Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quinta-feira, 07 de julho de 2005 - Nº 1316 Edições Anteriores

Sol e Vida Inteligraph Uba-Uba

Região
Parlamentares do Litoral Norte pedem por melhorias no setor pesqueiro da região
José Goldemberg e Prefeitos do LN assinam termo de compromisso para viabilizar consórcio intermunicipal


Caraguatatuba
3 mil pessoas participam da abertura do 49º Jogos Regionais em Caraguá
Alunos de 10 escolas municipais participaram de formaturas do PROERD em Caraguá
Equipe de alimentação dos Jogos Regionais serve 1.800 refeições diárias
Fundacc abre inscrições para curso de Formação de Empreendedores no Ceprolin
Luciano Brulher busca vitória no paulista Hang Loose
Aurimar realiza cirurgia de Hérnia
Palestra Treinamento de Desenvolvimento Pessoal
Justiça bloqueia bens de ex-prefeito
Advogado nega erro e recorre ao tribunal
Chuva interrompe busca por piloto


Ilhabela
Manoel Marcos reivindica obras de melhorias para as Escolas Estaduais do município
Câmara aprova dois projetos de Lei do Executivo em Sessão Extraordinária


São Sebastião
Equipes de bocha e dama garantem vitória na primeira fase dos Regionais
Videoteca Municipal volta a exibir vídeos gratuitos à comunidade
Teatro Municipal apresenta espetáculo “Emotions Theatre”
Parlamentares demonstram apoio à Provedoria da Santa Casa

Ubatuba
Maria Comprida, a vedete das canoas, está sendo restaurada por mestre Baeco
SEBRAE e ACIU realizarão mais um EMPRETEC em Ubatuba
Ubatuba consegue cadastramento no Programa Primeiro Emprego
Quinta-feira movimentada para Ubatuba nos Regionais
Futebol Feminino estréia com vitória nos Regionais
Futsal feminino cede empate no final
Futebol masculino perde e se complica
Compre só a pipoca, porque o cinema é de graça na Fundart!
Ubatuba anula desapropriação de terreno
Festa Julina

Seções
Artigo
Carta do Leitor
Foto do Dia


Notícias da Região Topo

Parlamentares do Litoral Norte pedem por melhorias no setor pesqueiro da região
Encontro ocorreu na secretaria estadual de agricultura e foi intermediado pelo deputado estadual Marcelo Bueno

Litoral Norte - Os vereadores Modesto Koji Ono, o Kotian (PTB) de São Sebastião, Nanci Peres de Araújo Zanato (PTB) e José Jorge Pereira, o “Zeca” (PTB) de Ilhabela, estiveram na última terça-feira na secretaria estadual de Agricultura e Abastecimento em São Paulo. O encontro teve como objetivo principal discutir repasse de verbas provindas do PRONAF (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar) ao setor pesqueiro da região.
Na ocasião, o deputado estadual Marcelo Bueno (PTB) intermediou a reunião com o secretário de agricultura, Antonio Duarte Nogueira Jr. e também o secretário executivo do PRONAF, José Fernando Dominguez. O deputado proporcionou o encontro devido à sua ligação com a região. “Sou filho da região e conheço a fundo o Litoral”, disse. Bueno tem um escritório em Caraguatatuba, outro em São Sebastião, em Santos e núcleos no Vale do Paraíba.
O diretor-presidente da Colônia dos Pescadores Almirante Tamandaré (Z-14), Guilmer Puertas, de São Sebastião, pediu ao secretário Duarte Nogueira apoio aos pescadores. “A casa de agricultura não vem nos auxiliando. Os pescadores estão arcando com as próprias despesas. Pessoas que pescam na Ilha de Búzios, Vitória e Montão de Trigo estão desesperados”, disse.
Ele comentou também que a situação só melhorará caso a linha de crédito realmente aconteça. “Alguma coisa está errada, porque em Caraguá sai, em Ubatuba consegue-se, somente na Ilhabela e em São Sebastião o negócio está emperrado”, lembrou.
O secretário da Agricultura salientou que irá ajudar os pescadores e que se caso for preciso irá comparecer até à cidade para resolver a pendência. “Iremos chamar o secretário do PRONAF e também iremos tentar viabilizar verba também vinda do Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista, o FEAP”, disse.
Já Puertas completou que irá reunir pescadores para resolver questões sobre pendências de autorizações, carimbos e licenças que ficaram “paradas” por questões mínimas. O secretário Duarte Nogueira firmou compromisso dizendo que irá definir uma data para receber todos os documentos.
Para o diretor-presidente da Colônia Z-14 está faltando boa vontade do engenheiro que cuida de São Sebastião e Ilhabela. “Queremos que este profissional haja com afinco, pois em Caraguatatuba e Ubatuba o profissional de lá consegue as verbas. Creio que isto tem que ser mudado, pois as negociações estão brecadas”, reclamou.
Já Duarte relevou que falará com o coordenador da Caixa Econômica em relação à Casa da Agricultura na região e definirá a situação em breve.
Na opinião do secretário executivo do PRONAF, José Fernando Dominguez, é importante que a classe pesqueira de São Sebastião organize-se. Ele cita o exemplo de Santos. “Lá o chefe da Colônia local colheu assinaturas de todos os pescadores e definiu qual classe a comunidade pesqueira está enquadrada para que possa receber o benefício”, disse.
O Deputado Estadual Marcelo Bueno (PTB) disse que puder ser feito pela categoria será de grande valia. “Esta gente é simples, trabalhadora e eu conheço bem”, concluiu.
Pronaf - O Pronaf é um Programa de apoio ao desenvolvimento rural, a partir do fortalecimento da agricultura familiar como segmento gerador de postos de trabalho e renda. O Programa é executado de forma descentralizada e tem como protagonistas os agricultores familiares e suas organizações.
Os beneficiários do Programa devem ser agricultores familiares, sejam eles proprietários, assentados, posseiros, arrendatários, parceiros ou meeiros, que utilizem mão-de-obra familiar, e tenham até 2 empregados permanentes.
A Colônia dos Pescadores Z-14 encaixa-se na linha de crédito como categoria (C,D ou E), segundo especificações do programa. Segundo o site do PRONAF “Integra-se na linha de crédito a prefeitura, o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável - CMDRS, os agricultores familiares, as organizações de agricultores familiares, e outros órgãos e entidades municipais, públicas ou privadas (no caso a Colônia Z-14)”.
Por meio de contratos realizados entre o Ministério do Desenvolvimento Agrário e os agentes financeiros credenciados (Caixa Econômica Federal) para repassar a verba às Prefeituras, obedecendo instrumentos normativos que disciplinam as transferências de recursos da União.

José Goldemberg e Prefeitos do LN assinam termo de compromisso para viabilizar consórcio intermunicipal
Secretário Estadual do Meio Ambiente disse que o Estado está disposto a apoiar financeiramente a construção do Aterro Regional e garantiu que irá acelerar o processo de licenciamento da área

Litoral Norte - Os prefeitos das quatro cidades do Litoral Norte, o secretário de Estado do Meio Ambiente, José Goldemberg entre outros técnicos e autoridades estiveram reunidos na manhã de ontem (05/07) na secretaria de Educação de Caraguatatuba para discutir como se dará a implementação e o gerenciamento do Centro Integrado de Tratamento de Resíduos Sólidos (CITRES) do Litoral Norte. A melhor opção apontada pelo Grupo de Trabalho (GT), foi uma gestão intermunicipal, por meio de um consórcio entre as quatro cidades. Neste sentido, um termo de compromisso foi assinado pelos prefeitos e pelo secretário de Estado do Meio Ambiente, onde eles se comprometeram a dar andamento na realização do consórcio.
O prefeito de São Sebastião, Dr Juan Garcia, retomou a discussão sobre a criação de um aterro regional para o litoral norte no começo do ano, elogiou o GT e cobrou mais agilidade no processo de licenciamento. “A comissão fez um trabalho em tempo recorde, avançou muito. Agora precisamos fechar esta questão no ponto de vista administrativo e financeiro. Temos que conciliar a solução ambiental com o melhor aproveitamento do dinheiro público. Há um gasto exagerado com a questão lixo na nossa região. Precisamos agilizar este licenciamento e firmar o compromisso de viabilizar um eventual consórcio entre as cidades”, disse.
“Uma vez formulado um projeto executivo para ser apresentado na SMA, eu asseguro a vocês que ele terá um licenciamento rápido”, afirmou o secretário de Estado do Meio Ambiente.
Garcia também acredita que a melhor opção para a que a gestão seja feita por meio de um consórcio, mas não descarta uma administração terceirizada. “Vamos firmar um consórcio mas nós não descartamos uma discussão mais ágil, incluindo a iniciativa privada na operação desse aterro”, disse.
A representante da CETESB (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental), Lady Virgínia Meneses, fez uma apresentação do resultado dos estudos realizados durante as diversas reuniões do Grupo de Trabalho (GT), do qual é secretária executiva. Desde a realização do workshop “Resíduos Sólidos: Soluções para o Litoral Norte”, realizado em março em São Sebastião, este GT - formado por representantes da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SMA) e pelos secretários Municipais de Meio Ambiente das quatro cidades -, têm se reunido periodicamente para discutir soluções para o destino final de lixo do Litoral Norte. Além de já ter definido a área que receberá o Aterro Regional, localizada na estrada do Pau d’Alho, em Caraguatatuba, com 350 mil metros quadrados, o grupo também levantou custos e estudou as possibilidades de modelo de gerenciamento do sistema regional integrado.
Ela também destacou que o CITRES será mais que um Aterro Regional, pois a idéia inicial é que ele conte com um centro de triagem, estação de transbordo, usina de compostagem, núcleo de educação ambiental, redução de volume dos resíduos, entre outros. Segundo ela o local seria suficiente para receber as 200 toneladas de lixo diário produzidas pelas quatro cidades em um período de 20 anos. Para o prefeito de São Sebastião é importante que o Aterro tenha uma vida útil longa. “Estivemos na Alemanha visitando o país que possui uma das mais altas tecnologias no tratamento do lixo, onde é proibido por lei que o lixo seja depositado nos aterros sem um tratamento prévio. Isso prolonga a vida do aterro e é isso que queremos para o litoral norte, a devida separação do lixo reciclável”, enfatizou.
De acordo com o estudo do GT os custos iniciais para a implantação do CITRES seriam de R$ 350 mil para a elaboração do EIA-Rima (Estudo de Impacto Ambiental - Relatório de Impacto Ambiental) e de R$ 1, 2 milhão para a desapropriação da área. Outros custos operacionais para implantação e operacionalização do centro, segundo o grupo, serão estimados quando da elaboração do Protocolo de Intenções, documento que oficializará o consórcio que dará andamento às próximas ações.
A área indicada já recebeu o aval de técnicos e engenheiros da Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental) ligada à Secretaria Estadual de Meio Ambiente, mas ainda será necessário desenvolver um termo de referência para contratação de empresa especializada que deverá elaborar o projeto executivo a ser apresentado a SMA para se obter o licenciamento ambiental para um possível CITRES para o litoral norte.
Goldemberg na ocasião declarou um possível apoio financeiro na execução e implementação do projeto executivo. “O Governo do Estado e a secretaria de Estado do Meio Ambiente, estão satisfeitos por terem encontrado uma solução para a questão do lixo no litoral norte. Então, queremos viabilizar a execução desse Aterro Regional”, disse.
Segundo ele, a SMA poderia disponibilizar os recursos por meio do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição – FECOP, que tem por finalidade dar apoio e incentivo a execução de projetos relacionados ao controle, à preservação e à melhoria das condições do meio ambiente no Estado de São Paulo, auxiliando órgãos ou entidades da administração direta ou indireta; consórcios intermunicipais; concessionários de serviços públicos e empresas privadas. Trata-se de um Fundo vinculado à Secretaria Estadual do Meio Ambiente que tem a CETESB como agente técnica. “Temos ajudado praticamente todas as Prefeituras do Estado e queremos também ajudar o litoral norte”, afirmou o secretário de Estado da SMA que não divulgou os valores a serem investidos no CITRES.
No entanto, Goldemberg destaca que o auxílio financeiro irá depender do tipo de projeto apresentado. “Temos um limite para financiar, tudo irá depender do projeto apresentado. Os recursos do FECOP só não poderão ser utilizados para a desapropriação da área e para a elaboração no EIA-Rima. Mas já adianto que o fundo poderá colocar a disposição uma quantia considerável”, concluiu.
Agora os técnicos e representantes dos municípios se reunirão para discutir possíveis adequações de suas legislações para a viabilização do consórcio. De acordo com o GT, nesta fase será importante também a participação das Câmaras das quatro cidades que deverão fazer um estudo e até possíveis adequações nas leis para que o consórcio intermunicipal possa ser firmado. A próxima reunião está marcada para o próximo dia 14 na secretaria de Educação de Caraguatatuba.
O secretário de Estado do Meio Ambiente finalizou dizendo que a reunião pode ser considerada um momento histórico, pois a criação do consórcio representará uma força a mais da região junto ao Governo do Estado. (Fonte: PMSS)

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba

3 mil pessoas participam da abertura do 49º Jogos Regionais em Caraguá
A cerimônia de abertura do 49º Jogos Regionais em Caraguatatuba, realizada nesta segunda-feira 4, impressionou o público presente. Cerca de 3 mil pessoas estiveram no CEMUG para conferir o desfile das delegações e ver de perto o jogador da NBA Nenê Hilário, que veio a Caraguá para fortalecer a Campanha de São Carlos como cidade-sede dos Jogos Abertos em 2007

Caraguatatuba - O 49º Jogos Regionais teve a cerimônia de abertura realizada nesta segunda-feira 04, no CEMUG – Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves. O evento contou com a participação de diversas autoridades, entre elas o prefeito de Caraguatatuba, José Pereira de Aguilar, o Chefe do Comitê Dirigente dos Jogos Regionais, sr. Jorge Eduardo Alves Morais, que na ocasião representou o Secretário da Juventude, Esporte e Lazer do Estado de São Paulo, Lars Grael, prefeitos do Litoral Norte e Vale do Paraíba, o Secretário de Esportes e Presidente do Comitê de Organização dos Jogos Regionais, Nivaldo Alves, vereadores municipais, secretários, entre outros.
O evento contou ainda com a presença do jogador de basquete da NBA, Nenê Hilário, camisa 31 do Denver Nuggts, e do jogador do time Universo Brasília, Jéferson Sobral, que representou a seleção brasileira por seis anos e atuou na NBA em equipes como o Lakers, Seatle Super Sonics, entre outros.
A vinda de Nenê(nascido em São Carlos) a Caraguá teve como objetivo reforçar a campanha de São Carlos como cidade-sede dos Jogos Abertos em 2007.
Na abertura do evento houve o desfile das 35 delegações participantes e em seguida foi exibido o vídeo institucional de Caraguatatuba, preparado especialmente para os Jogos Regionais. Após a apresentação, houve uma homenagem ao atleta Mitsuo Kashiura, que foi escolhido para acender a pira olímpica. Antes de entrar no ginásio, cerca de 3 mil pessoas presentes no evento puderam acompanhar no vídeo a história de Kashiura, que recebeu uma homenagem de seus netos numa espécie de retrospectiva de sua vida esportiva.
O atleta Fabiano Freitas Daniel, competidor de Caraguatatuba na modalidade natação fez o juramento e em seguida o prefeito de Caraguatatuba, José Pereira de Aguilar fez o uso da palavra, falando da importância em receber um evento como os Jogos Regionais. “Para nossa administração, é motivo de muito orgulho sediar esse evento. Não estava previsto em nosso orçamento sediar essa edição dos Jogos, e por estarmos há poucos meses frente à administração, tivemos que lidar com os imprevistos na raça. Mas acreditamos que é assim que se aprende, e todas as Secretarias Municipais se empenharam muito para o sucesso desse evento. Desejo boa sorte a todas as delegações e espero que haja amizade e confraternização entre as equipes. Em nome da Prefeitura dou as boas vindas e declaro aberta a 49º edição dos Jogos Regionais”, concluiu Aguilar, que aproveitou a ocasião para entregar ao representante de Lars Grael uma réplica em madeira do polvo-atleta (mascote dos Jogos), talhada pelo artista Fabrin.
Após a retirada das delegações da quadra, alunas de ginástica rítmica da EMEF do Travessão apresentaram um número de dança com a música Terra Planeta Água, emocionando todos presentes.
No encerramento do evento, o Secretário de Esportes de Caraguatatuba, Nivaldo Alves entregou aos atletas Nenê Hilário, (2,11m de altura) e Jéferson Sobral(2,03m), duas camisas tamanho Extra GG com o símbolo do 49º Jogos Regionais. (Fonte: PMC)

Alunos de 10 escolas municipais participaram de formaturas do PROERD em Caraguá
O PROERD, que trabalha questões relativas à prevenção contra drogas por meio de uma parceria entre a Polícia Militar e a Secretaria Municipal de Educação de Caraguatatuba, encerrou o trabalho com alunos de 10 escolas da região Sul e Central, com a entrega de certificados aos alunos participantes

Caraguatatuba - O PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas), desenvolvido nas escolas municipais por meio de uma parceria entre a Polícia Militar do Estado de São Paulo – Unidade de Caraguatatuba e Secretaria Municipal de Educação, deu início, no final do mês de junho, às cerimônias de formatura dos alunos participantes do programa no 1º semestre. De acordo com a SME, nessa primeira etapa, foram contemplados com o projeto os alunos da região Norte e Central, totalizando 10 unidades escolares. Além dos certificados, os estudantes receberam brindes e tiveram a presença do leãozinho – mascote do PROERD.
O PROERD foi criado pelo DARE – Distrito Escolar e Departamento de Polícia de Los Angeles em 1983, chegando ao Brasil, dentro do Estado de São Paulo em 1993.
A experiência do programa foi tão boa, que hoje é desenvolvido em mais de 50 países atendendo uma média de 35 milhões de crianças ao ano. Os monitores são os próprios policiais militares, voluntários, treinados e envolvidos com o programa que tem como material uma cartilha e o mascote.
Em Caraguá, os soldados da PM, Lígia e De Paula, trabalham no programa há cerca de cinco anos, abordando junto aos alunos questões relativas à prevenção contra drogas nas unidades escolares da Prefeitura Municipal. As EMEFs participantes das formaturas foram “Luiz Ribeiro Muniz”, da Martim de Sá, “Profª Antonia Ribeiro da Silva”, do Jardim Califórnia, “Benedito Inácio Soares”, do Massaguaçu, “Profª Aída de Castro Almeida Grazioli”, do Rio do Ouro, “Oswaldo Ferreira”, do Casa Branca e “Pedro João de Oliveira”, do bairro Tabatinga, e, Caraguatatuba. (Fonte: PMC)

Equipe de alimentação dos Jogos Regionais serve 1.800 refeições diárias
Sob o comando do técnico em nutrição e dietética, Manoel Vicente da Silva, a equipe de alimentação do 49º Jogos Regionais trabalha em ritmo acelerado para servir 1.800 refeições diárias. Até o final do evento, estima-se a confecção de 12 mil refeições

Caraguatatuba - O 49º Jogos Regionais, que acontecem pela segunda vez na cidade de Caraguatatuba, têm por trás de suas disputas entre atletas, uma enorme equipe que auxilia este, que é considerado o 4º maior evento esportivo do mundo. Um exemplo dessas pessoas que ficam “nos bastidores” é a equipe da alimentação lotada no CEPROLIN (Centro de Educação Profissional do Litoral Norte). Comandada por Manoel Vicente da Silva, o “Manú”, técnico em nutrição e dietética e chefe de cozinha dos Jogos Regionais, os cozinheiros preparam diariamente 1.800 refeições, divididas em café da manhã, almoço e jantar.
A comida preparada especialmente para os Jogos Regionais, é destinada à delegação de Caraguá, equipes de apoio, coordenadores de equipe e para o comitê dirigente do evento.
“A verba é proveniente do Estado”, explica Manú, “mas a prefeitura complementa com a mão-de-obra e até na compra de alguns gêneros”, complementa.
O cardápio é planejado pelo Comitê Dirigente, porém são feitas algumas alterações, visando um melhor aproveitamento dos alimentos.
Até o fim dos Jogos Regionais, estima-se servir 12.000 refeições. (Fonte: PMC)

Fundacc abre inscrições para curso de Formação de Empreendedores no Ceprolin

Caraguatatuba - A Fundacc - Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba - por meio do Ceprolin - Centro de Educação Profissional do Litoral Norte e em parceria com SIMP/SP – Sindicato das Pequenas e Médias Empresas de São Paulo abre inscrições para o curso “Você Empreendedor” de formação de empreendedores.
O curso é gratuito e as inscrições, também gratuitas, têm início na quarta-feira, 6 de junho e vão até serem preenchidas todas as vagas, que são num total de 100.
O curso é voltado para pessoas interessadas em desenvolver seu próprio negócio, ou para aqueles que já estão na área e querem melhorar sua condição de empresário. A aula inaugural está prevista para acontecer dia 18 de julho.
As matrículas podem ser feitas no Ceprolin, das 14 às 21 horas, e os documentos necessários são: xerox do RG, e apresentação do PIS/PASEP.
O curso acontecerá de segunda à sexta-feira, das 19 às 22 horas, e terá a duração de 300 h/aula, sendo 75 dias letivos.
Mais informações pelo telefone (12)3888-3888. O Ceprolin fica na Av. Rio Grande do Norte, 450, no Indaiá.
Ceprolin capacita 192 novos profissionais para o mercado de trabalho nas áreas de hidráulica, elétrica, contabilidade e informática.
No dia 29 de junho, o Ceprolin encerrou mais cinco cursos voltados para capacitação profissional: Informática Básica, Eletricista, Hidráulica, Contabilidade e Fluxo de Caixa, formando 192 novos alunos, prontos para o mercado de trabalho. Estiveram presentes na solenidade de formatura, o prefeito José Pereira de Aguilar, a primeira dama Rose Aguilar, a presidente da Fundacc, Eloiza Andrade Antunes, diretora do Ceprolin Wanderly Alves de Araújo, gerente de integração Empresa-Escola Elena Blanco, corpo docente, funcionários, assim
como familiares dos alunos – “A cada encerramento de cursos, nós nos sentimos muito satisfeitos por perceber que a comunidade está consciente da importância do Ceprolin enquanto escola de ensino profissional, voltada para capacitar, qualificar e desenvolver competências e habilidades exigidas no mundo moderno. Em cada curso, os alunos tiveram a parte teórica e muitas aulas práticas e estão preparados para serem absorvidos pelas empresas da região” finaliza Eloiza Antunes, presidente da Fundacc. (Fonte: Fundacc)

Luciano Brulher busca vitória no paulista Hang Loose

Caraguatatuba - O surfista Bi- campeão Caraguatatubense de surf Luciano Brulher,16 anos, único atleta que representará a cidade na 2ª etapa do Hang Loose paulista de surf amador. Brulher disputa a categoria junior até 18 anos e promete dá todo o seu potencial pra levantar a bandeira do surf caraguatatubense. O atleta vem passando uma fase sem patrocínio o que tem dificultado muito nas competições, pois se não focem o apoio dos pais ele não poderia viajar até Itanhaém. "Não é fácil ser surfista em Caraguá não, pois as lojas de surf não investem em atletas e a prefeitura além de acabar com a única escolinha da cidade não dá apoio para que outros atletas possam competir fora da cidade. Desse jeito como a cidade poderá conseguir um título, mas a gente não desanima não, confio em Deus e sei que na hora certa ele vai exaltar o esporte (surf) em Caraguá" .disse o surista.
Luciano Brulher tem um surf moderno com manobras super radicais, uma de suas armas são os aériais 360º que ele vem treinando muito, venceu um surf treino ha duas semana em Ubatuba monstrando que tem talento pra chegar junto no Paulista amador. A associação de surf de Caraguá lamenta não poder mandar mais atletas pra Itanhém. "Temos vários talentos sendo interrados por falta de apoio e patrocínio, talentos como: Renato Custódio 18 anos que foi revelação no FESTIVAL NATURAL ART CAÇA TALENTOS em março no Guarujá, Pedro Oliveira, Victo Cardoso, Celso Junior entre outros que surfam muito bem mas não podem ir a itanhém por falta de patrocínio. A associação também tem dificuldades para realizar o circuito municipal, mas busca patrocínio para a realização do mesmo esse ano. Com o circuito municipal além de revelar talentos, a verba das inscrições poderia ser revertido para patrocinar esses talentos locais que tem dificuldades para competirem fora da cidade. Tenho conversado com o secretário de esportes Sr.Nivaldo Alves, que diz que vai apoiar nosso circuito e nos prometeu que ira reiniciar a escolinha de surf que está desativada desde novembro do ano passado, quando terminou o contrato com a Fundacc (Fundação Educacional e cultural de Caraguatatuba), disse o Prfº Luciano Sant'anna. O surf em Caraguá tem memória e não pode deixar de ser reconhecido. A associação está aberta para receber apoio de que quer que esteja afim de investir no esporte. (Fonte: ASC)

Aurimar realiza cirurgia de Hérnia
Parlamentar passa bem e ficará afastado por 15 dias

Caraguatatuba - O Vereador Aurimar Mansano (PTB), da Câmara Municipal de Caraguatatuba submeteu-se na manhã de terça-feira – 5 de julho, a uma cirurgia de Hérnia Inguinal e Umbilical na Casa de Saúde Stella Maris (Santa Casa). O Parlamentar passa bem e terá alta nesta quinta-feira – 7 de julho. Devido ao recesso não será necessária a convocação de suplente para ocupar o cargo durante o seu restabelecimento.
Segundo a literatura médica a Hérnia pode ser Inguinal, Umbilical, de Hiato, de Disco, Femoral, Incisional, entre outras. Os seres humanos geralmente nascem com Hérnia, que nada mais é do que um orifício na região abdominal e que com o tempo se fecha para alguns. Com o tempo este orifício, quando não fechado, aumenta de tamanho e deixa parte do intestino ou estômago para fora, causando dor, sobressaltos e incômodo.
O Parlamentar foi operado pelo médico Marcelo Ugatti, auxiliado pelo gastro Henrique Leone e com os anestesistas Luiz Gustavo e Hélio Batista.
Segundo o médico Marcelo Ugatti a cirurgia, que é eletiva, foi considerada comum e tranqüila, com a cura da Hérnia Umbilical, de tamanho pequeno e a Inguinal, de porte médio, sendo necessária a colocação de uma tela de Marley, para reforçar o local.
O Vereador terá alta a partir desta quinta-feira – 7 de julho, sendo que a retirada dos pontos acontece nos próximos 10 dias. Ugatti fala que o restabelecimento total deverá ocorrer em mais 15 dias, com o Vereador voltando a praticar esportes e exercícios físicos no máximo em 45 dias.
O Vereador Aurimar Mansano escolheu o início de julho para realizar a cirurgia, visando o recesso dos Vereadores no meio do ano e partindo deste princípio, excluindo a necessidade de convocação da suplência durante o período de convalescença. CMC

Palestra Treinamento de Desenvolvimento Pessoal

Caraguatatuba - A Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba promoverá a Palestra "Treinamento de Desenvolvimento Pessoal como um processo de ensino na Formação Profissional" a ser ministrada pelo Prof. Hugo Magalhães – SENAC-SJC, no dia: 12/07/05 das 19:00 hs às 21:00 hs no Auditório da ACE Caraguá – Rua Frei Pacífico Wagner, 295, e convida toda a comunidade empresarial para estar presente. Solicitamos que confirme sua presença através dos telefones: 3883-1303 ou 3882-2699. (Fonte: ACE-Caraguá)

Justiça bloqueia bens de ex-prefeito
Juiz de Caraguá vê falhas em contrato para construção de casas e exige que Antonio Carlos devolva verba

Caraguatatuba - O juiz da 1ª Vara Cível de Caraguatatuba, Alexandre Dalberto Barbosa, decretou anteontem o bloqueio dos bens e das contas bancárias do ex-prefeito da cidade, Antonio Carlos da Silva (PSDB), do ex-secretário de Obras, Gilson Mendes de Souza e da construtora Metrópole Engenharia.
Silva, Souza e a empreiteira foram condenados, em primeira instância, a devolver R$ 153.211,89 aos cofres públicos municipais.
O juiz considerou nulo o aditamento feito pela prefeitura na construção de 120 casas populares no bairro do Pegorelli em 2002.
Em sua sentença, o juiz decretou também o bloqueio dos bens imóveis e dos veículos automotores dos envolvidos, encaminhando ofícios ao Banco Central, Cartório de Imóveis e Detran (Departamento Estadual de Trânsito).
Barbosa não acatou pedido de inelegibilidade de Silva, solicitado na ação popular impetrada à ocasião pela vereadora Madalena Fachini (PSB).
Os advogados do envolvidos pretendem protocolar a partir de amanhã, recursos no TJ (Tribunal de Justiça) tentando anular a sentença e o bloqueio dos bens decretado pelo juiz local.
A obra, orçada inicialmente em R$ 616.492,06, teve um aditamento de 24,85%, sem justificativa plausível, segundo entendeu o juiz.
AÇÃO- A licitação e a construção das casas populares foi questionada em 2002 pela vereadora Madalena Fachini em uma ação popular.
As casas foram construídas dentro do programa Habitar-Brasil, do Ministério do Planejamento, com recursos liberados pela Caixa Econômica Federal.
As casas foram destinadas aos moradores que ocupavam áreas de risco no município.
O TCE (Tribunal de Contas do Estado de São Paulo), em parecer dado pelo conselheiro Antonio Roque Citadini, considerou na época, irregular a licitação, o contrato e os aditamentos feitos pela prefeitura para conclusão das casas populares.
Barbosa considerou a licitação válida, mas o aditamento ilegal. Em seu parecer, o juiz afirma que a construção de laje e o aterro da área teriam tido acréscimos de 434% e 380%, respectivamente.
"É ilegal o aumento do valor do contrato de maneira injustificada e com despesas não comprovadas, porquanto prejudica a paridade do certame e possibilita conluio (apresenta-se preço menor para ganhar a licitação e depois aumenta-se o valor do contrato até o limite legal), e não se pode aceitar o pagamento de serviços não comprovados (o aterro a cargo do município)", relatou Barbosa em sua sentença.
RECURSO- O advogado do ex-prefeito Antonio Carlos da Silva, Sidney de Oliveira Andrade, disse que também recorrerá da decisão junto ao TJ para desbloquear os bens de Silva.
Segundo Andrade, não teria cabimento o bloqueio dos bens antes do julgamento do mérito final da ação.
A Metrópole Engenharia, com sede em Catanduva (SP), deverá entrar com um recurso no Tribunal de Justiça contra a decisão dada em primeira instância. (Fonte: Salim Buriham/ValeParaibano)

Advogado nega erro e recorre ao tribunal

Caraguatatuba - O advogado do ex-prefeito Antonio Carlos da Silva (PSDB), Sidney de Oliveira Andrade, disse que também recorrerá da decisão junto ao Tribunal de Justiça para desbloquear os bens de Silva.
Segundo Andrade, não teria cabimento o pedido de bloqueio dos bens antes do julgamento do mérito final da ação.
O advogado disse ainda que a obra foi executada dentro das normas contratuais. O ex-secretário de Obras da prefeitura, também atingido pela indisponibilidade de bens, não foi localizado para comentar o assunto.
A Metrópole Engenharia, com sede em Catanduva (SP), afirmou que, amanhã deverá entrar com um recurso no Tribunal de Justiça contra a decisão dada em primeira instância.
Segunda a empresa, o diretor comercial Warley Lopes da Silva, daria mais detalhes ao ValeParaibano, o que não ocorreu até o fechamento desta edição. (Fonte: ValeParaibano)

Chuva interrompe busca por piloto

Caraguatatuba - Uma equipe formada por agentes da Policia Ambiental, Polícia Civil e Instituto Florestal interrompe as buscas pelo corpo do piloto Fábio Aires, desaparecido após a queda de uma aeronava em mata de Natividade da Serra, em 6 de dezembro de 1995.
Os destroços do avião monomotor Tupi, cor branca, pertencente ao Aero-Clube de São Paulo, foram localizados anteontem pela Polícia Ambiental.
Ontem, as buscas duraram cerca de oito horas e foram prejudicadas pelo mau tempo na região. O local é de difícil acesso e de mata fechada. A aeronave caiu próximo a fazenda da Ponte Furada, no bairro dos Martins, município de Natividade da Serra.
Ontem, além dos agentes das policias Ambiental e Técnica, também estiveram no local do acidente agentes do Instituto Florestal e três oficiais do DAC (Departamento de Aviação Civil). A equipe vasculhou a área onde estão os destroços, mais uma vez sem sucesso.
Foram localizados um óculos e a pulseira de um relógio do piloto. Os oficiais do DAC recolheram alguns documentos da aeronave, checaram os equipamentos e fizeram anotações.
Segundo o tenente Emílio Ornelas, a equipe vai aguardar o tempo melhorar para voltar a vistoriar a área que fica no entorno dos destroços na tentativa de localizar o corpo de Aires. As buscas não serão realizadas hoje. Familiares do piloto que chegaram ontem à Natividade da Serra, poderão participar das buscas. (Fonte: ValeParaibano)

Programa Ação Litoral

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Manoel Marcos reivindica obras de melhorias para as Escolas Estaduais do município

Ilhabela - O prefeito de Ilhabela, Manoel Marcos de Jesus Ferreira e o secretário municipal da Educação, Antonio Cornélio de Morais Filho, participaram do Fórum Governo Educador – Região São José dos Campos, Vale do Paraíba e Litoral Norte, nesta segunda-feira, 04, na Secretaria de Estado da Educação.
O encontro com o secretário estadual, Gabriel Chalita, também contou com as presenças do secretário Adjunto, Paulo Barbosa, do coordenador de Ensino do Interior, professor Élcio e assessores.
Este evento tem como objetivo tratar de ações da Secretaria Estadual de Educação e implementação de parcerias.
Na oportunidade, o prefeito Manoel Marcos, entregou ao secretário estadual, os ofícios com pedido para a doação de um micro ônibus para transporte Escolar e verba para as seguintes obras nas Escolas Estaduais do município: reforma do piso e alambrado da quadra de Esportes da Escola Maria Gemma e reforma do piso, troca de vitrôs e reforma das lousas das salas de aula da Escola Waldemar Belisário.
O prefeito Manoel Marcos e o secretário Cornélio aproveitaram a ocasião para uma visita ao PAC, Programa de Ação Cooperativa, para pedir agilização na obra da Escola do Bexiga.
Em sua avaliação, o secretário Cornélio comentou que Ilhabela foi muito bem recebida pelo secretário Chalita, que falou da sua intenção ao prefeito Manoel Marcos, em visitar mais vezes Ilhabela, cidade pela qual tem grande afinidade, exaltando sua admiração pelo prefeito como administrador público, “haja visto o grande investimento que seu governo proporciona na área da Educação, tanto da Rede estadual como municipal de Ensino”.
O prefeito Manoel Marcos ressaltou a importância do Fórum, pois juntos, estado e município, farão a Educação com relevância, no objetivo da melhoria da qualidade do Ensino no Estado de São Paulo, através das ações conjuntas nos municípios. (Fonte: PMI)

Câmara aprova dois projetos de Lei do Executivo em Sessão Extraordinária

Ilhabela - Os vereadores ilhabelenses aprovaram por unanimidade dois projetos de Lei de autoria do poder Executivo, na sessão extraordinária realizada na manhã de quarta-feira, a pedido do prefeito Manoel Marcos. Nos ofícios endereçados ao presidente da Câmara, vereador Luiz Lobo(PL), o prefeito justifica que a urgência dos projetos se devem a exigências da pasta das secretarias estaduais da Juventude Esporte e Lazer e da Ação Social, respectivamente.
O projeto de Lei 30/2005 autoriza o poder Executivo a celebrar convênio com a secretaria de Estado da Juventude, Esportes e Lazer. A secretaria vai liberar um montante de R$60 mil reais para a realização da Semana Internacional de Vela, que começa na próxima sexta, 08. Os vereadores aprovaram uma emenda aditiva ao projeto, acrescentando um artigo, que diz que o Executivo deve encaminhar à Casa de Leis até o dia 30 de agosto do corrente ano, a prestação de contas discriminando os gastos efetuados com os recursos financeiros de que trata a Lei.
A vereadora Nanci Peres de Araújo Zanato(PTB) e o vereador Márcio Garcia salientaram que a emenda não tem como propósito a desconfiança dos trabalhos da secretaria municipal de Juventude, Esportes e Lazer, mas sim dar transparência e facilitar o exercício de fiscalização do Legislativo.
O outro projeto em pauta autoriza a celebração de convênio com o Estado para a municipalização da gestão das ações e serviços de assistência social e dá outras providências. Este foi aprovado por unanimidade sem a inclusão de nenhuma emenda. Ambos os projetos precisavam de aprovação com urgência, pois a liberação das verbas depende de Lei específica e com prazo para aprovação.
Em seu pronunciamento, o vereador Carlos Alberto de Oliveira Pinto, Carlinhos(PMDB) deixou registrado que mesmo com todos os momentos de conturbação ocorrendo no município, o prefeito Manoel Marcos conseguiu trazer verbas para a cidade, o que prova que continua com prestígio no governo do Estado. “Isso mostra que nosso prefeito tem crédito com o governo do Estado, conseguindo verbas para um evento tão importante para nossa cidade”.
O presidente Luiz Lobo(PL), encerrou a sessão desejando aos secretários Beto de Mazinho, de Esportes e Ricardo Fazzini, de Turismo, presentes na sessão, bons ventos para a Semana de Vela, e que o evento seja proveitoso principalmente para os comerciantes da cidade. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Equipes de bocha e dama garantem vitória na primeira fase dos Regionais

São Sebastião - As equipes de bocha e dama passaram hoje (06/07) pela primeira fase dos Jogos Regionais com vitória e se preparam para os jogos de amanhã contra os próximos adversários da chave.
A equipe de dama, que iniciou o jogo às 8h30 no Clube Ilha Morena contra o time de Lorena, venceu por 14 a 06. Segundo o técnico, Orlando Batista Costa, o jogo exige muita concentração e como existem atletas novos na equipe o clima é de tensão. “Ficamos muito nervosos na hora do jogo, mas temos a capacidade de ganhar”. O jogo amanhã é contra a equipe de Aparecida.
Já a equipe de bocha, garantiu em pouco tempo a vitória. Numa competição que se realizam três jogos por disputa, os atletas garantiram em dois jogos a vitória. O jogo teve início às 9h30 no CCTI (Centro de Convivência da 3ª Idade Estrela do Mar), contra a cidade de Pindamonhangaba. O jogo se encerrou com o placar de 18 a 0 com a dupla Célio e Tiago e 18 a 6 com a dupla Roberto e Jalonias.
Para o técnico da equipe de bocha, Célio, o jogo supriu a expectativa e também o considerou fácil. “Temos chance de nos classificar para a segunda fase. Amanhã enfrentaremos a equipe de Mogi das Cruzes, se ganharmos passamos para a próxima fase”, disse. (Fonte: PMSS)

Videoteca Municipal volta a exibir vídeos gratuitos à comunidade

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria da Educação, voltou, no último final de semana, a oferecer sessões gratuitas de filmes na Videoteca Municipal para toda a comunidade. Nos primeiros dias diversas pessoas prestigiaram os filmes.
No próximo final de semana, 8 e 9 de julho, é a vez do filme “Van Helsing”, na sexta-feira, às 19h e no sábado, o desenho “O Espanta Tubarões”, às 10h.
Inicialmente as sessões serão exibidas duas vezes por semana, as sextas e sábados. Nas sextas-feiras, às 19 horas, a programação é voltada para o público adulto, com idade acima de 15 anos. Nas manhãs de sábado, a partir das 10 horas, a criançada terá uma seleção variada com clássicos infantis, desenhos animados e aventuras.
O projeto já foi realizado em anos anteriores, mas acabou não sendo levado a diante por problemas técnicos. De acordo com o responsável pela videoteca, Jéferson Luiz, que também é um dos idealizadores do projeto, apesar de ter funcionado por apenas um ano, ele foi bem aceito pela comunidade, que sempre participou ativamente.
Para o secretário da Educação e vice-prefeito, Paulo Henrique Santana, a medida de retomar a atividade visa oferecer uma oportunidade para que a comunidade de baixa renda possa assistir bons filmes, além de incentivar a cultura.
O primeiro filme selecionado para este final de semana, Van Helsing – O Caçador de Monstros, retrata a história do Dr. Van Helsing que é um dos principais especialistas em monstros de sua época, no século XIX. Contratado pela Igreja Católica, ele parte para o leste europeu com a missão de eliminar o mais perigoso dos vampiros: o conde Drácula. Ao seu lado ele terá a ajuda de Anna Valerious, tendo ainda que enfrentar monstros como o lobisomem e Frankenstein. São 145 minutos de terror que prometem tirar o fôlego dos espectadores.
Já no sábado, dia 9, a garotada irá cair na gargalhada com o divertido desenho animado “O Espanta Tubarões”, que fala da história de dois amigos estranhos do fundo do mar: Oscar, um peixinho falante que sonha grande e acaba sempre metido em “águas quentes” e Lenny, um grande tubarão branco com um lado muito sensível e um segredo: ele é vegetariano! Quando uma grande mentira branca transforma Oscar em herói e a verdade sobre Lenny faz com que ele fuja do convívio dos tubarões, os dois acabam formando uma amizade bastante incomum.
As apresentações de vídeo contam com o apoio da Videolocadora Satélite que está cedendo o aluguel dos filmes para serem exibidos gratuitamente a comunidade.
A Videoteca Municipal fica na avenida Dr. Altino Arantes, s/ nº, no Centro (ao lado da Biblioteca Municipal) e tem capacidade para receber até 50 pessoas por sessão.
Solidariedade - Na entrada da videoteca foi instalado um posto de arrecadação para a Campanha do Agasalho 2005, que tem como slogan “Você Solidário: Todos Quentinhos”. O objetivo é que voluntariamente as pessoas colaborem trazendo roupas, sapatos, agasalhos e cobertores, para ajudar na campanha que está sendo organizada pelo Fundo Social de Solidariedade e conta com parceria e apoio de empresas da cidade. (Fonte: PMSS)

Teatro Municipal apresenta espetáculo “Emotions Theatre”

São Sebastião - Nesta sexta e sábado (08 e 09/07), às 21h acontece no Teatro Municipal o espetáculo “Emotions Theatre”, com Sérgio Maria & Grupo Magno de Teatro. Os ingressos custam R$ 5,00 e serão vendidos na bilheteria do Teatro.
“Emotions Theatre” é uma forma inovadora de teatro, que recria a vida no palco, transformando-a em arte. É uma nova modalidade de teatro, criado em New York com enorme sucesso de bilheteria também em outros países, além de ser uma brilhante atividade grupal que pode ser utilizada por atores, terapeutas, educadores e assistentes sociais.
Além desse espetáculo, o Teatro Municipal terá um workshop de teatro no sábado (09/07), às 15 horas, com o grupo Magno. Os interessados em participar do workshop deverão pagar R$10,00 e terão direito a um certificado ao término do curso. (Fonte: PMSS)

Parlamentares demonstram apoio à Provedoria da Santa Casa

São Sebastião - Os vereadores Modesto Koji Ono, o Kotian (PTB), Nanci Peres de Araújo Zanato (PTB), José Jorge Pereira, o Zeca (PTB) e o deputado estadual Marcelo Bueno (PTB), estiveram reunidos nesta terça-feira com o Chefe Estadual da Casa Civil, Arnaldo Madeira. O encontro aconteceu no palácio do governo, em São Paulo.
O objetivo da reunião foi a discussão da verba ineficiente que a Santa Casa, presidida atualmente provedor da entidade, Décio Moreira Galvão, tem recebido da prefeitura de São Sebastião. “Nossas subvenções são insuficientes, o convênio do PSF que foi feito com o prefeito Juan Garcia (PPS) é um desastre e estamos com um prejuízo de R$ 150 mil”, disse. Galvão também comentou que a postura do prefeito demonstra “grossura” e o que resta à Santa Casa é o respaldo do governo estadual para ajudar com a verba”, frisou.
Já Arnaldo Madeira explicou que irá conversar com o Luiz Roberto Barradas Barata, secretário de saúde do estado. “Iremos analisar com carinho o caso porque é delicado e a saúde é vital para todos”, explicou.
O deputado Marcelo Bueno disse que preferiu falar com a Casa Civil antes de procurar diretamente o governador Geraldo Alckmin (PSDB). “O que puder ser feito eu agradeço e confio na idoneidade deste governo e do nosso representante Alckmin”, ressaltou.
Segundo o provedor da Santa Casa, o repasse da verba municipal tem sido pouco. “Temos que receber R$ 200 mil mensais, no entanto, em janeiro recebemos R$ 100 mil, em fevereiro R$ 100 mil e em março também. Só em abril e maio que começamos a ter R$ 150 mil e só agora em junho conseguimos os R$ 200 mil de que nos é direito”, lembrou Décio.
Ele também ressaltou que a estrutura do hospital é suficiente, somente falta ajuda do Executivo. “Temos vontade de continuar o trabalho, mas há perseguição do Juan e não queremos entregar todo um trabalho feito há anos. O próprio prefeito falou que se não agüentarmos, é melhor nós fecharmos as portas e ponto final”, lembrou.
Décio Moreira Galvão, que foi prefeito da cidade, durante a década de 80 disse também que há paralisação da UTI na cidade e a provedoria precisa de R$ 5 milhões.
O deputado Marcelo Bueno (PTB) salientou que não poderia de deixar de ajudar São Sebastião, mas também todos os municípios vizinhos que utilizam a estrutura do hospital. “Caraguá, Ubatuba e Ilhabela precisam da cidade e esta verba ajudaria e muito”, comentou. Já a vereadora Nanci Peres de Araújo Zanato (PTB), de Ilhabela, disse que o hospital sebastianense é de suma importância. “Ajudem por favor nossa cidade vizinha, pois os ilhabelenses utilizam-no”, frisou a parlamentar.
Compareceram também na reunião o padre da Paróquia de São Sebastião, Pe. Jaime Matheus, o presidente do PSDB de São Sebastião e vice-provedor da Santa Casa, Ubirajara Nascimento.
 
Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Ubatuba

Maria Comprida, vedete das canoas, está sendo restaurada por mestre Baeco
O folclorista Nei Martins, da Fundart, conta a história da “Vedete das Canoas”

Ubatuba - Pouca gente sabe, mas a famosa canoa Maria Comprida que existe até hoje foi batizada com esse nome em homenagem à primeira canoa, com o mesmo nome, que venceu a primeira corrida de canoas do município.
O sucesso da corrida foi tão grande que a cidade de São Sebastião começou a realizá-las também e competir com os nossos remadores. Eram várias categorias: dois remos, três e cinco remos. Na corrida de cinco remos, São Sebastião sempre vencia, pois tinha uma boa equipe e uma canoa rápida.
Nei Martins, um dos maiores estudiosos da cultura caiçara ubatubense conta que a segunda Maria Comprida foi esculpida em um pé de louro encontrado à beira da Rodovia Oswaldo Cruz. Um caçador chamado Vergílio Alexandre era amigo do pessoal do Itaguá, que competia nas corridas e em uma de suas andanças, ele descobriu uma grande árvore que poderia virar uma bela canoa. Rapidamente, contrataram o Sr. Agrício, do Sertão do Ubatumirim e seu filho Benedito, que trabalharam durante vinte dias. A canoa media 9 metros e pesava cerca de 200 quilos. Os pescadores não tiveram dúvidas: deram a ela o nome de Maria Comprida.
Em 1970, a Maria Comprida ganhou sua primeira competição, na Praia de São Francisco em São Sebastião. Durante três anos consecutivos, ela foi vencedora e conquistou o troféu Fita Azul, oferecido pela cidade de São Sebastião. Depois disso, Maria Comprida foi personagem de grandes realizações. Participou da 1ª Jornada Marítima - Ubatuba a Santos, uma prova sem caráter de competição, em homenagem à Paz de Iperoig, assinada em 14 de setembro de 1563.
De 1975 a 1987, a corrida de canoas não foi mais realizada em Ubatuba. Em 1988, a Fundart passou a organizar esse evento e a Maria Comprida deixou saudades. Anos mais tarde, o Tamoios Iate Clube adquiriu a canoa bastante danificada e ela foi cedida para a Fundart. Em 1997 ela foi restaurada e voltou ao mar em 2003. Hoje, ela se encontra novamente em restauro, nas mãos do Mestre Baeco, uma autoridade no assunto, no Sertão do Ubatumirim. Em breve, ela voltará para a Fundart. (Fonte: PMU)

SEBRAE e ACIU realizarão mais um EMPRETEC em Ubatuba

Ubatuba - Acontecerá no mês de agosto, o seminário EMPRETEC que visa estimular mudanças no comportamento pessoal do empresário.
Segundo Manoel J. S. Pinto, participante da última turma do EMPRETEC, o curso dá a oportunidade de avaliar seu próprio comportamento como empresário e da necessidade de se integrar um com os outros . “De uma certa forma, nós temos uma maneira natural de agir, de repente, nunca buscamos uma ferramenta para observar as partes falhas que cometemos e o curso é muito enriquecedor por causa disso, pois nos traz a oportunidade de você querer mudar com um conjunto de metodologias, técnicas e dinâmicas que nos auxiliarão muito”.
Ivana Sento-Sé Tavares, facilitadora do Sebrae, diz que o seminário baseia-se no fato de o sucesso empresarial não depender apenas da habilidade dos empreendedores para o gerenciamento dos negócios ou de condições favoráveis estabelecidas por políticas governamentais, mas também existem comportamentos e características pessoais, como capacidade de objetivos, iniciativa e persistência, que marcam os empresários bem sucedidos.
Os interessados retirar o formulário na Assessoria de Comunicação da ACIU c/ Cristiane
Tel: 3832 1449 e 9706 2924. As vagas são limitadas. (Fonte: ACIU)

Ubatuba consegue cadastramento no Programa Primeiro Emprego

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba foi cadastrada nesta semana como município interessado em estabelecer parceria com o Programa Primeiro Emprego, do Ministério do Trabalho. O prefeito de Ubatuba, Eduardo César (PL), encaminhou ao Ministro do Trabalho Ricardo Berzoini ofício solicitando a inscrição do município no programa, através do projeto Juventude Cidadã.
O Programa Primeiro Emprego busca oferecer oportunidades formativas inovadoras e criativas de desenvolvimento pessoal, social e profissional para que os jovens participantes possam construir um caminho ao exercício pleno da cidadania, mediante sua formação integral aliada à vivência concreta da prestação de serviços voluntários à comunidade.
Podem participar jovens de 16 a 24 anos, com alta vulnerabilidade social, escolaridade inferior ao ensino médio completo, renda per capita inferior a meio salário mínimo, não possuir vínculo empregatício anterior e não ser beneficiário direto do programa Bolsa Família. Como a população de Ubatuba se enquadra na faixa de 50 mil a 300 mil, a cidade poderá ter 120 vagas. (Fonte: PMU)

Quinta-feira movimentada para Ubatuba nos Regionais

Ubatuba - O esporte de Ubatuba volta a atuar nesta quinta-feira, 7, nos Jogos Regionais. A equipe de damas enfrenta Suzano, à partir das 8h, no Ilha Morena. A equipe vai em busca da primeira vitória, já que na estréia, nesta quarta-feira, perdeu para Taubaté por 18 a 2. Também às 8h, só que no ginásio do Barranco Alto o Tênis de Mesa vai para a disputa individual masculino contra Jacareí.
O tênis vai a quadra, se o tempo colaborar, por volta das 11h, contra Taubaté. Vencendo disputa a semifinal. Já o futebol feminino vai tentar a classificação antecipada contra Ilhabela, à partir das 10h30 no campo do XV de Caraguá. (Fonte: PMU)

Futebol Feminino estréia com vitória nos Regionais

Ubatuba - A equipe de futebol feminino de Ubatuba começou a disputa dos Jogos Regionais com o pé direito. Em uma partida cheia de alternativas Ubatuba venceu a equipe de São Sebastião por 3 a 0. Com o gramado do campo do Porto Novo pesado por causa da chuva que caiu durante a noite, e debaixo de uma fina garoa, a partida permaneceu equilibrada até a metade do primeiro tempo, quando em uma cobrança de falta, Carla encobriu a goleira adversária e abriu o placar para Ubatuba.
Em desvantagem no marcador, São Sebastião aumentou a pressão, mas Meire, em um contra ataque, marcou pela segunda vez para Ubatuba. No segundo tempo, a pressão de São Sebastião foi ainda maior, inclusive com a marcação de um gol, que foi anulado corretamente pelo árbitro da partida. No minuto final em uma arrancada da atacante Priscila, Ubatuba chegou ao terceiro gol, fechando o placar.
Ubatuba Jogou com Bruna, Juliana, Angélica, Nice, Emilia, Andressa, Taimê, Sussu (Kilza), Tati (Camila Castro), Carla (Camila Schimt) e Meire (Priscila). A equipe de Ubatuba volta a campo nesta quinta-feira, 7, para enfrentar Ilhabela, no campo do XV de Caraguá, à partir da 10h30. Em caso de vitória a equipe garante vaga na próxima fase. (Fonte: PMU)

Futsal feminino cede empate no final
Equipe permanece com chance de passar à próxima fase

Ubatuba - O Futsal feminino de Ubatuba deixou escapar uma importante vitória na manhã desta quarta-feira, na estréia dos Jogos Regionais, que acontece em Caraguatatuba. O time de Ubatuba vencia Taubaté por três a um, mas permitiu a reação da equipe do Vale e sofrendo um gol faltando quarenta e cinco segundos para o final da partida, acabou cedendo o empate.
A equipe de Ubatuba jogou com Roberta, Gabriela (Patrícia), Mariana (Miriam), Andréia e Rafaela. Marcaram para Ubatuba Rafaela (2) e Andréia.
O Futsal de Ubatuba volta a quadra na sexta-feira, 8, no Ginásio Esportivo do Massaguaçu, para enfrentar Mogi das Cruzes. Pelo regulamento classificam-se os dois primeiros de cada grupo. (Fonte: PMU)

Futebol masculino perde e se complica
Classificação agora depende de combinação de resultados

Ubatuba - A estréia do futebol masculino de Ubatuba nos 49º Jogos Regionais não foi das melhores: a equipe perdeu por dois a um para São Luiz do Paraitinga. Apresentando um bom futebol, porém com falhas na finalização, Ubatuba estava se impondo frente à equipe serrana, mas, em uma cobrança de falta da intermediária, que pegou o goleiro Didi mal posicionado, São Luiz abriu o placar, e assim terminou o primeiro tempo: 1 a 0.
Após o intervalo, Ubatuba continuou errando nas finalizações, e em um contra-ataque São Luiz assinalou seu segundo tento. A reação de Ubatuba veio logo em seguida, em uma jogada pela esquerda, Chiquinho diminuiu o marcador. A partir daí a pressão de Ubatuba foi intensa até o final, mas São Luiz conseguiu se segurar e garantir o placar final: 2 a 1.
Ubatuba jogou com Didi, Ciro (Edgard), Baby, Deivinho e Chiquinho: Mateus, Barraco e Buiú (Luan) e Erik ( Paulo Ramos). Alexandre (Quebinha) e Vitinho.
Ubatuba volta a campo na próxima sexta-feira, 8, para enfrentar Jacareí. Para avançar à próxima fase, Ubatuba precisa vencer a partida de sexta e torcer por uma vitória de São Luiz sobre Jacareí ou ainda um empate na partida que será disputada nesta quinta-feira. Em caso de vitória de Jacareí, Ubatuba continua precisando da vitória na sexta, porém vai depender do saldo de gols. (Fonte: PMU)

Compre só a pipoca, porque o cinema é de graça na Fundart!

Ubatuba - Este mês, o Cine Clube da Fundart (Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba) homenageia Mazzaropi, com uma série de filmes que serão apresentados todos os dias até o dia 10. Para as crianças soltarem a imaginação, três filmes especiais, sempre aos domingos: “NEM QUE A VACA TUSSA”, “A FUGA DAS GALINHAS” e “OS INCRÍVEIS”. Para os adultos o filme em destaque é a produção brasileira “O HOMEM DO ANO”, com Murilo Benício, Jorge Dória, José Wilker, Agildo Ribeiro e grande elenco.

06 – QUARTA – 18h e 20h00 – Casarão do Porto
Projeto “A VOLTA DE MAZZAROPI”
Exibição do filme: “Betão Ronca Ferro”

07– QUINTA – 18h e 20h00 – Casarão do Porto
Projeto “A VOLTA DE MAZZAROPI”
Exibição do filme: “O gato da madame”

08 – SEXTA - 18h e 20h00– Casarão do Porto
Projeto “A VOLTA DE MAZZAROPI”
Exibição do filme: “Zé do Piriquito”

09 – SABADO – 18h e 20h00– Casarão do Porto
Projeto “A VOLTA DE MAZZAROPI”
Exibição do filme: “A Banda das Velhas Virgens”

10 – DOMINGO – 18h e 20h00– Casarão do Porto
Projeto “A VOLTA DE MAZZAROPI”
Exibição do filme: “O vendedor de lingüiça”

17 – DOMINGO – 16H00 – Casarão do Porto
CINE CLUBE INFANTIL – “NEM QUE A VACA TUSSA”
Produção: Dream Works
Sinopse: Quando um ganancioso vilão planeja invadir a fazenda “Pedaço do Céu” os animais se juntam para proteger o seu lar, muita aventura envolve esse filme.

23 – SÁBADO – 20h00 – Casarão do Porto
CINE CLUBE – “O HOMEM DO ANO”
Produção: Conspiração Filmes e Warner Bros Pictures
Com: Jorge Dória, José Wilker, Agildo Ribeiro, Carlo Mossy, Paulo César Pereio, Lázaro Ramos, Wagner Moura e Mariana Ximenes.
Sinopse: Tudo começa quando Máiquel (Murilo Benício) perde uma aposta para os amigos, um acontecimento que vai ganhando uma surpreendente dimensão e ele rapidamente se torna o herói da cidade e é eleito o Homem do Ano. Mas de repente, as coisas começam a sair do controle.

24 – DOMINGO – 16h– Casarão do Porto
CINE CLUBE INFANTIL – “A FUGA DAS GALINHAS”
Produção: Dream Works
Sinopse: As galinhas da sinistra granja da Sra Tweedy sonham com uma vida melhor, passam os dias pensando em como fugir, é quando um galo chega no granja e começam os planos para que consigam a liberdade.

26– TERÇA – 20h – Casarão do Porto
CINE CLUBE – “THE LORD OF THE DANCE”
Produção: Universal Studio
Direção e criação de Michael Flatley
Sinopse: Ballet Celta de sapateado contando uma história sobre o bem e mal. Realizado no Hyde Park em Londres, com um audiência de 25 mil pessoas que testemunharam um evento particular com mais de cem dançarinos em cena.

29 – SEXTA – 20H00 – Casarão do Porto
CINE DEBATE – “POLLOCK”

31 – DOMINGO – 16h– Casarão do Porto
CINE CLUBE INFANTIL – “OS INCRÍVEIS”
Produção: Disney/Pixar
Sinopse: Um casal de Super-heróis foi obrigado a ocultar sua identidade e viver com seus filhos como cidadãos comuns. Até o dia em que eles recebem uma misteriosa ligação que mudará suas vidas. FUNDART

Ubatuba anula desapropriação de terreno

Ubatuba - A Justiça de Ubatuba declarou nula uma desapropriação feita pela prefeitura em 2003, obrigando a Empresa Elektro, ex-proprietária do terreno, a ressarcir aos cofres públicos R$ 900 mil, devidamente corrigidos e com juros, referentes a venda da área.
A sentença dada pelo juiz Antonio Manssur Filho, da 1ª Vara. Manssur julgou procedente a ação popular impetrada o ano passado pelo atual vereador Jairo dos Santos (PT).
Na ação, Santos denunciava que a desapropriação teria sido 'simulada', com objetivo de ocultar uma transação imobiliária de compra e venda --que contou até mesmo com pagamento de corretagem de 6% ao intermediário, que para ser legal dependeria de aprovação legislativa.
Santos também questionava a desapropriação da área, com cerca de 29 lotes, na região central, para a construção de uma escola, uma vez, que o terreno fica vizinho às duas maiores escolas da cidade: Padre Anchieta e Tancredo Neves.
Este ano, a atual administração adaptou um imóvel na área para alojar alunos de uma creche interditada devido a problemas estruturais. O terreno também tem um campo de futebol onde são realizadas atividades esportivas pela prefeitura.
O ex-prefeito Paulo Ramos (PFL) não retornou as ligações feitas para comentar o assunto. A Elektro informou que até o momento não foi intimada oficialmente. O prefeito Eduardo César (PL) não foi localizado. (Fonte: ValeParaibano)

Festa Julina

Ubatuba - A Paróquia Imaculada Conceição, através do Pe. Onivaldo Dyna, informa que será realizada nos dias 09 e 10, sábado e domingo, em suas dependências, na Av. Padre Manoel da Nóbrega, 935, no Perequê-Açu, a sua Festa Julina, com quadrilha, barracas típicas, bingo, músicas e muita animação.
No dia 9, sábado, a festa será após a missa das 19h30. Prestigie!

Ação Litoral
 
Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br

Atenção! - A sessão Foto do Dia passará a divulgar também fotos de pessoas da região. Esta será nossa forma de homenagear e prestigiar pessoas de destaque no Litoral Norte. As fotos enviadas deverão ser no enquadramento "close" podendo ser coloria ou PB, no tamanho mínimo de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi. O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma..

Ubatuba:

Vista aérea de Ubatuba - Emilio Campi

Vista Áerea
©Emilio Campi

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor

contador, formmail cgi, recursos de e-mail gratis para web site