Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Sexta-feira, 22 de julho de 2005 - Nº 1327 Edições Anteriores

Pousada Mar Azul Sol e Vida Restaurante Tropical

Região
Regionalização do Turismo reuniu os quatro prefeitos do Litoral Norte


Caraguatatuba
Menor desaparecido
TJ libera bens de ex-prefeito
Polícia de Caraguá acha desmanche
Festa Julina e Procissão de São Cristovão
Caraguá se prepara para a 2ª fase da campanha de Multivacinação
Copa de Futebol Máster: competições terão início no fim de semana
Creche Meimei realiza III Fest Country
Módulo é parceiro da prefeitura no 49º Jogos Regionais
Voluntários ajudam na divulgação dos Jogos Regionais
Alunos do Módulo se destacam nos Jogos Regionais


Ilhabela
Festival Gastronômico começa hoje
Paço Municipal é palco de palestra na Ilha sobre captação de eventos
Câmara volta a pedir reabertura de agência bancária de Ilhabela


São Sebastião
Praiamar compra a empresa de ônibus de São Sebastião
Prefeitura inaugura iluminação da Pedra da Cruz
Fundo Social entrega roupas doadas na Campanha do Agasalho

Ubatuba
Viatura dos bombeiros se envolve em acidente na BR-101
IG planeja recuperar barreiras
Ubatuba prepara sede do Projeto Guri
Ubatuba recebe etapa do Paulista de Bodyboard
Edgar Bischof: surfe e muitas expedições
PSB de Ubatuba elege novo Diretório
Sábado é o último plantão para parcelamento de impostos
Secretaria de Assistência Social entrega agasalhos coletados durante Campanha
Semana da Educação movimenta a rede municipal de ensino
Ubatuba participa de Encontro Regional de Defesa Civil
Atleta de Ubatuba conquista Campeonato Brasileiro de Powerlifting
Coleta seletiva passa por adaptações
Nesta sexta tem teatro na Fundart
Copa Prupé de Vôlei anima os Jogos de Praia – Inverno 2005
Sema busca aprimoramento em cursos
Projeto Ruas da Cidade


Seções
Artigo
Carta do Leitor
Foto do Dia


Notícias da Região Topo

Regionalização do Turismo reuniu os quatro prefeitos do Litoral Norte
No gabinete do Prefeito Aguilar, metas e projetos foram discutidos entre prefeitos, secretários, SEBRAE e técnicos.

Litoral Norte - Na manhã desta quinta feira, 21 de julho o gabinete do prefeito Aguilar, em Caraguatatuba, foi palco de uma discussão sobre planos e projetos sobre a regionalização do turismo, já iniciada nos primeiros dias da atual administração.
Participaram os quatro prefeitos, José Pereira de Aguilar, Caraguá, Eduardo César, Ubatuba, Manoel Marcos, Ilhabela e Juan Ponz Garcia, São Sebastião, secretários de turismo, SEBRAE, representado pelo gerente regional Mauro Carneiro e a T4 empresa de consultoria em turismo.
Leonardo Moraes, professor da USP em Turismo e diretor da T4 fez uma apresentação sobre o tema Turismo Regionalizado – Case Great Ocean Road, falando sobre uma região no estado de Vitória, na Austrália com características semelhantes às do Litoral Norte, onde a regionalização foi responsável por um crescimento turístico de cerca de 60%.
O gerente do Sebrae, Mauro Carneiro destacou a importância da regionalização na hora da busca de verbas e ações de investimento. O secretário de Turismo de Ilhabela e a atual presidente da Fundação Litoral Norte Paulista, Ricardo Fazzini explicou a todos sobre a linha de trabalho que hoje, tanto o Ministério do Turismo como a recém criada Secretaria Estadual de Turismo vêm adotando. Segundo ele o investimento é cada vez maior em regiões onde roteiros turísticos estão bem estruturados
Com isso a criação do Roteiro Circuito Costa Verde vai beneficiar a região na captação de recursos do Governo do Estado. "O objetivo é fazer com que um número muito maior de turistas passem a visitar o litoral e que não fiquem em uma única cidade, mas que conheçam o que as quatro cidades oferecem", explicou Fazzinni.
O secretário de turismo de Caraguatatuba Ricardo Ribeiro acrescentou que o objetivo é que o turista permaneça mais tempo na região visitando todas as cidades e conhecendo as belezas e o potencial turístico de cada uma delas.
O Ecoturismo será o primeiro produto desenvolvido no Roteiro Costa Verde. Já na segunda quinzena de agosto, as quatro cidades estarão presentes do Adventure Sport Fair, que acontecerá na Bienal em São Paulo.
Além disso, os quatro secretários confirmaram a participação em 7 Feiras de Turismo em parceria com o Sebrae. Entre elas a Aviestur em Águas de Lindóia, de 23 a 24 de setembro, com a participação de 30 mil pessoas entre público e trade (agências e profissionais do turismo); e a ABAV-Associação Brasileira de Agentes de Viagens, no Rio de Janeiro, de 26 a 30 de outubro, com cerca de 70 mil pessoas entre público e trade, ambas em estande cooperado com a Secretaria de Turismo do Estado.
As quatro cidades também têm presença garantida em estande cooperado com a Embratur, na FIT-Feira Internacional de Turismo, na Argentina, de 17 a 22 de novembro, com 65 mil pessoas e 32 países, considerada a maior feir de turismo da América Latina; a Feira de Turismo do Chile, em Santiago, de 24 a 26 de novembro; a BTL- Portugal, em Lisboa, de 18 a 22 de janeiro; e a FITUR – Espanha, em Madri, com participação de 100 mil profissionais, a maior festa de turismo na Espanha. A Adventure Sport Fair, de 24 a 28 de agosto é outra feira que já tem presença confirmada do Circuito Litoral Norte. (Fonte: PMC)

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba


Menor desaparecido
Menino encontrado em Caraguá não sabe explicar local de origem.

Caraguatatuba - O Conselho Tutelar de Caraguatatuba encontrou há uma semana o garoto André Luis Gonçalves, 12 anos, dormindo na rua, encaminhando-o para o Ciranda do Crescer (Centro Integrado de Educação e Cidadania), mas precisa encaminhá-lo para a família.
O menino não informa com precisão o local onde mora, dizendo apenas que é de São Paulo.
Nome: Andre Luis
Idade: 12 anos
Mãe: Marilú Rodrigues Gonçalves
Pai: Paulo Andrade
Informações fornecidas pelo garoto. (Fonte: PMC)

TJ libera bens de ex-prefeito

Caraguatatuba - O desembargador Coimbra Schmidt, da 6ª Câmara do Tribunal de Justiça de São Paulo, concedeu ontem efeito suspensivo à decisão do juiz Alexandre Adalberto Barbosa, de Caraguatatuba, que determinou o bloqueio dos bens e das contas bancárias do ex-prefeito Antonio Carlos da Silva (PSDB) e do ex-secretário de Obras Gilson Mendes de Souza.
Na sentença publicada no dia 8, além do bloqueio dos bens, Silva e Souza foram condenados a devolver aos cofres públicos R$ 153.211,89 pagos à construtora Metrópole Engenharia.
O juiz considerou 'sem justificativa' o aditamento feito pela prefeitura para concluir 120 casas populares no bairro do Pegorelli. A ação tinha sido proposta em 2002 pela vereadora Madalena Fachini (PSB).
Ontem, advogados de Silva e de Souza, impetraram recursos em Caraguatatuba, questionando alguns pontos da sentença dada pelo juiz da 1ª Vara Cível.
Segundo o advogado de Silva, Sidney de Oliveira Andrade, somente após novo parecer o juiz, o ex-prefeito poderá recocrrer da decisão no TJ.
Silva afirmou ontem que o bloqueio de seus bens causou-lhe 'danos morais e financeiros'. Ele afirmou ainda que pretende mover uma ação indenizatória por danos morais e patrimoniais contra a ex-vereadora.
"A construção das casas populares ocorreu sem qualquer ilegalidade. Tenho absoluta confiança, de que o TJ, irá reformar a sentença dada em primeira instância", disse Silva. (Fonte: ValeParaibano)

Polícia de Caraguá acha desmanche

Caraguatatuba - A Polícia Civil de Caraguatatuba fechou ontem um desmanche clandestino de veículos que funcionava no bairro do Pegorelli, na região sul do município. Durante a operação, Valdomiro Bento Macedo foi preso em flagrante, acusado por receptação.
Segundo o delegado Wanderley Fernandes, a polícia localizou o desmanche a partir de uma denúncia anônima.
Os policiais chegaram ao local por volta das 5h45 da manhã de ontem. Os dois homens que trabalhavam no desmanche fugiram assim que a polícia chegou. Macedo acabou sendo perseguido e preso.
Na casa onde funcionava o desmanche clandestino a polícia localizou um Fiat Uno, de cor amarela, que teria sido furtado em São Sebastião.
O delegado disse que Macedo optou em permanecer em silêncio, preferindo só falar em juízo. Macedo foi transferido ainda ontem para o CDP (Centro de Detenção Provisória) de Taubaté. (Fonte: ValeParaibano)

Festa Julina e Procissão de São Cristovão
Festa Julina na Praia é estendida para até 31 de julho, com shows musicais diários, quadrilhas e comida típica diariamente na Praça de Eventos, a partir das 19 horas. No dia 25, segunda-feira, acontece a Procissão de São Cristóvão - o santo dos motoristas, com benção de veículos, na Praça.

Caraguatatuba - A prefeitura de Caraguá prorrogou o encerramento da ‘Festa Julina na Praia’ para o dia 31 de julho. Devido ao grande sucesso da festa, a Secretaria de Turismo programou mais uma semana de festa, com shows musicais, quadrilhas e comida típica.
E no dia 25, a Igreja católica realiza junto com a Secretaria de Turismo, a Procissão Motorizada de São Cristóvão, o santo protetor dos motoristas. Todos poderão participar e levar seu veículo para receber as bênçãos do Padre Dislau Nurczick.
A ponto de partida será a antiga praça do Porto Novo, às 18 horas e a chegada na Praça de Eventos. Os veículos seguirão, sentido centro passando pela Rodovia Rio Santos, trevo da cidade, Avenida Miguel Varlez, Avenida Prestes Maia até a Rua da Praia, em direção à Praça de Eventos, onde o Padre estará benzendo cada veículo.
Segundo a Secretaria de Turismo, Ricardo Ribeiro, foram convidadas para a Procissão, empresas de ônibus, a Polícia, as concessionárias, a prefeitura e outras empresas. A população também está convidada para participar. (Fonte: PMC)

Caraguá se prepara para a 2ª fase da campanha de Multivacinação
Todas as crianças que tomaram a primeira dose da vacina deverão tomar a segunda. A Secretaria de saúde espera vacinar 100% das crianças do município. Os pais deverão levar a caderneta de Vacinação

Caraguatatuba - A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, já está se preparando para a 2ª fase da Campanha Nacional de Multivacinação, para crianças com idade entre 0 e 5 anos, que acontece no dia 20 de agosto, sábado, das 8h às 17h, nas onze UBSs (Unidade Básica de Saúde), quatro escolas municipais e um posto volante.
Na primeira fase da campanha foi vacinada 95% das crianças, um total de mais de 7.255 vacinações. A equipe da Vigilância Epidemiológica lembra que todas as crianças devem tomar a segunda dose da vacina. Os pais deverão levar a caderneta de vacinação da criança, pois na campanha também serão oferecidos as doses contra Paralisia Infantil difteria, tétano, coqueluche, hepatite B, haemophilus B, tuberculose, sarampo, caxumba e rubéola.
Plantões no Comando da região Sul - UBS Perequê Mirim (Av. Jaraguá, s/n, 3887-8181); EMEF Massako Sone (R. Abra de Dentro, s/n, Pegorelli, 3887-2444), UBS Porto Novo (Av. José Herculano, 8550, 3888-3001) no CIEFI Profa. Maria Aparecida Ujio (Av. Primeiro de Maio, 285, Porto Novo, 3887-3836); UBS Morro do Algodão (R. Antonio dos Santos, 27, 3887-9100); e Poço da Anta (Piraçununga e Rio Claro).
Plantões no Comando do Centro – UBS Centro(Av. Anchieta, 485, 3882-3082); UBS Jaraguazinho (R. Benedito Silveira Santana, 57, 3883-3500); EMEF Dr. Carlos de Almeida Rodrigues no Indaiá (Av. Pernambuco, 1101, 3882-4679); PSF do Tinga (R. Antonio dos Santos, s/n, 3883-3277); CEI Honorina Pacheco Correa no Rio do Ouro (Av. Américo Timóteo do Rosário, 255, 3883-5577).
Plantões no Comando Norte, PSF do Massaguaçu (R. Itália Basse Magni, s/n, 3884-1999; PSF Jd. Casa Branca (R. José Pedro O. Barbosa, 7, 3883-9077); USF Olaria (R. Marginal Ipiranga, 17, 3883-7007); PACS do Jetuba (R. Vinte e Quatro, s/n, 3884-4090); UBS da Tabatinga (R. Manoel Pereira dos Santos, s/n, 3884-5700).
Mais informações na Vigilância Epidemiológica pelo telefone 3883-9903. (Fonte: PMC)

Copa de Futebol Máster: competições terão início no fim de semana
As oitos equipes classificadas na primeira fase voltam a se enfrentam no dia 24, domingo, no CEMUG em busca do título

Caraguatatuba - Com o fim das competições do Jogos Regionais a LICAF (Liga Caraguatatubense de Futebol) em conjunto com a Secretaria de Esportes e Recreação dará início as disputas da segunda fase da 11ª Copa de Futebol Máster. Os primeiros jogos acontecerão no dia 24, domingo, às 9h30, no CEMUG (Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves).
As disputas prometem ser acirradas. Todas as equipes lutarão para garantir uma vaga na fase final da Copa e subir no lugar mais alto do pódio no dia 14 de agosto, data em que acontece o encerramento das competições.
Em reunião, no dia 19, terça-feira, o presidente da LICAF, Oswaldo Pimenta de Mello Neto, em conjunto com os representantes das oito equipes classificadas na primeira fase da competição decidiu, por votação, que todos os atletas que receberam até dois cartões amarelos na primeira fase terão a punição anulada, não sendo permitido o mesmo procedimento nesta fase. Também foi decidido que todas as disputas serão realizadas no campo do CEMUG.

Confira a tabela de jogo:

Dia 24 - domingo

9h – jogo 1 - E. C Primavera X A.A. Corinthians A
11h – jogo 4 - E.C Tabatinga X E. C. Casa Branca
13h30 – jogo 2 - C. A. Guarani A X A.A. Corinthians B
15h – jogo 3 - C. A. Guarani B X E. C. Sertão dos Tourinhos

Dia 31 - domingo

9h30 – jogo 3 - E. C. Sertão dos Tourinhos X C. A. Guarani B
11h – jogo 2 - A.A. Corinthians B X C. A Guarani A
13h30 – jogo 4 - E. C. Casa Branca X E. C. Tabatinga
15h – jogo 1 - A.A. Corinthians A X E. C. Primavera

Dia 7 de agosto - domingo – (semifinal)

9h30 – vencedor do jogo 1 X vencedor do jogo 3
11h – vencedor do jogo 2 X vencedor do jogo 4

Dia 14 de agosto - domingo (final)

9h30 – perdedor da semifinal X Perdedor da Semifinal
11h – Vencedor da semifinal X Vencedor da semifinal (Fonte: PMC)

Creche Meimei realiza III Fest Country
A expectativa é que cerca de 500 pessoas compareçam a festa. A entidade é conhecida por promover eventos em benefícios da comunidade

Caraguatatuba - A Creche Meimei está realizando a III Fest Country. A festa acontece no dia 6 de agosto, sábado, na praça José Edson Rangel, no bairro do Tinga. A expectativa é que cerca de 500 pessoas compareçam ao evento.
Na ocasião, haverá apresentação de grupos de dança e banda musical, barracas de comidas e bebidas típicas. Terá também a eleição da “Gatinha Country 2005”, em que jurados escolherão uma candidata entre diversas garotas com idade entre 15 e 22 anos.
A Creche já é conhecida por promover eventos para a arrecadação de fundos para garantir a permanência de suas atividades junto à comunidade. Além de atender as crianças, a direção da creche também se preocupa com o bem estar de toda a comunidade.
Exemplo disso foi a Tarde da Cidadania que aconteceu no último 28 de junho. A entidade realizou mais de 45 cortes de cabelos, 20 consultas advocatícias, além de uma palestra educativa sobre Hepatite, com profissionais da saúde para um público de 50 pessoas. (Fonte: PMC)

Módulo é parceiro da prefeitura no 49º Jogos Regionais
O kung Fu, o karatê, o taekwondo, a capoeira, o judô e o futebol de mesa foram as modalidades disputadas no Ginásio Poliesportivo da Faculdade Módulo. O Campo do Módulo, na Praia do Indaiá, também foi parada obrigatória com a realização do beach soccer.

Caraguatatuba - O Kung Fu, que estará nas Olimpíadas de 2008, em Pequim, foi uma das modalidades extras disputadas no 49º Jogos Regionais. As provas aconteceram no sábado, dia 16, no Ginásio Poliesportivo das Faculdades Integradas Módulo. As cidades de Caraguatatuba, Ubatuba, Jacareí, São José dos Campos, Lorena, Taubaté, Mogi das cruzes, Caçapava, Aparecida, Campos do Jordão. Ao todo, 120 atletas estiveram presentes no Ginásio do Módulo para disputar o kung fu.
Também aconteceram no Ginásio do Módulo as disputas das modalidades capoeira, taekwndo, judô e karatê.
Outra modalidade olímpica que contou com o apoio do Módulo foi o beach soccer, realizado no Campo de Areia Módulo com times de toda a região, inclusive com a participação de atletas da seleção brasileira, como Jorginho, Betinho e o goleiro Fanta. A arena ficou lotada e teve que ter as arquibancadas ampliadas para comportar o público que foi assistir. Os atletas fizeram sua parte e deram shows de bola!!
Também aconteceram no local o vôlei de praia e o futvôlei.
Além de apoiar, o Módulo foi muito bem representado no Karatê, sediado no Ginásio da Faculdade na primeira semana dos Jogos. Entre os destaques estiveram o aluno da Faculdade de Educação Física, Ângelo Augusto de Oliveira, que conquistou o ouro no Shiai Kumitê meio pesado, e Tiago Gomes de Carvalho, outro aluno de Educação Física das Faculdades Integradas Módulo, que ajudou a somar pontos para a equipe, conquistando a quinta colocação no Shiai Kumitê.
No CIASE-Centro Integrado de Ações Sócio Educativas, no Travessão, os Jogos também contaram com o apoio de profissionais do Módulo. Foram realizadas no campo do CIASE o futebol de campo, o futsal e o basquete. (Fonte: PMC)

Voluntários ajudam na divulgação dos Jogos Regionais
Para atender a imprensa que trabalhou no 49º Jogos Regionais, a Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Caraguá contou com o trabalho de voluntários que ajudaram a equipe na cobertura dos jogos, no levantamento de resultados e no atendimento.

Caraguatatuba - A Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Caraguá contou com a importante participação de alguns voluntários para o trabalho realizado durante o 49º Jogos Regionais na cidade. Entre estudantes de jornalismo como Anapê Figueiredo e Juliany Satanzioni, se destacaram as aspirantes do jornalismo, Thaís Martins e Thereza Saiani, alunas do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Módulo.
O convite partiu da Assessora de Imprensa Malu Baracat, antes mesmo dos jogos começarem. “Aceitei na hora porque sempre me interessei pelo trabalho dos jornalistas e vi que era uma oportunidade de aprender um pouco”, conta a estudante Thaís Martins.
Ela disse que foi muito bom ter trabalhado com a equipe da prefeitura e ter aprendido um pouco mais sobre o jornalismo, principalmente o esportivo. “Aprendi que tem muito mais coisas acontecendo por trás da notícia do que imaginava, aprendi que no esporte temos que saber sobre as várias regras de cada modalidade e que há vários macetes para se escrever uma matéria. O pessoal que trabalha na área também é muito legal e bem humorado!”.
Thereza Saiani também gostou da experiência de ter trabalhado nos Jogos Regionais. “Foi ótimo, aprendi muito nesses dias, principalmente sobre o esporte, e confirmei ainda mais minha vontade de fazer Jornalismo, também fiquei mais esportiva com a experiência dos jogos e conheci muita gente. Aprendi que no jornalismo temos que saber de tudo um pouco, inclusive para fazer as matérias”, contou.
Thaís e Thereza cobriram jogos, ajudaram a levantar resultados e a atender a imprensa e o público que procuravam informações a cada minuto. A dupla já tem planos para 2006, prestar vestibular para Jornalismo nas principais Universidades do Estado como PUC, USP, Casper Líbero, Makenzie e Anhembi Morumbi. (Fonte: PMC)

Alunos do Módulo se destacam nos Jogos Regionais

Caraguatatuba - O ginásio poliesportivo das Faculdades Integradas Módulo estão sediando diversas competições do 49º Jogos Regionais, entre elas o karatê, o taekwondo e o kung fu. Uma das competições mais marcantes da semana foi o karatê e contou com a participação de alunos das Faculdades Integradas Módulo.
No quadro de medalhas do masculino de Caraguá, Ângelo Augusto de Oliveira, aluno de Educação Física, conquistou o ouro no Shiai Kumitê meio pesado, junto com Ednei Francisco do Nascimento, que também garantiu o ouro, no Shiai Kumitê peso pesado. No Shiai Kumitê absoluto, Caraguá também foi destaque, com o karateca Flávio Jacinto dos Santos, e Weider Nunes dos Santos, do Shiai Kumitê peso pesado, que ganharam a prata.
A equipe masculina de karatê caiçara conseguiu a segunda colocação na classificação final, ficando a frente de outro grande no esporte, Suzano. Já no feminino, Caraguá terminou em sexto lugar na geral.
Os karatecas joseenses se deram melhor nas competições dos 49º Jogos Regionais e se sagraram campeões na classificação final, tanto no masculino quanto no feminino. Mas Caraguá se destacou com a segunda colocação no masculino e Caçapava, no feminino.
Outro aluno das Faculdades Módulo ajudou a somar pontos para a equipe, Tiago Gomes de Carvalho, estudante de Educação Física, que junto com o karateca Sandro Alex de Oliveira conquistou a quinta colocação médio e meio médio. No Shiai Kumitê leve, Walter Moreira ficou em oitavo. Com uma estréia surpreendente, Juliano Suzuki ficou em sétimo lugar na categoria Kata individual.
No Shiai Kumite por equipe, Caraguá ficou na quarta colocação, mesmo estando com um número menor de atletas em relação às outras equipes.
Um dos destaques da equipe feminina foi Elisabete Rocha da Silva que conquistou ouro na categoria Shiai Kumitê absoluto. Outras atletas da equipe também somaram pontos, como Maria do Carmo de Oliveira, do Kata individual, terminou em sexto lugar e no Shiai Kunite peso pesado, em sétimo; Michele Gomes do Shiai Kumite peso pesado, em sexto lugar; e no Kata em equipe, Michela, Aline a Tatiane ficaram em sexto.
Para o técnico Edinho Mendes do Amaral, “no feminino as meninas não tiveram melhor resultado devido a contusões durante as competições e por isso não puderam desenvolver seu potencial máximo”. Já os meninos obtiveram colocações importantes em todas as categorias, até mesmo como o Walter Moreira, que ficou em oitavo, ajudando a cidade a somar pontos e garantir a segunda colocação.
“Foi uma grande vitória, pois Caraguá participou com a categoria juvenil lutando contra atletas veteranos e muito experientes. Mesmo assim, conseguimos driblar as dificuldades e garantir uma boa pontuação, ficando a frente de cidades com atletas mais fortes”, explica Edinho. (Fonte: PMC)

Programa Ação Litoral

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Festival Gastronômico começa hoje

Ilhabela - O Festival do Camarão é um acontecimento que os moradores e freqüen-tadores de Ilhabela conhecem há anos. Nesta temporada, seus organizadores resolveram ampliar o evento, diversificando bastante a oferta de opções gastronômicas e de lazer. Nesse sentido, além da mudança de nome, o Festival apresenta muitas outras novidades.
Segundo Marcelo Antônio de Freitas Carlos, presidente da Associação Comercial e Empresarial de Ilhabela, uma das inovações mais importantes deste ano diz respeito ao local onde o evento irá ocorrer.
Nas edições anteriores, o Festival acontecia primordialmente nos restaurantes. Nesta nova versão, ele marca forte presença na Praça de Petiscos, que será montada na Vila, onde serão colocados quiosques de degustação e ocorrerão diversas aulas-shows de preparo de coquetéis e pratos diversos.
Dentre os convidados ilustres, Marcelo destaca a vinda da Chef Renata Braune, do restaurante Le Chef Rouge, de São Paulo, que vai se apresentar no sábado, dia 23, e a participação do Chef Luiz Farias, que foi Vice-Campeão Mundial de Patisserie e se apresenta no sábado seguinte, dia 30. No domingo, dia 24, começa a escolha do melhor cozinheiro de Ilhabela. Ela termina no domingo seguinte, dia 31.
Segunda-feira, dia 25, tem início a apresentação de uma série de 5 filmes de longa metragem relacionados à gastronomia.
Eles serão mostrados na Praça de Petiscos, um a cada noite, sempre às 20h00. Nos restaurantes de Ilhabela, os pratos feitos com camarão, a exemplo dos festivais anteriores, continuam a ser oferecidos a preços promocionais.
As inovações vão mais adiante. Neste ano, em meio a tantas atrações, irá ocorrer a final de uma disputa que irá mostrar o melhor cozinheiro de comidas caiçaras de Ilhabela.
Cinco candidatos, moradores de Comunidades Tradicionais, já foram selecionados e vão preparar suas criações para um júri especializado em data ainda a ser confirmada.
Maiores informações podem ser obtidas pelo telefone (12) 3895-8523, ou no site da ACEI: www.acilhabela.com.br  (Fonte: Imprensa Livre)

Paço Municipal é palco de palestra na Ilha sobre captação de eventos

Ilhabela - Acontece hoje às 10h00 da manhã, no Paço Municipal, uma palestra sobre captação de eventos. Ela estará a cargo de Armando Arruda Pereira Campos Mello, diretor-superintendente da UBRAFE, União Brasileira dos Promotores de Feiras.
Quem promove este encontro é a Secretaria Municipal de Turismo e Fomento. Segundo o seu diretor, Rafael de Olivera Morais, foram convidados integrantes da Associação Comercial e Empresarial de Ilhabela, Associação de Bares Hotéis, Restaurantes e Similares de Ilhabela, representantes dos receptivos turísticos e sociedade civil em geral. Ele acredita que cerca de 70 pessoas irão participar do evento. Trata-se, acrescenta ainda, de uma iniciativa que visa contribuir para diminuir o problema da violência e marginalidade no município. O palestrante, Armando Mello, freqüenta a Ilha há 25 anos e também poderia dar sua colaboração neste sentido.
O Auditório do Paço Municipal fica na Rua Prefeito Mariano Procópio de Araújo Carvalho, 86, no Perequê. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (12) 3896-1091. (Fonte: Imprensa Livre)

Câmara volta a pedir reabertura de agência bancária de Ilhabela

Ilhabela - Na quarta-feira, dia 20, o presidente da Câmara dos Vereadores de Ilhabela, Luis Antônio dos Santos (Luís Lobo), recebeu o superintendente comercial do Banco Itaú, José Esteves e a gerente da agência de São Sebastião, Elizabeth Nogueira, a quem reivindicou a reabertura do posto bancário da cidade.
A reivindicação vem sendo feita desde 2001, através de requerimentos aprovados pela Câmara com argumentos a respeito do gasto dos correntistas obrigados a atravessar o canal para ir até a agência do Itaú em São Sebastião; e o desenvolvimento que o banco traria para o município tendo uma agência funcionando o ano inteiro. Mas o Banco Itaú não atendeu até hoje os pedidos de abertura do posto na cidade o ano todo.
Luis Lobo explica que, num primeiro momento, o pedido é que o posto bancário funcione o ano todo, de segunda a sexta-feira, e não apenas durante a temporada. No verão, conforme o vereador, o posto tradicionalmente reabre em horário bancário, da metade do mês de dezembro até o fim de fevereiro, com cinco ou seis funcionários que atendem aos turistas e à população local.
Mais tarde, o vereador espera que o banco estude a possibilidade da construção de um posto maior para atender aos correntistas da cidade.
“Eu acho que hoje a reabertura do posto, como funciona na temporada, seria o suficiente para atender à população de Ilhabela”, disse Lobo.
José Esteves recebeu informações técnicas sobre a cidade, como renda per capita, orçamento da prefeitura e da Câmara, folha de pagamento dos funcionários públicos, entre outros dados afins, para realizar um estudo, verificando a possibilidade de abrir o posto de atendimento bancário subordinado à agência de São Sebastião.
A assessoria de imprensa do Banco Itaú informou que por enquanto não há nenhuma previsão de abertura de agência em Ilhabela. Quanto ao funcionamento do posto fora da temporada, a assessoria informou que o funcionamento sazonal acontece por motivos estratégicos e comerciais. (Fonte: Imprensa Livre)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Praiamar compra a empresa de ônibus de São Sebastião
Executivo da Autoviass diz que baixo custo da tarifa estava onerando a empresa

São Sebastião - A Praiamar Transportes, de Caraguatatuba, assumirá o transporte coletivo de São Sebastião a partir de 1º de agosto. A empresa comprou esta semana a Autoviass (Auto Viação São Sebastião), detentora da concessão do transporte coletivo em São Sebastião.
A venda da empresa foi confirmada ontem pelo empresário da Autoviass Luiz Carlos Soares. Segundo ele, a empresa estava enfrentando problemas financeiros devido à não-atualização das tarifas pela prefeitura.
"O único recurso financeiro da empresa é a receita proveniente da tarifa cobrada. Quando ocorre o aumento dos custos operacionais e não há o reajuste da tarifa, acontece o desequilíbrio financeiro. Para evitar o sucateamento da empresa e dos serviços, optamos em vendê-la", disse Soares.
O empresário não informou o valor da negociação. Segundo ele, tudo será definido até o dia 30. Soares afirmou que empresas de São Paulo e de Jundiaí (SP), além da Praiamar, se interessaram em comprar a Autoviass.
Segundo ele, a negociação foi definida na última terça-feira. "Decidi vender para o empresário Marcelo Pereira (Praiamar) porque somos amigos e conheço o profissionalismo com que ele administra sua empresa em Caraguatatuba", disse.
Pereira não foi localizado ontem peloValeParaibano para comentar o assunto.
Soares, que no ano passado denunciou na Justiça o atual prefeito Juan Pons Garcia (PPS), por um suposto esquema para exigir dinheiro da empresa para a campanha eleitoral, disse que, desde que Garcia assumiu a prefeitura passou a ter problemas de relacionamento com ele.
TARIFA - A Autoviass mantém as mesmas tarifas, R$ 1,70, desde janeiro de 2003. Em dezembro, o então prefeito Paulo Julião (PSDB) elevou a tarifa para R$ 1,90, mas em janeiro deste ano, Garcia, logo após assumir a prefeitura, suspendeu o reajuste.
A Praiamar assumirá também, a partir do dia 1º, os 300 funcionários, duas garagens e os 74 ônibus da Autoviass. A empresa movimenta 500 mil passageiros por mês.
O prefeito afirmou ontem que não foi comunicado oficialmente da venda da empresa. Segundo ele, a Secretaria de Assuntos Financeiros vai analisar se a venda da empresa não afeta a concessão.
Garcia disse acreditar que os problemas financeiros da Autoviass não teriam sido provocados pela falta de reajuste nas tarifas. (Fonte: ValeParaibano)

Prefeitura inaugura iluminação da Pedra da Cruz

São Sebastião  - A Prefeitura de São Sebastião, através da Secretaria de Obras, Planejamento e Meio Ambiente, convida toda a população para prestigiar a inauguração da obra de iluminação da Pedra do Pontal da Cruz, no bairro do Pontal da Cruz, nesta sexta-feira, às 18h.
O Cerimonial terá a apresentação da Banda Municipal de São Sebastião, Manoel Ladislau de Mattos, sobre a regência do Maestro Almir Clemente. Haverá ainda uma queima de fogos.
A obra que teve início no dia 21 de junho e terminou no dia 20 de julho, com um custo de aproximadamente R$ 35.103.84.
“Foi construída uma praça, composta por uma área verde e dois bancos”, explica o diretor de obras públicas, César Roberto Gomes.
“A obra foi realizada com o intuito de melhorar a iluminação da pedra, pois era muito escuro e perigoso”, avalia.  (Fonte: PMSS)

Fundo Social entrega roupas doadas na Campanha do Agasalho

São Sebastião - O prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, acompanhado da primeira-dama de São Sebastião, Rosa Mota, realizou a entrega de roupas cedidas na Campanha do Agasalho 2005. Ao todo, o Fundo Social de Solidariedade recebeu mais de sete mil pessoas. O material tem sido distribuído à população e as entidades do Município. (Fonte: PMSS)
 
Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Ubatuba

Viatura dos bombeiros se envolve em acidente na BR-101

Ubatuba - A viatura Ursa (Unidade de Resgate de Salvamento Aquático) se envolveu em um acidente de trânsito, com vítima leve, na manhã de quarta-feira no Km 51,5 da BR-101 (Rio – Santos).
Segundo a Polícia Rodoviária Federal, a viatura Sprinter era conduzida pelo bombeiro F.C., de 31 anos, e durante uma ultrapassagem colidiu na traseira de um veículo Zafira, de Jacareí, dirigido por K.H.J, de 41 anos, que fazia uma conversão à esquerda, entrando na frente da viatura.
O motorista da Zafira sofreu ferimentos leves, sendo levado ao pronto-socorro onde recebeu medicação. A Ursa ficou com a lateral amassada e problemas no radiador. A viatura seguiu para conserto. O salvamento marítimo conta com outra viatura.
No momento do acidente a viatura socorria um bombeiro, que tinha se contundido durante treino de educação física. A pista estava molhada e escorregadia em razão da chuva. IMP

IG planeja recuperar barreiras

Ubatuba - O IG (Instituto de Geologia), da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, desenvolve um projeto piloto em Ubatuba como objetivo de recuperar as barreiras existentes no município.
O projeto, orçado em R$ 200 mil, é financiado pelo Fundesp (Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo). Em Ubatuba existem 106 barreiras --apenas duas estão liberadas para extração de terra.
Além do IG, o projeto conta com a participação de técnicos da Unicamp (Universidade de Campinas), USP (Universidade de São Paulo), Instituto de Botânica e Universidade de Sheffiel, da Inglaterra.
Segundo o geólogo Paulo César Fernandes, na primeira fase do projeto foi elaborado um diagnóstico das barreiras existentes no município. "Atualmente, estamos estudando alternativas para a recuperação ambiental e paisagística destes locais",afirmou.
Fernandes disse que também existe muita preocupação quanto aos riscos sofridos pela população que vive nas proximidades das barreiras desativadas. "Outra preocupação dos técnicos é quanto a elaboração de um plano de gestão para permitir a exploração racional da terra, de forma sustentável", disse. O projeto poderá ser aplicado nas cidades vizinhas. VALE

Ubatuba prepara sede do Projeto Guri

Ubatuba - O prefeito de Ubatuba, Eduardo César (PL), pretende implantar no bairro do Perequê-Açu a sede do Projeto Guri, que deverá atender cerca de 250 crianças do município.
O projeto Guri, criado em 95 pela Secretaria de Cultura do Estado, visa a sociabilização através da música. A Prefeitura de Ubatuba foi contemplada esta semana com o projeto, durante solenidade em São Paulo, que contou com as presenças do secretário de Cultura, João Batista de Andrade, e a primeira-dama Lu Alckmin.
Para o prefeito, a implantação do núcleo é uma grande conquista para o município e uma excelente oportunidade para os menos favorecidos. "As crianças e adolescentes que integrarão o projeto terão a chance de, por meio da música, se integrar no processo social", disse.
Em setembro, técnicos do Projeto Guri estarão em Ubatuba para avaliar quais cursos serão implantados. O projeto oferece aprendizado musical. Os cursos, gratuitos, são violino, viola, violoncelo, violão, cavaquinho, percussão, saxofone, clarinete, flauta, trompete e canto coral. (Fonte: ValeParaibano)

Ubatuba recebe etapa do Paulista de Bodyboard

Ubatuba - A quarta etapa do Circuito Paulista de Bodyboard / 2º Taça Ubatuba de Bodyboard, será realizada amanhã e domingo, na Praia Vermelha do Centro, em Ubatuba. O evento será disputado nas categorias, profissional, amador, iniciante, escolinha e master masculino e feminino. As baterias têm início às 8h, e devem contar com atletas de São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Segundo Débora Ross, organizadora do evento, essa é uma das etapas mais aguardadas do Circuito. "Esta é a etapa mais esperada, pois o local e as ondas são perfeitas para a prática do esporte", disse Débora. (Fonte: ValeParaibano)

Edgar Bischof: surfe e muitas expedições
Seguido por longo período de competições nacionais e internacionais, Edgar Bischof, surfista de Ubatuba, faz expedições com Fluir e ESPN no mês de julho.

Ubatuba - O atleta do programa bolsa-esporte das Faculdades Integradas Módulo, Edgar Bishof, foi destaque na edição de junho da revista Fluir e estará novamente nas páginas da revista no mês de julho. Tanto a revista Fluir quanto a ESPN Brasil estarão apresentando reportagens sobre o atleta, que realizou uma viagem para Nicarágua. A reportagem da ESPN vai ao ar no dia 27 de julho, às 22:30h.
A viagem para Nicarágua visou apenas fazer uma reportagem. O atleta e as duas equipes exploraram o país numa faixa que atingiu áreas do centro até a divisa com a Costa Rica, porém apenas na zona litorânea.
A Viagem começou no dia 27 e terminou no dia 9 de junho. “A experiência foi ótima. Conheci um país que possui a renda per capta mais baixa da América Central, onde foi devastado por guerrilhas que dominaram a década de 80, acabando no inicio dos anos 90. Dirigimos 2 mil quilômetros por estradas de terra. A sensação foi de estar numa grande fazenda. A todo momento encontrávamos gado, porco, cavalo, etc...Surfamos ondas que poucos surfaram, tendo numa ocasião aparecido um tubarão para nos espantar do lugar”.
Edgar Bischof é surfista profissional e já competiu o circuito mundial por 2 anos e meio. “Parei de competir por falta de patrocínio, por isso comecei a fazer a faculdade de Direito no Módulo, pois a Instituição me dá um apoio com o bolsa-esporte”, disse.
Bischof tem uma coleção de títulos e mostra que foi à luta, mesmo com as dificuldades que todo atleta tem de enfrentar por falta de apoio.
De 1990 a 1994 foi bi-campeão paulista, ficou em terceiro lugar no circuito brasileiro iniciante, terceiro no circuito brasileiro mirim, campeão brasileiro mirim e o quarto melhor colocado na etapa brasileira open.
Após uma pausa de 1996 a 1998, Bischof voltou a competir com apoio de Paulo Moura, e em 1999 foi o terceiro colocado no hawaiian dreams profissional, etapa do circuito Paulista, em 99 foi campeão da 1ª etapa do Billabong Pro Jr , seletiva sul-americana para o mundial do Hawaii, em 2000 ficou na 17ª posição na etapa da argentina, nível seis estrelas do circuito WQS, em 2000 ficou em 13º lugar na terceira etapa WQS, nível quatro estrelas em Fernando de Noronha, e em 13º no WQS Hang Loose de Maresias, nível quatro estrelas e em 13º na etapa de Sunset beach, no Hawaii, nível seis estrelas e melhor brasileiro.
Em 2001 foi campeão da expression session da terceira etapa do super surf; campeão da expression session, em Hossegor na França, 3º colocado no WQS, nível quatro estrelas, na Inglaterra, 5º colocado da primeira etapa do super surf, 9º colocado no WQS, nível cinco estrelas em Anglet na França, 5º colocado na ultima etapa do circuito super trials no Arpoador, e 13º na etapa do Espírito Santo
Em 2002 foi o 13° colocado WQS, 4 estrelas, em Santa Catarina, Praia da Joaquina, 9° colocado WQS 6 estrelas Santa Catarina, Praia Mole, Melhor brasileiro na perna brasileira do circuito mundial. Em 2003 foi o 3° colocado na ultima etapa do circuito Paulista, e em 2004 Campeão Profissional ubatubense. (Fonte: Módulo)

PSB de Ubatuba elege novo Diretório
Eleição define Comissão Executiva, Conselho de Ética, Conselho Fiscal e delegados

Ubatuba - No último dia 10 de Julho, reuniram-se os filiados ao PSB-Ubatuba para escolherem a nova diretoria do partido. De acordo com o presidente Fabricio Gomes o Congresso transcorreu num clima pacífico sem nenhuma interferência na ordem dos trabalhos. Foram escolhidos o novo Diretório, Comissão Executiva, Conselho de Ética, Conselho Fiscal e os novos Delegados ao Congresso Estadual, que ocorrerá no próximo dia 31 do corrente. O Diretório do PSB-Ubatuba ficou constituído pelos seguintes Titulares: Fabricio Gomes, José Luiz de Lima, Kelly Cristina Camargo Amaral Gomes, Enesmar Coelho da Cruz, Cristiane Valéria Gomes, Santana Moreira da Silva, Laudelino Gomes, Eder Ferreira Lopes, Valdemirson do Amaral, Jadiel Rodrigues da Silva e Benedito Jovino dos Santos, e pelos seguintes suplentes: Silmar Ferreira Dias, Pedro Bandeira Bispo, Michele Cristina Gomes e Almir Luiz de Oliveira. A Comissão Executiva do PSB-Ubatuba ficou assim constituída: Presidente - Fabricio Gomes; Vice-Presidente - José Luiz de Lima; Secretária Geral - Kelly Cristina Camargo Amaral Gomes; 1º Secretário - Enesmar Coelho da Cruz; 2ª Secretária - Cristiane Valéria Gomes; 1º Secretário de Finanças - Santana Moreira da Silva; 2º Secretário de Finanças - Laudelino Gomes; Secretário de Organização - Eder Ferreira Lopes e Vogal - Valdemirson do Amaral. O Conselho de Ética ficou constituído pelos seguintes titulares: André Túlios Gomes, Rhodrigo Alexandre Camargo Amaral e Wellington Pereira dos Santos, e pelos seguintes suplentes: Margarida Maria Alves, Benedito Rolim dos Santos e Valdir Rogaciano Alves.
O Conselho Fiscal ficou constituído pelos seguintes titulares: Edimar Petrato Júnior, Adalberto Mariano Filho e Tereza Amélia Fernandes, e pelos seguintes suplentes: Antonio Carlos dos Santos, Dirce Camargo Amaral e Alquires Rolim dos Santos. Ainda segundo Fabricio Gomes os filiados fizeram o amplo uso da palavra nos debates, o que é de costume no PSB, esclarecendo que foram votadas teses relevantes, segundo o PSB, ao país, tais como: Reforma Sindical, Financiamento Público de Campanhas, o Sistema Eleitoral de Listas a Cláusula de Barreira e a reforma do Estatuto Partidário. “Nosso partido nos orgulha muito pois, democrático como é, propicia o debate saudável e tão necessário, nos dias em que vivemos, à construção de uma sociedade onde os princípios de igualdade, fraternidade, liberdade, justiça e honestidade têm sido esquecidos. Parabéns a todos os filiados e simpatizantes do PSB. Continuaremos nosso trabalho, sempre defendendo os interesses dos nada contemplados”, finaliza o Presidente.
FABRICIO GOMES - Presidente da Comissão Executiva do PSB-Ubatuba

Sábado é o último plantão para parcelamento de impostos
Prefeitura de Ubatuba encerrará neste sábado, 23, o plantão para regularização dos débitos municipais. Desde o dia 2 de julho a Prefeitura vem funcionando aos sábados.

Ubatuba - Neste sábado, 23, a Prefeitura de Ubatuba encerra o plantão de atendimento que vinha sendo realizado desde o início do mês. A medida foi adotada como forma de oferecer uma maior oportunidade ao contribuinte que não pode procurar a Prefeitura durante a semana.
Estarão de plantão as seções de Tributos Mobiliários, Tributos Imobiliários, Dívida Ativa, Seção de Cadastro e Execução Fiscal. O horário de funcionamento será das 9 às 16 horas. Cerca de 20 funcionários estarão trabalhando nos plantões.
Até o dia 29 de julho está em vigor a Lei 2668/05 que dispõe sobre a concessão de incentivo fiscal para pagamentos de débitos (IPTU, taxas de alvará, vistorias, multas e outros), inscritos em dívida ativa ou ajuizados. Para ter direito aos benefícios o contribuinte deverá estar em dia com todos os tributos de 2005.
Os benefícios da Lei - O contribuinte pode optar pelo parcelamento em até 30 meses, sem incidência de juros; em 48 parcelas, com juros e multas ou o pagamento à vista com isenção de qualquer taxa. As parcelas não podem ser inferiores a R$ 50,00. Para os débitos ajuizados é necessário o pagamento das custas processuais e dos honorários advocatícios. Quem optar pelo parcelamento deve comprovar a condição de proprietário ou caso contrário nomear um procurador. Para facilitar a localização dos débitos, a Prefeitura solicita que o interessado traga o número de identificação do imóvel. O pagamento poderá ser feito em agências bancias na segunda-feira. O paço municipal fica na avenida Dona Maria Alves, 865- centro. Os telefones são (12) 3834-1017 – 3834-1018 – 3834-1037. (Fonte: PMU)

Secretaria de Assistência Social entrega agasalhos coletados durante Campanha

Ubatuba - A Secretaria de Assistência Social de Ubatuba, responsável pela distribuição dos agasalhos, cobertores e calçados arrecadados pela Campanha do Agasalho 2005 já atendeu duzentas e doze famílias e cinco entidades assistenciais. O objetivo é encaminhar com maior rapidez os agasalhos aos necessitados, em função da queda de temperatura registrada na cidade nos últimos dias. Segundo informações do setor de distribuição, cerca de 75% das peças arrecadadas já foram entregues e outras famílias serão atendidas nos próximos dias.
Os critérios de distribuição foram adotados pelas entidades que participaram da arrecadação. “No contato direto com a população, as entidades arrecadadoras, como Sabesp, Elektro, Correios e as Sociedades Amigos de Bairros, por exemplo, são capazes de detectar as famílias que têm maior necessidade”, explica a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade de Ubatuba, Denise César.
A Campanha do Agasalho 2005 em Ubatuba teve o tema “Vamos juntos enfrentar essa onda de frio” e arrecadou mais de vinte e cinco mil agasalhos, cobertores e calçados. (Fonte: Assessoria de Comunicação PMU)

Semana da Educação movimenta a rede municipal de ensino
Evento reunirá mais de mil profissionais da área da Educação que serão capacitados

Ubatuba - A Secretaria de Educação da Prefeitura de Ubatuba realiza de 25 a 28 de julho a XI Semana da Educação, que neste ano abordará temas de fundamental importância no processo educacional atual. A inclusão de alunos portadores de necessidades especiais, a valorização da cultura afro-brasileira, a função do lúdico no desenvolvimento humano e a releitura do mundo por meio da música, arte e da sensibilização terão destaque durante a semana.
Serão mais de mil pessoas capacitadas em 90 turmas, divididas em 18 diferentes oficinas, onde desde o profissional envolvido com a educação de crianças de 0 a 3 anos até os professores de cursos técnicos receberão ferramentas para aprimorar seu trabalho junto às creches e escolas municipais.
A Secretária municipal de Educação, Isabel Roseli de Souza Leite, avalia que a Semana da Educação é um investimento para os profissionais e a qualidade do ensino. “Investir nos profissionais de educação é o principal caminho rumo a um ensino de qualidade, onde nossas crianças terão cada vez mais um melhor atendimento. Nosso empenho em torno da Semana da Educação comprova esta nossa visão”, ressaltou a secretária.
O evento ocorrerá no salão social da Igreja São Francisco, com abertura marcada para às 19 horas da próxima segunda-feira, 25. Após a solenidade de abertura haverá uma confraternização entre professores e funcionários da Secretaria de Educação. Nos dias 26 e 27 serão desenvolvidas oficinas de capacitação profissional que abrangerão desde a prática pedagógica até a saúde física e emocional dos professores, funcionários e alunos. (Fonte: PMU)

Ubatuba participa de Encontro Regional de Defesa Civil

Ubatuba - A equipe da Defesa Civil de Ubatuba esteve presente no IIº Encontro Regional de Defesa Civil, que reuniu cidades do Vale do Paraíba e Litoral Norte em Jacareí, no último dia 20. Ubatuba foi representada por Pedro Marciano, coordenador da Defesa Civil, José Carlos Souza e Donizetti Tavares da Cruz, agentes do órgão na cidade. Na ocasião, diversas palestras aconteceram, com especialistas na área da saúde, bombeiros e primeiros socorros. Segundo Pedro Marciano, esses encontros são importantes para reintegrar e padronizar os procedimentos, além de trocar experiências, passando conhecimentos de uma cidade para outra. (Fonte: Assessoria de Comunicação PMU)

Atleta de Ubatuba conquista Campeonato Brasileiro de Powerlifting
Com a vitória, Sapão agora representará o Brasil no mundial da categoria

Ubatuba - O atleta Cláudio Rogério Alves Novaes, conhecido também como Sapão, conquistou o título de Campeão Brasileiro na categoria 80 a 90 Kg adulto. O evento foi realizado no Tijuca Tênis Clube e com a vitória, Cláudio tem vaga garantida no campeonato mundial da modalidade e também para os Jogos Panamericanos em 2007, que serão disputados no Rio de Janeiro.
O Powerlifting, ou Levantamentos Básicos é formado basicamente por três exercícios: Agachamento, Supino e Levantamento Terra. O número de praticantes vem crescendo no Brasil, assim como a qualidade técnica dos atletas, pois à partir da próxima Olimpíada o esporte será incluído como demonstração. No powerlifting o resultado obtido passa por cálculo matemático que leva em conta não só o peso levantado como a massa corporal do atleta.
Nesta quarta-feira, 20, o atleta esteve reunido com o Secretário de Esporte, Bittencourt Jr, agradecendo o apoio recebido para a conquista do título. Cláudio também foi recebido pelo prefeito Eduardo César e pelo vice-prefeito Domingos dos Santos, que o parabenizaram pela conquista. O atleta também agradece o apoio de Pecado da Gula, Pepão Sprint, Surfnet e Daniela Brietti. (Fonte: PMU)

Coleta seletiva passa por adaptações

Ubatuba - A prefeitura de Ubatuba está adaptando horários e dias da coleta seletiva, com o objetivo de melhor atender à população. Preste atenção ao dia que o caminhão passa pelo seu bairro e “dê uma força” para o nosso município e para o nosso planeta. Separe os resíduos recicláveis do lixo descartável. Vidro, papel, plástico e metal são materiais reaproveitáveis. Coloque-os em um saco separado dos restos de comida e papel higiênico.
Atenção para o roteiro da coleta seletiva:
Setor 1 – terças e sábados à tarde
CENTRO 1 – SUMARÉ – SILOP – CENTRO 2
Setor 2 – terças e sábados de manhã
BARRA DA LAGOA – PQ. VIVAMAR – ITAGUÁ – ESTUFA I
Setor 3 – terças e quintas de manhã
PEREQUÊ-AÇU, PRAIA E BAIRRO – PRAIA DO MATARAZZO
Setor 4 – terças e sábados de manhã
ESTUFA II – SESMARIAS – SERTÃO DO SÉRGIO
Setor 5 – terças e sábados à tarde
EMAÚS – VALE DO SOL – IPIRANGUINHA – MORRO DAS MOÇAS – CACHOEIRA DOS MACACOS – PÉ DA SERRA – BAIRRO DA FIGUEIRA
Setor 6 – terças e quintas de manhã
ENSEADA – SANTA RITA – TONINHAS
Setor 7 – quintas de manhã
BARRA SECA – PRAIA VERMELHA DO NORTE – CASANGA – RANÁRIO – SERTÃO DO THIAGO – COND. ITAMAMBUCA – FELIX – PROMIRIM – PORUBA – UBATUMIRIM – ESTALEIRO – CAMBUCÁ – FAZ. DA CAIXA – VILA ROLIM – VILA DA ÍNDIA – SERTÃO UBATUMIRIM – TRANSBORDO – PRAIA DO CAMBURI – ALMADA - PICINGUABA
Setor 8 – sextas à tarde
MARANDUBA – BEIRA-RIO – PORTO DO EIXO – PROMOVE – JARDIM MARISSOL – JARDIM IMOBILIÁRIO
Setor 9 – segundas e sextas de manhã
TAQUARAL – SUMIDOURO – USINA VELHA – PEDREIRA – RESSACA – MATO DENTRO – PARQUE DOS MINISTÉRIOS
Setor 10 – segundas e quartas à tarde
PRAIA GRANDE (BAIRRO) – JD. ALICE – TENÓRIO – PRAIA VERMELHA CENTRO – ESTRADA DO CAIS
Setor 11 – quartas de manhã
VL. SUMARÉ – JD. CAROLINA – JD. SAMAMBAIA – BELA VISTA – MARAFUNDA – PEREQUÊ-MIRIM
Setor 12 – segundas e sextas de manhã
LÁZARO – SACO DA RIBEIRA – RIO ESCURO – MONTE VALÉRIO – SUNUNGA
Setor 13 – quartas à tarde
SERTÃO DA QUINA – ARARIBÁ – SERTÃO DO INGÁ – RIO DA PRATA – ESTRADA DA TABATINGA – ESTRADA DA CAÇANDOCA – SAPÉ
Setor 14 – quartas de manhã
SALGA – CABEÇA DE BOI – RECANTO DA LAGOINHA – VL. MARIANA – FORTALEZA – CORCOVADO – FOLHA SECA – PRAIA DURA – P. VERMELHA DO SUL. (Fonte: PMU)

Nesta sexta tem teatro na Fundart

Ubatuba - Nesta sexta-feira, 22, às 20h, tem teatro na Fundart. O espetáculo “Cabocla Cinderela, a Jumenta Borralheira” é o resultado de um projeto desenvolvido pelo dramaturgo e ator Adriano Correa, da Escola Idalina do Amaral Graça (Ipiranguinha). Com texto do próprio Adriano Correa, foi escrito especialmente para um dos grupos de teatro amador que emergiram do projeto da escola.
A peça é uma sátira bem humorada, à moda brasileira, do conto clássico da Cinderela, através de personagens como: Cabocla Cinderela, Madrasta, Aurora, Eulália, Eufrásio, um cronista chato e uma fada. A comédia brinca com o conto de fadas de forma hilariante e inteligente. Os figurinos e maquiagem são uma criação coletiva do grupo de alunos e jovens atores.
A entrada é um quilo de gargalhadas não perecíveis, confira e aproveite!
Bom espetáculo! A FUNDART – Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba, fica na Praça Anchieta, 38 – Centro – Ubatuba. (Fonte: PMU)

Copa Prupé de Vôlei anima os Jogos de Praia – Inverno 2005

Ubatuba - A Secretaria de Esporte e Lazer de Ubatuba promove neste domingo, 24, a partir das 9h, a Copa Prupé de Vôlei de Praia. O evento faz parte dos “Jogos de Praia – Inverno 2005”, que acontecem na Praia Grande. As inscrições podem ser feitas no local do torneio, à partir das 8h.
A Copa Prupé de Vôlei de Praia será disputada em duplas masculinas e femininas e os finalistas receberão, além dos troféus e medalhas, kits da Prupé Calçados.
Jogos de Praia – O evento contará ainda com torneios de frescobol, futvôlei e o “Projeto Recreando”, com diversas atividades. A Copa Prupé e os Jogos de Praia – Inverno 2005 acontecem neste domingo, 24, no canto do Baguari, na Praia Grande. (Fonte: PMU)

Sema busca aprimoramento em cursos

Ubatuba - A Secretaria de Meio Ambiente de Ubatuba (Sema) estará nas próximas semanas participando de cursos de reciclagem e aperfeiçoamento. O chefe de Planejamento Ambiental da Sema, Alexandre Vasconcelos estará representando a Secretaria no curso que abordará a Introdução ao Spring (Sistema de Processamento de Informações Georreferenciadas) Institucional, e que será realizado no Inpe, em São José dos Campos, de 25 de julho a 1 de agosto. O ‘Spring’ é uma ferramenta do tipo GIS (Geographic Information System) com funções de processamento de imagens, análise espacial, modelagem numérica de terreno e consulta a bancos de dados espaciais.
Nos dias 2, 3 e 4 de agosto, o secretário de Meio Ambiente, Paulo Roberto Pires estará em Santo André, participando do 15º Encontro Nacional da ANAMMA (Associação Nacional de Municípios e Meio Ambiente). O tema central do encontro será a Gestão Ambiental – integrar para fortalecer o poder local. A Anamma é uma entidade civil que reúne secretários e gestores municipais de meio ambiente. O encontro buscará compartilhar as experiências e a troca de conhecimentos e avanços na política de gestão ambiental em nível local. (Fonte: PMU)

Projeto Ruas da Cidade
Os mapas das ruas dos principais bairros e praias de Ubatuba, atualizados e com enfoque turístico. Naturalmente que a função de um mapa é de facilitar a procura de endereço, de locais etc, contudo o Projeto Ruas da Cidade vai além, tem também o objetivo de proporcionar aos munícipes informações turísticas, para que seja possível prestar informações aos turistas.

Ubatuba - Finalmente o mapa do segundo setor, Enseada, Santa Rita e Perequê-Mirim foi para a gráfica. O que mais motivou esta demora foi à minuciosa revisão do mapa, mas dentro de alguns dias toda a comunidade e turistas poderão comprovar o resultado deste trabalho, o qual beneficia nosso município. Agradecemos o apoio cultural da Prefeitura Municipal, Associação Comercial, Hotel Cassino Sol e Vida, Hotel Villa di Capri, Tropicana Hotel, Hotel Porto di Mare, Hotel Miramar, Hotel Pousada Village, Pousada Enseada dos Búzios, Biquínis By Água de Coco, Mecânica Popamoto, Peixaria Eduardo Graça, Papelaria Balio’s, Restaurante Castelinho, Pneu Car, AEL Distribuidor de Água e Gás, Feira de Artesanato e Afins, Rei das Chaves e Carimbos, Restaurante Prato Cheio, Restaurante Varanda da Enseada, Via Massari, Duarte Elétrica Materiais para Construção, ZZZIM Dedetizadora, Consultório Odontológico Dra. Patrícia Mello Vilela, Disk Gás e Água Mineral AEL, Disk Gás e Água Mineral Ubagás/Motogás, Toninho Terraplanagem e Disk Entulho, Lavanderia Soma, Chaveiro e Carimbos Rei das Chaves, Refrigeração e Elétrica Eletronorte, Guincho 24 Horas SJP, Pneu Car, Ubaclin, Evelen Estética, Bem Me Quer – Moda Praia – Papelaria, 1º Tabelião de Notas e Protestos deTítulos, Buffet Giorgio, Cyber Café Itaguá, Consult Informática, G-Tech Informática, Jogo de Búzios Balaorixá João D’Xangô Airá, Ideal Contábil, Jornal A Cidade, Rádio Gaivota - FM, Ephe.com.Br/Franklin Duarte Júnior, Rádio Costa Azul – AM, www.litoralvirtual.com.br e www.ubatubavibora.com
O terceiro setor será Itaguá, Tenório e Vermelhinha, o qual está em fase adiantada e não vai demorar como o segundo.
Fonte: Giasone Publicidade giasone@revistalocal.com.br
 
Ação Litoral
 
Artigo Topo

Falcatruas à Mutretas
Ronaldo Dias

Bacana Deslúvio! Avisa aí o pessoal da DASLU que, se ela contribuiu, com dinheiro frio para a campanha do PT, pode ficar tranqüila. Caixa 2, para campanha política pode. Toda sonegação fiscal, desde que seja para o PT (ou para os seus dirigentes) é contribuição espontânea e, tem certificado filantrópico. É imune a tributação e, a fiscalização. Coisa pouca: Paz e amor pelo Lula lá! Pura demonstração de carinho, afeto e, apreço pelo partido deles ( não dos pobres e, sofridos trabalhadores). É como caixa 1. Bom, tanto faz! Tanto faz? Se o caixa que o PT usa é 2, quer dizer que não foi e, nunca será contabilizado. Se veio de algum lugar ( doação, empréstimo etc) é preciso que a origem também seja "perdoada" pelo caixa 2 da doação, já que o PT não passa recibo da buzunfa toda... Pergunto: Como o PT contabiliza ("saídas") pagamentos de empréstimos, se a ("entrada") também não foi contabilizada? Se o dinheiro que entrou não tem "origem" contábil, o que fez o PT com todas as notas fiscais (imaginem, notas fiscais) emitidas pelos fornecedores e, prestadores de serviço ao Partido? Fogo nelas? Como o PT irá conseguir recursos para quitar suas dívidas, se precisa de mais de 100 milhões? Pedirá dízimos aos "trabalhadores" que representam? Contratará mais 20.000 servidores fantasmas, sem mesa e, sem cadeira para sentar? Pedirá o sacrifício dos velhinhos aposentados? Pedirá nas filas da madrugada do INSS? Onde pedirá? Quem dará? Vale de caixa 2? O que acontecerá com o PT, quando caírem suas "fichas" de que já não há mais dinheiro no caixa? Reponde aí essa, ó fessor (de matemática) Delúvio. Estou fazendo mais perguntas do que inquisitor de CPI. A última que ouvi, é demais! Convidaram, sabem quem, para ser piloto de CPI? O ministro das esmeraldas. O povo tem memória curta. Bom, para encerrar e, já que ligaram o ventilador na velocidade média, estava mais do que na hora, da Globo contratar um auditor contábil, para explicar, no Jornal Nacional, plin plin, por plin plin, os mecanismos contábeis dos lançamentos da contabilidade do Deslúvio: "Falcatruas a débito e Mutretas a crédito".

Ronaldo Dias
Ubatuba, SP

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Conselho Municipal de Turismo - Não ficou claro na reunião do Trade de turismo na ACIU sobre o Conselho Municipal de Turismo quem convocaria para a próxima reunião. Se o Sr. Hugo Galo, ou a Secretaria de Turismo através do Secretário Luiz Felipe, ou até mesmo pela ACIU. Estamos ansiosos para poder participar do próximo encontro, o tempo passa.

Fernando Pedreira
José Maria Patrício
Maranduba, Ubatuba, SP


Assassinato da língua Portuguesa - Quero externar minhas congratulações a Ronaldo Dias e Roberto de Mamede Costa Leite pelos esclarecedores artigos com referência a triângulação: Partido dos Trabalhadores + Governo Lula da Silsa + Marcos Valério = Formação de Quadrilha ou Bando.
Quero dizer também que Silvio Pereira e Delúbio Soares deveriam ser presos imediatamente por assassinato.
Sim, assassinato da língua Portuguesa. Para quem assiste e acompanha as oitivas é simplesmente trágico; sem dizer nas mentiras que também somos obrigados a ouvir.

Joca Diniz
Jornalista

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Ubatuba:

Ipiranguinha - Emilio Campi

Ipiranguinha
©Emilio Campi

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor

contador, formmail cgi, recursos de e-mail gratis para web site