeitura, a merenda não é considerada uma refeição completa, mas sim, um complemento alimentar. Ainda assim, sabendo do problema da desnutrição infantil que se apresenta em todo o país e que muitas crianças moradoras de áreas carentes têm na merenda a única refeição do dia, é que a Prefeitura procurou manter a terceirização da merenda escolar, que ocasionou aumento do valor nutritivo da refeição. “Como o sistema de compra da Prefeitura é mais burocrático, teríamos problemas para inserir as frutas e verduras no cardápio, o que não ocorre na terceirização”, explicou Paulo Henrique.
Além da merenda a Prefeitura oferece ainda o “Kit Merenda” a 594 crianças cadastradas no programa do Governo Federal “Bolsa Escola”. (Fonte: PMSS)

Vereador Kotian visita escolas municipais de São Sebastião

São Sebastião - O vereador Modesto Koji Ono, o Kotian (PTB), presidente interino da Câmara Municipal sebastianense, visitou na manhã desta terça-feira, quatro escolas do ensino fundamental da rede municipal. Na ocasião, o vereador que também é presidente da comissão de saúde, recebeu uma comitiva de vereadores e funcionários das secretarias de saúde e de educação da cidade de Ubatuba. Estes vieram conhecer de perto o sistema de terceirização e distribuição de merenda escolar no município desenvolvida pela empresa Coan, com sede em Tietê (SP).
O convite veio através do secretário de Educação e vice-prefeito de São Sebastião, Paulo Henrique, que mostrou aos convidados a empresa que a prefeitura contratou na atual gestão municipal.
O secretário comentou que é importante a participação do parlamentar nestas questões. “Chamei o vereador Kotian, que é o atual presidente da Câmara, porque considero de suma importância a palavra do Legislativo, que por si, leva ao conhecimento do povo”, comentou.
A nutricionista da empresa, Priscila Liberato Sousa, comentou que “semanalmente entrega-se alimentos estocáveis e perecíveis (carnes congeladas), além da distribuição duas vezes por semana, de horti-frutigranjeros”.
Já Kotian elogiou o sistema de higienização e a qualidade da comida distribuída nas escolas visitadas. “É importante como se trata as crianças da rede municipal. Visitamos as duas EMEIs da Enseada, Topolândia, e no Bairro São Francisco”.
No entanto, o presidente da Câmara, questionou junto ao secretário de Educação porque não se consome frutos do mar, altamente saudáveis, valorizando o comerciante local. Segundo a nutricionista Priscila Liberato Sousa, geralmente os produtores e distribuidores não tem o SIF, não apresentam embalagens e locais adequados para armazenagens, além de não terem notas fiscais dos produtos que comercializam.
Kotian também perguntou como se procede quando o alimento sobra após o consumo dos alunos. O secretário disse que paga-se o que é consumido. Segundo Paulo Henrique a prefeitura paga o que é gasto. “Pagamos R$ 1,57 por um prato de comida, R$ 0,48 por um “desjejum matinal” e R$ 2,99 a merenda, englobando-se café, almoço a janta”, frisou.
Segundo a agente de saneamento da secretaria de saúde da prefeitura de Ubatuba, Mônica Moreira, que veio representando a secretária de Educação Isabel Roseli de Souza Leite, além de ser membro do CAE (Conselho de Alimentação Escolar) de Ubatuba, comentou que o sistema de sua cidade ainda é municipal e gasta-se muito comparando com o sistema de São Sebastião. Para ela a terceirização é bem mais viável. “Hoje temos problemas de remanejamento de funcionárias, gasto excessivo com gás, comida. Aqui vemos algo muito positivo, já que administrar isto com grande responsabilidade é um modelo para todo o Litoral Norte”, disse.
Já a supervisora de ensino da prefeitura de Ubatuba, Rose Cabral Mendes de Carvalho, falou sobre as pequenas coisas que podem melhorar o processo na merenda escolar de um município. “É uma mega-empresa a Coan, pois cuidar e atender 20 mil pessoas em uma rede de ensino com tanta competência é uma grande tarefa”, diz.
Kotian afirmou que não há reclamações que comprometam o sistema de merenda oferecido pela Coan. “No máximo que ouvimos são reclamações isoladas, mas nada que comprometa o trabalho”.
O grupo de vereadores, profissionais de saúde e da educação de São Sebastião e Ubatuba visitou a EMEIs (Escola Municipal de Ensino Fundamental) da Enseada (Pônei Azul e a EM (Escola Municipal), também da Enseada, além da Escola Infantil Chapeuzinho Vermelho, no bairro São Francisco e a escola da Topolândia.
Compareceram também no encontro a vereadora Luciana Machado (PDT) que é suplente da CAE (Conselho de Alimentação Escolar) pela Câmara Municipal de Ubatuba, entre outras autoridades.
O presidente interino da Câmara, Kotian, disse que a disciplina que as crianças seguem é muito importante para a valorização de valores sociais. “Isto é importante para a formação de um cidadão honesto e com princípio idôneos de vida”, ressaltou.
As escolas visitadas são de 1ª à 4ª série, além de contarem com cursos do EJA (Educação para Jovens e Adultos), de 5ª à 8ª série.
Kotian finalizou comentando sobre a EMEI do seu bairro, o São Francisco. “Aqui na escola Chapeuzinho Vermelho vejo como é tratada a criança e conheço todos os profissionais que aqui trabalham, desde a direção até os pais que contribuem para a formação de seus filhos. Olho para estas pequenas pessoas e vejo cidadãos do futuro sebastianense. Aqui cresci e morei durante praticamente toda minha vida. Reconheço o trabalho que é feito neste local e este tipo de realização precisa ser seguido por outros locais. Só assim teremos pessoas que poderão prosseguir o que tentamos plantar em nossa cidade, que é a honestidade”, conclui.

Flávia Soares espera alcançar bom resultado na 2ª etapa da disputa
Em seu primeiro ano no SuperSurf, Flávia Soares espera driblar falta de experiência para alcançar bom resultado

São Sebastião - A surfista Flávia Soares, da equipe Unimonte, disputa a partir de amanhã (22) a 2ª etapa do SuperSurf, evento que se estende até o domingo (26) na praia de Maresias, em São Sebastião, reunindo a elite do surf profissional brasileiro.
Em seu primeiro ano envolvida na competição, ela espera driblar a falta de experiência para conquistar um bom resultado, mesmo sabendo do fortíssimo nível técnico que encontrará pela frente.
"Sou uma iniciante no meio de várias surfistas com anos de rodagem no grupo profissional, como a Silvana Lima (campeã brasileira e vencedora da 1ª etapa). Estou dando meus primeiros passos na categoria, mas vou lutar por uma posição de destaque na classificação. Ficar entre as quatro melhores já seria um sonho", comenta a atleta de Itanhaém, de 23 anos, que terminou na 16ª posição na etapa inaugural, ocorrida no mês de abril, em Santa Catarina.
Campeã paulista e brasileira universitária em 2003, Flávia Soares é uma das seis novatas envolvidas na disputa e garantiu seu lugar após obter bons resultados no Abrasp Super Trials do ano passado, a seletiva para o SuperSurf.
Agora, incluída entre as feras da elite profissional, ela espera aproveitar a oportunidade da melhor maneira possível, sem deixar de lado a vontade de exibir seu talento nas ondas. "Encaro esta chance como uma forma de conhecer atletas de destaque e aperfeiçoar ainda mais minhas performances. Mas também quero mostrar meu potencial", avisa a surfista, aluna do 4º ano de Educação Física da Unimonte.
A praia de Maresias, palco da 2ª etapa do torneio, traz boas lembranças a Flávia Soares. Foi lá que ela conquistou o título brasileiro universitário de 2003 e, como prêmio, ganhou ainda uma passagem para visitar a capital da França: Paris.
"Mesmo sem falar inglês ou francês, aproveitei bem os nove dias que estive naquela cidade. Pude visitar pontos turísticos como a Torre Eiffel, o Museu do Louvre e alguns palácios. Foi uma experiência muito legal", relembra a atleta, que mesmo sendo uma das caçulas do SuperSurf, vai procurar se manter entre as 16 melhores do ranking para garantir uma vaga na edição de 2006. "É meu principal objetivo", resume Flávia, que também tem patrocínio da Recruta e Dhux Surfboard.
O SuperSurf, torneio da Associação Brasileira de Surfe Profissional (ABRASP), contará com mais três etapas até o final da temporada. As próximas serão realizadas de 13 a 17 de julho, na praia de Saquarema (RJ), de 7 a 11 de setembro, na Costa do Sauípe (BA), e de 12 a 16 de outubro, na praia de Itamambuca, em Ubatuba (SP), fechando o circuito.
 
Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Ubatuba

Coleta seletiva em Ubatuba passa por mudanças de horários

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba fez alterações nos horários e datas da coleta seletiva, com o objetivo de melhor atender a população. Conforme as alterações, a coleta acontece no setor 1 (Centro 1 e 2, Sumaré, Silope), terça e sábado à tarde. No setor 2 (Barra da Lagoa, Pq. Vivamar, Itaguá e Estufa 1), terça e sábado de manhã. No setor 3 (Pereque-açu e Bairro Praia do Matarazzo), terça e quinta de manhã. Setor 4 (Estufa 2, Sesmarias e Sertão do Sérgio), terça e sábado de manhã. Setor 5 (Emaus, Vale do Sol, Ipiranguinha, Morro das Moças, Cachoeira dos Macacos, Pé da Serra e Figueira), terça e sábado à tarde. Setor 6 (Barra Seca, Praia Vermelha do Norte, Casanga, Ranário, Sertão do Thiago, Cond. Itamambuca, Félix, Promirim, Poruba, Ubatumirim, Estaleiro Cambuca, Fazenda da Caixa, Vila Rolim, Vila da Índia, Sertão Ubatumirim e Transbordo), quinta de manhã. Setor 7 (Maranduba, Beira-rio, Porto do Eixo, Promove, Jd. Marissol, Jd. Imobiliário), sexta à tarde. Setor 8 (Taquaral, Sumidouro, Usina Velha, Pedreira, Ressaca, Mato dentro e Pq. dos Ministérios), segunda e sexta de manhã. Setor 9 (Praia Grande, Jd. Maria Alice, Tenório, Praia Vermelha, Centro e entrada do Cais), segunda e quarta à tarde. Setor 10 (Sumaré, Jd. Carolina, Jd. Samambaia, Bela Vista, Marafunda e Pereque-mirim), quarta de manhã. Setor 11 (Lázaro, Saco da Ribeira, Rio Escuro, Monte Valério, Sununga), segunda e sexta de manhã. Setor 12 (Sertão da Quina, Arariba, Sertão do Ingá, Rio da Prata, Sapé, Estrada da Tabatinga e Caçandoba), quarta à tarde. Setor 13 (Salga, Cabeça de Boi, Recanto da Lagoinha, Vl. Mariana, Fortaleza, Corcovado, Folha Seca, Praia Dura, Praia Vermelha do Sul), quarta de manhã. Setor 14 (Enseada Santa Rita e Toninhas), terça e quinta. (Fonte: ValeParaibano)

Ubatuba conquista bons resultados nos Jogos Abertos da Juventude

Próximo desafio será os Jogos Regionais em Caraguatatuba

Ubatuba - Os atletas da ginástica rítmica desportiva (GRD) e da natação de Ubatuba conquistaram bons resultados nos Jogos Abertos da Juventude, que terminaram no último sábado, dia 18, em Votuporanga. Na GRD Ubatuba conquistou a sexta posição na classificação geral. Por aparelhos, ficou na sexta colocação no Conjunto Bola e Fita e em décimo primeiro no Arco Individual. Com um total de 39.896 pontos, Ubatuba ficou a frente de cidades mais estruturadas, como Santos e São José do Rio Preto, demonstrando o potencial da modalidade.
O chefe da delegação de Ubatuba em Votuporanga, Nicrano Gomes Júnior, acredita que a GRD pode chegar ainda mais longe. “O trabalho desenvolvido em Ubatuba está atingindo níveis excelentes. A Secretaria de Esporte e Lazer pretende, num futuro próximo, apoiar ainda mais a modalidade, para que essa geração se aprimore e que as próximas encontrem condições adequadas para chegar ainda mais longe nas competições. A próxima competição da GRD serão os Jogos Regionais, onde a equipe tentará o bicampeonato.
O nadador Antônio Pinto Neto, também ficou entre os melhores. Antônio disputou a final dos 100 metros nado peito e ficou na sétima posição, com o tempo de 1’11’’49. Mais uma vez um atleta da cidade ficou à frente de cidades mais preparadas. Para o técnico de natação de Ubatuba, José Eduardo Andrade, nos Jogos Regionais o atleta deve se destacar em outra prova. “O Antônio pode conseguir bom resultado nos 50 metros livre. Vale lembrar que ele ainda vai disputar os 100 livre e os 100 peito e se tudo der certo, ele consegue boas marcas em todas as provas”, diz Andrade. (Fonte: Assessoria de Comunicação PMU)

Saúde Coletiva de Ubatuba realiza treinamento para toda a região
O contato da Secretaria Municipal de Saúde com órgãos nacionais de saúde facilita a captação de recursos, bem como a realização de cursos de capacitação de alto nível

Ubatuba - A Vigilância Sanitária de Ubatuba realizará nos dias 23 e 24 de junho, o curso de capacitação “Treinamento Sobre Infecção Relacionada à Assistência à Saúde”, que será ministrado por técnicos da Anvisa-MS (Agência Nacional de Vigilância Sanitária, do Ministério da Saúde) e Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado de São Paulo. Todos os municípios da regional de saúde foram convidados a participar do treinamento.
Esse evento é resultado do contato de profissionais da área de Saúde Coletiva de Ubatuba com a Anvisa e o Conasens (Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde). O chefe do serviço de saúde coletiva de Ubatuba, Antônio Jorge Araújo, explica que a participação do município em reuniões, treinamentos e fóruns de discussão em âmbito nacional tem trazido importantes ganhos para o município de Ubatuba. “O acesso a cursos e treinamentos tende a melhorar a qualidade dos serviços oferecidos à comunidade. Além disso, o contato com a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e com o Conasens (Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde) facilita a captação de recursos para a área de saúde, bem como a realização de cursos de capacitação de alto nível”.
Viagens pagas pela Anvisa - Através de uma determinação do secretário de saúde de Ubatuba, Dr. Marcos Silveira Franco, Antônio Jorge é responsável por acompanhar projetos e convênios celebrados entre a Secretaria Municipal de Saúde e o Ministério de Saúde. Segundo Araújo, todos os deslocamentos e diárias para participar de eventos em Brasília são custeados pela Anvisa. “Nós só temos a ganhar. Essas viagens não oneram a Prefeitura e ainda trazem grandes avanços para a saúde de Ubatuba. (Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)

É hora de decisão nos campeonatos de basquete de Ubatuba
Rodada do final de semana definiu quem briga pelo ouro

Ubatuba - O torneio da Escolinha Municipal será decidido entre SurfNet e Ubatuba Automóveis nesta sexta-feira, 24. Na semifinal o time da SurfNet venceu a equipe da EletroNorte por 49 a 31 e vai disputar o ouro contra Ubatuba Automóveis, que derrotou a equipe do Mercado 24 Horas por 45 a 31. Os vencedores fazem a final dia 24, enquanto EletroNorte e Mercado 24 Horas disputam a medalha de bronze. A rodada final do torneio da escolinha começa às 16h30 no Ginásio de Esportes Tubão.
O torneio Adulto Masculino também tem seus finalistas conhecidos: Restaurante Tortilhão e Móveis Docelar. O time da Docelar venceu a Clínica de Fraturas por 66 a 60 em uma partida que esteve equilibrada até os dois minutos finais, quando o Docelar conseguiu impor seu jogo e abriu vantagem no marcador. No outro jogo o time do Tortilhão bateu Hlera por 91 a 82, em outra partida que só foi definida nos instantes finais, após equilíbrio durante toda a partida. Na sexta-feira, 24, jogam Clínica X Hlera a partir das 19h na disputa da medalha de bronze. Tortilhão e Docelar jogam na seqüência pelo ouro.
Feminino - A Copa Tamires Barbosa será decidida no sábado, 25, à partir das 11h30, entre Maria Alves Ferragens e Sanets. Nas semifinais Maria Alves e Pescados Katito fizeram uma partida que mexeu com a torcida. No tempo normal a partida terminou empatada em 35 a 35. Na prorrogação, com mais tranqüilidade, a equipe do Maria Alves soube aproveitar melhor as chances e acabou vencendo por 47 a 39. No outro jogo a equipe da Sanets venceu o time do Restaurante Senzala por apenas um ponto, 31 a 30, e garantiu vaga para a final. A rodada final feminina começa às 11 horas com a disputa do bronze entre Katito e Senzala. A final entre Maria Alves Ferragens e Sanets, que vale a medalha de ouro acontece em seguida. (Fonte: Assessoria de Comunicação PMU)

Ação Litoral
 
Artigo Topo

Bola de Cristal
Ronaldo Dias

Vi ontem, no Litoral Virtual, os desenhos da proposta arquitetônica do Renato Nunes para a urbanização da Praia Grande. Os traços demonstram claramente a possível convivência da utilização dos espaços, sem perda da moldura da paisagem. O projeto é funcional, atende o conforto e a segurança dos usuários, além de recuperar e valorizar todos os componentes daquele maravilhoso cenário. Quem sabe, não seja este projeto do Renato, a semente que precisamos para transformar nossa velha e envelhecida cidade, de uma vez por todas, em um atraente destino turístico? E por falar (novamente) em turismo, chega de inventar modas, desperdiçar tempo e dinheiro procurando novas propostas, por caminhos batidos e de resultados há muito conhecidos. Quem não sabe e, sem ser um “Ovo de Colombo”, pode facilmente deduzir que a pista do aeroporto (com seus 900m) é incompatível para aeronaves comerciais o que descarta totalmente esta opção como “porta de entrada...” O gás? Ora o gás! Precisamos dele para os fogões! Que tal então, já que o tempo passa tão rápido e o verão se avizinha voltarmos á discussão definitiva dos destinos da COMTUR e do Conselho Municipal de Turismo? Decisões sem mais evasivas e protelações. A estagnada economia da cidade precisa “virar” afinal, de onde imaginam que vem a renda para o pagamento do tal IPTU? Do bom velhinho? Do mensalão? Veja na bola de cristal. Antes de colocar todos os imóveis da cidade no leilão, que tal fazer a nossa obrigação?

Ronaldo Dias
Ubatuba, SP

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Aniversário - Que falta de assunto comentar aniversário de Clodovil!!!!!!!
Tanta coisa importante para ser discutida nesta nossa cidade e perder espaço com isso, depois de "meter o pau" e desmoralizar Ubatuba na mídia.
Espantoso!

Dr Renato L. Paslar
Via e-mail


PV de Ubatuba sofre intervenção do Mão Grande - Neste momento delicado pelo qual atravessa as instituições políticas no Brasil seria de fundamental importância que todos assumissem suas responsabilidades com o propósito de serem produzidas as mudanças que são necessárias para diferenciar os verdadeiros idealistas da política daqueles que fazem da política, instrumento de trabalho em proveito próprio. Porém, este momento conturbado da política nacional, não fica restrito somente a Brasília, podemos observar aqui, bem debaixo de nossos olhos, alguns desses políticos com interesses obscuros, começando a tramar e colocar em prática, os procedimentos que sempre foram instrumentos de trabalho daqueles que estão hoje nas páginas policiais como: tramóias, escândalos, armadilhas e ações realizadas no calar da noite.
Ubatuba não merece esse tipo de gente no comando e a frente de partido político que sempre pautou pela ética, respeito ao cidadão com compromisso, seriedade e honestidade. Entretanto, após a recente renúncia e desfiliação da presidência do Partido Verde - PV, o empresário Danilo Miranda, motivada por motivos particulares, presenciou-se a ação do conhecido "Mão Grande", numa tentativa de usurpar de quem de direito e dever pela transição do partido em Ubatuba, ou seja, a atual executiva municipal. Esses indivíduos desprovidos de princípios democráticos mais nobres, ao tentarem executar a intervenção na "Mão Grande", passaram por cima das doutrinas e diretrizes do partido, não tendo tal atitude qualquer respaldo legal junto a Justiça eleitoral.
É com grande pesar e imbuído do mais firme propósito de continuar lutando contra esse tipo de politicagem, falsos ecologistas travestidos de bons moços, que venho a público denunciar a ação desses incautos e ingênuos cidadãos que em conluio, tentaram tomar pra si o PV, como se fossem maiores que o próprio Partido Verde. O que me deixa ainda mais perplexo, é a presença, no covil da Executiva do partido, de pessoa para a qual em momento recente, colaborei em sua filiação a este partido, e com grandes possibilidades de obter legenda para disputa à Câmara dos Deputados, fato este, que começa a tomar outro rumo. A esses senhores da "Mão Grande", tenho a lhes dizer apenas que a toda ação corresponde a uma reação em sentido contrário, assim, conclamo aos companheiros e membros do PV, que se coloquem contra este tipo de arbitrariedade e lutem para manter o PV livre desse tipo de pessoas.

Benedito M. Santos (Ditinho)
Membro da Executiva Municipal do PV (Ubatuba) desde 1994


Poesias - Li, no litoral Virtual: "A Secretaria de Estado do Meio Ambiente lança na próxima quinta-feira um atlas que aborda aspectos ecológicos, sociais e econômicos do Litoral Norte.O atlas traça uma radiografia da região, a partir do zoneamento ecológico e econômico, oferecendo dados considerados fundamentais para o desenvolvimento ordenado do Litoral Norte. A publicação, com 112 páginas, terá 2.000 exemplares, que serão distribuídos às prefeituras, escolas, entidades e instituições. O documento resgata também o processo histórico de ocupação do Litoral Norte, seus efeitos sobre o patrimônio genético da Mata Atlântica e sobre a população existente em seu território, desde a descoberta do Brasil até os tempos atuais."..
"O Atlas será lançado às 18 horas de quinta-feira, no Consulado Britânico, em São Paulo, pelo secretário Goldemberg, em solenidade que contará com as presenças de prefeitos, vereadores e ONGs (organizações não-governamentais)"
Mais: "Somente planejando e estabelecendo critérios para o uso e ocupação do solo, por meio do zoneamento das atividades, poderemos garantir a preservação desses recursos, com sustentabilidade para as gerações futuras", disse Goldemberg.
VOCAÇÃO - Segundo ele, o trabalho é constituído também por uma contribuição fundamental para o desenvolvimento sustentável da região, diagnosticando e caracterizando vocações para as diferentes áreas, visando o desenvolvimento econômico de forma consentânea com a qualidade ambiental. O atlas é dividido em quatro capítulos. Um Olhar Sobre a História --que trata de fatos históricos das quatro cidades; Patrimônio Natural Histórico, Étnico, Cultural e Paisagístico --que procura identificar as comunidades indígenas, quilombolas e caiçaras; Caracterização Social e Ambiental --dados populacionais--, e Legislação --que enumera as unidades de conservação e lei ambientais da área."
Não tenha nada contra o Atlas, nem mesmo o conheço. Deve ser muito interessante e proveitoso, porém e como sempre, nós, os evolvidos na realidade, somos "envoltos" nos sonhos dos que vivem no planalto. A todos repito: Não há como e o que preservar, nem mesmo estabelecer "parâmetros de qualquer ordem" se não houver controle do crescimento e da imigração das populações. Não há como preservar, sem alternativas exeqüíveis para a "sobrevivências" destas tais populações. Vide dados recentes do IBGE dos índices de crescimento populacional das cidades do Litoral Norte. Estabelecer regras e criar leis é fácil. Difícil, é financiar sua fiscalização e, sustentar financeiramente todos os seus efeitos. Que tal os Britânicos ficarem também com o "osso"? Falta ainda, "combinar com os russos" de onde virá o nosso feijão!
P.S. Muita Atenção: Não somos, nem pretendemos ser um ZÔO.

Ronaldo Dias
Ubatuba, SP


O que é, o que lhe parece! - Sr. Editor. Sirvo-me da presente mensagem para esclarecimento aos leitores de Ubatuba sobre certas notícias divulgadas nesta cidade pelos autores dos artigos: “FORRÓ DESCAIÇARA” e “O TEMPO PASSA”, cujas redações traduzem tão somente MEIAS VERDADES, ocultando propositalmente OUTRAS MEIAS VERDADES.
A propósito, alguém se lembra de uma peça teatral antiga, muito assistida pelo Brasil afora, onde os protagonistas encenavam cada ato e deixavam-no flutuar na imaginação da platéia. Cada qual imaginava o desfecho que mais lhe parecia. Por isso, a peça chamava-se:
“O QUE É, O QUE LHE PARECE”.
Assim, esses dois autores, além de divulgar meias verdades, são mal intencionados. Vejamos:
1º O autor do “Forró...” preside um partido político (nanico), que vivia e, ainda, vive nas sombras de outro partido, atualmente envolvido em escândalo nacional. Foi ex-assessor da Câmara Municipal de Ubatuba e do então presidente.
2º Foi ele preterido do quadro atual e exonerado pela atual administração, e agora escreve um artigo medíocre, aliás, muito mal redigido por quem se diz presidente de um partido para contar a sua versão unilateral dos fatos.
3º Do jeito que escreve não passa em concurso público. Escreve-se “assessor” e não “acessor”; “esperança” não é um bem de maior ou menor valor, e sim “expectativa” ou “fé” do que se espera ou deseja. Ledo engano, se ele acha que nada mudou na Câmara ou na Prefeitura. É como se diz no popular: “O pior cego é aquele que não quer enxergar”.
4º Ele na condição de opositor e ex-coordenador da campanha política coligada, não foi competente para eleger um único vereador. Articulou com manobras políticas e processuais para se valer dos votos nulos do Julião, a fim de alterar o quociente eleitoral já proclamado, e diplomou ilegalmente o seu candidato coligado. Perdeu por unanimidade em Liminar concedida para empossar o Ver. Claudinho, anulando a diplomação anterior, bem como foi derrotado em Recurso principal julgado há dias, também, por unanimidade pelo TRE-SP.
5º Quanto à admiração desse autor pelo advogado, que quase ganhou uma Moção de repúdio, por ter sido, também, ex-assessor jurídico preterido pela atual mesa da Câmara tem suas próprias razões. Se não foi a Moção aprovada é porque mereceu ser tripudiado. Disse-o bem, quando retrata que foram promovidos por ex-vereador e ex-assessor. Logo, quando se fala de ex, não é mais, já se foi o tempo.
6º Esse autor fala em combater os NABABOS da política local. Talvez, ele se refere a meia dúzia de políticos que se acham donos de Ubatuba e não foram eleitos ou reeleitos. Jairo dos Santos eleito vereador e presidente da Casa é um caiçara da gema, íntegro e capaz. O diretor Paulo Conceição é advogado, descendente dos quilombolas de Ubatuba e não tem medo de cara feia. Juntos expurgaram da Casa muitos fantasmas que o autor se referia, que só faziam politicagem nos bares da vida ou nos quiosques das praias, munidos com celulares pagos pela Câmara, e só apareciam para receber os seus contra cheques.
7º O autor tenta confundir a opinião pública, dizendo que o tal ex-assessor jurídico do Legislativo, o qual lhe venera como soldado de cidadania, sofreu Inquéritos Policiais por calúnia, só porque fez um pedido de informação junto à Câmara Municipal. Alegação distorcida, o que ele fez, não foi apenas um pedido de informação sobre o quadro atual dos servidores da Casa, e sim um requerimento com ofensas INJURIOSAS ao corpo legislativo, de linguagem grosseira, incompatível aos usos e modos da advocacia, além de denegrir a dignidade, a honra e a moral dos membros que compõem a Mesa Diretora. Basta alguém interessado conferir na Delegacia de Polícia de Ubatuba.
8º Mesmo porque não compete ao advogado, nem tem legitimidade a qualquer cidadão exercer controle externo, “chutando o balde por capricho” em nome de cidadania, para requerer informações sobre situação cadastral de outras pessoas, protegidas pela Constituição Cidadã, salvo para defender interesses próprios que dizem respeito à sua pessoa. Favor verificar Lei Orgânica do Município, Constituições Estadual e Federal.
9º Está estampada na pág. 13, inteira, do Jornal “A Cidade” desta semana, (18/06/2005), uma montanha de ADIN’s dos tempos passados. Somente a ADIN que concedeu LIMINAR suspendendo a vigência e eficácia da Lei no. 2.654 é de 2005, que “dispõe sobre o acesso dos cidadãos aos processos e documentos na administração pública direta, indireta ou fundacional”. Logo, o manto constitucional da cidadania tem seus limites.
10º Desta forma, a Ação Popular proposto pelo tal advogado preterido (ex-assessor jurídico) contra a Câmara não vingará, posto que já foi indeferida de plano pela r. Juíza a Liminar postulada, em razão de não vislumbrar a “fumaça de bom direito”.
11º Quanto ao autor do “Tempo...”, retorna à carga com baboseiras e ciumeiras de um ex-secretário, que também foi preterido pela atual administração, e se acha, agora, mais competente que outro para ocupar o cargo de Secretário de Administração, com sugestões e soluções imagináveis. Dá licença, por favor! Vá gozar a vida com a sua pomposa aposentadoria adquirida que o Brasil lhe deu, e que ora não dá mais! O nosso Prefeito pode ser novo no cargo executivo, mas é íntegro e competente de fazer a lição da casa.
12º Já existe a Mensagem do Executivo para extinguir aqueles cargos, oriundos do Compromisso assinado pelo ex-chefe do ex-secretário, assumido aos 05-11-04, em Campinas perante a Procuradoria Regional do Trabalho, após ter perdido a eleição municipal. Esta é a real verdade dos fatos. Por que razão o ex-secretário ocultou essa verdade? E, porque não fala de seu ex-chefe? Não alimenta esperança que 2008 está longe!
13º Quanto às providências de reformulação da estrutura funcional do corpo administrativo da Prefeitura, com cabides de empreguismo vindos de governos passados, isto é, dos tempos do ex-secretário e do seu ex-chefe, também, se encontram em estudos adiantados, com pessoal técnico da área bastante capacitado para fazê-lo. Portanto, suas críticas precipitadas, sugestões provocativas e soluções debochadas não servem para lhe trazer de volta ao cargo almejado.
14º Por derradeiro, o País não mais se assusta com escândalos de roubalheira de verbas públicas; não é malefício nem privilégio só desse Governo, (Federal, Estadual ou Municipal), são viroses contagiosos trazidos dos tempos de Cabral, Pizarro e outros até os dias de hoje.
15º O que surpreende a população, nunca visto antes, é a descoberta com sucesso de tantas operações de Ministério Público, Receita e Polícia Federal prenderem tanta gente graúda, entre juízes, advogados, delegados, políticos e empresários, colocando-os no xilindró.

René Tadeu Gatti
Cidadão bem informado
Ubatuba, SP

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br

Atenção! - A sessão Foto do Dia passará a divulgar também fotos de pessoas da região. Esta será nossa forma de homenagear e prestigiar pessoas de destaque no Litoral Norte. As fotos enviadas deverão ser no enquadramento "close" podendo ser coloria ou PB, no tamanho mínimo de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi. O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma..

Ubatuba:

Ubatumirim - José Carlos Marques

Ubatumirim
©José Carlos Marques

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor

contador, formmail cgi, recursos de e-mail gratis para web site