Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quinta-feira, 21 de julho de 2005 - Nº 1326 Edições Anteriores

Pousada Mar Azul Sol e Vida Restaurante Tropical

Região
Ana Moser promove aulas de vôlei no Maresias Salva Surf


Caraguatatuba
3º Caraguá Bike Week movimentará Caraguá
Campeonato Paulista de Down Hill é atração radical no fim de semana
Jogos Regionais: Caraguá conquista onze medalhas
Atletas que representaram Caraguá na Olimpíada em Ribeirão Preto conquista 1º lugar
Oficinas Culturais da Fundacc retornam dia 1º de agosto


Ilhabela
32ª SVI nem bem termina e já é confirmado 1º Sul Americano da IMS
Agência Itaú em Ilhabela
Deputado Estadual do PV visita a região


São Sebastião
Juan sofre derrota na Justiça
Justiça concede liminar a favor da Prefeitura
Monitores visitam áreas congeladas
Cultura na Praça leva Coral Madrigal e exposição para a Praça Pôr-do-Sol
Exposição “A escrita e o tempo”
Estação USP segue até domingo com oficina de Capoeira e visitas monitoradas
Final de Semana tem atrações variadas
PAT visita estabelecimentos e cadastra mais pessoas

Ubatuba
MP aciona prefeito e ex-vereadores de Ubatuba
César nega envolvimento em esquema
Prefeitura vê fraude de R$ 500 mil
Trabalhadores da Volkswagen se reúnem em Ubatuba
Comissão de Sindicância pede prorrogação de prazo
Cerimônias de entrega dos certificados de conclusão do curso PROERD
Ubatuba sedia evento de Bodyboard
Ubatuba terá pólo do Projeto Guri
Chuva provoca alteração na tabela da Soccer do Brasil Cup
Ubatuba solicita programas junto à Secretaria de Relações do Trabalho
Praia Grande terá neste domingo “Jogos de Inverno” e “Projeto Recreando”


Seções
Artigo
Carta do Leitor
Foto do Dia


Notícias da Região Topo

Ana Moser promove aulas de vôlei no Maresias Salva Surf
A ex-jogadora de vôlei montará uma clínica para agitar a galera presente no evento do Litoral Norte

Litoral Norte - Areia, mar, bola, rede, Ana Moser e um time montado com algumas pessoas praticando um esporte. Essa combinação saudável mobilizará as pessoas que estiverem presentes no Maresias Salva Surf, na praia de Maresia, em São Sebastião, entre os dias 22 a 31 de julho. A ex-jogadora da Seleção Brasileira estará organizando aulas de vôlei, num dos maiores eventos a beira-mar que a região já teve durante o inverno.
Essa é a terceira vez que Ana Moser realiza um trabalho como esse na praia de Maresias. “A primeira foi no Verão de 2002, juntamente com o Centro Rexona / Ades, onde mantivemos duas quadras de areia, por mais de dois meses”, explica a ex-atleta, que desempenhou as atividades com os turistas e moradores, além de alunos das escolas do município.
Em 2004, ela obteve resultados com os professores da Rede Municipal. “Treinamos os professores e realizamos eventos nas escolas. Além disso, implantamos núcleos esportivos em quatro colégios, em Maresias”, comentou a ex-jogadora, que depois de alguns meses de conversa com a nova gestão municipal, está dando continuidade ao programa deste ano, iniciado no ano passado.
Clínica de Vôlei – Para este evento, Ana Moser explica como funcionará a clínica. “As aulas serão práticas e ministrada por professores da própria cidade que participam do programa do IEE (Instituto Esporte & Educação) com as escolas”. Por ser uma espécie de aula demonstrativa, a intenção é proporcionar uma vivência de lazer para as crianças, dentro da metodologia lúdica do IEE, que realiza trabalhos de educação física e esporte, em São Sebastião, desde 2002”.
Alguns alunos da Escola Municipal Dulce César Tavares, da cidade, serão auxiliares dos professores nas aulas, que oferecerão às escolas dos bairros próximos durante a semana e, ao público em geral, nos finais de semana. “Montaremos uma arena na praia com duas quadras oficiais, que serão transformadas em quatro mini-quadras para os alunos mais novos” esclarece. O objetivo das aulas é explorar os jogos adaptados a partir do voleibol, além do próprio esporte, dependendo do nível de desempenho do público que for participar da clínica.
Responsabilidade Social – Segundo a ex-jogadora de vôlei, a receptividade da comunidade é sempre muito boa. “Como eles não têm acesso a muitas atividades diferentes e nem muita oportunidade de saírem de seus bairros, é sempre muito positivo, pois eles participam mesmo”. Para Ana, o mais interessante é que muitas das atividades estarão sob responsabilidade do pessoal do próprio bairro, como os professores, os adolescentes, que serão os monitores, além da galera do surf. “É importante criar um vínculo com a comunidade local, buscar formar essas pessoas para o trabalho e aumentar a geração de renda”, analisa.
Parceria com a Ong NAM - Em 2004, o IEE desenvolveu um programa amplo de treinamento de professores de educação física da rede municipal de ensino de São Sebastião, que acabou movimentando as escolas em todos os bairros da cidade. “Principalmente em Maresias e na Escola Dulce César, onde o IEE manteve atividades em parceria com os professores e comunidade durante todo o ano passado”.
Neste ano, o IEE dá continuidade ao programa em parceria com a Secretaria de Educação do Município, enquanto a recém criada Ong NAM - Na Areia, Na Mata e No Mar, inicia seus trabalhos com o Maresias Salva Surf, que amplia a atividade anterior de Renato Sérgio Moraes da Silva, gestor técnico do evento e presidente da Ong NAM. “Nossa parceria neste evento é organizar a parte das Clínicas Esportivas na praia”, concluí Ana Moser.
A arena será aberta ao público das 10 às 17h e não será cobrado ingresso. Além da clínica de vôlei, haverá também aulas de surf, curso de salvamento ministrado pelo Corpo de Bombeiros, museu e filmes de surf. Já à noite, o ingresso será um quilo de alimento não perecível, mais R$ 20, com shows de várias bandas. A renda e os alimentos serão doados para o Fundo Social de Solidariedade de São Sebastião e para a Somar (Sociedade Amigos de Maresias).
O Maresias Salva Surf tem o patrocínio do Centro Rexona Ades de Voleibol, Instituto Esporte e Educação. Apoio: Shopping Maresias, Julian Marcuiri, Prefeitura de São Sebastião, Salva-Vidas Mirim, Sociedade Amigos de Maresias, Spy, World Wave, Vex, Corpo de Bombeiros, Rádio 98 FM, Rádio 89 FM, Rádio Morada do Sol, Sindicato Publicitário do Estado de São Paulo. Realização: Ong NAM – Na Areia, Na Mata e No Mar. (Fonte: Fama Assessoria)

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba


3º Caraguá Bike Week movimentará Caraguá
O maior encontro de motociclistas do litoral brasileiro deverá atrair para Caraguatatuba, de 11 a 14 de agosto, um público de 70 mil pessoas e mais de 8 mil motoclistas. O evento irá quebrar a rotina e movimentar o litoral na baixa temporada, gerando emprego e renda para a cidade. Mais de 600 empregos deverão ser criados.

Caraguatatuba - Caraguá vai realizar entre os dias 11 e 14 de agosto o 3º Caraguá Bike Week, o maior encontro de motoclistas do litoral brasileiro. A expectativa é de que este ano o número de motociclistas seja ainda maior, visto que o Megacycle não será realizado em Serra Negra, como estava programado. São esperados pelos organizadores mais de 8 mil motociclistas e cerca de 70 mil pessoas durante os cinco dias de evento.
O evento será realizado na Praça de Eventos com tendas e feira de negócios, apresentações de shows acrobáticos e manobras radicais com motos, palco para shows musicais, praça de alimentação e outros atrativos.
Segundo o organizador José Lopes já está confirmada a presença da BMW, Harley Davidson e outras grandes empresas de São Paulo como a Nacan Motos, Piva Import, uma das importadoras de maior destaque no Brasil, além de outras que já foram contatadas pelo empresário.
O evento é bastante esperado na cidade visto que gera emprego e renda. O organizador do evento acredita que mais de 600 empregos diretos e indiretos serão gerados durante o evento. "Só a minha empresa, a Top Brasil, irá contratar em torno de 300 pessoas entre produção, segurança, limpeza e outros", disse.
O organizador José Lopes reuniu-se com o secretário de Turismo de Caraguá, Ricardo Ribeiro e a Policia Militar e Rodoviária para definir o esquema de segurança do evento. A intenção da Polícia é fazer uma operação na estrada, visando orientar o público que estiver descendo a serra.
Segundo o Comandante da PM Capitão Marcos Marcondes de Carvalho, os motociclistas com documentação irregular ou sem equipamentos de segurança não poderão circular na cidade. As manobras radicais nas avenidas e ruas da cidade não serão permitidas pela Polícia, apenas dentro do evento. A cidade vai receber ainda um reforço de policiais da região para atuar na cidade, coibindo infrações e aumentando a segurança do público.
A Polícia também vai atuar fortemente no esquema contra roubos, principalmente de motos. O evento terá estacionamento interno para os participantes. Segundo José Lopes a segurança particular do evento será reforçada. "Devo contratar de 60 a 70 seguranças para atuarem no evento", disse. (Fonte: PMC)

Campeonato Paulista de Down Hill é atração radical no fim de semana
A 3ª etapa do Campeonato Paulista de Down Hill deverá reunir em torno de 200 atletas em Caraguá, dias 23 e 24, no Morro do Santo Antônio.

Caraguatatuba - Os esportes radicais também têm espaço reservado na programação ‘Caraguá: inverno é aqui’, por isso a Secretaria Municipal de Turismo está apoiando a realização da 3ª Etapa do Campeonato Paulista de Down Hill.
A prova que é realizada pela Federação Paulista de Ciclismo - Departamento de Down Hill, vai acontecer nos dias 23 e 24 de julho na pista de Down Hill do Morro de Santo Antônio.
A expectativa dos organizadores é de que o evento atraia em torno de 200 atletas.
A Secretaria de Turismo está providenciando toda a estrutura para a realização do Campeonato, contando com o apoio da Secretaria de Saúde, além da Ditran e outros. Segundo o secretário de Turismo, Ricardo Ribeiro, a premiação vai acontecer na Praça de Eventos, aproveitando a estrutura da Festa Julina na Praia.
O diretor da Federação Paulista de Down Hill, João Diogo, e uma equipe de ciclistas fizeram uma visita técnica no Morro de Santo Antônio, em Caraguá, dia 13 de abril, quando avaliaram as condições da trilha. Segundo João Diogo, a trilha recebeu algumas adaptações para a prática do Down Hill e está ideal para o campeonato.
As inscrições para a 3ª etapa do Campeonato Paulista de Down Hill já estão abertas para as diversas categorias, ao todo onze: elite feminino, juvenil, junior, sub 30, máster A, master B, master C e outras. Mais informações pelos sites www.amigosdabike.com.br , www.bikezone.com.br , www.dhbrasil.com.br ., ou com João Diogo pelo telefone (11) 9912-1349. (Fonte: PMC)

Jogos Regionais: Caraguá conquista onze medalhas
Além das medalhas conquistadas, Caraguá foi considerada, pelo presidente da CDEJD, como a cidade modelo de disciplina

Caraguatatuba - As competições da 49ª edição dos Jogos Regionais chegaram ao fim no domingo, dia 17, e a cidade de Caraguatatuba, anfitriã dos jogos pelo segundo ano consecutivo, conquistou onze medalhas, sendo três de ouro, quatro de prata e quatro de bronze e ocupou a sétima colocação da classificação geral com 128 pontos, perdendo apenas para cidades favoritas como São José dos Campos, Mogi das Cruzes, Suzano, Pindamonhangaba, Taubaté e Jacareí.
Mesmo não conquistando medalhas, alguns atletas conseguiram classificação para que Caraguá garantisse essa posição, entre as dez primeiras finalistas, na contagem final dos pontos.
Na bocha, atletismo feminino e natação masculino as equipes caraguatatubenses ficaram com a oitava colocação conquistando um ponto em cada modalidade. A sétima colocação ficou com a equipe de vôlei de praia masculino que também conquistou dois pontos. Em sexto ficaram as equipes de karatê feminino, futsal feminino, voleibol feminino, com três pontos cada uma. No quinto lugar ficaram as equipes de ciclismo, ginástica artística feminina e masculina, natação feminina e xadrez masculino, cada um com quatro pontos e o quarto lugar ficou com as equipes de malha, tênis masculino, damas e futsal masculino com cinco pontos cada um. O terceiro lugar vale seis pontos, o segundo sete e o primeiro nove pontos. Nas demais modalidades Caraguá não conseguiu pontuação.
A cidade também foi considerada pelo presidente da CDEJD (Comissão Disciplinar Especial de Justiça Desportiva), Ricardo Maluf, como a cidade com menor índice de indisciplina dos atletas nos jogos. Segundo Maluf em todos os jogos em que participou, este é o primeiro ano que uma cidade consegue realizar o evento sem problemas disciplinares. “Estou desde 1992 acompanhando os Jogos Regionais e também outros eventos organizados pela CEL (Coordenadoria de Esporte e Lazer), este é o primeiro ano que trabalhamos tranqüilos, sem problemas, os atletas e a cidade de Caraguá estão de parabéns. Espero que todas sigam esse exemplo de disciplina”, declarou Maluf.
No ano passado, foram registrados 33 processos, e em 2005 foram apenas dois, por irregularidades de inscrição. As irregularidades foram do município de Taubaté.

Confira as medalhas de Caraguá nas modalidades oficiais:

Medalhas de Ouro
3 karatê masculino

Medalhas de Prata
1 Voleibol masculino sub-21
1 Karatê masculino livre
1 Karatê feminino livre
1 Tênis feminino livre (dupla)

Medalhas de Bronze
1 Basquete masculino sub-21
1 Basquete feminino sub-21
1 Xadrez feminino sub-21
Atletismo feminino – 800 metros rasos

Confira as medalhas de Caraguá nas modalidades extras:

Medalhas de Ouro
Beach Soccer masculino
Bicicross feminino
Skate feminino livre
Futvôlei masculino
Futebol de Mesa masculino
Vela Laser

Medalhas de Prata
Vela Holder

Medalhas de Bronze
Beach Soccer feminino
Skate masculino livre
Skate masculino sub-18
Skate feminino livre
Futvôlei bronze (Fonte: PMC)

Atletas que representaram Caraguá na Olimpíada em Ribeirão Preto conquista 1º lugar
Os atletas conquistaram o 1º lugar no Futsal e o 2º no Futebol de Campo. A equipe já se prepara para participar do evento no próximo ano em Campinas e espera trazer mais troféus para Caraguá

Caraguatatuba - Vinte pessoas entre atletas e equipe técnica de Caraguatatuba participaram nos dias 16 e 17, terça e quarta-feira respectivamente, da 12ª Olimpíada Estadual, que aconteceu no Instituto Moreira Lacerda, na cidade de Ribeirão Preto.
Foram disputadas dez modalidades na categoria masculino, com estudantes de idade entre 13 e 21 anos. O evento teve a participação de cerca de 900 atletas de 35 cidades do Estado de São Paulo e Sul de Minas. A equipe caraguatatubense competiu nas modalidades de Futsal, Futebol de Campo, Natação, Tênis de Mesa e Atletismo.
O time litorâneo de Futsal enfrentou a equipe de Ibitinga. Os caiçaras não deram chance aos adversários, considerados pelos organizadores do evento, favoritos ao título e venceram de goleada, 5 a 1. No Futebol de Campo os caiçaras enfrentaram, na final, a equipe de Barretos. No tempo normal de jogo as duas equipes empataram de 1 a 1. A decisão foi para os pênaltis e Caraguá perdeu de 2 a 3, ficando com o segundo lugar da competição, trazendo para casa o troféu de Campeão e de vice respectivamente.
Nas outras modalidades que a equipe competiu os caraguatatubenses não tiveram sorte. No tênis de mesa a equipe perdeu na semifinal; na natação o atleta de Caraguá ficou em 3º lugar na primeira bateria de competições, mas teve um problema no joelho e o atleta não pôde competir nas outras fases da prova. Já no atletismo, que teve a participação de 22 competidores, a equipe caraguatatubense participou com dois atletas conquistando o 7º e o 13º lugar.
Este é o terceiro ano que os atletas participam da olimpíada, e segundo eles, é o primeiro ano em que conquistam troféus. Em 2006 a competição acontece em Campinas e os caraguatatubenses já estão se preparando para conquistar mais troféus para a cidade. (Fonte: PMC)

Oficinas Culturais da Fundacc retornam dia 1º de agosto
Atendendo a uma média de 1700 alunos mensalmente em várias atividades artísticas-culturais, a Fundacc inicia suas oficinas culturais. Reserve já sua vaga.

Caraguatatuba - As oficinas culturais da Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba voltam às atividades dia 1º de agosto. As aulas estiveram suspensas durante o mês de julho, recesso escolar.
Os alunos devem fazer a rematrícula e os interessados em fazer alguma atividade, devem verificar se ainda há vagas na oficina escolhida. As áreas são: música dança, artes plásticas, teatro, folclore, artesanato e esporte-arte, com várias atividades em cada uma delas.
Com seis centros culturais: Centro, Poiares, Travessão, Perequê-Mirim, Pegorelli e Rio do Ouro as atividades acontecem também em parceria com escolas municipais: EMEI/EMEF Pedro João de Oliveira, na Tabatinga; EMEF Benedito Inácio Soares, no Massaguaçu; EMEF Profª Maria Thereza de Souza Castro, no Jetuba; EMEI/EMEF Prof.João Bendito Marcondes, no Barrando Alto, e também na praia da Cocanha.
Entre março e junho de 2005, cerca de 1700 alunos por mês entre crianças, jovens e adultos, realizaram as atividades oferecidas pela Fundacc. Nos bairros as oficinas são gratuitas.
No período de recesso, a Fundacc fez um trabalho com as crianças e jovens do bairro do Pegorelli, e levou algumas atividades para o centro cultural, como as oficinas de grafite, e apresentações de teatro e dança do Corpo de Baile Municipal de Caraguatatuba - “Essa foi uma maneira de oferecermos atividades aos jovens daquele bairro tão distante, que ficam muito tempo ociosos em período das férias escolares. Lá no Centro Cultural do Pegorelli, eles puderam passar algumas horas em contato com os monitores, atores e bailarinos que foram até lá apresentarem-se para eles”- comenta Eloiza Antunes, presidente da Fundacc.
Nesse semestre a Fundacc lança mais uma oficina na área de música: viola caipira, que estará sendo ministrada nos centros culturais do Travessão e Pegorelli. Já a de grafite, que foi iniciada em abril, pode ser feita também nos centros culturais do Pegorelli, Perequê-Mirim e Travessão.
Mais informações sobre as oficinas culturais na sede da Fundacc, Rua Santa Cruz, 396, no centro de Caraguá, das 9 às 17 horas, ou pelos telefones(12) 3883 7555, 3883 3727 ou 3883 3737. (Fonte: Fundacc)

Programa Ação Litoral

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

32ª SVI nem bem termina e já é confirmado 1º Sul Americano da IMS

Ilhabela - Nem bem acabaram as emoções da 32ª Semana de Vela e já foi confirmada a realização da etapa brasileira do 1° Campeonato Sul-Americano das classes IMS e ORC CLUB, que será disputado, simultaneamente, dentro da 33ª SVI em julho do próximo ano.
A competição terá duas etapas – a primeira deve ocorrer na Argentina ou Uruguai, mas o local ainda não foi confirmado, de acordo com a assessoria de imprensa.
A decisão de organizar o campeonato surgiu durante o fórum IMS, realizado no município, pelo comandante brasileiro Eduardo Souza Ramos e o velejador argentino Gabriel Borgstrom, que contou com participação de iatistas, projetores, construtores e diretores da vela sul-americana.
Os esportistas se encontraram para discutir as regras da categoria consideradas bem diferentes entre os países sul americanos.
O diretor de Vela do Yacht Clube, José Nolasco, disse que os próximos meses servirão “para definir todos os detalhes do campeonato que, com certeza, será mais uma grande oportunidade para os velejadores da América do Sul e também mais uma atração para a Semana de Vela”.
Mais informações sobre na internet no site do YCI: www.yci.cxom.br . (Fonte: Imprensa Livre)

Agência Itaú em Ilhabela

Ilhabela - O presidente da Câmara de Ilhabela, vereador Luiz Lobo(PL) recebeu em seu gabinete, no início da semana, o superintendente Comercial do banco Itaú, José Esteves e a gerente da agência de São Sebastião, Elizabeth Nogueira. Em pauta, foi discutida a possível reabertura da agência do banco Itaú em Ilhabela.
Lobo reivindica a reabertura desde 2001 e o vereador José Jorge Pereira, Zeca do São Pedro, (PTB), também fez requerimentos solicitando a reabertura do banco em Ilhabela recentemente. José Esteves levou informações técnicas sobre a cidade, como renda per capta, orçamento da prefeitura e da Câmara, folha de pagamento dos funcionários públicos, entre outros dados afins, para realizar um estudo, verificando a possibilidade de, num primeiro momento, abrir um posto de atendimento bancário, com os principais serviços e atendimento ao público de segunda à sexta-feira, sendo subordinado à agência de São Sebastião. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Deputado Estadual do PV visita a região

Ilhabela - O deputado estadual Pe. Afonso Lobato(PV), visitou à região durante a quarta-feira, 20. Em Ilhabela, o parlamentar foi recebido pelo vereador Jadiel Vieira, Keko, seu companheiro de partido, por Guilherme Eduardo Martins Galvão, representante do PV ilhabelense e pelo vereador Peelista Márcio Garcia.
A comitiva esteve no centro comunitário, na Barra Velha, onde pretende-se construir o Centro Esportivo. Em seguida, foram recebidos pelo secretário de Esportes, José Roberto de Jesus, Beto de Mazinho, que apresentou o projeto do Centro Esportivo ao deputado.
Pe. Afonso comprometeu-se a fazer uma indicação ao governador Geraldo Alckimin, para agilizar a liberação de verbas, através da secretaria Estadual de Esportes para que a obra tenha início. Os vereadores Keko e Márcio Garcia deverão encaminhar um ofício ao deputado, com a assinatura dos outros vereadores locais para que ele possa anexar à sua indicação, reforçando o pedido. Para o padre, o fato de estar perto do governo e ser mais um solicitando as reivindicações locais aumentam as chances das mesmas serem atendidas pelo governador.
O deputado foi eleito pela região, está sempre em contato com Ilhabela e falou de outros projetos que vem tentando viabilizar para a cidade, como o desconto na travessia da balsa para moradores ilhabelenses e a verba para o Espaço Cultural Pés no Chão. “Aproveitei o recesso para correr a região, ver de perto os problemas e anotar as reivindicações”, explica.
Os vereadores Keko e Márcio Garcia conduziram o deputado para uma visita rápida ao Pároco da cidade, Pe. Wilson Dias e à secretária de Cultura, Maria Sônia Ferreira Dias. Após as visitas, o deputado seguiu para São Sebastião, onde tinha um encontro com o presidente da Câmara, Wagner Teixeira. Keko e Márcio Garcia classificaram a visita do parlamentar como muito positiva para a cidade. O padre se despediu dos colegas edis deixando um pensamento de Fernando Pessoa para reflexão: “Deus quer, o homem sonha e a obra acontece”. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Juan sofre derrota na Justiça

São Sebastião - O juiz da 1ª Vara de São Sebastião, Fernando Henrique Pinto, concedeu liminar ontem mantendo os 13 servidores cedidos pela prefeitura no Legislativo.
O juiz concedeu prazo de 30 para o retorno dos seis servidores que foram cedidos este ano e de 60 dias para o retorno dos sete servidores cedidos pela prefeitura há mais de um ano.
O prefeito Juan Pons Garcia (PPS) havia requisitado o retorno imediato dos servidores à prefeitura, após os vereadores terem se recusado a votar a reforma administrativa encaminhada por ele à Câmara. O projeto não entrou em pauta, segundo os vereadores, porque apresentava irregularidades.
A Câmara ingressou na Justiça entendendo que o retorno imediato dos 13 servidores causaria prejuízos ao Legislativo. (Fonte: ValeParaibano)

Justiça concede liminar a favor da Prefeitura


São Sebastião - O juiz da 1ª Vara de Justiça de São Sebastião, Fernando Henrique Pinto, emitiu nesta quarta-feira, 20, uma liminar favorável a Prefeitura de São Sebastião, em relação a volta dos 13 funcionários públicos que foram cedidos à Câmara.
Em seu parecer, o juiz determina que os servidores cedidos retornem as suas atividades de origem e que seja respeitado o prazo contato da vigência das portarias revogadas, de 30 dias, para as cessões de 2005, e de 60 dias, para as anteriores a 2005.
A decisão foi bem recebida pelo prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia. “Vamos acatar a decisão. Estamos dentro da legalidade. Os funcionários são da administração e precisamos deles”. (Fonte: PMSS)

Monitores visitam áreas congeladas

São Sebastião - Ontem (20/07) os 11 monitores do Programa de Congelamento de Áreas da Prefeitura de São Sebastião visitaram as Vilas Tropicanga e Sertão de Maresias, localizadas nos bairros de Boiçucanga e Maresias respectivamente. O objetivo do projeto é o reconhecimento das ruas e das famílias para um futuro cadastramento e catalogação das condições sócio-econômicas e o levantamento fundiário das pessoas que residem no local, procurando assim propor um melhor assentamento das mesmas.
De acordo com a coordenadora do programa, Cláudia Lima, a Prefeitura pretende reforçar a necessidade da participação da comunidade no processo. Ela explica que os novos monitores são moradores dos bairros que estão sendo atendidos pelo programa.
O “Congelamento de Áreas” é ainda um programa que visa controlar as ocupações clandestinas e melhorar a qualidade de vida da população, evitando irregularidades como instalações elétricas clandestinas, construções em áreas de preservação ou de risco, entre outros.
Áreas congeladas - Em cada núcleo congelado foi instalada uma placa informativa identificando que é proibido realizar novas construções no local, estando sujeito a demolição.
Até o momento, os núcleos congelados são Vilas Baiana e Mosquito (Barra do Sahy), Baleia Verde (Baleia), Lobo Guará e Débora (Cambury), Tropicanga (Boiçucanga), Sertão de Maresias e Morro do Vaquinha (Paúba). (Fonte: PMSS)

Cultura na Praça leva Coral Madrigal e exposição para a Praça Pôr-do-Sol

São Sebastião - O programa “Cultura na Praça”, leva para Boiçucanga, a apresentação do coral Madrigal Cantarte, vencedor da fase municipal do Mapa Cultural Paulista/2005. A apresentação será realizada nesta sexta-feira, dia 08, na Praça Pôr-do-Sol, a partir das 20 horas.
O coral sebastianense é regido pelo músico Marco Câmara. A opção prova que a Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur) está empenhada em valorizar os artistas locais.
O programa “Cultura na Praça” desenvolvido pela Sectur está conseguindo atingir seu objetivo que é movimentar culturalmente a Praça Pôr do Sol, oferecendo opções de entretenimento para os moradores e turistas da Costa Sul.
O programa está sendo realizado durante todo o mês de julho e o secretário de Cultura e Turismo, Júlio Buzi, pede a participação da comunidade. “Estamos valorizando a Costa Sul em nossas ações e gostaríamos que a comunidade aproveitasse esta oportunidade prestigiando todos os eventos”, afirma.
Segundo o diretor de Cultura e Turismo, a programação oferecida é bem diversificada para agradar a todos os gostos e idades.
Na semana passada a Praça Pôr-do-Sol, assim como o Teatro Municipal, recebeu o “Teatro nas Férias” com a apresentação de diversos grupos teatrais com peças voltadas para o público infanto-juvenil. (Fonte: PMSS)

Exposição “A escrita e o tempo”

São Sebastião - A partir desta sexta-feira, dia 22, a Praça Pôr-do-Sol terá ainda mais um atrativo cultural. Trata-se da abertura da exposição “A Escrita e o Tempo”, do artista plástico Fernando Massaranduba.
A mostra de quadros apresenta as mais avariadas formas de escrita, desde o seu surgimento até a atualidade.
Fernando Massaranduba acredita ser um dos poucos artistas no mundo a retratar a beleza da escrita. Usando traços simples e pinceladas livres a coleção "A escrita e o tempo" encanta tanto por sua beleza estética quanto pela pesquisa histórica realizada pelo artista.
Cada quadro traz consigo um pouco das mais variadas e estranhas formas de escrita, desde o seu surgimento há 5300 anos atrás, até os nossos dias.
Olhando para seus quadros é possível perceber a precocidade deste jovem artista baiano de Ibirataia, 23 anos, que deseja ter suas obras reconhecidas em todo o mundo, por isso suas obras não estão à venda. Neste sentido ele lembra um provérbio popular chinês. "O tigre quando morre deixa sua pele,
o homem deixa seu nome", compara.
A exposição pode ser conferida todos os dias da semana, das 8 às 18 horas. Mais informações podem ser obtidas na coordenação da Praça no telefone 3865-4335. (Fonte: PMSS)

Estação USP segue até domingo com oficina de Capoeira e visitas monitoradas

São Sebastião - Como parte da programação do projeto Estação USP, que está sendo realizado na cidade desde o dia 16, também estão sendo realizadas as Oficinas de Capoeira para professores, crianças, adultos e portadores de necessidades especiais. Este é o último final de semana com atividades do programa Estação USP, que conta com apoio da Prefeitura de São Sebastião e oferece também visitas monitoradas.
Com inscrições gratuitas as oficinas de capoeira do Estação USP, ministradas pelo professor de Educação Física da USP, mestre Gladson de Oliveira Silva e pelos alunos e integrantes do Centro de Estudos e Pesquisas da Capoeira (CEPECAP) Fábio Alessandro Baldacci, Luiz Alberto Rosa e Carlos Eduardo Bazane, têm auxiliado a difundir elementos do nosso folclore por meio da capoeira.
Até o próximo domingo acontecem oficinas no período da manhã, das 9 às 10 horas e a tarde, das 15 às 17 horas, para crianças e seus pais. De acordo com o professor o objetivo é integrar e resgatar valores como a família, cidadania, entre outros.
As noites são reservadas para os professores que lecionam capoeira nas oficinas culturais e academias da cidade. Das 19 às 21h30 os professores recebem curso de capacitação com subsídios para trabalhar a capoeira voltada para a psicomotricidade da criança.
Na sexta-feira, 22, o grupo realiza um trabalho inclusivo com alunos da Apae e demais visitantes a partir das 15 horas na Rua da Praia.
Os interessados em participar devem comparecer nos locais e horários marcados, não é necessária inscrição prévia e as aulas são gratuitas.
O programa Estação USP será encerrado no domingo, 24, com a apresentação da peça musical “A Escrita e o Vento”, que será apresentada a partir das 16 horas, no Teatro Municipal, por alunos da USP. A peça que será aberta a todas as idades tem entrada franca.
Visitas monitoradas subaquáticas - Visitas monitoradas podem ser realizadas, das 10 às 17 horas, no Centro de Biologia Marinha (Cebimar). Elas são comandadas por alunos dos cursos de biologia e oceanografia para dar explicações aos visitantes, que podem formar grupos de até 10 pessoas.
Os estudantes falam sobre pesquisas desenvolvidas no Centro e a biologia dos animais, alimentação, hábitos e reprodução de organismos marinhos e suas estratégias de defesa. O impacto ambiental causado por desmatamentos, queimadas e o mau uso do lixo também é abordado durante o passeio.
Os visitantes do projeto conhecem o laboratório que abriga os tanques e aquários, onde têm contato com animais como estrela-do-mar, caramujo, cavalo-marinho e plantas. Mais informações pelo telefone 3862-7149. (Fonte: PMSS)

Final de Semana tem atrações variadas

São Sebastião - Com o objetivo de movimentar a baixa temporada, a Prefeitura de São Sebastião estará oferecendo e apoiando uma série de eventos que serão realizados neste final de semana. A programação inclui peças teatrais, visitas monitoradas, roteiros turísticos e muito mais.
Para os turistas que estiverem interessados em conhecer um pouco mais da história da cidade, basta agendar uma visita monitorada ao Centro Histórico da cidade, no Centro de Informações Turísticas, ao lado da Sectur na Rua da Praia. O horário para as visitas, que são gratuitas, é de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas e no sábado das 12 às 18 horas.
Quem quiser um pouco mais de adrenalina, basta se aventurar em uma das trilhas que compõem os roteiros de ecoturismo e turismo de aventura do município. As visitas às diversas trilhas, com guias credenciados da Associação de Monitores de Ecoturismo de São Sebastião, também podem ser feitas no Centro de Informações Turísticas ou pelo telefone 3892-1808.
Trekking, arvorismo, tirolesa, mergulho submarino, corrida de aventura, off road, mountain bike, surf, vela oceânica, weekboard, kitesurf, são exemplos do espírito aventureiro de São Sebastião.
Todos os domingos a Banda Municipal Maestro Manoel Ladislau de Matos apresenta-se em frente a Sectur, na Rua da Praia, com um repertório variado que agradará a toda a família.
A Fazenda Sant’ana estará realizando sua festa julina, no sábado e domingo, a partir das 20 horas com apresentação de shows de artistas locais.

Estação USP - Este é o último final de semana com atividades do programa Estação USP que foi iniciado no último dia 16 e conta com apoio da Prefeitura de São Sebastião.
Visitas monitoradas podem ser realizadas, das 10h às 17 horas, no Centro de Biologia Marinha (Cebimar). Elas são comandadas por alunos dos cursos de biologia e oceanografia para dar explicações aos visitantes, que podem formar grupos de até 10 pessoas.
Os estudantes falam sobre pesquisas desenvolvidas no Centro e a biologia dos animais, alimentação, hábitos e reprodução de organismos marinhos e suas estratégias de defesa. O impacto ambiental causado por desmatamentos, queimadas e o mau uso do lixo também é abordado durante o passeio.
Os visitantes do projeto conhecem o laboratório que abriga os tanques e aquários, onde têm contato com animais como estrela-do-mar, caramujo, cavalo-marinho e plantas.
Além disso, a Estação USP está promovendo o curso de capacitação de capoeira, que teve início na última segunda-feira, 18, com atividades na Rua da Praia durante todo o dia. Os interessados devem estar vestidos com o abadá. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no local.
No dia 24, a partir das 16 horas, no Teatro Municipal, os alunos da USP estarão encenando a peça musical “A Escrita e o Vento”. A peça, que será aberta a todas as idades e com entrada franca, aborda através da narrativa dramática, as transformações de energia, principalmente a energia eólica.

Arena Cross - Uma das maiores competições de motociclismo do Brasil, o Arena Cross, estará neste sábado agitando São Sebastião. O evento tem uma expectativa de público de 5 mil pessoas. A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), traz o evento para a cidade visando oferecer mais uma opção de entretenimento para animar a baixa temporada, além de divulgar o nome da cidade e a competição.
Além dos 60 competidores que garantem o espetáculo, é esperado público de todo o Litoral Norte e Vale do Paraíba.
A etapa no município tem o apoio da Nossa Caixa Nosso Banco. O ingresso será um quilo de alimento não perecível que será doado ao Fundo Social de Solidariedade.
No dia da competição, os apaixonados pela modalidade poderão conferir os treinos livres dos pilotos a partir das 14 horas. As 18 horas é iniciada a corrida, dando a largada para as disputas radicais e emocionantes.
O Arena Cross tem como característica a pista pequena, com diversos saltos e canaletas seguidas. A proximidade dos pilotos com o público dá a ambos a visibilidade total com pilotos podendo acompanhar todas as manobras e o público vibrando com ultrapassagens e disputas.

Maresias Salva Surf - Outra atração que vai esquentar o final de semana é o projeto “Maresias Salva Surf”, que tem apoio da Prefeitura e organização da Ong NAM (Na areia, no Mato e no Mar).
O evento será realizado até dia 31, no Canto do Rio, lado esquerdo da praia de Maresias, das 10 às 17 horas, com uma diversidade de atividades que deverão envolver mais de 350 crianças das Escolas Municipais de Maresias, Boiçucanga, Cambury e Juquehy.
Neste sábado e domingo, por exemplo, o projeto traz shows, entretenimento, arte, cultura, esporte e cidadania.
Durante o dia os participantes que comparecerem ao canto esquerdo da praia de Maresias, poderão participar de aulas de surfe, curso de salvamento, clínica de vôlei ministrada pela atleta Ana Moser, além de visitar o museu do surfe de São Sebastião, montado exclusivamente para o evento, onde terão expostas relíquias do surfe da década de 60 até as mais atuais.
As noites serão animadas por shows com bandas nacionais e internacionais, que variam dos ritmos de reggae a música eletrônica. No sábado, dia 23, a Banda Walking Lions e David Hubbart abrem a programação de shows. Na quinta-feira, dia 28, a banda internacional de hard core, punk e rock Bambix será a atração. A entrada para os shows será R$10 mais um quilo de alimento não perecível (exceto sal e açúcar) que será encaminhado para a SOMAR (Sociedade Amigos de Maresias) e Fundo Social de Solidariedade. Mais informações pelos telefones (12) 3865-6602 ou (11) 6341-3579. (Fonte: PMSS)

PAT visita estabelecimentos e cadastra mais pessoas

São Sebastião - O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) iniciou ontem (20/07) o projeto “PAT Presente”. O primeiro bairro a receber o programa foi Boiçucanga, na Subprefeitura Costa Sul, no período das 9 às 15 horas. O objetivo do programa é descentralizar os serviços da região central da cidade, atendendo as necessidades dos trabalhadores.
Além do cadastramento na Regional Costa Norte, uma equipe percorreu alguns estabelecimentos para visitar empregados que estão no mercado de trabalho por intermédio do PAT. Segundo a coordenadora do Posto de Atendimento ao Trabalhador, Elizia Pereira de Jesus Faustino, a idéia é dar uma atenção especial as pessoas já empregadas e ver de perto se ela está contente em seu emprego.
A equipe visitou uma firma de materiais de construção no bairro de Boiçucanga, onde conseguiram empregar o balconista Fabiano Becher, que trabalha lá a quatro meses. “Me cadastrei no começo do ano no Posto de Atendimento e não tive apenas essa proposta de emprego, me indicaram em média seis estabelecimentos. O mais adequado ao meu perfil é onde estou hoje, graças ao PAT de Boiçucanga”, disse Becher. A diretora da empresa de material de construção que Fabiano trabalha, Eliete Borgas, afirma que é importante a indicação do PAT para as empresas, pois eles (os trabalhadores) já estão com o perfil traçado pelo Posto.
Hoje a equipe visitou 52 comércios, conversou com 14 empregados que estão no mercado de trabalho e cadastrou 10 pessoas. O Posto de Atendimento ao trabalhador recebe cerca de 400 cadastros por mês em sua sede. A maior procura é pelo emprego de ajudante geral. Nos primeiros seis meses desse ano aproximadamente 560 pessoas foram empregadas. O PAT Central funciona de segunda à sexta-feira das 9 às 17 horas, na Rua João Cupertino dos Santos, 245. O núcleo do PAT em Boiçucanga fica na Rua Hilarião Crisólogo de Matos, 266. Na sexta-feira (22/07) o programa estará no bairro da Enseada, na Rua Maximiliano número 50, ao lado do Posto de Saúde da Família (PSF). Maiores informações podem ser obtidas no 3892-4606. (Fonte: PMSS)
 
Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Ubatuba

MP aciona prefeito e ex-vereadores de Ubatuba
Promotor acusa políticos de receber propina para aprovar mudança na Lei de Uso do Solo em 99

Ubatuba - O Ministério Público de Ubatuba impetrou uma ação civil pública contra 11 dos 13 vereadores que cumpriam mandato no período de 97 a 2000, entre eles o atual prefeito Eduardo César (PL).
Os políticos são acusados de receber supostamente R$ 15 mil em 99 para aprovar alterações na Lei do Uso do Solo beneficiando um empresário do setor imobiliário.
A juíza Ana Lia Beall notificou os ex-vereadores a apresentarem suas defesas em um prazo de 15 dias. O caso vinha sendo investigado pelo MP desde 2000. O prefeito Eduardo César negou ontem ter participado do esquema (leia texto nesta página).
Segundo o promotor Osvaldo de Oliveira Coelho, o MP denunciou os políticos por improbidade administrativa, pediu a perda dos diretos políticos e o ressarcimento do dinheiro recebido com juros e multas.
Coelho solicitou ainda a instauração de inquérito policial para apurar crime de corrupção passiva.
O processo foi protocolado na 2º Vara Cível da Comarca de Ubatuba. Foram citados os ex-vereadores Antonio Epifânio de Oliveira (PMN), Sidney Fileto (PMDB), Agenor Francisco de Paula (PMN), Benedito Julião Mateus (PFL), Sebastião Pindá (PMDB), Moralino Valim Coelho (PMDB), José Cândido de Souza (PMN), David Praxedes (PMDB), Andrade Henrique dos Santos (PFL), Gerson de Oliveira (PMDB) e o atual prefeito Eduardo César.
Dos 13 vereadores que cumpriam mandato entre 97 e 2000 José Mauro Pereira de Barros (PFL) e João Fernandes Mazieiro (PFL) não foram incluídos na ação.
Os dois teriam votado contra o projeto que alterou a Lei 711/84, autorizando a construção de prédios de até três pavimentos em área mínima de 700 metros quadrados, no bairro da Praia Grande.
Na ação, o MP informa que o empresário Roberto Araújo Carneiro emitiu um cheque no valor de R$ 15 mil, que foi depositado na conta de Ester Guilherme de Souza e Lima. O vereador Praxedes teria sacado R$ 14.900 e repassado o dinheiro aos demais vereadores. Cada um deles teria recebido R$ 900, alguns em cheque, outros em dinheiro.
Segundo o promotor, Praxedes resolveu denunciar os demais vereadores. "Em depoimento à Promotoria, Praxedes confirmou o envolvimento dos outros dez vereadores no esquema", afirmou o promotor.
Ele afirmou que, caso a Justiça acate a denúncia e todos sejam condenados, o atual prefeito poderá ter seu mandato cassado. O promotor disse ainda que a pena prevista para crime de corrupção passiva é de um a oito anos de reclusão. (Fonte: Salim Buriham/ValeParaibano)

César nega envolvimento em esquema

Ubatuba - Dos 11 políticos citados na ação impetrada pelo Ministério Público, apenas dois permanecem com mandato: Gerson de Oliveira (PMDB), reeleito vereador, e Eduardo César (PL), atual prefeito.
César afirmou ontem que já indicou um advogado para fazer sua defesa. Ele negou qualquer envolvimento no esquema de recebimento de propina para aprovar alterações na Lei do Uso do Solo em 99.
"Votei a favor do projeto, mas não recebi nenhum dinheiro para isso. Estou tranquilo, quero ver isso logo ser esclarecido para provar a minha idoneidade", afirmou.
Para César, o processo teria sido provocado por 'alguém interessado em desestabilizar a sua administração'.
Gerson de Oliveira não retornou as ligações feita pelo ValeParaibano para comentar o assunto. A reportagem não conseguiu localizar nenhum dos ex-vereadores citados na ação por meio dos telefones fornecidos pela Câmara. (Fonte: ValeParaibano)

Prefeitura vê fraude de R$ 500 mil

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba protocolou uma ação civil pública contra o ex-servidor Alvelino Almeida Júnior, sua sócia e sua irmã pedindo o ressarcimento do dinheiro desviado da folha de pagamento dos servidores municipais.
A ação cobra o ressarcimento de cerca de R$ 500 mil que teriam sido desviados da folha de pagamento dos servidores, desde 2001. Entre 2004 e 2005 teriam sido desviados R$ 200 mil.
A ação, segundo o prefeito Eduardo César (PL), foi protocolada pelo secretário de Assuntos Jurídicos, Marcelo Mourão. "Queremos recuperar na Justiça todo o dinheiro que foi desviado da folha de pagamento dos servidores", afirmou César.
O ex-servidor e seu advogado Luiz Cláudio Leite não foram localizados ontem para comentar o assunto. (Fonte: ValeParaibano)

Trabalhadores da Volkswagen se reúnem em Ubatuba

No final dos trabalhos foi criado um grupo para atuação junto ao empregador

Ubatuba - O vice-prefeito Domingos dos Santos prestigiou o 1º Encontro Nacional dos Trabalhadores na Volkswagen do Brasil, que aconteceu no último final de semana em Ubatuba. Convidado para compor a mesa de direção dos trabalhos, Domingos fez uso da palavra e ressaltou a importância da união entre os trabalhadores das unidades da empresa. “Somente com a união é que podemos atingir nossos objetivos. Não é justo que dois trabalhadores que exerçam a mesma função para o mesmo empregador, tenham salários e benefícios diferentes”, disse o vice-prefeito mostrando-se solidário à causa.
O encontro, que foi organizado pelos metalúrgicos de Taubaté, realizado na Colônia de Férias do Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté contou com a participação de 150 dirigentes sindicais e funcionários das unidades da Volks de Taubaté, Resende, Curitiba, ABC e São Carlos.
Foram discutidas propostas para a criação de um Grupo Nacional de Funcionários, para tratar de futuras negociações, como igualdade de direitos para todas as unidades, garantia de onze membros comporão o grupo, sendo dois representantes de cada unidade e o vice-presidente do conselho mundial da Volks. (Fonte: Assessoria de Comunicação Social / PMU)

Comissão de Sindicância pede prorrogação de prazo
Pela lei, comissão tem prazo de 30 dias prorrogável por mais 15 para entrega do relatório

Ubatuba - A comissão de sindicância nomeada pelo prefeito Eduardo César para apurar as denúncias de desvio de dinheiro da folha de pagamento da Prefeitura de Ubatuba deverá apresentar o relatório final dos trabalhos até o próximo dia 5 de agosto. De acordo com a lei do Estatuto dos Servidores Públicos Municipais de Ubatuba, à comissão de sindicância é dado um prazo inicial de 30 dias prorrogável por mais 15, caso seja necessário.
Segundo Ernesto Cardoso Jr. que preside a comissão para apurar as irregularidades na folha de pagamento da prefeitura, os trabalhos estão em fase de finalização. A comissão foi nomeada no dia 20 de junho e vencidos os 30 dias iniciais, trabalha agora para concluir o relatório nos próximos dias, de acordo com a lei.
“A elaboração do relatório final é um trabalho complexo e que exige muito cuidado e atenção, pois precisamos reproduzir com fidelidade os depoimentos colhidos”, explica o presidente da comissão. “Precisamos trabalhar com rigor, pois são muitas análises de documentos que irão embasar as investigações, acareações e aberturas de sigilos bancários por parte do Ministério Público”, adianta Ernesto Cardoso Jr. “A única razão para o pedido de adiamento da entrega do relatório, fato que a lei nos faculta, é para que prevaleça unicamente a verdade”, finaliza o presidente da comissão. (Fonte: PMU)

Cerimônias de entrega dos certificados de conclusão do curso PROERD

Ubatuba - O Programa Educacional de Resistência as Drogas e a Violência (PROERD), realizado pela Policia Militar, só merece elogios. A cada ano, mais crianças são formadas por este Programa que é um esforço conjunto dos Policiais Militares, Educadores, Pais e Comunidade a fim de prevenir o uso de drogas entre crianças e adolescentes.
As Cerimônias de entrega dos certificados de conclusão do curso PROERD reuniram no Salão de Eventos da São Francisco nos dias 05 e 06 de julho cerca de 1.500 pessoas, entre autoridades, alunos, familiares e amigos das crianças. Implantado no Município desde 98, já beneficiou cerca de 12.000 alunos. Os Policiais Militares Renato Vella e Beatriz Instrutores do PROERD, trabalharam durante todo o semestre ministrando aulas de combate à violência e de como dizer não as drogas ¨nas escolas dos bairros: Centro, Estufa I, Estufa II, Perequê Açu, Perequê Mirim , Itaguá e Parque dos Ministérios. ¨É muito gratificante ver o reconhecimento e a emoção dos alunos pela importância do nosso trabalho, mudando inteiramente a concepção da organização policial para a criança, que passa ver no Policial Militar um amigo com quem pode contar a qualquer hora. Vamos procurar desenvolver maior interação com os pais e as comunidades que os cercam para que realmente estas crianças estejam mais seguras e protegidas¨, disse o Policial Renato Vella. O Prefeito Eduardo César fez questão de ressaltar a importância dos trabalhos desenvolvidos pelos Policiais Militares neste programa, e que o objetivo da atual administração é conseguir manter todas as crianças e os adolescentes longe desse mal que assola nossa sociedade. ¨Faremos de tudo para que elas possam ter um futuro melhor ¨, enfatizou o Prefeito.
O apoio da Secretária Municipal de Educação foi primordial para que o evento se realiza-se. ¨ Acreditamos no trabalho desenvolvido no programa . Estamos dando o maior apoio possível e abrimos nossas salas de aulas para os policiais ministrarem o PROERD para nossos alunos ¨, disse a Secretária Municipal da Educação, Bebel.
O Comandante Int. da 3º Cia de Policia Militar de Ubatuba 1º Ten PM Alessandro Luis Morau , destacou a importância dos pais no acompanhamento de seus filhos e que o dialogo e a informação são fatores primordiais para que haja um bom relacionamento entre pais e filhos. A Policia Militar através do policiamento preventivo esta a disposição de toda a sociedade a fim de transmitir segurança para que todos tenham uma vida mais tranqüila. Agradecemos todos aqueles que acreditam e apóiam ações como o PROERD. (Fonte: Vella)

Ubatuba sedia evento de Bodyboard
A 2ª Taça Ubatuba é válida pela 4ª etapa do Circuito Paulista

Ubatuba - A quarta etapa do Circuito Paulista de Bodyboard / 2ª Taça Ubatuba de Bodyboard será realizada no próximo fim de semana, dias 23 e 24 de julho, na Praia Vermelha do Centro, em Ubatuba. O evento será disputado em cinco categorias, profissional, amador, iniciante, escolinha e master masculino e feminino. As baterias tem início às 8h, devendo contar com a participação de atletas de São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Segundo Débora Ross, organizadora do evento, essa é uma das etapas mais aguardadas do Circuito. “Esta é a etapa mais esperada do ano no circuito paulista de bodyboarding, pois o local e as ondas são perfeitas para a prática do esporte”, diz Débora.
No sábado, 23, os atletas participarão de um Luau de confraternização, à partir das 19 horas, na praia Vermelha, que receberá decoração típica. Prestigiando o artesanato local, Débora escolheu artistas de Ubatuba para confeccionar os troféus que serão entregues aos vencedores da etapa.
O evento é organizado por Débora Ross em parceria com a FEBBESP, conta com o apoio da Secretaria de Esporte e Lazer, Secretaria de Turismo e AUS - Associação Ubatuba de Surf e o patrocínio é de Kpaloa, Genesis, World Wave, Maraberto Pizza 1, Restaurante Ismael, Padaria Orquídea Palace,100% Brasil, Dr. Virgilio Barroso e Ângulo Certo Produções. (Fonte: PMU)

Ubatuba terá pólo do Projeto Guri
Cerca de 250 crianças carentes da cidade serão beneficiadas com cursos que buscam a socialização através da música

Ubatuba - Ubatuba foi contemplada com um pólo do Projeto Guri. O prefeito de Ubatuba Eduardo César (PL) recebeu o comunicado do Governo do Estado informando que o município foi beneficiado, juntamente com outras 50 cidades. O servidor José Roberto Júnior, representando o prefeito Eduardo César foi recebido em São Paulo pelo secretário de Cultura do Estado, João Batista de Andrade, Primeira Dama Lú Alckmin, Chefe de Gabinete, João Germano Batchini Filho e pela diretora executiva do Projeto, Elizabeth Aparecida Lopes Parro para tratar da documentação necessária do termo de compromisso que deverá ser assinado.
Para a implantação do Projeto em Ubatuba a Prefeitura está estudando a destinação de uma área no bairro do Perequê-Açu. O Projeto atenderá entre 150 a 250 crianças carentes, enquadradas na faixa etária de 8 a 18 anos e que estejam estudando regularmente. No mês de setembro técnicos do Projeto Guri estarão visitando a cidade para uma avaliação de quais cursos serão implantados.
Para o prefeito Eduardo César a implantação deste núcleo é uma grande conquista para o município e uma nova oportunidade para as crianças e adolescentes menos favorecidos. “As crianças e adolescentes que integrarão o Projeto Guri terão a chance de, através da música, como agente transformador, se integrarem no processo social do qual muitos hoje são excluídos”, disse o prefeito.
O Projeto - O Projeto Guri foi criado em 1995 pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo. É um empreendimento sócio-cultural que consiste na socialização através da música, visando a formação de orquestras-escola, corais e grupos musicais. Os cursos oferecidos no Projeto são: violino, viola, violoncelo, baixo acústico, violão, cavaquinho, percussão, saxofone, clarinete, flauta, trompete, trombone e canto coral. A proposta é de também propiciar acesso ao aprendizado musical, uma vez que o curso de música não faz parte do currículo das escolas públicas de ensino fundamental e médio. (Fonte: PMU)

Chuva provoca alteração na tabela da Soccer do Brasil Cup

Ubatuba - Devido às chuvas intermitentes desta terça-feira, 20, alguns jogos da Soccer do Brasil Cup, que está sendo disputada em Ubatuba, sofreram mudanças. As partidas que seriam disputadas no Itaguá foram transferidas para o campo do Horto. Na região Sul, o campo do Sertão da Quina também não apresentava condições e as partidas ocorreram no campo da Maranduba.
Nesta quinta-feira, acontece a última rodada da fase classificatória, com os seguintes jogos:
Estádio Municipal:
9h30 : Silop X Hipica
10h45 : Liceo Internacional X Jaraguá
12h : Liceo Internacional X Colégio Roosevelt
13h30 : Sertão da Quina X Chivas
14h30 : SEL X Hipica
15h45 : SEL X Hipica
Horto
9h : Goodyear X CERE
10h15 :Paulistano X Colégio Newton
11h30 : Paulistano X St. Georges B
12h45 : Ferroviária – MG X St. Georges A
14h : Paulistano X Itaguá
15h15 : Ubatubense X Ferroviária – MG
Maranduba
11h30: Itaguá X CERE
12h45: SEL X Sertão da Quina
14h : SEL X Dominique
15h15 : Sertão da Quina X Itaguá (Fonte: PMU)

Ubatuba solicita programas junto à Secretaria de Relações do Trabalho

Ubatuba - Membros da Comissão Municipal de Emprego protocolaram nesta semana, junto à Secretaria das Relações do Trabalho do Estado de São Paulo, pedidos para instalação em Ubatuba, de um Posto de Atendimento ao Trabalhador e também para a implantação do Programa de Auto Emprego. Na ocasião foram entregues também ofícios do prefeito Eduardo César reiterando os dois pedidos.
Segundo Eduardo Ilário, chefe de assuntos administrativos da Secretaria de Assistência Social, é importante para Ubatuba a instalação desses programas na cidade. “Com a implantação desses serviços, o trabalhador de Ubatuba terá o mesmo atendimento oferecido nas grandes cidades do Estado e isso facilitará a vida de quem procura emprego ou pretende investir em uma nova empreitada”, disse Ilário.
Na oportunidade foi analisado também o anseio de desvinculação das quatro cidades do Litoral Norte da região administrativa de Santos passando automaticamente a integrar a região do Vale do Paraíba. “Deveremos apresentar até o final de agosto um documento oficial solicitando a desvinculação, porém nessa conversa preliminar, percebemos que a Secretaria está de acordo com a mudança. Setores como Saúde, Esporte e Educação já fazem parte da região do Vale. Agora deve ser a vez do Trabalho”, afirma.
Conheça abaixo o conteúdo dos programas requisitados por Ubatuba:

PAT – POSTO DE ATENDIMENTO AO TRABALHADOR - Objetivo: Constituir uma rede de atendimento aos trabalhadores e às empresas objetivando oferecer os serviços do Sistema Público de Emprego do Estado de São Paulo. Além de funcionar com um Balcão de Empregos, cadastrando trabalhadores desempregados e em busca de emprego, de captação de vagas junto à empresas.

PAE – PROGRAMA DE AUTO EMPREGO - Objetivo: Realizado em convênio com a Agência das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura – FAO/ONU, o Programa baseia-se na metodologia de capacitação massiva como forma de estimular o empreendedorismo e o auto-emprego das populações residentes nas áreas mais carentes de oportunidades de ocupação.

No PAE, a metodologia utilizada para o organização do trabalho e dos trabalhadores busca envolver a comunidade, tanto na discussão, desenvolvimento e implantação de alternativas referentes a inserção dos indivíduos no mundo do trabalho como também sobre problemas que colocam obstáculos ao desenvolvimento sócio-econômico dessas comunidades.
Como instrumento de parceria entre Governo e Sociedade Civil, o PAE se constitui alternativa no combate ao desemprego e no desenvolvimento comunitário.
Criar novos espaços de geração de emprego e renda, partindo da idéia de que cada pessoa, a partir da conscientização dos seus potenciais e do conhecimento de como se organizar, de como trabalhar em grupo, pode ser capaz de constituir seu próprio empreendimento, de gerar sua própria renda.
Além da capacitação individual, também o PAE incentiva a constituição de novas empresas, formadas a partir dos cursos oferecidos pelo programa. (Fonte: PMU)

Praia Grande terá neste domingo “Jogos de Inverno” e “Projeto Recreando”
Esporte e recreação para todas as idades na praia mais badalada de Ubatuba

Ubatuba - A Secretaria de Esporte e Lazer vai movimentar a Praia Grande neste domingo, 24, com torneios de frescobol, futvôlei e vôlei de praia, a primeira edição dos “Jogos de Inverno” promete esquentar os esportistas da região. “No verão é grande o número de atividades nas praias. Já que temos o espaço, vamos aproveitá-lo também no inverno”, avisa o Secretário de Esporte, Bittencourt Jr. As inscrições podem ser feitas no local, à partir das 8 horas.
O “Projeto Recreando” também será desenvolvido nas areias da Praia Grande neste domingo. Os monitores da Secretaria promoverão gincanas e coordenarão a participação nos jogos de mesa. Uma tenda será montada para a garotada soltar a criatividade através de colagens, desenhos, modelagem de bexigas e pintura facial.
Os “Jogos de Inverno” e o “Recreando” acontecem no canto do Baguari, à partir das 9horas. (Fonte: PMU)
 
Ação Litoral
 
Artigo Topo

Falcatruas à Mutretas
Ronaldo Dias

Bacana Deslúvio! Avisa aí o pessoal da DASLU que, se ela contribuiu, com dinheiro frio para a campanha do PT, pode ficar tranqüila. Caixa 2, para campanha política pode. Toda sonegação fiscal, desde que seja para o PT (ou para os seus dirigentes) é contribuição espontânea e, tem certificado filantrópico. É imune a tributação e, a fiscalização. Coisa pouca: Paz e amor pelo Lula lá! Pura demonstração de carinho, afeto e, apreço pelo partido deles ( não dos pobres e, sofridos trabalhadores). É como caixa 1. Bom, tanto faz! Tanto faz? Se o caixa que o PT usa é 2, quer dizer que não foi e, nunca será contabilizado. Se veio de algum lugar ( doação, empréstimo etc) é preciso que a origem também seja "perdoada" pelo caixa 2 da doação, já que o PT não passa recibo da buzunfa toda... Pergunto: Como o PT contabiliza ("saídas") pagamentos de empréstimos, se a ("entrada") também não foi contabilizada? Se o dinheiro que entrou não tem "origem" contábil, o que fez o PT com todas as notas fiscais (imaginem, notas fiscais) emitidas pelos fornecedores e, prestadores de serviço ao Partido? Fogo nelas? Como o PT irá conseguir recursos para quitar suas dívidas, se precisa de mais de 100 milhões? Pedirá dízimos aos "trabalhadores" que representam? Contratará mais 20.000 servidores fantasmas, sem mesa e, sem cadeira para sentar? Pedirá o sacrifício dos velhinhos aposentados? Pedirá nas filas da madrugada do INSS? Onde pedirá? Quem dará? Vale de caixa 2? O que acontecerá com o PT, quando caírem suas "fichas" de que já não há mais dinheiro no caixa? Reponde aí essa, ó fessor (de matemática) Delúvio. Estou fazendo mais perguntas do que inquisitor de CPI. A última que ouvi, é demais! Convidaram, sabem quem, para ser piloto de CPI? O ministro das esmeraldas. O povo tem memória curta. Bom, para encerrar e, já que ligaram o ventilador na velocidade média, estava mais do que na hora, da Globo contratar um auditor contábil, para explicar, no Jornal Nacional, plin plin, por plin plin, os mecanismos contábeis dos lançamentos da contabilidade do Deslúvio: "Falcatruas a débito e Mutretas a crédito".

Ronaldo Dias
Ubatuba, SP

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Doutores de quê? - Delúbio, Silvio e Valério, representantes de organização que tanto emporcalha do Brasil, só se referem, reciprocamente, como "doutores". Doutores em quê ? Rapinagem, dissimulação, caixa 2, mentira outorgam título universitário ? Caso positivo, melhor avisar essa escola do crime de que é necessário que seus formandos, ao menos, saibam fazer uso do plural e da concordância verbal. Não creio que ser petista implique limitar os horizontes de escolaridade, apesar do exemplo maior. Aliás, este exemplo maior, em Paris, via estapafúrdia entrevista, acaba de associar-se, umbelicalmente, aos indigitados acima. A evidência da cumplicidade é o desconforto do entrevistado, socorrendo-se durante todo o tempo de lenço e de gestos de cunho nervoso. "

Roberto de Mamede Costa Leite
Publicado no Jornal Estado de São Paulo

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Ubatuba:

Ipiranguinha - Emilio Campi

Ipiranguinha
©Emilio Campi

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor

contador, formmail cgi, recursos de e-mail gratis para web site