Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Sexta-feira, 01 de julho de 2005 - Nº 1312 Edições Anteriores

Sol e Vida Inteligraph Uba-Uba

Região
Petrobras visita duas áreas no litoral


Caraguatatuba
‘Pichação ontem, grafitagem hoje’ em Caraguá
Caraguá cria o Centro de Controle de Zoonoses
Festa Julina na Praia
Festa “Anos Rebeldes” agita a noite desta sexta-feira,1º de julho ao som da banda San Francisco
“Celebration” no Espaço Máxima comemora sucesso do Vermelho e Preto neste sábado 2 de julho


Ilhabela
Procuradoria nega recurso de prefeito
Audiência Pública da Secretaria de Saúde de Ilhabela
Visita Tucana
Vistoria nas Ruas

São Sebastião
Câmara altera aprova alteração em índice de atualização monetária
Vereador cobra instalação de câmeras para reduzir índice de violência
Câmara altera lei de uso e ocupação do solo na região central
Vereadores sebastianenses visitam Canto do Mar
Sectur abre as inscrições para as oficinas culturais

Ubatuba
Prefeitura de Ubatuba funcionará aos sábados para parcelamento de impostos
Pára-quedismo neste final de semana em Ubatuba
Campanha do Agasalho supera expectativas em Ubatuba
PROERD recebe prêmio e confirma sucesso junto a comunidade
Vereador Romerson de Oliveira (Mico) acompanha projeto do Executivo no Bairro do Perequê-Mirim
Alunos do EJA participam da Sessão de Câmara
Executivo atende indicações do vereador Claudinho
Vereador Claudinho participa de mutirão no Taquaral
Festa Julina marca inauguração da Capela Sagrado Coração de Jesus na Bela Vista
Equipe da Petrobrás vistoria áreas em Ubatuba
Guardas municipais são diplomados como bombeiros de aeródromos
Comtur demite funcionários
Rua Usina Velha tem canal de dragagem aprofundado
CONSEG Ubatuba
Basquete de Ubatuba conhece seus campeões
Equipe do Taba fica com o título da Copa Tortilhão de Futebol Society Feminino
Rodada final da fase classificatória do Interbairros 2005
Título do Campeonato Fraldinha pode vir por antecipação para Rossi Calçados
Surfe: Paulista começa em Ubatuba
Primeiro Campeonato Brasileiro Master Pro acontece em agosto

Seções
Artigo
Carta do Leitor
Foto do Dia


Notícias da Região Topo

Petrobras visita duas áreas no litoral

Litoral Norte - A Petrobras continua realizando estudos técnicos visando a implantação de uma unidade de processamento de gás no Litoral Norte. A empresa deve definir nos próximos dias o local para sediar a base de gás na região.
As cidades de São Sebastião, Caraguatatuba e Ubatuba "brigam" pela unidade que irá processar o gás da reserva do Campo de Mexilhão, situado a 127 quilômetros de Ilhabela.
O gerente de Exploração Terrestre, da Petrobras, Jurandir Silva, acompanhado por dois engenheiros, vistoriou ontem áreas em Ubatuba e Caraguatatuba, destinadas a receber a unidade de processamento de gás.
Em Ubatuba, Silva sobrevoou de helicóptero pela manhã áreas nas regiões norte e sul do município, acompanhado pelo secretário de Arquitetura e Urbanismo, Ary Jardim de Azevedo.
INDEFINIÇÃO - "Silva nos informou que os estudos técnicos devem ser concluídos nos próximos dias e que a empresa tem pressa em iniciar a exploração da reserva do Campo de Mexilhão devido aos problemas sociais na Bolívia, que ameaçam o abastecimento de gás no Brasil", disse Azevedo.
Silva não foi localizado ontem pelo ValeParaibano para comentar o assunto. A Petrobras informou ontem, por meio da assessoria de imprensa, que ainda não existe qualquer definição sobre a cidade que irá sediar a unidade de processamento de gás na região. (Fonte: ValeParaibano)

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba

‘Pichação ontem, grafitagem hoje’ em Caraguá
Crianças e adolescentes de Caraguá estão aprendendo que pichação é sujeira e grafitagem é arte

Caraguatatuba - Crianças e adolescentes vão pintar as paredes do ‘Ciranda do Crescer’, antiga Casa do Menor em Caraguá, na próxima segunda-feira, dia 4 de julho. É que elas estão aprendendo que pintar muros e paredes pode ser uma obra de arte, se usada da maneira certa, com o projeto ‘Pichação ontem, grafitagem hoje’.
O projeto é das alunas do curso de Pedagogia, das Faculdades Integradas Módulo, Rita Ortiz e Talita Carvalho Dias, que doam os materiais, como pincéis e tintas de parede para serem utilizados nas aulas dadas.
Quem ministra voluntariamente as aulas de grafitagem é o Professor Paulo Vinícius Forlim, que ensina as crianças e adolescentes desde maio. Paulo também ensina a arte da grafitagem para crianças do bairro Perequê-mirim.
O objetivo do projeto é instruir as crianças sobre a importância de manter a cidade bonita e limpa, ensinando que pichação é sujeira e grafitagem é arte. “Mas pintar as paredes acabou transformando-se em mais do arte, as crianças passaram a gostar muito porque se sentem valorizadas ao receberem a atenção do professor e por entenderem que podem fazer algo bonito”, conta uma das autoras do projeto, Rita Aparecida Pires Ortiz.
As crianças que aprenderam a pintar, primeiro em papel, agora vão colocar em prática, direto na parede da Casa de Abrigo, as pinturas e os desenhos que aprenderam. O Ciranda do Crescer fica no bairro Porto Novo. (Fonte: PMC)

Caraguá cria o Centro de Controle de Zoonoses

Caraguatatuba - A cidade de Caraguatatuba conta agora com o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses). Criada em 25 de maio, o local que é vinculado a Secretaria de Municipal de Saúde tem como objetivo controlar as doenças naturalmente transmissíveis entre animais e seres humanos e demais doenças de prevalência transmitidas por bactérias.
No CCZ serão executados os programas de controles de doenças já existentes no município, como dengue, leptospirose e raiva canina, além de atender pessoas com mordeduras de animais peçonhentos. Também serão implantados outros programas específicos para a população de animais do município, que serão desenvolvidos por uma equipe técnica amparada em dados epidemiológicos, visando promover o controle dessa população e dos fatores relacionados de risco à saúde.
O serviço de recolhimento de animais ainda está sendo implantado. O local está sendo reformado para atende esse serviço.
De acordo com o decreto 81/05, de 25 de maio de 2005, a administração do CCZ tem um prazo de sessenta dias para elaborar o projeto que regulamenta os trabalhos que serão desenvolvidos pela equipe técnica, e terá que ser enviado à Câmara Municipal visando sua aprovação. (Fonte: PMC)

Festa Julina na Praia
Credenciamento para exploração de barracas vai até o dia 5 de julho.

Caraguatatuba - A 'Festa Julina na Praia' vai acontecer em Caraguatatuba de 11a 25 de julho na Praça de Eventos, com muitos atrativos. A festa contará com Praça de Alimentação, Tendas de Exposições e palco para os shows musicais.
Para animar ainda mais a festa, as quadrilhas e as bandas marciais das escolas da cidade foram convidadas para apresentarem-se no evento. A Banda Municipal 'Carlos Gomes é outra convidada para a festa. As inscrições para apresentações de quadrilhas estão abertas à toda a comunidade.
O evento começará sempre às 19 horas, com shows musicais no palco. Nos finais de semana, a festa começa na hora do almoço, por volta das 11 horas. A animação ficará por conta dos grupos de forró e MPB.
Credencimento para barracas:
De acordo com o Edital publicado nesta quinta-feira, dia 30, no Caderno Oficial, será permitida a exploração comercial na área de alimentação e bebidas, artesanato e jogos típicos.
O credencimento dos interessados na exploração de tendas na Festa Julina na Praia, cada uma com 16m², com área para mesas e atendimento ao público, deverá ser providenciado até o dia 5 de julho, às 14 horas, diretamente no setor de Protocolo da Prefeitura.
A distribuição de senha e realização do sorteio será realizada às 15 horas, na sala de reuniões da Secretaria Municipal de Administração, sito à Av. Siqueira Campos, nº 44, Centro.
O credenciamento deverá ser feito mediante apresentação de documentos como cópia do CNPJ e do contrato social, duas cópias do CPF e RG em caso de pessoa física, três indicações de produtos a serem comercializados, termo de compromisso e responsabilidade, devidamente datado e assinado pelo interessado ou representantes legal da empresa.
Os procedimentos para a escolha dos interessados serão realizados pela Comissão Permanente de Licitação, nomeada pelo Decreto nº 08/05, de 10/01/2005. da classificação dos interessados será pelo critério de sorteio em ato público. Mais informações sobre credenciamento e critérios de escolha, no Edital Oficial da semana.
Para exploração das tendas, os classificados deverão efetuar o depósito de R$ 1.200,00 até o dia 6 de julho em conta corrente do FUNDETUR-Fundo de Desenvolvimento do Turismo. (Fonte: PMC)

Festa “Anos Rebeldes” agita a noite desta sexta-feira,1º de julho ao som da banda San Francisco
Além da programação cultural prevista para acontecer no Teatro Mário Covas neste fim-de-semana, as festas “Anos Rebeldes” e Celebration darão tempero especial às noites desta sexta-feira 1º, e sábado 2

Caraguatatuba - A festa “Anos Rebeldes”, promovida pela Fraternidade Feminina Maria Meira, que realiza diversos trabalhos sociais com famílias carentes de Caraguatatuba, vai agitar a noite desta sexta-feira, 1º de julho, no Mandhala Music Place, a partir das 23h.
Com animação da “San Francisco Tropical Band”, o baile já é considerado uma versão feminina da tradicional Festa do Chopp, que acontece anualmente na cidade, em meados de setembro ou outubro.
Segundo explicou Ana Paula Ranita Luis Magalhães, responsável pela organização do evento e integrante da Fraternidade, que atualmente tem como presidente a sra. Rosana R.S. Campos, essa é a primeira festa feminina. “Nós ajudamos na festa do Chopp, mas esse é o primeiro evento de grande relevância feito exclusivamente pelas mulheres da Fraternidade. Trata-se de um momento importante, e queremos que essa comemoração, assim como a festa do Chopp, conquiste seu próprio espaço, tornando-se tradicional ano após ano”, explicou Ana Paula.
A festa relembrará os velhos tempos e embora não seja obrigatório, o tema “Anos Rebeldes” requer um traje semelhante às roupas usadas pelos jovens nas décadas de 60 e 70.
Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (12) 3882-2873/3882-3966, com Ana Paula. Vale lembrar que os ingressos já estão limitados, mas ainda podem ser adquiridos no Bar do Julinho, fone (12) 3882-6836. Participe. Comece o fim-de-semana fazendo uma viagem no tempo! (Fonte: PMC)

“Celebration” no Espaço Máxima comemora sucesso do Vermelho e Preto neste sábado 2 de julho

Caraguatatuba - Outra boa dica para o fim-de-semana é a festa Celebration, que será realizada pela Máxima Produções, na noite de sábado, 2 de julho, a partir das 23h29.
A festa é uma comemoração ao sucesso da noite do “Vermelho e Preto”, que agitou a praia da Cocanha no último sábado, 25 de junho. Celebration acontece no Espaço Máxima. Comemore você também. Diferentemente do “Vermelho e Preto” não obrigatório trajes pretos ou vermelhos. Basta comparecer e comemorar o sucesso do evento. (Fonte: PMC)

Programa Ação Litoral

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Procuradoria nega recurso de prefeito

Ilhabela - A Procuradoria Regional Eleitoral deu parecer contra o recurso impetrado pelo prefeito de Ilhabela, Manoel Marcos de Jesus Ferreira (PTB), mantendo decisão de 1ª instância, que cassou o mandato do prefeito e tornou-o inelegível por três anos.
O parecer foi dado anteontem pelo procurador Mário Bonsalia e encaminhado ontem ao relator do TRE (Tribunal Regional Eleitoral), Pacheco de Francesco. Bonsalia não foi localizado ontem para comentar seu parecer.
Segundo a assessoria do TRE, ainda não foi marcada a data para que os juizes do tribunal apreciem o recurso apresentado pelo prefeito, através do advogado Hélio Silveira. Manoel Marcos e Silveira não foram localizados ontem para comentar o caso.
Manoel Marcos e o vice-prefeito Antonio Cajado Simões foram cassados e tornados inelegíveis por três anos por crime eleitoral cometido na campanha eleitoral de 2004.
A sentença foi dada no dia 5 de maio pelo juiz Luiz Antonio Carrer. Alguns dias depois, Carrer acatou pedido do prefeito para permanecer no cargo enquanto recorria da decisão no TRE.
Manoel Marcos é acusado de ter utilizado funcionários públicos e equipamentos municipais em um comício realizado pela coligação 'Ilhabela com Muito Amor', em 18 de setembro, no bairro do Portinho. (Fonte: Salim Buriham/ValeParaibano)


Audiência Pública da Secretaria de Saúde de Ilhabela
Nesta segunda-feira, 27, na Câmara Municipal, foi realizada a Audiência Pública da Secretaria de Saúde de Ilhabela.

Ilhabela - As Audiências Públicas decorrem de uma exigência da Lei de Responsabilidade Fiscal (8689/93), e deve acontecer a cada três meses. É a oportunidade que o governante tem para dar publicidade e prestar informações aos contribuintes, aos cidadãos, aos munícipes, numa linguagem clara e objetiva, sobre o cumprimento das metas fiscais. A publicidade, sem sombra de dúvida, é condição necessária para a transparência. Sem informação sobre os atos dos agentes públicos, não há como a sociedade tomar conhecimento sobre o que tais agentes fazem ou deixam de fazer.
Foram apresentados os resultados referentes ao último trimestre de 2004 e o primeiro trimestre de 2005.
Os números mostraram que no 4o. trimestre de 2004, o gasto com a Saúde no município foi de R$1.297.880,33 (um milhão, duzentos e noventa e sete mil, oitocentos e oitenta reais e trinta e três centavos) em pagamento do pessoal civil, material de consumo para a rede básica, Pronto Socorro, Hospital Municipal Governador Mario Covas Junior; equipamentos de material permanente; subvenções sociais;passagens e despesas com pacientes que têm que ser atendidos fora do município; obrigações patronais; obras e instalações.
Já no 1o. trimestre de 2005 a despesa para custeio das ações para a Saúde, foi na ordem de R$2.980.910,87 (dois milhões, novecentos e oitenta mil, novecentos e dez reais e oitenta e sete centavos).
Foram também mostrados os números referentes aos serviços prestados à comunidade em todos os âmbitos da pasta e feita uma referência detalhada a propósito dos resultados da última auditoria do Tribunal de Contas da União, e os cuidados que vêm sendo tomados para adequação exigida.
Quanto à estrutura física e de pessoal disponível na Barra Velha, esclareceu o diretor de Saúde Marcio Tenório, “nossa Unidade mais movimentada, cabe voltar ao plano de governo do prefeito Manoel Marcos, que inclui a construção de uma segunda Unidade de Saúde no Bairro. Entretanto, para este ano, estamos promovendo reparos na estrutura física das Unidades em funcionamento: USF-Barra Velha; UBS-Costa Sul; USF-Água Branca; PAS-Armação e USF-Itaquanduba e, priorizando o Centro de Saúde da Vila, no qual pretendemos concentrar nossos investimentos em 2005”. Quanto à questão do pessoal, o diretor informou que através do convênio com a Santa Casa de Misericórdia de Ilhabela a Prefeitura estará realizando um teste seletivo para a contratação de novos Agentes Comunitários de Saúde, na primeira quinzena de julho deste ano.
Na visão do secretário municipal de Saúde, Arquimedes Hypollito, os índices em Saúde Pública no município, no geral, podem ser considerados bons, porém, alguns deles precisam de melhoras, acrescentando que “já estamos com uma ampla rede básica de Saúde; uma estrutura hospitalar com boa resolutividade; setores internos de Vigilância Epidemiológica, organizados; equipe de Vigilância Sanitária, atuante; equipes específicas para combate a vetores, bem estruturadas. Do ponto de vista da gestão, uma equipe que sabe o que deve fazer e onde precisa chegar, contando com a máxima dedicação do prefeito Manoel Marcos”.
Presentes na reunião o presidente da Casa, vereador Luis Lobo, os vereadores, Carlos Alberto de Oliveira Pinto, Nancy Peres de Araújo Zanato, Marcio Garcia, José Jorge Pereira e Jose Roberto de Campos, membros do COMUS (Conselho Municipal de Saúde), além de representantes de classe, pessoas da sociedade, funcionários da Secretaria de Saúde, e a diretora técnica de Serviço de Saúde, do Núcleo Regional de Caraguatatuba, Dercy de Fátima Andolfo, representante da Secretaria de Estado da Saúde. (Fonte: PMI)

Visita Tucana

Ilhabela - O presidente da Câmara Municipal de Ilhabela, vereador Luiz Antônio dos Santos, Luiz Lobo(PL), recebeu, na tarde de quinta-feira,29, a secretária de Meio Ambiente Maria Inêz Fazzini Biondi, o diretor de Saúde, Márcio Tenório e a ex-vereadora Maria das Graças, Graçinha, integrantes da Comissão Executiva do PSDB de Ilhabela para tratar dos detalhes da entrega do título de Cidadão Honorário de Ilhabela, ao governador Geraldo Alckimin, proposto por Luiz Lobo e aprovado por unanimidade pelos parlamentares ilhabelenses. Na reunião, foram discutidos também, um possível apoio do presidente na eleição do novo diretório do PSDB. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Vistoria nas Ruas

Ilhabela - Os vereadores Márcio Garcia de Souza(PL) e José Jorge Pereira, Zeca do São Pedro(PTB) presidente e vice-presidente da Comissão Permanente de Obras da Câmara Municipal de Ilhabela, vistoriaram durante a tarde de quinta-feira,29, algumas ruas da região da Barra Velha, onde foram inciadas as obras de pavimentação. Os edis fotografaram outras ruas para pedir que a máquina faça nivelação e sejam instaladas algumas luminárias. Na rua da Cachoeira, Márcio Garcia e Zeca do São Pedro estiveram na ponte, já em fase de acabamento, uma reivindicação antiga dos moradores, matéria de requerimentos de autoria deles bem como de outros colegas parlamentares e promessa de campanha do prefeito Manoel Marcos. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Câmara altera aprova alteração em índice de atualização monetária

São Sebastião - A Câmara de São Sebastião aprovou por unanimidade o projeto de lei 025/05, de autoria do Poder Executivo, que modifica o índice de atualização monetária utilizado pela secretaria da fazenda estabelecido na lei 1.450/00.
“Em algumas questões relacionadas à parte financeira das administrações municipais utiliza-se um dos vários índices de reajuste que a Prefeitura precisa corrigir itens, o qual é escolhido como referência dentro de vários usados para esse fim em nosso país”, explica o prefeito Juan Garcia (PPS) em ofício enviado ao presidente do Poder Legislativo, Wagner Teixeira (PV).
Segundo ele, estudos feitos pela equipe dos responsáveis da fazenda municipal apontam para uma troca nos índices, cujo objetivo é o de evitar o ‘lapso’ temporal de 15 dias em todo início de exercício. Tal período é quando ocorre a divulgação do número acumulado do ano anterior pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
De acordo com o projeto, o artigo 2º da lei passa a vigorar com a seguinte redação: “Em substituição a UFIR, fica eleito, para fim de atualização monetária perante a Fazenda Pública Municipal, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo – IPCA, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, cuja aplicação far-se-á com periodicidade anual, adotando-se o acumulado do mês de novembro”.
A legislação em vigor estabelece que a aplicação do índice seja com periodicidade anual, mas a cada exercício fiscal.
O projeto foi encaminhado à sanção. (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Vereador cobra instalação de câmeras para reduzir índice de violência

São Sebastião - O vereador José Cardim de Souza (PPS) está cobrando ao Poder Executivo, por meio de requerimento aprovado esta semana, a instalação de câmeras de vídeo para reduzir o índice de roubos em comércios e oferecer mais segurança a população.
“A instalação de câmeras se faz necessária em função do alto índice de criminalidade existente no município. Só nesta semana tivemos sete comércios assaltados no centro da cidade em plena luz do dia. É uma questão urgente.
Os comerciantes estão apavorados”, argumenta o autor.
Segundo Cardim, a administração já teria adquirido o equipamento e está dependendo apenas de uma licitação para que as câmeras sejam instaladas ao longo da avenida Guarda Mor, Centro Histórico e nos bairros. “Só estamos querendo saber se há previsão de instalação porque, com certeza, trará mais segurança aos munícipes e poderá ajudar na identificação dos bandidos que estão agindo”, acredita.
Para ele, a iniciativa também pode ajudar a proteger o patrimônio histórico da cidade em relação a ação de vândalos.
A vereadora Solange Rodrigues de Araújo Ramos informou que a administração da cidade de Praia Grande, no litoral paulista, onde esteve recentemente participando de um congresso junto com o parlamentar Carlos Augusto Senatore (sem partido), o ‘Guto’, a respeito de segurança, conseguiu baixar o índice de violência de 34% para 6% após a instalação das câmeras de vídeo.
Já o edil Marcos Leopoldino (PSDB) declarou que teve a oportunidade de conhecer o município de Bragança Paulista, onde a linha de segurança estaria ‘excelente’ por usar este tipo de equipamento. “A única coisa estranha para mim é como que compra as câmeras e não tem quem instale?”, indaga. (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Câmara altera lei de uso e ocupação do solo na região central

São Sebastião - A Câmara de São Sebastião alterou esta semana a lei de uso e ocupação do solo em relação a região central da cidade. A iniciativa partiu do vereador Luiz Antônio de Santana Barroso (PFL), o ‘Coringa’, por meio do projeto de lei complementar 007/05, aprovado em regime de urgência, cujo objetivo é permitir o uso ‘C2’ na zona 2.
De acordo com a proposta, a lei atual (225/78) não permite, por exemplo, a construção de supermercados na avenida Guarda Mor Lobo Vianna, entre o trecho que compreende a Topolândia e o bairro São de Francisco. Pelo projeto, a instalação de estabelecimentos com área superior a 25m² como lojas, comércio varejista em geral, supermercados, entre outros similares, será permitida nesta área.
“Algumas pessoas ficaram meio assustadas com o projeto que apresentei, mas não tem problema nenhum”, garante o autor. Ele considera ironia o fato da lei não permitir a construção de supermercado na avenida Guarda Mor, quando há dois deles instalados no local. “Veja que absurdo que é. Se alguém tiver interesse em se instalar aqui a legislação não permite”, critica.
Para Coringa, a concorrência é totalmente saudável aos consumidores.
Segundo ele, há cidades que brigam por certos investimentos oferecendo isenção de impostos como IPTU (Imposto Predial, Territorial e Urbano), ISS (Imposto Sobre Serviços) e até mesmo doando terrenos para que ocorra a instalação de empresas. “São Sebastião não comporta esse tipo de incentivo, pois não temos área para isso. O mínimo que podemos fazer é dar condições para que essas empresas se instalem no município nem que seja alterando a lei, desde que não infrinja a legislação estadual e federal. Não vejo por que não atrair investimentos para a cidade até para arrecadar mais impostos e gerar empregos”, justifica Coringa.
Na opinião do vereador Marcos Leopoldino (PSDB) a Câmara deve começar a ter tal procedimento em outras áreas também. “Os primeiros empresários que se instalaram aqui esquecem que a cidade cresceu e é preciso ter mais concorrência no comércio”, avalia.
De acordo com ele, o Poder Legislativo quer o crescimento do município e, para isso, é necessário que os empresários venham. “Os munícipes devem ter o direito de escolha e não ter que sair da cidade para comprar em Caraguatatuba porque lá é mais barato”, frisa.
“A lei da concorrência é ter comércio um do lado do outro para que tenha movimento e quem saia ganhando seja a população”, salienta o parlamentar José Cardim de Souza (PPS). “Essa lei faz com que haja e atraia movimento.
Faz com que haja e atraia menor preço”, acrescenta.
Na ocasião, ele criticou a restrição existente no bairro de São Francisco, zona 2, onde as construções devem ter dois metros de recuo e um metro de cada lado. “Todo mundo sabe que a característica do bairro, há mais de quatrocentos anos, é geminado, com a porta na calçada. E hoje, se tem um terreno vazio ou o pouco que resta, e se quer construir a gente gostaria que seguisse o padrão, mas a legislação de uso e ocupação do solo está tão ruim que foge de todo tombamento”, critica.
Para Cardim, a cidade precisa atrair o comércio independente do tamanho, pois, de qualquer maneira, está sendo gerado emprego.
O parlamentar e líder do governo na Câmara, Robson Wilson dos Santos (PPS), considera a iniciativa uma política saudável para a questão do desemprego.
“Não estamos fazendo nada mais do que prometemos em palanque: política para geração de empregos”, conclui.
Quem também se manifestou sobre o assunto foi o vereador Carlos Augusto Senatore (sem partido), o ‘Guto’. “Acho que tem que aumentar o comércio para que se tenha mais emprego, saúde e educação”. (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Vereadores sebastianenses visitam Canto do Mar

São Sebastião - Os vereadores Modesto Koji Ono, o “Kotian” (PTB) e Solange Rodrigues de Araújo Ramos (PTB), estiveram ontem presentes na Sacamar (Sociedade Amigos do Canto do Mar), Costa Norte de São Sebastião. O local fica na Rua Dóris, nº 16, Canto do Mar.
Na ocasião, foram recebidos pelos membros da entidade, Gérson Vilela de Oliveira (presidente), Ismael Leal Rocha (vice-presidente), Doraci da Silva (diretora cultural), Maria Aparecida Silva Rodrigues (secretária), Spartaco Damo (tesoureiro), entre outros munícipes e assessores legislativos.
Os moradores reivindicaram junto aos vereadores melhorias no bairro, como por exemplo, rede de esgoto, programas de geração de renda, maior atenção por parte do Executivo, melhorias da farmácia do bairro, volta da ambulância 24 horas e segurança. Segundo Maria Aparecida Silva Rodrigues, têm se tentado principalmente unir os moradores que não comparecem às reuniões com grande freqüência. Na assembléia desta quarta-feira, participaram pouco mais de 10 pessoas. “Estamos tentando somar pequenas soluções e convencer a sociedade que ela tem que participar. Estamos escrevendo para a imprensa e pondo informativos anexados aos jornais da cidade, para que os munícipes daqui leiam, senão elas não participam”, define a secretária. A entidade existe há 15 anos, segundo ela.
A vereadora Solange explicou que é preciso a sociedade organizar-se e transformar-se em uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público). “Tornando-se uma OSCIP, a maioria dos projetos sociais teriam maior respeito e seriam avaliadas com prioridade pelo Executivo”, comentou.
A comunidade do Canto do Mar conta atualmente com aproximadamente 4 mil moradores e é a região mais populosa do município, englobando as áreas próximas da Costa Norte (Enseada, Cigarras e Jaraguá).
A diretora cultural, Doraci da Silva, comentou que para a entidade tornar-se uma OSCIP seria necessário que todos os membros não tivessem vínculos com o setor público. “Isto não condiz com nossa realidade, pois o maior setor empregatício da região é a prefeitura”, reiterou.
A secretária Maria Aparecida comentou que o bairro está esquecido. “Ajudamos o Juan (prefeito) e hoje depois de seis meses de gestão, nada se fez”, disse. Segundo a moradora há constantes problemas de alagamentos, chuva e não há carros da prefeitura e apoio para que se resolva as carências do bairro. “O artigo 5º da Constituição reza que todo brasileiro têm direito à saúde e educação, mas aqui no bairro não acontece nada disso, pelo contrário, é pior, e não nos sentimos sebastianenses”, disse. A moradora também reclamou que a farmácia funciona precariamente e o posto de saúde não tem ácido fólico, principal produto para que o cérebro de um feto em período de gestação, desenvolva-se corretamente.
O vereador Kotian disse que as pessoas da localidade têm uma posição crítica bem densa, no entanto, é preciso que centrem as denúncias. Conforme o vereador, “bater para tudo quanto é lado não é o correto. Segundo ele, os membros da Sacamar têm que definir quais as prioridades e cobrar o Executivo protocolando ofícios diretamente do Paço Municipal. O parlamentar também afirmou que na reunião citou-se problemas de desemprego, geração de renda e infra-estrutura, porém esqueceu da segurança. “Vocês precisam nos usar para que cobremos o Executivo, e não criticar, não sabendo às vezes qual o papel do Legislativo e do Executivo; mas que isso não seja feito através da regional da prefeitura daqui da Costa Norte, mas sim diretamente no gabinete do prefeito. No mínimo, ele não terá meios para falar que não recebeu as reivindicações do povo do Canto do Mar. Precisa-se combater também a violência desde o início, fortalecendo a educação e organizando o Conseg (Conselho de Segurança Municipal).
O vereador salientou que é preciso escolher as prioridades e cobrar o prefeito por etapas. “Cobrem o setor de Promoção Social e de Educação enviando ofícios no Paço Municipal. Peçam pela volta dos cursos profissionalizantes e usem sua capacidade crítica para munir o Legislativo de documento para assim oficializarmos isto através de requerimento e indicações”, informou. Kotian também salientou que fez diversas reuniões no bairro e avisou bem quem escolher para vereador da região. “Somos vereadores de todo o município. Podemos pedir e fiscalizarmos”, falou.
Desemprego - Um dos assuntos mais discutidos na reunião foi a questão do desemprego. Kotian explicou que há alguns problemas na localidade. “Se a prefeitura transformar aqui uma região industrial – o que é a tendência natural - não terá mão-de-obra qualificada, pois não há cursos na cidade que capacitem o cidadão. O que irá acontecer será o constante desemprego. Ele explica falando que outro problema da sociedade é que hoje em dia, mesmo a população esteja almejando empregos com a vinda da base de gás natural, oleodutos e tudo mais, indústria não emprega ninguém atualmente”, disse.
O vereador explicou que esteve recentemente na empresa Yakult, em Lorena e pôde notar que mesmo com uma área de 40 mil metros quadrados, emprega somente 250 empregados.
A secretária Maria Aparecida encerrou a reunião dizendo da importância da vinda dos vereadores na região. “Iremos acatar todos os conselhos que nos deram e iremos apresentar melhores propostas, pois moro aqui há oito anos e quero o melhor para o meu bairro”, concluiu. (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Sectur abre as inscrições para as oficinas culturais

São Sebastião - A Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur) abre as inscrições para as oficinas culturais no próximo dia 04 de julho, nas modalidades: teatro, capoeira, dança, desenho, artes plástica, instrumentos musicais e canto.
Os locais de inscrição serão na Sectur, Praça Pôr-do-Sol em Boiçucanga e na Regional Costa Norte.
As atividades serão distribuídas nas três regiões do Município: Costa Sul, Centro e Costa Norte. O início das aulas é previsto para a segunda quinzena do mês de julho. (Fonte: PMSS)
 
Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Ubatuba

Prefeitura de Ubatuba funcionará aos sábados para parcelamento de impostos
Para facilitar a vida do contribuinte que não reside em Ubatuba, a Prefeitura funcionará nos sábados ( 2, 9, 16 e 23) de julho para quitação de débitos municipais

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba irá manter, nos quatro primeiros sábados de julho (2, 9, 16 e 23) um plantão de atendimento, com 20 funcionários, para fazer o parcelamento de débitos municipais. A medida visa oferecer uma maior oportunidade ao contribuinte que está em débito com o Executivo e que ou reside fora de Ubatuba ou não tem disponibilidade durante a semana. Até o dia 29 de julho está em vigor a Lei 2668/05 que dispõe sobre a concessão de incentivo fiscal para pagamentos de débitos (IPTU, taxas de alvará, vistorias, multas e outros), inscritos em dívida ativa ou ajuizados. Para usufruir dos benefícios o contribuinte dera estar em dia com todos os tributos de 2005.
Estarão de plantão as seções de Tributos Mobiliários, Tributos Imobiliários, Dívida Ativa e Seção de Cadastro. O horário de funcionamento será das 9 às 16 horas. O prefeito de Ubatuba, Eduardo César (PL), avalia que os plantões oferecerão mais uma oportunidade para os contribuintes em débito com a Prefeitura. “Acreditamos que esta nova data poderá ser outra forma de estarmos oferecendo facilidades aos contribuintes. Vale lembrar também que os plantões funcionarão exclusivamente para atender aos benefícios da Lei 2668/05”, explicou César.
Os benefícios - O contribuinte pode optar pelo parcelamento em até 30 meses, sem incidência de juros; em 48 parcelas, com juros e multas ou o pagamento à vista com isenção de qualquer taxa. As parcelas não podem ser inferiores a R$ 50,00. Para os débitos ajuizados é necessário o pagamento das custas processuais e dos honorários advocatícios. Quem optar pelo parcelamento deve comprovar a condição de proprietário ou caso contrário nomear um procurador. Para facilitar a localização dos débitos, a Prefeitura solicita que o interessado traga o número de identificação do imóvel. O pagamento poderá ser feito em agências bancárias na segunda-feira. O paço municipal fica na avenida Dona Maria Alves, 865- centro. Os telefones são (12) 3834-1017 – 3834-1018 – 3834-1037. (Fonte: PMU)

Pára-quedismo neste final de semana em Ubatuba
Neste sábado e domingo Ubatuba sedia a 2ª etapa do Circuito Chevrolet Montana; etapa nacional reunirá mais de 200 atletas

Ubatuba - A 2ª Etapa do Circuito Chevrolet Montana de Pára-quedismo acontecerá em Ubatuba neste sábado e domingo (2 e 3) no Aeroporto Gastão Madeira. Segundo a organização, esta etapa do Circuito Chevrolet Montana terá diferenciais exclusivos, como o fantástico visual de Ubatuba, umas das paisagens mais belas do País e que será o cenário para incríveis manobras dos melhores times e atletas do Brasil. A etapa será disputada em cinco categorias: FQL (Formação em queda livre) Estreante e Pro, Freefly Estreante e Pro, Pouso de alta performance, Skysurf e Freestyle. As provas acontecem a partir das 8 horas.
Para o secretário de Turismo de Ubatuba, Luiz Felipe de Azevedo, a realização dessa etapa é um grande passo para a cidade. “É um marco histórico no turismo de Ubatuba. O salto de pára-quedas em nossa cidade é sensacional, além de reunirmos grandes nomes da categoria. Estamos dando um salto para o turismo de qualidade”, acredita Felipe. A expectativa da Secretaria de Turismo é que cerca de 500 pessoas se utilizem da rede hoteleira do município neste final de semana. Para o prefeito Eduardo César, a realização de eventos em Ubatuba faz parte do seu plano para a cidade e contribui sobremaneira para o fortalecimento do turismo, além de aquecer a economia e combater a sazonalidade”.
Na sexta-feira, 1º, haverá a apresentação e treinamento dos árbitros, saltos de treinamento (livre) e reunião preparatória. No sábado, 2, começam os saltos de competição que prosseguem até domingo, quando a etapa termina com a premiação.
As próximas etapas ocorrerão nos dias 17 e 18 de setembro em Piracicaba (SP) e 25, 26 e 27 de novembro em Campinas (SP). (Fonte: PMU)

Campanha do Agasalho supera expectativas em Ubatuba

Ubatuba - A arrecadação da Campanha do Agasalho 2005 em Ubatuba ultrapassou a marca de 18.500 peças, meta pretendida pela organização. A primeira contagem totalizou 25.322 peças, quase 7 mil a mais que o esperado. Mas esse número pode aumentar, pois o Fundo Social de Solidariedade de Ubatuba ainda não efetuou a contagem de alguns postos de coleta.
A presidente do Fundo Social, Denise César se mostrou muito satisfeita com o resultado: “Sabia que podia confiar na população de Ubatuba. Nossa gente é solidária e atende ao chamado quando solicitada”, disse a primeira-dama. “Gostaria de agradecer o grupo que trabalhou incansavelmente na Carreata, à Sabesp, Correios, Elektro e Associação Comercial, que disponibilizaram voluntários e veículos, aos valorosos jovens da Guarda Mirim, que trabalharam como gente grande, aos comerciantes que montaram pontos de coleta, aos atletas que cederam a imagem, às Associações de Bairro, enfim, a todos que ajudaram de forma direta ou indireta para o sucesso da Campanha”, finalizou Denise.
O gerente da Sabesp, Iberê Fábio Horie Kuncevicious, espera que esse grupo permaneça unido para outras ações. “Mostramos que a união é a solução para enfrentarmos qualquer tipo de problema. Não podemos nos prender apenas à Campanha do Agasalho, que só acontece uma vez por ano. Vamos agendar uma reunião para a oficialização de um grupo de ação social que ficará sempre a disposição para atuar o ano todo”.
Os agasalhos ficarão à disposição de entidades e pessoas cadastradas. Um diferencial desta campanha, é que as entidades arrecadadoras também poderão encaminhar os agasalhos, descentralizando a distribuição. Participaram da Campanha do Agasalho 2005, Sabesp, Elektro, Ubadesklimp, Auto Posto Kamomê, Auto Posto Utiyama, Auto Posto Andorinha do Mar, Associação Aposentados de Ubatuba, Guarda Mirim de Ubatuba, Banco do Brasil, Sociedade Amigos do Itamambuca, Sociedade Amigos da Praia do Lázaro, Rádio Gaivota, Supermercado Paulista – Lázaro, Supermercado Porto Ribeira e Farmácia Praia do Lázaro (Fonte: PMU)

PROERD recebe prêmio e confirma sucesso junto a comunidade

Ubatuba - A Policia Militar do Estado de São Paulo desenvolve o PROERD – Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, desde 1993. O Programa vem sendo aplicados nas escolas das redes pública e particular de ensino, por policiais militares instrutores especializados, sob supervisão dos Batalhões, por intermédio dos Oficiais de Ligação e coordenados pelos Oficiais Superiores nos Comandos de Policiamento da Capital, Metropolitano e Comandos de Policiamento do Interior.
A atuação dos instrutores PROERD vem angariando louros desde sua implantação e, graças à dedicação e ao espírito integrado de todos, o Programa vem sendo um sucesso.
A Pesquisa sobre o PROERD, desenvolvida pelo GREA – Grupo Interdisciplinar de Estudos sobre Álcool e outras Drogas, do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clinicas da Universidade de São Paulo, atribuiu ao Programa nota 9,5 pelos diversos benefícios e do trabalho desenvolvido pelas OPM, tais como: maior proximidade entre Corporação e a comunidade escolar, maior confiança na relação Policia – Escola – Família e o principal: as crianças demonstrarem estar mais flexíveis e receptivas, durante as aulas, e mais criticas e bem informadas sobre as drogas. Dispunham de argumentos concretos e claros sobre os efeitos das drogas e sobre como se manterem livres do uso, optando por uma vida mais saudável.
O Programa foi contemplado com o PREMIO RACINE de qualidade pela abrangência e grandeza do trabalho desenvolvido e, em 14/04/05, o CONEN – Conselho Estadual de Entorpecentes, Órgão vinculado à Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania publicou deliberação APROVANDO¨ o PROERD, desenvolvido pela policia Militar do Estado de São Paulo, pois conta com reconhecimento do poder Público e da Sociedade.
As Solenidades de Encerramento do Programa desenvolvido neste semestre na Cidade de Ubatuba serão realizadas nos dias 5 e 6 de julho as 09:00 e as 14:00 horas no Salão de Eventos da São Francisco, o Cap PM Valter Padulla e os Instrutores PROERD, Policial Renato Vella e Policial Fem Beatriz da 3º Cia, convidam os Pais a Comunidade e as Autoridades para participarem deste momento tão importante para os alunos formandos.

Vereador Romerson de Oliveira (Mico) acompanha projeto do Executivo no Bairro do Perequê-Mirim
Perequê Mirim, desde o dia 27, é por uma semana, o sede do Executivo Municipal

Ubatuba - Com o projeto “Prefeitura no Bairro”, o Executivo descentraliza os trabalhos e fica em contato direto com a comunidade.
O projeto terminará no próximo dia 03 de julho com recreações, corte de cabelo, retirada de 2ª vias de documentos, dentre outras atividades e atendimentos de secretarias da Prefeitura Municipal.
O vereador, Romerson de Oliveira, Mico, PFL, fez um mapeamento detalhado das prioridades que devem ser resolvidas no bairro. Antes do início do projeto, Mico esteve reunido com secretários municipais, quando discutiram sobre as verdadeiras necessidades da comunidade local.
Desde 2ª feira, 27 de junho, o vereador Mico tem acompanhado os trabalhos realizados pela prefeitura e transferiu suas atividades parlamentares para o bairro, a fim de estar junto com a comunidade em busca de melhoramentos.
Como a semana contou com um dia a menos, por causa do feriado Municipal de São Pedro Pescador, houve um atraso na chegada de materiais para a execução dos trabalhos e na confecção dos tubos que serão colocados em algumas ruas do bairro, Mico conseguiu da Prefeitura que a secretaria de obras ampliasse suas atividades até o dia 08 de julho. Desta forma todas as necessidade do bairro, que foram expostas pelo vereador, poderão ser atendidas.O vereador Mico combinou uma parceria, durante reunião com o secretário de Saúde, Marcos Franco, entre a Secretaria e a comunidade para realizarem um mutirão no Posto de Saúde do bairro. Na reunião ficou acertado que a mão de obra dos trabalhos de manutenção do telhado, reforma da parte elétrica e pintura, ficará por conta dos moradores. Caberá à Secretaria o fornecimento do material necessário.Na ocasião, o secretário informou o vereador é intenção do Executivo construir já no próximo ano, uma nova Unidade de Saúde no Bairro do Perequê-Mirim, que será um referencial em atendimento e pronto atendimento na região sul do município.
“Fico satisfeito com esse projeto no Perequê-Mirim e mais ainda com a atenção que a prefeitura tem dado ao bairro. Não podemos esquecer de salientar que o bairro cresce em uma velocidade gigantesca onde a população já chega à casa dos 7.000 moradores, desta forma necessita de uma atenção aos problemas que também não param de crescer. Como vereador que desempenha as atividades junto à população de Ubatuba, vejo que dar ao Perequê-Mirim uma infra-estrutura adequada aos serviços públicos,servirá para atender não apenas os moradores locais, mas também os de outros bairros vizinhos, que já utilizam estes serviços do Perequê Mirim”. Lembra o vereador Mico. (Fonte: Câmara Municipal de Ubatuba)

Alunos do EJA participam da Sessão de Câmara

Ubatuba - O aluno Amauri Alves dos Santos falou na Tribuna Popular em nome dos colegas da Escola Maria da Cruz Oliveira, presentes na Sessão de Câmara, no último dia 28. Vinte colegas estavam no plenário para ouvir o que, segundo eles foi um belo discurso de Amauri, que apontou os anseios de todos, quanto à Educação no Município, Infra-estrutura, Riqueza Natural e Cultura Caiçara. O estudante finalizou o discurso destacando a necessidade da presença dos representantes da Casa de Leis nas Escolas da Cidade.
Os alunos pediram o apoio do vereador Mico junto a Diretoria Regional de Ensino para que seja implantado um EJA –Ensino para Jovens e Adultos, da 5ª a 8ª séries, no Perequê -Mirim. Desta forma, para continuar os estudos, eles não precisariam sair do bairro a procura de uma vaga em outros locais distantes.
Aproveitando a sessão, o vereador Mico usou a palavra e disse aos presentes que no dia 07 de julho, estará em uma reunião com Edina Paula Roma Teixeira – Dirigente Regional de Ensino de Caraguatatuba, para levar a solicitação do estudante, além de inúmeras propostas de parcerias para conseguir melhores condições de ensino em Ubatuba.
O vereador ficou muito satisfeito com a presença dos alunos e agradeceu a todos.”Quero parabenizá-los pela vinda de vocês à Casa de Leis e dizer que é assim que funciona o processo democrático. Sinto-me satisfeito como legislador em ver a população participando do andamento político da cidade e é justamente o papel do vereador em atender as necessidades da população”. Finaliza Romerson de Oliveira (Mico). (Fonte: Câmara Municipal de Ubatuba)

Executivo atende indicações do vereador Claudinho

Ubatuba - Depois que o vereador Claudinho Gulli, PMDB, visitou o bairro de Bela Vista, região Oeste de Ubatuba, com o prefeito Eduardo César, os assessores do prefeito e o secretário de Obras, João Paulo, os problemas do bairro começam a ser solucionados. Em atendimento a indicação 746/05, de Claudinho, o muro de arrimo para conter desmoronamentos na rua Ivo Júlio da Silva, destruído com as chuvas de abril, já está em fase de construção e estão em andamento os trabalhos da operação Tapa Buracos em toda a extensão da rua das Violetas. Na ocasião da visita, quando Eduardo César viu de perto as necessidades do bairro, ele entendeu porque o vereador insistiu tanto por sua presença no local. As obras no bairro começaram no dia 27 de junho.
De acordo com Claudinho Gulli, - considerado “Amigo do Povo” pela comunidade - a parceria entre o Executivo, Legislativo e moradores, só quem tem a ganhar é a população de Ubatuba. Claudinho agradece o Executivo pela atenção dispensada às suas reivindicações. (Fonte: Câmara Municipal de Ubatuba)

Vereador Claudinho participa de mutirão no Taquaral

Ubatuba - Os trabalhos, em esquema de mutirão, vêm se expandindo cada vez mais entre vereadores e moradores de diversos bairros de Ubatuba.
No último dia 25, foi a vez do bairro do Taquaral, na região Oeste da cidade. O vereador Claudinho Gulli, PMDB, com a comunidade local iniciaram a reforma do Posto de Saúde. Entre os participantes, se destacaram as funcionárias do Posto de saúde, Márcia, Wal, Joyce, Zelinda e Andréia, além dos amigos Aminadab, sr.José. Sebastião, Adriano e César. Eles pretendem fazer os trabalhos em duas etapas. Na primeira, já fizeram a troca dos vidros, o serviço de pintura e de limpeza. Para a segunda etapa, que vai contar com um novo mutirão – o mais breve possível – estão definidos os trabalhos de reparo nas telhas, colocação de tela de alambrado e ampliação de mais duas salas.
Claudinho parabeniza a SABATA, Sociedade de Amigos do Bairro do Taquaral e a Secretaria da Saúde pela iniciativa que está trazendo tantos benefícios aos moradores do bairro. (Fonte: Câmara Municipal de Ubatuba)

Festa Julina marca inauguração da Capela Sagrado Coração de Jesus na Bela Vista

Ubatuba - A Paróquia Nossa Senhora de Fátima realiza festa Julhina nos dias primeiro, dois e três de julho, no morro da Bela Vista, região Oeste de Ubatuba, em frente à Capela Sagrado Coração de Jesus.
O convite é extensivo a todos os munícipes que poderão aproveitar as barracas típicas de doces, salgados, bebidas, chás de amendoim, quentão, vinho quente, com direito a apreciar uma bela quadrilha e muitas outras atividades. A festa começa às 18 horas, todos os dias, com a celebração de missa.
No dia dois, haverá a inauguração da Capela Sagrado Coração de Jesus, com a bênção do bispo Dom Fernando Mason.
A arrecadação da festa será em prol da catequese e da Capela Sagrado Coração de Jesus. (Fonte: Câmara Municipal de Ubatuba)

Equipe da Petrobrás vistoria áreas em Ubatuba

Ubatuba - Uma equipe técnica da Petrobrás esteve ontem (30) em Ubatuba, fazendo uma vistoria nas áreas apresentadas pela Prefeitura disponíveis para a instalação da unidade de processamento de gás natural. A equipe, comandada pelo gerente da Petrobrás, Jurandir Silva, responsável pela unidade em terra de processamento de gás disse à equipe da Prefeitura, que todas as possibilidades precisam ser analisadas profundamente. “Precisamos resolver essa questão o mais rápido possível, porém, não podemos descartar nenhuma hipótese sob pena de mais tarde nos arrependermos”, disse Jurandir.
O gerente da Petrobrás, acompanhado de dois engenheiros da estatal, do secretário municipal de Arquitetura, Ary Jardim de Azevedo e do coordenador do CPD, Alessandro Palhares, sobrevoaram o município analisando as áreas apresentadas pela Prefeitura avaliando distâncias e a geografia do local. Antes, analisaram mapas e cartas náuticas da cidade. Acompanharam também a reunião com os técnicos da Petrobrás, o vice-prefeito Domingos dos Santos e do assessor do presidente da Câmara Fabian Perez. (Fonte: PMU)

Guardas municipais são diplomados como bombeiros de aeródromos
Em parceria com o Daesp, a Prefeitura de Ubatuba promoveu curso para capacitar guardas municipais a atuarem como bombeiros em aeroportos; medida facilita implementação de vôos regulares

Ubatuba - Dezesseis homens da Guarda Municipal de Ubatuba concluíram nesta terça-feira, 28, o curso elementar de combate a incêndio em aeródromos (CECIA) de categoria 1 e 2. O curso foi realizado pela Secretaria Estadual dos Transportes, por intermédio do DAESP – Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo e da Prefeitura de Ubatuba. O aeroporto Gastão Madeira, que em abril deste ano inaugurou o seu sistema de combate a incêndio, só dependia da formação desses bombeiros para estar em dia com as normas de segurança nacionais e internacionais. Agora, segundo o representante do Daesp, na solenidade de formatura, Eduardo Ferreira de Toledo, a aeroporto de Ubatuba está preparado para receber vôos regulares.
O curso foi ministrado pelo corpo docente da Diretoria de Engenharia da Aeronáutica e a cerimônia de formatura contou com a presença de várias autoridades, entre elas, a do vice-prefeito, Domingos dos Santos, que representou o prefeito Eduardo César, que encontra-se afastado por ordem médica. Em seu pronunciamento, Domingos ressaltou a importância do curso para Ubatuba. “Os Guardas Municipais adquirem mais especializações a cada dia. Devemos nos orgulhar desses bravos homens, que executam com galhardia a tarefa de proteger e servir nosso município”, disse Domingos, lembrando ainda da importância para o turismo a implementação de vôos regulares – um sonho que se torna cada dia mais próximo de se tornar realidade.
O Guarda Municipal Valmor Ballio, em seu pronunciamento como representante dos formandos, lembrou que a corporação deve estar sempre pronta para agir. “Temos que cumprir nossa função de salvar vidas, prevenir, estando sempre dois passos à frente das adversidades, sempre treinando e se aperfeiçoando, porque o maior patrimônio é a vida”, disse.
Receberam seus certificados de bombeiros de aeródromos os seguintes Guardas Municipais: Clodoaldo Alves dos Santos, Luiz Cláudio de Carvalho, Adilson José Francisco dos Santos, Anderson Aprígio de Araújo, Rogério Ramos dos Santos, Carlos Henrique Pereira, Flávio do Rosário, Alex Sandro dos Santos, Ademir de Oliveira, Valmor Mariano Ballio, João Barbosa Correia, Nerli Aparecido de Souza, Valdeci Antunes de Oliveira Sá, Rubens Barbosa, Luciano José Ferreti, Marcelo Fernandes Pape. O Guarda Municipal Ademir de Oliveira foi classificado em primeiro lugar no curso, e recebeu a premiação das mãos do vice-prefeito. Os formandos fizeram uma homenagem especial ao suboficial Paulo Roberto Silva de Lima e ao primeiro sargento João Henrique de Santa Rosa Figueiredo, do corpo docente da Diretoria de Engenharia da Aeronáutica, que receberam lembranças típicas de Ubatuba. (Fonte: PMU)

Comtur demite funcionários
A falta de receita obrigou a empresa a demitir seus funcionários, porém, o seu fechamento está descartado pela Prefeitura

Ubatuba - A Companhia Municipal de Turismo - Comtur, demitiu essa semana todos os seus funcionários. A decisão foi necessária já que a empresa passa por um processo de reestruturação e desde fevereiro não tem receita própria. “Não podíamos mais arcar com essas despesas já que a cobrança do estacionamento nas praias foi suspensa porque vinha sendo feita de forma ilegal”, lembra o prefeito Eduardo César.
Uma reunião com todos os acionistas da Comtur, em março deste ano, aprovou uma proposta de ser buscar alternativas para a continuidade da empresa. O estudo, segundo o prefeito, acaba de ser concluído e prova que a Comtur é viável. “Decidimos enfrentar o desafio de resgatar a empresa que vinha sem credibilidade e servindo de mau exemplo de destinação de dinheiro público”, conta o prefeito. Ainda segundo Eduardo César, “agora, com a participação direta dos acionistas e da prefeitura, teremos uma empresa de fomento ao turismo tão sonhada pelos ubatubenses”.
De acordo com a Secretaria de Assuntos Jurídicos da Prefeitura, está se analisando agora a questão tributária da Comtur perante os cofres públicos e a implementação de recurso através da regulamentação adequada da cobrança da zona azul. (Fonte: PMU)

Rua Usina Velha tem canal de dragagem aprofundado

Ubatuba - A Secretaria de Obras concluiu os trabalhos de aprofundamento do canal de dragagem da Rua Usina Velha, no bairro Perequê-Açu. Esse trabalho veio atender a uma antiga reivindicação dos moradores do local. A Rua Usina Velha é um acesso da rodovia Gov. Mário Covas com o bairro Perequê-Açu.
O trabalho, que antigamente era feito por braçais, foi realizado por uma retro-escavadeira, que resultou num aprofundamento de aproximadamente 30 centímetros no canal.
Com a obra, a água das chuvas poderá fluir com maior intensidade, evitando os alagamentos que aconteciam no local. (Fonte: PMU)

CONSEG Ubatuba

Ubatuba - O Conselho Comunitário de Segurança – CONSEG UBATUBA, cuja constituição e diretrizes são emanadas da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, tem como proposta a congregação das lideranças locais com as autoridades policiais, planejando ações integradas de segurança que resultem na melhoria da qualidade de vida da comunidade.
A direção do CONSEG consta de dois membros natos: O Delegado Titular do Distrito e o Comandante da Cia da Policia Militar; e do terceiro, que é o Presidente, eleito juntamente com uma Diretoria.
O CONSEG UBATUBA visa, principalmente, desenvolver o espírito cívico e comunitário, procurando soluções para o bem estar da comunidade. Temos por obrigação conhecer os problemas que nos cercam e, principalmente, apontar soluções.
Deficiências na iluminação pública e na sinalização de transito, entulhos, ausência de muros em terrenos baldios, perturbações do sossego publico, itinerários de transporte coletivos, dependentes químicos, crianças abandonadas e outros problemas que prejudicam a segurança são questões tratadas em nossas reuniões realizadas mensalmente.
Somos também o canal aberto diretamente com a Secretaria de Segurança Publica, para reivindicações e queixas de nossa comunidade.
O Conselho Comunitário de Segurança de Ubatuba - CONSEG UBATUBA realiza mensalmente reuniões com lideres comunitários, empresários, comerciantes e força policial, oportunidade onde são discutidas questões de segurança de nosso município, cuja participação comunitária é ferramenta importante para a definição de prioridades de atuação, com o objetivo de alcançar mais eficiência em nosso trabalho.
Atualmente trabalhando em projetos como: Instalação de câmeras de monitoramento nos portais de acesso ao município, cadastro de trabalhadores em construções civis, implantação de operação “Fecha Bar”, implantação de Distrito Policial na Maranduba, colocamo-nos a disposição para atender a comunidade através do fone: 12.3833.4400, ou pessoalmente na Casa dos Conselhos – Rua Paraná, 257 – Centro - Ubatuba (Fonte: consegubatuba@hotmail.com )

Basquete de Ubatuba conhece seus campeões

Ubatuba - As equipes SurfNet, Tortilhão e Maria Alves Ferragens conquistaram os títulos dos Campeonatos Municipais de Basquete em Ubatuba, nas categorias escolinha, masculino adulto e feminino respectivamente.
A primeira decisão foi a do campeonato da escolinha, na tarde do dia 24, no Ginásio de Esportes Tubão. O time da SurfNet conquistou o ouro ao bater a equipe de Ubatuba Automóveis por 52 a 44. Na preliminar o Mercado 24 Horas conquistou o terceiro lugar ao vencer a EletroNorte por 32 a 29.
O campeonato masculino adulto também foi definido no mesmo dia. Na disputa pelo bronze a equipe do Hlera Vídeo Bar derrotou a Clínica de Fraturas Ubatuba por 85 a 78. Na final a equipe do Restaurante Tortilhão quebrou a invencibilidade do Móveis Docelar e conquistou o título com o placar de 65 a 58.
No sábado, 25, foi a vez da decisão da Copa Tamires Barbosa. Restaurante Senzala e Pescados Katito jogaram na disputa pelo terceiro lugar e a vitória ficou com o Senzala, por 35 a 31. Na final o time do Maria Alves Ferragens venceu a Sanets Desinsetizadora por 28 a 24 concluindo a série de decisões do basquete 2005. Os campeonatos foram organizados pela Secretaria de Esporte e Lazer de Ubatuba. (Fonte: PMU)

Equipe do Taba fica com o título da Copa Tortilhão de Futebol Society Feminino

Ubatuba - A equipe do Taba conquistou a 1ª Copa Tortilhão de Futebol Society Feminino, que foi disputada nos dias 25 e 26, e reuniu dezesseis equipes na Quadra da Piscina Municipal.
Um bom público acompanhou a partida final, disputada entre Taba e Ubatubanas, que foi vencida pelo Taba por 2 a 1, com gols de Rafaela e Jéssica para o Taba e Mariana descontando para o Ubatubanas.
Na campanha para o título a equipe do Taba passou por As Marrentas (0 a 0 / 1 a 0 nos pênaltis), Rio Escuro (1 a 0), e Bela Vista (3 a 0). O Taba contou com as seguintes jogadoras: Carol, Anita, Nice, Vania, Laura Jessica, Cida e Rafaela.
A equipe do Bela Vista ficou na terceira posição, enquanto o Ubatuba F.C. ficou em quarto.
O prêmio pela artilharia foi para Meire, do Ubatuba F.C., que marcou seis gols. A goleira menos vazada foi Carol, do Taba, que sofreu apenas um gol. Alem dos troféus, ambas receberam presentes de Image Estética e da clínica odontológica da Dr.ª Daniela Fuchs.
As jogadoras das equipes campeã e vice, receberam troféus, medalhas e ainda uma noitada de pizzas oferecida pelo Restaurante Tortilhão, que deve ocorrer ainda nesta semana.
A 1ª Copa Tortilhão de Futebol Society Feminino, foi realizada pela Secretaria de Esporte e Lazer de Ubatuba. (Fonte: PMU)

Rodada final da fase classificatória do Interbairros 2005

Ubatuba - Das equipes classificadas para as semifinais do torneio Interbairros 2005 em Ubatuba, apenas a equipe do Sertão da Quina vai a campo na rodada deste sábado, 2. Estufa I, Ipiranguinha e Silop já garantiram vaga na próxima fase e folgam neste sábado. Na região Sul a rodada deste final de semana prevê as partidas Rio Escuro X Lagoinha e Maranduba X Sertão da Quina. Os jogos começam às 9h. No campo da Emdurb à partir das 8h30 jogam apenas para cumprir tabela Vale do Sol X Valense e Jd. Carolina X Lírio Bela Vista. As partidas semifinais serão disputadas no dia 9 com os jogos Sretão da Quina X Silop e Estufa I X Ipiranguinha. (Fonte: PMU)

Título do Campeonato Fraldinha pode vir por antecipação para Rossi Calçados

Ubatuba - A equipe da Rossi Calçados venceu o Smidi Calçados, no clássico das sapatarias e abriu vantagem na tabela de classificação do Campeonato Municipal da categoria Fraldinha da Escolinha de Futebol Rubens Salles. Com os resultados da sexta rodada a equipe da Rossi Calçados soma 18 pontos, seis a mais que a equipe da Jija Locadora, segunda colocada. Dependendo dos resultados da próxima rodada a equipe de Rossi Calçados pode garantir o título por antecipação.
Confira os resultados da sexta rodada: Varejão Santa Rita 3 X 2 Jija Locadora, Smidi Calçados 0 X 2 Rossi Calçados, Rei do Camarão 1 X 3 Mercado 24 Horas, Marconi 2 X 2 Irmãos Ribeiro, Ismael Comida Caseira 2 X2 Quiosque Vovô Almiro.
Classificação: Rossi Calçados ,18 pts.; Jija Locadora, 12 pts.; Quiosque Vovô Almiro 11 pts.; Mercado 24 horas e Irmãos Ribeiro 10 pts.; Marconi e Varejão Santa Rita, 9 pts.; Smidi Calçados 5 pts.; Ismael Comida Caseira 2 pts.; Rei do Camarão 0 pt.
Proxima rodada 02/07 à partir das 10h no Estádio Municipal Ciccillo Matarazzo: Irmãos Ribeiro X Quiosque Vovô Almiro, Varejão Santa Rita X Mercado 24 Horas, Rei do Camarão X Smidi Calçados, Marconi X Jija Locadora, Ismael Comida Caseira X Rossi Calçados. (Fonte: PMU)

Surfe: Paulista começa em Ubatuba

Ubatuba - O Freesurf Pro começa a ser disputado hoje, na Praia de Itamambuca, em Ubatuba, com a participação de 128 surfistas de oito Estados brasileiros. A etapa inicial do circuito, que define o ranking paulista de surfe profissional de São Paulo, segue até domingo (dia 3), com boas expectativas. "Esse ano tivemos aumento da premiação, agora com R$ 20 mil, e ainda um carro como incentivo ao melhor paulista. Estamos abrindo o Circuito com lotação máxima e, inclusive, fila de espera", ressalta o presidente da Federação Paulista de Surf, Silvio da Silva. A competição começa nesta sexta-feira, às 8 horas. (Fonte: ValeParaibano)

Primeiro Campeonato Brasileiro Master Pro acontece em agosto
Ao todo serão 96 atletas, que fizeram a história do surf profissional brasileiro, reunidos em Itamambuca para uma grande confraternização

Ubatuba - O surf profissional brasileiro terá uma nova data para homenagear àqueles que construíram a história do esporte no País. Em uma atitude inédita, a empresa brasileira South to South, em parceria com a Abrasp, traz para a praia de Itamambuca, em Ubatuba, Litoral Norte de São Paulo, o 1o Campeonato Brasileiro Profissional Master South to South. O evento acontece entre os dias 6 e 7 de agosto, distribuirá R$ 25 mil em premiação e tem tudo para ser um novo marco no surf brasileiro.
Com uma lista de convidados de 96 atletas, com idade superior e igual a 35 anos, o evento já está gerando alvoroço em todos os estados. Segundo Marcelo Andrade, diretor executivo da Abrasp, a procura está intensa. “A repercussão está muito forte. Sinceramente, eu já esperava, pois existe uma carência de eventos para a galera dessa idade que ainda arrebenta. Estamos recebendo ligações de todo Brasil”.
Para ele, ainda existem muitos surfistas que estão fora do circuito profissional, todavia em plena forma. “Eu vejo o Dadá Figueiredo pegando onda e me pergunto se ele não daria duro em muitos profissionais que estão no circuito. Ricardo Tatuí é outro que está no maior gás. Quem ainda está correndo o Super Surf e também está na lista mostra que estão com o surf no pé, apesar da idade, como Pedro Muller, Jojó de Olivença, Tadeu Pereira e o Wagner Pupo”.
O critério utilizado para a formação da lista de convidados foi a formação de um único ranking da Abrasp, pegando os resultados desde o primeiro campeonato, em 1987 até o último, em 2004. Quem está com idade igual ou superior a 35 anos, permaneceu na lista totalizando em 96 competidores. “O número de atletas é para atender um cronograma de dois dias de competição”, explica Mauricio Fagundes, diretor da South to South.
Os atletas têm até o dia 15 de julho para se inscreverem. Caso não seja confirmada a participação, será aberta para os outros surfistas. “Os atletas convidados poderão se inscrever até o dia 15 de julho. Depois iremos abrir para outros atletas que estão na lista de espera. Já temos 18 alternates no aguardo”, avisa Marcelo Andrade.
Uma das alterações no campeonato foi a inclusão da categoria Gran Master, para atletas acima de 41 anos, com premiação de R$ 5 mil. “Vamos fazer a Gran Master a pedido dos atletas para que a disputa fosse mais justa. Segundo eles, são gerações distintas com um nível de surf diferente. Assim resolvemos ter duas categorias. Uma com atletas de 35 até 40 anos e outra de 41 em diante”, informa Marcelo, que espera ver uma grande confraternização em Itamambuca.
“A expectativa é a melhor possível. Vai ser uma grande festa e uma oportunidade para reencontrar grandes atletas que fazem parte da história do surf nacional. Além de ser o primeiro evento Master da Abrasp. Certamente, será o começo, quem sabe, de um circuito anual da categoria”, visualiza. Na ocasião será comemorado o aniversário de 18 anos de atividades da Abrasp.
As inscrições estão abertas e os atletas convidados devem entrar em contato com a Abrasp. As categorias em jogo são: Master (64 vagas, para nascidos em 1970 em diante), valor R$ 100,00 e Gran Master (32 vagas, para nascidos em 1964, em diante), valor R$ 80,00. A premiação para o Master será de R$ 20 mil, enquanto na Gran Master de R$ 5 mil.
O comprovante do pagamento deverá ser obrigatoriamente enviado à Abrasp via fax nos números (21) 2203-2546 ou (48) 232-1576. O atleta deverá confirmar o recebimento junto à entidade através dos telefones (21) 2223-0614 ou (48) 232-1009.
O 1o Campeonato Brasileiro Profissional Master tem o patrocínio principal da South to South. Apoio: Sky Artes Gráficas, Adina, Sticle, Prefeitura de Ubatuba, Associação Ubatuba de Surf. Divulgação: Revista Hardcore, Alma Surf e Jornal Drop.
Contas da Abrasp para depósito:
Bradesco – Agência: 3469-0 - C/C: 10347-0
Itaú – Agência: 0289 - C/C: 24732-2
Banco do Brasil – Agência: 03185-2 – C/C: 1452-4
Unibanco – Agência 0476 – C/C: 202885-2

Lista de convidados em ordem alfabética:

Adalvo Argolo
Adriano Vasconcelos
Alexandre Herdy
Alexandre Piola
Almir Salazar
Amaro do Tombo
Amauri Piu
Antar Teixeira
Beto Cavalheiro
Carlos Burle
Carlos Kxote
Carlos Santos
Cauli Rodrigues
Claudio Marroquim
Dada Figueiredo
Daniel Miranda
Davi Husadel
Davi Ribeiro
Douglas Lima
Edinho
Eduardo Bolonha
Eduardo Coutinho
Eraldo Gueiros
Fabio Gouveia
Fabio Quencas
Felipe Dantas
Fernando Bittencourt
Fernando Correa
Fernando Graça
Flavio Padaratz
Fred Dorey
Fred Guaraná
Gugu de Cabo Frio
Guilherme Gross
Guto Carvalho
Helio Bittencourt
Hilton do Vale
Icaro Cavalhero
Ivan Junkes
Jair de Oliveira
Jânio Argolo
Jerônimo Teles
João Mauricio Jabour
Joca Junior
Joca Seco
Jojó de Olivença
Jorge Bayley
José Anníbal
Julio Adler
Junior Maciel
Kias de Souza
Leandro Breda
Léo Chinês
Luís Vasconcelos
Luiz Neguinho
Magnus Dias
Marcelo Boscoli
Marcelo Nana
Marcelo Peixe
Marcio Orelha
Marcos Ritchie
Marcus Brasa
Maurício Orelinha
Miguel Kuri
Nelson Ferreira
Neno do Tombo
Olimpinho
Paulo do Tombo
Paulo Kid
Paulo Mota
Paulo Rabelo
Paulo Zulu
Pedro Muller
Picuruta Salazar
Renan Rocha
Renato Phebo
Ricardo Bocão
Ricardo Chagas
Ricardo Tatuí
Ricardo Toledo
Roberto Casquinha
Rodolfo Lima
Rodrigo Munhoz
Rodrigo Resende
Rogério Alemão
Rosaldo Cavalcante
Saulo Fidalgo
Saulo Lyra
Sérgio Noronha
Tadeu Pereira
Tequinho do Tombo
Tinguinha Lima
Wagner Pupo
Zé Paulo
Zé Radiola
Zecão
(Fonte: Fama Assessoria)

Ação Litoral
 
Artigo Topo

É CERTO e é errado!
Ronaldo Dias

É certo, que o ponto de partida para a solução de todos nossos problemas de sazonalidade, bem como da recuperação de nossas atividades econômicas, começa com a recuperação total de nossas estradas de acesso. Errado é se conformar com esta “meia sola” (apenas nos acostamentos) sem recuperação do leito, sem pistas duplas, sem balizamentos (nos trechos onde a “estrada” virou rua) com as suas inúmeras e perigosas lombadas, entre tantos outros detalhes pertinentes (que não estão previstos) a uma rodovia moderna. É certo que o PNMT (Programa Nacional de Municipalização do Turismo) traria excelentes resultados. É errado acreditar que não não seria necessária a participação de todos nós, inclusive de você. Errado, são os municípios vizinhos que, sistematicamente, tem “despejado” em nossa cidade um número absurdo de mendigos, doentes mentais e desocupados. Errado é o responsável não tomar atitudes. É certo que há uma enorme proliferação de construções clandestinas (que não sofrem nenhuma fiscalização) ao longo de “trilhas” (inicialmente de pedestres) em quase todos os finais de rua, de todos os bairros. Morro acima ou morro abaixo. Do lado de mananciais, em áreas de preservação e de Parque. É certo que são problemas insolúveis em breve espaço de tempo. É certo que temos 80% do território disponível como área de Preservação. É errado não ter controle de sua ocupação. É certo que, já, já não vai caber todo mundo (dentro da lei). É errado fingir que cabe. É certo que, um barco projetado para dez pessoas, flutue. É errado pensar que colocando 20 pessoas, ele não irá afundar. É certo, que lixeiras nas vias públicas, (sem higiene alguma) são focos de proliferação de inúmeras doenças infecto-contagiosas, além de “poluírem” o meio ambiente. É errado, o descaso, a tolerância, a conivência e, a omissão. É certo, que a compactação e a estabilidade dos paralelos (nas ruas do centro que estão sendo asfaltadas) são a base ideal para a cobertura. É errado pensar que é um desperdício. É certo que somos a Capital do Surf? É errado, o nosso esporte “oficial”, não ter o apoio merecido. É certo que o transito da Praia Grande será (novamente) caótico no próximo verão. É errado não planejar alambrados e passarelas (patrocinadas) com a devida antecedência. É certo que é necessária a disciplina (em nome da segurança que a caótica rodovia em si, não tem) das placas indicativas e ou comerciais ao longo das rodovias, mesmo tratando-se de uma cidade turística. É errado o DER “retirar” ou se “contrapor” apenas a algumas. Dá o que pensar. É certo que temos de oferecer o “melhor” aos turistas. É errado pensar que esta “oferta” não tem custo. É certo cobrar estacionamento em zonas de interesse turístico. É errado não oferecer serviços e comodidades correspondentes. Vou parar por aqui, porque dentre estas e, tantas outras observações, o mais certo é que há muita coisa para se corrigir.

Ronaldo Dias
Ubatuba, SP

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Parabéns - Parabéns ao vereador Charles Medeiros pelas disposições à Semana Hans Staden. Muitos vezes, os recursos materiais, rendem-se às idéias inteligentes.

Ronaldo Dias
Ubatuba, SP


O Resgate da História e a Paz - “Os índios Tupinambás foram os primeiros habitantes da região de Ubatuba. Eram excelentes canoeiros e viviam em paz com os índios do planalto, até a chegada dos portugueses e franceses, que tentaram escravizar os índios, com o intuito de colonização. Os Tupinambás e Tupiniquins organizaram-se, formando a "Confederação dos Tamoios" e passaram a enfrentar os portugueses (Tamoio é uma palavra da língua falada pelos Tupinambás, que significa "o mais antigo, o dono da terra", portanto a Confederação era a união dos índios, verdadeiros donos da terra) “...Para nossa cidade, tão descaracterizada arquitetônica e culturalmente, surge no horizonte próximo uma chance de pagarmos o tributo histórico à CUNHAMBEBE: A anunciada reurbanização da avenida Iperoyg, com obras marcadas para março de 2003. A inclusão, COMO PEÇA PRINCIPAL nesta reurbanização de um monumento, retratando a PAZ DE IPEROYG, monumento este, de porte proporcional ao tamanho da importância deste fato para a história do Brasil e de Ubatuba é imprescindível. Já deixamos de lado, por tantas oportunidades, nossa história de lado. Um marco deste porte e desta natureza, preterido (em investimentos no turismo) em tantas outras oportunidades, deve ser o principal dentre todos os”. Acessórios urbanísticos previstos para a tão desgastada, abandonada e mal ocupada (principalmente por hordas de mendigos, doentes mentais e desocupados de outras paragens) avenida. Resgatar a tão importante, procurada e, ao mesmo tempo esquecida PAZ, será um marco que trará tantos benefícios que precisarei de uma outra oportunidade para enumera-los. Espero, e acho que muita gente também, que nesta oportunidade, se pense grande para o planejamento e para a execução deste marco histórico. Com certeza, não faltarão recursos nem boa vontade do financiador da obra (DADE) mesmo porque, este mesmo órgão já doou verbas vultosas para o município, destinadas a obras de menor ou de acessória importância. Esta não é uma obra para amadores. Vamos aguardar. Ansiosos e desejando que os responsáveis tenham a inspiração necessária, para dar a este monumento, que será também um marco do nosso orgulho de ser palco da história do Brasil, a beleza e a profundidade da PAZ. Uma boa idéia para Charles?

Ronaldo Dias
Ubatuba, SP


Quando se perde a alma... - Quando você chama Orestes Quércia de ladrão de carrinho de pipoca e depois pede e recebe o apoio dele;
Quando você passa a vida chamando Paulo Salim Maluf de tudo quanto é nome, e depois incorpora o partido dele à sua base de apoio no Congresso;
Quando você inferniza o governo José Sarney e toda a herança dele, inclusive a candidatura de sua filha à Presidência, e depois o transforma em um sábio conselheiro de seu governo;
Quando você diz o diabo de Antonio Carlos Magalhães e depois aceita o apoio dele.
Quando você ataca feroz e vigorosamente a política econômica do seu antecessor, e depois pratica política idêntica;
Quando você sataniza toda a sua vida o Fundo Monetário Internacional e depois aplica condições (não pedidas) ainda mais draconianas para o acordo com o ex-Satã;
Quando você passa a vida ensinando aos outros quais são as políticas sociais certas, e depois não consegue fazer a política social certa, a ponto de ter que demitir, em apenas um ano, dois dos responsáveis por elas.
Quando você se alia aos antigos inimigos e expulsa antigos companheiros cujo único crime foi o de continuar defendendo o que você defendia até a véspera;
Quando você faz campanha eleitoral prometendo mudança e inicia o discurso de posse com uma única palavra (exatamente "mudança") e depois muda muito pouco ou nada.
Quando você faz tudo isso, você rifou seus princípios, vendeu a sua história e tornou-se um ser amorfo, sem alma, sem projeto, a não ser o projeto de permanecer no poder.
Enterra o orgulho pela história já vivida, porque não pode permitir que investiguem a sua nova história.
Nem você mesmo sabe se existe ou não "conduta irregular" de um funcionário seu, como admite agora até o seu líder no Senado, Aloizio Mercadante.
Enfim, tem de jogar o jogo como quase todos jogaram antes de você.
E fracassaram.
Temo que seja tarde para voltar atrás e re-reescrever a história e que um filme velho e triste está sendo reencenado com novo elenco.

Clovis Rossi
Paris, França


FOME: o flagelo de uma causa ou de uma conseqüência? (Esta matéria foi escrita em janeiro de 2003 e, não havia ou ainda não se conhecia, os mensalões).
Lula esta certo. A fome é o maior flagelo humano. Vamos acabar com ela! O ser humano consegue suportar inúmeras agruras mas, perece sem alimento. Mas, o que vale viver, por exemplo, sem dignidade? Receber um prato de comida, na hora da fome é salvador, mas receber condições de “ganhar”, com o próprio suor, o sustento é gratificante e tão necessário quanto o próprio alimento.
Como seria receber “eternamente” 3 refeições por dia doadas pelo governo? Ter casa própria, doada pelo governo; ter um pedaço de terra doado pelo governo; ter saúde, doada pelo governo; ter educação, doada pelo governo. Ter mesada, bancada pelo governo; ter férias; bancada pelo governo. Ninguém mais precisaria trabalhar? Quem não mereceria? Quem não aceitaria? Quem pagaria tudo isso? Esta semana, uma reportagem sobre os deslizamentos em Minas Gerais, causados pelas fortes chuvas, a família mais atingida, inclusive com perdas de vidas, tinha voltado para esta área de risco, após VENDER a casa, que tinha recebido da prefeitura, em local adequado. Ganharão outra casa? Quantos ganharão?
Muitos dos Sem Terras, aquinhoados com “áreas” bastante razoáveis,para plantar seu “sustento” e ainda casa, sementes, assistência técnica etc, também vendem “seus direitos” sobre estas terras para “entrar na fila” novamente para receber mais um “PEIXE”. Nestes casos todos, a ação humanitária, do prato de comida, vira meio de vida. Afinal, os recursos são escassos e finitos, além do que, quem não recebe é que , mesmo indiretamente, acaba pagando essas contas todas.
Contas que chegam em forma de impostos (que diminuem investimentos e empregos), juros extorsivos, alta nos combustíveis, em custos elevados nas prateleiras dos supermercados, nos investimentos na saúde, na educação e na segurança de quem esta na ativa. Trabalhando. Produzindo. Além é claro, de penalizar os aposentados que não recebem para os remédios. Uma bola de neve. Parece que a equação, “fome”, não é tão simples. Acredito na dignidade humana e, assim sendo, o emprego, não mais um “PEIXE”. É a “vara de pescar”.
O que adianta tantos impostos, que tanto oneram as folhas de pagamentos, e tantos “direitos” trabalhistas, se apenas existem para aqueles que estão empregados? Porque é tão desproporcional as aposentadorias do setor público em relação ao privado? Porque não desonerar a produção? As exportações, a agricultura? A pecuária? Porque não investir no turismo se é a indústria que mais cria empregos? Porque o BNDES só financia grandes empresas e privatizações? O Banco mudou de nome? O que quer dizer o “S” deste banco?
Não é fácil achar o fio desta meada. Tenho sim, muita esperança neste novo governo. Afinal é nossa única alternativa. Mas, fico em dúvida em tudo que leio, vejo e ouço. Da retórica a ação tem muita “estrada”. Por enquanto, acredito até pela reserva que me faz a idade, tenho como certo que: A fome, não é causa. É muito mais, conseqüência.
Ubatuba, 28/01/2003

Ronaldo Dias
Ubatuba, SP

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br

Atenção! - A sessão Foto do Dia passará a divulgar também fotos de pessoas da região. Esta será nossa forma de homenagear e prestigiar pessoas de destaque no Litoral Norte. As fotos enviadas deverão ser no enquadramento "close" podendo ser coloria ou PB, no tamanho mínimo de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi. O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma..

Ubatuba:

Praia do Itaguá - Nelson Schimidt

Praia do Itaguá
©Nelson Schimidt

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor

contador, formmail cgi, recursos de e-mail gratis para web site