Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Terça-feira, 16 de agosto de 2005 - Nº 1343 Edições Anteriores

Pousada Mar Azul Sol e Vida Restaurante Tropical

Região
Fórum debate violência no Litoral Norte


Caraguatatuba
Prefeito entrega uniformes a equipes de Futebol
Equipe Tabatinga vence a Copa Master de Futebol
Campeonato de Futsal Morro do Algodão segue pela segunda semana
Caraguá participa de avaliação do 49º Jogos Regionais e proposta para a 50º edição
Câmara terá sessão apenas com Vetos Totais e Parciais
Conselho da Condição Feminina reativa atendimento na Delegacia da Mulher


Ilhabela
Força Tarefa realiza blitz em Ilhabela
Profissionais de hospital ganham curso gratuito de Inglês
Ilhabela é escolhida para sediar evento de competições de aventura
Fotos Legenda do Fim de Semana em Ilhabela


São Sebastião
Seurb continua com obras para melhorias nas vias públicas
Primeira Dama recebe homanagem da Faculti
Primeiro “Campaionato” reuniu a comunidade na Topolândia
Prefeitura abre processo seletivo para preenchimento de vagas de convênio com o PSF
Kotian quer limpeza nas ruas de São Sebastião
Câmara analisa veto total a projeto que estabelece normas para instalação de toldos
Limpeza e desassoreamento no bairro da Boracéia

Ubatuba
Moradores depredam parque em Ubatuba
Após confusão, prefeito depõe hoje à CPI
Ubatuba faz mudanças no tráfego em avenida
Prefeitura de Ubatuba concede novamente incentivos fiscais
Prefeito aceita convite para prestar esclarecimentos na CPI da Câmara
Pipas colorem o céu do Perequê-Açu
Triathlon de inverno em Ubatuba


Seções
Carta do Leitor
Foto do Dia


Notícias da Região Topo

Fórum debate violência no Litoral Norte

Litoral Norte - Representantes das polícias Militar e Civil, das prefeituras, Câmaras e da sociedade civil discutem sobre a violência no Litoral Norte amanhã durante o 1º Fórum Integrado de Segurança do Litoral Norte, que acontece no Teatro Mário Covas, em Caraguatatuba.
O prefeito José Pereira de Aguilar (PSDB) afirmou que, em decorrência do crescimento da criminalidade na região, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) se comprometeu em reforçar com mais 100 homens o efetivo da Polícia Militar no Litoral Norte.
O comandante do CPI-1 (Comando de Policiamento do Interior), coronel Sérgio Teixeira Alves, disse que o encontro será muito importante para que autoridades e a sociedade civil busquem parcerias para aumentar a segurança na região.
O aumento da criminalidade na região também seria a pauta da reunião entre os quatro prefeitos do Litoral Norte e o secretário da Segurança Pública do Estado, Saulo de Castro Abreu Filho, que ocorreria hoje às 10h em São Paulo. A reunião acabou sendo transferida para o próximo dia 24, a pedido do secretário. (Fonte: ValeParaibano)

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba


Assalto termina com três mortos após troca de tiros em Caraguá
Quadrilha faz 14 reféns mas a PM chega no momento da fuga; cinco ainda estão foragidos

Caraguatatuba - Três suspeitos morreram no último sábado em Caraguatatuba após uma troca de tiros com a Polícia Militar. Eles pertenceriam a uma quadrilha formada por oito pessoas e acusada de assaltar uma casa de veraneio no Balneário dos Golfinhos. O grupo teria feito 14 turistas reféns.
As vítimas, todas de São José, tinham entre 18 e 20 anos e chegaram à cidade para participar do Caraguá Bike Week.
Nenhuma das vítimas ficou ferida no assalto. A PM recuperou tudo o que tinha sido levado pela quadrilha.
Os três suspeitos mortos no confronto com a PM foram identificados ontem --Wallace dos Santos, 22 anos, ajudante de pedreiro, morava no bairro da Praia das Palmeiras, Adriano Siqueira Olegário, 18 anos, e Wellington Soares, 18 anos, ambos estudantes, residiam no bairro Morro da Algodão.
Em poder dos três, foram encontradas uma pistola 380, um revólver calibre 38 e outro, calibre 32. Segundo a polícia, os três jovens foram reconhecidos pelas vítimas. Os três foram sepultados ontem às 11h em Caraguá.
O CRIME - Segundo o delegado Wanderley Fernandes Martins, o assalto teria ocorrido por volta das 20h30 de sábado. Os oito assaltantes surpreenderam os veranistas no momento em que dois motociclistas de São José chegavam à residência.
Os assaltantes, armados com pistolas e revólveres, renderam os veranistas. Uma das jovens, que estava na residência, conseguir sair pelos fundos sem que a quadrilha percebesse e avisou a PM.
O assalto durou cerca de quinze minutos. A quadrilha furtou dinheiro, relógios e aparelhos celulares, que foram colocados em uma mala de viagem de uma das vítimas. Quando o grupo se preparava para deixar o local, a PM chegou.
Segundo Martins, alguns assaltantes fugiram pelos fundos da residência, enquanto dois deles tentaram fugir utilizando a moto de um dos proprietários da casa.
Santos e Olegário teriam sido mortos em um terreno baldio, próximo à casa assaltada, durante troca de tiros com a PM. Soares, que teria caído da moto durante a perseguição, foi ferido e socorrido ao hospital, vindo a morrer no domingo.
Martins afirmou que a polícia tem algumas pistas sobre os cinco foragidos. A quadrilha, segundo ele, teria praticado outros assaltos na cidade.
"Temos informações de que uma mulher faz parte da quadrilha. Ela teria ficado na rua e alertado os demais assaltantes quando da chegada da PM", disse o delegado. (Fonte: ValeParaibano)

Prefeito entrega uniformes a equipes de Futebol

O prefeito fez a entrega oficial dos uniformes e ouviu reivindicações que estão sendo viabilizadas para contribuir com o bom andamento do esporte na cidade

Caraguatatuba - O prefeito de Caraguatatuba, José Pereira de Aguilar, entregou na sexta-feira, dia 12, kits de uniformes contendo 20 camisas, 20 shorts e 20 pares de meia e uma bola, para os 34 clubes de Futebol de Campo filiados a LICAF (Liga Caraguatatubense de Futebol). O objetivo é contribuir para que as equipes possam competir nos jogos da 1ª e 2ª divisão, que teve início no domingo, dia 14.
A entrega foi feita no CEMUG (Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves) e estiveram presentes o Secretário de Esportes e Recreação, Nivaldo Alves, os vereadores Juarez Pardim, Omar Kazon, Aureliano Gonçalves Pereira e Agnaldo Gobetti, o presidente e o secretário da LICAF, Oswaldo Pimenta de Melo Neto e Paulo Rogério Pimenta de Melo respectivamente, além dos presidentes dos clubes que receberam os kits.
Além da entrega Aguilar ouviu reivindicações dos presidentes dos clubes. Algumas solicitações já estão sendo providenciadas e outras serão atendidas pelo prefeito.
“Está é a mais uma novidade da administração “Viver é Aqui”, que preocupa com o esporte amador da cidade, os clubes nunca receberam esse apoio”, declarou o diretor de Recreação e Lazer, Renato Aguilar.
O prefeito ainda pediu aos presidentes dos clubes para inscrever atletas que irão participar da Copa da Criança que está previsto para iniciar em setembro. O evento está sendo organizada pela Secretaria de Esportes e Recreação em parceria com a LICAF e tem como objetivo incentivar a criança a praticar uma atividade esportiva.
Para mais informações ligue 3887-1165 ou 3888-4110 com Renato. (Fonte: PMC)

Equipe Tabatinga vence a Copa Master de Futebol
Além das três equipes campeãs, também receberam premiação o artilheiro, com 13 gols e o goleiro menos vazado

Caraguatatuba - A segunda fase da 11ª Copa Master de Futebol de Campo chegou ao fim no dia 14, domingo, a equipe E. C. Tabatinga venceu a equipe A.A. Corinthians e sagrou-se campeã da competição.
Os atletas da equipe vice-campeã lutaram para conquistar o título, mas a equipe vencedora não deu chance para os adversários e venceu de 3 a 1. O 3º lugar da copa foi disputado entre as equipes C. A. Guarani B e C. A Guarani A. As duas equipes se enfrentaram numa disputa acirrada para conquistar o título da competição. A equipe Guarani A não deu chance ao adversário e venceu de goleada, 9 a 2.
A copa que teve início, da segunda fase, no dia 24 de julho teve a participação de oito equipes classificadas da 1ª fase. Foram premiadas com troféus e medalhas as equipes 1ª, 2ª e 3ª colocadas. Também foram premiados os atletas Vicente, da equipe C. A. Guarani, artilheiro da copa com 13 gols e Garoupa, da equipe E. C. Tabatinga, goleiro menos vazado da competição.  (Fonte: PMC)

Campeonato de Futsal Morro do Algodão segue pela segunda semana
No final de semana sairá oito equipes classificadas, que irão disputar a segunda fase do campeonato, que tem início no dia 26, sexta-feira

Caraguatatuba - A primeira fase do 3º Campeonato de Futsal do Morro do Algodão taça “Profª Maria Carlita S. Guedes” teve mais uma série de competições no fim de semana. Foram vinte equipes se enfrentaram em dez disputas acirradas. As competições aconteceram nos dias 12, 13 e 14, sexta-feira, sábado e domingo, respectivamente, no Ginásio de Esportes Alcides Crepaldi Filho.
O campeonato é uma iniciativa da Escola da Família do Governo do Estado, Secretaria do Estado da Educação, Coordenadoria de Ensino do Interior, Diretoria de Ensino de Caraguá com apoio da Secretaria de Esportes e Recreação.
No dia 12, a equipe Ájax enfrentou a equipe Damasco F.C. e venceu de goleada, 8 a zero; a equipe Beira Mar Vídeo enfrentou a equipe E. C. Pegorelli e também venceu de 3 a zero; já a equipe União do Morro empatou com a equipe Santa Cruz de 1 a 1. No dia 13, aconteceu mais três jogos e a equipe Boca Júnior enfrentou a equipe Litorânea e venceu de 7 a 5; a Conexão do Morro enfrentou a Barcelona e perdeu de 7 a 10 e a equipe Tubarão enfrentou a equipe Aoba e venceu de 6 a 1. No último dia de competição da rodada (dia 14), a equipe Porto perdeu para a equipe Colo-Colo de 1 a 3; a equipe Cruzeiro venceu a equipe Unidos de São Sebá de 9 a 4; a equipe Ájax venceu a equipe E. C. Pegorelli de goleada, 13 a 4 e no último jogo, a equipe Damasco F.C perdeu para a equipe Beira Mar Vídeo de 1 a 4.
No próximo final de semana acontecem os últimos jogos da primeira fase, onde sairão oito equipes classificadas que disputarão a próxima fase da competição.
Pelo grupo D, a equipe Boca Júnior enfrenta a equipe Barcelona e a equipe Litorânea enfrenta a Conexão do Morro. Pelo grupo A, a equipe Santa cruz enfrenta a Tubarão e a União do Morro enfrenta a Aoba; pelo grupo B, o confronto é entre as equipes Unidos de São Sebá e Porto e as equipes Cruzeiro e Colo-Colo. As últimas partidas acontecem pelo Grupo C. A equipe Ájax enfrenta a equipe Beira Mar Vídeo e a equipe E. C. Pegorelli enfrenta a equipe Damasco F. C.
A segunda fase do campeonato terá início dia 26, sexta-feira, com as oito equipes vencedoras da primeira fase. A final está prevista para o dia 4 de setembro, domingo, onde serão premiadas com troféus as equipes 1ª e 2ª colocadas e com medalhas as equipes 3ª e 4ª colocadas. Também serão premiados o artilheiro do campeonato e o goleiro menos vazado. O atleta mais disciplinado também será premiado. (Fonte: PMC)

Caraguá participa de avaliação do 49º Jogos Regionais e proposta para a 50º edição
O 65º Jogos Abertos e o recurso do Dade para a construção de mais quatro pistas de skate na cidade são outros assuntos a serem discutidos.

Caraguatatuba - O Secretário Municipal de Esportes e Recreação de Caraguatatuba, Nivaldo Rodrigues Alves; o diretor de Esportes, Luis Cláudio Passos (Dado) e o diretor de Recreação, Renato Aguilar; reúnem-se nesta terça-feira, dia 16, na Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer do Estado, com o secretário Lars Grael e sua equipe.
O convite para a reunião, que irá avaliar o 49º Jogos Regionais, levantar propostas para o 50º Jogos Abertos da Juventude, foi feito pelo coordenador do Esporte do Estado, Antonio Carlos Pereira.
O convite deve-se ao sucesso da 49ªedição, realizada este ano com grande sucesso na cidade. Segundo o secretário Nivaldo Alves, Caraguá foi considerada a cidade exemplo na história dos Jogos Regionais, tendo obtido ótimos conceitos em organização, estrutura, atendimento, segurança e outros ítens.
Também serão discutidas na reunião as providências para a realização do 69º Jogos Abertos do Interior, que acontecerá em outubro deste ano, em Botucatú.
Nivaldo Alves disse que deverá trazer boas notícias sobre a verba do Dade-Departamento de Desenvolvimento das Estâncias, para a construção de novas pistas de skate na cidade. O assunto foi discutido com o secretário Lars Grael durante os Jogos Regionais. "Em um das visitas do Secretário, contei sobre o nosso projeto de construir mais quatro pistas de skate, na região sul, centro e norte da cidade, e o secretário mostrou-se favorável, acho que temos chances de conseguir a verba", disse. (Fonte: PMC)

Câmara terá sessão apenas com Vetos Totais e Parciais
Projetos vetados versam sobre Finanças, Segurança, Saúde e Educação

Caraguatatuba - A 25ª Sessão Ordinária semanal da Câmara Municipal de Caraguatatuba, que acontece nesta terça-feira – 16 de agosto, será aparentemente diferente. A Mesa Diretora resolveu colocar em pauta todos os Vetos, Parcial e Total, remetidos pelo Chefe do Executivo. Os projetos vetados dizem respeito a setores como a Educação, Segurança, Saúde e Finanças.
Ao todo serão 6 proposituras a serem discutidas com Veto, sendo 5 Vetos Totais e apenas 1 Veto Parcial. Do Vereador Omar Kazon (PL) constam 2 projetos na Ordem do Dia, sendo um parcial que instituí a Semana da Mulher e um Veto Total sobre créditos tributários e benefícios fiscais.
O Vereador Agostinho Lobo de Oliveira – Lobinho (PSDB) também aparece com 2 projetos, ambos com Veto Total. No primeiro sobre o uso de focinheira para cães ferozes e o segundo sobre a concessão de Cestas Básicas para portadores de doenças graves.
Finalizando há o projeto do Vereador Aurimar Mansano (PTB), que fala sobre o projeto de arborização no município e do atual Presidente, Vereador Juarez Pereira Pardim (PPS), que garante aos alunos da rede pública municipal de ensino assistência para os que estiverem com problemas no aprendizado e integração escolar.
No caso desta sessão os Vetos, sejam eles Totais ou Parciais, serão rejeitados se receberem 6 (seis) votos contrários a ele, ou seja, o Vereador votará contra o Veto para rejeitá-lo e a favor para mantê-lo. A Sessão Ordinária semanal da Câmara de Caraguatatuba tem início às 19h30, com entrada franca e transmissão ao vivo pelo canal 30 da NET – TV a Cabo e pela Rádio Caraguá FM – 89,5 Mhz. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Conselho da Condição Feminina reativa atendimento na Delegacia da Mulher de Caraguá
Representantes do Conselho Municipal da Condição Feminina se reuniram com o prefeito de Caraguatatuba, José Pereira de Aguilar para a reativação do atendimento profissional de Direito, Psicologia e Serviço Social. Esse trabalho era realizado voluntariamente na DDM nos anos de 2001 e 2002

Caraguatatuba - O prefeito de Caraguatatuba, José Pereira de Aguilar recebeu a presidente do Conselho Municipal da Condição Feminina, Maria Clébia Ivo Mazieiro, e das conselheiras Dra. Maria Amélia de Moraes Giubin (delegada da Delegacia de Defesa da Mulher – DDM), Dra. Lucy Ferreira, Dra. Maria Fernanda Paes Alípio (advogada voluntária) e sra. Maria Aparecida Waack. A reunião aconteceu na Prefeitura, nesta segunda-feira 15, e teve como principal objetivo a solicitação de reativação da célula do Conselho da Condição Feminina dentro da Delegacia de Defesa da Mulher.
Segundo explicou a presidente do CMCF, sra. Maria Clébia, durante o último mandato em que esteve à frente do Conselho da Condição Feminina, entre 2001 e 2002, foi iniciado um trabalho de atendimento às mulheres e crianças que passavam pela DDM. “Esse trabalho era feito por profissionais voluntariamente, uma vez por semana. Mas quando os conselheiros tomaram posse, em 2003, o serviço deixou de ser oferecido e não houve um comprometimento de trabalho nesse sentido, em parceria com a Delegacia da Mulher”, explicou.
A delegada Dra. Maria Amélia de Moraes Giubin, disse que essa iniciativa da Condição Feminina foi de grande importância para a Delegacia de Defesa da Mulher. “Nós cedemos uma sala para o Conselho e podíamos, por meio dos voluntários, atender essas mães e crianças e chegavam à Delegacia. Essa parceria era muito eficaz uma vez que a mulher, quando procura a DDM já está pedindo socorro e quebrando muitas barreiras. Não é fácil para a mulher procurar proteção fora de casa”, enfatizou.
Segundo Maria Clébia, que em 2005 voltou a ser presidente da Condição Feminina, a reativação desta sala na Delegacia da Mulher é de extrema urgência. “Temos casos muito graves e de certo constrangimento, que não podem ser atendidos de maneira qualquer. Precisamos de psicólogo e assistente social atuando conosco. Na área de advocacia, já contamos com o apoio da Dra. Maria Fernanda, por meio de uma convênio entre a OAB(Ordem dos Adv. Do Brasil) e a PGE(Procuradoria Geral do Estado). Se esse serviço deixar de ser voluntário e pudermos auxiliar as pessoas nesse atendimento emergencial, esse será um grande passo. Outra reivindicação do Conselho é para que a DDM continue na região central, porque já é um ponto de referência”, explicou a sra. Maria Clébia.
As conselheiras da Condição Feminina apresentaram ao prefeito um projeto para a instalação de um Centro de Apoio e Referência à Mulher, que poderia servir também como Casa dos Conselhos.
O prefeito de Caraguá, José Pereira de Aguilar ficou bastante sensibilizado com as questões levantadas durante a reunião e concedeu a permanência da DDM no mesmo local onde encontra-se atualmente. Aguilar concordou ainda com a reativação da sala do Conselho da Condição Feminina na DDM, concedendo um psicólogo e um assistente social, da Secretaria Municipal de Assistência Social, para atendimento uma vez por semana, durante meio período do dia. O prefeito solicitou ao Conselho a apresentação de um projeto para criação do Centro de Referência à Mulher. “Alugar o espaço seria o de menos, mas precisamos saber tudo que é necessário para que esse lugar funcione de maneira adequada. Com o levantamento de todas as necessidades poderemos estudar a implantação desse local, que servirá como Casa dos Conselhos também”, disse.
Para a ativação imediata da célula da Condição Feminina, foi solicitado ao prefeito um microcomputador além de três cadeiras, pedido este que foi atendido prontamente pelo chefe do Executivo. (Fonte: PMC)

Programa Ação Litoral

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Força Tarefa realiza blitz em Ilhabela
Vigilância Sanitária, Divisão de Fiscalização da Prefeitura de Ilhabela e a Polícia Militar realizam Blits nos estabelecimentos comerciais do município

Ilhabela - Neste final de semana, 12 e 13, no período noturno, a equipe da Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde de Ilhabela, em conjunto com a Divisão de Fiscalização da Prefeitura Municipal e a Polícia Militar, promoveu vistorias nos estabelecimentos comerciais relacionados à saúde, no ramo de alimentação, como bares e lanchonetes do município.
As vistorias tiveram como objetivo verificar as condições de funcionamento dos estabelecimentos e, coibir o funcionamento irregular dos mesmos.
Foram vistoriados, aproximadamente, 20 estabelecimentos, sendo emitido 8 (oito) notificações para adequação as normas sanitárias vigentes, os estabelecimentos autuados que não regularizarem no prazo estipulado pela legislação vigente, serão interditados pela divisão de Fiscalização Municipal.
Segundo o diretor de Fiscalização, Ronaldo Alves de Souza, “periodicamente serão realizadas novas vistorias, com o intuito de que apenas funcionem os estabelecimentos que estejam regularizados em conformidade com a legislação”
Para o chefe de Vigilância Sanitária, Oriedson de Freitas Oliveira, a operação obteve sucesso devido ao total apoio recebido da Secretaria Municipal de Saúde, do poder Executivo e da Polícia Militar. “Essas ações serão desencadeadas periodicamente com a finalidade de regulamentar o funcionamento dos estabelecimentos e verificar suas condições higiênico-sanitárias, coibindo dessa forma, que coloquem em risco a saúde pública”, esclareceu Oriedson. (Fonte: PMI)

Profissionais de hospital ganham curso gratuito de Inglês

Ilhabela - Os profissionais da Secretaria de Saúde de Ilhabela, que atuam no Hospital Municipal Governador Mario Covas Junior, por reconhecimento de um excelente tratamento dado ao professor de Inglês, Alvin Wine Rhoads, por ocasião de seu internamento no Hospital, ganharam do mesmo, o curso “Inglês 123-Médico sociável”.
O curso ministrado pelo professor Alvin, tem como finalidade, beneficiar os turistas de língua inglesa que visitam a cidade de Ilhabela, assim como os residentes que falam inglês. Os estudantes poderão conversar e falar inglês básico para poder se comunicar com o paciente, oferecendo profissionalismo e cuidados médicos. Isto confortará e ajudará os pacientes que falam inglês, durante as emergências.
O curso foi estruturado para oferecer o primeiro, segundo e terceiro contato, entre os funcionários do Hospital com os pacientes de língua inglesa.
O primeiro contato, é o atendimento médico de profissionais, no local de um acidente, visita no caso de emergência domiciliar e na recepção do Hospital; o segundo contato é a prestação de serviços médicos durante a visita dos pacientes no pronto socorro, triagem, quarto de recuperação e na área de radiografia, e, o terceiro é o antes e o depois da cirurgia e também nas áreas de recuperação médica.
A primeira classe do curso, começou as aulas dia 21 de julho, na sala de reunião da Secretaria de Saúde, e está sendo ministrado durante dois dias da semana para acomodar os horários de trabalho dos participantes, todas as quintas e sextas-feiras.
A comunidade e pacientes em geral se beneficiarão do oferecimento e resultado deste curso. Este é um exemplo de como uma comunidade pode ser beneficiada por aqueles que recebem a atenção de um profissional, principalmente na área médica, ressaltou o diretor de Saúde, Marcio Tenório. (Fonte: PMI)

Ilhabela é escolhida para sediar evento de competições de aventura
Reebok Gaia Solo Races que já conta com mais de cem inscritos

Ilhabela - A Gaia Adventure está trazendo para o Brasil a mais nova tendência mundial em corridas de aventura: REEBOK GAIA SOLO RACES, um novo conceito em competição, para testar os limites e capacidade de cada atleta, já que nesta corrida de aventura não há equipe, cada um corre individualmente. A prova acontecerá no dia 4 de setembro em Ilhabela, litoral norte de São Paulo e contará com o apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer.
Sucesso absoluto na Nova Zelândia, Austrália, Estados Unidos e toda a Europa, as corridas de aventura solo se transformaram em uma grande oportunidade para os atletas poderem evoluir sua performance, já que terão que correr sozinhos, muitas vezes competindo contra seus parceiros de equipe. Esse tipo de corrida exige que o atleta seja um profissional completo, conhecendo desde as técnicas verticais, canoagem, bike e trekking, como orientação e navegação.
Serão 50km de prova, percorrendo as belezas da Ilhabela, utilizando técnicas de orientação e navegação, além de canoagem, trekking, mountain bike, costeira e técnicas verticais. A GAIA inova também com um teste de habilidade - nesta etapa os atletas terão que mergulhar e encontrar o PC sub. Não haverá equipe de apoio.
“O REEBOK GAIA SOLO RACES vai desafiar os atletas a testar seus limites, conhecer seus pontos fortes e fracos e melhorar suas habilidades como navegador. Sabemos que quanto mais navegadores uma equipe tem, maiores são as chances de vitória e quanto mais completo cada atleta for, mais fortes serão as equipes”, declara André Iervolino, organizador do Reebok Gaia Solo Races.
O mercado de aventura está na expectativa, já que agora os maiores talentos serão revelados. Para quem está em busca de uma equipe, aqui está uma boa oportunidade de iniciar no esporte e mostrar para todos o seu potencial como atleta. Serão duas categorias: masculina e feminina e até 15/08 as inscrições custam R$ 150,00, lembramos que o atleta de Ilhabela que quiser participar, está isento do pagamento da inscrição.
O desafio está lançado! E você, vai ficar fora dessa?
Mais informações: www.gaiaadventure.com.br

Fotos Legenda do Fim de Semana em Ilhabela

AME Barra Velha

O vereador José Roberto de Campos realizou na sexta-feira, 12, uma reunião como os moradores da Barra Velha. O encontro aconteceu no Centro Comunitário e contou com a presença de 90 pessoas. Os alunos do terceiro colegial da escola estadual Maria Gemma compareceram acompanhado de professores. A proposta do parlamentar é reestruturar a Associação de Amigos de Bairro, pois para Beto, só uma sociedade organizada e mobilizada é capaz de conseguir melhorias para uma melhor qualidade de vida. O vereador propôs que a nova associação seja denominada Associação de Moradores e Estudantes da Barra Velha, (AME Barra Velha). Na próxima sexta, às 19h no salão da Capela Nossa Senhora Aparecida, haverá um novo encontro, para escolherem a formação de novas chapas para uma futura eleição.

Street Cross de Atletismo

A escola estadual Dr. Gabriel Ribeiro dos Santos, de Ilhabela, promoveu, no sábado, o Iº Circuito Street Cross de Atletismo, em comemoração aos dois anos do Programa Escola da Família (PEF). Sob a coordenação do educador profissional do Programa, Jailson Silva e a colaboração de voluntários, crianças e adolescentes correram num circuito montado na rua São Benedito, totalizando 3km de prova. Os campeões receberam troféus e brindes de patrocinadores do comércio local. O evento contou com a presença da Supervisora Regional do PEF, Margarete Cordioli, do presidente da Câmara de Ilhabela, vereador Luiz Lobo(PL) e dos alunos da escolinha de Jiu-Jitsu da Prefeitura, sob a coordenação do Mestre Rezende.

Sindserv para funcionários da Câmara

O presidente da Câmara Municipal de Ilhabela, vereador Luiz Lobo(PL), recebeu o presidente do Sindserv (Sindicato dos Servidores Públicos de Ilhabela), Edvaldo Silva, em seu gabinete, na tarde de segunda-feira, 15. Edvaldo quer apresentar aos funcionários da Câmara Municipal a nova dinâmica de trabalho do Sindicato, buscando novas filiações e oferecer benefícios como planos de saúdes e valecard, um cartão semelhante a um de crédito, onde os servidores podem comprar nas lojas credenciadas em todo o Litoral Norte. O presidente Luiz Lobo gostou da proposta e vai marcar uma reunião com todos os funcionários da Casa de Leis na próxima semana, para que o Sindserv possa apresentar a campanha de filiação.

Futebol Militar

Os Policiais Militares de Ilhabela receberam os colegas PMs da cidade de Cajamar – SP, na tarde de sábado para um amistoso. A ‘seleção’ da Ilha, levou a melhor, vencendo os adversários por 4 a 3.
O presidente da Câmara, vereador Luiz Lobo(PL) também fez parte do time e após a partida, em meio ao churrasco de confraternização, participou de uma partida de truco. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Seurb continua com obras para melhorias nas vias públicas

São Sebastião - A Secretaria de Serviços Urbanos (Seurb) continua com a operação tapa buracos, mas agora abrangendo também a recuperação das ruas bloquetadas do município.
Durante todo o mês a operação Tapa-Buracos irá percorrer os bairros mais necessitados do município, eliminando as depressões nas pistas, que dificultam o tráfego e podem provocar acidentes.
Segundo o Secretário de Serviços Urbanos, José Carlos Moreno, está sendo feita uma limpeza dos bueiros na região central nos finais de semana e demais bairros durante a semana. O objetivo é desassorear os bueiros da cidade para um melhor escoamento de águas pluviais.
“O lixo entope os bueiros, por isso estamos fazendo a prevenção para que quando entre o período de chuvas não tenhamos problemas com enchentes no município. Estamos vistoriando as prioridades ”, declarou.
Hoje (15/08) a limpeza dos bueiros esteve no bairro do Pontal da Cruz nas ruas Bela Vista e Ermínio Della Guardia. Já os reparos nas vias bloquetadas esteve no bairro do Arrastão.
A Seurb está fazendo um levantamento para saber quais bairros estão mais necessitados. Inicialmente serão atendidos pela operação tapa buracos os bairros do perímetro urbano, sendo eles São Francisco, Morro do Abrigo, Arrastão, Pontal da Cruz, Praia Deserta, Porto Grande, Centro (Rua da Praia) Vila Amélia, e Topolândia.
Serviços já realizados - Até o momento a Seurb já realizou a operação Tapa-Buracos com camada asfaltica, nas ruas pavimentadas dos bairros Porto Grande, Praia Deserta, Pontal da Cruz, São Francisco, Morro do Abrigo, Vila Amélia e Reserv Du Moulin. Neste mês também foram feitos novos reparos no trecho urbano da SP-55 e das ruas e avenidas da região central.
Ainda na região central, mais de 23 ruas já tiveram seus bueiros limpos e desobstruídos. Esta operação esteve ainda nas praças Prof. Antonio Argino e Major João Fernandes. Outras quatro avenidas também foram atendidas, sendo elas, Guarda Mor Lobo Vianna, Manoel Hipólito do Rego, Dr. Remo da Silva e avenida do Outeiro. (Fonte: PMSS)

Primeira Dama recebe homanagem da Faculti

São Sebastião - Os alunos da Faculti (Faculdade de Apoio e Assistência Cultural a Terceira Idade), homenagearam nesta segunda-feira, 15, a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade de São Sebastião, Rosa Motta. Na oportunidade, o coral da Faculti, composto por 60 alunos, cantou a música ‘Rosa Morena’.
Segundo a coordenadora pedagógica e administrativa da Faculti, Maria Olinda de Almeida, a primeira-dama é um exemplo de cidadã sebastianense e mulher.
Na foto, alunas da Faculti assistem, sentadas a cerimônia de homenagem a primeira-dama sebastianense. Em pé, (da esquerda para a direita) a aluna Francisca Lázaro, que entregou a homenagem, a primeira-dama Rosa Maria Motta, o Prefeito Dr. Juan Garcia e a coordenadora pedagógica e administrativa da Faculti, Maria Olinda de Almeida. (Fonte: PMSS)

Primeiro “Campaionato” reuniu a comunidade na Topolândia

São Sebastião - Nesse sábado (13/08) em homenagem ao dia dos pais, foi realizada a final do “Primeiro Campaionato de futsal pai participativo” na Escola Municipal Verena de Oliveira Dória, no bairro da Topolândia. O objetivo era a participação e presença dos pais e da comunidade na escola para uma integração entre todos.
Segundo a diretora da escola, Verediana Sampaio de Oliveira, o campeonato já estava dentro do planejamento em que a escola e a Associação de Pais e Mestres (APM) fez no início do ano. Ela também disse que foi uma ótima idéia pois todos os funcionários se integraram e ajudaram na realização. “O campeonato começou na quarta-feira e hoje nós temos a final, bem na véspera do dia dos pais com o objetivo de preservar a família, onde sua maioria está corrompida. Acredito que a escola é o meio de unir pais e filhos com a educação”, declarou.
O professor do EJA (Educação de Jovens e Adultos), Marcelino Gonçalves, foi um que muito se empenhou na montagem dos 19 times que disputavam vagas para a final segundo conta a diretora. “O empenho na verdade é de todos. O maior objetivo era fazer um campeonato de futsal porque geralmente os pais gostam desse esporte”, disse.
A Secretaria de Juventude, Esportes e Lazer (Sejuv) apoiou o evento com as medalhas que premiaram os quatro primeiros lugares do campeonato. (Fonte: PMSS)

Prefeitura abre processo seletivo para preenchimento de vagas de novo convênio com o PSF

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, através da Secretaria da Saúde, iniciou nesta segunda-feira, 15, na escola Henrique Botelho, o processo seletivo para contratação de funcionários para trabalharem no PSF da cidade.
A empresa responsável pela operacionalização do modelo do novo convênio é a Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), através da Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina. O atual convênio com a Irmandade Santa Casa será extinto no próximo dia 31 de agosto.
Esta semana, o processo será destinado apenas para os funcionários que já atuam no programa. Eles farão uma prova escrita, participarão de dinâmica de grupo, análise de currículo e entrevista individual.
Após esse processo seletivo realizado pela Unifesp, as vagas remanescentes serão preenchidas mediante um segundo processo seletivo, para pessoas que não trabalham no programa. Os candidatos devem levar um currículo no Centro Odontológico da cidade, localizado na rua Quintino Bocaiúva, 27, e serão chamados a partir do dia 26 de agosto.
Atualmente são 256 profissionais trabalhando no PSF, número que vai aumentar a 276. Por exemplo, o número de auxiliares de enfermagem aumenta de 26 para 41.
Serão 20 médicos, 10 cirurgiões dentistas, 21 enfermeiros, 41 auxiliares de enfermagem, 24 recepcionistas, 18 serventes, 126 agentes comunitários de saúde, 10 auxiliares de consultório dentário, um médico para a coordenação, um cirurgião dentista para a coordenação, um enfermeiro para a coordenação, três assistentes administrativos.
Segundo o secretário de Saúde, Antônio Guilherme Duarte de Carvalho, parte dos funcionários que trabalham no atual modelo de convênio pode ser reaproveitado.
“Eles passarão por um processo de seleção e vai depender da competência. O PSF não será cabide de emprego e nem sequer aceitará contratação por mera indicação”.
O valor a ser pago mensalmente pelo novo convênio é de R$ 608 mil. O prazo é de 36 meses. (Fonte: PMSS)

Kotian quer limpeza nas ruas de São Sebastião

São Sebastião - O vereador Modesto Koji Ono, o Kotian (PTB) irá fazer uma indicação nesta terça-feira ao Executivo Municipal. Segundo o vereador, várias ruas da cidade estão 'sujas' devido a detritos de animais (cães a gatos). Estes, segundo o verador, fazem necessidades fisiológicas nas calçadas e demais vias de acesso do município. "Queremos também futuramente solicitar ao Executivo a criação de um centro de zoonoses, para coibir malefícios deste tipo, já que venho sendo procurado por diversos moradores que reclamam das fezes dos cachorros nas ruas de suas casas", frisou.
No bairro Pontal da Cruz, a moradora Elaine Regina Mariano da Luz, 28 anos, está há pouco mais de seis meses na localidade e diz reconhecer os cães que fazem as necessidades perto da sua casa. "Identifico exatamente quais são - dois poodles que fazem necessidades no meio".
A moradora também diz ter percorrido as ruas São Nicolau, Wenceslau Brás e Alameda Santana, que encontram-se do mesmo jeito. "Precisava haver um controle disto, pois é muito nojento ver os cachorros defecando e nenhuma limpeza ser feita, somente a água da chuva", esbravejou.
Kotian, por sua vez, também abrangeu esta indicação, direcionada à prefeitura, para toda a cidade. "Vi que o problema não é somente no Pontal como esta moradora disse, mas também desde a Costa Norte até à Costa Sul, onde percebo várias deficiências deste setor, além de muitos cães abandonados nas ruas", lembrou o vereador.
O parlamentar também apresenta nesta terça-feira, mais uma indicação que diz respeito ao sistema de escoamento das águas em determinadas ruas do centro de São Sebastião. "Irei solicitar ao Executivo providências nas ruas Armando Salles de Oliveira e Cidade de Santos que viram verdadeiras lagoas quando chove – por isso pedi ao sr. Prefeito melhorias nas bocas-de-lobo do local", ressaltou.
Kotian também salientou que ficou satisfeito ao receber uma resposta do Executivo, no que se diz respeito a requerimento aprovado semana passada. "Solicitei ao Executivo uma lista de todos os remédios presentes ou não na rede pública de saúde e obtive a resposta em menos de quinze dias. Fiquei satisfeito com o empenho do Dr. Guilherme (secretário de Saúde), no entanto, a procura pelo munícipes continuam, já que a maioria dos remédios receitados pelos médicos, são caros", disse.
O vereador também apresenta nesta terça-feira novo requerimento pedindo in- informações sobre o convênio da prefeitura com as APM´s (Associação de Pais e Mestres). "Quero cópias dos antigos contratos e desejo também saber sobre o novo contrato", concluiu.
Nesta segunda-feira, o vereador também confirmou que irá continuar no cargo de conselheiro do CAE (Conselho de Alimentação Escolar). "É um ofício importante e quero continuar a contribuir com a secretaria de Educação deste município", finalizou. (Fonte: Assessoria do Vereador Kotian)

Câmara analisa veto total a projeto que estabelece normas para instalação de toldos

São Sebastião - A Câmara de São Sebastião está analisando o veto total do prefeito Juan Garcia (PPS) ao projeto de lei 021/05, de autoria do vereador José Cardim de Souza (PP), que estabelece normas para a instalação de toldos em edificações.
Em ofício enviado ao presidente Wagner Teixeira (PV), o prefeito declara que o tema faz parte de um amplo estudo que está sendo desenvolvido pelas equipes técnicas da Prefeitura, por meio da secretaria de cultura e turismo, o que poderá, em algum momento, ficar em desacordo com as diretrizes que a análise apontará.
Segundo ele, o Poder Público e a população desejam uma recuperação do Centro Histórico de maneira que possa alavancar o turismo e a cultura.
“Estamos tomando as medidas necessárias para que isso se realize de forma efetiva e eficaz”, escreve Garcia.
Para o prefeito, o projeto em questão não traz em seu conteúdo o efeito desejado podendo confrontar-se com o resultado final dos estudos que estão
em fase conclusiva na administração.
A proposta determina que as coberturas serão permitidas na parte posterior dos imóveis desde que possuam como comprimento máximo o equivalente a sua testada (parte de rua que fica a frente de um prédio) oficial – de acordo com o cadastro da Prefeitura – e largura nunca superior a do passeio público denominado de ‘calçada’ adjacente ao edifício.
A fixação e sustentação de cada toldo deverão ser efetuadas por sistema que utilize somente as paredes ou estruturas que compõem a fachada do imóvel.
Não será permitido outro tipo de instalação que utilize o piso da calçada ou qualquer outro artifício para tal que possa obstruir a passagem das pessoas.
O projeto estabelece, ainda, que nos locais onde não haja presença de ‘calçadas’, bem como nas áreas com distância inferior a 50 metros de imóveis tombados, as coberturas serão permitidas apenas após análise da Divisão de Arquivo Histórico da Prefeitura. A mesma regra deverá ser seguida em relação as casas situadas no perímetro que engloba o Centro Histórico (Zona 7) para a instalação de qualquer tipo de toldo.
Antes do recesso parlamentar, o vereador Dalton José da Silva (PL) havia anunciado que existia um projeto mais amplo em fase de estudo na Prefeitura e que, pelo fato de levar mais algum tempo para ser concluído, a Câmara resolveu aprovar a propositura, no final do mês de junho de 2.005, a condição de discutir a matéria do Executivo assim que fosse encaminhada ao Legislativo. O veto está nas comissões. (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Limpeza e desassoreamento no bairro da Boracéia

São Sebastião - A sub-prefeitura da Costa Sul, através da Regional de Juquehy realizou na semana passada, um mutirão de limpeza e desassoreamento no bairro da Boracéia. O objetivo era proporcionar um melhor escoamento das águas pluviais que sempre é um problema para a comunidade local. O mutirão continua essa semana pois já foram executados 50% das ruas do bairro. Para a realização do serviço estão sendo utilizados seis retro-escavadeiras, uma pá carregadeira, uma motoniveladora e quatro caminhões, além dos trabalhadores braçais. Após a conclusão dos serviços em Boracéia, o próximo Bairro a ser atendido pelo mutirão de limpeza será Barra do Una. (Fonte: PMSS)
 
Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Ubatuba

Moradores depredam parque em Ubatuba
Cerca de 100 pessoas incendeiam brinquedos em protesto a impasse sobre área na praia de Maranduba

Ubatuba - Cerca de 100 moradores de bairros da região sul de Ubatuba invadiram e depredaram anteontem o parque temático Radical Hooter's Jet, instalado na praia da Maranduba.
Os manifestantes afirmam que o parque ocupa cerca de 1.500 metros quadrados de praia, área considerada da União e de uso comum da população. Segundo a prefeitura, a empresa tem alvará para explorar apenas 26 metros quadrados na praia.
A depredação do parque ocorreu no domingo, às 15h, segundo o funcionário do estabelecimento, Bruno Mesquita de Jesus. Ele disse que os manifestantes arrancaram as cercas que delimitam o parque para depredar e incendiar equipamentos.
A Polícia Militar esteve no local, mas não teria conseguido conter os manifestantes. A Polícia Civil registrou boletim de ocorrência para averiguar os danos ao patrimônio do parque. Ninguém foi detido.
Acompanharam a manifestação o padre José Ailton, da paróquia da Maranduba, e os vereadores Jairo dos Santos (PT), Osmar de Souza (PFL), Luciana Machado (PDT) e Cláudio Gulli (PMDB).
Segundo a presidente da Associação dos Moradores da Maranduba, Maria da Cruz, a área ocupada pelo parque pertence à União e sempre foi utilizada pela comunidade. "A comunidade, cansada de cobrar providências por parte da prefeitura, decidiu intervir por conta própria", afirmou.
"Tentei conter os moradores, mas não teve jeito, todos estavam bastante revoltados com a situação", disse o padre José Ailton.
O presidente da Câmara, Jairo dos Santos (PT), afirmou que a reivindicação dos moradores é justa. "O espaço sempre pertenceu à comunidade", disse.
Os manifestantes deixaram o local após o secretário de Urbanismo, Ari Jardim Azevedo, se comprometer em reduzir a área ocupada pelo empreendimento.
Segundo ele, o proprietário foi notificado e multado por ocupar área superior à autorizada pela prefeitura. "Vamos exigir, inclusive, que seja aberta a passagem de servidão (acesso na praia utilizado pelos caiçaras) que existia no local", afirmou.
Os fiscais estiveram ontem no local para intimar o proprietário a reduzir a área do parque.
OUTRO LADO - O empresário Afonso Gaspari de Martini, proprietário do parque, afirmou que irá acionar a prefeitura na Justiça por abuso de poder e cobrar indenização dos moradores pelos danos causados aos equipamentos. Ele não soube informar seu prejuízo financeiro.
Segundo Martini, a área encontra-se em litígio há muitos anos. O processo, segundo ele, tramita na Justiça Federal.
Martini alugou a área há três anos para explorar o parque, que conta com pista de kart, área para arborismo, paintball e aluguel de lanchas.
Protesto - Funcionários limpam o que sobrou do parque instalado na praia de Maranduba, região sul de Ubatuba. Brinquedos e equipamentos foram quebrados e incendiados. Proprietário diz que vai processar a prefeitura e pedir indenização pelos prejuízos causados pelos moradores. (Fonte: ValeParaibano)

Após confusão, prefeito depõe hoje à CPI

Ubatuba - O prefeito de Ubatuba, Eduardo César (PL) depõe hoje, às 9h30, à CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) que apura o desvio de cerca de R$ 700 mil da folha de pagamento dos servidores entre 2001 e 2005. César, que havia se recusado a depor ontem depois de ser convocado pela comissão, aceitou prestar depoimento como 'convidado'. Ele afirmou em nota oficial que a convocação seria inconstitucional. César afirmou ainda que 'fará tudo para contribuir com as investigações'. O vereador Jairo dos Santos (PT), membro da CPI, disse que a comissão pretende contratar uma empresa de auditoria para checar os documentos encaminhados pela comissão de sindicância da prefeitura. (Fonte: ValeParaibano)

Ubatuba faz mudanças no tráfego em avenida

Ubatuba - A SAU (Secretaria de Arquitetura e Urbanismo) de Ubatuba vai readequar o trânsito na avenida Guarani, no centro da cidade. O projeto foi elaborado para acabar com a situação caótica do trânsito em dias de festividades na Praça de Eventos, ao lado do Aeroporto. Nas modificações, o sentido Centro-Itaguá será permitido apenas pelo prolongamento da Guarani, que passa ao lado da Praça. A rua Antonio Carlos Ribeiro, que compreende o restaurante Rei do Peixe até a imobiliária Gobbo, será utilizada como retorno para o centro, para quem sai do prolongamento da Guarani. O serviço será concluído dentro de 30 dias. (Fonte: ValeParaibano)

Prefeitura de Ubatuba concede novamente incentivos fiscais

Contribuintes terão prazo até 12 de setembro para ajustarem dívidas com a Prefeitura

Ubatuba - A Câmara de Ubatuba aprovou na última sessão o Projeto de Lei do Executivo que prevê a concessão de incentivo fiscal para o pagamento de débitos municipais. Uma Lei anterior a esta esteve em vigor até o dia 29 de julho. Diante da grande procura de contribuintes para a regularização dos débitos municipais, a Prefeitura encaminhou um novo projeto ao Legislativo.
De acordo com levantamento feito pela Secretaria da Fazenda e Planejamento, durante o benefício anterior, dos contribuintes que estavam inscritos em execução fiscal 348 pagaram à vista e 691 optaram pelo parcelamento. Já os contribuintes que estavam inscritos em dívida ativa (não executados), 127 realizaram pagamento em parcela única e 2023 realizaram parcelamento. No total os acordos e pagamentos à vista representaram R$ 2.404.014,80.
Benefícios da Lei - A Lei prevê que o contribuinte que estiver em atraso com seus tributos municipais (IPTU, taxas de alvará, vistorias, multas e outros) inscrito em Dívida Ativa, ajuízados ou não, poderá quitar seu débito utilizando o incentivo fiscal, desde que esteja em dia com todos os tributos de 2005.
O pagamento poderá ser efetuado em até 30 parcelas, sem incidência de juros, em 48 meses, sem qualquer desconto ou à vista com isenção de qualquer taxa. Para os débitos ajuizados, será necessário o pagamento das custas processuais e dos honorários advocatícios. Para o parcelamento, o contribuinte deverá comprovar a condição de proprietário ou caso contrário nomear um procurador. Para qualquer tipo de parcelamento as parcelas não poderão ser inferiores a R$ 50,00.
O prefeito de Ubatuba, Eduardo César, acredita que esta será mais uma oportunidade dos contribuintes regularizarem seus tributos. “ No exercício da outra Lei a procura foi grande, mas mesmo assim acredito que dentro deste novo prazo que iremos oferecer muitos aproveitarão para regularizarem sua situação”, afirmou o prefeito. (Fonte: PMU)

Prefeito aceita convite para prestar esclarecimentos na CPI da Câmara

Ubatuba - O prefeito Eduardo César aceitou o convite da Comissão Parlamentar de Inquérito da Câmara de Ubatuba para prestar esclarecimentos no processo que apura irregularidades na folha de pagamento da Prefeitura. O prefeito será ouvido pela comissão nesta terça-feira, dia 16, às 9h30, nas dependências da Câmara. Na última sexta-feira, o prefeito Eduardo César emitiu uma nota de esclarecimento explicando o motivo pelo qual recusou a convocação anterior. “A convocação do Prefeito Municipal para depor numa Comissão, sendo que o mesmo sequer é parte nas investigações, constitui-se flagrante inconstitucionalidade e ofensa ao princípio Constitucional da Harmonia e Independência dos Poderes”, escreveu o prefeito na nota, ressaltando porém, que caso fosse convidado, não se furtaria a prestar quaisquer esclarecimentos, até porque foi o primeiro a exigir total apuração dos fatos e punição dos culpados. (Fonte: PMU))

Pipas colorem o céu do Perequê-Açu
Mais de cem pipas participaram de concurso em Ubatuba

Ubatuba - O espaço aéreo da Praia do Perequê-Açu ficou colorido na manhã do Dia dos Pais. No domingo, 14, a equipe de recreação da Secretaria de Esporte e Lazer da Ubatuba reviveu o tradicional Concurso de Pipas. Centenas de pessoas acompanharam as evoluções das 143 pipas inscritas nas categorias maior pipa, beleza e originalidade.
Ao final os vencedores receberam a premiação das mãos dos Secretários de Esporte, Bittencourt Jr., de Administração, Silvio Bonfiglioli Neto, e de Claudinei Salgado, da Assessoria de Assuntos Comunitários, que prestigiaram o evento.
Confira os vencedores de cada categoria:
Beleza: 1º - Gustavo Lopes – Pipa Batman, 2º - Bruna Goulart – Pipa Itália, 3º - Maria Izabel Pipa Lua; Originalidade: 1º - Guilhermo Salazar – Pipa Arara, 2º - Ernani Silva – Pipa Jamaicano, 3º - Álvaro Motta – Mensalão; Maior Pipa: 1º - Tropical – Pipa Tropical 8,19 metros , 2º - Jurandir Camargo 4,66 metros, 3º - Silvio Patrocínio 3,85 metros.
A Elektro participou do evento distribuindo cartilhas de conscientização sobre a importância de empinar pipas com segurança e brindes aos participantes.
O Concurso de Pipas teve o apoio do Quiosque São Lourenço, Restaurante Senzala, Ótica Alvorada, Cia do Suco, Restaurante Tortilhão, Hlera Vídeo Bar, Comercial Avenida, Auto Elétrica Marquinhos, Tadioto Materiais para Construção, Gato Auto Elétrico e Mecânica, MWM Sprint e Cruz de Ferro Moto Clube. (Fonte: PMU)

Triathlon de inverno em Ubatuba

Ubatuba - A cidade recebe no próximo domingo, 21, a 2ª etapa do Circuito de Inverno TriPaulista de Triathlon. A competição deve reunir 250 atletas e é válida pelo ranking da Federação Paulista de Triathlon com distâncias olímpicas: 1,5km de natação (Praia do Cruzeiro),40 km de ciclismo (sentido Norte até o Poruba) e 10 km de corrida (Orla da Praia, sentido Itaguá).
No sábado, 20, os kits de competição serão entregues aos atletas, no Ginásio de Esportes Tubão, a partir das 15h. A largada acontece às 9h do domingo, 21, em frente ao centro de informações da Av. Iperoig, local onde ficará a área de transição e a linha de chegada.
As inscrições podem ser feitas somente pelos telefones (11) 5581-3153 / 577-8855 até o dia 16. Os atletas federados pagam taxa de R$ 120,00, os não federados R$ 130,00 e as equipes de revezamento R$ 170,00 no total serão dezessete categorias, sendo nove no masculino, sete no feminino e uma no revezamento. (Fonte: PMU)
 
Ação Litoral
 
Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Queremos o melhor para Ubatuba - Ubatuba é uma cidade maravilhosa, aqui nasci, cresci, e constituí família, construí um circulo de amizades com os filhos desta Terra Caiçara, local onde também tenho grande orgulho de ter nascido, conheci amigos que para cá vieram, e imediatamente se apaixonaram por nosso Município, e tornaram se também filhos desta querida cidade chamada Ubatuba. Ubatuba é a nossa casa, Ubatuba é o nosso lar. Adentrei ao mundo político, porque acredito ser um importante instrumento de transformação social, onde se pode melhorar a vida de nossa comunidade, através de ações positivas, aplicadas de forma coletiva. Acredito na política de resultados, na política com visão progressista, tenho eleitores com visão critica e preocupação social, eleitores estes que me cobram coerência e responsabilidade no trato da coisa Pública. Minhas ações têm como objetivo o bem comum, que é o desenvolvimento do Município, e o bem estar de seu povo, que é o meu povo.
Tenho plena certeza de que no desenvolvimento deste mandato popular, fiz e farei o melhor para os munícipes de nossa querida Ubatuba, buscando sempre acertar nas ações desenvolvidas, e não tendo vergonha de aprender com possíveis erros. Fui eleito e reeleito vereador pelo PSDB, um partido de grandes líderes, tais como Franco Montoro e Mario Covas, FHC, Geraldo Alckmin, José Serra, Aécio Neves, e os mais próximos: Emanuel Fernandez, Antonio Carlos da Silva e Bernardo Ortiz, entre outros, figuras políticas de renome Nacional e Internacional.
No dia 11 de setembro o PSDB de Ubatuba vai às urnas, teremos eleição do novo Diretório Municipal. Nossa idéia, comungada com diversos companheiros, é que se tenha uma chapa verdadeiramente participativa, onde o partido saia fortalecido em suas bases, buscando sempre a construção de um futuro melhor para nossa cidade, o qual sem duvidas, é o grande desejo de nossa valorosa comunidade. Informo que faremos o registro da “Chapa Construção”, e convido os demais companheiros a participar da Convenção do dia 11 de setembro, bem como juntar forças nesta empreitada. Neste momento tão triste para nossa tão jovem democracia, onde a Nação Brasileira sente - se ofendida diante dos lastimáveis fatos que ocorrem em Brasília, nossa participação é de extrema importância nesta Convenção Municipal. Participe desta caminhada democrática. Valorize sua cidadania. Ainda Há Esperança!

Vereador Charles Medeiros e companheiros do PSDB
Ubatuba, SP


Plano Diretor Participativo - Reconhecer a falta de planejamento e de um projeto desenvolvimentista no município de Ubatuba não é novidade para ninguém. Basta ver a situação em que deixaram a nossa cidade com obras de péssima qualidade, prédios históricos destruídos, devastação ambiental, péssimo atendimento e exploração aos turistas. A ociosidade e estímulo para debater e pensar a cidade, diante de uma cultura política nefasta, apesar do ponto de vista da população que ao longo do tempo vem se aperfeiçoando na maneira de votar, escolhendo os representantes “menos piores” que estão na Prefeitura e na Câmara Municipal. Os partidos também devem se aprimorar dando a população a melhor opção de escolha com melhor qualidade e capacidade.
Apesar das conturbações que assistimos no planalto central, a população tem a oportunidade de atuar ativamente no seu desenvolvimento local e discutir o seu próprio problema.
A Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas em parceria com o Governo Federal através do Ministério da Cidade vem realizando seminários regionais em todo o país, no sentido de acordar a população sobre o Plano Diretor, dada a importância do assunto que merece especial atenção.
Está em vigor a lei 10.257/01 que regulamenta o Estatuto da Cidade e o Plano Diretor Participativo. A Prefeitura de Ubatuba, através da Secretaria de Arquitetura e Urbanismo, tem a missão de promover os debates de modo participativo. O secretário Ary Jardim Azevedo mais parece o Dom Quixote lutando contra os moinhos de ventos, neste momento de fundamental importância que visa incluir Ubatuba nas políticas publicas sustentáveis, com a oportunidade de reivindicar as verbas federais e definir o futuro do nosso município.
Discutir propostas como, por exemplo, o fundo social da propriedade que prevê que áreas ociosas não aproveitadas devem ser desapropriadas para uso público. O Fundo prevê, por exemplo, a implementação de estudos de impacto de vizinhança que visa ordenar as construções e obras públicas, a verticalização dos prédios e condomínios, o usucapião coletivo como forma de combater as irregularidades fundiárias. Além disso, busca soluções para os problemas concretos tais como: ausência do crescimento econômico, a má distribuição de renda, o crescimento descontrolado da cidade, a ocupação desordenada do solo, a falta de planejamento do estado e da necessidade de uma política de desenvolvimento urbano e de mudança da concepção legal que visa o parcelamento do solo, tamanho e largura dos lotes, além da setorização da cidade.Por isso é de fundamental importância que o Plano Diretor seja implantado.
Em pleno século 21 a cidade não tem uma boa via de acesso, não possui uma boa rede hoteleira, apesar de termos os melhores hotéis do litoral do Litoral Norte. A proposta do turismo marítimo, do saneamento básico, do funcionamento do aeroporto, do transporte alternativo para o turista são projetos que ainda não se tornaram realidade.
Decidir o custo da terra, da mão de obra local, da necessidade da otimização e aproveitamento do solo, defender a demanda habitacional da população com rendas de zero a três salários mínimos também são um desafio que devem ser incluídos no Plano Diretor do município .
O Plano Diretor é um acordo entre governo e os diversos setores da sociedade. Caso não seja acordado o resultado implica em sua inviabilidade. Sendo assim é necessário que seja efetuado um debate amplo com a participação dos atores envolvidos. Será a saída criativa para garantir os princípios básicos do artigo 3º da Constituição Federal que são os objetivos fundamentais na construção de uma nova sociedade, livre, justa e solidária. Garantir o desenvolvimento nacional, erradicar a pobreza, a marginalização e as desigualdades sociais.
Governo e população e demais representações, entidades devem se organizar e participar para a construção ordenada do nosso município. Uma coisa é ser morador, outra é ser cidadão, ter responsabilidade coletiva, representação solidária e a obrigação de participar para melhorar a qualidade de vida para a nossa cidade.

Gerson Florindo de Souza
Diretor do Sindicato dos Bancários
e membro da executiva do PT de Ubatuba


Favela a beira-mar - Escutar que existe profissionalismo na organização e/ou execução dos eventos feitos pela administração municipal em Ubatuba é por demais irritante.
Os responsáveis por estas "festas", não respeitando os moradores do município, demonstram o desconhecimento de como fazer de Ubatuba um local freqüentado, obrigatoriamente, por turistas estrangeiros em visita ao Brasil. Os turistas que por aqui passam, se tratados como merecem, serão nossos melhores divulgadores.
A foto acima, mostra a favelização de nossos eventos. Nos três últimos (falando apenas dos que ocorreram no centro da cidade): Festa do Divino (1), Jesus Cristo, O Senhor (2) e Festival da Paz (3), as barracas tinham aparência de "barracos".
Neste final de semana, servindo de cicerone para um casal de turistas japoneses que estavam me visitando, tentei demovê-los de conhecer a praia de Iperoig (Cruzeiro), onde estava acontecendo o tal de Festival da Paz. Não consegui. Eles queriam conhecer o lugar onde são realizados vários campeonatos de pesca e onde foi quebrado o recorde brasileiro da espécie Parati Barbudo (Polydactylus SP) com um exemplar de 875 gramas. Notei claramente que eles, percebendo meu constrangimento, fingiram não ver aquela coisa horrorosa (foto acima) e aceleraram o passo quando por ali passamos.
Espero que após terem conhecido as praias e a indescritível Mata Atlântica não se lembrem daquela visão deprimente imposta pelos "profissionais" que compõe a administração municipal.

Luiz Moura
Ubatuba, SP


Sociedade que Vivemos - Bom começarei com a seguinte indiguinação... violência e piromaníacos não resolvem nada!!!
Estamos no século XXI, e as pessoas acham que com atrocidades como esta no Parque Hooters resolvem a situação, de brigas por terras.
Estamos na era dos coronéis... onde se não resolve algo, é simples atear fogo em tudo!
E logo iremos colocar as pessoas em masmorras e nós que somos de cor, ou de descendência negra (com muito orgulho), seremos colocados nos trancos, e marcados!
As piores marcas são estas... as da ignorância e de seres bestiais, que vivem entre pessoas comuns, mas tem atitudes como estas.
Eu espero que em pouco tempo, nos tenhamos um pouco de vergonha e voltemos a ser seres humanos, e não homens de Neanderthal.
Temos o poder de mudar e sermos melhor e que a vida volte a ter valor e que consigamos voltar a dialogar.
Que voltemos a "ser cidadãos e homens virtuosos."
Um Abraço....

Nelson de Souza
Ubatuba, SP

Parque Radical na Maranduba:

    

    

    
Fotos enviadas por Luciano Cancelier

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

São Sebastião:

Rebocador - João Geraldino

Rebocador
©João Geraldino

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor

contador, formmail cgi, recursos de e-mail gratis para web site