Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quinta-feira, 04 de agosto de 2005 - Nº 1336 Edições Anteriores

Pousada Mar Azul Sol e Vida Restaurante Tropical

Região
Criminalidade reduz no Estado, mas cresce no Litoral Norte


Caraguatatuba
Pescador acha barco afundado em Caraguá
Ladrão leva dinheiro da prefeitura
3º Caraguá Bike Week agita Caraguá de 11 a 14 de agosto
Prefeito presta contas e recebe apoio dos vereadores de Caraguá
Juca Chaves no Teatro Mario Covas
Vereadores conseguem do Prefeito 2 ambulâncias para a cidade
Câmara questiona Prefeito na Prestação de Contas


Ilhabela
Prefeito sobrevoa Ilha com fiscais para averiguar crimes ambientais
Vereadora e Vice-Prefeito vão a São Paulo pedir mais Segurança para Ilhabela
Atletismo de Ilhabela em Campos do Jordão


São Sebastião
Juan aciona Câmara para votar reforma
Vice-prefeito vai atender moradores no gabinete do vereador Coringa
Falta de quorum impede votação de CEI contra o prefeito Juan Garcia
Prefeitura apresenta novo convênio para operacionalização do PSF
Encontro com chapas concorrentes ao Sindserv

Ubatuba
TJ nega recurso de Paulo Ramos
Liquidação total no Shopping Porto Itaguá
Ubatuba – Espaço, Memória e Cultura: Um livro em homenagem à cidade
Prefeitura faz replantio de árvores
Ubatuba recebe Jogos Regionais da APECEF
Campeonato da categoria Dentinho começa neste sábado em Ubatuba
Ubatuba se prepara para a segunda dose da vacina contra poliomielite
Comissão Feminina Gestora de Eventos
Direito de Resposta
Mês de Ópera na Fundart


Seções
Carta do Leitor
Foto do Dia


Notícias da Região Topo

Criminalidade reduz no Estado, mas cresce no Litoral Norte
Ubatuba, que tem Guarda Municipal, é a única da região que não acompanhou o aumento

Litoral Norte - A estatística trimestral da Secretaria de Segurança Pública, divulgada esta semana, revelou uma redução de 4% de crimes graves em todo o Estado. O Litoral Norte foi na contramão, apresentando um aumento nos homicídios de 22% e nos roubos, 12,3%, nos seis primeiros meses deste ano em comparação com o mesmo período de 2004.
Já no furto, crime de menor gravidade, a região teve uma redução de 1%, sendo que São Sebastião, com menos 5,9%, e Ubatuba, com queda de 20%, contribuíram para este valor, pois Ilhabela cresceu em 50,6% e Caraguatatuba aumento em 4,2%.
A alta também atingiu os furtos e roubos de carros, que cresceram respectivamente 54% e 105% nas cidades do Litoral Norte, com Caragua-tatuba apresentando 121% e São Sebastião, 57%, sendo que o roubo liderou. “Registramos um percentual de 155% de veículos recuperados na região”, defendeu a delegada Seccional da região, Elaine Maria Biasoli Pacheco.
Para a delegada, embora tenha este aumento em determinados crimes, não significa que a violência está crescendo. Conforme a delegada, a maioria dos homicídios desta estatística foi esclarecida, além de grande parte das vítimas ter passagens pela polícia.
Em relação a roubo, ela acredita que teve pouco aumento (12,3%). “Até porque há de se levar em conta que a população também cresceu neste período”, acrescentou.

Guarda Municipal - Mas se São Sebastião com um aumento de 1,4% nos homicídios dolosos (com intenção), furto, roubo e crimes envolvendo carros, que são os apresentados na estatística; Caraguatatuba, com 8,3% e Ilhabela, com 50%; Ubatuba não acompanhou os municípios vizinhos (veja quadro).
A cidade teve uma queda de 16% nestes mesmos crimes, menos nos assassinatos, com crescimento de 28,5%; e roubo, 3%. Já furto, reduziu em 20% assim como crimes com veículos, queda de 4%.
Pode ser coincidência, mas o fato é que Ubatuba é a única cidade do Litoral Norte a ter sua Guarda Municipal, o que aumenta em 60 homens a mais nas ruas, além do efetivo da PM. “Somos um ‘braço direito’ da PM”, disse o comandante da guarda, tenente Luiz Carlos de Carvalho.

Liberdade - Conforme o tenente, a guarda possibilita melhoria e amplitude na segurança. Como exemplo ele cita que as 13 entradas da cidade contam com vigilância. O trabalho do setor dá mais liberdade para que a Polícia Militar atue somente nos casos mais graves, deixando as ocorrências menores para os guardas.
Isso é o que não acontece nas demais cidades da região, onde a Polícia Militar acaba fazendo todo tipo de trabalho, incluindo atendimento nas pequenas brigas familiares entre outras causas sociais.
Os atuais governos de São Sebastião e Caraguatatuba já mostraram interesse em criar a Guarda Municipal nas cidades para os próximos anos. Os projetos se encontram em análise ou para votação. Para o comandante da guarda de Ubatuba, o caminho da segurança é a municipalização. Esta será a forma da região ter aumento de policiamento nas ruas, já que o Governo Estadual não mostra interesse em acrescentar no efetivo da PM, que está defasado há mais de dez anos.
Mas não é somente a Guarda Municipal que soma na segurança de Ubatuba. A cidade ainda conta com equipe da Polícia Rodoviária Federal, uma vez que abriga 53 quilômetros de rodovia federal, a BR-101, que é continuação da SP-55. São 21 agentes federais atuando na delegacia e em um posto. (Fonte: Imprensa Livre)

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba


Pescador acha barco afundado em Caraguá
Salvamar tenta `puxar' embarcação, que está a 437 metros da praia, e família espera achar corpo de proprietário

Caraguatatuba - O Salvamar (Salvamento Marítimo) prossegue hoje as operações para tentar resgatar uma embarcação naufragada em Caraguatatuba. O barco estava desaparecido desde 1º de fevereiro e foi localizado no sábado, após a rede de um barco de pesca ficar presa na hélice de seu motor.
O barco tem cinco metros e foi localizado a 437 metros de distância da praia. No dia do naufrágio levava três pessoas. Duas conseguiram nadar até o continente, e o terceiro ocupante, o policial militar paulistano Nazie de Paula, 64 anos, ainda está desaparecido. Ele era o dono do barco.
As operações de resgate começaram ontem, mas a embarcação está sob cerca de dois metros de areia e o trabalho não pôde ser concluído.
Familiares do policial aposentado acompanham o resgate. A família acredita que o corpo de Paula possa estar preso no interior do barco.
OPERAÇÃO - Cerca de oito homens do Salvamar e três embarcações, uma delas da Polícia Ambiental, estão sendo utilizados nas operações para retirar o barco do fundo do mar. Hoje, os trabalhos serão iniciados às 5 horas da manhã.
Segundo Jair de Paula, 40, filho do policial, a embarcação tem cerca de cinco metros de comprimento e desapareceu por volta das 17h30 do dia 1º de fevereiro, quando seu pai saiu para pescar com outras duas pessoas.
"Uma onda afundou a embarcação, os dois amigos dele conseguiram nadar até a praia, mas meu pai até hoje não foi localizado", afirmou Jair. Segundo ele, a família fez várias buscas na região, mas nunca conseguiu encontrar o barco e o corpo de Paula.
"Mergulhadores do Salvamar encontraram o lenço que meu pai utilizava para limpar as lentes de seu óculos", disse Jair. Ele disse ainda que seu pai sabia nadar e que até hoje seu desaparecimento tem sido um mistério.
Segundo Jair, os dois amigos de Paula alegaram que quando o barco afundou, atingido pela onda, o policial militar aposentado foi levado pela forte correnteza em direção a alto mar. "Nossa última esperança é que o corpo dele seja encontrado dentro do barco", disse Jair.
NAUFRÁGIO - Segundo o comandante do Salvamar, capitão Carlos Eduardo Smicelato, o barco foi localizado próximo à praia do Romance, nas proximidades do bairro do Porto Novo, região sul de Caraguatatuba.
Ontem, o trabalho de resgate não obteve sucesso. "Tentamos retirar a areia utilizando um compressor, mas a operação é muito lenta. Amanhã (hoje) vamos utilizar uma draga cedida pela prefeitura para tentar retirar o barco do fundo do mar", disse Smicelato.
Ele explicou que o barco encontra-se praticamente enterrado no fundo do mar. "Tem cerca de dois metros de areia encobrindo a embarcação", disse ele.
O Salvamar tentou ontem puxar o barco com três embarcações, sem sucesso devido à grande quantidade de areia encontrada sobre ela. (Fonte: ValeParaibano)

Ladrão leva dinheiro da prefeitura

Caraguatatuba - Um homem armado de pistola assaltou ontem a agência do Banco do Brasil instalada na Prefeitura de Caraguatatuba, região central. Segundo a Polícia Civil, apesar de ser dia de pagamento, o assaltante levou apenas R$ 5.600.
O assalto ocorreu às 12h50. Segundo um servidor, um homem moreno, de cerca de 1,80 metro de altura, com calça jeans, camiseta e mochila, surpreendeu o vigia e o caixa da agência.
Após render o vigia e retirar-lhe a arma, o ladrão obrigou os funcionários a se deitarem no chão e recolheu o dinheiro do caixa. Não havia clientes na agência.
No momento do assalto, o prefeito José Pereira de Aguilar (PSDB) reunia-se com o secretário interino da Saúde, Olegário Alves. Ele foi alertado do assalto por seus assessores, com recomendação para que não deixasse seu gabinete, a menos de 20 metros da agência.
"O assalto não demorou cinco minutos", afirmou o servidor Antonio Moraes dos Santos.
Segundo a prefeitura, o sistema de monitoramento em vídeo não conseguiu gravar imagens do assalto porque a câmera estava direcionada para a Secretaria de Finanças. A prefeitura informou que o prefeito irá reforçar a segurança no Paço.
A delegada Maria Amélia de Moraes Gilbin afirmou que há suspeitas de que duas pessoas tenham participado do assalto. A polícia ainda não tem pistas dos assaltantes. (Fonte: ValeParaibano)

3º Caraguá Bike Week agita Caraguá de 11 a 14 de agosto
De 11 a 14 de agosto Caraguatatuba vai virar cenário para o maior encontro motociclístico do litoral brasileiro. O 3º Caraguá Bike Week promete atrair um público de 70 mil pessoas, além de 8 mil motociclistas. A expectativa é de que o encontro de motos traga também os freqüentadores do Megacycle que foi adiado para novembro em Serra Negra

Caraguatatuba - Caraguá está preparada para receber o maior encontro motociclístico do litoral brasileiro. O 3º Caraguá Bike Week promete atrair os amantes do motociclismo em cinco dias de evento, de 11 a 14 de agosto.
São esperados 8 mil motociclistas e um público de cerca de 70 mil pessoas. Outra expectativa é de que o encontro de motos atraia ainda os freqüentadores do Megacycle, que costuma ocorrer no mês de agosto em Serra Negra e que foi adiado para o mês de novembro na mesma cidade.
O Bike Week acontecerá na Praça de Eventos, na região central, com tendas e feira de negócios, apresentações de shows acrobáticos e manobras radicais com motos, além de um palco para shows musicais, praça de alimentação e outros atrativos.
Segundo o organizador José Lopes já está confirmada a presença da BMW, Harley Davidson e outras grandes empresas de São Paulo como a Nacan Motos, Piva Import, uma das importadoras de maior destaque no Brasil, além de outras que já foram contatadas pelo empresário.
O evento é aguardado com muita expectativa em Caraguá em razão do número de empregos gerados durante o evento. Lopes acredita que mais de 600 empregos diretos e indiretos serão proporcionados durante o evento. "Só a minha empresa, a Top Brasil, irá contratar em torno de 300 pessoas entre produção, segurança, limpeza e outros", explicou.
O organizador José Lopes reuniu-se com o secretário de Turismo de Caraguá, Ricardo Ribeiro e a Policia Militar e Rodoviária para definir o esquema de segurança do evento. A intenção da Polícia é fazer uma operação na estrada, visando orientar o público que estiver descendo a serra.
Segundo o Comandante da PM Capitão Marcos Marcondes de Carvalho, os motociclistas com documentação irregular ou sem equipamentos de segurança não poderão circular na cidade. As manobras radicais nas avenidas e ruas da cidade não serão permitidas pela Polícia, apenas dentro do evento. A cidade vai receber ainda um reforço de policiais da região para atuar na cidade, coibindo infrações e aumentando a segurança do público.
A Polícia também vai atuar fortemente no esquema contra roubos, principalmente de motos. O evento terá estacionamento interno para os participantes. Segundo José Lopes a segurança particular do evento será reforçada. "Devo contratar de 60 a 70 seguranças para atuarem no evento", disse. (Fonte: PMC)

Prefeito presta contas e recebe apoio dos vereadores de Caraguá
O prefeito de Caraguatatuba, José Pereira de Aguilar prestou contas dos primeiros seis meses de mandato, durante a sessão de câmara desta terça-feira 2, com a presença de secretários e funcionários da administração. Durante a sessão, todos os vereadores se mostraram favoráveis ao mandato do prefeito, que mostrou rédeas curtas ao governar a cidade

Caraguatatuba - O prefeito de Caraguatatuba, José Pereira de Aguilar, participou nesta terça-feira 2, da primeira prestação de contas de sua gestão, na Câmara Municipal, com a presença dos 10 vereadores do município. A reunião marcou o fim do recesso do Legislativo, que a partir dessa semana volta a ter sessões ordinárias às terças-feiras.
A prestação de contas foi bastante tranqüila, ocasião em que o prefeito recebeu o apoio de todos os vereadores de Caraguá com relação às obras e projetos iniciados, e planos que devem ser executados até o final do mandato.
Segundo Aguilar, é muito bom poder contar com o apoio do Legislativo nas ações que a administração pretende realizar. “Com esse trabalho em conjunto o grande favorecido é o cidadão. Devo dizer que é uma grande satisfação poder chegar à Câmara, e dizer nessa primeira prestação de contas, que temos nossa administração tem como principal característica a rédea curta. Para isso eu e minha família trabalhamos cerca de 17 horas diárias, objetivando controlar e acompanhar de perto tudo o que acontece sob a responsabilidade da Prefeitura Municipal”, explicou o prefeito.
Durante a prestação, o chefe do Executivo disse ter consciência da impossibilidade em atender todos os pedidos da população, mas explicou que a Administração vai trabalhar com rigor até o último dia do mandato para tentar solucionar parte da necessidade do município. “Nossa intenção é preservar tudo que foi construído pelas gestões anteriores e fazer ainda mais pela cidade, deixando-a ainda melhor do que encontramos”.
Todos os vereadores fizeram pronunciamentos favoráveis à administração de José Pereira de Aguilar, e solicitaram pequenas obras para os bairros de Caraguá. Grande parte dos pedidos foram respondidos no mesmo ato pelo prefeito, que se mostrou favorável a praticamente todas as solicitações do Legislativo. Entre as principais solicitações respondidas positivamente estão a construção de uma escola do 1º ao 8º ano do Ensino Fundamental para o bairro do Perequê-Mirim, a futura criação da guarda municipal, aquisição de duas ambulâncias sendo uma para a região Norte e outra para a Sul, contratação de médicos e realização de concurso público no próximo ano para efetivação médicos na administração municipal, estudo para implantação de um núcleo de atendimento social na região Norte, melhorias para as ruas como terraplenagem e nivelamento (já iniciado no bairro Palmeiras nos últimos dois dias, por meio de serviço terceirizado), pavimentação de vias públicas conforme PCM (Plano Comunitário de Melhorias) e acordo com as comunidades, construção de uma Praça Esportiva na Avenida da Praia, com quadras de futvolei, beach soccer, futebol society, além de uma rampa que possibilitará o acesso de cadeirantes até a beira do mar. Segundo o prefeito de Caraguá, essa será a 1ª rampa para deficientes do Brasil.Outro grande investimento está no Beach Soccer, que terá duas quadras na região central e ainda a previsão para construção de mais duas, em outras regiões, para incentivar a prática desse esporte, tornando Caraguatatuba a Capital do Beach Soccer, em razão do sucesso na repercussão da modalidade durante o 49º Jogos Regionais.
Aguilar concluiu a prestação de contas repassando às mãos do presidente da Câmara, Juarez Pereira Pardim a listagem composta por 77 obras, incluindo as já iniciadas e as previstas para ter início nos próximos meses. “Entre os nossos grandes projetos estão o Centro de Especialidades, já iniciado, a escola do Perequê, salas de aula para o Ensino Médio no Barranco Alto, o Mercado Municipal, entre outras. Não descansaremos durante os próximos 3 anos e meio. Fiscalizarei de perto, junto ao meu secretariado para tornar essa cidade ainda melhor e conto com o apoio do Legislativo porque já ocupei essa cadeira e sei da luta de um vereador por melhorias para a comunidade por ele representada. Se hoje Caraguatatuba é exemplo de cidade, temos a certeza de que com trabalho e dedicação, o município será ainda melhor. Pode ser que algumas obras e ações demorem um pouco para acontecer, por questões burocráticas, mas tudo que for possível será feito e é para isso que dedico 17 horas diárias de trabalho”, finalizou. (Fonte: PMC)

Juca Chaves no Teatro Mario Covas

Caraguatatuba - No dia 6 de agosto, sábado, apresenta-se no palco do Teatro Mario Covas Juca Chaves, o Menestrel do Brasil.
Ingressos a R$30,00(inteira) e R$15,00(meia) podem ser adquiridos nas lojas Nice Calçados, no ponto de venda no Caraguá Praia Shopping e no Teatro Mario Covas. Mais informações pelo telefone (12) 3881 2623.
Conhecido como o menestrel do Brasil, Juca nasceu no Rio de Janeiro e estudou em São Paulo, se interessando desde cedo por música e poesia. Estudou arranjo, contraponto, piano e teoria musical com renomados professores e na adolescência formou um grupo denominado Seresteiros de São Paulo.
Desde os 18 anos fazia sátiras à situação política e econômica do Brasil, por meio de trovas e canções. Começou a fazer sucesso ao mesmo tempo em que estourava a bossa nova, no final dos anos 50, cantando num estilo meio paródico ao de João Gilberto.
Ele viajou nos anos 70 com seu espetáculo “Vá Tomar Caju” por todo o Brasil e apresentou programas de televisão. Outros shows marcantes de sua carreira são “Por Quem Sonha Ana Maria?”, “Trenzinho Elétrico”, “Take Me Back To Piauí”, “Dona Maria Tereza” e “Brasil Já Vai à Guerra”.
Até hoje Juca Chaves continua animando de modo irreverente as platéias por onde passa. (Fonte: PMC)

Vereadores conseguem do Prefeito 2 ambulâncias para a cidade

Caraguatatuba - Na noite de terça-feira, 02 de Agosto, aconteceu na Câmara Municipal de Caraguatatuba, a segunda prestação de contas do Executivo.
Diante dos problemas enfrentados na área da saúde, os Vereadores Juarez Pardim (PPS), Presidente da Câmara e Celso Pereira (PSDB), fizeram algumas reivindicações ao Prefeito Aguilar, relacionados aos problemas pertinentes no município, mas o mais importante deles foi a solicitação de 2 ambulâncias, 1 para o posto de saúde do Perequê Mirim, zona sul, através do Juarez Pardim e outra para o posto de saúde do Massaguaçu, zona norte, pelo Celso Pereira.
Diante destes pedidos o Prefeito José Pereira de Aguilar (PSDB), conhecedor dos problemas na área da saúde e da real necessidade de mais ambulâncias para a cidade, autorizou o Secretário de Finanças, Sr. Edvaldo, a compra das 2 ambulâncias.
Para o Vereador Juarez Pardim, a compra destas ambulâncias são de uma importância enorme, “Esta é uma reivindicação antiga minha, faz 8 anos que luto para que a zona sul tenha uma ambulância na região para atender os que precisam de socorro médico urgente. Agradeço ao Sr. Prefeito por atender mais este meu pedido. Nós vereadores, apenas pedimos ao Prefeito Aguilar aquilo que realmente seja necessário para o bem estar da população”.
Já o Vereador Celsinho Pereira comemora mais esta conquista para a zona norte da cidade, “Estamos aos poucos tentando solucionar os problemas da nossa região, conseguimos o Distrito Policial no início do ano e agora o Prefeito Aguilar nos presenteia com esta ambulância. Sem dúvida alguma a área da saúde de nossa cidade precisa melhorar, mas estamos percebendo o esforço dele em atender nossos pedidos, dentro do possível, como a compra destas 2 ambulâncias”. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Câmara questiona Prefeito na Prestação de Contas
Aguilar confirma obras requisitadas por Vereadores

Caraguatatuba - A tradicional Sessão Especial de Prestação de Contas, que acontece comumente todo início do semestre Legislativo, ocorreu de forma tranqüila e lotou as dependências da Câmara Municipal de Caraguatatuba. Durante aproximadamente 150 minutos o Prefeito José Pereira de Aguilar (PSDB) respondeu aos questionamentos dos Vereadores.
Os Vereadores de Caraguatatuba receberam na noite de terça-feira – 2 de agosto o Prefeito José Pereira de Aguilar e seu Secretariado, para a tradicional Sessão Especial de Prestação de Contas. Com base na Lei Orgânica Municipal, o Prefeito comparece a sede do Legislativo todo início de semestre para falar sobre suas atividades no semestre anterior.
Os Parlamentares preferiram fazer questionamentos a respeito de solicitações feitas em datas anteriores, tanto por eles como pela comunidade.
Nesse ínterim o Prefeito Aguilar falou sobre seus trabalhos nos últimos 6 (seis) meses à frente da Prefeitura e anunciou algumas obras, como o Mercado Municipal, a Guarda Mirim e a Guarda Municipal, que deverão estar efetivadas entre o final deste ano e o de seu mandato. O Chefe do Executivo baseou todo o investimento, bem como melhorias na cidade aos royalties da futura Estação de Gás da Petrobrás.
Foram citados pelos Vereadores assuntos como o Pronto-Atendimento nas UBS, ambulâncias, mutirões, manutenção de vias públicas e investimentos futuros em infraestrutura.
Ao final o prefeito pediu apoio e compreensão à Casa de Leis. O único Vereador que não compareceu a sessão foi Omar Kazon (PL), devido a problemas de saúde com seus familiares. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Programa Ação Litoral

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Prefeito sobrevoa Ilha com fiscais para averiguar crimes ambientais

Ilhabela - O prefeito de Ilhabela, Manoel Marcos Ferreira (PTB), realizou na tarde de terça-feira um sobrevôo em toda a extensão do arquipélago para fiscalizar possíveis desmatamentos, construções clandestinas ou qualquer agressão ao Meio Ambiente ou ao Parque Estadual de Ilhabela. O prefeito esteve acompanhado por dois policiais ambientais, entre eles o tenente Marco Aurélio e de um fiscal da prefeitura.
O objetivo principal, de acordo com o prefeito, era verificar uma denúncia que haveria a abertura de uma estrada ligando duas praias atrás de Ilhabela. A denúncia, porém, não procedeu. “Fiquei mais aliviado”, disse. Os policiais também aproveitaram a oportunidade para checar denúncias mais recentes.
Uma delas seria no bairro Bonete, onde haveria uma casa onde estariam sendo confeccionadas munições ou armamentos para caça. Os policias deverão fazer uma fiscalização por terra para identificar a propriedade.
A única agressão ao Meio Ambiente identificada pelos policiais ambientais foi a devastação de uma grande área verde da região do bairro Portinho, ao sul da Ilha. Uma máquina retro-escavadeira e um caminhão estavam no local em pleno “trabalho”.
Manoel Marcos disse que a fiscalização aérea seguirá sendo feita em outras oca-siões, mas disse ter verificado “que a Ilha está intacta e que as construções estão dentro dos limites permitidos por lei”, salientou.
Uma imagem inusitada chamou a atenção do prefeito durante o sobrevôo.
Em uma localidade no bairro Barra Velha, em uma enorme pedra havia dois canhões, semelhantes aos instalados na Vila, em Ilhabela, ou na Rua da Praia, em São Sebastião. Os policiais deverão ir à rua do Camarão, onde estão os canhões, para investigar como foram parar naquele local. (Fonte: Imprensa Livre)

Vereadora e Vice-Prefeito vão a São Paulo pedir mais Segurança para Ilhabela

Ilhabela - A vereadora ilhabelense Nanci Peres de Araújo Zanato (PTB) e o vice-prefeito Antônio Carlos Cajado Simões passaram a terça-feira, 02, em São Paulo, onde foram recebidos pelo secretário adjunto da secretaria estadual da Segurança Pública, Marcelo Martins de Oliveira e pelo secretário estadual da Justiça e Defesa da Cidadania, Hédio Silva Junior, para falar sobre o problema da Segurança em Ilhabela.
Nanci e Simões cobraram o aumento do efetivo policial civil e militar para a Ilha, a volta do 190 e a criação de um segundo pelotão na cidade. O secretário Marcelo Oliveira explicou que o critério de medidas para a Segurança foi reformulado em todo o estado, com a redistribuição de tropas, viaturas, armas em todas as cidades, sendo que, em alguns lugares, esse número aumentou ou diminuiu de acordo com estudos específicos.
Em Ilhabela, segundo informações da Secretaria, o efetivo da Polícia Militar deveria contar com 28 homens, mas na realidade, a cidade conta com 21, o mesmo efetivo há vinte anos, o que para a vereadora Nanci, é inconcebível, quando se sabe que a cidade hoje, conta com mais que o dobro da população da época. Marcelo também desconhecia episódios como os assaltos à agência do banco Nossa Caixa e comprometeu-se a agendar já na próxima semana, uma nova reunião, desta vez com representantes da Polícia Civil e Militar, para que o assunto seja rediscutido com profissionais da área, pois segundo afirmou, a função da Secretaria de Segurança é gerar condições de trabalho e cobrar das autoridades policiais que o trabalho dê resultados. “Além das ações das polícias, é preciso entender que deve haver uma mudança na postura da sociedade, pois não podemos fazer nada sozinhos”, encerrou.
Na secretaria de Justiça, a vereadora e o vice-prefeito relataram os mesmos problemas e fizeram as mesmas reivindicações, obtendo do secretário Hédio Junior, o compromisso de interceder junto ao colega da pasta de Segurança para que Ilhabela seja atendida. Nanci e Simões ainda passaram na Assembléia Legislativa, no gabinete do Dep. Estadual Marcelo Bueno(PTB), onde a vereadora entregou-lhe um ofício pedindo auxílio para entidades assistenciais da cidade, entre elas, a Associação Creche de Ilhabela. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Atletismo de Ilhabela em Campos do Jordão

Ilhabela - Os atletas Deissomar Santos, Eduardo Salinas, João Alves, Adalberto Rodrigues, Marcelo Carqueija e João Paulo Silva representaram a cidade de Ilhabela e as Faculdades Módulo, de Caraguatatuba na Super Prova de Inverno 10 km Veja – Campos do Jordão. O evento aconteceu no sábado, 30 de julho e faz parte das comemorações dos 20 anos da revista Veja. Os ilhabelenses participaram em duplas, nas provas de revezamento, competindo com cerca de 250 atletas da região Vale do Paraíba, Litoral e Grande São Paulo. João Alves e Adalberto Rodrigues conquistaram o 11º lugar na classificação geral, Deissomar Santos e Eduardo Salinas conquistaram a 13ª posição e Marcelo Carqueija e João Paulo Silva ficaram com o 30º lugar. Os atletas agradecem o incentivo e apoio dos vereadores Joadir Capucho(PPS) e Luiz Lobo(PL). (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Juan aciona Câmara para votar reforma

São Sebastião - O prefeito de São Sebastião, Juan Pons Garcia (PPS), vai acionar a Justiça o presidente da Câmara, Wagner Teixeira (PV), por ele não ter colocado em votação na sessão de anteontem o projeto de reforma administrativa encaminhada pelo Executivo.
Teixeira suspendeu a sessão anteontem, alegando falta de quorum. Os cinco vereadores que apóiam o prefeito não se encontravam em plenário no momento da abertura da sessão na qual seria votada a criação de CEI (Comissão Especial de Inquérito) para apurar a recontratação do prefeito como médico da rede pública.
"Ele [Teixeira] está criando obstáculos e realizando manobras políticas para não colocar a votação da reforma administrativa, que vai beneficiar servidores e a população", afirmou Garcia, por meio de sua assessoria.
Segundo o prefeito, Teixeira teria encerrando a sessão em menos de cinco minutos, alegando falta de quórum, desrespeitando o Regimento Interno.
Garcia afirma que o regimento prevê uma segunda chamada após 30 minutos de tolerância, e que, a sessão poderia aberta já que havia quatro vereadores no plenário.
Uma liminar obtida pelo vereador Robson Santos (PPS) garantia a votação da reforma administrativa, caso a sessão tivesse sido realizada.
Teixeira, por meio de sua assessoria, afirmou que não houve qualquer irregularidade na suspensão da sessão, por falta de quórum, devido ao boicote dos vereadores da situação. (Fonte: ValeParaibano)

Vice-prefeito vai atender moradores no gabinete do vereador Coringa
Marilene Ramachoti Leite assume Secretaria de Educação. Na rádio, vice-prefeito voltou a atacar o prefeito Juan Garcia e informou que receberá a comunidade na sala do vereador de sua coligação

São Sebastião - O vice-prefeito Paulo Henrique Santana (sem partido) informou, ontem pela manhã, que passará atender os moradores da cidade fora da Prefeitura de São Sebastião, no gabinete do vereador Luiz Antônio de Santana Barroso, o Coringa (PFL).
“Ele (Coringa) foi eleito pela coligação PFL-PHS, ou seja, os votos do partido que pertencia o ajudaram na eleição. O gabinete não é exclusivo do Coringa, mas está à disposição da coligação”, justificou. Na última segunda-feira, PH anunciou sua exoneração do cargo de secretário de Educação após sete meses.
Ontem pela manhã a Prefeitura de São Sebastião confirmou o nome de Marilene Ramachoti Leite para ocupar a Secretaria de Educação . Até então, ela atuava como diretora de Planejamento Estratégico na própria Secretaria. Marilene já ocupou outro cargo de diretoria na pasta durante a administração de João Siqueira (1997-2000). A reportagem tentou ouvir a nova secretária interina, mas conforme informações obtidas, ela não estaria autorizada a conceder entrevistas.
Também na manhã de ontem Paulo Henrique Santana voltou a criticar o prefeito Juan Garcia, desta vez no programa “Jornal da Morada – A Voz do Povo”, da Rádio Morada FM. PH já havia atacado a administração municipal, conforme entrevista publicada na edição de ontem do Imprensa Livre.
Na rádio, o vice-prefeito reclamou do que considera como “abandono” da Costa Sul. “A própria saída do Edvaldo da Sub-Prefeitura da Costa Sul já foi um sinal de que a região estava abandonada”, declarou o vice-prefeito.
Ele criticou novamente as posturas do governo. “Essa linha de confronto com a socie-dade civil organizada, em que você vai lá e derruba guaritas que seriam para fortalecer segurança do bairro (Juquehy); linha de conflito com hospital, Estado e até outras cidades.
Se eu estou à frente de um município, a idéia é de unir as pessoas e não de desagregar. E a tendência é continuar nessa linha. Dei um prazo de seis meses, mas falei, não vou ser tão radical e vou dar mais 30 dias. No dia 31 de julho tomei a decisão”, relatou.
Paulo Henrique Santana reafirmou que não tinha autonomia na secretaria. “Gosto de reforçar bastante o trabalho de equipe, porque a dificuldade que enfrentei dentro da Secretaria de Educação foi com relação à diretora pedagógica e uma supervisora que estavam desagregando.
Todas as vezes que faziam reuniões, só sabiam falar do lado negativo e isso não soma em nada. Gosto de trabalhar vendo os pontos positivos. São pessoas que têm o temperamento difícil, tentei empurrar ao máximo essa separação, essa fuga da secretaria. Na verdade foi uma fuga, porque tirei um peso das costas”, avalia.
“Retaliação” - “Torço para a professora Marilene para que ela faça um bom trabalho. Torço para que a Secretaria de Educação continue caminhando bem, só que já estou chateado por conta de um comentário que eu ouvi, de que já estariam começando a ver quem eram os funcio-nários que tinham contato comigo, para providenciar a exoneração.
Por conta disso, fiquei sabendo que o senhor Boriz Vaz teria sido exonerado pela portaria 1060/2005 e ele sequer foi chamado ao gabinete para ser informado dos motivos. O que falaram para uma das diretoras é que ele seria o homem de confiança do ex-secretário”, relatou PH.
Para o vice-prefeito, trata-se de retaliação. “Ficou bem claro isso”, considerou.
De acordo com o ex-secretário, três professoras da Costa Sul e uma coordenadora da Emei Reino da Alegria também foram exoneradas. “Liguei cinco vezes para o senhor chefe de gabinete e disse a ele: converse com o prefeito porque preciso saber o motivo da exoneração para explicar para os funcionários. Até hoje não sei o que dizer para estas pessoas.
Fico chateado porque isso me assusta. Vejo que aquele profissional que está sendo competente, transparente, ético, corre o risco de ser exonerado. Então, você servidor que está seguindo esta linha de competência, ética e transparência, tome cuidado que você pode ser o próximo”, disse o vice-prefeito.
PH disse que recebeu uma equipe montada ao tomar posse na secretaria. “Desde o início - relatou - quem tinha pretensão de ser a secretária de Educação era a senhora Genoveva (Genoveva Pons Garcia, irmã do prefeito e diretora pedagógica), tanto que quando foi divulgado meu nome, ela ficou chocada.
Tive que ir na casa dela e nessa conversa ela tirou da pasta a equipe que já estava montada para a Secretaria de Educação. Foi ela que apresentou e estava na situação de secretária, tanto que quando soube passou para ser a diretora pedagógica.
Eu respeitei aquela equipe e falei que só precisava de algumas pessoas para lugares estratégicos, para que meu trabalho pudesse ser desenvolvido da maneira que eu achava que deveria ser. Uma das pessoas era o Boris Vaz, na assessoria jurídica”, concluiu. (Fonte: Imprensa Livre)

Falta de quorum impede votação de CEI contra o prefeito Juan Garcia

São Sebastião - A falta de quorum impediu nesta terça-feira, 2, a votação da instalação de uma CEI (Comissão Especial de Inquérito) destinada a apurar irregularidades cometidas pelo prefeito Juan Garcia (PPS).
A 1ª sessão ordinária depois do recesso parlamentar foi aberta por volta das 17h10 com a presença dos vereadores José Cardim de Souza (PP), Marcos Leopoldino (PSDB), Modesto Koji Ono (PTB), o ‘Kotian’, Dalton José da Silva (PL), e o presidente da Câmara, Wagner Teixeira (PV).
Após encerramento, Teixeira solicitou a presença da imprensa em seu gabinete para explicar os motivos de não ter ocorrido a sessão.
Segundo ele, o número de parlamentares presentes não era suficiente para votar nenhum requerimento, parecer ou projeto. Seria necessária a presença da maioria simples, ou seja, cinco vereadores, exceto o presidente.
O presidente também informou que é comum os vereadores se reunirem uma hora antes da sessão para definir a pauta. “Só os parlamentares Cardim, Kotian e Leopoldino compareceram ao encontro”, destacou.
“Tive informações de que nenhum vereador da situação iria participar da sessão. Esperamos até as 17h10 e percebemos que ninguém apareceu. Não temos por que não ter a sessão. Ainda mais, nós, que somos interessados na votação da CEI e não temos o que esconder. Quem tem o que esconder é quem vai ser contra a CEI”, declarou o presidente.
Ele disse ainda que alguns parlamentares não teriam assinado algumas proposituras que entrariam em pauta.
Teixeira considera a atitude desrespeitosa, já que a população compareceu em grande número ao plenário.
Ele também frisou que a sessão desta terça-feira seria diferenciada “pelo que foi divulgado na imprensa e até pelo volume de documentos que seriam apreciados e votados”.
O pedido da CEI foi apresentado pelo parlamentar Marcos Leopoldino, no final do mês de junho de 2.005, com o objetivo de averiguar a readmissão do prefeito como funcionário público municipal por meio do decreto 3.026/95.
Tal documento delegou poderes ao atual secretário de Assuntos Jurídicos para expedir portarias de readmissão e reintegração de servidores. Entretanto, o decreto foi suspenso por meio de projeto de decreto legislativo, aprovado por unanimidade de votos em 15 de março passado.
A denúncia está sendo, inclusive, objeto de inquérito civil pelo Ministério Público, que já se manifestou, em 1ª instância, favorável a iniciativa do Poder Legislativo. Ou seja, pela suspensão do decreto 3.026/95. O próprio Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo decidiu pela manutenção do decreto legislativo, o que inviabiliza a readmissão do prefeito. Além disso, existe uma lei complementar que revogou do estatuto do servidor público o artigo referente a readmissão.
A próxima sessão ordinária acontece na próxima terça-feira, 9, a partir das 17horas. (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Prefeitura apresenta novo convênio para operacionalização do PSF

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, através da Secretaria da Saúde, apresentou na última terça-feira, 02, aos conselheiros do Comusss (Conselho Municipal de Saúde de São Sebastião), o modelo do novo convênio de administração para o PSF (Programa de Saúde da Família).
A empresa responsável pela operacionalização é a Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), através da Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina.
Os conselheiros ouviram as explicações do prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, e do secretário de Saúde, Antônio Guilherme Duarte de Carvalho.
A assinatura do novo convênio se faz necessária, pois o atual (feito com a Irmandade da Santa Casa) se encerra no próximo dia 31 de agosto.
E o prefeito explicou os motivos que o levaram a ser contra o atual modelo. “O convênio apresenta dívidas de encargos sociais e trabalhistas (inclusive com denúncias do Ministério do Trabalho) e prestação de contas incompletas. A dívida chega a R$ 3 milhões. Com o novo convênio, poderemos ajudar a saúde e saber como o dinheiro público está sendo usado”, analisa Dr. Juan Garcia.
Ele informou ainda que as dívidas trabalhistas serão pagas pela Prefeitura. “Vamos honrar nosso compromisso com os trabalhadores, mas vamos interpelar judicialmente a Santa Casa”.
Pelo novo convênio, o número de funcionários passará de 250 para 276. Serão 20 médicos, 10 cirurgiões dentistas, 21 enfermeiros, 41 auxiliares de enfermagem, 24 recepcionistas, 18 serventes, 126 agentes comunitários de saúde, 10 auxiliares de consultório dentário, um médico para a coordenação, um cirurgião dentista para a coordenação, um enfermeiro para a coordenação, três assistentes administrativos.
Segundo o secretário de Saúde, Antônio Guilherme Duarte de Carvalho, parte dos funcionários que trabalham no atual modelo de convênio pode ser reaproveitado.
“Eles passarão por um processo de seleção e vai depender da competência. O PSF não será cabide de emprego e nem sequer aceitará contratação por mera indicação”.
O valor a ser pago mensalmente pelo novo convênio é de R$ 608 mil. O prazo é de 36 meses.
A presidente do Comusss, Sílvia Galhardo, destacou a transparência da administração em discutir o novo convênio com o Conselho.
Os conselheiros realizam uma reunião amanhã, quinta-feira, às 16h, para definir se aprovam ou não o novo modelo de convênio. (Fonte: PMSS)

Encontro com chapas concorrentes ao Sindserv

São Sebastião - O prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, se reuniu nesta terça-feira, 02, no Teatro Municipal, com representantes das chapas concorrentes a eleição do Sindserv (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais), a ser realizada nos dias 17, 18 e 19 de agosto.
Ele pediu que os candidatos se portassem com transparência nas eleições, para que a chapa eleita seja representativa, forte e que converse com a administração. Cinco chapas disputam a eleição. “Eu não vou fazer campanha para nenhuma chapa, nem meus assessores. Quero que a chapa vença por merecimento e convencimento”.
O prefeito esclareceu que umas das prioridades do governo é valorizar o servidor. “Vamos regularizar a condição do servidor realizando o Estatuto do Servidor e do Magistério, além de criar o Plano de Cargos e Salários”. (Fonte: PMSS)
 
Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Ubatuba

TJ nega recurso de Paulo Ramos

Ubatuba - O Tribunal de Justiça manteve suspensos por cinco anos os direitos políticos do ex-prefeito de Ubatuba Paulo Ramos (PFL). Os desembargadores julgaram improcedentes os recursos impetrados pelo ex-prefeito, condenado por improbidade administrativa ao contratar empresas sem licitação em 96.
Ramos contratou as empresas Incresco e Asplan, dispensando a licitação, para executar 540 mil metros quadrados de obras, além de 70 quilômetros de pavimentação. Os recursos seriam obtidos por meio do pagamento de contribuição de melhorias, envolvendo 17 mil contribuintes.
A ação foi proposta em 97 pelo seu sucessor, Zizinho Vigneron (PDT). Quando retornou à prefeitura em 2000, Ramos, deixou de lado a ação, mas o Ministério Público decidiu continuar o processo. O ex-prefeito foi condenado em Ubatuba. Ramos recorreu ao TJ, que manteve a decisão dada em primeira instância.
O ex-prefeito impetrou dois recursos no TJ, um deles alegando cerceamento de defesa, ambos foram julgados improcedentes pela 8ª Câmara de Direito Público. A decisão deve ser publicada ainda esta semana no Diário Oficial.
Além da perda dos direitos políticos, Ramos foi condenado ainda ao pagamento de uma multa equivalente a dez vezes o salário que recebia na época, devidamente corrigido. Ramos não retornou as ligações feitas a sua residência para comentar o assunto. (Fonte: ValeParaibano)

Liquidação total no Shopping Porto Itaguá

Ubatuba - As lojas do Shopping Porto Itaguá se mobilizaram para a grande liquidação, de 05 a 20 deste mês, com descontos de até 50% em seus produtos.
Há 04 anos o Shopping Porto Itaguá vem proporcionando a você e sua família, cinema, várias opções gastronômicas, cafeteria, sorveterias, drogaria, supermercado com padaria, diversas lojas de roupas e biquínis, surf wear, jóias, bijuterias, óculos, decoração, revistaria, livraria, tabacaria, choperia com música ao vivo, brinquedos, entretenimento e muito mais para você e seus filhos”.
Aproveite as oportunidades e traga o paizão par escolher seu presente.
O Shopping Porto Itaguá deseja Feliz Dia dos Pais!

Ubatuba – Espaço, Memória e Cultura: Um livro em homenagem à cidade
O livro é uma viagem pelo tempo e pelo cenário ubatubense, desde o tempo do povos primitivos e seus costumes, até os dias de hoje, com seu grande potencial turístico

Ubatuba - Um livro que conta a trajetória de Ubatuba, com toda a sua riqueza cultural, histórica e natural será lançado em breve, pela editora Arte e Ciência. O livro se chama Ubatuba – Espaço, Memória e Cultura e une duas perspectivas diferentes: a visão de um estrangeiro e o olhar de um caiçara legítimo. Os autores do livro, Juan Droguett e Jorge Otávio Fonceca fizeram essa pesquisa, com o objetivo de sistematizar informações sobre grupos humanos que formaram Ubatuba, por considerar que a memória de um povo é um direito social.
São 310 páginas de uma leitura leve e descontraída, que conduz o leitor a uma viagem interessante. Os cenários são muitos, as épocas e os assuntos variam, desde o primitivismo, passando pela mitologia indígena e os ritos antropofágicos, até os dias de hoje, abordando o potencial turístico e seus atrativos culturais. O livro mostra a esplendorosa época do porto e do açúcar, a distribuição de terras e os imigrantes. Nessa viagem entra também a chegada e o desenvolvimento dos meios de comunicação na cidade e a conseqüente mudança de comportamento e da cultura caiçara. O lançamento está marcado para o mês de outubro, quando a cidade completa seus 369 anos.
Os autores - Jorge Otávio Fonseca nasceu e vive até hoje em Ubatuba, é estudante de Administração em Hotelaria e Turismo da Universidade de Taubaté. Segundo ele, essa idéia surgiu como forma de contribuir com a cidade onde nasceu e dar a Ubatuba a visibilidade que ela merece. “Ubatuba tem uma história riquíssima, uma cultura popular expressiva e um grande potencial turístico. Precisamos valorizar, preservar e registrar essas características”.
Juan Droguett, espanhol, é professor titular de Mestrado em Comunicação da Universidade Paulista - Unip e líder do Grupo de Pesquisa em Cultura Midiática e Turismo. Pós-doutor pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Usp. Ele publicou diversos livros na área de comunicação, educação e psicanálise no Brasil e Espanha. Droguett conta que foram dois anos de pesquisa para reconstruir a história e a imagem de Ubatuba no cenário nacional. “Consultamos uma vasta bibliografia, colhemos depoimentos de caiçaras, fizemos comparativos com a experiência e o referencial do turismo estrangeiro.” (Fonte: PMU)

Prefeitura faz replantio de árvores

Ubatuba - As Secretarias de Meio Ambiente e de Obras promoveram nos últimos dias o replantio de árvores que foram retiradas do canteiro central da avenida Guarani, em frente ao Aeroporto Gastão Madeira. Segundo a Secretaria de Meio Ambiente, foram replantadas mudas frutíferas e nativas, entre elas flamboyant, baulínea, cibipirúna, ypê e mudas de cerca viva. O replantio já ocorreu na praça que fica na rua Marechal Pilsudsky, no Perequê-Açu, uma parte das mudas foi levada para um viveiro para serem recuperadas e agora será iniciado o replantio na rua Liberdade. (Fonte: PMU)

Ubatuba recebe Jogos Regionais da APECEF

Ubatuba - Ubatuba será sede dos Jogos Regionais da Associação de Pessoal da Caixa Econômica Federal de 25 a 28 deste mês. O Secretário de Esporte e Lazer, Bittencourt Jr. recebeu nesta quarta-feira, 3, uma comissão que cuida dos últimos preparativos para o evento, que deve trazer cerca de 650 pessoas (400 atletas), dos quatro estados da Região Sudeste a Ubatuba.
“Ficamos lisonjeados com a escolha de Ubatuba para sediar os jogos e daremos todo o apoio necessário para garantir o sucesso do torneio”, disse Bittencourt.
Serão treze modalidades em disputa e os jogos acontecerão no Tubão, Piscina Municipal, Praia Grande e Taquaral. A prova pedestre será realizada na orla, entra a Praia do Cruzeiro e o Itaguá. Outras reuniões devem acontecer nos próximos dias para acertar os últimos detalhes do evento. (Fonte: PMU)

Campeonato da categoria Dentinho começa neste sábado em Ubatuba

Ubatuba - A bola rola pra valer neste sábado, 6, para a primeira rodada do campeonato da Escolinha Municipal Rubens Salles categoria Dentinho (93/94/95).
O torneio movimenta cerca de 380 alunos da escolinha municipal e a primeira fase termina no dia 1º de outubro. Os dois melhores colocados de cada grupo passam à semifinal.
Os jogos da chave “A” acontecem no estádio Municipal Ciccillo Matarazzo, à partir das 10h: Chaveiro Ligeirinho X Pousada Paradise, Casa Globo X Ubadesklimp, Kutelak X Ismael Comida Caseira, Porto Marina X Quiosque Pica Pau.
A primeira rodada da chave “B” acontece no Horto, à partir das 9 h. com os jogos: O Madeireiro X Restaurante Baleia Branca, Papelaria do Estudante X Calçados Fernandes, Mercado 24 Horas X Smidi Calçados. A Secretaria de Esporte e Lazer colocará um ônibus à disposição dos jogadores e familiares para as partidas que acontecerão no campo do Horto. A saída do ônibus está marcada para as 8h em frente ao ginásio de Esportes Tubão. (Fonte: PMU)

Ubatuba se prepara para a segunda dose da vacina contra poliomielite

Ubatuba - No próximo dia 15 de agosto, começa a Campanha Antecipada da segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite. Essa campanha leva a gotinha da vacina para os postos e unidades dos bairros mais distantes da cidade. Em Ubatuba, 90% das crianças de 0 a 5 anos já tomaram a primeira dose no mês de junho, em diversos postos e unidades de saúde do município. Agora, é preciso tomar a segunda dose, para imunizar totalmente as crianças. As demais vacinas também estarão disponíveis para crianças menores de cinco anos.
Essa doença está sendo erradicada no mundo, mas o vírus ainda existe em alguns lugares, por isso, é fundamental que todas as crianças sejam vacinadas.
A poliomielite, ou paralisia infantil, como também é conhecida, é uma doença contagiosa, transmitida pelo poliovírus através das vias aéreas superiores, caracterizada por causar uma paralisia de início súbito, geralmente em membros inferiores. Os sintomas da poliomielite são: febre, mal estar, dor de cabeça, acompanhada ou não de paralisia.
No início da década de 80, houve uma grande incidência da doença no Brasil, deixando milhares de deficientes físicos por ano. No fim dos anos 80, a doença foi controlada na maior parte do mundo, devido às ações de imunização. Ainda hoje, pode-se observar um grande número de pessoas com a síndrome pós-pólio, seqüelas deixadas pela infecção.
O objetivo das campanhas de vacinação em massa é produzir uma extensa disseminação do vírus vacinal, que competirá com a circulação do vírus selvagem, interrompendo a cadeia de transmissão da doença. A coordenadora da vigilância epidemiológica, Eliana Arantes, diz que, “embora não tenhamos mais a doença em nosso país, a vacinação é o único meio de manter ausente a circulação do vírus no meio-ambiente.” (Fonte: PMU)

Comissão Feminina Gestora de Eventos

Ubatuba - No ultimo dia 21, diretoria da COFEGE esteve na Unidade Mista de Saúde (UMS) para a entrega da compra de materiais para a mesma.
Como todo ano acontece parte do saldo da Barraca da Tainha Assada é revertido para a UMS da Maranduba.
Estavam presentes no ato da entrega da doação, Dr. Alexandre, Dra. Sandra e as enfermeiras do local.
Em ambiente amistoso, a Sra. Maria Pia falou em nome da diretoria da COFEGE e na alegria que o grupo de mulheres sentem em desenvolver um trabalho de tão grande alcance social. Apresentou também os agradecimentos aos comerciantes da Regional Sul e ao empresário Benjamim Ribeiro da Silva que colaboraram para o evento.
Conceição, Mia Mafalda, Iassuko, Erena, Fátima Cecília, voluntárias e Diretoras da COFEGE sentem-se recompensadas com o resultado.
Foram doados os seguintes: 10 cobertores personalizados, 20 lençóis personalizados, 6 termômetros clínicos, 4 rolos de lençóis descartáveis, 2 aparelhos de pressão, 2 pacotes profissionais de compressa de gazes, 1 pacote profissional de algodão, 2 litros de soro fisiológico, 1 fardo de papel higiênico e 1 caixa de sabonetes com 250 unidades.

Direito de Resposta

A Prefeitura Municipal de Ubatuba e o Prefeito Eduardo César, vêm a público exercer o direito de resposta, prévio à ação de indenização pelos danos morais, provocados pela publicação de matéria de responsabilidade do Vereador Edílson Félix, intitulada “PEDIDO DE INFORMAÇÕES SOBRE EMPRESAS TECEIRIZADAS É RESPONDIDO DE FORMA INCOMPLETA PELO EXECUTIVO”.
“Referido Pedido de Informações”, que o autor do citado artigo deixou de identificar, leva o número 66/05 e está à disposição de qualquer interessado, na forma da lei.
As informações àquele pedido foram prestadas pela Prefeitura, através da assessoria do Prefeito Eduardo César, com base no que estava explanado no pedido, sem nenhuma forma de tergiversação ou omissão.
Como Chefe do Poder Executivo, ao longo de sua vida pública , na qual acumulou o exercício de três legislaturas na Câmara Municipal dessa Cidade e a eleição para o cargo de Prefeito Municipal, em início de mandato (menos de 15% de sua duração), Eduardo César sempre pautou suas atividades em cuidadosa análise técnica, sem desatender, jamais, aos interesses públicos e a defesa dos direitos não somente de seus eleitores, mas de todos os cidadãos de Ubatuba.
Cumpre esclarecer a você, leitor e morador da cidade de Ubatuba, bem como ao público, em geral, que a expressão “terceirização” (sinônimo que se incorporou ao vernáculo doutrinário do Direito para identificar as contratações decorrentes de exploração de serviços públicos essenciais), mal empregada pelo autor daquele pedido de informações, posto que consignada juntamente com as expressões “concessão” e “permissão”, provocou a resposta da Prefeitura Municipal no sentido de encaminhar o que estava de fato ali solicitado: informações sobre o contrato de concessão de serviços públicos existentes no Município, que é o de transporte público. Os contratos administrativos de execução de serviços em geral, não podem ser classificados como “terceirização” em concessão ou permissão de serviços públicos essenciais.
É importante entender, portanto, que o vereador não solicitou corretamente o que pretendia. (“... mapear os contratos terceirizados feitos pela Administração...”) e, por isso, ficou insatisfeito. Todavia, essa insatisfação não lhe atribui o direito de vir a público, em veículo de comunicação, fora dos limites de sua atividade e âmbito legislativo para denegrir a imagem do Poder Executivo, bem como do Prefeito Municipal, na medida em que emprega termos como “... deixou muito a desejar.” e “incompleta”, para adjetivar a resposta encaminhada pela assessoria do Prefeito Eduardo César, impingindo a esse a pecha de mau administrador, na medida em que declarou que “A atual administração está engessada, sem planejamento e sem direção”.
A ordem democrática que rege o papel das instituições e Poderes da União, Estados e Municípios foi mal empregada pelo vereador que, diferentemente de você, cidadão que lhe delegou, através de seu voto, o dever de exercer as funções inerentes ao seu mandato, gozaria de mecanismos próprios para solicitar a complementação às respostas encaminhadas pela Municipalidade ou, como o fez no artigo, esclarecer o objetivo de seu pedido de informações.
A manifestação pública na forma em que apresentada pelo vereador através de artigo próprio e pela imprensa, além de política e, portanto, oposicionista, desvirtua o importante papel que foi conquistado pela sociedade brasileira através da liberdade de imprensa e de expressão.
Compreendemos que este órgão de comunicação não compactua com a expressão daquele vereador, que realizou naquele artigo não uma atividade inerente a seu cargo, mas uma (o) posição pessoal.
Agradecemos a oportunidade de exercer nosso constitucional direito de resposta e esperamos, com isso, encerrar, na esfera pública, a discussão meritória das atribuições funcionais e de cada um dos agentes políticos eleitos pela população que deveria ser poupada de qualquer prática promocional, população esta para a qual pedimos nossas mais sinceras desculpas pela necessidade de vir a público tratar do assunto.

Ubatuba, 29 de julho de 2005
PREFEITO EDUARDO DE SOUZA CÉSAR
PREFEITURA MUNICIPAL DE UBATUBA

Mês de Ópera na Fundart

Ubatuba - Em agosto, o Cine Clube da Fundart (Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba) traz um diferencial em sua programação. Para os amantes da música erudita, serão apresentadas quatro óperas em DVD: Aida, La Gioconda, O Guarani e Otello. Para quem não conhece, esse evento é uma oportunidade imperdível para ampliar os horizontes culturais. A série de apresentações tem como objetivo trazer ao conhecimento da população os mistérios e encantamentos de uma grande ópera.
Além da sessão das grandes óperas, o mês de agosto está recheado de atividades e festas. Confira abaixo a programação completa da Fundart para este mês:

PROGRAMAÇÃO FUNDART - AGOSTO/2005

01 a 31
9h às 18h - Espaço Cultural Eloyna Salgado Ribeiro.
Rua Hans Staden, 342 - (Papelaria do Estudante)
EXPOSIÇÃO DE ARTISTAS PLÁSTICOS E ARTESÃOS DA FUNDART

05 - SEXTA
18 às 19h - Espaço Cultural Eloyna Salgado Ribeiro.
Rua Hans Staden, 342 - (Papelaria do Estudante)
DANÇA CIGANA

06 - SÁBADO
17h30 - Perequê-Açu
Cinema para a garotada no Programa “Prefeitura no Bairro”
Parceria com a Secretaria de Educação
Terminal Turístico - EMEI Marina Salete - Filme: “SHREK 2”
Apoio Cultural: Hollywood in House Vídeo Tel.: 3832 7842

07 - DOMINGO
09h às 14h - Perequê-Açu
Participação da Fundart no Programa “Prefeitura no Bairro”,
no Terminal Turístico do Perequê-Açu - EMEI Marina Salete
* TEATRO (ESQUETES DE HUMOR E OFICINA)
* MALABARISMO (BRINCADEIRAS E EXERCÍCIOS COM MALABARES)
* ENTALHE EM MADEIRA (EXPOSIÇÃO E PEÇAS ENTALHADAS NO LOCAL)
* PALHAÇO PIMBOLIM (RECREAÇÃO EDUCATIVA)
* ARTES PLÁSTICAS (EXPOSIÇÃO DE OBRAS E TELAS PINTADAS NO LOCAL)
GRUPO SETORIAL DE ARTES PLÁSTICAS DA FUNDART
* BANDA LIRA PADRE ANCHIETA

12 - SEXTA
18h às 19h - Espaço Cultural Eloyna Salgado Ribeiro.
Rua Hans Staden, 342 - (Papelaria do Estudante)
SERESTAS E SERESTEIROS
20h - Praça Anchieta
SHOW MUSICAL - REVIVENDO ELIS, com Beth Viana e Rodrigo Harfiel

13 a 28
14h às 22h - Casarão do Porto
III EXPOSIÇÃO DO GRUPO SETORIAL DE ARTES PLÁSTICAS
Homenagem ao Dia dos Pais

13 - SÁBADO
18h - Casarão do Porto
PEQUENAS HISTÓRIAS - Grupo Setorial de História e Geografia
PALESTRA - “Ciccillo Matarazzo: um mito caiçara”
Palestrante: Joice Fernandes (graduanda do curso de história da UNITAU)
20h - Praça Exaltação da Santa Cruz
APRESENTAÇÃO DOS GRUPOS FOLCLÓRICOS ITAPOÁ E GUARUÇÁ

17 - QUARTA
20h - Casarão do Porto
FUNDART JOVEM
Espaço Livre de Expressão da Juventude Ubatubense

18 - QUINTA
20h - Praça Anchieta
PARCEIROS DA CULTURA - Fundart e Bar do Pirata
Show Musical - Washington Garcez - Violão e Voz

19 - SEXTA
18h às 19h - Espaço Cultural Eloyna Salgado Ribeiro.
Rua Hans Staden, 342 - (Papelaria do Estudante)
Apresentação Musical - SEXTETO CAIÇARA
19h30 - Casarão do Porto
ATENEU ANTENADO - Encontro cultural - Grupo Setorial de Literatura

19 a 21 - SEXTA, SÁBADO E DOMINGO
VII FESTSABE - FESTA DA TAINHA DA ESTUFA II
Shows Musicais, Barracas Típicas e grande festa.
Exposição dos Artistas do Grupo Setorial de Artes Plásticas da Fundart.

20 - SÁBADO
20h30 - Praça Anchieta
Apresentação do Grupo de Dança Sala Azul Marinho, coreografia que
estará representando Ubatuba no MAPA CULTURAL PAULISTA.

21 - DOMINGO
20h - Casarão do Porto
TEATRO NA FUNDART - “Ladrão que pega ladrão não é ladrão”
Texto e Direção: Adriano Corrêa

24 - QUARTA
20h - Casarão do Porto
FUNDART JOVEM - Espaço Livre de Expressão da Juventude Ubatubense

26 - SEXTA
19H30 - Casarão do Porto
CINE DEBATE - “MOÇA DOS BRINCOS DE PÉROLA”

27 - SÁBADO
20h - Casarão do Porto
SERESTAS E SERESTEIROS
Apresentações de cancioneiros da música genuinamente popular
Apresentação: Sérgio e Regina

28 de Agosto a 4 de setembro
Festival da Cultura Popular – CAIÇARADA
CINE CLUBE ÓPERA

02 - TERÇA
20h - Casarão do Porto
CINE CLUBE ÓPERA - “AIDA”

04 - QUINTA
20h - Casarão do Porto
CINE CLUBE ÓPERA - “LA GIOCONDA”

09 - TERÇA
20h - Casarão do Porto
CINE CLUBE ÓPERA - “O GUARANI”

10 - QUARTA
20h - Casarão do Porto
CINE CLUBE ÓPERA - “OTELLO”

CINE CLUBE

03- Quarta
20h00 – Casarão do Porto
CINE CLUBE “Olga”

05 – Sexta
20h00 – Casarão do Porto
CINE CLUBE “Querido Estranho”

16 – terça
20h00 – Casarão do Porto
CINE CLUBE “Onze Homens e um segredo”
30 – terça
20h00 – Casarão do Porto
CINE CLUBE “Olhos Azuis”

26 – sexta
19h30 ­– Casarão do Porto
CINE DEBATE “Moça dos Brincos de Pérola”

CINE CLUBE INFANTIL

07 – Domingo
16h00 – Casarão do Porto

CINE CLUBE INFANTIL “Shrek 2’

14 – Domingo
16h00 – Casarão do Porto
CINE CLUBE INFANTIL “Garfield”

21 – Domingo
16h00 – Casarão do Porto
CINE CLUBE INFANTIL “Peter Pan”

A cultura de Ubatuba pode crescer com a sua colaboração.
Divulgue esta programação para a comunidade.

PRESTIGIE O ARTISTA DE UBATUBA.
Adquira e indique obras da Praça das Artes Plásticas.
DE 5ª A DOMINGO, A PARTIR DAS 15H00
Praça do Cruzeiro - Av. Iperoig - Centro
Grupo Setorial de Artes Plásticas Fundart

PARTICIPE DAS REUNIÕES DOS GRUPOS SETORIAIS DA FUNDART.
DIA 02 TERÇA - 18h30 - Folclore
DIA 03 QUARTA - 18h as 19h30 História e Geografia
DIA 06 SÁBADO - 10h - Literatura
DIA 08 SEGUNDA - 18h - Artes Cênicas e Dança
DIA 27 SÁBADO - 17h30 - Cine/Foto/Vídeo
DIA 26 SEXTA - 18h - Artes Plásticas
DIA 31 QUARTA - 18h - Artesanato
Os grupos setoriais são a melhor oportunidade da
comunidade participar da política cultural da cidade.
São portas que se abrem à participação do cidadão. Participe. (Fonte: PMU)
 

Ação Litoral
 
Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Confusão - Extremamente confusa e extemporanea a nota do dirigente do PT em Ubatuba. Ao imprecar contra a "burguesia nefasta",que quer voltar ao poder e para tanto tenta desestabilizar o governo ,(desde quando é proibido a qquer brasileiro almejar o poder?), se esquece o dirigente de citar a lista dos "revolucionarios" Silvio Pereira, Delubio Soares, Marcos Valerio, e os "super hiper mega powers guerrilheiros", José Dirceu, Genoino-presidente nacional do PT , João Paulo-lider no congresso,Paulão-presidente do PT de Alagoas,Paulo Rocha-deputado (PT-PA)João Magno- deputado (PT-MG),Professor Luizinho- deputado (PT-SP) entre outros, que ,estando no poder, vem infelicitando e desestabilizando o Pais neste 2 ultimos anos, tentando atraves da conivencia e omissão, do suborno ou da compra pura e simples de congressistas canalhas, se perpetuarem no poder, para instalar o sistema social de araque, de muita demagogia e pouca ação, aquele onde nós entramos com o pescoco, e eles com a corda. Para comprovação , não é necessario ir muito longe;..... a ineficacia do "fome zero" ou o trabalho com total despreendimento dos companheiros , Silvio Pereira e seu modesto jipão Land Rover, do lider que embolsou R$200.000,00 para que sua secretaria pudesse ir ao ginecologista , do Dr.Delubio com seus ternos bem cortados, suas viagens em 1ª classe e hoteis de luxo... e distribuindo grana a rodo, do ajudante de ordens nordestino que para o bem da causa revolucionaria, correu o risco(e se deu mal) de levar dolares na cueca............ Poupem nos , !!!!!!!, afinal o PT é o partido no poder, constitucionalmente estabelecido, e dele emana todos os atos e fatos que vem mais uma vez manchando a alma nacional, deixando-nos atonitos com a maneira pedagogica com a qual brasileiros de todas as idades e segmentos sociais travam conhecimentos com embusteiros e mentirosos e com o tamanho da roubalheira que se vem praticando nos altos escalões dos "revolucionarios" de plantão.Portanto,sr. dirigente , devagar com o andor, pois o santo é de barro...

Sergio Abreu
Ubatuba, SP


Convite - Pe. Felipe, pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, no bairro do Ipiranguinha, vem a público convidar toda a comunidade para o "SUPER ALMOÇO DOBRADINHA DO PADRE FELIPE" a realizar-se neste domingo a partir das 12:00 na cantina da Paróquia.
Esse almoço será em prol a FESTA DE NOSSA SENHORA APARECIDA que estará acontecendo no mês de outubro, nos dias 12,13,14,15 e 16.
Certo de podermos contar com nossa comunidade em mais esta empreitada agradecemos.
Aguardem em setembro será a vez do "SUPER ALMOÇO AZUL MARINHO". Convites antecipados a R$ 8,00 pelo tel 3833.5044.
Agradecemos a todos que direta ou indiretamente nos ajudaram.

Elísio Russo
Ubatuba, SP


Homenagem na Ilha Anchieta - Amigos, no próximo domingo, 07 haverá missa em homenagem ao Santo Padroeiro Senhor bom Jesus da Ilha Achieta.
Escunas da MYKONOS partirão do Sanco da Ribeira a partir da 08:00 horas com destio a Ilha Acheita.
Será um dia muito agradável.
Abraços.

Tenente Samuel
Ubatuba, SP

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Ubatuba:

Praia da Caçandoca

Praia da Caçandoca
©Emilio Campi

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor

contador, formmail cgi, recursos de e-mail gratis para web site