Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Terça-feira, 02 de agosto de 2005 - Nº 1334 Edições Anteriores

Pousada Mar Azul Sol e Vida Restaurante Tropical

Região
-


Caraguatatuba
Prefeito de Caraguá faz balanço dos primeiros seis meses de governo
Ciclistas de Caraguá competem em São José
Dia da Multi-Ação acontece no próximo sábado 6 em Caraguá
Vacinação Anti Rábica terá início segunda-feira
Congresso técnico do 3º Festival Esportivo das APAES acontece sexta-feira
Definidas as equipes que disputarão as semifinais da Copa de Futebol Master
Embalagens de produtos agrotóxicos devem ser devolvidas
Ceprolin abre inscrições para Curso de Camareira
Fundacc prorroga Exposição do Café no MACC
Fundacc comemora Folclore regional com festas em praça pública
Câmara recebe Prefeito para Prestação de Contas


Ilhabela
Gringos dão show em Ilhabela


São Sebastião
Vice rompe com Juan e deixa governo
Vereadores votam hoje criação de CEI
São Sebastião fecha 6 postos do Correios
Turistas são feridos em São Sebastião
Equipe de Bocha feminina vence amistoso e continua a competir no Campeonato Joseense
Malha joga pelo Campeonato Paulista em casa
Prefeito reencaminha reforma administrativa à Câmara e acredita na aprovação
Ligações para o SOS Samaritanos aumentaram 27% com linha 0800
Câmara vota pedido de CEI para apurar infração político-administrativa do prefeito Juan Garcia
“Sou solidário ao PH”: diz Kotian
Thiago Camarão vence em casa e levanta a torcida em Cambury

Ubatuba
Morre Olga Sisla
Concurso de Pipas vai colorir o céu de Ubatuba
Ingá terá 20 horários diários para transporte de estudantes
Regional inicia serviços gerais na estrada do Corcovado
Representantes do Projeto Guri visitam Ubatuba
Ubatuba discute metas para implantação do Sistema Único de Assistência Social
Agosto movimentado para a Melhor Idade em Ubatuba
Atleta Módulo recebe troféu do Circuito Melhores do Brasil
Brasileiro Master Pro completa o número de vagas


Seções
Artigo
Opinião
Carta do Leitor
Foto do Dia


Notícias da Região Topo

-

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba


Prefeito de Caraguá faz balanço dos primeiros seis meses de governo

Caraguatatuba - O prefeito de Caraguatatuba, José Pereira de Aguilar, estará na Câmara Municipal nesta terça-feira 2, às 19h, para fazer uma balanço dos primeiros seis meses de governo. Esta será a primeira prestação de contas da atual gestão, com uma avaliação positiva dos primeiros projetos de setores atuantes como Educação, Cultura, Esportes, Turismo, entre outros.
A prestação de contas acontecerá a partir das 19h, com a presença dos vereadores de Caraguá, que retornam do recesso do Legislativo, que não teve sessões ordinárias durante o mês de julho. Confira as principais ações desse semestre.

Educação: uma prioridade sempre! - A Educação de Caraguá é uma das grandes prioridades da nova Administração Municipal. Com as mudanças governamentais, o enfoque principal de 2005 passou a ser o professor e, conseqüentemente, o aluno. Com isso, as capacitações foram iniciadas com força total nesse primeiro semestre.
O ano letivo foi iniciado com a recepção dos participantes do programa Caravanas do Conhecimento “Interiro na Praia”, logo nos primeiros dias da nova gestão administrativa. Mais de cinco cidades e 800 crianças foram hospedadas em Caraguá nas férias de verão. Em seguida, com a volta às aulas, uma primeira capacitação foi realizada para 600 educadores do Teatro Mário Covas. Posteriormente, ao longo dos meses, vários temas reuniram os profissionais da Educação em palestras temáticas sobre Ética, Psicopedagogia na Escola, Gestão Escolar, entre outros. Entre os palestrantes de renome que estiveram na cidade, encontram-se o jornalista Carlos Abranches e o professor Celso Antunes.
Na área de projetos, a novidade para 2005 foi a implantação do programa KidSmart em parceria com a IBM e OMEP(Organização Mundial para a Educação Pré-Escolar). Com essa iniciativa, os alunos da Pré-Escola serão beneficiados com 53 terminais de informática para “aprender brincando”. Além disso, os professores de Educação Infantil foram contemplados com uma capacitação preparada especificamente para atender ao KidSmart, e foi criado o projeto VIVE “Vivendo os Valores da Educação”.
Outra grande parceira da Educação Municipal é a empresa Bandeirante Energia, que nesse ano, por meio do projeto Bandeirante Comunidade, passou a beneficiar alunos do bairro Perequê-Mirim, com a distribuição de mais de 1000 kits escolares.
Projetos e programas de grande sucesso em 2004 foram mantidos e estruturados para ter continuidade nesse semestre, entre eles o PROERD (Programa Educacional Resistência às Drogas), em parceria com a Polícia Militar, Trânsito Legal, com a Ditran, Fazendo Sorrisos, com o setor de Saúde Bucal, da Secretaria de Saúde, Lixomania e Tempero de Mãe. Na área de merenda escolar, o Estado passou a receber gêneros, podendo melhorar a merenda distribuída aos alunos. Em parceria com a área Social, projetos desenvolvidos no CIEC (Centro Integrado de Educação e Cidadania) Ciranda do Crescer, instituição responsável pelo amparo de crianças e adolescentes em situação de risco pessoal e social, foram atendidas 187 crianças e 108 famílias, incluindo pessoas interessadas em adoção.
A continuidade no trabalho com a Fundação Orsa resultou na nova parceria para o projeto Cata Vento, e na manutenção do Progepi (Programa de Gestão para a Infância), com atendimento a 2.833 crianças/mês. Na área de alimentação foram atendidos 23.519 alunos/dia, incluindo a rede estadual. Além disso, outros eventos de destaque como o III Fórum Municipal de Educação(com a eleição de novos membros para o Conselho Municipal de Educação, Passeata sobre o Dia do Desarmamento, entre outros, contribuíram para melhorar a qualidade e estrutura educacional do município, mostrando à população que Educação continua sendo a “menina dos olhos”, do poder Executivo.

A cidade dos Esportes - No primeiro semestre de administração a Secretaria de Esportes e Recreação de Caraguá iniciou o ano com muitas atividades para os munícipes e turistas. Durante todo verão os moradores e veranistas puderam aproveitar os projetos desenvolvidos especialmente para atendê-los. Após esse período, mais projetos foram viabilizados para que a população não perdesse o hábito de praticar uma atividade esportiva e apreciar os eventos realizados na cidade.
No primeiro mês do ano foi desenvolvido o Projeto Férias, que aconteceu nas principais praias do município e nos nove Núcleos Esportivos espalhados pela cidade. Nas praias, aconteceram os campeonatos como Vôlei, Futevôlei, Beach Soccer, Xadrez, Bicicross e Skate. Nos Núcleos Esportivos as crianças tiveram oportunidade de participar de várias atividades recreativas.
A secretaria também firmou parceria com a Educação e o CEPAM no projeto Interior na Praia, onde crianças do interior visitaram a cidade para conhecer as praias caraguatatubenses.
Torneios como: Tiradentes, Futebol de Campo, Futsal Integração (SESC), além do Festival de Natação SESI (Peixinhos e Golfinhos), Jogos Abertos da Juventude e JORI (Jogos Regionais do Idoso), Recreação nos Bairros, Passeio Ciclístico entre outros foram desenvolvidas pela secretaria com objetivo de promover Lazer para todos os munícipes.
Diversas parcerias foram firmadas para que todos os atletas da cidade tivessem a oportunidade de participar de campeonatos oficiais fora da cidade.
A secretaria também trabalhou preparando toda a estrutura física e burocrática para receber a 49º edição dos Jogos Regionais, que aconteceu na cidade pelo segundo ano consecutivo.

Tudo pelo Social em Caraguá - Como ação inovadora, a Secretaria Municipal de Assistência Social construiu o Núcleo Integrado de Atendimento Social no Travessão, passando a oferecer um atendimento mais próximo da comunidade da região sul. Foram centralizados os projetos de geração de renda, atendimento social, cadastro único, PAT/SINE e Bazar Solidário, tudo em parceria com o Fundo Social de Solidariedade. Como projetos de geração de renda foram implantados 9 cursos com a meta de atender 300 pessoas por mês.
O Núcleo de Atendimento Social do Casa Branca foi reativado, atendendo 700 pessoas por mês, com solicitações de óculos, foto, cesta básica, passagem, vale-transporte, material de construção, roupas, orientações sobre o Programa Bolsa Família. O Programa Renda Cidadã, implantado no Núcleo, oferece reuniões sócio-educativas, elaboradas pelo setor de Psicologia. Em maio tiveram início os cursos de geração de renda.
Já o Núcleo “Espaço Cidadão” no Barranco Alto forneceu 368 atendimentos em diversos serviços e eventos, além de palestras sobre educação da saúde dos moradores do bairro e os projetos “Aprender e Brincar é só Começar”, “De bem com a Vida”, e até nas festas juninas.
Na Campanha do Agasalho em parceria com várias entidades, a Secretaria arrecadou 60 mil peças.
Os serviços de abrigamento das famílias no Centro Comunitário do bairro Ponte Seca e de moradores no Rio do Ouro, que perderam suas casas com as fortes chuvas de abril, foi fundamental.
A secretaria coordenou o Projeto Bem-te-vi, oferecendo apoio social e educativo às famílias com crianças de 0 a 6 anos e em risco de indigência, necessitando de qualificação profissional.
No atendimento aos Portadores de Necessidades Especiais, a secretaria apóia as famílias com isenção de IPTU, vale-transporte aos Portadores de Necessidades Especiais e outros serviços.
Além do atendimento às entidades conveniadas como APAE, Casa da Criança, Vila Vicentina, Soaproc, CIEC e outros, a Secretaria apoiou o Conselho Tutelar, atendendo 572 casos de Crianças e Adolescentes em situação de risco.

Cultura: valorizando as tradições caiçaras - Hoje em Caraguatatuba existe a valorização e incentivo às manifestações artísticas, folclóricas e religiosas, e também o respeito às tradições do caiçara pescador. Assim, a comunidade passa a valorizar a cultura e a sua cidade.
Dentre as atividades que já fazem parte do calendário anual de eventos da Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, como o Carnaval de Antigamente, Festival do Camarão, e o Litoral em Dança, aconteceram reunindo milhares de pessoas, fortalecendo a dança, revitalizando a cultura caiçara e também a popular tradicional.
A Fundacc fecha o 1º semestre de 2005 atendendo 1.746 pessoas mensalmente no projeto Oficinas Culturais nas áreas de dança, artes cênicas, música, artes plásticas, artesanato, esporte-arte, folclore.
Outros projetos também realizados como o Cinema nos Bairros, Videoteca Lúcio Braun, Projeto Terramar, Projeto Guri, Caraguá em Cena, Leitura Viva, Caravana Fundacc de Teatro, Concurso de Dramaturgia, Coreto em Sol, fomentaram as áreas de teatro, literatura, música, artes plásticas, e cinema, envolvendo a comunidade e turistas, proporcionando momentos de entretenimento e crescimento artístico.
A educação profissional em Caraguatatuba está cada vez mais fortalecida, com a realização dos cursos promovidos pelo Ceprolin – Centro de Educação Profissional do Litoral Norte profissionalizando e capacitando cada vez mais a mão-de-obra que vem sendo absorvida pelo comércio e empresas da cidade e região.
O MACC-Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba recebeu no 1º semestre de 2005 um total de 9.100 visitantes, que puderam apreciar oito exposições, entre elas Bendito Fruto, do fotógrafo Rafael Costa, em comemoração aos 148 anos de Caraguatatuba.
Em meio a tantas ações, um novo projeto foi criado para exposição e venda de obras artísticas – o Jardim das Artes visando oferecer um espaço para nossos artistas locais divulgarem e comercializarem seus trabalhos. Além disso, vem promovendo um intercâmbio cultural em artes plásticas, criando um ponto de encontro entre admiradores de obras de arte, movimentando a Praça Cândido Mota aos sábados, domingos e feriados.
Outra ação que vem ganhou destaque é a Oficina de Trançado em Taboa, que acontece nos bairros Pegorelli, Perequê-Mirim e Centro, com a finalidade capacitar os alunos a produzir artesanato identitário, gerar uma fonte de renda, criar empregos e resgatar nossa cultura regional. As peças produzidas vem sendo expostas e comercializadas em eventos de cultura como o Revelando São Paulo, da Secretaria de Estado da Cultura entre outros.
O Espaço Educacional e Cultural Governador Mario Covas apresentou 29 espetáculos teatrais reunindo milhares de pessoas que puderam assistir a espetáculos de artistas consagrados como Chico Anysio, Débora Falabella e também a apresentações musicais com Pedrinho Mattar, e espetáculos de dança, como Cia. Cisne Negro de Dança.
Marcando a área de dança, o CBMC - Corpo Municipal de Baile de Caraguatatuba, um dos corpos estáveis mantidos pela Fundacc - assim como o Água Viva Coral e a Banda Municipal Carlos Gomes –realizou a montagem de Copéllia - o primeiro balé de repertório produzido em Caraguatatuba - revela a maturidade e profissionalismo que a dança vem sendo tratada no município, por meio da Fundacc.
A passos largos, as artes e a educação profissional caminham em direção ao fortalecimento e ao desenvolvimento, proporcionando aos munícipes, acesso aos bens culturais, preenchendo suas necessidades, não apenas no reconhecimento de seus valores individuais como pessoa e cidadão, mas no processo de desenvolvimento interior do homem.

Obras - Muitas obras foram iniciadas neste primeiro semestre algumas de muita importância como o Centro de Especialidades médicas que uma infra-estrutura, com 90 salas, onde a população terá atendimento neurológico, psiquiátrico, psicológico, urológico, oftalmológico, pediátrico, fisioterápico e fonoaudiológico além de como endoscopias e radiografias e pequenas cirurgias.

Zona Norte - Construção de galpão para uso do Ditran, Pavimentação e Colocação de sarjetão da Rua Tourinnhos e Rua Um, no Massaguaçu, Canalização de trecho do Córrego Ipiranguinha no Casa Branca, Construção do sistema de coleta de esgotos no Cantagalo e Pavimentação da Av. Tsuzuki Yoshimoto no Capricórnio.

Zona Central - Construção do Centro de Especialidades Médicas, Construção de galeria de águas pluviais na Av. Minas Gerais com a Av. Goiás no Indaiá, Construção de rampa para deficientes físicos no Centro Esportivo Municipal “Ubaldo Gonçalves”, Drenagem na Rua Vitor Meirelles na Martim de Sá, Renivelamento de guias e sarjetas na Rua Benedito Ezequiel no Tinga, Construção de cobertura nos sanitários públicos na Praça Diógenes Ribeiro de Lima e Pavimentação asfáltica na Av. Paul Harris, Centro, Execução de iluminação pública na rua da EMEF Prof. Antônia Ribeiro da Silva no Jardim Califórnia, das quadras de esportes na Praça José Edson no Tinga, na Av. Castelo Branco entre as ruas Caçapava e Cruzeiro, e, trecho da Curva da Morte e na avenida Rio Branco no trecho entre a Av. Goiás, Bairro do Indaiá e Rua Rotary no Jardim Aruan

Zona Sul - Colocação de cobertura em policarbonato Unidade Básica de Saúde do Porto Novo e no Posto de Atendimento de Saúde do Morro do Algodão, Pavimentação asfáltica na Rua Silvio de Oliveira, Morro do Algodão, na Av. Geraldo Nogueira da Silva até o Terminal Turístico no Porto Novo e na Av. Ethel Cintia de Medeiros, Bairro Travessão e Pavimentação asfáltica na Rua Silvio de Oliveira no Morro do Algodão.
Além dessas obras cerca de 50 pequenos reparos na estrutura física de todos os prédios públicos foram executados. Para evitar esse gastos no futuro a secretaria de Serviços Públicos foi totalmente estruturada com mais máquinas e material necessário para a conservação de locais públicos com isso a cidade está a cada dia mais bonita. Além disso, com todas as dificuldades enfrentadas no começo do ano a coleta de lixo tem sido regular e muito mais rápida.

Saúde, direito de todos - A secretaria Municipal de Saúde prestou serviços em todos os bairros da cidade, levando atenção especial à população por meio da equipe do PSF (Programa Saúde da Família). Só o PSF realizou quase 30 mil consultas médicas, mais de 12 mil consultas de enfermagem, 2.600 pré-natal, 3.300 atendimentos de bebês, 26.800 coletas de exames, 2.800 coletas de exames preventivos, quase mil visitas domiciliares com o médico, 2.800 visitas com enfermeiros e 8.500 visitas com auxiliares de enfermagem, 89 mil visitas domiciliares de agentes comunitários e 500 trabalhos com grupos educativos. Na Casa de Saúde Stella Maris, foram 2.466 internações, entre consultas marcadas e de urgência.
A saúde desenvolveu trabalhos com grupos de gestantes, adolescentes, hipertensos, diabéticos, obesos e idosos, além de atendimento médico de enfermagem nas creches e parceria com a Educação nas Escolas de Pais.
O setor de Vigilância Sanitária cuidou da qualidade da água no município, além de vistorias, notificações, autos e termos de infração e licença de funcionamento de estabelecimentos comerciais.
Já a Vigilância Epidemiológica cuidou do controle de doenças como varicela, dengue, esquistossomose, conjuntivite, hepatite, tuberculose, DST, AIDS, meningite, leishmaniose e acidentes com animais peçonhentos.
A população de risco contou com o atendimento prestado pela UAMI(Unidade de Atendimento de Molésticas Infecto Contagiosas), desde exames e atendimento médico, às atividades de orientação e apoio, inclusive psicológico. Foram realizadas 539 consultas com infectologista, 264 com psicólogo e outros. Foram mais de 7 mil exames para hepatite, HIV e DST.
A saúde também coordenou a entrada e a distribuição de medicamentos dos programas Dose Certa, Saúde Mental, PSF, Tuberculose, Hanseníase, Diabetes, medicamentos complementares e de alto custo.
No Centro de Atenção Psicossocial, foram realizados 2.653 atendimentos a usuários, de internações à atividades regulares.

Saúde Bucal - A Saúde Bucal tem se destacado com a ativação do atendimento nas escolas e em alguns núcleos que estavam parados. A Divisão prestou 112 mil atendimentos nas escolas. Os trabalhadores hoje podem receber atendimento odontológico no Centro de Saúde das 17 às 21 horas. O setor recebeu novos equipamentos odontológicos e diversas peças foram reparadas neste semestre. Os profissionais foram treinados para o atendimento nas escolas e nas férias foi realizado com sucesso a ‘Operação Papacárie’ nas creches.

Turismo: atrativos para visitantes e diversão para moradores - Secretaria Municipal de Turismo incrementou produtos e atrativos turísticos com o novo formato de projetos e eventos e uma preocupação elevada com a opinião e os anseios de turistas e visitantes.
A Praça de Eventos foi palco de shows abertos de bandas regionais e grandes nomes da música brasileira como Roupa Nova, Gian e Giovanni, Beto Guedes, Batom na Cueca e vários grupos de forró, gratuitos.
Caraguá Tuning Show , Campeonato de Tuning, Caraguá Rodeio Fest, eventos do calendário oficial de Caraguá deste primeiro semestre contaram com o apoio da Secretaria de Turismo.
No carnaval Caraguá mostrou que pode ser realizada uma festa divertida e segura, com as apresentações de bandas Regionais na Praça de Eventos, os desfiles de blocos carnavalescos na Avenida da Praia e o Baile Popular no Massaguaçu.
Também merece destaque o lançamento do Caminho de Santo Antônio, um novo atrativo para o turista que visita nossa região. Seu lançamento contou com missa campal e uma grande festa no alto do mirante.

Urbanismo - A Secretaria de Urbanismo, Habitação e Trânsito trabalhou intensamente neste primeiro semestre de administração para atender toda a população do município nas áreas de atuação como processos, denúncias de obras e posturas, alvarás de construção e habite-se.
Este ano, a secretaria passou a ser responsável pela Iluminação Pública e foram expedidos cerca de 120 pedidos de extensão de rede, luminárias, laudos sócio econômicos e orçamentos para fornecimento de kit poste baixa renda, relocações de postes, autorizações para implantação de poste de consumo em quiosques entre outros serviços, além de 45 requerimentos de extensão de rede e sete projetos a custo zero que está em fase de conclusão
Com o decorrer do período, foi implantado o setor de atendimento as denúncias, objetivando o direcionamento das atividades de demanda externa dos fiscais, e pleno atendimento às reclamações dos munícipes.
O Projeto Trânsito Legal foi estendido às escolas particulares, que até 2004 abrangia somente as escolas municipais.
O trabalho dos agentes de trânsito na educação de nossos motoristas tornou referência em curso de habilitação nas auto-escolas de outras cidades. (Fonte: PMC)

Ciclistas de Caraguá competem em São José
Com o resultado obtido durante as competições da 49ª edição dos Jogos Regionais a equipe caraguatatubense conquistou a classificação para os Jogos Abertos do Interior, que acontece na cidade de Botucatu, em outubro

Caraguatatuba - A equipe da Associação de Ciclistas de Caraguá esteve em São José dos Campos no domingo, dia 31, para participar da 4ª etapa do Campeonato ValeParaibano de Resistência. Representaram o município nove atletas nas categorias juvenil, máster B, sub 30 e sênior A e B.
Mesmo não conquistando medalhas para a cidade, os atletas conseguiram uma boa colocação na Prova. Na máster B, o biker Francisco Alves conquistou o 5º lugar; na sênior A, após um disputado sprint, Sério Minato conseguiu a 6ª posição, José Joaquim a 8ª e Selmo Alves a 10ª; na sênior B, Alexandre Magno terminou na 10ª colocação, já na sub-30, Jefferson Bonifácio, ficou com o 9º lugar e Gustavo Rodolfo terminou na 14º.
Com a participação de cerca de 250 atletas, o circuito tinha mais de 30 km. O forte vento durante a prova atrapalhou os competidores. “Apesar da pista ter apenas duas curvas aconteceram vários acidentes e o atleta de Caraguá, Marcos Patrício, sofreu uma queda e não conseguiu terminar a prova”, disse o atleta da ACC, Sérgio Minato.
A equipe caraguatatubense, que tem o apoio das lojas W’ Reds e J Bike, Madeireira Boturussu, Quiosque Prainha, Stúdio Personal, Rádio Caraguá FM e Secretaria Municipal de Esportes e Recreação, conquistou o 5ª lugar no 49º Jogos Regionais, que aconteceu de 4 a 17 de julho, com esse resultado a equipe está classificada para os Jogos Abertos do Interior, que será no mês de outubro em Botucatu. (Fonte: PMC)

Dia da Multi-Ação acontece no próximo sábado 6 em Caraguá
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Assistência Social, realizará no próximo sábado 6, o Dia da Multi-Ação, em parceria com outras secretarias municipais, órgãos e iniciativa privada. A iniciativa, que já beneficiou as comunidades do bairro Casa Branca e região central, atenderá desta vez a população residente no bairro Perequê-Mirim e imediações

Caraguatatuba - A Prefeitura Municipal de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Assistência Social, realizará no dia 6 de agosto o Dia da Multi-Ação, beneficiando a comunidade do bairro Perequê-Mirim e imediações. Além da prefeitura, participam dessa iniciativa as Secretarias de Educação, Esportes, Assuntos Jurídicos e Assessoria de Comunicação, além da Polícia Civil, Sabesp, Atual Cine e Foto, Cartório de Registro Civil, Procon, Correios, PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador), Ditran (Divisão de Trânsito de Caraguatatuba), Banco do Povo e Marlone Som(com divulgação sonora em todo o município).
O Dia da Multi-Ação já aconteceu duas vezes nesse ano em Caraguá, nos meses de março e maio, nos bairros Casa Branca e Centro, com o apoio de vários grupos voluntários. Nesta terceira etapa, a Multi-Ação beneficiará a região Sul, no dia 6, das 8h às 16h.
Serão realizados vários serviços gratuitos para a população, entre eles a confecção de RG (Registro Geral) com fotos 3x4, cortes de cabelo, com cabeleireiros voluntários, 2ª via de certidões de nascimento e casamento, e informações sobre a tarifa social da Sabesp, para auxílio de famílias carentes, na obtenção de descontos para instalação de ligações de água, inclusive com taxas reduzidas nas contas e parcelamento de dívidas, entre outras informações.
Segundo informou a coordenadora do Dia da Multi-Ação, Cilce Fabrette, “o único serviço não-gratuito está relacionado à confecção de CPFs. A empresa Correios fará esse trabalho durante o evento, e cobrará a taxa relativa ao cadastro de pessoa física, recolhida também nas agências bancárias”, explicou, completando que, “acreditamos que assim como nas edições anteriores, o Dia da Multi-Ação será novamente um sucesso, uma vez que seu principal objetivo é prestar auxílio a famílias de baixa renda, oferecendo em apenas um dia vários serviços oferecidos somente na região central”, disse.
Haverá ainda aferição de pressão arterial, com funcionários da Saúde e atividades de recreação para crianças, com profissionais da Secretaria de Esportes e Lazer. A Educação participa também do evento, cedendo a equipe escolar e o prédio da EMEF “Prof. Geraldo de Lima”, localizada no bairro Perequê-Mirim, onde será realizado o Dia da Multi-Ação.
Durante o evento, a Ditran fará orientações sobre Educação no Trânsito, o Banco do Povo falará sobre empréstimos a pequenos empresários e o PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) irá fornecer informações sobre empregos, realizando cadastramento de cidadãos para futura recolocação no mercado de trabalho.
A Atual Cine Foto fornecerá fotos 3x4 para a confecção de Registro Geral, a qual será feita por meio de uma parceria com a Polícia Civil. No local, a Secretaria de Assuntos Jurídicos da Prefeitura de Caraguá prestará esclarecimentos à população sobre diversos assuntos e o PROCON, assim como nos eventos anteriores terá uma participação importante, orientando sobre os direitos e deveres do consumidor. A EMEF “Prof. Geraldo de Lima” fica na Avenida C, nº 685, no Perequê-Mirim. Participe! (Fonte: PMC)

Vacinação Anti Rábica terá início segunda-feira
Todos os cães e gatos devem ser vacinados durante a campanha que acontece de 8 de agosto a 2 de setembro em todo o município.A raiva é uma doença que mata tanto o animal como o ser humano

Caraguatatuba - A Vacinação anti rábica para cães e gatos do município terá início na segunda-feira, dia 8 na região sul da cidade e vai até o dia 2 de setembro, sexta-feira. A campanha é organizada pela Secretaria de Saúde de Caraguatatuba, por meio do setor de Zoonoses, que fará os trabalhos com 17 agentes a cidade.
No ano passado foram vacinados mais de 19.300 animais, sendo mais de 17.600 cães e 1.700 gatos. Este ano, o setor de Zoonoses espera vacinar vinte e dois mil animais, entre cão e gato.
De acordo com o técnico do CCZ e responsável pela campanha, Guilherme Garrido, a vacina é o único meio de prevenção da raiva nos animais, para que a doença não seja transmitida para o ser humano.
“Este ano temos um espaço com uma boa estrutura física, que é o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) e vamos oferecer a vacina durante o ano todo. A pessoa que não conseguir vacinar o seu animal durante a campanha, pode ir até o CCZ que iremos aplicar a dose, que é gratuita. Se caso seu animal de estimação completar três meses de vida após esse período é importante que seus donos levem-os para receber a vacina”, declarou Garrido.

Um pouco sobre a raiva - A raiva é uma doença infecciosa aguda e fatal, causada por um vírus que se alastra pelo sistema nervoso central e se multiplica nas glândulas de saliva. A doença é transmitida, no meio urbano, por cães e gatos contaminados, através da mordedura ou lambedura da mucosa ou pele lesionada por animais raivosos.
A raiva pode apresentar diversos sintomas, como mudança de hábito do animal, depressão, demência ou agressão, mudança de comportamento, salivação excessiva, dilatação da pupila, fotofobia (medo do claro), mordidas no ar, dificuldade para engolir devido à paralisia da mandíbula, déficit múltiplo de nervos cranianos, e paralisia das patas traseira.
Neste estágio, o animal para de comer e beber. A paralisia pode durar de um a dois dias, seguida de morte por parada respiratória.

Programação da primeira semana:

Dia 8 - segunda-feira
Jardim Britânia – Av. Ministro Dílson Funaro, 115 - 8h às 11 – das 13h às 17h

Dia 9 - terça-feira
Tabatinga – Avenida da Praia (Próximo ao antigo estacionamento) e volante – 8h às 11h
Sertão dos Tourinhos – próximo a CEI (Centro de Educação Infantil) 8h às 11h
Capricórnio – Centro Comercial (praça) / Alto do Jetuba (próximo ao Centro Comunitário) – 13h às 17h
Jetuba / Jardim Santa Rosa – Posto de Gasolina Shell – 13h às 17h

Dia 10 - quarta-feira
Massaguacu – Igreja Católica (praia) e volante – das 8h às 11h
Jardim do Sol (casa da Teka) – 13h às 17h
Rua Antônio Alexandre (próximo ao posto de saúde) e volante das 8h às 11h – 13h às 17h

Dia 11 - quinta-feira
Olaria – Em frente a CEI (Centro de Educação Infantil) do Olaria – das 8h às 11 – 13h às 17h
Jardim Casa Branca – Rua José Pedro de Oliveira Barbosa - das 8h às 11 – 13h às 17h
Canta Galo/ Serraria – Fazenda Disparada volante - das 8h às 11 – 13h às 17h

Dia 12 - sexta-feira
Martin de Sá (praia) – Praça Antônio Fachini – 8h às 11h
Martin de Sá (rodoviária) – Avenida Castelo Branco (próximo a Esquadrimar) – das 8h às 11h
Cidade Jardim – Próximo à quadra de esportes – das 13h às 17h
Prainha – próximo à antiga padaria farol – das 13 às 17h
Ipiranga – próximo ao bar do Julinho - das 13 às 17h. (Fonte: PMC)

Congresso técnico do 3º Festival Esportivo das APAES acontece sexta-feira
As competições acontecem de 22 a 28 de agosto, com disputas entre as APAES das quatro cidades do Litoral Norte

Caraguatatuba - Caraguá está se preparando para sediar mais um evento de esportes, o “3º Festival Esportivo Especial das APAES do Litoral Norte”. No dia 5, sexta-feira, às 9h, na APAE, acontece o congresso técnico, onde será definida as chaves que irão competir na primeira rodada da competição.
Para que as equipes das quatro cidades do Litoral Norte, Caraguá, São Sebastião, Ubatuba e Ilhabela, possam participar das competições, os chefes das delegações devem enviar até o dia 5, data do congresso, por e-mail ou fax uma pré-inscrição através de uma ficha de inscrição contendo o número de atletas, acompanhantes, professores e as modalidades que irão participar.
O evento que está sendo organizado pelas Secretarias de Esportes e Recreação, Educação e APAE de Caraguatatuba acontece de 22 a 28 de agosto. As disputas serão nas modalidades de atletismo, futsal masculino, handebol feminino, tênis de mesa masculino e feminino.
Para mais informações 3888-4110/3887-1165 com Dado ou 3882-6778 com Rosana Fachini. (Fonte: PMC)

Definidas as equipes que disputarão as semifinais da Copa de Futebol Master
As equipes classificadas para a semifinal irão lutar para garantir uma vaga na final da competição

Caraguatatuba - Mais uma rodada da competição da segunda fase da 11ª Copa de Futebol Master aconteceu no dia 31, domingo, onde foram definidas as equipes que se enfrentarão na fase semifinal da disputa, que será no domingo, dia 7, no CEMUG (Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves).
Organizada pela LICAF (Liga Caraguatatubense de Futebol) com apoio da Secretaria de Esportes e Recreação todas as equipes lutaram para conquistar uma vaga na fase semifinal da competição. A equipe E.C. Sertão dos Tourinhos enfrentou a equipe C.A Guarani B e empatou de zero a zero; a equipe A.A. Corinthians B enfrentou a equipe C.A. Guarani A e não deu chance para o adversário e venceu de goleada, 5 a 1; a equipe E.C Casa Branca perdeu para a equipe E.C. Tabatinga de 2 a 4, já a equipe A.A. Corinthians A enfrentou a equipe E.C primavera e venceu de 3 a zero.
Na semifinal da competição, a equipe A.A. Corinthians A enfrenta a equipe C. A. Guarani B e a equipe C.A. Guarani A enfrenta a equipe E.C. Tabatinga. Todas as equipes irão lutar para vencer a competição e garantir uma vaga na fase final da copa. (Fonte: PMC)

Embalagens de produtos agrotóxicos devem ser devolvidas
Para comercializar os produtos o comerciante e receber as embalagens o comerciante precisa ter cadastro de comerciante de agrotóxico e autorização do Ministério da Agricultura

Caraguatatuba - As embalagens de produtos agrotóxicos, usados pelos por produtores rurais e em serviços de jardinagens, para plantas ornamentais entre outros, devem ser adquiridos em locais autorizados pelo ministério da Agricultura. A lei 9974/00 sob o decreto 4074/02 do Governo Federal já está em vigor, mas somente em janeiro deste ano um agrônomo de Caraguá conseguiu autorização para vender o produto e recolher as embalagens.
De acordo com a lei, os produtos só podem ser vendidos em lojas que tenham o cadastro de comerciante de agrotóxico. Para adquirir o produto, o consumidor deve exigir do estabelecimento comercial nota fiscal, onde deverá constar o local em que a embalagem vazia deverá ser devolvida, e o receituário agronômico, que é fornecido por um técnico em agronomia.
Todas as embalagens devem ser devolvidas no prazo de um ano, após serem lavadas por três vezes, em caso de embalagens recicláveis. Para os recipientes não laváveis, o usuário do produto deve colocá-los em um saco plástico, que pode ser adquirido no local da compra, e levar até o local indicado na nota fiscal. Todos as embalagens serão colocadas em big bag e levados até a indústria, onde serão incineradas, em caso de embalagens não recicláveis, as demais serão encaminhados para a reciclagem. A pessoa receberá no ato da entrega um certificado de devolução.
Os produtos agrotóxicos são classificados nas cores vermelhas, que são altamente tóxicos; amarelo, fortemente tóxico; azul, medianamente tóxico e verde pouco Tóxico.
Segundo o Agrônomo, Marcos Augusto Longrova, todos os produtos tóxicos requer muito cuidado na utilização. Em caso de inalação a pessoa sofrerá graves problemas de saúde. “O uso de EPI (Equipamento de Proteção Individual), como luva, bota, mascara e boné, é indispensável na utilização desses produtos, o contato direto com a pele pode causar graves problemas, como alergias e irritação”, disse.
Ele acrescentou que as embalagens são altamente prejudiciais ao meio ambiente, além causar risco aos animais.
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca informou que está buscando parcerias para viabilizar, ainda este mês, um mutirão para recolher as embalagens da população que não tem como devolvê-las no local que adquiriu a mercadoria. E disse ainda que não é de responsabilidade do município fiscalizar os locais que vendem os produtos irregularmente, mas será parceira dos órgãos federais que farão o trabalho.
As reuniões para discutir assuntos referente ao Mercado Municipal, Patrulha Agrícola e Serviço de Inspeção Municipal acontecem todas as quintas-feiras às 17h, na Secretaria de Meio Ambiente Agricultura e Pesca. No dia 27, sábado, acontece reunião do conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e da Pesca.
Segue programação mensal:
Primeira quinta-feira – Mercado Municipal
Segunda quinta-feira – Patrulha Agrícola
Terceira quinta-feira – Serviço de Inspeção Municipal. (Fonte: PMC)

Ceprolin abre inscrições para Curso de Camareira

Caraguatatuba - O Ceprolin – Centro de Educação Profissional do Litoral Norte está com inscrições abertas para o Curso de Camareira. As matrículas podem ser feitas entre os dias 1º e 05 de agosto na secretaria da escola, e as aulas acontecem de 08 a 29 de agosto, às segundas, quartas e sextas-feiras, das 15 às 18 horas.
O custo do curso é de duas parcelas de R$ 20,00. Mais informações pelo telefone (12) 3888-3888. O Ceprolin fica na Av. Rio Grande do Norte, 450 no bairro do Indaiá. (Fonte: Fundacc)

Fundacc prorroga Exposição do Café no MACC

Caraguatatuba - Devido ao grande sucesso da exposição “Dos Cafezais Aos Salões” realizada pela Fundacc no MACC – Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba, a volta às aulas e o interesse das escolas em agendar visitas monitoradas, a instituição prorroga até dia 28 a mostra sobre o café.
A exposição mostra painéis com textos e fotografias, objetos utilizados para tortura dos escravos nas antigas fazendas e peças de vestuário, entre outros, vindos de vários museus de São Paulo e interior do estado.
Os grupos e escolas interessados em agendamento para visitas monitoradas, entrar em contato pelo telefone: (12) 3883 9980. A visitação é de terça a domingo, das 10 às 18h00, com entrada franca. (Fonte: Fundacc)

Fundacc comemora Folclore regional com festas em praça pública

Caraguatatuba - Em comemoração ao dia do folclore, 22 de agosto, a Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba realiza uma série de ações que acontecerão sempre às sextas-feiras durante o mês de agosto, na Praça Dr. Cândido Motta, no centro da cidade, a partir do meio-dia.
O público poderá assistir a apresentações musicais de grupos folclóricos, espetáculos teatrais e de dança, assim como apreciar e adquirir artesanato identitário (taboa e taquara) oriundos das oficinas culturais Gente de Fibra, que acontecem nos bairros do Pegorelli, Perequê-Mirim e no centro.
Na tenda da produção literária, os livretos publicados pela instituição sobre a história, lendas e causos de Caraguatatuba estarão em exposição, também podendo ser adquiridos pelo público.
No próximo dia 5, sexta-feira as atrações já estão agendadas: O maestro Zé Maria, coordenador da comissão municipal setorial de folclore da Fundacc faz show e o CBMC – Corpo de Baile Municipal de Caraguatatuba sob a direção de Cristina Neves apresenta coreografias. (Fonte: Fundacc)

Câmara recebe Prefeito para Prestação de Contas
Lei Orgânica estipula visita no reinício do semestre

Caraguatatuba - O Prefeito de Caraguatatuba, José Pereira de Aguilar (PSDB) estará nesta terça-feira – 2 de agosto na Câmara Municipal, cumprindo dispositivo da Lei Orgânica Municipal, que solicita a sua visita quando da reabertura do semestre legislativo. A primeira sessão Ordinária de cada semestre é destinada a Prestação de Contas do Chefe do Executivo.
A Câmara Municipal de Caraguatatuba reinicia seus trabalhos depois do recesso dos Vereadores no mês de julho e das férias coletivas para assessores e funcionários, que obedeceu a ordem do Presidente do Legislativo, Juarez Pereira Pardim (PPS), que teve como objetivo a redução dos gastos, vinculado a uma política de contenção das despesas.
Como já é de praxe, a cada reinício de semestre legislativo, o Prefeito Municipal visita a Casa de Leis para prestar contas de seus trabalhos no semestre anterior. Esta é a segunda visita de Aguilar desde que assumiu a Prefeitura em janeiro de 2005. Na primeira visita, em fevereiro, o que houve na verdade foi uma conversa informal com os Parlamentares, visto que não havia tempo hábil para qualquer ação concreta desde a posse.
De acordo com o protocolo a abertura da sessão é feita pelo Presidente da Casa que logo em seguida passa a palavra ao prefeito, que faz um rápido discurso de abertura, para daí em diante responder as perguntas formuladas pelos Vereadores. As perguntas podem ser respondidas tanto pelo prefeito como por um de seus Secretários Municipais.
O Vereador tem 5 minutos para formular a pergunta, com 3 minutos para a resposta do Vereador e 1 minuto para a tréplica do Parlamentar.
As Sessões Ordinárias semanais retornam na próxima semana, dia 9 de agosto, a partir das 19h30, com transmissão ao vivo pela NET – TV a Cabo no canal 30 e pela rádio Caraguá FM – 89,5 Mhz, onde haverá a discussão e votação de projetos, moções, requerimentos e a leitura de indicações. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Programa Ação Litoral

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Gringos dão show em Ilhabela
Conrad Stoltz e Jamie Whitmore vencem o Nissan XTERRA Brazil 2005, em prova que levantou o público. Os brasileiros Alexandre Manzan e Thiago Machado completaram o pódio no masculino e Vanessa Cabrini e Adriana Piacek no feminino

Ilhabela - Ilhabela recebeu com entusiasmo os atletas do Nissan XTERRA Brazil 2005, maior prova de triathlon cross country do planeta e que fez sua estréia na América Latina. O público caloroso foi saudado com a simpatia do campeão Conrad Stoltz que, a caminho de sua quinta vitória (em dez etapas) do XTERRA Global Tour na temporada, comemorou nos braços da galera. O sul-africano fez o tempo de 2h24min42, seguido pelo brasiliense Alexandre Manzan (2h28min47) e o mineiro Thiago Machado (2h32min47). No feminino, aplausos para a americana Jamie Whitmore, atual campeã do circuito, que percorreu os 1,5km de natação, 29km de mountain bike e 9km de corrida em 2h51min08, seguida por Vanessa Cabrini, de Curitiba, com 3h40min33 e Adriana Piacek, de São Paulo, com 3h45min02. O Nissan XTERRA Brazil distribuiu US$ 10 mil em prêmios e 34 vagas para a final do XTERRA Global Tour, no Havaí, em 23 de outubro.
“Com certeza vou contar a todos o que vivi em Ilhabela e convidar muitos amigos para virem para o Brasil no ano que vem”, entusiasmou-se Conrad Stoltz. “O calor do povo nos quilômetros finais me deram mais gás e fizeram da prova algo bastante prazeroso”, completou o sul-africano bi-campeão do Global Tour em 2001 e 2002.
Jamie Whitmore, que na véspera tinha afirmado que o percurso de mountain bike em Ilhabela era o mais difícil que já vira, parecia menos “assustada” após cruzar a linha de chegada.
“Foi mais fácil do que imaginava. Como já tinha feito o reconhecimento do percurso, não havia tantas surpresas assim”, explicou a americana que disputou oito das dez etapas desta temporada alcançando três primeiros lugares e cinco segundos. Para ela, o melhor argumento para Ilhabela conquistar outras competidoras estrangeiras em 2006 será... “O povo. Me senti em casa aqui”, afirmou, que usou a tática de abrir vantagem de suas adversárias na mountain bike para fazer uma corrida mais tranqüila.
A presidente do XTERRA Global Tour, Janet Clark, já faz planos para o futuro.
“Estamos muito orgulhosos de tudo o que foi feito para este evento, sem dúvida um dos mais bem organizados em todo o circuito. Se tudo der certo, vamos para Ilhabela com o maior prazer”, disse a australiana.
Melhor brasileiro na competição, Alexandre Manzan destacou a alta temperatura deste domingo como um dos principais adversários no XTERRA.
“O calor estava muito forte e o tempo úmido dificultou bastante. Mas, tudo bem, ninguém achou que iria competir no ar condicionado, né?”, brincou o atleta de Brasília, que voltou a competições oficiais depois de um ano afastado por problemas pessoais. “Voltar e conquistar um resultado como esse é animador. A prova foi dura demais e Ilhabela é diferente de tudo o que já vi no Brasil. Foi fantástico”, completou.
Thiago Machado, terceiro colocado, saiu da água na liderança e administrou a prova no mountain bike, sua especialidade.
“Não estou na minha melhor forma e as subidas foram muito difíceis”, resumiu o mineiro de 30 anos.
O argentino Oscar Galindez, quatro colocado, precisou de um algo mais para não desistir.
“Precisei de muita concentração e determinação para chegar até o final do XTERRA. Entro sempre em uma competição para vencer, mas isso nem sempre é possível. De qualquer forma, gostei do resultado. Principalmente porque Ilhabela tem um visual lindo”, disse Galindez, que vive em Santos há dez anos.
Entre as mulheres, Vanessa Cabrini desbancou as favoritas para ser a melhor brasileira na prova. A curitibana de 33 anos, assim como Manzan, comemorou a volta a competições de triathlon em grande estilo. Vanessa ficou dois anos dedicando-se apenas a corridas de aventura.
“Isso me ajudou na cabeça”, revelou ela, que tinha outros planos para a prova. “Imaginava ficar entre as cinco primeiras. Mas a vontade foi importante”, disse Vanessa.
Adriana Piacek foi a terceira e destacou a dificuldade do mountain bike
“Foi o ciclismo que decidiu. Ainda mais para nós, mulheres, já que havia muitos trechos para carregar a bicicleta e isso nos desfavorece”, resumiu a triatleta paulistana.
Na categoria amador masculino, vitória de Edney Batista (2h50min43), seguido de João Carlos de Almeida (2h55min51) e Eduardo Lisboa Rocha (3h01min18). No amador feminino, o primeiro lugar ficou com Renata Leão (3h52min22), com Carolina Heiss (3h57min43) em segundo e Carla Prada (3h58min33) em terceiro. O pódio das equipes de revezamento foi formado pela equipe local Ilhabela Adventure de Edivando de Souza, Harry Finger e Orlando Francisco (2h28min26), seguido do trio Luciana Sagae, Samuel Ferraz, e Carlos Eduardo (2h48min09) e Oberdan Ferreira, Ricardo Tamaoki e Rodrigo Martins (2h56min05).
Além do sucesso esportivo, o Nissan XTERRA Brazil 2005 fez bonito também fora das trilhas. A SOS Mata Atlântica realizou coleta e pesquisa da qualidade da água de todos os rios que cortam o percurso. No âmbito social, mais uma ação: todos os 450 atletas doaram dois quilos de alimentos não perecíveis no ato da coleta dos kits. E o público aproveitou a ocasião também para conhecer os produtos nacionais da Nissan, a picape Frontier e o utilitário esportivo Xterra, em um concorrido test drive próximo à praia do Pereque.
Nissan XTERRA Brazil 2005 tem o patrocínio da Nissan, parceira mundial do evento, além dos apoios da Prefeitura Municipal de Ilhabela, da Fundação SOS Mata Atlântica, da Gatorade, da Powerbar, do repelente Off, da Reebok, do site Ativo.com e da revista O2. Realização da X3m Sports Business e produção da Gayotto de Luca.

ELITE MASCULINO:
1. Conrad Stoltz – 2h24min42
2. Alexandre Manzan – 2h28min47
3. Thiago Machado – 2h32min28
4. Oscar Galindez – 2h33min31
5. Rodrigo Altafine – 2h40min20
6. Leonardo Casadio – 2h41min17
7. Renato Dantas – 2h43min07
8. Rodrigo Dantas de Lucas – 2h46min27
9. Marcus Ornellas – 2h48min22
10. Alexandre Ribeiro – 2h49min08

ELITE FEMININO:
1. Jamie Whitmore – 2h51min08
2. Vanessa Cabrini – 3h40min33
3. Adriana Piacek – 3h45min02
4. Fernanda Maciel – 3h46min05
5. Maria Soledad Omar – 3h57min51
6. Lilia Godoi – 4h29min40
7. Izabella Pimentel – 4h29min51
8. Isabela Antunes – 4h55min26

AMADOR MASCULINO:
1. Edney Batista – 2h50min43
2. João Carlos de Almeida – 2h55min51
3. Eduardo Lisboa Rocha – 3h01min18
4. Antonio da Silva Neto – 3h09min17
5. Erasmo Cardoso – 3h13min56

AMADOR FEMININO:
1. Renata Leão – 3h52min22
2. Carolina Heiss – 3h57min43
3. Carla Prada – 3h58min33
4. Danielle Paiva Soares – 4h00min06
5. Vanuza Maciel – 4h06min26

REVEZAMENTO:
1. Edivando de Souza, Harry Finger e Orlando Francisco – 2h28min26
2. Luciana Sagae, Samuel Ferraz, e Carlos Eduardo – 2h48min09
3. Oberdan Ferreira, Ricardo Tamaoki e Rodrigo Martins – 2h56min05
4. Ademilson Barbosa, Alexandre Barcelos e Juan Matias – 3h05min06
5. Paulo Abreu Jr, Marcelo Abreu e Leopoldino de Abreu – 3h08min45

PREMIAÇÃO EM DINHEIRO:
1. Masculino / Feminino – US$ 1.750,00 (cada)
2. Masculino / Feminino – US$ 1.000,00 (cada)
3. Masculino / Feminino – US$ 750,00 (cada)
4. Masculino / Feminino – US$ 500,00 (cada)
5. Masculino / Feminino – US$ 375,00 (cada)
6. Masculino / Feminino – US$ 250,00 (cada)
7. Masculino / Feminino – US$ 200,00 (cada)
8. Masculino – US$ 150,00
9. Masculino – US$ 100,00
10. Masculino – US$ 100,00

VAGAS PARA A FINAL DO XTERRA GLOBAL TOUR:
15-19 anos: 1 masculino / 1 feminino
20-24 anos: 1 masculino / 1 feminino
25-29 anos: 2 masculino / 2 feminino
30-34 anos: 3 masculino / 2 feminino
35-39 anos: 3 masculino / 2 feminino
40-44 anos: 3 masculino / 2 feminino
45-49 anos: 2 masculino / 2 feminino
50-54 anos: 1 masculino / 1 feminino
55-59 anos: 1 masculino / 1 feminino
+ 60 anos: 1 feminino
60-64 anos: 1 masculino
+ 65 anos: 1 masculino
Total: 34 vagas oferecidas (19 masculino / 15 feminino)

Mais informações: Media Guide Comunicação
Assessoria de Imprensa X3M Sports Business / Nissan XTERRA Brazil 2005
Manoela Penna (manoela@mediaguide.com.br / 21 8145-2658)
Lucio Mattos (lucio@mediaguide.com.br / 21 8145-7561)
Tels. 21 2287-8095 / 21 2522-0115 - Fax: 21 2513-5574

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Vice rompe com Juan e deixa governo
Santana vê 'boicote' em São Sebastião; prefeito diz que decisão é 'unilateral'

São Sebastião - O vice-prefeito de São Sebastião, Paulo Henrique Ribeiro Santana (PHS), pediu exoneração ontem da Secretaria de Educação e abriu fogo contra o prefeito Juan Pons Garcia (PPS).
Considerado o braço-direito de Juan, Santana disse ter deixado o cargo por ter perdido a autonomia na função e acusou o prefeito e seus familiares de promover um boicote à sua gestão na pasta.
"Não tinha nenhuma autonomia e vivia sendo boicotado pelas irmãs do prefeito que ocupam cargos de comissão na secretaria. Sem condições de trabalhar, optei por deixar a administração", afirmou Santana.
Segundo ele, o estopim da crise de relacionamento ocorreu com a decisão do prefeito em criar a secretaria de Subprefeituras na reforma administrativa encaminhada à Câmara.
"Discordo da criação da secretaria porque não tem cabimento a subprefeitura da região sul ficar subordinada a um secretário instalado no centro da cidade", disse.
Santana afirmou que Juan 'mudou muito' após assumir a chefia do Executivo. "Caso ele [Juan] não volte a ser o que era antes, serei obrigado a deixar de apoiá-lo politicamente", disse.
Com a exoneração, Santana deixa de lado um salário de R$ 6.000 mensais para receber R$ 1.800 referentes ao subsídio de vice-prefeito.
O presidente da Câmara, Wagner Teixeira (PV), definiu como 'preocupante' a saída do vice-prefeito. "Tudo indica que Santana deixou o cargo devido ao autoritarismo do prefeito", disse. Segundo Teixeira, a administração vive um momento 'conturbado e preocupante'.
O prefeito não foi localizado ontem para comentar o pedido de exoneração de Santana. Em nota oficial, Juan afirmou que não irá se manifestar sobre a exoneração, pois desconhece seus reais motivos. Ele afirmou que estranhou a atitude tomada pelo vice-prefeito.
"Sempre manifestei respeito ao secretário e só tenho que acatar a decisão dele, pois ela foi unilateral", afirmou.
Garcia disse que anunciará o novo secretário da Educação após a aprovação da reforma administrativa pela Câmara de vereadores. (Fonte: ValeParaibano)

Vereadores votam hoje criação de CEI

São Sebastião - A Câmara de São Sebastião vota hoje, às 17h, o pedido de abertura de uma CEI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para apurar possível irregularidade administrativa cometida na recontratação do prefeito Juan Pons Garcia (PPS) como médico da rede pública.
Juan foi exonerado do cargo na administração do ex-prefeito Paulo Julião (PSDB). Logo após assumir a prefeitura, ele delegou poderes ao secretário de Assuntos Jurídicos para assinar portaria recontratando-o como servidor.
O pedido de CEI foi feito pelo vereador Marcos Leopoldino (PSDB). Segundo Leopoldino, a recontratação de Garcia como médico da prefeitura teria sido feita por uma comissão de pessoas que ocupam cargos em comissão, nomeadas pelo próprio prefeito.
"Foi um ato irregular. Garcia delegou poderes ao secretário de Assuntos Jurídicos para assinar sua readmissão e reintegração ao quadro de servidores públicos", afirmou Leopoldino.
O pedido de CEI conta com a assinatura de cinco vereadores Leopoldino, José Cardim de Souza (PP), Wagner Teixeira (PV), Kotian Ono (PTB) e Solange Ramos (PTB). Segundo o presidente da Câmara, Wagner Teixeira, serão necessários cinco votos para abertura da CEI.
Juan não foi localizado ontem para comentar o assunto. Em entrevista concedida anteriormente ele alegou que havia sido exonerado por motivos políticos e que sua readmissão seria legal. (Fonte: ValeParaibano)

São Sebastião fecha 6 postos do Correios
População de bairros das regiões norte e sul reclama do fechamento; prefeitura espera votação na Câmara

São Sebastião - O fechamento de seis postos comunitários do Correios pela Prefeitura de São Sebastião está causando prejuízos aos moradores e comerciantes nas regiões norte e sul do município.
A prefeitura fechou os postos nos bairros da Enseada, São Francisco, Topolândia, Maresias, Boiçucanga e Juquehy, instalados por meio de um convênio assinado entre a município e o Correios.
Parte dos 36 mil moradores dos bairros está sendo prejudicada com o cancelamento do atendimento nos postos.
A prefeitura informou que fechou os postos na última sexta-feira, após ter vencido o contrato com os funcionários destacados para prestar serviços nas unidades.
O presidente da Associação Comercial de São Sebastião, Fábio Aranha, afirmou ontem que a prefeitura precisa reabrir os postos o mais rápido possível pois todos os usuários dos serviços do Correios estão sendo prejudicados pelo fechamento dos postos comunitários.
Segundo ele, os comerciantes instalados nas regiões norte e sul têm que percorrer longas distâncias para postar uma encomenda na agência do Correios situada no centro da cidade.
"Comerciantes e moradores de Boiçucanga, por exemplo, estão sendo obrigados a percorrer 32 quilômetros para utilizar os serviços do Correios", disse.
A funcionária do Iate Clube de Barra do Una Grazieli Santos disse que, com o fechamento do posto de Juquehy, os moradores do bairro estão postando suas cartas e encomendas na agência do Correio de Bertioga, município vizinho a São Sebastião, distante 39 quilômetros de Barra do Una.
Segundo ela, os moradores reivindicam a reabertura do posto de Juquehy e a instalação de um posto no bairro, que fica a 58 quilômetros do centro de São Sebastião.
O secretário de Governo, Paulo Rogério Motta, afirmou que, enquanto a reforma administrativa não for votada pela Câmara, não há meios legais para recontratação dos funcionários e para reabertura dos postos.
"A população pode ficar tranquila, pois os postos serão reabertos assim que as prefeitura puder, de forma legal, recontratar os funcionários", afirmou Motta.
REESTRUTURAÇÃO - Segundo ele, haverá uma reestruturação dos postos da Enseada e do bairro de São Francisco, assim que forem reabertos. O posto da Enseada será transferido para o Centro de Informações Turísticas, às margens da rodovia Rio-Santos.
O gerente regional do Correios, Persival Sandrim, disse que, devido ao convênio mantido com a prefeitura, a empresa não tem como intervir na questão. Segundo ele, a entrega de correspondência poderá ser prejudicada em alguns bairros onde a entrega das cartas era feita nos próprios postos.
"Para postagem de correspondência, os usuários terão que utilizar as caixas de coleta instaladas nos bairros", disse. Segundo ele, a compra de selos pode ser feita em bancas ou comércios conveniados. (Fonte: ValeParaibano)

Turistas são feridos em São Sebastião
Polícia registra quatro roubos a residência no final de semana na costa sul

São Sebastião - Dois turistas ficaram feridos após reagirem a assaltos ocorridos no final de semana em bairros da costa sul de São Sebastião. A polícia ainda não tem pistas dos quatro assaltos registrados na região.
Na sexta-feira à noite, dois homens encapuzados e armados entraram na residência de J.E.M, 52 anos, de São Paulo, no bairro de Juquehy. Os assaltantes pularam o muro da residência de veraneio e surpreenderam o turista quando ele abria a geladeira.
Assustado, J.E.M apanhou algumas latas de cerveja e arremessou contra um dos assaltantes. Um deles atirou na direção do veranista, acertando-o no abdômem. Mesmo ferido, J.E.M. correu atrás dos dois, sem sucesso. O veranista foi socorrido ao Pronto-Socorro e passa bem.
Anteontem, um assaltante pulou o muro da residência de veraneio de R.N, de São Paulo, em Boiçucanga. O veranista, após ouvir os gritos de socorro de sua mulher, tentou reagir ao assalto e foi ferido no ombro. R.N. foi socorrido à Santa Casa da cidade, onde foi operado. A vítima não corre risco de morte, segundo informou o hospital.
A polícia registrou também um assalto em Boracéia, na casa de veraneio de I.U., 49 anos, de São Paulo, no domingo à noite. A vítima e sua família foram rendidos por quatros homens armados e encapuzados. Outros dois permaneceram no lado de fora da residência, dando cobertura ao assalto. Os assaltantes fugiram levando roupas, relógios e aparelhos celulares das vítimas.
PREVENÇÃO - O delegado do 2º Distrito Policial de Boiçucanga, Múcio Alvarenga, disse ontem que veranistas e turistas devem adotar medidas prevêntivas para evitarem os assaltos nos bairros da costa sul. (Fonte: ValeParaibano)

Equipe de Bocha feminina vence amistoso e continua a competir no Campeonato Joseense

São Sebastião - A equipe de Bocha feminina de São Sebastião venceu no domingo (31/07) a equipe Luso-Brasileiro em amistoso por 2 a 1, na casa do adversário em São José dos Campos. Segundo a Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer, no próximo sábado (06/08) a equipe vai à cidade de Santa Rita jogar contra a equipe Esportiva de São José pelo Campeonato Joseense de Bocha, na categoria de duplas. São Sebastião venceu o torneio no individual. O Campeonato iniciou em Julho. Neste ano a bocha já conquistou o vice-campeonato de dupla do 6º Torneio Metropolitano de Bocha (Rafa). A equipe feminina treina de segunda a quinta-feira, na quadra do Pontal da Cruz, às 19h. (Fonte: PMSS)

Malha joga pelo Campeonato Paulista em casa

São Sebastião - A Equipe de Malha de São Sebastião, composta por 16 jogadores, disputa no Clube da Malha no bairro Porto Grande, neste domingo, 07, a classificação para a segunda fase do Campeonato Paulista 2005 contra o time Piratininga de Caçapava. O jogo acontece às 9 horas.
Segundo o Presidente do Clube da Malha, Paulo Lindberg Gomes Oliveira, são quatro times na chave, o que totaliza 6 jogos para cada equipe, três em casa e três no campo adversário. “Por enquanto todos estão empatados, ninguém perdeu casa. Ainda temos jogos nesta fase, se todos os times permanecerem com esses resultados, as partidas serão decididas em campo neutro, ou seja, num local que não seja ‘casa’ de nenhum dos times”, disse.
O Presidente acrescenta que devem sair dois classificados da chave para a próxima fase. No último domingo (31/07), São Sebastião jogou contra Ferroviário de Pindamonhangaba, na casa do adversário, e perdeu por 2 a 0.
O time em 2002 foi campeão e busca novamente o título. Para conquistar a vaga, é obrigatório ser campeão ou vice da Liga de Taubaté, que encerrou em maio deste ano. A equipe sebastianense conquistou o vice-campeonato. Além disso, a equipe de malha sebastianense foi vice-campeã dos 49º Jogos Regionais.
O Clube da Malha está de portas abertas para interessados no esporte. As inscrições são gratuitas, no Clube Amigos da Malha, na rua Fausto César, número 38, ou no telefone 38930413. (Fonte: PMSS)

Prefeito reencaminha reforma administrativa à Câmara e acredita na aprovação

São Sebastião - O prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, pela segunda vez encaminhou, no dia 28 de julho, à Câmara o projeto da reforma administrativa. A reforma poderá entrar para votação nessa terça-feira, 02, em regime de urgência. Para isso se concretizar são necessárias sete assinaturas dos dez vereadores. O objetivo da reforma é dar agilidade para a administração pública, tornando-a mais dinâmica e menos burocrática, além de estar pautada no funcionário público.
O prefeito acredita que o projeto será votado amanhã. “Os vereadores precisam ver que a reforma administrativa será de extrema importância para os andamentos dos trabalhos dentro do Executivo”.
A atual administração faz hoje uso de apenas 68% dos cargos existentes na Prefeitura, sendo que desses, 73% são ocupados por servidores de carreira, um número nunca antes atingido por um governo municipal.
“Esse fato demonstra o comprometimento existente com o funcionalismo público municipal. Há secretarias que têm 96% dos seus cargos preenchidos por servidores públicos, como é o caso da Secretaria da Educação. Já a Secretaria da Fazenda tem 93% dos cargos ocupados por servidores de carreira”, esclarece o prefeito.
A reforma proposta pela administração implanta 13 secretarias municipais, com a criação da Secretaria das Subprefeituras, a Secretaria do Meio Ambiente e a Secretaria de Segurança Urbana, além da estruturação da Secretaria de Assuntos Jurídicos.
“Com a criação dessas novas secretarias serão criados apenas 43 novos cargos comissionados, que não serão necessariamente ocupados”.
Para a Secretaria de Segurança Urbana, serão contratados, através de concurso público, 60 agentes de segurança.
De acordo com o secretário de Administração, Alberto Carlini, a reforma também cria 93 cargos de encarregatura, que são exclusivos de servidores e que terão a gratificação que recebem aumentada de R$ 300 para R$ 500.
Além disso, com a reforma, o cargo de chefe de divisão também terá um aumento, passando de R$ 2.072,80 para 3.200,00, diminuindo assim as distâncias entre as chefias, sendo que a chefia de divisão comporta hoje o maior número de funcionários de carreira.
“É a administração priorizando o servidor público municipal”, avalia Alberto Carlini.
Junto com a reforma administrativa, o Executivo encaminhou um balanço com um impacto financeiro que a reforma administrativa provocará nos cofres públicos. (Fonte: PMSS)

Ligações para o SOS Samaritanos aumentaram 27% com linha 0800

São Sebastião - O número de atendimentos do SOS Samaritanos passou de 30 para 110 mensalmente. O motivo é a doação da linha 0800 realizada pela Prefeitura de São Sebastião no mês de maio deste ano. Além disso, o serviço voluntário tem servido de exemplo para as outras cidades, já que a unidade de São Sebastião é a primeira a ter linha de atendimento gratuito. Com a linha convencional a entidade tinha gastos de até R$ 200, não podendo atender ligações a cobrar. O valor era rateado entre os voluntários.
O trabalho do SOS Samaritanos, inspirado no Centro de Valorização da Vida (CVV), tem postos de atendimento em todo o país. De acordo com um dos plantonistas, que não quis se identificar, a entidade, que presta um valioso serviço de prevenção contra o suicídio pode agora ajudar um maior número de pessoas e que só tende a aumentar.
“A demanda é tanta que o número de voluntários não é suficiente. Queremos aumentar as horas, fazemos das 10 horas da manhã às 22 horas. Se conseguirmos mais voluntários a pretensão é de ficar até as 2 horas da manhã”.
Segundo o plantonista, o SOS Samaritanos presta assistência emocional e espiritual para pessoas que, sozinhas, não conseguem resolver ou suavizar os seus problemas. “O maior dos problemas é a solidão das pessoas, que mesmo com muita gente por perto continuam se sentindo só, não se abrem com ninguém. Conosco ele pode se abrir e mantemos a identidade em absoluto sigilo, o interessado não precisa nem se identificar”.
Nestes dois anos de existência, plantando sementes de alegria e otimismo, espalhando paz e esperança, o SOS Samaritanos de São Sebastião vem realizando, além dos atendimentos telefônicos, atendimentos pessoais na sua sede, localizada na rua Auta Pinder, 218, no Centro. O serviço conta atualmente com 20 plantonistas que doam quatro horas do seu tempo, semanalmente, pelo prazer de servir ao próximo. São voluntários cuja meta é oferecer ajuda às pessoas que têm dificuldades para suportar e superar dores, mágoas, frustrações, melindres, ressentimentos, perdas e enfermidades em geral, com palavras compreensivas e estimulantes, ouvindo sem repreensão, utilizando como ferramenta de trabalho apenas o telefone e a boa vontade. O número de atendimento é 0800-7700641. (Fonte: PMSS)

Câmara vota pedido de CEI para apurar infração político-administrativa do prefeito Juan Garcia

São Sebastião - A Câmara de São Sebastião vota hoje, 2, na primeira sessão ordinária após o recesso de julho, o pedido de abertura de uma CEI (Comissão Especial de Inquérito) para apurar infração político-administrativa cometida pelo prefeito Juan Garcia (PPS).
A denúncia foi apresentada pelo vereador Marcos Leopoldino (PSDB), no final do mês de junho de 2.005, e trata, especialmente, da readmissão do prefeito como servidor público municipal.
Tal procedimento foi efetivado com base no decreto municipal 3.026/05, o qual delegou poderes ao atual secretário de Assuntos Jurídicos para expedir portarias de readmissão e reintegração de servidores, mas que foi suspenso por meio de projeto de decreto legislativo, aprovado por unanimidade pelos vereadores em 15 de março passado.
O assunto foi, inclusive, objeto de inquérito civil pelo Ministério Público, que se manifestou favorável a iniciativa do Poder Legislativo. O próprio Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo decidiu pela manutenção do decreto legislativo, ou seja, pela suspensão do decreto municipal 3.026/05, o que inviabiliza a readmissão do prefeito.
Há ainda a lei complementar 025/02, que revogou o artigo referente a readmissão do Estatuto do Servidor Público Municipal.
Segundo nota técnica da procuradoria jurídica da Câmara, nota-se que o pedido de instauração da CEI obedece à quantidade mínima de 1/3 para apresentar a acusação. “Em face da regularidade da parte processual da denúncia, cabe ao presidente da Casa, levar a denúncia a Plenário para que se faça a leitura e posterior apresentação do decreto legislativo para votação, que conterá, inclusive, a composição da comissão com seus respectivos membros”, escreve o procurador Onofre Santos Neto.
Os vereadores também votam mais cinco projetos: o que reorganiza o Conselho Municipal de Turismo, o Fundo Municipal de Turismo; o que dispõe sobre a adaptação de listas de preços e cardápios em bares, lanchonetes, restaurantes e estabelecimentos similares ao uso de deficientes visuais; o que institui a Semana Municipal de Deficientes; e os que concedem títulos de cidadão sebastianense.
Além de 24 requerimentos, dois pareceres ainda devem ser votados, um destinado a proposta que autoriza o município a contribuir para a ABRAMT (Associação Brasileira dos Municípios com Terminais Marítimos) e o outro que modifica o artigo 1º da lei 500/86, mudando o nome da instituição ‘Casa do Menor’ para ‘Casa da Criança e do Adolescente’.
Também serão lidos oito projetos: dois que alteram denominação de via pública; um que dispõe sobre a obrigatoriedade de atendimento sem filas nas agências bancárias; o que autoriza o Poder Executivo a celebrar convênio com a Secretaria de Patrimônio da União (SPU); o que altera dispositivos da lei 1.077/95, que estabelece normas para execução de serviços de transportes de passageiros em veículos de aluguel providos por taxímetro; o que muda artigos do Código Tributário e o que trata da concessão de passe livre aos portadores de deficiências. Além disso, duas moções de aplausos, o veto total ao projeto que define normas para instalação de toldos em edificações, e cerca de 83 indicações devem ser lidos.
A reforma administrativa, de autoria do Poder Executivo, está sendo analisada pela procuradoria da Casa para verificar a possibilidade de ser colocada em discussão. A pauta, no entanto, pode sofrer alterações. (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

“Sou solidário ao PH”: diz Kotian

São Sebastião - O vereador Modesto Koji Ono, o Kotian (PTB), declarou que é solidário ao secretário de Educação, Paulo Henrique Santana, o “P.H”, que pediu exoneração do cargo na última segunda-feira.
Santana declarou em entrevista divulgada em uma rádio local que o prefeito Juan Manoel Pons Garcia (PPS) não cumpriu as promessas de campanha. De acordo com o secretário, o Chefe do Executivo não deu prosseguimento às negociações sobre o aterro da baleia e não conduziu a reforma administrativa dentro do prazo de seis meses. “Tínhamos um prazo estipulado, mas este limite acabou nesta segunda-feira”, disse PH.
Segundo o vice-prefeito, houve boicote aos funcionários da prefeitura e a gestão não tem sido participativa. “Notei que há distanciamento da secretaria de Educação junto ao prefeito. Em sete meses de governo, não houve nenhuma ação favorecendo a Secretaria da Juventude", comentou.
O secretário também criticou Juan citando seu arrependimento , já que o defendeu acreditando nos compromissos, que não houve.
Kotian afirmou que também não concorda com a maneira centralizadora como Juan está administrando o Executivo. “Fui bem claro em uma carta que foi divulgada na mídia, no qual exponho minha preocupação exclusivamente para o bem de São Sebastião”, frisou.
O vereador ainda comentou que seu posicionamento tem sido este durante o primeiro semestre e rebateu algumas notas divulgadas em jornais. “Vou votar na reforma administrativa porque foram modificados alguns itens com êxito. Concordo com a aberturda da CEI (Comissão Especial de Inquérito), porém não voto na cassação porque desgasta a imagem do prefeito, conseqüentemente, prejudicando o nosso município – o que não é bom para todos nós”, disse.
Kotian ainda concluiu dizendo que não é da base governista. “Sou participativo, opino a favor do município. Quando é pra criticar, critico e quando é para elogiar as boas atuações do Executivo e do Legislativo, assim o faço”, falou.
O vice-presidente da Câmara divulgou também que fica sentido com o pedido de exoneração e acha que a Educação irá perder muito com a saída de Paulo Henrique. “Também não consinto com a maneira como o sr. Prefeito está dirigindo a administração pública. Sou solidário ao PH e espero que o trabalho dele seja tão bom quanto o realizado na Educação, porém agora como vice-prefeito desta cidade”, finalizou.
Sessão de Terça - Kotian apresenta duas indicações na primeira legislatura do segundo semestre nesta terça-feira.
A primeira refere-se à colocação de bolotas de concreto na calçada (entrada e saída) do píer do Pontal da Cruz. Segundo Kotian, o local está sendo, esporadicamente, invadido por carros. "Isto é proibido por lei municipal e tem acontecido às vezes", declarou. O vereador ressaltou que sua assessoria de imprensa entrou em contato com o secretário de Obras de Caraguatatuba. "Entramos em contato e ele mostrou como é feito o trabalho naquela localidade", disse. As bolotas de concreto são chumbadas meio metro para baixo da calçada, impossibilitando a passagem de carros, na praia do Centro de Caraguá e também na praia da Cocanha, região sul de Caraguá.
Já a segunda indicação diz respeito à reforma de placas de sinalização entre a região central da cidade até às proximidades do bairro do Arrastão. Para o vereador, há necessidade de que se faça algo. "Os letreiros das placas com indicações de ruas, bairros e cidades estão todos apagados, e isto é ruim tanto para o munícipe que já conhece a região, quanto para o turista que nos visita.
Outro requerimento o vereador apresenta nesta terça. Este documento pede cópias do antigo contrato da prefeitura com as APMs (Associações de Pais e Mestres) da creche da Topolândia e cópias do novo contrato firmado com a nova administração pública do município.
Já um Projeto de Lei será provavelmente encaminhado à Mesa Diretora. Este será substitutivo à Lei do Deficiciente em São Sebastião, que foi modificado pelo parlamentar em vários aspectos. "Esperamos que nosso projeto seja analisado e o Executivo se sensibilize com esta faixa de população que necessita de cuidados especiais", concluiu Kotian. (Fonte: Assessoria do Vereador Kotian)

Thiago Camarão vence em casa e levanta a torcida em Cambury

São Sebastião - Depois de 18 anos sem sediar um grande campeonato, finalmente a praia de Cambury quebrou o ‘jejum’ e em grande estilo. A vitória do sebastianense Thiago Camarão, de Juquehy no campeonato de surf Billabong Pro Teen Series 2005, realizado entre os dias 29 e 31 de julho, em Cambury, fez a felicidade da torcida local e visitantes, que durante os três dias ensolarados do evento marcaram presença. No Billabong Junior Girls Series, a versão feminina, Taís de Almeida, de Saquarema, confirmou o favoritismo. As duas disputas abriram as seletivas sul-americanas para o Mundial Profissional Sub-20, que será realizado em janeiro na Austrália.
Pela vitória o campeão no masculino, Camarão, faturou US$ 1.8 mil e lidera a corrida pelas cinco vagas oferecidas para a equipe brasileira no mundial. Bastante acostumado às condições do mar, Camarão não teve dificuldades para superar Giancarlo Zampieri, segundo colocado, Alejo Muniz, terceiro, e Eduardo Rolins, quarto colocado.
“Sempre quis vencer um campeonato em casa. Quero agradecer muito à torcida local e à minha família. Quero ir para esse mundial, vou morder esses gringos, estou instigado”, comemorou o surfista de 17 anos, que somou 11,83 pontos na final, contra 8,27 de Giancarlo, 7,83 de Muniz e 5,77 de Rolins.
O Billabong Pro Teen Series e o Billabong Junior Girls Series terão duas etapas e vão classificar os melhores do ranking para o Billabong World Junior Champs que acontece em janeiro na Austrália, reunindo os melhores de cada continente.
No masculino serão cinco vagas e no feminino, que estréia no Mundial, serão duas atletas participando. A disputa decisiva está marcada para os dias 30 de setembro, 1 e 2 de outubro no litoral catarinense, novamente valendo uma premiação de US$ 7 mil.
Disputa acirrada - A cada bateria as ondas se tornavam mais escassas e na final a demora entre as séries deixou a disputa bastante acirrada e cada centésimo poderia decidir a bateria. Depois de muitas ondas fracas e notas baixas de todos os atletas, em sua quarta onda Camarão pontuou 5,5 e já pulou para a liderança.
Enquanto os adversários tentavam a qualquer custo pontuar nas direitas que quebravam em frente ao palanque dos juizes, Camarão encontrou mais uma boa direita, decolou em um aéreo 360, voltou e finalizou com mais uma decolada na junção, sacramentando a vitória com nota 6.33, a mais alta da disputa.
Mais premiações - No domingo, antes da final rolou o Von Zipper Air Show, bateria especial de aéreos e vencida pelo atual campeão mundial Junior Pablo Paulino, que levantou o público ao mandar dois belos aéreos para faturar o prêmio de R$ 500.
Eduardo Rolins foi o autor do único 10 da prova, obtido nas oitavas, faturando portanto, R$ 500 da Kustom Best Wave pela melhor nota do campeonato.
Parcerias pelo social - A etapa de realização da Billabong teve a colaboração da Federação Paulista de Surf e apoios da Ascam (Associação de Surf de Cambury), Prefeitura Municipal de São Sebastião e da Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer.
Representando a Prefeitura esteve o vice-prefeito e secretário da Educação, Paulo Henrique Santana, o secretário de Turismo, Júlio Buzi, o assessor da Sub-prefeitura Amilton Pacheco e as diretoras da secretaria da Juventude, Esportes e Lazer, Neila Ítavo e Raquel Buzi. O vice-prefeito, que fez questão de comparecer todos os dias do evento, destacou sua intenção em ampliar as parcerias com a marca e incentivar o esporte . “Precisamos valorizar estas inciativas, que além de lazer, proporcionam a propagação do esporte e divulgam o nome da cidade”, disse.
Ele também agradeceu ao esforço dos atletas sebastianenses. “Parabéns ao Camarão e a todos os outros locais que competiram e mostraram garra como o Tide, o Miguel Pupo, o Robson, o Igor, o Xande, entre outros. A Costa Sul mostra mais uma vez que tem força também no esporte, podendo formar grandes atletas”, concluiu.
O evento também se destacou por ter adotado uma proposta ecologicamente correta, com estrutura toda feita em madeira, bambu e palha. “Trouxemos um pouco do conceito do espírito do surf”, explicou Daniel Friedmann, diretor-técnico da competição.
Os palanques, montados em frente ao QG da Billabong, na praia de Cambury, segundo um dos organizadores do evento, José Paulo, permanecerão até o final do ano para que outros compeonatos possam ser realizados. “Diante do apoio que recebemos da ASCAM e da Prefeitura, investimos em uma estrutura que não agredisse o ambiente. Pretendemos utiliza-las em outros campeonatos sociais que queremos desenvolver aqui”, finalizou.
A Prefeitura e a marca Billabong já desenvolvem um projeto em parceria, trata-se do “Bom na Escola, Bom no Surfe”. O projeto que atende aproximadamente 120 alunos por ano, com idades entre 10 e 16 anos, da Escola Estadual Walkir Vergani, em Boiçucanga, recebe o apoio da Prefeitura, que fornece transporte e da marca Billabong que disponibiliza todo o equipamento necessário para as aulas. Os instrutores são voluntários que gostam do esporte e repassam para as crianças as noções do esporte.
O Billabong Pro Teen Series e o Billabong Junior Girls Series têm o apoio de Kyw Boardstore, Surftrip, Central Surf, Brasilboards, Hot Water, Jungle Beach, Krokodilu’s, Tahai, Tropical Island e Uluwatu. Divulgação: Revistas Fluir e Fluir Girls e Waves.Terra.

Resultado do Billabong Pro Teen Series 2005
1 Thiago Camarão – São Sebastião (SP) - 1.000 pontos (US$ 1.8 mil de prêmio)
2 Giancarlo Zampieri – Florianópolis (SC) - 860 pontos (US$ 1 mil)
3 Alejo Muniz – Bombinhas (SC) - 730 pontos (US$ 700)
4 Eduardo Rolins – Saquarema (RJ) - 670 pontos (US$ 500)
5 Jefferson Silva – Bertioga (SP) - 610 pontos (US$ 300)
5 Flávio Ferreira- Serra (ES) - 610 pontos (US$ 300)
7 Ricardo Wendhausen – Florianópolis (SC) - 555 pontos (US$ 200)
7 Emerson Piai – Praia Grande (SP) - 555 pontos (US$ 200)
9 Aristides Tavares – São Sebastião (SP) - 500 pontos
9 Felipe Martins – Fortaleza (CE) - 500 pontos
9 Martins Bernardo – Fortaleza (CE) - 500 pontos
9 Jorge Spanner – Rio de Janeiro (RJ) - 500 pontos
13 Leandro Santos – Guarujá (SP) - 450 pontos
13 Amani Valentin – Ilha do Mel (PR) - 450 pontos
13 Alan Donato – Ipojuca (PE) - 450 pontos
13 Bruno Caraça – Guarujá (SP) - 450 pontos

Kustom Best Wave – Eduardo Rolins – Saquarema (RJ) – Nota 10 – R$ 500

Resultado do Billabong Junior Girls Series 2005
1 Taís de Almeida - Saquarema (RJ) - 1.000 pontos (US$ 750)
2 Diana Cristina – Baía da Traição (PB) - 860 pontos (US$ 450)
3 Marina Werneck – Florianópolis (SC) - 730 pontos (US$ 300)
4 Bruna Schmitz – Matinhos (PR) - 670 pontos (US$ 200)
5 Luana Prado – Ubatuba (SP) - 610 pontos (US$ 100)
5 Gabriela Teixeira – Búzios (RJ) - 610 pontos (US$ 100)
7 Nathalie Martins – Pontal do Paraná (PR) - 555 pontos (US$ 50)
7 Monik Santos – Ipojuca (PE) - 555 pontos (US$ 50)
9 Luiza Roman – Ubatuba (SP) - 500 pontos
9 Luana Coutinho – Ubatuba (SP) - 500 pontos
9 Jéssica Marques – São Vicente (SP) - 500 pontos
9 Michelle dês Bouillons – Rio de Janeiro (RJ) - 500 pontos
13 Gisele Garcia – Santos (SP) - 450 pontos
13 Leila Eustáquio – Ubatuba (SP) - 450 pontos
13 Iris Santos – Santos (SP) - 450 pontos
13 Camila Callado – Guarujá (SP) 450 pontos (Fonte: Fama Assessoria)
 
Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Ubatuba

Morre Olga Sisla

Ubatuba - Faleceu ontem em São Paulo, aos 93 anos, Olga Sisla, presidente vitalícia da Associação dos Moradores da Praia Vermelha do Sul, em Ubatuba.
"Dona" Olga, como era conhecida, foi fundadora da associação, onde desde 1970, lutou pelo equilíbrio entre a preservação e a qualidade de vida dos moradores do bairro.
Defensora dos interesses da região, Olga Sisla sempre se manteve fiel aos princípios que norteavam sua administração junto a Praia Vermelha, hoje um exemplo de sucesso em termos de Associação de Bairros.
O enterro será hoje, as 16 horas, no cemitério do Morumbi, em São Paulo.

CPI de Ubatuba ouve ex-secretário

Ubatuba - O ex-secretário de Administração da Prefeitura de Ubatuba, Marino Jacob, prestou depoimento ontem aos membros da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) que apura o desvio de dinheiro da folha de pagamento da prefeitura entre 2001 e maio deste ano. O depoimento durou cerca de três horas. Jacob foi quem alertou a prefeitura sobre possível desvio de dinheiro da folha de pagamento por parte do ex-servidor Alvelino Almeida da Cruz Júnior, afastado de suas funções pelo prefeito Eduardo César (PL). Segundo apurou a comissão de sindicância instaurada pela prefeitura cerca de R$ 700 mil foram desviados dos cofres públicos. (Fonte: ValeParaibano)

Ingá terá 20 horários diários para transporte de estudantes
Das 06:55 às 18:30 a linha atenderá a dez núcleos comunitário com 20 horários

Ubatuba - No último sábado 30, o administrador da Regional Sul Mario Clarassoti, recebeu o técnico Cláudio Campos da Empresa de Transporte Coletivo Urbano “Cidade de Ubatuba”, para conclusão dos trabalhos de extensão da linha que serve aos estudantes da região, agora atendendo aos usuários da Rua 23, Rua André Pereira, Rodão da Mata, Estrada do Ingá, Estrada do Sertão da Quina, Jardim Beira Rio, Vila Santana, Araribá, Rio da Prata e Caçandoca, com vinte horários diários à partir dessa segunda, dia 1/8.
Durante o encontro, o presidente da Associação do Ingá, Joeder Feijó, Cláudio Campos e Clarassoti, realizaram inspeção ao longo do trecho, demarcando locais onde serão instaladas as placas indicativas de ponto de ônibus, para melhor orientação aos usuários.
“Agora estamos lutando por uma linha regular para que toda a comunidade, como trabalhadores, donas-de-casa e visitantes possam ser atendidos, além dos estudantes”, disse Feijó.
A Regional executou serviços de manutenção mais uma vez ao longo da estrada, melhorando o leito carroçável em seus pontos mais críticos. “A exemplo de outros bairros, estamos atendendo sempre às solicitações do Ingá, não somente nesse caso, mas também em todos os quesitos em que, dentro de nossas condições administrativas e sintonizados com os anseios do prefeito Eduardo César”, disse Clarassoti. (Fonte: Magalhães)

Regional inicia serviços gerais na estrada do Corcovado
Reivindicações foram levantadas durante reunião no bairro

Ubatuba - No último dia 28/07, foi realizada reunião com a comunidade do Corcovado, representantes da Regional Sul, vereadora Luciana Resende e pessoal da Secretaria Municipal de Saúde (médicos Dr. Soveral, Dr. Caio; enfermeiras Fernanda e Fátima; e Xandeco, da saúde coletiva), além de líderes comunitários.
Durante o encontro, a comunidade ouviu atentamente as explanações dos representantes municipais e nessa segunda-feira 01/08, foram iniciados os serviços de limpeza nas margens da estrada e melhoramento no leito carroçável do trajeto que corta o bairro.
“Estamos iniciando os trabalhos de limpeza e conservação e em breve estaremos realizando uma série de atividades que deverá envolver diversas secretarias municipais. O importante desse trabalho é a participação permanente da comunidade, que vem trabalhando em parceria conosco. Foi de grande importância a participação de prepostos da secretaria de saúde, que esclareceram dúvidas sobre a questão da água utilizada pela população local, entre outras informações importantes” declarou Clarassoti. (Fonte: Magalhães)

Concurso de Pipas vai colorir o céu de Ubatuba

Ubatuba - O departamento de Recreação da Secretaria de Esporte e Lazer de Ubatuba realiza no próximo dia 14, na Praia do Perequê Açu, o Concurso de Pipas. Realizado com sucesso absoluto durante muitos anos, onde centenas de moradores e turistas participavam, desenvolvendo a criatividade, organização e espírito de competição, o concurso de pipas volta, com o objetivo de resgatar atividades tradicionais da cidade.
As pipas serão premiadas nas categorias Maior, Beleza e Originalidade. O uso de cerol é proibido. As inscrições podem ser feitas no local do evento, à partir das 9h e cada categoria será julgada em separado, devendo as pipas permanecer no ar durante todo o período de julgamento.
O Concurso de Pipas tem o apoio do Quiosque São Lourenço, Restaurante Senzala, Ótica Alvorada, Cia do Suco, Restaurante Tortilhão, Hlera Vídeo Bar e Vereador Mico.
Curiosidades: A Pipa é muito antiga, é originária da China e já era conhecida na Ásia sendo difundida pelo mundo a partir do contato com os Europeus.
Nomes da pipa pelo mundo: Kite (Inglaterra, E.U.A.), Cerf volant (França), Cometa (Espanha), Aquilone (Itália), Drachen (Alemanha), Volantin (Chile), Tayara (Líbano), Takô (Japão)
No Brasil os nomes variam conforme a região: Pipa (em São Paulo e no Rio de Janeiro), Pandorga (no sul do país), Arraia (na Bahia), Maranhão (no Maranhão) e Tapioca, Balde ou Quadrado (em todo o Nordeste), Capucheta ( feita apenas com uma folha de jornal).
Empinar pipa é uma atividade que possui até vocabulário próprio. Fazem parte dele palavras como arriar (abaixar a pipa para recolhê-la ou cortar outra), chapar (encontro de duas pipas de modo que se enrosquem sem se cortar), corrupio (pipa rodando no alto), tentear (usar uma das mãos para dar puxões na linha, fazendo a pipa subir), debicar (movimento contrário, para baixo). (Fonte: PMU)

Representantes do Projeto Guri visitam Ubatuba

Ubatuba - Na última sexta-feira, 29, Ubatuba recebeu a visita de duas representantes do Projeto Guri. Graziela Renata, sub-gerente do Cone Leste Paulista e Josane Selma Pires, supervisora do Projeto no Vale do Paraíba e Litoral Norte estiveram em Ubatuba e conheceram as instalações do Terminal Turístico, na praia do Perequê-Açu. Foram por José Roberto Junior, representante da Prefeitura para a região norte e pelo folclorista da Fundart, Nei Martins.
A visita teve como intuito uma avaliação do espaço físico que o Projeto irá utilizar. “Agora que conhecemos o local passaremos as informações aos nossos técnicos que dirão quais cursos serão implantados, mas já adiantamos que tentaremos implantar o curso de rebeca”, explicou Graziela.
Cerca de 250 crianças carentes de Ubatuba, na faixa etária de 8 a 18 anos e que estejam estudando regularmente serão beneficiadas. O Projeto Guri foi criado em 1995 pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo. É um empreendimento sócio-cultural que consiste na socialização através da música, visando a formação de orquestras-escola, corais e grupos musicais. (Fonte: PMU)

Ubatuba discute metas para implantação do Sistema Único de Assistência Social

Ubatuba - O Conselho Municipal de Assistência Social (COMAS) promove no próximo dia 10 a 1ª Reunião Ampliada Municipal de Assistência Social. O objetivo da reunião é traçar as dez metas e estratégias a serem alcançadas para a implementação do SUAS (Sistema Único de Assistência Social).
A solenidade de abertura contará com a presença do prefeito Eduardo César e de outras autoridades, como o presidente do COMAS, José Lucas dos Santos, da secretária municipal de Assistência Social, Kátia Nunes e de um representante do CONSEAS (Conselho Estadual de Assistência Social), além de representantes da sociedade civil.
Durante todo o dia, serão discutidos temas como a Lei Orgânica de Assistência Social, Plano Nacional de Assistência Social, a situação atual da gestão, financiamento e controle social da Assistência Social em cada esfera de governo e outros temas de interesse local e regional. No final dos trabalhos serão eleitos delegados que representarão Ubatuba na Conferência Regional de Assistência Social.
A 1ª Reunião Ampliada Municipal de Assistência Social acontece na Associação Comercial de Ubatuba, no dia 10, à partir das 8h, e conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Ubatuba, Banco do Brasil e Associação Comercial. As entidades interessadas em participar podem solicitar credenciamento na Casa dos Conselhos, que fica à rua Paraná, 257. Maiores informações através do telefone 3832-4400. (Fonte: PMU)

Agosto movimentado para a Melhor Idade em Ubatuba

Ubatuba - O projeto Atividade Física e Cidadania da Secretaria de Esporte e Lazer da Prefeitura de Ubatuba em parceria com o Fundo Social de Solidariedade promovem nesta sexta-feira, 5, o Baile da Melhor Idade, no Tubão. O baile dá início a uma série de atividades destinadas à Melhor Idade, que incluem também o concurso de Miss e Mister e o Torneio da Melhor Idade.
O Baile da Melhor Idade começa às 20h e o ingresso será um quilo de alimento não perecível. A arrecadação será destinada ao Fundo Social de Solidariedade.
No dia 19, à partir das 18h30 acontece o concurso de Miss e Mister Melhor Idade. O concurso definirá os representantes de Ubatuba para a disputa estadual de 2006. Os candidatos serão avaliados em beleza, elegância, simpatia e desenvoltura em duas categorias, 50 a 59 anos e acima de 60 anos.
Torneio - No dia 20, à partir das 9h, no Tubão e na Piscina Municipal acontece a primeira etapa do Torneio da Melhor Idade. O evento será disputado em três fases (as próximas acontecem em outubro e dezembro) e os participantes vão somando pontos conforme a classificação obtida. Os vencedores de cada categoria representarão Ubatuba nos Jogos Regionais do Idoso em 2006, em cidade a ser definida.
As modalidades em disputa são: atletismo, bocha, buraco, dança de salão, damas, dominó, malha, natação, tênis de mesa, truco, vôlei adaptado e xadrez. As inscrições podem ser feitas nos bairros onde o projeto está implantado e na Secretaria de Esporte e Lazer. Informações podem ser obtidas através do telefone 3833-3818. (Fonte: PMU)

Atleta Módulo recebe troféu do Circuito Melhores do Brasil

Ubatuba - O atleta Wladimir Rojo Vega (Chileno), de Ubatuba, que cursa o 4º semestre de Educação Física nas Faculdades Integradas Módulo e que também integra o programa bolsa esporte, recebeu das mãos do Secretário de Esportes e Lazer da cidade de Ubatuba, José Luiz Bittencurt Jr., o troféu de CAMPEÃO do ‘Circuito Melhores do Brasil de 2004’.
O Circuito dos Melhores do Brasil de 2004 é promovido pela F.E.S.P. - Federação do Estado de São Paulo de Jiu-Jitsu, e visa promover lutas com os melhores atletas do país. A F.E.S.P. entregou a premiação do ano passado, somente no final do mês de junho de 2005, no Campeonato Paulista.
O troféu foi entregue a Wladimir no final do mês de Julho, porque o atleta encontrava-se no exterior e depois na disputa dos 49º Jogos Regionais, em Caraguatatuba.
Wladimir (Chileno) aproveita a oportunidade para agradecer as Faculdades Integradas Módulo, empresário Virgílio César Barroso Pinto, Academia Força Ativa, Auto Clean e Secretária de Esportes e Lazer de Ubatuba, pelo apoio dado para que pudesse lutar neste circuito, considerado tão importante no cenário brasileiro do Jiu-jitsu. (Fonte: Módulo)

Brasileiro Master Pro completa o número de vagas
A competição, que reunirá os pioneiros do surf profissional brasileiro, já está com as suas vagas preenchidas

Ubatuba - A confirmação de que a procura seria intensa foi comprovada. As vagas para o 1o Campeonato Brasileiro Profissional Master, nas categorias Master e Gran Master, já foram todas preenchidas. A competição reunirá os grandes nomes do surf profissional brasileiro na praia de Itamambuca, em Ubatuba, Litoral Norte do Estado de São Paulo, entre os dias 6 e 7 de agosto, e distribuirá R$ 25 mil em premiação.
"Já esperávamos que a procura seria intensa", afirma Marcelo Andrade, diretor executivo da Associação Brasileira de Surf Profissional. Segundo ele, os atletas que fizeram o deposito, sem consultar a ABRASP, devem entrar em contato com a entidade para evitar que cheguem em Itamambuca sem poder participar da competição.
O evento será inédito no Brasil e reunirá os surfistas da década de 80 que fizeram história no esporte. "Muito mais que um simples campeonato, o evento será uma homenagem aos surfistas de uma geração de ouro do surf brasileiro. Muitos foram e ainda são ídolos e raramente são lembrados pela mídia especializada", diz Maurício Fagundes, proprietário da South to South, empresa patrocinadora do evento.
Fazendo parte da geração de pioneiros do esporte está José Carlos Maciel Rennó. Considerado um dos embaixadores do surf brasileiro, Zecão, como é conhecido, está inscrito na categoria Gran Master. Aos 42 anos, ele parabeniza a iniciativa do evento. "Eles estão demonstrando um grande respeito e reconhecimento com a galera que começou tudo isso. É uma bela e inteligente atitude, estão todos de parabéns".
Atual campeão ubatubense Master, Zecão permaneceu competindo nos circuitos da ABRASP nos anos 80 até a metade dos anos 90. "Eu ainda me considero um profissional, pois vivo do surf. Isso faz 30 anos desde o meu primeiro patrocínio, que foi as pranchas Squalo, do Paulo Issa", recorda. Hoje, Zecão passa todo o seu conhecimento para crianças carentes em sua escola de surf que fica em Itamambuca, além de ter uma pousada na cidade e uma fábrica de pranchas.
Além de Zecão, outros grandes nomes já confirmaram presença. Na Gran Master, para atletas de 41 anos em diante, estão Ricardo Bocão, Almir Salazar, David Husadel, Neno do Tombo, Joca Seco, Luiz Neguinho, Rodolfo Lima, Marcelo Boscoli, Marcos Brasa, Walter Paes, Miguel Kury, Helio Bittencourt e Claudio Marroquim.
Na Master as feras Dadá Figueiredo, Carlos Kxot, Daniel Miranda, Fábio Quencas, Guto Carvalho, Icaro Cavalheiro, Jorge Bayley, José Roberto Annibal, Léo Chinês, Magnus Dias, Paulo Zulu, Pedro Muller, Piu Pereira, Ricardo Tatuí, Sergio Noronha, Tekinho do Tombo, Zé Paulo, Alexandre Herdy, Guto Medici e os tops do Super Surf Tadeu Pereira, Jojó de Olivença e Wagner Pupo serão os representantes com 35 anos em diante.
Nova sede - As crianças da Escola Zecão de Surf terão um dia especial na abertura do campeonato. No sábado, dia 6, será reinaugurada a escolinha, que teve todos os seus equipamentos queimados em um incêndio ocorrido na madrugada do dia 24 de fevereiro.
"Será um dia especial para todos nós e queremos aproveitar o campeonato onde estão os pioneiros do esporte e presentear as crianças, não só com a presença deles, mas com a reinauguração da sede", comenta Zecão que atende mais de 60 crianças carentes da região.
"O nosso convidado de honra será o prefeito da cidade, Eduardo César, que fará uma aula conosco. Ele tem sido um dos grandes responsáveis para que Ubatuba seja reconhecida como a Capital do Surf", diz.
Categorias - As categorias em jogo são Master (64 vagas, para nascidos até 1970), com premiação de R$ 20 mil e Gran Master (32 vagas, para nascidos até 1964), distribuindo R$ 5 mil. Os atletas que efetuaram o depósito sem entrar em contato com a ABRASP, devem ligar para a entidade pelos telefones (21) 2223-0614 ou (48) 232-1009.
O 1o Campeonato Brasileiro Profissional Master tem o patrocínio principal da South to South. Apoio: Sky Artes Gráficas, Adina, Sticle, Prefeitura de Ubatuba, Associação Ubatuba de Surf. Divulgação: Revista Hardcore, Alma Surf e Jornal Drop. Organização: ABRASP (Associação Brasileira de Surf Profissional) (Fonte: Fama Assessoria)
 
Ação Litoral
 
Artigo Topo

Falta de coragem ou fisiologismo na Câmara de Ubatuba?
Luiz Moura

Hoje, nossos vereadores voltam das férias. Foi o segundo mês de férias em 7 (sete) meses de mandato. É de aproximadamente R$ 3.200,00 (três mil e duzentos reais) o valor do "salário" que cada vereador de Ubatuba recebe mensalmente.
Saber que na primeira sessão após o recesso, os vereadores não discutirão projetos de leis, mas sim moções, pedidos de informações e requerimentos, faz com que, cada vez mais, fique patente o desvio da função primordial de nosso legislativo municipal. Atualmente ele faz as vezes de uma secretaria de promoção social e uma ouvidoria da prefeitura, enquanto o projeto de mudança da legislação de uso e ocupação do solo jaz adormecido em alguma gaveta e o estudo para a modernização da legislação sequer foi aventado.
Errei ao pensar que o petista Jairo dos Santos teria coragem de propor instrumento legal que extinguisse o recesso legislativo no mês de julho. Afinal, o PT não considera todos os trabalhadores como iguais? Qual a razão dos vereadores de Ubatuba terem 49 dias de férias a mais que os trabalhadores brasileiros?
O recesso (do legislativo municipal) no mês de julho é desnecessário. Ele pode ser considerado uma afronta aos demais trabalhadores que conseguem produzir seu serviço e desfrutam de 30 dias de descanso (por ano). Os legisladores deveriam ter do mesmo tempo.
O sistema atual é pernicioso. Induz os novos ao fisiologismo. O vereador em início de mandato toma posse no dia 1º de janeiro e já entra de férias por 30 dias. Após 5 (cinco) meses de "trabalho", mais uma vez, lá vêm novas férias. Agora são 31 dias corridos. Mais quatro meses e meio de "labuta" e tome lá mais 48 (quarenta e oito) dias (17 dias em dezembro e 31 dias em janeiro) completando assim um círculo vicioso que, como o próprio nome diz, vicia.
Os recessos parlamentares foram criados para que os deputados e senadores, estando na Câmara dos Deputados e no Senado, longe de seus redutos eleitorais, pudessem voltar às suas cidades, mantendo assim contato constante com sua região. Os vereadores, mesmo não tendo a necessidade de viajar para encontrar seus eleitores, embarcaram nesta canoa. E que bela canoa... Dela não querem mais sair.
A população de Ubatuba, neste momento em que o Brasil inteiro vê o mar de lama revelado nas CPIs e CPMIs, espera de seus legisladores, a atitude corajosa e progressista que muitas vezes fez o destaque de nossa Casa de Leis. Sigam o exemplo do Legislativo do município paulista Santana de Parnaíba que já em 2004 pôs fim no recesso de julho, afinal o interesse coletivo e a realização do bem comum devem nortear o mandato eletivo.
Com a diminuição de tantos privilégios, o trabalhador comum se identificará mais com seus representantes.

Luiz Moura
Ubatuba, SP

Opinião Topo

Mudando de assunto
Ronaldo Dias
(flash-back de 2001)

Muitas "receitas" são sugeridas para o desenvolvimento do turismo em nosso município. Dizem, até mesmo, que a COMTUR ressurgirá das cinzas para dinamizar esta única atividade econômica (até agora encontrada) que pode colocar feijão nas nossas panelas. Receitas complexas e custosas do tipo “reconstrução do aeroporto para receber aeronaves de grande porte; centro de convenções; construção de portais; divulgação maciça na mídia e no trade nacional e internacional, realização de grandes “eventos”, eco turismo e por aí a fora, tem aparecido. Cada uma delas, defendida ferrenhamente como se fosse única e inexorável. As mais simples, acreditam que infra estrutura turística é a proliferação de quiosques com som ao vivo(de decibéis insuportáveis até altas horas da madrugada); carrinhos de ambulantes(que tomaram conta das calçadas); feirinhas paraguaias(com espaço público próprio) embaladas com apresentações (já insuportáveis) de música andina); passeios de burricos pelos passeios públicos; trenzinhos que atravancam o trânsito (já caótico). Quais defensores destas idéias seriam os mais “iluminados”? Quais, dessas ideais e ou atividades, poderiam, ou já estariam, contribuindo com o nosso desenvolvimento turístico? Quem sabe o conjunto delas? Para um município de tão parcos recursos, tão desgastado por tantas insanas tentativas do passado, recente e remoto, continua (infelizmente) no seu velho e surrado caminho. O turismo, dizem os “especialistas”, começa pela cultura, identidade e personalidade do povo. Esses fatores é que determinam o “perfil” do município. Claro! É na verdade como este povo “TRATA” e “VIVE” a sua cidade. Claro, também, que sofrermos alterações culturais, nos usos e costumes com a migração desordenada, tão grande, que já temos dificuldades na identificação de “motivos” caiçaras. Algo assim, tão forte, como uma alteração do RG do município. Todas essas idéias e fatores, não deixam de ser uma “atração” turística. Mesmo as “defeituosas”. O que falta, na verdade, e tem passado desapercebido, é o básico!Imaginem!!! O básico. Sim, a condição básica do turismo, que é “bem receber”. Caros leitores, quando algum de vocês vai dar uma festa, por exemplo, o casamento de uma filha. Uma festa se assemelha em muito com os preparativos para o turismo. Se a tal festa de casamento estivesse marcada para aqui a 3 meses, o que teria que fazer, desde já, para receber seus convidados??? E no grande dia, como estaria a arrumação de sua casa para receber os convidados? Por mais simples que pudesse ser a festa, coisas essenciais estariam, com certeza, providenciadas. A começar pela limpeza impecável e todos os demais detalhes que com pequeno esforço mental, facilmente pode-se imaginar. O “resultado” da festa e os “comentários” do dia seguinte serão proporcionais ao seu empenho em aplicar seu conceito de “bem receber”. No meio “festeiro” é comum dizer que cada festa fica com a “personalidade” de quem organizou. Nos meios de hospedagem, dizem que cada hotel assume a personalidade de seu “gerente”. E em uma cidade? Uma cidade como a nossa, deveria estar sempre arrumada para a “ FESTA”. Mas... Praticamente “dentro” da Mata Atlântica, repleta de áreas de preservação florestal, com tantos órgãos fiscalizadores, é inconcebível a coexistência de tantas outras variáveis da poluição ambiental, tratadas como se não existissem inseridas na nossa deslumbrante paisagem como se fossem “normais”. Olhem e sintam por aí. Vejam como é fácil encontrar um montão delas. Comparando-as com a “FESTA DO LEITOR” é como se exatamente no dia da festa, deixasse aqueles sacos lixo (rasgados pelos cachorros, urubus e gambás), fedorentos (de vários dias) com o xorume escorrendo pela sua calçada, grudando nos sapatos finos e lustrosos dos convidados. A bicicleta, na calçada, atropelasse a filha menor do seu melhor amigo. Os carrinhos de lanche estacionados na sua porta indicariam o padrão daquilo que estaria oferecendo à mesa para os convidados. O som alto de RAP da casa vizinha, não permitiria nem mesmo que dançasse a valsa com a sua filha. Na saída, os mendigos e pedintes, a sua porta, misturados aos tomadores de conta dos carros dos convidados seria, por assim dizer, o “Máximo”! Depois de tantos “preparativos”... Se a sua festa tivesse uma, apenas uma, dessas características teria sido, na “boca” de todos os convidados, um verdadeiro “FIASCO”. E você, caro leitor já imaginou se sentiria se os convidados saíssem por aí, dizendo que a festa estava a “sua cara???” Como realmente se sentiria? À vontade para convidar OS MESMOS convidados para outra “festa”? Sabe, adoro festas! Tanto, que peço desculpas por ter mudado tanto de assunto.
Ubatuba, 20/04/2001

Ronaldo Dias
Ubatuba, SP

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Convite - Vento Leste Bar apresenta nos dias 05 e 06/08 – sexta feira e sabado à partir de 20:00 horas, “Uma voz e um violão”, com Jose Mauricio – Não perca!!!!! Saboreie nosso delicioso “caldo de mocotó e o melhor chopp de perequê-mirim” e curta uma boa musica num ambiente agradável!!!!! Rua Benedito Henrique, nº 493-Perequê-Mirim, Fone: (12) 3842-2670.

Márcia Martino
Ubatuba, SP

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Ubatuba:

Série Pássaros - Johannes Trenkle

Série Pássaros
©Johannes Trenkle

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor

contador, formmail cgi, recursos de e-mail gratis para web site