Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Terça-feira, 28 de junho de 2005 - Nº 1309 Edições Anteriores

Sol e Vida Inteligraph Uba-Uba

Região
Rota do tráfico no Estado passa pelas rodovias Rio-Santos e Tamoios
Delegado da Receita Federal fala sobre Imposto de Renda, em Caraguá


Caraguatatuba
Carro mata criança de 3 anos em Caraguá
'Caraguá: inverno é aqui'
2º Festival da Tainha em Caraguá
'Festa Julina na Praia'
1º Caraguá Off Road 2005
Campeonato Paulista de Down Hill
Caraguá sedia a 2ª etapa do Campeonato Paulista de Bicicross 2005
Celso Antunes fala sobre escola de excelência para professores de Caraguá no TMC
Futebol Seniores encerra 1ª fase no final de semana
Módulo ajuda Bombeiros em prol da APAE
1º Simpósio de História aborda cultura afro
Exposição “Olho no Olho” marca a abertura da 1ª Semana Social Diocesana
Diocese se prepara para a 1ª Semana Social Diocesana


Ilhabela
Assembléia de Deus promove II Pré Congresso de Jovens

São Sebastião
Festa de São Pedro no Bairro de São Francisco inicia preparativos
Câmara vota projeto que estabelece diretrizes para 2006
Kotian participou de assembléia na Colônia de Pescadores
Porto vai se adequar ao Código Internacional de proteção de portos e navios
São Sebastião quer fazer do ecoturismo o carro-chefe para combater a sazonalidade
Passeios nas trilhas do Parque Estadual da Serra do Mar

Ubatuba
Guardas Municipais concluem treinamento para atuar no aeroporto
Fórum da Vigilância Sanitária reúne profissionais da área da Saúde
Iª Mostra de Arte Abstrata marca inauguração de espaço em Ubatuba
ACIU participa da Festa do São Pedro Pescador
Secretaria de Administração pretende concientizar comerciantes locais
Curso de Memorização e Concentração
Vôlei de Ubatuba conquista ouro na Livovali
Mais uma equipe garante vaga na semifinal do Interbairros 2005

Seções
Artigo
Carta do Leitor
Foto do Dia


Notícias da Região Topo

Rota do tráfico no Estado passa pelas rodovias Rio-Santos e Tamoios

Litoral Norte - Após três meses de investigações, uma ação da Dise (Delegacia de Investigações sobre Entorpecentes) de São José dos Campos, realizada na tarde da última quarta-feira, 22, na rua Bendita Cruz de Moura, no bairro Terralão, em Caraguatatuba, culminou na prisão em flagrante de dois homens apontados pela polícia como responsáveis pelo fornecimento de grande parte da maconha consumida no Litoral Norte, São José dos Campos e Caçapava.
Segundo informações do delegado da Dise joseense, Tales Prado Pinto, investigações realizadas pelo serviço de inteligência descobriram que a droga vinha de Santos para Caraguá e posteriormente seguia para São José dos Campos e região.
Os investigadores que faziam plantão no local acompanharam a chegada de Adriano Augusto de Almeida, 29 anos, em uma moto Honda 250 Tornado.
Abordado instantes depois, quando se preparava para deixar a residência, os policiais encontraram em sua mochila cerca de quatro quilos de maconha, uma balança caseira, dois telefones celulares e um rolo de fita adesiva.
Na seqüência, os policiais invadiram a residência e flagraram Paulo César da Silva Júnior - apontado como líder do grupo quando ele tentava ´dispensar` a droga pela descarga do vaso sanitário.
Ao receber a voz de prisão, Adriano Augusto tentou subornar os policiais, mas mediante a recusa dos mesmos, teria feito algumas ameaças.
Intitulando-se membro do PCC (Primeiro Comando da Capital), ele teria dito que os policiais seriam penalizados pela facção.
No local, os investigadores apreenderam cerca de um quilo de maconha. Informações da polícia dão conta que os dois suspeitos distribuiriam semanalmente cerca de 50 quilos de maconha para abastecer pontos de venda de drogas da região.
Adriano Augusto - que possui três passagens por tráfico - e Paulo César, este sem passagens, foram conduzidos para a Delegacia de Caraguatatuba e depois de autuados em flagrante por tráfico de drogas, encaminhados para a cadeia local. A polícia continua investigando a origem do entorpecente.
Advogado nega acusação - Afirmando que seu cliente é inocente da acusação de tráfico, o advogado Sandro Magalhães Reis Albok, que defende Paulo César, declarou que ele é somente usuário de drogas.
Segundo o advogado, Adriano era apenas ´conhecido` de seu cliente.
"A quantidade da droga encontrada na residência do Paulo César foi muito pequena, pois era exclusiva para seu uso, descaracterizando a acusação de tráfico". Albock declarou que aguarda conclusão do inquérito para tomar as medidas cabíveis. (Fonte: Correio do Litoral)

Delegado da Receita Federal fala sobre Imposto de Renda, em Caraguá
Objetivo do evento é informar às pessoas que recolhem impostos sobre como aplicar o dinheiro que elas já contribuem, em causas sociais.

Litoral Norte - O Delegado da Receita Federal de São Sebastião, Dr. José Antônio Gaeta Mendes, vai ministrar uma palestra em Caraguá no próximo dia 30 de junho. A palestra será realizada no Ceprolin-Centro Profissionalizante do Litoral Norte, às 18 horas. O tema da palestra será 'Imposto de Renda'.
O evento está sendo promovido pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Comissão de Atenção à Infância e Adolescência em Situação Especial - Projeto Crescer.
O objetivo do evento é informar às pessoas que recolhem impostos sobre como aplicar o dinheiro que elas já contribuem em causas sociais. "As pessoas poderão tirar suas dúvidas em relação aos recolhimentos feitos pela Receita Federal e como parte desses impostos podem ser destinados à Vara da Infância e da Juventude", acrescentou a coordenadora do Projeto, Silvia R. Scolfaro.
O Projeto Crescer foi criado em Caraguá para resolver os problemas relacionados à infância e à adolescência. Para isso conta com uma comissão formada por 24 pessoas de 12 segmentos da sociedade como Secretarias Municipais de Saúde, Educação, Esporte, Conselho Tutelar, Saúde Mental, Assistência Social, Febem, Conselho do Direito da Criança e do Adolescente, Núcleo Regional da Saúde e Delegacia de Ensino do Estado.
Esta comissão dá sustentação aos problemas encaminhados pela Assistência Social e para isso conta com uma mini-equipe técnica formada por psicólogo, assistente social, psicopedagogo, fisioterapeuta, psiquiatra e pediatra. (Fonte: PMC)

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba

Carro mata criança de 3 anos em Caraguá
Menino estava na garupa da bicicleta com sua mãe quando ambos foram atropelados; motorista foge sem prestar socorro

Caraguatatuba - Duas pessoas morreram --uma delas uma criança de 3 anos-- e outras quatro ficaram feridas em dois acidentes ocorridos no último domingo em Jacareí e Caraguatatuba. A tragédia envolvendo as duas famílias chocou os moradores das duas cidades.
Em Caraguá, mãe e filho foram atropelados por uma Kombi desgovernada. A suspeita é que o motorista estivesse embriagado no momento do acidente. Ele fugiu a pé sem prestar socorro às vítimas.
O acidente em Caraguá matou Henrique Cardoso de Sena, 3 anos. A mãe, Francisca Luciete de Sena Cardoso, 25 anos, ficou ferida. Ela voltava da casa de uma amiga no último domingo por volta das 17h30, no bairro de Perequê-Mirim. Francisca estava de bicicleta, levando o seu filho na garupa.
O motorista da Kombi, com placas de Caraguá, perdeu o controle do veículo após passar em uma lombada e atingiu Francisca e o filho que estavam à margem da avenida Francisco José da Costa Pinheiro Júnior. A criança morreu na hora.
Francisca teve ferimentos pelo corpo e até ontem à tarde permanecia internada no Hospital Stella Maris, em Caraguá.
A Polícia Militar informou que, com o impacto da batida, a mãe foi arremessada contra um poste enquanto o filho foi arrastado pela Kombi.
Testemunhas afirmaram à PM que o motorista estava embriagado. Francisca, que mora no bairro Travessão, estava a 10 minutos de sua casa quando ocorreu o acidente.
A Polícia Civil já tem pistas do paradeiro do motorista e esperava capturá-lo ainda na noite de ontem. As buscas estão sendo feitas em São Paulo, onde ele teria se refugiado.
O nome do motorista não foi revelado. Os dois passageiros que estavam na Kombi foram detidos, interrogados e liberados em seguida.
REVOLTA - A tia de Henrique, Maria Elizângela da Silva, que é irmã do pai do garoto, o autônomo Elibanaldo Aprigio José da Silva, disse que a família está muito revoltada com o que aconteceu.
"Foi uma tragédia. Está muito difícil enfrentar e aceitar tudo isso", afirmou Elizângela.
Ela disse que Francisca já foi avisada sobre a morte do filho e está muito abalada. "O Henrique era o único filho da Francisca. O trânsito nesta avenida onde foi o acidente está muito perigoso."
Segundo Maria Elizângela, o local não tem acostamento e nem ciclovia, além de ser muito movimentado.
Ela afirmou que Francisca passou por uma cirurgia no tornozelo. A vítima também sofreu ferimentos no ombro e no rosto.
O enterro de Henrique foi realizado ontem às 16h30 no Cemitério Municipal de Caraguá. Cerca de 50 pessoas compareceram ao enterro. A mãe de Henrique não pôde ir.
Em Jacareí, Nilda Conceição Barcelos Rodrigues, 63 anos, estava conversando em frente a sua casa, no Jardim Bela Vista, em Jacareí, quando foi atropelada e morta por um carro. A sua vizinha, o motorista e um passageiro ficaram feridos no acidente. (Fonte: ValeParaibano)

'Caraguá: inverno é aqui'

Secretaria Municipal de Turismo tem programação de inverno para todos os gostos. Festa da Tainha, Festa Julina na Praia, Caraguá Off Road e etapa paulista do campeonato de Down Hill prometem agitar a cidade todo o mês de julho.

Caraguatatuba - O mês de julho em Caraguá promete muita agitação para moradores e turistas com a programação que a Secretaria de Turismo preparou sob o tema 'Caraguá: inverno é aqui', que promete agradar turistas e moradores durante todo o mês de julho.
Para o secretário municipal de Turismo, Ricardo Ribeiro, a idéia é atender também aos atletas e familiares, que estarão na cidade durante o 49º Jogos Regionais, que acontece de 4 a 17 de julho.
O diretor de eventos da Secretaria de Turismo, Gilson Cabrera, acredita que Caraguá terá uma programação de Inverno da mesma magnitude do Verão. "Queremos oferecer também nesta época do ano eventos e atividades que atraiam o turista, por isso a cidade estará super animada o mês inteiro". (Fonte: PMC)

2º Festival da Tainha em Caraguá

Caraguatatuba - Tudo começa com o 2º Festival da Tainha de Caraguatatuba, que vai acontecer de 8 a 10 de julho no Entreposto de Pesca do Porto Novo, com muitas inovações.
A Secretaria Municipal de Turismo e a Associação de Pescadores da Zona Sul estão preparando uma grande festa, que terá como atrativos uma Praça de Alimentação, apresentações culturais e musicais, provas de canoagem e passeios de barco no Rio Juqueriquerê. A festa conta com o apoio do Sebrae e da Transpetro.
O Festival terá abertura na sexta-feira, dia 8, às 19 horas, com a inauguração de um marco que vai contar a história do Rio Juqueriquerê. O novo atrativo turístico terá o mapa do Rio, fotos e relatos sobre a história da cidade. Para a Secretaria Municipal, a placa representa a importância histórica e cultural que o Rio Juqueriquerê significou para o desenvolvimento do bairro Porto Novo e da cidade.
A cerimônia terá a presença de autoridades. Após a inauguração do marco, haverá apresentação de Puxada de Rede com o grupo da Fundação Cultural e em seguida, por volta das 21 horas, terá início o show com a banda de forró 'Tribo Caiçara'.
No sábado, dia 9, a festa começa pela manhã, a partir das 10 horas. Às 13 horas começa o show musical de MPB com Ludmile e Joel, e às 15h30 a Ong Caravela apresenta Teatro Infantil com Fantoches. Às 22 horas a atração ficará por conta da banda de forró 'Garoeira'.
No domingo, a festa começa às 9 horas com corrida de caiaques nas categorias Feminino e Masculino. A prova é aberta aos interessados e oferecerá prêmios para os três primeiros lugares de cada categoria. Às 11h45 haverá outra apresentação de Teatro Infantil com Fantoches com a ONG Caravela. Às 13 horas, começa o show com a banda Nadiejo. E às 20 horas, toca a'Tribo Caiçara.
Curso de manipulação de alimentos:
Para preparar as deliciosas Tainhas Assadas e os outros pratos caiçaras, os pescadores e comerciantes da Festa receberão um curso de manipulação de alimentos oferecido pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Sanitária que também oferecerá um curso para ensinar os procedimentos corretos para a utilização e exploração do espaço das barracas. (Fonte: PMC)

'Festa Julina na Praia'

Caraguatatuba - A 'Festa Julina na Praia' vai acontecer de 11 a 25 de julho na Praça de Eventos, com muitos atrativos. A festa contará com Praça de Alimentação, Tendas de Exposições e palco para os shows musicais.
Para animar ainda mais a festa, as quadrilhas e as bandas marciais das escolas da cidade estão sendo convidadas para apresentarem-se no evento. A Banda Municipal 'Carlos Gomes é outra convidada para a festa. As inscrições para apresentações de quadrilhas estão abertas à toda a comunidade.
O evento começará sempre às 19 horas, com shows musicais no palco. Nos finais de semana, a festa começa na hora do almoço, por volta das 11 horas. A animação ficará por conta dos grupos de forró e MPB.
Credencimanto para barracas:
De acordo com o Edital Oficial, a ser publicado nesta quinta-feira, dia 30, no caderno Oficial, o credenciamento aos interessados na exploração de tendas deverá ser providenciado até o dia 5 de julho, às 14horas, no Setor de Protocolo da Prefeitura. Para exploração das tendas, os interessados classificados deverão efetuar o depósito de R$ 1.200,00 até o dia 6 de julho em conta corrente do FUNDETUR-Fundo de Desenvolvimento do Turismo.
O credenciamento deverá ser feito mediante apresentação de documentos como cópia do CNPJ e do contrato social, duas cópias do CPF e RG em caso de pessoa física, três indicações de produtos a serem comercializados, termo de compromisso e responsabilidade, devidamente datado e assinado pelo interessado ou representantes legal da empresa.
A escolha da classificação dos interessados será pelo critério de sorteio em ato público. Mais informações sobre credenciamento e critérios de escolha, no Edital Oficial da semana. (Fonte: PMC)

1º Caraguá Off Road 2005

Caraguatatuba - O 1º Caraguá Off Road 2005 é outro evento da programação de inverno em Caraguá e reunirá amantes do Raid (haly de regularidade) e turistas de toda a parte, nos dias 15, 16 e 17 de julho.
O evento é aberto ao público e a entrada é franca. Haverá atrações in door na Praça Ton Ferreira e out door, em diversos pontos da cidade. Os organizadores: Secretaria de Turismo, Jipe Clube Tamoios e Benkalesch Comunicações esperam um público de 15 mil.
As atividades in door irão acontecer na Praça Ton Ferreira e na areia da praia do Centro. As atrações vão de Feira de Negócios a outras mais radicais como Arborismo, Tiroleza, Muralha, Workshops, estacionamentos, inclusive 4 x 4, cinema 180º e ações sociais. Os jipeiros são muito solidários e convidaram o Fundo Social de Caraguá para participarem do evento.
A abertura está marcada para às 21 horas do dia 15, com presença de autoridades e cerimônia oficial.
O ponto alto do evento deverá ser a chegada do 5º Raid Transvalitoral, que pela primeira vez promove a etapa Litoral Norte, em Caraguá.
O 5º Raid já tem 100 participantes. Os aventureiros sairão de Caçapava, passarão por Paraibuna, onde pernoitarão e farão a largada até Caraguatatuba no sábado. A chegada dos jipeiros está marcada para as 6h30, no sábado, na Praça Ton Ferreira, onde os participantes serão recepcionados.
Às 10 horas os jipeiros saem para o Circuito 'Morro do Elefante' (Morro de Santo Antônio); às 13 horas, participam da festa de confraternização com bingo, na Praça Ton Ferreira; às 15 horas acontece a saída do Circuito 'Caraguá Viver é Aqui'; e às 21 horas, premiação e confraternização na Ton Ferreira.
Após algumas aventuras sobre rodas na cidade e, terminada a 1ª fase do Transvalitoral, os jipeiros do 5º Raid farão a relargada no mesmo dia para Caçapava numa prova de regularidade.
Paralelamente a tudo isso, estarão acontecendo as atividades da programação como Cabo de Guerra, Gangorra, Circuito Cego e outras.
No domingo, às 8h30 começa a prova out door 'Caça ao Tesouro'; e às 9 horas, as atividades in door. Às 13h, almoço beneficente com bingo.
As inscrições podem ser feitas na hora e no local das provas. Mais informações na Secretaria de Turismo, pelos telefones 3883-9399/3882-1290. (Fonte: PMC)

Campeonato Paulista de Down Hill

Caraguatatuba - Os esportes radicais também têm espaço reservado na programação de inverno em Caraguá, por isso a Secretaria Municipal de Turismo está apoiando a realização da 3ª Etapa do Campeonato Paulista de Down Hill.
A prova que é realizada pela Federação Paulista de Ciclismo - Departamento de Down Hill, vai acontecer nos dias 23 e 24 de julho na pista de Down Hill do Morro de Santo Antônio.
A previsão dos organizadores é de que a prova atraia em torno de 200 atletas, mais equipe técnica, mais familiares, mais amigos.
A Secretaria de Turismo está providenciando toda a estrutura para a realização da prova, contando com o apoio da Secretaria de Saúde, além da Ditran e outros.
A premiação vai acontecer na Praça de Eventos, aproveitando a estrutura da Festa Julina na Praia.
O diretor da Federação Paulista de Down Hill, João Diogo, e uma equipe de ciclistas fizeram uma visita técnica no Morro de Santo Antônio, em Caraguá, dia 13 de abril, quando avaliaram as condições da trilha.
A equipe experimentou a trilha e também tirou fotos do local. Segundo João Diogo, a trilha recebeu algumas adaptações para a prática do Down Hill.
As inscrições para a 3ª etapa do Campeonato Paulista de Down Hill já estão abertas para as diversas categorias, ao todo onze: elite feminino, juvenil, junior, sub 30, máster A, master B, master C e outras. Mais informações pelos sites www.amigosdabike.com.br , www.bikezone.com.br , www.dhbrasil.com.br ., ou com João Diogo pelo telefone (11) 9912-1349. (Fonte: PMC)

Caraguá sedia a 2ª etapa do Campeonato Paulista de Bicicross 2005
A competição terá como novodade a participação dos atletas da APAE (Associação de Paes e Amigos dos Excepcionais)

Caraguatatuba - A Pista de Bicicross Ton Ferreira, no bairro Indaiá, em Caraguatatuba será palco da 2ª etapa do Campeonato Paulista de Bicicross 2005. A competição que promete muita emoção para os competidores e amantes do esporte acontece nos dia 2 e 3 de julho, sábado e domingo, respectivamente, e é organizada pela Caraguá Bicicross Clube, Federação Paulista de Bicicross com apoio da Secretaria de Esportes e Recreação.
A expectativa dos organizadores é que mais de 400 pilotos vindos dos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e de São Paulo compareçam ao evento para disputar 32 categorias, sendo 28 no masculino e 4 feminino, nas modalidades aro 20 e aro 24 (cruiser). O público estimado é de três mil pessoas.
A competição contará com a presença de pilotos profissionais de nível mundial, como Daivilin Baltazar (3º colocado no ranking mundial), Daniel Jorge (7º colocado no ranking mundial), alem de Ângelo Neto e Mauro Aquino (13º e 30º colocados), pilotos esses que baseado no ranking atual estão classificados para as Olimpíadas de Pequim –2008. Além de Gustavo Chiara, líder do ranking mundial Júnior; e Daniel Brito (6º colocado no ranking mundial Júnior).
Em Caraguá, os destaques são para os pilotos Evandro Castilho, 3º colocado no Campeonato Pan-Americano-2005 e 2º colocado no Paulista, na categoria 14 anos experts, Matheus Prazeres, 2º colocado no paulista e 3º no Brasileiro, na categoria 7 anos expert e Fábio Almeida, 3º colocado na categoria 7 anos novatos.
Outro destaque nesta etapa é a participação dos futuros atletas paraolimpicos da Apae (Associação de Paes e Amigos dos Excepcionais), que irão competir na categoria especial.
A Secretaria de Esportes e Recreação em conjunto com a Secretaria de Obras Públicas da prefeitura reformaram a pista para atender as exigências da FPBX (Federação Paulista de Bicicross), e para oferecer melhores condições de treino para as atletas locais, para que eles possam continuar representando a cidade e trazendo bons resultados para o município em campeonatos oficiais ou não.

Horário de Treino Oficial - sábado
14h às 14h30 Feminino - experts e novatos até 11 anos
14h às 15h experts. e novatos 12 a 15 anos
15h às 15h30 16 experts e 16/17 e 18 novatos
15h às 16h todas as cruisers e 19 experts
16h às 16h30 17/24 anos- masters, juniores e elite
16h às 17h Treinos Livres - todas as idades.

Horário de treino- domingo
8h às 8h20 Feminino - Experts e Novatos até 11.Placa Verde
8h20 às 8h40 Experts e Novatos de 12 a 15 anos Placa Branca
8h40 às 9h 16 Expert e 16/17 e 18 Novatos Placa Vermelha
9h às 9h20 Todas as Cruisers - 19 Expert, Placa Amarela.
9h20 às 9h45 17/24 anos - Master - Juniores e Elite Placa Preta
9h45 às 10h Categoria Especial.

Programação do dia da competição
8h às 9h45 Treinos Oficiais divididos por categorias.
10h às 10h10 Solenidade de abertura da Etapa.
10h15 às 13h15 Fases classificatórias.
13h20 às 13h40 Divulgação das fases classificatórias e Premiação para as categorias com final direta
13h45 às 14h15 Fases quartas de finais.
14h20 às 14h45 Fases semifinais
15h às 15h30 Finais.
15h45 às 16h15 Premiação
Mais informações (11) 9664-8482 e (12) 97142919 / 3883-9537 com Marcus Prazeres. (Fonte: PMC)

Celso Antunes fala sobre escola de excelência para professores de Caraguá no TMC
Educadores da rede municipal e estadual de Caraguá participam nesta terça-feira 28, de uma palestra com o prof. Celso Antunes, sobre a escola de excelência em áreas carentes. O evento acontecerá no Teatro Mário Covas

Caraguatatuba - Os educadores municipais e estaduais de Caraguatatuba participam nesta terça-feira 28, de uma palestra sobre a “escola resiliente”, ou seja, de excelência, em áreas carentes. O evento promovido por meio de uma parceria entre pela Secretaria Municipal de Educação de Caraguá, Escola Estadual Maísa Teodoro da Silva, de São Sebastião e Diretoria Regional de Ensino, acontecerá no Teatro Municipal Mário Covas, no Indaiá, em Caraguatatuba.
A palestra será ministrada pelo professor Celso Antunes, de São Paulo, com o tema “O que é uma escola resiliente”. Durante o encontro com os profissionais da rede, Antunes abordará o conceito de resiliência (capacidade de sobreviver mesmo em condições extremas) apresentando dados estatísticos “que apontam para uma efetiva popularização do ensino e associando as informações ao despreparo do professor para trabalhar com uma classe social até poucos anos encontrava-se excluída”. A palestra explica também, como construir uma escola de excelência, em áreas carentes, com o objetivo de atender prioritariamente alunos pobres.
Participam da palestra 1.200 educadores, durante os períodos da manhã e da tarde, com horário de início previsto para às 9h, e 13h30, respectivamente.
Currículo: Celso Antunes é bacharel e licenciado em Geografia pela Universidade de São Paulo, Mestre em Ciências Humanas e Especialista em Inteligência e Cognição. Membro consultor da Associação Internacional pelos Direitos da Criança Brincar, reconhecido pela UNESCO, é autor de cerca de 180 livros e consultor de diversas revistas especializadas em Ensino e Aprendizagem. Suas obras são sempre voltadas para temas de educação e já foram publicadas por diversas editoras brasileiras. (Fonte: PMC)

Futebol Seniores encerra 1ª fase no final de semana
Quatro equipes já estão classificadas para a segunda etapa da copa, restam apenas 4 vagas para serem disputadas entre 13 equipes

Caraguatatuba - A primeira fase da 11ª Copa de Futebol Seniores-2005 terá sua partida de encerramento no próximo domingo, dia 3, com disputas entre equipes que brigam por uma vaga na segunda fase da competição.
Os jogos acontecem a partir das 11h, no Estádio Municipal José Geraldo Fernandes da Silva Filho (Baininho) com a equipe A.A. Corinthians B que enfrenta a equipe C. A. Fortaleza A; em seguida a equipe C. A. Fortaleza B enfrenta a equipe A. A. Corinthians A, o terceiro jogo acontece entre as equipes E. C São José e E. C. Sertão dos Tourinhos. Às 13h30, no Campo Esporte Cluibe Indaiá, a equipe Xororó F. C. enfrenta a equipe C. A. Guarani B e a equipe C. A. Guarani A enfrenta a equipe E. C. Águia Dourada.
No dia 26, domingo, aconteceu mais uma rodada do campeonato. A equipe E. C. Casa Branca enfrentou a equipe E. C. Barcelona e venceu de 6 a 3; a equipe A.A. Corinthians B enfrentou a equipe Xororó F. C. e também venceu de 3 a 1 e a equipe E. C. Primavera venceu a equipe Força Jovem F. C. de 5 a 1. Já a equipe C. A. Poiares perdeu para a equipe E. C. Tabatinga de 1 a 5 e a equipe Fluminense F. C. também perdeu para a equipe C.A. Guarani B de 1 a 3.
A Copa é organizada pela LICAF (Liga Caraguatatubense de Futebol) com apoio da Secretaria de Esportes e Recreação e as equipes E. C. Casa Branca, E. C. Primavera, C. A. Guarani B, e E. C. Tabatinga já estão classificadas para a próxima fase. Restam apenas quatro vagas para as 13 equipes que brigam nessa última rodada para garantir a disputa da segunda fase. (Fonte: PMC)

Módulo ajuda Bombeiros em prol da APAE

Caraguatatuba - O Módulo está apoiando mais uma ação solidária dos Bombeiros de Caraguatatuba. Um grupo de alunos e professores ajudarão o 11º GB – Grupamento de Bombeiros, que fará uma comemoração inovadora na APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais).
Segundo o capitão José Eduardo Stanelis de Aquino, nos anos anteriores a comemoração acontecia na própria sede dos bombeiros, com solenidades formais. “Este ano, queremos servir à comunidade. Acreditamos que esse é o papel do bombeiro, e não poderia haver melhor celebração do que auxiliar uma instituição como a APAE. Esperamos que nosso gesto estimule outros grupos no auxílio às várias entidades existentes no município”, explicou.
O evento vai acontecer no dia 2 de julho – data em que é celebrado o Dia Nacional do Bombeiro e contará também com o apoio de estudantes, como o aluno de Direito, Marques da Silva que também é Bombeiro. “Resolvemos transferir o nosso tradicional churrasco para a APAE e prestarmos alguns serviços que a instituição está precisando”.
A professora Tatiane Calve, que dá aulas de Educação Física Adaptada para os alunos da APAE, também irá ajudar neste trabalho. O Módulo cedeu 100 camisetas que serão usadas pelos voluntários no dia da ação.
A ação social que comemorará o Dia Nacional do Bombeiro, em 2 de julho, terá como principal objetivo a pintura do prédio da APAE e pequenos consertos na área interna da instituição.
Segundo o capitão Stanelis, os bombeiros estão arrecadando materiais elétricos e de pintura para a execução do serviço. “Quanto mais arrecadarmos melhor será. Já temos 50 voluntários cadastrados, além do próprio efetivo do GB. Entre eles estão os Bombeiros Mirins e a Ditran. Mas convidamos todos a participar dessa ação social”, disse.
Voluntários podem obter maiores informações ou realizar o cadastramento na sede dos bombeiros, na avenida Aristides Anísio dos Santos, no bairro Indaiá, ou obter maiores informações pelos telefones (12) 3883-1717 e 3883-1043. (Fonte: Módulo)

1º Simpósio de História aborda cultura afro

Caraguatatuba - Alunos e professores do curso de História das Faculdades Integradas Módulo promoveram nos dias 24 e 25 de junho, o 1º Simpósio de História ‘Cultura Afro-A Força dos Tambores’, em Caraguá, com palestras, mesa redonda e apresentações. O apoio foi da Sabesp.
Na abertura do evento, no dia 24, o professor, fotógrafo e pesquisador da PUC do Paraná, André Zienlonka apresentou uma palestra sobre o tema ‘Negro – uma leitura visual África-Brasil’, com o auditório lotado. Em seguida houve uma apresentação de Jongo.
O ponto alto do evento foi a Mesa Redonda no sábado, dia 25, que culminou com as apresentações de Maculelê, do grupo da Topolândia e Mestre Noel, e de uma roda de Capoeira, com a participação de vários professores, alunos e capoeiristas.
A Mesa redonda possibilitou um debate entre o Prof. Mestrando Sérgio Burihan, o Prof. Maurício B. Chiga, da Univap e o professor, André Zienlonka. O tema do debate ‘História da África e Afro-brasileira’ foi amplamente discutido no auditório Ângelo Nogueira, com a participação de alunos.
O Simpósio teve a intenção de introduzir o participante no universo complexo da escravidão brasileira e de refletir sobre o caráter pacífico da escravidão brasileira, a importância do tráfico negreiro e as contradições existentes em nossa sociedade.
“Somos quase todos afro-descendentes ou afro brasileiros. Muito sabemos sobre a presença dos europeus entre nós, hoje conhecemos um pouco mais sobre os indígenas, contudo, fora da monótona rotina do trabalho escravo, pouco ou nada sabemos do que fizeram os africanos enquanto colonizadores”, lembrou a coordenadora do curso de História, Rosângela Dias da Ressurreição. (Fonte: Módulo)

Exposição “Olho no Olho” marca a abertura da 1ª Semana Social Diocesana

Caraguatatuba - Organizada pelo fotógrafo Gustavo Grunerwal, de Caraguatatuba, e participação de outros fotógrafos profissionais da região, a Exposição Olho no Olho pretende sensibilizar, através de imagens do dia-a-dia as diversas questões sociais, por vezes ignoradas pelo olhar e o coração humano e registradas pelos repórteres fotográficos. Está dividida em três painéis:
Olho e não vejo - Coisas boas, porém que, consumida pelas tarefas diárias, é por ela despercebido.
Vejo e não olho - Situações presenciadas no cotidiano, que por motivos diversos entre eles o preconceito, o desdém ou uma simples limitação, nos impedem de observar, notar.
Olho no Olho - Os conflitos pessoais e sociais travados pelas vezes em que fechamos os olhos para os problemas que nos cercam.
A Exposição será inaugurada no dia 29 de junho, na sede das Faculdades Módulo, às 19h, momentos antes da abertura oficial da Semana Social Diocesana que contará com a presença do bispo diocesano Dom Fernando Mason.
A Exposição que tem o apoio da Pastoral da Comunicação pretende ser itinerante passando pelas quatro cidades do Litoral Norte em espaços culturais e igrejas, shoppings e agencias bancárias, entre outros.
Mais informações podem ser obtidas na Secretaria Pastoral com Denise (3883.6668) ou com Gustavo Grunerwald (3882.5441). (Fonte: Diocese de Caraguatatuba)

Diocese se prepara para a 1ª Semana Social Diocesana

Caraguatatuba - Uma extensão da 4ª Semana Social Brasileira, o evento organizado em nível de Diocese tem como objetivo discutir e buscar junto à comunidade, sugestões para os diversos problemas sociais que afligem a cidade e região.
Esta atividade pastoral, organizada pelas Pastorais Sociais da Igreja Católica e coordenada pela Pastoral Fé e Política também tem por objetivo despertar o interesse da comunidade sobre as questões sociais e comunitárias colocando-a no papel de responsável pela construção de uma nova cidade, como sugere o lema do evento: “Mutirão por uma nova cidade e um novo país” – tema “Articulação das forças sociais participando na construção do Brasil (da cidade) que queremos”.
Deste evento, que acontecerá em 3 etapas, sairá uma carta para as autoridades com as questões levantadas e as sugestões de políticas públicas a serem adotadas.
1 Dia; Abertura diocesana - 29 de Junho de 2005
Auditório Faculdades Módulo
19h – Abertura da Exposição “Olho no Olho”
fotos de profissionais que retratam as diversas situações do dia-a-dia no que se refere a problemas sociais. Organização Fotógrafo Gustavo Grunewald e Pastoral da Comunicação da Diocese de Caraguatatuba
19h30 – Palestra com a Teóloga Profª Rosana Manzini sobre a Doutrina Social da Igreja
2 Dia: 30 de junho
Momento de discussão sobre o tema em todas as paróquias (16) da Diocese.
A comunidade esta convidada a participar deste momento que dará origem a um relatório
3 º Dia - 1 de Julho
Reunião dos delegados paroquiais para elaboração do documento oficial conclusivo do evento ao qual será anexado a um abaixo assinado recolhido pelas paróquias, a ser encaminhado aos órgãos competentes e CNBB Nacional. (Fonte: Diocese de Caraguatatuba)

Programa Ação Litoral

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Assembléia de Deus promove II Pré Congresso de Jovens

Ilhabela - Aconteceu entre os dias 24 e 26 de junho, o II Pré Congresso de Jovens, com o tema: “Calvário, Redenção e Glória”, organizado pela “Mocidade”, setor da juventude da Igreja Assembléia de Deus em Ilhabela. O evento reuniu jovens de todos os setores Congregação na Ilha, inclusive da Comunidade Tradicional do Bonete. Estiveram presentes também, integrantes do grupo de Jovens de Toque Toque Grande, de São Sebastião.
O Pastor Vice-presidente da sede da Assembléia de Deus, em Santos, Elias Alves Correia, presidiu o evento, auxiliado pelo Pastor Regional, Ricardo José da Silva. A cantora evangélica Rachel Miranda, de Santos, também participou do evento, cantando vários hinos de louvor. O vereador Márcio Garcia(PL), presbítero da Assembléia de Deus, marcou presença e levou o companheiro de legislatura, vereador José Jorge Pereira, o Zeca do São Pedro(PTB) para participar das festividades. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Festa de São Pedro no Bairro de São Francisco inicia preparativos

São Sebastião - Barracas de comidas típicas, shows, quermesse, quadrilhas e fé irão compor, entre os dias primeiro e três de julho, a tradicional Festa de São Pedro no Bairro de São Francisco, realizada pela Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur) em parceria com a Paróquia Nossa Senhora do Amparo.
Segundo o Secretário de Cultura e Turismo, Júlio Buzi, a intenção da Prefeitura é manter a cultura caiçara apoiando principalmente as festas tradicionais. “Como o bairro de São Francisco é um reduto de pescadores e esta festa em homenagem ao padroeiro já existe há décadas, então nada mais justo do que a secretaria apoiar. Além disso, duas tendas serão destinadas para o Fundo Social de Solidariedade”, disse.
O Pároco, Frei Ricardo, conta que a festa chega a reunir todos os anos até duas mil pessoas por dia. “São Pedro é considerado pela Igreja Católica como o primeiro representante de Cristo na terra e conhecido internacionalmente como o detentor das chaves do reino dos céus, o santo é protetor dos pescadores”, conta.
Na segunda-feira (20/06) teve início a novena dos Pescadores nas casas. Todos os dias, até o Tríduo, os pescadores rezam para o Santo revezando as moradias. O Tríduo significa o tempo de preparação para o início da festa.
No próximo domingo (03/06) o louvor a São Pedro será feito em alto-mar, com uma procissão em meio às ondas. No cortejo em barcos pesqueiros e veleiros, os fiéis pedem proteção aos céus. A imagem do santo, que também é pescador, é colocada em um andor e vai navegando entre São Sebastião e Ilhabela.
O dia inicia com uma missa na Igreja Nossa Senhora do Amparo, logo acontece o translado dos andores para os barcos que levarão os santos São Pedro, Santo Antonio e Nossa Senhora dos Navegantes para a procissão. Às 11h os barcos se reúnem para dar início a procissão com destino à Praia da Armação em Ilhabela. A segunda parada é na Vila, também no arquipélago, onde será realizada a benção dos anzóis e das velas pelo Frei Ricardo e Padre Wilson com queima de fogos. A escolta parte então para o píer do Pontal da Cruz e volta para a Praia de São Francisco, onde será servida uma feijoada com preço popular. (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Câmara vota projeto que estabelece diretrizes para 2006

São Sebastião - A Câmara de São Sebastião vota amanhã, 28, o projeto de lei 024/05, de autoria do Poder Executivo, que estabelece as diretrizes a serem observadas na elaboração da lei orçamentária do município para o exercício de 2.006.
Os vereadores ainda votam mais quatro projetos: o que elege o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) em substituição a UFIR (Unidade Fiscal de Referência); o que dispõe sobre a regulamentação das aulas de surf; o que altera o Código Tributário; e o que dispõe sobre a composição dos membros no Sindicato dos Servidores Públicos Municipais.
Além disso, duas moções devem ser aprovadas pelos parlamentares. Uma de congratulações e aplausos a Terence Augusto Sales Anderson pela conquista do vice-campeonato paulista de Pesca Submarina; e a outra ao CIAMA (Centro de Incentivo ao Aleitamento Materno), pelos relevantes serviços prestados à comunidade.
Cerca de cinco pareceres também devem ser votados durante a sessão de amanhã: o que reorganiza o Conselho Municipal de Turismo; o que dispõe sobre a adaptação das listas de preços e cardápios em bares, lanchonetes, restaurantes e similares para atender aos deficientes visuais; o que altera a lei que instituiu a ‘Semana Municipal de Deficientes’; e os que concedem o título de cidadão sebastianense a Wanderley Nogueira e a Nelson Santos.
Aproximadamente 16 requerimentos serão apreciados pelos vereadores, além da leitura de pouco mais de 50 indicações. Porém, a pauta divulgada pode sofrer alteração.
A partir do dia 1º de julho a Câmara entra em recesso parlamentar. O retorno das atividades ocorre no dia 1º de agosto de 2.005. (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Kotian participou de assembléia na Colônia de Pescadores

São Sebastião - O presidente interino da Câmara de São Sebastião, Modesto Koji Ono, o Kotian (PTB), participou no último sábado, dia 25, de uma assembléia extraordinária na Colônia dos Pescadores Z-14, no bairro São Francisco. O convite foi feito através do diretor-presidente da entidade, Guilmer Puertas.
Assuntos como a questão das desapropriações de duas áreas próximas à colônia, a adequação das malhas pesqueiras, as verbas do PRONAF destinadas ao setor e também a questão do alvará de funcionamento, foram discutidos entre moradores e pescadores. A reunião aconteceu às 16h, no clube 7 de setembro, contou com grande participação de populares, além do advogado da Colônia, Dr. Sigheharu Kohatsu.
Outro tema amplamente discutido foi a questão do gerenciamento costeiro. Segundo Kohatsu, é vergonhoso um pai de família ser preso, sendo que este precisa do pescado para sua subsistência. “Esta lei é mal elaborada, pois traça-se uma linha imaginária delimitando onde o pescador deve ou não deve exercer o seu trabalho. Como estas pessoas simples vão saber onde pode pescar?”, indagou.
O advogado também reafirmou que entrou com um processo contra a Petrobras, em virtude dos constantes derramamentos de óleo, prejudicando a atividade pesqueira. “Esta prática está se tornando cada vez mais difícil – a pesca irá tornar-se em breve, extinta”, resumiu. O processo já está na 1ª Vara Cível de São Sebastião. Kohatsu disse que irá reivindicar em nome de 1.360 pescadores. “Estas pessoas precisam viver e se sustentar”, disse.
Ele também salientou que o problema da delimitação do gerenciamento costeiro, gera problemas para os trabalhadores. O profissinal explicou que os pescadores têm que ir cada vez mais longe, consequentemente gasta-se mais combustível, gelo e outros insumos.
Várias dúvidas foram esclarecidas aos moradores e pescadores da região em relação às desapropriações de duas áreas no bairro São Franciso, divulgado na mídia no decorrer da última semana. Kohatsu afirmou que está lutando pela classe e é preciso mais empenho dos setores jurídicos para preservar o trabalho do pescador. “Esperemos que a construção de um entreposto pesqueiro seja para o bem desta classe trabalhadora, pois um entreposto pesqueiro seria útil e viável”, comentou.
Questionamento do Legislativo - A decisão da desapropriação foi tomada pelo prefeito municipal Juan Manoel Pons Garcia (PPS) através de dois decretos. Segundo o documento, duas áreas – um imóvel e um terreno somando 5 mil metros quadrados aproximadamente os dois - serão desapropriados para a construção de um entreposto pesqueiro.
O vereador Kotian questiona o decreto dizendo que não se especifica – a não ser na ementa – o que será construído nos dois locais. “Sabemos que o setor jurídico da prefeitura é idôneo, mas precisamos saber o que será construído, já que o documento não diz em seu primeiro artigo e em nenhuma parte”, disse.
Segundo a procuradoria jurídica do Legislativo, através do Dr. Antonio Alexandre da Silva, confirmou que a redação do decreto está um pouco confusa, porém não está errada “Apesar dos dois decretos estarem dizendo na ementa que declara de utilidade pública para fins de desapropriação amigável ou judicial, o imóvel e a área situados neste Município, para construção de entreposto de pesca, já no artigo 1º deveria haver a discriminação novamente para que servirá o local”, comentou. O advogado ainda disse que seria melhor reavaliar a redação do documento para evitar futuros infortúnios. “Apesar da ementa dizer para quais fins servirão as desapropriações, vinculando o restante do decreto e validando juridicamente, cabe ao setor jurídico da prefeitura rever o primeiro artigo”, concluiu.
Já o diretor-presidente da Colônia, Guilmer Puertas, analisa que a área já é de utilidade pública. “A Colônia dos Pescadores é um prédio público, é de utilidade pública e abriga a Secretaria da Agricultura e Pesca, também local público”, analisa. Ele conclui dizendo que é preciso rever o documento. “Precisamos saber o que será construído alí, pois não é interesse somente de uma pessoa, mas do município todo”.

Porto vai se adequar ao Código Internacional de proteção de portos e navios

São Sebastião - A Delegacia da Receita Federal em São Sebastião, promoveu na última terça-feira, 21, na sede do Sindicato dos Petroleiros, uma palestra sobre o Código Internacional para Proteção de Navios e Instalações Portuárias (ISPS CODE).
Autoridades ligadas ao assunto falaram sobre a experiência do terminal santista na implementação do programa Iniciativa de Segurança de Contêineres (ou Container Security Iniciative, CSI) da aduana norte americana, criado após os ataques terroristas ocorridos em 11 de setembro de 2001.
"Embora o Porto de São Sebastião ainda não opere contêineres, em um futuro breve sabemos que o fará, portanto é importante conhecer e se adequar ao funcionamento desse programa", revelou o auditor fiscal da Receita Federal, Antônio Russo.
Atualmente 37 países participam do CSI, sendo que o Porto de Buenos Aires, na Argentina, foi o primeiro da América Latina a adotar o programa.
Em Santos, a administração portuária começou a implementar as medidas do programa a um ano, e está em fase final de execução.
O ISPS Code estabelece diretrizes e requisitos para a prevenção de ameaças terroristas, sabotagem, vandalismo, passageiros clandestinos, incêndios e explosões criminosas, seqüestro e captura de navios ou pessoal a bordo, adulterações de cargas, sistemas, equipamentos e provisões de bordo, armas de destruição em massa, e até uso do próprio navio como arma de atentado.
"O assunto é realmente de grande interesse para as localidades portuárias como o Porto de São Sebastião, pois a tendência no futuro, é que somente portos com essa homologação, possam receber navios oriundos dos países signatários do SOLAS ("Safety of Life at the Sea"), tais como Estados Unidos e os da Comunidade Européia", salientou o inspetor da Alfândega do Porto de Santos, José Guilherme Antunes Vasconcelos.
A implantação do ISPS Code exigirá rigoroso controle de entrada e circulação de pessoas, veículos terrestres e marítimos nas áreas de segurança, bem como restrição de acesso a determinadas áreas dentro do Porto.
Num primeiro momento serão investidos recursos na reestruturação das instalações físicas das zonas primárias, aquisição de equipamentos de inspeção de cargas, bagagens e pessoas, desenvolvimento de novos sistemas de informações, aumento do efetivo da Aduana, Guarda Portuária e a criação do Núcleo Especial de Polícia Marítima.
Posteriormente, quando o Porto começar a operar o CSI, precisará contar com scanners de contêineres e equipamentos para medição de radiação.
O gerente do Porto, Paulo Rogério de Souza Almeida, informou que "aproveitando o processo de ampliação da unidade, serão investidos recursos significativos na adaptação das condições de segurança para nos adequarmos ao Código Internacional para Proteção de Navios e Instalações Portuárias".
Da parte da Aduana, o delegado da Receita Federal, José Antônio Gaeta Mendes comunicou que já se encontra em processo licitatório a aquisição de viaturas terrestres e marítimas, servidores de informações, equipamentos de vigilância eletrônica e comunicação.
Pescadores - Além dos empresários do setor de comércio exterior da nossa região, existem outros segmentos da atividade produtiva, como os pescadores, que atualmente fazem uso do cais do Porto.
Essa questão foi levantada pelo representante da classe, o presidente da colônia Z14, Guilmer Cássio Puertas Tavares, que se queixou do descaso com que a Prefeitura de São Sebastião vem tratando os pescadores.
"Existe um prazo para deixarmos de operar no Porto, mas até o momento não há nada definido com relação à construção do terminal pesqueiro".
Segundo o diretor de Pesca, Agricultura e Abastecimento da Prefeitura, Álvaro Augusto Santos Moura, "as normas internacionais de segurança não admitem algumas atividades como a pesqueira, a fábrica de gelo e o Centro Náutico".
E ainda acrescenta que está em estudo a construção de um terminal pesqueiro, mas não existem previsões quanto a data. (Fonte: Correio do Litoral)

São Sebastião quer fazer do ecoturismo o carro-chefe para combater a sazonalidade

São Sebastião - Na quarta-feira, 15, no prédio da Secretaria de Cultura e Turismo, uma reunião serviu para avaliar os primeiros seis meses do Programa Municipal de Ecoturismo. Estiveram presentes ao encontro o secretario de Turismo, Júlio Buzzi, o diretor da pasta, Rogério Luís Santana Barroso, e o diretor do Parque Estadual da Serra do Mar - Núcleo São Sebastião, Edson Lobato, o Fredê.
De acordo com Buzzi, o foco dos trabalhos do programa foi a coordenação dos receptivos e monitores.
"Estamos promovendo encontros entre as agências de turismo, hoteleiros, taxistas e comércio, buscando oferecer mais opções ao turista".
A intenção é fazer do ecoturismo o carro-chefe contra a sazonalidade.
O Plano Municipal encontra-se em transição da fase de análise e planejamento, para a regulamentação.
O secretário esclarece que para dar dinâmica ao processo, se faz necessário rever o decreto 2209/98, que estabelece áreas de especial interesse turístico para fins de ecoturismo.
"Entre os pontos a serem revistos ou aperfeiçoados, destaco os projetos de conservação e manejo, em parceria com a iniciativa privada, e a inserção de áreas particulares para a prática de ecoturismo e esportes de aventura".
O diretor de Turismo, Rogério Barroso, destacou a formatura dos 40 novos monitores cadastrados no programa.
"Nosso objetivo foi propiciar reciclagem dos conhecimentos básicos sobre meio ambiente, noções de direito ambiental, organização e desenvolvimento de atividades em campo, manutenção de trilhas e noções de uso sustentável dos recursos naturais".
Barroso explica que a Prefeitura decidiu prestigiar a Associação dos Monitores de Ecoturismo de São Sebastião oferecendo-lhe uma cadeira na coordenação do programa.
"É muito importante não só ouvi-la, mas principalmente contar com a experiência dela para formatar novas trilhas e até ajudar na captação do turista".
O diretor do Parque Estadual da Serra do Mar, Edson Lobato, destacou que o ecoturismo é a modalidade de turismo que mais cresce no mundo.
"Naturalmente, possuímos uma condição privilegiada, pois 75% da área do Município faz parte do Parque", explicou.
"Creio que com esse trabalho, em um espaço de tempo razoável, teremos resultados animadores".
Para Fredê, o fato de uma determinada trilha oferecer condições para visitação não basta. Ele destaca os estudos de carga que foram feitos visando prever os impactos ambientais pelo uso destes locais.
Para isso, foi usada a metodologia de pesquisa da Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz", de Piracicaba, que segue os padrões de normas internacionais, o VIM (Visitant Impact Mannagement).
Lobato disse ainda que as trilhas precisam de melhorias como sinalização, pontes, corrimãos e degraus, mas lembra que o sucesso do programa depende de fiscalização para impedir os abusos.
"Atualmente, não temos qualquer tipo de controle, por isso esperamos contar com a ajuda da guarda ambiental para disciplinar o acesso às trilhas".
Ele explicou que um acordo entre o Instituto Florestal e a Prefeitura liberou a entrada no Parque da Serra do Mar - Núcleo São Sebastião, mediante responsabilidade da Prefeitura em ajudar na fiscalização. (Fonte: Correio do Litoral)

Passeios nas trilhas do Parque Estadual da Serra do Mar

São Sebastião - Quem se interessar por passeios em trilhas, feitos com segurança, poderá agendar horários no Centro de Informações Turísticas, ao lado da Sectur (Secretaria de Cultura e Turismo), na Rua da Praia, Centro, ou pelo telefone (12) 3892-1808.
Já na Costa Sul, os agendamentos são feitos no Centro de Informações Turísticas, na praça Pôr do Sol, ou pelo telefone (12) 3865-4335.
Atualmente existem cinco trilhas oficializadas: Cachoeira Ribeirão do Itu e Praia Brava, em Boiçucanga; estrada da Limeira, no Jaraguá; Centro - Guaecá; e Sítio Arqueológico do bairro de São Francisco.
Uma sexta trilha, no Sertão do Cacau, em Cambury, está em fase final de estudos e deve ser homologada para o segundo semestre.
O agendamento custa R$ 6,50 por grupo de 10 pessoas (quantidade máxima permitida por monitor), e deve ser feito com antecedência de no mínimo 48 horas.
Tuim Parque - Trata-se de um empreendimento pioneiro no litoral paulista - e um dos únicos do País. Localizado em Barra do Una, na Costa Sul de São Sebastião, o Tuim Parque é uma reserva natural privada que ocupa uma área de 300 hectares em meio a exuberância da Mata Atlântica.
No local, que faz divisa com o Parque Estadual da Serra do Mar, cota 20, é possível contemplar espécimes da fauna e flora nativas. Macacos, roedores, répteis, aves, samambaias, bromélias entre outros, podem ser encontrados em meio às trilhas.
Para os amantes dos esportes radicais, o parque oferece um conjunto de atividades que inclui o arborismo, tiroleza e passeio de quadriciclo margeando o rio Pouso Alto, na trilha dos poções, onde é possível banhar-se em 12 piscinas naturais.
Cortada ainda pelo rio Água Branca - afluente do rio Cristina -, o visitante poderá navegar de caiaque em um passeio rumo à praia.
Pode também adquirir o artesanato caiçara, confeccionado em bambu e taquara, por crianças da Escola Municipal de Abras do Una.
Segundo o gerente e também um dos proprietários do empreendimento, José Luiz Nadai, o projeto conta com a supervisão de quatro artesãos caiçaras e tem como objetivo preservar a cultura.
"A iniciativa, que tem propiciado renda e unido toda a comunidade local, pretende transmitir o aprendizado das técnicas de artesanato que foram passadas de geração a geração, de forma que esses jovens dêem continuidade a essa inestimável riqueza".
A entrada custa R$ 25 por pessoa e dá direito a consumação nas atividades oferecidas. Quem optar por desfrutar de todas as atrações pode adquirir o passaporte, que custa R$ 85.
Servido por 15 funcionários, o local possui amplo estacionamento e restaurante. O Tuim Parque funciona de quinta à segunda-feira, das 8h às 17h30. O acesso é feito pela entrada que leva a Barra do Una, entre o trevo principal e a ponte do rio Cristina. Mais informações ou reservas podem ser feitas pelo telefone (12) 3867-2330. (Fonte: Correio do Litoral)
 
Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Ubatuba

Guardas Municipais concluem treinamento para atuar no aeroporto

Ubatuba - Os dezessete homens da Guarda Municipal de Ubatuba que fizeram o curso de formação de bombeiros de aeródromo participaram nesta segunda-feira, 27, de uma aula prática de aproximação, combate e salvamento em caso de incêndios.
O sub-oficial Paulo Roberto Silva Lima, da Direção de Engenharia da Aeronáutica, elogiou o trabalho dos homens da Guarda. “Os Guardas Municipais se mostraram capazes na tarefa designada. O aeroporto Gastão Madeira terá pessoal competente na Seção de Combate a Incêndio”, afirmou.
Os homens da Guarda utilizaram uma viatura Land Rover que utiliza espuma especial de combate a incêndio, pó químico e água. Nesta terça-feira, 28, no período da manhã, haverá a prova final, no salão de convenções do hotel São Charbel. A cerimônia de formatura deve acontecer no final da manhã, e deve contar com a presença do Secretario Estadual de Transportes, Dario Rais Lopes. (Fonte: PMU)

Fórum da Vigilância Sanitária reúne profissionais da área da Saúde

Ubatuba - O “Treinamento Sobre Infecção Relacionada à Assistência à Saúde”, realizado pela Vigilância Sanitária de Ubatuba, durante os dias 23 e 24 de junho, reuniu cerca de 60 profissionais da área da saúde, entre enfermeiros, técnicos da vigilância sanitária, funcionários da Santa Casa e dentistas de Ubatuba e região. Foram abordados temas como biossegurança (limpeza, desinfecção e esterilização de artigos), bem como reprocessamento de artigos de uso único e gerenciamentos de resíduos de serviços de saúde.
As palestras foram ministradas por técnicos da Anvisa-MS (Agência Nacional de Vigilância Sanitária, do Ministério da Saúde) e Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado de São Paulo. Segundo o chefe do serviço de saúde coletiva de Ubatuba, Antônio Jorge Araújo, eventos dessa natureza têm como objetivo sensibilizar as autoridades de estabelecimentos locais sobre a importância da prevenção dos fatores de risco de infecções hospitalares. Ele explica ainda que “as medidas preventivas devem extrapolar o ambiente hospitalar e se estender a todas as atividades de assistência à saúde, como por exemplo, ambulatórios, consultórios odontológicos, clínicas de estética, clínicas veterinárias e demais estabelecimentos assistenciais de saúde onde se realize procedimentos críticos e semi-críticos”. (Fonte: PMU)

Iª Mostra de Arte Abstrata marca inauguração de espaço em Ubatuba

Ubatuba - As artes plásticas de Ubatuba ganharão um novo espaço a partir do dia 1º de julho. A Naturali Garden Center irá inaugurar um espaço alternativo para exposição de arte, chamado Galeria Naturali. A primeira exposição fica por conta da artista paulistana Érika Onodera, com a mostra “Fragmentos da Composição”.
A proposta expositiva “Fragmentos da Composição” prestigia a arte abstrata e tem como principal objetivo divulgar esse estilo na cidade de Ubatuba. Érika Onodera é formada em Arte Educação e faz parte do grupo setorial de artes plásticas da Fundart. Seus trabalhos são resultados da mistura de diversas linguagens artísticas e da prática pedagógica, além das constantes pesquisas dos campos visual e filosófico.
A Mostra ficará aberta ao público de 1º de julho até o dia 31. Parte das obras estará disponível para aquisição.
Local : Rua Robilard Marigny, 709 – Itaguá – Ubatuba – São Paulo
Horário: de segunda a sexta das 9 às 12h e das 14 às 18h
Aos sábados, das 9 às 18h
Tel: (12) 3842-4589 ou 3833-6009
www.naturali.com.br . (Fonte: PMU)

ACIU participa da Festa do São Pedro Pescador

Ubatuba - Durante a Festa do São Pedro Pescador a ACIU contou com um stand onde fez divulgação para seus associados.
Para Adriana Alves, encarregada de reservas do Itamambuca Eco-Resort, a atitude da ACIU foi bem interessante “É uma divulgação a mais, podemos fazer isso em outras ocasiões também”.
O stand da ACIU contou também com as moças do núcleo de artesanato do Projeto Empreender onde venderam suas bolsas feitas de sacolinhas plásticas.
Emilio Campi, editor do site Litoral Virtual, também esteve no stand disponibilizando seu CD com mais de 200 fotos mostrando as belezas de Ubatuba. (Fonte: ACIU)

Secretaria de Administração pretende concientizar comerciantes locais

Ubatuba- Uma das maiores preocupações do secretário de administração Silvio Bonfiglioli Neto é que não existe grande interesse por parte de alguns comerciantes em participar dos pedidos de compra e de fornecer produtos para a Prefeitura. “Nós fazemos convites e o pessoal não está participando das concorrências, queremos saber o porque” diz.
Sendo assim, o Secretário pede para que os comerciantes regularizem sua situação junto a Prefeitura e verifiquem se o cadastro está correto. “O que eu quero fazer é que os comerciantes se cadastrem no nosso departamento de compras e todos eles fiquem credenciados a poder participar de todo tipo de concorrência, como uma tomada de preço, uma carta-convite, uma compra até um pouco menor, para que o dinheiro permaneça na cidade”.
Silvio diz também, que alguns produtos o nosso comércio não poderá fornecer por motivos de quantidade e preço, mas todos os pedidos de compra (PC) devem ser cotados, também na cidade, com os nossos comerciantes, fazendo com que o preço caia. Ele acredita que com isso o comércio venderá e lucrará mais, por conseqüência gerará mais emprego e com a contratação de pessoas o nível de carência e necessidade será bem menor.
O próximo passo do secretário é implantar o “Pregão”, uma modalidade que visa dinamizar o processo de compra.
A ACIU vai dispor para os associados da lei e das exigências da Prefeitura.
Retire sua cópia no balcão de atendimento.
Qualquer duvida ligue para a ACIU (12) 3832 1449. (Fonte: ACIU)

Curso de Memorização e Concentração

Ubatuba - A ACIU em parceria com a UNDEC (Unidade de Organização e Desenvolvimento Comunitário) está promovendo o curso de memorização e concentração que acontecerá no dia 16 de julho no salão da Associação Comercial.
Quem dará a aula será Renato Alves, aprovado por pedagogos, é conferencista, escritor, pesquisador e professor. Ele é o mais requisitado especialista em concentração e memória do Brasil e já capacitou mais de 100.000 profissionais e estudantes.
A aula será das 8h00 às 18h00 com intervalo de 1h30 para almoço.
Benefícios do curso:
Concentração no trabalho e estudos;
Desenvolvimento pessoal e profissional;
Fim das distrações e esquecimento;
Eliminação dos “brancos de memória”;
Desenvolvimento do raciocínio lógico;
Domínio em leituras e textos difíceis;
Técnica para leitura concentrada;
Controlar a ansiedade paralisante.
Quem pode participar:
Empresários, professores, administradores, profissionais liberais e estudantes universitários e do ensino médio.
Preços:
Preço normal: R$ 120,00
Para associados da ACIU: R$ 90,00
Para estudantes: R$ 45,00
Inscrições: Assessoria de Comunicação da ACIU c/ Cristiane (12) 3832.1449 ou 9706.2924. (Fonte: ACIU)

Vôlei de Ubatuba conquista ouro na Livovali

Ubatuba - A equipe Infanto Juvenil de vôlei masculino de Ubatuba conquistou no último sábado, 25, o titulo de campeão da Liga de Vôlei do Vale do Paraíba e Litoral Norte 2005.
Com uma vitória por três sets a zero sobre a equipe de Mogi das Cruzes, Ubatuba obteve sua segunda vitória no play-off final e garantiu o ouro. As parciais foram 25/18, 25/16 e 25/11.
É a segunda vez que Ubatuba conquista o ouro, a primeira foi em 2001. Os atletas de Ubatuba comandados por Marcos Jardim que participaram da campanha vitoriosa foram: Renan Leite, Fagner, Antonio, Renan Marcel, Marcio, Bruno Focas, Ramon, Lucas Mian, Douglas, Marcos Paulo, Derek e Thiago.
A comissão técnica deve preparar uma festa de confraternização nos próximos dias para homenagear os campeões. (Fonte: PMU)

Mais uma equipe garante vaga na semifinal do Interbairros 2005

Ubatuba - As equipes do Ipiranguinha e da Silop se uniram à equipe da Estufa II, e garantiram vaga na semifinal do campeonato Interbairros 2005 de Ubatuba. O Silop venceu o Itaguá por 5 a 1 em uma partida válida pela segunda rodada e que havia sido anulada. Com o resultado o time da Silop finalizou a primeira fase com 9 pontos.
O Ipiranguinha garantiu a vaga ao derrotar o Lírio Bela Vista por 3 a 1. No outro jogo da chave o Vale do Sol não compareceu e a vitória ficou para o time do Jd Carolina.
Na região Sul o time do Sertão da Quina venceu o Saco da Ribeira por 18 a 2. (Fonte: PMU)

Ação Litoral
 
Artigo Topo

A vaca e os carrapatos
Ronaldo Dias

Certa feita, em uma das minhas viagens ao Mato Grosso, conheci uma pequena, jovem (15 anos) e organizada cidade, que como naquela da novela, não conseguiu ainda, inaugurar a cadeia. Nova Mutum. Quem teve a oportunidade de assistir na Globo, pode avaliar a qualidade de vida dos moradores deste pontinho preto, de 15.000 habitantes, limpo e organizado, perdido (sorte deles, moradores) no mapa do centro oeste do Brasil. Lá, fiz muitos e bons amigos. Um deles, tem orgulho de ser um dos fundadores da cidade, afinal, está lá há 28 anos, é o Seo Vicente. Nascido em fazendas no sul do país, foi para aquele lugar, “aventurar”, como conta, e ficou! Profundo conhecedor de gado, sabe, só de olhar, a idade e peso exatos de qualquer desses animais. Raças? Conhece todas! E a mestiçagem também!
Seu conhecimento é tanto que é procurado para avaliar qualquer compra ou venda de “ boiadas e vacadas” de maior vulto. Essa, acabou sendo sua profissão. Uma vez, me convidou para ir com ele até uma fazenda próxima, avaliar uma “nuvilha” nelore P.O! P.O??? “É Ronaldo, P.O! Pura de Origem rapaz! ” disse ele. Até então para mim, definir apenas o sexo daqueles animais, só dando aquela “abaixadela”; imagine, definir raça, mestiçagem, peso, idade e agora, P.O! E lá fomos nós. A tal fazenda, próxima, ficava a 230K por uma estrada de terra esburacada, cheia de pinguelas e ramificações à direita e à esquerda, que com a repetição da paisagem, confundiria até mesmo um GPS. Depois de exatas 5 horas de viagem chegamos!! Como sempre, a recepção tem aquele estilo peculiar: Água fresca e café fraco. Depois dos cumprimentos característicos e dados às notícias da cidade de fulano e beltrano, entraram no assunto! A “nuvilha”. Pois é, seo Zé, disse o Vivente: “eu tava passando e resolvi dar uma olhada na bezerra!”
Passando??? Pensei! Coisa do seo Vicente. E lá fomos nós em direção ao curral! O Calor, estava insuportável. Sentei no Bret e fiquei , meio de longe, para não atrapalhar a conversa de negócio dos dois. Não deu 5 minutos e seo Vicente me chamou! Olha aí Paulista, é essa que eu vim buscar! Rapidamente, abriu a porta da gaiola da caminhonete e colocou o animal pra dentro! Não entendi nada! Tantos quilômetros para comprar aquele animal??? Aquilo era um P.O??? A aparência da pobre coitada, era horrível! Magra, esquelética, fedida, cheia de feridas, moscas e pontinhos pretos. As moscas, eram tantas, e famintas, que pareciam querer sugar o que restava daquela pobre carcaça. Fiquei calado, com medo de entrar no assunto e tirar aquele sorriso de satisfação de ter feito um bom negócio, do rosto alegre do seo Vicente.
Não durou 3 pinguelas e parou! “Vamos refrescar no riacho” Sem botas e pés dentro d´água, pros lambaris “ beliscarem” soltou um sorriso satisfeito : “Olha lá Paulista, que beleza de animal!” Beleza? Mas e os cascos, e as feridas, os carrapatos, as moscas? Onde está a beleza, velho? Eu não comprava essa vaca, nem pra açougue! Ele, se riu todo!!! “ O ce não entende nada de animal”. O sol sumindo nas copas das arvores e o ar fresco que começou a soprar, sinal de alguma chuva pesada que caiu pela redondeza, nos animou levantar. Fomos embora, escondidos atrás do volume do radio, cantarolando desafinados, umas modas antigas do programa sertanejo.
Duas semanas depois, na véspera de eu voltar, seo Vicente me convidou para um churrasco na fazenda dele. Que beleza! A fazenda era pequena para a região, mas tão bonita e tão bem cuidada, coisa mesmo de fazer inveja a qualquer COW-BOY de cinema. Uma “belezura” como ele diz! – “Paulista, aquela ali, apontando para o curral, é a dita que você foi comigo buscar” Não acreditei! O animal havia se transformado - Vicente, o ce da de brincadeira, homem! (arrisquei na linguagem local) - Não paulista, é ela mesma. Mas o que “o ce feis” no bicho, Vicente? Já sei, : trocou o couro e injetou ar! Ele riu! “Oia aqui Paulista, aquela aparência, era só falta de cuidados do Zé! Esse pessoal da roça é assim mesmo! Relaxado. Não ligam. Não sabe o que tem nas mãos! Vou ganhar uma nota preta, como você diz, com ela no leilão do mês que vem! - Vicente, mas o que você fez na verdade? Me explica? - Não muito paulista! A bicha é P.O, tem raça no sangue! O resto, foi cocho, vacina, banho e tratar dos bernes e carrapatos! Realmente era inacreditável. Não parecia o mesmo animal! - Sabe paulista, os bichos, a casa, e a cidade que a gente mora, é tudo igual! Precisa de trato! Limpeza, principalmente; os carrapatos, a gente arranca, nem que for um a um; os bernes, a gente mata que a ferida cicatriza! Pode doer no começo, o animal até “escoiceia”, mais depois, o bicho fica tão feliz que parece até “agradecê”. O enfeite, paulista, é o amor! No dia do leilão, vou colocar um laço bem grande, de fita vermelha, no pescoço dessa “nuvilha!”.
Na viagem de volta, em um daqueles “ retões” da estrada, que parecem não ter fim, abaixei o volume do rádio e fiquei pensando: quantas lições àquela gente simples, daquele fim de mundo empoeirado, tem pra ensinar! Muitas lições. É... se pudesse, levava “gentes sabidas” deste mundo sem poeira, para aquele mundo empoeirado, só para (como eu) ir aprender. Coisas simples que fosse. Quem sabe, pelo menos, à parte do banho e dos carrapatos! Depois, se ficassem bravos... largava. Como diria o seo Vicente, deixava escoicear.
Ubatuba, 14/02/2001

Ronaldo Dias
Ubatuba, SP

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

O uso de espaços públicos - Pesquisando sobre o uso do espaço público, assunto do momento, constatei que ele é regulado pela Constituição Federal, especificamente pelo artigo 175 que diz: " Incumbe, ao poder público, na forma da lei, diretamente ou sob regime de concessão ou permissão, SEMPRE ATRAVÉS DE LICITAÇÃO, a prestação de serviços públicos" . Assim concluo que qualquer outra lei (municipal ou estadual) que pretenda regulamentar o uso do espaço público deve, antes de qualquer outra disposição, prever as condições da referida licitação. Esta condição é valida inclusive para as licenças do comércio ambulante (que não ambula) e para todas as demais permissões de uso (fixo) do espaço publico. Todas as leis municipais que pretendiam ou pretendam regulamentar a matéria, sem esta obediência, são totalmente nulas. O legislador com o artigo 175 da Constituição (Cidadã), garantiu, com o "sempre através de licitação" a todos os cidadãos, os mesmos direitos sob as mesmas condições (licitando os espaços), perante as oportunidades pecuniárias do uso do espaço público. Se um pode usar, todos podem usar. A lei maior, evitou assim a manipulação política do uso do espaço público, em beneficio (apenas) de apadrinhados dos detentores do poder.

Ronaldo Dias
Ubatuba, SP

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br

Atenção! - A sessão Foto do Dia passará a divulgar também fotos de pessoas da região. Esta será nossa forma de homenagear e prestigiar pessoas de destaque no Litoral Norte. As fotos enviadas deverão ser no enquadramento "close" podendo ser coloria ou PB, no tamanho mínimo de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi. O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma..

Ubatuba:

Surfista - José Carlos Marques

Surfista
©José Carlos Marques

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor

contador, formmail cgi, recursos de e-mail gratis para web site