Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Segunda-feira, 18 de julho de 2005 - Nº 1323 Edições Anteriores

Sol e Vida Antonio Coutinho Uba-Uba

Região
Litoral Norte inicia "caça" às baleias
145 animais encalharam no litoral
Presença de baleias era maior no litoral
Cresce mais de 200% número de adolescentes infratores na região


Caraguatatuba
Prefeito Aguilar aumenta o numero de casas populares a serem construídas em Caraguá
Caraguá faz partida memorável e detona Ilhabela com placar de 8x2
Basquete de Caraguá leva bronze em dose dupla no Sub-21


Ilhabela
Pivô do 'mensalão' tem casa de R$ 600 mil em Ilhabela
Ex-secretário não comenta investigações
Dirigente foi 1º a cair com a crise
Ilhabela faz ato para pedir mais policiais
Presidente da Câmara visita estação de captação de água em Ilhabela
Suposto integrante do PCC é preso em Ilhabela


São Sebastião
Prefeitura lacra empresas de Wagner, pede retorno de funcionários e demite irmão de procurador da Câmara
Prefeito nega retaliação e diz que denúncia de ‘nepotismo’ é infundada
Moradores têm casas demolidas em Barequeçaba e afirmam que área era comercializada por secretário
Prefeitura lança pacote de obras de R$ 15,8 milhões
Juquehy terá mudanças na saúde e Núcleos Congelados
Monitores do programa de Congelamento de Núcleos recebem treinamento
Iniciada a montagem da estrutura do Arena Cross
São Sebastião organiza a 2ª Conferência Municipal das Cidades

Ubatuba
Estrada da Ponta Aguda recebe melhorias após mais de 10 anos sem conservação
Ubatuba pronta para a terceira edição da Soccer do Brasil Cup
Polícia apreende 10 pássaros em Ubatuba
Comitiva de Ubatuba busca recursos para o desenvolvimento do Turismo
Curso Prático de Comunicação Verbal
Os meninos da Banda Ramam eletrizaram a Festa do Divino
Vereadora solicita investimentos junto a Secretaria de Turismo
CPI em Ubatuba continua com as investigações sobre a fraude na Prefeitura
PM prende dois em roubo na farmácia


Seções
Artigo
Carta do Leitor
Foto do Dia


Notícias da Região Topo

Litoral Norte inicia "caça" às baleias
Durante passagem dos animais pela região, ambientalistas colhem informações para complementar estudos

Litoral Norte - O Instituto Terra & Mar, de São Sebastião, deu início ao monitoramento das baleias Jubarte, que no inverno migram da Antártica para a região de Abrolhos (BA), área de reprodução e amamentação da espécie. A Jubarte chega a atingir 16 metros de comprimento e 40 toneladas de peso.
Durante a passagem das baleias pelo Litoral Norte, nos meses de julho a setembro, os ambientalistas aproveitam para registrar as espécies, tamanho e idade dos mamíferos. Os dados apurados na região são repassados para pesquisadores do Rio de Janeiro, que também monitoram a passagem das baleias em direção a Abrolhos.
Segundo a oceanógrafa Shirley Pacheco, coordenadora do projeto S.O.S. Mamíferos Marinhos, a migração das baleias vem sendo pesquisada na região desde 1996, contando com o apoio de pescadores e dos voluntários. No ano passado, devido a inverno mais quente não houve nenhum registro oficial da presença de baleias da espécie Jubarte no Litoral Norte.
Em 2004, no mês de maio, houve apenas o registro de uma baleia bicuda de True, uma espécie de golfinho, na Praia da Baleia, em São Sebastião. Foi o primeiro registro da presença desta espécie no Atlântico Sul. A baleia acabou morrendo, após ter encalhado na praia.
A oceanógrafa explicou que as baleias procuram rotas com águas mais frias. Como no inverno passado a temperatura das águas na região não esteve muita fria as baleias optaram em cruzar a região em alto-mar.
Segundo ela, as baleias Jubarte retornam à Antartica entre os meses de setembro e outubro, após procriarem e amamentarem seus filhotes no sul da Bahia. "
No inverno também é comum a presença da baleia Franca nas praias do Litoral Norte. Esta espécie de baleia não chega a Abrolhos, como a Jubarte. Elas tem migrado para praias de Santa Catarina, São Paulo e Rio de Janeiro, segundo Shirley.
Em 2003, por exemplo, uma baleia da espécie Franca passou três meses na região, acompanhada de seu filhote. Mãe e filho foram avistados em praias de São Sebastião e Ubatuba.
Lobos Marinhos, focas e pinguins também podem ser vistos no inverno no Litoral Norte, mas não se trata de nenhuma rota migratória. "Esses animais, na maioria debilitados, são trazidos pelas correntes marinhas até nossas praias", explicou oceanógrafa.
Segundo Shirley, pescadores, moradores e turistas podem colaborar com o projeto. "Basta apenas repassar os detalhes da observação para a gente, informando o local onde o animal foi visto, seu tamanho e se possível uma foto", explicou. O contato com o Instituto Terra & Mar pode ser feito pelo site www.terraemar.org  ou pelo telefone (12) 3862-1099. (Fonte: ValeParaibano)

145 animais encalharam no litoral

Litoral Norte - Nos últimos noves anos o Projeto S.O.S. Mamíferos Marinhos registrou a presença de cerca de 15 espécies de animais nas praias da região, entre baleias, golfinhos, lobo-marinhos, focas, elefante marinhos e pinguins.
No mesmo período, foram registrados 145 animais encalhados nas praias, a maioria mortos. Segundo a oceanógrafa Shirley Pacheco, os animais morrem no mar e a correnteza acabam levando-os para as praias da região.
As mortes são provocadas por capturas acidentais em rede de pesca, doença e velhice. Pedaços do tecido dos animais são recolhidos e encaminhados a Fundação Osvaldo Cruz, no Rio de Janeiro, para análise e constatação das causas de suas mortes.
Em seguida, os animais são enterrados para após dois anos os esqueletos serem recolhidos e doados ao Instituto de Zoologia da USP (Universidade de São Paulo).
O último registro da presença de uma baleia Jubarte na região ocorreu no dia 2 de dezembro do ano passado, na praia das Cigarras. A baleia tinha 6,5 metros de comprimento, 5 toneladas de peso e idade aproximada de dois anos. O animal que apresentava adiantado estado de decomposição foi enterrado na areia da praia. (Fonte: ValeParaibano)

Presença de baleias era maior no litoral

Litoral Norte - No passado, era bastante comum a presença de baleias nas praias do Litoral Norte. Algumas praias da região foram identificadas a partir da presença do mamífero. A Praia da Baleia, em São Sebastião, por exemplo, foi um grande reduto dos mamíferos. A Praia da Armação, em Ilhabela, era o local onde as baleias capturadas eram descarnadas para venda e extração de gordura. A Ponta do Arpoador, na Praia das Cigarras, era o local onde ficavam os "caçadores" de baleia, munidos de arpões enormes, preparados para capturá-las. A presença das baleias no litoral foi se reduzindo ao longo dos anos devido ao excesso de captura. (Fonte: ValeParaibano)

Cresce mais de 200% número de adolescentes infratores na região
Há cinco anos, cerca de dez menores por ano seguiam para Febem. Hoje temos quase 50 em seis meses

Litoral Norte - A adolescência é a fase marcada por mudanças no corpo e, principalmente, na mente. É a “passagem” da infância para juventude, quando o ser humano procura um “rumo” e, segundo especialistas, ele precisa de um ambiente “sadio” para desenvolver o corpo e a mente com segurança.
Mas não é isso que está acontecendo na região. O número de adolescentes envolvidos em crimes, cada vez mais graves, cresce assustadoramente. Nos últimos cinco anos, foram mais de 200%.
Em 2000, a Febem (Fundação Estadual do Bem Estar Social do Menor), que abriga adolescentes que cometeram crimes graves, como roubo e homicídio, recebia cerca de dez adolescentes vindos das cidades do Litoral Norte, por ano. Até 2002, este número subiu pouco, chegando a 17 casos.
Mas a partir de 2003, pulou para 33. No ano passado, foram 52 adolescentes internados na Febem. Nos seis primeiros meses deste ano o setor recebeu 48 menores. Neste ritmo, a região poderá chegar a 100 adolescentes que passarão pela Febem em 2005.
E o mais triste da história, disse uma funcionária que prefere não se identificar e trabalha com processos na Vara da Infância e Juventude, é que quase todos estes menores, quando saem da Febem, voltam para a criminalidade ou terminam assassinados.
No início deste mês um adolescente de 16 anos foi morto com vários tiros no Itatinga, periferia de São Sebastião. Ele tinha saído na mesma semana da Febem, onde estava por roubo e ficou por três meses em uma internação provisória. Este é o período em que o menor fica na unidade até aguardar um julgamento que poderá mantê-lo em um período maior ou será entregue à liberdade assistida, quando retornam para suas cidades de origem.
E é onde, segundo a fun-cionária do Fórum, que o município não faz o devido atendimento. “A liberdade assistida deveria ser em prestação de serviços”, explica. Para a funcionária a prefeitura deveria fazer parcerias com empresas para atender estes menores.
Não é somente a unidade que abriga os infratores de crimes mais graves que vem recebendo mais adolescentes da região. Os municípios do Litoral Norte também têm atendido cada vez mais menores nos crimes de menor gravidade, os chamados “atos infracionais”, que não chegam à Febem.
Em São Sebastião, segundo dados da Vara da Infância e Juventude, em 2003, foram 154 casos. No ano passado, subiu para 159 adolescentes e até julho deste ano, o setor têm 87 menores que praticaram atos infracionais. Em Caraguatatuba, foram 215 casos em 2003; 313, no ano seguinte e este ano (até abril), o número era de 157 processos criminais envolvendo menores. (Fonte: Imprensa Livre)

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba

Prefeito Aguilar aumenta o numero de casas populares a serem construídas

Caraguatatuba - O prefeito José Pereira de Aguilar esteve na tarde desta quinta-feira, 14, na CDHU – Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano, juntamente com os vereadores Cristian Alves de Godoy (Baduquinha), e Celso Pereira, onde reuniu-se com o secretário de Habitação Emanuel Fernandes. O encontro, que contou com a primordial ajuda do ex-prefeito de Caraguatatuba e atual diretor da CDHU, Antonio Carlos da Silva, teve como principal assunto a construção de casas populares para os moradores de áreas de risco.
Em conversa anterior com a CDHU, Aguilar teria acertado a construção imediata de 47 casas, e apoiado por Antonio Carlos, esse numero de habitações subiu para 85, além da previsão de mais 200 até 2006.
As primeiras 85 casas atingirão 100% dos moradores de áreas de ricos iminentes e mais de 60 % dos moradores de áreas de risco não-iminentes.
Na última semana a Câmara de Caraguá aprovou o convênio entre a prefeitura e o CDHU o que viabiliza para início imediato a licitação para a construção dessas casas. O terreno destinado à obra pertence à Prefeitura de Caraguatatuba e está localizado no bairro do Travessão, numa área de 10.700m².
Além do terreno, a prefeitura disponibilizará a infra-estrutura urbana do local, incluindo a colocação de postes de iluminação, guias e sarjetas.
O prefeito Aguilar considera que, com 285 casas, Caraguá resolverá grande parte do problema habitacional. “Estamos negociando com a CDHU desde o começo de nossa gestão. No início, falávamos em 100 casas, sendo 47 imediatas o que não atingiria 50% de nossa necessidade. Hoje penso que o problema habitacional urgente está resolvido, e o apoio de Antonio Carlos foi fundamental para a aquisição de um maior numero de novas habitações” , conclui Aguilar.
Essas casas fazem parte do programa Pró-Lar, criado pelo Governo do Estado visando firmar parcerias com as Prefeituras para atender famílias residentes em áreas de risco, entre elas locais sujeitos a enchentes, inundações, desmoronamentos, deslizamentos, erosão, assoreamento, áreas contaminadas, entre outras, reassentando-as em habitações seguras.
Os primeiros beneficiados - Um levantamento está sendo feito por assistentes sociais, Ministério Público e Defesa Civil, para indicar as pessoas que serão beneficiadas com essas doações. Segunda a Defesa Civil/COMDEC, Caraguatatuba possui 306 residências em área de risco divididas entre os bairros do Tinga (8 casas), Jaraguazinho (58 casas), Rio do Ouro (40 casas), Caputera (2 casas), Jardim Califórnia (4 casas), Benfica (7 casas), Jardim Francis (8 casas), Sumaré (13 casas), Canta Galo (19 casas), Casa Branca (76 casas), Olaria (79 casas), e Jardim Santa Rosa (22 casas).
Dessas residências, apenas 11 apresentam risco iminente, e por esse motivo, essas famílias serão as primeiras beneficiadas. As outras habitações serão destinadas às 196 famílias que moram em casas em risco não-iminente.
Após a desocupação das áreas de risco será feita a requalificação da área desocupada com o plantio de espécies nativas, objetivando assegurar que as áreas não voltem a ser ocupadas para fins habitacionais. (Fonte: PMC)

Caraguá faz partida memorável e detona Ilhabela com placar de 8x2
Caraguá já é finalista no na modalidade Beach Soccer Masculino Livre. A partida decisiva aconteceu nesta sexta-feira 15, na quadra de areia da praia do Indaiá, durante a 49º edição dos Jogos Regionais, realizada pela segunda vez na cidade. Mais uma vez, Jorginho, considerado o melhor jogador do mundo na modalidade, deu um show na arena, goleando Ilhabela em lances memoráveis

Caraguatatuba - Caraguatatuba detonou Ilhabela na modalidade Beach Soccer Masculino Livre. A partida aconteceu na arena da praia do Indaiá, onde as equipes se enfrentaram numa partida acirrada e decisiva para ambas cidades.
Nos últimos minutos do 1º tempo, Caraguatatuba marcou o primeiro gol. A equipe de Ilhabela estava batalhando para marcar em cima a delegação de Caraguá, composta pelos astros da seleção brasileira de Beach Soccer, Betinho, Jorginho e o goleiro Fanta, e logo no começo do 2º tempo, Ilhabela marcou seu primeiro gol empatando a partida. A arena estava lotada de torcedores, que aguardavam ansiosos as primeiras brincadeiras de Jorginho, que se destaca nesse esporte pela irreverência em quadra, mexendo com o público a cada goleada. Lance a lance, minuto a minuto, Caraguatatuba foi ampliando a diferença no placar, deixando os jogadores da Ilha cada vez mais irritados. No final do 3º tempo, para o delírio da torcida, Caraguatatuba venceu mais uma vez, levando apenas um cartão amarelo. A cidade de Ilhabela encerrou o jogo três cartões amarelos, dos quais um foi levado pelo goleiro, que num momento de nervoso chutou propositalmente a bola para fora da quadra. O jogo foi transmitido ao vivo pela Rádio Caraguá FM, sob a narração do jornalista esportivo Ricardo Mazzei, proporcionando aos ouvintes a chance de acompanhar a partida pelo rádio – uma novidade nessa modalidade.
Após o belo show de goleadas, o placar foi encerrado em 8x2 para Caraguatatuba, que além da vitória já se classificou para a finalíssima que acontece neste domingo 17, a partir das 11h. A busca pelo ouro acontecerá na praia do Indaiá, contra o time de São Sebastião, em partida que será transmitida ao vivo no canal fechado BandSports. (Fonte: PMC)

Basquete de Caraguá leva bronze em dose dupla no Sub-21
A comemoração de Caraguatatuba na modalidade Basquetebol Sub-21, neste sábado 17, último dia de competições decisivas do 49º Jogos Regionais, aconteceu em dose dupla. O time Feminino ficou em 3º lugar por pontuação e a equipe masculina comemorou a merecida vitória contra Pindamonhangaba, com placar final de 83x40

Caraguatatuba - Caraguá, que já tinha motivos de sobra para comemorar o bronze conquistado pelas meninas do basquetebol Sub-21, está em clima de festa com a medalha de bronze dos meninos do basquetebol Sub-21, que venceram a briga pela 3ª colocação em disputa acirrada contra a cidade de Pindamonhangaba, na manhã deste sábado 17, último dia de competições e decisões da 49º edição dos Jogos Regionais.
Os times foram treinados pelo professor de Educação Física e técnico de Basquetebol, Rubens Castro, que falou da satisfação em conquistar medalha de bronze para ambas equipes. “Eu sempre trabalhei com as categorias de base, e nesse ano foi a primeira vez que tive a oportunidade de dirigir equipes principais, então essa vitória tem um sabor especial. O fato de ser bronze, pode parecer menos importante em relação à pontuação, mas no que diz respeito à vitória, vale para nós muito mais que a medalha de prata, porque os times que entram em quadra para lugar pelo 3º lugar já sabem que a medalha será da melhor equipe. Então, o valor dessa medalha para quem está ali na quadra, jogando, é inestimável. Quando acaba o jogo, o atleta explode em emoção e já é premiado. Portanto, eu sempre digo a meus atletas que o bronze vem de uma vitória, e a prata de uma derrota, afinal, ela é recebida pelo time que não conseguiu a medalha de ouro. Normalmente nas olimpíadas, quando observamos as premiações, quem recebe a prata geralmente está chorando. E nós, hoje, estamos muito felizes com os times de basquete, pelo esforço e dedicação ao esporte”, destacou o técnico.
Segundo Rubens Castro, mais conhecido como Rubinho, o time masculino contou com um reforço especial de jogadores do Centro Olímpico coordenado por Magic Paula. Essa participação dos jogadores faz parte de um intercâmbio de atletas existente há muito tempo. “Eles não receberam nada para jogar. São atletas muito jovens, sendo um de 16 anos, outro de 17 e três de 20 anos. Eles vieram somente por ideal, e pela vontade de integrar a equipe durante os Jogos”, disse.
Outro ponto importante destacado pelo técnico é a questão da valorização do esporte. Segundo declarou, a Prefeitura de Caraguá faz o que pode pelos times. “Ela apóia da maneira que pode, fornecendo vale-transporte, transporte durante jogos, proporciona uma boa estrutura, paga o técnico, fornece todo o material necessário para jogar, mas creio que se tivéssemos apoio do comércio, da iniciativa privada em geral, teríamos ainda mais chances, porque na verdade Caraguatatuba é uma escola para o Basquete. Formamos muitos atletas aqui, que acabam contratados por grandes times. Dois exemplos são o jogador André, que saiu de Caraguá há cerca de quatro anos e jogou em times como o Casa Branca, o Minas Tênis e hoje está no Canadá. Outro atleta bem conhecido é o Neto, sobrinho do Chininha, da Secretaria de Esportes, que no ano passado jogou nos Regionais por Caraguá, conquistando a 3ª colocação e hoje está contratado por Itanhaém. Um pouco menos conhecido, o atleta Caio, que também jogava por Caraguá está atualmente no Tênis Clube. Se a cidade tivesse o que oferecer aos atletas, poderia segura-los aqui garantindo equipes mais fortes. Quando esses jogadores atingem o nível técnico que precisamos, perdemos todo um trabalho para os grandes clubes que tem o que proporcionar. Não é culpa da Prefeitura, trata-se de uma questão de responsabilidade social. O comerciante tem que ajudar, tem que apoiar e incentivar o esporte na cidade. Esse terceiro lugar que conquistamos nos Regionais, para nós teve o mesmo sabor do “ouro”, porque treinamos poucos meses, duas vezes por semana. Se tivéssemos mais apoio teríamos atingido a excelência. Mas estamos realmente muito felizes com a conquista”, explicou Rubinho, completando que “esse título foi muito importante não somente para as atletas, mas para toda a equipe do CEMUG envolvida, incluindo estagiários, os diretores, o Secretário Nivaldo Alves e conseqüentemente o prefeito Aguilar. Tivemos todo o apoio que a administração pôde proporcionar. Só falta mesmo a iniciativa privada acreditar no esporte. E digo isso porque recentemente fui a Osasco, onde temos o já renomado time BCN, e lá, existem apenas quatro ou cinco ginásios municipais para 800 mil habitantes. Em Caraguá nós temos nove ginásios para 100 mil habitantes e muitos jovens querendo jogar, e aprender alguma modalidade, creio que essa nossa vitória seja o começo de uma mudança comportamental que favorecerá o atleta, e certamente, a cidade”, finalizou. (Fonte: PMC)

Programa Ação Litoral

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Pivô do 'mensalão' tem casa de R$ 600 mil em Ilhabela
Ex-secretário do PT, investigado pela CPI, é dono de imóvel em condomínio de luxo

Ilhabela - O ex-secretário-geral do PT Silvio Pereira, investigado pela Polícia Federal e pela CPI dos Correios sob acusação de ser um dos supostos operadores do 'mensalão', possui uma casa de veraneio no bairro Siriúba 2, um dos mais badalados de Ilhabela. A propriedade é avaliada em R$ 600 mil pelo mercado imobiliário.
O projeto do imóvel foi aprovado pela prefeitura em 28 de setembro de 98. A construção foi concluída em 1999.
A casa do ex-secretário-geral do PT fica na rua Fernando Alameda Pessoa, nº 203, a quatro quilômetros do centro da vila, na região norte de Ilhabela.
O imóvel está situado à quadra 1, lote 34, do loteamento Siriúba 2, aprovado na prefeitura em 1975. Tem 239 metros quadrados e foi construído em um terreno com 1.159 metros quadrados, na encosta do morro.
Feito em tijolo à vista, possui três quartos, sendo duas suítes, ampla sala, cozinha e varanda com bela vista para o canal de São Sebastião.
Ao lado da varanda, nos jardins da residência, existe um ofurô --espécie de banheira que permite banhos quentes ao ar livre nas noites de inverno. A residência tem ainda alojamento separado para o caseiro, churrasqueira e um grande jardim.
A casa de Pereira fica em uma rua de terra, sem saída, rodeada por inúmeras mansões próximas. Apesar de não ter muros altos, a casa oferece bastante privacidade, por estar construída em local de declive.
Em depoimento à PF, que apura a evolução de seu patrimônio, Pereira admitiu ser dono da casa e a avaliou em R$ 400 mil. Disse ainda possuir um apartamento em São Paulo, com valor estimado em R$ 180 mil, além de um carro Land Rover ano 2003 --que custa R$ 80 mil no mercado.
A única fonte de renda declarada pelo ex-secretário era o salário de R$ 9.000, pago pelo partido.
AUSÊNCIA- O caseiro de Pereira, Valdecir Roberto dos Santos, 18 anos, disse que o ex-secretário-geral do PT não frequenta a residência há três meses. Segundo ele, antes do escândalo do 'mensalão', Pereira costumava frequentar a residência com sua mulher e a filha no verão e nos feriados prolongados.
Pereira, segundo o caseiro, tem como hábito ficar na casa lendo. Às vezes, relata o empregado, frequenta as praias do Sino ou Siriúba. O ex-secretário não possui lancha e nem teria como hobbies a pescaria ou mergulho.
Santos afirmou que nenhum dos dirigentes do PT frequentava a residência ou visitava Pereira quando ele se encontrava na casa de veraneio.
O caseiro definiu Pereira como uma pessoa 'muita amiga' e 'educada'. Segundo ele, parentes de Pereira e de sua mulher também frequentam a casa.
Pereira, que nega ter conhecimento do 'mensalão', não foi localizado ontem para comentar o assunto (leia texto nesta página).
VALOR- A casa de Pereira, segundo avaliação feita pelo corretor identificado como João Batista, da JB Imóveis de Ilhabela, vale cerca de R$ 600 mil.
Uma casa de 500 metros quadrados, com cinco suítes, piscina e vista para o mar, construída em terreno de 1.800 metros quadrados no mesmo loteamento está sendo vendida pela JB Imóveis por R$ 1,8 milhão. (Fonte: ValeParaibano)

Ex-secretário não comenta investigações

Ilhabela - O ex-secretário-geral do PT Silvio Pereira foi procurado ontem pelo ValeParaibano, mas não foi localizado até as 22h.
Na sede da direção nacional do partido, em São Paulo, a informação dada pela funcionária identificada como Amanda foi de que depois que Pereira se licenciou do cargo tem sido 'muito difícil' manter contatos com ele. "Ele, às vezes, liga para cá para saber se tem recados", disse a funcionária.
O caseiro de Pereira em Ilhabela disse que não estaria autorizado a informar os contatos do ex-secretário à reportagem. Em entrevistas anteriores, Silvio Pereira nega conhecer o suposto 'mensalão' e afirma que somente atuava como articulador político do partido. (Fonte: ValeParaibano)

Dirigente foi 1º a cair com a crise

Ilhabela - Acusado pelo deputado federal Roberto Jefferson (PTB-RJ) de ser um dos operadores do 'mensalão', Silvio Pereira se afastou da direção do PT no último dia 4. Na semana passada, também deixaram as funções o tesoureiro Delúbio Soares, o presidente José Genoino e o secretário de comunicação, Marcelo Sereno.
Pereira foi citado por Jefferson como 'emissário' na reunião em que teriam sido prometidos R$ 20 milhões ao PTB para a composição de alianças eleitorais com os petistas no pleito de 2004.
Antes de deixar a função, o ex-dirigente do PT solicitou a abertura de um processo na comissão de ética do partido para apurar sua conduta.
Perfil - Silvio José Pereira controlava os cargos do partido, assim como o tesoureiro Delúbio Soares controlava as finanças. Ambos são ligados ao ex-ministro-chefe da Casa Civil José Dirceu e integram o Campo Majoritário, corrente petista a que pertence o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Foi responsável pela organização da posse de Lula em janeiro de 2003. Após a posse, Pereira organizou a lista de todos os cargos federais no país e negociou sua distribuição entre petistas e aliados.
Como secretário de organização do PT, defendeu a expulsão dos 'rebeldes' do partido e foi promovido à secretaria geral da sigla, em 2004. (Fonte: ValeParaibano)

Ilhabela faz ato para pedir mais policiais

Ilhabela - Moradores de Ilhabela programaram para ontem, às 10h, uma passeata pelas ruas centrais da cidade para reivindicar do governo estadual o aumento do efetivo policial, militar e civil, para o município. A expectativa é reunir 2.000 pessoas na manifestação.
Um grupo formado por 14 associações de bairros da cidade decidiu promover a passeata para conscientizar o poder público de que o número de policiais é insuficiente. Eles afirmam que é mesmo da época em que a ilha tinha 10 mil habitantes. Hoje o município tem 30 mil moradores.
A passeata vai saiu da praça do Casarão, no Perequê, em direção ao lado sul da ilha. Segundo o presidente da Associação dos Moradores do Bairro Retiro, Fábio Piscioto, um dos organizadores do protesto, há mais de dois anos os moradores reivindicam o aumento do efetivo policial.
O efetivo da Polícia Militar é de 28 homens e o da Polícia Civil, 14. A população reivindica o dobro de policiais para o município.
O comandante da PM no Vale e Litoral Norte, coronel Sérgio Teixeira Alves, afirmou que o efetivo local é adequado à realidade da ilha.
De acordo com a Secretaria de Estado da Segurança Pública, nos três primeiros meses deste ano foram registrados 4 homicídios, 245 furtos, 29 roubos e quatro furtos de veículos em Ilhabela. (Fonte: ValeParaibano)

Presidente da Câmara visita estação de captação de água em Ilhabela

Ilhabela - O presidente da Câmara de Ilhabela, vereador Luiz Lobo(PL) visitou na tarde de sexta-feira, 15, a estação de captação de água do bairro da Armação, norte da Ilha. Lobo foi acompanhado do encarregado de operação da Sabesp, o engenheiro Pedro Fernando Ponce, que explicou ao parlamentar todas as etapas de funcionamento da estação.
O local conta com uma casa de química, um módulo filtrante (foto) e o espaço de captação da água. O engenheiro adiantou que existem projetos para reforma do local, previstas para começar ainda este ano. O acesso até a estação é precário, necessitando de manutenção urgente. O engenheiro explicou que é preciso fazer um acordo com a prefeitura para melhorar as condições de acesso, já que os funcionários da Sabesp sobem até o local com galões de até 25 litros de produtos usados para o tratamento da água.
Segundo Pedro, a estação entra em funcionamento somente na alta temporada. Durante os outros meses do ano, os bairros do norte são abastecidos com a água do reservatório do bairro da Água Branca. “Existe um equipamento chamado buster, localizado na praia do Sino que pressoniza a água que vem do reservatório da Água Branca, abastecendo os bairros do norte, até a região da Pacuíba”, explica.
Luiz Lobo(PL) questionou o porquê da falta de água constante em alguns bairros da cidade, como por exemplo, a parte baixa do Reino. Pedro explicou que a Sabesp já está ciente do problema e que em breve deverá ser instalada uma válvula redutora no reservatório de água situado no bairro do Green Park, o que deverá diminuir a pressão da água, amenizando o problema.
Pedro Ponce levou outras reivindicações de moradores de bairros diversos da Ilha, comprometendo-se com o presidente a estudar cada caso e dar um retorno o mais rápido possível. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Suposto integrante do PCC é preso em Ilhabela

Ilhabela - O condenado Valmir do Carmo Timóteo da Conceição, de 27 anos, que seria integrante da facção PCC (Primeiro Comando da Capital), foi preso na manhã de ontem, hospedado em um chalé, no bairro Água Branca.
Segundo a Polícia Civil, Conceição tem mais de 10 anos de condenação por três assaltos em Santos e Praia Grande. Ele fugiu da penitenciária da Baixada Santista.
A polícia de Ilhabela tinha informações do paradeiro dele na cidade. Segundo a denúncia, o PCC tinha mandado Conceição para “fazer” dinheiro na região. Embora sua ação criminosa seja assalto, em Ilhabela, ele estaria envolvido no tráfico de entorpecentes.
Fazia três meses que Conceição estava hospedado no município. No momento da prisão ele tentou despistar os policiais, fornecendo nome falso.
A polícia não localizou arma ou droga com ele, que nem chegou a reagir, até porque foi pego de surpresa, enquanto dormia. O condenado estava junto com a mulher, com quem tem dois filhos, que ficaram em Santos. (Fonte: Imprensa Livre)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Prefeitura lacra empresas de Wagner, pede retorno de funcionários e demite irmão de procurador da Câmara

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião lacrou, ontem à tarde, duas empresas pertencentes ao presidente da Câmara, Wagner Teixeira - a casa noturna “Tribus” e a academia “WT Training”, ambas localizada no bairro Boiçucanga, na Costa Sul. O Imprensa Livre recebeu a notícia do próprio vereador, que considerou a medida como “retaliação política”.
Para ele, isto se deve ao fato do projeto de lei complementar 08/2005, sobre a reforma administrativa da Prefeitura, de autoria do prefeito Juan Garcia, não ter sido colocada em votação na sessão extraordinária da última quinta-feira. Conforme reportagem publicada na edição de ontem, a proposta foi retirada da pauta por conter “vícios de ilegalidade”, segundo a Procuradoria Jurídica do Legislativo (leia mais nesta página).
Além do fechamento das empresas, Wagner Teixeira informou ter recebido ontem um ofício para que 13 servidores cedidos à Câmara retornem para a Prefeitura. Alguns deles prestam serviço ao Legislativo há mais de cinco anos.
De acordo com o presidente, tais funcionários trabalham na Câmara sem qualquer ônus para a Prefeitura, sendo que cinco ocupam cargos em comissão
“Também temos servidores da Câmara prestando serviço na Prefeitura, mas não vou cair no mesmo desequilíbrio psicológico, por hora. Isso é retaliação política. Por um ato que minha Procuradoria Jurídica achou que era ilegal, a reforma administrativa e, por isso, não votamos, está fazendo isso. O cara que conheci na Alemanha era bem diferente”, desabafou Teixeira.
Recentemente, ele, o prefeito, o vereador Robson Ceará e o secretário Thales Carlini estiveram na Alemanha a convite da empresa Faber-Ambra para visitas a aterros sanitá-rios e palestras sobre tratamento de lixo. “Estou assustado, pois vejo que lhe falta equilíbrio para governar. Mais um amigo meu teve comércio lacrado hoje (ontem), o Galeão, em Cambury. O mesmo que o prefeito, na Alemanha, me perguntou se tinha conhecimento.
No caso do Galeão, só falta o laudo do Bombeiro. Ele é movido a vingança. Tanto que hoje exonerou o irmão do Dr. Samir (Samir Toledo da Silva, um dos procuradores jurídicos do Legislativo), que trabalhava na Prefeitura desde a época do Luizinho, na administração de cemitérios municipais.
De fato, não é concursado, mas enquanto isso, na Secretaria de Educação, 95% dos comissionados são apadrinhados dele e do secretário Paulo Mota (secretário de Governo). Cabide de emprego para o prefeito e seus familiares. Pessoas desqualificadas que estão na Prefeitura porque o ‘bonzão’ chegou no poder”, atacou o presidente da Câmara.
Ainda conforme o relato de Wagner Teixeira, sua academia não tem alvará, porém os documentos já foram apresentados junto à Prefeitura. “Dei entrada na Prefeitura, que me deu 40 dias para levar os últimos documentos. Estou dentro do prazo e hoje cassaram este prazo, porque ele (prefeito) é o dono da cidade. Graças a Deus que não votei num cara desses.
Quantas pessoas estão arrependidas... Deixo na mão de Deus, porque o poder é passageiro. Para uns mais rápido ainda. Entram para ficar quatro anos e às vezes saem em quatro dias. Deveria ir para Cuba ou Venezuela, fazer curso com o Fidel Castro e Hugo Chavez”, ironizou. (Fonte: Imprensa Livre)

Prefeito nega retaliação e diz que denúncia de ‘nepotismo’ é infundada

São Sebastião - O prefeito de São Sebastião, Juan Garcia, que negou qualquer tipo de retaliação pelo fato de não ter conseguido a aprovação da reforma
“A Secretaria de Educação tem 96% dos seus cargos preenchidos por funcionários de carreira. É um setor que faz revisão semestral e não aceita privilégios, assim como as outras secretarias”
Sobre as declarações do presidente da Câmara, vereador Wagner Teixeira, o prefeito de São Sebastião, Juan Garcia, disse ontem à tarde, por meio de nota à imprensa, que os estabelecimentos lacrados pela Prefeitura na Costa Sul se devem ao fato de estarem em prédios impróprios, com base na Lei de Uso e Ocupação do Solo, e por não possuírem laudo do Corpo dos Bombeiros.
Ele nega qualquer tipo de retaliação - Quanto à academia, segundo o prefeito, esta não possui alvará de funcionamento. Em relação à declaração de Wagner Teixeira sobre as discussões referentes à boate Galeão, durante a viagem à Alemanha, o prefeito enfatizou: “Eu não acerto ilegalidade com ninguém.
O que eu disse foi para que ele avisasse o dono de um dos estabelecimentos para que regularizasse a situação no prazo”.
Ele informou ainda que vai convocar os funcionários cedidos à Câmara. “Os 13 funcionários foram cedidos a pedido do Wagner Teixeira e com o compromisso de que trabalhassem.
O que se nota, não todos, mas alguns sequer aparecem na Câmara. Os funcionários são pagos pela Prefeitura”, apontou o prefeito.
Sobre a exoneração de um funcionário, irmão do procurador jurídico da Câmara, Samir Toledo, Juan diz que foi meramente a título de mudança. “O cargo será ocupado por um servidor de carreira, como de praxe na nossa administração”, afirma.
O prefeito também disse que a administração continuará trabalhando, apesar da não votação da reforma administrativa. “O presidente Wagner Teixeira teve seis meses para adaptar a Câmara com seu orçamento, que não é pequeno, cerca de R$ 700 mil mensais, para trabalhar com as próprias pernas, e ainda assim tem que usar o orçamento da Prefeitura? Ele tem de usar o dinheiro que a Prefeitura passa para ele. Que faça a sua reforma administrativa e que preencha seus cargos com concurso público”.
Já quanto às denúncias de Wagner Teixeira sobre um suposto ‘nepotismo’ praticado pelo prefeito e o secretário de Governo, Paulo Mota, na Secretaria da Educação, Juan classificou como “infundadas”.
Ele quer que o presidente da Câmara prove tal informação. “A Secretaria de Educação tem 96% dos seus cargos preenchidos por funcionários de carreira. É um setor que faz revisão semestral e não aceita privilégios, assim como as outras secretarias”.
Juan Garcia finalizou reafirmando que em nenhum momento fez retaliação. “Por que o senhor Wagner Teixeira não diz que fez uma reunião na quarta-feira à noite na casa de José Cardim de Souza, com as presenças dos vereadores Modesto Koji Ono, o Kotian, Marcelo Mattos, Marcos Leopoldino e Luiz Santana Barroso, o Coringa, forçando os mesmos a votar contra a reforma administrativa, caso contrário, arranjaria um jeito de dizer que o projeto é inconstitucional? Não me curvo a essas pressões”, encerrou o prefeito de São Sebastião.
Reforma barrada - Conforme reportagem publicada na edição de ontem do Imprensa Livre, o projeto de lei complementar 08/2005, de autoria do prefeito Juan Garcia, que tratava da reforma administrativa na Prefeitura, nem chegou a entrar na pauta de votação da sessão extraordinária, realizada na manhã de quinta-feira, pelo fato da Procuradoria Jurídica do Legislativo ter apontado “vícios de ilegalidade”. Entre os problemas apontados, a falta de relatório de impacto financeiro com a criação de novos cargos.
Numa entrevista coletiva após a sessão, o presidente Wagner Teixeira e os procuradores jurídicos da Câmara, Samir Toledo da Silva, Cíntia Cruz Carrer, Nicanor Anselmo do Rego Júnior e Onofre Santos Neto falaram sobre os motivos que impediram a votação. Samir Toledo manifestou que a reforma não poderia ser votada em extraordinária, mas somente em sessão ordinária.
O procurador também citou que alguns artigos do projeto revogariam disposições da Lei Orgânica, o que não seria permitido. Teixeira ainda observou que um dos pontos da reforma trataria da questão “readmissão”.
Juan, por sua vez, na mesma reportagem, criticou a Procuradoria Jurídica da Câmara.
“O parecer é fútil, vazio e sem respaldo técnico, meramente político”, resumiu o prefeito. Segundo ele, não havia nenhum dispositivo que impediria a votação da reforma em extraordinária. Juan Garcia considerou que o parecer foi “preparado a pedido de alguns vereadores”.
Ontem, a Câmara encaminhou à redação do Imprensa Livre uma nota à imprensa em reposta às declarações do prefeito contra a Procuradoria Jurídica, publicada na íntegra na edição de hoje. (Fonte: Imprensa Livre)

Moradores têm casas demolidas em Barequeçaba e afirmam que área era comercializada por secretário
Segundo eles, o atual secretário de Meio Ambiente e Urbanismo, Thales Carlini, chegou a promover reuniões no ano passado a fim de regularizar a situação. “Agora simplesmente mandam demolir”, lamentou um dos moradores

São Sebastião - Moradores que tiveram casas demolidas esta semana pela Prefeitura de São Sebastião, na rua Genciano Felipe Bueno, no bairro Barequeçaba, estão revoltados. Isto porque, segundo eles, parte da área teria sido comercializada nos últimos anos pelo engenheiro Thales Guilherme Carlini, hoje secretário municipal de Meio Ambiente e Urbanismo.
Na tarde da última quinta-feira, um dos moradores esteve na redação do Imprensa Livre para reclamar da situação. Ontem pela manhã, a reportagem esteve no local.
O pedreiro Arlindo Antônio Macedo, conhecido como Alemão, é um dos moradores que teve a casa derrubada. “Comprei o meu terreno há uns sete anos e agora a Prefeitura veio sem nenhum papel dizendo se ia derrubar; quando cheguei estava tudo no chão. Eu comprei este do terreno do Pedro Bueno, que era dono da área inteira.
Então, ele (Thales Carlini) pegava terreno para desmembrar, deixar tudo em ordem. Fizemos várias reuniões e sempre falava que ia arrumar. Acho que alguém vai ter que pagar, porque não sou invasor, eu comprei”.
O segundo piso da casa de Bernardino Soares Trindade foi demolido: "Comecei a construir há dois anos e meio", contou
Bernardino Soares Trindade, que também é pedreiro, começou a construir há pouco mais de dois anos. “Entraram sem permissão, sem mandado de juiz, e quando cheguei já estava tudo no chão. Tivemos reunião para discutir impostos, o Thales era procurador da área, e não tinha nada de demolição.
De repente chega e põe a casa no chão. Acho um absurdo e vou entrar na Justiça pra ver se a gente ganha”, concluiu. Trindade comprou a área de Helena Mayumi Nishimori Yoshikawa.
O pintor Gilberto Gomes de Oliveira teme que sua casa também sofra a demolição. “Na eleição, Dr. Juan falou que iria regularizar tudo para nós estes terrenos aqui”, declarou Oliveira.
José Gonçalves de Almeida, pintor, diz que sua casa está ‘a ponto de laje’ e corre o risco de ser demolida. “Minha esperança é porque agi de boa fé, como todos que estão aqui. Ninguém tem outra casa pra morar. O atual prefeito, no palanque aí na praça, prometeu que iria regularizar e eu estava no começo da construção.
Não somos invasores”, finalizou. Conforme documento mostrado ontem pelo pintor Gilberto Gomes de Oliveira, seu terreno foi adquirido por R$ 4 mil de João Felício de Oliveira que, por sua vez, havia comprado de Thales Carlini em fevereiro de 2002.
Retrospectiva - No dia 30 de setembro do ano passado, o Imprensa Livre publicou uma reportagem em que a Prefeitura de São Sebastião acabara de protocolar denúncia ao Ministério Público sobre “indícios de parcelamento irregular de solo”.
Na época, o procurador jurídico da Prefeitura, Célio Alves Moreira Junior, que assinava o documento, explicou que o caso estava relacionado ao fato da Fiscalização de Obras Particulares ter constatado desmatamento de área e início de edificação, sem autorização.
No dia 22 de setembro, uma operação conjunta entre Prefeitura e Polícia Ambiental constatou desmatamento no final da rua Casemiro de Abreu, paralela à rua Genciano Bueno, no entorno do Parque Estadual. A fiscalização municipal aplicou auto de embargo.
Ainda em setembro, a Prefeitura constatou área com demarcação de lotes e início de construções irregulares, sem autorização dos órgãos competentes. A fiscalização da também apurou, na ocasião, que João Felício de Oliveira desmatou área em torno de 50 metros quadrados e deu início aos preparativos para edificação.
Conforme declarou o então procurador Moreira Junior, João Felício informou que comprou o lote de Thales Guilherme Carlini. “O senhor João Felício também nos forneceu cópia do Contrato Particular de Cessão de Direitos Possessórios”, completou o procurador, no ano passado. Na cópia consta que Carlini vendeu uma área de 214 metros quadrados a João Felício de Oliveira. A cópia é datada em 18 de fevereiro de 2002.
A área em questão encontra-se embargada pelo IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológica), por se tratar de área de risco de deslizamentos. No documento apresentado ao Ministério Público, o ex-procurador Moreira Júnior relatou que lei municipal estabelece 400 metros quadrados como área mínima de lote por estar inserida em Zona de Baixa Restrição.
Secretário diz que obras demolidas eram recém-iniciadas - Todavia, ele não quis comentar sobre suposto envolvimento em comercialização de terrenos
O secretário municipal de Obras, Planejamento e Meio Ambiente, Thales Carlini, informou ontem por meio da assessoria de imprensa da Prefeitura de São Sebastião, que as construções demolidas eram recém-iniciadas.
Segundo ele, as obras estavam irregulares, sem aprovação de projetos e encontravam-se em área inserida no Plano de Congelamento que a secretaria vem desenvolvendo junto aos núcleos do município.
Carlini explicou ainda que as construções também estavam em local embargado pelo IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas). De acordo com Thales Carlini, a Secretaria de Obras, Planejamento e Meio Ambiente vem desenvolvendo um trabalho junto ao IPT para regularização da área, que teria, entre outras obrigações, o projeto de drenagem de águas pluviais advindas das encostas do morro.
Ele não quis comentar sobre seu suposto envolvimento na comercialização de terrenos, apontado pelos moradores. (Fonte: Imprensa Livre)

Prefeitura lança pacote de obras de R$ 15,8 milhões

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, através da Secretaria de Obras, Planejamento e Meio Ambiente, apresentou nesta semana quatro obras de grande impacto para o município, que devem ser iniciadas em setembro deste ano. O valor total das obras é de aproximadamente R$ 15,8 milhões, gastos com recursos do município.
Uma das obras mais importantes é a primeira etapa do processo de urbanização do aterro da Rua da Praia, que prevê a construção de três quadras poliesportivas, espaço para parque eletrônico, estacionamentos, play ground, pista de skate oficial, ciclovia, calçadão, Praça de Eventos, sanitários, revitalização da vala do Outeiro, espaço para eventos itinerantes e salas de informações turísticas.
Segundo o secretário de Obras, Planejamento e Meio Ambiente, a segunda fase do projeto terá recursos na ordem de R$ 4 milhões, desta vez com verba proveniente do Dade (Departamento de Apoio e Desenvolvimento às Estâncias). Nessa etapa, serão construídos decks, quiosques, píer, espaço para Terceira Idade, praça de alimentação, entre outras pequenas obras.
Outro fato importante anunciado pela Secretaria de Obras, Planejamento e Meio Ambiente, é a retomada das obras da Unidade Básica de Saúde da Topolândia, cujo projeto sofreu alterações, segundo exigência do programa de saúde do Município, como adequações das instalações de especialidades. A retomada só foi possível depois que a Justiça liberou o término da construção, já que o juiz da 1ª Vara de Justiça de São Sebastião, Fernando Henrique Pinto, julgou em 2 de agosto, ilegal e inconstitucional o processo licitatório vencido pela empresa COM Engenharia e Comércio Ltda na Prefeitura de São Sebastião, no segundo semestre de 2003, para a construção da UBS.
A terceira obra é a correção do traçado geométrico da curva do Morro do Topovaradouro. De acordo com o secretário de Obras, Planejamento e Meio Ambiente, Thales Carlini, o empreendimento servirá para dar maior segurança e fluidez no trânsito.
Construção de uma ponte de concreto sobre o rio Cambury e o enrocamento (maciço de pedras para proteger estruturas contra erosão) em frente ao Teatro Municipal, onde será construída uma concha acústica, são as últimas obras do pacote. O prazo de conclusão de todas é de 60 dias. (Fonte: PMSS)

Juquehy terá mudanças na saúde e Núcleos Congelados

São Sebastião - Durante a reunião comunitária realizada ontem (14/07) na Escola Municipal de Juquehy, com o prefeito Dr. Juan Garcia e os secretários municipais, a população do bairro pediu melhorias na saúde e esclareceu dúvidas sobre a o programa de Congelamento de Núcleos que deverá ser implantado ainda este mês no local.
Devido a insatisfação apresentada pelos moradores no atendimento na área da Saúde, o prefeito anunciou que o setor deverá passar em breve por uma reestruturação, devido a mudança no gerenciamento do Programa de Saúde da Família (PSF). O secretário da Saúde, Guilherme Duarte de Carvalho, explicou que ainda está sendo definido a instituição que irá gerenciar o programa.
O secretário de Saúde, Guilherme Duarte de Carvalho, atendendo a uma reivindicação da população, anunciou a entrega de uma komb ambulância, que fará um atendimento 24 horas no bairro. Trata-se da primeira ambulância que fará um atendimento exclusivo ao bairro, e que foi completamente reformada por funcionários públicos.
Sobre o programa de Congelamento de Núcleos, o prefeito pediu apoio da população e explicou como se dará a implementação do mesmo. Ele ressaltou ainda a intensificação do cadastramento desses núcleos que deverá mapear e fornecer dados que embasem e orientem as políticas públicas de habitação e planejamento urbano.
De acordo com o prefeito ele está buscando recursos junto as esferas Estaduais e Federais para auxiliar nestas políticas públicas. Ele lembrou ainda que assinou na quinta-feira (14/07) um protocolo de intenções para a construção de unidades habitacionais, através de uma parceria com o governo do Estado. O valor a ser gasto em São Sebastião será de R$ 2,75 milhões, em construções feitas através do programa Pró-Lar Autoconstrução (Habiteto). Cada unidade custará em média R$ 13 mil e terá contrapartida da Prefeitura na ordem de 50%.
“Nossa dificuldade será a escolha das áreas”, disse o prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia. “Independentemente disso, mostramos que vamos cumprir mais uma promessa de nossa campanha”.
Obras à vista - Na ocasião também foram anunciadas as obras que o bairro deve receber ainda este ano. As quatro ruas que dão acesso às escolas do bairro receberão calçamento, sendo elas a avenida Gerôncio Bento Pereira e as ruas Maria Madalena Faustino, Votuporanga e Maurício Benedito Faustino. De acordo com o secretário de Meio Ambiente e Obras, Thales Guilherme Carlini as obras tem previsão para serem iniciadas em outubro.
Também em outubro deve ser iniciada, segundo o prefeito, a reforma na quadra de esportes do bairro, localizada ao lado da Emei Branca de Neve. Os recursos que já haviam sido liberados pelo DADE (Departamento de Apoio e Desenvolvimento às Estâncias), num valor de R$ 150 mil, foram recuperados pela atual administração obra, que complementará o investimento com mais R$ 80 mil. (Fonte: PMSS)

Monitores do programa de Congelamento de Núcleos recebem treinamento

São Sebastião – Os monitores do programa de “Congelamento de Núcleos” da Prefeitura de São Sebastião passaram hoje (15/07) por mais um treinamento realizado na Videoteca Municipal, com entidades parceiras do projeto, como o Parque Estadual da Serra do Mar, o Departamento Estadual de Proteção de Recursos Naturais - DEPRN, a Polícia Civil, entre outras.
Os 11 monitores que irão a campo a partir de segunda-feira (18/07), foram primeiramente apresentados ao prefeito, Dr. Juan Garcia, que expôs suas intenções com a implantação do programa de Congelamento que, segundo ele, é um dos mais importantes desta gestão. “Estamos fazendo um trabalho preventivo, antevendo o grande crescimento que a região terá com a ampliação do Porto, de estradas e da Petrobrás. Estima-se que com essas obras a região receba um grande número de trabalhadores. Neste sentido é importante que o município esteja efetivamente congelado, para evitar novas ocupações irregulares”, explicou o prefeito.
Além de garantir respaldo aos monitores, ele também pediu apoio e dedicação dos mesmos. “Vocês irão fazer um trabalho investigativo, pedagógico, ambiental e social, precisarão estar empenhados e solidários com a causa”, disse o prefeito.
Os monitores assistiram a palestras da equipe técnica permanente da Prefeitura ligada ao programa, incluindo a Procuradoria Ambiental e a divisão de Educação Ambiental, que explicaram sobre as questões jurídicas e educativas do programa.
O diretor do Parque Estadual da Serra do Mar, Edson Lobato, falou sobre a importância em se preservar este final de Mata Atlântica que engloba cerca de 75% do município. “A Mata Atlântica em seus quinhentos anos de história foi reduzida em 7% de sua grandiosidade original. Temos que preservar o que restou evitando invasões nestas áreas de preservação. Percebemos que existe uma vontade política desta administração em prevenir este tipo de crescimento desordenado, temos que valorizar isso”, disse Lobato.
A Polícia Civil também declarou apoio e respaldo ao programa por meio do delegado titular do 2º Distrito Policial de São Sebastião, Múcio Mattos Alvarenga, que também falou com os monitores. “Nos treze anos que atuo em São Sebastião, este é o trabalho de segurança pública mais sério e importante que já presenciei”, informou o delegado.
O “Congelamento de Áreas” é um programa que visa controlar as ocupações clandestinas e melhorar a qualidade de vida da população, evitando irregularidades como instalações elétricas clandestinas, construções em áreas de preservação ou de risco, entre outros.
Ontem (14/07), os monitores estiveram em São José dos Campos conhecendo a experiência bem sucedida da cidade com o congelamento. Jackeline de Oliveira Santos, que reside em Boiçucanga, acredita que poderá ajudar muitas pessoas participando do programa como monitora. “Estamos adquirindo conhecimentos para podermos orientar e conscientizar as pessoas sobre o quanto elas poderão ser beneficiadas colaborando com o projeto”, disse.
Os monitores passarão por treinamento constante e terão um psicólogo que os orientarão sobre a melhor forma em abordar as famílias residentes nos núcleos. A mesma empresa de planejamento urbano e gestão ambiental que já atua em São José dos Campos, a Avalon, estará gerenciando o congelamento em São Sebastião. Além de treinar e capacitar os monitores, ela deverá apresentar levantamentos e produzir dados estatísticos, que darão suporte para a implementação de uma política urbanística e habitacional no município.
“Preciso de dados para pleitear recursos a serem investidos na reurbanização destes núcleos”, esclareceu Garcia. Ele lembrou ainda do protocolo de intenções que assinou esta semana para a construção de 200 unidades habitacionais, através de uma parceria com o governo do Estado. O investimento em São Sebastião será de R$ 2,75 milhões, em construções feitas através do programa Pró-Lar Autoconstrução (Habiteto).
Cadastramento - O objetivo do cadastramento é catalogar as condições sócio-econômicas e o levantamento fundiário das famílias que residem no local, procurando assim propor um melhor assentamento das mesmas. A partir de segunda-feira, dia 18, os monitores estarão visitando os núcleos e iniciando o cadastramento.
Atualmente os núcleos congelados são Vilas Baiana e Mosquito (Barra do Sahy), Baleia Verde (Baleia), Lobo Guará e Débora (Cambury), Tropicanga (Boiçucanga), Sertão de Maresias e Morro do Vaquinha (Paúba). Cada núcleo congelado recebeu uma placa informativa proibindo novas construções no local, estando sujeito a demolição. Ainda este mês o bairro de Juquehy também deverá ser sinalizado com a instalação de placas nas Vilas Pernambuco, Pantanal, Carioca, Progresso, Queiroz Galvão e Rua da Sabesp.
Ainda assim o prefeito explicou que todo o município está congelado, uma vez que a legislação vigente não permite construções irregulares, sem aval da Prefeitura, em áreas de preservação permanente ou em áreas de risco. (Fonte: PMSS)

Iniciada a montagem da estrutura do Arena Cross

São Sebastião - Começam os preparativos para a 7ª etapa de uma das maiores competições de motociclismo do Brasil que acontece no dia 23 deste mês: o Arena Cross. A Prefeitura de São Sebastião que por intermédio da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur) traz o evento, começou a preparar a estrutura para receber o Arena hoje (15/07).
Segundo o Secretário de Cultura e Turismo, Júlio Buzi, um técnico da competição esteve na cidade para explicar como será a estrutura da pista e obstáculos.
“Ele mostrou como deveriam ser obstáculos e em que lugar e, depois desta etapa, temos a pretensão de utilizar a pista para competições que venhamos a organizar, como o bicicross.”
Mais de 60 pilotos estarão na cidade, com uma série de manobras a cada obstáculo do percurso no aterro da Rua da Praia.
O Secretário conta que a intenção é promover eventos na baixa temporada que movimentem a região.
Somente este ano, cidades como Bertioga, Botucatu, Araraquara, Monte Alto, São Manuel e Bariri já receberam etapas da competição e em cada apresentação, o evento contou com um público médio de cinco mil pessoas.
O Secretário de Cultura e Turismo, Júlio Buzi, afirma que é esperado público de todo o Vale do Paraíba.
“É uma forma de divulgar o nome da cidade e fazer com que mais pessoas conheçam-na através da competição”.
A etapa no Município tem o apoio da Nossa Caixa Nosso Banco. O ingresso será um quilo de alimento não perecível que será doado ao Fundo Social de Solidariedade.
Arena Cross - No dia da competição, apaixonados pela modalidade poderão conferir os treinos livres dos pilotos a partir das 14 horas.
Às 18h00 será dada a largada para os treinos cronometrados, que definirão o gate de largada. Logo às 18h45 inicia a solenidade de abertura, dando a largada para as disputas radicais e emocionantes.
O evento que iniciou em março, é disputado em 04 categorias, 50cc, 65cc, força livre e 250cc pró. Na primeira etapa, em Bertioga, cerca de 2 milhões de espectadores acompanharam a competição.
O Arena Cross tem como característica a pista pequena, com diversos saltos e canaletas seguidas. A proximidade dos pilotos com o público dá a ambos a visibilidade total, com pilotos podendo acompanhar todas as manobras e o público vibrando com ultrapassagens e disputas.
Além das competições, um show de free style encanta o público durante as baterias. São manobras acompanhadas de muita ousadia e técnica, que agitam os espectadores que sempre superam a casa das oito mil pessoas por etapa, comprovando o sucesso do evento.
Na classificação geral do campeonato, na 50cc a líder da competição é Stéfany Serrão, de São Paulo, a única garota da categoria, e que lidera com 121 pontos. Na 65cc, Daniel Guelman, do Rio de Janeiro, está na frente com 127 pontos. Na Força Livre, o piloto paranaense Jean Ramos é o atual líder com 119 pontos. Na principal categoria da modalidade, a Especial, o piloto catarinense Cristopher Castro, o Pipo, é o líder com 247 pontos. (Fonte: PMSS)

São Sebastião organiza a 2ª Conferência Municipal das Cidades

São Sebastião - Planejar o município de forma democrática. Esse é um dos objetivos da 2ª Conferência Municipal das Cidades, organizada pela Prefeitura de São Sebastião, através do Departamento de Planejamento (Deplan), e marcada para o próximo dia 27 de julho, no Teatro Municipal, a partir das 8h.
O tema proposto pelo governo federal para este ano é “Construção da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano”. Já o lema é “Reforma Urbana: cidade para todos”.
A reunião será formada por representantes da sociedade civil, do Poder Público e a população. Uma comissão preparatória indicada pela Prefeitura e pelas entidades (no total 12 pessoas) vai organizar o encontro, que terá a abordagem de quatro assuntos: participação e controle social; a questão federativa; política urbana regional e metropolitana; financiamento do desenvolvimento urbano.
Segundo a diretora do Deplan, arquiteta Kátia Gomes Severi, a realização da Conferência das Cidades é amplamente reconhecida como um avanço da sociedade brasileira na busca por uma gestão democrática da política urbana.
“O encontro possibilita o debate e a indicação de prioridades em todos os níveis da federação, envolvendo agentes públicos e federais”.
De acordo com a diretora, a qualidade dessa gestão democrática vai depender também da mobilização, capacitação e predisposição da população.
A comissão preparatória vai organizar a discussão e elaborar o relatório final, que será levado para a Conferência Estadual, a ser realizada entre os meses de agosto e outubro, em São Paulo. Nessa Conferência, São Sebastião será representada por seis delegados, escolhidos também no dia 27 de julho.
Na segunda fase, durante plenária estadual, será tirado um documento a ser apresentado em novembro, durante a Conferência Nacional, onde todas as propostas serão encaminhadas ao Ministério das Cidades, que definirá, através de relatório final, os rumos que o governo deve dar para os temas tratados e o desenvolvimento de políticas públicas para que os problemas sejam solucionados.
As inscrições para participar da 2ª Conferência Municipal das Cidades podem ser feitas de 18 a 22 de julho, das 14h às 17h, na sede da Secretaria de Obras, Planejamento e Meio Ambiente, situada na rua Amazonas, nº 13. (Fonte: PMSS)
 
Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Ubatuba

Estrada da Ponta Aguda recebe melhorias após 10 anos sem conservação

Ubatuba - O acesso que liga a estrada das Galhetas na Praia da Tabatinga às paradisíacas praias da Ponta Aguda e Praia da Lagoa, agora está totalmente recuperado. A Prefeitura Municipal, através da Administração Regional Sul, durante uma semana mobilizou homens e máquinas para realizar a mais eficiente operação nos últimos dez anos.
Foram mais de 8 Km recuperados com aplicação de material, patrolamento do leito carroçável e roçagem das margens da estrada. "Nos últimos anos, as praias da ponta aguda e lagoa, deixaram de ser freqüentadas, pela dificuldade das pessoas chegarem ao local. Nessas férias o turista vai ter mais uma opção para garantir muita diversão e curtir um dos lugares mais belos do litoral norte", disse Mario Clarassoti, administrador da Regional Sul e responsável pelos trabalhos de recuperação da estrada.
"A estrada estava totalmente destruída. Não fosse a boa vontade do Mario e a eficiência da equipe da regional sul, nós ainda estaríamos deixando nossos carros há quase 1 Km da praia. Há uma semana, até para se deslocar a pé era difícil, de tanto buraco que tinha na estrada; de bicicleta nem no sonho. Agora tá bom demais, qualquer carro vem até a praia", relatou um morador do local, com apoio de vários turistas que agora estão voltando a freqüentar o local, que conta com uma bela pousada, camping e um pequeno comércio à beira mar.
"O que estamos fazendo aqui e o que faremos em outros locais, nada mais é, do que a nossa obrigação como administradores e representantes da prefeitura aqui na região sul; estamos atendendo ainda, as orientações do prefeito Eduardo Cesar, que é estar sempre sintonizado com os anseios e necessidades de toda a população e visitantes, atendendo à todos sem qualquer distinção", completou Clarassoti.
Estrada da Caçandoca também foi recuperada
O acesso à Praia da Caçandoca e Praia do Pulso, dentre outras comunidades, também recebeu recuperação da Regional Sul, com aplicação de material. O trabalho mobilizou equipe da ARS, atendendo ao cronograma de trabalho estabelecido pela administração. "Além da Caçandoca, outros bairros terão o mesmo tratamento, sempre obedecendo o nosso cronograma de trabalho e dentro de nossas limitações, em função do precário equipamento herdado nesta gestão", esclareceu Mario. (Fonte: Magalhães)

Ubatuba pronta para a terceira edição da Soccer do Brasil Cup

Ubatuba - Começa hoje, 18, a terceira edição da Soccer do Brasil Cup em Ubatuba. O evento reunirá 32 equipes de cinco países, Brasil, Chile (Colégio St. George’s), Peru (Colégio Newton e Colégio Roosevelt), México (Chivas) e Equador (Liceo Internacional), e será disputado nos campos do Horto, Sertão da Quina, Itaguá e também no Estádio Municipal Ciccillo Matarazzo.
Participarão do torneio crianças e jovens nascidos entre 1988 e 1995, num total de aproximadamente 600 atletas.
A cerimônia de abertura está marcada para às 8 horas no Estádio Ciccillo Matarazzo e contará com desfile de apresentação das delegações, execução de hinos e hasteamento de bandeiras e apresentação de um grupo de capoeira de Ubatuba.
O promotor do torneio, Andrés Córdoba, confia no sucesso do evento. “Ubatuba é uma cidade que sempre nos recebe muito bem. Aproximadamente duzentas e cinqüenta pessoas do exterior, entre jogadores e acompanhantes poderão conhecer a beleza natural que só Ubatuba possui. Alem do mais, novos talentos poderão ser revelados durante o torneio”, diz Córdoba, que possui entre outros atletas revelados em seus torneios, o jogador Kaká, atualmente no Milan.
A Prefeitura Municipal de Ubatuba vem cuidando de todos os detalhes para o sucesso do torneio. Os gramados e vestiários dos campos que receberão as partidas estão sendo preparados para que nada atrapalhe o desenvolvimento da competição, que prossegue até o dia 24.
Equipes da escolinha - A Escolinha Municipal de Futebol Rubens Salles participará da Soccer do Brasil Cup com equipes nas quatro categorias. A equipe 94/95 joga contra Sertão da Quina, Chivas e Dominique. Os atletas da categoria 92/93 enfrentam Paulistano, Colégio Newton e Hípica. Os nascidos em 90 e 91 enfrentam o campeão do torneio Interbairros (que será conhecido neste sábado,16), Ferroviário-MG e Colégio Dominique, enquanto os nascidos em 88 e 89 jogam contra o Sertão da Quina, Ferroviário-MG e Hípica. Os jogos da primeira fase acontecem dias 19, 20 e 21. (Fonte: PMU)

Polícia apreende 10 pássaros em Ubatuba

Ubatuba - A Polícia Ambiental apreendeu ontem 10 pássaros mantidos em cativeiro no bairro Pé da Serra, em Ubatuba --seis da espécie saíra e quatro sanhaços. As aves estavam em um viveiro pequeno, em condições precárias de higiene, com pouca comida e água suja. O proprietário foi identificado como R.S.T., 21 anos, que assinou um termo circunstanciado, assumindo a responsabilidade pela infração. O acusado deverá ser alvo de um inquérito policial que será instaurado pela Polícia Civil. Segundo a Polícia Ambiental, T. não confirmou a suspeita de que as aves seriam comercializadas. Após a autuação, os pássaros foram libertados pelos policiais. (Fonte: ValeParaibano)

Comitiva de Ubatuba busca recursos para o desenvolvimento do Turismo

Ubatuba - No último dia 14, estiveram na sede da Secretaria Estadual de Turismo em São Paulo o vereador Charles Medeiros, Luiz Felipe Azevedo Secretario de Turismo Municipal, Ahmad Khalil Barakat –Presidente da ACIU, em audiência com Sérgio Carvalho-Assessor da Secretaria de Turismo Estadual, Mauricio Stainoff – chefe de gabinete e responsável pelo DADE, Sônia Bertolluci – Diretora da Coordenadoria de Turismo e Roberto Fogueiral – Secretário adjunto de Turismo do Estado.
Luiz Felipe aproveitando a oportunidade comentou sobre a viabilidade de futuras parcerias para investimentos a serem realizados entre a Secretaria Estadual de Turismo, Dade e Prefeitura local, direcionados a melhorias de infra-estrutura. Também foram discutidos assuntos relacionados ao Plano Diretor de Turismo de Ubatuba, viabilidade de melhorias para atendimento de acesso ao embarque e desembarque de turistas por navios ou aeronaves, “temos que trabalhar dentro de possibilidades reais de viabilização e principalmente dentro dos prazos dos projetos, tudo isto para que caminhem por uma só via e não fiquem paradas por qualquer natureza”, comenta Felipe.
Medeiros solicitou agilização do projeto de melhorias da Avenida Iperoig, “é de extrema importância a melhoria da Avenida Iperoig, na atualidade os turistas que passam pelas avenidas de outras cidades do litoral, automaticamente fazem a comparação negativa á nosso favor, e por outro lado, com uma avenida revitalizada, melhora a auto-estima dos munícipes e valoriza os comerciantes da localidade, explica Medeiros. Na conversa sobre a efetivação da Semana Hans Staden em Ubatuba, Fogueiral parabenizou a elaboração da Lei 2681/05, adiantou que o evento vai poder contar com o apoio da Secretaria, “Parabéns á iniciativa do município, com certeza o evento terá sim o carimbo desta Secretaria Estadual de Turismo, “no que pudermos ajudar, não mediremos esforços”, reitera Fogueral.
O Secretário adjunto comentou ainda a importância da participação da Associação Comercial nos entendimentos municipais, segundo ele a entidade reflete o interesse de desenvolvimento direto do município e sendo para ele a forma mais adequada de trabalhos com resultados, parabenizou também a diretoria jovem à frente da entidade e explicou da importância de se assumir tais responsabilidades mais cedo. “Estamos aqui para ajudar a cidade, o que for para o bem da municipalidade, vamos estar lá”, diz Ahmad.
Sérgio Carvalho comunicou da importância de se trabalhar em conjunto, atentando para os degraus em que os projetos têm que passar, onde as metas têm de estar bem definidas, não deixou de destacar a importância da união de todos na hora de trabalhar pela cidade e parabenizou Medeiros pela iniciativa da Semana Hans Staden. Para melhores entendimentos, ficou marcada uma outra visita em data ainda a ser definida.
No DAESP, os representantes foram recebidos pelo Superintendente Ricardo Rodrigues Barbosa Volpi, Fábio Calloni Chefe de Gabinete e Hélcio Bergamo de Mattos, na oportunidade foram levantadas questões do balizamento da pista do Aeroporto Gastão Madeira, Volpi comentou que algumas ações serão necessárias que seja encaminhado ao Departamento um projeto sobre as solicitações, “Temos a preocupação de que seja tudo dentro das normas do Departamento e dentro das questões de segurança, pois os projetos serão apreciados por nós e depois encaminhados ao departamento responsável das autoridades aeronáuticas” comenta Volpi.
Luiz Felipe comentou sobre a questão da iluminação da pista, balizamento e da questão de tráfego por instrumentos, “gostaríamos de entender melhor os trâmites para as reivindicações necessárias”, comenta o Secretario de Turismo.
Segundo Calloni, Chefe de Gabinete, “estamos realizando estudos para a iluminação da pista, balizamento e futuramente ao vôo por instrumentos, temos muito cuidado com os processos e projetos, pois temos que encaminhar a Aeronáutica para análise, no caso de positivo, algumas ações poderão sair mais rápido se houver uma parceria”, finaliza.
Luiz Felipe, comentou sobre a possibilidade real de haver uma linha aérea regular para o aeroporto, um sonho compartilhado pelo vereador Charles Medeiros, tendo sido informado que a possibilidade existe, que descerá a Ubatuba um técnico em data a ser definida para fazer alguns levantamentos e depois será montado um relatório e analisado pela empresa interessada.
Volpi comenta também sobre a possibilidade de uma parceria para a efetivação de heliporto iluminado em Ubatuba, explica que são etapas de melhoria e que tudo segue uma ordem cronológica, existe sim o interesse do DAESP em realizar, principalmente em decorrência do uso pela Petrobrás, que provavelmente usará o aeroporto para suas atividades.
Encerrada esta pauta, Ahmad K. Barakat protocolou um pedido de autorização para uso na Semana Hans Staden e explica que pode ser um chance de termos um reconhecimento internacional da cidade, “Com estas melhorias e com o nome de Ubatuba na mídia internacional,podemos conseguir investimentos de que o comércio e a cidade tanto precisa” diz o Presidente da Associação Comercial.

Curso Prático de Comunicação Verbal
Dominando o medo de falar em público

Ubatuba - A ACIU estará promovendo de 22 à 25 de agosto, o Curso Prático de Comunicação Verbal.
O curso será ministrado por Simone Zaros. Ela é graduada em Educação Física pela UNIMEP/SP, Pós-graduada em Psicopedagogia, desenvolveu trabalhos direcionados à Psicologia do Desenvolvimento Humano. Ministrou: cursos de Expressão Corporal para professores (OMEP), realizado na USP de Piracicaba (ESALQ).
Tópicos do Treinamento
-Como lidar com a inibição e o medo de falar em público;
-Desmistificando o microfone, o palco e o publico.
-Técnicas de Oratória: postura, voz, dicção e memorização;
-Como expor oralmente um discurso;
-Marketing pessoal;
-Como conduzir uma reunião;
-A Comunicação para o seu sucesso;
-Como usar corretamente recurso áudio-visual;
-Como falar de improviso ou usar um roteiro escrito.
Podem participar do curso: Empresários, Dirigentes, Executivos, Vendedores, Gerentes, Profissionais Liberais, Advogados, Estudantes, Instrutores, Professores e Palestrantes.
Inscrições na ACIU com Cristiane(12)3832-1449. Vagas limitadas. (Fonte: ACIU)

Os meninos da Banda Ramam eletrizaram a Festa do Divino

Ubatuba - No último dia 12 se apresentou na Festa do Divino a Banda Rock Ramam. O show teve duração de quase duas horas e animou todos na festa.
Os pontos altos do show foram quando a convidada Raquel Rodrigues subiu no placo e cantou sucessos de bandas como Guns`n Roses, Evanescence e Pitty. Os “solos” do guitarrista Marcelão também eletrizaram o público.
A banda teve grande aceitação por parte do público provando a todos que veio mesmo para ficar.
Segundo Alex Góes, guitarrista da banda, foi muito emocionante tocar na Festa do Divino “Tocar na Festa era um sonho que tínhamos e neste mês a banda completou dois anos, foi um presentão”.
O próximo passo da banda é continuar lutando por seu espaço e divulgar cada vez mais seu trabalho mostrando que temos muitos talentos na nossa cidade.

Secretário Estadual de Turismo, Fernando Longo, recebe a vereadora Luciana Machado e assume o compromisso de apoiar Ubatuba

Ubatuba - A vereadora Luciana Machado, PDT, esteve na Secretaria Estadual de Turismo, com o secretário Fernando Longo, na última terça-feira, dia 12. Luciana solicitou do secretário investimentos para a realização de eventos na baixa temporada e qualificação de mão de obra para o setor de Turismo. A vereadora pediu ainda, que sejam aumentados os recursos do DADE – Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias – para serem aplicados em saneamento básico. De acordo com Luciana Machado, investir em saneamento significa investir também no Turismo, uma vez que gera economia na Saúde do Município e qualidade de vida aos munícipes e turistas.
Luciana voltou a Ubatuba bastante otimista dizendo que a reunião foi muito proveitosa porque conseguiu sensibilizar o secretário Longo sobre a importância de se investir em saneamento básico. Segundo ela, o próprio secretário afirmou que Ubatuba é uma verdadeira indústria do Turismo, mas se não forem tomadas providências urgentes “poderemos perder este bem que não tem preço: as maravilhosas praias”. O secretário comentou ainda, que é intenção da Secretaria de Turismo trabalhar em parceria com as quatro cidades do Litoral Norte, Caraguatatuba, Ubatuba, Ilhabela e São Sebastião e realizar um projeto para o Turismo da região e, com isso, gerar benefícios para o comércio em geral e empregos para os moradores das cidades. Longo, que já conversou com Eduardo César, por ocasião da visita do prefeito a São Paulo, agendou uma reunião no Litoral Norte para discutir o projeto e prometeu também, rever o repasse de verbas do DADE para as Estâncias. (Fonte: Câmara Municipal de Ubatuba)

CPI em Ubatuba continua com as investigações sobre a fraude na Prefeitura

Ubatuba - A Comissão Parlamentar de Inquérito que apura o desvio de verbas na Prefeitura de Ubatuba já ouviu o depoimento de treze pessoas. Entre elas, Ernesto Cardoso e Geraldo que fazem parte da sindicância da Prefeitura e os secretários municipais, Gilson Ferreira da Silva e Silvio Bonfiglioli Neto, com o objetivo de esclarecer alguns pontos obscuros em relação à fraude. Quatro funcionários do banco, onde é depositado o dinheiro do pagamento dos funcionários da Prefeitura prestaram depoimento e se isentaram de qualquer responsabilidade sobre o desvio de verba. O inquérito de Alvelino Almeida Cruz Júnior, encarregado da folha de pagamentos e principal suspeito da fraude, aconteceu em Taubaté. A namorada dele, Carolina Mikie Suguimoto, supostamente envolvida no caso, foi ouvida pelos membros da CPI na Câmara Municipal de Ubatuba. Apenas a irmã de Alvelino, também supostamente envolvida na frauda, não compareceu à audiência marcada na semana passada. (Fonte: Câmara Municipal de Ubatuba)

PM prende dois em roubo na farmácia

Ubatuba - A Polícia Militar prendeu na madrugada de ontem dois ocupantes de uma moto, minutos depois de roubarem a SOS Pharma, no Centro.
O funcionário E.R.A., de 23 anos, recebeu um dos assaltantes, que fingiu ser cliente, se aproximando e pedindo um shampoo. Enquanto o balconista procurava o produto, o assaltante disse estar armado, anunciando o roubo.
Ele pediu dinheiro do caixa, pegando R$ 180,00, saindo do estabelecimento para subir na moto que o esperava com um comparsa. Após ser avisada do crime, a polícia deparou com os suspeitos ainda no mesmo bairro.
Com eles estava o dinheiro do roubo dentro de uma sacola da SOS Pharma. Os dois confessaram o crime, alegando que fizeram o roubo, pois precisavam de dinheiro.
R.S.R., de 18 anos, morador em Bela Vista; e M.V.S., de 28 anos, do Ipiranguinha, seriam recolhidos na cadeia masculina de São Sebastião, uma vez que Ubatuba mantém apenas celas femininas. (Fonte: Imprensa Livre)
 
Ação Litoral
 
Artigo Topo

Um bom exemplo!
Ronaldo Dias

Atônitos (este foi o melhor adjetivo que encontrei) os brasileiros, de todas as classes sociais, assistem pela TV, lêem nos jornais e revistas o desenrolar da corrupção instalada no meio político. São milhões, bilhões de Reais, tanto dinheiro (até em cuecas, imaginem) que nos atrapalhamos com nos zeros. Como é que se escreve? São tantas as acusações da ladroagem que, se dez por cento ( 10%) for comprovada (como comprovar se colocam as raposas para tomar conta dos galinheiros?) já nos colocaria bem no centro de um Tsunami de fezes. A comprovação não trará soluções, muito menos respostas. Também não indicará novos caminhos. Novos Caminhos? Já ouvi estas palavras. Bem, enquanto a propaganda oficial prega o "Bom exemplo" (faça o que eu mando mas, não faça o que eu faço)(e não deram mole à DASLU, nem para a NOVA), por favor, muito obrigado, constatamos que a esperança não venceu o medo. Até o Lula lá! Perplexos, vencidos pelas mentiras e mazelas, procuramos, disfarçar a revolta, com um sorriso (bem amarelo) na mais falsa declaração do nosso (internacionalmente conhecido) bom humor. Com estes exemplos, os atores desta zorra, como da outra total, provam que são os palhaços mais caros do planeta. Que nada os difere de qualquer outro integrante do crime organizado, senão a cor do colarinho. O povo, ri. Sim! Ri, de si, porque apesar deles, como disse o músico e poeta, (em outras épocas, que não se podia dizer), "...amanhã, há de ser outro dia". De lá para cá, sofremos e pagamos muito alto, para apenas poder dizer. É muito pouco, por ter de ser contemporâneo e, conviver neste caótico cenário que a impunidade avaliza.

Ronaldo Dias
Ubatuba, SP

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Bujão de Gás - Frequentador a mais de quarenta anos, morador a vinte, empresário na área de turismo por mais de 10 anos em Ubatuba, acionista da Comtur, participante ativo da comunidade do Saco da Ribeira, prestando serviço no momento no maior pólo de gás natural da América Latina, Riopol, no municipio de Duque de Caxias no Rio de Janeiro como pessoa juridica, recolhendo impostos em Ubatuba, me sinto estarrecido com a colocação de algumas pessoas, que atravéz desse veículo, procura induzir ao povo de Ubatuba uma imagem negativa da Petrobras e dos politicos que lutam para trazer ao municipio talvez a única possibilidade de crescimento sócio economico. É muito romantico defender as flôres, os passaros, os peixes, etc, quando se tem a mesa o alimento necessário para a a familia, escola para os filhos, carro na garagem, etc. Será essa a realidade de masi de 90% dos habitantes dessa cidade?. Qual a expectativa que se tem quando um filho se torna adolescentes e se ve a margem do mercado de trabalho? Sub empregos nos parcos sessenta dias de temporada de turismo?. Li certa feita, num livro de Jaques Cousteau uma frase dele quando se referia a industrialização do mundo... "DESENVOLVIMENTO COM CONSCIÊNCIA". Acredito que ele tinha a exata visão dessa realidade, ou dessa necessidade. Será que o desenvolvimento industrial de Ubatuba não poderria trazer grandes beneficios? Será que não teriamos capacidade de seguir esse tipo de ensinamento. Acho que o melhor é partir de exemplos e por isso coloco para conhecimento o fenomeno que aonteceu em Aruba, em pleno Caribe, um dos maiores pólos turisticos do planeta.

Carlos Alberto Barreto
Duque de Caxias, RJ


Chover no Molhado - É no mínimo revoltante, ler noticias sobre viagens e tentativas da Prefeitura de Ubatuba que visam a capitação de recursos para aplicação no Aeródromo Estadual de Ubatuba.
Os estudos necessários para a implantação de um heliporto municipal homologado para operações VFH/IFR (aliás, o primeiro na América do Sul) já estão prontos, foram realizados pela empresa Combratel Ltda em parceria com a Net Air Assessoria Aeronáutica.
Equipamentos e pessoal necessários para construção, homologação e operação também estão disponíveis. Para a homologação de vôos por instrumentos são necessários, além dos equipamentos, o desenvolvimento de um procedimento, esse procedimento está pronto, foram investidas aproximadamente 15 horas de vôos (R$ 75.000,00) pela iniciativa privada.
Esse projeto que sugeri a homologação de um Heliporto MUNICIPAL foi apresentado ao atual Secretário de Turismo e a Câmara de Vereadores, estamos aguardando disponibilidade de agenda do prefeito para darmos continuidade ao assunto.
Após os dois últimos acidentes ocorridos com helicópteros no Litoral norte, a iniciativa privada, mais especificamente, condôminos do Heliponto Laranjeiras e usuários do Heliponto Maresias, solicitaram esses estudos as empresas citadas, disponibilizaram também, em forma de doação os recursos necessários.
A implantação de um heliporto em Ubatuba é importante, na condição de heliporto municipal, poderá gerar empregos para a comunidade local, lucros advindos da cobrança de tarifas aeroportuárias e divulgação do município a nível nacional e internacional. O interesse da iniciativa privada nesta homologação é o uso comum e melhorar as condições de segurança.
Se os atuais governantes insistirem em um heliporto estadual ou privado, o resultado desse trabalho para a comunidade local será apenas o incomodo do barulho gerado pelas aeronaves. Falei.

Eloísa Helena Catanio
Net Air Assessoria Aeronáutica


CPI em Ubatuba II - Os esclarecimentos publicados pelo Sr. Ernesto F. Cardoso Jr., meu amigo, em 15 de julho último, no Correio Guaruça e no Litoral Virtual, com relação aos comentários que teci acerca da Comissão Parlamentar de Inquérito, instalada pela Câmara Legislativa de Ubatuba, em virtude do desvio de recursos das folhas de pagamento da Prefeitura, me surpreenderam e lisonjearam. Confesso que desconhecia sua condição de Presidente da Comissão de Sindicância, instalada por ordem do Sr. Prefeito, e desde já declaro que este fato, por si só, traz credibilidade ao procedimento investigatório, ora em andamento no âmbito interno da estrutura administrativa do Poder Executivo. Essa condição, contudo, não o habilita a responder pela CPI. As afirmações trazidas a público pelo Sr. Ernesto Cardoso, requerem algumas ponderações inevitáveis. Todos nós sabemos que o sistema político vigente no Brasil, repousa no princípio da independência dos poderes, e que compete ao Poder Legislativo, entre outras atribuições, fiscalizar os atos do Poder Executivo. Sendo assim, as investigações conduzidas pela Comissão Parlamentar de Inquérito da Câmara e as empreendidas pela Comissão de Sindicância da Prefeitura, deveriam funcionar com total independência, ao invés da "saudável cooperação entre ambas comissões", propalada pelo Sr. Ernesto Cardoso, sob pena de terem seus resultados postos em dúvida, pois neste episódio, a Câmara dos Vereadores é o fiscal e a Prefeitura Municipal, a fiscalizada. Portanto, "salutar" seria que cada uma das comissões atuasse e investigasse de forma absolutamente autônoma e independente, assim como são os poderes que as instituíram. Quanto à referência que fiz, sempre no âmbito da CPI da Câmara dos Vereadores, da necessidade de termos um "Roberto Jefferson local", isso tem a ver, sim, com a publicidade que aquele deu às irregularidades perpetradas por políticos e detentores de cargos de primeiro e segundo escalão, em conluio com empresários, tal qual assistimos, todos os dias, na tela da TV Senado, sem que isso fira a ética, mas garantindo aos olhos da nação, um pouco de verdade. Os próprios parlamentares, membros da CPI dos Correios, por exemplo, declinaram que em decorrência da investigação pública, muitas foram as colaborações recebidas de cidadãos de diversas regiões do país, na forma de documentos e informações, visando a elucidação dos fatos sob investigação. Ou seja, a publicidade não é perniciosa. Temeroso é o procedimento sigiloso, secreto, obscuro, que se processa entre quatro paredes. O Brasil todo clama por transparência e os cidadãos ubatubenses também. De qualquer forma, meu comentário "instigante" já rendeu algum fruto, pois o silêncio que cercava essas investigações já foi quebrado, pelo menos por parte do Poder Executivo. Que fale agora o Poder Legislativo, o Presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito. O povo quer saber.

Thomas De Carle
Ubatuba, SP


Samba do Criolo Doido - Somente usando a imagem do samba do criolo doido para entender o momento pelo qual passa o pais, da enlameada e poderosa Brasilia ate nossa humilde e esquecida terra de Cunhambebe. Tanto la quanto cá, o vento que venta lá, um rodopio por aqui se faz. Como entender a alma do povo deste país, onde em 15 miseros dias, descobre-se que bilhões de reais foram roubados dos cofres publicos, em detrimento de uma população miseravel, gente que vem sendo "gasta", como se sola de sapato fosse por 5 seculos. Como entender que a presidencia da republica gaste 60 milhões de dolares para comprar avião, quando se tem 50 milhões de miseraveis absolutos no pais?. Quem disse que pode? Porque não se priorizam as questões que berram para serem resolvidas? Não parece logico primeiramente criar politicas de combate a fome, promover a educação, saúde,criar postos de trabalhos, incluir o cidadão, para muito depois, o poder publico pensar em seus luxos e mordomias? Não é exagero um "banco do povo", gastar 25 milhões em publicidade e emprestar 20 milhões para os seus clientes? Porque o prefeito de uma cidade pobre como Ubatuba, gasta um dinheirão em automovel de luxo, quando tanto se tem por fazer com o dinheiro que é arrecadado desta população? E a montanha de dinheiro que vai para o Legislativo,..... 3% da arrecadação anual do executivo,(gerando despesas inuteis)... socorro!!!!!!!!!! E pensar que tudo isso é feito com nossa anuencia, conivencia, pois sequer esperneamos... e por favor beneficiarios das sinceuras, não me venham com a lenga lenga do ;- é a lei... Não consigo compreender como muitos não perceberam a inversão de finalidades precipuas da organização social que seja, funcionarios contratados para trabalharem a serviço do povo, o fazem só e tão somente em causa propria...
Somos os reis do antagonismo, tal como Dracula, temos um corpo mas não geramos imagem, fingimos ter um contrato social (e que belo contrato social, o tamanho da Constituição que o diga!!!) e não o cumprimos por um momento sequer... blearg!!!!!!!!.
A nivel municipal mais precisamente em nossa cidade, o antagonismo pessoal se mostra claro a ponto de, ex-secretarios municipais, impregnados ainda com o cheiro de seus gabinetes, picaretas que são, sairem, atirando uns, discursando outros, contra aquilo que acabaram de realizar, moendo o proprio pé, como se nada tivessem a ver com os fatos... e os piores deles, aqueles que escondidos no anonimato das historinhas, covardemente despejam fel e calunia em seus adversarios.
Somente ouvindo o samba do Criolo doido, no mais alto volume, consigo passar pelas considerações acima, sem desejar ardentemente uma Revolução Francesa, uma guerra da Secessão, uma Revolução Bolchevique, ou quem sabe algo mais modesto, como as manifestações populares que vemos com alguma frequencia em nossos vizinhos sulamericanos, quando governantes mijam fora do penico, para sacudir a todos nos dessa letargia secular a que estamos submetidos; e a ferro e fogo reordenarmos nossa sociedade de modo que ela esteja voltada a realizar beneficios para totalidade de sua população, e jogarmos no limbo da historia os canalhas que durante seculos infelicitaram esta nação.

Sergio Abreu
Ubatuba, SP

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br

Atenção! - A sessão Foto do Dia passará a divulgar também fotos de pessoas da região. Esta será nossa forma de homenagear e prestigiar pessoas de destaque no Litoral Norte. As fotos enviadas deverão ser no enquadramento "close" podendo ser coloria ou PB, no tamanho mínimo de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi. O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma..

Ubatuba:

Série Pássaros - Emilio Campi

Série Pássaros
©Emilio Campi

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor

contador, formmail cgi, recursos de e-mail gratis para web site