Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quinta-feira, 18 de agosto de 2005 - Nº 1345 Edições Anteriores

Pousada Mar Azul Sol e Vida Restaurante Tropical

Região
3ª Semana das Profissões acontece em Caraguá, Ubatuba e São Sebastião


Caraguatatuba
Orquestra e Coral do Projeto Guri completa 4 anos em Caraguá e faz concerto
Recital de Humor com Sérgio Rabello no Teatro Mario Covas
Karateísta de Caraguá é 3º em São Carlos
Abertas as inscrições para o Campeonato de Beach Soccer
Conferência discute direitos da cidadania com vistas à municipalização da Assistência Social
Seminário de Liderança lota auditório da Faculdade Módulo
Acontece no Módulo, em Caraguá
MP investiga viagens de vereadores
Vereador Kazon revolta-se com Vetos
Câmara derruba Veto da Focinheira
Kazon solicita Praça e um Pronto Socorro para Massaguaçu
Pardim comemora os serviços de limpeza e manutenção nas vias públicas do Perequê Mirim


Ilhabela
Plano Gestor de Turismo apresenta o “Diagnóstico Turístico Municipal”


São Sebastião
Folclore é comemorado à moda caiçara
Sedeas realiza 1º Fórum Regional da Criança, Adolescente e Cidadania
Câmara convoca secretário a prestar esclarecimentos
Câmara pede explicações sobre concessão de alvarás
Câmara analisa projeto que eleva taxa de ocupação do solo para 50% na avenida Guarda Mor Lobo Viana
Câmara aprova pedido de informações sobre atos praticados pelo prefeito

Ubatuba
Secretaria de Educação promove concurso "Quem foi Hans Staden?"
Ubatuba é destaque na revista Aventura e Ação
Entidade de apoio ao paciente com câncer realiza movimento no calçadão
Aluna dos cursos de Geração de Renda iniciam comercialização de produtos
Atletismo abre Jogos da Melhor Idade
Exposição de trabalhos sobre posse responsável de animais termina nesta sexta-feira
Justiça manda demolir casas na Praia da Fazenda
Defesa Civil retira enxames de abelha africana em Ubatuba
Quadrilha é presa com cheque falso


Seções
Carta do Leitor
Foto do Dia


Notícias da Região Topo

3ª Semana das Profissões acontece em Caraguá, Ubatuba e São Sebastião

Litoral Norte - Repetindo o sucesso dos anos anteriores, as Faculdades Integradas Módulo realizam a 3ª Semana das Profissões, abrindo oportunidades a estudantes ou futuros estudantes para orientação profissional em diversas áreas. A inovação este ano é que o evento irá acontecer nas cidades de Ubatuba e São Sebastião, além de Caraguatatuba.
O evento que acontecia no Auditório da Instituição este ano abre espaço para um número ainda maior de participantes. A 3ª Semana das Profissões vai acontecer no dia 30 de agosto em São Sebastião; dia 31 de agosto em Caraguá, no Teatro Municipal Mário Covas; e no dia 1º de setembro, em Ubatuba.
O evento é aberto ao público de toda a região do Litoral. Será uma oportunidade para conversar com professores e profissionais de diversas áreas e tirar dúvidas sobre o mercado de trabalho e sua futura profissão. Haverá palestras, fórum de debates e até teatro.
Além do renomado professor e consultor empresarial, Douglas Peternela, a Semana das Profissões terá apresentação do grupo de teatro de São Paulo ‘ Toque de Areia’, com a peça ‘A revolução dos Campeões’, baseada no best-seller de Roberto Shinyashiki. O grupo conta a história de três amigos que decidem iniciar uma corrida pelo sucesso e se encontrarem de 10 em 10 anos para fazerem um balanço de suas vidas. No final, os jovens descobrem o resultado de ser um verdadeiro campeão. As inscrições devem ser feitas na Central de Atendimento Módulo, na Av. Frei Pacífico Wagner, 653, ou pelo telefone 3897-2043. A entrada é um quilo de alimento não perecível.
Programação:
A partir das 9 horas
Palestra: Formação Superior e Sucesso Profissional: Mitos e Verdades.
Palestrante: Douglas Peternela; professor e consultor empresarial.
Fórum de Debates: As profissões, o profissional e o mercado de trabalho.
Palestra e Peça Teatral:
São Sebastião
Dia 30/08
Teatro Municipal
Caraguatatuba
Dia 31/08
Teatro Municipal
Ubatuba
Dia 01/09
Salão da Paróquia São Francisco
Fórum de Debates
Caraguatatuba
Dia 02/09
Auditório Módulo. (Fonte: Módulo)

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba


Orquestra e Coral do Projeto Guri completa 4 anos e faz concerto

Caraguatatuba - A Orquestra e o Coral do Projeto Guri – Pólo Caraguatatuba - apresenta-se no dia 28 de agosto às 10 horas, no Centro Cultural do Travessão, na Praça Jorge Castro, s/nº . Com esse concerto, além de mostrar ao público o trabalho que vêm realizando, é também em comemoração aos quatro anos do projeto em Caraguatatuba. O Guri foi implantado pela Fundacc em agosto de 2001 na cidade.
Os integrantes do projeto, 54 no total, formado por crianças e jovens entre 8 e 19 anos, apresentam seu repertório com 11 músicas, entre elas, Tema da Vitória, Trenzinho Caipira e Três Melodias de Villa Lobos; A Paz de Zizi Possi, e Vira Virou, de Kleiton Ramil entre outras.
“Dessa maneira, com as apresentações públicas nos bairros, despertamos o interesse das crianças e jovens para que participem do projeto, que está sempre aberto para a entrada de novos integrantes” – comenta Ariadne, coordenadora do projeto em Caraguatatuba.
“O Projeto Guri não tem como finalidade principal a formação de músicos, mas tem como objetivo um ensino técnico aprimorado, fortalecendo a construção da cidadania destas crianças e adolescentes, inserindo-as no processo social tendo a música como agente transformador” – finaliza Eloiza Antunes, presidente da Fundacc.
O projeto Guri foi implantado em Caraguatatuba em agosto de 2001, numa parceria entre a Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba e a Secretaria de Estado da Cultura, responsável pelo projeto.
As aulas, que são gratuitas, acontecem às terças e quintas-feiras, das 15 às 19 horas, no Centro Comunitário do Poiares, na Av. Marechal Floriano Peixoto, s/nº, no Poiares. Mais informações pelo telefone: (12) 3887 0513.
O projeto - O Projeto Guri nasceu em 1995, na Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, dentro de um preceito social de igualdades de condições para todas as crianças e adolescentes, que vivem em lugares culturalmente carentes. É um empreendimento sócio-cultural que consiste na socialização através da música, visando a formação de orquestras-escola, corais e grupos musicais na faixa etária de 08 a 19 anos. É uma oportunidade que elas têm de pensar, criar, agir e viver em sociedade utilizando a música como multiplicador de educação e cultura. A proposta também é de propiciar acesso ao aprendizado musical, uma vez que não faz parte do currículo das escolas públicas de ensino fundamental e médio o curso de música.
O projeto conta hoje com 101 Pólos (sendo 37 na capital e 64 no interior), atendendo 22 mil jovens. (Fonte: Fundacc)

Recital de Humor com Sérgio Rabello no Teatro Mario Covas
Caraguatatuba recebe no dia 27 de agosto, sábado, às 21 horas, o humorista Sérgio Rabello com seu show “Recital de Humor”.

Caraguatatuba - O espetáculo acontece no Teatro Mario Covas, em Caraguatatuba. Os ingressos a R$30,00 (inteira) e R$15,00( meia entrada) podem ser adquiridos em ponto de venda no Caraguá Praia Shopping e no dia do espetáculo, no Teatro Mario Covas.
Considerado o mais brilhante dos humoristas brasileiros, reserva o seu humor especial para as mais exigentes platéias que frequentam locais requintados como o teatro Maksoud Plaza e Cultura Artística. Este espetáculo, segundo a crítica, é o melhor da carreira deste artista, que desfruta hoje de maior prestígio junto ao público mais exigente.
A comédia está repleta de originalidade, muito humor e graça, que deriva da interpretação ágil e descontraída do comediante.
Outro ponto forte do show é o texto, que está bastante moderno, conta com situações fiéis do cotidiano, e estabelece elo empático imediato com o público cativo do comediante.
A curiosidade que ele desperta nas pessoas a cada espetáculo, é saciada com um texto primoroso, recheado de surpresas e sutilezas.
A empatia que estabelece com o público é surpreendente. De maneira leve e descontraída, ele consegue prender a atenção do público de forma quase hipnótica e imprime ao espetáculo um ritmo perfeito.Uma seqüência de situações tão hilariantes, que faz a platéia delirar de tanto rir.
Raras são as suas aparições em TV e mais raras ainda as suas entrevistas. O seu último espetáculo ”O Prazer é Todo Seu”, ficou seis anos em cartaz sendo três anos no Teatro Maksoud Plaza em São Paulo.
O seu prestígio foi conquistado no corpo a corpo com o público, através de inúmeros espetáculos onde o bom gosto, a criatividade e originalidade sempre foram a tônica principal. Um sucesso que lhe permitiu prescindir dos desgastados e previsíveis programas televisivos de humor.
As suas temporadas em teatro no Rio em São Paulo, se prolongam indefinidamente, tamanho é o fascínio que o seu humor exerce junto ao público.
Um sucesso obtido pela mais antiga e verdadeira forma de publicidade: a recomendação entusiasmada feita por quem aplaudiu – o sonho de qualquer artista: não depender de estar na mídia para manter o interesse do público.
Contrariando a maioria, ele procura ficar ausente do noticiário e se reserva para aparecer somente quando inicia uma nova temporada.
E isso, sem usar palavrões, apelações e sem cair no lugar comum.
O seu humor não encontra paralelo em nenhum dos esquemas conhecidos. Não se trata de um mero contador de piadas nem tampouco de um imitador cuja graça fique limitada a trejeitos e semelhanças.
O seu humor vai além da graça pela identificação. É baseado numa visão peculiar de encarar a vida extraindo dela momentos de muito humor.
Não há como ficar impassível ante a sua maneira engraçada de contar uma história. Sérgio Rabello recebeu o prêmio Top de Qualidade também como melhor humorista em espetáculo solo – uma escolha feita por 1.500 profissionais (empresários, jornalistas e publicitários)
Neste seu novo espetáculo, ele apresenta números originais cujos títulos já sugerem momentos de muito riso como: “Só escapa da Receita Federal quem não tem nenhuma receita”, “Concerto Desconcertante”, “Os Três“V” Vivaldi, Verdi e Veethoven”; “Os Fins Justificam os E-mails”
Um espetáculo que tem uma produção primorosa e que faz o público rir antes mesmo da presença do artista no palco: a projeção de um filme com a biografia do artista, já prepara o público para o tipo de humor que está por vir... as gargalhadas começam já na abertura e só terminam com o fim do espetáculo.
O mais fino e inteligente humorista de todos os tempos – Riso garantido ou o seu mau humor de volta. (Fonte: PMC)

Karateísta de Caraguá é 3º em São Carlos
Dos seis atletas que competiram em São Carlos, apenas um conquistou o 3º lugar. A equipe se prepara para lutar em Caçapava no dia 4 de setembro

Caraguatatuba - O atleta da equipe de Karatê da Secretaria de Esportes e Recreação de Caraguatatuba, Flávio Jacinto dos Santos, conquistou o 3º lugar do 36º Campeonato Paulista. A disputa aconteceu no domingo, dia 14, em São Carlos, interior de São Paulo, onde reuniu 120 karateístas de todo o estado.
De acordo com o técnico da equipe caraguatatubense, Edsom Mendes do Amaral, Caraguá foi representada por seis atletas, mas a disputa foi muito difícil por reunir os melhores lutadores do estado.”Todos os atletas participantes foram os que conseguiram índice na fase regional. O Flávio lutou com seis adversários para conseguir esse resultado. Agora estamos nos preparando para as próximas competições.”
O técnico disse ainda que 40 atletas de sua equipe vão participar da Copa Caçapava de Karatê, que acontece no dia 4 de setembro, na cidade do vale. (Fonte: PMC)

Abertas as inscrições para o Campeonato de Beach Soccer
Atletas de todo o município têm até o dia 3o, terça-feira, para fazer suas inscrições

Caraguatatuba - As competições esportivas em Caraguatatuba estão a todo vapor. Diferentes campeonatos estão acontecendo na cidade para atender todos os de atletas do município. No dia 15, segunda-feira, teve início as inscrições para o Campeonato Municipal de Beach Soccer (futebol de areia). Os atletas podem se inscrever até o dia 30, terça-feira, no CEMUG (Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves).
As categorias disputadas serão masculino e feminino livre. O início do Campeonato está previsto para o dia 5 de setembro, segunda-feira. As competições acontecerão na arena da Praia do Indaiá, próximo a pista de Bicicross.
O congresso técnico também acontecerá no dia 30, no CEMUG, onde serão definidas as chaves das primeiras competições. (Fonte: PMC)

Conferência discute direitos da cidadania com vistas à municipalização da Assistência Social

Caraguatatuba - Mais de 150 delegados e suplentes irão participar da Conferência da Assistência Social que acontece no sábado, dia 20, no auditório da Fundacc, em Caraguatatuba, com a presença de representantes da sociedade civil, Conselho da Assistência Social e autoridades municipais. Na Conferência serão discutidos os direitos de cidadania da LOAS-Lei Orgânica da Assistência Social no município.
Para preparar a população para a Conferência Municipal, desde o dia 4 de agosto, entidades representativas da sociedade vêm realizando pré-conferências e pontuando as dificuldades enfrentadas pela população.
Foram realizadas pré-conferências com as Sociedades de Amigos de Bairros do Casa Branca, Olaria, Pegoreli e Rio de Ouro, além das entidades Beija-Flôr, Pró+Vida, Associação dos Aposentados, Centro de Convivência da 3ª Idade Estrela do Mar, Apami, Apae, Colônia de Pescadores, Emeis´s e Emef´s, Associação de Combate ao Câncer, Núcleo de Assistência Social e outras.
Nas Pré-conferências, que são dirigidas por uma Assistente Social, também são eleitos um delegado e 1 suplente, que irão participar da 2ª Conferência. O delegado terá direito a fala e voto, e o suplente poderá apenas falar. Já a população em geral poderá participar como ouvinte.
Cerca de 156 pessoas discutirão a nova política de Assistência Social, que prevê a municipalização em todo país. Serão debatidos os direitos de cidadania da LOAS (Lei Orgânica da Assistência Social) e o SUAS (Sistema Único de Assistência Social) e a PNAS (Plano Nacional de Assistência Social de 2004). Os delegados participantes irão votar nos dez direitos de cidadania da LOAS e os desafios para concretizá-los nos municípios, estados, Distrito Federal e União; e também nas dez metas para o SUAS, a curto prazo, médio e longo prazo, assim como os desafios para o seu alcance nos municípios, estado, DF e União.
A Conferência irá contar com a participação de 50% de funcionários públicos e 50% de representantes da sociedade.
A Conferência Municipal vai acontecer no dia 20 de agosto, das 8 às 19 horas na Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba. O tema é ‘SUAS´-Plano 10 – Estratégias e Metas para Implementação da Política de Assistência Social’.
Universitários também participam - Alunos dos cursos de História, Pedagogia e Biologia das Faculdades Integradas Módulo participaram de uma pré-conferência municipal, no auditório Angelo Fonseca Nogueira, na última terça-feira, dia 9.
O convite partiu de uma aluna de História à coordenadora do curso, que achou a importância do evento equivalente a de uma aula na Faculdade. “Achei uma boa oportunidade de estar despertando nos alunos a vontade de participar das decisões e transformações do município. Ser cidadão é participar, por isso achei que seria tão importante quanto a aula”, disse.
Na Pré-conferência foram discutidos com os estudantes assuntos como
os direitos da sociedade, a organização popular, a importância da participação nas ações municipais, leis e outros. Ao final foram eleitos o delegado e o suplente. (Fonte: PMC)

Seminário de Liderança lota auditório da Faculdade Módulo

Caraguatatuba - O palestrante Emílio Bianchi lotou o Auditório Angelo Fonseca Nogueira, das Faculdades Integradas Módulo, em Caraguá, com o Seminário de Liderança, nesta quarta-feira, dia 16.
O Seminário foi promovido por meio de uma parceria com a Associação Comercial e Empresarial (ACE) e a Empresa ‘Venda Certo’. O público formado por profissionais do comércio e de diversas áreas profissionais da cidade, funcionários, professores, coordenadores e estudantes das faculdades Módulo, tratou de temas como liderança, potencialização de talentos e habilidades, trabalho em equipe e outros.
Nesta quarta-feira, dia 18, o público poderá participar do Seminário Venda Certo, que abordará assuntos dirigidos a quem trabalha na área. Informações e inscrições na Associação Comercial. Modulo. (Fonte: Módulo)

Acontece no Módulo, em Caraguá

Agosto
Dia 27 - 1º Fórum Estudantil
Dia 30 - Semana das Profissões, em São Sebastião
Dia 31 - Semana das Profissões, em Caraguá

Setembro
Dia 1 - Semana das Profissões, em Ubatuba
Dia 2 - Fórum de Debates
Dia 3 - Palestra 'As poderosas células tronco'
Dia 3 - Lançamento do Curso Atendimento ao Cliente
Dia 6 - Palestra sobre Motivação
Dia 14 -Curso Atendimento ao Cliente

MP investiga viagens de vereadores

Caraguatatuba - O Ministério Público de Caraguatatuba instaurou inquérito para apurar possível uso indevido de carros oficiais da Câmara pelos vereadores.
O promotor Moacyr Whitaker Cohn de Assumpção convocou os motoristas e a diretora administrativa da Câmara, Lúcia Florentino, para prestar depoimento sobre as viagens feitas pelos parlamentares.
Segundo Assumpção, os funcionários vão depor a semana que vem. O inquérito foi instaurado com o objetivo de apurar denúncia feita pela ONG (Organização Não-Governamental) Olho Vivo. A ONG encaminhou documento ao MP comprovando que em três meses os vereadores realizaram 151 viagens para fora da cidade.
O promotor afirmou que solicitou informações sobre as viagens feitas pelos vereadores, mas que a mesa diretora encaminhou ofício respondendo que não caberia abertura de inquérito para apurar o caso.
Assumpção disse que decidiu então convocar os motoristas e a diretora da Câmara para dar informações sobre as viagens feitas pelos vereadores. Segundo ele, o inquérito encontra-se na fase de apuração e que a abertura de uma ação civil pública dependerá do que for apurado com os motoristas.
O presidente da ONG, João Lúcio Teixeira, afirmou que existem denúncias sobre o possível uso irregular de carros pelos vereadores. "Encaminhamos o pedido de apuração ao MP para que sejam tomadas as possíveis providências, uma vez que carro oficial somente deve ser utilizado quando em viagens de interesse do município", afirmou.
O presidente da Câmara, Juarez Pardim (PPS), não foi localizado ontem para comentar o assunto. Em entrevista anterior, Pardim alegou que libera o carro atendendo pedido dos vereadores e que cabe a eles respeitarem as normas evitando o uso indevido dos veículos ofíciais. A Câmara de Caraguá possui dez vereadores e quatro carros oficiais. (Fonte: ValeParaibano)
 
Vereador Kazon revolta-se com Vetos
No desabafo Parlamentar fala que medida não foi política

Caraguatatuba - O Vereador Omar Kazon (PL), da Câmara Municipal de Caraguatatuba fez um incisivo desabafo durante a Sessão Ordinária semanal de 16 de agosto – terça-feira. Ao criticar o excessivo número de Vetos enviados pelo Executivo, o Parlamentar aproveitou para manifestar o seu repúdio contra a Procuradoria Jurídica da Prefeitura. O Executivo devolveu 8 projetos dos Vereadores com Veto, entre eles um projeto do Vereador Kazon.
Só na sessão desta terça-feira – 16 de agosto haviam 6 (seis) Vetos – 5 Totais e 1 Parcial para serem discutidos, além de outros 2 projetos que ainda serão colocados na pauta. As críticas do Vereador, que haviam iniciado pelos Vetos, terminaram na Procuradoria Jurídica da Prefeitura. Segundo o Regimento Interno, todo Vereador tem direito de falar por 5 minutos na discussão de um projeto ou Veto e foi na sua vez que Kazon fez críticas incisivas.
O ápice do desabafo transcorreu quando falava do seu projeto, que também foi vetado, que concede anistia e benefícios aos devedores da Prefeitura. Para o Vereador não há o porque de vetar as proposituras dos Vereadores, pois todos os projetos são de interesse público e favorecem o contribuinte, que busca melhoria na sua qualidade de vida.
Quanto ao seu projeto, Kazon foi incisivo. “Os Procuradores estão vetando o meu projeto por que tira deles o direito de receber os 10% de sucumbência, ou seja, não está sendo discutido o interesse público”, frisou.
Kazon informa que há cerca de R$ 8 milhões em dívidas para a Prefeitura receber. “Com o meu projeto, se receber R$ 1 milhão já houve lucro, visto que não há previsão para receber o valor total”, disse. De acordo com o projeto do Vereador, a Prefeitura receberia à vista, apenas o montante principal da dívida de seus contribuintes, pois haveria a exclusão das multas, correção monetária, custas e sucumbência.
Segundo o Vereador não há como entender tal procedimento. “Eu quero, com o meu projeto, injetar dinheiro nos cofres públicos e considero inadmissível ser vetado por causa das custas dos Procuradores”, finalizou. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Câmara derruba Veto da Focinheira
Vereadores não concordaram com justificativa do Executivo

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba derrubou na 25ª Sessão Ordinária semanal desta terça-feira – 16 de agosto, Veto Total do Prefeito José Pereira de Aguilar (PSDB) sobre o projeto que obriga o uso de focinheira e guia para cães ferozes no município. Os Vereadores não concordaram com as alegações do Executivo na elaboração do Veto.
A Sessão Ordinária semanal desta terça-feira – 16 de agosto, teve uma Ordem do Dia atípica, pois continha somente Vetos – Totais e Parciais, enviados pelo Executivo de projetos de autoria dos Parlamentares. No total foram 6 Vetos – 5 Total e 1 Parcial.
A Ordem do Dia iniciou com um projeto em Regime de Urgência, de autoria do Vereador Wilson Gobetti (PPS), que altera a Lei 1.075/03, de autoria do Vereador Aurimar Mansano (PTB). No projeto de Gobetti foi acrescentado e reescrito o artigo 3º, incluindo a troca de armas de brinquedo por livros e brinquedos em outubro e o concurso que irá criar a Bandeira do Desarmamento. Este projeto, segundo o Vereador, terá a parceria da Secretaria Municipal de Educação.
A Câmara discutiu apenas o primeiro Veto de sua pauta. O projeto de Agostinho Lobo de Oliveira – Lobinho (PSDB), que obriga os donos de animais ferozes de médio e grande porte a colocar focinheira e guia foi amplamente discutido pelos Vereadores, que não concordaram com as alegações da Prefeitura, que teria de munir seus fiscais com uma balança para comprovar que o animal é de médio ou grande porte, com peso acima dos 10 quilos.
Os Vereadores rebateram as contra-razões do Executivo, alegando que valeria mais a pena o fiscal utilizar a balança do que o contribuinte aumentar os gastos da Secretaria de Saúde com vacinas, exames, cirurgias e curativos. Ao final os Vereadores rejeitaram por unanimidade o Veto do Executivo.
Durante o Expediente, foram lidos, discutidos e votados 2 Requerimentos e 4 Moções. No intervalo foram lidas 155 Indicações.
O Presidente da Câmara, Vereador Juarez Pereira Pardim (PPS), marcou uma Sessão Extraordinária para esta quinta-feira – 18 de agosto, a partir das 17 horas, para a discussão dos projetos remanescentes da pauta anterior e outros que ainda tramitam no Expediente. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Kazon solicita Praça e um Pronto Socorro para Massaguaçu

Caraguatatuba - Em mais uma das reuniões do Vereador Omar Kazon (PL) com a população do bairro Massaguaçu, onde as reivindicações são muitas e a esperança depositada nele é grande, foi solicitada a transformação do Posto de Saúde, já existente no bairro, em Pronto Socorro. O Prefeito Aguilar já afirmou ao Vereador Kazon que vai atender a este pedido de outra forma, pois já autorizou a implantação de 3 (três) turnos diários no Posto de Saúde, com atendimento até as 21:00h e que em breve, contará com uma ambulância 24h a disposição da população daquela região. Agora é só aguardar.
Outra reivindicação antiga da comunidade é a construção de uma Praça na Av. Maestro Heitor de Carvalho, que dá acesso ao Sertão dos Tourinhos. “Esta Praça é para que as pessoas que vivem naquela região tenham um local arborizado, iluminado, com coreto proporcionando assim lazer e recreação para os moradores, comenta Kazon.”
O Vereador Omar Kazon elaborou um requerimento ao Prefeito que respondeu, através da Secretaria de Obras Públicas comunicando que vão providenciar o desenvolvimento de um Projeto para a construção da Praça e que colocarão este pedido no Orçamento de seu governo, de acordo com a programação do Plano Pluri Anual (PPA). (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Pardim comemora os serviços de limpeza e manutenção nas vias públicas do Perequê Mirim

Caraguatatuba - O Vereador Juarez Pardim (PPS), Presidente da Câmara Municipal, está comemorando com a comunidade do bairro Perequê-Mirim. O fato deve-se às Indicações feitas pelo Vereador Pardim ao Prefeito de Caraguá, José Pereira de Aguilar (PSDB) solicitando a realização de vários serviços nas vias públicas do bairro e que agora estão sendo atendidas pela Secretaria de Serviços Municipais (SSM).
No início do mês, a SSM, deu início às obras em várias vias públicas daquele bairro, como limpeza de ruas, aberturas de ruas já existentes, limpeza de valas e abertura de novas valas, nivelamento mecânico, colocação de tubos e poste de iluminação em algumas ruas do bairro.
Pardim comenta que os serviços que estão sendo realizados no Perequê foram indicados por ele e que os Ofícios foram protocolados na Secretaria de Serviços Municipais. “Quero aqui parabenizar e agradecer o Secretário Roberti Costa e toda sua equipe, quero agradecer também o Chiquinho da Sub-Prefeitura da Zona Sul, eles estão fazendo um excelente trabalho de limpeza e manutenção nas vias públicas dos bairros da zona sul da cidade. É isso que o povo quer, uma cidade mais limpa, com ruas onde possam transitar carros, bicicletas e ônibus. A cidade fica mais bonita e o povo agradece”.
Pardim informa também que durante a Prestação de contas do Prefeito ao Legislativo ele solicitou a reforma da Praça do Perequê com a construção de uma quadra de malha. “O Prefeito Aguilar já autorizou estas obras, bem como a pavimentação da Rua Emílio Marcondes Ribas e pediu para o Secretário de Obras, Raul Pesci, um estudo para o realização do recapeamento asfáltico para a Av. José da Costa Pereira Junior e Orlando José Alves. Agradeço ao Prefeito por mais estas obras, há muito tempo a população do Perequê-Mirim fazia estas reivindicações.” (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Programa Ação Litoral

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Plano Gestor de Turismo apresenta o “Diagnóstico Turístico Municipal”

Ilhabela - A Prefeitura Municipal de Ilhabela, por meio da Secretaria Municipal de Turismo e Fomento, juntamente com a empresa T4 Consultoria em Turismo Ltda., empresa responsável pelo desenvolvimento do Plano Gestor de Turismo de Ilhabela, lançará dia 18 de agosto (quinta-feira), o Diagnóstico Turístico Municipal, que poderá ser acessado através do website: www.t4.tur.br/ilhabela.
O diagnóstico é um conjunto de análise sobre a situação atual do turismo, contemplando seus mais diversos aspectos e servindo de base para o processo de planejamento estratégico, próxima fase do desenvolvimento do Plano Gestor de Turismo de Ilhabela.
A apresentação da análise do Plano, visa estimular uma reflexão daqueles envolvidos com a atividade direta e indiretamente, com relação aos principais problemas causados e benefícios trazidos pela atividade, assim como as principais ameaças e oportunidades que se apresentam ao seu desenvolvimento.
A empresa T4, disponibiliza um canal de comunicação direto (ilhabela@t4.tur.br), cujo objetivo é colher as contribuições de todos com relação ao posicionamento que a Cidade deve assumir frente ao diagnóstico apresentado. Tais contribuições serão discutidas durante reunião específica de planejamento estratégico, que será realizada no dia 22 de agosto (segunda-feira), com os principais lideres setoriais.
O prazo máximo para o envio de sugestões, críticas, idéias e posicionamentos com relação ao diagnóstico turístico e ao que deve ser considerado na reunião de planejamento estratégico é dia 21 de agosto (domingo), até o meio-dia.
Para maiores informações entrar em contato na Secretaria Municipal de Turismo e Fomento pelos telefones: 3896 1091 ou 3896 2440. (Fonte: PMI)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Folclore é comemorado à moda caiçara

São Sebastião - Exposições de esculturas e fotos, apresentação de grupo de dança e música, roda de capoeira e um almoço beneficente, vão compor a comemoração do Dia do Folclore, 22 de agosto, que será realizada pela Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur) neste final de semana.
A programação tem início na sexta-feira (19/08) às 20 horas com a Exposição “Arte Caiçara”, da artista plástica Sônia Meyres. Trata-se de esculturas em cerâmica, de pescadores e outros tipos regionais, variando de miniaturas ao tamanho natural.
Com o apoio do Fundo Social de Solidariedade de São Sebastião, no domingo (21/08), acontece um “almoço típico beneficente” no pátio da Sectur, cuja renda será revertida para a Associação Sebastianense de Apoio à Pessoa com Câncer (ASAPC – VIDA). O cardápio composto por arroz, peixe, pirão com banana e salada verde será servido das 12 às 15 horas. A entrada custa R$ 10. Durante o almoço acontece a apresentação do Grupo Raízes Caiçaras.
Em frente a Sectur, às 12 horas, inicia também a exposição “São Sebastião, Folclore e Tradição”, que retrata em banners, por meio de fotos e textos, as tradições e as manifestações folclóricas locais.
Às 15 horas, o Grupo Polvo da Terceira Idade realiza a apresentação da Ciranda. Às 17 horas é a vez da Roda de Capoeira com os mestres Dominguinhos e Zé Baiano atrair a atenção do público. Os convites para o almoço beneficente são vendidos na Sectur. (Fonte: PMSS)

Sedeas realiza 1º Fórum Regional da Criança, Adolescente e Cidadania

São Sebastião - A Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social (Sedeas) realiza amanhã (18/08) e sexta-feira (19/08), o 1º Fórum Regional Criança, Adolescente e Cidadania a partir das 8h30, no Tebar Praia Clube. A intenção do evento é desenvolver políticas de atendimentos a criança e ao adolescente a fim de corrigir as falhas que vêm sendo praticadas nos municípios da região.
Durante os dois dias serão realizadas palestras com discussões sobre os assuntos abordados, culminando numa proposta para a solução específica dos problemas vividos pelos profissionais, agentes comunitários e Conselhos dos municípios da região.
O palestrante será o advogado, procurador federal aposentado, consultor internacional e membro da comissão redatora do estatuto da criança e do adolescente, Edson Seda, com apoio do antropólogo, especialista em minorias e participação social, Edi Seda
No primeiro dia, durante a manhã, acontece a palestra sobre os compromissos firmados pelo Brasil para a produção integral da cidadania, com prioridade absoluta para crianças e adolescentes e concomitante discussão das práticas em relação às normas do sistema de “proteção integral”.
À tarde será realizada uma discussão sobre os desvios nos hábitos, usos e costumes em política pública que geram o mau trato, além de Políticas Públicas de Assistência Social e formas de correção de desvios.
Na sexta-feira, o fórum inicia com a discussão dos problemas concretos vividos nos âmbitos das famílias, das comunidades e municípios. Após o almoço, a programação é voltada à organização, execução e controle de programas de proteção para vítimas e de programas sócio-educativos para vitimadores. Serão discutido também técnicas de intervenção de nível comunitário, familiar e pessoal para a ação de conflitos. (Fonte: PMSS)

Câmara convoca secretário a prestar esclarecimentos

São Sebastião - A Câmara aprovou requerimento, durante a sessão desta terça-feira, 16, convocando o secretário da Fazenda, Amin Nossabien a prestar esclarecimentos na Casa.
A convocação é baseada no artigo 74 da Lei Orgânica do município que atribui aos secretários a competência de “comparecer perante a Câmara Municipal, ou qualquer de suas comissões, para prestar esclarecimentos espontaneamente ou quando regularmente convocado”.
O presidente da Câmara, Wagner Teixeira, alega que existem muitas dúvidas a respeito das ações que vem sendo tomadas pela Administração, e que Nossabien pode ajudar a respondê-las. A data e horário serão previamente agendados.
“É importante que o secretário transmita algumas informações referentes à sua pasta, até para que o vereador possa dar uma satisfação às pessoas que nos perguntam nas ruas”, justifica.
A Secretaria da Fazenda tem, entre as suas atribuições, a função de captar recursos, negociar a dívida interna e externa, e processar a arrecadação, além do controle e acompanhamento do orçamento e das despesas do município.
O vereador adianta que também pretende enviar requerimento convocando o secretário de Governo, Paulo Rogério Motta. (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Câmara pede explicações sobre concessão de alvarás

São Sebastião - O presidente da Câmara, Wagner Teixeira, está reivindicando, por meio de requerimento, informações referentes ao processo de expedição de alvarás e fiscalização.
Ele quer saber qual o procedimento para concessão e cassação da licença de funcionamento de estabelecimentos comerciais.
O vereador questiona ainda os critérios para interdição e liberação, a classificação das empresas e as espécies de alvarás.
“Diversos comerciantes tiveram seus estabelecimentos lacrados. Tem que deixar bem claro quais são as exigências”, destaca Teixeira.
A vereadora Solange Ramos afirma que boa parte do comércio em Maresias está sob linhas de alta tensão. “É necessário alterar a lei de uso e ocupação do solo para não prejudicar estas pessoas”, entende a vereadora.
Segundo o presidente da Associação Comercial de São Sebastião, Fábio Aranha, a burocracia é um dos principais problemas apontado pelos comerciantes. Ele cita o exemplo de quem mora na Costa Sul e não consegue regularizar seu estabelecimento no mesmo dia.
“Vejo com apreensão as ações tomadas pela fiscalização. Claro que as regras devem ser cumpridas, existem casos em que o comércio foi notificado diversas vezes e mesmo assim não se adequou às exigências. Mas é preciso que haja uma conscientização de ambos os lados, pois quanto mais empresas melhor para a cidade”, opina Aranha.
Ele informa que cerca de 75 estabelecimentos já foram punidos neste ano. (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Câmara analisa projeto que eleva taxa de ocupação do solo para 50% na avenida Guarda Mor Lobo Viana
A proposta também revoga lei complementar que permite a instalação de estabelecimentos com área superior a 25m² na região central

São Sebastião - A Câmara de São Sebastião está analisando projeto de lei complementar 011/05, de autoria do vereador Luiz Antônio de Santana Barroso (PFL), o ‘Coringa’, que inclui na lei municipal 225/78 a permissão do uso ‘C2’, na Zona 2, na avenida Guarda Mor Lobo Viana, onde a taxa de ocupação máxima passa a ser de 50% da área do lote e o coeficiente máximo de aproveitamento será correspondente ao dobro do referido percentual.
Atualmente, a legislação determina ocupação máxima de 50% até o limite de 400m², admitindo-se um acréscimo de 20% sobre a área que exceder a esta até 900m². Para os lotes superiores a 900m², a ocupação máxima é de 33% da área do terreno.
“Estou passando a taxa para 50% porque amanhã ou depois o proprietário do imóvel precisa ampliar seu imóvel e volta a ter um desgaste desnecessário”, justifica Coringa.
O projeto revoga, ainda, a lei complementar 058/05, originada pelo projeto de lei complementar 07/05, também de autoria do vereador Coringa. Tal proposta foi aprovada em regime de urgência no final de junho passado e permite na Zona 2, na avenida Guarda Mor Lobo Viana, o comércio de utilização ocasional (C2), ou seja, estabelecimentos com área superior a 25m², lojas, comércio varejista em geral, supermercados e similares.
A matéria chegou a ser vetada pelo prefeito Juan Garcia (PPS) depois de receber críticas do Comdurb (Conselho Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo), que alegou falta de discussão pública para mudar a lei de uso e ocupação do solo.
O veto acabou sendo derrubado pela Câmara em sessão extraordinária realizada no mês passado. Entretanto, na ocasião, o autor garantiu que apresentaria um novo projeto para revogar a alteração feita em regime de urgência.
Coringa afirmou que pretende ouvir segmentos da sociedade civil organizada como, por exemplo, a Associação Comercial de São Sebastião que não se manifestou a respeito do assunto.
Ele solicitou à presidência da Casa o agendamento de audiências públicas para tratar da questão com sociedade amigos de bairros, promotoria pública, entre outras entidades do município. “Eu duvido que alguém vai me apresentar algo contra a construção de um supermercado na avenida Guarda Mor. Quero que me indiquem o por quê de não poder fazer um supermercado ali? Não é possível a cidade ficar parada com um monte de desempregados e a gente não pode fazer nada. Não estou trazendo nenhuma usina nuclear”, argumenta.
Para Coringa, o impedimento se deve por meia dúzia de pessoas que recebem um salário entre R$8 e R$10mil por mês, mas gastam o dinheiro todo fora da cidade. “Eles não precisam de vaga para empacoteiro, guardador, arrumador de prateleira, mas ficam criticando”, reclama. “Não quero ser mais um que recebeu dinheiro público em setores da Prefeitura e nada fizeram, mas agora ficam denunciando. Isso eu não quero ser. Não quero ser mais um chupa sangue. Eu quero dar a minha contribuição. Senão, o que estou fazendo aqui nessa Casa?”.
Ele aproveitou para anunciar que não tem medo de propor alterações na lei de uso e ocupação do solo. “Vamos juntar o que presta e o que não presta temos que tirar. Vamos chamar todos os órgãos interessados para rever os grandes absurdos que ocorrem no município”. Como exemplo, Barroso citou o bairro da Reserv Du’Moulin, que é estritamente residencial, mas a lei permite a construção de casa noturna. O projeto está nas comissões. (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Câmara aprova pedido de informações sobre atos praticados pelo prefeito

São Sebastião - A Câmara de São Sebastião aprovou por unanimidade o requerimento 345/05, de autoria do presidente Wagner Teixeira (PV), que requer informações ao Poder Executivo com relação a 10 requerimentos que não teriam sido respondidos, no início da atual administração, conforme estabelece a LOM (Lei Orgânica Municipal) e o Regimento Interno.
Na sessão passada, o mesmo pedido havia sido rejeitado pela maioria dos parlamentares. “São questionamentos que não foram respondidos de maneira clara e completa e o Poder Legislativo quer ter por escrito para repassar à população”, alega Teixeira.
Segundo ele, o prefeito Juan Garcia (PPS) colocou determinadas informações a disposição de cada vereador na Prefeitura, o que contraria a legislação vigente.
O caso é alvo de processo administrativo na Câmara sob o nº 458/05, cuja procuradoria jurídica apontou desobediência ao inciso IX, do artigo 69 da LOM, o que deve culminar na aplicação de sanções administrativas e/ou judiciais cabíveis.
Segundo o jurídico da Casa, a instituição de uma CEI (Comissão Especial de Inquérito) pode investigar os fatos, já que não se sabe o motivo do prefeito não estar respondendo os questionamentos do plenário, uma vez que a Câmara tem poder fiscalizador.
Tais indagações foram elaboradas por cinco vereadores: José Cardim de Souza (PP), Marcelo Mattos dos Santos (PMDB), Solange Rodrigues de Araújo Ramos (PTB), Luiz Antônio de Santana Barroso (PFL), o ‘Coringa’, além do presidente.
Na época, Cardim cobrou informações com relação a aluguel de carros; licitação para a realização da festa do padroeiro da cidade; cópia de processo administrativo 60002/05; contratação de caminhões para prestação de serviços; e aquisição de material de escritório para a administração. O aluguel de carros também foi questionado por Mattos, que ainda solicitou cópia da carta 011/05 – DRH, e do edital de abertura de inscrição 01/99.
A vereadora Solange pediu dados referente a compra dos carros pela Prefeitura. Já o Coringa solicitou informações referentes ao embargo de uma obra no bairro de Barra do Una. E, por fim, o presidente Wagner Teixeira requisitou a cópia das portarias em relação aos cargos comissionados existentes na administração, informando quantos foram preenchidos por servidores de carreira, citando nomes e onde estão lotados. Ele também havia solicitado a cópia do projeto de tráfego referente as rotatórias a serem instaladas nas avenidas Guarda Mor Lobo Viana e Manoel Hipólyto do Rego. (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)
 
Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Ubatuba

Secretaria de Educação promove concurso "Quem foi Hans Staden?"
Concurso na rede municipal de ensino estimula o aprendizado da história de Ubatuba durante as comemorações da Semana Hans Staden

Ubatuba - Com o objetivo de divulgar a importância de Hans Staden na história de Ubatuba, a Secretaria Municipal de Educação promoverá na rede municipal de ensino concurso "Quem foi Hans Staden?". Poderão participar do concurso todos os alunos do Ensino Fundamental da Rede Municipal, divididos nas seguintes categorias:
- 1º série e 2º série do 1º ciclo: Desenho
- 1º série e 2º série do 2º ciclo: Texto
- 5º e 6 séries: Pesquisa
- 7º e 8º séries: Poesia
- Educação Especial
- EJA e suas respectivas séries
A inscrição se efetivará na entrega dos trabalhos, até as 18 horas do dia 22/08/2005 na Secretaria Municipal de Educação.
O processo de seleção contará com uma comissão formada por 1 supervisor de ensino, 2 coordenadores da secretaria de educação; 2 professores de educação artística e 2 professores de ensino fundamental da rede municipal.
A avaliação será pautada nos quesitos criatividade, conteúdo, apresentação e coerencia e pertinencia ao tema tratado.
Aos 51 finalistas serão oferecidos certificados de participação, e os prêmios para os mesmos serão divulgados posteriormente.
Além do concurso, caravanas de alunos participarão da exibição do filme "Hans Staden", no Cine Porto Itaguá, que franqueará a entrada para a rede municipal, incentivando o conhecimento e aprendizado da história de Ubatuba para os alunos.
Projeto de Lei - A Semana Hans Staden é uma iniciativa do vereador Charles Medeiros, que através do Projeto de Lei 039/05 lei 2681/05, instituí no município de Ubatuba a “Semana Hans Staden”, a comemorar - se a cada ano, no mês de agosto, período em que se desenvolverá uma programação de atividades e eventos, ligada ao homenageado.
São objetivos da “Semana Hans Staden” a realização de uma série de programas relacionados aos eventos de intercâmbios culturais, históricos, educacionais, ambientais, esportivos e turísticos, bem como intercâmbios empresariais com Homberg, Estado de Hessen, cidade alemã origem do homenageado.
Os eventos e programas serão realizados por uma comissão de membros da comunidade ubatubense, com o apoio da iniciativa privada. (Fonte: Litoral Virtual)

Ubatuba é destaque na revista Aventura e Ação
Utilizando o conceito: “Vai para a praia? Deixe a prancha e a parafina em casa”, a revista aborda outras opções que a cidade oferece além das praias

Ubatuba - Neste mês de agosto a cidade de Ubatuba foi destaque na revista de circulação nacional Aventura e Ação. A foto de capa traz o Pico do Corcovado com o guia de turismo de Ubatuba, Gabriel, observando a vista que o lugar proporciona. Segundo o secretário municipal de Turismo, Luiz Felipe de Azevedo, a revista aborda um segmento ainda não muito explorado em Ubatuba. “É mais um passo histórico em Ubatuba. Saímos do lugar comum e oferecemos muitas outras belezas do nosso município além de sol e praia”, avalia o secretário.
A matéria de cinco páginas, intitulada “Ubatuba para quem não surfa” destaca as belezas da cidade com dicas de trilhas, caminhadas, mergulho, remada, pedaladas, boulder e trekking, com fotos de mergulho na praia do Bonete Grande, remada na praia da Almada e trilha no Corcovado.
A revista Aventura e Ação será o veículo oficial do Adventure Sport Fair, que acontecerá de 25 a 28 deste mês em São Paulo.
O Adventure é o maior evento de Esportes de Aventura da América Latina, recebendo milhares de pessoas de outros países. Ubatuba estará inserida na feira em conjunto com o Sebrae, divulgando o Circuito Litoral Norte Paulista.
Outro destaque - A revista deste mês ainda destaca em sua edição, numa foto de duas páginas, a dupla global Dani Monteiro e Sabiá durante uma exibição radical na 2ª Etapa do Circuito Chevrolet Montana de Pára-quedismo realizada no começo de julho deste ano em Ubatuba. (Fonte: PMU)

Entidade de apoio ao paciente com câncer realiza movimento no calçadão

Ubatuba - A SAPO-UBA - Sociedade de Apoio ao Paciente Oncológico realizará, na próxima sexta-feira, dia 19, um movimento de conscientização e divulgação dos trabalhos da entidade no município. O evento acontecerá no calçadão da avenida Maria Alves e está destinado aos portadores de câncer, seus pacientes e amigos e às pessoas interessadas em participar da sociedade.
A idéia de montar uma sociedade de apoio surgiu há algum tempo, com um grupo de mulheres portadoras de câncer, que perceberam as dificuldades pelas quais pacientes e familiares passam em Ubatuba, por falta de profissionais e entidades especializadas. Durante um fórum realizado na semana da mulher, a Coordenadoria Municipal da Mulher lançou a proposta, que foi bem aceita pela comunidade e por autoridades do município. Em junho, a entidade já começou a funcionar.
A sociedade será uma Oscip (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), um tipo de organização que tem como principal característica fazer parcerias com o poder público e a iniciativa privada. A SAPO tem o apoio da Secretaria Municipal de Saúde e da Coordenadoria da Mulher da Prefeitura de Ubatuba. (Fonte: PMU)

Aluna dos cursos de Geração de Renda iniciam comercialização de produtos
Dia dos Pais e festa popular serviram como teste para recém-formadas dos cursos promovidos pela Secretaria de Assistência Social

Ubatuba - Alunas dos cursos de Geração de Renda promovidos pela Secretaria de Assistência Social puderam colocar em prática o que aprenderam nas aulas de culinária promovidas no primeiro semestre. Durante o Festival da Paz (ocorrido entre os dias 11 e 13), algumas alunas puderam comercializar produtos como pães artesanais, balas de coco e biscoitinhos caseiros, entre outros quitutes.
Segundo a secretária de Assistência Social, Kátia Nunes, a aceitação dos produtos foi muito boa. “Foi uma prova de fogo e as meninas se saíram muito bem. Teve gente que fez até encomenda dos produtos”, disse a secretária. Segundo a Secretaria a idéia é colocar sempre que possível um stand nas festas populares de Ubatuba.
Dia dos Pais - Alguns pais de funcionários públicos receberam um presente diferente no último domingo. As alunas dos cursos de Geração de Renda prepararam algumas cestas com pães e biscoitos para o café da manhã. Em parceria com o Fundo Social de Solidariedade, que ofereceu as cestas aos funcionários do Gabinete, trinta e oito cestas foram confeccionadas. As alunas optaram por reverter o dinheiro arrecadado em material para o aprimoramento técnico.
“Fizemos apenas algumas para teste, e as pessoas acabaram gostando tanto que no final havia pedidos para mais cestas, mas o tempo era curto”, disse Sandra Nogueira Neto, chefe de Ação Comunitária da Secretaria de Assistência Social.
Denise César, presidente do Fundo Social de Solidariedade e uma das idealizadoras da cesta do Dia dos Pais acha que o projeto deve continuar. “Vamos incentivar as alunas a preparar cestas para outras ocasiões, como Natal e aniversários. Essa experiência foi válida e deve se repetir”, disse a primeira dama. (Fonte: PMU)

Atletismo abre Jogos da Melhor Idade

Ubatuba - A Secretaria de Esporte e Lazer em parceria com o Fundo Social de Solidariedade de Ubatuba realiza neste final de semana a abertura do Torneio da Melhor Idade. O evento será disputado em três fases - a segunda e terceira acontecem em outubro e dezembro - e os participantes vão somando pontos conforme a classificação obtida. Os vencedores de cada categoria representarão Ubatuba nos Jogos Regionais do Idoso em 2006, em cidade ainda a ser definida.
No dia 19, às 9h começa a competição de atletismo, no estádio Municipal Ciccillo Matarazzo. A cerimônia de abertura está marcada para o Ginásio de Esportes Tubão, às 18h30. Na sequência acontece o concurso de Miss e Mister Melhor Idade. O concurso definirá os representantes de Ubatuba para a disputa estadual de 2006. Os candidatos serão avaliados em beleza, elegância, simpatia e desenvoltura em duas categorias, 50 a 59 anos e acima de 60 anos. Cerca de trinta candidatas concorrerão ao Título de Miss Ubatuba Melhor Idade. Entre os homens o número de inscritos é menor: até a manhã de quarta feira, apenas cinco haviam garantido inscrição.
No dia 20, à partir das 9h, no Tubão e na Piscina Municipal acontecem as disputas das demais modalidades: bocha, buraco, damas, dominó, malha, natação, tênis de mesa, truco, vôlei adaptado e xadrez.
Dança de salão - Ainda no sábado, só que a partir das 18h30, no Tubão, acontece a competição de Dança de Salão. Os casais deverão se apresentar em três ritmos - valsa, fox e samba - e os jurados avaliarão sete requisitos: ritmo, sincronismo, elegância, leveza, graciosidade, criatividade e diversificação de passos.
Antes da prova acontecerá apresentação de grupos de dança locais. A entrada para os eventos no tubão é um quilo de alimento não perecível, que será encaminhado ao Fundo Social de Solidariedade. (Fonte: PMU)

Exposição de trabalhos sobre posse responsável de animais termina nesta sexta-feira
Redações e desenhos participaram de concurso promovido pela Associação Protetora dos Animais de Ubatuba

Ubatuba - Termina nesta sexta-feira, 19, a exposição de alguns trabalhos de alunos da Rede Municipal de Ensino que participaram da promoção que escolheu um nome para o cão símbolo da APAUBA (Associação Protetora dos Animais de Ubatuba). O nome foi escolhido através de concurso que reuniu mais de cinco mil sugestões segundo Evely Reyes Prado, voluntária da Associação. “Foram mais da cinco mil idéias de nomes para nosso mascote. Muitas delas vieram através de alunos da Rede Municipal de Ensino, por meio de redações e desenhos, dos quais selecionamos alguns para essa exposição”, disse Evely.
O objetivo do concurso foi promover a conscientização nas crianças sobre a posse responsável de animais domésticos. O nome vencedor (ARC - iniciais de Amigo, Responsável e Carinhoso) veio de uma aluna da Rede Municipal. “Vamos manter essa parceria, contando com a ajuda dos professores. Tentaremos promover diversos concursos de redações e desenhos sempre com o tema ‘Posse Responsável’”, finalizou Evely. O mural com os trabalhos dos alunos encontra-se no saguão de entrada do Paço Municipal. (Fonte: PMU)

Justiça manda demolir casas na Praia da Fazenda
Juiz concedeu prazo de dez dias para demolição espontânea das edificações; caso isso não ocorra, determinou que a prefeitura em conjunto com a Polícia Florestal e Instituto Florestal promovam a demolição

Ubatuba - Na semana passada, o juíz da 1ª Vara Cível de Ubatuba determinou a demolição das edificações existentes na Praia da Fazenda, na área conhecida como Canto da Paciência, pertencente hoje ao Parque Estadual da Serra da Mar. Na intimação, o juiz estipula um prazo de dez dias para que as pessoas (cerca de 30) procedam espontaneamente a demolição das casas existentes e caso não cumpram essa ordem, ficou determinado também que a Prefeitura, auxiliada pela Polícia Florestal e Instituto Florestal proceda a demolição, desocupação e limpeza dos lotes.
História antiga - A Ação Civil Pública, promovida pelo Ministério Público do Estado de São Paulo teve início em setembro de 1996, ainda no primeiro mandato do ex-prefeito Paulo Ramos. A ação alegava que foi realizado um parcelamento irregular do solo através de vendas de frações e abertura de rua (loteamento clandestino). No mês seguinte, em 10 de outubro, foi concedida uma liminar proibindo novas construções no local, sendo proibida também a permanência de pessoas nas construções já erguidas, bem como a realização de qualquer atividade no local, seja de fracionamento do solo, seja de ocupação. A justiça determinou ainda o bloqueio da matrícula imobiliária da área para impedir todo e qualquer outro registro e averbação, já que toda a situação era irregular.
Cumprimento da lei - No entanto, ao perceber que a medida liminar estava sendo desrespeitada, inclusive com novas alienações de lotes, o juiz, na semana passada, decidiu ampliar os seus efeitos, determinando a demolição das edificações. Para o prefeito Eduardo César, é lamentável que a situação tenha chegado a esse ponto, porém o cumprimento da lei está em primeiro lugar. “Lamento que essa situação esteja acontecendo e isso venha provocar sofrimento para algumas pessoas, no entanto, a Prefeitura tem que cumprir a determinação da Justiça”, afirmou Eduardo.
Congelamento - Ao analisar a situação do Canto da Paciência, o prefeito de Ubatuba traça um paralelo com o projeto de congelamento de áreas irregulares que está em curso na Prefeitura. “É exatamente para evitar que cheguemos a extremos como esse, é que estamos trabalhando firme no processo de congelamento de áreas irregulares visando o fim dessas ocupações. A Prefeitura não está medindo esforços no sentido de traçar uma política habitacional para o município que possibilite, num futuro próximo, o fim dessas ocupações irregulares”, afirmou o prefeito. Segundo ele, é muito difícil encontrar em Ubatuba e em todo Litoral Norte áreas com documentação regularizada para que o CDHU possa autorizar a construção de casas populares. “Isso acaba provocando atrasos para o início efetivo das construções, mas esperamos contar com o apoio da população para que ela entenda que todas essas ações – congelamento, demolições impostas pela Justiça, tem o objetivo de preservar nossas riquezas naturais e principalmente nossa sobrevivência, já que nossa grande fonte de receita é o turismo”. (Fonte: PMU)

Defesa Civil retira enxames de abelha africana em Ubatuba

Ubatuba - A Defesa Civil tem sido acionada para retirar enxames de abelhas em diversos locais da cidade. Essa é uma época em que os insetos estão construindo suas colméias. Na semana passada, as abelhas invadiram a varanda de uma casa no bairro Jardim Carolina e uma madeireira no Bairro Perequê-Açu.
O trabalho de retirada da colméia demorou cerca de 12 horas, devido ao local onde estava. Foi retirado um volume de duas caixas de abelhas de um grande amontoado de madeiras que estava no local. O chefe da Defesa Civil, Pedro Marciano, explica que o trabalho é demorado porque exige muito cuidado para o enxame não debandar. “Nós temos que encontrar a abelha rainha e colocá-la dentro da caixa, para que as outras a sigam. No caso da madeireira, o acesso à colméia estava difícil, tivemos que tirar toda a madeira para alcançá-las”.
As abelhas costumam escolher um local protegido e fresco para fazerem suas colméias e costumam chegar de uma vez. Caso isso ocorra, a Defesa Civil orienta a população a solicitar o serviço de retirada. “As abelhas africanas são muito perigosas, podem até matar. Se uma pessoa inexperiente, sem a roupa adequada tentar retirá-las, elas atacam todos que estão por perto”, explica Pedro. (Fonte: PMU)

Quadrilha é presa com cheque falso

Ubatuba - Cinco pessoas, entre elas duas mulheres, foram presas em flagrante anteontem em Ubatuba acusadas de formação de quadrilha, receptação, porte ilegal de arma e estelionato.
Segundo o delegado Fausto Cardoso, o grupo foi detido pela Polícia Militar anteontem à tarde após tentar descontar um cheque clonado em uma agência bancária da cidade.
Na casa ocupada pelos suspeitos, no bairro da Casanga, a PM apreendeu cerca de R$ 19 mil em dinheiro, uma pistola, munições e dois motores de barco, possivelmente, produto de furto.
Segundo Cardoso, teria sido apreendida também uma agenda contendo cerca de 50 nomes. A polícia requisitou perícia técnica nos documentos para apurar como os cheques seriam clonados.
"Vamos checar a documentação para saber se os cheques clonados eram copiados ou produzidos em uma gráfica", disse o delegado.
Ele afirmou que o cheque clonado era descontado antes que original desse entrada na agência bancária.
Dos cinco detidos, foram identificados M.R.T., M.A.C., E.R.C. e D.A. C. Uma das mulheres ainda não tinha sido identificada pela polícia até ontem à tarde.
Os três homens foram transferidos para a Cadeia Pública de São Sebastião e as duas mulheres estão na Cadeia Feminina de Ubatuba.
DENÚNCIA - A PM informou que os acusados foram detidos graças a uma denúncia anônima. Após a denúncia, os policiais seguiram uma caminhonete branca com três homens suspeitos. Eles foram presos quando tentavam descontar um cheque em uma das agências locais. (Fonte: ValeParaibano)

 
Ação Litoral
 
Artigo Topo

Atenção!
Profissionais de Administrações Públicas;
Empresários, Profissionais Liberais
e Pessoas Com Visão Empreendedora
 Jorge Lee.


No dia 24 de setembro nós temos um encontro marcado com o Auto-Aperfeiçoamento. O Workshop “Planejamento de Vida, Entusiasmo e Motivação”, para o qual convido a comunidade a participar, é um programa abrangente e transformador. “Motivo – em – Ação = Motivação” é a concretização da busca de algo considerado desejável e válido. A Positividade, a Realidade e a Eficiência podem ser atingidas a partir de um método simples de comparação entre um Desenho Animado e situações do cotidiano.
O grande desafio para quem propõe um Workshop de Auto-Aperfeiçoamento não é só informar pessoas, mas fazê-las ACORDAR e agir em busca de seus ideais, gerando o que as grandes corporações chamam de Pro Atividade.
Ubatuba vive hoje um dilema entre ir para frente ou para trás. Uma parcela considerável da população ubatubense, que está no meio dessa batalha, só quer trabalhar e evoluir, mas acaba sucumbindo à falta de perspectivas. Minha contribuição para amenizar essa questão delicada é oferecer o Workshop “Planejamento de Vida, Entusiasmo e Motivação” como ferramenta de transformação positiva.
Quando falamos de Planejamento, a primeira idéia que vem à mente é a de infindáveis reuniões para se estabelecer estratégias e metas de uma empresa. “Planejamento de Vida” é uma outra questão – tem a ver com tudo e com todos – uma visão univérsica (ou holística) do mundo.
A questão crucial que proponho mostrar nesse workshop é como podemos lidar com as frustrações e transformá-las em fontes inspiradoras da criatividade. Em um primeiro momento parece impossível aceitar as frustrações e aparentes derrotas, mas alguns exercícios de “Mudança de Paradigmas” podem nos ajudar a trabalhar melhor a paciência, a aceitar as incertezas e a despertar coragem para abandonar antigos modelos e conceitos.
As administrações públicas e a iniciativa privada estão longe de conseguir fazer frente à demanda social neste país gigantesco. Essa realidade nos força a buscar “Entusiasmo” sem “Motivação”. É como se nos tornássemos mágicos de nós mesmos para superar a pressão psicológica que a dívida social interna causa sobre cada um de nós.
A palavra ENTUSIASMO vem do grego TUS = TEO = DEUS. O ser humano entusiasmado é aquele que está com Deus, não importando sua visão religiosa, espiritualista ou naturalista.
Bem, espero poder proporcionar a todos uma motivação dinâmica e criativa e fazer acender nossa chama interior. Quero fazer valer a presença de cada um nos dando a chance de experimentar a combinação secreta que faz abrir as portas para o sucesso.
Não esqueçam:
TEMPO É UMA QUESTÃO DE PREFERÊNCIA.
VOCÊS MERECEM UM TEMPO PARA SI PRÓPRIOS.

Por gentileza, anotem em suas agendas:
LOCAL:
Associação Comomercial e Industrial de Ubatuba – ACIU
Rua Dona Maria Alves, 587 – Centro

DATA: DIA 24 DE SETEMBRO DE 2005 – SÁBADO

HORÁRIO: DAS 09H00 ÀS 16H00
INTERVALO: DAS 13H00 ÀS 14H00
INSCRIÇÕES ANTECIPADAS: 1 QUILO DE ALIMENTO NÃO PERECÍVEL
INFORMAÇÕES: (12) 3832-1449 COM CRISTIANE
PROGRAMA
. RECEPÇÃO
. SESSÃO DE DESENHO ANIMADO
“Você não é um inseto. Você é um ser humano que produz e realiza grandes obras. Acredite!”
“Um Desenho Animado. Esta é a sua Vida!”
. INTERVALO DE 10 MINUTOS
. BATE-PAPO E DINÂMICA DE GRUPOS
“Motivação e Entusiasmo são a mesma coisa?”
“De onde vem a Motivação?”
. INTERVALO DE 1 HORA
. RETORNO DOS GRUPOS
. BATE-PAPO E CONCLUSÃO DA DINÂMICA
“Planejamento de Vida. Uma Questão de Paradigmas.”
. SESSÃO DE ANIMAÇÃO DO BONECO JIMMY
Alunos do Projeto “UBATURMA – Bonecos Animados de Ubatuba”
“Uma mensagem de Otimismo e Esperança para nossa cidade”
. ENCERRAMENTO
(SERÁ OFERECIDO CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO)

Conto com vocês!
Forte abraço do
Jorge Lee

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Jantar de Confraternização - Estaremos realizando no proximo dia 10/09/05, um Jantar de Confraternização de ex alunos do Colegio Hebraico Brasileiro Renascença, formandos de 1965. Somos uma turma de 100 alunos.
Esse Jantar sera no Buffet Menora e estamos angariando prendas a serem sorteadas entre os presentes para marcarmos esse encontro de 40 anos.
Caso possam nos conseguir, estadia, almoço ou qualquer outro tipo de prenda, ficariamos deveras contentes, alem de poder divulgar seu estabelecimento.
Ja conseguimos no Hotel Casarao diarias para Casal agora em Setembro.
Certos de vossa atenção. agradecemos antecipadamente.

Sergio Fichmann
Fone: (11) 3167.2125
sergiao@terra.com.br

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Caraguatatuba:

Aurora Praia do Romance - Isabela Tomboly

Aurora na Praia do Romance
©Isabela Tomboly

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor

contador, formmail cgi, recursos de e-mail gratis para web site