Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quarta-feira, 29 de junho de 2005 - Nº 1310 Edições Anteriores

Sol e Vida Inteligraph Uba-Uba

Região
Mina de quartzo é alvo de exploração
Delegado da Receita Federal fala sobre Imposto de Renda
Extração configura um crime ambiental


Caraguatatuba
4ª Mostra Cultural Universitária
Equipe de Karatê conquista quatro medalhas para Caraguá
Caraguá quer a melhor recepção para os participantes dos 49º Jogos Regionais
Prefeito reúne-se com moradores do Pegorelli e discute base de gás e CDP
Curso de Turismo do CEPROLIN realiza projeto junto ao comércio local
B.A é vice no Campeonato de Supino de Caçapava
Omar Kazon faz indicações para melhorias nas ruas do Jaraguazinho e visita a UBS do bairro
Caraguatatuba poderá ter um Pré-Candidato a Deputado Estadual
Vereador Carlinhos da Farmácia participa de Encontro Regional do PSDB em Campos do Jordão


Ilhabela
Alunos da Rede Municipal participam de formatura do Proerd
Praia Grande vence Lavrinhas e está na semifinal da Copa Zito

São Sebastião
Regata de Canoas em Boiçucanga
Atletas sebastianenses se preparam para os 49º Jogos Regionais
Projeto ‘Reflexão Família Escola’ compartilha conhecimentos com a comunidade
Curso de receitas diet será realizado no Centro de Amparo à Mulher
Câmara aprova projeto que estabelece diretrizes para 2.006
Lei que disciplina aulas de surf é aprovada na Câmara

Ubatuba
Medeiros visita Instituto Martius-Staden
Sebrae e Senai em Ubatuba
Sapão de Ubatuba, cada vez maior

Seções
Artigo
Carta do Leitor
Foto do Dia


Notícias da Região Topo

Mina de quartzo é alvo de exploração
Instituto Florestal investiga extração clandestina do minério em Juquehy, na costa sul de São Sebastião

Litoral Norte - O Parque Estadual da Serra do Mar vem sendo alvo de extração ilegal de quartzo. A denúncia chegou ao Instituto Florestal por meio de denúncias de moradores do bairro de Juquehy, localizado na costa sul de São Sebastião, no Litoral Norte do Estado.
Segundo o diretor-assistente do parque, Paulo Machado Maia, a mina encontrada tem cerca de 80 cm de largura, 22 metros de extensão e chega a 1,90 metro de altura, em alguns pontos.
"Há muito tempo a área sofria exploração por parte de hippies, que utilizavam o quartzo para a elaboração de colares. Por isso, sabíamos da existência da mina, mas deconhecíamos que a exploração tivesse chegado a essas proporções", disse.
Alguns moradores do bairro teriam passado pelo local, percebido a retirada de minério e, por isso, acionaram o Instituto Florestal.
Maia disse ainda que a diretoria do parque entrou em contato com o proprietário da área onde foi encontrada a mina, mas ele não tinha conhecimento da exploração de quartzo. "Acreditamos que a retirada do mineral esteja acontecendo à noite", disse.
OPERAÇÃO INTEGRADA - Hoje, acontece uma operação integrada entre o Instituto Florestal, Polícia Ambiental e Prefeitura de São Sebastião com o objetivo de vistoriar a área explorada e fechar a entrada da mina para evitar que o minério continue a ser retirado.
"Vamos até lá para fechar a entrada do local com madeira e eucalipto. Também vamos colocar uma placa informando que a extração de minério é crime previsto em lei para alertar as pessoas que estão fazendo isso", disse Maia.
O Instituto Florestal não sabe precisar há quanto tempo a exploração vinha sendo realizada. "Não temos estrutura para fiscalizar uma área de 30 mil hectares. São apenas dois funcionários, dois guardas-parques e dois estagiários", disse.
Ainda não foram identificadas as pessoas que estariam praticando a exploração. O caso será investigado pela Polícia Ambiental. A pena para o crime de exploração em uma APP (Área de Preservação Permanente) é de seis meses a um ano de detenção e multa.
RISCOS - Além do prejuízo ao meio ambiente, a mina está em condições precárias e corre o risco de desmoronar. "Há também o receio de que alguém seja soterrado quando entrar na mina. Há trechos muito perigosos. Por isso precisamos fechar a entrada com urgência", disse Maia.
O Instituto Florestal pretende fazer o aterramento da mina, nos próximos dias. A mina se encontra em local de difícil acesso na mata. Para chegar até o local é preciso disposição para uma caminhada de, em média, 35 minutos. (Fonte: ValeParaibano)

Extração configura um crime ambiental

Litoral Norte - O quartzo é um minério valioso, considerado uma pedra semi-preciosa. Sua exploração em área de preservação é considerada crime.
Segundo o Instituto Florestal, a descoberta de que estaria ocorrendo a exploração do minério na área do Parque Estadual da Serra do Mar aconteceu há cerca de 15 dias.
No entanto, até ontem a Polícia Ambiental de São Sebastião ainda não havia instaurado um inquérito para apurar o caso, que configura crime ambiental.
Segundo informações da Polícia Ambiental, a ocorrência ainda não tinha chegado até eles oficialmente. A polícia apenas tinha conhecimento de que uma mina estaria sendo explorada irregularmente devido a informações dos funcionários do Instituto Florestal, que foram acionados pela população e fizeram uma vistoria no local, constatando a irregularidade.
A expectativa é que, após a operação integrada que acontece hoje, a Polícia Ambiental inicie uma investigação para apurar as responsabilidades. (Fonte: ValeParaibano)

Delegado da Receita Federal fala sobre Imposto de Renda
Objetivo do evento é informar às pessoas que recolhem impostos sobre como aplicar o dinheiro que elas já contribuem, em causas sociais.

Litoral Norte - O Delegado da Receita Federal de São Sebastião, Dr. José Antônio Gaeta Mendes, vai ministrar uma palestra em Caraguá no próximo dia 30 de junho. A palestra será realizada no Ceprolin-Centro Profissionalizante do Litoral Norte, às 18 horas. O tema da palestra será 'Imposto de Renda'.
O evento está sendo promovido pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Comissão de Atenção à Infância e Adolescência em Situação Especial - Projeto Crescer.
O objetivo do evento é informar às pessoas que recolhem impostos sobre como aplicar o dinheiro que elas já contribuem em causas sociais. "As pessoas poderão tirar suas dúvidas em relação aos recolhimentos feitos pela Receita Federal e como parte desses impostos podem ser destinados à Vara da Infância e da Juventude", acrescentou a coordenadora do Projeto, Silvia R. Scolfaro.
O Projeto Crescer foi criado em Caraguá para resolver os problemas relacionados à infância e à adolescência. Para isso conta com uma comissão formada por 24 pessoas de 12 segmentos da sociedade como Secretarias Municipais de Saúde, Educação, Esporte, Conselho Tutelar, Saúde Mental, Assistência Social, Febem, Conselho do Direito da Criança e do Adolescente, Núcleo Regional da Saúde e Delegacia de Ensino do Estado.
Esta comissão dá sustentação aos problemas encaminhados pela Assistência Social e para isso conta com uma mini-equipe técnica formada por psicólogo, assistente social, psicopedagogo, fisioterapeuta, psiquiatra e pediatra. (Fonte: PMC)

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba

4ª Mostra Cultural Universitária

Caraguatatuba - A 4ª Mostra Cultural Universitária, promovida em junho pelo curso de Letras das Faculdades Integradas Módulo, homenageou o professor Edson Santos Silva, dando o seu nome ao evento a partir do ano que vem. O Prof. Edson também foi homenageado com um texto escrito por alunos e ex-alunos e declarado durante a mostra.
Como convidado especial o evento contou com a presença do poeta, Sr. Nelson Oliveira, que recitou algumas poesias de autoria própria e alguns repentes. O poeta arrancou aplausos dos alunos que lotaram o auditório,
Além de integrar os alunos e divulgar o curso, a 4ª Mostra Cultural revelou alguns talentos, que receberam prêmios de acordo com os votos dos jurados Profa. Rosângela, Lady e Alciene.
O aluno Maurício Carmo, do 1º semestre, recebeu o prêmio Revelação Masculina, com três poesias próprias. A revelação feminina foi para a aluna Núbia, do 5º semestre, que cantou e dançou uma música do grupo Rappa.
O Prêmio de melhor grupo foi para os alunos Otacílio, do 5º semestre, Kaila, do 3º, Bernardo, do 5º e Camila, do 3º. A melhor performance foi para Robson, do 5º semestre, que cantou um rock, e o prêmio especial foi para Bernardo, do 5º semestre, que cantou uma ópera. Como melhor autor venceu o aluno Rodolfo, do 5º semestre.
Instituído este ano pelos organizadores, o Prêmio Marmota elegeu os apresentadores da mostra Carlos Eduardo, do 5º semestre, e Carol, do 4º semestre, os mais ‘caxias’ da turma.
Como a mostra é um desmembramento do Sarau Literário, os alunos aproveitaram para divulgar o Sarau oficial, que este ano vai acontecer em novembro, com o tema ‘ www.viniciusdemoraes.com.br ’. (Fonte: PMC)

Equipe de Karatê conquista quatro medalhas para Caraguá
A equipe vem conquistando medalhas em todas as competições que participa desde o início do ano, é promessa de vitória no 49º Jogos Regionais

Caraguatatuba - Os atletas de Karatê de Caraguá trouxeram mais quatro medalhas para a cidade. A equipe que vem obtendo bons resultados em todos os eventos que participa desde o início do ano, não fez feio na final do Campeonato Paulista de Karatê, que aconteceu no dia 25, sábado, no Ginásio Portuguesa de Desporto, em São Paulo, nas categorias Infanto-Juvenil, Juvenil e Juniores e conquistaram duas medalhas de prata e duas de bronze.
Com a Participação de cerca de 450 atletas, Caraguá foi representada por 12 competidores. Na categoria Júnior (18 a 20 anos) Ângelo Augusto Santos Oliveira sagrou-se vice-campeão; na Juvenil (16/17 anos), Ronny de Queiroz Orizo também conquistou o vice-campeonato. Já Tiago Gomes Amorim, também na categoria Júnior, conquistou a medalha de bronze e Luiz César, na categoria Juvenil (16/17 anos) também ficou com a medalha de bronze.
O campeonato foi organizado pela Federação Paulista de Karatê e a equipe caraguatatubense teve o apoio da Secretaria de Esportes e Recreação.
Participaram do evento atletas classificados até a 8ª colocação de cada região. O estado de São Paulo é dividido em quatro, Caraguá faz parte da 2ª Região Desportiva.
“Nossa equipe teve um bom desempenho. Esta é uma competição difícil, pois faz parte do Circuito Olímpico e atrai os melhores atletas do estado. Estamos felizes com o resultado porque somos os únicos atletas do Litoral Norte e Vale do Paraíba a conquistar medalhas”, disse Edson Mendes do Amaral, técnico da equipe de Caraguá.
A próxima disputa dos atletas é o 49º Jogos Regionais, nos dias 7 e 8 de julho, no Ginásio Poliesportivo das Faculdades Módulo, em Caraguá, com promessa de vitória. (Fonte: PMC)

Caraguá quer a melhor recepção para os participantes dos 49º Jogos Regionais
Secretarias Municipais unem esforços para recepcionar os participantes dos Jogos Regionais, de 4 a 17 de julho, com promoções no comércio, eventos e roteiros turísticos especiais.

Caraguatatuba - As férias de julho em Caraguatatuba prometem dias inesquecíveis aos amantes do esporte. Com a realização dos Jogos Regionais, pela segunda vez, a cidade reunirá cerca de 8 mil atletas de 35 municípios paulistas em disputas acirradas em todas as praças esportivas da cidade.
O evento vai acontecer de 4 a 17 de julho, em todas as praças esportivas, incluindo a pista de bicicross, a pista de skate, o Centro Esportivo Municipal, os campos de futebol e as quadras de diversos bairros. São mais de vinte locais.
Além das belezas naturais e dos atrativos turísticos, o município coloca à disposição de toda a sua infra-estrutura urbana e esportiva, confirmando o talento, tanto na organização do evento quanto na receptividade de seus visitantes. A cidade foi elogiada e considerada pela secretaria estadual da Juventude, Esporte e Lazer, pela melhor organização dos jogos.
Entre os municípios participantes estão São José dos Campos, Aparecida, Arujá, Biritiba Mirim, Caçapava, Cachoeira Paulista, Campos do Jordão, Canas, Caraguatatuba, Cruzeiro, Ferraz de Vasconcelos, Guaratinguetá, Igaratá, Ilhabela, Itaquaquecetuba, Jacareí, Lagoinha, Lavrinhas.
As Secretarias Municipais estão reunindo esforços e competências para que a cidade ofereça a melhor recepção possível aos atletas, técnicos e familiares.
O comércio da cidade estará oferecendo descontos especiais a todos os atletas, técnicos e envolvidos no evento. A promoção é uma iniciativa da Secretaria de Turismo e Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba. Todo atleta, técnico ou participante do 49º Jogos Regionais, que possuam a credencial do evento, poderá ser beneficiado com a promoção 'Comércio Amigo dos Jogos'. São mais de 40 estabelecimentos participando, todos apresentam o banner de identificação da promoção.
A Secretaria Municipal de Turismo preparou dois roteiros turísticos especialmente para os atletas e enviou aos chefes das delegações. O roteiro apresenta sugestões sobre os atrativos que devem ser visitados pelos participantes. Estão incluídos o Caminho de Santo Antônio, o Parque Estadual, as praias, o Museu, o Teatro Municipal e outros atrativos.
A programação 'Inverno é Aqui', da Secretaria de Turismo também pensou nos atletas na hora de definir a programação, preparando em tempo eventos como a Festa da Tainha, de 11 a 25 de julho na Praça de Eventos e o 2º Festival da Tainha - de 8 a 10 de julho no Entreposto de Pesca do Porto Novo. (Fonte: PMC)

Prefeito reúne-se com moradores do Pegorelli e discute base de gás e CDP
Moradores, agricultores e produtores rurais recebem esclarecimentos sobre a implantação da Base de Gás e da CDP.

Caraguatatuba - Atendendo à solicitação da AMBAP-Associação dos Moradores e Amigos do Bairro Pegorelli, o prefeito de Caraguatatuba, José Pereira de Aguilar reuniu-se com moradores na Escola Municipal do bairro, na semana passada e prestou esclarecimentos com relação à instalação da base de Gás Natural e da CDP no local. Participaram em torno de 500 pessoas.
Estiveram presentes na reunião a primeira dama, Rose Aguilar, o secretário municipal de Serviços Públicos, Antonio Carlos Roberti Costa, o secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, Auracy Mansano, o presidente da AMBAP, Alex Sandro Santos, agricultores e produtores rurais e outros moradores do bairro.
Segundo o presidente da AMBAP, os moradores estavam com receio de desapropriações, riscos ao meio ambiente e até medo de explosões que a Base de Gás poderia trazer para o bairro, onde será construída. Os moradores também queriam saber quais as áreas que serão usadas pela Petrobrás e os benefícios que a obra trará. A mão de obra também foi bastante questionada.
O prefeito esclareceu as dúvidas dos moradores e enfatizou que jamais traria um empreendimento para a cidade que trouxesse prejuízos à população. "Muito pelo contrário, a implantação da Base de Gás Natural na cidade irá trazer geração de emprego e renda para o município. Só permito a vinda de empresas que tragam melhoria da qualidade de vida da população", disse. O prefeito também garantiu que não haverá desapropriação de áreas no local e que toda mão-de-obra disponível na cidade será aproveitada.
Os agricultores e produtores rurais do bairro também demonstraram preocupação quanto à implantação da Base de Gás, por temerem que a obra possa trazer prejuízos à produção. O Secretário Municipal de Meio Ambiente, Auracy Mansano, explicou que tecnicamente a obra não trará prejuízos aos produtores, apresentando o CD ROOM que demonstra o percurso que os Dutos irão percorrer.
O prefeito também prestou esclarecimentos sobre a construção da CDP (Centro de Detenção Provisória) no bairro do Rio Claro, falando sobre a segurança, emprego e as outras vantagens do CDP no município.
O secretário de Serviços Públicos respondeu aos questionamento sobre a pavimentação de ruas e o saneamento básico no bairro, dizendo que a prefeitura atenderá a todos os pedidos enviados por meio de ofícios pela AMBAP, inclusive o conserto da tubulação do esgoto que está exposta, ainda esta semana.
Quanto às melhorias no Campo de Futebol das Casas Populares, o prefeito Aguilar disse que tem intenção de ampliar o campo e construir uma quadra. O prefeito convidou os representantes da AMBAP e os moradores do bairro para a realização de um jantar comunitário. A data será marcada pela primeira dama. (Fonte: PMC)

Curso de Turismo do CEPROLIN realiza projeto junto ao comércio local

Caraguatatuba - Os alunos do Curso Técnico de Turismo do Ceprolin – Centro de Educação Profissional do Litoral Norte realizaram projeto junto a restaurantes e lanchonetes fazendo tradução de cardápios do português para o inglês e também para o espanhol e produzindo jogo americano de toalhas de mesa, com mensagens na língua inglesa para os turistas que visitam Caraguá.
O projeto entusiasmou o grupo e, claro, colaborou com as empresas da cidade. A professora Elcy Mara que ministra inglês instrumental e a Profª Lucia que ministra espanhol orientaram o projeto. (Fonte: PMC)

B.A é vice no Campeonato de Supino de Caçapava

Caraguatatuba - O atleta B. A. Oliveira, de Caraguatatuba, foi vice-campeão no Campeonato de Supino de Caçapava, realizado pela Bulls Gym, no último dia 25. Atletas de oito cidades do Vale do Paraíba e Litoral disputaram a prova, entre Caraguá, São Sebastião, Ubatuba, Jacareí, São José dos Campos e Caçapava.
A categoria representada pelo atleta foi até 80 quilos. B.A. de Oliveira é atleta integrante do programa Bolsa-Esporte das Faculdades Integradas Módulo e vem se destacando em diversas competições de Braço de Ferro e Supino na região.
Outros atletas de Caraguatatuba também disputaram a prova em Caçapava, como Josivaldo da Conceição, que foi o campeão na categoria 60 k; e Renato Chocolate, que foi vice-campeão na categoria 70 k.
São Sebastião também teve representação com o atleta Onório Muniz, campeão da categoria acima de 100 k.
B.A Oliveira também conta com o apoio da Super Forma, Big Brother e Ateliê do Oriveis S.S. (Fonte: Módulo)

Omar Kazon faz indicações para melhorias nas ruas do Jaraguazinho e visita a UBS do bairro

Caraguatatuba - O vereador Omar Kazon (PL) preocupado com a situação do esgoto entupido na rua Benedito Silvério Santana e com a falta de tubulação na rua Oziel Ezídio de Faria, ambas localizadas no bairro Jaraguazinho, fez indicações ao Executivo para a realização destes serviços. “Eu me preocupo sim com estes problemas, pois se trata de uma rua de grande circulação no bairro e é onde está localizada a Unidade Básica de Saúde, não podia continuar assim, muitas pessoas moram aqui e utilizam estas ruas e temos que atendê-las com estas melhorias”, comenta Kazon.
O vereador Kazon foi pessoalmente verificar as obras realizadas no bairro e junto com seus assessores, visitou também a UBS, que atende os bairros Jaraguazinho e Rio do Ouro.
Durante a visita ele ouviu das médicas responsáveis pela UBS, pedido de reparos de vazamentos em vários pontos no teto do prédio e também o pedido de construção de uma cobertura simples para a sala de exames de sangue, que fica na área externa. “Como fazemos exames de sangue 3 vezes por semana, este local fica sempre cheio e quando chove os pacientes não tem onde ficar, ficam tomando chuva, e a fila de espera é grande, por isso pedimos ao vereador Kazon que nos ajude a conseguir esta cobertura para facilitar a vidas destas pessoas, que já é bastante difícil”, comenta uma enfermeira da UBS. Kazon se prontificou a ajudá-las e disse que em suas audiências com o Prefeito Aguilar irá fazer mais estes pedidos. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Caraguatatuba poderá ter um Pré-Candidato a Deputado Estadual

Caraguatatuba - O Presidente da Câmara Municipal de Caraguatatuba, vereador Juarez Pardim (PPS) esteve presente no sábado último, 25/05 na Câmara Municipal de São José dos Campos, no Encontro Regional do Partido Popular Socialista – PPS.
O Encontro teve como objetivo o Planejamento Estratégico do PPS para os próximos anos, as eleições de 2006 e dentre outros temas, a posição do PPS frente ao Governo Estadual
e Federal.
No evento estiveram presentes várias lideranças do PPS, o Presidente Nacional do Partido e Deputado Federal, Roberto Freire e Mara Cogo, representando o Presidente do PPS em Caraguatatuba, seu marido, Carlos Chagas Cogo.
Diante do atual fortalecimento do PPS no Litoral Norte, Caraguatatuba poderá ter um Pré-Candidato a Deputado Estadual, o vereador e Presidente da Câmara, Juarez Pardim. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Vereador Carlinhos da Farmácia participa de Encontro Regional do PSDB em Campos do Jordão

Caraguatatuba - O PSDB realizou no último sábado, 25 de junho, na cidade de Campos do Jordão, um encontro regional onde foi debatido as estratégias políticas do partido em 2006 e a linha de atuação tucana diante da crise que abala o governo federal e o PT.
O vereador Carlinhos da Farmácia participou do evento e junto com Antonio Carlos da Silva, presidente do PSDB de Caraguatatuba e ex-prefeito da cidade, foram os únicos representantes da legenda, onde várias lideranças nacionais participaram, como a deputada federal Zulaiê Cobra Ribeiro, o deputado federal Alberto Goldman, que é líder do PSDB na Câmara do Deputados, o secretário de Habitação, Emanuel Fernandes (ex-prefeito de São José), entre outros nomes
de expressão do partido.
Carlinhos da Farmácia comenta que é muito importante participar de eventos como este onde você tem a oportunidade de aumentar seus conhecimentos, ficar inteirado com o que acontece no partido e aproveita para trocar idéias com colegas parlamentares.
Sendo o primeiro convidado a fazer uso da palavra, Carlinhos discursa ”Eu acredito que o PSDB tem que se preocupar mais com o direcionamento de idéias e suas aplicações do que se preocupar com as atitudes do PT. A crise no governo está aí para provar que o PT, até agora, teve uma atuação que deixa muito a desejar, o melhor é nos preocuparmos com nossas estratégias políticas para 2006”.
O evento foi organizado pelo vereador Cristiano Ferreira, vice-presidente do secretariado estadual de vereadores tucanos e coordenador político do PSDB no Vale do Paraíba, Litoral Norte, Fundo do Vale e Mantiqueira. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Programa Ação Litoral

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Alunos da Rede Municipal participam de formatura do Proerd

Ilhabela - Cinqüenta e dois alunos das escolas municipais Dercy de Andrade de Castro, no Portinho e Sebastião Leite da Silva, no Bexiga, receberam certificados na solenidade de formatura do Proerd- Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, da Polícia Militar. O evento aconteceu na manhã de terça-feira, 28, na escola municipal do Portinho em Ilhabela e contou com a presença do 1° Tenente da PM, Alexandre Cândido de Lima, do presidente da Câmara, vereador Luiz Antônio dos Santos, Luiz Lobo(PL), do secretário municipal Antônio Cornélio de Moraes Filho e das gestoras de ensino das duas escolas participantes, Maria Therezinha Dias Souza e Heloísa Helena Salinas, além de professores da rede e pais de alunos.
O Proerd é aplicado semestralmente em duas escolas municipais sempre em crianças com idade entre 9 e 12 anos, estudantes das 4ª série. Há uma rotatividade nas escolas, abrangendo também as das Comunidades Tradicionais. “O programa já foi aplicado na escola do Bonete”, conta o secretário Antônio Cornélio. No próximo semestre, as duas escolas contempladas serão a Salvador Arena na Barra Velha e a Profa. Ofélia Montanhesi, no Itaquanduba. O programa tem duração de 17 semanas com uma aula semanal, ministrada pelo instrutor soldado PM Egberto Jacinto dos Santos e já atingiu todas as escolas municipais da Ilha.
O policial explica que o objetivo do programa é evitar que crianças e adolescentes iniciem o uso de drogas. “O trabalho é preventivo, procuramos educar as crianças em seu ambiente natural: a escola, mas o entrosamento entre PM, escola e família é fundamental”, ressalta o instrutor.
Durante a solenidade, as crianças fizeram um juramento, prontificando-se a ficar longe das drogas e receberam um certificado, que sela o compromisso assumido. O 1° Tenente da PM, Alexandre Lima, lembrou a importância do papel da família na luta contra as drogas. “Plantamos a semente, que deve florescer, agora, o papel dos pais é fundamental. È muito importante observar e orientar os filhos. As crianças fizeram o juramento: manter-se longe das drogas e é isso que a gente espera”.
A aluna Tainara Semme Pombo, 10 anos, da escola Sebastião Leite, recebeu uma medalha de honra, por ser a autora da redação premiada. Num dos trechos, ela destaca o que aprendeu com o Proerd. “Antes das aulas eu achava que sabia o que era violência, mas agora sei que não sabia de nada. Eu nunca vi tanta violência no mundo. È triste”.
Kelly Ribeiro e Kesia Domingos, 10 anos, ambas da escola Dercy de Andrade, também saíram muito contentes da formatura e afirmaram estar preparadas para dizer ‘não’ às drogas. “Drogas é muito ruim para a saúde e pode levar à morte, adverte Kelly”. Devemos sempre evitar as drogas e não deixar que ninguém de nossa família se envolva com elas também “, completa Kesia.
Em seu pronunciamento, o secretário Antônio Cornélio aconselhou as crianças. “Lembrem-se sempre dos ensinamentos do policial Egberto, que faz seu trabalho com muito amor e não dêem a seus pais a decepção de se envolverem com drogas, pois eles só querem o bem de vocês”.
O presidente da Câmara, vereador Luiz Lobo(PL), parabenizou as crianças pela bela execução do Hino Nacional Brasileiro e do Hino de Ilhabela e pediu para os pequenos formandos lutarem com todas as forças contra o mal das drogas. “Levem tudo aquilo que aprenderam no dia-a-dia de vocês, pois infelizmente a droga vai estar sempre presente no cotidiano. Troquem as drogas pelo esporte, é o melhor caminho”.
Após os pronunciamentos, as crianças das duas escolas cantaram músicas que falavam de paz e motivação. A professora Conceição, da escola Sebastião Leite, declamou um poema emocionando os presentes, seguida da mensagem lida pela aluna Giovana da escola Dercy de Andrade. O evento foi encerrado com uma canção que pregava o amor, muito bem interpretada pelo instrutor PM Egberto Santos acompanhado da sua prima Mara V. de Freitas. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Praia Grande vence Lavrinhas e está na semifinal da Copa Zito

Ilhabela - O Praia Grande F.C., representante da cidade de Ilhabela na Copa Zito, venceu a seleção de Lavrinhas, no último dia 25 conquistando vaga na semifinal do campeonato. A equipe venceu por 1x0, com gol do atacante André Luiz. No dia 19, o time derrotou a seleção de Cachoeira Paulista, com o mesmo placar, mas Graike foi o autor do gol.
O destaque do jogo contra Lavrinhas foi o goleiro João Carlos, considerado pelos adversários a ‘muralha ilhabelense’. João “fechou” o gol barrando grandes contra-ataques do time adversário, definindo a partida.
O desafio da semifinal acontece no próximo sábado, 02 de julho, quando o time ilhabelense joga contra a seleção de Silveiras, atual campeã da Copa Zito. A outra vaga será decidida entre as equipes de Piquete e Roseira. A final está marcada para o dia 17 de julho. Todos os jogos acontecem em Roseira, cidade-sede da Copa nesta edição.
Das 26 equipes inscritas na 11ª Copa Zito, o Praia Grande F.C. é a única equipe que representa o Litoral Norte, já que as equipes de São Sebastião e Ubatuba foram eliminadas do torneio.
O presidente do time, vereador Luiz Lobo, ficou surpreso com o desempenho da equipe, chegando à semifinal. “Realmente foi uma surpresa chegarmos tão longe, mas melhor ainda será disputar a grande final”, encerra. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Regata de Canoas em Boiçucanga

São Sebastião - No domingo (26/06), foi realizada na Praia de Boiçucanga, a 8a Regata de Canoas de Boiçucanga. O evento é uma tradicional competição dos pescadores, com entrega de prêmios como troféus e medalhas. Estiveram presentes canoeiros dos bairros de Boiçucanga, Paúba, Santiago, Toque Toque Pequeno. Ilhabela também estava participando. A organização da prova ficou por conta dos pescadores locais, das Secretarias de Turismo (Sectur), de Juventude, Esporte e Lazer (Sejuv) e Sub-Prefeitura da Costa Sul. O público marcou presença vibrando principalmente na prova principal de 03 Remos, vencida pelos pescadores de Boiçucanga. (Fonte: PMSS)

Atletas sebastianenses se preparam para os 49º Jogos Regionais

São Sebastião - Uma comitiva de 413 pessoas, entre atletas e dirigentes, se prepara para os jogos mais disputados entre as cidades do interior paulista, Serra da Mantiqueira, Vale do Paraíba e Litoral Norte, os 49º Jogos Regionais, que este ano serão realizados em Caraguatatuba que tem início no dia 04 de julho.
São Sebastião, a segunda cidade litorânea mais bem colocada na edição anterior dos Jogos Regionais, ocupando a 7ª posição, treina cerca de 329 esportistas divididos em 23 equipes que estão dispostos a mostrar o seu talento e trazer o título de campeão na categoria para a cidade.
O Secretário de Esportes, Anthero Ventura Alves Neto, explica que investir nos atletas da cidade trará resultados futuros. “Iniciamos um trabalho sólido este ano, mas os resultados poderão ser notados entre 2007 e 2008. Realizando isto, teremos equipes sérias futuramente trazendo títulos para a cidade, sem a necessidade de contratação”, disse. A expectativa do secretário é que São Sebastião permaneça entre os 10 primeiros colocados nos Jogos Regionais deste ano.
Desde fevereiro a Sejuv realiza trabalhos intensivos com os atletas nas diversas modalidades para que possam conhecer novas técnicas. “Como exemplo disso temos a equipe de basquete que foi assistir um jogo de nível nacional na cidade de Mogi das Cruzes”, conta a Diretora de Esportes e Assistente de Chefia dos Jogos, Raquel de Jesus. “Temos realizado amistosos, incentivado as equipes a participarem de campeonatos regionais e estaduais. É um intercâmbio de experiência”.
Raquel acrescenta que em favor da integração dos atletas eles ficarão alojados em Caraguatatuba com toda a estrutura necessária para atendê-los. “Eles terão cinco refeições diárias, agasalhos, uniformes novos, fisioterapeuta, duas enfermeiras e um professor para recuperação pós-atividades esportistas. O alojamento é uma forma de controlarmos também se o atleta descansou e se alimentou bem”, conclui.
Promessas - A Diretora de Esportes conta que a grande promessa de boas colocações está nas mãos dos atletas da malha, damas e atletismo. “São esportes trabalhados há anos, um trabalho sólido que dá a garantia de bons resultados”, explica.
Segundo a diretora, a equipe de damas foi vice-campeã nos 48º Jogos Regionais, o atleta do atletismo José Carlos Nunes Pereira é o velocista de 200 metros com o segundo melhor tempo na região e a malha sempre garante boas colocações. PMSS
Comida com carinho e diversão garantida - A cozinheira Maria Abreu trabalha nos Jogos Regionais há 17 anos e conta o quanto se envolve com os atletas a ponto de se emocionar junto com eles. “Me apego muito a eles. Quando chegam no alojamento e contam que venceram dou pulos de alegria, mas quando perdem me dá um aperto no coração e tento fazer tudo para agrada-los”, conta.
Maria diz que não perde tempo e também se diverte com as brincadeiras realizadas com os calouros. “Eu amo trabalhar nos Jogos Regionais. Ver os jovens se divertindo, o movimento no alojamento é muito bom”.
A Sejuv prepara atividades para distrair os atletas enquanto estiverem fora do horário dos jogos. Pimbolim, videokê, filmes, gincanas são as forma de diversão que a Secretaria buscou para integrar os atletas. A Diretora de Esportes ressalta que os atletas que tiverem o quarto mais arrumado ganharão uma torta de chocolate. “Os calouros também serão a diversão dos atletas”, completa. (Fonte: PMSS)

Projeto ‘Reflexão Família Escola’ compartilha conhecimentos com a comunidade

São Sebastião - Na quarta-feira (29/06) acontece na EM Professora Maria Virginia Silva, em Barra do Una, o projeto ‘Reflexão Família Escola’, que tem por objetivo compartilhar com a comunidade assuntos relacionados a educação. Serão realizadas dinâmicas entre pais e professores abordando o tema “A Educação e a Tolerância”, às 14 horas. A palestra será ministrada pela psicóloga do PSF da Barra do Una, Elza Perez São Pedro.
O projeto é desenvolvido nas EM´s Professora Maria Virginia Silva e Sebastiana Costa Bittencourt, pela pscicopedagoga Suzana Barbosa Coelho, que atua em ambas escolas. “A idéia do projeto surgiu através da minha participação em um concurso com alunos da escola onde eu dava aula, em Campos do Jordão, em 2001. Então, resolvi adaptar esse programa aqui e graças à população, a cada ano que passa, a participação da comunidade tem aumentado”, disse a pscicopedagoga. Ela também acrescentou que a cada mês é abordado um assunto diferente.
Segundo Coelho hoje os pais estão adaptados as reuniões e conseguem se expressar melhor. “No começo as reuniões causavam constrangimentos, pois os pais falavam tudo o que pensavam a respeito de professores e isso criava uma situação desagradável”, salientou .
Além desse projeto, a escola tem outros como o “Reflexo sobre Valores”, que conta com a participação de um grupo com cinco alunos da 4º série, onde são abordados temas como a disciplina em sala de aula. Há também o projeto “Além das Aparências”, que fala sobre a auto-estima.
O Projeto ‘Reflexão Família Escola’ conta com apoio da Prefeitura de São Sebastião, através da secretaria de Educação (Seduc) na distribuição de lanches e divulgação das atividades. (Fonte: PMSS)

Curso de receitas diet será realizado no Centro de Amparo à Mulher

São Sebastião - Acontece na quarta-feira (29/06), das 8 horas ao meio dia, no Centro de Amparo à Mulher, na rua Amazonas, a oficina de culinária “Receitas Juninas Diet”. O evento está sendo realizado pelo grupo Adocicado, que faz parte do Programa de Atenção aos Diabéticos da Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Associação Sebastinense de Apoio ao Diabético (ASA-D).
O grupo conta com o apoio do Ceprom e da Casa de Amparo à Mulher.
O curso de receitas será ministrado pelo professor de culinária do Ceprom, Arnaldo Moraes, e conta com a participação da nutricionista Kátia Nogueira, que elaborou os informes nutricionais.
O evento está aberto a toda comunidade e o grupo pede para as pessoas que forem comparecer doarem 1kg de alimento não perecível.
No final, toda comida que for preparada será consumida pelos participantes da oficina, que estarão recebendo também uma apostila com as receitas ‘diets’.
Para mais informações, o telefone do centro de saúde é 3892 6044. (Fonte: PMSS)

Câmara aprova projeto que estabelece diretrizes para 2.006

São Sebastião - A Câmara de São Sebastião aprovou por unanimidade o projeto de lei 024/05, de autoria do Poder Executivo, que estabelece as diretrizes a serem definidas na elaboração da lei orçamentária para o ano de 2.006.
Segundo o prefeito Juan Garcia (PPS), a proposta atende os programas de governo e as novas exigências contidas na Lei de Responsabilidade Fiscal, devendo destacar as metas fiscais para as receitas, despesas, resultado primário e nominal, montante da dívida pública, e aos três exercícios seguintes, que serão dispostos no PPA (Plano Plurianual).
Em relação ao anexo de riscos fiscais, o prefeito informa, segundo levantamentos preliminares, que deixou de apresentar pelo fato do município não vislumbrar situações que permitam existir tais perigos. “Os planos e metas igualmente deixam de figurar na presente propositura, uma vez que os mesmos integrarão o plano plurianual. O superávit orçamentário servirá para atender ajustes e saldar compromissos a fim de manter o equilíbrio financeiro”, afirma.
A lei orçamentária não consignará recursos para o início de novos projetos se não estiverem adequadamente atendidos os em andamento e contempladas as despesas de conservação do patrimônio público.
A reserva de contingência deverá atender as seguintes finalidades: cobertura de créditos adicionais suplementares; atender passivos contingentes e outros riscos e eventos fiscais imprevistos, fixada em 2% da receita corrente líquida, cuja utilização será mediante créditos adicionais abertos à sua conta; e capitalização do regime próprio de previdência social dos servidores municipais.
A Prefeitura encaminhará à Câmara, quando preciso, projetos de lei propondo alterações na legislação, inclusive na que dispõe sobre tributos municipais, se necessárias à preservação do equilíbrio das contas públicas e a geração de recursos para investimentos ou, ainda, para a manutenção ou ampliação das atividades próprias do município.
Na hipótese do gasto com o pessoal estipulado pela lei de responsabilidade fiscal chegar ao seu limite, a realização de horas extraordinárias pelos funcionários só poderá ocorrer nos casos de calamidade pública; na execução de programas emergenciais de saúde pública ou em situações de extrema gravidade, reconhecida pelo prefeito.
A administração municipal fica autorizada a arcar com as despesas das Polícias Militar e Civil; Juntas Militar e de Conciliação Trabalhista; Fórum; IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística); Polícia Rodoviária; Ciretran; e Convênios com órgãos dos governos federal e estadual, desde que firmados os respectivos convênios e haja recursos disponíveis.
De acordo com o projeto, serão consideradas irrelevantes as despesas realizadas até o valor de R$8mil para aquisição de bens ou prestação de serviços e de R$15mil no caso de realização de obras públicas ou atividades de engenharia.
O estabelecimento das metas e prioridades da municipalidade para o ano de 2.006 será feito, excepcionalmente, no âmbito do PPA do período 2.006 a 2.009, cujo projeto de lei será enviado ao Poder Legislativo no prazo fixado no ADCT (Ato das Disposições Constitucionais Transitórias), artigo 35, § 2º, inciso I, ou seja, até o mês de agosto de 2.005. Neste mesmo mês também deve ser remetido o projeto relativo a LOA (Lei Orçamentária Anual). Ambos devem ser devolvidos a sanção até o dia 15 de dezembro. A proposta foi encaminhada à sanção. (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Lei que disciplina aulas de surf é aprovada na Câmara

São Sebastião - Após quase quatro meses de discussão finalmente São Sebastião pode ter uma lei que disciplina o ensino do surf no município. Na sessão desta terça-feira, 28, os parlamentares aprovaram por unanimidade o projeto de lei de autoria do presidente da Câmara, Wagner Teixeira, que regulamenta a atividade. O projeto agora será encaminhado à sanção.
Dentre os requisitos estabelecidos para o funcionamento das escolinhas estão: credenciamento do instrutor junto ao CREF – Conselho Regional de Educação Física; comprovar curso de salvamento aquático e primeiros socorros; manter no local, e durante as aulas, barraca de até 10m², caixa de primeiros socorros e alvará de licença e funcionamento concedido pela Prefeitura.
Conforme o projeto, cabe ao Executivo, por meio de Decreto, definir os locais e a quantidade máxima de escolinhas por praia.
Teixeira lembra que o assunto foi amplamente discutido com os surfistas.
“Realizamos diversas reuniões para que a lei fosse elaborada ouvindo as sugestões dos principais interessados”, destaca o vereador.
Ele acredita que a iniciativa deve valorizar o trabalho dos surfistas que há anos atuam nesta atividade. “São Sebastião pode ser a primeira cidade a possuir uma legislação própria para o ensino do surf”, comemora Teixeira. O projeto foi encaminhado à sanção. (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)
 
Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Ubatuba

Medeiros visita Instituto Martius-Staden

Ubatuba - O vereador Charles Medeiros esteve ontem, 28, no Instituto Martius-Staden a fim de recolher maiores informações sobre a cidade de Homberg, onde nasceu Hans Staden.
Medeiros foi recebido pela secretária da Diretoria Líria Cabreira, que foi sensível às solicitações do vereador, dentre elas, a possibilidade de firmar parceria entre o Instituto para viabilizar a lei 2681/05, de autoria do vereador, que trata da Semana Hans Staden em Ubatuba.
Também foi discutido a possibilidade de viabilizar contatos com moradores da cidade de origem de Staden. “A idéia é que realizar uma irmandade entre as duas cidades, que moradores de Homberg venham abrilhantar as festividades e que turistas europeus possam visitar nossa cidade”, comenta Medeiros.
Foi marcada ainda uma outra visita ao Instituto para maiores detalhes, onde possa estar a presente a diretora responsável Martina Merklinger. “Conversei com ela por telefone e a mesma mencionou que ficou satisfeita com a aprovação da lei e colaborará no que for possível para que o evento aconteça, solicitou ainda o agendamento para uma outra visita em data a ser combinada" conclui Medeiros. (Fonte: Assessoria Charles Medeiros)

Sebrae e Senai em Ubatuba
Vereador Charles Medeiros na Associação Comercial de Ubatuba

Ubatuba - No último dia 27, o vereador Charles Medeiros, juntamente com o presidente da Associação Comercial de Ubatuba Ahmad Kalil Barakat e o tesoureiro Bruno Stefani, encontraram-se com o gerente regional do Sebrae, Mauro Medeiros, em São José dos Campos. Na reunião foram colocadas em pauta várias solicitações. Dentre elas a necessidade de cursos profissionalizantes e capacitação e requalificação de mão-de-obra. Também foram encaminhadas propostas referentes à bananicultura e à produção de biomassa da banana verde. O beneficiamento da banana permite que a fruta seja exportada e utilizada para a produção de doces, massas e outros fins. Ahmad solicitou a implantação em Ubatuba de um posto avançado do Sebrae. Posteriormente houve outra reunião, desta vez com os representantes do Senai, Fernando Takai, diretor responsável e Regis Carlo de Victor, agente de treinamento. Nessa ocasião também foram encaminhadas propostas de treinamento e qualificação na área da construção civil, marcenaria e área têxtil. “A visita foi extremamente importante, fomos recebidos pelo Srs. Takao e o Sr. Regis que se colocaram a disposição, com possibilidades reais de que em janeiro de 2006 Ubatuba possa ter cursos técnicos e profissionalizantes através do Senai. É um momento impar para a comunidade de Ubatuba. Estamos buscando parcerias para a melhoria da qualidade de vida de nossos cidadãos”, comentou o vereador Charles Medeiros.
O presidente da Associação Comercial, Ahmad Kalil Barakat, entusiasmado com as perspectivas para a cidade, disse que a idéia é aproveitar as oportunidades e tentar implantá-las. “O município precisa de parceiros com visão empreendedora e com foco direcionado no desenvolvimento”. (Fonte: Assessoria Charles Medeiros)

Sapão de Ubatuba, cada vez maior

Ubatuba - Com organização da BULLS-GYM e cobertura de varias Revistas de Fisiculturismo, realizou-se neste sábado 25/06 pp, na praça central da cidade de Caçapava o “ Mega Campeonato de Supino”, com a presença de varias celebridades da modalidade onde destacamos os atletas Marcão- Tri Campeão Sul Americano, Washington–Campeão Brasileiro, BA–Campeão Paulista , Chocolate –Vice Campeão Brasileiro entre outros . Ubatuba esteve representada pelo atleta Tico Sapão onde segundo comentários dos próprios adversários de competição, o atleta esta ficando cada vez “Maior” e o principal conseguindo agora o 1º lugar na categoria 80 a 90 kg – Sênior.
O que pudemos sentir, esta modalidade está se tornando uma verdadeira febre, haja visto o interesse de varias cidades em promover eventos desse tipo e a crescente procura de novos adeptos.
“CAMISA DE FORÇA” Visando o Campeonato Mundial que esta com sua data marcada para o próximo dia 16, no mês que vem, na cidade do Rio de Janeiro , o nosso atleta já esta providenciando sua ‘Camisa de Força”. O que seria Isso ? . Como explicação, vem, assim como para natação, salto, corrida etc.., varias estudos estão em andamento para o melhorar desempenho dos atletas, no caso específico da competição de força , é um camisa confeccionada em Lycra , muito justa na frente, com folga nas costas e certificada pela Confederação coordenadora da modalidade, objetivando uma maior impulsão favorecendo o atleta em torno de 20 Kg a maior no levantamento da barra com peso.
Sapão agradece o técnico João Maria , o apoio dos patrocinadores, Pecado da Gula, Daniela Briett e Pepão Sprint . Foto acima, Sapão e Terra Sampa em vista a S.E.L., agradecem o apoio do Secretario de Esportes Bittencourt Jr.

Ação Litoral
 
Artigo Topo

FLORES TROPICAIS
Heliconias e Alpinias
A CARA DE UBATUBA

Por estar vivendo na cidade de Ubatuba há mais de 14 anos, na região norte da cidade, estou envolvido com a mata atlântica por todos os lados. Sempre fui muito ligado às coisas da natureza, principalmente com as plantas, vocação herdada da minha falecida mãe. Minhas predileções se voltavam para algumas plantas de porte bastante robusto, formando grandes touceiras, oferecendo flores vibrantes e coloração bastante variada e exótica, com predominância do vermelho, amarelo, laranja e verde.
Sua beleza e seu exotismo promovem verdadeiras esculturas, lembrando em sua forma pirâmides, bicos de aves, cascatas de flores, pinhais, ou cachos de banana.
As folhas grandes, verdes, macias e com aspecto de enceradas, lembram as folhas das bananeiras: estas plantas são as heliconias e as alpinias.
A partir desta observação, surgiu o amor e o interesse por estas espécies e, desde então, tenho sonhado em poder um dia possuir um plantio de forma ordenada, fazendo disso uma realização pessoal e ao mesmo tempo um meio de vida, em parceria com os produtores rurais e os indigenas locais, unindo o útil ao agradável.
Com o decorrer destes anos, iniciei então um trabalho de pesquisa e ao mesmo tempo comecei a formar canteiros em minha casa e ao seu redor para poder, à medida que as plantas se desenvolvessem, aprender sobre seu manejo e quais as suas necessidades para um crescimento rápido, e oferecer ótimas flores.
Aluguei dois hectares no bairro de Ubatumirim, em frente à rodovia Rio-Santos cercados, já com uma pequena casa, onde reside um casal que está ajudando no plantio das primeiras mudas.
Iniciei o plantio de mudas em local já desmatado e solo preparado. Tenho plantado nesse período aproximadamente 4.000 mudas, entre heliconias, alpinias e bastão do imperador. Heliconias três variedades, alpinias duas variedades (rubra e rosa). A intenção é plantar em um hectare 10.000 mudas aproximadamente, entre alpinias, heliconias e bastão do imperador.
A preferência recairá sobre as espécies com maior aceitação no mercado, como bihai, rostrata, psitacorum, wagneriana, farinosa, estrelicia, caribaeae, chartaceae para as heliconias e para as alpinias, as rubras e as rosas.
O objetivo é produzir, em parceria com os produtores locais, ensinando o plantio e a comercialização das flores. Temos idéia de criar uma cooperativa, trazendo os produtores da região para participar e gerar renda para todos.
Poucas plantas traduzem tão bem o perfil tropical do Brasil quanto as heliconias e alpinias. Estas plantas, sempre tão exóticas e coloridas, são certamente um adereço a mais que a natureza exuberante do país do carnaval exibe com orgulho cada vez maior.
Muito embora não estejam presentes apenas na América Latina, estas plantas que cada vez mais conquistam o mercado mundial de plantas ornamentais e arte floral são ainda, uma incógnita para a maior parte do mundo.
De origem tropical, elas pertencem ao gênero heliconia/ceae da família musaceae, a mesma da bananeira do Brasil.
Existem 40 espécies que se reproduzem naturalmente e a maioria na mata atlântica e na amazônica.
Os nomes que a designam variam de acordo com a região. As denominações mais comuns são : caeté , pacová , bananeira de jardim, bico de guará , ave do paraísa ou paquevira.
A importância das flores tropicais nos demais estados do país e no mundo é sentida como tendência forte para o paisagismo.
No setor de flores, tanto nacional como internacional, as heliconias e as alpinias, também estão em ascensão por causa da excentricidade, cores vibrantes, e muita durabilidade: elementos perfeitos para cair no gosto dos floristas.
As heliconias e as alpinias vêm apresentando crescente comercialização no mercado internacional em função do aumento da área de produção nos países da América Central e América do Sul, proporcionando maior oferta do produto, consequentemente a sua divulgação.
Os principais países produtores são a Jamaica, Estados Unidos (Hawai e Florida), Honduras, Porto Rico, Suriname e Venezuela .
Existem também cultivos comerciais na Holanda, Alemanha, Dinamarca e Itália, mas sob condições protegidas que, sem duvidas, encarecem o produto que se destina totalmente ao mercado de plantas de vaso.
No Brasil já estão sendo implantadas áreas de cultivo nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina e Pernambuco, existindo projetos elaborados para os estados do Amazonas e Ceara.
No Ceara, na região da Serra de Guará Miranga os produtores locais, que já estão famosos em Portugal, ocupam uma área de 7,5 há. Aproximadamente.
No 1º trimestre deste ano, foram enviadas 20.000 unidades de heliconias e alpinias, para o país europeu, ao custo de um real por haste. Espanha e Holanda serão os próximos clientes.
Os principais importadores são os Estados Unidos. A empresa Holambra, comercializa qualquer quantidade de flores através de leilões efetuados diariamente em suas dependências, cobrando uma taxa de 8% sobre o produto vendido.
Holambra é hoje a principal empresa compradora de flores do Brasil, também a maior exportadora destes produtos. Nos estados de Pernambuco e Alagoas, “A Floral” fechou contrato com empresários Italianos e portugueses para exportar cerca de 3.000 flores por semana no primeiro ano ao custo de r$ 1,00 (hum real) por haste. A expectativa é que se deva exportar 10.000 flores todas as semanas para estes países. Para agregar um valor maior ao produto,uma das alternativas mais rentáveis tem sido os arranjos florais. As flores já começam a ganhar espaço e estão sendo muito utilizadas em decoração e ornamentação de eventos e festas, como as de casamento.
A produção de flores rendeu ao Brasil, com as exportações no ano de 2004, valores acima de um bilhão de dólares. Se considerarmos também o movimento de vendas no mercado interno, veremos que as cifras atingem valores bastante expressivos, em torno de quinhentos milhões de dólares.
Por se tratar de uma planta de fácil manejo, bastante resistente às intempéries e de muita durabilidade após o corte, chegando a duas semanas, concluímos que se trata de um produto de ganhos bastante significativos, pois os investimentos são relativamente pequenos e com um retorno do capital num prazo bastante curto.
Gostaria de expressar aqui meus agradecimentos à vereadora Luciana Machado e ao assessor Fernando Furtado que apóiam este projeto. São pessoas preocupadas com os nossos produtores rurais e indígenas e com o progresso de nossa cidade, incentivando a implantação de um pólo de flores ornamentais e plantas tropicais em Ubatuba.

Ronaldo Giorchino
Sitio São Jorge, km 18 da rodovia BR 101 Rio - Santos

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Urbanização a custo zero - O leitor Mike Buser nos alerta, em sua carta publicada na edição do último dia 23 do Litoral Virtual, quanto à possibilidade real de desfiguração do visual da Praia Grande por parte das empresas que se propõe a implantar a urbanização daquela orla em troca do direito de imagem e promoção visual de suas marcas. “Não existe custo zero para a comunidade”, diz ele.
Sua preocupação é inteiramente justificada, pois baseia-se no filme que todos já vimos. Por aqui a tradição decidiu que os interesses particulares comandam o trato que se faz do espaço público.
Entretanto, posso assegurar que na urbanização da Praia Grande faremos diferente. Toda sinalização, dimensão e localização das imagens comerciais, anúncios, cartazes ou faixas, obedecerão a um projeto de comunicação visual que será contratado e oportunamente levado ao conhecimento do público. A esse projeto estarão obrigatoriamente sujeitos os patrocinadores da obra como cláusula contratual. Nos dias de hoje esse procedimento não é uma exigência descabida pois é bom para as partes envolvidas. Os grandes anunciantes sabem que o respeito ao consumidor melhora a imagem que querem firmar. Sabemos também que não se pode relegar a questão exclusivamente ao plano ético, pois trata-se de negociação de cunho comercial. Precisamos apenas discutir as diretrizes que queremos e respaldá-las com manifestações da comunidade como a que fez o Sr. Mike.
Em tempo, a título de simples informação permitam-me lembrar que uma de minhas primeiras providências como Secretário de Arquitetura e Urbanismo do governo Zizinho Vigneron, em janeiro de 1997, foi a retirada imediata de todas as imensas placas de propaganda situadas no ponto focal principal da Praia Grande, justamente na curva que dá início ao retão da Rio-Santos no trecho urbano. Essa medida que tomei e que limpou definitivamente aquele visual custou uma troca pesada de ofícios entre o DNER e a Prefeitura, pois as placas estavam situadas na faixa de jurisdição federal e foram por eles autorizadas, contrapondo-se ao interesse da organização da paisagem do município. Após os arrufos de praxe, prevaleceu o bom senso e as placas sumiram.

Arquiteto Renato Nunes
Ubatuba, SP


Preços Públicos - Vilões de quase todos os orçamentos, são reajustados em períodos de estabilidade econômica. Amparados em tabelas, planilhas e agências "reguladoras",os preços dos serviços públicos, com mercado (e consumidor) garantido, usa e, de certa forma abusa, destas prerrogativas. O último anúncio é do reajustes dos pedágios. Altíssimo! O recurso do reajuste ( garantido) é pernicioso para a economia de mercado, principalmente quando o serviço em questão, não tem "concorrência". Resta ao consumidor ou, ao usuário, simplesmente pagar. Em projeções de longo prazo destes aumentos, pode-se constatar que o "peso" e, a importância destas taxas/tarifas inibirão o uso destes serviços, o que, por dedução simples, resultará em novos aumentos. Tal fato persistindo, justificará que muitos dos serviços ora privatizados, retornem à administração pública. A "reserva" de mercado, embebeda tanto quanto o poder.
Ronaldo Dias
Ubatuba, SP

Onze sugestões de Bill Gates - O magnata da informática foi convidado para ministrar uma conferência em escola de ensino médio, nos EUA. Todos esperavam longa palestra seguida de debates. O prestígio do conferencista alimentava essas expectativas. Para surpresa da platéia falou, apenas, durante dez minutos e, educadamente, se retirou do auditório, despediu-se dos anfitriões, pegou seu helicóptero e deixou o local.
A mensagem que tinha deixado para os alunos refletirem estava condensada em onze sugestões que combatem uma realidade de nosso tempo. Segundo ele, crianças e jovens, desta geração, estão acostumados a uma vida fácil e a encontrar tudo pronto e servido pelos adultos.
As onze sugestões tinham por título: “Coisas que não se aprendem em casa e na escola”
1ª A vida não é fácil, acostume-se com isso.
2ª O mundo não está preocupado com a sua auto-estima e espera que você seja útil para ele.
3ª Você não ganhará R$ 20.000,00, ao mês, assim que sair da escola. Não terá casa, carro e telefone a sua disposição.
4ª Se você acha seu professor rude espere até ter um chefe. Ele não terá pena de você. Não te ajudará.
5ª Vender jornal velho ou trabalhar nas férias não está abaixo de sua posição social.
6ª Se você fracassar não é culpa de seus pais e professores. Aprenda com seus erros.
7ªSeus pais, antes de você nascer, não eram tão críticos como agora. Eles ficaram assim por ter que pagar as suas contas. Colabore com eles limpando seu quarto e mantendo suas coisas em ordem.
8ª Sua escola pode ter eliminado a distinção entre vencedores e perdedores, mas a vida não é assim. Nas escolas não se repete. Na vida se pisar na bola está despedido.
9ª A vida não é dividida em semestres. Você não terá sempre verões livres, três meses de férias, férias semestrais.
10ª A TV não apresenta a vida real. Na vida real, as pessoas, tem que deixar o barzinho, a boate e ir trabalhar.
11ª Seja legal com os CDFs que vocês chamam de babacas e caxias. Existe grande probabilidade de um dia você trabalhar para eles.
As sugestões podem ser úteis para todos nós. Apresentam aspectos marcantes de nossa sociedade competitiva e traços predominantes da luta pelo êxito e a sobrevivência. No seu contexto, êxito ou fracasso, dependem de cada um como sujeito e agente individual. Bill Gates não deixa margem para a sorte, o azar ou a circunstância.

Corsino Aliste Mezquita
RG 2.976.292-3
Ubatuba., SP


Conselhos Municipais de Meio Ambiente e Turismo - As 12 ONGs que compõem o CEAU (Coletivo de Entidades Ambientalistas de Ubatuba) protocolaram na data de hoje documento no gabinete da Prefeitura Municipal solicitando ao Prefeito Eduardo César a imediata agilização dos processos para instauração dos Conselhos Municipais de Turismo e Meio Ambiente conforme o prometido em campanha.
O movimento ambientalista considera que só através da efetiva participação da sociedade civil através dos Conselhos é que conseguiremos avançar nos trabalhos e na construção de um futuro promissor para a nossa cidade. Para as Ongs que compõem o CEAU, estas são 2 áreas de fundamental importancia para o desenvolvimento de nosso município e que precisam ser tratadas com a devida importancia.
Elas consideram que a nomeação dos atuais Secretários de Meio Ambiente , Paulo Roberto Pires e de Turismo Felipe Azevedo foram uma decisão acertada pois ambos foram indicações dos respectivos setores, mas consideram também que o próximo e urgente passo é a instauração dos Conselhos de forma que a sociedade possa efetivamente participar das decisões sobre seu futuro.

Hugo Gallo
Ubatuba, SP


Abusos, CPI, uso e ocupação do solo... - Como muitos leitores já haviam previsto, foi concluída a edificação de mais um "avanço" sobre a avenida 9 de Julho, apesar das publicações feitas aqui n’O Guaruçá (09/05, 13/05, 19/05, 23/05, 30/05 e 03/06) e das denúncias à fiscalização da Prefeitura. Mais uma obra que fere a legislação é executada com a autorização da administração municipal. Ainda não consegui entender de que "resgate" está tratando o prefeito Eduardo César e seu séqüito.
O que faz a Câmara Municipal de Ubatuba? Na falta de luz própria, o petista Jairo dos Santos, comanda o espetáculo em outra direção. Os holofotes da mídia estão focados na investigação do desvio de dinheiro na Prefeitura de Ubatuba, portanto a instalação de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) sobre o assunto foi o caminho trilhado para que as luzes pairem sobre os "iluminados". Infelizmente, como constatamos na reunião que aconteceu no dia 16 de junho (razão do artigo Uma canoa furada chamada Ubatuba), a discussão sobre a legislação do uso e ocupação do solo ficou em segundo plano.
Não sou contra CPIs, mas elas são necessárias quando os "de direito" não estão cumprindo a sua parte. Não é o caso. A administração municipal está tomando as providências necessárias para que o erário público seja ressarcido e os culpados sejam punidos.
Seria muito mais produtivo para o município se o legislativo cumprisse a sua função primordial, ou seja, legislar. Uma lei de uso e ocupação do solo em conjunto com um código de posturas são instrumentos necessários para se evitar problemas como o dos quiosques e dos avanços sobre áreas públicas.

Luiz Moura
Ubatuba, SP

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br

Atenção! - A sessão Foto do Dia passará a divulgar também fotos de pessoas da região. Esta será nossa forma de homenagear e prestigiar pessoas de destaque no Litoral Norte. As fotos enviadas deverão ser no enquadramento "close" podendo ser coloria ou PB, no tamanho mínimo de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi. O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma..

Ubatuba:

Surfista - José Carlos Marques

Surfista
©José Carlos Marques

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor

contador, formmail cgi, recursos de e-mail gratis para web site