Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Terça-feira, 09 de agosto de 2005 - Nº 1339 Edições Anteriores

Pousada Mar Azul Sol e Vida Restaurante Tropical

Região
Grupo Setorial de Coordenação (GSC) do Litoral Norte discute adequação do Gerenciamento Costeiro


Caraguatatuba
Beach Soccer: Atleta de Caraguá compete no Maranhão
Passeio Ciclístico reúne pais, filhos e educadores em Caraguá
Caraguá sedia Workshop
Karateístas de Caraguá conquistam o ouro em Ilhabela
Equipes Tabatinga e Corinthians A disputam a final da Copa de Futebol Master
Câmara discute projetos para Educação
Polícia apreende 2 kg de maconha em Caraguá


Ilhabela
200 atletas participam da 3ª Copa Ilhabela de Karatê
Visita à Serraria
Festa de Confraternização dos Motoristas
Moção de Louvor


São Sebastião
Câmara reforça segurança para sessão polêmica em São Sebastião
Estudante morre em cachoeira
Dezoito presos fogem da cadeia
Prefeitura sinaliza estacionamentos para deficientes físicos
Atleta de São Sebastião fica em terceiro no Paulista de Tae Kwon Do
Veteranas do vôlei sebastianense voltam com tudo no Campeonato da Liga Paulista
Equipe de Malha Sebastianense vence novamente
Atletas sebastianenses de judô conquistam medalhas em final de semana de competições
Prefeitura abre I Semana Interna de Saúde Ocupacional
Faber realiza pesquisa em bairros para identificar problemas com coleta de lixo e sucata

Ubatuba
Prefeito é recebido pelo Governador no Palácio dos Bandeirantes
Charles solicitou retomada do saneamento
Ubatuba deve sediar etapa do mundial de surf em 2006
Surf provove reencontro de gerações de surfistas
Paisagens e motos são os temas das exposições da Setur neste mês
Secretaria de Turismo tem programação intensa neste mês
Festival da Paz agita Ubatuba em agosto
Ciclo de Palestras do Sebrae com a ACIU
Seleta apresenta seus cursos profissionalizantes
Ubatuba debate venda de quiosque
Ubatuba poderá voltar a ter 13 vereadores
Crianças e professores voltam às aulas, com ânimo novo para o segundo semestre
Prefeitura no Bairro leva centenas de pessoas ao Terminal do Perequê-Açu
Valdemar Costa Neto reúne aliados e simpatizantes em Mogi das Cruzes
Próximo fim-de-semana começa com homenagem a Elis Regina
Galeria Naturali arte, cultura e natureza
Noticias CONSEG Ubatuba


Seções
Artigo
Opinião
Carta do Leitor
Foto do Dia


Notícias da Região Topo

Grupo Setorial de Coordenação (GSC) do Litoral Norte discute adequação do Gerenciamento Costeiro

Litoral Norte - No auditório das Faculdades Módulo, em Caraguatatuba, no último dia 14 de julho, aconteceu um encontro de representantes dos quatro municípios da região, sob a presidência de Marcos L. Couto, presidente do GSC, e coordenação de Lina Maria Ache, da Secretaria Estadual do Meio Ambiente.
Um dos objetivos mais importantes era iniciar a apresentação de sugestões de propostas de adequação do Decreto nº 40.215, em vigor desde dezembro de 2004, que terá cinco anos para ser alterado. Foram apresentadas somente 11 sugestões versando sobre diversos temas, como loteamento, estrutura náutica e zonas marinhas, áreas urbanizadas, mudança de enquadramento de áreas próximas a rodovia Oswaldo Cruz e balanço de todos os licenciamentos efetivados desde dezembro/04.
Dois assuntos foram alvo de maior discussão: o fato da Resolução 24, de 26/6/05, que define que define ocupação humana de baixo impacto, ter sido editada sem consulta ou discussão pelos 48 membros do grupo setorial e também as questões de interpretação do uso de 30% de Z3 agrícola que está causando autuação constante dos agricultores. Este último assunto foi objeto de informe pelo secretário de Agricultura, Pesca e Meio Ambiente de Caraguá, Auracy Mansano. “Esta questão de interpretação está levando pais de família à delegacia e são áreas onde não há mais vegetação nativa”, afirmou.
O GSC fez os seguintes encaminhamentos: preparação de workshop sobre o Plano de Ação e Gestão, que será realizado nos próximos dias 12 e 13 de agosto, com mesa redonda e discussão em grupo abordando temas como: políticas públicas, biodiversidade, ecoturismo, saúde, saneamento básico, habitação, além de análise do impacto do Decreto Federal 5.300/04 na região e distribuição de publicações sobre zoneamento ecológico econômico.
No dia 13, cerca de 80 pessoas, entre integrantes do GSC, do Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte (CBH-LN) e convidados, farão discussão em grupo sobre os temas do dia anterior.
Para Ubatuba, é importante que as comunidades procurem as entidades que fazem parte do grupo setorial, porque o Plano de Ação e Gestão deverá ser iniciado no Puruba, o que foi uma decisão tomada em 17/3/04 pelo Conselho Estadual de Meio Ambiente.
Os interessados em mais informações e apresentação de adequações do decreto, procurar os representantes da sociedade civil. Em Ubatuba: Gilmar Rocha (Ass. Engº e Arquitetos – 3832.1929); Naídes A. de Lima (Sindicato Trabalhadores Rurais de Ubatuba – 3832.1253); Fabian Perez (CEAU – 3834.1509) ou dr. Eugênio (OAB - 3832.1573).
Obs.: Todas as sugestões deverão ser encaminhadas dentro de 60 dias, após o workshop de 12 de agosto. (Fonte: Jornal Opinião)

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba


Beach Soccer: Atleta de Caraguá compete no Maranhão
O atleta recebeu o convite após ter um bom desempenho durante as competições dos Jogos Regionais. Ele espera fazer um bom trabalho para ter oportunidade de participar de outros campeonatos

Caraguatatuba - O atleta Caraguatatubense, Daniel Alves Faria, 20 anos, partirá na sexta-feira, dia 5, para o Estado do Maranhão, onde integrará a equipe de Beach Soccer “Amigos do Jorginho”, para participar de um amistoso com a equipe maranhense. A competição tem como principal objetivo divulgar o esporte no estado.
Faria, que atualmente exerce a profissão de marceneiro, e pratica a modalidade há um ano, foi convocado pelo técnico da FPBS (Seleção Paulista de Beach Soccer), Marcelo Mendes, durante a realização do 49º Jogos Regionais devido a sua boa atuação na competição. O atleta defendeu a cidade de Caraguá ao lado dos jogadores da Seleção Brasileira Betinho, Fanta e do próprio Jorginho.
De acordo com o atleta, que participou pela primeira vez dos Jogos Regionais, a oportunidade é muito importante para sua vida e espera fazer um bom trabalho e ser convidado para outros campeonatos. “Eu jogo por hobby, sou jogador de fim de semana porque trabalho e não tenho tempo de treinar. Espero fazer uma boa atuação no Maranhão e ser convocado para integrar a Seleção Paulista, já que o Marcelo e o presidente da FPBS, Marcos Fábio Spironelli, vieram aqui para observar atletas com bom desempenho para integrar a equipe paulista.
O atleta disse ainda, que o proprietário da Madeireira Nova Aurora, onde trabalha, o cedeu gentilmente para participar do evento.
Para FPBS essa é uma ótima oportunidade para o atleta, pois estará competindo na mesma equipe que jogadores de renome no esporte, e será de grande importância para sua carreira profissional, por ter a oportunidade de se tornar conhecido na modalidade. A federação disse ainda que se o atleta tiver uma boa atuação no amistoso poderá ser convocado para integrar a seleção paulista.
De todos os atletas de participaram da competição de Beach Soccer nos Jogos Regionais, somente o atleta caraguatatubense, um da equipe de São Sebastião e outro de Lorena foram convocados para participar do amistoso. (Fonte: PMC)

Passeio Ciclístico reúne pais, filhos e educadores em Caraguá

Caraguatatuba - Pelo segundo ano em Caraguá pais, alunos e educadores do Colégio Módulo realizam um passeio ciclístico. Desta vez em homenagem aos pais. Cerca de 200 pessoas entre professores, alunos, familiares e amigos participaram do Passeio Ciclístico do Dia dos Pais, que percorreu a ciclovia da Avenida da Praia, do centro até o Rio Lagoa. O evento contou com o apoio da Divisão de Trânsito do município.
Foram aproximadamente 80 pais. Muitos deixaram o trabalho de lado para participar do evento e comemorar a data antecipadamente junto com seus filhos e a comunidade escolar. Marcos Valente aproveitou o convite para ficar mais próximo da filha Tainá, da 4ª série. “Achei a idéia interessante porque integrou os pais, que normalmente não têm oportunidade de estar com os filhos devido ao trabalho. Acho que o Módulo deve fazer mais vezes atividades como esta”. Wandenberg Naves, pai de Matheus, da 2ª série, concorda. “Tem que ter mais eventos assim, que integrem e socializem pais, filhos e até os amigos”, disse.
O diretor do Colégio, Carlos Focesi disse que o objetivo do passeio foi justamente o de integrar pais e filhos. Para ele, a escola também deve promover momentos de integração. “Eventos assim favorecem a relação entre pais e filhos, além de promover a saúde por meio de uma atividade física.e efetivar o tripé: família, escola e aluno.
Não foram só pais que se divertiram, na chegada do passeio ciclístico, os alunos participaram de brincadeiras e recreação no Campo de Areia do Módulo, na Praia do Indaiá. Vitória Vieira Possa, da 2ª série, divertiu-se com a mamãe Pérola e brincou de bambolê após ter andado de bicicleta.
Para a aluna da 4ª série, Angelina March o passeio foi mais do que divertido. “Achei muito legal porque andar de bicicleta faz bem para a saúde, onde moro é perigoso ficar na rua e aqui pude andar bastante com minha bicicleta, também gostei do futebol na areia”. (Fonte: Módulo)

Caraguá sedia Workshop
O evento que contará com a presença de profissionais da área que irão discutir diversos temas

Caraguatatuba - Caraguá será sede do workshop sobre plano de ação de diretrizes para o desenvolvimento sustentável do Litoral Norte realizado pelo Governo do Estado de São Paulo e pela Secretaria do Estado Meio Ambiente. Serão dois dias de evento que contará com a presença de profissionais da área que irão discutir diversos temas. O evento acontece no dia 12, sexta-feira, das 8h às 18h, no Teatro Municipal Mario Covas e no dia 13, sábado, das 9h às 16h30, no CEPROLIN (Centro de Educação Profissional do Litoral Norte).
O workshop que é direcionado para profissionais da área pública e privada, empresários e organizações não governamentais tem o apoio da CETESB (Campanhia de tecnologia de Saneamento Ambiental) prefeitura de Caraguá e Comitê de Bacias Hidrográficas. O início será às 8h com as inscrições, em seguida acontece a abertura oficial do evento. Dará início o evento uma mesa redonda com a participação do gerente executivo do Projeto de Gestão Integrada dos Ambientes Costeiros e Marinho do Ministério do Meio Ambiente, dr. Ademilson Zamboni. Após a mesa redonda acontecerá debates com a participação da Consultora Jurídica da Secretaria do Estado do Meio Ambiente, dra. Silvia Helena Nogueira Nascimento, com a Promotora de Justiça do Litoral Norte, dr. Elaine Taborda de Ávila e com o presidente do Grupo de Coordenação Estadual do Litoral Norte, dr. Marcos Lopes Couto.
Após o almoço, serão debatidos os temas Corredor de Exportação do Litoral Norte, com o Secretário Adjunto da Secretaria do Estado dos Transportes, Paulo Tromboni de Souza Nascimento; Saneamento Básico do Litoral Norte-Situação e Investimento, com coordenado de Saneamento da Secretaria de Estado da Energia, Recursos Hídricos e Saneamento, Ricardo Araújo; Projeto Orla, com o gerente executivo do Projeto de Gestão Integrada dos Ambientes Costeiro e Marinho do Ministério do Meio Ambiente, dr. Ademilson Zamboni; Habitação e Urbanização – Perspectivas para Habitação Social no Desenvolvimento Sustentável do Litoral Norte, com o Superintendente de Planejamento Estratégico da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbanização do Estado de São Paulo, Eduardo Trani; Turismo como Desenvolvimento e Conservação, com o coordenador do Programa de Ecoturismo para a Mata Atlântica da Secretaria do Estado de Meio Ambiente, Sérgio Salazar Salvati e Proteção da Biodiversidade e as Unidades de Conservação, com a diretora do Instituto Florestal, Maria Cecília Wey de Brito. No final do evento será feita a apresentação das publicações “São Paulo – Litoral Norte” e Zoneamento Ecológico-Econômico do Litoral Norte.
No sábado, o evento terá como público alvo Grupo Setorial de Coordenação e representante do Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte, participantes do Grupo Orla e representantes do poder público fará apresentação de dinâmica de trabalho. Serão feitos grupos de trabalho que discutirão os temas transportes, habitação e turismo; após o almoço, os grupos continuarão as atividades com os temas agricultura, pesca, biodiversidade e saneamento. O evento será encerrado com a apresentação dos relatos dos grupos de trabalho.
Para mais informações (11) 3030-6646/30307021. (Fonte: PMC)

Karateístas de Caraguá conquistam o ouro em Ilhabela
Após conquistar o ouro em Ilhabela, oito atletas da equipe participam da final do Campeonato Paulista, na categoria adulto, que acontece dia 13, domingo, em São Carlos

Caraguatatuba - A equipe de Karatê da Secretaria Municipal de Esportes e Recreação de Caraguatatuba conquistou a medalha de ouro na 3ª Copa Ilhabela de Karatê, que aconteceu no dia 7, domingo, no ginásio Gilson Gomes Pinna, em Ilhabela.
Os atletas de caraguá trouxeram para casa 5 medalhas de ouro, 14 de prata e 15 de bronze, num total de 34 medalhas e conquistaram o 1º lugar na contagem geral dos pontos. O 2º lugar ficou com os atletas de Americana, com o 3º ficou com a equipe da casa. São José dos Campos ficou com o 4º lugar e Caçapava o 5º.
De acordo com o técnico da equipe, Edsom Mendes do Amaral, esta foi competição difícil por atrair atletas de todo o estado. “Saímos vitoriosos graças ao esforço e dedicação dos atletas. Eles treinaram bastante e graças a isso a vitória foi conquistada.”
A equipe, que está entre as três melhores do estado, ainda participará, com oito atletas, da final do Campeonato Paulista, na categoria adulto, que acontece no dia 13, domingo, em São Carlos, interior de São Paulo. (Fonte: PMC)

Equipes Tabatinga e Corinthians A disputam a final da Copa de Futebol Master
A final da competição acontece dia 14. A equipe Corinthians A enfrenta a equipe Tabatinga em busca da vitória. A equipe Guarani A enfrenta a equipe Guarani B na disputa pelo 3º lugar da competição.

Caraguatatuba - Mais um confronto aconteceu no final de semana entre as equipes participantes da segunda fase da 11ª Copa de Futebol Master. Cada equipe buscava a classificação para disputar a final do campeonato. Na disputa da semifinal que aconteceu dia 7, domingo, no CEMUG (Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves) as equipes Tabatinga e Corinthians A levaram a melhor e estão na final da copa.
No primeiro jogo, a equipe Corinthians A enfrentou a equipe Guarani B, a disputa foi acirrada na busca pela vitória, a partida acabou empatada de 1 a 1. Na disputa foi para os pênaltis e a equipe Corinthians A levou a melhor e venceu de 4 a 2. No segundo jogo, a disputa foi entre as equipes Guarani A e Tabatinga. A disputa também foi acirrada, a equipe Guarani B não deu chance para o adversário e venceu de 3 a zero, conquistando a segunda vaga da final da competição.
O jogo final acontece no dia 14, domingo. A equipe Corinthians A enfrenta a equipe Tabatinga em busca da vitória. A equipe Guarani A enfrenta a equipe Guarani B na disputa pelo 3º lugar da competição. (Fonte: PMC)

Câmara discute projetos para Educação
Proposituras falam em Meio Ambiente e Administração Pública

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba discute nesta terça-feira – 9 de agosto, durante a sua 24ª Sessão Ordinária semanal, projetos de lei de autoria apenas de Vereadores, que versam sobre Educação, Meio Ambiente e Saúde. Esta é a primeira Sessão Ordinária do semestre, visto que a anterior tratou apenas da Prestação de Contas do Prefeito José Pereira de Aguilar (PSDB).
A Ordem do Dia tem início com projeto do Presidente da Câmara, Vereador Juarez Pereira Pardim (PPS), que institui palestras de conscientização ambiental nas escolas da rede pública municipal de ensino. O objetivo do Vereador é de cada vez mais incutir e doutrinar os jovens quanto as necessidade de manter o Meio Ambiente em nossa cidade e região.
O segundo projeto da noite tem a autoria do Vereador Cristian Alves de Godoi – Baduca Filho (PL), que deseja instituir na grade escolar do Ensino Fundamental – de 5ª a 8ª séries os princípios básicos da Administração Pública, com base no artigo 37 da Carta Magna. A intenção do Parlamentar é mostrar as crianças a estrutura e a divisão do poder no país.
Finalizando a 24ª Sessão Ordinária semanal, o Vereador Aurimar Mansano (PTB) apresenta projeto proibindo a exigência de caução ou cheque caução por empresas prestadoras de serviços de saúde na cidade, por considerar uma afronta às famílias, terem que dispor de dinheiro em situação de emergência envolvendo a saúde de seus membros.
As Sessões Ordinárias semanais tem início sempre às 19h30 toda terça-feira, com transmissão ao vivo pela Rádio Caraguá FM – 89,5 Mhz e pela Net – TV a Cabo, no seu canal 30. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Polícia apreende 2 kg de maconha em Caraguá

Caraguatatuba - A Dise (Delegacia de Investigação Sobre Entorpecentes) apreendeu ontem 2,3 quilos de maconha em Caraguatatuba. Segundo o delegado Hugo Pereira de Castro, a droga foi encontrada na casa do servente de pedreiro J.M.F., 34 anos, no bairro do Travessão. F. confessou ser o dono da droga. Segundo ele, cada 'trouxinha' era vendida a R$ 5. A polícia chegou ao suspeito após denúncia anônima. F. foi preso às 7h da manhã de ontem em sua casa. Segundo a Dise, ele seria um dos principais traficantes de maconha da região sul da cidade. (Fonte: ValeParaibano)

Programa Ação Litoral

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

200 atletas participam da 3ª Copa Ilhabela de Karatê

Ilhabela - No último domingo, dia 07, a cidade de Ilhabela foi palco da 3ª Copa Ilhabela de Karatê, realizada no Ginásio Municipal “Gilson Gomes Pinna”.
O evento contou com a participação de atletas de 12 cidades do Estado de SP e uma academia do Rio de Janeiro, totalizando 200 atletas, incluindo campeões paulistas, cariocas e dois campeões brasileiros.
O campeonato foi organizado pela Federação Paulista de Karatê, através da secretária Mirta Selayes e do diretor de arbitragem Shigueda Takashi.
A equipe de Ilhabela (Instituto Bushi-Kan) participou da Copa com 33 conpetidores, conquistando a terceira colocação geral, e mostrando o grande potencial dos atletas.
Estiveram prestigiando o evento, o vice-prefeito Antonio Carlos Cajado Simões, e o presidente da Câmara Municipal, Luiz Lobo.
A 3ª Copa Ilhabela de Karatê contou com o apoio da Prefeitura de Ilhabela, através da Secretaria Municipal da Juventude, Esportes e Lazer, Petrobras (Transpetro) e comerciantes locais. (Fonte: PMI)

Visita à Serraria

Ilhabela - O prefeito Manoel Marcos(PTB) e o presidente da Câmara de Ilhabela, vereador Luiz Lobo(PL) estiveram na Comunidade Tradicional da Serraria, juntamente com o secretário de Administração e Planejamento, Norberto Batista, na manhã do último sábado, 06. A comitiva foi prestigiar os preparativos para a tradicional festa do Bom Jesus da Serraria, que aconteceu sábado à noite. Na escola, o prefeito conferiu o estoque de merenda e anunciou à professora Ivana Lúcia, a intenção de oferecer também a todas as Comunidades Tradicionais, o ensino de 5ª a 8ª série. Após as visitas, Manoel Marcos, Luiz Lobo e Norberto Batista provaram a ‘vaca atolada’ da Serraria, num almoço animado com os moradores e visitantes da Comunidade.
Na foto: Professora Ivana Lucia, prefeito Manoel Marcos, dona Tereza, presidente Luiz Lobo e secretário Norberto Batista conferem o estoque de merenda da escola municipal da Serraria. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Festa de Confraternização dos Motoristas

Ilhabela - Sábado, 06, foi dia de comemorar a terceira festa de Confraternização dos Motoristas, organizada pelo diretor de Saúde, Márcio Tenório. Todos os motoristas da Prefeitura e Câmara Municipal de Ilhabela foram agraciados com brindes de patrocinadores e camisetas. O prefeito Manoel Marcos(PTB) e o presidente da Câmara, Luiz Lobo(PL) fizeram uso da palavra parabenizando aos homenageados e à equipe organizadora do evento. O secretário de Administração e Planejamento, Norberto Batista, também marcou presença.
Na foto: presidente Luiz Lobo, prefeito Manoel Marcos, diretor Márcio Tenório e os motoristas Argeu e José Mariano. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Moção de Louvor

Ilhabela - A Jornalista Cleusa Maciel recebeu, na noite de domingo, 07, em meio a um coquetel em sua homenagem no restaurante Ilha Deck, uma moção de Louvor, de autoria do vereador Jadiel Vieira, Keko. Cleusa conquistou o reconhecimento pelos grandes serviços prestados para Ilhabela, enquanto profissional de imprensa. A jornalista já foi vereadora e secretária de Cultura na cidade, além de ter trabalhado na rádio Beira Mar e na TV Band Vale. Atualmente, Cleusa é colunista no Jornal Imprensa Livre. O prefeito Manoel Marcos e os vereadores Luiz Lobo(PL), Nanci Peres de Araújo Zanato(PTB), Guilherme Henrique Maia Vieira(PMDB), Carlos Alberto de Oliveira Pinto, Carlinhos(PMDB), Márcio Garcia de Souza(PL) e José Roberto de Campos(PMN), foram prestigiar a homenageada.
Na foto: presidente Luiz Lobo, a jornalista Cleusa Maciel, prefeito Manoel Marcos e o autor da Moção, vereador Jadiel Vieira, o Keko. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Câmara reforça segurança para sessão polêmica em São Sebastião
Vereadores discutem CEI contra prefeito; governo tenta aprovar reforma

São Sebastião - A Polícia Militar deve reforçar o aparato de segurança hoje à tarde durante a sessão de Câmara em São Sebastião, que promete ser polêmica e deve atrair manifestações pró e contra o prefeito Juan Pons Garcia (PPS).
Três projetos que geram controvérsia na cidade devem ser discutidos pelos vereadores --um deles propondo abertura de CEI (Comissão Especial de Inquérito) para apurar a recontratação do prefeito como médico da rede pública.
A CEI contra Juan foi proposta pelo vereador Marcos Leopoldino (PSDB). A outra comissão foi proposta pelo vereador Robson Ceará (PPS), líder da bancada governista no Legislativo.
Ceará alega que o presidente da Casa, Wagner Teixeira (PV), teria desrespeitado o regimento interno ao suspender a sessão da semana passada, alegando falta de quórum.
O terceiro projeto que deverá ser discutido hoje é o da reforma administrativa, de autoria do Executivo, que prevê a criação de novas secretarias, aumento no salários dos chefes de seção e contratação de cerca de 45 pessoas em cargo comissionados.
JUSTIÇA- Os vereadores da situação conseguiram uma liminar na Justiça que obriga a mesa diretora a incluir na ordem do dia desta terça-feira a votação da reforma administrativa.
Os vereadores de oposição ainda tentam derrubar a liminar. O bloco governista re reuniu com o prefeito em seu gabinete para discutir a estratégia para a votação de hoje.
O presidente da Câmara, Wagner Teixeira (PV), afirmou ontem que a CEI proposta por Ceará não será incluída na ordem do dia. "Não cabe pedido de CEI, mas sim que a comissão de ética apure possível quebra de decoro parlamentar", afirmou Teixeira.
Segundo ele, a reforma administrativa também não deverá ser colocada em votação porque o projeto continua irregular. "O projeto desrespeita vários artigos da Lei de Responsabilidade Fiscal", afirmou.
O prefeito e o vereador Ceará não foram localizados para comentar o assunto.
Na terça-feira passada, cerca de 500 pessoas foram à Câmara acompanhar a sessão que foi suspensa devido à ausência dos parlamentares da base aliada. (Fonte: ValeParaibano)

Estudante morre em cachoeira

São Sebastião - O estudante Rocco Santoro Neto, 25 anos, de São Paulo, morreu no último sábado ao cair da cachoeira do Ribeirão do Itu, em Boiçucanga, São Sebastião. Rocco fazia uma trilha com amigos, quando escorregou e despencou de uma altura de 25 metros, caindo na água.
Os amigos do estudante precisaram fazer uma caminhada de cerca de 400 metros pela trilha até encontrar um local adequado para conseguir acionar o Corpo de Bombeiros pelo telefone celular. Um amigo de Santoro, Pablo Silva, foi quem fez o contato.
Segundo Silva, o estudante caiu durante a travessia da cachoeira. O acidente ocorreu às 15 horas, mas os bombeiros somente conseguiu retirar o corpo de Santoro da água por volta das 17h30, devido às dificuldades de acesso ao local do acidente.
A amiga de Santoro Luciana Dorghelo Nantes, 24 anos, ficou em estado de choque devido à morte do amigo. Por volta das 19 horas, o corpo do estudante foi removido ao IML (Instituto Médico Legal) de São Sebastião.
O delegado Múcio Alvarenga, do 2º Distrito Policial de Boiçucanga, que atendeu a ocorrência, disse que são comuns os acidentes no local. "A trilha é perigosa e deve ser percorrida com ajuda de guias", afirmou.
Segundo o secretário de Turismo, Júlio Buzzi, o local era sinalizado, mas as placas foram retiradas pelos frequentadores. Buzzi disse que a trilha somente será percorrida com acompanhamento de monitores treinados. (Fonte: ValeParaibano)

Dezoito presos fogem da cadeia
Seis foram recapturados em seguida em meio a tumulto, correria e tiros

São Sebastião - Dezoito presos fugiram no início da tarde de ontem, em pleno expediente, da cadeia pública no bairro Vila Amélia, região central. Foi um verdadeiro “cavalo doido” registrado nas ruas de acesso ao local, com tumulto, tiros e correria de presos, policiais, moradores e pessoas que aguardavam atendimento na delegacia e outros estabelecimentos nas proximidades. Seis detentos foram recaptu-rados em seguida.
Por volta das 14h00, um carcereiro viu os presos saindo de um buraco ao lado da parede da cadeia, de acesso para avenida Armando Salles de Oliveira. Ele gritou, iniciando uma correria, com tiros de advertência dados para cima para evitar que outros fugissem. No tumulto, uma policial civil ficou ferida, na barriga.
Na hora da fuga, estavam 181 presos soltos no pátio para o “banho de sol”. Pela manhã, eram 184, mais do triplo da capacidade, que é de 60 pessoas. Três, sendo dois assaltantes do carro-forte da semana passada na rodovia dos Tamoios, tinham sido removidos horas antes da fuga.
O buraco foi feito dentro de uma das celas, perto da cama. A polícia teve dificuldade para entrar na cadeia e fazer uma contagem. Os presos tumultuaram o ambiente, o que foi contornado pelo diretor da cadeia, delegado Fábio Luiz Machado.
Queijo suíço - Conforme o diretor, o chão da cadeia está um “queijo suíço”. “O local está comprometido”, alertou o delegado. Isso em razão das inúmeras fugas registradas nos últimos anos. Os buracos são tampados em seu início e fim, mas o meio do túnel acaba ficando frágil.
A fuga anterior aconteceu há dois meses, também em plena luz do dia e durante o expediente, quando três presos escaparam por um túnel, que dava em frente ao prédio da Delegacia Seccional, localizado nos fundos. Dois deles foram capturados em seguida, ainda nas proximidades. Na ocasião, o local contava com 164 detentos.
No mês anterior, foram 11 que fugiram por “tereza” (corda feita de pano), sendo quatro recapturados. No mês passado, pelo menos três tentativas de fugas foram frustradas pelos carcereiros.
As constantes fugas e tentativas têm deixado a população com medo. A cadeia fica em uma área urbana da cidade com seis unidades de saúde, cinco escolas, entre outros estabelecimentos comerciais e religiosos.
OAB pede providências ao Governo Estadual - A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), subsecção de São Sebastião e Ilhabela, enviou um ofício ainda ontem ao Governo Estadual pedindo providências quanto a situação da cadeia na cidade.
Segundo o presidente da ordem, Luiz Tadeu de Oliveira Prado, como se não bastasse o aumento da criminalidade na região, agora o município registra mais uma fuga, “colocando em risco todos os moradores do município, especialmente aqueles que residem nas proximidades”, lamentou.
Luiz Tadeu ainda lembrou que no local encontram-se escolas e igrejas, além de estar próximo ao centro comercial. “Não é de hoje que o mencionado estabelecimento carce-rário está superlotado, causando a possibilidade de novas fugas”, acrescentou.
Diante disso, o presidente da OAB solicitou às autoridades competentes, um empenho, no sentido de normalizar a situação, transferindo os presos excedentes para outros lugares. (Fonte: Imprensa Livre)

Prefeitura sinaliza estacionamentos para deficientes físicos

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio do Departamento da Trafego (Detraf) e em parceria com o Departamento de Planejamento (Deplan), está sinalizando 22 estacionamentos para deficientes físicos na cidade.
As pinturas serão feitas na região Central e também na Costa Sul e Costa Norte.
A ação teve início no dia 27 de julho e todos os veículos que forem pertencentes aos deficientes físicos deverão ter o adesivo indicativo, que é adquirido após o cadastramento na Associação dos Portadores de Deficiência de São Sebastião (APDSS).
O Detraf informa ainda que o adesivo é de extrema importância para que a fiscalização seja efetiva. “Para a nossa identificação, o automóvel deve possuir um adesivo de cadastramento para identificarmos se ela é ou não portadora de deficiência”, diz o diretor do Detraf, Marcio Nonato.
As ações da Prefeitura estão de acordo com a lei federal 10.048/2000, que prevê a prioridade ao atendimento de pessoas portadoras de deficiência física, e também com a lei 10.098/2000, que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade, e o descumprimento dessa ação tem como penalidade 5 pontos a menos na carteira de habilitação e multa de aproximadamente R$ 127,00. (Fonte: PMSS)

Atleta de São Sebastião fica em terceiro no Paulista de Tae Kwon Do

São Sebastião - O atleta de São Sebastião, Alexandre de Lima Azevedo, ficou em 3º lugar na 4ª etapa do Campeonato Paulista de Tae Kwon Do, realizada em São Bernardo do Campo no último final de semana. O atleta se destacou na categoria adulto faixa preta até 67 quilos.
Participaram da competição cerca de 300 atletas de todo o estado de São Paulo. Segundo o piloto esta etapa não ofereceu o mesmo grau de dificuldade das primeiras, que contavam com mais de 500 atletas e destaques como Diogo, 4º colocado na última OIimpíada e Anderson, que faz parte da equipe B da seleção olímpica. “Desta vez o número de pilotos foi menor, o que tornou a prova mais fácil”, disse.
Alexandre é estudante do 2º ano de Sistemas de Informação nas Faculdades Integradas Módulo e integra o Programa Bolsa-Esporte. Ele conta que além de poder estudar, com o apoio oferecido pela Faculdade pode participar de diversos campeonatos, já que economiza com os descontos oferecidos pela Instituição. “O apoio dado na divulgação também é importante para o atleta. Entrei para o programa este ano e estou adorando, é muito organizado e graças aos descontos na faculdade hoje posso participar de inúmeras provas”.
O atleta agora se prepara para outros cinco campeonatos para este ano: a próxima etapa do Campeonato Paulista, que acontece em setembro; o Vale Open, no mesmo mês, em São José dos Campos; e os Jogos Abertos em Botucatú, vaga que conquistou nos Jogos Regionais, em Caraguá, competindo com a equipe de São Sebastião que foi a quarta colocada.
O atleta também conta com o apoio da Prefeitura de São Sebastião e Tebar Praia Clube. (Fonte: Módulo)

Veteranas do vôlei sebastianense voltam com tudo no Campeonato da Liga Paulista

São Sebastião - A equipe de vôlei máster feminina acabou de voltar das férias e já derrota seu primeiro adversário, Clube Cerat, por 3 sets a 0, no último sábado (06/08) no Campeonato da Liga Paulista.
As meninas do vôlei treinam constantemente e têm sede de conquistar a fase, onde passarão do grupo C para a B. O momento é um dos mais importantes para a equipe, já que essa façanha foi conquistada pela primeira vez no ano passado com a técnica Cora Zorzetto. O novo técnico agora é Marcelo Aparecido de Souza, o Negretti.
O próximo jogo da equipe é contra o Alphaville, na casa do adversário, neste sábado (13/08). Desta fase se classificam três times que sobem para o grupo C. Atualmente a equipe sebastianense é uma das favoritas, sendo que se encontra na primeira posição da chave.
No ano passado, a equipe conquistou a medalha de ouro na chave prata do grupo B.
A Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer patrocina a equipe para a competição, fornecendo transporte, alimentação e pagamento da taxa de inscrição. (Fonte: PMSS)

Equipe de Malha Sebastianense vence novamente

São Sebastião - A Equipe de Malha de São Sebastião venceu por 2 a 0 em casa, neste último domingo (07/08), o Piratininga de Caçapava no Campeonato Paulista 2005. O time composto por 16 jogadores, busca a classificação para a segunda fase do campeonato.
O técnico da equipe, José Francisco da Silva, o Zico, explica que o time sebastianense precisa ganhar a próxima partida. “Dependendo dos resultados deste final de semana, em vista das equipes estarem empatadas, partiremos para campo neutro, ou seja, num local que não seja ‘casa’ de nenhum dos times”, disse.
São quatro equipes na chave, o que totaliza seis jogos para cada, três em casa e três no campo adversário e por enquanto todos os times estão empatados. Devem sair dois classificados da chave para a próxima fase
Zico informa que o próximo jogo da malha sebastianense é contra a experiente equipe de Jacareí. “Os atletas adversários são fortes e a nossa equipe é composta por novos jogadores, são garotos com cerca de 17 anos, é um time renovado, que embora comece agora, pode vencer a partida”.
O jogo contra Jacareí acontece no próximo domingo (14/08), às 9 horas, no Clube da Malha no bairro Porto Grande.
O time em 2002 foi campeão e busca novamente o título. Para conquistar a vaga é obrigatório ser campeão ou vice da Liga de Taubaté, que encerrou em maio deste ano. A equipe sebastianense conquistou o vice-campeonato. Além disso, a equipe de malha sebastianense foi vice-campeã dos 49º Jogos Regionais.
O Clube da Malha está de portas abertas para interessados no esporte. As inscrições são gratuitas, no Clube Amigos da Malha, na rua Fausto César, número 38, ou no telefone 38930413. (Fonte: PMSS)

Atletas sebastianenses de judô conquistam medalhas em final de semana de competições

São Sebastião - Medalhas e mais medalhas, foi o que trouxeram os atletas das escolinhas de judô da Prefeitura de São Sebastião nas duas importantes competições em que participaram durante o final de semana.
No sábado (06/08), quatro esportistas da cidade competiram na disputadíssima final do Campeonato Paulista da categoria pré-juvenil em Guarujá. O atleta Lucas Sato conquistou a medalha de bronze no peso meio médio e Claudinei Souza conquistou a 5ª posição no peso ligeiro.
O professor das equipes de judô, Átila Ferreira dos Santos, conta que avalia os resultados como ótimos, já que dos quatro atletas que chegaram a final do Paulista dois conquistaram colocações, além disso, para chegar a final do Campeonato Paulista na categoria pré-juvenil, 13 e 14 anos, os atletas do time precisaram passar pelo campeonato Regional e o Estadual do Interior. “Somente 34 atletas de todo o Estado de São Paulo competem na final. Os campeonatos anteriores que valem como etapas peneiram os atletas, chegar a final do Paulista já é uma vitória, conquistar colocação e medalha, melhor ainda”, disse.
Além desta competição, outros 16 atletas das escolinhas de judô de São Sebastião participaram da 3ª etapa do Circuito Shiran de Competições em Cruzeiro. Os resultados foram: sete primeiros lugares, dois no segundo e três na terceira colocação.
“Os resultados foram muito bons e até inesperados. Só não pontuamos no quadro geral da etapa porque não levamos toda a equipe”, relatou o treinador.
São Sebastião está na 8ª colocação entre as 38 cidades que competem.
Agora os atletas de judô se preparam para a final do Campeonato Paulista Infanto-Juvenil que acontece no dia 20 deste mês em Atibaia e para a 4ª etapa do Circuito Shiran de Competições em São José dos Campos em 4 de setembro. (Fonte: PMSS)

Prefeitura abre I Semana Interna de Saúde Ocupacional

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, através da Secretaria de Saúde, iniciou nesta segunda-feira (08/08) a I Semana Interna de Saúde Ocupacional voltada aos servidores públicos municipais e aos funcionários de confiança.
Até a próxima sexta-feira (12/08) palestras serão ministradas pela equipe da Unidade de Saúde Ocupacional e por técnicos da área de segurança.
A abertura oficial da Semana foi promovida pelo prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia. Ele fez questão de dizer que a saúde ocupacional se apresenta como a solução eficaz, objetivando a diminuição de acidentes e doenças do trabalho e suas conseqüências médicas e legais. “Queremos que o funcionário exerça sua atividade com maior segurança e conforto dentro de seu ambiente de trabalho, gerando mais produtividade e satisfação. Dar qualidade aos nossos funcionários não quer dizer apenas aumento de salário, mas dar condições de trabalho”, explicou o prefeito que destacou ainda fazer parte de um grande time.
De acordo com o coordenador da Unidade de Saúde Ocupacional, Antônio Carlos da Silva Filho, uma palestra será ministrada no pátio de Boiçucanga, nesta terça-feira pela manhã. Na quinta-feira (11/08) técnicos de segurança darão explicações sobre o tema, na Videoteca, a partir das 9 horas.
Já na sexta-feira, será a vez do centro da cidade, no pátio da Secretaria de Serviços Urbanos.
Fatores como má luminosidade, postura inadequada e ar condicionado regulado de maneira incorreta serão temas debatidos durante a semana. (Fonte: PMSS)

Faber realiza pesquisa em bairros para identificar problemas com coleta de lixo e sucata

São Sebastião - A empresa Faber Serviço Ltda realiza entre os dias 9 e 12 de agosto uma pesquisa pelos bairros de São Sebastião para saber a opinião da população quanto ao serviço de coleta de lixo e sucata, bem como avaliar questões de educação ambiental.
O objetivo da pesquisa de campo é desenvolver o Plano Municipal de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos. Será feito um estudo descritivo qualitativo e quantitativo, voltado a identificação de parâmetros e condições de aceitabilidade da população urbana do município de São Sebastião.
Segundo o prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, o Plano Municipal de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos é um instrumento estratégico e dinâmico para a implementação de uma política municipal no setor, baseado em um diagnóstico da situação atual e do perfil.
Tem como objetivos a prestação de um serviço de limpeza adequado; a minimização dos impactos ao ambiente e a saúde; certificação de viabilidade operacional e econômica; redução da geração de resíduos; incentivo a reciclagem e tratamento dos diferentes tipos de resíduos; e o estabelecimento de práticas educativas referentes ao consumo e a produção de resíduos. (Fonte: PMSS)
 
Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Ubatuba

Prefeito é recebido pelo Governador no Palácio dos Bandeirantes
Encontro reuniu prefeitos do Codivap que entregaram lista de reivindicações

Ubatuba - O prefeito de Ubatuba, Eduardo César, esteve reunido na tarde de ontem, 4, com o Governador Geraldo Alckmin em conjunto com os demais prefeitos do Codivap (Consórcio de Desenvolvimento Integrado do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira), na sede do Palácio dos Bandeirantes. Durante a reunião, que durou mais de duas horas, os prefeitos entregaram uma lista com cerca de 120 pedidos a Alckmin.
De acordo com Eduardo César, Ubatuba só tem a agradecer ao governador Geraldo Alckmin. “É o nosso quarto encontro neste ano e em todas as vezes, o governador se mostrou muito sensível às nossas reivindicações”, disse o prefeito. “Tratamos de vários assuntos, entre eles, a inauguração do Fórum, que deve acontecer em outubro, as obras da Rodovia Osvaldo Cruz que serão iniciadas esse mês, a regularização dos quilombos existentes em Ubatuba, a liberação de R$ 2 milhões do Dade para o nosso município, além da recuperação das pontes e estradas destruídas pelas chuvas no início do ano”, confirmou o prefeito.
Casas populares - Ainda durante o encontro, o prefeito Eduardo César assinou o contrato com o governo para construção de 50 casas populares na Aldeia Indígena Boa Vista e tratou também da construção de novas casas para Ubatuba. “Sabemos que o déficit habitacional em nosso município é muito grande e estamos empenhados em regularizar as áreas adequadas para agilizar a construção de novas casas populares em Ubatuba”, disse Eduardo César, lembrando também do anúncio do governador de aumento do efetivo de mais 100 homens da Polícia Militar para atuar no Litoral Norte. “Estamos muito satisfeitos com o ótimo relacionamento que estamos tendo não só com o Governador, como também com vários secretários de estado”, reafirmou.
Verbas para os fundos sociais - E em Taubaté, a primeira dama do Estado, Lu Alckmin recebeu as presidentes dos Fundos Sociais de Solidariedade de várias cidades da região e anunciou a liberação de R$230 mil para os fundos sociais de 23 municípios, entre eles Ubatuba. Casa cidade receberá R$10 mil que deverão ser utilizados para a compra de equipamentos para projetos de capacitação e geração de renda. A primeira dama de Ubatuba, Denise César esteve presente à reunião e recebeu de Lu Alckmin a confirmação do Projeto Guri em Ubatuba além de elogios pela forma inovadora, através de tendas, que tem apresentado a Casa do Brinquedo na cidade. (Fonte: PMU)

Charles solicitou retomada do saneamento

Ubatuba - Na recente visita do governador Geraldo Alckmin à comunidade da Caçandoca, Charles Medeiros usou da oportunidade para solicitar a retomada das obras de saneamento básico em nosso município. Alckmin, em conversa com Charles e com o prefeito Eduardo César, afirmou que fará novas licitações para que as obras tenham continuidade, pois as considera de estrema importância para nosso município. Aproveitando o ensejo o Governador afirmou que considera Ubatuba um dos mais belos lugares do Mundo.
Os bairros de Ubatuba onde os trabalhos foram iniciados têm grande parte da rede de esgotos pronta, porém faltam as estações elevatórias para fazer o bombeamento para a estação de tratamento.
Ubatuba carece de urgência nas obras de saneamento.“A retomada das obras é um grande desejo da comunidade, e compromisso da Sabesp com o povo e visitantes de Ubatuba”, afirmou Medeiros. (Fonte: Assessoria Charles Medeiros)

Ubatuba deve sediar etapa do mundial de surf em 2006
Campeonato, reinauguração e boas notícias no fim de semana em Itamambuca

Ubatuba- A praia de Itamambuca, região norte de Ubatuba, teve um final de semana movimentado. Nos dias 6 e 7 aconteceram as disputas do Campeonato Brasileiro Profissional Master, a reinauguração de uma escolinha de surf, o anúncio que Ubatuba vai sediar uma etapa do mundial de surf no ano que vem e a primeira aula de surf do prefeito Eduardo César
Os melhores surfistas do Brasil nas décadas de 80 e 90 estiveram em Ubatuba para a disputa do 1º Campeonato Brasileiro Profissional Master, organizado pela ABRASP (Associação Brasileira de Surf Profissional). O evento reuniu 96 surfistas (64 na Master e 32 na Gran Master) e Joca Júnior saiu de Itamambuca como o grande campeão na Master, (35 anos em diante). David Husadel, de Santa Catarina, venceu a Gran Master (acima de 41 anos).
Ubatuba participou do torneio com quatro atletas. Na categoria Master, Silvio Nomura terminou o evento na décima sétima posição, chegando às oitavas de final. Tadeu Pereira parou nas quartas de final, terminando a competição na terceira posição. Ricardo Toledo chegou às semifinais e conquistou a quinta posição, e acabou sendo o atleta de Ubatuba melhor posicionado no evento. Entre os atletas da Gran Master, Zecão terminou o evento na décima terceira posição.
Reinauguração - Apesar de não ter conquistado o título nas ondas, Zecão teve motivos de sobra para comemorar. Sua Escolinha de Surf, no canto direito da Praia de Itamambuca, foi reinaugurada no último sábado, dia 6. Destruída por um incêndio no mês de fevereiro, a Escolinha foi totalmente recuperada com o apoio da Prefeitura Municipal de Ubatuba e de empresários que se uniram para a reconstrução do local.
Agora o espaço conta com salas de pranchas e material totalmente em alvenaria, além de um sistema de segurança que inclui câmera de circuito interno. Em uma solenidade que contou com a presença do prefeito Eduardo César, do presidente da Associação Ubatuba de Surf, Tadeu Pereira e diversas personalidades do mundo do surf, a emoção predominou. Zecão chegou às lagrimas ao lembrar dos fatos ocorridos. “Ver esse espaço reconstruído é uma das maiores alegrias da minha vida. A vontade desses garotos me deu forças para lutar pela reconstrução da sede. Agradeço a todos que colaboraram para que a escolinha pudesse continuar suas atividades”, disse Zecão
O prefeito Eduardo César, ao fazer uso da palavra, deu boas notícias para o surf local: o circuito municipal de surf já tem data marcada e contará com o apoio total da Prefeitura, além da criação de uma comissão que irá organizar o Museu do Surf na cidade. E as novidades não pararam por aí. “Já está tudo encaminhado para que em 2006 Ubatuba tenha uma etapa do WQS (divisão de acesso do mundial de surf) em Itamambuca. O evento nível seis estrelas será muito importante no calendário do surf mundial”, disse o prefeito. (Fonte: Assessoria de Comunicação PMU)
Outra novidade foi o anúncio do novo portal da cidade “Vamos mostrar aos nossos visitantes que Ubatuba é a Capital do Surf, utilizando o esporte como tema para o portal de entrada da cidade”, anunciou Eduardo.
Eduardo César foi homenageado pelos surfistas com um longboard (com uma bela paisagem de Itamambuca estampada), e logo após a solenidade de reinauguração da escolinha o prefeito teve sua primeira aula de surf, tendo Zecão como professor. Após algumas instruções o prefeito foi ao mar e não fez feio, ficando em pé logo na primeira onda surfada. “Ele ainda precisa pegar o jeito do esporte, mas para o primeiro dia o resultado foi muito bom. Espero que ele use o presente mais vezes”, disse Zecão. (Fonte: PMU)

Surf promove reencontro de gerações de surfistas

Ubatuba - O final de semana em Itamambuca foi muito especial, com o reecontro de gerações de surfistas dos anos 80 e 90, numa competição fantástica – o Brasileiro Máster Pro. Foi muito gratificante ver o esses jovens senhores, com idades entre 35 e 45 anos, reencontrando velhos companheiros de competições, e relembrando um tempo em que o surf ainda enfrentava muitos preconceitos e dificuldades no Brasil.
Paulo Zulu, David Husadel, Carlos Burle, Rafael Neto, Paulo Sefton, Rodolfo Lima, Marcelo Gogo, Ricardo Bocão, Luís Neguinho e muitas outras feras das ondas transformaram a bela praia de Itamambuca num palco, onde o passado do esporte foi revivido em toda sua glória. Eles foram, na verdade, a segunda geração de surfistas profissionais do país e ajudaram a fazer do surf um esporte organizado e cada vez mais apreciado entre os brasileiros. A competição só não foi melhor por causa das ondas pequenas, mas, mesmo assim, foi incrível ver os veteranos do surf brasileiro mostrando ainda muita habilidade para competir.
As pousadas de Itamambuca ficaram lotadas, atraindo a atenção da mídia e de muitos apreciadores do esporte. Na Pousada Canto de Itamambuca, ficaram hospedados os o presidente da Abrasp, Pedro Falcão e o Diretor Executivo, Marcelo Andrade, o presidente da Federação Paulista de Surf Profissional, Silvério e os juízes da competição, além de muitos surfistas famosos. Quem passou por lá, podia ver Paulo Zulu esbanjando simpatia e felicidade, conversando com fãs e velhos amigos. Podia ver um dos surfistas brasileiros mais conhecidos em todo mundo, Carlos Burle, famoso por sua habilidade e coragem em surfar grandes ondas. Podia matar saudade de Marcelo Gogo, Paulo Shefton, Rodolfo Lima, Rafael Neto, Léo Chinês, Artur Gama e muitos outros. A maioria veio com suas famílias e amigos, e criaram um ambiente muito descontraído e feliz. No meio desta tribo fantástica, também se encontrava um dos maiores “shapers” do Brasil, o kronic, que dá forma às pranchas mais perfeitas fabricadas por aqui.
A Pousada Canto de Itamambuca, inaugurada em abril deste ano, decidiu apoiar o evento e acabou mostrando ser pé-quente, já que entre seus hóspedes ilustres estava David Husadel, que se sagrou campeão na categoria Gran-Master.
A Pousada Canto de Itamambuca gravou em VT boa parte das baterias e, no sábado a noite, mostrou as imagens para os surfistas. O jantar foi muito descontraído e alegre, com os velho companheiros relembrando os velhos tempos e assistindo suas performances.
A realização do Brasileiro Máster Pro provou que a categoria só tem a ganhar com a reunião de profissionais tão carismáticos e importantes para o surf brasileiro. A iniciativa da Federação Paulista e da Abrasp tem de ser elogiada e, mais que isso, tem de ser apoiada por todos aqueles que valorizam a história do esporte e sabe da importância de se homenagear seus grandes nomes do passado.

Paisagens e motos são os temas das exposições da Setur neste mês

Ubatuba - Em função de várias exposições que estão acontecendo pela cidade, os artistas que normalmente participam das exposições temáticas da Secretaria de Turismo solicitaram uma mudança de tema: ao invés de “Paz de Iperoig”, a exposição deste mês traz como tema “Paisagens”. Além de obras retratando o tema, a Setur inovou e montou também a exposição de motocicletas clássicas que compõem o acervo do colecionador Silvinho Brandão.
Estão expostas seis motos com mais de vinte anos e com suas características originais mantidas desde a mecânica até a ciclística. Estão expostas uma DT 180 Yamaha 1985, preparada para trilha; uma RD 350 Yamaha, 1974, também conhecida como viúva negra pela velocidade incompatível com seu sistema de freios; Suzuki GT380, 1974, com 3 cilindros e admirada pelo barulho inconfundível do motor; GT50 Yamaha, mini enduro 1976, a coqueluche dos colecionadores; TY 125 Yamaha, 1974 no Brasil só existem dois exemplares desse modelo e uma RX 80 Yamaha 1980.
A exposição tem atraído muitas pessoas para o Centro de Informações Turísticas, na Av. Iperoig, desde o simples curioso ao fanático por motocicleta. Do morador ao turista, é constante a admiração que as máquinas provocam.
As motos ficarão expostas até o começo de setembro. Vale a pena visitar. (Fonte: PMU)

Secretaria de Turismo tem programação intensa neste mês
Surf, Festa do Peão e Feira de Esportes estão no calendário que a Secretaria programou

Ubatuba - A Secretaria de Turismo (SETUR) de Ubatuba, durante o mês de agosto, estará presente em vários eventos no município e em outras cidades. De 2 a 21 a Secretaria estará patrocinando o programa “Futuro das Cidades”, veiculado na Rede Vanguarda. Ubatuba foi a única cidade da região (entre 42 municípios) a investir no programa especial da emissora, que abordará o que se espera da região nos próximos anos, quais os rumos que estão sendo tomados pelos administradores municipais, Estado e iniciativa privada.
Neste final de semana, dias 6 e 7, Ubatuba sedia o 1º Campeonato Brasileiro de Surf categoria master, uma parceria da Setur e da Secretaria de Esporte e Lazer. O campeonato, que acontece pela primeira vez no Brasil é uma iniciativa da empresa South to South. Trata-se de uma homenagem aos pioneiros do surf nacional, contando com a presença de 95 atletas, divididos nas categorias master e gran master. Destaque para a presença dos atletas locais Zecão, Tadeu Pereira e Ricardo Toledo.
De 11 a 28 Ubatuba participará da Festa do Peão de Barretos. Neste ano um grupo de empresários da cidade irá participar do evento contando com o apoio da Setur e de uma série de empresários que deram sua contribuição para a viabilização do stand de Ubatuba na festa.
O 1º Festival da Paz de Ubatuba será realizado de 11 a 13 de agosto, numa parceria da Setur e da Secretaria Municipal de Abastecimento, Pesca e Abastecimento. O Festival irá reunir música e culinária, proporcionando uma integração regional do município. Serão manifestações gastronômicas, de artesanato e de música, além do show da pastora Ludmila Ferber.
Nos dias 19 e 20 o município estará representado na Expo 2005, em São José dos Campos e que acontece pela primeira vez na região. A Expo tem como objetivo promover e divulgar serviços e produtos turísticos, apresentando a Região do Cone Leste Paulista aos profissionais de turismo, executivos de RH e consumidores finais.
Para finalizar o mês, Ubatuba participará de 25 a 28, em São Paulo ,da Adventure Sports Fair, o maior evento de Esportes de Aventura da América Latina, recebendo milhares de pessoas de outros países. Ubatuba estará inserida na feira em conjunto com o Sebrae, divulgando o Circuito Litoral Norte Paulista. Todos as empresas cadastradas pelo Ministério do Turismo e Prefeitura Municipais terão o direito de participar do evento com material promocional. (Fonte: PMU)

Festival da Paz agita Ubatuba em agosto

Ubatuba - A Secretaria de Turismo de Ubatuba promove de 11 a 13 de agosto o Festival da Paz de Ubatuba. Serão três dias de festa onde as comunidades das regiões norte, sul, centro e oeste da cidade vão apresentar suas culinárias típicas e artesanato em vários estandes. O Festival da Paz de Ubatuba acontecerá na av. Iperoig, sempre a partir das 19h. Nos dias 11 e 13 haverá a apresentação de bandas locais, com música gospel. Na sexta-feira, dia 12, quem se apresenta é a pastora Ludmila Ferber. Os índios da Aldeia Guarani vão expor artesanato. O evento tem o apoio do Conselho de Pastores de Ubatuba. (Fonte: ValeParaibano)

Ciclo de Palestras do Sebrae com a ACIU

Ubatuba - Continuam acontecendo o Ciclo de Palestras do Sebrae em parceria com a ACIU.
A próxima palestra será sobre “Sensibilização para organização e limpeza” e será ministrada no dia 09 de agosto (terça-feira) às 14h00 na ACIU pelo consultor Júlio Tadeu.
A palestra é voltada para empresários e empreendedores focando os conceitos básicos (técnicos e comportamentais) de metodologias, destacando sua importância como ferramenta fundamental para iniciar ações de melhoria de qualidade no negócio.
Discutindo os conceitos de qualidade, abordagem sobre a evolução histórica da qualidade, o que é gestão pela qualidade total.
Podem participar todas as pessoas interessadas no assunto e a palestra é gratuita.
Os interessados podem fazer a inscrição no balcão de atendimento da ACIU, ou entrar em contato com a Assessoria de Comunicação da ACIU c/ Cristiane tel 3832 1449. (Fonte: ACIU)

Seleta apresenta seus cursos profissionalizantes

Ubatuba - A Seleta, agência fornecedora de profissionais especializados e atividades para o desenvolvimento profissional de trabalhadores, apresentou ao público presente no salão de festas da Associação Comercial (ACIU) três cursos que estará promovendo neste mês de agosto.
O evento aconteceu na noite do último dia 27 e reuniu empresários de diversos ramos.
O arquiteto Antônio Paulo Alves Gomes falou sobre a sua experiência de 23 anos de trabalho como consultor empresarial em nove importantes empresas. Ele vai ministrar o curso “Quebra de paradigmas” nos próximos dia 3 e 4 de agosto.
A seguir, foi a vez de Rima Guarinom apresentar outros cursos: “Técnicas de vendas” e “Vendedor de sucesso”, que acontecerão nos dias 15 e 16 de agosto.
Os interessados podem entrar em contato com a empresa pelo fone 3833.3729, www.seletaserviços.com  , seletaserviços@hotmail.com  ou na rua Maranhão, 90 – sl 3 – centro. (Fonte: Jornal Opinião)

Ubatuba debate venda de quiosque

Ubatuba - A Câmara de Ubatuba vota hoje projeto de lei de autoria da mesa diretora que proíbe a transferência ou venda de quiosques instalados à beira-mar. Os vereadores também devem revogar a lei que padronizava os quiosques.
Segundo o presidente da Câmara, Jairo dos Santos (PT), a lei aprovada em 2004 que permitia a transferência ou venda foi sancionada irregularmente.
"Os quiosques são bens públicos, ou seja, de propriedade da prefeitura e não podem ser comercializados", disse o vereador. Segundo ele, a concessão deve ser feita por meio de licitação.
Com relação à revogação da lei que padronizou os quiosques, de autoria do prefeito Eduardo César (PL), aprovada recentemente, Santos disse que, antes de encaminhar a proposta Legislativo, a prefeitura deveria consultar o CMD (Conselho Municipal de Desenvolvimento).
O presidente da Associação de Quiosques de Ubatuba, Carlos Roberto de Lago, não foi localizado ontem para comentar o assunto. Ubatuba tem 98 quiosques instalados à beira-mar.
O MDU (Movimento em Defesa de Ubatuba) conseguiu em junho, por meio de de ação civil pública, liminar que proibiu reformas e ampliações de quiosques e também a concessão de novos estabelecimentos pela prefeitura.
O MDU defende a abertura de licitação para distribuição dos pontos comerciais. (Fonte: ValeParaibano)

Ubatuba poderá voltar a ter 13 vereadores
STF julga caso em Agosto

Ubatuba - A redução do número de vereadores em todo o País para as eleições de 2004 baseou-se nas resoluções n.º 21.702 de 02.04.2004 e n.º 21.803 de 08.06.2004. Em Ubatuba tivemos o número de representantes da população no poder Legislativo (Câmara Municipal) reduzido de treze vereadores para dez vereadores.
Segundo o advogado e consultor do IMB (Instituto Municipalista Brasileiro), Dr. Rogério Rodrigues, a população e os vereadores de todo o Brasil foram vítimas de um ataque à DEMOCRACIA REPRESENTATIVA. De acordo com o entendimento de vários juristas, as resoluções acima citadas ferem a CONSTITUIÇÃO FEDERAL E A LEI N.º 9.504 de 30/09/97, que estabelecem as normas para as eleições. Este instrumento norteador eleitoral, cujo conteúdo delibera a respeito da data limite para instruções das eleições, tornou-se elemento ignorado quando da edição das resoluções mencionadas, visto que a lei só poderia ser aplicada à eleição que ocorresse até um ano da data de sua vigência, ou seja, as resoluções do TSE, editadas faltando seis e quatro meses para as eleições de Outubro/2004, não poderiam ter validade para o pleito do mesmo ano de 2004.
Outra questão abordada é quanto à expectativa da economia imediata para o Estado, defendida pela ação do TSE, e rebatida pelos advogados da causa contra as resoluções: “A ECONOMIA FINANCEIRA CONCRETA NÃO ESTÁ NO NÚMERO MAIOR OU MENOR DE VEREADORES NAS CÂMARAS MUNICIPAIS, E SIM, NO APORTE FINANCERIRO DISPONIBILIZADO PELO EXECUTIVO AO LEGISLATIVO. RECURSOS ESTES ASSEGURADOS NA PRÓPRIA CONSTITUIÇÃO, E QUE HOJE, PODEMOS CONSTATAR, CONTINUAM COM OS MESMOS VALORES PERCENTUAIS DE ANTES DAS RESOLUÇÕES DO TSE, OU SEJA A REDUÇÃO NÃO TROUXE A ECONOMIA DESEJADA.”
Hoje existem várias frentes de apoio em favor dos suplentes de vereadores, em todo o país, que lutam contra as resoluções do TSE. O MODEVE (Movimento de defesa do vereador) espera que o pronunciamento do STF a respeito da matéria desconsidere as resoluções do TSE e declare sua inconstitucionalidade. O julgamento será em Brasília, no dia 25 de Agosto de 2005. Considerando que há bastante otimismo do MODEVE, de seus representantes legais, suplentes de vereadores de todo o Brasil e o sentimento dos eleitores que viram nas resoluções a PERDA DE REPRESENTATIVIDADE DA POPULAÇÃO, Ubatuba deverá recolocar na Câmara Municipal as três cadeiras retiradas no último pleito. Para maiores informações a esse respeito, o contato do MODEVE em Ubatuba é 9718-4647 (Maurício) e notícias a respeito podem ser obtidas no site www.portaldovereador.com.br, clicando no ícone MODEVE, no canto inferior direito. Representantes do MODEVE em Ubatuba

Crianças e professores voltam às aulas, com ânimo novo para o segundo semestre
Emei do Perequê Açu ganha 50 novas vagas e escola da Praia Dura volta a funcionar

Ubatuba - Em Ubatuba, a volta às aulas trouxe novidades para muitos alunos da Rede Municipal de Ensino. Durante as férias, os professores participaram da Semana da Educação, que trouxe novos conceitos e muitas formas de trabalhar com os alunos em sala-de-aula. Algumas escolas receberam benefícios importantes em sua estrutura física.
Na Escola Municipal Enesmar de Oliveira, que havia sido desativada temporariamente para reformas, cerca de 150 crianças do ensino fundamental puderam voltar para suas salas de aula. Durante o período de reformas, as crianças freqüentaram aulas em um camping do bairro. Entre os problemas mais sérios estava o telhado, que foi refeito na inclinação certa, pois antes a falta de caimento causava inundação nas lages, que provocavam goteiras nas salas de aula. Uma nova fossa foi construída em lugar adequado, com vala de infiltração, porque a anterior existia embaixo da sala de aula e estava cedendo. Uma nova cobertura foi feita para o pátio e o muro da escola, que havia caído foi reconstruído. A escola foi pintada e a parte elétrica e hidráulica foram revistas. Alguns detalhes ainda serão implementados durante este mês.
Já a Emei Maria Alice, no bairro Perequê-Açu, ganhou uma nova sala de aula, uma sala de jogos e área coberta. Com a nova sala, 50 crianças puderam ser matriculadas nos dois períodos. O aumento de vagas para creches em Ubatuba é uma reivindicação antiga da população e com a construção desta sala (que foi criada após a reforma de um antigo postinho que existia no local) uma parte desta demanda foi atendida.
Na Escola Agostinho, no bairro da Lagoinha, está acontecendo uma reforma desde o mês de junho. Os alunos estão tendo aulas na Escola do Saco da Ribeira e continuarão lá até o fim deste mês. A secretária de Educação, em nome de todos os profissionais da educação municipal, deseja a todos os alunos um ótimo semestre. (Fonte: PMU)

Prefeitura no Bairro leva centenas de pessoas ao Terminal do Perequê-Açu
O bairro do Perequê-Açu recebeu nos dias 6 e 7 o projeto Prefeitura no Bairro, ação conjunta das Secretarias Municipais que aconteceu no Terminal Turístico, no espaço da Escola Marina Salete Nepomuceno do Amaral.

Ubatuba - No sábado, cerca de 250 pessoas puderam se divertir com a exibição do filme Sherk 2. No domingo de sol os atendimentos nas áreas de saúde, educação e lazer reuniram centenas de pessoas. Segundo Claudinei Salgado, da Assessoria de Assuntos Comunitários, a população está se integrando cada vez mais às atividades. “Esse foi o terceiro bairro visitado pelo projeto, e aos poucos os moradores vão descobrindo a utilidade dessa iniciativa da administração municipal”, disse Claudinei.
Entre as atividades mais concorridas para as crianças estavam a Casa do Brinquedo e a oficina de pintura, repletas durante todo o evento. Os adultos aproveitaram para solicitar segunda via de documentos, conhecer dicas e técnicas de artes plásticas e aprender a cultivar hortas caseiras, além de receber orientação jurídica, em uma parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil. Bastante concorridas também as salas da área de saúde, com funcionários da prefeitura prestando serviços como aferição de pressão arterial, cálculo de Índice de Massa Corpórea e exames de glicemia. A melhor idade ainda teve aula de alongamento e palestra sobre nutrição. Durante boa parte da manhã, o Sexteto Caiçara animou os presentes com uma apresentação impecável.
Reivindicações - O Prefeito Eduardo César percorreu as instalações e aproveitou para aferir a pressão arterial no espaço reservado à Secretaria de Saúde. A presidente da Associação Comunitária do Perequê Açu, Wilma Campana, recebeu o prefeito e pôde apresentar as reivindicações do bairro. “A vinda do prefeito até o nosso bairro demonstra que ele tem interesse em resolver os problemas da comunidade. Esperamos que seja o mais rápido possível”, pediu a líder comunitária.
O prefeito explicou que entende a urgência das obras e que tem buscado as soluções. “Estamos com várias frentes de trabalho. Encontramos a cidade com muitos problemas e aos poucos o resultado de nossas ações começa a aparecer”, disse Eduardo.
No decorrer da semana acontece uma reunião onde todas as secretarias apresentarão o número de atendimentos e fazer uma avaliação das próximas atuações no bairro.
O próximo Prefeitura no Bairro deve acontecer em setembro, no Taquaral. (Fonte: PMU)

Valdemar Costa Neto reúne aliados e simpatizantes em Mogi das Cruzes
Ana Barone Clarassoti, prestigiou o evento e representou o prefeito Eduardo César

Ubatuba - No último sábado 6, o Presidente Nacional do PL - Partido Liberal, Valdemar Costa Neto, reuniu cerca de 3.000 pessoas em Mogi das Cruzes para falar sobre a sua renúncia e promover mais uma vez a integração entre filiados do estado e parte do Brasil.
Amigos e aliados de várias cidades de São Paulo e outros estados da união, estiveram prestigiando o ex-deputado Federal, que em seu discurso falou sobre a renúncia e explicou: “renunciei, porque um deputado não pode errar. Errei e estou pagando pelo meu erro. Não cometi qualquer crime e vou provar isso. Estarei presente em todos os convites para depor sobre o tema em discussão, em qualquer esfera. Estarei sem imunidade. Renunciei contrariando conselhos de amigos e advogados e até a expectativa de protelar por mais cerca de quatro ou cinco meses”. Sem o cargo de deputado, Costa Neto estará depondo sem a imunidade parlamentar. Portanto, essa postura representa evidente equilíbrio e garantia de retidão.
Para Valdemar, agora é ter tranqüilidade e caminhar firme rumo ao futuro. O ex-deputado não quis adiantar nada sobre o seu futuro político e pediu aos aliados e amigos que transmitam aos eleitores sua posição.
Ana Barone, presidente do PL em Ubatuba, esteve presente em Mogi das Cruzes e representou o prefeito Eduardo César no evento. Vital Moreira, secretário de Mario Clarassoti, administrador da Regional Sul, também acompanhou a presidente do PL.
“O deputado agiu de forma coerente e correta. Nós do PL de Ubatuba, sempre estivemos do seu lado e agora, mais do que nunca estaremos defendendo sua provável candidatura em 2006. Sua postura e linha de conduta jamais foi questionada por seus fiéis eleitores em nosso município”, disse a presidente. MAGAL

Próximo fim-de-semana começa com homenagem a Elis Regina

Ubatuba - A FUNDART (Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba) elaborou para o próximo final de semana, dias 12, 13 e 14 uma programação diversificada. Na sexta-feira, dia 12, a Praça Anchieta será palco para uma apresentação especial. O show musical “Revivendo Elis” promete emocionar o público, com uma reunião de músicos do conservatório de Tatuí e de Ubatuba. Beth Viana e Rodrigo Harfiel comandarão a homenagem à cantora. Clodovil Hernandez marcará presença no evento e o público poderá conferir seu talento musical. No Espaço Cultural Eloyna Salgado Ribeiro, a apresentação “Serestas e Seresteiros”. Amantes da boa música se reúnem para interpretar clássicos da música popular brasileira em duetos e coro.
No sábado, 13, a partir das 18 horas, o Grupo Setorial de História e Geografia da Fundart promove o evento “Pequenas Histórias”, com palestras que contam um pouco da história de Ubatuba. A primeira palestra terá como tema “Ciccillo Matarazzo: um mito caiçara” e terá como palestrante, Joice Fernandes, que é graduanda do curso de história da Unitau. Ainda no sábado acontecerá, na Praça Exaltação da Santa Cruz, a apresentação dos Grupos Folclóricos Itapoá e Guaruçá, vivendo e resgatando o folclore de nossa cidade, a partir das 20 horas.
De 13 a 18, acontece na Fundart, a III Exposição do Grupo Setorial de Artes Plásticas em homenagem ao Dia dos Pais. No domingo, 14, na Igreja Exaltação da Santa Cruz haverá a apresentação do Coral Esplendor Caeli, que irá representar Ubatuba no MAPA CULTURAL PAULISTA. Com o repertório sacro o coral promete uma excelente noite musical, a partir das 21 horas. (Fonte: Assessoria de Comunicação Social – PMU)
Serviço:
Espaço Cultural Eloyna Salgado Ribeiro (Papelaria do Estudante)
Rua Hans Staden, 342, centro
Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba
Praça Anchieta, 38, centro
Igreja Exaltação à Santa Cruz
Praça Exaltação à Santa Cruz, s/n, centro (Fonte: PMU)

Galeria Naturali arte, cultura e natureza

Ubatuba - A Galeria Naturali é um inovador espaço para as Artes Visuais. Inaugurado em Julho de 2005, o espaço alternativo prestigia a pintura, a fotografia, o desenho, a escultura, a cerâmica e a gravura dentro de uma visão contemporânea. Em exposições permanentes e temporárias, a galeria também realiza eventos culturais.
Idealizado pela Artista Visual Érika Onodera e proprietários do Naturali Garden Center, o projeto tem como principais objetivos divulgar trabalhos de artistas regionais além de estimular sua produção artística. Os Artistas Plásticos interessados em expor seus trabalhos deverão retirar a ficha de inscrição no Naturali Garden Center e entregá-la com aos trabalhos no mesmo local. Todas as obras entregues serão avaliadas e selecionadas.
A Galeria Naturali está localizada no segundo andar do Naturali Garden Center, conceituada flora da cidade de Ubatuba.
GALERIA NATURALI
Onde fica: Naturali Garden Center
R. Robilard Marigny, 709 - Itaguá - Ubatuba – SP
De Seg. a Sáb. Das 8hs às 18hs - Entrada Grátis
Saiba mais: (12) 3833-6009 www.naturali.com.br 
(12) 3842-4589 oficinadearteonodera@yahoo.com.br
Realização: Naturali Garden Center
Curadoria: Érika Onodera

Noticias CONSEG Ubatuba

Reunião Plenária da Comissão Estadual de Policia Comunitária.
Local: Quartel do Comando Geral – São Paulo – Capital.
Data: 03 de agosto de 2005.


Ubatuba - Como membro da Subcomissão Estadual de Policiamento Comunitário, representei o CONSEG UBATUBA na reunião sobre um programa chamado “Policiamento Comunitário no Brasil”, parceria entre o Comando Geral da Policia Militar do Estado de São Paulo e a Policia Nacional do Japão. Nessa reunião estiveram presentes Comandantes Tenentes Coronéis e presidentes de Conselhos de Segurança (CONSEGs)
A região em São Paulo, onde funciona a maioria dos comandos de todos os tipos de policiamento, parece um complexo policial, são várias divisões, policia montada, rota, corpo de bombeiros; É complicado chegar até o Comando Geral, no legendário Tobias de Aguiar, mas durante o trajeto pude contar com a orientação de vários policiais militares, muito atenciosos e educados.
Na parceria, com intercambio, policiais japoneses (oficiais) estão no Brasil participando de uma Comissão Estadual de Policiamento Comunitário e policiais brasileiros estão no Japão, orientando quanto às adaptações ao sistema, mais especificamente na atuação em questionamentos.
Os crimes cometidos no Japão são os mesmos cometidos no Brasil, a diferença básica está no tipo de armamento usado, no Japão a maioria atua com arma branca (faca, estilete).
Para implantar o programa de Policiamento Comunitário serão escolhidos oito regiões ou municípios. O programa é bastante interessante, prevê bases fixas, totalmente equipadas (rádio, computador, telefone, fax), na qual um policial permanece de forma integral, sendo assistido por outros policiais que atuam em viaturas, carros, bicicletas, motos, cavalos, dependendo do local da base fixa.
Para que esse tipo de policiamento de certo, é fundamental a participação da comunidade.
Questionada se a Comissão Estadual de Policiamento Comunitária dará continuidade aos trabalhos que estão sendo realizados pelos CONSEGs, a resposta foi afirmativa.
Questionada se o sistema de policiamento comunitário funciona, quando ocorrem transferências de policiais, em sua grande maioria sumárias, fomos informados que dessa forma, não é possível implantar o sistema e que a questão está sendo revista pelo Comando Geral da Policia Militar.
Informei que o CONSEG UBATUBA, a Prefeitura, Associação Comercial, Câmara dos Vereadores, Entidades de Classes e membros da comunidade, tem trabalhado bastante na divulgação do sistema de policiamento comunitário, que em Ubatuba a maioria dos policiais militares são conhecidos e respeitados pela comunidade, que todas as transferências foram reprovadas através de manifestações espontâneas da população e de órgãos da administração pública. Comentei sobre a brilhante atuação da Policia Militar na questão de reintegração de posse no Quilombo da Caçandoca, a qual na forma da lei, garantiu o direito de todos os envolvidos e solicitei a revisão nas transferências de nossos policiais.
Fui informada também que estudos para investimentos em melhorias nos sistemas de telecomunicações da Policia Militar estão sendo feitos. (190)
Acabada a reunião, os participantes se confraternizaram com café, sucos e biscoitos, gentileza típica da Policia Militar.

Formatura Curso de Resgate da Policia Rodoviária Federal
Local: Escola de Bombeiros da Policia Militar – Franco da Rocha – SP
O CONSEG UBATUBA, participou da formatura do curso de resgate feito por integrantes da Policia Rodoviária Federal e do Corpo de Bombeiros. Pelo segundo ano consecutivo os policiais rodoviários federais ficaram com o primeiro lugar em pontuações, nesse curso, alcançaram do primeiro ao quinto colocado.
Ubatuba é privilegiada com uma Delegacia da Policia Rodoviária Federal, são profissionais qualificados que através de fiscalização, atuam no combate ao narcotráfico, roubos de veículos, contrabandos; Os nossos agora estão habilitados a atuarem em resgates.
Policiais da 7ª Delegacia de Policia Federal de Ubatuba estão trabalhando para a implantação do Projeto SAMU (Emergência 192) em nosso município, através de convenio com a Prefeitura Municipal.

Guarda Municipal.
A Guarda Municipal para a tranqüilidade de todos, volta a coordenar e fiscalizar o transito em Ubatuba, essas são apenas algumas das suas atribuições sendo encarregada também de preservar todo o patrimônio público, da segurança nas escolas municipais, além da colaboração dada a segurança publica. Ubatuba conseguir uma liminar em 24 horas é motivo de congratulações.
A questão de regulamentação das bicicletas é mais complexa do que imagina nossa vã filosofia, pois estamos tratando com pessoas. Essas pessoas em sua grande maioria desconhecem regras de transito, é preciso orienta-las.
Na Europa, o sistema de transito de bicicletas flui em sentido contrario aos veículos, visando maior segurança para o ciclista, que certamente é o mais frágil.

Questões da Comunidade:
Por que os policiais não dão o exemplo usando cinto de segurança?

Primeiramente é importante lembrar que um policial na viatura está trabalhando em prol da segurança pública. Os policiais atuam com coletes a prova de balas, rádios, armamentos que podem “enroscar” no cinto em uma atuação, existem várias posições dentro de uma viatura que impedem o uso do cinto.
Apesar da maioria dos policiais saberem que o uso do cinto de segurança é importante para sua segurança pessoal muitos não podem fazer uso dele.
SEGURANÇA PUBLICA, DEVER DO ESTADO, DIREITO E RESPONSABILIDADE DE TODOS.
CONSEG UBATUBA, PARTICIPE DESSA IDEIA!
Rua Paraná, 257 Casa dos Conselhos – Fone: 12.3833.4400 – Ubatuba - SP
 
Ação Litoral
 
Artigo Topo

Reflexão Cultural
Orlando V. Sales

Sr. Editor, gostaria de enaltecer um programa da TV que se chama Sr. Brasil, simbolizado por um canarinho – verde e amarelo, que é apresentado pelo “genial caipirão”, compositor e cantador – Rolando Boldrin, aos domingos na TV Cultura, por volta das 15:00 h. Meus amigos e estimados pupilos, vocês devem assistir aquele momento cultural, que é o cerne de conhecimento e aprendizado da cultura brasileira. São tantas “causas” contadas...!
Então, aqui vai uma “causa” de um sábio, que alguém disse pertencer ao genial Boldrin.
Certo dia um professor reunido, com seus cento e tantos alunos, na véspera de formatura; de repente, segurou uma nota de Cr$ 100,00 (cem cruzeiros) e perguntou-lhes: “Quem de vocês quer esta nota de Cr$ 100,00 ?” Todos ergueram a mão. Então, ele disse: “Darei esta nota a um de vocês esta noite para recordação... mas em primeiro deixe-me fazer isto...” O professor amassou totalmente a nota. E perguntou novamente: “Quem ainda quer esta nota ?” As mãos continuavam erguidas. Aí, ele continuou... “E se eu fizer isso...” Deixou a nota cair ao chão, começou a pisoteá-la e esfregá-la. Depois, pegou a nota toda imunda e amassada, e perguntou: “E agora...? Quem ainda vai querer esta nota de Cr$100,00 ?”. As mãos voltaram a se erguer. Logo, o professor disse à platéia o seguinte: “Vejam só...! Não importa o que acabo de fazer com esta nota, vocês continuam a querer, porque ela não perde o seu valor”. Então, o professor começou a explicar o sentido daquilo que fez. “Esta situação também acontece conosco diariamente. Muitas vezes, em nossas vidas, somos amassados, pisoteados e ficamo-nos sentindo humilhados, como se fossemos alguém sem importância alguma. Mas não importa, jamais perderemos nosso próprio valor. Sujos ou limpos, amassados ou novinhos por inteiro, magros ou gordos, altos ou baixos, pobres ou abastados, nada disso importa...! Porque não altera a importância que temos! Que é o valor de cada um de nós, da nossa vida vivida. Não é pelo que aparentamos ser, e sim pelo que temos de valor, do que aprendemos e fizemos, do que arrependemos por não ter feito e agora sabemos fazer direitinho”. Aí, prosseguiu: “Querem um exemplo...? Pensem bem e procurem em suas memórias: 1o. – Indiquem os três homens mais ricos do mundo? 2o. Nomeiam as três últimas vencedoras de Miss Universo? 3o. Quem foram os três últimos vencedores do Prêmio Nobel da Paz? 4o. Quem foram os três últimos ganhadores do Prêmio Oscar de melhor Ator e Atriz? Difícil de lembrar, né? Não se preocupem. Ninguém de nós se lembra dos melhores de ontem. Os aplausos vão-se embora. Os troféus ficam cheios de pó. E aqueles vencedores serão esquecidos”. Continuando..., o professor acalma seus alunos. “Entretanto, se eu disser a vocês o seguinte: 1o. Indiquem três professores que, de algum modo, ajudaram vocês na formação? 2o. Nomeiam três amigos que já ajudaram vocês em momentos difíceis...? 3o. Pensem em três pessoas que já fizeram vocês sentir especial...? e 4o. Quem são as três pessoas mais próximas que vocês passam o tempo...? Ah! agora ficou fácil, né? Moral da estória: “As pessoas que marcam a nossa vida não são as que têm as melhores credenciais, com sua fortuna e riqueza, ou os melhores prêmios. Na verdade, são aquelas que se preocupam conosco, que cuidam de nós, e de algum modo, estão sempre ao nosso lado. Reflitam um momento..., com certeza vocês já ouviram falar que a vida é curta...! Alguém de vocês, já pensou em que lista está...? Não sabe? Então, deixe-me ajudar vocês! Nenhum de vocês está entre os ricos, famosos ou afortunados, mas estará sempre entre aqueles que eu vou-me lembrar com carinho”.

Orlando V. Sales
Ubatuba, SP

Opinião Topo

Muito fubá, pouca polenta
Ronaldo Dias

Com R$ 1,416 bi, lucro do Bradesco no 2º trimestre salta 120% . Se as empresas do setor produtivo tivessem a mesmas benesses do setor financeiro, viveríamos em um outro Brasil. Neste, dos mensalões, fica muito claro porque não há instabilidade no governo com tanto fubá para polenta. Simples, porque há grossas camadas de gordura no estável setor financeiro.Naquele jogo de tabuleiro "Banco Imobiliário" quando só um dos jogadores ganha, perde a graça e, o jogo acaba. Para o jogo continuar, é preciso redistribuir socialmente o "dinheiro" e os "recursos". Porque só as pessoas físicas estão sujeitas a tabela do IR de quem ganha mais, paga mais? Boa pergunta não é? Já não era hora dos bancos, com todas as vantagens e patrimônios estratosféricos acumulados, em todos estes anos de mamata, contribuírem para o "social". Que tal? Nada mal.

Ronaldo Dias
Ubatuba, SP

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Convite lançamento "Jornadas de Desenvolvimento do Turismo Paulista" - Reproduzo convite recebido da Secretaria de Estado do Turismo, para o lançamento das Jornadas de Desenvolvimento do Turismo Paulista, neste dia 10 de agosto, quarta-feira, às 15h, no Palácio dos Bandeirantes, pelo governador Geraldo Alckmin.
Agradeço se puder reproduzir e convidar o trade de sua cidade para prestigiar o evento.
Segundo o secretário de Turismo, Fernando Longo, as "Jornadas de Desenvolvimento do Turismo Paulista" vão identificar e diagnosticar as potencialidades para o desenvolvimento turístico regional, assim como aumentar a capacidade dos agentes públicos e privados, além de mostrar a oferta e infraestrutura turísticas de toda terra paulista.
O Estado de São Paulo vai ser dividido em oito macrorregiões, como Capital Expandida (39) municípios; Centro-Norte Paulista (93); Centro-Oeste Paulista (143); Cuesta-Alto do Paranapanema (79); Entre Rios (139); Estradas e Bandeiras (90); Vertente Oceânica Norte (39) e Vertente Oceânica Sul (23).
Endereço: Palácio dos Bandeirantes - Avenida Morumbi, 4500 São Paulo(SP).

Paulo de Tarso M. Marques
Delegado Regional de Turismo
Secretaria de Estado do Turismo


Convite - Temos o prazer de convidar-vos para o lançamento, pelo Excelentíssimo Senhor Governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, das Jornadas de Desenvolvimento do Turismo Paulista, a ser realizado no próximo dia 10 de agosto, às 15 horas, no Auditório Ulysses Guimarães do Palácio dos Bandeirantes, sito à Avenida Morumbi, 4.500, Morumbi, São Paulo – SP. Esta iniciativa, integrada e articulada com o poder público, a iniciativa privada e a sociedade civil organizada – universidades, entidades associativas e federações, têm como objetivo desenvolver o Turismo nas diversas regiões do Estado, visando sua interiorização e regionalização. Durante a implantação do programa, será efetuado o inventário das potencialidades turísticas das regiões do Estado, o qual servirá de base para a organização dos produtos turísticos. A presença de Vossa Senhoria e de sua entidade será fundamental para o sucesso do nosso trabalho. Na certeza de sua importante participação, enviamos nossos cumprimentos. Atenciosamente,

Fernando Longo
Secretário de Estado do Turismo


Revivendo Elis - A Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba, solicita a este meio de comunicação, apoio para a divulgação de evento a se realizar no dia 12 de agosto, às 20:00 horas, nos arredores do Sobradão do Porto, sede da FUNDART.
O evento proposto é denominado “Revivendo Elis”, uma homenagem a imortal Elis Regina. No evento ocorrerão várias homenagens a imortal. Teremos a participação do Ilmo. Morador, o Sr. Clodovil Hernandes e de profissionais da música, vindos do conservatório de Tatuí.

Marcelo Mittestainer Rezende
Chefia / Fundação de Arte e Cultura
Ubatuba, SP


Agradecimento - Eu na minha simplicidade de fator multiplicador no turismo desta cidade, venho agradecer por tudo que tem feito pelo meu trabalho, e pela seriedade que têm como pessoa e pelo profissional que é.
Sempre estarei torcendo por vc. e pela nossa cidade... um dia seremos a meca do turismo nacional... eu tenho certeza!!!
Grande abraço e sucesso...

Nelson de Souza
via e-mail


Ubatuba vista de cima - Em primeiro lugar parabéns pelas belíssimas fotos aéreas que vc tem publicado na Seção Foto do Dia. Ubatuba vista de cima é ainda mais bela.
Em segundo, quero te convidar e aos demais internautas a assistirem um filme que vai passar hoje, terça-feira às 22h30, no Cine Espetacular do SBT. Parte do filme é ambientado na selva amazônica, só que na verdade foi rodado aqui em Ubatuba. Muita gente deve lembrar da equipe de americanos que esteve aqui em 2000. O filme Flying Vírus é considerado por muitos como péssimo, bom por alguns e muito bom por quase ninguém, mas vale a pena saber se Ubatuba vai levar algum crédito.
Ubatuba tem mais esse potencial, de cenário cinematográfico, a ser explorado. Isto se conseguir manter a parte que lhe cabe de proteção ambiental.

Mauri Alves
Publicitária
Ubatuba, SP


ADEUS... CAMPEÃO! - "Foi no dia 28 de outubro de 1972 a inauguração do estádio, sendo realizada uma partida entre a Seleção de Ubatuba, formada por: Peteca, Dunga, Zé Claro, Érico e Ney Martins, Toninho Medeiros, João Gonzaga e Zé Antonio, Marcy, Tuta e Bidico, e o time da Rádio Bandeirantes, comandada então pelo locutor esportivo Fiori Gigliotti, o jogo terminou empatado por 1x1." (TRECHO DA MATÉRIA DO JORNAL DA LUF)
A família de Antonio Medeiros (Toninho), convida á todos para participarem da missa de sétimo dia de seu falecimento, á ser realizado na igreja de São Francisco ás 19:30 do dia 09/08 - terça-feira.
A família enlutada agradece.
 

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Ubatuba:

Helicóptero - Vital Moreira

Helicóptero
©Vital Moreira

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor

contador, formmail cgi, recursos de e-mail gratis para web site