Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Sexta-feira, 12 de agosto de 2005 - Nº 1342 Edições Anteriores

Pousada Mar Azul Sol e Vida Restaurante Tropical

Região
Tem início a demarcação das fazendas marinhas no Litoral Norte
Módulo forma a primeira turma do curso Normal Superior e quinta turma de Tecnologia em Turismo


Caraguatatuba
Trânsito e itinerário de ônibus alterados para o Caraguá Bike Week
Caraguá Bike Week - Programação
Dia da Multi-Ação presta 3.900 atendimentos à população da região sul em Caraguá
Vem aí o Campeonato Municipal de Futsal
Abertas as inscrições para a Prova da Independência
2º Inter Bairros agita Caraguá
Audiência Pública da Saúde de Caraguá é remarcada para 19 de agosto
Prefeitura realiza 1º Fórum Integrado de Segurança dia 26 de agosto
Karateístas de Caraguá conquistam o ouro em Ilhabela
Caraguá sedia Workshop
II Conferência dos direitos da Criança e Adolescente reunirá 317 delegados neste sábado 13


Ilhabela
Amigos Voluntários na Câmara


São Sebastião
SUAS tem planos para beneficiar a população de São Sebastião
Manifestação interdita via Rio-Santos por duas horas
Prefeito diz que vai analisar caso
Prefeitura e moradores de Vila Barreira assinam Termo de Ajustamento de Conduta
Sesau realiza reunião com funcionários do PSF e Unifesp
Nova diretoria da CIPA toma posse
Prefeitura e ACISS realizam promoção Raspou-Ganhou para promover educação fiscal
São Sebastião controla casos de dengue e recebe prêmio nacional
5° Curso do Projeto Salva-Surf

Ubatuba
Avenida Guarani passará por modificações
CPI de Ubatuba ouve ex-prefeitos
Prefeitura conclui obras no Trevo do Saco da Ribeira
Marcelo Bueno recebe Charles Medeiros na Assembléia Legislativa
“Formiguinhas Mensageiras” prestam homenagem ao prefeito de Ubatuba
Poupatempo entrega identidades a alunos da rede Municipal de Ubatuba
Hoje é o ultimo dia para a inscrição do curso de memorização
Cachorrinho da Apauba já tem nome
Baile para a Terceira Idade
Ubatuba terá unidade SAMU
Vôlei de Ubatuba aquece as turbinas para o segundo semestre da LIVOVALI
Festival do Camarão na Almada foi sucesso
Secretaria do Meio Ambiente está em novo endereço


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Notícias da Região Topo

Tem início a demarcação das fazendas marinhas no Litoral Norte
Primeira reunião será em Ubatuba, na próxima semana

Litoral Norte - Ubatuba será a primeira cidade do Litoral Norte a iniciar as reuniões com a comunidade para esclarecer dúvidas e determinar os locais para implantação dos parques aquicolas (conjunto de fazendas marinhas), de acordo com o projeto “Elaboração de Planos de Desenvolvimento da Maricultura”, aprovado pelo governo federal e sob coordenação do Instituto de Pesca em parceria com Inpe/Funcate, Prefeituras municipais, ministério da Agricultura, Polícia Ambiental, Associação dos Maricultores do Estado de São Paulo, entre outros.
A primeira reunião está marcada para o próximo dia 16, na cantina da Prefeitura de Ubatuba e de acordo com Daniela Pereira Kuntz, bióloga contratada pelo Instituto de Pesca, a intenção é reunir maricultores e moradores das proximidades onde estão localizadas as fazendas marinhas. “O objetivo do projeto é promover o ordenamento e gerar subsídios pra o gerenciamento da maricultura na região”, afirmou Daniela.
Após essas reuniões a equipe técnica sairá a campo para fazer as demarcações com GPS. “Realizada a demarcação com os segmentos envolvidos, será elaborado, de forma participativa com os segmentos envolvidos, um programa de desenvolvimento da atividade para cada município, cuja validação dos mesmos será feita via audiências públicas ainda a serem marcadas”, adiantou a bióloga do Instituto de Pesca. (Fonte: PMU)

Módulo forma a primeira turma do curso Normal Superior e quinta turma de Tecnologia em Turismo

Litoral Norte - As Faculdades Integradas Módulo entregaram o certificado de conclusão de curso a 132 formandos da primeira turma do curso Normal Superior Licenciatura para Educação Infantil e Normal Superior Licenciatura para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental, e da quinta turma do curso de Tecnologia em Turismo, na cerimônia de colação de grau, realizada sábado passado, dia 6, no Ginásio Poliesportivo Jane Urbano Focesi.
Participaram da cerimônia o Patrono Vereador Cristian Alves de Godoy; o diretor acadêmico das Faculdades Integradas Módulo, Prof. Mestre Maurício Ribeiro da Silva; a Coordenadora do Curso Normal Superior, Profª Mestre Camila Medina Beltrão; o Coordenador do Curso Superior de Tecnologia em Turismo, Profª Fernando Hanaoka; os Paraninfos do Curso Normal Superior: Profª Ms. Sandra da Silva Mitherofer, Profª Esp. Enaida Rodrigues Gomes, Profª Ms. Maria Zoe Bittencourt, além dos paraninfos do Curso Superior de Tecnologia em Turismo Profª Ms. Juliana Marcondes Bursolotti, Secretário Geral: Prof. João Evangelista de Assis.
Muitas homenagens marcaram a cerimônia após os tradicionais juramentos. Os alunos do curso Normal Superior homenagearam o Prof. Ms. Wellington de Oliveira; Profª Esp. Laucidéa Agostinho Ribas Sampaio; Profª Ms. Camila Beltrão Medina; a Profª Priscila Enrique de Oliveira; o Prof. Ms. Edilson Geraldo de Almeida; o Prof. Esp. Carlos Francisco Focesi, Prof. Esp. Beatriz Martins Carollo, Profª Esp. Marlene Pereira Fontana, a Profª Esp. Vera Ribeiros dos Santo.
Os formandos também homenagearam os funcionários Maria Laura Passos de Barros, Joaquim Alberto Pinto Guedes e Ângela Fogaça.
Algumas homenagens póstumas trouxeram emoção aos presentes que se lembraram do Prof. Marcelo Francisco de Almeida e do aluno José Carlos Pereira.
Os alunos de tecnologia em Turismo prestaram homenagens à Profª Ms Juliana Marcondes Bursolotti; à Profª Mestranda Dilene Zaparoli; ao Prof. Especialista Marcus Fernando de Oliveira.
As Faculdades Integradas Módulo homenagearam a aluna Fabiana Moreira de Matos que apresentou o melhor trabalho de conclusão do curso Normal Superior Educação Infantil sob a orientação do Prof. Ms. Fábio Pinto Gonçalves dos Reis, com o título: “A relação do desenho com o processo de construção da língua escrita”. E homenageou a aluna Márcia Conceição dos Santos Salgado, que apresentou o melhor desempenho do curso de Normal Superior Educação Infantil.
A aluna Kelly Tirado Carvalho também foi homenageada pela Instituição por ter apresentado o melhor trabalho de conclusão do curso Normal Superior Anos Iniciais do Ensino Fundamental, sob a orientação da Profª Ms. Karla Maria Santos de Andrade, com o título “Como os textos podem auxiliar na Alfabetização”.
A formanda Iracema Maria Marques Pinto da Silva recebeu homenagem das Faculdades por ter apresentado o melhor desempenho do curso de Normal Superior Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Márcia Valéria de Araújo recebeu homenagem especial pelo exemplo de força, dedicação e vitória.
As Faculdades Integradas Módulo homenagearam ainda a aluna Seline Ernani Dias Nogueira pelo seu desempenho na elaboração do relatório de estágio supervisionado, sob o tema “Turismo Rural no Vale do Paraíba”, orientado pela Profª Dilene Zaparoli.
A aluna Maria Claudia Rodrigues dos Santos recebeu homenagem da faculdade pelo desempenho na elaboração do relatório de estágio supervisionado, sob o tema “A influência do turismo na Preservação do Patrimônio da Cidade de São Luiz do Paraitinga”, orientado pela Profª Dilene Zaparoli. (Fonte: Módulo)

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba


Trânsito e itinerário de ônibus alterados para o Caraguá Bike Week
Para atender a demanda de fiscalização e operação do trânsito nos dias do Caraguá Bike Week, a Ditran trabalhará em regime de escala especial das 8h às 4 horas, empregando todo o seu efetivo e o setor administrativo.

Caraguatatuba - A Ditran (Divisão de Trânsito de Caraguatatuba) vai interditar o trânsito na Avenida Artur Costa Filho (Avenida da Praia) no sentido 'Indaiá - Centro' na altura da Rua Guarulhos. O tráfego será desviado pela Avenida Anchieta retornando à Avenida da Praia na Rua Engenheiro João Fonseca.
No sentido 'Centro - Indaiá' o tráfego estará liberado até que, por razões de segurança haja necessidade de se interditar a avenida. Em caso de interdição o tráfego será desviado pela Rua Eng. João Fonseca acessando a Avenida Anchieta até o seu final em direção à região sul.
Os desvios serão operados por agentes de trânsito que orientarão os usuários das vias que sofrerem interferência.
Aos usuários do transporte público - As linhas de origem zona sul com destino ao Terminal Urbano (Fórum) terão o seu trajeto alterado na Avenida Artur Costa Filho na altura da Rua Guarulhos onde ocorrerá o desvio. Os ônibus circularão pela Avenida Anchieta até o seu final.
As linhas de origem Terminal Urbano (Fórum) com destino a zona sul utilizarão a Avenida Anchieta até a Rua Guarulhos, acessando a Avenida Miguel Varlez com destino ao trevo seguindo o seu trajeto normal a partir deste ponto.
Para atender a demanda de fiscalização e operação do trânsito nestes dias em que ocorrerá o Caraguá Bike Week, a Ditran trabalhará em regime de escala especial das 8h às 4 horas, empregando todo o seu efetivo e o setor administrativo num total de 35 funcionários. (Fonte: PMC)

Caraguá Bike Week - Programação

Dia 11 Quinta-feira - A partir das 17h
- Abertura solene do evento com a presença das autoridades locais, Moto Clubes e motociclistas presentes na praça de eventos do CARAGUÁ BIKE WEEK.
- Show da Banda Rivers
- Show de Amorim Meneezes

Dia 12 Sexta-feira - A partir das 17h
- Apresentações de Free Style com a equipe Dracena Moto Show
- Show da Banda Rivers
- Show com Kid Vinil e Banda Magazine

Dia 13 Sábado - A partir das 14h
- Grande desfile oficial do Caraguá Bike Week liderado por Supla
- Apresentações de Free Style com a equipe Dracena Moto Show
- 20h Entrega de troféus para os motoclubes presentes no grande palco central
- Show da Banda Mr. Rock
- Show de Amorim Meneezes
- Show de Supla

Dia 14 Domingo - A partir das 14h
- Apresentações de Free Style com a equipe Dracena Moto Show
- Show da Banda Rivers
- Show de Amorim Meneezes

Obs: programação sujeita a alterações. (Fonte: PMC)

Dia da Multi-Ação presta 3.900 atendimentos à população da região sul
Além dos serviços prestados pela prefeitura e empresas da cidade, o evento também contou com a presença do prefeito Aguilar, que iniciou o Governo Itinerante.

Caraguatatuba - O Dia da Multi-Ação prestou serviços para 3.900 pessoas no último dia 6, no bairro Perequê-Mirim, por meio de uma parceria com diversas secretarias municipais e empresários da cidade.
O evento que foi organizado pela Secretaria de Assistência Social ofereceu atendimento à população na Escola EMEF Prof. Geraldo de Lima. O público contou com serviços de cabeleireiros voluntários, atualizou documentos e informou-se sobre os serviços prestados pela prefeitura e empresas como Bandeirante, Sabesp, Banco do Brasil, Correios, além da Polícia Civil e Marlone Som.
O Núcleo Integrado de Atendimento Social da Zona Sul atendeu 687 pessoas. O Fundo Social levou o Bazar Móvel vendendo roupas e sapatos a preços simbólicos. Cerca de 721 pessoas puderam fazer o seu Cadastro para a Gestão Social Integrada, além de orientar-se sobre internet com a equipe da Divisão de Informática.
Cerca de 378 pessoas foram atendidas pela Secretaria de Educação com os serviços de bolsa-escola, passe escolar, xerox e outros. Todos os alunos da rede pública municipal puderam tirar suas dúvidas sobre aquisição de passe escolar. Toda a população também teve a chance de tirar dúvidas sobre bolsa família e problemas escolares, como documentações pendentes e regularização de situação escolar.
A Secretaria de Esportes também foi parceira e levou recreação para cerca de 120 crianças da região e jogos coletivos para toda a população. A secretaria de Planejamento, Economia e Gestão fez uma pesquisa para saber opiniões e sugestões da população sobre a cidade.
A secretaria de Saúde levou orientações sobre saúde além de aferir a pressão arterial de cerca de 363 pessoas. A secretaria de Urbanismo atendeu 85 pessoas com orientações sobre o habite-se, iluminação, plantas e outros serviços. A Secretaria de Meio Ambiente esclareceu dúvidas sobre questões ambientais e distribuiu folhetos com orientações sobre reciclagem e materiais que são jogados na natureza.
As secretarias de Serviços Públicos, a Procuradoria Fiscal e o Gabinete prestaram serviços de atendimento ao público. A Ditran falou sobre educação no trânsito e apoiou o evento. O Procon também marcou presença com orientação e atendimento ao consumidor.
O Banco do Brasil prestou serviços de atendimento, especialmente sobre CPF. A Bandeirante, outra parceira do evento, atendeu a população com informações sobre tarifas, instalações e parcelamentos. A OAB também esteve presente, consultando e orientando mais de cem pessoas.
O PAT, o SINE e o Banco do Povo cadastraram os interessados em serviços como cadastro, currículos e outros. Os Correios atenderam 117 pessoas em cadastramento e atualização de CPF. O cartório de Registro Civil também prestou seus serviços ao público.
Prefeito lança Governo Itinerante no Dia da Multi-Ação - No mesmo dia e local, o prefeito José Pereira de Aguilar atendeu a população em seu primeiro dia do Programa Governo Itinerante. Os secretários municipais acompanharam o prefeito, atendendo reivindicações e esclarecendo dúvidas sobre problemas do dia a dia da população
Com isso, o chefe do Executivo e os secretários querem acompanhar de perto a comunidade. A idéia é levar esse trabalho para os demais bairros da cidade não somente em eventos como o Dia da Multi-Ação, mas também em novas datas a serem agendados. (Fonte: PMC)

Vem aí o Campeonato Municipal de Futsal
As inscrições estão abertas até o dia 31. As fichas podem ser retiradas na Secretaria de Esportes e Recreação ou na LIFUSAC

Caraguatatuba - Com o objetivo de levar diversão para todos os munícipes e visitantes, a Secretaria de Esportes e Recreação de Caraguatatuba e a LIFUSAC (Liga de Futebol de Salão de Caraguatatuba) estão organizando o Campeonato Municipal de Futsal.
As inscrições podem ser feitas até o dia 31, quarta-feira, na recepção do CEMUG (Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves) ou na LIFUSAC.
As categorias disputadas serão, no masculino, sub-11, sub-13, sub-15, sub-17 e sub-21 e no feminino sub-13, sub-17 e sub-21.
O congresso técnico do evento acontece no dia 2 de setembro, sexta-feira, onde será definida as chaves dos primeiros jogos. A abertura oficial do campeonato será no dia 18, sábado, e a competição está prevista para iniciar no domingo, dia 19.
De acordo com a secretaria de esportes, os próximos meses serão de muitos campeonatos esportivos na cidade. Os atletas que praticam alguma modalidade esportiva terão a chance de competir pelo seu grupo preferido. Os apreciadores de espotes terão a oportunidade de se divertir torcendo pelo seu time ou atleta favorito, durante todos os meses.
A Secretaria de Esportes e a LIFUSAC ficam no CEMUG localizado na Avenida José Herculano, 50, Jardim Britânia. Para mais informações ligue 3887-1165/3888-4110, com Renato ou Leandro. (Fonte: PMC)

Abertas as inscrições para a Prova da Independência
Para fazer a inscrição o atleta deverá ir até a Secretaria de Espotes e Recreação para retirar a ficha, preencher e devolver no mesmo local até o dia 2 de setembro, sexta-feira

Caraguatatuba - Vários eventos esportivos estão sendo realizados pela SECER (Secretaria de Esportes e Recreação) de Caraguatatuba com o objetivo de incentivar ainda mais a prática esportiva no município. A Corrida Pedestre da Independência é uma das atrações e acontece no dia 4 de setembro, domingo, a partir das 8h, na Praça de Eventos.
As inscrições poderão ser feitas até o dia 2 de setembro. O formulário poderá ser retirado na SECER preenchido, assinado e devolvido à secretaria até a data limite de inscrição.
Serão disputadas as categorias: Ligeirinho (9/10 anos), Papa-léguas (11 a 13 anos), Pernalonga (14/15 anos), Juvenil (16 a 19 anos), Adulto (20 a 30 anos), Pré-Veterano (31 a 40 anos), Veterano (41 a 50 anos) e Veteraníssimo (acima de 51 anos).
O percurso será de 500 metros, para a categoria Ligeirinho, de 1 km para a Papa-léguas e 2 km para a pernalonga, as demais categorias irão fazer um percurso de 8 km. A largada será do Caraguá Praia Shooping, na região central.
Receberão medalhas os 200 primeiros atletas. Os três primeiros colocados de cada categoria receberão troféus. Não haverá classificação geral, só por categoria.
A SECER fica no CEMUG (Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves) na Avenida José Herculano, 50, Jardim Britânia. Para mais informações 3887-1165/3888-4110 com Renato ou Leandro. (Fonte: PMC)

2º Inter Bairros agita Caraguá
As fichas de inscrição já estão disponíveis na SECER e nos núcleos esportivos do município

Caraguatatuba - Como parte dos eventos realizados pela SECER (Secretaria de Esportes e Recreação) de Caraguatatuba a 2ª edição dos Jogos Inter bairros promete agitar os núcleos esportivos do município.
O evento, que está com abertura oficial prevista para o dia 17 de setembro, sábado, está com inscrições abertas até o dia 31, quarta-feira. As fichas podem ser retiradas na SECER ou nos núcleos esportivos.
As modalidades disputadas serão Vôlei, Basquete, Handebol, Atletismo, Tênis de Mesa e Xadrez, nas categorias Mirim (13 e 14 anos) e Infantil (15 e 16 anos).
O objetivo do campeonato é difundir a prática desportiva na cidade e ampliar as oportunidades de participação da população nas atividades esportivas e recreativas.
Pode participar do evento, qualquer pessoa que reside no município, desde que esteja devidamente inscrito em sua modalidade, e que não tenha punição em outra competição realizada pela SECER, LICAF (Liga Caraguatatubense de Futebol) e LIFUSAC (Liga de Futebol de Salão de Caraguatatuba). Os atletas poderão competir nas modalidades individuais e coletivas.
As equipes competirão de acordo com o sorteio das chaves, que acontece no dia 1º de setembro no CEMUG (Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves) de seus respectivos núcleos.
Na região norte as competições acontecerão nos núcleos do bairro Massaguaçu e Olaria; na sul, as jogos serão nos núcleos do Morro do Algodão, Barranco Alto e Perequê Mirim e na região central estarão recebendo as competições o Núcleo do Tinga ou Poiares.
Para mais informações 3887-1165/3888-4110 com Renato ou Leandro. O regulamento também está disponível na SECER. (Fonte: PMC)

Audiência Pública da Saúde de Caraguá é remarcada para 19 de agosto

Caraguatatuba - A audiência pública referente à prestação de contas da Secretaria Municipal de Saúde, que seria realizada nesta quinta-feira 11, foi adiada para a próxima sexta-feira 19, a partir das 15h, na Câmara Municipal.
No dia 19, a Saúde, apresentará a prestação de contas do 2º trimestre de 2005. (Fonte: PMC)

Prefeitura realiza 1º Fórum Integrado de Segurança dia 26 de agosto
A Prefeitura de Caraguatatuba reunirá a comunidade, a polícia e o poder público para a realização do 1º Fórum Integrado de Segurança. O evento acontecerá no dia 26 de agosto, no Teatro Mário Covas e as inscrições podem ser feitas no local ou pela internet

Caraguatatuba - O 1º Fórum Integrado de Segurança, será realizado pela Prefeitura Municipal de Caraguatatuba, no dia 26 de agosto, no Teatro Mário Covas, a partir das 9h.
O objetivo desse evento é reunir a comunidade, a polícia e o poder público para discutir a segurança pública, em razão das preocupantes estatísticas do aumento da criminalidade da região, divulgadas pela Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo.
O fórum contará com a participação do sr. Saulo de Castro Abreu Filho, Secretário de Segurança Pública-SP, do prefeito de Caraguatatuba, José Pereira de Aguilar, além de secretários municipais, autoridades do município e região, e comunidade.
O evento visa ainda encontrar soluções para melhorar a segurança na cidade, que em razão da localização geográfica (entre as demais cidades do Litoral Norte), acaba favorecendo ações criminosas. Por esse motivo, o fórum será realizado com a intenção de fazer valer a determinação da Constituição Brasileira (título II, capítulo II, artigo 6º), no que diz respeito a busca de soluções que minimizem a criminalidade, para melhoria da qualidade de vida dos munícipes e segurança também dos visitantes. De acordo com o prefeito Aguilar, a participação de todos é fundamental para o exercício da cidadania. “Juntos poderemos encontrar soluções para nossos problemas”, finalizou.
O evento é aberto para a participação de toda a população e tinha sido agendado anteriormente para o dia 17, será realizado no dia 26. Para participar do 1º Fórum Integrado de Segurança, basta comparecer no Teatro Mário Covas, no dia 26 de agosto, a partir das 8h30, ou inscrever-se pelo site www.caraguatatuba.sp.gov.br , informando nome completo, endereço, profissão e telefone para contato. (Fonte: PMC)

Karateístas de Caraguá conquistam o ouro em Ilhabela
Após conquistar o ouro em Ilhabela, oito atletas da equipe participam da final do Campeonato Paulista, na categoria adulto, que acontece dia 13, domingo, em São Carlos

Caraguatatuba - A equipe de Karatê da Secretaria Municipal de Esportes e Recreação de Caraguatatuba conquistou a medalha de ouro na 3ª Copa Ilhabela de Karatê, que aconteceu no dia 7, domingo, no ginásio Gilson Gomes Pinna, em Ilhabela.
Os atletas de caraguá trouxeram para casa 5 medalhas de ouro, 14 de prata e 15 de bronze, num total de 34 medalhas e conquistaram o 1º lugar na contagem geral dos pontos. O 2º lugar ficou com os atletas de Americana, com o 3º ficou com a equipe da casa. São José dos Campos ficou com o 4º lugar e Caçapava o 5º.
De acordo com o técnico da equipe, Edsom Mendes do Amaral, esta foi competição difícil por atrair atletas de todo o estado. “Saímos vitoriosos graças ao esforço e dedicação dos atletas. Eles treinaram bastante e graças a isso a vitória foi conquistada.”
A equipe, que está entre as três melhores do estado, ainda participará, com oito atletas, da final do Campeonato Paulista, na categoria adulto, que acontece no dia 13, domingo, em São Carlos, interior de São Paulo. (Fonte: PMC)

Caraguá sedia Workshop
O evento que contará com a presença de profissionais da área que irão discutir diversos temas

Caraguatatuba - Caraguá será sede do workshop sobre plano de ação de diretrizes para o desenvolvimento sustentável do Litoral Norte realizado pelo Governo do Estado de São Paulo e pela Secretaria do Estado Meio Ambiente. Serão dois dias de evento que contará com a presença de profissionais da área que irão discutir diversos temas. O evento acontece no dia 12, sexta-feira, das 8h às 18h, no Teatro Municipal Mario Covas e no dia 13, sábado, das 9h às 16h30, no CEPROLIN (Centro de Educação Profissional do Litoral Norte).
O workshop que é direcionado para profissionais da área pública e privada, empresários e organizações não governamentais tem o apoio da CETESB (Campanhia de tecnologia de Saneamento Ambiental) prefeitura de Caraguá e Comitê de Bacias Hidrográficas. O início será às 8h com as inscrições, em seguida acontece a abertura oficial do evento. Dará início o evento uma mesa redonda com a participação do gerente executivo do Projeto de Gestão Integrada dos Ambientes Costeiros e Marinho do Ministério do Meio Ambiente, dr. Ademilson Zamboni. Após a mesa redonda acontecerá debates com a participação da Consultora Jurídica da Secretaria do Estado do Meio Ambiente, dra. Silvia Helena Nogueira Nascimento, com a Promotora de Justiça do Litoral Norte, dr. Elaine Taborda de Ávila e com o presidente do Grupo de Coordenação Estadual do Litoral Norte, dr. Marcos Lopes Couto.
Após o almoço, serão debatidos os temas Corredor de Exportação do Litoral Norte, com o Secretário Adjunto da Secretaria do Estado dos Transportes, Paulo Tromboni de Souza Nascimento; Saneamento Básico do Litoral Norte-Situação e Investimento, com coordenado de Saneamento da Secretaria de Estado da Energia, Recursos Hídricos e Saneamento, Ricardo Araújo; Projeto Orla, com o gerente executivo do Projeto de Gestão Integrada dos Ambientes Costeiro e Marinho do Ministério do Meio Ambiente, dr. Ademilson Zamboni; Habitação e Urbanização – Perspectivas para Habitação Social no Desenvolvimento Sustentável do Litoral Norte, com o Superintendente de Planejamento Estratégico da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbanização do Estado de São Paulo, Eduardo Trani; Turismo como Desenvolvimento e Conservação, com o coordenador do Programa de Ecoturismo para a Mata Atlântica da Secretaria do Estado de Meio Ambiente, Sérgio Salazar Salvati e Proteção da Biodiversidade e as Unidades de Conservação, com a diretora do Instituto Florestal, Maria Cecília Wey de Brito. No final do evento será feita a apresentação das publicações “São Paulo – Litoral Norte” e Zoneamento Ecológico-Econômico do Litoral Norte.
No sábado, o evento terá como público alvo Grupo Setorial de Coordenação e representante do Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte, participantes do Grupo Orla e representantes do poder público fará apresentação de dinâmica de trabalho. Serão feitos grupos de trabalho que discutirão os temas transportes, habitação e turismo; após o almoço, os grupos continuarão as atividades com os temas agricultura, pesca, biodiversidade e saneamento. O evento será encerrado com a apresentação dos relatos dos grupos de trabalho.
Para mais informações (11) 3030-6646/30307021. (Fonte: PMC)

II Conferência dos direitos da Criança e Adolescente reunirá 317 delegados neste sábado 13
A II Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, acontece em Caraguatatuba neste sábado 13, no Teatro Mário Covas. Participam do evento 210 delegados adultos e outros 107 adolescentes, que discutirão temas a serem levados à conferência regional em São José dos Campos

Caraguatatuba - Caraguá sediará neste sábado 13, a II Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, no Teatro Mário Covas, a partir das 8h. O encontro reunirá 317 delegados, sendo 210 adultos e 107 adolescentes, escolhidos durante as pré-conferências que aconteceram nas escolas de 01 a 04 de agosto, nas escolas municipais.
A conferência tem como tema “Participação, Controle Social e Garantia de Direitos – por uma política para a criança e o adolescente”, e objetiva discutir o papel da sociedade e do Estado na formulação, execução e monitoramento de uma política em benefício da criança e do adolescente. Outro ponto que será colocado em discussão é a participação de todos na elaboração, acompanhamento e fiscalização do orçamento público, e na promoção da igualdade e valorização da diversidade(gênero, raça, etnia, deficiência, orientação sexual e procedência regional).
Serão colocadas em pauta as propostas sugeridas durante as pré-conferências, nas quais estiveram presentes líderes de bairros, presidentes de associações comunitárias, líderes religiosos, pais e alunos adolescentes, além de diretores de escolas, profissionais da Educação Municipal e CMDCA, Conselho Tutelar e representantes de outras instituições.
As propostas serão levantadas durante a II Conferência, no dia 13, e os dados compilados serão transformados em relatórios para a conferência regional, que acontecerá dia 31 de agosto em São José dos Campos. Nessa etapa regional, estarão presentes representantes que serão escolhidos por meio de votação, durante a II Conferência Municipal neste sábado.
Todas as reuniões e discussões relacionadas com a questão da criança e do adolescente serão colocadas na pauta da VI Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, que neste ano terá como tema “Participação, controle social e garantia dos direitos – por uma política para a Criança e o Adolescente”, objetivando ampliar a participação da comunidade nas discussões sobre essa temática que visa mostrar o papel da sociedade e do Estado na execução de políticas públicas em favor da infância e adolescência. (Fonte: PMC)

Programa Ação Litoral

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Amigos Voluntários na Câmara

Ilhabela - Os alunos da oitava série do ensino médio da EE Eva Esperança Silva, estiveram no gabinete do presidente da Câmara de Ilhabela, vereador Luiz Lobo(PL), na tarde de quinta-feira, 11. Sob a orientação da professora Aureananda Clemente, os jovens integram o grupo Amigos Voluntários da Sociedade(AVS), que desenvolveram o projeto “Cidadão Esperança”, selecionado no início de agosto como um dos dez finalistas da 5ª Escola Voluntária. Luiz Lobo falou sobre as competências do poder Legislativo, explicou como são formatados e para quê servem os projetos de Lei e comprometeu-se a procurar apoio para que os estudantes consigam aumentar a tiragem do informativo produzido por eles, denominado “Teen News”. Na terça-feira, os AVS se reuniram com o prefeito Manoel Marcos.
Na foto: o presidente Luiz Lobo analisa o Teen News, publicação desenvolvida pelos alunos AVS. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

SUAS tem planos para beneficiar a população de São Sebastião

São Sebastião - Aconteceu nesta quinta-feira (11/08) o I Fórum Municipal de Sistema Único de Assistência Social (SUAS) no Tebar Praia Clube. Esse evento teve a colaboração da Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Assistência Social
O Fórum contou com a presença do prefeito, Dr.Juan Garcia, do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Assistência Social Carlos Roberto Favery, do presidente do Conselho Regional de Assistência Social, Ricardo de Souza dos Santos, da diretora do departamento de Ação Comunitária Ana Margarida Freire e da diretora regional de Desenvolvimento Social (DRADS), Adaísa Maria Santos. Aproximadamente 40 pessoas prestigiaram o evento.
“O que nós queremos é melhorar a situação em que o município se encontra, mas primeiro o próprio município vai mostrar como está sua situação”, disse a diretora regional do DRADS.
O SUAS tem o objetivo de garantir a normatização, organicidade e unificação à política de assistência social na perspectiva da proteção social, a partir das necessidades sócio-assistênciais da população.
A política de assistência social é composta por um conjunto de serviços, programas, projetos, benefícios. Todos têm caráter permanente ou eventual, divididos em proteção social especial e básica. Deve ser executada, prioritariamente, pelo Estado, ou de forma complementar, pelas organizações da sociedade civil, através de convênios, que devem adotar em seu funcionamento as normas estatais de regulação da política de assistência social. (Fonte: PMSS)

Manifestação interdita via Rio-Santos por duas horas
Moradores de Cambury, em São Sebastião, são contra demolição de oito casas

São Sebastião - Cerca de 400 moradores do bairro de Cambury, em São Sebastião, bloquearam ontem por duas horas o tráfego de veículos na altura do km 167 da rodovia Rio-Santos, para protestar contra a demolição de oito obras no local conhecido como "Barreira" pela fiscalização da prefeitura.
Utilizando pneus e pedaços de madeira, os manifestantes impediram o tráfego de veículos na rodovia, a partir das 8h50. Viaturas da Polícia Militar, Polícia Rodoviária e do Bombeiros foram acionadas para controlar a manifestação. O bloqueio causou congestionamentos de 5 quilômetros nos dois sentidos.
Exaltados, os manifestantes permitiram apenas a passagem de uma ambulância, que seguia em direção ao centro de São Sebastião, transportando um paciente.
O tráfego na Rio-Santos foi liberado às 11 horas, após o encerramento do protesto. A Polícia Civil indiciou alguns manifestantes por "danos ao patrimônio público".
Uma comissão de moradores foi formada para negociar com o prefeito Juan Pons Garcia (PPS), a suspensão das demolições. O vice-prefeito Paulo Henrique Santana (PHN) acompanhou a comissão de moradores, que esteve no início da tarde na subprefeitura de Boiçucanga, cobrando o fim das demolições até a reunião com o prefeito.
REVOLTA - As demolições ocorreram anteontem a tarde, por fiscais e máquinas da prefeitura, surpreendendo os proprietários. Segundo informou a prefeitura, as obras estavam irregulares. Os proprietários alegam que não foram comunicados e nem notificados pela prefeitura.
O servente Arnaldo Colares dos Santos, que teve sua obra demolida, afirmou que não foi notificado e nem sequer orientado pela prefeitura sobre a irregularidade de sua construção.
"Há cinco anos estou trabalhando para construir minha casa e agora, quando cheguei do trabalho vi tudo demolido. A construção da casa sempre foi meu sonho. Não tenho mais forças para continuar trabalhando", afirmou.
Santos disse que teve um prejuízo de R$ 25 mil. Ele tocava a obra sozinho nos fins-de-semana de folga.
O pedreiro Cláudio Gomes Silva, que também teve sua obra demolida, disse que cerca de 300 famílias vivem na área.
"Antes de demolir, a prefeitura deveria orientar a gente", disse. Ele estipulou seu prejuízo em R$ 15 mil. (Fonte: Salim Buriham/ValeParaibano)

Prefeito diz que vai analisar caso

São Sebastião - O prefeito de São Sebastião Juan Pons Garcia (PPS) afirmou ontem que a fiscalização irá demolir as obras construídas irregularmente em áreas de preservação ambiental, áreas públicas ou congeladas pela prefeitura.
"A prefeitura está impedindo construções irregulares nesses locais", afirmou. Segundo ele, a fiscalização está demolindo apenas obras irregulares em fase de construção.
"Não demolimos casa pronta e habitada. Isso não faremos nunca", afirmou. Com relação as obras demolidas na "Barreira", Garcia disse que os proprietários evitaram assinar as notificações.
Segundo ele, o processo referente à demolição de obras irregulares no local é antigo, mas a fiscalização enfrentava dificuldade em notificar os responsáveis. "Ninguém se responsabilizava pelas obras irregulares", disse.
"Na segunda-feira, às 10h30, vou me reunir com os proprietários e tentar resolver caso a caso. Aqueles que estão construindo em áreas ocupáveis, mas que não possuem projeto aprovado, procuraremos orientar sobre como regularizar as construções", afirmou.
Até lá, as demolições ficam suspensas. Os proprietários também se comprometeram em paralisar as obras. (Fonte: ValeParaibano)

Prefeitura e moradores de Vila Barreira assinam Termo de Ajustamento de Conduta

São Sebastião - Uma reunião realizada na tarde desta quinta-feira (11/08) na Subprefeitura da Costa Sul, entre moradores da Vila Barreira, em Cambury e representantes da Prefeitura serviu para a assinatura de um Termo de Ajuste de Conduta.
No termo ficou acordado que os moradores se comprometem a não construir sem aprovação da Prefeitura, sob pena de demolição imediata da construção. Além disso, a Prefeitura se compromete a colocar placa de congelamento na área, bem como proceder o cadastramento dos moradores.
Na reunião, a procuradora ambiental da Prefeitura de São Sebastião, Sueli Stropp, explicou sobre o congelamento do local e como será efetuado o processo de regularização da área. Os moradores foram orientados a realizarem o cadastramento de seus imóveis e buscarem autorizações necessárias junto a Prefeitura. “É importante que os moradores realizem esse cadastro, evitando nossas demolições. Se fizerem qualquer tipo de construção sem aprovação da Prefeitura, temos de demolir”, esclarece a procuradora ambiental. “Estamos cumprindo a lei”, disse.
A reunião ocorreu depois que moradores paralisaram por cerca de três horas a rodovia Rio-Santos, no bairro de Cambury.
Na quarta-feira (10/08) a Prefeitura de São Sebastião, por meio do Departamento de Fiscalização, executou a demolição de oito casas em fase de construção em área considerada congelada, ou seja, local onde não se podia construir no local sem aprovação da Prefeitura. A determinação era para demolir 13 casas, mas a máquina teve problemas.
Das oito casas, duas foram demolidas com laje (faltando cobertura), cinco sem laje (também não coberta) e uma em fase de alicerce. Nenhuma delas estava habitável.
Vinte braçais e três fiscais da Prefeitura atuaram no local. A operação contou com apoio de duas viaturas da Polícia Militar e um da Polícia Civil.
As demolições ocorreram porque as construções estão em loteamento clandestino e ferem dispositivos da Lei de Uso e Ocupação do Solo.
“Nenhuma das construções demolidas tinha projeto aprovado, não eram habitáveis e tinham uma prévia notificação e embargos, o que caracteriza uma desobediência administrativa. Isso é determinação da Justiça e se a Prefeitura não cumprir responde judicialmente”, finaliza a procuradora ambiental. (Fonte: PMSS)

Sesau realiza reunião com funcionários do PSF e Unifesp

São Sebastião - Cerca de 400 funcionários do Programa de Saúde da Família (PSF) participaram hoje (11/08) da reunião organizada pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) no Teatro Municipal com os representantes da Universidade Federal do Estado de São Paulo (Unifesp), a fim de tirar dúvidas sobre o convênio firmado entre a Prefeitura Municipal e a entidade.
Segundo o Secretário de Saúde, Dr. Guilherme Duarte de Carvalho, a reunião foi uma forma de apresentar os trabalhadores do PSF aos seus novos ‘patrões’. “Na reunião eles puderam tirar dúvidas sobre as contratações, benefícios e conhecer o sistema de trabalho da Unifesp”.
Ainda de acordo com o Secretário, a Prefeitura está buscando as formas legais para assegurar os direitos dos funcionários. A expectativa é que aproximadamente 90% deles continuem nos cargos, pois estes profissionais da saúde podem ter o perfil que o convênio espera. Sobre o hospital, foi declarado que não haverá prejuízo nos atendimentos.
Nesta segunda-feira (15/08) a Unifesp inicia o processo seletivo para a eventual contratação de funcionários. Depois os trabalhadores passam por uma prova escrita, uma entrevista e análise de currículos.
Pelo novo convênio, o número de funcionários passará de 250 para 276. Serão 20 médicos, 10 cirurgiões dentistas, 21 enfermeiros, 41 auxiliares de enfermagem, 24 recepcionistas, 18 serventes, 126 agentes comunitários de saúde, 10 auxiliares de consultório dentário, um médico para a coordenação, um cirurgião dentista para a coordenação, um enfermeiro para a coordenação, três assistentes administrativos.
Explicações do Prefeito - Já o Prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, que esteve presente na reunião, destacou a importância da transparência das atitudes da administração aos funcionários da saúde, explicando como será realizado o convênio, provando o bom uso do dinheiro público conforme a lei. “Não queremos irregularidades e muito menos temos a intenção de prejudicar ninguém. O que deseja a administração é manter um sistema de saúde sustentável”.
Ainda de acordo com o prefeito, o número de funcionários passará de 250 para 276 com um custo baixo para os cofres públicos. “Estamos gastando apenas mais R$ 23 mil reais para colocar novos funcionários e para ter trabalhadores com respaldo técnico”, disse.
Garcia ressaltou também que haverá exigências de compromisso e eficiência por parte da administração a Unifesp. “Sabemos que é questão de tempo para organizarmos o PSF. Depois partiremos para o hospital, onde aguardamos as auditorias que iniciam no dia 22 deste mês. Assim que nos organizarmos, o hospital será arrumado e terá o respaldo da administração”.
Quanto o pagamento dos direitos dos trabalhadores sobre a rescisão do contrato com a Irmandade Santa Casa Sagrado Coração, atual convênio com fim no dia 31 deste mês, no valor de aproximadamente R$ 3 milhões, Garcia salienta que a Prefeitura arcará, destacando que esta dívida já havia sido paga.
“A Prefeitura já havia pagado essa dívida, mas por má administração do dinheiro, teremos de pagar de novo, mas em respeito aos funcionários. Mas cobraremos do culpado pelo mau uso do dinheiro”.
Para encerrar, o majoritário disse que encaminha hoje um ofício a Câmara Municipal de São Sebastião pedindo o uso da Tribuna de Honra para terça-feira, 16, na sessão ordinária, para apresentar aos vereadores os convênios realizados pela Prefeitura com a Aquarela e Unifesp.
“Queremos manter a transparência da administração. Para isso queremos esclarecer dúvidas antes que as informações sejam distorcidas. A administração vai mostrar que está fazendo tudo dentro das legalidades”.
Câmara - O vereador Modesto Koji Onu, o Kotian, esteve presente na reunião e avaliou a ação da Secretaria de Saúde em apresentar os funcionários aos representantes da Unifesp.
“Não tive acesso ao contrato do convênio, no entanto, pelo que o Prefeito já havia comentado, notei que está conforme o prometido”.
O vereador ressaltou também as observações que fez durante a reunião e destacou como pontos positivos é que os salários dos funcionários serão mantidos e podem sofrer aumento, a preferência de contratação aos moradores da cidade e a preparação dos funcionários com cursos e avaliações para melhor atender o povo.
“Além de que, se no caso Prefeitura ou Unifesp não estiverem satisfeitos, poderão rescindir o contrato, sem nenhuma multa, simplesmente cumprindo 60 dias para deixar tudo organizado”.
Em relação a citação do Prefeito em encaminhar o ofício para utilizar a Tribuna de Honra da Câmara, Kotian afirma que é interessante, já que os outros vereadores não estavam presentes na reunião da Sesau, para conhecerem o convênio, não havendo interpretações distorcidas. (Fonte: PMSS)

Nova diretoria da CIPA toma posse

São Sebastião - Na tarde dessa quarta-feira (10/08) a nova diretoria da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) tomou posse. A cerimônia foi realizada na Secretaria de Educação (Seduc) e contou com a presença da nova equipe e do prefeito, Dr. Juan Garcia. O objetivo dessa Comissão é observar e relatar condições de risco nos locais de trabalho do servidor público municipal com a finalidade de prevenir acidentes e preservar a saúde ocupacional do trabalhador.
A CIPA foi criada pela lei municipal número 1375/99 e a nova equipe tem como presidente o diretor de obras da Secretaria de Obras, Planejamento e Meio Ambiente (Semur), César Roberto Gomes. Tem como vice-presidente, Antonio Tadeu Casseano de Santana. A primeira secretária é Tânia Regina Sarak e o segundo é Cláudio Ruiz. No total são 15 membros titulares que são servidores públicos e outros 15 que são nomeados pela administração. Há também três suplentes da equipe que compõem os empregados e nove que foram indicados pela administração.
O prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, parabenizou as equipes por participarem desses conselhos, pois é uma tarefa muito importante para garantir a saúde do servidor público. “Em sete meses de administração estamos recuperando aos poucos o que é de direito do servidor público municipal e estamos dando os subsídios para uma melhor qualidade de vida”, destacou.
De acordo com o presidente da comissão, a nova proposta da CIPA é voltar com o Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT). A SESMT é composta exclusivamente por profissionais especialistas em segurança e saúde no trabalho, enquanto a CIPA é uma comissão partidária, constituída por empregados normalmente leigos em prevenção de acidentes. “Vale lembrar que a CIPA serve para diagnosticar um determinado problema que possa haver no ambiente de trabalho e depois buscar soluções para que não existam riscos para o servidor público municipal”, concluiu.
A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, entre suas várias atribuições, promove eventos de conscientização dos trabalhadores como, por exemplo, a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat) e participa anualmente de campanhas de prevenção da AIDS. (Fonte: PMSS)

Prefeitura e ACISS realizam promoção Raspou-Ganhou para promover educação fiscal

São Sebastião - A Prefeitura Municipal de São Sebastião, por intermédio da Secretaria de Fazenda (Sefaz), em parceria com a Associação Comercial de São Sebastião (ACISS), inicia nesta sexta-feira (12/08) a promoção Raspou-Ganhou, que permanece até o dia 10 de setembro.
Mais de 300 prêmios serão entregues na campanha de educação fiscal, dentre eles: um micro-computado e vales-compras nos valores de R$10, R$ 30 e R$ 50. Para participar, o munícipe deve juntar R$ 30,00 em notas fiscais do comércio local datada a partir do dia 1º de agosto e trocar por uma raspadinha nos postos credenciados. Notas acima desse valor também dão direito a apenas uma raspadinha.
Para trocar os vales-compras, o munícipe deve procurar lojas com o selo de identificação da campanha.
A promoção faz parte de um dos programas de educação fiscal, voltados a conscientização dos munícipes sobre a importância de se pedir notas fiscais ao efetuarem uma compra. A Sefaz estima a participação de 20 mil pessoas na campanha.
A Diretora do Departamento de Receita, Márcia Avramides, explica que a intenção é levar população sinta os reflexos na arrecadação de impostos do Município ao se pedir uma nota fiscal. “Quando se pede uma nota fiscal gera-se aumento na arrecadação da Prefeitura que é revertida em benefício da população como na a construção de escolas, por exemplo, ou seja o dinheiro arrecadado é utilizado na estruturação da cidade”, explicou.
Os estabelecimentos, ao deixarem de emitir documentos fiscais, apropriam-se indevidamente da parcela de seu faturamento que deveria ser transferida aos cofres públicos como imposto. Assim, eles acabam se tornando os únicos beneficiários desses recursos financeiros, que deveriam compor a receita, pois dela vêm os investimentos sociais.
Postos de troca da raspadinha: Prefeitura, Regionais de Juquehy, Boiçucanga, Costa Norte, Maresias, Teatro Municipal e na ACISS. (Fonte: PMSS)

São Sebastião controla casos de dengue e recebe prêmio nacional

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde, conquistou um prêmio do Ministério da Saúde pelo trabalho que vem desenvolvendo no combate ao Aedes Aegypti, mais conhecido como mosquito da dengue.
Depois de registrar uma epidemia em 2002, com 1.348 casos confirmados. Em 2003, foram sete casos, enquanto 2004, 40.
Já em 2005, na atual administração, foram registrados seis casos, sendo quatro autóctones (registrados no Pontal da Cruz e Centro) e dois importados (um da Bahia e outro de Santos). Vale lembrar que a cidade foi citada em um relatório da Secretaria Estadual da Saúde, como foco de nova epidemia.
Segundo a diretora do Departamento de Controle de Doenças e Programas da Secretaria de Saúde, Márcia Saavedra, a cidade receberá uma moto 125, um computador com impressora e uma máquina de nebulização.
“O prêmio foi concedido depois de vistorias de auditores da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) na cidade, avaliando a situação”.
A diminuição dos casos, segundo a diretora, tem a ver com ações desenvolvidas pelo setor, como por exemplo, o trabalho casa a casa de conscientização e de vistoria, nebulização, delimitação de áreas infestadas, controle rígido nos locais considerados de risco (cemitérios, borracharias), além de sistema de avaliação criteriosa dos trabalhos.
“Nós dividimos a cidade em três áreas (a I, considerada infestada, que vai do bairro de Pitangueiras ao Canto do Mar; a II, de Barequeçaba a Barra do Sahy; e a III, que vai de Barra do Una a Boracéia)”, explica.
Ainda de acordo com Márcia Saavedra, atualmente a Secretaria da Saúde trabalha com 38 agentes da dengue e cinco veículos. (Fonte: PMSS)

5° Curso do Projeto Salva-Surf

São Sebastião - Aconteceu nesta 3ª feira, 9 de Agosto, às 19:00 horas, na Videoteca Municipal, na Rua da Praia, centro de São Sebastião, a cerimônia de entrega de certificados do 5º Curso do Projeto Salva-Surf aos surfistas experientes, seguranças de campeonatos e instrutores de surf organizado pela Associação de Surf de São Sebastião (ASSS), pelo 17º Grupamento de Bombeiros Salvamar Paulista e pela Sobrasa - Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático.
O 5º Curso do Projeto Salva-Surf que formou 40 surfistas ensinou aos alunos nas aulas teóricas e práticas, técnicas de salvamento aquático, utilizando suas pranchas e também primeiros-socorros com utilização de bonecos de simulação.
Durante a cerimônia o presidente da ASSS, Gedeon Gonçalves e o Gerente da Associação Comercial e Industrial de São Sebastião (ASSIS), Luiz Augusto de Brito “Guto” debateram com os participantes sobre a grande importância da parceria das entidades e o Corpo de Bombeiros que vem beneficiar o comercio local. Pois, tem transmitindo segurança no setor turístico. São vários os casos em que banhistas e até mesmo surfistas turistas são salvos pelos locais das praias de São Sebastião. O Projeto Salva-Surf também vem dando oportunidades para os surfistas trabalharem nesse ramo incentivando-os a trabalharem de guarda-vidas temporários em parcerias com a Prefeitura Municipal e Corpo de Bombeiros, como guarda-vidas de condomínios, sociedade de amigos etc.
INSTRUTORES DE SURF – A ASSS realizou esta edição do Projeto Salva-Surf especialmente para os instrutores de surf da cidade que tiveram que fazer o curso para se adequarem a nova lei aprovada pela Câmara Municipal no mês de junho, que disciplina o ensino do surf no município.
AGASALHOS E ALIMENTOS – Dos participantes foram doados 40 agasalhos e 40 quilos de arroz e feijão. Da capital veio uma Kombi cheia de agasalhos da mesma campanha aderida por amigos surfistas simpatizantes das ações da Associação de Surf de São Sebastião (ASSS).
Como nas edições anteriores do Projeto Salva-Surf todas as arrecadações foram revertidas ao Fundo Social de Solidariedade de São Sebastião.
PIONEIRISMO EM SÃO SEBASTIÃO – O primeiro Projeto Salva-Surf do país foi criado em 1996 em São Sebastião, pelos surfistas Gedeon Gonçalves, presidente da ASSS e Danylo Godoy, 1° Tenente do Corpo de Bombeiros. Até então já foram formados cerca de 200 surfistas.
O Projeto Salva-Surf de São Sebastião é conhecido pela diretoria da International Surfing Association (I.S.A.), desde 1997, quando a entidade internacional esteve no Brasil (RJ) representada pelas autoridades da Surfing Australia (primeira entidade de surf do mundo - 1962) Wayne “Rabbit” Bartholomew (hoje presidente da ASP), Alan Atkis (presidente da I.S.A.) e Edward Valladares (autoridade do governo australiano no assunto surf/salva-surf) ministrando o 1° curso de instrutores de surf da I.S.A. Nos três primerios cursos da I.S.A. realizados no país que Gedeon Gonçalves concluiu (1997, 1998 e 1999 – Curso de Desenvolvimento Profissional, incluindo técnicas do salva-surf australiano) teve a oportunidade de expor os resultados em clippagens do Projeto Salva Surf de São Sebastião, inédito no Brasil e também das atividades da 2ª escolinha de surf pública do pais, criada em São Sebastião em 1991, que já ensinava aulas básicas de prevenção, primeiros socorros e salvamento aquático.
APOIADORES - O 5º Curso do Projeto Salva-Surf foi uma realização da ASSS - Associação de Surf de São Sebastião-SP, 17° Grupamento de Bombeiros Salvamar Paulista e Sobrasa. Patrocínio: Casa noturna Sirena e Condominium Surfshop. Apoio: FMA Notícias Assessoria de Comunicação especializada em esportes (www.fmanoticias.com.br), Alma Surf, Fundo Social de Solidariedade de São Sebastião, Associação Comercial e Industrial de São Sebastião, Parafinas Sticky Iirada, Rádio Morada FM 95.5, http://gedeon.asss.nafoto.net e Federação Paulista de Surf. (Fonte: ASSS)
 
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Restaurante Solar das Águas Cantantes Ubatuba

Avenida Guarani passará por modificações
Projeto prevê criação de estacionamentos e mudança de mão-de-direção; árvores retiradas do local foram replantadas

Ubatuba - Um projeto da SAU (Secretaria de Arquitetura e Urbanismo) de Ubatuba irá readequar o trânsito na avenida Guarani, no centro da cidade. Na tarde de quarta-feira, 10, secretários municipais apresentaram os detalhes do projeto aos comerciantes do local, que não se opuseram as modificações. O projeto foi elaborado tendo em vista o trânsito caótico em dias de festividades na Praça de Eventos, ao lado do Aeroporto.
Nas modificações, o sentido Centro-Itaguá será permitido apenas pelo prolongamento da Guarani, que passa ao lado da Praça de Eventos. A rua Antonio Carlos Ribeiro, que compreende o Restaurante Rei do Peixe até a Imobiliária Gobbo será utilizada como retorno para o centro para quem sai do prolongamento da Guarani.
Ainda de acordo com o projeto, a avenida será reurbanizada em todo o seu trecho, onde serão criados cerca de 30 estacionamentos a 45º graus. Os bloquetes já estão sendo retirados e será executada a nivelação de pavimento. Serão construídas calçadas e há um estudo de projeto para ajardinamento no local. Placas de sinalização serão colocadas no local informando as mudanças ocorridas. O serviço, executado pela Secretaria de Obras, deverá ser concluído dentro de 30 dias.
Replantio de árvores
As árvores que foram retiradas do canteiro central da avenida Guarani, foram replantadas pelas secretarias de Meio Ambiente e Obras. Segundo a Secretaria de Meio Ambiente, foram replantadas mudas frutíferas e nativas, entre elas flamboyant, baulínea, cibipirúna, ypê e mudas de cerca viva. O replantio já ocorreu na praça que fica na rua Marechal Pilsudsky, no Perequê-Açu. Uma parte das mudas foi levada para um viveiro para serem recuperadas e agora será iniciado o replantio na rua Liberdade. (Fonte: PMU)

CPI de Ubatuba ouve ex-prefeitos

Ubatuba - A CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) criada pela Câmara de Ubatuba para apurar o desvio de cerca de R$ 700 mil da folha de pagamento dos servidores municipais irá ouvir o prefeito Eduardo César (PL) e os ex-prefeitos Paulo Ramos de Oliveira (PFL) e Zizinho Vigneron (PDT).
Eduardo César vai depor na segunda-feira às 14h. O depoimento de Paulo Ramos está marcado para o mesmo dia, às 19h. Zizinho Vigneron irá depor na quarta-feira, dia 17, às 14h.
Segundo o vereador Jairo dos Santos (PT), os três políticos foram convocados para explicarem as razões pelas quais nas três administrações o servidor Alvelino Almeida da Cruz Junior foi mantido como único responsável pela folha de pagamento, embora seu cargo fosse comissionado.
"Como a fraude vinha sendo praticada desde junho de 2000, segundo o próprio ex-servidor, acreditamos que o depoimento dos três será de grande importância para a CPI", disse Santos.
A CPI prorrogou por mais 30 dias os trabalhos de investigação. Já foram ouvidas até agora 15 pessoas pelos vereadores.
A CPI prentende ouvir também na segunda-feira Adriana Almeida, irmã do ex-servidor, apontado pela prefeitura como mentor e executor da fraude.
A comissão negocia um novo depoimento de Alvelino Júnior. A confirmação será dada na segunda-feira.
Segundo auditoria interna feita pela administração, o valor total desviado chegaria a R$ 700 mil em um período de cinco anos. (Fonte: ValeParaibano)

Prefeitura conclui obras no Trevo do Saco da Ribeira

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba concluiu na última semana as obras de reforma no Trevo do Saco da Ribeira. Foram executados, por seis funcionários da Secretaria de Obras, serviços de assentamento de guias, nivelamento de bloquetes, aterro e paisagismo. Problemas com buracos e dificuldades no acesso, com o asfalto irregular, eram reclamações constantes dos usuários das marinas e moradores do local. Segundo Waldir Jesus Miguel, chefe de pavimentação da secretaria de Obras, os serviços foram concluídos antes do prazo estabelecido no cronograma, que era 15 de agosto. A obra, orçada em R$ 9.214,30, foi realizada com recursos próprios da Prefeitura. (Fonte: PMU)

Marcelo Bueno recebe Charles Medeiros na Assembléia Legislativa

Ubatuba - Em visita ao deputado estadual Marcelo Bueno, o vereador Charles Medeiros protocolou ofício (nº 319/05) solicitando a implantação em Ubatuba de uma Casa de Passagem para moradores de rua. Tal solicitação é uma reivindicação antiga que o vereador vem costurando a pedido da comunidade. “Parabenizo a iniciativa do vereador e coloco-me a disposição desta municipalidade, no caso da Casa de Passagem, cuidarei desta questão com muito carinho”, comenta Bueno.
Outra questão foi em relação ao agendamento de uma reunião com o Secretário Estadual de Recursos Hídricos, Mauro Arce, com todos os vereadores de Ubatuba. Na ocasião, Medeiros comentou sobre a preocupação dos vereadores com a questão da falta de saneamento básico, relata ainda que existem obras da Sabesp que estão com setenta por cento concluídos e estão paradas. “Tenho um carinho especial pelo Litoral de São Paulo, saneamento básico é sinônimo de qualidade de vida e lutarei com todas as minhas forças para que isto seja implantado em Ubatuba”. Termina o Deputado Marcelo Bueno. (Fonte: Assessoria Charles Medeiros)

“Formiguinhas Mensageiras” prestam homenagem ao prefeito de Ubatuba
Grupo formado por crianças da Igreja Adventista visita Eduardo César

Ubatuba - O prefeito Eduardo César recebeu na tarde de quinta-feira,11, a visita do grupo de “Aventureiros”, da Igreja Adventista do Sétimo Dia. O grupo, que em Ubatuba recebe o nome de “Formiguinhas Mensageiras” tinha por missão conhecer uma autoridade, e num consenso, optou pelo prefeito da cidade de Ubatuba.
Durante o encontro, a “formiguinha” Lysle fez uma oração pedindo que Deus abençoasse a vida do Prefeito. Eduardo César recebeu, em homenagem ao Dia dos Pais, um livro sobre a vida de Jesus, das mãos do “Aventureiro” Augusto. O prefeito agradeceu e fez questão de ressaltar a importância do trabalho desenvolvido. “O trabalho realizado por estas crianças tem muito valor, pois desenvolve o senso de disciplina. Melhor ainda por estar acompanhado do modo de vida cristão”, disse Eduardo. (Fonte: PMU)

Poupatempo entrega identidades a alunos da rede Municipal de Ubatuba

Ubatuba - A Secretaria de Educação entregou na última quarta-feira, 10, quinhentas carteiras de identidade para alunos de oito escolas da rede municipal de ensino, através da parceria com o Poupatempo. A cerimônia de entrega aconteceu no prédio da Secretaria da Educação, onde um grupo de alunos da rede municipal de ensino recebeu os documentos das mãos da secretária Isabel Roseli Souza Leite, de Claudia Sepinho, do Poupatempo, de São José dos Campos e do delegado titular de Ubatuba, Fausto Geraldo Moro Cardoso.
Segundo Edison Soler, a ação continua durante este segundo semestre. “Estaremos visitando todas as escolas da rede municipal de ensino, com a expectativa de entregar cerca de mil e quinhentos documentos”, afirmou o coordenador do Projeto Identidade e Cidadania do Poupatempo.
A confecção do documento não acarreta nenhum custo para o aluno, devendo apenas os pais enviarem a documentação correta à escola na data solicitada. A data prevista para a entrega das carteiras de identidade confeccionadas durante o segundo semestre é 12 de novembro. (Fonte: PMU)

Hoje é o ultimo dia para a inscrição do curso de memorização

Ubatuba - A ACIU em parceria com a UNDEC (Unidade de Organização e Desenvolvimento Comunitário) está promovendo o curso de memorização e concentração que acontecerá no dia 13 de agosto no salão da Associação Comercial.
Quem dará a aula será Renato Alves, aprovado por pedagogos, é conferencista, escritor, pesquisador e professor. Ele é o mais requisitado especialista em concentração e memória do Brasil e já capacitou mais de 100.000 profissionais e estudantes.
A aula será das 8h00 às 18h00 com intervalo de 1h30 para almoço.
Benefícios do curso:
Concentração no trabalho e estudos;
Desenvolvimento pessoal e profissional;
Fim das distrações e esquecimento;
Eliminação dos “brancos de memória”;
Desenvolvimento do raciocínio lógico;
Domínio em leituras e textos difíceis;
Técnica para leitura concentrada;
Controlar a ansiedade paralisante.
Quem pode participar:
Empresários, professores, administradores, profissionais liberais e estudantes universitários e do ensino médio.
Preços:
Preço normal: R$ 120,00
Para associados da ACIU: R$ 90,00
Para estudantes: R$ 45,00
Inscrições podem ser feitas na Assessoria de Comunicação da ACIU c/ Cristiane (12) 3832.1449 ou 9706.2924. (Fonte: ACIU)

Cachorrinho da Apauba já tem nome

Ubatuba - O concurso da Apauba (Associação Protetora dos Animais de Ubatuba) para escolher o nome do cão-símbolo da entidade foi um sucesso. Mais de 5 mil crianças participaram, enviando desenhos e sugestões. A ganhadora foi uma menina de 9 anos, chamada Thaila Aparecida Dinis, estudante da Escola Profª Maria Josefina Giglio Silva.
A menina Thaila escolheu para o cachorrinho o nome de Arc, uma sigla que significa Amigo, Responsável e Carinhoso. O objetivo do concurso é promover uma conscientização nas crianças sobre a posse responsável de animais domésticos.
Um dos grandes problemas enfrentados no município hoje é o abandono dos cães nas vias públicas. A voluntária da Apauba, Evely Reyes Prado explica que cada animal gera cerca de 500 descendentes, e muitas vezes, eles são abandonados. “É preciso que as pessoas se conscientizem, tomem cuidados básicos com seus animais de estimação. Atitudes como alimentá-lo bem, não deixá-lo sair sozinho e até mesmo castrar o animal são alguns exemplos de posse responsável”. Evely ressalta ainda que esse trabalho de incentivo às crianças é ótimo, porque serve de exemplo para os pais. “Despertamos a atenção das crianças para cuidar de seus animaizinhos de estimação e os pais acabam aprendendo também”, finaliza Evely. (Fonte: PMU)

Baile para a Terceira Idade

Ubatuba - A equipe Umuarama 63 do PSF – Programa de Saúde da Família, promoveu no último dia 29, na Associação dos Aposentados de Ubatuba, um baile para e Terceira Idade.
Essa atividade ocorreu após uma avaliação das necessidades da comunidade atendida pela equipe.
O baile teve por objetivo aproximar pessoas da mesma faixa etária, além de melhorar a qualidade de vida e nível de saúde. A equipe Umuarama 63 do PSF envolvida na atividade foi composta por Etevaldo, Cristiane, Ana Gilda, Marina, Sandra, Adriana, Sonia, Mônica Julia e Dinorah. O evento contou com o patrocínio de Casarão Artesanato e teve o apoio da Fundart e da Assessoria de Assuntos Comunitários da PMU. (Fonte: PMU)

Ubatuba terá unidade SAMU
Policiais rodoviários passaram por treinamento para atuarem na unidade

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba deverá firmar convênio com a Polícia Rodoviária Federal para que o município receba uma unidade da SAMU (Serviço de Atendimento Médico de Urgência), que será uma viatura de resgate. A Polícia Rodoviária disponibilizará motorista e a base da viatura e a Prefeitura um médico e um enfermeiro.
Ubatuba não possuiu sede do Corpo de Bombeiros para atendimento de resgate em acidente, por isso agentes da Polícia Rodoviária Federal de Ubatuba participaram de curso dos bombeiros, durante 45 dias, em Franco da Rocha. Os policiais rodoviários federais D’Angelo, Salles, Moyses e Bono foram capacitados no curso e hoje podem trabalhar diretamente no atendimento de primeiros socorros a vítima de acidentes de trânsito, quedas de cachoeiras, atendimento de parto, intoxicações, traumatismos específicos, retirada de vítima em ferragens, entre outros. O curso visou a atuação dos policiais na Samu.
Durante o período de treinamento dos policiais, no Centro de Ensino e Instrução de Bombeiros em Franco da Rocha, José Roberto Júnior, representando o prefeito de Ubatuba Eduardo César, acompanhou as aulas dos policiais. (Fonte: PMU)

Definido o Calendário do Circuito Ubatuba de Surf 2005

Ubatuba - Devido à falta de datas disponíveis neste segundo semestre no calendário nacional e estadual de surf, a A.U.S decidiu não prejudicar nenhuma das dezesseis categorias que fazem do municipal de Ubatuba, o maior circuito do Brasil.
Inicialmente ficou estabelecida a data deste final de semana de 12 a 15 de agosto para a realização da primeira etapa, infelizmente a data coincide com o circuito bad boy que será realizado no município de Praia Grande e contará com pelo menos 20 surfistas ubatubenses.
A segunda data menos prejudicial seria no final de semana de 2 a 4 de setembro, mas novamente ficou inviável por conta do circuito petrobrás feminino que tiraria o brilho do surf feminino do nosso municipal.
Em reunião de diretoria da A.U.S. nesta última terça feira, ficou estabelecido que a primeira etapa será nos dias 4 a 6 de novembro com possibilidade de antecipação que será divulgado com razoável antecedência. Caso não ocorra a etapa do brasileiro profissional da divisão de acesso que acontecerá no dia 7 a 9 de outubro, esta primeira etapa será antecipada para esta data. A segunda etapa está confirmada para os dias 2 a 4 de dezembro.
Vale lembrar que estas duas etapas do circuito municipal de 2005 estão confirmadas. A primeira contará com o apoio da prefeitura municipal de Ubatuba nos custos de estrutura mínima do evento e apoiadores diversos que viabilizarão a premiação desta etapa. Quanto a segunda e última etapa, a estrutura e premiação serão ainda melhores já prevendo o circuito municipal 2006 com o brilho que o surf de Ubatuba merece. Alvinho Corrêa – Diretor de Marketing A.U.S. (Fonte: AUS)

Vôlei de Ubatuba aquece as turbinas para o segundo semestre da LIVOVALI

Ubatuba - O vôlei de Ubatuba já conhece os adversários que enfrentará neste segundo semestre na LIVOVALI (Liga de Vôlei do Vale do Paraíba e Litoral Norte). As equipes de Ubatuba participarão nas categorias Mirim, masculino e feminino, e Juvenil masculino.
A equipe Mirim feminino, treinada por Geraldo Vanoni terá como adversários os times de Pinda, Jacareí, Atleta Cidadão (S.J.C.), Jambeiro, São Sebastião, Mogi, Taubaté e Tênis Clube (S.J.C.). O Mirim Masculino enfrentará Jacareí, Taubaté, Pinda, São Sebastião, Mogi, Taubaté e Atleta Cidadão. A equipe Juvenil masculino fará três jogos na primeira fase, enfrentando Pinda, São Sebastião e Atleta Cidadão.
A partida estréia do segundo semestre acontece no dia 21, quando o time mirim feminino irá a Pinda enfrentar o time da casa. As partidas da primeira fase da LIVOVALI para as equipes de Ubatuba terminam no dia 29 de outubro, com uma super rodada no Ginásio de Esportes Tubão, que começa às 11h30 e terá jogos das três equipes. (Fonte: Assessoria de Comunicação PMU)

Festival do Camarão na Almada foi sucesso
Tempo bom, muita gente e o grande consumo de camarão garantiram o sucesso da Festa

Ubatuba - O 12º Festival do Camarão que acontece tradicionalmente na praia da Almada bateu todos os recordes esperados pela SABA (Sociedade Amigos do Bairro da Almada). De 28 a 31 de julho foram comercializados no Festival uma tonelada de camarão sete barbas, 200 quilos de camarão branco e consumidas 10 mil latas, entre refrigerantes e cervejas. Segundo a Saba foram revertidos para a entidade cerca de R$ 6 mil.
A festa teve como atrativos, além de pratos à base de camarão, shows musicais, apresentações culturais e atividades esportivas. Sete barracas foram montadas ao longo da praia, onde eram comercializados camarão na moranga, pastéis de camarão, moqueca de camarão, bobó de camarão, bolinhos e outros.
Segundo José Roberto Júnior, representante da Prefeitura para a Região Norte, toda a infra-estrutura da Festa foi montada pela Prefeitura, além de apoios na divulgação em mídia impressa e televisiva. “A Saba avalia que esta foi uma das melhores festas já realizadas até agora. Tudo estava perfeito, com muita gente, animação e muito tempo bom”, avaliou Júnior. (Fonte: PMU)

Secretaria do Meio Ambiente está em novo endereço
A nova sede será um exemplo de casa ecologicamente correta, um importante centro de visitação, com informações sobre a vida prática e o meio ambiente urbano

Ubatuba - Uma casa na beira do rio, um mangue no quintal, fauna abundante e a possibilidade de se fazer uma sede da Secretaria do Meio Ambiente ecologicamente correta em Ubatuba. Essa é a proposta que começa a ser colocada em prática. A SEMA mudou-se para a Barra da Lagoa, em um local que favorece a execução de projetos e a criação de um espaço para exposições, visitas e educação ambiental. O objetivo é fazer da SEMA um demonstrativo, um exemplo para estudantes, moradores e turistas.
Trata-se de uma casa, no estilo chalé suíço, localizada na região leste da cidade, mais conhecida como Barra da Lagoa, que fica entre o centro e o bairro do Itaguá. As características do novo espaço são propícias para a instalação de energia solar em toda a extensão do telhado. Além disso, será utilizada também, a energia dos ventos, ou seja, eólica. A água da chuva será reaproveitada. Existe também um projeto de urbanização para a margem do rio, com calçada, bancos e jardins. “Queremos fazer um projeto de paisagismo em parceria com a comunidade e um dos decks será construído com madeira plástica, industrializada a partir da reciclagem de garrafas pets”, explica o secretário de Meio Ambiente, Paulo Roberto Pires.
No espaço de visitação, que será construído próximo ao chalé, várias técnicas alternativas serão utilizadas, entre elas, paredes vivas, construídas a partir da reutilização de garrafas pets, onde será possível, inclusive, manter uma vegetação sobre a parede. O secretário de Meio Ambiente, Paulo Roberto Pires (Sri), diz que a intenção é transformar a secretaria em um importante ponto de visitação. “Nós estamos instalados numa posição estratégica. Essa é uma oportunidade para que as pessoas conheçam a secretaria e vejam o que ela faz. Queremos que não seja apenas um escritório, mas um importante ponto de conscientização”. O novo endereço da SEMA é Av. Chico Santos, 264, Barra da Lagoa. (Fonte: PMU)

Fundart promove seminário sobre cultura popular em Ubatuba
“O aniquilamento de um povo, começa pelo desamor, menosprezo e esquecimento de suas tradições”

Ubatuba - Ubatuba será o ponto de um grande encontro cultural durante os dias 2 e 3 de setembro. Pesquisadores e estudantes de diversas áreas, tais como história, arqueologia, cultura, geografia, entre outras, estarão reunidos no auditório da Unitau em mesas redondas abertas ao público.
O objetivo do encontro é promover uma reflexão sobre a situação cultural e sócio-ambiental das comunidades caiçaras. Além das palestras com especialistas, estão previstas conferências, apresentações de trabalhos acadêmicos, painéis e vídeos. O folclorista Nei Martins diz que a proposta do seminário nasceu da necessidade de revitalizar as manifestações culturais e não deixá-las morrer. “A nossa intenção é incentivar a valorização e a preservação da cultura espontânea do povo caiçara. Esse é só o começo. Muitos eventos nesse sentido virão”.
O seminário “Território e Cultura Caiçara” é uma realização da Fundart (Fundação de Arte e Cultura), em parceria com a USP e a Unitau. A USP possui um grupo de estudos denominado NUPAUB (Núcleo de Apoio à Pesquisa Sobre Populações Humanas em Áreas Úmidas Brasileiras), que tem o objetivo específico de estudar as relações humanas em áreas em que a diversidade biológica e cultural é intensa. Esse grupo está colaborando com a Fundart para organizar o evento. (Fonte: PMU)
 
Ação Litoral
 
Artigo Topo

Reciprocidades sem medo
Ronaldo Dias

Nos bons tempos, quando os bancos precisavam dos clientes e, os valorizavam, esta era a palavra que sempre estava na ponta da língua dos gentis (naquela época eram genais) gerentes. A palavra "empurrava" delicadamente, goelas abaixo, produtos e serviços bancários com sutileza; principalmente nas ocasiões em que os correntistas, necessitavam de empréstimos e papagaios "salvadores". Hoje tudo mudou! Nos sujeitamos a "falar" com as máquinas mudas (a maioria carentes de manutenção) enfileiradas no (nem sempre) pronto atendimento. Modernidades! Destas mudanças todas, ainda vigora a regra que os cheques acima de R$ 100,00 devem ser nominativos (todos) mesmo os que são sacados na "boca" do caixa. Outra regra (jurídica) é: ninguém pode sacar da conta corrente de outrem, apenas com sua autorização. Imaginem: " ALô, é do banco? Olha, eu to autorizando o Mané a sacar um milhão e duzentos mil reais da minha conta tá? e, o beltrano, quinhentos mil, falou belezinha do titio?" "depois te dou um docinho tá?" . Para movimentar uma conta corrente, ou há uma procuração depositada na agência bancária que ampare a movimentação ou, para saque, um cheque. Outra regra (administrativa) é com relação ao limite diário de saques e transferências de valores. As agências não ficam (por medida de segurança) com valores acima da média de suas respectivas movimentações diárias. Assim, algumas perguntas simples incomodam e, viram assunto, até dos boys nas longas e intermináveis filas de espera: como sacar R$ milhões na "boca" do caixa, apenas com uma autorização? Como sacar milhões acima do limite de segurança (R$ 5.000,00) diários, sem prévio pedido (que deverá ser justificado) para que o caminhão de valores o tragam a agência? Em quer lugar, além do banco, o carro forte pode (ou é autorizado, sob responsabilidade de quem) fazer entregas a domicilio? Se pilhas de cheques foram assinadas, não eram nominais? "Pede aí cópias dos cheques para ver os endossos"! Riem os boys. Estariam, as instituições bancárias (e/ou seus dirigentes) envolvidas nos escândalos financeiros, oferecendo o que sempre cobraram: reciprocidades? Estariam "autorizadas" (aos desmandos) pelos próprios sacadores? Pela forma cínica e simplista das "explicações" e, "justificativas" dos depoentes das CPÍS, imaginam que somos 180.000.000 de idiotas. No mínimo, a recíproca é verdadeira. E o Lula, que não crê que eterno é o país e, que a nossa esperança sobreviverá a ele, sem medo, continua "viajando".

Ronaldo Dias
Ubatuba, SP

Opinião Topo

Shopping, a nova briga em Ilhabela
Condephaat analisa se é regular projeto de centro comercial perto da área tombada

O anúncio da construção de um shopping no entorno da antiga Cadeia e Fórum de Ilhabela, no litoral norte, área tombada em 2001, poderá ser alvo de uma ação judicial. Moradores e freqüentadores da cidade recorreram ao Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat) e ao Ministério Público para denunciar irregularidades, como corte de árvores e o início das obras sem o aval do órgão de defesa do
patrimônio.
O Condephaat já avalia se há problemas na obra, ameaça abrir processo administrativo e pode ir à Justiça. O imóvel fica na Rua da Padroeira, a poucos metros da cadeia.
A obra foi autorizada pela prefeitura em julho de 2004, sob protocolo número 8.326/04. Apesar disso, o secretário de Obras, João Marques da Costa Neto, negou haver uma nova construção. Segundo ele, os proprietários fizeram a limpeza da área e reformaram uma casa que está no terreno. Mas a Polícia Ambiental autuou os proprietários em fevereiro por derrubar árvores sem autorização.
Um dos donos do terreno, Marco Henrique da Silva, é sócio do prefeito Manoel Marcos de Jesus Ferreira (PTB) na Ilhabela Imóveis. O prefeito está afastado da empresa.
Pela lei, só podem ser feitas obras no entorno do bem tombado após apresentação e aprovação pelo Condephaat, inclusive corte de árvores. "O empreendedor teria de submeter o projeto à nossa apreciação", diz o presidente do Conselho, José Roberto Melhem. "Mas não chegou ao Condephaat."

Bárbara Souza
Ilhabela, SP

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Pronto Socorro Terminal x Terminal Pronto Socorro - A Santa Casa não tem mesmo misericórdia. Dias atrás foi a vez da moça diabética que passou a noite tomando soro de glicose. Sem comentários. Eu ainda nem havia me conformado com aquela da outra mulher que foi mandada para casa com a recomendação de “lavar o ferimento com bastante água e sabão”, ferimento este provocado por picada de cobra. E ela ainda tinha tido o cuidado de conseguir matar, ou pedir para matar - sei lá - o bicho e levar para facilitar o trabalho de identificação da espécie. Devem ter achado que era uma minhoca enorme. Nada grave ou peçonhento. E despacharam a coitada. Essa não morreu, mas voltou no dia seguinte com a perna que de inchada quase não cabia no carro, dizem.
Observando esses casos recentes e outros inúmeros que “enriquecem” a história da Santa Casa percebemos que ali é chegar e se ferrar. Por que não dão logo um tiro na cara? Assim termina mais rápido o sofrimento de quem chega pedindo ajuda. Não tem paciente portador de doença em estágio terminal? Ali é o Pronto Socorro Terminal. Acaba rapidinho com o freguês.
A solução é por tudo abaixo. O prédio com tudo que estiver dentro e instalar no local um grande pátio no qual ficariam estacionados diversos carros-resgate do corpo de bombeiros, devidamente equipados com os instrumentos necessários aos procedimentos de primeiros socorros. Essas unidades partiriam de 20 em 20 minutos rumo aos hospitais das cidades vizinhas, Caraguatatuba e Taubaté. Não tem terminal de ônibus? Então, vamos solicitar o nosso Terminal Pronto Socorro. Pronto atendimento. E pronto.

Luciana Nunes
Moradora de Ubatuba


Desenhos Animados - Impressionantes as imagens do Discovery na TV. Quanta tecnologia aplicada e, quanto de tecnologia se desenvolveu e, se criou, durante esta curta viagem à estação orbital. Grande parte destas tecnologias são transferidas para fins de defesa e, encontram-se nas vestimentas e, nos modernos equipamentos portáteis dos exércitos do primeiro mundo. Aqui, também na TV, assistimos a convocação dos jovens (em idade eletrônica) ao Serviço Militar, por um desenho animado, muito desanimado. Se foi "criação" intelectual de alguma agência, deve ser uma "Marcos Valeriano". Lamentável. Agora, se foi por falta de verba da instituição, é grave e, muito mais lamentável, ainda. Neste cenário de CPÍs não desanima?

Ronaldo Dias
Ubatuba, SP

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Cisne Branco
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Editor Chefe: Emilio Campi

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