Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quinta-feira, 30 de junho de 2005 - Nº 1311 Edições Anteriores

Sol e Vida Inteligraph Uba-Uba

Região
Prefeitos discutirão calendário com novo secretário estadual de Turismo


Caraguatatuba
Caraguá homenageia Kashiura na abertura dos Jogos Regionais
Agricultores de Caraguá recebem visita técnica
Bruno Fernandes é destaque no Paulista de Natação
Votação da 22ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Caraguatatuba


Ilhabela
Ilhabela procura "jóias" de São Pedro
A Secretaria do Meio Ambiente de Ilhabela organiza Oficina de Artes em comemoração ao mês do Meio Ambiente
Secretário de Turismo e Fomento de Ilhabela, Ricardo Fazzini, avalia o 1º Salão do Turismo – Roteiros do Brasil
Conferência Municipal da Cidade – Ilhabela

São Sebastião
Mina de quartzo clandestina é lacrada
Comerciantes do Centro Histórico temem onda de assalto
Homenagem ao vice-campeão paulista de pesca submarina
Henrique Botelho realiza Arraiá julino

Ubatuba
Guardas Municipais de Ubatuba concluem treinamento para atuar no aeroporto
Freesurf Profissional começa amanhã com lotação máxima
Ubatuba e Funai discutem convênio
Curso de Memorização e Concentração

Seções
Artigo
Carta do Leitor
Foto do Dia


Notícias da Região Topo

Prefeitos discutirão calendário com novo secretário estadual de Turismo

Litoral Norte - O secretário estadual do Turismo, Fernando Longo, vai se reunir com os prefeitos das 67 estâncias turísticas do Estado de São Paulo durante o encontro da Aprecesp (Associação das Prefeituras de Cidades Estância do Estado de São Paulo), que será realizado no próximo dia 2.
Secretários municipais, diretores, gestores e presidentes de comissões municipais de Turismo das estâncias também deverão estar presentes.
O advogado Fernando Longo foi empossado novo secretário estadual de Turismo no último dia 13 pelo governador Geraldo Alckmin. Antes, a pasta do Turismo era subordinada à Secretaria de Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico.
Foram transferidos para a pasta o Conselho Estadual de Turismo, o Dade (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias), o Fundo de Melhoria das Estâncias, a Coordenadoria de Turismo, Posto de Informações e Recepção de Brasília e a Estrada de Ferro de Campos do Jordão.
Na reunião, Longo discutirá com os prefeitos organização de eventos e a criação de empresas relacionadas com o setor, além do calendário turístico paulista. De acordo com ele, as metas da nova Secretaria são o treinamento, capacitação e qualificação de agentes públicos e privados ligados ao turismo, a articulação com as prefeituras dos 645 municípios do Estado e com o trading turístico, além da atualização do banco de dados da Secretaria de Turismo para que possa ser utilizado pelos municípios como instrumento de pesquisa.
O novo secretário tem 48 anos e foi secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de São Bernardo do Campo. Atualmente ocupa os cargos de vice-presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de São Paulo, preside o Instituto do Movimento Empresarial de Desenvolvimento Sustentado e dirige o Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas do ABC. Atua também como empresário nos ramos de Transportes, Comunicações e Engenharia de Medições Automotivas.
Projetos - As reuniões da Aprecesp são realizadas a cada dois meses para discussões relacionadas aos interesses desses municípios. Um deles se refere a um projeto de lei que aguarda votação na Assembléia Legislativa, de autoria do deputado estadual João Caramez (PSDB), que define novos critérios para a classificação de cidades estância.
O objetivo é frear o surgimento de novas estâncias. Existem na Assembléia projetos que pretendem transformar cerca de 200 municípios com esta classificação, com o objetivo de receber mais recursos do Governo do Estado.
Outro assunto que poderá ser discutido na reunião da associação em Bragança Paulista é sobre outra propositura que aguarda votação na Assembléia, que prevê a proibição de construção de CDPs (Centros de Detenção Provisória), penitenciárias e complexos do gênero nas cidades estâncias. Ambos os projetos já foram aprovados por todas as comissões permanentes do legislativo paulista.
O autor desta propositura, Ubiratan Guimarães (PTB), também confirmou presença.O presidente da Aprecesp e prefeito de Caconde, Antonio Carlos de Faria (PSDB), o “Fordinho”, convidou para este encontro o governador Geraldo Alckmin (PSDB), o chefe da Casa Civil, Arnaldo Madeira (PSDB), e o coordenador do salão dos municípios da Casa Civil, Irineu Ferraz.
Além do secretário de Turismo, Fernando Longo, “Fordinho” convidou também os secretários estaduais Duarte Nogueira (Agricultura), João Carlos Meirelles (Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico) e Gabriel Chalita (Educação).
Deverão estar presentes ainda o deputado federal Nelson Marquezelli (PTB/SP), o deputado estadual Edmir Chedid (PFL), o diretor do Dade (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias), Ronaldo Assumpção, o assessor especial da Secretaria Estadual da Fazenda, Antonio Vaz Serralha, entre outros. A Aprecesp representa todos as 67 estâncias turísticas do Estado.
A reunião será realizada no hotel Villa Santo Agostinho. No dia 1º de julho, os prefeitos, autoridades e convidados serão recebidos com um coquetel, a partir das 20h. No dia 2, no mesmo local, terão início as reuniões de trabalho, a partir das 9h15. A reunião será divida em duas partes. A primeira será restrita apenas aos prefeitos, que discutirão assuntos internos da associação. A partir das 10h30, a segunda parte será aberta, com acesso ao público. (Fonte: Imprensa Livre)

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba

Caraguá homenageia Kashiura na abertura dos Jogos Regionais
"A única coisa com a qual dedico o meu tempo é o esporte".

Caraguatatuba - Aos 74 anos um migrante japonês ainda dedica o seu tempo à prática esportiva em Caraguá, onde foi um dos grandes incentivadores do esporte. Por isso Caraguá vai homenagear Mitsuo Kashiura nos Jogos Regionais. Um dos dirigentes mais antigos da cidade vai acender a Pira Olímpica na abertura dos Jogos, que acontece no dia 4 julho, às 19 horas, no Centro Esportivo Municipal.
Kashiura chegou ao Brasil em 1932 e veio morar em Caraguá no final de 1963, com sua família - a esposa Chyoco Takahara Kashiura e os filhos Auro Yoshito Kashiura (in memorian) e Nilson Yugi Kashiura. Depois vieram Idesio Hideru (Budu) e Marcia Midori.
Como já era jogador de baisebol na cidade de Dracena, formou um time aqui, com famílias japonesas, entre elas Miki, Kawata e Eguchi; o único brasileiro do time era Roberto Fachini.
Kahiura é símbolo esportivo na cidade. Lutou pelo Vôo Livre, foi o idealizador da rampa no Mirante de Santo Antônio e ajudou a construí-la quando era presidente da Comissão Municipal de Esportes, na década de 70, organizando o primeiro campeonato, com a participação de 75 pilotos.
Realizou o primeiro campeonato de Futsal e conduziu o time da Colônia Japonesa, ganhando o troféu disciplina e a 3ª colocação. A partir desse evento, Kashiura não parou mais com as atividades esportivas e ficou conhecido como esportista.
Aos 51 anos de idade, Kashiura ganhou uma nova paixão: o futebol. Reuniu um grupo de amigos que no início jogava no campo do XV de Novembro e depois no campo da Sudelpa, formando a Associação Atlética Sênior de Caraguá, conhecida hoje como Sucata. Hoje não pratica mais o futebol devido a uma contusão.
Kashiura não fica parado, hoje com 74 anos ainda pratica esportes. Representou Caraguá no Jori este ano e ficou em 7º lugar na natação. Este ano também foi vice-campeão na modalidade tênis de mesa, com a equipe da Colônia Japonesa no Campeonato Brasileiro Intercolonial, em Maringá-PR.
Atualmente ensina jovens que querem aprender a jogar tênis de mesa e também ajuda a treinar os atletas que estarão representando Caraguá nos Jogos Regionais.
Kashiura subiu e desceu o Morro de Santo Antonio nas comemorações do Santo Padroeiro em junho, dando um exemplo de vitalidade e mostrando a todos que é um inveterado amante do esporte.
Um pouco mais de sua história:
Em 1968, foi admitido como sócio representativo do Rotary Club de Caraguatatuba, foi presidente e recebeu a maior comenda de Rotary como sócio Paul Haris, além disso é comendador pela Legião de Honra Giuseppe Garibaldi.
Kashiura foi Presidente da Comissão de Esportes por vários mandatos seguidos, com autonomia de secretário municipal.
Nessa época montou vários campeonatos de Futsal, jogos de dama, dominó, xadrez e futebotão. Estruturou também o 1º e o 2º torneios de pesca.
Em 1976, conseguiu, com a ajuda da Sudelpa, aterrar a área da Praia do Centro, formando três campos de futebol, onde promoveu um campeonato municipal e um torneio de aniversário da cidade. Nessa época participou do Futsal do Codivap, dos Jogos Regionais e das corridas de pedestres, em cidades do Vale e Litoral.
Enquanto isso, os torneios de pesca nas praias de Massaguaçu, Martim de Sá, Centro e Indaiá continuavam a acontecer, sempre com a participação efetiva de Kashiura.
Nos mais de trinta anos de Associação Comercial Kashiura esteve presente como diretor, conselheiro e curioso.
Caraguá não seria a mesma se não tivesse abraçado este atleta que tomou conta do esporte na cidade, com o mesmo carinho que hoje dedica a seus netos Eric (17), Tais (16), Ana Maria (13), Diego (12), Vitor (11) e Gabriel (3). PMC

Agricultores de Caraguá recebem visita técnica
O objetivo do encontro é levar informações e assistência aos pequenos agricultores do município

Caraguatatuba - Agricultores de Caraguatatuba irão receber a visita do diretor da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, César Vieira Bisetto e dos representantes da Casa da Agricultura, Engenheiro Agrônomo Maurício Rúbio e dona Neide Abatayguara. O encontro acontece, no dia 5 de julho, terça-feira, às 9h, na comunidade do bairro Poço das Antas, região sul de Caraguatatuba e tem como objetivo fazer uma radiografia da real situação da agricultura na cidade, cadastrar os agricultores e ouvir os seus principais problemas.
“Vamos levar informações importantes para os agricultores, como a construção do mercado municipal, atualmente eles colocam seus produtos no mercado através de atravessadores, com o mercado isso não será necessário, e a compra, pela prefeitura, de uma patrulha agrícola, que é um trator equipado com pá, roçadeira, arado e grade. A máquina será entregue para a Associação dos Produtores Rurais em forma de comodato e irá atender a todos aos pequenos agricultores da cidade. Os profissionais irão arcar apenas com as despesas de motorista, combustível e a manutenção”, disse César Bisetto.
Ele disse ainda que os técnicos da Casa da agricultura além de colaborar com a radiografia agrícola do município, eles irão também levar aos agricultores a proposta do Plano de Micro Bacias Hidrográficas do Governo do Estado, que tem como objetivo ajudar na recuperação da mata ciliar às margens dos rios degradada pelos animais e atender as necessidades básicas dos agricultores.
A Secretaria de Meio Ambiente, e conjunto com a Casa da Agricultura, irá fornecer assistência aos agricultores com plantão de informação a cada 15 dias.
Toda a comunidade que vive da agricultura está convidada a participar do encontro. PMC

Bruno Fernandes é destaque no Paulista de Natação

Caraguatatuba - Bruno Fernandes de Barros, atleta integrante do Programa Bolsa-Esporte das Faculdades Integradas Módulo foi um dos destaques no Campeonato Paulista de Natação em Piscina, que aconteceu na cidade de São Paulo.
O evento aconteceu nos dias 11 e 12 de junho e contou com a participação de mais de mil atletas, sendo que três eram do programa bolsa-esporte. Mais de mil atletas disputaram o campeonato.
Bruno conta que ficou afastado dos treinos no ano passado e que só pôde voltar à ativa com o incentivo das faculdades. “Sem este apoio não conseguiria me tornar o 10º colocado do estado de SP nos 100 mts nado de costas, pois trata-se de uma competição de altíssimo nível”, disse.
Bruno também integrou o revezamento da equipe da prefeitura de Caraguatatuba, quebrando mais uma vez seu tempo nos 50 mts nado de costas, cravando 31”16. (Fonte: Módulo)

Votação da 22ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Caraguatatuba

PROJETO DE LEI Nº 044/05 – Vereador Aureliano Gonçalves Pereira (PTB), que denomina de Ponte Juan Alarcon Muñoz, a ponte localizada sobre o
Rio Santo Antonio.
* Foi aprovado por unanimidade, com 8 votos a favor, 1 ausente (Presidente Juarez Pardim, que se encontra em viagem a Manaus) e o vereador Aurimar Mansano, que não votou por estar como presidente da Mesa Diretora.
PROJETO DE LEI Nº 044/05 – Vereador Aurimar Mansano (PTB), que proíbe a exigência de caução ou de cheque-caução por empresas prestadoras de serviços de saúde no município e dá outras providências.
* A votação deste Projeto foi adiada por uma sessão Ordinária, devendo ser votada apenas em Agosto, após o recesso Parlamentar no mês
de Julho.

REQUERIMENTOS

REQUERIMENTO nº 0160/2005 - Vereador Celso Pereira (PSDB), que requer
a ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária em Brasília, DF, para que
na edição da Resolução Normativa de Atualização da RDC 33/2000 não restrinja ou dificulte o funcionamento e operacionalização das farmácias de manipulação no país.
* Foi aprovado por unanimidade, com 8 votos a favor, 1 ausente (Presidente Juarez Pardim, que se encontra em viagem a Manaus) e o vereador Aurimar Mansano, que não votou por estar como presidente da Mesa Diretora.

MOÇOES

MOÇÃO Nº 0023/2005 – Vereador Aureliano Gonçalves Pereira (PTB), congratula-se com o Engº Auracy Mansano Filho, Secretário Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, pelos relevantes serviços prestados a população.
* Foi aprovado por unanimidade, com 8 votos a favor, 1 ausente (Presidente Juarez Pardim, que se encontra em viagem a Manaus) e o vereador Aurimar Mansano, que não votou por estar como presidente da Mesa Diretora.
MOÇÃO Nº 0024/2005 – Vereador Germino de Souza (PPS), congratula-se com a Professora Silmara Selma Mattiazzo Bolognini, pelos relevantes serviços prestados frente a Secretaria Municipal de Educação.
* Foi aprovado por unanimidade, com 8 votos a favor, 1 ausente (Presidente Juarez Pardim, que se encontra em viagem a Manaus) e o vereador Aurimar Mansano, que não votou por estar como presidente da Mesa Diretora.
MOÇÃO Nº 0025/2005 – Vereador Aurimar Mansano (PTB), moção de Pesar pelo falecimento da Sra. Edna Maria Nogueira Ferraz, ocorrido dia 20 p.p. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Programa Ação Litoral

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Ilhabela procura "jóias" de São Pedro

Ilhabela - Os fiéis da Paróquia de São Pedro, em Ilhabela, decidiram fazer uma campanha para reaver as jóias da mitra (chapéu papal) da imagem de São Pedro.
Os três anéis, quatro broches, três cruzes e os brincos que estavam na mitra foram esquecidos numa sacola de tecido preto, no último sábado, em um ponto de ônibus da avenida Dois Coqueiros, no bairro do Perequê.
Segundo a irmã Dilma Bonini, a imagem do santo está na ilha há mais de 200 anos e se tornou costume dos devotos doar objetos pessoais como brincos, crucifixos e anéis como forma de agradecimento de bênçãos alcançadas em promessas feitas a São Pedro, protetor dos pescadores.
Irmã Dilma disse que os objetos não têm valor comercial mas têm grande valor sentimental para os fiéis de Ilhabela e demonstram a devoção da comunidade. Os devotos estão fazendo apelos em todas as paróquias e instituições da ilha para que os objetos do santo sejam devolvidos na igreja que leva o nome do santo.
"Estamos muito tristes pelo desaparecimento dos objetos que foram doados a São Pedro, por isso estamos fazendo vários apelos para que a pessoa que encontrou a sacola a devolva. O valor financeiro dos objetos é pequeno, mas o valor devocional e histórico é grande", disse irmã Dilma.
Ela conta que a imagem --apenas o busto de São Pedro-- foi retirada de um navio naufragado há mais de dois séculos. Os pescadores que conseguiram sair vivos do naufrágio teriam levado o santo para a ilha e erguido uma capela em sua homenagem entregando objetos pessoais em agradecimento e, por este motivo, os devotos do santos começaram a ofertar objetivos de uso pessoal.
SERVIÇO - A sacola com as jóias do santo pode ser entregue na Igreja de São Pedro, na avenida São João, no bairro Perequê ou na casa das freiras, na Praça Mangueira, 282. Contato pelo telefone (12) 3896-1289. (Fonte: ValeParaibano)

A Secretaria do Meio Ambiente de Ilhabela organiza Oficina de Artes em comemoração ao mês do Meio Ambiente

Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela, através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, desenvolveu neste final de semana, 25, uma “Oficina de Artes”, em comemoração ao mês do Meio Ambiente. O evento aconteceu no Bairro do Engenho D´Água, das 9 às 12:30 horas, com a participação de aproximadamente 30 crianças.
A equipe de monitores, formada pela Secretaria do Meio Ambiente, acompanhou as crianças, que com muita animação e divertimento participaram das atividades de construção de brinquedos com materiais recicláveis; oficina de pintura e colagem, como prêmio levaram os brinquedos para casa.
Uma das atividades mais requisitadas e que mais chamou a atenção do grupo, foi a “Pintura no rosto”.
Para a secretária do Meio Ambiente Maria Inez Fazzini Biondi, “cabe ressaltar o quanto é importante o desenvolvimento diversificado e contínuo de eventos como este, que aborda a Educação ambiental e contribui para o ato de reflexão das crianças, fazendo com que se tornem adultos conscientes em questões do ambiente em que vivemos”. (Fonte: PMI)

Secretário de Turismo e Fomento de Ilhabela, Ricardo Fazzini, avalia o 1º Salão do Turismo – Roteiros do Brasil

Ilhabela - O Ministério do Turismo e a Embratur, através da Fundação Getúlio Vargas, realizaram uma pesquisa para apresentação da avaliação do Salão do Turismo – Roteiros do Brasil, durante a concretização do evento, que foi de 01 a 05 de junho, na Expo Center Norte, em São Paulo.
Os levantamentos de dados foram direcionados a dois públicos distintos, os visitantes do evento e os agentes de comercialização dos produtos turísticos brasileiros (a Rodada de Negócios). Foram apontados números surpreendentes, sendo apresentados após o término da pesquisa pelo Secretário Nacional de Políticas do Turismo, Milton Zuanazzi.
Ao todo, estiveram no Salão, 108,6 mil pessoas, sendo 17 mil profissionais de turismo e 9,2 mil expositores.
Em relação aos visitantes, o Salão do Turismo – Roteiros do Brasil, atendeu totalmente as expectativas de mais de 71% do público. Pelo menos 96% dos entrevistados pretendem participar da próxima edição do evento.
Um dado muito importante mostrou que, a preferência do público quanto à escolha de um roteiro turístico continua envolvendo o segmento Sol e Praia (36,6%). Isso é natural num país com extensão litorânea tão ampla como o Brasil. Mas o que chamou a atenção foi que, em pesquisas anteriores, esse dado nunca foi inferior a 50%. Em segundo lugar na preferência está o Ecoturismo, Aventura e Esporte (25,5%) e em terceiro o Turismo Cultural (24,5%).
Mais importante ainda é o fato de que Ilhabela se encaixa perfeitamente no perfil do consumidor tanto de Sol e Praia, como também no de Ecoturismo, Aventura e Esporte.
Já os participantes da “Rodada de Negócios” estavam divididos em: agências de receptivo – vendedor – (53,4%) e operadores – compradores – (46,6%). Para a comercialização dos 451 produtos turísticos, estiveram presentes 348 agentes receptivos e 111 operadores. Foram realizados mais de 2 mil agendamentos entre compradores e vendedores.
A Rodada de Negócios foi considerada uma ótima oportunidade para se conhecer novos roteiros a serem comercializados, tanto que mais 75% dos participantes concordam muito com essa afirmativa. Este público trabalha com expectativa otimista/pessimista. Ou seja, o vendedor/agente receptivo, apresenta expectativa otimista e o comprador/operador, tem a expectativa pessimista. Os resultados dos negócios foram: compradores, com investimentos de R$124,1 mil, tiveram expectativa de negócios de R$22,5 milhões; os vendedores investiram R$484,1 mil e tiveram expectativa de negócios de R$52,2 milhões. O montante em reais, estimado nas negociações para os próximos dois anos é de: até R$50 mil (25,6%); de R$50 mil a R$200 mil (25,6%); de R$200 mil a R$500 mil (32,6%¨); de R$500 mil a R$1 milhão (8,1%); acima de R$1 milhão (8,1%).
Foram gastos mais de R$ 16 milhões com hospedagens das pessoas envolvidas no evento; vendidas 24 mil peças de artesanato, exposto na feira; mais de 60 mil pratos, vendidos na mostra gastronômica. “Esses números correspondem a grande importância da participação em feiras de turismo como foi o Salão do Turismo – Roteiros do Brasil. Sendo que, a participação de Ilhabela, em eventos desse porte, já é uma realidade”, esclareceu Fazzini. (Fonte: PMI)

Conferência Municipal da Cidade – Ilhabela

Ilhabela - A cidade de Ilhabela está organizando a 2a. Conferência das Cidades, a realizar-se dia 04 de julho, a partir das 18:30 horas, no Centro Comunitário, no Bairro da Barra Velha.
A Conferência Municipal da Cidade é o espaço especialmente criado para congregar entidades representativas da sociedade para tratar de temas urbanos, como: Saneamento básico; ocupação desordenada; consciência Ambiental e emprego, qualificação e desemprego.
Programação:
18:30 – Inscrições
19:00 – Abertura e apresentação do filme “Repensando a Cidade de Ilhabela”
19:20 – Grupos temáticos
20:00 – Painéis de Experiências locais
20:40 – Grupos temáticos
21:30 – Plenária e eleição dos delegados
Maria Inez Fazzini Biondi, coordenadora Executiva da 2a. Conferência das Cidades, em Ilhabela, chama a atenção para a importância do comparecimento da sociedade Ilhabelense, como exemplo no exercício da cidadania. (Fonte: PMI)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Mina de quartzo clandestina é lacrada
Polícia Ambiental interdita área de extração na Serra do Mar, em São Sebastião; local estava abandonado

São Sebastião - Uma operação integrada entre Polícia Ambiental, Instituto Florestal e Prefeitura de São Sebastião interditou e lacrou ontem a mina clandestina de extração de quartzo em área do Parque Estadual da Serra do Mar no bairro do Juquehy, costa sul da cidade.
A equipe formada por dois policiais ambientais, três membros do Instituto Florestal, dois fiscais ambientais e dois funcionários da Secretaria de Meio Ambiente e Obras vistoriou o local, que é de difícil acesso, na manhã de ontem.
Segundo o soldado da Polícia Ambiental Fernando Amaral dos Santos, 35 anos, a entrada foi lacrada com madeira. "A mina estava abandonada. Foram colocadas placas informando sobre a ilegalidade da extração".
O diretor-assistente do Parque, Paulo Machado Maia, disse que a vistoria estava programada para outra área, mas foi transferida para o Juquehy em decorrência da denúncia de exploração.
Maia afirmou que a área corre risco de desabamento. "Alertamos para que ninguém vá até lá. Quem for pego será encaminhado ao Distrito Policial".
Segundo ele, não há um tempo estimado para a recuperação. Será feito um estudo para que o fechamento da mina, provável procedimento a ser adotado, seja realizada de forma que gere o mínimo impacto possível.
Qualquer tipo de exploração é proibida no Parque. A penalidade em caso de flagrante é de seis meses a um ano e multa.
A operação integrada de vistoria em áreas do Parque Estadual da Serra do Mar está prevista no programa de operação de controle do PPMA (Projeto de Preservação da Mata Atlântica), firmado por um convênio Brasil-Alemanha. Ao todo, são realizadas oito operações por mês. (Fonte: ValeParaibano)

Comerciantes do Centro Histórico temem onda de assalto

São Sebastião - Comerciantes do Centro Histórico estão temerosos com uma onda de assaltos ocorridos na área este mês. Pelo menos quatro estabelecimentos teriam sido alvo de assaltantes nos últimos 30 dias. Funcionários alegam que não vêem viaturas da PM patrulhando as ruas. O comando informa que o setor não tem registrado chamado das vítimas.
Há uma semana, uma loja de roupas, na rua Três Bandeirantes, foi invadida pouco antes das 19h. No último final de semana outra loja, desta vez de discos, foi alvo no mesmo horário. “Os comerciantes estão fechando as portas mais cedo”, revelou uma funcionária de um dos estabelecimentos.
A loja de roupas já sofreu um outro roubo, mas foi há cerca de cinco anos e o assaltante chegou a ser preso na ocasião. Desta vez, o invasor usou uma máscara de monstro.
Uma balconista, que trabalha há oito anos no local, revelou que não vê viatura da PM passando na frente das lojas. “Precisa de mais policiamento, principalmente a partir das 17h até o fechamento das lojas. Isso intimidaria a ação dos assaltantes”, analisou a gerente do estabelecimento.
Desemprego - Para ela, os criminosos estão encontrando facilidade em agir no comércio da área e se a polícia não tomar atitude os roubos continuarão, “principalmente com a onda de desemprego que está na cidade, isso faz com que a violência piore”, salientou.
A proprietária de outra loja, que não chegou a ser assaltada, mas já se previne, disse que está sempre vigiando. Segundo a comerciante, os trabalhadores das lojas estão atentos com pessoas estranhas na rua. Além do interior dos estabelecimentos, os balconistas têm que cuidar da rua.
Já o dono de uma loja de discos, o último a sofrer ação de assalto, acredita que o assaltante sabe da deficiência do efetivo policial e procura agir em um horário da troca de turno.
Este comerciante sofreu um prejuízo de R$ 800,00 a R$ 1 mil. Em sua loja, o assaltante causou terror nas duas funcionárias, permanecendo por cerca de 15 minutos enquanto “escolhia” a mercadoria.
PM pede que comerciantes registrem crimes - O capitão Ivo de Oliveira Lopes Júnior, comandante da PM de São Sebastião e Ilhabela, disse que estes roubos ocorridos recentes no centro não foram registrados no setor.
Conforme o capitão, é importante que além de registrar na delegacia também avise a PM, pois é uma forma de escalar o policiamento conforme estatística de locais com maior incidência de crimes. “Se a população não colabora com o registro fica difícil”, disse o comandante.
Mesmo sem ter as queixas, o comandante disse que irá montar um policiamento na área central com policiais a pé, até em razão da dificuldade em se passar viaturas nas ruas estreitas e calçadões.
O delegado Odair Bruzos, responsável pelo 1° Distrito Policial, informou que os últimos roubos, principalmente nas duas lojas de roupas e discos, foram registrados no setor. Ele disse que a investigação está adiantada, já tendo suspeito. Diligências estão sendo feitas para captura e esclarecimentos dos crimes. (Fonte: Imprensa Livre)

Homenagem ao vice-campeão paulista de pesca submarina

São Sebastião - O mergulhador Terence Augusto Sales Anderson foi homenageado pela Câmara de São Sebastião, na noite de terça-feira, em razão da conquista do vice-campeonato paulista de pesca submarina.
Trata-se de uma moção de aplausos e reconhecimento proposta pelo vereador Luiz Antônio de Santana Barroso, o Coringa (PFL), que foi aprovada por unanimidade. Coringa destacou o empenho do atleta e a importância do título para a cidade. Terence aproveitou o momento para agradecer o apoio de sua família e patrocinadores. (Fonte: Imprensa Livre)

Henrique Botelho realiza Arraiá julino

São Sebastião - Nos dias 1, 2 e 3 de junho a EM Henrique Botelho estará realizando sua festa julina, que terá início às 10 horas com encerramento previsto para às 23 horas. Haverá barracas de bebidas e comidas típicas como curau, maçã do amor e milho verde cozido, além das brincadeiras e dança como quadrilha, dança country, discoteca, pescaria, boca do palhaço entre outros.
Segundo a professora e diretora da escola, Elza da Silva Cavalcante, a Prefeitura de São Sebastião incentivou as crianças, fazendo com que elas se entretecem mais com a tradição julina servindo merendas tipicamente caipiras durante o mês de junho.
“Agradecemos a parceria e patrocínio do comercio local, autoridades, pais, professores, funcionários e amigos na organização do evento, sem os quais esta festa não aconteceria” disse. Além disso ela também completou dizendo que o dinheiro arrecadado será destinado para a Associação de Pais e Mestres (APM) da escola e para a compra de uma caixa acústica. Prefeitura também está colaborando com a divulgação e a segurança do evento. (Fonte: PMSS)
 
Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Ubatuba

Guardas Municipais de Ubatuba concluem treinamento para atuar no aeroporto

Ubatuba - Os dezessete homens da Guarda Municipal de Ubatuba que fizeram o curso de formação de bombeiros de aeródromo participaram nesta segunda-feira, 27, de uma aula prática de aproximação, combate e salvamento em caso de incêndios.
O sub-oficial Paulo Roberto Silva Lima, da Direção de Engenharia da Aeronáutica, elogiou o trabalho dos homens da Guarda. “Os Guardas Municipais se mostraram capazes na tarefa designada. O aeroporto Gastão Madeira terá pessoal competente na Seção de Combate a Incêndio”, afirmou.
Os homens da Guarda utilizaram uma viatura Land Rover que utiliza espuma especial de combate a incêndio, pó químico e água. Na, 28, no período da manhã, aconteceu a prova final, no salão de convenções do hotel São Charbel.
A cerimônia de formatura ocorreu final da manhã, com a presença de autoridades locais.

Freesurf Profissional começa amanhã com lotação máxima

Ubatuba - O Freesurf - Circuito Paulista de Surfe Profissional começa amanhã, com lotação máxima. A disputa de abertura na praia de Itamambuca, será disputada até domingo, reunindo 128 surfistas de oito Estados. Entre os atrativos está a premiação, que passou a ser de R$ 20 mil, com R$ 8 mil ao vencedor, além de um carro zero km ao campeão estadual na soma das três etapas.
Por São Sebastião competem Gilmar Pulga; Danylo Grillo (vice-campeão paulista 2003) e seu irmão caçula Alexandre Moraes; Flávio Tavares; René Oliveira; Robson “Air” Santos (campeão paulista júnior); Tiago Camarão; Igor Moraes e Wagner Pupo (top do SuperSurf)
O Rio de Janeiro, que no ano passado teve o campeão do ranking do Freesurf Pro, Simão Romão, chega com o maior número de competidores na etapa. Serão 25 surfistas, com destaque para o campeão mundial pro júnior de 2000, Pedro Henrique. Já do Rio Grande do Norte, aparece outro favorito, Danilo Costa, que no último domingo foi vice-campeão da 2ª etapa do SuperSurf, em Maresias e também conta com a experiência de ter disputado o WCT, a elite mundial, em 2003.
Na briga pelo título paulista, 14 dos 16 melhores do ranking do ano passado estão confirmados na disputa.
A nova geração terá representantes entre os cotados, como o guaru-jaense Júnior Faria, que em sua estréia entre os profissionais, no ano passado, terminou como o 4º melhor do Estado. A lista dos novos talentos conta também com os ubatubenses Hizunomê Bettero, Diego Santos, Edgley Santos, Saulo Júnior, o praiagrandense Bruno Moreira e os santistas Rodrigo Sininho Tavares e Giovanni Ferrante.
Há, ainda, os experientes, como Tadeu Pereira, de Ubatuba, e Jair de Oliveira, de Santos. Os dois já comemoraram títulos paulistas e continuam entre os favoritos. Tadeu foi campeão em 1999 e Jair chegou ao tri em 94, 97 e 98. Outro ex-campeão do Estado está confirmado na disputa.
O baiano radicado em Guarujá Jojó de Olivença, que comemorou o título em 93. Quem também compete animado é Alexandre Moliterno. No ano passado ele terminou como o terceiro melhor de São Paulo e agora, competindo em casa, espera iniciar bem o circuito. (Fonte: Imprensa Livre)

Ubatuba e Funai discutem convênio

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba, em reunião na semana passada da Prefeitura de Ubatuba com a Funai e representantes das tribos indígenas Renascer e Boa Vista, acertou os primeiros passos para a criação de um convênio que busca melhorias para as aldeias. Estiveram presentes os caciques das duas tribos, membros da Funai e da Funasa. Entre as reivindicações feitas estão a iluminação e manutenção das estradas que dão acesso às aldeias, recursos técnicos para a implantação de agricultura orgânica, capacitação para o ecoturismo, entre outros. A Prefeitura aguarda o envio da proposta da Funai para encaminhá-la à Câmara. (Fonte: ValeParaibano)

Curso de Memorização e Concentração

Ubatuba - A ACIU em parceria com a UNDEC (Unidade de Organização e Desenvolvimento Comunitário) está promovendo o curso de memorização e concentração que acontecerá no dia 16 de julho no salão da Associação Comercial.
Quem dará a aula será Renato Alves, aprovado por pedagogos, é conferencista, escritor, pesquisador e professor. Ele é o mais requisitado especialista em concentração e memória do Brasil e já capacitou mais de 100.000 profissionais e estudantes.
A aula será das 8h00 às 18h00 com intervalo de 1h30 para almoço.
Benefícios do curso:
Concentração no trabalho e estudos;
Desenvolvimento pessoal e profissional;
Fim das distrações e esquecimento;
Eliminação dos “brancos de memória”;
Desenvolvimento do raciocínio lógico;
Domínio em leituras e textos difíceis;
Técnica para leitura concentrada;
Controlar a ansiedade paralisante.
Quem pode participar:
Empresários, professores, administradores, profissionais liberais e estudantes universitários e do ensino médio.
Preços:
Preço normal: R$ 120,00
Para associados da ACIU: R$ 90,00
Para estudantes: R$ 45,00
Inscrições: Assessoria de Comunicação da ACIU c/ Cristiane (12) 3832.1449 ou 9706.2924. (Fonte: ACIU)

Ação Litoral
 
Artigo Topo

Turismo! Umas poucas palavras...
Ronaldo Dias

Sofremos com a falta de conhecimento dos conceitos básicos do que é o Turismo como atividade econômica. O pouco turismo que temos e que conhecemos, não foi o turismo que criamos. Ele, simplesmente aparece e tem se misturado com o veraneio. Por desconhecimento ou apenas por costume, tornou-se comum por aqui chamá-los todos de turistas, o que não é verdade. Quem por exemplo, mora em São Paulo ou em qualquer outro lugar e tem uma casa em Ubatuba, esta casa é do que se chama, veraneio (passar o verão, segundo o Aurélio). Assim, quando esta pessoa vem, empresta ou aluga (o que é mais comum) seus ocupantes são veranista. Não são turistas. Mesmo quando, usam qualquer dos “equipamentos” turísticos da cidade. O turista, por conceito básico, fica hospedado em meios de hospedagem oficiais, ou sejam os hotéis, pousadas, pensões e estalagens. Ele, ao contrário do veranista, vem com objetivos diversos. Enquanto o veranista como o nome explica, vem atrás do verão. O turista, tem o verão, não como principal, mas como acessório. Vem em busca de “viver” Ubatuba. Do desconhecido, da aventura, de novas emoções, de conhecimento, da geografia, da paisagem, da história, da cultura, dos costumes, do artesanato, da culinária e da arquitetura da cidade. O nosso grande engano é que criamos uma “cultura” veranista e queremos porque queremos mudar os hábitos destes, que por definição, se vão, todos, aos primeiros sinais do outono. Qualquer que seja o esforço em “atraí-los” a partir de então é simplesmente inócuo. Os veranistas, como o próprio nome define, além de raras ocasiões(de pagar os caseiros por exemplo), voltarão apenas, e só quando, o próximo verão chegar. O que nos resta é então e apenas então somente o turista. Esse sim é o trigo que precisa ser plantado, regado e adubado para florescer. Este sim é que nos levará a um desenvolvimento social e econômico. Este sim virá no outono, no inverno, na primavera e também no verão. Só o turista, faz TURISMO. Se toda a população e as pessoas envolvidas nas atividades ditas “turísticas” tivessem essa consciência e esse simples discernimento, poucas palavras bastariam. Aí, os nossos velhos caminhos tomariam o rumo certo. Valorizaríamos mais o que temos e o que somos. Saberíamos fazer o que devemos. E o mais importante, onde poderíamos chegar...Em poucas palavras. Então, o que temos, o que devemos e o que podemos?Ubatuba, 07/03/2001

Ronaldo Dias
Ubatuba, SP

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Semana Hans Staden - Cumprimentos ao vereador Charles e sua assessoria.
Li sobre visita ao Instituto Martius-Staden e tive meu interesse despertado.
Peço a gentileza de mandar-me maiores informações sobre a lei 2681/05, de autoria do vereador, dispondo sobre a Semana Hans Staden em Ubatuba.
Todos esses esforços em favor da cultura e das tradições, colaboram para o aperfeiçoamento do turismo na cidade e região.
Um abraço,

Paulo de Tarso
Delegado Regional de Turismo - Agente Fiscal
Secretaria de Estado do Turismo - Ministério do Turismo
São José dos Campos - SP - Brasil


Heliconias & Alpinias - Parabéns para o Sr. Ronaldo Giorchino pela exposição do seu trabalho e pela proposta apresentada. Creio que, muitos de nós, que admiramos a beleza destas duas espécies, jamais pudemos vê-las como uma excelente alternativa econômica para os padrões preservacionistas locais. Parabéns pela visão, pelo trabalho e, pela disposição do interesse pelo desenvolvimento coletivo. Uma verdadeira e rara preciosidade, que espero encontre apoio oficial correspondente.

Ronaldo Dias
Ubatuba, SP


Em defesa dos permissionários de quiosques da Praia Grande - Há dezenove anos trabalhamos em QUIOSQUE nesse Município. Sempre cumprindo as leis que regem esse comércio. Através de nossa associação sempre fizemos insistentes pedidos, devidamente protocolado na P.M.U., para padronização e adequação dos sanitários para cumprir as normas da vigilância sanitária. E não éramos atendidos.
A necessidade levou alguns permissionários a fazerem algumas modificações no projeto original, e essas foram feitas em todas os quiosques das praias do município, e nunca ninguém interferiu, porque sempre entenderam tais necessidades.
Mas na Praia Grande é diferente!
Depois de muitas reivindicações, finalmente agora temos um projeto definido pela P.M.U. e o mesmo aprovado pela Câmara Municipal, sob a Lei 2648, de 14 de janeiro de 2005, e que posteriormente a Lei soubemos que o projeto integrante da mesma que definia as medidas, desapareceu misteriosamente, gerando esta enorme polêmica.
Assim foi dado início às reformas, com a devida autorização da Prefeitura. Mas após duas semanas do início das obras, um grupo de pessoas desinformadas se virão no direito de denunciar tais reformas, sem se quer saber se estava legal ou não.
Pois bem, durante vinte e três dias ficamos embargados pela P.M.U. e durante este período tivemos várias e exaustivas reuniões na mesma, para a aprovação de um novo projeto. Com o projeto aprovado e alvará de autorização emitidos pela P.M.U. e VIGILANCIA SANITÁRIA em mãos iniciamos novamente as obras, e não é que para nossa surpresa e indignação, agora veio outro embargo. Dessa vez do PODER JUDICIÁRIO.
A PRAIA GRANDE tem sido vítima de um grupo de “empresários” inescrupulosos que se escondem atrás de um projeto de urbanização para aquela praia e de um grupo denominado de MDU (Movimento de Defesa de Ubatuba). Mas a real intenção desses empresários é eliminar o comercio ali existente; tanto quiosques quanto ambulantes. Porque este projeto de urbanização não contempla estacionamentos para o turista, coleta de lixo e acesso que é imprescindível para carga e descarga, tornando assim inviável o comercio naquele local.
É visível a intenção desses empresários que querem a Praia Grande exclusivamente para seus empreendimentos, o que levaria a super-valorização dos mesmos. Não temos nada contra a valorização dos imóveis destes empresários, nem tão pouco contra o projeto e a melhoria daquela região. Pelo contrário, somos a favor contanto que isso não signifique a extinção de duas categorias de trabalhadores ali existentes, que tiram honestamente o sustento de suas famílias e geram muitos empregos nesta cidade.
Sim, digo honestamente, pois não somos usurpadores desonestos e tão pouco ladrões como dizem alguns cidadãos desinformados.
É muito comum ver em nosso país pessoas detentoras de forte poder econômico tentar eliminar os mais fracos por interesses particulares, da mesma forma que tentam fazer na praia da Caçandoca com os Quilombolas.
É chegado o momento destes empresários da Praia Grande tirar a máscara e parar de se esconder atrás de um projeto de urbanização e dizer suas reais intenções para a sociedade. Estes empresários pouco fazem por nossa cidade, e quando fazem os recursos vão pra fora. Quando constroem algum empreendimento a mão de obra vem de fora, bem como os materiais usados, deixando nosso comercio e nossos trabalhadores de lado “a ver navios”.
Acreditamos que para urbanizar a praia não é preciso o sacrifício de nenhuma categoria de trabalhador, pois o país já sofre com tanto desemprego. Por que gerar mais ainda?
Queremos aqui sensibilizar os governantes para a real situação que estamos passando neste momento, pois estamos amargando grandes prejuízos, e gostaríamos de saber qual a irregularidade que estamos cometendo. Haja visto que a comissão já definiu um novo projeto, conforme manda a lei, e que devemos nos adequar a ele.
Nossa cidade vem ano a ano perdendo turistas para as cidades vizinhas, pois lá, são recebidos nas praias por modernos quiosques com condições de oferecer todo conforto que ele procura e merece. Aqui nossos quiosques nem sequer tem banheiros para nosso uso e para os turistas. E quando nossa categoria se esforça para melhor atender e se adequar às normas da VIGILÂNCIA SANITÁRIA, sem agredir o meio ambiente, surge um grupo de pessoas denominadas MDU que tentam confundir a opinião pública, atrapalhando o desenvolvimento econômico de nossa Cidade e o termino de nossas obras, devidamente regularizadas.
Essas as pessoas que criticam as reformas dos Quiosques não estão enxergando o futuro, e o beneficio que estamos proporcionando à cidade e ao turismo.
Os quiosques do município na temporada geram mais de hum mil e quinhentos empregos direto, sem falar nos indiretos. Os recursos obtidos por nossa categoria são gastos em nosso município.
Portanto, não podemos simplesmente sermos descartados como lixo, como querem! MERECEMOS RESPEITO!
E se exercemos nossas atividades profissionais nestes locais que como dizem “é a galinha dos ovos de ouro” não o fizemos sem a permissão da Prefeitura e nem tampouco desobedecemos Leis ou deixamos de pagar impostos Municipais, Estaduais e Federais.
O bem geral do município não pode estar vinculado à interesses particulares e interesses economicos de grupos específicos de pessoas. E mais sério ainda, há interesses políticos que não visam o bem estar da cidade, mas usam situações isoladas como flagrante palanque eleitoral. Quem sabe como acalanto ao fracasso nas urnas!

Comissão dos Permissionários de Quiosques da Praia Grande
Ubatuba, SP

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br

Atenção! - A sessão Foto do Dia passará a divulgar também fotos de pessoas da região. Esta será nossa forma de homenagear e prestigiar pessoas de destaque no Litoral Norte. As fotos enviadas deverão ser no enquadramento "close" podendo ser coloria ou PB, no tamanho mínimo de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi. O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma..

Ubatuba:

Festa de São Pedro - Procissão Marítima - Emilio Campi

Procissão Marítima Festa São Pedro
©Emilio Campi

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor

contador, formmail cgi, recursos de e-mail gratis para web site