Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quarta-feira, 06 de julho de 2005 - Nº 1315 Edições Anteriores

Sol e Vida Inteligraph Uba-Uba

Região
Polícia localiza avião na Serra do Mar

Prefeitos do Litoral Norte assinam compromisso para criação de aterro sanitário
Obras de gasoduto devem atrasar

Caraguatatuba
Atletas e espectadores elogiam cerimônia de abertura do 49º Jogos Regionais em Caraguá
Modalidades extras e olímpicas estarão nos Jogos Regionais em Caraguá
Grandes nomes do beach Soccer novamente nas areias de Caraguá
Reunião de preparação dos cerimoniais de premiação acontece no CEPROLIN
‘Caraguá Bike Week’ acontece de 11 a 14 de agosto
As atrações do Caraguá Bike Week 2005
Alunos de 10 escolas municipais participaram de formaturas do PROERD em Caraguá
Programa Caravanas do Conhecimento leva 160 crianças de Caraguá para conhecer interior paulista
Martin pode ter posto de gasolina: projeto foi aprovado e sancionado
Vereador A.G. Pereira fica indignado com o ato de vandalismo praticado na praça do Tinga
Pardim faz balanço positivo da visita realizada a Urucu no Amazonas
Programação FUNDACC para julho 2005
Menor rouba para gastar em festas


Ilhabela
Lars Grael comandará barco argentino na Semana Internacional de Vela de Ilhabela

Ilhabela realiza 2ª Conferência das Cidades

São Sebastião
Bimotor é encontrado em São Sebastião
Canto do Mar espera solução para falta de rede de esgoto

Sindserv denuncia diretor regional ao MP por suposto “assédio moral”
Reunião com pescadores confirma projeto de entreposto no Bairro
Delegação de São Sebastião parte para os 49º Jogos Regionais
Artesões e artistas sebastianenses participam do Revelando São Paulo
1º Arraiá Caiçara promete agitar o período de férias

Ubatuba
DAC comunica empresas aéreas do interesse de Ubatuba por vôos comerciais
CPI mantém sigilo do depoimento do acusado de desvio de verbas
“Prefeitura no Bairro” realiza grande festa no Perequê-Mirim
Projeto “A onda é Brincar” inicia em Ubatuba
Concurso revive tradição da Escultura na Areia em Ubatuba
Ubatuba estréia nos Jogos Regionais
Banco do Povo em Ubatuba já financiou mais de R$ 500 mil
Hortas suspensas despertam interesse em Ubatuba
Reunião CONSEG de Ubatuba
Ubatuba homenageia Amácio Mazzaroppi

Seções
Artigo
Carta do Leitor
Foto do Dia


Notícias da Região Topo

Polícia localiza avião na Serra do Mar
Aeronáutica recolhe hoje destroços da aeronave para obter informações sobre possíveis causas do acidente

Litoral Norte - Os destroços do avião monomotor Tupi, de prefixo PT-RJK, cor branca, pertencente ao Aeroclube de São Paulo, desaparecido desde o dia 6 de dezembro de 1995, foram localizados ontem pela Polícia Ambiental na da Serra do Mar, no município de Natividade da Serra. O corpo do piloto da aeronave, Fábio Aires, de São Paulo, não foi localizado.
Segundo o comandante da Polícia Ambiental no Vale do Paraíba, capitão Marcos de Castro Simanovic, uma denúncia anônima indicou o local onde se encontravam os destroços da aeronave. Cinco policiais ambientais foram até o local na manhã ontem, acompanhados de um amigo do piloto.
O tenente Emílio Ornelas, que participou das buscas, disse que a aeronave estava na mata, próximo a Fazenda da Ponte Furada, no bairro dos Martins, em Natividade da Serra. "Precisamos caminhar 1h30 no interior da mata para localizar os destroços", disse.
Segundo Ornelas, os destroços estavam espalhados. Ele disse acreditar que a aeronave pode ter se chocado contra o morro. Os policiais tentaram localizar o corpo do piloto, mas a mata, bastante fechada, impediu que eles vistoriassem uma área maior.
Os policiais encontraram apenas um par de tênis e um relógio sem a pulseira, que pertenceriam ao piloto.
"O ideal é retornar aqui com mais policiais e fazer uma grande varredura na mata, inclusive, com equipamentos adequados", afirmou. A Polícia Ambiental tentava ontem à noite conseguir o helicóptero Águia da Polícia Militar para facilitar o acesso até o local.
No início da noite de ontem, o comando da Polícia Ambiental em Taubaté tentava contatar a família do piloto em São Paulo para informar a localização da aeronave.
Técnicos da Aeronáutica e da Polícia Civil irão até local hoje onde a aeronave foi localizada para dar início às investigações que devem apontar as causas do acidentes. Foi a segunda aeronave acidentada localizada em oito meses na região (leia texto abaixo).
O acidente ocorreu na manhã do dia 6 de dezembro de 95, quando Aires realizava um vôo entre São Paulo e Ubatuba. Segundo o major Wagner Cirilo, do Serac 4 (Serviço Regional de Aviação Civil), as buscas ao monomotor Tupi, uma aeronave fabricada pela Embraer, com capacidade para 4 pessoas e com cerca de 4 m de comprimento, foram realizadas durante 30 dias.
Segundo Cirilo, partes dos destroços recolhidos na Serra do Mar poderão ajudar a Aeronáutica a esclarecer as possíveis causas do acidente. "A aeronáutica poderá reabrir as investigações ou definitivamente dar por encerrado o caso com a localização dos destroços", disse. (Fonte: ValeParaibano)

Prefeitos do Litoral Norte assinam compromisso para criação de aterro sanitário


Litoral Norte - Prefeitos do Litoral Norte se reuniram em Caraguatatuba com o Secretário de Estado do Meio Ambiente, José Goldemberg, para a assinatura de um termo de compromisso que dará andamento à criação do aterro sanitário, o qual possibilitará uma economia e conseqüentemente o investimento em melhorias nas áreas de saúde, educação, entre outros
Para minimizar os problemas que as quatro cidades do Litoral Norte vêm enfrentando em relação ao depósito do lixo, os prefeitos, José Pereira de Aguilar, de Caraguatatuba, Juan Manoel Pons Garcia, de São Sebastião, Manoel Marcos de Jesus Ferreira, de Ilha Bela e Eduardo de Souza César, de Ubatuba, estiveram reunidos, nesta terça-feira 5, na sede da Secretaria Municipal de Educação de Caraguatatuba, com o Secretário do Estado de Meio Ambiente, José Goldemberg para assinatura do Termo de Compromisso de Intenções para a criação de um consórcio que tratará da viabilização de um aterro sanitário na região.
No início da reunião, que contou também com a presença do Secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca de Caraguatatuba, Auracy Mansano Filho, os quatro prefeitos confirmaram intenção do convênio justificando a criação do aterro por questões de grande importância como a saúde e a economia que será gerada com a criação de um aterro sanitário para os municípios do Litoral Norte.
“Resolver o problema de lixo em nossa região é uma questão de honra, pois a transferência desses resíduos para outras cidades representa prejuízo financeiro. O que se gasta com esse transporte, pode ser revertido em recursos para a saúde e a educação, por exemplo”, destacou o prefeito Aguilar.
José Goldemberg explicou que essa reunião entre os prefeitos é considerada um o um momento histórico, pois a criação do consórcio representará uma força a mais da região junto ao governo estadual.
“Com isso, assim que o projeto (do aterro sanitário) estiver efetivamente criado, o Estado dará a liberação de funcionamento o mais rápido possível”, enfatizou o Secretário do Estado de Meio Ambiente, que aproveitou para oferecer ainda um recurso financeiro, junto ao FECOP (Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição), para a elaboração do projeto.
“O valor desse recurso dependerá da grandeza do consórcio”, explicou José Goldemberg.
A engenheira da CETESB (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental), Lady Virginia Meneses, apresentou aos prefeitos, a conclusão de um estudo, o qual apontou o único lugar, em todo o Litoral Norte, onde se pode criar o aterro sanitário. Esse local está na região da fazenda Pau d’Alho, que possui uma área de 350 mil metros quadrados.
Segundo a engenheira, o local seria suficiente para receber as 200 toneladas de lixo diário produzidas pelas quatro cidades em um período de 20 anos. “Se considerarmos ainda a separação do lixo reciclável, a vida útil desse aterro aumentaria consideravelmente”, enfatiza.
Lady Virginia concluiu a exposição desse estudo explicando aos prefeitos que “após a assinatura do termo de compromisso, o próximo passo deverá ser a criação do Protocolo de Intenções, o qual oficializará o consórcio que dará andamento às próximas ações.
A próxima etapa é a criação do aterro, que será administrado pelo futuro CITTRES (Centro Integrado Técnico de Tratamento de Resíduos Sólidos e Disposição Final), composto por representantes dos municípios do Litoral Norte”, finalizou. (Fonte: Correio do Litoral)

Obras de gasoduto devem atrasar


Litoral Norte - A perspectiva de menor disponibilidade de gás natural no campo de Mexilhão (antigo BS-400), em águas do arquipélago de Ilhabela, na Bacia de Santos, já faz com que o governo admita atrasar a entrada em operação do Gasene, o gasoduto que, a partir de 2007, deverá levar o gás da região Sudeste para o Nordeste do País.
A secretária de Petróleo e Gás Natural do Ministério de Minas e Energia, Maria das Graças Foster, disse que o governo aguarda apenas a conclusão das avaliações do campo - cuja reserva inicialmente era estimada em 419 bilhões de metros cúbicos -, provavelmente entre agosto e setembro, para redefinir o cronograma do Gasene.
Segundo a secretária, os trabalhos desenvolvidos pela Petrobras nos últimos meses, no campo, indicam uma menor disponibilidade de gás do que a anteriormente divulgada. Até que os trabalhos sejam concluídos, porém, a Petrobras mantém a estimativa de produção diária de 15 milhões de metros cúbicos.
Diante de tais incertezas, a secretária defende a necessidade de ampliação das importações de gás da Bolívia, atualmente limitadas a 24 milhões de metros cúbicos por dia.
Com capacidade projetada para transporte de 30 milhões de metros cúbicos/dia, o gasoduto teria que ter sua oferta ampliada em algo em torno de 8 milhões de metros cúbicos, em 2009. (Fonte: Correio do Litoral)

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba

Atletas e espectadores elogiam cerimônia de abertura do 49º Jogos Regionais em Caraguá
A abertura do 49º Jogos Regionais impressionou o público presente. Os atletas também falaram sobre a organização do evento que nesse ano contou com a participação especial do jogador da NBA Nenê Hilário

Caraguatatuba - Vários atletas das diversas delegações inscritas participaram da abertura do 49º Jogos Regionais, realizada às 19h, no CEMUG - Centro Esportivo Municipal “Ubaldo Gonçalves”.
O Juramento do Atleta foi realizado por Fabiano Freitas Daniel, nascido em 20/01/1980 em São José dos Campos, que compete há 2 anos por Caraguatatuba nos Jogos Regionais, em modadidades para portadores de deficiência física, e que nos Jogos em 2004, conseguiu a 1ª colocação na prova de natação nos 50 e 100 metros livres.
Os atletas demonstraram-se entusiasmados com a abertura e puderam constatar a alegre recepção da população caiçara.
Melina dos Santos Azevedo, 21, jogadora de futebol de campo do time de Suzano, disse que em seu 5º ano competindo nos Jogos Regionais, essa foi a abertura mais organizada. A atleta ainda comentou sobre o regulamento: “Esse ano as regras estão mais rígidas, o pessoal está mais ciente do que realmente é um Jogo Regional”.
Além da cerimônia com o desfile das delegações, os espectadores puderam assistir a apresentações da fanfarra da EMEF (Escola Municipal de Educação Fundamental) “Profº Alaor Xavier Junqueira”, do bairro Travessão, e das alunas da EE(Escola Estadual) “Colônia dos Pescadores”, que apresentaram uma dança com o tema “Planeta Água”.
A estudante de Direito, Katerine do Nascimento Silva, que assistiu a abertura dos Jogos no ano passado, afirmou que nesse ano foi mais organizada. Katerine ainda se emocionou com as apresentações: “a participação das meninas na dança final foi linda”.
No final da abertura o jogador Nenê Hilário, que marcou presença no palanque junto às autoridades, posou para fotos com o público e deixou uma mensagem para todos os atletas participantes dos Jogos: “Oportunidade é oportunidade, não importa se é em Jogos Regionais ou Jogos Abertos, o importante é o atleta agarrar essa chance e se mostrar empenhado”, finalizou o astro internacional. (Fonte: PMC)

Modalidades extras e olímpicas estarão nos Jogos Regionais em Caraguá
Atletas da Seleção Brasileira de Beach Soccer: Jorginho, Betinho, Goleiro Fanta e o Técnico Marcelo Mendes estarão em Caraguá.

Caraguatatuba - O 49º Jogos Regionais de 2005 não terão modalidades vinculadas nem de apresentação como no ano passado. Além das oficiais, os Jogos terão este ano as modalidades extras, que são aquelas escolhidas pelo município sede dos jogos e também pela coordenadoria dos Jogos.
Uma das modalidades extras este ano é o Kung Fu, que será disputado pela primeira vez na história dos Jogos Regionais. O kung fu também estréia nas Olimpíadas de 2008, em Pequim na China.
Outra novidade olímpica entre as modalidades extras é o Bicicross, que será disputado pela segunda vez nos Jogos Regionais, em Caraguá, e passa a modalidade Olímpica nos jogos de Pequim em 2008.
Outro esporte que mereceu oportunidades dentro dos Jogos Regionais em Caraguatatuba é a vela oceânica, que está entre as modalidades extras inéditas este ano nos Jogos Regionais. A canoagem oceânica é outra modalidade aquática e promete revelar novos talentos de Caraguatatuba, já a equipe do município está no rol das melhores nos campeonatos brasileiros.
Os Jogos Regionais em Caraguá terão este ano 13 modalidades extras entre feminino e masculino sendo disputadas: beach soccer F e M, bicicross F e M, canoagem F e M, futvolei M, Kung Fu F e M, skate F e M e Vela F e M.
Ao todo 549 atletas disputarão modalidades extras em Caraguatatuba este ano, e embora não contem pontos para a classificação do Jogos, muitos municípios estarão disputando as diversas modalidades.
Para se ter uma idéia, mais de 10 municípios estarão disputando novamente o beach soccer nas areias de Caraguatatuba. “Caraguá saiu na frente”, conta o secretário municipal de Esporte e Recreação de Caraguatatuba, Nivaldo Alves, comemorando a iniciativa da Fifa (Federação Internacional de Futebol) em oficializar o beach soccer. “Agora o beach soccer é como o futebol de campo e terá todo o respeito merecido internacionalmente”.
Caraguatatuba será representada em todas as modalidades extras este ano, com cerca de 74 atletas. Segundo explicou o secretário Nivaldo Alves, as extras são importantes mesmo não contando pontos para os jogos oficiais, porque são oportunidades para atletas de diversas modalidades se apresentarem. “Geralmente as modalidades escolhidas como extras tem novas oportunidades nos anos seguintes, um exemplo é o evento deste ano que só teve duas modalidades retiradas, o futebol de botão e a luta olímpica”, explicou. (Fonte: PMC)

Grandes nomes do beach Soccer novamente nas areias de Caraguá

Caraguatatuba - Repetindo o sucesso das partidas de beach soccer em Caraguatatuba, o 49º Jogos Regionais terá a presença de grandes nomes do beach soccer como o Jorginho, o melhor jogador do mundo; Betinho, e Fanta, o goleiro reserva da Seleção Brasileira. Os jogos irão acontecer de 12 a 16, na arena da Praia do Indaiá, ao lado da pista de bicicross.
Palestra com técnico da seleção - O técnico da Seleção Brasileira de Beach Soccer, Marcelo Mendes, ministrará uma palestra sobre beach soccer em Caraguá, no próximo dia 11 de julho, no auditório do Ceprolin, às 20 horas. A palestra é aberta ao público e gratuita.

Tabela das modalidades extras

Skate
Cidades Participantes = 9
Número de Atletas = 50
Dia 06 de julho
Local: Pista de Skate – Av: Arthur Costa Filho – Praça Tom Ferreira
Inicio às 10h00

Bicicross
Cidades Participantes = 6
Número de Atletas = 100
Dia 09 de julho
Local: Pista de Bicicross. Av: Geraldo Nogueira da Silva.
Inicio às 08h00

Futevôlei
Cidades Participantes = 5
Número de Atletas = 20
Dia 11 de julho
Local:Arena de Beach Soccer – Av: Geraldo Nogueira da Silva (Bicicross).
Inicio às 10h00

Beach Soccer
Cidades Participantes = 10
Número de Atletas = 100
Dia 12 a 16 de julho
Local:Arena de Beach Soccer – Av: Geraldo Nogueira da Silva (Bicicross).
Inicio às 10h00
Novidade: Presença confirmada dos Atletas da Seleção Brasileira de Beach Soccer, Jorginho, Betinho, Goleiro Fanta e o Tecnico Marcelo Mendes.

Canoagem
Cidades Participantes = 4
Número de Atletas = 35
Dia 15 de julho
Local: Praia da Tabatinga
Inicio às 09h00

Vela
Cidades Participantes = 4
Número de Atletas = 94
Dias 15 e 16 de julho
Local: Praia da Tabatinga
Inicio às 14h00

Kung Fu
Cidades Participantes = 10
Número de Atletas = 150
Dia 16 de julho
Local: Ginásio do Colégio e Faculdades Modulo
Inicio às 09h00

TOTAL DE ATLETAS NAS MODALIDADES EXTRAS 549. (Fonte: PMC)

Reunião de preparação dos cerimoniais de premiação acontece no CEPROLIN

Caraguatatuba - A equipe de Cerimonial e premiação do 49º Jogos Regionais definiu os preparativos para as premiações que acontecerão durante a realização do 49º Jogos Regionais. Uma reunião para os últimos acertos foi realizada nesta terça-feira 5, entre integrantes e coordenadoras
Uma reunião para definir os preparativos das cerimônias de premiação dos Jogos Regionais, foi realizada nesta terça-feira dia 05, no CEPROLIN (Centro de Educação Profissional do Litoral Norte).
A equipe de premiação é formada pela coordenadora geral de cerimonial da Secretaria da Juventude Esportes e Lazer nos Jogos Regionais, Maria Selma Araújo Pereira, a chefe de cerimonial da prefeitura de Caraguatatuba, Ana Carolina Muri e a coordenadora de cerimonial do Comitê Organizador dos Jogos, Cássia Bueno.
Durante a reunião, foram transmitidas aos 35 integrantes da equipe de cerimonial algumas regras e dicas de como se comportar durante os jogos, como organizar os atletas a serem premiados, além da organização da mesa e bandejas onde são arrumadas as medalhas e troféus por ordem de premiação.
Segundo a chefe de cerimonial da prefeitura de Caraguá, Ana Carolina Muri, foram formadas 7 equipes com 5 integrantes, sendo um coordenador e quatro responsáveis pela realização das entregas de medalhas e troféus.
Serão contempladas 32 modalidades oficiais e 7 modalidades extras. (Fonte: PMC)

‘Caraguá Bike Week’ acontece de 11 a 14 de agosto
Autoridades municipais e policiais reúnem-se para discutir a segurança no ‘Caraguá Bike Week’, considerado o maior encontro de motociclistas do litoral brasileiro.


Caraguatatuba - O Caraguá Bike Week - encontro de motociclistas em Caraguatatuba, que acontece de 11 a 14 de agosto de 2005, foi tema de reunião entre o empresário José Lopes e o Secretário Municipal de Turismo, Ricardo Ribeiro; os representantes da Polícia Militar Capitão, PM Marcos Antonio Marcondes de Carvalho, Tenente PM Marcus Fernando, 2º Sargento PM Abreu; o diretor da Divisão de Trânsito, Celso Rapacci; e a coordenadora da Defesa Civil, Cláudia G. Prado Ruiz.
O secretário de Turismo, Ricardo Ribeiro, promoveu a reunião para preparar o sistema de segurança do evento. “Precisamos pensar desde já nas maneiras de apurar o melhor público para o evento, começando pelas estradas”. O secretário pediu ao organizador do evento, José Lopes, um layout de como deverá ser montado o Caraguá Bike Week este ano.
Segundo José Lopes, o evento vai acontecer na Praça de Eventos nos moldes do ano passado, com catraca na entrada da Praça de Eventos, estacionamento interno de motos, área para manobras, praça de alimentação, feira de negócios e placo para apresentações musicais.
O Caraguá Bike Week é considerado o maior encontro de motociclistas do litoral brasileiro. Lopes também considera a segurança importante porque grande parte dos motociclistas viajam milhares de quilômetros para participar do evento em Caraguatatuba e merecem a tranqüilidade de que suas motos estão seguras. “Notícias de furtos ou assaltos também atrapalham a adesão das grandes empresas ao evento”, disse Lopes.
O Capitão Marcondes disse que a atuação da polícia deverá ser rigorosa e que não será permitida a circulação irregular de motociclistas. “Vamos exigir o que é correto, de acordo com a Lei, capacetes, documentações, as manobras não poderão ser feitas na rua, tudo para garantir a segurança do público e também dos participantes. “O trabalho da Polícia Rodoviária no alto da serra deverá filtrar o público participante que não esteja de acordo com as normas de segurança”.
Foram debatidos ainda as possibilidades de estacionamento, mão de obra, pesquisa de opinião ,a produção de folhetos de orientação, a participação da Associação Comercial e Empresarial e da Associação de Hotéis e Pousadas, que já está fazendo um campanha com promoções para atrair os motociclistas. (Fonte: PMC)

As atrações do Caraguá Bike Week 2005

‘MotoXTreme’ - A equipe MotoXTreme, liderada pelo piloto Marcos Fabrício "Dracena", com 18 anos de motocross, estará se apresentando no Caraguá Bike Week, realizando shows acrobáticos com suas motos sobre uma carreta de aproximadamente 25m de extensão, garantindo muita diversão e adrenalina! Site oficial MotoXTreme: www.motoxtreme.com.br

‘Raul Seixas’ - O palco do Caraguá Bike Week vai ser tomado por fãs de Raul Seixas, durante o evento. Quem relembra sucessos de um dos maiores nomes do rock nacional é Amorim Meneezes, já conhecido pelas interpretações quase que ‘incorporadas’ de ‘Rauzito’.
Amorim Meneezes conviveu diretamente com Raul Seixas nos últimos anos de sua vida, ajudando espiritualmente a voltar ao palco. Raul soube agradecer, compondo para o velho amigo, a música ´´ Sou o que Sou´´que Amorim guardou por longo tempo até estar preparado para gravar em seu primeiro LP, que acabou acontecendo em 1990.
A fase Clone de Amorim Meneezes começou em 1983, quando apresentou pela primeira vez o seu show S.O.S Raul, com o intuito de auxiliar Raul Seixas, que não hesitou em incentivar Amorim a continuar com seus espetáculos e, até sugeriou o nome do show: ´´ Tributo a Raul Seixas´´. E de lá para cá, foram centenas de shows realizados por todo o Brasil, sempre garantindo recorde de público por onde passa.
Devido ao seu sucesso, Amorim foi convidado para se apresentar em diversos programas como: Fanzine - Mulheres - Clube do Bolinha - Raul Gil - Programa Silvio Santos - Silvia Poppovick - Ratinho - Programa H - Vídeo Show - Globo Repórter - Altas Horas - João Kleber - João Gordo - Via Satélite - Rede Mulher - Silvio Brito - Super Sábado, entre tantos outros e também Fantástico, que inclusive o elegeu publicamente como o mais fiel discípulo de Raul. Foi escolhido para representar Raul na escola de Samba Mocidade Alegre - SP, foi a voz escolhida pela agência W/Brasil para cantar uma paródia para o Jornal Folha de São Paulo, na campanha do Átlas, mas o destaque fica ao convite da REDE GLOBO para que o artista fizesse um show de abertura do Programa Som Brasil, especial em homenagem a Raul Seixas realizado no estádio do Pacaembú - SP, onde Amorim Meneezes apresentou-se para um público de mais de 50 mil pessoas, que vibrou com a performace e o carisma do único e verdadeiro clone reconhecido por Raul Seixas

Eduardo Suplicy - Paulista, Filho do senador Eduardo Suplicy e da ex-prefeita de São Paulo, Marta Suplicy, Supla toca rock ‘n’ roll desde os 11 anos, quando construiu uma bateria com panelas e latas. Aos 13 ganhou uma bateria e entrou para a banda Metropolis, que logo se tornaria referência do rock undergound paulista, tendo admiradores do naipe de Arnaldo Antunes e Edgard Scandurra. Foi convidado para ser vocalista da banda Zig Zag, que em pouco tempo mudaria de nome para Tokyo. Nesta época a banda já fazia bastante sucesso em São Paulo, e Teço Terpens, vocalista do Joelho de Porco, fez com que gravasse um compacto pela Som Livre.
Logo o grupo lançaria seu primeiro LP, pela CBS, “Humanos”. Ainda no Tokyo, Supla estourou com a música “Garota de Berlim”, que teve participação de Nina Hagen no clipe. Atravessou a década de 90 com alguns sucessos e participações em grandes festivais, como Rock in Rio II e Hollywood Rock, e, em 1995, mudou-se para Nova Iorque, onde montou a banda Psycho69, tocando predominantemente hardcore, e que, em pouco tempo, teria o reconhecimento de bandas importantes da cidade, como Agnostic Front. Por esta época a banda fez ainda uma turnê pela costa leste dos Estados Unidos abrindo o show da lenda do punk rock Ramones. Buscando novas influências, desenvolveu o projeto bossa furiosa, em que misturava jungle e bossa nova, chegando a gravar algumas demos com Bebel Gilberto.
O novo álbum, “Menina Mulher”, é temático, quer dizer, as versões só falam de mulheres e de relacionamentos. Algumas canções contam experiências próprias e outras falam apenas da imaginação. É um disco de rock pra se divertir.
Sempre com estilo irreverente, Supla participou, ainda, de filmes, minisséries, e da primeira edição da Casa dos Artistas, primeiro reality show transmitido pela televisão brasileira.
Supla é mais uma grande atração confirmada no Caraguá Bike Week - A Daytona Brasileira! e estará presente na noite de sábado (13/08) fazendo uma super apresentação.

‘Kid Vinil’ - Voz grave, dança esquisita e agora cavanhaque com cores berrantes. Kid Vinil, veterano batalhador do rock em rádios e tevês e verdadeira enciclopédia ambulante do gênero, reativa seu lado artista e descongela o Magazine, banda que surgiu na mesma safra paulistana de Titãs, Ultraje A Rigor e Ira! mas que acabou não indo para a frente.
Kid Vinil é uma figura ímpar no rock nacional, seja atuando como apresentador de rádio e televisão, fazendo as vezes de DJ ou mesmo ensinando a gente como executivo de gravadora pode usufruir de seu cargo para lançar grandes bandas e selos no Brasil. E agora também resgatando uma velha faceta sua que andava meio adormecida há anos: a de músico.
Na Honestidade (Trama) coloca novamente na ativa o Magazine, um dos grupos mais importantes da mesma safra paulistana que revelou nomes como Titãs, Ira! e Ultraje a Rigor no início dos anos 80. A banda liderada por aquele sujeito esquisito, de voz grave e dança desengonçada, estourou há exatos vinte anos, no boon da new wave verde-e-amarela, com "Sou Boy" (compacto que homenageava os office-boys da grande metrópole e retratava com crueza e muito bom humor o duro cotidiano da profissão).
Logo depois veio mais um hit ("Tic Tic Nervoso"), um álbum (homônimo, recentemente reeditado em CD pela Warner Music nacional), um tema de abertura de novela ("Comeu", de A Gata Comeu) e o fim da banda. Kid ainda tentaria uma nova formação (Kid Vinil & Os Heróis do Brasil, grupo que misturava rockabilly e blues e trazia o hoje reverenciado bluesman brasileiro André Christovam) e um álbum solo com muita veia billy e letras com historietas engraçadas. Tudo isto antes da virada dos 90.
Da formação original do Magazine (que por sua vez já era derivado de uma banda punk chamada Verminose, bem mais falada do que propriamente ouvida) só restaram o vocalista e o baterista Trinkão. Para completar o time, Kid chamou outros dois veteranos de guerra da noite paulistana. O multiinstrumentista e crítico de música Ayrton Mugnaini Jr assumiu o baixo e a função de compositor principal do grupo. E Carlos Nishimiya, também produtor, trouxe para as guitarras um pouco do psicodelismo e das nuances que pontuavam o Maria Angélica Não Mora Mais Aqui, histórica banda independente de São Paulo da metade final da década de 80.
Kid Vinil e banda Magazine estarão se apresentando na sexta-feira (12/08). Esta é a primeira de muitas outras novidades que o Caraguá Bike Week - A Daytona Brasileira! traz para você, amigo motociclista.

‘RIVERS’ - Dentro da programação de shows do Caraguá Bike Week, está confirmada uma das melhores bandas covers de clássicos do Rock que marcaram época do Brasil.
A RIVERS se formou com base no “Rock and Roll” do final dos anos 60 e começo dos anos 70. Maravilhados pelas belas e loucas canções, resolveram que esse seria seu estilo. A Rivers teve início em Julho de 1.999. Começaram tocando em escolas e festas de amigos e, logo depois, em faculdades, festivais universitários, bares, Eventos motociclisticos, shows no interior do Estado (MS) e litoral de São Paulo, em São Vicente.
Atualmente, estão apostando nas suas composições e acreditam que o Rock and Roll também é cultura regional. Uma das curiosidades da banda são as duas meninas que tocam e fazem backing vocal, que é pouco comum. A baixista conduz os grooves com muita pegada, apesar da delicadeza feminina. Parte do som da banda vem da base com peso que a guitarrista produz, que é muito diferenciada dos outros guitarristas. O vocalista interpreta covers muito aproximado ao das vozes originais, mas não deixa de ter sua personalidade vocal, além de toda virtuosidade de solar e cantar ao mesmo tempo. O baterista tem uma bagagem muito grande por ter tocado vários gêneros musicais e ter participado em vários trabalhos regionais, destacando-se pela musicalidade e fazendo apenas o que a música pede, sem exageros, dando sempre prioridade aos detalhes mais importantes, como os arranjos e a sonoridade, deixando a música mais fluente e agradável ao ouvinte. Fonte: www.caraguabikeweek.com.br - (Fonte: PMC)

Alunos de 10 escolas municipais participaram de formaturas do PROERD em Caraguá
O PROERD, que trabalha questões relativas à prevenção contra drogas por meio de uma parceria entre a Polícia Militar e a Secretaria Municipal de Educação de Caraguatatuba, encerrou o trabalho com alunos de 10 escolas da região Sul e Central, com a entrega de certificados aos alunos participantes

Caraguatatuba - O PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas), desenvolvido nas escolas municipais por meio de uma parceria entre a Polícia Militar do Estado de São Paulo – Unidade de Caraguatatuba e Secretaria Municipal de Educação, deu início, no final do mês de junho, às cerimônias de formatura dos alunos participantes do programa no 1º semestre. De acordo com a SME, nessa primeira etapa, foram contemplados com o projeto os alunos da região Norte e Central, totalizando 10 unidades escolares. Além dos certificados, os estudantes receberam brindes e tiveram a presença do leãozinho – mascote do PROERD.
O PROERD foi criado pelo DARE – Distrito Escolar e Departamento de Polícia de Los Angeles em 1983, chegando ao Brasil, dentro do Estado de São Paulo em 1993.
A experiência do programa foi tão boa, que hoje é desenvolvido em mais de 50 países atendendo uma média de 35 milhões de crianças ao ano. Os monitores são os próprios policiais militares, voluntários, treinados e envolvidos com o programa que tem como material uma cartilha e o mascote.
Em Caraguá, os soldados da PM, Lígia e De Paula, trabalham no programa há cerca de cinco anos, abordando junto aos alunos questões relativas à prevenção contra drogas nas unidades escolares da Prefeitura Municipal. As EMEFs participantes das formaturas foram “Luiz Ribeiro Muniz”, da Martim de Sá, “Profª Antonia Ribeiro da Silva”, do Jardim Califórnia, “Benedito Inácio Soares”, do Massaguaçu, “Profª Aída de Castro Almeida Grazioli”, do Rio do Ouro, “Oswaldo Ferreira”, do Casa Branca e “Pedro João de Oliveira”, do bairro Tabatinga, e, Caraguatatuba. (Fonte: PMC)

Programa Caravanas do Conhecimento leva 160 crianças de Caraguá para conhecer interior paulista
As crianças que irão participar do programa “Caravanas do Conhecimento – Redescobrindo o Interior” já estão contando os dias para a viagem de cinco dias que as levarão para conhecer cidades do interior do estado de São Paulo. No próximo dia 18 de julho um total de 160 alunos de quatro escolas municipais, divididos em quatro delegações conhecerá as cidades de Presidente Alves, Itapuí, Balbinos e Guarantã

Caraguatatuba - No dia 30 de junho, uma comissão responsável pelo programa Caravanas do Conhecimento em Caraguá, composta pela coordenadora do programa em na cidade, Evelise Bustamante, o coordenador de monitores, Edivaldo Ormindo da Silva, ambos da Secretaria Municipal de Educação além de 16 monitores, na maioria professores da rede municipal, esteve presente em uma reunião no município de Bertioga, onde todas as cidades participantes do programa aproveitaram para acertar os últimos detalhes com relação à viagem das crianças do Litoral ao Interior paulista. Além da troca de informações e esclarecimentos sobre o programa, houve também uma aula de noções básicas de primeiros socorros com a enfermeira Adriana Giorgeti, do S.A.M.U-SP - Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, de São Paulo.
Na ocasião, as cidades receberam kits contendo camisetas, bonés e pulseiras de identificação para serem distribuídos às crianças participantes. Com esses acessórios será mais fácil o controle dos alunos para que tudo corra bem durante a viagem, da qual participarão 40 alunos de Caraguá, que divididos em quatro turmas de 10, conhecerão os municípios de Presidente Alves, Itapuí, Balbinos e Guarantã.
O programa “Caravanas do Conhecimento” é organizado e coordenado pelo CEPAM (Centro de Estudos e Pesquisas de Administração Municipal), junto ao Governo do Estado de São Paulo em parceria com diversas prefeituras. O objetivo é levar alunos de 9 a 11 anos, que não teriam condições de passar alguns dias em viagem, ou conhecer outros municípios tanto do interior, quanto do litoral do Estado de São Paulo a conhecerem outros municípios gratuitamente. As cidades integradas ao programa trocarão as hospedarias, ou seja, alunos do interior irão ao litoral, assim como crianças do litoral irão ao interior.
Outros aspectos que o programa visa, é a promoção do lazer conjugado à educação informal e alternativa, a estruturação de sistema de atendimento turístico e de lazer acessível à população estudantil, aproximação da comunidade com a Administração Pública e o intercâmbio de crianças com troca de experiências sobre as culturas locais.
Como parte do programa, na subdivisão “Interior na Praia”, Caraguá hospedou em janeiro de 2005 cerca de 720 crianças vindas dos municípios de Cajamar, Itararé, Lagoinha, Atibaia, entre outras. (Fonte: PMC)

Martin pode ter posto de gasolina: projeto foi aprovado e sancionado

Caraguatatuba - A Câmara aprovou, no dia 14 do mês passado, projeto de lei do verea dor Celso Pereira do PSDB (foto), de nº 90/04, que alterou a Lei de Uso do Solo do município, permitindo a instalação de posto de gasolina e similares entre as ruas Paulo Ferraz da Silva Porto e Adaly Coelho Passos, na Martin de Sá, praia mais movimentada da cidade. O projeto foi sancionado no último dia 22, e passou a ser Lei Municipal nº 1180/2005.
Segundo a Assessoria de Imprensa da Câmara, como se tratava de projeto modificando a Lei nº 200/92, que dispõe sobre o Uso do Solo, foi necessária a realização de duas audiências públicas, ocorridas nos últimos dias 28 e 30 de março.
“Na lista de presença há uma assinatura em cada audiência. As au-diências discutiram dois projetos de Lei de Uso do Solo, o primeiro do vereador Celso Pereira e o segundo o vereador Omar Kazon (leia matéria nesta página)”, confirmou a Assessoria.
O projeto acrescentou a categoria de uso C5, especificamente de comércio de produtos perigosos, de localização específica, tendo em vista o risco de acidentes inerentes aos produtos perigosos, tais como combustíveis, gás engarrafado, lubrificantes, produtos químicos e inseticidas, com a alteração é permitido.
Celso Pereira, atendeu ao telefonema do Imprensa Livre, e ao saber do assunto disse que retornaria a ligação, porém até o fechamento da edição não retornou. Na justificativa do projeto Pereira alega que a cidade cresceu e que se faz necessário aumentar o número de comércios.
“Não podemos ignorar o desenvolvimento do local, onde deve ser instalado o comércio da categoria C5”, conforme escrito.
O presidente da Associação de Moradores e Comer-ciantes da Martin de Sá (Amocomsa), Alberto Conceição Caetano, disse que o projeto afetará a vizinhança.
“Temos três postos de gasolina a 2 Km da praia, na Rodovia Rio-Santos que fica paralela à Martin de Sá. Mas pode haver moradores que gostem da comodidade de ter um posto perto de casa”, considerou. (Fonte: Imprensa Livre)

Vereador A.G. Pereira fica indignado com o ato de vandalismo praticado na praça do Tinga

Caraguatatuba - Na segunda-feira, 04 de Julho o vereador A.G. Pereira (PTB) teve conhecimento do ato de vandalismo praticado na praça Pastor José Edson Rangel, localizada no bairro Tinga. A praça em questão fica junto de uma quadra de esportes e foi um pedido do vereador junto ao ex-prefeito Antonio Carlos, que era um desejo da comunidade do bairro para o lazer dos moradores.
A.G. Pereira indignado comenta, ”Esta praça é um ponto de encontro e de lazer para as famílias, aqui se encontram cerca de 300 pessoas à noite. Foram queimadas todas as lixeiras de fibras na madrugada de domingo para segunda, estão destruindo as árvores e acabando com a praça. Eu não me conformo com isto, nós atendemos um pedido dos moradores e a resposta é esta? Destruição? Se continuar assim eu não irei fazer mais pedido algum para o bairro Tinga, as pessoas têm que ter consciência que a praça e a quadra são públicas, mas têm que preservar também. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Pardim faz balanço positivo da visita realizada a Urucu no Amazonas

Caraguatatuba - A convite da Petrobras, o Presidente da Câmara Municipal de Caraguatatuba, vereador Juarez Pereira Pardim (PPS) integrou a comitiva do Litoral Norte na viagem realizada ao Amazonas, no final de Junho, que teve como objetivo conhecer a maior unidade de exploração de gás GLP e petróleo do Brasil, localizada em Urucu, a 650Km de Manaus.
Participaram da viagem o Prefeito de Caraguá, José Pereira de Aguilar; o Prefeito de Ilhabela, Manoel Marcos de Jesus Ferreira; o Presidente da OAB de São Sebastião e Ilhabela, Luiz Tadeu de Oliveira Prado; a Promotora do Meio Ambiente, Elaine Taborda; os ambientalistas Téo Balieiro e Eduardo Hypólito do Rego; os jornalistas Salim Buriham, do Jornal Vale Paraibano e Igor Veltman, editor chefe do Jornal Imprensa Livre.
Pardim comenta que o convite da Petrobrás para conhecer a base de gás de Urucu foi de grande valia, “Tivemos a oportunidade de ver de perto como são as instalações, os procedimentos técnicos, a preocupação e a responsabilidade da Petrobrás em relação aos impactos ambientais e a avançada tecnologia utilizada por eles. É impressionante ver o que a Petrobrás faz em plena Selva Amazônica, quanto emprego e renda a exploração de gás e petróleo gera naquela região”.
A descoberta da reserva de gás natural do Campo de Mexilhão é considerada a maior do país e a Petrobras irá investir cerca de 1 bilhão de dólares neste projeto. “O Litoral Norte só tem a ganhar, eu tenho certeza que Caraguatatuba irá ser escolhida tecnicamente para sediar esta base de gás. Nós temos a melhor área disponível para este empreendimento, geograficamente estamos melhor localizados e por fim, estamos preparados para o crescimento e desenvolvimento da cidade e o que faltar em termos de infra estrutura iremos buscar. O Legislativo está unido com o Executivo em prol do desenvolvimento da cidade e o Prefeito Aguilar pode contar com o vereador Pardim, que trabalha pensando em um futuro melhor para Caraguatatuba.” (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Programação FUNDACC para julho 2005

Piano para o mar - Um arraso a apresentação dos alunos das oficinas de piano da Fundacc. Numa cerimônia de encerramento das aulas, a professora Maria Luiza França abriu as portas de sua bela casa na Martin de Sá, com vista para o mar, e os alunos fizeram suas apresentações ao público presente, formado por seus familiares e diretoria da Fundacc.

Sessão Pipoca nas férias - Confira a programação da sessão pipoca na Videoteca Lúcio Braun neste final de semana – as sessões acontecem às 15 horas, e a entrada custa R$1,00.
Dia 08 – Sexta-feira – O Rei Leão 2 (2003)
Dia 09 – Sábado – Pequenos Espiões 3 (2003)
Dia 10 – Domingo – Cine Gibi – A Turma da Mônica (2004)

Inverno Quente – Café Musical - O maestro Zé Maria realiza nas noites de sexta-feira, com início às 19h00, o encontro de músicos Café Musical na Praça do Caiçara, onde a cada edição, convida músicos da cidade e entre um cafezinho e uma música, rola um bom bate papo. J?no coreto da Praça Dr. Cândido Motta – às sextas-feiras, a partir das 20h00, Nhô Vair e Convidados fazem show musical e aos sábados, no mesmo horário, acontece as apresentações da Banda Municipal Carlos Gomes.
Jardim das Artes – A Fundacc promove na Praça Dr. Cândido Motta aos sábados e domingos, a partir das 15h00, um encontro de artistas plásticos que expõem e vendem suas obras. O público pode conferir de perto alguns artistas criando ao vivo suas obras durante a exposição. Vale a pena conferir!
Cinema nos bairros
O projeto Itinerante da Fundacc percorre os bairros da cidade, e realiza projeções de cinema nos centros culturais e escolas. As sessões acontecem às 19 horas, e a entrada é franca. Confira quando o projeto chega ao seu bairro.
Travessão - segunda-feira
Rio do ouro - terça - feira
Ipiranga e Jetuba – quarta-feira
Canta Galo – Massaguaçu - quinta-feira
Perequê-Mirim – Pegorelli - sexta-feira
Mais informações na Fundacc – (12) 3883 3737/3883 3727.

Exposições no MACC – Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba
Visitação de Terça a Domingo, das 10 às 18h00, com entrada franca.
Confira a programação:
“Dos Cafezais Aos Salões” - Até dia 7 de Agosto – Enfocando o Café, a exposição mostra painéis com textos e fotografias, objetos utilizados para tortura dos escravos nas antigas fazendas, peças de vestuário, objetos, entre outras, vindos de vários museus de São Paulo e interior do estado.
“Marinhas do Litoral Norte” – do artista Sauro De Col
Retratando as praias do Litoral Norte o artista, que já expôs por todo o Brasil e no exterior, mostra em Caraguatatuba cerca de 19 Telas (Óleo Sobre Tela) até dia 24 de Julho no MACC. (Fonte: Fundacc)

Menor rouba para gastar em festas

Caraguatatuba - A Polícia Civil de Caraguatatuba deteve ontem o menor R.G.I., de 16 anos, acusado de ser o responsável por três assaltos realizados em ônibus coletivos da empresa PraiaMar Transportes, concessionária do transporte urbano na cidade.
Os assaltos aconteceram entre os dias 20 e 26 de junho deste ano, todos em uma mesma linha --Tabatinga-Centro--, e estavam gerando clima de insegurança entre os usuários, segundo a polícia de Caraguá.
Outro menor, J., de 15 anos, que também participou dos assaltos, está sendo procurado pela polícia. Ele foi indicado por R. como participante dos crimes.
R.G.I. afirmou ao delegado Hugo Pereira de Castro que praticava os assaltos para garantir dinheiro para gastar nas festas juninas no bairro do Querosene.
Os dois menores utilizavam um revólver calibre 32 nos assaltos. R.G.I. contou ainda à polícia que recolhia apenas o dinheiro que estava em poder dos funcionários da empresa, não roubando os passageiros. (Fonte: ValeParaibano)

Programa Ação Litoral

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Lars Grael comandará barco argentino na Semana Internacional de Vela de Ilhabela

Ilhabela - O medalhista olímpico Lars Grael vai disputar a 32ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela como um dos favoritos. Secretário da Juventude, Esportes e Lazer do Estado de São Paulo, ele irá comandar o barco argentino Fortuna III, uma das principais embarcações estrangeiras inscritas na competição.
O veleiro de 60 pés pertence à Marinha Argentina e já tem no currículo um título importante: foi o fita-azul da última regata Buenos Aires-Rio, disputada em fevereiro.
Na tripulação, além de argentinos, Lars deve contar com os também medalhistas olímpicos Clínio de Freitas e Eduardo Penido.
Outro destaque internacional da Semana é o veleiro inglês Sunstone, do casal Tom e Vicky Jackson. Os dois estão dando a volta ao mundo a bordo do barco de 12 metros, feito em madeira, e competirão em Ilhabela na Classe IMS.
Dono do tempo mais rápido da Regata Eldorado Ilha de Alcatrazes por Boreste-Marinha do Brasil, outro argentino, o Flash Gordon, também está inscrito.
O Yacht Club de Ilhabela, que vai abrigar a Semana de Vela, também será sede de atividades paralelas, shows, e canoas de cerveja, além da recreação infantil e aulas diárias de ginástica.
No Race Vilage, localizado no centro da cidade, haverá palestras, exibição de filmes ao ar livre, recreação infantil, aulas de ginástica e exposição de imagens das regatas. O impacto econômico em Ilhabela deve chegar a R$ 7 milhões.
Organizada pelo Yacht Club de Ilhabela e pela Impact Sports Marketing, com apoio da Prefeitura Municipal de Ilhabela, F.B.V.M. (Federação Brasileira de Vela e Motor), A.B.V.O. (Associação Brasileira de Veleiros de Oceano), Marinha do Brasil, Secretaria da Juventude Esportes e Lazer do Governo do Estado de São Paulo, P.M.I. (Prefeitura Municipal de Ilhabela), Capitania dos Portos de São Sebastião, Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer de Ilhabela, Associação Comercial e Industrial de Ilhabela (ACII) e Associação de Bares, Hotéis, Restaurantes e Similares de Ilhabela (ABHRI) e de muitas outras entidades, a 32ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela possui responsabilidade técnica da Federação Brasileira de Vela de Motor (FBVM), da diretoria de vela do Yacht Club Ilhabela e de juízes internacionais e nacionais de Vela. (Fonte: Correio do Litoral)

Ilhabela realiza 2ª Conferência das Cidades


Ilhabela - Cerca de 60 pessoas compareceram na 2ª Conferência das Cidades, realizada na segunda-feira, 04, no Centro Comunitário, em Ilhabela. A secretária do Meio Ambiente, Maria Inêz Fazzini Biondi, que é a coordenadora da Conferência, em discurso de abertura, preferiu acreditar que a ausência da população deve-se ao horário em que foi realizado o evento. Entre os presentes, estavam representantes da sociedade civil organizada, Prefeitura, Polícia Militar, Parque Estadual e os vereadores Carlos Alberto de Oliveira Pinto, Carlinhos(PMDB) e José Roberto de Campos, Beto(PMN).
Maria Inêz explicou que a Conferência é o local onde as pessoas vão elencar os principais problemas da cidade, defendê-los numa segunda fase na Conferência Estadual, que deve acontecer entre 01 de agosto e 02 de outubro. Após este período, entre 30 de novembro e 3 de dezembro, deverá acontecer a Conferência Nacional, onde as reivindicações serão entregues ao Ministério das Cidades, para uma futura distribuição de recursos para as mesmas.
Os presentes dividiram-se em quatro grupos, tendo como relatores o vereador Carlinhos, Therezinha Kuka, da Associação Comercial e Industrial de Ilhabela(ACII), Marcos Aurélio do Nascimento, do Parque Estadual e Potyguara do Yacht Clube de Ilhabela. Os temas discutidos foram: Ocupação Desordenada, Consciência Ambiental, Emprego-desemprego-qualificação-desenvolvimento e Saneamento Básico.
Os grupos redigiram textos com as principais sugestões para resolver os problemas citados e na quarta-feira, 06, às 15 horas, a Comissão Executiva da Conferência deve se reunir na prefeitura municipal para redigir o documento que será encaminhado e defendido na Conferência Estadual em São Paulo.
Durante a noite, foram eleitos também os delegados que irão representar Ilhabela na Conferência Estadual. Maria Inêz Fazzini Biondi será a representante do Poder Público e Marcos Aurélio do Parque Estadual será seu suplente. Os delegados da Sociedade Civil Organizada serão Maria das Graças, a Gracinha, da Pastoral da Criança e Edvaldo Anízio da Silva, do Sindicato dos Servidores Públicos. José Mauro, do Centro de Triagem e Therezinha Kuka, da ACII foram eleitos suplentes. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Bimotor é encontrado em São Sebastião

São Sebastião - Em novembro do ano passado, os detroços de uma bimotor Seneca, prefixo PT-OEK, foi localizado nas matas de Toque-Toque Grande, costa sul de São Sebastião, por um mateiro da região. A aeronave encontrava-se desaparecida desde 15 de outubro de 1994, durante um vôo entre Blumenau(SC) e o Rio de Janeiro. No acidente, 5 pessoas morreram.
As buscas ao avião demoraram seis meses, sem sucesso. As investigações foram suspensas em 1997. O avião pertencia ao empresário Miguel Gonçalves Marques, 48 anos, de Goiânia.
Perderam a vida no acidente, além do empresário, sua namorada Mônica Amaral Rosa, 20 anos; o piloto Átila Fontes, 30; e o casal Mercedes e Antônio Rocha Coelho, ambos de 57 anos.
Fontes havia feito o último contato com o aeroporto de Brasília, antes da aeronave desaparecer. Ele relatou que enfrentava problemas técnicos. As vítimas do acidente foram identificadas através de seus pertences e de exames das arcadas dentárias. (Fonte: ValeParaibano)

Canto do Mar espera solução para falta de rede de esgoto
Comunidade de São Sebastião convive com valetas abertas em todas as ruas

São Sebastião - Moradores do bairro Canto do Mar, na costa norte de São Sebastião, reclamam da ausência de infra-estrutura no local, que os obriga a conviver com esgoto a céu aberto e área de lazer abandonada, entre outros problemas. Como o bairro não possui rede de esgoto, as valas sem proteção estão em todas as ruas e oferecem riscos de doenças, principalmente às crianças, que brincam nas margens.
"Cada esquina tem uma, na minha rua tem três. Já vi criança empinar pipa e cair na vala ou jogar bola e buscá-la no esgoto. Além disso, a sujeira da valas dá um aspecto muito feio e ruim para o bairro", disse a faxineira Josefa Vitalina Mendes de Carvalho.
O presidente da SAB, Gerson Vitela, disse que as obras para a construção da rede de esgoto começaram no ano passado, mas pararam este ano e eles não sabem qual foi o motivo.
Vitela também apontou o abandono da área de esporte, localizada ao lado da praia, que está toda danificada, como um dos problemas críticos do bairro. "Há seis anos estamos lutando para que seja feita a reforma da quadra, para dar a comunidade uma opção de lazer".
Para o aposentado Miguel Santoro, outro problema são as inundações que ocorrem quando há uma chuva mais forte ou sobe a maré. Os alagamentos existem desde que foi feita a ampliação da BR-55. "A obra impede que as águas se dispersem e o bairro fica inundado", disse.
Para alguns moradores, o crescimento desordenado do bairro nos últimos dez anos é um dos motivos dos problemas.
Para a artesã Maria Aparecida da Silva Rodrigues, que há oito anos está no bairro, os problemas são crônicos, pois falta condições dignas de vida à população, em sua maioria, carente. Segundo ela, cerca de 6.000 pessoas vivem no bairro, em grande parte migrantes.
OUTRO LADO - De acordo com o Secretário de Obras, Planejamento e Meio Ambiente, Thales Guilherme Carlini, o bairro foi incluído como prioridade e ainda neste semestre será realizada a reforma da área de lazer, com a recuperação da quadra de esportes.
Quanto às medidas para evitar as inundações, problemas com valas abertas e falta de rede de esgoto, Carlini afirmou que a Secretaria está começando a executar um projeto de drenagem de águas pluviais nos bairros da Enseada, Jaraguá e Canto do Mar, que tem previsão de término para novembro.
Nesse projeto, segundo o secretário, será detectado o modelo de galerias que será utilizado no Canto do Mar. "As obras de rede de esgoto no bairro foram interrompidas, pois não adiantava colocar a tubulação antes de se construir uma estação de tratamento para receber o esgoto", disse Carlini.
Ele afirmou que o crescimento desordenado do bairro não compromete os planos de realização de melhorias. Ainda há espaço para a implantação adequada de infra-estrutura, pois as ruas são largas. (Fonte: ValeParaibano)

Sindserv denuncia diretor regional ao MP por suposto “assédio moral”


São Sebastião - O Sindserv (Sindicato dos Servidores Públicos de São Sebastião) protocolou, ontem à tarde, uma representação no Ministério Público para apurar suposto “assédio moral” cometido contra cinco funcionários da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos.
Segundo o presidente do sindicato, Afonso da Silva Vale, o ato teria sido praticado pelo diretor da Regio-nal Centro, Raimundo Ventura Alves. “No dia 15 de maio, ou seja, há mais de 40 dias, fizemos um pedido de apuração de fatos na Prefeitura, com base em uma lei do ex-vereador Edvaldo Reimberg (hoje Sub-Prefeito da Costa Sul), que prevê punições para a prática de assédio moral contra servidores. Porém, como não foi tomada nenhuma providência, resolvemos fazer o pedido ao MP”, justificou Silva Vale.
Conforme informou, o diretor regional teria desrespeitado os servidores na solicitação de serviços com urgência. Sem poder atender o pedido, os funcionários teriam sido agredidos verbalmente. “Ofendeu a moral dos servidores e isso não pode acontecer”, disse o sindicalista.
O advogado Célio Alves Moreira Júnior, que representa o Sindserv, afirma que a entidade espera a abertura de processo administrativo. “Isso não é o que o atual governo pregou? O próprio prefeito, em reunião com a categoria, nos pediu que denunciássemos qualquer irregularidade. Essa atitude que tomamos não é contra a Prefeitura ou contra o prefeito. O servidor que se sentir ameaçado pode procurar o sindicato”, concluiu Afonso da Silva Vale.
Ele citou ainda que os agentes políticos podem procurar a corregedoria da Prefeitura. “Não precisa humilhar ninguém”, encerrou. A reportagem do Imprensa Livre comunicou a denúncia do Sindserv à assessoria de imprensa da Prefeitura de São Sebastião. Segundo a assessoria o secretário de Serviços Urbanos, José Carlos Moreno informou que “foram tomadas todas as medidas administrativas pertinentes ao caso”.
Lei municipal - Em setembro do ano passado, a Câmara de São Sebastião aprovou por unanimidade a lei de autoria do vereador Edvaldo Amarante Reimberg (PPS), que dispõe sobre aplicação de penalidades à prática de “assédio moral” por servidores públicos municipais, efetivos ou nomeados.
De acordo com o projeto, os funcionários ficam sujeitos as seguintes punições: advertência escrita; suspensão, cumulativamente com obrigatoriedade de participação em curso de comportamento profissional; impedimento de assumir cargos de chefia e direção pelo período de dois anos; além da possibilidade de ser exonerado ou demitido.
É considerado “assédio moral” todo tipo de ação, gesto ou palavra, que atinja a auto-estima, a segurança, a dignidade e a moral de um servidor, fazendo-o duvidar de si e de sua competência, causando-lhe constrangimento ou vergonha, implicando em dano ao ambiente de trabalho, à evolução da carreira profissional, à estabilidade ou equilíbrio do vínculo empregatício e à saúde física ou mental.
Ainda com base na lei, marcar tarefas com prazos impossíveis de serem cumpridas pelo funcionário, tomar crédito de idéias de outros, ignorar ou excluir um servidor de ações e atividades pertinentes a sua função, dirigir-se ao funcionário por meio de terceiros, espalhar rumores maliciosos de ordem profissional ou pessoal e subestimar esforços no desenvolvimento de suas atividades também serão caracterizados como “assédio moral”.
Na época, o vereador de oposição Edvaldo Reimberg considerou: “é um meio de dar uma solução ao servidor que se sente constrangido”. (Fonte: Imprensa Livre)

Reunião com pescadores confirma projeto de entreposto no Bairro

São Sebastião - Uma reunião entre o prefeito de São Sebastião, Juan Garcia, verea-dores Dalton José da Silva (PL) e Modesto Koji Ono (PTB), o Kotian, com pescadores e representantes da Colônia Almirante Tamandaré (Z-14), na noite da última sexta-feira, confirmou a intenção da Prefeitura de São Sebastião em construir um entreposto pesqueiro no Bairro de São Francisco. O encontro foi realizado na sede da Associação Esportiva Sete de Setembro.
Conforme reportagem do Imprensa Livre do dia 23 de junho, Juan declarou de utilidade pública duas áreas na praia de São Francisco, num total de 5 mil metros quadrados, para a instalação do entreposto de pesca. O decreto foi publicado no dia 17 de junho.
Contudo, alguns pescadores ficaram em dúvida quanto à utilização do terreno, o que motivou a reunião. O diretor-presidente da Colônia Z-14, Guilmer Puertas, disse que a área estaria sub judice. “O local ainda por cima está sobre área de marinha, outra irregularidade deste decreto”, questionou.
Já o vereador Kotian pediu a mudança do texto do decreto. “Queremos apenas ter a garantia que será um entreposto. É fácil. Somente acrescentar novamente no artigo 1º o que foi escrito na ementa”, declarou.
O prefeito salientou que, após a primeira etapa, irá buscar parcerias. “Em último caso a própria prefeitura irá custear o entreposto, mas primeiramente iremos atrás da Federação, Estado e empresas privadas, que já mostraram interesse no projeto”.
Ontem à tarde, o vereador Dalton José da Silva, que também participou do debate, fez um balanço do encontro no Bairro de São Francisco.
“Na semana passada houve uma reunião e houve muita discussão. A preocupação era que a área pudesse ser usada para outro fim. Mas o prefeito firmou um compromisso com os pescadores e, além disso, o entreposto é uma promessa de campanha. Já foi feita a desapropriação, uma vitória, e ele vai ver se consegue verba do Governo Federal ou Estadual, ou ainda parcerias”, declarou o vereador.
Segundo ele, o projeto deixado pela administração passada será reavaliado. A previsão é que o entreposto pesqueiro, que contaria com píer, boxes para comércio de pescado, fábrica de gelo, bombas de óleo diesel, entre outros benefícios à classe, pode custar R$ 2,5 milhões. “Foi uma boa reunião e com certeza os pescadores saíram mais contentes”, concluiu. (Fonte: Imprensa Livre)

Delegação de São Sebastião parte para os 49º Jogos Regionais

São Sebastião - A delegação de São Sebastião que participará dos 49º Jogos Regionais em Caraguatatuba deixou a cidade na tarde de hoje (05/07). Os primeiros atletas a disputarem jogarão nas modalidades de futsal masculino e feminino, futebol masculino e feminino, bocha, handball e tênis de mesa, totalizando 114 dos cerca de 319 atletas que participarão este ano em 23 modalidades.
O secretário de Juventude, Esporte e Lazer (Sejuv), Anthero Ventura Alves Neto, afirmou que neste ano estarão participando apenas atletas da região, nenhum contratado fará parte da delegação. “O trabalho está sendo reestruturado, pois sempre foi feita a contratação de jogadores, e neste ano não há. Somente atletas da cidade participarão”, concluiu.
Segundo a diretora de Esportes da Sejuv, Raquel de Jesus, houve uma preparação dos atletas para a competição. “Os professores fizeram cursos de reciclagem, todas as equipes foram preparadas e todas participaram de campeonatos municipais e regionais. A Prefeitura disponibilizou também lanches, fisioterapia e academia para a preparação física dos atletas”, disse.
Segundo a diretora, a Prefeitura estará disponibilizando para competição uma estrutura que inclui profissionais de enfermagem, segurança, transporte, cozinha, manutenção e administração, que estarão dando apoio aos atletas, já que todos eles ficarão alojados em Caraguatatuba. “Todos ficarão alojados para garantir o descanso, a alimentação e a recuperação pós-competição”, completou a diretora.
Quanto à alimentação, ela acrescenta ainda que foi feita a elaboração de um cardápio por uma nutricionista, e nele consta cinco refeições diárias, fazendo assim com que os atletas possam ter uma alimentação balanceada.
Antes da saída dos jogadores da cidade, o prefeito, Dr. Juan Garcia, esteve reunido com eles. “A saída de vocês é um compromisso da cidade de propiciar oportunidades. Nós honramos com o compromisso de não estar levando nenhum jogador contratado, pois sabemos que todos vocês têm amor pelo município, e não há ninguém melhor para representá-lo do que vocês que moram aqui. Objetivem sempre vencer, pois a vitória principal é querer sempre vencer, e o reconhecimento desse investimento vem naturalmente. Trazer bons resultados é voltar para a casa com a certeza de que se começou a caminhada”, disse. O prefeito também declarou que a nova postura da administração propõe-se a privilegiar os atletas da cidade, fazendo com que eles percebam que o esforço e a união são o mais importante, independente dos resultados. “Eles irão perceber que com essa união poderão trazer bons resultados”, finalizou.
A expectativa deste ano é que as modalidades de malha, dama e atletismo consigam classificar-se entre as primeiras colocações, pois já conquistaram bons resultados em anos anteriores.
Cerimônia de Abertura - Ontem, 04, na Cerimônia de Abertura do Jogos Regionais no CEMUG (Centro Esportivo Municipal “Ubaldo Gonçalves”) em Caraguatatuba, os atletas sebastianenses que representaram a cidade, estavam eufóricos com a proximidade das competições.
As equipes que representaram a cidade foram as meninas do basquete e os meninos do tênis de mesa, ambos da categoria sub-21.
Uma das técnicas do time de basquete, Helza Helena Hartog, conta que já participou várias vezes dos jogos como treinadora, mas destaca que é a primeira com a equipe sub-21 formada por alunas das escolinhas de basquete. “Cada participação nos jogos é como que se fosse a primeira. Essa de certa forma é especial, as meninas têm uma média de 16 anos, a maioria participa do evento pela primeira vez e, mesmo assim, estão cheias de garra e vontade para jogar”, disse.
Para a atleta do basquete, Alane Alves dos Santos de 20 anos, quinta vez que participa nos jogos, este ano pode ser um dos últimos na competição se a cidade não formar a equipe adulta. “Eu amo jogar, e se não conseguirmos formar a equipe adulta, não sei o que vai ser”, declarou.
Já para o jogador de tênis, Luciano Valente, que participa pela primeira vez dos Regionais, o evento não trata somente de tensão em relação a resultados, mas a diversão de ficar alojado e conhecer novas pessoas. “Quanto a resultados, acredito que dos nove times, ficaremos entre os três primeiros lugares. Em relação a se divertir, vou aproveitar a tudo que tiver direito aqui”.
O Prefeito, Dr. Juan Garcia, que esteve presente na cerimônia com o Secretário de Esportes, Anthero Ventura e a Diretora de Esportes Raquel Buzi, comentou a importância da participação sebastianense nos Jogos Regionais. “O evento é um dos mais renomados do país e serve para que valorizemos os atletas que temos em nossa cidade, que criam a expectativa de competição e acabam por buscar resultados. O importante não é a vitória, e sim o que estamos plantando para o futuro do esporte sebastianense”, declarou.
O prefeito garante que continuará apoiando o esporte e principalmente enviando a delegação para os Jogos Regionais que acontecerem nos próximos anos.
Durante a cerimônia de abertura, além de todas as apresentações realizadas pela cidade sede, os atletas e espectadores puderam conferir a apresentação com desenvoltura dos dançarinos sebastianenses de Street Dance “Descendentes de Rua”.
35 delegações participam dos Jogos Regionais que se encerra no dia 17 de julho. (Fonte: PMSS)

Artesões e artistas sebastianenses participam do Revelando São Paulo

São Sebastião - A Secretaria de Cultura e Turista (Sectur) leva 22 artesões e artistas sebastianenses para participar a partir de amanhã (06/07) da fase regional do 4º Projeto Revelando São Paulo, que acontece em São José dos Campos, no Parque da Cidade, das 9h às 22h. O evento é realizado pela Secretaria Estadual de Cultura e visa resgatar a cultura das cidades do Estado.
De acordo com o secretário municipal de Cultura e Turismo, Júlio Buzi, o programa é dividido em duas fases, a regional, que trata do Vale do Paraíba e Litoral Norte e a fase estadual, que envolve cidades de todo o estado que desejam participar. “Não se trata de competição e sim uma forma para que todos conheçam a cultura das diversas cidades, o que elas tem como identidade”, disse.
O Secretário ressalta ainda a importância de mandar os artistas e artesões caiçaras para o evento, dizendo que além de incentivar a cultura caiçara ele pode aumetar o turismo na cidade, despertado pela curiosidade dos visitantes da feira. “É uma forma de fazer propaganda, mostrando para todos o que temos de histórico-cultural, qual a importância da cidade para o Estado”, explica.
Cada cidade terá um stand no local, montado por cada Prefeitura, que deve ter sua produção cultural. No caso de São Sebastião serão expostos as panelas de barro e o artesanato de caixeta, além da apresentação da Congada do Bairro de São Francisco no domingo às 13h.
Buzi acrescenta que o evento é uma forma de incentivar que artistas e artesões a continuarem e dar prosseguimento à cultura sebastianense.
A fase regional do Revelando São Paulo permanece até domingo (10/07). A fase estadual está prevista para o mês de setembro. (Fonte: PMSS)

1º Arraiá Caiçara promete agitar o período de férias

São Sebastião - Preparem a fogueira, pendurem as bandeirinhas que o 1º Arraiá Caiçara vai começar. Nesta sexta-feira (08/07)a Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur) abre as porteiras da festa caipira-caiçara que permanece até o dia 17 deste mês, com as mais variadas programações.
De concursos à barracas típicas com o tempero caiçara, o evento promete agitar a baixa temporada com muito forró e música sertaneja.
O Secretário de Cultura e Turismo, Júlio Buzi, ressalta que será pedido para que cada uma das 50 barracas tenha, ao menos, um produto típico de festa junina e cultura caiçara. “Teremos barracas com milho verde, tainha assada, vinho quente e quentão. Será diversificada a culinária”, disse.
Além disso, os sebastianenses e turistas poderão se divertir com os concursos da barraca mais enfeitada, que deve permanecer com a decoração conservada até o último dia, de calouros sertanejos e também da melhor quadrilha.
Para agitar ainda mais a festa, a Sectur realiza shows com a dupla Zezé e Simões (em parceria com o Sesc de São José dos Campos), Trio Virgulino e a Orquestra Paulista de Viola Caipira. Nos outros dias, a festa será animada também com shows de bandas locais.
Na última segunda-feira (04/07) o secretário sorteou os locais onde serão instaladas as barracas e ressaltou a importância dos produtos típicos.
Concursos - A Secretaria realizará com os inscritos um concurso que escolherá a melhor barraca enfeitada, que levará uma bicicleta doada pelo Fundo Social; melhor quadrilha, que será dividida em duas categorias, adulto e infantil, o prêmio será um DVD; os melhores calouros sertanejos, com idade a partir de 16 anos, os prêmios serão de R$ 300, R$ 200 e R$ 100, respectivamente para os 1º, 2º e 3º lugar.
Buzi explica que para a escolha dos prêmios, foi pensado na utilidade para entidades, pois elas poderão fazer rifas, bingos etc, para arrecadar fundos para o local.
O secretário acrescenta que restam poucas vagas para os concursos de quadrilha e calouro sertanejo que podem ser preenchidas até o dia da festa (08/07) na Sectur. (Fonte: PMSS)
 
Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Ubatuba

DAC comunica empresas aéreas do interesse de Ubatuba por vôos comerciais

Ubatuba - O Departamento de Aviação Civil – DAC, enviou ofício a Prefeitura de Ubatuba na tarde de ontem, 4, comunicando ao prefeito Eduardo César que foram mantidos contatos com várias empresas aéreas conforme pedido feito pela própria prefeitura em reunião realizada no Rio de Janeiro, no mês passado.
Segundo o vice-prefeito Domingos dos Santos, que esteve no órgão junto com a deputada federal Mariângela Duarte, do PT, o DAC enviou correspondência às empresas Gol, Varig, TAM, Oceanair, Trip, Total e Pantanal, comunicando sobre o interesse de Ubatuba em manter vôos comerciais regulares em seu aeroporto Gastão Madeira.
“Precisamos agora firmar parcerias visando o balizamento do aeroporto, que inclui a sinalização noturna, para que possamos ter esses vôos regulares o mais rápido possível”, afirmou o prefeito Eduardo César, lembrando que essa medida irá beneficiar sobremaneira o município, atraindo um turismo de maior poder aquisitivo.  (Fonte: PMU)

CPI mantém sigilo do depoimento do acusado de desvio de verbas

Ubatuba - O ex-funcionário da Prefeitura, Alvelino Almeida da Cruz Júnior, foi ouvido ontem, em Taubaté, pela Comissão Parlamentar de Inquérito, criada pela Câmara Municipal de Ubatuba.
Segundo o presidente da Câmara e relator da CPI nada pode ser adiantado sobre o assunto. Ele prometeu divulgar informações até o fim da semana.
Alvelino era o responsável pelo setor de Contas e Salários da Prefeitura e o principal suspeito pelo desvio de cerca de R$ 30 mil só em maio e R$ 300 mil desde outubro de 2004.
Na quinta e sexta-feira da semana passada foram ouvidos os secretários municipais de Administração e de Finanças, que confirmaram a existência da fraude.
Devem ser ouvidos, em breve, segundo Jairo dos Santos, funcionários do banco Banespa, onde são feitos os depósitos do funcionalismo público de Ubatuba.A CPI continua trabalhando durante o recesso parlamentar. (Fonte: Imprensa Livre)

“Prefeitura no Bairro” realiza grande festa no Perequê-Mirim
Sessão de cinema, música, teatro, recreação, atendimentos na área da saúde e assistência social e muito mais. Tudo isso fez parte do evento no Perequê-Mirim

Ubatuba - A comunidade do bairro Perequê-Mirim, em Ubatuba foi contemplada com diversos acontecimentos durante a semana que passou. O projeto “Prefeitura no Bairro” levou até lá serviços e melhorias que são resultado da ação conjunta de diferentes secretarias municipais. O trabalho teve início no começo da semana, com a Secretaria de Obras realizando manutenção e limpeza das ruas e se estendeu até domingo, com eventos que misturaram lazer, educação, cultura e saúde.
No fim-de-semana, as atividades aconteceram na Escola Municipal Maria da Cruz Barreto, que foi entregue à comunidade pelo prefeito Eduardo César, nesta mesma ocasião. Para comemorar, as crianças do bairro inauguraram também a “Casa do Brinquedo”, um projeto itinerante que é resultado da parceria entre Secretaria Municipal de Educação e Fundo Social de Solidariedade.
Uma característica marcante nesses eventos tem sido o trabalho em conjunto. O levantamento das prioridades e planejamento das ações realizadas no bairro Perequê-Mirim foram feitos numa parceria entre a equipe da Assessoria de Assuntos Comunitários da Prefeitura, a Associação de Bairro do Perequê-Mirim e o vereador Romerson de Oliveira (Mico), morador do bairro. O coordenador do projeto, Claudinei Salgado diz que essa união é que determina o sucesso das realizações. “Comunidade, Prefeitura e Câmara trabalhando juntos é a parceria ideal para melhorarmos a nossa cidade”. O prefeito Eduardo César ressaltou e agradeceu à equipe que participou do evento e à comunidade que compareceu e prestigiou a grande festa. “Sem a união dos funcionários da prefeitura e a participação da comunidade, nós não conseguiríamos realizar essa festa tão bonita. Eu me sinto satisfeito e otimista, porque estamos conseguindo colocar em prática o ideal do governo participativo”.
Durante o final de semana, centenas de pessoas compareceram ao evento. Foram realizados 160 atendimentos na área da saúde, 50 cortes de cabelo, 82 pedidos de documentos diversos e cadastramento de 71 famílias no programa do governo federal “Bolsa-Família”. Além disso, aconteceram palestras diversas, exposição de arte, com pinturas ao vivo, recreação para adultos e crianças e jogos. Destaque para a horta suspensa, um projeto desenvolvido pela Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Pesca. O próximo “Prefeitura no Bairro” será no Perequê-Açu, em agosto. (Fonte: PMU)

Projeto “A onda é Brincar” inicia em Ubatuba
Casa de faz-de-conta, mini-cidade, jogos lúdicos, jogos de regras, centro pedagógico e muito mais... Coisas que enchem os olhos de qualquer criança, agora ao alcance de todos

Ubatuba - Mais de trezentas crianças do bairro Perequê-Mirim tiveram um domingo especial, marcado por muita diversão, brinquedos variados e um espaço montado especialmente para elas na Escola Municipal Maria da Cruz Barreto. Foi a inauguração da “Casa do Brinquedo”, que faz parte do projeto itinerante “A onda é brincar”.
A “Casa do Brinquedo” é um programa do Fundo Social de Solidariedade do Estado, que doa kits de brinquedos para os municípios. Esse programa nasceu como uma forma alternativa de tirar as crianças das ruas e envolvê-las em atividades que condizem com a idade. O objetivo é ensinar noções de higiene pessoal e de cidadania, além de estimular a sociabilidade e o respeito entre as crianças, através de atividades lúdicas e criativas. A coordenadora do projeto, Renata Ramos Martins, diz que esse trabalho visa proporcionar experiências novas às crianças. “Elas aprendem brincando lições que levarão para a vida adulta”.
Os brinquedos de Ubatuba foram recebidos no ano passado, mas a Casa do Brinquedo não foi montada. Na época, alguns brinquedos foram encaminhados para escolas e outra parte ficou guardada. Por essa razão, a primeira-dama municipal, Denise Montemor César decidiu fazer uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação para colocar o programa, de uma forma diferente. No projeto “A Onda é Brincar”, a “Casa do Brinquedo” é itinerante e percorre todos os bairros da cidade, facilitando o acesso das crianças de comunidades mais distantes.
A “Casa do Brinquedo” é uma oficina itinerante que contém seis tendas de interesses diversos, para crianças de 2 a 12 anos. São dez profissionais, trabalhando na monitoração, acompanhamento pedagógico, manutenção dos brinquedos e desenvolvimento de atividades. A primeira-dama, Denise Montemor César diz que o trabalho foi executado em tempo recorde e é uma grande satisfação disponibilizar esses brinquedos para a comunidade. “Eles estavam guardados, sem utilidade. Nós completamos o que estava faltando, com a ajuda da Secretaria de Educação e levamos os brinquedos até as crianças. É uma grande alegria poder realizar um projeto como esse”. (Fonte: PMU)

Concurso revive tradição da Escultura na Areia em Ubatuba

Ubatuba- A equipe de recreação da Secretaria de Esporte e Lazer promoverá no próximo dia 17 o Concurso de Escultura na Areia, na praia do Perequê-Açu. O concurso que já foi uma tradição na cidade deixou de ser realizado por alguns anos, mas, agora volta com força total, segundo Kátia Castilho, coordenadora de recreação da Secretaria. “Estamos trazendo de volta um concurso que sempre movimentou a cidade. No passado verdadeiros artesãos esculpiam nas areias do Perequê-Açu. É uma atividade onde o material é o mesmo para todos e a criatividade é o que conta”, lembra Kátia.
A coordenadora relembra fatos que ocorreram em provas anteriores. “Em 1997 ocorreu algo curioso: faltavam dez minutos para o julgamento quando uma onda destruiu uma réplica da estátua de São Pedro em tamanho original. O escultor, motivado pelo público presente, ainda conseguiu modelar um busto no tempo que faltava e ficou com o primeiro prêmio”.
O Concurso deste ano será dividido em quatro categorias: mirim (até 10 anos), infantil (11 a 14 anos), Juvenil (15 a 17 anos) e adulto. Os três melhores trabalhos em cada categoria receberão troféus e brindes.
O evento acontece no dia 17 à partir das 9h em frente ao Quiosque São Lourenço, na Praia do Perequê-Açu e as inscrições podem ser feitas na Secretaria de Esporte e Lazer, que fica atrás do Ginásio de Esportes Tubão. Mais informações através do telefone (12) 3833-3818. (Fonte: PMU)

Ubatuba estréia nos Jogos Regionais

Ubatuba - O esporte de Ubatuba faz sua estréia nesta quarta-feira, 6, nos 49º Jogos Regionais em Caraguatatuba. E quem primeiro entra em quadra é o futebol feminino que enfrenta, às a equipe de São Sebastião, no campo do Porto Novo, enquanto o masculino faz a sua estréia às 10h30, contra São Luiz do Paraitinga no Centro Esportivo. Já o futsal feminino enfrenta Taubaté às 9h30 no Ginásio do Olaria. Outra modalidade que estréia nesta quarta-feira, é o tênis de mesa feminino, que tem como primeiro desafio a equipe de Guaratinguetá.
Abertura – A delegação de Ubatuba que participou da abertura dos Jogos Regionais foi composta exclusivamente por mulheres. Dez atletas da ginástica rítmica e do karatê representaram a cidade no desfile que contou com a participação das trinta e cinco cidades que disputarão os Jogos até o próximo dia 17.
Acompanhando a cerimônia de abertura, estiveram presentes o prefeito Eduardo César, o vice, Domingos dos Santos e o secretário de esporte e lazer, Bittencourt Jr.
Eduardo pediu ao secretário de esporte que levasse aos atletas de Ubatuba uma mensagem de incentivo. “O desejo de ver Ubatuba no pódio é grande, nossas expectativas são boas, mas o melhor é ver que nossa cidade envia mais de duzentos atletas que farão com certeza, o melhor que puderem. Para mim todos já são campeões por estarem aqui. Que Deus abençoe a todos”, disse o prefeito.
Já o vice-prefeito Domingos dos Santos esteve na E.M.E.F. Dr Carlos de Almeida Rodrigues, no bairro do Índia, onde a delegação de Ubatuba ficará alojada e a diretora Olímpia Souza Arruda, fez questão de mostrar as dependências do local. “Os atletas ficarão bem acomodados. É uma escola bem localizada e bem cuidada. Caraguá destinou à delegação de Ubatuba um local que merece medalha de ouro”, declarou o vice prefeito. A escola destinou nove salas para os atletas, uma para a coordenação e uma para a equipe de manutenção.
Embarque – Nesta quarta-feira, 6, embarcam para Caraguá as equipes de ginástica artística e karatê. A saída está marcada para as 19h, em frente ao Ginásio de Esportes Tubão. (Fonte: PMU)

Banco do Povo em Ubatuba já financiou mais de R$ 500 mil

Ubatuba - O prefeito de Ubatuba, Eduardo César recebeu na última semana ofício da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho apresentando resultados do Banco do Povo Paulista, que está instalado em Ubatuba desde janeiro de 2002. Assinado pelo secretário de Estado Francisco Prado de Oliveira Ribeiro, o documento informa que a agência de Ubatuba já concedeu 257 financiamentos, representando R$ 578.780,81.
O programa de microcrédito do Estado de São Paulo foi criado em 1998 e já financiou mais de R$ 256 milhões, concedendo além de 96 mil créditos a empreendedores formais e informais. Gerou 114 mil postos de trabalho diretos e indiretos, beneficiando mais de 385 mil pessoas.
Como utilizar - O Banco do Povo Paulista atende pessoas jurídicas e físicas que trabalham por conta própria, além de cooperativas e associações de produção. Os financiamentos destinam-se à compra de matérias-primas (capital de giro) ou de equipamentos, máquinas e ferramentas e variam de R$ 200,00 a R$ 5.000,00, podendo se elevar a R$ 25.000,00 quando se tratar de cooperativas ou associações. A taxa de juros é de 1% ao mês, sem qualquer taxa adicional. Em Ubatuba a agência do Banco do Povo está instalada na avenida Dona Maria Alves, 587, centro e funciona das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas. O telefone para mais informações é o (12) 3833-7880. (Fonte: PMU)

Hortas suspensas despertam interesse em Ubatuba

Ubatuba - A Secretaria de Agricultura Pesca e Abastecimento vem apresentando à comunidade seu projeto de Hortas Suspensas. As duas últimas apresentações aconteceram durante a Festa de São Pedro Pescador e na edição do projeto Prefeitura no Bairro, realizada no último domingo, no bairro Perequê-Mirim.
O interesse das pessoas é grande, visto que o sistema permite cultivar hortaliças de pequeno porte, como alface, almeirão e rúcula, além de ervas medicinais e temperos, como alecrim, orégano, manjerona, entre outras, num pequeno espaço e o que é melhor ainda: sem nenhum tipo de agrotóxico.
Utilizando-se basicamente de garrafas PET, hastes de madeira e arame, as hortas suspensas necessitam apenas de cuidados básicos como iluminação e rega. “As hortas não precisam de muito espaço e várias hortaliças e temperos podem ser cultivados ao mesmo tempo”, diz Christian Bacci, agrônomo da Secretaria. “Em aproximadamente quarenta dias já é possível colher algumas variedades”, diz o agrônomo.
Ter uma horta caseira traz grandes benefícios, pois as verduras podem ser colhidas na hora, preservando seus nutrientes além da garantia da não contaminação por agrotóxicos. O benefício também é sentido no bolso. “O investimento inicial é o preço do pacotinho de sementes que a pessoa quiser cultivar, que custa no máximo três reais”, informa Christian.
A Secretaria pretende, conforme a procura, promover um curso para os interessados em montar a estrutura das Hortas Suspensas. “Nossa idéia é trabalhar com pequenos grupos, com no máximo 15 pessoas. Se houver um grupo fechado, como escolas ou sociedade amigos de bairros é só agendar através do telefone 3834-1077. Os demais interessados devem aguardar a formação dos grupos” completa o agrônomo.(Fonte: PMU)

Reunião CONSEG de Ubatuba

Ubatuba - O Conselho Comunitário de Segurança de Ubatuba convida a comunidade a participar de reunião agendada para o dia 21 de Julho de 2005, às 19:00 horas, no auditório da ACIU - Associação Comercial e Industrial de Ubatuba, Rua Maria Alves, 587.
Nessa reunião serão discutidos temas sobre a segurança de nosso municipio.
"Segurança Publica, Dever do Estado, Direito e Responsabilidade de Todos"
Seja também participante do CONSEG UBATUBA, maiores informações:
Fone: 12 3833.4400 - Sr.a Eloisa Helena
Rua Paraná, 257 - Casa dos Conselhos - Ubatuba - SP

Ubatuba homenageia Amácio Mazzaroppi

Ubatuba - O cineasta Amácio Mazzaroppi está sendo homenageado na Fundart (Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba), com a exposição que mostra objetos pessoais, cenográficos, roupas, pôsteres, fotos e outras relíquias. Os objetos fazem parte do acervo pessoal de um dos filhos do autor, que está montando um pólo cultural chamado "Memorial Amácio Mazzaroppi", em Roseira. A exposição poderá ser visitada até o dia 10, das 8h às 22h. Todos os dias há palestra sobre a vida e obra do autor, seguida de exibição de filmes. A Fundart fica à Praça Anchieta, 38, centro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (12) 3833-7000. (Fonte: ValeParaibano)

Ação Litoral
 
Artigo Topo

O que é que a Bahia tem?
Flash-back de Ronaldo Dias


Nesses tempos globalizados, nas disputas, já não se considera o tamanho do adversário. O que vale é a rapidez. O Rápido contra o Lerdo. A globalização, provocou a extinção radical de postos de trabalho. Riscou do mapa, inúmeras profissões.
A exigência de grande investimento (por emprego criado) tem tirado o sono dos governantes, assombrados pelos crescentes níveis de desemprego, refletindo, conseqüências diretas, no crescimento econômico. A Bahia, muito bem representada politicamente em todos os níveis, vem, já a alguns anos preparando-se. Desde a chamada, “ guerra fiscal entre estados”, atraindo inúmeras indústrias, ao sistêmico “arrebatamento” de todos os recursos federais possíveis. Não parou aí. A busca e a aprovação de financiamento externo, via BID, para obras de infra-estrutura básica, mereceu manchetes internacionais, pelo volume investido. Um cenário, especialmente montado e marcado insistentemente pela mídia (paga) tornou-se um verdadeiro papa - moscas para a iniciativa privada e grandes investidores. O resultado (também divulgado) podemos ver e ler, diariamente, nos principais veículos de comunicação. Na área do turismo, o que nos afeta, Porto Seguro, foi laboratório. Costa do Sauípe, será o modelo. Quem visitou este Estado recentemente e já conhecia, pode afirmar que ele ostenta: crescimento invejável no nível de empregos; investimentos de toda ordem; desenvolvimento econômico sustentado; resultados consistentes na qualidade de vida dos cidadãos. Infelizmente, o Estado de São Paulo, não teve e não tem a mesma representação política, tão positiva, capaz de sustentar o combustível, deste, que já foi a “Locomotiva da Nação”. Perdeu divisas. Nada contra, o desenvolvimento de outros estados. Apenas pasmo, com a falta de visão para a região e com o descaso com os nossos potencias. O Litoral Norte, o mais paisagístico e maravilhoso trecho da costa brasileira, indiscutivelmente de vocação turística, tem ficado totalmente “fora de foco” das atenções do governador do estado. Longe, muito longe de seu “angulo de visão”. Repetiu a cegueira de seus antecessores. Com grandes áreas de preservação permanente, principalmente Ubatuba (80%) do território, devem acreditar, intocados. Em seus distantes gabinetes, ao ar refrigerando, ditam leis e regras de ocupação, fora da realidade. Estabelecem normas, anormais. Fáceis, quando vistos em plantas (verdes). Afinal, o papel aceita tudo. E a população? Devem nos ver estáticos? Como quem sabe um museu? Somos um grande Parque? Um aquário? Um zôo? Esquecem-se das pessoas. Rouco de dizer que não temos alternativas econômicas. Somos dependentes do dinheiro que as pessoas que nos visitam trazem no “bolso”. Quando muito, da folha de pagamento da prefeitura, bancos, estatais e os (magros) proventos dos aposentados. Só! Quanta lerdeza! Queremos, e muito mais, precisamos nos desenvolver. Rápido. Criar alternativas econômicas para uma população carente de tudo! Estamos, como em um veleiro no alto mar, lerdo, com espaço limitado e a cada instante, colocamos mais um na tripulação! Até quando? Os investimentos no turismo, criam mais empregos e com menor investimento, do que qualquer outra alternativa. rapidamente. Quanta renda poderia ser gerada? Quanto de impostos poderia ser arrecadado? Quantos empregos poderiam ser criados? Quantas e quantas oportunidades! Ubatuba e o Litoral Norte, são vistos e, tem sido, assunto das mais altas autoridades internacionais do setor turístico. O que lhes mais intriga, é porque, esse total abandono desta região, que pertence a um estado tão rico? Um lugar assim, impar, com uma natureza tão privilegiada? Realmente! Eles, como nós, ficam indignados pelo descaso. O que será então, que não temos, que a Bahia tem? visão? Rapidez? Óculos? Binóculos? Painho!!!???? Que malvadeza Toninho! Saravá. .
Ubatuba, 07/11/2000

Ronaldo Dias
Ubatuba, SP

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Companheiros??? - Os motes muito utilizados "Companheiros de armas" ou de "luta" e, todos os demais jargões socialistas, foram um bom merchandising para atingir, com sucesso, legiões de corações puros, ingênuos e desinformados que, Idiotizados pela lavagem cerebral e, promessas do paraíso eterno, não perceberam serem, na verdade, relés componentes de Massa de manobra, a serviço de interesses escusos, travestidos de ideais políticos. Afloram as verdades e os verdadeiros objetivos de antigos ativistas que, utilizando-se da proposta democrática, enlamearam-se com suas falsas propostas. Mais uma vez, nós, que sofremos com a falta de sustentação do tripé: saúde, segurança e educação, preteridos de investimentos, a cada hora com uma justificativa injustificável, percebemos e, nos assustamos com os montantes bilionários surrupiados dos cofres públicos. Qual é este dinheiro que mensalmente apropriam-se? Dinheiro dos pesados impostos que pagamos? Dinheiro, dos mais altos juros do planeta? Dinheiro das privatizações? Dinheiro do nosso sacrifício? Dinheiro da educação das crianças? Dinheiro da saúde dos nossos filhos? Dinheiro da segurança das nossas famílias? Dinheiro das magras aposentadorias dos nosso idosos? Dinheiro do pão de muitas bocas? Vocês e, seus companheiros, nos causam constrangedora vergonha. Não há punição aplicável satisfaça nossa indignação. Saiam, " companheiros" rápido, pelas portas dos fundos. Levem suas "lutas". Vão viver o resto de suas biografias, com suas conciências.

Ronaldo Dias
Ubatuba, SP

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br

Atenção! - A sessão Foto do Dia passará a divulgar também fotos de pessoas da região. Esta será nossa forma de homenagear e prestigiar pessoas de destaque no Litoral Norte. As fotos enviadas deverão ser no enquadramento "close" podendo ser coloria ou PB, no tamanho mínimo de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi. O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma..

Ubatuba:

Vista aérea de Ubatuba - Emilio Campi

Vista Áerea
©Emilio Campi

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor

contador, formmail cgi, recursos de e-mail gratis para web site