Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quarta-feira, 20 de julho de 2005 - Nº 1325 Edições Anteriores

Sol e Vida Pousada Mar Azul Restaurante Tropical

Região
Massa de ar frio mantém a temperatura baixa até sexta
Litoral tem atletas de ‘peso’ no Brasileiro de Supino


Caraguatatuba
1º Caraguá Off Road teve atrações diferenciadas
Campeonato Paulista de Down Hill, em Caraguá no fim de semana
2ª Conferência das Cidades discutirá reforma urbana neste sábado 23 em Caraguá
Judô tem representantes de Caraguá nos Jogos Regionais
Caraguá tem representantes no concurso "Revele sua Cidade"
Ceprolin abre inscrições para novos cursos
Aula inaugural do Curso Você Empreendedor no Ceprolin
Final de semana em Caraguá tem Trair e Coçar é Só Começar no Teatro Mario Covas


Ilhabela
Turistas ficam 28h perdidos na Ilha
Passeio foi feito sem planejamento
Ilhabela registra dois roubos em mercados


São Sebastião
Câmara vai à Justiça contra Juan
Paúba reivindica mais coleta de lixo
Empresas alemãs estudam parceria para cooperativa de sucata
Cebimar recebe programa Estação USP
Prefeitura irá substituir cheque refeição por cartão eletrônico visando mais praticidade e segurança
Processo administrativo apura autoria de gravações em reunião com servidores
PAT nos bairros

Ubatuba
Sede da Regional Sul abrigará serviços comunitários
Regional Norte ganhará sede própria em outubro
Ubatuba participa do Concurso Estadual de Miss e Mister da Melhor Idade
Soccer do Brasil Cup movimenta o futebol nas férias em Ubatuba
Ubatuba fica na décima primeira posição nos Jogos Regionais
Projeto Tamar-Ibama de Ubatuba participa da 32ª Semana Internacional de Vela
4ª Etapa do circuito paulista de bodyboarding 2005
FUNDART JOVEM apresenta hip hop de Ubatuba


Seções
Artigo
Carta do Leitor
Foto do Dia


Notícias da Região Topo

Massa de ar frio mantém a temperatura baixa até sexta
Meteorologia prevê mínima de 6ºC em Campos do Jordão amanhã de madrugada

Litoral Norte - O frio continua até a próxima sexta-feira, quando uma massa de ar frio vinda do sul deixa a região. Em razão disso, o tempo permanece nublado e com possibilidade de chuviscos no Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira, segundo previsão do Cptec (Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos), em Cachoeira Paulista.
Hoje, o dia continuará nublado com chuvas isoladas no Vale e na Serra. No litoral, a possibilidade de chuviscos é maior. As temperaturas continuam baixas em toda a região, principalmente durante a madrugada.
No Vale do Paraíba a mínima para hoje é de 13ºC e a máxima de 28ºC. No Litoral Norte, mínima de 16ºC, máxima de 19ºC. E na Serra da Mantiqueira, mínima de 6ºC e máxima de 14ºC.
Segundo o meteorologista Geovanni Dolif, 27 anos, não há previsão da chegada de uma nova frente fria até a próxima sexta-feira. A expectativa é que as temperaturas comecem a subir no final de semana. Enquanto isso, as noites devem ser ainda mais frias.
"As temperaturas caem ainda mais durante a madrugada em razão da baixa umidade. Em contrapartida, o frio perde sua intensidade, deixando as tardes menos frias", disse Dolif.
MÍNIMAS - Segundo o Cptec, a queda das temperaturas deve se intensificar amanhã, quando a região da Serra da Mantiqueira poderá registrar temperaturas mínimas de 4ºC em Campos do Jordão. A mínima para São José dos Campos é 11ºC e 16ºC em Ubatuba.
A partir de sexta-feira, as temperaturas estarão em gradativa elevação e o céu ficará ensolarado. Segundo o Cptec, as baixas temperaturas se concentram no período da noite e madrugada.
Ontem, a frente fria que causou queda brusca nas temperaturas da região deixou as ruas do comércio central de São José com pouco movimento. Quem se arriscou, saiu bem agasalhado e com disposição para driblar o tempo frio.
Munida de cachecol, luvas e muitos agasalhos, a micro-empresária Ana Paula Vilela Silva Tito, 30 anos, levou o filho Enzo, de 3 anos, ao centro da cidade para pagar suas contas. Ana Paula afirmou que somente casos de urgência a tiram de sua casa nesse tempo.
A comerciante Maria Rodrigues, 45 anos, que trabalha em uma banca de artigos para frio na praça Doutor João Mendes (Praça do Sapo) há 10 anos, disse que em tempos de frio, as vendas aumentam em até 25%, mas que quando ele chega acompanhado de chuva, quase ninguém sai de casa.
Para se proteger, acessórios como luva, touca, meias e um cobertor para enrolar as pernas são indispensáveis. "Eu gosto do frio, mas para ficar em casa, comendo pipoca e tomando chá", disse.
O aposentado Primo Muraro, 77 anos, fechou sua banca de doces e salgados na praça Afonso Pena mais cedo na tarde de ontem. Segundo ele, o frio "congela" os pés e afugenta os clientes. (Fonte: ValeParaibano)

Litoral tem atletas de ‘peso’ no Brasileiro de Supino

Litoral Norte - Atletas de todo o Litoral Norte participaram do Campeonato Brasileiro de Supino, Terra e Agaxamento promovido pela ''Confederação Brasileira de Atletas de Força'' (CONBRAFA), e que aconteceu no sábado,16 de julho no Clube do Boquerão, no Aterro do Flamengo, Centro do Rio de Janeiro.
A competição teve a presença de 193 atletas de 12 estados brasileiros. Duas equipes do Litoral Norte marcaram presença no evento representando, muito bem a região.
As equipes Super Forma - liderada por B.A Oliveira e Vigor Center - liderada por Antonio Mauro tiveram destaque com o desempenho dos atletas. A Super Forma apresentou atletas somente na modalidade de supino. Já a equipe Vigor Center se apresentou no supino e no terra, alcançando 2 lugares por equipe.
Caraguá obteve destaques em várias modalidades, como na supino adultos categoria até 67,5 kg, com o campeão Renato Chocolate, que levantou 140 kg; na categoria até 75 kg, BA Oliveira (atleta bolsa-esporte Módulo), também de Caraguá, que venceu levantando 167 kg; Carlos Eduardo que levantou 150 kg e foi o campeão na categoria até 80 kg. Caraguá também teve um vice-campeão, Antonio Mauro que levantou 140 kg e foi o segundo na categoria até 90 kg.
Na categoria Júnior, Caraguá teve ótimos resultados com o desempenho de Kellermann Quirino, que foi o campeão na categoria até 60 kg, levantando 100 kg; de Lucas de Oliveira, campeão na categoria até 67,5, levantando 105 kg; e Michael Augusto, da categoroa até 90kg e que foi campeão levantando 80 kg.
Ubatuba teve destaque com o ‘Tico Sapão’, que levantou 167,5 e foi o campeão na categoria até 90 kg.
São Sebastião foi bem representada com o atleta da categoria livre Honório Muniz, que levantou 160 kg e sagrou-se campeão.
O atleta BA Oliveira foi campeão absoluto, o melhor atleta da competição. O atleta que pesa 74,5 kg levantou o dobro do peso da sua massa corporal. Renato Chocolate foi o segundo melhor atleta. Os dois são da equipe Super Forma e os únicos a conseguirem dobrar o peso corporal.
BA é atleta do programa Bolsa-Esporte das Faculdades Integradas Módulo e conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Esportes de Ubatuba, Superforma Suplementos e Academia Big Brother. (Fonte: Módulo)

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba


1º Caraguá Off Road teve atrações diferenciadas
O 1º Caraguá Off Road foi visitado por mais de 10 mil pessoas e trouxe. O público diferenciado e as atrações inusitadas atraiam turistas e moradores para a Praça Ton Ferreira, onde aconteceram atividades como Caça ao Tesouro, Gangorra e outras.

Caraguatatuba - O 1º Caraguá Off Road 2005, mais um evento da programação 'Caraguá: inverno é aqui' atraiu cerca de 12 mil pessoas para a Praça Ton Ferreira, no final de semana. Os amantes do Raid (haly de regularidade) e tiveram várias opções durante todo o evento, que foi realizado pela Secretaria de Turismo, Jipe Clube Tamoios e Benkalesch Comunicações.
As atrações na Praça Ton Ferreira chamaram a atenção não só de jipeiros, mas do público, inclusive turistas que estavam na cidade. O Circuito Caça ao Tesouro, a Feira de Veículos e Negócios 4 x 4 e Equipagem de Veículos, as Associações Off Roaders e lojas de peças foram alguns dos atrativos do evento. A Gangorra e os veículos, como o Caminhão 6 x 6 do Exército da Revista 4 x4 & Cia e os veículos do Jipe Clube Tamoios ofereciam diversão à parte ao público que visitou o evento.
O 5º Transvalitoral, maior raid fora de estrada do Vale do Paraíba e Litoral Norte, esteve pela primeira vez em Caraguá e garantiu a presença de 35 jipeiros da região, com cerca de 70 participantes.
Para o secretário municipal de turismo, Ricardo Ribeiro, o evento foi muito satisfatório por ter sido o primeiro. "Com atrativos diferenciados, o Caraguá Off Road foi uma oportunidade para o público ter contato com os jipeiros e conhecer as atividades e os costumes dos jipeiros". O secretário gostou tanto que pretende incluir atividades off roaders em outras datas como na temporada de verão, com a participação do Jipe Clube Tamoios. "A intenção é oferecer passeios de jipe e outras atividades que envolvam a modalidade", disse.
O organizador Isaac Benkalesh comentou que todos estão muito felizes com o resultado, principalmente o público, que superou as expectativas. “Além do sucesso de público o evento fluiu muito bem, sem registro de incidentes ou acidentes, assaltos ou roubos, a segurança foi perfeita. Já estamos pensando na segunda edição para 2006”, disse Baenkalesh. (Fonte: PMC)

Campeonato Paulista de Down Hill, em Caraguá no fim de semana
A 3ª etapa do Campeonato Paulista de Down Hill deverá reunir em torno de 200 atletas em Caraguá, dias 23 e 24, no Morro de Santo Antônio.

Caraguatatuba - Os esportes radicais também têm espaço reservado na programação ‘Caraguá: inverno é aqui’, por isso a Secretaria Municipal de Turismo está apoiando a realização da 3ª Etapa do Campeonato Paulista de Down Hill.
A prova que é realizada pela Federação Paulista de Ciclismo - Departamento de Down Hill, vai acontecer nos dias 23 e 24 de julho na pista de Down Hill do Morro de Santo Antônio.
A expectativa dos organizadores é de que o evento atraia em torno de 200 atletas.
A Secretaria de Turismo está providenciando toda a estrutura para a realização do Campeonato, contando com o apoio da Secretaria de Saúde, além da Ditran e outros. Segundo o secretário de Turismo, Ricardo Ribeiro, a premiação vai acontecer na Praça de Eventos, aproveitando a estrutura da Festa Julina na Praia.
O diretor da Federação Paulista de Down Hill, João Diogo, e uma equipe de ciclistas fizeram uma visita técnica no Morro de Santo Antônio, em Caraguá, dia 13 de abril, quando avaliaram as condições da trilha. Segundo João Diogo, a trilha recebeu algumas adaptações para a prática do Down Hill e está ideal para o campeonato.
As inscrições para a 3ª etapa do Campeonato Paulista de Down Hill já estão abertas para as diversas categorias, ao todo onze: elite feminino, juvenil, junior, sub 30, máster A, master B, master C e outras. Mais informações pelos sites www.amigosdabike.com.br, www.bikezone.com.br, www.dhbrasil.com.br., ou com João Diogo pelo telefone (11) 9912-1349. (Fonte: PMC)

2ª Conferência das Cidades discutirá reforma urbana neste sábado 23 em Caraguá
Caraguatatuba sediará neste sábado 23 a 2ª Conferência das Cidades. O evento, que tem como principal objetivo discutir problemas urbanos relacionados ao financiamento das políticas urbanas no âmbito social, controle social, entre outros, acontecerá no auditório do Ceprolin, a partir das 8h

Caraguatatuba - A 2ª Conferência das Cidades será realizada em Caraguatatuba, neste sábado 23, a partir das 8h, no auditório do CEPROLIN (Centro de Educação Profissional do Litoral Norte), com o apoio da comissão preparatória, composta pela Prefeitura Municipal, Câmara Municipal, Associação Comercial, Associação de Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Caraguatatuba, CRECI (Conselho Regional de Corretores de Imóveis, ONG Instituto Onda Verde, OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de Caraguatatuba, Sabesp, e ZAMBO – Movimento Negro.
O evento tem como principal objetivo discutir a reforma urbana com relação ao financiamento de políticas urbanas do âmbito municipal, participação e controle social, questão federativa e política urbana regional. Além dos temas, haverá eleição de seis delegados, que representarão Caraguatatuba, na 2ª Conferência Estadual das Cidades, que acontecerá nos dias 26 e 27 de setembro, no Memorial da América Latina, na Capital.
Durante todo o dia, haverá grupos temáticos de assuntos como saneamento, emprego e geração de renda e planejamento urbano, com palestras sobre diversos temas relacionados a resíduos sólidos, turismo como gerador de renda, desafios de política habitacional, entre outros.
Essa reunião municipal reunirá idéias e soluções para melhoria da qualidade-de-vida da região do Litoral Norte, que serão levadas para discussão, pelos delegados eleitos durante o evento, para representatividade na Conferência Estadual, em setembro.
De 30 de novembro a 3 de dezembro, todas essas questões poderão ser levadas à 2ª Conferência Nacional das Cidades, que acontecerá em Brasília, ocasião em que serão eleitos os novos integrantes do Conselho das Cidades para estudar os desafios par a realização da PNDU (Política Nacional de Desenvolvimento Urbano).
Para o Ministro das Cidades, Olívio Dutra, “o grande desafio é trabalharmos juntos, dentro da pluralidade e das nossas diversidades para o desenvolvimento de uma política urbana socialmente inclusiva que tenha como principal finalidade a melhoria da qualidade-de-vida”.
As palestras acontecem a partir das 9h, e seguirão durante toda a manhã. Na parte da tarde, serão realizados grupos de trabalho, debates, plenária e a eleição dos delegados para a Conferência Estadual. Durante as palestras serão abordados os seguintes temas:
A situação atual e o futuro do abastecimento de água e esgotamento sanitário de Caraguatatuba – José Ricardo Manckel Amadei – Superintendente da Unid. De Negócios da Sabesp do LN
A política de resíduos sólidos e drenagem urbana de Caraguatatuba – Auracy Mansano Filho- Secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca de Caraguatatuba
O Turismo como vetor de desenvolvimento e geração de emprego e renda – Ricardo de Lima Ribeiro – Secretário de Turismo de Caraguatatuba
A integração dos planos de gestão do LN e sua interface com a política urbana municipal – Paulo André Cunha Ribeiro – Instituto Onda Verde
Os desafios da política habitacional – Maria Rita Singulano – Secretaria de Habitação de São José dos Campos
O planejamento do sistema viário do LN face o corredor de exportação – Milton Xavier – Secretaria de Planejamento do DERSA. (Fonte: PMC)

Judô tem representantes de Caraguá nos Jogos Regionais

Caraguatatuba - Os judocas de Caraguá Felipe Leandro e Artur Zumbano se destacaram no 49º Jogos Regionais. Felipe Leandro foi o quarto colocado na categoria júnior e Artur Zumbano conquistou a quinta colocação na categoria ligeiro. Para o treinador, Marino Júnior, que foi campeão por São Sebastião, na categoria meio leve até 66 kg este ano, os Jogos Regionais tiveram a participação de atletas de alto nível este ano. "Foi um campeonato disputadíssimo, com um nível mais alto que nos anteriores, por isso considero o resultado de nossos atletas muito satisfatório, eu mesmo estou desacreditado por ter vencido na minha categoria", disse Marino Junior.
O professor que enfrentou equipes fortes de cidade favoritas como São José dos Campos, Suzano, Jacareí e Igaratá, é medalhista há sete anos nos Jogos Regionais. Marino treina sua equipe na Academia Linha D´Água, onde dá aulas de judô. A equipe tem levado o nome de Caraguá em diversos campeoantos na região.
Nos dias 4 e 5 de agosto, Luca Sato vai disputar na categoria pré-juvenil na final do Campeonato Estadual, em Santos. Ainda em agosto, dias 29 e 30, é a vez de Felipe Carvalho enfrentar atletas de toda a região na categoria infanto juvenil. Outro atleta destaque da equipe é Elessandro que foi vice-campeão Sul Brasileiro e campeão paulista em 2005.
E o professor Marino dá o exemplo: foi vice-campeão Regional de Judô em Pinda e também se destacou em outros circuitos como o Shihan em suas diversas etapas esse ano. Com a colocação nos Jogos Regionais, Marinho tem participação garantida nos Jogos Abertos do Interior, em outubro, na cidade de Botucatú. (Fonte: Módulo)

Caraguá tem representantes no concurso "Revele sua Cidade"

Caraguatatuba - Os fotógrafos Ricardo Ali Abdalla e Freddy Vanderstappen são os vencedores escolhidos para representar Caraguatatuba no concurso fotográfico Revele Sua Cidade.
Envolvendo 28 cidades, o concurso foi realizado pelo produtor cultural Ricardo Fabbri e a empresa Kavatam & Associados, patrocinado pela Bandeirante Energia.
Foram 56 fotógrafos escolhidos. A cerimônia de premiação acontece no dia 3 de agosto, no Centro Educacional Adamastor, em Guarulhos-SP. (Fonte: Fundacc)

Ceprolin abre inscrições para novos cursos
Elétrica, Informática Básica, Informática Administrativa, Hidráulica e Contabilidade serão ministrados pelo Ceprolin

Caraguatatuba - A Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba promove novos cursos básicos no Ceprolin – Centro de Educação Profissional do Litoral Norte.
As inscrições estão abertas para os cursos de Elétrica (interpretação de desenhos) com inscrições de 18 a 22 de julho; Informática Básica, Informática Administrativa, Hidráulica e Contabilidade, com inscrições de 25 a 29 de julho e Redação Técnica Comercial, com inscrições de 01 a 05 de agosto.
Mais informações pelo telefone (12)3888-3888. O Ceprolin fica na Av. Rio Grande do Norte, 450, no Indaiá. (Fonte: Fundacc)

Aula inaugural do Curso Você Empreendedor no Ceprolin

Caraguatatuba - Dia 18, segunda-feira, aconteceu a aula inaugural do curso Você Empreendedor no Ceprolin - Centro de Educação Profissional do Litoral Norte, uma parceria da Fundacc - Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba com SIMP/SP – Sindicato das Pequenas e Médias Empresas de São Paulo.
Estiveram presentes na solenidade, a coordenadora dos cursos Arlete Vieira, Eloiza Antunes, presidente da Fundacc, representando o prefeito José Pereira de Aguilar, Paulo Bijus, vice-presidente da Associação Comercial de Caraguatatuba, representando o presidente da instituição, Jorge Washington de Camargo.
Os alunos assistiram a uma palestra de César Francisco Ribeiro Neto, consultor da ACIC responsável por cursos e palestras. Para a aula inaugural, o profissional preparou uma aula show – “montei uma palestra para motivar os alunos para que se comprometam com o curso, pois é uma grande oportunidade que a Fundacc e o Ceprolin estão proporcionando gratuitamente, pois esses cursos são bastante caros” - comenta Ribeiro.
O curso acontecerá de segunda à sexta-feira, das 19 às 22 horas, e terá a duração de 300 h/aula, sendo 75 dias letivos.
Eles terão aulas com empreendedores da região, palestras e visitas técnicas. (Fonte: Fundacc)

Final de semana em Caraguá tem Trair e Coçar é Só Começar no Teatro Mario Covas

Caraguatatuba - O Litoral Norte vai morrer de rir neste final de semana: O Teatro Mario Covas reapresenta “Trair e Coçar é só Começar” nos dias 22 e 23 de julho, a pedidos do público do Litoral Norte.
A comédia de Marcos Caruso, com direção de Attílio Riccó, acontece às 21 horas.
Os ingressos custam R$ 20,00 e R$ 10,00 a meia-entrada.
Convites e informações no próprio teatro – (12) 3881 2623. O Teatro Mario Covas fica na Av. Goiás, 187, Indaiá. Reserve seu ingresso!! (Fonte: PMC)

Programa Ação Litoral

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Turistas ficam 28h perdidos na Ilha

Ilhabela - O analista de sistemas G.B., 23 anos, e sua namorada, I.S., 25 anos, diretora de marketing, ambos de São Paulo, passaram 28 horas perdidos no Parque Estadual da Serra do Mar, em Ilhabela.
Os dois se perderam quando retornavam de uma trilha que dá acesso ao Pico de São Sebastião, o maior de Ilhabela, com 1.370 de altura. "O que fiz foi uma grande idiotice", afirmou G.B., que pediu para não ser identificado (leia texto abaixo).
Agentes do IF (Instituto Florestal) e policiais ambientais levaram cinco horas resgatar o casal, que perdido, se abrigou próximo a um penhasco de cerca de 800 metros de altura, nas proximidades da Barra Velha.
Os dois turistas iniciaram a caminhada em direção ao Pico de São Sebastião às 6h do último sábado. Eles caminharam durante seis horas para chegar ao cume do morro, de onde se tem uma das melhores vistas do canal de São Sebastião.
Os dois iniciaram a descida por volta das 13h30. Depois de caminhar por duas horas, G.B. percebeu que tinha se desviado da trilha original e encontrava-se perdido. Com o telefone celular, ligou para a família informando que estava perdido na mata.
Os pais de G.B. acionaram a Polícia Militar e o IF. As buscas, iniciadas por volta das 17h do sábado, foram suspensas às 23h. "Estava muito escuro e não havia como localizá-los na mata", afirmou o comandante da Polícia Ambiental do Litoral Norte, tenente Marco Aurélio.
As buscas foram iniciadas às 6h do domingo, seguindo as orientações repassadas por G.B. pelo celular. A polícia ambiental foi em direção à cachoeira dos Três Tombos, no bairro da Feiticeira. Os agentes do IF, seguiram em direção à cachoeira da Zabumba, na Barra Velha.
A equipe do IF localizou o casal às 10h da manhã de domingo, no alto de um penhasco. "Precisamos abrir caminho pela mata para chegar ao local e retirá-los de lá", disse o agente do IF, Agnaldo dos Santos, 38 anos. O casal foi encontrado 5 km da trilha original.
O trabalho de resgate foi concluído às 15h do domingo. Os dois turistas foram encaminhados ao pronto-socorro e em seguida retornaram à capital. "Gostaria muito de agradecer aos agentes do IF e a Polícia Ambiental, sem a ajuda deles, dificilmente meu filho e sua namorada seriam localizados com vida", disse G.B., pai do jovem que ficou durante 28 horas perdido nas matas da ilha. (Fonte: Salim Buriham/ValeParaibano)

Passeio foi feito sem planejamento

Ilhabela - Para G.B., foi idiotice percorrer a trilha sem planejamento e equipamentos adequados. "Espero que nossa aventura sirva de exemplo para todos aqueles que percorrem trilhas sem planejamento e equipamentos adequados", disse G.B.
"Não tinha levado nem mesmo uma caixa de fósforo, apenas chocolates", afirmou. Ele disse que, graças ao aparelho celular conseguiu manter contatos com seus pais e pedir socorro para ele e a namorada. "Consegui fazer cerca de oito ligações até a bateria acabar", disse.
Ele disse que apesar de estarem de calças jeans e moleton foi duro suportar o frio na mata. "Pensava muito nos meus pais", afirmou.
G.B disse ainda que ele e a namorada passaram a maior parte do tempo no alto de um penhasco. "Não tinha-mos como sair de lá. Rezamos muito para que fossemos localizados e resgatados de láõ, afirmou. (Fonte: ValeParaibano)

Ilhabela registra dois roubos em mercados

Ilhabela - A cidade registrou dois roubos em mercados no final de semana, nos bairros Morro dos Mineiros e Cocaia. Em ambos, os assaltantes usavam capacetes, mas somente em um foi visto fugindo em moto.
O primeiro aconteceu no final da tarde de sexta-feira, na Cocaia. A operadora de caixa S.A.S., de 23 anos, foi rendida por um desconhecido, portando revólver e usando gorro e capacete. Ele pegou dinheiro, cujo valor não soube dizer à polícia, por estar muito nervosa, e fugiu em uma moto.
Meia hora depois o roubo foi em um mercado no Morro dos Mineiros. O comerciante J.M.M.M., de 50 anos, estava na frente do estabelecimento, quando percebeu que o desconhecido que tinha entrado estava assaltando o caixa, rendendo uma funcionária com arma em punho.
O assaltante pegou R$ 150,00 e fugiu fazendo disparos pela rua. Dos dois roubos, apenas um deles foi registrado na delegacia da cidade na tarde de segunda-feira. A vítima do outro assalto, da Cocaia, até a manhã de ontem não havia dado a queixa. (Fonte: Imprensa Livre)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Câmara vai à Justiça contra Juan

São Sebastião - O Ministério Público de São Sebastião concedeu ontem parecer favorável ao mandado de segurança impetrado pela Câmara, que reivindica a permanência dos 13 servidores cedidos pela prefeitura ao Legislativo.
Segundo o presidente da Câmara, Wagner Teixeira (PV), o pedido foi feito anteontem, após o prefeito Juan Pons Garcia (PPS) exigir o retorno imediato dos servidores à prefeitura.
"Os servidores foram cedidos ao Legislativo para prestarem serviços até o dia 31 de dezembro de 2006. A saída imediata de todos iria prejudicar nossos trabalhos, inclusive, a elaboração da folha de pagamento deste mês", afirmou Teixeira.
O prefeito determinou o retorno imediato dos servidores, logo após a Câmara suspender a votação do projeto de reforma administrativa. Garcia alega que necessita dos servidores para preencher vagas na prefeitura.
Logo após a divulgação do parecer do MP a favor do Legislativo, a prefeitura protocolou na Câmara e no Fórum um ofício do prefeito concedendo dez dias de prazo para que os servidores retornem à prefeitura. Segundo o secretário de Assuntos Jurídicos da prefeitura, Celso Luiz dos Santos, a medida visa conceder um prazo para que a Câmara se adapte às mudanças. (Fonte: ValeParaibano)

Paúba reivindica mais coleta de lixo

São Sebastião - Moradores do bairro Paúba, em São Sebastião, reclamam do acúmulo de lixo nas ruas e pedem que a coleta de lixo seja realizada mais vezes por semana. A maioria das casas não possui lixeiras. Os moradores colocam os sacos de lixos no chão e os cachorros espalham o lixo por toda a rua.
Segundo eles, o mau cheiro e a proliferação de moscas incomodam muito. "Se houvesse uma coleta regular esse tipo de problema poderia ser evitado", disse o artesão André De Luca, 34 anos.
Outro problema que incomoda os moradores são os restos de podas de árvores espalhados pelas ruas.
"Alguns moradores podam as árvores e deixam os restos espalhados pelo bairro, isso cria um aspecto muito feio", disse De Luca.
OUTRO LADO - Assessoria de imprensa da Secretaria de Serviços Urbanos informou que a coleta de lixo e sucata é realizado de forma regular todas as 2º, 4º e 6º feiras.
Quanto aos galhos de árvore, a prefeitura não se responsabiliza pela limpeza, que deve ser feita por quem cortou a árvore. (Fonte: ValeParaibano)

Empresas alemãs estudam parceria para cooperativa de sucata

São Sebastião - Representantes da empresa Faber Amber e GTZ, ambas da Alemanha, se reuniram na tarde desta terça-feira, 19, no gabinete, para discutir a possibilidade de uma parceria entre Prefeitura e as empresas de criação de uma cooperativa multifuncional auto-sustentável e profissionalizante para prestação de serviços. Essa cooperativa seria responsável pelo trabalho nos dois Centros de Sucatas, resto de construção civil e podas de árvores, a serem criados na cidade. Além disso, a parceria serviria também para realização de um levantamento estatístico na cidade para verificar as reclamações quanto a coleta de lixo. (Fonte: PMSS)

Cebimar recebe programa Estação USP

São Sebastião - Teve início no último sábado (16/07) a IV edição do programa Estação USP, com visitas monitoradas no período das 10 às 17 horas no Centro de Biologia Marinha (Cebimar).
As visitas são comandadas por alunos dos cursos de biologia e oceanografia para dar explicações aos visitantes, que podem formar grupos de até 10 pessoas.
Os estudantes falam sobre as pesquisas desenvolvidas no Centro e a biologia dos animais, cuja rota migratória passa pelo Litoral Norte, além de informar sobre o impacto ambiental causado por desmatamentos, queimadas e o mau uso do lixo.
Durante a visita, os participantes do projeto conhecem o laboratório que abriga os tanques e aquários, onde têm contato com animais como estrela-do-mar, caramujo, cavalo-marinho e plantas. Também está sendo realizado um aprendizado básico sobre alimentação, hábitos e reprodução dos organismos marinhos e suas estratégias de defesa. As visitas se encerram no próximo domingo, 24.
Além disso, a Estação USP está promovendo o curso de capacitação de capoeira, que teve início na última segunda-feira, 18, com atividades na Rua da Praia durante todo o dia. Os interessados devem estar vestidos com o abada. As inscrições são gratuitas.
No dia 24, a partir das 16 horaS, no Teatro Municipal, os alunos da USP estarão encenando a peça musical “A Escrita e o Vento”. A peça, que será aberta a todas as idades e com entrada franca, aborda, através da narrativa dramática, as transformações de energia, principalmente a energia eólica. (Fonte: PMSS)

Prefeitura irá substituir cheque refeição por cartão eletrônico visando mais praticidade e segurança

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Administração, informou que deverá substituir em setembro o sistema de cheque, também conhecido por vale refeição e alimentação, por um novo modelo de cartão eletrônico que segundo o prefeito, Dr. Juan Garcia, será mais prático, seguro e ágil.
O secretário de Administração, Alberto Guilherme Carlini, também destacou que este novo modelo trará benefícios tanto para o funcionário, como para a Prefeitura e comerciantes.
A Prefeitura ganha em segurança, uma vez que se evita a circulação de valores na empresa. “Podemos evitar roubos e assaltos, como o que já aconteceu em anos anteriores, quando uma grande quantia em vales foi levada por assaltantes”, explica Carlini. Outra vantagem é a distribuição única, eliminando separação e entrega mensal dos cheques.
O funcionário que já utiliza o benefício dos vales alimentação e refeição, estará recebendo um cartão eletrônico para cada um deles, nominal e intransferível, onde a cada mês a Prefeitura fará autorizações de créditos nestes cartões, no valor do benefício oferecido. Entre algumas das vantagens para o funcionário está a proteção e segurança uma vez que o cartão é protegido por senha pessoal e em casos de perda ou roubo ele pode efetuar o cancelamento imediato do mesmo, comunicando a central de atendimento e solicitando uma segunda via junto ao Departamento de Recursos Humanos da Prefeitura.
Outro inconveniente que também será descartado é a questão dos contra-vales, que não serão mais necessários, já que é debitado no cartão apenas o valor gasto. Quando o funcionário não utilizar todo o valor do benefício durante o mês, ele será acumulado, podendo ser gasto no próximo. O funcionário também terá um maior controle, pois a cada transação realizada ele pode consultar o saldo.
O estabelecimento comercial também sai ganhando, pois poderá se credenciar facilmente, adquirindo um pequeno e prático equipamento que lê as informações contidas no chip do cartão. Por ser um terminal móvel sem fio, que dispensa conexão telefônica, ele permite a realização das transações de venda sem provocar filas, podendo ir à mesa e atender solicitações de entregas delivery. Por meio deste terminal é que o comerciante irá receber o pagamento das refeições realizadas, evitando também roubos e complicações com o cheque e contra-vales.
Como se tornar um afiliado? - Atualmente mais de 200 mil estabelecimentos comerciais usufruem desse serviço em todo o país. Podem se afiliar estabelecimentos que comercializem alimentos "in natura" (supermercados, açougues e similares) ou refeições (restaurantes, lanchonetes e similares) e que respeitem os padrões de higiene da Vigilância Sanitária.
O comerciante que estiver interessado em se credenciar deverá entrar em contato com a Sodexho Pass pelo endereço eletrônico credenciamento@sodexhopass.com.br , cartaosmartrefeicao@sodexhopass.com.br ou pela página da empresa www.sodexhopass.com.br . O telefone da filial da empresa em São Paulo para maiores informações (11) 3068-4655.
Para se cadastrar são exigidos alguns documentos como cópia atualizada do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), número do alvará sanitário e comprovante de conta corrente bancária do estabelecimento (pessoa jurídica). (Fonte: PMSS)

Processo administrativo apura autoria de gravações em reunião com servidores

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, através da Secretaria de Assuntos Jurídicos, abriu um processo administrativo para apurar a origem das gravações feitas na reunião em que o prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, recepcionou os funcionários públicos cedidos à Câmara e que foram convocados para retornar as suas funções. A reunião ocorreu na manhã da última segunda-feira, 18.
A apuração deverá durar cerca de 120 dias e se detectados os autores da gravação, a Secretaria de Assuntos Jurídicos, através da Comissão Processante, abrirá processo administrativo contra os responsáveis, de acordo com o Estatuto do Servidor, através da lei 359/81, artigo 216, inciso 1º, que prevê: é proibido criticar a autoridade ou os atos da administração, a não ser que seja trabalho doutrinário.
Segundo o secretário de Assuntos Jurídicos, Celso Luiz dos Santos, as pessoas não podem prevalecer da condição de funcionário para praticar ilícito administrativo. “A pena prevê advertência e até demissão”.
Ainda de acordo com o secretário, um ofício foi encaminhado a Câmara de São Sebastião, dando como prazo máximo o dia 1º de agosto para que os servidores retornem aos cargos na Prefeitura. “O prazo dado foi para que a Câmara se adeque as mudanças”, finalizou o secretário. (Fonte: PMSS)

PAT nos bairros

São Sebastião - O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) inicia a partir de amanhã (20/07) o projeto “PAT Presente”. O primeiro bairro a receber o projeto será em Boiçucanga, na Subprefeitura, no período das 9 às 15 horas.
Na sexta-feira a caravana do “PAT Presente” vai para a Regional Costa Norte, no mesmo horário.
A idéia da proposta é descentralizar os serviços da região central da cidade, atendendo as necessidades dos trabalhadores. Para isso, serão feitos cadastros dos comércios, empresas e trabalhadores.
Depois de realizados os atendimentos, a equipe do PAT realizará uma avaliação para diagnosticar a necessidade de qualificação destinada aos trabalhadores, baseada nas exigências de empresas cadastradas.
“O objetivo é fazer com que haja uma qualificação para que as pessoas tenham uma melhor adaptação no trabalho”, disse a coordenadora do PAT, Elizia Pereira de Jesus Faustino.
Segundo ela, o PAT estará realizando ainda, no dia 15 de agosto, uma palestra voltada aos empresários, no Teatro Municipal, a partir das 19 horas. (Fonte: PMSS)
 
Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Ubatuba

Sede da Regional Sul abrigará serviços comunitários

Ubatuba - A Prefeitura Municipal através da Regional Sul do Município, vem implantando uma nova era na forma de administrar – com parceria e entendimento comunitário. Há seis meses no cargo de administrador Regional Mario Clarassoti vem trabalhando duro para transformar os 28 núcleos comunitários, atendendo às orientações do prefeito Eduardo César, sempre na busca de proporcionar o melhor para cada cidadão.
Além da atenção à comunidade com respostas imediatas no tocante à saúde, obras, segurança, meio ambiente, transporte coletivo e outros, a ARS vem desenvolvendo a implantação do serviço de atendimento ao contribuinte da região. “À partir de agosto a população local não mais precisará se deslocar para o centro da cidade em busca de atendimentos básicos, como inscrição no balcão de emprego, reclamações no Procon, segunda via e pagamento de luz e água ou alguns tributos municipais bem como toda e qualquer atividade relacionada à Associação Comercial de Ubatuba, além de outros benefícios que estaremos disponibilizando aqui na nova sede da regional”, informa Clarassoti, lembrando ainda, a construção do velório municipal a ser inaugurado nos próximos 30 dias,
Os serviços e atividades, estarão sendo implantados em parceria com a Associação Comercial de Ubatuba, que disponibilizará toda estrutura para seus associados e comunidade da região. “A nossa intenção, é facilitar o acesso do associado aos nossos serviços e caminhar junto à prefeitura na soma de ações que possam levar o desenvolvimento para a região sul, que dista 33Km do centro da cidade e necessita de uma ‘vida’ mais independente”, disse otimista Ahmad Kalil (Kibe), presidente da ACIU.
Estarão envolvidos no processo ainda, a Secretaria de Assistência Social, o Fundo Social de Solidariedade, diretoria do Procon, Secretaria de Obras, Serviço Funerário Municipal, Secretaria do Meio Ambiente, Arquitetura e Urbanismo e Secretaria de Esporte, dentre outros colaboradores.
“Esse é um desafio que confiei a meus assessores e certamente estará sendo desenvolvido com eficiência, levando o que há de melhor para a região, que tanto sofreu com a falta de serviços essenciais. E, na medida do possível, estaremos proporcionando esses mesmos benefícios a outras regiões do município”, disse o prefeito Eduardo César. (Fonte: Magalhães)

Regional Norte ganhará sede própria em outubro

Ubatuba - A exemplo da região sul do município, o norte também ganhará sede própria para atender a toda comunidade local. Nos últimos cinco meses, apesar da falta da estrutura, a Regional Norte vem desenvolvendo uma série de atividades em todos os setores na busca de melhor atender às necessidades da população que sempre foi relegada ao esquecimento e abandono por gestões anteriores. “A nossa meta é desenvolver um trabalho de atendimento simultâneo em todos os dezenove bairros da região, atacando diversos setores como obras, educação, saúde, meio ambiente, transporte e segurança, além de outros de grande importância para o desenvolvimento da região e bem estar de sua população”, disse José Roberto Júnior, responsável pelos trabalhos na região.
Ao final deste mês Júnior estará iniciando as obras de construção da sede da Regional Norte, que deverá ser inaugurada em 28 de outubro. “Estaremos iniciando as obras ainda este mês e pretendemos inaugurar o prédio no Dia da Cidade. Esse é o compromisso do Prefeito para com a comunidade e estaremos empenhando todos os nossos esforços para que consigamos cumprir mais essa etapa do Governo Eduardo César”, concluiu. (Fonte: Magalhães)

Ubatuba participa do Concurso Estadual de Miss e Mister da Melhor Idade
Representantes de Ubatuba participam pela primeira vez do concurso estadual

Ubatuba - Izabel Rodarte dos Reis (74) e Wilson Alael Jannuzzelli (68) representarão Ubatuba no 8º Concurso Estadual de Miss e Mister da Melhor Idade, que acontece no próximo dia 27. O evento é realizado pela Associação dos Clubes da Melhor Idade do Estado de São Paulo, em parceria com o Núcleo de Atenção ao Idoso do Fundo de Solidariedade do Estado de São Paulo. O concurso visa valorizar as pessoas acima de 60 anos.
Izabel, que já tem experiência em concursos de beleza, espera ansiosa o momento de pisar na passarela. “Vou representar Ubatuba com muito orgulho. Já participei de um concurso na Associação dos Aposentados de Ubatuba, mas esse nem se compara. Sei que outras cidades têm mais experiência no assunto, porém o prazer de ser a primeira representante de Ubatuba nesse concurso é uma honra maravilhosa”, disse.
Já Wilson, teve a oportunidade de representar a cidade em outra modalidade, dança de salão. “É uma oportunidade única, vamos disputar sabendo que as chances são pequenas, mas o importante é que elas existem. Seria uma honra se um de nós pudesse representar o Estado no concurso nacional”, analisa Wilson.
O julgamento avaliará beleza, elegância, simpatia e desenvoltura. O Fundo Social de Solidariedade de Ubatuba está dando todo o apoio aos participantes, inclusive cedendo um ônibus para a torcida incentivar os representantes locais. Valéria Ferreira de Carvalho, que cuida das atividades da melhor idade da Secretaria de Esporte e Lazer diz que os empresários da cidade estão apoiando nossos representantes. “Já conseguimos a roupa da Izabel, numa cortesia da Mybelli Boutique, e os serviços de cabeleireiro e maquiagem, que ficarão por conta da Isabel Marques. Agora faltam poucos detalhes para que eles brilhem no desfile”, disse Valéria, que acompanhará o grupo à São Paulo.
O 8º Concurso acontecerá no salão Simon Bolívar do Memorial da América Latina, no dia 27, à partir das 14h.
Os ganhadores desta edição estadual representarão São Paulo no Concurso Nacional dos Clubes da Melhor Idade, no dia 5 de outubro, em Gramado, Rio Grande do Sul.
Além da escolha dos representantes estaduais, haverá também shows para completar o clima de confraternização. (Fonte: PMU)

Soccer do Brasil Cup movimenta o futebol nas férias em Ubatuba
Evento conta com equipes do Brasil, Chile, Equador, México e Peru

Ubatuba - Com muita animação, apesar do tempo nublado, começou nesta terça-feira, 19, a terceira edição da Soccer do Brasil Cup, torneio para crianças e jovens nascidos entre 1988 e 1995, que reúne aproximadamente 600 atletas.
A cerimônia de abertura, realizada no estádio Municipal Ciccillo Matarazzo contou com a participação de todas as delegações, que antes da solenidade oficial, puderam apreciar uma apresentação do grupo Guelê de capoeira. Após a execução do hino brasileiro, o prefeito Eduardo César disse em seu pronunciamento, estar contente com a visita das delegações. “Espero que todos possam aproveitar não apenas os campos da cidade, mas também conhecer nossas belezas naturais. Sejam bem vindos e que Ubatuba fique como uma boa lembrança para todos vocês”. Em seguida foram executados os hinos dos países visitantes e a bola rolou para as dezesseis partidas da rodada inicial.
O promotor do torneio, Andrés Córdoba, espera que o tempo colabore. “A garoa fina desta terça-feira não chegou a atrapalhar os jogos, apenas o pessoal que queria conhecer as praias ficou um pouco chateado. Infelizmente, nesta terça, não foi possível, mas torço para que o tempo melhore, e o pessoal aproveite a visita”, disse Andrés.
Os jogos acontecem no Estádio Municipal e nos campos do Itaguá, Horto e Sertão da Quina. Confira os horários e locais das partidas desta quarta-feira, 20.

Estádio Municipal:
9h :St. George “A” X Silop
10h15 :St. George “B” X CERE
11h30 : Paulistano X Liceo Internacional
12h45 : CERE X Liceo Internacional
14h30 : Jaraguá X Itaguá
15h45 : Chivas X SEL

Itaguá
10h00 : Colégio Newton X SEL
11h15 : Colégio Roosevelt X Itaguá

Horto
9h : Itaguá X Ubatubense
10h15 : SEL X Ferroviária (Lavrinhas-MG)
11h30 : SEL X Ferroviária (Lavrinhas-MG)

Sertão da Quina

9h : Dominique X Sertão da Quina
10h15 : Dominique X Hipica
11h30 : Sertão da Quina X Hipica
14:15 : Paulistano X Goodyear
15h30 : Paulistano X Hipica (Fonte: PMU)

Ubatuba fica na décima primeira posição nos Jogos Regionais

Ubatuba - A cidade de Ubatuba encerrou sua participação nos 49º Jogos Regionais na 11ª posição, com 76 pontos. O regulamento dos jogos prevê pontuação para as cidades que terminarem nas oito primeiras posições em cada modalidade oficial. Entre as cidades do Litoral Norte, Ubatuba ficou atrás apenas de Caraguá, que ocupou a 7ª posição, com 128 pontos. No quadro de medalhas Ubatuba terminou na 21ª posição, com três medalhas de bronze, duas no karatê e uma na ginástica artística. O resultado poderia ter sido melhor se o kung fu não fosse modalidade exibição: Ubatuba conquistou quatro medalhas de ouro e duas de prata, que não entraram na somatória oficial.
A 50º edição dos Jogos Regionais será disputada na cidade de Lorena.

Resultados de Ubatuba por modalidade

Sub 21
Vôlei feminino 4º
Xadrez masculino 4º
Tênis de mesa feminino 6º
Xadrez feminino 5º

Livre
Futebol feminino 7º
Tênis de campo masculino 6º
Vôlei masculino 4º
Vôlei de praia feminino 7º
Basquete masculino 7º
Ciclismo 4º
Damas 4º
Ginástica Ritimica 5º
Natação masculino 7º
Natação feminino 6º
Tênis de mesa masculino 8º (Fonte: PMU)

Projeto Tamar-Ibama de Ubatuba participa da 32ª Semana Internacional de Vela em Ilhabela

Ubatuba - A Equipe do Projeto Tamar – IBAMA de Ubatuba esta participando da 32ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela em stand no Race Village. A exposição de 20 metros quadrados, conta com 6 painéis sobre as atividades do Tamar, sendo um deles, o painel institucional de Ubatuba, 2 réplicas de tartarugas marinhas, lojinha e distribuição de folders. Na terça-feira, dia 12 de julho, o prefeito de Ilhabela Manoel Marcos de Jesus Ferreira visitou o stand e agradeceu a participação do Tamar no evento.
Dentro da programação do evento, a bióloga marinha Luciana Brondízio, ministrou a palestra “Conservação de Tartarugas Marinhas do Brasil” para os participantes.
O Projeto Tamar-Ibama tem o patrocínio nacional da Petrobrás e o apoio da empresa Arcor do Brasil e da Prefeitura de Ubatuba para realização do trabalhos para a conservação das tartarugas marinhas no estado de São Paulo.

4ª Etapa do circuito paulista de bodyboarding 2005

Ubatuba - A etapa será realizada nos dias 23/24 de julho na praia Vermelha do Centro em Ubatuba a partir das 8:00 hrs e término previsto pra as 16:30hrs de domingo. Além dos troféus que serão confeccionados por artesãos de Ubatuba.
Secretaria de Esportes, SETUR e AUS - Associação Ubatuba se Surf estarão nos dando suporte na estrutura. Pizza 1, Restaurante Ismael, Padaria Orquídea a alimentação, 100% Brasil as camisetas para uniformização da equipe técnica, Dr. Virgilio Barroso nos cedeu hospedagem e Angulo Certo Produções fará um DVD com os melhores momentos. Kpaloa, Genesis, World Wave, Maraberto a premiação. Será realizado um lual de confraternização dos atletas no dia 23 as 19:00 hrs na praia com decoração tropical. Estou enviando em anexo o cartaz do evento e convite da etapa. Contamos com a colaboração de toda mídia para que o evento seja um sucesso. Estarão presentes os principais atletas de São Paulo assim como de outros estados: RJ, SC e RS. Esta é a etapa mais esperada do ano no circuito paulista de bodyboarding, o local e as ondas são perfeitas para a prática do esporte.
Desde já conto coma colaboração de todos!!!
Débora Ross (Bodyboarder profissional e organizadora do evento)
Fone: 12 3833-6908 ou 81176826 - msn: dbross@hotmail.com

FUNDART JOVEM apresenta hip hop de Ubatuba

Ubatuba - Nesta quarta-feira, 20 de julho, na sede da Fundart (Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba), será realizado mais um evento Fundart Jovem – espaço de livre expressão da juventude de Ubatuba.
A programação que terá início às 20 horas contará com a apresentação do grupo de hip hop “Prioridade Favela” de Ubatuba. O hip hop é constituído por quatro elementos: grafite, DJ, MC e dança, que serão apresentados pelo grupo.
O Fundart Jovem é uma iniciativa de aproximar e criar espaço cultural, e de debate para os jovens ubatubenses, conferindo-lhes um espaço de expressão. (Fonte: PMU)

Campeonato Brasileiro no



Figueirense/SC   x   Palmeiras/SP

Venha assistir no telão mais um grande jogo do Campeonato Brasileiro nesta Quarta Feira
ás 21:45 hs no Shopping Pereque - Junto ao Jija Auto Posto, no Perequê Açu - Ubatuba
Informações: (12) 3832-4467
 

Ação Litoral
 
Artigo Topo

Social Club
Ronaldo Dias


São Muitos os nossos problemas. Muitos, porque ao longo dos anos os varremos para debaixo do tapete. Comodamente, deixamos o tempo passar sem dar a importância devida a este, ou aquele fato que no futuro não muito distante, viriam influenciar negativamente em nossas vidas. Desdenhamos do temerário exercício do poder, daqueles que viriam pelo caminho político, eleitos por nós, implantar, bem debaixo de nossos narizes e em nome da democracia, a ditadura dos desmandos e do clientelismo. Reféns de todas as suas ações, como contribuintes, pagamos todas as suas contas, até mesmo aquelas, dos cartuchos, que nos darão fim. Em todos os níveis, são raras as exceções. As necessidades da população estão muito aquém, das suas, para a manutenção do poder. A corrupção que flutua, e provoca escândalos financeiros é inconclusiva, sua apuração segue ao sabor dos interesses dos apuradores com os envolvidos. As demais, nos escalões menores dos poderes, continuam, multiplicando-se em progressões geométricas, transparente aos nossos olhos e silenciosa aos nossos ouvidos. As pesquisas mostram a inércia do povo que ri de si mesmo. Até quando?

Ronaldo Dias
Ubatuba, SP

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Retorno as Atividades - Prezados Senhores. Tenho a satisfação de confirmar o retorno às atividades como Delegado Regional de Turismo, servindo à nova Secretaria de Estado do Turismo, criada pelo Governador Geraldo Alckmin e dirigida pelo Dr. Fernando Longo.
Depois de 10 anos de trabalho ininterrupto, pude pela primeira vez desfrutar de período de licença prêmio, durante o qual, no entanto, não deixei de cumprir os compromissos nos quais era exigida minha presença.
Atendendo as novas determinações da Secretaria, espero estreitar laços mútua cooperação com as lideranças do turismo regional, dando continuidade ao trabalho pioneiro que culminou com a implantação dos seis circuitos turísticos da região do Cone Leste Paulista.
Assim sendo, solicito que informem a esta DRTur as atividades em desenvolvimento em cada município e como se apresentam as participações nos respectivos circuitos turísticos.
Nos próximos dias estaremos envidando esforços para implantar definitivamente os roteiros ainda em previsão e os circuitos que não foram devidamente instalados.
Agradeço a atenção e a confiança, desejando a todos bom trabalho.
Atenciosamente,

Paulo de Tarso
Delegado Regional de Turismo
Secretaria de Estado do Turismo SP


Agradecimento - Gostaria de agradecer a atenção na divulgação da reunião do CONSEG UBATUBA, agendada para 0 dia 21 de Julho às 19:00 horas na ACIU.

Eloisa Helena Catanio
CONSEG UBATUBA


Convite - Agora no Perequê-Mirim-(Ubatuba), um espaço especial pra você com boa musica ao vivo, um bom chope e um bom papo. A tranqüilidade da Mata Atlântica bem próxima, pessoal muito simpático pra te atender. “VENTO LESTE BAR” veio para ficar.
SABADO – 23/07/2005 – a partir das 17:00 s. Estamos esperando por você.
Musica ao vivo com Ricardo Marcelo. Venha conhecer. Fone (12) 3842 2670.

Márcia e Toni
Rua Benedito Henrique, N 493
Perequê-Mirim, Ubatuba, SP


Quem tem medo da verdade? Pela televisão fiquei sabendo que adiaram por 15 dias a divulgação dos resultados da investigação do desfalque em Ubatuba.
Quem tem medo da verdade?
Este adiamento não poderia fazer supor ao distinto público que seria o tempo necessário à formatação de caminhos ínvios para a verdade?
Aqui não perceberam que a publicidade das CPIs de Brasilia são, ao menos, pequena e necessária reciprocidade à inteligência dos distintos eleitores?
Um mínimo de respeito à cidadania roubada?
Uma válvula de escape para evitar a explosão dos espoliados?
Falem sério...

Roberto de Mamede Costa Leite
Ubatuba, SP


Espirituoso e Realista - Sugestões para melhorar o andamento da administração de nossa cidade e projeta-la para um futuro promissor vem se sucedendo nas revistas virtuais.
Idéias estão sendo lançadas. Cabe aos administradores analisa-las e dar-lhes acolhida para encaminhar ações que nos levem ao prometido resgate.
O autor de: “Como é que fica?”, Cristiano Crato (O Guaruçá de 10-07-05) esteve especialmente inspirado ao fazer sua arguta, sagaz e realista análise de alguns aspectos simples e relevantes dos ocupantes do primeiro escalão da administração municipal. São pequenos motes, com bastante sentido de humor, para fazer pensar.
Pessoalmente agradeço a frase: “Quem vai dizer para a BEBEL que o Corsino não é mais secretário da Educação?”. Esperamos que a Secretaria da Educação se liberte dos fantasmas do passado e desenvolva processo de realizações que ofusquem e levem ao esquecimento quanto foi feito nas administrações anteriores. Todos seriamos beneficiados. Certamente, como o Sr. Cristiano Crato está a sugerir, isso não se conseguirá deixando os problemas se acumular e atribuindo a causa de todos os males à administração anterior, em atitude que já registramos em escritos anteriores.
O êxito ou o fracasso dependerá de realizações concretas, planejadas e eficientes dos atuais dirigentes. Em nada lhes ajudará arrumar desculpas responsabilizando o passado. Quando essas desculpas se apóiam em inverdades ou interpretações errôneas ocasionam o descrédito. É o que está acontecendo ao se alegar não existir recursos para abastecer as escolas dos materiais de consumo, de merenda e equipamentos necessários.Todos sabemos que ficaram em caixa, totalmente disponíveis R$ 1.815.000,00 (um milhão e oitocentos e quinze mil reais), que a receita tem se comportado bem e que, até o momento, não houve investimentos que justifiquem o esgotamento dos recursos.
Criar ambiente dialogal, harmônico, respeitador das diferenças, sem perseguições, humilhações ou barreiras de acesso ajudará também a esquecer o passado.
Nesta linha de pensamento aproveito para augurar e sugerir ao Conselho Municipal de Educação atitudes conscientes realizadas com conhecimento de suas atribuições e a grandeza necessária para planejar e projetar a política educacional do município levando-o a dias cada vez melhores e realizando, nestes quatro anos, o que para eles foi proposto pelo Plano Decenal Municipal de Educação. Plano discutido por toda a comunidade que se interessou e aprovado, por unanimidade e sem emendas, pela Câmara Municipal.
É infeliz verificar, nos anais do atual Conselho Municipal de Educação, frases, julgamentos e pedidos de denúncias ao Ministério Público contra o Colegiado Anterior. Duplamente triste quando se analisa de quem partem, da falta de fundamento dos fatos apontados e do desconhecimento dos nobres objetivos do Conselho.
Ante essas e outras sem razões, que a razão desconhece, alguém de bom senso perguntou: “É claro qual o papel do Conselho?”.
A resposta da Sra Presidente foi assustadora. “Vou levantar com o Jurídico e trazer resposta na próxima reunião”.
A pergunta está a indicar que os conselheiros não foram presenteados com KIT institucional que lhes permita conhecer suas funções e enormes responsabilidades.
Já a resposta não é passível de comentário. O Presidente tem, por dever de ofício, obrigação de conhecer toda a legislação, a história, as realizações, o papel e as funções do Conselho Municipal de Educação que preside. Infelizmente esse desconhecimento faz parte de nossa triste realidade.
Conhecer e assumir suas responsabilidades é dever de cada cidadão que está investido em cargo ou função pública. Lembrar que a administração anterior se encerrou em 31-12-04 e que o colegiado anterior cumpriu, com zelo e eficiência, seu dever até 31-03-05 será sempre benéfico para todos.
Esperamos não ter desrespeitado ou ofendido ninguém e auguramos sucesso aos administradores da Educação Municipal. Secretaria e Conselhos.

Corsino Aliste Mezquita
RG 2.976.292-3
Ubatuba. SP

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br

Atenção! - A sessão Foto do Dia passará a divulgar também fotos de pessoas da região. Esta será nossa forma de homenagear e prestigiar pessoas de destaque no Litoral Norte. As fotos enviadas deverão ser no enquadramento "close" podendo ser coloria ou PB, no tamanho mínimo de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi. O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma..

Ubatuba:

Praia do Cruzeiro - Emilio Campi

Praia do Cruzeiro
©Emilio Campi

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor

contador, formmail cgi, recursos de e-mail gratis para web site