Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Segunda-feira, 25 de julho de 2005 - Nº 1328 Edições Anteriores

Pousada Mar Azul Sol e Vida Restaurante Tropical

Região
Polícia Ambiental alerta sobre risco de pessoas se perderem na mata


Caraguatatuba
3º Caraguá Bike Week movimentará Caraguá
Festa Julina e Procissão de São Cristovão
CEI do bairro Olaria realiza Festa Julina no dia 30 de julho
Caraguá se prepara para a 2ª fase da campanha de Multivacinação
Creche Meimei realiza III Fest Country
PM apreende cocaína e crack em Caraguá
Areeiros do Rio do Ouro pretendem criar cooperativa no bairro


Ilhabela
Escola Bíblica de Férias
Aniversário do vereador José Roberto de Campos
Buracos geram protesto
Correios na Praia Grande
Grupo é preso em Ilhabela tentando descontar cheque furtado em Caraguá


São Sebastião
Prefeitura inaugura iluminação e praça da Pedra da Cruz
Tudo pronto para o Arena Cross
Funcionários da Seduc praticam esportes para se integrar
Prefeitura leva reunião comunitária para a Vila Amélia
Educação implanta Projeto Aquarela
Sectur prepara projeto para o Ecoturismo
Quadrilha assalta 3 casas em Juquehy

Ubatuba
Alckmin visitou a Aldeia Caçandoca, em Ubatuba
Almada prepara mais um Festival do Camarão
Prefeitura de Ubatuba tenta derrubar decisão do Cetran
Conseg reúne autoridades para discutir segurança da cidade
Charles Medeiros recebeu vereador chileno
Palestra sobre Terceirização na ACIU
Convite da ACIU e da Rede Vanguarda
Prefeitura cadastra 3.900 famílias para programa do governo federal
1º Campeonato de GunBound na Shark Lan House
Inscrições abertas para o “Agricultor do Ano” em Ubatuba
Prefeitura constrói ponte no sertão do Ubatumirim
Prefeitura promove treinamento para manipuladores de alimentos
Mulher desaparecida é encontrada morta no córrego do Estufa II
Quadrilha rouba 2 casas de veraneio
Gesto solidário mobiliza alunos da rede estadual de Ubatuba


Seções
Artigo
Carta do Leitor
Foto do Dia


Notícias da Região Topo

Polícia Ambiental alerta sobre risco de pessoas se perderem na mata

Litoral Norte - Percorrer trilhas em meio às belezas da Mata Atlântica pode se transformar numa situação de risco e bem complicada. É o alerta do sargento Henrique Cardoso, da Polícia Ambiental de São Sebastião/Ilhabela. Ele acentua que passeios pela mata só podem ser feitos por pessoas que realmente conheçam o percurso e demais normas de segurança, caso contrário, sob acompanhamento de monitores capacitados.
No último fim de semana, a partir de contatos via telefone celular e de operação de buscas, foi possível resgatar um casal de São Paulo, no Pico de São Sebastião, área mais alta do Parque Estadual de Ilhabela.
O sargento conta que na sexta-feira, por volta das 15h00, a Polícia Ambiental recebeu telefonema de G.B, comunicando que seu filho, um jovem de 23 anos, e a namorada estavam perdidos Ilhabela.
O casal havia se dirigido ao Pico de São Sebastião, por volta da 6h30 de sexta-feira. Este local fica a cerca de 1,4 mil metros de altitude. Não conseguindo alcançar a área, o casal resolveu retornar e se perdeu. O sargento lembra que dependendo do local, a escuridão na mata pode começar a partir das 16h00.
Resgate - A Polícia Ambiental, após o comunicado do pai do jovem de 23 anos, acionou a diretoria do parque Estadual de Ilhabela, e começou a realizar as buscas às 16h00.
O trabalho foi interrompido às 23h00, em razão da escuridão, mas antes disto os poli-ciais conseguiram contato telefônico com o casal, que estava bem e ainda tinha algum alimento. O casal também informou que estava próximo a um penhasco e só conseguia ver a mata. A equipe de busca considerou que o casal estava próximo a Barra Velha.
As buscas foram retomadas às 5h00 de sábado, pela Polícia Ambiental e pela diretoria do Parque Estadual de Ilhabela. O casal foi resgatado às 10h30 a cerca de três quilômetros da trilha principal do Pico de São Sebastião, próximo a Barra Velha.
Conforme o sargento os jovens estavam apenas um pouco assuntados. Ambos foram levados ao Pronto-Socorro de São Sebastião e depois seguiram para São Paulo.
Além de permanecerem por cerca de 28 horas perdidos, o casal de namorados teve de dormir na mata e enfrentar o frio intenso, especialmente, porque não tinham barraca.
O tenente Marco Aurélio Ribeiro da Silva, que participou das buscas no sábado, afirma que a área é de difícil acesso, em razão da mata densa.
Ele também afirma que o maior erro do casal foi ter saído da trilha. O tenente recomenda que visitantes ao Parque Estadual devem comunicar, previamente, esta atividade à diretoria da unidade ambiental e à Polícia Ambiental.
Ele ainda sugere que as pessoas levem algum tipo de sinalizador para uso em situações de emergência, o que pode auxiliar muito a equipe de resgate. (Fonte: Imprensa Livre)

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba


3º Caraguá Bike Week movimentará Caraguá
O maior encontro de motociclistas do litoral brasileiro deverá atrair para Caraguatatuba, de 11 a 14 de agosto, um público de 70 mil pessoas e mais de 8 mil motoclistas. O evento irá quebrar a rotina e movimentar o litoral na baixa temporada, gerando emprego e renda para a cidade. Mais de 600 empregos deverão ser criados.

Caraguatatuba - Caraguá vai realizar entre os dias 11 e 14 de agosto o 3º Caraguá Bike Week, o maior encontro de motoclistas do litoral brasileiro. A expectativa é de que este ano o número de motociclistas seja ainda maior, visto que o Megacycle não será realizado em Serra Negra, como estava programado. São esperados pelos organizadores mais de 8 mil motociclistas e cerca de 70 mil pessoas durante os cinco dias de evento.
O evento será realizado na Praça de Eventos com tendas e feira de negócios, apresentações de shows acrobáticos e manobras radicais com motos, palco para shows musicais, praça de alimentação e outros atrativos.
Segundo o organizador José Lopes já está confirmada a presença da BMW, Harley Davidson e outras grandes empresas de São Paulo como a Nacan Motos, Piva Import, uma das importadoras de maior destaque no Brasil, além de outras que já foram contatadas pelo empresário.
O evento é bastante esperado na cidade visto que gera emprego e renda. O organizador do evento acredita que mais de 600 empregos diretos e indiretos serão gerados durante o evento. "Só a minha empresa, a Top Brasil, irá contratar em torno de 300 pessoas entre produção, segurança, limpeza e outros", disse.
O organizador José Lopes reuniu-se com o secretário de Turismo de Caraguá, Ricardo Ribeiro e a Policia Militar e Rodoviária para definir o esquema de segurança do evento. A intenção da Polícia é fazer uma operação na estrada, visando orientar o público que estiver descendo a serra.
Segundo o Comandante da PM Capitão Marcos Marcondes de Carvalho, os motociclistas com documentação irregular ou sem equipamentos de segurança não poderão circular na cidade. As manobras radicais nas avenidas e ruas da cidade não serão permitidas pela Polícia, apenas dentro do evento. A cidade vai receber ainda um reforço de policiais da região para atuar na cidade, coibindo infrações e aumentando a segurança do público.
A Polícia também vai atuar fortemente no esquema contra roubos, principalmente de motos. O evento terá estacionamento interno para os participantes. Segundo José Lopes a segurança particular do evento será reforçada. "Devo contratar de 60 a 70 seguranças para atuarem no evento", disse. (Fonte: PMC)

Festa Julina e Procissão de São Cristovão
Festa Julina na Praia é estendida para até 31 de julho, com shows musicais diários, quadrilhas e comida típica diariamente na Praça de Eventos, a partir das 19 horas. No dia 25, segunda-feira, acontece a Procissão de São Cristóvão - o santo dos motoristas, com benção de veículos, na Praça.

Caraguatatuba - A prefeitura de Caraguá prorrogou o encerramento da ‘Festa Julina na Praia’ para o dia 31 de julho. Devido ao grande sucesso da festa, a Secretaria de Turismo programou mais uma semana de festa, com shows musicais, quadrilhas e comida típica.
E no dia 25, a Igreja católica realiza junto com a Secretaria de Turismo, a Procissão Motorizada de São Cristóvão, o santo protetor dos motoristas. Todos poderão participar e levar seu veículo para receber as bênçãos do Padre Dislau Nurczick.
A ponto de partida será a antiga praça do Porto Novo, às 18 horas e a chegada na Praça de Eventos. Os veículos seguirão, sentido centro passando pela Rodovia Rio Santos, trevo da cidade, Avenida Miguel Varlez, Avenida Prestes Maia até a Rua da Praia, em direção à Praça de Eventos, onde o Padre estará benzendo cada veículo.
Segundo a Secretaria de Turismo, Ricardo Ribeiro, foram convidadas para a Procissão, empresas de ônibus, a Polícia, as concessionárias, a prefeitura e outras empresas. A população também está convidada para participar. (Fonte: PMC)

CEI do bairro Olaria realiza Festa Julina no dia 30 de julho
O CEI (Centro de Educação Infantil) do bairro Olaria, em Caraguá, realizará no próximo sábado 30, a “Festa Julina”, em comemoração a São João, que tradicionalmente acontece no mês de junho. A celebração marca a volta às aulas para os alunos dos Níveis I e II(pré-escola) e Maternal

Caraguatatuba - O CEI (Centro de Educação Infantil) “Profª Aparecida Maria Pires de Meneses, localizado no bairro Olaria, em Caraguatatuba, administrado por meio de uma parceria entre a Prefeitura e a Fundação Orsa, realizará no próximo domingo 30, a Festa Julina em comemoração a São João, que tradicionalmente celebra-se em junho.
A comemoração julina será festejada com a presença dos alunos do Maternal, Nível I e do Nível II (pré-escola), que tiveram férias escolares no mês de julho, ocasião em que o CEI funcionou normalmente para as alunos de zero a 4 anos.
O arraiá do CEI será no próximo sábado, a partir das 15h, com comidas típicas, apresentação dos alunos e participação dos pais e comunidade. (Fonte: PMC)

Caraguá se prepara para a 2ª fase da campanha de Multivacinação
Todas as crianças que tomaram a primeira dose da vacina deverão tomar a segunda. A Secretaria de saúde espera vacinar 100% das crianças do município. Os pais deverão levar a caderneta de Vacinação

Caraguatatuba - A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, já está se preparando para a 2ª fase da Campanha Nacional de Multivacinação, para crianças com idade entre 0 e 5 anos, que acontece no dia 20 de agosto, sábado, das 8h às 17h, nas onze UBSs (Unidade Básica de Saúde), quatro escolas municipais e um posto volante.
Na primeira fase da campanha foi vacinada 95% das crianças, um total de mais de 7.255 vacinações. A equipe da Vigilância Epidemiológica lembra que todas as crianças devem tomar a segunda dose da vacina. Os pais deverão levar a caderneta de vacinação da criança, pois na campanha também serão oferecidos as doses contra Paralisia Infantil difteria, tétano, coqueluche, hepatite B, haemophilus B, tuberculose, sarampo, caxumba e rubéola.
Plantões no Comando da região Sul - UBS Perequê Mirim (Av. Jaraguá, s/n, 3887-8181); EMEF Massako Sone (R. Abra de Dentro, s/n, Pegorelli, 3887-2444), UBS Porto Novo (Av. José Herculano, 8550, 3888-3001) no CIEFI Profa. Maria Aparecida Ujio (Av. Primeiro de Maio, 285, Porto Novo, 3887-3836); UBS Morro do Algodão (R. Antonio dos Santos, 27, 3887-9100); e Poço da Anta (Piraçununga e Rio Claro).
Plantões no Comando do Centro – UBS Centro(Av. Anchieta, 485, 3882-3082); UBS Jaraguazinho (R. Benedito Silveira Santana, 57, 3883-3500); EMEF Dr. Carlos de Almeida Rodrigues no Indaiá (Av. Pernambuco, 1101, 3882-4679); PSF do Tinga (R. Antonio dos Santos, s/n, 3883-3277); CEI Honorina Pacheco Correa no Rio do Ouro (Av. Américo Timóteo do Rosário, 255, 3883-5577).
Plantões no Comando Norte, PSF do Massaguaçu (R. Itália Basse Magni, s/n, 3884-1999; PSF Jd. Casa Branca (R. José Pedro O. Barbosa, 7, 3883-9077); USF Olaria (R. Marginal Ipiranga, 17, 3883-7007); PACS do Jetuba (R. Vinte e Quatro, s/n, 3884-4090); UBS da Tabatinga (R. Manoel Pereira dos Santos, s/n, 3884-5700).
Mais informações na Vigilância Epidemiológica pelo telefone 3883-9903. (Fonte: PMC)

Creche Meimei realiza III Fest Country
A expectativa é que cerca de 500 pessoas compareçam a festa. A entidade é conhecida por promover eventos em benefícios da comunidade

Caraguatatuba - A Creche Meimei está realizando a III Fest Country. A festa acontece no dia 6 de agosto, sábado, na praça José Edson Rangel, no bairro do Tinga. A expectativa é que cerca de 500 pessoas compareçam ao evento.
Na ocasião, haverá apresentação de grupos de dança e banda musical, barracas de comidas e bebidas típicas. Terá também a eleição da “Gatinha Country 2005”, em que jurados escolherão uma candidata entre diversas garotas com idade entre 15 e 22 anos.
A Creche já é conhecida por promover eventos para a arrecadação de fundos para garantir a permanência de suas atividades junto à comunidade. Além de atender as crianças, a direção da creche também se preocupa com o bem estar de toda a comunidade.
Exemplo disso foi a Tarde da Cidadania que aconteceu no último 28 de junho. A entidade realizou mais de 45 cortes de cabelos, 20 consultas advocatícias, além de uma palestra educativa sobre Hepatite, com profissionais da saúde para um público de 50 pessoas. (Fonte: PMC)

PM apreende cocaína e crack em Caraguá

Caraguatatuba - A Polícia Militar prendeu ontem duas pessoas em Caraguatatuba, acusadas de tráfico de drogas. A prisão ocorreu às 2h, em uma lanchonete do bairro da Caputera, região central da cidade. Foram detidos R.M.L. e G.M.O., ambos de Caraguatatuba. Eles estariam com 31 gramas de cocaína e outras 7 gramas de crack. Parte da droga, segundo a PM, teria sido encontrada dentro de uma caçapa da mesa de bilhar usada pelos frequentadores da lanchonete. Os dois suspeitos foram removidos para a delegacia de polícia da cidade e devem ser transferidos para o CDP (Centro de Detenção Provisória) de Taubaté nos próximos dias, diz a polícia. (Fonte: ValeParaibano)

Areeiros do Rio do Ouro pretendem criar cooperativa no bairro

Caraguatatuba - Um grupo de cerca de 30 areeiros, que atuavam no Rio do Ouro, estão se mobilizando para criar uma cooperativa e manter a atividade no bairro. Na última quinta-feira, eles participaram de uma palestra no Ceprolim, onde um técnico do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas) deu orientações de como criar uma cooperativa.
O encontro, que também envolveu alguns coletores de sucata interessados nesse mesmo assunto, ocorreu a pedido do vereador Aureliano Gonçalves Pereira, o AG Pereira. “Eles estavam impedidos de trabalhar no local, com a exploração de areia há uns quatro meses, por falta de documentação.
Apesar disso, muitos atuam muito tempo nesse ramo e não têm condições de partir para outro emprego. Como estavam interessados em manter a atividade, resolvi apoiar e buscar subsídios para resolver a questão”, comentou o vereador.
Pereira disse que os areeiros o procuraram, mostrando interesse em formar uma cooperativa de exploração de areia no Rio do Ouro. Por esse motivo, o vereador entrou em contato com o Sebrae para trazer um profissional à cidade e falar sobre o tema.
Segundo Pereira, o primeiro passo do grupo é providenciar os itens necessários para o trabalho cooperado. Ele ressalta que por questões ambientais não está sendo possível fazer a extração da areia nos moldes artesanais.
“Esses areeiros não utilizam nenhuma máquina para extrair areia. O grupo faz tudo manualmente e tem muitos que pertencem à famílias que já atuavam nessa atividade. Conheço gente que faz isso há quarenta anos”, completou.
Como a Policia Florestal impediu a continuidade das atividades, o vereador comenta que o grupo irá tentar a licença nos órgãos competentes, incluindo a documentação necessária.
Para AG Pereira, caso o resultado dessa iniciativa seja positivo, o mais importante será a criação de empregos e geração de renda.
Depois de receberem as orientações do Sebrae, o grupo definiu que vai continuar promovendo reuniões para debater o assunto.
Os participantes desse primeiro encontro marcaram uma nova data para prosseguirem com as discussões e dar continuidade a esse processo de criação da cooperativa. Eles irão se reunir no próximo dia 28, no Rio do Ouro, em local a ser definido. (Fonte: Imprensa Livre)

Programa Ação Litoral

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Escola Bíblica de Férias

Ilhabela - A Igreja Assembléia de Deus, ministério de Santos promoveu entre os dias 18 e 22 de julho, a 4ª EBF (Escola Bíblica de Férias), em Ilhabela. O evento aconteceu na escola Waldemar Belizário, no bairro do Itaquanduba sob a coordenação de Neilde Santos e Ivonete Almeida. Durante todos os dias no período da tarde, as crianças com idade entre 4 e 11 anos participaram de atividades pedagógicas e brincadeiras com base na Bíblia. A EBF envolveu crianças de diversos bairros da cidade. O tema do evento deste ano foi “Navegando com Jesus” e o objetivo, segundo a coordenação, é evangelizar as crianças, de modo que em casa elas evangelizem os pais. A equipe de apoio se dividiu entre professores, auxiliares, equipe da cozinha e seguranças, formada por voluntários da Igreja Assembléia de Deus. As crianças receberam certificados de participação e o evento teve o apoio dos vereadores evangélicos Nanci Peres de Araújo Zanato(PTB) e Márcio Garcia de Souza(PL).
Na foto: Hora do Lanche: crianças no refeitório, sob a orientação da monitora Vitória Zanato. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Aniversário do vereador José Roberto de Campos

Ilhabela - O vereador José Roberto de Campos, o Beto(PMN) completou 22 anos na sexta-feira, 22. Beto é o vereador mais jovem do Litoral Norte, eleito na legislatura 2004-2008. Os funcionários da Câmara cantaram parabéns e presentearam o jovem vereador com um bolo.
Na foto: a procuradora chefe da Câmara, Ivone Lopes, Carolina Kodaíra, vereador Beto, sua assessora Camila Almeida e a chefe de gabinete Rose Campos. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Buracos geram protesto

Ilhabela - Moradores e comerciantes do bairro da Barra Velha em Ilhabela chamaram o vereador Márcio Garcia(PL) para ver de perto a situação de algumas ruas do bairro. Em alguns pontos, a pavimentação cedeu e há inúmeros buracos. O vereador explicou que já fez diversos requerimentos e indicações à prefeitura solicitando o reparo, outras ações fogem de sua competência, mas se comprometeu a fazer novos requerimentos, desta vez enviando as fotos da referida rua. Como forma de protesto, os moradores pediram para serem fotografados juntos com o vereador dentro de um dos buracos.
Na foto: vereador Márcio Garcia e moradores da Barra Velha, dentro de um dos buracos. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Correios na Praia Grande

Ilhabela - O vereador ilhabelense José Jorge Pereira, o Zeca do São Pedro(PTB), deve apresentar na primeira Sessão de Câmara ordinária do segundo semestre, um requerimento endereçado ao gerente da Filial dos Correios de Ilhabela, Marcelo Roberto de Araújo Mendes, solicitando que o Posto de atendimento da entidade localizado na Praia Grande, sul da Ilha, passe a ter os principais serviços como a agência do Perequê, inclusive os de ordem bancária. Zeca foi procurado por munícipes, que reclamam por terem que utilizar duas conduções para utilizar os Correios. “Se temos um espaço dedicado a esse fim na comunidade, acho justo que os munícipes tenham ao seu dispor a maior quantidade de serviços possíveis”, afirma o vereador. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Grupo é preso em Ilhabela tentando descontar cheque furtado em Caraguá

Ilhabela - Um grupo foi preso pela Polícia Militar após tentar descontar um cheque do Banespa, no valor de R$ 200, em um mercado de Barra Velha. O dono do estabelecimento desconfiou e chamou a PM que encontrou o grupo já na balsa, saindo da cidade.
Um dos integrantes tinha entrado no mercado para fazer o desconto. O comerciante desconfiou pedindo a identidade do portador. Este disse que não estava com o documento, alegando que iria buscar de um amigo que o aguardava na porta.
A pessoa foi embora juntamente com cinco jovens que estavam do lado de fora do comércio.
O comerciante contou a desconfiança à Polícia Militar que em patrulhamento encontrou L.F.S., de 18 anos, W.S., de 19 anos, J.C.S., de 20 anos, e mais três adolescentes com idades entre 14 e 17 anos. Com exceção de um menor, que mora em Cubatão, os demais são do bairro Porto Novo, em Caraguatatuba.
O grupo foi conduzido à delegacia onde se registrou a tentativa de estelionato e corrupção de menores. Uma pesquisa feita no cheque revelou que era produto de furto em Caraguatatuba. Os maiores foram recolhidos na cadeia pública de São Sebastião e os adolescentes entregues aos responsáveis. (Fonte: Imprensa Livre)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Prefeitura inaugura iluminação e praça da Pedra da Cruz

São Sebastião - Foi inaugurada na noite desta sexta-feira mais uma obra da nova administração de São Sebastião. Trata-se da iluminação e construção da praça da Pedra Cruz, no bairro do Pontal da Cruz.
A obra custou cerca de R$ 35 mil e foi construída em aproximadamente um mês. O objetivo é resgatar a lenda em torno da Pedra da Cruz, valorizando a cultura caiçara.
“Isso mostra que a Prefeitura se preocupa com a história do seu povo, preservando o patrimônio histórico”, explica o prefeito, Dr. Juan Garcia.
Ele disse ainda que a obra foi feita em homenagem a moradora do bairro Maria Sebastiana Mânica, oficialmente a guardiã da pedra há mais de 20 anos. Ela recebeu uma homenagem da primeira-dama do Município, Rosa Mota.
O prefeito anunciou que muitas obras virão em seu mandato. Para setembro, a Prefeitura inicia um pacote de R$ 15,8 milhões, que prevê a urbanização do aterro da Rua da Praia e a construção de uma ponte sobre o rio Cambury.
Participaram do evento os secretários municipais, os vereadores Modesto Koji Ono, o Kotian, e Solange Araújo, além do deputado estadual Marcelo Bueno. (Fonte: PMSS)

Tudo pronto para o Arena Cross
Tudo pronto para a 7ª etapa de uma das maiores competições de motociclismo do Brasil que acontece neste sábado, 23: o Arena Cross.

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, através da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur) traz o evento, e se prepara para receber um público de 5 mil pessoas, além dos 60 competidores que garantem o espetáculo.
O Secretário de Cultura e Turismo, Júlio Buzi, espera um público de todo o Litoral Norte e Vale do Paraíba. “A intenção é promover eventos na baixa temporada que movimentem a região. Além disso, é uma forma de divulgar o nome da cidade e fazer com que mais pessoas conheçam-na através da competição”.
Durante a semana que antecede o evento, os motociclistas aproveitavam para conhecer a pista e treinar.
De acordo com Júlio Buzi, um técnico da competição esteve na cidade para explicar como será a estrutura da pista e obstáculos.
“Ele mostrou como deveriam ser obstáculos e em que lugar, depois desta etapa, temos a pretensão de utilizar a pista para competições que venhamos a organizar como, bicicross.”
Somente este ano, cidades como Bertioga, Botucatu, Araraquara, Monte Alto, São Manuel e Bariri já receberam etapas da competição e em cada apresentação, o evento contou com um público médio de 5 mil pessoas.
A etapa no Município tem o apoio da Nossa Caixa Nosso Banco. O ingresso será um quilo de alimento não perecível que será doado ao Fundo Social de Solidariedade.
Arena Cross - No dia da competição, apaixonados pela modalidade poderão conferir os treinos livres dos pilotos a partir das 14 horas.
As 18h é dada a largada para os treinos cronometrados, que definirão o gate de largada. Logo as 18h45 inicia a solenidade de abertura, dando a largada para as disputas radicais e emocionantes.
O evento que iniciou em março, é disputado em 04 categorias, 50cc, 65cc, força livre e 250cc pró. Na primeira etapa, em Bertioga, cerca de 2 milhões de espectadores acompanharam a competição.
O Arena Cross tem como característica a pista pequena, com diversos saltos e canaletas seguidas. A proximidade dos pilotos com o público dá a ambos a visibilidade total com pilotos podendo acompanhar todas as manobras e o público vibrando com ultrapassagens e disputas.
Além das competições um show de free style encanta o público durante as baterias. São manobras acompanhadas de muita ousadia e técnica, que agitam os espectadores que sempre superam a casa das oito mil pessoas por etapa, comprovando o sucesso do evento.
Na classificação geral do campeonato, na 50cc a líder da competição é Stéfany Serrão, de São Paulo, a única garota da categoria, que lidera com 121 pontos. Na 65cc, Daniel Guelman, do Rio de Janeiro, está na frente com 127 pontos. Na Força Livre, o piloto paranaense Jean Ramos é o atual líder com 119 pontos. Na principal categoria da modalidade, a Especial, o piloto catarinense Cristopher Castro, o Pipo, é o líder com 247 pontos. (Fonte: PMSS)

Funcionários da Seduc praticam esportes para se integrar

São Sebastião - Procurando uma forma de integração, os funcionários da Secretaria de Educação (Seduc) escolheram a prática de esportes para se conhecer e entreter. A Seduc possui hoje cerca de um terço dos funcionários da Prefeitura, o que a faz ser a maior de todas as Secretarias.
O organizador da atitude, Eduardo Acien Ruiz, conta que buscavam em festas e jogos a união dos funcionários da Secretaria, e viram como saída os esportes.
“Nós homens jogamos bola, as mulheres fazem uma mescla de esportes. Jogam futebol, vôlei, queimada, tudo o que combinarem”.
Ruiz ressalta que o relacionamento entre todos já apresenta diferenças e que se criaram grandes amigos dentro do programa após a jornada de trabalho.
“E no outro dia, ninguém chega desanimado para trabalhar, muito pelo contrário, ficam comentando as coisas que aconteceram, é assunto que rende até o próximo jogo”.
Um total de 40 pessoas entre homens e mulheres já aderiram ao programa. O organizador fala que desde estagiários até aos funcionários mais antigos participam das brincadeiras.
Para quem não tem oportunidade de participar para se integrar aos colegas de trabalho, Ruiz conta que procuram organizar ao menos uma festa por mês.
“Não queremos deixar ninguém de fora, até as famílias participam!”.
Além da Seduc, funcionários das outras secretarias podem participar dos jogos, confira os locais e horários:
Segundas, quartas e sextas-feiras as mulheres jogam na E.M. Machado Rosa a partir das 9h30 sem hora para acabar. Terças e quintas-feiras os homens se divertem com o futebol no Ginásio do Gringão. (Fonte: PMSS)

Prefeitura leva reunião comunitária para a Vila Amélia

São Sebastião - Nessa segunda-feira, (25/07) será realizada no bairro da Vila Amélia, a oitava edição das “reuniões comunitárias”.
A assembléia contará com a presença do prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, e seu secretariado. O objetivo é aproximar a comunidade da administração pública.
Essa reunião será realizada na Escola Municipal Henrique Botelho. Os bairros que já foram atendidos pelo programa foram Boiçucanga, Barra do Sahy, Maresias, Canto do Mar, São Francisco, Pontal da Cruz e Juquehy.
Nessa reunião, a população poderá tirar suas dúvidas sobre a administração e sugerir idéias para melhorar seu bairro.
De acordo com o prefeito Dr. Juan Garcia, as reuniões comunitárias têm por iniciativa, chamar a população para participar das decisões, opinando e apresentando sugestões nas propostas de trabalho porque é um compromisso assumido.
“Temos um compromisso de um governo transparente e participativo, para isso, a Prefeitura tem convocado a participação popular, com objetivo de gerar a elevação da qualidade de vida da população, planejando e implementando um conjunto de ações para a consolidação dos interesses comunitários”, disse.
Os interessados podem comparecer na Escola Municipal Henrique Botelho, localizado na Rua Caraguatatuba, 203, no bairro da Vila Amélia, no Centro de São Sebastião, a partir das 18h. (Fonte: PMSS)

Educação implanta Projeto Aquarela

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, através da Secretaria de Educação, lança na próxima segunda-feira, 25, a partir das 8h, no Teatro Municipal, o Projeto de Sistema Integrado de Manutenção Aquarela, desenvolvido pelo Instituto Universidade Empresa.
O objetivo do projeto é identificar as principais causas que determinam a fragilidade no atendimento das condições físicas e funcionais da manutenção da rede física municipal, implementando posteriormente um processo de conservação preventiva modular e permanente.
Esse trabalho também será feito de acordo com o projeto político pedagógico desenvolvido pela equipe da Secretaria de Educação, que prevê um levantamento com as características sociais dos alunos e do bairro em que a escola está instalada.
Ao todo, 53 unidades participarão do programa, que deve durar em torno de 10 meses para conclusão. O custo chega a R$ 7 milhões.
“A idéia do projeto é para a mobilização dos alunos, professores e comunidade. Queremos conscientizá-los, com atividades educadoras, de respeito ao bem público, preservação do meio ambiente e consumo consciente”, explica o secretário de Educação, Paulo Henrique Ribeiro de Santana, que disse ainda que as obras realizadas nas escolas serão feitas com mão de obra local.
Ele explicou ainda que o projeto foi intitulado como Aquarela, em homenagem a artista sebastianense Edna Camargo Matos. (Fonte: PMSS)

Sectur prepara projeto para o Ecoturismo

São Sebastião - A Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), está realizando um trabalho para desenvolver o ecoturismo na região. Este trabalho integra a programação das trilhas com o serviço de hotéis e restaurantes. A intenção é casar o ecoturismo e o serviço receptivo da cidade.
Segundo o diretor de Turismo da Sectur, Rogério Luis Santana Barroso, apresentar a um turista a diversão e os serviços que ele poderá utilizar é um artifício a mais para fazê-lo buscar o que a cidade oferece. “O que adianta a Secretaria mostrar os atrativos de ecoturismo que a cidade tem se o turista não saberá onde ficar e o que poderá utilizar de serviços”.
O diretor ressalta que, por enquanto, das cinco trilhas da cidade, somente a trilha da Cachoeira Ribeirão de Itu e a da Praia Brava estão com visitas monitoradas. “Para as outras precisamos de mais infra-estrutura”, disse.
Barroso explica que para desfrutar do ecoturismo o visitante deve procurar o Centro de Informações Turísticas.
“Quando for decidido a trilha desejada, o visitante contrata um monitor. Os locais têm a capacidade para 40 pessoas, sendo que a cada 10 deve-se ter um monitor. A defesa civil fica de prontidão durante essas visitas”, concluiu. (Fonte: PMSS)

Quadrilha assalta 3 casas em Juquehy

São Sebastião - Três homens assaltaram três residências de veraneio em Juquehy, em São Sebastião, na noite de sexta-feira e madrugada de ontem. A polícia ainda não tem pistas. O primeiro caso foi às 21h30 de sexta. Com os rostos cobertos com camisetas, renderam duas turistas de São Paulo e levaram dinheiro, jóias, aparelhos celulares e eletrônicos, fugindo com uma Pajero. Horas depois, na mesma rua, supreenderam outros dois turistas de São Paulo e furtaram objetos pessoais e dinheiro. Duas horas depois os assaltantes invadiram uma residência na rua João Melão dos Santos e renderam 12 turistas para levar dinheiro e objetos. (Fonte: ValeParaibano)
 
Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Ubatuba

Alckmin visitou a Aldeia Caçandoca, em Ubatuba
Estado irá regularizar posse de terra para todas as comunidades Quilombolas

Ubatuba - São Paulo será o primeiro estado brasileiro a regularizar a posse de terra de todas as comunidades remanescentes de quilombos.
O pontapé inicial nesse projeto foi dado neste domingo, dia 24, pelo governador Geraldo Alckmin em Ubatuba, com a liberação de R$ 979 mil para o georreferenciamento, reconhecimento e titulação de áreas pertencentes aos descendentes dos escravos.
Alckmin ressaltou que isso é um direito garantido pela constituição brasileira às comunidades quilombolas. "Mas não adianta ter um direito somente no papel, aqui em São Paulo vamos fazer valer esta Lei". O governador explicou que para ocorrer esta regularização é necessário o cumprimento de três etapas. "A lei exige que primeiro seja feito o georreferenciamento de todo o espaço reivindicado. Após isso, é realizado o reconhecimento da comunidade quilombola; depois é que são fornecidas as titulações", informou.
Com os recursos liberados hoje, serão realizados georreferenciamento em 24 áreas; reconhecidas 25 comunidades; e fornecidas 6 titulações. Tudo isso neste ano de 2005.
Alckmin lembrou que em São Paulo há 48 áreas quilombolas e dessas 19 são reconhecidas judicialmente e 5 já possuem titulação. "Nossa meta é, até o ano que vem, completar o programa para todas as comunidades do Estado", anunciou.

Aldeia Caçandoca - O evento foi realizado na Aldeia Caçandoca, em Ubatuba, onde cerca de 40 famílias vivem nesta aldeia de 890 hectares, desde o início do século XIX, resistindo às diversas tentativas de roubos das terras e a fortes ameaças.
O líder da Associação de Moradores de Caçandoca, Antônio dos Santos, conta que a história dessa comunidade é bastante triste. "Já chegaram inclusive a colocar fogo em 2 mil m² de um casarão que tínhamos aqui", recordou. Ele lembra que no ano de 1960 a aldeia foi invadida por mais de 100 homens armados, que incendiaram os quilombos e aprisionaram seus ocupantes.
Por todas essas histórias é que, enquanto o governador anunciava o projeto de reconhecimento da aldeia Caçandoca, a cozinheira Marciana dos Santos, 59 anos, dizia estar em um dos dias mais emocionantes de sua vida. "Nós não encontrávamos justiça para nós e agora encontrados, vou poder realizar o sonho de nascer, viver e morrer nesta terra que para mim é sagrada", disse se lembrando que seus antepassados estão enterrados no local.

Processo na Justiça - O Secretário da Justiça e Defesa da Cidadania, Hédio Silva Júnior, destacou que assim que assumiu o comando da pasta, há dois meses, essa foi a primeira missão que o governador lhe designou. "Havia um processo preste a se concretizar na justiça que obrigava essa comunidade a deixar o local, dando reintegração de posse para uma imobiliária. Nós conseguimos reverter essa situação. São Paulo está se colocando na vanguarda no tratamento deste tema".
Alckmin informou que o estado tem outros programas voltados às comunidades quilombolas, como o programa Saúde da Família, como o tratamento de doenças específicas da comunidade negra; o Renda Cidadã, que oferece complementação de R$ 60,00 às famílias de baixa renda e o programa da CDHU para construção de moradias nos moldes indicados pela cultura africana. Segundo ele, será analisado o que pode ser feito na aldeia Caçandoca. "Com tudo isso, estamos resgatando a História do Brasil, a riqueza da cultura africana e ao mesmo tempo fazendo justiça", finalizou. (Fonte: Rogério Vaquero/O Guaruçá)

Almada prepara mais um Festival do Camarão
Em sua 12ª edição, evento busca preservar a arte e cultura caiçara

Ubatuba - A SABA (Sociedade Amigos do Bairro da Almada) promove de 28 a 31 de julho o 12º Festival do Camarão. A festa, uma tradição em Ubatuba, tem como atrativos além de comidas à base de camarão, shows musicais, apresentações culturais e atividades esportivas. O presidente da Sociedade, Agnaldo de Souza Martins, adianta que esta festa promete ser uma das melhores. “A Sociedade se organizou ainda mais e com certeza teremos uma das melhores festas. Contamos muito também com a ajuda de São Pedro para que haja tempo bom”, avaliou o presidente.
Uma das novidades da Festa este ano será o concurso de viola, com premiação em troféus e brindes. Sete barracas espalhadas ao longo da praia estarão oferecendo pratos à base de camarão, preparados por caiçaras moradores do local. No cardápio oferecido estão a moqueca de camarão (R$ 40,00), camarão na moranga (R$ 50,00), pastel de camarão (R$ 2,00), bobó de camarão (R$ 12,00) e bolinho de camarão (R$ 2,00 a unidade e R$ 10,00 a porção). A infra-estrutura do local contará com estacionamentos e banheiros. A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Turismo colabora com o evento.
A praia da Almada está localizada na rodovia Rio-Santos, na altura do km 35. Confira a programação:
Dia 28 de Julho – Quinta-feira
12 horas – abertura da festa
12h30 – Almoço – show com Gabriel Duarte
15 horas – Show com João Alegre
19 horas – Dança – Xiba do Promirim
22 horas – Show da Banda Pracaniz
Dia 29 de Julho – Sexta-feira
11 horas – Almoço – show com Isac
14 horas – Soltura de tartarugas marinhas – Projeto Tamar
16 horas – Sexteto Caiçara
17h30 – Capoeira Ginga Caiçara – Picinguaba
19 horas – Show da Banda Tribaltos
21 horas – Show com Suel da Picinguaba
22h30 – Show com The Reverend
Dia 30 de Julho – Sábado
11 horas – Almoço – show com Isac
11h30 – Teatro de sombras – infantil – “Léo vai à praia”
16 horas – Teatro “Escuitái Nhô Nhô contá”
20 horas – Show com Abel e César
22h30 – Show da Banda D’ Jahga
23h30 – Grande queima de fogos
Dia 31 de Julho – Domingo
11 horas – Almoço – Show com Balaio de Gato
11h30 – Teatro de sombras – infantil – “Léo vai à praia”
14 horas – Corrida de canoas
17 horas – Dança da Fita – Itaguá
18h30 – Concurso de viola
21 horas – Show da Banda Usina S.A.
23h30 – Encerramento (Fonte: PMU)

Prefeitura de Ubatuba tenta derrubar decisão do Cetran
Ação busca devolver a Guarda Municipal direito de atuar na fiscalização do trânsito da cidade

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba protocolou nesta sexta-feira, 22, na Vara da Fazenda Pública, no Fórum João Mendes em São Paulo, mandado de segurança com pedido de liminar tentando derrubar a deliberação do Conselho Estadual de Trânsito (Cetran) que proíbe a Guarda Municipal de Ubatuba de exercer a função de agente de trânsito. Desde o dia 24 de junho, a Guarda está proibida de fazer a fiscalização do trânsito na cidade.
Segundo a ação, “sem a devida fiscalização e o controle do trânsito a cidade de Ubatuba está entrando em verdadeiro caos, com centenas de acidentes, infrações de trânsito, etc. A Prefeitura local estará impedida de controlar a situação e o CETRAN, embora esteja se ingerindo na autonomia do município, nada fará para combater o transtorno por ele já criado”. A ação ainda alega que a Polícia Militar de Ubatuba, apesar de sua dedicação e importância está aquém de controlar o trânsito em Ubatuba, sendo que de janeiro/2003 a junho/2005 a Polícia efetuou 588 autuações e a Guarda, no mesmo período 9.377.
Os guardas municipais de Ubatuba atuam no trânsito desde 1998, e são devidamente habilitados e capacitados no âmbito municipal, para atuarem como agentes de trânsito. Para atuarem como agentes de trânsito, os guardas participaram de vários cursos de capacitação, sendo um deles o do INST (Instituto Nacional de Segurança no Trânsito). O prefeito de Ubatuba, Eduardo César avalia que cessar de imediato esta atividade da Guarda Municipal resulta na inexistência de fiscalização, propiciando o caos na cidade, e consequentemente gerando graves infrações e acidentes. (Fonte: PMU)

Conseg reúne autoridades para discutir segurança da cidade
Reunião discutiu especialmente operação Fecha Bar e ação dos flanelinhas

Ubatuba - Representantes das polícias civil, militar, rodoviária, federal, guarda municipal, prefeitura, Câmara, Conseg e população, estiveram reunidos na noite de ontem discutindo vários aspectos da segurança de Ubatuba. Na abertura, o presidente do Conselho de Segurança do município, Mohamad Ramadan El Ali deu destaque para as duas questões mais polêmicas que deveriam ser discutidos durante a reunião: Operação Fecha Bar e ação dos flanelinhas. Segundo Mohamad, o estabelecimento de horário para fechamento de bares instalados na periferia, já praticado em várias cidades do Estado, provoca uma diminuição no índice de violência. “Em Diadema, na grande São Paulo, essa operação provocou uma queda de 68% no índice de criminalidade”, afirmou. O presidente do Conseg de Caraguatatuba, presente à reunião, afirmou que essa mesma lei já foi implantada naquele município, reduzindo sobremaneira as ocorrências em bares da periferia.
Apoio da comunidade -
Falando em nome da Polícia Militar, o Tenente Morau lembrou que a corporação está se dedicando a um trabalho chamado Polícia Comunitária, que é o envolvimento da sociedade nas questões de segurança pública. “A Polícia Militar está trabalhando de portas abertas e necessita do apoio da comunidade para que tenhamos uma cidade mais segura”, afirmou Morau. Segundo ele, as pessoas precisam acionar, através de seus representantes - associações de bairro, vereadores – os responsáveis por melhorar o nível de segurança da cidade, como por exemplo, a Elektro, com maior iluminação em pontos críticos da cidade e os proprietários de terrenos baldios para que façam a limpeza e os cerquem.
Para o Poder Executivo, representado na reunião pelo vice-prefeito Domingos dos Santos, é muito importante que a sociedade se organize para enfrentar a violência. “Afinal, o crime é organizado e para fazer frente a isso precisamos que os poderes executivo, legislativo e judiciário, em conjunto com a população representada pelas suas associações busquem alternativas e projetos para minimizar a violência em nossa cidade”, afirmou. Domingos lembrou que a fiscalização em bares – muitos em situação irregular – precisa ser feito no período noturno e que irá depender do auxílio da polícia.
Sobre a ação dos flanelinhas, que agridem o turista e afrontam a comunidade local, o presidente da Conseg de Caraguatatuba relatou o trabalho que vem sendo feito naquele município. “Estamos cadastrando essas pessoas na Delegacia de Polícia e eles receberão orientação e uniformes para atuarem nos bolsões de estacionamento. Além disso, a prefeitura fará a fiscalização e haverá um rodízio dos pontos de estacionamento.
Guarda Municipal - Já a Guarda Municipal, representada pelo seu comandante Luiz Carlos Carvalho, contou para a platéia o grande problema enfrentado hoje pela corporação que teve seu trabalho de fiscalização impedido por uma decisão do Cetran – Conselho Estadual de Trânsito. “Foi uma decisão arbitrária que está prejudicando a nossa cidade já que estamos impedidos de fazer a fiscalização e a cobrança de multas. Mas já entramos com um mandado de segurança tentando reverter essa situação”, contou o comandante. “Além disso, estamos trabalhando para resgatar a credibilidade de Guarda Municipal junto a comunidade, além de estarmos discutindo projetos para resolver questões cruciais do trânsito de Ubatuba, como o tráfego irregular das bicicletas e a ação dos flanelões”. (Fonte: PMU)

Charles Medeiros recebeu vereador chileno

Ubatuba - O vereador Charles Medeiros esteve no último dia 21 reunido com o vereador Dario Jerez, de Melipilla-Chile, e o empresário do setor hoteleiro, Marcos Antonio, proprietário do Hotel Cassino Sol e Vida. Na oportunidade foram discutidas diretrizes para o setor turístico, como a necessidade intercâmbios comerciais, culturais, educacionais e esportivos. Marcos Antonio ficou satisfeito com a visita dos dois vereadores, que considerou proveitosa. O vereador do país vizinho, Dario Jerez, também teceu elogios à reunião e se disse impressionado com o potencial turístico de Ubatuba. (Fonte: Assessoria Charles Medeiros)

Palestra sobre Terceirização na ACIU

Ubatuba - O SEBRAE em parceria com a ACIU promoverá na próxima segunda-feira, 25 de julho ás 14h00 no salão de eventos da Associação Comercial, a palestra sobre Terceirização com o consultor Norberto Barbosa.
O evento está disponível para todas as pessoas interessadas em participar. A palestra é gratuita.
Tópicos da palestra:
O que é terceirizar, até que ponto é possível a terceirização dentro da sua empresa e como faze-la?
O que pode ou não ser terceirizado, formas legitimas de terceirização e contrato.
A palestra terá a duração de duas horas aproximadamente.
Os interessados fazer a inscrição no balcão de atendimento da ACIU ou entrar em contato com a assessoria de comunicação c/ Cristiane. Tel: 3832 1449 / 9706 2924. (Fonte: ACIU)

Convite da ACIU e da Rede Vanguarda

Ubatuba - A Rede Vanguarda em parceria com a ACIU tem o prazer de convidar todos os empresarios de Ubatuba para conhecer um pouco mais sobre a Vanguarda e quais são as ferramentas que utilizam para garantir o sucesso de um planejamento de mídia e melhorar a rentabilidade do seu negócio.
Data: 29/07/05
Horário: 20h00
Local: Salão de eventos da ACIU
Contamos com a sua presença! (Fonte: ACIU)

Prefeitura cadastra 3.900 famílias para programa do governo federal

Ubatuba - A Prefeitura Municipal de Ubatuba, através de uma parceria entre as secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social, cadastrou, no período de 11 a 22 de julho, 3.900 famílias que pegaram senha no Tubão em setembro do ano passado. O objetivo desse trabalho é cadastrar as famílias que poderão ser beneficiadas pela Bolsa Família, um programa do Governo Federal.
Pela 1ª vez, Ubatuba tem uma coordenação do CADUNICO (Cadastro Único), composta por representantes de diversas secretarias. O recadastramento das famílias que possuem benefício Bolsa-Escola foi realizado na Secretaria de Educação e o cadastramento da Bolsa-Família aconteceu nas escolas municipais. (Fonte: PMU)

1º Campeonato de GunBound na Shark Lan House

Ubatuba - Estão abertas as inscrições para o 1º Campeonato de GunBound na Shark Lan House, o campeonato irá ocorrer dia 13/08 e as inscrições enceram dia 05/08 e deverão ser realizadas através do site: www.sharklanhouse.com
O jogo Gunbound é mania entre crianças, adolescentes e adultos, para quem não conhece, trata-se de um incrível jogo para ser jogado online contra outros jogadores de todo o mundo. Dois times se enfrentam em batalhas estratégicas por turnos. A jogabilidade lembra muito Worms. A idéia básica é planejar e executar um ataque contra o inimigo. Há um limite de tempo para realizar as ações. Depois, no turno seguinte, é a vez do adversário dar o troco.
Na Shark Lan house, assim como GunBound é possível encontrar diversos jogos modernos e muito divertidos, além de ser um espaço também para quem deseja utilizar Internet, Oficce e Web Cam, importante lembrar, o uso da Web Cam é "cortesia" da casa.... ou seja, você não paga valor adicional pelo uso.
O maior atrativo da Lan no entanto é seu horário de funcionamento, pois fica aberta todos os dias sempre até as 04:00 da madrugada.
Mais informações sobre a Shark acesse: www.sharklanhouse.com

Inscrições abertas para o “Agricultor do Ano” em Ubatuba

Ubatuba - O produtor rural ubatubense atuante no desenvolvimento da agricultura e com significativa produção poderá ganhar um prêmio de incentivo. Trata-se do Prêmio Nagib Abdo Hanna, outorgado pelo Centro de Integração Rural, que confere ao produtor o título de “Agricultor do Ano”. O ganhador receberá uma placa de prata e um prêmio de dois salários mínimos que será entregue durante a exposição agrícola do Litoral Norte e I Festa do Gengibre de Ubatuba.
Os interessados poderão fazer suas inscrições até o dia 31 de agosto, no Centro de Integração Rural, que fica na Estrada do Araribá, 300, bairro da Maranduba. Mais informações, pelo telefone 3849 8112. O prêmio Nagib Abdo Hanna está sendo patrocinado pela Construtora Imobiliária Jequitibá LTDA.
Atenção para o regulamento:
Artigo 1° - Poderão candidatar –se ao Prêmio, agricultores com produção em Ubatuba, no mínimo nos últimos 5 anos, ininterruptamente e que tenham prestado relevantes serviços ao desenvolvimento da agricultura e da comunidade rural.
Artigo 2° - Serão consideradas áreas de atuação: pesquisa e inventos, práticas ou experiências agrícolas; meio ambiente, educação e extensão de serviços à comunidade.
Artigo 3° - O candidato deverá ser indicado por uma entidade do setor ou grupo de produtores agrícolas, devendo apresentar o Curriculun Vitae, no ato da inscrição.
Artigo 4° - A indicação que trata o Artigo 3 deverá ser acompanhada de Memorial descritivo sobre o mérito do candidato, anexando documento sempre que possível.
Artigo 5 – A Comissão julgadora do prêmio composta por 5 membros indicados pelo Centro de Integração Rural.
Artigo 6 – As datas e locais de inscrição, julgamento e outorga do Prêmio serão fixadas no 2° semestre de cada ano. (Fonte: PMU)

Prefeitura constrói ponte no sertão do Ubatumirim

Ubatuba - A prefeitura de Ubatuba acaba de concluir a construção de uma ponte no sertão do Ubatumirim que irá facilitar em muito a vida de uma comunidade inteira que vive do cultivo da banana e da mandioca num lugarejo conhecido como Sesmarias do Ubatumirim. Segundo o representante da prefeitura para a região norte, José Roberto Júnior, antes da construção da ponte, os moradores daquela localidade tinham que andar cerca de um quilômetro para acessar a estrada do outro lado do rio. “Para trazer as bananas para a feira, por exemplo, os banicultores tinham que fazer todo esse percurso a pé, carregando sua produção, até encontrar o caminhão que os levam para a cidade”, explicou Júnior.
A ponte pênsil, de madeira, sobre o rio Ubatumirim foi totalmente construída pelo pessoal da Secretaria de Obras e exigiu o trabalho de vários homens por cerca de uma semana. No total, foram 50 metros de extensão. Para o prefeito Eduardo César, iniciativas como esta, que visam a melhoria de qualidade de vida da população são muito importantes e estão acontecendo em várias partes do município. “Queremos governar para todos, melhorando a vida dos ubatubenses, de todas as regiões da nossa cidade”. (Fonte: PMU)

Prefeitura promove treinamento para manipuladores de alimentos
Essa capacitação é critério indispensável para a renovação de licenças para feirantes

Ubatuba - As Secretarias Municipais da Agricultura, Pesca e Abastecimento, em parceria com a Vigilância Sanitária da Secretaria da Saúde convidam os feirantes para participar do “Treinamento para Manipulador de Alimentos” que acontecerá no próximo dia 30, às 14 horas. A participação deste treinamento servirá como critério para a renovação da licença de 2006. O evento acontecerá na Secretaria da Saúde localizada à Avenida Rio Grande do Sul nº 710. Feirantes, não percam esta oportunidade de se atualizar! (Fonte: PMU)

Mulher desaparecida é encontrada morta no córrego do Estufa II
Ela foi espancada. Marido, que está desaparecido, é principal suspeito

Ubatuba - O corpo da cabeleireira Maria Regina Pelaio Fachini (foto), de 40 anos, foi encontrado na tarde de quinta-feira dentro de um córrego em um terreno baldio no bairro Estufa II.
Ela estava desaparecida desde o último dia 9, quando saiu de casa de bicicleta para dormir com uma filha. O sumiço da cabeleireira foi registrado dois dias depois, por um irmão, na delegacia.
Um grupo de crianças brincava no local, que é desabitado, atrás de uma pipa, remexendo entulhos no córrego, quando viu o corpo, já em decomposição, que estava enrolado em uma rede dentro de um buraco na água encoberto por restos de construção.
O tempo frio e chuvoso dos últimos dias e o fato de estar dentro da água acabou “camuflando” o odor fétido vindo do corpo decomposto, que não foi notado por pes-soas que passaram na frente do terreno, durante esta semana. Na ocasião do desaparecimento a família de Maria Regina já previa que ela estaria correndo perigo.
A cabeleireira teria sido morta por espancamento. O marido dela é o principal suspeito do crime. Ele está desaparecido desde o dia em que ela também sumiu e teria sido a última pessoa a ser vista com ela.
Suspeito com pá - No dia de seu desaparecimento, a bicicleta dela apareceu com o marido da dona de casa, que teria alegado que iria levá-la para arrumar o pneu. Ele ainda disse, segundo contou o irmão na delegacia, que a mulher teria ido dormir na casa de uma amiga, e foi visto por vizinhos carregando uma pá. Depois, ele não foi mais encontrado.
A autópsia revelou que a causa da morte foi hemorragia do tórax. Embora o corpo estivesse em decomposição, o exame ainda revelou hematomas no rosto, provocados por socos e pontapés. O assassinato teria ocorrido na noite do desaparecimento de Maria Regina, que foi o dia do sepultamento da mãe. Inclusive as roupas do corpo eram as mesmas que ela usava no velório.
O responsável pelo setor de investigação da Polícia Civil, delegado Wagner Bassi Júnior, confirmou que o marido de Maria é o principal suspeito do crime. Ele tem passagens por roubo.
Conforme Bassi, ele foi o último a ser visto com ela, além deles terem brigado por causa da separação, entre outros indícios que o apontam como suspeito.
O delegado pretende ouvir mais pessoas e aguardar o resultado da perícia, que analisa as manchas de sangue encontradas na casa do casal para saber onde ocorreu o crime.
Caso a conclusão aponte para o marido, ele poderá ser indiciado pelo crime, mesmo sem ser ouvido, e ter a prisão decretada. (colaborou Renato Boulos).
Família está revoltada com crime - A família da cabeleireira Maria Regina Pelaio Fachini está revoltada com o crime. O enterro, ocorrido ontem no cemitério do Ipiranguinha, foi marcado por tristeza e revolta com o autor do crime, que seria marido dela.
Ela tinha dois filhos, já adultos, de sua relação com o suposto assassino. Maria Regina teria conhecido ele quando tinha 14 anos, em São Paulo, onde engravidou dos filhos.
Depois, o marido teria ido embora e não foi mais visto. Os dois filhos foram criados pelos pais da cabeleireira, em Ubatuba, onde ela trabalhava como cabeleireira e manicure.
Passados oito anos, ele teria aparecido e quis casar com ela. O novo relacionamento durou quatro anos, até ela querer a separação, por ele ser violento. (Fonte: Imprensa Livre)

Quadrilha rouba 2 casas de veraneio
Polícia Civil de Ubatuba investiga sequência de assaltos a turistas em residências de alto padrão em praias

Ubatuba - A Polícia Civil de Ubatuba investiga a ação de uma quadrilha especializada em roubos a casas de veraneio nas praias da cidade. Os assaltos têm assustado os turistas que alugam imóveis para temporada.
Formada por quatro pessoas, a quadrilha assaltou entre quinta e sexta-feira passada duas casas de alto padrão nas praias das Toninhas e Saco do Ribeira. Pode estar ligada a um caso em Camburi, em São Sebastião, também anteontem.
A forma de atuação é sempre a mesma. Encapuzados, armados e sempre trajando moletons, os homens invadem a casa, trancam a família em pequenos cômodos e roubam dinheiro, jóias, telefones celulares, pequenos aparelhos eletrônicos e até carros --para a fuga.
A quadrilha, segundo a Polícia Civil, age também nos bairros do Itaguá, Itamambuca e Jardim Samambaia, onde existe grande concentração de casas de veraneio. Nos últimos 30 dias pelo menos cinco casos foram registrados.
Os dois últimos assaltos foram praticados por quatro homens, todos encapuzados e armados de pistolas e revólveres, entre ontem e anteontem.
O primeiro caso, anteontem, foi às 22 horas, em uma casa nas Toninhas. Os assaltantes pularam o muro da residência e surpreenderam os ocupantes.
Sob a ameaça de armas, as seis pessoas foram trancados em um banheiro. Foram furtados documentos, objetos pessoais, roupas, e celulares.
Segundo C.A.P., 34 anos, de São Paulo, a ação durou cerca de 20 minutos e os assaltantes deixaram a casa a pé, sem levar o carro da família.
Ontem, por volta de 1h30, os assaltantes voltaram a agir no bairro do Saco da Ribeira, desta vez fazendo oito vítimas, todos também da capital, que passavam férias na cidade. Foram furtados objetos pessoais, R$ 750 em dinheiro, duas câmeras digitais, um aparelho de CD e um inalador.
Segundo D.S., uma das vítimas, antes de fugir os assaltantes trancaram todos em um dos quartos da residência. Os assaltantes trajavam moletons azuis e cinzas, estavam encapuzados e armados de pistolas e revólveres.
PREVENÇÃO - O delegado Wagner Bassi Júnior disse ontem que a quadrilha é a mesma e tem como alvo preferencial os turistas e veranistas.
"Nos assaltos, a quadrilha tem furtado dinheiro, roupas e objetos pessoais, deixando de lado TVs, DVDs e equipamentos de som."
"Os turistas devem adotar medidas preventivas, como manter o portão fechado e controlar a entrada e saída de carros. Muitas vezes, aproveitando o descuido, o grupo rende suas vítimas na porta da garagem ou da residência ou durante festas e churrasco", alertou Bassi.
Segundo ele, três assaltantes, que podem pertencer à mesma quadrilha, foram presos a semana passada.
OUTRO CASO - Em São Sebastião, anteontem, uma quadrilha rendeu onze pessoas em uma casa de veraneio de Camburi, levando pertences pessoais, jóias, roupas e aparelhos celulares. (Fonte: ValeParaibano)

Gesto solidário mobiliza alunos da rede estadual de Ubatuba
Alunos arrecadam farinha de trigo para as instituições sociais

Ubatuba - No dia 16 de julho, A EE "CAPITÃO DEOLINDO DE OLIVEIRA" foi sede desse evento. O dia do Gesto Solidário foi comemorado com a entrega de 180 kilos de farinha de trigo, arrecadadas pelas escolas estaduais de Ubatuba, através do Programa Escola da Família. A arrecadação foi doada à Comunidade Emaús e às padarias artesanais do Programa.
Agradecemos aos alunos participantes do Programa Escola da Família das escolas Áurea, Aurelina, Deolindo, Dionísia, Esteves, Florentina, Idalina, Maria Alice, Semíramis e Sueli e ao apoio dos comércios locais.

Fátima
Diretora da EE.Capitão Deolindo de Oliveira Santos

 

Ação Litoral
 
Artigo Topo

De Mãe para Mãe
(Na WEB)

Hoje vi seu enérgico protesto diante das câmeras de televisão contra a transferência do seu filho, menor infrator, das dependências da FEBEM em São Paulo para outra dependência da FEBEM no interior do Estado. Vi você se queixando da distância que agora a separa do seu filho, das dificuldades e das despesas que passou a ter para visitá-lo, bem como de outros inconvenientes decorrentes daquela transferência. Vi também toda a cobertura que a mídia deu para o fato, assim como que não só você, mas igualmente outras mães na mesma situação, contam com o apoio de comissões, pastorais, órgãos e entidades de defesa de direitos humanos. Eu também sou mãe e, assim, bem posso compreender o seu protesto. Quero com ele fazer coro. Enorme é a distância que me separa do meu filho. Trabalhando e ganhando pouco, idênticas são as dificuldades e as despesas que tenho para visitá-lo. Com muito sacrifício, só posso fazê-lo aos domingos porque labuto, inclusive aos sábados, para auxiliar no sustento e na educação do resto da família. Felizmente conto com o meu inseparável companheiro, que desempenha, para mim, importante papel de amigo e conselheiro espiritual. Se você ainda não sabe, ou não percebeu, sou a mãe daquele jovem que o seu filho matou, estupidamente quando assaltou a vídeo-locadora, onde ele, meu filho, trabalhava durante o dia, para pagar os estudos à noite. No próximo domingo, quando você estiver se abraçando, beijando e fazendo carícias no seu filho, eu estarei visitando o meu e, depositando flores no seu humilde túmulo, num cemitério da periferia de São Paulo..
Direitos humanos?
A quem interessa defender ou promover marginais à heróis sociais?

Enviado por
Ronaldo Dias
Ubatuba, SP

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Elite - O que há de melhor em uma sociedade (Aurélio).
Assim, há que reconhecer que – de elite – são todos os que se destacam com ou em suas atividades.
Constata JOELMIR BETING em 150305:
Lula teve 777 dias de governo, com 62 viagens ao exterior e 177 viagens pelo Brasil.
Destes 777 dias de governo, à época da conta, em mais da metade do tempo de seu emprego, em 450 dias, o ‘companhêro’ não apareceu em Brasília.
Vidinha boa, de aerolula para cima e para baixo. Mas lá está como ‘companhêro’ trabalhador, já que ganha para tanto. É um viajante e trabalhador, às nossas custas.
Tem seu escritório em Brasília, em local, condições e cargo de elite.
E que elite.
Não pode ser demitido ‘ad nutum’ e a este respeito, muitos pensam ... que pena.
Agora mesmo, depois do período acima considerado, esteve em Paris, em festa com sabor de Ilha Fiscal.
Ladrões, estelionatários, peculatários, falsários, comandantes de ‘caixa 2’, falcatrueiros, chantagistas, mentirosos, especialistas em se defenderem com HC preventivos, prevaricadores, maleiros, cuequeiros “et caterva”, peculatários de quantias amazônicas, desde que com grande sucesso, também são da elite em suas respectivas ... ‘atividades’.
Sr. Lula, presidente de todos os brasileiros, quando ataca a elite, é desta ‘elite’ que V. Excia. fala ???

Roberto de Mamede Costa Leite
Ubatuba, SP

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Ubatuba:

Quilombo Cassandoca - Emilio Campi

Quilombo Caçandoca
©Emilio Campi

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor

contador, formmail cgi, recursos de e-mail gratis para web site