Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quarta-feira, 17 de agosto de 2005 - Nº 1344 Edições Anteriores

Pousada Mar Azul Sol e Vida Restaurante Tropical

Região
-


Caraguatatuba
Caraguá realiza a Campanha de Multivacinação para crianças de até 5 anos
1º Fórum Integrado de Segurança acontece dia 26 de agosto em Caraguá
Conferência reuniu 600 pessoas para discussão em favor da criança e do adolescente
Secretaria da Administração promove cursos para aperfeiçoamento dos funcionários
Vias públicas de Caraguá recebem serviços
Procuradora do Procon profere palestra para revendedoras de Caraguá
Biathlon agita fim de semana em Caraguá
Capacitação em aleitamento materno termina nesta quarta-feira 17
Fundacc faz audição para a montagem do balé O Quebra Nozes
Ceprolin prorroga inscrições dos cursos de Redação Comercial e Operadoras do Lar
Folclore com festas em praça pública
4ª etapa do Campeonato Paulista de Down Hill
Bikers se mantém entre os TOP 3 do Campeonato Paulista de Bicicross
Romaria leva cerca de 600 fiéis à Aparecida
Aprovada Guarda Mirim
Vereador Germino agiliza obras pela cidade
Projetos na área social estão na mira de Germino


Ilhabela
II Semana do Folclore da Secretaria Municipal da Cultura e Biblioteca Pública Municipal
Atleta de Ilhabela disputa Biatlon em Santos


São Sebastião
PAT de São Sebastião é o que mais emprega no Estado
Vandalismo no Centro Comunitário da Topolândia
Prefeito anuncia compra de 17 ônibus escolares
Prefeitura pleiteia recursos para programas sociais
Kotian tem uma indicação e um requerimento aprovado

Ubatuba
CPI de Ubatuba vê desvio de verba federal e recorre à PF
Prefeito depõe e abre contas do governo
Justiça determina demolição de casas na praia da Fazenda
Casa construída em área de preservação é demolida
Festival da Paz reuniu cerca de 10 mil pessoas
Agilização dos programas sociais e estudos para agilização do Pronaf
Ciclo de Palestras do Sebrae com a ACIU
Últimas vagas para Curso Prático de Comunicação Verbal
Escola Maria Josefina realiza “Encontro Cultural”
Prazo para renovação de licença vai até o fim do mês
Campeonato Dentinho de Ubatuba realiza segunda rodada
Santa Casa de Ubatuba agradece doações
Alexandre Augusto é o destaque da 1ª Fase da Copa Geraldo Décourt


Seções
Carta do Leitor
Foto do Dia


Notícias da Região Topo

Fórum debate violência no Litoral Norte

Litoral Norte - Representantes das polícias Militar e Civil, das prefeituras, Câmaras e da sociedade civil discutem sobre a violência no Litoral Norte amanhã durante o 1º Fórum Integrado de Segurança do Litoral Norte, que acontece no Teatro Mário Covas, em Caraguatatuba.
O prefeito José Pereira de Aguilar (PSDB) afirmou que, em decorrência do crescimento da criminalidade na região, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) se comprometeu em reforçar com mais 100 homens o efetivo da Polícia Militar no Litoral Norte.
O comandante do CPI-1 (Comando de Policiamento do Interior), coronel Sérgio Teixeira Alves, disse que o encontro será muito importante para que autoridades e a sociedade civil busquem parcerias para aumentar a segurança na região.
O aumento da criminalidade na região também seria a pauta da reunião entre os quatro prefeitos do Litoral Norte e o secretário da Segurança Pública do Estado, Saulo de Castro Abreu Filho, que ocorreria hoje às 10h em São Paulo. A reunião acabou sendo transferida para o próximo dia 24, a pedido do secretário. (Fonte: ValeParaibano)

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba


Caraguá realiza a Campanha de Multivacinação para crianças de até 5 anos
Todas as crianças de 0 a 5 anos deverão tomar a segunda dose no próximo sábado, dia 20 de agosto. A Secretaria de Saúde espera vacinar 100% das crianças.

Caraguatatuba - A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica realiza no próximo sábado, dia 20 de agosto, a 2ª fase da Campanha Nacional de Multivacinação. Todas as crianças com idade entre 0 e 5 anos precisam ser vacinadas.
A vacinação acontece das 8h às 17h, nas onze UBSs (Unidade Básica de Saúde), quatro escolas municipais e um posto volante.
Os pais devem levar a caderneta de vacinação da criança, pois na campanha também serão oferecidas as doses contra Paralisia Infantil difteria, tétano, coqueluche, hepatite B, haemophilus B, tuberculose, sarampo, caxumba e rubéola.
Haverá plantões no Comando da região Sul - UBS Perequê Mirim (Av. Jaraguá, s/n, 3887-8181); EMEF Massako Sone (R. Abra de Dentro, s/n, Pegorelli, 3887-2444), UBS Porto Novo (Av. José Herculano, 8550, 3888-3001) no CIEFI Profa. Maria Aparecida Ujio (Av. Primeiro de Maio, 285, Porto Novo, 3887-3836); UBS Morro do Algodão (R. Antonio dos Santos, 27, 3887-9100); e Poço da Anta (Piraçununga e Rio Claro).
Plantões no Comando do Centro - UBS Centro(Av. Anchieta, 485, 3882-3082); UBS Jaraguazinho (R. Benedito Silveira Santana, 57, 3883-3500); EMEF Dr. Carlos de Almeida Rodrigues no Indaiá (Av. Pernambuco, 1101, 3882-4679); PSF do Tinga (R. Antonio dos Santos, s/n, 3883-3277); CEI Honorina Pacheco Correa no Rio do Ouro (Av. Américo Timóteo do Rosário, 255, 3883-5577).
Plantões no Comando Norte, PSF do Massaguaçu (R. Itália Basse Magni, s/n, 3884-1999; PSF Jd. Casa Branca (R. José Pedro O. Barbosa, 7, 3883-9077); USF Olaria (R. Marginal Ipiranga, 17, 3883-7007); PACS do Jetuba (R. Vinte e Quatro, s/n, 3884-4090); UBS da Tabatinga (R. Manoel Pereira dos Santos, s/n, 3884-5700).
Mais informações com a Vigilância Epidemiológica pelo telefone 3883-9903. (Fonte: PMC)

1º Fórum Integrado de Segurança acontece dia 26 de agosto em Caraguá
Objetivando reunir a comunidade, a polícia e o poder público para a discussão de políticas públicas para melhoria da segurança no município, a Prefeitura de Caraguá realizará o 1º Fórum Integrado de Segurança. O evento acontecerá no dia 26 de agosto, no Teatro Mário Covas e as inscrições podem ser feitas por telefone, no local ou pela internet

Caraguatatuba - O 1º Fórum Integrado de Segurança, será realizado pela Prefeitura Municipal de Caraguatatuba, no dia 26 de agosto, no Teatro Mário Covas, a partir das 9h.
O objetivo desse evento é reunir a comunidade, a polícia e o poder público para discutir a segurança pública, em razão das preocupantes estatísticas do aumento da criminalidade da região, divulgadas pela Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo.
O fórum contará com a participação do sr. Saulo de Castro Abreu Filho, Secretário de Segurança Pública-SP, do prefeito de Caraguatatuba, José Pereira de Aguilar, além de secretários municipais, autoridades do município e região, e comunidade.
O evento visa ainda encontrar soluções para melhorar a segurança na cidade, que em razão da localização geográfica (entre as demais cidades do Litoral Norte), acaba favorecendo ações criminosas. Por esse motivo, o fórum será realizado com a intenção de fazer valer a determinação da Constituição Brasileira (título II, capítulo II, artigo 6º), no que diz respeito a busca de soluções que minimizem a criminalidade, para melhoria da qualidade de vida dos munícipes e segurança também dos visitantes. De acordo com o prefeito Aguilar, a participação de todos é fundamental para o exercício da cidadania. “Juntos poderemos encontrar soluções para nossos problemas”, finalizou.
O evento é aberto para a participação de toda a população e tinha sido agendado anteriormente para o dia 17, será realizado no dia 26. Para participar do 1º Fórum Integrado de Segurança, basta comparecer no Teatro Mário Covas, no dia 26 de agosto, a partir das 8h30, ou inscrever-se pelos telefones (12) 3882-5441 / 3882-3157 ou pelo site www.caraguatatuba.sp.gov.br , informando nome completo, endereço, profissão e telefone para contato. (Fonte: PMC)

Conferência reuniu 600 pessoas para discussão de propostas em favor da criança e do adolescente em Caraguá
A II Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente reuniu cerca de 600 participantes, no Teatro Mário Covas, incluindo cerca de 300 delegados adultos e adolescentes pra discussão de políticas públicas em favor da infância e da juventude. As melhores propostas serão apresentadas representantes de Caraguá na Conferência regional que acontecerá dia 31 de agosto em São José dos Campos

Caraguatatuba - O prefeito de Caraguatatuba, José Pereira de Aguilar recebeu a presidente do Conselho Municipal da Condição Feminina, Maria Clébia Ivo Mazieiro, e das conselheiras Dra. Maria Amélia de Moraes Giubin (delegada da Delegacia de Defesa da Mulher – DDM), Dra. Lucy Ferreira, Dra. Maria Fernanda Paes Alípio (advogada voluntária) e sra. Maria Aparecida Waack. A reunião aconteceu na Prefeitura, nesta segunda-feira 15, e teve como principal objetivo a solicitação de reativação da célula do Conselho da Condição Feminina dentro da Delegacia de Defesa da Mulher.
Segundo explicou a presidente do CMCF, sra. Maria Clébia, durante o último mandato em que esteve à frente do Conselho da Condição Feminina, entre 2001 e 2002, foi iniciado um trabalho de atendimento às mulheres e crianças que passavam pela DDM. “Esse trabalho era feito por profissionais voluntariamente, uma vez por semana. Mas quando os conselheiros tomaram posse, em 2003, o serviço deixou de ser oferecido e não houve um comprometimento de trabalho nesse sentido, em parceria com a Delegacia da Mulher”, explicou.
A delegada Dra. Maria Amélia de Moraes Giubin, disse que essa iniciativa da Condição Feminina foi de grande importância para a Delegacia de Defesa da Mulher. “Nós cedemos uma sala para o Conselho e podíamos, por meio dos voluntários, atender essas mães e crianças e chegavam à Delegacia. Essa parceria era muito eficaz uma vez que a mulher, quando procura a DDM já está pedindo socorro e quebrando muitas barreiras. Não é fácil para a mulher procurar proteção fora de casa”, enfatizou.
Segundo Maria Clébia, que em 2005 voltou a ser presidente da Condição Feminina, a reativação desta sala na Delegacia da Mulher é de extrema urgência. “Temos casos muito graves e de certo constrangimento, que não podem ser atendidos de maneira qualquer. Precisamos de psicólogo e assistente social atuando conosco. Na área de advocacia, já contamos com o apoio da Dra. Maria Fernanda, por meio de uma convênio entre a OAB(Ordem dos Adv. Do Brasil) e a PGE(Procuradoria Geral do Estado). Se esse serviço deixar de ser voluntário e pudermos auxiliar as pessoas nesse atendimento emergencial, esse será um grande passo. Outra reivindicação do Conselho é para que a DDM continue na região central, porque já é um ponto de referência”, explicou a sra. Maria Clébia.
As conselheiras da Condição Feminina apresentaram ao prefeito um projeto para a instalação de um Centro de Apoio e Referência à Mulher, que poderia servir também como Casa dos Conselhos.
O prefeito de Caraguá, José Pereira de Aguilar ficou bastante sensibilizado com as questões levantadas durante a reunião e concedeu a permanência da DDM no mesmo local onde encontra-se atualmente. Aguilar concordou ainda com a reativação da sala do Conselho da Condição Feminina na DDM, concedendo um psicólogo e um assistente social, da Secretaria Municipal de Assistência Social, para atendimento uma vez por semana, durante meio período do dia. O prefeito solicitou ao Conselho a apresentação de um projeto para criação do Centro de Referência à Mulher. “Alugar o espaço seria o de menos, mas precisamos saber tudo que é necessário para que esse lugar funcione de maneira adequada. Com o levantamento de todas as necessidades poderemos estudar a implantação desse local, que servirá como Casa dos Conselhos também”, disse.
Para a ativação imediata da célula da Condição Feminina, foi solicitado ao prefeito um microcomputador além de três cadeiras, pedido este que foi atendido prontamente pelo chefe do Executivo. (Fonte: PMC)

Secretaria da Administração promove cursos para aperfeiçoamento dos funcionários municipais
A Secretaria Municipal de Administração tem se preocupado em capacitar os funcionários públicos de diferentes setores. Desde o primeiro semestre, vários setores da Prefeitura têm sido contemplados com cursos de redação, motivação, entre outros. Até o final de 2005, novos workshops beneficiarão o funcionalismo de Caraguá

Caraguatatuba - A Prefeitura Municipal de Caraguatatuba, por meio da Secretaria da Administração está realizando uma gestão que investe no funcionalismo público. Prova disso é que, desde o primeiro semestre, os funcionários de diversas Secretarias Municipais têm participado de cursos e workshops como o de Redação Oficial, Curso de Formas de Contribuição para o INSS, palestra sobre Atendimento ao Público, etc.
No próximo dia 24, será realizada a palestra de liderança e motivação pessoal “O que te impede de ser mais”, pra todos os funcionários da Prefeitura, com inscrições antecipadas na Secretaria de Administração, mediante a doação de 1kg de alimento não perecível.
Além desse workshop, outros cursos e palestras já estão sendo viabilizados para o funcionalismo em geral.
Na área de contábeis, será realizado o Curso Básico de Contabilidade, para servidores da Secretaria Fazenda, no Ceprolin(Centro de Educação Profissional do Litoral Norte), de 29 de agosto a 23 de setembro.
De 12 a 16 de setembro, será realizado um curso de Primeiros Socorros, Atualização de Leis de Trânsito e Direção Defensiva em parceria com o 4º Sub-Grupamento de Bombeiros. Essa capacitação é destinada a todos os motoristas da Prefeitura de Caraguá.
Com a realização dessas diferentes capacitações a Secretaria da Administração visa aperfeiçoar, reciclar e motivar os servidores municipais. Com isso, conseqüentemente haverá melhoria no serviço público prestado à população. Para o Secretário da Administração, Pedro Ivo Tau, capacitações como essas motivam os funcionários e propõem uma espécie de valorização, e por esse motivo, novos cursos estarão sendo promovidos, mostrando que a Prefeitura de Caraguá tem como meta investir no funcionário público. (Fonte: PMC)

Vias públicas de Caraguá recebem serviços
A Secretaria de Serviços Públicos de Caraguá iniciou no dia 1º de agosto uma operação de limpeza e manutenção de vias públicas em bairros da região sul, centro e norte.

Caraguatatuba - "Caraguá nunca esteve tão limpa!". A prefeitura de Caraguá acaba de contratar uma empreiteira por um período de 10 meses para realizar serviços de limpeza e manutenção nas regiões norte, centro e sul da cidade. O contrato foi firmado para o período de 1º de agosto até junho de 2006.
O município está recebendo desde o dia 1º de agosto uma operação de limpeza e manutenção em diversos bairros, da região sul à região norte, realizados pela Secretaria de Serviços Públicos.
A empresa contratada utiliza uma retroescavadeira, patrol e outros equipamentos para a realização de diversos serviços como terraplanagem, desassoreamento, saneamento, operação tapa buraco e recomposição de bloquetes, entre outros.
Os bairros Porto Novo e Praia das Palmeiras receberam serviços de limpeza, nivelamento de ruas, desassoriamento de valas, capina e roçada, no trecho do lado esquerdo - sentido São Sebastião. O Perequê-Mirim e o Travessão também estão recebendo os serviços.
Segundo o Secretário de Serviços Públicos, Roberti Costa, a equipe está direcionando os serviços nos bairros Pontal Santa Marina, Golfinhos, Martim de Sá, Santa Marta, Olaria e Casa Branca nos últimos dias, com os serviços que ele chama de regularização das vias públicas. "Caraguá nunca esteve tão limpa. Estamos atendendo em mutirões por bairros, de acordo com as prioridades, nosso objetivo é manter a cidade sempre limpa, bonita e transitável", disse.
No Jaraguazinho, os serviços foram feitos na semana passada. Outros bairros da região norte, como o Jardim do Sol e Jardim Hawai, que receberam serviços de nivelamento, limpeza e desassoreamento.
A Praia da Cocanha também está mais bonita pois também recebeu os serviços de limpeza, pintura e varrição, no último final de semana.
Informações sobre os serviços de terraplanagem, desassoreamento, saneamento, operação tapa buraco e recomposição de bloquetes, na região central podem ser obtidas pelo telefone 9769-5629; com o Sr. Bruno Alexandre Magina.
Com relação aos serviços de coleta de lixo, capina, varrição, roçada, arborização e caminhão pipa, o responsável é o Sr. Gilberto Santos, pelo telefone 9729-0459.
Na regional Sul, o responsável é o Sr. Francisco Antonio Vicente, pelo telefone 9782-0034. E na regional Norte, o responsável é o SR. Odair Alves dos Santos, pelo telefone 9769-8072. (Fonte: PMC)

Procuradora do Procon profere palestra para revendedoras de Caraguá
O objetivo dos franqueados é prestar esclarecimentos as revendedoras sobre seus direitos e deveres como autônomas

Caraguatatuba - A Procuradora Assistente responsável pelo PROCON de Caraguatatuba, Luci Machado Pinto, proferirá uma palestra no dia 17, quarta-feira, às 14h, na sede da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Caraguatatuba, para 35 revendedoras que trabalham com catálogos das empresas Hermes, Payot, Du Loren e Bella.
Luci foi convidada pelo diretor da franquia Hermes na cidade, que tem como objetivo esclarecer as dúvidas das profissionais sobre seus direitos e deveres como consumidora e como deverá tratar os seus clientes para que não sofram nenhum tipo de reclamação no órgão.
Segundo a promotora da franquia Hermes na cidade, Renata Rocha de Farias Nascimento, muitas promotoras autônomas não conhecem os seus direitos diante de qualquer situação. “O nosso maior objetivo é esclarecer as nossas revendedoras sobre os seus direitos como cidadãs, como: o que elas precisam para procurar o PROCON, para que serve o órgão, quando elas devem procurar e que documento elas devem ter em mãos para fazer uma reclamação”, finalizou.
Para mais informações ligue 3887- 4524 ou 9137-6221 com Renata. A Associação dos Aposentados fica na Avenida Brasília, 157, Jardim Jaqueira. (Fonte: PMC)

Biathlon agita fim de semana em Caraguá
O evento que acontece no domingo, dia 21, terá início às 8h, na praia do Indaiá e promete agitar a praia em Caraguá

Caraguatatuba - Atletas de todo o Litoral Norte estão se preparando para a prova de Biatlhon, que acontece no dia 21, domingo, na praia do Indaiá (quiosque 29), em Caraguá e promete agitar o fim de semana na cidade. A competição terá início às 8 horas.
O evento, que é organizado pela Secretaria de Esportes e Recreação, ainda está com inscrições abertas. Os atletas que ainda não se inscreveram na prova, podem retirar a ficha até o dia 19, sexta-feira, no CEMUG (Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves), que abriga a secretaria ou pelo site oficial da prefeitura.
A prova será dividida nas categorias Mirim (12 a 14 anos), Infantil (15 a 17 anos), Juvenil (18 a 20 anos), Adulta (21 a 29 anos), Master (30 a 39 anos), Veterano (40 a 49 anos) Veteraníssimo (40 a 49 anos) e Misto Livre, masculino e feminino. Para a categoria Mirim, o percurso será de 200 metros de natação e 1,5 km de corrida e para as demais categorias os atletas terão que nadar 500 metros e correr 3 km.
O regulamento geral do evento também está na ficha de inscrição que, após preenchida, deverá ser entregue na recepção da secretaria de esportes ou no setor de recreação.
O CEMUG fica na Avenida José Herculano, 50, Jardim Britânia. O site oficial da prefeitura é www.caraguatatuba.sp.gov.br. Para mais informação ligue (12) 3887-1165/3888-4110 com Renato ou Leandro. (Fonte: PMC)

Capacitação em aleitamento materno termina nesta quarta-feira 17
A Prefeitura Municipal de Caraguatatuba iniciou nesta segunda-feira 15, uma capacitação para profissionais da Saúde, incluindo médicos, dentistas, enfermeiros e auxiliares de enfermagem, com um tema sobre aleitamento materno. O treinamento termina nesta quarta-feira 17

Caraguatatuba - A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde reuniu profissionais do setor, como médicos, dentistas, enfermeiros e auxiliares de enfermagem em um treinamento com duração de três dias, sob o tema “Aleitamento Materno”.
Segundo o Secretário de Saúde, Dr. Olegário Alves dos Santos o tema é de grande importância para todos os profissionais da Saúde e por esse motivo a capacitação abrangeu todas as funções exercidas numa USF – Unidades Básicas de Saúde, para que os profissionais da Saúde sejam os agentes transmissores de informações e orientações para a população. Esse foi o primeiro treinamento oferecido pela Secretaria, desde que o atual Secretário de Saúde assumiu efetivamente a pasta.
A capacitação teve início nesta segunda-feira 15 e encerra-se no dia 17 de agosto, no Ceprolin (Centro de Educação Profissional do Litoral Norte). (Fonte: PMC)

Fundacc faz audição para a montagem do balé O Quebra Nozes

Caraguatatuba - Abrindo novas oportunidades para os interessados em dança na cidade, a Fundacc realizará nos dias 27 e 28 de agosto, audições para escolher os bailarinos participantes da próxima montagem de balé de repertório: "O Quebra Nozes”.
As audições acontecem no dia 27 de agosto, às 10h30 para a turma infantil, e no dia 28 para a turma juvenil na sala de dança do Teatro Mario Covas.
Depois do grande sucesso de Coppélia, balé de repertório realizado pela Fundacc - Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, em comemoração aos 147 anos de Caraguatatuba, encantando o público em suas apresentações, a instituição prepara-se para uma nova montagem: “O Quebra Nozes”, numa releitura da coreógrafa Cristina Neves.
Para mais essa grande produção, a Fundacc contará com um elenco de aproximadamente 120 pessoas, entre bailarinos do CBMC – Corpo de Baile de Caraguatatuba adulto, mirim e infantil e alunos das Oficinas Culturais de dança. Também, novamente, os cenários e adereços serão produzidos pela própria instituição, sob a direção do artista plástico Jac Costa.
Mais informações com Cristina Neves na Fundacc – Rua Santa Cruz, 396, no centro de Caraguá ou pelos telefones: 3883-3727 / 3883. (Fonte: PMC)

Ceprolin prorroga inscrições dos cursos de Redação Técnica Comercial e Operadoras do Lar

Caraguatatuba - Continuam abertas as inscrições para os cursos de Operadoras do Lar e Redação Técnica Comercial no Ceprolin – Centro de Educação Profissional do Litoral Norte.
Para os interessados em fazer o de Operadoras do Lar, conta com 20 horas. As aulas acontecem às terças e quintas-feiras, das 14 às 18 horas, e o custo é de duas parcelas de R$ 10,00.
O conteúdo é voltado para quem deseja aprimorar habilidades específicas na área doméstica, obter dicas de cozinha, ética profissional, entre outros, preparando-se melhor para o mercado de trabalho.
Já o de Redação Técnica Comercial tem um total de 45 horas. As aulas acontecem às segundas e quartas-feiras, das 15 às 18 horas, ou das 19 às 22 horas. O custo do curso é de duas parcelas de R$ 40,00.
No conteúdo constam ofícios, carta, atas, contratos, curriculum, preparando o aluno para atuar em várias áreas empresariais e comerciais.
Mais informações pelo telefone (12)3888-3888. O Ceprolin fica na Av. Rio Grande do Norte, 450, no Indaiá. (Fonte: PMC)

Folclore com festas em praça pública

Caraguatatuba - Nesta sexta, 19, na praça Cândido Motta, o público vai poder assistir às lendas da Pedra da Freira e Os Santos que Andavam, uma Ciranda com o Corpo de Baile e o maestro Zé Maria, assim como adquirir livros e artesanato típico da região
A Praça Dr. Cândido Motta vem sendo palco para o folclore em Caraguatatuba – a sempre às sextas-feiras ao meio dia, o público assiste a apresentações de música, dança, teatro tendo o folclore por tema. Essa ação faz parte de uma programação voltada para o folclore que a Fundacc vem realizando desde o início de agosto.
Além das apresentações artísticas, o público pode apreciar e adquirir artesanato identitário (taboa e taquara) oriundos das oficinas culturais “Gente de Fibra”, que acontecem nos bairros do Pegorelli, Perequê-Mirim e no centro. Já na tenda da produção literária, os livretos publicados pela instituição sobre a história, lendas e causos de Caraguatatuba estarão em exposição, também podendo ser adquiridos pelo público.
O maestro Zé Maria, coordenador da comissão municipal setorial de folclore da Fundacc faz a abertura shows com canções populares e folclóricas. Nesta sexta, 19, após o show musical folclórico, numa parceria, o CBMC – Corpo de Baile Municipal de Caraguatatuba, e o maestro Zé Maria apresentam uma Ciranda.
Dando seqüência, o público vai poder assistir às lendas da “Pedra da Freira”, e “Os Santos Que Andavam” com direção de Adbaílson Cuba, num espetáculo de rua, das Oficinas Culturais da Fundacc.
Já passaram por lá desde o início de agosto, o CBMC – Corpo de Baile Municipal de Caraguatatuba, sob a direção de Cristina Neves, grupo Guaruçá Boi de Conchas de Ubatuba, contando sempre com o show folclórico de Zé Maria. (Fonte: PMC)

4ª etapa do Campeonato Paulista de Down Hill

Caraguatatuba - Atletas de Caraguá deram um show radical na 4ª etapa do Campeonato Paulista de Down Hill, realizada dias 13 e 14 no Guarujá-SP. Pascoal Martinez foi campeão na categoria master B, e Felipe Cambusano foi campeão na full jr.
O atleta Luiz Alexandre, do programa Bolsa-Esporte Módulo foi vice-campeão da categoria Universitário e 3º colocado na categoria rígida SR; Rafael Cambusano também ficou entre os melhores com a 4ª colocação na full jr.
Luiz Alexandre é um dos favoritos da competição. Na classificação geral do campeonato, o atleta está em 1º lugar na categoria universitário e em 2º na profissional. Pascoal, outra promessa para Caraguá, divide a 1ª colocação com uma atleta de São Paulo. Na categoria B são os únicos atletas federados em Caraguá e que estão na disputa direta pelo campeonato.
A próxima etapa vai acontecer em setembro, em Extrema, cidade de São Paulo. (Fonte: Módulo)

Bikers se mantém entre os TOP 3 do Campeonato Paulista de Bicicross

Caraguatatuba - A 5ª etapa do Campeonato Paulista aconteceu neste domingo, dia 14 de agosto na cidade de Sorocaba, debaixo de um sol forte e baixa umidade do ar.
A equipe do Caraguatatuba Bicicross Clube / Secretaria de esportes / J. Bike participou com 13 pilotos, sendo que 10 pilotos chegaram na fase final.
Os destaques foram para Matheus Prazeres (J. Bike / bigbox / Modulo) na categoria 7 anos experts, que terminou em 3º lugar na etapa e continua em é 2º no ranking geral. O outro bikers mirim que merece destaque é Fábio Almeida, 3º colocado na etapa e 2º no ranking na categoria 7 anos novatos, ambos mantém chances de serem campeões paulista em sua categoria.
Outros pilotos que participaram e conseguiram classificação foram:
Paulo “Mineiro” Carvalho, competindo em duas categorias, sendo que na 17/24 anos, aro 20, parou na semifinal e ocupa o 30º lugar no ranking, enquanto que na 17/24 anos Cruiser, o mesmo chegou em 4º lugar e pulou para 13º lugar no ranking, demonstrando um ótimo preparo físico para agüentar as baterias, uma atrás da outras;
Danilo “Seco” Oliveira, que vem evoluindo etapa a etapa na categoria 16 anos experts, ficou em 6º lugar na etapa e agora é o 14º no ranking geral;
Celso Bugarelli, que participa na categoria Junior Man (ascendente a categoria Profissional) ficou em 6º lugar na etapa e agora esta em 12º lugar no ranking;
Evandro “Oreia” Castilho (Academia Olímpica / Versátil / Caraguá Veículos / Gel Castilho), categoria 14 anos experts, 7º lugar na etapa e 4º no ranking;
Taciane Alves, categoria girls 11/13 anos – 6º lugar na etapa e 6º no ranking;
Beatriz Almeida, categoria girls 9/10 anos – 5º lugar na etapa e 5º no ranking;
Junior Ferreira, categoria 18 anos novatos, foi o 8º lugar e ocupa o 9º lugar no ranking;
Rodrigo Sampaio, categoria 16/17 anos novatos, 8º lugar na etapa e 6º no ranking geral;
Ainda participaram também, porem não chegando a final:
Danilo Reis, categoria 16 anos experts, agora é 9º no ranking geral;
Alexandre Lima, categoria 17/24 anos experts aro 20, 13º lugar no ranking geral;
Alessandro Fernandes, categoria 14/15 anos novatos, 14º colocação no ranking geral.
A próxima etapa do Campeonato Paulista de BMX acontece nos dias 10 e 11 de setembro, na cidade de Jacareí, aonde a equipe Caraguatatuba Bicicross Clube promete melhorar as suas colocações, pois agora restando apenas três etapa, e necessário um melhor desempenho para conseguir ficar entres os 8 melhores do estado. (Fonte: Marcus Prazeres/Vice Presidente CBC)

Romaria leva cerca de 600 fiéis à Aparecida

Caraguatatuba - A Diocese de Caraguatatuba mantém a tradição e realiza no próximo dia 21 de agosto a 3ª Romaria à Aparecida e visita ao Seminário Diocesano Beato Anchieta, em Taubaté.
Realizada no mês das vocações , a Romaria deste ano quer acentuar a participação da comunidade diocesana, já que coincide com o encerramento da Semana Nacional da Família, com o tema: “Na casa da mãe, a família se reúne para celebrar as vocações”.
A Diocese participara da Missa das 8 horas, no Santuário Nacional, que será presidida por Dom Raimundo Damaceno, Arcebispo, e concelebrada por padres da Diocese. A Missa será transmitida pela rede Vida de Televisão.
Às 13 horas, já no Seminário em Taubaté, os visitantes participarão de atividades preparadas pelos seminaristas. O retorno à Diocese está previsto para as 16 horas. Nove das dezesseis paróquias já estão com ônibus lotados. Informações nas secretarias paróquias. (Fonte: Diocese de Caraguatatuba)

Aprovada Guarda Mirim
Projeto de Lei do Vereador Aurimar Mansano é aprovado por unanimidade.

Caraguatatuba - Preocupado com a formação dos jovens de nosso município o Vereador Aurimar Mansano apresentou e a Câmara Municipal aprovou, o substitutivo da Lei 057/2004 que autoriza o Prefeito a instituir a Guarda Mirim em Caraguatatuba.
O projeto prevê a participação de jovens entre 14 e 18 anos, com preferência aos de famílias de baixa renda e que comprovem freqüência e aproveitamento na escola.
O período destinado às atividades da Guarda Mirim será de quatro horas podendo a Prefeitura firmar convênios ou contratos para sua execução.
Em sua justificativa o Vereador lembra inúmeras atribuições que poderiam ser dadas a Guarda Mirim como “As atribuições de cicerone por exemplo, (guia turístico), que visa por em prática os objetivos do projeto vencedor do prêmio “Aldo Papone”, versão 2004, intitulado “Turismo, Cultura e Meio Ambiente: as belezas da cultura Caiçara”, trabalho este desenvolvido por alunos da Rede Municipal de Educação e coordenado pela Professora Karina Soares.
Essa premiação foi concedida durante a Convenção Internacional promovida pela “Global Travel e Turism Partnership”, em Frankfurt, na Alemanha, no mês de novembro do ano passado. Tendo o referido projeto o escopo de desenvolver o estudo do turismo, como principal fonte de sobrevivência do Município, resgatando a cultura local, incentivando a pesca e a preservação do meio ambiente, com a supervisão do setor competente da Secretaria da Educação.
Ao falar sobre seu projeto o Vereador Aurimar lembra que a Guarda Mirim forma cidadãos do bem, dando-lhe orientação moral, cívica e social, despertando sua aptidão profissional e cita inúmeros exemplos, existente no País. “O futuro de nosso jovem é o futuro de Caraguatatuba”, disse. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Vereador Germino agiliza obras pela cidade
Parlamentar conseguiu com Prefeito obras nas zonas norte e oeste

Caraguatatuba - O Vereador Germino de Souza (PPS), da Câmara Municipal de Caraguatatuba obteve grandes conquistas nos últimos dias, através de seus Requerimentos e Abaixo-Assinados. Estas conquistas resultaram na pavimentação de algumas ruas do bairro Massaguaçu e nas obras de contenção da margem do Rio do Ouro.
Um abaixo-assinado contendo 4 mil assinaturas resultou num pedido do Vereador Germino de Souza para que o Prefeito José Pereira de Aguilar (PSDB), execute a pavimentação, do tipo comunitária, em diversas ruas do bairro Massaguaçu, na zona norte da cidade.
As ruas beneficiadas pelo pedido serão aquelas que já contêm implantada a rede de esgoto da Sabesp (Saneamento Básico do Estado de São Paulo). Calcula-se que esta pavimentação terá aproximadamente 5 mil metros lineares, beneficiando cerca de 12 mil pessoas ou 3 mil famílias. O Vereador não soube precisar os custos da obra e nem a sua data de início.
Outra conquista do Vereador Germino diz respeito as obras de contenção da margem direita do Rio do Ouro, na zona oeste da cidade, que com as chuvas do último verão, aliadas as constantes cheias deixaram o local em situação precária, dificultando o tráfego de carros e pedestres, bem como as condições naturais do próprio rio. Este pedido está baseado no Requerimento 153/05, aprovado este ano pela Casa de Leis.
Para Germino, este trabalho de mediador, esta espécie de “meio de campo” entre o problema e a solução está se tornando praxe na função do Vereador. “Devo concordar com um ex-Vereador que chama a nós de ‘Os Verdadeiros Operários do Povo’, pois além de fiscalizar o Executivo, precisamos ouvir os reclamos da população e encaminhar seus pedidos ao Prefeito, que certamente atenderá os mais necessitados”, finalizou. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Projetos na área social estão na mira de Germino
Vereador quer Direitos Humanos e Ouvidoria para a Saúde

Caraguatatuba - O Vereador Germino de Souza (PPS) – 1º Secretário da atual Mesa Diretora da Câmara Municipal de Caraguatatuba elaborou 2 projetos de cunho social, ligados a Cidadania que estão em trâmite na Casa de Leis. As proposituras versam sobre a criação da Comissão Permanente de Direitos Humanos e da Ouvidoria Municipal da Saúde. Os projetos deverão ser votados dentro de alguns dias.
O primeiro projeto, como diz o título, criaria uma Comissão Permanente de Direitos Humanos, formada por 3 Vereadores e 2 funcionários, para discutir e analisar todo e qualquer caso onde o cidadão não tenha sido respeitado em seus Direitos Humanos, considerados os mais primordiais e principais pela ONU (Organização das Nações Unidas). Segundo a praxe, todo aquele que for desrespeitado em seus Direitos Humanos poderá fazer uma queixa à Câmara, onde a Comissão irá ouví-lo, encaminhando conseqüentemente para o Ministério Público.
O segundo projeto que também versa sobre Cidadania e a área social cria a Ouvidoria Municipal da Saúde. Com esta Ouvidoria qualquer munícipe poderá fazer a sua reclamação quanto ao atendimento, falta de remédios ou médicos nas UBS, demora para consultas ou exames, enfim, sobre qualquer assunto que lhe cause problemas na pasta para o seu bom atendimento e satisfação.
Para o Vereador o contribuinte precisa ser respeitado em todos os sentidos e acima de tudo na sua condição de eleitor, pois é através dele que são eleitos os agentes políticos. “Não podemos deixar que os Direitos Humanos sejam desrespeitados. É preciso criar a Comissão para que a sociedade tenha um equilíbrio de forças, seja daqueles que cometem exageros, seja daqueles que obedecem a lei”, relatou.
Quanto a Saúde o Parlamentar trilha o mesmo caminho. “Que a Saúde anda mal em todo o país eu concordo, mas é certo que precisamos melhorar as condições em nossa cidade e sem ouvir a população nos seus reclamos, nunca poderemos estudar uma maneira de poder resolver os problemas”, finalizou. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Programa Ação Litoral

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

II Semana do Folclore da Secretaria Municipal da Cultura e Biblioteca Pública Municipal

Ilhabela - Na manhã de segunda-feira, 15/08, a Biblioteca Pública Municipal Dr Renato Lopes Corrêa abriu a II Semana do Folclore da Secretaria da Cultura e Biblioteca Pública Municipal com a exposição "Biblioteca: Folclore e Memória". Na abertura, a Biblioteca recebeu a visita do Prefeito Municipal Manoel Marcos de Jesus Ferreira e da Secretária Municipal da Cultura, Maria Sônia Ferreira Dias.
Ainda no período matutino, na Praça Cel. Julião de Moura Negrão, ocorreu o primeiro dia da oficina "Colorindo o Mundo Imaginário das Lendas", com a participação de crianças da Creche da Vila, acompanhadas de professores e auxiliares de recreação. A atividade, coordenada pelo Prof. Élcio Roefero, desenvolveu habilidades como pintura em giz de cera e colagem em areia sintética e papel crepom.
No período vespertino, com a presença do prefeito Manoel Marcos, ainda na Praça Cel. Julião, aconteceu a apresentação "Hora do Conto: Aprendendo e Criando no Mundo do Folclore", com os professores da FUNDACI Adriana Lira e Willian. A atividade contou, de maneira lúdica e divertida, três narrativas do Folclore brasileiro Participaram alunos da E.M. Pref. Leonardo Reale, do Bairro da Armação. Após a apresentação na praça, os alunos visitaram a exposição no espaço da Biblioteca Municipal.
Para encerrar o dia, às 19H realizou-se também na Praça Cel. Julião a projeção do filme "Central do Brasil", do diretor Walter Salles.
Na terça-feira, 16.08, as atividades na praça contaram com a presença dos alunos da Creche da Armação, no período matutino, e da E. M. Mércia Nascimento Dias, no período vespertino. O prefeito Manoel Marcos visitou o evento, durante a apresentação dos professores da FUNDACI, na Hora do Conto.
Na agenda do evento, na noite de terça-feira foi apresentado o documentário "Brasil Cultural: Sudeste". Na noite de quarta-feira o filme "O Auto da Compadecida", na quinta, o documentário "Caiopô de Ilhabela e ilha de Búzios" e, na sexta-feira, o filme "Caiçara". Todas as projeções acontecerão na Praça Cel. Julião de Moura Negrão, às 19H. (Fonte: PMI)

Atleta de Ilhabela disputa Biatlon em Santos

Ilhabela- O atleta de Ilhabela Deissomar Ferreira Santos, do programa bolsa-esporte das Faculdades Integradas Módulo, disputou a 3ª etapa do 3º Circuito de Biathlon Atleta Solidário, em Santos no último domingo.
O campeonato contou com a participação de outros atletas da região, aproximadamente 150 atletas do Litoral Norte e Litoral Paulista. Deissomar Ferreira Santos fez dupla com o atleta João Paulo, conquistando o 8º lugar. Os atletas completaram os 500 metros de natação e 3 mil metros de corrida.
O 3º Circuito de Biathlon Atleta Solidário foi realizado pela prefeitura de Santos com o objetivo de arrecadar remédios para o menino Gabriel, que necessita de tratamento.
Ao invés de pagar pela inscrição, os atletas doaram um kit de medicamentos. “Foi uma das provas mais difíceis que participei por ter sido muito disputada, mas ao mesmo tempo foi a mais gratificante mesmo não havendo premiação valeu por saber que ajudamos alguém que precisa”, disse.
O atleta participa no próximo domingo, da prova de biathlon promovida pela Secretaria Municipal de Esportes e Recreação de Caraguatatuba. (Fonte: Módulo)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

PAT de São Sebastião é o que mais emprega no Estado

São Sebastião - O anúncio foi feito pelo prefeito, com base em dados divulgados pela SERT, durante abertura do “Encontro com Empresários” realizado ontem (15/08) no Teatro Municipal
De acordo com a Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho (SERT) o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de São Sebastião é o primeiro em empregabilidade no Estado de São Paulo. O anúncio foi feito pelo prefeito, Dr. Juan Garcia, durante abertura do “Encontro com Empresários” promovido ontem (15/08) pela Prefeitura de São Sebastião e que buscou integrar o PAT e os empreendedores e comerciantes da cidade, ou que nela atuam.
Nos últimos quatro meses o PAT de São Sebastião foi o que mais empregou pessoas, entre os 204 postos em funcionamento no Estado, ficando com uma média de 36% de contratação dos encaminhados ao mercado de trabalho.
Mensalmente todos os Postos de Atendimento ao Trabalhador enviam relatório à SERT sobre o número de atendimentos, encaminhamentos e contratações. Com base nesses relatórios a secretaria emite esses dados estatísticos.
Como exemplo a coordenadora do posto sebastianense, Elizia Pereira de Jesus Faustino, citou o mês de julho. Segundo ela, neste mês o PAT realizou 1,3 mil atendimentos. “Fazemos uma triagem de acordo com o perfil solicitado pela empresa ou comércio, a partir daí, os encaminhamos. Em julho encaminhamos 255 ao mercado e 79 acabaram sendo admitidos”, disse.
O secretário de Desenvolvimento Econômico e Assistência Social, Carlos Roberto Berringer Favery, que também participou da abertura do evento, destacou as ações que a atual administração vem tomando para estreitar o relacionamento entre poder público e empresários e ampliar a geração de empregos na cidade. “Estamos pleiteando diversos programas sociais estaduais e federais para o município. Além disso, estamos tentando derrubar esse conceito de que o PAT tem cunho político, iniciando um trabalho de reconquista da credibilidade do empreendedor sebastianense. É prova do empenho e interesse que a administração vem depositando neste assunto, a criação da Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Humano que será concretizada com a reforma administrativa”, explicou o secretário.
“Estamos iniciando uma fase onde os empresários têm que dar crédito as ações municipais” cobrou o prefeito. Ele lembrou ainda como o tema foi tratado em anos anteriores. “O que se fez no município foi um investimento público em ‘cursinhos’ de panificação, cabeleireiro, entre outros. O mercado não necessita mais dessa demanda. Queremos agora ouvir o empresário e reformular estes programas de formação de mão-de-obra, para atender a demanda atual”, acrescentou o prefeito lembrando ainda que o Ceprom voltará a funcionar ainda este semestre agora com certificação emitida pelo SENAI.
Outro ponto lembrado pelo prefeito como uma das possibilidades para empregar parte da população é a vinda da Escola Tecnológica de Petróleo e Gás. “Aproximadamente 80% da mão-de-obra desempregada é da construção civil e não temos mercado suficiente pata atender essa demanda. A escola tecnológica seria uma forma de requalificar parte desta mão-de-obra para atuar em outras áreas mais promissoras. Essa é uma fatia amplamente absorvida pelo mercado, pois não existe pessoas qualificadas nestas áreas”, concluiu.
O vereador Modesto Kojin Ono (Kotian), que também é empresário na cidade, aprovou as ações da Prefeitura. “A prefeitura deve ser o intermediador desse casamento, entre desempregado e empregador, que deve dar certo. Para isto a qualificação de mão-de-obra é essencial”, frisou. (Fonte: PMSS)

Vandalismo no Centro Comunitário da Topolândia

São Sebastião - Nesse final de semana uma das cestas de basquete da quadra esportiva do Centro Comunitário da Topolândia foi alvo de vandalismo. Segundo o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Assistência Social (Sedeas), Carlos Roberto Berringer Favery, o que foi depredado será reconstruído. “É preciso, a partir de agora, realizar um trabalho de conscientização nas pessoas e para isso estaremos contratando monitores para o local”, disse. Berringer acrescentou que o monitor estará presente no Centro Comunitário todos os dias no período noturno e nos finais de semana o dia todo. “Os equipamentos oferecidos são da população, portanto elas têm um comprometimento com a conservação dos mesmos”, declarou. (Fonte: PMSS)

Prefeito anuncia compra de 17 ônibus escolares

São Sebastião - O prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, acompanhado dos vereadores Robson Ceará e Dalton José da Silva, se reuniu na manhã desta terça-feira (16/08) em seu gabinete, com representantes da Sociedade Amigos de Bairro do Canto do Mar.
Uma pauta de reivindicações foi apresentada pelos moradores, como a questão de saneamento básico, rede de esgoto, pavimentação, criação de um Centro Comunitário, além do transporte escolar.
E ele anunciou ainda que, a partir do ano que vem, a Prefeitura de Sebastião vai adquirir 17 ônibus escolares 0km que serão usados para o transporte escolar dos estudantes da cidade. A compra desses veículos vai custar aos cofres públicos cerca de R$ 4,5 milhões.
“Além disso, vamos construir quatro escolas na cidade, uma delas no Canto do Mar. Ao todo, serão 15 salas em cada unidade e a região norte da cidade será beneficiada”.
O prefeito informou ainda a conclusão do projeto executivo da drenagem dos bairros Jaraguá, Canto do Mar e Enseada.
Outra obra anunciada pelo prefeito na reunião foi a construção de um Centro Comunitário, ao lado do Centro de Informações Turísticas.
“Queremos que a região da Costa Norte da cidade passe a ser a mais planejada da região, e para isso precisamos da compreensão de todos. As obras vão sair”, garante o prefeito. (Fonte: PMSS)

Prefeitura pleiteia recursos para programas sociais

São Sebastião  - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Assistência Social, conquistou junto ao Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome, uma habilitação com gestão básica para pleitear recursos para desenvolvimento de programas e projetos na área da Assistência Social.
Com isso, a Prefeitura passa a brigar por recursos na ordem de R$ 34 milhões, verba essa que o Ministério destinou para o último quadrimestre de 2005 aos municípios que queiram desenvolver programas.
Para ter a habilitação, a Prefeitura teve se enquadrar em alguns critérios, como ter instalado na cidade o Conselho Municipal da Assistência Social, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, além do Conselho Tutelar. Na região, além de São Sebastião, somente Caraguatatuba se enquadra nestes requisitos.
Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico e Assistência Social, Carlos Roberto Favery, a idéia é que a cidade receba recursos para implantação de quatro programas.
“Queremos instalar o Programa de Atenção Integral à Família, o Programa Agente Jovem (de 16 a 24 anos), o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil e o Sentinela, contra o abuso sexual em crianças e adolescentes”.
Todo o trabalho a ser desenvolvido nesses programas visa promover a emancipação social das famílias, devolvendo a cidadania para cada um de seus membros.
Os objetivos são promover o acompanhamento sócio-assistencial, potencializar a família como unidade de referência, contribuir para o processo de autonomia e emancipação social das mesmas e desenvolver ações que envolvam diversos setores, com o objetivo de romper o ciclo de reprodução da pobreza entre gerações. (Fonte: PMSS)

Kotian tem uma indicação e um requerimento aprovado

São Sebastião  - O vereador Modesto Koji Ono, o Kotian (PTB) teve um requerimento e uma indicação aprovados na sessão de Câmara nesta última terça-feira. A primeira indicação diz respeito à colocação de luminárias na Travessa Mogi das Cruzes, no bairro São Francisco. Estas seriam colocadas próximas à praia. Segundo o vereador, a medida visa dar maior segurança aos munícipes que ali transitam e residem. Kotian também disse que durante a noite o local fica completamente escuro. "Por este motivo, já houve diversos furtos nas adjacências".
Já um requerimento, aprovado pela maioria dos vereadores, solicita cópia do convênio das APM´s (Associação de Pais e Mestres) com a prefeitura, além da prestação de contas de ambas as partes. Kotian disse que com isso, esclarecerá algumas dúvidas provindas de alguns munícipes, que trabalham no setor da Educação em São Sebastião. "Requeri uma cópia do convênio anterior da APM com o Executivo, além do atual e cópia da prestação de contas desde fevereiro de 2005 até a presente data", frisou. O vereador justificou o documento dizendo que foi procurado por funcionários da creche municipal Adriana Vasquez, no bairro da Topolândia.
Os vereadores, incluindo Kotian, aprovaram dois Projetos de Lei em regime de urgência. O primeiro, de autoria do Executivo, autoriza o município a repassar recursos financeiros para Associação Brasileira dos Municípios e com Terminais Marítimos, Fluviais e Terrestres para embarque e desembarque de petróleo e gás natural (a Abramt).
Já o segundo autoriza o Poder Executivo a celebrar convênios com a Secretaria de Estado da Juventude, Esportes e Lazer do Governo do Estado de São Paulo.
Para Kotian o regime de urgência tem sido uma constante no Legislativo Municipal e tem atrapalhado a performance dos vereadores. "Não gostaríamos mais, pois os dois projetos foram protocolados no último dia 11 e daria tempo do Executivo enviar uma cópia para gente – assim teríamos mais tempo para analisa-los", disse.
O vereador também disse que aprovou os documentos, pois considerou de grande importância para o município. "Não analisamos a fundo porque não deu tempo, no entanto, os outros vereadores me disseram que é importante, por isso dei parecer favorável", finalizou. (Fonte: Assessoria do Vereador Kotian)
 
Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Ubatuba

CPI de Ubatuba vê desvio de verba federal e recorre à PF
Comissão da Câmara revela que fraude envolve dinheiro do SUS e do Fundef

Ubatuba - A CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) que apura o desvio de cerca de R$ 700 mil da folha de pagamento da prefeitura de Ubatuba, decidiu ontem pedir ajuda da Polícia Federal e do MPF (Ministério Público Federal) nas investigações.
A CPI constatou que, além de dinheiro da folha de pagamento do funcionalismo público, também houve desvio de verbas federais repassadas à prefeitura.
"Constatamos em uma das contas fantasma um depósito de R$ 6.000 do dinheiro proveniente do Fundef (Fundo de Desenvolvimento do Ensino Fundamental), verba destinada à educação", afirmou o vereador Jairo dos Santos (PT), um dos membros da comissão.
Segundo Santos, outras verbas federais repassadas à prefeitura entre 2001 e maio de 2005. Na avaliação da CPI, os recursos do SUS (Sistema Único da Saúde) também podem ter sido desviados para as contas usadas pelo ex-servidor Alvelino Almeida da Cruz Júnior, acusado de ser o mentor e executor da fraude.
"A CPI entende que o desvio de verba federal deve ser investigado pela Polícia Federal e o MPF, afinal envolve recursos da União, verba carimbada, destinada à educação e saúde, normalmente, controlada pela administração", disse Santos.
Ontem, o prefeito Eduardo César (PL) prestou depoimento à comissão formada pelo Legislativo, depois de ter rejeitado a convocação e entrado em acordo com os parlamentares para comparecer mediante um 'convite'.
O chefe do Executivo disse à CPI que tomou todas as medidas administrativas cabíveis no caso, assim que foi informado das suspeitas de fraude (leia texto nesta página).
Santos disse suspeitar que para desviar verbas federais o ex-servidor teria contado com a ajuda de outros servidores ou pessoas.
Segundo ele, a quebra do sigilo bancário obtido pela CPI anteontem poderá esclarecer quanto foi desviado da prefeitura e onde estaria o dinheiro.
SIGILO- Anteontem, o juiz Antonio Manssur Filho, da 1ª Vara Cível, autorizou a quebra do sigilo bancário de Júnior, sua irmã, Adriana e de sua sócia, Caroline Mike Suguimoto.
A CPI terá dentro de cinco dias informações do Banespa sobre a movimentação bancária dos três entre 1ª de janeiro de 2000 a 30 de junho deste ano. A quebra dos sigilos havia sido solicitada pela prefeitura depois da conclusão de sindicância.
Alvelino, que ocupava cargo comissionado na administração, foi exonerado pelo prefeito Eduardo César. No dia seguinte à sua demissão, o ex-servidor afirma ter sido alvo de um atentado em um sítio de propriedade de sua família.
Desde então, teria se mudado de cidade com medo de eventuais represálias.
INVESTIGAÇÃO- A CPI prorrogou a data para conclusão dos trabalhos. Já foram ouvidas até agora 18 pessoas pela comissão, que deve apresentar seu relatório final em um prazo de até 30 dias. A fraude também vem sendo investigada em inquérito policial. (Fonte: Salim Buriham/ValeParaibano)

Prefeito depõe e abre contas do governo
O prefeito concordou com a participação da Polícia Federal e o MPF no caso

Ubatuba - O prefeito de Ubatuba, Eduardo César (PL), que prestou depoimento ontem à CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) que investiga o desvio de R$ 700 mil da folha de pagamento dos servidores públicos, alegou que não chegou a ler todo o relatório feito pela sindicância, onde constava o desvio de verba do Fundef (Fundo de Desenvolvimento do Ensino Fundamental).
Indagado sobre a manutenção de Alvelino Júnior em sua função na atual administração, César afirmou que o ex-servidor era capacitado para o cargo e que não havia nada que o desabonasse, até o descobrimento de sua participação na fraude.
Sobre a possível participação de outros servidores na fraude, César teria alegado que seria leviano confirmar a suspeita porque a sindicância feita pela prefeitura apurou que apenas o ex-servidor teve participação efetiva na fraude.
CONVITE- O prefeito colocou as contas da prefeitura à disposição da CPI.
Anteontem, Eduardo César divulgou nota oficial em que afirmava que não prestaria depoimento à Câmara mediante 'convocação' por considerar que a medida seria inconstitucional.
No mesmo dia, o prefeito resolveu aceitar um convite feito pelos integrantes da CPI para comparecer à sede do Legislativo e prestar esclarecimentos aos vereadores.
Hoje, às 19h, prestará depoimento o ex-prefeito Paulo Ramos (PFL). Ramos até o final da tarde de ontem não havia confirmado sua presença na Câmara. Anteontem, a comissão ouviu o ex-prefeito ZizinhoVigneron (PDT). (Fonte: Salim Buriham/ValeParaibano)

Justiça determina demolição de casas na praia da Fazenda

Ubatuba - O juiz da 1ª Vara Cível de Ubatuba, Antonio Manssur Filho, determinou a desocupação de 30 casas de veraneio construídas em área pertencente ao Parque Estadual da Serra do Mar, na praia da Fazenda, região norte da cidade. Após serem desocupadas, as casas serão demolidas.
A desocupação das casas havia sido requerida pelo Ministério Público local, por meio de uma ação civil pública, em 1996. Na semana passada, o juiz concedeu um prazo de dez dias para que os proprietários desocupem voluntariamente as casas.
No sábado passado, 5 dos 30 proprietários foram notificados pela Justiça. As casas pertencem a veranistas de São Paulo, São José dos Campos, Guaratinguetá, Cruzeiro, Campinas e Valença (RJ).
A praia da Fazenda fica a cerca de 40 quilômetros do centro de Ubatuba. A região, considerada uma das mais belas do Litoral Norte de São Paulo, faz parte do Parque Estadual da Serra do Mar, criado pelo governo do Estado em 1977.
A praia da Fazenda é a única área em que o parque estadual atinge a cota zero, ou seja, chega até o mar. O parque estadual em Ubatuba tem 47,5 mil hectares.
O decreto, que criou e regulamentou o parque, impede qualquer tipo de construção. A área onde as residências foram construídas tem cerca de 2.000 metros quadrados.
A promotora do Meio Ambiente do Litoral Norte, Elaine Taborda, afirmou que as construções foram embargadas pelo IF (Instituto Florestal), mas que os proprietários sempre desrespeitaram os embargos.
"São construções, reformas e ampliações irregulares feitas no interior do parque", disse.
Segundo ela, há muitos anos o MP vem cobrando a desocupação e demolição das casas por se tratar de obras edificadas em área de preservação ambiental.
DESRESPEITO - "Os proprietários sempre desrespeitaram os embargos, apesar da estarem conscientes de que tratava-se de área de parque estadual", afirmou.
Tasso Drumond, do Instituto Florestal, disse que as casas foram construídas no local conhecido como "Canto da Paciência". Segundo ele, a primeira ação movida pelo MP ocorreu em 1995, quando existiam apenas dez construções na área. "Em apenas um ano, triplicou o número de residência", disse.
Drumond afirmou que, para evitar a fiscalização, os proprietários transportavam material de construção por uma trilha ou então pelo mar, com o uso de barcos.
O ValeParaibano não conseguiu ontem contato com nenhum dos proprietários das casas para que comentassem o assunto. (Fonte: Salim Buriham/ValeParaibano)

Casa construída em área de preservação é demolida

Ubatuba - A Prefeitura Municipal de Ubatuba efetuou na manhã desta terça-feira, 16, a demolição de uma construção que se encontrava em Área de Preservação Permanente na Vila Indaiá, a segunda área congelada em Ubatuba.
Em maio deste ano, quando foi feito o congelamento da Vila Indaiá, o local foi vistoriado por técnicos que fizeram um mapeamento físico do local, medindo as moradias e situando a localização delas através de GPS e distância entre as casas. Naquela ocasião foi afixada uma placa na vila avisando aos moradores que a área estava congelada e que qualquer nova construção ou ampliação estaria sujeita a demolição.
Na semana passada, a Polícia Ambiental foi até a área, efetuou nova medição e constatou irregularidades em uma construção. O proprietário da casa em questão havia dado continuidade a obra mesmo após o congelamento, o que provocou a ordem de demolição. “A prefeitura tem que cumprir a determinação da lei que proíbe construções nessas áreas. Conseguimos chegar a um consenso onde o proprietário entendeu a irregularidade e mesmo tendo prejuízo concordou com a demolição”, disse Claudinei Salgado da Assessoria de Assuntos Comunitários e coordenador do projeto de congelamento da Prefeitura.
Essa foi a segunda construção a ser demolida dentro do projeto de congelamento da Prefeitura de Ubatuba. No final de julho, uma casa construída em Área de Preservação Ambiental (APP) no loteamento irregular conhecido como Parque Guarani também foi demolida. A casa estava desocupada e, segundo vizinhos, a moradora da área morreu há algum tempo. “A Prefeitura fez a demolição para que não haja novas invasões no local”, afirmou Claudinei Salgado, da Assessoria de Assuntos Comunitários, responsável pelo projeto de congelamento da Prefeitura de Ubatuba. (Fonte: PMU)

Festival da Paz reuniu cerca de 10 mil pessoas

Ubatuba - O primeiro “Festival da Paz” realizado no último final de semana na avenida Iperoig, centro da cidade, reuniu as comunidades de Ubatuba em torno da culinária caiçara e muita música Gospel. O secretário de Turismo, Luiz Felipe Azevedo avaliou que o evento, apesar de algumas falhas, foi aprovado pelo grande público que prestigiou o festival. “Por ser o primeiro evento realizado em parceria com o Conselho de Pastores pudemos identificar algumas falhas, que foram notadas durante os três dias, como os horários de início da festa e das apresentações musicais. O público pediu que abríssemos a praça de alimentação mais cedo e faremos isso nos próximos eventos”, disse o secretário.
Outro aspecto que irá merecer um cuidado melhor nas próximas edições do evento, é com relação a aparência das barracas. “Faltou pintura, decoração e o piso do local também precisa de melhorias. Sei que deixamos a desejar nesse quesito, porém, nos próximos anos teremos mais tempo e cuidaremos melhor do aspecto visual da área”, disse Luiz Felipe.
Segundo o secretário houve uma boa presença também de turistas. “Tivemos excursões vindas de Caraguá, Sul Fluminense e do Vale do Paraíba na sexta-feira, dia da apresentação de Ludmila Ferber. No total, o evento reuniu cerca de dez mil pessoas nos três dias. Enfim, Ubatuba criou uma nova data em seu calendário turístico e vamos incrementar cada vez mais esse evento”, completou o secretário.
Diversas comunidades puderam apresentar pratos típicos caiçaras, como o Azul Marinho, lambe-lambe, bobó de camarão e outras delícias. A parte musical ficou a cargo de grupos de louvor das Igrejas Nova Aliança, Videira, Beulah e Ágape, além da Pastora Ludmila Ferber, que proporcionou momentos emocionantes na noite de sexta-feira.
Participaram do evento as comunidades da Estufa 2, Almada, Ubatumirim, Enseada, Associação dos Maricultores do Estado de São Paulo, Associação Pólo Produtivo de Ubatuba, Santa Casa, Secretaria de Assistência Social (alunas do curso de geração de renda), Fundart (artesanato caiçara) e Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento.
O Festival da Paz foi realizado pela Prefeitura Municipal de Ubatuba e contou com o apoio do Conselho de Pastores de Ubatuba. (Fonte: PMU)

Agilização dos programas sociais e estudos para agilização do Pronaf

Ubatuba - Entrou em contato com vereador Charles Medeiros, o Sr Edson Pereira de Oliveira, Chefe de Gabinete da Secretaria de Coordenação Política e Assuntos Institucionais da Sub-Chefia de Assuntos Federativos da Presidência da Republica. Na pauta foram discutidos assuntos relacionados ao requerimento nº 94/05, de autoria de Charles Medeiros, que diz respeito à agilização dos programas sociais e estudos para agilização do Pronaf as comunidades do Vale do Jequitinhonha, Minas Gerais. Medeiros comenta que as ações sérias que estiverem ao alcance de pessoas sérias e que tem a possibilidade de se utilizar uma política séria para este fim, tem que ser aproveitadas, independentes do local a serem implantadas as benfeitorias. “É uma preocupação natural com aquelas comunidades, faz parte de uma política séria de responsabilidade social, de atender com mais humanidade as pessoas, independente das diferenças”, comenta Medeiros.
Segundo Pereira, a solicitação foi encaminhada diretamente ao responsável da área do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate a Fome e ao Banco do Brasil, “solicitei total empenho ao pedido do vereador ao Ministério e ao Banco do Brasil que está realizando análises e averiguando o pedido de agilização, ressalto ainda que faremos o devido acompanhamento ao assunto em questão”, termina Edson Pereira. (Fonte: Assessoria Charles Medeiros)

Ciclo de Palestras do Sebrae com a ACIU
Continuam acontecendo o Ciclo de Palestras do Sebrae em parceria com a ACIU

Ubatuba - A próxima palestra será sobre “Como divulgar sua empresa” e será ministrada hoje (dia 17 de agosto-quarta-feira) às 14h00 no salão de eventos da Associação Comercial de Ubatuba-ACIU, pelo consultor Wlamir Bello.
A finalidade da palestra é mostrar que divulgar sua empresa não é simplesmente fazer anúncios em jornais, rádio, tv ou mala direta.
A divulgação é um processo que requer alguns conhecimentos básicos sobre os clientes para que seja o mais eficiente possível, com a escolha correta do veiculo de comunicação para a empresa. A escolha de veículo certo fará com que o empresário possa atingir seu publico alvo com mais precisão.
Tópicos da palestra:
Vantagens e desvantagens do principais veículos de comunicação;
A escada da lealdade dos clientes;
Por que anunciar estratégias de curto prazo e estratégias de longo prazo;
Onde devo investir?
Dicas que não envolvem custos;
Mídias que requerem investimentos.
Podem participar todas as pessoas interessadas no assunto e a palestra á gratuita.
Os interessados podem fazer a inscrição no balcão de atendimento da ACIU, ou entrar em contato com a Assessoria de Comunicação c/ Cristiane tel: 3832 1449. (Fonte: ACIU)

Dominando o medo de falar em público
Últimas vagas para Curso Prático de Comunicação Verbal


Ubatuba - A ACIU estará promovendo de 22 à 25 de agosto, das 19h30 às 22h30, o Curso Prático de Comunicação Verbal.
O curso será ministrado por Simone Zaros. Ela é graduada em Educação Física pela UNIMEP/SP, Pós-graduada em Psicopedagogia, desenvolveu trabalhos direcionados à Psicologia do Desenvolvimento Humano. Ministrou: cursos de Expressão Corporal para professores (OMEP), realizado na USP de Piracicaba (ESALQ).
Tópicos do Treinamento
-Como lidar com a inibição e o medo de falar em público;
-Desmistificando o microfone, o palco e o público.
-Técnicas de Oratória: postura, voz, dicção e memorização;
-Como expor oralmente um discurso;
-Marketing pessoal;
-Como conduzir uma reunião;
-A Comunicação para o seu sucesso;
-Como usar corretamente recurso áudio-visual;
-Como falar de improviso ou usar um roteiro escrito.
Podem participar do curso: Empresários, Dirigentes, Executivos, Vendedores, Gerentes, Profissionais Liberais, Advogados, Estudantes, Instrutores, Professores e Palestrantes.
Inscrições na ACIU com a Assessora de Comunicação Cristiane (12) 3832-1449. Vagas limitadas.
Valores: 3 parcelas de R$ 100,00. (Fonte: ACIU)

Escola Maria Josefina realiza “Encontro Cultural”
Escola da Estufa II programou três dias de atividades para a comunidade

Ubatuba - A EMEF Maria Josefina Giglio Silva promoverá, de 24 a 26 de agosto, o 1º Encontro Cultural. A diretora da escola, Flavia Cômitte do Nascimento diz que o evento visa proporcionar ao alunos e a comunidade um contato com manifestações culturais locais. “Pretendemos com esse encontro, valorizar a pluralidade cultural do nosso município, através de apresentações das culturas caiçara, indígena e afro-brasileira.. Traremos também outras escolas que desenvolvem projetos culturais, para que nossos alunos possam vivenciar a diversidade dos trabalhos aplicados no município”, contou a diretora.
No dia 24, os alunos da escola receberão o projeto “Casa do Brinquedo”, parceria da Secretaria de Educação com o Fundo Social de Solidariedade, que disponibiliza tendas de interesses diversos, onde as crianças de 2 a 12 anos, podem se divertir à vontade com monitoração e acompanhamento pedagógico. A abertura oficial acontece à partir das 19 horas, na quadra poliesportiva da escola, com apresentações de alunos. O Encontro Cultural contará ainda com apresentação da Fanfarra Padre Anchieta, Ballet da Fundart, Projeto Alavanca, teatro e outras atividades ainda a serem confirmadas.
A Escola Maria Josefina Giglio Silva fica na Rua Vasco da Gama, 430, na Estufa II e todas as atividades do “1º Encontro Cultural” são gratuitas e abertas à comunidade. (Fonte: PMU)

Prazo para renovação de licença vai até o fim do mês

Ubatuba - Até o dia 31 de agosto os ambulantes já licenciados poderão efetuar a renovação de suas licenças. É necessário que o interessado apresente cópia da licença do exercício anterior, comprovante de residência, carteira de vacinação atualizada e certidão do cartório eleitoral.
Já para as novas licenças de comerciante ambulante (incluindo feira de artesanato) o prazo irá de 1 a 30 de setembro. O interessado deverá apresentar a cópia dos seguintes documentos: cédula de identidade, CPF, carteira de vacinação atualizada, título de eleitor de Ubatuba com comprovante de votação da última eleição, prova de incapacidade física, comprovante de residência por mais de dois anos em Ubatuba, duas fotos 3x4 recentes, declaração de bens imóveis e veículos automotores que possua e certidão expedida pelo cartório eleitoral atestando a validade do título de eleitor do município.
Os pedidos de renovação e novas licenças deverão ser solicitados junto ao Setor de Protocolo da Prefeitura de Ubatuba, localizado à avenida Dona Maria Alves, 865, centro. O horário de funcionamento é das 9 às 16 horas. (Fonte: PMU)

Campeonato Dentinho de Ubatuba realiza segunda rodada

Ubatuba - Os jogadores da categoria Dentinho da Escolinha Municipal de Futebol Rubens Salles voltaram a campo no último sábado, 13 para a segunda rodada do campeonato. Na chave A o Chaveiro Ligeirinho aplicou mais uma goleada (6 a 0 no time da Kutelak) e começa a despontar como um dos favoritos a vaga na semi final.
Na Chave B os times de Smidi Calçados e Calçados Fernandes marcaram os melhores resultados da rodada.(5 X 1 e 5 X 2 respectivamente).
Confira os resultados da rodada: Chave “A” : Porto Marina 0X2 Ismael Comida Caseira, Quiosque Pica Pau 1X4 Ubadesklimp, Kutelak 0X6 Chaveiro Ligeirinho e Pousada Ubatuba Paradise 2X1 Casa Globo. Chave “B”: Mercado 24 horas 2X5 Calçados Fernandes, Smidi Calçados 5X1 Restaurante Baleia Branca e Papelaria do Estudante 1X1 Auto Posto Jija (Fonte: PMU)

Santa Casa de Ubatuba agradece doações

Ubatuba - A Santa Casa de Ubatuba agradece aos feirantes da “Feira Livre aos Sábados” pela doação de legumes e verduras e aos voluntários que atuam nos setores de nutrição aos pacientes, bazar e cantina. O resultado da arrecadação na cantina em julho, R$ 1.381,86, foi utilizado para a complementação de despesas, com medicamento e material.
Neste mês a Santa Casa esteve participando do Festival da Paz, com a barraca do Gengibre, onde arrecadou R$ 835,53 e agradece aos comerciantes que apoiaram a entidade: Sra. Ane Kamiami , Recanto das Toninhas, Pistache Gelateria, Supermercado Paulista, Ubadesklimp e o Conselho dos Pastores que liberou o espaço para a barraca da entidade.
A Santa Casa informa ainda que no mês de julho a captação de recursos atingiu o montante de R$ 15.205,12, sendo que R$ 10.727,75 foram utilizados para o pagamento de diversas despesas. Com o saldo restante, a Santa Casa pretende adquirir uniformes para os setores de recepção e portaria. (Fonte: PMU)

Alexandre Augusto é o destaque da 1ª Fase da Copa Geraldo Décourt

Ubatuba - Foram disputadas no último Sábado, as rodadas iniciais da 1ª Fase da Copa Geraldo Décourt, promovida pela AUFM (Associação Ubatubense de Futebol de Mesa) com o apoio da Secretaria de Esportes e da Imobiliária Central.
Geraldo Décourt viveu no Rio de Janeiro no século passado e é considerado o inventor do esporte e seu principal divulgador.
O atual campeão do torneio, André Rafael, começou com tudo e lidera com folga o Grupo "B", seguido de Fábio A. Silva e Ralph Solera. Com apenas um empate nas duas rodadas finais, André garante sua classificação. O destaque da 1ª Fase, no entanto, está sendo a campanha de Alexandre Augusto, novo líder do Grupo "A". Alexandre surpreendeu Ednelson Prado (líder do ranking ubatubense), roubando-lhe a liderança da chave e deixando o rival em situação complicada para garantir sua classificação. Na terceira posição no grupo está Sérgio Godoy, a "surpresa do ano".
A Copa Geraldo Décourt termina no próximo Sábado, 20 de Agosto. As partidas serão realizadas na FUNDAC (av. Thomas Galhardo S/N - ao lado do Tubão), das 19:00 as 22:00. A entrada é franca para os visitantes. Mais detalhes no site da AUFM. (Fonte: AUFM)

Ação Litoral
 
Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Constatação Bacana! - Puder constatar, em minhas andanças por aí, que algumas, das muitas pessoas que conhecia de longa data, de repente, melhoram suas aparências. Teriam rejuvenescido? Suas aparências de disposição e, de vivacidade, seriam resultado das horas de malhação na academia? Ficaram, da noite para o dia, mais simpáticas? Mais cordatas? A aparência ficou mais "limpa"! Seria o resultado do uso de algum creme rejuvenescedor, anunciado na TV? Depois de muitos auto questionamentos e, de inúmeras consultas a outros ciosos conhecidos, pude constatar e, finalmente concluir, que minhas observações estavam muito bem fundamentadas. Elas mudaram! Estas referidas pessoas retiraram, por completo, de suas aparências, barbas, bigodes e, madeichas. Creio ter sido o fim deste arraigado modismo, que, na verdade, "escondia" esses meus conhecidos; ou, eles se escondiam atrás deste modismo! Ufa! que bom! Velhos conhecidos, mais novos! Ouvi dizer que agora, usar barbas, de qualquer forma ou tipo, é démodé. A moda, para o rosto, é clean. Bacana!

Ronaldo Dias
Ubatuba, SP


Festival da Paz - Sensacionais os bolinhos de mandioca, os doces, os bolos, os mariscos, que estavam fantásticos, fora a atenção, a educação e a gentileza dos atendentes, parabens as comunidades ou as igrejas que organizaram, espero que hajam outras.
Agora, os stands estavam de uma esculhambação digna das piores favelas que a gente vê por aí, pareciam aquelas belezas que proliferam atrás do aeroporto, já pensaram se tivesse chovido? Se tivesse ventado forte?
Se os navios com turístas já estivessem atracando em Ubatuba, é essa porcaria que querem mostrar?
Com tanto espaço sobrando será que precisavam amontoar tudo daquele jeito?
Mas os mariscos e os bolinhos estavam magníficos!!!

Dino Mottinelli Filho
Ubatuba, SP


Cruzeiros em Ubatuba - Com relação a notícia "Ubatuba entra este ano na rota dos cruzeiros internacionais", pode ser a primeira vez que tal notícia é veiculada, porém no pouco tempo que moro em Ubatuba (3,5 anos) já vi o Endeavour por 2 vezes na Ilha Anchieta, em 2003 e 2004 e até onde sei, já faz essa rota há algum tempo. O que pode ter acontecido é de ter incluído o nome da cidade "UBATUBA", mesmo porque na brochura da empresa aparece apenas Ilha Anchieta.
Talvez seja a primeira vez que passa por "UBATUBA", porém já faz parada na "Ilha Anchieta" no mínimo há dois anos, ok?!
Segue texto retirado do site da empresa: http://www.expeditions.com/dersearch/derdetail.asp?sr=1&id=7227 

From the Endeavour on our Ocean Voyages
Tuesday, November 02, 2004
Anchieta Island – Brazil

The island was in view since the early morning hours, but we reached our anchorage as breakfast was being served.
Named “The Pointy Island” by the Tupinamba Indians who inhabited this piece of paradise before the Portuguese arrived, Anchieta is a small island with a rich history and lush vegetation. In the mid 1930’s the island was renamed Ilha Anchieta after one of the most important Jesuit missionaries in Brazilian history. Turned into a state park in 1973 with the goal to protect the natural and cultural resources, Anchieta is visited by many Brazilians that come across the channel to take advantage of this peaceful island.
The early name referred to the two peaks we could see in the early morning mist as we rode the Zodiacs to shore. The more energetic folks elected to partake of a long walk that took us to the east side of the island. Even though the skies were cloudy the trails were in excellent condition since there has been no rain for the last few days.
Others chose to accompany the guides on a walk around the ruins and learned that the prison was first built in 1902 and closed in 1955 after a bloody rebellion occurred a couple of years earlier. Walking among the abandoned cells now overgrown with lush tropical vegetation helped us to understand how challenging life must have been for those imprisoned here.
Prison Bay, where the Endeavour anchored, is a lovely setting for kayaking and many took advantage of the perfect conditions and spent the morning floating about. Looking from afar the beach and the ruins looked more like a resort than a place where over 400 prisoners were kept.
The afternoon was at sea and the chance to rest was welcomed by all. The last few days were full of activities and as we set deck looking at the endless ocean we realized how lucky we are.
Author: Suzana Machado D’Oliveira, Natural History Staff

Dalzel Bernardino Bueno Camargo
Ubatuba, SP

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

São Sebastião:

Gaivota - João Geraldino

Gaivota
©João Geraldino

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor

contador, formmail cgi, recursos de e-mail gratis para web site